Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 05 de setembro de 2005 - Nº 1357 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Aumento do efetivo da PM está mais perto
PM abre concurso para preencher 150 vagas no vale e litoral
Litoral tem novos grupos de apoio a doentes
Jantar comemorativo do dia do corretor de imóveis


Caraguatatuba
1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador em Caraguá
CEI do Olaria faz exposição sobre o mês do Folclore na SME de Caraguá
Caraguatatuba recebe Mostra SESC de Artes – Mediterrâneo dia 10
Beach Soccer agita as areais de Caraguá
Nota da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá
Convite para Palestra


Ilhabela
Saneamento Básico chega às comunidades isoladas de Ilhabela


São Sebastião
São Sebastião realiza desfile cívico
PPA prevê mais de R$ 150 milhões em obras para São Sebastião
São Sebastião investirá R$ 5 milhões para adequar a cidade a Lei de Acessibilidade
Vereadora cobra reforma em quadras esportivas

Ubatuba
Justiça analisa 52 ações de ocupação
Programa para Índios
Prefeitura concluiu congelamento no Parque Guarani
Rádio Comunitária Gaivota FM recebe homenagem na Câmara
Associação do Perequê-Açu se reúne para discutir segurança no bairro
Concurso para o símbolo do Museu do Surf tem procura intensa
4ª Festa Italiana em prol da APAE - Ubatuba
Ibama e Secretaria de Agricultura e Pesca discutem ordenamento pesqueiro
Noticias do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart
Edson Sírio dá show na Copa Caiçara de futmesa em Ubatuba


Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Aumento do efetivo da PM está mais perto

Litoral Norte - Aumentar o efetivo da Polícia Militar na região, uma das reivindicações mais antiga de moradores, políticos e entidades representativas de segurança da região, está cada vez mais perto de se tornar uma realidade. A vinda de mais policiais para região deixou de ser uma promessa de políticos. Esta semana mais um passo foi dado para esta direção, com a abertura de um concurso público para preencher as vagas.
Segundo o coronel Sérgio Teixeira Alves, comandante da PM do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, recentemente a região passou por análise técnica, que reviu alguns pontos, como índice de criminalidade e populacional, que justificou um aumento, que deve ser incorporado à região no primeiro semestre do próximo ano.
Em março deste ano, durante reunião do coronel, que havia assumido o cargo no comando, com prefeitos do Litoral Norte, está necessidade havia sido descartada. Na ocasião, o comandante disse que uma análise não justificava o aumento. Na época, os prefeitos discordaram e pediram para que o estudo fosse revisto.
E é o que deve ter acontecido, pois o aumento foi anunciado pelo coronel em encontro com entidades representativas, na semana passada, e também pela Secretaria de Segurança Pública em reunião com os prefeitos no mês passado.
Dois fatos colaboraram com esta decisão. Um foi o crescimento da criminalidade, segundo estatística da Segurança Pública, que apontou aumento da violência no Litoral Norte, enquanto no Estado reduziu, nos seis primeiros meses deste ano.
A mesma proporção se verificou esta semana com a divulgação da estimativa da população oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mais uma vez, o Litoral Norte saiu na frente, apresentando um crescimento maior do que o Estado.
Enquanto o aumento não chega, algumas medidas para deixar mais policiais nas ruas serão colocadas em práticas ainda este mês. Uma delas, disse o coronel, serão os registros de termos circunstanciados (sem gravidade) que poderão ser feitos diretamente na viatura, sem a necessidade do policial ir até uma delegacia.
Posteriormente estes documentos serão entregues diretamente ao Judiciário. Conforme o coronel, a medida liberará os policiais para estarem mais tempo nas ruas. Esta situação estará ocorrendo apenas nas cidades de São Sebastião e Ilhabela, conforme acordo com a Justiça dos municípios. (Fonte: Imprensa Livre)

PM abre concurso para preencher 150 vagas no vale e litoral

Litoral Norte - O Comando do Policiamento do Interior (CPI-1) informou que foi aberta inscrições para concurso público no quadro de soldados. Há 150 vagas que, preferencialmente, serão para preencher a área do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A graduação inicial é de soldado de 2ª Classe (masculino), para QPPM (Quadro de Praças Policiais Militares), em caráter de estágio probatório, que inclui o Curso de Formação Técnico-Profissional.
As inscrições serão recebidas somente via internet, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, por meio do site: www.nossacaixa.com.br  do Banco Nossa Caixa.
Para se inscrever são necessárias as seguintes condições: ser brasileiro; ter idade entre 18 e 30 anos; ter concluído o curso de ensino médio ou equivalente, entre outros critérios. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral tem novos grupos de apoio a doentes
Entidades sem fins lucrativos iniciam trabalho social e psicológico com pacientes sem condições financeiras

Litoral Norte - O GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer) instalou uma unidade em Caraguatatuba para prestar atendimento aos portadores da doença no Litoral Norte. A entidade atende a 75 pacientes da região.
O grupo é uma entidade sem fins lucrativos, que viabiliza atendimentos social, psicológico e voluntário aos portadores da doença e seus familiares. A entidade que possui 32 unidades no país e é mantida por doações e colaborações.
Segundo a assistente social Saile Keler Coelho, que coordena o atendimento do GAPC em Caraguaá, a sede do Litoral Norte foi implantada com o objetivo de agilizar o atendimento aos portadores de câncer da região, que buscavam ajuda nas unidades de São José e Taubaté.
"O GAPC presta apoio pós-hospitalizar aos portadores de câncer e a seus familiares. Fornecemos medicamentos, fraldas e assistência psicológica", disse.
Segundo ela, a entidade inicia na próxima semana atendimento terapêutico e oficinas de artes. "Para obter apoio do GAPC, é preciso fazer o cadastramento", disse.
O secretário da Saúde de Ubatuba, Marcos da Silveira Franco, disse que as entidades como o GAPC prestam grande ajuda social e financeira aos pacientes oncológicos.
Em Ubatuba, segundo Franco, foi criada recentemente a SAPO (Sociedade de Apoio ao Paciente Oncológico), também com o mesmo objetivo do GAPC. "Trata-se de uma solidariedade, que além de facilitar a vida dos portadores da doença, também colabora para que ele conviva com a sociedade sem medos e receios do câncer", afirmou.
Os familiares das pessoas com câncer gostaram da instalação da unidade do GAPC em Caraguá. "A maioria dos pacientes não possui condições financeiras para viajar semanalmente até São José para receber medicamentos e cestas básicas fornecidos pelo GAPC", disse Carlos de Assis Máximo, cuja mulher é portadora de câncer.
A decoradora Adalgisa Elizabeth Martins, há dois anos tratando de um câncer na coluna vertical, disse que sem a ajuda do GAPC não teria condições para tratar da doença.
"Os remédios são muito caros, dificilmente, os pacientes possuem condições financeiras para adquiri-los ", afirmou.
ATENDIMENTO - O GAPC do Litoral Norte atende apenas a pacientes adultos. A unidade conta atualmente com a colaboração de dez voluntários. "As pessoas interessadas em atuar como voluntários podem nos procurar, pois necessitamos de mais colaboradores", afirmou Saile.
Segundo ela, o GAPC também aceita doações de mantimentos, roupas, cobertores, medicamentos e cadeira de roda e de banho. As doações podem ser entregues na sede da unidade em Caraguá.
GAPC - Endereço: Rua Lorena, 70, bairro do Sumaré, Caraguatatuba
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h
Telefone: (12) 3882-1231
SAPO - Endereço: Rua Dom João 3º, 197, centro, Ubatuba
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 14h às 17h
Telefone: (12)- 3832-4111. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Jantar comemorativo do dia do corretor de imóveis

Litoral Norte - Em comemoração do Dia do Coretor de Imóveis, foi realizado um jantar no Restaurante Mamalú em 03 de Setembro de 2005, em Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo, organizado pela Delegacia Regional do Creci - Caraguatatuba - SP.
Esteve no jantar o Presidente do Creci Sr. José Augusto Viana Neto, Delegado Regional, Membros do Conselho e Corretores de Imóveis do Litoral Norte e Região.
Durante o evento os Corretores de Imóveis Ozéias Amaro de Oliveira e Julio Carlos Gobbo, conversaram com Presidente do Creci e fizeram algumas solicitações para a Cidade de Ubatuba, o diálogo foi muito satisfatório e um dos temas abordados referiam-se sobre os pseudos-corretores que fazem plantões em ruas, portas de prédios e condomínios sem ter o devido registro no Creci.
Segundo o presidente, as solicitações irão ser analisadas e serão tomada as devidas providências.
A Cidade de Ubatuba teve o maior número de corretores presentes no evento, isso mostra que esta havendo uma união entre os colegas de Ubatuba e que aguardam outros eventos no Litoral Norte e Região.

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador em Caraguá
Prestadores de Serviços de Saúde, trabalhadores, usuários e gestores deverão participar da conferência e ajudar a elaborar o Plano Municipal da Saúde do Trabalhador. A Conferência é aberta a todos.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba realiza nos dias 9 e 10 de setembro a 1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador. Sob o tema central ‘Trabalhador sim, adoecer não’ o evento terá como eixos temáticos de discussão a efetivação de ações articuladas do estado na execução de uma política definida para os municípios.
A Conferência terá como público interessado trabalhadores, usuários, prestadores de serviço de Saúde e gestores de Saúde. A abertura, no dia 9, vai acontecer nas Faculdades Integradas Módulo, às 20 horas. O segundo acontece no CEPROLIN-Centro Profissionalizante do Litoral Norte, às 9 horas.
Os eixos temáticos do debate serão: Como garantir a integralidade da ação do Estado na Saúde dos trabalhadores? Como incorporar a Saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País? Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores? Como incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País? Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores?
A Conferência também tem a finalidade de analisar o documento base da Comissão Organizadora da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e os textos de apoio elaborados pela Coordenação Estadual do Trabalhador e Coordenadoria de Controle de Doenças, além de elaborar propostas e diretrizes para o município, estado e União.
Durante a conferência serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual, nos dias 14, 15 e 16 de outubro; e da Conferência Nacional, nos dias 10, 11 e 12.  (Fonte: PMC)

CEI do Olaria faz exposição sobre o mês do Folclore na SME de Caraguá
O CEI (Centro de Educação Infantil) “Profª Aparecida Maria Pires de Meneses”, do bairro Olaria, em comemoração ao mês do Folclore, está expondo no saguão da Secretaria de Educação todo o material referente ao projeto pedagógico sobre as lendas de Caraguá, que está sendo trabalhado com alunos de 3 a 6 anos

Caraguatatuba - O CEI – Centro de Educação Infantil “Profª Aparecida Maria Pires de Meneses, do bairro Olaria, em Caraguatatuba, está trabalhando as lendas caiçaras com os alunos da unidade escolar, com faixa etária entre 3 e 6 anos.
Segundo explicou a direção escolar, o CEI está expondo parte do material produzido com os alunos, no saguão da Secretaria Municipal de Educação, durante as comemorações referentes ao mês do folclore.
O projeto, intitulado “Lendas do nosso povo... quem souber que conte outra”, tem como principal objetivo resgatar junto aos alunos da Educação Infantil as estórias e causos contadas por antigos moradores e publicadas pela FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
Esse é o projeto-piloto que será trabalho até o final do ano, resgatando e trabalhando lendas como a da pedra do jacaré, o milagre de Santo Antônio, as sete porquinhas, entre outras. Segundo explicou a diretora Myrella Alcyone de Oliveira Fernandes, os recursos mais utilizados para confecção de material sobre o projeto estão ligados à pintura, desenhos e principalmente colagens. “Nós conseguimos uma parceria com a Fundação Cultural, que cedeu gratuitamente as publicações de contos e causas da cidade, que estamos trabalhando com nossos alunos desde o início do ano. Algumas das atividades podem ser conferidas na exposição, que estará até o final do mês na Secretaria de Educação”, concluiu. (Fonte: PMC)

Caraguatatuba recebe Mostra SESC de Artes – Mediterrâneo dia 10
Caraguatatuba recebe dia 10, a partir das 14 horas, a mostra SESC de Artes – Mediterrâneo na Praça de Eventos. O público vai assistir espetáculos teatrais, dança, música, literatura e artes visuais. A entrada é franca.

Caraguatatuba - A Mostra SESC de Artes - Mediterrâneo reúne 19 países, representados por mais de 400 artistas, divididos em cerca de 160 grupos diferentes, representantes da África, Ásia, América e Europa se apresentam na Capital e interior do Estado de São Paulo. A mostra irá itinerar por cerca de 77 cidades.
O público poderá conhecer atrações internacionais inéditas, estréias e retrospectivas do que melhor representa esta mistura mediterrânea.
Na programação de Caraguatatuba, performance teatral com “Cervantes: Cavalaria Caminhante”; Artes Visuais com “Sticker Itinerantes”; Literatura com “Tranças da Nossa História”; Dança com “Dervish In Progress”; Teatro com “A Hora do Ângelus/Papo de Anjo” e Música com “Arabesque”.
Conheça os espetáculos:
Cervantes: Cavalaria Caminhante”– Intervenções de rua em que os atores interpretam os personagens Dom Quixote e Sancho Pança, destacando temas pelos quais a obra de Cervantes foi eternizada: o sonho, a coragem, a perseverança e a amizade. A performance concebida por Alexandre Roit, ator e diretor, faz referência ainda, ao gari, e ao morador de rua, dois anônimos errantes de nosso tempo.
Sticker Itinerantes – Trabalho de stickers (adesivos) com técnicas de estêncil, carimbo e4 serigrafia aplicados em totens de papelão. Caracterizado como arte de rua, aparece como forma de comunicação e criação de identidades visuais urbanas. Coordenado pelo coletivo de arte SNH, formado por Daniel(artista plástico e tatuador), Haroldo(arquiteto e músico) e Eduardo(historiador e relações públicas)
“Tranças da Nossa História” – Ao tecer uma viagem ao Mediterrâneo, rumo ao Oceano Atlântico, a Fiandeira, personagem da tradição oral árabe, tem sua história cruzada com a de Penélope, esposa de Ulisses, da obra “Odisséia”, de Romero. Ao chegar ao Brasil, a personagem encontra o conto popular “Salamanca do Jarau”, uma versão brasileira que reúne influências mouras, cristãs e guaranis. Com Elida Marques, Eduardo Contreras, Pedro Machado.
“Dervish In Progress”- Espetáculo solo com uma análise pessoal e artística sobre as tradicionais danças sufi, em que a repetição é um componente essencial do ritual e pela qual o praticante alcança um estado de transe ao rodopiar. Influências ocidentais surgem como elementos impostantes em cada uma das partes da apresentação, entretanto, desenhadas de modo diferente. É um efeito físico que se encontra com o misticismo, Oriente que se encontra com o Ocidente, o passado que se encontra com o presente. Coreografia e interpretação: Zyia Azazi.
“A Hora do Ângelus/Papo de Anjo” – No espetáculo de rua, do grupo Galpão Cine Horto, Nossa Senhora se diverte em meio a uma procissão que passa pelo lugar. Aproveitando o momento, fala da dura vida de ser santa de praça e relembra os dias antigos em que passeava todas as semanas pelas casas das pessoas. Em sua história, tudo corre muito bem até seu filho Gabriel aparecer com idéias inovadoras para o mundo celestial: descer pára a terra a procura de algo que nem mesmo ele sabe o que é. Direção Chico Pelúcio, Lydia Del Picchia.
“Arabesque” – Com a fusão de ritmos e estruturas musicais de diversos países e diferentes culturas, o show conta com antigos instrumentos de origem oriental e ocidentais contemporâneos, criando um interessante contraponto de linguagens. (Fonte: Fundacc)

Beach Soccer agita as areais de Caraguá

Caraguatatuba - A praia do Indaiá, em Caraguatatuba será mais uma vez palco para grandes disputas esportivas. Terá início na segunda-feira, dia 5, o Campeonato Municipal de Beach Soccer, mais conhecido como futebol de areia, e reunirá atletas de todo o Litoral Norte, disputando as categorias masculino e feminino livre.
Os atletas caiçaras irão lutar para conquistar uma vaga na final deste esporte que está crescendo na região, e receber o título de campeão da competição.
Este é mais um atrativo esportivo que está sendo realizado pela Secretaria de Esportes e recreação, para atender todos os tipos de esportistas e amantes de esportes.
As três primeiras equipes receberão medalhas e troféus.
Confira a tabela dos primeiros jogos:
Dia 5 setembro - segunda-feira (categoria masculino)
19h – RD Futebol Clube X Estrela da Praia
20h – Golfinho F. C. X Sel Ubatuba
21h – X-9 (Canto do Mar) X Amigos
Dia 6 setembro - terça-feira (categoria feminino)
19h – Sel Ubatuba X C. A. Poiares
20h – Geração Independente X SEJUV São Sebastião
21h – E. C Rosa Dourada X Corinthians (Fonte: PMC)

Nota da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá

Caraguatatuba - Tendo em vista as necessidades de reparos nos filtros do conjunto esportivo do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e ainda o treinamento do Exército Brasileiro, que será realizado na cidade de 8 a 16 de setembro, a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba irá suspender, no período de 5 a 18 de setembro, as aulas de natação e hidroginástica oferecidas gratuitamente pela secretaria.
Após este período, as aulas voltam a acontecer normalmente.
Maiores informações tel: 3887-1165 ou 3888-4110. (Fonte: PMC)

Convite para Palestra

Caraguatatuba - A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba apoia a Palestra "A vida em movimento" a ser ministrada pela Palestrante e Consultora Marli Barros, no dia: 06/09/05 19:30 hs no Auditório do Módulo, e convida toda a comunidade empresarial para estar presente. Solicitamos que confirme sua presença através do telefone: 3882-6065. Maiores detalhes visite o site da Ace Caraguá www.acecaragua.com.br  ou diretamente na página www.acecaragua.com.br/Novo/avidaemmovimento.asp  (Fonte: ACE-Caraguá)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Saneamento Básico chega às comunidades isoladas de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela e a Empresa Sagatiba assinam hoje, às 10h00, na rua Dr. Carvalho, na Vila, o convênio que dará início ao ‘Projeto Bela Ilha’, que vai implantar as redes de água e esgoto em 12 comunidades tradicionais, beneficiando 830 pessoas.
“No dia em que Ilhabela completa 200 anos de Emancipação Político-Administrativa esse será o maior presente para os caiçaras. Com esse projeto e mais as obras que estão sendo feitas na cidade pela Sabesp, 70% da população do arquipélago terá acesso ao saneamento básico”, disse o prefeito Manoel Marcos.
As comunidades que serão beneficiadas são: as praias da Fome (27), Serraria (55), Guanxumas (36), Castelhanos (84), Bonete (255), Mansa (13), Vermelha (24), Figueira (19), Saco do Sombrio (25), Enchovas (6), Ilha de Búzios (201) e Ilha de Vitória (35).
Em comum, todas as comunidades, foco deste projeto, têm dificuldades de acesso geográfico, turismo sem planejamento e forte migração. A duração do programa tem prazo estimado em 24 meses, com investimento de mais de R$ 2 milhões.
“A proposta é promover o resgate da cultura caiçara, o exercício da cidadania, a recuperação do meio ambiente e a promoção da saúde preventiva”, afirma Djane Vitoriano, idealizadora do projeto e assessora da Secretaria de Obras da prefeitura.
O projeto conta com o apoio da Sabesp, do Parque Estadual de Ilhabela – Instituto Florestal e do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo.
Projeto Piloto - O projeto Bela Ilha foi proposto pelo empresário Marcos de Moraes, dono da Sagatiba, à prefeitura, após ter acompanhado a implantação do projeto piloto ‘Bonete: Preservação de Mananciais’, que contou com o financiamento do Fehidro (Fundo de Recursos Hídricos), por meio do Comitê de Bacias Hidro-gráficas do Litoral Norte.
Com esse projeto, foram instaladas 60 fossas sépticas nas moradias caiçaras, com o objetivo de garantir a integridade do manancial mais importante do bairro, o Ribeirão do Bonete, por meio de planejamento ecoturístico. Além disso, ainda prevê obras de abastecimento de água e a construção de um Centro de Educação. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião realiza desfile cívico

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião estará realizando nos dias 6 e 7 de setembro o Desfile Cívico na Costa Sul e Centro, respectivamente. Na terça-feira (06/09) na praça Elpídio Romão Teixeira, em frente a EM Walkir Vergani, haverá o hasteamento da Bandeira a partir das 8 horas, e às 9 horas segue o desfile. Já na quarta-feira (07/09), o hasteamento será na praça da Bandeira, em frente a Sectur, às 8 horas e o desfile será às 9 horas.
Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), o desfile irá reunir aproximadamente 2000 alunos de 16 escolas na Costa Sul, e no Centro cerca de 2500 alunos de 35 escolas estarão se empenhado em apresentar um belo desfile para a população.
Na Costa Sul a concentração para o desfile será em frente a Sub-Prefeitura e a dispersão será próxima a Rua Itapira. Já no Centro, a concentração será na praça Dr. Altino Arantes, em frente ao Tebar, com dispersão na Praça da Marinha.
Como no ano passado não houve o Desfile Cívico, as secretarias de Educação, Turismo, Saúde, Esportes e Governo, além da Polícia Militar estão se empenhando para organizar o evento.
Para a secretária de Educação, Marilene Ramachotte, a participação dos alunos da rede municipal de educação está acima da expectativa. “Fico muito feliz pela espontaneidade dos alunos em querer participar, principalmente por não serem obrigados”, disse.
Prova de Pedestres - As comemorações do 7 de setembro terão continuidade com a 21ª Prova de Pedestres. Para as crianças, o percurso será de 2 quilômetros e adultos 6 quilômetros e 700 metros. A largada da prova das crianças será às 15 horas no bairro Portal da Olaria e segue até o bairro de São Francisco. Já para os adultos a saída será às 16 horas na Rua da Praia, em frente a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), também seguindo em direção ao bairro São Francisco.
As inscrições podem ser realizadas na Sectur, Sejuv e Ginásio de Boiçucanga até o dia 5 de setembro. Telefone para mais informações 3892-2062.
A Secretaria de Esportes pede a colaboração dos moradores para que não estacionem seus carros ao longo da rodovia durante a prova Pedestre, no período das 15 às 17 horas. (Fonte: PMSS)

PPA prevê mais de R$ 150 milhões em obras para São Sebastião

São Sebastião - O PPA (Plano Plurianual) para os anos de 2006 a 2009, apresentado esta semana pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e que deve ser votado até dezembro pelos vereadores sebastianenses, prevê nos quatro anos de gestão, investimentos que ultrapassam mais de R$ 150 milhões em obras para a cidade, que vão beneficiar áreas sociais, educacionais, de saúde e de infra-estrutura.
Entre as grandes obras estão as construções de quatro Centros Integrados na cidade, que vão sediar escolas, aulas esportivas, oficinas culturais e atendimentos de saúde.
Outra grande obra será a construção do novo Hospital da cidade, empreendimento que se inicia no primeiro semestre e com investimento de quase R$ 8 milhões. Ainda na área as saúde está previsto a construção do Centro de Controle de Zoonoses.
A cidade vai ganhar também o Projeto Guardião, ou seja, a implantação de um sistema de monitoramento através de câmeras, além da criação de um Centro Integrado de Operações. São os investimentos previstos para a área da segurança.
Uma verba de R$ 1 milhão está destinada para ajudar na construção do entreposto de pesca, criação de recifes artificiais, construção de pontes, nova rodoviária, reforma do Ginásio José de Souza Gringo, Praça da Cultura, construção de dois asilos e um Centro de Regatas são outras das inúmeras obras previstas no PPA.
Além disso, cerca de R$ 16 milhões serão investidos para implantação de um sistema de drenagem e pavimentação de ruas em diversos bairros da Costa Norte e Sul da cidade.
O prefeito informou também que uma das grandes obras da administração será a sede própria das secretarias municipais, reduzindo assim o custeio com aluguéis.
Pelo PPA, a previsão de receita para 2006 é de R$ 241,5 milhões. Em 2007, o valor previsto é de R$ 250 milhões, enquanto 2008, R$ 258 milhões, e R$ 268 milhões para 2009. O PPA foi totalmente elaborado pela equipe da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Sebastião.
Até o dia 30 de setembro, a Prefeitura apresenta à Câmara a Lei Orçamentária Anual de 2006. (Fonte: PMSS)

São Sebastião investirá R$ 5 milhões para adequar a cidade a Lei de Acessibilidade

São Sebastião - Cerca de R$ 5 milhões em quatro anos de governo. Este é o orçamento estimado pela Prefeitura de São Sebastião para investimentos em obras de readequação da cidade a Lei de Acessibilidade, regulamentada em 3 de dezembro de 2004 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que estabelece normas gerais e critérios para a promoção do acesso as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
O valor está previsto no Plano Plurianual entregue à Câmara nesta semana. O Plano norteia, através de planejamento, os gastos prioritários da administração para os anos de 2006 a 2009.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a atual administração quer dar garantia constitucional de ir e vir ao portador de deficiência.
Ao falar das dificuldades de acesso que idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais encontram, o prefeito citou como exemplo fictício o caso de uma mulher usuária de cadeiras de rodas que fica impedida de entrar no Fórum da cidade.
“Não há meios para que a cidadã possa entrar no estabelecimento, por conta da existência de uma escadaria no local”.
E São Sebastião sai na frente das outras cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Na cidade, já existe uma comissão multidisciplinar, incluindo arquitetos, engenheiros, assistentes sociais, composta por 10 membros.
“A comissão já fez um levantamento topográfico da região central da cidade para definir os critérios e mudanças para adequação a Lei de Acessibilidade. O projeto piloto será implantado nas ruas Sebastião Silvestre Neves, Duque de Caxias e Guarda Mor Lobo Viana”, explica o prefeito.
Além disso, a Prefeitura vai cobrar também do comércio a adequação necessária exigida pelo decreto do presidente Lula. Para isso, nenhum alvará será emitido se não tiver no projeto as exigências necessárias, como banheiros adaptados, rampas de acesso, entre outras. Cerca de 200 processos estão parados na Prefeitura esperando readequações.
A Lei da Acessibilidade, frisa o prefeito, foi elaborada em parceria com o movimento nacional de pessoas com deficiência e institui regras de adaptação nos espaços públicos e privados, de uso coletivo, inclusive nas ruas, na internet e outros meios de comunicação, para facilitar o acesso de usuários de cadeiras de rodas, dos deficientes visuais e dos portadores de outras deficiências, bem como das pessoas como dificuldade de locomoção, como idosos, gestantes e mães com carrinhos de bebê.
Os municípios têm até junho de 2007 para se adequar às normas estabelecidas na Lei de Acessibilidade. (Fonte: PMSS)

Vereadora cobra reforma em quadras esportivas

São Sebastião - A vereadora Solange Ramos está solicitando, por meio de requerimentos apresentados durante a sessão da última terça-feira, 31, reforma e manutenção em quadras esportivas localizadas nos bairros de Barequeçaba e Maresias.
De acordo com Solange, na escola Dulce César Tavares, em Maresias, costa sul do município, a quadra encontra-se com a trave quebrada, sem iluminação e precisando de manutenção no alambrado e portão.
“Vários jovens utilizam a quadra nos finais de semana pelo projeto Escola da Família. Para a maioria deles esse é o único lazer disponível. Então nada mais justo que lhes oferecer uma quadra apropriada, onde eles possam praticar esporte”, explica a vereadora.
Ela ainda pede a colocação de banheiro químico no local.
Já em Barequeçaba, a vereadora quer saber se a reforma da quadra poliesportiva está prevista no orçamento da Prefeitura e qual o prazo para entregar à comunidade.
“Fizeram uma cobertura bonita, mas o piso está todo danificado”, afirma.
Segundo Solange, diversas indicações já foram feitas nesse sentido e até o momento não foram atendidas. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião).
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Ubatuba

Justiça analisa 52 ações de ocupação
Ministério Público de Ubatuba pretende retirar famílias que moram na região do "Pé da Serra"

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba e o Instituto Florestal de São Paulo concluíram anteontem a demolição de 19 casas construídas dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, na praia da Fazenda. As demolições foram autorizadas pela justiça, a partir de ações impetradas pelo Ministério Público em 1996.
Segundo Tasso Drumond, do Instituto Florestal, restam ainda a retirada do entulho, que deverá ser feita pela prefeitura e da vegetação exótica, que serviam para demarcar os lotes ocupados. A retirada da vegetação será feita com autorização e acompanhamento do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais).
O Ministério Público pretende aproveitar as decisões judiciais que permitiram as demolições dos imóveis construídos na Praia da Fazenda, para agilizar desocupação de sítios e chácaras que ocupam áreas do parque estadual, na região do "Pé da Serra", no acesso para Taubaté.
Segundo a promotora ambiental do Litoral Norte, Elaine Taborda, existem 52 ações cobrando a desocupação e demolição dos imóveis construídos na região. Segundo ela, três casas já foram demolidas no "Pé da Serra", a partir de ações impetradas pelo MP. As demolições foram feitas em abril deste ano.
A promotora disse acreditar que os proprietários do "Pé da Serra" sempre souberam que ocupam áreas pertencentes ao parque estadual, onde por lei é proibido construir, ampliar ou reformar seus imóveis.
As ações foram propostas pelo Instituto Florestal e acatadas pelo MP em 2000. A Justiça de Ubatuba ainda não deu um parecer definitivo sobre as ações. No local existem 79 glebas de terras, todas elas ocupadas, dentro do parque estadual.
As ocupações, segundo o instituto, colocam em risco o manancial que é responsável pelo abastecimento de água, que atende 88% das moradias da região central da cidade. Segundo Drumond, as ocupações clandestinas no local cresceram 86% em doze anos.
"O IF fez um levantamento no local em 1988 e constatou a existência de 46 glebas ocupadas; em 2000, o número de glebas ocupadas passou para 79", afirmou. A fiscalização impediu que a partir de 2000 crescessem as ocupações no local.
O município de Ubatuba possui 47 mil hectares de áreas dentro do parque estadual da Serra do Mar. O Instituto Florestal, em parceria com o MP, intensifica o trabalho para desocupar e demolir imóveis construídos no interior do parque estadual. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Programa para Índios

Ubatuba - Cerca de 80 índios guaranis das aldeias Boa Vista e Renascer, de Ubatuba, assistiram ontem, no Cine Porto, ao filme "Hans Staden", produzido na cidade em 1999.
Foi a primeira vez que a maioria deles foi ao cinema.
Como o filme é falado em tupi-guarani, os índios não tiveram dificuldades para compreender o enredo que relata a prisão do alemão Hans Staden pelos tupinambás em 1554 no município. As crianças guaranis aproveitaram para passear no shopping e curtir os brinquedos. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura concluiu congelamento no Parque Guarani
Projeto de congelamento foi iniciado no município no mês de maio; ações buscam conter ocupações em áreas irregulares

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba concluiu na última semana o processo de congelamento do Parque Guarani, localizado na região central de Ubatuba. Um total de 330 moradias foram numeradas e fotografadas pelos funcionários da Prefeitura, num trabalho de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo e a Assessoria de Assuntos Comunitários. A Secretaria de Assistência Social estará concluindo nos próximos dias o levantamento social dos moradores do Parque.
O processo de congelamento visa coibir a invasão e a ocupação em áreas de risco e de preservação dentro do município. “No Parque Guarani visitei todas as casas e expliquei a cada morador o nosso trabalho, ressaltando a importância da preservação e os diversos problemas sociais que causam a ocupação desordenada. Com a ajuda dos moradores será mais fácil tentarmos resolver esse grave problema”, explicou o coordenador do projeto de congelamento, Claudinei Salgado, da Assessoria de Assuntos Comunitários.
Consequências - Os problemas ocasionados pela ocupação irregular são muitos. Em primeiro lugar, o cidadão que adquiriu um lote clandestino não poderá contar com benefícios como: água tratada, luz, saneamento básico, escolas e transportes. Além disso, a cidade cresce desordenadamente e o poder público é responsabilizado pela falta de infra-estrutura em lugares que não pagam impostos. Em outras situações, as moradias foram construídas em áreas de preservação ambiental ou mesmo em áreas de risco, perto de encostas, sujeitas a deslizamentos e outros sérios problemas.
A Prefeitura já realizou o congelamento de áreas no Morro do Pipoca, Vila Indaiá I e II, Ranário, Morro da Antena (Itamambuca) e Bacia do Rio Grande, em quatro núcleos diferentes dentro da Bacia. No Sertão do Itamambuca o processo de congelamento já está em andamento. (Fonte: PMU)

Rádio Comunitária Gaivota FM recebe homenagem na Câmara
O terceiro aniversário da Rádio Comunitária Gaivota FM é comemorado na Câmara Municipal de Ubatuba

Ubatuba - O vereador Ricardo Cortes, PV, entregou na Sessão Ordinária do dia 30 de agosto, Moção de Congratulações à Associação Cultural Comunitária Gaivota enaltecendo o empenho e a dedicação dos profissionais da empresa. Cortes ressaltou o trabalho sério da rádio que, segundo ele, oferece aos ouvintes a assimilação e a compreensão dos fatos, dos acontecimentos, facilitando a participação de toda a sociedade, permitindo a informação sem vício. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Associação do Perequê-Açu se reúne para discutir segurança no bairro

Ubatuba - A Associação Comunitária do Perequê-Açu realizou uma reunião com a comunidade e representantes da prefeitura para discutir, entre outros assuntos, a segurança do bairro. O encontro aconteceu na Escola Emei Marina Salete, que funciona no Terminal Turístico. Aproximadamente 40 moradores participaram da reunião. A comunidade pede que ações sejam desenvolvidas para que o bairro tenha mais segurança. Representando a prefeitura, estiveram presentes Claudinei Salgado, da Assessoria de Assuntos Comunitários, Nalva Barbosa, da Coordenadoria da Mulher e o comandante da Guarda, tenente Luiz Carlos de Carvalho. Representando o Conseg (Conselho de Segurança) este presente Fábio Snard.
Entre os outros pedidos, foi solicitado que a prefeitura colocasse tubulões em algumas ruas, porque, tem lugares em que a passagem de carros é impedida, dificultando a ação da polícia. A Secretaria de Obras está fazendo o orçamento para a execução dessas obras. Foi pedido também o término das obras de saneamento às margens da rodovia Mário Covas. Em relação a esse pedido, o prefeito Eduardo César esteve em São Paulo conversando com a diretoria regional da Sabesp, pedindo a agilização das obras em todo o município. Os representantes da Sabesp alegaram dificuldade nos contratos com as empreiteiras, mas prometeu encaminhar um cronograma até o final de setembro.
Claudinei Salgado disse que o número de pessoas presentes na reunião surpreendeu. “Isso significa que a população está se organizando e batalhando pelos seus direitos. É assim que a mudança acontece. A participação de todos é muito importante”, afirmou. Ele ressaltou ainda a importância da educação dos jovens como ferramenta para combater a violência. “A Secretaria de Esportes vem intensificando seus trabalhos com o objetivo de diminuir a incidência de crimes e o uso de drogas entre os jovens”, lembrou Claudinei Salgado. (Fonte: PMU)

Concurso para o símbolo do Museu do Surf tem procura intensa

Ubatuba - Termina no próximo dia 8 o prazo para entrega dos trabalhos para o concurso que vai escolher o símbolo do Museu do Surf de Ubatuba. Nos últimos dias tem sido intensa a procura pelo regulamento. O que mais tem encorajado os interessados em participarem é que nesta primeira fase não há restrições quanto ao material, à técnica, tipo de papel ou idade. “Nesta fase, o mais importante é encontrarmos uma idéia criativa para o símbolo do Museu do Surf, somente depois de escolhidos os melhores trabalhos é que os especialistas darão um aprimoramento, explica Carlos Rizzo, assessor cultural da Setur.
Seleção - As dez melhores idéias passam à segunda fase do concurso, onde profissionais da área de design gráfico selecionarão os três melhores para desenvolver profissionalmente a obra. Na terceira fase haverá uma exposição, e o vencedor será escolhido através da votação do público. Os dez melhores trabalhos receberão certificado de participação e o autor da obra vencedora receberá uma prancha que será especialmente fabricada em comemoração ao evento. O regulamento pode ser retirado na Setur, Fundart, escolinhas municipais de Surf no Perequê Açu, na Praia Grande e Maranduba e na escolinha do Zecão na Itamambuca.
Museu do Surf - Uma comissão composta por surfistas representados por Tadeu Pereira, presidente da Associação Ubatuba de Surf, Alberto Jacob, técnico da equipe de competição da Escolinha Municipal de Surf, Dhú Neumann, porta voz da comissão e Carlos Rizzo, responsável pela coleta e cadastramento do material, trabalham na criação do Museu do Surf em Ubatuba. O museu já conta algumas peças que farão parte do acervo, como pranchas, cartazes de campeonatos que foram realizados na cidade e jornais antigos.
“Ubatuba é conhecida como a ‘Capital do Surf’, nada mais justo que tenha um museu para contar a história do esporte na cidade. Os jovens poderão conhecer como os pioneiros surfavam, as então desertas praias de Ubatuba e lembrar dos nossos campeões”, disse o prefeito na ocasião do lançamento do projeto do Museu.
Um desses pioneiros é Dhú Neumann, que aproveitou e fez uma das primeiras doações ao museu, uma prancha Glasspack MK1. “Essa prancha foi feita no final de 1966. O diferencial é que ela era fabricada em série, através de molde, como as carrocerias de carros de antigamente”, disse o veterano surfista.
A comissão ainda estuda a melhor localização para o museu, que deve abrir suas portas até o dia 1º de novembro. Carlos Rizzo, que cuida da coleta do material, pede a colaboração da comunidade. “O material pode vir para o museu como doação ou por cessão. Existe também a possibilidade de digitalizarmos as fotos, recortes de jornais e cartazes e devolvermos os originais,” avisa Rizzo. (Fonte: PMU)

4ª Festa Italiana em prol da APAE - Ubatuba
Deus quer, o homem sonha e a Obra nasce – Fernando Pessoa.

Dia: 06 de setembro de 2005.
Local: Ubatuba Iate Club – Av. Plínio França, 378 – Saco da Ribeira - Ubatuba
Horário: 21 h
Traje: Social
Animação: Grupo Domus de São Paulo e Liuba Bonani
Será servido jantar, com comida típica italiana: Saladas, Sardela, Macarrão com vários tipos de molho e Sobremesa.
Ambiente com a alegria Italiana.
Experimente o sabor de ajudar a APAE!

Ibama e Secretaria de Agricultura e Pesca discutem ordenamento pesqueiro

Ubatuba - A Secretária de Agricultura e Pesca, Valéria Gelli, recebeu na manhã desta quarta-feira, 31, a visita da analista ambiental do núcleo de recursos pesqueiros do Ibama, Maria Cristina Cergole. O objetivo da visita foi conversar sobre as licenças ambientais para pescadores, visando o ordenamento pesqueiro, a gestão compartilhada e o desenvolvimento sustentável.
Atualmente, cerca de 70% dos pescadores atuantes no município não possuem a licença para trabalhar. Isso acarreta diversos problemas ambientais e danos aos próprios profissionais. Valéria Gelli explica que além da insegurança de ter o barco apreendido a qualquer momento, não existe um respeito em relação às espécies controladas. “É preciso que os pescadores tenham consciência e respeitem o defeso para que as espécies como o camarão e a sardinha não sejam extintas. A licença ambiental nos ajuda a ter um controle, proteger a natureza e garantir o trabalho dos pescadores”, disse.
O Ibama e o Ceap / PR ( Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca / Presidência da República) estão estudando formas para que os pescadores sejam legalizados no município. Segundo a analista Maria Cristina, a função do Ibama é promover uma ampla discussão, tendo em vista a gestão compartilhada. “Nosso objetivo é unir os três níveis de governo, a sociedade civil e o setor produtivo para chegarmos a um consenso e garantir a continuidade da pesca para essa e para as futuras gerações”.
Em relação às fazendas marinhas, Maria Cristina disse que Ubatuba possui uma série de características que tornam a cidade propícia para o cultivo de mariscos e vieiras. “As águas de Ubatuba têm ótima qualidade e a geografia proporciona ambientes abrigados. Além disso, existe um entrosamento entre as quatro prefeituras do Litoral Norte, Ministério da Agricultura, Instituto de Pesca e Polícia Ambiental que facilita o desenvolvimento dos programas. Se todos tiverem em mente que esse desenvolvimento deve ser ordenado, temos grandes chances de alcançar o sucesso”, finaliza a especialista.
Visita a Brasília - A secretária municipal Valéria Gelli foi convidada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para participar da reunião técnica sobre o Programa Higiênico Sanitário dos Moluscos Bivalves, que acontece em Brasília. Esse programa contempla todas as etapas da cadeia produtiva dos moluscos, desde a produção primária até a exposição para venda ao consumidor, tendo em vista o risco sanitário inerente aos produtos em questão. Segundo Valéria, “esse programa só tem a colaborar com o desenvolvimento da maricultura, garantindo a segurança alimentar no município”. Todas as despesas da viagem estão sendo custeadas pelo Ministério. (Fonte: PMU)

Noticias do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart

Ubatuba - Nos últimos dias varias noticias alegraram o Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart, dia 13 de Agosto o artista Ademar Costa Simões foi homenageado pelo Grupo Setorial na III Exposição em Comemoração ao Dia dos Pais, e ainda no dia 13 de Agosto os artistas participantes do 5º Salão de Artes Plásticas de Lorena receberam as seguintes premiações: Ademar Costa Simões Premio Aquisição, Ilma Deolindo Nunes 1º Lugar Pintura Contemporânea, François Henri Louis Guérin 2º Lugar Pintura Acadêmica, Wladimir Ferreira da Silva 3º Lugar Pintura Acadêmica e Paulo Kanezo Yamanaka Menção Honrosa na categoria Escultura em Madeira.
Também os artistas participantes do 55º Salão Ararense de Artes Plásticas Antonio Rodini Contemporâneo 2005 trouxeram grandes alegrias ao Grupo Setorial, foram premiados os seguintes artistas: Benjamin Gonzalez Medalha de Prata (Pintura) e Premio Antonio Rodini (Desenho), Pauli Gil Premio Casa da Cultura de Araras (Pintura), Osvaldo Pires de Oliveira Junior Medalha de Prata (Pintura) e Marilena Pinto César Medalha de Bronze (Pintura).
No 28º Salão de Artes Plásticas Valdemar Belisario de Ilha Bela foram premiados os artistas Ademar Costa Simões Medalha de Ouro na categoria Pintura e Natalia Bamberg Menção Honrosa na categoria Gravura, a Fundart parabeniza a todos os artistas do Grupo Setorial de Artes Plásticas pelos vários Prêmios recebidos e que elevaram por muitas vezes este ano o nome da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba em todas as cidades em que participaram de eventos culturais somando ate agora um total de (14 Prêmios recebidos) .
(Fonte: Paulo Alves - Coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart)

Edson Sírio dá show na Copa Caiçara de futmesa em Ubatuba

Ubatuba - Começou a ser disputada no último Sábado, a Copa Caiçara, promovida pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes e da Imobiliária Central.
O torneio faz parte do circuito Grand Slam, composto pelos 5 principais eventos de futmesa de Ubatuba.
A abertura da Copa Caiçara foi marcada pela estréia de Edson Sírio na AUFM.
Édson, renomado botonista de nível nacional, com larga experiência em disputas individuais e por equipes pela Federação Paulista, vem a anos querendo filiar-se à AUFM, mas só agora conseguiu disponibilidade para isso.
Dono de vários títulos paulistas, Edson jogou como franco-favorito ao título, sendo considerado "imbatível" pelos associados, e tratou de justificar logo a fama: bateu o récorde de maior goleada da História da AUFM (que durava desde 1995), ao massacrar Sílvio Fonseca por 12x2 no jogo de volta das Quartas-de-Final.
Resultados: Na 1ª Fase, Ralph Solera passou por Sérgio Godoy (0x0 e 4x0); Sílvio Fonseca eliminou Flávio Bellard (3x0 e 3x0); Ednelson Prado venceu Alexandre Augusto (5x2 e 0x2) e Daniel Gusmão ganhou de Fábio Silva (5x2 e 2x3). Nas quartas-de-final, Ralph eliminou Tom Pires (5x0 e 3x0); Edson Sírio passou por Sílvio (7x1 e 12x2); André Rafael ganhou de Ednelson (3x2 e 3x1) e Adauto Júlio venceu Daniel (7x2 e 3x3).
Com esses resultados, André reassumiu a liderança do ranking municipal, após 5 meses em que Ednelson encabeçou a lista, e passa a ter ainda mais chances de conquistar o prêmio de "Melhor do Ano" pela terceira vez seguida. Ednelson caiu para a segunda colocação, seguido por Ralph em terceiro, Adauto em quarto e Alexandre em quinto. O estreante Edson já está na 13ª posição do ranking.
A Copa Caiçara continua no próximo Sábado, das 13:00 as 15:00h. Edson, Ralph, Adauto e André ainda estão na briga pelo título e os demais partitipantes disputarão a quinta colocação. Mais detalhes no site da AUFM (www.futmesaubatuba.com.br). Os jogos acontecem na av. Thomas Galhardo S/N - ao lado do Tubão. A entrada é franca para os visitantes. (Fonte: AUFM)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 02/09 A 08/09/2005

Cine Porto (Ubatuba)
Fone: 3833.2066

"AS AVENTURAS DE SHARKBOY E LAVAGIRL EM 3 D "-Dublado !!!!!
ás 15:00 hs.

"A SOGRA"- Comédia c/ Jane Fonda e Jennifer Lopez !!!!!
ás 17:00 hs - 19:00 hs -21:00 hs.

Cine Passeio (Ubatuba)
Fone : 3832.2843

" A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE" -Dublado !!!!!!
ás 15:00 hs.

"DE REPENTE É AMOR"- Comédia !!!!!!!!
ás 17:00 hs - 19:00 hs - 21:00 hs .

Preços dos ingressos:
(Cine Porto e Cine Passeio) -Inteiras -$ 8,00 - Meias - $ 4,00
Preços promocionais(2ª , 3ª , 4ª feira) Inteiras - $ 6,00 - Meias - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Jornada de Desenvolvimento
Regionalizado, o turismo paulista diversifica a oferta e avança


Por se tratar de uma ação inserida no contexto de políticas públicas que prioriza a interiorização e regionalização, por intermédio de gestão descentralizada, a Jornada de Desenvolvimento coordenada pela Secretaria de Turismo acontece para identificar novos produtos turísticos e ampliar o foco da atividade turística do Estado de São Paulo.
"Para o bom êxito deste trabalho de Regionalização - explica o secretário Fernando Longo - precisamos, entre outros fatores, efetivar o inventário do Turismo em todo Estado, aumentar a capacitação dos agentes públicos e privados, identificar e diagnosticar as potencialidades para o desenvolvimento turístico regional, determinar a oferta e infra-estrutura turísticas, além de possibilitar a criação dos Conselhos Regionais do Turismo do Estado de São Paulo".
O envolvimento de todo Estado é indispensável nesta tarefa. Para tanto, as Jornadas dividiram São Paulo em oito macrorregiões, assim apresentadas:
Capital Expandida (39 municípios); Centro - Norte Paulista (93); Centro - Oeste Paulista (143); Cuesta - Alto do Paranapanema (79); Entre Rios (139); Estradas e Bandeiras (90); Vertente Oceânica Norte (39) e Vertente Oceânica Sul (23).
Fases - De acordo com o secretário de Turismo, as Jornadas serão identificadas por três fases: neste mês de setembro é a vez das oficinas de Mobilização e Integração, "quando então realizaremos seminários em cada macrorregião, durante dois dias, para um trabalho de conscientização que envolverá prefeitos, secretários de Turismo, empresariado, Associações Comerciais, Câmaras de Dirigentes Lojistas, Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR),Universidades, Sebrae etc.".
A região do Cone Leste Paulista, que compreende o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Alto Paraíba e Vale Histórico, recebeu a denominação de macro região da Vertente Oceânica Norte, e a data para realização da primeira fase da jornada está definida para os dias 26 e 27 de setembro, na cidade de Taubaté.
Em outubro, a segunda fase aponta para a Identificação do Produto Regional Turístico que acontecerá, também durante dois dias, em municípios com COMTURs, meios de hospedagem, circuitos, guias e agências cadastradas no Ministério do Turismo.
Já na terceira fase, os Salões Regionais de Turismo serão os destaques no mês de novembro. Detalha Fernando Longo que tais iniciativas implicam em vitrine de produtos regionais, exposição, seminários (case), gastronomia regional aberta ao público, além de manifestações culturais (ex: artesanato) para exposição e venda.
Como resultado deste processo, cada região identificará pelo menos um produto turístico, numa pré-seleção para o CPQT - Certificado Paulista de Qualidade do Turismo que será concedido no Salão do Turismo Paulista, já agendado para março de 2006 na Capital. Este significativo evento com mostra, exposição e comercialização acontecerá por quatro dias, com gastronomia, artesanato, Rodada de Negócios e Oportunidades de Investimentos.
Entenda-se por produto turístico um conjunto de atrativos organizados em roteiros com atendimento de monitoria, agência de receptivo, transporte, hospedagem, identificação de mercado, preço competitivo e ainda com a realização de ações de promoção e divulgação.

Paulo de Tarso M. Marques
Delegado Regional de Turismo
Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação: Maristela A. Bignardi - MTb. 10.204
Tel:. (11) 3338.0831 / 9171.1136

Opinião Topo

Trabalho informal, preocupação mundial
Ronaldo Dias


Esta semana, fiz uma despercebida (imagino) singela sugestão aos senhores vereadores, para a formação de uma comissão permanente, de estudos e debates (principalmente com os interessados) para a criação e implantação de alternativas de geração de emprego e renda, principalmente para jovens, em idade de ingresso no mercado de trabalho. A intenção foi de despertar consciências, idéias e, abrir discussão e debate sobre o tema. A nossa economia sazonal e “dependente” do dinheiro que nossos visitantes trazem no bolso, sem nenhuma criatividade ou alternativa, fomenta apenas, a ampliação do número de licenças para Comércio Ambulante e o Comércio Informal. Esta ampliação é perniciosa ao Comércio Regular e a eles mesmos, uma vez que não se criam novos “clientes”, os mesmos, é que vão sendo “divididos”. O assunto é sério, precisa de solução e, encaminhamento político. Não pode, nem deve, continuar embaixo do tapete. A falta de qualquer outra alternativa e do número excessivo de informais provoca o caos organizacional. Qualquer exemplo pode ser tirado durante a temporada nas areias e no entorno da Praia Grande. Com certeza, aquele cenário, não é o futuro que desejamos aos nossos filhos, muito menos, o destino que se pretende às terras caiçaras.
Abaixo, matéria pertinente publicada na Folha e, traduzida por Danilo Fonseca:

Trabalho informal aprisiona pessoas na pobreza
Mulheres são as maiores vítimas desta forma de exclusão social
Noeleen Heyzer* Em Nova York


Em um universo de trabalho que cruza cada vez mais as fronteiras, estamos descobrindo que a globalização não gera necessariamente empregos melhores e mais seguros. O trabalho autônomo, casual ou residencial, juntamente com os empregos de meio expediente e temporários, respondem por uma parcela entre 50% e 80% do trabalho urbano nos países em desenvolvimento (a percentagem é ainda mais alta se incluirmos o setor agrícola). Nos países desenvolvidos esses trabalhos informais respondem por 20% ou 30% do número total de empregos. E, em vez de o trabalho informal se tornar formal à medida que as economias crescem, o trabalho está passando de regulamentado a desregulamentado. Os trabalhadores perdem a segurança empregatícia, assim como benefícios médicos e outras vantagens, e laboram em condições inseguras para conseguirem contracheques cada vez mais miseráveis e não confiáveis. Essa tendência é particularmente pronunciada para as mulheres, que tendem a ter uma representação excessiva no mercado de trabalho informal, tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. As mulheres compõem a maioria da força de trabalho de meio-expediente e temporária nos países desenvolvidos, enquanto nas nações em desenvolvimento (com a exceção do norte da África), 60% ou mais das mulheres trabalhadoras se inserem no mercado de trabalho informal (excluindo o setor agrícola). As mulheres das zonas rurais passam horas trabalhando arduamente em culturas familiares, freqüentemente sem receberem qualquer remuneração. Aquelas das áreas urbanas trabalham em fábricas não regulamentadas, ganhando centavos pela produção de artigos que são remetidos para mercados distantes. Além do mais, a totalidade do trabalho feminino continua sendo mal entendida e estudada. Em praticamente todos os países, as mulheres ainda são as principais responsáveis pela criação das crianças, e pelos cuidados dispensados aos doentes e aos idosos, o que lhes limita a capacidade de obterem a educação e a experiência exigidas para que consigam empregos mais bem pagos. Nos países onde os sistemas de saúde estão sendo devastados pela Aids, as mulheres arcam com um peso ainda maior no que diz respeito a prover cuidados para os doentes. Sabemos que as conseqüências de se trabalhar informalmente não se restringem aos baixos salários, incluindo também a ausência de direitos humanos e de inclusão social. Comparados aos indivíduos que trabalham na economia formal, os que atuam na economia informal possuem menos acesso a água limpa, eletricidade e serviços sociais; são mais vulneráveis à perda de propriedade e à incapacitação; e contam com menos acesso a bens financeiros, físicos e outros. É difícil imaginar um maior distanciamento físico e psicológico, ou um maior desequilíbrio --em termos de poder, rendimento e estilo de vida-- do que o existente entre a mulher que costura roupas ou bolas de futebol na sua casa no Paquistão para uma rede de varejo na Europa ou na América do Norte e o diretor-executivo de tal companhia. Em antecipação à Conferência Mundial de 2005 das Nações Unidas, neste mês, quando os líderes internacionais se reunirão para avaliar o progresso rumo às Metas de Desenvolvimento do Milênio, a minha organização está defendendo uma avaliação mais cuidadosa das questões da mulher, do trabalho e da pobreza. A premissa básica é que o trabalho decente é um direito humano, sendo fundamental para a segurança econômica. A menos que se envidem esforços para a criação de empregos decentes para a força informal de trabalho, não seremos capazes de eliminar a pobreza ou de obter a igualdade entre os sexos, e tampouco de atingir as metas propostas para o milênio. Similarmente, a menos que a segurança econômica feminina seja fortalecida, qualquer progresso real quanto a essas metas será limitado. Para que haja progresso, quatro áreas devem se constituir em prioridades:
· Primeiro, a organização dos trabalhadores informais, especialmente as mulheres, para a obtenção de proteção legal e social. A menos que as mulheres sejam fortalecidas para exigirem os seus direitos, a sociedade não implementará as mudanças que melhorarão as suas vidas. · Segundo, a articulação de um grande esforço no sentido de ajudar os trabalhadores autônomos, a fim de melhorar o acesso destes aos mercados financeiros e de crédito e criar demanda pelos seus produtos e serviços.· Terceiro, a criação de políticas apropriadas de apoio aos trabalhadores informais, que exijam que estes se tornem visíveis para a sociedade e que a totalidade do seu trabalho --especialmente no caso das mulheres-- seja valorizado. O ponto de partida é a coleta e a análise de estatísticas sobre as forças de trabalho nacionais que levem em conta os dois sexos. E, finalmente, o fortalecimento de estratégias para colocar um fim à desigualdade entre os sexos. Acabar com as diferenças entre os salários de homens e mulheres e garantir condições de trabalho seguras e saudáveis para todos deveria ser um objetivo central da elaboração de políticas. A erradicação da pobreza e a promoção da igualdade entre os sexos é algo que exige uma grande reorientação de políticas econômicas e de desenvolvimento. É fundamental que todos aqueles comprometidos com a proposta de se atingir as metas do milênio, incluindo o sistema das Nações Unidas, os governos e as instituições internacionais de comércio e finanças, façam do trabalho decente uma prioridade, e que as corporações no mercado global melhorem as condições para todos os seus empregados, tantos formais quanto informais. *Noeleen Heyzer é diretor-executivo do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres.
Tradução: Danilo Fonseca

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Aeromodelismo - Alô Equipe do Litoral Virtual, parabéns pelo ótimo trabalho que estão fazendo. Gostaria de agradecer a cobertura do Evento de Aeromodelismo que realizamos em Maranduba, com o vosso Web Jornal, a repercussão foi acima das nossas expectativas, já que este é o meio de informação mais eficaz de Ubatuba, pois atinge de norte a sul e outras regiões.
Uma retificação: o meu nome no segundo artigo, saiu "José" Carlos Lima e me chamo Luiz Carlos Lima, se possível, gostaria que retificassem, desde já agradeço.
Minhas melhores Saudações.

Luiz Carlos Lima
Modelista
Maranduba, Ubatuba, SP


Piromaníacos - Sr. Dino Mottinelli, não estou justificando a ação de ninguém, quando coloquei as razões pelas quais deixaram o povo da Maranduba de SACO CHEIO a ponto de tomarem tal atitude. O senhor deveria ter mais respeito com um povo tão sofrido, cansado de ser invadido, despejado e humilhado pelos espertos que vem de fora, não como turistas mas sim como pessoas que querem tirar o maximo de vantagem de tudo e todos que conseguirem.
Espero que Deus te perdoe por chamar esse povo de PIROMANÍACOS, porque o senhor não sabe o que fala, mas se quiser mais informações leia a carta de MARIA CHAGAS CANCELLIER - PRES. DA AMMA - SOC. AMIGOS DE BAIRRO DA MARANDUBA, da semana passada, assim quem sabe o senhor se situa melhor.
Cadê a Prefeitura que deveria ter mandado o fiscal notificar o proprietário do Parque, que está com aquele enorme muro em local irregular (quem alertou sobre esse muro irregular foi o ex-secretário de urbanismo, Sr. Ari, no dia do incêndio, disse que se o proprietário não o retirasse no prazo de 48 hs. após a notificação, o Sr. Mario da Regional Sul seria acionado para derrubar), o fiscal esteve lá ? será que está difícil ? Cadê atitude ? nem tudo depende da longa demora judicial, a Prefeitura também tem que fazer a parte que lhe cabe.
Sabe Sr. Dino, a Prefeitura não precisará ficar com bombeiros de plantão se ela começar por fazer a sua parte e nem vai faltar fósforo para ninguém.

Bel Dergham
Sertão da Quina, Ubatuba, SP


Recifes Artificiais - Primeiramente, parabéns pelo Site, que traz sempre notícias atuais sobre o litoral norte de São Paulo. Gostaria que fosse feita uma matéria sobre Recifes Artificiais.
Já vi notícias que está sendo feito projetos de implantação de recifes artificiais no litoral do Estado do Rio de Janeiro, e o resultado já é satisfatório para a pesca; principalmente o futuro da pesca, devido a intensa pesca predatória fora de controle das nossas autoridades.
Obrigado e um abraço a todos da equipe desse Site.

Gccostaneto
via e-mail


Hans Staden - Parabéns Emílio, Charles Medeiros, Felipão(Setur) e a todos que de alguma forma contribuíram com a semana Hans Staden,
Parabéns a todos pelo resultado da semana Hans Staden, a mídia espontânea na Vanguarda, Band Vale e Jornal Vale Paraibano mostra que com um pouco de esforço, criatividade e união podemos fazer algo de concreto para alavancar o desenvolvimento da cidade, mostra que o evento pode ser tão grandioso quanto outros realizados na região, mostra que também temos pessoas brilhantes aqui em nossa cidade, este evento cultural além de ajudar a resgatar o turismo também vai resgatar a estima dos moradores da cidade.
Especial - Emílio posso dizer que o seu comprometimento, persistência e criatividade foram essências, comprometimento e persistência que são características do empreendedor, provando assim para a todas as pessoas que duvidaram do sucesso do evento
Não posso deixar de agradecer o apoio dos empresários Ciro Siqueira (Pousada Marazul), Felipe (Arte Camiseta), Sr. Hugo (Cine Porto), Cristian (Ônibus Cidade Ubatuba) e me desculpem se esqueci de alguém que ajudou direto ou indiretamente.
A diretoria da ACIU legítima representante dos empresários de Ubatuba,espera que a união deste evento não seja um caso isolado e que todos acreditem que juntos possamos multiplicar sucesso cada vez mais.

Ahmad, Marcos, Alfredo, Valdir, Racine e Bruno
Diretoria da ACIU - Associação Comercial de Ubatuba
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Aeromodelismo na Maranduba - Emilio Campi

Aeromodelismo na Maranduba
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor