Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 06 de setembro de 2005 - Nº 1358 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
3ª Semana da Profissão culmina com orientação profissional a estudantes no Módulo
Evento promove troca de informações sobre Prevenção às Deficiências no Litoral
ABC fecha as seletivas para o Confronto Final do IV Maresia SP Contest
Motorista causa a morte de três e foge


Caraguatatuba
Desfile cívico de Caraguá aborda valores humanos como respeito e solidariedade
Secretária de Planejamento de Caraguá tem artigo selecionado na América Latina
Prefeito homenageia a moradora mais idosa de Caraguá pelo 107º aniversário
Grupo Silvio Santos incentiva a literatura no teatro em workshop com professores de Caraguá
Karateístas de Caraguá conquistam nove medalhas de ouro em Caçapava
Prova de Ciclismo é atração do fim de semana em Caraguá
Perequê Mirim recebe projeto Recreação nos Bairros
Diretor financeiro da Crozariol fala sobre economia doméstica para funcionários públicos de Caraguá no dia 19
Câmara discute proibição de Cheque-Caução
Aurimar quer médicos na UBS do Olaria
Baduca Filho quer vagas para Deficientes Físicos


Ilhabela
Ilhabela comemora 200 anos!


São Sebastião
Apresentação de projeto da Uniemp para Prefeito
Equipe de Malha vence mais um jogo visando a 2ª fase do Campeonato Paulista
Equipe de Vôlei Master Feminino vence fora de casa e segue invicta na Liga Paulista
Vereadores votam três moções durante a sessão de hoje

Ubatuba
Ubatuba terá Seminário de Capacitação em Coletiva Seletiva
Artistas Ubatubenses destacam-se em concursos da região
Concurso escolhe logo de Museu do Surfe
Charles Medeiros solicita limpeza de Rios
“Sua idéia pode virar lei”
4ª Festa Italiana em prol da APAE - Ubatuba
Dra. Elizabeth articula convênio com a região de Turim, na Itália
Pequena empresa: Transforme informações em negócios
Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência


Seções
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

3ª Semana da Profissão culmina com orientação profissional a estudantes no Módulo

Litoral Norte - A 3ª Semana da Profissão foi encerrada na sexta-feira, com um debate promovido pelas Faculdades Integradas Módulo com a participação da supervisora da Delegacia Regional de Ensino, Profa. Mareci Gazzi, a secretária de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Caraguatatuba, Profa. Luz Marina Poddis de Aquino, o diretor acadêmico das Faculdades Integradas Módulo, Maurício Ribeiro da Silva e de outros professores da instituição.
Além de arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, o debate esclareceu o público sobre questões como o perfil desejado pelo mercado de trabalho, com dicas sobre como conseguir um emprego, como manter-se no emprego, como escolher a profissão e outras perguntas dos participantes.
Os debatedores destacaram as atitudes e as qualidades indispensáveis para o profissional da atualidade, como criatividade, qualificação profissional, atualização, comunicação, honestidade, responsabilidade. A Profa. Mareci explicou que no mercado de trabalho da área da Educação, mais do que um diploma, há outras qualidades indispensáveis como a empatia e a facilidade de relacionamento e compreensão, e acima de tudo atitudes de justiça, solidariedade, bondade.
A Semana da Profissão foi realizada com grande êxito em São Sebastião e Ubatuba, nos dias 30 e 31 de agosto, tendo atraído em torno de mil estudantes. Tanto a palestra com o consultor empresarial Douglas Peternella quanto a peça teatral ‘A Revolução dos Campeões’, uma adaptação livre do best seller de Roberto Shinyashiki, visaram orientar o público sobre a atual situação do mercado de trabalho.
A peça teatral abordou com forte dose de humor uma história de três grandes amigos, com foco nas complicações do dia-a-dia de quem caminha rumo ao sucesso, abordando quesitos como velocidade, poli valência, visão, capacidade de realização e humanismo. O grupo teatral ‘Toque de Areia’ achou simpática e inovadora a iniciativa de buscar o aluno do ensino fundamental e médio para participar. A aluna Eliana Pereira Brant, do curso de empreendedorismo do CEPROLIN, disse que o evento foi motivador. “Aprendi sobre a importância de planejar, refletir e mudar o que está errado, e que sempre é tempo de melhorar o que fazemos”.
O diretor do Teatro Municipal de Caraguatatuba, André Procópio, disse que quem mais ganhou com o evento foi o próprio teatro que mostrou seus dois segmentos de atividade, o artístico e o educativo e ainda ganhou um público novo. “Vi muita gente que ainda não tinha visto aqui no Teatro, isso para nós é um orgulho, esperamos ver todos por aqui mais vezes”, disse Procópio, ressaltando que o Módulo fez muito bem em utilizar o teatro com uma extensão da instituição. (Fonte: Módulo)

Evento promove troca de informações sobre Prevenção às Deficiências no Litoral
Secretários municipais de Saúde de Caraguá e São Sebastião e Ubatuba participaram de uma mesa-redonda e contaram sobre as ações que suas secretarias promovem para possibilitar a integração da pessoa portadora de deficiências na comunidade.

Litoral Norte - A V Semana de Prevenção às Deficiências, que teve como tema: “Educação e Saúde parceiros na inclusão do Portador de Deficiência”, promovida pelo curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo, promoveu debates importantes sobre a situação do portador de necessidades especiais no litoral. Este ano o evento focou especialmente a Saúde.
No auditório e em salas de aula, os estudantes mais uma vez abriram espaço para a discussão e a reflexão de assuntos pertinentes ao âmbito escolar, mais uma vez, proporcionando atividades que visam informar e sensibilizar profissionais da educação no processo educativo da pessoa deficiente.
O evento foi uma grande oportunidade de atualização e troca de informações por meio de palestras, oficinas, mesa redonda e apresentação de dança dos alunos das APAEs.
No último dia do evento, os secretários municipais de Saúde de Caraguá e São Sebastião, Dr. Olegário Alves dos Santos e Dr. Antonio Guilherme, respectivamente, além da Dra. Sueli representando o secretário de Ubatuba, Dr. Marcos de Silveira Franco participaram de uma mesa-redonda e contaram sobre ações que suas secretarias promovem para possibilitar a integração da pessoa portadora de deficiências na comunidade. No final do debate, os secretário responderam perguntas do público.
Para a Profa. Enaida Gomes o principal objetivo foi abordar a Saúde que promove a Educação. Segundo ela o aluno deficiente precisa de um atendimento especial que só pode ser realizado por especialistas. A 5ª Semana da Prevenção às Deficiências abordou o decreto 3.298/99, que institui a política nacional sobre os direitos dos portadores de necessidades especiais. De acordo com o decreto
A semana "Semana de Prevenção as Deficiências", é comemorada anualmente pela Federação Nacional das APAEs do Brasil e tem por objetivo informar e orientar a população em geral e a todos que, de alguma forma estarão envolvidos com crianças portadoras de alguma deficiência.
“Há alguns anos atrás, a Apae de São Sebastião nos pediu um espaço para a realização de uma palestra que fosse dirigida aos alunos do curso. No ano seguinte firmamos uma parceria com esta instituição e com a de Caraguatatuba para a realização do evento. Com isso, já realizamos a semana a cinco anos com a participação de profissionais das duas instituições parceiras, e de outras instituições como a Fundação Dorina Nowill e Laramara, do Grupo 21, professores da USP, professores das Faculdades Integradas Módulo, secretários de Educação dos Municípios do Litoral Norte”, conta a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Antonia Furgeri. (Fonte: Módulo)

ABC fecha as seletivas para o Confronto Final do IV Maresia SP Contest
Surfistas da região formaram a última equipe que disputará os cinco títulos do maior circuito amador do estado de São Paulo

Litoral Norte - A quinta seletiva do IV Circuito Maresia SP Contest, que aconteceu no último final de semana, dias 3 e 4 de setembro, fechou com chave de ouro. Depois de passar por algumas etapas com ondas pequenas, em outras praias do litoral paulista, o canto direito da praia de Itamambuca, em Ubatuba, funcionou com ondas de até dois metros no sábado. No domingo, nas baterias decisivas, elas continuaram com boa formação de até um metro de altura.
Delírio para a galera do Grande ABC que mostrou mais uma vez disposição para passar as primeiras fases no sábado. “Foi muito bom surfar em Itamambuca com altas ondas e só com os amigos”, comentou Rafael Ulbrich, de Santo André, que faturou a primeira colocação na categoria Open ABC. Ele que vinha de duas vitórias consecutivas no SP Trials, confirmou a sua excelente fase e carimbou mais um título no Circuito exclusivo para os surfistas da Grande São Paulo.
“Sair da água com a vitória é uma felicidade que não tem tamanho. Todos que participam da competição buscam o primeiro lugar e conquistar isso é algo tremendo”, comemorou Rafael, que em todas as etapas, contou com uma torcida entusiasmada. “Os meus amigos sempre completam a festa. Sem eles, a alegria não seria a mesma”, declarou o campeão que faturou, entre outros prêmios, uma passagem aérea São Paulo/Rio/São Paulo.
Mas não foi somente na categoria Open ABC que Rafael mostrou o seu talento. Na prova exclusiva para manobras radicais, o surfista de 30 anos, rodopiou por diversas vezes na parede da onda para levar mais uma prancha da Oficina Paulista de Surf como prêmio do Tent Beach Expression Session. “A manobra foi um reverse 360o”, explicou o artista, que marcou também a maior nota de todo o campeonato, nove pontos, na primeira fase, na categoria Open ABC.
Entre os longboards Rodmilson Scheurer repetiu a dose de 2003 e conquistou o bicampeonato. “Essa vitória é muito importante, pois é fruto do investimento que os meus patrocinadores estão fazendo em mim. Estou muito feliz de ser bicampeão num campeonato com altas ondas”, disse. Para o Confronto Final, ele espera que a região tenha uma colocação mais expressiva dessa vez.
“Tivemos quatro surfistas do ABC entre os tops do SP Trials e está faltando chegarmos nas primeiras colocações no Confronto Final também. Mas, vamos ver esse ano. Agora temos o Rafael Ulbrich dando uma força ao lado dessa galera que se classificaram. Vamos buscar os lugares mais altos do pódio”, prometeu Rodmilson que mora em São Bernardo do Campo.
Quem estará também ao lado deles são os surfistas juniores. Renato Botani, de 16 anos e Leonardo Feriani, de 18, competiram na categoria Open, já que não compareceram outros atletas da Junior para formar uma bateria. Melhor para Botani, que marcou a maior somatória e saiu de Ubatuba como o grande campeão levando o título para Santo André, deixando Feriani, de São Bernardo do Campo, em segundo.
Para o organizador do evento, Eduardo Nascimento, o campeonato superou todas as expectativas em relação às seletivas anteriores. “Graças a Deus fechamos a formação das equipes com sucesso. Tivemos 125 inscritos, um recorde no Circuito, e os atletas encontraram ótimas ondas. O público e o sol, que apareceu no domingo, abrilhantaram ainda mais a competição. Agora é esperar o Confronto Final em outubro, na praia do Tombo”, disse.
Outros anos – A galera do ABCD mostrou ser pé quente nas seletivas do Maresia SP Contest quando o assunto é onda grande. Nas três edições anteriores, os surfistas encararam as morras que sempre estiveram acima de um metro de altura. Em 2002, eles desafiaram as ondas do Pier de Mongaguá, também no mês de setembro, e a frente fria que compareceu no final de semana trouxe ondas de até um metro e meio, aliada a uma forte correnteza.
No ano seguinte, em 2003, o canto esquerdo da praia de Camburi também não perdoou os surfistas do ABC. No sábado, a coragem e o preparo físico foram fundamentais para os atletas se jogarem ladeira abaixo. O mesmo aconteceu na praia vizinha, em 2004. A praia de Maresias, em São Sebastião, teve ondas de pesadas de até um metro e meio que impediam os atletas passarem a arrebentação com facilidade.
Confronto Final – Com a formação da equipe do ABC, os atletas da Grande São Paulo terão o próximo encontro nos dias 29 e 30 de outubro, na praia do Tombo, Guarujá. As Zonas Sul, Norte, Leste, Oeste e ABCD levarão as suas equipes que disputaram os títulos do IV Circuito Maresia SP Contest 2005 nas categorias Open, Junior, Longboard, Master e Feminino.
Mais informações com Eduardo Nascimento (Dadá) – Tour Manager: (11) 6941-9902 / 9527-7280 ou Patrícia (Marketing) Maresia Boardtech: (11) 3262-0075. (Fonte: Fama Assessoria)

Motorista causa a morte de três e foge

Litoral Norte - Três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente na rodovia Rio-Santos, na madrugada do último domingo, em Caraguatatuba. O motorista de um Opala com placas do Rio de Janeiro, bateu de frente em duas motos, após se perder em uma curva e invadir a pista contrária.
O motorista Tarcisio de Souza Pinheiro, 27 anos, que teve ferimentos leves, fugiu do hospital, após receber atendimento médico.
Pinheiro, indiciado por homicídio culposo --sem intenção de matar-- está sendo procurado pela polícia. Caso seja condenando, o motorista poderá cumprir de dois a quatro anos de detenção.
Pinheiro viajava à Caraguatatuba para visitar uma irmã que reside no bairro do Poiares. A polícia localizou a casa da família, mas Pinheiro não estava no local. O carro dele foi apreendido pela polícia.
Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago, existem indícios de que Pinheiro poderia estar dirigindo alcoolizado no momento do acidente. A polícia encontrou latas de cerveja no interior do veículo. Há suspeitas também de que Pinheiro não possui carteira de habilitação.
A Polícia Rodoviária Estadual informou que o acidente ocorreu por volta das 4h no km 95 da rodovia Rio-Santos, nas proximidades do bairro do Querosene.
Os motociclistas atingidos pelo Opala retornavam a Ubatuba, após participarem de um show do grupo Falamansa, em Ilhabela.
VÍTIMAS - Um dos motociclistas, César Silva das Dores, 20 anos, morreu no local do acidente. Sua namorada, Priscila Lessa de Oliveira, 20 anos, foi socorrida com vida, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital.
O outro motociclista, Cícero Martins de Lima, 29 anos, morreu durante cirurgia realizada na Santa Casa de Caraguatatuba. A mulher que estava na garupa da sua moto, Helena Martins da Silva Rodrigues, 30 anos, está internada na Santa Casa.
César Silva Dores e sua namorada Priscila, ambos de Ubatuba, foram sepultados na manhã de ontem no cemitério do Ipiranguinha. Cerca de 600 pessoas compareceram ao sepultamento dos dois, cujas famílias são bastante tradicionais na cidade.
O motociclista Lima foi sepultado ontem, às 11h30, no cemitério da Maranduba, também em Ubatuba.
Em Jacareí, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente no último sábado. No km 1 da rodovia Nilo Máximo, o motociclista Rubens Martinez Ramos, 30 anos, que trafegava no sentido bairro-centro, morreu ao colidir contra um Gol que vinha na direção contrária. Outros dois se feriram. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Desfile cívico de Caraguá aborda valores humanos como respeito e solidariedade
Caraguá levará à Avenida da Praia uma temática sobre os valores humanos. “Vivendo Valores” é o tema do desfile cívico em comemoração a 7 de setembro, que acontecerá na próxima quarta-feira 7, na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, em frente à Praça de Eventos

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba está com tudo preparado para o desfile cívico comemorativo a 7 de setembro. Neste ano, duas novidades prometem marcar a celebração da independência do Brasil em grande estilo, pelo menos em Caraguá.
A Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização das escolas e entidades que desfilarão na cidade, está reunindo as equipes de coordenação há cerca de 1 mês, para acertar os preparativos e decidir questões relacionadas ao tema proposto: “Vivendo Valores”, que terá cerca de 5 mil participantes.
Segundo explicou a Secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo, esse tema foi escolhido com o objetivo de levar às ruas valores humanos que precisam ser resgatados entre as pessoas. “Queremos fazer um desfile bonito e acima de tudo, mostrar a importância em refletir sobre questões como amor, respeito, entre outros”, disse.
Os valores levados à avenida serão Paz, Liberdade, Cooperação, Amor, Simplicidade, Respeito, Humildade, Solidariedade, Honestidade, Felicidade, Ausência de Valores, União e Amizade. Segundo a organização do desfile, os temas serão divididos de acordo com uma ordem pré-estabelecida Um exemplo é que o tema Paz será levado pelos participantes da abertura do desfile até as escolas infantis, e assim por diante.
Outra novidade neste ano é a mudança de local. Nos anos anteriores, o evento foi realizado na avenida da praia, na altura do bairro Indaiá. Em 2005, o palanque foi transferido para a Avenida da Praia, na região central, em frente à Praça de Eventos.
As comemorações de 7 de setembro terão início às 8h, com o hasteamento dos Pavilhões, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. O desfile Cívico está previsto para começar às 9h. (Fonte: PMC)

Secretária de Planejamento de Caraguá tem artigo selecionado na América Latina
Como secretária municipal e professora das Faculdades Integradas Módulo, Luz Marina defende em seu artigo a união dos municípios e a inserção do tema ‘Empreendedorismo Regional’ na Universidade.

Caraguatatuba - A secretária de Planejamento de Caraguá, Luz Marina Poddis de Aquino, teve um artigo de sua autoria selecionado entre os melhores da América Latina, no Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração – ENANGRADI, dirigido a profissionais de administração, que aconteceu em Belo Horizonte, no dia 30 de agosto.
Com o tema ‘Empreendedorismo Regional’ a secretária municipal Profa. Luz Marina concorreu com outros 20 artigos na categoria ‘Empreendedorismo e Governança Coorporativa’. Participaram do Encontro 140 autores concorrendo em sete categorias; entre eles doutores, mestres e especialistas da área de Administração de toda a América Latina.
Em seu artigo, Luz Marina fala sobre a importância de os municípios se unirem para tornarem-se mais fortes e aptos para atingirem o desenvolvimento sócio, político, econômico e sustentável.
Como secretária da área de Planejamento e Gestão, Luz Marina acredita que o resultado afirma a importância do trabalho de profissionais técnicos na administração de órgãos públicos. Luz Marina, que também é professora das Faculdades Integradas Módulo, disse que o seu artigo defende a inserção do tema nas Universidade.
Administração comemora 40 anos - A profissão de Administrador no Brasil completa 40 anos de regulamentação da Administração neste dia 9 de setembro. Ao todo, o país tem hoje cerca de 1,5 milhão de bacharéis em Administração. Quatro décadas após as aprovação da Lei 4.769/65 que regulamentou a profissão, o curso de Administração atrai hoje mais estudantes do que qualquer outra área. Tanto o aumento da procura pela gradução, como a demanda do mercado de trabalho pelos profissionais da área, reflete o reconhecimento conquistado pela profissão no Brasil.
Ao comemorar os 40 anos da profissão de Administrador no Brasil, o Conselho Federal de Administração e os Conselhos Regionais de Administração preparam uma campanha especial para marcar a data, visando esclarecer a sociedade sobre o papel do administrador no desenvolvimento de organizações mais sustentáveis, contribuindo para o crescimento econômico e social do País.
A campanha terá um comercial de 30” e será veiculada nacionalmente, além de inserção de anúncios em revistas especializadas. No dia 14, às 11 horas está programada a realização de uma sessão solene na Câmara dos deputados, para a qual todos os administradores, estudantes de administração e demais profissinais estão convidados. A revista brasileira de Administração terá umsa edição especial com reportagens dos presidentes dos CRAs, opinião de personalidades nacionais sobre o papel do Administrador e uma agenda dos principais eventos comemorativos. (Fonte: PMC)

Prefeito homenageia a moradora mais idosa de Caraguá pelo 107º aniversário
Dona Rosalina Ribeiro Pinto, a mulher mais idosa de Caraguatatuba, completou 107 anos de vida no dia 30 de agosto e foi homenageada em festa preparada pela comunidade no domingo, dia 4.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar e a primeira dama Rosângela Aguilar, comemoraram junto com a comunidade o 107º aniversário de Dona Rosalina, a moradora mais idosa do município. A festa foi preparada como parte das atividades do Programa Escola da Família na E. E. Maria Ester Neves Dutra Damásio, no bairro Morro do Algodão, no domingo dia 4 de setembro. Dona Rosalina ganhou do prefeito e sua esposa, um edredon, o qual abraçava sem parar demonstrando o seu contentamento. Toda a comunidade, entre alunos, professores e vizinhos prestou homenagens à aniversariante.
Conheça Dona Rosalina:
Por Anapê
Residindo na cidade há mais de 20 anos, dona Rosalina, é mineira, nascida na cidade de Malacacheta, morou no Paraná por algum tempo e veio para Caraguá junto com seu filho caçula, José Pereira dos Santos, que procurava melhores condições de vida para ele e sua mãe.
Dona Rosalina, mãe de 8 filhos, sendo cinco homens e três mulheres, ficou viúva em 1945, com apenas 47 anos de vida. Com o passar dos anos, seus filhos foram crescendo e saindo de sua casa. Somente o caçula continuou com a mãe.
“Seu Zé”, como é conhecido o filho de Dona Rosalina, atualmente com 65 anos, é um exemplo de vida, “quando fui para o Paraná junto com minha mãe, tive a oportunidade de casar também, mas preferi ficar sozinho para poder cuidar dela”, explicou.
Quando vieram para Caraguá, “seu Zé” e dona Rosalina foram morar no bairro Jd. Britânia, e posteriormente, mudaram-se para o Morro do Algodão para viver como caseiros.
A mulher mais idosa de Caraguá encontra-se com uma ótima saúde, anda pela casa toda e adora comer doces e tomar refrigerante. “Ela passa o dia inteiro mastigando, adora bolo sem recheio e bananas. Se deixar ela come uma penca num dia só”, disse Manoel Cursino dos Reis, o “Manoel do Morro”, que conhece Dona Rosalina há dez anos.
No ano passado, no mês de abril, a AMMA (Associação dos Moradores do Morro do Algodão) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, organizou um torneio de futsal que levou o nome de “Rosalina Ribeiro Pinto”, como homenagem aos idosos de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Grupo Silvio Santos incentiva a literatura no teatro em workshop com professores de Caraguá
Professores da rede pública e privada de Caraguatatuba participarão na próxima terça-feira, 13 de setembro, de oficinas pedagógicas e vivências teatrais, oferecidas pelo Centro Cultural Grupo Silvio Santos, com o objetivo de incentivar a literatura brasileira, por meio da peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. Cerca de 1.100 alunos da rede municipal assistirão à peça na sexta-feira 16, com entrada franca

Caraguatatuba - O Centro Cultural Grupo Silvio Santos, realizará no dia 13 de setembro(terça-feira), um trabalho de literatura no teatro, envolvendo profissionais da rede pública municipal, estadual e particular de Caraguá, por meio da peça teatral “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.
Trata-se de um projeto itinerante de teatro e educação que tem como objetivo incentivar a literatura. De acordo com a visão do Grupo Silvio Santos, “fundamentado no incentivo à leitura, na valorização da literatura nacional e na formação de platéia, o Projeto Literatura no Teatro, por meio do Projeto Itinerante, cumpre sua missão de desenvolver, promover e apoiar projetos ligados às artes e à educação, priorizando a capacitação sócio-cultural de professores e resgatando o papel da escola como veículo de conhecimento, valorização e compreensão do mundo”.
Em Caraguatatuba, o trabalho com peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, acontecerá na terça-feira, 13 de setembro, com um dia inteiro de atividades dirigidas exclusivamente a professores de Caraguá. Participam do workshop cerca de 150 educadores, sendo 50 do Estado, 50 do município e 50 da rede particular. De 14 a 16 de setembro, haverá apresentação da peça para os alunos. De acordo com o Centro Cultural Grupo Silvio Santos, foram vendidos ingressos para os alunos da rede particular e para os estudantes do Estado, houve um desconto no preço das entradas, graças a uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A última apresentação será na sexta-feira, 16 de setembro, para os alunos do projeto de artes da rede municipal de ensino, e a entrada será franca para os 1100 esses estudantes.
Na abertura do evento, que será realizado no Teatro Mário Covas, em Caraguá, a diretora-presidente do Centro Cultural Grupo Silvio Santos, Cintia Abravanel, juntamente com o representante da Secretaria de Estado da Educação, fará um breve pronunciamento sobre a importância do projeto de incentivo à literatura. Em seguida, os professores da rede pública e privada participarão de uma palestra de arte-educação com o prof. Wilton Ormundo.
Após essa primeira reunião, os educadores assistirão à peça de Jorge Amado e participarão de uma mesa redonda sobre o espetáculo, com a participação do diretor, Vladimir Capella, Cintia Abravanel(produtora) e Rosângela Capelari(atriz e coordenadora do projeto).
Além desse bate-papo sobre a peça, os professores de Caraguá ainda estarão inseridos numa oficina pedagógica na qual será distribuído o material didático sobre a peça e o projeto literário, para trabalhos de entendimento de texto entre alunos e professores.
Finalizando o workshop, os educadores participarão de uma oficina teatral sobre elementos narrativos e a transposição deles para o palco. Esse último tema será ministrado por Vladimir Capella e Paulo Ribeiro.
Para o público em geral - No sábado e domingo, 17 e 18 de setembro, às 17h, a peça será apresentada para o público em geral, com ingressos no valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (para estudantes e Terceira Idade).
Esse espetáculo já foi assistido por mais de 140 mil pessoas e ganhou 2 prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), de melhor espetáculo e melhor direção, além de 4 prêmios Coca-cola, de melhor espetáculo infantil, melhor produção, direção e figurino.
O projeto Literatura no Teatro, do Centro Cultural Grupo Silvio Santos já passou pela cidade de Santos e está acontecendo em Guarulhos. Após a semana de atividades em Caraguatatuba, o trabalho será realizado nos municípios de São José dos Campos e Campinas, com professores da rede pública e privada. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ccgss.com.br  - (Fonte: PMC)

Karateístas de Caraguá conquistam nove medalhas de ouro em Caçapava
A equipe Caraguatatubense conquista o 4º lugar da competição e já se prepara para competir no Campeonato Paulista Master ainda este mês e espera conquistar mais medalhas para a cidade

Caraguatatuba - Quarenta atletas da equipe de Karatê da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba participaram no domingo, dia 4, da 7ª Copa Caçapava de Karatê e trouxeram para casa nove medalhas de ouro, nove de prata e vinte e duas de bronze e conquistaram o 4º lugar na classificação geral da competição com 300 pontos.
As medalhas de ouro foram conquistadas pelos atletas Kelvin dos Santos, Rafael Pigozzi, Pablo Kalix, Tiago Gomes Carvalho, Edson Mendes do Amaral (Edinho), Luiz César, Jeniffer Cristina, com duas medalhas e a equipe compostas pelas atletas Deborah Cristine, Jéssica Dias e Jéssica Duarte.
Para o técnico da equipe e também medalha de ouro, Edson Mendes do Amaral, o Edinho, o quarto lugar é como se fosse o primeiro, já que as outras equipes concorrentes contavam com a participação do dobro dos atletas de Caraguá. “O campeonato teve a participação de aproximadamente 700 atletas do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília e cada equipe competiu com o dobro dos nossos atletas, então foi difícil vencê-los. Considero o nosso 4º lugar como se fosse o 1º pela vantagem das outras equipes tinham sobre a nossa. Estamos cada vez mais buscando nos aperfeiçoar e sempre trazer das competições que participamos um bom resultado para a cidade”, declarou Edinho.
Na classificação geral da copa a equipe do Centro Marcial de Caçapava conquistou o 1º lugar; a equipe Ação comunitária dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro ficou com o 2º lugar; o 3º lugar foi conquistado pela equipe Clube Recreativo Jequitibá; o 5º lugar ficou com a equipe de Taubaté.
A equipe caraguatatubense já se prepara para competir no Campeonato Paulista Master que acontece neste mês, ainda sem data e local definidos. “Esperamos levar mais uma vez o nome de Caraguá para o pódio nesta competição”, finalizou Edinho. (Fonte: PMC)

Prova de Ciclismo é atração do fim de semana em Caraguá
A expectativa é que atletas de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba se inscrevam para participar do evento, que promete agitar o fim de semana em Caraguá

Caraguatatuba - O fim de semana em Caraguatatuba vai ser de muita emoção para os atletas de ciclismo e amantes do esporte. Acontece no dia 11, domingo, às 8h, na Praça de Eventos a Prova de Ciclismo que promete atrair ciclistas de todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba.
As inscrições estão abertas até o dia 10, sábado, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), Lojas J. Bike, Trilha Bike, Bonde Bike, Point Motos, Dudu Materiais para Construção, Tintas 2000 e na Rádio Caraguá FM. O valor da inscrição é um quilo de alimento não perecível, que será revertido para o Fundo Social de Solidariedade.
O evento, que é organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação, com apoio da Associação de Ciclismo de Caraguatatuba, terá para disputa as categorias Elite, com percurso de 50 quilômetros. Para a categoria Amador, o trajeto será de 10 quilômetros com bicicleta com ou sem macha e será dividido nas sub-categorias 14 a 18 anos, 19 a 40 anos e 41 anos acima. Já para a categoria Feminino Livre o percurso também será de 10 km, com qualquer tipo de bike.
Os três primeiros colocados serão premiados com troféus, medalhas e bicicletas. Ainda será feito o sorteio de brindes para os participantes. (Fonte: PMC)

Perequê Mirim recebe projeto Recreação nos Bairros
Toda a comunidade será atendida com projeto de recreação que tem como objetivo proporcionar lazer para os munícipes, principalmente para as crianças

Caraguatatuba - O bairro do Perequê Mirim, região sul de Caraguatatuba, receberá no dia 10, sábado, das 9h às 13h, o projeto Recreação nos Bairros idealizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. O evento acontece no campo de futebol, na rua Antônio Ouvídio Ferreira.
O objetivo do projeto é percorrer todos os bairros do município proporcionando à comunidade lazer e diversão para adultos e crianças, com brincadeiras e competições esportivas, como corrida de saco e jogos coletivos.
O projeto teve início no final do primeiro semestre e atendeu o bairro do Tinga, em seguida o trabalho foi suspenso devido a realização da 49ª edição dos Jogos Regionais na cidade. Com o reinício dos trabalhos, o objetivo é que até o final do ano toda a comunidade será atendida pela equipe da Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

Diretor financeiro da Crozariol fala sobre economia doméstica para funcionários públicos de Caraguá no dia 19
A Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Associação Comercial está promovendo no próximo dia 19 de setembro uma palestra sobre Economia Doméstica, com o diretor administrativo financeiro da Crozariol, José Garcia Roman Filho. Para participar, basta inscrever-se na Administração, levando 400gr de leite em pó

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal da Administração, está promovendo em parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), uma palestra sobre Economia Doméstica, para funcionários públicos municipais. O evento acontecerá no dia 19 de setembro(segunda-feira), no auditório da FUNDACC, às 19h.
Para inscrever-se na palestra, é necessário que o servidor leve um pacote de 400gr de leite em pó, no setor de Treinamento e Desenvolvimento da SECAD, o qual será trocado por um convite para o workshop.
O tema será ministrado pelo administrador de empresas, José Garcia Roman Filho, que atua como diretor administrativo e financeiro da Crozariol há 25 anos. O palestrante também atua como facilitador e coordenador de treinamentos empresariais e defende o planejamento financeiro familiar como pré-requisito para o sucesso. Segundo Roman, “financeiramente as pessoas não pensam em fracassar, mas fracassam justamente por não planejar”.
De acordo com a Secretaria da Administração, que ao longo do ano vem proporcionando workshops e treinamentos para o servidor público, visando aperfeiçoar e enriquecer o currículo dos funcionários, essa palestra está sendo realizada com o objetivo de orientar sobre um melhor planejamento nas finanças domésticas para melhor administração da vida financeira pessoal e familiar.
Podem participar do evento somente funcionários da Prefeitura de Caraguá. As inscrições devem ser feitas com antecedência, uma vez que o auditório da FUNDACC possui apenas 144 lugares. Todo leite arrecadado será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba. Mais informações pelo (12) 3883-2400, com Ana Angélica. Participe! (Fonte: PMC)

Câmara discute proibição de Cheque-Caução
Título de Cidadão para radialista também consta na pauta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute hoje – terça-feira, 6 de setembro, durante a sua 28ª Sessão Ordinária semanal, projeto de Lei do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que proíbe a exigência do Cheque-Caução pelas prestadoras de serviço da saúde. O projeto data de 2001.
De acordo com o projeto do Vereador, fica proibida em Caraguatatuba a exigência de Caução ou Cheque-Caução pelas prestadoras de serviço da Saúde. O objetivo do Parlamentar é de agilizar os trabalhos médicos e eliminar a exigência, que aos olhos do Vereador é absurda e imprópria. “Não se pode, no auge de uma emergência, segurar o atendimento médico de uma pessoa, por causa do Cheque-Caução”, disse o Vereador.
Outro projeto que consta na pauta tem a autoria do Vereador Omar Kazon (PL) e concede Título de Cidadão para o radialista João Roberto Forlim, da Rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz. O radialista está na cidade há mais de 30 anos sendo considerado como a voz padrão do radialismo na cidade.
Há também na pauta projeto do Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), que denomina de rua Diego Bordezan a atual rua 17 do Loteamento Jardim do Sol, no bairro do Massaguaçu.
As sessões ordinárias semanais da Câmara de Caraguatatuba são transmitidas ao vivo pela NET – TV a Cabo, no seu canal 30 e pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz, sempre a partir das 19h30. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar quer médicos na UBS do Olaria
Vereador pede Ginecologista e Pediatra para o bairro

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba oficializou Requerimento dirigido ao Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), solicitando informações sobre o envio de médicos para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Olaria, na zona oeste da cidade. Segundo o Parlamentar a população vem reclamando da falta destes profissionais.
A Saúde sempre foi a base da campanha do Vereador Aurimar Mansano. Até o final da gestão passada, o Parlamentar foi presidente da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde na Câmara Municipal, conseguindo melhorias e solicitando mudanças na estrutura e operacionalidade da pasta.
Segundo Mansano, são vários os pedidos daquela comunidade para a vinda de médicos especificamente das especialidades de Ginecologia e Pediatria. “Não há como uma UBS funcionar num bairro pequeno e carente como o Olaria e não ter em seus quadros, atendendo regularmente médicos como um Ginecologista e um Pediatra”, disse.
O pedido foi encaminhado ao Prefeito Aguilar e terá 15 dias de prazo para a resposta. Na última Prestação de Contas do Chefe do Executivo, realizada em agosto deste ano, Aguilar prometeu viabilizar a realização de um concurso para a contratação de médicos de diversas especialidades. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca Filho quer vagas para Deficientes Físicos
Vereador quer incentivo para empresas que fizerem contratações

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), está elaborando Projeto de Lei que concede incentivos fiscais para empresas que contratarem Deficientes Físicos e Portadores da Síndrome de Down em Caraguatatuba. O Vereador vê que há uma certa desconfiança quanto a este grupo de trabalhadores para contratação.
Segundo o Projeto do Vereador, toda empresa que contratar um Deficiente Físico ou Portador da Síndrome de Down receberá incentivo fiscal da Prefeitura. O Parlamentar ainda não definiu qual será o tipo de incentivo, mas garante que deverá ser algo que traga benefício ao empresário.
Para o Vereador não há como tratar com indiferença esta classe de trabalhadores. “Em São Paulo e outras cidades do país os deficientes e portadores de Down estão sendo contratados e o resultado está sendo o melhor possível”, disse. Segundo Cristian a cidade deve se atualizar e ver o deficiente com outros olhos. “Temos deficientes e portadores de Down prontos para o trabalhos e aptos para desenvolver muitas funções, mas como há uma certa ‘desconfiança’ por parte do empresariado, talvez eles enxerguem com outros olhos se dermos algum incentivo”, frisou.
O projeto será lido após ser elaborado, encaminhado às Comissões Permanentes e posteriormente colocado em discussão numa Sessão Ordinária ou Extraordinária. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela comemora 200 anos!

Ilhabela - Confira a programação do último fim de semana em Ilhabela:

SESSÃO SOLENE - A Câmara Municipal de Ilhabela, promoveu no sábado 3, uma sessão solene, em comemoração aos 200 anos de Émancipação-Político Administrativa de Ilhabela. O evento aconteceu na 'Tenda 200 anos'. A mesa de trabalhos foi presidida pelo presidente da Câmara ilhabelense, vereador Luiz Lobo(PL) e secretariada pelo vereador Joadir Luiz Capucho(PPS). O prefeito Manoel Marcos, o vice-prefeito Antônio Carlos Cajado Simões, os deputados estaduais Marcelo Bueno(PTB), João Caramez(PSDB), o deputado Federal Julio Semeghini(PSDB), o chefe de Gabinete José Donizette da Silva, o jornalista Nivaldo Simões e o pastor Celso Miranda, da Assembléia de Deus de Ilhabela também fizeram parte da mesa. Os vereadores ilhéus Carlos Alberto de Oliveira Pinto(PMDB), Guilherme Henrique Maia Vieira(PMDB), José Jorge Pereira(PTB), José Roberto de Campos(PMN), Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB), Jadiel Vieira(PV) e Márcio Garcia de Souza(PL) também marcaram presença.
O Coral Municipal de Ilhabela, Celina Pellizari entoou o hino Nacional e o hino de Ilhabela e os cantores Larissa Cavalcante e Jorge Pinheiro emocionaram os presentes, cantando Romaria e Ave Maria.
O jornalista e ambientalista Nivaldo Simões, bem como o deputado federal Julio Semeghini foram agraciados com o título de Cidadão Honorário de Ilhabela, proposto pelos vereadores Luiz Lobo e Carlos Alberto de Oliveira Pinto, respectivamente.
Em seguida, todas as autoridades fizeram uso da palavra, onde parabenizaram a cidade,e os munícipes pelos 200 anos de Ilhabela.

TRAVESSIA ILHABELA-SÃO SEBASTIÃO - A prova de natação foi realizada no domingo, 4 pela manhã em comemoração aos 200 anos de Emancipação Político-Administrativo de Ilhabela. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer de Ilhabela com apoio da Associação dos Nadadores da cidade e da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer de São Sebastião. O presidente da Câmara, vereador Luiz Lobo esteve presente na entrega dos prêmios, bem como o prefeito Manoel Marcos, os secretários de esportes de Ilhabela e São Sebastião, Beto de Mazinho e Anthero Ventura Alves Neto.

MISSA SOLENE - Ainda no domingo, 4, as autoridades ilhabelenses participaram da Missa Solene em comemoração aos 200 anos de Emancipação Político Administrativa de Ilhabela. Na ocasião, o prefeito Manoel Marcos, o vice-prefeito Antônio Carlos Cajado Simões e o presidente da Câmara, vereador Luiz Lobo fizeram parte da procissão de entrada, levando as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Ilhabela, respectivamente. Ao final da Missa, o pároco Vilson Dias, a secretária de Cultura Maria Sônia Ferreira Dias e o prefeito Manoel Marcos cantaram parabéns parabéns para Ilhabela e apagaram as velinhas de um bolo simbólico. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Apresentação de projeto da Uniemp para Prefeito

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebeu na manhã desta segunda-feira, 05, em seu gabinete, representantes da Uniemp (Universidade Empresa) que desenvolvem no Município o Projeto Aquarela, um programa de inclusão social realizado nas 53 escolas da rede.
Os representantes apresentaram ao prefeito um relatório sobre o andamento do projeto. Um vídeo sobre a situação específica da escola do Montão de Trigo foi mostrado.
No local, existem 12 famílias e aproximadamente 50 pessoas. Reivindicações dos moradores feitas a equipe do Aquarela foram levadas ao prefeito, que se prontificou a atender algumas, realizando estudos sobre a captação de águas e geração de renda. (Fonte: PMSS)

Equipe de Malha vence mais um jogo visando a 2ª fase do Campeonato Paulista

São Sebastião - A equipe de Malha de São Sebastião venceu nesse domingo (04/09) o time Paulicéia, de Mogi das Cruzes, por 2 a 0, no Clube Amigos da Malha do bairro Porto Grande, na primeira fase do Campeonato Paulista.
O técnico da equipe, José Francisco da Silva, o Zico, explica que o time sebastianense está cada vez melhor no campeonato e que o resultado foi muito bom para o campeonato. “Eles são garotos com cerca de 17 anos, mostrando um time renovado, que embora comece agora, estamos vencendo os desafios para ganharmos o título do campeonato”.
Com parciais de 180 a 130 e 222 a 64, a equipe caiçara teve como destaque o atleta Felipe Gonzale Tomazette que fez 64 pontos. Com esse resultado, a equipe busca passar para a segunda fase do campeonato. O próximo jogo será no domingo (11/09) às nove horas contra o Ipiranga, no bairro do Porto Grande, em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Equipe de Vôlei Master Feminino vence fora de casa e segue invicta na Liga Paulista

São Sebastião- A equipe de vôlei Master Feminino sebastianense venceu o jogo do Campeonato da Liga Paulista nesse domingo contra o Articulare. Com a vitória, a equipe continua invicta e líder da chave C desde o retorno das férias.
Jogando em São Paulo, na casa do adversário, a equipe caiçara venceu por 3 sets a 1, com parciais de 25 a 17, 25 a 15 para São Sebastião nos primeiros sets. O terceiro set o Articulare venceu por 25 a 19, mas São Sebastião recuperou no último set com o resultado de 25 a 16 para o time caiçara.
Com esse resultado, as veteranas precisam apenas vencer mais dois jogos para obter a classificação para a segunda fase. Atualmente a equipe está na categoria C, e luta pela classificação, para a chave B. O técnico é o professor da Secretaria de Esportes, Marcelo Aparecido de Souza, o Negretti.
Para manter a invencibilidade, a equipe terá que vencer a próxima disputa que será contra o time Indiano Branco, no Tênis Clube da Represa de Guarapiranga, no dia 24 desse mês, às 18 horas. Desta fase se classificam três times que sobem para o grupo B. A Prefeitura de São Sebastião apóia o time com a inscrição para os jogos e o lanche. Além disso, as veteranas contam com o transporte da Transpetro e o apoio do Colégio Poliedro para a realização dos treinos. (Fonte: PMSS)

Vereadores votam três moções durante a sessão de hoje

São Sebastião - Os vereadores votam hoje, 6, em sessão ordinária, que acontece a partir das 17 horas na Câmara Municipal, três moções de aplausos e reconhecimento em homenagem ao presidente da Faculdade Módulo, Ângelo Fonseca Nogueira Júnior; ao fotógrafo Edvaldo José do Nascimento; e à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota.
O projeto que estabelece o plano plurianual do município para o período de 2006 a 2009, de autoria do Poder Executivo, e uma moção em reconhecimento a ex-vereadora Eulália Lara de Oliveira, além de, aproximadamente, 40 indicações, também devem ser lidos amanhã.
Cerca de 10 requerimentos serão apreciados e votados. A pauta, contudo, pode sofrer alterações ate o início da sessão. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião).
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Antonio Coutinho

Ubatuba terá Seminário de Capacitação em Coletiva Seletiva

Ubatuba - Uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, a ABIVIDRO (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro) e a ONG Pueras possibilitará que durante esta semana técnicos da Abividro e da Pueras desenvolvam o Seminário de Capacitação em Coletiva Seletiva no município. O seminário contará com palestras e oficinas desenvolvidas com caixinhas “longa vida”.
Durante toda esta segunda-feira, Alan Costa , da Abividro e Rogério Santos , da Pueras estiveram em visitas técnicas pelo município, conhecendo a parte operacional e logística, elaborando um diagnóstico da coletiva seletiva em Ubatuba. Nesta terça-feira, 6, na usina de reciclagem, estarão proferindo palestras para os catadores de recicláveis. No período da tarde acompanharão a coletiva seletiva no município.
Na quarta-feira, feriado, Alan e Roberto estarão percorrendo o município com o caminhão da coletiva seletiva, onde também aproveitarão para estar ouvindo os moradores dos locais visitados. Na quinta-feira, pela manhã, o Parque Guarani será visitado pelos técnicos. À tarde a primeira-dama de Ubatuba, Denise Montemor César estará reunida no Gabinete com Alan e Roberto onde estudarão projetos que envolvam a participação do Fundo Social do Estado, bem como a captação de recursos para outros trabalhos.
Para a sexta-feira e o sábado ainda não há trabalhos agendados. Os interessados em estarem levando as palestras para suas empresas, associações ou entidades de classe organizadas durante esses dois dias podem entrar em contato com Secretaria de Obras da Prefeitura, pelos telefones (12) 3833-7227/7116 ou com Marlon pelo celular (12) 9145-9517.
Aventura com reciclagem - Durante a Adventure Sports Fair desse ano, a maior feira de esportes e turismo da América Latina, a ONG Pueras coletou e separou todos os resíduos sólidos que foram produzidos no evento, da montagem a finalização. Segundo Rogério Santos, foram coletados 11.662 quilos de materiais reutilizáveis. (Fonte: PMU)

Artistas Ubatubenses destacam-se em concursos da região

Ubatuba - Nos últimos dias, diversos prêmios foram conquistados pelo Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). No dia 13 de agosto os artistas participantes do 5º Salão de Artes Plásticas de Lorena receberam as seguintes premiações: Ademar Costa Simões, Prêmio Aquisição; Ilma Deolindo Nunes, 1º Lugar Pintura Contemporânea; François Henri Louis Guérin, 2º Lugar Pintura Acadêmica; Wladimir Ferreira da Silva, 3º Lugar Pintura Acadêmica e Paulo Kanezó Yamanaka, Menção Honrosa na categoria Escultura em Madeira.
Os artistas que participaram do 55º Salão Ararense de Artes Plásticas Antônio Rodini Contemporâneo 2005 trouxeram grandes alegrias ao Grupo Setorial. Foram premiados os seguintes artistas: Benjamin Gonzalez, Medalha de Prata (Pintura) e Prêmio Antônio Rodini (Desenho); Pauli Gil, Prêmio Casa da Cultura de Araras (Pintura); Osvaldo Pires de Oliveira Junior, Medalha de Prata (Pintura) e Marilena Pinto César, Medalha de Bronze (Pintura).
No 28º Salão de Artes Plásticas Valdemar Belisário, de Ilha Bela, foram premiados os artistas Ademar Costa Simões, que levou medalha de ouro na categoria pintura e Natália Bamberg, menção honrosa na categoria Desenho. O coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas, Paulo Alves, parabeniza, em nome da Fundart, todos os artistas pelos vários prêmios recebidos. (Fonte: PMU)

Concurso escolhe logo de Museu do Surfe

Ubatuba - Termina amanhã o prazo para entrega de trabalhos para participantes do concurso que vai escolher o símbolo do Museu do Surfe de Ubatuba. Na primeira fase não haverá restrições quanto ao material, técnica ou tipo de papel que forem usados. Serão selecionadas as dez melhores idéias, que vão ser analisadas por profissionais da área de design gráfico, que vão escolher as três melhores idéias. O vencedor será escolhido por votação do público. Os dez melhores trabalhos receberão certificado de participação e o primeiro lugar receberá uma prancha especialmente fabricada em comemoração ao evento. (Fonte: ValeParaibano)

Charles Medeiros solicita limpeza de Rios

Ubatuba - Aproveitando contatos realizados através do vereador Charles Medeiros entre o DAEE e esta municipalidade, alguns moradores solicitaram ao vereador viabilização de limpezas de outros vários rios de Ubatuba. Medeiros comenta que por questões técnicas e ambientais alguns rios terão que se submeter a estudos dirigidos referentes ao assunto, mas que devido ao número de solicitações apresentadas em seu gabinete, apresentou ao prefeito uma indicação sugerindo, um trabalho de limpeza e melhorias nos rios da região sul.
Em visita a região Charles Medeiros encontra-se com os irmãos Dimas Corrêa e Benedito de Oliveira, que mostraram a preocupação sobre a situação que os rios da região se encontram. "Se não houver uma ação de limpeza e melhoria os rios eles poderão não mais existir, temos que agir enquanto é tempo, nossa história se deve a estes rios, tenho vários amigos que estão pensando o mesmo e esperando para começar a limpeza" Comenta Dimas. Já Benedito de Oliveira, sugere uma parceria entre as escolas da região, organizações, iniciativa privada, poder público e voluntários, segundo Oliveira, é uma forma de podermos realizar uma ação mais participativa e mais pessoas multiplicarão esta idéia. Medeiros destaca a importância da preocupação dos moradores dos bairros mais distantes do centro, segundo o vereador, os moradores sempre exigem o necessário, estão sempre preocupados com a coletividade, na grande maioria são os grandes parceiros para a realização de benfeitorias, termina. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

“Sua idéia pode virar lei”

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros tem recebido inúmeros e-mails e cartas encaminhadas a seu gabinete com os mais diversos assuntos e sugestões, muitos deles estão em fase de estudos para serem transformados em Projetos de Lei que será analisado pelo Plenário da Câmara e votado.
Pensando nisto, Medeiros propõe aos cidadãos de Ubatuba uma Campanha intitulada “Sua idéia pode virar Lei”, que tem como finalidade agilizar um canal aberto entre a população e seus anseios, segundo Medeiros, as pessoas podem encaminhar suas críticas, sugestões, idéias, para que com esta parceria possamos transformar Ubatuba no que queremos para nós e nossos filhos, termina. Para tanto é necessário encaminhar as idéias ao e-mail: ver.charlesmedeiros@camaraubatuba.sp.gov.br, ou por carta ao endereço Avenida Iperoig, 218 – Centro- Ubatuba cep 11.680.000, contendo sempre o nome da pessoa, RG e telefone para contato.
As propostas serão analisadas e estudadas em conformidade com a legalidade, impessoalidade, moralidade e necessidade das ações a serem tomadas, também não serão divulgadas as idéias antes de transformar em Projetos de Lei e não serão devolvidas quaisquer propostas ou cópias destes encaminhadas ao gabinete em questão. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

4ª Festa Italiana em prol da APAE - Ubatuba
Deus quer, o homem sonha e a Obra nasce – Fernando Pessoa.

Dia: 06 de setembro de 2005.
Local: Ubatuba Iate Club – Av. Plínio França, 378 – Saco da Ribeira - Ubatuba
Horário: 21 h
Traje: Social
Animação: Grupo Domus de São Paulo e Liuba Bonani
Será servido jantar, com comida típica italiana: Saladas, Sardela, Macarrão com vários tipos de molho e Sobremesa.
Ambiente com a alegria Italiana.
Experimente o sabor de ajudar a APAE!

Dra. Elizabeth articula convênio com a região de Turim, na Itália

Ubatuba - A Dr.ª Elizabeth Maluf Zago retoma atividades políticas em prol do município de Ubatuba e já está articulando com o cônsul do Brasil na Itália, Fernando Fantauzzi, o convênio de cidade-irmã com a região de Turim. No dia 1.º de setembro, manteve longa conversa telefônica com o diplomata, que comprometeu-se atuar em benefício da comunidade dos dois paises. O protocolo de intenções e a minuta do convênio já estão seguindo para o Brasil.

Pequena empresa: Transforme informações em negócios
Continuam acontecendo o Ciclo de Palestras do Sebrae em parceria com a ACIU

Ubatuba - A próxima palestra será sobre “Pequena empresa: Transforme informações em negócios” e será ministrada no dia 27 de setembro (terça-feira) às 14h00 na ACIU pelo consultor Ednaldo Paulino. A palestra é voltada para demonstrar aos empresários e empreendedores a importância da informação nos dias de hoje.
Tópicos da palestra:
As informações e o seu negócio;
Conhecer as muitas informações;
Aprender com as informações;
Juntar e guardar as informações úteis;
Selecionar, analisar e filtrar as informações de maior valor;
Organizar as informações de forma lógica;
Valorizar , disponibilizar e usar as informações.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e a palestra é gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane tel 3832.1449. (Fonte: ACIU)

Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência
Ciclo de Palestras do Sebrae em parceria com a ACIU

Ubatuba - Ontem, dia 05, aconteceu a palestra “Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência” e foi ministrada pelo consultor Roberto Lessa ás 14h00 no salão de eventos da Associação Comercial de Ubatuba-ACIU,.
A palestra teve a finalidade de fornecer esclarecimentos e orientação sobre os conceitos básicos de gestão financeira, informar para que serve e como deve ser elaborado o fluxo de caixa, de forma que se torne uma ferramenta de gestão operacional e estratégica, abordar conceitos como ciclo operacional e financeiro, como estes influenciam o fluxo de caixa. Visou também capacitar o participante por meio de conhecimentos sobre giro de caixa e caixa operacional mínimo, sua implantação na gestão financeira dos pequenos negócios.
A ACIU ressalta que continuam acontecendo o Ciclo de Palestras do Sebrae em parceria com a Associação Comercial e a próxima palestra será dia 27 de setembro às 14h00 no salão de eventos da ACIU, com o tema “Pequena Empresa: Transforme informações em negócios”
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e a palestra á gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação c/ Cristiane tel: 3832.1449. (Fonte: ACIU)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 02/09 A 08/09/2005

Cine Porto (Ubatuba)
Fone: 3833.2066

"AS AVENTURAS DE SHARKBOY E LAVAGIRL EM 3 D "-Dublado !!!!!
ás 15:00 hs.

"A SOGRA"- Comédia c/ Jane Fonda e Jennifer Lopez !!!!!
ás 17:00 hs - 19:00 hs -21:00 hs.

Cine Passeio (Ubatuba)
Fone : 3832.2843

" A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE" -Dublado !!!!!!
ás 15:00 hs.

"DE REPENTE É AMOR"- Comédia !!!!!!!!
ás 17:00 hs - 19:00 hs - 21:00 hs .

Preços dos ingressos:
(Cine Porto e Cine Passeio) -Inteiras -$ 8,00 - Meias - $ 4,00
Preços promocionais(2ª , 3ª , 4ª feira) Inteiras - $ 6,00 - Meias - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

 
Ação Litoral
 
Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Praia do Cedro - Luciano Cencelier

Praia do Cedro
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor