Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sábado, 24 de setembro de 2005 - Nº 1370 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
-


Caraguatatuba
Caraguá completa equipes do PSF
Prefeitura inicia revisão do Estatuto do Servidor
Ceprolin e Sabesp realizam Curso Técnico em Saneamento Básico
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Retroporto é tema de Audiência Pública na Câmara


Ilhabela
Descontentamento faz PL da Ilha perder representação na Câmara Municipal


São Sebastião
Prefeitura leva melhorias para a Costa Sul
São Sebastião: Cidade de todos os esportes
Ambulatório de Oncologia inicia consultas
Prefeitura reforma ginásio municipal de esportes
Prefeitura comemora duas datas especiais na última semana de setembro
Pat de São Sebastião entrevista candidatos neste sábado (24/09)
Topija tem inscrições abertas

Ubatuba
Maranduba pronta para 2ª etapa do Circuito de Águas Abertas de Ubatuba
Prefeito recebe livro histórico das mãos de dona Ofélia
Vereador entrega Moção na escola Maria Josefina
I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador reúne comunidade para elaborar diretrizes
Tancredo lidera classificação dos Jogos Escolares em Ubatuba
Emaús recebe padaria artesanal
Plantio de mudas no Dia da Árvore
Prefeitura tem novas instalações e moderniza equipamentos de informática
Prefeitura convida população para Audiência Pública
Funcionários do Procon participam de cursos
Associação Comunitária do Perequê-Açu promove reunião
Vôlei de Ubatuba estréia novo uniforme
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro tem novo presidente
Escolas da rede municipal recebem visitas de equipe multidisciplinar
Vereador Mico presente nos Bairros da Enseada e do Sertão do Perequê-Mirim
Senhor Genésio do Camburi é homenageado na Câmara Municipal
Junior recebe homenagem na Câmara de Ubatuba
Mensagens fraudulentas na Internet


Seções
Artigo
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá completa equipes do PSF
Com o quadro de médicos do Programa Saúde da Família preenchido, a prefeitura iniciou os preparativos de um concurso público para a contratação de 28 médicos especialistas para a rede pública de saúde.

Caraguatatuba - As equipes do Programa Saúde da Família de Caraguá estão completas, com a contratação de três novos médicos no mês passado para a Unidade de Saúde do Tinga. De acordo com o secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, um concurso público já está sendo viabilizado para a contratação de médicos especialistas para a rede.
Caraguá tem hoje 23 médicos no PSF e 34 médicos na rede pública. A Secretaria de Saúde deverá contratar no início do ano outros 28 médicos de diversas especialidades para atuarem na rede. Com esta iniciativa a Secretaria de Saúde pretende suprir a necessidade de profissionais na rede pública de saúde.
Serão contratados por meio do concurso público dois cardiologistas, três pediatras, um neurologista, um oftalmologista, um otorrino, três psiquiatras, dois ortopedistas, um infectologista, um ultrassonografista, um geriatra, um clínico geral, um radiologista, um angiologista, um radiologista, um endocrinologista, um gastroenterologista, um oncologista, um reumatologista, um dermatologista, e dois médicos especializados em medicina do trabalho.
De acordo com o secretário de Administração, Pedro Ivo de Souza Tau, os trâmites burocráticos do concurso já estão em andamento e para cuidar dos assuntos relacionados ao concurso já está sendo constituída a Comissão do Concurso.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, o objetivo é atingir a meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde que é de 1,5 médico para cada mil habitantes, sendo a carga horária de 20 horas semanais para cada médico.
O concurso público será realizado ainda este ano, os médicos aprovados serão contratados no início de 2006. (Fonte: PMC)

Prefeitura inicia revisão do Estatuto do Servidor
Funcionários da prefeitura deverão ser beneficiados com a revisão do Regimento Interno. Uma comissão formada por representantes de vários setores estuda a estrutura administrativa, o plano de carreira dos funcionários, o retorno do aumento a cada triênio, licença prêmio
e até o direito de abono.

Caraguatatuba - Uma comissão recém formada iniciou esta semana a revisão do Estatuto do Servidor em Caraguatatuba. A Comissão é composta por um representante da Ascaff (Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba), um representante do Sindiserv (Sindicato dos Servidores), dois da Secretaria de Educação, um dos Recursos Humanos e um advogado, além do presidente, Pedro Ivo de Souza Tau, secretário de Administração Municipal.
De acordo com Pedro Tau, a intenção do prefeito é rever e criar novas leis para reger a vida funcional do servidor, sempre com objetivo de investir no aperfeiçoamento do funcionário público. “O prefeito vem falando muito em valorização do servidor e por isso estamos promovendo em média três cursos de capacitação por mês. A intenção é aumentar ainda mais as opções oferecidas. Uma das propostas a serem revistas é o ‘Plano de Cargos e Carreira’ “, declarou.
Todo servidor será beneficiado com o novo estatuto. Quanto ao ‘Plano de Cargos e Carreira’, o secretário explicou que o objetivo é dar oportunidade de promoção ao servidor e por isso a atualização do funcionário será importante.
A Licença Prêmio e o direito de abono também estão na mira da Comissão que revisa o Estatuto, sempre com a finalidade de beneficiar o servidor. “De acordo com o estatuto de 1967, o funcionário tinha direito a um dia de falta abonada por mês e cinco por ano. Desde 2000, o funcionário público municipal perdeu este direito. Nossa intenção é o retorno dos abonos, não sabemos ainda de quanto dias”, disse Pedro Tau.
Além disso estão no alvo da comissão o regimento interno da Prefeitura, a estrutura administrativa, o plano de carreira do magistério e o recadastramentos dos servidores. Também está sendo revisto o retorno do aumento a cada triênio e a manutenção do quinquênio. (Fonte: PMC)

Ceprolin e Sabesp realizam Curso Técnico em Saneamento Básico

Caraguatatuba - Aconteceu dia 19 de setembro a aula inaugural do curso Técnico em Saneamento Básico no CEPROLIN. O curso projetado em três módulos, acontece por uma parceria entre a SABESP e a FUNDACC, mantenedora do Centro de Educação Profissional do Litoral Norte. No CEPROLIN acontecerão as aulas teóricas e as práticas serão viabilizadas nos laboratórios da SABESP.
São 52 alunos que se beneficiarão desse curso, e que devem se sentir privilegiados em relação a profissionais de outras áreas e empresas, visto que estão tendo a oportunidade de melhoria em todos os aspectos: no trabalho, nos conhecimentos e na qualidade de vida.
À aula inaugural compareceram o Sr. José Pereira de Aguilar Júnior, chefe de Gabinete do Prefeito, representando-o, o secretário do Meio Ambiente, Auracy Mansano, o Superintendente da SABESP Sr. Ricardo Amadei, a Supervisora de Ensino da Diretoria de Ensino do Estado, Profª Ms Mareci R. Gazzi, representando a Dirigente Regional e a diretora do Ceprolin, Wanderly Alves de Araújo, representando a presidente da Fundacc, Eloiza Antunes de Oliveira.
Após a cerimônia, os alunos assistiram a uma palestra com informações preciosas sobre os objetivos do curso e os benefícios que ocorrerão nessa qualificação profissional. Ao final foi oferecido um coquetel aos alunos e convidados. (Fonte: PMC)

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Caraguatatuba - O Instituto Onda Verde e alunos da EMEF do Massaguaçú em Caraguatatuba e várias outras equipes em todo litoral norte participaram do Dia Mundial de Limpeza de Praias no último dia 17 de setembro. Conhecido no mundo inteiro como International Coastal CleanUp (ICC), é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta. Ele é realizado em mais de 100 países todos os anos, no terceiro final de semana de setembro, início da primavera.
É uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo. Além de causar danos graves e a morte de milhares de animais marinhos, estes detritos sujam as praias e são um risco para a saúde das pessoas.
Com o apoio de empresas e organizações ambientais, esse Dia também acontece no Brasil desde 1993. Essa ação é realizada em parcerias com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGS) e entidades comunitárias.
As atividades de coleta de lixo são realizadas nas principais praias de quase todos os estados e costa brasileira.
Cresce a consciência de que os oceanos são um recurso natural precioso para todos nós. No entanto, estamos usando de forma errada este grande legado da natureza. Por ser tão grande – os oceanos ocupam 71% da superfície do planeta - as pessoas pensam que tudo o que é jogado no mar vai desaparecer, transformando alguns locais do mar em verdadeiras lixeiras. Mesmo quando a sujeira não é visível na superfície, o lixo submerso ameaça a vida marinha assim como a pesca, a navegação e o lazer nas águas do mar e dos rios. Preocupado com essa situação, o Centro para a Conservação da Vida Marinha ( The Ocean Conservancy) organizou o primeiro Dia Mundial de Limpeza de Praias em 1986. Hoje, mais de um milhão de pessoas em todo o mundo participam desta campanha.
Os voluntários fazem mais do que catar o lixo das praias: eles coletam, pesam e classificam o lixo de praias, rios e lagos. Tudo o que coletam é catalogado em fichas padronizadas pelas entidades que organizam esta ação em cada local. Estes dados permitem rastrear a origem destes detritos e dimensionar o volume de materiais não biodegradáveis lançados aleatoriamente na natureza. Assim, os governantes locais podem buscar soluções para este grave problema.
Quase dois terços do que é coletado são detritos não degradáveis no curto prazo. Ou seja: podem demorar muitos anos e até séculos para degradarem. Canudinhos, tampinhas, garrafas e sacos plásticos, cordas, pontas de cigarros e outros itens são largados na areia ou lançados no mar. Tartarugas, aves marinhas e golfinhos se enroscam em linhas, cordas e restos de redes atiradas no oceano. Estes animais também podem confundir os detritos que bóiam com alimentos, como lulas e águas-vivas; baleias e golfinhos já foram encontrados com o estomago cheio de lixo.
Vamos tornar mais bonita esta primavera, ajudando a preservar o mar e as praias.
Instituto Onda Verde - Paulo André C Ribeiro - Presidente

Retroporto é tema de Audiência Pública na Câmara
Há 2 Projetos tramitando com opiniões diferentes sobre o mesmo tema

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta segunda-feira – 26 de setembro e na próxima quinta-feira – 29 de setembro, sempre às 16 horas, Audiência Pública para discutir sobre a instalação ou não de Retroporto em Caraguatatuba. O destaque se dá aos 2 (dois) projetos que versam sobre o problema, com opiniões divergentes sobre o mesmo assunto.
Retroporto é o nome que se dá para a área que armazena e administra os produtos (cargas) que chegam no porto. Atualmente os retroportos recebem os produtos acondicionados em containers, que depois de registrados e desembaraçados pela Fiscalização Aduaneira, são levados em caminhões até o seu destino.
Na década de 90, quando da elaboração do Plano Diretor, ambientalistas, urbanistas, engenheiros e arquitetos já projetavam que o Retroporto para o Porto de São Sebastião teria sede em Caraguatatuba, mais precisamente na zona sul da cidade, que faz divisa com o município. A projeção vinha do fato que São Sebastião não tem espaço físico para a instalação do Retroporto. O assunto ganhou notoriedade com as obras de ampliação do Porto de São Sebastião.
Notoriedade maior ganhou a Audiência Pública que irá acontecer, pois ao contrário das anteriores, haverá 2 projetos que falam do mesmo assunto, porém com opiniões divergentes. As Audiências Públicas estão salvaguardadas pela Lei Orgânica Municipal, no seu artigo 36, que obrigam a sua realização, quando de modificação do Plano Diretor ou na Lei de Zoneamento.
Os projetos pertencem aos Vereadores Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), que é contrário a instalação e do trio Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PSC), Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB) e Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), que disciplina a instalação do Retroporto em Caraguatatuba.
Carlinhos da Farmácia diz ser contrário a proposta devido a diversas conseqüências, entre elas a precariedade do nosso sistema viário, da imigração resultante da instalação e da falta de área específica para tal.
O trio de Vereadores alega que há espaço para o Retroporto, desde que haja disciplina, como o distanciamento de 3 quilometros do perímetro urbano e a distância mínima de 500 metros de residências, pois um Retroporto traz graves problemas a área residencial, como rachaduras nas casas, danos nas vias públicas e danos nas construções ao seu redor.
Na Audiência Pública moradores, técnicos e Vereadores irão discutir o assunto, podendo esboçar suas opiniões e fazer as perguntas relacionadas ao fato, sendo que o resultado do encontro prevê automaticamente o resultado da votação da propositura, quando colocada em discussão, durante Sessão Ordinária. De acordo com o trâmite legal, após as 2 Audiências Públicas o projeto vai para as Comissões Permanentes e em seguida, para a votação em plenário. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Descontentamento faz PL da Ilha perder representação na Câmara Municipal

Ilhabela - Os dois vereadores eleitos pelo PL de Ilhabela, Márcio Garcia e Luiz Lobo, presidente da Casa, anunciam que estão deixando o Partido Liberal.
O motivo foi a forma como o atual vice-prefeito, Cajado Simões, conquistou a presidência municipal do partido, cargo ocupado por Cláudio de Souza.
“Não tenho nada contra o Simões, mas não achei correta essa mudança ocorrer da noite para o dia, com a imposição do presidente nacional da legenda, Waldemar Costa Neto, e sem consultar os filiados”, explica Garcia.
Segundo o vereador, que ainda não decidiu qual legenda deverá adotar, outro motivo do seu descontentamento foi a série de escândalos, com denúncias de corrupção, que envolveu o PL.
Já o presidente da Câmara, Luiz Lobo, já acertou sua ida para o PSDC, a convite do presidente nacional José Maria Eymael e por causa de mágoas com o vice-prefeito Cajado Simões.
“Não tenho nada contra o Simões, mas também não concordo como ele conquistou a presidência municipal. O PL tem hoje em Ilhabela 120 filiados, mas 90 deles vão deixar o partido junto comigo”, avalia.
O vice-prefeito de Ilhabela, Cajado Simões, limitou-se a dizer que ainda não foi notificado da saída dos vereadores Márcio Garcia e Luiz Lobo do partido. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura leva melhorias para a Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião por meio da Sub-prefeitura da Costa Sul, localizada em Boiçucanga, está realizando diversos mutirões para limpeza e desassoreamento de valas de vários bairros da Costa Sul.
Por meio de mutirões ela realizou em julho, no bairro de Boracéia, o desassoreamento das valas de todas as ruas do bairro. Além disso, foram trocados e colocados tubos de concreto em algumas e feito o nivelamento das ruas.
A capina química foi executada ao longo da SP-55, entre os bairros de Barra do Una e Boracéia com o objetivo de combater o crescimento de mato nas ruas revestidas por bloquetes e calçadas.
No bairro da Juréia, foi feita a limpeza e desassoreamento do canal de drenagem que possui quatro metros de largura, com a utilização de um barco de alumínio. Dentro dessas ações outros bairros também receberam as reformas realizadas pela Prefeitura. São eles os bairros do Engenho (valas de drenagem e capina química), Barra do Una (valas e capina), Juquehy (valas), Barra do Sahy (valas e drenagem), Baleia (praia e capina ao longo da estrada) e Camburi (limpeza e manutenção das valas de drenagem). Todos por possuírem ruas de terra, têm recebido constantemente o serviço de nivelamento de vias, com máquinas patrol.
De acordo com o secretário das Sub-prefeituras, José Carlos Moreno, a vantagem do desassoreamento de valas das ruas da cidade é a prevenção do entupimento dos bueiros e procriação de animais transmissores de doenças.
Sobre a capina química, mais conhecida como “mata-mato”, o secretário disse que a vantagem é que ela dura cerca de seis meses, bem mais que a capina com ferramentas mantendo as ruas limpas.
Para a execução desses serviços de utilidade pública são utilizadas retro-escavadeiras, motoniveladores, caminhões para apoio além dos servidores públicos das Regionais de Juquehy, Boiçucanga e Boracéia.
Outras reformas - Além das limpezas dos bueiros e valas, a Prefeitura entregou pavimentações em ruas como as dos Navegantes e Capitão Tavares dos Santos no bairro de Maresias. Ao todo, 1.753 m² foram pavimentados e o custo é de R$ 148 mil. Em Barra do Sahy, a escola Henrique Tavares de Jesus recebeu nova pintura e vários serviços de limpeza, além de recuperação dos tetos das salas de aula e corredores e revisão do sistema de esgoto e hidráulica. A obra custou R$ 138,8 mil. A reforma da ponte de madeira sobre o rio Juquehy trocou todo o madeiramento e os corrimãos melhorando a passagem de carros e pedestres. A extensão da ponte atual é de 65 metros e é um dos principais acessos ao bairro de Juquehy . A conclusão rápida da obra foi orçada em R$ 10 mil. (Fonte: PMSS)

São Sebastião: Cidade de todos os esportes

São Sebastião - São Sebastião apresenta neste final de semana muito esporte de aventura. Um deles estará na região central, no bairro do Arrastão, trata-se da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Canos Havaianas, que começa a partir das 9 horas do sábado e domingo. O outro será o II Enduro de Aventura Pedestre, a ser realizado neste sábado, na costa sul da cidade, no bairro de Juquehy. Outras modalidades, como basquete, futebol, malha, vôlei e bocha, completam o espetáculo das equipes sebastianenses neste final de semana.

Aventura no mar e na terra - A aventura no mar acontece no sábado e domingo (24 e 25/09). Nestes dias a Praia do Arrastão será palco da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas. Aproximadamente 160 canoístas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, divididos em 15 equipes, disputarão as provas.
No sábado, o evento inicia às 10 horas e quem corre são os atletas da OC-1 masculina e OC-6 Mista e Estreantes. Durante a tarde, às 15h30, uma clínica sobre remada de canoa havaiana ser á oferecida para monitores de ecoturismo.
No domingo, a partir das 8 horas, os canoístas da OC-6 Masculina-Pro e OC-1 Feminina disputam as melhores colocações na etapa. Ainda no domingo, ao meio dia, premiação de todas as categorias.
Já na costa sul da cidade, caminhos desconhecidos, novas paisagens da bela praia de Juquehy e uma pitada de adrenalina, tudo isso em um único evento: o 2º Enduro de Aventura Pedestre, que acontece neste sábado (24/09), às 8 horas da manhã.
Durante o evento, os atletas enfrentam um percurso com diversos desafios como rios, morros e trilhas. A disputa é realizada em duplas. Mais de 30 esportistas participam da competição, que inicia com uma prova escrita que aborda conhecimentos gerais sobre a cidade e parte para as trilhas do local.

Malha - Após derrotar o Ipiranga, a equipe masculina sebastianense joga na casa do adversário contra o Paulicéia de Mogi das Cruzes, neste domingo (25/09). O time tem que ganhar para evitar que os todos os times da chave empatem, levando a decisão a campo neutro, ou seja, local que não seja a ‘casa’ de nenhuma das equipes.

Basquete - Quase todas as equipes do basquete sebastianense estarão na ativa durante este final de semana. As meninas e os meninos do infanto-juvenil jogam no sábado, (24/09), às 14 horas, em Caraguá pelo campeonato ABLS (Associação de Basquete do Litoral Norte e Serra do Mar) contra Ubatuba.
No mesmo dia, as equipes masculinas nas categorias mirim e juvenil disputam o Coneleste contra Pindamonhangaba. Ainda pelo Coneleste Paulista, as atletas do mirim jogam contra Jacareí, no domingo (25/09).

Vôlei - O Tebar Praia Clube, será palco da LIVOVALI (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte). A equipe do mirim masculino joga contra o time de Mogi das Cruzes.
Em São Paulo, no Tênis Clube da Represa de Guarapiranga, a equipe feminina de vôlei máster joga contra o Indiano Branco às 18 horas do sábado.
A equipe continua invicta e na segunda posição da chave C. Se ganhar esse e o próximo jogo, o time obtém a classificação para a segunda fase. Atualmente a equipe está na categoria C e luta pela classificação, para a chave B.

Bocha - As equipes femininas sebastianenses Sampoc ‘A’ e Sampoc ‘B’, se enfrentam na quadra do Pontal da Cruz, às 9 horas.
O time ‘A’ não perdeu nenhum jogo e é excelente candidato a campeão da Liga Joseense. É o último jogo das equipes no campeonato que terá o resultado somente no próximo sábado (01/10), quando se enfrentam as equipes Associação Esportiva de São José e o Clube Luso Brasileiro.

Futebol Feminino - A equipe de Beach Soccer disputa a semifinal do Campeonato Municipal contra Ubatuba em Caraguatatuba, às 16 horas.
O time de futsal feminino faz sua primeira participação na II Copa da Amizade em São José dos Campos. As meninas jogam contra a equipe Johnson B. (Fonte: PMSS)

Ambulatório de Oncologia inicia consultas

São Sebastião - As pessoas que tiverem algum tipo de câncer poderão fazer suas consultas e acompanhamento no próprio município. O ambulatório de Oncologia, especialidade essa que trata exclusivamente do câncer, de suas diversas manifestações e tratamentos, começou a funcionar hoje (23.09) no Centro de saúde da cidade, com o médico Eduardo Abrão (foto), responsável pelo Centro de Tratamento Referência em Oncologia do Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí.
De acordo com o Oncologista clínico, Eduardo Abrão, o objetivo do ambulatório é realizar as consultas com pacientes novos para então encaminhá-los ao tratamento com a medicação em outras cidades. Os pacientes antigos podem também fazer o acompanhamento médico necessário no próprio município diminuindo assim, o número de viagens dos pacientes para as cidades distantes. “Num segundo momento, queremos ter um Centro de Referência regional. O Município vai pleitear verba junto aos governos estadual e federal para a construção desse Centro de Quimioterapia”, declarou Abrão.
O atendimento do médico acontece todas as sextas-feiras, a partir das 9 horas. Para realizar a consulta, o paciente deve ir ao Centro Odontológico com a biópsia para comprovação da enfermidade. “Trazer um Centro para tratamento de quimioterapia é um dos sonhos que vamos realizar e entregar para a nossa comunidade”, explica o prefeito Dr. Juan Garcia. (Fonte: PMSS)

Prefeitura reforma ginásio municipal de esportes

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Planejamento (Semur) está reformando o Ginásio Otoniel dos Santos (Gringão), localizado no Topovaradouro, durante os meses de setembro e outubro. A obra teve início dia 16 de setembro e tem prazo máximo de 60 dias para entrega.
O Ginásio municipal passará por uma reforma geral, orçada em 148 mil reais, que inclui uma adaptação para a Lei de Acessibilidade e a criação de saídas de emergência para a utilização dos bombeiros.
O objetivo é ampliar e reformar os vestiários e sanitários dos jogadores e do público, a estrutura metálica, criar rampas de acesso para os portadores de necessidades especiais, além de pintura e troca das vidraças e azulejos. Toda a parte hidráulica, elétrica, revestimento, piso, paisagismo e cobertura serão reformados para melhor atender o atleta sebastianense e visitantes. (Fonte: PMSS)

Prefeitura comemora duas datas especiais na última semana de setembro

São Sebastião - Duas datas especiais são comemoradas nesta semana: o dia internacional do turismo, dia 27 de setembro e do idoso, 1º de outubro. Para isso, a Prefeitura realizará eventos durante a semana, que encerram o mês com variedades.
De 26 a 27 acontece uma semana especial para as pessoas da “melhor idade”, será a Semana do Idoso, que está sendo organizada pelo Fundo Social de Solidariedade. Nos dias do evento serão realizados, todos os dias, a partir das 13 horas, uma exposição de trabalhos desenvolvidos pelas entidades e venda de produtos artesanais. Entre os dias 27 e 29, as tardes de quem visitar o local, serão animadas por muita música ambiente. Na última tarde da semana, na sexta-feira (30/09), haverá um show musical como parte do projeto “Música na praça” com o grupo “Raízes Nostálgicas”, a partir das 13 horas, em seguida, às 18 horas, é a vez do show musical com a dupla caipira “Irmãs Galvão”.
Uma exposição fotográfica, encomendada pelo Fundo Social de Solidariedade, especialmente para a Semana do Idoso também está prevista. Ela irá retratar o trabalho e as pessoas que atuam nas entidades ligadas a terceira idade.
A Secretaria da Saúde também participará com um estande, levando uma equipe multidisciplinar, para prevenir e orientar os idosos sobre a saúde bucal, hipertensão, mal de Alzheimer, fisioterapia, entre outros.
O objetivo do evento é divulgar para os munícipes os projetos sociais existentes nesta área, como a Facult (Faculdade da Terceira Idade), o projeto Valorizando o Idoso, o Lar Vicentino, o projeto Atividade, o Polvo, entre outros, também apoiados pela Prefeitura. O evento é aberto ao público com entrada franca.
Turismo - Na terça-feira, 27, dia mundial do Turismo, os profissionais da atividade turística de São Sebastião, se encontrarão no 1º Workshop de Turismo Receptivo, que está sendo organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, no Teatro Municipal, das 9 às 18 horas. O objetivo é promover a integração entre o empresariado e tornar público o potencial turístico do município.
O intuito do evento é fazer com que as associações se conheçam e troquem informações sobre os serviços que cada uma presta relacionado ao turista. (Fonte: PMSS)

Pat de São Sebastião entrevista candidatos neste sábado (24/09)

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhor (PAT), estará entrevistando neste sábado, dia 24 de setembro, candidatos nas áreas abaixo relacionadas.
Os interessados devem comparecer às 10 horas, no PAT munidos de Carteira de Trabalho, CPF e RG.
O PAT de São Sebastião, fica na rua João Cupertino dos Santos, 245, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4606 ou pelo e-mail pat@saosebastiao.sp.gov.br .
Veja a relação de vagas:
Secretária - 2º Grau completo, com experiência em informática e power point
Motorista de Ambulância
Motorista de Veículo leve
Técnico em Enfermagem do Trabalho
Empregada Doméstica
Ajudante de Manutenção em Elétrica
Eletricista de Manutenção
Ferramenteiro (Fonte: PMSS)

Topija tem inscrições abertas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), informa que estão abertas as inscrições para os interessados em ter uma barraca na Festa Topija que será realizada de 11 a 15 de outubro, na Praça das Mangueiras, no bairro da Topolândia.
Serão cerca de 20 barracas destinadas, preferencialmente, a entidades beneficentes do bairro da Topolândia e região. Todas as noites serão animadas por shows artísticos.
De acordo com a Sectur as inscrições podem ser feitas na própria secretaria, em horário comercial, até o próximo dia 30 de setembro. Mais informações pelo telefone 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Maranduba pronta para 2ª etapa do Circuito de Águas Abertas de Ubatuba

Ubatuba - A Praia da Maranduba recebe neste sábado, 24, a 2ª etapa do 9º Circuito Municipal de Águas Abertas, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. São 30 categorias, envolvendo atletas de aproximadamente 18 equipes do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo. As provas são divididas em quatro percursos: 250, 500, mil e 3 mil metros, para atletas dos sete aos setenta anos.
A primeira etapa do Circuito foi realizada em junho, na Praia da Almada. A equipe da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba ficou com o título por equipes, tendo a Winner/Swim América em segundo e o Atleta Cidadão, de São José dos Campos em terceiro.
A organização premiará as três melhores equipes com troféus e os oito melhores classificados em cada categoria. Ao final do circuito, serão premiados os três melhores atletas do ranking. As inscrições para a prova da Maranduba podem ser feitas no dia da prova, até as 9h30 e são gratuitas. A largada está prevista para as 10h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. Os atletas terão um ônibus à disposição que sairá as 8h em frente ao Ginásio de Esportes Tubão.
A 2ª etapa do 9º Circuito Municipal de Águas Abertas conta com o apoio da Quitanda Maranduba, Varejão Santa Rita, Associação Amigos do Bairro da Maranduba e Quiosques da Praia da Maranduba. (Fonte: PMU)

Prefeito recebe livro histórico das mãos de dona Ofélia

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba recebeu, na manhã da última quinta-feira, 22, a visita de Dona Ofélia, figura das mais conhecidas na cidade pelos seus dotes musicais e também pelo seu vasto conhecimento da história do município. Irmã de seu Filhinho e filha do Coronel Ernesto de Oliveira, Dona Ofélia queria mais do que cumprimentar e trocar idéias com o prefeito Eduardo César. A missão número um de Dona Ofélia era entregar, em mãos, para o prefeito, um exemplar do livro “Terceiro Centenário de Ubatuba – Memorial descritivo das festas comemorativas realizadas nos dias 28, 29 e 30 do mês de outubro de 1937”. Editado em 1938 pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, o livro traz fotos de Ubatuba, do obelisco comemorativo ao evento do Terceiro Centenário, das solenidades festivas e textos falando das figuras e dos fatos que marcaram a história de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Vereador entrega Moção na escola Maria Josefina

Ubatuba - Nesta última quarta-feira, o vereador Charles Medeiros entregou a Diretora Flávia Cômitte uma Moção de Congratulações pelos excelentes resultados relacionados ao 1º Encontro Cultural Maria Josefina realizado nas dependências da Escola Maria Josefina Giglio Silva no bairro da Estufa II. O evento ocorreu entre os dias 24 a 26 deste mês e contou com a colaboração de várias escolas e entidades, segundo a direção da escola a idéia é atrair cada vez mais os moradores para dentro do ambiente escolar, através das manifestações culturais existentes, melhorando assim as relações entre alunos, escolas e comunidades. A escola também realiza um trabalho com plantios de verduras e legumes, parte da merenda escolar vem da horta que é cultivada por alunos da escola.
Segundo Charles Medeiros, a escola tem um papel fundamental na vida dos moradores em seu entorno e é de extrema importância que ela mantenha um compromisso sério de cooperação de desenvolvimento relacionados às comunidades que ela representa, termina. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador reúne comunidade para elaborar diretrizes

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Saúde realizou, pela primeira vez na história do município, uma conferência para tratar do assunto “Saúde do Trabalhador”. Com o tema “Trabalhar sim, adoecer não”, o evento reuniu cerca de cem pessoas no auditório da Escola Tancredo Neves na última sexta-feira, dia 17. O resultado desse encontro será levado para a conferência regional, que acontecerá em São José dos Campos, no dia 24 de setembro. Esses debates têm como objetivo levar as necessidades municipais às esferas estadual e nacional.
Em Ubatuba, a conferência reuniu autoridades do poder executivo e legislativo, além de empregadores, trabalhadores e profissionais do sistema de saúde. O prefeito Eduardo César disse que é uma grande satisfação ver a comunidade se reunir para discutir assuntos pertinentes às suas necessidades. “Esse evento representa mais um avanço para a sociedade ubatubense. A realização dos nossos sonhos é, por vezes, difícil, mas se houver força de vontade, transparência e participação, atingiremos todos os nossos objetivos. Sinto-me honrado em fazer parte desse momento histórico para o município”.
O presidente do COMUS (Conselho Municipal de Saúde), Maurício Moromizato, considera que a conferência tem grande importância e aplicabilidade no dia a dia dos trabalhadores. “Nós precisamos divulgar e trabalhar para que a segurança no ambiente no trabalho seja cumprida efetivamente. Na prática, a conferência tem a finalidade de falar sobre a necessidade de se cumprir a lei. Implantar a prevenção traz benefícios, tanto para os trabalhadores, quanto para gestores e também para o sistema de saúde. Quando ocorre um acidente, o trabalhador sofre as conseqüências físicas, o patrão é sempre culpado por não fazer cumprir as regras de segurança e as ocorrências acarretam em sobrecarga nos hospitais”.
A 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador acontecerá de 9 a 12 de novembro de 2005, em Brasília – DF. Convocada pelos Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, a discussão nacional será pautada a partir do acúmulo histórico nessa área, propiciado pela luta dos trabalhadores brasileiros por melhores condições de vida no trabalho. O secretário de saúde, Dr. Marcos da Silveira Franco afirma que a conferência proporciona grandes avanços para a sociedade. “Nós estamos buscando a integralidade do indivíduo. É preciso olhar o trabalhador como um ser humano que tem necessidades diversas. A partir disso, orientá-lo para a prevenção e curá-lo se for preciso. Do ponto de vista estrutural, a prevenção colabora com a sustentabilidade. Usar os recursos de forma consciente para construir um planeta cada vez mais saudável, garante esse direito também aos nossos filhos e netos”, disse o secretário. (Fonte: PMU)

Tancredo lidera classificação dos Jogos Escolares em Ubatuba

Ubatuba - A Escola Municipal Tancredo Neves mantêm a liderança parcial dos “23º Jogos Escolares da Semana da Pátria” (JESP). Somando 132 pontos após a realização de sete modalidades, a escola tem uma boa vantagem sobre as concorrentes diretas ao título de campeã deste ano. A segunda posição na classificação geral é do Colégio Dominique que obteve 118 pontos; em terceiro lugar está a escola Dr. Esteves da Silva com 112 pontos.
A competição de atletismo, que seria disputada no dia 7, foi mais uma vez adiada devido ao mau tempo. A organização estuda a marcação de uma nova data para as realizações das provas.
Vôlei e Basquete – Em uma reunião realizada entre a organização do JESP e os responsáveis pelas escolas participantes dos Jogos, ficou definido que as competições de vôlei e basquete devem acontecer a partir do dia 8 de outubro. Os jogos de basquete serão realizados no Ginásio de Esportes Tubão e o vôlei terá suas partidas disputadas nas quadras das escolas José Simeão e Taba. (Fonte: PMU)

Emaús recebe padaria artesanal
Fundo Social entrega kit de fabricação de pães caseiros em Ubatuba

Ubatuba - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César entregou, na última sexta-feira, um Kit de Padaria Artesanal à Comunidade Emaús. O kit de Padaria Artesanal composto por um forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás é doado pela iniciativa privada ao custo unitário de R$ 700,00 a R$ 1.200, e entregue ao Governo do Estado que repassa para os municípios.
O projeto de padarias artesanais nasceu como uma das principais iniciativas do Programa de Geração de Emprego e Renda do Fundo Social Estadual. Segundo a presidente do Fundo Social de Ubatuba, Denise César, o projeto da padaria artesanal tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de emprego e renda. A panificação artesanal consiste na fabricação de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.
O responsável pela comunidade, Jorge da Cruz Oliveira disse que o equipamento é muito bem vindo. “Agora vai ser muito bom, não vai faltar pão pra ninguém da comunidade e ainda vamos conseguir uma renda extra”, disse Jorge. “Conquistamos essa padaria para a Comunidade Emaús e não vamos parar por aí. Continuamos buscando benefícios que visam a geração de renda no município”, afirmou a primeira dama Denise César.
Semana da Solidariedade - Nesta sexta-feira, 23, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César, participou da abertura da Semana da Solidariedade. Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), a Semana da Solidariedade deste ano será voltada às crianças. A Semana da Solidariedade ocorre em todo o Estado, de 26 a 30 de setembro, com várias atividades voltadas às crianças e adolescentes. O objetivo é chamar a sociedade à reflexão da sua responsabilidade com este segmento importantíssimo da população.
Livro
No mesmo dia da abertura da Semana da Solidariedade, em São Paulo, o Fussesp promove o lançamento do livro “Casa do Brinquedo”. Atualmente existem mais de doze mil “Casas do Brinquedo” implantadas no Estado. Em Ubatuba a “Casa do Brinquedo” faz parte do projeto itinerante “A onda é brincar”. Neste projeto, a “Casa do Brinquedo” percorre todos os bairros da cidade, facilitando o acesso das crianças de comunidades mais distantes. (Fonte: PMU)

Plantio de mudas no Dia da Árvore

Ubatuba - Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, os alunos da FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba), a Coordenadoria da Mulher, Secretaria de Meio Ambiente e a Agroflora Litorânea realizaram o plantio de 21 mudas de espécies nativas, na rua Liberdade, ao longo da calçada do Aeroporto de Ubatuba. Foram plantadas mudas de manacás, timbauba, ipê e outras, de formas alternadas, para que em época de floradas seja possível visualizar um colorido diverso. O vice-prefeito Domingos dos Santos também participou do plantio.
Instituto da Árvore - O Instituto da Árvore é uma entidade não governamental, fundada no início desta ano, que tem como principal objetivo a disseminação do conhecimento e a importância da árvore. Pretende divulgar através de educação ambiental o conhecimento científico sobre as diversas espécies nativas da Mata Atlântica, bem como sua importância no ecossistema e também técnicas de manejo como a semeadura e cultivo.
A Coordenadoria da Mulher e a Secretaria de Meio Ambiente estão apoiando o Instituto, que busca incentivar a produção de mudas de árvores bem como de plantas ornamentais e medicinais através da disseminação de viveiros domésticos ou comunitários, dando apoio educativo e formando parcerias com entidades governamentais e associações, promovendo a proteção da biodiversidade das espécies, atuando em reflorestamento, recuperação de áreas degradadas. Tem também como objetivo o incentivo da pesquisa científica, localizando, identificando, classificando, colhendo e semeando as sementes de árvores nativas.
Como estratégia, o Instituto da Árvore, juntamente com a Coordenadoria da Mulher, visam atuar junto à comunidade envolvendo particularmente a participação das mulheres. A meta é incentivar a criação de viveiros de árvores e ervas medicinais, resgatando o conhecimento tradicional e criando projetos de desenvolvimento sustentável como a produção artesanal a partir de sementes e fibras, a produção de chás curativos e bálsamos, medicinais e cosméticos, criando hortas e apoiando feiras e mercados de distribuição destes produtos.
A proposta do Instituto de política de educação ambiental é através da ação efetiva, atuando junto às escolas e instituições educativas, criar atitudes e promover o conhecimento a partir da experiência prática. (Fonte: PMU)

Prefeitura tem novas instalações e moderniza equipamentos de informática
Novo espaço e equipamentos novos de informática garantem mais conforto e agilidade no atendimento ao público

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba concluiu nesta semana a mudança da última secretaria para o novo prédio, onde já funcionavam alguns setores da atual administração. O novo espaço, localizado em frente ao Paço Municipal, abriga agora O PROCON (Órgão de Defesa do Consumidor) de Ubatuba, a Assessoria de Assuntos Comunitários, Secretaria de Obras, Secretaria de Assuntos Jurídicos e Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Nos próximos dias o Serviço de Execução Fiscal também estará integrado ao novo prédio.
O imóvel, com dois andares tem 480 m2, 12 banheiros, cozinhas e áreas de acesso para portadores de necessidades especiais. O projeto de adequação do novo espaço foi projetado pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo. “Neste novo espaço buscamos oferecer mais dignidade e qualidade no atendimento ao cidadão, além de propiciar melhores condições de trabalho para os funcionários. Essa mudança já era uma necessidade antiga da Prefeitura, devido a falta de espaço físico em que algumas secretarias e assessorias se encontravam”, explicou o prefeito de Ubatuba, Eduardo César.
Informatização - Neste mês a Prefeitura comprou novos equipamentos de informática e dois servidores HP Proliant. No total foram adquiridos 58 micros HP Compaq, 12 impresssoras HP laserjet, 18 impressoras HP deskjet, 18 scanners HP scanjet e 9 impressoras multifuncional. O Gabinete do Prefeito e as Secretarias de Finanças, Obras, Administração, Assuntos Jurídicos, Arquitetura e Urbanismo, Saúde, Educação e Turismo já contam com os novos equipamentos. “Toda a estrutura de informática da Prefeitura estava obsoleta, pricipalmente nos setores que lidam diretamente com o público, como os tributos, protocolo e execução fiscal. Sabemos que o que foi adquirido hoje ainda é insuficiente, mas fizemos o que era possível dentro do nosso orçamento. Os novos servidores de sistema garantem agora mais agilidade nos setores de atendimento ao público”, explicou Palhares. O coordenador do CPD adianta que para o próximo ano a Administração já está programando uma nova compra de equipamentos, já que nem todos os setores foram atendidos.
Apenas com essa mudança de equipamentos é que será possível, segundo o coordenador do CPD, a Prefeitura implantar um novo sistema de controle e armazenamento de dados. “Esse novo sistema irá permitir um banco de dados único, mais ágil, mais confiável, mais moderno e principalmente com mais opções de serviços para o contribuinte acessar através da Internet”, explicou.
Qualidade - O Procon, visando garantir mais qualidade no atendimento funciona das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, na avenida Dona Maria Alves, 890. Desde o início do ano – quando passou a funcionar também nos horários de almoço - até a data de hoje o Órgão de Defesa já registrou 1500 atendimentos, um aumento de 52% se comparado ao ano todo de 2004, que totalizou 989 atendimentos.
Localização - As novas instalações estão localizadas na avenida Dona Maria Alves, 882 e 886. Os telefones agora são: Secretaria de Obras (3833-7116 e 3833-7227), Secretaria de Assuntos Jurídicos (3833-5101, 3833-3800 e 3833-2600), Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (3833-3500 e 3833-2825), Assessoria de Assuntos Comunitários (3833-1441 e 3833-6117) e Procon (3833-3022, 3833-5446 e 3832-6509). (Fonte: PMU)

Prefeitura convida população para Audiência Pública

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba convida a toda a população para participar de uma audiência pública no próximo dia 29 (quinta-feira), a partir das 19 horas, na Câmara Municipal. Na audiência, técnicos da Prefeitura estarão apresentando os demonstrativos da receita e da despesa do município no segundo quadrimestre deste ano. A audiência pública é uma determinação da lei federal de Responsabilidade Fiscal. (Fonte: PMU)

Funcionários do Procon participam de cursos

Ubatuba - Na última semana foi realizado em Guarulhos o I Encontro de Procons, onde estiveram presentes o coordenador do Procon de Ubatuba Henrique Zwibelberg e o técnico Leogilson Selino. Na oportunidade tiveram acesso a assuntos diversificados como direitos humanos e do consumidor, claúsulas abusivas e quais as perspectivas dos Procons para a defesa do consumidor. Presente ao encontro esteve o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Antônio Carlos Malheiros.
No mês passado os funcionários participaram do II Encontro dos Órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor, realizado em São José dos Campos, onde foi discutido o tratamento dado à respeito de problemas dos consumidores com as operadoras telefônicas. “A participação nestes cursos é de fundamental importância para estarmos nos reciclando para um melhor atendimento ao consumidor”, avaliou Henrique Zwibelberg. (Fonte: PMU)

Associação Comunitária do Perequê-Açu promove reunião

Ubatuba - A Associação Comunitária do Perequê-Açu realizará na próxima quarta-feira, dia 28, uma reunião onde serão discutidos assuntos de interesse da comunidade do bairro, principalmente a questão da saúde pública. A presidente da Associação, Wilma Módena, convida os moradores a participar. “Tenho visto o aumento do interesse dos moradores do bairro no intuito de buscarmos solução para os problemas comuns, e isso é muito bom, pois juntos seremos mais fortes. Por isso convido a todos para mais essa reunião que visa buscar melhorias para nossa comunidade”, lembra Wilma.
A reunião acontecerá na escola Maria Salete Nepomuceno do Amaral, à partir da 19h30. (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba estréia novo uniforme

Ubatuba - As equipes de vôlei de Ubatuba entram em quadra neste final de semana de cara nova. Nas partidas da Livovali que serão disputadas sábado e domingo (24 e 25) no Ginásio de Esportes Tubão, acontece a estréia do novo uniforme das equipes masculina e feminina de vôlei.
Nos dois uniformes há a predominância da cor azul, porém o do masculino tem mescla com o amarelo, e o feminino com o vermelho. A equipe feminina disputará as competições estampando na camisa os nomes de Biodance, Nipak Honda e Auto Elétrica e Mecânica Marquinhos. O time masculino será patrocinado por Kall Som, Assai Distribuidora de Água e Cristal Turismo.
No sábado, 24, o time mirim masculino entra em quadra para enfrentar a equipe de Pindamonhangaba, à partir das 10h30. As meninas do mirim feminino vão a quadra no domingo às 11h, para enfrentar a equipe de Jambeiro. (Fonte: PMU)

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro tem novo presidente

Ubatuba - Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro elegeram, na última quinta-feira, dia 22, os novos presidente, vice-presidente e secretário executivo. O membro da Amesp (Associação de Maricultores do Estado de São Paulo), Alexandre Baldassim foi escolhido como presidente, por dez votos a um. Bruno Giffoni, do Projeto Tamar/Ibama foi escolhido como vice por unanimidade e Carlos Salomão da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca é o novo secretário executivo.
O conselho tem como objetivo ajudar a direcionar caminhos das atividades de pesca e é composto por entidades produtivas, governamentais e sociedade civil. Por ser de cunho consultivo, ele atua dando sugestões ao executivo e elabora planos anuais de desenvolvimento, mantendo o contato e o intercâmbio entre os produtores do município. Ao todo, são 30 membros, sendo 15 do setor governamental e 15 da sociedade civil organizada. (Fonte: PMU)

Escolas da rede municipal recebem visitas de equipe multidisciplinar
Visitas visam atender melhor os alunos portadores de necessidades especiais

Ubatuba - A Secretaria de Educação de Ubatuba iniciou no dia 22 uma série de visitas a escolas da rede municipal de ensino, para efetuar triagem de alunos portadores de necessidades especiais. O objetivo das visitas é observar cada caso, através de exercícios de desenho e linguagem escrita, bem como de seus prontuários, e posteriormente estabelecer contato com pais e professores para realizar um perfeito diagnóstico e aprimorar o atendimento a esses alunos.
A equipe multidisciplinar composta por oito profissionais (professoras, psicólogas, psicopedagogas, fonoaudióloga e capacitadora de educação especial), acompanhada pela coordenadora de Ensino Fundamental Cristiane Gil, examinará os casos de cerca de cinqüenta alunos que freqüentam salas regulares de ensino.
Neste primeiro momento, as escolas visitadas pela equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação são: EM José Belarmino Sobrinho, EMEI Helena Maria Mendes Alves, EM Padre José de Anchieta, EM José Celestino Aranha, EM Maria Salete Nepomuceno do Amaral, EM Sebastiana Luiza de Oliveira Prado, EM Virgínia Melle da Silva Lefévre, EM Joaquim Luis Barbosa e EM Profª Maria das Dores Carpinetti. As visitas terminam no dia 28. A Secretaria de Educação informa que as visitas serão estendidas a todas as unidades educacionais de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Vereador Mico presente nos Bairros da Enseada e do Sertão do Perequê-Mirim

Ubatuba - No último dia 17 de setembro, o vereador Romerson de Oliveira – PFL, esteve no Morro do Ceará no Bairro da Enseada, onde ouviu da comunidade alguns pedidos para melhorar as condições estruturais do bairro.
Mico pode ver o início da manutenção na caixa d’água coletiva que serve à comunidade e informou que vai procurar junto ao Poder Executivo formas para realizar parcerias com os moradores e buscar as melhorias.
Outra conquista do vereador foi atender a uma antiga solicitação dos moradores da Rua Poço Fundo no Sertão do Perequê-Mirim, que, no dia 22, foi beneficiada com os trabalhos da Secretaria de Obras da Prefeitura através de uma retro-escavadeira que substituiu a tubulação da rua, que vivia entupida e não comportava o escoamento das águas pluviais, causando assim, o transbordamento e sérios danos aos moradores.
“Vivenciar os problemas e procurar soluções para eles, tem sido uma constante em minha legislatura e a maior realização é ter das comunidades o respaldo e apoio em parcerias para solucionar os problemas e suas necessidades”, comenta Mico.
A comunidade é grata ao poder público e o vereador salienta a presteza dos trabalhos da Secretaria de Obras e parabeniza o Prefeito Eduardo César pela atenção dada aos problemas e pelas soluções levadas a cada comunidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Senhor Genésio do Camburi é homenageado na Câmara Municipal

Ubatuba - “Quando um representante de uma sociedade desempenha com brilho e sucesso os seus feitos, eleva e projeta a própria comunidade e serve de exemplo para os seus conterrâneos”. Com estas considerações, o presidente da Câmara de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, entregou Moção de Congratulações ao líder comunitário do Quilombo do Camburi, Genésio dos Santos. A homenagem, ponto alto da sessão de Câmara, dia 20, emocionou a todos. Aos 78 anos de idade, o senhor Genésio usou a tribuna e, com toda a humildade que lhe é peculiar, falou de sua luta pelo reconhecimento e pelo direito de seu povo permanecer na terra onde nasceu. Falou também, de suas conquistas, lembrando que, apesar de ser analfabeto, que só reconhece um “Ó porque é redondo”, recebe convites de todo o país e até da Europa para palestras. Dessa forma, segundo Jairo, Genésio dos Santos vai divulgando o valor, a garra, a sabedoria, a perseverança do povo caiçara e quilombola, projetando Ubatuba no cenário cultural. O representante dos quilombolas do Camburi foi aplaudido em pé pelos vereadores e pelo público presente. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Junior recebe homenagem na Câmara de Ubatuba

Ubatuba - A vereadora Luciana Machado (PDT) homenageou, com Moção de Congratulações, o representante de Ubatuba no evento do “Car Tuning”, Donizete João de Oliveira Júnior. A modalidade, que realiza encontros dentro e fora do país, tem como objetivo premiar os veículos super equipados com acessórios variados e som de muita qualidade. Júnior, de acordo com a vereadora, equipou o carro dele, utilizando recursos próprios e já participou de vários campeonatos, divulgando a cidade de Ubatuba, como comprova publicação na revista “Car Stereotuning” de circulação no Brasil e no Exterior. Luciana ressaltou ainda, que eventos dessa natureza trazem diversão e atrativo para a população local além de incentivar o turismo, atraindo o público de fora. A vereadora aconselhou Júnior a continuar insistindo no projeto e desejou que ele consiga patrocinadores para continuar divulgando o nome da cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Mensagens fraudulentas na Internet

Ubatuba - Temos tomado conhecimento de vários casos em que consumidores em geral e empresas associadas estão recebendo mensagens que noticiam a existência de pendências financeiras, muitas destas mensagens utilizam a marca do SPC - Serviço de Proteção ao Crédito, do SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito, SERASA e congêneres, ligadas a nomes de diversas empresas.
A Associação Comercial de Ubatuba esclarece a todos que o uso destas marcas é INDEVIDO e que as entidades de proteção ao crédito (CDLs, Associações Comerciais, Sindicatos do Comércio Varejista e SERASA) NÃO ENVIAM QUALQUER NOTIFICAÇÃO POR E-MAIL.
As mensagens divulgadas nesses e-mails têm o objetivo de causar prejuízos aos usuários, instalando vírus em suas máquinas e leitores de teclado em seus componentes, a fim de obter senhas e outras informações sigilosas, entre elas dados de contas correntes, cartões de crédito e outros.
Se você ou sua empresa receberem mensagens como estas, NÃO ACESSE NENHUM LINK INDICADO, deletando imediatamente a mensagem de sua máquina.
Em caso de dúvidas, procure o serviço de proteção ao crédito de sua cidade, munido de documentos (CPF e RG). As entidades estão aptas a verificar a existência de débitos em nosso sistema.
MODELOS DE MENSAGENS FRAUDULENTAS
Mensagem envolvendo o SCPC
Mensagem envolvendo SPC/CDL e Embratel
Mensagem envolvendo DL e SPC
Mensagem envolvendo a TIM
Mensagem envolvendo a TELEMAR
Mensagem envolvendo Cartórios (títulos protestados)
Mensagem envolvendo SERASA
Mensagem envolvendo Ponto Frio (relativa a pedido de compra) (Fonte: ACIU)

Você ainda não conhece o Excalibur Pub?

Ubatuba - Aproveite o final de semana e descubra um espaço especial, feito para pessoas de bom gosto que curtem uma noite agradável.
Para os amantes do futebol, estaremos transmitindo no telão 4 jogos do Campeonato Brasileiro, seguidos sempre de um ótimo show.
O Excalibur Pub oferece sempre aquela cerveja bem gelada, excelentes petiscos, além do famoso "Excaliburguer" com fritas. Uma delícia !!!
Conheça nosso site em http://www.excaliburpub.com.br
Confira a programação:
Sábado 24Set05
16:00 hs - São Paulo x Paysandu
Domingo 25Set05
16:00 hs - Corinthians x Flamengo
18:00 hs - Palmeiras x Goiás
20:00 hs - Santos x Fluminense

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 22/09 A 29/09

Cine Porto - fone : 3833-2066:

"HORROR EM AMITYVILLE"
Baseado em fatos reais!!!
Ás 17:00 hs - 19:00 hs -21:00 hs.

Cine Passeio - fone : 3832-2843:

"PENETRAS BONS DE BICO"
Comédia!!!!!!!!
Ás 16:40 hs - 18:50 hs - 21:00 hs.

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Ameaça à "Liberdade de Imprensa"
Luiz Moura


Hoje recebi um telefonema do senhor Eduardo Cury Russo, empresário de comunicações, ameaçando minha integridade física. "Passarei com um rolo compressor sobre você", afirmou ele em tom sério. A razão real do nervosismo é um pedido que enviei à Câmara.
Como cidadão quero saber detalhes do contrato entre a TV Iperoig e a Câmara Municipal de Ubatuba. O pedido foi protocolado há uma semana, o prazo esgota-se na próxima. Caso não receba satisfação, buscarei obter as informações através da Justiça. É um direito constitucional e farei uso dele.
A coação da imprensa nunca rendeu bons frutos, pelo contrário, costuma dar dissabores. De qualquer forma, foi lavrado um "Boletim de Ocorrência" na Delegacia de Polícia relatando o fato.
A verdade prevalecerá. Lutarei por ela e publicarei tudo o que for apurado. Doa a quem doer.
Quem não deve não teme. E não ameaça.

Luiz Moura
Ubaweb - Ubatuba, SP

P.S. Este texto foi enviado para: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Vale Paraibano, Imprensa Livre, A Cidade, Litoral Virtual (site), Ubatuba Víbora (blog), Ubatuba News (blog). Também foi feita uma comunicação à ABI e ao Sindicato dos Jornalistas.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Caraguatatuba:

Primavera - Luciano Cancelier

Primavera
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor