Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 30 de setembro de 2005 - Nº 1374 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
Empresas vão divulgar produtos “ecológicos” no Ecoadventur 2005


Caraguatatuba
Prefeitura planeja eventos para 2006 com ajuda de restaurantes, bares e quiosques
Olimpíada Estudantil acontece de 10 a 14 de outubro em Caraguá
Campeonatos esportivos continuam a todo vapor em Caraguá
Lions Club montará kits natalinos com arrecadação de festa beneficente em Caraguá
Nadadores de Caraguá sobem ao pódio em São José dos Campos
Inter Bairros terá início neste sábado dia 1º
‘Globalização - Arte e Filosofia’ é tema de palestra em Caraguá
SSM inicia “Operação Natal” para deixar a cidade mais bonita e receptiva ao turista
Audiência mantém consenso sobre Retroporto disciplinado


Ilhabela
Oposição contesta contrato de Ilhabela
Concessão de Incentivo Fiscal para Construção Civil


São Sebastião
CEI investiga aplicação no Banco Santos
Projeto “Da Pá Virada” inicia neste final de semana
Ensino Profissionalizante inicia suas atividades
Equipes de Vôlei disputam Livovali
Escola da Costa Sul realiza curso para geração de renda
Futebol sebastianense é representado em importantes campeonatos
Kotian pede criação de albergue para abrigar moradores de rua

Ubatuba
CPI denuncia desvio de verba federal em Ubatuba à polícia
Toledo tenta o bi no surfe universitário
Ubatuba prepara atividades para o bairro Ipiranguinha
Ubatuba recebe duplas de pescadores para o 5º Ubapesc
Conselho Tutelar de Ubatuba visita escolas para falar sobre evasão escolar
Matrículas para a Piscina Municipal encerra-se hoje
APAE promove “Nhoque Beneficente”
Matrículas antecipadas nas escolas públicas para 2006 terminam nesta sexta-feira
Mês de aniversário de Ubatuba começa com muito esporte
FHORESP promove encontro de secretárias em Ubatuba
Atleta é destaque no Circuito de Águas Abertas em Ubatuba
Curso disponível na ACIU


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Empresas vão divulgar produtos “ecológicos” no Ecoadventur 2005

Litoral Norte - O Ecoadventur Litoral Norte 2005, que será realizado de 12 a 16 de outubro em Caraguatatuba, terá a participação de várias empresas da região. O evento será uma ótima para as empresas divulgarem produtos e atividades ligadas ao meio ambiente e esportes de aventura e radicais.
O Ecoadventur é uma realização da AHP ( Associação de Hotéis, Pousadas e Similares) de Caraguatatuba, com apoio da prefeitura local e patrocínio geral da Nestlé. Cerca de 40 stands serão ocupados por empresas do Litoral Norte Vale do Paraíba.
Já confirmaram participação no evento a Nice Calçados, Celmar Boats, Litoral Tintas, Disa Ferro e Aço, Nipakh Honda, SOS Farma, Samesp, NET, Nova Visão TV, Band Vale, Morada FM, Beach Brasil e a Revista Adventure, entre outras.
A Nice Calçados, uma das mais tradicional empresa do ramo na região, irá expor em seu stand produtos da Traylor, especializada em calçados para corridas de aventura. A Celmar Boat, maior empresa de produtos náuticos do Litoral Norte, apresentará sua linha náutica para prática de esportes radicais e de aventura.
A Disa Ferro e Aço, por exemplo, vai aproveitar o Ecoadventur 2005 para apresentar o gradil Nylofor, uma linha ecológica utilizada no fechamento de condomínios e parques públicos. A Litoral Tintas optou em patrocinar uma parede de escalada com doze metros de altura, que poderá ser utilizada gratuitamente pelos visitantes.
A empresa Beach Brasil, de Jacareí, vai expor no Ecoadventur 20005, uma máquina que retira os resíduos sólidos da areia da praia. Além de revolver e limpar a areia, o uso do equipamento também contribui para a eliminação de organismos anaeróbicos.
Cerca de 25 mil pessoas visitaram a Ecoadventur no ano passado. Este ano, o evento será realizado de 12 a 16 de outubro, período conhecido como “semana do saco cheio” , devido a suspensão de aulas nas faculdades e universidades.
O Ecoadventur terá ainda palestras e debates sobre meio ambiente, stands e áreas reservadas para entidades ambientalistas e empresas ligadas aos esportes de aventura e radicais. Maiores informações poderão no site www.ecoadventur.com.br ou através do telefone (12) 3883-1355.

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Prefeitura planeja eventos para 2006 com ajuda de restaurantes, bares e quiosques
A terceira reunião entre o secretário de Turismo e comerciantes da cidade, que acontecerá no dia 10 de outubro, no Ceprolin, finalizará o projeto para o concurso gastronômico em 2006

Caraguatatuba - O secretário municipal de Turismo de Caraguatatuba, Ricardo de Lima Ribeiro, convida os proprietários de bares, restaurantes e quiosques para uma nova reunião, que tem como principal objetivo discutir, pela terceira vez, o calendário de eventos de 2006, e em especial o concurso gastronômico que acontecerá em agosto.
Esta, que será a terceira reunião do ano, acontece no dia 10 de outubro, às 15h30, no Centro de Educação Profissional do Litoral Norte (CEPROLIN). Quem estiver interessado em participar deve comparecer no local e hora marcados.
Segundo Ribeiro, a secretaria vem reunindo-se com proprietários de restaurantes, quiosques e bares no intuito de planejar em conjunto, os eventos de 2006. Duas reuniões já foram realizadas nos últimos meses visando unir os comerciantes que têm interesse direto no evento. Segundo Ribeiro, os únicos convidados que não compareceram à reunião foram a Associação Comercial e o Conselho Municipal de Turismo. “É importante a presença de todos nessa fase de elaboração conjunta”.
Os comerciantes puderam escolher a data do evento, que será em agosto, época de baixa temporada, para alavancar o turismo. “A idéia é adaptar o concurso gastronômico que já acontece em outras cidades, à nossa realidade. Estamos elaborando em comum acordo, produtos que poderemos criar para o ano que vem. Uma das idéias é expandir os eventos gastronômicos, Festival do Camarão, Festival da Tainha e o Festival do Mexilhão, para restaurantes, bares e pizzarias, criando um circuito temático”. (Fonte: PMC)

Olimpíada Estudantil acontece de 10 a 14 de outubro em Caraguá
Integração é a palavra-chave da Olimpíada Estudantil, que acontecerá em Caraguatatuba, envolvendo estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, em diferentes modalidades, com faixa etária entre 9 e 17 anos

Caraguatatuba - A área esportiva está com uma agenda diversificada, durante o mês de outubro, com atividades para todos os gostos e idades. Além da Copa da Criança, Olimpíada Colegial, Copa de Futsal Região Norte, final do Campeonato Municipal de Beach Soccer, Copa Rens’z, Inter Secretarias, Inter Bairros, entre outros, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, promove em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, a Olimpíada Estudantil 2005, envolvendo atletas do Ensino Fundamental e Médio, de todo o município.
O evento, que acontece em Caraguá de 10 a 14 de outubro terá a participação de estudantes com faixa etária entre 9 e 17 anos, nascidos de 1988 até 1995.
As categorias disputadas serão Dente de Leite, para estudantes nascidos entre 1995 e 1996, Pré-Mirim, para os alunos nascidos em 1993 e 1994, Mirim, que tem como anos-base 1991 e 1992, Infantil, para estudantes nascidos entre 1989 e 1990 e Infanto-Juvenil, a qual será disputada por atletas que nasceram entre 1986 e 1988.
De acordo com a Secretaria de Esportes e Recreação, 40% das categorias disputarão todas as modalidades e 60% poderá variar de acordo com as equipes formadas pelos estudantes. Um ponto forte da Olimpíada Estudantil é o objetivo de integrar os alunos das redes municipal, estadual e particular. Todas as modalidades terão equipes nas classes masculino e feminino.
Nas disputas de Futsal, Xadrez e Atletismo, serão disputadas todas as categorias, do Dente de Leite até o Infanto-Juvenil. Já no Tênis-de-Mesa, apenas os atletas das categorias Mirim e Infantil participarão da competição. Entre os esportes de quadra estão o Voleibol, com partidas nas categorias Mirim e Infantil, Basquete, envolvendo atletas dos times Mirim, Infantil e Infanto-Juvenil e Handebol, que terá competidores das categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Infanto-Juvenil.
Haverá premiação em todas as modalidades, com medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria. Na modalidade Atletismo, além de medalhas, haverá troféu para o campeão geral.
Segundo o diretor de Recreação e Lazer, Renato Aguilar, “serão premiadas com troféu de campeã e vice-campeã as equipes que obtiverem maior pontuação na soma geral na categoria Dente de Leite. A Secretaria de Esportes premiará também as campeãs por maior pontuação na somatória geral das categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Infanto-Juvenil, ou seja, entregaremos 4 troféus, sendo 2 para os primeiros lugares e 2 para os segundos colocados”.
As competições acontecerão no CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, e a cerimônia de abertura será realizada no mesmo local, no dia 10 de outubro, às 10h. Prestigie os “alunos-atletas” de Caraguá. (Fonte: PMC)

Campeonatos esportivos continuam a todo vapor em Caraguá
Todos os atletas dos bairros do município foram beneficiados com os projetos esportivos, desenvolvidos pela Secretaria de Esportes e Recreação. Outras competições esportivas acontecerão até o final do ano

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, está sediando vários campeonatos esportivos durante todo o mês. Em todos os bairros do muncípio os eventos foram realizados para atender os atletas. Em alguns núcleos, como o Morro do Algodão e o Perequê-Mirim, as competições já foram finalizadas e as equipes campeãs estão aguardando o final de todos os campeonatos, quando acontecerá uma disputa envolvendo os vencedores de todos os bairros, que definirá o campeão do ano.
Vários bairros estão com atividades esportivas em andamento. No Barranco Alto, as equipes estão disputando a modalidade de futsal; na região norte, as disputas da mesma modalidade também estão em andamento. O Campeonato Municipal de Futsal (Copa Rens’z de Futsal), é outro evento que foi viabilizado em parceria com a Loja Rens’z Calçados e conta com a participação de mais de 1.300 atletas. O campeonato Inter Secretarias é direcionado especialmente para os funcionários públicos. O Campeonato de Beach Soccer terá a final até o dia 1º de outubro. A cidade ainda está sediando a Olimpíada Colegial - uma realização da Secretaria Estadual da Educação.
Para o mês de Outubro, está previsto o início da Copa da Criança, o Inter Bairros, o Campeonato do Profissional Liberal, Olimpíada Estudantil e o Hand Beach, além disso, Caraguá sediará a segunda fase da Olimpíada Colegial, com a participação de todas as cidades do Litoral Norte. A divisão de Recreação da Secretaria de Esportes ainda leva para todos os bairros do município o projeto “Recreação nos Bairros”, um dia inteiro de atividades de recreação para crianças, com brincadeiras recreativas, jogos coletivos e distribuição de brindes. O projeto já atendeu a comunidade do bairro do Tinga e Perequê-Mirim. O próximo bairro a ser beneficiado é o Pegorelli.
A Secretaria de Esportes e Recreação tem uma série de atividades esportivas que atendem pessoas de todas as idades, como natação, volêi, basquete, hidroginástica, entre outros. As atividades acontecem nas praças esportivas existentes no município e no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
As pessoas que desejarem participar de alguma atividade ou inscrever seus filhos devem comparecer no CEMUG, que fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Informações pelos telefones 3887-1165/3888-4110. (Fonte: PMC)

Lions Club montará kits natalinos com arrecadação de festa beneficente em Caraguá

Caraguatatuba - O Lions Club de Caraguatatuba promoverá uma festa beneficente em prol das crianças carentes do município. O evento acontecerá no Sapitcho, na próxima quinta-feira, dia 06 de outubro, às 21h.
Com a verba arrecadada, a entidade montará 72 “kits presente”, contendo sapatos, roupas e brinquedos, os quais serão entregues a crianças carentes no Natal.
A animação da festa ficará por conta da “Banda do Inglês”, de Ilhabela, e o convite poderá ser adquirido na Farma-Pró, situada à rua Santa Cruz nº345 no Centro pelo preço de R$5,00. Ainda pode-se fazer reservas de convites pelo mesmo preço com Fernanda pelo telefone 97163239.
O Sapitcho Bar fica na esquina da Avenida Nove de Julho com Avenida Frei Pacífico Wagner, no Centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

Nadadores de Caraguá sobem ao pódio em São José dos Campos
Após uma merecida vitória em São José dos campos a equipe de Caraguá já se prepara para participar do Campeonato Paulista de Verão de Nadadores não-federados, que acontece nos dia 28, 29 e 30 em São Paulo

Caraguatatuba - Atletas da equipe de natação da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, conquistaram o 1º e 3º lugares no Torneio Regional de Natação, que aconteceu no último domingo 25. A disputa foi realizada na AESJ (Associação Esportiva São José dos Campos), nas categorias Mirim e Petis (de 7 a 10 anos).
O evento realizado pela FAP (Federação Aquática Paulista), com a 6ª região, teve a participação de doze nadadores de Caraguá. O atleta Caio Baruque de Souza, voltou para casa com duas medalhas. Ele conquistou o 1º lugar nos 25 metros nado peito e o 3º lugar nos 25 metros nado crawl. A atleta Giovanna de Almeida também conquistou duas medalhas: 3º lugar nos 25 metros nado crawl e 3º lugar nos 25 metros nado costas. Matheus Augusto Prazeres ficou com o 3º lugar nos 25 metros nado borboleta e Giovana Rubião Finni também ficou com o 3º lugar nos 50 metros nado crawl.
Além dos atletas que conquistaram medalhas, ainda participaram da competição os nadadores Caio César Passos Guimarães, Guilherme Butchkau Lourenço, Marcus Vinícios Ferreira Barbosa, Wander Moreira de Andrade, Marcus Vinícios Ferreira Barbosa, Ygor de Matos Souza, Indyanara Cristina Ribeiro, Samara Augusta do Amaral e Núbia Xavier do Nascimento. A equipe foi comandada pelos professores Michel Longhi, Edson Oliveira e Cynthia Faria, sob da assistente de coordenação professora Serenita Ferreira Bernardes.
As equipes Infantil e Senior da cidade irão participar nos dia 28, 29 e 30 de outubro, do Campeonato Paulista de Verão de nadadadores não-federados. O campeonato acontecerá no Conjunto Desportivo Baby Barione em São Paulo. (Fonte: PMC)

Inter Bairros terá início neste sábado dia 1º
As competições acontecem em todos os núcleos esportivos do munciípio e a entrada é gratuita

Caraguatatuba - Caraguatatuba realizará mais uma atividade esportiva organizada pela Secretaria de Esportes e Recreação. Neste sábado, 1º de outubro, serão realizadas as competições do 2º Inter Bairros, com disputas nas modalidades de voleibol, baquete, handebol, atletismo, tênis de mesa e xadrez, nas categoria, mirim (13 e 14 anos) e infantil (15 e 16 anos).
As competições acontecem nos núcleos da região norte, que abrange os bairros Tabatinga, Massaguaçu, Getuba, Capricórnio e Sertão dos Tourinhos; No núcleo da Olaria disputarão a equipes dos bairros Olaria, Casa Branca, Cidade Jardim, Martim de Sá, Canta Galo, Sumaré, Ipiranga e Prainha. Na região central, as competições acontecem nos núcleos do Tinga e Poiares, com competidores dos bairros Centro, Indaiá, Estrela Dalva, Caputera, Ponte Seca, Rio do Ouro, Jaraguazinho, Tinga, Poiares, Gaivotas e Aruan; na região sul as competições acontecem nos bairros do Morro do Algodão, que abrange os bairros Praia das Palmeiras, Golfinho e Morro do Algodão. Núcleo Barranco Alto com as equipes dos bairros, Porto Novo e Barranco Alto; e no Perequê-Mirim com os atletas dos bairros Travessão, Perequê-Mirim, Pegorelli e Jaraguá.
O objetivo da administração municipal é difundir a prática desportiva na cidade, ampliando as oportunidades de participação da população nas atividades esportivas e recreativas.
Em todos os núcleos a entrada e gratuita. Prestigie o esporte da sua cidade. (Fonte: PMC)

‘Globalização - Arte e Filosofia’ é tema de palestra em Caraguá

Caraguatatuba - O curso de extensão A interface Educacional, promovido pelos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas Módulo, será aberto ao público, neste sábado, dia 1 de outubro.
A partir das 8 horas, além dos inscritos no curso, o público em geral poderá desfrutar das discussões levantadas pela Pós-Doutora Lucimar Bello, de acordo com sua palestra ‘Globalização - Arte e Filosofia’, no auditório da Unidade Centro.
A palestra é parte do Curso de extensão oferecido a educadores, professores e estudantes, que teve início no dia 24 de setembro. Outros temas como ‘multiculturalismo e inclusão’, ‘cidadania’, ‘violência’, ‘terrorismo’ e ‘relações do trabalho e relações interpessoais’ também serão abordados nesse sábado.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Antonia Furgeri, tal curso de extensão tem como objetivo desenvolver a formação continuada do educador para melhor atuar na formação geral do educando. “Considerando a rápida transformação porque passa a sociedade nestes tempos de globalização, em que os conhecimentos são cada vez mais provisórios e os avanços na ciência cada vez mais acelerados, chegamos à conclusão de que é preciso ampliar e renovar os conhecimentos a todo o momento”, explica.
Outros temas como ‘biodiversidade: ecologia’, ‘novos mapas sócio e geopolíticos’; ‘globalização: arte e filosofia’; ‘políticas públicas: educação, habitação, saúde e segurança’; ‘rede sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor e outros’ ainda serão abordados no Curso, durante todo o mês de outubro.
Os interessados podem inscrever-se, pois ainda há vagas para o curso. Mais informações na Central de Atendimento das Faculdades Integradas Módulo. (Fonte: Módulo)

SSM inicia “Operação Natal” para deixar a cidade mais bonita e receptiva ao turista
A Secretaria de Serviços Municipais da Prefeitura de Caraguatatuba, quer deixar a cidade mais aconchegante para os moradores e receptiva para os turistas, que escolhem passar o fim-de-ano na praia. Para realizar essas melhorias, foi iniciada nessa semana a “Operação Natal”

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, iniciou nesta segunda-feira 26 a “Operação Natal”, visando deixar o município bonito, limpo e aconchegante, tanto para turistas como para moradores.
O trabalho não será concentrado apenas na região central, conforme explicou o Secretário de Serviços Municipais Roberti Costa. “Nós iniciamos a operação e temos como objetivo realizar melhorias em toda a extensão do município, do Perequê-Mirim à Tabatinga. Com esse trabalho, teremos a possibilidade de deixar a cidade mais bonita para os festejos de fim-de-ano”.
Segundo o Secretário, todas as ruas serão contempladas com vários serviços, e isso inclui também as vias públicas que não possuem calçamento.
“Na verdade, a SSM tem realizado constantemente a manutenção das ruas do município, mas essa operação, especificamente, objetiva enfeitar Caraguá pra o Natal, e nossa previsão é de que esse trabalho se encerre no final de outubro, ou no início de novembro”, esclareceu Roberti Costa.
A “Operação Natal” terá serviços de capina, roçada, pintura de guias e postes, varreção geral, nivelamento mecânico, tapa-buracos e recuperação de praças. Nesse trabalho serão utilizadas máquinas roçadeiras costais, varredoras mecânicas, entre outras, e disponibilizados cerca de 105 funcionários lotados na Empresa Pioneira, responsável pelos serviços de limpeza pública em Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Audiência mantém consenso sobre Retroporto disciplinado
Empreendimento só terá vida após definição da via expressa Caraguá/São Sebastião

Caraguatatuba - A idéia de um Retroporto em Caraguatatuba ordenado, disciplinado e afastado do perímetro urbano voltou a ser discutida na 2ª Audiência Pública, realizada na tarde desta quinta-feira – 29 de setembro, na Câmara Municipal de Caraguatatuba. População, Técnicos e Vereadores entendem o empreendimento como um mal necessário, porém montado em regras de urbanização.
A 2ª e última Audiência Pública sobre Retroporto em Caraguatatuba reuniu cerca de 40 pessoas nas galerias do Parlamento Municipal, além de 8 (oito) Vereadores: Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PSC), Wilson Agnaldo Gobetti, Juarez Pereira Pardim e Germino de Souza, ambos do PPS; Omar Kazon e Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho, ambos do PL e Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia e Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho, ambos do PSDB, além do engenheiro Ricardo Analha, da AEAA-C (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba) e do Secretário Municipal de Turismo (Setur), Ricardo Ribeiro.
Foram discutidos os 2 projetos de Lei que alteram a Lei Orgânica Municipal sobre a instalação de um Retroporto em Caraguatatuba. O projeto de Carlinhos da Farmácia é contrário a instalação, enquanto que o trio de Vereadores; AG Pereira, Lobinho e Baduca Filho são favoráveis, desde que regulamentado.
A maioria da população e dos Vereadores presente, com exceção de Farmácia, é favorável ao empreendimento, desde que o mesmo tenha uma ordenação, uma regulamentação que reduza ao máximo o impacto negativo que ocorreu em cidades como Paranaguá, Cubatão e Santos.
Durante a discussão observou-se que mesmo com a ampliação do Porto de São Sebastião, uma definição para as áreas do Retroporto só poderá ocorrer desde seja definido o traçado da via expressa, que ligará Caraguatatuba a São Sebastião.
O Secretário Municipal de Turismo, Ricardo Ribeiro alertou para a necessidade de criar uma comissão para estudar o assunto, pois “não há como prejudicar tanto o desenvolvimento da cidade como os proprietários de áreas no local”. Já o Vereador Omar Kazon enfatizou que dentre os problemas que normalmente virão com a instalação, um melhor ordenamento deverá ser dado e acabou citando uma emenda que pretende fazer no projeto do trio de Vereadores, estipulando áreas mínimas de 10 mil metros², distantes 6 quilometros do Perímetro Urbano, há 1 quilometro do eixo da rodovia SP-55 ou outra que venha a ser feita e há 500 metros, no mínimo, de residências. O Vereador estuda também uma maneira de inserir a obrigação de contratação de 100% de mão de obra local, com exceção dos cargos técnicos e especializados que não forem encontrados no município.
De maneira informal o engenheiro Odair Tadeu Bizan propôs que a instalação de um Retroporto esteja vinculada ao Plano Diretor do Município, ou seja, enquanto o projeto não tiver terminado não se pode definir as áreas do empreendimento. Odair Bizan faz parte da equipe que estuda o novo Plano Diretor e salientou que o mesmo só deverá vir para discussão na Câmara Municipal no próximo ano.
O Retroporto foi encarado pela maioria presente como um “mal necessário”, tendo em vista a falta de uma área específica para a sua instalação em São Sebastião. Tido como certo para os próximos anos, moradores, técnicos, Vereadores e Sociedade Civil organizada vêem como única solução o seu disciplinamento como forma de coibir abusos e erros cometidos no passado em outras cidades. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Oposição contesta contrato de Ilhabela

Ilhabela - O ex-candidato a prefeito de Ilhabela Antonio Colucci (PSDB) protocolou anteontem no TCE (Tribunal de Contas do Estado) uma representação que denuncia supostas irregularidades na contratação da empresa Selectron Processamento de Dados pela prefeitura.
Colucci anexou carta anônima de uma moradora de São José que relata ter presenciado um encontro entre o prefeito Manoel Marcos Ferreira (PTB) e um representante da empresa no qual teria sido acertada uma fraude ao processo licitatório.
Também faz parte da denúncia um anúncio cifrado publicado em um jornal de bairro de São José que antecipa a vitória da Selectron no certame. O anúncio foi publicado em julho de 2004, antes do resultado oficial, datado de 6 de agosto. O contrato, no valor de R$ 38,4 mil, foi firmado seis dias depois. Outras duas empresas participaram da licitação, cujo objeto é a prestação de serviços na área de informática.
"A licitação foi feita por carta-convite, contrariando a lei que estabelece um teto de R$ 80 mil para essa modalidade", afirmou Colucci.
OUTRO LADO- O secretário de Negócios Jurídicos de Ilhabela, Odair Barbosa Santos, disse que a denúncia tem motivação política e acusou Colucci de 'montar' a carta e o anúncio.
"É um delírio de um candidato derrotado. É uma acusação grave e ele se esconde em uma carta que não possui sequer autoria definida", disse.
Segundo Santos, o contrato será renovado até o limite de R$ 80 mil. Já foi assinada uma prorrogação que vigora até 13 de agosto. O diretor da Selectron, Eugênio Melo Frud, não se manifestou. (Fonte: ValeParaibano)

Concessão de Incentivo Fiscal para Construção Civil
Vereador sugere ao Executivo projeto de Concessão de Incentivo Fiscal para benefício de trabalhadores da Construção Civil

Ilhabela - O vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos (PMDB), enviou ao Executivo, uma indicação, juntamente com minuta de Projeto de Lei, pedindo que a Prefeitura remeta à Câmara, para discussão e aprovação, uma Projeto contemplando a concessão de incentivo fiscal para empresas do ramo de construção civil sediadas no Município que contratarem trabalhadores residentes em Ilhabela. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão da última segunda-feira.
A iniciativa do parlamentar visa estimular a contratação de trabalhadores locais, “contribuindo para evitar o desemprego e promover o desenvolvimento do município”. Há cerca de um mês, um munícipe, trabalhador da construção civil, fez uso da Tribuna Popular e delatou as dificuldades que a classe enfrenta dentro da cidade, o que sensibilizou os parlamentares, se comprometendo a buscar alternativas.
Como estas proposituras devem partir do Executivo, Carlinhos apresentou sua matéria em forma de indicação, e cabe à Prefeitura um posicionamento sobre a viabilidade de enviá-lo à Câmara ou não. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

CEI investiga aplicação no Banco Santos

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião pretende votar na sessão da próxima terça-feira a instauração de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar supostas irregularidades que teriam sido cometidas pelo Faps (Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais) ao aplicar R$ 20,4 milhões no Banco Santos, liquidado pelo Banco Central.
Na região, foram aplicados R$ 60,2 milhões no banco. Além do Faps, também investiram recursos os institutos de previdência de São José, Jacareí e Ubatuba.
Na última terça-feira, a Câmara aprovou requerimento de autoria do presidente da Casa, Wagner Teixeira (PV), questionando a prefeitura sobre detalhes do investimento.
"É a vida dos servidores que está correndo risco. Temos certeza de que a categoria perdeu dinheiro e que muitas aposentadorias estarão em jogo", disse.
Ele também pretende pedir ao Ministério Público a quebra do sigilo bancário dos responsáveis pela aplicação do dinheiro.
OUTRO LADO - Representantes do Faps não foram localizados ontem para comentar o assunto. A prefeitura informou, por meio da assessoria, que dos R$ 20,4 milhões aplicados no banco já foram recuperados R$ 620 mil e que está trabalhando para resgatar o restante. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto “Da Pá Virada” inicia neste final de semana
Os primeiros bairros a receber o projeto que divertirá crianças de todo o município são Jaraguá, Canto do Mar e Toque-Toque Pequeno.

São Sebastião - Neste final de semana, Jaraguá, Canto do Mar e Toque-Toque Pequeno são os primeiros bairros a receberem o Projeto “Da Pá Virada” desenvolvido pela Secretaria de Esportes. O programa foi criado com intuito de comemorar o dia das crianças e proporcionando momentos de diversão, lazer, sociabilização e integração.
Das 10 às 14 horas, no bairro em que estiver o projeto, as crianças terão acesso a diversos e animados brinquedos como camas elásticas, pula-pulas, piscinas e casinhas de bolinha, touros mecânicos, tobogãs, e muitas. Carrinhos de pipoca e algodão doce completam a diversão da garotada. Às 14 horas, chegam os monitores para realizarem brincadeiras populares e permanecem até as 18 horas.
A diretora de eventos da Seesp, Neila Ítavo, explica que o projeto é uma forma de presentear crianças de toda a cidade. “Assim, todas as crianças poderão ter acesso a esses brinquedos e brincadeiras que serão promovidas pelos monitores da Prefeitura, já que não são todas que podem tê-los todo dia”.
No sábado, 1º de outubro, o projeto “Da Pá Virada”, estará o Centro de Apoio Educacional do Jaraguá e na Escola Municipal do Canto do Mar. Já no domingo, 2, é a vez da criançada de Toque-Toque Pequeno, Costa Sul, se divertirem na Praça do bairro. (Fonte: PMSS)

Ensino Profissionalizante inicia suas atividades

São Sebastião - Cerca de 440 alunos, dos 1.300 inscritos que participaram do processo seletivo para as aulas de Ensino Profissionalizante da Prefeitura de São Sebastião, iniciaram as aulas teórica e práticas este mês.
Os cursos, que agora são oferecidos pela Prefeitura de São Sebastião em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), abrangem as áreas de informática, serviços administrativos, cozinha industrial, aproveitamento integral dos alimentos, panificação e confeitaria, curso de pães e biscoitos caseiros, produtos diet & light e corte e costura além de cursos de produtos alimentares para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e para a Casa da Criança e do Adolescente.
Segundo o chefe de divisão de Ensino Profissionalizante, Fábio Marcelo Pereira, o desenvolvimento das aulas até agora estão excelentes. Para o professor de Informática Ricardo Luiz de Camargo, os resultados alcançados estão sendo muito bons.
“Já leciono na área de Ensino Profissionalizante há dois anos. Estamos com uma boa estrutura e como desta vez aconteceu um processo seletivo, as turmas ficaram mais homogêneas”.
A estudante do curso de Corte e Costura, Daniele Laís Pereira de Oliveira, 20 anos, afirma estar satisfeita com o curso e que já aprendeu bastante até agora.
“Estou gostando muito das aulas. A professora explica bem e agora tenho a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos.”
Os critérios utilizados para a seleção dos alunos foram, respectivamente: a nota geral da prova; ser munícipe; a maior nota na matéria de matemática e por último a maior idade.
Os cursos de Ensino Profissionalizantes da Prefeitura são realizados na rua Antônio Pereira da Silva, nº 56, no bairro da Topolândia. (Fonte: PMSS)

Equipes de Vôlei disputam Livovali
Neste final de semana, as equipes de vôlei feminino e masculino disputarão a Liga do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

São Sebastião - No sábado, 1º de outubro, a partir das 14 horas, no Tebar Praia Clube o adversário das equipes sebastianenses é Ubatuba. Quem disputa a primeira partida é a equipe do mirim-feminino. Em seguida é a vez dos meninos tomarem conta da quadra ainda na categoria mirim. Após a partida do mirim-masculino, às 16 horas, é a vez da equipe juvenil masculina buscar a vitória.
Já no domingo, 2, os times vão a Jacareí disputar o campeonato contra o time da casa. Quem atua em quadra é o mirim feminino e masculino.
No último sábado (24/09), o vôlei mirim masculino sebastianense enfrentou o time de Mogi das Cruzes pela Livovali. A equipe caiçara venceu a partida por três sets a zero com parciais de 25 a 17, 25 a 21 e 25 a 19. O jogo aconteceu no ginásio de esportes do Tebar Praia Clube. (Fonte: PMSS)

Escola da Costa Sul realiza curso para geração de renda

São Sebastião - A Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição Sousa realiza na semana que vem, um curso de Panificação destinado aos pais de seus alunos. O curso será oferecido entre os dias 03 e 07 de outubro e faz parte do projeto “Padaria Artesanal” que tem apoio do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Sebastião.
De acordo com a diretora da escola, Rita de Cássia dos Santos, esse programa faz parte de um projeto de geração de renda do governo estadual para os Fundos Sociais de alguns municípios do estado. “Queremos que eles sejam multiplicadores do conhecimento que será passado para eles na próxima semana”, declarou. Ela ainda informou que com essa iniciativa, haverá interesse de mais pais para participar do projeto. “Esse curso não é somente destinado aos pais dos nossos alunos, mas também após essa turma estamos pensando em estender para a comunidade”, acrescentou a diretora.
O Fundo Social de Solidariedade cedeu um kit com forno, botijão de gás, assadeiras, batedeiras, entre outros. A voluntária Elis Regina de Souza, que é funcionária do setor de protocolo da Prefeitura, ministrará as aulas na escola. “Espero que eles aprendam muito para que seja mais uma opção de renda para essas famílias que são carentes”, disse Souza.
Ainda segundo a diretora da escola, futuramente esse projeto pode até se transformar em uma cooperativa para a Costa Sul. (Fonte: PMSS)

Futebol sebastianense é representado em importantes campeonatos

São Sebastião - As equipes do futebol de campo e futsal, sebastianense estarão atuantes em diferentes campeonatos durante o final de semana.
No sábado, 1º de outubro, o time de futsal feminino vai a São José dos Campos disputar a II Copa da Amizade contra o Inpe. É a segunda atuação do time no campeonato que iniciou com uma vitória de 3 a 0 sobre o Johnson B.
Dentro do campeonato, disputam a copa nove times, todos de São José dos Campos com exceção de São Sebastião. A copa da amizade acontece em comemoração aos 35 anos da Embraer.
O técnico da equipe, Alexandre dos Santos Chagas, explica que é o primeiro campeonato de futsal que as jogadoras participam. “Elas sempre jogam futebol de campo, por isso acredito no potencial de cada uma”.
No domingo, 2, as meninas trocam o salão pelo campo e participam, na cidade de Caçapava, do Quadrangular de Futebol Feminino. Neste campeonato os times participantes se enfrentam num único dia, até o resultado final. Além de São Sebastião, participam Caçapava, São José dos Campos e Taubaté.
Masculino - Os futuros representantes da cidade nos Jogos Regionais participarão, neste final de semana, em importantes campeonatos.
No sábado, 1º, os meninos do sub-17 disputam a Liga de Futsal em São José dos Campos contra o Delta. São Sebastião é bicampeã da liga.
Segundo o técnico da equipe, Luiz Carlos Cavinatti, a liga é uma forma de preparar os atletas para os Joguinhos Estaduais e para os Jogos Regionais. “Os jogadores que representaram São Sebastião nos Jogos Regionais este ano, jogaram nessa liga, e conquistaram o bicampeonato, isso mostra como a liga é forte. Queremos que estes meninos estejam preparados desde cedo”.
A equipe sebastianense de futsal sub-21 foi medalha de bronze nos Jogos Regionais que aconteceram em Caraguá este ano.
Os times da chave de São Sebastião são Delta, Tênis Clube, Independente e Drogaria Cerejeira, que de acordo com o técnico, é a chave com os melhores times do campeonato. A final da Liga de Futsal acontece em dezembro.
No domingo, 2, o time de futsal das Escolinhas Esportivas da Prefeitura, categoria sub-11 masculino, treinada pelo técnico Áureo Antônio Rego, participa de um amistoso contra o Tebar. O jogo acontece na quadra do clube às 8h30. (Fonte: PMSS)

Kotian pede criação de albergue para abrigar moradores de rua

São Sebastião - O vereador Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’, está solicitando, por meio de requerimento aprovado na sessão desta terça-feira, 27, a criação de um albergue municipal destinado a abrigar moradores de rua.
“Gostaria de saber se a Prefeitura desenvolve algum projeto de inclusão social e se as assistentes sociais andam pelas ruas para oferecer algum tipo de apoio para estas pessoas”, indaga Kotian.
Na opinião do vereador, o albergue não deve servir como uma moradia, mas sim um alojamento para tomar banho e passar a noite.
Ele também entende ser importante efetuar um cadastramento para que o Poder Público tenha maior controle e trace um perfil dos moradores de rua.
É o caso de Francisco de Assis, de 36 anos, que coletando sucata, papelão e plástico consegue arrecadar até R$20 por dia. Atualmente, Assis passa a noite em um ferro velho, mas diz que já chegou a ficar uma semana morando na rua.
Natural do Guarujá, Assis está há um ano na cidade. Trabalhou como calceteiro em algumas obras de São Sebastião e Ilhabela. Sem serviço, Assis optou em coletar material para vender no ferro velho.
Ele conta que por enquanto não pensa em voltar para o Guarujá, onde tem quatro filhos. “Quero juntar mais dinheiro antes de voltar”, justifica.
Em relação ao requerimento do vereador Kotian, Assis acredita que iria beneficiar muitas pessoas que, assim como ele, precisam apenas de um teto para dormir.
A iniciativa de Kotian ganhou apoio de outros parlamentares.
“Nós que andamos em diversos pontos da cidade vemos que a situação é preocupante. É preciso que as assistentes sociais encaminhem estas pessoas para o lugar de origem, ou então que tenha um local para elas ficarem”, comenta a vereadora Solange Ramos.
É o que pensa também o presidente da Câmara, Wagner Teixeira. “Na Costa Sul existem famílias morando em baixo de pontes, como em Camburi, Boiçucanga e Barra do Una, por exemplo”, aponta.
Já o vereador Marcelo Mattos afirma que pretende realizar uma ação de cidadania junto aos moradores de rua, em parceria com entidades privadas, Prefeitura e Câmara.
“É uma vontade que tenho de percorrer as ruas do município levando um tratamento melhor aos mais necessitados”, revela Mattos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

CPI denuncia desvio de verba federal em Ubatuba à polícia
Vereadores entregam dossiê a delegado da PF; fraude envolveria dinheiro do Fundef

Ubatuba - Vereadores de Ubatuba que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga fraudes no pagamento do funcionalismo público municipal entregaram ontem à Polícia Federal documentos que comprovariam um suposto esquema de desvio de verbas do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e do Magistério) pelo ex-servidor Alvelino Almeida da Cruz Júnior.
Cruz Júnior é acusado de ser o mentor e executor da fraude que resultou em um 'rombo' nos cofres públicos de cerca de R$ 700 mil entre 2001 e maio deste ano.
Uma avaliação prévia da CPI indica que o rombo pode ser maior e chegar a R$ 900 mil, o que representaria 1% do orçamento anual de R$ 90 milhões do município.
Segundo os documentos da sindicância realizada pela prefeitura, constam registros de pagamentos de valores que variam entre R$ 4.985,63 e R$ 6.954,59 para supostos professores da Rede Municipal, além de depósitos com valores exatamente iguais na conta corrente de Cruz Júnior.
O relator da CPI, Jairo dos Santos (PT), afirmou que o ex-servidor teria programado um esquema de repasse da verba para duas contas de funcionários fantasmas.
"Estamos fazendo a comparação entre os repasses salariais e o número de funcionários lotados na prefeitura. As contas apresentam pelo menos dois funcionários fantasmas inscritos na Secretaria de Educação."
Segundo o vereador, os trabalhos da CPI ganharam mais agilidade depois da quebra do sigilo bancário do ex-servidor, de sua irmã Adriana Almeida da Cruz e da ex-namorada Carolina Mikie Suguimoto.
"Acho que vamos concluir os trabalhos da CPI em 30 dias. Na próxima terça-feira, às 18h, iremos apresentar na Câmara um relatório prévio com os resultados das investigações", disse o vereador.
OUTRO LADO- O ValeParaibano entrou em contato com o delegado federal de São Sebastiã, José Pinto de Luna, porém ele informou que só deverá se manifestar sobre as denúncias depois de analisar os documentos.
Também foram realizados diversos telefonemas para a casa do ex-servidor municipal, mas ninguém atendeu as ligações. (Fonte: ValeParaibano)

Toledo tenta o bi no surfe universitário

Ubatuba - Competindo "em casa", o experiente Ricardo Toledo quer a vitória na 2ª etapa do Volcom Paulista de Surf Universitário, neste fim de semana, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, para continuar na briga pelo bi do torneio. A competição vai reunir surfistas de faculdades de todo o Estado, nas categorias open, paulistana (para moradores e estudantes da capital, Grande SP e ABC) e feminina, além do Tag Team, disputa por equipes. Aos 37 anos, Toledo, aluno de Educação Física na Faculdade Módulo, defende o título open sendo o mais velho competidor do evento. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba prepara atividades para o bairro Ipiranguinha

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba promove a 5ª edição da "Prefeitura no Bairro". O evento, que tem levado serviços da prefeitura para perto da população, estará esta semana no Bairro Ipiranguinha. Além das diversas atividades de saúde, esportes, lazer e cultura, novos serviços serão iniciados nesta edição. Entre as novidades estão a terapia comunitária, que acontecerá amanhã, o serviço de orientação ao consumidor, realizado pelo Procon e atendimento jurídico para a população. Durante o evento haverá palestras de utilidade pública para a comunidade. Para os adultos, a Vigilância Sanitária programou uma apresentação sobre manipulação de alimentos. No período de aula, os estudantes assistirão palestras sobre preservação de ecossistemas, ecoturismo e qualidade de vida. O evento também levará para a população a exibição de diversos filmes. Hoje, a comunidade verá o filme brasileiro "Olga", e amanhã a criançada se divertirá na escola, a partir das 18h, com uma sessão de cinema realizada pela Fundart, em parceria com a Secretaria de Educação, com direito a pipoca. O filme a ser apresentado é a animação "Os Incríveis". No domingo, a comunidade do Ipiranguinha poderá obter informações sobre questões de execução fiscal, tratando de assuntos como cadastro de imóveis, mediante exibição dos títulos, informações sobre legalização de construções, averbações, acordos fiscais, entre outros temas. Na área da saúde, haverá destaque para a saúde bucal e da família. O evento acontece na Escola Municipal Mário Covas, atendendo à comunidade de toda a região, incluindo Parque dos Ministérios, Jardim Ipiranga, Vale do Sol, Alto do Ipiranguinha e Comunidade Emaús. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura fecha estabelecimentos comerciais irregulares

Ubatuba - No último final de semana a Prefeitura de Ubatuba, numa ação conjunta, realizou o fechamento de quatro estabelecimentos comerciais no município. Foram fechados um hotel na praia da Enseada, um bar na avenida Rio Grande do Sul e dois bares na avenida Iperoig. Na maioria dos casos o fechamento se deu em virtude de falta de alvará de funcionamento. A ação envolveu a Polícia Militar, Conselho Tutelar, Voluntários do Juízo, Guarda Municipal e Setor de Fiscalização da Prefeitura.
A maioria das ações esteve concentrada na avenida Iperoig, onde os fiscais da Prefeitura realizaram a medição dos sons produzidos pelos bares onde havia som mecânico e ao vivo. O Conselho Tutelar e os Voluntários do Juízo fiscalizaram a presença de menores nos estabelecimentos. A Guarda Municipal fiscalizou estacionamentos irregulares, bicicletas em calçadas, excesso de som nos automóveis, além de prestar auxílio ao Setor de Fiscalização.
Essa medida tomada pela Prefeitura partiu após várias reuniões do prefeito Eduardo César e de sua assessoria com comerciantes e moradores dos locais, principalmente da avenida Iperoig, que reclamavam da falta de alvará de alguns estabelecimentos e da pertubação do sossego público.
A partir da próxima semana a Prefeitura iniciará em toda a extensão da avenida Iperoig serviços de limpeza e melhorias na infra-estrutura do espaço, visando oferecer uma melhor qualidade de vida ao usuário. O patrulhamento por parte da Polícia Militar também será intensificado. “Trata-se de uma política séria, onde acatamos denúncias e realizamos as ações, sempre pensando em melhorias para a cidade”, explicou o Prefeito Eduardo César. “O nosso objetivo é moralizar a administração pública e não permitir que quatro ou cinco estabelecimentos irregulares acabe prejudicando toda uma comunidade”, reafirmou. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe duplas de pescadores para o 5º Ubapesc

Ubatuba - O Ubapesc, torneio de pesca em duplas, organizada pelo Clube de Pesca de Ubatuba (CPU) chega a sua quinta edição. A Praia do Cruzeiro deve receber cerca de 150 pescadores de vários estados do Brasil, neste fim de semana, 1 e 2. A competição, que faz parte do Calendário Desportivo Nacional, tem como principal objetivo estimular e difundir a prática da pesca esportiva, promovendo também o congraçamento entre os praticantes federados e os avulsos, incentivando a descoberta de novos valores.
No ano passado o atleta do CPU, José Carlos de Macedo, estabeleceu um recorde brasileiro, capturando um exemplar de Parati Barbudo (POLYDACTYLUS SP), pesando 875 gramas. As inscrições podem ser feitas nesta sexta-feira até às 18h na sede do Clube, que fica à Rua Paranaense 366, Estufa II ou no sábado, das 10 às 13h no local do evento.
O sorteio dos boxes acontece no sábado, a partir das 10h. A etapa de sábado começa às 14 horas, terminando às 18 horas, quando será feita a pesagem. No domingo, a etapa começa às 8 horas com encerramento às 12 horas, com a pesagem, seguida da premiação.
O Ubapesc tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, através das Secretarias de Turismo e de Esporte e Lazer. (Fonte: PMU)

Conselho Tutelar de Ubatuba visita escolas para falar sobre evasão escolar

Ubatuba - As componentes do Conselho Tutelar de Ubatuba, acompanhadas do Promotor Percy José Cleve Küster vêm realizando palestras em escolas para orientar os pais sobre os graves problemas da evasão escolar. A primeira palestra, realizada na Escola Capitão Deolindo de Oliveira Santos, reuniu dezenas de interessados em discutir o tema. Entre as principais causas da evasão escolar estão a negligência familiar, gravidez precoce, a necessidade de trabalhar para ajudar em casa, doenças e a falta de interesse pela escola.
A coordenadora do Conselho, Rute Ribeiro, considerou ótima a repercussão dessa primeira palestra. “Ficamos surpresas com a grande participação dos pais em discutir o assunto. Além da evasão pudemos discutir também problemas como segurança, entre outros assuntos levantados. Lembramos que todo caso de criança ou adolescente fora da escola deve ser denunciado ao Conselho Tutelar para que sejam tomadas as devidas providências”, completou Rute.
A mesma palestra também já foi realizada na região Sul, na última quarta-feira, 28, mais precisamente na Escola Áurea Moreira Rachou, no Araribá. Na próxima segunda-feira, 3, a palestra acontecerá na Escola Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no bairro do Perequê Açu, à partir das 18h. O Conselho Tutelar informa que as escolas interessadas em promover a palestra podem obter informações sobre datas disponíveis através do telefone 3832-4186. (Fonte: PMU)

Matrículas para a Piscina Municipal encerra-se hoje

Ubatuba - Termina nesta sexta-feira, 30, o período de inscrições para vagas na piscina municipal para o ano de 2006, para crianças entre 6 e 10 anos de idade. Entre os dias 3 e 7 de outubro serão aceitas inscrições de crianças a partir de 11 anos, jovens e adultos. As inscrições devem ser feitas na Piscina Municipal, das 8 às 18h. (Fonte: PMU)

APAE promove “Nhoque Beneficente”

Ubatuba - A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ubatuba promoverá no próximo dia 8 um “Nhoque Beneficente”. Os interessados em colaborar com a entidade podem adquirir seus convites na sede da APAE, que fica na Rua Manoel da Cruz Barbosa, 228 no Sumaré, na UNIR, que fica na Rua Dom João III ou ainda na lanchonete Suco e Cia. Que fica na Av. Prof. Thomaz Galhardo esquina com a praça Treze de Maio.
Cada convite custa cinco reais e o nhoque deve ser retirado na Sede da APAE no dia 8, das 11 às 14h. (Fonte: PMU)

Matrículas antecipadas nas escolas públicas para 2006 terminam nesta sexta-feira

Ubatuba - Termina nesta sexta-feira, 30, o período de inscrições para a 1ª série do ensino fundamental para o ano letivo de 2006. Crianças que completam seis anos até 31 de dezembro de 2005 devem ser matriculadas. Os pais ou responsáveis devem procurar a escola mais próxima de suas residências. Para que as informações sejam precisas, é aconselhável a apresentação de certidão de nascimento ou RG e comprovante de endereço. Encerram-se nesta sexta-feira também, as inscrições para alunos de 2ª a 8ª série que se encontram fora da escola. Durante todo o mês aconteceu o programa de Matrícula Antecipada para Ensino Fundamental no Estado de São Paulo por meio de planejamento antecipado de atendimento à demanda. (Fonte: PMU)

Mês de aniversário de Ubatuba começa com muito esporte
Surf, futebol, passeio ciclístico, pesca esportiva e recreação abrem programação esportiva de outubro

Ubatuba - No sábado, 1, pela manhã, tem as emoções da penúltima rodada do campeonato municipal de futebol na categoria Dentinho. O grupo A terá as suas partidas disputadas no campo do Horto, à partir das 9h. Já as partidas do grupo B acontecem no Estádio Municipal Ciccilo Matarazzo, à partir das 10h.
Ainda no sábado, a Praia do Cruzeiro recebe dezenas de pescadores para o “5º Ubapesc”, torneio de pesca em duplas, organizado pelo Clube de Pesca de Ubatuba, com o apoio da Secretaria de Turismo. O Ubapesc é o único torneio de pesca em duplas do calendário da Federação Paulista de Pesca. A competição começa às 14h e termina às 18h. Os pescadores retornam à praia no domingo, 2, para mais quatro horas de prova, à partir das 8h. A pesagem e premiação acontecem a partir das 12h.
A Praia de Itamambuca receberá sábado e domingo, 1 e 2, a segunda etapa do Circuito Paulista de Surf Universitário. A competição vai reunir surfistas regularmente matriculados em faculdades de todo o Estado, divididos nas categorias open, paulistana (exclusiva para quem mora e estuda na capital, Grande SP e ABC) e feminina, além da novidade da temporada, o Tag Team, disputa por equipes.
O domingo também tem “Passeio Ciclístico da Primavera” e “Recreando em Seu Bairro”.
A saída do Passeio Ciclístico está marcada para às 10h, na rua Hans Staden, em frente às Lojas Cem. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer até sexta-feira, 30, ou nas Lojas Cem, até sábado. No ato da inscrição quem doar um quilo de alimento não perecível recebe um vale para trocar por uma camiseta no dia do evento.
O “Recreando em Seu Bairro”, vai até a Enseada. Destinado a todas as idades, o evento propicia aos moradores uma manhã de atividades físicas e recreativas, com monitores da Secretaria. A estrutura oferece quadras de vôlei, futebol, queimada, jogos de mesa e gincanas, entre outras atividades. As crianças também terão um espaço para pintura, desenho, colagens e outras artes. O “Recreando” começa às 9h na Praia da Enseada. (Fonte: PMU)

FHORESP promove encontro de secretárias em Ubatuba
Sindicatos de Hotéis e Restaurantes de 24 regiões do Estado de São Paulo escolhem Ubatuba para comemorar o Dia da Secretária

Ubatuba - A Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp), presidida por Nelson de Abreu Pinto, escolheu Ubatuba para comemorar o Dia da Secretária. A confraternização começa nesta sexta feira com um almoço no restaurante Villa Tavola, em São Paulo, encerrando com um jantar no restaurante Oásis, com a participação de diretores da Federação, secretárias dos 24 Sindicatos afiliados, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cezar e do Secretario de Turismo, Luiz Felipe Azevedo.
Claudino Velloso, presidente do SinHoRes de Ubatuba estará recepcionando os convidados, que irão desfrutar das maravilhas de Ubatuba, com a programação do sábado (1º/10), que inclui passeio de escuna à Ilha Anchieta e visitas aos principais pontos turísticos da cidade. A partir das 08h00 as secretárias irão tomar o café da manhã no Ubatuba Palace Hotel e às 09h00, participam de uma palestra sobre comunicação “A Responsabilidade na Comunicação das Empresas” com o jornalista, Sérgio Martins, assessor de comunicação da Fhoresp e o profesor, Valdenir Fonti, professor de comunicação da UNIP.
Ubatuba foi escolhida depois da Fhoresp analisar através de uma pesquisa entre as secretárias, “onde gostaria de passar o seu dia”, e a maioria escolheu Ubatuba. O roteiro foi elaborado pelo assessor do SinHoRes, José Carlos de Souza, mixando atividades culturais, com palestras do diretor da Abresi, Luiz Figueira de Quental. A confirmação da presença do Dr. Nelson de Abreu Pinto, que nesta última semana estava com sua agenda muito complicada devido às homenagens realizadas em Brasília ao “turismo nacional”.
Mais uma vez a Fhoresp reúne as secretárias que administram o dia a dia de seus presidentes, nos 24 SinHoRes em todo Estado de São Paulo. A vinda delas também trouxe, a mídia de várias regiões do interior do Estado, incluindo a equipe do programa de televisão, “Guia de embarque”, além de jornalistas e assessores da Fhoresp e CNTur – Confederação Nacional do Turismo, que tem também na presidência Nelson de Abreu Pinto, um dos maiores líderes do turismo brasileiro. Bem vindos. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Fhoresp)

Atleta é destaque no Circuito de Águas Abertas em Ubatuba

Ubatuba - O atleta Bruno Barros, de Ubatuba, integrante do programa bolsa-esporte das Faculdades Integradas Módulo foi o campeão da prova de 3 mil metros na segunda etapa do 9º Circuito de Águas Abertas, realizado em Ubatuba, no último final de semana, dia 24 de setembro.
A prova aconteceu na praia da Maranduba, contando com a presença de aproximadamente 200 atletas de diversas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Bruno Barros cursa o 4º semestre de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo. Para o atleta, que estava há mais de um mês sem treinar devido a uma contusão no ombro, esta foi uma grande vitória.
“Me destaquei mesmo sem ter treinado direito e apesar de ter voltado a treinar a tão pouco tempo consegui um bom desempenho e isso eu agradeço a Deus e a todos aqueles que confiaram e confiam no meu potencial, como as Faculdades Módulo, que me dão apoio nos estudos e à Prefeitura Municipal de Ubatuba, que promoveu o campeonato”. (Fonte: Módulo)

Curso disponível na ACIU

Ubatuba - Confira o curso que está sendo disponibilizado na Associação Comercial de Ubatuba
 "Fluxo de caixa-como administrar"
Tópicos:
-Organizar os documentos para controle de caixa;
-Controlar o "contas a pagar" e o "contas a receber";
-Projetar o fluxo de caixa;
-Planejar a utilização do dinheiro da empresa.
Data: de 24 à 28 de outubro
Horas: das 18h00 às 22h00
Local: ACIU
Investimento: R$ 50,00
Os interessados entrar em contato com Cristiane na Assessoria de Comunicação da ACIU tel 3832-1449. (Fonte: ACIU)
 
Médicos para Ubatuba

A secretaria Municipal de Saúde está contratando médicos para trabalhar no PSF - Programa de Saúde da Família. Informações com a Dra. Dilei, pelo fone (12) 3836.1023

Secretaria Municipal de Saúde

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 30/09 A 06/10

Cine Porto - fone : 3833-2066:

Neste sábado e domingo ** PRÉ - ESTRÉIA**
Ás 15:40 e 17:20 Hs " A BATALHA DOS VEGETAIS"
Desenho- Dublado -Lançamento Mundial!!!!!

Na 6ª feira e de 2ª a 5ª feira - ás 16:50hs
"A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE"

"A LUTA PELA ESPERANÇA" c/Russel Crowe e Renée Zelweger
Ás 19:00 e 21:00 hs

Cine Passeio - fone : 3832-2843:

"DEU ZEBRA!!!!!!!"
às 16:00 hs - 17:40 hs( A partir de sábado, dia 01/10)

"AMOR EM JOGO"- Comédia romântica!!!!!
às 19:30 hs - 21:20 hs.

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O centro esquecido... - Passei minha infância e juventude freqüentando, aos domingos à noite, a praça Exaltação da Santa Cruz e a avenida Iperoig.
Após a missa das 19 horas o footing era praticado na calçada que circunda a praça em frente a igreja Matriz. Homens circulando em um sentido, mulheres no outro.
Raramente ia ao cinema na sessão noturna (antes dos meus 16 anos). Os "seriados", precursores das novelas da TV, eram projetados na matinê, às 14 horas. Nunca pensei em perder um episódio. Zorro, Cobra, Jim das Selvas, Tarzan, Rin-Tin-Tin, Super-Homem... As sessões noturnas eram "proibidas" para menores. Raramente era projetado algum filme que quebrava esta regra. A praça Exaltação da Santa Cruz mantinha o seu público cativo.
Aos quinze, a calçada existente no lado da praia da avenida Iperoig passou a ser meu (e de toda a cidade) local preferido para os bordejos de domingo. Uma simples calçada de aproximadamente 2 metros de largura ladeada por uma mureta de 30 cm de altura por 30 cm de profundidade. Ali era o ponto de encontro de todos.
Hoje, a calçada da avenida Iperoig é intransitável. Buracos, piso por fazer, falta de iluminação... Descaso de várias administrações municipais, não lembra em nada o brilho e a importância que teve para os contemporâneos de minha juventude. A avenida Iperoig perdeu seu encanto.
... A praça Exaltação da Santa Cruz nem de longe faz lembrar aqueles bons tempos de uma Ubatuba simples, mas limpa, bonita e segura. A foto acima mostra o desmazelo com que a administração municipal trata a população do centro, usuária maior deste patrimônio público que carece de manutenção.
Cada dia que passa entendo menos o que está acontecendo com a administração Eduardo César. A grande quantidade de "pequenos problemas" administrativos que não são resolvidos vai se tornando em um "grande problema" político.
Outro dia, um amigo observou que quando os funcionários municipais começam a fazer piadinhas sobre o prefeito é porque a coisa não vai nada bem...
Tão cedo e já se começa a falar em sucessão...

Luiz Moura
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Natureza:

Série Primavera - Luciano Cancelier

Primavera
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor