Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 09 de setembro de 2005 - Nº 1360 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
Litoral Norte tem apenas uma praia imprópria para banho
Exército realiza treinamento no Litoral Norte
Políticas públicas para o desenvolvimento do Turismo Caraguá são tema de palestras


Caraguatatuba
1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador em Caraguá
Desfile cívico sobre valores humanitários levou 5 mil participantes à Avenida
Cerimônia de Hasteamento reuniu centenas de pessoas na Praça da Setur em Caraguá
Bombeiros Mirins participam de formatura nesta sexta-feira 9 em Caraguá
Palestra sobre Células-Tronco defende a vida
Colégio e Faculdades Módulo levam amigos e parceiros para a avenida
Funcionários da Prefeitura receberão vacina contra Gripe nos dias 9,12 e 13/09
Secretário de Turismo convida comerciantes para reunião na segunda-feira, dia 12
Caraguá sedia Curso de Capacitação em Acessibilidade ministrado pelo CREA-SP
Câmara aprova toda a pauta
Ministério da Saúde recusa pedido Regional
A Câmara e os números de Agosto


Ilhabela
Cerimônia de Premiação do II Concurso de Poesia “Biblioteca Municipal de Ilhabela”
Ilhabela conta e dança sua História


São Sebastião
Rio-Santos terá trecho recuperado
Programação deste final de semana atrairá público diversificado
Boiçucanga recebe Grand Prix Combate
Último dia para a inscrição nos cursos profissionalizantes da Prefeitura
Costa Sul ganha escolinha de Surfe
21ª Prova de Pedestre 7 de Setembro fez sucesso entre atletas
Vereadora pede automóvel para o Conselho Tutelar
Durante sessão, Kotian pede por atenção aos comércios de São Sebastião

Ubatuba
Ubatuba ganha Vara do Trabalho
Prefeito se reúne com presidentes de associações de bairro da região oeste
Escola da Lagoinha reabre segunda-feira
Produtores rurais e maricultores poderão receber certificação sócio-ambiental
Suelen vai às quartas no Sauípe
Problemas com álcool  e drogas?
Ubatuba já conta com Vara do trabalho
ACIU estende convite aos empresários e demais interessados
Santa Casa de Ubatuba agradece doações
Membros da CIPA da Prefeitura de Ubatuba tomam posse
Charles Medeiros na Tabatinga
Prefeito recebe reivindicações da diretoria da SARI
Exército fará treinamento em Ubatuba
Araribá recebe placa de parada de ônibus
Novas licenças podem ser solicitadas até o final deste mês em Ubatuba
Contribuinte pode regularizar dívidas até a próxima segunda-feira em Ubatuba
ONG apresenta proposta de Projeto de lei “Abertura e Conservação de Trilhas Ecoturísticas”


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte tem apenas uma praia imprópria para banho

Litoral Norte - O novo boletim de balneabilidade das praias divulgado pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), válido até a próxima terça-feira aponta diferença quase nula em relação ao anterior. É em São Sebastião que, segundo a estatal, ao invés do Porto Grande está agora com a praia Pontal da Cruz vetada ao banho de mar.
As outras 27 praias da cidade onde são recolhidas amostras de água receberam bandeira verde, conforme a análise vigente. A condição de melhora na qualidade das águas litorâneas é considerada normal para essa época do ano.
Um dos fatores que contribuem para isso acontecer é a falta de chuvas torrenciais que auxiliam no transporte de resíduos às praias, juntamente com o baixo movimento de pessoas nas praias o que, ainda segundo a Cetesb, pode ser notado nos outros municípios da região – Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba estão com todos os locais liberados. Bertioga está com nove praias consideradas próprias.
Já na Baixada Santista integram o ‘rol das poluídas’, em Guarujá, a praia do Perequê. Em São Vicente, praticamente não houve mudanças e permanecem impróprias Gonzaguinha e Milionários; Santos contrariando a má fama conquistada há anos de ter sempre praias poluídas por causa de seus canais, permanece com apenas a ponta da praia vetada para banho, de acordo com o boletim da Cetesb.
Tempo - As condições do tempo, apesar de continuarem instáveis, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, em Cachoeira Paulista, devem melhorar neste fim de semana. A previsão é de que ainda hoje o dia passe de nublado para parcialmente nublado com temperatura máxima em elevação ficará em torno dos 26°C e, a mínima, não deve passar dos 17.
Para amanhã a tendência é que o dia permaneça parcialmente nublado só que com aberturas de sol com a máxima chegando aos 28°C e a temperatura mínima em 18. O Cptec lembra que a previsão do tempo é válida para os quatro municípios da região. (Fonte: Imprensa Livre)

Exército realiza treinamento no Litoral Norte
Os militares farão uma ação em parceria com a prefeitura para levar assistência médica e odontológica à comunidade. A data e o local do evento ainda não estão definidas

Litoral Norte - A 2ª Divisão do Exército Brasileiro realizará no período de 12 a 16, de segunda a sexta-feira, um exercício de Garantia da Lei e da Ordem. O treinamento acontece nas cidades do Litoral Norte (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilha Bela). Um total de 2.500 homens estão distribuídos nas quatro cidades da região.
O objetivo do treinamento é preparar as tropas da Divisão, para situações onde o Exército possa atuar na proteção do patrimônio ou na segurança pública, caso o governo ou qualquer outra instituição necessite.
Em Caraguatatuba 1.200 militares estão abrigados nos ginásios de esportes dos bairros Morro do Algodão, Massaguaçú, Ciase (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), no Travessão e no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), Jardim Britânia.
De acordo com o Major do Exército, Morais Weber, este é um treinamento anual da instituição e os militares são levados a treinar em cidades geograficamente diferentes. “Eles estão sendo preparados para atuar em qualquer região e em qualquer situação. Nossos treinos são realizados anualmente e as cidades do Litoral Norte foram, mais uma vez, escolhidas por apresentarem condições adequadas para tais atividades”, disse o Major.
Ele disse ainda que em Caraguatatuba os militares farão uma ação em parceria com a prefeitura, que beneficiará a comunidade com atendimento médico e odontológico. A previsão é de que o evento aconteça entre os dias 14 e 15, quarta ou quinta-feira, mas o local também não foi definido.
No ano passado, a Brigada do Exército Brasileiro também realizou treinamentos na região. Época em que os militares se preparavam para prestar assistência ao povo haitiano e o litoral foi escolhido por ser geograficamente parecido com o Haiti. (Fonte: PMC)

Políticas públicas para o desenvolvimento do Turismo Caraguá são tema de palestras em Caraguá
Especialistas como Mário Beni, um dos maiores especialistas e estudiosos do turismo no Brasil, Jurema Monteiro, gerente de comercialização da Embratur, e Leonardo Moraes contam tudo sobre políticas públicas para o desenvolvimentode turismo e muito mais.

Litoral Norte - O Circuito Litoral Norte Paulista, formado pelas secretarias de Turismo dos quatro municípios do Litoral Norte, está promovendo diversas palestras em Caraguá, dia 12 de setembro, segunda-feira, às 15 horas, no auditório das Faculdades Integradas Módulo.
Um dos assuntos abordados serão as políticas públicas para o desenvolvimento do turismo, regionalização e inserção do empresariado.
Uma delas será proferida pelo Prof. Dr. Mário Beni, da USP (Universidade de São Paulo), um dos maiores especialistas e estudiosos do turismo no Brasil e pela Dra. Jurema Monteiro, gerente de comercialização da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), órgão do Ministério do Turismo.
Para o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro, a presença de um representante deste estabelecimento é imprescindível já que serão discutidos assuntos importantes para o futuro da atividade turística de nossa região.
Mário Carlos Beni é graduado em engenharia civil e direito, mestre em ciências sociais, Doutor em ciências da comunicação, livre-docente e professor titular em turismo, freqüentou cursos de extensão nas Universidades de Cornell, em Nova York, de Tóquio, e dos centros de estudos turísticos de Turim e Madri. Com 35 anos de magistério superior em turismo, foi o primeiro docente a ser autorizado pelo MEC a lecionar planejamento e organização do turismo no país. É professor efetivo dos cursos de graduação e pós-graduação em turismo e cursos de mestrado e doutorado da (ECA/USP) Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. Professor conferencista dos Programas de Pós Graduação strito sensu da Univali de Santa Catarina; UCS, Rio Grande do Sul e Una em Minas Gerais. É membro: do Conselho Nacional do Turismo; do Comitê Mundial de Ética do Turismo na Organização Mundial do Turismo; do Conselho Editorial da Annals of Tourism Research, da Wisconsin University e do Conselho Superior da AIEST, da AMFORHT e da International Academy of Tourism. Em 2004, na Turquia recebeu o prêmio “Turismo AWARD”.
Outra palestra que merecerá atenção será ministrada por Jurema Monteiro, gerente de apoio à comercialização EMBRATUR, que fará uma apresentação das ações de promoção e apoio à comercialização desenvolvidas pela EMBRATUR desde 2003 e sobre sensibilização dos agentes do setor para a participação cooperada nessas atividades.
Bacharel em Turismo, Jurema Monteiro é formada pela Universidade Anhembi Morumbi, pós graduada em comunicação pela ESPM (Escola Superir de Propaganda e Marketing), atuou na área de marketing em operadoras de turismo de 1993 a 2004, tendo trabalhado na Ambiental Expedições, Decolar.com e New Age Tour Operator em SP. É professora na área de planejamento e agenciamento na Universidade Anhembi-Morumbi.
O evento será finalizado com palestra do especialista pós-graduado e latu sensu em gestão mercadológica em Turismo e Hotelaria pela USP, Leonardo de Moraes, consultor responsável pelo projeto Pólo Cuesta-Modelo de Formulação de Políticas Públicas de Desenvolvimento Turístico Regional Sustentável Participativo, é também pós-graduado stricto sensu e aluno especial da disciplina Política e Desenvolvimento Regional em Clusters de Turismo. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador em Caraguá
Prestadores de Serviços de Saúde, trabalhadores, usuários e gestores deverão participar da conferência e ajudar a elaborar o Plano Municipal da Saúde do Trabalhador. A Conferência é aberta a todos.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba realiza nos dias 9 e 10 de setembro a 1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador, que corresponde à etapa regional da 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador . Sob o tema central ‘Trabalhador sim, adoecer não’ o evento terá como eixos temáticos de discussão a efetivação de ações articuladas do estado na execução de uma política definida para os municípios.
A Conferência terá como público interessado trabalhadores, usuários, prestadores de serviço de Saúde e gestores de Saúde. A abertura, no dia 9, vai acontecer nas Faculdades Integradas Módulo, às 20 horas. O segundo acontece no CEPROLIN-Centro Profissionalizante do Litoral Norte, às 9 horas.
Os eixos temáticos do debate serão: Como garantir a integralidade da ação do Estado na Saúde dos trabalhadores? Como incorporar a Saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País? Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores? Como incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País? Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores?
A Conferência também tem a finalidade de analisar o documento base da Comissão Organizadora da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e os textos de apoio elaborados pela Coordenação Estadual do Trabalhador e Coordenadoria de Controle de Doenças, além de elaborar propostas e diretrizes para o município, estado e União.
Durante a conferência serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual, nos dias 14, 15 e 16 de outubro; e da Conferência Nacional, nos dias 10, 11 e 12. (Fonte: PMC)

Desfile cívico sobre valores humanitários levou 5 mil participantes à Avenida
Nem a forte chuva impediu o público de prestigiar o desfile cívico comemorativo a 7 de setembro, que aconteceu nesta quarta-feira, em frente à Praça de Eventos, na Avenida da Praia. Cerca de 3 mil pessoas acompanharam, da arquibancada, a passagem das escolas e entidades sob guarda-chuvas e capas, valorizando o trabalho realizado com muita dedicação pelos quase 5 mil participantes

Caraguatatuba - O desfile cívico comemorativo a 7 de setembro, levou cerca de 5 mil participantes à Avenida da Praia, em Caraguá, com o tema “Vivendo Valores”. Apesar da forte chuva, o público compareceu ao local para prestigiar as escolas e entidades participantes. Da arquibancada montada especialmente para o evento, 3 mil pessoas, em média, sob capas e guarda-chuvas aplaudiram o exemplo de cidadania dos estudantes e demais participantes, que desfilaram temas como Paz, Liberdade, Cooperação, Amor, Simplicidade, Respeito, Humildade, Solidariedade, Honestidade, Felicidade, Ausência de Valores, União e Amizade.
O evento, organizado pela Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi preparado com um mês de antecedência, e por esse motivo, apesar do mau tempo, não foi cancelado, em consideração às crianças e jovens, que se prepararam para comemorar a data em grande estilo.
Entre as novidades e destaques do evento, estão a Câmara de Caraguá, que desfilou pela primeira vez, assim como os Secretários Municipais. A fanfarra de Ilhabela também marcou presença no desfile, juntamente com as fanfarras da E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, E.E. Alcides de Castro Galvão e EMEF Alaor Xavier Junqueira, que além da tradicional fanfarra entrou na Avenida com uma banda com instrumentos de lata.
Para o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, o desfile foi maravilhoso. “A chuva não atrapalhou esse momento tão emocionante. As escolas e entidades estão de parabéns pela dedicação e beleza com que se apresentaram na Avenida. O público também deu exemplo de patriotismo e cidadania, dividindo conosco esse momento, que ficará marcado na história de nossa administração, por ser o primeiro desfile de nossa gestão”, finalizou. (Fonte: PMC)

Cerimônia de Hasteamento reuniu centenas de pessoas na Praça da Setur em Caraguá
A cerimônia de hasteamento de pavilhões em comemoração ao Dia da Independência atraiu centenas de pessoas à praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro (praça da Setur). Autoridades de Caraguá e toda a região do Litoral Norte, apesar da forte chuva, marcaram presença nesse evento, que antecedeu o desfile cívico na Avenida da Praia

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba iniciou as comemorações de 7 de setembro, nesta quarta-feira, com o hasteamento de pavilhões na Praça Diógenes Ribeiro de Lima(Setur), no Centro de Caraguatatuba.
O evento reuniu centenas de pessoas, incluindo o prefeito municipal, José Pereira de Aguilar, a primeira-dama Rosângela Carrijo de Aguilar, o comandante da Polícia Militar de Caraguá, Cap. Marco Antônio Marcondes de Carvalho, o presidente da Câmara, Juarez Pereira Pardim, além de secretários municipais e autoridades civis, militares e eclesiásticas de toda a região.
Apesar da forte chuva, cerca de 300 pessoas acompanharam toda a cerimônia de hasteamento, que contou com a presença do GAC (Grupo de Apoio Civil) Albatroz, do 218º Grupo de Escoteiros Gideões, da banda Municipal Carlos Gomes, sob a presença do maestro Álvaro Ferraz, e do Coral Água Viva.
Após a execução dos hinos Nacional e Municipal, para o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Aguilar, do Estado de São Paulo, pelo Capitão Marcondes, e de Caraguá, pelo vereador Juarez Pardim, o presidente da Câmara fez o uso da palavra, dando as boas vindas ao público presente e falando da importância em comemorar 7 de setembro. “É bom contar com a presença de todos apesar da chuva. Acredito que tudo que vem de Deus, vem para abençoar. E se está chovendo hoje, é porque é da vontade Dele”.
Em seguida, o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar aproveitou para agradecer aos participantes da cerimônia de hasteamento, destacando a importância desse primeiro desfile de sua gestão administrativa frente à Prefeitura.
“Eu quero registrar aqui a minha grande satisfação em ver grandes amigos aqui presentes. É importante a participação de todos porque esse é um momento em que precisamos refletir sobre a independência com justiça e inclusão social. O desfile cívico é sempre muito emocionante, tanto para nós, que assistiremos, como para as crianças e demais participantes, que se envolveram nessa comemoração, preparando o desfile com muito carinho e dedicação. É por isso, que nem mesmo a chuva pode impedir que valorizemos esse gesto de cidadania”, finalizou. (Fonte: PMC)

Bombeiros Mirins participam de formatura nesta sexta-feira 9 em Caraguá
O programa S.O.S. Bombeiros no Resgate da Cidadania está finalizando mais uma turma de “Bombeiros Mirins”. A formatura dos 120 participantes do projeto acontece nesta sexta-feira 9, na sede do 11º GB (Grupamento de Bombeiros), no bairro Indaiá, em Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Programa SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania, que acontece em Caraguatatuba, por meio de uma parceria entre Governo do Estado, a Creche Santo Antonio – instituição responsável pelo programa na cidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Fundacc e Seads, além da Secretaria Municipal de Educação, realizará nesta sexta-feira 9 a formatura de 120 Bombeiros Mirins, participantes do projeto em Caraguá.
O evento acontecerá na sede do 11º GB (Grupamento de Bombeiros), no bairro Indaiá, em Caraguá, com a presença do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, e demais autoridades municipais e civis.
Na ocasião, serão destacados os cinco melhores alunos do programa, que receberão os diplomas das mãos das autoridades presentes na formatura. O projeto Bombeiros Mirins envolve adolescentes entre 10 e 15 anos em várias atividades incluindo aulas de primeiros-socorros, noções de auxílio a vítimas de parada cardiorespiratória, técnicas de salvamento em alturas, combate a incêndios e cidadania.
Além da formatura, haverá uma homenagem feita pelos formandos ao prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, que receberá o título de “Amigo dos Bombeiros Mirins”. (Fonte: PMC)

Palestra sobre Células-Tronco defende a vida

Caraguatatuba - As Células-tronco embrionárias e adultas foram assunto de palestra no dia 3 de setembro, nas Faculdades Integradas Módulo, quando também se comemorou o Dia do Biólogo. Sob o tema ‘Células-Tronco e como elas podem mudar a nossa vida’, a cientista Profa. Dra. Lílian Piñero Eça, Biomédica Doutora em Biologia Molecular pela UNIFEST defendeu a vida, em sua palestra.
Autora de dois livros sobre Biologia Molecular e coordenadora de um curso de células-tronco, contou para o público presente sobre as mais recentes descobertas sobre células-tronco no Brasil e no mundo. Segundo ela o Brasil é pioneiro e está ensinado o mundo sobre células-tronco. E, o melhor segundo ela, é que o grupo de cientistas e estudiosos de células-tronco no Brasil briga com o mundo para defender o uso da célula-tronco adulta, aquela do ser humano após o seu nascimento; em detrimento das células-tronco embrionárias, que para a maioria dos cientistas e médicos brasileiros é considerado um crime.
A palestrante declarou que os cientistas não concordam com a Lei da Biosegurança, aprovada pelo governo federal no mês passado. “Pedimos para não assinarem, isso para nós é aborto porque as células-tronco tem que ser retiradas com o embrião vivo! Isso não é bom socialmente, imaginem quantas jovens futuras mães pobres venderão fetos de 9 meses!, disse lembrando que o custa é de R$ 200 dólares para cada feto abortado vivo”, afirma.
A cientista conta indignada que nos países de primeiro mundo como Inglaterra, Franca, Rússia, Alemanha, as leis que defendem o uso da célula-tronco embrionária proíbe o uso de embriões de seus países mas não de outros e, que os Estados Unidos já têm até tabela de preços para a compra dos embriões de outros países.
Ela se declarou bastante cansada da luta contra a legalização do uso das células-tronco embrionárias. “O cordão umbilical é milagroso, é cheio de célula-tronco, não precisamos matar embriões, a já sabemos desde 2002 que existe célula-tronco em todo o corpo humano, no cérebro, no músculo, nas células adiposas. O Brasil já provou que é possível fazer curas com a célula-tronco adulta, já provou que a célula-tronco adulta volta a ser embrionária se for estimulada para isso! Já conseguimos curar várias doenças com as células-tronco adultas, como mal de chagas, doenças cardiovasculares, lesões na medula que causam paralisias. As pesquisas com célula-tronco da medula óssea estão dando certo!”, afirmou.
Segunda a especialista já se fala nos bastidores da ciência que nos próximos anos tratamento com célula-tronco da medula será levado para o SUS – Sistema Único de Saúde, nos próximos anos e estará disponível para qualquer paciente. “Essa foi a grande brigam, mas nós vencemos!”, disse.
A Profa. Dra. Lílian Piñero Eça, também falou da medicina preventiva, lembrando que o ambiente modifica as células do nosso corpo. De acordo com ela, mesmo tendo uma boa genética podemos contaminar nossas células com poluição, estresse e alimentos não saudáveis.
“Não é só o gene que é importante para a nossa sáude, mas as substâncias que vão interferindo nossa vida. Se ingerimos ar poluído, cheio de metal, a genética deixará de ser boa e ficará com doença. Se vivemos uma vida estressada liberamos adrenalina demais e novamente nossas células ficarão doentes”.
De acordo com a especialista, uma das mais novas descobertas na saúde é o cálcio das células, ele não é bom só para os ossos e os dentes como pensamos, mas também para as células, e em falta ou demasia pode matar as células.
Ela disse que as células do corpo precisam ser alimentadas constantemente, e que o ideal é fazer seis refeições balanceadas por dia. “Somos água, proteína, gordura, vitaminas e cálcio. O organismo precisa de energia e para começar o dia nada melhor do que água para nossas células, depois um café da manhã completo, com fruta, cereal. É assim que os neurônios funcionam!”, contou.
Segundo ela, a maior revolta dos cientistas é a constatação de que temos a saúde proporcional ao que comemos, e isso num país onde a maioria é pobre e não tem o que comer, onde o governo não dá comida para o pobre, não se pode permitir o aborto. (Fonte: Módulo)

Colégio e Faculdades Módulo levam amigos e parceiros para a avenida no dia 7 de setembro

Caraguatatuba - O Colégio e as Faculdades Integradas Módulo entre tantas outras escolas particulares da cidade levaram seus professores, alunos e familiares para a Avenida da Praia, onde aconteceu o desfile cívico comemorativo a 7 de setembro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Caraguá.
A Instituição mostrou não só a integração com a comunidade escolar, convidando pela primeira vez os familiares para o desfile como também a sua interação com instituições de importância para a coletividade, como o Centro Espírita Amor e Caridade, O Lar Vila Vicentina, Academia Linha D'água, PROERD Polícia Militar, DITRAN Trânsito Legal, Projeto não à Hipertensão e Diabetes, Almanaque Café, ACCC Associação do Cancer de Caraguatatuba, o CIASE-Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas e o Grêmio estudantil do Colégio Módulo.
Todos desfilaram juntos na avenida e mesmo com a chuva intermitente os alunos e convidados não desanimaram. Sob o tema ‘Amor e Amizade’ o Colégio passou mensagens de coleguismo, união, humanismo, amizade, amor, solidariedade, entre outros valores.
O diretor geral da Instituição, Alexandre Gonçalves Nogueira esteve presente ao desfile, assim como o diretor do Colégio, Carlos Francisco Focesi, a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, Marizabel Guilhermina Francesca, Francesca, a psicóloga Laucidéa Ribas, professores, pais e mães dos alunos e até integrantes de outras escolas, mostrando o seu tradicional espírito de coletividade. (Fonte: Módulo)

Funcionários da Prefeitura receberão vacina contra Gripe
Uma parceria entre a Medicina do Trabalho de Caraguá e o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, beneficiará os servidores municipais, que receberão nos dias 9, 12 e 13 de setembro, sexta, segunda e terça-feira, respectivamente, doses de vacina contra Gripe

Caraguatatuba - Os funcionários da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba receberão nesta sexta-feira 9, e dias 12 e 13 de setembro (segunda e terça-feira), doses da vacina contra a Gripe.
Essa vacinação acontece por meio de uma parceria entre a Medicina do Trabalho e setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Caraguá.
Segundo explicou Marcus da Costa Nunes Gomes, da Medicina do Trabalho, essa vacinação tem como principal objetivo beneficiar os funcionários que têm maior risco de contaminação pelo vírus, no contato direto com o público, ou atuando nas regiões mais distantes, como as Regionais Norte e Sul.
Nesta sexta-feira 9, a vacinação acontecerá no pátio de Obras do Centro – Regional Sul, das 7 às 11h.
Na segunda-feira 12, serão vacinados os servidores do Paço Municipal(todos os setores), além das Secretarias de Administração, Meio Ambiente e Urbanismo. As doses serão aplicadas no Paço Municipal, das 8h às 11h. Já na terça feira finalizando a campanha de vacinação os funcionários da Secretaria de Educação, e Assistência Social recebem a dose, também das 8h às 11h. (Fonte: PMC)

Secretário de Turismo convida comerciantes para reunião na segunda-feira
Comerciantes de bares, quiosques e restaurantes estão convidados para a reunião com o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, para a apresentação e discussão de propostas para 2006, inclusive a criação de um novo evento gastronômico.

Caraguatatuba - O secretário municipal de Turismo de Caraguatatuba, Ricardo de Lima Ribeiro, irá reunir-se no dia 12 de setembro, com comerciantes de bares, restaurantes e quiosques, para apresentar propostas para o ano de 2006.
A reunião vai acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 9 horas. Os interessados devem comparecer no local e hora marcados.
O secretário de Turismo adiantou que uma das inovações dentro do calendário de 2006 é a criação de um evento gastronômico, assunto que será discutido na reunião. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia Curso de Capacitação em Acessibilidade ministrado pelo CREA-SP

Caraguatatuba - O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo – CREA-SP, por meio do seu Grupo de Trabalho de Acessibilidade, inicia nesta sexta-feira (09/09), em Caraguatatuba, mais uma turma do seu Curso de Capacitação Técnica em Acessibilidade e Mobilidade Urbana, com o objetivo de preparar profissionais de arquitetura e engenharia para a elaboração de projetos de Acessibilidade e Desenho Universal, que eliminem nas cidades brasileiras todo tipo de barreira arquitetônica prejudicial às pessoas portadoras de deficiências físicas, como cadeirantes e cegos, ou com algum grau de dificuldade móvel, temporária ou não, como obesos, idosos, crianças, gestantes, convalescentes, etc. Segundo as estatísticas, esse contingente humano já chega a 10% da população e desde 2004 o assunto é regulamentado por lei (Decreto 5.296/04) – daí o crescente interesse que desperta entre profissionais de diversas áreas técnicas e também dos setores públicos, sujeitos à fiscalização de novos projetos.
Vivência prática - O curso do CREA-SP é realizado em dois módulos. Em Caraguatatuba, o primeiro módulo será ministrado, a partir das 9:00 horas, no Ceprolin – Av. Rio Grande do Norte, 450, Indaiá –, abordando a necessidade de conscientização profissional e social, a legislação que trata do assunto, a Acessibilidade em Edificações e novos conceitos de Desenho Universal.
Além disso, os participantes vivenciam situações semelhantes as dos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida. Cadeiras de rodas, muletas, tapa-olhos e andadores são utilizados pelos alunos no recinto do curso e nas ruas próximas. As guias pouco rebaixadas, a inclinação incorreta de rampas, o desnível de um imóvel para outro e orelhões considerados “mata-cegos” são os principais problemas detectados pelos participantes.
O Curso de Capacitação Técnica em Acessibilidade e Mobilidade Urbana, pioneiro no Brasil, já capacitou cerca de 1.800 profissionais da área e será oferecido em todas as principais cidades do Estado. Além da Capital, que já reuniu sete turmas, profissionais de São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Araçatuba, Marília, São Carlos, Campinas, Araraquara, Santos, Osasco, Piracicaba, Botucatu, Presidente Prudente, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Jundiaí, Barretos e Assis já concluíram o Módulo I.
A questão da Acessibilidade está prevista no Estatuto das Cidades e todos os municípios devem contemplá-la em seus Planos Diretores, até outubro de 2006.
Surgimento do curso - O governo federal assinou no final do ano passado o Decreto 5.296/04, regulamentando as Leis n.º 10.048, que dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência, e a n.º 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
De acordo com o Decreto, nenhum projeto de natureza arquitetônica e urbanística, de comunicação e informação, de transporte coletivo, bem como a execução, construção ou reforma de qualquer tipo de obra quando tenha destinação pública ou coletiva, terá permissão para ser realizada se não estiver cumprindo rigorosamente a legislação de acessibilidade. Na prática, caberá aos CREAs, responsáveis pela fiscalização profissional dos engenheiros e arquitetos, verificar se uma obra está sendo feita de modo a atender aos portadores de deficiência ou mobilidade reduzida. (Fonte: PMC)

Câmara aprova toda a pauta
Todos os projetos da Ordem do Dia foram votados

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou todos os projetos constantes na Ordem do Dia da sua 28ª Sessão Ordinária semanal, realizada na terça-feira – 6 de setembro, véspera do Feriado da Independência. Por ser a primeira sessão do mês foi realizada a Tribuna Livre.
A Tribuna Livre do Parlamento Municipal está no Regimento Interno do Legislativo, no seu artigo 104, sendo denominada de “Pérsio Brasil Arruda”, ex-presidente da Câmara entre os anos de 1971 e 1972 e nela consta que na primeira sessão de cada mês, desde que seja feita a inscrição antecipada, de eleitor do município, o mesmo poderá discursar por 20 minutos durante o Expediente da sessão.
O orador deste mês foi o advogado José Luis das Neves, que discorreu sobre Transporte Urbano, quando chegou a fazer críticas descabidas e não comprovadas contra os Parlamentares, relativo ao assunto, sendo rechaçado pelos Vereadores Lobinho (PSDB) e Celsinho (PSDB).
Ainda no Expediente apenas um projeto de lei foi lido e encaminhado às Comissões Permanentes, bem como foram discutidas, votadas e aprovadas 4 Moções. No intervalo da sessão foram lidas 111 Indicações, também remetidas ao Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB).
Na Ordem do Dia todos os projetos foram votados e aprovados. O de Celso Pereira (PSDB) que denomina de rua Diego Bordezan a atual rua 17 do Loteamento Jardim do Sol no Massaguaçu foi o primeiro a ser votado. O Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Omar Kazon (PL), também foi votado e aprovado, tendo recebido apenas um desabafo do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PSC), que relembrou fatos relativos do passado político vinculados à figura do homenageado.
O último projeto também foi aprovado. De autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB) a propositura que proíbe a exigência do Cheque-Caução pelas empresas prestadoras de serviço de saúde recebeu o aval de todos os Parlamentares.
Como já é de praxe, a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba é transmitida ao vivo pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz e pela NET – TV a Cabo, no seu canal 30. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ministério da Saúde recusa pedido Regional
Solicitação foi feita por Pardim e Presidentes de Câmara do Litoral Norte

Caraguatatuba - O Ministério da Saúde em Brasília, negou, através de ofício datado de 30 de agosto deste ano, pedido formulado pelo Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), também assinado pelos Presidentes das outras cidades da região, onde era solicitada verba para a construção de um Hospital Regional. Pardim sente-se magoado com a resposta dada pelo Governo Federal.
O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), encabeçou Ofício, juntamente com os Presidentes de Câmara do Litoral Norte ao Ministério da Saúde, requisitando verbas para a construção de um Hospital Regional na região.
O pedido se fez presente, visto as condições da Saúde na região, não apenas durante o período da baixa temporada, mais principalmente durante as férias de Verão e os feriados prolongados, quando a população simplesmente triplica em todo o Litoral Norte.
A negativa do Ministério da Saúde se baseou em dados técnicos, onde foram avaliados o número de habitantes, pelo número de leitos registrados no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e pelos mesmos vinculados ou não ao SUS (Sistema Único de Saúde), além da porcentagem de participação do município no PACS e no PSF (Programa de Saúde da Família).
Em totais o Ministério relata que o Litoral Norte é uma microrregião, com cerca de 233.678 habitantes e um número total de 322 leitos. De acordo com a Portaria GM/MS 1101/2002, que considera para internação/ano 8% da população, uma média de 5 dias e uma taxa de ocupação hospitalar desejável de 80%, a microrregião do Litoral Norte necessitaria de 320 leitos. Para o Ministério da Saúde, a capacidade da região atende suficientemente a demanda da população. Os técnicos finalizam alegando não recomendar a idéia de um Hospital Regional.
A recusa causou uma grande mágoa no Vereador Pardim. “Pelas condições da Saúde na região, principalmente em Caraguá e com base nas reclamações e no que observamos diariamente, não poderia imaginar que houvesse recusa quanto ao pedido”, disse. Pardim tem certeza que a recusa desapontou todo o Legislativo do Litoral Norte. “Era o primeiro trabalho conjunto das Câmaras da região, visando a integração e a melhoria na qualidade de vida”, frisou. Juarez Pardim acha que novos caminhos deverão ser tomados com a negativa. “Não vamos parar só porque técnicos desaprovaram o nosso pedido. Iremos agora ao Governo do Estado reivindicar esta melhoria”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Agosto
Números mostram oscilação em alguns itens

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, divulga os números referentes a produção do Legislativo no mês de agosto. Dados comparativos mostram um grande número de atendimentos, um aumento nas Indicações e uma baixa de presenças nas galerias.
No total foram protocolados 620 documentos, assim divididos: 558 Indicações, 25 Requerimentos, 16 Projetos de Lei, 13 Moções, 2 Projetos de Resolução, 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelom) e 1 Documento Diverso.
Quanto as presenças e visitas os números foram estes: 2426 visitas no mês de agosto, o que perfaz a média de 242,6 pessoas/Vereador ou 105,4 pessoas/dia, para um mês com 23 dias úteis. Nas presenças, que retratam o número de pessoas presentes as Sessões Ordinárias, Extraordinárias ou Solenes, foram registrados 191 contribuintes no mês passado, com uma média de 31,8 pessoas/sessão. Os maiores números foram a Sessão de Prestação de Contas do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) e a Solene para a entrega do Título de Cidadão ao professor Auracy Mansano.
Este mês de agosto manteve a média de atendimentos diários, registrou o maior número de Indicações do ano até o momento e um pequeno aumento no número de presenças, mas que se mantêm baixos se comparados a 2004. Este fato se explica pois a Câmara voltou com a transmissão de sua sessão via rádio, pela Caraguá FM – 89,5 Mhz e pela NET – TV a Cabo, Operadora Sky, no seu canal 30. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Cerimônia de Premiação do II Concurso de Poesia “Biblioteca Municipal de Ilhabela”

Ilhabela - Na última terça-feira, 6, na Tenda 200 Anos, aconteceu a cerimônia de premiação do II Concurso de Poesia “Biblioteca municipal de Ilhabela”. O evento cultural fez parte da programação aos 200 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela.
O evento contou com o comando do prefeito Municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, do vice-prefeito, Antonio Carlos Cajado Simões, da secretária de Cultura, Maria Sonia Ferreira Dias, da Bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal, Rosa Maria Alves de Oliveira, Edna Paula Roma Teixeira, Dirigente Regional de Ensino, do secretário Municipal de Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho e da vereadora municipal, Nanci Peres de Araújo Zanato.
Concorreram aos prêmios, 100 participantes, julgados pela comissão formada por: Regina Helena Dworzak, mestranda em Literatura e crítica literária na PUC – SP, professora de Literatura e Membro da Fundação Cultural de Jacareí; Lílian dos Santos Silva, Mestranda em Literatura Espanhola na USP, professora de Literatura e tradutora na Reitoria da USP e Marcio Marconato de Carvalho, Mestrando em filosofia e língua Portuguesa na USP, professor de língua portuguesa e Literatura, ator filiado a cooperativa paulista de Teatro e Escola de Comunicação de Arte da USP.
Os vencedores que receberam medalha foram:
Categoria adulto:
1o. lugar – “Engano”,Raul Godoy da Silva Filho;
2o. lugar – “Grande Caiçara”, Esméria Regina da Silva;
3o. lugar “Ingratidão”, Renata Wanderley dos Santos.
Categoria Juvenil:
1o. lugar - “Mariana”, Mical Brito Andrade;
2o. lugar - “A árvore da cidadania”, Allyne Pacheco Torres;
3o. lugar - “Sentimentos, como não irei tê-los”, Jéssica de Almeida Santos.
Categoria Infantil:
1o. lugar – “As ondas”, Amanda Carvalho;
2o. lugar – “Pessoa Descontrolada”, Gabriel da Rosa;
3o. lugar – “A Praia”, Isabele Oliveira dos Santos.
Os vencedores que receberam Menção Honrosa foram:
Categoria adulto:
“Amor Livre”, Adriana Cíntia dos Santos e “Fusão”, Dalila Benenintendi Zamikhowsky.
Categoria Juvenil:
“A índia”, Daniel de Souza e “Carta da Terra”, Alessandra Pereira Arruda.
Categoria Infantil:
“A Bailarina”, Ana Letícia Lima de Jesus; “As Flores”, Jéssica Marques da Silva e “As Coisa”, Patrícia Maria do Nascimento.
Para abrilhantar o evento, a execução do Hino de Ilhabela foi feita por Daniel de Souza Arruda, componente da Orquestra Popular de Ilhabela e, os alunos da FUNDACI fizeram o recital dos poemas vencedores, oferecendo um verdadeiro show de interpretação aos presentes.
Todos os inscritos no concurso de poesia receberam Certificado de participação e, todos os poemas farão parte da Antologia Poética do II Concurso de Poesia “Biblioteca Municipal de Ilhabela”, a ser publicado no formato de Cartilha da Secretaria Municipal de Cultura, noticiou a secretária Maria Sonia.
O prefeito Manoel Marcos, em seu pronunciamento, disse da satisfação em estar participando deste evento Cultural, onde a Poesia se fez presente, dando oportunidade às pessoas de Ilhabela mostrarem seu talento. (Fonte: PMI)

Ilhabela conta e dança sua História

Ilhabela - Encerrando as festividades do final de semana em comemoração aos 200 anos de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela, aconteceu quarta-feira à noite, dia 07, na Tenda 200 Anos, o Espetáculo de Dança “Ilhabela Conta e Dança sua História”.
O Espetáculo que envolveu 350 alunos, entre FUNDACI (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela); Espaço Cultural Pés no Chão e a Escola ACEI, foi um verdadeiro show de profissionalismo, bom gosto e muita dedicação por parte dos dirigentes e alunos, e contou com um público de aproximadamente 1.500 pessoas entre alunos, pais, professores, o vice-prefeito Antonio Carlos Cajado Simões, secretários municipais, autoridades locais, secretários municipais e funcionários públicos.
O prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, após o Show, fez questão de parabenizar e nominar todos os que se dedicaram para que este Espetáculo acontecesse: a secretária municipal de Cultura, Maria Sonia Ferreira Dias; o secretário Executivo da FUNDACI, professor Irineu Rodrigues Filho; as coordenadoras de Dança da FUNDACI, Simone Di Fonzo e Maria Espiaut; professores da FUNDACI, Martine Blain, Kleber Moreira, Cristina Guedes, Claudia Ivanov Balazs, Adriana Lira, Ana Canale, Silvia Cabral, Marina Cardoso; alunos do Espaço Cultural Pés no Chão; alunos da Escola ACEI e funcionários da FUNDACI e da Secretaria da Cultura de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Rio-Santos terá trecho recuperado

São Sebastião - A Secretaria Estadual dos Transportes liberou R$ 3 milhões para a recuperação de 6,5 quilômetros da rodovia Manoel Hypolito do Rego (SP-55), a Rio-Santos, em São Sebastião. As obras, que serão realizadas pela empresa Terracom Engenharia, devem ser concluídas em doze meses.
O trecho, que receberá obras de restauração e recapeamento da pista e regularização dos acostamentos, está localizado entre os kms 119,8 e 126,3, entre os bairros das Cigarras e centro, no perímetro urbano do município.
As obras não fazem parte do pacote aprovado pelo Bird (Banco Interamericano de Desenvolvimento), concluído no mês passado, que incluiu duplicação da rodovia, construção de pontes e rotatórias nos trechos da Rio-Santos que interligam Caraguá a Ubatuba e Caraguá a São Sebastião.
Segundo o engenheiro José Roberto das Neves Freire, do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), as obras no trecho urbano atendem a solicitações da prefeitura. Freire disse que os serviços vão garantir melhores condições aos usuários.
Segundo ele, as obras, que devem começar nos próximos dias, serão interrompidas nos finais de semana e feriados para evitar transtornos aos turistas.
BURACOS - O comerciante José Roberto Nepomuceno Carvalho, que utiliza o trecho duas vezes por dia, afirmou que os buracos e a falta de acostamentos colocam em risco a vida dos usuários. (Fonte: ValeParaibano)

Programação deste final de semana atrairá público diversificado
A programação cultural deste final de semana envolve muita diversão e música.

São Sebastião - Nesta sexta-feira (09/09), um evento diferente que reúne esquetes variados. Acontece que durante todo o evento, são apresentados ‘trechos’ de várias peças teatrais que tem o tempo limite de três minutos. Trata-se da Sexta Riso, que promete divertir um público de diferentes idades. O evento acontece às 21 horas, com o valor de R$ 3,00, no Teatro Municipal.
No sábado é a vez do show da banda paulistana Módulo, que está lançando seu segundo trabalho, O Jogo, onde mostra diferenciação dentro do cenário rock/pop nacional. O grupo faz sucesso no Litoral Norte e gravará seu clipe em São Sebastião. Ele também se apresentou recentemente durante o 4º Festival Estudantil da Canção do Colégio Objetivo. A entrada será no valor de R$ 10,00.
Semana de Vela de São Sebastião - Durante a Semana de Vela, os amantes do mar e da vela já podem visitar a Exposição de Fotográfica da categoria Optimist no Porto Grande Hotel. As fotos datam desde o início da categoria, em 1972 até os dias de hoje. Fotos de Robert Scheidt, Torben Grael, entre outros velejadores, estão na exposição. Nas figuras, os atletas ainda iniciavam a brilhante carreira no pequeno barco de optimist.
A árbitra geral da Federação de Vela do estado de São Paulo -FEVESP, Sibylle Buckup explica que a categoria é onde se inicia a carreira dos velejadores, já que se trata de um barco pequeno para crianças com idade de 7 anos. “O optimist é uma garantia de renovação, onde há a revelação de novos talentos, e eles aprendem a lhe dar com o mar, com responsabilidade e respeito à natureza”.
Sibylle salienta a importância da categoria diante dos aprendizados da criança que tem o primeiro contato com a vela. “O pequeno atleta veleja sozinho nesta classe, ele é quem vai decidir o lado que deve virar a vela e a melhor forma de chegar ao seu objetivo: a vitória”. (Fonte: PMSS)

Boiçucanga recebe Grand Prix Combate

São Sebastião - Neste sábado, 10, o Ginásio de Boiçucanga recebe, às 21 horas, o Grand Prix Combate. O evento reunirá os melhores lutadores do país que disputam o cinturão brasileiro de luta livre na categoria de 70 à 80 quilos.
Segundo o chefe de divisão de Esportes da Costa Sul, José Reis Jesus da Silva, o evento será uma alternativa de diversão para os moradores da região. “É um evento muito grande e atraente, que acabará por incentivar esse esporte na região. Além disso, é uma forma de integrar os moradores”, afirma.
Ainda de acordo com Reis, a expectativa é de que o Ginásio lote durante o evento. “A Costa Sul tem necessidade de eventos. E agora, a atual administração, com o objetivo de descentralizar suas ações, está levando diversão à toda a cidade, sem que os moradores de regiões mais distantes precisem ir ao centro”, relata.
Reis explica que o evento procurará mostrar o lado solidário da Luta livre, destacando que se trata de um esporte, e não de um estímulo à violência. Ele acrescenta que os alimentos arrecadados na entrada do Grand Prix Combate, serão revertidos ao Fundo Social, que distribuirá à famílias carentes da Costa Sul.
“Pediremos dois quilos de alimentos não perecível, na entrada, para ajudarmos os moradores desta região”, concluiu o diretor da Secretaria Municipal de Esportes (SEESP). (Fonte: PMSS)

Último dia para a inscrição nos cursos profissionalizantes da Prefeitura

São Sebastião - Hoje (09/09) é o último dia para os interessados em se inscrever nos cursos profissionalizantes que serão oferecidos pela Prefeitura de São Sebastião.
Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura firmou um convênio com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) nas áreas de informática, serviços administrativos, cozinha industrial, aproveitamento integral dos alimentos, panificação e confeitaria, curso de pães e biscoitos caseiros, produtos diet & light e corte e costura.
Para os cursos de produtos alimentares para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e para a Casa da Criança e do Adolescente não haverá a necessidade de fazer o processo seletivo.
As inscrições deverão ser feitas somente até hoje, na Rua Antônio Pereira da Silva, 56, localizado no bairro da Topolândia (ao lado da Creche Adriana Vasques Fernandes), das 8h às 18h. O único documento exigido no ato da inscrição é a cópia do RG ou certidão de nascimento e já no ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção conforme horário que estará disponível para realizar os cursos (manhã, tarde e noite).
O processo de seleção acontecerá no dia 11 de setembro na Escola Municipal Iraydes Lobo Vianna do Rego, na Avenida Itatinga, 1101, no bairro Itatinga. O horário será confirmado no ato de inscrição em decorrência do número de inscritos, devendo o candidato chegar 20 minutos antes do início da prova. E o material necessário é um lápis nº 2, caneta esferográfica azul ou preta, R.G. ou certidão de nascimento original.
Já para os aprovados, as matrículas serão feitas no dia 15 de setembro, também na Rua Antônio Pereira da Silva, 56, localizado no bairro da Topolândia, das 8h às 18h.
Os documentos necessários para a matrícula são cópia do RG ou certidão de nascimento e declaração de escolaridade. (Fonte: PMSS)

Costa Sul ganha escolinha de Surfe

São Sebastião - Nesta segunda-feira, 12, a praia da Baleia, na Costa Sul recebe uma nova escolinha de esporte, voltada justamente ao que a região tem de melhor: o surfe.
Segundo o chefe de divisão de Esportes da Costa Sul, José Reis de Jesus Silva, a expectativa de abrangência é de 20 alunos dos bairros de Cambury, Baleia e Barra do Sahy.
“Neste esporte, não dá para se trabalhar com muitos alunos devido a atenção que se deve dar a cada um, no entanto, a nossa pretensão é estender futuramente a escolinha para outros bairros”.
De acordo com Reis, como o esporte é um dos mais praticados na região e recebe campeonatos nacionais e internacionais, as crianças e adolescentes acabam se interessando muito.
“É um trabalho social, pois ao mesmo tempo em que damos uma atividade para a criança no horário em que ela não está na escola, estamos treinando, quem sabe, futuros campeões no esporte”, conta.
Outras modalidades - Cerca de mil pessoas, com a faixa etária de 5 à 18 anos, participam das escolinhas oferecidas pela Secretaria de Esportes (Seesp) distribuídas na Costa Sul do município. De acordo com o chefe de divisão de Esportes da Costa Sul, José Reis de Jesus Silva, a intenção da Secretaria é aumentar o número de escolinhas na região com diversas modalidades.
Todas as modalidades oferecidas na Costa Sul ainda possuem vagas a ser preeenchidas. Os interessados em participar das atividades devem comparecer no local e se inscrever com o próprio professor ou instrutor da modalidade.
Mais informações na SEESP 3892-2062 ou 3892-6257. (Fonte: PMSS)

21ª Prova de Pedestre 7 de Setembro fez sucesso entre atletas

São Sebastião - A tradicional Prova de Pedestre de 7 setembro de São Sebastião reuniu 260 atletas do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Baixada Santista e São Paulo. Mesmo sem premiação em dinheiro, a 21ª edição do evento fez sucesso entre os corredores.
Segundo a diretora de Eventos da Secretaria Municipal de Esportes (Seesp), Neila Ítavo, este ano a prova tradicional com sete quilômetros para adultos e dois para as crianças acima de 8 anos foi resgatada. “A intenção é incentivar os atletas da região. Pois, com a prova de 10 quilômetros federada, com atletas de todo o país, limitava-se a chance dos nossos esportistas em conquistar melhores colocações”, explicou.
Para a pequena Clara Buzer, da categoria de 8 à 12 anos, que acompanha os passos da mãe a corrida foi boa. “Eu faço vários esportes, nunca treino para correr, mas gostei muito de competir”.
Os atletas Eduardo Rodrigues Nascimento e Tânia Barbosa foram os melhores colocados de São Sebastião e receberam troféus.
A largada da prova das crianças aconteceu às 15 horas no bairro Portal da Olaria e seguiu até o bairro de São Francisco. Já para os adultos a saída foi às 16 horas na Rua da Praia, em frente a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), também seguindo em direção ao bairro São Francisco. (Fonte: PMSS)

Vereadora pede automóvel para o Conselho Tutelar

São Sebastião - A vereadora Solange Ramos está solicitando à Prefeitura, por meio de requerimento apresentado durante a sessão desta terça-feira, 6, a concessão de um carro para o Conselho Tutelar da cidade.
Solange entende que, apesar das dificuldades, o Conselho Tutelar realiza um trabalho de fundamental importância no município.
“Nós sabemos da dedicação com a qual as pessoas do Conselho Tutelar desempenham suas funções. Às vezes são chamadas em bairros distantes do Centro como Boracéia ou Canto do Mar, mesmo nos finais de semana, e sem um automóvel fica difícil realizar esses atendimentos”, justifica a vereadora.
Ela lembra que nas outras gestões sempre teve um veículo à disposição do Conselho Tutelar.
A coordenadora do Conselho Tutelar, Maria Helena Torriceli, explica que é preciso encaminhar um ofício com um ou dois dias de antecedência solicitando um carro. O problema, segundo ela, é que às vezes chegam denúncias graves, que precisam ser atendidas no mesmo dia.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Durante sessão, Kotian pede por atenção aos comércios de São Sebastião

São Sebastião - O vice-presidente da Câmara de São Sebastião, vereador Modesto Koji Ono, o "Kotian" (PTB) pediu duas coisas ao Executivo durante seu depoimento na Tribuna na última terça-feira – atenção para com os comerciantes da cidade, além de incentivo à pesca.
Segundo o parlamentar, estes pontos citados são fatores vitais para o fortalecimento do comércio, bem como o turismo do município. "Reuni-me com o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, para a resolução de problemas relacionados aos estabelecimentos comerciais que não estão tendo alvarás expedidos ou renovados pela prefeitura, devido às normas de acessibilidade aos deficientes físicos".
O vice-presidente da Casa revelou que Nossabein explicou a necessidade da lei ser cumprida, pois caso o Executivo não a faça, cabe cassação e até improbidade administrativa. Kotian ainda relembrou que durante a reunião na Associação Comercial ficou decidido que haverá tolerância por parte do Executivo até à adequação dos comerciantes a esta Lei. De acordo com o vereador, a temporada aproxima-se e haverá bom senso. "O problema certamente poderá ser sanado sem prejuízos ainda maiores para o comércio da região", orientou.
A discussão ainda ganhou amplitude após a apresentação de um requerimento do vereador, no qual solicitou à prefeitura todos os alvarás que não foram expedidos devido à lei dos deficientes. Kotian também recebeu apoio do colega José Cardim de Souza (PP) onde comentou o documento apresentado. Este lembrou que há uma lei em vigência, sancionada pelo ex-prefeito Luizinho, onde prevê 30 meses de tolerância para que o poder público manifeste-se até à adequação dos comércios.
O vereador Luiz Antonio Barroso, o Coringa (PFL), propôs a união. "Precisamos achar um consenso, pois se cumprindo a Lei Federal, as calçadas do centro histórico serão prejudicadas, ferindo mais uma lei, desta vez municipal, causando problema com o patrimônio histórico da cidade".
Segundo dados obtidos por Kotian, existem 53 comércios com alvarás cassados e cerca de 200 com alvarás suspensos por decreto municipal. "Pedimos a valorização do comerciante, pois empregos vão embora com estes estabelecimentos fechados".
Ele também comentou outros dois requerimentos apresentados. "Pedi ao Executivo uma relação de todas as áreas verdes na Costa Norte do Município, pois há a viabilidade da construção de um centro comunitário em um terreno ao lado da Escola Municipal do Canto do Mar, além do questionamento ao sr. Prefeito, para que envie uma relação de escolas que abrem aos finais de semana para atividades de recreação na Costa Norte".
Já Cardim propôs uma adição ao requerimento, solicitando um levantamento das áreas institucionais da Costa Norte, ou seja, locais habitados e ou povoados. Kotian também sugeriu ao seu próprio documento, a colocação também de placas nas áreas verdes e institucionais, com informações especificadas.
Em um terceiro e último documento apresentado, Kotian solicitou um calendário oficial da secretaria de Turismo de São Sebastião. "Obtive isto em imediato quando pedi às prefeituras de Caraguá, Ubatuba e Ilhabela todos os eventos realizados pelas secretarias de Turismo nos últimos oito meses. Todas me responderam, menos São Sebastião", disse.
O vice-presidente ainda disse que o secretário de Turismo, sr. Júlio Buzi, desde janeiro usa a desculpa da inexistência de documentos com registros das festividades realizadas. "Segundo ele, na gestão passada o ex-secretário Cardim, sumiu com documentos", enfatizou.
Já para o ocupante da Pasta na época, vereador José Cardim de Souza, este fato não procede e afirmou que encaminhará ao Executivo um jornal editado em 2003, contendo todos os eventos realizados. "Data ou tradição não se matam e não se movem", concluiu. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Ubatuba ganha Vara do Trabalho

Ubatuba - O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região realizou, nesta quinta-feira, 8 de setembro, a solenidade de inauguração da Vara do Trabalho de Ubatuba. O prédio, que possui dois pavimentos, fica na Avenida Rio Grande do Sul. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Presidente do TRT da 15ª Região, Juiz Laurival Ribeiro da Silva Filho, do prefeito Eduardo César e de diversas autoridades do município e da região, entre elas, a Juíza Ana Maria de Vasconcellos, do TRT, representando a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), a Juíza Candy Florêncio Thome, que responderá interinamente pela nova Vara, o presidente da Câmara, Jairo dos Santos e o Presidente da Subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Luiz Celso Rocha, que formaram a Mesa dos trabalhos da solenidade. O evento contou ainda com a presença expressiva do público, que acompanhou atentamente as atividades.
A jurisdição da nova Vara do Trabalho abrange o Município de Ubatuba, atendendo a uma população de quase 80 mil pessoas. Até agora, as reclamações trabalhistas de Ubatuba eram ajuizadas em Caraguatatuba, sendo que no só no ano passado deram entrada 700 ações originadas em Ubatuba, ou seja, 45,8% do total de processos (não foram incluídas cartas precatórias). Inicialmente, a Vara do Trabalho de Ubatuba contará com quatro servidores, dois Oficiais de Justiça e uma Juíza do Trabalho Substituta, a Dra. Candy Florêncio Thome.
Ao discursar, o prefeito Eduardo César falou da satisfação em poder, enquanto prefeito, auxiliar na concretização de um sonho tão antigo da população de Ubatuba. “Com a instalação dessa Vara do Trabalho em Ubatuba, vamos trazer para a nossa população maior agilidade e conforto”, disse o prefeito lembrando que a conquista é fruto do esforço de muitos, porém, todos, com o mesmo objetivo, que é o de buscar melhores condições de vida para toda a população.
Espaço e comodidade - O prédio da Vara Trabalhista de Ubatuba, que possui uma área construída de 504,4 metros quadrados foi todo modificado, com reforma de conjunto de sanitários para o público, OAB e juiz e construção de sanitário para pessoas portadoras de deficiência física e funcionários. O mobiliário é novo, diferenciado, em estilo moderno, composto de estações de trabalho com todas as características ergonométricas. O novo prédio foi alugado pela prefeitura e fica na avenida Rio Grande do Sul, 691, em frente ao Centro de Saúde. (Fonte: PMU)

Prefeito se reúne com presidentes de associações de bairro da região oeste

Ubatuba - O prefeito Eduardo César esteve reunido com presidentes de associações e ong’s da região oeste de Ubatuba na última segunda-feira, 5. O objetivo da reunião foi restabelecer contatos e firmar parcerias entre as entidades constituídas e o Poder Executivo. O encontro reuniu cerca de 15 representantes de associações que funcionam na região oeste, trecho que compreende desde o Trevo de Taubaté até o pé da serra e abriga, aproximadamente, 18 mil habitantes.
Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância do trabalho das entidades na melhoria dos bairros. “Os componentes das associações estão sempre atentos aos problemas da comunidade. Por essa razão, são as pessoas mais indicadas para nos ajudar a traçar as prioridades e resolvê-las de acordo com as possibilidades. Só é possível ouvir os anseios da população se ela estiver organizada em grupos e tiver representantes de sua confiança,” disse Eduardo César.
A reunião, organizada pela Assessoria de Assuntos Comunitários, foi a primeira de outras que serão realizadas com o mesmo objetivo. Adilson Lopes, representante da prefeitura na região oeste do município, diz que a intenção é estreitar o contato com a comunidade e trabalhar em conjunto com as lideranças dos bairros. “Esse contato com os bairros estava desativado. Estamos tomando a iniciativa de reaproximar a comunidade da prefeitura. Esse é um importante passo para levar adiante o ideal da política participativa”.
O prefeito falou ainda sobre obras que estão sendo realizadas na região e das previsões para 2006. “Este ano, apesar de todas as dificuldades, diversas obras estão sendo realizadas. Entre as mais importantes, está o término da estação de tratamento de chorume, a construção, em parceria com a comunidade, de casas no Vale do Sol e a construção da quadra de areia na Marafunda”. Os presidentes das associações tiveram a oportunidade de falar sobre as necessidades mais urgentes para os bairros, os anseios para o ano de 2006 e sugestões de obras para a região oeste. Entre os pedidos mais freqüentes, figura o pedido de espaços para se praticar esportes e lazer, obras de saneamento e atenção à saúde pública. (Fonte: PMU)

Escola da Lagoinha reabre segunda-feira

Ubatuba - Alunos do bairro da Lagoinha começam a freqüentar a partir da próxima segunda-feira o espaço que passou por reformas, segundo pais de alunos, o local como estava não possuía condições de uso, foi um espaço que foi aumentando sem nenhum planejamento. Desde de 2003 o vereador Charles Medeiros vinha solicitando melhorias para a escola. No começo deste ano, várias indicações e ofícios foram encaminhados a Secretaria da Educação e no dia 30 de março último, uma comissão de pais, representantes do executivo e da educação, a direção da escola e o vereador Charles Medeiros realizaram uma reunião para tratar de assuntos relacionados às melhorias pleiteadas, na ocasião Charles Medeiros e os pais tomaram conhecimento das propostas de estudos para viabilizar uma nova escola na região.
Medeiros explica que não havia como construir uma escola de imediato, mas foi possível melhorar o que existia, segundo o vereador, “estaremos discutindo com o executivo propostas para a construção de uma escola maior como querem os pais da região”, termina. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Produtores rurais e maricultores poderão receber certificação sócio-ambiental

Ubatuba - A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba realizará, no próximo dia 12, uma reunião com os produtores rurais e pesqueiros, com o objetivo de incentivá-los a adquirir a certificação sócio-ambiental a ser concedido pelo IMAFLORA (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola).
Os produtos com esse selo são diferenciados, por representarem um certificado de responsabilidade sócio-ambiental. Por essa razão, é possível alcançar melhores preços na venda e na exportação. Para se conseguir esse selo, é preciso fazer um diagnóstico das áreas. Uma série de fatores será observada por técnicos do instituto, visando a diferenciação do produto. Se o produtor agrícola tiver funcionários, por exemplo, faz-se um levantamento das condições de trabalho nesse local. Verifica-se se o trabalhador tem carteira assinada, transporte, se há exploração de trabalho infantil, as condições de alimentação e alojamento. Em relação ao meio ambiente, questões como a preservação de matas ciliares, manejo de resíduos e responsabilidade com caça e fogo nos arredores do sítio.
A conferência será ministrada por Eduardo Trevisan Gonçalves, representante do Imaflora. O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura de Ubatuba, Christian Bacci diz que a idéia é apresentar a certificação aos produtores e demonstrar a viabilidade de implantá-la nas produções locais. “A certificação incrementa a exportação e agrega valor ao produto, pela responsabilidade social e ambiental. Ubatuba tem hoje cerca de 70 produtores rurais de médio porte. Atitudes como essas estimulam também o cooperativismo, porque o produtor sozinho tem pouca força. Nós queremos estimular a união dos produtores, porque isso facilita o trabalho de estruturação para se adequar às exigências do Imaflora.
O Imaflora está associado à Rainforest Aliance, que abrange nove países: Costa Rica, Brasil, Peru, Equador, Guatemala, Colômbia, Honduras, México, El Salvador e Belize. No setor pesqueiro, o grande interesse é trazer o selo para os maricultores, atividade promissora no município. (Fonte: PMU)

Suelen vai às quartas no Sauípe

Ubatuba - A surfista ubatubense Suelen Naraísa segue na briga pelo título da penúltima etapa do SuperSurf 2005, disputado na Costa do Sauípe, na Bahia.
Ontem, com uma nota 6 em sua segunda onda, a atleta da região bateu suas adversárias e garantiu vaga nas quartas-de-final da competição.
Debaixo de sol forte, Suelen --atual vice-campeã do SuperSurf-- enfrentou ontem ondas irregulares, que variaram de um a um metro e meio.
"O mar está bem difícil e tive que ter sorte para achar boas ondas ali", disse a ubatubense.
"Consegui pegar duas mais ou menos para passar para a próxima fase e esta etapa aqui é decisiva para a disputa do título brasileiro", analisou Suelen, destacando que a etapa final do SuperSurf 2005 será disputada na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).
A última prova do torneio será realizada entre os dias 13 a 17 de outubro.
A cidade do Litoral Norte vai sediar, pela primeira vez, a prova decisiva da divisão principal do Circuito Brasileiro.
Para chegar à semifinal, a ubatubense precisa vencer hoje a atleta Krisna de Souza, do Rio Grande do Norte.
Além de Suelen, as outras três primeiras colocadas do ranking brasileiro também avançaram para as quartas-de-final.
Entre as líderes, a única que não estreou com vitória na Bahia foi a terceira colocada, a potiguar Alcione Silva, batida pela saquaremense Taís de Almeida, que surfou a melhor onda da segunda fase -- nota 7,17 -- para ganhar o segundo confronto do dia.
Já a niteroiense Juliana Guimarães (primeiro lugar) e a atual campeã brasileira Silvana Lima (quarto), venceram suas baterias e continuam na disputa direta pela liderança do ranking. (Fonte: ValeParaibano)

Problemas com álcool  e drogas?
Recanto Sereno de Ubatuba pode ajudar em sua recuperação

Ubatuba - O Recanto Sereno de Ubatuba oferece tratamento e internação, utilizando os 12 Passos de Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos e acompanhamento familiar.
Dr. Aldo Kokin Finamore é o Diretor Clinico e o  Responsável Técnico  do Centro Terapêutico de Recuperação da Dependência Química Recanto Sereno e ressalta que na clinica as pessoas que necessitam de ajuda encontrarão dignidade, respeito, uma possibilidade real de crescimento, uma chance de aprender a vencer definitivamente as armadilhas da sua dependência e ainda, a chance de crescer conosco, aprendendo a trabalhar seu problema e a se transformar!
Segundo o psicólogo, os internos terão  contato com a natureza e receberão um ótimo atendimento psicoterapêutico. O tratamento é a base de conscientização e psicoterapias.
Os internos não ficarão subjugados quimicamente a remédios e farão passeios ecológicos, irão à praia e cachoeiras depois que estiverem  em condições e aptos e para isso.
Para mais informações entre no site www.recantosereno.com.br  ou nos telefones (12) 3832 5275, (12) 3833 7503. (Fonte: ACIU)

Ubatuba já conta com Vara do trabalho
A jurisdição da nova VT abrange o município de Ubatuba atendendo uma população superior a 40 mil pessoas.

Ubatuba - Com uma boa estrutura a Vara do Trabalho de Ubatuba tem o intuito de agilizar processos trabalhistas da cidade. Hoje cerca de 800 processos trabalhistas são julgados por ano em Caraguatatuba. Os casos mais comuns são falta de registro na carteira de trabalho, horas extras e falta de pagamento.
Com a VT na cidade os processos ganharão maior agilidade e os custos serão menores, pois não terá mais a necessidade de se locomover até Caraguatatuba.
Inicialmente a VT contará com quatro servidores, dois oficiais de justiça e uma juíza do trabalho substituta, a Dra Candy Florêncio Thome. (Fonte: ACIU)

ACIU estende convite aos empresários e demais interessados

Ubatuba - O Circuito Litoral Norte e o Sebrae - SP, têm o prazer de convidá-lo para participar das Palestras que serão ministradas pelos (as) Senhores (as):
Profª Drº Mário Beni, um dos maiores especialistas e estudiosos do turismo no Brasil, com o tema: Turismo, Políticas Públicas e Planejamento Regional: A Regionalização e a Formação de Clusters como Estratégias Competitivas em Turismo.
 Sr. Leonardo Moraes, Diretor da Empresa T4, Especialista em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria, com o tema: Resultados Práticos da Aplicação de Estratégias de Regionalização: O Caso Australiano de Regionalização da Great Ocean Road 
Sra. Jurema Monteiro, gerente de comercialização da Embratur – Empresa Brasileira de Turismo, com o tema: Apresentação das ações de promoção e apoio à comercialização desenvolvida pela EMBRATUR desde 2003. Sensibilização dos agentes do setor para a participação cooperada nessas atividades.
 Data : 12 de setembro de 2005 (Segunda-Feira)
Horário: 15 horas
Local : Auditório das Faculdades Integradas Módulo – rua Frei
Pacífico Wagner, 653 – Centro – Caraguatatuba
Reiteramos que, a sua presença é de fundamental importância para o sucesso desta palestra. 
Cordialmente,

Ricardo Fazzini Dias
Secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela
Presidente do Circuito Litoral Norte Paulista

Santa Casa de Ubatuba agradece doações

Ubatuba - A Santa de Ubatuba divulgou hoje, quinta-feira, nota de agradecimento de várias doações que a entidade vem recebendo dos comerciantes da cidade. A Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias confeccionou e doou aventais para o Centro Cirúrgico. O Grupo de Apoio para Santa Casa, liderado por Zelma T. Landi doou produtos de higiene para o Setor de Pediatria. O Centro Espírita Caminho da Luz e Irmã Iperoig confeccionou e doou enxoval para o setor de maternidade.
A Santa Casa agradece também pelas doações que chegam todos os sábados da Feira Livre, para o setor de Nutrição e, em especial a Banca do Alemão pela fidelidade de suas doações e pelo incentivo aos outros feirantes a estarem ajudando a instituição e ainda pelo trabalho do Sr. José e Dona Dolores que continuam com as arrecadações das doações na feira livre de todos os sábados. (Fonte: PMU)

Membros da CIPA da Prefeitura de Ubatuba tomam posse

Ubatuba - Na última sexta-feira, 2, os novos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Prefeitura de Ubatuba tomaram posse. A solenidade aconteceu na sala de reuniões, da Secretaria de Educação, e contou com as presenças, além dos novos representantes da Comissão, do Secretário de Administração Sílvio Bonfiglioli e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública, Gláucia Gomes da Silva. A duração do mandato é de um ano.
Três dias antes da posse os novos representantes passaram por um curso obrigatório de formação de cipeiros, realizado em parceria com o Sindicatos dos Trabalhadores na Administração Pública e a Secretaria de Administração. O curso, com carga horária de 24 horas, foi ministrado por Gilberto Salviano da Silva, do Instituto Nacional de Saúde no Trabalho. Nesta sexta-feira, 9, os cipeiros elegerão o vice-presidente e o secretário da Comissão.
Foram empossados como representantes dos empregados os titulares: Elizabeth Teixeira Leite Isnard Santos, Vitalina Maria de Arruda, Manoel Gomes Barbosa e Ana Rita dos Passos Silva Amaral. Como suplentes: Cristiane Gonçalves Reis Santos, Almendes Ernesto Alves, Francisco Carlos Messias e Marcello Siegfried Sandvoss. Como titulares representantes da Prefeitura tomaram posse: Welson Nunes Clarindo, Osieo Hecher, Jair Antonio de Souza e Alex Braga Gonçalves e como suplentes Adilson Cordeiro, José Roberto Santos, Armindo Louro Fernandes e Francisco de Assis da Silva.
Segundo George Azevedo, presidente da Comissão Eleitoral Especial para escolha dos representantes na CIPA, o papel da Comissão é identificar os riscos no processo de trabalho, contando com a participação do maior número de funcionários e, a partir daí, elaborar um plano de trabalho focado na prevenção. “O servidor trabalha em benefício dos demais, desempenha o importante papel da prevenção que, muitas vezes, elimina a necessidade de remediar”, finalizou George. (Fonte: PMU)

Charles Medeiros na Tabatinga

Ubatuba - Após grande período abandonado, onde causava enorme tristeza entre os moradores da Tabatinga, o vereador Charles Medeiros através de um projeto de Lei em 2004, conseguiu que o espaço retornasse a Secretaria da Educação. Moradores da localidade haviam doado o terreno para que fosse construída uma escola, em 99 o prefeito Zizinho Vigneron passou o espaço a Comtur, indignados os moradores tentaram retornar o prédio para a educação.
Segundo moradores, depois de passar a Companhia de Turismo, foram realizadas algumas obras no local e após o término ficou sem funcionamento até a presente dada. Medeiros comenta da importância da retomada para a educação, para ele é mais uma conquista para comunidade, pois após as reformas recentes, o local voltará como Sala Verde, prestando serviços a comunidades e aos turistas, “lutaremos junto ao executivo para que no próximo ano haja uma escola de fato, onde possa atender a necessidade inicial daquela comunidade, termina Medeiros”. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Prefeito recebe reivindicações da diretoria da SARI

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve reunido em seu Gabinete na última semana com representantes da SARI (Sociedade Amigos Recanto de Itamambuca). No encontro foram abordados diversos assuntos referentes a melhorias para a comunidade do bairro Recanto de Itamambuca,entre eles a aprovação de um acesso entre o bairro e o loteamento através de uma ponte pênsil que irá facilitar a vida dos moradores que se deslocam até o posto de saúde, escola municipal, base comunitária de segurança, CERE (Centro Esportivo e Recreativo Itamambuca), igreja e trabalho. A diretoria da Sari também reivindicou a construção de uma quadra poliesportiva e uma creche ao lado da EM Profº Honor Figueira.
As obras solicitadas beneficiarão diretamente crianças, adolescentes e as comunidades dos demais bairros da Região Norte, além do próprio Itamambuca. “A ponte é uma luta antiga da comunidade do bairro. Acompanho este processo desde quando era vereador , por isso não medirei esforços para que ela se torne uma realidade, já que é uma necessidade cada vez mais latente do Recanto do Itamambuca”, salientou o prefeito.
Quanto a construção da quadra poliesportiva e da creche o prefeito Eduardo César sugeriu que os diretores da Sari se reúnam com os secretários municipais de Educação, Isabel Roseli Leite, e de Esporte e Lazer, José Luiz Bittencurt Junior, para acertarem detalhes inerentes a viabilização da construção. A reunião deverá ser marcada para os próximos dias.
Estiveram representando a Sari o Diretor Presidente Renato Vella, o Vice Presidente Ednaldo Jabá, o Diretor Financeiro Rodolfo, o Diretor de Marketing Marcos Fowler, o Diretor de Meio Ambiente Sinval e o Conselheiro Fiscal Oliveira. A reunião ainda contou com a presença de José Roberto Junior, representante da Prefeitura para a Região Norte e Denise Martins Silveira, Assessora de Assuntos Externos. (Fonte: PMU)

Exército fará treinamento em Ubatuba
De 12 a 16 de setembro a 2ª Divisão de Exército realizará treinamentos em Ubatuba buscando o preparo e avaliação da tropa

Ubatuba - Cerca de 600 homens da 2ª Divisão do Exército estarão em Ubatuba realizando exercícios de garantia da lei e da ordem. Esses exercícios destinam-se a preparar as tropas da Divisão para situações onde o Exército possa se empregado, na proteção do patrimônio ou na segurança pública, caso o Governo ou qualquer outra Instituição necessite. Os homens pertencem as Brigadas de Infantaria Leve de Campinas e de Caçapava e ficarão acampados em Ubatuba, no Horto Florestal.
O Exército estará empregando efetivos da recém criada 11ª Brigada de Infantaria Leve, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), do Comando de Aviação do Exército, do 12º Grupo de Artilharia de Campanha, do 2º Batalhão de Polícia do Exército e do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, em atividades previstas a serem executadas no caso de grave perturbação da ordem.
Durante a execução do exercício a tropa será treinada para atuar nas mais diversas situações, especialmente no controle de vias de trânsito, no trato com a população e na segurança de prédios e instalações públicas. Estas situações hipotéticas estão previstas dentro das missões constitucionais das Forças Armadas e fazem parte do Programa de Adestramento Avançado do Comando de Operações Terrestres previsto para 2005, para execução pelo Comando Militar do Sudeste.
Segundo o tenente-coronel Alexandre Mosca, chefe de Operações da 2ª Divisão de Exército, em São Paulo, o treinamento não irá prejudicar o funcionamento da cidade. “O nosso objetivo é treinar nossas tropas através de situações fictícias contra forças adversas, que serão representadas também pelos nossos soldados”, explicou o tenente-coronel.
O Exército Brasileiro, nos últimos dez anos, foi empregado mais de 100 vezes em episódios dessa natureza, o que contribuiu para a transformação da 11ª Brigada de Infantaria Blindada na 11ª Brigada de Infantaria Leve, permitindo a Força Terrestre possuir uma tropa mais apta em ações desta natureza. As ações também estão programadas para os municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Preparativos - Na segunda quinzena de junho deste ano o tenente-coronel Alexandre Mosca e demais oficiais de operação da 2ª Divisão do Exército Brasileiro estiveram reunidos na Prefeitura de Ubatuba onde discutiram a viabilidade e os detalhes preparativos para a cidade receber no mês de setembro, pela primeira vez, tropas de soldados para exercícios. Participaram ainda representantes da Polícia Militar, Civil, Instituto Florestal, Sabesp, Elektro, Aeroporto e Horto Florestal. (Fonte: PMU)

Araribá recebe placa de parada de ônibus

Ubatuba - Na região sul Charles Medeiros visita mais uma conquista sua para a região, a comunidade do bairro do Araribá reivindicava há tempos uma parada de ônibus na saída do bairro, Medeiros conta que para conseguir foi uma luta desde agosto de 2004, além da solicitação ao DER para a implantação da parada de ônibus, encaminhou a prefeitura em 11 de janeiro último cópia de autorização do órgão para a benfeitoria, solicitou também a viabilização de projeto de uma cobertura de ônibus na localidade, que está em andamento. “A comunidade não pede muito, apenas o necessário e é dever nosso proporcionar as benfeitorias necessárias, fiz um compromisso com aquela comunidade e estamos trabalhando muito para tentar atendê-los”. Comenta Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Novas licenças podem ser solicitadas até o final deste mês em Ubatuba
Novas vagas serão definidas por sorteio e não mais por ordem de chegada

Ubatuba - O prazo para solicitar as novas licenças de comércio ambulante (incluindo feira de artesanato) em Ubatuba vai até o dia 30 de setembro. A novidade deste ano é que o interessado ao requerer sua licença deverá informar o local onde deseja estabelecer seu comércio. As novas vagas serão definidas por meio de um sorteio regulamentado por Decreto. “Antes as novas vagas eram estabelecidas por ordem cronológica de chegada. A partir deste ano tudo será definido por sorteio”, explicou Lucilene Maria Pereira Tavares, chefe da Seção de Tributos Mobiliários da Prefeitura.
O interessado deverá apresentar a cópia dos seguintes documentos: cédula de identidade, CPF, carteira de vacinação atualizada, título de eleitor de Ubatuba com comprovante de votação da última eleição, prova de incapacidade física, comprovante de residência por mais de dois anos em Ubatuba, duas fotos 3x4 recentes, declaração de bens imóveis e veículos automotores que possua e certidão expedida pelo cartório eleitoral atestando a validade do título de eleitor do município.
Os pedidos de novas licenças deverão ser solicitados junto ao Setor de Protocolo da Prefeitura de Ubatuba, localizado à avenida Dona Maria Alves, 865, centro. O horário de funcionamento é das 9 às 16 horas. (Fonte: PMU)

Contribuinte pode regularizar dívidas até a próxima segunda-feira em Ubatuba
Até 12 de setembro a Prefeitura de Ubatuba concede incentivos fiscais para acerto de dívidas

Ubatuba - Segunda-feira, 12 de setembro, é o último dia para o contribuinte inadimplente ajustar seus débitos com a Prefeitura de Ubatuba. A Lei que concede incentivos fiscais para o pagamento de débitos municipais prevê que o contribuinte que estiver em atraso com seus tributos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros) inscritos em Dívida Ativa, ajuízados ou não, poderá quitar seu débito utilizando o incentivo fiscal, desde que esteja em dia com todos os tributos de 2005.
Uma Lei anterior a esta esteve em vigor até o dia 29 de julho. Diante da grande procura de contribuintes para a regularização de seus débitos municipais, a Prefeitura concedeu novamente os benefícios e o novo prazo termina nesta segunda-feira.
De acordo com levantamento feito pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, durante o vigor do benefício anterior, dos contribuintes que estavam inscritos em execução fiscal 348 pagaram à vista e 691 optaram pelo parcelamento. Já os contribuintes que estavam inscritos em dívida ativa (não executados), 127 realizaram pagamento em parcela única e 2023 realizaram parcelamento. No total os acordos e pagamentos à vista representaram R$ 2.404.014,80.
Benefícios da Lei - O pagamento poderá ser efetuado em até 30 parcelas, sem incidência de juros, em 48 meses, sem qualquer desconto ou à vista com isenção de qualquer taxa. Para os débitos ajuizados, será necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios. Para o parcelamento, o contribuinte deverá comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para qualquer tipo de parcelamento as parcelas não poderão ser inferiores a R$ 50,00. (Fonte: PMU)

ONG apresenta proposta de Projeto de lei “Abertura e Conservação de Trilhas Ecoturísticas”

Ubatuba - Na 27a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba, SP, de 06.09.05, o Sr. Lincoln Bastos, Diretor da ONG Natureza & Ciência Ecológica, ocupou a tribuna popular e apresentou uma proposta de Projeto de Lei com 13 artigos, que trata da “Abertura e Conservação de Trilhas Ecoturísticas” no Município, considerando a insatisfação dos turistas que retornam a Estância Balneária e repetem a rotina de visitas aos mesmos lugares, ignorando os segredos e encantos de natureza exuberante existentes e inexplorados na orla marítima e no interior.
Esclareceu que a operação instituída por esta proposta tem por objetivo facilitar o acesso por trilhas a costeiras e praias principalmente as selvagens, bem como cachoeiras, rios e lagoas, além de pontos de pescaria, mergulho e mirantes, criar novas opções de lazer e recreação, diversificar as atividades esportivas e outras formas de diversão, divulgar novas belezas e recursos naturais para o país e o mundo, contribuir para a permanência prolongada de turistas na região, gerar novos empregos diretos e indiretos, bem como aumentar as receitas no Município.
Pela proposta de Projeto de Lei, as Organizações Não Governamentais-ONGs e outras Sociedades Civis Organizadas estabelecidas no Município seriam credenciadas a administrar e executar a abertura e conservação de trilhas ecoturísticas, considerando o menor impacto ambiental na região, mediante a aprovação de projeto junto às Secretarias Municipais de Turismo, de Meio Ambiente e outros Órgãos correlatos, convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, federais, estaduais e municipais.
De acordo com Lincoln Bastos, as praias na orla marítima devem ser interligadas por trilhas beirando as costeiras, buscando os melhores acessos e espaços para vistas panorâmicas, pescarias, mergulhos e prática de terapias alternativas, e, para o interior, devem passar próximas de pontos históricos e culturais, bem como de casas de caiçaras, servindo de pontos de descanso, comércio de produtos e serviços, melhorando a renda das famílias locais, além de primeiros socorros em caso de acidentes durante o percurso. As trilhas devem oferecer segurança e satisfação aos transeuntes, largura de 1,50 m, instalação de pontes, degraus e parapeitos de proteção em locais íngremes, uso de madeira ou outro material ecologicamente correto, afastamento de linhas de enxurradas e dos pontos de erosão.
(Fonte: Natureza & Ciência Ecológica - Telefax: (12) 3836-1555 –  www.natureza.org.br )

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 09/09 A 15/09/2005

Cine Porto 3833 2066

"A Sogra" comédia com Jane Fonda e Jennifer Lopes

As 17:00 - 19:00 hs

"Terra dos Mortos" Terror
As 21:00 Diariamente

Cine Passeio 3832 2843

"A Fantástica fabrica de chocolate" Dublado
As 16:40 - 18:50 hs

" A Chave Mestra" Terror
as 21:00 hs Diariamente


Preços dos ingressos:
(Cine Porto e Cine Passeio) -Inteiras -$ 8,00 - Meias - $ 4,00
Preços promocionais(2ª , 3ª , 4ª feira) Inteiras - $ 6,00 - Meias - $ 3,00
cineporto@hotmail.com
 

Ação Litoral
 
Artigo Topo

A farsa do desarmamento
Ernesto F. Cardoso Jr.

São nove horas da noite de um dia 12, sexta-feira, em recente passado. O cenário é o bairro de Santa Tereza, Rio de Janeiro, situado nas encostas dos morros que circundam o aterro da Glória e o bairro do Catete. Santa Tereza é logradouro de classe alta e média que ainda ostenta casarões dos séculos XVIII e XIX, adornados por belos jardins e abundante vegetação. Pelas encostas fronteiriças, que dão para o interior da cidade e pelos vales que entremeiam, antigamente cobertos de rica vegetação, diversas favelas se espalham constituindo-se em autênticos distritos regionais do crime organizado, a despeito da grande maioria da população que ali mora ser ordeira e trabalhadora. Inicia-se a essa hora um intenso tiroteio, já habitual no Rio onde há favelas, que perdura para além da meia-noite. Ouvem-se estampidos de armas de todo o calibre - automáticas e semi-automáticas; estouram artefatos de grande poder explosivo não disponíveis no comércio regular de armas de fogo. Pelos estampidos e pelos estrondos configuram-se, claramente, armas de uso exclusivo das Forças Armadas. Das partes altas do bairro é possível identificar, nitidamente, os pontos de onde partem os tiros, mas, os moradores não se atrevem sequer a identificá-los, pois, se vistos pelos bandidos podem receber uma rajada certeira.
Nessa noite parece que as gangues, à exceção, não estão guerreando entre si, ou respondendo ao fogo da Polícia, apenas festejam algum acontecimento, ou intentam, somente, intimidar as autoridades constituídas, demonstrando seu poderio de fogo, pois, já além da meia-noite, concluído seu bombardeio criminoso, dão início a ruidoso baile “funk” que se estende pela madrugada afora, infernizando o sono dos moradores daquele antigo e tradicional bairro do Rio, onde suíços e alemães disputavam suas moradias e onde o bondinho de Santa Tereza era um dos cartões postais do Rio de Janeiro, operado, então, por uma companhia inglesa, trafegando em plena segurança e com tamanha pontualidade que se podia acertar o relógio à sua passagem.
Pois é nesse Rio, de tanta história e de tantos contrastes que presenciamos, já há muitos anos, costumeiramente, o maior espetáculo de desafio ao alardeado desarmamento, em cujo apoio, aliás, logo no domingo seguinte, dia 14, uma passeata de cidadãos beatos e ingênuos desfilou pelas ruas do mesmo Rio, há pouca distância desses “distritos regionais do crime organizado”, verdadeiros arsenais de guerra, tendo à frente a figura plena do insigne Ministro da Justiça, o reconhecido advogado criminalista Márcio Thomaz Bastos o qual, por exclusiva atribuição sua poderia, ao invés de inconseqüentemente desfilar, estar comandando o desarmamento desses criminosos profissionais, estes, sim, cujas armas já proibidas pela legislação vigente, estouram as noites cariocas, sem que nada de concreto se tenha feito, até hoje, para desarmá-los.
Será que esse insigne Ministro estaria aguardando o resultado do próximo plebiscito sobre esse controvertido Estatuto do Desarmamento para iniciar sua obrigação funcional de desarmar aqueles que de fato matam, intimidam, desrespeitam e afrontam as autoridades constituídas e a sociedade intimidada a sofrê-los, numa demonstração clara de um poder paralelo aviltante, desafiante, absolutamente criminoso?
Senhor Ministro, não são nossas pequenas armas de estrita defesa pessoal, guardadas seguramente em algum esconderijo de nossas casas, ícones de nossa insegurança por todos cabalmente sentida, que deveriam motivar sua liderança em passeatas inócuas, fúteis e demagógicas em prol do desarmamento dos que não matam, apenas se protegem, mas, sim, sua determinação, conjugada à dos respectivos Secretários de Segurança estaduais, de efetivamente desarmar os ostensivos profissionais do crime organizado, desafiantes, arrogantes, destemidos pela certeza concreta de que os espasmódicos arreganhos da segurança do Estado não passam de uma farsa, uma cínica, maldita e irresponsável farsa, uma das tantas com que se iludem os incautos.

Ernesto F. Cardoso Jr.
efcardosojr@uol.com.br

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

PSDB: Recado do Charles Medeiros - Prezado amigo filiado do PSDB de Ubatuba. Nós integrantes da CHAPA CONSTRUÇÃO, propusemos uma união com a outra chapa apresentada, porem a proposta de unificação das chapas, por nós proposta, foi rechaçada em sua totalidade. Portanto não cabendo mais tempo hábil para entendimentos neste momento, e preocupados com o destino de Ubatuba, pedimos seu importante voto.
É com imensa satisfação que vimos convidá-lo a participar da Convenção Municipal do PSDB de Ubatuba, a ser realizada na Câmara Municipal, no dia 11 de setembro próximo, para a qual apresentamos nossa CHAPA CONSTRUÇÃO, cujas propostas podem ser resumidas nas seguintes palavras:

ÉTICA de VERDADE - A ética na política é fundamental e forma um dos pilares que sustentam a Social Democracia. Por isso optamos, nessa disputa, por não denegrir a imagem dos membros da outra Chapa concorrente. Primeiro porque somos todos correligionários, companheiros de lutas, e temos todos um mesmo objetivo, que é ver nossa amada cidade se desenvolver. E, em segundo, porque já temos a experiência passada que nos ensinou que ataques gratuitos a pessoas, simplesmente porque divergem na forma de entender a conjuntura política, estão fadados ao fracasso. Defendemos com firmeza nossos ideais. Porém, respeitamos as diferenças.

TRANSPARÊNCIA de FATO - Você, membro do PSDB local, está satisfeito com os rumos que o Partido tem tomado nos últimos anos? Você tem conhecimento das decisões que são tomadas, ou das prestações de contas quando são apresentadas? Se você, assim como nós, respondeu "não" a essas perguntas, certamente tem consciência de que é preciso mudar. Mudar para tornar mais transparentes as decisões tomadas pela Executiva Municipal. Com mais transparência, pretendemos trazer de volta a participação do filiado, recebendo suas opiniões, idéias e críticas.

RESPONSABILIDADE SOCIAL - Não podemos esquecer que temos compromisso com o povo de Ubatuba. Na medida que pertencemos ao maior partido político da atualidade, somos, portanto, formadores de opinião. Por isso, nossas manifestações e opiniões devem ser responsáveis e sensatas. Devemos não só criticar, mas também apontar o caminho. O bem comum da cidade e de sua população deve prevalecer sobre os interesses meramente políticos ou pessoais.

Alicerçados nesse trinômio compusemos a nossa Chapa e a submetemos à sua apreciação, no interesse de CONSTRUIR uma Ubatuba melhor com a afirmação de que nosso COMPROMISSO é única e exclusivamente COM O POVO DE NOSSA QUERIDA CIDADE. É nesse sentido que pedimos e Contamos com seu voto!

Chapa Construção com Responsabilidade Social


Caso Maranduba: justiça pelas próprias mãos - Em 14 de agosto, pleno mês de cachorro louco, uma turba, na praia da Maranduba, como vândalos, invade e depreda o parque temático Radical Hooter’s Jet.
A defesa de um bem da União (de uso comum do povo) e o cansaço pela inércia do poder público, foram os argumentos oferecidos no cometimento do crime "fazer justiça pelas próprias mãos".
Se a moda pega... - as autoridades policiais devem ficar alertas, pois quando crimes como este começam a acontecer os desmandos podem tomar conta de um município.
Estranheza foi o que senti ao saber que o padre José Ailton, da paróquia da Maranduba, e os vereadores Jairo dos Santos (PT), Osmar de Souza (PFL), Luciana Machado (PDT) e Cláudio Gulli (PMDB), acompanharam o ocorrido.
Ter conhecimento que cinco líderes comunitários, sendo que quatro deles militam cotidianamente na região em que o fato ocorreu, não conseguiram conter o ato de vandalismo, faz com que eu tenha dúvidas quanto ao empenho que eles tiveram neste intento. Ler no jornal ValeParaibano, que o petista Jairo dos Santos afirmou, durante a invasão e depredação, que a reivindicação dos moradores é justa, aumenta ainda mais a minha dúvida, pois todos somos testemunhas de que membros do PT apóiam ações de vandalismo (tomem como exemplo as cometidas pelo MST em todo território nacional). Não ouvi o presidente de nossa Casa de Leis, em momento algum, questionar o crime cometido.
É temerário ter no Legislativo políticos que não defendem a legislação. A defesa da legislação do país é condição sine qua non para o exercício da vereança. Não podemos admitir legisladores descumpridores das leis. É hora de darmos um basta, mas sou contra a prática do crime de "fazer justiça pelas próprias mãos".

Luiz Roberto de Moura
Ubatuba, SP


Piromaníacos III - Cara Sra. Bel Dergham, parece que eu não fui suficientemente claro em minha mensagem, concordamos, a Sra e eu, que povo nenhum foi feito para ser enganado, explorado ou humilhado, que a desastrosa inércia da nossa prefeitura é a principal causadora deste fato lamentável na Maranduba, pois se tivessem desempenhado seu papel nada disso teria acontecido.
Porem Sra. Dergham, não acho que sair botando fogo nas coisas seja jeito de se resolver nada, além do que tenho muito medo da repressão que pode ocorrer em movimentos de massa deste tipo, quando inocentes, na maioria das vezes mulheres e crianças, costumam pagar o pato, e isso só interessa à irresponsáveis líderes a procura de mártires.

Dino Mottinelli Filho
Ubatuba, SP


O Bom Senso do Secretário Amin - Sugiro que a Associação Comercial e de Deficientes Físicos tomem cuidado com o "bom senso" do Secretário Amin, já escutei essa palavra no seu gabinete dia 8/8/05 e continuo sofrendo as conseqüências do seu "bom senso" até hoje. O senhor Secretário sabe do que estou falando.
O "bom senso" do Sr. Secretário é um jeitinho para não solucionar nada.
Concordo plenamente com vereador Kotian, o que a prefeitura menos tem é "bom senso".
Se cuidem gente.

Francisco José Marsiglia
Praia de Boissucanga
São Sebastião, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Caraguatatuba:

Bombeiros Mirins - Gustavo Grunewald

Bombeiros Mirins
©Gustavo Grunewald

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor