Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 14 de outubro de 2005 - Nº 1382 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Sol e Vida Buffet Giorgio

Região
Litoral 'congela' ocupações irregulares
Morador apóia medida, mas pede obras


Caraguatatuba
Ecoadventure: informação, conscientização e diversão
Nestlé apresenta seus projetos no Ecoadventure Litoral Norte
Ecoadventure apresentará a primeira praia adaptada a PNEs
Ambientalista prometem “supervisionar” obras previstas para o Litoral Norte
Pista de Down-Hill de Caraguá é considerada uma das melhores do Brasil
28ª Exposição de Orquídeas reunirá colecionadores em Caraguá
Equipe Vitória vence o Campeonato de Futsal Zona Norte
Vinte e seis equipes participarão da Copa da Criança em Caraguá
Atleta de Caraguá se destaca no Open Paulista 4X
Germino doa equipamento para deficiente
Câmara aprova Retroporto em Regime de Urgência


Ilhabela
Câmara propõe audiência pública para discutir Esporte
Vereador solicita Cursos para Renovação de CNH em Ilhabela


São Sebastião
Resgate de baleia vira atração em praia
Nevoeiro interrompe travessia de balsa
São Sebastião recebe a 3ª etapa do Empório Aventura Race Series

Ubatuba
Congelamento no Sertão do Itamambuca é concluído
Fundart expõe vida e obra de Paulo Freire
Guarda Municipal da Bahia conhece trabalho realizado em Ubatuba
Clube de Pesca divulga resultado oficial de torneio
Ubatuba recebe grupo de teatro em seu aniversário
Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis discutem meio ambiente
Sorteio para novas licenças em Ubatuba ocorrerá no próximo mês
Basquete estréia nos Jogos Escolares
Vôlei de Ubatuba descansa neste final de semana
Professores de Ubatuba comemoram seu dia com baile
Secretaria de Educação organiza workshop “Olhares sobre a África”
Ligeirinho e Jija disputam a final do Dentinho
Ubatuba tem baixo índice de internações de pacientes com problemas mentais
Ubatuba sedia Seminário Plano Diretor Participativo
SAPO-UBA promove jantar beneficente
EPJC foi um sucesso em Ubatuba
Pirão Geral Mercado Livre Cultural


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral 'congela' ocupações irregulares
Prefeituras de Ubatuba e São Sebastião 'clonam' projeto de São José e barram novas casas em áreas de preservação

Litoral Norte - As prefeituras de São Sebastião e Ubatuba decidiram 'congelar' as áreas ocupadas irregularmente pela população, principalmente nas encostas localizadas em áreas de proteção ambiental na Serra do Mar.
O programa de congelamento adotado pelos dois municípios foi inspirado em projeto semelhante implantado em São José dos Campos pelo ex-prefeito Emanuel Fernandes (PSDB), durante o seu segundo mandato, entre 2001 e 2004.
O projeto de São José barrou o avanço de todos os núcleos de favelas da cidade, onde foram afixadas placas indicativas do número de moradias e de habitantes, bem como o mapa delimitando a área ocupada pelas comunidades. As placas também informam que, a partir do congelamento, ficam proibidas novas construções.
Em Ubatuba, a prefeitura criou um programa similar que está sendo implantado desde maio deste ano.
A coordenação do projeto iniciou o 'congelamento' pelas regiões norte e oeste do município até a divisa com Paraty (RJ).
O coordenador do programa, Claudinei Salgado, disse que foram identificados 14 áreas irregulares, algumas dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, onde serão afixadas placas semelhantes às utilizadas em São José.
Um núcleo no Sertão de Itamambuca foi o último a ser 'congelado'. O trabalho foi concluído esta semana. "Nós estamos fazendo o levantamento de moradias e condições de vida da população. Nesta comunidade, por exemplo, cadastramos 107 residências", afirmou Salgado.
A prefeitura não tem estimativa da população que mora em áreas irregulares, mas constatou que nos núcleos inventariados existem 650 moradias. "Acreditamos que nestes locais morem pelo menos 2.000 pessoas", afirmou Salgado.
A partir de novembro os funcionários do programa vão começar a percorrer a costa sul, até a divisa com Caraguatatuba. "Este é o primeiro passo para a implantação de um programa de erradicação e legalização de áreas irregulares", declarou o coordenador.
LEVANTAMENTO- Em São Sebastião, o programa começou em fevereiro deste ano e identificou 33 áreas irregulares, dos quais 27 estão localizadas na costa sul do município, onde estão as praias mais badaladas como Maresias e Camburi.
A estimativa da coordenadora do projeto, Cláudia Lima Pereira de Castro, é que a população dos núcleos possa chegar a 10 mil pessoas. São Sebastião tem cerca de 60 mil habitantes.
Em 17 áreas a prefeitura afixou as placas de congelamento. Esta semana, serão colocadas placas em núcleos na região de Juqueí.
A prefeitura iniciou a segunda fase do programa que é fazer o levantameno topográfico das áreas e um estudo sócio-econômico dos moradores. Não há prazo para a regularização das áreas.
O trabalho de campo já foi realizado nas comunidades Vila Tropicanga, em Boiçucanga, vilas Baiana e Mosquito, em Barra do Sahy, e Vila Barreira, em Camburi.
"Estamos tentando viabilizar recursos do governo federal para regularizar e levar infra-estrutura aos núcleos. Hoje, vamos percorrer a costa sul com técnicos de Furnas para analisar a possibilidade de implantar o projeto 'Luz para Todos' às comunidades mais carentes", afirmou Cláudia. (Fonte: ValeParaibano)

Morador apóia medida, mas pede obras

Litoral Norte - Moradores das áreas irregulares 'congeladas' pela Prefeitura de São Sebastião disseram concordar com a medida, mas pedem melhorias emergenciais para os núcleos --a maioria deles praticamente não possui nenhuma infra-estrutura urbana.
A comerciante Ivonete de Jesus Santos, mora na Vila Tropicanga há 10 anos e diz que o 'congelamento' da área pode ser benéfico para a população local. Segundo ela, no entanto, seria necessário melhorar as condições de vida da comunidade. "Precisamos urgente de energia elétrica no bairro", afirmou a comerciante ontem ao ValeParaibano.
A doméstica Dazina Matos, 49 anos, também moradora da Vila Tropicanga, afirma que apenas o congelamento do bairro não seria suficiente para a população residente na área. "Precisamos de água, luz, esgoto e outras melhorias", afirmou Dazina.
A mesma opinião tem João de Oliveira, que também mora há 10 anos na Vila Tropicanga. "Acho a medida importante, pois vai impedir o surgimento de mais casas. Agora aguardamos as outras melhorias para o bairro", afirmou.
No processo de congelamento, o trabalho de campo e o levantamento topográfico já foram realizados pela prefeitura nas comunidades Vila Tropicanga, em Boiçucanga, vilas Baiana e Mosquito, em Barra do Sahy, e Vila Barreira, em Camburi.
REPERCUSSÃO- O ambientalista Eduardo Hipólito do Rego disse que o programa de 'congelamento' é uma boa medida para impedir a ocupação desordenada das encostas.
Segundo ele, entretanto, é preciso avançar mais, com a implantação de infra-estrutura para melhorar a vida da população carente que se abriga nas áreas de preservação ambiental. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Ecoadventur: informação, conscientização e diversão
O evento traz exposições, palestras, oficinas, recreação e muita informação sobre meio ambiente, ecoturismo e esportes de aventura.

Caraguatatuba - O 2º Ecoadventur foi uma das opções em Caraguá, nesta quarta-feira, dia 12, quando também se comemorou o Dia das Crianças. A abertura do evento contou com a presença de organizadores, Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, o secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, o representante da Nestlé, David Ibannes, do idealizador do evento, o publicitário Carlos Bartolomeu Cavalcanti, do secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano, do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ricardo Gaspar, do vice-presidente da Associação Comercial e Industrial, Paulo Bijus, do presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, Ricardo Anália, do vereador Omar Kazon, ONG´s e público e geral.
A garotada por sua vez pôde participar de atividades de recreação, reciclagem, teatro, filmes, conhecer animais marinhos com a Ong Caravela, os projetos da Secretaria Municipal de Educação, os projetos da Nestlé, patrocinadora oficial do evento, “Viagem Nestlé pela Literatura” e “Nutrir”, subir no paredão de alpinismo e muitas outras curiosidades do mundo dos esportes radicais e de aventura.
O evento é promovido pela Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, contando com o patrocínio da Nestlé. Com três módulos de atrativos, o ‘Fera - Festival de Esportes Radicais e de Aventura’; o ‘ENPRO ECO - Encontro Nacional Pro Ecoturismo na Mata Atlântica do Litoral Norte’; e o EXPO 2005-Feira de Exposições, o evento acontece na Praça de Eventos, no centro da cidade.
Além de prefeituras e ong´s, diversas empresas e entidades estão expondo seus serviços na EXPO 2005: Jeep Clube Tamoios, Núcleo de Vôo Livre de Ilhabela, Gaia Adventure, Academia Linha D´Água, Cia Rafting, Escolinha de Surf, Celmar Boat, Associação Comercial, Faculdades Integradas Módulo, Jornal Imprensa Livre e outros.
Entre as atrações do ENPRO ECO, estão as exposições da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Associação Ecológica de Caraguá, Geenpeace, Projeto Rio Vivo, Centro Cultural São Sebastião, Projeto Tamar, Realnorte, Sakagakai Internacional.
Além das diversas modalidades esportivas radicais e de aventura, o evento contou no primeiro dia com a mesa-redonda ‘O meio ambiente e o panorama de desenvolvimento no LN’, com autoridades estaduais, secretários municipais promotores públicos do Meio Ambiente e Urbanismo, Marinha, diretores de Parques Estaduais e o diretor do Sebrae.
Programação Enpro Eco:
Dia 13
No dia 13, quinta-feira, a partir das 15 horas começam as oficinas e às 16 horas, filmes.
Às 18h, haverá apresentação do projeto TAMAR.
Às 20h, palestras comentam sobre a Exploração do Gás Natural e suas implicações econômicas e ambientais. Entre os palestrantes convidados estão o gerente setorial das implantações terrestres do Projeto Mexilhão Petrobrás. Outro tema de discussão deste dia é o Corredor de Exportação e suas implicações, com o diretor de projetos do DERSA, Dr. Milton Xavier e apresentação da Secretaria Estadual de Transportes.
Dia 14
No dia 14, sexta-feira, o público poderá conhecer os projetos e ações do CBH-Comitê de Bacias Hidrográficas do LN, e das prefeituras do Litoral Norte, que estarão no stande do Circuito Litoral Norte durante todo o evento, além de ONG’S das 4 cidades.
Das 17h10 às 18h palestra com Maria Luiza Ribeiro da SOS Mata Atlântica sobre o tema ‘A atuação das entidades ambientalistas frente às ações desenvolvimentistas na região da Mata Atlântica’, em às 20h30 palestra e debate com Telma Krug, do INPE, sobre ‘As alterações climáticas e suas implicações no futuro da região’.
Dia 15
A partir das 15h, começa o encontro do REALNORTE-Reflexão sobre o Futuro da Região. Às 18h, filme. Às 19h, Sérgio Salazar Salvati, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, apresentando o Programa de Ecoturismo para a Mata Atlântica. Às 20h30 apresentação da síntese dos resultados do Congresso Brasileiro de Jornalistas Ambientais. Às 21 horas painel de jornalistas sobre o tema ‘Litoral Norte, seu presente e futuro na visão da mídia’, com jornalistas especializados em turismo, ecoturismo e atividades de aventura e do Congresso Brasileiro de Jornalistas Ambientais.
Dia 16
Às 8h, o público e os participantes do evento poderão fazer uma trilha no Parque Estadual. Às 15 horas, haverá apresentações de vídeo, teatro e brincadeiras; e às 19h o encerramento do evento.
Programação do FERA:
Dia 12
A programação do Festival de Esportes Radicais e de Aventura começa com a palestra da Profa. Juliana Bussoloti, da UNITAU e Faculdades Módulo, abordando o tema ‘Panorama e perspectivas do ecoturismo e turismo de aventura no Cone Leste’, das 15 às 16h.
Das 17 às 18h a atenção estará voltada para os esportes radicais, com João Diogo, diretor de Montain Bike e Down Hill da Federação Paulista de Ciclismo, além de Marcos Marra, Pascoal Martinez e atletas que debaterão ‘O esporte, como é, onde praticar e competir’.
Das 18 às 19h, o público poderá aprender como se iniciar nas corridas de aventura, com o Capitão da equipe de corridas de aventura, Pablo Bucciarelli. Das 19h às 20h, Milton Dias, coordenador do Programa ‘Pega Leve’, mínimo impacto em áreas naturais do Centro Excursionista Universitário, falará ao público sobre os princípios de conduta conscientes em ambientes naturais.
No dia 12 também haverá demonstração de Down Hill no Morro do Santo Antônio para a imprensa e público. E de 12 a 15 de outubro, a partir das 15h, atrações interativas na área Adrenalina, como por exemplo a Parede Litoral Tintas de Escalada com 12 metros e Tiroleza Litoral Tintas com 25 metros.
Dia 13
Das 15h às 16h, palestra sobre ‘As perspectivas do caiaque oceânico no Litoral Norte’ com o coordenador do Comitê de Segurança da OBB(Outward Bound Brasil), líder de expedição da NOLS(National Outddor Leadesship School e Instrutor Open Water da American Canoe Association.
Das 17 às 18h, os dirigentes da Gaia de Ilhabela, Carlos Roberto Nunes e André Iervolino abordarão ‘As corridas de aventura eo LN- SP’.
Das 18 às 19h, o tema ‘Mergulho em navios artificialmente afundados’ será tratado pelo mergulhador César Gentille, professor na Academia Linha D´Água.
Dia 14
‘O papel da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada e o desenvolvimento da atividade no LN’, será apresentado em palestra por Ronaldo Franzen, das 17 às 18h.
‘O PNEs na aventura’ é outro tema abordado no dia, com Dadá Moreira, presidente da Aventura Especial, das 18 ás 19h. Ainda na sexta-feira, João Allievi, presidente do Instituto de Ecoturismo do Brasil abrodará o tema ‘Respeito ao consumidor-turista, turista de aventura e ecoturista’.
Dia 15
‘Segurança em ambientes verticais’ será assunto de palestra com Marcelo Vazzoler, pioneiro de Treinamento para Escalada Esportiva no Brasil.
O presidente do Jeep Clube do Brasil, Fábio dal Fabbro Filho ministrará palestra sobre o ‘Crescimento e a importância dos Jeep Clubes no Brasil’, das 17 às 18h.
E a ‘importância de uma rádio para o turismo de aventura e vice-versa’, será abordado das 18 às 19h pelo editor da Eldorado FM, Fernando Solano. Quem fecha a programação de sábado é o presidente da Associação Litoral Norte de Vôo Livre, com apresentação das normas e premiação dos ganhadores da Copa Ecoadventure.
Outro atrativo do dia 15 será a chegada da expedição à Matchu-Pichu, do Jeep Clube Tamoios. PMC

Nestlé apresenta seus projetos no Ecoadventur Litoral Norte
Patrocinadora oficial do evento, empresa vai aproveitar o grande número de visitantes para divulgar seus programas sociais

Caraguatatuba - De 12 a 16 de outubro, a cidade de Caraguatatuba vai receber a 2a Edição do ECOADVENTUR LITORAL NORTE - SP, 2005, evento que debaterá soluções para o atual momento do litoral norte de São Paulo. Patrocinadora oficial do ECOADVENTUR LITORAL NORTE - SP, 2005, a Nestlé vai aproveitar a grande circulação de visitantes nos cinco dias do evento para mostrar ao público alguns de seus principais programas sociais.
Um deles será o Nutrir, um programa de educação alimentar que é hoje uma das mais importantes iniciativas sociais da empresa e já foi implementado em 19 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul, capacitando 335 instituições. Somente em 2004, o Nutrir beneficiou mais de 82 mil crianças. A iniciativa tem se mostrado tão bem-sucedida que já é referência para projetos sociais de outras unidades do grupo no mundo, mostrando como a educação pode reduzir a desnutrição.
Outro projeto que a multinacional vai expor aos visitantes do ECOADVENTUR LITORAL NORTE - SP, 2005 será o MEC/Nestlé de Valorização de Crianças e Adolescentes, que surgiu do Concurso nacional de Frases, realizado pelo Ministério da Educação e Cultura desde 1996 e patrocinado pela Nestlé Brasil desde 2000. O Projeto tem por objetivo incentivar a leitura, a reflexão e desenvolver o senso crítico de alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Público de todo o Brasil, além de estimular a confiança na cidadania por meio da promoção dos direitos da criança e do adolescente, e da compreensão dos Valores Humanos.
Por fim, a Nestlé também vai apresentar o "Viagem Nestlé pela Literatura".
Lançado em 1999, o concurso cultural completou, em 2004, a 6ª edição e atingiu, ao longo dos anos, mais de 1 milhão de estudantes e 150 mil professores. Só na última edição, em 2004, cerca de 240 mil estudantes e 36 mil professores participaram. Mais de 12 mil escolas enviaram a ficha de inscrição do concurso. O objetivo é contribuir para a formação de novos leitores, por intermédio da capacitação de professores do Ensino Médio e da oitava série do Ensino Fundamental das redes pública e privada. O concurso premia equipes formadas por dez alunos e um professor, que, orientados por um kit pedagógico, desenvolvem os melhores textos sobre um tema proposto no ano.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA SOBRE O ECOADVENTUR LITORAL NORTE:
Trópico Comunicação - Telfax: (11) 6697-2647
Jornalista Responsável: Adriana Fernandes/MTb 29.836
cel: 9963-2930 - e-mail: adriana@tropicocomunicacao.com
Atendimento: Alexandre Faletti -alexandre@tropicocomunicacao.com

Ecoadventur apresentará a primeira praia adaptada a PNEs (Portadores de Necessidades Especiais)
Desenvolvida com piso antiderrapante a praia poderá ser "testada" durante o evento

Caraguatatuba - A Praia do Centro em Caraguatatuba será palco da 2a Edição do ECOADVENTUR LITORAL NORTE - SP, 2005 que acontece de 12 a 16 de outubro. Uma das atrações do evento será a apresentação da primeira praia adaptada a PNEs. O projeto Rota Acessível desenvolvido pelo médico veterinário, Walter Tavares da Silva, tem como objetivo incentivar o acesso aos Portadores de necessidades especiais às praias de todo o país.
Durante o ECOADVENTUR LITORAL NORTE - SP, 2005, o público poderá conhecer como funciona a praia adaptada. Ela será desenvolvida por meio de rampas com piso antiderrapante que possibilita as pessoas chegarem até o mar e impedem o ataque da areia aos rolamentos e engrenagens das cadeiras.
No mar, professores de educação física e monitores proporcionarão aos visitantes atividades como surf, caiaque e mergulho totalmente adaptados aos PNEs.

Ambientalista prometem “supervisionar” obras previstas para o Litoral Norte

Caraguatatuba - A mesa redonda com o tema “ O Meio Ambiente e o Panorama do Desenvolvimento no Litoral Norte” , promovida ontem no Ecoadventur 2005, em Caraguatatuba, deixou claro que os ambientalistas do Litoral Norte pretendem acompanhar de perto as obras previstas para a região.
Participaram do debate, o deputado estadual Padre Lobato(PV); o secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano; Marcos Lopes Couto, presidente do grupo de gestão do gerenciamento costeiro no Litoral Norte; André Miragaia, da Ong Vale Verde; e, Roberto Blair, representando as unidades de conservação do Litoral Norte.
Os ambientalistas abordaram as obras previstas para região, entre elas, a duplicação da rodovia dos Tamoios, a ampliação do porto de São Sebastião, a instalação da base de gás em Caraguatatuba e a construção do CDP(Centro de Detenção Provisória), também e, Caraguatatuba.
Para Couto, a região vive um momento muito especial, com o anúncio de várias obras, cujo interesse é meramente econômico. “Nossa preocupação é saber qual o custo social e ambiental que teremos. A sociedade têm que avaliar esses aspectos para não se arrepender posteriormente”, comentou.
O secretário Auracy Mansano, afirmou que, embora tudo esteja ocorrendo ao mesmo tempo- duplicação da Tamoios, CDP, base de gás, ampliação do porto..., a prefeitura está atenta e disposta a garantir o desenvolvimento, sem que isso afete as gerrações futuras.
O deputado Padre Lobato(PV), afirmou que a vocação natural do Litoral Norte é o turismo, mas que o corredor de exportação é uma necessidade para a região e para o Estado de São Paulo. “O importante é que a sociedade participe da discussão e cobre das autoridades o desenvolvimento sustentado e ordenado”, disse.
Duas palestras estão previstas sobre meio ambiente acontecem nesta sexta-feira. Ás 17 horas, Maria Luiza Ribeiro da SOS Mata Atlântica, abordará o tema “A atuação das entidades ambientalistas frente ás ações desenvolvimentistas na região da Mata Atlântica”. Ás 20h30, José Marengo, meteorologista do CPTEC-INPE, falará sobre o tema “ As alterações climáticas e suas implicações no futuro da região”.

Pista de Down-Hill de Caraguá é considerada uma das melhores do Brasil

Caraguatatuba - O piloto de down-hill Marcos Marra, 28 anos, líder do campeonato paulista, nas categorias elite e universitário, afirmou ontem, durante sua palestra no Ecoadventur 2005, que a pista de Caraguatatuba é considerada uma das dez melhores do país.
O down-hill- prova de descida de morro com bicicleta, surgiu na Califórnia(EUA) há 20 anos. No Brasil, o down-hill vem sendo praticado há cerca de 16 anos. A modalidade exige bicicletas especiais e equipamentos de segurança, como colete, capacete, joelheira, luva e óculos.
Segundo Marra, que depois de praticar bicicross, optou pelo down-hill, no estado de São Paulo, atualmente, existem 10.000 praticantes da modalidade. “É um esporte que exige preparo físico e psicológico, praticado em locais de muita beleza natural”, afirmou.
A pista de Caraguatatuba, que já foi palco de três etapas do campeonato paulista da modalidade, tem 1.500 metros de extensão e fica no morro do Santo Antonio, um dos cartões postais da cidade. A pista foi construída há três anos.
O piloto Paschoal Martinez, 42 anos, líder do campeonato paulista da categoria Máster B, disse que a pista de Caraguatatuba é “travada” e “muito técnica”. Segundo ele, a pista têm atraído dezenas de praticantes da modalidade ao município, a cada fim de semana.
“O down-hill é uma das modalidades de esportes radicais que pode alavancar o turismo local, principalmente, fora da temporada de verão, assim como, o bicicross, o kart e o vôo livre”, afirmou Martinez.
Palestras - Nesta sexta-feira, no Espaço Fera(Festival de Esportes Radicais e de Aventura), estão previstas quatro palestras. As palestras começam ás 15 horas e a entrada é franca. Confira a programação:
15 horas- Edward Boehringer, do Núcleo de Vôo de Ilhabela, abordará o tema “ O aerodesporto no Litoral Norte”.
17 horas- Ronaldo Franzen, especialista em escaladas e montanhismo, vai abordar em sua palestra o desenvolvimento dessas atividades no Litoral Norte.
18 horas- Dada Moreira, presidente da Aventura Especial, dará uma palestra abordando “Portadores de Necessidades Especiais na Aventura”.
19 horas- O presidente do IEB(Instituto de Ecoturismo do Brasil), João Allievi, dará palestra com o tema “ Respeito ao Consumidor (turista, turista de aventura e ecoturismo)”.
O Ecoadventur 2005 acontece na Praça de Eventos, em Caraguatatuba. O evento é uma iniciativa da Associação de Hotéis e Pousadas da cidade, com apoio da Prefeitura local e patrocínio geral da Nestlé.

28ª Exposição de Orquídeas reunirá colecionadores em Caraguá
Dias 14, 15 e 16 de outubro
Abertura: sexta, dia 14, às 20 horas
Encerramento: domingo, dia 16, às 18 horas


Caraguatatuba - Seis associações de orquidófilos já confirmaram presença na 28ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba, que vai acontecer em Caraguatatuba, entre 15 e 16 de outubro. O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e vai acontecer no Pólo Cultural Profa. Adaly Coelho Passos.
Além dos colecionadores da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte, dos produtores do Orquidário Chácara Bela Vista, de Assis e do Orquidário Primavera, de Belo Horizonte, irão participar da exposição os orquidários de São Bernardo do Campo, de São José dos Campos, Jaguariúna, Pindamonhangaba e Guarujá.
A Associação de Orquidófilos de Caraguá possui 35 sócios entre colecionadores e estudiosos das orquídeas.
A tradicional exposição costuma reunir em torno de mil vasos de espécies variadas, entre internacionais como as Dendóbriuns, Phalaenópsis, Vandas, Asconcendas, Phaphiopedilus; e brasileiras, como as Rodriguéias, Miutônias, Onfídios; e as terrestres como Epidendros e Symbidium. Segundo a vice-presidente da Associação de Orquidófilos de Litoral Norte, Vera Lúcia Pereira Gonzales, sempre há muitas surpresas, e quem entende gosta disso.
Em 2004, mais de 6 mil pessoas visitaram a 27ª Exposição de Orquídeas. A exposição é bastante apreciada por turistas e moradores, seja para apreciar apenas ou com objetivo de adquirir espécies raras para completar coleções. Os preços são acessíveis a todos os gostos e ‘bolsos’. (Fonte: PMC)

Equipe Vitória vence o Campeonato de Futsal Zona Norte
As disputas entre as equipes foram acirradas. Na final, a equipe Jetuba ficou com o terceiro lugar,a Explosão com o segundo e a equipe Vitória sagrou-se campeã do da modalidade

Caraguatatuba - Após mais de 40 dias de competições, o Campeonato de Futsal da Zona Norte Troféu “Luiz Peixoto” chegou a final com disputas acirradas entre as equipes finalistas. A disputa final aconteceu no dia 12, no ginásio de esportes Márcio Fleury Filho, no bairro Massaguaçu.
Nas últimas partidas as equipes Explosão e Vitória disputaram o primeiro lugar e as equipes Jetuba F.C. e Barcelona o terceiro lugar.
Na busca pelo título a equipe Vitória não deu chance para seu adversário e venceu de 3 a 1 sagrando-se campeã do campeonato. Já a equipe Jetuba F.C. enfrentou a equipe Barcelona. A disputa foi acirrada e a equipe Jetuba levou a melhor e venceu de 3 a 2.
O Campeonato de Futsal Zona Norte teve início no dia 31 de setembro, com a participação de vinte equipes da região sul da cidade. N primeira fase foram classificadas oito equipes que disputaram a Segunda e última fase.
A equipe campeã irá participar do Campeonato dos Campeões que acontece no final do ano, reunindo todas as equipes vencedoras de todos os campeonatos que aconteceram durante o ano. (Fonte: PMC)

Vinte e seis equipes participarão da Copa da Criança em Caraguá
As competições terão início no sábado, dia 29, nos campos de futebol do CEMUG, Poiares e Indaiá, com a participação de crianças com idade entre 13 e 16 anos

Caraguatatuba - A Copa da Criança, organizada pela Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura Municipal de Caraguá, em parceria com a Licaf (Liga Caraguatatubense de Futebol) teve a abertura oficial na quarta-feira, dia 12, em comemoração o Dia da Criança.
A cerimônia contou com as presenças do Secretário de Esportes Nivaldo Alves e do presidente da Licaf, Oswaldo Pimenta de Melo Neto.
Durante o evento, as vinte e seis equipes dos clubes filiados à LICAF e das escolinhas de futebol da Secretaria de Esportes fizeram a apresentação de confirmação de participação na competição. Os atletas disputarão as categorias mirim (13 e 14 anos) e infantil (15 e 16 anos).
As competições começam no sábado, dia 29, nos campos de futebol do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), Poiares e Indaiá.
Para mais informações, ligue 3887-1165 ou 3888-4110 com Renato ou Leandro ou 3887-8038 na LICAF. O CEMUG fica na avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. (Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá se destaca no Open Paulista 4X

Caraguatatuba - O atleta Luiz Alexandre foi o terceiro colocado na categoria Open do Campeonato Paulista 4X, que teve sua primeira etapa realizada em São Sebastião, nos dias 7, 8 e 9 de outubro, no Morro do Porto Grande.
Também participaram, representando Caraguá, Felipe Cambusano, Leandro D´Loko e Fabiano.
O campeonato 4X é diferente do Down Hill, pois o desafio de descer montanha abaixo é feito com quatro pilotos ao mesmo tempo; sempre vencendo aquele que chega primeiro. “Os próprios oponentes, e a grande possibilidade de bater em outro piloto tornam a prova bem mais difícil do que o Down Hill”, explica Luiz Alexandre.
Enfrentando obstáculos com coragem, o piloto estreou com destaque na modalidade, competindo a prova de 450 metros, com outros 41 pilotos do litoral e região. O atleta, que poderia ter sido campeão se não tivesse chocado com outro piloto durante a prova, segue na primeira colocação da categoria Universitário e terceira colocação na categoria Rígida Profissional.
Integrante do Programa Bolsa-Esporte das Faculdades Integradas Módulo, Luiz Alexandre aproveita para agradecer aos patrocinadores Módulo, Cavec, Singlemar e SportLife.
Seus próximos desafios são o Campeonato Paulista de Down Hiil, que está na reta final, e vai acontecer nos dias 22 e 23, nas cidades de Vargem – SP e; a Corrida Internacional 4X, São Roque.
Mais informações com o atleta pelos telefones: 8128-5101 ou 3883-5056. (Fonte: Módulo)

Germino doa equipamento para deficiente
Vereador e amigos compram bota para garota deficiente

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba com o apoio do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), promoveu uma grande festa para homenagear as crianças no seu dia. No Travessão, bairro da zona sul, foi entregue uma bota para uma garota deficiente.
A festa pelo Dia das Crianças reuniu cerca de 15 mil pessoas em diversos pontos da cidade. O evento teve o apoio do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), a qual o Vereador representa no Litoral Norte e Vale do Paraíba. Houve show musical, palhaços e distribuição de balas e doces.
O ponto alto do evento foi à entrega da uma Bota do tipo Gotera para a menor Rafaela Giroto, que fez o pedido através de sua mãe ao Parlamentar. Germino dividiu o valor da bota com amigos e empresários, logo após saber que a Secretaria Municipal de Saúde não tinha verba para o equipamento e que a AACD (Associação de Assistência a Criança Defeituosa) tem uma fila de espera para a bota de até 2 anos.
O Vereador sentiu-se gratificado com a festa. “Fazer uma criança sorrir é algo mais do que alegre, é divino”, disse. Quanto à doação o Parlamentar mostrou-se entristecido. “Sinto-me triste por ver que a Secretaria de Saúde não tem verba para ajudar uma garota a poder andar melhor. Ao mesmo tempo os órgãos privados do setor estão abarrotados de pedidos. A tristeza vem do fato de poder ajudar apenas a Rafaela e isso através do apoio de amigos, e não poder ajudar o grande número de crianças que necessitam de ajuda”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Retroporto em Regime de Urgência
Projeto de autoria de 3 Vereadores foi aprovado com 3 emendas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em Regime de Urgência, durante a 33ª Sessão Ordinária semanal, projeto de lei que autoriza e disciplina o Retroporto na cidade. O projeto tem a autoria de 3 (três) Vereadores e recebeu 3 emendas.
A propositura tem a autoria dos Vereadores Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PPS) e Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL) e foi tema de Audiência Pública nos dias 26 e 29 de setembro, juntamente com a proposta apresentada pelo Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB).
A Audiência Pública discutiu o projeto do trio de Vereadores, que disciplinam o serviço, desde que com ordenação, enquanto que o projeto de Farmácia simplesmente proibia a instalação deste tipo de serviço no município.
O projeto original do trio Parlamentar disciplinava distância mínima de 3 quilômetros do perímetro urbano e 500 metros de residências. Na sessão desta terça-feira – 11 de outubro, 3 emendas foram colocadas em discussão e votação. A primeira que proíbe a instalação de Retroporto a menos de 6 quilômetros do eixo da pista da avenida José Herculano, de autoria do Vereador Omar Kazon (PL).
Uma subemenda foi inserida, também de autoria do Vereador Kazon, que proíbe também a instalação do empreendimento, na mesma distância (6 Kms) das avenidas Maria da Rocha Bocatto e Avelino Alves dos Santos. O mesmo Vereador Kazon apresentou a segunda emenda, que proíbe o Executivo de fazer concessão de uso, doar ou permutar área pública para a instalação do Retroporto e por último a terceira emenda, de autoria do Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), atual presidente do Legislativo, que proíbe a instalação a 6 quilômetros do eixo da Estrada do Rio Claro e da Estrada do Pirassununga até o Poço das Antas.
As emendas e a subemenda foram aprovadas pela maioria de votos.
Deixaram de ser votados 4 projetos constantes na Ordem do Dia, que versavam sobre o Veto Parcial do Executivo quanto ao projeto do Vereador Carlinhos da Farmácia sobre estacionamento de vans e pontos comerciais na praia de Martin de Sá, que denominam de Praça Inácio Lemos a área pública localizada no Porto Novo, do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) que denomina rua Anathália Fragoso a atual rua 10 no Morro do Algodão e novamente o Vereador Carlinhos da Farmácia, que concede Título de Gratidão Caiçara ao ex-Vereador Manoel Avelino dos Santos – Néco Butiá.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 9 projetos, bem como discutidas e votadas 4 Moções. No intervalo foram lidas 116 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Câmara propõe audiência pública para discutir Esporte

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela promove na segunda-feira, 17, uma audiência pública para discutir questões relacionadas ao Esporte no município. Em pauta, estão as diretrizes da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, prestação de contas da referida secretaria, projetos e leis de incentivo ao esporte bem como de incentivo à juventude.
A propositura da matéria é do vice-presidente da Casa, vereador José Roberto de Campos, o Beto(PMN). Na justificativa do seu requerimento, José Roberto coloca o Esporte como catalisador para uma transformação social, além de fonte de saúde e bem-estar. “Considerando o pouco tempo de existência desta secretaria é que peço a discussão, pois dentre as suas funções, está a política para a juventude, em geral esquecida. Portanto, o objetivo do encontro é mostrar o que de bom está sendo feito e corrigir as falhas existentes”.
A audiência acontece no Plenário da Casa de Leis, a partir das 19h, é aberta ao público e deve contar com representantes das modalidades esportivas praticadas na Ilha, além dos representantes da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer.  (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador solicita Cursos para Renovação de CNH em Ilhabela

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo (PL), encaminhou, nesta semana, requerimento endereçado ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), solicitando informações sobre os procedimentos necessários para o registro de entidades de ensino que ministram o curso teórico de direção defensiva e primeiros socorros aos condutores que precisam renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Desde 17 de junho de 2005, após portaria expedida pelo Detran, os condutores com CNH vencidas a partir de 05 de setembro deste ano precisam obrigatoriamente passar pelo curso ao renovar a carteira.
Lobo foi procurado por alguns munícipes, que, ao procurarem o Ciretran ou auto-escolas da cidade para renovarem a CNH, foram instruídos a assistir às aulas em Caraguatatuba, única cidade com CFCs (Centro de Formação de Condutores) habilitados para oferecer o curso e aplicar as provas.
Na justificativa da matéria, o parlamentar ressalta que a cidade fica a 30km de distância de Ilhabela, além da travessia do canal, fato que acarretaria dificuldades e transtornos aos ilhabelenses que precisariam arcar também com os gastos do deslocamento entre as cidades. A intenção do presidente é viabilizar os procedimentos necessários para que as auto-escolas locais possam obter o registro e disponibilizar o curso na Ilha. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Resgate de baleia vira atração em praia

São Sebastião - Uma baleia foi encontrada morta ontem de manhã na praia de Toque-Toque pequeno, na costa sul de São Sebastião. O mamífero estava em adiantado estado de decomposição.
O animal, da espécie baleia-de-bryde tinha 12 metros de comprimento e pesava cerca de 15 toneladas, segundo avaliação feita pela Defesa Civil do município.
Funcionários do setor de Defesa Civil e voluntários escavaram uma vala na praia e enterraram a carcaça, que exalava forte cheiro.
Segundo os técnicos, o mamífero era macho e deveria ter aproximadamente 8 anos.
A enorme baleia chamou a atenção de moradores e curiosos e virou atração na orla. Alunos da escola municipal João Gabriel de Santana deixaram as salas de aula para observar o resgate do mamífero de perto.
A oceanógrafa do Instituto Terra & Mar e do SOS Mamíferos Marinhos, Shirley Pacheco de Souza, disse que a baleia deve ter morrido há cerca de cinco dias. Ela disse que isto era possível ser percebido por conta do estado de decomposição do mamífero.
A causa da morte não foi identificada, mas a pesquisadora supõe que a baleia possa ter sido atropelada por barcos ou navios, ao ficar presa em redes, fato que ocorre com frequência no Litoral Norte paulista. Ela descartou a hipótese de que a baleia tenha morrido por causa natural.
Segundo a oceanógrafa, não foi possível fazer um estudo do animal em razão do seu adiantado estado de decomposição.
ESPÉCIE- As baleias-de-bryde são constantemente vistas na região, principalmente nas imediações do Arquipélago de Alcatrazes.
Esta espécie é bastante comum e pode ser encontrada em várias partes do mundo, geralmente em águas subtropicais e tropicais.
A nomenclatura é uma homenagem a Johann Bryde, construtor do primeiro porto baleeiro, na África do Sul, em 1909. (Fonte: ValeParaibano)

Nevoeiro interrompe travessia de balsa

São Sebastião - Um nevoeiro proveniente do mar atingiu ontem o Litoral Norte e provocou a interdição da travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela por uma hora e meia, deixando cerca de 200 veículos em espera nas duas cidades.
Segundo o Cptec, o fenômeno meteorológico pode ser um nevoeiro por avecção, menos comum e formado pelo choque de uma massa de ar úmido do oceano com o continente.
O pesquisador Gustavo Escobar, do Cptec em Cachoeira Paulista, disse que a diferença da temperatura entre o continente e o mar é um dos elementos principais para a formação do nevoeiro. "Existe uma variação de temperatura muito grande no continente em comparação com o mar. O ar úmido do mar em contato com a superfície mais fria do continente acaba provocando o nevoeiro."
A névoa começou a se formar no litoral de Caraguatatuba por volta das 10h. Turistas e pescadores que estavam nas praias imaginaram que uma tempestade estava se aproximando. No decorrer do dia, o nevoeiro se deslocou em direção à São Sebastião e provocou a interdição da travessia da balsa das 16h25 até 17h50. Durante este período, a visibilidade no Canal de São Sebastião ficou reduzida para menos que 50 metros.
No momento da interdição, cerca de 50 veículos aguardava a travessia em São Sebastião. No outro lado, a quantidade de veículos era maior, com muitos caminhões que fazem o transporte de produtos para o abastecimento da ilha. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião recebe a 3ª etapa do Empório Aventura Race Series

São Sebastião - O I Empório Aventura Race Series reunirá amantes dos esportes radicais neste final de semana. Serão cerca de 100 aventureiros, divididos em 50 equipes, que estarão desafiando os encantos naturais de São Sebastião.
As provas serão de mountain bike, trekking (corrida em trilhas), canoagem e rappel (técnica de descida derivada do alpinismo). A largada está prevista para as 9h00 deste domingo, dia 16, no Centro Histórico. Os primeiros colocados devem realizar a prova em 3h30 e os últimos, em 7h00. O percurso só será conhecido na noite de sábado, 15, e terá oito postos de checagem, sendo o ponto de chegada o Centro Histórico.
De acordo com o orga-nizador da prova, Danilo Allegrini, é a primeira vez que a empresa organiza um evento no Litoral Norte. “A cidade é perfeita para esportes de aventura. É possível realizar provas aqui durante dez anos, sem repetir o percurso. Inclusive essa pode ser a melhor prova que promovemos”.
Allegrini informou que a idéia é trazer eventos como o Race Series uma vez por ano a região. “Os atletas adoram o Litoral Norte e gostaram muito quando souberam que uma das etapas seria aqui”, citou.
A disputa vale pontos para o ranking Race Series. Ainda assim serão distribuídos como premiação vale compras, bicicletas, relógios, brindes e troféus. As inscrições acontecem até amanhã, 13. Mais informações no site www.racie-series.com.br  (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Congelamento no Sertão do Itamambuca é concluído
Prefeitura congela 107 residências no local; novos trabalhos foram iniciados no Recanto Itamambuca

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba concluiu na última sexta-feira, 7, o processo de congelamento no Sertão do Itamambuca, região norte do município. Segundo Claudinei Salgado, coordenador do projeto de congelamento da Prefeitura, foram congeladas 107 casas, a maioria construída em área de preservação permanente. As residências foram medidas, numeradas, fotografadas e mapeadas, num trabalho de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo e a Assessoria de Assuntos Comunitários. Funcionários da Secretaria de Assistência Social entrevistaram os moradores das residências congeladas. Hoje a equipe de congelamento é constituída por um engenheiro, um fiscal de obras, um desenhista e duas pessoas de apoio.
Há cerca de 20 dias o prefeito de Ubatuba Eduardo César esteve no Sertão do Itamambuca reunido com a comunidade explicando a importância do congelamento de áreas que vem sendo desenvolvido pela administração municipal desde o mês de maio. “O prefeito foi muito bem recebido pelos moradores e explicou que essas ações de congelamento buscam conter as ocupações em áreas irregulares e os problemas sociais que isso acarreta”, explicou Claudinei Salgado.
Consequências - Os problemas ocasionados pela ocupação irregular são muitos. Em primeiro lugar, o cidadão que adquiriu um lote clandestino não poderá contar com benefícios como: água tratada, luz, saneamento básico, escolas e transportes. Além disso, a cidade cresce desordenadamente e o poder público é responsabilizado pela falta de infra-estrutura em lugares que não pagam impostos. Em outras situações, as moradias foram construídas em áreas de preservação ambiental ou mesmo em áreas de risco, perto de encostas, sujeitas a deslizamentos e outros sérios problemas.
A Prefeitura já realizou o congelamento de áreas no Morro do Pipoca, Vila Indaiá I e II, Ranário, Morro da Antena (Itamambuca), Bacia do Rio Grande (em quatro núcleos diferentes dentro da Bacia) e no Parque Guarani. Hoje terça-feira, a equipe de congelamento iniciou os trabalhos no Recanto Itamambuca. Ao todo, já foram congeladas 710 moradias em Ubatuba. (Fonte: PMU)

Fundart expõe vida e obra de Paulo Freire
O educador revolucionário trabalhou, principalmente, pela classe oprimida e acreditava que a educação era a única forma de transformar

Ubatuba - A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) está sediando, desde o dia 11, uma exposição em homenagem ao grande revolucionário da pedagogia brasileira, Paulo Freire. Essa mostra itinerante faz parte do Projeto Memória, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Petrobrás, que tem como objetivo aproximar obras e autores do grande público. Para levar a história e o pensamento de Paulo Freire ao público brasileiro, o Projeto Memória Paulo Freire – Educar para Transformar está percorrendo os 27 estados brasileiros, em 800 municípios.
A profundidade das idéias de Paulo Freire e a sua prática educativa são reconhecidas nos prêmios, homenagens e títulos recebidos em todo mundo Suas idéias foram adotadas nos meios acadêmicos ou populares. Sua proposta humanista é radical e, nesse sentido, revolucionária. Para ele, educar significa transformar. Assumindo a transformação “com” e “a partir” dos oprimidos, propõe uma nova sociedade mundial fundada na educação como prática da liberdade. Freire propõe a educação como uma das dimensões mais fundamentais para uma nova e verdadeira revolução social. É um espaço em que homens, mulheres e crianças assumem-se sujeitos históricos. Nessa perspectiva, outra História é possível, pois, como afirma o mestre Paulo Freire, o mundo não é. O mundo está sendo.
Nascido em 1921, em Recife (PE), Paulo Freire ingressou nos movimentos populares no final da década de 1950. Seu trabalho educacional lhe valeu a prisão pela ditadura militar em 1964 e, posteriormente, o exílio por 16 anos. Percorreu o mundo coordenando e desenvolvendo projetos de educação popular, sobretudo nos países mais pobres. Retornou ao Brasil em 1980, onde viveu até 1997, ano de sua morte. Nesse período, trabalhou como professor universitário, escreveu vários livros, foi secretário de Educação da Cidade de São Paulo e esteve sempre engajado em movimentos sociais.
A exposição ficará no Casarão do Porto, na Praça Anchieta, 38 - Centro - Ubatuba/SP. Os interessados poderão apreciá-la até o próximo dia 22, de segunda a sexta das 9 às 12h e das 14 às 18h. Aos sábados, das 16 às 21h. A entrada é franca. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal da Bahia conhece trabalho realizado em Ubatuba

Ubatuba - O Comandante da Guarda Municipal da cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, na Bahia, Renato Gonzaga dos Santos, esteve em Ubatuba entre os dias 11 e 13 deste mês, acompanhado do sub-comandante Bartolomeu de Souza Marques Jr. , para obter informações sobre o trabalho da Guarda Municipal de Ubatuba.
A Guarda Municipal foi criada em Candeias em 2002, porém somente agora está sendo implantada e o comandante Renato acha que a visita poderá auxiliar muito no início dos trabalhos na Bahia. “Ubatuba tem as caracteristicas mais próximas de Candeias. Temos aproximadamente noventa mil habitantes e viemos buscar informações com o comando da Guarda Municipal de Ubatuba para que possamos começar nosso trabalho com o maior núumero de acertos possível”, disse o comandante. “Nossa prefeita, Maria Celia Magalhães Ramos, tem a segurança da cidade como prioridade e não mede esforços para que a Guarda Municipal de Candeias esteja entre as melhores”, completou o comandante.
Em Candeias a Guarda Municipal atuará na proteção do patrimônio público, como orgãos municipais, escolas, parques e monumentos. Em Ubatuba os visitantes puderam acompanhar a atuação da Guarda em diversas ocasiões, nos três dias de visita, como patrulhamento no centro, bairros e durante o SuperSurf, realizado em Itamambuca.
Além de Ubatuba, foram visitadas também as cidades de São José dos Campos e Guarulhos (Fonte: PMU)

Clube de Pesca divulga resultado oficial de torneio

Ubatuba- O Clube de Pesca de Ubatuba (CPU) divulgou o resultado final do 5º Ubapesc, realizado nos dias 1 e 2 de outubro, na Praia do Cruzeiro. As duplas participantes sentiram falta de quantidade de peixes nos dois dias do torneio (542), porém não reclamaram da qualidade e do tamanho das espécies capturadas. Um robalo flecha de 3.645 gramas foi o maior já capturado nas cinco edições do torneio. Entre os maiores foram capturados ainda uma corvina com 1.165 gramas e uma tainha com 1.105 gramas.
A melhor dupla do final de semana foi composta por Osvaldo e Odirlei Lemos, pai e filho, atletas do Clube dos Pescadores do Vale do Paraíba (CPEVAP), que capturou também a maior quantidade (31 peças). O CPEVAP, também foi o campeão do torneio, com três duplas entre os dez melhores classificados.
O 5º Ubapesc foi organizado pelo CPU, com coordenação da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Sub Aquáticos, Federação Paulista de Pesca e lançamento e fiscalização da Comissão Nacional de Arbitragem e teve o apoio da Prefeitura de Ubatuba, através das secretarias de Turismo e Esporte e Lazer.
Campeonato Paulista - A Praia do Cruzeiro volta a receber neste domingo, 16, a elite da pesca esportiva do estado de São Paulo, para a penúltima etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento. A Federação Paulista prevê a participação de aproximadamente cento e cinqüenta pescadores.
A Competição terá início às 8 horas. (Fonte: PMU)

5º Ubapesc - Resultado Final

Equipes
1º - CPEVAP – AZUL / Osvaldo e Odirlei Lemos,
2º - CPEVAP – AMARELA / Dirceu e Eliana Augusto
3º - C.BRASA – AMARELA / Mario e Eiko Suzukayama
4º - CP.P.GAIVOTA – VERDE / Tosahimtsu e Miki
5º - CP.CARAGUÁ- BRANCA / Carlos Sá e Francisco Jr.
6º - C.P.U – BRANCO / José C. Macedo e sergio Brandão
7º - C.P.U – AZUL / Gerson Rosa e José Camargo
8º - CPEVAP – BRANCA / Ricardo e Claudio Iwato
9º - C.P.CARAGUÁ – PINK / José Mauricio e Vinicius Jorge
10º - C.P.GAIVOTA – BRANCA / André Lopes e Wagner Moreira

Clubes
1º - CPEVAP – AZUL / Osvaldo e Odirlei Lemos,
2º - BRASA
3º - GAIVOTA – VERDE / Tosahimtsu e Miki

Maiores Peças
1º - Tosahimtsu - robalo flecha - 3.645 gramas
2º - José Mauricio - corvina com 1165 gramas
3º - Roberto Carlet - tainha com 1.105 gramas. PMU

Ubatuba recebe grupo de teatro em seu aniversário
Grupo apresentará peças sobre educação ambiental

Ubatuba - O grupo de Teatro da ONG Pueras participará da festa de aniversário de Ubatuba entre os dias 28 e 30 de outubro. O público poderá se divertir e aprender sobre educação ambiental e a problemática do lixo urbano com duas peças de autoria do próprio grupo: Lix Dura Lix e o Colecionador de Embalagens.
Os locais onde o grupo de teatro estará se apresentando serão definidos nos próximos dias, mas é certo que as peças serão apresentadas em todas as regiões da cidade. Este evento é uma parceria da Prefeitura de Ubatuba com a Associação das Indústrias Automática de Vidro (Abividro) e a Prefeitura de Ubatuba.
Os contatos para a vinda do grupo estão sendo feitos por Marlon Lopes de Moraes, da Secretaria de Obras. “O pessoal da ONG está muito contente em participar do início da implantação do sistema de coleta seletiva em Ubatuba”, disse Marlon.
Visita - Representantes da ONG Pueras estiveram em Ubatuba entre os dias 5 e 11 de setembro para uma avaliação no atual sistema de coleta seletiva do município. Os coordenadores Paulo Rogério e Roberta Saviolo notaram uma carência de orientação especializada na área de cooperativismo e direcionamento no trabalho de conscientização ambiental.
Com o Programa Reciclando e Educando apresentado pela Ong à Prefeitura, foi constatada a necessidade da abertura de um escritório na cidade, o que deve ocorrer em breve.
Mais informações podem ser obtidas através do site www.pueras.org.br  ou através do telefone 3832-6809 com Andréia ou (11) 6964-4677. (Fonte: PMU)

Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis discutem meio ambiente
Propostas da região serão levadas para a Conferência Nacional que acontece em novembro, na capital federal

Ubatuba - Uma delegação de Ubatuba, conduzida pela secretária de Educação, Isabel Roseli Leite, participou do Encontro Preparatório para a “II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente”, realizada no dia 11, em Paraty – RJ. Além da presença dos secretários de Educação de Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis, o encontro teve a participação das aldeias Boa Vista (Ubatuba), Guarani (Paraty), Paraty Mirim e Sapucaia (Angra) e dos quilombolas da Caçandoca e Camburi (Ubatuba), Comunidade Campinho (Paraty) e Bracuí (Angra).
Durante todo o dia foram discutidos os assuntos que a região levará à Conferência Nacional, cujo tema este ano é “Vivendo a diversidade na Escola”.
Em data ainda a ser definida, será escolhido o delegado que apresentará as propostas discutidas neste encontro. Durante a Conferência Nacional será elaborada a “Carta das Responsabilidades”, que mostrará o compromisso dos jovens com a promoção de um Brasil sustentável, eqüitativo, com justiça social e qualidade de vida.
Conferência Nacional - A II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente acontecerá em Brasília, de 5 a 9 de dezembro de 2005, com a presença de 700 delegados de todos os Estados, além de observadores internacionais.
Neste ano, a Conferência Infanto-Juvenil aborda temas desafiadores e urgentes: mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional, e diversidade étnico-racial, a partir de debates sobre acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. Nesse momento os adolescentes, jovens, professores e a comunidade se apropriam localmente dos compromissos planetários, interligando o local e o global. A “Carta das Responsabilidades”, resultado final das discussões, será transformada em linguagem de rádio, vídeo, jornal e multimídia. (Fonte: PMU)

Sorteio para novas licenças em Ubatuba ocorrerá no próximo mês
Novas vagas agora serão definidas por sorteio e não mais por ordem de chegada

Ubatuba - A Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Ubatuba realizará no dia 18 de novembro, às 9 horas, no Tubão, o sorteio para a expedição de cerca de 120 novas licenças para o comércio ambulante na cidade. Até o dia 4 de novembro a Seção de Tributos Mobiliários afixará na própria seção, a lista dos participantes do sorteio e das vagas existentes. Somente terá direito de participar do sorteio o interessado que protocolou o seu pedido dentro do prazo de inscrição.
O sorteio será realizado por meio de cédulas nominais e deverá ser acompanhado por dois representantes da Associação dos Ambulantes Autônomos de Ubatuba, um representantes da Secretaria de Assuntos Jurídicos e por duas pessoas que serão escolhidas dentre os presentes. O sorteado terá preferência na escolha do local indicado na inscrição, caso haja vaga. Caso não haja vaga no local indicado o sorteado poderá fazer opção por outro local disponível.
O sorteado que não estiver presente no ato do sorteio perderá o direito de escolha do local, sendo ao final lhe atribuída a vaga remanescente. Esgotadas as vagas existentes haverá um segundo sorteio de 30 dos regularmente inscritos para uma lista de espera por ordem de sorteio, para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes.
Este será o primeiro ano em que as novas vagas serão definidas por meio de um sorteio regulamentado por Decreto. “Antes as novas vagas eram estabelecidas por ordem cronológica de chegada. A partir deste ano tudo será definido por sorteio”, explicou Lucilene Maria Pereira Tavares, chefe da Seção de Tributos Mobiliários da Prefeitura. (Fonte: PMU)

Basquete estréia nos Jogos Escolares

Ubatuba - Começa nesta sexta-feira,14, o torneio de basquete dos 23º Jogos Escolares da Semana da Pátria. As partidas serão disputadas no Ginásio de Esportes Tubão. Na sexta-feira, 14, as partidas começam às 14 horas, e são válidas pelo torneio Infanto Juvenil masculino: Deolindo x Esteves, Maria Alice X Dionísia, Dominique X Tancredo, Objetivo X Taba e Semíramis X Áurea.
A rodada prossegue no sábado, dia 15, com os jogos acontecendo também no Tubão.
8h30 - Pré-mirim masculino: Dominique X Tancredo, Objetivo X Semiramis
9h - Pré mirim feminino : Dominique X Objetivo
9h30 - Mirim masculino: Objetivo x Semíramis, Tancredo X Dominique
10h30 - Mirim feminino: Dominique X Objetivo, Tancredo X Esteves
11h30 - Infanto Juvenil feminino: Deolindo X Dominique, Taba X Tancredo
Vôlei - O torneio de vôlei terá a segunda rodada neste sábado, 15, à partir das 8h30 na quadra do colégio Taba. Na primeira rodada, disputada no dia 8, tivemos os seguintes resultados: Pré-mirim masculino - Taba 2 X 0 Tancredo, Semiramis 2 X 1 Dominique; Pré mirim feminino - Sueli 2 X 0 Dominique, Belarmino 2 X 0 Maria Alice, Tancredo 1 X 2 Aurelina; Mirim feminino - Taba 2 X 0 Áurea, Tancredo 2 X 0 Belarmino (W.O.)
Confira a rodada do vôlei deste sábado:
8h30 - Pré-mirim masculino: Tancredo X Belarmino, Dominique X Esteves
9h30 - Pré mirim feminino : Sueli X Belarmino, Dominique X Maria Alice, Aurelina X Esteves
14h - Mirim feminino: Sueli X Maria Alice, Semiramis X Dominique, Áurea X Aurelina (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba descansa neste final de semana

Ubatuba - As equipes de vôlei de Ubatuba só voltam a atuar pela Liga de Vôlei do Litoral Norte e Vale do Paraíba (LIVOVALI) no próximo dia 29. Na rodada do úultimo final de semana, Ubatuba enfrentou as equipes de Mogi das Cruzes, no Ginásio Municipal de Mogi, no sábado.
A equipe mirim masculino Ubatuba/Kall Som, Assai/Cristal Line venceu por 3 sets a 0 (25/18, 25/18 e 25/17). A equipe feminina Ubatuba/ Biodance/Nipakh Honda/Auto Elétrica e Mecânica Marquinhos também bateu Mogi por 3 a 0 (25/22, 26/24 e 25/21). O time Juvenil Ubatuba/Taba, Djalmaperdeu para Mogi por 3 a 0 (19/25, 23/25 e 20/25) e juvenil masculino.
No domingo, 9, as equipes mirins jogaram no Ginásio de Esporte Tubão, contra Taubaté. O masculino venceu por 3 a 0 (25/9, 25/15 e 25/14), mesmo placar do feminino (25/18, 25/22, 25/14). (Fonte: PMU)

Professores de Ubatuba comemoram seu dia com baile

Ubatuba - A Secretaria da Educação de Ubatuba promoverá nesta sexta-feira,14 o “Baile dos Professores”, para comemorar o dia da categoria. A festa acontecerá no Red Beach Park, à partir das 22h, com animação da Banda São Paulo Show.
Os professores das redes municipal, estadual e particular de Ubatuba podem trocar um quilo de alimento não perecível por um convite que dará acesso a duas pessoas, até as 17 horas desta sexta-feira, na Secretaria de Educação, com Edson.
A data - Quinze de outubro é o dia daquele que, além de ensinar a ler e escrever, transmite conhecimentos e é um exemplo para crianças e jovens. O professor é um personagem essencial na formação humana e por isso, há muito que agradecê-lo.
A data para homenagear o professor não foi escolhida ao acaso. Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, mas foi em 1963 que a data foi lembrada e decretou-se o Dia do Professor.
O sistema educacional brasileiro atual divide o ensino em Educação Infantil (creches e pré-escolas), Ensino Fundamental (da 1a. à 8a. série), Ensino Médio (o antigo segundo grau) e o Ensino Superior (universidades e faculdades). Há também o Ensino Profissionalizante, que ensina e regulamenta uma profissão de nível não-superior. (Fonte: PMU)

Secretaria de Educação organiza workshop “Olhares sobre a África”

Ubatuba - A Secretaria de Educação de Ubatuba em parceria com a Associação de Cultura Banto do Litoral Norte (ACUBALIN) promove no próximo dia 21 o I Workshop “Olhares sobre a África”, um curso de formação para professores. O evento contará com duas palestras de Janaína de Figueiredo, Historiadora e Coordenadora Geral de Projetos Culturais e Pedagógicos da ACUBALIN. O tema abordado pela manhã será “Educação, identidade e relações raciais no Brasil”. No período da tarde é a vez dos professores conhecerem um pouco mais o tema “Culturas afro-brasileiras e tradição oral”.
O Workshop visa ampliar o conhecimento e debate em torno da relação histórico-cultural entre África e Brasil assim e estimular os coordenadores de atividades culturais, professores, agentes culturais a repensar a diversidade étnico-cultural. Entre os temas abordados estão, Diversidade, Educação e Relações raciais no Brasil; Gênero e etnia; África pré-colonial e sua construção no Brasil; A tradição oral nas sociedades africanas: pedagogia e imaginário; Ritos africanos: outros horizontes e Culturas afro-brasileiras.
O I Workshop “Olhares sobre a África” acontecerá na sala de reuniões da Secretaria de Educação. Informações através do telefone 3833-3010. (Fonte: PMU)

Ligeirinho e Jija disputam a final do Dentinho

Ubatuba - As equipes do Chaveiro Ligeirinho e Auto Posto Jija farão a final do Campeonato Dentinho de Ubatuba. As equipes se qualificaram após as semifinais disputadas na manhã ensolarada de quarta-feira, 12, no Estádio Municipal Ciccilo Matarazzo, que recebeu um ótimo público. No primeiro jogo a equipe do Auto Posto Jija venceu o time do Quiosque Pica Pau por 6 a 2, com gols de Enilson (4), Jefferson e Marcio. João Vitor e Marco Ferreira marcaram os gols do Pica Pau.
Na partida de fundo, Chaveiro Ligeirinho e Calçados Fernandes empataram em 2 a 2. Por ter melhor campanha na primeira fase o Chaveiro Ligeirinho classificou-se para a final do próximo sábado.
Festa na final - A grande final do torneio será disputada no sábado, 15, também no Estádio Municipal Ciccilo Matarazzo. Todas as equipes que participaram do campeonato, tendo como convidada a equipe da Aldeia Boa Vista, estarão disputando partidas em um festival de confraternização.
À partir das 9 da manhã jogam O Madeireiro X Kutelak, Mercado 24 Horas e Baleia Branca, Ismael Comida Caseira X Porto Marina, Pousada Ubatuba Paradise X Casa Globo, Ubadesklimp X Papelaria do Estudante, Smidi Calçados X Aldeia Boa Vista.
A disputa do terceiro lugar começa às 11h com a partida Quiosque Pica Pau X Calçados Fernandes. Na seqüência acontece a grande final entre Chaveiro Ligeirinho X Auto Posto Jija. (Fonte: PMU)

Ubatuba tem baixo índice de internações de pacientes com problemas mentais
O programa de Saúde Mental do município trabalha com uma estratégia global, envolvendo todos os profissionais do processo saúde-doença, incluindo a família e a comunidade como um todo

Ubatuba - O aroma e o sabor da culinária para despertar os sentidos. Técnicas do artesanato para desenvolver as habilidades manuais. Arte-terapia para expressar as emoções. Exercícios físicos para manter corpo e mente saudáveis. Programas culturais e eventos sócio-educativos para promover o envolvimento com a comunidade. Essas são algumas das atividades desenvolvidas pelos profissionais de Saúde Mental, para estimular a reabilitação de pacientes com transtornos mentais de alta complexidade. Graças a esse trabalho, Ubatuba é, hoje, a cidade do Litoral Norte com o menor índice de internações, contribuindo assim, com a Luta Antimanicomial.
Os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) estão de acordo com a reforma psiquiátrica e possibilitam a desospitalização no caso de pacientes graves e severos. Paralelamente, são realizados acompanhamentos clínicos, psicológicos, terapêutico-ocupacionais e farmacológicos. A psicóloga Denise Janinni explica que a família do paciente também recebe orientação para o entendimento e aceitação da doença. “Esse envolvimento faz com que a família aprenda a lidar melhor com esse parente e fortaleça os vínculos afetivos. São atitudes simples que contribuem muito na melhora do quadro clínico”.
Resgate da identidade - O CAPS funciona anexo ao Ambulatório de Saúde Mental de Ubatuba. Ambos os setores são ligados à Secretaria Municipal de Saúde. Denise explica que esse programa representa uma mudança significativa na política dos serviços de saúde mental, uma vez que realiza uma estratégia global, envolvendo todos os profissionais e atores do processo saúde-doença, incluindo a família e a comunidade como um todo. “Nosso trabalho é mais do que acompanhamento medicamentoso para o controle dos sintomas e o alcance da estabilidade psíquica do indivíduo. Essa estratégia proporciona à pessoa que apresenta um sofrimento mental, o resgate da identidade no cenário familiar, profissional e social”, esclarece Denise.
Os profissionais do CAPS ressaltam a importância do envolvimento e da conscientização da comunidade. “Existe ainda muito preconceito em relação aos transtornos mentais. Qualquer pessoa está sujeita a passar por algum tipo de neurose em determinado momento da vida, provocado por uma grande perda ou pressão. É possível também, ter algum parente potencialmente psicótico. Por isso, é importante que as pessoas saibam que a saúde mental é um direito de todo cidadão. Por vezes, é necessário cuidar das emoções para que o corpo não adoeça. Fazer um tratamento psicológico significa reconstruir a estrutura psíquica. O preconceito provoca o distanciamento da cura”, diz o psicólogo Luiz Henrique Aparício.
Os serviços de Saúde Mental contam hoje com uma equipe de cinco psicólogos, três psiquiatras, uma assistente social e uma enfermeira. Os atendimentos são feitos através do encaminhamento feito pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que atuam nos bairros. Se você tiver interesse em conhecer o trabalho, colaborar de alguma forma ou obter mais informações, o CAPS fica na Rua Cunhambebe, 703, Centro. Fone: 3832-4086. (Fonte: PMU)

Ubatuba sedia Seminário Plano Diretor Participativo
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do CREA-SP ou no local

Ubatuba - O Núcleo Executivo Paulista da Campanha Plano Diretor Participativo “Cidades de Todos”, do Ministério das Cidades, realizará entre os dias 14 e 15, em Ubatuba, o 10º Seminário de Mobilização e Sensibilização para Planos Diretores Participativos. O evento, que acontecerá no Tamoios Iate Clube, terá como objetivo motivar o maior número possível de moradores da região, entre profissionais da área e lideranças populares, a colaborar com seus municípios no compromisso de aprovar Planos Diretores que tenham sido elaborados de forma participativa e atendam aos anseios de toda a população, sem a exclusão de qualquer segmento da sociedade. Esse compromisso deve ser atendido até outubro de 2006.
O evento, que conta com o apoio do CREA-SP, faz parte de uma série que ainda se estenderá para, pelo menos, mais oito regiões administrativas do Interior Paulista. Esta décima edição, a exemplo das anteriores, também é aberta a todos os interessados, com inscrição gratuita. Os Seminários da Campanha Plano Diretor Participativo já foram realizados em Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Santos, Barretos e Marília, com a participação de representantes de cerca de 160 municípios. Contando com as cidades da região administrativa de Ubatuba e das demais regiões a serem atendidas (Araçatuba, Avaré, Registro, Itapeva, Presidente Prudente, Fernandópolis e outras a confirmar), o número de municípios engajados na campanha do Ministério das Cidades pode ultrapassar a marca de trezentos, numa demonstração de interesse dos cidadãos pela melhoria da qualidade de vida em todas as localidades do Estado.
A iniciativa do Ministério das Cidades, apoiada por centenas de entidades nas 27 unidades da Federação, se reveste de fundamental importância pelo fato de que, por força da Lei Federal 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), até outubro de 2006 devem ser aprovados cerca de 1.700 Planos Diretores de municípios com mais de 20 mil habitantes ou integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. Levando em conta que a legislação também prevê a obrigatoriedade do Plano Diretor para cidades situadas em áreas de especial interesse turístico e de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental na região ou no País, esse número de municípios aumenta para mais de 2.300 em todo o Brasil.
A programação - No primeiro dia, o evento terá como alvo profissionais dos setores público e privado interessados em colaborar na campanha do Ministério das Cidades (arquitetos e urbanistas, engenheiros de várias modalidades, etc.), além de representantes de prefeituras e câmaras municipais, líderes comunitários e estudantes da região. No segundo dia, além das palestras técnicas, a programação será encerrada com a formação do Subnúcleo Regional de Marília, aberto à participação da comunidade em geral.
As inscrições ainda podem ser feitas pelo site do CREA-SP – www.creasp.org.br – ou no local do Seminário. Veja, a seguir, a programação dos dois dias.
– Av. Leovigildo Dias Vieira, 1470 –,
Dia 14/10 (sexta-feira)
09h30 – Abertura, com depoimentos de autoridades locais;
11h00 – Informes sobre o andamento da Campanha Nacional Plano Diretor Participativo 2005, apresentação de vídeo sobre o assunto e debate;
12h30 - Intervalo para almoço;
14h30 – Palestra “Plano Diretor Participativo e Estatuto da Cidade”;
17h00 - Debate.
Dia 15/10 (sábado)
09h30 – “Enfoques do Planejamento Rural no Plano Diretor Participativo” (engº agrônomo Paulo Peixoto, diretor da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto);
12h30 - Intervalo para almoço;
14h30 – “Regularização Fundiária no Plano Diretor Participativo” (Dr. Gabriel Blanco, superintendente da Anoreg/SP – Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo);
17h00 - Debate e formação do Subnúcleo Regional de Ubatuba, com a participação de representantes dos municípios da região.

Ubatuba também terá Oficina de Multiplicadores - Simultaneamente aos Seminários de Sensibilização e Mobilização, os coordenadores da campanha no estado de São Paulo vêm realizando Oficinas de Capacitação de Multiplicadores nas cidades-sede das mesmas regiões administrativas. Os participantes que concluem as Oficinas são credenciados pelo Ministério das Cidades. Em Ubatuba, o evento acontecerá nos dias 17 e 18 próximos, também no Tamoios Iate Clube. O arquiteto Paulo Afonso Costa, conselheiro do CREA-SP e um dos coordenadores das Oficinas, informa que o Núcleo já realizou a capacitação de multiplicadores nas regiões de Bauru, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, Santos, Barretos e Marília, além de três turmas em São Paulo, e explica que, “em Santos, o conteúdo programático ainda foi ministrado por técnicos do Ministério das Cidades. A partir de Barretos, o Núcleo integrou ao programa uma dinâmica diferenciada, que associa a teoria do conteúdo original a exercícios práticos sobre como trabalhar em Planos Diretores Participativos”. A grande maioria dos participantes das Oficinas é formada por pessoas que passaram pelos Seminários de Sensibilização e Mobilização.
As Oficinas são divididas em seis módulos (três em cada dia), nos quais são tratados os seguintes temas: “Estatuto da Cidade e a Nova Concepção de Plano Diretor”, “Conteúdo Básico do Plano Diretor Participativo”, “Elaboração e Implementação de Plano Diretor Participativo”, “Plano Diretor Participativo e a Gestão Social da Valorização da Terra”, “Plano Diretor Participativo e Inclusão Territorial” e “Procedimentos e Instrumentos de Regularização Fundiária Sustentável”.
“Se cada um desses cidadãos se transformar num autêntico multiplicador dessa importante discussão nacional, com certeza teremos em nossos municípios um excelente nível de qualidade de vida, tanto nas áreas urbanas como nas rurais, numa integração de interesses inédita na história do urbanismo brasileiro” – prevê o engenheiro civil João Abukater Neto, conselheiro do CREA-SP e coordenador do Núcleo Executivo Paulista da Campanha Plano Diretor Participativo “Cidade de Todos”. (Fonte: PMU)

SAPO-UBA promove jantar beneficente

Ubatuba - A Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba, ONG fundada em março deste ano para apoiar os pacientes de câncer, está organizando um jantar para angariar fundos para a entidade, a fim de suprir as necessidades mais urgentes dos pacientes carentes, como medicamentos e outros tipos de auxílio.
O jantar acontecerá no próximo dia 21, 6ª feira, às 19h – no Restaurante “Rei do Camarão”. Informações e convites com Sônia – 3833-1076 ou Bernadete - 3832-6155.
Os interessados em colaborar com a SAPO-UBA, com doações, força de trabalho ou boas idéias, também podem entrar em contato.
SAPO-UBA – Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos
“Na luta contra o câncer em Ubatuba”

EPJC foi um sucesso em Ubatuba
Nos dias 7, 8 e 9 de outubro aconteceu o 9º EPJC (Encontro Paroquial de Jovens com Cristo) na escola José Padre Anchieta em Ubatuba.

Ubatuba - O EPJC é um encontro que visa encaminhar jovens a partir dos 16 anos contribuindo para sua formação cristã, procurando engajá-los no caminho da construção de um mundo melhor e também revalorizar ensinamentos adormecidos, principalmente os valores familiares.
O encontro tem a duração de três dias e conta com inúmeras atividades, dinâmicas e acontecimentos que devem ser sempre mantidos em sigilo por todos. Esse ano participaram 130 jovens.
Cerca de 900 jovens já participaram do encontro ao longo de nove anos de EPJC em Ubatuba..
Segundo Angela, idealizadora do EPJC de Ubatuba, mais conhecida como a mãezona do encontro, o resultado dos encontros sempre são bastante positivos, “É maravilhoso a forma de como os jovens saem conscientes de seus erros e acertos após o EPJC”. E ela ressalta ainda que o melhor de tudo é o resultado depois do encontro “Os jovens não praticam a religião apenas nos três dias, mas também para o resto da vida trazendo mais jovens para o EPJC.”
Ano que vem o EPJC de Ubatuba fará 10 anos e os organizadores já estão vendo as possibilidades para a comemoração. (Fonte: ACIU)

Pirão Geral Mercado Livre Cultural
Neste domingo dia 16 tem edição especial do dia das crianças, do meio dia pra tarde, na praça 13 de maio

Ubatuba - Atividades artísticas, oficina de mosaico de papel, brincadeiras , teatro, música, dança, ciranda e manifestação popular...
O movimento PIRÃO GERAL ,vem reunindo aos domingos na praça 13 de maio, ideais culturais, embasados nos seguintes pontos de atuação:
Agregar valores culturais e artísticos locais, com suas criações e expressões.
Estabelecer espaço para mostra , exposição e conseqüentemente venda de produtos de arte e artesanato, além de outras expressões culturais de comprovada autoria, beneficiando produtores locais que em sua maioria, não têm meios de geração de renda através de suas obras.
Criar uma tribuna de discussões sobre perspectivas e projetos culturais de políticas públicas.
Ser uma área de convivência pública, reunindo interessados em lazer, cultura e entretenimento. Sem restrições de idade, raça,credo, cultura partido ou classe social.
Ser um local de discussões e contatos entre pessoas, associações, Ongs, grupos ou agremiações de atuação cultural, ecológica ou educacional.
Estes enfoques de atuação têm sido o norte do movimento cultural “ PIRÃO GERAL”, além do embasamento sólido na paz, harmonia, respeito ético e amor pela cidade de Ubatuba.
A sua participação é de essencial importância para a sobrevivência do movimento “ PIRÃO GERAL”.

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 14/10 a 20/10

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"A Batalha dos Vegetais" Desenho Dublado.
ás 16:20 - 18:00 - 19:40hs

Vôo Noturno - Suspense !!!
ás 21:20 hs.

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"A Fantástica Fábrica de Chocolate" Dubado
ás 16:50hs

"A Feiticeira " Comédia!!!!
ás 19:00 - 21:00hs

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Vovó Eugênia

A fumaça do fogão a lenha
Da avó Eugênia
Defumava peixes, caças
Caibros, ripas, telhados
E nós cada vez mais curtidos.

Jogos bárbaros

Na Praia da Fortaleza de Ubatuba
Aos finais de semana
Aconteciam os jogos
Do campeonato entre as praias
E o time de casa sempre vencia
Com as mulheres na torcida
Gritando por vitória
Incentivando seus homens
Invectivando os inimigos como,
Li no livro de história,
Aconteciam em antigas guerras.

Tio Tonico

Tio Tonico aprendeu com seu pai
Que aprendeu com seu avô
Que aprendeu com seu bisavô
Que aprendeu com Cunhambebe
As artes e segredos do oficio de ser
Caiçara empedernido
Que amassa estrepe com os pés
E que resiste decidido
Todo dia benzendo-se
Com água do mar
A melhor água benta que há.

Pescaria na Ilha Vitória

Tio Chico
Instruído na ciência da pesca
Usava anzol, arpão e um porrete
Para pescar tubarão-caçoa
Porque o bicho é grande
E a canoa pequena
Porque o mar é profundo
E o fôlego é curto
Porque a cachaça é forte
E a carne é fraca.

Vó sabida

Prefiro
Fogão a gás,
Geladeira elétrica
E lâmpada de Édison
Quem discordar que vá
Rachar lenha
Salgar peixe
E cheirar fumaça de querosene.

Belvedere

Não havia lugar para nós na praia
Por isso fomos morar no morro
De onde se podia avistar
Toda a baía da Fortaleza,
O parcel do Mar Virado,
A coreografia dos botos,
O frio vindo do sul,
A Ilha Vitória
E os navios que deixavam sinais de fumaça
Antes de se perderem no horizonte.

Pescaria na Baía de Ubatuba

Águas do sul
Sardinhas em polvorosa
Canoas com velas de traquete e de mezena
Ao largo
Aquilo foi um rabo de boto
Ou cauda de sereia?
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Centro Esquecido... - Se a área central da cidade (cartão postal) está esquecida pela administração, imagine os bairros. A Estufa II é exemplo. Até uma caçamba que estava no inicio da Rua Ary Vieira onde a população colocava lixo foi retirada, sem nenhuma explicação, apesar do protesto dos moradores, ninguém informa o motivo.

Jorge Roberto Valente
Ubatuba, SP


Nota de Agradecimento - A comunidade A.M.A.I., Associação de Moradores do Bairro Águas do Ingá vem por meio desta, agradecer os esforços do vereador Charles Medeiros, bem como ao Sr. Mário Clarassoti, da Regional Sul, que muito tem contribuído para a realização da REDE ELÉTRICA, do PROJETO LUZ PARA TODOS, em nossa Região Sul.
Sabemos que ainda faltam algumas ruas á serem beneficiadas, como também outras regiões do município, mas com luta e perseverança havemos de concretizar o grande sonho das comunidades.
Mais uma vez, parabéns ao vereador Charles Medeiros e estendemos também o agradecimento, aos vereadores: Luciana e Osmar , pelo apoio ao bairro.

Joeder - Presidente da A.M.A.I.
Associação de Moradores do Águas do Ingá
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Canoa no Perequê Açu - Juliano Gregori

Canoa no Pereque Açu
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor