Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 20 de setembro de 2005 - Nº 1366 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
Sem greve, Correios funcionam normalmente na região
2º Simpósio de Turismo do Litoral Norte traz autoridades para Caraguá


Caraguatatuba
Exército se despede de Caraguá com desfile militar e apresentação musical na Praça do Coreto
Caraguatatuba planta mudas para comemorar Dia da Árvore
Corpo em decomposição é localizado na Tamoios
Atleta das Faculdades Integradas Módulo é Campeao Sul-Americano de Jiu-Jitsu
Módulo doa alimentos da Semana da Profissão
Aguilar se reuniu com representantes de paróquias para responder sugestões 1ª Semana Social Diocesana
Abertura da 1ª Copa Rens’z de Futsal reuniu quase 1500 atletas em Caraguá
Secretário de Turismo convida comercinates para reunião na segunda-feira, dia 26
Palestra de Economia Doméstica é transferida para esta terça-feira 20 na Fundacc


Ilhabela
Manoel Marcos é acusado de lotear áreas de proteção
Prefeito nega venda irregular
Ilhabela esteve presente na Edição 2005 da Vale Expo Business
Atleta do Módulo é destaque em corrida solidária
Ajudante é morto a tiros na Barra Velha


São Sebastião
Marinha intensifica patrulha no Arquipélago de Alcatrazes
Veículos oficias retratam a cidade com belas imagens
Polícia flagra aterro em área de proteção
Comerciantes se reúnem para apoiar evento na praia em Juquehy
Câmara vota apenas uma moção de aplauso na sessão de hoje
Revelando mostra congada
Secretaria de Educação realiza seminário sobre Meio Ambiente
De olho no futuro
Prefeitura organiza Plenária Paritária Municipal de Saúde do Trabalhador
Agenda 21 tem encontro em Boiçucanga nesta quarta-feira, 21
Fundo Social divulga o “Peixinho estilizado” na II Semana de Vela
Requerimento de Kotian questiona obras na Praça Deodato Santana

Ubatuba
Ação popular acusa Câmara de improbidade administrativa
Projetos sobre quiosques voltam à pauta em Ubatuba
Disputa pelo PT em Ubatuba vai para o segundo turno
Assistência Social de Ubatuba implantará Projeto Ação Jovem
Lei das escolinhas de surf começa a ser discutida
Começou a Taça Paz de Iperoig de futebol de mesa


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Sem greve, Correios funcionam normalmente na região

Litoral Norte - A segunda-feira foi tranqüila nas agências dos Correios das quatro cidades da região, que abriram normalmente ao público e não cogitam a possibilidade de aderir à greve da categoria, em andamento desde a semana passada.
Pelo menos é essa a informação divulgada pelos gerentes das unidades ainda ontem, sem mais detalhes que, segundo eles, só poderiam ser fornecidos pela assessoria de imprensa da empresa, que fica em Bauru, no interior paulista.
Mas de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios no Vale do Paraíba, Ilson dos Santos, o que ocorre no Litoral Norte é diferente de outras localidades como, por exemplo, São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, que permanecem com serviços de entrega de correspondência parcialmente parados e contam com cerca de 50% dos funcio-nários a favor do movimento.
Ontem, uma nova assembléia foi realizada à tarde, em São José, em que os grevistas iriam avaliar a paralisação até agora e também o termo de conciliação proposto pelo Tribunal Superior do Trabalho "para sabermos se movimento prossegue e terá início em Pindamonhangaba", afirmou Ilson. A oferta do TST é de aumento de 6,75% agora e 3,61% para fevereiro de 2006, mais abono linear de R$ 800, conforme relatou o sindicalista.
Ele adiantou que "o mais provável" é que continue já que a proposta seria incompatível com o reajuste pedido pelos trabalhadores, que é de 20% de aumento real somado à inflação entre junho de 2004 a julho deste ano, que teria sido de 6,57% no período - agora juntamente com os dias em que houve a paralisação. (MV) (Fonte: Imprensa Livre)

2º Simpósio de Turismo do Litoral Norte traz autoridades para Caraguá
O evento trará para Caraguatatuba autoridades como o Secretário Estadual de Turismo, Fernando Longo, a presidente da ABBTUR, Marlene Matias e profissionais do SEBRAE, SENAC e EMBRATUR

Litoral Norte - O 2º Simpósio de Turismo do Litoral Norte acontece neste sábado, dia 24, no Teatro Municipal Mário Covas em Caraguatatuba, comemorando o Dia do Bacharel em Turismo e promovendo a integração dos bacharéis, estudantes, empresários e autoridades públicas do setor turístico no estado de São Paulo. O evento é de grande importância para a região pela oportunidade de discussão sobre a política estadual de turismo e da realização de atividades científicas e sociais.
O Simpósio é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Caraguatatuba, Faculdades Integradas Módulo e Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo, que contam com o apoio do SEBRAE/SP e do Sindicato dos Publicitários e Agenciadores de Propaganda e dos Trabalhadores em Empresas de Propaganda de São Paulo.
Participam do evento o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Fernando Longo; a presidente da ABBTUR/SP, Marlene Matias, o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro, o coordenador do curso de Turismo das Faculdades Integradas Módulo, Fernando Hanaoka, técnicos do SENAC-SP, do SEBRAE e da EMBRATUR, estudantes, professores e profissionais do Turismo na região.
De acordo com a programação, a abertura do evento será oficializada às 9h, com a palestra 'Política Estadual de Turismo' proferida pelo secretário estadual, Fernando Longo. Em seguida fala a bacharel Idália Jaqueline de Almeida (graduada em Turismo pelo centro Universitário UNIBERO, Especialista em Turismo pelo SENAC e professora da UNIFAI.
Às 11h, um painel debaterá o tema 'Profissional de Turismo: sucessos e desafios', coordenado pela Bel. em Turismo, Karla Passos Moraes (graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva, pós-graduanda em Educação pela PUC-SP, professora e assessora de Turismo da Secretaria Municipal de Caraguatatuba). Participam das discussões os Bacharéis em Turismo Claudia Moraes (Bel. Em Turismo pela PUC-Campinas, Licenciada em História pela Unicamp, Especialista em Patrimônio Cultural pela FAU/USP e mestre em Turismo pela ECA/USP, professora do curso de Turismo da Unibero e coordenadora de cursos de pós-graduação do Centro Universitário SENAC); Aline Delmanto, da SPTURIS; Vanessa Carvalho Mangialardo, professora de Turismo da UNIVAP; e a Tecnóloga Alessandra N. Pinheiro, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Após as discussões e os debates, a Secretaria de Turismo de Caraguá oferecerá aos visitantes uma programação que inclui subida ao Morro de Santo Antônio e vôo duplo de Paraglider, trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba, trilha da Praia do Capricórnio à Praia Brava, Beach Tour, e happy hour com MPB no Bar Armazem.
Inscrições e informações na Secretaria de Turismo, pelos telefones (12) 3882-1240/ 3882-6190. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Exército se despede de Caraguá com desfile militar e apresentação musical na Praça do Coreto
A 2ª divisão do Exército Brasileiro, que esteve em Caraguatatuba durante a última semana para a realização de um treinamento anual com o efetivo lotado em várias cidades do Estado de São Paulo, se despediu da cidade nesta quinta-feira 15, com um desfile militar e apresentação musical na praça Cândido Motta, no Centro da cidade

Caraguatatuba - A população de Caraguá foi presenteada na última quinta-feira 15, com um desfile militar que levou à Avenida da Praia cerca de 1.200 homens e 154 veículos (incluindo tanques, caminhões, helicópteros, entre outros), sob o som da banda musical do Exército, composta por 40 soldados, que sempre acompanham os demais militares nos treinamentos anuais.
O desfile teve início às 17h, com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar e primeira-dama, Rosângela Carrijo de Aguilar, do Comandante da 2ª divisão do Exército, General Renato Índio Costa Lemos, do Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve do Exército, General Prisco, do Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, General Bringel, Secretários Municipais, representantes da Polícia Militar de Caraguá, 11º Grupamento de Bombeiros, entre outros.
Na Avenida da Praia, cerca de mil pessoas acompanharam o desfile militar, feito especialmente para agradecer a acolhida da cidade aos 1200 homens que estiveram alojados aqui desde 12 de setembro, para o treinamento anual.
Após o desfile, a banda musical do Exército reuniu centenas de pessoas na Praça Cândido Motta, onde foi realizada uma apresentação da orquestra, durante 1h30.
Segundo explicou o setor de Comunicação do Exército, esse treinamento é de rotina, mas em outubro Caraguatatuba volta a receber 1200 militares para o treinamento específico destinados soldados que partem em dezembro para missão especial no Haiti.
A cidade deve receber o efetivo militar para esse treinamento a partir da segunda semana de outubro. (Fonte: PMC)

Caraguatatuba planta mudas para comemorar Dia da Árvore

Caraguatatuba - A cidade vai comemorar o Dia da Árvore, amanhã a partir das 9h30, plantando mudas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônia Maria Ribeiro da Silva, no bairro Jardim Califórnia, com a participação de secretários municipais e representantes de entidades da sociedade civil organizada.
A previsão é que sejam plantadas cerca de 15 espécies nativas na unidade, entre elas a aroeira e o manacá. A data antecede ao início da primavera, em 22 de setembro.
De acordo com o secretario municipal de Meio Ambiente Auracy Mansano, a proposta do plantio é de mostrar as crianças "a importância de se conservar uma árvore, da arborização e mata ciliar. As árvores são importantes para todos".
Afirmou que além da EMEF do Jardim Califórnia, também serão contempladas com as mudas outras unidades do município em bairros como Tinga, Casa Branca e Barranco Alto, totalizando aproximadamente 150 novas árvores plantadas. (Fonte: Imprensa Livre)

Corpo em decomposição é localizado na Tamoios

Caraguatatuba - Um corpo foi localizado na manhã de domingo, na estrada do Pouso Alto, próximo da rodovia Tamoios, onde teria sido "desovado" em uma ribanceira com aproximadamente 40 metros de altura. Ele estava em adiantado estado de decomposição, demonstrando que a morte pode ter ocorrido há cerca de dez dias.
O cadáver é do sexo masculino e estava com uma corda no pescoço, trajando calça de moletom vermelha, camisa amarela e tênis azul. Próximo da orelha havia marcas que podem ser de ferimento, mas somente a autópsia, que ainda seria feita, poderá confirmar, em razão do estado de decomposição.
Sem documentos, o corpo não foi identificado. Uma moradora, residente mais próxima da área pouco habitável, é que avisou a Policia Militar após ter recebido informação de populares sobre a presença de um cadáver, que exalava forte cheiro fétido, jogado no mato. O encontro de cadáver foi registrado na delegacia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Atleta das Faculdades Integradas Módulo é Campeao Sul-Americano de Jiu-Jitsu

Caraguatatuba - Domingo, 18 de setembro foi o dia escolhido pela CBJJO (Confederação Brasileira de Jiu-jitsu), para realizar o American Goldem Cup, o campeonato sul-americano de jiu-jitsu de 2005, onde os melhores atletas das Américas mediram forças no ginásio Canto do Rio, em Niterói R.J.
As faculdades Integradas Módulo de Caraguatatuba foram representadas pelo atleta Wladimir Andrés Rojo Vega do 4º semestre de Educação Física, o qual conquistou o tão sonhado topo no pódio tornando se o grande CAMPEÃO das Américas na categoria faixa azul pesadíssimo.
Mas o dia terminou com a disputa da categoria absoluto, na qual Wladimir conseguiu o 2º lugar, passando por adversários e tendo as conquistas valorizadas, já que, lutara o campeonato todo com 6 pontos na pálpebra direita a qual sangrou o tempo todo, mais que não foi o suficiente para fazer este guerreiro desistir.
"Agradeço a DEUS por me brindar com mais este dia de muita felicidade por ter alcançado os meus objetivos e ter preservado a minha integridade física, dedico as minhas conquistas ao meu filho Thomas, que não saiu do meu pensamento por um instante sequer, me fortalecendo nos piores momentos desta que considero até aqui, como a batalha mais difícil de 2005".
O atleta aproveita para salientar o incentivo dos patrocinadores: Faculdades Integradas Módulo, Auto Clean, Empresário Virgilio César Barroso Pinto, conexão Estufa II, academia força Ativa, porque sem a ajuda deles, não poderia disputar os campeonatos. (Fonte: Módulo)

Módulo doa alimentos da Semana da Profissão

Caraguatatuba - A Comunidade Divina Providência recebeu do Colégio e Faculdades Integradas Módulo, os alimentos arrecadados na 5ª Semana da Profissão, promovida em São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba.
Para a diretora da Comunidade Divina Providência, Roseneide Loiola, a doação foi bem vinda, já que a instituição se mantém por meio de doações. "O Módulo sempre doa os alimentos que arrecada em campanhas, torneios e gincanas, à nossa instituição e nós agradecemos a todos os que doaram porque nos ajuda muito, nossa casa sobrevive do trabalho de voluntários".
A casa de apoio aos moradores de rua, que fica em um sítio no Rio do Ouro atende hoje 23 homens. São acolhidos aqueles que aceitam o convite no momento em que recebem a sopa, que é servida pelos voluntários uma vez por semana em dois pontos da cidade.
No sítio, os acolhidos recebem alimentação e cuidados especiais, mas também há regras para seguir, como não fumar nem beber, ter hora para acordar e levantar, hora para trabalhar e hora para comer. A instituição oferece ainda apoio espiritual dos voluntários que são católicos. "Rezamos o 1º terço às 7 horas, fazemos oração três vezes ao dia, temos a celebração da palavra de Deus com eucaristia, às quartas e sábados, e missas no quarto domingo do mês".
De acordo com Loiola, é muito difícil manter essas pessoas dentro de casa. "A maioria quer voltar para a rua quando está melhor, mesmo assim é gratificante ajudar as pessoas que estão nesta situação", contou. Informações pelo telefone 3883-4547. (Fonte: Módulo)

Aguilar se reuniu com representantes de paróquias para responder sugestões 1ª Semana Social Diocesana
O prefeito de Caraguá reuniu-se com representantes das paróquias da cidade, para responder questões contidas no relatório elaborado no 1º semestre, durante a 1ª Semana Social Diocesana. Entre os assuntos discutidos durante a reunião foram destacadas as áreas de Saúde, Cultura, Serviços Municipais e Educação

Caraguatatuba - Representantes das paróquias de Caraguatatuba reuniram-se com o prefeito José Pereira de Aguilar nesta sexta-feira 16, no auditório da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, para abordar questões relacionadas à Saúde, Serviços Municipais, Educação, Urbanismo, entre outros, contidas no relatório elaborado pela diocese, durante a 1ª Semana Social Diocesana, realizada pelas paróquias no 1º semestre.
No evento, estiveram presente o prefeito Aguilar, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rosângela Carrijo de Aguilar, os Secretários Municipais, o Tenente Paes, representando o Comandante da PM de Caraguá, Cap. Marcondes, além de representantes das paróquias Santa Terezinha, Nossa Senhora da Glória, Catedral do Divino Espírito Santo, Santo Antônio, e ainda, o Conselho Tutelar, Casa Divina Providência, Pastoral Fé Política, entre outros.
Durante a reunião, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas, o prefeito Aguilar parabenizou a diocese pela realização da semana social. “Essa é uma nova iniciativa, que vai ao encontro de nossas prioridades também. A prefeitura tem procurado ouvir a população em suas principais necessidades e reinvindicações, por meio do Governo Itinerante. Com esse projeto, eu vou aos bairros ter um contato mais próximo com o munícipe. Além disso, tenho ido também a reuniões com Sociedades Amigos de Bairros, me colocando à disposição para falar com as pessoas. Responder às reivindicações contidas no relatório da diocese é uma boa oportunidade para mostrar que nosso governo não tem nada a esconder, e que, aos poucos estamos tentando solucionar os problemas da cidade, tornando-a ainda melhor em qualidade de vida”, explicou o Chefe do Executivo.
Algumas das questões apontadas no relatório, elaborado nos primeiros 6 meses de gestão municipal, já tinham sido solucionadas pela Prefeitura nesses últimos dois meses. Os Secretários explicaram o que já foi feito e as previsões para o Plano Plurianual, que contemplará as principais necessidades da população dentro do orçamento municipal para os próximos anos. (Fonte: PMC)

Abertura da 1ª Copa Rens’z de Futsal reuniu quase 1500 atletas em Caraguá
O campeonato conta com a participação de 1.480 atletas em disputas que aconteceraõ a partir do dia 24, sábado

Caraguatatuba - O CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) recebeu na manhã do dia 18, domingo, cerca de mil atletas para a abertura oficial do Campeonato Municipal de Futsal, 1ª Copa Rens’z, que iniciará as competições no dia 24, sábado. Os atletas disputarão seis categorias, sendo elas, sub-09, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-21.
O evento, que é organizado pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) LIFUSAC (Liga de Futebol de Salão Caraguatatubense) e a loja Rens’z Calçacdos, teve na cerimônia de abertura a presença do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Carrijo de Aguilar, do Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, do proprietário da Rens’z Calçados, Rafael Nena Tarralo, do presidente da LIFUSAC, Paulo Rogério Pimenta de Melo, e dos diretores da Secretaria de Esportes, Renato Aguilar e Luiz Cláudio Passos.
Durante a cerimônia, as equipes que irão disputar o campeonato fizeram o tradicional desfile de apresentação. O árbitro Paulo de Lins, que representou todos os árbitros que irão apitar o campeonato, fez o juramento; já representando os atletas, o juramento foi feito pela competidora Thais Martins.
Para o Secretário de Esportes, Nivaldo Alves, esse é o maior encontro de atletas disputando uma mesma modalidade. “Estão envolvidos nesta competição 1.480 atletas. Esta é a competição com o meior número de atletas em uma mesma modalidade em que realizamos. Isso já estava sendo cobrado pelos organizadores de times e agora graças a uma parceria com a loja de calçados Ren’z conseguidos viabilizar essa competição”, disse Alves.
O prefeito Aguilar falou da satisfação em promover um evento que envolve tantos jovens em um mesmo esporte. “Me orgulho em ver cidadãos que se preocupam com a educação, o social e o esporte, fico feliz que gostem de esportes e além de tudo, respeito todas as pessoas que se preocupam em organizar um time esportivo. Nesta admistração estamos priorizando o esporte, que é uma maneira de formarmos pessoas preocupadas com o bem estar e a educação. Valorizo também empresas que acreditam que o esporte é o caminho de tudo, e espero firmar parcerias para outros eventos que pretendemos promover.”
No final da cerimônia de abertura da Copa Rens’z a equipe de Ginástica Rítmica da SECER fez uma apresentação com a coreografia “A Torcida”. Já o grupo do projeto Escola da Família da Escola Estadual Dr. Eduardo Correia da Costa Júnior, apresentou uma coreografia que foi a 3ª colocada no Festival de Campos do Jordão. (Fonte: PMC)

Secretário de Turismo convida comercinates para reunião na segunda-feira
Comerciantes de bares, quiosques e restaurantes estão convidados para a reunião com o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, para discussão de propostas para 2006, inclusive a criação de um novo evento gastronômico.

Caraguatatuba - O Secretário de Trismo de Caraguatatuba, Ricardo de Lima Ribeiro, irá reunir-se com os proprietários de bares, restaurantes, e quiosques para tratar dos detalhes do evento gastronômico que a secretraia pretende realizar em 2006.
A reunião acontecerá no auditório CEPROLIN (Centro profissional do Litoral Norte), às 15h30. Os interessados devem comparecer no local e hora marcados.
No encontro, o secretário ouvirá propostas dos comerciantes para o evento gastronômico que será realizado em 2006, e também outras propostas para eventos no próximo ano. (Fonte: PMC)

Palestra de Economia Doméstica é transferida para esta terça-feira 20 na Fundacc
A Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Associação Comercial está promovendo nesta terça-feira 20, uma palestra sobre Economia Doméstica, para servidores municipais, comerciantes e comerciários, com o diretor administrativo financeiro da Crozariol. As vagas são limitadas e para participar, basta inscrever-se na Administração, levando 400gr de leite em pó

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal da Administração, está promovendo em parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), uma palestra sobre Economia Doméstica, para funcionários públicos municipais. O evento, que estava previsto para esta segunda-feira, foi transferido para hoje, terça-feira 20, no auditório da FUNDACC, às 19h, na rua Santa Cruz, 396, no Centro.
Para inscrever-se na palestra, é necessário que o servidor leve um pacote de 400gr de leite em pó, no setor de Treinamento e Desenvolvimento da SECAD, o qual será trocado por um convite para o workshop.
O tema será ministrado pelo administrador de empresas, José Garcia Roman Filho, que atua como diretor administrativo e financeiro da Crozariol há 25 anos. O palestrante também atua como facilitador e coordenador de treinamentos empresariais e defende o planejamento financeiro familiar como pré-requisito para o sucesso. Segundo Roman, “financeiramente as pessoas não pensam em fracassar, mas fracassam justamente por não planejar”.
De acordo com a Secretaria da Administração, que ao longo do ano vem proporcionando workshops e treinamentos para o servidor público, visando aperfeiçoar e enriquecer o currículo dos funcionários, essa palestra está sendo realizada com o objetivo de orientar sobre um melhor planejamento nas finanças domésticas para melhor administração da vida financeira pessoal e familiar.
Podem participar do evento somente funcionários da Prefeitura de Caraguá. As inscrições devem ser feitas com antecedência, uma vez que o auditório da FUNDACC possui apenas 144 lugares. Todo leite arrecadado será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba. Mais informações pelo (12) 3883-2400, com Ana Angélica. Participe! (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Manoel Marcos é acusado de lotear áreas de proteção
Prefeito de Ilhabela depõe hoje na Assembléia Legislativa sob acusação de vender terrenos do Parque Estadual

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), presta depoimento hoje na Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, que apura o envolvimento do prefeito em construções irregulares no Parque Estadual do município.
As denúncias estão sendo apuradas desde abril pela comissão legislativa e também são alvo de um inquérito aberto pelo Ministério Público no final do ano passado.
Um levantamento do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais), realizado em 2004 no Loteamento Siriúba 2, localizado no Morro do Elefante, constatou que 60% dos 190 lotes apresentaram irregularidades por estarem inseridos, total ou parcialmente, em área do Parque Estadual ou de preservação permanente.
O prefeito Manoel Marcos Ferreira, que cumpre o segundo mandato à frente do Executivo, é sócio-proprietário da imobiliária Ilhabela, que teria comercializado vários terrenos no local.
O laudo do DEPRN, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, foi realizado a pedido do Ministério Público local.
Ferreira disse ontem que o depoimento será uma oportunidade de apresentar sua defesa no caso. A audiência com o prefeito está marcada para às 15h na Assembléia Legislativa.
De acordo com o petebista, o loteamento foi lançado em 1975, dois anos antes do decreto que transformou a área em Parque Estadual. A área de preservação ocupa 85% do município de Ilhabela (leia texto nesta página).
VISTORIA - O deputado estadual Sebastião Almeida (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, afirmou ontem que as denúncias são 'graves' e que outras pessoas poderão ser convidadas a depor no processo.
Entre elas, estão técnicos do DEPRN que fizeram o levantamento na área e sócios do prefeito na imobiliária. O prefeito Manoel Marcos Ferreira será o primeiro a prestar esclarecimentos à comissão.
"De acordo com as denúncias que chegaram, principalmente pela imprensa, o prefeito estaria envolvido na venda dos lotes. Isso é inconcebível. Tudo precisa ser esclarecido", afirmou Almeida.
Segundo o parlamentar petebista, ele foi procurado por moradores de Ilhabela que pediram a intervenção da Assembléia no caso.
Ainda de acordo com o deputado, depois do depoimento do prefeito, um grupo de parlamentares que integra a Comissão de Meio Ambiente, deve fazer uma vistoria na área do loteamento Siriúba 2. A comissão tem nove integrantes.
O deputado estadual Carlinhos Almeida (PT), que tem base em São José dos Campos, disse ontem que vai acompanhar o depoimento do prefeito Manoel Marcos Ferreira.
O depoimento também deve ser acompanhado pelo deputado estadual Campos Machado, principal líder do PTB -- partido de Ferreira -- no Estado. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito nega venda irregular

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos Ferreira (PTB), disse ontem que o depoimento na Assembléia Legislativa será uma 'execelente oportunidade' de apresentar sua defesa no caso.
Segundo o prefeito, ele vai levar várias documentos que atestam que não houve irregularidades na comercialização dos lotes.
"O loteamento é de 1975 e o decreto transformando a área em parque estadual é de 1977. Foi o parque que invadiu o loteamento", afirmou o prefeito.
Ferreira confirmou que é sócio-proprietário da imobiliária, mas está afastado da atividade empresarial desde 2001, quando assumiu o primeiro mandato de prefeito.
Segundo ele, todos os projetos de edificação aprovados no município contam com aval de órgãos ambientais. "Estamos agindo com o máximo rigor em relação às construções irregulares", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela esteve presente na Edição 2005 da Vale Expo Business

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, juntamente com a Associação Comercial e Industrial e Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes, esteve presente na edição 2005 da Vale Expo Business, realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, no Pavilhão e Auditório de Eventos da UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) em São José dos Campos.
A Vale Expo Business é uma realização da empresa ISONET com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, CODIVAP, Associação Comercial de São José dos Campos, SEBRAE-SP e ABRH – NACINAL e, é um evento Empresarial Internacional de Negócios Multisetoriais que promove encontro de profissionais de empresas e entidades de diversos segmentos para incremento de negócios. Dentre esses segmentos estão envolvidos: Desenvolvimento Municipal; Fabricação; Manutenção; Informática e TI; Comércio Exterior; Logística e marketing; Empresas de RH; Serviços de Saúde; Instituições de Ensino; Gestão Qualidade; Serviços Gerais; Meio Ambiente Industrial e Segurança Ocupacional.
Fizeram parte 56 estandes, sendo 42 de municípios participantes divididos entre Litoral, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, que se apresentaram lançando produtos que identificassem suas atividades, e 14 estandes de empresas que participaram da Roda de Negócios VEB 2005.
Mais uma vez, Ilhabela além de sua participação com o trade local, também participou em conjunto com as outras três cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba), que formam o Circulo Litoral Norte Paulista, apresentando produtos turísticos e fortalecendo a idéia de que a região é turisticamente viável.
Na oportunidade, aconteceu o contato com o superintendente da INFRAERO, Jorge Fernando Manzoni dos Santos, entre um representante do Circuito Litoral Norte Paulista, Paulo Martins do Ciaventura, e do Circuito Mantiqueira, Paulo Eduardo, que agendaram um encontro, em São José dos Campos, para discutirem com outros circuitos que compõem o Cone Leste Paulista, a possibilidade de “charters” exclusivos para toda a região.
Para o secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela, Ricardo Fazzini Dias, “este evento, sem dúvida alguma, resultou em uma grande evolução para alavancar o desenvolvimento do Potencial Turístico da região”. (Fonte: PMI)

Atleta do Módulo é destaque em corrida solidária

Ilhabela - O atleta de Ilhabela Deissomar Santos representou o Litoral Norte na 1ª Corrida Solidária de São Vicente, realizada no município de São Vicente no último dia 18, com a participação de 350 atletas vindos da grande São Paulo, Litoral e Baixada Santista.
A disputa de 8 quilômetros visou arrecadar fundos para a compra de uma cadeira de rodas para o garoto Antonio Rafael, de São Vicente. Deissomar Santos, que é integrante do Programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo foi um dos destaques da competição, embora tenha chegado com atraso na largada por não conhecer o local da prova.
"Se não fosse o atraso chegaria entre as primeiras colocações, porque mesmo com três minutos de atraso, consegui fazer uma corrida de recuperação, correndo forte para compensar o tempo perdido. A recompensa veio no final com a quinta colocação e a sensação de ter ajudado um criança que precisa", declarou. (Fonte: Módulo)

Ajudante é morto a tiros na Barra Velha

Ilhabela - O ajudante geral Manoel Messias da Silva, de 25 anos, conhecido por "Guel", foi assassinado na madrugada de domingo, com seis tiros. O crime aconteceu no bairro Barra Velha.
A Polícia Militar foi avisada por populares e chegando no local, encontrou a vítima sendo levada pela ambulância até o pronto-socorro aonde chegou morta.
O ajudante foi atingido com tiros nas costas, nuca e tórax. Ele já tem passagens pela polícia em furto e porte de drogas. "Guel" seria usuário de entorpecentes. A autoria e motivo do crime são investigados na delegacia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Marinha intensifica patrulha no Arquipélago de Alcatrazes

São Sebastião - A Marinha decidiu intensificar o patrulhamento na região do Arquipélago de Alcatrazes, localizado a 35 quilômetros da costa de São Sebastião, em razão da presença de embarcações de pesca e de recreio na área.
A fiscalização será comandada pela delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião. O arquipélago é uma área de preservação ambiental e também é utilizado pela Marinha para exercícios de tiro.
A presença de embarcações ao largo da costa do arquipélago só é permitida com a autorização da delegacia naval, mas a pesca é proibida.
Segundo o tenente Roberto Braz Ferreira, encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário da capitania, recentemente foi registrado a presença de muitas embarcações na área.
A fiscalização será feita por inspetores navais, que terão o auxílio de navios, lanchas de deslocamento rápido e helicópteros da frota naval.
Os barcos encontrados dentro do perímetro do arquipélago serão notificados e os proprietários poderão ser multados. O valor da multa é de até R$ 1.600.
"Após ser notificado, o proprietário da embarcação tem prazo de 8 dias para comparecer à capitania para dar explicações. Caso seja multado, ele terá prazo de 15 dias para apresentar defesa", afirmou o militar.
Segundo Ferreira, 70% das embarcações que navegam nas proximidades de Alcatrazes são da região.
O arquipélago tem 2.700 metros de extensão e 950 metros de largura. O local abriga a estação ecológica Tupinambás e uma área preservada de 1.440 hectares, onde são encontradas aves e répteis.
Neste ano, a Marinha foi multada duas vezes pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) por falta de licença para a prática de exercícios de tiro. (Fonte: ValeParaibano)

Veículos oficias retratam a cidade com belas imagens

São Sebastião - Quem anda pelas ruas já deve ter percebido que alguns carros da nova frota da Prefeitura de São Sebastião estão com adesivos que retratam as paisagens do município no vidro traseiro. Entre as imagens, fotos das praias de Maresias, Boiçucanga, Toque Toque, Centro Histórico, entre outras.
De acordo com o motorista Amilton Ricardo Santana, que teve a idéia da confecção dos adesivos, o objetivo é mostrar parte do que o município tem de mais bonito, como os recursos históricos, culturais e naturais. "Cerca de 10 carros realizam viagens pra fora do município por dia, com esses adesivos, vamos divulgar a cidade e fomentar o turismo, porque em muitas cidades onde viajamos, as pessoas não conhecem São Sebastião. É uma propaganda saudável", disse Santana.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Júlio César Elias Buzi, esses adesivos estão apenas disponíveis para os carros oficiais da Prefeitura, a fim de mostrar atividades de turismo disponíveis na cidade para a visitação dos turistas. Ele também destacou que apesar de ocuparem todo o vidro traseiro do veículo, os adesivos não atrapalham o motorista. "Os adesivos são feitos com uma camada transparente que permite uma boa visibilidade para o motorista", explica Buzi. O secretário ainda acrescentou que a Prefeitura tem a pretensão de colocar adesivos em toda a frota de carros. (Fonte: PMSS)

Polícia flagra aterro em área de proteção

São Sebastião - A Polícia Ambiental flagrou às 19h de anteontem dois homens aterrando vegetação de mangue no bairro Canta Mar, em São Sebastião. A área afetada, de 1.330 metros quadrados, é de proteção ambiental. Segundo a Polícia Ambiental, o proprietário do terreno, Calixto Gomes do Nascimento, 41 anos, e o empreiteiro da obra, José Milton Duarte Cordeiro, 63 anos, trabalhavam no local quando foram surpreendidos. Eles tentaram fugir pela mata, mas foram capturados. Os acusados foram encaminhados à delegacia, onde pagaram fiança de R$ 300 cada um e foram liberados. Eles responderão processo por crime ambiental. A pena varia de 1 a 3 anos de prisão. (Fonte: ValeParaibano)

Comerciantes se reúnem para apoiar evento na praia em Juquehy

São Sebastião - 40 comerciantes de Juquehy, na Costa Sul, se reuniram ontem em hotel do bairro, com a organização do campeonato de esportes de areia Spring Break, previsto para acontecer entre os dias 1 e 2 de outubro.
A reunião ocorreu para prestar apoio à realização do evento que, segundo eles, injetará dinheiro na economia local - a estimativa dos organizadores é de que se reúnam pelo menos 10 mil estudantes universitários do Estado.
O empresariado se manifestou contrário à posição da secretária da Sociedade Amigos de Juquehy, Regina Helena de Paiva Ramos, que no último sábado afirmou ao Imprensa Livre, em nome da entidade, que encaminhou ofício ao prefeito Juan Garcia informando que a Samju pode representar na Justiça para tentar conseguir o cancelamento da competição.
Em seus argumentos Regina lembrou que na gestão anterior também houve tentativa semelhante, que a entidade conseguiu cancelar. "O referido evento, mascarado de competição esportiva, na verdade propiciará aos 3.500 participantes a possibilidade de passar a noite em baladas, em tenda montada na praia, que terá 5 mil metros quadrados e na qual tocarão sete bandas conhecidas, que certamente propagarão seus insuportáveis decibéis pelo bairro", diz trecho do documento publicado na notícia.
Mas, desta vez, se depender da vontade dos lojistas, a competição vai acontecer. De acordo com o vereador Carlos Augusto Senattore, o Guto, chamado pelos comerciantes para participar da reunião, o organizador do evento, Eduardo Quilici, detalhou a infra-estrutura da competição.
"Dispõe de ambulâncias, banheiros químicos, mais de 100 seguranças e para os comer-ciantes, se estiver dentro da legalidade e com todos pontos exigidos pela prefeitura, não tem motivos para não acontecer", disse o parlamentar, que acrescentou: "Está todo mundo precisando de dinheiro e a competição só vai movimentar o bairro, com as atividades esportivas".
A assessoria de imprensa do 1° Spring Break informou ontem, por meio de nota, que o foco da competição "é principalmente as atividades esportivas, que têm como objetivo a integração de diversos jovens universitários durante os dois dias da realização do evento, com uma série de jogos na areia, como voleibol, futebol e futvôlei".
Conforme o setor, para a competição em Juquehy foram "providenciadas todas as exigências estabelecidas pela Prefeitura e Corpo de Bombeiros". Além da documentação, os organi-zadores se comprometeram a garantir a infra-estrutura necessária e solicitada para que não ocorram problemas e transtornos, conforme o argumento exposto pela Samju. "Segurança particular na área do evento com o auxílio da Polícia Militar, já notificada, além de banheiros químicos para homens, mulheres e deficientes, que terão o tratamento dos dejetos fora de São Sebastião, para não sobrecarregar o sistema local", explicou a assessoria.
Segundo a nota, haverá também uma equipe de salva-vidas atuando 24 horas por dia e ambulatório médico.
Ações - A assessoria garantiu que não haverá danos ao meio ambiente de Juquehy. "A limpeza pública se dará com o recolhimento de latas ao Fundo Social de Solidariedade do município, em comum acordo com a secretaria de Esportes".
Além disso, afirmam os promotores, na página da internet do evento está sendo feita, gratuitamente, a divulgação de promoções para universitários feitas por hotéis, pousadas e restaurantes da cidade "e o estacionamento, com seguro contra roubo, possui vagas sufi- cientes para os dois dias de competição". (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara vota apenas uma moção de aplauso na sessão de hoje

São Sebastião - Se não ocorrer nenhuma mudança, a sessão de Câmara de hoje a noite deve ser bem tranquila. Isso porque até agora não há nenhum projeto de lei previsto para ser votado. Na pauta estava apenas uma moção de aplausos e reconhecimento, de autoria do vereador Marcelo Mattos.
Ele quer homenagear o pastor Paulo Oliveira Franco por meio de moção que apresentou ao legislativo na semana passada e foi encaminhada para votação. Na semana passada, os vereadores aprovaram por unanimidade três moções semelhantes a esta: uma para a primeira-dama de São Sebastião, outra para os apresentadores do programa Arquibancada e uma terceira para Luiz Carlos Cardim.
A homenagem foi feita após o encerramento das discussões do dia.
Hoje deve ser feita a leitura do projeto de lei complementar que institui o Programa de Recuperação Fiscal Municipal e de uma moção à Fanese (Fanfarra Estudantil Sebastianense).
Ainda no expediente serão votados os pareceres a projeto de lei que obriga o atendimento sem filas nas agências bancárias; que declara de utilidade pública a Associação Abrigo dos Anjos; e que autoriza o Executivo criar um veículo de imprensa oficial do município.
Treze requerimentos devem ser apresentados. Alguns deles referem-se à obra da praça Deodato Santana na Topolândia, iluminação na orla da praia do São Francisco, limpeza pública no Pontal da Cruz e contratos com empresas que prestam serviços à Prefeitura. A pauta poderá sofrer apenas alterações caso entre algum projeto em regime de urgência. (Fonte: Imprensa Livre)

Revelando mostra congada

São Sebastião - A congada do bairro de São Francisco esteve presente ontem (18/09) no último dia do 9º Festival de Cultura Regional - Revelando São Paulo na fase estadual. A congada foi muito aplaudida pelo público, por ser o grupo que ilustrou o cartaz do painel de entrada do Festival. Na última terça-feira (13/07), o secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Júlio Buzi, participou de uma reunião com a Secretaria de Cultura de Estado, a fim de trazer o Revelando São Paulo para o Litoral Norte. "Seria como que se dividíssemos o evento em três fases, a do Litoral, a do Vale do Paraíba e por último a Estadual", explicou o secretário. Cerca de 500 mil pessoas participaram dos nove dias do Festival que também teve um estande da Cooperativa dos Artesãos (Cooperartess) de São Sebastião. O evento foi organizado pela Secretaria Estadual de Cultura com o objetivo de resgatar a cultura das cidades do Estado. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Educação realiza seminário sobre Meio Ambiente

São Sebastião - A Secretaria de Educação (Seduc), realizará no próximo dia 22, no Teatro Municipal, das 8h às 17h, o "Seminário Meio Ambiente na Educação", que visa oferecer informações sobre educação ambiental à rede de ensino. Esse evento atende somente diretores, coordenadores e professores do ensino médio e fundamental.
Cada escola será representada da seguinte forma: de 1º à 4º série, qualquer professor poderá participar do evento e, de 5º à 8º, somente professores da disciplina de Ciências. Além de São Sebastião, os municípios de Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela também foram convidados para participar do seminário.
Segundo a diretora Pedagógica da Seduc, Genoveva Pons Garcia, a idéia é conscientizar os alunos, por meio das escolas, para que futuramente preservem a natureza. "A Prefeitura espera que todos abracem as propostas abordadas", completou a diretora da Seduc.
No período da manhã, a abertura às 8h terá o vídeo "São Sebastião ontem e hoje", de Helder Guedes. A programação segue da seguinte maneira: às 8h30, o professor Pablo Oyanedel estará regendo o coral das escolas municipais, às 9h coffee break, e na seqüência o Hino Nacional.
A primeira palestra será às 10h sobre "Gerenciamento Costeiro", com André Vianna, logo após a formação da mesa. Seguindo a programação, às 10h45, haverá a palestra "Os Mitos em Educação Ambiental: o Caso dos Resíduos", com Patrícia Blaut.
Já no período da tarde, às 13h30, apresentação de dança da APAE com o tema: "Planeta Água", de Guilherme Arantes. Na seqüência acontece a palestra sobre "Congelamento de Áreas", com a procuradora ambiental da Prefeitura, Sueli Stropp. Às 14h30, o presidente da Federação Pró-Costa Altlântica, Téo Balieiro, ministra a palestra sobre "Gestão Participativa".
Logo depois, às 15h15, uma mesa redonda com André Vianna, Sueli Stropp, Patrícia Blauth e Téo Balieiro. No decorrer da tarde será servido o coffe break e depois haverá a peça teatral "Sinfonia Para uma Vida: o homem redescobrindo seu lugar no mundo" com alunos de 5º ab 8º série da EM "Maria José da Penha Frúgolli", da Enseada.
Segundo a professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Elizabete de Lima Ferreira, a performance de dança tratará alguns dos temas abordados. (Fonte: PMSS)

De olho no futuro

São Sebastião - Enquanto os atletas estão nas águas no canal de São Sebastião, considerado o melhor do Brasil para a prática de esportes como a Vela, os pais ficam na areia na praia, buscando meios de acompanhar e torcer pelos filhos. A ansiedade é característica marcante nos familiares que acompanham os pequenos velejadores em competições com a II Semana de Vela de São Sebastião. Também não é para menos, crianças com idade a partir de seis, sete anos já se lançam nas águas, sozinhas, com toda responsabilidade de comandar embarcações e obter bons resultados. São mesmo pequenos prodígios em busca da melhor rajada. (Fonte: PMSS)

Prefeitura organiza Plenária Paritária Municipal de Saúde do Trabalhador

São Sebastião - Aprofundar com a sociedade as questões de saúde do trabalhador requer um amplo debate propositivo entre os setores de governo envolvidos e suas respectivas instâncias de gestão participativa.
Hoje, a responsabilidade pelas ações nas áreas de segurança e saúde dos trabalhadores está fragmentada em três setores de governo: trabalho, saúde e Previdência Social.
A 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador-CNST a ser realizada entre os dias 09 e 12 de novembro de 2005, em Brasília, convocada pelos Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, pretende pautar uma discussão nacional sobre a luta dos trabalhadores brasileiros por melhores condições no trabalho.
E a Prefeitura de São Sebastião, preocupada com o tema, não quer ficar longe dessa discussão, desenvolvendo, através da Secretaria da Saúde, no próximo dia 20 de setembro, a partir das 13h, no Teatro Municipal, a Plenária Paritária Municipal de Saúde do Trabalhador. A reunião tem por objetivo, exclusivamente, eleger delegados para participarem da etapa regional da 3ª CNST.
O médico Dr. Nelson James Wright ministrará uma palestra sobre o tema. Além disso, o evento servirá para eleger quatro delegados titulares (uma vaga destinada ao governo ou prestador de serviços; uma vaga para profissional de saúde; e dois representantes da sociedade civil organizada) e quatro suplentes.
A 3ª CNST terá como tema central "Trabalhar sim, adoecer não", abordando ainda três eixos temáticos: a integralidade e a transversalidade da ação do Estado em saúde dos trabalhadores; incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no País; e efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores.
O objetivo é a promoção de diretrizes para efetivar a ação articulada dos órgãos setoriais do Estado na execução da política pública já definida e para ampliação e efetivação do controle social.
Só no Estado de São Paulo, estima-se que cerca de 400 mil trabalhadores por ano têm sua saúde comprometida. Dois trabalhadores morrem a cada três horas, e 80 mil ficam mutilados. A estimativa do custo social disso tudo é de U$S 4,8 bilhões. (Fonte: PMSS)

Agenda 21 tem encontro em Boiçucanga nesta quarta-feira, 21

São Sebastião - Na próxima quarta-feira, (21/09) a equipe da Agenda 21 realizará mais uma reunião local, agora na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, a partir das 19 horas, com o tema "Integrar e mobilizar". Representantes da Secretaria de Turismo (Sectur), do Meio Ambiente (Semur), da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau) estarão presentes no evento.
De acordo com a equipe que organiza o evento, a Agenda 21 é um processo educativo, informativo e de mobilização das comunidades para ser definido o futuro comum a todos. Para isto, segundo o grupo, é preciso estabelecer um compromisso entre a população, respeitando o passado, conhecendo o presente e agindo para melhorar as vidas no futuro próximo.
Entre os debates serão discutidos temas sobre as ações dos grupos locais, a formação de grupos de trabalho da área pedagógica, comunicação, a Rede 21 e o Concurso Estudantil Agenda 21, que envolve as quatro cidades do Litoral Norte. O Concurso Estudantil Agenda 21 do Litoral Norte tem como objetivo divulgar o programa Agenda 21, em fase de elaboração, além de incentivar e estimular crianças, adolescentes e adultos a participarem da luta pelo desenvolvimento sustentável e por uma sociedade justa.
As inscrições para o Concurso Estudantil Agenda 21 do Litoral Norte - com o tema "O que é Agenda 21?" terminam na próxima quarta-feira, 21 de setembro. O concurso é idealizado e organizado pelo grupo do programa Agenda 21, e destinado a todos os estudantes da rede municipal, estadual e particular.
A Agenda 21 é a primeira ação organizada globalmente para melhorar a qualidade de vida no planeta. O compromisso de construir a Agenda 21 foi assinado por 179 países na Eco-92, inclusive o Brasil. Para fazer a Agenda 21 a população, sociedade civil e governo trabalham juntos, para levantar os problemas e as soluções e para executar os planos de ação com fins de resolver os problemas. Vale ressaltar que qualquer pessoa pode participar da Agenda 21. A inscrição pode ser feita enviando um e-mail para agenda21litoralnorte@grupos.com.br, participando de reuniões ou entrando em contato com a Sectur pelo telefone 3892-2620, no ramal 24. (Fonte: PMSS)

Fundo Social divulga o “Peixinho estilizado” na II Semana de Vela

São Sebastião - Durante a II Semana de Vela de São Sebastião, o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Sebastião vendeu camisetas da II Semana de Vela, adesivos e camisas do “Peixinho estilizado”, símbolo turístico de São Sebastião, com objetivo de divulgar a logomarca da cidade e ajudar as pessoas carentes da cidade.
De acordo com o engenheiro Marco Duran, o “peixinho” é um símbolo interessante porque é voltado para o canal marítimo de São Sebastião e retrata as comidas típicas da cidade. “Acho muito interessante e bonito esse símbolo e a forma de divulgá-lo para o turista”, declarou Duran.
A II Semana de Vela tem a realização da Prefeitura de São Sebastião e Fevesp (Federação de Vela do Estado de São Paulo), com patrocínio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, Porto Grande Hotel, Banespa, Pão de Açúcar, Racco Cosméticos, Associação Comercial e Industrial de São Sebastião e IBL. (Fonte: PMSS)

Requerimento de Kotian questiona obras na Praça Deodato Santana

São Sebastião – O vereador Modesto Koji Ono, o 'Kotian' (PTB), apresenta na sessão de hoje requerimento endereçado ao Executivo no qual questiona a continuidade das obras na Praça Deodato Santana, bairro da Topolândia. O parlamentar ressalta que inúmeros moradores da região têm o procurado para a resolução do problema. "Apresento este documento para o residente das imediações, incluindo Itatinga e Olaria, pois a praça é um espaço público muito utilizado", disse. Em outro requerimento, o edil pede a previsão da chegada de iluminação na rua Manoel Eduardo de Morais, bairro da Enseada, a partir do número 427. Para Kotian a localidade precisa de melhorias. "Se até esta numeração há luz, porque não na continuidade desta via de acesso"?, indagou.
Em mais outros dois requerimentos, o parlamentar solicita informações ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem) pedindo vistoria no trecho da SP-55 entre os bairros da Enseada e São Francisco. Segundo Kotian, há perigo de deslizamento de barreiras, queda de pedras e de árvores. Já em outro documento, o vereador pede através de requerimento informações a Sabesp sobre qual a previsão da chegada de rede de esgoto na Rua Manoel Eduardo de Morais, bairro da Enseada, a partir do número 427. "Quero informações se há obras em andamento na referida localidade", frisou.
Finalizando, Kotian pede informações sobre quais horários e dias que os caminhões de lixo passam pelo bairro Pontal da Cruz. Segundo ele, há falta de lixeiras na localidade. "Pelo menos é a reclamação dos munícipes e devo acatar estes pedidos", lembrou. O vereador pede também com detalhes informações sobre quantas lixeiras há por rua no bairro.
Roubo de Barcos - Kotian pede, através de requerimento, informações sobre a previsão de retorno de iluminação na orla da praia no bairro São Francisco. "Devido à falta de luz naquela região, está havendo roubos de barcos", O vereador relembra que falou com o diretor-presidente da Colônia dos Pescadores, Guilmer Tavares. "Através de minha assessoria pedi informações ao Guilmer e ele me comprou a falta de luz na orla há aproximadamente 25 dias", concluiu. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Ação popular acusa Câmara de improbidade administrativa

Ubatuba - O advogado Vicente Malta Pagliuso protocolou, no último dia 16, junto à 2ª Vara Cível da Comarca de Ubatuba, uma petição, nos autos de uma ação popular que ele vem movendo desde março do corrente ano, em face à Câmara Municipal e os componentes da Mesa Diretora.
No documento o advogado diz que há uma "preocupação da comunidade jurídica e do povo em geral, e não apenas deste subscritor, no sentido de execrar o nepotismo, em todos os níveis...". Pagliuso afirma que na ação ele vem questionando a forma como as coisas acontecem dentro da Casa de Leis, que segundo ele dão margem ao favoritismo.
Na petição o advogado fez referência a episódio ocorrido na sessão do último dia 13, quando um desentendimento entre funcionários da empresa televisiva que transmite as sessões desencadeou a presença da polícia:
"Escandalosa foi a sessão do dia 13 corrente, onde se fez necessária a presença da Polícia Militar para contornar a improbidade administrativa do Presidente. Ocorreu que, como se comenta, a firma contratada para transmitir a sessão ao vivo não conseguiu dispensar dois de seus funcionários, em razão de estes serem a condição da contratação envolvendo favoritismo e apadrinha-mento por conta do Presidente e do vereador Edílson Félix".
O proprietário da TV Iperoig, que venceu a licitação para transmitir as sessões, afirma que os dois funcionários citados foram dispensados de suas funções, ao contrário do que diz o documento.
Já o presidente da Câmara, Jairo dos Santos (PT), afirmou que o advogado "é uma pessoa muito polêmica, que está trabalhando em interesses próprios". Jairo afirma que Vicente Malta Pagliuso usa "destes métodos" para conseguir um emprego na Câmara, o que teria tentado na ultima transição, sem sucesso: "Ele vem fazendo isso há muito tempo, mas não tem credi-bilidade na cidade", completou o presidente da Câmara que afirmou ter entrado com ação contra o advogado por calúnia e difamação.
De seu lado, Vicente enfatiza que os comentários são do povo e que "nunca viu uma Mesa Diretora da Câmara tão mal falada pela população". A principal questão da ação popular é, segundo ele, a contratação de novos assessores, que corresponderiam aos três vereadores que hoje não existem mais (desde que o número de vereadores passou de 13 para 10).
"Hoje continua existindo o mesmo número de assessores de quando havia 13 vereadores. Eles dizem que isso não tem relação com os vereadores, mas não é verdade, porque são eles que escolhem os assessores. Isso pode caracterizar até uma espécie de mensalão, porque dizem que alguns vereadores dividem dinheiro com os assessores.
Eu não tenho como provar, mas é o comentário na cidade", acusa.
Jairo dos Santos se defende dizendo que foi um consenso da Mesa Diretora manter todos os assessores e que isso é prática normal em diversas cidades.
"Eu como cidadão acho tudo isso uma vergonha e por conta disso sofri cinco processos-crime. O PT que sempre disse o que quis na oposição, na presidência da Câmara não permitiu que eu entrasse com o requerimento pedindo nome e qualificação dos vereadores", acrescentou o advogado Vicente Pagliuso.
"Considero a gestão atual da Câmara uma das piores que já existiu até hoje. É a mais déspota que eu já vi, mesmo sendo PT. Dizem que eu faço tudo isso porque não consegui emprego lá dentro, mas é tudo mentira porque nunca pretendi trabalhar lá. Porém nunca explicaram o número de assessores e por que tem muito vereador que nunca fez um projeto de lei".
Ainda segundo o advogado que entrou com a ação popular, sua intenção é que a Mesa Diretora da Câmara tenha que devolver cerca de R$ 360 mil por ano aos cofres públicos. "E se for entendido que há improbidade administrativa, pode haver a perda dos direitos políticos", frisou. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre)

Projetos sobre quiosques voltam à pauta em Ubatuba

Ubatuba - Dois projetos de lei que já foram diversas vezes adiados voltam à Ordem do Dia de hoje na Câmara Municipal de Ubatuba.
Um é o Projeto de Lei nº 047/05, do presidente da Casa, Jairo dos Santos (PT), que revoga a Lei 2.648/05, que estipula nova padronização dos módulos de praia estipulada pela Lei Municipal 840/86 e o outro é o de nº 053/05, da Mesa, que restabelece o inciso III, do artigo 11, da Lei 840/86, que veda ao permis-sionário de comercio nas praias do município "ceder ou transferir a terceiros a permissão de uso, a titulo gratuito ou oneroso".
Quando questionado sobre a votação de ambos, Jairo dos Santos afirmou que está fazendo o possível para que desta vez não sejam adiados, inclusive uma reunião, hoje, entre os permissionários, Prefeitura e vereança.
Alguns dos quiosques estão com suas obras paralisadas há meses depois de decisão da Juíza da 2ª Vara da Comarca de Ubatuba, Ana Lia Beall. Depois de ser aprovado na última semana, agora entra na pauta a Redação Final do Projeto de Lei nº 084/05, do Executivo, que dispõe sobre o congelamento de núcleos habitacionais irregulares no município de Ubatuba.
Outros quatro projetos de lei que já foram outrora adiados voltam à Ordem do Dia hoje: o de nº 058/05, de autoria do vereador Marcos Francisco (PSC), que cria no Município de Ubatuba o Programa "Leve Leite em Pó"; o Substitutivo nº 01 ao Projeto de Lei nº 060/05, do vereador Charles Medeiros, que constitui comissão para realizar os estudos e projetos para construção de Monumento a Paz de Iperoig; do Executivo, o Projeto de Lei n º 064/05, que autoriza a Prefeitura Municipal a fornecer refeições ou gêneros alimentícios aos policiais militares e policiais civis que prestam serviços no Município de Ubatuba, nas temporadas, feriados prolongados ou eventos especiais, que residam em outros municípios e também do Executivo, o Projeto de Lei nº 085/05, que cria o Conselho e Fundo Municipal de Turismo.
Há mais três projetos de lei na Ordem do Dia, todos relacionados a novas denominações à ruas. Seis moções serão votadas, além de um pedido de informação, do vereador Edílson Félix (PSC), sobre merenda escolar e mais oito requerimentos. (Fonte: Imprensa Livre)

Disputa pelo PT em Ubatuba vai para o segundo turno

Ubatuba - Dois candidatos da mesma chapa à presidência do PT municipal disputarão o segundo turno das eleições, no próximo dia 9 de outubro.
Maurício Moromizato, que obteve 32 votos e Gerson Florindo, com 22, pertencem à Chapa Unidade, que lançou três candidatos à presidência da Executiva local. O outro candidato, Cesário Prado, somou 19 votos. Da Chapa Navegar é Preciso, o atual presidente interino, Edson Malaquias, teve 14 votos.
Maurício Moromizato é cirurgião-dentista, presidente da Associação dos Dentistas de Ubatuba e presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus). No PT desde 2002, Maurício nunca fez parte da Executiva, mas acredita que se vencer as eleições pode ajudar na defesa do Partido dos Trabalhadores e o governo Lula, reorganizando o partido em Ubatuba.
"A defesa de ambos não significa de maneira alguma esconder a crise e por isso defendemos a responsabilização ética e criminal de todos os culpados de corrupção e que infringiram os princípios partidários".
Maurício fala também da politização do partido: "Uma das grandes crises se deve a isso.
Precisamos politizar os militantes para que eles tenham conhecimento de todas as questões que permeiam nossa sociedade, com uma administração descentralizada, em que o presidente seja só o representante do partido, com comprometimento do filiado".
Outra consideração de Moromizato é a falta de participação efetiva na no Executivo. "Hoje somos situação no governo municipal (o vice-prefeito Domingos dos Santos é PT), tomamos as pedradas que ele toma e não temos força política de participar e mostrar nosso trabalho. Precisamos mudar essa correlação de forças com o governo municipal, que deve mostrar que quer o PT como parceiro, já que o partido foi o principal responsável pela eleição do Eduardo César".
Gerson Florindo concorda neste aspecto com o adversário do segundo turno. "O governo municipal não cumpriu com o acordo que fez com o partido e o PT está sendo usado apenas como fachada. Por isso não descarto a probabilidade de rompimento já que o nosso compromisso é com o município".
Florindo é diretor de formação do Sindicato dos Bancários, do qual é filiado desde 1996. No exercício da cidadania participou de projetos como a Cooperativa dos Areeiros, assessoria à Colônia dos Pescadores de Ubatuba, criação da Festa do Camarão na Almada, entre outros.
Buscar a politização do diretório e dos militantes, não permitir filiações em massa, reconstruir o partido, fortalecendo sua imagem, dinamismo de informações e valorização do trabalho da militância são algumas das principais propostas de Gerson Florindo para a presidência do PT em Ubatuba. 90 petistas compareceram às urnas em Ubatuba, e até o segundo turno ainda há possibilidade de composição. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Assistência Social de Ubatuba implantará Projeto Ação Jovem

Ubatuba - A Secretaria de Assistência Social de Ubatuba assinou termo de adesão para implantar o Projeto Ação Jovem, um projeto de inclusão social de jovens pela educação formal.
Os jovens de Ubatuba, que abandonaram a escola ou estão em risco de abandoná-la, se encontram em situação de vulnerabilidade social ou não concluíram o ensino básico terão chance de retomar os estudos.
A secretária Kátia Nunes fala do valor da conquista para o município. "Essa conquista da Secretaria é muito importante para Ubatuba. Estaremos, nesse primeiro momento, atendendo a cem jovens que receberão por um ano esse auxílio para retomar os estudos", disse a secretária. Kátia disse ainda que os primeiros escolhidos devem começar a receber o beneficio ainda este ano. "Chegando a autorização do Governo Estadual, iniciaremos o cadastramento, que deve durar no máximo 60 dias", completou.
Os jovens, uma vez selecionados para participar do projeto, terão suas famílias incluídas no Cadastro Pró-Social e deverão comprovar, para receber o benefício, a freqüência escolar.
O projeto - O Projeto Ação Jovem promove o retorno à escola de jovens de 15 a 24 anos para completar a escolaridade básica. É um auxílio para criar estímulos para aqueles que não puderam freqüentar a escola na idade apropriada completarem seus estudos. O objetivo é proporcionar meios para que adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, que moram em áreas de alta concentração de pobreza e abandonaram a escola, possam retomar os estudos e concluir o ensino básico (até à 8ª série), e/ou o ensino médio (até à 3ª série), na modalidade de ensino regular, ou de educação de jovens e adultos (antigo supletivo).
A ação inclui uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 60,00, paga por meio de cartão magnético, e a garantia de vaga nas escolas da Rede Estadual de Ensino Público, ou em Escolas Municipais. (Fonte: PMU)

Lei das escolinhas de surf começa a ser discutida

Ubatuba - O projeto de Lei que vai regulamentar as escolinhas de Surf de Ubatuba começou a ser discutido durante reunião na sede provisória da Associação Ubatuba de Surf, na terça-feira, dia 13 de setembro. Com a presença do vereador Claudinho Gulli, PMDB, dos diretores da A.U.S. e do presidente da entidade, Tadeu Pereira, ficou decidido que as exigências da Confederação Brasileira de Surf, órgão subordinado ao Comitê Olímpico Brasileiro e as do CREF – Conselho Regional de Educação Física, deverão nortear as discussões sobre o futuro das escolinhas.
Devido ao grande número de interessados e dos diversos pontos a serem debatidos, os representantes da A.U.S. decidiram realizar reuniões periódicas para discutir mais o projeto de Lei. Segundo eles, o bom senso, o respeito à qualidade das escolas e dos instrutores, bem como as limitações por praias, além de outros pontos, deverão ser levados em consideração. “Devido ao título de Capital do Surf, o município de Ubatuba necessita de uma regulamentação amplamente discutida e acredito que este projeto de Lei deverá se tornar o instrumento para que possamos atender os alunos e atletas com maior profissionalismo e segurança”, disse o diretor de marketing da A.U.S. Alvinho Corrêa. A próxima reunião deverá ser marcada para os próximos dias na Câmara Municipal de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Começou a Taça Paz de Iperoig de futebol de mesa

Ubatuba - Começou a ser disputada a Taça Paz de Iperoig, promovida pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes e da Imobiliária Central.
O torneio, um dos mais charmosos de Ubatuba, é realizado em comemoração ao primeiro tratado de paz das Américas, firmado na aldeia de Iperoig em 14 de Setembro de 1563 entre os índios e os colonos, "mantendo a unidade da pátria de da fé", conservando o Brasil como uma única nação, com uma só religião.
Pelo Grupo "A", André Rafael terminou em primeiro, com 100% de aproveitamento. Em segundo, classificou-se Adauto Júlio, campeão da Taça Iperoig em 2004. Fábio A. Silva e Sérgio Godoy (revelação do ano) não conseguiram vaga nas Finais, mas vão disputar o Rebolo.
No Grupo "B", Daniel Gusmão e Ralph Solera classificaram-se empatados na primeira posição, mas Daniel foi o campeão da chave por ter o maior número de gols a favor. Flávio Bellard, em terceiro, e Ednelson Prado, que segue despencando no ranking, só conseguiram se garantir no Rebolo.
Assim, no próximo Sábado, a Fase Final contará com a presença de: André Rafael, líder do ranking e maior favorito ao título; Daniel Gusmão, a revelação do torneio até o momento; Ralph Solera, maior campeão da Taça Iperoig com 3 títulos e Adauto Júlio, campeão do ano passado.
Os resultados deste fim-de-semana também tiveram repercussão no ranking: André disparou na liderança, graças à péssima fase de Ednelson (eliminado na 1ª Fase de todos os torneios no 2º semestre) e Daniel Gusmão passou a figurar, pela primeira vez no ano, entre os Top10. Já Fábio A. Silva, pelo contrário, deixou de estar entre os classificados para o Masters pela primeira vez desde Fevereiro.
A Taça Iperoig termina no próximo Sábado. Os jogos acontecerão das 13:30 às 15:30h ao lado do Tubão, na Av. Thomas Galhardo. A entrada é franca para os visitantes e a AUFM mantém mesas montadas no local para quem ficar com vontade de experimentar umas "palhetadas". (Fonte: AUFM)
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

"Tucanos em Marcha"
Ernesto F. Cardoso Jr

Permita-me, meu caro Sidney Borges, que há dias fez, sob o título acima, um relato crítico da eleição do Diretório do PSDB de Ubatuba, fazer uma digressão sobre se, de fato, marcham os tucanos de Ubatuba.
Marcha sempre dá a entender um andar firme, vigoroso, em demanda de um destino. Marcha quase sempre engloba um conjunto de indivíduos imbuídos de um propósito, pois, isoladamente, apenas por prazer, diríamos dar-se uma caminhada.
A marcha é processo de disciplinamento do grupo em companheirismo, participação, unidade, conformidade. Marcha-se com propósito, o mais comum o de atingir-se um destino, um lugar além, que demanda o percurso de uma distância geralmente longa, pois, para curtas distâncias, anda-se, corre-se, caminha-se.
A marcha identifica os membros do grupo, solidifica o objetivo visado, enrijece o esforço coletivo para alcançá-lo, une os componentes do grupo, igualando e equilibrando individualmente os esforços; agrega-os em torno de um comandante, pois, não há marcha sem comando, que deve ser firme, seguro, altaneiro, que não titubeie, nem perca-se em rumos escusos, não tergiverse sobre a sorte de seus comandados.
Não é sem propósito que a marcha é o exercício fundamental do adestramento dos recrutas à disciplina dos exércitos, das polícias, dos agrupamentos paramilitares. Por meio dela a disciplina individual deve conformar-se à disciplina do todo, à obediência ao comando, à união e à sincronia de objetivos.
É por encerrar toda esta filosofia que as forças militares e agrupamentos afins adotam-na e quanto mais imbuídos de propósito, de orgulho, de destino grandioso, tanto mais marcial se torna a marcha. É só comparar o marchar de exércitos cujas vitórias modelaram nações, granjearam o respeito de seus compatriotas, mudaram o destino da humanidade encetando novos rumos, com o daqueles outros desprovidos de passado glorioso, de presente inseguro e de futuro incerto.
Pois bem, caro Sidney, será que a marcha dos tucanos de Ubatuba encerra todo este significado, este amplo senso de objetivo comum, este anseio por alcançar um destino, não apenas de mera glória, mas, antes, de proveitoso serviço à nossa comunidade? Que comando este partido aqui se atribui? firme, forte, íntegro, digno do acatamento dos comandados, respeitoso consigo próprio, com o partido e com a sociedade?
A história do PSDB nacional, em seu cerne duro, em seu campo majoritário, termos tão em moda, é uma afirmação de antagonismo aos corruptos, de repúdio aos velhos costumes e hábitos de nossa política, à ausência de idealismo, de civismo e de altos propósitos para a coletividade. "Longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, nasce o novo partido" - lema que norteia seu Programa e baliza seus propósitos. Este lema original, perdura no coração dos verdadeiros tucanos, pois, ainda no intróito desse Programa lê-se: "Partidos de verdade não se criam a qualquer momento, ou por qualquer pretexto". Da mesma forma , complementaria, partidários genuínos não se estabelecem de repente, por mera filiação burocrática, muito menos se imbuídos de fins personalistas. Não se convertem, instantaneamente, antípodas de outro espectro político. A um partido como este não se deveriam agregar os que buscam uma estratégia pessoal, como você bem observou e acrescentaria, mais oportunistas do que estrategistas. Um partido que assim se formou, desligando-se do maior partido do País à época em que o governava, daí o significado do "longe das benesses do poder", não deveria abrir suas portas, simplesmente, para dar guarida a pretensões individualistas cujos personagens, em alguns casos, mostraram-se historicamente desprovidos de intrínseca afinidade com seus princípios, quando não em absoluto contraste com eles.
A história deste digno partido, fora de nossos limites municipais, como você muito bem observou, Sidney, tem sido a história de uma elite política de homens bem formados. Aqui, miseravelmente, sofremos uma história de matreirices e espertezas provincianas, de fracassos, de vexames e de conluios os mais espúrios, que culminaram com as derrotas em 2000 e em 2004. As razões e causas destas derrotas são bem conhecidas de toda a nossa sociedade afinada com a política, porém, parece-me, ainda não deglutidos e menos ainda digeridos pelo cerne duro e o campo majoritário local.
Lá fora, em marcante contraste, na quase totalidade dos Municípios e Estados que tem administrado, vem deixando um rastro de dignidade, de civismo, de alto senso de responsabilidade, uma escola para a sociedade, um paradigma irrefutável a ser imitado.
Lamentável, pois, que aqui este núcleo partidário, ainda, em nada tenha contribuído, para o soerguimento de nossos costumes políticos locais.
Haveria, pois, caro Sidney, alguma identidade entre a marcha firme dos que buscam um objetivo grandioso, sob respeitoso e respeitado comando, com esse caminhar de rumo divergente que não estampa semelhança com a beleza dos ideais das origens?
Sim, caro Sidney, marcham os fieis por fé e pela fé. Marcham os exércitos pelo orgulho de seus povos e para a glória de seus Estados. Marcham as hostes por ideais nutridos para a conquista de seus anseios. Marcham os tucanos de Ubatuba? Pelo que e para o que? Que o diga a sociedade.
A esse partido, ao qual servi com dedicação por mais de 13 anos, desempenhando, inclusive, cargo de confiança no Porto de São Sebastião, imprimindo ali marca de eficiência e de realizações registradas na história desse porto, apresento minhas despedidas.
Há de se ter respeito a si próprio para poder contar com o respeito da sociedade.

Ernesto F. Cardoso Jr
efcardosojr@uol.com.br

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Jairo dos Santos desvirtua objetivos de lei - Em 2004 o então vereador João Maziero apresentou projeto de lei que permitia a ocupação da praça Alberto Santos, no Itaguá, por artesãos de Ubatuba. Ocasionou rebuliço.
O projeto de lei gerou muitas reuniões entre artesãos, comerciantes do bairro do Itaguá, vereadores, pessoas interessadas em ajudar na resolução do problema e, teve sua redação alterada várias vezes. Finalmente, resultou na lei municipal número 2.644 de 03 de janeiro de 2005 que permitia a ocupação de parte do prédio construído para ser o Centro de Informações Turísticas, mas que também foi posteriormente ocupado pela Secretaria de Turismo.
Era um caso específico. A lei foi feita para resolver a necessidade de obtenção de local para exposição e venda de produtos de um grupo de artesãos e para afastá-los do Itaguá, como queriam alguns comerciantes daquele bairro. Paralelamente, os envolvidos (artesãos, vereadores e comerciantes do Itaguá), trabalhariam junto com o Executivo Municipal na viabilização da "Casa do Artesão de Ubatuba".
O objetivo primeiro daqueles artesãos era a temporada de verão. Por motivos que desconheço, a administração Eduardo César não promoveu a implantação autorizada pela lei. Como os artesãos não fizeram alarde, o assunto morreu. A lei perdeu o sentido de sua existência.
O petista Jairo dos Santos não pode alegar desconhecimento dos fatos acima relatados, pois na legislatura passada era assessor de seu irmão o vereador Domingos dos Santos (atual vice-prefeito). Naturalmente, deveria trabalhar para a viabilização da "Casa do Artesão de Ubatuba" e não na transformação dos objetivos da lei 2.644 cuja aprovação foi amplamente discutida. Mascarando os objetivos da lei municipal apresentou, intempestivamente, projeto de lei que a modificava, fato comprovado pela apresentação de emenda de plenário que se viu obrigado a fazer na sessão do dia 13 de setembro. A emenda e o projeto foram aprovados, sem discussão, por unanimidade dos vereadores presentes na sessão. Está aberta a caça às licenças para a utilização do espaço disponibilizado pela flexibilidade da alteração aprovada.
A quem beneficiará a mudança aprovada e proposta por Jairo dos Santos? Qual a razão de não estarem dando a importância devida à "Casa do Artesão de Ubatuba"? Por que um projeto de lei, anteriormente tão polêmico, agora não produz discussões? Com que objetivo os problemas são transferidos para o centro do município de Ubatuba?
A avenida Iperoig, mais uma vez, é repositório.
Temos que dar um basta à iniqüidade e ao desrespeito com que somos tratados. Proponho a criação da AMOC - Associação dos Moradores do Centro, composta por pessoas com domicílio e residência na área existente nos limites impostos pelo rio Grande de Ubatuba (inclusive a ilha conhecida como ilha dos Pescadores), a rodovia BR-101, o rio Lagoa e o Oceano Atlântico. Os interessados em participar da criação da associação enviem e-mail para amoc.ubatuba@gmail.com

Luiz Moura
Ubatuba, SP


Saúde - Eu como morador da Maranduba e conselheiro da COMUS-Conselho Municipal de Saude de Ubatuba, tive a oportunidade de ver a reclamação da sra. Simone contra o atendimento feito pela equipe da Dra. Luciana, e da mesma forma tambem pude ver a defesa da sra.medica. Afirmo para ambas, sem julgar ninguem, que para resolver estes casos e outros relacionados a esta Unidade Mista de Saude, e de um modo geral relacionados a Saude da nossa querida Ubatuba, existe o Conselho Municipal de Saude, cuja nossa obrigação é de ouvir e procurar uma forma de resolver a questão com a maior claresa, justiça e transparencia possivel. Eu como conselheiro ´procuro estar sempre interado com os problemas desta Unidade Mista, e em breve estaremos ainda mais interados atraves do Conselho Gestor, assim que o nosso Secretario de Saude assinar a nomeação do mesmo, caso já tenha assinado me desculpe e desconcidere esta cobrança isto é muito importante para nossa comunidade.

Mauricio da S. de Souza
Morador da Maranduba


Turismo - Parabens ao Fernando Pedreira e a Vereadora Luciana pelo belo trabalho e luta para estimular o turismo no litoral Norte, e com isto fazer crescer cada vez mais o mercado de trabalho e o desenvolvimento para os filhos e amantes de Ubatuba. Tive feliz oportunidade de participar da Reunião na Maranduba. Parabens a todos os envolvidos neste grandioso projeto em parceria com o Secretario de Turismo.

Mauricio S. de Souza
Morador da Maranduba


A Suiça é Aqui! - Trafegando pela Rodovia Oswaldo Cruz, por volta das 17:30hs da data de ontem 19/09/2005, os membros da Diretoria da Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba com destino a Cidade de Taubaté, Ozéias Amaro de Oliveira (Diretor de Eventos) e Alex Ismael (Presidente), depararam com uma forte chuva de granizo na altura do Km 60 da referida rodovia.
Até parecia que estávamos na Suíça, parece brincadeira, só fotografando e mostrando as fotos é que elas provarão as veracidades dos fatos aqui relatados.
Ficamos parados por alguns minutos por medida de segurança, pois a chuva era muito forte.
Entramos em contato com nossos motoristas que levavam nossos associados para Unitau, cidade de Taubaté, pedindo que tivessem muita cautela na altura daquele Km, Graças a Deus, nenhuma ocorrência grave registrada.
No trecho da Rodovia encontramos com o Bacharel em Ciências Juridicas Dr. Maick Walace com seu automóvel Dakota todo amaçado devido a chuva de granizo que teve em sua fazenda, próximo dali.
Dos Males os melhores, tivemos momentos de emoção, foi até bom, pois estávamos muito tenso para as provas que realizaríamos na data de ontem, e após o ocorrido relaxamos um pouco.
Nas alturas de serrados, muitas árvores cortadas pelos relâmpagos, cena horrível, más conseguimos chegar na Universidade e fazermos nossas provas e voltarmos para nossas casas sem nenhuma ocorrência.
Essa reportagem tem por finalidade informar que os universitários tem passados momentos difíceis nessa Rodovia Oswaldo Cruz que leva Ubatuba a Taubaté, é preciso que seja feito rapidamente os reparos necessários em tal rodovia, pois dependendo da situação, não há meios de se alojar em local seguro.
Gostaria de Agradecer o Sr. Governardo Geraldo Alkimim, pelo início das obras em nossa rodovia, pois é de suma importância.

Ozéias Amaro de Oliveira
Ubatuba, SP


A verdade sempre prevalecerá! - É com grande pesar e entristecido que lamento a posição radical e extremista tomada pelo Vereador Charles Medeiros, após a sua derrota nas convenções municipais do PSDB, que na qualidade de Presidente do Diretório Municipal, reeleito para o próximo biênio, venho a público neste momento apresentar meu repúdio pela posição acintosa e antidemocrática, assumida por este vereador, dignamente eleito e prestigiado pelo PSDB.
A verdade dos fatos deve prevalecer sobre todos os acontecimentos, independente das desilusões e frustrações pessoais.
Portanto, o argumento utilizado perante a imprensa pelo Vereador Charles Medeiros ao afirmar que o PSDB fora acometido por “Filiações em Bloco”, é injustificado, pois, o que ocorreu foi a filiação de 32 (trinta e duas) pessoas de relevância política de Ubatuba, tais como Rogério e Fiovo Frediani, Arimar Vieira, inclusive, ex-peessedebistas como Cícero Assunção, entre outros nomes da política e de efetivo trabalho realizado pela cidade, filiações estas devidamente autorizadas e apoiadas pela secretaria estadual. Fica demonstrado desta forma, um impróprio e descabido exclusivismo político do então Vereador do PSDB Charles Medeiros que naquela oportunidade se colocou contra tais filiações.
O Partido sempre permanecerá acima desta disputas pessoais por espaço ou poder.
Naquele momento, o planejamento político em foco e privilegiado pela coordenadoria estadual, tinha como objetivo o fortalecimento do Partido frente às eleições de 2006 (Presidente, Governador e Deputados). Esta situação foi posteriormente confirmada pelo Secretario Geral do PSDB ao sugerir ao Vereador outras filiações, tantas quanto achassem necessárias, para manter a paridade, trazendo por conseqüência, um Partido forte valorizado e engrandecido.
Em continuidade, falta com a verdade o Vereador Charles Medeiros, ao afirmar que entregou as fichas de filiação de 32 pessoas de sua confiança até o dia 02, e que o Presidente somente promoveu a filiação no dia 12. Configurando-se aí, a inverdade do Vereador, pois naquele momento ao se proceder tais filiações, o Partido através de seu secretario efetivou a lavratura de ata específica onde se protocola o recebimento das fichas e cuja data era o dia 12, ata esta devidamente assinada pelo próprio secretário do Partido.
Devemos salientar a título da verdade que o secretario do Partido é companheiro de chapa do Vereador, confidente e pessoa de sua maior confiança, tratando-se do Professor Enerly Fragoso. Mais infeliz e imprópria ainda, a colocação do Vereador Charles Medeiros ao afirmar que as indevidas filiações tiram-lhe o direito de disputa equilibrada bem como, presenciou uma disputa desleal, enquanto a sua “Chapa Construção” fazia uma disputa comum, a chapa vitoriosa “Chapa União”, fazia uma campanha eleitoral, pedindo votos e indo nas casas. Como participante de inúmeras campanhas eleitorais e experiente homem da vida pública, o Vereador esquece-se de que a diferença da votação entre a “Chapa União” e a sua, foi quase o triplo do número alegado, portanto impossível qualquer equilíbrio neste sentido. Entretanto a maior melancolia e tristeza se devem ao fato do próprio Vereador se supliciar em público ao confessar sua imprudência e imperícia, ao entrar em uma disputa desguarnecido e destituído de qualquer planejamento “fazendo uma campanha comum”. Desculpe mas o PSDB não pode trair os seus princípios, ser desfigurado ou brincar de fazer política.
Concluindo, gostaria de parabenizar aos integrantes do novo diretório do PSDB, aos membros da nova executiva, bem como, a todos os filiados, pela forma ordeira e alegre com que se transcorreu a eleição do Diretório Municipal. Aproveito o ensejo para convocar os Tucanos, pois teremos muito trabalho pela frente e esperamos contar com a participação de todos.
A desnecessária saída neste momento do Vereador Charles do PSDB, nos deixa sobremaneira surpresos e entristecido, pela história pregressa e uma vida de luta e disputas realizadas, mas, ao mesmo tempo temos a certeza de que o PSDB de Ubatuba, como instituição forte coesa e irmanada, continuará a brilhar cada vez mais em prol da social-democracia brasileira.

Marco Antonio Machado Alcântara
Presidente do PSDB - Ubatuba


PSDB de letras MAIÚSCULAS - Prezado Sr. Luiz Augusto, A crise política nacional se refletiu sim, na convenção do PSDB, uma vez que lideranças políticas de outros partidos atingidos pelos escândalos, incluindo o próprio prefeito Eduardo César do PL cogitam ou cogitavam a ida para outras legendas, tendo o PSDB com certeza na cabeça desta lista.
Desta forma, embora na data limite para as filiações não houvessem estourado os escândalos que desmoronaram partidos como o PT, PL e PTB, a disputa pelo diretório do PSDB se acirrou sim, pelo fato de todos sabermos que o PSDB é o grande e de letras maiúsculas partido da vez.
Bobagens diz quem não analisa os fatos em um contexto mais amplo.
Quanto ao compromisso assumido antes das eleições na disputa pelas vagas do PSDB para candidaturas de prefeito, vereador e na reeleição da presidência do partido, tenho que acreditar, Sr. Luiz Augusto, em pessoa cuja integridade moral conheço e respeito e que foi inclusive agraciada com o título de cidadão de Ubatuba pelas mãos do vereador Charles Medeiros. Esta pessoa, Sr. Luiz Augusto, confirmou por escrito o acordo e se o Sr. tem alguma dúvida do ocorrido, eu não tenho.
Quanto às espertezas e safadezas que o Sr. cita terem ocorrido antes e durante as Convenções, peço que seja mais explícito para podermos dar resposta às claras à sociedade.
Se entre elas, o Sr. irá citar o fato de que as filiações do Sr. Charles teriam ocorrido no dia 2 de Abril, em tempo hábil para que os filiados votassem na última convenção, peço que vá ler a ata redigida e assinada pelo então Secretário do partido , Sr. Enerly Fragoso (membro da sua chapa) e que dá a data por extenso de 12(doze) de Abril como data da filiação, portanto fora do prazo exigido por lei.
Quero lembrá-lo que mesmo que os Srs. tivessem encaminhado as filiações no prazo legal o que não ocorreu, o resultado das convenções ( a vitória da chapa União)teria sido o mesmo, pois os Srs. perderam por uma diferença de 81 votos a nosso favor.
Quanto a reunião que o Sr. exige que se realize, encaminharei pessoalmente sua solicitação à executiva e ao diretório eleitos, de forma que os mesmos avaliem democraticamente a necessidade de realização.
Exigências, Sr. Luiz Augusto, são coisas de regimes autoritários, terroristas e partidos com letras minúsculas.
Por último e para seu governo, o vereador Charles Medeiros, conforme noticiado à imprensa na data das eleições, já deixou o partido.
Atenciosamente,

Hugo Gallo Neto
Vice Presidente do PSDB de Ubatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

São Sebastião:

Regata - Luciano Cancelier

Regata
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor