Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 30 de agosto de 2005 - Nº 1353 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Litoral Norte participa do Adventure com estande modelo
3ª Semana das Profissões acontece em Caraguá, Ubatuba e São Sebastião
Caraguá sedia Fórum Regional de Língua e Literatura


Caraguatatuba
MACC apresenta exposição Biodiversidade da Mata Atlântica – Fauna e Flora
Teatro Mario Covas apresenta Coração Caipira, com Jackson Antunes
BIG BAND SAMJAZZ no Teatro Mario Covas dia 7 de setembro
Secretária de Educação é a nova representante Regional da Undime
Módulo promove palestra sobre Células-Tronco
Prefeito recebe relatório da 1ª Semana Social Diocesana
Ceprolin abre inscrições para o cursos de web page e camareira
Conseg é apontado como bom aliado no combate à violência no 1º Fórum Regional
Desfile cívico de Caraguá aborda valores humanos como respeito e solidariedade
Secretária de Educação é a nova representante Regional da Undime
Caraguá vacinou mais de 15 mil animais
Parlamento discute Administração Pública


Ilhabela
Justiça cassa vereador em Ilhabela
Ilhabela chega a 1,8 mil cães vacinados e estende campanha


São Sebastião
Pesquisa mostra que São Sebastião tem a sétima melhor administração no eixo Rio-São Paulo
Prefeitura lança Projeto Atividade
Sectur apresenta o Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura na Sports Adventure Fair
Programa de prevenção às deficiências de São Sebastião é destaque regional
Clube da Caminhada agora também na Topolândia
Sectur apresenta o programa “Taxista Amigo do Turista”
Pronto Socorro de Boiçucanga realiza palestra com médicos da rede
São Sebastião sedia 114º Encontro Nacional de Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais e Assessores

Ubatuba
Grupo armado invade casa de Clodovil
Caseiro crê em tentativa de sequestro
Ubatubense fatura o paulista
ACIU promove hoje reunião do PDTR
Prefeitura de Ubatuba realiza processo seletivo para estagiários de Direito
“Prefeitura no Bairro” inicia atividades no Sumidouro e Taquaral
Seleta realiza treinamento para Transporte de Ubatuba LTDA
Deputado Marcelo Bueno e vereadores de Ubatuba pedem à Sabesp que invista em saneamento na Cidade
Projeto prorroga por mais 60 dias prazo para conclusão da CPI


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte participa do Adventure com estande modelo

Litoral Norte - As quatro cidades da região que formam o ‘Circuito Litoral Norte Paulista’, foram representadas no Adventure Sports Fair 2005, que aconteceu neste final de semana, entre os dias 25 a 28, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera em São Paulo.
O destaque desse ano foi a união das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela num único estande, considerado modelo, com parede de escalada e ponte suspensa de arborismo estilo ‘Indiana Jones’.
“Este ano o evento superou os outros em público. Também foi a primeira vez que as quatro cidades se uniram para participar desta feira internacional de esportes de aventuras”, considerou o representante do Circuito Litoral Norte, Paulo Afonso Martins.
As Associações Comer-ciais das quatro cidades, assim como as Associações de Hotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes, o Sebrae e Secretarias de Turismo, se prepararam para o evento, confeccionando diversos materiais impressos que mostravam o potencial eco-turístico do Circuito.
“Estamos passando a experiência em feiras internacionais que Ilhabela tem para as demais cidades da região. Esta parceria garantirá a presença da região em outras feiras internacionais”, afirmou o representante da Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes de Ilhabela, Adriano Vanderstappens.
Segundo ele, a região estará representada em novembro numa feira em Buenos Aires/Argentina, em dezembro em Santiago/Chile, em janeiro de 2006 em Lisboa e, em fevereiro de 2005, em Madri/Espanha.
A Adventure Sports Fair reuniu cerca de 300 expositores, sendo considerada a maior feira de esportes e turismo da América Latina. Dentre as atividades disponibilizadas, estavam parede de escalada, tanques para a prática de mergulho e cayaking, pistas de bike e off-road, além de um circuito de ecoverticália e uma amostra de fotos do ecossistema brasileiro. (Fonte: Bruna Vieira/Imprensa Livre)

3ª Semana das Profissões acontece em Caraguá, Ubatuba e São Sebastião

Litoral Norte - Repetindo o sucesso dos anos anteriores, as Faculdades Integradas Módulo realizam a 3ª Semana das Profissões, abrindo oportunidades a estudantes ou futuros estudantes para orientação profissional em diversas áreas. A inovação este ano é que o evento acontecerá nas cidades de Ubatuba e São Sebastião, além de Caraguatatuba.
O evento que acontecia no Auditório da Instituição, este ano abre espaço para um número ainda maior de participantes. A 3ª Semana das Profissões ocorrerá no dia 30 de agosto em São Sebastião; dia 31 de agosto em Caraguá, no Teatro Municipal Mário Covas; e no dia 1º de setembro, em Ubatuba.
O evento é aberto ao público de toda a região do Litoral. Será uma oportunidade para conversar com professores e profissionais de diversas áreas e tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho e sua futura profissão. Haverá palestras, fórum de debates e até teatro.
Além do renomado professor e consultor empresarial, Douglas Peternela, a Semana das Profissões terá apresentação do grupo de teatro de São Paulo ‘ Toque de Areia’, com a peça ‘A revolução dos Campeões’, baseada no best-seller de Roberto Shinyashiki. O grupo conta a história de três amigos que decidem iniciar uma corrida pelo sucesso e encontrarem-se de 10 em 10 anos para fazerem um balanço de suas vidas. No final, os jovens descobrem o resultado de ser um verdadeiro campeão. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento Módulo, na Av. Frei Pacífico Wagner, 653, ou pelo telefone 3897-2043. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
Programação:
A partir das 19 horas
Palestra: Formação Superior e Sucesso Profissional: Mitos e Verdades.
Palestrante: Douglas Peternela; professor e consultor empresarial.
Fórum de Debates: As profissões, o profissional e o mercado de trabalho.
Palestra e Peça Teatral:
São Sebastião
Dia 30/08
Teatro Municipal
Caraguatatuba
Dia 31/08
Teatro Municipal
Ubatuba
Dia 01/09
Salão da Paróquia São Francisco
Fórum de Debates
Caraguatatuba
Dia 02/09
Auditório Módulo (Fonte: Módulo)

Caraguá sedia Fórum Regional de Língua e Literatura
Mais de 3 mil alunos da rede estadual de ensino estiveram envolvidos num projeto de leitura que envolveu as quatro cidades do Litoral Norte

Litoral Norte - Pioneiro no Litoral Norte, a primeira edição do Fórum Regional de Língua e Literatura aconteceu na manhã de sábado, 27, reuniu no auditório das Faculdades Integradas Módulo, Centro, mais de 370 pessoas.
Cerca de 200 alunos da rede estadual de ensino com idades entre 11 e 14 anos fizeram uma análise comparada com a telenovela ‘Essas Mulheres’, da TV Record, adaptação das obras.
Com o tema, “O papel da mulher na sociedade do século XIX, nos romances Diva, Lucíola e Senhora, de José de Alencar”, o evento teve início às 9h, com o cerimonial de abertura e exibição de um clipe com imagens do Romantismo, escola literária à qual pertencem os romances.
Abrindo a programação, as Escolas Estaduais de Ubatuba apresentaram uma sátira do programa Jô Soares. Nessa bem humorada versão, “Bô” conversou com o escritor José de Alencar e suas personagens Lúcia, do livro Lucíola; Aurélia Camargo, de Senhora e Emília Duarte, de Diva, que contaram um pouco de suas histórias de vida, em uma hilariante entrevista. Os alunos estavam caracterizados com trajes de época.
Em seguida, houve a apresentação de um coral formado por alunos das Escolas Estaduais Maria Esther das Neves Dutra Damásio e Ismael Iglesias, executando a música Pop Zen – Família Caymmi, parte da trilha sonora da telenovela.
As Escolas Estaduais Eva Esperança Silva e Waldemar Belisário, de Ilhabela, encenaram um trecho do romance Lucíola: momento em que Lúcia, protagonista do romance Lucíola, revela a Paulo que, por amor à sua família, resolveu esquecer a própria honra e tornar-se prostituta.
As alunas da Escola Estadual Dr. Eduardo Correia da Costa Júnior promoveram um momento poético em que, caracterizadas com vestidos à moda do século XIX, declamaram poesias produzidas por elas.
A Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima deu ao fórum um toque de graça, com o musical Elegia, sem perder de vista o referencial crítico.
O ponto alto do fórum foi a formação de um núcleo de debates, com 15 alunos do Ensino Fundamental. A discussão foi norteada por eixos temáticos que provocaram polêmica e interação entre a plenária e os convidados. Os eixos propostos Sociedade e comportamento; Amor e casamento e Identidade Nacional renderam acaloradas considerações. Foram mediadoras as professoras Rose Teles e Eliane de Lucas Daniel. O nível de argumentação dos alunos para a defesa de seus pontos de vista e a pertinência das colocações surpreendeu aos organizadores.
Ao todo, foram mais de 3 mil alunos envolvidos, 31 profissionais de Letras, 18 escolas, e o apoio da Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba em parceria com as Faculdades Integradas Módulo.
O evento foi uma iniciativa dos professores de Português da região que são alunos do Curso Ler e Viver, oferecido pelo governo do Estado como parte do programa de capacitação do quadro de magistério. O enfoque do curso é habilitar o professor a interferir mais incisiva e tecnicamente no processo de compreensão de um texto.
No encerramento do fórum, a dirigente regional de ensino, Edina Roma Paula Teixeira, consultou os presentes sobre a realização de uma próxima edição que foi acolhida com unanimidade.
Maiores informações: Supervisora coordenadora do Curso Ler e Viver, Profª Bernadete Espinoza: 3882.4488. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


MACC apresenta exposição Biodiversidade da Mata Atlântica Fauna e Flora
O MACC – Museu de arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta de 6 de setembro a 4 de dezembro de 2005, a exposição "Biodiversidade da Mata Atlântica - Fauna e Flora" com curadoria de Diná T.C.Queiroz Jobst.

Caraguatatuba - Com painéis, fotografias e textos o visitante vai obter informações sobre a riqueza da Mata Atlântica. Também vai poder apreciar animais em extinção taxidermizados, insetário com espécies exóticas da Mata Atlântica, amostras de madeira de árvores nativas, sementário e diferentes espécies de cobras, entre outros.
A exposição “Biodiversidade da Mata Atlântica-Fauna e Flora” procura através da heterogeneidade da floresta, mostrar a grande diversidade de animais e plantas, habitantes deste segundo maior bioma do país.
Em função do processo de desmatamento iniciado com a colonização do Brasil no século XVI, este bioma (tipos de vegetação) que se estendeu do Ceará ao Rio Grande do Sul foi reduzido a 7% de sua extensão original, que era, aproximadamente de 1.500.000 km. Como conseqüência, cerca de 85% das espécies brasileiras consideradas ameaçadas de extinção, são oriundas desse ecossistema.
Nesse contexto, o reconhecimento da Mata Atlântica como Reserva da Biosfera, vem-se traduzindo em inúmeras ações voltadas para sua conservação, recuperação e uso sustentável.
Órgãos públicos, organizações não governamentais, empresas públicas e privadas, universidades, movimentos sociais, entre outros, preocupam-se em preservar este patrimônio natural, histórico e cultural, de valor incalculável para as gerações futuras.
Todo acervo apresentado nessa exposição foi cedido por outros museus - Museu de Zoologia de São Paulo, Museu Histórico Natural de Taubaté-SP; Museu Florestal de São Paulo, acervo particular de Cruzeiro-SP e também da Polícia Ambiental do Litoral Norte.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca. Interessados em agendar visitas monitoradas, devem entrar em contato com o museu pelo telefone: (12) 3883-9188.
O MACC fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba. (Fonte: Fundacc)

Teatro Mario Covas apresenta Coração Caipira, com Jackson Antunes
O ator Jackson Antunes apresenta-se no dia 23 de setembro, no Teatro Mario Covas com o espetáculo Coração Caipira, às 21 horas. Entre uma música caipira, uma poesia popular e um bom causo, o ator vai fazer um dedo de prosa com a platéia.

Caraguatatuba - No espetáculo Coração Caipira, o ator Jackson Antunes apresenta um universo de poetas populares que contam histórias do povo do sertão. Em cena, ao lado do violeiro Decão e da viola e rabeca de Marimbondo de Chapéu, ele vai apresentar seu lado cantor – ou cantador, como prefere ser chamado. Além de trazer muita música caipira – o espetáculo é quase todo cantado - Coração Caipira é entremeada com versos curtos de Guimarães Rosa. “Tenho uma ligação muito grande com o povo do sertão. Costumo ouvir que tenho a cara do caboclo brasileiro, o que me enche de orgulho. Jackson tem inclusive levado a viola para as novelas: em Esperança, com o personagem Zangão, já pôde mostrar aos espectadores um pouco deste universo e agora em “A Escrava Isaura” com o personagem Miguel também tem tido a oportunidade de cantar, inclusive o tema de seu personagem, “Jardim da Fantasia” de Paulinho Pedra Azul é cantado por ele.
Entre os destaques do espetáculo está o causo do poeta Zé da Luz, que fala da trajetória de um homem que comete um crime por não saber ler. A história já foi mote de um episódio de Brava Gente, da TV Globo.
Jackson interpreta “Eu Quero” e canta “Vaca Estrela e Boi Fubá” de Patativa do Assaré, entre as músicas escolhidas pelo ator está “O Brasil Que Imagino” de Moreira de Acopiara.
No palco foi montada uma venda no melhor estilo sertanejo. Coração Caipira se passa no interior deste cenário típico. “A idéia é fazer um dedo de prosa com a platéia. Quero que o público faça uma verdadeira viagem por este universo de homens simples”, conta Jackson, assim ele convida a platéia para um batismo caipira, a base de uma boa cachaça mineira.
Mais informações no Teatro Mario Covas, ou pelo telefone (12) 3881-2623. (Fonte: Fundacc)

BIG BAND SAMJAZZ no Teatro Mario Covas dia 7 de setembro
O Teatro Mario Covas apresenta no dia 7 de setembro a Big Band Samjazz, do Conservatório de Tatuí, SP, às 21 horas. O ingresso é leite em pó (embalagem com 400g).

Caraguatatuba - Criada em 1975 pelo maestro Antônio Carlos Neves Campos, a BIG BAND SAMJAZZ é dos grupos mais importantes do conservatório e nasceu com objetivo de propiciar a prática de música popular dentro da maior escola de música da América Latina. Sérgio Gonçalves de Oliveira é o regente.
Para a apresentação em Caraguatatuba, o repertório conta com Arrastão, de Edu Lobo; I Was A Fool, de Miles Osland; Luxo So de Ary Barroso, I’m Free, de Pete Townsend; A Rã, de João Donato; La Fiesta, de Chick Corea; Carinhoso, de Pixinguinha; Sambita, de Jose Roberto Branco; Paraquedista, de José Leocádio; Isto Aqui o Que é, de Ary Barroso; One Mint Julep, de Rudolph Toombs e Tengo-Tengo.
Prestes a estrear em solos americanos, deverá apresentar-se no mês de outubro no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. A BIG BAND SAMJAZZ prepara seu CD com músicas exclusivamente brasileiras, com participações do Maestro Neves, Zé Luis Mazzioti, Célia e Leila Pinheiro.
Reconhecida pela qualidade de seus músicos e irreverência – a BIG BAND SAMJAZZ chegou a apresentar-se com a bateria de escola de samba Vai-Vai, acompanhou artistas nacionais em show populares(Tânia Alves, Benito D’Paula, Décio Cardoso, etc) e acompanhou o saxofonista norte americano Milles Osland (um dos melhores jazzistas da atualidade) em sua vinda ao Brasil, tocando o que há de mais moderno em matéria de jazz instrumental para big band .
BIG BAND SAMJAZZ teve a oportunidade de tocar nas melhores casas noturnas e teatros do País, podendo citar: Teatro Nacional de Brasília, Memorial da América Latina Canecão, entre outros.
Atualmente tem a seguinte formação: cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes uma guitarra, um contrabaixo elétrico, um piano, uma bateria e uma percussão
A BIG BAND SAMJAZZ já tornou-se parte não só da vida de seus músicos, mas também de espectadores que tem a oportunidade de ouvir e assistir .
“A BIG BAND SAMJAZZ é cor , vida, alegria, emoção e encantamento. Quem assiste sai com a alma leve, livre e colorida” - finaliza uma de suas espectadoras. (Fonte: Fundacc)

Secretária de Educação é a nova representante Regional da Undime
Com a saída do então Secretário de São Sebastião, Paulo Henrique Santana, da representação regional da Undime, a Secretária de Educação Silmara Mattiazzo, eleita como suplente, passa a ser a nova representante regional do órgão de defesa dos dirigentes. A posse acontece nesta terça-feira 30, em São Paulo

Caraguatatuba - A Secretária Municipal de Educação, Silmara Selma Mattiazzo, tomará posse, nesta terça-feira 30, como representante regional da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), no Litoral Norte.
A Undime é uma entidade nacional que tem a função de mediadora, ou seja, é por meio dela que as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências.
Com a saída do Secretário Municipal da Educação em São Sebastião, Paulo Henrique, a Secretária de Caraguá, que era suplente, passa a representar o Litoral Norte como membro da entidade.
A eleição para a escolha do representante regional e do suplente ocorreu no dia 8 de abril, com participação de todos os representantes municipais do Estado de São Paulo.
A posse da professora Silmara Mattiazzo acontecerá às 9h30 no prédio da Undime, na Capital, na rua Barão de Itapetininga, 297 na Estação República. (Fonte: PMC)

Módulo promove palestra sobre Células-Tronco

Caraguatatuba - As Células-tronco serão assunto de palestra no próximo dia 3 de setembro, nas Faculdades Integradas Módulo. Sob o tema ‘Células-Tronco e como elas podem mudar a nossa vida’, a palestra será aberta ao público e acontecerá no auditório da unidade centro.
A palestra será proferida pela Profa. Dra. Lílian Piñero Eça, Biomédica Doutora em Biologia Molecular pela UNIFEST e terá início às 9 horas do dia 3 de setembro, no auditório da Unidade Central da Faculdade. Quem está promovendo é o aluno do 1º ano do curso de Direito da Faculdade, Edílson do Amaral, que também é comerciante em Caraguatatuba.
O aluno decidiu promover a palestra na Faculdade após ter assistido a uma palestra com a Profa. Lílian no Ceprolin-Centro Profissionalizante do Litoral Norte, este ano.
Segundo Amaral a palestra é uma oportunidade de tirar dúvidas sobre as células-tronco, bem como conhecer os tipos de cura que elas podem proporcionar, as diferenças entre as células-tronco embrionárias e as células-tronco de adultos. “Gostei tanto que pensei em trazer para a Faculdade, falei com o diretor e ele se interessou, foi o suficiente para decidir entrar em contato com a palestrante e trazê-la para novamente à Caraguatatuba. (Fonte: Módulo)

Prefeito recebe relatório da 1ª Semana Social Diocesana

Caraguatatuba - Fruto da 1ª Semana Social Diocesana, a Igreja entregou ao prefeito Aguilar, durante o 1º Fórum de segurança Pública de Caraguatatuba, o documento que trás as reivindicações e sugestões sobre diversas áreas que abrangem o social no município. Especificamente sobre segurança pública, uma cópia desses anseios foi entregue às autoridades policiais presentes (civil, militar) e poder judiciário. Uma cópia do documento na íntegra também será encaminhada ao presidente da Câmara Municipal da cidade.
A entrega foi feita por membros da comissão que participou da elaboração final do texto, preparado a partir das discussões realizadas e apresentadas pelas paróquias da cidade.
O prefeito municipal está analisando cada um dos seguimentos apontados e deverá agendar, em breve, reunião com as lideranças pastorais para debater o assunto, apresentar sugestões e prestar contas do que pode ser assumido pela prefeitura. Junto ao documento foi entregue uma lista com cerca de 1.500 assinaturas com o objetivo de validar aquilo que foi apresentado. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Ceprolin abre inscrições para o cursos de web page e camareira

Caraguatatuba - O Ceprolin está com inscrições abertas para o curso de web page, dividido em três módulos, com 20 alunos por turma. O custo do curso é de R$ 130,00, podendo ser pago em duas parcelas de R$ 65,00. As inscrições para o primeiro módulo já estão abertas.
No 1º módulo, com 30 horas/aula, os alunos terão conceitos básicos sobre World Wide Web (internet), criação de páginas HTML estáticas (sem programação) e interligação entre páginas, o suficiente para criar home pages (páginas pessoais) e sites comerciais simples (sem nenhum tipo de interatividade)
No 2º módulo, com 40 horas/aula os alunos aprenderão conceitos de programação Web, em outras palavras, aprenderão a criar páginas com interatividade, onde os internautas podem mandar mensagens, fazer perguntas, deixar mensagens (tipo "depoimentos"); basicamente programação ASP voltada para web.
No 3º módulo, com 50 horas/aula, aprenderão conceitos de design avançado, focando os recursos existentes para elaboração de páginas estruturadas em termos de layout; serão abordados os principais softwares (dreamweaver, frontpage, fireworks), linguagens (como flash) e técnicas de desenvolvimento de web sites com layouts gráficos elaborados.
Curso de camareira - O Curso de Camareira está com inscrições abertas de 29 de agosto a 02 de setembro. O início do curso acontece dia 06 de setembro, com aulas às terças e quintas-feiras, das 15 às 18 horas. O curso terá 30 horas/aula, com 20 alunos por turma. Preço R$ 40,00 em 2 parcelas.
Mais informações para os cursos pelo telefone (12) 3888-3888 ou no
Ceprolin – Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá. (Fonte: Fundacc)

Conseg é apontado como bom aliado no combate à violência no 1º Fórum Regional
Criado há 20 anos, o CONSEG-Conselho Comunitário de Segurança, agora aprovado por Lei, garantirá maior apoio para a população agilizar ações contra a violência.

Caraguatatuba - O coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança - CONSEG´s, Dr. Moacir Rosseti, em sua palestra do 1º Fórum Integrado de Segurança, promovido pela Prefeitura de Caraguá no último dia 26, disse que um dos caminhos para o combate à violência e à criminalidade é a participação da comunidade, mas devidamente organizada. De acordo com ele, os CONSEG´s têm sido os responsáveis pela redução dos índices de violência em diversos bairros da capital.
"O CONSEG é a ponte entre a comunidade e a polícia. Sua finalidade é a prevenção de infrações e acidentes evitáveis, a comunidade precisa aprender a se prevenir". Nas reuniões a população pode diagnosticar comportamentos sociais inadequados que estejam prejudicando a comunidade, pontos que oferecem perigo, e muitas outras situações que coloquem a comunidade em situação de risco, em especial adolescentes e crianças, e muitas medidas necessárias para combater e prevenir a violência no seu município".
O assessor mostrou um vídeo sobre os projetos premiados de CONSEG´s da cidade de São Paulo. São projetos que conseguiram reduzir os índices de violência por meio de ações como construção de praças, campos, Programa Escola da Família, campanhas de desarmamento, policiamento ostensivo com bicicletas e outras decisões tomadas pela sociedade por meio das reuniões dos CONSEG´s.
A Lei nº 9 de regulamentação do CONSEG foi aprovada no dia 24 de agosto último. Segundo Rosset, de acordo com a Lei, o CONSEG não pode receber influência política já que é um meio da população discutir sobre a insegurança pública. Segundo ele todos CONSEG´s deverão receber um computador do Governo de Estado para que as ações da comunidade sejam agilizados com o trabalho 'on line'. Ele também informou que com a regulamentação por lei, será obrigatória a presença de um policial nas reuniões do CONSEG, o que irá facilitar o andamento das ações que a comunidade julgar necessárias. Rosseti já solicitou um curso de capacitação para atuação no CONSEG, em Caraguá.
Rosseti finalizou a palestra lembrando que o sucesso decorre da capacidade de um grupo em se organizar.
Reuniões dos CONSEG´s em Caraguá:
Em Caraguá, as reuniões do CONSEG da região Sul acontecem em todas as terceiras segundas-feiras do mês, na Videoteca do Pólo Cultural Adaly Coelho Passos (contato: 3884-1185).
As reuniões do CONSEG da região Sul, acontecem toda primeira Segunda-feira do mês, na EMEI Maria Apa Ujiu/CIEFI Porto Novo (contato: 3887-3520).
O telefone para contato com a Coordenadoria Estadual dos Conseg´s é 11 3291-6548 e 3291-6544. Mais informações podem ser obtidas no site oficial www.conseg.sp.gov.br . (Fonte: PMC)

Desfile cívico de Caraguá aborda valores humanos como respeito e solidariedade
Caraguá levará à Avenida da Praia uma temática sobre os valores humanos. “Vivendo Valores” é o tema do desfile cívico em comemoração a 7 de setembro, que acontecerá na próxima quarta-feira 7, na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, em frente à Praça de Eventos

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba está com tudo preparado para o desfile cívico comemorativo a 7 de setembro. Neste ano, duas novidades prometem marcar a celebração da independência do Brasil em grande estilo, pelo menos em Caraguá.
A Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização das escolas e entidades que desfilarão na cidade, está reunindo as equipes de coordenação há cerca de 1 mês, para acertar os preparativos e decidir questões relacionadas ao tema proposto: “Vivendo Valores”, que terá cerca de 5 mil participantes.
Segundo explicou a Secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo, esse tema foi escolhido com o objetivo de levar às ruas valores humanos que precisam ser resgatados entre as pessoas. “Queremos fazer um desfile bonito e acima de tudo, mostrar a importância em refletir sobre questões como amor, respeito, entre outros”, disse.
Os valores levados à avenida serão Paz, Liberdade, Cooperação, Amor, Simplicidade, Respeito, Humildade, Solidariedade, Honestidade, Felicidade, Ausência de Valores, União e Amizade. Segundo a organização do desfile, os temas serão divididos de acordo com uma ordem pré-estabelecida Um exemplo é que o tema Paz será levado pelos participantes da abertura do desfile até as escolas infantis, e assim por diante.
Outra novidade neste ano é a mudança de local. Nos anos anteriores, o evento foi realizado na avenida da praia, na altura do bairro Indaiá. Em 2005, o palanque foi transferido para a Avenida da Praia, na região central, em frente à Praça de Eventos.
As comemorações de 7 de setembro terão início às 8h, com o hasteamento dos Pavilhões, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. O desfile Cívico está previsto para começar às 9h. (Fonte: PMC)

Secretária de Educação é a nova representante Regional da Undime
Com a saída do então Secretário de São Sebastião, Paulo Henrique Santana, da representação regional da Undime, a Secretária de Educação Silmara Mattiazzo, eleita como suplente, passa a ser a nova representante regional do órgão de defesa dos dirigentes. A posse acontece nesta terça-feira 30, em São Paulo

Caraguatatuba - A Secretária Municipal de Educação, Silmara Selma Mattiazzo, tomará posse, nesta terça-feira 30, como representante regional da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), no Litoral Norte.
A Undime é uma entidade nacional que tem a função de mediadora, ou seja, é por meio dela que as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências.
Com a saída do Secretário Municipal da Educação em São Sebastião, Paulo Henrique, a Secretária de Caraguá, que era suplente, passa a representar o Litoral Norte como membro da entidade.
A eleição para a escolha do representante regional e do suplente ocorreu no dia 8 de abril, com participação de todos os representantes municipais do Estado de São Paulo.
A posse da professora Silmara Mattiazzo acontecerá às 9h30 no prédio da Undime, na Capital, na rua Barão de Itapetininga, 297 na Estação República. (Fonte: PMC)

Caraguá vacinou mais de 15 mil animais
É importante que todos os cães e gatos sejam vacinados na campanha que vai até o dia 2 de setembro. Durante todo o ano a vacina estará disponível no CCZ para os animais que ainda não completaram três meses de vida

Caraguatatuba - A campanha de vacinação anti-rábica que está acontecendo no município desde o dia 8, segunda-feira, já vacinou mais de 15 mil animais, sendo 13,6 mil cães e 1.500 gatos. A campanha segue até o dia 2 de setembro em toda a cidade e a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 20 mil animais até o final da campanha.
Nesta semana as equipes do setor de Zoonoses estarão nos bairros Travessão, Perequê-Mirim, Vapapesca, Divisa, Pegorelli, Porto Novo, Poço da Anta, Rio Claro e Pirassununga.
De acordo com o coordenador da campanha, Guilherme Garrido, é importante que todas as pessoas que possuem cães e gatos levem seus amimais para serem vacinados. “A raiva é uma doença que transmitida para o ser humano através do animal e pode levar à morte. É importante lembrar que os gatos também devem receber a dose da vacina”, declarou.
Ele acrescentou ainda que as pessoas que não conseguiram vacinar seus animais nos dias em que as equipes estiveram em seus bairros podem levá-los até o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) que a vacina será aplicada sem nenhum custo.
O CCZ fica na avenida José Herculano, 115, Jardim Britânia, em frente ao CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).

Confira os locais de vacinação:

Dia 30-agosto - terça-feira
Perequê Mirim – supermercado São Pedro das 8h às 11 – 13h às 17h
Praça e Volante

Dia 31 – agosto - quarta-feira
Vapapesca – Rua Izidro Paulino Ferreira – (de frente a fábrica de blocos) – das 8h às 11h
Perequê Mirim – Próximo a UBS do Perequê – das 13h às 17h
Divisa – Rua Odisseu (rua da divisa) – das 8h às 11h - 13h às 17h

Dia 1º - setembro - quinta-feira
Pegorelli – Bar Comercial Gonzaga – 8h às 11h
Escola do Pegorelli/Oficina Cultural/Mercearia do Júnior – 13 às 17h
Porto Novo – Subprefeitura/plantão - das 8h às 11h - 13h às 17h

Dia 2 – setembro - sexta-feira
Poço da Anta – Rio Claro – volante - das 8h às 11h - 13h às 17h
Pirassununga (Fonte: PMC)

Parlamento discute Administração Pública
Projeto do Vereador Baduca Filho quer inclusão na grade escolar

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira – 30 de agosto, durante a sua 27ª Sessão Ordinária semanal, projeto de Lei do Vereador Baduca Filho (PL), que inclui na grade curricular, noções de Administração Pública para o Ensino Fundamental. O Vereador Celso Pereira (PSDB) aparece também na pauta, com uma denominação de rua.
O Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), coloca em discussão no plenário nesta terça-feira, Projeto de Lei que institui na grade escolar da rede Pública Municipal de Ensino, para os alunos do Ensino Fundamental – 5ª a 8ª séries, noções e princípios básicos de Administração Pública, com base no artigo 37 da Constituição Federal.
A intenção do Vereador é de formar cidadãos, oriundos dos bancos escolares, com noções sobre o que são os poderes constituídos, como se formam, quais suas obrigações e o seu papel no atual quadro político nacional.
Finalizando a sessão, há o projeto do Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), que denomina de rua Diego Bordezan a atual rua 17, localizada no Loteamento Jardim do Sol, no bairro de Massaguaçu – zona norte da cidade.
A sessão tem entrada gratuita e está aberto a toda população que deseje apreciar o trabalho dos Vereadores. Ao mesmo o contribuinte poderá assistir à sessão, a partir das 19h30 pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz ou pela NET – TV a Cabo, no canal 30. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Justiça cassa vereador em Ilhabela

Ilhabela - O juiz Josué Vilela Pimentel, de Ilhabela, cassou o mandato do presidente da Câmara, Luiz Antonio dos Santos (PL), conhecido como Luiz Lobo.
O vereador é acusado de utilizar indevidamente um carro da prefeitura para visitar a sogra em Minas Gerais, em 98, durante seu primeiro mandato.
Lobo foi condenado em primeira instância por uso indevido de veículo oficial da prefeitura em fevereiro de 1998. O juiz acatou denúncia feita pelo Ministério Público de Ilhabela, em 2000.
A ação civil pública foi iniciada em 98, a partir de denúncias feitas por um morador que acusou Lobo de utilizar sua influência como parlamentar para liberar o carro e ter as despesas de viagem pagas pela prefeitura.
Lobo foi condenado à perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos e ressarcimento aos cofres públicos de R$ 1.032,51, devidamente corrigidos desde 2000.
A Justiça também condenou a ex-secretária de Assistência Social, Glória de Fátima Alves e o ex-diretor de Transportes da prefeitura, Laerte Atti, que liberaram o carro da prefeitura para viagem de Lobo ao interior de Minas Gerais.
OUTRO LADO- Lobo afirmou ontem que já está preparando um recurso par suspender os efeitos da decisão do juiz local.
"Acredito que, com o efeito suspensivo, permanecerei no cargo até julgamento do mérito pelo Tribunal de Justiça", disse.
Segundo ele, no dia 6 de fevereiro de 98, viajou com sua namorada e sua cunhada até Josenópolis (MG) para visitar a sogra que encontrava-se internada em um hospital daquela cidade.
"Viajei para dar um apoio moral a família, que encontrava-se bastante abalada com as condições da minha sogra", afirmou o vereador do PL.
Lobo disse que a liberação do carro pela prefeitura seguiu os trâmites legais. Segundo o político, 'em nenhum momento houve abuso de autoridade ou de influência para que a prefeitura liberasse o veículo para a viagem'.
"Minha namorada e minha cunhada necessitavam do veículo para chegar a Minas Gerais e obter informações corretas sobre a situação da mãe", disse.
Também acusados no mesmo processo, Glória e Atti não foram localizados ontem para comentar a decisão da Justiça. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela chega a 1,8 mil cães vacinados e estende campanha

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, vacinou até ontem 1,8 mil cães e 300 gatos contra a raiva animal. Mesmo assim, a campanha se estenderá até o dia 14 de setembro.
Durante a vacinação, os agentes têm a atribuição de cadastrar os animais. É importante que os condutores levem as informações básicas para a identificação, ou seja: o endereço e nome completo dos proprietários.
O programa de controle da raiva animal foi criado pela Secretaria Estadual de Saúde, por intermédio do Instituto Pasteur de São Paulo.
Além da raiva, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância dos proprietários, anualmente, vermifugarem e vacinarem seus animais contra as outras doenças: cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose, coronavirose, influensa, bordetela, giárdia e contra a “gripe do gato”.
Hoje, a equipe de vacinação estará no bairro da Água Branca (redondo) fixo das 8 às 12h00; no Poço da Jaqueira (volante) das 8h00 às 11h00; no Bairro do Reino, Bar do Tiãozinho (Ribeirão) fixo das 13h00 às 17h00 e no mesmo local o volante será das 14h00 às 16h00. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Pesquisa mostra que São Sebastião tem a sétima melhor administração no eixo Rio-São Paulo

São Sebastião - Uma pesquisa divulgada pela Revista Isto É, em parceria com a Databrain, aponta que a cidade de São Sebastião tem a sétima melhor administração no eixo Rio-São Paulo. Ao todo, a pesquisa elencou as 24 principais cidades entre os dois Estados.
A nota média obtida pelos prefeitos na pesquisa foi 6,77. O Prefeitura de São Sebastião obteve uma nota acima da média, ou seja, 7,30, ficando atrás apenas de sete administrações (Limeira, Guarujá, Jundiaí, Duque de Caxias, Magé, Mongaguá e Queimados).
Na reportagem, a revista destaca em São Sebastião a política adotada pelo prefeito, Dr. Juan Garcia, de colocar a casa em ordem, reestruturando a máquina pública com recursos humanos e materiais e quitando as dívidas deixadas pela antiga administração.
“Aumentei a arrecadação em 1,6% e reduzi os custos em 15%. A marca da minha administração será uma prefeitura com serviços concentrados e custo baixo”, avalia o prefeito na reportagem.
Ainda na pesquisa, 39,3% dos entrevistados apontam a atual administração como regular/positiva e 31,3% como boa. Apenas 7,6% classificam o atual governo como péssimo. Como desempenho pessoal, 38,1% dos entrevistados o apontam com regular/positivo, e 32,4% como bom.
A reportagem está na edição 1872 da Revista Isto É, de 31 de agosto, na página 27. (Fonte: PMSS)

Prefeitura lança Projeto Atividade

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio de uma parceria do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Esportes (Seesp), Secretaria da Saúde (Sesau) e Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) lançou oficialmente nesta segunda-feira (29/08), no Tebar Praia Clube, o Projeto Atividade, um programa voltado aos idosos da cidade.
Pelo programa, quem tiver mais de 55 anos pode participar de alguma atividade física toda segunda-feira, das 8h às 21h, nas dependências do Tebar Praia Clube.
Um dos objetivos do Atividade é preservar a qualidade de vida dessas pessoas do município, geralmente relacionada com a integração na sociedade.
O lançamento do programa foi feito pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. “Sempre dissemos que investiríamos os nossos esforço na construção de uma cidade mais social e justa. Como não temos espaço, a Prefeitura se comprometeu a locar o Tebar, no valor de R$ 4 mil, para atender nossos ‘gatinhos’ e ‘gatinhas’”, explanou o prefeito.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, disse estar realizando um sonho. “É uma alegria imensa entregarmos um espaço para os idosos”.
No lançamento do projeto, mais de 100 idosos se inscreveram para o programa. Diversos professores, entre eles voluntários, irão ministrar aulas de vôlei adaptado, yoga, dançaterapia, atletismo, alongamento, ginástica adaptada, dança de salão, hidroginástica, jogos de salão (xadrez, damas, baralho) e basquete adaptado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede próprio clube.
A Seesp está elaborando um cronograma para que os inscritos possam fazer até dois esportes ao mesmo tempo. Além das aulas estão programadas palestras, cursos e acompanhamento da saúde dos participantes. (Fonte: PMSS)

Sectur apresenta o Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura na Sports Adventure Fair

São Sebastião - Com o intuito de lançar e divulgar o 1º Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura, que terá início em setembro, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Buzi e o diretor de Turismo, Rogério Barroso, estiveram na Sports Adventure Fair, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, neste final de semana.
De acordo com o secretário, São Sebastião contou com um espaço no stand do Circuito Litoral Norte Paulista na feira que é conhecida como maior da América Latina no setor de Esportes Radicais.
O diretor de Turismo, Rogério Barroso, conta que o evento correspondeu a expectativa e que o stand Litoral Norte foi um dos mais procurados. “Além disso, havia duas empresas que vendiam pacotes de viagem para São Sebastião, o que também divulga a cidade. A partir de agora, em todos os eventos que acontecerem, colocaremos empresas de receptivo, pois assim mostramos os atrativos e os serviços da cidade”, disse.
Outro ponto ressaltado pelo diretor é que durante a feira novas negociações de eventos foram discutidas com organizadores, tendo como exemplo o Jeep Club Brasil.
Circuito São Sebastião de Turismo e Aventura - Promovido pelas secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a Secretaria de Esportes (Seesp), o evento reunirá na cidade etapas de diferentes campeonatos de esportes de aventura.
De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a finalidade do circuito é, durante a baixa temporada, criar uma atratividade aproveitando o potencial natural da cidade. “São Sebastião tem toda a estrutura necessária para a competição de esportes de radicais”.
Buzi acrescenta que a pretensão da administração é transformar o município num pólo de turismo de aventura e histórico. “Como essas competições são muito famosas, mídias especializadas darão a cobertura para o evento, o que divulga São Sebastião como local de aventura e turismo”, explicou.
A programação do circuito inicia no dia 10 de setembro 2ª Semana de Vela de São Sebastião e termina somente em dezembro. (Fonte: PMSS)

Programa de prevenção às deficiências de São Sebastião é destaque regional

São Sebastião - O secretário de Saúde de São Sebastião, Dr. Guilherme Duarte de Carvalho, participou na última sexta-feira (26/08) do evento de encerramento da Semana de Prevenção às Deficiências, das Faculdades Integradas Módulo.
No encontro, o secretário explanou sobre os métodos de prevenção adotado em São Sebastião e os programas para melhorar a qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais.
Ele abriu o encontro dizendo que o princípio básico que deve ser levado em conta é de que 70% das deficiências físicas podem ser evitadas. “Lógico, se houver um controle rígido, já que boa parte dos casos ocorre por falta de informação da mãe”.
Para se evitar isso, destacou programas como o de Saúde da Criança, o de Nutrição, além do Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno).
Em relação aos programas adotados pela Secretaria de Saúde de São Sebastião para dar qualidade aos portadores de necessidades especiais, o secretário destacou a existência dos dois Centros de Reabilitação na cidade, o do centro e da Costa Sul.
Nestes locais, uma equipe multidisciplinar atua com os portadores de necessidades especiais oferecendo atendimentos psicológicos, de terapia ocupacional, fisioterapia, entre outros serviços.
“Temos a obrigação de promover a inclusão social dos portadores de necessidades especiais e acabar com o preconceito. Temos sim que valorizar toda a capacidade potencial dessas pessoas, que também são cidadãos”, finalizou o secretário.
O encontro contou com a participação de representantes das quatro cidades do Litoral Norte e teve a organização da professora do curso de pedagogia, Eneida Gomes. (Fonte: PMSS)

Clube da Caminhada agora também na Topolândia

São Sebastião - Na próxima quinta-feira (01/09), no Centro Comunitário do bairro da Topolândia, tem início o Clube da Caminhada. O objetivo é proporcionar a prática de atividades físicas regulares em grupo, com a pretensão de melhorias da qualidade de vida e saúde da população.
Com um grupo de 40 alunos, o clube da caminhada existente no bairro do Pontal da Cruz há seis meses promove atividades físicas todas as segundas, quartas e sextas-feiras e atende um público com idades entre 20 e 70 anos, que caminham com a orientação dos professores da Secretaria Municipal de Esportes (Seesp). Na Topolândia não será diferente, haverá o clube todas as terças e quintas-feiras, a partir das 7 horas, com a concentração no Centro Comunitário do bairro
Os professores da Seesp passam informações sobre hábitos saudáveis e como caminhar corretamente e com eficiência dentro do limite de cada pessoa, sempre fazendo uma aula de alongamento antes e após a prática das caminhadas.
O clube da caminhada pretende atingir os bairros da Topolândia, Itatinga e Olaria. A Seesp pretende despertar nas pessoas a necessidade de praticar esportes, prevenindo doenças, melhorando as condições físicas e mentais, integrando a comunidade.
Segundo a Secretaria o Clube da Caminhada deve se estender futuramente ao bairro do Jaraguá e outros na Costa Sul. (Fonte: PMSS)

Sectur apresenta o programa “Taxista Amigo do Turista”

São Sebastião - Hoje (30/08) a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) apresenta na Videoteca Municipal, às 15 horas, o programa “Taxista Amigo do Turista” à categoria. A intenção é fazer com que o motorista possa servir de guia turístico e assim obter uma nova forma de renda.
Segundo o Secretário da pasta, Júlio Buzi, já foi feita uma reunião com os coordenadores de pontos de táxi, onde foi apresentada a proposta a fim de se obter opiniões. “Conversamos com os coordenadores, eles gostaram da idéia e sugeriram que nós o apresentássemos a todos os taxistas da cidade”, disse.
Buzi ressalta que a Secretaria preocupa-se com a recepção que a cidade faz para o turista. Com o programa, os taxistas passarão por um treinamento e aprenderão a atender o cliente e explicar a história dos principais pontos turísticos da cidade. “Esse curso será realizado pela Sectur e não terá custo algum aos motoristas. Inclusive queremos criar uma central, pois quando alguém ligar para um hotel ou pousada, o taxista já estará disposição do turista”, explicou.
O secretário salienta que pretende iniciar o projeto no 1º Circuito São Sebastião de Turismo e Aventura, que inicia no dia 10 de setembro. (Fonte: PMSS)

Pronto Socorro de Boiçucanga realiza palestra com médicos da rede

São Sebastião - O Pronto Socorro de Boiçucanga realizou em Maresias, na última sexta-feira (26/08), a primeira palestra do programa “Educação Continuada”, abordando o tema Eletrocardiograma (ECG). A palestra piloto reuniu 16 médicos e enfermeiros da rede municipal e foi apresentada pelo membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e professor de cardiologia e clínica médica da Faculdade de Medicina de Catanduva, Dr. Mairton Mascaro
O objetivo da palestra, segundo o coordenador e diretor técnico do pronto atendimento de Boiçucanga, Dr. Antonino Eduardo Galdino, é dar uma aula prática para médicos que não são cardiologistas e que no dia-a-dia se deparam com o eletrocardiograma como seu instrumento de trabalho.
O diretor também disse que tem a intenção de realizar outras palestras, sendo que a próxima abordará o tema “Traumatismo Cranicefálico” e que terá como palestrante o neurocirurgião e chefe do hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, Dr. Andrei Ferraz.
O programa de reciclagem dos médicos acontece desde 2003 e tem o intuito de trazer temas de relevância apresentar novas tecnologias.
“A medicina é uma ciência muito complicada, muito extensa e difícil, existe uma dificuldade muito grande de dominar todos os assuntos, por isso devemos nos atualizar”, disse o coordenador do Pronto Socorro Central, Dr. Luiz Francisco Corrêa.
O eletrocardiograma constitui-se no primeiro exame complementar no diagnóstico cardiológico, tornando fundamental o conhecimento da interpretação do ECG normal e patológico. (Fonte: PMSS)

São Sebastião sedia 114º Encontro Nacional de Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais e Assessores

São Sebastião - Na próxima quarta-feira, 31, acontece em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, o 114º Encontro Nacional de Vereadores, Prefeitos,
Vice-Prefeitos, Secretários Municipais e Assessores.
O evento é promovido pela UNV (União Nacional dos Vereadores), que tem como vice-presidente o presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira, e será realizado no auditório do Tambayba Hotel Pousada, localizado na praia de Maresias, ao sul do município, até o dia 3 de setembro.
Diversos temas deverão ser debatidos durante o encontro. Entre eles: “Recuperação da Dívida Ativa”; “O Município Brasileiro: competência, responsabilidade e governo”; “O Controle Social e a Participação do Legislativo na Fiscalização e Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde”; “Um novo projeto de Uso e Ocupação do Solo” e a “Integração de Projetos”.
Os assuntos terão como palestrantes o advogado, municipalista e autor do livro ‘Eleições 2.004”, Clésio Múcio Drumond; a médica sanitarista (USP) e psicanalista, Cláudia Battochio Pinto Flauzino; e o professor universitário, coordenador da ESA (Escola Superior de Advocacia) e especialista em direito
do Estado, Samir Toledo da Silva.
O governador e o vi5ce-governador do estado de São Paulo, assim como o prefeito e o vice-prefeito da cidade de São Paulo, devem participar da abertura do evento, quando serão homenageados.
Mais informações pelo site da UNV ( www.unvereador.com.br ) ou pelo telefone (0XX31)3213.6977. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Grupo armado invade casa de Clodovil

Ubatuba - Um grupo armado assaltou anteontem à noite a casa do estilista e ex-apresentador de TV Clodovil Hernandes, 68 anos, na Praia do Léo, região norte de Ubatuba.
Três funcionários de Clodovil foram feitos de reféns. Segundo eles, os assaltantes passaram cerca de três horas na residência à espera do estilista, que havia deixado a cidade horas antes, no final da tarde, em direção à capital.
Os assaltantes chegaram à residência de veraneio do estilista por volta das 23h. Três homens armados renderam o guarda A. na guarita que dá acesso à casa, localizada no alto do morro. Em seguida, os bandidos entraram na casa e renderam o caseiro R. e o jardineiro E.
Segundo E., os assaltantes perguntaram pelo estilista diversas vezes. "Eles (os assaltantes) insistiam muito em saber onde estava o Clodovil e quando que ele iria chegar à residência", disse E.
Segundo ele, os três assaltantes estavam armados, encapuzados e agiram com muita violência.
"Eles chegaram a agredir a gente com coronhadas, tentando obter informações de Clodovil e também sobre onde estaria escondido o dinheiro dele", disse o jardineiro.
TIROS - Os três funcionários foram amarrados e trancados em um dos quartos da casa. Os assaltantes permaneceram por mais de três horas no interior da residência.
Segundo os funcionários de Clodovil, a casa foi toda revirada. Durante o tempo em que permaneceram no local, os assaltantes se alimentaram e se serviram de bebidas do estilista. Os assaltantes chegaram a disparar tiros para assustar os funcionários (leia texto nesta página).
Por volta das 2h30 da manhã de ontem, os assaltantes pegaram TV, DVD e objetos dos estilista e dos funcionários e fugiram no Golf Vermelho, de propriedade do caseiro.
O carro foi localizado ontem à tarde na rodovia Presidente Dutra, próximo ao município de Roseira, no Vale do Paraíba.
INVESTIGAÇÃO - O delegado Fausto Cardoso, responsável pelo caso, afirmou ontem que não houve tentativa de sequestro do estilista, mas apenas um roubo.
Segundo ele, o grupo procurou levar os pertences do estilista e dos funcionários. Ele disse suspeitar que os assaltantes sejam de fora da região.
Clodovil não foi localizado ontem para falar sobre o assunto. Ele estaria internado em uma clínica na capital para se tratar de uma dor nas costas e teria ficado sabendo do caso somente pela manhã. (Fonte: ValeParaibano)

Caseiro crê em tentativa de sequestro

Ubatuba - O caseiro R., 28 anos, há oito anos trabalhando com Clodovil, afirmou suspeitar que o grupo pretendia sequestrar o estilista.
R. contou que Clodovil e uma amiga passaram o fim-de-semana na residência e deixaram a casa no domingo por volta das 18h.
Os assaltantes teriam deixado o carro no acostamento da rodovia e chegado a pé à residência. "Acredito que pelos menos cinco ou seis pessoas participaram da ação. Dois ou três deles permaneceram na guarita à espera de Clodovil ou para impedir que outras pessoas chegassem", disse R.
Segundo o caseiro, os assaltantes ameaçavam atirar em que tentasse olhar para eles. Após a saída dos assaltantes, os funcionários se soltaram das cordas e acionaram a Polícia Militar. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatubense fatura o paulista

Ubatuba - Os surfistas Filipe Toledo, de Ubatuba, e Sidney Guimarães, de Peruíbe, garantiram os títulos paulistas, por antecipação, vencendo na terceira e penúltima etapa do Hang Loose Surf Attack, encerrada no último domingo, na praia de Juquehy, em São Sebastião.
Filipinho comemorou o bicampeoanato da categoria petit (até 10 anos) e Sidinho faturou a estreantes (até 12 anos). Outra boa vitória foi a do sebastianense Miguel Pupo na categoria iniciantes (até 14 anos), adiando a decisão do título com o ubatubense Matheus Toledo para a última etapa, no Guarujá, dias 12 e 13 de novembro.
Para Filipinho, o título deu mais sede de vitórias.
"Entrei na bateria pensando eu vou ganhar, eu vou ganhar. E ganhei. No ano que vem quero ser campeão novamente", disse o surfista de 10 anos, que é filho do bicampeão brasileiro de surfe profissional Ricardo Toledo.
"Quero agradecer ao meu pai, meu irmão (Matheus Toledo) e, claro, ao Jacob (Alberto Jacob, técnico)", disse o atleta.
Nas categorias mirim (até 16 anos) e júnior (limite de 18 anos), o nome da etapa foi o do guarujaense Fabrício Caraça, que venceu as duas categorias.
A competição reuniu 135 surfistas de sete estados. (Fonte: ValeParaibano)

ACIU promove hoje reunião do PDTR
O PDTR está sendo aplicado em 128 municípios do Estado de São Paulo envolvendo 3560 empresários e empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo.

Ubatuba - A reunião do PDTR (Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo) será HOJE dia 30 (terça-feira) no salão de eventos da ACIU (Associação Comercial de Ubatuba) às 19h00.
O PDTR é uma ferramenta, com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo.
Por meio de sua tecnologia identifica qual é a situação do Sistema de Recepção a Turistas de uma localidade ou região. A partir disso, por meio da transferência de conhecimentos e disponibilização de instrumentos, conduz à elaboração de projetos de aprimoramento desse sistema.
Segundo o Secretário de Turismo Felipe de Azevedo, vivemos um quadro de turismo desorganizado e não rentável. “O nosso objetivo é inverter isso com os quesitos básicos turísticos como sinalização e informação turística, capacitação de mão de obra local, formatação e divulgação de produtos turísticos”.
O secretário acredita que o diagnóstico agora é o fator crucial e o PDTR é a ferramenta de como fazer isso gerando fomento e profissionalização. “Temos que perceber a gravidade de um turista mal atendido” declara.
O PDTR é dirigido a grupos interessados na organização, sistematização e desenvolvimento do turismo receptivo. Pode ser aplicado preferencialmente para grupos formais e organizados: COMTUR (Conselhos Municipais de Turismo), Associações Comerciais e Empresariais, Cooperativas e outras organizações similares
Para mais informações sobre o PDTR entre em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane no telefone 3832 1449.

Temas de Projetos fomentados pelo PDTR

· Sensibilização e Envolvimento da Comunidade para Turismo;
· Capacitação de Empresários e Operacionais da Cadeia Produtiva do Turismo;
· Desenvolvimento de Produtos Turísticos Atrativos (Destinos Turísticos);
· Estrutura de Recepção a Turistas;
· Gestão e Qualidade da Atividade
Turística;
· Comercialização de Destinos e Produtos Turísticos. (Fonte: ACIU)

Convite Rede Vanguarda

Ubatuba - A Rede Vanguarda em parceria com a ACIU tem o prazer de convidar todos os empresários de Ubatuba para conhecer um pouco mais sobre a Vanguarda e quais são as ferramentas que utilizam para garantir o sucesso de um planejamento de mídia e melhorar a rentabilidade do seu negócio.
Data: 31/08/05
Horário: 19h30
Local: Salão de eventos da ACIU
Contamos com a sua presença! (Fonte: ACIU)

Prefeitura de Ubatuba realiza processo seletivo para estagiários de Direito

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realizará, no próximo dia 9, o Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de uma vaga para estagiário na área de Direito. O concurso foi aberto através do Convênio firmado com as Faculdades Integradas Módulo e a Universidade de Taubaté. O processo seletivo objetiva selecionar alunos que estiverem cursando o último ano, com contrato de estágio até 31 de dezembro de 2005 ou no penúltimo ano com contrato de estágio até 31 de dezembro de 2006.
A inscrição deve ser efetuada pessoalmente pelo candidato, no período de 29 de agosto a 2 de setembro das 8 às 17:30 horas. No ato da inscrição o candidato deverá já conhecer o teor do edital e estar de pleno acordo com os seus critérios, além de levar consigo uma declaração de matrícula da faculdade e currículo. Os interessados deverão procurar o Serviço de Recursos Humanos da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Ubatuba, que fica na Av. Dona Maria Alves, nº. 865 - Centro - Ubatuba/SP.
O processo seletivo será realizado na Prefeitura Municipal de Ubatuba, ou em local previamente determinado pela comissão. Os estagiários inscritos serão entrevistados pelo Secretário da pasta, ou chefia imediata responsável com acompanhamento da Comissão. Os critérios de avaliação durante a entrevista serão, entre outros,: desembaraço, espontaneidade, facilidade de expressão, segurança, auto-avaliação. Os candidatos serão submetidos às questões envolvendo o conhecimento específico do curso da sua área. (Fonte: PMU)

“Prefeitura no Bairro” inicia atividades no Sumidouro e Taquaral

Ubatuba - A Secretaria de Obras iniciou na manhã desta segunda-feira, 29, as atividades programadas para os bairros do Sumidouro e Taquaral dentro do projeto “Prefeitura no Bairro”. Cerca de 10 homens da secretaria estão executando serviços de colocação e limpeza de tubos, capinação, assentamento e pinturas de guias e sarjetas, além de obras de urbanização. Uma pá carregadeira, uma patrol, três caminhões e uma retroescavadeira também estão nos bairros. Os serviços deverão acontecer até a próxima sexta-feira, dia 2 de setembro.
Outras ações na semana - Nos dias 29, 30 e 31 de agosto a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), terá como ações propostas o mapeamento e cadastramento das trilhas, rios de áreas de importância sócio-ambiental do Taquaral e Sumidouro. Para os dias 1 e 2 de setembro, a partir das 10 horas, a Sema programou palestras enfocando a importância da preservação dos ecossistemas, ecoturismo e qualidade de vida. Além disso, estão previstos plantios de mudas nas áreas verdes dos bairros e paisagismo nas unidades básicas de saúde.
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA) levará para os bairros no dia 31 de agosto, às 16 horas, a oficina de horta suspensa, onde é necessário que os participantes levem uma garrafa pet grande e uma tesoura ou estilete. Ainda no mesmo dia, das 15 às 17 horas, haverá o cadastramento e informações técnicas para pescadores e maricultores. Já no dia 1º de setembro, às 16 horas, técnicos da Smapa estarão proferindo palestras sobre nutrição, enfocando o tema obesidade. E das 15 às 17 horas novamente haverá o cadastramento e a prestação de informações técnicas para pescadores e maricultores.
Fim de semana - No domingo, dia 4, a partir das 9 horas, a FUNDART (Fundação de Arte e Cultura) de Ubatuba levará para os bairros, atividades de malabares, esquetes de humor e oficina, o palhaço Pimbolim, com recreação educativa, música ao vivo com a Banda Lira Padre Anchieta e artistas da Setorial de Artes Plásticas farão uma exposição de obras e telas pintadas no próprio local. No sábado, dia 3, a Fundação programou a exibição do filme “Vida de Inseto”, às 18 horas.
Funcionários da Secretaria de Saúde estarão prestando orientações de saúde, como medição de pressão arterial e exames de diabetes.
No período de 1 a 4 de setembro as atividades do “Prefeitura no Bairro” estarão concentradas na escola municipal Professor José de Souza Simeão.
O projeto “Prefeitura no Bairro” buscar levar serviços de obras, limpeza, saúde, lazer e cultura para os locais visitados e já esteve nos bairros da Estufa II, Perequê-Mirim e Perequê-Açu. Para o coordenador do projeto, Claudinei Salgado, o Prefeitura no Bairro é uma forma de integração entre a comunidade e a administração municipal. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social/PMU)

Seleta realiza treinamento para Transporte de Ubatuba LTDA

Ubatuba - Neste sábado dia 27/08 nas dependências do escritório da empresa Seleta na Rua Maranhão, 90, centro, foi realizado o primeiro de três treinamentos, favorecendo os cobradores de ônibus da empresa "Transporte de Ubatuba LTDA".
O treinamento foi solicitado pela própria empresa, a qual ao contratar a Seleta, viabilizou primeiramente pesquisa junto aos usuários e aos funcionários da empresa. O questionário apresentado resumia em como anda o transporte urbano em nossa cidade, e qual as deficiências no atendimento. Apos colhidas as informações necessárias, foi elaborado o treinamento especifico " Atendimento ao cliente Externo" ministrado pelo então facilitador da empresa Seleta Prof. Antônio Paulo Gomes, consultor empresarial, contendo seis horas de duração para cada etapa. O treinamento promete melhorar o atendimento da empresa, a aqual já estão sendo conscientizados sobre; como lidar com a reclamação do cliente; o cliente nem sempre tem razão, mas...; sete passos práticos para solucionar os problemas, etc.
A companhia de ônibus "Transporte de Ubatuba LTDA", está sempre preocupada em melhorar seu atendimento, em respeito aos seus usuários.
No final do treinamento, que acontecerá no dia 03/09 será marcada uma data para a entrega dos certificados de conclusão, onde estarão presentes os representantes da empresa. Para maiores informações sobre cursos, oficinas e outros, entre em contato com a Seleta em nosso endereço, ou pelo telefone (12) 3833-3729. (Fonte: Divulgação)

Marcelo Bueno e vereadores de Ubatuba pedem à Sabesp que invista em saneamento

Ubatuba - Com o objetivo de pedir a realização de obras de saneamento em todo o município de Ubatuba, no litoral norte paulista, o deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) levará, na próxima quarta-feira (31/8), os dez vereadores que compõem a Câmara Municipal da cidade ao encontro do diretor-superintendente da Sabesp, Enéas Oliveira Siqueira.
O início da reunião, pedida ao parlamentar pelo vereador Charles Medeiros (PSDB), está previsto para as 16 horas, na sede da empresa, em São Paulo. “Hoje em dia, Ubatuba conta com apenas cerca de 60% da cidade saneada. Em contrapartida, a cidade vem crescendo bastante, aumentando ainda mais no período da alta temporada. Sanear o local deve ser uma ação prioritária. E é essa situação que vamos apresentar ao representante da Sabesp”, diz Bueno. (Fonte: Divulgação)

Projeto prorroga por mais 60 dias prazo para conclusão da CPI

Ubatuba - A 26ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba tem em sua Ordem do Dia 19 itens, sendo oito Projetos de Lei, um Projeto de Resolução e um Projeto de decreto do Legislativo.
Este último, de autoria do vereador Ricardo Cortes (PV), presidente da CPI do desvio de verba na Prefeitura, prorroga por mais sessenta dias o prazo da Comissão Parlamentar de Inquérito, criada pelo Decreto Legislativo nº 02/05, para conclusão de seus trabalhos.
O Projeto de Lei do vereador Marcos Francisco (PSC), que cria no Município de Ubatuba o Programa “Leve Leite em Pó”, volta à pauta hoje.
Charles Medeiros (PSDB), com o Projeto de Lei n° 060/05, quer criar comissão para realizar os estudos e projetos para construção de Monumento a Paz de Iperoig a ser edificado na Avenida Iperoig. E o Projeto de Resolução 07/05 prorroga por mais seis meses os prazos das Comissões Especiais constituídas pelas resoluções 10 e 11/04, que versam, respectivamente, sobre a questão das comunidades caiçaras, e do plano de carreira do funcionalismo municipal.
O presidente da Casa, vereador Jairo dos Santos (PT), é autor de quatro Projetos de Lei. O 069/05 dispõe sobre a colocação de assentos especiais para pessoas obesas em estabelecimentos de entretenimento público; o de n° 070/05 incentiva a coleta seletiva de lixo nas escolas instaladas no município; o Projeto n° 072/05 isenta o doador de sangue do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo município e o 075/05 dispõe sobre comercialização, armazenagem e transporte de água mineral e água natural no Município de Ubatuba.
A vereador Luciana Machado (PDT), novamente é autora de Projetos referentes ao comércio ambulante. São dois na pauta de hoje: o 081/05, que altera a redação das Leis 2.301/03 e 2.491/04, que dispõem sobre a feira de artesanato na praia da Maranduba, passando de dez para quinze o numero de vagas, e dá outras providências correlatas.
O Projeto n° 083/05 pretende alterar a Lei 1.294/93, que dispõe sobre o comercio ambulante, autorizando duas licenças para tatuadores na Praia da Ponta da Aguda, e uma para a Praia da Caçandoca.
Duas moções vão congratular a Equipe da Biodance Academia de Ginástica e Dança, pelos excelentes resultados conquistados nos Jogos Olímpicos de Caraguatatuba e Associação Cultural Comunitária Gaivota, pelo terceiro aniversário.
Os demais itens são requerimentos dirigidos à Telefônica, DNIT, Banco do Brasil e Elektro. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 26/08 A 01/09/2005

Cine Porto - fone : 3833-2066:

"A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE"
 ás 15:20 hs - 19:10 hs
" ÁGUA NEGRA" Suspense!!! Direção de Walter Salles
 ás 17:20 hs - 21:10 hs
" HANS STADEN "
Domingo: 21:10 hs - Terça: 21:10 hs

Cine Passeio - fone : 3832-2843:

"AS AVENTURAS DE SHARKBOY E LAVAGIRL EM 3ª D"
ás 15:30 hs - 17:10 hs
" A ILHA " Ficção científica!!!
ás 19:00 hs - 21:20 hs

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com
 
Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Sugestão à Câmara de Vereadores - Hoje li a pauta da Câmara e, dentre tantos projetos de lei, projetos de decretos, projetos de resolução, comissões, indicações, monções e, requerimentos, me veio a idéia de propor, para debate, uma singela sugestão a já conhecida (e ineficiente) ampliação do número de licenças do comércio ambulante: "Propostas para o desenvolvimento econômico do município". Novas ou revitalizadas opções de geração de renda e criação de empregos. Considerando que temos uma consistente e, bem preparada, população de jovens (eleitores) em idade de ingressar para o mercado de trabalho, a criação de uma comissão permanente para tratar objetiva e conclusivamente do assunto seria, muito mais que oportuna, inadiável. Toda dedicação ao assunto é, seguramente, um excelente investimento. Um debate com os interessados, produtivo e, imprescindível. Quem sabe?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


A Câmara Municipal de Ubatuba foi infectada - Instigado por denúncia de que a direção da Câmara Municipal, durante o mandato do petista Jairo dos Santos, vem desrespeitando a legislação em vigor ao ocultar informações sobre o movimento diário do caixa da nossa Casa de Leis, fui até o prédio onde funciona a parte administrativa (conhecido com Anexo). Na foto ao lado o Quadro de Avisos no Anexo da Câmara Municipal de Ubatuba, local onde são fixados os editais e avisos gerais. Nada encontrando no Quadro de Avisos ali existente, questionei um funcionário da secretaria que, com uma cara de tacho, pediu socorro à telefonista. Por sua interferência (da telefonista), logo veio ter comigo um senhor (que deve ser um prestador de serviços, pois estava sem uniforme e crachá) alegando que a publicação não tinha sido feita, pois os computadores da Câmara tinham "pego vírus", mas que no dia seguinte (17/08) o edital seria fixado no Quadro de Avisos. Não perguntei onde se encontravam os editais anteriores.
Curioso, dirigi-me ao prédio principal da Câmara para conversar com assessores de vereadores sobre o "vírus" e descobri que se tratava de uma "epidemia". Todos os computadores dos dois prédios onde funciona a Câmara Municipal de Ubatuba, segundo os responsáveis pela informatização, tinham sido "infectados" através da Internet. Estranhei por saber que são duas redes estanques, mas nada comentei. Eles ficaram sem acesso a Internet por vários dias e foram informados que seus computadores teriam que ser levados ao CPD para a retirada dos "bichinhos".
Misteriosamente, alguns dias depois, a conexão com a Internet foi restabelecida sem que todos os computadores fossem "desinfetados". Os computadores criaram "anticorpos" para combater o "vírus"?
No dia 17, encontrei no Quadro de Avisos os Boletins de Caixa dos dias 12/08 e 16/08. Depois desta data, o Quadro de Avisos foi examinado diariamente. Nenhum outro Boletim de Caixa foi publicado. Pelo que tudo indica, durante a administração petista, o movimento de caixa ainda não havia sido publicado.
Alguém já viu o edital com o balancete relativo aos recursos recebidos e às despesas efetuadas pela Câmara? Adianto que, lá no Quadro de Avisos, nada vai encontrar.
Pelo visto, nem a Câmara Municipal de Ubatuba escapou dos desmandos que acometem o município.
A quem cabe a propositura da ação judicial pertinente? Os transgressores continuarão impunes?

Luiz Moura
Ubatuba, SP


Amor a Pátria - Fico muito feliz em saber que existente pessoas como o sr.Corsino A.Mesquita, que se questiona no que irá acabar estas investigações feitas pelas CPMI. Se acabar em pizza, que descaso, que humilharão, que retrocesso com o nosso querido e abençoado BRASIL. Não me conformo em ver as investigações dos políticos falarem com tanta simplicidade que todos os partidos políticos tem seu caixa dois. Me pergunto: sera que sonegar impostos, roubar o dinheiro que seria da saúde, educação, cultura e em tantas coisas mais que reverteriam em beneficio do povo Brasileiro é sinal de Cidadania, e de amor ao nosso Pais? Obs. O governo não produz NADA, só administra nosso dinheiro através dos impostos que pagamos, e que não é pouco, começamos a pagar no momento que acordas-mos. Pelo amor de Deus, coloquem a mão na consciência.

Mauricio S. de Souza
Morador da Maranduba
UBatuba, SP


Despertador de sonhos - Subjugados por um sonho irresponsável e, inexeqüível nos seus termos, vivem os habitantes fantásticos de um zôo (imaginário). Lá, quanto mais cresce a população, maiores são as restrições impostas às áreas destinadas as jaulas e a produção de "alimentos". O tal sonhador deste sonho crê, louca e fanaticamente, no "equilíbrio ambiental" e na auto sustentabilidade deste restrito e, devidamente protegido, habitat. Acordados, os viventes deste "zôo", não encontrando o imaginário Maná, já não sonham com dias melhores. Sonham com a sobrevivência. .Tri..rinnnnggg.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Incêndio no Parque Maranduba - Estou acompanhando as noticias sobre o incêndio ocorrido no Parque da Maranduba, pois, os que se manifestaram neste informativo, em sua maioria, estão sendo contra a atitude da comunidade.
Mas, no meu parecer, para darmos opinião precisamos ouvir os dois lados e procurei saber o lado da comunidade, descobri que este ato não foi assim, vamos dizer, um ato de rebeldia, de imaturidade,de vandalismo como então dizendo, foi um ato de pessoas que já então de saco cheio de esperar providencias da Prefeitura, do Legislativo, do Judiciário e de todos que tem o poder na mão e nada fazem.
Pelo que pude apurar, aquela área já vem sendo pleiteada pela comunidade a muitos anos, a area esta em litígio e mesmo assim a cerca em volta da praia a cada dia aumentava mais. Apurei inclusive que o Secretario de urbanismo Sr. Ari, no dia do ocorrido, estava ali e relatou aos presentes que a pessoa que se nomeia como proprietário não respeitou nem a metragem do DER, que seria os 25 metros contados a partir do meio do asfalto para ai iniciar a cal;ada, ele não deixou a metragem da cal;ada e já fincou seu muro, disse que o proprietário estaria totalmente errado, que no dia seguinte o fiscal estaria notificando o proprietário para que retirasse no prazo de 24 horas o muro daquele local.
não sei se apareceu algum fiscal lá, mas para minha surpresa, o Sr. Ari não e mais Secretario de Urbanismo e o que tenho certeza e que o muro continua no mesmo lugar. Soube também que o alvará de licen;a refere-se a uma area menor que uma sala de aula e o espa;o utilizado pelo parque e de mais ou menos 2000 metros quadrados, e o valor do IPTU pago por toda aquela area, se eu falar vocês não vão acreditar, então, fa;am como eu, procurem saber melhor antes de determinarem quem se senta no banco dos réus e quem realmente e a vitima.
PENSANDO BEM, SÃO POR ESSES E OUTROS MOTIVOS QUE A GALERA ACABA PERDENDO A PACIÊNCIA E CHUTANDO O PAU DA BARRACA, PORQUE TUDO TEM LIMITE.

Bel Dergham
Sertão da Quina, Ubatuba, SP


Bom Senso - Sr. Fernando Pedreira, é bom saber que existem pessoas como eu e tantos mais que, totalmente contra a atos de vandalismos como foi dito, mas que acredita que as autoridades políticas do nosso município através do nosso Prefeito tomará todas as medidas necessárias para que aquela área onde esta o Parque Radical na Maranduba seja devolvida ao povo caiçara. Não acho justo ver nossas praias cercadas em beneficio de uma minoria.

Mauricio S. de Souza
Morador da Maranduba
Ubatuba, SP


Nova Ponte na Maranduba - Gostaria de pedir desculpas ao sr. Mario Clarassoti, administrador regional da Maranduba, pelo incidente da retirada da ponte situada na Av: Maranduba com a rua Perquê, ao mesmo tempo agradecer pelo o pronto atendimento e colocação de uma nova muito obrigada,

Dulce Barana e Angela Corrêa
Maranduba, Ubatuba, SP


Aeromodelismo - No dia 28/08 foi realizado um encontro de aeromodelistas na AJA, Associação Joseense de Aeromodelismo e o Victor faturou mais um trofeu, 1º lugar na corrida, sendo que venceu nas 3 baterias, concorrendo com pessoal da Capital e varias cidades do Vale, Caragua de novo na frente.
Segue fotos do evento e fotos aereas de uma camera acoplada a um aeromodelo.

Paulo Cardoso
Caraguatatuba, SP

    

    

    

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Praia da Cassandoca - Fabiana Freitas

Praia da Cassandoca
©Fabiana Freitas

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor