Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 18 de outubro de 2005 - Nº 1383 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
Lojas no litoral Norte não vendem armas há anos
2º Ecoadventure mostra opções turísticas radicais no Litoral e a preocupação ambiental no mundo


Caraguatatuba
Mais de 3 mil pessoas visitam Exposição de Orquídeas em Caraguá
Prefeito de Caraguá colabora com treinamento do Exército Brasileiro
Juiz Eleitoral orienta estudantes sobre o Referendo
Implantação do gasoduto em Caraguá é pauta de reunião na Capital paulista
Multi-Ação beneficiará comunidade do Tinga no dia 22
Escolas de Caraguá participam do Concurso Estudantil da “Agenda 21”
Caraguá promove campanha “Meu Sangue é do tipo que salva vidas”
Prefeitura de Caraguá realiza curso de Cerimonial e Eventos para funcionários públicos
Câmara aprova Retroporto em Regime de Urgência
Pardim faz Ofício ao Executivo e pede pavimentação para o Bairro Perequê-Mirim
Câmara discute benefícios a aposentados
Gobetti quer obras de infraestrutura na cidade


Ilhabela
Auto Viação e Turismo Ilhabela contribuindo para preservação do Meio Ambiente
Demolida edificação em área de grande incidência de ocorrência Policial em Ilhabela
Nova Diretoria para a Associação Amigos de Bairro da Água Branca


São Sebastião
Caravana da Tia Tica diverte e encanta o público infantil na Vila Baiana
São Sebastião é o “point” preferido para corridas de aventura
1º Circuito São Sebastião de Turismo
Programa de combate à Dengue de São Sebastião será referência em CD do Ministério da Saúde
Topija reúne 5 mil pessoas no último dia da festa

Ubatuba
Unidade Integrada de Reabilitação muda-se para novo espaço
Charles Medeiros em ação
Dia das Crianças: Ação Social superou todas as expectativas
Palestra sobre linhas de crédito
Ubatuba vacina crianças após suspeita de sarampo
Prefeitura apóia abaixo assinado de feirantes
Prefeitura de Ubatuba apreende 258 CDs piratas
APCEF comemora dia das crianças com espetáculo de animação de bonecos do Projeto Ubaturma
Vereador Romerson de Oliveira presente nos bairros da região sul
Um dia de festa e fé na Caçandoca
Propostas de Ubatuba entram no Orçamento Estadual de 2006
Regionais Norte e Sul de Ubatuba se encontram e se confraternizam
Lançamento do livro Ubatuba: espaço, memória, cultura
Procon de Ubatuba alerta
1ª Fase do Municipal de futmesa tem várias surpresas


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Lojas no litoral Norte não vendem armas há anos
Procura aumenta, mas lojas não vendem armas no litoral há anos: “Quando explicamos a documentação necessária, as pessoas desistem”

Litoral Norte - Comércios da região que vendiam armas de fogo registraram aumento de procura pelo produto neste último mês. O motivo é a possível proibição da venda das armas no Brasil que será votado no Referendo no próximo dia 23. Apesar da procura, comércios de Caraguá e Ubatuba não vendem armas desde 2002.
“A procura por arma de fogo aumentou 100%, porém quando explico sobre a documentação necessária, desistem na hora. Há mais de três anos não comercializamos armas na loja.
Quando vendíamos, a arma ficava guardada no cofre até o proprietário conseguir o registro na Polícia Federal. Demorava alguns meses para ser autorizado, hoje demora mais de um ano e é preciso ir para São Paulo”, explicou Valéria Santos, vendedora de uma loja de caça e pesca em Caraguá, que não soube precisar quantas armas a loja comercializou por ano.
Para o vendedor Sandro Henrique, que trabalha numa loja do ramo em Ubatuba, também há anos não é registrada a venda de armas. “As pessoas estão comentando mais sobre a venda de armas, pois ficam com medo de não poderem comprar mais por causa do referendo. Hoje só vendemos armas de pressão para lazer”, finalizou.

São Sebastião e Ilhabela não têm lojas para compra legal de armas - Os municípios de São Sebastião e Ilhabela não sofre-riam alterações, pelo menos no comércio, se a situação do comércio de armas fosse mudada hoje.
É que em nenhuma dessas duas cidades a população encontra um comércio que faça a venda legal de armas e munições. Apesar disso, proprietários de lojas especialidades em artigos de caça e pesca afirmam que depois do início da divulgação do referendo a procura aumentou bastante.
Em uma semana todos os brasileiros deverão ir às urnas para votar num assunto que vem causando bastante polêmica e poderá ou não mudar a realidade do país: o referendo. Essa é a terceira vez na história do país que os brasileiros irão participar de uma ação para ter a participação da iniciativa popular.
O objetivo é deixar que o povo decida por uma ação que está prevista numa lei já aprovada, que na verdade é o grande diferencial do chamado referendo. Essa votação é uma consulta feita à população após um ato legislativo que, neste caso, foi o estatuto do desarmamento.
A pergunta que será feita é “O comércio de armas e munição deve ser proibido?”. Quem votar sim, vai proibir esse comércio e quem votar não, permitirá que o comércio legal continue no Brasil.
Para esclarecer esse assunto e principalmente essa pergunta, que divide opiniões, o país tem acompanhado diversos encontros com lideranças políticas para apontar as razões de se escolher uma ou outra opção.
Na semana passada, a Comissão Pró Diretoria Jovem do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo realizou um debate com os deputados federais Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) e Luiz Antônio Fleury Filho (PTB-SP).
O debate foi me-diado pelo advogado espe-cialista em direito eleitoral, Everson Tobaruela. Greenhalgh é relator do estatuto do desarmamento, que prevê o referendo e defende o voto pelo Sim, ou seja, pela proibição. Fleury é vice-presidente da frente parlamentar pelo direito da legítima defesa e acredita que o melhor seja votar Não, ou seja, continuar com o comércio legal de armas e munições.
Para Fleury, a pergunta foi mal formulada e induz a resposta. Greenhalgh acredita que ela poderia ter sido formulada de outra maneira, mas não considera que induza a resposta.

Pela Legítima Defesa - Até o momento a única propaganda do referendo, que ocorrerá no dia 23 de outubro, em São Sebastião, foi feita pela Ong “Pela Legítima Defesa”, que é contra a proibição do comércio de armas e munições no Brasil, com algumas faixas espalhadas em pontos estratégicos da cidade.
De acordo com a organização, “se for aprovada a lei, só os bandidos e criminosos continuarão armados”.
O corretor de imóveis Gerson Costa, que representa a Ong no município, diz que o problema não está na venda das armas e sim na falta de critérios e fiscalização que deveriam ser uma obrigação do governo. “Não acho que proibir a arma seja uma solução”, afirma.
Pesquisa Ibope aponta pequena vantagem do “não” no referendo - Pesquisa do Ibope divulgada ontem apontou que 49% dos brasileiros votariam “não” e 45% escolheriam o “sim” se o referendo sobre proibição da venda de armas e munição fosse hoje. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, o resultado está no limite do empate técnico: o porcentual do “não” está entre 46,8% e 51,2%, enquanto o do “sim”, entre 42,8% e 47,2%.
Dos 2002 entrevistados em 143 municípios entre os dias 11 e 13, 6% não sabiam ou não quiseram opinar. Eleitores homens, jovens, mais instruídos e com maior poder aquisitivo, moradores das Regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, são os mais favoráveis ao “não”, segundo a pesquisa do Ibope. Entre pessoas menos instruídas, com menor poder aquisitivo e da Região Nordeste estão concentrados os maiores índices de “sim”.
Nove em cada dez entrevistados pretendem votar no dia 23 e acompanham as campanhas no rádio e TV. Sobre a qualidade das campanhas: 44% preferem a do “sim” e 42%, a do “não”. Mas, desde o início da campanha, no dia 1º, apenas 12% disseram ter mudado de opinião. A principal fonte de informação sobre o referendo ainda são conversas com pessoas da família, conforme apontaram 32% dos entrevistados.
Pesquisas feitas em setembro por diferentes institutos indicavam que entre 72 e 78% dos eleitores votariam no “sim”. (Fonte: Imprensa Livre)

2º Ecoadventure mostra opções turísticas radicais no Litoral e a preocupação ambiental no mundo
Evento dá oportunidade para Ongs, prefeituras, empresas e associações trabalharem a conscientização ambiental e divulgar o ecoturismo e os esportes de aventura no Litoral, no Brasil e no mundo.

Litoral Norte - A realização do 2º Ecoadventure mostrou que as cidades do Litoral Norte têm muito a oferecer nas modalidades turismo radical e aventura, com diversas opções nas quatro cidades que compõem o Circuito Litoral Norte.
Além de promover a conscientização, o evento foi mais uma atrativo no feriado e fim de semana em Caraguá, com atividades de recreação oferecidas pela Nestlé, o patrocinador oficial do evento, e outros expositores. A garotada brincou e aprendeu com a Nestlé, que oferereu recreação e muitos brindes à todos os participantes.
As secretarias de Turismo e Meio Ambiente do Litoral Norte apresentaram os atrativos turísticos oferecidos, especialmente as opções radicais, e também os principais desafios enfrentados pelos municípios.
A Secretaria Municipal de Educação mostrou os projetos de educação ambiental realizados nas escolas municipais, como os da Educação Infantil, que tem como tema do ano a Educação Ambiental; o Lixomania é um dos trabalhos que visa a conscientização por meio dos trabalhos com reciclagem. Parte dos trabalhos preparados para o Concurso da Agenda 21 nas escolas também foi apresentado.
Entre as atividades radicais, o paredão de alpinismo e o campeonato de vôo livre foram alguns dos atrativos. O projeto de arborismo, do arquiteto e ambientalista Paulo André, chamou a atenção do público.
A preocupação com a preservação ambiental foi apresentada por ONGs, associações e movimentos mundiais como o Greenpeace, Realnorte e Sakagakai Internacional.
As Ongs do litoral tiveram seu espaço no evento com a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos no Litoral, como a ONG Onda Verde e ONG Caravela, dos alunos de Ciências Biológicas das Faculdades Módulo e ambientalistas de Caraguá, com os animais marinhos e orientação sobre as espécies e sua importância no meio ambiente.
Além de prefeituras e ong´s, também tiveram presença marcante o Jeep Clube Tamoios, o Núcleo de Vôo Livre de Ilhabela, Gaia Adventure, Academia Linha D´Água, Cia Rafting, Escolinha de Surf, Celmar Boat, Associação Comercial, Jornal Imprensa Livre, Fundacc, Associação Ecológica de Caraguá, Projeto Rio Vivo, Centro Cultural São Sebastião, Projeto Tamar.
Para o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, o evento desperta o interesse por mais um segmento turístico que as cidades do litoral oferecem. “É importante ressaltar que os eventos realizados fora da temporada são muito importantes para movimentar o comércio e o turismo da cidade. Caraguá tem opções de ecoturismo e esportes radicais o ano inteiro, é importante mostrarmos isso ao público”.
O secretário adiantou que para a próxima temporada de verão, o turismo de aventura, o ecoturismo e os esportes radicais deverão estar na programação de Caraguatatuba como mais uma opção de lazer e diversão. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Mais de 3 mil pessoas visitam Exposição de Orquídeas em Caraguá
O evento foi mais um atrativo no final de semana, em Caraguá, tendo contado com orquidófilos de Belo Horizonte, São Paulo, Litoral Norte, Assis, São José dos Campos, Guarujá e outros.

Caraguatatuba - Mesmo com a chuva do fim de semana, turistas e moradores foram até o Pólo Cultural Adaly Coelho Passos prestigiar a 28ª Exposição de Orquídeas, que aconteceu de sexta a domingo, 16, em Caraguá., reunindo orquidófilos e Associações de Piracicaba, São Paulo, Jaguariúna, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Gurujá, Assis, Belo Horizonte e Litoral Norte.
A estimativa dos organizadores é de que mais de 3 mil pessoas visitaram a exposição. De acordo com a vice-presidente da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte, Vera Lúcia Pereira Gonzales, os expositores ficaram contentes com o grande público que visitou o evento.
A grande diversidade de espécies estrangeiras, nacionais, botânicas, exóticas, hídricas, chamaram a atenção do público, que pôde apreciar e comprar vasos a preços variados.
Para os jurados Josué Lemes de Pontes, de Piracicaba; Tsutomo Tamabe, de Pindamonhangaba; e Antonio Cinacchi Filho, de Jaguariúna; a tarefa não foi tão fácil, pois entre tanta beleza e variedade de espécies foi preciso escolher as campeãs, como a vencedora geral, uma Dendróbiun dailhovisiano, eleita como a mais bonita.
O Clube de Orquidófilos de Jaguariúna teve destaque com duas vencedores: na categoria Melhor Estrangeira, a Catleya mossiae coerulea; e Melhor Híbrida, a SEC Jewell Box (Scherazave).
Como Melhor Nacional foi eleita a Catleya warneri cemialba - rainha de Itamirama, da Sociedade de Orquidófilos de Pindamonhangaba. A Melhor Planta Botânica foi uma Dendróbium thyrsislorum, da União Joseense de Orquidófilos. A Melhor Exótica foi uma Bulbóphillum purpureo radis, da Escola Superior de Agrônomia de Piracicaba e a Melhor Cultural ou Melhor Cultivo foi a Catleya intermédia, da Associação de Orquidófilos do Guarujá.
Para o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, foi gratificante ter apoioado o evento. “A grande diversidade de plantas e côres criou um visual muito bonito na cidade, o público gostou e elogiou bastante e isso é gratificante para nós”, disse. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá colabora com treinamento do Exército Brasileiro
O militares prestarão atendimento médico à população no dia 20 de outubro, sexta-feira, no Tinga, com distribuição de kit bucal.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, está apoiando o treinamento do Exército Brasileiro, que permanece na cidade até o dia 22 de outubro, sábado, realizando nas cidades de Caraguá, São Sebastião e Ilhabela, atividades de preparação para a missão de paz no Haiti.
No dia 16, domingo, o prefeito participou de um treinamento, representando o Primeiro Ministro haitiano e, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Juarez Pereira Pardim, representou o presidente do Haiti.
No treinamento, os militares escoltaram o prefeito, desde sua residência até a Praça Cândido Mota (Igreja Matriz), onde foi simulado um tumulto com pessoas, representando jornalistas e população tentando falar com o primeiro ministro, representado pelo prefeito. Em seguida, o prefeito foi escoltado novamente para casa, onde foi realizado um novo simulado, desta vez de uma troca de tiros. Os militares usaram balas de festim.
Durante os dias em que os militares permanecerem na cidade, o prefeito José Pereira de Aguilar será escoltado pelo pelotão do Exército. Além da simulação da escolta, os militares simularão a proteção da Prefeitura, da Câmara Municipal, Fórum e Teatro Municipal.
O Exército também prestará apoio à comunidade na sexta-feira, dia 21, das 8h às 16h, no bairro do Tinga, quando os militares estarão prestando apoio médico à comunidade. Estarão presentes no local sete médicos generalistas e dois cirurgiões dentistas. Também haverá a apresentação da banda e distribuição de kit bucal.
Às 17h, na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, acontece o desfile de despedida dos militares e às 20h, a banda do Exército se apresenta na Praça Cândido Mota. (Fonte: PMC)

Juiz Eleitoral orienta estudantes sobre o Referendo

Caraguatatuba - Em meio à polêmica que envolve nosso país, no último dia 13 de outubro, o juiz eleitoral de Caraguatatuba, Dr. Rodrigo Valério Sbruzzi, foi convidado pelo diretor do Colégio Módulo, Carlos Focesi, para uma apresentação sobre o Referendo do Desarmamento.
Os alunos do Colégio e convidados puderam esclarecer suas dúvidas com relação ao tema, de acordo com a exposição do juiz, que citou, entre outros, o artigo 14 da Constituição Federal, que envolve a soberania popular, através dos direitos políticos adquiridos pelo brasileiro.
O juiz discorreu, ainda, sobre o que é plebiscito e referendo, apontando, também, para toda a argumentação que tem sido veiculada em favor de cada uma das partes interessadas desse referendo.
Outro momento interessante foi quando o Dr. Sbruzzi exemplificou alguns países, entre eles os que proíbem e os que não proíbem o comércio de armas de fogo e munição, levantando a polêmica e mexendo com a opinião dos jovens.
"Ficamos satisfeitos com a participação dos alunos, que interagiram com o juiz e demonstraram grande interesse. Foi um ato de cidadania. O colégio mais uma vez cumpriu o seu papel", comentou o diretor, Carlos Focesi. (Fonte: Módulo)

Implantação do gasoduto em Caraguá é pauta de reunião na Capital paulista
A Prefeitura de Caraguá, representada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença na reunião realizada na Capital paulista, nesta segunda-feira 17, que teve como principal assunto a agilização no licenciamento da obra relacionada à base de gás, que deverá ser construída no município

Caraguatatuba - A Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, realizou nesta segunda-feira 17, na Capital, uma reunião que teve como pauta a construção da base de gás em Caraguatatuba.
O encontro teve a participação de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto Florestal, Petrobras, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, além do Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Dr. Fernando Dias M. de Almeida e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, da Prefeitura de Caraguá, Auracy Mansano, que na ocasião representou o prefeito José Pereira de Aguilar.
Entre as principais questões abordadas, esteve a construção da base de gás. O Secretário Auracy Mansano, explicou que a possibilidade de uma futura falta de energia elétrica no Brasil, está sendo uma alavanca no que se refere à agilização do processo de licenciamento da obra. “Se não houver impedimentos técnicos, apontados pelo Estudo de Impacto Ambiental da Petrobras, que está sendo realizado na região escolhida, acreditamos que a construção da base de gás será iniciada no próximo ano”, disse Auracy Mansano.
Esse estudo será avaliado pelos órgãos ambientais competentes, que a partir dos dados fornecidos pelas pesquisas, poderão dar aval positivo, no sentido de mostrar que não haverá problemas ambientais, conforme salientou o Secretário de Meio Ambiente. “Acredito que essa reunião foi de grande importância, para que pudéssemos iniciar nossas discussões sobre a questão do gasoduto, inclusive, para agilizar esse processo de aprovação das obras, prevenindo futuros problemas de energia elétrica”, concluiu. (Fonte: PMC)

Multi-Ação beneficiará comunidade do Tinga no dia 22
O “Dia da Multi-Ação” será realizado pela quarta vez em Caraguá, reunindo no CIEFI do Tinga, as secretarias municipais, a iniciativa privada, a Polícia Civil, Cartório, PAT, além de voluntários, para a viabilização de vários serviços inteiramente gratuitos à comunidade

Caraguatatuba - Caraguá terá novamente o “Dia da Multi-Ação”, neste sábado, 22 de outubro. O evento, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria de Assistência Social e diversos parceiros, públicos e privados, acontece pela quarta vez na cidade, beneficiando desta vez a comunidade do bairro Tinga e imediações.
A Multi-Ação foi realizada pela primeira vez no mês de março, no bairro Casa Branca, e em maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador, o evento aconteceu na Praça de Eventos, na Avenida da Praia. No início de agosto, foi a vez da comunidade do Perequê-Mirim receber o “Dia da Multi-Ação”, totalizando 3.900 atendimentos entre realização de cadastro único, orientações jurídicas, serviços para retirada de Registro Geral, CPF (Cadastro de Pessoa Física), 2ª via de certidões, além de atendimentos de empresas como a Sabesp, Bandeirante Energia, entre outros.
Repetindo o sucesso do “Multi-Ação” na região Sul, o evento beneficiará agora a comunidade do Tinga, com vários serviços oferecidos pela Prefeitura de Caraguá, Secretarias Municipais, Polícia Civil, Bandeirante Energia, Sabesp, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo, e outros parceiros. Haverá ainda recreação para as crianças, cortes de cabelo gratuitos, exposição de produtos dos projetos de geração de renda do Núcleo Integrado de Atendimento Social, do bairro Travessão, do projeto “Feito Aqui, feito por nós”, entre outros.
Assim como nas edições anteriores, o evento fornecerá diversos tipos de informações sobre serviços como Cadastro Único (Gestão Social Integrada), Passe Escolar, fotos 3x4 para Registro Geral, entre outros.
Governo Itinerante - O “Dia da Multi-Ação” contará com a presença do prefeito Aguilar, completando mais uma etapa do Governo Itinerante. O prefeito, juntamente com seu secretariado, atenderá pessoalmente o munícipe, tirando dúvidas e ouvindo as principais necessidades da região.
O projeto Governo Itinerante foi iniciado junto ao “Dia da Multi-Ação”, no bairro Perequê-Mirim, em agosto. Este trabalho tem como objetivo aproximar o Executivo da população, objetivando conhecer de perto as principais necessidades de cada comunidade.
O “Dia da Multi-Ação” acontecerá no CIEFI “Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, neste sábado, das 8h às 17h. Participe! (Fonte: PMC)

Escolas de Caraguá participam do Concurso Estudantil da “Agenda 21”
Cada escola deverá escolher um trabalho por modalidade e encaminhar para a Secretaria Municipal de Educação, até o dia 18, terça-feira. Os escolhidos irão concorrer com as outras três cidades do litoral na fase regional.

Caraguatatuba - O Concurso Estudantil “Agenda 21 Litoral Norte” está agitando alunos das escolas de Caraguatatuba. Estão participando instituições municipais, estaduais e particulares, da Educação Fundamental ao Ensino Superior. O concurso será dividido nas categorias: Desenhos, Pinturas, Mascote, Texto, Slogan e Projeto Pedagógico, conforme a faixa etária do participante.
De acordo com os organizadores do concurso, alunos da Educação Infantil e do 1º ano do ensino fundamental estarão participando com desenhos. Os alunos do Ensino Fundamental do 2º ao 4º ano deverão produzir pinturas com técnicas, e os alunos do 5º ao 8º, anos farão uma mascote com nome.
Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) também participarão do concurso. A Tarefa é elaborar a capa da “Agenda 21” de 2006. O Ensino Médio e a Educação de Adulto terão que compôr um texto sobre o assunto e os estudantes do Ensino Superior elaborarão um slogan. Cada unidade escolar também poderá participar com um projeto pedagógico.
Cada escola deverá escolher um trabalho por modalidade e encaminhar para a Secretaria Municipal de Educação, até o dia 18, terça-feira, quando uma comissão composta por representantes da “Agenda 21” de todo o Litoral Norte, irá escolher os 12 melhores trabalhos.
Os escolhidos irão concorrer com as outras três cidades do litoral, que também estão promovendo o concurso, na fase regional.
O vencedor da fase regional será premiado com uma viagem ecológica pelas cidades do Litoral Norte. O roteiro incluirá visitas às Unidades de Conservação, parques de esporte de aventura e atividades sustentáveis.
O que é “Agenda 21”? (Fonte: Ministério do Meio Ambiente) - A Agenda 21 é um programa de ação baseado em um documento de 40 capítulos que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Trata-se de um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92.
A Agenda 21 traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável. A comunidade internacional, durante a Rio-92, acordou a aprovação de um documento contendo compromissos para mudança do padrão de desenvolvimento no próximo século, denominando-o Agenda 21. Resgatava, assim, o termo 'Agenda' no seu sentido de intenções, desígnio, desejo de mudanças para um modelo de civilização em que predominasse o equilíbrio ambiental e a justiça social entre as nações
Além da Agenda 21, resultaram desse processo cinco outros acordos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, o Convênio sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre Mudanças Climáticas. (Fonte: PMC)

Caraguá promove campanha “Meu Sangue é do tipo que salva vidas”
Para participar da campanha é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos três horas antes da doação.

Caraguatatuba - O secretário municipal de Saúde de Caraguatatuba, Olegário Alves dos Santos, reuniu-se na última quinta-feira com os parcerios da Campanha “Meu sangue é do tipo que salva vidas”, Faculdades Integradas Módulo e Hemonúcleo de Taubaté, que irá receber e processar o sangue.
Também participaram da reunião a bioquímica Diná Lúcia Prazeres, agente da Agência Transfusional de Caraguatatuba; e outros parceiros como a presidente do Rotary Club Poiares, Mônica Ramirez; o Soldado da Polícia Rodoviária, Waldir Mendes de Souza; o presidente da Cáritas, Rômulo Moraes, o pastor da Igreja Cristo é Poder, Sérgio Leal; o patrulheiro Belo, do Motoclube Tamoios-BR 99; e a diretora da Assistência à Saúde, Luciana Fadel. O evento conta ainda com o apoio do Banco do Brasil e Dental Litorânea.
A campanha, que foi idealizada pela estudante do 6º semestre, do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo, Diná Souza, acontecerá no dia 26 de outubro, na sede da Instituição. O sangue arrecadado será distribuído para toda a região. Moradores de outros municípios também podem doar sangue.
Um dos assuntos tratados foi a divulgação. A coordenadora da campanha, Professora Márcia Zumpano, do Módulo; contou que o Módulo produziu 3 mil folhetos e que no dia da doação, funcionários e voluntários vestirão a camiseta, mostrando a “cara” da campanha. Também serão exibidos vídeos de conscientização, no dia da doação. A coordenadora entregou a arte-final do folder e do cartaz para que cada parceiro faça a reprodução e divulgação.
A Campanha Voluntária de Doação de Sangue “Meu sangue é do tipo que salva vidas”, será realizada no dia 26 de outubro (quarta-feira), nas Faculdades Integradas Módulo, das 9h às 13h30. De acordo com a biquímica Diná Lúcia Prazeres, cada doador pode salvar quatro vidas, já que de cada coleta podem ser extraídos quatro hemocomponentes: o plasma, o crio, o concentrado de hemácias e as plaquetas.
Para participar da campanha é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos três horas antes da doação. Outro fator muito importante é de que o doador não deve pertencer a grupos de risco (pelo uso de drogas injetáveis e outras questões).
Segundo o Secretário de Saúde, dr. Olegário Alves do Santos disse que tem a intenção de criar um Hemonúcleo na cidade e por isso a campanha é importante. “Precisamos fazer experiências para ver como a participação dos voluntários no litoral”.
Mais informações pelo telefone (12) 3882-1845. Participe! (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá realiza curso de Cerimonial e Eventos para funcionários públicos
A Secretaria da Administração, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguá, realizam nos dias 25 e 26 de outubro, um curso básico de Cerimonial e Organização de Eventos, para funcionários públicos que trabalham no município

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração e Assessoria de Comunicação, realizará nos dias 25 e 26 de outubro, das 14h às 18h, no Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), o “Curso Básico de Cerimonial Público e Organização de Eventos”, destinado a funcionários públicos de todas as Secretarias Municipais.
O objetivo desse treinamento é capacitar os servidores em atividades de planejamento, organização e realização de eventos em geral, oferecendo subsídios sobre as regras fundamentais do cerimonial em solenidades aplicadas à Administração Pública.
O curso será ministrado pela Assessora de Comunicação da Prefeitura de Caraguá, Malu Baracat, especializada em “Protocolo e Cerimonial: Normas e Ritos”, do Ibradep, por Gilda Fleury, e pela mestre-de-cerimônias, Ana Carolina Muri Simões Stringari, especializada em “Cerimonial para Municípios”, pelo Ibrap, com Djair de Souza.
Para a Assessora Malu Baracat, o conteúdo dessa capacitação é muito importante, “porque precisamos trocar experiências, em convívio com outros profissionais, e isso pode significar a diferença entre a qualidade e o improviso”, explicou.
Para a cerimonialista Ana Carolina Muri, “será um curso básico, realizado de maneira expositiva, com análise de experiências e simulações, porque precisamos de servidores qualificados para atuar nos eventos públicos da Prefeitura de Caraguá, e por isso não podemos mais lidar com improvisações de última hora”, disse.
As aulas terão carga horária total de 8 horas/aula, com material didático e conteúdo específico, englobando temas como: As origens do Cerimonial Brasileiro, Cerimonial Público (composição de mesas, representação, uso da palavra, discurso, bandeiras, hinos, recepção de autoridades), Etiqueta e Protocolo, Símbolos Nacionais, O Papel do Mestre-de-Cerimônias, Tipos de Eventos, Execução de Hinos, entre outros.
Poderão participar do treinamento somente funcionários da Prefeitura de Caraguá, uma vez que esse curso tem como meta, a formação de equipes fixas de cerimonial, para a organização de eventos municipais. As aulas são gratuitas e haverá certificado de participação. As vagas são limitadas e mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (12) 3883-2400, com Ana Angélica, ou 0800-7700678. Participe! (Fonte: PMC)

Câmara aprova Retroporto em Regime de Urgência
Projeto de autoria de 3 Vereadores foi aprovado com 2 emendas e 1 subemenda

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em Regime de Urgência, durante a 33ª Sessão Ordinária semanal, projeto de lei que autoriza e disciplina o Retroporto na cidade. O projeto tem a autoria de 3 (três) Vereadores e recebeu 3 emendas e 1 subemenda.
A propositura tem a autoria dos Vereadores Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PPS) e Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL) e foi tema de Audiência Pública nos dias 26 e 29 de setembro, juntamente com a proposta apresentada pelo Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB).
A Audiência Pública discutiu o projeto do trio de Vereadores, que disciplinam o serviço, desde que com ordenação, enquanto que o projeto de Farmácia simplesmente proibia a instalação deste tipo de serviço no município.
O projeto original do trio Parlamentar disciplinava distância mínima de 3 quilômetros do perímetro urbano e 500 metros de residências. Na sessão desta terça-feira – 11 de outubro, 3 emendas foram colocadas em discussão e votação. A primeira que proíbe a instalação de Retroporto a menos de 6 quilômetros do eixo da pista da avenida José Herculano, de autoria do Vereador Omar Kazon (PL).
Uma subemenda foi inserida, também de autoria do Vereador Kazon, que proíbe também a instalação do empreendimento, na mesma distância (6 Kms) das avenidas Maria da Rocha Bocatto e Avelino Alves dos Santos.
O mesmo Vereador Kazon apresentou a segunda emenda, que proíbe o Executivo de fazer concessão de uso, doar ou permutar área pública para a instalação do Retroporto e por último a terceira emenda, de autoria do Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), atual presidente do Legislativo, que proíbe a instalação a 6 quilômetros do eixo da Estrada do Rio Claro e da Estrada do Pirassununga até o Poço das Antas.
As emendas e a subemenda, com exceção daquela apresentada por Juarez Pardim, rejeitada por 7 votos contrários, foram aprovadas pela unanimidade de Vereadores.
Deixaram de ser votados 4 projetos constantes na Ordem do Dia, que versavam sobre o Veto Parcial do Executivo quanto ao projeto do Vereador Carlinhos da Farmácia sobre estacionamento de vans e pontos comerciais na praia de Martin de Sá, que denominam de Praça Inácio Lemos a área pública localizada no Porto Novo, do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) que denomina rua Anathália Fragoso a atual rua 10 no Morro do Algodão e novamente o Vereador Carlinhos da Farmácia, que concede Título de Gratidão Caiçara ao ex-Vereador Manoel Avelino dos Santos – Néco Butiá.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 9 projetos, bem como discutidas e votadas 4 Moções. No intervalo foram lidas 116 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pardim faz Ofício ao Executivo e pede pavimentação para o Bairro Perequê-Mirim

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim (PPS), Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, recebeu um grupo de moradores do bairro Perequê-Mirim, localizado na zona sul da cidade, que fizeram a ele um pedido especial, para que ele interceda junto ao Prefeito Aguilar no intuito de conseguir a pavimentação das ruas do bairro.
Pardim, que mora a muitos anos no bairro, se solidarizou com os moradores e diante da situação de precariedade das ruas comenta que “A pavimentação é um desejo antigo nosso, reconhecemos que a Secretaria de Serviços Públicos vem realizando um bom trabalho, fazendo nivelamento mecânico nas ruas de terra, abrindo valas e fazendo limpeza, mas as chuvas não param e a necessidade agora é maior, pois o trabalho quase que foi perdido. A pavimentação seria o ideal para acabar com este problema, se está difícil trafegar de carro e ônibus por lá, quem dirá de bicicleta, nós moradores sofremos todos os dias com este problema, espero que o Prefeito se solidarize também e autorize a pavimentação das ruas do bairro Perequê-Mirim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute benefícios a aposentados
Veto parcial sobre Vans continua na pauta para votação

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira – 18 de outubro, durante a sua 34ª Sessão Ordinária semanal, Projeto de Lei do Executivo que retorna os benefícios aos usuários do Caraguá Prev – A Previdência Municipal. O projeto revoga artigos que cortaram estes benefícios.
Na Ordem do Dia há também o Veto Parcial do Executivo para o projeto do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), que permite vans e similares estacionarem na praia de Martin de Sá, a mais badalada da cidade.
Há denominações de vias públicas, como a do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que nomeia de praça Inácio Lemos a área localizada entre a rua Izamira Pinto Santana e a travessa Antonio Lázaro, no bairro do Porto Novo, bem como de rua Anathália Fragoso a atual rua 10, localizada no Morro do Algodão, ambos na zona sul da cidade.
Finalizando há o Projeto de Decreto Legislativo do Vereador Francisco Carlos Marcelino, que concede Título de Gratidão Caiçara para o Servidor Público Municipal e ex-Vereador Manoel Avelino dos Santos – Néco Butiá.
O destaque se faz ao projeto do Executivo que revoga os parágrafos 5º, 1º e 2º dos artigos 30, 31, 34 e 36 da Lei 888/00, que versa sobre aposentadoria na Caraguá Prev.
Aos munícipes que desejarem acompanhar a transmissão da Câmara de suas residências, aconselhamos a utilizar a rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz, pois a NET – TV a Cabo, no seu canal 30 ainda não diagnosticou e resolveu o problema da transmissão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti quer obras de infraestrutura na cidade
Vereador elaborou Requerimento pedindo diversas obras

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Requerimento solicitando diversas obras em todo o município. O pedido foi encaminhado ao Governador Geraldo Alckmin (PSDB), com a menção explícita de requisitar verbas e atenção especial para Caraguatatuba.
No Requerimento o Vereador pede obras na malha viária, Educação, Saneamento Básico e infraestrutura operacionais. No âmbito dos transportes, Gobetti solicitou a construção de 6 passarelas na rodovia SP-55, sendo 4 no sentido Caraguá/São Sebastião e 2 no sentido Caraguá/Ubatuba, além de verba para a construção de uma ciclovia intermunicipal, ligando Ubatuba a Caraguá e desta para São Sebastião.
Quanto a Educação o Parlamentar formulou suas solicitações na reforma e modernização das escolas estaduais na cidade, adequando os prédios para o aumento no número de alunos e instalando equipamentos como computadores para um melhor aprendizado do aluno.
Sobre o Saneamento Básico, Gobetti solicita do Governador Geraldo Alckmin verba para o término da rede de esgoto em Caraguatatuba. Estima-se que com o término das obras o município terá cerca de 90% de água encanada e 75% de esgoto tratado.
Finalizando o pedido do Vereador vai para a área de infraestrutura operacional, com a instalação de uma unidade do Poupa-Tempo na cidade. O Vereador já vem batendo nesta mesma tecla desde o início do seu primeiro mandato, em 2001. Em sua última declaração sobre este assunto, o Governador Geraldo Alckmin afirmou que pretende instalar unidades do Poupa-Tempo nas grandes cidades e sedes de regiões administrativas, sendo que Caraguatatuba é sede da região administrativa do Litoral Norte. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Auto Viação e Turismo Ilhabela contribuindo para preservação do Meio Ambiente

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, parabeniza a Auto Viação e Turismo Ilhabela pelo bom resultado obtido nas vistorias do Projeto Economizar, em sua frota de 24 ônibus, por atender às normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
A vistoria se deu por ocasião da visita em Ilhabela, pelos técnicos do Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet) da Petrobrás, e examinaram as emissões veiculares para a aplicação de corretivos e contribuir para a preservação do meio ambiente e, todos os veículos da Auto Viação de transporte coletivo passaram pela prova.
Este fato divulgou tanto a empresa Auto Viação como o município de Ilhabela, no informativo do mês de agosto, da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, com circulação em todo o território Nacional.
Para o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a Empresa Auto Viação Ilhabela detentora do título “Empresa amiga da criança”, “prova agora que seus dirigentes também estão preocupados em preservar o meio ambiente em que vivem nossas crianças”. (Fonte: PMI)

Demolida edificação em área de grande incidência de ocorrência Policial em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Obras, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Assuntos Jurídicos, Divisão de Fiscalização e a Divisão de Trânsito, em uma ação conjunta envolvendo o Conselho Tutelar e as Polícias Civil e Militar, na manhã desta quinta-feira, 13, demoliu uma área predial de 267 m2., localizada à Rua Alexandre Beirão Dapunicena, 59 (onde antigamente funcionava o Bar “Fura Fura”), Bairro do Itaquanduba.
No local residiam 03 famílias em edificações de alvenaria em mal estado de conservação oferecendo perigo aos moradores, sendo que, esta área foi desapropriada pela Prefeitura Municipal em Janeiro de 2004.
Segundo o diretor municipal de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, a Prefeitura já havia notificado os residentes para desocuparem o local e, tendo em vista que até a presente data a situação encontrava-se inalterada, a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos determinou a remoção das pessoas bem como a demolição das edificações.
Para o delegado de Polícia de Ilhabela, José Luis Tibiriçá, esta área era um local com grande incidência de ocorrência policial, “recentemente foi feito um flagrante onde a Polícia apreendeu um motor de popa, dentro de uma caixa d´água, o qual tinha sido furtado na noite anterior e, em outras ocasiões foram apreendidos vários objetos produtos de furto”, completou o delegado.
A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Tutelar encarregaram-se de encaminhar os ocupantes para casas de parentes, assim como seus pertences que foram levados em um Caminhão disponibilizado pela Prefeitura Municipal.
De acordo com o secretário municipal de Obras, João Marques da Costa, a pedido do prefeito Manoel Marcos, a Prefeitura está estudando a possibilidade de construir uma Quadra de Esportes ou um Centro de Atividades para o lazer da comunidade local.
O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Odair Barbosa e o delegado Tibiriçá, acompanharam pessoalmente toda a operação que envolveu cerca de 25 pessoas. (Fonte: PMI)

Nova Diretoria para a Associação Amigos de Bairro da Água Branca

Ilhabela - Os moradores do bairro da Água Branca, em Ilhabela, estão se mobilizando para reestruturar a Associação Amigos de Bairro. Hoje (18), às 19:30h, na rua Fabiana de Andrade, 189, acontece a última reunião antes da eleição para a nova diretoria. Os interessados em compor uma chapa devem apresentar os nomes neste encontro. A eleição para a nova diretoria da Associação de Amigos e Melhoramentos do Bairro da Água Branca está marcada para o próximo domingo, 23, na escola municipal José Antônio Versegnassi, das 9h às 15h. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Caravana da Tia Tica diverte e encanta o público infantil na Vila Baiana

São Sebastião - No último domingo (16/10), a comunidade da Vila Baiana, no bairro Barra do Sahy, recebeu o espetáculo “Caravana da Tia Tica”, que tem apoio do Fundo Social de Solidariedade - Prefeitura de São Sebastião. A caravana com o objetivo de divertir as crianças mostrando aos visitantes diversas modalidades de arte, como por exemplo o teatro, a música e as fábulas.
Com um público de aproximadamente 150 pessoas, o início das apresentações contou com o grupo de capoeira “Lenda Viva”. Após a equipe se despedir, a coordenadora Rosana Beatriz (Tia Tica) chamou as “Bailarinas da Tia Tica” para dançar.
Diversas apresentações marcaram esse espetáculo como grupos de dança de rua, personagens de conto de fadas, entre outros. A caravana da Tia Tica tem um programa todas as sextas-feiras, a partir das 9h30, na Rádio Comunitária da Costa Sul, no qual a coordenadora conta histórias e também divulga a sua agenda. Quem desejar fazer parte da Caravana da Tia Tica pode entrar em contato com a coordenadora no telefone 3865-3343. (Fonte: PMSS)

São Sebastião é o “point” preferido para corridas de aventura

São Sebastião - O município de São Sebastião é o local preferido dos praticantes de corridas de aventura. Das quinze provas realizadas este ano no estado de São Paulo, dez provas foram feitas na costa sul sebastianense, segundo afirmou Carlos Nunes, atleta da Ilhabela Adventure Team e diretor da Gaia Adventure Race, organizadora de corridas de aventura, durante palestra dada anteontem no Ecoadventur 2005, que acontece m Caraguatatuba.
A corrida de aventura foi criada em 89, pelo francês Gerald Fusil, reunindo modalidades não motorizadas(caminhada, mountain bike, canoagem e técnicas verticais (escalada, rapel, tirolesa). No Brasil, a modalidade começou em 1998, reunindo 100 atletas. Hoje, existem mais de 10.000 praticantes de corridas de aventura no país.
Corridas de aventura são provas que podem durar de oito horas a dez dias, exigindo muito preparo dos praticantes. As provas são disputadas em equipes, compostas de quatro pessoas, sendo uma delas do sexo oposto. “trata-se de um esporte praticado em áreas de natureza exuberante”, explicou Nunes.
Segundo ele, o Litoral Norte possui inúmeros locais para sediar corridas de aventura, mas a maioria da provas vem sendo realizadas em São Sebastião. “Promovemos uma prova, em Ilhabela, no mês de setembro, com muito sucesso”, disse Nunes. A corrida de aventura, segundo ele, pode incrementar o ecoturismo em toda a região.

1º Circuito São Sebastião de Turismo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião informa que o evento do 1º Circuito São Sebastião de Turismo, que tinha a etapa do circuito brasileiro de corridas de montanha a ser realizada nos dias 22 e 23/10, foi transferido para o mês de novembro em razão do Referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições no Brasil. Para mais detalhes acesse o site www.corridasdemontanha.com.br  (Fonte: PMSS)

Programa de combate à Dengue de São Sebastião será referência em CD do Ministério da Saúde
Secretário faz balanço positivo de ações realizadas na saúde em dez meses de governo

São Sebastião - O Programa de Combate à Dengue de São Sebastião irá ilustrar um CD desenvolvido pelo Ministério da Saúde ainda este ano. A afirmação é do secretário municipal de Saúde, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho, que será um dos entrevistados.
Ele cita, por exemplo, que a cidade viveu em 2002 quase que uma epidemia, com 1.348 casos registrados. Este ano, nove casos foram contabilizados pela Secretaria de Saúde, sendo três importados e seis autócnes. “Esse índice faz com que sejamos referência para muitas cidades. Agora, o Ministério da Saúde está lançando um CD sobre combate à dengue e São Sebastião fará parte pelo trabalho que vem sendo realizado”, comemorou.
O secretário faz um balanço positivo das ações na saúde em dez meses de governo, na qual destaca, por exemplo, a renovação da frota de ambulâncias. Em relação ao PSF (Programa de Saúde da Família), ele salienta que depois de todo o período de mudança de convênio e contratações, a comunidade começa a sentir melhoria da qualidade de atendimento. “Em nenhum momento houve perda. Junto com a Unifesp iniciamos em setembro um programa de capacitação dos funcionários, o Saber Fazer. É a integração dos agentes do PSF com os profissionais da rede. Estou satisfeito com o que vejo, pois todo processo requer adaptação”.
Quanto aos medicamentos fornecidos na rede pública de saúde, Dr. Guilherme Duarte ressalta que a distribuição é feita normalmente. Contudo, ele lembra que alguns remédios requerem mais tempo para entrega, em razão dos procedimentos exigidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Por exemplo, o alendronato, para tratamento de osteoporose. Este faz parte dos chamados remédios de alto custo, que exigem normatização do Ministério da Saúde”.
Oncologia e Central de Regulação - De acordo com o secretário, uma das grandes conquistas é o início do ambulatório de oncologia, especialidade que trata exclusivamente do câncer e suas diversas manifestações e tratamentos. O serviço funciona no Centro de Saúde, onde o oncologista Eduardo Abrão, responsável pelo Centro de Tratamento Referência em Oncologia do Hospital São Francisco de Assis, de Jacareí, atua no diagnóstico e atendimento sistêmico de câncer. “O paciente só vai pra outra cidade para fazer a quimioterapia, o que também estamos tentando viabilizar”.
Outra novidade é o Centro de Regulação, que agiliza o agendamento de exames dentro e fora do município, como tomografia computadorizada, mamografia, eletrocardiograma, entre outros. Ainda este mês, a cidade contará com exames de densitometria óssea, assim como o ecocardiograma. “Na próxima semana estaremos em São José dos Campos para discutir a questão de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas”, adiantou.
Semanalmente, mais de 60 pacientes seguem para outras cidades para realização de cirurgias por meio destes agendamentos. Todos viajam em vans com ar condicionado e padrão Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Hospital - Segundo o secretário, a Prefeitura de São Sebastião repassa hoje R$ 200 mil como subvenção ao Hospital de Clínicas (Irmandade Coração de Jesus), mas paralelamente contratou uma firma para estudar toda a parte administrativa da instituição, a Medlabor. Em breve, um encontro envolvendo Comus (Conselho Municipal de Saúde), Secretaria de Saúde, Provedoria do Hospital e Câmara será agendado. “Posteriormente vamos promover uma audiência pública para mostrar a verdadeira situação do Hospital de Clínicas. Vamos mexer no hospital, com certeza em comum acordo, para que se torne algo viável”.
Dr. Guilherme informou que a Prefeitura de São Sebastião pretende construir um Hospital Municipal com 200 leitos. “Precisamos de um hospital moderno, em razão da ampliação do porto, duplicação da Tamoios, enfim, o próprio crescimento da cidade. Temos de ter uma visão mais à frente”. A obra deve ser iniciada a partir do 2º semestre de 2006.
Ciama - Conforme enfatizou o secretário, o Ciama (Centro de Incentivo de Aleitamento Materno) está entre os finalistas do 1º Prêmio Bibi Vogel. Trata-se de um concurso voltado às instituições que atuam na área do aleitamento materno, promovido pelo Ministério da Saúde.
Ao todo, 75 municípios se inscreveram nesta disputa. Apenas 21 chegaram a final, entre eles, São Sebastião com o Ciama. Os vencedores receberão prêmio de R$ 50 mil no dia 20 de outubro, em solenidade que será realizada em Fortaleza (CE). Na apresentação do projeto, o Ciama foi elogiado pelo Ministério da Saúde.
Além do aleitamento, o centro de incentivo oferece para mães e bebês serviços como shantala, yoga, massagem relaxante e bebê-clínica. Diversos profissionais atuam no Ciama: enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. Em média, o órgão faz 1,2 mil atendimentos/mês. (Fonte: PMSS)

Topija reúne 5 mil pessoas no último dia da festa

São Sebastião - Cerca de 5 mil pessoas estiveram no encerramento da Topija, no último sábado (15/10), no bairro Topolândia, com o show do Negritude Júnior. Além das músicas conhecidas do grupo, um concurso improvisado realizado pela banda, o Miss Tanajura, agitou o público durante a festa. Além disso, todas as noites, 20 barracas de entidades beneficentes da cidade arrecadaram recursos vendendo variedades de comida e bebida.
Para o vocalista da banda, Wagninho, tocar em São Sebastião é um privilégio. “O público é muito carinhoso, todas as vezes que o Negritude esteve aqui foi muito bem recebido e o povo daqui é muito educado, não houve brigas durante o show”.
O morador do Bairro de São Francisco, José Carlos Marta, conta que a Topija realiza a confraternização dos moradores da cidade. “Com festas assim, todos podem encontrar os seus amigos e se divertirem ao som de uma boa música. O resgate da Topija não só favoreceu a região da Topolândia, mas a cidade”.
O secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, avalia a festa com um saldo positivo, mesmo com o cancelamento de um dia da festa diante da chuva. “Cerca de mil pessoas por dia prestigiaram a festa que faz parte da cultura de São Sebastião e estava esquecida. Nós conseguimos resgatá-la e agora ela se tornará parte do calendário da cidade”.
Ele ressalta que a Prefeitura realizou contatos com a Polícia Militar, que cedeu policiais para os dias da Topija. “A Polícia Militar desprendeu cerca de 40 policiais para estarem dando segurança total à festa e como prova, não houve confusões”.
No concurso da Miss Topija, a grande vencedora foi Eunice dos Santos, de 49 anos, conhecida como Tia Nice. “Adorei a festa e acho que São Sebastião deve fazer mais como esta. Não esperava ser a campeã!”.
Entidades - Com o resgate da Topija, as entidades beneficentes da cidade tiveram espaço para arrecadar recursos vendendo variedades de comida e bebida. Para o voluntário da Capela São José, que fica na Topolândia, Jair Martins dos Santos, a festa não só diverte o público, mas contribui para entidades locais. “O que arrecadarmos aqui servirá para a construção de uma nova igreja”.
Já para o voluntário da Casa da Criança, Carlos Luiz Ramos, o foco foi a segurança. “Não houve nenhum problema com brigas, a segurança esteve reforçada, o que garantiu uma boa festa”. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Unidade Integrada de Reabilitação muda-se para novo espaço
O novo prédio, na rua Cunhambebe, tem amplas instalações e grande área verde

Ubatuba - No mês de aniversário de Ubatuba, diversas obras da área de Saúde serão inauguradas. Uma delas é a nova sede da Unidade Integrada de Reabilitação (Unir), que começará a funcionar em um espaço mais amplo, com piscina para atividades de hidroterapia. Com isso, a Unir passará a oferecer esse tipo de tratamento para cerca de 400 pacientes. O novo espaço possui uma grande área verde, que possibilitará também a implantação de mais oficinas, novas técnicas terapêuticas, trabalhos sociais e um centro de convivência, com o objetivo de promover o contato entre pacientes, a troca de informações educativas e a realização de atividades sócio-recreativas.
Antes, a piscina utilizada pela Unidade era alugada separadamente. Com a verba utilizada para pagar esse aluguel, será possível manter as duas casas, ampliando os serviços oferecidos à comunidade. A coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza, diz que é com grande entusiasmo que a Unir passa por mudanças tão significativas. “Além da piscina, nós teremos uma ampla área verde. Esses fatores permitirão maior liberdade para ousar nas oportunidades e abrir as portas das salas de terapias. Poderemos, enfim, inovar técnicas e criar condições que favoreçam a autonomia e a qualidade de vida desta demanda”.
Centro de Especialidades - No prédio onde hoje funciona a Unir, na rua Dom João III, funcionará o Centro de Referências e Especialidades, para grupos de apoio em casos de tuberculose, aids, câncer e hepatite C. Serão feitos também atendimentos de especialidades, como: cardiologia, dermatologia e neurologia. Os móveis para a nova sede estão sendo comprados e até o fim do mês, a mudança será efetivada. O espaço desocupado no Centro de Especialidades, graças a essas mudanças, será também utilizado para realizar novos serviços. Nesse local, serão implantados uma Central de Pronto Atendimento e um Centro Materno-Infantil, com espaço adequado para receber crianças.
O atendimento de indivíduos portadores de necessidades especiais realizado hoje na Unir não tem restrições de idade e abrange diferentes patologias e seqüelas, com tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A Equipe da Unir realiza tratamentos para casos de amputações, seqüelas de doenças, conseqüências de acidentes, problemas congênitos, distúrbios e deficiências diversas. A Unir realiza ainda, ações preventivas através do Programa de Saúde da Criança, prestações de serviços assistenciais ao Lar Vicentino e APAE, além de participar do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de ser referência municipal para concessão de órteses, próteses ortopédicas e meios auxiliares de locomoção (andadores, muletas, bengalas, cadeiras de rodas e banho). A nova sede da Unir, que deverá ser inaugurada no aniversário da cidade, fica no final da rua Cunhambebe, sentido Perequê-Açu. (Fonte: PMU)

Charles Medeiros em ação

Ubatuba - O Vereador Charles Medeiros do PSB e o presidente do partido, engenheiro Fabrício Gomes, estiveram na Rádio Gaivota FM conversando sobre Ubatuba, seus problemas e como trabalhar no intuito de viabilizar soluções. Na pauta, além de outros temas, discutiu-se o PL106, que se refere ao plano diretor e à lei do uso do solo.
Fabrício solicitou que a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba retomasse a discussão de tão importante tema para o nosso Município, pois já havia colaborado na elaboração do PL 106, “A Associação tem importância fundamental neste trabalho, sua participação é imprescindível”. Afirmou Fabrício. O vereador Charles Medeiros PSB, disse que estaria solicitando ao Presidente da Casa de Leis, em Oficio, a colocação do PL 106 em discussão junto aos vereadores, o que foi efetivado através do Oficio CM Nº 377/05, contando com a participação da comunidade e Órgãos representativos do Município. “Um projeto tão importante não pode ficar nas gavetas do Poder Público, pois já tivemos uma experiência extremamente negativa com a Lei 1.500/96, nosso Plano Diretor”, terminou Charles. Na foto, Fabricio Gomes, Charles Medeiros e Elísio Russo da Rádio Gaivota. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Dia das Crianças: Ação Social superou todas as expectativas

Ubatuba - Oba! Que legal! Essas foram as expressões mais usadas pelas crianças que estavam no parquinho da Av. Iperoig no último dia 12.
A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer promoveram a “AÇÃO SOCIAL PARA O DIA DAS CRIANÇAS” que foi realizada no dia 12 de outubro das 9h00 às 13h00 no parque de diversões da Av Iperoig.
A Diretoria da ACIU sensibilizada com a data comemorativa, fez inúmeras parcerias para proporcionar às crianças um dia muito especial.
O evento contou com atividades como judô na praia, vôlei, recreação com monitores da Secretaria de Esportes e Lazer, liberação do parque de diversões, distribuição de brindes e doces, contou também com tendas onde as crianças puderam pintar e aprender a fazer brinquedos com material reciclado.
A pedido da ACIU, a UNITAU (Universidade de Taubaté) gentilmente trouxe o Odonto-móvel, veículo equipado para fazer avaliações odontológicas e ensinar noções de higiene bucal as crianças. A Secretária de Saúde através do sr. Érico disponibilizou todo o material necessário para a viabilização da ação e a Sabesp pelo sr. Benedito, água potável.
O objetivo do evento foi presentear as crianças da nossa comunidade levando á elas um pouco de alegria e proporcionar maiores benefícios neste dia.
A iniciativa contou com o aplauso do vereador Charles Medeiros que declarou: “Parabenizo a iniciativa da ACIU e suas parcerias por proporcionar entretenimento, cultura, educação e diversão à estas crianças de nossa cidade.” Segundo o Secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr., “é muito importante ter estas parcerias promovendo eventos que proporcionam o melhor para Ubatuba”.
Para o Presidente da ACIU, Ahmad K. Barakat, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas. “Proporcionar alegria às crianças da cidade no seu dia foi maravilhoso, conseguimos um resultado muito positivo, tivemos algo em torno de 4.000 pessoas, só temos que agradecer os nossos parceiros que nos ajudaram a proporcionar este dia de alegria a comunidade, a ACIU é parceira da cidade e sempre que possível vamos realizar outros eventos deste porte" diz.
O evento contou com o apoio do Parque Trombini, Kidy Calçado infantil, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria da Saúde, Sabesp, UNITAU, Varejão Santa Rita e Claudia Werneck.
Nós da ACIU e as crianças de Ubatuba deixamos aos colaboradores o nosso “MUITO OBRIGADO!” (Fonte: ACIU)

Palestra sobre linhas de crédito
Empresário, participe! Essa é para você!

Ubatuba- A Associação Comercial de Ubatuba preocupada com a proximidade do final do ano onde naturalmente há um aumento de despesas e investimentos dos empresários como 13º salário, reformas, estoques entre outros, entrou em contato com a Gerente Empresarial da Caixa Econômica Federal, Claudia R. Santos e com o Gerente do Banco do Brasil Marcos Nakamura, com o intuito de promover uma palestra para os empresários da cidade sobre linhas de crédito com juros abaixo do mercado.
Os interessados em participar, favor confirmar a presença com Cristiane na Assessoria de Comunicação da ACIU no tel 3832 1449, para podermos marcar a palestra junto a Caixa Econômica Federal. (Fonte: ACIU)

Ubatuba vacina crianças após suspeita de sarampo
Vigilância aguarda laudo para confirmar doença em bebê de 3 meses

Ubatuba - A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba começou a vacinar crianças de 6 meses a 7 anos contra o sarampo, após a notificação de um caso suspeito da doença no município. Desde 1999, a cidade não registra nenhum caso, segundo o órgão.
Uma operação de bloqueio foi montada na área central da cidade, onde mora a família do caso suspeito, uma criança de 3 meses. Segundo a Vigilância, o bebê passa bem e não corre nenhum risco.
A notificação foi feita no dia 25 de setembro, mas somente na última sexta-feira a Secretaria Municipal de Saúde recebeu do Instituto Adolfo Lutz o resultado do primeiro exame laboratorial da criança, que indicou a possibilidade de ser sarampo.
"Em razão disso, começamos imediatamente uma operação de bloqueio na área central, como medida de prevenção", afirmou ontem a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Eliana Arantes da Silva Ramos.
No primeiro dia da operação, foram distribuídas 250 doses da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).
Além do posto de saúde, foram montadas quatro equipes volantes de vacinação e mobilizados 20 agentes do PSF (Programa de Saúde da Família) na operação.
RASTREAMENTO - Segundo a coordenadora, a previsão é vacinar cerca de 2.000 crianças até 7 anos. Os agentes começaram a percorrer as residências e escolas da região central para verificar onde há crianças na faixa etária determinada pelo bloqueio.
Os agentes verificam a caderneta de vacinação e aquelas que ainda não foram imunizadas recebem a dose da vacina. Normalmente, o processo de imunização contra o sarampo é feito com a aplicação de duas doses da vacina --uma aos 12 meses e outra aos 5 anos.
No entanto, a Vigilância Epidemiológica de Ubatuba decidiu distribuir, excepcionalmente, a vacina para crianças até 3 meses. "Estes bebês, porém, deverão receber normalmente as doses preconizadas na época adequada para a vacinação contra o sarampo", afirmou a coordenadora.
LAUDO - Na próxima quarta-feira está prevista a divulgação pelo Instituto Adolfo Lutz do resultado do segundo exame laboratorial da criança suspeita.
"Tudo indica que pode se tratar de um caso de rubéola, pois o bebê já superou a doença e passa bem, sem nenhum problema. O que estamos fazendo é cumprir uma norma preconizada pela saúde pública, quando há casos suspeitos de sarampo", disse Eliana. VALE
Cuide-se - Os sintomas do Sarampo
- Febre alta
- Corisa
- Manchas vermelhas no corpo
- Conjuntivite
- Irritação na gengiva e garganta
Período de incubação do vírus
- de 4 a 5 dias
Fonte: Vigilância Epidemiológica (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura apóia abaixo assinado de feirantes

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vem apoiando a iniciativa da Associação dos Feirantes de Ubatuba que estão percorrendo o município com um abaixo assinado que pede ao Ministério Público a desinterdição da Praça BIP. Isso se deve a uma ação popular que solicita a remoção da cobertura da Praça e de toda a infra-estrutra do local.
A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Cress Gelli, avalia que hoje a Praça BIP é um importante espaço para a comercialização de produtos. “Hoje os feirantes e o próprio produtor rural, têm um local adequado para estarem comercializando seus produtos. Além disso, a cobertura da praça é fundamental, tendo em vista os grandes períodos de chuva que Ubatuba tem. O prefeito Eduardo César já adiantou que estará ao lado dos feirantes e colocou a Prefeitura à disposição para ajudá-los”, disse Gelli. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba apreende 258 CDs piratas

Ubatuba - Os fiscais de postura da Prefeitura de Ubatuba Eduardo Camões Filho e Valéria Cristina de Oliveira, na tarde da última sexta-feira, 14, após receberem várias reclamações por telefone de comerciantes de que uma pessoa estaria vendendo CDs piratas no Terminal Rodoviário Urbano da cidade, no centro, compareceram ao local onde comprovaram a comercialização ilegal de 258 CDs piratas de diversos títulos.
J.V.D.F., natural de Patos (PB) e com residência em Caraguatatuba, estava comercializando os CDs piratas. O mesmo foi conduzido pelos dois fiscais até a Delegacia de Polícia de Ubatuba onde a autoridade de plantão lavrou boletim de ocorrência como averiguação de violação de direito autoral e determinou a apreensão dos objetos. (Fonte: PMU)

APCEF comemora dia das crianças com espetáculo de animação de bonecos do Projeto Ubaturma

Ubatuba - No dia 15 de outubro, sábado, a APCEF/SP – Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal, ofereceu aos seus associados um superprograma para comemorar o mês das crianças. As 45 famílias (aproximadamente 150 pessoas) que se hospedaram na APCEF de Ubatuba, no bairro do Perequê-Açu, participaram de um show de animação com um boneco já conhecido por muitas pessoas no Litoral Norte.
Jimmy Souza é o nome dele e sua missão é levar amor, amizade, sonho e poesia a todos que o conhecerem. Jimmy é o mascote de um projeto maior idealizado pelo comunicólogo Jorge Lee denominado Projeto UBATURMA – Bonecos Animados de Ubatuba. A proposta de Lee é criar e desenvolver uma Companhia Permanente de Animação de Bonecos em Ubatuba a partir de dois grupos de crianças e jovens que poderão ser formados por meio da rede municipal de ensino e associações de bairro por exemplo. O projeto colabora dessa forma, com a comunidade, ocupando o tempo ocioso do maior tesouro que uma cidade pode ter: suas crianças.
Em 2004, Jorge Lee palestrou para mais de 200 pessoas entre professores e universitários no 1º SIMPÓSIO DE TURISMO DO LITORAL NORTE promovido e realizado pelas FACULDADES INTEGRADAS MÓDULO de Caraguatatuba. O tema da palestra foi ”PROFISSIONAIS DA CULTURA – A ANIMAÇÃO DE BONECOS COMO PRODUTO DE TURISMO”. Para Lee existem muitas alternativas para o turismo sustentável, e o entretenimento com espetáculos teatrais de animação é uma delas. “Com bonecos é possível entreter turistas e cidadãos locais bem como informar, educar, instruir e conscientizar, afirma o criador do projeto.
Já existem duas equipes treinadas em Ubatuba: Grupo Pintando o 7 e Nelson, Guilherme e Jorge Lee. O gerente da APCEF de Ubatuba, Adilson de Paula Souza, acreditando no potencial do projeto, contratou a segunda equipe para abrilhantar a festa em comemoração ao mês da criança da colônia de férias. Sendo assim, já foram realizadas mais de quinze apresentações entre Ubatuba e Caraguatatuba.
Jorge Lee desabafa “Como todo projeto que envolve cultura no Brasil, o Projeto UBATURMA – Bonecos Animados de Ubatuba também não está encontrando facilidades para se consolidar, porém, isso não deve desmotivar os profissionais que acreditam ser possível transformar para melhor a sociedade por meio da arte. Parabéns à APECEF; Escola Técnica Tancredo Neves; Sítio Santa Cruz; Faculdades Integradas Módulo; Associação Comercial de Ubatuba e outras instituições que acreditam e investem na animação de bonecos.”
Se sua cidade, empresa, escola ou qualquer outra instituição tiver interesse em conhecer o universo instigante da Animação de Bonecos é só entrar em contato pelo telefone (12) 9144 – 8374 ou pelo e-mail: jorgesinglee@yahoo.com.br

Vereador Romerson de Oliveira presente nos bairros da região sul

Ubatuba - Na última 6ª feira, o vereador Mico, Romerson de Oliveira-PFL, esteve no Bairro do Rio Escuro com o Secretário de Obras, João Paulo Rolim, para ver a reforma da EMEI e, com os trabalhadores, analisou o andamento da obra, que segundo previsão dos técnicos encarregados, será entregue ainda no mês de novembro.
Mico aproveitou a visita ao bairro para verificar duas indicações encaminhadas por seu gabinete ao Executivo. Uma, sobre a tubulação da Rua da Paz e a outra, sobre a captação de águas pluviais na Rua Cisne, ambas de grande importância para a comunidade.
Uma outra prioridade verificada pelo vereador, foi a reforma de uma ponte na Rua Beira Rio, que atualmente é de madeira. Tanto Mico, como João Paulo, concordam que o melhor seria investir em uma estrutura de concreto e não mais de madeira, como está prevista pela Regional Sul. Assim, o secretário garante se empenhar para a liberação recursos para a reforma.
Outro serviço que o vereador conseguiu levar ao Bairro do Rio Escuro foi a viabilização de traves para o “Campinho”, que, certamente, atenderá boa parte dos jovens e das crianças da comunidade.
Mico, aproveitando a presença do secretário, reforçou o pedido já feito pelo vereador no dia 13 de junho, de que o Projeto Prefeitura no Bairro atenda o Rio Escuro. Isso acarretaria para a comunidade, um número maior de necessidades atendidas.
João Paulo informou o vereador que o projeto do Executivo deverá atender, nos próximos dias, um bairro da região central, em seguida o Saco da Ribeira e o Lázaro, que, inclusive, é mais uma indicação do vereador junto ao prefeito municipal. O Rio Escuro, segundo o secretário, será próximo bairro a ser atendido.
Na próxima semana o vereador vai indicar ao Executivo, para que inicie a reforma de uma ponte na Estrada Municipal do Monte Valério (Rio Escuro/Monte Valério), além da limpeza e manutenção de toda extensão da estrada.
Para finalizar sua visita a região, Mico e o secretário de Obras estiveram na Regional, com o administrador Mário Clarassotti, e tomaram conhecimento das obras acabadas do local e as que estão em fase de execução. Mico aproveitou para discutir com Mário algumas indicações feitas por ele e saber como estão os encaminhamentos para atender as necessidades reivindicadas pelos moradores destes bairros. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Um dia de festa e fé na Caçandoca

Ubatuba - Capoeiristas do grupo Guelê de um lado, música e dança Jongo do grupo afro Cachoeira de outro, acompanhando um saboroso azul marinho de almoço, foram os destaques que fizeram a alegria de mais de cem pessoas da região sul da cidade, na festa da Caçandoca, no feriado de Nossa Senhora de Aparecida, dia 12. O ponto alto foi a missa afro, logo no início das festividades. Celebrada pelos padres Messias ( coordenador da Pastoral Afro de Ilhabela), Alessandro Coelho (Reitor do Seminário Padre Anchieta de Taubaté) e José Aylton ( Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sul de Ubatuba), a missa foi uma mistura do rito romano com o ritmo africano. Os principais instrumentos utilizados foram o atabaque, o bongô e o berimbau. Os coordenadores da Pastoral Afro, o casal Vicentina e Luiz Antonio de Azevedo, mais os de Liturgia, Vitória Auxiliadora e Antonio Antunes enriqueceram a cerimônia com a presença de uma religiosa de Angola, que entoou a Ave Maria, no dialeto de origem. Emocionou.
Emocionou também, a encenação da puxada de rede lembrando os pescadores quando trouxeram a imagem da Nossa Senhora, que é carinhosamente chamada de Mãe Negra Aparecida pela comunidade quilombola.
Os vereadores da região, Jairo dos Santos, PT, presidente da Câmara Municipal, Luciana Machado, PDT, e Osmar de Souza, PFL, também participaram da festa. Jairo esteve desde o início. Durante a missa batizou o filho do assessor parlamentar, Cezário do Prado. Depois, foi para a cozinha, onde ajudou no preparo do almoço e na seqüência, trabalhou na distribuição dos pratos. Para o presidente da Câmara, o trabalho foi um prazer porque, além do carinho especial que tem pelos quilombolas, ele sempre acompanhou a luta deste povo, batalhando com eles, pela conquista do espaço que por pouco não lhes foi tirado. Uma luta que também foi das mulheres descendentes de escravos, como Rosa Penha, Maria Machado, Maria Gabriel, Sebastiana Gabriel e Adacir Gaspar, entre outras.
Todo o dinheiro arrecadado na festa foi repassado para a comunidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Propostas de Ubatuba entram no Orçamento Estadual de 2006

Ubatuba - A construção de um Hospital Regional, rede de esgoto e saneamento básico, além da viabilização de uma política habitacional, duplicação da Rodovia dos Tamoios, ampliação do Porto de São Sebastião e incentivo ao turismo de massa, foram as principais propostas dos vereadores do Litoral Norte para o Orçamento do Estado de 2006. A Comissão de Finanças e Orçamento, representada pelos deputados estaduais José Caldini Crespo, PFL,( presidente), Carlinhos de Almeida, PT, e Padre Afonso Lobato, PV, se reuniu em audiência pública, para ouvir as propostas de gastos e investimentos das autoridades políticas, representantes de comunidades e da sociedade civil da região.
O presidente da Câmara de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, entregou ofício à Comissão, solicitando a implantação de uma Fatec no Litoral. “É de grande importância a implantação de uma unidade da Fatec para formar profissionais capacitados, principalmente agora, com a possibilidade de muitas obras no Litoral Norte”, afirmou Jairo.
No ofício, Jairo dos Santos pediu também, a construção de um Campus da USP, com cursos de Biologia, Oceanografia e Botânica, para qualificar profissionais em estudos e pesquisas da imensa biodiversidade florestal e marinha.
Constam ainda nos pedidos do vereador, verbas para a construção de casas populares para as comunidades quilombolas do Camburi e do Pé da Serra, construção de um entreposto de pesca no bairro da Maranduba, asfalto em ruas do Sertão da Quina e na Caçandoca, construção da ponte da Maranduba e para a conclusão de todas as obras de saneamento na cidade.
Os representantes da Comissão de Finanças e Orçamento do Estado afirmaram durante o encontro, que o Estado tem verbas para a realização de todas as obras. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Regionais Norte e Sul de Ubatuba se encontram e se confraternizam

Ubatuba - A vereadora Luciana Machado, PTD, promoveu a integração entre as Regiões, que contou com a presença de dezenas de moradores do Norte e do Sul da cidade.
O encontro, no dia 8 outubro, na Escola da Fazenda da Caixa, reuniu a comunidade local e cerca de 40 pessoas do Sertão da Quina, região Sul. O grupo da terceira idade, levado pela Professora Gracinha, Maria da Graças Machado, com o apoio da vereadora, e da primeira dama Denise César, faz parte do curso da FUNDART.
O Evento que acontece anualmente, nesta época, com o tradicional Azul Marinho no cardápio, que foi preparado por Laura de Jesus Braga, presidente da Associação da Fazenda, com a ajuda dos moradores locais. A noite do sábado foi de diversão com muito Forró, que também agradou os turistas presentes.
A verba arrecadada foi destinada à comunidade da Regional Norte.
A Casa da Farinha, atração principal do evento, foi escolhida pela importância histórica e turística que representa para a cidade.
Estiveram também presentes, o presidente da Câmara, Jairo dos Santos, PT, no sábado, dia 8, e, no domingo, dia 9, o prefeito Eduardo César, vereador Claudinho Gulli, PMDB, com a esposa, Fernando Furtado, assessor parlamentar da vereadora Luciana Machado. A vereadora agradece o prefeito Eduardo César, o secretário da Região Norte, Roberto Junior, os líderes comunitários Laura e José Pedro, em nome de todos os moradores locais, e dos que participaram do evento.
Otimista, Luciana já está pensando na programação do evento para o ano que vem. Ela quer que a confraternização aconteça com mais força, e que entre no calendário de eventos do município, para que todas as regiões participem desta importante integração, que acaba por fortalecer as comunidades.
O sucesso do almoço foi tanto que Laura Braga tem recebido muitos pedidos e já se colocou à disposição para fornecer refeições nos finais de semana. O lucro será repassado para a comunidade. Os interessados podem ligar no número 3836-9153.
A vereadora Luciana Machado também comunica a população sobre as próximas reuniões que acontecerão na região sul:
Dia 17/10/2005 – 19h - Reunião de Turismo – Restaurante Sinhá na Maranduba;
Dia 19/10/2005 - 19h - Reunião sobre Segurança – Restaurante Sinhá;
Dia 20/10/2005 –19h – Reunião de Turismo no Lazaro – Pauta: Ações Curto Prazo para temporada. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Lançamento do livro Ubatuba: espaço, memória, cultura

Ubatuba - O livro Ubatuba – espaço, memória e cultura trata de um olhar estrangeiro e de uma visão nativa sobre a história, a cultura e o turismo do município de Ubatuba será lançado na Fundart (Ubatuba) no dia 27 de outubro, às 19 horas. O livro desperta o leitor para o potencial turístico do ponto de vista da preservação do Patrimônio histórico, cultural e ambiental.
Pautado pela pesquisa científica, amparada no âmbito da pós-graduação - mais especificamente no Grupo de Pesquisa Cultura Midiática e Turismo da Universidade Paulista, reconhecido pelo CNPq e em um Projeto de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté – UNITAU, sistematiza e reconhece nas informações e conhecimentos sobre os grupos humanos que formaram Ubatuba, a recuperação da memória como direito social.
Os autores fazem uma viagem por 20 praias e 8 atrativos culturais analisando a localização, o acesso e a demanda destes recursos turísticos. Recriam simbolicamente a memória indígena a partir de documentos históricos, crônicas e relatos e narram a trajetória de Hans Staden e do Padre José de Anchieta situando-os no contexto nacional.
Outra discussão importante abordada no livro trata do desenvolvimento de uma fenomenologia do espaço imaginário – contido na memória viva da comunidade local, da vida cívica, nas representações da mídia, na voz dos “filhos da terra” e na daqueles que, de alguma forma “fixaram seu olhar sobre a cidade”.
Ubatuba – espaço, memória e cultura vem preencher um lugar nas bibliotecas dos pesquisadores, estudantes e viajantes curiosos que podem aprender a ver Ubatuba com outros olhos.

Procon de Ubatuba alerta

Ubatuba - O PROCON (Órgão de Defesa do Consumidor de Ubatuba) divulgou nota hoje, sexta-feira, alertando a população quanto a negociações com a empresa RIGHT PLACE. O Procon orienta que antes de fechar qualquer financiamento com a empresa RIGHT PLACE Construções e Intermediações de Negócios, localizada a rua Tijuco Preto, 322, Vila Gomes Cardim, São Paulo/SP, a pessoa entre em contato com Órgão de Defesa em Ubatuba pelos telefones (12) 3833-3022 / 3833-5446 / 3832-6509.
O Procon de Ubatuba está localizado à avenida Dona Maria Alves, 890, no centro, e funciona das 8 às 18 horas. (Fonte: PMU)

1ª Fase do Municipal de futmesa tem várias surpresas

Ubatuba - Foram disputadas no último Sábado mais duas rodadas do Campeonato Municipal, promovido pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes e da Imobiliária Central.
O Municipal é o mais antigo e tradicional evento de "futebol de botão" de todo o Litoral Norte paulista, disputado ininterruptamente desde 1997 e tem André Rafael como atual bí-campeão (2003/2004).
Os destaques da rodada foram André Rafael, que goleou o ex-campeão municipal Edu Macedo Jr e tirou dele a vice-liderança do Grupo "A", e Adauto Júlio, que venceu seus 2 jogos e passou Ralph Solera no Grupo "B", tornando-se o novo líder da chave.
As surpresas continuam presentes no Municipal: No Grupo "A", Cláudio Oliveira Jr, ex-campeão do Municipal, e Flávio Bellard, um dos favoritos da chave, continuam fora da zona de classificação. No Grupo "B", as decepções ficam por conta de Alexandre Augusto e Ednelson Prado, que continuam entre os desclassificados e têm agora poucas chances de conseguir uma vaga nas Finais. Mais detalhes sobre o campeonato, com a classificação dos grupos, ranking e tabelas, no site da AUFM (www.futmesaubatuba.com.br).
O Campeonato Municipal de futebol de mesa 2005 continua neste Sábado, a partir das 14:00h, com a disputa de mais duas rodadas. Os jogos são disputados na FUNDAC, ao lado do Tubão, e a entrada é franca para os visitantes. (Fonte: AUFM)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 14/10 a 20/10

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"A Batalha dos Vegetais" Desenho Dublado.
ás 16:20 - 18:00 - 19:40hs

Vôo Noturno - Suspense !!!
ás 21:20 hs.

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"A Fantástica Fábrica de Chocolate" Dubado
ás 16:50hs

"A Feiticeira " Comédia!!!!
ás 19:00 - 21:00hs

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Transforme a primeira ida de seu filho ao dentista numa gostosa brincadeira
Drª Jussara Helene Martins – CROSP 29891*

A primeira visita ao dentista é sempre um desafio na vida de qualquer criança, no entanto, esse momento poderia ser amenizado se os pais iniciassem esse tratamento logo cedo, isto é, a partir dos seis meses – idade onde ocorre à erupção dos primeiros dentinhos.
Recebo em meu consultório pais e mães com inúmeras dúvidas quanto à saúde bucal de seus filhos. Isso sem falar no receio que ronda o universo infantil quando o assunto é tratamento dentário, principalmente, transmitidos por pais que com seus medos e pavor de sentarem numa cadeira de dentista atemorizam seus filhos diante a ida ao dentista. Para que este momento não acarrete futuros traumas aos baixinhos, o procedimento mais indicado é a consulta a um Odontopediatra, um especialista em lidar com os medos dos pequenos pacientes, antes mesmo deles sentarem em sua cadeira.
O trabalho desse profissional é, normalmente, realizado por meio de um condicionamento eficiente, que faz com que as crianças entrem no consultório e sintam–se seguros, como se estivessem em suas próprias casas. Sejam bebês de seis meses, que começam a apresentar seus primeiros dentinhos, ou crianças maiores, os pequenos pacientes encontram um ambiente especialmente dedicado a eles com jogos, brincadeiras, televisão, videogame, gibis, etc. Enquanto brincam, a profissional conversa com a mãe e analisa todos os dados importantes como higiene dental, alimentação, uso de chupeta e dedo, alterações respiratórias, ranger de dentes e assim por diante. De posse destas informações, parte–se então para o tratamento odontológico adequado a cada um.
O condicionamento psicológico desenvolvido é composto por três etapas. Na primeira, é feito um exame rápido, com a criança no próprio colo da mãe, só para que seja dado o diagnóstico. É importante salientar que, após o término das consultas, todos as crianças são presenteadas com um brinquedo. Isso funciona como uma forma de reconhecer a colaboração delas.
Na segunda sessão, os pequeninos ganham uma escova de dente e o dentista inicia então uma escovação, sempre feita em conjunto com eles. Esse processo inclui uma pasta dental adequada e é realizado diante de um espelho, mostrando que nada irá machucá-los. Neste momento, procura-se fazer uma familiarização da criança com os objetos do consultório, como espelhos, luzes, a própria cadeira da dentista – sem falar, é claro, do motorzinho de baixa rotação, usado para a limpeza dos dentes.
Finalmente, na terceira sessão é introduzido o motor de alta rotação e repete-se toda a seqüência das etapas anteriores – desde a escovação até a limpeza com o aparelho – dando início ao tratamento e a aplicação de flúor.
Sempre analisando a criança como um todo, um bom Odontopediatra irá alertar as mães sobre a prevenção propriamente dita até o tratamento de cáries, indicação de selantes, uso de aparelhos ortodônticos, maus hábitos (uso do dedo e chupeta) e questões relacionadas à respiração e à fala.
Além disso, a base da metodologia adotada deve estar sempre focada em transmitir à criança todo afeto e segurança de que necessitam e, conseqüentemente, contribuir para o surgimento de uma nova geração sem cárie, feliz, saudável e, principalmente, sem medo de ir ao dentista.
A saúde começa pela boca por isso a importância da consulta ao dentista periodicamente.

*Drª Jussara Helene Martins de Souza
é odontopediatra com consultório na Rua Teotino Tibiriçá Pimenta 199,
em Caraguatatuba e ministra aulas para criançasde prevenção
e higiene bucal em escolas de educação infantil – Fone: 3882–1572

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Professor, Águas e Exibições - O que entendemos por "Ser Professor!": Essenciais para as sociedades e, metaforicamente, podemos classificar nós, professores, como sendo águas. Somos "primeira água", ou seja, sempre nos achamos pouco experientes. Porém somos "água-doce", excelentes, insubstituíveis. Sem ingenuidade, há em nós águas salgadas, dormentes, "águas passadas" e uns que estão indo por "água abaixo", não realizando, fracassando e, até mesmo, sujando a água que bebe. Queremos ressaltar aqui principalmente que, se somos águas, é porque podemos deixar os nossos alunos com "água na boca". Fazer crescer esta água, aguçá-los ao gosto pelo saber, pelo querer conhecer, sabemos que é possível, mesmo que lentamente. Com a certeza de que só os professores comprometidos com a educação enquanto processo conseguem. Somos águas que irrigam tantas sementes. Nossos alunos...sementes.
Porém, ser professor é também ser um grande exibido, alguém que se revela e que se mostra. Quem não gosta de exibir seus conhecimentos? É como se fôssemos atores. Isso me faz recordar de uma entrevista exibida há algumas décadas na televisão brasileira, onde a entrevistada era a atriz Marília Pêra. A atriz fora professora primária antes de entrar para o mundo das artes cênicas. Perguntaram-na como teria sido a transição da sala de aula para os palcos teatrais. Ela respondeu rapidamente: "Nenhuma! Ser professora é como ser atriz. A gente exibe-se em ambos os lugares"! Concordamos com a consagrada atriz brasileira. E vamos além! O nosso público, os chamados alunos, podem ser os mais severos e críticos, ou até mesmo os mais apáticos e indiferentes. Assim como uma outra a atriz, que recentemente paralisou uma encenação sua pelo toque de um celular durante seu espetáculo, nós também sofremos a mesma intervenção. Os alunos paralisam, de uma forma ou outra, nossos "exibidos" conhecimentos o tempo todo. Embora as instituições escolares tenham sinais, campainhas, que indicam que uma aula vai começar, também nos teatros há um sinal sonoro de que as cortinas irão se abrir e o silêncio se faz necessário. É uma ordem educativa aos espaços cênicos. Porém, ao espaço escolar, se os sinais insinuem ter a mesma conotação, sabemos que muito de nós, professores, passamos pela vontade de nos ‘descabelarmos’ porque tal aluno, ou tal turma, não parou ou mesmo ignorou sua aula. É! Este é um dilema cotidiano para nós.
Fazer nosso público interagir com o nosso "exibir" não é uma tarefa fácil, mas deve ser a meta. E aqui está o diferencial. Se, no teatro, a interação se dá mais por conta do respeitoso silêncio, pela gargalhada, pelo choro e aplauso na hora certa, na sala de aula, esta hora certa não existe. Há sempre uma realização dialetizada entre o professor e o aluno, entre a água e a semente. A água ao irrigar a semente, fazendo-a germinar, transforma-a numa árvore. Nós, professores, como água, irrigamos com nossos conhecimentos nossos alunos, transformando-os em cidadãos conscientes e atuantes na transformação do mundo onde nós e alunos atuamos.
Na medida em que nossos alunos conseguem, junto conosco, ser atores e espectadores, aí sim estamos tendo uma aula, a verdadeira prática pedagógica. Portanto, um aluno ouvinte não é um mero espectador. Até ao contrário. Uma aula onde todos mostram, questionam e dialogam com seus conhecimentos, mesmo que no seu sábio silêncio, estamos atingindo objetivos fundamentais da interação aluno/professor, professor/aluno, onde os papéis se invertem, se perdem, se dissolvem. Assim a sala de aula pode ser definida como um espaço cênico onde temos personagens reais em ação, um lugar em que o indivíduo representa seu papel na sociedade. E assim ele deve ser compreendido. E é este papel que nos importa aqui. Aliás, os papéis aqui desempenhados, tanto de quem é, institucionalmente falando, professor e aluno, são os representados e vividos por nós juntos às nossas comunidades.
Portanto, sejamos realistas, deixemos nossos alunos com água na boca e exibamos nossos saberes! Ah! Sempre é bom lembrar que este fazer profissional, é sempre histórico. A realidade histórica em quanto processo sempre em mutação, nós professores e os nossos alunos. Somos sempre águas em movimento. Águas novas, novas águas e águas passadas. Somos Águas. Somos Espetáculos. Somos História.

Quincas Cruz Neto
Ubatuba, SP


Lei dos Bancos - Na qualidade Homem Público, tenho a convicção de que o poder emana do povo, por isso venho realizando da melhor maneira possível o meu trabalho de Legislador e dentro desta atividade criei a Lei 2690/05, que trata da “Obrigatoriedade das Agências Bancárias” de colocar à disposição dos usuários, pessoal suficiente no setor de caixas e também sobre a diminuição do tempo de espera nas filas, bem como senhas para atendimento.
A Lei 2690/05 trará enormes benefícios à população e disciplinará o bom atendimento a todos os cidadãos que necessitam dos serviços bancários. Após a implantação desta Lei o maior beneficiado será você, que será atendimento de forma digna e respeitosa. Para tanto, solicito a colaboração de você cidadão para que também cobre junto ao Procon e ao Executivo Municipal o seu fiel cumprimento. Faça valer seus direitos através da Lei 2690/05.

Vereador Charles Medeiros PSB
Compromisso com você!
Ubatuba, SP


Eles estão chegando... - O calor e o sol, sinalizam o início da temporada dos ônibus de "turismo". Eles, já estão por toda parte e, circulam livres e soltos. Vi dois Moto-Home estacionados, confortavelmente, na Praia Grande. Carros discotecas, desfilam impunes, seus afrontosos decibéis. São transtornos de toda ordem, que apontam no horizonte do verão que se aproxima. O tempo passa. O tempo voa. A história destes "filmes" é velha. Não queremos reviver este "roteiro", nem mesmo em novas versões. Quem pretender reedita-lo, ganhará um "Oscar"com direito a todos os adjetivos pertinentes.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Pensamento - Como contribuição para seus leitores, transcrevo o pensamento do Millor Fernandes que encontrei no seu livro (meu de cabeceira) Millor Definitivo-A Bíblia do Caos:

"Deve haver, escondida nos subterrâneos do Congresso, uma escola de malandragem, golpes, perfídias e corrupção. Não é possível que tantos congressistas já nasçam com tanto nourrau."

Um abraço,
Renato Nunes
Ubatuba, SP


Lula. Mais uma oportunidade perdida! - O Lula é um fiasco! Como (quase sempre) não conhece os assuntos sobre os quais emite opinião, declarou, em Portugal, que a responsabilidade do foco de febre Aftosa em Eldorado (MT) é de responsabilidade do criador. A fazenda "contaminada" não é de cria, recria, ou mesmo de engorda. Os animais contaminados fazem parte de um rebanho de desenvolvimento genético da raça Red Angus. Os fazendeiros estão neste ramo há quatro geração e sabem tudo sobre o que estão fazendo. Imaginem se com tamanho patrimônio financeiro e, científico, seriam tão ingênuos de "economizar" justo na vacina da febre aftosa? Todo o rebanho esta vacinado e foram apresentados todos os atestados. Todas as vacinas da febre são importadas. Com a exportação de carnes a todo vapor, quantos interesses poderia haver nestas doses? Quantas doses de interesses? Assim Lula perdeu mais uma grande oportunidade de ficar calado. Principalmente porque de gado, no máximo, come churrasco, Ora, pois, pois ó pá! Que bom se Lula, além de cego e surdo, fosse mudo. Móoooooóoooo...

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Perdendo um cais - Relendo a seqüência de textos publicados sob a titulação De olho em Ubatuba, fico com a impressão de ter sido acometido por ranzinzice crônica.
No De olho em Ubatuba aponto problemas existentes em nosso município com o desejo de obter rapidez nas soluções por parte daqueles que têm a "obrigação de fazer".
A falta de capacidade administrativa em conjunto com a falta de conhecimento das necessidades da população fixa e flutuante fazem com que uma administração "desvie" os recursos do município para "projetos" questionáveis. Não afirmo que isto esteja ocorrendo na administração Eduardo César, pois não conheço as "reais" diretrizes que permeiam a sua gestão. Posso afirmar sim, que elas não tem a participação e a transparência prometidas em palanque.
O "caminho" que nos leva ao Cais do Porto ladeia uma costeira ímpar. Lugar de rara beleza é muito visitado por "turistas" e munícipes durante todo o ano. A falta de manutenção (buracos na pavimentação e mato nas laterais) dificulta a utilização de local tão prazeroso. A urgente necessidade de reparos no píer é gritante, salta aos olhos.
Os detratores da administração Eduardo César dizem que, por inveja, ele vai deixar os trabalhos feitos por seu antecessor deteriorarem-se para depois reconstruí-los. Citam como exemplo a situação em que se encontram as avenidas Iperoig e Nove de Julho, a pavimentação do centro da cidade e o "caminho" para o Cais do Porto.

Luiz Moura
Ubatuba, SP


Questão de foco ou análise? - Em artigo sob o título: “PT, DIREITA, PRECONCEITO, PRÉ-JULGAMENTOS”, assinado pelo Sr. Fernando Adorno Vassão Neto, somos qualificados preconceituosos, escribas habituais das revistas virtuais. Cometendo algumas imprecisões, dois somos citados nominalmente.(Litoral Virtual 13-10-05)
Sem entender onde teria sido preconceituoso ou discriminatório, de quaisquer que seja, e quais seriam os pré-julgamentos, relembro ao Sr. Fernando Adorno Vassão Neto o que respondi a outro crítico, supostamente bem intencionado como Ele, no breve artigo: “Os Abutres não são os Professores”. “Os que escrevemos artigos ou ensaios não temos a pretensão ou ilusão de que os leitores concordem plenamente com nossas idéias. A discordância leva ao enriquecimento mental e à criação de novas idéias. Ideais esses de todos aqueles que filosofamos. Todo escriba espera, de seus leitores, interpretarem e assimilarem seus textos no contexto em que são redigidos e publicados”. Neste momento acrescentaremos que, as evidências não podem ser negadas e, o que já está provado não tem que ser provado de novo.
Nas suas avaliações, (são bastante para um artigo só), o Sr. Fernando Adorno Vassão Neto, não consegue se libertar de íntimos preconceitos, idéias supostamente pouco amadurecidas e idiossincrasias pessoais e, ao nosso ver, comete falhas ( falamos em falhas para não confundir com os “erros-delitos”, do Sr. Presidente, que tanto o missivista defende) de análise e interpretação, nos escritos que está lendo, na imprensa virtual.
Não somos filiados a nenhum partido político ou temos carinho especial por este ou aquele. Nenhuma razão para discriminar algum deles. Algumas de nossas idéias sobre Partidos Políticos Brasileiros (são 29) foram expostas, no artigo: “PARTIDOS POLÍTICOS”. O PT não foi citado. No texto consta. Nossos partidos “nada significam em termos ideológicos, de filosofia política e projetos de governo”. Como bom observador da vida nacional e local, que Vs. Senhoria parece ser, terá percebido que nos assiste razão e verdade. Nesse contexto, o PT e o PL, só se encontraram na campanha eleitoral e nos saques das contas de Marcos Valério, no Banco Rural. Não é discriminação. Não faltam provas. É constatação. É a maior vergonha nacional que eu assisti, em quarenta e quatro anos como cidadão brasileiro!
Dias passados encontrei, por acaso, figura política relevante da atual administração que, para minha surpresa, confidenciou: “As coisas estão muito ruins. Não existem programas de governo e ações coordenadas. Na Educação estamos andando para trás, a passos largos”.
A avaliação coincide com a da maior parte dos cidadãos, bem intencionados, não envolvidos em partidarismos, igrejas ou grupos de interesse e que queremos uma Ubatuba próspera, limpa, segura e bem administrada. Para isso, ocupantes dos cargos públicos, tem que estar preparados para desenvolver, produtivamente, as funções que lhes são atribuídas. É um dever do Poder Público e um direito dos cidadãos. Ambos registrados na Constituição Federal. Não há preconceito ou discriminação, em exigir formação de “academia”, para aqueles cargos que a função o exige.
No artigo: “FORA DO TEMPO”, tratamos a Dra. Marilena Chauí com todo respeito e, lamentamos deturpasse a HISTÓRIA RECENTE e citasse personagem folclórico e canhestro da História de Espanha, que poucos no Brasil conhecem e está fora de nosso contexto político e histórico atual. A grande imprensa e a maior parte de seus colegas de academia não foram amáveis com os seus disparates e com os que os apoiaram.
Sobre “os codinomes hilários”( ...olha o preconceito!... )” não conseguimos enxergar qualquer preconceito em quem registra ou alerta para o fato de que um abaixo assinado para ter valor legal e ser respeitado, como documento, deve ser assinado com o nome completo das pessoas e seu R.G.
Outras considerações sobre: “preconceito evidente contra aqueles que não são formados na “academia”(cic)”.”Ignorância de nosso Presidente”(cic) e outras críticas pouco definidas, o próprio missivista esclarece quando citando o Sr. Ex-Presidente, Itamar Franco, afirma:
Fernando Henrique Cardoso(“este pensa antes de falar”).
Luis Ignácio Lula da Silva(“este fala antes de pensar”).
Constatação de Ex-Presidente bastante significativa e que merece ser considerada. Será por isso, por não pensar, que, entre outras indelicadezas com os cidadãos brasileiros e com a oposição, o Sr. Presidente nos acusa de estar jogando pragas de “urucubaca” contra ELE e contra o Brasil?.Nosso crítico está gostando e aprovando todas as indelicadezas do Sr. Presidente de todos os brasileiros?. O Sr. Rodrigo Borges de Campos Neto, desde Brasília, assim escreve: “Com essa declaração, Lula acaba de atestar que, além de bravateiro irresponsável na oposição, ele ainda praticava o quanto pior melhor”.(Folha de S.Paulo A3 de 13-10-05). É mais um exemplo de que o espelho continua traindo as pessoas e fazendo que elas, se olhando nele, projetem, para os outros, o que levam dentro.
Recebermos, acusações de discriminação, preconceito e pré-julgamentos, são injustiças que temos dificuldade em aceitar e que o Sr. Fernando A. V. Neto nunca conseguirá provar. Não existem. Foram projetadas no seu espelho. Como todo brasileiro consciente gostaríamos que nossos homens públicos (tanto os locais, como os estaduais e federais) fossem preparados para administrar e evitassem indelicadezas de público. Como ninguém pode dar o que não tem, nos resignamos a viver no meio de “urucubacas” e aceitar, prazerosamente e com todo respeito, as diferenças de foco e análise, assim como as pessoas que, ingenuamente, as praticam.

Corsino Aliste Mezquita.
RG 2.976.292 – 3
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Caraguatatuba

Exposição de Orquídeas - Gianni D´Angelo

Exposição de Orquídeas
©Gianni D´Angelo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor