Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 01 de setembro de 2005 - Nº 1355 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
3ª Semana da Profissão estréia em São Sebastião
Surfistas buscam vagas pela divisão de acesso no Maresia SP Contest


Caraguatatuba
Quiosque irregular desde 1998 é demolido pela Prefeitura de Caraguá
Grupo de Dança das Oficinas Culturais da Fundacc é premiado em festival em Campos do Jordão
Projeto Guri de Caraguatatuba faz apresentação em Ilhabela
Festival das APAES termina com prêmio para todas as entidades
Técnicos do Estado visitam Caraguá para falar sobre erosão do Massaguaçu
Câmara aprova PCMC em regime de urgência
Pardim faz uso da Tribuna e comenta sobre o PCMC


Ilhabela
Adventure Sports Fair
Ilhabela doa material apreendido em blitz
Ilhabela resgata Travessia do Canal de São Sebastião


São Sebastião
Prefeitura entrega PPA na Câmara
O surf também fará parte do circuito Circuito São Sebastião de Turismo e Aventura
Teatro Municipal apresentou a peça “A revolução dos Campeões”
Equipe Holder Sebastianense compete no Campeonato Brasileiro de Vela
Manifestantes protestam contra demissão de funcionários do PSF
Vereadora propõe teste do ‘olhinho’ em recém-nascidos
Merenda é servida para estudantes em unidade escolar sem mesas e cadeiras
Indicação de Kotian prevê construção de Centro Comunitário no Canto do Mar

Ubatuba
Estado move ação para evitar preservar área de Caçandoca
Incra nega acusação do Estado
Natação abre os Jogos Escolares da Semana da Pátria em Ubatuba
Ubatuba conquista ouro na Ginastrada
Está sendo realizada a 1ª Semana Hans Staden em Ubatuba
Índios virão ao cinema assistir ‘Hans Staden’, falado em tupi-guarani
ACIU recepciona Cônsul da Alemanha
Fundart de Ubatuba abre inscrições para Salão de Belas Artes
"Tato" é o novo presidente do PTB
A Santa Casa é de todos
Reiki II no Espaço Baguá


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

3ª Semana da Profissão estréia em São Sebastião
O evento ainda acontece em Ubatuba e Caraguá, até sexta-feira.

Litoral Norte - A 3ª Semana da Profissão, das Faculdades Integradas Módulo teve início nesta terça-feira, no Teatro Municipal de São Sebastião e com grande sucesso de público, tendo lotado o teatro, que comporta 400 pessoas. O evento se repete nesta quarta-feira no Teatro Municipal Mário Covas, em Caraguatatuba, às 19 horas.
Após a palestra com o renomado consultor empresarial Douglas Petermela, foi apresentada peça teatral do grupo ‘Toque de Areia’ de São Paulo: ‘A revolução dos campeões’, baseada no best seller do escritor Roberto Shinyashiki.
Entre o público presente, em sua maioria de Ilhabela e São Sebastião, estavam estudantes e profissionais da área em busca de atualização sobre mercado profissional atual. As estudantes do 3º colegial da E.E. Maria Gema, de Ilhabela mudaram de opinião, após o evento. “Gostei muito, vim para ter uma idéia sobre profissões, e aprendi muito mais, tanto a palestra quanto o teatro deixaram claro que temos que fazer o que gostamos, independente da situação financeira, e acreditar que somos capazes”, disse Paula Franciele. “Ajudou a decidir que posso fazer o que quero e nunca pensar só em dinheiro”, contou Flávia da Silva. “O evento foi muito legal porque mostrou como está o mercado de trabalho hoje”, disse Graziele Pereira.
A psicóloga de São Sebastião, Telma Kajiya, 29, buscou no evento conhecer o que se discute entre os jovens sobre profissões e mercado de trabalho. “Vim saber o que está rolando atualmente”, declarou.
As representantes do GAP-Grupo de Apoio Profissional de Ilhabela, Sônia Quilles e Josélia Vila, participaram do evento em busca de informações sobre profissionais atuais, para trazer cursos profissionalizantes para os jovens do município. “Tudo o que interessa os jovens com relação à profissionalização nos interessa também”.
O estudante do 3º colegial da Escola Nair Ferreira Neves, Ataíde Santos de Oliveira, 18, também buscou no evento conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho.
O diretor de relações comunitárias e extensão das Faculdades Integradas Módulo, Leo Reis Leite Junior, contou que o objetivo era justamente esse. “A educação para nós do Módulo não se limita à sala de aula. Queremos ir além, entendemos que a educação começa até mesmo com os jovens que ainda não são nossos alunos. Nossa intenção é levar a educação e a cultura para toda a região. O Módulo é uma instituição do Litoral Norte”.
A 3ª Semana da Profissão se repete no dia 1º de setembro, quinta-feira, em Ubatuba, no Salão Paroquial da Igreja São Francisco, à Av. Thomas Galhardo, nº 500, Centro.
Na sexta-feira, dia 2, acontece o Fórum de Debates, no auditório da unidade centro das Faculdades Módulo. O debate terá como mediadora a Carla Bandini de Barros e o diretor acadêmica das faculdades Maurício Ribeiro da Silva. Para participar basta levar um quilo de alimento não perecível.
As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento Módulo, na Av. Frei Pacífico Wagner, 653, ou pelo telefone 3897-2043. 

‘A Revolução dos Campeões’
Adaptação livre do livro "A Revolução dos Campeões" de Roberto Shinyashiki

Sinopse: Três amigos, dois homens e uma mulher, estão em uma praia, olhando o horizonte.
São jovens e cheios de perspectivas para a vida. Estão sentados em um muro de pedra, ao lado de uma antiga barraca de praia e almoçam sanduíches frios. Estão em uma encruzilhada em suas vidas, unidas na infância, e nesse momento cada um precisa tomar o seu caminho.
Embalados pela beleza da paisagem, decidem iniciar uma corrida pelo sucesso. Mostrarão como estão preparados para todos os desafios, como podem transpor todas as barreiras ao longo do caminho, como será apenas uma questão de tempo para que seus sonhos se tornem realidade e como o mundo na verdade, será uma grande pista de corrida, onde eles estarão dispostos a serem os grandes campeões.
Incentivados pelo proprietário da barraca, fazem uma promessa de se encontrarem naquele mesmo lugar de 10 em 10 anos para fazerem um balanço de como estão indo suas vidas e para se alimentarem das palavras do dono da barrraquinha, uma sábia pessoa que conta histórias, parábolas e de, como um poeta, tem a capacidade de construir imagens simples para os complicados problemas do dia a dia.
Lançados na vida, suas três personalidades distintas os fazem enfrentar diferentes problemas. Vemos cenas nas quais, em vários momentos, pensam em desistir, pegam caminhos errados, passam por dificuldade financeiras, pessoais e espirituais. Enfrentam os dissabores e as alegrias da vida em família e deparam-se com os conflitos de gerações. São obrigados a mudar conceitos ditos rígidos e imutáveis em função de um mundo que está em constante transformação.
Iniciam sua corrida no final dos anos 70 e passam por todas as transformações do mundo até chegar no que ele é hoje e sentem na pele as incertezas do futuro.
Para suprirem suas energias gastas nesta corrida recorrem ao seu encontro de dez em dez anos onde o dono da barraca os incentiva, os alimenta com seus sanduíches e palavras sábias. O sábio personagem é alguém que apesar de estar em uma barraca perdida na praia, não está isolado da humanidade. Tem plena consciência de onde quer chegar na vida e está plugado ao mundo, recebendo todas as informações da vida através de parabólicas, jornais internacionais e terminais de computador.
E os ensinamentos deste “guru” são relembrados nas cenas de dificuldade da corrida. São sempre acometidos pela lembrança de que um verdadeiro campeão não se questiona se “isto” ou “aquilo” vai dar certo, ele encara o desafio.
Ao final, cansados, já maduros e olhando para a paisagem na praia, descobrem que o prazer não está em “terminar” uma corrida, nem em só “ganhar” essa corrida, mas acima de tudo, “correr”. E preparam-se então para novos desafios.

As 5 principais características de um Campeão:
Estamos vivendo numa era de competição. Não basta, neste novo mundo, ser bom ou ótimo, você tem que ser o melhor! A meta de sua empresa é também a meta dos seus concorrentes. Atualmente, as empresas se parecem muito. Todas têm o mesmo objetivo, a mesma meta de crescimento e de lucratividade. Mas infelizmente, apenas uma vai conquistar os resultados. As outras terão que se contentar com as “migalhas”.
Então, como fazer com que a sua empresa seja a melhor? Formando uma equipe de campeões!
Os verdadeiros campeões têm cinco características próprias:
VELOCIDADE - O profissional que insiste em dizer “tenho o meu próprio ritmo” estará fora do mercado. Como diz Alfin Tofler: “hoje, a competição não ocorre entre os grandes e os pequenos, mas sim entre os rápidos e os lentos”.
POLIVALÊNCIA - Hoje, não podem mais existir profissionais específicos de Recursos Humanos, de Marketing ou de Finanças. Todos devem entender de tudo! Muitos jornalistas ainda debatem se é o fim dos especialistas. Sim! É o fim dos especialistas. Mas então é o retorno do profissional generalista? Não. Entramos na era dos multiespecialistas! O profissional campeão é aquele que conhece o negócio como um todo.
VISÃO - É a arte de realizar o impossível. Enquanto os medíocres vêem os problemas, os campeões vêem as oportunidades.
Um dos pontos mais importantes, daqueles que tem visão, é a capacidade de sonhar. Você tem direito de realizar, você é do tamanho dos seus sonhos!
CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO - Todos prometem, mas somente os campeões cumprem, fazem e realizam!
A Revolução dos Campeões explica como se construir a realização.
ENTENDER DE GENTE - Cada ser humano tem um botão de liga e desliga.
Os campeões sabem apertar o botão de ligar que faz as pessoas irem atrás de seus objetivos e tenham sucesso!

Principais tópicos abordados no espetáculo:
· Análise sobre o desenho de um novo campeão: Aquele que acredita que todos podem vencer.
· Como se tornar um novo campeão.
· A nova mentalidade do mundo: a relação ganha-ganha.
· A postura do profissional campeão referente às mudanças no mercado e nos métodos de trabalho.
· O medo da mudança e as conseqüências negativas deste fato.
· Como crescer como profissional e proporcionar crescimento de quem está a sua volta.
· A necessidade de colocar as idéias em prática e as perdas ocasionadas pela não realização de um bom projeto.
· Um estudo sobre uma nova competência: oferecer o melhor a um custo menor e de uma maneira ética.
· Como lidar com gente: A vitória nunca é das máquinas, mas das pessoas.

FICHA TÉCNICA
Texto: Djalma De Lima
Direção: Rogério Passos
Figurinos: Eliane Rizk
Produção Executiva: Reinaldo David Rizk
Elenco 4 atores:
Almir Marcelino
Eliane Rizk
Edson Torres
Igor kovalewski
1 técnico
75 minutos de duração (Fonte: Módulo)

Surfistas buscam vagas pela divisão de acesso no Maresia SP Contest
A chance de garantir uma vaga para o Confronto Final será definida neste fim de semana na última seletiva do Circuito Maresia SP Contest

Litoral Norte - A expectativa de garantir uma vaga pela divisão de acesso para o Confronto Final do IV Circuito Maresia SP Contest está tomando conta dos atletas paulistanos que não se classificaram em sua seletiva. Em um formato inédito, o SP Trials está atraindo surfistas das cinco regiões da Grande São Paulo e neste final de semana, dias 3 e 4 de setembro, será realizada a quinta e última seletiva.
O local das disputas será a famosa praia de Itamambuca, em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo. Conhecida pelos importantes festivais de surf na década de 80, a praia será o cenário perfeito para as comemorações dos surfistas que buscam os títulos em jogo. A seletiva reunirá os surfistas do Grande ABCD para a formação da equipe da região nas categorias Open, Junior e Longboard. E haverá também a disputa pelos inéditos títulos do SP Trials, nas categorias Open e Longboard.
Além dos títulos, uma outra turma está ansiosa para saber os resultados finais das duas categorias da divisão de acesso. O motivo é a oportunidade de participar do Confronto Final, agendado para os dias 29 e 30 de outubro, na praia do Tombo, Guarujá, Litoral Sul. O SP Trials classificará 16 competidores na Open e oito na Longboard, sem descarte de resultado. Aqueles que estiverem no ranking e com a sua vaga garantida pela seletiva passa a vaga para o próximo.
Quem está perto de garantir a sua participação é Felipe Guerra. Ele que não competiu em sua seletiva porque estava fora do País, conseguiu uma boa pontuação no ranking da Open e é o sexto candidato, com chances de reverter essa colocação. Além de buscar um bom resultado na disputa deste final de semana, ele ainda conta com três atletas do ABC acima dele. Caso esses garantam a vaga pela seletiva, Guerra automaticamente sobe para a terceira posição.
“Achei muito legal a idéia do SP Trials. Quando eu estava viajando, fiquei sabendo que tinha a competição e me deu uma vontade de voltar. E foi o que fiz. Voltei um pouco antes para tentar uma vaga na final, já que perdi a minha seletiva”, disse o atleta de 22 anos, que mora na Zona Sul e já conta com dois importantes títulos, a de campeão universitário em 2002 e vice em 2001, na categoria paulistana.
Entre os pranchões, o líder Alexandre Ramires, da Zona Norte, e o vice Paulo Menezes, da Zona Leste, já estão classificados. Logo abaixo, Glebson Siqueira e Rodmilson Scheuer, ambos do ABC, ocupam a terceira e quarta colocação e têm chances de se classificarem pela seletiva. Depois, do quinto até o oitavo, também estão com as suas vagas garantidas. Carlos Bonifácio, também do ABC, aparece logo em seguida. Caso a galera do ABC se classifique, o primeiro beneficiado será Fabio Chati, da Zona Oeste, que ocupa a décima posição no ranking.
Seletiva do ABC – A quinta seletiva é destinada para os atletas residentes no ABCD que poderão fazer as suas inscrições nas categorias Open (64 vagas), Junior (8 vagas) e Longboard (16 vagas). No ato da inscrição, o atleta deverá estar documentado comprovando que mora na região. O valor é de R$ 50. Os atletas de Ubatuba poderão se inscrever na categoria Open Local.
Além dos títulos nas três categorias, a região formará a equipe para o Confronto Final. O time será composto pelos oito melhores na categoria Open (sem limite de idade), mais os quatro nas categorias Longboard (sem limite de idade) e Junior (até 18 anos).
Outra atração na etapa será a Tent Beach Expression Session valendo a manobra mais radical. Os surfistas do ABCD terão que arriscar a manobra mais ousada sem perder o controle da prancha. O mais radical levará para casa uma prancha zerada da OPS - Oficina Paulista de Surf mais kits da Maresia e BHS.
Mais informações com Eduardo Nascimento (Dadá) – Tour Manager: (11) 6941-9902 / 9527-7280 ou Patrícia - Marketing Maresia Boardtech: (11) 3262-0075
O IV Circuito Maresia SP Contest tem o patrocínio principal da Maresia Boardtech. A quinta seletiva conta com o apoio da Teccel, Gretta Silk, Teen Point, Akaloko, Beach Brasil, Associação Ubatuba de Surf, Prefeitura de Ubatuba, Turco Loco, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Expression Session: Tent Beach Boardshop. Board Sponsor: Oficina Paulista de Surf. Acessory Sponsor: BHS. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Realização: Federação Paulista de Surf e Associação de Surf da Grande São Paulo.

Maresia SP Contest – Seletiva ABCD (valor R$ 50,00):
Oficina Paulista de Surf – Tel.: (11) 4123-9756
Tent Beach Mega Store – Tel.: (11) 4994-4364
Tent Beach Shopping Metrópoles – Tel.: (11) 4330-4850,
Teen Point – Tel.: (11) 4427-8028
Akaloko – Tel.: (11) 4541-4254
Beach Brasil – Tel.: (11) 4544-6586
Inscrições Circuito SP Trials Open e Longboard – Lojas Tent Beach (valor R$ 40,00):
Shopping Tatuapé – Tel.: (11) 6197-2228
Shopping Ibirapuera – Tel.: (11) 5532-1363
Tent Beach Shopping West Plaza – Tel.: (11) 3801-3043
Shopping Center Norte – Tel.: (11) 6222-2734
Premiação da quinta seletiva do IV Circuito Maresia SP Contest 2005

Open ABCD
1.º Passagem Aérea SP-RJ-SP, Prancha OPS / Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
2.º Bloco Teccel / Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech

Júnior ABCD
1.º Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
2.º Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Comp) /Kit Maresia Boardtech

Longboard ABCD
1.º Longboard OPS / Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 9’6 + 1 Leash Lon 9’0) / Kit Maresia Boardtech
2.º Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Long 9’0) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 9’6 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Long 9’6) / Kit Maresia Boardtech

SP Trials Open
1.º 1 Bloco Teccel / Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia
2.º Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Comp) /Kit Maresia Boardtech

SP Trials Longboard
1.º Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 6'4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia
2.º Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 6'4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Comp) /Kit Maresia Boardtech

Tent Beach Expression Session
Prancha OPS / Kit BHS (Acessórios) / Kit Maresia

Open Local
1.º Prancha OPS / Kit BHS (1 capa emborrachada refletiva 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
2.º Kit BHS (1 Soft Rack + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
3.º Kit BHS (1 capa camisinha 6’4 + 1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech
4.º Kit BHS (1 Leash Comp) / Kit Maresia Boardtech (Fonte: Fama Assessoria)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Quiosque irregular desde 1998 é demolido pela Prefeitura de Caraguá
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, cumprindo a determinação da Procuradoria Fiscal, demoliu nesta terça-feira 31, o quiosque nº 51, localizado na orla marítima, na praia das Flexeiras, próximo ao Terminal Turístico

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, representada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Trânsito, realizou nesta quarta-feira 31, a demolição de um quiosque localizado na orla marítima, na praia das Flexeiras, próximo ao Terminal Turístico Municipal.
A ordem para a demolição do prédio foi expedida pela Procuradoria Jurídica, após um parecer fornecido pela Secretaria de Urbanismo, informando sobre as condições do local, completamente abandonado. De acordo com o processo administrativo nº 16.828/05, a construção estava em estado de abandono, com a cobertura destruída (telhado), e estrutura restante completamente deteriorada. Outro aspecto importante, comprovado por meio de registro fotográfico, é de que o quiosque estava vazio por dentro e com as portas abertas e corroídas pela erosão.
A Secretaria de Urbanismo enviou à Procuradoria Fiscal a avaliação sobre a construção, solicitando informações sobre a regularidade do quiosque, e após uma avaliação jurídica, foi expedido um parecer para demolição da construção, uma vez que a mesma encontra-se sem permissão de uso desde 1998. Segundo a Procuradoria, “o prazo para permissão de uso do bem público terminou em 1998 e de acordo com o decreto 080/05, por essa razão é possível a reversão do bem público à municipalidade, uma vez que na área em questão está prevista a ampliação do Terminal Turístico Municipal”.
Segundo a Procuradoria Jurídica, a demolição do quiosque 51 (antigo “Boa Idéia), foi autorizada em razão da dívida existente, no valor de R$ 23.980,11. A demolição aconteceu nesta quarta-feira 31, com acompanhamento da Secretaria de Urbanismo e apoio da Polícia Militar de Caraguatatuba. Conforme explicou o Secretário da pasta, Leandro Borella Barbosa, “é importante mostrar que a prefeitura está agindo de acordo com a lei. Esse exemplo serve para que os demais proprietários de quiosques em situação irregular se movimentem, no sentido de regularizar suas pendências, para que medidas como essa sejam evitadas no município”, concluiu. (Fonte: PMC)

Grupo de Dança das Oficinas Culturais da Fundacc é premiado em festival em Campos do Jordão

(Caraguatatuba - O grupo de RT das Oficinas Culturais de dança da Fundacc, do bairro Poiares, dos coreógrafos Rogéria Tomé e Wanderson Luis, conseguiram duas colocações no IX New Fest Dance em Campos do Jordão no último dia 28.
Com coreografias premiadas na modalidade strett dance, o grupo, formado por 15 crianças de 7 a 12 anos, teve também o prêmio de destaque do festival: o aluno Wallace Israel.
“Estamos muito felizes com os prêmios, pois mostra a dedicação dos alunos e o resultado de nosso trabalho. Agradecemos à Fundacc, na pessoa da professora Eloiza Antunes, ao Prefeito Aguilar e o vereador A.G. Pereira e aos pais, que possibilitaram nossa participação no festival” comenta Rogéria Tomé, coreógrafa e monitora da Fundacc. (Fonte: Fundacc)

Projeto Guri de Caraguatatuba faz apresentação em Ilhabela

Caraguatatuba - O projeto Guri Orquestra e Coral – Pólo Caraguatatuba apresenta-se na sexta-feira, 2, em Ilhabela, fazendo parte da programação de aniversário do município.
Os integrantes da orquestra e coral, 54 no total, formado por crianças e jovens entre 8 e 19 anos, apresentam seu repertório, entre elas, Tema da Vitória, Trenzinho Caipira e Três Melodias de Villa Lobos; A Paz de Zizi Possi, e Vira Virou, de Kleiton Ramil entre outras. (Fonte: Fundacc)

Festival das APAES termina com prêmio para todas as entidades
Todas as delegações receberam troféus de campeões

Caraguatatuba - O 3º Festival Esportivo Especial das APAES do Litoral Norte chegou ao fim na sexta-feira, dia 26 com premiação para todas as entidades das quatro cidades participantes, São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba, anfitriã dos jogos.
No encerramento do evento, todas as delegações foram premiadas com troféus, além das medalhas de campeã de cada modalidade.
“Premiamos com medalhas todos os atletas que venceram as modalidades, os troféus fizemos questão de entregar para todas as entidades. Só a participação dos atletas já foi uma grande vitória”, disse o diretor técnico da Secretaria de Esportes e Recreação e organizador do evento, Luiz Cláudio.
A abertura oficial do Festival Esportivo Especial das APAES do Litoral Norte aconteceu dia 24, quarta-feira, com emocionantes apresentações das entidades e a presença do prefeito, José Pereira Aguilar, representantes das entidades e autoridades locais. (Fonte: PMC)

Técnicos do Estado visitam Caraguá para falar sobre erosão do Massaguaçu
O Governo do Estado de São Paulo vai liberar recursos na ordem de R$ 1.370 milhão para a barreira de contenção.

Caraguatatuba - A erosão da Praia do Massaguçau será tema de reunião entre o secretário municipal de Meio Ambiente Auracy Mansano e oceanógrafos da USP - Universidade de São Estado, neste sábado, dia 3 de setembro, às 10 horas no Hotel Brisa Flat, no bairro Massaguaçu.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, o objetivo da reunião é a discussão sobre o projeto que irá recuperar o trecho de erosão e a divulgação de uma verba que será liberada pelo Governo do Estado de R$ 1.370 milhão para uma barreira de contenção da erosão na Praia de Massaguaçu.
Segundo o secretário, o recurso será destinado a uma ação emergencial com a finalidade de solucionar o problema, a curto prazo, evitando prejuízos à estrada – no trecho da Rodovia Rio Santos e outros patrimônios no local. Na opinião de Mansano, para solucionar o problema, a longo prazo, será preciso um estudo que deverá ser realizado pelo Estado através de seus órgãos competentes.
O secretário disse que já foi enviado pelo Prefeito José Pereira de Aguilar três ofícios solicitando os estudos técnicos. (Fonte: PMC)

Câmara aprova PCMC em regime de urgência
Projeto do Executivo disciplina a pavimentação de ruas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou durante a sua 27ª Sessão Ordinária semanal, projeto de lei em regime de urgência do Executivo, que institui o PCMC – Plano Comunitário Municipal de Caraguatatuba. A propositura disciplina o sistema de pavimentação na cidade.
O projeto do Executivo, que institui o PCMC, estabelece padrões e parâmetros para a pavimentação de vias públicas no município. Entre os artigos, consta a obrigatoriedade de participação de pelo menos 51% dos moradores da rua que irá ser pavimentada, bem como que o financiamento será feito pela Nossa Caixa Nosso Banco.
Outro projeto aprovado tem como autor o Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL). Segundo o autor o Ensino Fundamental – de 5ª a 8ª séries deverão ter, a partir de 2006 os princípios básicos constitucionais da Administração Pública, conforme reza o artigo 37 da Constituição Federal. Este artigo fala sobre os poderes constituídos, suas divisões, limites e ações.
Deixou de ser votado projeto de lei de autoria do Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), que denomina de rua Diego Bordezan a atual rua 17 do Loteamento Jardim do Sol, no bairro do Massaguaçu.
Durante o Expediente foram discutidos, votados e aprovados 2 Requerimentos e 2 Moções, além da leitura de 3 projetos, todos encaminhados às Comissões Permanentes. Durante o intervalo foram lidas 138 Indicações.
Esta sessão marcou a volta do Vereador Antonio Estevam de Matos – Toninho Caroba (PSC), que ocupa como suplente o lugar do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), licenciado por 15 por motivos de saúde. As sessões da Câmara de Caraguatatuba são transmitidas ao vivo pelo canal 30 da NET – TV a Cabo e pela Rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pardim faz uso da Tribuna e comenta sobre o PCMC

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim (PPS), Presidente da Câmara Municipal, fez uso da Tribuna ontem, durante a Sessão Ordinária da Câmara, para dentre outros assuntos, comentar o fato de que alguns munícipes estão confusos em relação à cobrança da pavimentação nas vias públicas da cidade.
Sabe-se, por exemplo, que existe o Plano Comunitário de Melhorias de Caraguatatuba (PCMC), onde a Prefeitura contrata, através de licitação, uma empreiteira para realizar a pavimentação das ruas, a Caixa Econômica Estadual faz o financiamento e através de um carnê do banco (em até 36 meses) o munícipe pagará por este serviço, de acordo com a metragem linear em frente a sua residência.
O PCM consta da construção de sarjeta, guia e pavimentação em frente à casa do munícipe.
Pardim comentou que este Plano é muito bom para bairros de classe média – alta, que tem melhores condições financeiras, mas que para bairros carentes como Perequê-Mirim, Tinga, Olaria e tantos outros da cidade, o PCMC não funciona.
“O Perequê é um bairro carente, a comunidade passa necessidade de vários serviços, inclusive de pavimentação, mas que se esta melhoria for cobrada da comunidade, irei reivindicar junto ao Prefeito Aguilar anistia. Eu moro no Perequê
há quase 30 anos e nunca foi cobrado este serviço dos moradores, estas melhorias nas ruas do bairro tem que ser de caráter social, para dar melhores condições aos moradores de trasitar pelas ruas, deixar a cidade mais bonita e evitar transtornos futuros como enchentes, por exemplo”.
O Vereador Pardim orienta que para a realização do PCMC na rua desejada, é necessário que se faça uma lista com nome, RG e assinatura dos moradores que desejam a realização da pavimentação. Para tanto, esta lista precisa ter 51% de moradores de acordo com a realização dos serviços. Depois é só procurar um representante do Poder Legislativo ou do Executivo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Adventure Sports Fair
Ilhabela participa da maior feira de turismo e esportes de aventura do hemisfério Sul

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, juntamente com a Associação Comercial e Industrial e Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes de Ilhabela, com o apoio do SEBRAE-SP, esteve presente na 7ª Edição da Adventure Sports Fair (a maior Feira de Turismo de Esportes de Aventura do Hemisfério Sul), realizada entre os dias 24 e 28 de agosto, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera em São Paulo.
A novidade deste ano foi que além de sua participação com o trade local, Ilhabela, também participou em conjunto com as outras três cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba), formando o Circuito Litoral Norte Paulista.
Para Silvia Pugliese, da Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes de Ilhabela, é de extrema importância a participação de Ilhabela como destino turístico e principalmente a apresentação, a “identidade” do município e os contatos realizados durante a feira. Ressalta ainda que: “Os resultados já estão sendo alcançados em relação a Feira”.
Além de ser uma feira de negócios, a Adventure Sports Fair, aproxima os destinos e operadores de viagens de turismo que queiram comercializar seus produtos, ao mesmo tempo é uma feira voltada ao consumidor final, divulgando essa nova categoria de turismo e os novos produtos voltados a aventura para um público de alto poder executivo e formadores de opinião. Ilhabela, mais, Circuito Litoral Norte Paulista, visaram a importância na participação para a comercialização de seus destinos como produtos e investir na área do turismo de aventura e ecoturismo, atividades que podem ser realizadas o ano todo.
Cerca de 250 estandes, divididos nos setores de meio ambiente e sustentabilidade; equipamentos, vestuários e calçados; turismo de natureza; veículos; náutica; aéreo e bike, mostraram novidades de esportes e turismo de aventura.
O estande de Ilhabela proporcionou aos seus visitantes um Circuito de Arvorismo e uma Parede de Escalada, onde circularam pessoas de todas as idades.
Para Paulo Afonso Martins, representante da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, a integração e harmonia que se encontrava dentro do estande, vai proporcionar um retorno positivo em todos os setores, tanto para o empresariado, como para as cidades envolvidas.
A edição 2005 da Adventure Sports Fair, reuniu mais de 72 mil pessoas e gerou volume de negócios na casa de R$85 milhões, superando a expectativa de crescimento de 15% comparado a 2004.
“É de grande importância que Ilhabela, que é um município que possui 92% de Mata Atlântica preservada, se firme mais no ecoturismo e turismo de aventura. Para isso, cada vez mais, Ilhabela aumentará sua presença nas feiras do setor, como a Adventure Sports Fair”, declarou o Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias. (Fonte: PMI)

Ilhabela doa material apreendido em blitz

Ilhabela - A Divisão de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela repassou esta semana ao Fundo Social de Solidariedade do município 537 peças de produtos apreendidos, como mantas, redes, óculos, chapéus, roupas de praia e peças artesanais. Esses produtos eram comercializados por vendedores ambulantes que não possuíam licença para exercer a atividade. De acordo com o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, a prefeitura continuará coibindo essa atividade. A fiscalização prefeitura vai realizar nos próximos dias novas blitze e apreender mais mercadorias que forem vendidas de maneira irregular. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela resgata Travessia do Canal de São Sebastião

São Sebastião e Ilhabela- Em comemoração aos 200 anos de emancipação político-administrativa da capital da vela, os melhores nadadores do Estado estarão reunidos neste domingo para a Travessia do Canal São Sebastião – Ilhabela (foto), a partir das 10h00.
Serão premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada categoria. Pelo regulamento, a prova deverá ser completada em no máximo três horas. Após este tempo, uma embarcação recolherá o nadador que ainda estiver no mar.
O percurso é de 5 km, com largada na praia do Arrastão, em frente ao Shopping Villa Mares e chegada na Vila, em Ilhabela. A concentração e o congresso técnico estão marcados para as 9h00.
“Com a criação da Secretaria de Esporte, resolvemos resgatar essa prova, que no passado foi um sucesso.
A idéia é colocá-la no calendário nacional, principalmente pela beleza do canal”, ressaltou o secretário de Esportes de Ilhabela, José Roberto de Jesus, o Beto de Mazinho. A Secretaria de Esportes de São Sebastião dará apoio na largada da travessia. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura entrega PPA na Câmara

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado dos secretários de Governo, Thirso Júnior, da Fazenda, Amin Nossabein, e dos funcionários da Secretaria da Fazenda, entregou na manhã desta quarta-feira, 31, na Câmara Municipal, o Plano Plurianual de São Sebastião.
No documento consta o planejamento para investimentos da administração pública para os próximos quatro anos, ou seja, de 2006 a 2009.
Audiências públicas com a comunidade também foram feitas para que fossem dadas sugestões de investimentos públicos.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, fez questão de frisar o ineditismo da confecção do plano. “Foram os funcionários públicos e a equipe da Secretaria da Fazenda que elaboraram o plano, consolidando a implementação de um novo modelo de administração pública moderna e empreendedora na cidade”.
O PPA prevê para 2006, por exemplo, uma receita de R$ 216 milhões. O documento foi recebido pessoalmente pelo presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira. O Legislativo tem até dezembro para votar o PPA.
O prefeito concederá uma coletiva à imprensa, amanhã, a partir das 15h30, no gabinete. PMSS

O surf também fará parte do circuito Circuito São Sebastião de Turismo e Aventura
Circuito São Sebastião de Turismo e Aventura promete transformar a cidade na capital dos esportes radicais

São Sebastião - Emoção, curtição e adrenalina, é o que promete o 1º Circuito São Sebastião de Turismo e Aventura que será promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a Secretaria de Esportes (Seesp). O evento reunirá na cidade etapas de diferentes campeonatos de esportes de aventura. A programação inicia no dia 10 de setembro e termina somente em dezembro.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, explica que essas etapas não são centralizadas, mas irão acontecer de Costa Sul a Norte da cidade, mostrando o que São Sebastião tem de melhor: a natureza. “A proposta da Prefeitura é criar durante a época de baixa temporada, uma atratividade aproveitando o potencial natural da cidade. São Sebastião tem toda a estrutura necessária para a competição de esportes de aventura”.
O secretário acrescenta que como essas competições são muito famosas, mídias especializadas darão a cobertura para o evento, o que divulga São Sebastião como local de aventura e turismo.“Esse tipo de evento sempre acontece no Interior do Estado de São Paulo. São Sebastião é uma novidade para os organizadores e competidores”.
Segundo Buzi, até 600 atletas participarão de cada competição, sem contar com a equipe da organização e as famílias que acabam acompanhando os competidores.
“Essa será uma oportunidade para que os atletas conheçam nossa cidade e decidam também passar as férias aqui, além de treinar”. O secretário também salientou que pretende transformar São Sebastião num pólo de turismo de aventura e histórico.
Além disso, o secretário disse que o circuito beneficiará o mercado turístico local, o que refletirá num aumento do número de hospedagens, restaurantes, ateliês de artesanato entre outros.
A pretensão da Secretaria de Cultura é fazer um minicentro de informações turísticas nos locais das provas. “Nestes locais vamos deixar um espaço reservado para a exposição do artesanato caiçara e indígena e também para exposição de fotos do município”. PMSS

Teatro Municipal apresentou a peça “A revolução dos Campeões”

São Sebastião - Nessa quinta-feira (30/08) o Teatro Municipal de São Sebastião apresentou a peça “A revolução dos Campeões”, com o grupo teatral “Toque de Areia” da cidade de São Paulo. Esse evento faz parte da programação da terceira Semana de Profissões das Faculdades Integradas Módulo e teve o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur).
A peça foi inspirada em um livro do psicoterapeuta e consultor de empresas, Roberto Shinyashiki e tem o elenco composto por três amigos, dois homens e uma mulher, que estão em uma praia, olhando para o horizonte e decidem ir a busca do sucesso profissional enfrentando todos os desafios que estariam por vir.
Antes da peça teatral aconteceu uma palestra com o tema “Formação Superior e Sucesso Profissional: Mitos e Verdades”, ministrada pelo professor e consultor empresarial, Douglas Peternela, que propôs um fórum de debates sobre as profissões, o profissional e o mercado de trabalho.
O ingresso para a peça era um quilo de alimento não perecível e de acordo com o Teatro Municipal, foram arrecadados 210 quilos que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMSS)

Equipe Holder Sebastianense compete no Campeonato Brasileiro de Vela

São Sebastião - A equipe de Vela de São Sebastião, medalha de bronze dos 49º Jogos Regionais, disputa neste final de semana, pela classe holder, o Campeonato Brasileiro que acontece em Santos.
De acordo com o técnico da equipe, Mário de Souza Oliveira, dois meninos competem pela primeira vez, Marcos Vinícius Soares Silva e Pedro Leopoldino dos Santos.
Além deles os atletas Pedro Paulo Granjeiro e Rafael Mendes Chaves, 6 vezes campeão brasileiro e que treina com outro técnico, também estarão defendendo São Sebastião na competição. “Será uma grande experiência para eles, que também disputarão a 2ª Semana de Vela de São Sebastião”, disse o técnico.
Oliveira explica que cerca de 20 meninos de todo o Brasil participar do Campeonato. “A classe é uma categoria de transição, voltada para os iniciantes no esporte”, explica.
O técnico conta que os meninos, com idades de 12 a 14 anos, pretendem continuar na Vela e levar sempre o nome da cidade nas competições. “Eles amam o que fazem”. Ele ainda ressalta que pretende formar uma frotilha da classe dingue, que é um barco para dois atletas.
Para os interessados na prática do esporte, os treinos acontecem aos sábados e domingos, a partir das 7 horas da manhã, no Cais dos Pescadores no Pontal da Cruz. A Prefeitura fornece o material necessário. (Fonte: PMSS)

Manifestantes protestam contra demissão de funcionários do PSF

São Sebastião - Cerca de 40 manifestantes estiveram ontem, 30, na Câmara Municipal, protestando contra a demissão de funcionários do PSF. Portando faixas em que pediam a volta dos profissionais, os manifestantes, vindos do Jaraguá e Canto do Mar, costa norte do município, demonstraram toda sua indignação pelo ocorrido: “Demissão em massa leva Saúde para desgraça”, dizia uma das faixas.
Antes da sessão, os ex-funcionários estiveram reunidos com os vereadores e questionaram o processo seletivo. Eles são unânimes em afirmar que a avaliação deveria ser feita pelas comunidades atendidas por cada equipe.
“Nós temos vínculo com essas famílias. A população deveria ter direito de opinar se estão satisfeitos com os profissionais que estavam atendendo. Não é justo alguém vir de fora e colocar em dúvida a nossa competência”, reclama Rita Pimentel, há três anos e meio no PSF do bairro de Barra do Uma, costa sul da cidade.
Já a médica Glauciane de Oliveira comenta que no dia da prova ela foi a diversos locais antes de conseguir a informação correta de onde seria realizada a avaliação. "Houve desrespeito por parte da secretaria. Era necessária maior divulgação", lamenta Glauciane que está no 6º mês de gestação. Reprovada, a médica tem em seu currículo seis anos de atuação no Programa Saúde da Família.
“Fui convidada pelos prefeitos de Santos, Cubatão e São Vicente para apresentar um modelo de saúde bucal que ajudei a implantar no PSF. Não entendo como alguém pode avaliar o perfil de 50 profissionais em duas horas”, declara uma dentista que não quis se identificar.
Durante a reunião alguns funcionários levantaram a suspeita de que não foi usado o mesmo critério em todos os casos. Em Maresias, as enfermeiras teriam sido consultadas sobre quem elas indicariam para deixar o PSF.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, demonstrou solidariedade aos ex-funcionários e diz que vai cobrar explicações da Administração. “Não podemos aceitar que profissionais que vinham prestando excelentes serviços à Saúde do município, e que tinham a aprovação da comunidade, sejam demitidos em um processo seletivo questionável”, ressalta Teixeira.
Para o vereador Marcos Leopoldino essas demissões eram previsíveis. “Quando veio o projeto, que autorizava a Prefeitura firmar convênio com uma entidade para administrar o PSF, eu votei contra. Tinha convicção de que isso iria acontecer. Infelizmente o projeto foi aprovado e minha previsão se confirmou”, recorda.
Ele revela que acionou a procuradoria do Estado apontando irregularidades no convênio. “Por que não investe o dinheiro desse contrato no hospital que está falido?”, indaga o vereador.
“Eu também fui contra o projeto e me vaiaram por causa disso”, fez questão de destacar a vereadora Solange Ramos.
Segundo os funcionários, eles foram pressionados pela Secretaria da Saúde a comparecer na sessão extraordinária do dia 3 de junho, na qual ocorreu a votação do projeto. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadora propõe teste do ‘olhinho’ em recém-nascidos

São Sebastião- Obrigar a realização do teste do reflexo vermelho (teste do olhinho) em recém-nascidos nas salas de parto de hospitais, clínicas e maternidades instaladas em São Sebastião. Trata-se de um projeto de lei apresentado pela vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PTB) durante a sessão ordinária realizada ontem, 30.
“A realização do teste do olhinho na sala de parto é de extrema importância para os bebês, pois por meio dele podem ser detectadas doenças oculares como a retinopatia de prematuridade, catarata, glaucoma, infecções, traumas de parto e até mesmo a cegueira”, explica a autora em justificativa anexa.
Segundo ela, tal exame não é realizado por inúmeros pediatras, cujo problema de visão das crianças (mais de 50%) só é descoberto quando já estão quase cegas.
O teste, conforme informa, só é obrigatório caso o bebê seja prematuro, já que 30% dos que nascem com menos de 40 semanas ainda não têm vasos sanguíneos da retina formados.
De acordo com a proposta, o infrator será punido com aplicação de multa de 500 Ufir’s, na primeira ocorrência; sendo 1.000 Ufir, em caso de reincidência, e o fechamento do estabelecimento de saúde na hipótese de ocorrer o terceiro registro, além de outra multa.
As normas necessárias à fiscalização deverão ficar sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.
A retina é onde se compõe a visão e quando ela não está devidamente formada origina a retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil
na América Latina.
No país, o Ministério da Saúde dispõe apenas do exame de fundo do olho para detectar a catarata congênita.
O projeto está nas comissões. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Merenda é servida para estudantes em unidade escolar sem mesas e cadeiras

São Sebastião - A merenda da escola municipal Dulce César Tavares, localizada no bairro de Maresias, Costa Sul do município, estaria sendo servida sem a presença de mesas e cadeiras para que os alunos possam se acomodar.
A denúncia partiu do presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), ao fazer uso da tribuna durante a sessão ordinária realizada ontem, 30.
Segundo ele, uma moradora do bairro fez a reclamação afirmando que já realizou, junto com o seu marido, uma espécie de ‘vaquinha’ para arrecadar recursos financeiros e adquirir material para confeccionar os utensílios.
“A merenda é de altíssima qualidade e não tem onde os estudantes sentarem.
Isso é inadmissível, pois está se mexendo com crianças”, lamenta Teixeira.
Ele aproveitou para criticar o contrato firmado no valor de pouco mais de R$7milhões entre a Prefeitura e a Uniemp (Universidade Empresa), responsável pelo projeto ‘Aquarela’, cujo objetivo é a realização da manutenção nas escolas, entre outras atribuições.
“Tenho dúvidas sobre essa parceria, pois já vamos para o terceiro pagamento no valor de R$700mil e recebemos reclamações desse tipo. Será que ainda não identificaram que em Maresias os alunos não têm onde comer?”, indaga.
De acordo com o vereador Dalton José da Silva (PL), a secretária interina da educação teria anunciado, segundo a vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PTB), que dentro de 15 dias a referida unidade estará recebendo as mesas e as cadeiras. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Indicação de Kotian prevê construção de Centro Comunitário no Canto do Mar

São Sebastião - Durante a sessão ordinária desta última terça-feira, o vereador Modesto Koji teve duas indicações aprovadas pelos vereadores do parlamento sebastianense.
A primeira fala sobre a construção de um centro comunitário no Canto do Mar, Costa Norte do Município. A localidade fica entre a Rua Nereu e a Rua do Parque.
Segundo uma moradora do bairro, Luíza Maria de Oliveira Campos, há um projeto esquematizado por professores e coordenadores da Escola Municipal do Canto do Mar. Ela, que mora nas adjacências há aproximadamente oito anos, revela sua insatisfação em relação à situação das crianças da região. “Não há nada para elas fazerem, pois os centros comunitários da Costa Norte ficam longe da gente, e aqui os meninos e meninas brincam no meio da rua”, disse.
A munícipe ainda comenta que as há muito perigo nas ruas. “Não há nenhum tipo de sinalização e na volta das aulas, a garotada passa por inúmeros perigos”.
Segundo documento apresentado na sessão de ontem, o vereador Kotian visa dar às crianças da escola municipal local um centro de entretenimento com quadra, área de lazer, atividades de recreação em geral, entre outros benefícios. Segundo o parlamentar, os munícipes vieram ao seu encontro, através de sua assessoria, com alguns documentos que comprovam que o terreno que visa a construção do Centro Comunitário, pertence à prefeitura municipal.
A coordenadoria do EM Canto do Mar também sugeriu ao vereador Kotian, uma nova nomenclatura ao colégio que está descaracterizado, segundo a direção do local. Segundo a assessoria do edil, será providenciado um ofício para que seja escolhido um nome para o complexo estudantil de ensino fundamental, provavelmente em homenagem a uma antiga professora sebastianense.
A segunda indicação do vereador diz respeito ao recapeamento da Avenida Dario Leite Carrijo, no bairro do Jaraguá, também na região norte da cidade.
Segundo Kotian, a estrada que liga os bairros do Canto do Mar, passando pela divisa com Caraguatatuba no bairro do Perequê-Mirim até o ponto final do ônibus no Jaraguá, está esburacada e intrasitável. “Tanto para pedestres como para motoristas aquele lugar este suscetível a acidentes”, disse.
Ele conclui dizendo que a via perimetral está perigosa. “A falta de zelo para com a Avenida, que é uma das principais vias de acesso para quem vem da divisa de Caraguatatuba, pode ocasionar infortúnios aos moradores com danos irreparáveis”. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Estado move ação para evitar preservar área de Caçandoca
Secretaria de Justiça pretende evitar especulação imobiliária no quilombo de Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria do Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Procuradoria Geral de Justiça do Estado apresentaram ontem à tarde no Fórum de Ubatuba uma ação civil pública para garantir a preservação do quilombo de Caçandoca.
A ação tem o objetivo de proibir a realização de obras e implantação de empreendimentos imobiliários na área ocupada pelas 47 famílias do quilombo.
Parte da área reconhecida como quilombo pertenceria à empresa Urbanizadora Continental. Dos 900 hectares ocupados pelos quilombolas, 200 seriam da empresa, segundo a secretaria.
Esse ano os moradores do quilombo já viveram uma ameaça de despejo, depois que a empresa conseguiu uma liminar na Justiça. No dia 31 de maio a permanência das famílias no local foi garantida pela 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, que acatou a ação cautelar inominada proposta pela Secretaria do Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
O local foi reconhecido como quilombo oficialmente em 2000 pelo Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo). Em São Paulo, 20 quilombos já foram reconhecidos.
AÇÃO - Ontem o secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Hédio Silva Júnior, e o procurador-geral de Justiça do Estado, Rodrigo César Rebello Pinho, estiveram pessoalmente no Fórum de Ubatuba para entregarem a ação.
Silva Júnior acusou o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de se revelar "inoperante" na desapropriação de áreas particulares para posse coletiva de comunidades quilombolas.
"O Caçandoca está em área supostamente particular, o que impede a ação estadual", disse.
Ele disse que o prazo para o Incra publicar o decreto de desapropriação do Caçandoca vence amanhã e até agora o órgão não teria tomado nenhuma atitude.
O Incra fiz que a área é do Estado e negou as acusações (leia texto abaixo).
RECONHECIMENTO - No dia 2 de junho de 2005 foi publicada, pelo Incra, no Diário Oficial da União, a portaria número 23/05, reconhecendo o Caçandoca como quilombo. A partir desta data foi estipulado um prazo de 90 dias para apresentação de recursos e no final o Incra deveria publicar o decreto de desapropriação.
O procurador-geral da Justiça disse que a meta da ação é "preservar o patrimônio cultural e histórico".
"Não podemos admitir que haja nenhuma ação de especulação imobiliária", afirmou Pinho.
O assessor especial para quilombos do Itesp, Carlos Henrique Gomes, disse que para que sejam colocados em prática projetos de investimentos no quilombo é necessário que a área seja titulada.
"Terra e cultura são tudo o que eles têm. Preservar cultura material e imaterial é dever do Estado", afirmou Gomes.
O ValeParaibano não localizou a empresa Urbanizadora Continental, que seria proprietária da área do quilombo de Caçandoca. (Fonte: ValeParaibano)

Incra nega acusação do Estado

Ubatuba - O coordenador de quilombos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Cláudio Braga, rebateu a acusação feita pelo Estado de que o órgão está demorando para fazer a desapropriação da área alegando que só passou a ter competência para se envolver na questão a partir de 2003 e que a área seria de competência estadual, não particular.
Segundo Braga, o Incra está realizando uma análise detalhada sobre o quilombo de Caçandoca. "Temos que cadastrar famílias, verificar as documentações, entre outras coisas."
Com relação ao prazo para publicação da desapropriação da área, que vence amanhã, Braga não comentou o assunto.
Ele disse que mais informações poderiam ser passadas pela procuradora do Incra Maria Cecília Almeida, de São Paulo, mas ela não foi encontrada ontem pelo ValeParaibano.
O presidente da Associação dos Quilombolas de Caçandoca, Antônio dos Santos, não foi encontrado para comentar o assunto.
Raio X
Nº de famílias: 47
Ocupação da área: 1840
Reconhecimento*: 2000
Quilombos em Ubatuba: Caçandoca, Camburi, Poruba e Cazanga
*Reconhecimento oficial (Fonte: ValeParaibano)

Natação abre os Jogos Escolares da Semana da Pátria em Ubatuba
Cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira pela manhã; à tarde os atletas caem na Piscina dando início as competições

Ubatuba - Começam nesta quinta-feira, 1º, os “23º Jogos Escolares da Semana da Pátria”. A cerimônia de abertura está programada para às 9h no ginásio de Esportes Tubão.
A festa começa com o desfile das escolas participantes. Após o pronunciamento das autoridades o atleta Felipe Toledo (surf), conduzirá a tocha para acender a pira olímpica e na sequência o atleta Antonio Pinto Neto (natação) lerá o Juramento do Atleta.
A festividade continua com as exibições da Jê Academia e Academia BioDance, representantes de Ubatuba na Ginastrada, que apresentarão suas coreografias.
No período da tarde começam as competições de natação, à partir das 13h30 na Piscina Municipal. O surf terá a Praia Grande como palco. O atletismo será disputado no Estádio Ciccillo Matarazzo. Os jogos do tênis de mesa serão disputados na Associação Ubatubense de Tênis de Mesa e o Futsal acontece nas escolas Maria Josefina (Estufa) e José Simeão (Taquaral), enquanto as partidas de queimada, damas e xadrez serão disputadas no Tubão.
A competição, que envolve cerca de 2500 alunos do Ensino Fundamental e Médio (acima de 11 anos) das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade acontecerá em duas etapas: a primeira será realizada entre 1 e 10 de setembro e terá disputas de natação, surf, atletismo, tênis de mesa, damas, xadrez, futsal e queimada. A segunda fase do evento acontecerá na segunda quinzena de setembro, com as disputas de vôlei e basquete.
Os “23º Jogos Escolares da Semana da Pátria” são uma realização da Secretaria de Educação, com o apoio técnico da Secretaria de Esporte e Lazer.
Joguinhos – Os alunos do Ensino Básico (1ª a 4ª séries) também terão atividades que são os Jogos Escolares Mini / Mirim, os chamados “Joguinhos”, que acontecerão em novembro. Criados para integrar os alunos mais novos nas competições esportivas, os “Joguinhos” estarão em sua terceira edição, com disputas de futsal e queimada.
A Secretaria de Esporte e Lazer estuda a inclusão do Surf. (Fonte: PMU)

Ubatuba conquista ouro na Ginastrada

Ubatuba - A equipe da Jê Academia, de Ubatuba conquistou o primeiro lugar na categoria infantil (até 12 anos) na fase final do 22º Festival Ginastrada 2005, disputado em Martinópolis, entre os dias 25 e 28 de agosto. Os melhores grupos de dança e ginástica do Estado de São Paulo se apresentaram no ginásio de Esportes “Braz Sanches”, que esteve lotado em todos os dias de apresentações.
A competição reuniu cerca de 1.500 atletas de 65 academias disputando o título de melhor do Estado. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.
No retorno a Ubatuba as atletas foram recebidas pelo prefeito Eduardo César que comemorou o feito. “O trabalho desenvolvido pela Jê Academia já era reconhecido na região. Agora o Estado todo pode ver o talento que existe em Ubatuba. Continuaremos apoiando a Ginástica Rítmica e o esporte como um todo, pois o esporte ocupa um espaço muito importante na vida das pessoas”, avaliou o prefeito.
Representaram Ubatuba as ginastas Débora, Larissa, Thais, Tainá, Gabriela, Priscila, Larissa Socca, Maira Jéssica, Letícia, Beatriz e Camila.
A equipe de Street Dance da academia Bio Dance também participou da final estadual e ocupou a 13ª colocação na categoria infantil C. (Fonte: PMU)

Está sendo realizada a 1ª Semana Hans Staden em Ubatuba
Está em exibição durante esta semana sessões especiais do filme Hans Staden para os alunos da rede de ensino local.

Ubatuba - Está acontecendo em Ubatuba a 1ª Semana Hans Staden em comemoração ao alemão que após ser vítima de um naufrágio, foi capturado pelos índios Tupinambás em Ubatuba em 1554 e ficou durante nove meses e meio em poder dos indígenas sofrendo a agonia de ser devorado por eles. Após o ocorrido, escreveu o livro “Duas viagens ao Brasil” que se tornou um dos best sellers do novo mundo.
A programação da 1ª Semana Hans Staden já contou com uma visita oficial de três dias do Cônsul de Assuntos Políticos e Imprensa da Republica Federal, o alemão Michael Adonia Moscovici, o Concurso “Quem foi Hans Staden?”que irá escolher entre os alunos de 1ª a 8ª séries da Educação Especial e também do EJA( Educação para Jovens e Adultos) os melhores desenhos, textos, pesquisas e poesias retratando a vida e obra de Hans Staden e nesta semana conta com a apresentação do Filme Hans Staden no Cine Porto para cerca de 2000 alunos da rede de ensino local.
O ponto alto da programação será amanhã, sexta-feira, dia 02 de setembro, onde terá o resultado do concurso e a exibição do filme que é totalmente falado em tupi-guarani para cerca de 150 índios Tupis e Guaranis das aldeias Boa Vista e Renascer de Ubatuba.
Os índios terão transportes das aldeias até o cinema. É a primeira vez que temos conhecimento de um fato como este: indígenas assistindo a um filme que conte sua história, narrado em sua língua natal.
A comissão do evento é formada por uma parceria do Presidente da Associação Comercial Ahmad K. Barakat, do Vereador Charles Medeiros, do Secretário de Turismo Luiz Felipe de Azevedo e do Editor do site Litoral Virtual Emilio Campi. (Fonte: ACIU)

Índios virão ao cinema assistir ‘Hans Staden’, falado em tupi-guarani

Ubatuba - Cerca de 150 índios das aldeias guarani de Ubatuba virão amanhã até o centro da cidade, para assistir no Cine Itaguá uma exibição especial do filme Hans Staden, escrito e dirigido por Luis Alberto Pereira e filmado no município no ano de 1999.
A garotada lotou o auditório do cinema para conhecer um pouco mais da histório de Ubatuba; no detalhe, cena do filme
A película é toda falada em tupi-guarani e legendada em português e esta seria a sua primeira exibição aos guaranis de Ubatuba.
A exibição faz parte das comemorações da “Semana Hans Staden”, instituída após aprovação, em maio passado, de projeto do vereador Charles Medeiros. Durante toda a semana passada foram realizados eventos que lembraram o artilheiro alemão, prisioneiro dos índios tupinambá, em Ubatuba, por volta de 1554.
Trabalhos com desenhos, textos, pesquisas e poesias retratando a vida e a obra do alemão motivaram alunos de 1ª a 8ª séries, alunos de Educação Especial e EJA a participarem do concurso “Quem foi Hans Staden?”, promovido pela Secretaria de Educação em conjunto com a comissão organizadora da “semana”.
Também parte da programação foi a visita oficial do cônsul de Assuntos Políticos e Imprensa da República Federal da Alemanha, Michael Adonia Moscovici.
O prefeito Eduardo César recebeu o cônsul na última sexta-feira e entregou a ele o título de hóspede oficial do município.
Um dos grandes destaques da programação é a apresentação gratuita do filme Hans Staden a cerca de dois mil alunos da rede pública de ensino.
Nesta semana o filme está sendo apresentado no Cine Porto Itaguá e na próxima semana vai para o Cine Passeio, no centro da cidade.
A professora Zélia Almeida, da Escola Professor Deolindo, aprova a inciativa: “O acesso à cultura é muito difícil em Ubatuba. Um evento como esse é importante”.
O vereador autor da lei comemora: “Para 2006 estamos programando um evento grandioso, inserindo uma parte histórico-cultural da Alemanha também. É um projeto novo que conseguiu se materializar rapidamente, graças a alguns empresários que acreditaram nele”.
Está sendo organizada uma exposição na Fundart sobre o prisioneiro alemão e camisetas temáticas serão sorteadas nas rádios da cidade para o ouvinte que escrever o melhor texto sobre esta história. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

ACIU recepciona Cônsul da Alemanha

Ubatuba - Na última quinta-feira 25, a diretoria da ACIU, recebeu o cônsul da Alemanha, Michael Adonia Moscovici, que esteve no município para participar da abertura das comemorações da semana Hans Staden, instituída através de lei do vereador Charles Medeiros. A história do artilheiro alemão que aportou em Ubatuba em 1554 e quase foi devorado pelos índios é contada no filme Hans Staden, que está sendo exibido no Cine Porto Itaguá. A sessão de estréia contou com a presença do cônsul, diretoria da ACIU e empresários do município, e contou com mais de duas centenas de alunos da rede municipal de ensino.
Até sexta-feira (02/09) deverão passar pelo cinema cerca de 1.500 estudantes. Nesta semana as sessões serão exibidas pela manhã e estarão atendendo aos alunos da rede estadual. A exibição gratuita e é uma cortesia do Cine Porto Itaguá.
Na chegada a Ubatuba, o cônsul e sua família foram recepcionados por Silvio Brandão da SETUR e Emílio Campi editor do Litoral Virtual e pelo empresário Ciro Siqueira, da Pousada Mar Azul, onde o visitante ficou hospedado. Na sexta-feira Michael A. Moscovici foi recepcionado em breve solenidade pelo prefeito de Ubatuba Eduardo César, no Paço Municipal, onde recebeu o título de hóspede oficial do município. No mesmo dia a Secretaria de Turismo ofereceu um almoço para o cônsul e sua família no Eco Resort Itamambuca, onde a diretoria da ACIU esteve presente. Moscovici e esposa foram presenteados pelo presidente da ACIU Ahmad Khalil Barakat com camisetas alusivas ao evento em homenagem a Hans Staden. A noite os visitantes foram recebidos para jantar no restaurante Senzala do Itaguá, pela diretoria da ACIU.
Projetos da ACIU - Para o presidente da ACIU, esta visita é o ponto de partida para grandes eventos que deverão acontecer à partir do próximo ano. ”O nosso objetivo é trazer já no próximo ano, uma feira de negócios ligados à Alemanha visando abrir as portas para o turismo europeu. Para isso conversamos com o cônsul Michael A. Moscovici sobre contatos com empresas como Volkswagem, Audi, NGK e outras para que ainda este ano, possamos iniciar o projeto para instalação de uma feira típica alemã em 2006, antecedendo a Oktober-Fest, que acontece no sul do país”, disse Ahmad, que tem em seus projetos ainda, uma feira cultural ligada a publicações sobre Hans Staden.
“Queremos reunir em Ubatuba todas as editoras que publicaram obras sobre o artilheiro, criando um evento cultural, com apresentações teatrais, palestras para professores e estudantes, concursos de redação, dentre outras atividades culturais”, finalizou. (Fonte: ACIU)

Fundart de Ubatuba abre inscrições para Salão de Belas Artes

Ubatuba - Organizado pelo grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart (Fundação de Arte e Cultura), o III Salão de Belas Artes de Ubatuba começa a receber inscrições a partir de hoje. Assim, artistas do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Região Serrana, interior do estado e de cidades convidadas, poderão se inscrever até o próximo dia 30.
O Salão de Belas Artes de Ubatuba, que acontecerá entre 29 de outubro e 15 de novembro, no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, já conquistou seu espaço próprio no contexto artístico do Estado de São Paulo e hoje faz parte do calendário de festividades de aniversário da cidade de Ubatuba.
Inscrições - Cada artista poderá inscrever no mínimo duas, e no máximo três obras de uma mesma categoria, podendo ser pintura, desenho ou escultura. A inscrição deverá ser preenchida a máquina ou em letra de forma, e ser entregue juntamente com as obras ao Grupo Setorial de Artes Plásticas, na Fundart. Uma taxa de inscrição de R$ 10,00 por obra deverá ser paga no ato da inscrição.
Todos os participantes receberão certificados na abertura do Salão, e os ganhadores receberão medalhas de ouro, prata, bronze e Menção Honrosa. Será conferido ainda, a um artista de Ubatuba, o prêmio de aquisição no valor de até R$ 1.500,00 para uma obra escolhida pela comissão organizadora e que passará a fazer parte do acervo municipal.
Para mais informações sobre o regulamento, acesse o site: www.fundart.com.br/3salao, ou faça contato através do e-mail: gruposetoria deartesplasticas@fundart.com.br. A Fundart está localizada na Praça Anchieta, nº 38 – centro, fones: (12) 3833-7000/ 7001. (Fonte: Imprensa Livre)

"Tato" é o novo presidente do PTB

Ubatuba - No último dia 29 de agosto de 2005, a convite do Deputado Estadual Campos Machado, Anderson José Rodrigues o “TATO”, juntamente com sua assessoria composta pelo jornalista Elisio Russo da Rádio Gaivota FM, Márcio Barbosa e Dr. Ivair Pinto de Moura, esteve presente junto ao Diretório Estadual do PTB, na cidade de São Paulo, para receber diretamente das mãos do Deputado Campos Machado a posse da diretoria provisória do PTB na cidade de Ubatuba.
Campos Machado demonstrou confiança e satisfação quando se manifestou na entrevista concedida com exclusividade à Rádio Gaivota FM, inclusive, colocando à disposição do novo diretório local a bancada composta por 10 Deputados Estaduais e 9 Deputados Federais, dizendo que através do “PTB e de seu presidente TATO está interessado em ajudar a cidade de Ubatuba e o querido povo caiçara”, convencido de que dias melhores estão reservados para Ubatuba. Foi prontamente retribuido pelo novo presidente Anderson José Rodrigues o “TATO”, o qual por sua vez manifestou vontade de estruturar o partido na cidade demonstrando ainda estar bem preparado para a realização desse mister.
Já em Ubatuba diversos empresários, comerciantes e amigos se prontificaram a colaborar com esse novo desafio confiado ao nosso presidente “TATO”.

A Santa Casa é de todos

Ubatuba - A Santa Casa agradece, mais uma vez, aos parceiros, membros da sociedade ubatubense que têm consciência que o hospital é de todos.. Este mês, a Igreja “Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias" confeccionou e doou Aventais para o Centro Cirúrgico. O "Grupo de Apoio para Santa Casa" liderado pela Sra. Zelma T. Landi realizou a doação de produtos de higiene para o Setor de Pediatria e os centros espíritas “Caminho da Luz” e “Irmã Iperoig" confeccionaram e doaram um enxoval para o setor de maternidade da nossa Santa Casa. A Santa Casa agradece também pelas doações que chegam todos os sábados da Feira Livre para o setor de Nutrição e, em especial, à Banca do Alemão, pela fidelidade de suas doações e pelo incentivo aos outros feirantes a continuarem nos ajudando. (Fonte: Santa Casa de Ubatuba)

Reiki II no Espaço Baguá

Ubatuba - Estamos programando mais uma iniciação em Reiki II para os dias 14, 15 e 16 de setembro com o mestre Dwaro. Uma oportunidade para você que já fez o Reiki I ou para quem quiser reciclar o Reiki II.
Local - Espaço Baguá
Endereço - Rua Caixa D'Água 441, Praia Vermelhinha.
Horário - 19h às 22h.
Informações e Inscrições - 12 - 3835-1275 / 3835-1788 / 9144-5744 com Jayo.
 
Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Pirão Geral - Mercado Livre Cultural - Venha participar com a gente do movimento cultural mais interativo que existe em Ubatuba!!
traga a sua família e amigos. Todos os domingos do mês de setembro na praça 13 de maio da 10:00 ás 18:00h
Traga a sua manifestação artesanato, música, dança, comes e bebes típicos
No almoço deste domingo tem o azul marinho ,prato típico de Ubatuba (peixe cozido com banana verde arroz e pirão)
será servido na hora do almoço o preço é R$ 5,00 por pessoa!
Contamos com a sua presença!
Informações: 97652518/ 91413416
Claudia Oliveira
Ubatuba, SP

O fogo na Mata, mata a mata! - Com tantas áreas a serem protegidas, com tanta legislação e regras pertinentes a Mata Atlântica, no Estado de São Paulo, esta e, sempre esteve a mercê da sorte. A criação dos Parques, não previu e se previu não proveu de recursos necessários à sua proteção. Neste inverno, como em todos os outros, mais uma vez, meus cabelos ficam em pé e, meu humor intolerante, com "trilheiros" de finais de semana e, andarilhos a beira da estrada que , amparados pelo direito de ir e vir, dentre tantos outros, inconseqüentes, voluntária ou involuntariamente ateiam fogo a mata seca. O vento forte e veloz se incumbe da propagação na mesma intensidade. Não há muito o que fazer. Não há aceiros preventivos, não há brigadas equipadas e treinadas e, muito fazem com o pouco, ou quase nada que tem, a defesa civil, PMs e GMs. A proteção da Mata Atlântica e dos ecossistemas de seu entorno, passa e, é dependente, da responsabilidade e das ações do Estado. Os municípios não possuem, nem podem custear nenhuma estrutura para este fim. Assim, as ONGs protetoras precisam, muito além de propor as restrições ao uso e a ocupação da Mata, compartilhar desta (triste) realidade, até por uma questão de ordem. O fogo, muito mais que as intervenções predatórias, extermina imediata e fulminantemente o que se pretendia preservar. O assunto é dependente de recursos, de posturas antipáticas e, muita vontade política, além, é claro, dos discursos e das campanhas, compatíveis com esta realidade, das ONGs ditas protetoras. Não há poesia na contemplação no fogo, quando quem arde é a Mata. Fogo na mata: Apague esta idéia. O Fogo na Mata, mata a mata.
Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Hootersjet - A Amma-Associação dos moradores da Maranduba vem aqui, ressaltar o valor dos inúmeros trabalhos de sua comunidade e das outras da Região Sul, sentindo-se ofendida pelo Sr. Afonso Gaspare de Martine, do Parque Radical Hootersjet, em carta publicada na internet.
Nosso povo tem consciência de seus direitos e valores e não é massa de manobra.
Quadrilha é o coletivo de ladrões, e não cabe a qualquer um. Quem sabe, àqueles que a sombra do poder, urdem tramóias.
Serão os vereadores? Claro que não! São eles, pessoas honestas e probas e que foram eleitos por quem neles confiou e por eles são respeitados e estão sempre presentes.
O Pároco da região, que como D. Pedro Casaldáliga, caminha ao lado de seu rebanho, sem medo dos “poderosos”? Não e não!
Nossas associações de bairro trabalham há muitos anos pelo deselvolvimento responsável desta região , inclusive no resguardo da coisa pública, como naquela área, onde um empreendimento como este se apoderou, e que, em listagem na internet, consta como no Perequê Mirim.
Em gestão passada, projeto de lei deste mesmo empreendimento, entrou na Câmara, através de um então vereador ligado ao prefeito. Monopolizava todo o comércio marítimo da Região Sul, em detrimento dos pequenos e caiçaras. Estes agora vereadores e o pároco ainda não o eram, mas nós, o povo, estivemos na Câmara contra tal projeto que, muito bravamente foi rechaçado.
Depois, sorrateiramente esta “coisa” aparece na Maranduba, com ajuda que sempre existiu, no seio de certas gestões, o que para nós, sempre foi correr atrás do perdido. Estes mesmos laços ainda permanecem.Caberia aqui muito bem uma CPI. O povo precisa saber quem é quem.
Estamos conversando com esta nova gestão, que se mostra cuidadosa neste caso. Reconhece nossa luta pela coisa pública, e pelo lugar onde um dia, nós caiçaras tivemos nossas canoas e ranchos de pesca. Nas gestôes do prefeito Ramos, sempre tivemos problemas ali. Na época , a mata nativa foi degradada por um laranja chamada Comtur. Mais tarde passamos a usar o espaço em nossos eventos comunitários e religiosos.
Esta área, está sub-júdice há muito tempo e não poderia ter sido alugada, mas o laranja Comtur conseguiu, e este empreendimento também; e mais ousado. Conhecedor das facilidades, conseguiu documentar em gestão passada, tudo aquilo numa área de 23.00 m2.(roupas) e hoje ocupa quase todo espaço livre da praia, e o povo cobra seus vereadores, a prefeitura e as associações, que lhes injetam paciência.,e a cêrca vai se alastrando , e fecha toda a praia, que arma e acende o estopim e o povo sopra o fogo.
Não justificamos vandalismos, mas quem justifica o que até agora vem acontecendo à revelia da lei? Os que não conhecem a história , se acham no direito da crítica.Criticar é fácil.
Cansados de esperar providências, somou-se a tudo isto a mistura de sangues mais inquietos, amantes dos direitos coletivos e do ir e vir, cerceado arbitrariamente.
Em plenário, ouvimos como seria fácil habilitar marinheiros. Deve estar nos arquivos da Câmara, no dia em o projeto aqui mencionado, não passou. Imagine-se 10.000 crianças usando tais equipamentos, inclusive outros, perigosos, numa saga inaudita de ganhar dinheiro a qualquer custo. A AMMA não justifica o fato acontecido, mas talvez tenha sido o incêndio o mal menor.
Maria Chagas Cancellier
Presidente da Associação dos Moradores da Maranduba
Ubatuba, SP

Oficio ao Secretário de Estado do Meio Ambiente - Segue abaixo carta enviada pelo vereador Ricardo Cortes (PV) ao Professor José Goldemberg
DD Secretário de Estado do Meio Ambiente:

Ilustríssimo Senhor
Professor José Goldemberg
DD Secretário de Estado do Meio Ambiente
Prezado senhor,
Inicialmente devo cumprimentá-lo pela realização do Workshop-Plano de Ação e Gestão Diretrizes para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte, ocorrido no dia 12 do mês em curso, na cidade de Caraguatatuba e que contou com expressiva presença de representantes dos quatro municípios do Litoral Norte do nosso Estado.
Os temas abordados, bem como os responsáveis por suas apresentações, revelaram o alto nível das preocupações dessa Secretaria com o desenvolvimento equilibrado desta região e com a busca de uma solução que resulte do apoio das várias correntes de opinião da comunidade e dos técnicos que respondem pela condução do planejamento e do desenvolvimento de nossas quatro cidades.
Entretanto, face à imensa quantidade de perguntas, encaminhadas por escrito e respondidas com compreensível economia de tempo nos intervalos das diversas apresentações, algumas indagações não puderam ser feitas para que não ficasse prejudicada a seqüência de respostas às perguntas já encaminhadas à mesa.
Na certeza do empenho de Vossa Senhoria em ver esclarecidas todas as dúvidas da comunidade sobre os temas abordados, tomamos a liberdade de, em complemento ao conjunto dos esclarecimentos prestados naquela audiência pública, solicitar que seja encaminhada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente ao Dr. Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Transportes, expositor do tema Corredor de Exportação do Litoral Norte no capítulo referente às Políticas Públicas, a seguinte questão:
Considerando-se que a indústria paulista de material ferroviário produz com alta tecnologia os trens do Metro, trilhos e demais componentes das modernas ferrovias;
Considerando-se que os custos de manutenção de uma ferrovia em relação às rodovias, ao longo do tempo são infinitamente menores e suas operações menos traumáticas de serem realizadas;
Considerando-se que a abertura e implantação de uma ferrovia na Serra do Mar em plena Mata Atlântica, é muito menos invasiva, menos predadora, exige menores cortes e contenções, aceita maiores declividades se utilizados modernos processos de frenagens e tração, permitindo também um fluxo contínuo e seguro de tráfego pré-programado controlado por sofisticados e competentes programas de computador;
Considerando-se que além do transporte de cargas para o porto, a ferrovia poderá também transportar os automóveis que demandam o litoral e até mesmo apenas passageiros, para otimizar seus custos, reintroduzindo o uso das estradas de ferro, tão largamente utilizadas em outros países preocupados com a preservação do meio ambiente quando da abertura das necessárias vias de transporte,
Considerando-se ainda que as inevitáveis, caóticas e imprevisíveis implicações de um fluxo contínuo dos enormes caminhões “cegonha” na frágil malha viária urbana de pequena escala da cidade de São Sebastião poderiam ser evitadas por um traçado racional da ferrovia que contemplasse passagens de nível e elevados, ligados diretamente aos locais de estocagem e embarque portuário,
Pergunta-se:
A alternativa ferroviária foi considerada no presente estudo de implantação do corredor de exportação?
Se foi considerada e não foi adotada, por que e qual o seu custo comparado com o custo de uma rodovia, levando-se em conta as implicações decorrentes das considerações acima?
e ainda, a solução rodoviária proposta impõe obrigatoriamente o procedimento previsto no Artigo 2º, inciso XIII, e demais pré-requisitos da lei 10.257 de 10.07.01- Estatuto da Cidade, que poderão inviabilizar definitivamente o projeto pondo em risco os investimentos já realizados para ampliação do porto. Essa possibilidade foi considerada?
Agradecendo antecipadamente a atenção que Vossa Senhoria puder dispensar ao presente, devemos esclarecer que o Diretório Municipal do Partido Verde da cidade de Ubatuba não poderá ficar alheio às questões decorrentes da implantação dos planos de desenvolvimento do Litoral Norte em tão boa hora propostos pelo Governo do Estado, pretendendo, ao fazer as indagações acima, contribuir para a construção de uma consciência ecológica junto à comunidade.
Atenciosamente,

Vereador Doutor Ricardo Cortes
Presidente do PV de Ubatuba


Polícia para quem precisa... - Os depoimentos das CPIs proporcionam um espetáculo circense. Cínicos e mentirosos, amparados e protegidos por HCs a maioria dos depoimentos atestam que os integrantes das CPIs tem o poder mas, não a capacidade e o preparo técnico, para um trabalho investigativo profundo, cuja conclusão possa fundamentar legalmente, (com as provas necessárias) às acusações. Seus integrantes, não são preparados e, não são culpados por não terem formação policial pertinente. Não foram eleitos para investigações policias. Assim, por mais que tenham, possam ou solicitem a colaboração da policia federal o poder investigativo não será eficiente para lidar com as proporções da tamanha rede de corrupção, do trafico de influências, mensalões e caixas 2 onde, os envolvidos pintaram o 7. Foram centenas de milhões de reais e, outras tantas centenas de milhões de dólares, corrompidos, desviados, surrupiados, arrecadados, armazenados, sacados em bancos, na boca do caixa, de forma anormal, imprópria, ilegal, com a conivência das instituições envolvidas e acondicionados em casa, em malas e, até em cuecas (risos) distribuídos pontualmente por corruptores à corrompidos, para enriquecimentos ilícitos, fidelizar manobras de interesses políticos e, (principalmente)pessoais, altamente escusos, contrários a qualquer interesse da nação. Muito mais que a DASLU, o caso é de polícia e para a Receita Federal. Enquanto o fogo das CPIs esquenta a temperaturas explosivas, o mandante maior se diz traído e, desnorteado, viaja. Em todos os sentidos e, em todas as direções. Nos discursos compara-se, pretensiosamente, a estadistas. Se diz traído. Se foi traído, o país foi traído. O povo foi traído. Se o mandante não dá nome aos traidores, é porque deles é refém, ou, muito lhe convém. A aparência calma nas ruas é falsa e é só uma aparência. Os formadores de opinião estão com o Gabeira. O Severino, não dá. Articuladores, se esquivam e mudam o discurso. Convictos, já não crêem. Debandam. O Majoritário é menor. O efeito da Bomba será muito maior do que pensam, ou podem imaginar os "estopins" integrantes das manobráveis CPIs. São inúmeras as notícias e os indícios de crimes, transmitidos pela TV para o Brasil e, para o mundo. Daqui para frente, as apurações e investigações, transcendem uma Comissão Parlamentar e, as punições, suas propostas (de votação) de cassações (destes ou daqueles). O caso, é de polícia! Não é elementar Watson?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Rosa - Luciano Cancelier

Rosa
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor