Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 08 de setembro de 2005 - Nº 1359 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Restaurante Tropical

Região
Palestra sobre turismo acontece em Caraguá
Concurso estudantil Agenda 21 do Litoral Norte
Tropa do Vale se prepara para voltar ao Haiti


Caraguatatuba
Caraguá quer dinheiro do BNDES para esgoto
Kung Fu de Caraguá traz sete medalhas de São Carlos
Mais de 190 atletas participaram da Corrida Pedestre em Caraguá
MACC apresenta exposição Biodiversidade da Mata Atlântica – Fauna e Flora
Caraguatatuba recebe Mostra SESC de Artes – Mediterrâneo dia 10
1º Conferência Municipal da Saúde do trabalhador de Caraguatatuba
Vereador Lobinho altera Feira da Barganha
Kazon se reúne com Aguilar e moradores do bairro Rio do Ouro


Ilhabela
Apoio a Manoel Marcos divide PSDB de Ilhabela
Câmara rejeita pedido de Cassação do Prefeito Manoel Marcos
Começou a Gincana Escolar para homenagear o Bicentenário de Ilhabela


São Sebastião
Porto de São Sebastião embarca lote da Fiat
Deputado Marcelo Bueno vistoria Porto de São Sebastião
Atletas sebastianenses se destacam na primeira etapa do V Circuito Ascam de Surfe
Vereadora propõe campanha de castração de cães
Prefeitura leva reunião comunitária para Boracéia
Prefeitura promete bom senso: comércio e deficientes desconfiam

Ubatuba
Vara do Trabalho de Ubatuba será inaugurada nesta quinta-feira
Pensionista reage a roubo no Perequê-Açu em Ubatuba
Ubatuba implantará programa cicloviário
Matrículas abertas para a 1ª série do ensino fundamental
Prefeitura consegue autorização para retomar operação tapa-buracos
Quadra da Marafunda recebe melhorias para atender a comunidade
“Prefeitura no Bairro” continua no Sumidouro e Taquaral
Circuito Ubatuba em Águas Abertas
Huka é o terceiro melhor de sua categoria no Big Biker
Pirão Geral na Praça 13 de Maio


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Palestra sobre turismo acontece em Caraguá
A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Mário Beni, da USP (Universidade de São Paulo) e pela Dra. Jurema Monteiro, gerente de comercialização da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), órgão do Ministério do Turismo.

Litoral Norte - O Circuito Litoral Norte Paulista, formado pelas secretarias de Turismo dos quatro municípios do Litoral Norte, está promovendo para o dia 12 de setembro, segunda-feira, às 15 horas, no auditório das faculdades Integradas Módulo, uma palestra sobre políticas públicas para o desenvolvimento do turismo, regionalização e inserção do empresariado, que será ministrada pelo Prof. Dr. Mário Beni, da USP (Universidade de São Paulo) e um dos maiores especialistas e estudiosos do turismo no Brasil e pela Dra. Jurema Monteiro, gerente de comercialização da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), órgão do Ministério do Turismo.
Para o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro, a presença de um representante deste estabelecimento é imprescindível já que serão discutidos assuntos importantes para o futuro da atividade turística de nossa região.
O professor Mário Carlos Beni é graduado em engenharia civil e direito, mestre em ciências sociais, doutor em ciências da comunicação, livre-docente e professor titular em turismo, freqüentou cursos de extensão universitária na Universidade de Cornell, Nova York, na Universidade de Tóquio, na Universidade Aix-en-Provence, nos centros de estudos turísticos de Turim e Madri. Com 35 anos de magistério superior em turismo, foi o primeiro docente a ser autorizado pelo Ministério de Educação e Cultura a lecionar planejamento e organização do turismo no país. È professor efetivo dos cursos de graduação e pós-graduação em turismo e cursos de mestrado e doutorado da (ECA/USP) Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. Professor conferencista dos Programas de Pós Graduação strito sensu da Univali de Santa Catarina; UCS, Rio Grande do Sul e Una em Minas Gerais.
Desde abril de 2003 é membro do Conselho Nacional do Turismo, e em maio do mesmo ano foi eleito membro do OTI (Comitê Mundial de Ética do Turismo na Organização Mundial do Turismo). É membro do Conselho Editorial da Annals of Tourism Research, da Wisconsin University e do Conselho Superior da AIEST, da AMFORHT e da International Academy of Tourism.
No dia 4 de maio de 2004 em Antalya, na Turquia recebeu o prêmio “Turismo AWARD”, indicado pelo professor Serge Perront, presidente da AMFORHT. (Fonte: PMC)

Concurso estudantil Agenda 21 do Litoral Norte
O tema do concurso “O que é agenda 21?” poderá ser explorado por estudantes da rede municipal, estadual e particular do Litoral Norte, até o dia 21 de setembro. Os 28 autores de trabalhos selecionados, entre alunos e professores, serão premiados com o Roteiro Estudantil Agenda 21 do Litoral Norte, de 11 a 16 de novembro.

Litoral Norte - As inscrições para o Concurso Estudantil Agenda 21 do Litoral Norte estão abertas desde o dia 2 e vão até o dia 21 de setembro. Sob o tema ‘O que é Agenda 21?’ o concurso tem como objetivo divulgar o programa Agenda 21 no Litoral Norte, que está em fase de elaboração, além de incentivar crianças, adolescentes e adultos em participar da luta pelo desenvolvimento sustentável e por uma sociedade justa.
O concurso é idealizado e organizado pelo grupo do programa Agenda 21, na região. Os ajustes finais para a realização do concurso foram definidos durante reunião na Secretaria de Educação de Caraguatatuba com representantes do governo estadual das quatro prefeituras e de organizações não governamentais.
O concurso é dividido por categorias e de acordo com o nível escolar, inclusive educação especial. Alunos da Educação Infantil e 1ª série do ensino fundamental poderão concorrer com desenhos. Alunos da 2ª e 4ª séries do ensino fundamental deverão trabalhar o tema por meio de pintura; para os alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental o desafio será a criação do mascote com o nome; para os alunos do EJA-Educação de Jovens e Adultos 1 e 2, a capa da agenda; para os alunos do ensino médio e suplência, um texto; para o ensino superior, um slogan. Cada unidade escolar também poderá participar do concurso, por meio da apresentação de projetos pedagógicos.
Os trabalhos serão avaliados por comissões julgadoras, sendo uma de cada município e uma regional, formados por participantes da Agenda 21 e convidados.
Os 28 autores de trabalhos selecionados, entre alunos e professores, serão premiados com o Roteiro Estudantil Agenda 21 do Litoral Norte, de 11 a 16 de novembro.
O roteiro inclui unidades de conservação, atrativos turísticos das quatro cidades e vivência em atividades sustentáveis. A programação terá infra-estrutura necessária, além do acompanhamento de monitores. Este roteiro estudantil é um produto da Agenda 21 Litoral Norte que será proposto ao trade turístico. Mais informações nas instituições de ensino, Secretarias Municipais de Educação e Diretoria de Ensino de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Tropa do Vale se prepara para voltar ao Haiti
Treinamento será feito no Litoral Norte em outubro; embarque está previsto para novembro

Litoral Norte - Cerca de 300 militares das unidades do Exército no Vale do Paraíba foram pré-selecionados para integrar o contingente que substituirá em novembro a tropa brasileira que integra a Força de Paz mantida pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti.
Um total de 824 militares participarão da pré-seleção, que terá sua primeira fase realizada em Caçapava, de 10 a 15 de outubro, com instruções preparatórias para a tropa.
Nessa primeira fase, os militares receberão noções básicas de inglês (língua oficial da ONU) e francês (uma das línguas faladas no Haiti, onde predomina o dialeto crioulo francês).
Os simulados serão realizados no Litoral Norte de 17 a 22 de outubro. A região mais uma vez foi escolhida para sediar os treinamentos devido às semelhanças de relevo e clima com o Haiti.
No ano passado, 1.100 militares --529 deles das unidades do Exército de Caçapava, Lorena e Pinda-- participaram dos treinamentos no litoral.
O treinamento será coordenado pelo Coronel Luiz Augusto de Oliveira Santiago, do Comando Militar do Sudeste. Caraguá será a base das operações. Os militares irão participar de exercícios de segurança e ações humanitárias.
SELEÇÃO - Segundo o major André Luiz Dias da Silva, do setor de Comunicação Social da 12º Brigada de Infantaria Leve de Caçapava, após os exercícios no litoral, serão definidos os militares que farão parte da tropa que seguirá para o Haiti, dia 16 de novembro.
O major Dias disse que militares do Cavex (Centro de Aviação do Exército) de Taubaté também integrarão a Força de Paz. Militares das unidades do Exército em Campinas (SP), Valença (RJ), Brasília (DF) e Campo Grande (MT) também vão compor o contingente que viajará em novembro.
Segundo o major Dias, os militares permanecerão durante seis meses no Haiti. "É uma excelente experiência pessoal e profissional. Os militares, além de conhecer outro país, outra cultura, também manterão contato com exércitos de outros países", afirmou.
A Força de Paz foi criada pela ONU para ajudar o Haiti no processo de transição política, quando foram deflagrados conflitos armados entre governo e oposição. No Haiti, militares brasileiros vão participar de patrulhamentos, escoltas de comboios, segurança de pontos estratégicos e de autoridades, entre outras atividades. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá quer dinheiro do BNDES para esgoto

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB) se reúne hoje com representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para negociar financiamento para a conclusão das obras de esgoto no município.
Segundo Aguilar, a prefeitura quer agilizar as obras para reduzir a poluição das praias por esgoto doméstico. O prefeito esteve no Rio de Janeiro discutindo possíveis financiamentos com o banco. Após a reunião, representantes do BNDES visitarão alguns bairros da cidade, entre eles, o Rio do Ouro e Gaivotas.
"É uma alternativa viável. A prefeitura faria o financiamento e repassaria à Sabesp os recursos necessários", disse Aguilar.
O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Ricardo Amadei, afirmou que para concluir as obras serão necessários investimentos de R$ 25 milhões, recursos que a empresa não tem no momento.
Os recursos seriam investidos na implantação de rede e estações de bombeamento no Capricórnio 2, Cidade Jardim, Terralão, Rio do Ouro, Jaraguazinho e Gaivotas. "Com essas obras, cerca de 90% do município seria atendido com rede e coleta de esgoto", disse Amadei.
A Sabesp informou que a empresa aguarda a liberação de R$ 33 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal para a conclusão da estação de tratamento de esgoto do Porto Novo e implantação de rede coletora em bairros nas regiões sul e norte. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Kung Fu de Caraguá traz sete medalhas de São Carlos
Após a conquista das medalhas em São Carlos, a equipe de Caraguá treina para competir no Campeonato Brasileiro, que acontece de 2 a 6 de novembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Caraguatatuba - A equipe de Kung Fu de Caraguatatuba participou no final de semana, sábado e domingo, dias 3 e 4 respectivamente, do 16º Campeonato Paulista, considerado pela Federação da modalidade como a mais importante competição do país, e conquistou sete medalhas para a cidade, sendo três e ouro, duas de prata e duas de Bronze.
O campeonato teve a participação de mais de 500 competidores em uma disputa acirrada em busca da medalha. A equipe caraguatatubense foi representada por onze atletas.
Na categoria até 65 quilos, Sérgio Ribamar, conquistou o 1º lugar; na Infanto Juvenil até 75 quilos, o atleta Diego Rafael Garcia também conquistou o 1º lugar e na Feminino Adulto Absoluto acima de 70 quilos, Valdirene Bibiano não deu chance para suas adversárias e trouxe para casa a medalha de ouro. As medalhas de prata foram conquistadas pelos atletas Vilomar Novis, na categoria Adulto Absoluto acima de 90 quilos e Dayse Rodrigues, categoria Adulto até 52 quilos. Trouxeram para casa as medalhas de bronze, os atletas Diogo Hiroshi, na categoria Infanto Juvenil até 60kg e Robson Guimarães, na categoria Juvenil até 65 quilos.
O atleta Renam Fernandes ficou com a 4ª posição nas categorias Infantil formas mãos livres e na formas com armas. A equipe de Tai Chi Chuan, com os atletas Sérgio Ribamar, Lídia Novis, Marcelo Braga e Vilomar Novis, também ficou com o 4º lugar da competição.
Com estes resultados os três atletas medalhas de ouro conquistaram uma vaga no Campeonato Brasileiro, que acontece de 2 a 6 de novembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os competidores medalhas de prata e a equipe de Tai Chi Chuan esperam a decisão da Federação Paulista de Kung Fu, que está analisando as respectivas pontuações e decidirá a participação dos atletas no Campeonato Brasileiro.
A equipe de Caraguá, que tiveram apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, Jair Ferreira Transportes Executivo, Posto Br, Eduardo Arnani, Drogaria do Porto, Ótica Crystal, Camarim de Beleza, Papers Print, Wilton Alves Cabeleireiro, Jurandir Clínica Veterinária, Israel Veículo, El Som, Company Sur Shop, Barraca de Yakisoba; Beach Music, Farma Valle, Di Poli Tornearia e do vereador Cristian Alves de Godoi, o Baduquinha, espera conquistar uma boa colocação no Campeonato Brasileiro.
“Até o mês de novembro vamos nos preparar para o Brasileiro. Estamos confiantes e temos certeza que Caraguá vai ser bem representada, declarou o técnico da equipe de Caraguá, Benedito Fernandes (Ditinho). (Fonte: PMC)

Mais de 190 atletas participaram da Corrida Pedestre em Caraguá

Caraguatatuba - A Praça de eventos de Caraguatatuba foi palco de mais um evento esportivo. A Corrida Pedestre da Independência que aconteceu no domingo, dia 4, reunindo cerca de 190 atletas de todo o Litoral Norte disputando diversas categorias.
Organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação, os atletas disputaram as categorias: Ligeirinho (9/10 anos), Papa-léguas (11 a 13 anos), Pernalonga (14/15 anos), Juvenil (16 a 19 anos), Adulto (20 a 30 anos), Pré-Veterano (31 a 40 anos), Veterano (41 a 50 anos) e Veteraníssimo (acima de 51 anos).
O percurso foi de 500 metros, para a categoria Ligeirinho, de 1 km para a Papa-léguas e 2 km para a pernalonga, as demais categorias percorreram um trajeto de 8 km.
Receberam medalhas os 200 primeiros atletas que concluírem a prova. Os três primeiros colocados foram premiados com troféus e medalhas. (Fonte: PMC)

MACC apresenta exposição Biodiversidade da Mata Atlântica/Fauna e Flora

Caraguatatuba - O MACC – Museu de arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta de 6 de setembro a 4 de dezembro de 2005, a exposição Biodiversidade da Mata Atlântica - Fauna e Flora, com curadoria de Diná T.C.Queiroz Jobst.
Com painéis, fotografias e textos o visitante vai obter informações sobre a riqueza da Mata Atlântica. Também vai poder apreciar animais em extinção taxidermizados, insetário com espécies exóticas da Mata Atlântica, amostras de madeira de árvores nativas, sementário e diferentes espécies de cobras, entre outros.
A novidade desta exposição no MACC é que os textos também estão em braile, oportunizando que portadores de deficiências visuais possam ter acesso às informações contidas nos painéis.
A exposição “Biodiversidade da Mata Atlântica-Fauna e Flora” procura através da heterogeneidade da floresta, mostrar a grande diversidade de animais e plantas, habitantes deste segundo maior bioma do país.
Em função do processo de desmatamento iniciado com a colonização do Brasil no século XVI, este bioma (tipos de vegetação) que se estendeu do Ceará ao Rio Grande do Sul foi reduzido a 7% de sua extensão original, que era, aproximadamente de 1.500.000 km. Como conseqüência, cerca de 85% das espécies brasileiras consideradas ameaçadas de extinção, são oriundas desse ecossistema.
Nesse contexto, o reconhecimento da Mata Atlântica como Reserva da Biosfera, vem-se traduzindo em inúmeras ações voltadas para sua conservação, recuperação e uso sustentável.
Órgãos públicos, organizações não governamentais, empresas públicas e privadas, universidades, movimentos sociais, entre outros, preocupam-se em preservar este patrimônio natural, histórico e cultural, de valor incalculável para as gerações futuras.
Todo acervo apresentado nessa exposição foi cedido por outros museus - Museu de Zoologia de São Paulo, Museu Histórico Natural de Taubaté-SP; Museu Florestal de São Paulo, acervo particular de Cruzeiro-SP e também da Polícia Ambiental do Litoral Norte.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca. Interessados em agendar visitas monitoradas, devem entrar em contato com o museu pelo telefone: (12) 3883-9188.
O MACC fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba. (Fonte: Fundacc)

Caraguatatuba recebe Mostra SESC de Artes – Mediterrâneo dia 10

Caraguatatuba - Caraguá recebe dia 10, a partir das 14 horas, a mostra SESC de Artes – Mediterrâneo na Praça de Eventos. O público vai assistir a espetáculos teatrais, dança, música, literatura e artes visuais. A entrada é franca. Caso chova no horário, a programação será transferida para o Teatro Mario Covas.
A Mostra SESC de Artes - Mediterrâneo reúne 19 países, representados por mais de 400 artistas, divididos em cerca de 160 grupos diferentes, representantes da África, Ásia, América e Europa se apresentam na Capital e interior do Estado de São Paulo. A mostra irá itinerar por cerca de 77 cidades.
O público poderá conhecer atrações internacionais inéditas, estréias e retrospectivas do que melhor representa esta mistura mediterrânea.
Na programação de Caraguatatuba, performance teatral com “Cervantes: Cavalaria Caminhante”; Artes Visuais com “Sticker Itinerantes”; Literatura com “Tranças da Nossa História”; Dança com “Dervish In Progress”; Teatro com “A Hora do Ângelus/Papo de Anjo” e Música com “Arabesque”.
Conheça os espetáculos:
Cervantes: Cavalaria Caminhante”– Intervenções de rua em que os atores interpretam os personagens Dom Quixote e Sancho Pança, destacando temas pelos quais a obra de Cervantes foi eternizada: o sonho, a coragem, a perseverança e a amizade. A performance concebida por Alexandre Roit, ator e diretor, faz referência ainda, ao gari, e ao morador de rua, dois anônimos errantes de nosso tempo.Sticker Itinerantes – Trabalho de stickers (adesivos) com técnicas de estêncil, carimbo e4 serigrafia aplicados em totens de papelão. Caracterizado como arte de rua, aparece como forma de comunicação e criação de identidades visuais urbanas. Coordenado pelo coletivo de arte SNH, formado por Daniel(artista plástico e tatuador), Haroldo(arquiteto e músico) e Eduardo(historiador e relações públicas)
“Tranças da Nossa História” – Ao tecer uma viagem ao Mediterrâneo, rumo ao Oceano Atlântico, a Fiandeira, personagem da tradição oral árabe, tem sua história cruzada com a de Penélope, esposa de Ulisses, da obra “Odisséia”, de Romero. Ao chegar ao Brasil, a personagem encontra o conto popular “Salamanca do Jarau”, uma versão brasileira que reúne influências mouras, cristãs e guaranis. Com Elida Marques, Eduardo Contreras, Pedro Machado.
“Dervish In Progress”- Espetáculo solo com uma análise pessoal e artística sobre as tradicionais danças sufi, em que a repetição é um componente essencial do ritual e pela qual o praticante alcança um estado de transe ao rodopiar. Influências ocidentais surgem como elementos impostantes em cada uma das partes da apresentação, entretanto, desenhadas de modo diferente. É um efeito físico que se encontra com o misticismo, Oriente que se encontra com o Ocidente, o passado que se encontra com o presente. Coreografia e interpretação: Zyia Azazi.
“A Hora do Ângelus/Papo de Anjo” – No espetáculo de rua, do grupo Galpão Cine Horto, Nossa Senhora se diverte em meio a uma procissão que passa pelo lugar. Aproveitando o momento, fala da dura vida de ser santa de praça e relembra os dias antigos em que passeava todas as semanas pelas casas das pessoas. Em sua história, tudo corre muito bem até seu filho Gabriel aparecer com idéias inovadoras para o mundo celestial: descer pára a terra a procura de algo que nem mesmo ele sabe o que é. Direção Chico Pelúcio, Lydia Del Picchia.
“Arabesque” – Com a fusão de ritmos e estruturas musicais de diversos países e diferentes culturas, o show conta com antigos instrumentos de origem oriental e ocidentais contemporâneos, criando um interessante contraponto de linguagens. (Fonte: Fundacc)

1º Conferência Municipal da Saúde do trabalhador de Caraguatatuba
Prestadores de Serviços de Saúde, trabalhadores, usuários e gestores deverão participar da conferência e ajudar a elaborar o Plano Municipal da Saúde do Trabalhador. A Conferência é aberta a todos.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba realiza nos dias 9 e 10 de setembro a 1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador. Sob o tema central ‘Trabalhador sim, adoecer não’ o evento terá como eixos temáticos de discussão a efetivação de ações articuladas do estado na execução de uma política definida para os municípios.
A Conferência terá como público interessado trabalhadores, usuários, prestadores de serviço de Saúde e gestores de Saúde. A abertura, no dia 9, vai acontecer nas Faculdades Integradas Módulo, às 20 horas. O segundo acontece no CEPROLIN-Centro Profissionalizante do Litoral Norte, às 9 horas.
Os eixos temáticos do debate serão: Como garantir a integralidade da ação do Estado na Saúde dos trabalhadores? Como incorporar a Saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País? Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores? Como incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País? Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores?
A Conferência também tem a finalidade de analisar o documento base da Comissão Organizadora da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e os textos de apoio elaborados pela Coordenação Estadual do Trabalhador e Coordenadoria de Controle de Doenças, além de elaborar propostas e diretrizes para o município, estado e União.
Durante a conferência serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual, nos dias 14, 15 e 16 de outubro; e da Conferência Nacional, nos dias 10, 11 e 12. (Fonte: ACE-Caraguá)

Vereador Lobinho altera Feira da Barganha
Parlamentar imprime tom corporativista na alter
ação

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Projeto de Lei alterando a regulamentação da Feira da Barganha, tradicional em todo o município. As alterações dão um tom mais corporativista à propositura.
A Feira da Barganha funciona no bairro do Indaiá, zona sul da cidade, sempre aos domingos, das 6 às 15 horas e nela são encontrados diversos produtos das mais variadas marcas e modelos por preços accessíveis. O evento é oficial com base na Lei 302/93.
As alterações propostas pelo Vereador Lobinho dizem respeito ao cadastramento dos participantes da Feira da Barganha, desde que comprovem moradia e sejam eleitores no município há pelo menos 2 (dois) anos e a obrigatoriedade dos mesmos em usar um Crachá de Identificação durante o dia e o período de funcionamento do evento.
Na opinião do Vereador a obrigação de ser morador no município para participar da Feira afasta aqueles que não são da cidade e por causa disso, trazem produtos onde não se pode atestar a origem, pois o artigo 4º da citada lei obriga o participante a fornecer recibo ao Poder Executivo quando este achar necessário fazê-lo.
Para o Parlamentar as alterações não podem ser criticadas pelo tom corporativista. “Disciplinar a participação na Feira da Barganha para os cadastrados e eleitores da cidade é garantir o máximo de lisura num trabalho de venda artesanal, bem como proteger o morador local da invasão de forasteiros que não conseguem trabalho em seu município de origem”, relata.
O projeto deverá ser lido em plenário nos próximos dias e posteriormente, encaminhado às Comissões Permanentes para voltar ao plenário para discussão e votação. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Kazon se reúne com Aguilar e moradores do bairro Rio do Ouro

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), a pedido do Presidente da SABRO, Sociedade Amigos do Rio do Ouro, Edmilson Faria Monteiro, marcou uma reunião com o Prefeito Aguilar para tratarem de reivindicações de melhorias dos moradores do bairro.
A reunião aconteceu na quinta-feira última, 01 de setembro no Haras localizado no Rio do Ouro, com a presença do Vereador Omar Kazon e seus assessores, do Prefeito Aguilar e da Primeira dama, D. Rose, do Diretor da Secretaria de Serviços Municipais, Sr. Gilberto, da diretoria da SABRO e de um grande número de moradores do bairro.
Na reunião Edmilson apresentou um relatório onde constava as reivindicações dos moradores, que foi lida pelo Vereador Kazon. Após a leitura ele explicou que já havia feito várias reivindicações ao Prefeito Aguilar, através de Indicações protocoladas na prefeitura. “Nós estamos atentos às necessidades do Rio do Ouro, a minha equipe nem sempre está presente aqui no bairro, mas eu tenho um assessor que mora aqui e que me coloca a par da situação, estamos atuando sempre a favor desta comunidade, lutando para que as reivindicações sejam atendidas. Por isto estamos aqui reunidos, Sr. Prefeito, para apresentar esta lista de reivindicações e queremos ouvir do senhor o que pode e o que não pode ser feito.”
O Prefeito Aguilar começou explanando sobre os trabalhos realizados pela prefeitura nestes meses e explicou que “Caraguá está crescendo muito, segundo dados do IBGE, hoje temos 95.000 habitantes, nós temos feito muitas coisas na cidade, mas é necessário fazer muito mais. Eu tenho certeza que conseguiremos realizar tudo que planejamos, mas iremos fazer aos poucos, com responsabilidade e seriedade. Este é um governo itinerante e dentro do possível eu atendo as pessoas no meu gabinete, mas creio que ir ao bairro e ouvir a comunidade é muito melhor. Isto facilita proximidade da comunidade com o Prefeito e com os Vereadores”.
Das reivindicações da comunidade, o Vereador Omar Kazon conseguiu junto ao Prefeito o comprometimento da realização de várias obras no bairro Rio do Ouro, dentre elas a construção de um Centro Comunitário; a construção de um Centro Recreativo Esportivo para a menor e para a maior idade; limpeza e nivelamento mecânico de várias ruas e instalação de abrigos de ônibus.
Kazon finaliza comentando que, ”Estas obras são de grande importância para o bairro, nós assumimos compromissos com a população e estamos lutando para que as reivindicações sejam atendidas. Sabemos que estas obras serão realizadas aos poucos, dentro do orçamento do município, mas agora a comunidade tem o comprometimento público do Prefeito, é uma grande conquista, obrigado Sr. Prefeito.” (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Apoio a Manoel Marcos divide PSDB de Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), mesmo não sendo da legenda do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira- está sendo o principal pivô da briga que divide o partido na cidade.
No domingo, dia 11, das 10h00 às 16h00, duas chapas vão disputar a presidência na Convenção do PSDB, que acontecerá na Vila. De um lado, a ex-candidata a vice-prefeita, Ana Maria, da chapa 1, que representa o grupo dissidente com apoio de Antônio Colucci, e do outro lado a ex-vereadora Maria das Graças F. dos Santos Souza, conhecida como Gracinha, da chapa 2.
Ambas as chapas afirmam que o ponto de divergência foi o posicionamento do partido com relação ao prefeito Manoel Marcos.
“Nós tentamos fazer uma única chapa, mas não conseguimos chegar num acordo. Uma parte do pessoal entende que o partido tem que apoiar o prefeito e a outra não”, diz Antônio Colucci, que na última eleição concorreu ao cargo de prefeito pelo PSDB e perdeu as eleições. Colucci explica que só não se candidatou à presidência porque a Constituição Federal impede que um funcionário da Polícia Federal seja dirigente de partido.
“Somos contra o apoio ao prefeito porque não concordamos com os rumos que a cidade está tomando. Existe um grande número de pes-soas em volta do prefeito envolvidas em corrupção, especulação imobiliária e licitações fraudulentas”, afirma.
Quando questionado quem seriam essas pessoas, Colucci afirmou que preferia não citar nomes para não sofrer um processo.
Já a candidata da chapa 2, que por duas vezes foi vereadora de Ilhabela, afirma que a separação do partido ocorreu por causa do apoio ao prefeito e também por mágoas que ficaram da última eleição. “Nós não entendíamos que era a hora do PSDB lançar candidatura própria para prefeito, pensávamos em fazer isso em 2008. Da maneira como tudo aconteceu, com o partido sem nenhuma coligação, nós acabamos ficando sem representante na Câmara.
"Fui a mulher com maior número de votos, mas não me elegi por causa da legenda”, explica. Sobre a opinião da outra chapa no que se refere ao apoio do PSDB ao prefeito Manoel Marcos, Gracinha afirma que respeita as opiniões do ex-candidato a prefeito, Antônio Colucci, que tudo faz parte do processo democrático e que, na verdade, o partido está mostrando que pertence a todos.
“Sinto que o PSDB esteja passando por essa fase na região, mas temos confiança na vitória e contamos com o apoio de deputados esta-duais e federais e também do governador”, diz.
Caso essa divergência de opiniões perdure, o partido chegará dividido nas próximas eleições para deputado, senador e presidente da República, que ocorrerá em outubro do ano que vem, mas isso não parece motivo de preocupação.
Para Antônio Colucci, da chapa 1, o posicionamento do partido em âmbito municipal não interfere nas eleições para escolha de representantes estaduais e federais. “Temos esperança numa dobradinha entre o Paulo Julião (ex- prefeito de São Sebastião) e o Antônio Carlos (ex- prefeito de Caraguatatuba). Achamos que essa aproximação é necessária para ajudar a região a crescer”, diz Colucci.
Já Gracinha, da chapa 2, não quis citar os nomes dos candidatos que o grupo vai apoiar nas próximas eleições, no caso de vitória. “Ainda é cedo para falar nomes, preciso ouvir todo o diretório”, salienta.
Prefeito - O prefeito Manoel Marcos disse que a divisão do PSDB tendo base o apoio à sua administração é uma disputa interna do partido.
“Evidentemente que temos interesse em ter o partido nosso lado e demonstramos isso quando alguns membros passaram a ocupar cargos na prefeitura. Por outro lado, temos um forte vínculo com o governador Geraldo Alckmin e isso pode ser muito positivo para a futura executiva do PSDB”, afirma. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara rejeita pedido de Cassação do Prefeito Manoel Marcos

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses rejeitaram por 6 votos a 1, com uma abstenção, um pedido de cassação do prefeito Manoel Marcos na sessão ordinária da Câmara ilhabelense na noite de segunda-feira, 05. A denúncia foi protocolada na Casa em forma de requerimento, com assinatura de três munícipes, que pedem a cassação do prefeito baseados na Lei Orgânica do Município e Constituição Federal, alegando que desde 2002 Manoel Marcos não teria respondido a requerimentos protocolados por escrito na prefeitura.
Segundo a Lei Orgânica, este tipo de denúncia deve ser submetido a leitura no plenário, e o presidente coloca em votação, para que se aceita, instaure-se uma Comissão Processante, formada por três vereadores para apurar os fatos. O pedido foi rejeitado com os votos contrários dos vereadores Jadiel Vieira(PV), Márcio Garcia de Souza(PL), Carlos Alberto de Oliveira Pinto(PMDB), Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB), José Jorge Pereira(PTB) e Joadir Luiz Capucho(PPS). O vereador José Roberto de Campos(PMN), votou favorável a aceitação da denúncia, sob a alegação de que esta deve ser averiguada para saber se é vazia ou não. “Me preocupa muito o processo de desinformação da população, uma vez que não se trata da cassação e sim de uma denúncia, que deve ser averiguada, é a função desta Casa de Leis”, argumentou. O vereador Guilherme Henrique Maia Vieira(PMDB), se absteve da votação. Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL) não tem direito a voto por ser o presidente, salvo em caso de empate, mas declarou que também votaria contra a aceitação da denúncia.
A vereadora Nanci(PTB) apresentou na discussão do requerimento, cópias onde os requerentes teriam obtido sim, uma resposta da procuradoria Jurídica da prefeitura, em 2002, 2003 e 2004, o que segundo afirmou, torna a denúncia sem fundamento. “Isso é uma calúnia, estão querendo desestabilizar a administração. Eu defendo o prefeito com a minha consciência limpa, pois sei que ele quer o bem para nossa cidade”.
Para o vereador Jadiel Vieira, o Keko(PV), a denúncia foi feita com a intenção de tumultuar o aniversário de 200 anos da Ilha. “O prefeito tem 15 dias para responder nossos requerimentos, nós também temos que ter um prazo para averiguar a denúncia, para saber se vale a pena aceitá-la ou não”. O vereador Joadir(PPS) compartilhou a mesma opinião do colega e acrescentou que era preciso rever o Regimento Interno e a Lei Orgânica, para que os pares possam analisar de forma fria e técnica o que lhes foi proposto.
José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro(PTB), acredita que estão brincando com a Política em Ilhabela. “Cassação é coisa séria, estão pedindo cassação para todo lado, mas sem provas. Essas pessoas estão revoltadas porque não conseguiram cadastrar terras que já tinham dono e agora querem cassar o prefeito. Eles é quem deviam ser cassados e expulsos de Ilhabela”. Para o vereador Carlinhos(PMDB), cabe por parte do prefeito um processo de calúnia, pois há provas de que as respostas foram retiradas pelos denunciantes. “Diante das cópias das respostas apresentadas pela vereadora Nanci, se acatarmos esta denúncia, estaremos denegrindo a imagem desta Casa de Leis, estaremos sendo irresponsáveis, pois esta denúncia é vazia”.
Na ordem do dia, foram aprovados dois projetos de resolução 05 e 07/2005, de autoria dos vereadores Carlinhos(PMDB) e Joadir(PPS), respectivamente, bem como o veto do Executivo aos projetos 10 e 06/2005, que tratavam de denominação de via pública, sob a alegação de que as referidas ruas já foram registradas no setor de Cadastro da Prefeitura com outros nomes. Os requerimentos de número 425 ao 445 foram aprovados, com exceção do requerimento de número 444/2005, de autoria do vereador Dr. Guilherme(PMDB) que deve ser submetido a discussão na próxima sessão, a pedido do parlamentar Professor Joadir(PPS). O presidente Luiz Lobo(PL) propôs uma moção verbal de pesar pelo falecimento do munícipe Elias Firmino de Oliveira, ocorrido no último dia 02, aprovada por unanimidade, cumprindo um minuto de silêncio em memória do caiçara, que trabalhava na prefeitura.
Transporte para Estudantes - O plenário foi ocupado por dezenas de estudantes, que apresentaram uma fita de vídeo onde vereadores sebastianenses discutiam o transporte universitário, questionando o ingresso dos estudantes ilhabelenses nos ônibus de São Sebastião. Segundo os estudantes, o novo presidente da Associação dos Estudantes da cidade-irmã de Ilhabela teria impedido alguns universitários de viajar nos ônibus e aumentado as passagens. Cerca de 20 jovens estudam em outras cidades, utilizando os ônibus de São Sebastião e alguns recebem auxílio transporte da prefeitura. O vereador Joadir(PPS), presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara comprometeu-se a agendar uma reunião com o prefeito Manoel Marcos, para estudar possibilidades de resolver o problema. Na fita, um vereador sugere ao presidente da Associação dos Estudantes que a prefeitura de Ilhabela faça um convênio com a empresa a fim de custear as despesas com os estudantes da Ilha.
Sessão Extraordinária - Os vereadores realizaram uma sessão extraordinária, antes da sessão ordinária, para votar o projeto do Executivo que “Altera e acresce dispositivos constantes da Lei Complementar nº156/2002, alterada pela Lei nº226/2003, que institui o novo Código Tributário do Município de Ilhabela”. A propositura seria votada na sessão extraordinária realizada na segunda-feira, 29 de agosto, mas o presidente Luiz Lobo(PL) adiou a votação a pedido do vereador Joadir(PPS), sob alegação de que o assunto deveria ser amplamente discutido. Na reabertura da sessão nesta segunda, o prefeito Manoel Marcos enviou ofício solicitando a retirada do projeto, para proceder um novo estudo do conteúdo do mesmo. Os vereadores acataram o pedido do prefeito, retirando o projeto que não tem nova data para ser apreciado pelos pares, mas deve voltar ao plenário antes do dia 30 de setembro, para que, se aprovado, as medidas possam valer em 2006. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Começou a Gincana Escolar para homenagear o Bicentenário de Ilhabela

Ilhabela - A semana começou agitada para escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. É que na noite da última segunda-feira foi dada largada para a Gincana Escolar do Bicentenário, em comemoração aos 200 anos de emancipação político-administrativa.
A disputa termina em 8 de outubro. Até lá, pretende envolver toda a comunidade, incentivando crianças de 4ª e 5ª séries na procura por fotos e objetos antigos – desde recortes de jornais da época até documentos e utensílios.
A intenção é que, além de aprender mais sobre a própria história, os pequenos também contri-buam para enriquecer o acervo do Instituto Histórico, Geo-gráfico e Arqueológico do município, que funciona na avenida Princesa Isabel, 1682 piso 1, no Perequê. A organização é das Secretarias da Cultura e Educação; além da Fundação de Arte e Cultura.
Conforme o regulamento, a gincana será disputada em duas etapas. Na primeira, que já começou, os alunos têm que entregar para a comissão organizadora o maior número de materiais obtidos.
Contam pontos os objetos e fotogra-fias que, por sua antiguidade, peculiaridade, raridade, cu-riosidade ou ainda pelo valor histórico-cultural, possam integrar o acervo do instituto. O regulamento também define que serão aceitos fotografias e objetos não só de Ilhabela, mas ainda de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
Para cumprir a tarefa, que certamente aprimorará o conhecimento e aprendizado local, 13 escolas - sendo nove municipais, três estaduais e uma particular - estarão divididas em equipes com 10 componentes, entre alunos e professores. Cada unidade de ensino poderá inscrever apenas uma equipe, a ser liderada por professor ou dirigente da escola, segundo o regulamento.
Também não serão permitidas substituições de componentes entre as equipes. Ao efetuar a inscrição, a equipe ou grupo também deve registrar o ‘nome de guerra’.
A organização pede a colaboração dos pais, familiares, amigos e vizinhos dos alunos para que os ajudem.
Informou que as fotos que forem doadas, por exemplo, serão numeradas e relacionadas ao serem recebidas pela Comissão Orga-nizadora, valendo mais pontos do que os objetos que forem emprestados. Para isso, os orga-nizadores criaram duas tabelas de pontuação que definem o placar. A tabela consta no regulamento entregue às equipes. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Porto de São Sebastião embarca lote da Fiat

São Sebastião - O porto de São Sebastião embarca hoje para a Venezuela um lote de 882 carros fabricados pela indústria automobilística Fiat. Este ano, o porto já ultrapassou 20 mil veículos embarcados de várias marcas.
Essa será a primeira vez que a Fiat utiliza o porto de São Sebastião para embarcar seus produtos para a Venezuela. A montadora já utiliza o porto há dois meses.
Outras duas montadoras, a Volksvagen e a General Motors, também passaram a usar o terminal portuáriao de São Sebastião para despachar seus produtos para o exterior.
No ano passado, foram exportados pelo porto 11.903 veículos. Este ano foram despachados 22.520 carros, o que gerou uma receita de US$ 124 milhões, segundo a administração do terminal.
Para a gerência, o porto tem algumas vantagens em relação a outros terminais o que tem despertado o interesse de empresas em utilizá-lo para a exportação. Uma das vantagens é a taxa de armazenagem, que é reduzida em relação aos concorrentes.
SUPERÁVIT - Segundo dados da administração do porto, no ano passado o terminal gerou um superávit de US$ 10,1 milhões. Além de carros, que são destinados para o México, Chile, Venezuela e Argentina, são despachados por meio do porto algodão e açúcar.
O governo do Estado tem planos para tornar o porto de São Sebastião cada vez mais atrativo para o mercado exportador. Para isso, está em tramitação um amplo projeto de melhoria da malha viária que dá acesso ao terminal, bem como investimentos na ampliação e melhoria do porto.
O porto de São Sebastião é visto como uma das alternativas para desafogar o terminal portuário de Santos, que está cada vez mais saturado. (Fonte: ValeParaibano)

Deputado Marcelo Bueno vistoria Porto de São Sebastião
A ida ao local faz parte da agenda de compromissos do parlamentar, que segue nesta quarta-feira em viagem para o Litoral Norte e Vale do Paraíba

São Sebastião - Com o objetivo de visitar diversos bairros, acolher reivindicações da comunidade, reunir-se com prefeitos e vereadores, além de participar das comemorações relativas ao feriado da Independência do Brasil, o deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) viaja nesta quarta-feira (7/9) com destino ao Litoral Norte e Vale do Paraíba. A primeira cidade visitada será Caraguatatuba onde, às 9 horas, ele asissistirá ao desfile militar a convite do prefeito José Aguilar. Já no dia seguinte (8/9), no início da tarde, o parlamentar comandará uma vistoria ao Porto de São Sebastião.
Acompanhado do gerente do local, Paulo Rogério, Bueno pretende verificar o andamento das obras de infra-estrutura que vêm ocorrendo ao longo do ano. “A visibilidade adquirida pelo Porto de São Sebastião após o anúncio das obras de melhoria da sua infra-estrutura pelo Governo do Estado atraiu novos clientes, importadores e exportadores, além de aumentar de modo significativo o número de consultas sobre tarifas e disponibilidade de vagas no cais”, diz o deputado, que ressalta a importância da criação do Corredor de Exportação Campinas-Vale do Paraíba-Litoral Norte anunciada, no início de 2005, pelo governador Geraldo Alckmin. “A criação do corredor visa uma rota de escoamento mais eficiente para as empresas instaladas nessas regiões e que produzem produtos de alto valor agregado, como veículos e eletroeletrônicos”. O investimento total previsto até 2008 é de R$ 1,03 bilhão, vindos do Estado, empresas concessionárias e concessão de rodovias. “A nova rota de exportação aumenta a competitividade do Estado de São Paulo em função do baixo custo das tarifas do Porto de São Sebastião e da proximidade com os parques industriais de Campinas e do Vale do Paraíba. Com as obras, a capacidade do porto deve chegar a 3 milhões de toneladas por ano em 2010”, diz Marcelo Bueno.
Agenda - Ainda na quinta-feira (8/9), o parlamentar segue para os municípios de Ilhabela e Paraibuna. Sexta-feira (9/9), ele chega a Lorena e sábado (10/9) a Campos do Jordão. No domingo, (11/9), Marcelo Bueno seguirá para a Ilha do Bonete, em Ilhabela, com o objetivo de conversar com os moradores, conhecer suas carências e reivindicações. (Fonte: Assessoria Dep. Marcelo Bueno)

Atletas sebastianenses se destacam na primeira etapa do V Circuito Ascam de Surfe

São Sebastião - Em meio a surfistas de diversas cidades, tanto do Litoral Norte, como Santos, São Paulo, Guarujá entre outras, os atletas sebastianenses mostraram que são os melhores e arrebentaram as ondas na primeira etapa do V Circuito Ascam de Surfe.
Na categoria Open, o surfista de Cambury, Maer Marques, faturou o primeiro lugar e levou para casa uma prancha nova. Já na Júnior, Tide Tavares de Barra do Sahy foi o campeão. Na categoria mirim, Gabriel Medina, e Eduardo Bueno, da categoria pré-master e Rafael Maeco, da Long Board, ambos de Maresias, faturaram o alto do pódio. Na categoria feminina, quem conquistou a vitória da etapa foi Maria Tereza de Cambury.
Segundo o presidente da Associação de Surfe de Cambury (Ascam), Gioni dos Santos, o “Leitinho”, o sucesso logo da primeira fase do evento foi garantido. “A cada ano, o evento tem se solidificado e por isso a cada ano tem mais participantes de diversos locais”.
A próxima etapa esta marcada para os dias 29 e 30 de outubro, e a grande final nos dias 10 e 11 de dezembro.
Os patrocinadores do evento são: Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (SEESP), Jornal Primeira Mão, Belma Cut, Bully’s, Santa Maria, 20 pés, Teccel, WG, Nutry, Oxbow, Hannoii, O Galeão, Nag’s Head, Surface, Bali Pratas, Leomil surfeboard, Olas, Cantinetta, New advance, Waxxon, Calfin, Villa Bebek, Imprensa Livre, Praias online, Bola de Neve, Nicas Bar restaurante, Head Girls, Rip Coard, Escola Filhos de Netuno, Saci, Free Surf, Digita Foto, Tubarão Beach Bar e Digital. (Fonte: PMSS)

Vereadora propõe campanha de castração de cães

São Sebastião - O crescente número de cachorros abandonados nas ruas de São Sebastião tem causado preocupação na Câmara Municipal. Nesta terça-feira, 6, durante sessão ordinária, a vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PTB) apresentou um requerimento solicitando providências da Prefeitura no sentido de conter o crescimento populacional de cães na cidade.
Esse problema é observado especialmente na Costa Sul, onde moradores e comerciantes queixam-se da quantidade de cachorros nas praias. “Teve hóspede que me procurou para reclamar que não se sentia à vontade de ficar na praia após contar a presença de sete cachorros circulando no local. Ele, inclusive, não permitiu que o filho brincasse na areia”, revela João Mário Jardim, gerente de um hotel de Boiçucanga. “Com certeza, esse é um que não volta mais”, completa.
Além de prejudicar o turismo, a permanência de cães nas praias também pode afetar a saúde das pessoas. É o que adverte a dermatologista Érica Lanzillo.
Segundo ela, em praias freqüentadas por estes animais, é grande a chance de contrair a doença popularmente chamada de “bicho geográfico”.
“A urina do cão contém larvas que quando penetra na pele das pessoas pode causar o bicho geográfico”, explica Érica. Nesse caso, o sintoma que mais incomoda é a coceira, que à noite chega a ser mais intensa.
Visando minimizar os efeitos dessa questão, a vereadora sugere a realização de uma campanha de castração de cães. “É o método mais eficaz de controlar a taxa de natalidade, evitando, assim, que o problema se agrave”, justifica Solange.
Ela lamenta que o Centro de Zoonose, instalado em Maresias, jamais tenha sido ativado, e propõe parcerias com faculdades de Veterinária para promover a campanha.
“São muitos cães vadios, sem dono, expostos a atropelamentos e transmitindo doenças para outros animais, ou até mesmo para as pessoas. A Administração Pública não pode ignorar tudo isso”, entende a vereadora.
A castração também traz outros benefícios aos animais. Ela é indicada para a prevenção de doenças como tumores prostáticos, mamários e uterinos. Os cães castrados têm menor probabilidade de desenvolver comportamento agressivo e, muitas vezes, a castração é realizada com esta finalidade.
De maneira geral, a cirurgia é feita em menos de 15 minutos nas fêmeas e cinco minutos nos machos, tornando-se bastante segura. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura leva reunião comunitária para Boracéia

São Sebastião - A comunidade do bairro de Boracéia receberá, nesta quinta-feira (08/09), a décima edição das “reuniões comunitárias”. A Prefeitura de São Sebastião, representada pelo prefeito Dr Juan Garcia e o secretariado, estará a partir das 18 horas na Escola Municipal de Boracéia.
O objetivo é aproximar a comunidade da administração pública.
Dentre os bairros que já foram atendidos pelo programa estão Boiçucanga, Barra do Sahy, Maresias, Canto do Mar, São Francisco, Pontal da Cruz, Juquehy, Vila Amélia e Jaraguá. Nessa reunião, a população poderá tirar suas dúvidas sobre a administração e sugerir idéias para melhorar seu bairro.
Para o prefeito Dr. Juan Garcia, as reuniões comunitárias têm por iniciativa, chamar a população para participar das decisões, opinando e apresentando sugestões nas propostas de trabalho.
“Temos um compromisso assumido de um governo transparente e participativo, para isso, a Prefeitura tem convocado a participação popular, com objetivo de gerar a elevação da qualidade de vida da população, planejando e implementando um conjunto de ações para a consolidação dos interesses comunitários”, disse.
Os interessados podem comparecer na Escola Municipal do bairro, localizada na Alameda Mauá, sem número, a partir das 18 horas. (Fonte: PMSS)

Prefeitura promete bom senso: comércio e deficientes desconfiam

São Sebastião - As Associações Comercial e de Deficientes Físicos estiveram reunidas na tarde de ontem com o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, e os vereadores Kotian e Solange Ramos, para buscar alternativas para o decreto federal 5.296, que prevê a instalação de rampa, banheiro especial e, em alguns casos, até elevador em estabelecimentos comerciais.
O secretário afirmou que a emissão de um alvará a título precário, por um período de seis meses, é inviável, porque seria contra a lei. “A gente vai ter que ter bom senso. Primeiro vamos cobrar as adequações dos grandes comércios e depois, aos poucos, dos menores”, disse.
O vereador Kotian, que também é comerciante, não se convenceu com as declarações do secretário, afirmou que será necessário que o “bom senso” venha acompanhado de uma retaguarda jurídica. “É preciso ter retaguarda jurídica, porque bom senso a prefeitura não tem”, afirmou.
Antes da reunião, porém, o vereador afirmava que era contra um desentendimento entre a prefeitura e Aciss e considerava o mandado de segurança uma forma de estar “chamando para a briga”. “A prefeitura tem exagerado na fiscalização e a Aciss precisa mostrar que o comércio é parceiro da administração pública, por isso o melhor é apresentar propostas”, falou.
O presidente da Associação Comercial, Fábio Aranha, afirmou que o mandado de segurança seria uma maneira de obrigar que as alterações, que garantem a acessibilidade dos deficientes físicos nos comércios, comecem pelas vias e prédios públicos, parte que cabe à prefeitura.
“Essa não é uma decisão política, mas lógica.
Não a-dianta o comerciante construir uma rampa quando a rua em que está situado fica alagada quando chove forte. É preciso que o poder público faça primeiro a obra de drenagem, por exemplo”.
Para o tesoureiro da Associação dos Deficientes Físicos, Mônico Santos Silva, a prefeitura, para exigir as ad
equações do comércio, precisa dar o exemplo, o que não está ocorrendo. “Nas reformas que foram feitas no Ciama (Centro de Aleitamento Materno) e no Centro de Reabilitação, entre outras, não foram respeitadas as regras de acessibilidade. Estão sendo negligentes e omissos”, afirmou.
O tesoureiro propôs que o assunto fosse discutido numa audiência pública, com a presença da prefeitura, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Normas Técnicas - (ABNT), Ministério Público, comerciantes e portadores de deficiências.
“Acho que o mandado de segurança será uma perda de tempo, um desgaste muito grande. O melhor caminho seria discutir o assunto com todos os envolvidos”, disse.
“A audiência faz com que as pessoas tenham bom senso, mas a questão é a lei e só pode ser mudada com um parecer jurídico. Não estamos contra os deficientes físicos, mas a forma arbitrária como a prefeitura agiu, sem informar o comerciante com antecedência sobre a necessidade da mudança”, diz Aranha.
A Prefeitura de São Sebastião não emite nenhum alvará para os comércios desde dezembro de 2004, quando foi aprovado o decreto federal 5.296, por não possuírem banheiros adaptados, rampa de acesso e, em alguns casos, elevadores.
Os prédios públicos terão um prazo de 30 meses para se adequar à Lei Federal, mas as empresas privadas, inclusive aquelas que funcionam em prédios históricos, somente terão alvará quando providenciarem a mudança. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Antonio Coutinho

Vara do Trabalho de Ubatuba será inaugurada nesta quinta-feira

Ubatuba - Nesta quinta-feira, dia 8, às 14 horas, será inaugurada em Ubatuba a Vara do Trabalho. O imóvel onde funcionará a Vara foi alugado pela Prefeitura de Ubatuba e compreende um prédio de dois andares localizado na avenida Rio Grande do Sul, em frente ao Centro de Saúde. Estão confirmadas as presenças da Juíza de Direito do Fórum de Ubatuba, Ana Lia Beal, do procurador Wilian Freitas dos Reis, da Procuradoria Regional do Trabalho, do procurador do Trabalho de São José dos Campos, Luiz Fabiano de Assis, além de diversas autoridades locais.
Antes todos os processos trabalhistas da cidade eram tramitados na Vara do Trabalho de Caraguatatuba.”Com a Justiça do Trabalho em Ubatuba a cidade só tem a ganhar. Todos os processos agora terão mais celeridade em suas tramitações. Há cerca de 10 anos luta-se por essa instalação em Ubatuba”, acredita o advogado Adriano Rico Cabral, membro da Comissão da OAB Ubatuba que pleiteou a instalação da justiça trabalhista no município. Hoje cerca de 800 processos trabalhistas são julgados por ano em Caraguatatuba. Os casos mais comuns são falta de registro em carteira de trabalho, horas extras e falta de pagamento.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, também avalia que é importante para o município essa conquista. “Com a vara trabalhista em Ubatuba todos os processos ganharão maior agilidade. Com um juiz trabalhista instalado na nossa cidade toda tramitação do caso deverá ser mais breve, além dos custos serem muito menores”, ressaltou. A estrutura funcional da Vara do Trabalho de Ubatuba será formada por um juiz titular trabalhista e cerca de 10 funcionários, entre auxiliares e oficiais de justiça. (Fonte: PMU)

Pensionista reage a roubo no Perequê-Açu em Ubatuba

Ubatuba - A pensionista N.R.S., de 57 anos, reagiu a assalto na noite de segunda-feira, evitando que assaltantes levassem sua bolsa, na rua Padre Manoel da Nóbrega, bairro Perequê-Açu, região central da cidade. Ela caminhava pela via, quando um adolescente de 16 anos se aproximou falando: “Me dá a bolsa se não dou porrada”. A mulher não se intimidou, segurando a bolsa com as duas mãos.
Vítima e assaltante chegaram a discutir. A pensionista começou também a gritar, provocando a fuga do menor e mais dois comparsas, que estavam próximos, em bicicletas.
A Polícia Militar foi chamada e em patrulhamento pelo local encontrou o adolescente, outro de 17 anos e o autônomo R.A.N.N., de 21 anos, que tentaram correr dos policiais. O trio foi levado à delegacia onde se registrou a tentativa de roubo, ficando os suspeitos detidos na cadeia. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba implantará programa cicloviário
Projeto visa disciplinar trânsito de bicicletas na cidade; arquiteto urbanista já iniciou os trabalhos que serão concluídos em três meses

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba contratou nesta semana os serviços técnicos do arquiteto urbanista Sérgio Bianco que implantará no município o Programa Cicloviário de Ubatuba. Os trabalhos deverão ser realizados nos próximos três meses, sendo que ao final do segundo mês haverá uma apresentação junto à comunidade para receber críticas e sugestões e incorporá-las na configuração final do sistema cicloviário.
O projeto é composto por um sistema cicloviário, que será desenvolvido a partir da infra-estrutura existente para a circulação de bicicletas e dos levantamentos já realizados pelo Serviço Municipal de Trânsito e consiste numa rede de ciclovias, ciclofaixas, projeto de sinalização viária e de identificação e sistema de bicicletários, paraciclos e a construção do bikeline, uma faixa destinada às bicicletas, localizada após a faixa de estacionamento de carros. Esse modelo, de acordo com o arquiteto, é muito utilizado nos Estados Unidos e, em Ubatuba, se adotado, será pioneiro no país. De 25 a 28 de setembro está previsto no projeto a atualização de contagem de fluxo de bicicletas no município. Segundo Bianco, o projeto ainda objetiva uma campanha de comunicação institucional que permita agregar valores aos ciclistas através de sua contribuição a mobilidade urbana, e qualidade ambiental em relação à sociedade como um todo para que a mesma possa enxergar positivamente os ganhos que significam para a cidade o uso da bicicleta como meio de transporte.
Nas diretrizes das propostas apresentadas pelo arquiteto está a inserção do Programa Cicloviário de Ubatuba nas redes de ciclistas tanto as desenvolvidas no âmbito oficial como a que está em discussão no Ministério das Cidades, a “Rede Bicicleta Brasil”, hoje formada por mais de 80 cidades. Sérgio Bianco, que reside em São Paulo, adotou a bicicleta como meio de transporte, e é especialista em projetos cicloviários, coordenador do Grupo de Trabalho de Bicicletas da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e consultor do Ministério das Cidades.
Bicicletas em Ubatuba - Hoje Ubatuba tem cerca de 70 mil bicicletas, segundo estimativas do serviço municipal de trânsito e a população da cidade, segundo o IBGE está em torno de 80 mil habitantes. “Cogita-se que Ubatuba tenha hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país”, lembra Ronaldo Lopes, chefe do Serviço Municipal de Trânsito. Os locais por onde circulam a maior parte das bicicletas são as ruas Thomaz Galhardo, Conceição, Maria Alves e Rio Grande do Sul, no centro. No Perequê-Açu a concentração está na avenida Padre Manoel da Nóbrega. No Ipiranguinha e adjacências, apesar da ciclovia, a maioria circula na rodovia Oswaldo Cruz. Na Rodovia BR 101, no trecho do trevo de Taubaté até o trevo do Indaiá também é grande o número de ciclistas. (Fonte: PMU)

Matrículas abertas para a 1ª série do ensino fundamental

Ubatuba - Já estão abertas as inscrições para a 1ª série do ensino fundamental para o ano letivo de 2006. Crianças que completam seis anos até 31 de dezembro de 2005 deverão ser matriculadas. Os pais ou responsáveis devem procurar a escola mais próxima de sua residência até o dia 30 de setembro. Estão abertas também as inscrições para alunos de 2ª a 8ª série que se encontram fora da escola. As inscrições vão até o dia 30 de setembro. (Fonte: PMU)

Prefeitura consegue autorização para retomar operação tapa-buracos
Usina foi paralisada pela Cetesb no início do ano porque havia suspeita de contaminação do lençol freático

Ubatuba - Dentro de cerca de 30 dias a Prefeitura deverá retomar a operação tapa-buracos no município, já que conseguiu, junto a Cetesb, uma autorização provisória – por um período de quatro meses – para estocagem de emulsão asfáltica na usina de asfalto, que funciona no pátio da Emdurb. “A Cetesb paralisou as atividades da usina no início deste ano e determinou que a mesma só voltasse a funcionar com o licenciamento ambiental”, explicou João Paulo, lembrando que a paralisação da usina por parte da Cetesb se deu por haver suspeitas de contaminação do lençol freático e também pelo fato dos tanques de armazenamento de emulsão asfáltica não estarem em conformidade com as normas de segurança e de preservação ambiental. Ainda segundo o secretário, a usina da Emdurb funcionou desde a década de 80 sem licenciamento ambiental.
Quando a usina teve suas atividades paralisadas, ainda no início do ano, a Prefeitura procurou uma alternativa para não parar com os trabalhos, tendo em vista a grande quantidade de buracos na cidade. “Como havia estoque de emulsão asfáltica na época em que a usina foi interditada, a Prefeitura começou a preparar a massa no próprio local em que seria realizado o tapa-buracos, não utilizando a estrutura da usina”, explicou João Paulo. Porém, há cerca de 20 dias o material acabou e a Prefeitura entrou com um pedido junto à Cetesb pedindo a liberação provisória da área de tancagem da Emdurb para estocagem da emulsão asfáltica.
Liberação provisória - Em reunião com o prefeito Eduardo César, o gerente da agência da Cetesb de Ubatuba, engenheiro Paulo César Mendonça Guedes informou que a liberação será concedida pelo período de quatro meses desde que a Prefeitura obedeça uma série de requisitos relacionados ao controle ambiental da atividade. Entre eles, a construção de bacias de contenção nos tanques de armazenamento com implantação de sistema de controle de nível dos tanques. Segundo o gerente da Cetesb local, a autorização foi concedida em função da necessidade emergencial do município e que o processo de licenciamento, bem como as ações de diagnóstico e remediação de passivos deverão ser finalizados junto à Cetesb.
De acordo com o secretário de Obras, João Paulo Rolim, com essa autorização, a Prefeitura irá agilizar a construção das bacias de contenção para poder armazenar a emulsão asfáltica e dentro de cerca de 30 dias, voltar a efetuar operações tapa-buracos, tão necessária no município. “Agradecemos a confiança da Cetesb em autorizar o armazenamento da emulsão asfáltica, já que herdamos uma situação muito complicada, uma vez que a usina, desde a sua criação, nunca teve o licenciamento ambiental, previsto por lei. O não cumprimento da lei por anos a fio acabou prejudicando a cidade como um todo, que hoje está repleta de buracos e estava com impedimentos legais para executar seus devidos reparos”, disse o prefeito Eduardo César.
Laudo ambiental - A Prefeitura de Ubatuba deverá conhecer nos próximos dias a empresa que irá elaborar o laudo de passivo ambiental da EMDURB (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) que é o primeiro passo para que a usina de asfalto do município volte a funcionar normalmente. Segundo o secretário de Obras, João Paulo Rolim, o laudo do passivo ambiental é um estudo do sub-solo e do lençol freático na área onde funcionava a usina e é uma exigência da Cetesb para que a usina volte a funcionar.
O diagnóstico ambiental que será realizado pela empresa que vencer a licitação será apresentado à Cetesb. Caso a área esteja contaminada a empresa também apresentará as soluções técnicas para remediar o problema. Ainda segundo o secretário, somente depois da apresentação do laudo é que a Cetesb emitirá a licença de instalação, fará a vistoria da estrutura do local para então emitir a licença de operação. (Fonte: PMU)

Quadra da Marafunda recebe melhorias para atender a comunidade

Ubatuba - Os alunos da Escola Municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite, na Marafunda, estrearam, no último sábado, 3, a quadra reformada com um Torneio Mirim de Futebol, que reuniu cerca de 200 crianças do bairro. O espaço que pertence à escola e é utilizado também pela comunidade fora dos horários de aula, recebeu iluminação, muro e alambrados. Na ocasião, além da expressiva presença dos pais, alunos e funcionários da escola, estiveram presentes também o prefeito Eduardo César, o secretário de Esporte, Bittencourt Jr, a secretária de Educação, Isabel Roseli Leite e o vereador Claudinho Gulli.
“A melhoria da quadra era um antigo pedido da comunidade, que percebe a necessidade de ter um espaço para a prática de atividades saudáveis, que tirem as crianças e os jovens das ruas”, explica a diretora da escola, Solange Cristina de Barros. Ela conta ainda que desde o início do ano, está sendo desenvolvido o “Projeto Sol” na escola.
Numa parceria com a comunidade e a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), os alunos têm aulas de música, dança, teatro, malabares, pintura e entalhe durante a semana, fora do período de aula. Nos fins de semana, a diversão e os esportes são garantidos em jogos de basquete, futebol, karatê, capoeira e judô. As mamães também têm aula de crochê e bordado. O prefeito Eduardo César parabenizou a iniciativa da comunidade e disse que atitudes como essa são capazes de mudar muitas vidas. “Trabalhos como esse, que unem a comunidade e prefeitura com o objetivo de promover o bem comum são exemplos a serem seguidos. Todas as escolas, de todos os bairros deveriam ter projetos assim, que proporcionam opções de esportes, lazer e profissionalização dos jovens”, declarou o prefeito. (Fonte: PMU)

“Prefeitura no Bairro” continua no Sumidouro e Taquaral
Programa levou para os bairros atividades esportivas, serviços e entretenimento para todos os moradores. Secretaria de Obras continuará com os trabalhos

Ubatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba continuará com os trabalhos do “Prefeitura no Bairro”, ainda nesta semana nos bairros Sumidouro e Taquaral. Os trabalhos tiveram início no dia 29 de agosto, onde cerca de 10 homens iniciaram os serviços de colocação e limpeza de tubos, capinação, assentamento e pinturas de guias e sarjetas, além de obras de urbanização.
Nesta semana darão continuidade aos trabalhos de urbanização em torno da quadra esportiva do bairro. As ruas Jonas Profeta Leite, Sebastião Venâncio de Moura, Marino Elídio Vieira e as avenidas Josias Ramos Nogueira e Benedito Carlos da Silva receberam assentamento de guias e sarjetas, visando um melhor escoamento das águas pluviais além do bairro ganhar um novo visual.
O final de semana foi animado nos bairros. As atividades estiveram concentradas na escola municipal Professor José de Souza Simeão, no Taquaral. No sábado houve a exibição do filme “Vida de Inseto”, programado pela FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). A Secretaria de Saúde levou pela segunda vez no “Prefeitura no Bairro” o atendimento de saúde bucal, que teve uma grande procura pelas crianças, além de testes de glicemia, medição de pressão arterial e medição de gordura corporal. A Fundart participou com a Retreta da Lira Padre Anchieta e a exposição dos artistas da Setorial de Artes Plásticas que fizeram exposição de obras e telas pintadas no próprio local. A Secretaria de Esportes e Lazer também esteve presente e levou atividades esportivas para o público presente. A Casa do Brinquedo, uma parceria da Secretaria da Educação com o Fundo Social de Solidariedade, foi a sensação da crianças durante as atividades do “Prefeitura no Bairro” no domingo.
O coordenador do “Prefeitura no Bairro”, Claudinei Salgado, adianta que o próximo bairro a receber as atividades do programa será o Ipiranguinha, no início de outubro.
O projeto “Prefeitura no Bairro” buscar levar serviços de obras, limpeza, saúde, lazer, cultura e entretenimento para os locais visitados e já esteve nos bairros da Estufa II, Perequê-Mirim e Perequê-Açu. ((Fonte: PMU)

Circuito Ubatuba em Águas Abertas

Ubatuba - Larissa Silvério Pereira participa pela quinta vez do Circuito Ubatuba em Águas Abertas, no Litoral Norte. A nona edição teve sua primeira etapa realizada em 12 de junho deste ano, na Praia da Almada, com 260 nadadores competindo.
Ao todo são quatro etapas realizadas em quatro praias diferentes. O circuito é dividido nos 500, 1.000 e 3.000 metros nas categorias masculina e feminina.
Invicta pelo quarto ano consecutivo na prova dos 3.000 metros, Larissa deverá conquistar mais uma medalha de ouro até o final do campeonato. As próximas etapas acontecerão no próximo dia 25, em 23 de outubro e 20 de novembro, nas praias Maranduba, Cruzeiro e Lázaro, respectivamente.
"O circuito é um dos mais importantes do Estado de São Paulo. Temos equipes que vêm de São Paulo, Taubaté, Caraguatatuba, Santos e Guarujá. Nosso objetivo é atrair o maior número de competidores", disse o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, José Luiz Bittencourt, 26 anos.
Segundo ele, as quatro etapas são realizadas para garantir aos competidores bons resultados. "O circuito se preocupa com o estado físico do atleta. Se ele estiver em um dia ruim com certeza o resultado será afetado. Por isso o campeonato é realizado em quatro etapas", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Huka é o terceiro melhor de sua categoria no Big Biker

Ubatuba - O atleta de Ubatuba Luiz Cláudio Graglia (Huka), do Programa Bolsa-Esporte Módulo, foi o terceiro colocado na categoria ‘Sport Sub 40’ na grande final do Big Biker, que aconteceu no domingo passado em São Luis do Paraitinga, na região do Alto do Vale, como é já é tradição. A prova reuniu mais de 500 atletas de todo o Brasil.
O Big Biker é a maior copa de montain bike maratona do Cone Leste Paulista. Em sua terceira e última edição, a copa teve uma novidade: a ‘Trilha Limpa’, um programa desenvolvido pelos organizadores ao longo da copa na tentativa de anular ou diminuir os impactos causados por embalagens descartadas nos roteiros de prova e que nem sempre os staffs conseguem recolher.
O Big Biker teve nesta temporada três etapas, começando em Santo Antônio do Pinhal no duríssimo circuito na Serra da Mantiqueira com 100 km de distância e 800 metros de desnível. Sem dúvida nenhuma um super teste de resistência já na primeira etapa. A segunda etapa aconteceu na região do Vale do Paraíba, a cidade sede foi Taubaté e fizeram parte do circuito os municípios de Redenção da Serra, Jambeiro e Caçapava.
Para Huka, que já é fera no triathlon, e agora está iniciando nas competições de montain bike, valeu ter competido, mesmo tendo que enfrentar dificuldades como as novas regras e o local desconhecido. Além do apoio das Faculdades Integradas Módulo, Huka conta atualmente com o patrocínio da Scotth e Integral Média Suplementos. (Fonte: Módulo)

Pirão Geral na Praça 13 de Maio

Ubatuba - Criado em 2003 o movimento PIRÃO GERAL pontuou e revolucionou os conceitos de arte e cultura de Ubatuba. Depois de uma paralisação de alguns meses o Pirão volta com os mesmos princípios de espontaneidade criativa e sociabilização. Objetivando uma nova atuação, a produção do evento , busca neste novo momento uma participação mais efetiva nas mudanças políticas e culturais da cidade, através de discussões, oficinas, exposições e apresentações. Em setembro os domingos terão novo tempero, num caldo de atividades artísticas e culturais mexido por várias mãos, a praça 13 de maio será o caldeirão onde ferverão os ingredientes para uma receita coerente, honesta e saborosa de um futuro cultural para Ubatuba.
Nos domingos ,o dia comecará com a oficina “Teatro nas ruas e Nas Alturas”, oficina de perna de pau com enfoque em manifestações de rua, ministrada pelo ator e diretor Bado Todão , a oficina terá início ás 10:00h e término ao meio dia.
Daí pra diante o Pirão continuará com exposições de arte e artesanato, apresentações musicais , poéticas e performáticas, além de recreação para as crianças com o tema : Confederação Tamoia e Paz de Iperoig, mote do mês.
A barraca do Pirão de peixe não vai faltar, durante o almoço será servido o típico Azul Marinho, por um preço popular aos visitantes, além de comes e bebes típicos.
Quem se interessa em se manifestar através de apresentações , exposições , oficinas ou mostras , poderá se inscrever no dia do evento ou obter informação pelo telefone : 9141 34 16 ou 9146 3516. Mãos á Arte!

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 09/09 A 15/09/2005

Cine Porto 3833 2066

"A Sogra" comédia com Jane Fonda e Jennifer Lopes

As 17:00 - 19:00 hs

"Terra dos Mortos" Terror
As 21:00 Diariamente

Cine Passeio 3832 2843

"A Fantástica fabrica de chocolate" Dublado
As 16:40 - 18:50 hs

" A Chave Mestra" Terror
as 21:00 hs Diariamente


Preços dos ingressos:
(Cine Porto e Cine Passeio) -Inteiras -$ 8,00 - Meias - $ 4,00
Preços promocionais(2ª , 3ª , 4ª feira) Inteiras - $ 6,00 - Meias - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Das oposições
Sidney Borges

Ubatuba está crescendo. O aumento populacional se faz sentir na política. Antes a cidade era conivente com qualquer ação do governo. De qualquer governo. Afinal de contas, em maior ou menor grau, todos eram parentes. Um empreguinho aqui, uma portaria ali e a gente ia levando. Esse tempo é passado. Com ressalvas para os membros de uma certa igreja. Para eles tudo continua como d’antes. O que eu quero dizer é que não há mais como evitar tomar partido. Ubatuba, dadas às suas dimensões populacionais, começa a exigir a necessidade de uma verdadeira oposição. Nesse sentido deve ser tirado o chapéu para Fiovo Frediani, que contrariando a tese exposta acima, de todos a favor, agiu como um legítimo opositor contra Ciccillo Matarazzo. Quem é da oposição deve almejar arrancar o fígado do adversário. No mínimo. Como lutas corporais não fazem parte do cardápio dos cavalheiros, devemos deixar claro como devem atuar as oposições.

“Denúncias, pedidos de CPI, dossiês entregues a jornalistas amigos, discursos na tribuna, tudo isto compõe o cardápio básico do comportamento de partidos da oposição em qualquer democracia que se preze”.

Aos partidos governistas cabe a defesa intransigente das posições do governo, além do combate às propostas da oposição.

Exatamente o contrário do que acontece na cidade, onde o PT é da base do governo e atua contra o governo. Tema para outra oportunidade. No momento podemos afirmar que começou a luta pelo poder em Ubatuba. Luta que vai definir se teremos ou não uma oposição de verdade, com dentes rangendo, faca na boca e baba escorrendo desta. Na semana que vem acontece a eleição do PSDB. O resultado definirá os rumos do partido.
Uma das correntes postulantes é liderada pelo ex-presidente da Câmara, Rogério Frediani, tendo como companheiro de luta o empresário Hugo Gallo, articulador da corrente que pode ser chamada de “Grupo do Itaguá”. O engenheiro Pedro Tuzino, que já foi candidato a prefeito em duas oportunidades faz parte do movimento, bem como o atual presidente do partido, Marco Alcantara. Se esse time vencer o PSDB será oposição e agirá como tal.
O contraponto tucano tem como regente o vereador Charles Medeiros, que trabalha para um dia ser prefeito de Ubatuba. Quando eu disse trabalha, entendam o termo em sua acepção primeira. Charles contraria a assertiva da indolência do modo de viver caiçara. Filho da terra, age como um executivo de São Paulo, com a agenda repleta de compromissos britanicamente cumpridos. Charles é um trabalhador incansável. Essa forma de agir deu ao vereador uma notoriedade que incomoda. Os habituais detratores falam em personalismo, ou então em individualismo. Posso afirmar que jamais houve um líder que não tivesse esses defeitos, que em política são qualidades. Charles não gosta de ser chamado de oposição, ele se diz parte de uma corrente que quer o bem da cidade e atua de forma crítica, porém responsável. Para a democracia vejo com bons olhos a disputa. A vertente do Itaguá é de ser respeitada, tem projetos consistentes para a cidade e disposição para ir à luta. Charles está trilhando o caminho da consolidação de seu nome como uma liderança em Ubatuba. Vamos esperar para ver no que vai dar. Qualquer que seja o resultado, certamente tirará o PSDB de cima do muro. Em tempo. Ainda pode acontecer uma composição, eu soube de conversas nesse sentido.

Sidney Borges
Ubatuba Víbora

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Tomar Partido - Li, no Ubavíbora, uma boa matéria do Sidney Borges : "Oposições". O texto é um retrato histórico de muitas verdades. No espaço de tempo a que refere-se o autor, houveram muitas disputas políticas e foram travadas inúmeras batalhas pelo ambicionado poder. Situação e Oposição, o Bem e o Mal. Espectadores, deste mesmo tempo, puderam acompanhar, conferir e avaliar o resultado prático de todos estes justificados embates e, das ações de seus respectivos vencedores na administração do disputado botim. Na prática, e também no conteúdo de "Oposições" constata-se que quando alcançado, o poder serviu apenas aos seus detentores. Talvez, só quando o epicentro de todas as forças, dedicadas a estas ferrenhas disputas, forem direcionadas aos interesses coletivos, seremos melhores. Até lá, repetirão, insanamente, inúmeras vezes, os mesmos erros. Nos levarão em suas lutas, pelos mesmos caminhos. Marcaremos passos, enquanto o tempo passa. Nas disputas pelo poder, perderam o foco. Esqueceram a verdadeira razão de suas disputas. Assim, décadas foram perdidas. O botim desvalorizou-se e, o trono, ficou roto. Chegamos onde estamos. Ubatuba, que sempre foi preterida nestas disputas, há muito anseia por um partido sabido que, quando chegar ao poder, tome o seu partido. Ela saberá retribuir.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Índices Econômicos - Este governo é tão ruim que ninguém, no mundo dos negócios, o leva a sério. Em conseqüência, os índices econômicos não se alteram. Todos sabem que a economia de FHC continua aplicada por um pequeno grupo de atentos copiadores.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP


Urbanização da avenida Iperoig: a novela - Com a interrupção da sucessão política que imperava em nosso município até a vitória da coligação Resgate Ubatuba no último pleito eleitoral, esperava que o ano de 2005 fosse marcado por realizações e/ou tomadas de decisões que o diferenciasse da mesmice dos anteriores.
Inefável engano. Afirmo isto tomando como exemplo a orla da praia, divisa com a avenida Iperoig cuja urbanização parece reforma de igreja. Nunca termina.
Antes do Trombini, ali existia um outro parque (de proprietário diverso) que foi retirado para a urbanização em questão, iniciada, mas logo interrompida, numa dessas mudanças de governo. Então "apareceu" o Trombini e ocupou o espaço que, anteriormente, era utilizado pelo Tancredo. De lá para cá, em cada administração municipal, são feitos projetos e obras de urbanização da avenida Iperoig sem que o "majestoso parquinho" dê lugar ao projetado. Seria interessante saber o montante já gasto nesta urbanização ao longo dos últimos 25 anos.
Os proprietários do "parquinho" ainda têm a cara-de-pau de usar como base para seus "brinquedos" espaço construído para apresentações culturais, estacionamentos... São espaços públicos, construídos com o dinheiro da população, sendo usados por particulares.
No início do mandato de Eduardo César como prefeito, a Secretaria de Turismo foi transferida para o prédio onde funcionava o Centro de Informações Turísticas, próximo ao "parquinho", limitando assim espaço de acolhimento ao turista e divulgação do nosso município, mas não é disso que quero falar agora.
Assim que Luiz Felipe Azevedo assumiu a Secretaria de Turismo, fui ter com ele e o questionei sobre o "parquinho". Ele me garantiu que tudo estava equacionado e afirmou que assim que os donos do "parquinho" fossem retirando aqueles "novos brinquedos" (que sempre são colocados durante as temporadas, sumindo assim que elas terminam), a prefeitura, rapidamente, ocuparia aqueles espaços. Desse modo seria iniciado o processo de urbanização da avenida Iperoig - fase Eduardo César.
Até o momento, meu silêncio revelou expectativa e torcida pelo sucesso do secretário. Porém, continuar calado diante da inoperância observada é omissão e disso não compactuo.
Ainda mais quando a Prefeitura, tendo uma área vazia ao lado do parque Trombini, coloca duas tabelas para a prática de basquete em plena praça pública, do outro lado do canal da rua Liberdade. Se continuarem nesta linha, em breve estarão destruindo o canteiro (próximo a uma das tabelas) por ele estar atrapalhando os jogos e sendo causa de possíveis desastres.
Espero que o novo secretário de Arquitetura e Urbanismo, atento aos problemas do município de Ubatuba, resolva isto com uma rapidez diversa da apresentada pelo secretário de Turismo.

Luiz Moura - Ubaweb
Ubatuba, SP


Carta a População - A ADUBA, Associação dos Deficientes de Ubatuba, através desta solicita que o Poder Público faça valer seu principio legal de ordem, justiça e respeito às Leis, onde sem esta ordem natural nada mais em nossa sociedade pode ser estruturado ou planejado.
Estamos vendo a luta da Prefeitura Municipal em arrecadar imposto. A frase “NÃO DEIXE SEU IMOVÉL IR A LEILÃO”, ora para ARRECADAR temos campanhas, o jurídico da Prefeitura se empenha ao máximo e também a Administração Municipal, que retêm o direito a exigir da comunidade o cumprimento de suas obrigações também deveria exigir de si mesmo o EXEMPLO para motivar a população em colaborar com a Administração que é o elo de integração de todos moradores de Ubatuba.
Em um estado de inércia, a Câmara Municipal, ora que têm como presidente um homem, este que entre seus familiares possui, uma Pessoa Portadora de Deficiência na família, que tanto lutou pela integração do excluído a sociedade hoje encontra recursos para investir em grades, estas que descaracterizaram o Prédio Histórico e que demonstra a insegurança que aumenta em nosso Município, não respeita as Leis Municipais, Estaduais ou Federais, quando já há anos existe Solicitação da ADUBA para colocação de Plataforma Elevatória ao auditório da CASA DE LEIS, banheiros adaptados entre outros itens obrigatórios e necessários.
O Poder Judiciário, mesmo diversas vezes acionado pelos legítimos representantes da População, esta que não por escolha, mas sim acontecimento de vida, tornaram-se Portadoras de Deficiência e que não podem estar fazendo caminhadas pois muitos não andam, promovendo gritos de protestos afinal muitos não falam ou redigindo documentos de peças de processos, pois muitos são excluídos das escolas onde em Ubatuba não existe ou não é adequada a educação a estes que a vida tornou PESSOA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS, mas o Estado os torna Portadores de Deficiências.
Aqueles que resistem a tudo isso, não aceitam esta exclusão e que como todo cidadão pagam seus impostos, contribuem para a previdência social de todos e que possuem titulo de eleitor, lutam mesmo que isoladamente para o cumprimento das Leis, defesa das mesmas e principalmente a crença que esta estrutura social, democrática e representativa tenha sim um sentido, “NÃO APENAS FAVORECER A IDEIA DE MAIS IGUAIS”, importantíssima a descoberta do rombo nos cofres públicos, tanto municipais, federais ou gastos sem levantamento, custo benéfico, pela unidade federativa de São Paulo, matéria da folha de São Paulo, para provarmos que recursos há.
Propaganda foi feita, o Cidadão Portador de Deficiência também tem que colaborar, exigindo seus direitos, e quando ouvir frases como “não adianta nada, pois o povo não é educado” não devemos ter magoa do locutor, mas sim dos nossos representantes que roubam a esperança da população de que a Justiça deva ser procurada, que Leis são a vontade popular e que o BRASIL é assim MESMO.
Esperamos da Câmara Municipal de Ubatuba que assuma seu papel de FISCALIZADOR e que promova o BOM EXEMPLO, que o executivo EXECUTE as Leis e que o Judiciário, caso não havendo harmonia no convívio dos Homens de Bem que intervenha, observando dispositivos legais e acionando-os, pois não agüentamos mais ACORDOS e novos PRAZOS quanto ao desrespeito as Leis de Nosso Brasil.
Retornando ao LEILÃO DOS IMÓVEIS, se você quiser abrir um boteco em seu bairro, jamais conseguirá sem diversos alvarás e aprovação de projeto, assim vejam só A UNITAU que cobra por volta de R$500,00 reais de mensalidades, funciona ilegalmente em Ubatuba, duvido que isso aconteça em Taubaté, e o pior, mesmo irregular recebe recursos municipais através de isenções ou parcerias em bolsas, MAS VOCE CIDADÃO PODE VER SEU IMOVEL IR A LEILÃO.

André Luiz dos Santos
Presidente da ADUBA
Coordenador Geral da Federação do Litoral Norte
 para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Esteira de Espuma - Luciano Cencelier

Esteira de Espuma
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor