Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 13 de setembro de 2005 - Nº 1362 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
Ventania pára balsas no litoral e prejudica 800


Caraguatatuba
EMEI e Ensino Fundamental têm matrículas abertas até 30 de setembro em Caraguá
Ájax vence Copa Zona Sul de Futsal
Artistas fazem jogo beneficente em Caraguá
Comunidade do Perequê aprova recreação no Bairro
Centro de Atendimento Psicossocial tem nova sede no Poiares a partir do dia14
Câmara discute Títulos de Cidadão
General de Divisão visita Câmara de Caraguá


Ilhabela
Chapa de apoio a Manoel Marcos vence eleição do PSDB na Ilha
Homem leva quatro tiros na madrugada
Carona com desconhecido acaba em estupro na Ilha
Padeiro é rendido por assaltantes quando chegava no serviço


São Sebastião
Família unida na II Semana de Vela de São Sebastião
2ª Semana de Vela de Monotipos de São Sebastião
II Semana de Vela de São Sebastião apresenta cultura caiçara
Velejadores da classe Optimist têm confraternização após regatas
Fábio Melchert se mantém favorito da II Semana de Vela de São Sebastião
Câmara dobra número de assessores de vereadores
Paulo Julião é eleito presidente do PSDB de São Sebastião
Prefeitura inicia criação de equipe técnica para revisão do Plano Diretor
Seduc abre inscrições para crianças que não estudaram em 2005
Veículos furtados em São Sebastião preocupa vereador Kotian
Projeto Atividade inicia atividades no Tebar
A equipe de Bocha Sampoc A está a dois jogos do título
Equipe de Handebol Masculino Sebastianense conquista taça em comemoração ao aniversário de Ilhabela
Paulo Roger é campeão do Grand Prix em Boiçucanga
Processo seletivo para Cursos Profissionalizantes reuniu mais de mil candidatos

Ubatuba
Executivo pede criação de Fundo e Conselho Municipal de Turismo
Maranduba recebe segunda etapa do Circuito de Águas Abertas
Projeto de estacionamento é apresentado a comerciantes
Ubatuba recebe futebol dos artistas
Jogadores do campeonato dentinho de Ubatuba voltam a campo neste sábado
Secretaria de Assistência Social promove palestra sobre primeiro emprego
Projeto Sol Nascente retoma atividades
Edson Sírio é campeão da Copa Caiçara de futmesa
Vítimas acham objetos roubados em danceteria


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Ventania pára balsas no litoral e prejudica 800
Passageiros são levados para abrigos para aguardar o fim da ressaca

Litoral Norte - Rajadas de vento de 100 quilômetros por hora impediram ontem a travessia das balsas entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte, prejudicando pelo menos 800 pessoas nas duas cidades que não conseguiram atravessar o canal.
Trezentas pessoas tiveram que permanecer abrigadas nos dois terminais da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), em São Sebastião. A previsão era que o grupo passaria a noite nos locais. A travessia foi interrompida às 15h.
Parte dos usuários passou a noite dentro de cinco ônibus levados ao local pela Defesa Civil e pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de São Sebastião. Todas as pessoas receberam lanches.
No lado de Ilhabela, cerca de 500 usuários que aguardavam a travessia nas balsas foram deslocados para o Centro Comunitário do bairro Barra Velha, onde receberam assistência da Prefeitura de Ilhabela.
Veículos formaram filas de até um quilômetro nos acessos às balsas nas duas cidades. Desde 2001 não havia interrupção acima de 12 horas na travessia das balsas.
A Dersa informou que as balsas grandes não atravessam o canal com ventos acima de 20 nós (37 quilômetros por hora), e as pequenas acima de 15 nós (27 quilômetros por hora).
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de ambas as cidades não registraram outras ocorrências por causa dos ventos.
Segundo a Capitania dos Portos, que monitorou com a Dersa a velocidade dos ventos na noite de ontem, as rajadas variaram de 30 a 50 nós (de 55 a 100 quilômetros por hora).
O órgão enviou patrulhas marítimas para monitorar a entrada do canal de São Sebastião para tentar evitar acidentes com embarcações. Segundo a Marinha do Brasil, os ventos provocaram ondas de até 2,5 metros.
FRENTE FRIA - Segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista, a previsão para hoje no Litoral Norte é que os ventos continuem fortes, por causa da chegada de uma frente fria ontem.
A temperatura deverá cair em torno de 10ºC, baixando para 14ºC. A Marinha do Brasil informou que o mar no Litoral Norte deve permanecer de ressaca hoje, provocando avanço da maré pela costa, o que deve manter as ondas altas e o vento forte.
Segundo o Cptec, órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), todo o Vale do Paraíba será atingido pela frente fria. O frio poderá causar, a partir de hoje, pancadas de chuva e queda de temperatura nas cidades do Vale Paraíba. (Fonte: Alexandre Alves/ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


EMEI e Ensino Fundamental têm matrículas abertas até 30 de setembro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já iniciou as matrículas para o ano de 2006, nas escolas da rede municipal de ensino. Até 30 de setembro, podem ser matriculados alunos que já freqüentam a pré-escola e devem ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação abriu desde 29 de agosto as matrículas para o ano letivo de 2006 nas escolas da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Nessa primeira fase, que começou no dia 29 e vai até 30 de setembro, podem fazer reserva de matrículas os pais de alunos que já estão na pré-escola da rede pública. Segundo a SME, os pais devem comparecer à escola e confirmar se o aluno continuará na rede municipal no próximo ano, ou seja, na 1ª série do Ensino Fundamental.
Na segunda fase, que também será encerrada no dia 30 de setembro, podem ser inscritas no Ensino Fundamental (1º ano), crianças que não estudam na EMEI, com 6 anos completos, ou a completar até 31 de janeiro de 2006. Nessa etapa, alunos que atualmente estudam na rede particular podem se inscrever nas escolas municipais.
A terceira fase é para os alunos com idade acima de 8 anos completos em 2005 que estejam fora da escola, em qualquer série do Ensino Fundamental, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições para esses alunos também vão até 30 de setembro, em qualquer unidade escolar mais próxima da residência do estudante (todas as escolas municipais são postos de cadastramento).
Nessa fase estão inclusas também as três escolas de Ensino Fundamental do 5º ao 8º ano, localizadas nos bairros Casa Branca, Getuba e Massaguaçu.
Matrículas para a Educação Infantil - De 17 de outubro a 4 de novembro, estará aberta a matrícula para os alunos que já freqüentam a EMEI, no Maternal, Nível I e Nível II. A partir de 18 de novembro, estarão abertas as vagas para alunos que não estão nas escolas da rede municipal e devem ingressar na pré-escola nos Níveis I(4 anos) e II(5 anos).
De 21 de novembro a 2 de dezembro, estarão abertas as matrículas para crianças ingressantes no Maternal(3 anos). A inscrição pode ser feita na EMEI mais próxima à casa da criança que será matriculada para o ano letivo de 2006.
Faixa etária para ingresso nas Escolas Municipais de Educação Infantil - Para ingressar nos Centros de Educação Infantil (creches), a criança deve ter no mínimo 3 meses e no máximo 3 anos e 11 meses. Para ser matriculado no Maternal, o aluno deve ter 3 anos completos ou a completar até 31 de janeiro de 2006. No Nível I, o aluno pode ingressar com 4 anos completos, ou a completar em 31 de janeiro de 2006, e no Nível II, a idade mínima exigida é de 5 anos completos, ou a completar até 31 de janeiro de 2006.
Documentos necessários para matrícula nas EMEIs de Caraguá - Para matricular o aluno na Educação Infantil a escola exige dos pais ou responsáveis o xerox dos seguintes documentos: certidão de nascimento, carteira de vacinação, RG do responsável e comprovante de residência (luz ou telefone).
Para os alunos ingressantes no Ensino Fundamental são necessários os seguintes documentos: Xerox da certidão de nascimento ou RG, xerox da carteira de vacinação, xerox do RG do responsável e comprovante de residência (luz ou telefone).
Procure a escola mais próxima de sua casa e matricule seu filho! (Fonte: PMC)

Ájax vence Copa Zona Sul de Futsal
No final de todas as competições será realizado um campeonato somente com os campeões de cada núcleo, onde decidirá o campeão do ano

Caraguatatuba - A equipe Ájax sagrou-se campeã da Copa Zona Sul de Futsal 2005. A disputa final aconteceu na sexta-feira, dia 9, no Ginásio de Esportes do Bairro Perequê Mirim e a equipe enfrentou o time Raiz Negra, que empatou de 2 a 2 no tempo normal de Jogo. A decisão foi para os pênaltis, quando a partida terminou de 4 a 3 para a equipe Campeã.
A Copa Zona Sul de Futsal 2005 foi mais um evento organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação, que tem como objetivo incentivar a prática esportiva na cidade e valorizar os times já existentes no município, dando oportunidade aos esportistas de competir em diferentes campeonatos.
A copa teve início no dia 15 de agosto com a participação de 18 equipes da região sul e a participação de 218 atletas, que disputaram 40 partidas.
A equipe Ájax foi campeã; Raiz Negra, vice-campeã e Jovens da Paz a terceira colocada. As vencedoras foram premiadas com troféus e medalhas.
No final de todos os campeonatos a Secretaria de Esportes irá organizar uma disputa onde as equipes campeãs de cada núcleo irão se enfrentar. O vencedor será premiado como a equipe vitoriosa do ano. (Fonte: PMC)

Artistas fazem jogo beneficente em Caraguá
O alimento arrecadado será doado para o Fundo Social de Solidariedade que se encarregará de fazer a distribuição dos mantimentos

Caraguatatuba - O Ciase (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativos) em Caraguatatuba será palco de um desfile de estrelas. Atores globais e não-globais visitam a cidade no dia 17, sábado, às 18h, para participar de um amistoso de futsal em prol do Fundo Social de Solidariedade.
O time, que terá artistas como Rodrigo Faro, Henri Castelli, Kadu Moliterno, Irã Malfitano, Juan Alba e Marco Antônio Gimenes (o Urubu de Malhação), irá disputar com uma equipe formado pela secretaria de Esportes e Recreação, que também é organizadora do evento.
O principal objetivo da competição é contribuir com o trabalho do Fundo Social que luta para ajudar famílias carentes do município.
O ingresso será um quilo de alimento não perecível, menos sal, e R$ 2,00 (dois reais). (Fonte: PMC)

Comunidade do Perequê aprova recreação no Bairro
Além das brincadeiras, as crianças receberam escultura em balões e foram premiadas com medalhas nas gincanas.

Caraguatatuba - Mais de 70 crianças do Bairro Perequê Mirim compareceram no campo de futebol, localizado na rua Antônio Ouvídio Ferreira, para participar do projeto Recreação nos Bairros, idealizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba. O evento aconteceu no sábado, dia 10, e foi aprovado pela comunidade.
No local foram desenvolvidas atividades de recreação, como bambolé, corrida de saco, gincanas com premiação, dança, jogos coletivos e também foram distribuídas esculturas em balões. As crianças participaram ativamente de todas as brincadeiras. A comunidade, que além de ir prestigiar as atividades, contribuiu para o sucesso do evento emprestando um aparelho de som para a realização da dança.
Para a moradora Maria Zilene Ferreira, essa é uma atividade que deveria acontecer todos os finais de semana, para que as crianças não fiquem soltando pipas na rua. Já para a dona de casa Luciana da Silva nunca houve atividade com esta no bairro. “Isso faz com que as crianças sejam incentivadas a praticar uma atividade esportiva”, disse.
O projeto, que tem como objetivo percorrer todos os bairros do município proporcionando à comunidade lazer e diversão para adultos e crianças, com brincadeiras e competições esportivas, teve início no final do primeiro semestre e atendeu o bairro do Tinga, em seguida o trabalho foi suspenso devido a realização da 49ª edição dos Jogos Regionais na cidade. Com o reinício dos trabalhos, a secretaria de Esportes espera atender todos os bairros até o final do ano. (Fonte: PMC)

Centro de Atendimento Psicossocial tem nova sede no Poiares a partir desta quarta-feira 14
O CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) de Caraguatatuba está de mudança nesta segunda e terça-feira,12 e 13, devendo voltar a atender seus pacientes na nova sede à partir de quarta-feira

Caraguatatuba - Os pacientes do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, serão atendidos em nova sede à partir de quarta-feira, dia 14. Entre segunda e terça-feira, 12 e 13, está acontecendo a mudança de endereço. O Centro, que funcionava na rua São José dos Campos, no bairro Sumaré tem agora sua nova sede no bairro Poiares.
“O espaço físico será maior e nós poderemos ampliar o atendimento de pacientes”, afirmou a coordenadora do CAPS, Giovana Morales Leite Moreno.
Atualmente o CAPS conta com uma equipe com um médico psiquiatra, dois assistentes sociais, dois terapeutas, um enfermeiro e um psicólogo.
O Centro de Atendimento Psicossocial é um serviço de reabilitação do paciente com deficiência mental, e serve como uma substituição aos hospitais psiquiátricos. “Hoje existem vários serviços substitutivos além do CAPS, como as cooperativas de trabalho, os centros de convivência e outros núcleos similares. Eles servem para que o paciente possa ser tratado próximo à sua família”, explicou Giovana.
O novo CAPS está situado na avenida Rodrigues Alves, número 91, no bairro do Poiares, e o horário de atendimento é das 7 às 17 horas. (Fonte: PMC)

Câmara discute Títulos de Cidadão
Na pauta constam também denominações de rua

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira – 13 de setembro, durante a sua 29ª Sessão Ordinária semanal, 6 (seis) projetos de Lei, sendo 3 de Decreto Legislativo e 3 de Denominação de rua. Está confirmada também a presença do General Costa Lemos, Comandante da 2ª Divisão de Exército, com sede em São Paulo.
Nesta sessão serão discutidos e votados 3 (três) Projetos de Decreto Legislativo, sendo 2 (dois) deles de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB) e um de autoria do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB).
Do Vereador Farmácia os Decretos Legislativos são para o senhor Celso Souza e Silva e para o Secretário Municipal de Serviços Municipais, Roberti Costa. Do Vereador Lobinho o Decreto Legislativo vai para o senhor Marcelo Monteiro Licarião. Os Projetos de Decreto Legislativo concedem a honraria do Título de Cidadão Caraguatatubense.
Os 3 (três) projetos restantes são de denominação de rua, sendo 2 (dois) deles de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB) e o terceiro tem como autor o Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS).
Do Vereador Pardim a denominação é de rua Abidon Pereira dos Santos para a atual travessa Ismael Iglesias, localizada no Barranco Alto. Já os projetos de Mansano denominam de rua Honorata dos Santos Furtunato a atual rua 8 (oito) no Jardim Jaqueira e de rua Furtado Fortunato a atual rua 2 (dois), localizada no Jardim Itaúna.
Esta sessão será excepcional, pois contará com a presença do General de Divisão Costa Lemos, Comandante da 2ª Divisão de Exército, sediada em São Paulo, que está no comando de uma Operação de Lei e Ordem, que os comandos de Infantaria, Artilharia, Cavalaria e Aviação do Exército estarão realizando na cidade até o dia 16 deste mês na cidade. O General virá a sede do Legislativo para falar sobre a operação, sobre o Exército e o trabalho de nossos soldados no Haiti. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

General de Divisão visita Câmara de Caraguá
Comandante da 2ª Divisão de Exército estará presente na Sessão Ordinária

Caraguatatuba - O Comandante da 2ª Divisão de Exército, sediada em São Paulo e responsável por todo o contingente do Exército no estado, General de 3 (três) estrelas Costa Lemos, estará presente na Câmara Municipal de Caraguatatuba nesta terça-feira – 13 de setembro, durante o Expediente da Sessão Ordinária semanal. A visita faz parte da Operação “Garantia de Lei e da Ordem”, exercício que os militares farão até o dia 16 deste mês.
A 2ª Divisão de Exército, denominada “Divisão Presidente Costa e Silva”, fará até o dia 16 de setembro, nas cidades de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião, um simulado, um exercício de nome “Garantia da Lei e da Ordem”, empregando pelo menos 1.100 homens de diversas armas.
O exercício destina-se ao preparo das tropas na proteção do Patrimônio Público e da Segurança das cidades e regiões, caso haja determinação para isso vinda do Governo Federal.
Dos quase 1.100 homens estarão presentes tropas da 11ª Brigada de Infantaria Leve, 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), chamada de “Pronto Emprego”, instalado em Caçapava, 12º Grupo de Artilharia de Campanha e do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, além de aeronaves do Bavex (Batalhão de Aviação do Exército), sediado em Taubaté.
O codinome “Pronto Emprego”, destina-se a tropa preparada para a primeira ação, seja de ataque, intervenção, defesa da nação ou controle de distúrbios, mantendo a Lei e a Ordem. O fato de receberem o nome de “Aeromóvel”, vem da facilidade em se locomover de helicóptero.
Neste exercício os militares irão simular distúrbios de ordem em prédios públicos, bloqueio e controle de estradas e vias urbanas, policiamento ostensivo, patrulhamento viário, resgate de refém, trato com a população, defesa de áreas estratégicas, busca e apreensão dentre outros.
Na ocasião o General Costa Lemos deverá estar acompanhado do General Bringel, da 12ª Brigada de Infantaria Leve – Aeromóvel, mais oficiais e subalternos, quando deverão dar uma palestra sobre o exercício, sobre a situação do Exército atualmente e a campanha no Haiti, onde o Brasil chefia a Força Internacional de Paz. A palestra será ministrada pelo Tenente Coronel Escoto. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Chapa de apoio a Manoel Marcos vence eleição do PSDB na Ilha

Ilhabela - A ex- vereadora de Ilhabela, Maria das Graças F. dos Santos Souza, a Gracinha (foto), da chapa 2, que apóia a administração do prefeito Manoel Marcos, é a nova presidente do PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, de Ilhabela.
A escolha ocorreu no domingo, dia 11, durante a convenção do partido, que foi marcada por uma disputa acirrada, num clima bastante tenso, que deveria terminar às 16h00, mas se estendeu até por volta das 20h30.
A vitória ocorreu por apenas 14 votos de diferença entre Gracinha e a ex-candidata a vice-prefeita, Ana Maria, representante da chapa 1, que concorreu com apoio de Antônio Colucci.
Dos 349 filiados, 75% comparecerem para votar, um dos maiores índices de comparecimento registrado no Estado de São Paulo. Sem nenhum voto branco ou nulo, a chapa vitoriosa conquistou 51% dos votos e a chapa 2 obteve 49%.
“O PSDB saiu fortalecido. A grande conquista é que conseguimos provar que o partido não tem dono. Chega de hegemonia, o partido é um lugar para discutir idéias e fazer o bem”, afirmou Maria Inês Fazzini Biondi, secretária de Meio Ambiente, que apoiou a candidatura de Gracinha.
Com esse resultado, mesmo não tendo conquistado a presidência do partido, dos dez membros que compõem a executiva, 4 integram a chapa 1, considerada de oposição. “Com toda a força do poder da máquina administrativa trabalhando contra nós, se formos pôr na balança, até que o resultado não foi tão ruim. O partido não será unanimidade, vai continuar com duas correntes internas, uma delas de oposição ao prefeito”, afirma Colucci.
Divisão - O principal motivo da divisão do PSDB de Ilhabela foi a falta de consenso com relação ao apoio à administração do prefeito Manoel Marcos.
“Evidentemente que temos interesse em ter o partido nosso lado e demonstramos isso quando alguns membros passaram a ocupar cargos na prefeitura. Por outro lado, temos um forte vínculo com o governador Geraldo Alckmin e isso pode ser muito positivo para a futura executiva”, disse o prefeito. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem leva quatro tiros na madrugada

Ilhabela - G.T.O., de 39 anos, foi baleado por quatro tiros na madrugada de sábado. A Polícia Militar foi chamada por funcionários do pronto-socorro municipal.
Como a vítima não estava em condições de prestar depoimento e sem testemunhas do crime, a polícia não conseguiu informações que levassem a autoria e motivo da tentativa de homicídio, registrada na delegacia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Carona com desconhecido acaba em estupro na Ilha

Ilhabela - Pegar carona com desconhecido acabou mal para uma adolescente de 14 anos. Ela foi estuprada pelo motorista, que foi preso em seguida pela Polícia Militar. O crime aconteceu na madrugada de sábado.
A vítima estava com duas amigas, de 14 e 16 anos de idade, caminhando no bairro Engenho D’Água, a caminho de casa, quando apareceu o vigia A.R.S., de 29 anos, que ofereceu uma carona.
As três aceitaram, entrando no carro do desconhecido, um Gol preto. No bairro Itaguassu, ele parou e ordenou que duas das meninas descessem, impedindo que a terceira desembarcasse.
As duas chamaram a Polícia Militar, que a princípio pensou se tratar de um seqüestro. Os policiais fizeram patrulhamento no bairro, mas não encontraram suspeito e vítima.
Posteriormente, o setor recebeu um chamado do pronto-socorro Municipal, que havia recebido uma adolescente vítima de estupro, confirmado por exame médico.
Após deixar as amigas na rua, o vigia tinha amordaçado e vendado a vítima, conduzindo-a para um cômodo de uma pousada em que trabalha, onde a estuprou.
Os policiais fizeram diligência na pousada, encontrando o vigia, que foi conduzido à delegacia, onde se registrou o estupro. Ontem, ele foi transferido para cadeia masculina de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Padeiro é rendido por assaltantes quando chegava no serviço

Ilhabela - O padeiro J.R.R.S. foi rendido por dois assaltantes quando chegava na padaria para fazer os pães, por volta das 4h00 de segunda-feira, na avenida Princesa Isabel, no bairro Perequê.
A vítima foi obrigada a abrir a porta para a dupla que rendeu ainda o vigia do estabelecimento M.P.S., que foi agredido e amarrado no banheiro.
Os assaltantes estavam armados, encapuzados e trajavam roupa preta. Eles pegaram dinheiro do caixa, cujo valor não foi divulgado, fugindo em seguida.
A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulha-mento pelo bairro, mas sem encontrar os suspeitos. O crime foi registrado por volta das 12h00 na delegacia da cidade.
Na semana passada, uma padaria de Caraguatatuba, registrou um roubo semelhante, com o padeiro sendo rendido quando estava de serviço de madrugada para a primeira fornada do dia. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Família unida na II Semana de Vela de São Sebastião

São Sebastião - Além de reunir, esporte, lazer e cultura, a II Semana de Vela de São Sebastião, também trouxe para a cidade verdadeiros pais “corujas”. Isso porque famílias inteiras compareceram a cidade para prestigiar e acompanhar seus filhos neste primeiro final de semana de competições.
Segundo Stefania Mazzaferro, esposa do coordenador Estadual de Optimist Maurício Mazzaferro e mãe de três competidores da regata,é muito gratificante ver sua família participando de competições como esta Semana de Vela de São Sebastião. Seus filhos que participam desde pequenos e já competiram em três campeonatos brasileiros.
Stefania tem três filhos, Steffano, 13, Carlo, 11 e Cláudia, 9, todos competem desde os sete anos de idade.
Em abril deste ano sua filha caçula Cláudia Mazzaferro, ganhou em 2º lugar no campeonato Sub-Brasileiro em Porto Alegre. Seu outro filho, Carlo participou do campeonato Norte-Americano e se classificou em 1º lugar na classe optimist. O mais velho, Steffano que veio a São Sebastião para disputar na II Semana de Vela da cidade pela classe optimist.
“É muito gratificante colher os frutos que plantamos no passado” completou a matriarca da família Mazzaferro.
Seus filhos acham muito gostoso participar das regatas. “No começo eu corria por diversão, principalmente quando se tem bastante vento para velejar, mas depois, acabei levando a sério e comecei a formar um caráter de competidor” disse o velejador Steffano Mazzaferro. (Fonte: Imprensa Livre)

2ª Semana de Vela de Monotipos de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da SEESP (Secretaria Municipal de Esportes), realiza desde sábado (10), a II Semana de Vela de São Sebastião. O evento será disputado em dois finais de semana, na praia do Porto Grande (Praça da Vela), na região central.
Nos dias ontem (10/09) e hoje (11/09), as regatas foram disputadas na classe Optimist. Já nos dias 17 e 18, as competições envolvem todas as categorias. São elas: Optimist, Holder, Laser Standart, Laser Radial, Laser Feminino, Laser 4.7, Dingue, Snipe, 470, 420, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14 e Day Sailer, todas de monotipos.
Para as categorias que disputam no próximo final de semana, dias 16 à 18, os interessados podem se inscrever no site www.saosebastiao.sp.gov.br/semanadevela , até a quinta-feira, 15 ou na Seesp, no Topovaradouro, até as 12 horas no dia da competição. Os telefones da secretaria são (12) 3892-2062 e 3892-6257.
A SEESP estará totalmente voltada ao evento e pretende facilitar a inscrição dos velejadores até o dia da disputa. As premiações serão troféus artesanais feitos pela Cooperativa de São Sebastião. Todos os participantes receberão um prêmio artesanal e uma blusa do evento. Para a classe de Optimist, o evento vale ranking para o Campeonato Brasileiro de 2006.
A II Semana de Vela de São Sebastião é patrocinada pelo Banco Santander Banespa, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Porto Grande Hotel e Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), com apoio da Sorveteria Rocha I, Pão de Açúcar, Pousada do Fort, Hotel Arrastão, Pousada da Sesmaria e Pousada Ana Doce. (Fonte: Imprensa Livre)

II Semana de Vela de São Sebastião apresenta cultura caiçara

São Sebastião - Durante a II Semana de Vela de São Sebastião, iniciada no último sábado, dia10, os visitantes amantes do mar e da vela puderam conhecer também uma das marcas da tradição e cultura do caiçara: o artesanato sebastianense.
Espaços foram montados no Porto Grande Hotel, local onde acontece o evento, destinados às diferentes categorias da arte.
A Cooperativa de Artesanato de São Sebastião (Cooperartess), o artista Venino Moreira - o Nino e a artesã Elisabete Saraceni, apresentaram seus trabalhos como panelas de barro, pássaros e barcos em madeira e bijuterias.
Na barraca da Cooperartess são vendidas bolsas de algodão cru pintadas, panelas de barro, tapetes, bonecas de pano, almofadas, cintos, todos feitos à mão, pintados com os mais diversos temas.
Já a do artista Nino, segundo ele, são obras realizadas em madeira, com temas marítimos que caracterizam o caiçara. “É um artesanato tradicional que enfoca a pesca. São barquinhos de pesca como os do Bairro de São Francisco”.
Além dessas, existe ainda uma barraca do Fundo Social de Solidariedade que vende camisetas e adesivos com o símbolo turístico da cidade. A renda arrecada é utilizada para as ações sociais que são desempenhadas pela entidade em prol das famílias carentes do município.
Informações Turísticas - A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) disponibilizou um local para a entrega de folders com informações da cidade, como mapas e os próximos eventos que São Sebastião receberá, afim de que seu visitante tenha conhecimento e programe suas viagens para o Litoral Norte.
Responsável pelas informações, a Sectur deixou um de seus estagiários do curso de história para cuidar e responder curiosidades dos visitantes.
Meio Ambiente
Com a preocupação do excesso de lixo produzido pelos turistas, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental, formulou folders com informações da coleta seletiva.
No folheto de papel reciclado, possuem dados que dizem sobre as vantagens da conscientização da coleta seletiva e de como deve ser realizada a separação do lixo em casa, evitando a poluição da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Velejadores da classe Optimist têm confraternização após regatas

São Sebastião - Depois de sentir o vento no rosto e deslizar sobre o canal marítimo de São Sebastião, durante as regatas de classificação, os atletas da classe Optimist participaram de uma confraternização oferecida pela organização do evento no último domingo, 11.
A Secretaria Municipal de Esportes (SEESP) recepcionou os atletas, que voltavam das competições do domingo, com canoas montadas próximas a praia, repleta de frutas, sucos e refrigerantes.
Para o velejador da classe Optimist, Rafael Krausz, após “suar” nas regatas nada melhor do que descansar junto aos companheiros comentando sobre as provas. “Depois de fazer tanto esforço no canal, fazemos um balanço da intensidade do vento, sobre toda a regata e aproveitamos pra discutir sobre outros assuntos, e essa idéia da confraternização é muito boa”.
Os sanduíches foram entregues pela Prefeitura de São Sebastião e todas as frutas estão sendo oferecidas pelo Supermercado Pão de Açúcar de São Sebastião. A II Semana de Vela é uma realização da Prefeitura de São Sebastião e da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp).
A Seesp também informa que para o próximo final de semana, quando competem mais outras 11 classes de monotipo, heverá mais confraternizações para os velejadores.
“Queremos recebê-los da melhor forma possível”, disse o prefeito da cidade Dr. Juan Garcia. (Fonte: Imprensa Livre)

Fábio Melchert se mantém favorito da II Semana de Vela de São Sebastião

São Sebastião - Mesmo com pouco vento, de aproximadamente 10 nós que permitiu a realização de apenas uma regata, o resultado deste domingo da II Semana de Vela de São Sebastião (11/09), manteve ‘o prata da casa’, Fábio Melchert em primeiro lugar em toda a competição da classe Optimist.
No sábado (10/09), o velejador sebastianense, atual líder do ranking da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), venceu duas, das três regatas disputadas e obteve ainda um 3º lugar.
Conforme destacou, a idéia é conquistar o título da Semana de Vela e, posteriormente, mudar de classe. “Em breve vou competir pela classe 420, que são barcos um pouco maiores”, frisou Fábio Melchert.
Segundo a árbitra geral da Federação de Vela de São Paulo (Fevesp), Sibylle Buckup, os jovens velejadores foram para a água ao meio dia e só puderam largar as 13h30. “Hoje o Canal de São Sebastião recebeu o vento de norte, que não é muito comum aqui”.
Ainda de acordo com a arbitra, a competição de ontem favoreceu aos atletas mais leves. “Mas os resultados ainda são provisórios, teremos mais regatas no próximo final de semana, dependendo do vento, e tudo pode mudar”.
Sibylle acrescenta que durante a regata, o velejador da Ilhabela, Pedro da Luz, ‘queimou’ a largada, sendo desclassificado da regata, dando o título de vencedor de hoje, para o sebastianense Melchert. “Antes do apito de largada, tem-se uma contagem regressiva, ele saiu durante essa contagem. O velejador deveria ter feito uma volta de 360º, mas continuou, invalidando o resultado”.
No iatismo, a contagem dos pontos é feita pela colocação, ou seja, quem obtiver menos pontos somando as regatas, é o campeão.
Confira os resultados gerais provisórios
1º Fábio Melchert (São Sebastião)
2º Carlo Mazzaferro (São Paulo)
3º Steffano Mazzaferro (São Paulo)
4º Daniel Cardial (Ilhabela)
5º Nicolas de Jesus (Ilhabela) (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara dobra número de assessores de vereadores

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião passarão a ter seis assessores espe-ciais, a partir da publicação do projeto de lei da reforma administrativa da Câmara, que deverá ser assinado ainda esta semana pelo presidente da Casa, Wagner Teixeira (PV).
Atualmente cada vereador tem três assessores, cada um com salário de R$ 1.580. Com o aumento do número de funcionários de confiança, vai diminuir o salário dos atuais ocupantes dos cargos, em 50%. São 28 pessoas que serão exoneradas e depois, de acordo com a vontade dos vereadores, serão contratadas novamente, com salários reduzidos para R$ 750, assim como sua carga horária de trabalho, que será de meio período, num sistema de revezamento.
O único critério para contratação dos assessores é a obrigatoriedade do ensino fundamental. Com isso, segundo o advogado da Câmara, Sérgio Bourg, o vale refeição para os funcionários deixará de ser obrigatório.
Presidente - O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, afirmou que cada vereador terá livre arbítrio para escolher seus assessores e não acredita que o projeto irá colaborar para a criação de cabides de emprego.
“O número de vereadores diminuiu, mas o município continua crescendo. Os assessores têm a função de visitar os bairros e atender as pessoas. Eu falo por mim: somente esse ano já demiti quatro assessores por não terem o perfil adequado para o cargo”, disse. Teixera concorda que, devido ao momento político que passa o país, com tantas denúncias de corrupção envolvendo os poderes Legislativo e Executivo, a reforma da Câmara pode ser mal vista.
“O projeto está na Câmara desde abril e foi aprovado por todos os vereadores. Caso haja alguma denúncia de assessor que recebe o salário e não trabalha, eu exonero na mesma hora”, diz.
Impacto Financeiro - Além dessa redistribuição de renda entre assessores, para não aumentar os gastos com a folha de pagamento, a Câmara realizou um cálculo de impacto financeiro e extinguiu diversos cargos nomeados, com salários que variam de R$ 5 mil a R$ 1,2 mil.
Entre os cargos extintos estão: chefe de cerimonial, ouvidor, chefe de avaliação e triagem, assessores especiais, de imprensa, legislativo, de informática e do gabinete da presidência, além de apoio parlamentar.
Com isso, todos os funcionários que se enquadravam nessas categorias passarão a ser denominados apenas por assessores e receberão todos o mesmo piso salarial, fixado em torno de R$ 3 mil.
Outra forma encontrada pela Casa para não gerar mais gastos para os cofres públicos foi julgar desnecessário os cargos criados com a Lei 860/92, do ex-prefeito Luiz Alberto de Faria, o Luizinho, com salários maiores do que os atuais estabelecidos.
“Na época que foi criada essa lei, se a Câmara quisesse fazer uma reforma administrativa, tinha que mandar o projeto para a Prefeitura. Hoje isso não é necessário, a estrutura é modificada por um projeto de resolução”, afirma o advogado Sérgio Bourg.
Segundo ele, com as extinções dos cargos e a redistribuição de renda dos assessores, o gasto com a folha de pagamento da Câmara diminuirá de R$ 63 mil para R$ 60 mil, uma economia de R$ 3 mil.
Atualmente, o orçamento da Câmara está em torno de R$ 660 mil por mês, sendo que R$ 440 mil gastos com folha de pagamento.
Isso representa 2,41% da arrecadação geral do município. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, no final do ano passado foi feito um acordo com a Prefeitura e o orçamento da Câmara foi reduzido de R$ 11 milhões para R$ 8 milhões. (Fonte: Imprensa Livre)

Paulo Julião é eleito presidente do PSDB de São Sebastião

São Sebastião - Entre amigos e num clima de descontração, o ex-prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, foi aclamado presidente do PSDB de São Sebastião, na convenção do partido que ocorreu domingo, na Câmara.
O ex-presidente do partido, Ubirajara Nascimento, ocupa agora o cargo de secretário e o tesoureiro é Vilson Costa. Os vogais são Cleto Melo de Carvalho e Roberto Magiolino e o líder da bancada é o vereador Marcos Leopoldino.
Os delegados eleitos à Convenção Estadual foram Paulo Julião, Ubirajara Nascimento, Marquinho Souza e Marcos Leopoldino.
“Com o Paulo Julião à frente o partido vai reconstruir o espaço que possui junto à direção estadual”, afirmou Ubirajara Nascimento.
Julião afirmou que o PSDB passa ter uma postura mais crítica na cidade com relação à administração municipal. “É uma satisfação assumir a presidência de um partido que é responsável, na última década, pelas principais mudanças que ocorreram no país.
Vamos trabalhar para defender a população do calote eleitoral que foram as promessas de campanha que hoje não estão sendo cumpridas”, disse. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura inicia criação de equipe técnica para revisão do Plano Diretor

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, iniciou a criação de uma equipe técnica multidisplinar e intersecretarial que vai realizar os estudos de revisão do Plano Diretor do Município.
O plano foi criado em 1998 e seu prazo de validade expirou em dezembro do ano passado. Pela legislação, existe a necessidade de uma revisão, prazo esse que esgota em outubro de 2006.
A equipe técnica vai elaborar o termo de referência que deve nortear os trabalhos do Plano Diretor. Essa equipe será capacitada, aproveitando um programa já adotado pelo Ministério das Cidades.
Na próxima terça-feira, 20, a equipe do Departamento de Planejamento fará uma explanação sobre o que é o Plano Diretor aos secretários e assessores da administração. A reunião interna acontece às 8h30 na Videoteca Municipal.
O Plano Diretor define-se como instrumento de gestão contínua para a transformação positiva da cidade e seu território, cuja função é estabelecer as diretrizes e pautas para a ação pública e privada, com o objetivo de garantir as funções sociais da cidade.
A sua revisão propõe meios para garantir e incentivar a participação popular na gestão do município; aponta rumos para um desenvolvimento local economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado; e propõe soluções para a melhoria da qualidade da gestão pública local, tornando-a mais apta a utilizar os recursos públicos e a prestar melhores serviços à população.
Neste processo, é fundamental a participação de diversos setores da sociedade civil e do governo: técnicos da administração municipal, movimentos populares, representantes de associações de bairros e de entidades da sociedade civil, além de empresários de vários setores.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o plano é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município.
“Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços e serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população”.
O Plano Diretor é uma exigência constitucional para municípios com mais de 20 mil habitantes. Além desse critério exigido pelo Estatuto das Cidades, São Sebastião precisa ter um plano por ser estância turística.
A revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo deve ser incluída no programa do Plano Diretor. (Fonte: PMSS)

Seduc abre inscrições para crianças que não estudaram em 2005

São Sebastião - A Secretaria de Educação (Seduc), abriu este mês, as inscrições para o ensino fundamental, 1ª à 8ª série, do ano de 2006. As inscrições são voltadas somente as crianças que não freqüentaram as escolas públicas em 2005 e desejam retomar os estudos.
A supervisora educacional, Eliane de Fátima de Melo Fernandes, explica que são poucos os casos de alunos que ficaram fora durante 2005, já que as escolas estão atendendo a demanda. “Os casos mais comuns são de pessoas que vieram morar para cá esse ano, e não procuraram orientação para continuar a estudar, ou de escolas particulares, que os pais já sabem que o filho não continuará”.
Segundo a Seduc, os responsáveis pelas crianças devem procurar a escola mais próxima a sua residência, que possua a série desejada, levando a certidão de nascimento do aluno. Para as crianças que já estão estudando, a matrícula é garantida. As inscrições continuam até o final de setembro, dia 30, de segunda à sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 as 16 horas.
Educação Infantil - Voltada também as crianças que não freqüentaram as escolas públicas em 2005, nesta quarta-feira, 14, iniciam também as inscrições para a Educação Infantil, que são creches e pré-escolas.
Neste caso, ss inscrições continuam até o dia 21 de outubro de segunda à sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 as 16 horas. O pai ou responsável também deverá comparecer à escola mais próxima de sua residência, que possua a série desejada, com a certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço e, no caso de vagas para creches, será necessário apresentar a declaração de trabalho da mãe.
A Secretaria da Educação alerta que a responsabilidade pela matrícula das crianças é da família e que, portanto, os pais ou responsáveis devem ficar atentos para não perderem os prazos. (Fonte: PMSS)

Veículos furtados em São Sebastião preocupa vereador Kotian

São Sebastião – O vereador Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’ (PTB), está preocupado com a segurança dos munícipes. Com o objetivo de auxiliar a população, o parlamentar apresenta na sessão de terça-feira, dois requerimentos desta natureza.
O primeiro solicita informações ao Batalhão de Polícia Militar questionando quantos veículos foram roubados e furtados no município entre janeiro e 10 de setembro de 2005. Segundo a justificativa do edil, “para uma análise mais criteriosa requeri no mesmo documento, informações sobre quantos veículos foram recuperados até esta data”, explicou.
Já a segunda propositura está baseada nas mesmas solicitações, no entanto, direcionada à Delegacia Seccional do Município. “O primeiro requerimento solicita informações ao Major Vicente Perine Junior e o segundo à Dra. Elaine Maria Biazoli Pacheco”, completa. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)

Projeto Atividade inicia atividades no Tebar

São Sebastião - Recém lançado, o Projeto Atividade, realizado pela Prefeitura de São Sebastião, no Tebar Praia Clube, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e do Fundo Social de Solidariedade, já inicia suas atividades.
Neste segundo dia do projeto, uma vez que ele é oferecido sempre às segundas-feiras, diversas pessoas já compareceram para usufruir dos benefícios deste programa.
O objetivo é que todos os idosos do município possam praticar esportes, com o acompanhamento dos professores da Seesp e assim estar em dia com a saúde e promover integrar todos os grupos de terceira idade dos bairros da cidade para novas amizades.
Hoje (12/09) aconteceram atividades como caminhada, vôlei adaptado, ioga, dançaterapia, atletismo, alongamento, ginástica adaptada, dança de salão, hidroginástica, jogos de salão (xadrez, damas, baralho) e basquete. Sempre com acompanhamento dos professores da Seesp e alguns enfermeiros da Secretaria de Saúde. Antes e após as caminhadas, sempre acontece uma medição da pressão arterial em todos os alunos.
A aluna Jandira Peixoto se inscreveu para várias aulas sempre conciliando os horários. “Adorei essa iniciativa da prefeitura de proporcionar a integração entre os grupos da terceira idade, sempre proporcionando a prática esportiva para todos os idosos”, disse. Ela ainda acrescentou que gosta muito de dança de salão e jogos de mesa como dominó.
A diretora de Esportes da Seesp, Raquel Buzi, disse que a prática de esportes na terceira idade é muito importante para a manutenção do corpo e da mente. “Com esse projeto, vamos conseguir integrar os grupos de terceira idade do município com a finalidade de fazer atividades físicas e novas amizades”, declarou.
Aproximadamente 180 alunos se inscreveram no projeto atividade. O Tebar Praia Clube fica localizado na Praça Almirante Barroso, número 02. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Esportes através do telefone 3892-2062.
Beleza não tem idade - Uma vez por mês, cerca de quatro alunos farão sessões de estética e hidratação de pele com a esteticista voluntária, Maria Auxiliadora de Oliveira. A esteticista disse que é um prazer ser voluntária do projeto Atividade. “Meu trabalho voluntário é um agradecimento ao que esta cidade oferece”, disse a esteticista.
O projeto também está aberto para receber apoio de outros voluntários que queiram colaborar com o projeto promovendo a saúde e integração na terceira idade. (Fonte: PMSS)

A equipe de Bocha Sampoc A está a dois jogos do título

São Sebastião - A equipe de bocha feminina Sampoc A, está a dois jogos do título da Liga Joseense. Neste sábado (10/09), o time jogou contra o Clube Vista Verde, na casa do adversário e trouxe para São Sebastião a vitória por 2 a 1.
Segundo a técnica e jogadora, Eliana de Jesus Nobre, o jogo foi difícil, já que estavam na casa do adversário, mas ainda assim se empolga com a vitória.”Estamos a dois jogos para conquistar o título e temos que ganhar!”
A equipe da Sampoc B honrou a casa, e ganhou da Associação Esportiva de São José por 3 a 0, também no sábado. “Mas não pode perder para conquistar uma boa colocação”, ressaltou Eliana.
Os próximos jogos das equipes acontecem neste sábado, 17. A Sampoc A joga contra a Associação Esportiva de São José, na quadra do Pontal da Cruz às 9 horas e a Sampoc B vai a casa do adversário jogar com o Clube Luso Brasileiro.
As equipes treinam de segunda a quinta-feira, na quadra do Pontal da Cruz, sempre às 19h. (Fonte: PMSS)

Equipe de Handebol Masculino Sebastianense conquista taça em comemoração ao aniversário de Ilhabela

São Sebastião - No último sábado, 10, a equipe de handebol masculino sub-21, jogou contra o time de Ilhabela em comemoração ao aniversário do Arquipélago e conquistou a taça ‘de virada’. O jogo aconteceu no Campo de Aviação do Arquipélago.
No primeiro tempo, a equipe sebastianense perdia de 8 à 6. Com as orientações da técnica Denise Barbosa, o time voltou com garra e virou o placar para 14 a 11, trazendo o troféu para São Sebastião.
Segundo a técnica, 0 time disputou nos 49º Jogos Regionais a fim de que os jogadores notassem a diferença entre os jogos que tinham nas unidades escolares e uma competição em que se defende o nome da cidade. “Eles (jogadores) notaram que não estão mais no colegial da escola, mas treinando para defender São Sebastião, e com isso melhoraram nos treinos, amadureceram em muitos pontos”.
A equipe masculina iniciou seus treinos em abril deste ano, e disputa na categoria sub-21, no entanto, a média da idade dos atletas é de 14 à 16 anos.
O time sebastianense, mesmo inexperiente em competições, conquistou a 7ª posição nos Jogos Regionais entre os 11 times que competiam.
Já a equipe feminina sub-21, do técnico David Camargo Júnior, ficou em 2º lugar no campeonato, perdendo por apenas um gol de diferença contra o time de Ilhabela. O time buscou a vitória até o último instante do segundo tempo.
Para o técnico, esses jogos entre as cidades são o início de uma preparação da equipe para os 50º Jogos Regionais em 2006.
“O handebol havia acabado na cidade e agora, em cinco meses, reunimos 19 meninas para disputar no sub-21, sendo que nenhuma delas tinha noção do esporte. Para mim, elas jogaram muito bem”, comemora o técnico.
As equipes agora se preparam para o Quadrangular, previsto para o final do mês ou início de outubro. No campeonato, quatro cidades disputarão o título. Dentre essas, já estão as equipes de São Sebastião, Ilhabela e Caraguá. (Fonte: PMSS)

Paulo Roger é campeão do Grand Prix em Boiçucanga

São Sebastião - Neste final de semana o Grand Prix Combate reuniu no Ginásio de Esportes de Boiçucanga, os melhores lutadores do país que disputaram o cinturão brasileiro de luta livre na categoria de 70 à 80 quilos.
Mais de 300 pessoas prestigiaram a vitória do lutador Paulo Roger, de São Paulo.
Segundo o coordenador do evento, Adriano Silva, é a segunda vez que acontece esse evento em São Sebastião.
Adriano conta ainda que o evento procura mostrar o lado solidário da Luta Livre, destacando que se trata de um esporte, e não de um estímulo à violência. Ele acrescenta que os alimentos arrecadados na entrada do Grand Prix Combate, serão revertidos ao Fundo Social, que distribuirá à famílias carentes da Costa Sul.
“No ano passado arrecadamos 600 kg de alimentos e esse ano esperamos arrecadar 2000 kg”.
Além da luta, também teve um desfile para a escolha da garota “ring” que entregou a premiação dos ganhadores. Ao todo, foram sete meninas mostrando sua exuberância. (Fonte: PMSS)

Processo seletivo para Cursos Profissionalizantes reuniu mais de mil candidatos

São Sebastião - Aproximadamente 1.300 pessoas estiveram presentes neste último domingo (11/09), na Escola Municipal Iraydes Lobo Vianna do Rego participando do processo seletivo para os cursos de Ensino Profissionalizante, que serão oferecidos pela Prefeitura Municipal de São Sebastião em parceria com o SENAI a partir do próximo dia 19.
A secretária municipal de Educação, Marilene Ramachotti Leite, que estava presente no local, comentou e explicou sobre o número de inscritos.
“As inscrições superaram todas as expectativas. Como a prova é classificatória, os candidatos serão chamados de acordo com os critérios de seleção. Os participantes que não estiverem na primeira chamada aguardarão na lista de espera, para que assim todos possam ser atendidos”.
Segundo o chefe de divisão de Ensino Profissionalizante, Fábio Marcelo Pereira, houve esforços da Secretaria no sentido de se evitar possíveis transtornos no início da seleção devido a quantidade de candidatos.
“Não queríamos que nenhum tipo de inconveniente acontecesse. Como o número total de candidatos foi grande, realizamos a seleção em três turnos diferentes, de manhã, de tarde e a noite. A entrada em todos eles se deu de uma forma organizada”, explicou Pereira.
A pajem Penélope Monteiro Fernandez, 22 anos, participou do processo seletivo para Panificação e Confeitaria e salientou a importância de cursos como esses. “Acho interessante porque este será o primeiro curso da Prefeitura que tenho oportunidade de fazer”.
Inicialmente 400 pessoas serão chamadas. Os critérios para a seleção dos alunos são, respectivamente: a nota geral da prova; ser munícipe; a maior nota na matéria de matemática e por último a maior idade.
O resultado da classificação será fixado no dia 14, na rua Antônio Pereira da Silva, nº 56, no bairro da Topolândia. Nesse mesmo local, no dia 15, os candidatos aprovados deverão fazer suas matrículas munidos de comprovante de escolaridade e RG ou Certidão de Nascimento originais. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Executivo pede criação de Fundo e Conselho Municipal de Turismo

Ubatuba - A 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba tem em sua Ordem do Dia cinco Projetos de Lei do Executivo.
Um deles trata da redação final do Projeto de Lei n º 067/05, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Secretaria Estadual de Turismo.
Assunto já discutido por diversas vezes em explicações pessoais de vereadores, a cria-ção do Conselho e Fundo Municipal de Turismo também será votada, por meio do Projeto de Lei nº 085/05.
Um convênio entre a Prefeitura e a Associação Cultural e Recreativa Gaivota (Rádio Comunitária Gaivota), para fins de divulgação de ações que visem à conscientização da comunidade é outro projeto do Executivo a ser votado pelos vereadores hoje.
O Executivo pede também a criação de uma Secretaria para administrar especificamente assuntos da Regional Norte do município. O projeto 088/05 versa também sobre os cargos em comissionamento, suas respectivas atribuições e referências.
Outro projeto do Executivo que faz parte da pauta de hoje dispõe sobre o congelamento de áreas de ocupações irregulares no município.
O vereador Charles Medeiros, que deve ainda hoje se desfiliar do PSDB, após nova composição da mesa diretora do partido, é o autor do substitutivo do Projeto de Lei nº 060/05, que constitui comissão para realizar os estudos e projetos para construção de Monumento à Paz de Iperoig a ser edificado na Avenida Iperoig.
A data da votação coincide com a véspera do feriado municipal que comemora o primeiro tratado de paz firmado nas Américas.
Licenças para artesãos exporem e comercializarem seus trabalhos no Centro de Informações Turísticas serão votadas por meio do Projeto de autoria do Presidente da Casa, Jairo dos Santos, que também é o autor de outro projeto a ser votado na sessão de hoje e que dispõe sobre o armazenamento e comercialização de água mineral no município. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Maranduba recebe segunda etapa do Circuito de Águas Abertas

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba promove, no dia 24 de setembro, na Praia da Maranduba, a segunda etapa do 9º Circuito Municipal de Águas Abertas. São 30 categorias, envolvendo atletas dos sete aos setenta anos, representando equipes do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo. Elas estão divididas em quatro percursos: 250, 500, mil e 3 mil metros.O Circuito é composto de quatro etapas e a primeira foi realizada em junho, na Praia da Almada.
A organização premiará as três melhores equipes com troféus e os oito melhores classificados em cada categoria. Ao final do circuito, serão premiados os três melhores atletas do ranking. As inscrições para a prova da Maranduba podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

Projeto de estacionamento é apresentado a comerciantes

Ubatuba - Na tarde desta segunda-feira, 12, os comerciantes da avenida Guarani estiveram reunidos na Prefeitura de Ubatuba onde conheceram o novo projeto de estacionamento da avenida elaborado pela SAU (Secretaria de Arquitetura e Urbanismo). Segundo o secretário da pasta, Rafael Ricardi Irineu, todos os presentes concordaram com as propostas apresentadas pela Secretaria.
De acordo com o projeto serão criadas 220 vagas utilizando a área da Praça de Eventos. A entrada e saída do estacionamento será pelo prolongamento da avenida Guarani. Esse novo projeto foi desenvolvido após a apresentação de uma sugestão do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), já que a Praça está dentro da área do Departamento. Ainda nesta semana o secretário pretende apresentar ao Daesp o projeto de implantação da nova disposição das vagas de estacionamento.
Mão-de-direção - No mês passado a Prefeitura de Ubatuba modificiou a mão-de-direção da avenida Guarani, permitindo o trânsito apenas pelo prolongamento da Guarani, que passa ao lado da Praça de Eventos. A rua Antonio Carlos Ribeiro é utilizada hoje como retorno para o centro para quem sai do prolongamento da Guarani, no sentido Imobiliária Gobbo para o Restaurante Rei do Peixe. ((Fonte: PMU)

Ubatuba recebe futebol dos artistas
Partida acontece no domingo e globais já confirmaram presença

Ubatuba - O Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo terá, no próximo domingo, 18, uma tarde estrelada. A Liga Ubatubense de Futebol (LUF) promoverá uma partida entre um time de atores da TV Globo e um time selecionado de Ubatuba. Pelo time dos artistas já confirmaram participação Thierry Figueira, Kadu Moliterno, Marco Gimenez e Fernando Fernandez (ex-BBB). Outros nomes devem confirmar presença ainda no decorrer da semana. O presidente da Liga, Lúcio Flávio da Silva divulgará a listas dos atletas que defenderão o time de Ubatuba nesta terça-feira.
A bola começa a rolar às 9h30, com a final do segundo turno do campeonato Juvenil. Às 11h30 acontece a final do segundo turno da 2ª divisão. Em seguida, um time de modelos enfrentará a equipe feminina do Supermercado Paulista. Encerrando o dia com chave de ouro, a partir das 14h30, acontece o jogo entre os artistas e o selecionado de Ubatuba.
Os ingressos custam três reais e um quilo de alimento não perecível (que será entregue à Secretaria de Assistência Social). Eles podem ser adquiridos na Loja Oceano, Nipak, Hotel Dellamares e na sede da LUF (Tubão). Para mais informações, ligue para: 3833-6982. O evento conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.
Arquibancada de cara nova - As arquibancadas do Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo estarão com nova aparência no próximo domingo. Através de uma parceria com a empresa Tadioto Materiais para Construção serão feitas alguns reparos e pintura completa. (Fonte: PMU)

Jogadores do campeonato dentinho de Ubatuba voltam a campo no sábado
Bola volta a rolar no dia 17; ainda restam quatro invictos

Ubatuba - As partidas do campeonato da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles voltam a acontecer neste sabado, dia 17. O campeonato esteve paralisado em virtude da realização dos “23º Jogos Escolares da Semana da Pátria”. Os jogos da quinta rodada do grupo A serão realizados no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, enquanto o grupo B joga no campo do Horto.
Após a realização de quatro rodadas, foram assinalados 177 gols, sendo 99 no grupo A e 78 no grupo B. A equipe do Chaveiro Ligeirinho teve o melhor ataque, com 27 gols. As equipes de Smidi Calçados, Chaveiro Ligeirinho, Calçados Fernandes e Auto Posto Jija permanecem invictas.
Confira os jogos da quinta rodada:
Grupo A – Ismael Comida Caseira X Quiosque Pica Pau; Porto Marina X Pousada Ubatuba Paradise; Chaveiro Ligeirinho X Casa Globo e Ubadesklimp X Kutelak.
Grupo B – Calçados Fernandes X Smidi Calçados; Restaurante Baleia Branca X Papelaria do Estudante e Auto Posto Jija X O Madeireiro
Classificação após quatro rodadas:
Grupo A – Chaveiro Ligeirinho, 12 pts; Quiosque Pica-Pau, 9 pts; Ubadesklimp, 5pts; Ismael Comida Caseira e Casa Globo, 4 pts.; Kutelak e Pousada Ubatuba Paradise e Porto Marina, 3 pts.
Grupo B – Calçados Fernandes, 10 pts; Smidi Calçados, 9 pts; Auto Posto Jija, 7 pts; Restaurante Baleia Branca e Mercado 24 Horas, 3 pts; Papelaria do Estudante, 2 pts; O Madeireiro 0 pt ((Fonte: PMU)

Secretaria de Assistência Social promove palestra sobre primeiro emprego

Ubatuba - A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Emprego promoverão, no próximo dia 26, a palestra “Preparando Para o Mercado de Trabalho”. O evento, que acontecerá no salão da Associação Comercial de Ubatuba, é destinado às pessoas cadastradas no Balcão de Empregos da Secretaria de Assistência Social, que ainda não possuem registro em carteira. Entre os temas a serem abordados, estão: como preparar corretamente o currículo, apresentação pessoal, entrevista, entre outros. A palestra será ministrada pela facilitadora Joyce Souza.
Através da parceria entre Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Emprego, outros cursos e palestras serão promovidos ainda durante este semestre. As pessoas cadastradas no Balcão de Empregos terão prioridade nas inscrições.
A palestra “Preparando Para o Mercado de Trabalho” acontece no salão da Associação Comercial de Ubatuba no dia 26, das 9 às 12 horas e é uma realização da Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal de Emprego e Secretaria de Educação, com o apoio da Associação Comercial de Ubatuba Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6038, ou na Rua Paraná 375, no Centro. (Fonte: PMU)

Projeto Sol Nascente retoma atividades

Ubatuba - Os alunos do Projeto Sol Nascente retornaram às atividades nesta segunda-feira, 12. Eles terão, em dois períodos, aulas de mosaico, música e reciclagem de papel, além de reforço escolar e recreação. Neste primeiro momento, o Projeto Sol Nascente atenderá, aproximadamente, 40 crianças que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em Ubatuba. Atualmente, oito funcionários da Secretaria de Assistência Social participam do programa, atuando como monitores e educadores.
Cinema - Nesta terça-feira, 13, os alunos do Projeto Sol Nascente assistirão ao filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, às 16h40, no Cine Passeio. O Projeto Sol Nascente é uma parceria da Secretaria de Assistência Social de Ubatuba e do Governo do Estado de São Paulo. (Fonte: PMU)

Edson Sírio é campeão da Copa Caiçara de futmesa

Ubatuba - Terminou no último Sábado, a Copa Caiçara, promovida pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes e da Imobiliária Central.
O torneio faz parte do circuito Grand Slam, composto pelos 5 principais eventos de futmesa de Ubatuba e garante ao campeão uma vaga no "Masters" no fim do ano.
Após a realização das fases iniciais, a Copa Caiçara recomeçou nas Semi-Finais. Na chave 1, Edson Sírio enfrentou e venceu Ralph Solera por 3x2 e 4x1, garantindo sua vaga na grande final. Na outra chave, André Rafael ganhou de Adauto Júlio por 3x2 e 3x0.
Na decisão de quinto lugar, Daniel Gusmão venceu Fábio A. Silva por 4x1 e 9x0 (terceira maior goleada da História da AUFM) e mostrou que já está em forma novamente, após tantos meses afastado das mesas ubatubenses.
Na decisão de terceiro lugar, Ralph bateu Adauto por 2x1 e 1x1 e garantiu seu lugar no pódio, além de aumentar sua vantagem para o rival no ranking municipal, onde os dois brigam diretamente pela terceira posição.
Na grande final, Edson, franco-favorito ao título, enfrentou André, melhor botonista de Ubatuba em 2003 e 2004 e então bí-campeão do torneio e não teve piedade, vencendo por 5x1 e 7x5, garantindo o título no primeiro torneio que jogou na AUFM.
Edson, nascido em Taubaté, já foi campeão de eventos paulistas e nacionais e é considerado um dos 5 melhores de São Paulo em sua categoria. Em 2006, defenderá as cores de Ubatuba, onde tem residência a 20 anos, no Campeona Paulista. Após o título da Copa Caiçara, declarou "estar feliz pela evolução do futmesa ubatubense", que ele sempre apoiou doando materiais e dando até clínicas sobre o esporte. Ainda comemorando a conquista, elogiou a AUFM e disse que seus jogos nas Semi-Finais e Finais "foram muito bons e de alto nível técnico".
Os botonistas locais voltam às mesas já no próximo Sábado, com a abertura da Taça Paz de Iperoig, evento comemorativo ao primeiro tratado de paz das Américas, que teve como campeão em 2004 o Dr. Adauto Júlio. Os jogos serão disputados ao lado do Tubão, das 13:00 as 15:00h. Mais detalhes no site da AUFM - www.futmesaubatuba.com.br

Vítimas acham objetos roubados em danceteria

Ubatuba - Os turistas D.R.G., de 23 anos, e T.M.G., de 22 anos, moradores em Taubaté, tiveram uma surpresa quando foram curtir uma danceteria no centro na madrugada de domingo. Eles, que foram vítimas de roubo na sexta-feira, encontraram seus objetos sendo usados por T.R.C., de 19 anos, e L.F.S.M., de 18 anos, ambos de Pindamonhangaba.
Os suspeitos portavam os relógios, celulares e corrente de prata das vítimas, que avisaram a Polícia Militar, que levou os dois à delegacia.
Os suspeitos negaram o crime, alegando que tinham comprado o material de outra pessoa. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Convite I - Feriado com muito reggae e muito rock. De graça! Quarta-feira, dia 14/09, às 20 h, na Fundart, haverá um show com as bandas HUP e GANG DJAH
O show faz parte do Projeto Fundart Jovem que tem o objetivo de abrir espaço para os jovens artistas de Ubatuba, ao mesmo tempo em que oferece mais um espaço de lazer aos moradores e turistas. Não percam!

Rui Grilo
Ubatuba, SP


Convite II - Escola Iberê - Picinguaba convida a todos para a II FESTA DA PAZ
Local: Escola Municipal Prof. Iberê Ananias Pimentel na Vila Picinguaba
Data : 17/set/2005 - A partir das 18horas
Apresentação de Capoeira, Música ao Vivo, Bingo !!!!!!

Equipe SABP E CCP
SABP Sociedade Amigos B.Picinguaba
CCP Centro de Convivência Picinguaba
Vila Picinguaba - Comunidade Tradicional de Pescadores Artesanais


Criador & criatura - Os índices demográficos medem, para atender a inúmeros interesses, as populações de um determinado território. O que se tem como certo, é que as ampliações das ocupações de um mesmo espaço por diferentes indivíduos, por movimentos migratórios ou, por crescimento vegetativo, provocam alterações comportamentais entre estes indivíduos, influenciam e modificam seus hábitos, costumes, relações e comportamentos. Aumento da fecundidade, defesa ou ampliação do espaço de domínio, disputas por reservas alimentares são outros meios utilizados, na histórica defesa da preservação da prole ou da espécie. Quando o desequilíbrio, é provocado por ação da própria natureza a "correção" e as prováveis alterações no meio ambiente e nas populações que ali convivem serão obras próprias e de curso exclusivamente natural. Quando há interferência humana para tentar corrigir, recuperar ou reconstruir o "natural" surgem discordâncias e polemicas mesmo entre renomados cientistas. Salvo prova convincente, tenho como certo que o homem, por óbvio, não dispõe de meios de recuperar o "natural". Assim, podemos notar nas notícias do crescimento nas populações do Jacaré-Acú no norte de Rondônia e sua interferência naquele ambiente com pesados prejuízos a capacidade da sobrevivência humana naquele local. Outra notícia correlata é o grande índice informado pelo TAMAR de acidentes com tartarugas, a maioria provocada por Hélices de embarcações. No norte de Rondônia, os Jacarés superam, em muito, as populações indígenas e ribeirinhas. No mar, as embarcações, não superam as tartarugas. Assim, enquanto Jacarés comem crianças e, as desejadas Pajeros não vem, em alguma sala com ar condicionado, revoga-se a lei da evolução das espécies e, promove-se a reles criatura, ao status de Criador.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Erosão na Massaguaçú - Gostaria de solicitar urgência nas obras de contenção ao avanço que o mar está promovendo nesta praia. Os estragos já atingiram partes da rodovia Rio-Santos, ameaçando obras públicas, vidas humanas e o comércio local, assim como desvalorizando os imóveis da região.
Obrigado,

Marco Boarin
Caraguatatuba, SP


Telefone 191 - Venho informar e desejo que seja divulgado o novo nº de plantão 24hs da Policia Rodoviária Federal em nosso Município, correspondendo os 53 Km de trecho, o nosso tel é 191.
Atenciosamente.

Mario Trindade
Ubatuba, SP


Som alto - Onde estão as autoridades de nossa cidade, que permitem um som alto, como aconteceu nesse final de semana em nossa cidade? De onde veio aquele barulho infernal, que não deixou as pessoas do bairro da Estufa II e Itaguá dormir? Será que nínguém tomou uma providência? Vão deixar acontecer novamente? Dizem que não podem colocar som muito alto em nossa cidade, quiosques tem limites de horários para tocar os seus pagodes e som horrível pode? Espero que as autoridades tomem uma providência e não deixem que isso aconteça novamente.

Maria Ap.O.Campos Cascardi
Ubatuba, SP


Emprego e Renda II - Tenho insistido nestes temas por figurarem nas listas dos principais anseios da população. São eles que, ampliados, servem, em tese, para gerar benefícios e satisfazer necessidades. Na total falta de ofertas de empregos, resta apenas buscar, procurar, inventar e praticar alternativas (muitas clandestinas) para ganhar algum dinheiro, como forma paliativa de aliviar a incerteza do futuro pior. Desde Matarazzo nada se planeja e nada se planta, colhe-se apenas o que brota. As gestões seguintes pouco, ou quase nada caminharam. Fomos nos iludindo ao longo dos anos, percorrendo em círculos, caminhos já conhecidos, para chegarmos no marco de onde nunca saímos. No coletivo come-se do IPTU, ordenha-se flashs instáveis de turismo, envolvidos em gaze de veraneio, gasta-se espaços nobres com construções consumidoras de mão de obra temporária e barata, queimando uma das mais lindas molduras naturais. A ocupação anônima e, desordenada continua célere (salvo algumas congeladas) instala-se rapidamente nos pés de serra, nos sertões e, nos mananciais. Inconscientes, lançam todos seus dejetos e objetos, morro abaixo, em direção ao mar, para sem escrúpulos, na primeira chuva, invadir todos os limites e sistemas costeiros, que se pretende gerenciar. Na prática, as propostas preservacionistas e de "gerenciamento" dos espaços, quando preterem as suas populações, transformam-se em teorias de gabinetes e deveriam, no máximo, ocupar alguma pasta, sem título, de um arquivo qualquer. O modelo é fashion mas, por demais apertado. Na prática, não serve. Só "dá" para "modelos" empíricos. Muitas regras sem alternativas. Coisas de poetas. A população cresce. A cidade perece. As panelas esvaziam e, as bocas, clamam por leite e feijão. Para quem não tem garantia de emprego e, salário certo no final do mês, resta o sonho da sua inclusão neste tal de modelo de "desenvolvimento sustentado". Ingênuos, aguardam, ansiosos, pela abertura das inscrições. O tempo passa. O tempo voa!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Absurdo Médico - Lamentavelmente, é como posso rotular, o episódio, que teve como figura central a médica Dra. Luciana e minha mãe, na Unidade Mista de Saúde da Maranduba, no dia 28 p. passado. Minha mãe, a Sra. Maria Socorro da Silva Mota, ao necessitar de cuidados médicos, foi conduzida pelo meu pai e meu irmão até o Posto da Maranduba, por volta das 23 horas, lá chegando, já se depararam com os primeiros despropósitos para com o atendimento ao ser humano. A porta de entrada estava fechada, e só foi aberta depois que Dra. Luciana e sua assistente resolveram parar de assistir a TV, e conseguirem encontrar uma “faca”, para que exercesse a função de chave, e assim abrirem a referida porta. Colocaram minha mãe, em uma cadeira de rodas, e a conduziram para a sala de atendimento. Meu pai, aflito, quis estar perto de minha mãe, prestando-lhe a natural solidariedade humana, no que foi impedido por Dra. Luciana, que aos berros exigiu que se afastasse e esperasse. Meu pai e irmão, retiraram-se e resignaram-se a espera. Decorrido algum tempo, meu pai, premido pela angustia da espera, e sem saber ao certo o que acontecia com minha mãe, retornou a sala de atendimento na busca de alguma informação, quando foi mais uma vez, violentamente rechaçado por Dra. Luciana, desta feita empurrando-o e gritando para que saísse de lá. Minha irmã Viviane que a tudo assistia, vendo o pai mais uma vez ser agredido pela médica Dra. Luciana, sua mãe trancada dentro da sala de atendimento, em voz alta perguntou a médica: “ o que está acontecendo, a senhora está maltratando todo mundo, esse não é o comportamento ético de uma médica ...... ao que, Dra. Luciana, abriu a porta e de encontro a minha irmã, mandou que calasse a boca, com o dedo médio em riste caracterizando o popular – vai tomar no ....., determinando a sua assistente que chamasse e policia, que meu pai estava quebrando tudo no hospital. Os policiais chegaram, surpreenderam-se em não encontrar sinais, algum de danos materiais, e numa rápida entrevista com meu pai, tomaram conhecimento dos fatos, e retiraram-se manifestando a indignação com o procedimento da médica. Minha mão foi atendida, e levada para casa, na ambulância do hospital. Em casa, começou a chorar muito, e preocupados, insistimos em saber porque chorava tanto, e minha mãe começou a nos contar o que diziam a ela, Dra. Luciana e sua assistente: “ a senhora está com fricoti, dor de corno, e a enfermeira perguntava a médica .. que vamos fazer ... vamos dar uma injeção que a dor de corno vai passar rapidinho ...... e dona Maria do Socorro, ao cruzar as pernas ...... nova observação cretina da Dra. Luciana ...... “ vai cruzar as pernas ... para não mostrar sua calcinha p/ gente ..... ... Dna Maria do Socorro, disse, estou com problemas de nervos, mas minha cabeça está boa, estou ouvindo tudo que vocês estão me falando ..... o que estão fazendo comigo, me humilhando, zombando de mim ... momento em que as duas, mudaram de atitudes e começaram a acariciar Dna Maria do Socorro. Meu pai ao tomar conhecimento, que minha mãe, havia sido submetida a tão vexatória humilhação, quis voltar ao hospital, e sua esposa e filhos, percebendo que o pai estava muito nervoso, o impediram de tal iniciativa. Apesar da dor, a família com serenidade, resolveu pelos meios legais e sensatos, encaminhar a Secretaria de Saúde, uma reclamação por escrito, na pessoa do Sr. Soveral, e registraram um Boletim de Ocorrência na Delegacia da Defesa da Mulher - B.O n. 956/DDM/05. Os fatos aqui elencados, são a expressão da verdade, e como até a presente data, não tivemos uma manifestação dos órgãos competentes, levamos através desse veiculo de informação, ao conhecimento público, para quem sabe talvez, nossas autoridades tomem alguma providencia. “ o que não queremos, é que outras pessoas sofram o que nossa família sofreu”.

Simone da Silva Mota dos Santos
RG. 33.159.987.9
Maranduba, Ubatuba, SP


Um conselho que vale a pena - Olá pessoal. Cá estou novamente para lembrá-los que temos um encontro marcado no dia 24 de setembro, sábado, a partir das 09h00 da manhã.
Há muito motivos para estarmos todos desiludidos com o nosso país, com nossos governantes e com tanta gente tacanha. A palavra dada não vale nada, os interesses pessoais estão acima de tudo e a ética na política virou uma utopia.
Com tantas incertezas e receio de mais desilusões, só nos resta cuidar de nossa auto-estima. Estou convidando vocês e as pessoas do seu convívio a deixarem as preocupações de lado por alguns instantes e participar do WORKSHOP DE PLANEJAMENTO DE VIDA, ENTUSIASMO E MOTIVAÇÃO que estou preparando.
Um Conselho que vale a pena é aquele dado de coração. Meu conselho é para que abramos um processo de evolução em nossas mentes e nos desliguemos de mesquinharias, de coisas e pessoas que não acrescentam nada em nossas vidas. A transformação positiva começa em nossas mentes.
Não sejam aposentados pela vida. Aposentem a falta de ideais e as frustrações por não terem feito o que realmente gostariam de fazer. A velhice chega para todos, mas nem todos aceitam essa fase maravilhosa da vida e se transformam em pessoas torpes e desesperadas.
A motivação e o entusiasmo são armas poderosas contra aqueles que estão sempre prontos a nos derrubar. Se alguns de vocês são derrotistas, vingativos, maquiavélicos e negativos e tempo todo, é preferível que fiquem em casa e não compareçam ao workshop.
Estou convidando gente de bem com a vida, sangue bom e comprometida com a evolução de Ubatuba. Gente que sabe o sentido das palavras, altruísmo, solidariedade e lealdade.
Se vocês quiserem participar, não esqueçam de trazer um quilo de alimento não-perecível. A arrecadação dos alimentos será totalmente doada para o Lar do Menor de Ubatuba.
Convidem seus funcionários, colegas de trabalho, amigos e parentes. Será proveitoso e gratificante dividir momentos de aprendizado com essas pessoas. Acreditem.
Não esqueçam:
TEMPO É UMA QUESTÃO DE PREFERÊNCIA.
VOCÊS MERECEM UM TEMPO PARA SI PRÓPRIOS.
Conto com vocês!
Forte abraço

Jorge Lee
Ubatuba, SP


Revoada dos Tucanos

Zé Pereira
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Natureza:

Rosas - Luciano Cancelier

Rosas
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor