Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 22 de agosto de 2005 - Nº 1347 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
-


Caraguatatuba
Deputado já discute com Aguilar antecipação dos royalties do gás
Prefeito visita áreas para o mercado municipal
Picuruta Salazar dá tarde de autógrafos em Caraguá
Câmara acata Vetos do Executivo
AG Pereira consegue Mutirão na Tabatinga
Vereador Lobinho quer a segurança do contribuinte


Ilhabela
Ilhabela comemora 200 anos de Emancipação Político-Administrativa


São Sebastião
Surfistas pedem mais apoio ao surf
Faber realiza pesquisa visando diagnóstico para o problema do lixo
Obras na ponte do Rio Juquehy
Detraf intensifica a operação “travessia nas escolas”
Inscrições para o 4º Festival Estudantil da Canção são prorrogadas
SECAD abre para visitas pátio de veículos que serão levados a leilão
Instituições discutem projeto Município Educador Sustentável
Abertas as inscrições para 21ª Prova Pedestre de 7 de setembro

Ubatuba
Ubatuba terá evento de verão promovido pela TV Globo
Reunião discute futuro da Comtur
Estudantes de Ubatuba se preparam para os Jogos Escolares da Semana da Pátria
Parceria Secretaria de Educação – Nestlé promove encontro sobre Educação Alimentar
Profissionais de Saúde Bucal realizam Fórum em Ubatuba
Procon de Ubatuba registra aumento de atendimentos no mês de julho
Prefeito Eduardo César atende moradores do Sumidouro
Vereador Romerson de Oliveira (Mico) PFL, parabeniza os moradores do Vale do Sol
Artistas ubatubenses brilham dentro e fora do município
Concurso para escolha do símbolo do Museu do Surf encerra-se dia 8
III Salão de Belas Artes de Ubatuba


Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Deputado já discute com Aguilar antecipação dos royalties do gás

Caraguatatuba - Sexta-feira à tarde o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (foto) (PTB), recebeu a imprensa para uma coletiva, na residência do vice-presidente da Câmara Municipal, Aurimar Mansano (PTB).
O deputado veio à região para participar da inauguração do 4° DP, na Costa Sul de São Sebastião, ter um encontro político com os vereadores do PTB da região e discutir com o prefeito Aguilar a negociação, junto ao BNDES, da antecipação dos royalties da Unidade Processadora de Gás de Caraguatatuba.
O deputado disse que a partir de setembro deve começar a negociação com o BNDES.
Faria de Sá, integrante da CPI dos Correios e da CPI da Compra de Votos, falou ao Imprensa Livre sobre a atual crise política que o país está passando.
“A crise é vergonhosa”, exclamou o deputado, que garantiu: “Vamos cassar os vagabundos”, se referindo aos acusados. Para a cassação, segundo o deputado, será realizada a quebra de sigilo fiscal, telefônico e bancário de todos os envolvidos.
O deputado também disse que, nos governos anteriores, os parlamentares tinham cargos públicos para apoiar o governo; e no governo Lula, o apoio é dado através da compra de votos.
Faria de Sá é deputado há cinco mandatos e acredita que se o Congresso não cassar os corruptos “a população vai mandar muita gente embora para casa”, conclui o deputado. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito visita áreas para o mercado municipal

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar visitou na manhã de sexta-feira, dia 19, uma área ao lado da rodoviária, onde deverá ser construído o Mercado Municipal de Caraguatatuba. O prefeito estava acompanhado do secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borela, o secretário de Obras, Raul Pesci.
De acordo com o secretário de obras, a obra ainda não tem projeto nem data definida para começar. Para determinar o local da construção, foi montada uma comissão que decidirá se o prédio será construído próximo ao Terminal Rodoviário ou no terreno ao redor da sede da Colônia dos Pescadores Z-8 “Benjamin Constant”.
O prefeito anunciou a construção do Mercado Municipal prevista para 2006. A obra deverá ter cerca de 1500 m² e abrigar 50 boxes para venda de mercadorias dos produtores agrícolas, agropecuaristas, pescadores e maricultores do município. (Fonte: PMC)

Picuruta Salazar dá tarde de autógrafos em Caraguá
O atleta de renome internacional estará dando autógrafos na loja Company em Caraguá

Caraguatatuba - O bi-campeão mundial de Longboard, Picuruta Salazar, estará em Caraguatatuba, na segunda-feira, dia, 22, das 14h às 18h, para uma tarde de autógrafos para os amantes do esporte e surfistas em geral. O evento acontece na loja Company, que fica no Calçadão Santa Cruz.
A iniciativa foi do proprietário da franquia Company, Gilmar rios Guimarães, que é o único autorizado da marca Fico. O atleta é patrocinado pela marca
Estão confirmadas as presenças das crianças de duas escolinhas de surf da cidade, mas o evento será aberto ao público.
Na tarde de autógrafo serão distribuídos brindes e pôster do atleta, que com 44 anos de idade e 30 anos de carreira acumula vários prêmios e é referência no esporte no Brasil e no mundo. (Fonte: PMC)

Câmara acata Vetos do Executivo
Sessão teve um direcionamento oposto a de terça-feira

Caraguatatuba - Ao contrário da Sessão Ordinária de terça-feira – 16 de agosto, quando os vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba rejeitaram o Veto do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), foram mantidos 3 Vetos do Chefe do Executivo, votados na 12ª Sessão Extraordinária, realizada nesta quinta-feira – 18 de agosto, às 16 horas. As discussões ficaram apenas entre os autores das proposituras.
Foram vetados os seguintes projetos: Do Vereador Aurimar Mansano (PTB), sobre a arborização do município; do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), autorizando o Executivo a conceder Cesta Básica para os portadores de doença grave e do atual Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), garantindo assistência aos alunos da rede pública municipal de ensino com problemas no aprendizado e integração escolar.
A alegação do Executivo, na exposição do Veto aborda o “Vicio de Iniciativa”, mostrando que as proposituras deveriam ser apresentadas pelo Executivo e não pela Câmara de Vereadores. As críticas ao veto foram feitas pelos autores das propostas.
Deixaram de ser apreciados nesta Sessão Extraordinária os Vetos dos projetos de autoria do Vereador Omar Kazon (PL), que instituí a Semana da Mulher e que concede benefícios fiscais a inadimplentes de créditos tributários municipais, bem como o projeto do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), que altera a Lei de Zoneamento – Lei 200/92. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

AG Pereira consegue Mutirão na Tabatinga
Vereador consolida sua imagem agindo com dinamismo na comunidade

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba consolida sua imagem e atuação no bairro da Tabatinga, comunidade que vem sendo atendida pelo Parlamentar desde o início do segundo semestre deste ano. O Vereador conseguiu nos últimos dias um Mutirão em todo o perímetro daquele bairro.
Desde o início do segundo semestre deste ano, o Vereador AG Pereira vem agindo com dinamismo e muita desenvoltura na comunidade da praia de Tabatinga, distante cerca de 16 quilometros do centro da cidade no sentido norte do município. O Vereador recebeu alguns contribuintes daquela comunidade, que não tendo um representante legal eleito pelo pleito de 2004, pedindo a ajuda do Parlamentar para resolver algumas questões.
As questões solicitadas pelos moradores tornaram-se praxe nos corredores da Câmara de Caraguá. Trata-se da manutenção de vias públicas, dessassoreamento de valas e córregos, limpeza de entulho, poda de árvores e recolha de lixo.
Cumprindo a promessa de ser o representante da Tabatinga, AG Pereira conseguiu recentemente com o Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), do qual é líder no Legislativo, a realização de um Mutirão geral em toda a área do bairro. Este Mutirão está sendo feito com homens e máquinas, que percorrem a área da comunidade nesta quinta-feira e sexta – dias 18 e 19 de agosto. Até o momento não há um relatório final do que foi recolhido, consertado e mantido.
Para o Vereador a Tabatinga está conhecendo quem é AG Pereira. “Estamos aos poucos entrando naquela comunidade, conhecendo seus moradores e nos fazendo conhecer. Estamos realizando, dentro do possível tudo que eles necessitam, para manter ativo o nosso nome e o nosso trabalho”, destacou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Lobinho quer a segurança do contribuinte
Parlamentar quer proteger a população do ataque de animais ferozes

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba é o autor e conseqüentemente o maior defensor da obrigatoriedade de colocação de focinheira e guia em animais ferozes no município. Na última Sessão Ordinária o Parlamentar defendeu com veemência a propositura e contando com o apoio dos Vereadores, conseguiu derrubar o Veto imposto pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB).
Na proposta do Vereador os animais ferozes, leiam-se cachorros como Pit Bull, Labrador, Roitweller ou Dobberman, desde que tenham porte médio ou grande, aparentando cerca de 10 quilos, deverão transitar com seus donos em locais públicos e movimentados munidos de focinheira e guia. A medida visa ataques a terceiros e a redução de ferimentos decorrentes destes ataques, principalmente às crianças e idosos.
Para o Vereador o objetivo é proteger o contribuinte e suas famílias. “Não se pode mais caminhar na praia, no calçadão ou simplesmente transitar pelas ruas da cidade, sem correr o perigo de ser atacado por um animal feroz. Não há mais tranqüilidade”, desabafa.
No Veto a Prefeitura apresentou como contra-razões os gastos com balança que irão compor como acessório dos fiscais para fiscalizar este trabalho, visto que a lei fala na pesagem relacionada ao porte do animal feroz. “Se for preciso e necessário, que o fiscal ande com a balança, pois prefiro ela (balança) a ver uma criança no PS da Santa Casa toda retalhada”, frisa.
O Vereador cita que elaborou a lei depois de observar nos jornais os constantes casos de crianças e idosos que sofrem sérios ferimentos devido ao ataque de cães ferozes. “Não sei se é a concepção do dono do animal ou do próprio cão, mas certas raças são violentas, até assassinas e recebem apoio e estímulo de seus proprietários”, explica.
Durante a discussão do Veto, que tomou boa parte da Ordem do Dia na Sessão Ordinária da última semana, os Vereadores uniram-se e derrubaram o Veto do Executivo. “A Câmara foi companheira e unida e agiu em pró do interesse público, interesse este que ficou acima do interesse político. Foi uma sessão memorável”, finaliza.
Com a derrubada do Veto, a lei que obriga a focinheira e guia será sancionada pelo Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS) e qualquer manifestação contrária, principalmente do Executivo, deverá ser feita através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela comemora 200 anos de Emancipação Político-Administrativa

Ilhabela - Dia 03 de setembro, a cidade de Ilhabela completa 200 anos de Emancipação Político-Administrativa. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal, além de criar o selo comemorativo, organizou uma extensa programação, voltada para entretenimento e participação da população.
Os eventos terão início dia 27 de agosto e se estenderão até o dia 24 de setembro, e acontecerão em vários pontos da cidade.
Confira a programação:

DIA 27/08 Sábado
10h: Regata Aniversário da Cidade
Local: Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer
16h: XXIX Prova Pedestre Cidade de Ilhabela
Largada: Ilha das Cabras - Chegada: Vila
20h: Apres. da Orquestra Popular de Ilhabela
Local: Praça Cel. Julião - Vila

DIA 28/08 Domingo
10h: Regata Aniversário da Cidade
Local: Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer

DIA: 29/08 Segunda - Feira
21h: Abertura do XXVIII Salão de Artes Plásticas
“Waldemar Belisário” com a participação da
Orquestra Popular e do Coral Municipal Profª Celina Pellizzari
Local: Ilha Flat Hotel - Exposição de 29/08 à 09/09/05

DIA 30/08 Terça - Feira
15h: XI Corrida de Garçon
Local: Saída: Hotel Itapemar Chegada: Vila
19h: Torneio de Dominó
Local: Praça das Bandeiras - Vila

DIA 31/08 Quarta - Feira
19h: Torneio de Dominó
Local: Praça das Bandeiras - Vila

DIA 01/09 Quinta - Feira
8h: Hasteamento do Pavilhão Nacional
(Participação da Banda Evangélica da Igreja Assembléia de Deus)
Local: Morro do Engenho D'Água

DIA 02/09 Sexta - Feira
20h: Apresentação do Projeto Guri da
FUNDACC - Caraguatatuba
Local: Tenda 200 anos - Praça de Eventos Prefº Roberto Fazzini (Antigo Campo de Aviação)
22h: Show Humorístico com Rossicléa
Local: Tenda 200 anos - Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini (Antigo Campo de Aviação)

DIA 03/09 Sábado
6h: Alvorada Festiva
Local: Vila
8h: Hasteamento das Bandeiras
Local: Praça das Bandeiras - Deck da Vila
9h: Desfile Militar, Cívico e Estudantil
Local: Vila
19h: Sessão Solene de Câmara (participação do Coral Municipal Profª Celina Pellizzari)
Local: Tenda 200 anos - Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini (Antigo Campo de Aviação)
21h: Show Musical com FalaMansa
Local: Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini (Antigo Campo de Aviação)
23h: Show Piromusical
Local: Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini (Antigo Campo de Aviação)

DIA 04/09 Domingo
10h: Prova Natatória São Sebastião/Ilhabela
Largada: São Sebastião (Praia do Arrastão)
Chegada: Ilhabela - Vila (Deck sobre o mar)
19:30h Missa em Ação de Graças
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda – Vila
21h: - Show Musical com Laércio Ilhabela, Maestro Carlos Lima e Quarteto de Corda
Local: Tenda 200 anos - Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini (Antigo Campo de Aviação)

DIA 05/09 Segunda - Feira
Abertura Oficial da Gincana do Bicentenário
20h: Culto Evangélico e Show Gospel com a cantora Raquel Miranda e Banda
Local: Tenda 200 anos - Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini (Antigo Campo de Aviação)

DIA 06/09 Terça - Feira
18:30h - II Concurso de Poesia
Local: Tenda 200 anos - Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini (Antigo Campo de Aviação)
21h: Show com Peleco e Banda Local: Tenda 200 anos - Praça de Eventos Pref. Roberto
Fazzini (Antigo Campo de Aviação)

DIA 07/09 Quarta - Feira
15h: Jogo de Futebol
Master de Ilhabela X Master do Santos
Local: Campo de Futebol do Portinho
17:30h: Entrega das obras do Estádio Municipal
Pref. Euripedes da Silva Ferreira (Ferreirão)
Local. Av. dos Bandeirantes, 446 - Itaquanduba
20:30h: Espetáculo de Dança “Ilhabela Conta e
Dança sua História”
Local: Tenda 200 anos - Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini (Antigo Campo de Aviação)

DIA 08/09 Quinta - Feira
Entrega de Obras Públicas à população
19h: Torneio de Jiu-Jitsu
Local: Praça Cel. Julião - Vila

DIA 09/09 Sexta - Feira
Entrega de Obras Públicas à população

DIA 10/09 Sábado
9h: Futebol de Areia (Infantil e Veterano)
Local: Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini
9h: Handebol e Voleibol
Local: Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini
10h às 17h Recreação Infantil
Local: Praça Cel. Julião - Vila
20h: Apres. da Orquestra Popular de Ilhabela
Local: Praça Cel. Julião - Vila
22h: Música na Vila
Local: Praça Cel. Julião - Vila

DIA 11/09 Domingo
9h: Futebol de Areia (Masculino e Feminino)
Local: Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini
10h: XVII Prova de Canoa Caiçara “Antonio Carlos dos Reis”
Local: Vila (Barraca do Samba)
10h às 17h Recreação Infantil
Local: Praça Cel. Julião - Vila

Dia 17/09 Sábado
20h: Apres. da Orquestra Popular de Ilhabela
Local: Praça Cel. Julião - Vila
22h: Música na Vila
Local: Praça Cel. Julião - Vila

Dia 24/09 - Sábado
11h: Regata “Taça Sul da Ilha de Vela”
Classes convidadas: Optimist, Holder e Laser
Local: Praia Grande
20h: Apres. da Orquestra Popular de Ilhabela
Local: Praça Cel. Julião - Vila
22h: Música na Vila
Local: Praça Cel. Julião - Vila (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Surfistas pedem mais apoio ao surf

São Sebastião - Na última terça-feira, dia 16 de agosto, a Câmara Municipal de São Sebastião prestou homenagens de reconhecimento, aos surfistas sebastianenses, Gedeon Lima Gonçalves, presidente da ASSS (Associação de Surf de São Sebastião), e o atual campeão brasileiro mirim Thiago “Camarão” Pickler. Camarão também venceu a etapa da seletiva sul-americana Billabong Pro Teen, realizada este mês no município. As moções de aplausos e reconhecimento, foi de autoria do vereador Carlos Augusto Senatore, o Guto de Juqueí, que foi aprovada por unanimidade. ”Fiz essa homenagem para colocar o esporte no lugar que merece. São Sebastião é reconhecida pelo trabalho que já foi realizado por Gedeon. Assim como outros bons resultados que já obtivemos essa foi a vez do Thiago” Declarou o Vereador Guto, um dos incentivadores do esporte no município.
Durante a sessão, o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, sugeriu a criação de um Departamento de Surfe na Secretaria Municipal de Esportes. Com muitos aplausos, com a “casa” lotada de surfistas, ex-alunos da Escolinhas de Surf de São Sebastião, pais, amigos e simpatizantes do surf, Teixeira disse reconhecer o trabalho sério, com amor do Gedeon junto a diretoria da ASSS, desde quando eram amigos de adolescência. “O cara ta se virando dando aulas particulares, fazendo troféus muito de vez em quando p se sustentar e ainda se dedica com amor ao esporte. Também temos as melhores ondas do Brasil”, completou Teixeira.
O vice-líder do governo na Câmara, o Vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o Coringa (PFL), pretende apresentar uma proposta de Fundo Municipal de Incentivo ao Esporte - uma espécie de reserva financeira destinada a patrocínio de atletas em competições nacionais e internacionais. O vereador popularmente conhecido como Coringa recebeu muitos aplausos ao citar; “Quando se fala em surf na cidade lembramos do nome Gedeon”
A mãe do atleta Thiago Camarão, dona Margareth Pickler, que recebeu a homenagem para o filho (o atleta estava ausente se preparando para viajar) agradeceu ao vereador Guto Senatore e os outros que aprovaram a menção honrosa para seu filho e ao Gedeon, incentivador do atleta desde o início da carreira. Ela desabafou dizendo que o surf é um esporte forte na cidade que precisa de muito mais apoio. “Sou mãe do Camarão, mas não falo só em nome de meu filho, mas em nome de todos pequenos surfistas de todas as praias. Não sei o que irá acontecer caso o Gedeon desista, porque ele não está sendo remunerado para viajar com a garotada”. Dona Margareth ainda fez uma previsão para todos presentes referindo ao atleta estreante Renam Argemiro, 12 anos. O pequeno atleta ajudou a Equipe de Surf de São Sebastião a conquistar na 2ª etapa recentemente a vice-liderança do Circuito Paulista de Escolinhas de Surf.
Já o presidente da ASSS, Gedeon Gonçalves, que também agradeceu a todos os elogios dos presentes, vereadores e autoridades que o apoiou no passado e presente, fez um desabafo na tribuna da Câmara. - "Comecei a surfar há 30 anos, hoje tenho 45 anos e continuo surfando. O primeiro campeonato realizado na cidade foi em 1977, na praia de Maresias, sendo que em 1981 fizemos o primeiro em Guaecá. Assim começou a comunidade do surfe; ganhamos o respeito das autoridades ao popularizar o esporte", relembrou.
Gedeon, que é um dos pioneiros no Brasil em ministrar aulas de surfe (desde 1991), lembrou também de algumas conquistas, como a liberação do transporte de pranchas em ônibus e a criação do projeto Salva-Surfe - atuação dos surfistas no salvamento aquático. "Cerca de 85% dos salvamentos aquáticos no Brasil são feitos por surfistas.
"Só aqui nós formamos 200 surfistas no projeto. Criamos também o Circuito Sebastianense de Surfe e hoje, dentro do esporte, tem médico, advogado, nutricionista, etc. É malandro quem quer. Surfe é saúde. Nunca precisei ser drogado, desocupado, para ser surfista", desabafou o presidente da ASSS.
Ele frisa que o surfe também reflete no turismo da cidade. "Em 1993 fizemos o primeiro campeonato mundial de surfe. Qualquer final de semana em Maresias, a praia está cheia, pessoas de diversas classes sociais e formação hoje estão surfando.
Gedeon Gonçalves citou um exemplo local para mostrar que o surfe pode ajudar na formação dos cidadãos. - "O surfista Oscar de Souza foi campeão mundial em
1995 (boys under sixteen), na África do Sul, campeão pan-americano amador na Argentina em 1999, campeão paulista e brasileiro amador. Hoje não participa mais das competições, mas é um homem de verdade, é pai de família e trabalha como marinheiro. Mas, se nosso município apoiasse mais a modalidade, que é certamente uma das mais praticadas na região, talentos como ele estariam levando o nome de São Sebastião ao topo do podium até hoje. A escolinha de surfe é para criar homens dentro e fora d'água, mas sem apoio não vai, já estou quase desistindo, pois não estou sendo remunerado”. Finalizou Gedeon. (Fonte: ASSS)

Faber realiza pesquisa visando diagnóstico para o problema do lixo

São Sebastião - A empresa Faber Serviço Ltda está realizando uma pesquisa com a população, segmentos da saúde e com os comércios que trabalham com pneus, solventes e tintas, para saber a opinião destes quanto ao serviço de coleta de lixo e sucata na cidade, bem como avaliar questões de educação ambiental. A fase da pesquisa para levantamento de dados para diagnóstico teve início no dia 8 de agosto e está prevista para terminar no início de outubro.
Nesta semana e na próxima, a empresa realiza pesquisas com os segmentos da saúde como farmácias, hospital, entre outros. Semana passada, a Faber realizou o processo com a população.
O objetivo da pesquisa de campo é desenvolver o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Será feito um estudo descritivo qualitativo e quantitativo, voltado a identificação de parâmetros e condições de aceitabilidade da população urbana do município de São Sebastião.
Com os resultados, a empresa fará uma análise da composição de lixo da cidade nas categorias domiciliar, entulho e rejeito de cooperativa (materiais que não são recicláveis), pensando na elaboração de um diagnóstico para as melhorias necessárias na questão do lixo. As preocupações da Faber se voltam a legislação, educação ambiental, tratamento do lixo e o transporte deste.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos é um instrumento estratégico e dinâmico para a implementação de uma política municipal no setor, baseado em um diagnóstico da situação atual e do perfil da cidade.
Tem como objetivos a prestação de um serviço de limpeza adequado; a minimização dos impactos ao ambiente e a saúde; certificação de viabilidade operacional e econômica; redução da geração de resíduos; incentivo a reciclagem e tratamento dos diferentes tipos de resíduos; e o estabelecimento de práticas educativas referentes ao consumo e a produção de resíduos. (Fonte: PMSS)

Obras na ponte do Rio Juquehy

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, realizou nesta sexta-feira (19/08) uma visita nas obras da ponte de madeira sobre o rio Juquehy. O trabalho vem sendo feito por funcionários das Regionais de Juquehy e de Boiçucanga.
Assim que concluída as obras, a ponte servirá para o tráfego de veículos e pedestres, ligando os bairros de Juquehy e Barra do Una, pelo Caminho das Praias. O valor da obra deve chegar a R$ 10 mil.
Segundo o prefeito, no ano que vem, a ponte de madeira será substituída por outra de concreto. A obra está prevista no Plano Plurianual e no orçamento de 2006. (Fonte: PMSS)

Detraf intensifica a operação “travessia nas escolas”

São Sebastião - Para a segurança dos estudantes do município, o Departamento de Tráfego da Prefeitura de São Sebastião (Detraf) possui um programa que auxilia a travessia dos alunos nas vias de grande fluxo de veículos. Esse programa existe há seis anos e tem o nome de “Operação Travessia nas Escolas”. Seu objetivo é controlar a segurança das crianças e adolescentes em horários de grande circulação de veículos, como, por exemplo, ao meio-dia e 18 horas.
Além de ajudar na travessia, o Detraf também reforçou a sinalização da faixa de pedestre e demais placas e os agentes de trânsito conscientizam as pessoas que passam sobre a importância de atravessar na faixa de pedestres. Segundo o Detraf, a maioria dos alunos são moradores de bairros distantes da escola onde estudam, dependem de condução e precisam de auxílio para a travessia, principalmente no horário de saída da escola, que tem maior circulação de ônibus.
Algumas escolas pertencentes a bairros como Enseada, Bairro de São Francisco, Centro, Itatinga, Boiçucanga, Canto do Mar e Maresias fazem parte do programa por possuírem vias principais com grande circulação de veículos. O atendimento do departamento começa as 11 e vai até as 19 horas, de segunda a sexta-feira. (Fonte: PMSS)

Inscrições para o 4º Festival Estudantil da Canção são prorrogadas

São Sebastião - As inscrições para o 4º Festival Estudantil da Canção do Colégio Objetivo, que será realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), foram prorrogadas até o dia 25 deste mês devido a alta procura das escolas de todo o Litoral Norte para participar o evento.
Para participar do evento a escola de ensino médio deve entrar em contato com o Colégio Objetivo para inscrever a sua banda, já que somente uma por escola pode competir no evento. Os primeiros colocados recebem premiação em dinheiro.
É esperado um público de 2 mil pessoas. Na edição anterior, 18 bandas participaram do evento, arrastando um público de mais de mil pessoas nos dois dias em que acontece o Festival.
Segundo um dos Organizadores, Thiago de Castro Germano, a iniciativa não surgiu com a intenção de alcançar as proporções de um festival. “Começou tudo com uma conversa na sala de aula sobre um evento que poderíamos realizar na escola, quando vimos chegou nas proporções de hoje. Na edição passada, participaram escolas de Caraguatatuba e Ilhabela, então estendemos mais ainda o espaço para as escolas de toda a região”, disse.
Para concorrer existem três categorias: intérprete, composição e banda. No último item é permitida a participação de duas pessoas, que não precisam ser estudantes. Elas podem participar da banda, mas não podem ocupar a posição de vocalista.
Para se inscrever é necessário que a escola cumpra os requisitos do estatuto e efetue o pagamento da taxa de inscrição que é R$ 10 por componente.
Outra inovação para esse ano é a premiação do segundo colocado nas três modalidades. A banda que vencer a disputa em primeiro lugar, receberá R$ 700. Nessa mesma categoria, o segundo colocado receberá o prêmio de R$ 200. Já na modalidade compositor, a premiação será respectivamente R$ 300 e R$ 100.
Para intérprete, o prêmio do primeiro colocado será de R$ 400 e para o segundo, R$ 200.
Para arrecadar dinheiro para pagar a premiação do evento, os organizadores do FEC realizam uma apresentação infantil no dia 26 de agosto, no Teatro Municipal. O espetáculo será “Inveja de bruxa tem remédio”. As apresentações acontecerão em dois horários, 10 e 16 horas e os ingressos custam R$ 2,50.
O evento festival acontece nos dias 2 e 3 de setembro a partir das 19 horas, no Colégio Objetivo. Os ingressos custam R$ 1 e no dia R$ 2. Para mais informações sobre o FEC, o telefone do Colégio Objetivo é (12) 3892-6347. (Fonte: PMSS)

SECAD abre para visitas pátio de veículos que serão levados a leilão

São Sebastião - A Secretaria de Administração de São Sebastião (Secad) abre para visitas, nos dias 31 deste mês e 1º de setembro, o pátio onde estão os veículos e maquinários diversos que serão levados a leilão no dia 2 de setembro. Os veículos que serão leiloados foram deixados pelas administrações anteriores. No início desse ano o prefeito, Dr. Juan Garcia, visitou o Pátio de Transportes e observou que na maioria dos casos os problemas eram mínimos, mas os carros ficaram sucateados devido ao tempo em que estão parados.
“Dessa frota que está sucateada apenas 20% poderá ser recuperada. O restante não compensa, pois o custo para a recuperação cobre o valor de um veículo novo”, disse o prefeito.
A saída encontrada pela atual administração para aproveitar ao máximo os veículos foi organizar um leilão. “Iremos aproveitar o que for possível de cada carro e leiloar o resto”, explicou.
A visitação e o leilão do material serão realizados no Prédio da Defesa Civil, na Avenida Itatinga número 1368. Os horários para que os interessados possam ver as peças é das 9 às 16 horas. O leilão será realizado às 14 horas do dia marcado. Como o material a ser leiloado foi separado por lotes com devida numeração, os de número 345 e 68, por serem maquinário mais pesado e de difícil locomoção, estará na Garagem Municipal na Avenida do Outeiro, na Topolândia.
O leiloeiro será Célio Eduardo Agnello, que foi designado pela Diretoria do Serviço de Fiscalização da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). (Fonte: PMSS)

Instituições discutem projeto Município Educador Sustentável

São Sebastião - Na última quarta-feira (17/08) estiveram presentes na sede do Ibama, em São Sebastião, diversos representantes de institutos ambientais locais. Eles participaram de uma reunião que propôs a implantação do programa Município Educador Sustentável (MES). A iniciativa do projeto é Ministério do Meio Ambiente e tem por objetivo conscientizar a população sobre as questões ambientais.
Segundo a educadora ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente, Christiane Cruz Silva de Moraes, esse é um programa ambiental que poderá ser trabalhado juntamente com a Agenda 21, por exemplo, fazendo uma integração. “Os dois projetos devem andar juntos, com isso teremos mais ações e também mais resultados positivos para o meio-ambiente”, disse. Ela ainda salientou que com a implantação do MES será possível formar 25 agentes voluntáriosambientais no município que atuarão na resolução de problemas da cidade e promoverão a educação ambiental junto à população distribuindo panfletos informativos, realizando reuniões públicas, entre outros. “Vale lembrar que o objetivo é discutir os problemas com a sociedade, mas ainda estamos em fase de preparação”, ressaltou .
Sobre a contratação de educadores ambientais, a educadora disse que será feito um convite à população para a formação desses agentes, mas ainda não há data prevista. Eles participarão de um curso para aprender a lidar com os problemas ambientais da cidade, com o turismo ecológico, com a preservação da natureza e o cuidado com o bairro em que o morador vive.
O projeto MES foi apresentado, primeiramente, no Encontro Regional de Educação Ambiental, que aconteceu em Ubatuba no mês de maio, envolvendo as quatro cidades do Litoral Norte. No encontro esteve presente a representante do Ministério do Meio Ambiente, Semírames Biazoli, que apresentou o programa. (Fonte: PMSS)

Abertas as inscrições para 21ª Prova Pedestre de 7 de setembro

São Sebastião - Inicia no dia 22 deste mês as inscrições para a 21ª Prova Pedestre de 7 de setembro. O número de vagas é de 400 para adultos e 100 para crianças a partir de oito anos. Os cadastros vão até o dia 05 de setembro.
A diretora de eventos da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Neila Ítavo Neto, explica que este ano a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejuv) resgata a tradicional prova com sete quilômetros. Para as crianças acima de 8 anos o percurso será de dois quilômetros. “A intenção é incentivar aos atletas da região, pois com a prova de 10 quilômetros federada, vindo atletas de todo o país, tirava-se a chance dos nossos esportistas de conquistar melhores colocações”, explicou.
As colocações do primeiro ao quinto lugar de cada categoria serão premiadas com troféu e todos os atletas receberão medalhas de participação da prova. Ao todo são 22 categorias para a tradicional corrida.
No dia da prova, os atletas devem confirmar a inscrição no local de largada às 14 horas para a retirada do chip de identificação para a corrida.
A largada da prova das crianças será às 15 horas no bairro Portal da Olaria e segue até o bairro de São Francisco. Já para os adultos a saída será às 16 horas na Rua da Praia, em frente a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), também seguindo em direção ao bairro São Francisco.
A taxa de inscrição será uma lata de óleo que será doada ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. As inscrições podem ser realizadas na Sectur, Sejuv e Ginásio de Boiçucanga. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Ubatuba terá evento de verão promovido pela TV Globo
Notícia foi divulgada em grande evento realizado em São Paulo

Ubatuba - Apenas as cidades de Ubatuba e Guarujá, no estado de São Paulo, terão, na próxima temporada, eventos de verão promovidos pela Rede Globo. A informação foi divulgada nesta semana, durante uma grande festa realizada pela emissora de televisão, na capital paulista, onde as 119 afiliadas da Globo de todo Brasil apresentaram seus projetos para o mercado. E foi a primeira vez na história de Ubatuba que a cidade foi convidada para este evento.
A 9ª Feira de Eventos das Afiliadas da Rede Globo contou com a presença de personalidades de destaque da mídia nacional, das principais agências de propaganda do Brasil, de artistas globais e de convidados especiais, dentre eles o prefeito de Ubatuba, Eduardo César
“Convidamos a cidade de Ubatuba para participar, pois acreditamos em seu potencial. Iremos realizar o Agito Verão 2006 em Ubatuba, em conjunto com a TV Tribuna, que irá oferecer o Guarujá. Temos a certeza de que conseguiremos várias cartas de intenção voltadas para este evento”, afirmou Luiz Carlos de Carvalho, diretor comercial da Rede Vanguarda.
“Estar presente a este evento é uma oportunidade única, e demonstra claramente que estamos no rumo certo na profissionalização do turismo de Ubatuba”, disse o prefeito Eduardo César. O Secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, comemorou o fato com muito entusiasmo: “Para que todos tenham uma idéia do que isto significa, trata-se de oferecer o produto Ubatuba para o 2º maior mercado em potencial de consumo do Brasil. Estamos falando de uma audiência potencial de 21,4 milhões de telespectadores”, completa.
Projeto de Verão - O projeto de verão que será apresentado em Ubatuba terá uma arena esportiva (com vôlei de praia, futebol, frescobol, caminhadas diárias, além de jogos com atletas e ex-atletas olímpicos e de renome nacional), um espaço radical (com atividades de escalada e arborismo) e um palco principal, com recreação infantil, aulas de dança, aeróbica e gincanas. O evento vai acontecer na segunda quinzena de janeiro, das 9 às 18 horas, de sexta a domingo. Maiores informações sobre o projeto poderão ser obtidas diretamente na Secretaria de Turismo de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Reunião discute futuro da Comtur
Proposta de integralização de capital será estudada pelos acionistas da empresa

Ubatuba - Uma ampla reunião com os acionistas da Comtur, funcionários demitidos e atuais diretores da companhia, vereadores e representantes da Prefeitura, entre eles, o prefeito Eduardo César, realizada na noite de ontem, 18, discutiu por mais de três horas a atual situação da empresa e os caminhos possíveis para a sua viabilização.
Um diagnóstico da empresa foi apresentado pela diretoria da Comtur. Hoje a dívida da empresa ultrapassa os R$ 2 milhões, sendo que apenas ao INSS, a companhia deve cerca de R$ 1,2 milhão e quase R$ 700 mil de ações trabalhistas. Também foi demonstrado aos presentes os resultados da empresa nos últimos cinco anos. Segundo a diretoria da Comtur, de 2000 a 2004, a companhia teve uma receita de R$ 4.090.169,26, sendo que apenas em dois anos a empresa apurou lucros – no ano de 2000 o lucro foi de cerca de R$ 84 mil e em 2002 de R$ 96 mil. Nos outros três anos – 2001, 2003 e 2004 o resultado foi negativo, totalizando um prejuízo de R$ 287 mil.

Causas do caos - Na avaliação dos atuais diretores da Comtur as causas que provocaram essa situação caótica vivida hoje pela companhia foram a falta de planejamento, a má utilização dos recursos, o descumprimento dos princípios administrativos constitucionais e omissão por parte dos políticos que estiveram a frente da administração municipal e também dos acionistas. As conseqüências, segundo eles, foram o descrédito da capacidade administrativa da empresa perante a sociedade, a inadimplência, a demissão dos funcionários e o prejuízo ao desenvolvimento do turismo de Ubatuba.

Recomposição de capital - Um dos objetivos da reunião foi encontrar uma saída jurídica que permita o pagamento das verbas rescisórias e os salários atrasados dos 30 funcionários demitidos da Comtur há cerca de um mês. A possibilidade apresentada pela Prefeitura requer uma recomposição de capital por parte dos acionistas e que, de acordo com o capital social da empresa, não pode ser inferior a R$ 350 mil. Distribuídos pelos acionistas – 51% do capital pertence a Prefeitura o que equivaleria a ela uma injeção na ordem de R$178.500,00 – cabendo aos acionistas, num total de 49, o valor unitário de R$ 3.500,00.

Proposta mínima - Também foi apresentada pela Prefeitura uma proposta mínima de viabilização da empresa. A proposta inclui a urbanização das praias para o retorno da cobrança da zona azul e conseqüente modernização na forma de se cobrar; redução do quadro de funcionários com aumento de eficiência, a própria recomposição de capital, com atualização do estatuto da companhia e um planejamento dos gastos. Também foi desenhada como poderia ser a forma de cobrança, com venda de cartões (cerca de 80% das vendas) pelos próprios comerciantes do entorno das praias e uma efetiva fiscalização.
Para o prefeito Eduardo César, é preciso virar a página dessa triste história que envolve a Comtur. “Temos hoje uma situação muito complicada e as soluções dependem não só da Prefeitura, mas também dos acionistas e da própria Câmara Municipal”, afirmou o prefeito. Segundo a lei, a integralização do capital, que irá possibilitar o pagamento da rescisão contratual dos funcionários demitidos não pode ser feita apenas pela Prefeitura, por isso mesmo, uma nova reunião com os acionistas já ficou marcada para a próxima semana. “Nessa reunião, os acionistas vão nos dar uma resposta se eles vão lutar para viabilizar a empresa ou se a decisão é pelo seu fechamento”, afirmou o prefeito.

Autoridades - Representando a Câmara Municipal estiveram presentes os vereadores Charles Medeiros, Cláudio Gulli, Luciana Machado e o presidente Jairo dos Santos. Pela Prefeitura, além do prefeito Eduardo César, acompanharam os trabalhos da reunião, o secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Marcelo Mourão e a Assessora de Assuntos Externos, Dra. Denise Martins Silveira. Além dos representantes do Poder Público, usaram o microfone, acionistas, funcionários demitidos, ex-dirigentes da Comtur, o atual presidente, Marcos Gilheta, a contadora da empresa, Mara Cibeli Fragnhani e o advogado dos demitidos, Dr. Dalmo. (Fonte: PMU)

Estudantes se preparam para os Jogos Escolares da Semana da Pátria
Competições envolvem toda a rede de ensino de Ubatuba

Ubatuba - A rede de ensino de Ubatuba prepara-se para a vigésima terceira edição dos Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESP). A competição, que envolve os alunos do Ensino Fundamental e Médio (acima de 11 anos) das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade acontecerá em duas etapas: a primeira será realizada entre 1 e 10 de setembro e terá disputas de natação, surf, atletismo, tênis de mesa, damas, xadrez, futsal e queimada; a segunda fase do evento acontecerá na segunda quinzena de setembro, com as disputas de vôlei e basquete.
Segundo Fábio Lima, coordenador de eventos da secretaria de Esporte e Lazer, essa divisão tornou-se necessária para melhorar o andamento dos jogos e a segurança do público. “Com o aumento da população da cidade, o Tubão ficou pequeno para o público que vinha acompanhar os jogos, por isso optamos por deixar o basquete e o vôlei para depois. Além disso, alguns atletas também disputavam outras modalidades e os horários coincidiam”, disse o coordenador.
Para a edição de 2006 devem acontecer mudanças no sistema de disputa. “As competições de vôlei e basquete deixarão de ser disputadas no sistema ‘mata-mata’. Vamos iniciar as disputas dos jogos coletivos em abril ou maio e dividir as equipes em chaves, classificando os melhores para as finais em setembro. Com isso aumentaremos o nível técnico da competição”, concluiu Fábio. Em 2004 vinte escolas participaram do JESP.
O congresso técnico para elaboração das tabelas aconteceu na tarde de sexta-feira, 19, e as datas e horários devem ser divulgados no próximo dia 23. As disputas da natação acontecerão na Piscina Municipal; o surf terá a Praia Grande como palco; o atletismo será disputado no Estádio Ciccillo Matarazzo; os jogos do tênis de mesa serão disputados na Associação Ubatubense de Tênis de Mesa; o Futsal acontece nas escolas Maria Josefina (Estufa) e José Simeão (Taquaral), enquanto as partidas de queimada, damas e xadrez serão disputadas no Tubão.
Os 23º Jogos da Semana da Pátria são uma realização das Secretarias de Educação e Esporte e Lazer.
Joguinhos – Os alunos do Ensino Básico (1ª a 4ª séries) também terão atividades que são os Jogos Escolares Mini / Mirim, os chamados “Joguinhos”, que acontecerão em novembro. Criados para integrar os alunos mais novos nas competições esportivas, os “Joguinhos” chegam a sua terceira edição, com disputas de futsal e queimada. (Fonte: PMU)

Parceria Secretaria de Educação – Nestlé promove encontro sobre Educação Alimentar

Ubatuba - A Secretaria de Educação promove nos dias 25 e 26 o 2º Encontro de Capacitação sobre Educação Alimentar para os professores e merendeiras da rede municipal de ensino. O Encontro faz parte do projeto Nutrir, da Nestlé e foi trazido para Ubatuba numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No início deste ano, 50 merendeiras e orientadoras pedagógicas passaram pelo curso que deu dicas de como prevenir a desnutrição e diminuir o desperdício de alimentos. A equipe Nestlé (nutricionista, culinarista e pedagoga) apresentou soluções criativas para introdução de ingredientes alternativos nas receitas servidas aos alunos. Elas também demonstraram jogos e atividades lúdicas, onde foram transmitidos conceitos de higiene, nutrição e aproveitamento integral dos alimentos.
Nesta segunda etapa serão aprofundados temas como utilização da metodologia lúdica no processo de aprendizagem e elaboração de projetos pedagógicos. O 2º Encontro de Capacitação sobre Educação Alimentar será ministrado para professores no auditório da Secretaria de Educação, já as merendeiras serão instruídas na Cantina da Prefeitura.
Nutrir, responsabilidade social - O projeto Nutrir faz parte do programa de Responsabilidade Social da Nestlé. Lançado em 1999, o Nutrir é a principal ação social da Nestlé e tem como objetivo prevenir a desnutrição em crianças e jovens de 5 a 14 anos que vivem em condições socioeconômicas desfavoráveis, através da educação alimentar. A partir de uma metodologia lúdica, o Nutrir transmite conceitos de higiene, nutrição e aproveitamento integral de alimentos.
Por essa razão, o curso é ministrado gratuitamente. Todo o material utilizado, a alimentação para os participantes e kits para trabalhar o conteúdo com as crianças são patrocinados pela Nestlé, sem nenhum custo para o município. Além disso, o Nutrir faz um acompanhamento durante todo o ano, tirando dúvidas, prestando esclarecimentos e dando suporte para a implantação efetiva do projeto no município. (Fonte: PMU)

Profissionais de Saúde Bucal realizam Fórum em Ubatuba
Uma radiografia da realidade foi feita e ações já começam a ser realizadas, com o objetivo de melhorar o atendimento no município

Ubatuba - No início deste mês, aconteceu em Ubatuba, o 1º Fórum de Discussão para Profissionais de Saúde Bucal da Rede Municipal. Neste encontro, um esboço da realidade no município foi traçado e a partir disso, foram discutidas propostas relacionadas ao desenvolvimento das ações de saúde bucal. O resultado do Fórum foi encaminhado à Secretária de Saúde com metas que podem ser atingidas em curto, médio e longo prazo. O objetivo da discussão foi o de aperfeiçoar o atendimento público, de modo que a população seja beneficiada com a melhoria desse serviço e possa contar com um tratamento dentário de qualidade.
Diversos debates neste sentido têm acontecido em Ubatuba, objetivando implantar sistemas eficientes de atendimento em Ubatuba. O novo coordenador de saúde bucal do município, Dr. Érico Vasconcelos diz que está abrindo espaços que favorecem a comunicação entre os profissionais. “Tanto os dentistas como os profissionais das categorias auxiliares relataram diversas dificuldades e necessidades sentidas em seus ambientes de trabalho. Essas experiências refletem também as sensações expressadas pela população”.
Ubatuba dispõe atualmente de oito cirurgiões-dentistas, 12 auxiliares de consultório dentário e dois técnicos de higiene dental em exercício na rede. Três cirurgiões-dentistas atuam nas equipes de saúde bucal do Programa Saúde da Família (PSF) dos bairros Ipiranguinha e Maranduba, enquanto os outros profissionais desenvolvem suas ações no Centro Odontológico Municipal. Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Marcos Franco, a primeira proposta discutida no Fórum já está sendo encaminhada. “Vamos aumentar o número de equipes de saúde bucal no PSF, de forma a melhorar a cobertura da população ubatubense. A saúde bucal tem sido uma das áreas mais desprivilegiadas neste município e será uma das nossas prioridades nesta gestão", afirma o secretário. (Fonte: PMU)

Procon de Ubatuba registra aumento de atendimentos no mês de julho

Ubatuba - O PROCON (Órgão de Defesa do Consumidor) de Ubatuba registrou no mês de julho 172 atendimentos, enquanto que no mesmo período do ano passado o número chegou a 100. O aumento foi de 72% se comparado a 2004. Os casos que registraram mais consultas estão na área de serviço, como no caso de telefonia, onde as reclamações chegaram a 108. Em segundo lugar estão reclamações relacionadas a assuntos financeiros.
O Procon de Ubatuba está localizado à avenida Dona Maria Alves, 890, centro. O horário de funcionamento é das 8 às 16 horas. Os telefones para mais informações são: (12) 3833-3022/ 3833-5446/ 3832-6509. (Fonte: PMU)

Prefeito Eduardo César atende moradores do Sumidouro

Ubatuba - Na semana passada, o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve reunido com moradores do bairro do Sumidouro. Na pauta da reunião,uma série de reivindicações que a apresentou ao prefeito. Quanto ao canal da avenida Josias Ramos Nogueira, a Prefeitura fará a urbanização e o reforço interno do canal. Para a solicitação de guias e sarjetas, o trabalho será realizado numa parceria entre a Prefeitura e a sociedade amigos do bairro. Quanto a limpeza geral no bairro o prefeito Eduardo César informou que o projeto “Prefeitura no Bairro” estará no Sumidouro e Taquaral no período de 29 de agosto a 4 de setembro. A sociedade de bairro reivindicou a construção de um túnel, ligando o Sumidouro ao Perequê-Açu. A Prefeitura adiantou que irá incluir a solicitação do Plano Plurianual do município, além de solicitar ao Governo Federal. A pintura e a sinalização da rodovia, na entrada do bairro também estiveram em discussão. O prefeito informou que encaminhará o pedido ao Serviço Municipal de Trânsito. A confecção de uma placa, na entrada do bairro, também solicitada pela associação de bairro, será providenciada pela atual Administração. Acompanhando o prefeito estiveram Claudinei Salgado e César Góis, da Assessoria de Assuntos Comunitários, além do vereador Claudinho Gulli. (Fonte: PMU)

Vereador Romerson de Oliveira (Mico) PFL, parabeniza os moradores do Vale do Sol

Ubatuba - A comunidade do Vale do Sol vai ganhar da Prefeitura uma quadra poliespotiva. O prêmio é conseqüência de um projeto do Banco Banespa que já tem contemplado várias cidades do Estado de São Paulo. Desde abril,
Mico vem tentando, junto ao Executivo, levar a quadra poliesportiva para o bairro do Perequê-Mirim ou Rio Escuro. Mas, a falta de uma área pública impediu que um destes bairros fosse contemplado.
E o vereador Romerson não desiste. Ele vai tentar junto à prefeitura um estudo que possa viabilizar a desapropriação de áreas destinadas ao Esporte e lazer nos bairros. Mico pretende incluir na pauta de seus trabalhos a efetivação de emendas no orçamento do ano de 2006.
“Não consegui contemplar o Bairro do Perequê-Mirim e Rio Escuro, mas muito me deixa feliz em poder comemorar o que também foi esforço meu, que os moradores do Vale do Sol recebessem este grande presente”, comenta Mico.
Para o vereador, legislar em prol das comunidades mais desprovidas de benfeitorias públicas, é sem dúvida valorizar o ser humano, e este perfil tem sido constante em sua legislatura. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Artistas ubatubenses brilham dentro e fora do município

Ubatuba - No último dia 13 de agosto foi aberta a III Exposição em Homenagem ao Dia dos Pais, com a participação de muitos artistas ubatubenses, expondo seus trabalhos. O artista Ademar Costa Simões foi homenageado pelo Grupo Setorial de Artes Plásticas. Na ocasião, o coordenador Paulo Alves informou aos presentes a classificação dos artistas participantes do 5º Salão de Artes Plásticas de Lorena.
Ademar Costa Simões recebeu o Prêmio Aquisitivo em Pintura Acadêmica. Paulo Kanezo Yamanaka recebeu Menção Honrosa pela categoria Escultura, Ilma Deolindo, conquistou o 1º lugar em Pintura Contemporânea, François Guérin ficou com o 2º lugar na categoria Pintura Acadêmica e Wladimir Ferreira da Silva ficou com o 3º Lugar em Pintura Acadêmica. Paulo Alves agradeceu o apoio da Fundart e parabenizou os artistas. “Mais uma vez nossos artistas nos orgulham por estas conquistas em nome da cidade de Ubatuba Parabéns a todos”. A exposição temática em homenagem aos pais fica na Fundart até o fim do mês. (Fonte: PMU)

Concurso para escolha do símbolo do Museu do Surf encerra-se dia 8

Ubatuba - Os organizadores do concurso para escolha do símbolo do Museu do Surf de Ubatuba avisam que os trabalhos podem ser entregues até o dia 8 de setembro. Nesta primeira fase os trabalhos devem ser encaminhados preferencialmente em folhas no formato A4, não importando a técnica ou material utilizado.
Ao fim desse prazo, as dez melhores idéias passam à segunda fase do concurso, onde profissionais da área de design gráfico selecionarão os três melhores. Na terceira fase haverá uma exposição, e o vencedor será escolhido através da votação do público. Os dez melhores trabalhos receberão certificado de participação e o autor da obra vencedora receberá uma prancha que será especialmente fabricada em comemoração ao evento. Os trabalhos podem ser entregues no Centro de Informações Turísticas na Av. Iperoig de segunda a sexta, no horário comercial. (Fonte: PMU)

III Salão de Belas Artes de Ubatuba

Ubatuba - O Salão de Belas Artes de Ubatuba, em sua terceira edição, continua oferecendo ao povo de Ubatuba e região, um maior contato com os valores locais e o conhecimento de artistas de outras cidades que, comparecem mostrando sua arte nas mais variadas formas de expressão.
Criamos com o evento, um espaço propício, não só para o desenvolvimento de nossos conhecimentos no campo das belas artes, mas também, um momento de bem-estar e entretenimento.
Pela legitimidade de seus propósitos, este Salão já conquistou méritos para firmar-se no contexto artístico do Estado, e mesmo fora dele, com seu crescimento e amadurecimento entrando definitivamente no calendário de festividades dos 368 anos de emancipação política-administrativa de Ubatuba. Clique aqui para acessar o site(Fonte: Fundart)
 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Secretaria de Turismo vem a público esclarecer informações que foram veiculadas pelo jornal Vale Paraibano no último dia 15 de agosto, e reproduzida na íntegra pelo site Litoral Virtual, na mesma data.

 

 Ocorre que o jornal divulgou uma matéria sobre navios internacionais aportando em Ubatuba citando que será a primeira vez que o navio “Endeavour” (o jornal escreveu de modo incorreto, como sendo o “Endvour”), virá a Ubatuba, fato que não foi confirmado pela Secretaria de Turismo.

 

“Quando o repórter nos ligou, ele já possuía todas as informações de outra fonte, que não foi a Setur. Quando ele nos perguntou se sabíamos do assunto, demos todas as informações corretas, ou seja, dissemos que esta embarcação já esteve na Ilha Anchieta em outras ocasiões, que se tratava de um evento isolado e específico. Quando nos perguntaram sobre Ubatuba receber cruzeiros, informamos que estamos nos preparando para iniciar o procedimento apenas em 2007, como pode inclusive ser lido na mesma matéria publicada pelo Jornal”, informou Luiz Felipe de Azevedo, titular da Secretaria.

 

“Espero ter esclarecido o assunto, uma vez que algumas pessoas ficaram em dúvida se a matéria havia sido editada pela Assessoria de Comunicação da PMU, mas, como pode ser verificado no site Litoral Virtual da data, a fonte é citada de modo claro. Em contato com o editor do site, Sr. Emílio Campi, fomos informados que foi ele quem colocou as fotos de navios, apenas a título ilustrativo da matéria, e que as mesmas não foram enviadas pela Setur”, finalizou Luiz Felipe.


Ação Litoral
 
Artigo Topo

Apesar da crise

O Palácio do Planalto hoje tem mais eficácia que a dos outros governos. Isso quer dizer que em 32 meses de governo Lula, em muitas áreas já foi feito muito mais do que em 8 anos de FHC, ou seja, ao término do governo Lula, o Brasil terá alcançado resultados jamais alcançados por outros governos, mesmo se considerarmos juntos os resultados dos dois mandatos do FHC. Aqueles que não gostam do Presidente Lula terão que se vergar humildemente diante dos fatos e reconhecer sua grande capacidade de administrar, alcançar resultados positivos e superar dificuldades.
A maioria esmagadora dos cargos criados nesta gestão são ocupados por meio de concurso público, e ainda com a edição de uma MP, Lula determinou que 70% dos cargos em confiança fossem ocupados por funcionários públicos de carreira, o que, por si só, derruba a tese da oposição de que o PT teria aparelhado o Estado, não obstante o PT ocupe pouco mais de dois mil cargos de confiança em todo o Brasil em face dos mais de 20 mil disponíveis, inclusive, a maioria ainda é ocupada pelas indicações do governo anterior, onde está o aparelhamento do Estado ?
No governo FHC gerava-se em torno de 5 mil empregos por mês; numerosas indústrias tradicionais fechavam as portas; o risco Brasil era alto; o dólar oscilava muito pela especulação; qualquer crise política ou baixa do dólar, as exportações diminuíam drasticamente e a economia se apresentava estagnada; o Ministério Público não tinha autonomia, engavetava todas as denúncias. Já no governo Lula, gera-se em média 120 mil empregos com carteira assinada por mês e até o final de 2006 teremos gerado 5 milhões de empregos. Todo mês batemos recordes na balança comercial, o risco Brasil é baixo, o dólar cai e as exportações continuam aumentando, a inflação está controlada e o crescimento econômico é inquestionável. Mesmo com crise política, a economia vai bem. O Ministério Público atua com total independência e autonomia, hoje tudo é investigado, apurado e denunciado, nada é engavetado. Lula consolida a democracia e a soberania no Brasil com uma política nacional e internacional jamais sonhada pelo “intelectual poliglota” FHC.
Lula reafirma, exige que se apure tudo sobre a corrupção nos correios e a compra de votos na Câmara dos Deputados, os culpados deverão ser exemplarmente punidos. O governo e o PT têm contribuído para que a verdade seja desvelada. Tudo isso só acontece porque o Lula é do Partido dos Trabalhadores, fosse outro partido a pizza já teria sido servida. É o caso do governador de São Paulo, o Sr. Geraldo, abafou mais de 50 CPIs, esta é a coerência do PSDB. O PSDB e o PFL querem justiça, mas não nas suas casas. Aliás, já se disse: eles não se conformam com o sucesso do Lula, em contra partida, não entendemos quando os cínicos se transformam em arautos da moralidade.

Paulo Afonso Mendonça de Siqueira
Engenheiro e estudante de Direito
Centro - Caraguatatuba-SP

Opinião Topo

O Festival da Paz
Ubatuba de Norte a Sul

Pudemos vivenciar em Ubatuba três noites que fizeram jus ao nome da festa: PAZ. Estivemos na agradável avenida beira-mar de nossa cidade com nossas famílias em um ambiente calmo e tranqüilo. Certamente a ausência de bebidas alcoólicas no local do evento contribuiu para que não houvesse ninguém mais exaltado ou alterado no final de noite.
A partir de uma bonita cooperação entre a Prefeitura de Ubatuba e o Conselho de Pastores, cerca de 10.000 pessoas estiveram presentes no Festival da Paz, de 11 a 13 de agosto, com grande número de visitantes de outras cidades, apesar da insuficiente divulgação e da época do ano em que se deu o evento. Comprovamos assim que Ubatuba pode atrair turismo o ano todo, com eventos que não tragam vandalismo nem degradação a nossa cidade, o que é muito bom!
O recente filme em cartaz agora no Brasil “Hotel Ruanda”, nos traz à memória o massacre de 1 milhão de tutsis pela população huntu naquele país africano e nos adverte para a grande tendência humana à violência. Não podemos deixar de citar os homens bomba matando civis ou não na Europa e Oriente Médio, a matança na Irlanda do Norte sob pretexto religioso, o massacre dos Curdos, o assassinato do brasileiro Jean Charles pela Scotland Yard em Londres no mês passado...
Vamos comemorar a Paz, vamos cultivar a paz em nossos corações. Que as comunidades de Ubatuba possam estar reunidas anualmente para nos brindar com sua culinária regional e juntos nos alegrarmos sob o lindo céu de nossa cidade.
Jesus é apresentado pelo profeta Isaías como o “Príncipe da Paz”.
Despeço-me como disse o apóstolo Pedro:
Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Ap. Alexandre Nunes,
Presidente do Conselho de Pastores de Ubatuba

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Concessão de anistia a devedores - Parabéns ao prefeito de Caraguatatuba por vetar o infeliz e lastimavel projeto do vereador Kazon, de conceder anistia a devedores dos cofres públicos, com a isenção das respectivas multas, correção monetária, custas e sucumbencia.
Matutamente o vereador praticou uma aritmética temerária ao justificar seu projeto, sob a alegação de que o hipotético valor de um milhão de reais a ser recebido como principal da dívida, seria melhor do que os oito milhões sem as isenções e em inadimplência. Mas e se todos que as pagaram em dia ou com os juros pelo atraso, como eu e a maioria da população, deixassem de pagar? Como ficaria sua aritmética? Poderíamos também contar com o empenho do vereador para uma nova isenção?
O vereador contrariou uma norma universal de que a maioria constitui a regra, e a minoria a exceção, e não o contrário.
Alertado pelas irregularidades trazidas ao longo das inúmeras horas dos depoimentos das CPIs, em que ficou patente o total desconhecimento pelos políticos de todo o país de seus reais deveres e a extrema voracidade por dinheiro e poder, protegidos que estão ainda por estranhas imunidades e corporativismos intransponíveis, esta sim uma regra com raras exceções, passo a ser assaltado pelas seguintes dúvidas: Quem serão os verdadeiros beneficiários destas isenções, uma vez que a maioria da população não o será? Está a maioria dos vereadores realmente quites com seus débitos e contas para com o município?

Paulo Marcos de França Pereira
Caraguatatuba, SP
 

Terrenos sujos - Ja fiz vários requerimentos junto a Secretaria de Saúde e até a presente data, nada me foi respondido a respeito, portanto venho tornar público a presente denúncia.
Trata-se de lotes baldios localizado na Avenida Castro Alves de fronte ao nº 602, e na Avenida Professor Bernardino Querido na altura do nº 428, no Bairro do Itaguá - Ubatuba - SP -.
São lotes completamentes abandonados pelos seus proprietários que só ficam fazendo espculação imobiliária e não atendem as normas legais de manterem limpos seus terrenos, são vários os lotes e dentre eles selecionei um que ja foi enviado ao departamento de saúde coletiva e para reforce a denúncia.
Portanto venho solicitar através deste veículo de comunicação, para que seja tomado as devidas providências com tais proprietários.

Ozéias Amaro de Oliveira
Ubatuba, SP


Resgate Ubatuba - Esta semana, conversando com uma professora de literatura, fiquei assustada com sua comparação sobre o livro "Cidades Mortas", falou que ela vê Ubatuba como sendo uma destas cidades e explicou o porque: que as cidades relatadas na história, foram sendo mal administradas no decorrer de anos, nenhum investimento dava retorno, o desemprego aumentando, profissionais como médicos, professores e outros não queriam mais vir trabalhar nestas cidades.
Final da história: os sobreviventes sem condições de continuar mais por ali, foram abandonando suas cidades ...
Refleti muito a respeito, com muita tristeza, pois amo esta minha terra mas não posso deixar de lhe dar razão, a situação de Ubatuba precisa ser transformada, RESGATADA, não é isso ? pois no passo em que vão as coisas, o final não será muito diferente.
Aqui no Sertão da Quina por exemplo, estamos sem médico desde 30/06 e sei que não é só aqui, sabe por que ? o piso salarial é tão baixo que ninguém aceita, não sei se é coincidência, mas os professores do estado em sua maioria estão pedindo remoção para outros locais; minha amiga, esta semana mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família, lá seu marido conseguiu emprego como marinheiro.
Sr. Prefeito, sei que recebeu o município de cabeça para baixo, mas não podemos mais esperar, precisamos de ações imediatas, de mudanças, de retorno, não podemos mais ficar esperando a temporada que é tão curta e depois enfrentar um longo ano de escassez, acho que está na hora de parar e também refletir: será que seu secretariado está correspondendo? e os cargos de confiança escolhido a dedo? avalie e faça as mudanças necessárias, todas, RESGATE UBATUBA - URGENTE.

Bel Dergham
Sertão da Quina, Ubatuba, SP


Aprovação - Ainda indignada com o incêndio acontecido na Praia da Maranduba, reporto-me aprovando a opinião de tão ilustre jurista Dr. Hebert e o grande amigo Ezio. Acrescento ainda que se queremos conhecer uma pessoa devemos dar-lhe o poder e ai ficaremos sabendo da sua verdadeira índole.

Mia Mafalda
Moradora da Lagoinha
Ubatuba, SP


Mentiras e Ignorância - Gente, quanta ignorância, quanta apelação, quanta inveja! O que eu li na cartinha do tal de “Cristiano Crato” sobre os navios é no mínimo nauseante!
Quem escreveu isso com certeza não se chama “Cristiano Crato”, né? Tá na cara que isto é o codinome de alguma “dondoca” que deve estar “se mordendo de raiva”, “pisando na peruca”, pois não é “ela” quem está no comando. Ah, não? Será que estou enganada? E olha que eu sou loira, hein... com muito orgulho, diga-se de passagem.
Esse tal de Cristiano escreve com a sutileza de uma vaca bêbada em loja de cristais, não é mesmo? Que coisa mais feia, sair ofendendo a toa as pessoas, distorcendo os fatos, inventando e criando situações completamente enganosas. Para quem acompanha essas intriguinhas baratas desses idiotas que perdem a maior parte do dia escrevendo para os “sitezinhos” locais (que vamos e venhamos, parecem todos São Paulinos esses auto-denominados “editores” desses protótipos de veículos)., deve ser até bacana.
Mas para quem trabalha e ama Ubatuba, quanto desperdício! Será que é isso que vocês chamam de “ação política”? Quer dizer então que não deixar o outro fazer é que é bacana? Mas se um não deixa o outro fazer, como é que a cidade anda? O “lance”, então, é sacanear o próximo em prol do quê? Da paralisação? Que legal, hein? Isto que é cidadania, civilidade...
Mas deixa eu falar sobre o assunto dos tais navios. Mesmo sendo loira, também fui atrás dos fatos na Internet, e olha só o que eu encontrei. A matéria a que se refere o (ou “a”?) tal de “araponga de Crato”, está no Litoral Virtual (www.litoralvirtal.com.br), na edição do dia 15/08/05. Lendo com atenção, notei que a fonte da matéria (PASMEM), é o jornal Vale Paraibano e não a Prefeitura.
E lendo com um pouquinho mais de atenção, o repórter, quando pergunta ao secretário de Ubatuba sobre os navios, o mesmo responde que está esperando os navios “apenas para 2007”! Olha só gente, o tal do Cristiano, além de ser completamente rude, não sabe sequer ler direito! E como se não bastasse, ainda chama o secretário de mentiroso!!!!! Ai, me segura que eu vou ter um troço!
Pois é, como os fatos mostram, quem é o mentiroso não é o tal secretário, não é mesmo? Acho também que os editores deveriam escolher melhor as cartas que publicam, pois daqui a pouco todos vão achar meio suspeito, afinal, elas sempre aparecem nos mesmo veículos, que coincidência né, gente?
Bom, pra finalizar, a tal cartinha do denominado Dalzel (isso é nome de gente ou de biscoito, credo!), do jeito que escreve, parece afetado, não é mesmo? Gente, quanta maldade nas observações, cruzes! Vade Retrum!

Luciana Saraiva Brusque
São Paulo, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Praia da Enseada - Marina Morena

Praia da Enseada
©Marina Morena

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site