Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 02 de setembro de 2005 - Nº 1356 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Concurso Público para soldado da Polícia Militar


Caraguatatuba
Mulher mais idosa de Caraguá receberá homenagem
Mexilhão de Caraguá é aprovado pelo Instituto Butantan
Poço da Anta recebe Conselho de Desenvolvimento Rural e da Pesca
Saúde contrata médicos para o PSF do Tinga
Concerto a Independência com Big Band Samjazz no Teatro Mario Covas
Próxima etapa do Paulista Regional de Kart acontece dia 2 de outubro em Caraguá


Ilhabela
Adventure Sports Fair
Ilhabela doa material apreendido em blitz
Ilhabela resgata Travessia do Canal de São Sebastião


São Sebastião
Justiça indefere pedido do MP para cassação e bloqueio de bens de prefeito
APAE recebe premio de melhor barraca do Arraia Caiçara
Veteranas se preparam para enfrentar o Articulare
Tic Tac Mega Model em São Sebastião está com todos os ingressos vendidos
4º FEC promete mais sucesso que nas edições anteriores
Escola da Costa Sul inicia projeto social

Ubatuba
Índios assistem hoje ao filme "Hans Staden"
Começam os Jogos Escolares da Semana da Pátria em Ubatuba
ACIU implanta PDTR em Ubatuba
ACIU recebe TV Vanguarda
Secretaria divulga vencedores do concurso “Quem foi Hans Staden?”
“Prefeitura no Bairro” movimenta final de semana no Sumidouro e Taquaral
Fundo social busca novos projetos para geração de renda
Caiçaras de Ubatuba se manifestam pela preservação das terras e de seus costumes
Ibama e Secretaria de Agricultura e Pesca discutem ordenamento pesqueiro
Tancredo fatura natação dos Jogos Escolares da Semana da Pátria
Vereador Claudinho Gulli visita bairro da Casanga
Prefeito e vereadores vão à Sabesp pedir continuidade nas obras de esgoto
Sabesp promoverá levantamento sobre obras que deverão ser concluídas para acabar com a falta de saneamento básico em Ubatuba
Aeromodelismo na região Sul reúne associações de Ubatuba e Caraguá
Prefeitura constrói nova passarela no Sertão do Ingá em parceria com a comunidade
Clube de Regata Saco da Ribeira promove festa
Casas em área preservada começam a ser demolidas na Praia da Fazenda, no Núcleo Picinguaba, em Ubatuba
Ballet da Fundart brilha no XI New Fest Dance
Fundart divulga a programação de setembro


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Concurso Público para soldado da Polícia Militar
São 150 (cento e cinqüenta) vagas preferencialmente para a área do Vale Paraiba e Litoral Norte nos dias 13, 14 e 15 de Setembro.

Litoral Norte - As inscrições serão feitas somente pela internet através do site www.nossacaixa.com.br
Os requisitos para inscrição são: ser brasileiro; ter idade compreendida entre dezoito e trinta anos, até a data final das inscrições; ter concluído o curso de ensino médio ou equivalente até a data da inscrição; ter estatura mínima, descalço e descoberto, de 1,65 m; estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos;  se funcionário público, não ter respondido ou não estar respondendo a processo administrativo cujo fundamento o possa incompatibilizá-lo com a função policial-militar;  não possuir antecedentes criminais e  possuir certificado de reservista de 1ª ou 2ª categoria ou certificado de dispensa de incorporação ou de isenção do serviço militar.
MAIORES INFORMAÇÕES: Disque PM 0800.555190; site: www.polmil.sp.gov.br  ou acesse o Diário Oficial n° 162 de 26 de agosto de 2005 através do site www.imesp.com.br  (Executivo I/Concursos).
Na impossibilidade de acesso a internet, os candidatos deverão procurar os postos do Poupatempo, Infocentro, ou unidades da Polícia Militar.

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Mulher mais idosa de Caraguá receberá homenagem
Dona Rosalina Ribeiro Pinto, a mulher mais idosa de Caraguatatuba, que completou nesta última terça-feira, dia 30, 107 anos de vida, receberá neste domingo, dia 4, uma homenagem da comunidade do Morro do Algodão

Caraguatatuba - A moradora mais idosa de Caraguatatuba, Rosalina Ribeiro Pinto, que completou 107 anos de vida nesta terça-feira, 30 de agosto, receberá uma homenagem da comunidade do bairro onde vive, Morro do Algodão, neste domingo, dia 4 de setembro.
Residindo na cidade há mais de 20 anos, dona Rosalina, é mineira, nascida na cidade de Malacacheta, morou no Paraná por algum tempo e veio para Caraguá junto com seu filho caçula, José Pereira dos Santos, que procurava melhores condições de vida para ele e sua mãe.
Dona Rosalina, mãe de 8 filhos, sendo cinco homens e três mulheres, ficou viúva em 1945, com apenas 47 anos de vida. Com o passar dos anos, seus filhos foram crescendo e saindo de sua casa. Somente o caçula continuou com a mãe.
“Seu Zé”, como é conhecido o filho de Dona Rosalina, atualmente com 65 anos, é um exemplo de vida, “quando fui para o Paraná junto com minha mãe, tive a oportunidade de casar também, mas preferi ficar sozinho para poder cuidar dela”, explicou.
Quando vieram para Caraguá, “seu Zé” e dona Rosalina foram morar no bairro Jd. Britânia, e posteriormente, mudaram-se para o Morro do Algodão para viver como caseiros.
A mulher mais idosa de Caraguá encontra-se com uma ótima saúde, anda pela casa toda e adora comer doces e tomar refrigerante. “Ela passa o dia inteiro mastigando, adora bolo sem recheio e bananas. Se deixar ela come uma penca num dia só”, disse Manoel Cursino dos Reis, o “Manoel do Morro”, que conhece Dona Rosalina há dez anos.
Para este domingo, 4, está sendo organizada pela comunidade do bairro uma festinha em homenagem ao aniversário de dona Rosalina. “É um incentivo, com isso mostramos às pessoas a importância em dar atenção aos idosos, é um valor ao ser humano, afinal um dia todo mundo envelhece”, refletiu Manoel.
A homenagem será realizada como parte das atividades da “Escola da Família” e acontecerá na E.E. Maria Ester das Neves Dutra Damázio, no Morro do Algodão, às 16 h.
No ano passado, no mês de abril, a AMMA (Associação dos Moradores do Morro do Algodão) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, organizou um torneio de futsal que levou o nome de “Rosalina Ribeiro Pinto”, como homenagem aos idosos de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Mexilhão de Caraguá é aprovado pelo Instituto Butantan
A Associação dos pescadores e maricultores da praia da Cocanha é parceira do instituto neste trabalho

Caraguatatuba - O Centro de Toxinologia Aplicada do Instituto Butantan da USP (Universidade de São Paulo) divulgou nesta semana o primeiro relatório técnico sobre a qualidade do mexilhão produzido na Praia da Cocanha em Caraguá, onde fica contatada a qualidade do produto.
De acordo com a instituição, os resultados foram obtidos a partir de amostragem coletada no dia 16 de junho, as quais revelaram ausência do vírus PSPs, toxinas paralisantes. Os testes também incluíram análise microscópica de microalgas coletadas em arrasto vertical com rede de 20 micrometros de malha, a mostra também não apresentou vírus que recomendasse intensificação da análise de toxinas nos mexilhões.
Para o vice-presidente da AMESP - Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo, José Luiz Alves, esta é a prova mais evidente da qualidade do Mexilhão produzido em Caraguatatuba.
A pesquisa realizada pelo instituto conta com a parceria da Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha em convênio firmado no mês de maio. Os trabalhos deverão se estender por mais seis meses. (Fonte: PMC)

Poço da Anta recebe Conselho de Desenvolvimento Rural e da Pesca

Caraguatatuba - Objetivando uma maior integração dos produtores rurais de Caraguatatuba, o Conselho de Desenvolvimento Rural e da Pesca realizou pela primeira vez uma reunião ordinária no campo, tendo sido escolhida a região do Poço da Anta. O encontro aconteceu na manhã de sábado, dia 27 de agosto, na escola municipal local e reuniu aproximadamente 30 produtores.
A reunião teve a presença do vice-presidente do Conselho Sr. Sylvio Sayto acompanhado dos conselheiros Marcelo Meireles e Mauro Leite, o diretor de agricultura e pesca da Secretaria de Meio Ambiente Sr. César Vieira Bisetto e a técnica da Secretaria de Turismo, Maria Fernanda Gonçalves Galter.
Os produtores fizeram várias reivindicações as quais serão encaminhadas ao Prefeito José Pereira Aguilar. Também foram apresentados pelo Conselho a Patrulha Agrícola, o SIM (Sistema de Inspeção Municipal) e o Mercado Municipal. Na ocasião também foi discutido o desenvolvimento do Turismo Rural para a região, assunto que despertou o interesse dos participantes.
Os agricultores visitaram no dia 1º, quinta-feira, com apoio Secretaria de Educação, a Aldeia Guarani em Ubatuba. O objetivo foi apresentá-los o local, onde o engenheiro agrônomo, Mauricio Rubino Alves, da CAT (Casa da Agricultura) apresentou alternativas para o cultivo da região. O engenheiro passará a prestar assistência técnica aos agricultores. (Fonte: PMC)

Saúde contrata médicos para o PSF do Tinga
Novos médicos serão contratados ainda este ano por meio de concurso público para atuarem no PSF para atender.

Caraguatatuba - Três novos médicos acabam de ser contratados pela Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba. A contratação foi viabilizada para substituir três médicos do Programa Saúde da Família (PSF) que haviam pedido demissão.
Os novos profissionais Dra. Camila Rochelle de Moraes Teixeira, o Dr. Guilherme Henrique Maia Vieira e o Dr. Francisco Donato de Araújo Conte irão atuar 8 horas na Unidade de Saúde do Tinga. Dra. Camila e Dr. Guilherme iniciaram o trabalho na Unidade nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, e já estão prestando seus serviços à população.
De acordo com o secretário municipal, Olegário Alves dos Santos, novos médicos serão contratados ainda este ano por meio de concurso público para atuarem no PSF. “Nossa intenção é atender toda a demanda da rede o mais rápido possível”.
Segundo Olegário, o concurso público para a contratação de médicos e o aperfeiçoamento do Programa Saúde da Família (PSF) são as prioridades para este ano. "Acredito que o PSF pode solucionar grande parte dos problemas da Saúde, inclusive a falta de médicos em nossa região".
O telefone para contato com a Unidade do Tinga é 3883-3277. (Fonte: PMC)

Concerto a Independência com Big Band Samjazz no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta no dia 7 de setembro a Big Band Samjazz, do Conservatório de Tatuí, SP, às 21 horas. O ingresso é leite em pó (embalagem com 400g). Os ingressos podem ser trocados na Fundacc, no Museu, Na Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, na Secretaria Municipal de Administração e no Teatro Mario Covas. Mais informações na Fundacc 3883 3737, 3883 3727 3 3883 7555.
Criada em 1975 pelo maestro Antônio Carlos Neves Campos, a BIG BAND SAMJAZZ é dos grupos mais importantes do conservatório e nasceu com objetivo de propiciar a prática de música popular dentro da maior escola de música da América Latina. Sérgio Gonçalves de Oliveira é o regente.
Para a apresentação em Caraguatatuba, o repertório conta com Arrastão, de Edu Lobo; I Was A Fool, de Miles Osland; Luxo So de Ary Barroso, I’m Free, de Pete Townsend; A Rã, de João Donato; La Fiesta, de Chick Corea; Carinhoso, de Pixinguinha; Sambita, de Jose Roberto Branco; Paraquedista, de José Leocádio; Isto Aqui o Que é, de Ary Barroso; One Mint Julep, de Rudolph Toombs e Tengo-Tengo.
Prestes a estrear em solos americanos, deverá apresentar-se no mês de outubro no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. A BIG BAND SAMJAZZ prepara seu CD com músicas exclusivamente brasileiras, com participações do Maestro Neves, Zé Luis Mazzioti, Célia e Leila Pinheiro.
Reconhecida pela qualidade de seus músicos e irreverência – a BIG BAND SAMJAZZ chegou a apresentar-se com a bateria de escola de samba Vai-Vai, acompanhou artistas nacionais em show populares(Tânia Alves, Benito D’Paula, Décio Cardoso, etc) e acompanhou o saxofonista norte americano Milles Osland (um dos melhores jazzistas da atualidade) em sua vinda ao Brasil, tocando o que há de mais moderno em matéria de jazz instrumental para big band .
BIG BAND SAMJAZZ teve a oportunidade de tocar nas melhores casas noturnas e teatros do País, podendo citar: Teatro Nacional de Brasília, Memorial da América Latina Canecão, entre outros.
Atualmente tem a seguinte formação: cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes uma guitarra, um contrabaixo elétrico, um piano, uma bateria e uma percussão
A BIG BAND SAMJAZZ já tornou-se parte não só da vida de seus músicos, mas também de espectadores que tem a oportunidade de ouvir e assistir .
“A BIG BAND SAMJAZZ é cor, vida, alegria, emoção e encantamento. Quem assiste sai com a alma leve, livre e colorida” - finaliza uma de suas espectadoras. (Fonte: PMC)

Próxima etapa do Paulista Regional de Kart acontece dia 2 de outubro em Caraguá
Caraguatatuba sediará no dia 2 de outubro(domingo), a próxima etapa do Campeonato Paulista Regional de Kart. O evento será realizado no kartódromo da cidade, no Tinga, sob a organização do KRT Motors Club

Caraguatatuba - O Kartódromo de Caraguatatuba sediará no dia 2 de outubro(domingo), a próxima etapa do Campeonato Paulista Regional de Kart. O evento é realizado pelo KRT Motors Club, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Nessa próxima etapa serão disputadas rodadas duplas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 6950-8338.
O Kartódromo da cidade fica na região do Tinga e o acesso ao local pode ser feito por meio da rua principal do bairro, localizado na região central do município. Mais informações sobre o evento estão no site www.krtmotorsclube.com.br  (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Adventure Sports Fair
Ilhabela participa da maior feira de turismo e esportes de aventura do hemisfério Sul

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, juntamente com a Associação Comercial e Industrial e Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes de Ilhabela, com o apoio do SEBRAE-SP, esteve presente na 7ª Edição da Adventure Sports Fair (a maior Feira de Turismo de Esportes de Aventura do Hemisfério Sul), realizada entre os dias 24 e 28 de agosto, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera em São Paulo.
A novidade deste ano foi que além de sua participação com o trade local, Ilhabela, também participou em conjunto com as outras três cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba), formando o Circuito Litoral Norte Paulista.
Para Silvia Pugliese, da Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes de Ilhabela, é de extrema importância a participação de Ilhabela como destino turístico e principalmente a apresentação, a “identidade” do município e os contatos realizados durante a feira. Ressalta ainda que: “Os resultados já estão sendo alcançados em relação a Feira”.
Além de ser uma feira de negócios, a Adventure Sports Fair, aproxima os destinos e operadores de viagens de turismo que queiram comercializar seus produtos, ao mesmo tempo é uma feira voltada ao consumidor final, divulgando essa nova categoria de turismo e os novos produtos voltados a aventura para um público de alto poder executivo e formadores de opinião. Ilhabela, mais, Circuito Litoral Norte Paulista, visaram a importância na participação para a comercialização de seus destinos como produtos e investir na área do turismo de aventura e ecoturismo, atividades que podem ser realizadas o ano todo.
Cerca de 250 estandes, divididos nos setores de meio ambiente e sustentabilidade; equipamentos, vestuários e calçados; turismo de natureza; veículos; náutica; aéreo e bike, mostraram novidades de esportes e turismo de aventura.
O estande de Ilhabela proporcionou aos seus visitantes um Circuito de Arvorismo e uma Parede de Escalada, onde circularam pessoas de todas as idades.
Para Paulo Afonso Martins, representante da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, a integração e harmonia que se encontrava dentro do estande, vai proporcionar um retorno positivo em todos os setores, tanto para o empresariado, como para as cidades envolvidas.
A edição 2005 da Adventure Sports Fair, reuniu mais de 72 mil pessoas e gerou volume de negócios na casa de R$85 milhões, superando a expectativa de crescimento de 15% comparado a 2004.
“É de grande importância que Ilhabela, que é um município que possui 92% de Mata Atlântica preservada, se firme mais no ecoturismo e turismo de aventura. Para isso, cada vez mais, Ilhabela aumentará sua presença nas feiras do setor, como a Adventure Sports Fair”, declarou o Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias. (Fonte: PMI)

Ilhabela doa material apreendido em blitz

Ilhabela - A Divisão de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela repassou esta semana ao Fundo Social de Solidariedade do município 537 peças de produtos apreendidos, como mantas, redes, óculos, chapéus, roupas de praia e peças artesanais. Esses produtos eram comercializados por vendedores ambulantes que não possuíam licença para exercer a atividade. De acordo com o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, a prefeitura continuará coibindo essa atividade. A fiscalização prefeitura vai realizar nos próximos dias novas blitze e apreender mais mercadorias que forem vendidas de maneira irregular. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela resgata Travessia do Canal de São Sebastião

São Sebastião e Ilhabela- Em comemoração aos 200 anos de emancipação político-administrativa da capital da vela, os melhores nadadores do Estado estarão reunidos neste domingo para a Travessia do Canal São Sebastião – Ilhabela (foto), a partir das 10h00.
Serão premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada categoria. Pelo regulamento, a prova deverá ser completada em no máximo três horas. Após este tempo, uma embarcação recolherá o nadador que ainda estiver no mar.
O percurso é de 5 km, com largada na praia do Arrastão, em frente ao Shopping Villa Mares e chegada na Vila, em Ilhabela. A concentração e o congresso técnico estão marcados para as 9h00.
“Com a criação da Secretaria de Esporte, resolvemos resgatar essa prova, que no passado foi um sucesso.
A idéia é colocá-la no calendário nacional, principalmente pela beleza do canal”, ressaltou o secretário de Esportes de Ilhabela, José Roberto de Jesus, o Beto de Mazinho. A Secretaria de Esportes de São Sebastião dará apoio na largada da travessia. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Justiça indefere pedido do MP para cassação e bloqueio de bens de prefeito

São Sebastião - O juiz da 1ª Vara de Justiça de São Sebastião, Fernando Henrique Pinto, indeferiu na tarde desta quinta-feira, 1º de setembro, o pedido de liminar do Ministério Público de São Sebastião, através da promotora Ana Chami, contra o prefeito Dr. Juan Garcia e o secretário de Assuntos Jurídicos, Celso Luiz dos Santos, a pedindo cassação de mandato, bloqueio de bens, suspensão de direitos políticos e pagamento de multa.
Segundo o despacho, o juiz determina a exclusão da Prefeitura de São Sebastião do pólo passivo da ação, indefere o pedido de liminar de informações de servidores que não fazem parte do processo, e indefere o pedido de liminar de bloqueio de bens.
Ainda no despacho, o juiz determina que os requeridos, em suas defesas preliminares, esclareçam e comprovem se efetivamente houve ou não recebimento de valores pelo prefeito e determina ainda que os mesmos se abstenham de pagar ou receber qualquer valor. “Após as respostas, será decidido sobre a manutenção dos autos nesta primeira instância, com deliberação sobre o recebimento da ação ou suspensão do processo”, cita o juiz no despacho.
O prefeito considerou sensata a decisão do magistrado local. “Ela (a promotora) realizou a abertura de inquérito e logo em seguida protocolou a ação civil, sem a convicção de que cometi irregularidades. Para se ter uma idéia, o MP protocolou na Prefeitura um pedido de informação no dia 11 de agosto para saber se recebi ou não algum dinheiro dos cofres públicos, e, antes mesmo da resposta enviada, impetrou a ação. Não recebi nenhum centavo da administração, mesmo tendo direito”.
Ele acredita que o excesso cometido pela promotora vai provocar um desgaste no Ministério Público. “Vamos provar ao longo do processo que não há nenhuma irregularidade. Nem sequer eu fui ouvido no inquérito civil. Não quero ser julgado politicamente, mas sim dentro da legalidade. Não é porque eu fui eleito prefeito que não tenho direito de continuar o meu processo administrativo”.
E citou uma das frases da promotora em que diz haver conluio para a sua contratação. “Ela disse que houve conluio. O que então ocorreu quando eu fui demitido?”, questiona o prefeito, que fez questão de salientar que o seu processo administrativo dentro da Prefeitura de São Sebastião é desde abril de 2004, portanto, antes de ser eleito.
A ação - A ação foi movida pelo fato de o prefeito ter sido restituído à função de médico da rede em fevereiro deste ano. A portaria foi assinada pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Celso Luiz dos Santos, que, através de decreto, tinha poderes para julgar processos administrativos na Prefeitura de São Sebastião.
Dr. Juan Garcia foi exonerado do cargo de médico da Prefeitura em novembro de 2002 pelo então prefeito Paulo Julião (PSDB). Na oportunidade, Julião alegou que Dr. Juan Garcia foi exonerado por “exercer atividades particulares no horário de trabalho”.
Dr. Juan Garcia considerou a atitude como “perseguição política” o ato de Julião. E salientou que o chamado “Dia Cirúrgico” era praticado por todos os médicos da rede. Neste dia, o médico vai para o hospital para realizar cirurgias e recebe remunerações. (Fonte: PMSS)

APAE recebe premio de melhor barraca do Arraia Caiçara

São Sebastião - A Presidente do Fundo Social da Solidariedade, Rosa Maria Mota, e o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, entregaram na quinta-feira (01/09) para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) o prêmio de melhor barraca enfeitada do Arraiá Caiçara.
O prêmio foi uma bicicleta. Além disso, a presidente do Fundo Social aproveitou para entregar 50 quilos de farinha de trigo para a padaria artesanal da Associação.
O trigo foi arrecadado na bilheteria do Teatro Municipal. (Fonte: PMSS)

Veteranas se preparam para enfrentar o Articulare

São Sebastião - As veteranas do vôlei sebastianense se preparam para o próximo jogo do Campeonato da Liga Paulista no qual se mantêm invictas e líderes da chave desde o retorno das férias. Para manter a invencibilidade, terão de vencer a disputa contra o Articulare, na casa do adversário, neste domingo (04/09).
Após o recesso, as meninas já derrotaram o Clube Cerat, por 3 sets a 0 (06/08) e o Alphaville por 3 sets a 1 (13/08).
As jogadoras, que treinam constantemente, querem conquistar a fase, que permitirá que elas passem do grupo C para a B. O momento é um dos mais importantes para a equipe, já que essa façanha foi conquistada pela primeira vez no ano passado com a técnica Cora Zorzetto. O novo técnico agora é Marcelo Aparecido de Souza, o Negretti.
O próximo jogo da equipe é contra o Indiano Branco na Represa de Guarapiranga no dia 24 deste mês. Desta fase se classificam três times que sobem para o grupo C. Atualmente a equipe sebastianense é uma das favoritas.
No ano passado, a equipe conquistou a medalha de ouro na chave prata do grupo B.
O jogo contra o Sportville marcado para o dia 27 de agosto foi adiado, sem previsão para o confronto.
A Prefeitura de São Sebastião apóia o time com a inscrição para os jogos e o lanche. Além disso, as veteranas contam com o transporte da Transpetro e o apoio do Colégio Poliedro para a realização dos treinos. (Fonte: PMSS)

Tic Tac Mega Model em São Sebastião está com todos os ingressos vendidos

São Sebastião - Perfeição, charme e personalidade é o que mostrarão nesta sexta-feira (02/08) as sebastianenses que participarão do concurso nacional Tic Tac Mega Model, que acontece no Teatro Municipal às 19 horas.
São Sebastião é uma das 30 cidades de todo o Brasil que promoverá o desfile para a seleção das meninas com idade de 13 a 25 anos, que sonham com a vida de modelo. O sucesso do concurso é tão garantido que todos os ingressos para acompanhar o desfile já foram vendidos.
O concurso pretende descobrir a nova Top Model brasileira 2005. A primeira avaliação será feita a partir de análise de fotos e os dados pessoais que constam na ficha de inscrição. Se classificada a inscrita passa por uma entrevista e depois desfila.
A etapa de São Sebastião conta com 400 inscrições e 120 meninas disputam da seletiva. A premiação pode chegar a US$ 100 mil em contrato de trabalhos garantidos.
A promoção foi dividida em quatro fases. Na pré-seleção, que vai de junho a outubro, são realizados eventos locais para a escolha das participantes que irão para a etapa estadual. Em outubro as semifinalistas serão escolhidas em eventos nas capitais de cada estado. Em novembro, as semifinais serão divididas em 4 eventos (Norte e Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) para a escolha das 30 finalistas e em dezembro acontece a grande final, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela Rede TV.
No ano passado cerca de 850 mil meninas de todo o país, entre 13 e 25 anos, disputaram o concurso. Desta vez, haverá também candidatos homens. O primeiro colocado ganha US$ 10 mil garantidos em contrato com a Mega Model, já a primeira colocada, ganha US$ 100 mil, a segunda US$ 40 mil e a terceira US$ 10 mil, também em contratos de trabalho. Os candidatos concorrem ainda ao sorteio de 2 Fiats Doblò.
Para se candidatar os interessados tiveram que preencher as fichas de inscrição disponíveis nas revistas Quem, juntar 5 tampinhas de Tic Tac, 2 fotos de corpo e rosto e entregar na agência Mega Model da cidade onde vive ou enviar para a Caixa Postal 25.985. (Fonte: PMSS)

4º FEC promete mais sucesso que nas edições anteriores

São Sebastião - Tudo pronto para a descoberta de novos talentos da música do Litoral Norte. O 4º Festival Estudantil da Canção do Colégio Objetivo, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), acontece neste final de semana e promete agitar a juventude caiçara. 12 bandas estão inscritas no evento.
Todas as escolas, particulares, estaduais ou municipais, puderam inscrever uma única banda. Serão três categorias concorrendo aos prêmios: intérprete, composição e banda. No último item é permitida a participação de duas pessoas, que não precisam ser estudantes. Elas podem participar da banda, mas não podem ocupar a posição de vocalista.
A inovação para esse ano é a premiação do segundo colocado nas três modalidades. A banda que vencer a disputa em primeiro lugar receberá R$ 700. Nessa mesma categoria, o segundo colocado receberá o prêmio de R$ 200. Já na modalidade compositor, a premiação será respectivamente R$ 300 e R$ 100.
Para intérprete, o prêmio do primeiro colocado será de R$ 400 e para o segundo, R$ 200.
É esperado um público de 2 mil pessoas. Na edição anterior, 18 bandas participaram do evento, arrastando um público de mais de mil pessoas nos dois dias em que acontece o Festival.
Segundo um dos organizadores, Thiago de Castro Germano, a iniciativa não surgiu com a intenção de alcançar as proporções de um festival.
“Começou tudo com uma conversa na sala de aula sobre um evento que poderíamos realizar na escola, quando vimos chegou nas proporções de hoje. Na edição passada, participaram escolas de Caraguatatuba e Ilhabela, então estendemos mais ainda o espaço para as escolas de toda a região”.
Para arrecadar dinheiro para pagar a premiação do evento, os organizadores do FEC realizaram no dia 26 de agosto o espetáculo infantil “Inveja de bruxa tem remédio”, que lotou o Teatro Municipal em todas as suas apresentações.
O 4º FEC acontece nos dias 2 e 3 de setembro a partir das 19 horas. Os ingressos custam R$ 1 antecipado e no dia R$ 2. Para mais informações sobre o evento, o telefone do Colégio Objetivo é (12) 3892-6347. (Fonte: PMSS)

Escola da Costa Sul inicia projeto social

São Sebastião - A Escola Municipal Sebastiana Costa Bittencourt, localizada no bairro da Barra do Una, iniciou na manhã dessa quarta-feira (31/08), um projeto chamado “Além das quatro paredes”, que leva alunos e professores para realizar um trabalho social com as famílias que vivem em áreas que apresentam dificuldades sociais e econômicas. Outro objetivo do projeto é fazer com que os alunos conheçam as diferentes realidades sociais da cidade.
De acordo com a diretora da escola, Sílvia Rodrigues, esse projeto será realizado uma vez por mês, sempre em locais diferentes. “Com esse projeto não deixamos de cumprir o nosso compromisso com a aprendizagem”, declarou. Ainda segundo a diretora cerca de 50 alunos de oitava série da escola foram visitar uma área conhecida como Sítio Velho, onde ficaram durante toda a manhã, sendo muito bem recebidos pela população local. Rodrigues disse que muitos alunos da escola moram nesses locais. “Nada mais justo do que ensiná-los a valorizar o lugar onde vivem”, acrescentou.
Os alunos realizaram pesquisas de campo para saber as condições sociais das famílias e envolveram a comunidade com um jogo de futebol, sempre contando com a ajuda dos professores. Além disso, a psicopedagoga Suzana Sório Barbosa discutiu com os moradores questões relacionadas aos seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
Esse projeto tem o apoio da Secretaria de Educação (Seduc) que fornece o ônibus escolar, a merenda escolar no local para os alunos e o material pedagógico. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Índios assistem hoje ao filme "Hans Staden"

Ubatuba - Cerca de 150 índios guaranis das aldeias Renascer e Boa Vista, em Ubatuba, assistem hoje à exibição do filme "Hans Staden", produzido em 1999, no município, pelo diretor Luis Alberto Pereira. O filme é totalmente falado em tupi-guarani. A exibição do filme será no Cine Porto, no Itaguá. O filme conta a história do alemão Hans Staden, capturado pelos índios Tupinambás no município, em 1554. Hans Staden permaneceu nove meses e meio em poder dos índios. O evento faz parte da 1ª Semana Hans Stden, iniciativa do vereador Charles Medeiros (PSDB), que recebeu apoio da prefeitura e da Associação Comercial. (Fonte: ValeParaibano)

Começam os Jogos Escolares da Semana da Pátria em Ubatuba
Em discurso na abertura do evento, prefeito Eduardo César lança candidatura de Ubatuba para sede dos jogos regionais em 2007

Ubatuba - O ginásio de Esportes Tubão ficou lotado na cerimônia de abertura dos “23º Jogos Escolares da Semana da Pátria” (JESP). Após o desfile das 22 escolas participantes, o atleta Antônio Pinto Neto, da escola Aurelina Ferreira, leu o “Juramento do Atleta”. Felipe Toledo da escola Olga Gil, conduziu a tocha e acendeu a pira olímpica. O público pôde acompanhar ainda um belo espetáculo proporcionado pelas equipes que representaram Ubatuba na final estadual da Ginastrada.
A Jê Academia abriu a festa apresentando a coreografia “Faces de um país”.Em seguida a academia Biodance apresentou uma coreografia baseada nas líderes de torcidas americanas que empolgou os espectadores. Fechando a manhã as meninas da Jê Academia voltaram e apresentaram a coreografia “Despertar”, de Joyce Parada Suguimoto, campeã estadual na categoria infantil da Ginastrada. No período da tarde aconteceram as primeiras provas de natação.
Nesta sexta feira o ginásio de esportes Tubão recebe os jogos de queimada, a Praia Grande abriga o surf e as escolas Maria Josefina, José Simeão e Cap. Deolindo recebem os jogos do futsal.
Jogos regionais - Em sua saudação aos participantes dos 23º JESP, o prefeito Eduardo César anunciou que Ubatuba é candidata a sediar os Jogos Regionais em 2007. “Estamos providenciando toda a infra-estrutura necessária para a realização dos Jogos Regionais em Ubatuba no ano de 2007. Estamos viabilizando a construção de duas piscinas e a construção de novas praças esportivas, alem da ampliação e reforma das já existentes”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

ACIU implanta PDTR em Ubatuba
Associação Comercial de Ubatuba em parceria com a Secretaria de Turismo trazem o programa com o intuito de fomentar o turismo no município.

Ubatuba - No último dia 30 aconteceu a apresentação do PDTR (Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo) no salão de eventos da ACIU (Associação Comercial de Ubatuba) com o consultor do PDTR José da Rocha Filho.
O evento contou com a presença de grupos interessados na organização, sistematização, capacitação e desenvolvimento do turismo receptivo.
O PDTR é uma ferramenta, com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo.
O programa já teve inicio e a primeira visita técnica do consultor do PDTR será nos dias 11 e 18 de setembro e por meio de sua tecnologia identificará qual é a situação atual do Sistema de Recepção a Turistas de Ubatuba. A partir disso, por meio da transferência de conhecimentos e disponibilização de instrumentos, conduzirá junto ao CONSELHO à elaboração de projetos de aprimoramento desse sistema.
Segundo o Secretário de Turismo Felipe de Azevedo, vivemos um quadro de turismo desorganizado e não rentável. “O nosso objetivo é inverter isso com os quesitos básicos turísticos como sinalização e informação turística, capacitação de mão de obra local, formatação e divulgação de produtos turísticos”.
O secretário acredita que o diagnóstico agora é o fator crucial e o PDTR é a ferramenta que faltava para gerar fomento e profissionalização. “Temos que perceber a gravidade de um turista mal atendido” declara.
A primeira reunião com o conselho formado está marcada para o dia 22 de setembro às 9h00 no salão de eventos da ACIU.
Os empresários interessados em participar do PDTR entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane no telefone 3832 1449.
Empresário participe! Contamos com você para reverter o quadro do nosso turismo e mostrar ao mundo inteiro a nossa cidade maravilhosa e que saberemos receber os turistas.
Temas de Projetos fomentados pelo PDTR
· Sensibilização e Envolvimento da Comunidade para Turismo;
· Capacitação de Empresários e Operacionais da Cadeia Produtiva do Turismo;
· Desenvolvimento de Produtos Turísticos Atrativos (Destinos Turísticos);
· Estrutura de Recepção a Turistas;
· Gestão e Qualidade da Atividade
Turística;
· Comercialização de Destinos e Produtos Turísticos. (Fonte: ACIU)

ACIU recebe TV Vanguarda
Equipe Comercial da afiliada da Rede Globo traz apresentação aos empresários de Ubatuba.

Ubatuba - No último dia 31, se apresentou na Associação Comercial a equipe comercial da TV Vanguarda. O intuito da apresentação foi para que todos os empresários de Ubatuba pudessem conhecer um pouco mais sobre a emissora e quais são as ferramentas que utilizam para garantir o sucesso de um planejamento de mídia e melhorar a rentabilidade do seu negócio e divulgar sua cidade.
Segundo o empresário Miguel Soares, foi muito importante participar do evento pois pôde esclarecer muitas dúvidas. “Estou promovendo um evento em Ubatuba e com a apresentação da TV Vanguarda, pude perceber como e aonde devemos investir em mídia”.
Para o Presidente da ACIU, Ahmad K. Barakat o evento foi muito positivo e contou com a presença de 50 pessoas gerando um bom resultado também para a ACIU, pois terá seus eventos divulgados pela Vanguarda Serviços. (Fonte: ACIU)

Secretaria divulga vencedores do concurso “Quem foi Hans Staden?”

Ubatuba - A secretaria de Educação de Ubatuba divulgou a lista dos vencedores do concurso Cultural “Quem foi Hans Staden”, que movimentou a rede municipal de ensino durante o mês de agosto. Dezenas de textos, desenhos e poesias foram apresentados à comissão julgadora para avaliação, onde foram observados os seguintes critérios: criatividade, conteúdo, apresentação, além de coerência e pertinência ao tema.
Participaram da avaliação um supervisor de ensino, dois coordenadores da Secretaria de Educação, dois professores de educação artística e dois professores de ensino fundamental da rede municipal, que selecionaram 20 trabalhos feitos por alunos de 1ª a 8ª séries, alunos de Educação Especial e EJA.
A cerimônia de premiação acontecerá nesta sexta-feira, 2, à partir das 16h no salão da Escola Municipal Padre José de Anchieta. O concurso fez parte da “Semana Hans Staden”, iniciativa do vereador Charles Medeiros, que propôs a lei 2681/05 e que durante o mês de agosto desenvolveu uma série de eventos, ligados ao homenageado.

Trabalhos premiados:

1ª Série do I Ciclo Desenho

Augusto Felipe de O. Nascimento
E.M. Profª Altimira Silva Abirached

Adriel A.J. Alqueazar
E.M. Gov. Mário Covas Jr.

Jéferson de Souza Nascimento
E.M. Profª Altimira Silva Abirached

2ª Série do I Ciclo Desenho

Daiane A. dos Santos
E.M. Profª Nativa Fernandes de Faria

Rafael Pavão Pedro
E.M. Padre José de Anchieta

Isabela Fernanda Santolim Silva
E.M. Profª Altimira Silva Abirached


1ª Série do II Ciclo Texto

Emanuelle dos Santos Vieira
E.M. Profª Altimira Silva Abirached

Leonardo Alves de Souza
E.M. Maria Josefina Giglio Silva

Érika Rodrigues da Silva
E.M. Profª Altimira Silva Abirached


2ª Série do II Ciclo Texto

Mariana Justino de Jesus
E.M. Profª Olga Ribas de Andrade Gil

Alana G. Leite
E.M. Padre José de Anchieta

Caroline de Sá Ferreira
E.M. Profª Altimira Silva Abirached


8ª Série - Poesia

Tatiana Rodrigues de Souza
E.M. José Belarmino Sobrinho

Educação Especial

Elton da Silva Sofiate
E.M. Padre José de Anchieta

Lucas Henrique Gomes Soares
E.M. Padre José de Anchieta

Danilo Assunção Alves
E.M. Padre José de Anchieta


EJA – Educação de Jovens e Adultos

José Domingos dos Santos
E.M. Profª Olga Ribas de Andrade Gil

Ivone Aparecida Venâncio de Moura
E.M. Profª Olga Ribas de Andrade Gil

José Teobaldo Lopes da Costa
E.M. Profª Olga Ribas de Andrade Gil

Antonio Alexandre de Lima
E.M. Profª Olga Ribas de Andrade Gil


Índios assistem ao filme - Hoje, sexta-feira, às 13 horas, cerca de 150 índios das aldeias Boa Vista (Promirim) e Renascer (Corcovado) poderão assistir ao filme “Hans Staden” no Cine Porto Itaguá. A película é totalmente falada em tupi-guarani, mas tem legendas em português. Os índios terão transporte das aldeias até o cinema.
Exposição - Ainda dentro da programação cultural “Hans Staden”, a partir da semana que vem poderá ser visitada na Secretaria de Turismo de Ubatuba (SETUR), a exposição que retrata o período vivido pelo alemão Hans Staden no Brasil, especialmente a época em que foi prisioneiro em Ubatuba, por meio de desenhos feitos pelo próprio alemão. A Setur juntamente com a Secretaria de Educação estão estudando a possibilidade da exposição percorrer as escolas do município. (Fonte: PMU)

“Prefeitura no Bairro” movimenta final de semana no Sumidouro e Taquaral

Ubatuba - O programa “Prefeitura no Bairro”, realizado este mês no Sumidouro e Taquaral, levará para os bairros neste final de semana uma série de atividades, serviços e entretenimento para todos os moradores. As atividades do “Prefeitura no Bairro” estarão concentradas na escola municipal Professor José de Souza Simeão, no Taquaral.
No sábado, dia 3, a FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) programou a exibição do filme “Vida de Inseto”, às 18 horas. No domingo, dia 4, a partir das 9 horas, a Fundart levará para os bairros, atividades de malabares, esquetes de humor e oficina, o palhaço Pimbolim, com recreação educativa, música ao vivo com a Banda Lira Padre Anchieta e artistas da Setorial de Artes Plásticas farão uma exposição de obras e telas pintadas no próprio local. Funcionários da Secretaria de Saúde estarão prestando orientações de saúde, como medição de pressão arterial e exames de diabetes.
O coordenador do “Prefeitura no Bairro”, Claudinei Salgado, avalia que esta ação da Prefeitura faz com que a população se sinta mais próxima da Administração. “Procuramos levar o máximo de serviço para a população dos bairros visitados. Além dos serviços prestados, buscamos interagir ainda mais com as comunidades mostrando a preocupação da Prefeitura em estar tentando ajudar a todos”, ressaltou.
Limpeza Geral - No início desta semana a Secretaria de Obras começou com seus trabalhos no Sumidouro e Taquaral, que deverão ser encerrados amanhã, dia 2. Cerca de 10 homens da secretaria estão executando serviços de colocação e limpeza de tubos, capinação, assentamento e pinturas de guias e sarjetas, além de obras de urbanização. Uma pá carregadeira, uma patrol, três caminhões e uma retroescavadeira também estão nos bairros até amanhã.
Meio Ambiente e informação - Hoje, quinta-feira e amanhã, a partir das 10 horas, a Sema programou palestras enfocando a importância da preservação dos ecossistemas, ecoturismo e qualidade de vida. Além disso, estão previstos plantios de mudas nas áreas verdes dos bairros e paisagismo nas unidades básicas de saúde.
Ainda hoje, às 16 horas, técnicos da Smapa estarão proferindo palestras sobre nutrição, enfocando o tema obesidade. E das 15 às 17 horas novamente haverá o cadastramento e a prestação de informações técnicas para pescadores e maricultores.
O projeto “Prefeitura no Bairro” buscar levar serviços de obras, limpeza, saúde, lazer e cultura para os locais visitados e já esteve nos bairros da Estufa II, Perequê-Mirim e Perequê-Açu. (Fonte: PMU)

Fundo social busca novos projetos para geração de renda
Reunião para discutir o assunto na região acontece nesta sexta feira

Ubatuba - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César, participará nesta sexta-feira, 2, em Guaratinguetá de uma reunião com os representantes regionais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). Todas as presidentes dos fundos sociais da região do Litoral Norte e Vale do Paraíba devem participar deste encontro, quando o FUSSESP apresentará um trabalho que visa o desenvolvimento social das pessoas, valorizando ações de inclusão social. O principal enfoque da reunião é a criação de programas e parcerias com a iniciativa privada, estimulando a geração de emprego e renda com a capacitação de multiplicadores.
O Fundo pretende capacitar pessoas em técnicas de confecção de colchas, edredons e jogos americanos; bordado em linha; bordado em pedraria; patchwork; confecções da caixas, porta-retratos, álbuns e agendas em tecido. (Fonte: PMU)

Caiçaras de Ubatuba se manifestam pela preservação das terras e de seus costumes

Ubatuba - “Caiçara não pede esmolas, vai à luta”. A frase muito bem colocada pela jornalista Priscila Siqueira, foi comprovada pelas manifestações do povo ubatubense em defesa da terra, no sábado, 27 de agosto.
Pela manhã, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, integrantes da Associação dos Herdeiros do Puruba saíram em passeata da Casa de Leis até a Escola Anchieta, onde aconteceu a IV Audiência Pública Sobre Terras Caiçaras, organizada pela ADPC- Associação em Defesa do Povo Caiçara.
Na abertura do evento, uma peça teatral, escrita por Fátima Aparecida de Souza e dirigida por Pixoxó, encenou a expulsão dos caiçaras pelos especuladores imobiliários e mostrou que, além das terras que representam o lar e a fonte de alimentos eles perdem também a sua própria cultura e seus costumes. A apresentação emocionou a platéia.
Jairo dos Santos e Domingos dos Santos, vice-prefeito e irmão de Jairo, participaram da organização da audiência que teve o auditório da Escola lotado por moradores de várias comunidades.
A Mesa foi composta pelo geólogo Aziz Ab’Saber, pelo deputado estadual, Carlinhos de Almeida, PT, Jairo dos Santos, Domingos dos Santos, Fernando Antunes, presidente da A.H.P, Wanderlei Graça, presidente da Associação dos Amigos do Saco da Ribeira e pela jornalista Priscila Siqueira, autora do livro “Genocídio Caiçara”.
Carlinhos de Almeida falou sobre a CPI dos precatórios ambientais, que investiga toda a questão de terra no Litoral Norte. Segundo ele, criar mecanismos para que uma CPI investigue o problema de grilagem e ampare as comunidades que moram em áreas preservadas, é um desafio para a Assembléia Legislativa.
Para Domingos dos Santos, o importante é firmar as bases, “firmar os nossos pés da defesa da população caiçara e conseguir energia e força para continuar na luta”. O vice- prefeito lembrou de casos de vítimas da especulação imobiliária que chegaram a passar fome e muitos tiveram os filhos envolvidos com drogas, depois de perderem as terras.
Wanderlei Graça colocou o seu repúdio contra a expulsão dos pescadores da praia do Saco da Ribeira que, segundo ele, foi aterrada, contribuindo para o um dos maiores crimes ambientais da cidade.
O geólogo Aziz Ab’Saber, com toda a sabedoria de mestre e a experiência de seus 81 anos, falou da existência de uma “guerra entre os ricos que tomam o espaço e dos caiçaras que cada vez se afastam mais para os morros acima”. A solução, para Aziz, está nas associações comunitárias, aperfeiçoamento cultural, nas discussões que surtam efeitos que interessem à comunidade. A sugestão do geólogo é para que as pessoas estudem e se informem cada vez mais, que se elabore um dicionário caiçara e, principalmente, que se faça um registro com documentos contendo o máximo de informações para se brigar na Justiça e aproveitar para elaborar um livro contando a história trágica de grilagem da terra, deixando muito claro, quem são os bandidos.
O presidente da Câmara, Jairo dos Santos, encerrou os trabalhos desejando que aquele momento de reflexão revivido no encontro continue sempre em todas as associações, porque só assim se resgata a cultura do povo. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ibama e Secretaria de Agricultura e Pesca discutem ordenamento pesqueiro

Ubatuba - A Secretária de Agricultura e Pesca, Valéria Gelli, recebeu na manhã desta quarta-feira, 31, a visita da analista ambiental do núcleo de recursos pesqueiros do Ibama, Maria Cristina Cergole. O objetivo da visita foi conversar sobre as licenças ambientais para pescadores, visando o ordenamento pesqueiro, a gestão compartilhada e o desenvolvimento sustentável.
Atualmente, cerca de 70% dos pescadores atuantes no município não possuem a licença para trabalhar. Isso acarreta diversos problemas ambientais e danos aos próprios profissionais. Valéria Gelli explica que além da insegurança de ter o barco apreendido a qualquer momento, não existe um respeito em relação às espécies controladas. “É preciso que os pescadores tenham consciência e respeitem o defeso para que as espécies como o camarão e a sardinha não sejam extintas. A licença ambiental nos ajuda a ter um controle, proteger a natureza e garantir o trabalho dos pescadores”, disse.
O Ibama e o Ceap / PR ( Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca / Presidência da República) estão estudando formas para que os pescadores sejam legalizados no município. Segundo a analista Maria Cristina, a função do Ibama é promover uma ampla discussão, tendo em vista a gestão compartilhada. “Nosso objetivo é unir os três níveis de governo, a sociedade civil e o setor produtivo para chegarmos a um consenso e garantir a continuidade da pesca para essa e para as futuras gerações”.
Em relação às fazendas marinhas, Maria Cristina disse que Ubatuba possui uma série de características que tornam a cidade propícia para o cultivo de mariscos e vieiras. “As águas de Ubatuba têm ótima qualidade e a geografia proporciona ambientes abrigados. Além disso, existe um entrosamento entre as quatro prefeituras do Litoral Norte, Ministério da Agricultura, Instituto de Pesca e Polícia Ambiental que facilita o desenvolvimento dos programas. Se todos tiverem em mente que esse desenvolvimento deve ser ordenado, temos grandes chances de alcançar o sucesso”, finaliza a especialista.
Visita a Brasília - A secretária municipal Valéria Gelli foi convidada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para participar da reunião técnica sobre o Programa Higiênico Sanitário dos Moluscos Bivalves, que acontece em Brasília. Esse programa contempla todas as etapas da cadeia produtiva dos moluscos, desde a produção primária até a exposição para venda ao consumidor, tendo em vista o risco sanitário inerente aos produtos em questão. Segundo Valéria, “esse programa só tem a colaborar com o desenvolvimento da maricultura, garantindo a segurança alimentar no município”. Todas as despesas da viagem estão sendo custeadas pelo Ministério. (Fonte: PMU)

Tancredo fatura natação dos Jogos Escolares da Semana da Pátria

Ubatuba - A Escola Municipal Tancredo Neves conquistou o título da natação, primeira modalidade disputada nos Jogos Escolares da Semana da Pátria, na tarde desta quinta-feira, 1. No resultado geral a E.M Tancredo Neves sagrou-se campeã no masculino e no feminino. O colégio Taba ficou em segundo lugar no masculino, enquanto a escola Dr. Esteves da Silva ficou com o vice-campeonato no feminino.
Confira os campeões de cada prova: 25 metros costas pré mirim feminino – Ana Laura Moromizato / Esteves; 25 metros costas pré mirim masculino – Caio César Santos / Taba; 50 metros costas mirim feminino – Flavia Fernandes / Tancredo; 50 metros costas mirim masculino – Igor Gonçalves / Tancredo; 50 metros costas infanto feminino – Camila Montini de Faria / Deolindo; 50 metros costas infanto masculino – Felipe Costilhas; 25 metros livre pré mirim feminino – Thais Matoszko / Objetivo; 25 metros livre pré mirim masculino – Caio César Santos / Taba; 50 metros livre mirim feminino – Priscila Santos / Tancredo; 50 metros livre mirim masculino – Igor Gonçalves / Tancredo; 50 metros livre infanto feminino – Lívia dos Santos Gonçalves / Cooperativa; 50 metros livre infanto masculino – Antonio Pinto Neto / Aurelina; Resultado geral – Masculino 1º Tancredo, 51 pontos 2º Taba, 37 pontos; Feminino 1º Tancredo 57 pontos, 2º Esteves 47, pontos. (Fonte: PMU)

Vereador Claudinho Gulli visita bairro da Casanga

Ubatuba - A falta de melhorias nas ruas e estrada do bairro da Casanga, em Ubatuba, está dificultando o tráfego dos ônibus, principalmente nos acessos mais íngremes e em dias de chuva, de acordo com a comunidade local. Para resolver o problema, o vereador Claudinho Gulli, PMDB, esteve no bairro, na quarta-feira, dia 24, a convite do presidente da SAMOCA - Sociedade de Moradores, Mário Luiz Leite. O vereador levou o Chefe de Serviços da Prefeitura, senhor Oliveira, e o Encarregado da Empresa de ônibus da Cidade Ubatuba, Cláudio Nunes de Campos. Eles verificaram as condições do bairro e concordam que os trabalhos devem ser feitos com a máxima urgência. Além disso, os moradores reivindicam a colocação de meia canas de tubos de concreto, limpeza de valas, nivelamento e cascalhamento. Eles pedem também, novos horários de ônibus para atender os trabalhadores e os estudantes que necessitam muito do benefício. Para Claudinho, considerado “O Amigo de Todos”, o mais importante é proporcionar o conforto e a segurança das pessoas. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Prefeito e vereadores vão à Sabesp pedir continuidade nas obras de esgoto

Ubatuba - O prefeito Eduardo César e o seu vice, Domingos dos Santos, acompanhados dos vereadores Cláudio Gulli, Luciana Machado e do presidente da Câmara, Jairo dos Santos, estiveram na tarde da última quarta-feira, 31, na sede da Sabesp em São Paulo. A reunião com o superintendente regional, José Ricardo Manckel Amadei e com o diretor de sistemas regionais da Sabesp, Enéas Oliveira de Siqueira teve o objetivo de discutir a continuidade das obras de tratamento de esgoto no município. O deputado estadual Cunha Bueno também acompanhou a comitiva à Sabesp.
Segundo a comitiva de Ubatuba, a Sabesp alegou dificuldades nos contratos com as empreiteiras mas prometeu que até o final de setembro, irá encaminhar para a Prefeitura de Ubatuba um cronograma dos prazos para a execução e término das obras. Segundo o prefeito Eduardo César, os diretores da Sabesp garantiram, durante a reunião, que a Estação do Bairro das Toninhas estará concluída ainda esse ano. “Os diretores disseram ainda que as demais estações de bombeamento para fazer com o esgoto chegue até a Estação de Tratamento entrarão em funcionamento por etapas, assim que forem sendo concluídas”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Sabesp promoverá levantamento sobre obras que deverão ser concluídas para acabar com a falta de saneamento básico em Ubatuba

Ubatuba - Um amplo levantamento sobre as obras que vêm sendo realizadas, e até mesmo as que se encontram paralisadas, em relação ao tratamento de água e redes coletoras de esgoto de Ubatuba deverá ser realizado pela Sabesp durante todo o mês de setembro. O objetivo é apresentar a situação à sociedade e, a partir de então, tomar todas as providências possíveis e necessárias para acabar com os problemas envolvendo a falta de saneamento básico no Município. O resultado será apresentado na primeira semana de outubro.
Esta foi a conclusão da audiência pública realizada ontem, na sede da empresa, em São Paulo, da qual participaram o deputado estadual Marcelo Bueno (PTB); o prefeito de Ubatuba, Eduardo César; o superintendente da Sabesp, Enéas Oliveira Siqueira; além de representantes do legislativo municipal, entre eles o presidente da Câmara, Jairo dos Santos. O objetivo da reunião, agendada pelo parlamentar a pedido do vereador Charles Medeiros (PSDB), foi justamente o de pedir à Sabesp que invista em obras de saneamento na Cidade.
“De fato, Ubatuba conta, atualmente, com apenas 30% de esgoto coletado e tratado”, disse o superintendente da Sabesp da unidade de negócios do Litoral Norte, Ricardo Manckel Amadei. “E a Sabesp, que já tem se dedicado, vai concentrar ainda mais esforços para melhorar essa situação”.
De acordo com Marcelo Bueno, após o levantamento realizado pela empresa, a Prefeitura deverá marcar uma reunião com as lideranças civis do município, entre elas presidentes de Sociedades de Bairros, com o objetivo de apresentar a situação. “A idéia é darmos transparência às ações tomadas para que as obras de saneamento sejam concluídas e/ou iniciadas. Por isso, após essa reunião, a intenção é marcarmos uma audiência pública, convidando toda a sociedade a tomar conhecimento de tudo o que poderá ser feito e em quanto tempo os problemas solucionados”.

Saiba mais sobre o serviço da Sabesp em Ubatuba:

População

Total:

73209

 

Flutuante:

91027

 

Urbana:

71555

 

 

Serviços de Abastecimento de Água:

 

Dez/1994

Atual

Indice de Atendimento Abastecimento de Água (%)

60

78

Número de Ligações de Água

19777

26115

Número de Sistemas Produtores de Água

 

4

 

Serviços de Esgotamento Sanitário:

 

Dez/1994

Atual

Indice de Atendimento Coleta de Esgotos (%)

8

18

Indice de Tratamento dos Esgotos Coletados (%)

99

100

Número de Ligações de Esgoto

2915

6902

Número de Sistemas de Tratamento de Esgotos

 

5

 

Investimentos Realizados: (Valores Atualizados para Dez/2004 - R$ x mil)

Água:

41982

 

Esgoto:

75927

 

Total:

117909

 

 

 Assessoria de Comunicação - contato: (13)3235-6367 / (13)9781-9498

Aeromodelismo na região Sul reúne associações de Ubatuba e Caraguá
Mais de meia centena de pessoas estiveram prestigiando o evento

Ubatuba - A exposição e apresentação de aeromodelismo realizada no campo de futebol da Regional Sul sábado último, reuniu cerca de 70 pessoas e representou o início da trajetória para realização de uma série de eventos que farão parte das comemorações dos 100 anos de Santos Dumont em 2006. Com apoio da Prefeitura Municipal através da Regional Sul, o evento foi organizado pelos praticantes desse esporte engo Norberto Ralf, construtor de aero-modelos e presidente da AAU, bem como pelo arquiteto José Carlos Lima, que dedica-se à fabricação de nauti-modelos e criou o projeto “Voar Ubatuba” visando homenagear o pioneiro da aviação Santos Dumont. Norberto, que é aposentado e apaixonado pelo esporte, já foi metalúrgico e fez pós-graduação em engenharia automotiva na Alemanha, pratica aeromodelismo há 55 anos. Proprietário de 16 aviões ele mantém oficina em casa para elaborar novos projetos e promover a manutenção de suas “máquinas maravilhosas”.
Lima também não fica atrás. Com quase uma dezena de nauti-modelos construídos em sua garagem (veleiro rádio-controlado) ele pretende aproveitar essa fase de resgate dos esportes ligados a aero-modelos para despertar nos poderes públicos a sensibilidade de incentivo e promoção de estrutura para o desenvolvimento das atividades e formação de novos adéptos. “Em Caraguatatuba, a prefeitura deu a concessão de uma grande área para a prática desse esporte, onde podem ser realizadas competições de miniaturas de carros, barcos e aviões. Sabemos da atenção que o prefeito dispensa ao esporte de uma maneira geral e temos a certeza de que ele fará o possível para atender nossas reivindicações”, disse José Carlos, satisfeito com o resultado do encontro. “Quero aproveitar essa aoportunidade para agradecer a presença da vereadora Luciana, do vereador Romerson, aos nossos convidados de Caraguá e principalmente o apoio recebido pelo pessoal da Regional Sul, na pessoa do administrador Mario Clarassoti, que nos deu o apoio necessário à realização desse importante evento”, concluiu.
Esteve presente também no evento o empresário José Diogo Alonso, velho conhecido de competições e apresentações do esporte há oito anos. Diogo tem dois aviões e fez vôos de apresentação com seu Jevelin, mostrando também suas habilidades com o avião.
O evento realizado na Maranduba ajudou ainda, na promoção da integração mais efetiva entre a Associação de Aeromodelismo de Ubatuba e o Centro de Modelismo de Caraguatatuba, que esteve representado pelo seu presidente José Carlos (PARDAL), Paulo Cordeiro e Sergio Luiz de Oliveira. O CMC marcou presença mesmo, quando o pequeno Vítor de 12 anos, filho do piloto Cordeiro, iniciou suas manobras e acrobacias de alto nível sobre o campo de futebol. Bi-campeão pela AJA-Associação de Joseense de Aeromodelismo, Vitor deu um verdadeiro show de habilidade e perfeccionismo. Voando desde os nove anos, o pequeno piloto esteve em Ubatuba para aquecer suas “baterias” visando atingir maior objetivo em São José dos Campos. No domingo 28, Vitor conquistou mais um título pela AJA. Competindo na categoria velocidade, venceu as três baterias disputadas durante o evento, deixando para trás onze competidores experientes da capital do Estado e cidades do Vale do Paraíba.
A Associação de Aeromodelismo de Ubatuba, já iniciou os preparativos para o próximo evento. A diretoria e simpatizantes estarão reunidos em breve para discutir o próximo encontro que deverá acontecer em 23 de outubro (dia do aviador), objetivando as comemorações da Semana da Asa. (Fonte: Magalhães)

Prefeitura constrói nova passarela no Sertão do Ingá em parceria com a comunidade
Conquista foi resultado da sintonia entre Associação do bairro e a Regional Sul

Ubatuba - A Prefeitura através da Regional Sul do município, vem desenvolvendo um amplo trabalho de ação político-administrativa com as SABs - Sociedade Amigos de Bairro, integrando os Poderes Executivo e Legislativo, na busca de um desenvolvimento ordenado da região e resgate de iniciativas concretas em defesa do bem coletivo. Esse trabalho, que representa a participação efetiva da população nas ações da municipalidade, está rendendo importantes resultados, correspondendo assim com as aspirações do prefeito Eduardo César. Dentre uma série de obras realizadas na região sul ao longo desses oito meses de administração, a construção da passarela sobre o rio do Ingá – iniciada esta semana e concluída na última quarta-feira, 31 – no bairro do mesmo nome, é mais uma obra de suma importância para a comunidade local e visitantes. “Foram três reuniões, realizadas no bairro para discutir vários temas e reivindicações dentre elas, essa obra. Em uma dessas reuniões recebemos a visita do prefeito municipal mais vereadores. Foram conversas cordiais, onde a população teve a oportunidade de levar suas prioridades a seus representantes”, disse Joéder Feijó, presidente da associação do bairro.
Durante esse período, Mario Clarassoti, administrador da Regional Sul e sua equipe, envidaram todos os esforços para atender também as outras reivindicações, como a extensão de horários de ônibus para os estudantes e o projeto de implantação de uma linha regular para o bairro; limpeza das margens da estrada, além de patrolamento e nivelamento; cadastramento de unidades residenciais para instalação de energia elétrica – com apoio do Legislativo Municipal; limpeza da Praça Amazonas e projeto de restauração, dentre outras ações de caráter emergencial.
“Sabemos das dificuldades que a prefeitura enfrenta, mas estamos satisfeitos com os serviços prestados pelo Sr. Mario através da Regional. Ele sempre nos atendeu com dedicação e dentro de suas possibilidades. Trabalhamos sempre em conjunto de idéias e aos poucos estamos conquistando muita coisa que antes nem tínhamos a esperança de alcançar. Portanto, em nome da comunidade queremos agradecer a todas as pessoas que direta e indiretamente ajudaram nessa conquista. O prefeito está de parabéns por contar com essa eficiente equipe aqui na região”, concluiu Joéder.
Para Mario Clarassoti, o importante é que todos os bairros da região sejam atendidos e explica: “temos 28 núcleos comunitários com os mais variados problemas. Herdamos equipamento sucateado e um reduzido número de material humano, além de grande extensão de vicinais e estradas sem qualquer conservação. Portanto, com o que temos de estrutura, estamos fazendo um verdadeiro ‘milagre administrativo’. Mas nunca deixamos de atender a uma reivindicação ou chamado, mesmo com dificuldades que às vezes são incompreendidas. No entanto, estamos sempre à disposição para atendimento à todos indistintamente, obedecendo sempre as orientações do Prefeito Municipal”.
Ponte pênsil –Foram iniciadas as obras da ponte pênsil na Rua Sgt. Assad Feres que liga a Marginal da Rio-Santos à Avenida Maranduba, localizada às margens do rio que recebe o mesmo nome. Os trabalhos, que foram iniciados na última terça-feira 30, deverão ser concluídos em quinze dias. (Fonte: Magalhães)

Clube de Regata Saco da Ribeira promove festa

Ubatuba - O Clube de Regata Saco da Ribeira estará promovendo no dia 10 de setembro mais uma festa para integrar os moradores do local e visitantes da região. O evento que terá sorteio de brindes, bingo e barracas para comercialização de bebidas e guloseimas, será promovido para levantar recursos a serem aplicados em despesas com suas atividades esportivas e promoção de ações culturais. A festa que terá apresentação de capoeira, show ao vivo e sorteará uma bicicleta e cesta básica, será realizada na Av. Plínio França, ao lado do Píer do Saco da Ribeira, à partir das 19 horas. Participe e leva a sua família.

Casas em área preservada começam a ser demolidas na Praia da Fazenda, no Núcleo Picinguaba, em Ubatuba

Ubatuba - Primeiro de setembro de 2005 - quinta feira. Dia que deverá ficar marcado na história da luta contra a ocupação irregular em áreas preservadas no município de Ubatuba.
Uma ordem judicial, através do juiz Antonio Mansur, que atendeu a uma ação do Ministério Público impetrada há quase dez anos (processo 850/96 – 1ª Vara), levou oficiais de Justiça e policiais para a derrubada das 19 construções em 30 lotes na Praia da Fazenda, no Núcleo Picinguaba. A ação, acompanhada por representantes do Instituto Florestal e da Prefeitura, foi pacífica. Estava também presente, a pedido do presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos, os assessores parlamentares, Amarildo Cesário do Prado e Fabián Alberto Perez. A grande preocupação de Jairo era com a segurança das pessoas, caso houvesse tumulto provocado por uma possível resistência por parte de algum morador, o que não ocorreu.
A quase totalidade das casas construídas no local pertence a veranistas.
De acordo com os oficiais de Justiça, Pascoal Pitta Mello e Jair Carpinetti Filho, os trabalhos de demolição deverão ser concluídos em três dias. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ballet da Fundart brilha no XI New Fest Dance

Ubatuba - Um grupo de 48 alunas do Ballet da Fundart (Fundação de Arte e Cultura) representaram Ubatuba em uma das maiores competições de Dança realizadas no Brasil. O XI New Fest Dance aconteceu entre os dias 12 e 28 de agosto reuniu cerca de três mil bailarinos de todo o país em Campos do Jordão.
Das 11 coreografias apresentadas, oito alcançaram pontuação para classificação e 5 delas foram premiadas com troféus, sendo que uma conquistou o título de destaque da noite. A professora responsável pelas coreografias, Alessandra Penha parabenizou todas as alunas e agradeceu aos apoiadores que tornaram possível a participação do grupo nesse grande evento. “Essa conquista dependeu do esforço concentrado de muita gente. Agradeço o apoio total de todos os pais, à Presidência da Fundart, Secretaria de Educação pelo transporte e à diretoria da Escola Maria Josefina, por ceder a quadra para os últimos ensaios”. (Fonte: PMU)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 02/09 A 08/09/2005

Cine Porto (Ubatuba)
Fone: 3833.2066

"AS AVENTURAS DE SHARKBOY E LAVAGIRL EM 3 D "-Dublado !!!!!
ás 15:00 hs.

"A SOGRA"- Comédia c/ Jane Fonda e Jennifer Lopez !!!!!
ás 17:00 hs - 19:00 hs -21:00 hs.

Cine Passeio (Ubatuba)
Fone : 3832.2843

" A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE" -Dublado !!!!!!
ás 15:00 hs.

"DE REPENTE É AMOR"- Comédia !!!!!!!!
ás 17:00 hs - 19:00 hs - 21:00 hs .

Preços dos ingressos:
(Cine Porto e Cine Passeio) -Inteiras -$ 8,00 - Meias - $ 4,00
Preços promocionais(2ª , 3ª , 4ª feira) Inteiras - $ 6,00 - Meias - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

Fundart divulga a programação de setembro

Ubatuba - Este mês a FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) faz uma homenagem ao cinema brasileiro. Serão apresentados diversos clássicos que bateram recordes de bilheterias pelo país. Confira a programação do cinema e dos eventos para todo o mês de setembro:

01 A 30 - EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS
10 ÀS 22H - Shopping Porto Itaguá

02 SEXTA
19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro
Apresentação Musical (MPB)- Maurício
20H - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA”

03 SÁBADO
17h30 - E.M. Jose de Souza Simeão
Cinema para a garotada no Programa “Prefeitura no Bairro”.

04 DOMINGO
09h às 14h - Taquaral - Participação da Fundart no Programa
“Prefeitura no Bairro”- E.M. Jose de Souza Simeão
- TEATRO (Esquetes de Humor e Oficina)
- MALABARISMO (Brincadeiras e exercícios com malabares)
- ENTALHE EM MADEIRA (Exposição e peças entalhadas no local)
- PALHAÇO PIMBOLIM (Recreação educativa)
- ARTES PLÁSTICAS (Exposição de obras e telas pintadas no local)
Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart
- BANDA LIRA PADRE ANCHIETA
18h - Casarão do Porto - CINE CLUBE INFANTIL
“VIDA DE INSETO”

06 TERÇA
20H - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“O AUTO DA COMPADECIDA”

07 QUARTA
20H - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“GUERRA DE CANUDOS”

08 QUINTA
20h - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“VILLA LOBOS”

09 SEXTA
19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro
Apresentação Musical: GRUPO ARTIGO QUINTO
20h - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“LISBELA E O PRISIONEIRO”

10 SÁBADO

20h - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“CARLOTA JOAQUINA - PRINCESA DO BRASIL”

11 DOMINGO
18h - Casarão do Porto - CINE CLUBE INFANTIL
“HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL”

14 QUARTA
20h - Casarão do Porto - FUNDART JOVEM
Espaço Livre de Expressão da Juventude Ubatubense

15 QUINTA
20h - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“REDENTOR”

16 SEXTA
19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro
Expressão Corporal e Sensibilidade Musical – Drª. Márcia
20h - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“TIMOR LESTE”

17 SÁBADO
20h - Casarão do Porto - Teatro Fundart
“Caldeirão de Skets”

18 DOMINGO
18h - Casarão do Porto - CINE CLUBE INFANTIL
“HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA”

19 SEGUNDA
20h - Restaurante Baleia Branca
Jantar do Grupo Setorial de Artes Plásticas

20 TERÇA
20h30 - Casarão do Porto - PALESTRA
Essência: Tempo e Espaço - Walter Egon - Astrólogo

21 - QUARTA
20h - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“O QUE É ISSO COMPANHEIRO?”

22 QUINTA
20h - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER”

23 SEXTA
19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro
Apresentação Musical (MPB) - Rafael Cintra
19h30 - Casarão do Porto - CINE CLUBE DEBATE
“GOYA”

24 SÁBADO
21h - Casarão do Porto - SERESTAS E SERESTEIROS

25 DOMINGO
16h - Casarão do Porto - CINE CLUBE INFANTIL
“HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN”
19h - Casarão do Porto
CORAL CANTO CAIÇARA - FUNDART

28 QUARTA
16h - Barra dos Pescadores
ATO ECOLÓGICO NA BARRA DOS PESCADORES
Apresentação da Retreta Maestro Pedrinho


29 QUINTA
20h - Casarão do Porto - CINE CLUBE
“AS HORAS”

30 SEXTA
19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro
Apresentação de DANÇA DO VENTRE - Academia Suheil
20h - Casarão do Porto - Teatro Fundart
“Ladrão que pega ladrão não é ladrão”
 

Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Lançamento no "A Taberna" - Será hoje, dia 02 ás 18 horas o Lançamento da Artista Plástica Fernanda Mazzei no Restaurante A TABERNA. Av. Leovigildo Dias Vieira, Itaguá, onde será servido jantar a moda Portuguesa aos convidados. Os convites são vendidos no Restaurante A Taberna a R$ 30,00 cada.
Forte Abraço e agradeço

Giasone Rebuá
Ubatuba, SP


Preocupação com a verdade - Sra. Presidente da Associação dos Moradores da Maranduba, moradores da Maranduba, srs .Vereadores e Prefeito. Ao ler a carta Hootersjet públicada no dia primeiro de setembro, fico feliz de saber que existem pessoas como voces, que estão realmente preocupados com a verdade, e que querem ver as nossas praias com ranchos de pesca, canoas, como foi dito na materia. Talves isso seja pedir demais, porem não é pedir demais que aquele parque radical suma dali, e de espaço para nossos filhos, netos poderem correr brincar na praia ,ou ainda neste mesmo espaço se fazer feiras de artesanatos, praças para poder contemplar a natureza, sei la o que, inspiração para se ocupar esta área em prol da comunidade, e não somente para encher os bolsos de algumas pessoas. Voces estão realmente de parabens esta é LUTA DO POVO CAIÇARA.
Obs. sou contra atos de vandalismo, mais pelo Amor de Deus não sou surdo, e pude ouvir a indignação da população contra este parque.

Mauricio S. de Souza
Morador da Maranduba


Parabéns! - Gostaria de aproveitar este nobre espaço de comunicação para parabenizar a Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba em sua ação demolitória de quiosques e construções irregulares na orla da praia e também de lembrar que ainda não consigo compreender o espaço cercado na praia, pelo quiosque Bagdá no centro da cidade, fazendo uso particular do espaço público, contrariando as diretrizes do Projeto Orla. Que essas ações sirvam para todos e estou certo que o Sr Secretário Leandro Borella tomará as medidas cabíveis como vem fazendo.

Paulo André C Ribeiro
Instituto Onda Verde
Caraguatatuba, SP


Pizza - Sr.Ronaldo Dias, parabéns pela sua luta e preocupação para não ver todas estas CPIs acabarem em pizza. Como seria bom se todo o povo brasileiro tivesse a mesma preocupação em ver este nosso querido Pais com governantes honestos, dedicados em construir um futuro melhor para futuras gerações. Infelizmente ainda o poder, o dinheiro e a corrupção ainda falam mais alto que as promessas de campanhas eleitorais. Que decepção, meu Deus... talver quando as preocupações não forem tão voltadas a futebol e carnaval a historia seja outra.

Mauricio S. de Souza
Morador da Maranduba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Praia do Bonete - Luciano Cancelier

Praia do Bonete
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor