Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 15 de setembro de 2005 - Nº 1363 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
Palestras explicam porque o turismo regional é uma tendência mundial
Concurso estudantil Agenda 21 do Litoral Norte
Exército treina 2.200 homens no Litoral Norte
Exército “ocupa” São Sebastião com 120 homens
Em Ubatuba exercício envolve a 12ª Brigada de Infantaria Leve


Caraguatatuba
Caraguá ganha menção honrosa por taxa de cura da tuberculose
Exército agradece a receptividade com apresentação musical na Igreja Matriz
Vacinação contra a Gripe beneficiou 250 servidores municipais de Caraguá
1ª Conferência da Saúde do Trabalhador
Instituição filantrópica usa equoterapia na recuperação de pacientes
Funcionários públicos de Caraguá participam de curso básico de Contabilidade
Palestra de Economia Doméstica acontece nesta segunda-feira 19 para servidores
Professor tem artigo aprovado pelo Semead
Estudantes comemoram Dia do Administrador com debate em Caraguá
Planejamento Financeiro Pessoal
Alô Cidadão completa um mês de atendimento
Câmara aprova Títulos de Cidadão
Exército fala sobre campanha no Haiti em palestra
Vereador Germino se afasta por 15 dias
Baduca Filho apóia equipe de Kung Fu
Ademir Faria ganha Moção de Baduca Filho


Ilhabela
Oficial cai em cachoeira durante ação em Ilhabela
Câmara pode proibir o uso do cigarro nas Escolas Municipais


São Sebastião
Grupo ambiental acusa despejo irregular de esgoto em praia
SABs atacam novos cargos no litoral
Projeto Garoçá atende 120 crianças da Costa Norte
São Sebastião poderá ter o primeiro Centro Internacional de Capacitação e Tecnologia de Petróleo, Gás Natural e Engenharia Naval
Presidente do Fundo Social é homenageada na Câmara
Velejador caçula da categoria laser no Brasil é sebastianense
Prefeitura cede Abrigos dos Anjos para treinamento de soldados do Exército
Inscrições para o 3º Festival Estudantil de Teatro foram prorrogadas
São Sebastião realiza 1º Workshop de Turismo Receptivo
Requerimento aprovado de Kotian solicita informações sobre o “ticket-refeição”
Vereador questiona retorno dos radares fixos
Vereador pede implantação de escolinha municipal de surf em Juquehy

Ubatuba
Jogos Escolares da Semana da Pátria entram na segunda semana em Ubatuba
Ex-bicampeão brasileiro é campeão master do Ok Dok de Surfe
Recreando em seu Bairro chega a Maranduba
Equipe de Ubatuba participa da Volta Internacional do Grande ABC
Fundo Social participa de diversos encontros
Ubatuba confirma participação nos Jogos Abertos do Interior
Ubatuba realiza campeonato de Street Ball no aniversário da cidade
Deficiência Visual é tema discutido nas salas de aula
Palestra sobre o Empretec
1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador começa nesta semana
Campanha de vacinação anti-rábica começa essa semana em Ubatuba


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Palestras explicam porque o turismo regional é uma tendência mundial
A globalização, a competitividade internacional, a necessidade de reduzir custos, a elevada concorrência mundial, o aumento da divulgação do Brasil como destino turístico são apontados como os responsáveis pela necessidade de regionalização e criação de circuitos turísticos

Litoral Norte - Empresários, secretários municipais, estudantes e profissionais da área de Turismo em Caraguá, tiveram a oportunidade de assistir a três palestras com renomados especialistas no dia 12 de setembro, no auditório das Faculdades Integradas Módulo. As palestras foram oferecidas pelo Circuito Turístico do Litoral Norte Paulista, formado pelas quatro secretarias de Turismo do LN. Estiveram presentes o presidente do Circuito e secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazini, o secretário de Caraguá, Ricardo Ribeiro, de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, o diretor do Sebrae-SP, Mauro Medeiros, o vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ricardo Gaspar, o gerente da ACE de Caraguá, Idézio Kashiura, o vereador Francisco Carlos Marcelino, além de secretários municipais, empresários, professores e alunos.
Mauro Medeiros representando o Sebrae, colocou-se à disposição dos municípios para o crescimento do Circuito Turístico do Litoral Norte. “Sabemos que não é um trabalho fácil, pois cada município tem suas características, é um trabalho complexo, mas os resultados finais serão positivos para todos”.
O secretário de Ubatuba disse que as cidades do Litoral Norte conseguiram se adequar ao Programa Nacional de Regionalização do Turismo em tempo recorde, há exatamente 4 meses, quando a Secretaria de Estado fez a proposta aos municípios. “O programa foi muito bem aceito por nós, pois veio ao encontro de nossas metas, entre elas o fortalecimento turístico da nossa região, e para isso contamos com a maturidade que o turismo de Ilhabela possui”.
Ricardo Ribeiro, de Caraguá declarou que não foi fácil chegar até aqui. “Sabemos que ainda temos um longo caminho para trilhar, mas acredito que desta vez será mais fácil, porque os quatro secretários estão contando com o apoio dos prefeitos, que confiaram e deixaram seus secretários à frente do trabalho. Faremos juntos a terceira feira do ano nos próximos dias 23 e 24, em Águas de Lindóia, a ‘Aviestur’ e ainda teremos a ‘Abave’ no Rio de Janeiro, de 26 a 30 de outubro e a ‘Braztoa’ em Sâo Paulo, dias 10 e 11 de novembro e outras feiras internacionais ainda este ano.
O palestrante Carlos Bene, renomado especialista e estudioso do Turismo no Brasil, falou sobre a necessidade da regionalização do turismo no Brasil, e o quadro atual da economia mundial, apontando a globalização e a competitividade internacional como as maiores indicadoras da necessidade de regionalização; e no plano social, a necessidade de reduzir custos e sair do assistencialismo; já no plano político, a descentralização e a necessidade de flexibilidade de cada região para alavancar sua produção. Bene disse que as regiões de maior destaque são as que possuem sistema produtivo articulado, com elevados níveis de competitividade nos mercados globais. O turismo passou a ser o único meio das cidades mais pobres viabilizarem sua integração à economia mundial.
O palestrante disse que esteve em Caraguá há seis anos, quando o curso de Turismo foi implantado nas Faculdades Integradas Módulo, e disse ainda que a Faculdade tem papel fundamental na formação de um cluster turístico no litoral, sendo um observatório regional e podendo armazenar a visão interdisciplinar e intersetorial do trabalho da regionalização.
Bene explicou que o Programa de Regioanalização cria o espaço ideal para a construção de clusters de turismo, uma das grandes sacadas mundiais para o sucesso como destino turístico. “É preciso identificar, organizar e articular a cadeia de produtos que as cidades oferecem. Ninguém pode ser esquecido. O cluster é a forma mais correta de integração e incrementação turística, mas tem que ser um conglomerado que ofereça variedade e qualidade de serviços e para isso exige esforço, mobilização, intenção e interação de todos os segmentos que trabalham no setor. Esse é o caminho para o desenvolvimento sustentável do turismo na região”. Mário Bene também deu dicas de como solucionar os problemas do turismo residencial. “Se o veranista foi o pólo de desenvolvimento turístico no passado, hoje é o responsável pela sedentariedade no setor. Uma idéia é unir o setor imobiliário visando transformar os condomínios residenciais em flats”.
Outras duas importantes palestras discutiram o turismo no Brasil e a regionalização; uma delas com o consultor Leonardo de Moraes, que falou da regionalização do turismo como estratégia para o desenvolvimento. Ele controu a história do ‘Caso Australiano’ - uma região isolada que atingiu altos índices de crescimento com a regionalização e a criação do cluster ‘Great Ocean Road’ que engloba várias cidades pequenas oferecendo diferentes atrativos.
A outra palestra foi ministrada pela gerente de apoio à comercialização da EMBRATUR, Jurema Monteiro, que falou das ações e resultados do Plano Nacional de Turismo, implantado em 2003, e as metas para 2007. Ela contou que desde o lançamento do Plano Nacional de Turismo, diversas pesquisas foram realizadas em 18 países com objetivo de identificar a opinião de turistas que visitaram o Brasil. Uma delas detectou que o Brasil tem a natureza como forte aliada (1º lugar) mas o que encanta é o povo brasileiro (2º lugar). A partir desta e outras constatações, a EMBRATUR viu a necessidade de trabalhar em 6 grandes segmentos ‘sol e praia’, ‘conheça o Brasil’, ‘belezas naturais’, ‘povo’, ‘cultura viva’ e ‘recomendação’, aplicados de acordo com cada país e suas preferências. Segundo ele, o Brasil nunca investiu tanto em divulgação internacional e por isso aumenta cada vez mais a necessidade de regionalização ou da formação de circuitos turísticos”. (Fonte: PMC)

Concurso estudantil Agenda 21 do Litoral Norte
O tema do concurso “O que é agenda 21?” poderá ser explorado por estudantes da rede municipal, estadual e particular do Litoral Norte, até o dia 21 de setembro. Os 28 autores de trabalhos selecionados, entre alunos e professores, serão premiados com o Roteiro Estudantil Agenda 21 do Litoral Norte, de 11 a 16 de novembro.

Litoral Norte - As inscrições para o Concurso Estudantil Agenda 21 do Litoral Norte estão abertas desde o dia 2 e vão até o dia 21 de setembro. Sob o tema ‘O que é Agenda 21?’ o concurso tem como objetivo divulgar o programa Agenda 21 no Litoral Norte, que está em fase de elaboração, além de incentivar crianças, adolescentes e adultos em participar da luta pelo desenvolvimento sustentável e por uma sociedade justa.
O concurso é idealizado e organizado pelo grupo do programa Agenda 21, na região. Os ajustes finais para a realização do concurso foram definidos durante reunião na Secretaria de Educação de Caraguatatuba com representantes do governo estadual das quatro prefeituras e de organizações não governamentais.
O concurso é dividido por categorias e de acordo com o nível escolar, inclusive educação especial. Alunos da Educação Infantil e 1ª série do ensino fundamental poderão concorrer com desenhos. Alunos da 2ª e 4ª séries do ensino fundamental deverão trabalhar o tema por meio de pintura; para os alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental o desafio será a criação do mascote com o nome; para os alunos do EJA-Educação de Jovens e Adultos 1 e 2, a capa da agenda; para os alunos do ensino médio e suplência, um texto; para o ensino superior, um slogan. Cada unidade escolar também poderá participar do concurso, por meio da apresentação de projetos pedagógicos.
Os trabalhos serão avaliados por comissões julgadoras, sendo uma de cada município e uma regional, formados por participantes da Agenda 21 e convidados.
Os 28 autores de trabalhos selecionados, entre alunos e professores, serão premiados com o Roteiro Estudantil Agenda 21 do Litoral Norte, de 11 a 16 de novembro.
O roteiro inclui unidades de conservação, atrativos turísticos das quatro cidades e vivência em atividades sustentáveis. A programação terá infra-estrutura necessária, além do acompanhamento de monitores. Este roteiro estudantil é um produto da Agenda 21 Litoral Norte que será proposto ao trade turístico. Mais informações nas instituições de ensino, Secretarias Municipais de Educação e Diretoria de Ensino de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Exército treina 2.200 homens no Litoral Norte

Litoral Norte - O Exército Brasileiro realiza desde segunda-feira, em toda a região, um exercício de treinamento de tropas que faz parte de um programa de adestramento avançado do Comando de Operações Terrestres.
O treinamento está sendo executado pela 2ª Divisão do Exército. As tropas somam 2.200 homens e foram divididas pelo Litoral Norte. Mil homens estão em Ubatuba, 960 em Caraguá, e duas turmas de 120 soldados em São Sebastião e Ilhabela.
Eles são oriundos de diversas cidades do Estado, desde Lins, Pirassununga, Itu, Campinas, São Vicente, São Paulo, Pindamonhangaba, Caçapava, Taubaté até Lorena. Ao todo a operação envolve ainda quatro helicópteros e 150 viaturas espalhados pelas 4 cidades do Litoral. Em Caraguatatuba as tropas estão alojadas no Centro Esportivo Ubaldo Ribeiro e na Colônia de Férias João Cleófas.
“Este é o programa de adestramento anual. Estamos executando para treinar as tropas. Inclusive a tropa da 12ª Brigada vai para o Haiti em novembro”, explicou o Tenente Coronel Mosca. Ele também disse que o Litoral Norte foi escolhido por ter um terreno similar ao Haiti.
Ontem pela manhã, no Ginásio Ubaldo Ribeiro, houve uma reunião com o Exército e representantes das Polícias Federal, Militar, Bombeiros, Civil e Defesa Civil. A reunião foi uma simulação de como o Exército trabalharia junto com os órgãos de Segurança Pública da cidade, em uma situação de crise.
“Numa situação hipotética a Polícia, por insuficiência de meio empregaria as Forças Armadas, por ordem do Presidente da República. Isto está previsto no artigo 142 da Constituição Federal de 1988”, explicou o Tenente Coronel Sarquis. Também houve a demonstração das vestimentas dos soldados que estão nas ruas das cidades. Eles utilizam proteção de capacete, cassetete, escudo e armas.
O Exército utiliza o termo “área de pacificação”, dentro de um quadro fictício. No Litoral são duas áreas de pacificação; uma envolve Caraguá, Ilhabela e São Sebastião e a outra abrange Ubatuba.
“A Grande Guarda é utilizada para atender ações contra instalações, além de ordens de busca e apreensão”, disse o General Pristo, comandante da 11ª Brigada de Campinas, que está em Caraguá, durante a reunião, ontem pela manhã. Ele também citou a simulação de como é feito o patru-lhamento de rua para garantir a lei e ordem.
Conforme o Tenente Coronel Mosca, a prefeitura cedeu o Centro Esportivo para o acampamento, colocou à disposição uma viatura da Defesa Civil e a colônia foi cedida pela administração do João Cleófas.
“A alimentação, combustível e toda a parte operacional são mantidas pelo Exército”, explicou o Tenente Coronel Mosca. (Fonte: Imprensa Livre)

Exército “ocupa” São Sebastião com 120 homens
Os soldados fizeram exercícios de controle de veículos e documentação

Litoral Norte - Alojada no “Abrigo dos Anjos”, casa que funciona como um centro comunitário no bairro São Francisco, a tropa do Exército que faz o treinamento em São Sebastião é composta por 120 homens e chegou na tarde de segunda-feira. Destacados para realizar patrulhas de guarda na Transpetro e na travessia das balsas, os soldados se espalharam pela cidade, despertando a curiosidade dos moradores.
O coordenador do Abrigo dos Anjos, Marcelo Igídio, disse ontem que foi obrigado a suspender as atividades mais concorridas desenvolvidas na casa, como as oficinas culturais de capoeira, ginástica e dança. Estas oficinas, portanto, só retornam na próxima semana, uma vez que o treinamento do Exército acontece até sexta-feira. Foram mantidas as aulas de Yoga, as reuniões da Associação Anti-Alcoolica e as aplicações de Reiki.
Simulado - Na tarde de ontem, por volta das 17h00, soldados do Exército fizeram um treinamento em frente ao prédio do antigo Ceprom, no bairro da Topolândia, onde simularam a averiguação em veículos conduzidos por pessoas suspeitas.
Durante a ação uma caminhonete com vários rapazes foi parada e os soldados, com armas e acompanhados por cães, averiguaram se havia armas, drogas e se os documentos estavam corretos. Todos os envolvidos na ação faziam parte do simulado.
O evento chamou a atenção da população e muita gente parou para assistir. “Acho que São Sebastião precisa de uma operação desse tipo. Só com os policiais que tem não está dando certo”, comentou o pedreiro José Osvaldo Lopes de Souza.
Amanhã, às 17h00, os soldados farão um desfile na praça Cândido Mota, em Caraguatatuba. Nesse mesmo local, às 20h15, haverá apresentação de uma banda. Na sexta-feira, às 8h00, na Unidade Básica do Tinga, dentistas e médicos do Exército vão atender a população. (DC) (Fonte: Imprensa Livre)

Em Ubatuba exercício envolve a 12ª Brigada de Infantaria Leve

Litoral Norte - Em Ubatuba, no Horto Florestal, está alojada a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), com sede em Campinas. São 800 homens e 50 viaturas. As atividades simulam situação de grave situação de ordem publica.
Segundo o Capitão Brion, seria “uma situação em que as forças de Segurança Pública e Defesa Civil estão num nível de esgotamento ou insuficiência, que faça necessário ao governo estadual requisitar ao presidente da República o emprego da tropa federal para restabelecer e manter a situação de normalidade”.
A escolha de Ubatuba pela 12ª Brigada de Infantaria leve se deu, primeiramente, pela proximidade à sede e também, segundo o Capitão Brion, devido à afinidade com Ubatuba após outros exercícios bem sucedidos já terem sido realizados no município, além das condições do terreno favorecerem este tipo de adestramento.
O Capitão explicou que o exercício serve, mas nada tem a ver com treinamentos para atuação no Haiti:
“No ano passado aconteceu um exercício semelhante visando preparar a tropa para o Haiti, mas esse aqui não tem nenhuma relação com isso, faz parte do Programa de Adestramento Avançado do Exército e já estava programado desde 2003”.
Somente em outubro, segundo explicou, ocorrerá esse treinamento do Batalhão Haiti, também em Ubatuba e Caraguatatuba. O Batalhão Haiti é constituído pela mesma Infantaria, mais outras unidades que fornecerão efetivos menores, totalizando cerca de 825 homens.
“Aí sim o treinamento criará situações semelhantes às que ocorrem no Haiti, onde há uma ruptura do tecido social e problemas de governabilidade quando a tropa é empregada para manter a paz e, em situações extremas, até impô-la”.
As atividades básicas no exercício de garantia da lei e da ordem, realizadas até o dia 16 próximo são: estabelecimento de posto de controle e bloqueio de estradas e posto de segurança estático, ou seja, a guarda de pontos sensíveis, levantadas pelo Comando de Operações de Segurança Interna, composto pelas policias Militar, Civil, Rodoviária e Defesa Civil.
Pontos sensíveis em Ubatuba são, segundo o Capitão Brion, o aeroporto, Prefeitura, central telefônica, estação de tratamento de água e cadeia pública, entre outros. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá ganha menção honrosa por taxa de cura da tuberculose

Caraguatatuba - A secretaria Municipal de Saúde de Caraguá recebeu Menção Honrosa pela taxa de cura da tuberculose em 2004. O mérito é da equipe da Vigilância Epidemiológica, que já havia sido premiada anteriormente pela quantidade de exames realizados.
A iniciativa é da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo que quer incentivar as equipes e os agentes de Saúde a conseguirem realizar o maior número de curas e atendimentos preventivos à doença.
O índice foi de 70 pacientes curados, que equivalem a 83% dos doentes; destes, oito abondonaram o tratamento e três foram transferidos para outros municípios.
Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Carla Aparecida Pereira, o resultado deve-se ao trabalho integrado entre as equipes do PSF-Programa Saúde da Família (médicos, enfermeiros e auxiliares) e equipe da especialista Dra. Ednalva Maria Mendonça. “A dedicação destes profissionais fez com que os pacientes recebessem o acompanhamento necessário”.
A coordenadora ressaltou a importância do tratamento supervisionado, que foi iniciado pela Secretaria em maio de 2005, e que deverá aumentar ainda mais os índices de cura. A medida consiste em dar a medicação e esperar o paciente engolir. O trabalho é feito pela equipe do PSF, na Unidade de Sáude ou no casa do paciente, com grande sucesso.
“Oferecemos todo tipo de incentivo para que os paciente não abandonem o tratamento. Na Unidade de Saúde é oferecido um café-da-manhã para aqueles que vão tomar o medicamento, pois não podem ficar em jejum após ingerirem o remédio”, conta a coordenadora.
Além do café da manhã oferecido, o paciente com tuberculose ainda tem mais dois incentivos para o tratamento, um deles é a cesta básica, outro é o vale-transporte para que ele vá ao Centro de Especialidade uma vez por mês para o acompanhamento com a especialista.
Treinamento das Equipes: A Vigilância Epidemiológica está ministrando treinamento às equipes do PSF para o Programa de Controle da Tuberculose. As equipes dos bairros Olaria, Perequê-Mirim, Casa Branca e Porto Novo já foram capacitadas. Esta semana estão sendo treinadas as equipes do Massaguaçu e Tabatinga.
Segundo Carla, com este trabalho a quantidade de exames de baciloscopia também aumentou. As equipes estão sendo treinadas para fazer a busca de sintomático respiratório e o exame do escarro. *O sintomático respiratório é a pessoa com tosse persistente há mais de 3 semanas. (Fonte: PMC)

Exército agradece a receptividade de Caraguá com apresentação musical na Igreja Matriz
A 2ª divisão do Exército Brasileiro, que esteve durante toda a semana em Caraguatatuba e demais cidades do Litoral Norte, realizando um treinamento com o efetivo que embarca no final deste ano para o Haiti, presenteia a população com uma apresentação musical na Igreja Matriz, nesta quinta-feira 15

Caraguatatuba - Caraguá, que está recebendo durante essa semana (12 a 16 de setembro), soldados do Exército Brasileiro (2ª divisão), em treinamento para uma missão no Haiti, será presenteada pelos militares com uma apresentação musical com banda sinfônica e coral, nesta quinta-feira 15, às 18h.
De acordo com a entrevista dada pelo Major Roberto Martins a uma emissora de TV da região, participam desse treinamento um total de 2.200 oficiais, dos quais, cerca de 1100 estão hospedados em Caraguatatuba, nos ginásios do Morro do Algodão, Centro Esportivo, CIASE(Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas) e Massaguaçu.
A vinda dos militares para treinamento no Litoral Norte se fez necessária, uma vez que as cidades da região são diferentes geograficamente, e ao mesmo tempo adequadas para esse tipo de treinamento, que visa preparar os oficiais para atuarem em qualquer tipo de situação, segundo afirmou o Major Morais Weber.
Essa foi a segunda vez que Caraguatatuba sediou um treinamento do Exército Brasileiro. Em 2004, os soldados que passaram pelo treinamento na cidade seguiram em missão de paz para o Haiti, que, segundo informações dos militares, tem condições geográficas similares a Caraguá.
Em agradecimento à estadia no município, os oficiais do Exército realizarão um desfile pela cidade, nesta quinta-feira 15, às 17h (caso não chova). Se o tempo chuvoso impedir o desfile dos militares nas principais vias públicas, a comunidade poderá conferir a apresentação musical da banda sinfônica e coral do Exército, que acontecerá na Igreja Matriz, na Praça Cândido Motta, às 18h. Prestigie! (Fonte: PMC)

Vacinação contra a Gripe beneficiou 250 servidores municipais de Caraguá
Numa parceria entre a Medicina do Trabalho de Caraguá e o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, 250 funcionários municipais foram vacinados contra Gripe, em três dias da campanha, que foi encerrada nesta quarta-feira 14

Caraguatatuba - Os funcionários da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba participaram da campanha de vacinação contra a Gripe, viabilizada por meio de uma parceria entre a Medicina do Trabalho e o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
A vacinação, que era para ter começado na última sexta-feira 9, foi iniciada efetivamente nesta segunda-feira 12, contemplando primeiramente os servidores das Secretarias de Administração, Gabinete, Assuntos Jurídicos, Fazenda, Meio Ambiente, Obras, Planejamento, Urbanismo e Turismo.
Na terça-feira 13, foram vacinados os funcionários das Secretarias de Educação e Assistência Social e nesta quarta-feira, a campanha foi encerrada com chave-de-ouro, com a vacinação de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, das regionais do Centro, Norte e Sul.
Segundo explicou Marcus da Costa Nunes Gomes, da Medicina do Trabalho, essa vacinação visou beneficiar os funcionários que têm maior risco de contaminação pelo vírus, no contato direto com o público. “Atingimos nossa meta, nessa campanha de vacinação contra a gripe, com um total de 250 funcionários vacinados em apenas três dias” concluiu. (Fonte: PMC)

1ª Conferência da Saúde do Trabalhador
Entre as propostas defendidas estão a garantia de recursos para o SUS em atenção médica ao trabalhador; fiscalização das ações de saúde do trabalhador; garantia de um centro de referências de atenção à saúde do trabalhador no litoral; inclusão na grade curricular das escolas de noções sobre meio ambiente e segurança no trabalho; melhora do transporte coletivo urbano e também das condições do uso da bicicleta como meio alternativo de transporte, entre outras ações.

Caraguatatuba - A 1ª Conferência da Saúde do Trabalhador de Caraguatatuba aconteceu com sucesso nos dias 9 e 10 de setembro. Sobre o tema ‘Trabalhar sim adoecer não’, a conferência teve grande participação já no primeiro dia, lotando o auditório das Faculdades Integradas Módulo, com presença de autoridades, como o prefeito José Pereira de Aguilar, a primeira-dama Rosângela Aguilar; o secretário municipal, Olegário Alves dos Santos; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gladys Lima; a diretora do Núcleo Regional de Saúde, Derci de Fátima Andolfo, o administrador do Terminal da Petrobrás de São Sebastião, Cosme Damião Lemes, o coordenador geral do evento, José Ernesto Pires de Campos, além de funcionários de toda a Saúde.
Também marcaram presença as entidades como o Sindicato dos Servidores, Sindicato da Construção Civil, Colônia dos Metalúrgicos de Osasco, Litorânea, Fundacc e Ditran., além dos colaboradores do evento, entre eles proprietários e representantes da Distribuidora de Bebidas Skinkariol, Litoral Norte Bebidas, Laticínios 21 de abril, Colônia dos Pescadores, Engenheiro Wilney Cardoso e Zeladoria Lions.
O prefeito José Pereira de Aguilar compareceu e deu a sua colaboração. “A Saúde é prioridade nesta gestão, e se é relacionada ao trabalhador merece maior atenção ainda, espero poder colocar em prática todas as propostas defendidas. Não temos orçamento para fazer tudo, mas pedi para que os secretários municipais enxugassem os seus orçamentos como medida para aumentar o orçamento da Sáude”, disse.
A diretora do Núcleo Regional de Saúde, Dercy Andolfo, parabenizou o prefeito e o secretário de Saúde pela realização da Conferência. Ela disse que a Medicina do Trabalho ainda não está totalmente implantada nos municípios e que a conferência é o primeiro passo para as mudanças necessárias.
De acordo com secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, a necessidade da conferência é justamente levantar os problemas junto aos trabalhadores. “Sem realizar as conferências seria impossível saber quais as necessidades dos trabalhadores. Ouvimos os gestores e os usuário do sistema para fazer um programa único. A conferência teve boa participação e agora aguardamos as decisões no âmbito nacional, até que sejam votadas em âmbito nacional”, disse.
O evento contou com a participação dos palestrantes Dr. José Augusto Mendes, coordenador do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Cruzeiro; o Dr. Nelson James Wright, médico sanitarista da DIR 21 e o Dr. Antonio Walter Rodrigues Marques de Mendonça.
As propostas defendidas: Entre as propostas defendidas estão a criação de uma legislação relacionada à segurança, higiene e saúde do trabalhador para os trabalhadores estatutários, civis e militares; garantia de recursos para o SUS com o objetivo de custear atenção médica ao trabalhador; criação de uma equipe técnica da vigilância sanitária para fiscalizar as ações de saúde do trabalhador; garantia de um centro de referências de atenção integral à saúde do trabalhador no litoral; que as multas relacionadas às ações de saúde do trabalhador sejam revertidas para colaborar na manutenção desses centros.
Outras propostas também foram votadas como a inclusão na grade curricular das escolas municipais de noções sobre meio ambiente e segurança no trabalho; cursos de capacitação profissional para empreendimentos a serem instalados no município; inclusão de noções básicas da saúde do trabalhador nos concurso públicos; criação de selo de qualidade aos estabelecimentos que atendam a legislação; participação da prefeitura na construção da Agenda 21; que o poder público melhore o sistema de transporte coletivo urbano, tornando-o mais acessível e seguro ao trabalhador; e também as condições do uso da bicicleta como meio alternativo de transporte, tanto nas questões de educação no trânsito, quanto no sistema viário e sinalização, entre outras.
Também foram eleitas propostas para incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no país. (Fonte: PMC)

Instituição filantrópica usa equoterapia na recuperação de pacientes
Equoterapia, terapia com cavalos, é utilizada pela instituição filantrópica “Acalento- Terapia do Amor à Vida” para a reabilitação de pacientes portadores de necessidades especiais.

Caraguatatuba - A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano “Acalento-Terapia do Amor à Vida” está desenvolvendo em Caraguá um trabalho inovador em recuperação de portadores de necessidades especiais, por meio de projetos de reabilitação. A equoterapia (terapia com cavalos) é um dos tratamentos utilizados pela instituição filantrópica, que iniciou seus trabalhos no início deste ano.
O grupo de voluntários é formado por profissionais como fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, pedagogo, psicopedagogo, equoterapeuta e treinador de cavalos.
Atualmente são atendidos cerca de 20 pacientes, entre dois e 60 anos de idade, com diversos tipos de necessidades, entre elas a paralisia cerebral, síndrome de Down, dislexia, dificuldade de atenção, síndrome do pânico.
De acordo com a presidente da instituição, Zenaide Vernizzi, este tipo de terapia é indicado até mesmo para dependentes químicos e pessoas acidentadas. “Estamos atendendo um adulto que sofreu um acidente e estava mudo, agora está voltando a falar” disse. “Atendemos a uma criança de oito anos com “Down” que está dando seus primeiros passos graças à equoterapia”, ressalta.
Segundo a presidente, a equoterapia tem resultados rápidos porque o uso do cavalo facilita tanto o trabalho físico quanto o da afetividade e da auto-estima do paciente.
Além da equoterapia, o núcleo de reabilitação conta com ambulatórios montados, onde são desenvolvidas a terapia clínica e a educacional para cada tipo de tratamento.
Os profissionais trabalham de forma integrada, é comum o paciente ser atendido ao mesmo tempo por um psicopedagogo, um fisioterapeuta e um equoterapeuta.
O projeto está atendendo pacientes de todo o litoral norte. Até agora a equipe consegue atender oito horas por semana e pretende alcançar novas parcerias para poder manter-se e expandir o atendimento.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar e o secretário municipal de saúde, Olegário Alves dos Santos, visitaram o local no mês passado e solicitaram um projeto para ser implantado na rede pública.
Além do trabalho filantrópico a instituição também atende pelo convênio Sul América. Para utilizar a equoterapia é preciso que o paciente tenha uma recomendação médica. (Fonte: PMC)

Funcionários públicos de Caraguá participam de curso básico de Contabilidade
A Prefeitura de Caraguatatuba está oferecendo os funcionários públicos de Caraguá vários cursos e capacitações, com o objetivo de motivar e valorizar os servidores, melhorando, conseqüentemente, o atendimento à população

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Administração, iniciou no dia 29 de agosto o Curso Básico de Contabilidade, para funcionários da Administração Municipal, lotados na Secretaria da Fazenda.
A capacitação, viabilizada pelo Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), que é a instituição responsável pela escolha do profissional especializado em Contabilidade, tem a participação 20 funcionários públicos da área fiscal, inscritos na Secretaria da Administração. A carga horária total do curso é de 40horas/aula. As aulas são ministradas pelo professor Dimas O. Noronha e tem previsão de término para 29 de setembro.
Segundo explicou a direção do Ceprolin, o curso e as principais disciplinas nele abordadas, foram avaliadas pela Secretaria da Administração, juntamente com a Secretaria da Fazenda.
De acordo com o Secretário da Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, o enfoque de sua secretaria é o investimento no funcionalismo público. “Desde o 1º semestre, os funcionários têm participado de cursos, palestras, workshops e capacitações para enriquecimento de currículo. Nosso principal objetivo é aperfeiçoar, reciclar e motivar os servidores municipais. Com isso, conseqüentemente haverá melhoria no serviço público prestado à população. Capacitações como essas, motivam os funcionários e propõem uma espécie de valorização, e por esse motivo, novos cursos serão promovidos, mostrando que a Prefeitura de Caraguá prioriza o servidor”, finalizou. (Fonte: PMC)

Palestra de Economia Doméstica acontece nesta segunda-feira 19 para servidores municipais
A Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Associação Comercial está promovendo na próxima segunda-feira 19, uma palestra sobre Economia Doméstica, para servidores municipais, com o diretor administrativo financeiro da Crozariol. As vagas são limitadas e para participar, basta inscrever-se na Administração, levando 400gr de leite em pó

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal da Administração, está promovendo em parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), uma palestra sobre Economia Doméstica, para funcionários públicos municipais. O evento acontecerá nesta segunda-feira 19, no auditório da FUNDACC, às 19h, na rua Santa Cruz, 396, no Centro.
Para inscrever-se na palestra, é necessário que o servidor leve um pacote de 400gr de leite em pó, no setor de Treinamento e Desenvolvimento da SECAD, o qual será trocado por um convite para o workshop.
O tema será ministrado pelo administrador de empresas, José Garcia Roman Filho, que atua como diretor administrativo e financeiro da Crozariol há 25 anos. O palestrante também atua como facilitador e coordenador de treinamentos empresariais e defende o planejamento financeiro familiar como pré-requisito para o sucesso. Segundo Roman, “financeiramente as pessoas não pensam em fracassar, mas fracassam justamente por não planejar”.
De acordo com a Secretaria da Administração, que ao longo do ano vem proporcionando workshops e treinamentos para o servidor público, visando aperfeiçoar e enriquecer o currículo dos funcionários, essa palestra está sendo realizada com o objetivo de orientar sobre um melhor planejamento nas finanças domésticas para melhor administração da vida financeira pessoal e familiar.
Podem participar do evento somente funcionários da Prefeitura de Caraguá. As inscrições devem ser feitas com antecedência, uma vez que o auditório da FUNDACC possui apenas 144 lugares. Todo leite arrecadado será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba. Mais informações pelo (12) 3883-2400, com Ana Angélica. Participe! (Fonte: PMC)

Professor tem artigo aprovado pelo Semead

Caraguatatuba - O professor Jose Hamilton Maturano Cipolla, das Facultades Integradas Módulo, participou do 8º SEMEAD – Seminário em Administração, promovido pelo programa de Pós Graduação em Administração da Faculdade de Administração da USP, que convida graduandos, pós-graduandos, professores, profissionais da área e demais interessados a submeter artigos científicos e relatos de casos. Este evento tem um importante papel no compartilhamento e na discussão de pesquisas realizadas no campo da Administração Brasileira.
Seu artigo foi aprovado e por isso apresentado no Seminário, que ocorreu na FEA/USP, nos dias 11 e 12 de agosto. O tema ‘Evolução de Clusters de empresas. O caso da indústria de cerâmica de Vargem Grande do Sul, São Paulo’, concorreu com outros artigos da área temática ‘Política de Negócios e Economia de Empresas’.
Seu artigo aborda a discussão de fatores que levam ao surgimento de clusters de empresas e o desenvolvimento, preocupando-se em apresentar a visão da literatura a este respeito, avançando sobre a formação de novas empresas e o ciclo de vida de um cluster. É apresentado o estudo do caso da indústria de cerâmicas de Vargem Grande do Sul, que foi efetivado através de entrevistas com roteiro pré-estabelecido junto a 24 das 26 cerâmicas existentes, o que significou 92,3% do universo pesquisado.
É relatada a evolução histórica deste cluster, com mais de 80 anos, o qual apresentou desenvolvimento acentuado na década de 1980, mas que a partir dos anos 90, entra em crise. Reflete sobre as perspectivas futuras, a despeito da não existência de matéria prima farta e local, razão de sua constituição inicial, deficiência suprida pelo desenvolvimento de capacidades próprias que superam essa barreira, vindo a ser fator de desenvolvimento e aprimoramento deste cluster. (Fonte: Módulo)

Estudantes comemoram Dia do Administrador com debate em Caraguá

Caraguatatuba - Dia 9 de setembro foi dia de comemorar uma data especial para estudantes e profissionais da área da administração - o Dia Nacional do Administrador. Em Caraguatatuba, estudantes e professores promoveram um debate no auditório da Fundação Cultural, e discutiram sobre a importância da ética, da teoria e da responsabilidade para o profissional de Administração.
Sobre o tema ‘A contribuição do curso de administração na construção do perfil do administrador’, os participantes trocaram informações com quem já está no mercado de trabalho, como o Professor e Secretário Municipal de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, a secretária municipal de Planejamento, Luz Marina Poddis de Aquino, os ex-alunos da Faculdade, Ronaldo Guibo, do Banco do Brasil e, Márcia Regina Oliveira, o aluno e empresário Eduardo Armanie e o aluno Rodrido Santos.
Os ex-alunos deram depoimentos de sua vida profissional, falando do significado e da contribuição do curso de administração em sua vida pessoal e profissional. Após os debates, os participantes assistiram um filme sobre empregabilidade, do Professor Marins.
O evento foi promovido pela diretoria de Marketing e Extensão Comunitária, por meio do Professor Leo Reis Leite Junior, e da coordenadora do curso de Administração, Maria do Carmo Cataldi Muterle. (Fonte: Módulo)

Planejamento Financeiro Pessoal

Caraguatatuba - A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba está promovendo o Curso de Planejamento Financeiro Pessoal a ser ministrado pelo apresentador José Garcia Romam Filho.
Acesse nosso site e garanta a sua vaga através da pré inscrição no próprio site e entraremos em contato.
http://www.acecaragua.com.br/Novo/financas_pessoais.asp
Você pode responder esse e-mail fornecendo o telefone para que possamos entrar em contato. (Fonte: ACE-Caraguá)

Alô Cidadão completa um mês de atendimento
O serviço implantado com objetivo de orientar e informar moradores de Caraguatatuba, também visa aperfeiçoar os serviços prestados pela Prefeitura Municipal.

Caraguatatuba - O Alô Cidadão completou essa semana um mês de sucesso nos seus atendimentos. O serviço está sendo utilizado com o intuito de auxiliar a população. Os moradores caraguatatubenses podem entrar diretamente em contato com a prefeitura exercendo sua cidadania, fazendo sugestões ou críticas por telefone.
Para isso foi disponibilizado um número no qual a ligação é gratuita. O serviço foi implantado pela Secretaria Muncipal de Comunicação e recebe chamadas de todas as regiões de Caraguá.
Todas as solicitações são encaminhadas às secretarias municipais e o morador recebe um retorno informando-o como foi procedido o atendimento.
Atualmente a maioria das ligações que o Alô Cidadão recebe está relacionada à Secretaria de Serviços Públicos e à Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, em grande parte provenientes das regiões central e sul da cidade.
Além de encaminhar solicitações dos munícipes às devidas secretarias, o serviço também esclarece dúvidas a respeito de empresas privadas que atuam no município como transporte, energia elétrica e saneamento básico.
O número do Alô Cidadão é o 0800 7700 678, o serviço funciona de segunda à sexta-feira das 8:00 às 12:00 horas. (Fonte: PMC)

Câmara aprova Títulos de Cidadão
Projetos restantes foram transferidos para próxima semana

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou apenas 2 Projetos de Decreto Legislativo durante a 29ª Sessão Ordinária semanal, ocorrida na terça-feira – 13 de setembro, dos 3 constantes na Ordem do Dia e dos 6 projetos que totalizavam a pauta. Os destaques foram à palestra do Exército sobre a campanha no Haiti e o afastamento do Vereador Germino, em decorrência de uma cirurgia.
Foram discutidas, votadas e aprovados apenas as proposituras de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), que concede Títulos de Cidadão Caraguatatubense para o Servidor Público Municipal Celso Souza e Silva – conhecido como “Miudinho” e o Secretário de Serviços Municipais Roberti Costa.
Ficaram para serem votados na próxima sessão o Projeto de Decreto Legislativo do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), que concede Título de Cidadão para o senhor Marcelo Monteiro Licarião e 3 propostas de denominação de rua, de autoria dos Vereadores Juarez Pardim (PPS) e Aurimar Mansano (PTB), com 2 projetos.
Os destaques da sessão foram a palestra que o Exército realizou sobre a campanha brasileira no Haiti, o afastamento do Vereador Germino de Souza (PPS) por 15 dias, devido a uma cirurgia e a devolução do Projeto 34/05, de autoria do Vereador Carlinhos da Farmácia (PSDB) ao Executivo, que vetou a proposta, devido a um erro de redacão.
Ainda no Expediente foi lido Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB) para o radialista Ricardo Mazzei e relatórios do Ministério da Saúde.
No intervalo foram lidas 85 Indicações. As Sessões Ordinárias semanais da Câmara de Caraguatatuba continuam sendo transmitidas pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz e pela NET – TV a Cabo no seu canal 30, sempre às terças-feiras a partir das 19h30. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Exército fala sobre campanha no Haiti em palestra
Dados comprovam a eficácia de nossos militares na Força Internacional de Paz

Caraguatatuba - Uma palestra de cerca de 40 minutos sobre o trabalho do Exército Brasileiro como Força Internacional de Paz no Haiti, foi o destaque da Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, realizada nesta terça-feira – 13 de setembro. O Tenente Coronel Scoto, acompanhado de oficiais e do Comandante da 2ª Divisão de Exército realizou uma palestra para os Vereadores e público presente às galerias.
A palestra foi ministrada pelo Tenente Coronel Scoto, membro da FE (Forças Especiais) do Exército Brasileiro e pertencente a 12ª Brigada de Infantaria Leve – Aeromóvel, com sede em Caçapava, quando participou no Haiti com o 2º contingente em 2004.
A exposição durou cerca de 40 minutos e foi acompanhada por cerca de 30 pessoas nas galerias, além dos Vereadores e do General de Divisão Costa Lemos – Comandante da 2ª Divisão de Exército, com sede em São Paulo, do General de Brigada Bringel – Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve, de Caçapava e do Tenente Coronel Lemos, pertencente à mesma unidade, além de outros oficiais, como o Major Roberto Martins, da seção de Comunicação Social do Comando Militar do Sudeste.
Na palestra o oficial Scoto falou sobre as condições do Haiti, citando alguns números, como os 8 milhões de habitantes, sendo 2 milhões apenas na capital. A expectativa de vida é de 50 anos, há 50% de analfabetismo e 70% de desemprego. A maioria da população é de negros e católicos, mas o Vodu tem grande força no país. Em termos de estradas o Haiti tem 4.160 quilômetros, mas apenas um pouco mais do que 1.000 quilômetros são pavimentados. As exportações atingem um pouco mais de US$ 200 milhões e a dívida externa do país é de mais de US$ 1 Bilhão.
Segundo o oficial o Meio Ambiente está profundamente abalado com queimadas e a extração de carvão. Ainda sobre as estradas, devido a situação lastimável, trechos de até 150 quilômetros são percorridos em 10 dias. Um dado interessante sobre a instabilidade política daquele país se traduz nesta pesquisa, onde os últimos 32 Presidentes foram depostos, e destes, 29 foram assassinados.
A Minustah – ação da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem o Brasil como Comandante com a sua Força Internacional de Paz têm naquele país 1.200 homens, o seu maior contingente desde a 2ª Guerra Mundial. Só o segundo contingente sofreu 67 ações inimigas e realizou 47 ações de incursão sobre o território inimigo.
Ao final da exposição o General Costa Lemos agradeceu ao município que recebeu o Exército Brasileiro de braços abertos, frisando que a dedicação do trabalho dos soldados é merecedora de elogios por toda a população. Ao mesmo tempo enalteceu a iniciativa da Câmara em propor a palestra sobre as condições do trabalho no Haiti.
O Presidente da Câmara, Juarez Pereira Pardim (PPS), posteriormente à palestra, elogiou a riqueza de detalhes e informações sobre a campanha brasileira no Haiti. “Esta palestra mostrou o grau de desenvolvimento e profissionalismo do soldado brasileiro, que não deixa nada a dever a militares de outros países. Em nome da Câmara, sinto-me honrado em ter o privilégio de receber estas informações, que pouquíssimos homens públicos tiveram a chance de receber”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Germino se afasta por 15 dias
Parlamentar sofreu cirurgia na vesícula

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), protocolou através do Vereador Aurimar Mansano (PTB), o seu pedido de afastamento por 15 dias, contados a partir de 13 de setembro, devido a uma intervenção cirúrgica realizada em sua Vesícula na manhã de hoje – 14 de setembro. Quem assume em seu lugar é Antonio Estevam de Matos – Toninho Caroba (PSC).
Não é a primeira vez que o Vereador apresenta problemas de Saúde. Há cerca de 30 dias Germino ficou internado por cerca de 7 dias, devido a complicações na Vesícula, Coração e Colesterol. Na época lhe foi recomendada uma dieta e tratamentos específicos.
Na madrugada de segunda-feira – 12 de setembro, por volta de 1h30 o Vereador voltou a sentir fortes dores e foi levado para o Centro Médico São Camilo, onde diagnosticou-se grave problema na Vesícula, sendo internado imediatamente, e preparado para uma cirurgia assim que melhorasse da crise.
A cirurgia foi marcada para a manhã de hoje – 14 de setembro e durou das 8 às 12 horas, com sucesso total. A extração da Vesícula ocorreu por incisão simples, visto que por vídeo ou larascopia não pôde ser feita, pois a Vesícula apresentava-se muito inflamada.
No momento o Vereador já está em seu quarto e lá ficará por aproximadamente 4 dias, até que lhe seja dada alta, seguindo após isto para sua residência, onde deverá permanecer em repouso até o final de seu afastamento, estipulado em 15 dias, podendo ser prorrogado se necessário.
Germino de Souza foi operado pelo médico Henrique Leone, tendo como assistente sua esposa, a médica Sônia Dornas e como Anestesista Luiz Gustavo. O suplente Antonio Estevam de Matos – Toninho Caroba (PSC) assume vaga na Câmara pela terceira vez só este ano. O suplente deverá estar presente na Sessão Ordinária semanal da próxima semana. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca Filho apóia equipe de Kung Fu
Vereador ajudou financeiramente equipe para competir em São Carlos

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, vem conquistando o apelido de “Vereador Multi-Meios”, por sua desenvoltura e apoio em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Lazer, Infraestrutura urbana e no Esporte. Prova disso foi o apoio a equipe de Kung Fu de Caraguatatuba, que conseguiu medalhas em torneio disputado em São Carlos.
Por ser o mais novo Vereador da cidade, o Parlamentar entende por um outro prisma os anseios e desejos da juventude e sendo assim, está sempre apto a apoiar e ajudar as diversas equipes esportivas que comumente participam de torneios em São Paulo e fora do estado.
O último apoio decisivo do Parlamentar rendeu medalhas. A equipe de Kung Fu de Caraguatatuba esteve recentemente na cidade de São Carlos, quando participou do torneio Fu Wushu, pela Associação Long-Teh. Ao final a equipe conseguiu 3 medalhas de ouro, 2 de prata e 2 de bronze, classificando-se para o Campeonato Brasileiro, que acontece em Novembro na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O apoio dado pelo Vereador descende do seu passado esportivo. “Sempre participei de eventos esportivos, como atleta é claro. Agora como Vereador sinto-me no dever de dar continuidade a isto”, disse. Para Baduca Filho o esporte é a grande salvação para o jovem de hoje. “Penso que não há maneira melhor de criar homens e cidadãos de respeito do que pelo esporte. Precisamos disto, a cidade, a sociedade e os próprios jovens”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ademir Faria ganha Moção de Baduca Filho
Parlamentar homenageia caiçara tradicional

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), apresenta nesta terça-feira – 13 de setembro, durante a 29ª Sessão Ordinária semanal, Moção de Pesar pelo falecimento de Ademir Faria de Souza, filho de família tradicional na cidade. O falecimento ocorreu em 31 de agosto.
Ademir Faria de Souza nasceu onde hoje é a Fazenda Serramar, em 5 de agosto de 1950. É filho de João de Souza, conhecido como João Matos e de Afonsina Faria de Souza, sendo neto do ex-prefeito João de Souza Matos, que administrou a cidade de 1927 a 1928.
Funcionário da Sabesp até o dia de sua morte, Ademir Faria fez esteiras para embalagens de banana e cortou cana para produção de aguardente quando jovem, trabalhando também no famoso “Bazar do Povo”, do comerciante Elias Serralheiro. Formou em Direito em 1980 pela Fundação Vale Paraibana de Ensino e em 1972 trabalhou na Prefeitura a convite do ex-prefeito e também falecido Sílvio Luiz dos Santos – o Sílvio Careca até o ano de 1985, quando foi admitido em concurso na Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Na política fundou o PV – Partido Verde na cidade e almejou por várias vezes o cargo de Vereador, chegando a ser candidato a Vice-Prefeito com Álvaro Alencar Trindade e sempre se posicionou como um extremo defensor do Meio Ambiente.
Segundo Cristian a vida de Ademir de muitas homenagens. “Pessoa ilustre que por vontade do criador nos deixou. Homem de passado limpo e de grande amor por nossa cidade, que muito lutou, seja na política, seja como cidadão, por dias melhores. Com certeza Ademir deixará muita saudade”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Oficial cai em cachoeira durante ação em Ilhabela
Militar escapa sem ferimentos de queda de 5 metros de altura

Ilhabela - Militares da 2ª Divisão de Exército levaram um susto ontem durante o treinamento no Litoral Norte. Em ação simulada na trilha que leva ao Bonete, em Ilhabela, um oficial escorregou durante o percurso e caiu de uma altura de cerca de 5 metros, nas águas próximas à Cachoeira da Lage.
"O tenente Colares, da 12ª Brigada de Infantaria de Caçapava, estava à frente do grupo, como árbitro das atividades da tropa, mas escorregou e caiu no riacho. Dois sargentos pularam para salvá-lo, mas a correnteza estava muito forte e foi necessário chamar o Corpo de Bombeiros, pois o tenente foi levado e ficou preso em uma pedra", disse o major Roberto Martins, assistente de Comunicação Social do CMSE (Comando Militar do Sudeste).
Segundo o oficial, o tenente Colares não sofreu ferimentos. "Ele apenas se molhou e passou frio."
Desde anteontem, grupamentos das Brigadas de Infantaria de Campinas e de Caçapava estão simulando situações de risco em diversos pontos da região.
"Todo o treino é uma prévia de exercícios para a tropa que irá ao Haiti, em dezembro, trabalhar nas eleições daquele país. Nesta semana, estamos com 2.200 militares, 130 viaturas e três helicópteros na região. Em outubro, os 1.200 militares que irão ao Haiti virão para um treino mais específico", disse o major Martins.
BLOQUEIOS - Durante os exercícios de ontem, foram bloqueadas algumas vias públicas, como a entrada do bairro Topolândia, em São Sebastião.
Segundo o Exército, como o treino era simulado, não houve necessidade da participação da Polícia Militar.
"Trabalhamos em conjunto com a polícia quando a ação é bem próxima do real. Agora é um treino e nós colocamos nossos próprios carros disfarçados pelo local e os paramos para revista. O objetivo é treinar os militares sobre como agir com a população e também analisar técnicas a serem empregadas em caso de ação real", afirmou o major Martins.
AUXÍLIO - Para a comunidade, o exercício pode, inclusive, ajudar no combate à criminalidade.
"Moro no bairro (Topolândia) há 32 anos e nunca tinha visto uma ação grande como esta. Mesmo sabendo que é simulação eu acho bom, pois a turma ruim nem passa perto", disse o morador Assis Moreira Passos, 54 anos. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara pode proibir o uso do cigarro nas Escolas Municipais

Ilhabela - Foi encaminhado às Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Ilhabela, um projeto de Lei que torna proibido o uso do cigarro ou qualquer derivado do tabaco nas escolas municipais da cidade. A autoria é do vereador Joadir Luiz Capucho, o professor Joadir(PPS). Sete vereadores assinaram o projeto, com exceção de Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB) que não compareceu à sessão por motivos de doença.
Na justificativa, Joadir(PPS) explica que a propositura tem cunho educativo e por isso não prevê penas para ‘infratores’. “Às vezes, um professor fazendo o uso do cigarro na escola, mesmo que fora da sala de aula e em ambiente aberto, acaba, inconscientemente, por incentivar seus alunos que o tenham como mentor, confidente ou o considere como ícone de popularidade”. Cada Comissão tem o prazo de 15 dias para examinar o projeto e exarar pareceres para que o mesmo volte ao plenário e seja submetido à votação.
Transporte Escolar - Professor Joadir(PPS), apresentou na mesma noite, requerimento onde sugere que a prefeitura estude a possibilidade de contar com um ‘jeep-escolar’, destinado a atender as crianças das comunidades tradicionais da Praia de Castelhanos, Mansa, Vermelha e do Gato, que já completaram o ensino fundamental e ficam sem atividade. Segundo informações apontadas pelo parlamentar, há cerca de 12 crianças em idade escolar nestas comunidades, por isso, um jeep resolveria o problema. “Aquelas crianças estão abandonadas à própria sorte, após terminarem a 4ª série, pois, seus pais, normalmente pescadores artesanais, que não tiveram a oportunidade de estudos, não possuem condições de trazê-las para o lado de cá e tampouco tem condições de mantê-las por aqui. Não se fale de que a estrada esteja ruim ou sem manutenção, pois, se assim fosse não se levariam turistas diariamente para lá”, argumenta o parlamentar na justificativa da sua matéria.
Ordem do Dia - Os parlamentares ilhabelenses aprovaram oito projetos de Lei, dez requerimentos e quatro indicações que constavam na pauta da Sessão. O projeto 09/05 institui local para a prática do futebol de areia na praia do Capitão, e é de autoria do vereador Joadir(PPS), que também é autor do projeto 18/2005, aprovado por unanimidade, que dispõe sobre a inserção de informações educativas e ecologicamente corretas nos cardápios dos estabelecimentos localizados perto das praias ilhabelenses, com as seguintes frases:
“Pedimos o devido cuidado com os detritos deixados na praia. Há locais apropriados para todos os tipos de lixo”.
“Solicitamos atenção especial aos fumantes. Por favor, não deixem cigarros na areia. Serão necessários anos para a sua decomposição”.
Outra propositura aprovada na noite é o projeto de Lei 24/2005, que institui o título de Cidadão Modelo, semelhante ao título de Cidadão Honorário, mas dedicados aos caiçaras nascidos em Ilhabela que prestaram relevantes serviços à comunidade. A autoria é do vereador José Roberto de Campos, o Beto(PMN), que foi muito elogiado por seus pares.
Os projetos 25, 27 e 33/2005 dispõem sobre denominação de vias públicas, de autorias dos edis Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB) e José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB) respectivamente.
Zeca do São Pedro(PTB) e Carlinhos(PMDB) também são autores dos projetos 31 e 32/2005, que alteram artigos da Lei Orgânica Municipal. O primeiro altera artigos da Lei que institui o Destaque Esportivo do Ano e o outro especifica o que são ‘entulhos’ para efeito da Lei 310/89.
Extraordinária - Após o tempo regulamentar, o presidente Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), convocou uma sessão extraordinária, na qual os pares aprovaram dois projetos de autoria do Poder Executivo, que autoriza a celebração de convênio com a Secretaria de Estado de Turismo bem como com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano(CDHU) e com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O segundo convênio, num valor global de R$370 mil reais, tem como objetivo a execução das obras dos sistemas de tratamento de esgoto do conjunto habitacional da CDHU, denominado ‘Ilhabela A’. Segundo a minuta do convênio, a CDHU entrará com R$170 mil, a prefeitura com R$160 mil e a Sabesp com R$40 mil. O valor da Sabesp foi criticado pelos vereadores Carlinhos(PMDB), Joadir(PPS) e Jadiel Vieira, o Keko(PV), que alegaram que a empresa lucra muito com a cidade e sempre deixa a desejar nos serviços prestados à comunidade, por isso deveria entrar com um montante maior nesta parceria. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Grupo ambiental acusa despejo irregular de esgoto em praia

São Sebastião - Vistoria realizada por pesquisadores da Faculdades São Sebastião na praia do Pontal da Cruz este mês aponta lançamento irregular de esgoto na água por meio de galerias da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), presença de lixo em toda a extensão da praia, falta de lixeiras e risco de erosão costeira em alguns trechos.
A vistoria integra o Projeto Visão Costeira, iniciado em 2004 com o objetivo de montar um diagnóstico socioambiental da região. Já foram visitadas as praias da Enseada, Canto do Mar e Porto Grande, além da região de mangue do porto de São Sebastião.
Os trabalhos consistem em registros fotográficos, avaliação e coleta de dados para verificação de potencial para aquicultura --criação de peixes e mariscos--, análise de estruturas náuticas, das comunidades tradicionais e das condições de meio ambiente, entre outros.
Segundo a vistoria, o esgoto é lançado in natura no mar em pelo menos dois pontos. "O caso é de abandono por parte do município", afirmou o professor Eduardo Hipólito do Rego, que coordena os trabalhos.
Cópias do relatório produzido pela vistoria serão encaminhadas à Prefeitura de São Sebastião e à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
OUTRO LADO - Procurada ontem à tarde, a Sabesp não comentou o assunto com oValeParaibano.
A Prefeitura de São Sebastião informou que contratou uma empresa privada para preparar um plano gestor para resíduos na cidade com o objetivo de minimizar esse tipo de problema.
"Esse plano vai dar as diretrizes para o que fazer com os resíduos e deverá ficar pronto até dezembro", afirmou Márcia Gomes, educadora ambiental do município. (Fonte: ValeParaibano)

SABs atacam novos cargos no litoral

São Sebastião - Representantes de associações de moradores de São Sebastião criticaram ontem a criação de mais 30 cargos de assessores de confiança nos gabinetes da Câmara.
Projeto de Resolução da mesa diretora aprovada na semana passada criou mais três cargos por gabinete, dobrando o número para seis assessores.
Para reduzir o impacto financeiro, a Câmara cortou pela metade o salário dos assessores (que recebiam R$ 1.500) e também reduziu a carga horária.
"Essa medida beneficia apenas os vereadores que já possuem uma execlente estrutura para trabalhar. Não vejo nenhum benefício para a população", afirmou o presidente da Federação Pró-Costa Atlântica, Téo Balieiro.
A entidade reúne 18 associações de moradores da Costa Sul de São Sebastião.
Para a secretária Sociedade Amigos do Juquehy, Regina Paiva Ramos, os novos assessores vão acabar atuando como 'cabos eleitorais'. "O número de três já era exagerado."
OUTRO LADO- O presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), não comentou o assunto.
Em nota oficial, o vereador sustenta que além do corte de salários entre assessores, a Câmara extinguiu diversos cargos nomeados, com salários que variam de R$ 5 mil a R$ 1,2 mil.
Segundo ele, com as medidas, o gasto com a folha de pagamento da Câmara diminuirá de R$ 63 mil para R$ 60 mil. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto Garoçá atende 120 crianças da Costa Norte

São Sebastião - O Projeto Garoçá é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) que atende cerca de 120 crianças. Os alunos estão divididos em dois períodos (manhã e tarde), com idades entre 7 e 14 anos.
O Garoçá conta com a participação de 15 professores, que dão assistências aos alunos com aulas de reforço, educação física, judô, danças, artes, música e xadrez.
Segundo a coordenadora do projeto Lourdes Augusta do Nascimento, o projeto funciona com a intenção de retirar crianças da rua e possibilitar seus pais a trabalharem sem preocupações. O projeto foi criado por meio de um convênio com o Estado de São Paulo, em 2000, e é desenvolvido pela Setradh.
O horário de entrada é às 7h45 com início das atividades às 8h. Às 10h40 é servido o almoço para as crianças que estudam no período da tarde. Após a refeição, os alunos seguem para a escola.
No período da tarde, as crianças saem da escola 12h e vão direto para o projeto, almoçando às 12h40, com o início das atividades às 13h. O horário de retorno para casa é 16h, quando é servido o lanche da tarde.
Projeto Arteiro - O Projeto Arteiro iniciou-se em agosto de 2004, seguindo os moldes do Projeto Garoçá. Ele atende adolescentes com idades entre 15 e 18 anos. É voltado para a área de marcenaria artesanal, onde os trabalhos envolvem reciclagens e matéria-prima.
“Eu acho que o projeto é de extrema importância, porque ele envolve as crianças, fazendo com que elas saiam da rua e aprendam coisas boas, afinal é um projeto sócio-educativo” completou a coordenadora. Segundo Lourdes do Nascimento, a Prefeitura colabora com muitas coisas, tais como, os materiais didáticos, merenda e espaço físico, juntamente com a população que também faz doações. (Fonte: PMSS)

São Sebastião poderá ter o primeiro Centro Internacional de Capacitação e Tecnologia de Petróleo, Gás Natural e Engenharia Naval

São Sebastião - Uma equipe de técnicos, professores da USP (Universidade do São Paulo) e representantes do IDCT (Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) de São Paulo realiza, na próxima sexta-feira, 16, uma visita na cidade para saber quais as reais condições de São Sebastião abrigar um Centro Internacional de Capacitação e Tecnologia de Petróleo, Gás Natural e Engenharia Naval. Seria o primeiro e único projeto a ser implantado em todo o mundo.
Os técnicos vão vistoriar a área do Cebimar (Centro de Biologia Marinha) e analisar se o local poderia abrigar esse centro, que seria modelo mundial e funcionaria atendendo as exigências ambientais. A idéia desse projeto surgiu nesta quarta-feira, 14, em reunião realizada na Escola Politécnica da USP, no Departamento de Arquitetura Naval e Engenharia Oceânica.
Na oportunidade, o prefeito levou o projeto de instalação da primeira Escola Tecnológica de Petróleo e Gás do País. O objetivo inicial era que a Prefeitura, a USP e a Universidade Russa Gubkin desenvolvessem o projeto na cidade. A Gubkin já trabalha no setor de petróleo e gás natural em todo o mundo.
Segundo o prefeito, Dr. Juan Garcia, a atual administração tem uma preocupação muito grande em relação ao anúncio das obras de ampliação do Porto de São Sebastião e os investimentos no chamado corredor de exportação. “A cidade precisa se planejar para receber isso, como investimentos em saneamento básico, programa de congelamento e, principalmente, qualificação de mão-de-obra. Inicialmente queríamos a Escola Tecnológica, mas como houve interesse de diversas áreas, vamos lutar pela instalação desse Centro Internacional”, avaliou o prefeito.
Para o representante do IDCT, Roberto Viana Batista, a cidade de São Sebastião tem as condições ideais para receber esse Centro Internacional. “Lá, podemos qualificar a mão de obra investindo nos jovens. O Centro serviria também como local de estudos e experiências, exportando conhecimentos para países como Angola, Índia e China”.
De acordo com o professor doutor do Departamento de Arquitetura Naval e Engenharia Oceânica, Kazuo Nishimoto, a equipe do IDCT e da USP procura uma área há três anos. “Já percorremos as cidades de Santos, em São Paulo, Linhares, no Espírito Santos, e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, mas nenhuma tem as características de São Sebastião”.
Pela proposta, o Centro Internacional seria administrado, inicialmente, pela Prefeitura, Universidade de São Paulo, Universidade Gubkin e o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Fonte: PMSS)

Presidente do Fundo Social é homenageada na Câmara

São Sebastião - A presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de São Sebastião, Rosa Maria Mota, foi homenageada na noite da última terça-feira, 13, na Câmara da cidade.
Ela recebeu uma moção de aplauso e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido a frente do Fundo Social, como a implantação do projeto Atividade, voltado para os idosos do município, que praticam esportes todas as segundas-feiras no Tebar Praia Clube. A proposta foi apresentada pelo vereador Marcelo Mattos e aprovada por unanimidade pelos parlamentares sebastianenses.
Todos eles manifestaram o empenho e dedicação da primeira-dama do município no trato com a comunidade e com as questões sociais.
“Seu trabalho não é só reconhecido na cidade, mas em todo o Estado, como pude ouvir em São Paulo quando estive na Assembléia Legislativa do Estado”, avaliou o autor da proposta.
O presidente da Câmara, vereador Wagner Teixeira, citou que a presidente do Fundo Social é um exemplo de cidadã e parabenizou o apoio que foi dado ao projeto Criança Ativa, desenvolvido no bairro de Cambury, Costa Sul da cidade.
Por sua vez, Rosa Maria Mota agradeceu as homenagens e falou do seu trabalho. “O nosso trabalho é de muita dedicação, mais é pequeno face aos problemas que a cidade tem. Tudo o que fazemos é fruto de uma equipe empenhada, voltada para as questões sociais”.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, também mostrou sua satisfação com os trabalhos do Fundo Social.
“Uma das grandes surpresas em relação a minha equipe foi o programa desenvolvido pelo setor, que só me dá alegrias. Muitas vezes uma administração tem de ser fria e rígida, pois precisa estar dentro da lei e a Rosa, a frente do Fundo, mostra o lado emotivo e carinhoso, um equilíbrio que nós buscamos no governo”, avaliou. (Fonte: PMSS)

Velejador caçula da categoria laser no Brasil é sebastianense

São Sebastião - Pequeno prodígio, é assim que pode ser chamado o jovem mais novo que compete pela categoria laser 4.7, no Brasil. Trata-se do velejador sebastianense, de apenas 12 anos, Lucas Carranca Silva, que já coleciona títulos.
Discípulo do campeão brasileiro de holder e também sebastianense, Rafael Mendes, o jovem velejador segue os passos de seu ídolo, o campeão olímpico, Robert Scheidt.
Segundo o atleta, a quinze dias treinou com seu ídolo, na Ponta das Canas, Ilhabela. “Sempre que ele vem treinar na Ilhabela, eu estou lá. O Robert me dá dicas do que devo fazer e fala para a minha mãe: esse menino tem futuro”.
Praticando o iatismo desde os 7 anos, na categoria optimist, Carranca se apaixonou pelo mar e pela vela, descobrindo cedo o gosto pela competição com vento forte. Com 45 quilos e 1,68 metros de altura, o atleta deixou a categoria da sua idade, e buscou o laser, onde já conquista títulos. “Geralmente até os 15 anos, nós velejadores ficamos na optimist, mas eu sempre gostei da laser e meu peso e tamanho facilitam para a classe.”.
A mãe de Lucas, Gláucia Carranca Silva, explica que na categoria laser, o peso e a altura balanceados contam para os diferentes movimentos do barco. “A exemplo o próprio Robert, para fazer movimentações mais ágeis, deita com o corpo para fora do barco, fazendo com que ele mude de posição mais rápido. E mesmo assim, Lucas deveria ter cinqüenta quilos, mas decidiu ir antes para a laser”.
O caminho que Lucas traçou para a sua vida é continuar na laser, mas passando por todas as suas fases, até chegar a standard, como seu ídolo. “Depois da laser 4.7, quero ir para a radial e por último a standart, assim como Robert Scheidt”, conta o velejador.
Títulos - Em apenas um ano na categoria laser 4.7, Lucas foi campeão em dois campeonatos organizados pela BL3 Armação, em Ilhabela. Ele é medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de laser sub-15, vice-campeão no Campeonato Sudeste Brasileiro, medalhista de ouro e bronze em etapas do Circuito Vale Paraibano que está em andamento e vice-campeão Paulista na sub-15. Nos 49º Jogos Regionais em Caraguá conquistou medalha de ouro nos e competiu com mais 15 atletas, no barco campeão na regata Bico de Proa neste ano, na Semana de Vela de Ilhabela.
Além disso, Lucas Carranca, foi homenageado pela Associação Brasileira da Classe Laser, como o caçula do país na categoria.
Benefícios da vela - A mãe do pequeno prodígio conta que velejava junto com seu marido por diversão e decidiram ensinar à Lucas, como terapia para combater a hiperatividade e o déficit de atenção que causavam a desatenção do filho na escola. O Lucas não parava um instante e não desenvolvia na escola, porque não conseguia prestar atenção, então decidimos entretê-lo com esportes, como a vela”.
De acordo com Gláucia, o esporte ajudou o filho que hoje consegue se concentrar. “A vela ajudou o Lucas em tudo. Tornou-se responsável cedo, não dá problemas na escola, se deixarmos, ele fica o dia inteiro no mar”.
A mãe coruja explica que a vela colaborou devido a necessidade que a criança tem em tomar suas próprias decisões na hora de velejar. “Ele fica, antes de uma competição, as vezes até a meia-noite preparando o barco, separando os equipamentos de segurança, arrumando a vela e na hora do campeonato, como é um barco em que se corre sozinho, ele deve tomar as próprias decisões”.
Lucas Carranca conta que um dos fatores em que o fez se apaixonar pela vela foi o contato com a natureza. “Eu gosto muito do mar, do vento, é uma paz imensa que eu sinto. Eu amo velejar”, finaliza.
Lucas Carranca que competirá nesta 2ª Semana de Vela de São Sebastião, treina constantemente no canal sebastianense, a fim de buscar a vitória. (Fonte: PMSS)

Prefeitura cede Abrigos dos Anjos para treinamento de soldados do Exército

São Sebastião - Até a próxima sexta-feira, 16, 130 homens pertencentes a 2ª Divisão do Exército Brasileiro, composto pela 11ª e 12ª Brigadas de Infantaria de Campinas e Caçapava, participam em São Sebastião de exercícios de treinamento. Os soldados estão alojados no Abrigo dos Anjos, no bairro São Francisco.
Eles realizarão operações destinadas a garantia da lei e ordem, como desobstrução de estradas, desocupação de instalações, cumprimento de mandados de busca e apreensão, policiamento ostensivo, escolta de autoridades, entre outras ações. São missões rotineiras simuladas e freqüentemente adotadas pelas Forças Armadas.
O major Alfredo Ferreira Nunes, do setor de comunicação social da 11ª Brigada de Infantaria de Campinas, informou que a comunidade não deve se preocupar, pois são treinamentos com hipóteses fictícias.
“Usamos soldados a paisana para simular perigo. Eles estarão com boné azul para diferenciar dos cidadãos”.
Nunes explicou que as operações serão acompanhadas pelas polícias civil e militar. “Se houver situações verídicas, quem vai agir é a polícia”.
O major fez questão de destacar o apoio dado pela Prefeitura de São Sebastião. “O prefeito nos cedeu o Abrigo dos Anjos que vai servir como o nosso Centro de Operações na cidade. Estamos tento total apoio da Prefeitura”.
Estes exercícios fazem parte da programação de 2005, elaborada pelas Forças Armadas. No final do ano, a região abrigará novos treinamentos, como preparativos para o novo contingente que vai participar da 3ª fase da Missão de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas), na capital do Haiti, Porto Príncipe.
Os soldados que atuam na cidade são da cidade de Caçapava e Campinas. Ao todo, cerca de 2.200 homens estão em treinamento nas cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. (Fonte: PMSS)

Inscrições para o 3º Festival Estudantil de Teatro foram prorrogadas

São Sebastião - As inscrições para o 3º Festival Estudantil de Teatro foram prorrogadas até segunda-feira, 19. Com a intenção de interagir as escolas por meio da arte, o evento acontece de 17 à 28 de outubro.
O organizador do evento, Carlos Palmer, explica que o Festival será descentralizado, com apresentações acontecendo nas três regiões da cidade, Costa Sul, Norte e Centro. Depois destas seletivas, quando forem escolhidos os melhores espetáculos, eles serão apresentados no Teatro Municipal.
“Todas as escolas, particulares, municipais e estaduais poderão participar. Todas as unidades estão recebendo as fichas que devem ser encaminhadas ao Teatro Municipal já preenchidas. Cada escola só poderá inscrever duas peças”.
Palmer acrescenta que todas as terças-feiras ministra aulas de teatro para professores e diretores à partir das 17h30 a fim de auxiliá-los a desenvolver a interpretação e levar este trabalho para a rede de ensino.
“Acredito que a sociedade possa ser transformada pela arte, no caso o teatro. Ele faz com que o aluno tenha interesse pela leitura e pesquisa”.
Além disso, o organizador fala que as escolas aprovam o festival e aposta no sucesso maior que nas edições passadas. Este ano, os dois primeiros lugares de cada categoria serão premiados, sendo elas, infantil, infanto-juvenil e adulto.
Em 2003, cerca de 6 mil pessoas participaram do evento, totalizando 80 peças teatrais. (Fonte: PMSS)

São Sebastião realiza 1º Workshop de Turismo Receptivo

São Sebastião - Com a intenção de integrar empresariado e associações, além de tornar público o potencial turístico do município, no dia 27 deste mês, a Secretaria de Cultura e Turismo realiza o 1º Workshop de Turismo Receptivo.
Segundo o diretor de Turismo da Sectur, Rogério Barroso, o intuito é fazer com que as associações se conheçam e troquem informações sobre os serviços que cada uma presta relacionado ao turista. “As vezes um hotel recebe o turista que deseja saber os locais para se visitar em São Sebastião e há uma outra associação que oferece esse serviço, mas eles não sabem porque não se conhecem”, explica o diretor.
Além disso, Barroso explica que a Sectur participa de um calendário de eventos com a finalidade de divulgar a cidade, no entanto, enquanto prefeitura, não podemos vender serviços como hospedagem, alimentação, entre outros. “Neste sentido, se o empresário nos acompanha, nós fazemos a propaganda da cidade e ele vende o seu serviço para o turista”.
Durante o Workshop, que é voltado a todos os profissionais da atividade turística do município, será apresentado o plano de governo para o turismo, projetos de infra-estrutura para o município e exposição de serviços ofertados pelas agências de receptivo. O evento contará ainda com uma apresentação do prefeito Dr. Juan Garcia e do secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, que falarão sobre a visão e percepção do turismo e as ações do mercado turístico na cidade.
Outro assunto que será abordado trata-se da identidade do município. O diretor de Turismo conta que conversa com os empresários, para que adotem o logo do “Peixe”, símbolo turístico de São Sebastião, nos folders de suas empresas. “Um grande exemplo para essa implantação é o caso de Maresias, que os turistas acham que é uma cidade. Com o logo do peixe nesses panfletos, iremos mostrar que é um bairro de São Sebastião”.
É esperado um público de 400 pessoas. O evento acontece no Teatro Municipal, no dia 27, das 9 às 17 horas. (Fonte: PMSS)

Requerimento aprovado de Kotian solicita informações sobre o “ticket-refeição”

São Sebastião - O requerimento 388/05 do vereador Modesto Koji Ono, o “Kotian” (PTB), foi aprovado na sessão desta terça-feira por unanimidade.
O documento solicita informações ao Executivo sobre a retirada do ticket-refeição e vale-alimentação dos comércios da cidade.
A troca pelo cartão magnético foi o motivo pelo qual o parlamentar questionou o número de funcionários beneficiados pelos “tickets-refeição” e “alimentação”, bem como, saber o valor total gasto pelo Executivo com os mesmos. “Quero também a relação contendo o nome das empresas do município que são cadastrados para o recebimento destes benefícios”, destacou o edil.
“O comerciante de pequeno porte da Costa Sul sebastianense reclama desta medida realizada pela prefeitura, pois ela retira da praça o ticket-refeição e substitui pelo cartão magnético nos comércios do município”, informou Kotian.
De acordo com o parlamentar, o problema tem gerado adversidades em pequenos estabelecimentos daquela localidade, segundo relatos de moradores. Ele também relata que comerciante na área do pescado, é visível a diferença do antigo ticket-refeição, quando comparado ao novo sistema. “O ticket era igual à moeda corrente e amplamente usado por toda a cidade”, revelou o vereador.
Já o requerimento 389/2005, também da autoria do Kotian, teve aprovação unânime. O documento solicita informações como estão das obras da Unidade Básica de Saúde no bairro do Itatinga. “Sei que elas estão paradas, no entanto, tenho sido procurado por moradores que pedem informações. Explico que a estagnação das obras deve-se à área festar sob júdice”, explicou.
O vereador ainda informou que outra empresa não pôde ser contratada para que a localidade pudesse ter suas construções finalizadas.
Kotian também teve outro requerimento aprovado onde solicitou informações às Polícias Civil e Militar. Na propositura, o parlamentar pede à Seccional de São Sebastião e também ao 20º Batalhão da Polícia Militar, informações sobre veículos furtados e roubados nos últimos meses. “Ficamos sabendo de roubos e furtos quando acontece isso com a gente, pois neste final de semana percebi como é difícil todo o trâmite para tentar recuperar um carro”, lembrou.
O vereador também declarou que há algumas barreiras de comunicação entre a PM e a Polícia Civil. “Neste último final de semana acompanhei com um amigo meu todo o processo. Inicialmente faz-se um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e todo o cadastro é realizado lá. Se não ligarmos para o 190 para informar também sobre o furto do veículo, ficamos na dependência da Polícia Civil voltar aos trabalhos na segunda-feira”, relatou.
O parlamentar ainda ressaltou que dados extra-oficiais revelam alta no número de furtos na cidade em relação ao ano passado.
O vereador Guto (sem partido) comentou o requerimento de Kotian. “Entre a Polícia Civil e Militar há um sistema de Intranet (computadores ligados em rede) e todos ficam sabendo dos roubos. Acho válida a propositura do vereador, onde pede informações às duas polícias. Agora, se os dados requisitados pelo parlamentar diferirem-se entre as duas corporações, algo está errado”, disse o edil.
Kotian concluiu explicando a retiradas dos dois projetos, até então, presentes na pauta. “Decidimos mandar pro jurídico para uma análise mais criteriosa os projetos e entrará na sessão da semana que vem”, informou.
O primeiro projeto dispunha-se do direito do portador de deficiência visual ingressar e permanecer em ambientes e de uso coletivo, acompanhado de cão-guia e o segundo visava o atendimento prioritário destinado às pessoas portadores de deficiências”, finalizou. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)

Vereador questiona retorno dos radares fixos

São Sebastião - Saber se a Prefeitura de São Sebastião tem interesse em reinstalar os radares fixos que havia ao longo da rodovia Manoel Hipólyto do Rego, entre o bairro de São Francisco e o centro da cidade. Este é o questionamento do vereador Dalton José da Silva (PL), por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 13, na Câmara Municipal.
Para ele, a instalação de radar é a melhor maneira para evitar a alta velocidade no referido trecho, principalmente na época da temporada de verão, quando o número de veículos aumenta de forma significativa, podendo ocasionar acidentes.
“A rodovia está virando pista de corrida, pois os condutores não estão respeitando o limite de velocidade e demais sinalizações, ou seja, estão desrespeitando o Código Nacional de Trânsito”, considera.
Para o parlamentar José Cardim de Souza (PP), que não concorda com a volta dos radares, a administração deveria aumentar o número de agentes de tráfego na cidade com o objetivo de orientar o trânsito.
Em sua opinião, o equipamento era considerado uma ‘indústria de multa’ que só prejudicava os moradores da região da Costa Norte. “A velocidade era pequena. Colocava-se lombada, tirava-se lombada, e as pessoas viviam entrando com recurso no Detraf (Departamento de Tráfego)”, recorda.
O autor do requerimento, no entanto, fez questão de frisar que a sua indagação está relacionada aos radares fixos e não aos móveis. “Quando eles foram instalados vários acidentes foram evitados, até porque os motoristas sabiam onde ficavam”, salienta. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador pede implantação de escolinha municipal de surf em Juquehy

São Sebastião - Implantar uma escolinha municipal de surf na praia de Juquehy para atender outros bairros da região sul de São Sebastião. Trata-se de um requerimento aprovado em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 13, apresentado pelo vereador Carlos Augusto Senatore (sem partido), o ‘Guto’.
“A idéia é atender os interessados de Barra do Una, Juréia, Engenho e até de Boracéia, além dos que residem em Juquehy, já que muitos deles não têm condições financeiras de pagar aulas particulares”, explica Guto.
Para ele, a iniciativa é interessante e pode ajudar a descobrir outros talentos na região. “Há surfistas daqueles bairros que estão começando a despontar no cenário estadual e até internacional. É importante que a Prefeitura invista nesses jovens”, destaca.
Guto informa que tem sido indagado, freqüentemente, por inúmeros moradores, veranistas e praticantes do surf quanto a essa possibilidade.
No último dia 12, a praia da Baleia, conforme divulgação no jornal Imprensa Livre, ganhou uma escolinha municipal para atender os alunos de Cambury, Barra do Sahy e Baleia. No local, cerca de 20 crianças e adolescentes estão sendo treinadas.
Diante disso, ele quer saber se existe interesse por parte da Prefeitura em relação ao assunto e, em caso positivo, qual seria a previsão para o seu funcionamento. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Jogos Escolares da Semana da Pátria entram na segunda semana

Ubatuba - Após o encerramento de sete modalidades, os 23º Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESP), prosseguem neste sábado, 17, com a realização das provas de atletismo, que foram adiadas devido à chuva. No próximo dia 20, haverá uma reunião entre a organização dos Jogos e os representantes das escolas participantes em que serão divulgadas as tabelas das partidas de vôlei e basquete e o resultado parcial da competição.
Confira os campeões das modalidades já encerradas:
Natação – Masculino: 1º EM Tancredo Neves, 2º Colégio Taba; Feminino: 1º EM Tancredo, 2º EE Dr. Esteves da Silva.
Damas – Masculino: 1º EM Tancredo Neves, 2º EE Dr. Esteves da Silva; Feminino: 1º EE Dr. Esteves da Silva, 2º Colégio Objetivo.
Queimada – Masculino: 1º EM Tancredo Neves, 2º Madre Glória; Feminino: 1º Madre Glória , 2º EM Tancredo Neves
Surf – Masculino: 1º Colégio Dominique, 2º EE Dr. Esteves da Silva; Feminino: 1º EM Áurea Rachou, 2º Cooperativa Educacional
Tênis de Mesa – Masculino: 1º EE Dr. Esteves da Silva, 2º Colégio Dominique; Feminino: 1º Colégio Dominique, º Colégio Objetivo.
Xadrez – Masculino: 1º EM Tancredo Neves, 2º Colégio Dominique; Feminino: 1º Colégio Dominique, 2º Escola Arco-Íris.
Futsal - Masculino: 1º EM Idalina Graça, 2º EM Tancredo Neves ; Feminino: 1º EM Aurea Rachou, 2º EM Tancredo Neves.
Os “23º Jogos Escolares da Semana da Pátria” são uma realização da Secretaria de Educação, com o apoio técnico da Secretaria de Esporte e Lazer.
Joguinhos – Os alunos do Ensino Básico (1ª a 4ª séries) também terão atividades que são os Jogos Escolares Mini / Mirim, os chamados “Joguinhos”, que acontecerão em novembro. Criados para integrar os alunos mais novos nas competições esportivas, os “Joguinhos” estarão em sua terceira edição, com disputas de futsal e queimada. A Secretaria de Esporte e Lazer estuda a inclusão do Surf. (Fonte: PMU)

Ex-bicampeão brasileiro é campeão master do Ok Dok de Surfe

Ubatuba - O ex-bicampeão brasileiro profissional de surfe, Ricardo Toledo, de Ubatuba, foi o campeão Máster da terceira e última etapa do Circuito Ok Dok Paulista de Surf, que aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro, na Praia do Tombo, no Guarujá.
A prova foi realizada pela Federação Paulista de Surfe e contou com mais de 100 atletas de todo o Estado. Além de campeão na categoria Máster, Toledo foi o segundo colocado na categoria Longboard.
O atleta, que é integrante do Programa Bolsa-esporte das Faculdades Integradas Módulo, agora se prepara para a segunda etapa do Circuito Paulista Universitário de Surfe, que será disputado em outubro.
Toledo, estudante do quarto semestre do curso de Educação Física, conta que o seu objetivo este ano era mesmo o Máster, já que no ano passado foi campeão na Open e vice na Máster. “Foi mais uma vitória importante na minha carreira, cada título como este serve de incentivo para continuar treinando em busca do título de bi-campeão do Universitário, do qual fui campeão no ano passado”.
O Ok Dok distribui em cada etapa cerca de R$ 8 mil em premiação, sendo R$ 4.750 em dinheiro, depositados em cadernetas de poupança aos finalistas das quatro categorias disputadas, Open, Longboard, Máster e Feminino.
Ricardo Toledo está com sorte! Ele também foi campeão da Open Local do Paulistano ABC de Surfe, realizado na praia de Itamambuca, em Ubatuba, nos dias 3 e 4 de setembro. (Fonte: Módulo)

Recreando em seu Bairro chega a Maranduba

Ubatuba - A região sul do município recebe a equipe do projeto “Recreando em seu Bairro”, da Secretaria de Esporte e Lazer neste domingo dia 18, no bairro da Maranduba. Destinado a todas as idades, o evento propicia aos moradores uma manhã de atividades físicas e recreativas, com monitores da Secretaria. A estrutura oferece quadras de vôlei, futebol, queimada, jogos de mesa e gincanas, entre outras atividades.
Entre as atrações do “Recreando”, uma das sensações é a cama elástica, onde as crianças do bairro fazem filas para realizar acrobacias. As crianças também terão um espaço para pintura, desenho, colagens e outras artes. O “Recreando em seu Bairro” na Maranduba acontece a partir das 9h, na praia, próximo ao Largo do Sapé. (Fonte: PMU)

Equipe de Ubatuba participa da Volta Internacional do Grande ABC

Ubatuba - No último dia 11, domingo, foi realizada, em São Caetano do Sul (SP), a VIII Volta Ciclística Internacional do Grande ABC, válida para Ranking Brasileiro de Ciclismo.
A prova foi organizada pela FPC (Federação Paulista de Ciclismo), com a supervisão da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e UCI (União Ciclística Internacional).
Para a categoria Elite Masculino a prova teve a largada em Paranapiacaba (SP), seguindo por Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, e terminando em São Caetano do Sul, onde os atletas completaram a prova no mesmo circuito onde competiram as demais categorias.
Competindo pela categoria Elite, Ubatuba teve a representação marcante de quatro atletas de alto nível, Luis Felipe Ennes, Jereelton de Oliveira, Brenno Poyares e Robson Ribeiro, que obtiveram um ótimo desenvolvimento na prova.
Na categoria Elite Feminino, a atleta Ana Carolina Ennes, competindo com as melhores ciclistas brasileiras de nível internacional, conquistou a 11ª colocação.
Pela categoria Júnior Masculino, o atleta Livio Poyares, após um excelente desempenho em provas passadas, ficou na 10ª colocação, “foi uma prova muito rápida e dura. Tive problemas técnicos com minha equipe porque no início da prova minha caramanhola (garrafinha de água), caiu e como o ritmo estava forte não conseguiram me passar outra, mas logo que a equipe me abasteceu me recuperei”, disse Livio.
A equipe que conta com o patrocínio do Tachão de Ubatuba/Ubatuba Bingo/J. Bike/Aquário de Ubatuba, agradece o apoio do vereador Dr. Ricardo Cortes, do empresário Rogério Frediani e da Associação Comercial de Ubatuba, pois graças a essas pessoas a equipe consegue elevar o nome de Ubatuba a níveis nacionais e internacionais.
Com esta prova a equipe subiu sua colocação no Ranking Brasileiro de Equipes e agora está em Caieiras (SP), em treinamento rígido, se preparando para os Jogos Abertos. (Fonte: Laura Ennes)

Fundo Social participa de diversos encontros

Ubatuba - No próximo dia 23, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César, participa da abertura da Semana da Solidariedade. Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), a Semana da Solidariedade deste ano será voltada às crianças que vivem em orfanato. A Semana da Solidariedade ocorre em todo o Estado, em datas diferentes, com o apoio das presidentes dos Fundos Sociais das prefeituras e vários parceiros da iniciativa privada.
Livro – No mesmo dia da abertura da Semana da Solidariedade, em São Paulo, o Fussesp promove o lançamento do livro “Casa do Brinquedo”. Atualmente existem mais de doze mil “Casas do Brinquedo” implantadas no Estado. Em Ubatuba a “Casa do Brinquedo” faz parte do projeto itinerante “A onda é brincar”. Neste projeto, a “Casa do Brinquedo” percorre todos os bairros da cidade, facilitando o acesso das crianças de comunidades mais distantes.
Almoço - Denise César participará nesta quinta-feira, 15, de um almoço promovido pela primeira-dama do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.
Na sexta-feira, 16, quatro monitores da Secretaria de Assistência Social estarão em Guaratinguetá participando de um treinamento de capacitação para técnicas de bordado em pedraria, promovido pelo Fussesp. O curso deverá ser implantado em breve, em Ubatuba. (Fonte: PMU)

Ubatuba confirma participação nos Jogos Abertos do Interior

Ubatuba - O coordenador de esportes de competição da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba, Nicrano Gomes Jr., confirmou nesta semana a inscrição das equipes de ciclismo e ginástica rítmica de Ubatuba nos 69º Jogos Abertos do Interior, que acontecem de 8 a 20 de outubro, em Botucatu.
O congresso técnico acontece no próximo dia 24 de setembro. Na ocasião, será definido o local de alojamento dos atletas de Ubatuba. A delegação será composta por 18 atletas sendo que dez disputarão as provas de ciclismo e 8 participarão das provas de ginástica rítmica, além de técnicos e chefia de delegação. O ciclismo fará sua participação nos jogos entre os dias 16 e 19, enquanto a ginástica rítmica será disputada nos dias 17 e 18.
Em Botucatu são esperados cerca de 13 mil atletas, técnicos e dirigentes, divididos em 180 delegações de todo o Estado de São Paulo. As principais equipes esportivas do País nas mais diversas modalidades estarão representando seus municípios nos Jogos Abertos do Interior. Também são esperados diversos atletas que defenderam o Brasil na última Olimpíada e muitos outros que atuam em seleções nacionais. O evento é considerado a maior competição esportiva da América Latina.
História dos Jogos - Os jogos foram realizados pela primeira vez em Monte Alto, no interior de São Paulo, em 1936, idealizados pelo professor Horário Baby Barioni. Na ocasião, a competição foi disputada apenas por equipes de Basquete.
Desde 1936, quando foram realizados pela primeira vez, os Jogos Abertos do Interior só não aconteceram uma vez. Em 1989 uma greve de professores na rede estadual e a conseqüente necessidade de reposição de aulas impediram que as escolas estaduais pudessem ser cedidas para alojamentos. Em 2005, a competição chega a sua 69ª edição.
Em 2006, a competição vai ser realizada em São Bernardo do Campo, que pela segunda vez vai sediar os jogos.
A maior vencedora dos Jogos Abertos do Interior é a cidade de Santos, que tem 25 títulos; Santo André tem 12 e Campinas 10. A cidade que mais sediou os Jogos Abertos do Interior foi Santos, que organizou a competição sete vezes; Ribeirão Preto sediou cinco vezes; Rio Claro, Campinas, Araçatuba e Sorocaba foram anfitriões quatro vezes cada. (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza campeonato de Street Ball no aniversário da cidade
Modalidade atrai cada dia mais praticantes em todo o país

Ubatuba - Ubatuba também entrou na onda do Street Ball. No dia 28 de outubro acontece o Torneio TV Iperoig de Basquete de Rua, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. Disputada por trios, a competição promete movimentar a quadra montada na praça Trópico de Capricórnio.
Sidney Rocha, coordenador de Esportes Comunitários da Secretaria, acredita que a modalidade possa revelar novos talentos. “O Basquete de Rua vem ganhando adeptos em todo o Brasil, com a realização de campeonatos nos grandes centros. Com o torneio poderemos descobrir jogadores que poderão ser aproveitados nas equipes que representam Ubatuba nos torneios regionais. Além do mais, somente aqui em Ubatuba é possível marcar uma cesta tropical”, brinca Rocha, lembrando que a quadra fica na linha imaginária que demarca o Trópico de Capricórnio.
O torneio será disputado nas categorias infantil, mirim e livre para equipes masculinas e femininas que poderão inscrever três atletas. A taxa de inscrição é três quilos de alimento não perecível por equipe e pode ser feita até o dia 20 de outubro, na Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. Maiores informações através do telefone 3833-3818.
O esporte - O "Street Ball", também conhecido como "Basquete de Rua", surgiu nos Estados Unidos como uma alternativa para os jovens americanos que não tinham quadras nem ginásios para jogar. Virou esporte oficial por lá e agora ganhou o mundo. Diferente do basquete tradicional, com regras rígidas, o basquete de rua permite quase tudo: criar jogadas, usar os pés, o corpo, segurar a bola, inventar lances na hora do jogo. Pode ser num campo, no meio da rua, numa quadra de rua. Ao contrário do basquete tradicional, o Street Ball dispensa ginásios, espaços mais fechados. O importante mesmo é a liberdade, a criatividade dos jogadores. (Fonte: PMU)

Deficiência Visual é tema discutido nas salas de aula
O objetivo é promover reflexões sobre a valorização da vida, combater o preconceito e ensinar os alunos a verem o mundo de outras formas

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Educação está promovendo dinâmicas e palestras nas escolas que visam sensibilizar professores e alunos sobre a deficiência visual. As atividades tiveram início na semana passada, dia 8, na Escola Anchieta. Todas as escolas da rede municipal receberão a professora Maria Rosa Rodrigues, que está dando uma verdadeira lição de vida para os alunos do ensino fundamental. O assunto “deficiência visual” dá seqüência à discussão sobre educação especial nas escolas da rede municipal de Ubatuba e os próximos encontros acontecem nos dias 19 (manhã e noite) e 21 (à tarde), na Escola Tancredo Neves. O primeiro assunto abordado foi a deficiência auditiva. Atualmente, os professores estão participando de um curso de libras (linguagem de sinais), que será concluído no final do ano.
Ao entrar na escola com a labradora Gabi, seu cão-guia, a professora Maria Rosa já chama a atenção da criançada. É uma moça bonita e cheia de vida. Quando começa a falar, as crianças prestam atenção, querem saber sobre tudo, comentar e participar da conversa. E assim, num clima descontraído, Maria Rosa vai contando sua história de lutas e desafios, mas principalmente, de muita superação e coragem. Ela perdeu a visão, devido ao descolamento das retinas, quando tinha 27 anos e um filho com menos de 2 anos. Redescobriu a vida percebendo um mundo que passa desapercebido para a maioria das pessoas: o mundo dos sons, dos aromas e das texturas. “No começo, eu pensei que não poderia fazer mais nada, mas pouco tempo depois, percebi que a vida continuava e eu precisava reagir. Comecei a fazer coisas rotineiras, porque não queria ficar na dependência de ninguém. Reaprendi a andar sozinha na rua, cuidar da minha casa e trabalhar, usando meus outros sentidos e prestando mais atenção ao que se passa à minha volta ”.
Os principais ensinamentos da professora para as crianças foram a valorização da saúde perfeita e a aceitação das pessoas que têm alguma limitação ou deficiência. “Tem pessoas que são deficientes e carregam dentro de si a alegria de viver e ainda contribuem com o planeta, trabalham para ajudar as outras pessoas”, lembra Maria Rosa. (Fonte: PMU)

Palestra sobre o Empretec

Ubatuba - N última segunda-feira, dia 12, aconteceu a Palestra sobre o Empretec e foi ministrada pela facilitadora Giane Santos às 19h00 no salão de eventos da Associação Comercial de Ubatuba.
A palestra teve caráter elucidativo e contou com empresários que já tem ou pretendem abrir um negócio.
O Empretec é um programa criado pela ONU e viabilizado no Brasil através do SEBRAE, incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas. A sua metodologia é Comportamental e visa capacitar futuros empreendedores e empresários a obterem melhores resultados à frente dos negócios e ajudar na criação de novas empresas. O objetivo é que se possa fazer uma auto-avaliação das principais características que todo empreendedor deve ter, tais como, iniciativa na busca de oportunidades, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, objetividade no estabelecimento de metas, capacidade para planejar e monitorar, capacidade para buscar e valorizar a informação, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, exigência de qualidade e eficiência.
O Empretec deve acontecer no mês de outubro entre os dias 17 e 25 e antes desta data a ACIU e o Sebrae estão estudando a possibilidade de ter uma outra palestra para esclarecer todas as dúvidas.
Para os interessados em fazer o Empretec entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU com Cristiane (12) 3832 1449. As Vagas são limitadas. (Fonte: ACIU)

1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador começa nesta semana

Ubatuba - Na próxima quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, a Secretaria de Saúde de Ubatuba realizará a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador. O objetivo do evento é traçar, junto com a comunidade, quais são as prioridades de uma política de saúde do trabalhador em Ubatuba. As sugestões dos moradores de Ubatuba contribuirão para a elaboração de uma política estadual e nacional de saúde do trabalhador. Todos os cidadãos estão convidados a participar. A conferência acontecerá no Auditório da escola municipal Tancredo de Almeida Neves, a partir das 13 horas e não mais no Salão da Igreja São Francisco como havia sido divulgado anteriormente.
“As reflexões geradas durante a conferência podem servir de importantes ferramentas na implementação de um sistema de saúde mais eficiente”, afirma o secretário municipal de saúde, Dr. Marcos Franco. O evento deverá contar com a presença da sociedade organizada, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores municipais.
Índices brasileiros - No Brasil, foram registrados 1.875.190 acidentes de trabalho, no período entre 1999 e 2003. Desse total, 15.293 resultaram em óbito e 72.020 geraram algum tipo de incapacidade permanente. Isto significa que o coeficiente médio de mortalidade no país é de 14,84 por 100.000 trabalhadores registrados (formais). Esse índice é quatro vezes maior que o da França, por exemplo. A situação se agrava quando se considera que a população ativa informal é quatro vezes superior à que possui registro em carteira de trabalho. Não existe um sistema que informe os dados epidemiológicos desta população.
Em Ubatuba - No município de Ubatuba, a proporção entre população de trabalhadores não registrados e registrados é maior que a média brasileira. São pescadores, artesãos, ambulantes cadastrados e não cadastrados, bem como os operários da construção civil informal. Dr. Marcos explica que as ações na assistência médica ambulatorial ainda não estão sendo desenvolvidas de maneira suficiente em nosso município e as ações de fiscalização do ambiente do trabalho estão em fase de organização. “Por essa razão, é tão importante a participação de todos. Estamos em plena fase de reestruturação e os dados colhidos em nosso municípios terão grande influência da criação de novas diretrizes na área da saúde”.
Para mais informações, ligue para 3836-1023 e fale com Rosa.
Programação
Dia 15/09 – 19 horas
Local: Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde
Escolha e homologação dos delegados com direito a voto na plenária final
01 delegado por entidade
Dia 16/09
Local: Auditório da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves
Avenida Rio Grande do Sul, 600, centro
13 horas – Abertura da Conferência e aprovação do regimento
13h30 – Palestra inicial contextualizando os eixos temáticos
14 horas – Mesas sobre os eixos temáticos:
1 – Como garantir a integralidade e a transversalidade da ação do Estado em saúde dos trabalhadores?
2 – Como incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País?
3 – Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores?
4 – Quais as diretrizes que devem compor a política municipal de saúde do trabalhador de Ubatuba?
- 16 horas - Coffee Break
- 16h30 - Plenária final  (Fonte: PMU)

Campanha de vacinação anti-rábica começa essa semana em Ubatuba

Ubatuba - O Centro de Saúde Coletiva de Ubatuba inicia no próximo sábado, dia 17, a campanha de vacinação contra a raiva em Ubatuba. A imunização acontecerá em toda a extensão do município, até o próximo dia 8, em postos fixos e volantes. As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira.
“A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados”, adverte a veterinária Cláudia Ferraz, do Centro de Controle de Zoonoses. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, da mordida de um animal infectado. Muitas vezes, no caso dos cachorros e gatos, o transmissor é o morcego hematófago. A doença é causada pelo Lyssa vírus, que penetra no sistema nervoso de qualquer mamífero, provocando diversas reações dolorosas. Entre os sintomas, destacam-se o mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias, irritação e delírios.
No estado de São Paulo, a campanha tem atingido bons níveis, devido à boa divulgação e esclarecimentos das pessoas. Não existe contra-indicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. A Dra. Cláudia ressalta que os animais de estimação são nossos companheiros e, por isso, merecem uma atenção especial. “Vaciná-los significa proteger a família como um todo”, finaliza.

Confira o roteiro de vacinação

DIA 17/09/05 - SÁBADO
IPIRANGUINHA - Polícia Militar – posto fixo
- EMEI Helena Maria – posto fixo
- Parque dos Ministérios – posto fixo (Mercearia)
- EMAUS/ Vale do Sol/ Estrada –volante
MARAFUNDA – Antigo Centro Odontológico – posto fixo
BELA VISTA – Escola Joaquim Luis Barbosa – posto fixo
JARDIM CAROLINA – volante
PÉ DA SERRA/ SITIETO/ - volante
COLÔNIA DE FÉRIAS
FIGUEIRA/ HORTO/ - volante
CACH. DOS MACACOS
MORRO DAS MOÇAS – Bar - posto fixo
MATO DENTRO/ JARDIM SAMAMBAIA – volante
PEREQUÊ – AÇÚ - Guarda Municipal – posto fixo
-P.A.S. – posto fixo
-Terminal Turístico – posto fixo
ESTUFA I - ASEL - posto fixo
ESTUFA II – Campo de Futebol – POSTO FIXO
SESMARIA - volante

DIA 20/09/2005 – TERÇA FEIRA
PICINGUABA – P.A.S. – posto fixo
- volante (estrada)
CAMBURI – Volante

DIA 21/09/2005 – QUARTA FEIRA
PRAIA DA FAZENDA / FAZENDA DA CAIXA - volante
ALMADA
SERTÃO DO UBATUMIRIM – volante

DIA 22/09/2005 – QUINTA FEIRA
UBATUMIRIM (Justa e Estaleiro) - volante
S. CAMBUCÁ E PORUBA – volante

DIA 23/09/2005 – SEXTA FEIRA
PROMIRIM (Praia e Sertão) - volante
ALDEIA/ PRAIA DO FELIX - volante

DIA 27/09/2005 – TERÇA FEIRA
CASANGA - volante
ITAMAMBUCA - Condomínio – volante
- M. Tiagão/ Camping – volante

DIA 28/09/2005 – QUARTA FEIRA
TAQUARAL - manhã P.A.S. – posto fixo
- tarde – Escola José de Souza Simeão – posto fixo
SUMIDOURO – volante
USINA VELHA/ PEDREIRA – volante

DIA 29/09/2005 – QUINTA FEIRA
CAIS/ PONTA GROSSA / - volante
PR. VERMELHA DO CENTRO
RESSACA/ VILA SUMARÉ – volante

DIA 30/09/2005 – SEXTA FEIRA
TENÓRIO/ PRAIA GRANDE – volante
TONINHAS - volante
ENSEADA – Peixaria – posto fixo

DIA 04/10/2005 – TERÇA FEIRA
FORTALEZA/ PR. VERM. DO SUL – volante
PRAIA DURA/ FOLHA SECA – volante

DIA 05/10/2005 – QUARTA FEIRA
PRAIA DO FLAMENGO - volante (trajeto de barco)
FLAMENGUINHO
CAÇANDOCA
SACO DA RAPOSA - volante
CAÇANDOCA
CAÇANDOQUINHA
PRAIA DO PULSO

DIA 06/10/2005 – SEXTA FEIRA
PEDRA PRETA - volante
SERTÃO DO INGÁ

DIA 08/10/2005 - SÁBADO
CENTRO - Centro de Saúde – posto fixo
- Praça 13 de Maio – posto fixo
- Polícia Florestal – posto fixo
ITAGUÁ - Campo de Futebol – posto fixo
- Praça Santos Dumont – posto fixo
PEREQUÊ – MIRIM - P.A.S. – posto fixo
- EMEI Maria da Cruz Barbosa– posto fixo
DOMINGAS DIAS – volante
LÁZARO – Ponto final do ônibus – posto fixo
SACO DA RIBEIRA/ – volante
SUNUNGA –
MONTE VALÉRIO – posto volante
RIO ESCURO – P.A.S. – posto fixo
- volante
LAGOINHA – Restaurante – posto fixo
-volante
MARANDUBA – Unidade Mista - posto fixo
- Polícia Militar - posto fixo
SERTÃO DA QUINA – P.A.S. – posto fixo
TABATINGA/ ARARIBÁ/ - volante
RIO DA PRATA
VILA SANTANA/ SERTÃO ARARIBÁ – volante
CORCOVADO - volante PMU
 
Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Solidariedade - Quero aqui registrar a minha solidariedade e indignação com referência aos maus tratos recebidos pela mãe da Da. Simone no Pronto Socorro de Maranduba.
O que está acontecendo com os seres humanos? Qualquer pessoa deve ter um mínimo de respeito por qualquer ser vivo, o que dirá uma médica? Eu aprendi que os médicos estudam e se formam para salvar vidas. Essa fulana que não merece o título de Dra (que aliás nem sei se defendeu alguma tese para merecer tal título) deveria ter seu CRM cassado, mas infelizmente, sabemos que em nosso país, é difícil que aconteça isso, pois a maioria dos erros médicos e falta de ética são encobertos pelos colegas.
Simone, o importante é não mais ficarmos quietos, temos que denunciar sim e irmos a órgãos de imprensa para que todos saibam que essa DRA(?)LUCIANA de Maranduba não é digna do diploma que deve ter pendurado na parede. Esperamos que com a mãe dela nunca venha acontecer o que houve com a sua. Não é mesmo?
Um abraço,

Eliane
(Veranista da querida Ilhabela)
São Paulo, SP


Som alto - Ola D. Maria Aparecida, bom dia, som alto não é privilégio só de vocês de Ubatuba, aqui em São Sebastião, na praia de Boissucanga, exatamente na Padaria da Ponte, também temos nossas cruzes, este sábado rolou legal, rock pauleira direto, e outras "cositas mas" Foi muito legal ficar acordado a noite inteira. Indagado ao Sr. Secretário da Fazenda , ele disse que é caso de policia, indagado a policia ela fala que é caso da prefeitura?
Fica só uma pergunta.... se essa zona fosse ao lado da casa do prefeito , do secretário ou do delegado, quanto tempo ia durar ??
Abraços aos amigos sonolentos.

Francisco José Marsiglia
Praia de Boiçucanga
São Sebastião, SP


Via crucis ou Corredor Turístico? - A indignação que sinto quando ando pelo calçadão existente na orla das praias de Iperoig (Cruzeiro) e Itaguá, é ocasionada pelo que sou obrigado a ver por onde quer que passe.
São os buracos (algum verdadeiras crateras) no piso do calçadão e na ciclovia, é a ciclovia inundada por falta de escoamento das águas pluviais (quando chove), é a falta de policiamento gerando insegurança, são os ciclistas desrespeitosos circulando pelo calçadão e não pela ciclovia (certificando a falta de campanhas educativas), é a péssima iluminação (pois manutenção é coisa que as luminárias de lá há muito não vêem), são os mendigos (sem comentários), são as lixeiras totalmente destruídas, é a sinalização em petição de miséria, são os cães perambulando pelas praias, é a lagoa em que se transforma a praça Alberto Santos, é o piso (verdadeira armadilha) do passeio ao longo da avenida Leovigildo Dias Vieira, são os sacos de lixo (diariamente rasgados por animais e catadores de latinhas) colocados por comerciantes sem escrúpulos, é o estado lamentável do muro de contenção existente ao longo da praia do Itaguá, é o cheiro... Um verdadeiro mapa do inferno (onde deveria ser um trecho do Corredor Turístico), culminando na fóvea que podemos ver na foto acima.
Cegueira? Desmazelo? Inépcia? Uma coisa posso afirmar com convicção: não é falta de dinheiro.
Prefeito Eduardo César lembre-se do ditado quando olhar para seus secretários em uma próxima reunião: Quando o burro é jeitoso, qualquer albarda lhe fica bem.

Luiz Moura
Ubatuba, SP


Caros jornalistas e leitores - A pesar dos mórbidos presságios insistentemente divulgados nestas virtuais paginas quero informá-los que o PT se encontra vivinho DA SILVA, e disposto a
aproveitar a crise atual para corrigir o rumo, repensar que PT queremos, e elaborar uma nova estratégia de ação política de esquerda para o Brasil. Quem quiser conferir poderá ouvir o debate entre os candidatos à Presidência Nacional, na próxima sexta-feira, dia 16, às 10:30 horas da manhã, através da rádio CBN.
A atual crise que o partido atravessa não é simplesmente provocada por erros administrativos ou financeiros, ou de tal ou qual dirigente. Os erros são produto de desvios ideológicos, políticos e éticos que foram se acumulando junto ao crescimento e aos logros obtidos pelo PT nestes 25 anos. Mas os logros não justificam os erros, como o fim não justifica os meios, até porque os meios, as metas e os erros, fazem parte do mesmo difícil e contraditório processo de luta pela transformação da sociedade. Os erros foram se acumulando na
medida em que o PT ocupa cada vez mais espaços nos poderes constituídos e se coloca a necessidade de elaborar uma estratégia encaminhada ao acesso ao poder central e a sua manutenção; surge a “teoria da governabilidade”, elaborada e defendida pelo grupo dominante no partido com a liderança do ex-ministro José Dirceu.
Em seu nome se abandona o socialismo como objetivo e com ele seu valor simbólico e concreto de luta contra o capitalismo, seus valores, seus vícios.
A militança se desmobiliza, se descuida da formação política, os dirigentes se tornam profissionais em burocracia, em “articulações”, em marketing e campanhas milionárias que os trabalhadores e a sociedade olham cada vez com mais desconfiança.
O PT perde a sua cara que passa a ser maquiada pelo Duda Mendonça. As alianças políticas se orientam para a direita; na procura de parceiros que sustentem a “governabilidade”, se pactua com o capital financeiro, com ex-colloridos, com conhecidos corruptos.
Definem-se, arbitrariamente, blocos : por que o PSDB e o PFL são de centro-direita e o PTB e o PL e o PP são de “centro-esquerda”?
A medida que se ampliam as aliancás com setores neoliberais,se enfraquecem os vínculos com os aliados tradicionais e com os movimentos sociais, desmobilizando a sociedade .
A demora na aprovação da principal das reformas, a reforma política, cristaliza a corrupção institucionalizada do financiamento das campanhas e das migrações partidárias e não avança no aprimoramento da democracia, favorecendo a exclusão da vida política dos setores sem recursos econômicos e sim na postura Ética de se recusar a aceitar o apoio comprometedor de grandes grupos financeiros.
A acumulação de erros cometidos na tentativa de ampliar a base de sustentação para garantir a governabilidade produziu o resultado contrario. Hoje o PT e o governo Lula atravessam a maior crise da sua historia e
os mais atingidos são aqueles que se doaram pela vida, pela ética, que continuam pobres, sem cargos nem contratos, mas dispostos a defender os avanços do governo Lula e a manter vivo o sonho e a luta pôr uma sociedade cada vez mais justa , mais democrática, mais humana.
Nada melhor, no meio duma crise tão profunda, que parar para pensar, para debater e principalmente para votar numa mudança, não só de nomes, mas principalmente de posições, de idéias e praticas nos comandos partidários em todos os níveis.
Em Ubatuba, como em todo o País, votaremos o próximo Domingo 18, finalizando o PED 2005.
Duas chapas foram apresentadas para consideração dos filiados. Uma constituída por alguns comissionados ou contratistas (e suas respetivas famílias) da atual administração municipal acompanhados pelo dinâmico vice-prefeito, que apoiam a reeleição do atual presidente Edson Malaquías.
A outra, um verdadeiro chapão chamado UNIDADE, reúne os desconformes com o atual presidente e sua tentativa de reeleição.
A chapa UNIDADE, ou seja, todos nós, lançamos três candidatos à presidência que expressam a vontade de recriar no PT de Ubatuba um espaço decente, democrático e respeitoso de luta e formação política.
Cesário Prado, Gerson Florindo e Maurício Moromizato são nossos presidenciáveis e os três, independentemente de quem seja o vencedor, ratificaram no debate realizado no dia 10, o compromisso de trabalhar juntos para recuperar a alegria e o orgulho de ser petista.
Lamentavelmente não sabemos qual será a posição do candidato oficialista porque, coerente com sua conduta habitual, enquanto presidente do partido, não apareceu no debate, nem como presidente, nem como candidato, nem telefonou, nem mandou fax, e nem ele, nem ninguém da sua chapa teve o respeito e a coragem de defender publicamente suas teses.
Para finalizar, e para não parecer omisso, quero declarar meu apoio a chapa UNIDADE, da qual participo e a opção por Cesário para presidente a quem considero, dentre os três excelentes quadros que a chapa apresenta , aquele que reúne, alem de seu perfil e historia, mais firmeza e convicção política e ideológica para liderar esta nova etapa que se iniciará depois do democrático evento do próximo Domingo.

Sergio Maida
via e-mail

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Natureza:

Orquídeas - Márcio de Oliveira Naves

Orquídeas
©Márcio de Oliveira Naves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor