Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 05 de outubro de 2005 - Nº 1376 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
Ecoadventure: esportes radicais e de aventura no centro das atenções, em Caraguá


Caraguatatuba
Escolas particulares participam pela 1ª vez de formaturas do projeto Trânsito Legal
Petrobras inicia estudos para implantação do Gasoduto Caraguá-Taubaté
Campeonatos esportivos estão agitando Caraguá
Definida as chaves da Olimpíada Estudantil
Sel Ubatuba e Adil Car são as campeãs do Beach Soccer
‘2º Jogos Solidários Módulo’ arrecada alimentos
Semana Jurídica traz debates com autoridades estaduais à Caraguatatuba
AG Pereira quer licença para pequenos comércios
Aurimar recebe homenagem no Morro do Algodão
SABAT pede intervenção de Germino na Saúde
Gobetti tem pedidos incluído no PPA
Audiência Pública do Estado acontece dia 10 na Câmara de Caraguá


Ilhabela
Câmara aprova contas anuais do exercício de 2002 da Prefeitura de Ilhabela
Vereadores concedem Moção de Louvor à Policial Militar
Parlamentares discursam sobre Nepotismo e Crise Política no Cenário da Ilha


São Sebastião
São Sebastião adia votação de CEI
Moradores criticam mudanças na legislação de uso do solo
Prefeitura diz que alteração é necessária
1º Circuito São Sebastião Turismo de Aventura anima final de semana com o Trilha Brazil Adventure Race
Samju vai recorrer ao Ministério Público contra a Prefeitura
Prefeito autoriza uso de escola antes do laudo dos Bombeiros
Atleta sebastianense estampa campanha publicitária do ASP WQS Reef Classic
Equipes do futebol Sebastianense goleiam adversários do final de semana
Câmara aprova programa de recuperação fiscal municipal
Projeto de Resolução de Kotian proporá melhorias na pesca do município

Ubatuba
Ubatuba cria Conselho Municipal Antidrogas
Colônia Japonesa homenageia seus idosos e continua a se organizar em Ubatuba
ACIU realiza reunião para tratar de segurança
Palestra sobre linhas de crédito
Programação de Cinema em Ubatuba


Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Ecoadventure: esportes radicais e de aventura no centro das atenções, em Caraguá
Montanhismo, escalada, caiaque aceânico, corridas de aventura, mergulho, paredão de alpinismo e tiroleza serão algumas das atenções do Ecoadventure, que acontece de 12 a 16 de outubro. Além disso palestras com autoridades e especialistas sobre o desenvolvimento do LN, exploração de gaz natural, corredor de exportações, alterações climáticas e suas implicações, Parques Estaduais e muitos outros.

Litoral Norte - O 2º Ecoadventure colocará os esportes radicais e de aventura no centr das atenções em Caraguatatuba a partir de 12 de outubro, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora da Aparecida e Dia das Crianças. O evento acontece de 12 a 16 de outubro, com inúmeras palestras, Feira de Negócios e atividades de demonstração de esportes radicais e de aventura.
O evento é promovido pela Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, contando com o patrocínio da Nestlé.
Com dois módulos de atrativos, o ‘Fera - Festival de Esportes Radicais e de Aventura’ e o ‘Enpro Eco - Encontro Nacional Pro Ecoturismo na Mata Atlântica do Litoral Norte’, o evento vai se concentrar na Praça de Eventos, no centro da cidade.
Para o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, o Ecoadventure é bem recebido pela Prefeitura, assim como todos que acontecem na baixa temporada, atraindo turistas e movimentando a economia da cidade. “O evento tem uma particularidade que é contar com o apoio de uma multinacional, um tipo de apoio que as cidades do Litoral têm dificuldades de conseguir. O próprio tema é de grande importância para a região, que possui os atrativos mas ainda é carente de estrutura para a prática do turismo de aventura e do ecoturismo. O evento é uma grande iniciativa para a construção dessa imagem em nossa região”, declarou.
Os hoteleiros estão com grande expectativa e já preparam pacotes especiais para o período. “O Ecoadventure é um evento que interessa a todos nós, por trazer turistas na baixa temporada e movimentar a cidade. Nós hoteleiros estaremos oferecendo descontos especiais durante toda a semana”.
A expectativa dos organizadores é de que este ano o evento trará grandes discussões sobre o meio ambiente no atual contexto de desenvolvimento do litoral, incluindo temas como gasoduto, retroporto, CDP, ampliação do porto, duplicação da Rodovia Tamoios.

Programação Enpro Eco:
Dia 12
O Enpro Eco será aberto oficialmente no dia 12, quarta-feira, às 14h30. Às 16h começam as oficinas de vídeo, teatro e atividades voltadas ás crianças. Às 17h começa a Gincana Ambiental com a ONG SGI.
Às 18h, entra em cena a ONG Caravela ensinando os cuidados e acidentes com animais marinhos.
Às 20h30, o público poderá participar da mesa redonda ‘O meio ambiente e o panorama de desenvolvimento no LN’, com deputados federais e estaduais, secretários municipais de Meio Ambiente e de Turismo do Litoral Norte, além de prefeitos, promotores públicos do Meio Ambiente e Urbanismo, Marinha, diretores de Parques Estaduais e o diretor do Sebrae.
Dia 13
No dia 13, quinta-feira, a partir das 15 horas começam as oficinas e às 16 horas, filmes.
Às 18h, haverá apresentação do projeto TAMAR.
Às 20h, palestras comentam sobre a Exploração do Gás Natural e suas implicações econômicas e ambientais. Entre os palestrantes convidados estão o gerente setorial das implantações terrestres do Projeto Mexilhão Petrobrás. Outro tema de discussão deste dia é o Corredor de Exportação e suas implicações, com o diretor de projetos do DERSA, Dr. Milton Xavier e apresentação da Secretaria Estadual de Transportes.
Dia 14
No dia 14, sexta-feira, o público poderá conhecer os projetos e ações do CBH-Comitê de Bacias Hidrográficas do LN, e das prefeituras do Litoral Norte, que estarão no stande do Circuito Litoral Norte durante todo o evento, além de ONG’S das 4 cidades.
Das 17h10 às 18h palestra com Maria Luiza Ribeiro da SOS Mata Atlântica sobre o tema ‘A atuação das entidades ambientalistas frente às ações desenvolvimentistas na região da Mata Atlântica’, em às 20h30 palestra e debate com Telma Krug, do INPE, sobre ‘As alterações climáticas e suas implicações no futuro da região’.
Dia 15
A partir das 15h, começa o encontro do REALNORTE-Reflexão sobre o Futuro da Região. Às 18h, filme. Às 19h, Sérgio Salazar Salvati, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, apresentando o Programa de Ecoturismo para a Mata Atlântica. Às 20h30 apresentação da síntese dos resultados do Congresso Brasileiro de Jornalistas Ambientais. Às 21 horas painel de jornalistas sobre o tema ‘Litoral Norte, seu presente e futuro na visão da mídia’, com jornalistas especializados em turismo, ecoturismo e atividades de aventura e do Congresso Brasileiro de Jornalistas Ambientais.
Dia 16
Às 8h, o público e os participantes do evento poderão fazer uma trilha no Parque Estadual. Às 15 horas, haverá apresentações de vídeo, teatro e brincadeiras; e às 19h o encerramento do evento.

Programação do FERA:
Dia 12
A programação do Festival de Esportes Radicais e de Aventura começa com a palestra da Profa. Juliana Bussoloti, da UNITAU e Faculdades Módulo, abordando o tema ‘Panorama e perspectivas do ecoturismo e turismo de aventura no Cone Leste’, das 15 às 16h.
Das 17 às 18h a atenção estará voltada para os esportes radicais, com João Diogo, diretor de Montain Bike e Down Hill da Federação Paulista de Ciclismo, além de Marcos Marra, Pascoal Martinez e atletas que debaterão ‘O esporte, como é, onde praticar e competir’.
Das 18 às 19 horas o público poderá aprender como se iniciar nas corridas de aventura com o Capitão da equipe de corridas de aventura, Pablo Bucciarelli. Das 19h às 20h, Milton Dias, coordenador do Programa ‘Pega Leve’, mínimo impacto em áreas naturais do Centro Excursionista Universitário, falará ao público sobre os princípios de conduta conscientes em ambientes naturais.
No dia 12 também haverá demonstração de Down Hill no Morro do Santo Antônio para a imprensa e público. E de 12 a 15 de outubro, a partir das 15 horas, atrações interativas na área Adrenalina, como por exemplo a Parede Litoral Tintas de Escalada com 12 metros e Tiroleza Litoral Tintas com 25 metros.
Dia 13
Das 15h às 16h, palestra sobre ‘As perspectivas do caiaque oceânico no Litoral Norte’ com o coordenador do Comitê de Segurança da OBB(Outward Bound Brasil), líder de expedição da NOLS(National Outddor Leadesship School e Instrutor Open Water da American Canoe Association.
Das 17 às 18h, os dirigentes da Gaia de Ilhabela, Carlos Roberto Nunes e André Iervolino abordarão ‘As corridas de aventura eo LN- SP’.
Das 18 às 19h, o tema ‘Mergulho em navios artificialmente afundados’ será tratado pelo mergulhador César Gentille, professor na Academia Linha D´Água.
Dia 14
‘O papel da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada e o desenvolvimento da atividade no LN’ será apresentado em palestra por Ronaldo Franzen, das 17 às 18h.
‘O PNEs na aventura’ é outro tema abordado no dia, com Dadá Moreira, presidente da Aventura Especial, das 18 ás 19h. Ainda na sexta-feira, João Allievi, presidente do Instituto de Ecoturismo do Brasil abrodará o tema ‘Respeito ao consumidor-turista, turista de aventura e ecoturista’.
Dia 15
‘Segurança em ambientes verticais’ será assunto de palestra com Marcelo Vazzoler, pioneiro de Treinamento para Escalada Esportiva no Brasil.
O presidente do Jeep Clube do Brasil, Fábio dal Fabbro Filho ministrará palestra sobre o ‘Crescimento e a importância dos Jeep Clubes no Brasil’, das 17 às 18h.
E a ‘importância de uma rádio para o turismo de aventura e vice-versa’, será abordado das 18 às 19h pelo editor da Eldorado FM, Fernando Solano. Quem fecha a programação de sábado é o presidente da Associação Litoral Norte de Vôo Livre, com apresentação das normas e premiação dos ganhadores da Copa Ecoadventure.
Outro atrativo do dia 15 será a chegada da expedição à Matchu-Pichu, do Jeep Clube Tamoios. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Escolas particulares participam pela 1ª vez de formaturas do projeto Trânsito Legal
Numa parceria de sucesso entre a Secretaria Municipal de Educação e a Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguá, o projeto Trânsito Legal, implantado no município desde 2003 para alunos das escolas municipais, agora beneficia também estudantes da rede particular. As formaturas acontecerão durante todo o mês de outubro.

Caraguatatuba - Por meio de uma parceria entre a DITRAN (Divisão de Trânsito de Caraguá) e a Secretaria Municipal de Educação, foi implantado em 2003 o projeto “Trânsito Legal”. O trabalho tem como principal objetivo educar os estudantes com relação às regras de trânsito e sinalização, para que seja respeitado o direito de ir e vir dos pedestres, ciclistas e motoristas, por uma melhor qualidade de vida para toda a população. O projeto é desenvolvido na rede municipal para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
As aulas, que são ministradas por dois agentes de trânsito, entram no currículo dos alunos participantes, com 7 horas/aula, distribuídas ao longo do ano letivo, nas quais são transmitidas regras básicas de comportamento no trânsito seja como pedestre, passageiro, ciclista, e noções de circulação e sinalização viária.
Esse trabalho, que já vem acontecendo na rede municipal com grande sucesso há dois anos, neste ano foi estendido também para os estudantes de 3º anos, de escolas particulares de Caraguá, e para encerrar esse trabalho com “chave-de-ouro”, os alunos da rede privada deverão elaborar uma maquete da situação geográfica de sua escola demonstrando os conhecimentos adquiridos durante o ano, com possíveis soluções relacionadas aos problemas de trânsito detectados no local.
Ao todo, serão formados, durante este mês, 179 alunos. A primeira turma a receber o certificado de participação do programa de Educação no Trânsito é o Colégio Nova Geração, que terá sua formatura nesta sexta-feira 7. No dia 14, a cerimônia de encerramento do programa será realizada no Instituto Tableau de Ensino. Os alunos do Centro Educacional Lippi, participam da formatura no dia 19 de outubro, e no dia 20, é a vez do Instituto Nova Era. A última formatura acontece no dia 28, envolvendo estudantes do Colégio Módulo.
Na rede municipal, as formaturas estão previstas para acontecer no mês de novembro. A novidade é que neste ano, ao invés de maquetes, os estudantes do município deverão elaborar paródias com o tema “Trânsito”.
Em 2005, um total de 2300 alunos participaram do projeto. Desde o início do programa na cidade, mais de 7 mil alunos participaram desse programa de Educação no Trânsito, que visa tornar o aluno um agente multiplicador do projeto, identificando em sua rua, seu bairro e na cidade, os problemas relacionados à sinalização, bem como os direitos do pedestre, ciclista e motorista, por uma Caraguá mais segura para todos. (Fonte: PMC)

Petrobras inicia estudos para implantação do Gasoduto Caraguá-Taubaté
Após meses de negociações e avaliação de melhores áreas para implantação da base de gás, a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.) finalmente tornou pública a escolha de Caraguá como sede do gasoduto, que será construído daqui até o município de Taubaté

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu na última semana, um documento da Petrobras, confirmando o início dos estudos ambientais para a implantação do “Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté”, que vem sendo negociado desde o começo do ano, ocasião em que a base de gás estava sendo pleiteada por outras cidades do Litoral Norte paulista.
A documentação, assinada por Guilherme Mendonça da Cunha e Vanessa Duarte Bach Amaral, do IESE/Petrobras(Implementação de Empreendimentos para o Sudeste – órgão de Engenharia que está coordenando esses primeiros estudos, informa o início das atividades de Estudos Ambientais para a implantação desta base de gás que se interligará ao “Gasoduto Campinas-Rio de Janeiro”, localizado na cidade de Taubaté, numa extensão total de 103 km.
De acordo com a IESE, a empresa Biodinâmica Engenharia e Meio Ambiente Ltda. já foi contratada para o levantamento de dados na região. Esse trabalho começa neste mês e tem previsão de término para 2006, ocasião em que será iniciada a obra para a instalação da base de gás. Durante esse período serão realizados diagnósticos do meio físico como meteorologia, climatologia, geologia, geomorfologia, pedologia e recursos hídricos. No meio biótico, serão levantados diagnósticos sobre a biotas terrestre, aquática, semi-aquática e áreas prioritárias para a conservação. Será realizado ainda um último diagnóstico do meio antrópico, envolvendo a sócio-economia, uso e ocupação do solo, e patrimônio histórico, natural e arqueológico.
A IESE/Engenharia Petrobras, se encarregará de explicar à população de Caraguá sobre o tipo de trabalho que será realizado na cidade, e para isso, está aberta a esclarecimentos adicionais, conforme finaliza o documento enviado pela Petróleo Brasileiro S.A. (Fonte: PMC)

Campeonatos esportivos estão agitando Caraguá
As competições seguem por toda a semana e os atletas lutam para garantir uma vaga na fase final das competições.Os Compeonatos de Futsal da Zona Norte e do Barranco Alto iniciam a segunda fase nesta quarta-feira 5

Caraguatatuba - O fim-de-semana foi agitado em Caraguatatuba. Várias competições esportivas movimentaram a cidade. As equipes que estão disputando os campeonatos desenvolvidos pela Secretaria de Esportes e Recreação, fizeram disputas acirradas para garantir uma vaga nas próximas fases dos campeonatos.
Na sexta-feira, dia 30, no bairro Massaguaçú, os atletas que estão disputando a Campeonato Zona Norte de Futsal lutaram para garantir uma vaga na segunda fase da competição. O time do Mercadinho Getuba venceu de goleada a equipe Os Inscríveis, 15 a 2; a equipe Brasileirinho venceu a equipe Estrela da Amizade A por WO e a equipe Getuba também venceu a equipe Juventude de goleada, 15 a 3.
No sábado, dia 1º, na quadra de esportes do Poiares, as equipes que estão disputando a 1ª Copa Rens’z de Futsal se enfrentaram. No masculino, na categoria sub-11, a equipe Núcleo Poiares enfrentou a equipe Estrela da Amizade e venceu de 11 a 1; na sub-9, a equipe Corinthinhas venceu a equipe do Colégio Tableau de goleada, 14 a zero e a equipe Gardelin venceu a equipe Olaria de WO; na sub-13 feminino, a equipe Colônia Recreação perdeu para a equipe Projeto Integração de 1 a 5. Na sub-11, a equipe Vereador Paes Sobrinho venceu a equipe Olaria de venceu de WO e na sub-13 feminino, a equipe Massaguaçú venceu a equipe E. C. Tabatinga também de WO.
No bairro Barranco Alto, quatro equipes se enfrentaram em busca de uma vaga na segunda fase da competição. A equipe União do Morro enfrentou a Brisa do Mar e perdeu de 3 a 7 e a equipe E. C. Remo enfrentou os Caçachas e também perdeu de 6 a 10. A segunda fase do campeonato terá início nesta quarta-feira, dia 5, a partir das 19h.
O Campeonato Zona Norte de Futsal também segue para a sua segunda fase. As competições também terão início no dia 5, quarta-feira às 19h.
As competições acontecem durante toda a semana nos bairros Barranco Alto, Massaguaçu, Tinga, Poiares e CEMUG. A entrada é gratuita para todos os eventos. Prestigie o esporte de sua cidade! (Fonte: PMC)

Definida as chaves da Olimpíada Estudantil
A abertura acontece no dia 10, segunda-feira, às 8h, no CEMUG, com o desfile das escolas participantes. As competições vão até o dia 13, no Centro Esportivo e nas quadras esportes dos bairros Tinga e Poiares

Caraguatatuba - Escolas de Caraguatatuba já estão se preparando para a competição da Olimpíada Estudantil, que terá abertura oficial e início das competições na próxima segunda-feira, dia 10, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). As disputas acontecem até o dia 14, nas quadras esportivas dos bairros Tinga, Poiares e no Centro Esportivo.
A abertura oficial terá a apresentação das equipes participantes da competição e o desfile da Miss Estudantil 2005.
As equipes são formadas por alunos de 17 escolas do município que estarão disputando as modalidades de atletismo, futsal dente de leite, pré mirim, mirim, infantil, juvenil; voleibol mirim, handebol mirim e infanto-juvenil, basquete mirim e infantil.
No primeiro dia de competição, as disputas começam às 9h, no CEMUG, com a competição de atletismo, às 14h, nas quadras de esportes do Tinga e no Poiares acontecem as disputas de futsal, voleibol e basquete. No dia 11, as competições começam às 8h30. No dia 13, as competições terão início a partir das 8h no CEMUG e na quadra de esportes do Tinga. E no dia 14, último dia de competição, as disputas também começam às 8h com as equipes que disputarão a fase final da Olimpíada.
A entrada para assistir as competições é gratuita. Prestigie o esporte de sua cidade! (Fonte: PMC)

Sel Ubatuba e Adil Car são as campeãs do Beach Soccer
As equipes sagraram-se campeãs em disputas acirradas. O campeonato teve início em setembro com a participação de 13 equipes masculina e 6 femininas

Caraguatatuba - O campeonato Municipal de Beach Soccer, que teve início no dia 5 de setembro, chegou na final na segunda-feira, dia 3, com disputas acirradas entre os times finalistas. As equipes Sel Ubatuba e Adil Car não deram chance para seus adversários, sagrando-se campeãs da competição.
Na categoria feminino, a equipe Sel de Ubatuba enfrentou a equipe Sel de São Sebastião. Na busca pela vitória as meninas ubatubenses não deram chance para as sebastianenses e venceram de 4 a 2, garantindo o título de campeãs do ano. Já no masculino, a equipe Adil Car de Caraguá enfrentou a equipe X-9 de São Sebastião, vencendo de goleada por 4 a 1.
A disputa pelo terceiro lugar da competição aconteceu no sábado, dia 30. A equipe masculina Estrela da Praia enfrentou a equipe Juventus. A disputa foi acirrada e no tempo normal de jogo as equipes empataram de 3 a 3. A partida foi para a prorrogação e a equipe Estrela da Praia levou a melhor e fez o gol da vitória. Já no feminino, a equipe Corinthinhas enfrentou a equipe C. A. Poiares e venceu de 4 a zero 3.
As equipe vitoriosas foram premiadas com troféus e medalhas. (Fonte: PMC)

‘2º Jogos Solidários Módulo’ arrecada alimentos

Caraguatatuba - A segunda edição dos Jogos Solidários, promovido pelas Faculdades Integradas Módulo, mais uma vez reunirá alunos e professores durante uma semana de pura adrenalina.
Estão previstas para os dias 22 a 29 de outubro, competições esportivas de várias modalidades, como basquete e vôlei misto, futsal masculino e feminino, beach soccer, cross country beach, truco em dupla, xadrez, queimada masculino e feminino e gincana solidária.
O evento, além de promover a integração de alunos e professores, arrecadará leite para mais uma campanha solidária. Os mantimentos arrecadados serão doados à APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
As competições acontecerão na Unidade Centro, Unidade Laudelina, na Martin de Sá, e no Campo de Areia do Módulo, na Praia do Indaiá.
Para os alunos interessados, as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de outubro, com os representantes de classe. O valor da inscrição é de R$2,00 e os ingressos para assistir ao evento serão adquiridos com a doação de um litro de leite integral Longa Vida. (Fonte: Módulo)

Semana Jurídica traz debates com autoridades estaduais à Caraguatatuba

Caraguatatuba - O curso de Direito das Faculdades Integradas Módulo promoveu, no final de setembro, a 6ª Semana Jurídica, trazendo à tona diversas discussões relevantes para a sociedade, estudantes e profissionais da área. Os principais temas abordados foram: Direitos Humanos; a carreira da magistratura federal; questões ambientais na gestão política dos espaços urbanos; estrutura e funcionamento da polícia militar estadual; e comissões parlamentares de inquérito e o processo de impeachment.
“A Semana Jurídica é uma tradição em nosso curso e em nosso calendário. Seu objetivo é proporcionar, ao alunado e advogados da Região, o contato direto com profissionais da área de direito, como o Procurador do Governo do Estado, Fabiano Marjorana, que, em sua apresentação, circunstanciou o problema dos direitos humanos em nosso país, seu desenvolvimento histórico e características nacionais. Estabelecendo, ainda, uma forte relação com a capacidade de investimento do Estado em áreas como da saúde, trabalho e cultura, esclareceu que primeiro o Estado cumpre os deveres financeiros; somente depois atende aos sociais, constitucionalmente definidos”.
Nesta edição, o evento contou com outras autoridades de Direito, como o Doutor José Denílson Branco - juiz presidente do Juizado Especial Federal, em Caraguatatuba -, que abordou o desenvolvimento da carreira na magistratura federal, bem como a competência do próprio Tribunal Federal, proporcionando relevante informação sobre esta carreira jurídica e a função deste.
O Prof. Dr. Alaor Caffé Alves, da Universidade de São Paulo e do Curso de Direito do Módulo, abordou o tema da gestão dos espaços urbanos e os novos instrumentos legais, em especial o Estatuto das Cidades. O professor, com grande conhecimento na área, pois já exerceu o cargo de Secretário Estadual de Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo, apresentou as correlações entre os modelos econômicos e a matriz de desenvolvimento dos espaços urbanos, em especial as cidades, as contradições entre o embate dos interesses econômicos e os interesses meta-individuais do meio-ambiente. Sua exposição foi acompanhada também pelo engenheiro Julio, Gerente regional do DPRN, responsável por Caraguatatuba e Ubatuba, e a Dra. Elaine Taborda, representante do Ministério Público Estadual e responsável pela divisão ambiental em nossa região.
O Primeiro Tenente, Comandante Antero Alves Baraldo, apresentou com grande desenvoltura a estrutura de composição e competência da Polícia Militar do Estado de São Paulo, abordando  aspectos processuais dos procedimentos administrativos da corporação, bem como sua experiência internacional na força policial dos Estados Unidos da América do Norte e Canadá.
O Doutor João Bosco, Procurador do Estado de São Paulo, locado em Brasília, com atuação nos tribunais superiores do país, partilhou de toda sua experiência à frente da Corregedoria dos Precatórios do Estado de São Paulo, por cinco anos, abordando a sistemática dos procedimentos de execução contra a fazenda pública estadual, e pagamento dos precatórios no âmbito do Governo do Estado de São Paulo.
Outra participação relevante foi a do Capitão Campos Junior, Ex-Comandante do Policiamento Militar Ambiental do Litoral Norte, que fez uma brilhante apresentação, abordando aspectos funcionais do policiamento ambiental, sua competência, área de atuação, principais procedimentos e sua experiência pessoal à frente desta brigada policial em nossa Região.
Encerrando a 6ª Semana Jurídica , o Prof. Dr. Sérgio Resende de Barros, abordou o tema de Comissões Parlamentares de Inquérito e Procedimento de Impeachmnt, com a habitual clareza e farto conhecimento histórico e doutrinário, o professor abordou questões desde a criação de nossa república e seu desenvolvimento, até os dias de hoje, com especial atenção à necessidade de consolidação de nossas Instituições Políticas, como meio idôneo de desenvolvimento político e cultural, externando, também, sérias preocupações sobre o momento atual e a forma de condução dos trabalhos das CPI e eventual procedimento de Impeachment.
“Podemos considerar que a 6ª Semana Jurídica do Módulo atingiu seus objetivos, sobretudo se verificarmos a participação dos alunos de direito, convidados da população, profissionais liberais e professores de outras áreas do conhecimento. Todas as palestras foram gravadas e serão editadas para compor o acervo da biblioteca de direito”.
Por Marcos Lopes Couto, professor e coordenador do Curso de Direito. (Fonte: Módulo)

AG Pereira quer licença para pequenos comércios
Estabelecimentos com até 22 metros² terão licença automática

Caraguatatuba - Liberdade para o comércio e as ações empresariais de pequeno porte, sem burocracia e com licença especial automática é o objetivo do projeto de lei do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PSC), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que foi lido na Sessão Ordinária semanal de 4 de outubro e encaminhado às Comissões Permanentes. A proposta versa sobre licença automática para comércios de até 22 metros².
Segundo a proposta de AG Pereira, todo estabelecimento comercial de até 22 metros² poderá obter licença especial de funcionamento sem a necessidade de abertura de firma, desde que em locais permitidos pelo Zoneamento urbano e que esteja dentro dos padrões de higiene, saúde, segurança e não cause transtornos à ordem e tranqüilidade.
O Vereador enfatiza que estes benefícios serão dados pelo Executivo, ficando o comerciante sujeito a fiscalização estadual. “Quero evitar a burocracia e os encargos aos pequenos comerciantes, que assim poderão ter um início mais tranqüilo e uma sobrevida maior dentre as intempéries do mercado financeiro”, relata.
O Parlamentar frisa ainda que os processos de licença que estiverem na Fiscalização do Comércio após a aprovação desta lei serão analisados com base na metragem dos estabelecimentos, bem como a sua aprovação dependerá de exame pela Prefeitura.
O projeto de AG Pereira já foi apresentado em 2001 e arquivado pelas Comissões Permanentes. “Desarquivei a proposta com a mudança das comissões”, cita. Com base nesta mudança o Vereador espera agora a sua aprovação. “Os pequenos comerciantes pagam valores exorbitantes para estabelecimentos tão pequenos. Devemos incentivar o fluxo na economia com medidas como esta, que garantirão alguns empregos e a chance de renda para muitos comerciantes”, finaliza. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar recebe homenagem no Morro do Algodão
Comunidade concede honraria a Parlamentar pelos serviços prestados

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba foi homenageado pela CEI (Centro Educacional Integrado) Maria Carlita Saraiva Guedes, no bairro do Morro do Algodão, por suas contribuições, apoio e serviços prestados a comunidade, durante a tradicional “Festa da Primavera”. Junto com a homenagem o Parlamentar conseguiu para o bairro 2 luminárias requisitadas há 4 (quatro) anos.
A cerimônia aconteceu no dia 24 de setembro no período da tarde quando reuniu cerca de 500 pessoas e o Parlamentar foi agraciado com o diploma “Parceiro da CEI”, entregue pela professora Sonia Regina Mendonça, pelos serviços prestados e o apoio dado nas realizações de ações e projetos a comunidade do bairro do Morro do Algodão, situado na zona sul da cidade e por seu apoio e contribuição a Creche Municipal daquele bairro.
As comunidades da zona sul têm o porque de homenagear o Vereador, visto que este setor da cidade congrega suas bases eleitorais, que o mantêm ativo pelo terceiro mandato no Legislativo. Ao longo deste período o Parlamentar tem conquistado benefícios e melhorias para os moradores daquela parte da cidade.
Uma prova disto foi à última conquista do Vereador para os moradores do Jardim das Palmeiras, que há 4 (quatro) anos vem requisitando 2 luminárias na rua Tereza Albino Chacon, na altura do número 641. Esta via pública dá acesso a bairros como o Morro do Algodão, Balneário Golfinho e o Jardim das Palmeiras, sendo de extrema importância aos alunos e moradores que se utilizam daquela via pública para sua locomoção.
Para o Vereador a homenagem significa a retribuição da sociedade para o trabalho desenvolvido, enquanto que a vinda das luminárias mostra a confiança da comunidade no Vereador e a certeza de que muito mais precisa ser feito. “Fico agradecido com a homenagem prestada pelo Morro do Algodão e feliz que mais um problema foi sanado naquela comunidade, que precisa de um Vereador que leve suas reivindicações aos órgãos competentes”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

SABAT pede intervenção de Germino na Saúde
Entidade quer resolver problemas no bairro

Caraguatatuba - A diretoria da SABAT (Sociedade Amigos do Bairro do Travessão), na zona sul de Caraguatatuba esteve em audiência com o Vereador Germino de Souza (PPS), na Câmara Municipal para tentar resolver os problemas de Saúde que afetam aquela comunidade. A diretoria da entidade pediu a intervenção política do Parlamentar na questão.
Segundo o Presidente da Sabat, José Antonio Ferreira Neto, juntamente com a Secretária da entidade, Luciana Cardoso, a comunidade daquele bairro, localizado na zona sul da cidade esteve recentemente em reunião com o Secretário Municipal de Saúde, o dentista Olegário Alves dos Santos, quando apresentou uma lista de reivindicações, constando as prioridades e principais problemas do bairro.
Ainda de acordo com o presidente, o resultado da reunião, onde estavam presentes moradores do bairro, não foi dos mais satisfatórios. “O Secretário só sabia responder que não há verba, que não tem pessoal técnico para o setor, que abriu Concurso e não tem material, ou seja, nada pode ser resolvido agora, só daqui a alguns meses e os doentes e a Saúde do bairro não podem esperar”, reclama.
A lista de solicitações vai desde o fornecimento de remédios, a falta de um Oftalmologista e profissionais de outras especialidades até a possibilidade da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro funcionar como Pronto-Socorro, passando por um Centro Odontológico, a realização de Endoscopias e a demora para o envio de exames preventivos.
Com base nas respostas, os membros da SABAT decidiram procurar o Vereador Germino de Souza, que tem suas bases eleitorais no bairro e pedir a ele uma solução política para o caso. “Acho que a intermediação política do Vereador poderá resolver os problemas de nosso bairro”, disse Luciana Cardoso, secretária da entidade.
O Vereador Germino recebeu a diretoria da entidade e prometeu não medir esforços até conseguir o que eles precisam. “Precisamos fazer alguma coisa, pois a comunidade ficou revoltada com as respostas dadas pelo Secretário de Saúde na reunião”, frisou. Para Germino a última palavra a ser dada num caso como este é do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB). “O mais rápido possível estarei com o prefeito e confiando na sensibilidade dele, tenho certeza de que conseguirei melhorias que a Secretaria de Saúde não pôde ou não quis dar”, ressaltou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti tem pedidos incluído no PPA
Reivindicações do Parlamentar dizem respeito a obras prioritárias

Caraguatatuba - É motivo de alegria por parte do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba a inclusão de 2 (dois) pedidos de sua autoria no PPA/2005 (Plano Plurianual), elaborado pelo Executivo. Os pedidos incluídos dizem respeito a obras de interesse popular em bairros da cidade.
O PPA ou Plano Plurianual de Investimentos é uma propositura de apoio ao Orçamento Municipal, que junto com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), formam a tríade financeira/política de todo Governo Municipal, pois enquanto a LDO define o que é necessário investir e realizar na cidade, o PPA estipula o que deverá ser feito, de forma programada pelos próximos 4 (quatro) anos e o Orçamento Municipal, no caso o de 2006, cita o que será feito naquele ano.
A comemoração do Parlamentar já está se tornando tradicional, visto que desde a sua primeira eleição, em 2000, sempre conseguiu incluir alguma obra ou investimento de sua autoria no PPA, garantindo melhoria na qualidade de vida das comunidades atingidas pela reivindicação.
Para este PPA a inclusão foi da construção de uma passarela para pedestres sobre o rio Juqueriquerê, ligando os bairros do Travessão ao Jardim das Colônias, no bairro do Porto Novo. O pedido primeiro foi feito com base em um Requerimento, posteriormente aprovado e encaminhado ao Executivo, que aprovou a citação, tendo como anexo um Memorando assinado pelo Secretário Municipal de Obras Públicas, Raul Pesci Júnior.
O segundo pedido é direcionado também a zona sul e trata da construção de uma ponte de concreto, que ligue os bairros do Morro do Algodão com o Barranco Alto, uma antiga solicitação dos moradores daquelas comunidades. Para este pedido o Vereador procedeu da mesma maneira – através de Requerimento, que também ganhou inclusão no PPA, com Memorandos assinados por Raul Pesci Júnior e o Secretário Municipal de Urbanismo, Leandro Borella. O primeiro menciona inclusão no PPA e realização até o final desta administração, enquanto que o segundo cita que a sua execução está prevista na LDO de 2006.
Para o Vereador é satisfatório ver esta sintonia entre Executivo e Legislativo. “Gosto de ver que o Prefeito entende os pedidos dos mais carentes e a enxerga como prioritários. Melhor ainda é saber que lutamos por ideais iguais, pois o que a comunidade vê como prioridade, o Vereador leva até o Executivo que interpreta da mesma maneira. Esta é a sintonia em favor da população”, concluiu. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Audiência Pública do Estado acontece dia 10 na Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - Acontecerá em Caraguatatuba, dia 10 de outubro, Audiência Pública para discutir com a comunidade o Orçamento do Estado para o ano de 2006. A Audiência será realizada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo das 15h30 às 18h30, na Câmara Municipal em Caraguatatuba.
O convite é para que as autoridades municipais, representantes da sociedade civil e comunidade em geral, das cidades do Litoral Norte - Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela – compareçam e apresentem idéias e propostas que possam contribuir na definição dos gastos e investimentos do Governo do Estado de São Paulo no ano de 2006.
Estas Audiências Públicas, que acontecem em 43 cidades do estado desde o início de Agosto, são coordenadas pelos integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento da ALESP que fornecerão a todos, ferramentas para que possam encaminhar aos parlamentares suas idéias e propostas a respeito de gastos e investimentos do Governo do Estado, ampliando assim a participação da sociedade paulista na definição do orçamento do Governo do Estado.
As sugestões apresentadas pelos participantes nas audiências públicas serão cadastradas e apresentadas ao público no Portal da Assembléia e serão analisadas por uma equipe de técnicos da Comissão de Finanças e Orçamento. De acordo com as possibilidades eles irão incorporá-las ao relatório final sobre o projeto de Orçamento do Estado.
A Assembléia Legislativa espera que a peça orçamentária atenda ao máximo as necessidades locais e que esse processo de interação com a sociedade represente o fortalecimento do poder do cidadão. Participe!
A Câmara Municipal de Caraguatatuba fica na rua Frei Pacífico Wagner, 830, centro. Informações no site www.al.sp.gov.br  (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Câmara aprova contas anuais do exercício de 2002 da Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses aprovaram o Decreto Legislativo de número 10/2005, que “Aprova as contas anuais referentes ao exercício de dois mil e dois da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ilhabela”. A comissão de Finanças e Orçamento da Casa, formada por Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), presidente, José Roberto de Campos, Beto(PMN), vice-presidente e Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB), membro, exarou parecer favorável, aprovando as contas, acompanhando o parecer também favorável, expedido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Os vereadores aprovaram o decreto por votação nominal, com exceção do vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB) que se ausentou do Plenário durante a discussão do projeto.
O vereador Beto(PMN), lembrou que o Tribunal de Contas fez algumas ressalvas, em seu parecer, nas questões do défict orçamentário e pequenas falhas nas licitações, problemas que foram sanados posteriormente pela prefeitura e não prejudicaram a avaliação final do Tribunal de Contas. “Na qualidade de vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, afirmo que apesar das ressalvas, já corrigidas pela prefeitura, não tenho outra posição a tomar se não aprovar as contas do prefeito, respeitando este órgão técnico, ressalvados esses pontos”.
O vereador Carlinhos, presidente da Comissão de Finanças, declarou que analisou piamente todos os documentos e “como as restrições foram sanadas posteriormente, é natural que votemos acompanhando o parecer do Tribunal de Contas”.
A vereadora Nanci, membro da Comissão de Finanças disse votar conscientemente aprovando as contas, por ter o respaldo de um órgão competente e técnico como o Tribunal de Contas. “Já dei voto político em contas de prefeitos, mas hoje voto consciente porque o próprio Tribunal de Contas não encontrou nada que impedisse a aprovação”.
Os vereadores Jadiel Vieira, Keko(PV) e Márcio Garcia(PL), classificaram o parecer do Tribunal de Contas como uma resposta positiva às criticas feitas pela oposição. “Tudo o que se critica e se comenta sobre a administração está respondido nestes relatórios. Isso prova que essas pessoas que denigrem a imagem do prefeito não têm crédito”, registrou Keko. “Faço minhas as palavras do colega Keko e parabenizo o prefeito Manoel Marcos e toda sua equipe de secretários que vêm trabalhando de forma positiva”, completou Márcio Garcia.
O vereador Joadir Luiz Capucho, Professor Joadir(PPS), ressaltou que a Câmara tem independência para votar favorável ou contra os pareceres. “Nós temos pleno direito de divergir do que aqui está, mas obviamente, quando o parecer vem de forma favorável, fica muito mais fácil a gente se colocar por conta de que pessoas tecnicamente competentes já fizeram a avaliação antecipadamente”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadores concedem Moção de Louvor à Policial Militar
Agraciado é comandante do Grupo de Escoteiros Cururuá

Ilhabela - O Policial Militar Rogério dos Santos Domingues foi agraciado com uma moção de Louvor durante a sessão de Câmara na segunda-feira. O autor da matéria, vereador Joadir Luiz Capucho, Professor Joadir(PPS) obteve o apoio dos demais vereadores ilhabelenses.
Domingues atuou na cidade ministrando aulas nas escolas visando o combate às drogas e à violência, através do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela PM. Após retornar ao Policiamento Comunitário, continuou trabalhando voluntariamente promovendo palestras sobre o tema em escolas e igrejas locais.
Em julho do corrente ano, o policial fundou o 326º Grupo de Escoteiro do país, sediado em Ilhabela e batizado com o nome de Grupo de Escoteiros Cururuá. Hoje, a entidade conta com 60 integrantes, entre crianças, adolescentes, jovens e alguns pais.
“Procuro apresentar moções àquelas pessoas que desenvolvem assuntos extremamente relevantes à comunidade e o soldado Domingues, além de exercer de forma exemplar as funções inerentes à sua profissão, ainda se preocupa em dedicar-se de forma gratuita a um serviço de extrema importância para nossa sociedade, ajudando na formação das nossas crianças, jovens e adolescentes. Essa moção é o mínimo que podemos lhe dedicar e representa a minha gratidão como ilhabelense, caiçara e vereador ao trabalho realizado pela pessoa do Soldado”, justificou o vereador autor da moção, Joadir Capucho.
Domingues agradeceu a Moção, que classificou como honra e estendeu a homenagem a todos os integrantes do Grupo de Escoteiros. “Nossa intenção é formar bons patrões, bons empregados, bons administradores públicos”.
Na foto: professor Joadir Capucho entrega a Moção ao soldado Domingues. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Parlamentares discursam sobre Nepotismo e Crise Política no Cenário da Ilha

Ilhabela - Joadir Capucho(PPS) falou sobre o projeto de Nepotismo, de autoria do vereador Dr. Guilherme(PMDB), que tramita nas Comissões Permanentes da Casa. O parlamentar acredita que o momento é de apresentar ações que reflitam de forma significativa na vida da população e que os embates políticos devem ficar restritos ao período eleitoral. “Quanto ao nepotismo, digo que amigos a gente escolhe, se escolhemos maus amigos, não fizemos boa avaliação. Mas parentes a gente não escolhe. Temos que discutir essa questão com mais cuidado. É questionável o emprego dos parentes que não cumprem horário e não desempenham sua função com eficiência, do contrário não”.
José Roberto, Beto(PMN) lembrou que a data da sessão, 03 de outubro, completava exatamente um ano do pleito eleitoral e concordando com o colega Joadir, disse que os embates eleitorais de forma ‘politiqueira’ só prejudicavam a população. “Em relação ao Nepotismo, apesar de ser aliado do Dr. Guilherme, quero ressaltar que o debate deve ser em torno da questão do funcionário público vagabundo, aquele que não quer trabalhar”.
Nanci classificou a questão do Nepotismo municipal como pequena, já que para ela, há muitas outras questões de extrema relevância que afetam não só a cidade como todo o país, citando a crise em Brasília. “Devemos dar as mãos e lutar por Ilhabela, mas não podemos esquecer das questões que envolvem a nação. Tenho vergonha desta sujeira toda. Não vamos nos ater à questões pequenas, vamos nos preocupar com a nação”.
José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB) também falou sobre a persistência da oposição em criticar a administração com inúmeras denúncias, antecipando o processo eleitoral e incitando embates políticos.”As eleições já acabaram, já passou o momento de jogar pedra na vidraça, agora temos que lutar por uma causa única: o bem estar do povo de Ilhabela”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião adia votação de CEI

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou durante a sessão de ontem requerimento do presidente da Casa, Wagner Teixeira (PV), pedindo a instauração de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar supostas irregularidades que teriam sido cometidas pelo Faps (Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais) ao aplicar R$ 20,4 milhões no Banco Santos, que foi liquidado pelo Banco Central. A abertura da comissão será votada na sessão da próxima terça-feira. A prefeitura, por meio da assessoria, que já foram recuperados R$ 620 mil e que está trabalhando para resgatar o restante aplicado no banco. (Fonte: ValeParaibano)

Moradores criticam mudanças na legislação de uso do solo
Comunidades de bairros de São Sebastião não querem comércio perto de praias

São Sebastião - Moradores da região central e costa norte de São Sebastião realizaram uma manifestação anteontem à noite contra a reforma da legislação de parcelamento e uso do solo local, discutida na Câmara.
A mudança da lei de uso do solo, que já foi aprovada, altera a legislação em vigor e autoriza a instalação de estabelecimentos comerciais próximo às praias. Os moradores não querem comércio por causa de prejuízos ao meio ambiente e transtornos com o aumento no tráfego.
Estas mudanças, que inicialmente favorecem à implantação de apenas um supermercado, incluem a Zona 2, entre o bairro de São Francisco e a Topolândia, atingindo o bairro Porto Novo e o centro.
A presidente da Federação FaceNorte (Federação das Associações e Amigos de Bairro da Região Central e Costa Norte de São Sebastião), Rosely Azevedo Santaella, afirma que essa lei é inconstitucional e que a mudança pode trazer prejuízos irreversíveis ao meio ambiente urbano e natural.
A prefeitura afirma que as alterações de lei se fazem necessárias em função do crescimento do município (leia texto abaixo).
Segundo Rosely, é imprescindível que haja a consulta popular por meio de um plebiscito. A presidente da Facenorte afirmou que a população deve estar informada, deve oferecer sugestões e, por fim, votar pela aprovação ou não das mudanças que entenderem necessárias.
O advogado Moacyr Colli Júnior, 58 anos, disse que a discussão foi camuflada e que a Câmara está agindo a favor de apenas uma pessoa, o comerciante, ao invés de legislar em prol do município para impedir que a exploração nociva e a proliferação urbana predatória destruam a qualidade de vida dos moradores.
A aposentada Célia Pinto, 58 anos, que esteve presente durante a audiência realizada na Câmara, afirmou que "faltou uma informação mais acessível à linguagem da população que estava presente". Segundo Célia, foram abordadas apenas leis em que 90% das pessoas presentes desconhecem.
Além disso, o novo estabelecimento comercial foi apresentado apenas como uma oportunidade de geração de empregos, sem analisar os problemas que serão gerados.
Célia acredita que um dos principais problemas para a população será o tráfego de veículos no local, que já é intenso, pois trata-se de uma via que é a única entrada e saída para o município. Célia ainda afirmou que não acredita que o estabelecimento comercial será capaz de gerar o número de vagas apresentadas.
A Facenorte, já protocolou uma representação junto ao Ministério Público, em São Paulo, solicitando uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o projeto de lei que tramita na Câmara. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura diz que alteração é necessária

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da assessoria de imprensa, informou que entende que as alterações de lei se fazem necessárias em função do crescimento do município, mas defende que deve existir uma intensa discussão com a população.
A prefeitura irá apresentar em seu plano diretor uma nova proposta para a lei do uso do solo, assim que a Câmara apresentar uma resposta às discussões que ainda estão ocorrendo.
A assessoria de imprensa da Câmara enviou parecer do vereador José Cardim de Souza (PP), que preside a comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara.
O vereador declarou que o projeto de lei complementar ainda não recebeu parecer jurídico afirmando que a matéria é inconstitucional. "Se a legislação estiver contrária ao Gerenciamento Costeiro e ao Estatuto da Cidade, essa comissão não vai se furtar em dizer que ela é inconstitucional", disse ele.
Uma nova consulta e audiência foi marcada para a próxima segunda-feira, a partir das 18h, no plenário da Câmara. (Fonte: ValeParaibano)

1º Circuito São Sebastião Turismo de Aventura anima final de semana com o Trilha Brazil Adventure Race

São Sebastião - O quarto evento do 1º Circuito São Sebastião Turismo de Aventura foi um sucesso. O Trilha Brazil Adventure Race realizado no domingo, dia 02, nas praias da Costa Sul, apesar da chuva reuniu grande número de participantes e garantiu mais emoção ao evento. Com a estimativa de duração de quatro horas, para os primeiros colocados, as dificuldades do caminho e a chuva constante fizeram com que os atletas demorassem, pelo menos, cinco horas para concluir o percurso. Ainda assim, mais de 50 atletas entre amadores e profissionais participaram.
O Trilha Brazil, que pela primeira vez foi realizado em uma cidade litorânea, foi trazido para a cidade por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Esportes.
Os primeiros colocados na categoria geral foram as duplas Life Guard, que chegou às 15h13; os Guaxinins às 15h39 e a Tec Hochion Memorial, com chegada às 15h41.
Segundo o organizador do evento, Reginaldo Costa, a paisagem foi muito elogiada pelas duplas. “Os atletas gostaram muito das trilhas e que a região oferece lindas imagens. Espero que esse seja o primeiro evento de muitos”, disse Costa.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a organização do evento foi uma das partes fundamentais para o sucesso do circuito. “O resultado foi extremamente positivo. A Prefeitura, juntamente com o Trilha Brazil, fizeram uma prova muito organizada”, concluiu o secretário.
E essa aprovação também reflete nos atletas. Alexandre de Jesus da Silva, da cidade de Juqueá, disse que achou tudo muito lindo e que com certeza pretende voltar.
A competição foi iniciada às 10h, em Maresias, com a categoria trekking, com uma caminhada por trilhas naturais e trechos de costeira até chegar no oleoduto de Boiçucanga, onde fizeram a transição para o mountain bike até a entrada da cachoeira de Boiçucanga, passando pelo Cascalho.
Na cachoeira, eles deixaram as bicicletas e subiram sua trilha, realizando o cascade (descida pela cachoeira). Aproveitando essa etapa, os atletas mudaram de modalidade, fazendo desta vez o cannoing, onde passaram por dentro do rio. Após essa etapa, os esportistas voltaram até a entrada da cachoeira, pegaram suas bicicletas e voltaram pedalando até a praia de Maresias. Lá, o grupo partiu para o trekking até Paúba, passando pelo morro que separa as praias, onde um membro de cada dupla ao chegar no topo do morro plantou uma muda de árvore nativa.
Já na praia de Paúba, um membro de cada dupla pegou uma prancha e voltou pelo mar, remando em direção a Maresias. Ao chegar na praia, eles seguiram com a prancha até a casa da praia, finalizando assim a prova.
O resultado final e a premiação serão realizados na sexta-feira (14/10) na cidade de São Paulo, onde o vídeo com as imagens da competição e da cidade serão divulgados. “Normalmente ao final deste tipo de prova os atletas ficam muito cansados então realizamos a premiação posteriormente”, explica o organizador. (Fonte: PMSS)

Samju vai recorrer ao Ministério Público contra a Prefeitura

São Sebastião - A Samju (Sociedade Amigos de Juquehy), entrará com uma representação junto ao Ministério Público contra a Prefeitura de São Sebastião, por danos ao ecossistema praiano, por causa do evento esportivo I Spring Break, que ocorreu neste final de semana, em Juquehy.
A ação poderá ter o apoio da Associação Costa dos Alcatrazes e da Federação Pró-Costa Atlântica
De acordo com a secretária da Samju, Regina Helena de Paiva Ramos, ocorreram várias irregularidades durante o campeonato, entre elas a falta de remoção dos veículos estacionados irregularmente, no prazo de 30 minutos, conforme determinado em liminar pelo juiz, somente ocorrendo a aplicação de multas.
“A Prefeitura autoriza um evento para 5 mil pessoas, não organiza estacionamento e depois multa os carros?”, critica a secretária.
Segundo Regina Helena, os banheiros químicos já na tarde de sábado estavam com seus sistemas sanitários esgotados e as pessoas faziam suas necessidades fisiológicas na praia e, além disso, os caminhões e carretas que transportavam bebidas estacionaram na praia.
“A praia foi privatizada em um bom trecho. Quem tem casa de frente para o mar tinha que sair por um “corredor” ou então pular um alambrado. Foi retirada (por máquinas da prefeitura) areia do rio Juquehy para melhorar a entrada para a praia, isso depois que um caminhão de bebidas encalhou na areia”, afirma Regina Helena.
Outra reclamação da secretária é que prefeito cedeu as escolas de Juquehy e de outros bairros para estudantes e teria sido cobrada uma taxa de 30 reais para dormir nelas. “Não se sabe quem cobrou e para onde foi essa grana. A cessão das escolas demandaria autorização legislativa, que não foi pedida”, afirma.
Costa dos Alcatrazes - O representante da Associação Costa dos Alcatrazes, Luiz Alberto Vergílio, que acompanhou o evento, afirmou que tudo parece ter sido improvisado e os banheiros transbordaram. “Foi uma série de absurdos, mostra que não temos estrutura para suportar um evento desse porte. Ocorreram barbaridades com o meio ambiente e as regras impostas pela promotoria não foram seguidas.
Foi frustrante ver caminhões na areia da praia e na margem do rio. Ninguém é contra ceder escola para eventos, mas vender diárias para alunos é um absurdo” acrescenta.
Liminar - O I Spring Break ocorreu sob liminar do juiz Fernando Henrique Pinto, resultado de uma medida cautelar movida pela Samju (Sociedade Amigos de Juquehy), que pedia o cancelamento do evento esportivo.
Na liminar o juiz afirma que se não houvesse laudo positivo do Corpo de Bombeiros, o campeonato deveria ser impedido, sob pena de multa de R$ 50 mil.
Além disso, o juiz afirmava que a prefeitura deveria coibir ou aplicar infrações a quem desrespeitasse a legislação vigente, em especial às normas de trânsito e de emissão sonora, atualmente de 45 decibéis. Caso contrário, o município poderia ser penalizado com multas de R$ 5 mil para cada infração cometida.
Ambulantes e vereador festejam movimento do fim de semana - A vice-presidente da Associação dos Ambulantes de Juquehy, que integra cerca de 65 profissionais, Helena Maria Baroni, afirmou que o evento esportivo ocorrido neste final de semana não trouxe qualquer problema para o bairro e contribuiu para a economia local.
“Nessa época a gente passa o maior aperto. Eu por exemplo tinha muitas dívidas e agora conseguirei quitá-las. Ao contrário do que ocorre no carnaval, não teve nenhuma agressão aos ambulantes. Tivemos paz para trabalhar e consegui ganhar 500% a mais do que nos outros dias desse mês”.
O vereador Guto (sem partido), que também trabalhou para que o evento ocorresse, afirma que não houve qualquer tipo de ocorrência poli-cial e os comerciantes estão contentes com o resultado.
“O evento foi uma festa de comportamento ambiental e social. Os comerciantes já me procuraram para que o evento se repita no ano que vem”, diz.
Namosca - A agência Namosca, organizadora do evento, afirma que foram vendidos 4 mil ingressos para o I Spring Break, que contou com vistoria do Corpo de Bombeiros e fiscalização da Prefeitura. De acordo com a assessoria de imprensa, foram instalados 60 banheiros químicos no local.
Segundo ela, cerca de 180 seguranças, divididos por turnos, 15 bombeiros da Brigada, 12 policiais civis e 20 policiais militares trabalharam para garantir a segurança no bairro.
Ainda de acordo com a assessoria, a limpeza da praia foi feita por 30 funcionários na arena e 15 funcionários fora da arena e os serviços foram intensificados ontem. Todo o evento deve estar desmontado no máximo até amanhã.
Além disso a empresa afirma que havia posto médico com enfermeiros, auxiliares de enfermagem e médicos, além de duas ambulâncias, e 12 salva-vidas 24 horas, para o caso de algum acidente.
Em relação à cobrança nos alojamentos, diz ter sido cobrada uma taxa de R$ 15,00 por dia por universitário para cobrir os serviços de café da manhã, contratação de um gerente por alojamento, dois seguranças por alojamento, montagem e desmontagem de chuveiros e pequenos reparos. Segundo a assessoria, esta é uma prática normal em jogos universitários. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito autoriza uso de escola antes do laudo dos Bombeiros

São Sebastião - O prefeito Juan Garcia (PPS) autorizou que as dependências de escolas municipais fossem utilizadas pela empresa AR Promoções e Eventos Ltda, de São Paulo, organizadora do evento esportivo I Spring Break, antes da emissão do laudo do Corpo de Bombeiros.
O decreto, que permitiu que a unidade escolar servisse de alojamento para a equipe técnica e estudantes, conforme publicado no Diário Oficial da prefeitura, foi assinado no dia 28 de setembro, quarta-feira.
No entanto, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o laudo somente foi emitido na sexta-feira, por volta das 16 horas, quando foram avaliados os extintores de incêndio, arquibancada e saída de emergência.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o prefeito Juan Garcia assinou o decreto 3203/2005, que dispõe sobre autorização para uso de Escolas Municipais para fins de alojamento, no dia 28 em virtude de sua viagem ao Chile.
Ainda assim, a assessoria destaca que se o evento não recebesse o laudo do corpo de bombeiros não seria autorizado pela Prefeitura, sendo portanto, desnecessária a autorização. (Fonte: Imprensa Livre)

Atleta sebastianense estampa campanha publicitária do ASP WQS Reef Classic

São Sebastião - O jovem sebastianense, Thiago Camarão, de apenas 17 anos, é o garoto propaganda da Reef para a etapa do Mundial de Surf Pro que acontece na praia de Maresias neste mês, dos dias 19 a 23.
De acordo com o gerente de marketing da Reef, Alexandre Reis, o surfista foi escolhido por ser da nova geração da empresa e por acreditarem no potencial do jovem atleta. “Além disso, o Thiago é o único a ser patrocinado pela reef com calçado, confecção e óculos”.
Outro fator para que Camarão fosse escolhido, foi o fato de ser sebastianense. “Nada melhor para representar a etapa de um campeonato que um atleta da região”.
O gerente de marketing ressalta que o cartaz com a foto do jovem surfista foi distribuído nos 500 pontos de venda da Reef por todo o Brasil. “Além dos cartazes, são propagandas de televisão em rede nacional e o site Waves, a melhor página de surfe na internet do país”.
O ASP WQS Reef Classic - Cinco dias de pura adrenalina e manobras espetaculares, trata-se do campeonato de uma etapa do Circuito Mundial, que reunirá os melhores atletas da modalidade arrebentando nas ondas de Maresias.
O gerente de marketing da Reef, Alexandre Reis, explica que serão distribuídos U$ 75 mil dólares em prêmios durante o evento em São Sebastião. “A cobertura da mídia será grande. Como exemplo temos a SporTv”.
Atletas renomados como Paulo Moura, Raoni e Peterson Rosa, já tem presença garantida no campeonato. “Sem falar dos surfistas de todo o mundo que disputarão o grande prêmio e uma boa classificação na etapa”. (Fonte: PMSS)

Equipes do futebol Sebastianense goleiam adversários do final de semana
Goleada, esse é o sinônimo dos jogos em que disputaram as equipes sebastianenses de futebol nos campeonatos que disputaram neste final de semana.

São Sebastião - No último sábado, 1º, os meninos do sub-17 tiveram uma vitória arrasadora na Liga de Futsal em São José dos Campos contra o Delta. Na primeira atuação, a equipe que já é bicampeã do campeonato derrotou o adversário por 14 a 0.
Segundo o técnico da equipe, Luiz Carlos Cavinatti, a liga é uma forma de preparar os atletas para os Joguinhos Estaduais e para os Jogos Regionais. “Os jogadores que representaram São Sebastião nos Jogos Regionais este ano, jogaram nessa liga, e conquistaram o bicampeonato, isso mostra como a liga é forte. Queremos que estes meninos estejam preparados desde cedo”.
A equipe sebastianense de futsal sub-21 foi medalha de bronze nos Jogos Regionais que aconteceram em Caraguá este ano.
Os times da chave de São Sebastião são Delta, Tênis Clube, Independente e Drogaria Cerejeira, que de acordo com o técnico, é a chave com os melhores times do campeonato. A final da Liga de Futsal acontece em dezembro.
Além destes, pequenas promessas começam a demonstrar seu futebol e a conquistar vitórias. Trata-se dos meninos da categoria sub-11, que no domingo, 02, golearam o time do Tebar Praia Clube num amistoso por 17 a 0.
Os pequenos prodígios treinam nas escolinhas de futebol da Secretaria de Esportes.
Nesta quinta-feira, 6, a equipe das escolinhas de futsal, sub-9, participam de um amistoso contra o time do Colégio Objetivo, na quadra do adversário, às 18 horas.
Feminino - No sábado, 1º, as meninas do futsal garantiram mais uma vitória na II Copa da Amizade. A equipe de São Sebastião enfrentou o Inpe e venceu com um placar de 4 a 0. É a segunda atuação do time no campeonato que iniciou derrotando o Johnson B por 3 a 0.
Dentro do campeonato, que acontece em comemoração aos 35 anos da Embraer, disputam a nove times, todos de São José dos Campos com exceção de São Sebastião.
O técnico da equipe, Alexandre dos Santos Chagas, explica que é o primeiro campeonato de futsal que participam as jogadoras. “Elas sempre jogam futebol de campo, por isso acredito no potencial de cada uma”. (Fonte: PMSS)

Câmara aprova programa de recuperação fiscal municipal

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou em regime de urgência, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 4, o projeto de lei complementar 16/05, de autoria do Poder Executivo, que institui o programa de recuperação fiscal municipal – o REFIM – e dá outras providências.
O objetivo da proposta, de acordo com justificativa enviada pelo prefeito Juan Garcia (PPS) ao presidente do Poder Legislativo, Wagner Teixeira (PV), é criar mecanismo para a cobrança dos créditos da dívida ativa, acompanhada de uma atualização na base cadastral, visando a reestruturação e melhoria do sistema para que possa alavancar a arrecadação própria.
“É preciso destacar que os municípios em geral vêm enfrentando dificuldades motivadas pela escassez de recursos. Os tributos municipais, quando cobrados com eficiência e justiça, produzem um fluxo de caixa suficiente para realização dos programas de interesse da sociedade. A recuperação dos créditos inscritos na dívida ativa, tanto em nome de pessoa física ou jurídica, necessita ter um tratamento que leve em consideração a capacidade financeira dos entes, e esta premissa norteia a proposta do Refim”, alega o prefeito.
Segundo a procuradoria fiscal, a cidade tem hoje 29.577 processos em andamento, o que representa uma receita no valor aproximado de R$102milhões, em débitos inscritos atualizados.
O projeto, no entanto, permite o arquivamento dos autos das execuções fiscais de dívida na quantia atualizada igual ou inferior a R$1.000,00. Quer dizer, pelo REFIM 12.928 processos deverão ser suspensos do sistema, ou seja, aproximadamente 43,74% do existente, e apenas 5,21% deixarão de ser executados do total de créditos, o que corresponde a importância de aproximadamente R$5,3mi.
Em contrapartida, de acordo com o prefeito, o trabalho de recuperação será concentrado para atuar nos 56,26%, o que representa 16.639 processos e totalizam algo em torno de R$96,8mi, equivalente a 94,79% do total de recursos corrigidos, ‘justificando plenamente o interesse público e sem prejuízo da renúncia de receita’.
Garcia acredita que o REFIM deverá alavancar mais de R$60milhões de receita para a municipalidade, num prazo pequeno, e assim oferecer melhor condição de gerenciamento, além de proporcionar o enfrentamento dos desafios nas áreas sociais, incluindo o combate ao desemprego, ‘que hoje é a grande chaga a ser cicatrizada’.
Erros – De acordo com a administração, ao fazer uma análise em todas as propostas já apresentadas nos últimos anos, com a finalidade de recuperar os ativos fiscais, alguns erros foram cometidos sem levar em consideração a capacidade financeira dos contribuintes inadimplentes.
O REFIM, segundo o prefeito Juan Garcia, cria esta condição trazendo em seu bojo dois ingredientes: a conquista das receitas para aumentar os investimentos e programas sociais, e o programa social de inclusão e igualdade tributária que a lei cria, pela qual todos os segmentos poderão ser beneficiados.
De acordo com o artigo 1º do projeto, “é instituído o programa de recuperação fiscal municipal, destinado a promover a regularização dos créditos tributários ou não tributários do município, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizada ou não, com exigibilidade suspensa ou não, inclusive os decorrentes de falta de recolhimento de valores retidos, administradas pela secretaria municipal da fazenda, com vencimento até 31 de agosto de 2.005”.
O pedido de adesão ao programa deverá ser formalizado por requerimento, via protocolo central, sem pagamento de taxas. A opção poderá ser manifestada até o último dia útil do mês de outubro de 2.005, podendo ser prorrogado por, no máximo, 60 dias. Os débitos existentes em nome da optante serão consolidados com base na data da formalização do pedido e ingresso no REFIM.
Os pagamentos realizados pelo plano serão alocados, proporcionalmente, para fins de amortização do débito consolidado, tendo por base a relação existente entre o valor sólido de cada tributo e contribuição, incluído no programa, e a quantia total parcelada.
A pessoa jurídica ou física será excluída do programa nas seguintes hipóteses: inadimplência, por três meses consecutivos ou seis meses alternados, o que primeiro ocorrer, relativamente a qualquer dos tributos e das contribuições abrangidos pelo REFIM, inclusive os com vencimento após 31 de agosto de 2.005; decretação de falência, extinção, pela liquidação, ou cisão da pessoa jurídica, entre outras.
O valor dos débitos consolidado até o dia 31 de agosto será atualizados monetariamente pelo IPCA-FGV (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Fundação Getúlio Vargas) até a data de homologação, com redução na incidência de multa moratória e juros de mora.
De acordo com o anexo único do projeto, o pagamento à vista terá uma redução de 80% do valor de juros e multa. Para outras formas a percentagem depende do número de parcelas: até 10 vezes (50%); entre 11 e 20 (40%); 21 até 30 vezes (30%); 31 até 40 vezes (20%); 41 até 50 vezes (10%); acima de 50 vezes, sem redução de juros e mora.
O FAP’s (Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais) poderá receber, após aprovação prévia do conselho, o Certificado de Dívidas Ativas Municipal (CDAM) em pagamentos de empréstimos efetuados para a Prefeitura.
O projeto foi enviado à sanção. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Projeto de Resolução de Kotian proporá melhorias na pesca do município

São Sebastião – O vice-presidente da Câmara de São Sebastião, vereador Modesto Koji Ono, o 'Kotian' (PTB), protocolará na próxima quinta-feira, dia 6 de outubro, Projeto de Resolução que acrescenta o item 'pesca' no artigo 48, inciso II do Regimento Interno da Casa.
Segundo diz o artigo nos incisos I e II "compete exclusivamente, à comissão de obras, serviços públicos, atividades privadas e meio ambiente, emitir parecer sobre os processos atinentes (relativas) a obras e execução de serviços pelo município, autarquias e concessionárias, bem como, atividades privadas relacionadas com: transporte, comunicações, indústrias, comércio e agricultura.
"Queremos a inserção do item pesca, logo após a palavra 'agricultura', sugerindo automaticamente às comissões emissão de pareceres sobre a atividade pesqueira na cidade", disse o vereador.
Kotian comenta sua propositura ressaltando a importância da pesca como geradora de empregos, além de ser meio de subsistência de muitas pessoas dentro do município.
"Vemos que o assunto tem ocasionado diversas discussões no plenário desta Câmara. O fato acontece porque é de grande importância aos sebastianenses, pois pode para garantir o futuro de muitas famílias dependentes da pesca", frisa.
O vereador atribui o progresso do comércio no município aliado à atividade pesqueira. "Além da necessidade de manter o comércio ativo, é preciso valorizar a vocação natural de São Sebastião, preservando nosso caiçara e respeitando sua cultura", conclui. (Fonte: Assessoria do Vereador Kotian)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

 

Ubatuba cria Conselho Municipal Antidrogas

Ubatuba - Entidades e voluntários de Ubatuba aguardam a regulamentação da lei de 21 de setembro de 2005, que criou o Comad (Conselho Municipal Antidrogas), para unir as ações de prevenção ao uso de drogas. Com o Comad, Ubatuba estará integrada às ações de órgãos estaduais e federais. "Teremos mais instrumentos à disposição", disse Renato Vella, instrutor do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Participarão do Comad a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), PM e Conseg (Conselho Comunitário de Segurança). (Fonte: ValeParaibano)

Colônia Japonesa homenageia seus idosos e continua a se organizar em Ubatuba

Ubatuba - Continuando sua fase de organização e início de atividades, a Colônia Japonesa de Ubatuba homenageou seus idosos comemorando o “dia do idoso no Japão”, que ocorre em 15 de Setembro. Com colaboração de alguns de seus integrantes, foi realizada uma excursão à 25ª Exposição de Flores e Morangos de Atibaia. A viagem ocorreu no Domingo, 18 de Setembro, e aproximadamente 40 pessoas puderam passar um dia muito agradável, em clima festivo e alegre, que colaborou para uma maior aproximação entre seus pares e reafirmou entre os participantes e para os demais integrantes da colônia a necessidade e o valor de ter uma colônia organizada, preservando as origens comuns de todos, cultivando a cultura japonesa entre seus pares e disseminando-a ao resto do município.
A certeza de que a oportunidade deve ser muito bem aproveitada também é mostrada aqui em Ubatuba. Reuniões estão sendo regularmente realizadas, já se estabeleceu uma parceria inicial com a Associação Ubatuba de Tênis de Mesa (AUTM), de modo a se ter um local para reuniões e eventos e atividades de tênis de mesa, xadrez e karaokê.
Já há uma comissão nomeada para provisoriamente conduzir esse início de atividades, e já está marcado um segundo “MOTIORI” (pic-nic), a ser realizado no Domingo, 23 de Outubro, novamente na sede da AUTM, à Avenida Bráulio Santos, 916, Jardim Carolina, próximo à sub-estação da ELEKTRO, na rodovia Osvaldo Cruz, à partir das 14:00hs.
Os integrantes da Comissão organizadora aproveitam a oportunidade para colocar-se à disposição de todos os interessados em participar, informando que devem procurar o Sr. Orlando Izú (3832-2310) ou o professor Jorge (9767-5877 e 3833-5847).

ACIU realiza reunião para tratar de segurança

Ubatuba - A ACIU realizou no último dia 26 de setembro em sua Sede, uma reunião para tratar de assuntos ligados à segurança no centro da cidade.
A reunião, que foi comandada pelo Presidente da ACIU, Sr. Ahmad e pelo Presidente do CONSEG (Conselho de Segurança) Sr. Mohamed, contou com a participação do Comandante da Polícia Militar, Capitão Valter Padulla, do Comandante da Guarda Municipal, Tenente Luis Carlos de Carvalho, do Delegado da Policia Civil, Dr. Fausto Cardoso e dos empresários que possuem comércio no centro da cidade.
Na oportunidade foram apresentadas as deficiências do município nesta área de fundamental importância.
Os empresários estão dispostos a fazer parcerias para colaborar com o policiamento, pois querem segurança e garantia de sossego.
O encontro foi considerado muito produtivo, principalmente para promover uma aproximação entre a sociedade e os representantes dos diversos órgãos de segurança e sugestões buscando minimizar os problemas, principalmente durante a próxima temporada de verão. (Fonte: ACIU)

Palestra sobre linhas de crédito
Empresário, participe! Essa é para você!

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba preocupada com a proximidade do final do ano onde naturalmente há um aumento de despesas e investimentos dos empresários como 13º salário, reformas, estoques entre outros, entrou em contato com a Gerente Empresarial da Caixa Econômica Federal, Claudia R. Santos e com o Gerente do Banco do Brasil Marcos Nakamura, com o intuito de promover uma palestra para os empresários da cidade sobre linhas de crédito com juros abaixo do mercado.
Os interessados em participar, favor confirmar a presença com Cristiane na Assessoria de Comunicação da ACIU no tel 3832 1449, para podermos marcar a palestra junto a Caixa Econômica Federal. (Fonte: ACIU)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 30/09 A 06/10

Cine Porto - fone : 3833-2066:

Neste sábado e domingo ** PRÉ - ESTRÉIA**
Ás 15:40 e 17:20 Hs " A BATALHA DOS VEGETAIS"
Desenho- Dublado -Lançamento Mundial!!!!!

Na 6ª feira e de 2ª a 5ª feira - ás 16:50hs
"A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE"

"A LUTA PELA ESPERANÇA" c/Russel Crowe e Renée Zelweger
Ás 19:00 e 21:00 hs

Cine Passeio - fone : 3832-2843:

"DEU ZEBRA!!!!!!!"
às 16:00 hs - 17:40 hs( A partir de sábado, dia 01/10)

"AMOR EM JOGO"- Comédia romântica!!!!!
às 19:30 hs - 21:20 hs.

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Malfadado Legado
Ronaldo Dias

A operação "pizza no bafo" das CPIs, parece, pelo menos aos olhos dos envolvidos, inclusive Lula, estar dando certo. Parece. O presidente, como sempre e se fazendo de rogado, lança balões de ensaio à reeleição. Ele tem fé. Quanto ao envolvimento nas falcatruas, todos negam. Inclusive ele, que declara querer punir todos os envolvidos. Tudo aconteceu e o presidente, não sabe, não viu. Não fui eu, não foi ninguém. Não há provas? Não! Pouca engenharia de inteligência e muita mentira. Mentem! Descarada e desasvergonhadamente. Sonham com a "desmemória" do povo. Tenho como certo, que o Valério-Duto é apenas mão de "entrada" do dinheiro depositado no exterior em inúmeras contas, distribuídas em paraísos fiscais. Não há empréstimos. Estes escusos "recursos", são provenientes de remessas feitas por empresas achacadas, manobradas, dirigidas ou, ditas contribuintes (sob ameaça ou compulsórias) do PT. Se interessar e deixarem, a PF encontrará, fácil e, rapidamente, tudinho. Todos os saques a boca do caixa, feitos nas instituições bancárias envolvidas, sem que os cheques fossem nominados, infringiram todas as normas estabelecidas pelo Banco Central a que nós, pobres mortais e relés correntistas, estamos sujeitos e obrigados. Institucionalizaram que: se for para "fins" políticos, não há ilicitudes nestes atos. As justificativas e desculpas tratarem-se de financiamentos de campanhas isenta-os, de pronto, de todas as obrigações fiscais e legais. Seres "escolhidos" no sacerdócio de seus mandatos, declaram-se imunes a legislação. Não há documentos fiscais, que comprovem "despesas" alegadas. Não há documentos. Os que haviam foram queimados. As oitivas são um imbróglio de falsas declarações que mais confundem do que esclarecem. O que esperar como resultado de trabalho de deputados, investidos de poderes das CPIs, exercendo atividades policiais investigativas sem absolutamente nenhum preparo técnico? Além do futuro nas urnas, não sabemos quais serão as repercussões que estas atitudes descaradas terão no comportamento da sociedade, em especial, nos jovens, que já fizeram e adotaram linguajar próprio com os temas: corrupção, caixa 2, lavagem de dinheiro, mensalinhos, mensalões, tanguinhas e cuecões. Em que princípios, a partir de agora, acreditarão os milhões de desempregados e, os famintos do fome zero? Que poder coercitivo inibirá os pensamentos e nortearão as ações dos bandidos e marginais? A campanha do desarmamento não será mais um "pacto" com a ilegalidade? Os prejuízos à nação e ao povo, ainda não são mensuráveis. Irão muito além do que estes bilhões podem, em números, representar. O tempo e, a história, se encarregarão de revelar, em detalhes, este malfadado legado.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Opinião Topo

Rabeca Sem Alma
José Nélio de Carvalho

Um dos velhos moradores da Ponta Grossa de Paraty, no último sábado, ao falar do passado, de sua terra, de sua gente, mostrou uma rabeca, guardada em sua casa, “com muito mais de cem anos”. Inteirinha, conservada, mas não tocava mais. Faltavam as cordas. Mais do que as cordas, disse o velho caiçara, com certa frustração, lhe faltava a “alma” : mostrou uma só peça dentro da rabeca, faltava a outra.
Em seguida, li e reli o artigo CAIÇARA, QUEM É VOCÊ, de Aline Rezende. Em Ubatuba, a pressão foi muito maior. A cultura caiçara também foi perdendo a alma. Ela precisa voltar a tocar. Suas músicas e modos de ser, acrescentam qualidade ao desenvolvimento, à cultura e ao turismo da região. Força, Sidney, Elvio, Julinho, Bado e todos que, em algumas praias e sertões ainda conservam a alma do caiçara. Essa rabeca tem que tocar.

José Nelio de Carvalho
Advogado
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Mega Evento - A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Sebastião distribuiu nota hilária sobre o mega evento que se realizou em Juquehy. Para bajular o Prefeito – que licenciou e apoiou o evento – só ouviu quem falava bem. Os que não gostaram foram ignorados. Isso é jornalismo de primeira!
Ouviu o dono de uma das padarias de Juquehy, muito feliz por ter ganhado uns trocados a mais e que, pra variar, criticou a SAMJU por ter sido contrária ao evento. Disse que os moços que foram a Juquehy eram muito educados. Sorte dele que não viu o vômito na praia, os casais fazendo sexo às 17 horas da tarde em plena areia, a turminha do cheira-lança-perfume, o bando da maconha e otras cositas más e os que urinaram na praia. Também não viu os banheiros químicos derramando esgoto e nem a sujeira na areia. Que o dono da Mosca – a empresa se chama Mosca - diz que ficou limpinha... Temos um vídeo que vai mostrar como a praia estava limpinha!
O mesmo dono da Mosca disse que contratou mão de obra local. Bombeiros, ele disse. Juro que não sabia que bombeiros eram contratados, pensei que pertencessem a uma corporação. Falou em uma dúzia de bombeiros como se fosse muita coisa ! Mas trouxe – palavras dele – 200 seguranças de fora. Que ficaram hospedados numa escola, cujas crianças, por causa disso, ficaram sem aulas. Realmente, um evento espetacular, que usa a praia – um bem da União – que usa escolas – bens municipais – para ganhar dinheiro e deixar sem aulas as crianças da Costa Sul.
A Prefeitura também informou que multou a empresa Na Mosca em 5 mil reais. Não está de acordo com a liminar do Excelentíssimo Juiz da 1a Vara, que determinou que a empresa fosse multada em 5 mil reais para cada minuto que a música excedesse os 45 dc limitados por decreto do próprio Executivo Municipal. Tá faltando dinheiro nessa multa aí e a gente vai comunicar ao Juiz que a liminar foi desobedecida.
No mais, o tal evento foi acintoso: acintoso contra o ecossistema praiano, acintoso em relação às crianças de Juquehy, acintoso com relação ao barulho e acintoso contra a Costa dos Alcatrazes, que luta por um turismo diferenciado e de qualidade.
E não vai ficar assim. SAMJU, Federação Pró Costa Atlântica e Costa dos Alcatrazes vão representar ao Ministério Público contra o evento.

Regina Helena de Paiva Ramos
1ª secretária da SAMJU
Juquehy, São Sebastião, SP


Maria "sem-vergonha" - Gostaria de estender meus parabéns ao Litoral Virtual, pela notícia do Sr. Márcio de Oliveira Naves - Ubatuba/SP veiculada "Maria-Sem-Vergonha, realmente só damos valor quando perdemos alguma oportunidade.

Hamiltom Moreira
via e-mail


Desabafo - Em primeiro lugar, quero parabenizar o Sr Rogerio Rodrigues, cidadão Ubatubense, pelo exelente material publicado neste jornal, (edição 4/10) com respeito ao abandono que está vivendo a nossa querida cidade de Ubatuba. Eu particularmente não acredito que exista no Estado de São Paulo, um município tão mau administrado quanto esta cidade. Quem não acreditar no que estou falando, de uma volta na região sul de Ubatuba, porém, não próximo ao mar, procure entrar mais para dentro dos bairrros, e vão ver o verdadeiro estado de calamidade: ruas esburacadas sem condições de transito, matagal pra todo lado, pontes caidas (veja as pontes do Rio Maranduba que já vai para um ano que está naquelas condições). No governo do Sr. Paulo Ramos nos anos de 1993 a 1996, foi instituido o famigerado "Plano Extraordinário de Obras" que visava asfaltar o bairro da Maranduba; todos os proprietários pagaram por este asfalto, contudo, já vai fazer dez (10) anos e até agora nada, as ruas estão totalmente abandonadas; não adianta solicitar ajuda aos vereadores, pois eles não estão preucupados com bairros que não rende votos nas eleições; é duro mais é a pura realidade. Quando se lê o jornal "Litoral Virtual", o que mais constatamos, são reclamações de todas as regiões de Ubatuba, e sempre as mesmas reclamações. Recentemente li neste mesmo jornal, sobre reuniões de secretários regionais com o prefeito, onde os secretários apresentavam relatório de limpezas de ruas, reparos em pontes, e outras coisas mais, passavam maquinas em determinados locais, etc. Acredito que só o prefeito está acreditando nestes relatório. Uma sugestão: Sr Prefeito vá conferir pessoalmente estas obras relatadas!!!!!
Concordo plenamente com tudo que o Sr. Rogerio Rodrigues escreveu, e peço ao povo de Ubatuba que reajam, não vamos viver de cabeça baixa, esperando milagres por parte destes governantes da cidade que conseguem olhar só para seus próprios umbigos.

Vitor Xavier
Ubatuba, SP


Apropriação de áreas públicas na praia da Maranduba - No canto Sul da praia da Maranduba existe uma cerca construida pela Marina Atlantis, que contraria o direito de ir e vir dos cidadãos às margens do rio da Maranduba, cerca esta que nos foi informado, já se encontra registrado no Ministério Público há pelo menos dois anos, sem que nenhuma providência tenha sido tomada até o momento.
No canto Norte da mesma praia, também houve uma apropriação indébita de uma área pública, pelo proprietário do Bar do Pedro, que aproveitando os estragos feitos pelas fortes chuvas e pela ressaca do mar que erodiu parte de sua propriedade.
Tendo a Regional Sul colocado tubulões e coberto de terra uma vala ao lado do bar, aumentado assim consideravelmente sua área. Não resta dúvida de que o local ficou muito mais aprazível, não é contra isto que nos indgnamos, mas sim com a construção do muro que abrangeu toda a área reformada, pertencente , á comunidade e não foi esta a primeira vez que o sr. Pedro age desta maneira, pois no governo passado já tinha se beneficiado de uma área ao lado desta sem que fosse contestado.
Já imaginaram, se todos os empresários que tenham uma praça em frente ao seu estabelecimento façam o mesmo, isto é, depois de embeleza-la a cerque? Então não seria adota-la em prol da comunidade, mas sim, em prol de si mesmo.
Queremos ressaltar, que nada temos contra os responsáveis pela Marina Atlantis, nem com o Sr. Pedro, só queremos que seja feita JUSTIÇA. Pois nos é muito penoso fazer estas acusações mas nos manter “OMISSOS’ , não poderíamos.
Informamos também que o sr Prefeito numa reunião da SUSQ, no início de setembro nos garantiu que o muro seria derrubado em quinze dias. Aguardamos sua promessa.

Carlos Alberto Carmo
Conselheiro e fundador da “SUSQ
Sociedade Unida do Sertão da Quina
Ubatuba, SP


O tétano pode matar - Estar com o atestado de vacina antitetânica em dia é condição sine qua non para um passeio tranqüilo no calçadão que está localizado na orla da praia de Iperoig (Cruzeiro).
A pedido do leitor Cláudio Fernando Pereira verifiquei que a propaganda existente nos bancos colocados ao longo do calçadão está deteriorada. Alguns apresentam o detalhe mostrado na foto acima. É preciso ficar atento para não se machucar.
Em matéria intitulada "Prefeitura retoma área pública" (página 3 da edição de 1º de outubro de 2005 do jornal A Cidade) o prefeito Eduardo César diz que a reurbanização da avenida Iperoig será da praça Capricórnio até o Farol dos Pescadores. O restante ficará "ao deus-dará". Afirmo isto tomando como base que no dia 16 de abril 2005 noticiamos, conforme informações da Prefeitura de Ubatuba, que a empresa Massaguaçú estaria iniciando, no dia 18 de abril (do mesmo ano), os trabalhos de recuperação da pavimentação (mosaicos) e que dependendo das condições do tempo o serviço seria executado em uma semana. Até agora nada foi feito. A pavimentação do calçadão se deteriora.
"Transformar a Assessoria de Imprensa da prefeitura em ’Assessoria de Imprensa de Ubatuba’" é uma pretensão constante nas Diretrizes do Programa do Governo - Resgate Ubatuba, de Eduardo César. A Assessoria de Imprensa da prefeitura vem trabalhando tão bem que jornais são feitos quase que totalmente com seus releases. Resta saber se esta divulgação é apenas com intenção eleitoreira.
Há um ano, no dia 03 de outubro de 2004, votei em quem, em minha opinião, representava a mudança. Ainda não me arrependi.
Faltam apenas 89 dias...

Luiz Moura
Ubatuba, SP


Partidos Políticos - Temos, no Brasil, nada mais, nada menos, que 29(vinte e nove) partidos políticos. Haja ideologias políticas diferentes!. Os nomes são similares e repetem conceitos (trabalhismo, socialismo,democracia, cristianismo) que nada significam em termos ideológicos, de filosofia política e projetos de governo. O trabalhismo aparece no nome de quatro ou cinco partidos. Prestando bem atenção, os trabalhadores, nunca estiveram mais desamparados e esquecidos. Os eleitos, pela boa vontade ou ingenuidade dos trabalhadores e dos menos favorecidos, quando chegam aos parlamentos ou aos poderes executivos esquecem os eleitores e favorecem os próprios bolsos, amigos, financiadores de campanhas, empresários, banqueiros, e tudo e todos que mantém e reforçam a concentração de renda, em mãos de poucos, fazendo, do Brasil, um dos países mais desiguais do mundo. Já inclusos nas elites econômicas, passam, usando de hipocrisia deslavada, a critica-las, para iludir os eleitores.
Esse número de partidos, a inexistência de fidelidade partidária, de lideranças destacadas e aglutinadoras, a existência de caciques, coronéis, donos de partidos, facilidade para trocar de partidos e trair o eleitor, associar-se a igrejas cujo principal deus é o dinheiro e até a empresários do crime, criam um ambiente político que não permite, em curto prazo, acalentar esperanças de termos um país estável, próspero, honesto e equânime. Esse quadro projeta uma sociedade política indisciplinada, individualista, egoísta e da qual não pode se esperar seriedade e grandeza.
A crise e as CPMIs estão provando até onde podem ir as negociações escusas, a compra de votos, vontades, consciências, comportamentos e os efeitos nocivos dessa pulverização partidária. Estão evidenciando também como um partido sem nenhuma ética, carente de honestidade, adepto da violência, da mentira, da fraude e com domínio sobre ministérios, estatais, Polícia Federal, Banco Central, afinado com bancos privados e públicos, redes de comunicação e empresários corruptos, pode levar o país a aventuras e descalabros se não tiver contraposição vigilante da sociedade, da imprensa, da Justiça e, principalmente, dos partidos de oposição aos quais cabe a ação fiscalizadora. A experiência prova que, não havendo fiscalização, esses perigos se repetem nos Estados e Municípios.
Os métodos utilizados para eleger, neste quadrante da história do mundo e de nossa estrutura política e econômica, um comunista Presidente da Câmara dos Deputados e deputados se dobrarem a ameaças, agrados, afagos, verbas, cargos.... é preocupante. O pisca alerta da sociedade deve ser ativado.
Certamente o referendo sobre desarmamento faz parte desse processo de dominação de nossa sociedade insegura, empobrecida, iludida e desamparada. Como escreveu o insuspeito Presidente dos EUA, Benjamin Franklin: “QUANDO TODAS AS ARMAS FOREM DE PROPRIEDADE DO GOVERNO, ESTE DECIDIRÁ DE QUEM SERÃO AS OUTRAS PROPRIEDADES”. Poderíamos acrescentar: “de quem serão os direitos individuais e coletivos”. As prisões espalhafatosas e, segundo nossa avaliação de leigo, contrarias a vários incisos da Constituição Federal e aos artigos 5° e l2 da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, dos donos da Schinchariol, Daslu, o tratamento diferenciado dado ao doleiro que denunciou Maluf e ao que denunciou a turma que está no governo, devem alertarmos para a podridão no reino da Dinamarca dos Trópicos Meridionais.
A podridão é tanta que não querem abrir as contas dos Fundos de Pensão, apurar como são desviados os quatro bilhões de reais que, segundo Maurício Marinho (o suposto ladrãozinho de galinhas ou dos R$ 3.000,00 de suborno), somem, anualmente, dos cofres dos Correios, ou aqueles que desaparecem da Petrobrás, Furnas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Loterias, etc. etc. Para iludir-nos, revoltar o povo, distrair nossa atenção do que é importante, grave e transcendente, descobrem fraudes no futebol, dinheiro da Xuxa, do Romário e de mais três mil, em paraísos fiscais. Quantos desses três mil participam do governo? Alguns já foram indicados. Pretende-se, com isso, abrir novos flancos e nada apurar. Haja paciência!
A situação vivida nos três poderes e nos três níveis de governo não está resistindo aos princípios mais elementares de educação cívica. Só para citar um exemplo.(A referência não pretende atingir ninguém individualmente). O eleitor já pensou na falta de respeito, de vergonha, de espírito associativo e de gratidão praticada por aquele político que se elege uma, duas ou mais vezes, por um partido, com 20% de votos individuais e 80% votos da legenda e, eleito, muda de partido, trai seus princípios e seus eleitores e passa a criticar aqueles que contribuíram ou lhe doaram 80% dos votos para que fosse eleito?. Essa esbórnia nem os filhos prediletos de Macunaíma explicam! É nosso cardápio diário. Com esse desregramento e indisciplina partidária nunca teremos seriedade política, fiscalização eficiente dos governos e respeito ao eleitor.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba:

Vista parcial de Ubatuba - Emilio Campi

Vista parcial de Ubatuba
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor