Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 27 de setembro de 2005 - Nº 1371 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
2º Simpósio de Turismo do Litoral Norte discute tendências e necessidades
Litoral Norte debaterá obras previstas para a região


Caraguatatuba
4º Festival do Mexilhão acontece em dezembro em Caraguá
Equipe Cruzeiro vence o Futsal do Morro do Algodão
300 atletas participam do Joremi em Caraguá
Alunas dos projetos de Geração de Renda participam de palestra sobre Cooperativismo do Sebrae
População apóia Retroporto mas com disciplina
Ordem do Dia com nome de rua e Gratidão


Ilhabela
Posto e loja sofrem roubo no bairro do Perequê em Ilhabela


São Sebastião
PH quer discutir emancipação da Costa Sul de São Sebastião
Vereadores e Federação tem dúvidas sobre emancipação
Vento forte pára balsa por 5 horas
Detentos fogem por túnel de cadeia no litoral
Projeto" Da Pá Virada" animará o município no mês das crianças
Fundo Social lança campanha “Brinquedo Solidário” para o Dia das Crianças
Veteranas encerram primeira fase da Liga Paulista com vitória
Dedicação
Futsal feminino vence em primeira atuação na II Copa da Amizade
São Sebastião derrota Mogi no vôlei
Basquete derrota Ubatuba no masculino e feminino
Veteranos chegam na frente no II Enduro de Aventura Pedestre em Juquehy
Inscrições para barracas da Topija vão até sexta-feira (30/09)
Kotian pede por segurança na praça dos artesãos no centro da cidade

Ubatuba
Clodovil recebe senadora Heloísa Helena em Ubatuba
Lançamento do site UbatubaGuia
Ubatuba tem 6 assaltos a residências em 24h
Comunicado da 183ª Ciretran de Ubatuba
Ubatuba na Semana da Solidariedade
Passeio Ciclístico comemora chegada da primavera a Ubatuba
Vôlei de Ubatuba conquista três vitórias no final de semana
Ligeirinho garante vaga nas semifinais do campeonato Dentinho em Ubatuba
Deputada estadual defende campus da USP em Ubatuba
Pequena empresa: Transforme informações em negócios
Workshop de Planejamento de vida, entusiasmo e motivação


Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

2º Simpósio de Turismo do Litoral Norte discute tendências e necessidades
Aproximadamente 320 estudantes e especialistas comemoraram o Dia do Bacharel em Turismo. As conquistas, os desafios, a concorrência, o novo perfil do turista, a sazonalidade, a regionalização do turismo e o mercado de trabalho foram alguns dos temas abordados no 2º Simpósio de Turismo do Litoral Norte.

Litoral Norte - O 1º Simpósio de Turismo do Litoral Norte reuniu em Caraguatatuba no sábado, 24, em torno de 320 pessoas. O evento foi promovido pela Secretaria de Turismo em parceria com as Faculdades Integradas Módulo e Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo-ABB-TUR, para discutir o tema ‘Profissional de Turismo: Sucessos de Desafios’ e também em comemoração ao dia do bacharel em turismo. A organização do evento arrecadou alimentos que foram doados à Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba.
Participaram do simpósio a presidente da ABB-TUR, Marlene Mathias; o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro; o secretário de Ilhabela, Ricardo Fazzini, a representante do SEBRAE, Maria Aparecida de Medeiros; os secretários municipais de Caraguá; Obras, Raul Pesci Junior; e Fazenda, Edvaldo Del Vale; a diretora do PROCON, Luci Machado; o coordenador do curso de Turismo das Faculdades Módulo, Fernando Hanaoka; a coordenadora da Unidade, Enedina Aparecida Cristino, o secretário geral João Evangelista de Assis, o diretor do Parque Estadual, Ivan Soares.
Também participaram técnicos da área, empresários e estudantes do SENAC, UNIBAM, UNIBERO, UNIP, PUC, CEPROLIN e Faculdades Módulo, que puderam atualizar-se, por meio das palestras, sobre o quadro atual do turismo no mundo. Após o evento, todos foram convidados para um beach tour e um happy hour no Armazem Bar.
A presidente da ABB-TUR, Marlene Mathias, abriu o evento lamentando a ausência do Secretário Estadual de Turismo. “Mesmo assim temos muitas conquistas para comemorar, o reconhecimento da categoria e a criação da Secretaria Estadual de Turismo aumentam a esperança de novas vagas do mercado de trabalho”.
O secretário Ribeiro representou o prefeito de Caraguá e declarou que o mesmo tem dado especial atenção para o turismo. Em seguida proferiu palestra sobre os programas de regionalização do turismo, em especial o Circuito Litoral Norte. “Vocês estudantes têm que acompanhar o que acontece no Brasil e no mundo e a regionalização é uma das tendências”.
Ele contou que novos diagnósticos apontam que o perfil do turista mudou a partir dos anos 90. Com profissões que utilizam mais a mente que o corpo, o turista de hoje consome experiências e sensações e não apenas sol e praia. O turista tem um grau maior de envolvimento com suas férias. Diante desse novo turista, temos de ampliar a oferta e a qualidade”, disse.
Após as palestras dos profissionais convidados, o público fez perguntas aos profissionais. Questionado sobre a valorização da cultura caiçara, Ricardo Ribeiro respondeu que a comunidade local está cada vez mais valorizada no novo modelo de gestão das atividades turísticas. “Nossa preocupação é incluir a cultura caiçara nos atrativos”.
Outra pergunta feita ao secretário referia-se à sazonalidade. O secretário Ribeiro respondeu que a solução é a realização de eventos. “Uma das metas do prefeito é reduzir a dependência do turismo de verão. A idéia é investir na realização de eventos o ano inteiro e não apenas na temporada. Outra meta da administração é mudar a mentalidade do empresário sobre a necessidade de desenvolver o turismo profissional para enfrentar a concorrência”, disse.
Sobre os investimentos em turismo radical e de aventura, Ribeiro disse que depende mais do Governo do Estado investir na abertura dos Parques para que o ecoturismo seja mais explorado na região.
Para o coordenador do curso de Turismo, Fernando Hanaoka o evento foi mais do que satisfatório. “Todos os participantes se integraram bastante com os temas abordados pelos especialistas. Como tecnóloga em Turismo, a ex-aluna Alessandra Nicolau Pinheiro fez ótima apresentação. A palestra da coordenadora da Pós-graduação do SENAC-SP, Cláudia Moraes também agradou o público presente com sua exposição sobre o bacharel e o tecnólogo quanto ao seu espaço de trabalho”. PMC 

Litoral Norte debaterá obras previstas para a região
Avaliação será feita durante o Ecoadventur 2005

Litoral Norte - A duplicação da rodovia dos Tamoios, a ampliação do porto de São Sebastião e a instalação da base de gás no Litoral Norte, estão entre os temas principais das palestras e debates previstos para o Ecoadventur Litoral Norte 2005, evento que acontecerá em Caraguatatuba, de 12 a 16 de outubro.
Ambientalistas, representantes dos governos municipal, estadual e federal e a sociedade civil organizada participarão de mesas redondas, onde serão avaliados os impactos previstos pelas obras no meio ambiente local e no desenvolvimento econômico da região.
A mesa redonda “O Meio Ambiente e o Panorama de Desenvolvimento no Litoral Norte” acontecerá no dia 12 de outubro. No dia 13 de outubro estão previstas duas palestras: “Gás Natural e a Base do Litoral Norte”, pela Petrobrás; e, “Corredor de Exportação, duplicação da Rodovia dos Tamoios e ampliação do porto de São Sebastião”, pela secretaria de Transportes.
Outras duas palestras irão acontecer no dia 14 de outubro. Maria Luiza Ribeiro, da SOS Mata Atlântica, abordará a atuação das entidades ambientalistas frente às ações desenvolvimentistas na região da Mata Atlântica. Telma Krug, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), falará sobre as alterações climáticas e suas implicações no futuro da região.
No sábado, dia 15 de outubro, a Real Norte, entidade que representa ambientalistas do Litoral Norte, fará uma avaliação do futuro da região. No mesmo dia haverá uma palestra com Sérgio Salazar Salvati, coordenador do Programa de Turismo e Meio Ambiente da WWF-Brasil; uma apresentação dos resultados do Congresso Brasileiro de Jornalistas Ambientais; e, o painel “Litoral Norte, seu presente e futuro na visão da mídia”, com a participação de jornalistas convidados.
No domingo, dia 16 de outubro, ocorrerá o lançamento do projeto Trilha da Estrada Parque, que pretende transformar em uma estrada ecológica, a Estrada da Intermediária- que liga o bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba, à cidade de Salesópolis.
Ecoadventur - O Ecoadventur Litoral Norte 2005 é o maior evento da região, focado na preservação ambiental, que busca o melhor aproveitamento do ecoturismo e dos esportes de aventura e radicais na região. O evento oferecerá ainda palestras e atividades ligadas aos esportes de aventura e radicais, exposições de empresas e produtos voltados para essas atividades, além de vários outros atrativos.
O Ecoadventur Litoral Norte 2005 será realizado pela AHP-Associação dos Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba, com apoio da Prefeitura local, através da Secretaria de Turismo e tem como patrocinador geral a Nestlé. O Ecoadventur será realizado na Praça de Eventos, em Caraguatatuba, de 12 a 16 de outubro, das 15 às 23 horas, com entrada franca. Maiores informações poderão ser obtidas no site www.ecoadventur.com.br  ou pelo telefone (012) 3883-1355.

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


4º Festival do Mexilhão acontece em dezembro em Caraguá
Caraguatatuba, além de ser considerada atualmente a maior produtora de mexilhão do Estado de São Paulo e a segunda maior do Brasil, já está conhecida em toda a região pela realização do Festival do Mexilhão: um evento gastronômico que atrai milhares de pessoas oferecendo pratos típicos que têm como principal ingrediente o marisco

Caraguatatuba - O Festival do Mexilhão, que acontece anualmente na Praia da Cocanha, em Caraguá, atraindo milhares de pessoas em apenas um final de semana, está finalizando os preparativos para a realização de sua quarta edição. O evento, que já faz parte do calendário oficial do município, proporciona ao público a chance de apreciar diferentes tipos de comidas que têm como principal ingrediente o marisco.
Assim como os tradicionais festivais do Camarão, dos pescadores do Camaroeiro, e da Tainha, realizado pelos pescadores da região do Porto Novo, o Festival do Mexilhão, realizado pela comunidade pesqueira da Cocanha já conquistou seu público composto tanto por moradores como por veranistas que vêm a Caraguá especialmente para prestigiar esse evento gastronômico tipicamente caiçara.
A MAPEC - Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, já está se preparando para a 4ª edição do Festival do Mexilhão, realizada sempre em meados de outubro, e neste ano, prevista para acontecer de 9 a 11 de dezembro, na praia da Cocanha, região Norte de Caraguá, encerrando o calendário de eventos de 2005 com “chave-de-ouro”.
De acordo com o associado e ex-presidente, José Luiz Alves, o público esperado para esse ano é de 10 mil pessoas e os produtores pretendem comercializar mais de três toneladas de mariscos, como aconteceu na edição passada.
Esse ano a MAPEC completa 4 anos de existência. “Nós maricultores resolvemos criar a associação não só com o intuito de agilizar os processos burocráticos relacionados ao nosso trabalho, mas também para trazer o festival para Caraguá, pois esse evento era realizado somente em Ubatuba”, ressaltou José Luiz.
O Festival do Mexilhão é realizado pela Associação de Maricultores em parceria com a Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação e Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. O evento conta também com a participação e apoio dos quiosqueiros da praia da Cocanha, bastante envolvidos na organização do evento, participando inclusive das reuniões e planejando os atrativos, conforme esclareceu o maricultor José Luiz Alves.
Atualmente, 17 famílias trabalham na produção de mariscos na cidade, o que torna Caraguatatuba a maior produtora de mexilhão do estado e a segunda maior do país. Durante todo o ano são produzidas em média de 80 toneladas de mariscos. Os interessados em comprar o mexilhão produzido na fazenda, podem encontrá-lo na praia da Cocanha, em frente ao rancho dos pescadores. (Fonte: PMC)

Equipe Cruzeiro vence o Futsal do Morro do Algodão
Quatro equipe foram premiadas com troféus e medalhas. A cerimônia de premiação do Campeonato de Futsal “Maria Carlita Saraiva Guedes”, teve a participação do Secretário de Esportes e Recreação, do diretor de Recreação e dos filhos e netos da homenageada

Caraguatatuba - O Campeonato de Futsal do Morro do Algodão taça prof. “Maria Carlita Saraiva Guedes”, chegou na final na tarde de domingo, dia 25 com a vitória da equipe Cruzeiro, que brigou pela primeira colocação até o último minuto de jogo.
A disputa da final foi acirrada entre as equipes Ajax e Cruzeiro. Os dois times brigaram para garantir o título de campeão. Na luta pela vitória, a equipe Cruzeiro não deu chance para seu adversário e levou o título para casa vencendo o adversáriode 3 a 2.
Na fase semifinal, que aconteceu na última sexta-feira 23, as equipes Cruzeiro e Boca Júnior se enfrentaram em uma disputa acirrada para garantir uma vaga na final. Na corrida pela classificação, a equipe Cruzeiro levou a melhor e agarrou sua vaga na final do campeonato. As equipes Ajax e Santa Cruz também se enfrentaram para conquistar uma vaga na final. O jogo terminou com um empate de 4 a 4. Na prorrogação a equipe Ajax teve sorte e marcou um gol, garantindo a vaga na final.
A disputa pela terceira colocação do campeonato também aconteceu no domingo, e a equipe Boca Júnior levou a melhor e venceu a equipe Santa Cruz de 4 a 2.
As quatro últimas equipes conquistaram troféus e medalhas. A cerimônia de premiação teve a participação do Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, do diretor de Recreação, Renato Aguilar e dos filhos da professora Maria Carlita Saraiva Guedes, Edson Guedes e Francisco de Assis Guedes e dos netos da homenageada.
O campeonato de Futsal do bairro Morro do Algodão, teve início no dia 5 de agosto, e contou com a participação de 16 equipes de todo o município e algumas de São Sebastião. O evento foi uma realização do Programa Escola da Família, um projeto do Governo do Estado, e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

300 atletas participam do Joremi em Caraguá
Cerca de 300 atletas participaram das competições do 1º Joremi em comemoração à Semana do Idoso. Durante toda a semana, serão promovidas várias atividades para todos os idosos do município


Caraguatatuba - O 1º Joremi (Jogos Recreativos e Esportivos Municipais dos Idosos) agitou o fim de semana em Caraguatatua. O evento aconteceu nos dias 24 e 25, sábado e domingo repsctivamente, com competições esportivos para a Melhor Idade, em comemoração a semana do Idoso. As competições foram realizadas no CEMUG, Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
O evento, que foi organizado pelo Fundo Social de Solidariedade, Conselho Municipal do Idoso e Secretaria de Esportes e Recreação, teve a participação de 300 atletas competindo nas modalidades de atletismo, tênis de campo, natação, dama. Dominó, malha, futebol de campo, truco, buraco e vôlei adaptado.
Segundo o prefeito Aguilar, as pessoas de “Melhor Idade” serão prioridades em sua administração. “Nessa administração pretendo dar uma atenção especial para o idoso. É uma vontade política e vamos fazer, custe o que custar, não só atividades esportivas, como na saúde e no social. Já pedi para que a Rosangela e o Dagoberto tragam sugestões para fazermos algo diferente para as pessoas idosas do município.
Para a presidente do Fundo Social, Rosangela Aguilar, foi um prazer realizar o evento no início da semana do idoso, proporcionando uma semana de muita alegria e diversão para a “Melhor Idade” da região.
De acordo com o Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, até o nome do evento foi escolhido com muito carinho. “Tenho certeza que esse evento marcará esta data na cidade, por se tratar de uma integração social”, disse o secretário.
O diretor de Recreação da Secretaria de Esportes, Renato Aguilar, falou do sucesso do Joremi. “Tivemos um resultado positivo e já incluímos o evento no calendário esportivo de 2006 e pretendemos extender para todo o Litoral Norte”, disse.
A abertura oficial aconteceu na sexta-feira, dia 23 e contou com a presença do prefeito, José Pereira de Aguilar; a primeira dama e presidente do Fundo Social, Rosangela Aguilar; do Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves; do presidente do Conselho do Idoso, prof. Dagoberto Oliveira Azevedo; do vereador, Aureliano Gonçalces Pereira; do secretário de Obras Públicas, Raul Pesci, da Assessora de Comunicação Social, Malu Baracat; do Secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro e de representantes da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Associação dos Aposentados e Penscionistas; CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), Grupo de Ação e Saúde do Tinga; Lar São Francisco de Assis do Perequê-Mirim; Educação Continuada e do CPP (Centro do Professorado Paulista).
A cerimônia de abertura teve o juramento feito pela atleta Cleuza Pereira e do árbitro, Gustavo Aimar e o acedimento da pira feito pelo atleta Mitsuo Kashiura, e contou duas apresentações de dança do Corpo de Baile da Fundacc e com duas da dança Senior da Associação dos Aposentados e Pensionistas. O evento foi finalizado com uma apresentação de Dança de Salão. A cerimônia foi finalizada com todos os presentes dançando forró em uma grande festa.
Duarante a semana outras atividades serão desenvolvidas em comemoração à Semana do Idoso. No dia 26, no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas, das 14h às 17h, no Travessão, e no CIEFI do Massaguaçu, no dia 29, também a partir das 14h.
O Dia Internacional do Idoso, comemorado em 27 de setembro, terá uma celebração especial no Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, a partir das 14h, com homenagens para os idosos participantes da Educação Continuada, e membros de entidades como CPP, Pró + Vida, entre outros.
Na próxima sexta-feira 30, é a vez da Igreja Matriz Santo Antônio comemorar a Semana do Idoso, com missa prevista para as 19h30, e, encerrando a semana da Melhor Idade com “chave-de-ouro”, acontecerá o Baile do Idoso, no CCTI – Centro de Convivência da Terceira Idade “Estrela do Mar”, no bairro Cidade Jardim, a partir das 21h.

Veja o Resultado das competições do Joremi

Vôlei adaptado - Feminino
1º - Equipe Penélope Charmosa
2º - Equipe Será que dá
3º - Equipe Tico-Tico

Vôlei adaptado - Masculino
1º - Equipe Irmãos Metralhas
2º - Equipe Os Estressadinhos
3º - Equipe Azulão

Futebol de Campo
1º - Associação atletico Seniors de Caraguatatuba
2º - Associação atletico Seniors de Caraguatatuba (equipe branca)

Malha - Feminino
1º - Valquíria Rezarde e Cainara de Souza
2º - Dirce Polidoro e Lídia Gomes

Malha - Masculino
1º - Sérgio e Pedro
2º - Irani e Sebastião
3º - Benedito e Baltazar

Damas
1º - Miltom Pascoal
2º - Euclides Ferreira
3º - Sumiko Nanakuna

Dominó
1º - Barbosa e Marcelino
2º - Geralda e Hermênia
3º - Carlão e Gugu

Truco
1º - José Augusto e Ariovaldo
2º - Laércio e José
3º - Baltazar e Geraldo

Tênis de Campo - Feminino
1º - Mércia Sueli Dias
2º - Mariza Vieira Guimarães
3º - Aparecida Dias Alves

Tênis de Campo - Masculino
1º - Epitácio de Barros
2º - Alex hensley
3º - Osvaldo Mendes

Natação - Masculino acima de 60 anos
1º - Valdeci Dantas de Araújo
2º - Jurandy Ribeiro
3º - Antônio Chaves

Feminino acima de 60 anos
1º Cleusa Pereira

Masculino 50/60 anos
1º - Ernesto Nardi Marques
2º - Euclides Ferreira Júnior
3º - José Fausto Rusio

Buraco - dupla livre
1º - Alberto e Maria
2º - Diva e Marisa
3º - Dinorah e Dorila

Atletismo

Lançameto de pelotas acima de 60 anos masculino
1º - Osvaldo Mendes
2º - Raul Machado Filho
3º - Kashiura Sam

Lançamento de pelotas 50/60 anos masculino
1º - Carlos Augusto Farina
2º - José Ribeiro pereira

Acima de 60 anos feminino 800 metros
1º - Mariza Vieira Guimarães
2º - Valquíria Rizardi
3º - Cainara Souza

50/60 anos feminino 1.600 metros
1º - Nilza Ruiz Maria de Freitas
2º - Rosa Maria Ruiz
3º - Aparecida Dias

Lançamento de pelota feminino 50/60 anos
1º - Aparecida Alves Brasil
2º - Nilza Ruiz Maia
3º - Rosa Maria Ruiz

Lançamento de pelotas acima de 60 anos feminino
1º - Sumiko Nanakuna
2º - Marisa Vieira Magalhães
3º - Lídia Gomes dos Reis

Acima de 60 anos 800 metros
1º - Roberto Egídio Bonadies
2º - Raul Machado Filho
3º - Valdecy Dantas de Araújo PMC

Alunas dos projetos de Geração de Renda participam de palestra sobre Cooperativismo do Sebrae
As alunas dos projetos de geração de renda “Feito aqui, feito por nós”, do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, participaram nesta segunda-feira 26, de uma palestra sobre cooperativismo, promovida por meio de uma parceria com o Sebrae

Caraguatatuba - O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social, por meio de uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizou nesta segunda-feira 26, uma palestra sobre Cooperativismo, com o analista do Sebrae, Ulisses Morgado.
A capacitação sediada pelo Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul de Caraguatatuba, envolvendo alunas dos cursos de geração de renda “Feito aqui, Feito por nós”, nas áreas de estamparia, pintura em tecido, bolsas e cintos, cabeleireiro, manicure, tricot, bonecas de pano, confecção de lingeries e embalagens.
Segundo explicou a coordenadora dos cursos, Deise Romagnolo Mendonça, “nessa primeira etapa a palestra foi ministrada para 50 alunas. Atualmente temos 300 participantes nos cursos de geração de renda e pretendemos trazer novamente a palestra até atingirmos todas as turmas”, explicou, complentando que “essa reunião foi muito importante para as alunas porque o palestrante explicou tudo que dá certo e aquilo que não funciona dentro do cooperativismo, no que diz respeito ao envolvimento em qualquer atividade, o trabalho em equipe, e outros temas”, complementou Deise.
“As alunas gostaram muito de poder discutir o tema e esclarecer diversas questões relacionadas à geração de renda. Creio que esse é o primeiro passo para que no próximo ano possamos criar uma cooperativa das alunas que participaram de cursos de geração de renda no município”, finalizou a coordenadora dos cursos “Feito Aqui, Feito por Nós”. (Fonte: PMC)

População apóia Retroporto mas com disciplina
Vereadores, comunidade, técnicos e Prefeitura discutiram assunto

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na tarde de hoje – 26 de setembro, às 14 horas a primeira Audiência Pública sobre a instalação de Retroporto na cidade. O evento contou com a participação da comunidade, dos Vereadores, engenheiros e a Prefeitura Municipal.
Retroporto é o nome que se dá para a área que armazena e administra os produtos (cargas) que chegam no porto. Atualmente os retroportos recebem os produtos acondicionados em containers, que depois de registrados e desembaraçados pela Fiscalização Aduaneira, são levados em caminhões até o seu destino.
Na década de 90, quando da elaboração do Plano Diretor, ambientalistas, urbanistas, engenheiros e arquitetos já projetavam que o Retroporto para o Porto de São Sebastião teria sede em Caraguatatuba, mais precisamente na zona sul da cidade, que faz divisa com o município. A projeção vinha do fato que São Sebastião não tem espaço físico para a instalação do Retroporto. O assunto ganhou notoriedade com as obras de ampliação do Porto de São Sebastião.
Estiveram reunidos os Vereadores Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PSC), Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), Aurimar Mansano (PTB), que presidiu a sessão, mais Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), Celso Pereira – Celsinho (PSDB) e Omar Kazon (PL), além do Secretário de Urbanismo, o engenheiro Leandro Borella, o representante da AEAA – C (Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos – Caraguatatuba), Ricardo Analha e o membro do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Janos Majoros, dentre outros.
O Vereador Carlinhos da Farmácia, autor do projeto que proíbe Retroporto na cidade frisou a falta de estrutura viária para o empreendimento. Já o Vereador AG Pereira disse que o Retroporto pode ser instalado, desde que moldado sob uma regulamentação.
Janos Majoros lembrou como exemplo contrário a cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná, que se deteriorou devido ao Retroporto, pois naquela cidade não houve uma regulamentação para o empreendimento.
Já o Secretário Leandro Borella manifestou sua aprovação quanto ao Retroporto, salientando que o mesmo só será efetivado quando da construção do “Contorno de Caraguatatuba”, uma via de acesso fora dos limites urbanos da cidade que contará com via expressa e túnel até a vizinha São Sebastião.
Ao final de aproximadamente 2 horas de discussão, percebeu-se que a população é favorável a instalação do Retroporto, desde que haja uma regulamentação para tal. A próxima Audiência Pública acontece quinta-feira – 29 de setembro, a partir das 14 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ordem do Dia com nome de rua e Gratidão
São apenas 3 projetos de Vereadores diferentes

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba se reúne nesta terça-feira – 27 de setembro, durante a sua 31ª Sessão Ordinária semanal, para discutir apenas 3 projetos de lei de Parlamentares autores diferentes. Os projetos falam em nome de rua e Título de Gratidão Caiçara.
O Vereador Aurimar Mansano (PTB) apresenta projeto que denomina de praça Inácio Lemos a praça pública localizada entre as ruas Izamira Pinto Santana e Travessa Antonio Lázaro no bairro do Porto Novo.
O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) discute projeto que denomina de rua Anathália Fragoso a atual rua 10, localizada no bairro do Morro do Algodão.
Finalizando o Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB) coloca em pauta para votação o Projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Gratidão Caiçara ao senhor Manoel Avelino dos Santos, mais conhecido como Néco Butiá, ex-Vereador e Servidor Público Municipal.
A Sessão Ordinária semanal é transmitida ao vivo pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz e pela NET – TV a Cabo, no seu canal 30. Esta sessão marca a volta do Vereador Germino de Souza (PPS), ausente devido a uma cirurgia de Vesícula. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Posto e loja sofrem roubo no bairro do Perequê em Ilhabela

Ilhabela - Um posto de combustível e uma loja de conveniência sofreram um roubo na madrugada de ontem, no bairro Perequê.
O funcionário R.G.S., de 26 anos, foi rendido por um assaltante que usava um capuz preto e portava um revólver, calibre 38.
Mediante ameaça, ele pegou R$ 500,00 dos estabelecimentos fugindo minutos após a chegada de uma viatura no local, que patrulhava sem saber ainda do crime. Os policiais fizeram patrulhamento, mas não encontraram os suspeitos. IMP. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

PH quer discutir emancipação da Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - O vice-prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique Santana, afirmou que, a partir de 1º de outubro, pretende iniciar uma série de reuniões com a comunidade para discutir uma proposta de Emancipação da Costa Sul, que abrange os bairros de Toque - Toque Pequeno a Boracéia.
PH afirmou que o primeiro passo já foi dado com o pedido de criação da 3ª Vara Distrital no bairro de Boiçucanga, que está no aguardo do laudo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Segundo ele, a proposta ganhou força após a aprovação da reforma administrativa da Prefeitura, que deixou a Sub-prefeitura com status de diretoria e sem controle da aplicação do orçamento.
“Durante a campanha política o prefeito Juan Garcia afirmou que, se não desse atenção nos primeiros dois meses do seu governo para a costa sul, abriria um plebiscito para emancipação da região. As pessoas estão me cobrando e pedindo que isso seja feito”, afirma o vice- prefeito.
Proposta - De acordo com PH, com a emancipação todos os impostos arrecadados nos comércios e residências, como IPTU, ISS e ICMS, seriam aplicados em benefícios para os bairros da costa sul, assim como os 20% dos royalties que hoje vão para o município de Bertioga, que faz divisa com São Sebastião.
O vice-prefeito conta que já existiu um movimento pela Emancipação da Costa Sul, mas agora a situação é diferente. “Hoje, São Sebastião é considerada a 2ª cidade mais rica do Estado de São Paulo e, se formos considerar as pessoas que tem casas nos bairros de Maresias, Baleia e Juquehy, podemos afirmar que o maior PIB do Estado está na costa sul”, diz.
Emancipação - Para que ocorra a emancipação da Costa Sul é necessário que 50% mais um dos eleitores da região compareçam a um plebiscito e votem a favor da proposta. Atualmente 20 mil pessoas residem nos bairros que poderão ser atingidos, desses 12 mil compareceram às urnas na última eleição.
“Temos urgência de saneamento básico e de um programa de habitação popular, mas pelo que temos acompanhado do PPA (Plano Plurianual) a administração pública não está tendo muito interesse nessas áreas”, afirma.
PH afirmou que após consultar a população, caso exista o interesse pela Emancipação da Costa, a proposta será encaminhada para o Congresso nacional através do deputado federal Ary Kara
Prefeito - Em relação ao fato do vice-prefeito, Paulo Henrique Santana, estar propondo reuniões com moradores para um possível plebiscito sobre “emancipação da Costa Sul”, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, declara apenas que respeita a vontade popular. “Não temos nada a se opor. O que a comunidade desejar, o prefeito compac-tua”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores e Federação tem dúvidas sobre emancipação

São Sebastião - A criação de um novo município, formado pelos bairros que hoje integram a costa sul de São Sebastião, gera preocupações e dúvidas entre os vereadores eleitos na região e a Federação Pró-Costa Atlântica.
A vereadora Solange Ramos (PTB) diz que é contra a proposta. “Tenho medo que a região se torne pobre porque a maioria das pessoas não paga imposto. Acho que isso é vontade de ser prefeito”, afirma.
Já o presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), afirma que precisa ser respeitada a vontade popular. “Esse assunto tem que ser muito discutido, porque conheço municípios que se emanciparam mas não conseguem se manter e vivem às custas de verbas estaduais e federais”, explica.
Teixeira diz que escuta com freqüência os moradores dizendo que são a favor da emancipação da região. “Antes disso, pedimos que o prefeito dê o que a Costa Sul merece por direito”, salienta.
O vereador Guto (sem partido) acha que todas as propostas de melhoria para a região são importantes, mas precisam ser analisados o custo e o benefício da emancipação. “Acho que essa proposta precisa ser mais discutida”.
Federação - O presidente da Federação Pró – Costa Atlântica, Téo Balieiro, diz que não acredita na viabilidade da emancipação da Costa Sul em curto prazo, por causa da estrutura federativa do país.
“Concordo que falta atenção e investimento para a região, mas essa proposta vai de encontro com o governo, que busca otimizar recursos e diminuir o tamanho do Estado. Existem no Congresso vários pedidos de emancipação que não prosperam”.
Segundo ele, é preciso ter um estudo mais aprofundado do assunto, porque acredita que a Costa Sul teria condições de se separar e isso traria uma administração diferenciada, com foco no turismo e mais apoio para projetos de preservação dos recursos naturais. “Se as coisas estivessem acontecendo, não existiria esse movimento”, afirma. (Fonte: Imprensa Livre)

Vento forte pára balsa por 5 horas

São Sebastião - Vento fortes de 70 a 80 quilômetros por hora impediram na madrugada de ontem a travessia das balsas entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte, por cerca de 5 horas.
Interrompido às 4h, o serviço permaneceu paralisado até as 9h, prejudicando cerca de 80 usuários, em carros e caminhões, que ficaram esperando a retomada das atividades nas duas cidades.
Foi a segunda interrupção no serviço em menos de 15 dias. No dia 13, a travessia ficou interrompida por 11 horas também devido aos ventos registrados na região.
Segundo a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pela travessia, as balsas grandes não atravessam o canal com ventos acima de 20 nós (37 km/h), e as pequenas acima de 15 nós (27 km/h).
Durante todo o dia de ontem, o serviço de travessia foi realizado somente pelas três balsas maiores, devido à manutenção do vento com intensidade média de 33 km/h.
A chuva e os ventos mais intensos devem permanecer durante todo o dia de hoje no litoral norte.
Segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), a passagem de uma frente fria pela região também provocou agitação marítima, com possibilidade de ondas com três metros na região de mar aberto. (Fonte: ValeParaibano)

Detentos fogem por túnel de cadeia no litoral
Dos 10 presos que deixaram o local, apena um foi recapturado na noite de ontem; polícia abre sindicância

São Sebastião - Dez presos fugiram às 11h de ontem da Cadeia Pública de São Sebastião, por meio de um túnel que ligou uma das celas à rua Armando Sales de Oliveira. Na semana passada, policiais haviam frustrado uma tentativa de fuga.
A fuga teria sido descoberta por um dos carcereiros, que viu dois homens correndo pela rua. A partir daí, policiais passaram a vigiar o buraco e efetuar buscas.
Até a noite de ontem, apenas um preso, Reginaldo Rodrigues de Souza, 29 anos, havia sido recapturado. Os nove detentos que continuam foragidos estavam presos por crimes como tráfico e furto.
O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) de São José, Paulo Bicudo, disse que uma sindicância foi aberta para apurar o caso.
Segundo a polícia, dois dos carcereiros estão sendo investigados por facilitação culposa, ou seja, sem intenção de colaborar com a fuga. Eles continuarão a trabalhar normalmente durante o processo.
A cadeia de São Sebastião tem capacidade para 60 presos, mas até o momento da fuga contava com 207. Com isso, cerca de 20 presos ocupavam cada uma das 10 celas, que deveriam ter, no máximo, seis presos.
O espaço, que deveria ser utilizado para receber pessoas que aguardam julgamento, abriga também condenados.
TÚNEL - Segundo a Polícia Civil, o túnel utilizado para a fuga de ontem não é o mesmo que foi descoberto na semana passada. Na ocasião, faltava apenas quebrar o concreto da calçada em que o buraco terminaria.
A polícia não soube informar a extensão do túnel utilizado pelos presos na fuga registrada ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto" Da Pá Virada" animará o município no mês das crianças
Muita agitação, brincadeiras, pipoca e algodão doce, um mês inteiro de comemoração para o grande dia de nossos pequenos: as crianças.

São Sebastião - As Secretarias de Esportes (Seesp), de Cultura e Turismo (Sectur) e de Educação (Seduc) se uniram para comemorar a data ‘mais gostosa’ do ano, com o Projeto “Da Pá Virada”. Todas as crianças do Município terão acesso, aos mais diversos brinquedos e brincadeiras.
A diretora de eventos da Seesp, Neila Ítavo, explica que em cada final de semana do mês de outubro, três bairros da cidade receberão o projeto que permanece das 10 às 18 horas do dia no bairro visitado. “É uma forma de fazer com que todas as crianças tenham acesso a esses brinquedos e brincadeiras que serão promovidas pelos monitores da Prefeitura, já que não são todas que podem tê-los”.
Segundo a diretora, as crianças poderão brincar no pula-pula, paredão de escalada, casinha de bolinha, amarelinha, jogos gigantes, jogo da velha, perna de pau, dama, pintura, chinelão, entre outras brincadeiras que serão realizadas pelos monitores da Seesp. “No dia 12 do mês de outubro todas as brincadeiras se concentrarão na Rua da Praia durante todo o dia”.
De acordo com a diretora, no dia 12, haverá teatro de fantoches e pintura no rosto das crianças. “Nos dias do evento, às 14 horas, chegam os monitores para realizarem brincadeiras populares”. Neila acrescenta, que se o projeto fizer sucesso, a pretensão será realizá-lo todos os anos no mês de outubro.
Nos bairros onde tiver um Centro de Apoio Educacional, o evento será realizado nas escolas ou praças do local.
Neste primeiro final de semana do projeto, dias 01 e 02 de outubro, o projeto “Da Pá Virada”, estará nos bairros do Jaraguá, Canto do Mar e Toque –Toque Pequeno. Dia 1º de outubro, o Centro de Apoio Educacional do Jaraguá, e a Escola Municipal do Canto do Mar participam. No domingo, 2, é a vez do projeto estar na Praça de Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul.
O projeto acontecerá sempre aos sábados em dois bairros da Costa Norte, simultaneamente e aos domingos em um bairro da Costa Sul. Além de proporcionar às crianças do município momentos de diversão e lazer, ele visa a sociabilização e integração.
Veja a programação:
01/10- Jaraguá no CAE (Centro de Apoio Educacional)
Canto do Mar na Escola Municipal do Canto do Mar
02/10 – Toque-Toque Pequeno na praça próximo ao Restaurante Lara
08/10 – São Francisco no CAE
Pontal da Cruz no CAE
09/10 – Maresias na Escola Municipal de Maresias
12/10 – Rua da Praia no Centro da Cidade
Até o final do mês mais bairros serão atendidos. (Fonte: PMSS)

Fundo Social lança campanha “Brinquedo Solidário” para o Dia das Crianças

São Sebastião - Pensando em proporcionar momentos especiais e muitos sorrisos a diversas crianças do município, é que o Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Associação dos Estudantes Técnicos e Universitários de São Sebastião (AETU) criaram a campanha “Brinquedo Solidário”. A data, 12 de outubro, dedicada a esses pequenos terá este ano, um brilho a mais. A campanha, que começou no início deste mês e segue até o dia 07 de outubro, tem a perspectiva de arrecadar 2 mil brinquedos, que farão o dia das crianças carentes do município mais feliz.
Segundo o diretor do projeto e membro da AETU, Ygo Alves, o objetivo da campanha é arrecadar brinquedos para as crianças carentes do nosso município e proporcionar um Dia das Crianças inesquecível. Os brinquedos arrecadados serão revertidos para o Fundo Social, que fará o repasse.
As urnas estão distribuídas nas regiões da Costa Sul e Central.
Além desse projeto, a AETU realizará outros eventos durante a gestão de dois anos. “Temos o dever de fazer ação social, principalmente porque a Prefeitura nos ajuda com o repasse de verba para diminuir o custo da viajem” disse Ygo Alves.
Confira os postos de coleta:
Na Costa Sul: Lanchonete Rainha, O Banana’s Point, Panificadora Juquehy, Supermercado Costa Azul, Supermercado Bom Gosto, Visamar, O Galeão, Armazem Geral, Bradesco e Sub-Prefeitura
No Centro: Casas Lotéricas, sede da AETU, Prefeitura Municipal e União do Litoral. (Fonte: PMSS)

Veteranas encerram primeira fase da Liga Paulista com vitória

São Sebastião - Com garra e força de vontade, as veteranas do vôlei sebastianense, encerraram o último jogo da primeira fase da Liga Paulista com uma vitória, de 3 a 0, contra o Indiano Branco, neste sábado, 24.
As jogadoras, que treinam constantemente, têm sede da conquista da fase, onde passarão do grupo C para o B. O momento é um dos mais importantes para a equipe, já que essa façanha foi conquistada pela primeira vez no último ano. No ano passado, a equipe conquistou a medalha de ouro na chave prata do grupo B.
No dia 3 de outubro, a equipe participa de uma reunião no Círculo Militar, em São Paulo, que definirá os jogos da segunda fase.
A Prefeitura de São Sebastião apóia o time com a inscrição para os jogos e o lanche. Além disso, as veteranas contam com o transporte da Transpetro e o apoio do Colégio Poliedro para a realização dos treinos. (Fonte: PMSS)

Dedicação

São Sebastião - A enfermeira do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), Carla Maria Silveira, foi homenageada neste domingo (25/09) pela Pastoral da Criança como destaque do município de São Sebastião com o Prêmio “Amigo da Criança”. Ao todo foram escolhidas quatro pessoas, uma de cada cidade do Litoral Norte.
O “Amigo da Criança”, ocorreu nas escolas da rede municipal, onde os professores e palestrantes, incentivaram crianças de 1º à 4º série a produzirem trabalhos voltados ao aleitamento como desenhos, redações, frases, entre outros.
“Me sinto orgulhosa e satisfeita, pois eles têm uma coordenação própria e principalmente porque o trabalho que desenvolvemos no Ciama estão tendo resultados” disse a enfermeira homenageada. (Fonte: PMSS)

Futsal feminino vence em primeira atuação na II Copa da Amizade

São Sebastião - A equipe sebastianense de futsal feminino iniciou a participação na II Copa da Amizade com uma vitória de 3 a 0 sobre o Johnson B, em São José dos Campos.
Dentro do campeonato, disputam a copa nove times, todos de São José dos Campos com exceção de São Sebastião.
O técnico da equipe sebastianense, Alexandre dos Santos Chagas, explica que é o primeiro campeonato de futsal que as jogadoras participam. “Elas sempre jogam futebol de campo, por isso acredito no potencial de cada uma”.
Chagas acrescenta que a experiência que as meninas adquirem na copa é uma preparação para campeonatos maiores como os Jogos Regionais. “Elas já começaram muito bem no campeonato, derrotando o time da casa”.
O próximo jogo será contra a equipe do Inpe. A copa da amizade acontece em comemoração aos 35 anos da Embraer. (Fonte: PMSS)

São Sebastião derrota Mogi no vôlei

São Sebastião - Nesse sábado (24/09), o vôlei mirim masculino sebastianense enfrentou o time de Mogi das Cruzes pela Livovali. A equipe caiçara venceu a partida por três sets a zero com parciais de 25 a 17, 25 a 21 e 25 a 19. O jogo aconteceu no ginásio de esportes do Tebar Praia Clube.
No primeiro set, São Sebastião venceu o adversário, ganhando com uma diferença de 8 pontos. No final do set, o jogo se complicou para a equipe caiçara, mas com garra e coragem eles foram em busca da vitória e fizeram vários pontos de bloqueio e ataque.
No segundo set, o jogo foi equilibrado, o Mogi voltou com um time renovado, com um forte bloqueio e fazendo pontos de saque. O time de São Sebastião não desistiu e foi à luta conseguindo vencer por uma diferença de apenas 4 pontos.
No terceiro set, apesar do jogo árduo e difícil, o time caiçara venceu com uma diferença de 6 pontos.
De acordo com a diretora de esportes da Secretaria de Esportes (Seesp), Raquel Buzi, os atletas são jovens e estão em uma fase muito boa. “É muito gratificante ver esses jovens atletas ativos e com espírito esportivo”.
No domingo a equipe sebastianense não teve a mesma sorte, perdendo para o time Orion Fademp, de São José dos Campos. Mas a equipe segue firme no campeonato com o próximo jogo marcado para o próximo sábado (01/10) contra o time de Ubatuba. (Fonte: PMSS)

Basquete derrota Ubatuba no masculino e feminino

São Sebastião - As meninas do infanto-juvenil estrearam no campeonato ABLS (Associação de Basquete do Litoral Norte e Serra do Mar) com uma vitória contra Ubatuba. A equipe sebastianense derrotou o adversário por 89 a 31.
Segundo a técnica do time, Helza Helena Hartog, as jogadoras disputam o campeonato que é uma categoria acima delas. “As meninas são da infanto-juvenil e o campeonato é juvenil, isso faz com que elas adquiram mais experiência”.
Os meninos do infantil também não ficaram atrás e por um ponto de diferença derrotaram a equipe ubatubense. A vitória foi de 57 a 56 pontos.
De acordo com o técnico, Ricardo Rosa, a intenção de inscrever os times de basquete para campeonatos é o amadurecimento. “Queremos com que eles amadureçam. Competições incentivam o atleta a continuar no esporte”.
As competições que participam as equipes fazem parte de um programa da Secretaria de Esportes (Seesp), de preparação para os 50º Jogos Regionais 2006. (Fonte: PMSS)

Sectur abre inscrições para a formação do Coral Municipal

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a fim de resgatar o Coral Municipal, abriu inscrições na última semana para a nova formação.
O professor das oficinas culturais de voz, Cello Tavares, explica que o Coral Municipal estava desativado e a Prefeitura Municipal pretende agora resgatá-lo. “A pretensão é que este novo Coral seja inaugurado no Encontro de Corais Villa Lobos, que acontece em novembro”.
O primeiro ensaio do coral aconteceu no último sábado, 25. De acordo com Tavares, as pessoas interessadas em participar do coral devem ter idade entre 16 e 35 anos. O regente do novo coral será o maestro Marco Antônio Câmara.
Para participar basta ir aos ensaios que acontecem todos os sábados, das 14 às 18 horas, na sala Maestro Sinésio Pinheiro, localizada na rua Expedicionários Brasileiros, 233, Centro. Mais informações pelo telefone 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Veteranos chegam na frente no II Enduro de Aventura Pedestre em Juquehy

São Sebastião - Mais de 30 equipes participaram do II Enduro de Aventura Pedestre, realizado neste sábado (24/09), em Juquehy, na Costa Sul. Reunindo atletas experientes e amadores o evento foi marcado pela integração, com atletas de Bertioga, Ilhabela, São Sebastião e São Paulo.
Os competidores encararam dois longos percursos, totalizando 15 quilômetros de prova. No cardápio, cheio de adrenalina, escalada em morros, picadas, cachoeiras, rios, túneis, sítios, praia e muita Mata Atlântica.
Superando a expectativa dos organizadores, que estimavam uma média de três horas de prova, a dupla “Morais”, campeã na classificação geral, concluiu o percurso em apenas uma hora e quarenta e seis minutos.
Os irmãos Morais, Elzio e Amarildo (o Cuca), moradores de Juquehy apesar da idade, ambos com mais de 40 anos, deram um baile nas equipes do juvenil e adulto, com idades entre 15 e 35 anos. Eles atribuíram a vitória a preparação física. “Treinamos sempre para maratonas de rua. O enduro de aventura foi uma novidade prazerosa, apesar das dificuldades da prova”, disse Elizio.
Os atletas do bairro conseguiram bons resultados atribuídos ao conhecimento da região. Ainda assim a dupla campeã na geral, que levou para casa uma bicicleta cada, destacou que morar na região não ajudou muito. “Nós só conhecíamos bem o primeiro mapa, do lado de cima da estrada. O segundo, incluía uma parte da mata atlântica ainda desconhecida por nós”, explicou Cuca.
Ainda na classificação geral, a dupla de Ilhabela, “Vida Dura Litoral”, formada por Edvaldo Souza e João Alves de Araújo, ficou com a segunda colocação mesmo sem conhecer o bairro, destacando-se pela estratégia adotada. “Foi a primeira vez que estivemos em Juquehy, portanto não conhecíamos o percurso. Tentamos acompanhar a dupla que estava a nossa frente e parecia conhecer mais a região, para ultrapassá-la próximo da final. Infelizmente nos perdemos duas vezes e não conseguimos tirar essa diferença”, lamentou João.
Entre muitos tombos, escorregadas, torções e câimbras, algumas duplas levaram mais de quatro horas para completar a prova, iniciada às 8h30. Alguns se aproximavam da linha de chegada carregados por seus parceiros, mas ainda assim faziam questão de concluir o percurso.
Muitos atletas mais experientes e acostumados a participar de maratonas e corridas de rua, ainda destacam que valeu a pena. Um exemplo foi a atleta Márcia Tamasiro, que competiu no enduro de aventura pela primeira vez. “Essa prova pede muita resistência, as trilhas não são para qualquer um. Mas a paisagem compensa qualquer esforço”, destacou a atleta que ao lado do parceiro, Antônio Domingos Ramos, ambos do Centro de São Sebastião, ficaram em segundo lugar na categoria veterano, superados apenas pelos irmãos “Morais”, que também venceram na categoria.
De acordo com os organizadores o objetivo maior além de divulgar o bairro e incentivar a prática de esportes, foi manter a segurança dos atletas. “Contamos com apoio da Prefeitura que disponibilizou agentes do Detraf, ambulância e Defesa Civil. Isso permitiu segurança aos atletas durante o percurso”, disse Adilson Florenço, um dos organizadores.
O evento também teve apoio do comércio local que contribuiu na premiação e alimentação dos atletas.

Confira os resultados:

Geral:
1º Equipe “Morais”: Elzio de Morais e Amarildo de Morais
2º Equipe “Vida Dura Litoral”: Edvaldo Jesus Souza e João Alves de Araújo
3º Equipe “Tucanos”: Ivanilson Souza e Marcos Rodrigues
4º Equipe “236”: Marcos Almeida e Givaldo Silva
5º Equipe “Terra”: Robson Sampaio e Odilon de Oliveira Jr
6º Equipe “Adventure” : Renato Moraes e Jorge Cavalcanti
7º Equipe “Centro”: Jones Vieira Silva e Adailton dos Santos

Por categorias:

Feminino
1º Equipe Miranda & Barbosa: Tânia Barbosa e Fátima Miranda
2º Equipe WR Musculação: Margarida e Simone

Veteraníssimo
1º Equipe “Forte de Bertioga”: Dunizete e Sebastião
2º Equipe “Mirelo Pizzaria”: Jailton Silva e Antônio Neto

Veterano
1º Equipe “Morais”, de Juquehy: Elzio e Cuca
2º Equipe “Unidos pela Paz”: Antônio Ramos e Márcia Tamasiro
3º Equipe “Faria & Carvalho” : Marcus Faria e Adriana Carvalho

Adulto
1º Equipe “Tucanos de Juquehy”: Ivanilson e Marcos
2º Equipe “Vida Dura Litoral” de Ilhabela: João e Evaldo
3º Equipe “Adventure de Juquehy”: Jorge e Renato

Juvenil
1º Equipe “Terra”: Robson e Odilon
2º Equipe “Tuta Pizzas”: Douglas Monteiro e Marcos Neto
3º Equipe “SAMJU”: Rodrigo Santos
4º Equipe Bi volts: Thiago Lima e Erick Santos
5º Equipe Cantão: Lucas Agostini (Fonte: PMSS)

Inscrições para barracas da Topija vão até sexta-feira (30/09)

São Sebastião - As inscrições para as entidades que desejam ter uma barraca na tradicional festa Topija, que será realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), de 11 a 15 de outubro, terminam nesta sexta-feira, 30.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, as inscrições para as barracas serão gratuitas. “Todas as entidades beneficentes podem se inscrever, mas daremos prioridade para as que são localizadas na Topolândia e região”.
As vagas para ocupar os espaços destinados as barracas das entidades são limitadas. Serão cerca de 20 barracas com variedades em comidas e bebidas.
As inscrições podem ser feitas na própria Secretaria, em horário comercial. Mais informações pelo telefone 3892-2620
Topija - Com a idéia de resgatar a cultura da cidade, em toda a sua extensão, a Prefeitura de São Sebastião retoma a tradicional festa Topija.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, explica que além do resgate, são proporcionadas opções de lazer para os moradores da cidade.
Buzi acrescenta que em todas as noites do evento, acontecerão apresentações artísticas. “A Topija é uma festa que reúne a comunidade e ajuda as próprias entidades”.  (Fonte: PMSS)

Kotian pede por segurança na praça dos artesãos no centro da cidade

São Sebastião – O vereador Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’ (PTB), protocolou na última quinta-feira, dia 22, requerimento que pede por segurança e outras providências na praça dos artesãos, na Avenida Altino Arantes, centro da cidade.
O documento será apresentado na sessão desta terça-feira. Segundo Kotian, um grupo de dezesseis artesãos o procurou, pedindo intervenção junto ao prefeito municipal, Juan Manoel Pons Garcia (PPS). “Estas pessoas tiveram suas barracas assaltadas na semana passada por um grupo de menores de bairros próximos, representando muito perigo”, informou o parlamentar.
Ele ainda afirma que há diversas reclamações por parte dos comerciantes. “Não há infra-estrutura alguma na praça e é importante lembrar que a maioria destes comerciantes vive exclusivamente desta atividade, sendo o único meio de sustento”, salientou.
O requerimento do parlamentar solicita também a data para a viabilização de um sistema de segurança na praça, além de pedir a previsão de uma reforma geral. “Não há luz na localidade no período noturno, conforme os artesãos me reclamaram. Digo também que não existe instalação elétrica regularizada, além do local estar depredado”, comentou.
Kotian também pede ao Executivo, informações sobre o cadastro dos artesãos. De acordo com o vereador, há outros profissionais destas áreas beneficiando-se da estrutura, sem contribuir com nada, somente em época de temporada. “É preciso rever a taxa de segurança e de outras providências, sempre privilegiando os moradores sebastianenses que trabalham o ano todo em nosso município”, frisou.
O edil complementa que “a classe não importa em pagar uma taxa mínima de luz, segurança, infra-estrutura desde que se dêem condições para um trabalho digno”, finaliza.
Proposituras - O vereador também apresenta mais oito requerimentos. O primeiro solicita informações à prefeitura se há albergues ou projetos sociais, devido à alta incidência de moradores de rua na cidade. Já outros dois pedem a planta de localização da área desapropriada e de utilidade pública pelo Decreto 3106/2005, (entreposto pesqueiro no bairro São Francisco), o nome de quem conta o cadastro imobiliário do referido decreto, além de questionar quais programas sociais e atividades pesqueiras foram realizadas pelo departamento de pesca da prefeitura.
O parlamentar pede em mais duas proposituras, informações sobre quais programas sociais com sistema de doação de renda a prefeitura realiza, bem como a data da reforma do centro de convivência do bairro da Enseada.
Em outro documento, Kotian pergunta porquê da desativação do CEPROM no bairro do Jaraguá e se há algum outro tipo de curso profissionalizante em andamento. Já em outro requerimento, o edil pergunta quais especialidades no posto de saúde do bairro do Morro do Abrigo, devido à reclamação de munícipes. “Todos falam a mim que nesta região há somente ‘clínicos-gerais’ e tudo é feito através de encaminhamento”, lembrou o vereador.
No último documento, o parlamentar solicita à empresa Telefônica, informações se houve reparos em orelhão na Rua Ernesto Costa Santos, no bairro Morro do Abrigo. “Uma moradora falou-me que várias tentativas foram feitas para regularização da linha. Ela ainda recebeu ameaça da própria Telefônica, dizendo que irá tirar o orelhão da localidade”, concluiu Kotian. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian).

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Clodovil recebe senadora Heloísa Helena em Ubatuba

Ubatuba - Clodovil recebeu a senadora Heloísa Helena e amigos para um bate-papo informal. No encontro foram abordados diversos temas, entre eles a doença de Clodovil e os acontecimentos políticos nacionais. A senadora, que está brilhando na CPI, prometeu voltar em breve para discussões mais amplas. O prefeito Eduardo César deu à ilustre visitante o status de hóspede oficial do município, embora um encontro entre eles não tenha sido possível.
Na foto: Da esquerda para a direita, Marcelo Rezende, senadora Heloisa Helena e Clodovil. (Fonte: Ubatuba Víbora)

Lançamento do site UbatubaGuia
A Páginas Amarelas Virtual de Ubatuba

Ubatuba - A partir de hoje, acabou a dificuldade em encontrar serviços de Ubatuba na Internet.
Está sendo lançado o site UbatubaGuia : www.ubatubaguia.com.br
Nesse site, você poderá consultar uma grande variedade de empresas que atuam em Ubatuba, poderá fazer a busca por categoria, bairro ou simplesmente por nome.
No mesmo site também tem um serviço de classificados gratúitos, onde você poderá anunciar com muita facilidade qualquer coisa que seja do seu interesse, como uma casa para alugar, um emprego para oferecer ou um veículo para trocar!
O mais interessante é que esses serviços, tanto o cadastro na páginas amarelas por empresas quanto o anúncio classificado, são gratúitos! Você não tem custo algum.
Apenas anúncios patrocinados são acrescidos de uma pequena taxa, o que é totalmente OPCIONAL. Porem, o anúncio patrocinado recebe um link para uma página individual, exclusiva, com fotos, detalhes sobre a empresa e mapa de localização.
Então não deixe de conferir esse novo site, que é na verdade um SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA. Acesse: www.ubatubaguia.com.br

Ubatuba tem 6 assaltos a residências em 24h

Ubatuba - Sete assaltos a residências foram registrados em Ubatuba no último final de semana --cinco deles cometidos num período de cinco horas entre sábado e domingo. Segundo a Polícia Civil, as ocorrências foram registradas nos bairro Centro, Toninhas, Jardim Samambaia, Enseada e Itamambuca. Em quase todos os assaltos, o procedimento foi parecido --de dois a quatro assaltantes, armados, tracaram as vítimas em um cômodo da casa e levaram celulares, dinheiro e pertences pessoais. (Fonte: ValeParaibano)

Comunicado da 183ª Ciretran de Ubatuba

Ubatuba - A 183ª Ciretran de Ubatuba comunica que a partir de 22-09-2005 estará prestando atendimento na rua Gastão Madeira, nº 120, Centro, no horário das 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas.
O Setor de Vistoria e Emplacamento continuará atendendo no endereço antigo (rua Minas Gerais, nº 02, Centro), conforme horários abaixo:
Emplacamento das 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas
Vistoria 3ª e 5ª feiras das 09:30 às 11:30 horas e das 14:30 às 16:30 horas.

Ubatuba na Semana da Solidariedade
Campanha vai arrecadar produtos de higiene pessoal

Ubatuba - A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César, esteve presente na última sexta-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, para o lançamento da Semana da Solidariedade 2005. A Semana tem o objetivo de envolver e sensibilizar a sociedade para a disseminação de ações de solidariedade e responsabilidade social para com as crianças.
A presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin convidou a sociedade civil a participar da Semana da Solidariedade não apenas com doações materiais, mas também com atitudes que são fundamentais para que se abram mais oportunidades para esse segmento da população, contribuindo, desta forma, para o avanço do processo de inclusão das pessoas mais carentes na sociedade. “As condições efetivas para a garantia dos direitos das crianças só será possível com a mobilização do governo, entidades civis e empresas privadas”, disse a primeira dama do Estado.
Em Ubatuba Denise César visitará entidades que desenvolvem trabalhos com crianças durante a Semana da Solidariedade, que se encerra dia 30.
Parceria - O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, em parceria com a SABESP e com o Auto Posto Kamomê, arrecadará produtos de higiene pessoal durante a Semana da Solidariedade. “Quando se fala em crianças, pensa-se logo em brinquedos. Temos que lembrar das outras necessidades também, por isso estaremos, durante a semana, recebendo doações de produtos de higiene pessoal que serão encaminhados posteriormente a entidades que desenvolvem trabalhos com crianças no município”, disse Denise.
As doações podem ser entregues na Prefeitura Municipal de Ubatuba, Av. Dona Maria Alves, 865; na SABESP Av. Dona Maria Alves, 885 e ainda no Auto Posto Kamomê, Rod. Gov Mario Covas, km 50 – Estufa I.
Livro e doação de brinquedos - Na mesma manhã, em São Paulo, foi lançado o “Livro Casa de Brinquedo”, com orientações básicas sobre os brinquedos e a importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança. Ubatuba foi contemplada com mais um kit para complementar a “Casa do Brinquedo”. Esse Kit faz parte de uma doação da Receita Federal que destinou noventa mil brinquedos ao FUSSESP. (Fonte: PMU)

Passeio Ciclístico comemora chegada da primavera a Ubatuba
Evento percorrerá as principais ruas da cidade no próximo domingo

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ubatuba, em parceria com as Lojas Cem, realizam neste próximo domingo, dia 2, o “2º Passeio Ciclístico da Primavera”. O evento vai saudar a chegada da estação das flores e promete reunir centenas de ciclistas para um grande passeio pela cidade.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esporte ou nas Lojas Cem de Ubatuba, que fica na rua Hans Staden, 505. Ao efetuar a inscrição, cuja taxa é um quilo de alimento não perecível, os participantes recebem um cupom que será trocado, no domingo, por uma camiseta do evento.
A largada para o “2º Passeio Ciclistico da Primavera” acontece àas 9h em frente às Lojas Cem e a chegada será na praça Trópico de Capricórnio. (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba conquista três vitórias no final de semana

Ubatuba - O Vôlei de Ubatuba conquistou três importantes vitórias na rodada da LIVOVALI. No sábado, 24, o time mirim feminino venceu a equipe da Fademp de São José por três sets a zero, parciais de 25/20, 25/20 e 25/17 em uma partida que durou uma hora e meia. No domingo as meninas treinadas por Geraldo Vanoni voltaram à quadra e venceram a equipe de Jambeiro por três sets a um, em 70 minutos de partida, com parciais de 25/15, 19/25, 25/15 e 25/17.
O time mirim masculino, treinado por Marcos Jardim, venceu a equipe de Pindamonhangaba por três sets a zero, em uma hora e nove minutos de jogo. As parciais foram: 25/18, 25/22 e 25/12. No final de semana as equipes de vôlei estrearam seus novos uniformes. A equipe feminina de Ubatuba atuou com os nomes de seus novos patrocinadores: Biodance, Nipak Honda e Auto Elétrica e Mecânica Marquinhos. O time masculino entrou em quadra patrocinado por Kall Som, Assai Distribuidora de Água e Cristal Turismo. (Fonte: PMU)

Ligeirinho garante vaga nas semifinais do campeonato Dentinho
Equipe venceu nas cinco rodadas já disputadas

Ubatuba - Após uma pausa de quase um mês a garotada do campeonato da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles pôde disputar a quinta rodada da competição. Foram marcados 46 gols nas sete partidas disputadas e o destaque da rodada foi a goleada da equipe do Ubadesklimp, que aplicou 9 a 1 no time da Kutelak em partida válida pelo grupo A. No mesmo grupo a equipe do Chaveiro Ligeirinho garantiu matematicamente a vaga nas semifinais ao chegar aos 15 pontos. Na briga pela segunda vaga estão as equipes Quiosque Pica-Pau e Ubadesklimp.
No grupo B quatro equipes estão na disputa pelas duas vagas: Calçados Fernandes, Auto Posto Jija, Smidi Calçados e Papelaria do Estudante.
Confira os resultados:
Grupo A – Ismael Comida Caseira 1 X 5 Quiosque Pica Pau; Porto Marina 0 X 3 Pousada Ubatuba Paradise; Chaveiro Ligeirinho 3 X 2 Casa Globo e Ubadesklimp 9 X 1 Kutelak.
Grupo B – Calçados Fernandes 5 X 1 Smidi Calçados; Restaurante Baleia Branca 2 X 6 Papelaria do Estudante e Auto Posto Jija 7 X 1 O Madeireiro
Classificação após cinco rodadas:
Grupo A – Chaveiro Ligeirinho, 15 pts; Quiosque Pica-Pau, 12 pts; Ubadesklimp, 8pts; Pousada Ubatuba Paradise 6 pts; Ismael Comida Caseira e Casa Globo, 4 pts.; Kutelak e Porto Marina, 3 pts.
Grupo B – Calçados Fernandes, 13 pts; Auto Posto Jija, 10 pts; Smidi Calçados, 9 pts; Papelaria do Estudante, 5 pts; Restaurante Baleia Branca e Mercado 24 Horas, 3 pts; O Madeireiro 0 pt
Dente de Leite
O setor de futebol da Secretaria de Esporte e Lazer está preparando a tabela para o campeonato Dente de Leite 2005, que envolverá alunos da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles. Dez equipes compostas por vinte jogadores, com idade entre 13 e 15 anos estarão participando da competição.
As equipes participantes do torneio são: Adega e Cia, Auto Posto Veraneio, Auto Clean, Cajú Comercial, Ceregatti Ubatuba, M.G.M., O Madeireiro, Pontual Despachante, Porto Marina e Restaurante Tortilhão. O torneio deve começar na última semana de outubro ou na primeira semana de novembro. (Fonte: PMU)

Médicos para Ubatuba

A secretaria Municipal de Saúde está contratando médicos para trabalhar no PSF - Programa de Saúde da Família. Informações com a Dra. Dilei, pelo fone (12) 3836.1023

Secretaria Municipal de Saúde

Deputada estadual defende campus da USP em Ubatuba

Ubatuba - O vice-prefeito Domingos dos Santos (PT) recebeu na última sexta-feira, 23, ofício da deputada estadual Ana do Carmo (PT) informando sobre a elaboração pela Assembléia Legislativa do Estado, do Projeto de Lei, que autoriza a criação de cursos de Turismo, Hotelaria, Construção e Manutenção de Embarcações Marítimas e Fluviais, informática de Gestão de Negócios, Gestão Ambiental e Processos de Produção, em Ubatuba
“Foi com grande satisfação que recebemos a notícia. Se implantada será a única universidade pública no Litoral Norte. Agora nos uniremos com as demais autoridades municipais para reivindicarmos e sensibilizarmos o Governo do Estado para a agilização na implantação desse campus em nosso município”, comentou o vice-prefeito.
Segundo a justificativa da deputada, ao defender o projeto, o Litoral Norte possui densidade populacional significativa, mas que está esquecida quando o assunto é investimentos na área educacional, principalmente o de ensino estadual superior gratuito. Ana do Carmo ainda avalia que a propositura do projeto resgata e permite a inclusão desta parte do Estado com cursos que dinamizarão a economia regional, buscando estratégias para os mercados de turismo, fortalecendo a economia regional e consequentemente o Estado. (Fonte: PMU)

Pequena empresa: Transforme informações em negócios
Continuam acontecendo o Ciclo de Palestras do Sebrae em parceria com a ACIU

Ubatuba - A próxima palestra será sobre “Pequena empresa: Transforme informações em negócios” e será ministrada no dia 27 de setembro (terça-feira) às 14h00 na ACIU pelo consultor Ednaldo Paulino. A palestra é voltada para demonstrar aos empresários e empreendedores a importância da informação nos dias de hoje.
Tópicos da palestra:
As informações e o seu negócio;
Conhecer as muitas informações;
Aprender com as informações;
Juntar e guardar as informações úteis;
Selecionar, analisar e filtrar as informações de maior valor;
Organizar as informações de forma lógica;
Valorizar , disponibilizar e usar as informações.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e a palestra é gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane tel 3832.1449. (Fonte: ACIU)

Workshop de Planejamento de vida, entusiasmo e motivação

Ubatuba - Sábado, dia 24 de setembro, aconteceu o Workshop “Planejamento de Vida, Entusiasmo e Motivação” e foi ministrado pelo Comunicólogo Jorge Lee no salão de eventos da Associação Comercial de Ubatuba-ACIU,.
O Workshop é um projeto desenvolvido para alavancar novas perspectivas na comunidade tanto para quem busca se aperfeiçoar profissionalmente como para o enriquecimento pessoal.
A partir do desenho animado “Vida de Inseto”, Jorge Lee traz uma visão panorâmica de conquista do sucesso. “Você não é um inseto. Você é um ser humano que produz e realiza grandes obras. Acredite!”.
Segundo Jorge, a escolha do filme “Vida de Inseto” é devido a semelhança do nosso cotidiano com esse enredo, “Desse filme tiramos grandes lições de vida, afinal sempre existem situações que nos desmotivam e nos faz pensar em desistir de tudo.”
Os tópicos do Workshop foram: De onde vem a motivação, Planejamento de vida, uma questão de paradigmas, Entusiasmo e motivação são a mesma coisa? e Um desenho “animado”. Esta é a sua vida!
O evento contou ainda com uma apresentação de animação do boneco Jimmy. O Workshop teve grande aceitação por parte do publico e Jorge espera que com isso tenha conseguido despertar nas pessoas o positivismo e a autoconfiança.
Contatos para saber mais sobre o Workshop: (12) 9144 8374 com Jorge Lee. (Fonte: ACIU)
 

Ação Litoral
 
Artigo Topo

A Paz de Iperoig
Jorge Otávio Fonseca


Por estes dias, me deparei com uma publicação de um conceituado jornal da cidade de Ubatuba, que falava da importância do 14 de setembro, dia em que se comemora o Tratado da Paz de Iperoig. Movido por um interesse histórico e com o desejo de informar mais objetivamente aos leitores deste site Litoral Virtual, ofereço um artigo que é uma síntese de um trecho do livro: Ubatuba, espaço, memória e cultura (2005), da minha autoria e do Professor Juan Droguett, com o fim de precisar alguns dados relevantes que falam dos motivos verdadeiros que levaram aos protagonistas Tamoios e Portugueses a selar este Tratado de Paz.

Muito obrigado,
Jorge Otávio Fonseca
Ubatuba, SP

14 de setembro - Um Tratado de Paz para selar o Encontro

O conflito de interesses que marcou a chegada e o encontro entre portugueses e tupinambás no século XVI, teve uma trégua importante no cenário da conquista, graças à mediação diplomata do padre José de Anchieta e Manoel da Nóbrega. O papel dos jesuítas foi crucial, mas não no sentido que aponta a história tradicional. Eles conseguiram promover o famoso Tratado de Paz, que segundo a tradição, selou-se no dia 14 de setembro de 1565, na antiga aldeia de Iperoig, hoje cidade de Ubatuba.

Entretanto, esse Tratado não redundou no propósito de convivência harmoniosa almejada pelos apóstolos da Companhia de Jesus. Os Tupinambás ou Tamoios da região - diz Anchieta nas suas Cartas - estavam dispostos a negociar porque a configuração das alianças estava mudando no contexto da guerra. A Confederação dos Tamoios era aliada aos conquistadores franceses que os proviam com a exuberância das armas e espadas; vestes e ferramentas podendo negociar estes utensílios pelo pau - brasil. Por outro lado, os portugueses eram aliados de seus arquiinimigos os tupiniquim, considerados traidores vicerais da causa tupi, isto é, da causa fiel aos ancestrais da tribo. A paz nesse sentido, era almejada pelos tamoios para continuar guerreando e poder comer esses velhos inimigos em um ato sagrado de sacrifício, estes haviam triunfado sobre os tupinambás mais de uma vez aliados aos dominadores portugueses.

Anchieta e Nóbrega chegaram de barco a Iperoig para as negociações, foram rodeados de canoas e deram de cara com Coaquira, chefe da aldeia que os hospedou como embaixadores de paz. Iperoig foi o sitio das assembléias que ouviu as queixas contra os portugueses: atrocidades, traições, incêndios, intrigas e capturas de índios tratados a ferro de escravos. No meio dessas discussões Anchieta se retira e escreve na areia da praia, o célebre poema à Virgem Maria, segundo conta a lenda. O relevante deste episódio são as circunstâncias em que o poema foi concebido, no ritmo bárbaro da luta entre a fé e o instinto, transparecendo a angústia do conflito que motiva o evangelizador.

Aimberé, o líder da Confederação, sucessor de Cunhambebe que havia morto por causa de uma epidemia, trazida pelos europeus e que dizimou grande parte dos índios, viaja para a Capitania de São Vicente, enquanto

Anchieta e Nóbrega ficam cativos em Iperoig. Mais tarde este último também viaja para o centro das negociações em Piratininga, onde sela o acordo de Paz com Aimberé e as autoridades portuguesas. A partir de então, iniciam-se expedições libertárias dos índios cativos em fazendas ou engenhos da época. De volta a Iperoig, Aimberé se depara com a figura de Anchieta engajada entre os seus, catequizando e ensinando ofícios aos habitantes da aldeia:agricultura, pecuária, alimentação e saúde, ganhando com isto o respeito de toda a taba de Coaquira. Assim, Anchieta após cumprir sua missão volta a São Vicente.

Um breve tempo de paz veio após a assinatura do Tratado de Iperoig. Os índios tornaram-se mais exigentes, na troca de produtos, dando inicio a um novo processo de importações e exportações, receberam teares e gado que ajudaram no progresso econômico das aldeias. No entanto, os portugueses romperam o acordo de pacificação que durou pouco mais de um ano, sujeitando novamente ao trabalho escravo os índios. A guerra começou justamente onde tinha terminado, em Iperoig com a invasão das duas aldeias de Coaquira, uma vez morto o velho guerreiro, levaram os sobreviventes ao cativeiro. Os tamoios não cederam a essa quebra do Tratado, mas Men de Sá entrou com todo o poder de fogo tingindo este episódio de sangue, daqueles que foram chamados pelo jesuíta missionário de "filhos da terra".

Este é o pano de fundo desse Tratado de Paz que se celebra o dia 14 de setembro em Ubatuba, uma saga que coloca o município como cenário do primeiro Tratado das Américas.
_______________________________________________________________________
Por Juan Droguett e Jorge Otávio Fonseca, autores do livro Ubatuba - espaço, memória e cultura (2005)

Opinião Topo

A Hora é agora
José Nelio de Carvalho


O prazo de cinco anos para atender a obrigação legal de elaboração ou adequação de planos diretores, fixado pelo artigo 50 do Estatuto da Cidade, esgota-se no dia 10 de outubro de 2006, dentro de 12 meses. É o que dispõe com clareza a Resolução Concidades n. 34, que trata do Plano Diretor, cuidando também da instituição de Zonas Especiais, do Sistema de Acompanhamento e Controle Social e demais orientações e recomendações sobre a aplicação do Estatuto da Cidade (Lei 10.257 de 2001).
Pela primeira vez, temos no Brasil uma Política Nacional voltada para o desenvolvimento local e vários instrumentos são colocados pelo Estatuto à disposição dos municípios para melhorar a gestão das cidades. Recursos financeiros são também destinados aos governos locais que aderirem a esse esforço.
Visando o planejamento a gestão participativa, a mesma lei 10.257/2001 em seu artigo 4º parágrafo 3º estabelece que os instrumentos que demandam dispêndio de recursos por parte do Poder Público Municipal devem ser objeto de controle social, garantida a participação de comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil.
Muito se tem falado e escrito a respeito do Plano Diretor de Ubatuba, se existe ou não, se está limitado ou não às leis de uso do solo e outras questões afins, de importância para o desenvolvimento do município.
Pensando em Plano Diretor e na participação da sociedade, quem busca entendimento da realidade de Ubatuba, observa crescente organização de grupos da sociedade, sobretudo em bairros mais distantes do centro. No último sábado – 24, por exemplo, em concorrida eleição para escolha de dirigente na associação do Corcovado duas chapas tiveram respectivamente, 124 e 121 votos. Presentes, assessores de vereadores e representantes de partidos políticos. Estamos vivendo momentos de definições : ou a organização da sociedade vai continuar facilitando a manipulação, visando a próxima eleição ou veremos acontecer – espero que já esteja ocorrendo – a verdadeira participação consciente, buscando o bem comum e construindo um futuro melhor para as próximas gerações.
Inegável a necessidade da implantação do Planejamento Participativo em Ubatuba, não só por imposição legal, mas como condição única para o desenvolvimento do município, de forma organizada e integrando os diversos segmentos da sociedade.
O momento é apropriado. A legislação impondo data limite para o Plano Diretor e a presença do Prefeito, Vereadores e assessores (mostrada com freqüência pela imprensa) em contato com várias associações e lideranças da comunidade, indica clima propício para a retomada do processo de planejamento participativo e sua implantação de forma definitiva em Ubatuba. Vários municípios já experimentaram a receita com sucesso. E a hora é agora. E não há muito tempo.

José Nelio de Carvalho
advogado
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Alguem sabe como proceder??? - É proibido ter armas de fogo em sua casa. É a lei.
Suponhamos que eu seja um desobediente teimoso, ou então um chefe de família cauteloso e tenha clandestinamente uma arma em casa, com o intuito de defesa de sua integridade física e de sua família, assim estou contrariando a lei, e porisso posso sofrer suas conseqüências.
Suponhamos que entra um criminoso dentro de sua casa, lógico você não o convidou, mas ele entrou, e não foi para tomar café e está armado.
Não querendo uma disputa de quem é mais rápido no gatilho, você o atinge mortalmente.
Depois da bagunça você chama a policia e alega legitima defesa de sua honra e de sua família contra o desafortunado invasor noturno.
O delegado aceita mas te prende por porte de arma ilegal.
Dá pra entender uma coisa dessas???
Moral da estoria... se correr o bicho pega, se ficar o bicho come
Abraços

Francisco
via e-mail


Participação da Região Sul - No dia 19 de setembro as 19h00min, aconteceu uma reunião de turismo, no Restaurante Sinhá, na Maranduba, gestão da SETUR, com a seguinte pautas:
PDTR - Programa de Desenvolvimento de Turismo Regional;
Envolvimento dos Empresários da região, na Administração Pública.
O Evento contou com quase 100 pessoas, sendo na sua maioria empresários do segmento turístico, com 10 associações de bairro, pois a sensibilização e envolvimento da Comunidade no fomento do Turismo, é muito importante, como aprendemos no PNMT.
A presença do SEBRAE, no evento foi muito importante, na pessoa da Srª Cida, ela explicou como funciona o PDTR, comunicando que não era possível implantar ainda neste ano, pois a temporada já esta muito próxima, mas ficou combinado que seria trazidas algumas oficinas, já para este momento, e o Sr Felipe, secretário, também comunicou a vinda do SENAC, curso de capacitação para região, nos próximos dias, e também comunicou que após o Carnaval, estaria implantando o PDTR, na região sul.
A próxima reunião ficou agendada para 17/10/2005, no mesmo horário com todos os presentes.
Parabéns a todos os que participaram, neste importante momento para nossa região.

Representantes do Fomento de Turismo da Região Sul
Ubatuba, SP


Exemplo de cidadania no bairro do Corcovado - Neste último sábado, estive presente no bairro do Corcovado, e aconteceu a eleição da nova diretoria da Associação Moradores e Amigos do Corcovado, AMAC, como consta convite em 23/09/2005, neste Jornal.
As 16h00min, iniciou a votação com duas chapas inscritas, boca de urna o dia todo, cabos eleitorais, com cédulas, urna, mesários, fiscais e também os candidatos fiscalizando, me senti numa verdadeira eleição, a votação aconteceu até as 20h00min, presentes na contagem dos votos vários moradores, torcida dos candidatos, o presidente Sr. Ezequias, Dr. Nélio, Assessoria do Vereador Edílson, minha Assessoria na pessoa do Sr. Fernando Furtado, Pedro Tuzino, e os dois candidatos e sua referidas chapas, o Sr Damião e o Sr. Mirraero contaram os votos totalizando 246 moradores votantes. Num dia frio, chuvoso, mais de duzentas pessoas deixando o aconchego de seus lares para votar na eleição das Associações Amigos de Bairro, é um ótimo exemplo de cidadania em nosso município, nos dias de hoje. De todas as associações que nosso Gabinete tem incentivado para criar ou regularizar, (que não foram poucas perto de 15 entidades) em nenhuma destas houve uma participação tão expressiva, quanto esta eleição de sábado, do Corcovado.
Finalizando, a chapa do Sr. Damião, ganhou com uma diferença apenas de 3 votos, parabéns ao Sr. Damião, pelo resultado da eleição, parabenizando também o Sr. Mirraero, como ele mesmo disse,não importa quem ganhe, o importante é a participação da população neste evento tão importante, isto sim é CIDADANIA, parabéns principalmente aos moradores, que com certeza irão ganhar muito com esta participação.

Luciana Machado
Vereadora - PDT
Ubatuba, SP


Retrato Três X Três - Só um pequeno exemplo da mentalidade de nossos poderes e de sua preocupação em dar exemplo de ética ao cidadão brasileiro.

PODER JUDICIÁRIO - Onze juizes do Superior Tribunal de Justiça com suas esposas e ou companheiras viajaram a Santiago do Chile, na semana do sete de setembro de 2005, para participar de SEMINÁRIO SOBRE PLANOS DE SAÚDE. “Foi uma curta temporada regada a bons vinhos daquele país e com todas as mordomias que costumam acompanhar esses rega-bofes”. A viagem foi patrocinada e custeada pela AMIL. Na volta o MM Presidente do Tribunal derrubou a liminar que proibia o aumento de 26%, aos planos de saúde, e lhes concedeu esse aumento.
Questionado sobre esse cruzamento de interesses entre o público (neste caso todos os cidadãos brasileiros filiados aos planos) e o privado (neste caso a AMIL) disse: “Não vejo conflito de interesses. Essa é uma ética idiota”.
Ele não está vendo conflito de interesses porque alguns de nossos homens públicos ficam, pelo dinheiro, como a própria Justiça. Cegos.(Revista VEJA n° 1923-ano-38-n°38 de 21 de setembro de 2005- páginas 98 a 102).
Supostamente, pela documentada denúncia de VEJA, a sentença do Presidente foi revogada pelo Plenário do Tribunal, aos 23-09-05, declarando ser matéria para ser julgada pelo STF.
Considerando a ética idiota alguém pode julgar com isonomia e fazer justiça?.

PODER EXECUTIVO - As comissões mistas de inquérito já apuraram que, nestes últimos três anos, passaram pelas contas das empresas de Marcos Valério mais de R$ 3.900.000.000,00(três bilhões e novecentos milhões de reais). Supostamente esse dinheiro foi destinado a beneficiar o Poder Executivo, gratificar os amigos do REI e azeitar à máquina das votações.
O Sr. Empresário não está preso. Ninguém, no Poder Executivo, viu qualquer irregularidade no seu comportamento. Ninguém observou ilegalidades, ofensas à legislação do Banco Central que regulamenta o mercado de capitais. O próprio Banco Central, o Ministério da Justiça, o Ministério da Fazenda, a Casa Civil e a Presidência da República podem continuar se apresentando à nação como exemplos de ética e de amor à PÁTRIA.
Todos nós, humildes cidadãos pagadores de impostos, podemos entrar, no banco de nossa preferência, e sair de lá com alguns milhões de reais de crédito, em nossas contas, sem deixar quaisquer garantia.Nesse rol de privilegiados podemos incluir os sem educação, sem saúde, sem casa, sem segurança, sem nada... os famintos, ignorantes, pobres, miseráveis e aqueles que sofrem de todo tipo de privações porque não levantam o traseiro de suas poltronas almofadadas, veludas, macias e instaladas nas ruas e baixo os viadutos das cidades pequenas, medias e grandes. Afinal das contas: “Todos somos iguais perante a LEI”. Caso alguém, cansado de ser otário, peça justiça, é, imediatamente, qualificado como inimigo da PÁTRIA.
Até quando a cidadania suportará o descaso e ser considerada otária?

PODER LEGISLATIVO - Sessão Plenária das CPMIs dos Correios e do Mensalão. Sessão de gentilezas.
Deputado a Senadora: “A senhora tinha que ter sido expulsa há mais tempo do PT!.Votou contra a cassação de Luis Estevão. Seu adversário político ACM disse que foi porque transou com ele!.(cic).
Senadora a Deputado: “Se é para falar em sexualidade dizem que o Senhor é envolvido com rede de prostituição,pedofilia e gasta dinheiro roubado nas festas de Jane Mari Córner”(cic). Há indícios de que ambos falaram a verdade. José Simão escreveu, na Folha de S.Paulo de 23-09-05 E 3 que os parlamentares não estavam alterados. É o normal deles! A Senadora chama a todos de “cabras safados”.
Essa fina educação dá condições para legislar visando os interesses do país?
Nossos homens públicos estão deixando nanicos os principais personagens do romance histórico de Mário Vargas Llosa, “La Fiesta del Chivo”. Em tradução brasileira de Wladir Dupont, “A FESTA DO BODE”, Editora Mandarim São Paulo-2000.
Observa-se que, como no romance, nossos políticos, quando acuados e pegos com a boca na botija, reagem com desfaçatez, agressões e insultos. Não esquecem, nos seus delírios, apologias à ignorância e desprezo pelo povo. Esse povo pode estar formado por elites e elitizinhas.
Assim caminham nossos três poderes, independentes e harmônicos. Mais harmônicos que independentes.

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292 – 3
Ubatuba, SP


Até quando? - Pedir aos nossos administradores que primem pelo bom senso é pedir muito?
Professo minhas dúvidas.
Pensei que a campanha de dedicação exclusiva, tendo como alvo os servidores municipais, lançada logo após a vitória da coligação Resgate Ubatuba, fosse um desejo simples de ser realizado pelas pessoas que se propunham a resgatar a honestidade no servir a população de nosso município. Vejam que para isto não é preciso verba expressa em orçamento, basta o cumprimento do propalado na campanha eleitoral de 2004. Até agora...
Os cidadãos de Ubatuba, hoje, acompanham taciturnos a administração traquitana de Eduardo César. O descontentamento é grande. Estão dizendo que ela, espelhando-se na de Zizinho, está conseguindo ser pior. "• Estruturar nossa cidade para receber grupos diferenciados, tais como: terceira idade, deficientes físicos...", palavras contidas no "Diretrizes do Programa de Governo - Resgate Ubatuba", de Eduardo César, mas até agora mentirosas quando confrontadas com atitudes tomadas pela administração municipal, faz com que a descrença aumente.
Há uns dois meses foi feita uma pesquisa (via telefone) para saber como andava a popularidade do prefeito. Soube de sua realização por intermédio de pessoas que foram entrevistadas. Nada foi informado sobre a realização e resultados da pesquisa. Todos podemos imaginar o porquê do prefeito Eduardo César deixar isto em segredo: o resultado ficou muito aquém do imaginado (por ele). De lá para cá, deveria ter corrigido os erros cometidos na tentativa de reverter a situação.
Que nossa cidade precisa de árvores é inegável, mas daí sair plantando árvores nas sarjetas e/ou calçadas sem o mínimo de bom senso é inaceitável.
A administração Eduardo César não enxergou que o local para o plantio (foto acima) é a divisa interna do aeroporto Gastão Madeira e não o meio da calçada da rua Liberdade?
Com a palavra a Aduba - Associação dos Deficientes de Ubatuba, pois os deficientes são os que mais perdem com esta inconseqüência.

Luiz Moura
Ubatuba, SP


TV IPEROIG x TV PIRATOIG - Em primeiro lugar, quero agradeçer a toda oposição da TV por estar nos tornando visíveis em suas mídias e de estarem divulgando o nome da TV que já melhorou não só em qualidade, mas também em conteúdo que aos poucos estará sendo completada em sua grade de programação.
Quero também parabenizar aos cartunistas, que tem feito as charges, pelo seu talento artístico, eu mesmo ri das colocações.
Quanto a legalidade da TV Iperoig, esclareço aos leitores que provaremos toda a legalidade da TV perante a ilustre visita que estamos aguardando da ANATEL. Serão recebidos com satisfação.
Considerando que o leitor deste jornal tem um bom discernimento cultural, avaliem:
1 - A TV Iperoig, é um projeto novo, ousado e que tem causado boa audiência nos 3.500 lares em que é assistido, podendo causar certo ciúmes em quem não foi capaz de fazer, mesmo porque, o canal 4 da Kaybee poderia ser locado desde o início das suas operações.
2 - O programa Mix de Ofertas, por exemplo, mantém 5 pessoas trabalhando e fazendo seu sustento, sem contar que é uma ferramenta de divulgação do comércio e suas ofertas, que quando vende mais dá maior estabilidade ao emprego na cidade.
3 - A atitude do Sr. Luis Moura de simplesmente veicular uma matéria em que diz calúnias que foram ventiladas sem nem mesmo ter investigado, não o faz um veículo sério e sim tendencioso.
4 - Enviamos um comunicado em forma de direito de resposta, que não foi publicado pelo Guaruça, apenas pelo blog Ubatuba Víbora.
5 - Porque será que quando algo novo e arrojado, como nossa TV é feito em Ubatuba, deve sofrer calúnias de interesses inconfessáveis?
Quantos as questões da TV ligadas à Câmara Municipal, esclareço que ajudarei no que for possível para provar a legalidade da licitação e contrato.
Acreditamos que está mais do que na hora de Ubatuba renovar e andar para frente, e que esta cidade merece um canal de TV exclusivo. Lembro também que aquele pequeno bichinho que fica na praia conhecido popularmente como Maria-Farinha ou Guaruça só anda de lado ou para trás, nunca para frente.
Lembramos também que ao Sr. Luis Moura, que fez todas as acusações, cabe o ônus da Prova e que quando mencionei Rolo Compressor, referi-me ao eficaz poder judiciário, pois acreditamos que as tais calunias nada tem de construtivas, simplesmente destrói sonhos e projetos de pessoas que estão revelando talentos e que querem o melhor para a Cidade.
Mais uma vez deixo a disposição o e-mail de nossa TV : tviperoig@terra.com.br
Mais uma vez palmas ao cartunista.
Um abraço,

Eduardo Cury Russo
Diretor - TV IPEROIG
Ubatuba, SP

Charge - Enviada por Corrupto.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Caraguatatuba:

Ilha da Cocanha - Luciano Cancelier

Ilha da Cocanha
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor