Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 19 de setembro de 2005 - Nº 1365 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
2ª Edição do Ecoadventur Litoral Norte


Caraguatatuba
Inter Secretarias terá início nesta segunda-feira
Recreação no Pegorelli é adiada para outubro
Convite para palestra


Ilhabela
Reunião Codivap
Vereador propõe concessão de incentivos fiscais para pessoas jurídicas que incentivem a cultura e ao esporte
Jovens de Ilhabela firmam compromisso com a Bandeira e recebem certificado de dispensa de Corporação
Entidades Carnavalescas de Ilhabela divulgam tema do Carnaval 2006
Blitzs realizadas em Ilhabela beneficiam a população
Construção ameaça praia em Ilhabela
Obra tem menos de um mês, diz prefeitura


São Sebastião
Prefeitura prepara para maratona de eventos para os próximos dias
Abertas inscrições para agentes comunitários de saúde

Ubatuba
Mudanças no PT de Ubatuba
Festa do Gengibre de Ubatuba reúne produtores do Litoral Norte
Ubatuba presente na Vale Expo Business
Prefeito de Ubatuba recebe General do Exército
Iniciada obra de pavimentação do acesso ao novo Fórum de Ubatuba
Adote em atleta
Os postos Utyiama/Kamomê inovam em parceria da promoção do Cartão Ipiranga/Kamomê
Projeto da Escola Municipal Silvino Teixeira Leite gera campeões
Representantes do CMDCA tomam posse em Ubatuba
Trabalho solidário de Tirso da Silva e Souza é reconhecido na Câmara Municipal
Família é feita refém em assalto em Ubatuba


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

2ª Edição do Ecoadventur Litoral Norte
Visitantes poderão praticar esportes de aventura e acompanhar competições esportivas na 2a edição do Ecoadventur Litoral Norte 2005. Escalada, tirolesa, mergulho, canoagem oceânica e surf são algumas das modalidades que poderão ser vivenciadas

Litoral Norte - O Ecoadventur Litoral Norte - SP, 2005 que acontece de 12 a 16 de outubro em Caraguatatuba - SP apresentará ao público presente diversos esportes de aventura que poderão ser praticados durante os cinco dias de evento. Algumas das atrações serão: parede de escalada de 12 metros, tirolesa de 40 metros, tanque para a prática de mergulho, aulas práticas de canoagem oceânica e surf. O público será orientado pelos profissionais de cada modalidade para entender mais sobre o esporte de aventura.
Atletas profissionais também estarão presentes no evento realizando apresentações. No dia 15 de outubro será realizado um Festival de Parapente que deverá contar com a participação de mais de 50 atletas de todo o país. No dia 12 de outubro o público poderá acompanhar ciclistas de downhill no Morro Santo Antonio.
SERVIÇO:
ECOADVENTUR LITORAL NORTE 2005 – SP, 2005
12 a 16 de outubro de 2005 - Praça de Eventos – Caraguatatuba - SP
Informações no site www.ecoadventur.com.br
A realização do evento é uma iniciativa da AHP – Associação Dos Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba, com o apoio da Prefeitura de Caraguá através de sua Secretaria Municipal de Turismo e tem como patrocinador geral a Nestlé.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Trópico Comunicação - Telfax: (11) 6697-2647
Jornalista Responsável: Adriana Fernandes/MTb 29.836
cel: 9963-2930 - e-mail: adriana@tropicocomunicacao.com
Atendimento: Alexandre Faletti –alexandre@tropicocomunicacao.com
Marcelo Fontenele - marcelo@tropicocomunicacao.com

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Inter Secretarias terá início nesta segunda-feira
Funcionários da prefeitura de Caraguá irão disputar várias modalidades esportivas de 19 de setembro a 28 de outubro, onde sairão os vencedores do campeonato

Caraguatatuba - Com o objetivo de integrar os funcionários municipais do poder Legislativo, Executivo, Fundacc, Orsa e Caraguáprev a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba em parceria com a ASCAFF (Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba) sedia nesta segunda-feira, dia 19, o 6º Campeonato Inter Secretarias. As disputas seguem até o dia 28 de outubro.
Os atletas disputarão as modalidades de Atletismo, Basquete, Beach Soccer, Bilhar, Biribol, Braço de Ferro, Dominó, Futebol de Campo, Futebol de Mesa, Futsal, Natação, Tênis, Truco e Vôlei.
Poderão participar todos os funcionários em exercício e também estagiários defendendo a secretaria que presta serviço. O atleta poderá participar de todas as modalidades.
Todos os atletas e técnicos da equipe campeã, vice e terceiro colocado de cada modalidade serão premiados com medalhas. A secretaria vencedora receberá o troféu transitório, que atualmente está com a Secretaria de Esportes, vencedora de 2004.
Para mais informações ligue 3887-1165/ 3888-4110 com Renato e Leandro. PMC

Recreação no Pegorelli é adiada para outubro
O projeto já atendeu a comunidade dos bairros do Tinga e Perequê-Mirim. Até o final do ano todos os bairros do município deverão ser atendidos. No Pegorelli o evento acontece no dia 8 de outubro

Caraguatatuba - O projeto Recreação nos Bairros, que atende todos os bairros da cidade com brincadeiras recreativa e esportivas, será adiada para o dia 8 de outubro no bairro do Pegorelli. A comunidade receberia o evento no dia 24, sábado, das 9h às 13h, no campo de futebol, próximo às casas populares, mas devido a realização do Joremi (Jogos Recreativos da Melhor Idade) houve a necessidade de mudança de data, o horário e o local não serão alterados.
O projeto, que é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, teve início no mês de maio e já atendeu mais de 150 crianças dos bairros do Tinga e Perequê-Mirim, proporcionará à comunidade, um dia de lazer com brincadeiras, gincanas e jogos coletivos. Até o final do ano todos os bairros deverão ser atendidos.
Durante as quatro horas do evento, uma equipe da Secretaria de Esportes estará atendendo a todos os participantes, com as brincadeiras como corrida de saco, bambolé, dança entre outras, além de competições esportivas. O projeto também tem como objetivo incentivar a prática esportiva.
Nos bairros onde as atividades recreativas foram desenvolvidas, além da participação das crianças, o projeto contou com o apoio da população local que participou ativamente do evento, contribuindo para o sucesso do trabalho, colaborando com toda a equipe no empréstimo de equipamentos como aparelho de som para os recreadores.
Para mais informações ligue 3888-4110 ou 3887-1165 com Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

Convite para palestra

Caraguatatuba - A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba promoverá a palestra "Diagnóstico Financeiro para a Micro e Pequena Empresa a ser ministrada pelo Professor e Consultor Cesar Ribeiro, no dia 29 de setembro de 2005 das 19:00hs às 20:30hs no auditório da ACE Caragua - Rua Frei Pacífico Wagner, 295, e convida toda a comunidade empresarial para estar presente. Solicitamos que confirme a sua presença através do telefone (12) 3883-1303 ou (12) 3882-2699 com a recepção.
Importante: Devido ao pouco espaço no auditório serão aceitas 70 inscrições para a palestra.
Cesar Ribeiro - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. (Fonte: ACE-Caraguá)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Reunião Codivap

Ilhabela - O vice-prefeito de Ilhabela, Antonio Carlos Cajado Simões, representando o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, participou da reunião do Codivap (Consórcio de desenvolvimento integrado do Vale do Paraíba), nesta quinta-feira, 15, em São José dos Campos.
A reunião objetivou o lançamento oficial dos produtos que receberão o selo regional, para desenvolvimento do Turismo no Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
Após a reunião, o vice-prefeito Simões, juntamente com o presidente do Codivap, João Paulo Ismael, prefeito de Campos de Jordão e do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, foi visitar os produtos expostos no Vale Expo Busines, realizado durante esta semana na UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), que terminou no dia 15.
No estande de Ilhabela, foram recepcionados pelo diretor de Operações Turísticas da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, Rafael Oliveira Morais. (Fonte: PMI)

Vereador propõe concessão de incentivos fiscais para pessoas jurídicas que incentivem a cultura e ao esporte

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), enviou ao Executivo uma indicação nº232/2005, juntamente com a minuta de projeto de Lei que visa a concessão de incentivos fiscais para as pessoas jurídicas do município que apóiem projetos para a realização de eventos esportivos e culturais, bem como para atletas que participem de competições realizadas fora da cidade.
Lobo gostaria de apresentar o projeto, mas por se tratar de assuntos que envolvem tributação e receita, é necessário que a propositura venha do Executivo. Além disso, é preciso atentar para as exigências do artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que diz que a concessão de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra a renúncia de receita, deve estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que iniciar sua vigência, ou seja, constar no projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do município e ainda em outras leis que regulamentem a matéria.
O presidente acredita que “a conjugação de esforços entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada é o caminho para que o acesso à cultura e ao esporte deixe de ser privilégio para poucos”.
Esta semana, Luiz Lobo se reuniu com o secretário de Finanças do Município, Élcio Roefero e com a diretora de divisão de desenvolvimento e serviço, Raquel Julião para tratar do assunto. Nas próximas semanas, deve haver outra reunião, desta vez com a presença da diretora de divisão de auditoria e controle Ana Maria Nogueira, algum representante do jurídico e com o prefeito Manoel Marcos. Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Jovens de Ilhabela firmam compromisso com a Bandeira e recebem certificado de dispensa de Corporação

Ilhabela - Cento e cinqüenta Jovens de Ilhabela participaram na manhã de sexta-feira, 16, da cerimônia de compromisso com a Bandeira Nacional e entrega dos Certificados de Dispensa de Corporação. O evento aconteceu no salão do Esporte Clube Ilhabela, sob a coordenação do secretário da Junta Militar da cidade, Cláudio de Souza e contou com a presença de familiares dos jovens e autoridades como o vice-prefeito Antônio Carlos Cajado Simões, os vereadores Nanci Peres, Joadir Capucho, José Jorge Pereira e Carlos Alberto de Oliveira Pinto. O Exército estava representado pelos sargentos Domiciliano Magalhães, Eduardo Newton Pinto e o oficial Isaac Oliveira.
O sargento Domiciliano, chefe de instrução do Tiro de Guerra de São José dos Campos, conduziu a cerimônia, onde os jovens juraram fidelidade à bandeira, receberam o certificado de dispensa, mas ficam à disposição do Exército Brasileiro, eventualmente, para alguma convocação, até os 45 anos.
Ao usar a palavra, o vice-prefeito Simões falou aos presentes da sua emoção ao servir ao Exército. “Acredito que todo jovem deveria servir as forças armadas, para aprender a honra de defender nosso país. Fico feliz por estar presente nesta cerimônia de entrega de um documento ímpar para os cidadãos”.
A vereadora Nanci também compartilhou a mesma opinião. “Acredito que todos os homens deveriam servir ao Exercito, Marinha ou Aeronáutica, pois lá se aprende lições de cidadania, doutrina e responsabilidade, conceitos importantíssimos para nossa sociedade”. A parlamentar pediu ainda, para que os jovens olhassem bem a situação política do Brasil e não se espelhassem nela, mas sim em Deus e nas poucas pessoas de boa índole que ainda fazem política neste país, pois, em alguns anos, Ilhabela poderá ser representada por eles, futuros vereadores, prefeitos, governadores e até mesmo presidentes do Brasil.
O vereador Joadir agradeceu a presença de cada jovem que saiu de sua casa e foi firmar seu compromisso com a Pátria e lembrou que o documento de dispensa abre novos caminhos em suas respectivas vidas, legalizando a situação dos mesmos e abrindo as portas para o mercado de trabalho.
Ao encerrar a cerimônia, o Sargento Domiciliando ressaltou que é direito de todo cidadão servir às forças armadas, mas que o país, infelizmente, não tem recursos financeiros para tanto. “Esses jovens hoje cumprem mais uma missão em suas vidas, e devem lutar por seus direitos e exercer seus deveres, buscando estar antenados com os anseios da sociedade, dando passos em direção à cidadania plena”. Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Entidades Carnavalescas de Ilhabela divulgam tema do Carnaval 2006

Ilhabela - A LECI (Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela) promoveu um coquetel no Hotel Pelicano nesta semana para lançar o tema do Carnaval 2006. Estiveram presentes os presidentes das escolas de samba, carnavalescos e autoridades, como o presidente da Câmara, vereador Luiz Lobo(PL), o vice-prefeito Antônio Carlos Cajado Simões e os secretários de Administração e Meio Ambiente, Norberto Batista e Maria Inês Fazzini Biondi.
Este ano, as escolas irão retratar na avenida os 200 anos de Emancipação-Político Administrativo de Ilhabela. A Unidos do Garrafão vai falar sobre os povos da Ilha, no enredo “Ilhabela de Todos os Povos”. A escola de Samba Padre Anchieta, atual campeã, vai retratar o passado e o presente, impulsionado pela alavanca turística, com “De vila Bela a Formosa”.
A Mocidade Sul da Ilha vai falar dos tesouros, relíquias e piratas conquistadores. Os esportes serão o tema da Mocidade Independente de Ilhabela, mostrando dos mais simples aos radicais, com “Mocidade é emoção-Ilhabela é pura adrenalina neste Carnaval”. A cidade terá também mais uma escola, a “Água na Boca”, que deixa de desfilar como bloco, trazendo para a avenida “O retrato cantado da Formosa”, mostrando os encantos mil de Ilhabela, na beleza de sua fauna e flora.
O prefeito Manoel Marcos não pôde comparecer ao evento, mas anunciou através de sua assessoria, que dependendo da arrecadação da cidade, a verba para as escolas terá aumento neste ano, o que deixou os presidentes das escolas muito contentes.
Noemi Pertanela, presidente da LECI, fez uso da palavra e anunciou que a entidade foi convidada para participar de um programa que já é desenvolvido em São Paulo, voltado para crianças, com o objetivo de formar baterias, mestres-salas e porta-bandeiras mirins. Aproveitando a presença de autoridades, a presidente pediu empenho para que a Liga tenha sede própria.
A LECI é formada por Noemi Pertanela, Cleber dos Santos, Mário Sérgio de Jesus, Roger Moran, Anderson Souza, Hélio Firmino, Fernando Nascimento, Sônia Chaves, Benedito Santos(Ditinho), Fábio Pertanela e Sebastião Andrade.
Na foto: Os membros da LECI (Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela). (Fonte: PMI)

Blitzs realizadas em Ilhabela beneficiam a população

Ilhabela - Começam a aparecer os resultados positivos, das Blitzs realizadas, dias 12 e 13 de agosto, pela Divisão de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela em conjunto com a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.
O diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, esclarece que as blitzs foram realizadas no período noturno e, 21 estabelecimentos foram multados por estarem em atividade de funcionamento sem o competente alvará expedido pela Prefeitura. Destes estabelecimentos, a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, determinou a interdição de 03, sendo 01 no Bairro do Perequê, 01 no Bairro da Barra Velha e 01 no Sul da Ilha.
De acordo com o 1o. Tenente da Polícia Militar, Comandante do Pelotão de Ilhabela, Alexandre Cândido de Lima, “os resultados revertem em benefício para a sociedade local, visto que a diminuição das ocorrências, que foram em média de 30%, nos casos de: desinteligência, rixa, agressão e ameaça, permitem que as viaturas de policiamento, permaneçam mais tempo disponíveis para o combate efetivo à criminalidade e realização de operações em geral”. (Fonte: PMI)

Construção ameaça praia em Ilhabela
Sobrevôo flagra obra em área de preservação permanente e da Marinha; prefeitura deve demolir

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela vai vistoriar uma construção que estaria sendo erguida de forma irregular na Praia da Guanxumas, no lado norte da ilha. A obra pode estar em APP (Área de Preservação Permanente) e também em Área de Marinha, o que exigiria a imediata demolição.
A praia não tem acesso por terra e os fiscais da prefeitura terão que esperar que o tempo melhore para chegar ao local, o que só é possível de barco.
A construção tem cerca de 30 metros quadrados e seria recente. Há pouco mais de um mês, o prefeito Manoel Marcos Ferreira (PTB), o diretor da Divisão de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, e o comandante da Polícia Ambiental de São Sebastião, Marco Aurélio Ribeiro da Silva, sobrevoaram o arquipélago e nenhuma obra foi constatada na praia.
Segundo Souza, a fiscalização no local será feita assim que o tempo melhorar.
"Vamos junto com a Polícia Ambiental fazer uma fiscalização no local. Se a construção realmente estiver em área irregular, vamos tomar uma atitude imediata, que seria a demolição da obra."
A obra foi flagrada pelo ValeParaibano anteontem durante um sobrevôo na região.
"Pela imagem, ao que tudo indica, a construção, que está próxima de um rio e aparenta ter 30 metros quadrados, com uma área removida de 100 a 150 metros quadrados, é irregular. Entretanto, precisamos ir ao local e fazer as medições necessárias para constatar a infração", disse o diretor.
RESTRIÇÕES - Segundo o diretor, a construção estaria em uma área classificada como 'Cota 100', o que significa que no local seria permitido construir até 100 metros do nível do mar desde que obedecendo a determinadas distâncias.
Essas distâncias tomam por base a largura do rio. Se a largura for de 10 centímetros a 9,99 metros quadrados, uma edificação só seria permitida a 30 metros de distância da margem. Após 10 metros de largura do rio, a distância para construção passa a ser de 50 metros da borda.
"Pela fotografia, não me parece que as exigências estejam sendo cumpridas", afirmou.
DEMOLIÇÃO - Segundo Souza, outras possíveis irregularidades podem causar a demolição do imóvel.
"Estando em Área de Preservação Permanente --locais que geralmente ficam em mananciais, encostas de morros ou beiras de rios--, antes da construção, o projeto, além da aprovação da prefeitura, teria que ter parecer positivo do DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais).
Outro empecilho, ainda segundo o diretor, seria o fato de a edificação estar em Área de Marinha, o que também exigiria aprovação da Câmara.
"Por tudo isso, se não houver como regularizar a obra, não vamos esperar até a construção se transformar em ruínas. O melhor, então, será demolir tudo", disse.
A prefeitura informou que nenhuma autorização para a obra foi expedida e que não tem idéia da propriedade do imóvel. (Fonte: ValeParaibano)

Obra tem menos de um mês, diz prefeitura

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos Ferreira (PTB), junto com o diretor da Divisão de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, e o comandante da Polícia Ambiental de São Sebastião, Marco Aurélio Ribeiro da Silva, sobrevoaram o arquipélago há pouco mais de um mês.
Na época, nenhuma nenhuma construção irregular foi constatada na região.
O objetivo da vistoria foi justamente fiscalizar possíveis desmatamentos, construções clandestinas ou qualquer agressão ao meio ambiente ou ao Parque Estadual de Ilhabela.
Segundo o prefeito, novas fiscalizações seriam feitas com frequência. Manoel Marcos se mostrou satisfeito ao final da vistoria. "A ilha está intacta e as construções estão dentro dos limites permitidos por lei", disse Manoel Marcos, após a fiscalização.
O diretor de Fiscalização da prefeitura também afirmou não ter percebido nenhuma edificação irregular na região no mês passado.
"Fizemos o vôo no dia 3 de agosto e não havia nenhuma construção naquele local (Praia de Guanxumas). Por isso, sei que a obra é recente", disse Souza.
A praia de Guanxumas fica localizada no lado norte da ilha e, no local, só é possível chegar de barco. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura prepara para maratona de eventos para os próximos dias

São Sebastião - A programação deste mês está recheada de eventos que prenderão a atenção do público interessado aos diferentes assuntos abordados. Entre os próximos dias 13 e 23, a Prefeitura de São Sebastião, que além de realizar também buscou parcerias para oferecer opções para a população.
O Ecocine, que tem por objetivo unir comunicação e educação ambiental como uma grande ferramenta para diminuir os graves problemas da população brasileira continua apresentando, amanhã, 16 e sábado, 17, uma série de filmes ganhadores de prêmios em diversas categorias, que serão exibidos a população no Teatro Municipal. Trata-se de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e do Centro Cultural São Sebastião Tem Alma.

II Semana de Vela de São Sebastião - Neste segundo final de semana, dias 17 e 18, a II Semana de Vela de São Sebastião traz mais 11 classes de monotipos, além da optimist, para disputar regatas no canal de São Sebastião. Serão mais 200 velejadores competindo e animando as águas da cidade e o complexo onde acontece o evento: Praça da Vela, Hotel Porto Grande e Sub-Sede da Fevesp, todos no bairro Porto Grande.
A partir das 11 horas toda a população está convidada a prestigiar as largadas e participar das atividades de recreação e clínicas esportivas que estão sendo organizadas pela Secretaria de Esportes (Seesp).
O evento faz parte do I Circuito de Turismo de Aventura, que entre os meses de setembro e outubro, trará grandes competições de esportes radicais para a cidade, a fim de agitar os meses de baixa temporada.
Com previsão para acontecer todos os anos, o circuito traz no próximo final de semana, dias 24 e 25, na praia do Arrastão, a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas.

Plenária Paritária Municipal de Saúde do Trabalhador - Na terça-feira, 20, preocupada com as dúvidas sobre a saúde do trabalhador, a Prefeitura de São Sebastião por intermédio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza uma Plenária Paritária Municipal de Saúde do Trabalhador que valerá como uma etapa municipal para a 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador.
Segundo a Sesau serão escolhidos delegados que participarão das outras etapas, a regional e estadual. Durante o evento, o Dr. Nelson James Wreight realizará uma palestra sobre o tema central da conferência “Trabalhar sim, adoecer não”. Todos os segmentos da sociedade civil, principalmente o trabalhador, podem participar do evento que acontecerá no Teatro Municipal, à partir das 13 horas.

Semana de trânsito - A Prefeitura de São Sebastião comemora entre os dias 19 e 23 deste mês, a “Semana Municipal de Trânsito”. O Departamento de Tráfego (Detraf) da Prefeitura estará com uma programação especial esta semana. Além de operações especiais educativas em diversos trechos da cidade, o departamento estará divulgando por meio de carro som alertas aos munícipes e dicas de conscientização no trânsito. Desta semana também culminará o resultado do V Prêmio DENATRAN, que apesar de estar em sua quinta edição, este ano foi a primeira vez em que a cidade participa do evento com um total de 138 trabalhos inscritos. Os vencedores da fase municipal ainda irão concorrer na estadual e nacional. O Detraf também estará realizando operações intensivas na travessia de escolares, e oferecendo palestras as escolas da rede de ensino que desejem trabalhar o assunto nas escolas.

“Seminário Meio Ambiente na Educação” - Na quinta-feira, 22, a Secretaria de Educação (Seduc), com o apoio das empresas Faber e Petrobrás, realiza o “Seminário Meio Ambiente na Educação”. O evento vai oferecer informações sobre educação ambiental à rede de ensino. Participarão diretores, coordenadores e professores do ensino médio e fundamental, que atuarão como multiplicadores destas informações. O Seminário será realizado no Teatro Municipal, das 8h às 17h.

Tradição Caiçara será discutida em Debate - Já na sexta-feira, ainda abordando o assunto meio ambiente, está programado um debate entre Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião, ONGs, representantes da Prefeitura, além da comunidade em geral, para discutir a possível utilização de árvores tombadas no parque para a fabricação de canoas de pescadores do município. O evento acontece às 14 horas no Teatro Municipal. (Fonte: PMSS)

Abertas inscrições para agentes comunitários de saúde

São Sebastião - A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, realiza na próxima segunda-feira, 19, e terça-feira, 20, as inscrições para preenchimento de vagas de agentes comunitários de saúde para atuar no Programa de Saúde da Família.
As vagas serão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde de Boracéia, Boiçucanga, Maresias, Cambury, Juquehy, Topo-Olaria, Itatinga, Centro, Enseada e Canto do Mar.
No dia 19, as inscrições acontecem das 9h às 12h, e das 13h às 16h, em todas as Unidades. Dia 20, as inscrições ocorrem das 9h às 13h30.
Para a inscrição, existe a necessidade de se ter 18 anos, disponibilidade para trabalhar oito horas por dia e ter a flexibilidade de horário, ter o primeiro grau completo e residir por no mínimo dois anos na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde.
No ato da inscrição, os interessados devem levar certificado de conclusão da 8ª série do ensino fundamental, comprovante de residência e carteira de identidade.
A 1ª fase do processo seletivo será realizada no dia 25 de setembro, com prova de caráter eliminatório. Para os inscritos da Costa Norte, a prova acontece às 10h no Teatro Municipal. Para os da Costa Sul, a prova será realizada às 13h, também no Teatro Municipal.
O resultado com a lista de classificados sai dia 28, e será fixado nas Unidades Básicas de Saúde do Município, a partir das 9h. A data e horário para a realização da 2ª fase do processo seletivo, que consiste na dinâmica de grupo, também será divulgada. (Fonte: PMSS)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Mudanças no PT de Ubatuba

Ubatuba - Na tarde deste domingo, chuvosa e fria, o PT de Ubatuba mudou de mãos. Edson Malaquias de Oliveira, candidato apoiado pelo vice-prefeito Domingos dos Santos, não continuará na presidência do partido. Noventa petistas compareceram para votar da seguinte forma:

1º - Maurício Moromizato
32 votos
Chapa Unidade

2º - Gerson Florindo
22 votos
Chapa Unidade

3º - Amarildo Cesário do Prado
19 votos
Chapa Unidade

4º - Edson Malaquias de Oliveira
14 votos
Chapa Navegar é Preciso

Com esse resultado a presidência do partido deverá ser decidida no dia 8 de outubro, quando haverá o segundo turno entre Moromizato e Gerson. Existe a possibilidade de composição, vai depender das conversas da próxima semana. (Fonte: Ubatuba Víbora)

Festa do Gengibre de Ubatuba reúne produtores do Litoral Norte

Ubatuba - A 1ª Festa do Gengibre de Ubatuba que aconteceu na Região Sul do município, não foi ofuscada pelo mal tempo no final de semana. Aberto com palestras no sábado último, o evento que foi organizado pelo Centro de Integração Rural, Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Associação dos Produtores Rurais do Litoral Norte e Grupo de Flores do Litoral Norte, contou a participação de quase uma dezena de outras entidades, que comercializaram em barracas montadas às margens da SP-55, bebidas e deliciosas guloseimas tendo o gengibre como matéria prima. São mais de 100 produtos fabricados pelos produtores da região e comercializados em todo o estado.
Durante os dois dias do evento, foram ministradas palestras e uma exposição permanente mostrou ao público visitante todos os produtos originários da região.
A festa do gengibre reuniu ainda artistas plásticos, artesãos, produtores de flores e horticultores.
Mas o forte mesmo do gengibre, ainda é a exportação para EEUU, Canadá e Europa. Apesar de uma queda de 80% nos últimos 6 anos, a produção do gengibre ainda recebe uma grande atenção dos exportadores. O palestrante e exportador Alexandre Di Giaimo, que há dez anos dedica-se à compra da produção de todo o Litoral Norte, informa que a soma de seis produtores rurais da região viabilizou a exportação de 150 toneladas. “Há pouco mais de cinco anos, o nosso volume era oitenta por cento maior. Com o surgimento de fungos na terra, ficou praticamente inviabilizado manter o volume anterior”, disse Di Giaimo. O exportador informou ainda, que durante um bom período da década de 90, Ubatuba manteve-se como o primeiro no ranking de exportação. “Hoje os maiores exportadores estão em Mogi das Cruzes-SP e no estado do Espírito Santo”, concluiu. Mais informações sobre exportação do produto: Exportadora Santa Luzia BR Ltda/Caraguatatuba, tel: (12) 3883-1007. Um outro palestrante e exportador no estado é o empresário Naji Harb, da Vilar Tropocal Fruits, que apesar de defender a agricultura familiar, também é defensor de uma política mais efetiva por parte do estado, em defesa dos produtores, visando o resgate do crescimento da produção do gengibre. Além do gengibre Naji exporta ainda mamão, manga e limão.
A Associação Agrícola de Caraguá, coordenada por Edson Fogaça, expôs durante o evento, trabalhos de 50 artistas que produzem quadros, entalhes, pintura em telha e artesanato com motivos rurais. As associações da Folha Seca, Rio da Prata e Araribá, além de entidades ligadas ao setor agrícola, participaram do evento com barracas de comercialização dos produtos derivados do gengibre.
O evento contou ainda com o apoio da Regional Sul, comunidade agrícola e comerciantes.
Tino’s Som animou a festa durante sábado e domingo e várias apresentações animaram o evento, como um grupo infantil de dança do Araribá, dançarinas do grupo RDP Music do Rio da Prata, Coral Água Viva, Bingo beneficente, dentre outras atividades.
Segundo a produtora rural e presidente do Centro de Integração Rural Anne Kamiyama, principal organizadora do evento em Ubatuba, a festa atingiu a expectativa, apesar da chuva, mas no próximo ano garante que será bem melhor. “A cada ano temos que buscar o melhor”, disse. (Fonte: Magalhães)

Ubatuba presente na Vale Expo Business

Ubatuba - Ubatuba participou nos dias 13, 14 e 15 de setembro da Vale Expo Business 2005, realizada em São José dos Campos, um evento empresarial com feira, exposição, palestras e seminário internacional de negócios multisetoriais e contou com a presença de 42 municípios do Codivap, que mostraram seus produtos, serviços e turismo. O município de Ubatuba foi representado pela Secretaria de Turismo, dentro do estande do Circuito Litoral Norte.
O Secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe de Azevedo, avaliou a participação de Ubatuba como mais um grande salto para o turismo da cidade. “Oferecemos o nosso produto turismo dentro do conceito “A melhor temporada é agora”, com várias opções de pacotes em diversos segmentos da cidade”, afirmou Azevedo.
A feira também promoveu o “I Congresso de Recursos Humanos do Cone Leste Paulista”, com palestrantes de nível internacional, além de várias palestras ministradas por profissionais de empresas de referência, como a Embraer e a Cognis. “Os setores de recursos humanos foram segmentos que também tentamos atingir, onde procuramos oferecer para as empresas pacotes promocionais para a baixa temporada em Ubatuba”, explicou o Secretário de Turismo. (Fonte: PMU)

Prefeito de Ubatuba recebe General do Exército

Ubatuba - O prefeito Eduardo César recebeu, nesta quinta-feira, 15, em seu gabinete a visita do General Luiz Alberto Bringel, da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel de Caçapava.
Na ocasião da visita, o general entregou ao prefeito um diploma de agradecimento pelo apoio prestado no exercício da garantia da lei e da ordem que estava sendo realizado na cidade por uma tropa de 600 soldados.
Os exercícios, que terminaram na sexta-feira, destinaram-se a preparar as tropas da Divisão para situações em que o Exército possa ser empregado, na proteção do patrimônio ou na segurança pública, caso o Governo ou qualquer outra Instituição necessite. “Temos recebido elogios da atuação dos soldados em nossa cidade. Essa parceria com o Exército é muito saudável. Estaremos sempre à disposição, para colaborar no que for possível”, declarou o prefeito
Durante a execução do exercício, diversos homens armados com fuzis puderam ser vistos nas ruas do centro da cidade, chamando a atenção dos transeuntes. A tropa estava sendo treinada para atuar em situações, tais como: controle de vias de trânsito, no trato com a população, segurança de prédios e instalações públicas. Estas situações hipotéticas estão previstas dentro das missões constitucionais das Forças Armadas e fazem parte do Programa de Adestramento Avançado do Comando de Operações Terrestres previsto para 2005, para execução pelo Comando Militar do Sudeste.
No início do treinamento, houve também um encontro das tropas do Exército com as Polícias Militar, Rodoviária Federal, Estadual e Civil, além do Corpo de Bombeiros Salvamar, Defesa Civil e Guarda Municipal e o poder executivo, representado pelo vice-prefeito Domingos dos Santos. O objetivo do encontro foi mostrar os serviços e as competências de cada um desses setores que atuam na segurança pública de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Iniciada obra de pavimentação do acesso ao novo Fórum de Ubatuba

Ubatuba - A secretaria de Obras iniciou trabalhos visando melhorar o acesso ao novo Fórum de Ubatuba. Desde o começo da semana, homens e máquinas da Secretaria estão realizando trabalhos de colocação de guias e sarjetas, além da pavimentação da rua Sérgio Lucindo da Silva, no bairro da Estufa II.
O trecho a ser asfaltado começa no cruzamento da Rua Flamengo com a Rua Sérgio Lucindo da Silva, num trecho de 535 metros de comprimento por 7 de largura, perfazendo um total de 3.745 metros quadrados. O prazo previsto para conclusão da obra é 23 de outubro.
Fórum - A obra do novo fórum foi construída através de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Ubatuba. As instalações compreendem seis blocos de dois pavimentos, onde estarão todas as dependências do Poder Judiciário, como Salão do Júri, Promotoria, Justiça Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil, Justiça do Trabalho, sete varas, uma agência bancária e estacionamento. A obra, que compreende um espaço de 12 mil metros quadrados foi finalizada em R$ 2,3 milhões e levou cerca de um ano e meio para ficar pronta. As novas instalações eram uma reivindicação antiga do Poder Judiciário, já que o prédio do Fórum, na região central, data de pelo menos 25 anos e hoje tem instalações precárias. (Fonte: PMU)

Adote em atleta
A ACIU em parceria com a academia Biodance promovem projeto de incentivo ao esporte

Ubatuba - A academia Biodance está promovendo neste mês de setembro o projeto “Incentivo ao Esporte-Educação” em parceria com a Associação Comercial de Ubatuba e o Projeto Juventude 100 Drogas.
O intuito do projeto é disponibilizar junto as empresários uma bolsa de 50% de desconto na academia Biodance para estudantes da rede publica e estadual e a “adoção” de atletas que não tem condições de continuar no esporte por problemas financeiros. “Existem vários atletas na nossa cidade que acabam deixando o esporte por não poderem competir porque não tem condições de comprar passagem e materiais básicos de um atleta, como um uniforme por exemplo.” Declara Daniela Miranda, idealizadora do projeto.
O Presidente da ACIU, Ahmad K. Barakat ressalta também que o projeto é totalmente social, voltado ao incentivo do esporte. “Incentivando esses jovens talentos, estamos tirando essas pessoas da marginalidade e desocupação. É aí que entra nosso apelo junto aos empresários, adote um atleta!”.
Os empresários dispostos a se unir à esta causa terão sua logomarca em evidencia nos uniformes, banners e demais materiais de divulgação. Os interessados entrar em contato com Carmem no tel (12) 9107.1032 ou com Daniela (12) 3836.1172. (Fonte: ACIU)

Os postos Utyiama/Kamomê inovam em parceria da promoção do Cartão Ipiranga/Kamomê

Ubatuba - Agora os donos de bancas de jornais, pousadas e hotéis podem fazer o cadastro de seus clientes para obter o cartão que, além do desconto em gasolina, dá prazo de até 40 dias para pagar também em outros serviços como borracharia e lava-rápido, nos produtos da loja de auto-peças e no restaurante, e não tem custo nenhum.
Vantagens para os usuários é que não faltam. São descontos em grandes redes como Americanas.com, Shoptime.com, DPaschoal, China in Box e Editora Abril. Em Ubatuba já foram confirmados convênios com o Cine Porto, que dará 50% de desconto nos ingressos, de segunda a quinta-feira, nas sessões da tarde e noite, com Ousadia Boutique - 10% de desconto, Escola de Idiomas CCAA, com 15% de desconto nos cursos e Cliníca Veterinária Cardiovet; está sendo aguardada a confirmação de outro convênio com uma rede de farmácias.
Para os donos de banca de jornal, pousadas e hotéis o pessoal da promoção tem algumas dicas de como poderão participar. Para mais informações o telefone é 3833-8426 e e-mail: cartaoipirangakamome@uol.com.br .

Projeto da Escola Municipal Silvino Teixeira Leite gera campeões

Ubatuba - O Projeto Sol, desenvolvido na EM Silvino Teixeira Leite, do bairro da Marafunda, começa a dar seus primeiros frutos. A aluna Sarah Cristina Castilho, da lª Série, participa das aulas de Karatê há três meses, monitorado voluntariamente pelo professor Antenor da Academia Nunes de Karatê. E pelo seu bom desempenho na modalidade, Sarah foi convidada a participar do Torneio de Karatê da cidade de Ferraz de Vasconcelos onde participaram 22 academias e aproximadamente 350 atletas. Mesmo sendo sua primeira competição oficial, Sarah, de apenas 7 anos de idade sagrou-se campeã no Kata e vice campeã na Luta.
A diretora Solange Cristina Prado de Barros, sua professora Celeste, seus coleguinhas e funcionários parabenizam seu desempenho e comemoram o sucesso do Projeto Sol que abriu várias janelas de oportunidades para os alunos da escola Silvino Teixeira Leite.
Projeto Sol - O Projeto Sol vem sendo desenvolvido na escola desde o mês de junho e atende aproximadamente trezentas crianças. Durante a semana existem atividades culturais para os alunos, com aulas de música, dança, pintura, entalhe, teatro e malabares, sendo os três últimos, em parceria com a Fundart. Nos finais de semana a escola abre as portas para toda a comunidade da Marafunda praticar esportes como futebol, basquete, capoeira, além do karatê. As mães dos alunos também participam de aulas de bordado e crochê. O Projeto Sol acontece na EM Silvino Teixeira Leite das 8 às 12h e das 15 às 18h. (Fonte: PMU)

Representantes do CMDCA tomam posse em Ubatuba

Ubatuba - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente empossará seus representantes no próximo dia 20, em uma cerimônia que acontecerá no Salão de Eventos da Associação Comercial. A eleição aconteceu em agosto e contou com a presença de 14 entidades que tiveram direito ao voto.
Na ocasião, foram eleitos como titulares: Guarda Mirim de Ubatuba, com 14 votos, Associação Esportiva de Ubatuba, 13 votos, Projeto Namaskar/Amurt, 11 votos, OAB Ubatuba, 11 votos, GAIATO, 10 votos e Fundação Alavanca, 8 votos. Como entidades suplentes, foram eleitas: Associação de Defesa do Povo Caiçara, com 5 votos, Grupo Escoteiro Iperoig, 4 votos, Igreja Evangélica Ágape, 4 votos e Movimento em Defesa de Ubatuba, com 4 votos.
Tiveram direito ao voto apenas um representante de cada entidade habilitada. As entidades que fazem parte do Conselho devem ser oriundas da sociedade civil organizada sem vínculo a órgãos públicos, de cunho não governamental e com fins filantrópico e assistencial, associações de bairros e clubes de serviços.
CMDCA - O Conselho é criado por meio de lei municipal e é paritário, ou seja, metade de seus membros é indicada pelo poder público local e a outra metade eleita pela sociedade civil organizada, mediante fóruns constituídos por dirigentes de entidades envolvidas com a temática da criança e do adolescente. O número de conselheiros varia de acordo com a lei que cria o Conselho em cada cidade. O Conselho Municipal é por sua natureza órgão normativo, consultivo, formulador, deliberativo e controlador da política de atendimento e promoção da defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em Ubatuba o CMDCA é formado por seis representantes da sociedade civil e seis do governo. (Fonte: PMU)

Trabalho solidário de Tirso da Silva e Souza é reconhecido na Câmara Municipal de Ubatuba

Ubatuba - O vereador Ricardo Cortes – PV – homenageou com Moção de Congratulações o presidente da Associação dos Aposentados de Ubatuba, Tirso da Silva e Souza, em reconhecimento aos serviços voluntários que ele dedica aos aposentados, à infância e à juventude do município. Ricardo Cortes ressaltou o trabalho de Tirso como Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, como secretário do Conselho Comunitário de Segurança e também como participante da comissão que nomeou o primeiro Conselho Tutelar da cidade. E, na luta pelos direitos dos aposentados e pensionistas, por ele ter conseguido a criação da sede própria da Associação dos Aposentados de Ubatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Família é feita refém em assalto em Ubatuba

Ubatuba - Quatro pessoas de uma mesma família foram feitas reféns durante um assalto ocorrido na noite de sexta-feira, no bairro do Itaguá, região central de Ubatuba. Por volta das 23h30, dois homens encapuzados invadiram uma residência na rua Tamoios e obrigaram a família que mora no local a permanecer em uma sala durante a ação. Segundo depoimento das vítimas à polícia, um dos assaltantes portava arma de fogo. Os bandidos levaram cinco celulares e documentos de todas as vítimas. Os assaltantes não foram localizados até o início da tarde de ontem. A Polícia Civil de Ubatuba instaurou inquérito para apurar o caso. (Fonte: ValeParaibano)
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Desenvolvimento com Ética
Vereador Ricardo Cortes


A administração pública determina órgãos, pessoas jurídicas e agentes para exercerem funções voltadas para a prestação de serviços e ao atendimento da população em geral, designando a natureza das atividades exercidas pelos referidos, que é a função administrativa.
O Poder Executivo, o Poder Judiciário e o Poder Legislativo devem desenvolver suas atividades dentro dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, assumindo compromisso formal no combate à corrupção, ao recebimento de propina e ao enriquecimento ilícito. Atuar com transparência e tenacidade, para que as atividades públicas sejam desenvolvidas dentro desse código é responsabilidade de todos os cidadãos e cidadãs de nosso município.
A atuação baseada em princípios éticos e com responsabilidade social deve ser desenvolvida por todos os envolvidos nesse processo, desde o funcionário da Prefeitura que irá emitir as guias de arrecadação para emissão do alvará de funcionamento de um comércio, passando pelo dono do comércio que irá recolher a taxa na instituição determinada, à instituição bancária que efetuará o recolhimento para os cofres públicos e que irá aplicar no município parte do seu lucro, retornando à prefeitura que irá promover de maneira ordenada e transparente a gestão dessas receitas e ao comerciante que manterá sua empresa dentro da legalidade, registrando os seus funcionários e recolhendo todos os impostos e taxas devidos, não aceitando e nem oferecendo vantagens para burlar a lei ou manter-se fora dela.
Relações de ética e qualidade se constroem a partir de valores e condutas capazes de gerar a responsabilidade que vai além da obrigação de respeitar as leis, pagarem impostos e desenvolverem atividades adequadas para a manutenção de uma empresa. A responsabilidade social revela-se internamente na constituição de um ambiente de trabalho saudável e seguro que permita a realização profissional e pessoal dos trabalhadores envolvidos, acreditando que dessa maneira estarão contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.
A empresa socialmente responsável buscará participação em associações, sindicatos e fóruns empresariais, elaborando propostas de ações conjuntas que tenham caráter público e social, voltadas para o futuro da sociedade e no seu compromisso formal no combate à corrupção e ao pagamento de propina, assumindo seu papel na construção da cidadania.

Vereador Ricardo Cortes
Cidadão
Presidente do Partido Verde de Ubatuba

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"psdb" de letras minúsculas - Sr. Hugo Gallo. Começou mal. Dizer que "muitas filiações ao PSDB se deram devido à crise política nacional, na qual os tucanos saíram favorecidos, por não estarem aparentemente envolvidos: O PSDB passou a ser mais valorizado e procurado e a disputa interna refletiu um pouco isso" é uma evidente bobagem.
Na data limite para a filiação dos que votaram nesta convenção, 02.abr.05, a atual crise política não havia sequer começado.
Quanto ao tal compromisso assumido para a presidência da executiva, posso, muito à vontade, já que sou sempre citado como testemunha, dizer que é uma outra grande bobagem.
Se o senhor tem real interesse em um PSDB, ético, decente, sem espertezas e safadezas como as praticadas antes e durante a convenção e esta proferindo estas inverdades somente por engano ou desinformação, proponho que seja convocada uma reunião da Executiva para que eu possa dar o meu testemunho sobre os fatos.
Para que esta reunião tenha validade e sentido de ser, exijo que seja realizada, ainda este mês, com a presença dos Srs. Marco Alcântara, Pedro Tuzino, Rogério Frediani, Ernely Fragoso e um representante da executiva estadual do Partido.
É muito conveniente, também, a presença dos Srs. Magalhães e Charles Medeiros.
Sem isso, para que tenha futuro político decente, de cabeça erguida, o vereador Charles tem mais é que deixar este psdb de letras pequenas.

Luiz Augusto Mendes de Almeida
Membro do Diretório Municipal
Ubatuba, SP


Resposta ao texto “Absurdo Médico” - Gostaria de esclarecer à população os fatos ocorridos no Pronto Atendimento do Maranduba no dia 28 de julho.
O Posto de Saúde do Maranduba é o resultado dos esforços da comunidade junto as autoridades municipais em oferecer atendimento médico em tempo integral num bairro, que devido sua distancia da região central de Ubatuba, sempre teve dificuldades de acesso a atendimento médico. No Posto tive a feliz oportunidade de conhecer uma equipe prestativa, extremamente compromissada com a comunidade e que apesar das dificuldades estruturais encontradas, comum a todos os serviços de saúde públicos, tentam da melhor maneira possível oferecer atendimento digno às pessoas que ali procuram.
No dia em questão, a paciente Maria Socorro da Silva Mota, foi levada ao serviço do Posto do Maranduba por seus familiares em estado de choque emocional. Foi rapidamente atendida e levada a sala de cuidados emergenciais para ser avaliada e medicada. Durante o atendimento, ainda em estado de choque, a mesma solicitou com olhar desesperado que não permitíssemos a entrada de seu marido na sala, fato que nos intrigou levantando suspeitas de uma agressão domiciliar. Foi medicada e submetida a questões médicas de cunho profissional, a fim de se determinar as causas de tal alteração psicológica, até mesmo para se tentar esclarecer em favor da paciente se a mesma foi vítima de algum tipo de agressão. Como se demonstrou indisposta a expor os fatos ocorridos, continuamos a realizar atendimento sem mais questioná-la, a fim de respeitar sua opção pelo silêncio. Ao mesmo tempo, seu marido continuava de maneira exaltada, tentando abrir a sala de emergência forçadamente, interrompendo o atendimento por inúmeras vezes. Dentro desse contexto, por tentar impedir a entrada do marido na sala de emergência fui agredida verbalmente e quase fisicamente por inúmeras vezes pelos familiares. Com medo da agressividade dos familiares da paciente chamamos a Polícia Militar que devidamente atendeu nosso pedido e também o Vereador Osmar, que por ser parente das pessoas que estavam causando desordem no Posto, com muita propriedade pode nos ajudar a acalmar a situação. Após uma hora do início do atendimento, a paciente já se encontrava recuperada e em estado de conciliação com seus entes, recebendo alta do Posto.
Todos os fatos acima estão registrados em Boletim de Ocorrência.
Quero ressaltar que além da Ocorrência acima, existem mais dois Boletins de Ocorrência registrados neste ano contra a mesma família em situações diferentes, evidenciando assim a atitude comum dessas pessoas.
Quanto aos diálogos absurdos dos quais tenho sido acusada nada tenho a comentar, até porque tais palavras de baixo calão não fazem parte de meu vocabulário e de minha formação pessoal e profissional. Acredito ser importante esclarecer que é sabido cientificamente, que pacientes em estado de choque emocional são passíveis de alucinação e idéias persecutórias, sem motivo real.
Em relação a paciente Maria Socorro da Silva Mota, que aparentemente vem sendo submetida a agressões psicológicas dos quais poucas mulheres e mães de família conseguiriam suportar, desejo os mais sinceros votos de recuperação da sua saúde.
Como médica tenho a satisfação e o privilégio de poder oferecer cuidados especiais às pessoas no seu estado de doença somando ao conhecimento técnico, o conforto e o carinho humano. Considero minha profissão gratificante, mesmo em situações adversas e se necessário for as devidas providências serão tomadas com a finalidade de buscar o devido respeito à todos os profissionais da saúde.

Dra. Luciana Satie Hikichi
CRM 104005
RG: 24.412.537-5


Carta Aberta aos cidadãos que neste momento discutem o Conselho Municipal de Turismo - Entendo perfeitamente a tensão por que passam os componentes deste tão importante processo de implantação do Conselho Municipal de Turismo em função de tanto tempo e tanta discussão para a chegada de um consenso final.
Porém alguns fatos são hoje injustificáveis, pois o nervosismo na reta final da elaboração das emendas bem como dos componentes deste Conselho podem acarretar problemas futuros.
Ao entender que qualquer processo de desenvolvimento turístico envolve empresários, governo e principalmente as comunidades organizadas, pois sem a sensibilização das mesmas jamais poderemos desenvolver esta atividade.
Considerando que a Sra. Jurema Monteiro, gerente de apoio da comercialização do turismo da Embratur, em pesquisa realizada constata que a primeira procura de destinos turísticos são praia e mar e a segunda é a receptividade do povo, mencionando o nordeste e até mesmo a sensualidade do povo brasileiro como componente importante para o desenvolvimento turístico do País, vejo na ausência dos líderes comunitários na composição deste conselho algo fora de propósito, pois através deles poderemos sensibilizar nossa gente neste processo.
Sugeri na reunião de sexta feira que colocássemos três cadeiras para os líderes escolhidos entre as comunidades das Regiões Sul, Norte e Oeste, porém fui ignorado, não mais contra-argumentando em função da tensão em que ocorria a reunião.
Gostaria, portanto de deixar o meu pesar, e acreditar que mais calmos Vossas Senhorias possam entender que sem comunidades não se faz TURISMO.
Terça feira será colocada em votação a lei na Câmara, Srs. Vereadores, NÃO DEIXEM AS COMUNIDADES FORA DESTE PROCESSO.

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP


Requerimento - Ilmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba
Luiz Roberto de Moura, brasileiro, casado, engenheiro civil, residente e domiciliado a rua Coronel Domiciano, 281, Centro, neste município, portador da carteira nº 81158/D do MT CREA-SP, vem mui respeitosamente e como lhe é assegurado pela Constituição da República Federativa do Brasil requerer o que segue:
1- Fornecimento de cópia reprográfica integral dos dois processos licitatórios (editais, atas das licitações, contrato assinado com a empresa vencedora da licitação etc.) que culminaram na contratação da empresa que atualmente grava, semanalmente, as sessões da Câmara Municipal de Ubatuba;
2- Cópia do documento de cessão de bens ao contratado referido no item 1 e protocolado pelo Diretor Geral da Câmara, Paulo Roberto Conceição e
3- Certidão onde conste a informação de qual foi a quebra de acordo cometida pela TV Iperoig, mencionada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, ao jornal Imprensa Livre em matéria publicada no site do Imprensa Livre  do dia 16 de setembro de 2005.
Termos em que
P. deferimento
Ubatuba, 16 de setembro de 2005.

Eng. Luiz Roberto de Moura
Ubatuba, SP


Pirão Geral “Moda De Xiba” - O caldo ainda não está fervido, mas a lenha está ardendo e o Pirão ta saindo. No domingo passado o sol, pela manhã, ganhou anel de arco-íris.
-Vem temporal ai! ,profetizou a caiçara Neli.
Mais tarde o anel desfez-se e o sol soberano alumiou o bom domingo, transferindo a chuva para a segunda -feira.
Os poucos artesãos, costureiras e bordadeiras, pacientemente, como lhes é peculiar, proseavam num tom: “Dias melhores verão”.
A oficina de perna de pau ,”Teatro nas ruas e nas alturas” ministrada pelo ator e diretor Bado Todão, atraiu olhares curiosos de quem passeava pela praça pela manhã ; foi sucesso , no domingo próximo tem mais!
No prelúdio da tarde , abrindo as manifestações musicais, houve a participação especialíssima de dois tradicionais foliões caiçaras: Seo Brandão e Seo Jorge.A dupla presenteou o povo, ( na verdade um cuí de gente, como disse o seo Jorge) com muita moda de xiba , reisado e ciranda.
-O que eles estão falando? Perguntou um casal de turistas que não arredou pé da praça enquanto a festa não terminou.
- Eles falam da vida deles, do seu universo caiçara. Coisa que pouco gente entende.Uns acham que entendem, mas nada entendem! Só quem sabe são eles.
E sabedoria não é coisa banal, assim que se compra como se compra uma terrinha ou se aprende numa prosa! Respondeu outro caiçara emocionado e de saco cheio com a burrice cultural que reina há longos anos em Ubatuba, levando essa gente , Pedro e Jorge, a sentarem em suas cadeiras, na varanda de suas casas, esperando que alguém possa ouvi-los e assim perpetuá-los;mas não, o que acontece é que enquanto estes, Pedro e Jorge, esperam sentados em seus bancos na porta de casa, outros sentam a sua bunda em cadeiras almofadadas e acham que sabem de alguma coisa; estudando holerites, ao invés de Sérgio Buarque, Darcy, Guimarães, Manuel, Câmara Cascudo, Drummond, patativa, Pedro ou Jorge...
Bom , editando o caiçara revoltado, voltemos ao que importa, João Alegre!não menos especiais que Pedro Brandão e Jorge, os queridos João e Galvão, fizeram muito bem , violão e sanfona afinados, tome piadas e seresta, guarânias e canções e a noite já era estrelas e lua crescente.
E encerrando o domingo Pirão, Nação Tamuya! Caboclinho, boi , forró e ciranda, “ bate bacia, bate tambor, meu coração bate de amor” e as moças rodavam suas saias.
Domingo tem mais! Venha e meta a sua colher ,o Pirão ta engrossando.

Bado Todão
Informações: 9141.3416
Ubatuba, SP


Voltei... - Depois de um passeiozinho pela Europa, estou de volta no pedaço.
A convite da Cecília e do Alejandro, toco dia 22, quinta, no Bar do Lalo, no Itaguá, a partir das 21 hs, com couvert de R$ 3. O bar lança serviço de sushi, com o sushi man Afonso Rodrigues, também de volta a Uba, depois de um tempo viajando pelo Brasil.
Te espero lá. Um lembrete: retomei as aulas de canto e iniciação ao violão. Contato pelo 3835-1275. Um abraço.

Beto Avaroha
Ubatuba, SP


Abertas as inscrições para o 1º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Com a intenção de promover a reflexão e o estudo em torno das questões de gênero, o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do CNPq, e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, lançaram este ano o 1º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, cujas inscrições começam nesta quinta-feira, 01 de setembro.
Dividido em três categorias - Estudantes do Ensino Médio, do Ensino Superior, e de Pós-graduação, o prêmio é um concurso de redação (para a primeira categoria) e trabalhos científicos monográficos (para as outras).
A idéia é criar um ambiente de discussão dentro das escolas de todo o país sobre as desigualdades entre homens e mulheres e sobre questões de gênero em geral, e incentivar os alunos e alunas a produzirem trabalhos sobre esses temas.
As inscrições podem ser feitas de 1º de setembro a 30 de novembro. Para se inscrever ou obter maiores informações acesse: http://igualdadedegenero.cnpq.br
Premiação
Na categoria Estudantes do Ensino Médio, a premiação terá duas etapas. Na primeira, serão premiadas as três melhores redações de cada uma das 27 unidades da federação. Como Prêmio, os autores(as) receberão, durante um ano, uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior, no valor de R$ 100,00. Na segunda etapa, dentre estas 81 redações premiadas, serão escolhidas as quatro melhores de todo o Brasil, e suas autoras(es) receberão também um computador. As escolas dos estudantes premiados na segunda etapa receberão uma Biblioteca de Referência, com publicações no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos.
Em Estudantes do Ensino Superior, o prêmio será destinado aos três melhores trabalhos. Será oferecida uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, durante um ano; e R$ 5 mil em dinheiro. Os programas de graduação a que pertençam os(as) estudantes premiados(as), também receberão uma Biblioteca de Referência.
Já para a categoria Estudantes de Pós-graduação, o prêmio será uma bolsa de mestrado ou doutorado e R$ 10 mil para os três primeiros colocados, além da Biblioteca de Referência para os programas de pós-graduação aos quais os(as) premiados(as) estão vinculados(as).

Assessoria de Imprensa do CNPq
Enviado por Rui Grilo
Ubatuba, SP


Perdida no Tempo - Li, na Folha, parte do pronunciamento da petista Sra. Dra. Marilena Chauí, Catedrática de Filosofia da Universidade de São Paulo, afirmando que:...”tanto ódio ao PT. Eu sei hoje por quê: é porque nós fomos o principal construtor da democracia neste país”.A frase parece-me injusta e indicativa de que a Senhora Filósofa perdeu-se no tempo. O PT pode ser criado porque os valorosos patriarcas do MDB, OAB, ABI, Comissão de Justiça e Paz da Igreja Católica, Conselho Mundial das Igrejas, autores do “BRASIL: NUNCA MAIS” e tantos outros, criaram as condições para a democratização, a anistia e o pluripartidarismo. Este criando a dispersão de forças contra a qual alertava sabiamente o Dr. Diretas, Ulisses Guimarães.”Não nos dispersemos”.
Resposta às impropriedades da Dra. Marilena Chauí foi dada pelo Dr. Tito Costa, em correspondência encaminhada à Folha de São Paulo e publica no caderno A3 de 15 de setembro de 2005 e que transcrevemos a seguir: “PRETENSÃO E EQUIVOCO”-“O PT ainda não existia quando eclodiram as históricas greves dos metalúrgicos em São Bernardo(1978-1981). Como Prefeito daquela cidade à época (MDB-l977/1982), fiz da prefeitura o quartel geral da resistência contra a perseguição aos grevistas e contra os desmandos do regime militar. Ali, estiveram comigo, em vigília constante, Theotônio Vilella, Fernando Henrique, José Carlos Dias, Orestes Quércia,Mário Covas, Almino Afonso, Fernando Moraes, Montoro e tantos outros para apoiar Lula e os grevistas, enfrentando todos os riscos.
Samuel Wainer, o grande jornalista, escreveu nesta mesma FOLHA que São Bernardo era a capital social do Brasil, a “República de São Bernardo”. Foi nessa época, antes de existir o PT, que houve a luta pela democratização do Brasil, pela abertura política, pelos direitos fundamentais inscritos depois na Carta de l988. Não venha agora dona Marilena Chauí dizer que o PT é odiado por ser o construtor da democracia neste país. É pretensão demasiada, além de equívoco histórico”.(Tito Costa. Ex-prefeito de S. Bernardo e ex-deputado constituinte).
É lamentável que, as paixões políticas, levem nossos intelectuais a perderem o senso de avaliação dos fatos históricos.
Já a citação do grito “NO PASARÁN” de Dolores Ibárruri Gomes-La Pasionária-(1895-1989) parece confirmar que, a filósofa da USP, perdeu a noção do tempo, dos mores ibéricos e nunca ouviu um espanhol castiço cantar: “Carrascas, carrascas que bonita serenata”, com o lugar que lá cabia à La Pasionária. Infelizmente esse lugar não pode ser colocado neste texto, sem ser indelicado.
Felizmente as idéias e as pessoas que La Pasionária afirmava: “NO PASARÁN”, passaram e estão florescentes na atual Espanha democrática, próspera que, depois das agruras criadas pelos encontros ideológicos, soube desenvolver o diálogo intercultural, criar dois partidos sólidos, e permitir alternância no poder sem traumas e conflitos.
Partidários que sempre fomos do diálogo entre culturas, idéias e interesses para conseguir a paz e do respeito ao pluralismo e às diferenças, interpretamos que os supostos radicalismos, da Doutora Marilena Chauí, são desabafos nervosos neste momento de humilhação e tristeza que vive o PT. Entretanto não deve perder-se de vista que a ordem, o progresso, o desenvolvimento, a distribuição de riquezas só serão conseguidos com a união de todas as forças vivas da nação, em clima de honestidade, igualdade, justiça e paz. Nesse sentido e na nossa avaliação, partidos políticos e governantes tem uma grande dívida com a NAÇÃO.

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292 – 3
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Recreando na Maranduba - Magalhães/PMU

Recreando na Maranduba
©Magalhães/PMU

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor