Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 25 de agosto de 2005 - Nº 1349 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Prefeitos clamam por segurança no Litoral Norte
Travessia na balsa pára por 2 horas


Caraguatatuba
Qualidade de vida coloca Caraguá em 41º lugar entre os 300 melhores municípios do Brasil
1º Fórum Integrado discute segurança pública nesta sexta-feira 26 em Caraguá
Módulo e APAES discutem a prevenção às deficiências
1º Fórum Regional de Língua e Literatura no Módulo
Emoção marca a abertura do 3º Festival das APAES
Surfistas caraguatatubenses participarão da 3ª etapa do Hang Loose Paulista de Surf Amador
Câmara repete a dose e mantêm os Vetos
Câmara entrega Título de Cidadão para Auracy Mansano
Germino homenageia Deputado Arnaldo Faria de Sá
Vereador AG Pereira prepara candidatura a Deputado
Prefeito de Caraguá fecha três grandes acordos com a Caixa Federal


Ilhabela
Projeto Bela Ilha
Reabertura da Rua Jaguatirica
Vereador requer a construção de um Cais e Fábrica de Gelo para pescadores da Ilha
Adolescentes furtam moto na escola, sofrem acidente e são detidos pela PM


São Sebastião
Prefeitura inaugura três obras e promete mais
Prefeitura recupera verba para construção de duas pistas de skates
Prefeitura entrega obra do Fórum no final do mês
Equipe Sebastianense de Tênis de Mesa se prepara para 4ª Etapa do Circuito Vale Paraibano
Câmara avalia substitutivo ao projeto que trata do passe livre para deficientes
Câmara realiza consulta pública para discutir mudança na Lei de Uso e Ocupação do solo da Costa Norte

Ubatuba
Acusado de fraude em Ubatuba denuncia ex-secretário à CPI
Nota de Esclarecimento
Cônsul da Alemanha chega hoje a Ubatuba
Secretário estadual de Transportes atende reivindicações de Ubatuba
Aeromodelismo volta a encantar simpatizantes e colorir o céu de Ubatuba
Pescadores de todo o estado estarão em Ubatuba no mês de outubro
Jê Academia recebe Moção de Congratulações da Câmara Municipal
Telhado de igreja tem infiltração
Prefeitura incentiva o cultivo de vieiras em Ubatuba
Torneio Aquakids/Di Mônaco promete garimpar jovens talentos da natação
APAF participa de curso de enfermagem
Lançamento da artista plástica Fernanda Mazzei
Caminhão de gás roubado no Perequê-Açu
Ventos causam destruição em Ubatuba


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Prefeitos clamam por segurança no Litoral Norte
Reivindicações de São Sebastião serão atendidas

Litoral Norte - Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (24/08) na Secretaria Estadual de Segurança Pública, envolvendo os quatro prefeitos do Litoral Norte teve como tema principal os altos índices de criminalidade e a onda de violência que atinge a região.
O encontro foi comandado pelo secretário ajunto da Secretaria de Segurança Pública, Marcelo Mendes de Oliveira, pelo chefe de gabinete da Polícia Militar do Estado, coronel Miguel Libório Cavalcanti Neto, pelo delegado geral adjunto da Polícia Civil, Luís Carlos dos Santos, e pelo coordenador dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) e assessor político do secretário Saulo de Castro Abreu, Moacir Rosseti.
O tom da conversa, como não poderia ser, era o aumento de efetivo para o Litoral Norte e o que de concreto o governo do Estado teria em mente para atenuar o problema.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, apesar de lamentar a ausência do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, saiu satisfeito do encontro, isso porque todos os seus pedidos foram aceitos, entre eles, o complemento de 33 policiais militares para atuar na cidade, determinação que deve ocorrer no início do ano que vem.
A cidade ganhará ainda este ano dois novos veículos, investigadores e escrivãos, segundo promessa do delegado geral adjunto da Polícia Civil, Luís Carlos dos Santos. “Por exemplo, vamos mandar 50 investigadores para a região do Deinter 1 (engloba municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Desses, 12 vão para a região e será dividido entre as quatro cidades, ou seja, no mínimo mais três investigadores por cidade”.
Ele prometeu ainda a realização de diversas operações nas cidades do Litoral Norte, inclusive com a presença de agentes do Denarc (Departamento de Narcóticos).
As autoridades disseram também que a Operação Verão 2005/2006, será feita com uma atenção especial, como nunca se viu antes na região, com presença de diversas viaturas, centenas de homens e operações especiais.
“Eu conversei várias vezes com o governador e ele se mostrou extremamente preocupado com o Litoral Norte e por isso quer priorizar essa região”, esclareceu o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Marcelo Mendes de Oliveira.
Já o assessor político do secretário Saulo de Castro Abreu, Moacir Rosseti, destacou a importância de se ter uma parceria do governo do Estado com os municípios quanto à questão de segurança.
“O tema segurança não se resolve como uma varinha de condão, precisamos de parcerias com os municípios”.
Prontamente, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, apontou algumas realizações, através de parceira, como a construção do quartel de Boiçucanga, a criação da Secretaria de Segurança Urbana na cidade e a contratação de 60 agentes de segurança, já para o ano que vem, além da novidade, o monitoramento do centro da cidade com a instalação de 16 câmeras ligadas a um Centro de Operações Integradas, a um custo de R$ 800 mil.
“Não somos parceiros do Estado, somos sócios na questão segurança. Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos da policia repressiva”.
Participaram do encontro o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o de Ilhabela, Manoel Marcos, o de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, e o de Ubatuba, Eduardo César, além do deputado estadual, Marcelo Bueno, do chefe de gabinete do deputado Arnaldo Jardim, Sérgio Murilo, e do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Juarez Pardim.
Batalhão da PM sai de São Sebastião e prédio será transformado no Museu da Política - A reunião também serviu para confirmar a transferência do Batalhão da Polícia Militar do Litoral Norte, de São Sebastião para a vizinha Caraguatatuba.
A idéia foi aceita pelo comando da Secretaria de Segurança Pública, assim como dois pedidos do prefeito de São Sebastião. Com a saída do Batalhão, a atual administração vai transformar, já com autorização do Estado, a antiga Casa de Câmara e Cadeia em um Museu da Política.
Além disso, uma unidade da polícia instalada no bairro de Barra do Una, além de receber salas destinadas ao comando, será transformada em um Centro Comunitário, voltado para os moradores. (Fonte: PMSS)

Travessia na balsa pára por 2 horas

Litoral Norte - Os ventos fortes ontem no Litoral Norte obrigaram a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), ambos em São Sebastião, a suspenderem por duas horas seus serviços por medida de segurança.
Na Ponta do Arpoador, também em São Sebastião, um barco naufragou com duas pessoas a bordo. Os ocupantes da embarcação, que usavam coletes salva-vidas, foram resgatados com vida pelo Corpo de Bombeiros.
A travessia da balsa foi interrompida das 12h30 às 14h30 porque no canal de São Sebastião as rajadas de vento chegaram a atingir 92 quilômetros por hora.
O Tebar suspendeu as operações de carga e descarga de três navios, das 13h10 às 15h. Nesse período, deixaram de ser descarregados cerca de 22 milhões de litros de petróleo.
Em Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba ocorreram quedas de árvores, mas não houve registro de vítimas. No continente, o vento chegou a atingir 60 quilômetros por hora.
A queda de uma árvore na Praia das Cigarras, em São Sebastião, chegou a interromper por 30 minutos o tráfego de veículos na rodovia Rio-Santos. O meteorologista Fernando Nunes, do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), afirmou que a região foi atingida pelo vento conhecido como Sudoeste.
Segundo ele, os ventos fortes ocorreram em razão da chegada de uma frente fria vinda do Sul do país, que também provocará quedas nas temperaturas. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Qualidade de vida coloca Caraguá em 41º lugar entre os 300 melhores municípios do Brasil
A cidade de Caraguatatuba tem motivos de sobra para comemorar. O município está em 41º lugar entre as 300 cidades de todo o Brasil com melhor qualidade de vida. A informação é do Atlas do Mercado Brasileiro, publicado pela Gazeta Mercantil, com base na pesquisa realizada pela Florenzano Marketing

Caraguatatuba - Durante a visita do superintendente de Negócios da Caixa Econômica Federal, Miguel Sampaio Junior, para a assinatura de convênios entre a prefeitura e o banco, o prefeito José Pereira de Aguilar recebeu de presente um exemplar da publicação Atlas do Mercado Brasileiro, da Gazeta Mercantil.
A revista foi dada pelo Superintendente da Caixa em razão da boa posição em que Caraguatatuba se encontra, na avaliação das 300 melhores cidades do Brasil no que diz respeito à qualidade de vida.
A publicação, baseada numa pesquisa feita pela Florenzano Marketing, aponta a qualidade de vida das cidades brasileiras baseada em indicadores importantes como: evolução do IPC - Índice de Potencial de Consumo, IDH – Índice de Desenvolvimento Urbano, Evolução dos depósitos bancários e aplicações percapita, Evolução na abertura de empresas, Evolução no número de residências e Evolução do número de banheiros por residência.
De acordo com a pesquisa, foram considerados desempenho econômico e evolução da situação das famílias, incluindo indicadores de qualidade de vida. O principal objetivo segundo a matéria assinada por Jaime Matos, “não é simplesmente mostrar se determinado município é ‘maior’ que outro, mas identificar a capacidade de cada um de crescer em relação a si próprio”.
Segundo a pesquisa, Caraguatatuba está entre as 300 cidades com melhor qualidade de vida no Brasil, e posiciona-se em 41º lugar, ou seja, na frente de outros municípios como São José dos Campos (43º lugar), Taubaté (74º lugar), Ribeirão Preto (81º lugar), entre outros.
Outro dado importante fornecido pela publicação da Gazeta Mercantil mostra que as 300 melhores cidades do Brasil estão divididas por região, sendo 171 na região Sudeste, 67 no Sul, 33 municípios no Nordeste do país, 16 na região Centro-Oeste e 13 na região Norte.
Outras cidades do Vale do Paraíba, como Cruzeiro, Guaratinguetá e Lorena encontram-se abaixo da média nacional.
Dos 171 municípios apontados pela pesquisa, dentro do Estado de São Paulo, Caraguatatuba comemora mais uma vez, por encontrar-se na 12ª posição, perdendo posição apenas para Vinhedo, Barueri, Paulínia, Santana do Parnaíba, Itatiba, Indaiatuba, São Carlos, Valinhos, São José do Rio Preto, Caieiras e Atibaia.
Cidades de grande porte como São José dos Campos, Sorocaba, Rio Claro, Campinas, entre outras, encontram-se em posição inferior a Caraguá.
Segundo explicou o Superintendente da Caixa, Miguel Sampaio Junior, “esse é um motivo de comemoração para o município em relação aos grandes centros. Acho que uma pesquisa como essa mostra que a administração está de parabéns, e por isso eu trouxe um exemplar desse Atlas da Gazeta Mercantil de presente para o prefeito Aguilar”, finalizou. (Fonte: PMC)

1º Fórum Integrado discute segurança pública nesta sexta-feira 26 em Caraguá
Já estão definidos os temas relacionados à segurança pública que serão discutidos entre os participantes do 1º Fórum Integrado de Segurança que acontece no Teatro Mário Covas, em Caraguá, nesta sexta-feira 26. Toda a população deve participar. As inscrições podem ser feitas por telefone ou no local, a partir das 8h

Caraguatatuba - Acontece neste sexta-feira 26 o 1º Fórum Integrado de Segurança, sob a realização da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba . O evento será realizado no Teatro Mário Covas, em Caraguá, a partir das 9h, com a participação da comunidade, polícia e poder público, com o objetivo de discutir a respeito de políticas públicas que favoreçam a segurança, melhorando conseqüentemente a qualidade de vida no município e na região do Litoral Norte.
A discussão de temas sobre a segurança surgiu em razão das preocupantes estatísticas do aumento da criminalidade da região, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O fórum contará com a participação do sr. Saulo de Castro Abreu Filho, Secretário de Segurança Pública-SP, do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, além de secretários municipais, autoridades do município e região, e comunidade.
O evento visa ainda encontrar soluções para melhorar a segurança na cidade, que em razão da localização geográfica (entre as demais cidades do Litoral Norte), acaba favorecendo ações criminosas. Por esse motivo, o fórum será realizado com a intenção de fazer valer a determinação da Constituição Brasileira (título II, capítulo II, artigo 6º), no que diz respeito a busca de soluções que minimizem a criminalidade, para melhoria da qualidade de vida dos munícipes e segurança também dos visitantes. De acordo com o prefeito Aguilar, a participação de todos é fundamental para o exercício da cidadania. “Juntos poderemos encontrar soluções para nossos problemas”, finalizou.
O evento é aberto para a participação de toda a população e as inscrições podem ser feitas por telefone ou no Teatro Mário Covas, no dia 26, a partir das 8h. Informações e inscrições - (12) 3882-5441 / 3882-3157.
Confira a programação:
8h – 8h30 – Cadastramento
8h30 – 9h – Abertura
9h – 9h50 – Palestra 1 – “Conselhos de Segurança com Ações Sociais na busca de alternativas que visem a redução da incidência criminal” – Dr. Moacir Rossetti – da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança – CONSEG´s e Assessor do Secretário da Segurança Pública para Assuntos Parlamentares)
10h – 10h50 – Palestra 2 – “A infraestrutura urbana como processo para redução da incidência criminal” – Dra. Maria Augusta Justi Pisani - Arquiteta e Urbanista; Especialista em Obras de Restauro e Técnicas Construtivas da Arquitetura Tradicional Paulista; Mestre e Doutora em Engenharia Urbana, pela EPUSP
11h – 11h30 – Coffe Break
11h40 – 12h30 – Palestra 3 – O papel do Ministério Público na Segurança – Dr. Gustavo Albano – Promotor de Justiça de Caraguatatuba
12h30 – 13h10 – Abertura para perguntas
13h10 – 13h30 – Encerramento (Fonte: PMC)

Módulo e APAES discutem a prevenção às deficiências

Caraguatatuba - O auditório lotado mostrou que é grande o interesse de estudantes e profissionais no que diz respeito às mudanças e novidades sobre a situação do portador de necessidades especiais no Brasil. A 5ª Semana de Prevenção às Deficiências foi aberta nesta quarta-feira, dia 24, com uma palestra da Dra. Eliana Cunha Lima, especialista, ortoptista e orientadora familiar, convidada especial que abordou o tema ‘As principais causas da deficiência visual e as questões da baixa visão’.
O evento foi organizado pelo curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo e APAES. Participaram da abertura a diretora da APAE de São Sebastião, Profa. Esp. Elizabeth Ferreirad e Lima, a diretora pedagógica da APAE de Caraguatatuba, Rosana Fachini, a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Antonia Furgeri.
Rosana Fachini disse que o evento está abordando a importância da parceria entre a Educação e a Saúde porque os profissionais das APAEs sofrem muito para garantir os direitos dos portadores de necessidades especiais. Segundo ela o evento trará oportunidade de discutir o Decreto 3.298/99 que aborda a situação geral do portador, desde estudantes até as gestantes que precisam de um atendimento diferenciado. “Vamos definir que sociedade é essa que nós queremos e o que vamos fazer para construí-la, garantindo a qualidade de vida de todos, principalmente daqueles que ainda não nasceram”.
A diretora da APAE de São Sebastião comentou que não se pode falar em Educação sem falar em Saúde e vice-versa, lembrando que quando o Governo fala de Educação Inclusiva, muitas famílias temem e sofrem porque não sabem o que irá acontecer com seus filhos na escola. “Os portadores precisam de um atendimento diferenciado, com psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, um fonoaudiólogo, por isso a Saúde é a nossa maior parceira. Nós educadores sozinhos não conseguimos dar conta desses alunos. Quando a Saúde perceber que é a mola-mestra da Educação, aí teremos uma escola maravilhosa para todos”, disse.
A diretora da APAE de São Sebastião convidou os presentes para assistirem as ‘olimpíadas’ que estão acontecendo no Festival das APAES, promovido pela Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguá, até o dia 27, e que envolvem alunos das APAES de todo o litoral.
Programação:
De acordo com a programação, nesta quinta-feira, dia 25, o evento terá início com a oficina ‘Linguagem e Cidadania’ às 7h30; e às 8 horas acontece a palestra ‘Abordagem Ecológica em Educação Especial’, com a Prof. Esp. Rosana Fachini. Às 19 horas, novamente a oficina 'Linguagem e Cidadania’, com as alunas do 6º semestre de Pedagogia. Às 20 horas a atenção estará voltada para a palestra ‘Saúde Memtal e Inclusão’, com a Dra. Ms. Rosane Lowenthal.
No dia 26, sexta, às 8 horas, o evento trará discussões sobre o tema ‘Identificando os Distúrbios da Comunicação’, com a Dra. Juliane Cristina Guilherme da Costa.
Na sexta, dia 26, às 20 horas uma Mesa Redonda discutirá o tema ‘Política Municipal para a integração da Pessoa Portadora de Deficiência’ baseado no Decreto 3.298/99, com a Profa. Enaida R. Gomes, secretários de Saúde de Caraguá, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. Para finalizar o evento, às 21 horas haverá uma apresentação de dança especial com alunos das APAES de São Sebastião e Caraguatatuba. Durante todos os dias do evento haverá exposição de artesanato de alunos e pais das APAES parcerias. (Fonte: Módulo)

1º Fórum Regional de Língua e Literatura no Módulo

Caraguatatuba - Mais uma feliz parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e as Faculdades Integradas Módulo abre espaço para novas dinâmicas de estudo e leitura aos alunos da rede pública e particular do litoral.
Trata-se do Fórum Regional de Língua e Literatura, que ocorrerá no dia 27 de agosto, no Campus Centro das Faculdades Integradas Módulo, com a participação de professores e alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas da região e alunos da universidade.
À frente da comissão organizadora estão: a dirigente regional de ensino de Caraguatatuba, Edna Paula Roma Teixeira e também a supervisora de ensino Bernadete Rocha Espinoza, o coordenador do curso de Letras das Faculdades Integradas Módulo, Prof. Ms. Wellington de Oliveira e alunos.
“O objetivo é ensinar a língua portuguesa integrando-a ao contexto social, por meio de métodos dinâmicos e inovadores que busquem atrair o interesse dos alunos”, explica o coordenador do evento Prof. Ms. Wellington de Oliveira.
O Fórum Regional de Língua e Literatura terá duração de 6 horas e contará com fórum de discussões sobre obras literárias, o objetivo da literatura e o desenvolvimento de jogos de linguagem apropriados à dinamização do ensino da língua.
“A troca de experiências que construiremos neste encontro possibilitará aos participantes uma nova visão da literatura e, sobretudo da importância da leitura, seja na imagem, no texto ou no mundo de uma forma inovadora, proporcionando o maior interesse do aluno”, comentou o coordenador.
Participam da organização do evento os acadêmicos Carlos Eduardo Pereira Reis, Carolina Rodrigues dos Santos, Manuella Lisboa Gomes da Silva. (Fonte: Módulo)

Emoção marca a abertura do 3º Festival das APAES
Mais de 300 pessoas compareceram no CEMUG para prestigiar o evento. As competições acontecem até o dia 26, sexta-feira

Caraguatatuba - O CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) em Caraguatatuba, foi palco da abertura do 3º Festival das APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Litoral Norte troféu “Madalena Maria Fachini”. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira 24, e reuniu mais de 300 pessoas. As competições acontecerão até o dia 26, sexta-feira.
No local, compareceram para prestigiar o evento o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar; o vice-prefeito de Ilhabela, Antônio Carlos Cajado Simões; o secretário de Esportes e Recreação de Caraguá, Nivaldo Alves; a Secretária de Educação Silmara Selma Mattiazzo; a diretora da APAE de Caraguá, Rosana Fachini, que representou a presidente e homenageada, Madalena Maria Fachini; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Márcia Denise Gusmão Coelho; os diretores da Secretaria de Esportes de Caraguá, Luiz Cláudio Passos e Renato Aguilar, representantes da APAES de Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião e autoridades locais.
O festival, que é organizado pela APAE de Caraguá e pelas Secretarias de Esportes e Recreação e Educação, teve início com a apresentação da Fanfarra da EMEF prof. Alaor Xavier Junqueira, do bairro Travessão, uma apresentação de dança da equipe de Ginástica Rítmica da cidade, e em seguida as delegações fizeram a tradicional entrada de apresentação. A continuidade do evento foi dada com a leitura das mensagens enviadas pelos presidentes das APAES do litoral, em seguida as autoridades e o público foram presenteados com apresentações de dança das APAES, momento em que todos os presentes ficaram emocionados com a performance e interpretação dos grupos.
O evento foi aberto oficialmente quando o atleta da equipe de futsal de Caraguá, Oberdan Macedo dos Santos, acendeu a pira olímpica.
De acordo com o prefeito Aguilar a homenagem feita à presidente da APAE de Caraguá se deu pelo desempenho do seu trabalho diante da instituição. “Temos vontade política de ajudar ainda mais a instituição. Para o próximo ano teremos em nosso plano de governo projetos para sanar os problemas de demanda de atendimento no local para que lá possam ser atendidas outras pessoas que ainda não recebem o atendimento.”
A secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo, falou da satisfação em ter a entidade como parceira. “O que acabamos de ver é muito especial, e isso é que nos faz ter leveza e viver com intensidade cada dia os nossos limites para sermos pessoas especiais”, disse.
Para o secretário de Esportes, Nivaldo Alves, a manhã foi memorável e inesquecível tanto para as pessoas que participaram do evento trabalhando, como para os atletas e familiares, pelo carinho com que foi organizado.
“O que mais gosto é a nossa política social, esportiva e de inclusão social. Essas coisas fazem com que os alunos da APAE se sintam iguais a todas as outras pessoas”, disse.
Para encerrar a abertura do 3º Festival das APAES, o prefeito entregou à Rosana Fachini, que representou a presidente Madalena Maria Fachini, a placa de homenagem e o grupo de Ginástica Rítmica da Escola Colônia dos Pescadores apresentou uma dança intitulada “A Torcida”.
No final foi lida uma mensagem de boa sorte aos atletas, enviada pelo comitê organizador do evento. (Fonte: PMC)

Surfistas caraguatatubenses participarão da 3ª etapa do Hang Loose Paulista de Surf Amador

Caraguatatuba - Os CAMPEÕES Caraguatatubenses de surf Luciano Brulher,16 anos, Pedro Oliveira 16 anos e Celsinho junior 14 anos estarão representando Caraguá na 3ª etapa do Paulista Hang Loose de Surf. Luciano Brulher vem de um 17° lugar no paulista Hang Loose junior reralizado em Itanhaém no iniciu do mês de julho . "Perdi de bobeira em Itanhaém, precisava de um 4.20 pra virar a bateria. Como não conseguia escutar a locução do palanque, acabei dando mole na minha última onda e marquei 3.90. Como a derrota e a vitória faz parte da vida da gente, não podemos desanimar, ".disse o surista.
Luciano Brulher tem um surf moderno com manobras super radicais, uma de suas armas são os aériais 360º que ele vem treinando muito. A associação de surf de Caraguá dessa vez conseguiu inscrever 3 atletas das 5 vagas reservada para Caraguá . "Temos vários talentos, mas por falta de apoio e patrocínio eles não vão. Talentos como: , Renato Custódio 18 anos que foi revelação no FESTIVAL NATURAL ART CAÇA TALENTOS em março no Guarujá.
Pedro Oliveira, 16 anos é outro com grande chances de fazer bonito e trazer um bom resultado para Caraguá, Pedrinho tem um estilo polido com linha bem definidas e radical. Outro que estará em Juqueí mas estreando no paulista é Celsinho Junior, 14 anos, que estará indo para aprender, mas espera se dar bem também.
A associação tem dificuldades para realizar o circuito municipal, mas busca patrocínio para a realização do mesmo esse ano. Com o circuito municipal além de revelar talentos, a verba das inscrições poderia ser revertido para patrocinar esses talentos locais que tem dificuldades para competirem fora da cidade.disse Luciano Sant'anna presidente da A.S.C
O Hang Loose é um campeonato super importante para o surf paulista e brasileiro, onde revela e projeta surfistas para o profissional.
Caraguá continua em busca de um lugar ao pódium e promete um resultado. (Fonte: ASC)

Câmara repete a dose e mantêm os Vetos
Alegações de Kazon não bastaram para convencer a bancada

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba repetiu a dose e na Sessão Ordinária semanal desta terça-feira – 23 de agosto, manteve os Vetos do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) para os projetos do Vereador Omar Kazon (PL). Na Sessão Extraordinária da última quinta-feira – 18 de agosto, o Executivo conseguiu vetar 3 (três) propostas de Parlamentares.
Os Vetos mantidos dizem respeito aos projetos do Vereador Omar Kazon sobre a criação da Semana da Mulher e os benefícios aos devedores de créditos tributários. Há cerca de uma semana, quando estava para ser apreciado o Veto dos benefícios fiscais, o Vereador autor, Omar Kazon, proferiu uma série de críticas a Prefeitura, em especial a Procuradoria Jurídica, pela elaboração do Veto. Para o Vereador a rejeição a sanção partiu da própria Procuradoria, “por interesses próprios e não públicos”.
A manutenção do Veto recebeu 7 votos e 2 votos contrários, do autor e do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB). Nas alegações Kazon pediu a rejeição do Veto, frisando os cerca de R$ 8 milhões em dívidas que a Prefeitura tem a receber. Kazon criticou também a incoerência de aprovar uma propositura e depois apoiar o Veto que vem do Executivo.
Deixaram de ser votados os projetos dos Vereadores Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), que institui na grade escolar da rede pública municipal de ensino os princípios básicos constitucionais da Administração Pública e do Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), que denomina de rua Diego Bordezan a atual rua 17 do Loteamento Jardim do Sol, no bairro do Massaguaçu.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 6 projetos de lei. Ainda no Expediente foram discutidas, votadas e aprovadas 2 Moções. Durante o intervalo foram lidas 160 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara entrega Título de Cidadão para Auracy Mansano
Professor é pai do Vereador Aurimar e do Secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira – 26 de agosto, às 19h30 a sua 4ª Sessão Solene do ano, homenageando com o Título de Cidadão Caraguatatubense o professor Auracy Mansano. A iniciativa da homenagem partiu do Vereador, na época, Tiago Santana (PMDB). Auracy Mansano é pai do Vereador Aurimar Mansano (PTB) e do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho.
O homenageado é professor aposentado da rede pública estadual de ensino e nascido em Guaianases, em São Paulo, tem 70 anos e está casado a 39 anos com a senhora Maria Elma Mansano e tem 3 filhos; Aurimar Mansano, Auracy Mansano Filho e Alrivaldo Mansano.
Auracy Mansano está em Caraguatatuba desde 1978, como Diretor de Escola em Ubatuba. No ano seguinte foi transferido como professor para a Escola Estadual Mário Trombini, onde permaneceu até a sua aposentadoria, em 1988.
Conhecido como pessoa comunicativa, alegre, extrovertida, honrada e de caráter inabalável, Auracy Mansano sempre apoiou ações que visam a educação, o esporte e o meio ambiente. A homenagem vem dos diversos serviços prestados em prol do município. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Germino homenageia Deputado Arnaldo Faria de Sá
Parlamentar parabeniza colega de Legislativo por serviços relevantes

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba homenageou na última Sessão Ordinária semanal o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), com uma Moção de Congratulações. O Vereador é o representante oficial do Parlamentar Federal no Litoral Norte e Vale do Paraíba, tendo realizado em conjunto diversas ações de interesse público.
Germino destaca a vida pública de Arnaldo Faria de Sá, eleito atualmente para o quinto mandato legislativo, tendo iniciado na gestão da Constituinte. O Parlamentar ganhou notoriedade com a Lei do Idoso.
No âmbito do Litoral Norte, Germino destaca a implantação do Juizado Especial Federal e a articulação para a vinda da Base de Gás da Petrobrás. O Vereador cita também a experiência e capacitação do Parlamentar na área da Educação, onde sempre promoveu palestras e seminários voltados aos educadores.
Para o Vereador é uma homenagem simplória, mas justa ao representante fiel do Litoral Norte. “Somos parceiros de lutas, de conquistas e vitórias. Tenho a maior honra em representar este ilustre político, o qual represento tanto no Vale do Paraíba como no Litoral Norte”, concluiu. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador AG Pereira prepara candidatura a Deputado
Parlamentar trocou de legenda e quer arregimentar partido com vistas à Assembléia Legislativa

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PSC), da Câmara Municipal de Caraguatatuba está preparando sua candidatura à Deputado Estadual em 2006. A primeira ação do Parlamentar foi trocar de legenda, do PTB para o PSC, há cerca de 60 dias. Esta é a segunda vez que AG Pereira tenta um cargo na Assembléia Legislativa.
AG Pereira está no seu quarto mandato à frente do Legislativo local e pela segunda vez tenta uma vaga na Assembléia Legislativa em São Paulo, nas próximas eleições de outubro de 2006. Em 2002, praticamente sozinho, conseguiu somente em Caraguatatuba, seu principal reduto eleitoral, 4.400 votos, igualando-se a vários candidatos, defendidos por velhos caciques da política local, que montaram verdadeiras “máquinas eleitorais”. No total AG Pereira ficou com 5.441 votos.
A mudança para o PSC veio com o objetivo de reestruturar o partido na região. “Fui seduzido pelas idéias do Deputado Estadual Adílson Barroso (PSC), que deseja montar uma ampla frente política com a legenda, elegendo o máximo possível de Deputados em 2006”, relata. Ao mesmo tempo o Vereador não descarta a idéia de eleger pelo menos 4 Vereadores nas próximas eleições municipais, em 2008, baseando-se na reestruturação da legenda.
O Vereador confirma que a sua mudança de legenda e sua candidatura para 2006 não modificam em nada as suas posições políticas na cidade. “Continuo firme no propósito de auxiliar o Prefeito Aguilar (PSDB), dando-lhe respaldo na Câmara e aprovando o que for de melhor para a cidade. Tenho plena certeza que devido a minha postura e trabalhos realizados terei o apoio do Prefeito para minha campanha”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito de Caraguá fecha três grandes acordos com a Caixa Federal

Caraguatatuba - Três grandes acordos foram estabelecidos entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Caixa Econômica Federal. Além do pregão eletrônico, que reduzirá os gastos em até 30%, a Caixa abriu uma conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e prometeu entregar em 30 dias o Cartão do Cidadão para cada funcionário municipal.
Conta Social - A Caixa Econômica Federal, representada pelo Superintendente de Negócios, Miguel Sampaio Junior, trouxe nesta quarta-feira 24, os papéis de abertura da Conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para a assinatura do prefeito José Pereira de Aguilar.
Segundo explicou o superintendente da Caixa, com a abertura dessa conta, o cidadão poderá contribuir com qualquer quantia em dinheiro, a qual será abatida do Imposto de Renda. Para pessoa física, o abatimento é de até 6%, e pessoa jurídica 2%.
Com isso, o Fundo de Amparo a Crianças e Adolescentes poderá receber o valor recolhido pela Receita Federal, transferindo esse dinheiro diretamente para o município de Caraguá. A abertura da conta foi assinada pelo prefeito Aguilar e pela Secretária de Assistência Social, Antonia Decanini Marcelino.
Cartão do Cidadão - Durante a reunião no gabinete, a Caixa Econômica Federal se comprometeu com o prefeito de Caraguá de entregar em cerca de 30 dias o Cartão do Cidadão para os funcionários públicos da Prefeitura de Caraguatatuba.
Com esse cartão, emitido somente pela Caixa, o funcionário poderá ter maiores informações sobre FGTS, abono salarial, rendimentos e quotas do PIS, seguro-desemprego, acompanhamento do DIES, programas como Bolsa-Família, entre outros.
A entrega será feita por representantes da Caixa e será agendada no prazo estabelecido durante o acordo entre a Prefeitura e o banco.
Pregão Eletrônico – A grande parceria desta quarta-feira 24, esteve relacionada à assinatura do termo de utilização do sistema de compras pela internet. Esse serviço será feito por meio do portal da Caixa Econômica Federal, onde a Prefeitura de Caraguá poderá mostrar todas as suas ações com transparência, com a vantagem de economizar até 30% nos cofres públicos.
O sistema funciona como uma espécie de leilão nos processos licitatórios, e a grande diferença é que ao invés de o preço dos serviços oferecidos pelas empresas subir, esse valor vai diminuindo de acordo com oferta das empresas. Além da assinatura do superintendente da Caixa, Miguel Sampaio Júnior, o documento possui ainda o aval do prefeito José Pereira de Aguilar e do Secretário da Fazenda, Edvaldo Del Vale. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Projeto Bela Ilha
Programa de Saneamento Ambiental e Desenvolvimento sustentável das Comunidades Tradicionais de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, firmou convênio com a Empresa Sagatiba, para disponibilização de recursos financeiros para a execução do programa, “Projeto Bela Ilha”.
O Projeto de cunho socioeconômico, com o valor previsto de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) em investimentos, tem como objetivo, promover a saúde ambiental, saúde coletiva preventiva e desenvolvimento sustentável de todas as Comunidades Tradicionais caiçaras de Ilhabela, favorecendo 830 caiçaras moradores fixos das comunidades e conseqüentemente, 28.000 habitantes do município, com a formatação de 12 destinos ecoturísticos, inserindo a cidade no segmento ecoturístico e incrementando desta forma a economia local.
Os moradores caiçaras das Comunidades serão beneficiados com 100% de abastecimento com água tratada; esgotamento Sanitário de 100%; abrangência de 100% de coleta seletiva; diminuição de incidências de doenças de veiculação hídrica em 50% nos moradores e a formatação de doze destinos ecoturísticos.
A Prefeitura Municipal e a Empresa Sagatiba, para a realização do Projeto, contam com a gestão compartilhada entre o Parque Estadual (apoio institucional); Universidade (apoio técnico-científico); SABESP (cooperação técnica); ONG (programa Educação Ambiental, Saneamento Ambiental e Ecoturismo) e a Comunidade Tradicional.
A cerimônia de assinatura do Projeto Bela Ilha, entre a Prefeitura e a Empresa Sagatiba, será realizada no dia 03 de setembro, às 10 horas, fazendo parte das comemorações do aniversário de 200 anos de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Reabertura da Rua Jaguatirica

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), solicitou, através de requerimento de sua autoria, que a prefeitura tome providências sobre o problema da rua Jaguatirica, no São Pedro, sul da Ilha. A secretaria de Obras já afirmou que a rua não foi aberta em toda a sua extensão e que está ciente de que há um muro construído de modo irregular obstruindo a passagem para propriedades de outros moradores e para a caixa d’água que abastece o bairro.
Em fevereiro deste ano, o vereador José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB), também enviou requerimento ao Executivo questionando e cobrando soluções para o problema, mas até o momento nada foi feito. Ao usar a tribuna na sessão de segunda-feira, 22, Luiz Lobo(PL) declarou que irá acionar o Ministério Público caso não sejam tomadas providências sobre o assunto. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador requer a construção de um Cais e Fábrica de Gelo para pescadores da Ilha

Ilhabela - O vereador Jadiel Vieira, o Keko(PV), teve dois requerimentos de sua autoria aprovados na Sessão ordinária de segunda-feira. O primeiro solicita que a prefeitura estude a possibilidade da cidade contar com um cais, viabilizando uma área para que seja instalada também uma fábrica de gelo, a fim de atender aos pescadores locais.
Com o fechamento da fábrica de São Sebastião, o parlamentar aponta na justificativa que os pescadores precisam se deslocar até Ubatuba para comprar o gelo necessário para pescaria, implicando em falta de tempo e aumento de custos. Keko pede que o Executivo estude as formas administrativas admitidas na legislação vigente para o uso especial de bem público por particulares, para conseguir a implantação da fábrica.
Plantas Populares - A outra matéria do vereador questiona o Executivo sobre Plantas Populares. Keko quer saber se há possibilidade dos engenheiros da prefeitura atuarem como técnicos responsáveis nas obras a que se referem tais plantas.
A Lei 347/90 institui o direito à Planta Popular para a população de baixa renda. No entanto, o Conselho Regional dos Engenheiros e Arquitetos (CREA), determina que as obras populares devem ser fiscalizadas por profissionais técnicos responsáveis, o que onera custos altos que em geral fogem do orçamento dos munícipes de baixa renda.
O vereador acredita que se o quadro de engenheiros da prefeitura se responsabilizasse pelas obras das casas populares, o benefício da Lei seria melhor atendido. O Executivo tem quinze dias para responder aos questionamentos do parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Adolescentes furtam moto na escola, sofrem acidente e são detidos pela PM

Ilhabela - Dois adolescentes de 16 e 14 anos de idade, furtaram na tarde de terça-feira uma CG-125 Titan, que estava estacionada no pátio da Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos, na Vila. Um deles acabou parando no pronto-socorro após ferir o pé na moto e o outro foi detido pela PM.
O agente de saúde A.C.O., de 33 anos, estava na unidade escolar participando de um curso de capacitação na sua área. Ao sair, descobriu que a moto tinha desaparecido. Ele chamou a Polícia Militar.
Os policiais tiveram informações de testemunhas que dois garotos teriam levado o veículo.
Em patrulhamento, os policiais depararam com um dos adolescentes e a mãe do outro menor. Ela contou à polícia que seu filho estava no pronto-socorro, pois machucou o pé quando trafegava com a moto.
O adolescente confessou o crime, alegando que pegou o veículo para “dar umas voltas”. Os menores foram levados à delegacia, onde se registrou o ato infracional. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura inaugura três obras e promete mais

São Sebastião - Nessa quarta-feira (24/08), a Prefeitura de São Sebastião inaugurou mais três obras na Costa Sul da cidade. Trata-se das reformas da escola de Barra do Sahy e da ponte de madeira de Juquehy, além da pavimentação de duas ruas em Maresias.
Em Barra do Sahy, a escola Henrique Tavares de Jesus recebeu nova pintura e vários serviços de limpeza, além de recuperação dos tetos das salas de aula e corredores e revisão do sistema de esgoto e hidráulica. A obra custou R$ 138,8 mil.
Outra obra inaugurada nesta quarta-feira foi a ponte de madeira sobre o rio Juquehy, cujo madeiramento da pista e os corrimãos foram reformados. A extensão da ponte atual é de 65 metros e liga os bairros de Juquehy e Barra do Una pelo Caminho das Praias.
A conclusão rápida da obra, orçada em R$ 10 mil, só foi possível porque o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, autorizou a formação de um mutirão no último final de semana para o término da reforma. A ponte já está liberada para o tráfego de carros leves.
Para o morador do bairro e funcionário público da Prefeitura, Rubens de Almeida Moraes, a reforma da ponte deixa a população do local mais tranqüila e segura. “Nossas crianças passam na ponte para ir à escola e nas condições que estava, dava medo”, disse.
Moraes elogiou o trabalho que a Prefeitura está realizando na Costa Sul. “A Prefeitura está realizando as coisas para a região a medida do possível, e já está realizando muito por nós”.
A última obra entregue pela administração foi a pavimentação de duas ruas em Maresias, a Capitão Gerson Tavares dos Santos e a Rua dos Navegantes. Ao todo, 1.753 m² foram pavimentados e o custo foi de R$ 148 mil.
Prefeito e vereadores - Durante as inaugurações o Sub-prefeito, Edvaldo Reimberg, afirmou que as obras que hoje foram inauguradas eram reivindicações dos moradores há muito tempo. “Estamos lutando e conseguindo o que desejamos para a Costa Sul. Queríamos melhorias e estamos tendo”.
O prefeito, Dr. Juan Garcia, contou que as obras são pequenas, mas são o início de muitas outras que pretende realizar na Costa Sul. “Essa região ficou abandonada por muito tempo, por isso temos diversas obras para esses quatro anos de governo na Costa Sul”.
O vereador Carlos Augusto Senatore ressaltou que a Prefeitura esta desempenhando o seu papel da melhor forma possível na região. “Além dessas obras, as ruas estão se mantendo limpas, estão feitas as limpezas dos rios, entre outras coisas que a Prefeitura faz pela Costa Sul”.
Já a vereadora Solange Ramos ressaltou a atenção que a administração tem tido com a Costa Sul. “A Prefeitura está atendendo as nossas (vereadores) solicitações para realizar as coisas necessárias para o município”
Garcia anunciou que foi iniciado o processo de Plano Comunitário de Melhorias (PCM) para Juquehy, que visa a recuperação de todo o calçamento de todo o bairro. Além disso, o Prefeito disse que pretende entregar a creche de Maresias, a Praça do Surfe e a Igreja do bairro reformada ainda este ano. Para 2006, Garcia disse que tem como planos a retomada das obras da rede de esgoto, o Centro Comunitário e Esportivo de Maresias e construção da ponte de Cambury.
“Temos R$ 30 milhões no banco que não podemos retirar por causa do orçamento votado na administração anterior. Se conseguirmos mexer nesse dinheiro, até o final do ano anunciaremos mais um pacote de obras para a Costa Sul de R$ 15 milhões”. (Fonte: PMSS)

Prefeitura recupera verba para construção de duas pistas de skates

São Sebastião - A cidade de São Sebastião finalmente irá ganhar duas pistas de skate. Em visita ao secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, na última terça-feira (24/08) o prefeito, Dr. Juan Garcia, conseguiu resgatar uma verba perdida em 2003 para a construção de duas pistas na cidade, uma em Boiçucanga e outra no centro.
O valor de R$ 80 mil foi liberado pelo governador Geraldo Alckmin. Para o início das obras, basta que a Prefeitura atualize alguns dados cadastrais e o projeto arquitetônico das obras junto a Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer. “Sabemos da necessidade dessas obras para a cidade e esse pedido vem desde 2003”, explicou o secretário Lars Grael.
Aproveitando a oportunidade, o prefeito de São Sebastião formalizou um convite ao secretário para acompanhar a II Semana de Vela da cidade, a ser realizada entre os dias 10 e 18 de setembro, e com previsão de 300 velejadores participando da disputa.
Por sua vez, Lars Grael agradeceu o convite e disse que ainda de sua vontade em participar do Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura, com disputas de canoas havaianas, corridas de revezamento e montanha, moutain bike, entre os meses de setembro e outubro.
“Quero ver de perto o evento e ainda vou para competir no rafting. Acho importante o prefeito promover eventos deste porte na região, pois desenvolve o turismo de aventura”, comentou Lars Grael.
Cidade receberá coordenador do Navega São Paulo para vistoria - O coordenador estadual da Juventude, José Rubens Domingues Filho, informou ao prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, que pretende realizar uma vistoria na cidade, na próxima semana, verificando a viabilidade de instalação do projeto Navega São Paulo na cidade, um projeto desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer.
Voltado para jovens entre 12 e 15 anos, o projeto Navega São Paulo propõe o desenvolvimento de esportes náuticos nas modalidades de vela, remo e canoagem para crianças matriculadas na rede pública de ensino.
Serão disponibilizadas oficinas de vela, remo e canoagem, com duração de seis meses e turmas de 160 alunos, divididas em grupos de até 40 alunos
“Além de incentivar a prática dos esportes náuticos, o Navega São Paulo desperta nos jovens o espírito de equipe, de liderança e o entusiasmo cívico, além de criar ambiente para futuros atletas e iatistas”, avalia o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
O programa também gera empregos com a formação dos núcleos que possibilita a colocação dos alunos em clubes náuticos e marinas públicas após sua formação.
O Navega São Paulo proporciona uma maior interação com a escola, incentivando no aluno a consciência da preservação dos recursos hídricos, da preservação ambiental e noções básicas nas áreas de marinharia, primeiro socorros e de navegação.
O projeto terá a parceira da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Marinha do Brasil e Ministério dos Esportes. (Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega obra do Fórum no final do mês

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, em visita ao secretário adjunto da Justiça do Estado, Márcio Bueno, anunciou na última terça-feira (24/08) que a conclusão das obras do novo Fórum da cidade, localizado no bairro do Topovaradouro, será finalizada no próximo dia 30 de agosto.
A atual administração gastou cerca de R$ 200 mil para refazer todo o sistema de drenagem e implantação de telefonia no local.
Uma data a ser marcada em setembro servirá como cerimônia de inauguração do empreendimento, provavelmente com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O encontro com o secretário adjunto serviu também para o prefeito de São Sebastião formalizar um pedido a Secretaria de Justiça de ceder o prédio da 1ª Vara para o Município. A idéia da nova administração é transformar o local em biblioteca e videoteca municipal. “O prédio é um marco na história de São Sebastião e queremos preservar isso. Com a entrega do novo Fórum, o antigo espaço fica sem função. Mas pelo nosso projeto, a região em torno do Fórum vai se transformar na Praça da Cultura”, explicou o prefeito.
Com a entrega do novo prédio, a Prefeitura vai economizar com aluguéis cerca de R$ 10 mil mensais. “Vamos agendar uma data e formalizar a inauguração, até para que o município não arque mais com esses gastos”, avaliou o secretário ajunto, Márcio Bueno.
Iniciada em agosto de 2002, na administração do ex-prefeito Paulo Julião, a previsão inicial de entrega da obra era de 12 meses, ou seja, agosto de 2003. Contudo, os problemas na estrutura do prédio atrasaram as obras. Custou cerca de R$ 2,1 milhões.
Além da 1ª e 2ª Vara, responsáveis pelo trabalho judiciário na cidade, o prédio abrigará a 3ª Vara já criada. Ao todo são mais de 3 mil m² de área construída. (Fonte: PMSS)

Equipe Sebastianense de Tênis de Mesa se prepara para 4ª Etapa do Circuito Vale Paraibano

São Sebastião - Os oito jovens atletas que integram a Equipe Sebastianense de Tênis de Mesa se preparam para a 4ª Etapa do Circuito Vale Paraibano em Lorena neste domingo (28/08).
Para o técnico da equipe, Adriano Marques de Oliveira, a competição dá aos atletas experiência e mais segurança. “Essas equipes são de todo o Vale do Paraíba e disputam os Jogos Regionais, com esse contato, eles já conhecem seus adversários e adquirem mais experiência”.
Com idades entre 12 e 17 anos, o grupo que treina intensivamente na Escolinha de Treinamento da Prefeitura de São Sebastião vem apresentando ótimos resultados nas competições da modalidade, inclusive no Circuito.
O técnico explica que as etapas da competição acontecem uma vez por mês, as chaves são decididas no dia do jogo. “Esse torneio é por pontuação, quando chegar em dezembro, os oito atletas que mais pontuaram jogarão entre si”.
Oliveira ressalta que a equipe está bem preparada e garante que a pequena Maiara Cardim, de 12 anos, pode novamente ganhar a etapa. A atleta da categoria mirim já recebeu convites de outras cidades para jogar fora de casa.
A próxima etapa acontece em Guaratinguetá no dia 18 de setembro. A final do Circuito Vale Paraibano de Tênis está programado para o dia 11 de dezembro em Jacareí.
A equipe de tênis de mesa de São Sebastião, conta com apoio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de São Sebastião, que mantém a escolinha de treinamento. O time treina todas as quartas e sextas-feiras, das 16 às 20 horas, no Clube Portal da Olaria. (Fonte: PMSS)

Câmara avalia substitutivo ao projeto que trata do passe livre para deficientes

São Sebastião - Um substitutivo ao projeto de lei sobre concessão de passe livre às pessoas portadoras de deficiência foi apresentado em sessão ordinária da última terça-feira, 23.
O vereador Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’, autor da propositura, explica que a proposta visa alterar a lei 1.562/02, que neste ano gerou uma disputa judicial entre Prefeitura, Autoviass e APDSS – Associação dos Portadores de Deficiência de São Sebastião – após paralisação da emissão das credenciais.
Em maio deste ano, o Executivo enviou um projeto no qual regulamentava a lei do passe livre. Porém, foi considerado inconstitucional pela procuradoria jurídica da Câmara.
O substitutivo estabelece as definições dos tipos de deficiência que têm direito ao benefício, conforme o Código Internacional de Doenças.
“A lei em vigor é muito ampla, dá margem às duvidas sobre quem tem direito ao benefício”, comenta Kotian.
Além disso, o vereador esclarece quem deve arcar com as despesas: “O ônus fica por conta da concessionária de ônibus, desde que o Executivo conceda algum incentivo fiscal, como isenção de tributo, por exemplo”, explica.
De acordo com o projeto, cabe à Prefeitura o fornecimento das Cipes – Credencial de Identificação do Passageiro Especial – que devem ser retiradas no Centro de Reabilitação ou nos postos de atendimento indicados pela Administração.
A proposta determina, ainda, os documentos necessários para garantir o benefício como as informações exigidas no laudo médico e a validade das carteirinhas no transporte coletivo municipal.
O presidente da APDSS, Alden Mello de Aguiar, apóia o novo projeto. “A Associação espera que esse projeto do Kotian garanta de uma vez por todas o direito dos portadores de deficiência”.
O projeto está sendo avaliado pelas comissões parlamentares. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara realiza consulta pública para discutir mudança na Lei de Uso e Ocupação do solo da Costa Norte

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião realiza na próxima sexta-feira, 26, a partir das 14horas, na Videoteca Municipal, uma consulta pública para discutir a mudança na Lei de Uso e Ocupação do solo, a 225/78, relacionada aos bairros da Enseada, Jaraguá, Canto do Mar e Cigarras, ou seja, na Costa Norte do município.
O encontro será promovido a pedido do líder do governo no Legislativo, o vereador Robson Wilson dos Santos (PPS), o ‘Robson Ceará’, cuja finalidade é ouvir a sociedade civil organizada e autoridades municipais em relação as alterações que devem ocorrer.
“Isso é para permitir o retroporto, armazenamento de cargas após a ampliação do porto, o que vai gerar muitos empregos”, salientou Santos durante uso da tribuna em sessão ordinária realizada ontem, 23.
O projeto, de autoria do Poder Executivo, está sendo analisado pelas comissões desde o dia 3 de maio de 2.005.
Uma emenda aditiva deve ser apresentada por Robson Ceará criando o parágrafo 2º, no Artigo 1º, isentando de recuo e taxa máxima de ocupação as permissões enquadradas na categoria ‘A’ dos referidos bairros.
Segundo o secretário de obras e meio ambiente, Thales Guilherme Carlini, a emenda em questão permite a ocupação total da área, ou seja, o proprietário poderá ocupar 100% do terreno.
Para o presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), todos os projetos que alteram a lei de uso e ocupação do solo têm que ser discutido. “Esse é o papel do Poder Legislativo. A comunidade precisa opinar sobre o assunto. O desfecho da proposta em questão só vai ser definido após essa consulta. A gente pede que a população compareça porque todas as vezes que se propõe alteração nas leis, uma das principais reclamações é a falta de consultas públicas”, enfatiza Teixeira.
De acordo com o prefeito Juan Garcia, a proposta visa criar um novo pólo de crescimento para o município.
“O cenário constante em 1.978, época da edição da lei 225, era de uma cidade com poucos habitantes, voltada quase que exclusivamente para o turismo e, conseqüentemente, capaz de sanar quase todas as necessidades de trabalho da população da época. Infelizmente, não é mais esse o panorama que percebemos em São Sebastião”, explica o prefeito em justificativa anexa.
O projeto inclui a permissão de uso para os serviços de utilização ocasional (S2) – escritórios em geral, bancos, instituições, clubes, administração pública, de diversão, de hospedagem, de alimentação, e similares; serviços de utilização eventual (S3) – oficinas relacionadas com veículos automotores ou com área superior a 25m²: transportadoras, postos de abastecimento e lavagem de veículos; comércio de uso ocasional (C2) – com área superior a 25m²: lojas, varejista em geral, supermercados; comércio especial (C3) – depósitos de materiais de construção e similares; indústrias com área inferior a 50m²ou número de empregados até cinco (I1); e indústrias com área ou número de empregados superior a cinco (I2), nas zonas 2.
O uso S3, C3, I1 e I2 também será permitido nas zonas 3 e 4.
As demais zonas que se relacionam aos outros bairros continuam com as mesmas utilizações já previstas na lei 225/78 e suas alterações.
O prefeito argumenta que as oportunidades de desenvolvimento, hoje em dia, não podem ser desperdiçadas e nem tampouco deixadas ao acaso, pois as pessoas ‘vivem em um mundo de extrema competitividade’. Além disso, os municípios buscam oferecer as melhores condições possíveis para que investimentos sejam atraídos.
“Nossa lei de uso do solo possui características específicas que precisam se adequar a realidade ou estaremos correndo o risco de não termos condições de ofertar a nossa população oportunidades de desenvolvimento que ela tanto almeja”, observa Garcia.
Garcia também justifica que não há muitas alternativas para a cidade a não ser o aproveitamento de áreas existentes, mas que não são utilizadas por força de lei para que se tornem pólos de desenvolvimento, fator fundamental na geração de empregos e estabilidade social. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Acusado de fraude em Ubatuba denuncia ex-secretário à CPIude em Ubatuba denuncia ex-secretário à CPI
Ex-servidor público admite desvio, mas nega ter ficado com dinheiro

Ubatuba - O ex-servidor público Alvelino Almeida da Cruz Júnior afirmou ontem à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga fraude no pagamento do funcionalismo de Ubatuba que o suposto esquema de desvio de dinheiro na prefeitura teria a participação do ex-secretário de Administração Luiz Marino Jacob.
Em depoimento à comissão, Cruz Júnior disse que a verba supostamente desviada da folha de pagamento seria repassada ao ex-secretário.
O ex-servidor admitiu aos vereadores que participava da fraude cedendo as contas para o depósito do dinheiro, mas assegurou que não ficava com nenhuma quantia.
Cruz Júnior acusado de ser o mentor e executor da fraude que resultou em um 'rombo' de cerca de R$ 700 mil entre 2001 e maio deste ano nas contas da prefeitura.
Ele depôs durante duas horas na sede do Ministério Público de Taubaté. Foi o segundo depoimento dele à CPI. Ontem, ele disse ainda suspeitar do possível envolvimento de Marino Jacob no atentado que sofreu logo após ter sido exonerado da prefeitura.
O relator da CPI, Jairo dos Santos (PT) afirmou que o ex-servidor não apresentou nenhuma prova sobre o possível envolvimento do ex-secretário. "Esperava obter informações mais concretas ou fatos novos. O depoimento dele foi muito evasivo", afirmou Santos.
Segundo Santos, a CPI não pretende convocar novamente o ex-secretário para um novo depoimento. A comissão, segundo ele, pretende analisar detalhadamente os documentos bancários obtidos na justiça, para apurar o montante desviado e quem ficou como dinheiro dos servidores.
OUTRO LADO- O ex-secretário de Administração de Ubatuba Luiz Marino Jacob negou ontem qualquer participação no desvio de dinheiro da folha de pagamento da prefeitura e no atentado sofrido pelo ex-servidor.
Jacob afirmou que vai processar o ex-servidor pelas declarações feitas à CPI envolvendo seu nome na fraude. "Ele está com raiva de mim e quer denegrir meu nome porque eu descobri o desvio do dinheiro e comuniquei o caso à prefeitura", afirmou.
Segundo Jacob, o ex-servidor era o único responsável pelo processamento e remessa de dados na folha de pagamento. Jacob afirmou ainda que já prestou depoimento à CPI, à sindicância da prefeitura e ao Ministério Público.
Ele disse que quando assumiu o cargo de secretário de Administração em 2001, na gestão do ex-prefeito Paulo Ramos (PFL), o ex-servidor já era o responsável pelo setor de Cálculos e Salários da prefeitura, função que exercia desde 1999. (Fonte: ValeParaibano)

Nota de Esclarecimento

Considerando as diversas citações de meu nome, efetuadas pelo Ex-Encarregado do Setor de Folha de Pagamento, relativamente aos fatos descobertos de desvio de recursos públicos da folha de pagamento da Prefeitura de Ubatuba, venho à publico prestar os seguintes esclarecimentos:
1. No período de 01/01/2001 à 31/12/2004 estive Secretário Municipal de Administração, por convite do Prefeito Municipal à época;
2. Durante esse período, esteve sob o meu comando, uma equipe de Chefes de Serviço, Chefes de Seção e Encarregados de Setor, que totalizaram mais de 20 pessoas, profissionais em suas áreas, cuja liberdade de acesso à mim, sempre foi oferecida.
3. Durante todo o período, atendi, indistintamente, todos os chefes e encarregados que me procuravam com problemas relacionados às suas áreas de atuação e que, por algum motivo, necessitavam de algum esclarecimento, orientação ou para tomadas de decisões.
4. Da mesma forma, prestava o mesmo atendimento à todas as outras Secretarias e unidades administrativas da Prefeitura Municipal, bem como de suas autarquias e fundações;
5. Durante os quatro anos em que convivi profissionalmente com toda a minha equipe, sempre admirei e respeitei profissionalmente todos os membros de minha Secretaria, sem exceções, pela dedicação e empenho que demonstravam no cumprimento de suas obrigações funcionais, reconhecimento esse, que estendo à todos os servidores municipais;
6. Cumprido meu trabalho junto à Prefeitura de Ubatuba, retornei aos meus afazeres profissionais, junto ao Escritório de Contabilidade do qual sou sócio proprietário há 15 anos e meio e onde, constatei documentalmente, que eventualmente estaria ocorrendo desvio de recursos públicos através da Folha de Pagamento da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
7. Profissionalmente, o meu escritório promoveu a comunicação do fato à pessoa que apresentou o documento que desencadeou todo o episódio, alertando-a da gravidade dos fatos e de suas danosas conseqüências, instruindo-a inclusive, a constituir advogado.
8. Na condição de ex-secretário municipal e de cidadão, promovi a comunicação dos fatos que indicavam uma eventual irregularidade administrativa que estaria ocorrendo no departamento de pessoal da Prefeitura de Ubatuba, aos atuais Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento e Chefe do Serviço de Contabilidade, ambos da Prefeitura de Ubatuba, que por sua vez, adotaram as medidas cabíveis ao caso, resultando na descoberta efetiva dos desvios de recursos públicos através da folha de pagamento, conforme divulgado amplamente na mídia local e regional.
9. Já compareci, na condição de testemunha, atendendo aos convites que me foram formulados e prestei os esclarecimentos que me foram solicitados, nos procedimentos investigatórios levados à efeito pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, pela Câmara Municipal de Ubatuba e pelo Ministério Público de Ubatuba. Quaisquer outros esclarecimentos, muito embora já os tenha feito todos, os farei por solicitação única e exclusiva do Poder Judiciário.
10. Em nenhum momento promovi a acusação pessoal do Ex-Servidor, apontado pela Prefeitura Municipal como o responsável pela ação ilegal, e tampouco agi como delator ou “dedo-duro”. Somente constatei um fato estranho na conta corrente bancária de uma cliente de meu escritório de contabilidade e, motivado por minha ética pessoal e profissional, apresentei estes fatos às autoridades de direito.
11. Não existe nenhuma motivação técnica e legal para que se promova a figura da acareação, entre minha pessoa e a do acusado. Eu não o acusei de nada. As suas ações foram descobertas pelas investigações levadas à efeito pela Prefeitura Municipal de Ubatuba.
12. Devo esclarecer à quem de direito que, por ocasião da descoberta de todos os fatos pela Prefeitura Municipal e de seu anuncio, também fiquei perplexo e desapontado com o que foi constatado e, principalmente, decepcionado com o ex-servidor, pessoa que respeitava e admirava por sua capacitação funcional.
13. Por fim, não posso admitir que o meu nome esteja sendo utilizado indevidamente, de forma sensacionalista, por pessoas e entidades que não têm esse direito. Resido em Ubatuba desde 23 de março de 1.962, aqui cresci, estudei, constituí família e patrimônio, trabalhei e continuo trabalhando muito para dar conta de minhas obrigações pessoais e não posso aceitar ou admitir sensacionalismo em torno de meu nome.

Luiz Marino Jacob
Rg. Nº 11.446.392-SSPSP
Ubatuba, SP

Cônsul da Alemanha chega hoje a Ubatuba
Michael Moscovici participa da Semana Hans Staden e será hóspede oficial do Município

Ubatuba - O Cônsul de Assuntos Políticos e Imprensa da República Federal da Alemanha, Michael Adonia Moscovici (na foto, à direita do vereador Charles Medeiros) chega hoje, 25, a Ubatuba, para uma visita oficial de três dias. Nesse período está sendo realizado no município, a Semana Hans Staden, em comemoração ao alemão que após ser vítima de um naufrágio, foi capturado pelos índios tupinambás, em Ubatuba, em 1554, e depois de voltar para casa, após três anos de agonia sempre a pique de ser devorado, escreveu, provavelmente, um dos primeiros best-seller sobre o Novo Mundo.
Na programação do cônsul, consta a exibição do filme Hans Staden, no Cine Porto Itaguá, nesta sexta-feira, a partir das 9 horas. Lá, ele será rececpionado pela secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite e pelo vereador Charles Medeiros, autor da lei que instituiu a Semana Hans Staden no município. Na seqüência, ele será recebido pelo prefeito Eduardo César, no Paço Municipal, onde acontece a abertura oficial da exposição que retrata o período vivido por Hans Staden no Brasil, especialmente a época em que foi prisioneiro, através de desenhos feitos pelo próprio Hans. Durante a cerimônia, o Cônsul receberá das mãos do prefeito o título de Hóspede Oficial do Município.
Concurso - O concurso “Quem foi Hans Staden?”, que irá escolher os melhores desenhos, textos, pesquisas e poesias retratando a vida e obra de Hans Staden teve a data de divulgação dos resultados adiada para o próximo dia 2 de setembro. O concurso faz parte dos eventos da Semana Hans Staden, e é uma parceria entre a Secretaria da Educação e o vereador Charles Medeiros Participam do concurso alunos de 1ª a 8ª séries, da Educação Especial e também do EJA – Educação para Jovens e Adultos. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Um pouco da história de Hans Staden - Hans Staden embarcou como artilheiro em navios espanhóis, tendo vindo duas vezes ao Brasil. Na primeira vez, esteve em Pernambuco. Na segunda, embarcou em Sevilha na expedição espanhola de Diego Sanábria, novo Governador designado do Paraguai. A expedição foi dividida em duas seções, vindo Hans Staden na primeira. Era uma esquadra composta por três navios, levando 200 pessoas sob o comando de Juán de Salazar y Spinoza. Aportou na Baía Sul da Ilha de Santa Catarina em 25 de novembro de 1549. Os três navios naufragaram e os sobreviventes da esfacelada expedição dividiram-se, indo parte por terra para o Paraguai e outros, Staden inclusive, foram para São Vicente. Lá, Staden serviu como instrutor de artilharia para os portugueses.
Quando estava prestes a voltar para a Europa, Staden foi capturado pelos índios tupinanbás, aliados dos franceses. Mesmo clamando não ser português, Staden foi levado para a aldeia de Koniambebe, onde começou a estada que se prolongaria por três anos, sempre a pique de ser devorado. Mais do que um costume bárbaro, a antropofagia pertencia à cultura de inúmeros povos indígenas do nosso continente. Da mesma forma que muitas tribos africanas e aborígenes, havia a crença de que, ao comer o inimigo, parte de suas qualidades passaria para o devorador. Tanto é que os candidatos a churrasco eram prisioneiros de guerra que passavam um bom tempo convivendo com seus captores. Era comum o prisioneiro ter uma esposa e participar de todas as atividades e eventos sociais da tribo, culminando com a festa onde ele seria o prato principal.
Graças a todo tipo de manobra que pode fazer, o alemão conseguiu adiar por nove meses a sua morte até conseguir a liberdade através do comandante de um barco francês. Após retornar à Europa, escreveu sua experiência no livro "Hans Staden: A verdadeira história do seu cativeiro", que tornou-se um best seller ao ser publicado em 1557. Foram feitas inúmeras edições em alemão, latim e francês. O livro era composto de duas partes, sendo a primeira dedicada à narrativa dos dois naufrágios e ao cativeiro com os tupinambás. Na segunda parte, Staden faz uma preciosa descrição etnográfica do povo Tupinambá, inclusive dos costumes familiares e sociais, práticas políticas, religião e, como não poderia deixar de ser, do canibalismo. Este estudo foi de uma importância muito grande, pois a cultura tupinambá dominava todo o sudeste do Brasil e sua linguagem ( geral) era largamente utilizada pelos colonizadores. (Fonte: site www.cinemaopiniao.hpg.ig.com.br )

Secretário estadual de Transportes atende reivindicações de Ubatuba
Implantação de heliporto e melhorias do Cais do Porto estiveram na pauta

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, e o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, estiveram ontem 23, reunidos com o secretário estadual de Transportes, Dario Raes Lopes, onde discutiram reformas no Aeroporto Gastão Madeira e a construção de um heliporto. Para a implantação de heliporto, com balizamento noturno, o investimento seria da ordem R$ 500 mil, onde o secretário já adiantou que a contrapartida do Estado será de R$ 400 mil e o restante da Prefeitura. O prefeito Eduardo César deverá oficializar o pedido e a obra deverá ser concluída até o final de 2006. O aeroporto deverá receber sinalização noturna com todos os instrumentos para navegação visual noturna.
Cais do Porto - A transformação do Cais do Porto em local que possibilite a atracação de cruzeiros também esteve na pauta de discussões com o secretário de Estado. Inicialmente será feito um plano de adequação das pesquisas de maricultura que são desenvolvidas no local, por meio do Instituto de Pesca. (Fonte: PMU)

Aeromodelismo volta a encantar simpatizantes e colorir o céu de Ubatuba
Após quase uma década, Região Sul resgata evento

Ubatuba - No próximo sábado, dia 27.08 à partir das 14 horas, estará acontecendo no campo de futebol da Maranduba a Exposição e Vôo de Aero-Modelos, visando não somente proporcionar mais um evento na região Sul, mas também resgatar o incentivo a novos adéptos da modalidade, prestigiando assim os veteranos desse esporte, que há quase dez anos não viviam essa iniciativa.
No final da década de oitenta e até meados dos anos noventa, Ubatuba recebia quase que anualmente, um grande público de várias cidades do estado de São Paulo e até pilotos de outras unidades da federação, para participarem de campeonatos e apresentações de aeromodelismo. Sempre prestigiados pelos jornais “Litoral Agora” e “Maranduba em Foco” - publicações da época - recebiam também o respaldo de toda a imprensa regional. Sob direção e coordenação dos pilotos e instrutores Egberto (SP) e Wilson (Ubatuba), os eventos despertaram a vocação e adesão de muitos jovens da cidade e região que hoje sofrem com a falta de um espaço para a prática do esporte. As atividades que aconteciam sempre na Praia da Enseada, com apoio de empresários e Prefeitura Municipal, proporcionavam grande receptividade turística e um público visitante de razoável poder aquisitivo, gerando benefícios para a rede hoteleira e o comércio em geral.
O arquiteto Luiz Carlos Lima, que é piloto e construtor de aeromodelos, é o responsável pelo resgate do evento, que visa mostrar para as autoridades o potencial de receptividade turística alavancada por simpatizantes do estado e do Brasil a exemplo de outras oportunidades. “Esse é o ponta-pé-inicial para que possamos mostrar a importância do potencial que o evento oferece e buscar uma forma de sensibilizar as autoridades municipais, empresariado e praticantes do esporte, no sentido de construir uma pista para a prática do aeromodelismo no município, inclusive formando novos pilotos que possam participar de campeonatos, levando o nome de Ubatuba a outras fronteiras”, disse Lima, que tem um projeto mais arrojado e vai mais longe: “O nosso objetivo e a meta da Associação Ubatuba de Aero-Modelismo, é realizar o projeto ‘Voar Ubatuba’, visando a comemoração do centenário de Santos Dumont em 2006”, explica.
No cronograma do projeto com início em outubro deste ano e apoteose em março de 2006, o organizador e sua equipe pretendem realizar uma série de atividades em parceria com escolas, empresariado, órgãos públicos, historiadores e comunidade em geral. “O nosso objetivo é promover concurso de cartazes e de aero-modelos em escala, dos inventos de Santos Dumont; palestras e demonstrações de aero-modelos; intercâmbio com projetos afins, dos municípios vizinhos; prévias de projetos com aplicação de ciência e tecnologia ligados à aviação, dentre outros projetos e conceitos a serem divulgados”, finalizou.
O organizador falou ainda da importância de resgatar a vida e obra de Gastão Madeira, outro pioneiro da aviação nascido em Ubatuba e que certamente estará inserido no projeto sobre as comemorações dos 100 anos de Santos Dumont.
A Prefeitura Municipal, através da Administração Regional Sul será a base para o início desse importante projeto para o município e região. “Estamos oferecendo nosso apoio, dentro dos limites, justamente, porque entendemos que esse tipo de evento vem gerar divisas e benefícios importantes para toda a população de nosso município, além de homenagear os grandes nomes da aviação como Santos Dumont e Gastão Madeira. O prefeito Eduardo César, que é defensor das mais variadas formas e modalidades de esporte, expressa o seu contentamento com a iniciativa e manifesta total apoio à equipe e simpatizantes do aeromodelismo”, disse Mario Clarassoti, administrador da RS e incentivador desse resgate.
Não perca a EXPOSIÇÃO E VÔOS DE AERO-MODELOS!
Sábado, dia 27/08/2005 – À partir das 14 horas
Campo de Futebol da Maranduba – Regional Sul
Participe e traga a sua família!!!
Informações: Tels: (12) 3849-5571 (Luiz Carlos) – 3842-1464 (Norberto). (Fonte: Magalhães)

Pescadores de todo o estado estarão em Ubatuba no mês de outubro

Ubatuba - Ubatuba receberá nos dias 1 e 2 de outubro os melhores pescadores do estado para a realização do “5º UBAPESC - Torneio de Pesca Esportiva em Duplas”. Promovido pelo Clube de Pesca de Ubatuba, em parceria com a Secretaria de Turismo, o torneio é o único do calendário estadual a ser disputado em duplas.
Em outubro, Ubatuba pode ser considerada a capital da pesca esportiva do estado, pois além do Ubapesc, a cidade sedia também, a 5ª Prova do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento, que acontece no dia 16. Ambos os campeonatos acontecem na Praia do Cruzeiro.
O torneio - O Ubapesc é uma prova de pesca de arremesso, variada de fundo, terra firme com duração de oito horas divididas em duas etapas, com a primeira no sábado, 1 de outubro, com início às 13h30 e término às 17h30. A segunda ocorre no domingo, 2, das 8 horas às 12 horas.
A prova é "por Equipes" de dois pescadores em categoria única intitulada de “geral”, podendo participar atletas-pescadores de clubes filiados e pescadores-avulsos. A raia de pesca será dividida em boxes de no máximo 10 metros.
Os peixes capturados deverão ter no mínimo 15 centímetros sendo que os Robalos “Peba” (Centropomus Parallelus) com menos de 30 cm e os Robalos “Flecha” (Centropomus undecimalis) com menos de 50 cm não serão considerados válidos. Serão atribuídos dois pontos para cada peixe válido capturado e um ponto por cada 100 gramas ou fração do peso total das peças.
A categoria Geral premiará até o décimo melhor classificado; os clubes filiados receberão premiação até o terceiro lugar; os dois maiores peixes no geral também serão premiados.
As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3833-7074. O 5º UBAPESC tem a supervisão da Confederação Brasileira de Pesca e Desporto Subaquáticos, fiscalização da Federação Paulista de Pesca e Lançamento e arbitragem da Comissão Nacional de Arbitragem.
História do Ubapesc - O primeiro UBAPESC foi realizado em 2001, reconhecido pela FPPL - Federação Paulista de Pesca e Lançamento. Único em duplas no calendário oficial do estado, o Ubapesc atraiu a Ubatuba 67 duplas. Durante a competição foram capturadas 1.163 peças, totalizando quase 130 quilos de pescado, que foram doados a entidades beneficentes do município.
A partir de 2003 o Ubapesc passou a fazer parte do Calendário Desportivo Nacional, passando a cumprir as normas da CBPDS - Confederação Brasileira de Pesca e Desporto Subaquáticos.
A praia do Cruzeiro recebeu 69 duplas, que capturaram 1217 peças (recorde do torneio).
O ano de 2004 guardava um presente para o Ubapesc. Nos instantes finais da prova o atleta José Carlos de Macedo em seu último arremesso conseguiu capturar um exemplar de Parati Barbudo “Polydactylus SP” com 875 gramas, novo recorde brasileiro da espécie que persiste até hoje. (Fonte: PMU)

Jê Academia recebe Moção de Congratulações da Câmara Municipal

Ubatuba - Após elevar o nome de Ubatuba ao 1º lugar na XXII Ginastrada em Paraibuna SP, bem como ter conquistado o 4º e 5 º posição nas demais apresentações, as atletas, a coreógrafa Joyce P. Suguimoto e familiares das Atletas foram homenageadas pelo Vereador Charles Medeiros na Câmara Municipal.
A Equipe de Ginástica Rítmica da Jê Academia representou a Prefeitura Municipal de Ubatuba, com a coreografia “Despertar”, e foi campeã da categoria “A” Ginástica Infantil, ate 12 anos, nesta mesma categoria “A” obteve também a 5º colocação com a coreografia “Bonecas”, e no Grande Grupo com 79 atletas, de 04 a 16 anos, a expressiva 4º colocação com a coreografia “Faces de um País”. Após estas importantes conquistas, a Equipe Jê Ginástica e Dança de Ubatuba, em parceria com á Prefeitura Municipal, participara das demais etapas da Ginastrada.
Na foto as atletas que conquistaram o 1º lugar em Paraibuna: abaixo, Débora, Larissa, Thaís, Tainá, Gabriela e Priscila. Em pé, Larissa Socca, Maira, Jéssica, Letícia Beatriz e Camila. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Telhado de igreja tem infiltração

Ubatuba - A Paróquia Exaltação da Santa Cruz fará uma campanha junto aos seus fiéis com o objetivo de arrecadar recursos para reformar a Igreja Matriz de Ubatuba, uma das mais antigas do Litoral Norte.
A igreja, construída em 1866, é um patrimônios históricos e arquitetônicos mais importante do município e necessita de reparos urgentes no telhado porque infiltrações e goteiras ameaçam a estrutura do prédio.
O pároco da Igreja Exaltação da Santa Cruz, Aldo Pietrobom, disse que a última reforma no telhado da igreja ocorreu há 20 anos. "Quando chove forte é preciso abrir um guarda-chuva dentro da igreja para evitar as goteiras", disse.
Pietrobom afirmou que, segundo levantamento feito pela prefeitura e pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, serão necessários cerca de R$ 70 mil apenas para a reforma do telhado.
No começo deste mês a direção da Igreja Matriz enviou um ofício à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo solicitando recursos para a reforma do telhado.
"A infiltração, umidade e bolor causados por goteiras estão colocando em risco o patrimônio interno", disse Pietrobom.
O vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos (PT), disse que não existe atualmente disponibilidade de recursos para investir na reforma da igreja, mas está tentando obter os recursos necessários à obra junto ao Ministério da Cultura. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura incentiva o cultivo de vieiras em Ubatuba
O molusco é mais saboroso e tem maior valor no mercado do que o marisco

Ubatuba - Cerca de 43 produtores marinhos de Ubatuba visitaram o laboratório de cultivo de vieiras do IEDBIG (Instituto de Eco-Desenvolvimento da Baía da Ilha Grande), em Angra dos Reis, no início dessa semana. Essa visita técnica foi promovida pela Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com o objetivo de fazer as primeiras demonstrações do cultivo desse molusco, que será testado em Ubatuba.
Esse laboratório em Angra é o único no Brasil e está desenvolvendo o Projeto Pomar (Povoamento Marinho), patrocinado pela Petrobrás e Eletronuclear. Na ocasião da visita, foi prometida a doação de 20 mil sementes de vieiras, que serão distribuídas entre os maricultores. A Secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli diz que o cultivo de vieiras representa uma nova opção para o produtor e uma promessa de avanço econômico para a cidade.“Estamos trabalhando pela diversificação das fazendas marinhas para que os produtores possam inovar, trazendo para Ubatuba essa iguaria que é mais saborosa e tem maior valor de mercado que o marisco”.
Além da doação das sementes de vieiras, os produtores receberão as estruturas de cultivo, denominadas lanternas japonesas e cursos de capacitação para cuidar das vieiras. No próximo dia 17 de setembro, as vieiras serão doadas oficialmente em Angra, passando das mãos do presidente do IEDBIG, José Luiz Zaganelli para o prefeito Eduardo César.
A demarcação das fazendas marinhas em Ubatuba já começou. Ao todo, serão 39 parques, divididos em 14 praias, abrangendo toda a extensão da cidade. O prefeito Eduardo César diz que incentiva o desenvolvimento da maricultura por acreditar que as fazendas marinhas representam uma grande possibilidade para o futuro. “Com a demarcação das fazendas aqüícolas, estamos iniciando o programa de maricultura no município e do manejo sustentável, com responsabilidade. Se as vieiras se adaptarem bem às nossas águas, podem se tornar mais um diferencial em Ubatuba”.
As praias escolhidas para abrigar as fazendas marinhas são: Camburi, Engenho, Ilha do Promirim, Barra Seca, Costão do Barroso, Cedro, Enseada, Costão da Sununga, Flamengo, Bonete, Peres, Bonetinho, Pulso e Caçandoca. (Fonte: PMU)

Torneio Aquakids/Di Mônaco promete garimpar jovens talentos da natação

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer promove neste domingo, 28, o 6º Torneio Aquakids / Di Mônaco de natação. A competição chega ao sexto ano mantendo sempre o mesmo objetivo: revelar novos talentos na natação de Ubatuba, atendendo alunos das categorias de base, visando uma iniciação com critérios técnicos.
O 6º Torneio Aquakids / Di Mônaco de natação reunirá cerca de duzentos alunos da Piscina Municipal. Três outras escolas de natação da cidade foram convidadas: a RH, Barros Aqcua e Spazio, totalizando assim cerca de trezentos participantes com idades entre 7 e 14 anos.
O coordenador de Natação da Secretaria de Esporte e Lazer, José Eduardo Andrade, diz que o torneio prepara os jovens nadadores para o mundo das competições. “O Torneio busca apresentar aos mais novos o espírito de uma verdadeira competição, mas sem grandes cobranças. Muitos talentos podem ser descobertos em eventos desse tipo. Conforme os resultados, poderemos trabalhar melhor cada atleta” diz Andrade.
Esse trabalho de garimpagem é muito útil, segundo o coordenador. “Em Ubatuba existem grandes talentos que se descobertos a tempo, trarão bons resultados em futuras competições”, avalia. O 6º Torneio Aquakids / Di Mônaco será disputado à partir das 9 horas, na Piscina Municipal e mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

APAF participa de curso de enfermagem

Ubatuba - Os alunos dos cursos de enfermagem dos colégios Tableau e Taba agora têm curso de enfermagem para trabalhar com dependentes químicos. As aulas são ministradas por Marco Antonio de Almeida Goulart (Bob), presidente fundador da APAF (Associação Promocional de Apoio à Farmacodependentes). Cerca de 30 alunos participam das aulas, ministradas na sede da Apaf, onde são realizadas palestras e exibições de vídeos com a presença dos residentes da Associação. Bob é membro da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas e Coordenador e Dirigente de Comunidades Terapêuticas. A Apaf mantém convênio com a Prefeitura de Ubatuba e está localizada na Rodovia Oswaldo Cruz, 7598. (Fonte: PMU)

Lançamento da artista plástica Fernanda Mazzei

Ubatuba - O Restaurante A Taberna tem o prazer de apresentar a Artista Plástica Fernanda Mazzei. No dia 02 de setembro próximo, a partir das 18 horas. Será servido jantar aos convidados a moda Portuguesa, especialidade da casa. Convites à venda no local R$ 30,00. Reserve já o seu, pois são limitados. Restaurante A Taberna: Av. Leovigildo Dias Vieira, 928 – Itaguá. Fone: 3833 5663

Caminhão de gás roubado no Perequê-Açu

Ubatuba - Uma empresa de gás de Caçapava sofreu um roubo na noite de terça-feira, quando fazia entrega em um estabelecimento comercial no bairro Perequê-Açu. Assaltantes em três veículos se aproximaram, levando dinheiro, boné, celular e as chaves do caminhão.
O motorista E.F.P., de 23 anos, e o ajudante O.A.S.F. (idade não registrada), se preparavam para ir embora quando surgiu um Fiat Pálio vermelho, cujo condutor, “fechou” a passagem do caminhão.
Duas motos também se emparelharam com o veículo, que estava na rua José Nogueira. As vítimas foram rendidas sendo obrigadas a entregar R$ 120,00, o boné da empresa de gás, e o celular. O motorista e o ajudante não anotaram as placas dos veículos.
Antes de fugir, eles levaram as chaves do caminhão, que foram localizadas na manhã de ontem, na rua, por um morador que entregou à polícia. Os assaltantes se desfizeram, uma vez que a intenção era somente atrasar as vítimas. O roubo está registrado na delegacia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Ventos causam destruição em Ubatuba

Ubatuba - Os fortes ventos que atingiram Ubatuba na tarde desta quarta-feira, 24, provocaram vários destelhamentos, queda de árvores e outdoors, veículo danificado por uma placa de publicidade, além da destruição total da Escolinha de Surf, do Perequê-Açu. Segundo a Defesa Civil, não houve registro de vítimas. (Fonte: PMU)

     

     

     

     
Crédito das Fotos: Luiz Filho/PMU

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Aquilo que poucos viram no Salão do Turismo 2005
Dalzel Bernardino Bueno Camargo


Preocupados em juntar folderes e tirarem fotos, poucos participaram das palestras do núcleo do conhecimento no Salão do Turismo. Palestras, em sua maioria composta pela nata da Embratur e Ministério do Turismo.
Fiz minha inscrição pela internet e, posteriormente, descobri que minha credencial de inscrição para as palestras me isentara do pagamento do ingresso para o Salão, inclusive poderia até estar presente no dia da abertura.
Foram distribuídas em 5 auditórios, durante os 5 dias do evento, sempre duas pela manhã e duas pela tarde. Foi cansativo, mas em 3 dias assisti a todas as palestras, dia inteiro ouvindo sobre o turismo. No primeiro dia optei pelo tema Ecoturismo e foram apresentados alguns destinos turísticos, como é a regulamentação (ou não), o uso público, manutenção, etc. Representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Instituto Florestal e Secretaria do Estado do Meio Ambiente-SP apresentaram o que vem sendo feito nessa área.
Josep Chiap, espanhol, profissional de marketing contratado pela Embratur para a criação da marca Brasil, deu uma verdadeira aula de comunicação, comercialização e apresentou estatísticas sobre o turista estrangeiro.

O Poder das Marcas: É de senso comum o poder de uma marca bem elaborada. Quantos são os produtos que chamamos pela marca? Palha de aço, yogurte, macarrão instantâneo, etc...

Tendência Mundial dos Navios de Cruzeiros – “low cost”, baixo custo. São roteiros curtos, sem serviço de governança e alimentação, a navegação é feita durante a noite e no dia seguinte atraca pela manhã, passando o dia em cada cidade.

Turista estrangeiro no Brasil:
86% Tem experiência turística internacional, ou seja, sabem o que é bom, qualidade é fundamental.

A cada ano – 53% Novatos;
24,3% Freqüentes e 22,7% Muito freqüentes (Fidelidade).

Gestão da comercialização e comunicação:

Fontes de informação:
41% Busca própria (internet, guias e imprensa).
29% Recomendação (amigos e parentes)
22% Agência de Viagens (*mudança na forma de comercialização)
4% Publicidade

Motivação:
Sol e Praia – 51%
Conhecer – 26% (6% exclusivamente para Rio de Janeiro)
Beleza Natural – 20%
Cultura Viva – 13%
Povo – 12%
Recomendação – 7%

Concluindo, as ações da Embratur visam o turista estrangeiro, afinal tem metas as cumprir. Foram criados vários escritórios de representação no exterior e estão patrociando visitas de jornalistas e dos principais operadores de turismo que vendem o Brasil lá fora, assim como incluindo a participação do Brasil nas principais feiras mundiais de turismo. É claro que a Embratur só está apoiando os municípios que tem estrutura e qualidade para receber esse turista.

Maiores informações sobre o Plano de Marketing Internacional:
Ubatuba Convention & Visitors Bureau - www.ubatuba.cvb.tur.br

Aviso ao empresariado:
Decreto nº 5.406, de 30 de Março de 2005
Regulamenta o cadastro obrigatório para fins de fiscalização das sociedades simples e dos empresários individuais que prestam serviços turísticos remunerados, e dá outras providências. http://www.in.gov.br/

Dalzel Bernardino Bueno Camargo
Vice-Presidente – Ubatuba Convention & Visitors Bureau
Rua Maria Augusta, 36 ap.01.
Parque Vivamar - Ubatuba
RG 23925403-X
Tel.: 38331651 / 91440867

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Vandalismo na Maranduba - Gostaria de ser solidária ao senhor Afonso Gaspari, pois acho que ele traz mais um atrativo para turistas na Maraduba, haja visto que nem só de praia o turista gosta.Também acho que ha de se ter respeito para com as pessoas que pagam seus impostos, sendo que a grande maioria não o faz.
As pessoas precisam aprender a resolverem suas divergências na justiça e não na violência.
Acho também que políticos e religiosos devem dar o melhor exemplo e procurar melhores informações sobre os fatos antes de se inflamarem.

Dulce Barana
Maranduba, Ubatuba, SP


Convite aos Arquitetos de Ubatuba - A total desvalorização do campo de trabalho específico do arquiteto que há anos vem ocorrendo em Ubatuba retrata-se na péssima qualidade dos imóveis construídos na cidade e no lamentável tratamento dos espaços urbanos tais como praças, traçados viários, inadequação de usos e, o que é mais grave, ausência de parâmetros técnicos para balizar as casuísticas alterações das leis que regem a ocupação do solo do território municipal.
Cientes da responsabilidade que lhes cabe no planejamento e na construção da cidade, cujas conseqüências se rebatem diretamente na economia do município em razão da natureza turística do nosso cenário urbano e paisagístico, os profissionais da arquitetura e do urbanismo que prestam seus serviços em Ubatuba resolveram unir esforços para a criação do Núcleo local do Instituto de Arquitetos do Brasil, o IAB, para oferecer à comunidade e ao Poder Público a contribuição técnica, artística e social inerentes às características de sua formação profissional.
O IAB é uma entidade nacional fundada no Rio de Janeiro em 1921, e a partir de sua Direção Nacional é estruturado em Departamentos Estaduais e Núcleos Municipais. O IAB faz parte da União Internacional dos Arquitetos, organização mundial filiada à UNESCO, o braço cultural da ONU, Organização das Nações Unidas. Atualmente o Presidente da UIA-União Internacional dos Arquitetos é o brasileiro arquiteto Jaime Lerner, ex prefeito de Curitiba e ex governador do Paraná.
Estaremos reunidos no auditório da Associação Comercial de Ubatuba no próximo dia 29 do mês corrente, às 20 horas, para debater o assunto e eleger a primeira diretoria conforme os estatutos da entidade. Não há chapa pré estabelecida, há apenas disposição para o desenvolvimento de um trabalho ético e responsável apoiado na experiência e no prestígio de uma entidade de reconhecida importância nacional.
Posteriormente, em data oportuna será realizada a instalação e posse formal da diretoria do IAB/SP-Núcleo Ubatuba na Casa Severo Gomes na Praia Grande, projeto do arquiteto RINO LEVI, recentemente tombada pelo CONDEPHAAT.


Assinam este convite os seguintes arquitetos:
Daniel Corrêa / Luiz Otávio P. Vianna / Sérgio Abreu / Sandro Barbosa / Rafaela Fridrich / Vicente Ganzelevitch / Thiago Pitta / Flávia Parodi / Ricardo Viggiani / André Guidotti / Leo Lerro / Gilmar Rocha / Mário Henrique P. de Souza / Renato Nunes / Flávio Malta / Ricardo Sandin / Sidney Giraud / Robinson Sandin / Bruno Simi Jr. / José Marques / Alessandra Santana.


Alegria Raivosa - A muito tenho tentado fazer observações sobre os acontecimentos políticos deste país. Como no futebol onde se diz que existem duas torcidas, A Corinthiana e os contras, na política ficou claro que existem dois partidos o PT e os contras.
Não teci comentários anteriormente, pois não me ocorriam adjetivos para poder expressar o que sentia ao que via e lia, porém vendo a entrevista do Chico Buarque ficou fácil.
ALEGRIA RAIVOSA e acrescento IRRESPONSÁVEL, pois poderia e pode jogar por terra sete anos de políticas econômicas extremamente ortodoxas com contingenciamentos e juros astronômicos, tudo em nome de em algum momento conseguir se livrar das necessidades dos capitais especulativos e, portanto aí baixar os juros, liberar os investimentos públicos e gerar investimentos empresariais emprego e renda a população.
Sete anos para baixar o risco do país e de repente surge um Senhor Condenado, algemado, a Ele oferecido prêmios para que delate seus comparsas e tem a credibilidade e a divulgação anunciada aos quatro cantos.
A diferença que se colocam nas notícias na mídia é irritante, O Senhor Fulano de Tal muitas vezes nem se fala a qual partido pertence cometeu determinado deslize, mas se do PT a noticia ficaria assim, O PT cometeu determinado deslize, pois fulano de tal fez isto ou aquilo.
Estamos tristes sim Chico, tristes e decepcionados, porém a torcida contra precisa conter a ALEGRIA RAIVOSA.
Em tempo: Sabem quem é o relator da CPMI do Mensalão?
Ibrahim Abi Akel, lembam?
Aquele das pedras preciosas......

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP


300 mil - Espero que com esses 300 mil que vão entrar, sobre 10 mil para ponte da Maranduba!!!!  Nós moradores queremos o mínimo de respeito!!!

Fabiana Freitas
Maranduba, Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Flôr - Luciano Cancelier

Praia do Cedro
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site