Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 16 de setembro de 2005 - Nº 1364 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
Tropas deixam região hoje
Módulo abre inscrições para o Vestibular 2006


Caraguatatuba
Campeonato de futsal (Copa Ren’z) terá abertura oficial no domingo
Artistas fazem jogo beneficente em Caraguá
Atletas de Caraguá participam da Olimpíada Colegial do Estado
Igreja e Administração Municipal discutem sobre relatório final da 1ª Semana Social Diocesana
Espetáculo Gato Malhado e a Andorinha Sinhá leva centenas de crianças ao Teatro Mario Covas
Teatro Mario Covas apresenta Coração Caipira, com Jackson Antunes
Ceprolin abre inscrições para novos cursos


Ilhabela
ALMUSS lança em Ilhabela o I Prêmio Aprendiz de Poesia


São Sebastião
Lei de Acessibilidade: São Sebastião barra alvará a lojistas
Prefeitura organiza Plenária Paritária Municipal de Saúde do Trabalhador
Secretaria de Educação realiza seminário sobre Meio Ambiente
São Sebastião recebe etapa do Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas
Centro Comunitário do Jaraguá gera renda com corte e costura
Encontro discutirá confecção de canoas artesanais com árvores de reserva ambiental
São Sebastião pode ter Centro Internacional
Dalton cobra retorno dos radares fixos em trecho da SP-55
Reunião pede por bom senso à aplicação da "Lei de Acessibilidade"

Ubatuba
Confusão envolve TV que transmite as sessões da Câmara em Ubatuba
Único tucano da Câmara, Charles Medeiros deixa PSDB de Ubatuba
Respeito ao ser humano
Ubatuba participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Palestra abre a Festa do Gengibre de Ubatuba
Torneio interno do Clube de Pesca de Ubatuba movimenta Praia do Cruzeiro
Sábado tem vôlei no Tubão
Equipes de Ubatuba participam de campeonato de Beach Soccer
Fundo Social de Ubatuba entrega padaria artesanal à comunidade Emaús
Novo espaço nas noites de sexta-feira
APAE de Ubatuba recebe Moção de Congratulações
Convite à população


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Tropas deixam região hoje

Litoral Norte - O Exército Brasileiro deixa hoje pela manhã o Litoral Norte. Durante esta semana realizou exercícios do Programa de Adestramento Avançado do Comando de Operações Terrestres e treinou parte da tropa que embarcará no fim do ano para o Haiti.
“Foi bastante satisfatório porque conseguimos adquirir mais experiência para contribuir no aperfeiçoamento da doutrina de garantia da lei e da ordem”, disse o Major Nunes.
Ontem pela manhã, na Cadeia Pública desativada, no bairro do Indaiá, realizou o último incidente da operação.
Houve uma simulação de controle de rebelião no presídio desativado. A 11ª Brigada de Infantaria Leve, com 100 homens, foi comandada pelo Coronel Alegria, para conter a rebelião fictícia. Houve tentativa de fuga, incêndio, os presos fizeram reféns os funcionários da Cadeia e solicitaram a presença da imprensa.
Após cada incidente é rea-lizada uma análise de pós-ação, para levantar as falhas e destacar os pontos positivos.
“Este incidente foi importante para adestrar a tropa em situações prováveis de acontecerem em uma situação real. A cada incidente a tropa está mais preparada para evitar que erros sejam novamente repetidos”, explicou o Major Nunes.
Exército realiza vôo panorâmico - Ontem pela manhã, por volta das dez horas, o Exército, que está no Litoral Norte desde a segunda-feira, realizou um vôo panorâmico com a imprensa para mostrar as ações desenvolvidas pelo Comando no Litoral.
O vôo durou 1hora e 15 minutos. Um dos pilotos do helicóptero, o Tenente Coronel Chiavegato, tem mais de três mil horas de vôo e participou da equipe que trouxe as aeronaves Black Rock dos Estados Unidos, na época do conflito entre Equador e Peru.
“Nós éramos da equipe da Força de Paz. Nossa missão era apaziguar o conflito entre o Equador e o Peru”, contou o Coronel.
O vôo percorreu as quatro cidades do Litoral, passou por postos do Exército na região e pelo comboio da 11ª Brigada Infantaria Leve, que saiu de Caraguatatuba, rumo a Ubatuba para a 12ª Brigada Infantaria Leve (Aeromóvel). IMP

Módulo abre inscrições para o Vestibular 2006

Litoral Norte - As Faculdades Integradas Módulo estão com inscrições abertas para o vestibular 2006. As inscrições vão até o dia 21 de outubro e a prova será realizada no dia 30 de outubro, às 10 horas, na Unidade Centro da Instituição.
No vestibular deste ano serão oferecidos os cursos de Direito, Administração, Sistemas de Informação, Computação, Ciências Biológicas, Pedagogia, Normal Superior, Arquitetura, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Letras, História (licenciatura e bacharelado), Ciências Contábeis e Turismo.
As inscrições estão sendo feitas na Central de Atendimento das Faculdades, Av. Frei Pacífico Wagner 653, centro de Caraguá e nas agências dos correios de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Este ano os candidatos do litoral e de outras região também poderão se inscrever pela Internet.
A coordenadora de atendimento das Faculdades, Gabriela Tavares, salienta que os candidatos devem se inscrever o mais breve possível, primeiro para evitar contratempos de última hora, segundo porque no mês de setembro as inscrições terão preço promocional de R$30,00.
Os interessados poderão obter mais informações na Central de Atendimento das Faculdades, telefones (12) 3897-2043, (12) 38972044, no site www.modulo.br ,  ou pelo e-mail vestibular@modulo.br

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Campeonato de futsal (Copa Ren’z) terá abertura oficial no domingo
A abertura oficial do evento será no domingo dia 18, as competições terão início dia 24

Caraguatatuba - Com o objetivo de levar diversão para todos os munícipes e visitantes, a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba e a LIFUSAC (Liga de Futebol de Salão de Caraguatatuba), em parceria com a Loja Ren’s Calçados farão a abertura oficial do Campeonato Municipal de Futsal (Copa Ren’s). O evento acontece dia 18, domingo, às 8h, no CEMUG (Centro Municipal Ubaldo Gonçalves.
O evento tem as presenças confirmadas do prefeito José Pereira de Aguilar, dos diretores da Secretaria de Esportes e Recreação, Renato Aguilar e Luiz Cláudio Passos e do proprietário da Loja Ren’z Calçados, parceiro na realização da copa.
As competições terão início no dia 24, sábado nas categorias masculino, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-21 e no feminino, sub-13, sub-17 e sub-21.
De acordo com a secretaria de esportes, os próximos meses serão de muitos campeonatos esportivos na cidade. Os atletas que praticam alguma modalidade esportiva terão a chance de competir pelo seu grupo preferido. Os apreciadores de esportes terão a oportunidade de se divertir torcendo pelo seu time ou atleta favorito, durante todos os meses.
A Secretaria de Esportes e a LIFUSAC ficam no CEMUG localizado na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Para mais informações ligue 3887-1165/3888-4110, com Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

Artistas fazem jogo beneficente em Caraguá
O alimento arrecadado será doado para o Fundo Social de Solidariedade que se encarregará de fazer a distribuição dos mantimentos

Caraguatatuba - O Ciase (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativos) em Caraguatatuba será palco de um desfile de estrelas. Atores globais e não-globais visitam a cidade no dia 17, sábado, às 18h, para participar de um amistoso de futsal em prol do Fundo Social de Solidariedade.
O time, que terá artistas como Rodrigo Faro, Henri Castelli, Kadu Moliterno, Irã Malfitano, Juan Alba e Marco Antônio Gimenes (o Urubu de Malhação), irá disputar com uma equipe formado pela secretaria de Esportes e Recreação, que também é organizadora do evento.
O principal objetivo da competição é contribuir com o trabalho do Fundo Social que luta para ajudar famílias carentes do município.
O ingresso será um quilo de alimento não perecível, menos sal, e R$ 2,00 (dois reais). (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá participam da Olimpíada Colegial do Estado
As equipes que competiram em Sertãozinho foram classificadas nas fases municipal e regional

Caraguatatuba - Cerca de 50 atletas de Caraguatatuba participaram da Olimpíada Colegial na fase estadual, que aconteceu no período de 1º a 10 de setembro, em Sertãozinho, interior de São Paulo, e conquistaram bons resultados para a cidade.
O evento, que foi organizado pelas Secretarias da Juventude Esporte e Lazer e da Educação do Estado, contou com a participação de aproximadamente seis mil atletas disputando várias modalidades.
Os caraguatatubenses competiram nas modalidades de Voleibol feminino, Tênis de Mesa feminino, Basquete masculino e feminino, Xadrez masculino e Ginástica Rítmica feminino. Os alunos representaram as escolas Thomaz Ribeiro de Lima, Alcides de Castro Galvão e Colônia dos Pescadores. Todos os atletas são da categoria de base da Secretaria de Esportes e Recreação que apoiou as escolas da cidade.
A Ginástica Rítmica da escola Colônia dos Pescadores, comandada pelas professoras Elaine Martins e Arlete Aparecida Gonçalves Leite, foi o destaque da competição conquistando o 2º lugar da disputa. Outra modalidade que também conseguiu uma boa colocação foi o Basquete feminino também da escola Colônia dos Pescadores, comandado pelo técnico Luiz Cláudio Passos Ribeiro dos Santos, que ficou com o 4º lugar.
Os atletas da escola Thomaz Ribeiro de Lima foram comandados pelo técnico Mário Arouca; já a escola Alcides de Castro Galvão levou o técnico Rubens de Castro, e a equipe de Xadrez foi comandada pelo professor Marco Artagno.
As equipes de Caraguá foram classificadas na fase municipal, onde enfrentaram todas as escolas da região. Na fase regional as equipes de Caraguatatuba enfrentaram as escolas do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A fase inicial das competições teve início no mês de abril. (Fonte: PMC)

Igreja e Administração Municipal discutem sobre relatório final da 1ª Semana Social Diocesana

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba agendou para esta sexta-feira, 16 de setembro, o encontro do prefeito Jose Pereira de Aguilar com as lideranças da comunidade católica para avaliar o relatório apresentado pela 1ª Semana Social Diocesana.
O encontro acontecerá no auditório da Fundacc às 19h30. Segundo o prefeito, que desde o primeiro momento garantiu esse encontro, estarão presentes alguns secretários municipais e convidados que o ajudarão a responder aos questionamentos apresentados. O relatório em nível municipal foi preparado por uma comissão de leigos e de advogados e trás aspectos ligados à saúde, habitação, segurança, educação e infra-estrutura entre outros.
A 1ª Semana Social Diocesana aconteceu entre os dias 29 e 30 de junho, 1 e 2 de julho, estendendo-se para a preparação final do documento. Em sua abertura no auditório das Faculdades Módulo, cerca de 250 pessoas participaram da palestra sobre a Doutrina Social da Igreja, ministrada pela Profª Rosana Mazini. No dia 30, cada comunidade paroquial se reuniu para discutir sobre as questões sociais enfrentadas e apresentar um relatório que reunido aos demais geraram um único documento municipal, entregue ao prefeito no último dia 26 de agosto. A reunião de avaliação desta sexta-feira é aberta. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Espetáculo Gato Malhado e a Andorinha Sinhá leva centenas de crianças ao Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O espetáculo O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, do Centro Cultural Silvio Santos faz apresentações no próximo final de semana no Teatro Mario Covas. Na cidade desde o dia 13 de setembro, a produção vem realizando um trabalho de literatura no teatro, envolvendo professores da rede pública municipal, estadual e particular de Caraguá e apresentando o espetáculo aos alunos.
No sábado e domingo, 17 e 18 de setembro, às 17h, a peça será apresentada para o público em geral, com ingressos no valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).
No dia 17, também haverá sessão Bandeirante às 21 horas. A Bandeirante Energia é patrocinadora do projeto.
Os ingressos podem ser adquiridos no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, de 13 a 18 de setembro, das 14 às 18 horas.
Mais informações pelo telefone: (12) 3881-2623 O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no Indaiá, Caraguá.
O espetáculo - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é uma fábula que tematiza o amor impossível entre um gato e uma andorinha, predador e presa por natureza, que vivem cercados pelos preconceitos do demais animais que habitam o mesmo parque.
Com a parceria de Vladimir Capella (adaptação e direção) e J. C. Serroni (cenografia e figurino), ambos profissionais reconhecidos em suas áreas e ganhadores dos principais prêmios do cenário teatral brasileiro – Shell, APCA, APETESP, Mollière, Mambembe, Sharp, entre outros –, o espetáculo é uma superprodução infanto-juvenil que conta com um elenco de 13 atores.
A montagem de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá dentro do Projeto Literatura no Teatro é mais uma iniciativa que aposta na parceria arte-educação, ou, mais especificamente, no teatro como meio privilegiado de divulgação de obras literárias a fim de contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho na escola com a leitura, além de incentivar a formação e o desenvolvimento de platéia infantil e juvenil. (Fonte: Fundacc)

Teatro Mario Covas apresenta Coração Caipira, com Jackson Antunes
O ator Jackson Antunes apresenta-se no dia 23 de setembro, no Teatro Mario Covas com o espetáculo Coração Caipira, às 21 horas. Entre uma música caipira, uma poesia popular e um bom causo, o ator vai fazer um dedo de prosa com a platéia.

Caraguatatuba - No espetáculo Coração Caipira, o ator Jackson Antunes apresenta um universo de poetas populares que contam histórias do povo do sertão. Em cena, ao lado do violeiro Decão e da viola e rabeca de Marimbondo de Chapéu, ele vai apresentar seu lado cantor – ou cantador, como prefere ser chamado. Além de trazer muita música caipira – o espetáculo é quase todo cantado - Coração Caipira é entremeada com versos curtos de Guimarães Rosa. “Tenho uma ligação muito grande com o povo do sertão. Costumo ouvir que tenho a cara do caboclo brasileiro, o que me enche de orgulho. Jackson tem inclusive levado a viola para as novelas: em Esperança, com o personagem Zangão, já pôde mostrar aos espectadores um pouco deste universo e agora em “A Escrava Isaura” com o personagem Miguel também tem tido a oportunidade de cantar, inclusive o tema de seu personagem, “Jardim da Fantasia” de Paulinho Pedra Azul é cantado por ele.
Entre os destaques do espetáculo está o causo do poeta Zé da Luz, que fala da trajetória de um homem que comete um crime por não saber ler. A história já foi mote de um episódio de Brava Gente, da TV Globo.
Jackson interpreta “Eu Quero” e canta “Vaca Estrela e Boi Fubá” de Patativa do Assaré, entre as músicas escolhidas pelo ator está “O Brasil Que Imagino” de Moreira de Acopiara.
No palco foi montada uma venda no melhor estilo sertanejo. Coração Caipira se passa no interior deste cenário típico. “A idéia é fazer um dedo de prosa com a platéia. Quero que o público faça uma verdadeira viagem por este universo de homens simples”, conta Jackson, assim ele convida a platéia para um batismo caipira, a base de uma boa cachaça mineira.
Mais informações no Teatro Mario Covas, ou pelo telefone (12) 38812623. (Fonte: Fundacc)

Ceprolin abre inscrições para novos cursos

Caraguatatuba - O Ceprolin – Centro de Educação Profissional está com inscrições abertas para novos cursos: de contabilidade, web, fluxo de caixa e informática básica.
Para o de contabilidade, a data da matricula será de 19 a 23 de setembro. O inicio está previsto para dia 26 de setembro. São 40 horas/aula, com aulas as terças e quintas-feiras das 19:00 as 22:00. O preço R$ 50,00, duas parcelas de R$25,00.
Devido a grande procura, o Ceprolin abre mais uma turma para o curso de web - aos sábados das 9:00 as 12:00 com início no dia 17 de outubro.
Já o curso de fluxo de caixa, com 20 horas/aula, as matriculas vão de 19 a 23 de setembro, com início previsto para o dia 26 de setembro. O curso acontece as terças e quintas-feiras das 19:00 as 22:00.
O de informática básica está com inscrições abertas de 19 a 23 de setembro, com início dia 3 de outubro. Com 51 horas/aula, o curso abrirá duas turmas: às segundas e quartas-feiras, ou às quintas e sextas-feiras, das 13 às 16 horas. O custo é de R$90,00, podendo ser pago em três parcelas de R$30,00. É necessário ter acima de 16 anos.
Mais informações pelo telefone (12) 3888-3888. O Ceprolin fica na Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá. (Fonte: Fundacc)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

ALMUSS lança em Ilhabela o I Prêmio Aprendiz de Poesia

Ilhabela - A ALMUSS (Associação Lítero Musical de São Sebastião) lança hoje às 20h30, na Câmara de Ilhabela, o I Prêmio Aprendiz de Poesia.
Idealizado por Andréa Migliori Hossri, diretora cultural da Associação, o prêmio tem o objetivo de incentivar os estudantes do ensino fundamental de São Sebastião e Ilhabela a mostrarem suas criações poéticas.
“Este projeto visa principalmente habituar nossos estudantes na leitura da poesia, despertar o prazer de criar e conseqüentemente ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos da língua portuguesa”, explica o maestro Tarcísio Bruder, coordenador da Almuss.
No lançamento do projeto está prevista a distribuição de material divulgando dados para inscrição e o regulamento do concurso aos professores das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino fundamental da Ilhabela.
A distribuição do material para as escolas de São Sebastião será feita a partir de segunda-feira.
Nesta ocasião, estarão se apresentando os grupos estáveis mantidos pela ALMUSS: O “Coral Vento Leste”, a Camerata “Cordas Soltas” e o Grupo de Choro “Pano pra Manga”, dirigidos pelo maestro Tarcisio Bruder. Também está prevista a presença do poeta Geraldo de Buta. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Lei de Acessibilidade: São Sebastião barra alvará a lojistas

São Sebastião - Pelo menos 200 comerciantes de São Sebastião estão com dificuldades para obter ou renovar alvarás de funcionamento no município por falta de adequação à Lei de Acessibilidade, que estabelece normas para o acesso de pessoas portadoras de deficiência em locais públicos, como a construção de banheiros adaptados e rampas.
A prefeitura paralisou os processos dos estabelecimentos para não ser penalizada caso infringisse a lei federal, regulamentada pelo decreto 5.296, que entrou em vigor em 3 de dezembro de 2004.
Os comerciantes reclamam que não houve prazo para a adequação à lei e lembram que o custo das obras de ajustes é alto.
Para solucionar o impasse, a vereadora Solange Ramos (PV), que tem se reunido com os comerciantes do município, promoverá novo encontro na próxima terça-feira, às 10h, na Câmara, com a presença de vereadores, comerciantes e representantes da prefeitura.
Como a lei é federal, a vereadora disse que pretende, a partir de segunda-feira, entrar em contato com vereadores da região, para que, juntos, enviem pedidos a deputados federais, visando ajustes na legislação.
"A partir de segunda começo esse trabalho. Se for preciso, vou até Brasília", disse Solange Ramos. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura organiza Plenária Paritária Municipal de Saúde do Trabalhador

São Sebastião - Aprofundar com a sociedade as questões de saúde do trabalhador requer um amplo debate propositivo entre os setores de governo envolvidos e suas respectivas instâncias de gestão participativa.
Hoje, a responsabilidade pelas ações nas áreas de segurança e saúde dos trabalhadores está fragmentada em três setores de governo: trabalho, saúde e Previdência Social.
A 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador-CNST a ser realizada entre os dias 09 e 12 de novembro de 2005, em Brasília, convocada pelos Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, pretende pautar uma discussão nacional sobre a luta dos trabalhadores brasileiros por melhores condições no trabalho.
E a Prefeitura de São Sebastião, preocupada com o tema, não quer ficar longe dessa discussão, desenvolvendo, através da Secretaria da Saúde, no próximo dia 20 de setembro, a partir das 13h, no Teatro Municipal, a Plenária Paritária Municipal de Saúde do Trabalhador. A reunião tem por objetivo, exclusivamente, eleger delegados para participarem da etapa regional da 3ª CNST.
O médico Dr. Nelson James Wright ministrará uma palestra sobre o tema. Além disso, o evento servirá para eleger quatro delegados titulares (uma vaga destinada ao governo ou prestador de serviços; uma vaga para profissional de saúde; e dois representantes da sociedade civil organizada) e quatro suplentes.
A 3ª CNST terá como tema central “Trabalhar sim, adoecer não”, abordando ainda três eixos temáticos: a integralidade e a transversalidade da ação do Estado em saúde dos trabalhadores; incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País; e efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores.
O objetivo é a promoção de diretrizes para efetivar a ação articulada dos órgãos setoriais do Estado na execução da política pública já definida e para ampliação e efetivação do controle social.
Só no Estado de São Paulo, estima-se que cerca de 400 mil trabalhadores por ano têm sua saúde comprometida. Dois trabalhadores morrem a cada três horas, e 80 mil ficam mutilados. A estimativa do custo social disso tudo é de U$S 4,8 bilhões. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Educação realiza seminário sobre Meio Ambiente

São Sebastião - A Secretaria de Educação (Seduc), realizará no próximo dia 22, no Teatro Municipal, das 8h às 17h, o “Seminário Meio Ambiente na Educação”, que visa oferecer informações sobre educação ambiental à rede de ensino. Esse evento atende somente diretores, coordenadores e professores do ensino médio e fundamental.
Cada escola será representada da seguinte forma: de 1º à 4º série, qualquer professor poderá participar do evento e, de 5º à 8º, somente professores da disciplina de Ciências. Além de São Sebastião, os municípios de Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela também foram convidados para participar do seminário.
Segundo a diretora Pedagógica da Seduc, Genoveva Pons Garcia, a idéia é conscientizar os alunos, por meio das escolas, para que futuramente preservem a natureza. “A Prefeitura espera que todos abracem as propostas abordadas”, completou a diretora da Seduc.
No período da manhã, a abertura às 8h terá o vídeo “São Sebastião ontem e hoje”, de Helder Guedes. A programação segue da seguinte maneira: às 8h30, o professor Pablo Oyanedel estará regendo o coral das escolas municipais, às 9h coffee break, e na seqüência o Hino Nacional.
A primeira palestra será às 10h sobre “Gerenciamento Costeiro”, com André Vianna, logo após a formação da mesa. Seguindo a programação, às 10h45, haverá a palestra “Os Mitos em Educação Ambiental: o Caso dos Resíduos”, com Patrícia Blaut.
Já no período da tarde, às 13h30, apresentação de dança da APAE com o tema: “Planeta Água”, de Guilherme Arantes. Na seqüência acontece a palestra sobre “Congelamento de Áreas”, com a procuradora ambiental da Prefeitura, Sueli Stropp. Às 14h30, o presidente da Federação Pró-Costa Altlântica, Téo Balieiro, ministra a palestra sobre “Gestão Participativa”.
Logo depois, às 15h15, uma mesa redonda com André Vianna, Sueli Stropp, Patrícia Blauth e Téo Balieiro. No decorrer da tarde será servido o coffe break e depois haverá a peça teatral “Sinfonia Para uma Vida: o homem redescobrindo seu lugar no mundo” com alunos de 5º ab 8º série da EM “Maria José da Penha Frúgolli”, da Enseada.
Segundo a professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Elizabete de Lima Ferreira, a performance de dança tratará alguns dos temas abordados. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe etapa do Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas

São Sebastião - O 1º Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura recebe o segundo evento ainda no mar, mas com uma pitada caiçara na competição. Depois da 2ª Semana de Vela de São Sebastião, que ainda acontece neste final de semana, é a vez da segunda etapa do 3º Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas, que será realizada nos dias 24 e 25 deste mês na Praia do Arrastão.
Segundo o organizador, Josias de Carvalhos, cerca de 160 atletas participarão divididos em oito canoas havaianas. “Competirão as categorias: OC-1 masculina e feminina, OC-6 masculina-pro, mista (sempre remando três homens e três mulheres) e masculinas estreantes”, conta Carvalhos.
De acordo com o organizador, na OC-6 masculina, a equipe é composta por nove atletas e na mista OC-6 até 10 esportistas. O percurso para a OC-1 será de até 10 quilômetros no canal sebastianense. Já para as categorias masculina-pro, serão 40 quilômetros, na mista 30 e na masculina estreante 20 quilômetros. “Será um circuito entre bóias localizadas no Canal de São Sebastião, com revezamento de atletas na água”.
Além disso, durante a etapa serão consagrados os Campeões Brasileiros de OC-1 masculina e feminina e OC-6 masculina estreante.
O Secretário de Cultura e Turismo fala que a intenção da Prefeitura, ao realizar o 1º Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura, é fazer com que a cidade possua eventos durante essa época, divulgando a cidade, como a capital do turismo de aventura. “A proposta da Prefeitura é criar durante a época de baixa temporada, uma atratividade aproveitando o potencial natural da cidade. São Sebastião tem toda a estrutura necessária para a competição de esportes de aventura, além disso, divulga-se o nome da cidade, já que acontece a cobertura de meios especializados de comunicação”.
No sábado, 24, as competições serão iniciadas às 10 horas, com saída da praia do Arrastão, na Costa Norte do município. Já no domingo, as disputas começam às 8 horas no mesmo local. O evento é aberto a toda a população.
Clínica de Canoa Havaiana - Após o encerramento das competições no sábado, os organizadores, a pedido da Sectur, realizarão uma clínica de canoas havaianas com os monitores de ecoturismo.
O diretor de Cultura da Sectur, Rogério Barroso, explica que a intenção é que o mar, grande riqueza natural de São Sebastião, seja um dos atrativos de esportes de aventura para os turistas. “É uma forma de aumentar o campo de ação dos monitores, para que não se restrinjam apenas as trilhas e busquem também o mar”. (Fonte: PMSS)

Centro Comunitário do Jaraguá gera renda com corte e costura

São Sebastião - Pensando na população de baixa renda, a Prefeitura mantém projetos sociais em vários bairros. Um exemplo são os programas desenvolvidos para os moradores da Costa Norte, no Centro Comunitário do Jaraguá. Entre cursos de panificação e produção das fraldas Ninas, a que mais vem se destacando neste último mês é a oficina de corte e costura.
Para a costureira Antônia Angélica da Silva, moradora do Canto do Mar, o projeto é uma forma de distração e terapia. “Eu trabalhava em uma farmácia na Ilhabela, mas era muito longe e não tinha tempo para cuidar das minhas filhas de 8 anos, agora com o curso eu vou aprender e trabalhar em casa”.
O projeto teve início no dia 1º de agosto de 2005, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade. “Apenas duas máquinas estavam funcionando, mas a Dona Rosa contratou um técnico para arrumar as outras e hoje trabalhamos com 6 máquinas”, disse a coordenadora Alessandra De Paula Peixoto.
O Geração de Renda é direcionado a famílias que não tem renda própria. Hoje, o projeto atende cerca de 24 mulheres, sendo 12 em cada período. O projeto atende em dois horários, sendo o primeiro de manhã das 8h às 11h30 com o grupo do Jaraguá e das 13h às 16h30 com a turma do Canto do Mar e Enseada. “A idéia é ensinar mulheres de baixa renda a gerar renda fixa e própria” completou a Alessandra De Paula Peixoto. (Fonte: PMSS)

Encontro discutirá confecção de canoas artesanais com árvores de reserva ambiental

São Sebastião - Na próximo dia 23 de setembro, às 14 horas, o Teatro Municipal será palco de um debate entre Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar- Núcleo São Sebastião, ONGs, representantes da Prefeitura, além da comunidade em geral, para discutir a possível utilização de árvores tombadas no parque para a fabricação de canoas de pescadores do município. Conforme divulgado pela Secretaria de Cultura e Turismo, essa discussão deve envolver toda a comunidade porque é uma questão pública.
De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento do Parque Estadual, toda a madeira das árvores tombadas não podem ser reaproveitadas para nenhum fim. Segundo o diretor do Núcleo São Sebastião, Edson Lobato, a madeira serve de ninho para os animais depositarem seus ovos.
A diretoria do Parque Estadual da Serra do Mar pretende discutir o assunto e espera intensa participação, pois tem por objetivo esclarecer à população, passando informações técnicas, científicas, ambientais e turísticas. Se for decidido que a madeira será utilizada para a confecção de canoas, então, o Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião irá se reunir para encaminhar uma carta ao Governo do Estado, pedindo a mudança do decreto. A pretensão é buscar o caminho mais coerente junto à comunidade. (Fonte: PMSS)

São Sebastião pode ter Centro Internacional

São Sebastião - Uma equipe de técnicos, professores da USP e representantes do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de São Paulo faz hoje uma visita para saber quais as reais condições de São Sebastião abrigar um Centro Internacional de Capacitação e Tecnologia de Petróleo, Gás Natural e Engenharia Naval.
Os técnicos vão vistoriar a área do Centro de Biologia Marinha e analisar se o local poderia abrigar esse centro, que seria modelo mundial e funcionaria atendendo exigências ambientais.
A idéia surgiu em reunião realizada na Escola Politécnica da USP, no Departamento de Arquitetura Naval e Engenharia Oceânica.
Na oportunidade o prefeito Juan Garcia levou a discussão projeto de instalação da primeira Escola Tecnológica de Petróleo e Gás do País, envolvendo a Prefeitura, a USP e a Universidade Russa Gubkin, que já trabalha neste setor de petróleo e gás natural em todo o mundo.
Aequipe do IDCT e da USP procura uma área há três anos.
“Já percorremos as cidades de Santos, em São Paulo, Linhares, no Espírito Santos, e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, mas nenhuma tem as características de São Sebastião”, explica o professor doutor do Departamento de Arquitetura Naval e Engenharia O-ceânica, Kazuo Nishimoto. (Fonte: Imprensa Livre)

Dalton cobra retorno dos radares fixos em trecho da SP-55

São Sebastião - Com o intuito de saber se a prefeitura pretende reinstalar os radares fixos ao longo da rodovia Manoel Hipólyto do Rego, o vereador Dalton José da Silva apresentou um requerimento ao executivo na última sessão de Câmara. O documento questiona se haverá ou não a reinstalação desse sistema de controle de velocidade no perímetro entre o bairro São Francisco e o Centro da cidade.
Dalton considera a instalação dos radares como a melhor maneira para evitar a alta velocidade no referido trecho, principalmente na época da temporada de verão, quando o número de veículos aumenta de forma significativa e a propensão de acidentes aumenta.
“A rodovia está virando pista de corrida, pois os condutores não estão respeitando o limite de velocidade e demais sinalizações, ou seja, estão desrespeitando o Código Nacional de Trânsito”, considera.
Para o parlamentar José Cardim de Souza, que não concorda com a volta dos radares, a administração deveria aumentar o número de agentes de tráfego na cidade com o objetivo de orientar o trânsito. Ele diz que o equipamento era considerado uma ‘indústria de multa’ que só prejudicava os moradores da região da Costa Norte.
“A velocidade era pequena. Colocava-se lombada, tirava-se lombada, e as pessoas viviam entrando com recurso no Detraf (Departamento de Tráfego)”, recorda.
O autor do requerimento, no entanto, fez questão de frisar que a sua indagação está relacionada aos radares fixos e não aos móveis. “Quando eles foram instalados vários acidentes foram evitados, até porque os motoristas sabiam onde ficavam”, salienta.
Em abril desse ano, ao ser questionado sobre a volta da fiscalização eletrônica, o prefeito disse que não teria uma previsão. A falta de funcionamento começou ainda na administração passada, já que um levantamento feito em outubro de 2004 apontou que não havia sido registrada nenhuma multa há cerca de seis meses.
No início dessa gestão eles voltaram a funcionar por pouco tempo e foram retirados logo em seguida. Esse fato ocorreu porque venceu o contrato entre a prefeitura e a empresa Engebras, responsável pelos radares. Segundo estimativa da época, devido a instalação da fiscalização eletrônica, o número de acidentes no trecho teve uma redução de 86%.
O prefeito Juan Pons Garcia afirmou em matéria no Imprensa Livre do dia 30 de abril que iria manter esse sistema de redução de velocidade e fazer um contrato para dar continuidade ao serviço. Na época o então secretário de Governo, Paulo Rogério Mota, disse por meio da assessoria de imprensa que os radares foram retirados em função da obra de reca-peamento pela qual a via deveria passar. Ele comentou que os novos radares só seriam reinstalados após o término dessa obra, que até agora não foi iniciada. (Fonte: Imprensa Livre)

Reunião pede por bom senso à aplicação da "Lei de Acessibilidade"

São Sebastião – A assessoria parlamentar do vereador Modesto Koji Ono, o "Kotian" (PTB) participou de uma reunião no gabinete do vereador José Cardim de Souza (PP) nesta quinta-feira. O assunto foi a Lei Federal da Acessibilidade que prevê a adequação dos comércios aos portadores de deficiência do município.
Segundo o edil, foram chamadas todas as partes interessadas, para que seja definido um 'bom senso' para o cumprimento das regras.
Ele também explicou a existência de uma norma em vigência do ex-prefeito Luiz Alberto de Faria (o Luizinho). "Não está sendo cumprida há 12 anos e agora veio à tona depois de anos com a manifestação do governo federal", reiterou.
Cardim ainda definiu o objetivo principal do encontro. "Queremos aliar a lei municipal nº 927/93 do Luizinho, aplica-la com sensatez com a federal, além de estabelecer pontos em comum com a Lei Estadual de 2000 e os decretos-leis de 2002 e também de 2004".
Para o vereador Kotian, a reunião procurou tratar de assuntos de interesse comum à região - o turismo e o comércio - sensivelmente envolvidos. "Temos que conversar muito este tema, pois são comércios, e estes são os grandes empregadores de nosso município", ressaltou.
Kotian, autor de projeto sobre o mesma tema, informou que editará algumas mudanças e reapresentá-lo-á nas próximas reuniões.
Durante o encontro compareceram representantes da Associação de Engenheiros da cidade, a APDSS (Associação de Portadores de Deficiências de São Sebastião), além dos vereadores Coringa (PFL), Solange de Maresias (PTB) e assessores dos vereadores Marcos Leopoldino (PSDB) e do presidente do Legislativo, Wagner Teixeira (PV).
O vereador Cardim comentou a falta de representantes do Executivo. "Senti falta de representantes da Associação Comercial de São Sebastião e também do secretário de Governo e da Fazenda". Segundo informações do parlamentar, estes tiveram compromissos, avisaram-no por telefone, e não puderam comparecer ao encontro.
Na reunião foram questionadas 'a quem' e 'como' seriam aplicadas as regras em vigência. "Não pode-se pedir a mesma coisa para uma loja pequena e uma loja grande. Aconselho quem tem a regularização com prazos, segundo dizem as leis. Já os novos comércios, ainda em fase de projeto, sugiro a realização de um estudo melhor antes de abrirem as portas", comentou Cardim.
Segundo Alden Mello de Aguiar, o Dinho, presidente da APDSS, a cidade não tem uma política de bom senso para com o deficiente. "As pessoas falam que não há nas ruas portadores de deficiência, mas fica muito difícil vê-los mesmo, pois as vias de acesso do município não permitem", resumiu.
Já Kotian apresentou na semana passada, requerimento pedindo informações sobre quantos alvarás foram cassados e quantos foram expedidos, pois inúmeros comerciantes o procuram afim de resolver este impasse. "Bom senso há e a Lei Federal e a Estadual prevêem prazos. Basta apenas o entendimento entre todas as partes envolvidas nesta profunda questão", relatou o parlamentar.
O presidente da APDSS ainda comentou o curso do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). "A entidade já tem um curso de capacitação aos comerciantes sobre as regras de adequação às leis do deficiente.", lembrou.
No próximo dia 20, às 10h, haverá a apresentação de um Decreto- Lei elaborado pela assessoria de engenharia da APDSS a membros do Executivo, Legislativo e todos os outros munícipes interessados. O encontro acontecerá na Câmara Municipal.
No final, o vereador Coringa ressaltou a presença do Ministério Público na reunião na semana que vem. "Seria boa a presença, pois teríamos um termo de conduta maior, sob um respaldo amparado por lei. Assim, o órgão poderia opinar", concluiu. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Confusão envolve TV que transmite as sessões da Câmara em Ubatuba
A TV Iperoig, acusada de supostamente burlar leis, se defende mostrando documentos que desmentiriam as irregularidades apontadas

O proprietário da TV Iperoig, Eduardo Cury, apresentou a documentação à reportagem do Imprensa Livre, com exclusividadeUbatuba - Após confusão no plenário da Câmara Municipal, na última terça-feira, onde o proprietário da TV Iperoig, que ganhou a licitação para transmitir semanalmente as sessões, se desentendeu com um dos operadores de câmeras e conseqüentemente foi aconselhado pelo Presidente da Casa, Jairo dos Santos, a não efetuar a transmissão naquele dia, o editor da revista virtual O Guaruça, Luiz Roberto de Moura, publicou texto dizendo que, supostamente, a TV possuía diversas irregularidades e que deveria ser fiscalizada pela Casa de Leis, sua contratante.
O texto dizia que a empresa desrespeita cláusulas contratuais, como o uso de equipamento público para benefício próprio, uso de mão-de-obra não registrada, realização de transmissões clandestinas, entre outros (leia texto completo no "O Guaruça").
Jairo dos Santos confirmou que perante o desentendimento interno da TV, ele aconselhou Eduardo Cury Russo, proprietário da TV Iperoig, a não transmitir a sessão naquela noite. “Ocorreu uma quebra de acordo com a gente, mas está tudo legal, com licitação e contrato”, afirmou o presidente da Câmara.
Em comunicado a TV Iperoig, em resposta ao texto publicado na Internet, diz que “o verdadeiro motivo da não divulgação do programa TV Câmara foi a solicitação pela presidência da Casa, visando manter a ordem pública, frente à resistência de um operador de câmera free-lancer (Davi Praxedes, que também concorreu à licitação), que não acatou a dispensa de prestação de seus serviços, ventilando as informações caluniosas, publicadas pelo veículo, que nem sequer apurou os fatos”.
Em entrevista o proprietário da TV Iperoig mostrou a licença de operação da Anatel, o contrato de licitação e diversos outros documentos, como recibos de profissionais em caráter de free-lancer e esporádicos e carta protocolada ontem na Câmara Municipal, reafirmando disponibilidade para dar continuidade ao contrato.
“O mal estar ocorreu devido à resistência do operador em acatar uma decisão da empresa contratada pela Câmara, à qual ele prestava serviços às terças-feiras, com seu próprio equipamento. Isso fez com que eu chamasse a polícia.
Mas a empresa já disponibilizou um outro funcionário e continuará atendendo a Câmara no que for preciso, cumprindo com todas as cláusulas do contrato, aguardando apenas um ok da presidência para a continuidade dos serviços”, explicou Eduardo Cury.
“A veiculação é um serviço que a TV Iperoig presta em caráter gratuito e de utilidade pública para que a população tenha em tempo real o que acontece na Câmara Municipal”, acrescentou o proprietário da TV.
O editor revista “O Guaruçá, Luiz Roberto de Moura, em entrevista por telefone, reafirmou acreditar que a TV Iperoig está em desacordo com a lei, usando equipamentos de propriedade da Câmara para fins diversos dentro de escritório particular.
Eduardo Cury o contradisse, mostrando documento protocolado pelo Diretor Geral da Câmara, Paulo Roberto Conceição, que cita todos os equipamentos cedidos pela Casa de Leis a ele e dizendo que não os utiliza para outros fins senão a transmissão semanal das sessões.
Quanto à falta de reprises das sessões, outra suposta irregularidade apontada na revista virtual, Eduardo Cury disse que esta questão não está prevista em contrato e nunca foi solicitada. “O edital de licitação e contrato não prevêem veiculação do programa, apenas sua gravação e entrega em DVD para arquivos da Câmara”.
A explicação para a não obrigatoriedade da transmissão da TV Câmara é que o canal (4 para os assinantes da TV à Cabo Kaybee), pela lei de TV a cabo é de cunho comercial. “A TV coloca à disposição dos interessados documentos que comprovam sua idoneidade total, contratação lícita e transparente por parte da Câmara”, finalizou Cury. (Fonte: Imprensa Livre)

Único tucano da Câmara, Charles Medeiros deixa PSDB de Ubatuba

Ubatuba - Depois da convenção do PSDB em Ubatuba, no último domingo, na qual venceu a Chapa União, com 149 dos 219 votos, o único vereador que representava o partido na Câmara Municipal decidiu pela desfiliação, oficializada ontem.
A Chapa Construção, liderada pelo vereador, e que apoia-va o empresário Alexandre Di Mônaco como presidente, ficou com 68 votos. Com esse resultado a composição do diretório ficou constituída por 22 membros da Chapa União e 10 membros da chapa Construção.
A Executiva ficou assim composta: Marcos Alcântara como presidente, Hugo Gallo como vice, Arimar Vieira como secretário, Hélio Camargo como tesoureiro e Rogério Frediani e Marcílio Lopes como vogais.
Charles Medeiros afirmou que começou a se descontentar com o partido depois de perceber que estavam ocorrendo filiações em bloco, o que segundo ele não é permitido pelo estatuto. Charles disse ter procurado o secretário geral do PSDB em São Paulo, Evandro Losacco, para dizer que em Ubatuba estava havendo este tipo de problema: “Filiações como as de Rogério Frediani, Arimar Vieira e Cícero Assunção, onde um era presidente do PTB, outro era vice-presidente do PDT e outro era candidato pelo PMDB até ontem... que história eles têm com o partido? Por feeling político percebi que se eles estavam vindo com a família inteira era para ocupar espaço no partido”.
Medeiros afirmou que Losacco o aconselhou a fazer uma filiação com o mesmo número para dar equilíbrio, o que ele afirmou ter feito, com 32 pessoas de sua confiança. “Entreguei as filiações ao presidente (Marcos Alcântara) em tempo hábil, que seria até o dia 2, mas não sei o que aconteceu, ele filiou com data do dia 12. Ou seja, essas 32 pessoas não puderam votar na convenção, tirando o direito da disputa equilibrada. A partir daí começou a montagem de uma chapa de interesse deles, sem meu conhecimento e da Executiva”.
Para o vereador a disputa foi desleal porque, segundo ele, a Chapa Construção, na qual ele era líder, fez uma disputa comum, enquanto a Chapa União fez “uma campanha eleitoral, pediram votos, indo nas casas, distribuindo camisetas”.
Charles afirma ainda que houve uma tentativa de fusão de chapa, onde o diretório teria 16 indicados por cada chapa e ele, na condição de líder da bancada, seria o 33°. “Eles não aceitaram a composição com igualdade, queriam um espaço maior, então não interessava para nós”, afirmou o vereador.
“Não vejo mais como continuar no PSDB, com muita tristeza, porque ajudamos a construir o partido aqui”, lamentou Medeiros, contando que está em negociação com outros dois ou três partidos, que segundo ele têm interesse em que ele saia candidato a deputado estadual pela sigla: “Essa é a parte gostosa, porque se o seu partido não te respeita e acha que você não vale nada, existem outros partidos te valorizando. Saio tranqüilo, mas chateado.
O meu compromisso é com Ubatuba e maior do que um partido político. Não aceito imposição de cabresto partidário para tomar posições prejudi-ciais ao município”.
O vereador não disse para qual partido pretende migrar, mas disse estar “estudando com carinho por um partido que case com meu perfil, com apelo popular, responsabilidade e preocupação social. Quero entrar pela porta da frente e para somar”.
O outro lado - Eleito vice-presidente do PSDB de Ubatuba, o empresário Hugo Gallo, membro do PSDB desde 1982, falou sobre o novo diretório e sobre a saída de Charles Medeiros.
Gallo considerou que o último domingo foi um dia de muita importância no que diz respeito à cidadania e no qual a democracia foi vitoriosa. “A maioria decidiu apoiar nossa chapa, que teve 72% dos votos. O Charles deve ter se sentido desprestigiado perante o partido. Isso pode parecer ruim, mas já há outros vereadores interessados na legenda. Nomes que a executiva ainda vai avaliar”.
Para Hugo Gallo a desfiliação de Medeiros é um direito dele, assim como o de sua chapa de vencer as eleições locais. O empresário disse que de início não havia idéia de haver duas chapas, devido a um acordo firmado no ano passado, pelo qual seria feita uma pesquisa em que quem saísse vitorioso seria candidato a prefeito e o segundo seria candidato a ve-reador, sendo que os dois apoiariam a reeleição de Marcos Alcântara na Executiva.
Assim foi feito, segundo Gallo, com Pedro Tuzino saindo candidato à prefeitura e Charles Medeiros a vereador. “Pedro cumpriu com o acordo, mas Charles não e decidiu fazer outra chapa”.
Quanto à proposta feita pelo vereador, para dividir o diretório em partes iguais, com 16 membros de cada chapa, disse Gallo: “A presença de Charles Medeiros como 33° membro não era uma proposta razoável, por isso decidimos pela votação e ganhamos, uma decisão democrática de 219 filiados. Não fomos nós que rompemos com o compromisso acordado”.
Gallo disse ainda que a chapa eleita é composta por forças políticas que disputaram as eleições e “gente nova, como empresários que buscam posicionamento político no município”.
Para ele muitas filiações ao PSDB se deram devido à crise política nacional, na qual os tucanos saíram favorecidos, por não estarem aparentemente envolvidos: “O PSDB passou a ser mais valorizado e procurado e a disputa interna refletiu um pouco isso”. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Respeito ao ser humano

Ubatuba - Após diversas reivindicações da comunidade, o vereador Charles Medeiros encaminhou ao executivo pedido de construção de uma escada de acesso ao lado do túnel que corta a rodovia, no local vários idosos já caíram.
Charles Medeiros intercedeu junto ao DNIT- Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte, a autorização para que a obra seja realizada, “ embora a obra pareça pequena, ela é de grande importância para os moradores da Estufa”, comenta Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ubatuba participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Já está tudo pronto para o sábado ecológico em Ubatuba

Ubatuba - Realizar a maior amostragem do mundo sobre a situação dos resíduos sólidos – popularmente chamados de "lixo" - nas praias de uma só cidade. Este é o desafio do “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”, uma campanha que será realizada neste sábado, dia 17. A ação contará com a mobilização de 32 instituições locais e 550 voluntários, sob coordenação do Coletivo das Entidades Ambientalistas de Ubatuba, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação.
Na manhã de sábado, as equipes capacitadas vão coletar e catalogar todos os tipos de "lixo" que encontrarem ao longo de 38 praias, do sul ao norte de Ubatuba. O material identificado pelas equipes será levado para a Praça Capricórnio, no centro da cidade. Nessa ocasião, será efetuada uma tabulação dos dados gerais e a construção de um "lixômetro".
O "Dia Mundial", considerado a maior campanha de educação ambiental do mundo, ocorre nos litorais de 123 países. A ambientalista da Assu (Associação Socioambientalista Somos Ubatuba), Karina Sarilho, explica que a ação não consiste simplesmente em limpar as praias. “Os participantes ajudarão a responder perguntas importantes para a formação de políticas ambientais cada vez mais eficientes em Ubatuba. Questões como “Que tipo de lixo é encontrado em nossas praias?” “De onde ele vem?” “Quais os problemas que gera?” “Como reduzi-lo?” deverão ser respondidas durante o evento.
Além das atividades específicas do "Dia Mundial", os organizadores montaram também a “Iª Exposição 5 R’s” na Escola Municipal Padre José Anchieta, que tem como público alvo os estudantes de diversas escolas municipais. O lema é: Reduza, Recuse, Reaproveite, Recicle e Repense. A exposição conta com instalações que apresentam, de forma lúdica e artística, diversas soluções para o que, até então, era visto como "lixo". (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Participantes do evento em Ubatuba: ACIA – Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta; AICAS; AMEU – Instituto Ame Ubatuba; APPRU - Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba; API – Associação de Protetores de Itamambuca; APROVEN – Associação de Proteção à Praia Vermelha do Norte; Aquário de Ubatuba; Associação Cultural Comunitária Gaivota FM; ASSU – Associação Socioambientalista Somos Ubatuba; AUS – Associação Ubatuba de Surf; CCP – SabPicinguaba; CEMPRE – Centro Empresarial para Reciclagem; Clube de Regatas Saco da Ribeira; Colégio Objetivo; COOEDUBA – Cooperativa Educacional de Ubatuba; ECO´s; Escoteiros Iperoig; FUNDESPA – Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas; Instituto Argonauta para Conservação Marinha; Instituto Costa Brasilis – Desenvolvimento Sócio-Ambiental; IO Jr / USP; MC Cruz de Ferro; MDU – Movimento de Defesa de Ubatuba; Projeto TAMAR; Quiosque Carumbé; Rádio Costa Azul AM; SANEPAV – Saneamento Ambiental LTDA.; Secretaria Municipal de Educação; SEMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente; SEIVA – Advogados pela Natureza; TETRAPAK; USUMAR – União dos Surfistas da Maranduba. (Fonte: PMU)

Palestra abre a Festa do Gengibre de Ubatuba

Ubatuba - Nesta sexta-feira, 16, acontece a abertura da Expo Agro Litoral Norte, evento qua será realizado até o dia 17, paralelamente a 1ª Festa do Gengibre de Ubatuba, no bairro da Maranduba. O chefe de seção de fomento agropecuário e abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, Christian Bacci , ministrará a palestra inicial nesta sexta-feira (16), às 15 horas, no Hotel Maranduba, abordando o tema “Agricultura Sustentável no Litoral Norte”. A Expo contará exposição agrícola, visitadas monitoradas e palestras. Segundo Bacci, a palestra enfocará a qualidade de vida e a produção adequada com respeito ao meio ambiente.
Festa do Gengibre - No sábado e domingo, dias 17 e 18, o bairro da Maranduba sedia a 1ª Festa do Gengibre de Ubatuba. O evento contará com muitos pratos à base de gengibre como yakissoba, bolo, sorvete, quentão, churrasco ao molho de gengibre, balas, pastel, tempurá, conservas e peixe com gengibre. Durante a festa haverá também a exibição da Lira Padre Anchieta com músicas clássicas e populares.
Sabor forte, picante, aroma agradável e exótico, importante planta medicinal no tratamento de reumatismos, traumatismos e problemas gástricos. Além disso, um eficiente afrodisíaco. Essas são algumas das características do gengibre(Zingiber officinale), uma planta originária da Índia que adaptou-se muito bem ao clima brasileiro, principalmente ao Litoral.
A 1ª Festa do Gengibre é uma realização da Associação dos Produtores Rurais de Ubatuba, Centro de Integração Rural e Grupo Flora Litoral Norte, com apoios da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, Secretaria de Turismo e Fundart.
O gengibre em Ubatuba - Em meados da década de 80 até o ano de 1996 a produção em Ubatuba, somada a outras cidades do Litoral Norte, alcançou 1000 toneladas/ano, dividida entre 24 produtores. A região de Ubatuba disputava o primeiro lugar da produção nacional com a cidade de Morretes. Com o aparecimento de uma praga de difícil controle, estes números caíram drasticamente. Hoje, a produção anual total gira em torno de pouco mais de 200 toneladas, com 9 produtores.
É uma cultura que causa importante impacto social, pois é geradora de empregos. Em Ubatuba, o cultivo em apenas um hectare gera 3 empregos fixos e na colheita este número sobe para 10. Nos períodos de limpeza da roça e de adubação da amontoa criam-se aproximadamente 6 empregos. (Fonte: PMU)

Torneio interno do Clube de Pesca de Ubatuba movimenta Praia do Cruzeiro

Ubatuba - A Praia do Cruzeiro recebeu no último fim de semana dezenas de pescadores para a disputa de duas etapas do Circuito Interno do Clube de Pesca de Ubatuba (CPU).
O tempo e o mar colaboraram e quase sessenta quilos de pescado foram capturados nos dois dias do evento e doados ao Lar Vicentino.
Confira os vencedores: 7ª Etapa 10/9: Masculino – Benedito Oliveira; Feminino – Selma Andrade; Juvenil – Augusto Iwato. 8ª Etapa 11/09: Masculino – Edmur Domiciano; Feminino – Eliana Augusto; Juvenil – Augusto Iwato. Maior Peça Demétrius / Equipe Falcão (Corvina 955 gramas). As etapas finais do Circuito Interno CPU acontecerão no final de outubro. O torneio tem o apoio da Secretaria de Turismo de Ubatuba.
Ubapesc - Ubatuba receberá nos dias 1 e 2 de outubro os melhores pescadores do estado para a realização do “5º UBAPESC - Torneio de Pesca Esportiva em Duplas”, na Praia do Cruzeiro. Promovido pelo Clube de Pesca de Ubatuba, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, o torneio é o único do calendário estadual a ser disputado em duplas.
A prova é "por Equipes" de dois pescadores em categoria única intitulada de “geral”, podendo participar atletas-pescadores de clubes filiados e pescadores-avulsos.
Dividido em duas etapas, o torneio começa no sábado, 1 de outubro, às 13h30 e término às 17h30. A segunda etapa ocorre no domingo, 2, das 8 horas às 12 horas, totalizando oito horas de prova. Cada raia de pesca é dividida em boxes de no máximo 10 metros e cada pescador poderá manter uma vara em atividade, sendo permitidas varas de espera.
Silvio Andrade, presidente do CPU, crê no êxito do torneio que completa cinco anos.
“A prefeitura, através da Secretaria de Turismo tem sido uma grande parceira do Clube de Pesca. Em outubro Ubatuba receberá alguns dos melhores pescadores do país e suas famílias, trazendo para a cidade cerca de mil e quinhentas pessoas entre atletas e familiares em dois finais de semana. Acredito que o torneio será um sucesso”, diz Andrade.
Ainda em outubro, a cidade sedia também, a 5ª Prova do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento, que acontece no dia 16. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3833-7074. O 5º UBAPESC tem a supervisão da Confederação Brasileira de Pesca e Desporto Subaquáticos, fiscalização da Federação Paulista de Pesca e Lançamento e arbitragem da Comissão Nacional de Arbitragem. (Fonte: PMU)

Sábado tem vôlei no Tubão
Equipe juvenil masculino de Ubatuba estréia na LIVOVALI

Ubatuba - A equipe de vôlei juvenil masculino de Ubatuba faz sua estréia no campeonato da LIVOVALI (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte), neste sábado, 17.
A equipe enfrenta o time de Pindamonhangaba às 16 horas no Ginásio de Esportes Tubão. O time juvenil masculino de Ubatuba enfrenta ainda as equipes de São Sebastião (01/10), Mogi das Cruzes (15/10) e Atleta Cidadão (29/10).
Mirim masculino – A equipe de vôlei mirim masculino venceu no último dia 11 a equipe de Taubaté, por 3 sets a 0 (25/17, 25/22 e 25/21). Atuaram por Ubatuba, Derek, Márcio, Rennan, Paulo, Antônio, Renan e Caio. O próximo adversário de Ubatuba na categoria mirim da Liga será o time de São Sebastião, no dia 1º de outubro.
As equipes de vôlei masculino(Fonte: PMU)

Equipes de Ubatuba participam de campeonato de Beach Soccer
Feminino já está na semifinal e masculino na segunda fase

Ubatuba - As equipes masculina e feminina de Beach Soccer de Ubatuba participam do Campeonato Municipal de Beach Soccer em Caraguá. O time masculino, treinado por Isaías Cruz, disputa a chave A, e já obteve duas vitórias (4 a 2 contra o Golfinho F.C e 9 a 0 contra o R.D.F.C). Ubatuba volta a jogar na próxima sexta-feira, 16, às 20h, contra o Estrela da Praia, na quadra de Beach Soccer do Módulo, em Caraguá.
No torneio masculino classificam-se as duas melhores equipes de cada chave e os dois melhores terceiros colocados da primeira fase. A competição feminina tem apenas um grupo de seis equipes onde as quatro melhores classificadas disputam as semi-finais. As meninas de Ubatuba já venceram três partidas: 7 a 4 sobre o time da SEJUV de São Sebastião e 6 a 1 contra o Corinthinhas e 5 a 0 contra o Rosa Dourada (a partida contra o C.A. Poiares foi adiada para o dia 19 devido à chuva). A Secretaria de Esporte e Lazer apóia as equipes de Ubatuba que disputam o Campeonato Municipal de Beach Soccer em Caraguá. (Fonte: PMU)

Fundo Social de Ubatuba entrega padaria artesanal à comunidade Emaús

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) enviou ao Fundo Social de Ubatuba um kit de Padaria Artesanal, que será entregue nesta sexta-feira, 16, para a comunidade Emaús. O kit é composto por forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e botijão de gás.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César, comemora a conquista, que faz parte do Plano de Geração de Emprego e Renda. “Com o forno, a comunidade Emaús poderá produzir seus pães, promovendo melhoria da qualidade da alimentação, além de gerar renda com a comercialização da produção”, disse a primeira-dama. O kit de padaria artesanal entregue à comunidade Emaús tem um valor aproximado de 700 reais. A iniciativa privada doa os kits ao FUSSESP que faz o repasse aos Fundos Municipais.
Em quatro anos, o programa de padarias artesanais entregou mais de quatro mil kits no estado. Além disso, mais de sete mil pessoas foram capacitadas para atuarem como multiplicadores em suas comunidades, ensinando fabricação de pães, noções de ética, cidadania, saúde e higiene. (Fonte: PMU)

Novo espaço nas noites de sexta-feira

Ubatuba - Aqueles que apreciam dançar ao som de músicas tradicionais, acompanhado de um bom papo com comidinhas e bebidinhas, não podem deixar de conhecer o espaço dançante criado pelo casal Papp da Pousada Portal da Palmeira.
Local freqüentado pela sociedade de Ubatuba na faixa dos 40, o que promove um ambiente de alta qualidade, com preços honestos.
Vale a pena conferir.Todas as sextas-feiras a partir das 21 horas.
Pousada Portal da Palmeira, Avenida Braulio Santos, 86 - Carolina - Fone: 3832-6600

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 16/09 A 22/09

Cine Porto - fone : 3833-2066:

"O CASTELO ANIMADO"
Dublado!! Ás 17:00 hs.

"COISAS DE MULHER"
Ás 19:00 hs - 21:00 hs.

Cine Passeio - fone : 3832-2843:

"AMEAÇA INVISÍVEL "
Ás 16:30 hs - 18:50 hs .

"A CHAVE MESTRA"
Ás 21:10 hs.

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

APAE de Ubatuba recebe Moção de Congratulações

Ubatuba - A homenagem é do vereador Claudinho Gulli, PMDB, na última sessão de Câmara, dia 13, à entidade, pelo brilhante desempenho obtido no 3º Festival Esportivo Especial do Litoral Norte “Madalena Maria Fachini – 2005 de APAEs”, em Caraguatatuba entre os dias 24 e 26 de agosto. Os atletas de Ubatuba conquistaram 4 medalhas de ouro, 7 de prata e 6 de bronze. Claudinho ressaltou o relevante trabalho da presidente Mia Mafalda e do professor Saulo de Souza e parabenizou toda a diretoria, funcionários e colaboradores da APAE de Ubatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Convite à população

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, convida toda a população da cidade para discutir o Projeto de Lei - 93/05 - do Executivo, que estabelece o PPA – Plano Plurianual do Município 2006 a 2009. De acordo com o projeto, também serão definidas as metas e as prioridades da Administração Pública Municipal para o exercício de 2006. Como se trata de matéria que interessa a todos os munícipes, Jairo dos Santos, que sempre defendeu a participação popular em qualquer deliberação, solicita a presença de todos para a audiência pública marcada para o dia 19 de setembro, às 18 horas, no plenário da Casa de Leis. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Por que congelar?
Claudinei Salgado

A bela cidade de Ubatuba, local onde vivemos e amamos, vem sofrendo nos últimos anos um crescimento desenfreado e desordenado, comprometendo a qualidade de vida de nosso povo.
A imigração estimulada pela facilidade de se construir de forma clandestina em áreas de preservação ambiental, áreas públicas, ou mesmo em áreas particulares oferecidas por especulação comercial em forma de parcelamento irregular (local sem infra-estrutura necessária para manutenção do meio ambiente e da qualidade de vida), vem reduzindo de forma assustadora o poder de investimento do município em setores como saúde, segurança e educação entre outros, além de comprometer nosso maior patrimônio: “o meio ambiente”.
Um Turismo baseado em belezas naturais e águas límpidas para o deleite de famílias sedentas de momentos agradáveis, garantem a economia de nosso povo, que vem sendo ameaçada por essas irregularidades. Não podemos simplesmente cruzar os braços e permitir que isso continue acontecendo.
O processo de congelamento impede a evolução do problema. Temos muitas dessas áreas em condições até mesmo de regularização, e outras sem a menor possibilidade. O grande desafio no entanto, consiste em não permitir que nesse segundo caso as famílias sejam colocadas na rua de forma administrativa ou por ordem judicial (como na Praia da Fazenda). Paralelo ao congelamento, projetos habitacionais vêem sendo desenvolvidos pela administração municipal, para dessa forma começar um processo de reversão das irregularidades e garantir um futuro íntegro ao nosso povo.
Congelar é melhorar nosso presente e garantir nosso futuro.

Claudinei Salgado
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Agradecimento - Nosso casal quer, em face do falecimento de nossa saudosa filha, MIRIAM LEAL COSTA LEITE, em 13 de setembro p. p., agradecer a colaboração de anos dos auxílios prestados pela Secretaria de Saúde do município, por vários anos, na pessoa dos diversos Srs. Secretários, em especial Dr. Marcos e Dr. Francisco, bem como a chefe do Setor de Transporte, D. Elza e dos diversos motoristas de ambulância, ‘van’ e micro.
Queremos ressaltar o trato que todas estas pessoas nos deram, de muito afeto e carinho, todos ultrapassando, em muito, o mero dever funcional.
Deixamos de nomeá-los com único objetivo de evitarmos cometer algum injusto esquecimento.
Queremos, ainda, agradecer o atendimento que tivemos da Santa Casa, seus médicos, enfermeiros e auxiliares, que se desdobraram para superar com amor e dedicação as dificuldades que têm a Misericórdia.
Por fim, queremos informar que no próximo dia 20 de setembro, às 19,30 horas, será celebrada missa de 7° dia pela intenção da alma de MIRIAM, na Igreja matriz.

Helena Olga Leal Costa Leite
Roberto de Mamede Costa Leite
r-mamede@uol.com.br
Ubatuba, SP


O Haiti é aqui – Não faz muito que li em algum jornal, que uma das razões que faz o exército brasileiro repetir o treinamento de seus soldados no litoral norte do Estado de São Paulo, são as semelhanças que a região teria com o famigerado Haiti, tendo em vista o repetido envio de contingentes desta força armada ao desestabilizado pais, dentre outros objetivos, com o fim de manter a ordem e permitir a realização de eleições em futuro próximo. Confesso que a presença de veículos militares e patrulhas fortemente armadas nas ruas e esquinas de Ubatuba, levaram-me a certas reflexões. Lembrei da foto publicada em algum órgão de imprensa, mostrando militares acertando com representantes do poder executivo, a presença dessa força em nossa cidade e, sobretudo de noite, quando encontro as patrulhas se esgueirando por nossas ruas e vielas, penso no pobre Haiti. Lembro as imagens daquele país veiculadas pela TV, as fotos publicadas nas revistas semanais, o lixo e esgoto pelas ruas de Porto Príncipe, a miséria e o povo negro e mestiço a buscar na economia informal, a cotidiana sobrevivência. Inesperadamente entendi a razão que leva o exército nacional, a eleger nossa região como local apropriado para habituar seus soldados às agruras daquele pequeno e revolto país. Dei-me conta que a tal semelhança não é apenas geográfica. Percebi que nossas sujas e esburacadas ruas, que a pobreza da cidade e dos bairros periféricos, que a crescente prática da economia informal, que a violência diária noticiada, que as ocupações irregulares tornadas favelas, tem importante papel na composição do cenário que faz com que o glorioso exército nacional, opte por instruir soldados em Ubatuba. Nesses termos, parece que o Haiti é aqui.

Thomas De Carle
Ubatuba, SP


Comunidade de Ubatuba pede a Sabesp Audiência Pública - Segue em anexo o Ofício e o cabeçalho do abaixo assinado encaminhado para o pedido de Audiência Pública a respeito do Projeto Captação e Abastecimento de Água a ser executado pela SABESP no Rio da Cachoeira da Bacia, no Bairro do Corcovado em Ubatuba/SP. O abaixo-assinado registrado e a documentação protocolada estão sob o cuidado da Associação dos Moradores e Amigos do Corcovado – AMAC.
Atenciosamente

Ezequias Zanete Libóreo
Presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Corcovado
Estrada do Corcovado s/n. – Bairro do Corcovado – Ubatuba/SP
Tel.(12) 3848-2036


Mega Evento em Juquehy - Senhor Prefeito, Dr. Juan Pons Garcia. A SAMJU – Amigos do Juquehy – recebeu com surpresa a notícia de que a Prefeitura de São Sebastião autorizou mega evento em Juquehy nos dias 30 de setembro, 1o e 2 de outubro. O referido evento, mascarado de competição esportiva, na verdade propiciará aos 3.500 participantes a possibilidade de passar a noite em baladas, em tenda montada na praia - que nos informaram terá 5 mil m2 - e na qual tocarão sete bandas muito conhecidas e que certamente propagarão seus insuportáveis decibéis por todo o bairro.
A SAMJU lembra a Vossa Excelência que na gestão passada houve tentativa semelhante, também autorizada pela Prefeitura, e que a SAMJU representou à Justiça solicitando e conseguindo o cancelamento da mesma, baseando sua representação em alguns pontos a) não cabem no bairro 3.500 pessoas; b) não há estacionamento para os carros que levarão essas pessoas e que serão, pelo visto, cerca de mil veículos; c) qual a certeza de que as bandas que vão tocar não ultrapassarão os decibéis de que fala a legislação? d) e por último, onde essas pessoas farão suas necessidades fisiológicas?
A representação foi advogada pela Dra. Sueli Stropp, contratada da SAMJU na época, hoje Procuradora Ambiental do Município. A Dra. Sueli deve se lembrar bem dos termos da representação. Os promotores do evento apresentaram como razões para que pudessem realizar o evento o fato de colocarem no local banheiros químicos, mas contraditou-se informando que nove banheiros químicos não dariam conta das necessidades fisiológicas de três mil pessoas, que seriam obrigadas a defecar e urinar no rio. O juiz mandou cancelar o mega evento.
A proximidade do rio Juquehy agora é maior e o evento será realizado na própria praia, onde certamente ficarão os dejetos das 3.500 pessoas.
Com todo o respeito que Vossa Excelência nos merece a SAMJU quer enfatizar que troca-se o governo municipal, mas repetem-se os erros. O argumento de que se está levando gente para o bairro não convence. Eventos devem ser feitos, sim, mas eventos que sejam do tamanho que o bairro pode suportar. É necessário também que se pense, definitivamente, qual o turismo que São Sebastião quer receber. As pousadas sofisticadas e os restaurantes gabaritados que a Costa Sul do Município possuem – marca registrada da área que se convencionou chamar “a galinha dos ovos de ouro” do Município – não carecem desse tipo de evento, com participantes que certamente tomarão cerveja e pedirão o prato mais em conta do restaurante. Fora as drogas que certamente correrão soltas, dando trabalho para um policiamento que, todos sabemos, é insuficiente na área.
A SAMJU quer lembrar a Vossa Excelência que ainda na semana passada enviou ofício a Vossa Excelência falando justamente de eventos e propondo normas para que as sociedades de amigos possam participar, ajudando a Prefeitura de São Sebastião e ajustando esses eventos aos interesses e à conveniência do bairro.
Como resposta, a SAMJU teve apenas a surpresa de receber goela abaixo um evento desproporcionado, exagerado, que certamente causará problemas no bairro, em desrespeito flagrante à legislação existente, inclusive aquela que fala em excesso de decibéis.
Exposta a nossa opinião, a SAMJU solicita a Vossa Excelência o cancelamento de tal evento e comunica que estudará medidas para a defesa da qualidade de vida e segurança no bairro.
Sem mais, a SAMJU apresenta cumprimentos a Vossa Excelência.

Latif Abrão Júnior - Presidente
SAMJU – Amigos do Juquehy
São Sebastião, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Barra da Maranduba - Luciano Cancelier

Barra da Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor