Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 28 de setembro de 2005 - Nº 1372 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
Polícia realiza buscas para recapturar nove foragidos
Ubatuba registra maior volume de chuva no Estado nas últimas 24 h
Especialistas vão avaliar o potencial do ecoturismo e do turismo de aventura no Litoral Norte
Encontro do Fórum Paulista de CBHs


Caraguatatuba
Prefeito cria decreto e oficializa a cidade como Amiga do Idoso
Caraguá participa dos Jogos Abertos do Interior
Canoagem incentiva estudantes de Caraguá a terem melhor desempenho em sala-de-aula
4º FET - Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba vai agitar a cidade
Semana Jurídica em Caraguá
ONG denuncia falhas em licitações em Caraguá
Aurimar quer cirurgias cardíacas realizadas em Caraguá
Germino quer Artistas Plásticos no Calendário Oficial
Gobetti implementa ações e aguarda respostas
Baduca Filho quer ampliação do Píer do Camaroeiro
Kazon declara sua indignação e revolta com a indústria de multas da Rodovia Tamoios


Ilhabela
Prefeito de Ilhabela emprega 12 parentes
Projeto Criança Educada Sorriso Feliz
Aniversário do Círculo de Oração
Câmara de Ilhabela presta homenagem à medica e ex-vereadora


São Sebastião
Costa sul quer nova cidade
Região tem problemas, diz entidade
Trilha Brazil Adventure será a terceira atração do 1º Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura
Escola conscientiza alunos da Costa Sul sobre o trânsito
Detraf inicia entrega de certificados e troféus do V Prêmio Denatran
Equipe de malha está nas oitavas-de-final do Campeonato Paulista
Lei de Uso do Solo na região central deve receber emenda
Kotian quer informações sobre programa de alfabetização para pescadores

Ubatuba
Prefeitura cria Regional Norte
Área de lazer da Ressaca recebe obras de drenagem
Lagoinha aguarda infra-estrutura
Congresso-Debate sobre a Lei Geral
Ubatuba vence segunda etapa do Circuito de Águas Abertas
Criar-te comemora o início da primavera e o dia da árvore
Câmara aprova com unanimidade de votos todos os projetos da sessão
Funcionários Públicos de Ubatuba colaboram com a Semana da Solidariedade
Atletas de Ubatuba enfrentam dificuldades para conseguir alojamento em Botucatu
Profissionais de Saúde participam de oficina de auto estima
Programação de Cinema em Ubatuba


Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Polícia realiza buscas para recapturar nove foragidos

Litoral Norte - Nove dos dez presos que fugiram anteontem da Cadeia Pública de São Sebastião por meio de um túnel continuavam foragidos até as 19h20 de ontem, segundo o Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior).
As buscas aos nove foragidos estão sendo realizadas por policiais civis, em todo Litoral Norte. Os foragidos estavam presos por furto e tráfico de drogas, de acordo com a polícia.
Reginaldo Rodrigues de Souza, 29 anos, havia sido o único recapturado até ontem à noite. Ele foi recapturado pouco depois da fuga, por policiais da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de São Sebastião.
A fuga aconteceu por volta das 11h de anteontem, por meio de um túnel de 2,5 metros de extensão, cavado paralelamente a um buraco encontrado pela polícia na semana passada.
O túnel ligou uma das celas até a rua Armando Sales de Oliveira. A ação teria sido descoberta por um carcereiro, que viu dois homens correndo na rua.
Dois carcereiros são investigados por facilitação culposa no caso (sem a intenção de colaborar com a fuga). A cúpula da Polícia Civil informou ao que uma sindicância apura se houve falhas na fuga.
A cadeia, que tem capacidade para 60 presos e estava com 207 no momento da fuga. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba registra maior volume de chuva no Estado nas últimas 24 h
Defesa Civil reforça monitoramento em áreas de risco da cidade; previsão é de tempo severo para hoje

Litoral Norte - Ubatuba foi o município paulista que registrou o maior acúmulo de chuvas --18,6 milímetros-- entre as manhãs de segunda-feira e ontem, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Para hoje, é previsto tempo severo com alta probabilidade de chuvas intensas nas cidades do Litoral Norte. Com a medida, a Defesa Civil de Ubatuba reforçou o trabalho de vistoria nas áreas de risco.
Segundo o Inmet, o volume de precipitação deste mês na cidade aumentou 30,76% em relação à média histórica. Até o último dia 25, choveu 222,3 milímetros no município, contra a média de 170 milímetros.
Em Ubatuba, as equipes da Defesa Civil estão monitorando com maior intensidade os bairros de Picinguaba, Bela Vista e o sertão do Perequê Mirim, que abrigam as áreas de risco consideradas mais críticas.
Ao todo, o município tem 27 áreas de risco de alagamento e escorregamento de terra, onde moram cerca de 3.200 pessoas, de acordo com o último mapeamento realizado pela Defesa Civil.
Segundo a Defesa Civil de Ubatuba, a média diária de chuvas no município tem sido em torno de 16 milímetros, com registros maiores na área do horto florestal. Até o momento não houve problemas na cidade.
"As equipes da Defesa Civil do litoral estão em estado de atenção com monitoramentos mais rigorosos nas áreas de risco", disse o coordenador regional da Defesa Civil, Toshimitsu Fujita.
As equipes da Defesa Civil de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela também permanecem alertas para eventuais problemas causados pela chuva, mas até o fechamento desta edição não havia registros de ocorrências.
TEMPO SEVERO - Em reforço ao Inmet, o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) divulgou ontem um alerta de tempo severo com alta probabilidade de ocorrência (maior que 70%) sobre chuvas mais intensas no Litoral Norte para hoje.
A medida serve como um alerta para as prefeituras da região em função do encharcamento do solo provocado pelas chuvas constantes.
Segundo o Cptec, as chuvas acontecem em função da passagem de uma frente fria acompanhada por ventos de circulação marítima que aumentam a sensação de umidade.
A área de instabilidade associada à frente fria segue em direção à região litorânea e também deverá atingir nos próximos dias os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Apesar da tendência de melhoria do tempo a partir de amanhã, uma nova frente fria está sendo monitorada pelos pesquisadores do centro de pesquisas, sediado em Cachoeira Paulista.
A tendência é que esta frente fria atinja a região entre o domingo e a segunda-feira. (Fonte: ValeParaibano)

Especialistas vão avaliar o potencial do ecoturismo e do turismo de aventura no Litoral Norte

Litoral Norte - O Ecoadventur Litoral Norte 2005, que será realizado de 12 a 16 de outubro, em Caraguatatuba, reunirá especialistas em ecoturismo e turismo de aventura, que através de palestras e debates, farão uma ampla discussão sobre o potencial dessas atividades na região.
A prática do Rafting, do trekking, do rappel, da tirolesa, do downhill, do mountain bikee, do surf, da canoagem, do mergulho, da asa delta, do paraglaider, do ultraleve e da escalada nas cidades da região serão destaques na programação do Festival de Esportes Radicais e de Aventura promovida no Ecoadventur 2005.
No dia 12 de outubro, a professora de turismo da Unitau e do Módulo, Juliana Bussolotti, falará sobre o Panorama e Perspectivas do Ecoturismo e Turismo de Aventura no Cone Leste Paulista.
No mesmo dia, estão previstas outras três palestras. João Diogo, diretor da Federação Paulista de Ciclismo, falará sobre Mountain Bikee e Down-Hill; e, Pablo Bucciarelli, capitão de equipe de corridas de aventura, abordará o tema “Como se iniciar nas Corridas de Aventura”.
Milton Dines, coordenador do programa “Pega Leve”, mínimo impacto em áreas naturais, do CEU(Centro Excursionista Universitário), falará sobre “ Princípios de conduta consciente em ambientes naturais.
A canoagem será destaque no dia 13 de outubro, com Fábio Raimo, com o tema “ As perspectivas do Caiaque Oceânico no Litoral Norte”. Raimo é coordenador do Comitê de Segurança da OBB(Outward Bound Brasil), Líder de Expedição da NOLS(National Outdoor Leadership School) e instrutor Open Walter da American Canoe Association.
Ainda no dia 13, Carlos Roberto Nunes e André Iervolino, ambos do empresa Gaya Adventure, de Ilhabela, que organiza corridas de aventura, participarão de uma palestra que terá como tema “ As corridas de aventura no Litoral Norte”.
No dia 14 de outubro, Ronaldo Franzen, da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura e da Federação Paranaense de Montanhismo, abordará o tema “O papel da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, e o desenvolvimento dessas atividades no Litoral Norte”.
No mesmo, serão realizadas mais duas palestras. Dada Moreira, presidente da Aventura Especial, fará uma avaliação sobre a participação de portadores de necessidades especiais nas corridas de aventura. João Allievi, presidente do Instituto de Ecoturismo do Brasil, dará palestra sobre “Respeito ao Consumidor(turista, turista de aventura e ecoturismo)”.
No sábado, dia 15 de outubro, Marcello Vazzoller, pioneiro em treinamento para escalada esportiva no Brasil(em 1989 criou a Vertical Radical, escola de escalada em rocha), falará sobre “ Segurança em ambientes verticais” . Fábio Dal Fabbro Filho, presidente do Jeep Clube do Brasil, abordará o crescimento e a importância dos jeeps clubes no Brasil.
O Ecoadventur 2005- Litoral Norte será realizado pela AHP(Associação dos Hotéis, Pousadas e Similares) de Caraguatatuba, com apoio da prefeitura local, através da Secretaria de Turismo e tem como patrocinador geral a Nestlé. Maiores informações poderão ser obtidas pelo site www.ecoadventur.com.br  ou através do telefone (012) 3883-1355.

Encontro do Fórum Paulista de CBHs

Litoral Norte - Além da eleição para a coordenação do Forum e dos representantes no Encontro Nacional, houve também uma palestra com o Sr Otávio Okano da Cetesb que apresentou várias novidades. A Cetesb se encontra hoje com 1650 funcionários e uma média de 22000 licenças. o SR Okano colocou que os licenciamentos de pequenas empresas e de baixo impacto passarão a ser feitos via internet e será checado percentual dos empreendimentos de forma aleatória, para confirmação das informações e do cumprimento das determinações das licenças. Foram questinados a questão da centralização e de que os empreendimentos deveriam ser analisados pelas gerencias locais.
Foi também anunciado a proposta de modificação da Lei 8468/02 Anexo 10 para isenção da taxa de licenciamento para as prefeituras, e do repasse da responsabilidade de licenciar principalmente do STAR, para as prefeituras. É claro que tudo isso implica em capacitação tecnica e em um processo de adaptação e treinamento. A CT-SAN-LN ja esta programando esta preparação. o Sr Okano também enfatizou "a Sabesp não será isenta".
Os representantes do Fórum Paulista de Comitês de Bacias elegeram o colegiado coordenador e a coordenação geral do Fórum para o biênio 2005/07, em assembléia realizada em São Paulo, em 15/09. O Fórum Paulista reúne os 21 comitês de bacias hidrográficas do estado de São Paulo e é uma instancia de articulação dos colegiados.
Para o colegiado coordenador, formado por cinco comitês de bacias hidrográficas, indicados por grupos de comitês, foram eleitos:
- Edson Geraldo Sabag, representante do CBH Médio Paranapanema, indicado pelo Grupo de Comitês do Alto Paranapanema, Aguapéi e Peixe, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema,
- Antôni José Tavares Ranzani, representante do CBH Turvo Grande, indicado pelo Grupo de Comitês do Baixo Tietê, Tietê-Batalha, Tietê-Jacaré, São José dos Dourados e Turvo Grande.
- Maria Emília Botelho, representante do CBH Alto Tietê, indicada pelo Grupo de Comitês do Alto Tietê, Sorocaba/Médio Tietê, e Piracicaba-Capivari-Jundiaí.
- Amauri da Silva Moreira, do CBH-Pardo, indicado pelo Grupo de Comitês do Baixo Pardo-Grande, Mogi Guaçu, Pardo e Sapucaí Mirim Grande.
- Ney Akemura Ikeda, do CBH-Ribeira de Iguape, indicado pelo Grupo de Comitês da Baixada Santista, Litoral Norte, Paraíba do Sul, Serra da Mantiqueira, e Ribeira do Iguape
- Maria Emilia Botelho, representante da Cetesb no CBH-Alto Tietê foi eleita para a coordenação geral do Fórum Paulista. Maria Emilia reforçou o papel de articulação do Fórum estadual e afirmou que as metas e a proposta de atuação para os próximos dois anos serão construídas em conjunto, com participação de todos os comitês.
- Marcos Vinicius Lopes, do CBH Mogi, um dos representantes de São Paulo no colegiado coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias, apresentou um relato da atuação do colegiado coordenador do Fórum Nacional desde o último encontro dos comitês, realizado em Gramado – RS, em 2003 e a pauta do VII Encontro Nacional que acontecerá em Ilhéus, no período de 16 a 21 de outubro. Dentre as ações dos representantes dos comitês de bacias no último ano Marcos Vinicius destacou a atuação do segmento junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos e a instituição da Câmara Técnica de Gerenciamento Costeiro, com grande apoio da Rosa Maria CBH-LN, fruto da articulação do Fórum Nacional.
Após a eleição do colegiado coordenador o Fórum Paulista fez a indicação dos três representantes titulares e respectivos suplentes para o colegiado do Fórum Nacional de Comitês de Bacias. Os eleitos, indicados pelo Fórum Paulista, seguem a composição tripartite do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, de forma a garantir o equilíbrio entre os representantes dos segmentos Estado, Municípios e sociedade civil, característica de vários sistemas estaduais de recursos hídricos.
Foram indicados para o colegiado coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias, por meio do Fórum Paulista, o prefeito de Atibaia, José Roberto Tricoli, do CBH Piracicaba/Capivari/Jundiaí, como titular e o prefeito de Paraguaçu Paulista, Arruda Garm, do CBH Aguapeí Peixe, como suplente; Carlos Eduardo Nascimento Alencastre (Carlão), representante do DAEE no CBH- Pardo, como titular e José Maria Morandini Paolielo, representante da CETESB, no CBH - Baixo Tietê, como suplente; Maria Luisa Ribeiro (Malu), representante da Fundação SOS Mata Atlântica, no CBH – Sorocaba e Médio Tietê, como titular e Airtom Luis Bertochi, representante da CIESP, no CBH-Tietê Batalha, como suplente.
A primeira reunião do colegiado coordenador do Fórum Paulista e dos representantes para o Fórum Nacional de Comitês de Bacias acontece na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro na Cetesb, em São Paulo. (Fonte: CBH-LN)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Prefeito cria decreto e oficializa a cidade como Amiga do Idoso
Em reunião com os secretários municipais na véspera do Dia Internacional do Idoso, prefeito pede atenção especial à Melhor Idade. A Reurbanização da Avenida Anchieta e o Centro de Recreação e Esporte são algumas obras voltadas à maior qualidade de vida do idoso. Esta semana o prefeito assina um decreto para oficializar a cidade como amiga do idoso.

Caraguatatuba - Em reunião com os secretários municipais na última segunda-feira, 26, o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, pediu atenção e dedicação especial à Melhor Idade. Esta semana o prefeito vai assinar o decreto ‘Caraguá: amiga do idoso’, que deverá oficializar e facilitar toda medida ou empreendimento em prol do idoso.
A prefeitura, que já vem desenvolvendo uma série de atividades para a Melhor Idade, deverá a partir de agora intensificar as ações e projetos que garantirão maior qualidade de vida dos idosos.
Um dos projetos que já está pronto é o da repavimentação da Avenida Anchieta, obra que deverá entrar em licitação no início de 2006. O projeto atende a Lei Federal da Acessibilidade, aprovada em dezembro de 2004, e facilitará o tráfego de portadores de mobilidade restrita, com a adaptação de calçadas, faixas de pedestres e rampas de acesso.
Segundo o secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borela Barbosa, o projeto de reurbanização será adequado à nova lei, que visa maior condições de acesso a todos, inclusive os idosos.
De acordo com o projeto, as calçadas serão alargadas e receberão piso anti-derrapante, além de serem adaptadas para não ter obstáculos. Serão construídas rampas de acesso aos passeios e as faixas de pedestres serão elevadas de forma que a travessia seja feita no mesmo nível da calçada.
Segundo Barbosa, após o término da obra, o projeto deverá ser levado para a Avenida Altino Arantes. “A meta é fazer o mesmo em todas as ruas e avenidas do centro, atendendo a Lei e facilitando a acesso de todos”.
Outro projeto do prefeito que contempla os idosos é o Centro de Recreação e Esporte da Melhor Idade- CREMI. De acordo com o secretário municipal de obras, Raul Pesci Junior, a prefeitura está a procura de uma área ideal para a construção do Centro, que deverá contar com piscina, salão de dança, quadra de bocha, pista de cooper, refeitório, quadra de vôlei adaptado, uma sala de fisioterapia e até uma praça de lazer com passeios, bancos e jardim.
“Estamos a procura de uma área adequada, com amplo espaço para que o projeto possa ser desenvolvido em sua integridade, permitindo todos os tipos de construção que o CREMI deverá contemplar. Esta obra é uma grande vontade política do prefeito e deverá ser iniciada no ano que vem”.
Segundo Raul Pesci Junior, todas as obras municipais receberão projetos de acessibilidade aos idosos e portadores de mobilidade restrita.
Outra preocupação da administração diz respeito ao transporte coletivo. O prefeito vai abrir licitação para as empresas de ônibus, que deverão Ter veículos adaptados para atender os idosos e os portadores de mobilidade restrita. (Fonte: PMC)

Caraguá participa dos Jogos Abertos do Interior

Caraguatatuba - Aproximadamente 40 atletas competirão nas modalidades de vôlei, basquete, xadrez e karatê, nas categorias masculino e feminino. As competições acontecem de 9 a 21 de outubro, em Botucatu
Caraguatatuba levará para 69ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que será sediado em Botucatu, uma delegação com cerca de 40 atletas, que disputarão as modalidades de basquete, vôleibol, xadrez e Karatê, nas categorias masculino e femino. Todos os atletas são das categorias de base (sub-21) da Secretaria de Esportes e Recreação.
A delegação viaja no dia 9, às 12h, e participará da abertura oficial dos jogos, que acontece no ginásio municipal da cidade-sede.
O congresso técnico do evento, que reunirá cerca de 13 mil atletas de 194 cidades de todo o Estado de São Paulo, aconteceu no sábado, dia 24, onde foram definidas as chaves das primeiras competições dos atletas caraguatatubenses.
A equipe de basquete feminino disputará na chave B, enfrentando os atletas das cidades de Jundiaí e Birigui. Já a equipe masculina, também no grupo B, enfrentará as equipes das cidades de Piracicaba e Rio Claro. A equipe de vôlei masculino disputará na chave E, enfrentando as equipes de Barretos e Salto.
Os atletas das equipes de Xadrez e karatê conhecerão os adversários na segunda-feira, dia 10, quando acontece o congresso técnico específico das modalidades.
De acordo com o chefe da delegação de Caraguá, Luiz Cláudio Passos Ribeiro dos Santos, neste ano a 69ª edição dos Jogos Abertos do Interior, foi considerada pelos organizadores do evento, como recordista de participação das cidades. No ano passado a cidade de Barretos recebeu 180 cidades e em 2003 ao município de Santos contou com a participação e 175 delegações. (Fonte: PMC)

Canoagem incentiva estudantes de Caraguá a terem melhor desempenho em sala-de-aula
O esporte tem sido um forte aliado no desempenho dos alunos em sala-de-aula. Essa teoria se comprova pela empolgação dos alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental, da EMEF do Jardim Califórnia que, por meio do projeto “Esportes em Caraguá”, têm a oportunidade de aprender novas modalidades como a Canoagem

Caraguatatuba - O projeto “Esportes em Caraguá”, desenvolvido pela professora de Educação Física, Rosemary Bueno dos Santos, levou alunos dos 4º anos da EMEF “Profª Antonia Ribeiro da Silva”, do bairro Jardim Califórnia, a conhecer a escola de canoagem na praia Pedra da Freira. Os estudantes terão aulas básicas dessa modalidade esportiva, sob a orientação do instrutor Edvaldo Fernandes Soares, vencedor de diversos campeonatos da categoria.
De acordo com a professora Rosemary, a participação dos alunos nesse projeto, está proporcionado aos alunos, uma melhora significativa no rendimento escolar. “Eles ficam empolgados esperando o próximo dia de retornar à praia e acabam se esforçando na sala-de-aula como forma de demonstrarem merecimento das aulas de canoagem”, disse.
A canoagem foi um das modalidades escolhidas a integrar o projeto “Esportes em Caraguá”, pois “valoriza as belezas naturais de nosso município. A idéia é conscientizar sobre importância de ter uma vida saudável, além da necessidade de preservação dos mares e rios”, explica Rosemary.
Os alunos já tiveram contato com algumas modalidades esportivas durante visitas realizadas no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio Educativas), no Travessão e CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). Com isso, segundo a professora, os alunos estão adquirindo uma ampla e rica relação com os esportes. Ao final do ano letivo, haverá uma “Feira do Esporte” desenvolvida pelas próprias crianças mostrando tudo que aprenderam durante os meses. (Fonte: PMC)

4º FET - Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba vai agitar a cidade

Caraguatatuba - Entre os dias 1º e 29 de outubro Caraguatatuba vai respirar teatro: é o 4º FET – Festival Estudantil de Caraguatatuba, uma realização da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Nas categorias infantil e adulto, o FET vai trazer a Caraguatatuba 20 espetáculos vindos de vários municípios do estado de São Paulo, e também dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. O festival visa oferecer espaço a artistas novos e a grupos amadores, desenvolver o teatro na região e torná-lo acessível à comunidade, principalmente a estudantes do ensino fundamental, médio e superior.
O FET tem por objetivos incentivar, com prêmios, a produção cuidadosa de todos os aspectos dos espetáculos e valorizar a apresentação de mensagens bem elaboradas. São 6 mil reais em dinheiro, como prêmios, distribuídos nas categorias infantil e adulto e troféus para melhores ator e atriz, ator e atriz coadjuvantes, diretor, cenógrafo, iluminador, figurinista, maquiador e sonoplasta.
As mostras infantil e adulta acontecerão no Teatro Mário Covas e a mostra de rua em praças públicas de Caraguatatuba. A mostra infantil acontece entre os dias 2 e 11 às 15 horas. Já a mostra adulta acontece de 13 a 22 de outubro às 20h.
Os ingressos podem ser adquiridos na Fundacc e no Teatro Mario Covas. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada). Mais informações pelo telefone (12) 3883 3737, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Confira os grupos selecionados para o 4º FET

Mostra Competitiva Infantil – 15h.

02/10 – Chapeuzinho do Sertão – Escola Henriqueta Vialta Saad – Taubaté/SP
03/10 – As estripulias do Saci Pererê – EE Josepha de Sant’Anna Neves – São Sebastião/SP
04/10 – Alice no Sítio do Lobato – Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato – São Paulo/SP
05/10 – Maria Minhoca – EE Eulália Gomes Oliveira – Paraisópolis/MG
06/10 – O Pequeno Imperador – FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Caraguatatuba/SP
07/10 – O Parque Radiante da Floresta Luminosa – EE Prof. Yonne César Guaycuru de Oliveira – Pindamonhangaba/SP
08/10 – A Fantástica Loja de Brinquedos – EE Áurea de Oliveira – Bady Bassitt/SP
09/10 – Tudo por um Fio – EE Colônia dos Pescadores – Caraguatatuba/SP
10/10 – Skataplum – O Livro de Magias – Escola Viva Arte – Itapira/SP
11/10 – Inveja de Bruxa tem remédio? – Colégio Objetivo – São Sebastião/SP

Mostra Competitiva Adulta – 20h.

13/10 – Argumas de Patativa – Colégio Ipê – Santos/SP
14/10 – O Despertar da Primavera – UNESP – São Paulo/SP
15/10 – Num Meio Dia de Fim de Primavera – FASC – Faculdade Santa Cecília – Pindamonhangaba/SP
16/10 – O Último Rei – UENF – Guaçuí/ES
17/10 – Luz de Quatro Círios – EMMPC – Maestro Fêgo Camargo – Taubaté/SP
18/10 – O Abajur Lilás – PUC – São Paulo/SP
19/10 – Pau, Brasil! – Iniciarte – São Paulo/SP
20/10 – Show da Insônia – Faculdade Paulista de Arte – São Paulo/SP
21/10 – Valsa Nº 6 – EE Maísa Theodoro da Silva – São Sebastião/SP
22/10 – O Inquiridor – CAC/ECA/USP – São Paulo/SP (Fonte: Fundacc)

Semana Jurídica em Caraguá

Caraguatatuba - O curso de Direito das Faculdades Integradas Módulo está promovendo até sexta-feira, dia 30 de setembro, a Semana Jurídica, trazendo à tona discussões sobre Direitos Humanos, a carreira da magistratura federal, questões ambientais na gestão política dos espaços urbanos, estrutura e funcionamento da política militar estadual, comissões parlamentares de inquérito e o processo de impeachment, entre outros temas relevantes para a sociedade, estudantes e profissionais da área.
Como convidados a Semana Jurídica traz representantes da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião/Ilhabela e ainda personalidades da área jurídica como o Professor Fabiano Brandão Majorana, membro do grupo de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, que abriu o evento nesta segunda-feira, dia 26, com a palestra sobre Direitos Humanos; e o Prof. Dr. Alaor Caffé Alves, ex-Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que também ministrou palestra neste dia. No primeiro dia do evento foram distribuídos alguns exemplares do livro sobre Direitos Humanos da PGE-SP.
Na terça-feira, o Juiz Federal da 3ª Região e Juiz Presidente do Juizado Especial Cível Federal, Dr. José Denilson Branco proferiu palestra aos alunos e público participante sobre o tema ‘A carreira da magistratura federal e a competência do juizado especial cível federal’. Outro palestrante de peso foi o Prof. Dr. Alaor Caffé Alves, ex-Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Doutor em Direito; professor da Universidade de São Paulo e professor da Faculdade de Direito do Módulo, que ministrou o tema ‘A questão ambiental na gestão política nos espaços urbanos, princípios e instrumentos legais’.
Confira a programação completa do evento:
Dia 28/09 às 9h: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA POLÍCIA MILITAR ESTADUAL; RELATO DE EXPERIÊNCIA POLICIAL INTERNACIONAL
Palestrante: Sr. Antero Alves Baraldo (Primeiro Tenente e Comandante do 4º Pelotão de Policiamento Rodoviário)
Dia 28/09 às 19h: SISTEMA DE EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA NA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
Palestrante: Dr. João Bosco Pinto de Faria (Membro do Grupo da Coordenadoria dos Precatórios da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo-SP)
Dia 29/09 às 9h: SISTEMA DE EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA NA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
Palestrante: Dr. João Bosco Pinto de Faria (Membro do Grupo da Coordenadoria dos Precatórios da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo-SP)
Dia 29/09 às 19h: DA INTERVENÇÃO EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
Palestrante: Dr. Édis Milaré (Consultoria Jurídica Ambiental)
Dia 30/09 às 9h: COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO E O PROCESSO DE IMPEACHMENT
Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Resende de Barros (Ex- Assessor Jurídico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Doutor em Direito; professor da Universidade de São Paulo e professor da Faculdade de Direito do Módulo)
Dia 30/09 às 19h: COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO E O PROCESSO DE IMPEACHMENT
Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Resende de Barros Barros (Ex- Assessor Jurídico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Doutor em Direito; professor da Universidade de São Paulo e professor da Faculdade de Direito do Módulo)
Todas as palestras estão acontecendo no auditório da Unidade Central da Faculdade. (Fonte: Módulo)

ONG denuncia falhas em licitações em Caraguá

Caraguatatuba - A ONG (Organização Não Governamental) Olho Vivo encaminhou ao Ministério Público de Caraguatatuba uma denúncia sobre supostas irregularidades em uma licitação da prefeitura ocorrida em 2004 para a eletrificação de vias públicas. Segundo a ONG, uma das empresas teria falsificado certidões negativas de débitos para participar do processo licitatório. O caso está sendo analisado pelo MP e a denúncia deverá ser encaminhada à Justiça. O ex-prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) negou a existência de irregularidades à época. (Fonte: ValeParaibano)

Aurimar quer cirurgias cardíacas realizadas em Caraguá
Vereador promoveu reunião entre médicos cardiologistas da Beneficência Portuguesa e a Casa de Saúde Estela Maris

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano, da Câmara Municipal de Caraguatatuba que há muito luta pela saúde na cidade, pretende agora que cirurgias cardíacas sejam realizadas em nosso município. Nesse sentido promoveu reunião na Casa de Saúde Estela Maris na última quinta-feira entre médicos cardiologistas da equipe do Hospital Beneficência Portuguesa e a direção da Santa Casa.
Estiveram presentes as Irmãs Silva Helena, Tereza Francisca, o coordenador médico do Estela Maris Dr. Márcio Rios, os médicos Dr. Raynold S. Monteiro, Dr. Daniel Cesar, o Dr. Cesar Silva e Luiz Axé. Antecedendo a reunião foi feita uma visita completa às instalações do hospital incluindo as salas de cirúrgicas, a UTI – Unidade de Terapia Intensiva – ao berçário e demais unidades.
Durante a reunião os médicos visitantes disseram que o hospital reúne as condições necessárias para a realização de cirurgias cardíacas sendo necessário apenas a implantação da Emodinâmica. Já as irmãs relataram as dificuldades financeiras que vêm passando com o atraso do envio de recursos públicos.
Foi destacado pelo Vereador Aurimar que este tipo de cirurgia não é realizada no Litoral Norte, com enormes prejuízos à população e a não existência de um Hospital Regional impõe que medidas alternativas sejam viabilizadas. Ao término da reunião ficou acordado que outro encontro seria agora agendado com o Prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar.
Na última gestão, Aurimar Mansano presidiu a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), da Saúde na Câmara de Caraguá, visitando todas as UBS's da cidade, resultando em ofícios, pedidos e até denúncias, sobre erros e falta de condições em alguns locais.
Dentro dos planos do Vereador, que combina a tríade Saúde, Educação e Segurança Pública em sua plataforma de trabalho, está a vinda do Hospital Regional para o Litoral Norte, com sede em Caraguatatuba, que resultou em ações em 2001, quando foi recebido em audiência pelo então Secretário-Adjunto do Ministério da Saúde, Roberto Barradas.
Em 2002 o Vereador empreendeu ações no mês de dezembro, quando da visita do Secretário Estadual José da Silva Guedes, junto com o Governador Geraldo Alckmin, para a entrega de ambulâncias para o Litoral Norte e Vale do Paraíba, visando também a criação da unidade hospitalar na região.
Para Aurimar, o Hospital Regional resolverá os problemas de falta de leitos nas cidades da região, bem como a demora para a realização de exames e cirurgias de emergência e eletivas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Germino quer Artistas Plásticos no Calendário Oficial
Vereador quer oficializar anualmente exposição de artistas locais

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba colocou em Regime de Urgência, durante a 31ª Sessão Ordinária semanal, projeto de lei que institui no calendário oficial do município a Exposição dos Artistas Plásticos. A propositura foi aprovada e seguirá para sanção do Chefe do Executivo.
De acordo com o projeto do Vereador fica instituída a Exposição Coletiva dos Artistas Plásticos de Caraguatatuba, que deverá acontecer de forma anual, sempre a partir do dia 20 de abril – Dia da Emancipação Político-Administrativa da cidade, às 20 horas, no saguão do Teatro Municipal Mário Covas, com duração de 15 dias.
Participam da exposição apenas os artistas com trabalhos em Pintura, Desenho e Escultura e para os artistas que residam na cidade há mais de 180 dias (6 meses), não haverá cobrança de taxas ou emolumentos nas inscrições para a exposição, mesmo que a exposição participe de eventos turísticos.
Para Germino a função do Vereador também envolve as artes. “Vereador é um servidor do povo e um operário da política local e baseado nisso, também deve olhar e apoiar a classe artística da cidade, seja no teatro, no cinema e nas artes plásticas. Colocar esta exposição no calendário oficial é criar mais uma opção de turismo na cidade”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti implementa ações e aguarda respostas
Vereador tem vários pedidos que aguardam vistoria, laudo e orçamento

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba está aguardando resposta da Prefeitura Municipal quanto aos seus pedidos de Iluminação Pública. No total são 8 (oito) pedidos que aguardam entre vistoria, orçamento e laudo sócio-econômico.
O Vereador é o representante do povo que foi eleito por ele para fiscalizar o Executivo e fazer leis. Atualmente suas funções tem se alterado, pois o Vereador ao estar em contato direto com a população, fica ciente de seus problemas, solicitações e reivindicações.
Prova disso são os vários pedidos de Iluminação Pública que o Vereador protocolou nos últimos dias. O trâmite normal para iluminar algum lugarejo ou rua da cidade é o seguinte: Um ofício à Prefeitura requisitando a iluminação; a Prefeitura vistoria o local e remete a Bandeirantes de Energia para o devido orçamento. Com a aprovação o serviço é feito e o local é iluminado. Se o pedido for do chamado “kit baixa renda”, há a necessidade de um laudo sócio-econômico para isto.
No total são 8 pedidos para 8 bairros diferentes. Aguardando vistoria por parte da Prefeitura são 6 projetos: Kit Baixa Renda nos bairros do Rio Claro, Tinga, Porto Novo e Gaivotas e Luminárias nos bairros do Morro do Algodão e Golfinho.
Ao mesmo tempo aguarda orçamento da Bandeirante poste com luminária no bairro do Capricórnio e laudo sócio-econômico um kit baixa renda no bairro do Perequê-Mirim.
Para o Vereador Iluminação Pública é o mesmo que Segurança Pública. “Iluminar uma rua ou localidade é espantar os marginais que atacam as pessoas de bem, os estudantes que retornam a noite para suas casas e os comerciantes que retornam após um dia de trabalho. Colaborar pedindo a iluminação é manter a segurança na cidade e reduzir a criminalidade”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca Filho quer ampliação do Píer do Camaroeiro
Vereador quer ampliação para pesca esportiva e navegação marítima

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Requerimento que ainda será lido e votado em plenário, pedindo informações sobre a ampliação do Píer da praia do Camaroeiro, no centro da cidade. Segundo o Parlamentar a ampliação possibilitará a realização de pesca esportiva e navegação marítima.
O Píer do Camaroeiro foi inaugurado em 2004 e está localizado na praia do centro, sentido norte – à esquerda de quem olha para o mar – com o objetivo de atracar embarcações de pequeno porte para embarque e desembarque, ou seja, os barcos dos pescadores locais, proporcionando mais estrutura para a vinda do pescado no mercado de peixes, localizado na mesma praia.
Ao mesmo tempo o Píer tornou-se área de lazer para os pescadores amadores locais, que passam a manhã e até o período da tarde e noite pescando, seja durante a semana ou nos finais de semana, quando veranistas e turistas se aproveitam do local.
Segundo o Vereador a obra não atingiu os objetivos principais, por ser de pequena estrutura. Na opinião de Baduca Filho o Píer necessita de urgente ampliação, podendo ser explorado para a pesca esportiva e o embarque e desembarque de passageiros na navegação marítima.
O Parlamentar se apóia no Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Norte, que faz parte do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, que cita a possibilidade de transporte marítimo entre as cidades do Litoral Norte. “Esta ampliação serviria para o lazer, pois daria mais estrutura ao pescador amador, ajudaria no desembarque do pescado da Colônia Z-8 e no Turismo, serviria para torneios de pesca, transporte marítimo e atracação de lanchas e escunas. Em suma, uma ampliação que só resultaria em melhorias para a cidade”, disse Baduca Filho. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Kazon declara sua indignação e revolta com a indústria de multas da Rodovia Tamoios

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL) protocolou mais uma vez requerimento solicitando das autoridades do Governo do Estado determinar locais fixos para a instalação dos radares na Rodovia Tamoios – SP 99 e o aumento do limite de velocidade, de 80 para 100 Km/h.
Indignado e revoltado, Kazon comenta: “Nós clamamos por mudanças, com relação aos radares que não estão instalados em lugares fixos e com relação ao limite de velocidade. É vergonhosa a atitude dos policiais rodoviários, da forma como está hoje mais parecem fábricas de multas do que propriamente uma forma de advertir motoristas sobre o limite de velocidade. Sabemos da dificuldade que o DER tem em manter policiais por toda a extensão da rodovia para impor a ordem, pessoas inconseqüentes abusam da velocidade e colocam em risco a vida de inocentes, mas nem todos são irresponsáveis, que por culpa de alguns, são os inocentes que pagam pela imprudência dos outros.”
Com a reforma da Rodovia dos Tamoios – SP 99, o limite de velocidade que em grande parte de sua extensão era de 100Km/h, hoje está reduzido a 80Km/h e em alguns trechos, até 60Km/h. A Tamoios não atende somente uma região turística, mas também uma das maiores zonas portuárias do Brasil e o limite máximo hoje permitido impede que o fluxo de automóveis siga os padrões normais de uma rodovia.
”Estou encaminhando este requerimento para o Secretário Estadual de Transportes, Sr. Dario Rais Lopes, solicitando informações sobre a possibilidade de aumentar o limite de velocidade da Tamoios para 100Km/h, bem como a fixação de radares em locais estratégicos. Vamos aguardar a resposta das autoridades do Governo Estadual, finaliza Kazon”. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito de Ilhabela emprega 12 parentes
Câmara discute projeto que proíbe o nepotismo na cidade; Manoel Marcos afirma que critério de contratação é competência

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), emprega atualmente 12 parentes em cargos de comissão na administração com salários entre R$ 1.270,77 a R$ 5.720.
Entre os parentes de Ferreira, reeleito para o segundo mandato no ano passado, estão a mulher Célia Heidorn Reale Ferreira, nomeada como secretária de Assistência Social, e a irmã, Maria Sônia Ferreira Dias, atual secretária de Cultura. Ambas recebem R$ 5.720 na função.
Com direito ao mesmo salário, o secretário de Educação, Antonio Cornélio de Moraes Filho, é primo em primeiro grau do prefeito.
Também encontraram guarida na prefeitura a sobrinha do petebista Priscilla Ferreira Dias, o sobrinho Denison Antonio Dias e o cunhado Alexsandro Viana de Oliveira.
Dos 12 parentes, dois são servidores concursados da prefeitura --Fernando Crésio da Silva e Djane Vitoriano --, mas foram nomeados para cargos em comissão pela atual administração (veja lista completa abaixo).
Atualmente, a Câmara de Ilhabela analisa projeto de lei que proíbe a contratação de parentes pelo Executivo e pelo Legislativo no município. A proposta deve ser votada nas próximas semanas.
O vereador José Jorge Pereira (PTB) chegou a apresentar uma emenda estendendo o prazo de validade da lei para 2009, depois do encerramento do atual mandato, mas recuou e retirou a emenda anteontem.
O vereador José Roberto Campos (PMN), co-autor do projeto ao lado de Guilherme Maia Vieira (PMDB), afirmou ontem que a população está revoltada coma situação.
"Os parentes do prefeito somam 10% dos cargos comissionados. Isso sem falar que foram criados feudos dentro da prefeitura, com poucas famílias indicando vários parentes", disse o vereador.
Entre as indicações estão três sobrinhos do ex-prefeito e atual secretário de Governo, Roberto Fazzini (PMDB), entre eles Ricardo Fazzini (secretário de Turismo) e Maria Inês Fazzini Biondi -secretária de Meio Ambiente.
Tradicional adversário político de Ferreira, Fazzini fez um acordo com o petebista e o apoiou nas eleições de 2004.
OUTRO LADO -O prefeito Manoel Marcos Ferreira divulgou nota ontem na qual reconhece a nomeação de apenas cinco parentes.
Segundo ele, os critérios para contratação levam em conta a formação e a qualificação profissional.
"Outro critério é o desempenho satisfatório do trabalho delegado, o que tem se refletido na indiscutível qualidade dos serviços públicos prestados", afirmou.
De acordo com o petebista, dos 270 cargos comissionados foram lotados somente 116 e o gasto com pessoal é de 34%, abaixo do limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os Cargos:
Nome Grau de parentesco com o prefeito Cargo Salário
Célia Heidorn Reale Ferreira Secretária de Assist. Social R$ 5.720,00
Maria Sônia Ferreira Dias Irmã secretária de Cultura R$ 5.720,00
Priscilla Ferreira Dias Sobrinha Diretor de Divisão R$ 3.116,67
Denison Antonio Dias Sobrinho Assistente de Secretaria R$ 1.270,77
Antonio Cornélio de Morais Filho Primo Secretário de Educação R$ 5.720,00
Alexsandro Viana de Oliveira Cunhado Assistente de Secretaria R$ 1.270,77
Rita Celisa Reale Prima da mulher Assistente de Secretaria R$ 1.270,77
Ligia do Prado Jesus Prima Assistente de Secretaria R$ 1.270,77
Rafael de Oliveira Moraes Primo em 2º grau Diretor de Divisão R$ 3.116,67
Rodrigo de Oliveira Moraes Primo em 2º grau Assistente de Secretaria R$ 1.270,77
*Fernando Crésio da Silva Cunhado Diretor de Divisão R$ 3.116,67
*Djane Vitoriano Mulher do primo Chefe de Seção R$ 2.330,28
*Servidores concursados que ocupam cargo em comissão (Fonte: ValeParaibano)

Projeto Criança Educada Sorriso Feliz

Ilhabela - O Projeto Criança Educada Sorriso Feliz, implantado em julho deste ano pela Prefeitura de Ilhabela, através das Secretarias Municipais da Saúde e Educação, está atingindo seus objetivos e caminhando com sucesso.
As crianças de 0 a 10 anos já começaram a ter acesso aos Procedimentos Preventivos Coletivos (flúor tópico, educação em Saúde, escovação supervisionada e exame de risco de cárie), e, ao tratamento curativo (tratamento completo) nas respectivas Unidades de Saúde da Família.
Nos dias 4 e 5 de outubro, serão realizadas as reuniões com professores e diretores da rede estadual de ensino, para introdução das ações nas crianças da faixa etária de 11 a 14 anos, tentando atingir e superar a meta do SUS que determina que pelo menos 80% dessa população tenha cobertura de Procedimentos Coletivos (Resolução SS38/99 de SES-SP e NOAS/2001).
As Comunidades Tradicionais de Ilhabela estão participando do Projeto. Além de Guanxumas da Ilha, Serraria e Bonete, a Comunidade de Castelhanos também recebeu a visita do coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Henrique Cavalli Torres e do dentista Antonio Carlos C. Galante, do dia 16 deste mês, onde atenderam 14 crianças da EMEF da Praia de Castelhanos.
Na Comunidade de Castelhanos, o Projeto conta com um trabalho voluntário, que vem sendo desenvolvido pela empresa Novo Século Nova Atitude, sob a coordenação do doutor Daniel P. Lopes de Azevedo, em parceria com a comunidade local e a ajuda de patrocinadores da iniciativa privada. Os trabalhos desenvolvidos por esta parceria são: atendimento curativo, trabalhos preventivos, educativos, confecção de próteses odontológicas totais e parciais (dentaduras e pontes móveis), e até mesmo, prótese ocular.
Para o coordenador municipal, “isto confirma a teoria de que quando a comunidade, o empenho de profissionais envolvidos com questões sociais e o poder público trabalham lado a lado, os resultados são maiores e mais abrangentes”.
Os retornos para as Comunidades Tradicionais seguem o cronograma de saídas da equipe médica e tendem a ser mensais. (Fonte: PMI)

Aniversário do Círculo de Oração

Ilhabela - A Igreja Assembléia de Deus, setor I de Ilhabela comemorou, neste fim de semana, o 33º aniversário do Círculo de Oração. O tema refletido foi "Mulheres Cristãs, conservando a chama do avivamento", retirado do livro bíblico Levítico, cap.6, vers.13. O Círculo de Oração é composto por oitenta mulheres, que se reúnem todas as quartas-feiras, onde realizam orações na intenção de toda a comunidade. A coordenação do Círculo é feita pela Missionária Marli Dourado e o evento contou com o apoio da vereadora Nanci Zanato(PTB).
Na foto, o conjunto das mulheres do Círculo de Oração se apresenta no Culto comemorativo. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela presta homenagem à medica e ex-vereadora

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela homenageou na sessão de segunda-feira, 26, a ex-vereadora e médica da cidade, Rita Janete Gomes. O vereador José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro propôs moção de Louvor à Dra. Rita, como é conhecida, pela dedicação ao desenvolvimento de Ilhabela. A matéria foi aprovada por unanimidade.
Dra. Rita nasceu em Caraguatatuba, concluiu seus estudos em Portugal e voltou a Ilhabela para exercer a medicina. Ocupou, por três mandatos consecutivos, uma cadeira no Legislativo Ilhabelense e sua atuação foi marcada pela incessante busca de melhores condições de vida para a população, em especial na área da saúde. Atualmente, a médica é presidente do Lions Clube da cidade.
Expediente e Ordem do Dia - Os vereadores encaminharam às Comissões permanentes da Casa cinco projetos de Lei, dentre eles, três de denominação de via Pública, com autoria dos vereadores Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB) e José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB). Marcio Garcia(PL), apresentou matéria que cria a Semana Municipal do Deficiente e o presidente da Casa, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL), propôs projeto que institui normas a serem obedecidas para a construção e funcionamento de postos revendedores de derivados de petróleo e álcool combustível para fins automotivos dentro do município. Foram aprovados vinte e cinco requerimentos e quatro indicações.
Tribuna - Os parlamentares ilhabelenses voltaram a criticar os secretários municipais no uso da Tribuna durante a Sessão. Carlinhos(PMDB), Dr. Guilherme(PMDB), Zeca do São Pedro(PTB) e o vice-presidente da Casa, José Roberto de Campos, o Beto(PMN) delataram mais uma vez, experiências que de mau atendimento, respostas de requerimento ‘malcriadas’, perseguição política e denúncias de uso da máquina administrativa em benefício de futuros candidatos a vereadores, numa antecipação do pleito eleitoral. O posicionamento dos três será de fiscalização, podendo resultar, entre outras ações, em mais uma moção de repúdio.
Márcio Garcia falou novamente da questão do idoso no município, que segundo ele, precisa de mais auxilio, com políticas que lhe proporcionem benefícios maiores do que cestas básicas e passes. O parlamentar lembrou ainda de seu requerimento que cobra agilidade do Executivo a enviar à Casa de Leis os projetos de mudança da fila da balsa, pois se aproxima o período de ‘temporada’ onde a situação do trânsito na cidade se agrava.
Na foto, a médica e ex-vereadora Rita Janete recebe os cumprimentos da colega vereadora Nanci e a moção de Louvor das mãos do autor, vereador Zeca do São Pedro. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Costa sul quer nova cidade
Grupo lança campanha pela formação de município só com parte dos bairros de São Sebastião

São Sebastião - O vice-prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique Santana (PHS), planeja lançar uma campanha pela emancipação política dos bairros da costa sul, onde estão localizadas as principais praias e atrações turísticas do município.
A nova cidade, caso a campanha consiga atingir seu objetivo, seria chamada de 'Alcatrazes', em homenagem ao arquipélago de mesmo nome, localizado a 35 quilômetros da costa e considerado um santuário ecológico.
O novo município abrangeria cerca de 20 mil habitantes dos cerca de 60 mil de São Sebastião e teria uma área territorial compreendida entre as praias de Toque-toque Pequeno e Boracéia.
Entre os bairros que formariam a nova cidade estariam Barra do Una, Juréia, Engenho, Barra do Sahy, Juqueí, Camburi, Sertão do Camburi, Baleia, Praia Preta, Boiçucanga, Maresias, Paúba e Toque-toque pequeno.
A campanha deve ser iniciada no dia 1º de outubro, quando Santana pretende protocolar no gabinete do prefeito Juan Garcia Pons (PPS) um pedido, acompanhado de manifestações escritas de moradores da costa sul, para a abertura de discussão sobre o assunto.
"O primeiro passo é ouvir a população. Queremos que a prefeitura promova audiências públicas para que os moradores opinem sobre a emancipação", disse o vice-prefeito.
Uma eventual emancipação só pode ocorrer desde que seja aprovada pela Assembléia Legislativa Estadual e pelo governo do Estado.
Santana e o prefeito Juan Garcia estão praticamente rompidos politicamente. Em agosto, o vice-prefeito deixou o cargo de secretário de Educação sob a alegação de que não tinha liberdade para trabalhar. Desde então, os dois políticos se distanciaram.
INFRA-ESTRUTURA - Santana afirmou que a emancipação seria uma resposta à falta de atenção do poder público municipal com a costa sul, que é considerada o cartão-postal e principal chamariz turística de São Sebastião.
A região reúne praias badaladas como Maresias e Camburi, casas e condomínios de veraneio de alto padrão ao longo de toda a costa.
"A região sofre com problemas crônicos como falta de saneamento, saúde, segurança e fomento turístico. A população não vê o retorno dos impostos que paga", disse o vice-prefeito.
O prefeito Juan Garcia foi procurado pelo ValeParaibano para comentar o assunto. O político informou somente, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que "respeita a vontade popular". "O que a comunidade desejar, o prefeito compactua", disse Juan na nota. (Fonte: ValeParaibano)

Região tem problemas, diz entidade

São Sebastião - A Federação Pró-Costa Atlântica, que reúne 18 associações de moradores da costa sul de São Sebastião, considera válida a proposta do vice-prefeito Paulo Henrique Santana (PHS) de começar uma campanha pela emancipação da região.
O presidente da federação, Téo Balieiro, disse que o "pleito de emancipação é justo, pois a região não recebe a devida atenção da administração municipal".
Segundo Balieiro, a população, sempre quando está descontente com a prefeitura, faz ressurgir a idéia da emancipação política como forma de pressionar o poder público.
"Isto demonstra que a administração está afastada da comunidade da região, que enfrenta antigos problemas de infra-estrutura", afirmou.
Balieiro afirmou ainda que o debate sobre uma eventual emancipação precisa ser aprofundado. "Vamos aguardar para ver o que vai acontecer com o pedido do vice-prefeito", afirmou.
Ele lembrou que há cerca de sete anos houve movimento semelhante, mas a campanha não vingou. (Fonte: ValeParaibano)

Trilha Brazil Adventure será a terceira atração do 1º Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura

São Sebastião - Depois da II Semana de Vela e da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas o I Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, traz para a cidade o Trilha Brazil Adventure Race.
Trata-se de uma competição que envolve diversas modalidades de esportes de aventura. No rio, no mar, na areia, a beleza se tornará um obstáculo para os aventureiros do Trilha Brazil.
O evento chega as praias de Maresias, Boiçucanga e Paúba neste domingo, 2 de outubro e faz parte do I Circuito São Sebastião Turismo de Aventura, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo da cidade que visa movimentar o município nos meses de baixa temporada, setembro e outubro.
Reginaldo Costa, um dos organizadores do evento, que percorre todo o País, conta que é a primeira vez que o Trilha Brazil é realizado numa região litorânea. “É uma novidade para nós e acabamos tendo dificuldade de escolher um percurso para a prova pela diversidade de coisas que o local oferece. É uma região perfeita para esportes de aventura”.
Sobre a prova, Costa explica que os atletas passam por adversidades da natureza, realizando transições de esportes, numa única prova. “A estrutura natural da cidade, proporciona a realização de diversos esportes de aventura, por isso unimos vários num único evento”.
De acordo com Costa, os atletas iniciarão a prova com o trekking, uma caminhada por trilhas naturais; depois fazem transição para o esporte mountain bike, logo largam suas bicicletas para realizarem o cascade, uma descida na cachoeira de 50 metros, aproveitando a descida passam por outra etapa da prova, o canoing, atravessando um rio a pé e por fim o último desafio: o surfe.
“O Surfe é a grande novidade nesta prova, nunca realizamos esta será a primeira vez. Estamos realizando pela alternativa de inovação que o local oferece”.
Segundo o organizador, o percurso tem cerca de 40 quilômetros e é voltado a iniciantes do esporte de aventura. “Embora seja para iniciante, existirão equipes fortes participando no evento, que aproveitarão a prova para treinar e buscar premiação”.
O prêmio será no valor de R$ 1,5 mil, sendo que R$ 1 mil são em equipamentos para o esporte e R$ 500 em dinheiro. A estimativa do organizador é a participação de 50 aventureiros na prova. As equipes serão compostas por dois integrantes e divididas nas categorias masculina, mista ou feminina.
A largada acontece às 10 horas da manhã de domingo, 2, na Casa da Praia, em Maresias, antigo Bar do Meio. No sábado, 1º de outubro, também na praia de Maresias os atletas receberão uma clínica de surfe, o mapa com o percurso e orientações da prova que acontece no dia seguinte.
O trajeto inclui as praias de Maresias, Boiçucanga e Paúba, mas detalhes só serão divulgados no dia da competição para evitar que os atletas treinem no local.

Escola conscientiza alunos da Costa Sul sobre o trânsito

São Sebastião - O Departamento de Tráfego (Detraf) da Prefeitura de São Sebastião esteve na manhã dessa terça-feira (27/09) visitando um trabalho pedagógico sobre o trânsito desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve, localizada no bairro da Juqueí. O objetivo é conscientizar as crianças desde cedo para a prática da educação no trânsito.
Uma maquete de uma “mini-cidade de trânsito” feito com papelão e materiais reciclados foi montada no pátio da escola. Para atrair a atenção das crianças a cidade é uma reprodução do bairro de Juqueí, onde a escola está inserida.
Os alunos se divertiram e aprenderam ao mesmo tempo sobre as leis de trânsito, semáforo, faixa de pedestre, entre outros. No início da atividade, as crianças entram na cidade que está sem nenhuma sinalização e cada um pode escolher o que irá representar: veículos, bicicletas, pedestres, entre outros. A partir daí, eles circularam livremente, até aparecerem os problemas: trombadas, buzinas, uns esbarrando nos outros. Então começou o trabalho das professoras e do Detraf, em explicar e mostrar a necessidade das leis de trânsito e a importância em se respeitá-las. Assim, os próprios alunos foram notando os problemas de uma cidade sem segurança e foram corrigindo a maquete, colocando as placas de sinalização necessárias.
O projeto é desenvolvido pela equipe escolar da Emei Branca de Neve. A diretora da escola, Sandra Pereira da Silva destacou a importância da aprendizagem sobre o trânsito. “É preciso passar para as crianças o conceito enquanto é cedo, pois elas absorvem mais rápido e passam para os pais e familiares”, declarou a diretora. Ela ainda ressaltou que esse tipo de trabalho não de vê ser interrompido, havendo sempre uma continuidade. “Temos a pretensão de convidar os pais para participar de nossa mini-cidade de trânsito, mas dessa vez conscientizando os mais velhos”, acrescentou a diretora Sandra.
O Detraf parabenizou a diretora e todos os funcionários da escola pelo ótimo trabalho desenvolvido e o retorno futuro que será dado pelas crianças. “Um projeto desse que tem continuidade e não necessita de data de comemoração ou conscientização para ser lembrado, precisa ser parabenizado por nossa equipe”, declarou o diretor do Departamento de Tráfego, Márcio Nonato. (Fonte: PMSS)

Detraf inicia entrega de certificados e troféus do V Prêmio Denatran

São Sebastião - Ontem (27/09), os agentes do Departamento de Tráfego, (Detraf) visitaram as escolas da Costa Sul para a entrega dos certificados de participação dos alunos no V Prêmio Denatran apresentados pelas escolas, educadores e profissionais da comunicação. Foram apresentados 138 trabalhos para ser escolhido um representante das oito categorias apresentadas para a fase estadual do prêmio. O objetivo do concurso é estimular alunos, educadores e profissionais da comunicação a refletir sobre o trânsito no contexto da cidade e a relação com o meio ambiente conscientizando para a diminuição de acidentes e melhoria da qualidade de vida. No total serão premiados 15 trabalhos, de primeiro e segundo colocados dessa fase municipal.
Sete alunos da Costa Sul foram premiados nessa terça-feira pelo Detraf (Departamento de Tráfego da Prefeitura de São Sebastião). Na Escola Municipal Maria da Conceição de Deus Santos, localizada no Sertão de Cambury, foram premiados na categoria 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, o aluno Lucas Ribeiro de Melo (2° lugar) e a aluna Carla dos Santos Oliveira (1° lugar). Com o segundo lugar na categoria 3ª e 4ª séries, ficou a aluna Maiara Barbosa dos Santos.
Em seguida a equipe do Detraf esteve na Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, em Boiçucanga onde foram premiados quatro alunos. Na categoria 5ª e 6ª séries, o segundo lugar ficou com Elisangela Katiely dos Santos e em primeiro lugar com Jaciara de Assis dos Santos. Na categoria 7ª e 8ª séries, a segunda colocação ficou com Marília de Souza Pereira e o primeiro lugar com Janaína da Luz.
Todos os alunos que tiveram a primeira e segunda colocação receberam troféus em âmbito municipal, e kits do Detraf. Todos 150 participantes receberão certificado de participação.
De acordo com o diretor do Detraf, Márcio Nonato, é muito satisfatório ver a participação dos jovens na construção da cidadania. “Estamos muito contentes pelo retorno e grande participação dos alunos, educadores e profissionais de comunicação que participaram desse concurso”, declarou o diretor do Detraf. Nonato ainda acrescentou, que é a primeira vez em que São Sebastião participa desse concurso que está na sua quinta edição. (Fonte: PMSS)

Equipe de malha está nas oitavas-de-final do Campeonato Paulista

São Sebastião - A malha sebastianense se classificou para as oitavas-de-final do Campeonato Paulista em primeiro lugar na chave.
O técnico José Francisco da Silva, o Zico, conta que no último domingo (25/09/05), a equipe masculina de Malha perdeu para Paulicéia de Mogi das Cruzes com as parciais de 152x152 e 172x168, na casa do adversário. Contudo, como o time sebastianense venceu um jogo contra este adversário em casa por 2X0, São Sebastião ainda se classificou para a próxima fase.
“Cada vitória nas parciais valem três pontos, um empate vale um ponto para cada equipe. Sendo assim somando os resultados das duas partidas, disputadas em São Sebastião e Mogi, vencemos com um total de sete pontos, contra cinco deles”.
Agora a equipe sebastianense joga contra o Água Preta de Pindamonhangaba na casa do adversário no próximo domingo, 2 de outubro. “Nossa equipe está muito forte e temos grandes chances de chegar a final do campeonato, força de vontade e treino, não faltam aos nossos atletas”.
O time em 2002 foi campeão e busca novamente o título. Para conquistar a vaga, é obrigatório ser campeão ou vice da Liga de Taubaté, que encerrou em maio deste ano. A equipe sebastianense conquistou o vice-campeonato. Além disso, a equipe de malha sebastianense foi vice-campeã dos 49º Jogos Regionais.
O Clube da Malha está de portas abertas para interessados no esporte. As inscrições são gratuitas, no Clube Amigos da Malha, na rua Fausto César, número 38, ou no telefone 38930413. (Fonte: PMSS)

Lei de Uso do Solo na região central deve receber emenda

São Sebastião - Durante o debate realizado na noite desta segunda-feira, 26, no plenário da Câmara, o vereador Marcos Leopoldino propôs uma emenda ao projeto 11/05 que altera a Lei de Uso e Ocupação do Solo na região central da cidade.
O projeto, de autoria do vereador Luis Antônio Barroso, o ‘Coringa’, prevê o comércio de utilização ocasional (C2) – estabelecimentos com área superior a 25m², lojas, comércio varejista em geral, supermercados e similares – na Zona 2, que compreende a Avenida Guarda Mor Lobo Viana.
Leopoldino quer também que seja autorizado o serviço de utilização eventual (S3) no corredor da rodovia SP-55, o que permitiria o funcionamento de oficinas, postos de gasolina, transportadoras, garagens de caminhões e ônibus, depósitos e similares.
“Precisamos abrir esse corredor para que empresários venham investir em São Sebastião. A nossa cidade não pode continuar parada do jeito que está”, argumenta Leopoldino.
É o que defende também o vereador Coringa, e acrescenta: “O projeto está seguindo tramitação normal, conforme queriam as pessoas que criticaram a votação em regime de urgência. Entendo que a sociedade deve participar e por isso estamos iniciando a discussão para buscar o melhor para o município”.
O debate ainda contou a presença de outros cinco parlamentares: José Cardim, Róbson Wilson dos Santos, o ‘Róson Ceará’, Solange Ramos, Dalton Silva e Marcelo Mattos, além da participação de membros da Associação dos Engenheiros e Arquitetos, e da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião.
Na próxima segunda-feira, às 19hs, na Câmara, está agendada a realização de uma consulta pública, onde as entidades representativas devem se manifestar por escrito para que as alegações sejam anexadas ao processo administrativo.
O texto do referido projeto está disponível no site www.camarasaosebastiao.com.br

Kotian quer informações sobre programa de alfabetização para pescadores

São Sebastião – O vereador Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’ (PTB), protocolará na sessão de Câmara da semana que vem, dia 4 de outubro, requerimento direcionado ao Executivo. O documento questiona à diretoria de pesca da prefeitura, a aplicação das verbas do “Programa de Alfabetização de Pescadores e Aqüicultores – Pescando Letras”.
O dinheiro, proveniente da Federação, é repassado automaticamente para os municípios, segundo o folheto explicativo do governo brasileiro.
Para Kotian o programa é de grande utilidade. “Até onde eu sei, o departamento de pesca não se inscreveu”, comentou.
O parlamentar ainda relembra a falta de comunicação entre membros do Executivo e desinteresse em relação à pesca no município. “É um setor empregatício valioso, atualmente jogado para escanteio pela administração pública”, frisou.
O requerimento é o terceiro direcionado ao departamento de pesca da prefeitura nas últimas semanas. Em outras ocasiões o vereador pediu informações sobre verbas provenientes da Federação através do SEAP (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca) e também questionou os R$ 1,5 mil do orçamento anual da prefeitura aplicado à diretoria de pesca do município. “São reivindicações que irão esclarecer fatos ao comerciante, ao turista, além de toda a população”, completa.
Para o diretor-presidente da Colônia dos Pescadores Almirante Tamandaré Z-14, Guilmer Puertas, a prefeitura não tem interesse nessa faixa populacional do município. “Perdemos mais uma vez, porque considero necessária a alfabetização dos pescadores, pois além de ficarem mais interados ao exercer o seu papel de cidadão, eles ficam mais à vontade para tirar suas documentações”, afirmou.
O presidente da Colônia ressalta o interesse da classe. “O pescador tem vontade de melhorar, no entanto, a prefeitura não corresponde aos nossos anseios”.
Puertas relembrou que a secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, ligou à Colônia Z-14, perguntando sobre o programa. “Isto mostra que o nosso setor de pesca está desorganizado. Sabemos da importância e do sucesso em todo o Brasil da alfabetização do pescador. Queremos saber o porquê desta falta de iniciativa do setor em nossa cidade”, concluiu. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian).

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

 

Prefeitura cria Regional Norte
Sede será no bairro do Poruba e deverá ser inaugurada em breve

Ubatuba - Desde o último sábado, 24, quando a lei foi publicada, a Regional Norte já é uma realidade no município de Ubatuba. Promessa de campanha do prefeito Eduardo César, a criação da Regional Norte é uma aspiração antiga dos moradores dos 19 bairros da região e significa um avanço para essa população e para a localidade que abriga praias belíssimas e uma fauna e flora bastante preservadas e por isto mesmo, com grande potencial turístico. “Trata-se de uma população significativa que sempre esteve abandonada pelo Poder Público”, analisa José Roberto Júnior, o secretário da Regional Norte, que desde o início do ano já vinha respondendo informalmente pela administração daquela região.
A sede, em construção no bairro do Poruba, irá abrigar o quadro administrativo da Regional, composto por quatro funcionários, incluído o Secretário. O objetivo é estar mais próximo dos moradores e poder agilizar a solução dos problemas da região. “A idéia é estar fazendo parcerias com outras secretarias para que dentro de pouco tempo, possamos estar trazendo para a Regional Norte serviços hoje só oferecidos no Paço Municipal”, explica Júnior, lembrando que projeto semelhante começa a ser implantado na Regional Sul. Júnior explica também que a intenção inicial do prefeito é terceirizar maquinários, já que a frota da prefeitura está sucateada e não atende as necessidades do município.
Inauguração - A sede, construída num terreno da municipalidade, que através de um decreto de 1994 já preconizava a sua construção, ao lado do Posto de Saúde e da escola, tem uma previsão inicial de estar concluída até o final de outubro. “O prefeito gostaria muito de presentear a comunidade do norte com a entrega da sede no aniversário de Ubatuba, em 28 de outubro. Porém as chuvas contínuas podem atrapalhar este plano inicial”, prevê Júnior. Ainda nesta área está prevista, para 2007, a construção de mais salas de aula, já que restam 4 mil metros quadrados de área livre no local. (Fonte: PMU)

Área de lazer da Ressaca recebe obras de drenagem

Ubatuba - A Praça do Campinho no bairro da Ressaca está sendo totalmente remodelada. Uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Obras de Ubatuba, vai proporcionar aos moradores do bairro mais opções além do futebol que ali á praticado.
O campinho continua, porém agora melhor posicionado, o que possibilitou a montagem de uma quadra de vôlei e também uma quadra de Street Ball (basquete, com apenas uma tabela, para jogos um-a-um ou equipes de três atletas). Ainda está prevista a colocação de tres mesas-tabuleiros para jogos de damas ou xadrez.
Segundo a secretaria de Obras, foram feitos trabalhos de drenagem no local, já que o campinho freqüentemente alagava. Foram feitas caixas de captação de água, já que as que existiam no local estavam todas danificadas. Foram feitos também reparados nos tubos de drenagem e um grande trabalho de nivelamento de várias ruas. A obra deve estar concluída até o final deste mês. (Fonte: PMU)

Lagoinha aguarda infra-estrutura

Ubatuba - Moradores do bairro Lagoinha, em Ubatuba, reclamam que o bairro está abandonado pela prefeitura. Segundo eles, as ruas que não são pavimentadas, estão cheias de buracos e quando chove ficam alagadas. Além disso, não há iluminação no local.
O morador Pedro Justino de Assis, 44 anos, disse que moradores e turistas reclamam dos buracos. "formam poças d'água quando chove."
O morador Cláudio Corrêa Luz, 32 anos, disse que a prefeitura alega não ter verba para realizar os serviços no local. Segundo ele, a falta de iluminação coloca em risco a segurança dos moradores.
Luz disse que a prefeitura está ciente das situação do bairro. "O prefeito já visitou o bairro, mas só promete", disse.
OUTRO LADO - A prefeitura informou, por meio da Secretaria de Obras, que as solicitações dos moradores serão atendidas. De acordo com a prefeitura, o serviço só atrasou devido ao atual período de chuvas. Enquanto isso, a Secretaria de Obras aproveita para fazer manutenção preventiva nas máquinas. (Fonte: ValeParaibano)

Congresso-Debate sobre a Lei Geral
Os interessados em apoiar a Lei terão condução gratuita para participar do evento

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Sebrae estão apoiando a Lei Geral.
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas representa um novo modelo de desenvolvimento ao oferecer soluções criativas para fazer justiça fiscal, simplificar os trâmites burocráticos, reduzir a informalidade e incrementar a produção nacional.
Na próxima sexta-feira, dia 30, haverá um Congresso-Debate sobre o assunto na UNIVAP em São José dos Campos.
Os interessados em apoiar a lei e participar do evento terão condução gratuita até o local. A saida será às 6h30 na Associação Comercial (R. Dona Maria Alves 587-Centro)
Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane 3832 1449 ou no site www.sebraesp.com.br  (Fonte: ACIU)

Ubatuba vence segunda etapa do Circuito de Águas Abertas

Ubatuba - A equipe da Prefeitura Municipal de Ubatuba venceu a segunda etapa do “9º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba”, disputado no último sábado, 24, na praia da Maranduba. Reunindo 14 equipes do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo, a etapa levou até a região sul de Ubatuba, aproximadamente 200 nadadores que disputaram provas de 250, 500, 1000 e 3000 metros.
Na competição por equipes Ubatuba ficou com o primeiro lugar com 298 pontos. Em segundo lugar ficou a Winner / Swin América que obteve 161 pontos, e em terceiro a Aquatic Baroni, com 86. O ranking geral que apresenta resultados das duas etapas já realizadas deverá ser divulgado nesta quarta-feira.
A terceira etapa do “9º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba” está programada para o dia 22 de outubro, na Praia do Cruzeiro. A Coordenação de Eventos da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba pede às equipes interessadas em participar da etapa, para confirmar inscrição até o dia 18 de outubro, através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

Criar-te comemora o início da primavera e o dia da árvore

Ubatuba - Na última sexta-feira (23/09) a Escola Criar-te realizou sua 8ª Festa da Primavera, onde as crianças aprenderam mais uma vez a importância da preservação do nosso meio ambiente.
Neste ano, a Criar-te contou com a presença da Gerente do Banco Itaú Ana Carvalho, alguns funcionários e clientes da agência e a assessora do Prefeito Silvana Niel que veio representá-lo, onde puderam desenvolver no momento da festa o Projeto "Incentivo ao plantio de árvores".
Além da apresentação do projeto, os convidados prestigiaram uma linda apresentação dos alunos do Ensino Fundamental ( 1ª, 2ª e 3ª séries do período da manhã) e finalizaram a festa com o plantio de uma muda de árvore na escola.
Agradecemos a todos do projeto pela iniciativa e fazemos votos que outras empresas também possam desenvolver projetos semelhantes e levar às escolas, pois trabalhar com crianças é acreditar num futuro melhor.

Câmara aprova com unanimidade de votos todos os projetos da sessão
Regulamentação no funcionamento de “lan houses”, uso racional da água e ossadas de baleia como patrimônio turístico foram projetos em destaque na sessão de ontem

Ubatuba - A 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba teve todos os itens da ordem do dia aprovados por unanimidade, com exceção do Projeto de Lei n° 47/05, do presidente da Casa, Jairo dos Santos (PT), que foi adiado.
O referido projeto dispõe sobre comercialização, armazenagem e transporte de água mineral e água natural no Município de Ubatuba e o adiamento foi justificado pela necessidade de discutir detalhadamente questões levantadas em reunião com os comerciantes.
A redação final do Projeto de Lei 061/05, também do presidente, que altera Lei 2.644/05, que autoriza o Executivo a conceder trinta licenças para a venda de artesanato no centro de informações turísticas, foi aprovada, mas levou os vereadores a alguma discussão sobre o local de exposição
O vereador Marcos Francisco (PSC) alegou que a reurbanização da Avenida Iperoig vai impedir que os artesãos exponham seus trabalhos no centro de informações turísticas. Foi proposta de outros vereadores a utilização da Praça Santos Dumont ou da Praça 13 de maio.
Outro projeto aprovado de Jairo dos Santos foi o que altera a Lei 2.557/04, que regulamenta as atividades de locação de computadores e jogos eletrônicos, denominados “lan house” ou “cyber café”, e a Lei 2.388/03, que proíbe a exploração de diversões eletrônicas e similares, a menos de 200 (duzentos) metros das escolas do município.
O presidente falou sobre a necessidade de haver normas para regulamentar este tipo de comércio e sobre a saúde dos que o utilizam.
Muito elogiado pelos colegas foi o vereador Charles Medeiros (PSB) por seus dois projetos aprovados (um que cria o Arquivo Público Legislativo e Histórico de Ubatuba e outro que declara as ossadas de baleia enterradas em Ubatuba parte do patrimônio turístico e cultural) e a moção de congratulações a Ophélia Prado de Oliveira Lopes, ubatubense de 82 anos e irmã de Seu Filhinho, escritor e ex-prefeito.
De grande relevância e bastante elogiado foi também o projeto do vereador Ricardo Cortes (PV), que institui o Programa Municipal de Conservação, Uso e Reuso Racional da Água em Ubatuba e dá outras providências.
O projeto versa sobre o combate ao desperdício, uso abusivo e utilização de fontes alternativas para captação de água. “É um projeto inovador do PV, que visa o bem estar com medidas sanitárias para a conservação da água, que em alguns países já está escassa e tende a custar mais que petróleo”, justificou o médico e ve-reador, falando também sobre a educação neste sentido.
O Executivo teve seu único projeto da pauta aprovado, autorizando a Prefeitura a celebrar convênio com a Associação Cultural Comunitária Gaivota, para fins de divulgação de ações que visem a conscientização da comunidade.
Os demais itens (moções, pedido de informação e requerimentos) foram votados e aprovados em bloco, a pedido do vereador Marcos Francisco (PSC). (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Funcionários Públicos colaboram com a Semana da Solidariedade
Fundo Social arrecada artigos de higiene pessoal

Ubatuba - A Presidente do Fundo Social de Solidariedade Denise César encaminhou a todas as secretarias solicitando a colaboração dos funcionários públicos municipais na arrecadação de artigos de higiene pessoal para a “Semana da Solidariedade”.
Neste ano a “Semana da Solidariedade” busca envolver e sensibilizar a sociedade para a disseminação de ações de solidariedade e responsabilidade social para com as crianças.
A população pode colaborar com a campanha, entregando artigos de higiene pessoal que serão encaminhados a entidades que desenvolvem trabalhos com crianças no município.
As doações podem ser entregues na Prefeitura Municipal de Ubatuba, Av. Dona Maria Alves, 865; SABESP Av. Dona Maria Alves, 885 e Auto Posto Kamomê, Rod. Gov Mario Covas, km 50 – Estufa I. (Fonte: PMU)

Ubatuba comemorou o Dia do Idoso

Ubatuba - Um evento organizado pelo Conselho Municipal do Idoso de Ubatuba, marcou a comemoração do Dia Nacional do Idoso. A festa reuniu na manhã desta terça-feira, 27, no Ginásio de Esportes Tubão, aproximadamente 100 participantes do Projeto Atividade Física e Cidadania, que é desenvolvido para pessoas da Melhor Idade.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aládio Teixeira Leite abriu a solenidade agradecendo a presença dos homenageados. “Obrigado a vocês que enfrentaram a chuva para juntos podermos comemorar este dia”. Fizeram parte da solenidade de abertura do evento, Kátia Nunes, Secretária de Assistência Social, Patrícia Pereira, representando o Conselho Municipal de Educação e José Luiz Marques, presidente da Associação dos Aposentados de Ubatuba. Após os pronunciamentos aconteceu um ato ecumênico que contou com palavras de Ana Lucia Mariotto (União Espírita Caminho da Luz), Pastor Cláudio Luiz Neto (Conselho de Pastores de Ubatuba), e Frei Aldo Pietrobom (Pároco de Ubatuba).
Os homenageados comemoraram com bolo e depois puderam se divertir com jogos de mesa e tabuleiro até o final da manhã. A comemoração do dia do Idoso em Ubatuba foi promovida pelo Conselho Municipal do Idoso e contou com apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Educação, Saúde, Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade.
A data - O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante. (Fonte: PMU)

Atletas enfrentam dificuldades para conseguir alojamento em Botucatu
Delegação que disputará os Jogos Abertos do Interior ainda não tem alojamento definido

Ubatuba - O coordenador de esportes de competição da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba, Nicrano Gomes Jr, participou no último dia 23 do Congresso Técnico dos Jogos Abertos do Interior 2005, em Botucatu. Durante o evento, realizado na Estância Nathalya, com presença de representantes de 194 cidades, foram definidas as chaves das modalidades para os Jogos.
Na ocasião os chefes das delegações visitaram os locais definidos para alojamento dos atletas. Cerca de quarenta cidades, entre elas Ubatuba, reprovaram as instalações.
“As três casas oferecidas à delegação de Ubatuba não apresentavam condições de abrigar uma delegação esportiva. Nos ofereceram alojamento em São Manoel, a aproximadamente 35 quilômetros de distância. Essa viagem seria desgastante para os atletas,” disse Nicrano.
“Por precaução, fizemos uma pré reserva de alojamento no Ginásio Municipal, mas tambem não é o lugar ideal, pois muitas delegações estarão reunidas num mesmo lugar, o que pode prejudicar a concentração das equipes”, queixa-se Nicrano. O comitê organizador dos jogos busca uma solução para as cidades que enfrentam dificuldades com alojamento.
A delegação de Ubatuba será composta por 18 atletas sendo que dez disputarão as provas de ciclismo e oito participarão das provas de ginástica rítmica, além de técnicos e chefia de delegação. O ciclismo fará sua participação nos jogos entre os dias 16 e 19, enquanto a ginástica rítmica será disputada nos dias 17 e 18. (Fonte: PMU)

Profissionais de Saúde participam de oficina de auto estima
Atividades como essa tornam as relações interpessoais mais eficientes e ajudam os profissionais a lidarem com situações difíceis

Ubatuba - A Secretaria de Saúde estará realizando nesta sexta-feira, dia 30, no Salão de Festas do Horto Florestal, “oficina de auto estima”, voltada para os profissionais de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) do município. A atividade, chamada “O cuidar do cuidador”, será coordenada pela professora Dra. Ana Lúcia Horta, enfermeira da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
O objetivo da oficina é ajudar os profissionais a encontrarem maneiras de lidar com dificuldades enfrentadas no dia-a-dia de trabalho. Essa proposta é uma das atividades que integram a política de cuidado com os profissionais da área da Saúde. O Dr. Érico Vasconcelos, organizador da oficina em Ubatuba afirma que o propósito dessas atividades é aprimorar a qualidade dos serviços de saúde ofertados à população ubatubense. “O profissional que cuida da saúde das pessoas também é um ser humano, tem suas fragilidades e dificuldades. Ele precisa estar bem estruturado para enfrentar as situações difíceis com as quais eles se deparam todos os dias”.
Todos os trabalhadores envolvidos na saúde do município, incluindo médicos, enfermeiros, recepcionistas, agentes do PSF e outros participarão da oficina. Ela será dividida em três etapas, até o final do ano. Para a primeira oficina, estão inscritas cerca de 200 pessoas. (Fonte: PMU)

Médicos para Ubatuba

A secretaria Municipal de Saúde está contratando médicos para trabalhar no PSF - Programa de Saúde da Família. Informações com a Dra. Dilei, pelo fone (12) 3836.1023

Secretaria Municipal de Saúde

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 22/09 A 29/09

Cine Porto - fone : 3833-2066:

"HORROR EM AMITYVILLE"
Baseado em fatos reais!!!
Ás 17:00 hs - 19:00 hs -21:00 hs.

Cine Passeio - fone : 3832-2843:

"PENETRAS BONS DE BICO"
Comédia!!!!!!!!
Ás 16:40 hs - 18:50 hs - 21:00 hs.

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Última Parte
DIZ WANDERLEY GUILHERME:
NO BRASIL A IMPRENSA E A "GRANDE PORCA" DAS INSTITUIÇÕES


A causa política principal dessa derrota deve ser buscada primeiro no PT. O partido era dirigido com mão de ferro de José Dirceu, o chefe inconteste do chamado Campo Majoritário até o fim de 2002. Até o inicio de 2004, Dirceu continuou sendo oficialmente o articulador político do governo. Pouco antes do escândalo Waldomiro Diniz, no entanto, Lula o afastou da coordenadoria política. Pode-se dizer que esta decisão consolidou um rumo: o presidente mudou de lado: deixou José Dirceu e, de certo modo, o PT, para se apoiar mais em Palocci, e nos meios empresariais e políticos mais conservadores, onde a aceitação do ministro da fazenda dói crescendo desde o inicio do governo. Dirceu foi perdendo pouco a pouco a sua importância política. Nem mandava mais no governo efetivamente, nem era mais o presidente do partido. O PT também foi minguando.
EM 2003 e 2004, sob o comando de José Genoino, novo presidente, Delúbio Soares, tesoureiro e velho amigo de Lula, e Silvinho Pereira, secretário geral e mais próximo de Dirceu, o PT tentou fazer por si mesmo o que tinha feito pelo Presidente – crescer usando a via das grandes campanhas de marketing político. O partido saira da campanha de 2002 com grandes dividas; com Duda, com o PL, com gastos nos pleitos estaduais.
O partido disputou o segundo turno para o governo de dez Estados. Perdeu sete e ganhou três. O empresariado não apoiou os candidatos a governador do PT como apoiou Lula. Para se ter uma idéia: Nilmário Miranda,segundo colocado em Minas, recebeu oficialmente cerca de R$ 500 mil, ante cerca de R$ 12 milhões oficiais recebidos pela campanha de Aécio Neves PSDB
Para contentar Duda Mendonça, que estava recebendo os R$ 11,5 milhões atrasados em lotes de R$ 300mil a partir de março de 2003, o PT fez um contrato de R$ 7 milhões para que ele ajudasse na execução e planejamento da propaganda do partido. A Máquina publicitária de Duda é muito cara e ele só iria ter verbas oficiais depois de meados de 2003 – quando concorreu e pegou as contas da Petrobrás, Secon e Ministério da Saúde.
A essa altura Delúbio, que fora apresentado a Valério em meados de 2002, já tinha conhecido os dirigentes dos Bancos Rural e BMG, com os quais o publicitário trabalhava e que se dispuseram a emprestar-lhe dinheiro – diretamente – e via empresas de Valério. Ao contrário do que os inimigos do PT tentam provar – que os dois bancos foram escolhidos a dedo porque o Rural queria apoio contra a CPI da Evasão de Divisas e o BMG queria a exclusividade do crédito consignado a aposentados e pensionistas – os interesses dos dois bancos em se aproximar do governo não podiam ser esses.
Claro que todo banqueiro quer que o governo o ajude. Mas, quando Delúbio se encontra com esses banqueiros, a CPI da Evasão ainda não estava sendo cogitada. Ela só se instalou em junho. O Rural de fato queria era deslindar o espolio do Banco Mercantil de Pernambuco, onde tem 22% de participação, e cuja falência é administrada pelo Banco Central. E o BMG não obteve a exclusividade do crédito consignado no País “por três preciosos meses”e assim “virou fenômeno”mercado financeiro aos acordos com Delúbio, como diz a revista Veja, pela simples razão de que a Caixa Econômica Federal entrou nesse negócio seis meses antes do BMG. E o próprio BMG, desde 1998, tinha se especializado nessa modalidade e, a partir de 2001, já era líder desse mercado no Pais.
Com os empréstimos, pagando por baixo do pano parte das dividas vencidas e contratando novas, o PT foi preparando a maior campanha para eleições municipais de sua história. Foi feito um acordo de leasing com o Banco do Brasil, de R$ 20 milhões, para a compra de 5mil computadores e impressoras dentro de um plano de colocá-las dentro dos diretórios do PT em cada uma das 5 mil cidades onde concorreria. Em 2000, o partido disputara em menos da metade desse número.
Os diretórios municipais deveriam pagar 70% dos custos desses equipamentos – mas a maioria não pagou. E então a despesa de R$ 890 mil mensais, que corresponde a quase metade da arrecadação do partido com seus filiados – está sendo bancada pelo Diretório Nacional. Para as principais disputas de prefeituras, o PT contratou os dois marqueteiros mais caros do País: Duda Mendonça para cinco cidades e Nizan Guanaes, para outra duas.
Em todos os outros locais, os petistas quiseram os “Dudas e Nizans” regionais equivalentes. Showmicios com artistas contratados foram 280. No balanço final, o PT ficou com uma divida registrada em tribunais eleitorais de R$ 20 milhões pelo Diretório Nacional e de R$ 50 milhões pelos Diretórios Municipais. E mais R$ 90 milhões, se contada, com os juros a divida contraída nos dois bancos mineiros em nome do partido por Marcos Valério.
O PT foi o partido que mais teve votos nas eleições municipais de 2004 e foi o que, proporcionalmente, em relação ao dinheiro arrecadado oficialmente, teve o menor, custo de voto por real obtido. O partido que mais arrecadou foi o PMDB, com R$ 155,7 milhões (14,6 milhões de votos para prefeito). Em segundo vem o PSDB, com R$ 152,8 milhões (15,7 milhões de votos).O PT ficou em terceiro com R$144 milhões ( 16,3 milhões de votos)
O PARTIDO DOBROU seu numero de prefeitos, para mais de 400, mas perdeu as grandes cidades do Sul e Sudeste, perdeu a simbólica Porto Alegre, e viu seus grandes adversários políticos, o PSDB e o PFL, se entrincheirarem no eixo Rio- São Paulo . Pior que tudo, apesar da economia ancorada nas exportações começasse a dar resultados espetaculares para umas poucas centenas de grandes empresas e bancos e a criar um expressivo, embora pequeno, surto de emprego formal, a base governista passou a se agitar, o partido perdeu as eleições para a presidência da Câmara em fevereiro,, em junho Jefferson abriu o bico.
O escândalo escancarou todas as debilidades do partido que parece ter acreditado que faria profundas mudanças políticas no País sem qualquer ruptura, sem um choque com as forças extremamente conservadoras que o controlam e que o tornam, a séculos, um dos mais injustos do mundo.
Dividido em várias facções,no poder o PY viu que não poderia governar em várias direções ao mesmo tempo. Escolheu o caminho da conciliação e aparentemente esta seria a opção do Campo Majoritário, a corrente de José Dirceu Lula e Palocci. Mas o Campo também era um aglomerado de tendências e personalidades.
Quando Lula demitiu José Dirceu após Jefferson tê-lo ameaçado de dedo em riste, no seu depoimento no Congresso, e quando Delúbio, José Genoino e Silvio Pereira se afastaram, o Campo se esfacelou. Pior que isso, raríssimos quiseram concordar com o que parece bem razoável :que a divida contraída por Delúbio deveria ser assumida pelo partido, exatamente para legalizá-la e permitir uma saída organizada e coletiva do imbróglio. A maioria para não cair nas más graças da grande imprensa conservadora, tem adotado uma atitude “de quem não tem nada a ver” com o problema, como disse a economista Maria Conceição Tavares.E a imprensa conservadora todo dia cria fatos novos do escândalo com ‘UMA ALEGRIA RAIVOSA” como disse Chico Buarque.

UMA IMPRENSA DE CONSERVADORISMO SECULAR MULTIPLICA O ESCÂNDALO VÁRIA VEZES

A Revista Veja, a maior do País e a pioneira nessa denuncia, fala do escândalo nesses termos:ele teria sido provocado por “uma quadrilha que avançou sobre o dinheiro público no governo Lula”, com apetite “pantagruélico” “ naquele que vem se revelando o maior e mais audacioso esquema de corrupção da história da política brasileira” Essa avaliação, que a da maioria dos meios de comunicação das empresas do grande capitã, não se apóia nos fatos ou nos precedentes históricos. Não há, até agora, prova de uso de dinheiro público no esquema Delúbio-Valério que é o centro do escândalo.
O JORNALISMO É O TRABALHO intelectual que trata da apresentação dos fatos socialmente mais relevantes do dia a dia. Mas os fatos não caem do céu, depois de observados por Deuses do Olimpo. Toda história jornalística é contada ap partir de uma posição, depende, como nos outros tipos de observação da atividade humana, do ponto de vista do observador. E de certos pontos de vista,se vê uma coisa e não se vêem outras.
Em termos significativos, é um escândalo irrisório. A Comissão de Inquérito do Congresso que apurou remessas ilegais de dinheiro para o exterior mandou, no ano passado, À Receita Federal uma lista com nomes de todos os que tinham enviado mais de US$ 100 mil para fora entre 1998 e 2002, para que fosse verificado quem tinha pago os impostos devidos e os faltosos fossem punidos. O resultado: R$ 224,2 bilhões de multas, para centenas de empresas e alguns milhares de pessoas. Perto desse montante, os R$56 milhões dos esquema Delúbio-Valério são uma migalha:0,02%.
Se o que se quer dizer é que a mudança de rumo do governo Lula – eleito pela esquerda e governando pela direita – é um escândalo histórico, se tem razão. Mesmo assim, tem que se compará-lo ao Governo Vargas, a partir de 1937 especialmente. Colocado no poder com uma plataforma de esquerda, e por meio de uma insurreição armada, Vargas governou para a direita –e, o que é mais, em direção ao fascismo, até perto do inicio da segunda Guerra Mundial .
Na história do Pais, a imprensa sempre amplificou crises. E sempre no sentido de apoiar as forças mais conservadoras. Em entrevista a CartaCapital e também em sua coluna no Jornal Valor, referindo-se aos Governos de Getúlio Vargas (1951-1954), Juscelino Kubitschek (1956-1961) Jânio Quadros (1961-1961) e Jango Goulart ( 1961-1964), o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos disse, “A GRANDE IMPRENSA LEVOU GETÚLIO AO SUICÍDIO, COM BASE EM NADA, QUASE IMPEDIU JUSCELINO DE TOMAR POSSE, COM BASE EM NADA, LEVOU JÂNIO A RENUNCIA, APROVEITANDO-SE DA MALUQUICE DELE, COM BASE EM NADA, A TENTATIVA DE IMPEDIR A POSSE DE GOULART, COM BASE EM NADA. A GRANDE IMPRENSA EM PAISES EM DESENVOLVIMENTO É A GRANDE PORCA DAS INSTITUIÇÕES.

Esta matéria repito foi publicada na revista CARTACAPITAL e é de autoria do jornalista Raimundo Rodrigues Pereira.

Enviada por
Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

Opinião Topo

A Hora é agora
José Nelio de Carvalho


O prazo de cinco anos para atender a obrigação legal de elaboração ou adequação de planos diretores, fixado pelo artigo 50 do Estatuto da Cidade, esgota-se no dia 10 de outubro de 2006, dentro de 12 meses. É o que dispõe com clareza a Resolução Concidades n. 34, que trata do Plano Diretor, cuidando também da instituição de Zonas Especiais, do Sistema de Acompanhamento e Controle Social e demais orientações e recomendações sobre a aplicação do Estatuto da Cidade (Lei 10.257 de 2001).
Pela primeira vez, temos no Brasil uma Política Nacional voltada para o desenvolvimento local e vários instrumentos são colocados pelo Estatuto à disposição dos municípios para melhorar a gestão das cidades. Recursos financeiros são também destinados aos governos locais que aderirem a esse esforço.
Visando o planejamento a gestão participativa, a mesma lei 10.257/2001 em seu artigo 4º parágrafo 3º estabelece que os instrumentos que demandam dispêndio de recursos por parte do Poder Público Municipal devem ser objeto de controle social, garantida a participação de comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil.
Muito se tem falado e escrito a respeito do Plano Diretor de Ubatuba, se existe ou não, se está limitado ou não às leis de uso do solo e outras questões afins, de importância para o desenvolvimento do município.
Pensando em Plano Diretor e na participação da sociedade, quem busca entendimento da realidade de Ubatuba, observa crescente organização de grupos da sociedade, sobretudo em bairros mais distantes do centro. No último sábado – 24, por exemplo, em concorrida eleição para escolha de dirigente na associação do Corcovado duas chapas tiveram respectivamente, 124 e 121 votos. Presentes, assessores de vereadores e representantes de partidos políticos. Estamos vivendo momentos de definições : ou a organização da sociedade vai continuar facilitando a manipulação, visando a próxima eleição ou veremos acontecer – espero que já esteja ocorrendo – a verdadeira participação consciente, buscando o bem comum e construindo um futuro melhor para as próximas gerações.
Inegável a necessidade da implantação do Planejamento Participativo em Ubatuba, não só por imposição legal, mas como condição única para o desenvolvimento do município, de forma organizada e integrando os diversos segmentos da sociedade.
O momento é apropriado. A legislação impondo data limite para o Plano Diretor e a presença do Prefeito, Vereadores e assessores (mostrada com freqüência pela imprensa) em contato com várias associações e lideranças da comunidade, indica clima propício para a retomada do processo de planejamento participativo e sua implantação de forma definitiva em Ubatuba. Vários municípios já experimentaram a receita com sucesso. E a hora é agora. E não há muito tempo.

José Nelio de Carvalho
advogado
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Reunião de Desenvolvimento Turístico da Região Sul - Estamos convocando comerciantes e líderes comunitários da região sul de Ubatuba para a reunião extraordinário a se realizar dia 30/09 sexta feira no Restaurante Sinhá. Esta tem o objetivo de dar andamento nos assuntos ventilados na reunião realizada dia 19 p.p. Contamos com a sua presença.

Fernando Pedreira
Coordenador
Ubatuba, SP


TV Piratoig achincalha guaruçá - Fui aconselhado por amigos a responder a carta intitulada "TV Iperoig x TV Piratoig" publicada no site Litoral Virtual no dia 27 de setembro de 2005 e assinada pelo elemento conhecido como Eduardo Cury Russo que faz menção ao meu nome, grafando-o inclusive de maneira incorreta. Satisfaço os amigos, mas de antemão aviso que não continuarei a ser escada para indivíduos como este.
Em primeiro lugar, parafraseando o Beberoig (os cartunistas da revista O Guaruçá agradecem os elogios), digo, o diretor da TV que se apropriou do nome original do local que lhe serve como ganha pão, seria coerente com a propalada competência se a audiência da TV correspondesse ao trabalho efetivamente realizado e não ao sustento das críticas que vem recebendo. Enfim, cada um se satisfaz com o que lhe cabe.
O "direito de resposta" não foi publicado pela revista eletrônica O Guaruçá, pelo simples motivo de não ter sido recebido pela mesma. Na ânsia de responder "as calúnias", o elemento fez mais uma, digo, alguma confusão e acabou não enviando o texto para O Guaruçá (revista@ubaweb.com). Basta que olhe na pasta "itens enviados" do seu software de envio de e-mails. Com certeza não encontrará o e-mail que diz ter enviado.
Navegando pelo Ubatuba Víbora, não encontrei o tal "direito de resposta" e supondo que o texto tenha sido o publicado com o título "Comunicado", por encerrar com o nome TV Iperoig, verifiquei que ele não contém o nome do responsável e também não faz alusão alguma a revista O Guaruçá. Notei sim, que o texto contém afirmações questionadas prontamente por Sidney Borges, editor do Ubatuba Víbora.
Eduardo Cury Russo não faz parte do círculo de amizades que freqüenta a minha casa ou mantém conversas telefônicas para me fazer supor que o primeiro telefonema dele não me permita ver ameaça ao verbalizar "vou passar o rolo compressor em cima de você". Basta escutar a gravação do telefonema e ouvir a forma pejorativa com que me tratou para se constatar a ameaça feita. Quanto ao "eficaz poder judiciário" (sic), cabe a ele fazer Justiça e não transmudar-se em rolo compressor como seu particular senso de justiça o leva a crer.
Se nada há para esconder, colabore na resposta ao requerimento que fiz à Câmara Municipal de Ubatuba e explique o acordo citado pelo seu contratante. Assim a população e os nossos leitores terão o caso esclarecido.
Quanto a criar empregos, não vou aqui invocar o testemunho de Emílio Campi, Paulo Rogério ou Davi Praxedes sobre o assunto.
Por fim aconselho a estudar mais sobre o bichinho, amarelinho que vive nas areias das praias, conhecido como maria-farinha ou guaruçá, pois se o andar lhe parece estranho, os hábitos e costumes do bichinho podem ser o motivo do que está lhe incomodando agora.

Luiz Moura
Editor do "O Guaruça"
Ubatuba, SP

PS: Entenda melhor o caso clicando aqui

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Caraguatatuba:

Ilha da Maranduba - Dulce Barana

Ilha da Maranduba
©Dulce Barana

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor