Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 19 de agosto de 2005 - Nº 1346 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Litoral Norte realiza jornada de Psicopedagogia


Caraguatatuba
1º Fórum Regional de Língua e Literatura no Módulo
Secretários de Suzano visitam Caraguá
Clínica de Xadrez acontece em Caraguá
Circuito de Xadrez movimenta Caraguá
Festival das APAEs terá início dia 24
Posto do INSS em Caraguatatuba está funcionando há 9 dias
Suposto traficante é preso com maconha


Ilhabela
Comissão vai ao Rio de Janeiro discutir diretrizes da Plataforma do Mexilhão


São Sebastião
São Sebastião promove fórum regional da criança, adolescente e cidadania
Governo do Estado inicia recapeamento de avenida da Balsa
Estado inaugura 4° DP em Juquehy depois de dez anos de criação
Prefeitura reforma ponte de madeira de Juquehy
Postos do Correio de São Sebastião serão reabertos
Prefeitura e APAE realizam Seminário de Prevenção às Deficiências
Veteranas do vôlei sebastianense voltam com tudo no Campeonato da Liga Paulista
Câmara aprova mudança na lei que instituiu a ‘Semana Municipal de Prevenção de Deficiência’
Sábado é dia de importantes competições para atletas sebastianenses
Vereador questiona gerente operacional dos Correios

Ubatuba
Suspeito de fraude quer depor à CPI
Acusado na CPI quer acareação com ex-secretário de Administração
Ronaldo Nunes de Barros volta a depor na CPI do desvio de verba
Paulo Ramos alega não conhecer esquema de desvio
Festival “Caiçarada” é adiado para outubro
Prefeitura de Ubatuba acerta detalhes para vinda do WQS a partir de 2006
CMDCA de Ubatuba tem novos representantes
Fundart amplia cursos neste ano
Reunião com a comunidade define rumos para demarcação de fazendas marinhas
Exército Brasileiro fará treinamento em Ubatuba
Sábado é dia nacional de combate à poliomielite
Triathlon é atração esportiva do domingo em Ubatuba
Assistência Social prepara atividades para Geração de Renda
Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU
Saiba sobre a Lei Geral


Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte realiza jornada de Psicopedagogia

Litoral Norte - A Associação Brasileira dos Profissionais de Psicopedagogia (ABPP) de São Paulo em parceria com as cidades do Litoral Norte promove nessa sexta-feira e sábado (19 e 20/08) a segunda jornada psicopedagógica com o tema “Caminhos e possibilidades para o ensinar e o aprender”, no teatro Mário Covas, em Caraguatatuba.
Esse tema propõe a discussão principalmente sobre técnicas de aprendizagem e métodos de ensino. Para esse evento foram convidados o deputado federal, Arnaldo Faria Sá, o deputado estadual, José Carlos Stangarlini, juntamente com a conselheira da ABPP e doutora em Educação, Neide Noffs, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a secretária municipal de educação de São Sebastião, Marilene Ramachotte Leite, os psicopedagogos das redes municipais e demais diretores das secretarias de Educação do Litoral Norte.
Para o primeiro dia (19/08) está marcada a abertura à partir das 19h30, em seguida haverá uma apresentação cultural com o Coral Água Viva e finalizando o coquetel às 21 horas. No sábado (20/08) as palestras terão início às 9 horas. A primeira com o tema “Ensinar quando o aprender é difícil”, que será ministrada pela mestre em educação, Sonia Maria Colli de Souza. A segunda está marcada para as 14 horas e tem o tema “Os jogos de regras: um contexto para aprender e ensinar”, ministrada pela doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Pedagoga e especialista em Psicopedagogia, Maria Célia Rabello Malta Campos. Todos os participantes recebem no final do dia um certificado de participação pela ABPP de São Paulo.
O teatro Mário Covas fica localizado na avenida Goiás número 187, no bairro do Indaiá. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3881-2623. (Fonte: PMSS)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


1º Fórum Regional de Língua e Literatura no Módulo

Caraguatatuba - Mais uma feliz parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e as Faculdades Integradas Módulo abre espaço para novas dinâmicas de estudo e leitura aos alunos da rede pública e particular do litoral.
Trata-se do Fórum Regional de Língua e Literatura, que vai acontecer no dia 27 de agosto, no Campus Centro das Faculdades Integradas Módulo, com a participação de professores e alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas da região e alunos da universidade.
À frente da comissão organizadora estão: a dirigente regional de ensino de Caraguatatuba, Edna Paula Roma Teixeira e também a supervisora de ensino Bernadete Rocha Espinoza, o coordenador do curso de Letras das Faculdades Integradas Módulo, Prof. Ms. Wellington de Oliveira e alunos.
“O objetivo é ensinar a língua portuguesa integrando-a ao contexto social, por meio de métodos dinâmicos e inovadores que busquem atrair o interesse dos alunos”, explica o coordenador do evento Prof. Ms. Wellington de Oliveira.
O Fórum Regional de Língua e Literatura terá duração de 6 horas e contará com fórum de discussões sobre obras literárias, o objetivo da literatura e o desenvolvimento de jogos de linguagem apropriados à dinamização do ensino da língua.
“A troca de experiências que construiremos neste encontro possibilitará aos participantes uma nova visão da literatura e, sobretudo da importância da leitura, seja na imagem, no texto ou no mundo de uma forma inovadora, proporcionando o maior interesse do aluno”, comentou o coordenador.
Participam da organização do evento os acadêmicos Carlos Eduardo Pereira Reis, Carolina Rodrigues dos Santos, Manuella Lisboa Gomes da Silva. (Fonte: Módulo)

Secretários de Suzano visitam Caraguá
Os visitantes receberam orientação técnica sobre os trabalhos realizados pela Secretaria de Esportes e Recreação e sobre a parceria com a Educação

Caraguatatuba - O Secretário de Esportes de Suzano, José Carlos Kaid, e o Secretário Adjunto de Educação, Valdici Stuani, estiveram em Caraguatatuba, nesta quinta-feira, dia 18, com o objetivo de conhecer o andamento dos projetos esportivos e a estrutura que a cidade oferece para os munícipes.
Os visitantes foram recebidos pelo secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves e pelo diretor Técnico de Esportes, Luiz Cláudio P. R. dos Santos, que os acompanharam nas visitas técnica na cidade.
Durante a manhã, os secretários conheceram o CEMUG (Centro esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) que abriga quadra de tênis, piscina, campo de futebol, pista de atletismo, quadra de futsal, basquete, vôlei e a Secretaria de Esportes e Recreação, e conversaram com Engenheiro João Alarcon, ex-secretário de obras do município, que esteve à frente das obras no ano passado. No período da tarde, eles conheceram as praças esportivas e a Secretaria Municipal de Educação, onde conversaram com a Secretária, Silmara Selma Mattiazzo, sobre a parceria Esporte/Educação.
“O principal objetivo da visita foi conhecer a nossa técnica de trabalho. Como são distribuídos os núcleos esportivos, como são feitos os eventos, e como funcionam as nossas escolinhas, disse Alves”.
Caraguá tem sido referência para várias cidades, devido à organização dos Jogos Regionais 2004 e 2005, considerados excelentes pelo comitê Dirigente da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do Estado de São Paulo e pelos participantes dos eventos. (Fonte: PMC)

Clínica de Xadrez acontece em Caraguá

Caraguatatuba - Uma clínica de Xadrez acontece em Caraguatatuba nos dia 27 e 28, sábado e domingo respectivamente. O evento será na E.E. Colônia dos Pescadores.
Com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, o evento é direcionado para os amantes do esporte e enxadristas da região e terá como palestrante o árbitro da Federação Paulista de Xadrez, Alexandre Garcia Leal.
Para participar os interessados devem comparecer ao local em um dos dias da clínica e pagar uma taxa de 25 reais para o próprio palestrante.
Para mais informações 8141-4521/8141-4506 com o professor Marcos. (Fonte: PMC)

Circuito de Xadrez movimenta Caraguá
Atletas de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba estarão disputando mais uma vitória para subir no ranking geral de pontuação

Caraguatatuba - No final de semana os amantes de esportes terão mais uma opção de lazer em caraguá. A cidade será sede da 6ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez. O evento acontece dia 21, domingo, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e terá a participação de enxadristas de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O circuito, que é organizado pela AVPX – Associação Valeparaibana de Xadrez e tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, irá disputar as categorias absoluto, veterano, sub-15 e feminino. As inscrições acontecerão das 8h30 às 9h45. A primeira rodada da competição será às 10h.
Receberão troféus os 1º, 2º e 3º colocados das categorias adulto e sub-15 e medalhas do 4º ao 10º colocado de cada categoria. Na feminina serão premiados com troféus os 1º e 2º colocados e medalhas para os 3º, 4º e 5º lugares. Já para a veterano, será premiado com troféu o 1º lugar e medalhas para os 2º e 3º colocados.
O atleta de Caraguá, Francisco Medeiros, mais conhecido como Chiquinho, da categoria absoluto, ocupa o 2º lugar do ranking geral com 288 pontos . Já o atleta Fábio Alves Lins Júnior, da categoria sub-15, está na 24ª colocação, com 82 pontos.
No circuito de 2004, Chiquinho conquistou o ouro em sua categoria e Fábio ficou com o 3º lugar na categoria sub-12. (Fonte: PMC)

Festival das APAEs terá início dia 24
A abertura oficial acontece às 9h, o início das competições será às 14h, com disputas de atletismo. O festival terá o encerramento no dia 26 com premiação das equipes campeãs

Caraguatatuba - Caraguá está se preparando para sediar mais um evento de esportes na cidade, o “3º Festival Esportivo Especial das APAES do Litoral Norte” troféu "Madalena Maria Fachini", que terá a abertura oficial no dia 24, quinta feira, às 9h, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
A abertura do evento, que promete movimentar a cidade nos três dias de competições, terá a presença dos presidentes das APAEs das quatro cidades do Litoral Norte, do secretário de Esportes e Recreação Nivaldo Alves, que está colaborando na organização dos jogos, e a apresentação oficial das delegações.
As competições terão início às 14h, com as modalidades de atletismo, tênis de mesa e futsal, nas categorias masculino e feminino. No dia 25, segundo dia de competição, terá continuidade o atletismo. No dia 26, último dia de jogo, acontece a final do futsal, masculino e feminino.
O encerramento dos jogos está previsto para as 16h, com premiação dos primeiros colocados e a entrega da placa de homenagem. As equipes campeãs receberão medalhas e troféus.
Para mais informações 3888-4110/3887-1165 com Dado ou 3882-6778 com Rosana Fachini. (Fonte: PMC)

Posto do INSS em Caraguatatuba está funcionando há 9 dias

Caraguatatuba - A agência da Previdência Privada de Caraguatatuba está funcionando há 9 dias. A agência esteve em greve no período de 2 de junho até o dia 15 de junho.
Voltou a funcionar no dia 16 até o dia 12 de julho. No dia 13 de julho fechou porque, segundo Ana Cristina Santos, chefe da agência da cidade, “as outras agências da região estavam fechadas e nós não conseguimos dar conta do volume de pessoas que nos procurava”. A agência voltou a funcionar no último dia 10 de agosto.
“Não tínhamos servidores que aderiram à greve, porque o nosso sindicato aqui não é muito atuante. Então voltamos a funcionar no dia 10”, explicou Ana Cristina.
A agência conta com 14 servidores e está funcionando parcialmente. Apenas alguns serviços estão sendo realizados, entre os quais: perícia médica, procuração, transferência e o atendimento do esquema especial montado pelo INSS, que vale em todo o país.
O esquema funciona com a prioridade para o atendimento dos benefícios por incapacidade (auxílio doença, comum e por acidente de trabalho e amparo ao portador de deficiência) e a realização do pagamento retroativo, aos segurados que completaram as condições para requerer o benefício, durante a greve.
“Não tem a menor necessidade da pessoa dormir na porta da agência, porque tem 90 dias para requerer o benefício, sem nenhum prejuízo”, disse Ana Cristina. A normalização de todos os serviços, conforme Ana Cristina, deverá ocorrer em 30 dias.
“Todos os formulários, extrato de imposto de renda, podem ser feitos pela Internet. O que evitaria o excesso de pessoas na agência”, disse Ana Paula. O site do INSS é www.previdencia.gov.br . (Fonte: Imprensa Livre)

Suposto traficante é preso com maconha

Caraguatatuba - O suposto traficante T.S.G., de 22 anos, foi preso pela Polícia Militar na tarde de quarta-feira com maconha, na rodovia SP-55, bairro Jardim Gaivotas.
Os policiais faziam patrulhamento pelo local, quando suspeitaram das atitudes de T., quando viu a viatura. Uma revista pessoal revelou a presença de seis porções de maconha, com o peso total de 57 gramas.
O suspeito foi conduzido à delegacia e autuado por tráfico, sendo recolhido no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. (Fonte: Imprensa Livre)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Comissão vai ao Rio de Janeiro discutir diretrizes da Plataforma do Mexilhão

Ilhabela - Três dos cinco vereadores ilhabelenses que integram a Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara, estiveram na Agência Nacional do Petróleo (ANP), no Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 17. Jadiel Vieira(PV) presidente, Marcio Garcia(PL) membro, e Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB) membro, foram recebidos pelo diretor da entidade, Newton Monteiro e pelo superintendente adjunto de controle de partes governamentais, José Gutman, para falar sobre a descoberta das jazidas de gás natural nas águas de Ilhabela (Plataforma do Mexilhão). Participaram da reunião, o vice-prefeito ilhéu, Antônio Carlos Cajado Simões e o secretário de Administração e Planejamento, Norberto Batista.
O diretor da ANP explicou à comitiva ilhabelense que as negociações para a instalação da base de gás estão paradas, aguardando uma reunião com representantes da Petrobrás, já para o início do próximo mês. O motivo foi a rejeição do projeto de exploração da plataforma do Mexilhão por parte da ANP, por entender que as reservas de gás são bem maiores do que as apresentadas pela estatal. Segundo Newton Monteiro, as primeiras informações dão conta de que haveria 460 milhões de m³ de reserva de gás, posteriormente, a ANP recebeu um projeto apresentando 283 milhões e em seguida, um projeto que apresentava apenas 90 milhões de m³ de reserva de gás.
Com isso, Ilhabela passaria a receber um percentual menor de royalties. Entendendo que a Plataforma do Mexilhão compreende um campo com muitos poços para exploração, a ANP reprovou o projeto inicial e aguarda explicações da Petrobrás sobre o motivo da empresa não pretender explorar todo o potencial do campo de gás.
Os vereadores questionaram ainda, o percentual de royaties recebidos pelas cidades que ficam perto do porto de São Sebastião, por conta do risco de acidentes e impacto ambiental. Ilhabela é a cidade que está mais próxima do porto, a 3 km e Bertioga, localizada à 100 km da plataforma, recebe o mesmo valor, o que seria ‘injusto’, na visão dos parlamentares. O superintendente da ANP, José Gutman explicou que o critério usado para a distribuição dos royalties não é a distância e o impacto que as cidades vizinhas ao porto sofreriam. Segundo ele, o percentual é dividido igualmente para as cidades que fazem divisa com a cidade-sede do porto.
As demais dúvidas da comitiva terão que aguardar a reunião entre ANP e Petrobras. O próximo passo da Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara será agendar uma reunião com representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para sanar questões referentes às jazidas de gás de competência deste órgão. Por iniciativa dos vereadores também, será agendada uma data para que o superintendente adjunto de controle de partes governamentais da ANP, José Gutman, venha até Ilhabela fazer uma explanação, onde explicará aos demais vereadores e interessados mais informações sobre a plataforma do Mexilhão e exploração de gás natural em águas de Ilhabela. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião promove fórum regional da criança, adolescente e cidadania

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, abriu nesta quinta-feira (18/08) o I Fórum Regional da Criança, Adolescente & Cidadania, um evento que tem com objetivo principal desenvolver políticas públicas para o resgate da cidadania.
Além disso, o encontro servirá para que as pessoas tenham conhecimento das disposições e técnicas de aplicação da proteção integral previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
“Mais uma vez São Sebastião sai na frente da discussão de um assunto muito sério. Queremos que desse encontro saia políticas de atendimento da criança e do adolescente, corrigindo assim falhas que vêm sendo praticadas nos municípios da região”, explica o prefeito.
O primeiro dia de debate teve a palestra do membro da Comissão Redatora do Estatuto da Criança e do Adolescente, Edson Seda, e do antropólogo, especialista em participação social, Edi Seda.
Eles falaram dos compromissos firmados pelo Brasil para a proteção integral da cidadania, com prioridade absoluta para criança e adolescente.
O evento prossegue nesta sexta-feira (19/08) e abordará o seguinte tema: Organização, execução e controle de programas de proteção para vítimas e de programas sócio-educativos para vitimadores. O Fórum Regional acontece no Tebar Praia Clube, das 9h às 17h. (Fonte: PMSS)

Governo do Estado inicia recapeamento de avenida da Balsa

São Sebastião - O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual dos Transportes, atendendo um pedido do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, iniciou as obras de recapeamento da avenida Januário do Nascimento, a avenida da Balsa, que receberá ainda um novo sistema de drenagem, evitando assim os constantes alagamentos no local em épocas de chuvas.
Todo o material retirado do local, ou seja, os bloquetes, serão encaminhados para o aterro da Rua da Praia e será utilizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb) para o calçamento de ruas na cidade.
“Outro pedido que o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, nos atendeu, foi a construção da calçada em torno da área da Dersa, que vêm recebendo obras”, explicou o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. “Isso mostra o nosso bom relacionamento com o governo do Estado”. (Fonte: PMSS)

Estado inaugura 4° DP em Juquehy depois de dez anos de criação

São Sebastião - Embora tenha sido criado em lei há 10 anos e esteja funcionando, mesmo que precariamente, desde o início do ano, a Polícia Civil do Estado de São Paulo, inaugura oficialmente hoje, a partir das 10h00, o 4° Distrito Policial, no bairro de Juquehy, na Costa Sul.
A solenidade deverá contar com a presença do delegado geral Marco Antônio Desgualdo; do diretor do Deinter (Departamento do Interior), delegado Paulo Afonso Bicudo; da delegada Seccional do Litoral Norte, Elaine Maria Biasoli Pacheco, e delegados da região e também os seccionais do Vale do Paraíba.
Não há previsão da vinda do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. Sua assessoria não confirmou a presença, mas o prefeito da cidade Juan Garcia estará presente, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.
Funcionamento - A delegada seccional explicou que o 4° DP ficará subordinado ao delegado Múcio Alvarenga, titular do 2° DP, em Boiçucanga. Porém o local já conta com autoridade policial permanente, que é o delegado José Manoel Cardoso do Amaral.
O 4° DP abrangerá os bairros Boracéia, Barra do Una, Juréia e Juquehy, enquanto o 2° DP ficará com Praia Preta, Cambury, Barra do Sahy, Baleia e Boiçucanga. Para atender os dois setores, incluindo os plantões diários, os distritos têm três delegados, cinco escrivães e nove investigadores, número considerado insuficiente pelo volume de trabalho na área.
A instalação do distrito em Juquehy, um dos bairros que mais cresceu na Costa Sul nos últimos anos, é uma reivindicação antiga de moradores. A casa onde está instalado, é alugada e para receber o setor policial passou por reformas.
Todo o custo da obra, que ficou em R$ 60 mil, e aluguel, além dos móveis e computadores, vêm da Samju (Sociedade Amigos de Juquehy), segundo informação de uma das diretoras, Regina Helena Paiva Ramos.
Criminalidade - O bairro tem registrado grande índice de criminalidade, principalmente assaltos, que têm sido constantes nos finais de semana.
Embora um distrito no bairro seja importante para os moradores, há quem considere mais necessário equipar melhor os distritos já existentes, que funcionam precariamente, e aumentar efetivo das Polícias Civil e, principalmente da Militar, que é a que previne o crime. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura reforma ponte de madeira de Juquehy

São Sebastião - A Subprefeitura da Costa Sul, por meio dos funcionários das Regionais de Juquehy e de Boiçucanga, iniciou esta semana a reforma da ponte sobre o rio Juquehy.
Serão colocadas algumas vigas, além da troca de todo o madeiramento do piso da ponte e a colocação de novos corrimãos. A extensão da ponte atual é de 65 metros e liga os bairros de Juquehy e Barra do Una, pelo Caminho das Praias. A previsão para o término da reforma será de 30 dias. “Vamos arrumar a ponte existente para que um dos acessos seja liberado rapidamente, evitando assim um grande fluxo de veículos pela rodovia Rio-Santos”, explicou o prefeito, Dr. Juan Garcia.
Ainda segundo o prefeito, no ano que vem, a ponte de madeira será substituída por outra de concreto. A obra está prevista no Plano Plurianual e no orçamento de 2006. (Fonte: PMSS)

Postos do Correio de São Sebastião serão reabertos

São Sebastião  - Os postos do Correio mantidos pela Prefeitura que atendem os bairros da Costa Norte (Enseada e Topolândia) e da Costa Sul (Maresias, Boiçucanga e Juquehy) serão reabertos nesta segunda-feira (22/08). Os funcionários que trabalhavam nos postos, cujos contratos venceram no final de julho, foram chamados pela Prefeitura. A decisão foi tomada após a Reforma Administrativa do executivo ter sido votada na Câmara Municipal no dia 02 de agosto e sancionada pelo prefeito, Dr. Juan Garcia.
O posto do bairro de São Francisco não será reaberto neste primeiro momento, pois a Prefeitura procura um local mais adequado para que ele seja instalado, por isso a contratação do funcionário ainda não foi efetuada.
Os postos foram fechados temporariamente no dia 29 de julho. Os funcionários eram contratados pela lei 1027/95 e seus contratos venceram no dia 31 de julho. Como não existem outros funcionários capacitados a ocupar esta função, foi proposta na Reforma Administrativa a criação do cargo de Assessor de Serviços Gerais, em substituição ao de Agente Comunitário dos Correios e os mesmos funcionários foram chamados para assumirem os cargos.
“A intenção da criação dos cargos de Assessor de Serviços Gerais é manter mesmos funcionários que hoje já trabalharam nos postos, pois já possuem experiência e fizeram estágio nas Agências dos Correios”, disse o secretário de Governo, Paulo Rogério Motta. “Nós cumprimos com nossa promessa quando dissemos que os postos ficariam fechados temporariamente”, completou.
A Prefeitura mantém hoje uma parceria com os Correios, cedendo os funcionários e também o local onde os postos estão instalados. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e APAE realizam Seminário de Prevenção às Deficiências

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião em Parceria com a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) realiza o Seminário de Prevenção às Deficiências no Teatro Municipal nos dias 22 e 23 deste mês, das 8 às 17 horas. O objetivo do evento é discutir os cuidados para não adquirir deficiências físicas.
A diretora pedagógica da secretaria municipal de Educação, Genoveva Pons Garcia, explica que durante o seminário diversas palestras serão ministradas sobre o assunto, além de apresentações dos trabalhos da APAE e do Coral em libras dos alunos da Escola Municipal Maria Francisca.
“É uma forma de conscientizar que nem sempre as pessoas nascem com deficiências, mas elas podem ser adquiridas, às vezes num acidente, ou por uma doença mal cuidada, entre outros”.
Segundo a diretora, os palestrantes são de São Sebastião, sendo a maioria da Secretaria de Saúde (Sesau). “Toda a Prefeitura estará envolvida de certa forma, já que o Seminário abordará também a lei de acessibilidade”.
Preocupada com o futuro da cidade, a Secretaria de Educação (Seduc) convidou, além dos profissionais relacionados ao tema abordado, adolescentes de 5ª a 8ª série do ensino fundamental.
“Temas como gravidez, prevenção de acidentes de trânsito, políticas públicas em educação inclusiva e até a importância da alimentação serão discutidos no Seminário”, concluiu a diretora.
As Faculdades Integradas Módulo também estão envolvidas no acontecimento do evento e trará seus alunos para participar das palestras. (Fonte: PMSS)

Veteranas do vôlei sebastianense voltam com tudo no Campeonato da Liga Paulista

São Sebastião - A equipe de vôlei máster feminina derrotou seu segundo adversário depois das férias. As veteranas venceram por 3 a 1, no último sábado (13/08), o jogo contra Alphaville na casa do adversário pelo Campeonato da Liga Paulista.
As meninas do vôlei que treinam constantemente têm sede da conquista da fase, onde passarão do grupo C para a B. O momento é um dos mais importantes para a equipe, já que essa façanha foi conquistada pela primeira vez no ano passado com a técnica Cora Zorzetto. O novo técnico agora é Marcelo Aparecido de Souza, o Negretti.
O próximo jogo da equipe é contra o Sport-Ville, na casa do adversário, no dia 27 deste mês. Desta fase se classificam três times que sobem para o grupo C. Atualmente a equipe sebastianense é uma das favoritas e se encontra na primeira posição da chave.
No ano passado, a equipe conquistou a medalha de ouro na chave prata do grupo B.
A Prefeitura de São Sebastião apóia o time pagando a inscrição para os jogos e o lanche. Além disso, as veteranas contam com o transporte da Transpetro e o apoio do Colégio Poliedro para a realização dos treinos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova mudança na lei que instituiu a ‘Semana Municipal de Prevenção de Deficiência’

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou por unanimidade, em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 16, o substitutivo ao projeto de lei 07/05, de autoria do vereador Marcelo Mattos (PMDB), que dispõe sobre alteração na lei que instituiu a ‘Semana Municipal de Prevenção de Deficiência’.
O objetivo da semana é informar a comunidade, por meio de serviços de atendimento em creches, escolas, hospitais, igrejas e associações, a importância de se prevenir deficiências, mobilizando a sociedade e o poder público para a adoção de medidas preventivas e de diagnóstico precoce.
“Como vereador tenho sido procurado por diversas pessoas portadoras de deficiência que, por vezes, reclamam da desinformação com respeito a PPD (Portador Permanente de Deficiência). O projeto tem como principal objetivo a prevenção e o esclarecimento”, salienta o autor.
Ele ressalta que a deficiência pode ser permanente ou temporária, mas em alguns casos o diagnóstico precoce é fundamental. “Divulgar os meios de prevenção é uma grande necessidade para quebrar barreiras, além de oferecer dignidade aos portadores”, destaca em justificativa anexa.
A comemoração será anual, entre os dias 4 e 11 de outubro.
Fica facultado ao Poder Executivo promover na referida semana ampla divulgação publicitária de conscientização, seja por meio de distribuição de folhetos e cartilhas, pela organização de workshop para educadores das redes municipal e estadual de ensino ou pela utilização dos veículos de comunicação.
A proposta original autorizava a celebração de convênio com os órgãos federais, estaduais, empresas privadas, entidades de assistência médica e social e APDSS (Associação dos Portadores de Deficiência de São Sebastião), mas o artigo que tratava dessa questão foi extinto.
O cadastro de atendimento será encaminhado ao órgão competente da Secretaria da Saúde e APDSS para elaboração de banco de dados, visando o acompanhamento
anual da incidência de deficiências. O projeto foi encaminhado à sanção. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Sábado é dia de importantes competições para atletas sebastianenses

São Sebastião - Este sábado (20/08) para os atletas sebastianenses é dia de importantes competições nas modalidades correspondentes e até de decisão, como no caso da Malha.
A equipe de malha vai a campo neutro neste sábado em São Paulo para o Campeonato Paulista. Com a vitória do time no último sábado (13/08) contra o XI de Junho, de Jacareí, todos os times da chave ficaram empatados, mas apenas dois podem passar para a próxima fase. Se a equipe vencer no campo neutro passa para a próxima fase que inicia no domingo (21/08). Para conquistar a vaga, é obrigatório ser campeão ou vice da Liga de Taubaté, que encerrou em maio deste ano. A equipe sebastianense conquistou o vice-campeonato. O Campeonato Paulista vale uma vaga para o Campeonato Brasileiro.
Os meninos do vôlei sebastianense na categoria juvenil estréiam no Campeonato da Liga de Voleibol do Litoral Norte e Vale do Paraíba (LIVOVALI), em Pindamonhangaba.
O técnico da equipe de vôlei, Milson Pereira da Silva Júnior, explica que como os jovens conquistaram a 5ª posição nos Jogos Regionais deste ano, estando abaixo da idade da categoria que disputaram, ganharam como prêmio, a disputa nesta competição.
“Será como experiência para eles para o ano que vem, quando realmente estarão na categoria juvenil, pois atualmente todos são do infantil”.
O time SAMPOC ‘B’ de Bocha feminino disputa neste sábado (20/08) a classificação para a próxima fase do Campeonato Joseense de Bocha contra o Clube Vista Verde em São José dos Campos.
Copa São Sebastião de Futebol de Campo - Além disso, neste domingo (21/08) nos campos de futebol de todo o Município acontece outra rodada da segunda fase da “Copa Cidade de São Sebastião de Futebol de Campo” e repescagem.
Deste campeonato sairá efetivamente a 1ª e 2ª divisão de São Sebastião, além disso o time campeão ganha como premiação o pagamento da taxa para a Copa Zito, um dos eventos mais tradicionais do futebol no Vale do Paraíba. A copa iniciou no início do mês de junho.  (Fonte: PMSS)

Vereador questiona gerente operacional dos Correios

São Sebastião - O vereador Carlos Augusto Senatore (sem partido), o ‘Guto’, está questionando ao gerente da região operacional da EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), em São José dos Campos/SP, Persival Antônio Sandrin, que também é responsável pela região do Litoral Norte, qual o motivo dos Correios pedir a instalação de um posto de venda de produtos para que uma caixa postal seja colocada no ‘Sítio Velho’, no bairro de Barra do Una, Costa Sul do município.
Guto afirma que em ofício enviado à Prefeitura, o ex-gerente Cláudio Augusto Silvério alegou impossibilidade em atender o pedido devido a falta desse lugar, o qual deveria ser instalado em estabelecimento comercial regularizado, mas que o credenciamento de novos revendedores estaria suspenso em função do processo de reavaliação do sistema.
“O que implica a colocação de uma caixa de coleta com a criação de um posto de venda? Qual o real impedimento, uma vez que a rua onde seria colocada a caixa é oficializada e atenderia inúmeros moradores, além de facilitar o trabalho dos carteiros?”, indaga o autor. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Secretaria de Turismo vem a público esclarecer informações que foram veiculadas pelo jornal Vale Paraibano no último dia 15 de agosto, e reproduzida na íntegra pelo site Litoral Virtual, na mesma data.

 

 Ocorre que o jornal divulgou uma matéria sobre navios internacionais aportando em Ubatuba citando que será a primeira vez que o navio “Endeavour” (o jornal escreveu de modo incorreto, como sendo o “Endvour”), virá a Ubatuba, fato que não foi confirmado pela Secretaria de Turismo.

 

“Quando o repórter nos ligou, ele já possuía todas as informações de outra fonte, que não foi a Setur. Quando ele nos perguntou se sabíamos do assunto, demos todas as informações corretas, ou seja, dissemos que esta embarcação já esteve na Ilha Anchieta em outras ocasiões, que se tratava de um evento isolado e específico. Quando nos perguntaram sobre Ubatuba receber cruzeiros, informamos que estamos nos preparando para iniciar o procedimento apenas em 2007, como pode inclusive ser lido na mesma matéria publicada pelo Jornal”, informou Luiz Felipe de Azevedo, titular da Secretaria.

 

“Espero ter esclarecido o assunto, uma vez que algumas pessoas ficaram em dúvida se a matéria havia sido editada pela Assessoria de Comunicação da PMU, mas, como pode ser verificado no site Litoral Virtual da data, a fonte é citada de modo claro. Em contato com o editor do site, Sr. Emílio Campi, fomos informados que foi ele quem colocou as fotos de navios, apenas a título ilustrativo da matéria, e que as mesmas não foram enviadas pela Setur”, finalizou Luiz Felipe.

Suspeito de fraude quer depor à CPI

Ubatuba - O ex-servidor Alvelino Almeida da Cruz Júnior, apontado como mentor e executor do desvio se cerca de R$ 700 mil das folhas de pagamento dos servidores de Ubatuba, será ouvido novamente pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura o caso na próxima quarta-feira.
O depoimento será dado em local e horário ainda indefinidos. Alvelino Júnior promete revelar 'tudo o que sabe' sobre a fraude. Em seu primeiro depoimento à CPI, ocorrido em junho, o ex-servidor participação no esquema.
O relator da CPI, Jairo dos Santos (PT), disse ontem que o ex-servidor pediu uma acareação entre ele e o ex-secretário de Administração, Luiz Marino Jacob. O ex-secretário não aceitou.
Marino Jacob disse ontem que o ex-servidor quer desviar o foco das investigações ao propor a acareação. "Já prestei depoimento na CPI e ao Ministério Público", disse.
Diante da negativa do ex-secretário em participar da acareação, Alvelino Júnior aceitou depor novamente.
A CPI constatou que houve desvio de verbas da Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental) e até do SUS.
Os documentos obtidos pela CPI devem ser entregues à PF e ao MPF na próxima segunda-feira. (Fonte: ValeParaibano)

Acusado na CPI quer acareação com ex-secretário de Administração

Ubatuba - O ex-funcionário da Prefeitura Alvelino Almeida da Cruz Junior, exonerado após a descoberta de um desvio de quase R$ 700 mil dos cofres municipais por meio da folha de pagamentos de servidores, procurou ontem a CPI que apura a fraude para propôr uma acareação com o ex-secretário de Administração Luiz Marino Jacob, seu superior no setor de contas e salários da Prefeitura na gestão passada.
Alvelino, em entrevista por telefone ao Imprensa Livre, intermediada por seu cunhado, o policial Rildo de Moura, e que foi gravada pela reportagem, diz dever explicações à população e afirma que, na acareação, vai dar “nomes aos bois”, além de dizer que as informações divulgadas até o momento, envolvendo a ele algumas pessoas bem próximas, inclusive familiares, teriam sido “maquiadas” pela Prefeitura.
“As coisas aqui em Ubatuba têm tomado um direcionamento individualizado, que não condiz com a verdade. Quero esclarecer isso porque devo uma explicação à população, já que estou há mais de três meses fora. Estou me recuperando de uma cirurgia, mas estou legal para falar”, afirmou.
Alvelino disse ter pedido a acareação para fazer revelações sobre o caso: “Tudo o que saiu na imprensa até agora foi só o que a Prefeitura quis soltar, com muita informação maquiada por eles. Se for para soltar algo sério, vou agir direito, marcando essa acareação”, reiterou.
Segundo Alvelino o relator da CPI, vereador Jairo dos Santos, teria informado que o ex-secretário Luiz Marino Jacob se negou a comparecer à acareação. Ao ser questionado sobre isso, Jairo afirmou que ainda ontem entregaria o ofício convocando oficialmente Marino para a acareação, que até então não havia confirmado nem negado oficialmente o comparecimento.
A acareação pode acontecer na próxima quarta-feira, em Taubaté, e Alvelino afirma que, mesmo sem a presença de Marino, vai comparecer. “Preferi marcar em Taubaté porque em Ubatuba é muito perigoso. Tenho garantia que eu entro, mas não sei se eu saio”.
Alvelino alega que o prefeito Eduardo César não lhe deu nenhum tipo de proteção e diz não entender o por quê disso: “Se o prefeito é tão direito nas coisas que quer saber, por quê não usou dos meios normais, abrindo a sindicância, ouvindo as partes, antes de sair na TV, me acusar e me julgar diante do público, que foi o que ele fez”, indagou.
Quanto a esse tipo de afirmação, o prefeito Eduardo César disse: “Da minha parte todos os indícios levaram a ele. Se ele cita terceiros, por que não fala os nomes? Se tem alguém sonegando informações é ele. Não abri a sindicância antes de acusá-lo porque está tudo muito claro, muito óbvio, envolvendo o nome dele e da ex-namorada. Ele é que foi desonesto com a coisa pública”.
O ex-funcionário também denuncia que a Prefeitura está escondendo muita coisa: “Um funcionário, técnico em informática, foi pego na semana retrasada no setor de protocolo, apagando informações de IPTU e a Prefeitura não divulgou. Eu estou longe, mas estou sabendo o que está acontecendo”, disse Alvelino, que citou apenas o primeiro nome do funcionário.
O prefeito alegou desconhecer este fato.
Alvelino afirma que “o único meio de colocar tudo às claras e ninguém forjar informações e esconder da população o que realmente está ocorrendo é ter a imprensa presente para divulgar o que de fato há”.
Em relação a Marino Jacob, disse Alvelino: “Eu gostaria que ele estivesse presente porque ele foi secretário de Administração na época. Negar longe de mim é fácil, mas cara a cara...por que ele não quer ir? Quem não deve não teme.”
Quanto ao fato divulgado de que Alvelino passava por cima de seus superiores e se reportava diretamente ao então secretário, disse que “entre os comissionados era considerado um dos principais cabeças da Prefeitura e sempre agiu por conta própria, sempre tendo aval do prefeito, assim como todos os outros”.
Alvelino disse não estar com medo, mas afirmou que “se não fosse a Promotoria, estaria morto, com certeza”.
Alvelino alega que “há uma hierarquia dentro da Prefeitura. Ninguém age por conta própria”, reitera.
“Pelo tamanho da Prefeitura e pelos valores tomados, nunca há uma situação como essa, que um “pequenininho” faça em risco próprio. Agora eu sou o ‘todo poderoso’? Era apenas encarregado, com chefe de serviço, secretário e prefeito acima”, afirmou.
Quanto ao suposto atentado sofrido por ele, logo após sua demissão, e que está sendo considerado por muitos uma armação, Alvelino disse: “quem não tem prova age com boato e boato quanto mais somado acaba virando verdade. Eu não trabalho com boato. Quem tem a máquina na mão não sou eu.”
“Não vou inventar história. Vou falar sobre o que até hoje a Prefeitura ocultou e o que a CPI tem ocultado até agora”, concluiu Alvelino. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Ronaldo Nunes de Barros volta a depor na CPI do desvio de verba

Ubatuba - Ronaldo Nunes de Barros, funcionário público do setor de contas e salá-rios e ex-chefe imediato de Alvelino Almeida da Cruz Júnior, depôs novamente à CPI que apura o desvio de R$ 700 mil dos cofres municipais.
A convocação de Ronaldo, segundo o membro da CPI, Edílson Félix, se deu devido ao aparecimento de novos documentos que revelaram uma possível falha no sistema de folha de pagamento dos funcionários.
Ronaldo, que é irmão do ex-secretário de Administração, Luiz Marino Jacob, em depoimento curto, foi questionado, principalmente sobre o funcionamento do programa da empresa Selectron, que faz a folha de pagamento dos funcionários.
O fato relevante do depoimento foi o depoente ter admitido que o sistema aceitava qualquer tipo de informação para preenchimento dos dados cadastrais dos funcionários.
Foi encontrado, por exemplo, um documento vinculado à sigla “AA”, um dos funcioná-rios fictícios que recebiam dinheiro desviado, que tem como cargo estagiário de nível técnico, com data de admissão no ano de 1980 e que até hoje continua com a mesma atribuição.
A CPI chegou a usar uma brincadeira para questionar Ronaldo: “Se colocasse o Pato Donald como funcionário o sistema aceitaria?” O depoente confirmou, o que fez com que a CPI considerasse uma possível grande falha no sistema, informação tida como de grande importância nas investigações. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Paulo Ramos alega não conhecer esquema de desvio

Ubatuba - O ex-prefeito Paulo Ramos de Oliveira prestou esclarecimentos na noite de quarta-feira para a Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o desvio de quase R$ 700 mil dos cofres públicos municipais.
As questões direcionadas ao ex-prefeito foram praticamente as mesmas respondidas pelo atual administrador, Eduardo César, na manhã da terça-feira. Paulo Ramos, assim como o também ex-prefeito Zizinho, disse ter ficado sabendo da fraude por meio da imprensa.
A continuidade de Alvelino Almeida da Cruz Júnior, apontado como principal articulador do esquema, como funcionário público em sua administração, foi o tema mais abordado pelo relator, Jairo dos Santos e pelo membro, Edílson Félix. O presidente da CPI, Ricardo Cortes, mais uma vez não compareceu ao depoimento.
A resposta de Paulo Ramos quanto à contratação de Alvelino foi exatamente a mesma que a do atual prefeito: o rapaz continuou no cargo pelo fato de a máquina administrativa não poder parar.
“Alguém, que não me lembro quem, me disse que ele era bom moço e que o setor de pagamentos não funcionaria sem ele, já que apenas ele sabia mexer com isso. Conhecia a família do rapaz e até então não tinha nada contra ele. Muito pelo contrário: ele era evangélico, filho de pastor e noivo de uma pessoa extremamente conhecida na cidade (se referindo a Carolina Suguimoto)”.
A relação de funcionários com os respectivos salários também foi alvo das questões. Paulo Ramos afirmou que mensalmente verificava isso: “Me preocupo muito com o dinheiro público, mas essas coisas fogem dos nossos olhos. Eu confio muito nas pessoas e se errei foi por causa desta confiança”, justificou.
O ex-prefeito admitiu não possuir o controle total do que se passava na Prefeitura, mas disse que documentalmente ele controlava tudo.
Por meio dos depoimentos colhidos a CPI soube que Alvelino não se reportava a seus superiores e sim diretamente ao secretário de Administração na época, Marino Jacob, fato que Paulo Ramos considerou um procedimento fora do normal. Por isso foi perguntado a ele sobre a autonomia dada a seus secretários e se em algum momento Marino pediu a permanência de Alvelino no cargo.
“Não posso afirmar isso, porque não quero injustiçar ninguém. Se falei com o Alvelino duas vezes foi muito, mas lembro que houve um pedido para que ele permanecesse no cargo. Dava liberdade a todos os secretários, mas qualquer um de nós pode ser traído”.
Quanto ao Banco Banespa de Ubatuba não ter colaborado com as investigações, tanto da CPI como da comissão de sindicância interna, Paulo Ramos se mostrou firme: “Eu trocava de banco na hora”.
Foi informado ao depoente que o banco tinha contato direto com Alvelino, um “simples funcionário” e não com o secretário Marino Jacob.
Quanto a isso, disse o ex-prefeito: “Acho ridículo, não dá para admitir. Se eu soubesse disso antes teria tomado uma atitude”.
Paulo Ramos demonstrou surpresa ao ouvir referência a valor desviado vindo do Fundef: “Isso me pegou de surpresa porque o Fundef, que eu saiba, é para pagamento de professores.
O Cursino (ex-secretário de Educação) é uma pessoa muito séria, por isso o fato me causa estranheza. Se o rapaz recebia pela Educação e não prestava contas é ainda mais grave”.
O ex-prefeito afirmou saber apenas que o trabalho da Prefeitura em relação aos pagamentos terminava depois de realizados os empenhos. “Quando a relação ia para a contabilidade estava tudo certo. Os valores eram trocados depois disso. Se realmente foi assim, eu estava amarrado, sem saber de nada” e mais uma vez se referiu ao Banespa: “Se eu fosse o prefeito, minha primeira atitude seria ter trocado de banco”.
Paulo Ramos se referiu duas vezes a uma suposta deficiência nas informações colhidas pela sindicância interna. Uma quando questionado se seria possível a Prefeitura não ter tido acesso à informação do destino dado a R$ 400 mil, que não foi descoberto, segundo o relatório da comissão sindicante:
“As coisas não somem assim. Em algum lugar deve estar e a comissão deveria descobrir”. A outra foi o fato de a Prefeitura não ter tido acesso aos extratos bancários: “O fato é estranho. Qualquer cliente pode pedir seus extratos”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Festival “Caiçarada” é adiado para outubro

Ubatuba - O Festival da Cultura Popular “Caiçarada”, que teria início no dia 28 deste mês e terminaria em 4 de setembro foi adiado. O motivo, segundo os organizadores, é o prosseguimento de obras nas redondezas do aeroporto Gastão Moreira, em frente à praia do Cruzeiro. A festividade seria realizada em um pátio próximo ao local.
De acordo com o assessor da Fundação de Arte e Cultura, Nei Martins, o adiamento não atrapalhará a realização da ‘Caiçarada’ que, agora, está prevista para ocorrer de 12 a 16 de outubro. Ele explica que a festa une diversos segmentos da cultura caiçara em um mesmo espaço. “Terá desde comidas típicas, literatura, artes plásticas e corridas de canoa”.
Além disso, também devem acontecer seminários, debates e mesas-redondas com o tema “Território e Cultura Caiçara”. “Estarão abertos à comunidade, estudantes de graduação, pós, pesquisadores, técnicos e profissionais das áreas de ciências naturais e ciências humanas”, completou Martins.
O festival aconteceu pela última vez em 1994 – ficando cerca de 9 anos desativado. Esta edição será promovida pela Fundart, Prefeitura e secretaria de Turismo com o apoio da Universidade de São Paulo. (MV) (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ubatuba acerta detalhes para vinda do WQS a partir de 2006
Reunião em São Paulo teve participação da diretoria da AUS

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba Eduardo César, acompanhado da diretoria da AUS (Associação Ubatuba de Surf), pelo Secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo e pelo assessor de Governo Mauro Freitas, esteve reunida com o deputado Alberto (Turco Touco) Hiar e com Tino Aronne, diretor de negócios da Onbongo, acertando detalhes da etapa do WQS (Onbongo Pro Surfing), que a partir de 2006 passa a ser realizada em Ubatuba.
O prefeito Eduardo César diz que a importância de etapa movimentará toda a cidade. “O evento nível seis estrelas será muito importante no calendário do surf mundial e isso será bom para o turismo, para o comercio, enfim para toda a cidade, pois os olhos do mundo estarão em Ubatuba, a ‘Capital do Surf’ e isso pelos próximos três anos ”, disse o prefeito.
Tino Aronne enfatiza o apoio dado por parte da Prefeitura municipal de Ubatuba para a realização não apenas da etapa do próximo ano. "Eles acenaram com apoio total para a realização do evento e inclusive fechamos para 2006, 2007 e 2008", disse Aronne.
Tadeu Pereira, presidente da AUS, comemora o feito. “É muito bom ver Ubatuba voltar a fazer parte do Circuito da ASP (Association of Surfing Professionals). Alias é uma conquista para a cidade como um todo”, disse Pereira.
O Onbongo Pro Surfing é uma etapa nível seis estrelas e distribui uma premiação de 125 mil dólares. Neste ano o evento se despede de Santa Catarina, para em 2006 aparecer com força total nas ondas perfeitas de Itamambuca.
De acordo com o calendário da ASP, o Onbongo Pro Surfing deve acontecer no mês de outubro e fará parte dos eventos de comemoração ao aniversário de Ubatuba.
Fizeram também parte da delegação de Ubatuba que participou da reunião na Assembléia Legislativa Renato Vella diretor executivo e Pedro de Carli, diretor financeiro da AUS e Dema, Presidente da Sociedade Amigos de Itamambuca. (Fonte: AUS)

Júnior recebe Clarassoti e anuncia projetos para a Região Norte do município

Ubatuba - José Roberto Júnior, administrador da Regional Norte recebeu na última semana seu colega da Regional Sul, Mario Clarassoti e anunciou uma série de projetos e obras de caráter imediato para a comunidade local.
Dos dezenove bairros, mais de dez foram visitados e os administradores discutiram idéias comuns para serem aplicadas nas duas regiões. “Essa integração e sintonia entre as regiões norte e sul, representa para nós o fortalecimento de projetos e ideais comuns em defesa de toda a coletividade”, disse Roberto Jr.
Para Mario Clarassoti, a visita foi de suma importância, tendo em vista a similaridade dos problemas vividos pelas comunidades dessas regiões. “Os problemas que temos na região sul, tem muito em comum com a realidade dessa região e a população está de parabéns por contar uma pessoa como o júnior, desde a época da associação do Puruba, sempre defendeu os interesses sociais da região”, disse Clarassoti, que aproveitou a visita para ver concluída a ponte pênsil que liga o Sesmarias à estrada do Sertão do Ubatumirim.
"Estaremos construindo pontes similares em diversos trechos na região sul. Esse tipo de projeto é eficiente e extremamente necessário para a população local. Na próxima semana estaremos inciando a compra de material para implantação desse projeto sobre o rio Maranduba”, concluiu Mario.

Ponte pênsil - Com baixo custo e apoio integral da comunidade local, Júnior conseguiu realizar o grande sonho dos bananicultores da região. Com a construção da ponte pênsil sobre o rio Irirí, que liga o Sertão do Ubatumirim ao Sertão do Sesmarias, o escoamento da produção de banana ficou mais fácil e proporcionou uma economia de mais de 15km de trajeto que eram percorridos pelos agricultores para transportar o produto até a estrada principal. O benefício atenderá ainda, mais de mil pessoas que estão utilizando o acesso para locomoção até o centro da cidade e outros núcleos regionais. Ubatumirim é o maior pólo produtor de banana no município.

Obras e Projetos - Júnior anunciou uma série de obras a serem realizadas à partir desta semana. A começar pelo início da construção da sede que acolherá a nova administração regional, serão iniciadas as obras da quadra de areia – atenderá aos estudantes em horário escolar e comunidade nos finais de semana - na Escola do Sertão Ubatumirim; está em andamento o projeto de restauração da Casa de Farinha, instalada na Fazenda da Caixa, bem como a restauração da escola municipal.
Outras pequenas obras já foram iniciadas e algumas concluídas recentemente como a instalação de novo ponto de ônibus na Vila da Índia, patrolamento e nivelamento da estrada da Fazenda da Caixa, reforma da quadra da Escola do Puruba (praia), abertura do acesso à praia do Ubatumirim através de caminho aberto há 53 anos, dentre outros benefícios. “Nesse caso da estrada feita em 1952, nós conseguimos atender a toda comunidade do local, que nunca havia recebido o benefício de um acesso para veículos.
Compras e materiais para construção chegavam às casas nos ombros. Fizemos abertura, patrolamento e serviços de escoamento de águas pluviais, com instalação de tubos e abertura de valas. O Sr. Mario, morador do local há muitos anos, foi um dos lutadores e responsáveis pelo desenvolvimento do local”, informou Júnior.
O administrador lembrou ainda sobre a rede de telefonia que agora será instalada e atenderá à Praia do Puruba, Sertão do Ubatumirim, Praia da Almada, e Sertão do Cambucá. “Esse trabalho foi viabilizado logo após encontro do prefeito Eduardo César com o superintendente da Telefônica José Carvalhaes, de Santos. Hoje o que seria um sonho, foi transformado em uma importante realidade para todos” , concluiu José Roberto Júnior. MAGAL

CMDCA de Ubatuba tem novos representantes

Ubatuba - Na noite da última quarta-feira, 17, foram eleitos os novos representantes da sociedade civil para formarem o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Ubatuba. A eleição, que ocorreu na escola municipal Padre José de Anchieta, contou com a presença de 14 entidades que tiveram direito ao voto.
Foram eleitos como titulares: Guarda Mirim de Ubatuba, 14 votos, Associação Esportiva de Ubatuba, 13 votos, Projeto Namaskar/Amurt, 11 votos, OAB Ubatuba, 11 votos, GAIATO, 10 votos, Fundação Alavanca, 8 votos. Como entidades suplentes foram eleitas: Associação de Defesa do Povo Caiçara, 5 votos, Grupo Escoteiro Iperoig, 4 votos, Igreja Evangélica Ágape, 4 votos e Movimento em Defesa de Ubatuba, com 4 votos.
Tiveram direito ao voto apenas um representante de cada entidade habilitada. As entidades que fazem parte do Conselho devem ser oriundas da sociedade civil organizada sem vínculo a órgãos públicos, de cunho não governamental e com fins filantrópico e assistencial, associações de bairros e clubes de serviços. Uma comissão eleitoral especial foi formada para fiscalizar o processo eleitoral.
CMDCA - O Conselho é criado por meio de lei municipal e é paritário, ou seja, metade de seus membros é indicada pelo poder público local e a outra metade eleita pela sociedade civil organizada, mediante fóruns constituídos por dirigentes de entidades envolvidas com a temática da criança e do adolescente. O número de conselheiros varia de acordo com a lei que cria o Conselho em cada cidade. O Conselho Municipal é por sua natureza órgão normativo, consultivo, formulador, deliberativo e controlador da política de atendimento e promoção da defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em Ubatuba o CMDCA é formado por seis representantes da sociedade civil e seis do governo. (Fonte: PMU)

Fundart amplia cursos neste ano
Para próximo ano Fundação está programando a implantação de novos cursos e a ampliação para outros bairros

Ubatuba - A FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) ampliou seus cursos neste ano e agora alguns bairros de Ubatuba também têm esta opção. Segundo Martiniano Viana, presidente da entidade, no início deste ano a Fundação só oferecia os cursos de ballet, óleo sobre tela e cerâmica. “Nossa proposta foi oferecer ainda mais opções a população. Já conseguimos ampliar o número de cursos e levá-los para alguns bairros. Queremos que cada vez mais todos tenham acesso a arte e a cultura”, avaliou o presidente.
Hoje a Fundart tem em sua sede os cursos de coral, tecelagem, teatro, piano/teclado, flauta, violão, percussão, desenho e aquarela, pintura em tela, cerâmica, ballet clássico, crochê e ler e escrever é viver. As mensalidades variam de R$ 10,00 a R$ 45,00 de acordo com os cursos. Para o curso de coral adulto as aulas são gratuitas.
Nos bairros todos os cursos são gratuitos, sendo eles:
Itamambuca – CERE – teatro, malabares e crochê
Estufa I – EMEI Dinorah – alongamento, entalhe, coral infantil e pintura em tela
Estufa II – sede da SABE – pintura em tela
Marafunda – escola Silvino Teixeira Leite – entalhe, teatro, malabares e crochê
Perequê-Mirim – sede da Associação de Bairro – entalhe, crochê e pintura em tela
Perequê-Mirim - escola Florentina Martins Sanchez - teatro e malabares
Sertão da Quina – campo de futebol – alongamento
Jardim Umuarama – escola Padre Anchieta – coral infantil
Corcovado – sede da Associação de Bairro – teatro e malabares
Para mais informações sobre os cursos e horários os telefones da Fundart são: (12) 3833-7000/7001. A Fundação fica na praça Anchieta, 38, centro. (Fonte: PMU)

Reunião com a comunidade define rumos para demarcação de fazendas marinhas

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca promoveu, no início desta semana, duas reuniões com o objetivo de traçar os procedimentos a serem adotados em relação à demarcação de áreas de maricultura em Ubatuba. As fazendas aqüicolas serão utilizadas para criação de moluscos como mariscos e vieiras. Os encontros contaram com a presença de diversas entidades afins. Com essa reunião, Ubatuba saiu na frente na implantação dos parques aqüicolas e iniciará a demarcação de áreas nos próximos dias. Ao todo, serão 39 parques, divididos em toda a extensão da cidade. As áreas escolhidas serão implantadas mediante audiências públicas.
Após o mapeamento das áreas, um conselho gestor será criado para estabelecer um plano de desenvolvimento sustentável, além de tratar das questões burocráticas do licenciamento ambiental. Esse conselho será formado por representantes das esferas federal, estadual e municipal, incluindo membros da sociedade civil organizada. O plano municipal de desenvolvimento será responsável por licenciar as áreas para ocupação.
O objetivo do planejamento é promover uma ocupação responsável, evitando o desenvolvimento desordenado que gera a favelização do município e o desequilíbrio ambiental. A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli explica que esse planejamento é pioneiro no Brasil e está sendo conduzido em nível municipal. “Nós esperamos servir de exemplo para que os outros municípios do Litoral Norte também apóiem o programa. Aqui em Ubatuba, nós estamos fomentando a participação da comunidade, porque acreditamos que o município só tem a ganhar com o desenvolvimento responsável”. (Fonte: PMU)

Exército Brasileiro fará treinamento em Ubatuba

Ubatuba - Aproximadamente 700 integrantes do 2º D.E. de São Paulo, serão destacados para Ubatuba, para treinamento de ação de tropas em Missão de Garantia da Lei e da Ordem. A chegada dos militares, que trarão equipamentos, veiculos e helicópteros está prevista para o dia 8 de setembro e permanecerão em nosso município até o dia 16 do mesmo mês. Estarão abrigados em acampamentos e nos alojamentos da 3ª Cia do 20º BPM/I, os helicópteros terão como Base Operacional, área de pouso ocasional, em Caraguatatuba.

Sábado é dia nacional de combate à poliomielite

Ubatuba - Em Ubatuba, 90% das crianças de 0 a 5 anos já tomaram a primeira dose no mês de junho, em diversos postos e unidades de saúde do município. O ideal é que sejam vacinadas 100% das crianças, para afastar totalmente o risco de poliomielite. Nesse sábado, dia 20, acontece a segunda etapa da Campanha de Vacinação. Toda criança de 0 a 5 anos deve ser vacinada e os pais devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa. Essa doença está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas.
A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovírus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomielite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia.
No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção.
O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. A coordenadora da vigilância epidemiológica, Eliana Arantes, diz que, “embora não tenhamos mais a doença em nosso país, a vacinação é o único meio de manter ausente a circulação do vírus no meio-ambiente.”.
É importante que os pais ou responsáveis não esqueçam de levar a caderneta de vacinação da criança. (Fonte: PMU)

Triathlon é atração esportiva do domingo em Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba finaliza os detalhes para a etapa do Circuito de Inverno TriPaulista de Triathlon, evento que deverá contar com a participação de 250 triatletas, e acontece neste domingo, 21, a partir das 9 da manhã. A primeira etapa do Circuito foi realizada na USP, em São Paulo e os vencedores foram Antônio Mansur Filho e Carla Moreno que concluíram o percurso em pouco mais de uma hora.
Em Ubatuba, a largada da natação acontecerá em frente ao Centro de Informações Turísticas, e terá percurso de 1,5 km na baía da Praia do Cruzeiro. Em seguida os atletas passam pela área de transição e partem para 40 km de ciclismo num trecho que será percorrido na rodovia Gov. Mário Covas (BR 101), do trevo de entrada da cidade até o bairro do Prumirim, onde será feito o retorno. Na volta, na avenida Iperoig, os atletas deixam as bicicletas na área de transição e partem para 10 km de corrida, sentido Itaguá. A chegada acontece na avenida Iperoig.
Atletas de Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer pôde inscrever alguns atletas para disputar a prova, através de uma parceria com a Cia de Eventos, organizadora do Circuito. Os atletas que participarão do Triathlon representando a equipe da Prefeitura Municipal de Ubatuba/Secretaria de Esporte e Lazer são: Denis Alex de Souza Bruno C. Rodrigo, Fernando J.P. Ilário, Marcio S. Gouvêa, Ronaldo T. Silva, Carlos V. Silva, Luiz C.C. Conçalves (individual), Jorge E. Oliveira/ Enerly Fragoso/Antônio de Jesus(Revezamento)
Trânsito - O Serviço Municipal de Trânsito informa que serão necessárias algumas mudanças na área central da cidade. A Rua Professor Thomaz Galhardo estará interditada para o tráfego de veículos em toda a sua extensão no domingo, à partir das 7 horas. Para quem pretende cruzar a Thomaz Galhardo, as opções são avenida Rio Grande do Sul e Rua Cel. Domiciano. A Avenida Iperoig também estará interditada no trecho compreendido entre as ruas Liberdade e Conceição. A opção é a rua Salvador Corrêa.
A previsão é que por volta das 13 horas o trânsito possa ser liberado nas duas vias. Na rodovia Gov. Mário Covas (BR 101) haverá faixas de sinalização no trecho de ciclismo, pedindo atenção aos motoristas. (Fonte: PMU)

Assistência Social prepara atividades para Geração de Renda
Cursos de capacitação acontecerão também nos bairros

Ubatuba - Os cursos de Geração de Renda promovidos pela Secretaria de Assistência Social, que no primeiro semestre capacitaram cerca de 160 alunos, estarão de volta a partir do dia 1 de setembro. Às quintas-feiras, a partir das 14 horas serão ministradas aulas de artesanato e os alunos poderão aprender crochê, tricô, reaproveitamento de tecidos, decupagem em tecido e madeira, fuxico, bolsas, cestaria e sabão. As aulas de alimentos acontecem às terças-feiras, também a partir das 14 horas e os alunos aprenderão a fazer pães doces e salgados, macarrão, derivados de soja, biscoitos, bala de côco, sequilho, glúten, paçoca de pipoca e amendoim.
Atividades nos bairros - Os cursos de geração de renda também serão levados aos bairros. No próximo dia 24 acontece um curso de macarrão na Fazenda da Caixa e no dia 5 de setembro começa um curso de alimentos na Sociedade Unidos do Sertão da Quina.
Em data ainda a ser confirmada, a comunidade da Almada receberá um curso de crochê; cursos de alimentos e artesanato acontecerão no Parque Guarani e Ipiranguinha (em parceria com a Associação de Mulheres); no Sertão do Ubatumirim acontecerão cursos de capacitação; na Missão Jesus é Luz serão realizados cursos de alimentação mensalmente e as 50 detentas da Cadeia de Ubatuba receberão curso de artesanato.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6038. (Fonte: PMU)

Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU
Continuam acontecendo o Ciclo de Palestras do Sebrae em parceria com a ACIU

Ubatuba - A próxima palestra será sobre “Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência” e será ministrada no dia 5 de setembro (segunda-feira) às 14h00 no salão de eventos da Associação Comercial de Ubatuba-ACIU, pelo consultor Roberto Lessa.
A finalidade da palestra é fornecer esclarecimentos e orientação sobre os conceitos básicos de gestão financeira, informar para que serve e como deve ser elaborado o fluxo de caixa, de forma que se torne uma ferramenta de gestão operacional e estratégica, abordar conceitos como ciclo operacional e financeiro, como estes influenciam o fluxo de caixa. Visa também capacitar o participante por meio de conhecimentos sobre giro de caixa e caixa operacional mínimo, sua implantação na gestão financeira dos pequenos negócios.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e a palestra á gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação c/ Cristiane tel: 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Saiba sobre a Lei Geral
Conheça os principais benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Sebrae estão apoiando a Lei Geral.
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas representa um novo modelo de desenvolvimento ao oferecer soluções criativas para fazer justiça fiscal, simplificar os trâmites burocráticos, reduzir a informalidade e incrementar a produção nacional.
No dia 30 de setembro haverá um Congresso-Debate sobre o assunto na UNIVAP em São José dos Campos.
Os interessados em apoiar a lei terão condução gratuita para participar do evento.
Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane 3832 1449 ou no site www.sebraesp.com.br . (Fonte: ACIU)
 

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Um mau exemplo
Herbert Marques

A imprensa noticiou e os escombros não deixam mentir, a grave manifestação de alguns dos moradores do bairro da Maranduba que, insuflados por vereadores do bairro puseram fogo em um parque temático ali existente já há algum tempo. Alegaram que tratava-se de área da União e estava sendo ocupada por empresa particular em detrimento dos cidadãos comuns onde lhes é garantido o acesso à praia. Péssimo exemplo dos tais homens públicos que poderão, além de responder por perdas e danos por parte da empresa prejudicada, sofrer sanções penais inclusive com perda de mandato.
A duras penas conseguimos construir uma nação que goza de pleno estado de direito, embora ainda falte muito para considerarmos um país civilizado o suficientemente para que o dinheiro público não seja objeto de cobiça de partidos e homens públicos. Contudo já vencemos a fase de fazer justiça com as próprias mãos, mesmo porque justiça é atribuição do Estado e este está aparelhado para, pelo menos em parte considerável, atender os anseios da sociedade.
Ubatuba é uma cidade com cerca de cem mil habitantes, localizada entre os maiores centros do continente - São Paulo, Rio - e com boa formação cultural para não permitir uma barbárie dessa, principalmente vinda de homens públicos, eleitos pela sua sociedade. Se realmente foram os políticos nomeados pela mídia os responsáveis por esse verdadeiro atentado ao patrimônio público, nós estamos mal servidos de representantes, mesmo porque quem tem que dizer o que é público e o que é privado sãos os poderes constituídos que devem se pronunciar e até mesmo agir, de forma legal. Instigar massa a fazer justiça com as próprias mãos não é papel de político sério e existe reserva legal para esse tipo de comportamento. É uma questão de esperar o resultado que deverá vir para desestimular outras açodadas manifestações.

Herbert José de Luna Marques
Ubatuba, SP

Opinião Topo

Um domingo na praia da Maranduba
Ezio Pastore Junior

Não faço parte de uma massa passiva silenciosa e assustada, e não vou ficar de boca fechada para as barbaridades que aconteceram domingo passado na praia da Maranduba.
Acredito na pratica do bem comum, nas instituições sociais, na tolerância e na coexistência pacifica e tudo o que for contra deve ser repudiado.
Ao serem ignoradas as regras de convívio social para fazer uso da violência na obtenção de resultados estamos trilhando o caminho do terrorismo.
Nada justifica a depredação no parque aquático, ou seja lá o que fosse, por mais errado ou irregular que estivesse, a policia, o poder executivo, legislativo e judiciário é quem tem a competência para intervir em situações como essa.
Tem sido comum pessoas de bem serem vitimas de agitadores que provocam distorções na realidade causando alterações em seu comportamento.
A presença do presidente da Câmara Municipal na depredação, acompanhado de três vereadores, é motivo de preocupação assim como sua declaração ao Jornal Vale Paraibano foi inoportuna. Essa postura não contribuiu em nada para a moralização da vida pública para o avanço da cidadania ou para a democratização da justiça.
Também presente na depredação o padre da paróquia da Maranduba, cuja função maior seria motivar sua comunidade a descobrir o reino dos céus aqui na terra através do exercício da paciência e do cultivo dos ensinamentos do Senhor.
Falo em meu nome já que não tenho procuração para falar por outros, mas tenho certeza que são muitos os que compartilham da minha tristeza e preocupação. A manutenção da tranqüilidade pública, dos poderes públicos e da ordem constitucional deve ser mantida a qualquer custo já que a solução dos problemas não esta em alguns litros de gasolina e uma caixa de fósforos.

Ezio Pastore Junior
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Um mau exemplo - Subscrevo, integralmente, a matéria e as conclusões do Dr. Herbert Marques, em Um mau exemplo.
Atrevo-me a acrescer ser necessário a OAB providenciar, via departamento competente, providências no sentido de reponsabilizar e exigir as conseqüencias legais dos culpados.
Caso, 'sponte propria', o MP não dê andamento às providências de estilo, que a mesma OAB o provoque.
Que a Corregedoria da Câmara, também, seja mobilizada pelos meios e por quem de Direito.
Enfim, esperemos que as autoridades competentes atuem, independetemente de convocação ou convite.
E que tudo, dentro destes novos tempos que se insinuam, seja feito com a publicidade que a população de eleitores, contribuintes e cidadãos em geral, merecem.

Roberto de Mamede Costa Lei
Ubatuba, SP


Poluição Visual Urbana - Hoje Caminhando pelas ruas do Bairro do Itaguá em Ubatuba, presenciei uma falta de respeito com a natureza.
A presente matéria abaixo trata-se de uma placa de Imobiliária coloca entre as árvores de um canteiro localizado na Av Milton de Holanda Maia (Rua do Shopping Porto Itaguá), e a solicitar a regulamentação de colocação de placas em nossa Cidade de Ubatuba.
Nessa foto, há uma falta de respeito com as pessoas que por ali circulam e mais ainda com as pequenas árvores que alí tentam-se sobreviver.
Solicito aos Nobres Edis e a Secretaria do Meio Ambiente um projeto de Lei, regulamentando o padrão de placas, banners, etc ou até mesmo proibindo qualquer tipo de propaganda sem a devida autorização da Prefeitura Municipal.
As Empresas de Comércios em geral e inclusive as Imobiliárias, obterão após o pagamento de uma taxa o alvará de autorização para colocar placa em um determinado lugar, lembrando que tais alvarás deverão ser emitidos individuais ou seja para cada placa uma autorização em local diferente.
No Local que tiver sido expedido um alvará, não poderá ter outra placa/faixa, devendo ser punido o comércio/empresa que estiver fazendo propaganda sem o devido alvará.
Assim teremos uma cidade limpa e apta a receber nossos visitantes e sem aquelas amontoeiras de faixas e banners, espalhados pela cidade, quem por aqui passa, imagina, "Ubatuba esta a venda", pois onde se anda, há uma imensa quantidade de placas.
Quanto a colocação de placas em Imóveis em Geral, este só pode ser objeto de propaganda se a Imobiliária tiver Exclusividade do imóvel a ser negociado
EXCLUSIVIDADE - O Contrato de Prestação de Serviços com Exclusividade, obrigatório nos termos das Resoluções/COFECI 458 e 459/95, leva em conta a necessidade de oferecer aos interessados ofertas imobiliárias seguras. Essa medida, evita a divulgação pública dos mesmos imóveis por diversos corretores de imóveis, gerando confusão no mercado, depreciação do imóvel e causando insegurança e desconfiança aos interessados. Oportuno registrar que a obrigação de estar autorizado, por escrito, consta no art. 20, III da Lei 6.530/78, nos arts. 5o e 38, IV do Decreto 81.871/78 e no Código de Ética da Categoria Profissional. Portanto, o Conselho Federal ratificou a obrigatoriedade do contrato de prestação de serviços, por escrito, atualizando o uso desse documento de acordo com às necessidades do mercado. Está mais que provado: A exclusividade é a garantia para todas as partes( Proprietários/Compradores/Corretores).
A lei aumenta a segurança do corretor no que se refere à garantia de ter sua comissão paga pelo cliente, uma vez que há um documento assinado, reconhecendo o vínculo entre as partes;
• impossibilita a concorrência desleal;
• é mais uma forma de fiscalização, já que somente os corretores inscritos no Conselho é que poderiam conseguir exclusividade dos clientes;
• acabaria com a poluição visual no que se refere ao excesso de placas nos imóveis;
• o corretor de imóveis passaria a ser mais valorizado pela sociedade;
• as avaliações feitas pelos corretores terão de respeitar o valor efetivamente realizado pelo mercado; do contrário, o corretor que supervalorizar ou subvalorizar o imóvel para conseguir a captação acabará tendo sua credibilidade questionada;
• o corretor trabalhará a comercialização do imóvel com mais afinco, uma vez que só ele poderá anunciar o produto;
• possibilita o trabalho em parceria, uma vez que há a possibilidade de se dividir a comissão.
ALERTAS AOS COMPRADORES, VENDEDORES E LOCATÁRIOS DE IMÓVEIS EM GERAL.
PRIMEIRO: Verificar se o Corretor de Imóveis possui habilitação profissional e, sendo empresa, se possui o certificado de inscrição, documentos esses, que são emitidos pelo CRECI aos verdadeiros profissionais;
SEGUNDO: Verificar se o Corretor de Imóveis está autorizado por escrito e com exclusividade pelo proprietário para fazer a intermediação imobiliária;
TERCEIRO: Verificar toda documentação inerente ao imóvel que está sendo adquirido, confirmando os dados juntos aos órgãos competentes como: Cartórios; Prefeituras; Agentes Financeiros; CREA; Etc.. Em caso de aptos., até mesmo os síndicos devem ser consultados;
QUARTO: Toda documentação deve ser verificada com cautela, antes de se proceder qualquer assinatura ou mesmo pagar quantias.
QUINTO: Deve-se evitar tratar com pessoas sem habilitação e endereços fixos. Com esses cuidados iniciais, pode-se estar evitando aborrecimentos e mesmo prejuízos futuros, concluíram os representantes do CRECI/MG..
Bem, por enquanto é só, peço que nossas autoridades pensam um pouco em nossa Cidade e nos Corretores de Imóveis e que elaborem um projeto de Lei, regulamentando a colocação de placas, etc em nosso município

Ozéias Amaro de Oliveira
Ubatuba, SP


Vale do Jequitinhonha - Prezado Vereador Charles Medeiros. Gostaria que Vossa assessoria nos informasse melhor sobre a agilização por ela divulgada neste site, ou seja, os programas foram solicitados por Vossa Excelência para as Cidades do Vale do Jequitinhonha ou para as Comunidades advindas desta região para nossa Cidade?
De qualquer forma muito estranha.
Vejam a notícia:
"Agilização dos programas sociais e estudos para agilização do Pronaf
Ubatuba - Entrou em contato com vereador Charles Medeiros, o Sr Edson Pereira de Oliveira, Chefe de Gabinete da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Sub-Chefia de Assuntos Federativos da Presidência da Republica. Na pauta foram discutidos assuntos relacionados ao requerimento nº 94/05, de autoria de Charles Medeiros, que diz respeito à agilização dos programas sociais e estudos para agilização do Pronaf as comunidades do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Medeiros comenta que as ações sérias que estiverem ao alcance de pessoas sérias e que tem a possibilidade de se utilizar uma política séria para este fim, tem que ser aproveitadas, independentes do local a serem implantadas as benfeitorias. “É uma preocupação natural com aquelas comunidades, faz parte de uma política séria de responsabilidade social, de atender com mais humanidade as pessoas, independente das diferenças”, comenta Medeiros.
Segundo Pereira, a solicitação foi encaminhada diretamente ao responsável da área do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome e ao Banco do Brasil, “solicitei total empenho ao pedido do vereador ao Ministério e ao Banco do Brasil que está realizando análises e averiguando o pedido de agilização, ressalto ainda que faremos o devido acompanhamento ao assunto em questão”, termina Edson Pereira. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)"

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ilhabela:

Ilha de Búzios - João Pereira dos Santos

Ilha de Búzios
©João Pereira dos Santos

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site