Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 12 de setembro de 2005 - Nº 1361 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
Sol aparece após as chuvas e enche as praias no litoral
PM substitui a "Civil" em casos simples


Caraguatatuba
Prefeito de Caraguá recebe gerente do BNDES para falar sobre saneamento
Programa Bombeiro na Escola forma sua 4ª turma em Caraguá
Caraguá vai eleger membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano
Aurimar conquista mais uma vitória na Saúde


Ilhabela
Homem é ferido com 4 tiros em Ilhabela
Vigia de Ilhabela é preso por estupro


São Sebastião
Sebastianense lidera II Semana de Vela de São Sebastião na classe Optimist
Projeto Visão Costeira
Artesãos e artistas sebastianenses participam do Revelando São Paulo
Saúde e Unifesp promovem tarde da integração para funcionários do PSF
São Sebastião recebe Mostra Itinerante do Ecocine

Ubatuba
Ubatuba realiza a 1ª Festa do Gengibre
Professores passam por capacitação para realizar Agenda 21 no município
Ubatuba realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador
Tucanos em marcha
Vereador Ricardo Cortes recebe resposta do Secretário Estadual do Meio Ambiente
Aquarelistas realizam exposição em Ubatuba
Judocas ubatubenses se destacam no Torneio Independência
Animais são reabilitados em Ubatuba
Pinguim é reabilitado no Aquário de Ubatuba
Estrangeiros fazem estágio no Tamar
Você é Empreendedor?
Preparando para o mercado de trabalho


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Sol aparece após as chuvas e enche as praias no litoral

Litoral Norte - O movimento de banhistas ontem no Litoral Norte surpreendeu os comerciantes à beira-mar nas principais praias da região. Depois de vários dias de chuva, o sol apareceu e muitos turistas aproveitaram para curtir o dia quente.
Em Caraguatatuba, uma das praias mais movimentadas ontem foi a Martim de Sá. Segundo Luciene Souza, gerente do Quiosque Canto Bravo, um dos mais procurados pelos turistas, o movimento ontem surpreendeu.
"Não esperávamos tanta gente hoje (ontem). O feriado de 7 de Setembro ocorreu no meio da semana, mas mesmo assim, muitos turistas apareceram", disse.
Em Ubatuba, a Praia Grande, também registrou ontem movimento intenso de banhistas.
Segundo Anuar Chaad, do Quiosque Pica-Pau, as 30 mesas permaneceram lotadas durante toda a manhã. "Acredito que amanhã (hoje) o movimento será melhor ainda, afinal, o sol apareceu e faz calor na região", afirmou.
CALOR - Chaad disse acreditar que o calor deve continuar hoje e muitos turistas do Vale do Paraíba deverão passar o domingo no litoral.
Os turistas que emendaram o feriado de 7 de setembro na região, a maioria deles, estudantes universitários, foram os que mais aproveitaram o dia de ontem à beira-mar.
"Por causa do mau tempo, a gente passou a maior parte da semana dentro de casa, fazendo churrasco e jogando truco. Hoje (ontem, o tempo melhorou e deu para curtir a folga", disse Rogério Garcia, da cidade de Jundiaí.
O feriado no meio da semana não aqueceu o movimento nos hotéis da região. "O movimento ainda está muito fraco. Os turistas devem aparecer em grnde número a partir de outubro", afirmou Miriam Patitucci, da AHPC (Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba). (Fonte: ValeParaibano)

PM substitui a "Civil" em casos simples

Litoral Norte - O CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) realiza no Litoral Norte uma experiência pioneira em toda a região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. A PM "substitui" a Polícia Civil no atendimento de pequenas ocorrências.
Segundo o comandante do CPI-1, coronel Sérgio Teixeira Alves, a PM registrará a ocorrência no local dos fatos, sem a necessidade das partes envolvidas se dirigirem à delegacia. Ele explicou que a iniciativa só é válida para crimes e delitos cujas penas prevêem até dois anos de prisão --como furtos, lesões corporais, contravenções penais, invasão de domicílio, entre outros.
O TCO será encaminhado posteriormente à delegacia, apenas para registro da ocorrência nas estatísticas da Polícia Civil.
Para Teixeira Alves, o novo modelo de atendimento vai aumentar o número de ocorrências, mas isso não significa que haverá aumento da criminalidade na região. "Muita gente deixava de registrar ocorrência devido à distância ou pequena gravidade do delito. Vamos ter em mãos a estatística real da região", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Prefeito de Caraguá recebe gerente do BNDES para falar sobre saneamento
Da pauta saneamento básico e antecipação de royalties da Petrobrás

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar esteve reunido na última quita-feira (08) com o Gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – Dr. Dr. Mário Miceli. No encontro foi discutido o financiamento de 80 milhões que deverão ser aplicados em obras da SABESP, sendo 24 milhões para o esgotamento sanitário e 56 milhões no tratamento e distribuição de água. Também foi discutida a antecipação de royalties da Petrobrás, para investimentos em infra-estrutura.
Participou do encontro o Secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, Sr. Auracy Mansano Filho, o Secretário da Fazenda, Sr. José Edvaldo del Vale, pela SABESP: o superintendente Dr. José Ricardo Manckel Amadei, o diretor de sistemas regionais Dr. Oliveira Siqueira, Dr. Roberto Guerra e Dr. Wanderley Paganini. Representando o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá o Sr. Léo Botelho Jr.
Após o almoço que foi o Prefeito Municipal acompanhou Dr. Mário a uma rápida visita a vários bairros onde apresentou em loco, nossas deficiências em infra-estrutura.
Para o Secretário de Meio Ambiente Auracy Mansano a ajuda do BNDES é de estrema importância para nosso município uma vez que a vinda da Petrobras irá exigir que tenhamos a infra-estrutura necessária para o atendimento da demanda. “É graças ao planejamento ambiental definido pelo Zoneamento-Ecológico-Econômico com apoio do Prefeito Municipal e em execução pela Secretaria do Meio Ambiente que temos as condições necessárias para o bom aproveitamento deste financiamento. Temos que atender as demandas decorrentes da base de processamento de gás, da ampliação do Porto de São Sebastião, do retro-porto e da duplicação da rodovia dos Tamoios. É importante saber que 70% das internações hospitalares são decorrentes de doenças de veiculação hídrica o que não se corrige sem saneamento básico. Precisamos agora dar ênfase ao planejamento de nossa cidade para a nova realidade que se aproxima”, disse.
Já o Secretário da Fazenda Sr. Edvaldo del Vale, disse que a Prefeitura deve e está em condições de pleitear este financiamento que poderá representar muito para a qualidade de vida da cidade.
Uma nova reunião será agendada pela Secretaria do meio Ambiente e contará com a participação de técnicos da Petrobras. A data não foi divulgada. (Fonte: PMC)

Programa Bombeiro na Escola forma sua 4ª turma em Caraguá

Caraguatatuba - O 11º Grupamento de Bombeiros em Caraguatatuba formou no último dia 9 de setembro a quarta turma do Programa Bombeiro na Escola. Subdividido em dois projetos, “S.O.S. – Bombeiros No Resgate da Cidadania” que tem como instrutor o Sub Tenente Nestor Vicente Costa e “Bombeiros Mirins” que contou com o Segundo Sargento PM Adir Barbosa como instrutor.
Atendendo 120 crianças e adolescentes, a carga didática do programa inclui combate a incêndios, primeiros socorros, salvamentos diversos, esportes, ordem unida, artesanato, reforço escolar, cidadania, informática e passeios culturais. Com isso os Bombeiros cumprem com uma de suas missões, que é a de proliferar o bem e a cidadania para toda a comunidade.
O Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira do Aguilar, esteve prestigiando a cerimônia de formatura e muito emocionado disse apoiar essa iniciativa do Corpo de Bombeiros e se diz muito feliz em ver, naquele momento “jovens cidadãos preparados para fazer um futuro melhor para todos”. Estiveram presentes também a Presidente do Fundo Social de Solidariedade e Primeira Dama, Rosângela Leite Garrijo de Aguilar, o Presidente da Câmara Municipal de Caraguá, Juarez Pardim, A Secretária Municipal de Planejamento, Luz Marina Poddis de Aquino, o Secretário de Administração Municipal, Pedro Ivo de Souza Tau, além de outras autoridades.
Na ocasião, houve também uma homenagem aos alunos que foram destaque em órgãos de imprensa, inclusive a nível estadual, onde foram ressaltadas as ações de salvamentos realizadas pelos jovens alunos. Foi o caso da Bombeira Mirim Roberta Cristina da Silva que salvou a vida de seu pai que foi vítima de uma obstrução total das vias aéreas. Utilizando a técnica de desengasgamento “manobra de hemilichi”, a jovem bombeira conseguiu fazer com que seu pai voltasse a respirar.
Outros destaques também ficaram por conta do Cabo Bombeiro Mirim Hebert Stedtler de Andrade que conseguiu salvar um homem que se afogava no mar. O Cabo Bombeiro Mirim Henrique Lucas Rendelli que controlou uma situação de princípio de incêndio na Escola Estadual Ângelo Barros de Araújo e o Segundo Sargento Bombeiro Mirim Marcos Alves Cardoso que realizou os procedimentos necessários com um homem que entrou em crise convulsiva dentro de um ônibus.
Ao final, todos os formandos receberam o certificado e um grande banho, como um símbolo de batismo. (Fonte: PMC)

Caraguá vai eleger membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar convida a todos para a Assembléia Geral de eleição dos membros, representantes da sociedade civil, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Caraguatatuba. A Assembléia vai acontecer no dia 22 de setembro, às 18h30, no auditório do CEPROLIN-Centro Profissionalizante do Litoral Norte.
Poderá participar qualquer pessoa interessada. A eleição será por voto secreto de 4 membros efetivos e 4 membros suplentes, que representarão a comunidade, juntamente com os representantes, titulares e suplentes da Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba e da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano é um órgão de caráter permanente, participativo, consultivo, deliberativo, fiscalizador e de assessoria do Poder Público Municipal. É um órgão de colegiado de composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil.
Os membros do Conselho terão como função auxiliar no estudo, planejamento, formulação e divulgação do desenvolvimento urbano do município, de acordo com o os termos dos artigos 103 a 108, da Lei Orgânica Municipal, inclusive quanto a participação na elaboração do novo Plano Diretor.
Os interessados na candidatura só poderão participar do processo de eleição mediante inscrição prévia. O cadastro deve ser preenchido na Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Trânsito, que fica na Rua Major Ayres, 338, Centro, no período de 12 a 16 de setembro. (Fonte: PMC)

Aurimar conquista mais uma vitória na Saúde
Parlamentar aprova Projeto que impede Caução em Caraguá

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou na Sessão Ordinária semanal da última terça-feira – 6 de setembro, Projeto de Lei de sua autoria que proíbe a exigência da Caução ou Cheque-Caução por empresas prestadoras de serviços de saúde na cidade. O Vereador comemora a aprovação como mais uma conquista pelos Direitos Civis da população.
Aurimar Mansano é Delegado de Polícia Civil, está no seu terceiro mandato e comandou na gestão anterior a Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde no Legislativo, onde percorreu toda a rede pública municipal fazendo questionamentos, pedindo melhorias e ouvindo os usuários.
De acordo com o projeto do Parlamentar nenhuma empresa que trabalhe com Saúde no município poderá pedir Cheque-Caução aos seus usuários, de forma alguma, bem como suspender o tratamento, dar alta ou remover paciente que não fizer o agora proibitivo pagamento.
Segundo o Projeto de Lei as empresas poderão apresentar diariamente os valores discriminados dos serviços oferecidos, bem como a garantia do pagamento integral após a alta do paciente. O não respeito à lei implicará em multa de 800 VRM (Valor de Referência do Município), com valores dobrados em caso de reincidência.
Ainda segundo a propositura o Poder Executivo poderá criar uma Comissão de Contribuintes, composta por número não superior a 7 (sete), para acompanhar e dar cumprimento a lei, inclusive dispondo sobre política reguladora do setor.
Para o Vereador esta é mais uma vitória da Sociedade. “O povo precisa ter garantido os seus Direitos Civis e este Parlamentar está aqui para ajudar nisso. É um absurdo um pai de família ver seu filho passando mal e só ter atendimento após pagar a Caução. Isto é barrar o contribuinte a ter acesso que garanta um bom atendimento de Saúde”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Homem é ferido com 4 tiros em Ilhabela

Ilhabela - A Polícia Militar de Ilhabela atendeu na madrugada de ontem uma ocorrência de tentativa de homicídio. Geraldo Tiago de Oliveira, 40 anos, conhecido como "Picolé", foi encontrado baleado na rua Minas Gerais, no bairro Barra Velha. Segundo a PM, Oliveira foi atingido com quatro tiros. Ele foi socorrido com vida e levado ao Pronto-Socorro de Ilhabela, mas foi transferido para São Sebastião. Segundo o Hospital Municipal de São Sebastião, até a tarde de ontem o estado de Oliveira era grave. A polícia ainda não tem pistas do acusado. (Fonte: ValeParaibano)

Vigia de Ilhabela é preso por estupro

Ilhabela - O vigia noturno Adilson Roberto Soares, 29 anos, foi preso em flagrante na madrugada de sábado, em Ilhabela, acusado de ter estuprado uma estudante de 14 anos. Segundo a polícia, o crime ocorreu em uma pousada no Saco da Capela, local onde o vigia trabalhava. A polícia informou que a estudante estava com mais duas amigas quando o vigia ofereceu carona. Depois de aceitarem, ele teria impedido a estudante de descer do carro. Ela foi levada para a pousada, amordaçada e teve os olhos vendados. Ela procurou o pronto-socorro da cidade e foi examinada por um médico que constatou o estupro. Soares foi preso no local de trabalho. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Sebastianense lidera II Semana de Vela de São Sebastião na classe Optimist
Mais de 50 barcos participaram do 1º dia de competição no Canal de São Sebastião, que teve três regatas disputadas e prossegue neste domingo

São Sebastião - O sebastianense Fábio Melchert, 14 anos, lidera a II Semana de Vela de São Sebastião, na classe Optimist. Ele venceu duas das três regatas disputadas hoje à tarde (10/9), no Canal de São Sebastião.
Melchert também conseguiu um 3º lugar. A 2ª colocação é ocupada por Stéfano Mazzaferro, de São Paulo, que obteve os seguintes resultados nas regatas: 3º, 2º e 2º. Já a 3ª posição tem Carlo Mazzaferro (São Paulo), seguido por Daniele Cardeal (4º lugar), de Ilhabela, e Pedro Ernesto de Carvalho (5º), de São Paulo.
Para o velejador Fábio Melchert, a disputa está bem acirrada. “Ventou forte hoje e foi difícil ganhar, pois tivemos muita gente andando bem”, disse Melchert, atual líder do ranking da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp).
Conforme destacou, a idéia é conquistar o título da Semana de Vela e, posteriormente, mudar de classe. “Em breve vou competir pela classe 420, que são barcos um pouco maiores”, frisou o sebastianense.
O paulistano Stéfano Mazzaferro, 13 anos, elogiou a organização do evento em São Sebastião. “Foi uma regata muito boa, onde não fazia diferença ter velocidade e sim regularidade para terminar a prova, pois o vento estava forte, com bastante onda. Está legal porque está tudo muito bem organizado, tanto no mar quanto em terra”.
A II Semana de Vela tem a realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), da Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer (Sejuv) e também da Fevesp. Hoje pela manhã, o prefeito de São Sebastião, acompanhado do secretário de Esportes, Anthero Ventura, e da representante da Fevesp no município, Sybile Buckup, declarou aberta a competição. “Temos de transformar São Sebastião na cidade dos eventos náuticos. A Prefeitura se sente honrada em ter todos estes atletas aqui”.
De acordo com a organização, 55 velejadores participaram das regatas da classe Optmist, disputadas entre 13h e 17h30. Com vento nordeste e rajadas de 19 nós, as provas deste sábado foram feitas com percurso trapezoidal, próximo ao píer do Pontal da Cruz.
Neste domingo (11/9), as provas começam mais cedo, ao meio-dia. Antes disso, várias atividades esportivas e recreativas estarão sendo desenvolvidas na praia do Porto Grande (Praça da Vela). Para o próximo fim de semana (17 e 18 de setembro), as competições de monotipos serão em 12 classes diferentes: Optimist, Holder, Dingue, Laser Standard, Laser Radial, 4.7, Snipe, 470, 420, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16 e Day Sailer. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.saosebastião.sp.gov.br/semanadevela

Projeto Visão Costeira
Diagnóstico Ambiental Costeiro de São Sebastião

São Sebastião - Pesquisadores das Faculdades São Sebastião participantes do Projeto Visão Costeira, vistoriaram a Praia do Pontal da Cruz no sábado, 10, e puderam constatar que o local está ameaçado: em três pontos há lançamento de esgotos, o processo de erosão costeira avança na extremidade norte da praia, e muito lixo foi encontrado em toda sua extensão. O Projeto Visão Costeira, iniciado há um ano com uma navegação que percorreu toda a costa de São Sebastião, pretende montar um diagnóstico sócio-ambiental da região, e já realizou visitas de campo nas praias da Enseada, Canto do Mar, Porto Grande e no mangue do Porto. Os trabalhos consistem em registros fotográficos, avaliação e planilhamento - com coleta de dados que incluem a verificação de potencial para aqüicultura, capacidade fundeio, análise de estruturas náuticas existentes, das comunidades tradicionais, ecoturismo, confronto da realidade local com o zoneamento ecológico econômico, pesca, resíduos sólidos, entre outros aspectos da evolução urbana.
Para o Coordenador do Projeto, o Professor Eduardo Hipólito do Rego, "abandono público" é o que melhor pode definir a Praia do Pontal da Cruz hoje. Segundo ele "há abandono do Estado, porque a SABESP é a responsável pelo lançamento contínuo de esgoto em galerias, e há abandono do Município, porque não coloca funcionários para limpeza das praias ou instalação de lixeiras".
A praia pesquisada é a que mais tem apresentado condições desfavoráveis de balneabilidade. O Projeto identificou que a SABESP, através de sua Estação Elevatória, tem descarregado quantidades grandes de esgoto em pelo menos dois pontos: em frente à Estação, na Alameda Santana, e em uma galeria que desemboca na praia, na Alameda das Fantasias. Além destes locais, também há lançamentos clandestinos no curso dágua localizado ao lado da Praça dos Direitos Humanos. Os lançamentos são freqüentes, dado à constatação de cheiro, coloração da água, e presença de eutrofização nos cursos dágua verificados. A Pesquisadora Edice de Souza, da turma de Gestão Ambiental das Faculdades São Sebastião, questiona: "como é possível que não exista autuação contra esses crimes ambientais ?"
Em relação à erosão costeira - fenômeno natural que acontece em algumas praias do litoral brasileiro quando o movimento da maré, lentamente, invade a região anteriormente ocupada pela faixa de areia e residências e força sua passagem continente adentro - o problema tem afetado a praia na porção norte, próximo à foz do Ribeirão da Fazenda. Neste local, onde existem duas garagens náuticas, os proprietários lutam contra a força das águas e já foram obrigados a refazer muros e rampas. "Além disso, o meio ambiente vem perdendo áreas de jundu, diminuindo, portanto, a diversidade biológica, já que essa vegetação abriga alguns animais que vivem nessa faixa de areia", alerta o Coordenador. A erosão costeira está associada a causas ligadas com a morfologia do fundo marinho, a correntes e a falta de entrada de sedimentos, ou ainda por causas ligadas a urbanização desordenada da orla, a retirada ilegal de areia em trabalhos de desassoreamento, e até mesmo pelo aquecimento global.
Um outro problema constatado pela equipe de Pesquisadores está relacionado à grande quantidade de lixo encontrado ao longo de toda a faixa de praia. São resíduos diversos, como pilhas, garrafas pet, embalagens de sorvete, e muitos relacionados com a atividade náutica, como bisnagas de silicone, latas de óleo e de spray lubrificante, peças de motores e pedaços de isopor. Para os pesquisadores, esse é um problema que seria resolvido com educação ambiental nas garagens náuticas e banhistas, além de uma equipe de limpeza freqüente. Tais sugestões serão encaminhadas à Prefeitura, antes mesmo da compilação das planilhas e registros fotográficos que o Projeto Visão Costeira pretende publicar, em breve, com o resultado dos trabalhos.
Este press release é de responsabilidade da Coordenação do Projeto Visão Costeira
Prof° Eduardo Hipólito do Rego - (12) 9714.3701.

Artesãos e artistas sebastianenses participam do Revelando São Paulo

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) leva artesãos e artistas sebastianenses, para participar a partir de amanhã, dia 10, do 9º Festival de Cultura Regional Revelando São Paulo na fase estadual em São Paulo, no Parque Água Branca, das 9h às 22h.
O evento é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura e visa resgatar a cultura das cidades do estado.
De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, o programa é dividido em duas fases, a regional, que se trata do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e a fase estadual, que envolve cidades de todo o estado.
“Não se trata de competição, e sim uma forma para que todos conheçam a cultura das diversas cidades, o que elas tem como identidade”.
O secretário ressalta ainda, a importância de mandar os artistas e artesões caiçaras para o evento, dizendo que além de incentivar a cultura caiçara, ele pode fermentar o turismo na cidade, despertado pela curiosidade dos visitantes da feira.
“É uma forma de fazer propaganda, mostrando para todos o que temos de histórico-cultural, qual a importância da cidade para o Estado”.
Ainda de acordo com Buzi, nesta terça-feira, 13, haverá uma reunião com a Secretaria de Cultura de Estado, a fim de trazer o Revelando São Paulo para o Litoral Norte. “Seria como que se dividíssemos o evento em três fases, a do Litoral, a do Vale do Paraíba e por último a Estadual”.
Cada cidade terá um stand no local, montado por cada Prefeitura, que deve ter sua produção cultural. São Sebastião irá expor as panelas de barro, artesanato de caixeta, inclusive a Congada do Bairro de São Francisco e a Folia de Reis que se apresentam no próximo final de semana, 16 e 17.
Buzi acrescenta que o evento é uma forma de incentivar que artistas e artesões a continuarem e darem prosseguimento a cultura sebastianense.
O secretário de Cultura e Turismo, a diretora de Patrimônio Histórico, Fernanda Palumbo e a chefe de divisão Ana Paula Teston, estarão na feira em alguns dos dias. A fase estadual do Revelando São Paulo permanece até domingo, 18. (Fonte: PMSS)

Saúde e Unifesp promovem tarde da integração para funcionários do PSF

São Sebastião - Representantes da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e da Secretaria de Saúde de São Sebastião realizaram nesta sexta-feira, 09, uma audiência de integração com os cerca de 200 funcionários que vão continuar trabalhando no Programa de Saúde da Família. O novo convênio funciona desde o dia 1º de setembro.
Dos 256 funcionários que atuaram no programa, 80% deles continuarão nas suas respectivas funções.
Segundo o representante da Unifesp, Mário Silva Monteiro, o encontro serviu de acolhimento para os funcionários.
O processo seletivo para preenchimento de cerca de 70 cargos continua, para vagas de médicos, enfermeiras, cirurgiões dentista, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, serventes e agentes comunitários de saúde. Uma nova audiência de integração será marcada.
Durante o encontro, foram apresentados vídeos institucionais da Unifesp. Além disso, a psicóloga e coordenadora do processo seletivo, Adriana de Freitas, realizou uma dinâmica de grupo. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe Mostra Itinerante do Ecocine

São Sebastião - Na próxima quinta-feira (15/09), o Teatro Municipal de São Sebastião apresenta a quarta edição da Mostra Itinerante Ecocine, que tem como objetivo unir comunicação e educação ambiental como uma grande ferramenta para diminuir os graves problemas da população brasileira.
O Festival Ecocine desse ano, foi realizado em âmbito internacional entre os dias 7 e 12 de junho na sede da Fundação Cultural do Estado da Bahia, localizada em Salvador. Durante o segundo semestre, a Mostra Ecocine percorrerá várias cidades, no Brasil e no exterior, incluindo São Sebastião e São Paulo.
Para a diretora do Ecocine, Ariane Porto, a mostra apresenta uma programação muito extensa, com filmes sendo exibidos durante a manhã, tarde e noite para todas as idades, gêneros e gostos. “A população em geral pode ir ao Teatro Municipal assistir os filmes, pois todos têm entrada franca”, declarou.
Segundo o Centro Cultural São Sebastião tem alma, responsável pela organização do Ecocine, paralelo ao evento haverá a “Mostra CriancEco” que são sessões de matinês no período da manhã, a partir das 10 horas e à tarde as 16 horas, destinado ao público infantil e juvenil.
A abertura oficial será na quinta-feira (15/09) com a exibição do curta metragem “Feito borboleta” com três minutos de duração além de outros 13 curtas que serão apresentados durante todo o dia. Na sexta-feira (16/09), haverá três sessões também, mas com outros filmes. Apenas no sábado (17/09), dia em que se encerra a mostra Ecocine, as sessões irão acontecer apenas no período noturno a partir das 20 horas com apresentação de três filmes, incluindo um longa metragem de Verônica Souto, chamado “Dias de Carton”, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival Ecocine realizado na Bahia.
Vale lembrar que no dia 28 de outubro, a Mostra Ecocine estará presente no Festival Internacional de Cinema para a Infância e a Juventude em Buenos Aires, na Argentina.
A Mostra Ecocine em São Sebastião tem o apoio da Petrobrás e da Secretaria de Estado da Cultura. Existe ainda uma parceria com o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e a Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião.
Mais informações podem ser obtidas no site www.povosdomar.com.br  ou no Centro Cultural “São Sebastião Tem Alma” pelo telefone 3892-4186. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Ubatuba realiza a 1ª Festa do Gengibre

Ubatuba - Acontece no próximo final de semana, dias 17 e 18, a 1ª Festa do Gengibre de Ubatuba, juntamente com a Expo Agro Litoral Norte. O evento, a ser realizado na Praia da Maranduba, na avenida Marginal A, 960 e contará com exposição agrícola e muitos pratos com tempero à base de gengibre. Na ocasião, a Banda Lira Padre Anchieta apresentará músicas clássicas e populares.
Sabor forte, picante, aroma agradável e exótico, importante planta medicinal no tratamento de reumatismos, traumatismos e problemas gástricos. Além disso, um eficiente afrodisíaco. Essas são algumas das características do gengibre(Zingiber officinale), uma planta originária da Índia que adaptou-se muito bem ao clima brasileiro, principalmente ao Litoral.
Yakissoba, bolo, sorvete, quentão, churrasco ao molho de gengibre, balas, pastel, tempurá, milho, conservas e peixe com gengibre... Essa especiaria tem o capricho de combinar com os mais diversos pratos, tanto doces, quanto salgados. E todas essas delícias serão encontradas na 1ª Festa do Gengibre de Ubatuba.
A história do gengibre no município - Em meados da década de 80 até o ano de 1996, a produção em Ubatuba, somada a outras cidades do Litoral Norte, alcançou 1000 toneladas/ano, dividida entre 24 produtores. A região disputava o primeiro lugar da produção nacional com a cidade de Morretes. Com o aparecimento de uma praga de difícil controle, estes números cairam drasticamente. Hoje, a produção anual total gira em torno de pouco mais de 200 toneladas, com 9 produtores.
É uma cultura que causa importante impacto social, pois é geradora de empregos. Em Ubatuba, o cultivo em apenas um hectare gera 3 empregos fixos e na colheita este número sobe para 10. Nos períodos de limpeza da roça e de adubação criam-se aproximadamente 6 empregos.
Propriedades terapêuticas - O gengibre é antioxidante e estimulante digestivo. É rico em vitaminas B1, B2, C, niacina, água, fibras, cálcio, potássio, fósforo, sódio, magnésio e óleos essenciais. Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Seu uso constante traz grandes benefícios à saúde, atuando positivamente sobre o sistema imunológico além da importante atividade antioxidante. Pelo conhecimento popular o gengibre é considerado um afrodisíaco e é amplamente utilizado para problemas digestivos.
Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como "medicamento universal". Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares. (Fonte: PMU)

Professores passam por capacitação para realizar Agenda 21 no município

Ubatuba - Os coordenadores e professores envolvidos na elaboração da Agenda 21, em Ubatuba passaram por um curso de capacitação para preparo, realização e condução de reuniões. O curso, financiado pela FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), aconteceu entre os dias 3 e 7 de setembro, na Secretaria Municipal de Educação e foi ministrado pela facilitadora Dra. Walkyria Moraes.
A capacitação teve como objetivo proporcionar subsídios aos profissionais que contribuam para a eficácia na preparação e moderação de oficinas, projetos e seminários. Segundo a professora Cristiane Gil, esse tipo de curso contribui com a estruturação do processo criativo. “O uso de determinados instrumentos facilita a organização das idéias, conduzindo as discussões com eficácia dentro do espírito do enfoque participativo”.
A equipe da Agenda 21, em Ubatuba, está se preparando para iniciar os projetos nas escolas. Esses projetos visam a preservação do meio ambiente, como um todo, através da participação da comunidade. Os professores que participam desses projetos e passaram pela capacitação são das escolas E. M. Altimira Silva Abirached, E.E. Sueli Aparecida Figueira, E.E. Maria Alice Alves Pereira e Cooperativa Educacional de Ubatuba.
O curso foi realizado pela coordenação de Projetos da Agenda 21 das Escolas da Bacia Hidrográfica do Rio Lagoa, contando com o apoio da Secretaria de Educação e da Câmara Municipal. (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador

Ubatuba - A Secretaria de Saúde de Ubatuba promoverá a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador na próxima semana, dias 15 e 16. O objetivo do evento é traçar, junto com a comunidade, quais são as prioridades de uma política de saúde do trabalhador em Ubatuba. As sugestões dos moradores de Ubatuba contribuirão para a elaboração de uma política estadual e nacional de saúde do trabalhador. Todos os cidadãos estão convidados a participar. A conferência acontecerá no Salão Paroquial da Igreja São Francisco, a partir das 13 horas.
“As reflexões geradas durante a conferência podem servir de importantes ferramentas na implementação de um sistema de saúde mais eficiente”, afirma o secretário de saúde, Dr. Marcos Franco. O evento deverá contar com a presença da sociedade organizada, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores municipais ao participar desta Conferência Municipal. a compor uma política responsável do setor que de conta da construção de uma cidadania do trabalhador ubatubense, com a dignidade e o respeito que merecem.
Índices brasileiros - No Brasil, foram registrados 1.875.190 acidentes de trabalho, no período entre 1999 e 2003. Desse total, 15.293 resultaram em óbito e 72.020 geraram algum tipo de incapacidade permanente. Isto significa que o coeficiente médio de mortalidade no país é de 14,84 por 100.000 trabalhadores registrados (formais). Esse índice é quatro vezes maior que o da França, por exemplo. A situação se agrava quando se considera que a população ativa informal é quatro vezes superior à que possui registro em carteira de trabalho. Não existe um sistema que informe os dados epidemiológicos desta população.
Em Ubatuba - No município de Ubatuba, a proporção entre população de trabalhadores não registrados e registrados é maior que a média brasileira. São pescadores, artesãos, ambulantes cadastrados e não cadastrados, bem como os operários da construção civil informal. Dr. Marcos explica que as ações na assistência médica ambulatorial ainda não estão sendo desenvolvidas de maneira suficiente em nosso município e as ações de fiscalização do ambiente do trabalho estão em fase de organização. “Por essa razão, é tão importante a participação de todos. Estamos em plena fase de reestruturação e os dados colhidos em nosso municípios terão grande influência da criação de novas diretrizes na área da saúde”.
Para mais informações, ligue para 3836-1023 e fale com Rosa. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Programe-se e participe!
Dia 15/09 – 19:00 h
Local: Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde
Escolha e homologação dos delegados com direito a voto na plenária final
01 delegado por entidade
Dia 16/09
Local: Salão Paroquial da Igreja São Francisco de Assis
Rua Professor Tomás Galhardo Galhardo, s/nº - Centro
13:00 h – Abertura da Conferência e aprovação do regimento
13:30 h – Palestra inicial contextualizando os eixos temáticos
14:00 h – Mesas sobre os eixos temáticos:
1 – Como garantir a integralidade e a transversalidade da ação do Estado em saúde dos trabalhadores?
2 – Como incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País?
3 – Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores?
4 – Quais as diretrizes que devem compor a política municipal de saúde do trabalhador de Ubatuba?
16:00 h - Coffee Break
16:30 h - Plenária final (Fonte: PMU)

Tucanos em marcha

Ubatuba - Ontem aconteceu a convenção do PSDB em Ubatuba, que definiu os rumos do partido, conforme o Ubatuba Víbora havia previsto. Duas chapas disputaram os votos de um total de 219 filiados. O resultado foi o seguinte:

Chapa União: 149 votos
Chapa Construção: 68 votos

Como esse resultado a composição do diretório ficou constituída por 22 membros da Chapa União e 10 membros da chapa Construção, mais o Líder da bancada, vereador Charles Medeiros. Onde eu disse ficou, leia-se ficaria, pois na hora da montagem da executiva o partido rachou. Amanhã o vereador Charles Medeiros pedirá desfiliação do PSDB. Junto com ele deverão sair alguns dos que compuseram a chapa Construção. A razão da fratura foi a composição da executiva, com a qual Charles não concordou e que ficou assim constituída:

Presidente
Marco Alcântara

Vice-presidente
Hugo Gallo

Secretário
Arimar Vieira

Tesoureiro
Hélio Camargo

Vogais
Rogério Frediani
Marcílio Lopes

Com a saída de Charles os tucanos não terão mais representante na Câmara Municipal.
(Fonte: Ubatuba Víbora)


Vereador Ricardo Cortes recebe resposta do Secretário Estadual do Meio Ambiente

Ubatuba - José Goldemberg, Secretário Estadual do Meio Ambiente, enviou esta semana ao vereador Ricardo Cortes, PV, um ofício em resposta aos pedidos de esclarecimentos solicitados pelo vereador sobre o Corredor de Exportação do Litoral Norte. O tema foi debatido no Workshop Plano de Ação e Diretrizes para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte. Na carta enviada ao secretário e publicada pelo jornal “A Cidade”, Cortes coloca em questão a alternativa ferroviária para o Corredor de Exportação, que, segundo ele, teria menor custo e menos poluição ambiental. O secretário Goldemberg considerou as colocações, de acordo com o ofício transcrito ao lado.

Aquarelistas realizam exposição em Ubatuba
A arte percorre o caminho que conduz solitários em direção a outros solitários. O fazer artístico é, acima de tudo, rota para “ olhar dentro de si mesmo”

Ubatuba - Cor, luz e transparência e suavidade... essas são as impressões que o visitante experimentará ao visitar a 1ª Exposição de Aquarelistas de Ubatuba, que começa na próxima sexta, dia 16. São 16 artistas e cerca de 100 obras de temas diversos, diferentes técnicas e misturas. Colagens, mistura de aquarela com parafina e aquarela com pastel são algumas das inovações mostradas na exposição, que acontecerá no Casarão do Porto até o dia 2 de outubro.
A aquarela surgiu como forma independente de expressão artística, embora tivesse sido usada por artistas do Renascimento e do Barroco. Ela foi criada pelos ingleses, mais precisamente, por Joseph Turner, por volta de 1800. O professor de pintura e desenho, Benjamín Gonzáles conta que “os ingleses elegeram a aquarela como o meio preferido para concretizar uma obra com muito sucesso, uma forma elegante de expressão artística, dando a ela uma linguagem pictórica”. (Fonte: PMU)

Judocas ubatubenses se destacam no Torneio Independência

Ubatuba - Contando para o ranking de classificação do circuito Shihan de judô, ocorreu neste domingo, dia 4, o “Torneio Independência”, em São José dos Campos com a participação de mil atletas. Os atletas de Ubatuba, mais uma vez, estiveram presentes e “suaram a camisa” para representar a cidade. A Academia Dojo Kano de Ubatuba, liderada pelo professor Josino, enviou 15 atletas e a Associação Esportiva, do professor Luís Carlos, enviou 8 atletas.
Essa foi a quarta etapa do circuito num total de seis. Ubatuba se destacou em várias categorias com atletas já experientes, como: Luís Carlos (1°), Luís Henrique (1°), João Paulo (1°), Luís Renato (4°). O professor Josino de Souza disse que a competição foi ótima também para quem competiu pela primeira vez. “Os atletas puderam sentir de perto a adrenalina de um esporte olímpico e pedagógico, com lutas difíceis e cansaço à flor da pele”.
Nas categorias de oito a treze anos, Ubatuba conquistou medalhas com todos os atletas e a pontuação para o circuito foi excelente. O próximo encontro dos judocas do Vale do Paraíba e Litoral Norte acontecerá em Cruzeiro, dia 9 de outubro. A última etapa do circuito será em Ubatuba, no Ginásio de Esportes Tubão no dia 16 de outubro. (Fonte: PMU)

Animais são reabilitados em Ubatuba

Ubatuba - Animais marinhos debilitados ou encontrados feridos nas praias do Litoral Norte são recuperados em centros de reabilitação mantidos pelo Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) e Aquário de Ubatuba.
O Centro de Reabilitação do Tamar atendeu 200 tartarugas nos últimos quatro anos. O Aquário de Ubatuba recupera atualmente um pinguim, que apareceu nas praias, trazido pela correnteza marinha (leia texto nesta página).
Segundo o coordenador técnico do Tamar, José Henrique Becker, das 200 tartarugas atendidas no centro de recuperação, 151 sobreviveram. Oito tartarugas permanecem em tratamento. Um total de 41 animais não resistiu aos ferimentos ou fadiga e morreu.
O centro de reabilitação do Tamar, implantado em 2001, possui ambulatório, sala de cirurgia e cinco tanques para isolamento dos animais atendidos. No centro, as tartarugas recebem atendimento médico, que inclui medicamentos e alimentação especial e até cirurgias.
O veterinário Max Rondon Werneck é o responsável pelo tratamento e cirurgias das tartarugas encaminhadas ao centro. Ele disse, que cerca de 50% das tartarugas atendidas no centro de reabilitação, apresentavam tumor de pele (fibropapilomas), que em alguns casos provocam a morte do animal. Os pesquisadores do Tamar estudam as possíveis causas da doença.
Segundo Werneck, os tumores se espalham por todo o corpo do animal, prejudicando a sua mobilidade e alimentação. No centro de reabilitação, os técnicos fazem cirurgias para remover os tumores, procedimento que reduz o desconforto das tartarugas.
Werneck afirmou que, as tartarugas debilitadas devido a ingestão de lixo representam o segundo maior índice de atendimento no centro de reabilitação. "O lixo obstrui o intestino da tartaruga e pode levar a morte", explicou.
O centro tratou ainda de casos de afogamento e de lesões ou traumas provocados por captura acidentais ou atropelamentos de embarcações. Apenas um tartaruga acabou sendo transferida para tratamento na capital.
Trata-se de uma tartaruga que teve o casco atingido por um barco. (Fonte: ValeParaibano)

Pinguim é reabilitado no Aquário de Ubatuba

Ubatuba - Um pinguim de Magalhães, originário da Patagônia Argentina foi reabilitado pelos técnicos do Aquário de Ubatuba. O pinguim encontrado em uma das praias da cidade em julho, depois de recuperado será integrado ao plantel do aquário. Segundo a veterinária Paula Baldassin, o pinguim foi parar em Ubatuba levado pela correnteza, após ter se desviado de sua rota. "O animal apareceu muito debilitado e magro. Para recuperá-lo utilizamos vitaminas, antibióticos e alimentação reforçada", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Estrangeiros fazem estágio no Tamar

Ubatuba - A base do Tamar (Tartarugas Marinhas) em Ubatuba recebe mensalmente a visita de pesquisadores estrangeiros interessados em conhecer os projetos e as metodologias utilizadas na preservação das tartarugas. "Nos tornamos uma referência na América do Sul na preservação das tartarugas", disse o coordenador técnico do Tamar José Henrique Becker. A pesquisadora uruguaia Melisa Morales, 26 anos, pesquisadora do projeto Karumbe, de preservação das tartarugas no Uruguai, disse que está em Ubatuba para conhecer a metodologia utilizada com os pescadores que reduziu em muito a captura acidental, bastante comum em seu país. (Fonte: ValeParaibano)

Você é Empreendedor?
Empretec - O que conta é a Atitude!!

Ubatuba - Fazer bons negócios é uma lição que não se aprende na escola. O ensino tradicional sempre esteve mais inclinado a formar empregados do que empreendedores.No balcão, leva vantagem quem faz cursos de capacitação empresarial.
O Empretec é um programa criado pela ONU e viabilizado no Brasil através do SEBRAE, incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas. A sua metodologia é Comportamental e visa capacitar futuros empreendedores e empresários a obterem melhores resultados à frente dos negócios e ajudar na criação de novas empresas. O objetivo é que se possa fazer uma auto-avaliação das principais características que todo empreendedor deve ter, tais como, iniciativa na busca de oportunidades, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, objetividade no estabelecimento de metas, capacidade para planejar e monitorar, capacidade para buscar e valorizar a informação, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, exigência de qualidade e eficiência.
Hoje, o empretec está em mais de 21 países e no Brasil, mais de 64.000 pessoas já fizeram o curso.
Uma pesquisa realizada com os "empretecos" confirmou a eficácia do curso:
·1 93% dos participantes classificaram o curso como excelente;
·2 75% das empresas criadas por "empretecos" cresceram em média 63%;
·3 51% das empresas aumentaram o lucro;
·4 31% de aumento do nível de emprego;
·5 36% de aumento do salário.
Venha você também fazer parte do maior seminário de empreendedorismo do mundo.
Palestra
Dia: 12 de setembro
Horário: 19h00
Local: Salão de eventos da ACIU (R. Dna Maria Alves 587- Centro) (Fonte: ACIU)

Preparando para o mercado de trabalho

Ubatuba - A palestra “Preparando para o mercado de trabalho” será ministrada pela facilitadora Joyce Souza e tem como objetivo transmitir aos participantes conceitos e recursos importantes para o aperfeiçoamento profissional, adequar a postura profissional e informar, preparar, sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância da profissão.
A inscrição é um quilo de alimento e deve ser feita no balcão de empregos (R. Paraná 375) e podem participar todas as pessoas interessadas no assunto.
Local da palestra: Associação Comercial de Ubatuba
Rua: Dona Maria Alves 587 – Centro
Data: 26/09/05
Horário: 9h00
Para mais informações entre em contato com Eduardo no tel: (12) 9126 0043. (Fonte: ACIU)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 09/09 A 15/09/2005

Cine Porto 3833 2066

"A Sogra" comédia com Jane Fonda e Jennifer Lopes

As 17:00 - 19:00 hs

"Terra dos Mortos" Terror
As 21:00 Diariamente

Cine Passeio 3832 2843

"A Fantástica fabrica de chocolate" Dublado
As 16:40 - 18:50 hs

" A Chave Mestra" Terror
as 21:00 hs Diariamente


Preços dos ingressos:
(Cine Porto e Cine Passeio) -Inteiras -$ 8,00 - Meias - $ 4,00
Preços promocionais(2ª , 3ª , 4ª feira) Inteiras - $ 6,00 - Meias - $ 3,00
cineporto@hotmail.com
 
Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Crime ambiental sendo cometido na praia do Itaguá - Estão de parabéns a Diretoria Executiva da 119ª Subsecção de Ubatuba da Ordem dos Advogados do Brasil juntamente com a Comissão da Mulher Advogada da OAB de Ubatuba por realizarem ontem (9), no prédio onde está instalada parte da Câmara Municipal de Ubatuba, palestra do Promotor de Justiça e Professor de Direito Ambiental, Dr Luiz Paulo Servinkas sobre o tema "Noções Gerais do Direito Ambiental".
O não comparecimento dos representantes do Legislativo e do Executivo de Ubatuba, ambos estudantes de Direito, é prova cabal do interesse que eles têm pela matéria.
Servinkas enfatizou a responsabilidade que cada um de nós tem, também, para com as gerações futuras na proteção do meio ambiente e deixou claro, para a maioria, que não podemos ser flexíveis no desrespeito para com a legislação ambiental, sob pena de inviabilizarmos uma boa qualidade de vida em futuro não muito distante.
Ontem, à noite, um alerta. Hoje de manhã...
Na foto acima vemos um crime ambiental sendo cometido pela Prefeitura de Ubatuba. Está em andamento a descaracterização completa da praia do Itaguá, iniciada com a reconstrução criminosa do muro de arrimo ali existente.
É triste ver a administração municipal dar um péssimo exemplo ao desrespeitar as leis ambienteis e, os profissionais da área abrangida pelo sistema CONFEA/CREAs, funcionários públicos municipais, serem coniventes com isto. Alerto a esses profissionais que atentem para o Código de Ética de suas profissões e façam a parte que lhes cabe na construção e defesa de uma sociedade que a cada dia melhore a qualidade de vida de seus membros.
Da foto surge a pergunta capciosa: É "molhe" ou quer mais?

Luiz Moura
Ubatuba, SP


Desarmamento - Parabéns, Sr Ernesto Cardoso, pelas suas palavras a respeito do desarmamento. Querem desarmar quem pode se defender como último recurso, diante da falência do estado e esquecem de melhorar as polícias e os orgãos de repressão da criminalidade. Estou consigo!

Wagner Aparecido Nogueira
Ubatuba, SP


Impressões - Penso que todas as convenções de partidos políticos devam ter as mesmas características. Uma verdadeira guerra travada em batalhas intestinas. Como nunca atinei para estas singulares pelejas, somente agora, lendo na web local matérias alusivas ao tema, percebi o afã pelo poder entre os afiliados do mesmo partido. Confesso não saber avaliar o cerne das questões divergentes entre as chapas candidatas, o que me desautoriza qualquer opinião a respeito. Minha certeza é que a força que move os envolvidos é desprendida, tanto de interesse, quanto de vaidade pessoal. Uma disputa acirrada, consciente e convicta, de poder fazer mais e melhor pelo interesse coletivo é, incontestavelmente, além da doação cívica, um comportamento referencial de cidadania.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


"Vai falar com o capeta!" - Abertura dos jogos da Semana da Pátria, no ginásio de esportes, “Benedito Pinho Filho”(Tubão). Como de costume a casa está lotada. Não dá para entrar. Já faz algum tempo que, o Tubão, não comporta esses eventos. É pequeno demais e o Município deve pensar em construir espaços maiores.
Estava lá para tentar curtir a arte inicial de um ser querido. Não conseguindo acesso fiquei conversando, na frente da porta principal, com colegas, em ambiente de paz e concórdia.No melhor da conversa passa um jovem de bicicleta, no meio do povo lá reunido e, com ela, rasga a camisa e arranha um de meus interlocutores. O Sr. Professor, educadamente e com bons modos, como cabe à classe, solicita mais cuidado e indica que o local é inadequado para circular com bicicletas.
Para surpresa de todos, o jovem, joga a bicicleta na calçada e vem desafiante, ameaçador, irritado, gritando: “Vai falar com o capeta!. Você não é meu pai!”. Ante os olhares fulminantes e de repúdio dos três adultos, que acompanhávamos ao Sr. Professor, retirou-se mastigando xingos.
A reação violenta, despropositada e fora de lugar do jovem alto, magro, esguio e mal encarado trouxe a minha mente uma resposta espontânea: “Meu amigo, o Sr. Professor já está falando com o capeta e não deseja ser teu pai”. Em atenção à não violência e ao inusitado da reação mantive silêncio. Olhos arregalados e surpresos com a falta de compostura, perguntamo-nos. Que é isto?. Para onde caminha nossa juventude?.A juventude está sendo educada ou deixando de ser educada?. Há notícias de comportamentos violentos, desmotivados e de gangues organizadas, no dia a dia das escolas, nas concentrações dos logradouros públicos, campos esportivos, veículos de transporte coletivo etc. Bebida e droga, supostamente, estão presentes nesse submundo.
Quais as causas? São muitas e bastante diversificadas. Não cabem nesta crônica.
A família está desintegrada e deixou de ser o espelho onde o jovem pode se mirar, receber carinho, manter diálogo, assimilar princípios, boas maneiras, respeito às pessoas e aos mais velhos, cultura cívica, tradições familiares e nome a preservar.
A sociedade está dominada por um consumismo irracional e transmite, através dos meios de comunicação, a necessidade do sucesso e que, os bons, são aqueles que tiram proveito de tudo, se locupletam e tem vantagens.
A política. Ora a política! Corrompeu-se do nível municipal ao federal, da empresa privada à pública, do vereador ao Presidente da República. Todos querem enricar com dinheiro público. Pegos com a boca na botija, as provas não são mais provas. Os milhões em contas bancárias, no exterior, caíram do céu e não são delitos. Mansões e fazendas, de quem nunca pagou imposto de renda, foram doações dos anjos.
A escola sofre as conseqüências da família desintegrada, da sociedade avarenta e da política corrupta e pouco pode fazer na “camisa de força”de pobreza, abandono e salários miseráveis de seus mestres e dirigentes. Por outro lado, autoridades, historicamente viciadas, realizam, com verbas da educação, programas esportivos, culturais, de saúde, assistência social, escola da família etc. etc. Na panacéia dos desvios de verba acaba não sobrando dinheiro para equipar as escolas, fornecer aos alunos os materiais e atendimentos necessários e ministrar educação de qualidade e voltada para o aluno.
Nesse quadro explica-se a falta de educação e a descompostura do jovem do Tubão. A sua frase pode ser profética. Teremos que falar com o capeta para resolver nossos graves problemas políticos, econômicos e sociais?.

Corsino Aliste Mezquita.
RG. 2.976.292 – 3
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

São Sebastião:

Toque-toque - Luciano Cancelier

Toque-Toque
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor