Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 19 de outubro de 2005 - Nº 1384 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
União apura invasão de área de Marinha
Associação diz que tem autorização
Litoral Norte discute Plano Diretor


Caraguatatuba
Caraguá ganha Centro Universitário
Secretaria de Urbanismo implanta placas para orientação sobre terrenos e construções
Conselho Tutelar de Caraguá tem novo telefone para denúncias
Defesa Civil de Caraguá realiza projeto de redução de desastres
Ceprolin e Fundacc participaram do Ecoadventur
Equipes Real Promoções e Os Cachaças disputam a final do Barranco Alto
Kazon participa da Festa das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida
Carlinhos da Farmácia participa do III Encontro do PSDB em Cachoeira Paulista


Ilhabela
Educação Ambiental na Praia Mansa


São Sebastião
Iniciada obra de recapeamento do trecho urbano da SP-55 em São Sebastião
Etapa do Mundial de Surfe ASP WQS Reff Classic 2005 começa hoje
Thiago Camarão é convidado especial para Etapa do Mundial de Surfe ASP WQS Reef Classic 2005
Coral Madrigal promete um grande espetáculo
Equipes do futsal sebastianense se mantêm invictas e se classificam antecipadamente
Festival Estudantil de Teatro revela talentos na Costa Sul
“Dá Pá Virada” divertirá mais crianças neste final de semana

Ubatuba
CPI de Ubatuba descobre nova conexão de fraude e aciona BC
Grupo pede reabertura de feira-livre
Lançamento de livro sobre Ubatuba marca aniversário da cidade
Comunidade da Picinguaba discute seu futuro
Terceira etapa do “Circuito Ubatuba de Águas Abertas” acontece neste sábado
Ubatuba irá participar do Projeto São Paulo do Skate
Suelen vence etapa mas cearense fatura o título nacional
Equipe do Posto Jija fica com o título 2005
Ubatuba foi palco de encontro de judocas da região
Vôlei e basquete dão sequência ao Jogos Escolares de Ubatuba
Vigilância Epidemiológica adota medidas contra suspeita de sarampo em Ubatuba
Ubatuba recebe festival internacional de cinema
Regulamento do Concurso de Fotografia Revelando Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

União apura invasão de área de Marinha
MP pede vistoria em locais ocupados irregularmente e aponta 100 terrenos invadidos por quiosques e marinas

Litoral Norte - O SPU (Serviço de Patrimônio da União) iniciou uma série de vistorias técnicas em áreas de Marinha supostamente ocupadas de forma irregular no Litoral Norte.
Segundo o Ministério Público, de 500 inquéritos instaurados pela Promotoria de Meio Ambiente do Litoral Norte, cerca de 100 (20%) são referentes a ocupações irregulares (quiosques, marinas e até rampas náuticas) em áreas de Marinha nos quatro municípios da região.
Os laudos das vistorias serão encaminhados ao MP para a instauração de ações ambientais.
O primeiro levantamento foi realizado em Ubatuba, na semana passada. Os técnicos vistoriaram ocupações em áreas de Marinha nas praias Itamambuca, Praia Grande e Galhetas, entre outras.
Nas próximas semanas, devem ser feitas vistorias em Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
A arquiteta Maria Lúcia Dalessandro, técnica da GPU (Gerência de Patrimônio da União), que coordenou as vistorias em Ubatuba, disse que o levantamento foi solicitado pela promotora de Meio Ambiente do Litoral Norte, Elaine Taborda. "Vistoriamos ocupações irregulares e elaboramos os laudos solicitados pelo MP", disse Maria Lúcia.
DANOS - A promotora Elaine Taborda afirmou que 20% dos cerca de 500 inquéritos instaurados são referentes a ocupações irregulares, como quiosques, marinas e rampas náuticas construídos irregularmente na região.
"Com os laudos elaborados pelo SPU, vamos solicitar aos proprietários o reparo dos danos ambientais ou o retorno das áreas para a sua situação anterior às ocupações", disse a promotora.
Segundo ela, os inquéritos poderão ser transformados em ações civis públicas, caso os proprietários não atendam às solicitações feitas pela Procuradoria Ambiental.
A promotora afirmou ainda que o SPU tem poder de polícia para impedir os danos ambientais e disciplinar as ocupações em áreas de Marinha.
OCUPAÇÃO - A atuação do MP e do SPU vem agradando políticos e ambientalistas da região. "Por falta de fiscalização das prefeituras, ocorreram ocupações absurdas nas praias e até nas costeiras, que resultaram em prejuízos ao meio ambiente e à coletividade", afirmou Thomas de Carli, do MDU (Movimento em Defesa de Ubatuba).
O presidente da Câmara de Ubatuba, vereador Jairo dos Santos (PT), disse que as ocupações irregulares à beira-mar têm prejudicado ainda as comunidades caiçaras tradicionais.
"Na Maranduba, um parque temático foi construído em área da União, há muitos anos utilizada pela comunidade local para lazer e eventos religiosos", afirmou.
O prefeito Eduardo César (PL) não retornou às ligações para comentar o assunto. O secretário de Urbanismo do município, Rafael Ricardi Irineu, não foi localizado ontem. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Associação diz que tem autorização

Litoral Norte - O presidente da Associação dos Quiosques de Ubatuba, Carlos Roberto do Lago, afirmou ontem que as ocupações e ampliações em áreas de Marinha na Praia Grande foram feitas com autorização da prefeitura local.
O SPU (Serviço de Patrimônio da União) fez vistorias no local, onde foram instalados 29 quiosques.
Uma ação civil pública impetrada em junho deste ano pelo MDU (Movimento em Defesa de Ubatuba) e acatada pela juíza Ana Lia Beall suspendeu as construções, ampliações e o excesso de mesas e cadeiras em área de Marinha. A associação tentou derrubar a liminar no TJ (Tribunal de Justiça), mas não obteve êxito.
"Estamos tentando resolver a questão diretamente com o MP e a prefeitura", afirmou Lago.
Segundo ele, as obras de construção e ampliação de quiosques continuam paralisadas. "Acredito que teremos uma solução definitiva até o início da temporada de verão", disse. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Litoral Norte discute Plano Diretor

Litoral Norte - Dia 10 de outubro de 2006, de acordo com a Lei Federal nº 10257/01, Estatuto da Cidade, encerra-se o prazo para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes concluírem a elaboração ou adequação de seu Plano Diretor. Para que seja válido, a Lei exige que seja elaborado com ampla participação da comunidade. Caso isso não ocorra, o executivo poderá sofrer punição por improbidade administrativa.
Para garantir o cumprimento da lei, o Ministério das Cidades decidiu realizar uma Campanha Nacional de Sensibilização e Mobilização. Para isso, firmou parcerias com várias entidades para elaboração de material de apoio e para a formação de multiplicadores, de maneira a garantir a participação de todos os setores de cada município.
A realização do curso em Ubatuba e Caraguatatuba foi uma iniciativa da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, sendo desenvolvido por uma equipe especializada do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo.
Nos dias 14 e 15 de outubro, o curso foi realizado no Tamoios Yacht Club e, nos dias 17 e 18 foram realizadas oficinas no CEPROLIN –Centro de Ensino Profissionalizante do Litoral Norte, em Caraguatatuba.
O evento foi aberto pelo Sr. Prefeito de Ubatuba e contou com a participação do vice-prefeito, do presidente da Câmara, Jairo dos Santos, da vereadora Luciana Machado e do vereador Charles Medeiros, dos secretários de Agricultura e de Arquitetura e Urbanismo. Também contou com representantes de várias entidades da sociedade civil. Em Caraguatatuba, o público foi ampliado com a participação de representantes de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, entre os quais, vários soldados da Polícia Militar Ambiental.
A Prefeitura de Caraguatatuba, que já está em um estágio bem avançado de discussão e de elaboração de seu plano, apresentou algumas de suas propostas e alterações, levando em conta, principalmente, as conseqüências da instalação da Petrobrás e da duplicação da Rodovia dos Tamoios
O curso foi encerrado com a formação de um núcleo regional mobilizador que tem como coordenador provisório o engenheiro Roberto Resende, de Ubatuba.
A próxima reunião desse núcleo será dia 07/11, às 19 h, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba.

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá ganha Centro Universitário
Com a aprovação do Centro Universitário Módulo – UNIMÓDULO, Caraguá comemora mais uma conquista rumo ao desenvolvimento.

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO, em Caraguatatuba foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no dia 6 de outubro, o que tem sido motivo de comemoração para estudantes e professores e também para moradores de Caraguatatuba e Litoral Norte.
O diretor geral das Faculdades Integradas Módulo, em coletiva com a imprensa nesta terça-feira, disse que a transformação das Faculdades Integradas em Centro Universitário trará inúmeros benefícios à região, chegando a ter o mesmo grau de importância que a instalação da Base de Gas Natural e do Retroporto terá para a cidade; seja pela maior capacitação dos profissionais da região, pelo incentivo à pesquisa científica, pela oferta direta de empregos, ou ainda pelo aumento de contratos com fornecedores.
Além de representar a conquista da excelência na atividade de ensino, o Centro Universitário significa maior autonomia da Instituição para a oferta de cursos, com exceção dos cursos de Direito, Medicina, Psicologia e Odontologia, que necessitam de autorização especial.
De acordo com Nogueira, a escolha e a indicação dos novos cursos será feita com o envolvimento de toda a equipe interna e apoio de consultoria externa, fundamentada nas transformações recentes que sinalizam oportunidades para a região. Para isso a Instituição já está promovendo levantamentos, visando detectar as necessidades profissionais diante do novo quadro econômico que atualmente desponta no Litoral Norte.
Segundo o diretor geral, a autonomia do Centro Universitário para a oferta de novos cursos consta no Plano de Desenvolvimento Institucional, entregue ao MEC em dezembro de 2002. A Instituição tem 90 dias a partir da data da publicação no Diário Oficial, do credenciamento do Centro Universitário para atualizar o docu
De acordo com o diretor do UNIMÓDULO, a meta da Instituição é desenvolver-se em quatro áreas centrais: identidade caiçara, regionalização, meio ambiente e cultura. “Queremos ser uma referência nessas áreas. Este será o nosso diferencial acadêmico. Não pretendemos concorrer com as grandes universidades do país, mas sermos um grande centro de conhecimento da nossa região e assim conquistarmos nosso diferencial acadêmico”.
A aprovação:
No dia 6 de outubro o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou por unanimidade o credenciamento do Centro Universitário Módulo – UNIMÓDULO por transformação das Faculdades Integradas, restando agora a publicação no Diário Oficial da União para formalização final do ato.
Para tanto, desde dezembro de 2002, as Faculdades Integradas Módulo vem sendo avaliadas pelo MEC, de acordo com o cumprimento da Legislação que rege a organização do Ensino Superior: (LDB) Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996; Decreto n° 3.860 de 09 de julho de 2001; Resolução n° 10 de 11 de março de 2002; Portaria n° 3.850 de 23 de novembro de 2004; Portaria n° 4.361 de 29 de dezembro de 2004.
A visita final, feita pela equipe do Conselho Nacional de Educação, coordenada pela Profa. Dra. Marilena Chauí e composta pelos também conselheiros Milton Linhares e Antônio Ronca, constatou a qualidade das atividades desenvolvidas pelas Faculdades Integradas Módulo, bem como sua potencialidade de transformação em Centro Universitário.
Antes da Comissão do CNE, a Instituição foi avaliada por duas comissões do INEP, tendo os conceitos CMB (Conceito Muito Bom) na organização didática pedagógica; CB (conceito Bom) no Corpo Docente, e CB na infra-estrutura.
De acordo com os artigos previstos no Decreto 3860, de 09 de julho de 2005, Faculdades Integradas são Instituições de Educação Superior, públicas ou privadas, com propostas curriculares em mais de uma área de conhecimento. Tem o regimento unificado e são dirigidas por um diretor geral. Pode oferecer cursos em vários níveis: graduação, cursos seqüenciais e de especialização e programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado).
Já os Centros Universitários são Instituições de Educação Superior, públicas ou privadas, pluricurriculares, que devem oferecer ensino de excelência e oportunidades de qualificação ao corpo docente e condições de trabalho à comunidade escolar. Universidades, por sua vez, são Instituições pluridisciplinares, públicas ou privadas, de formação de quadros profissionais de nível superior, que desenvolvam atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão. (Fonte: PMC)

Secretaria de Urbanismo implanta placas para orientação sobre terrenos e construções
A Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Trânsito está implantando na cidade, placas para orientar a população sobre terrenos, construções, reformas e ampliações. Ao fazer uma modificação no imóvel, é muito importante consultar antes o órgão competente

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, está implantando placas para orientar a população da cidade sobre construções irregulares ou aquisição de imóveis. Localizados ao longo da SP-55, esses painéis informativos tem como principal objetivo mostrar ao munícipe a importância de consultar a Secretaria de Urbanismo antes de fazer qualquer reforma ou ampliação de imóvel, ou ainda, iniciar uma construção.
Outro fator de grande relevância para o setor de Urbanismo Municipal é orientar o cidadão que pretende adquirir um imóvel. De acordo com a Secretaria, antes de comprar um terreno ou uma casa, o munícipe deve checar se a área escolhida está regular.
Qualquer irregularidade relacionada à habitação pode e deve ser denunciada pela população pelos telefones (12) 3882-5487 ou 0800-7700678. Exerça sua cidadania. Denuncie! (Fonte: PMC)

Conselho Tutelar de Caraguá tem novo telefone para denúncias
O órgão de defesa dos direitos da criança e do adolescente de Caraguatatuba, informa seu novo telefone de plantão para denúncias relacionadas a menores em situação de risco pessoal e social

Caraguatatuba - O Conselho Tutelar de Caraguatatuba, entidade de defesa da criança e do adolescente, informa seu novo telefone para denúncias que já está em funcionamento. Por meio do número de plantão 9773 0047, o Conselho Tutelar recebe acusações sobre maus tratos, espancamentos, atos infracionais cometidos por menores de idade, abandono de crianças, entre outras.
Atualmente o órgão é acionado de maneira equivocada; pessoas ligam para denunciar a venda de tabaco e bebidas alcoólicas para menores por comerciantes locais, o que é considerado um ato infracional. “A pessoa que testemunhar um crime como este deve acionar a polícia. É essa entidade que tomará as primeiras providências, antes de acionar o Conselho Tutelar”, explicou o presidente, Rodolfo Fernandes.
O presidente ainda ressaltou que, caso as acusações não sejam atendidas pela polícia, o denunciante pode entrar em contato com o Conselho, e este tomará providências, cobrando a entidade. “Nossa missão não é a de repreender, mas podemos cobrar os órgãos que não defendem o direito da criança e do adolescente.”
No caso dos comerciantes que vendem tabaco e bebidas alcoólicas a menores, a polícia entrará em contato com o Conselho Tutelar, e este orientará os pais do menor e os comerciantes, que caso a ocorrência volte a acontecer, o caso poderá ser encaminhado ao Ministério Público.
O Conselho Tutelar atende também pelo número 3882 1690. Seu horário de funcionamento é das 9h às 17h. O número 9773 0047, poderá ser acionado em horário de plantão. (Fonte: PMC)

Defesa Civil de Caraguá realiza projeto de redução de desastres
Durante o encontro, os moradores serão orientados sobre os possíveis acidentes em época de chuvas e receberão panfletos e cartilhas com orientações básicas para evitar acidentes

Caraguatatuba - Em comemoração ao Dia Munidial de Redução de Desastres, comemorado no dia 13, a Defesa Civil de Caraguatatuba, em conjunto com as Secretarias de Urbanismo, Saúde, Educação e Assistência Social realizará nesta quinta-feira 20, das 18h às 22h, um encontro com os moradores dos bairros Casa Branca e Olaria com o objetivo prevenir a população sobre os acidentes provocados pelas chuvas. O evento acontece na EMEF Benedita Pinto Ferreira, no bairro Casa Branca.
No projeto, os moradores serão orientados sobre a ocupação de áreas de risco, lixos que são jogados nas encostas e córregos, compra de terrenos sem consulta à prefeitura, o corte de barrancos e doenças transmissíveis causadas por lixo.
A Defesa Civil distribuirá panfletos e cartilhas para a população, e prestará orientação sobre os possíveis deslizamentos em época de chuvas e sobre o lixo jogado em córregos. A Secretaria de Assistência Social orientará sobre o acompanhamento das famílias que moram em área de risco. A Saúde orientará sobre a proliferação de animais peçonhentos, causada pelo acúmulo de lixo. Já a Secretaria de Urbanismo orientará os moradores sobre as possíveis construções irregulares, corte de barrancos, terrenos em área de APP área de Preservação Permanente e risco e a Secretaria de Saúde orientará os moradores sobre a participação de alunos e professores e a liberação do espaço para acolher as famílias em caso de acidente.
De acordo com a diretora da COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil), Cláudia Ruiz, a região foi escolhida por ser a mais atingida em época de chuvas. “O logal tem maior índice de escorregamento de terra”, declarou. (Fonte: PMC)

Ceprolin e Fundacc participaram do Ecoadventur
Os alunos do Ceprolin foram os escolhidos para realizarem inúmeras ações durante o Ecoadventur realizado entre 12 e 16 de outubro em Caraguatatuba. Recepcionando público, palestrantes, dando apoio aos estandes entre outras atividades, os alunos do curso de turismo puderam vivenciar as várias etapas na produção e realização de um grande evento. Fundacc e Ceprolin também expuseram projetos e atividades em seu estande.

Caraguatatuba - Os alunos do curso de turismo do Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte participaram ativamente do evento Ecoadventur realizado pela AHP – Associação de Hotéis Pousadas e Similares de Caraguatatuba entre os dias 12 e 16 de outubro em Caraguatatuba. Reunindo diversos segmentos da área de esportes de aventura e turismo ecológico numa grande troca de experiências, o evento reuniu grande público e oportunizou aos alunos a experiência e atuação em inúmeras atividades.
“Os alunos tiveram encontros com Carlos Cavalcanti, da CBCavalcanti, responsável pela organização do Ecoadventur e obtiveram inúmeras informações quanto a produção e realização do evento, um dos conteúdos de interesse do curso de Turismo do Ceprolin. Dentro das aptidões, foram escolhidas as áreas que seriam de responsabilidade de cada grupo como recepção do público, atuação junto aos estandes dos expositores, apoio administrativo e apoio nas palestras” – comenta Wanderly Araújo, diretora do Ceprolin.
Num estande, Ceprolin e Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba também estiveram presentes no Eco-Adventur oferecendo ao público a produção literária organizada, artesanato identitário com os projetos Gente de Fibra - de trançado em taboa e o Terramar de arte cerâmica. Na área de educação profissional, o Ceprolin, apresentou projetos do curso de turismo ligados ao meio ambiente. Coordenados pelo professor Ronaldo Cheberle, numa parceria, alunos do curso de DSC – Desenvolvimento de Sistemas Comerciais - deram suporte técnico aos alunos do curso de Turismo para as apresentações ao público, estas, orientadas pelo professor André Fida. (Fonte: PMC)

Equipes Real Promoções e Os Cachaças disputam a final do Barranco Alto
Os jogos finais do campeonato acontecem no dia 19, quarta-feira a partir das 19h, com dois jogos. A equipe União do Morro e Indeoendente disputam o 3º lugar, já Real Promoções e Os Cachaças lutam pelo 1º lugar. A entrada é gratuita

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futsal do Barranco Alto chega em sua fase final nesta quarta-feira, dia 19. As equipes Real Promoções e Os Cachaças conseguiram a classificação para disputar a última partida da competição e seguem em busca da conquista do título de campeã.
A disputa pela terceira colocação será entre as equipes Independente e União do Morro, que foram derrotadas na fase semi-final do campeonato.
Na luta pela classificação, a equipe Real Promoções enfrentou a equipe Independente e venceu de goleada, 7 a zero. O time Os Cachaças enfrentou o União do Morro e venceu de 5 a 3. As duas equipes vencedoras garantiram a classificação para disputar a partida final da competição.
O Campeonato de Municipal de Futsal do bairro Barranco Alto teve início no dia 19 de setembro com a participação de 18 equipes que fizeram disputas acirradas para conquistar uma vaga na próxima etapa do campeonato. A segunda fase teve início no dia 5 de outubro com oito equipes classificadas, que lutaram para garantir a classificação.
As equipes vencedores serão premiadas com troféus e medalhas. O evento é aberto ao público.
Prestigie o esporte de sua cidade! (Fonte: PMC)

Kazon participa da Festa das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL) deu uma pausa nos trabalhos na Câmara e aproveitou o feriado de 12 de outubro para prestigiar, junto de seus assessores, a Festa das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, que aconteceu no bairro Rio do Ouro.
A festa foi organizada pelo Edmilson Faria Monteiro (Pena), Presidente da Sociedade Amigos do Rio do Ouro e contou com a presença de muitos moradores, adultos e crianças que foram se divertir e participar de brincadeiras, jogos, futebol, desfile de modas, concurso de músicas e também ganharam doces, balas, bexiga e pipoca.
Para que a festa das crianças fosse sucesso, Kazon também colaborou com doces e balas e fez questão de estar presente no evento. “Estas festas são simplesmente a alegria da garotada, é divertido participar e fico feliz em ver no rosto delas um sorriso estampado. Nós temos que estar presente nos bairros atentos às necessidades, como obras, segurança, saúde, educação, mas também estar presente nos momentos de alegria e diversão. Quero agradecer aos moradores do Rio do Ouro pela confiança depositada em mim e digo que continuarei a lutar por melhorias e por uma forma digna de viver, finaliza Kazon”. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Carlinhos da Farmácia participa do III Encontro do PSDB em Cachoeira Paulista

Caraguatatuba - O Vereador Francisco Carlos Marcelino, - Carlinhos da Farmácia - (PSDB) participou do III Grande Encontro do PSDB no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, que aconteceu em Cachoeira Paulista no último sábado, dia 15.
Carlinhos comenta que é de suma importância participar, “Nestes encontros são abordados vários temas, principalmente o atual cenário político nacional, são muitas coisas importantes que estão sendo decididas e precisamos estar alinhados com a postura da Executiva do Partido. Outro assunto importante que discutimos foi o futuro do PSDB nas eleições de 2006, além é claro, a oportunidade que temos de encontrar vários colegas vereadores e deputados e assim podermos trocar experiências. O Encontro Regional foi muito positivo e sempre que posso compareço, finaliza Carlinhos”.
O Encontro contou com a presença do ex Ministro da Justiça, Aluísio Nunes, do Deputado Estadual Sidney Beraldo, do vereador Cristiano Pinto Ferreira, de são José, representando a Diretoria da Executiva Estadual do PSDB. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Educação Ambiental na Praia Mansa

Ilhabela - A Secretaria Municipal de Meio ambiente de Ilhabela desenvolveu no último dia 13 de Outubro o Projeto de Educação Ambiental “Cuide de Ilhabela Brincando” na Comunidade Tradicional de Praia Mansa. A visita, que fez parte do Projeto de Saneamento Ambiental das Comunidades Tradicionais do Município, o Projeto Bela Ilha, desenvolvido em parceria com a empresa Sagatiba, contou com a presença da equipe de Educação Ambiental do Meio Ambiente, composta por funcionários da Secretaria, estudantes de Gestão Ambiental, do diretor das Comunidades Tradicionais, Dito Dória, e da secretária municipal Maria Inez Fazzini Biondi, levando muita informação para a criançada, que pode aprender através de brincadeiras ecológicas, a importância da separação do lixo e como a separação deve ser feita. Aprendida a lição, a criançada acompanhou a equipe da Secretaria de Meio Ambiente às residências para orientação e conscientização dos moradores. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Iniciada obra de recapeamento do trecho urbano da SP-55 em São Sebastião

São Sebastião - Começou esta semana o recapeamento do trecho urbano da Rodovia Manoel Hyppólito do Rego (SP-55). A obra do Governo do Estado atende reivindicação da Prefeitura de São Sebastião e prevê a recuperação de 6,5 km de pista, entre São Francisco e Topolândia (km 119,8 ao 126,3).
De acordo com o DER, o investimento na obra é de R$ 3 milhões. Os serviços estão sendo executados pela Terracom Engenharia Ltda.
Ontem pela manhã (18/10), funcionários da empreiteira trabalhavam na preparação do solo em acostamento do bairro Portal da Olaria. “No final do ano passado, antes da posse, o prefeito já reivindicava a recuperação desta parte da rodovia”, relembra o secretário de Obras e Planejamento, Thales Carlini. O trabalho deve ser concluído em três meses.
A Prefeitura de São Sebastião já enviou o projeto de construção de rotatórias para o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), órgão do Estado responsável pela manutenção das rodovias, em Cubatão. As baias têm como objetivo dar mais segurança no acesso aos bairros São Francisco (Morro do Abrigo), Portal da Olaria, Arrastão, Reserve Du Moulin, Porto Grande e Centro (Posto Kajiya).
Em março, durante visita do secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, o prefeito Dr. Juan Garcia teve a garantia da obra de recuperação do trecho urbano. O DER ainda trabalhava na conclusão da duplicação do trecho entre a Costa Norte de São Sebastião e o município de Caraguatatuba.
Já no mês de julho, Lopes voltou à cidade. Na ocasião, ele e o prefeito assinaram o termo para construção da rotatória de acesso ao bairro da Enseada, na Costa Norte, obra que já foi concluída. “Mais uma vez mostramos a seriedade em nossa administração e vemos que nossas reivindicações são atendidas pelo Governo do Estado”, destacou o prefeito. (Fonte: PMSS)

Etapa do Mundial de Surfe ASP WQS Reff Classic 2005 começa hoje

São Sebastião - Um espetáculo sobre as ondas. Os maiores nomes do surfe desafiarão o mar de Maresias, na etapa do Mundial de Surfe a partir desta quarta-feira, 19.
A etapa também marca a quebra de um jejum do Estado de São Paulo, que estava há cinco anos sem receber uma um Mundial de Surfe.
Serão cinco dias de pura adrenalina, onde cerca de 160 surfistas garantem o espetáculo no ASP WQS Reff Classic 2005. A etapa do campeonato distribuirá US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking do World Qualifying Series (WQS), que indica os quinze surfistas para completar a elite mundial do ASP World Championship Tour em 2006.
O gerente de marketing da Reef, Alexandre Reis, conta que dentre os surfistas inscritos, existem oito diferentes nacionalidades. “A maioria é da Austrália, com vinte representantes. Os sul-africanos também marcarão presença. Essa etapa do Mundial que aconteceu em 2004 em Torres, Rio Grande do Sul, reuniu cerca de 15 mil pessoas”.
Surfistas como o campeão do Reef Classic de Torres no ano passado, o paranaense Jihad Kohdr, que ocupa o 25º lugar no ranking das 30 etapas já disputadas; o gaúcho Rodrigo Dornelles, 18º, o carioca Marcelo Trekinho, 22º, o potiguar Danilo Costa, 26º, o cearense Dunga Neto, 32º; o paulista Odirlei Coutinho, 33º e o baiano Armando Daltro em 34º, arrebentarão as ondas de Maresias em busca de um bom resultado para terem chances de confirmar suas vagas no Onbongo Pro Surfing na praia Mole, em Florianópolis, Santa Catarina.
“Esses são os brasileiros mais próximos da zona de classificação para o WCT 2006”, diz o gerente de marketing da Reef. Ele destaca ainda que a competição terá programações diferentes na areia, conhecidos como Planet Reef. “Serão opções de lazer para quem vai curtir na praia e as manobras dos surfistas”.
Durante o evento, terão artistas grafitando tênis, sessão de autógrafos com os surfistas, uma mini hemp para os skatistas, aulas de surfe e o concurso da Miss Reef. (Fonte: PMSS)

Thiago Camarão é convidado especial para Etapa do Mundial de Surfe ASP WQS Reef Classic 2005

São Sebastião - O jovem sebastianense, Thiago Camarão, de 17 anos, patrocinado pela marca Reef, terá participação especial na etapa do Mundial de Surfe WQS, que inicia amanhã, às 9 horas na praia de Maresias.
Camarão explica que este ano não compete no campeonato, mas que já se prepara para 2006. “Este ano como quase não participei de etapas do Mundial, não tenho como prioridade, mas no ano que vem, será uma delas”.
Thiago foi o vencedor da etapa inicial do Billabong Pro Teen Series, realizado em agosto deste ano, na Praia de Cambury. A disputa abriu a seletiva sul-americana para o Mundial Profissional Sub-20.
O surfista é o atual campeão sul-americano pro-júnior de surfe. O título foi conquistado na etapa final do Billabong Pro Teen Claro Series, encerrada no dia 2 deste mês, em Salvador (BA). A competição valeu como seletiva continental para a formação da equipe para o Billabong World Junior Championships, o Mundial Profissional para surfistas com até 20 anos que será realizado em janeiro de 2006, na Austrália.
“Comecei a surfar com 11 anos e com 12 já estava competindo”, conta o surfista que reside na praia de Juquehy, na Costa Sul da ciadade.
A mãe do jovem, Margareth Pickler, fala que o filho aprendeu a surfar sozinho. “Ele gosta tanto do esporte, que quando iniciou, comprou uma prancha escondido”.
A mãe do jovem talento, sua fã número um, diz que a vitória que mais marcou foi em 2002, no Campeonato Paulista em Itanhanhém. “Nós batalhamos muito no início da carreira dele, eu, o Glauco e o Mendel da Tropical Imóveis que nos ajudaram”.
Garoto Propaganda - Além de ser convidado especial da etapa do Mundial WQS, em Maresias, ele também é o garoto propaganda da Reef no campeonato.
De acordo com o gerente de marketing da Reef, Alexandre Reis, o surfista foi escolhido por ser da nova geração da empresa e por acreditarem no potencial do jovem atleta. “Thiago é o único a ser patrocinado pela Reef com calçado, confecção e óculos”.
Outro fator para que Camarão fosse escolhido, foi o fato de ser sebastianense. “Nada melhor para representar a etapa de um campeonato que um atleta da região”.
O gerente de marketing ressalta que o cartaz com a foto do surfista foi distribuído nos 500 pontos de vendas da reef por todo o Brasil. “Além dos cartazes, são propagandas de televisão em rede nacional e o site Waves, a melhor página de surfe na internet do país”. (Fonte: PMSS)

Coral Madrigal promete um grande espetáculo

São Sebastião - O Coral Madrigal Cantarte, vencedor do Mapa Cultural Paulista na fase municipal se prepara para mais um espetáculo que promete emoção e principalmente muita cultura para o palco do Teatro Municipal nessa quinta-feira (20/10) a partir das 20h30.
Sob a regência de Marco Câmara, o Coral Madrigal Cantarte irá concorrer na cidade de Redenção da Serra ao Mapa Cultural Paulista em sua fase regional. O projeto do Mapa Cultural promove o intercâmbio regional, o mapeamento dos produtores culturais e suas atividades, divulgando o talento desses artistas, proporcionando o apoio e a visibilidade necessária a aqueles que merecem o nosso reconhecimento, tanto pelo empenho quanto pela qualidade dos trabalhos apresentados em suas expressões artísticas.
O Mapa Cultural Paulista nestes últimos seis anos, sempre visa o envolvimento das cidades, de seus artistas e da comunidade em geral. Vale a pena conferir esta apresentação que tem preço único de R$ 5,00. (Fonte: PMSS)

Equipes do futsal sebastianense se mantêm invictas e se classificam antecipadamente

São Sebastião - Classificadas antecipadamente para a próxima fase, as meninas do futsal passaram invictas na primeira etapa da II Copa da Amizade. As sebastianenses garantiram a invencibilidade com uma goleada de 7 a 0 contra a equipe Buzzo 13.
Desde o início do campeonato, o time venceu também o Johnson B por 3 a 0, o Inpe por 4 a 0 e Termas do Vale por 5 a 1.
Segundo o técnico da equipe, Alexandre dos Santos Chagas, os resultados obtidos são muito bons. “Tomamos apenas um gol somando todas as partidas disputadas, isso é ótimo”. O técnico acrescenta que, na próxima fase, todos os times se enfrentam.
Dentro do campeonato, que acontece em comemoração aos 35 anos da Embraer, disputam nove times, todos de São José dos Campos com exceção de São Sebastião.
Chagas explica que é o primeiro campeonato de futsal que participam as jogadoras. “Elas sempre jogam futebol de campo, por isso acredito no potencial de cada uma”.
Masculino - Os meninos do sub-17 também fizeram bonito e se classificaram antecipadamente para a próxima rodada da Liga de Futsal em São José dos Campos. A classificação aconteceu neste sábado, 15, contra o Tênis Clube. São Sebastião derrotou o time por 5 a 4.
No campeonato a equipe sebastianense já derrotou o Delta por 14 a 0 e o Integração Jovem por 6 a 1.
O técnico da equipe, Rogério Botelho, explica que os meninos estão realizando no campeonato as jogadas que aprendem nos treinos. “Estão se desempenhando muito bem, só espero que vençamos esse jogo para nos classificarmos para a próxima etapa antecipadamente”.
Segundo o assistente técnico da equipe, Luiz Carlos Cavinatti, a liga é uma forma de preparar os atletas para os Joguinhos Estaduais e para os Jogos Regionais. “Os jogadores que representaram São Sebastião nos Jogos Regionais este ano, jogaram nessa liga, e conquistaram o bicampeonato, isso mostra como a liga é forte. Queremos que estes meninos estejam preparados desde cedo”.
A equipe sebastianense de futsal sub-21 foi medalha de bronze nos Jogos Regionais que aconteceram em Caraguá este ano.
Os times da chave de São Sebastião são Delta, Tênis Clube, Integração Jovem e Drogaria Cerejeira, que de acordo com o assistente, é a chave com os melhores times do campeonato. A final da Liga de Futsal acontece em dezembro. (Fonte: PMSS)

Festival Estudantil de Teatro revela talentos na Costa Sul

São Sebastião - Foi realizado entre ontem e hoje (18/10), a primeira fase do Festival Estudantil de Teatro na Praça Por do Sol, no bairro de Boiçucanga. O evento tem a realização da Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e a organização do artista Carlos Pallmer. O objetivo do evento é interagir as escolas através da arte.
Três escolas se destacaram e se classificaram nesta primeira fase de abertura do Festival. Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Pirlim-pim-pim apresentaram a peça “Romeu e Julieta”, a escola municipal Plínio Gonçalves se classificou com a comédia “O médico e a força” e o colégio Tales de Mileto com a farsa “Perigo na Floresta”. De acordo com o organizador, Carlos Pallmer, cerca de 14 escolas participaram na Costa Sul.
Nos dias 19 e 20 de outubro (quarta e quinta-feira) continua a primeira fase com outros alunos na Escola Municipal Henrique Botelho a partir das 9 horas.
Na próxima semana, nos dias 24 e 25 (segunda e terça-feira) o Festival Estudantil será na Escola Municipal Canto do Mar, aberto à visitação do público a partir das 14 horas.
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, o Festival será descentralizado, ou seja, a primeira fase acontece nas três regiões da cidade, e todos os classificados dessa primeira fase se reunirão na segunda etapa no Teatro Municipal nos dias 26, 27 e 28 de outubro.
Programação: Confira no quadro abaixo os dias e locais das apresentações.
Data e Local:
19 e 20 de outubro - Henrique Botelho, Centro
24 e 25 de outubro - E.M. Canto do Mar
26,27 e 28 de outubro - 2ª fase: Teatro Municipal (Fonte: PMSS)

“Dá Pá Virada” divertirá mais crianças neste final de semana

São Sebastião - Neste final de semana, é a vez das crianças dos bairros da Costa Sul, Cambury e Juquehy, receberem o presente de dia das crianças. O Projeto “Da Pá Virada” desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria de Esportes, vai proporcionar momentos de diversão, lazer, sociabilização e integração para toda a criançada.
Das 10 às 14 horas, no bairro em que estiver o projeto, as crianças terão acesso a diversos e animados brinquedos como camas elásticas, pula-pulas, piscinas e casinhas de bolinha, touros mecânicos, tobogãs, e muitas. Carrinhos de pipoca e algodão doce completam a diversão da garotada. Às 14 horas, chegam os monitores para realizarem brincadeiras populares e permanecem até as 18 horas.
A diretora de eventos da Seesp, Neila Ítavo, explica que o projeto é uma forma de presentear crianças de toda a cidade.
No último final de semana centenas de crianças brincaram na Vila Amélia, Topolândia, Boiçucanga e Maresias.
Para a moradora de Boiçucanga, Valéria Siqueira, mãe de três filhos, tendo brincadeira perto de casa as crianças se sentem motivadas a participar e querem ficar o dia inteiro. “Acho muito interessante esse projeto de levar brincadeiras para todas as crianças em todos os bairros para que nenhuma fique de fora”.
Neste final de semana o projeto estará no campo de futebol do bairro de Cambury, no sábado (22/10), e no Centro de Apoio Educacional de Juquehy, no domingo (23/10).
Projeto “Da Pá Virada”:
22/10 - Cambury - Campo de Futebol
23/10 - Juquehy - Centro de Apoio Educacional
29/10 - Barra do Una - Centro de Apoio Educacional
29/10 - Boracéia - Escola Municipal
30/10 - Paúba - Campo de Futebol
30/10 - Barequeçaba - Escola Municipal (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

CPI de Ubatuba descobre nova conexão de fraude e aciona BC
Comissão rastreia conta suspeita em Guará; prazo de investigação é prorrogado

Ubatuba - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Ubatuba para investigar o desvio de dinheiro da folha de pagamento dos servidores da prefeitura recorreu ao Banco Central para identificar uma quarta pessoa envolvida na fraude.
Segundo o presidente da CPI, Jairo dos Santos (PT), após a quebra do sigilo bancário das contas do ex-servidor Alvelino Almeida da Cruz Júnior, de sua irmã Adriana e de sua ex-namorada Caroline Suguimoto, ficou constatado que cerca de R$ 100 mil teriam sido desviados para a conta de uma agência bancária de Guaratinguetá.
"Solicitamos ajuda ao Banco Central para identificar a instituição bancária e o titular da conta", disse Santos.
Segundo ele, a CPI apurou ainda que o desvio de dinheiro da folha de pagamento dos servidores teria sido superior ao valor divulgado pela prefeitura. A comissão constatou que o desvio foi de cerca de R$ 720 mil.
A sindicância concluída pela prefeitura em julho deste ano apurou o desvio de R$ 692.826,96.
O presidente da sindicância, Ernesto Cardoso, afirmou ontem suspeitava que o 'rombo' poderia ter sido maior e também suspeitava do envolvimento de outras pessoas na fraude.
"A nossa sindicância foi interna, portanto, sem poderes para exigir a quebra do sigilo bancário dos envolvidos", afirmou.
Segundo Cardoso, somente com a abertura das contas dos envolvidos a sindicância poderia chegar ao total do dinheiro desviado. Ele afirmou ainda que a quarta pessoa envolvida na fraude não pertence aos quadros da prefeitura.
PRORROGAÇÃO- Santos disse ontem que irá prorrogar pela terceira vez o prazo para que a CPI conclua seus trabalhos. "Temos que esgotar nossas investigações para que os responsáveis sejam punidos e ressarcem os cofres públicos", afirmou o vereador.
O promotor Osvaldo de Almeida Coelho afirmou ontem que aguarda a conclusão da CPI para encaminhar a documentação ao Ministério Público de São Paulo e tomar as providências cabíveis no episódio.
Segundo ele, já existe uma ação civil pública protocolada pela prefeitura local, cobrando o ressarcimento do dinheiro desviado da folha de pagamento e a condenação por ato de improbidade administrativa do ex-servidor Alvelino de Almeida da Cruz Júnior.
O ex-servidor não foi localizado ontem para comentar o assunto. Ele continua em local desconhecido, alegando motivos de segurança pessoal --logo depois de seu afastamento, Alvelino afirma ter sido alvo de um atentado.
Em seu segundo depoimento à CPI, em setembro, Almeida Júnior alegou que o ex-secretário de Administração Luiz Jacob Marino poderia ter participação na fraude.
À ocasião, Marino negou as acusações do servidor, afirmando que teria sido ele quem informou a prefeitura o desvio de dinheiro na folha de pagamento dos servidores quando o esquema foi descoberto.
Entenda o Caso:
6 de junho- Prefeitura de Ubatuba constata desvio de cerca de R$ 30 mil da folha de pagamento dos servidores do mês de maio;
7 de junho- Governo demite Alvelino Almeida Júnior, responsável pelo setor de Cálculos e Salários e torna o caso público;
20 de junho- Prefeitura instala sindicância interna para apurar o caso;
26 de junho- Criada uma CPI pela Câmara para apurar o caso;
28 de julho- Sindicância é concluída, apurando o desvio de R$ 692 mil e que o ex-servidor era o único responsável pela fraude;
18 de outubro- CPI pede nova prorrogação por constatar rombo superior ao divulgado pela prefeitura e envolvimento de uma quarta pessoa na fraude. Salim Burihan

Grupo pede reabertura de feira-livre

Ubatuba - A Associação dos Feirantes de Ubatuba lançou abaixo-assinado pedindo a desinterdição da praça Benedito Inácio Pereira, no bairro Jardim Nova Ubatuba, onde era realizada a feira-livre e eventos sociais na cidade.
A interdição, determinada no início deste ano pela Justiça, foi solicitada pelos moradores do bairro, que são contrários a cobertura de 200 metros quadrados construída pela prefeitura no local.
A presidente da Associação dos Feirantes, Jaqueline Simond, disse que o espaço é fundamental para a "sobrevivência" da categoria.
Segundo o advogado Thomas de Carli, que representa os moradores da praça, os proprietários de imóveis locais querem a demolição das obras da prefeitura. "A praça é um bem comum e deve ser destinada ao lazer da comunidade."
"Foi investido dinheiro público e, com a interdição, os feirantes não podem expor seus produtos", afirmou a secretaria de Agricultura Valéria Gelli.
O promotor Osvaldo de Almeida Coelho disse que as obras desrespeitaram a legislação estadual e a lei municipal que dispõe sobre o parcelamento e uso do solo. (Fonte: ValeParaibano)

Lançamento de livro sobre Ubatuba marca aniversário da cidade
O livro é uma viagem pelo tempo e pelo cenário ubatubense, desde o tempo dos povos primitivos e seus costumes, até os dias de hoje, com seu grande potencial turístico

Ubatuba - Em seu 368º aniversário, Ubatuba ganha um presente que marca toda a sua trajetória. Trata-se do livro Ubatuba – Espaço, Memória e Cultura, que será lançado no próximo dia 27, véspera do aniversário, no Casarão da Fundart. Essa obra que possui uma dupla perspectiva - a visão nativa de Jorge Otávio Fonseca e o olhar estrangeiro de Juan Droguett - reconta a história da cidade, desde as sagas indígenas, até os dias de hoje. Uma grande pesquisa foi realizada com o objetivo de sistematizar informações sobre grupos humanos que formaram Ubatuba.
Segundo o escritor Juan Droguett, a cultura ubatubense é reconstruída no ápice de três âncoras. A primeira delas é o espaço natural, ressaltando Ubatuba como um lugar privilegiado, onde se conjugam a serra e o mar, numa perfeição climática, marcada ora pelo sol, ora pela chuva. O espaço é estendido à arquitetura e ao patrimônio cultural remanescente da colônia, do império e de todas as fases da história do Brasil. Mas é o “espaço humano” que ganha destaque nesse livro, quando os autores reconhecem no multiculturalismo dos habitantes de Ubatuba, um traço das identidades indígenas do tronco tupi, dos imigrantes europeus, bem como os migrantes de distintos pontos do território nacional, quilombolas e caiçaras, que desenham nestas terras uma aquarela racial do Brasil.
A memória é a segunda âncora da viagem proposta nesse novo livro. Ela se materializa na capa do livro, mostrando os primórdios do Brasil. Droguett explica que a capa traduz, em mensagens diretas e subliminares, um pouco do que o conteúdo do livro mostra, fazendo referência aos guerreiros Tupinambá. “Na imagem, um índio de costas ostenta suas reduzidas vestes feitas de penas, das mais prezadas aves da região e colhidas a rigor. Esse tupinambá aponta o arco e a flecha para o nome de Ubatuba, escrito em vermelho, da outrora Aldeia de Iperoig. As palavras “espaço e cultura” vão escritas em preto e a “memória”, também escrita em vermelho, simboliza o sacrifício sagrado dos tupinambá, que, com seu espírito de valentia, escreveram com sangue, o mais belo poema em defesa destas terras”.
A cultura é a terceira âncora do livro, homenageando os diversos grupos humanos que por aqui passaram e os que ainda vivem. Esse é o traço mais autêntico que liga Ubatuba à memória ancestral, representada no livro, na mitologia e na transformação cultural ocorrida com o tempo.
O livro Ubatuba – Espaço, Memória e Cultura demonstra sua relevância na história da formação do Brasil. O selo do CNPq, Conselho Nacional de Pesquisa é um sinal do reconhecimento que este livro obtém como produção científica importante para o desenvolvimento cultural da cidade de Ubatuba, na qual se ancora esta obra documentária. Por essa razão, Jorge Otávio e o Professor Doutor Juan Droguett encontraram fortes parcerias para o amparo à pesquisa. A Prefeitura da cidade, a Universidade Paulista – UNIP de São Paulo e a UNITAU aparecem como apoiadores dessa obra.

Os autores - Jorge Otávio Fonseca nasceu e vive até hoje em Ubatuba, é estudante de Administração em Hotelaria e Turismo da Universidade de Taubaté. Segundo ele, essa idéia surgiu como forma de contribuir com a cidade onde nasceu e dar a Ubatuba a visibilidade que ela merece. “Ubatuba tem uma história riquíssima, uma cultura popular expressiva e um grande potencial turístico. Precisamos valorizar, preservar e registrar essas características”, afirma Fonseca.
Juan Droguett, espanhol, é professor titular de Mestrado em Comunicação da Universidade Paulista - Unip e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Midiática e Turismo. Pós-doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele publicou diversos livros na área de comunicação, educação e psicanálise no Brasil e Espanha. Droguett conta que foram dois anos de pesquisa para reconstruir a história e a imagem de Ubatuba no cenário nacional. “Consultamos uma vasta bibliografia, colhemos depoimentos de caiçaras, fizemos comparativos com a experiência e o referencial do turismo estrangeiro.” (Fonte: PMU)

Comunidade da Picinguaba discute seu futuro

Ubatuba - No último dia 15, a pedido da Comunidade do bairro da Picinguaba, o Vereador Charles Medeiros participou de uma reunião referente ao congelamento de núcleos habitacionais, convocada e coordenada pela Sociedade Amigos do Bairro da Picinguaba, através de seu Presidente Manoel Cruz. A reunião contou com a participação de Claudinei Salgado, responsável pelo projeto de congelamento. Participaram do evento cerca de 100 moradores. O principal item da pauta foi o esclarecimento, dirimir as dúvidas da população em relaçào ao projeto. Os moradores puderam expressar suas opiniões, inúmeras questões foram direcionadas à mesa, a grande maioria ao vereador Charles Medeiros, que assim se manifestou: “Para a quantidade de moradores reunidos num sábado de fortes chuvas, isto significa real preocupação com o futuro e expressa amadurecimento político e consciência de cidadania”. Os moradores aproveitaram para avaliar o desempenho do Executivo no bairro. Com relação ao projeto proposto, foi acertada a realização de um plebiscito que servirá de base para a formação de uma proposta de desenvolvimento para a região. “É de extrema importância que a comunidade chame para si a responsabilidade de discutir temas que poderão refletir no cotidiano de seus moradores. O que a Picinguaba realizou é um exemplo. A comunidade está de parabéns”, terminou Charles Medeiros.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Terceira etapa do “Circuito Ubatuba de Águas Abertas” acontece neste sábado

Ubatuba - A Praia do Cruzeiro recebe neste sábado a terceira etapa do “9º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”. São 30 categorias, envolvendo atletas dos sete aos setenta anos, representando cerca de vinte equipes do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo. Elas estão divididas em quatro percursos: 250, 500, mil e 3 mil metros. As duas etapas anteriores foram disputadas nas praias da Almada e da Maranduba.
Serão premiados com medalhas os oito melhores classificados em cada categoria e as três melhores equipes com troféus. Ao final do circuito, serão premiados os três melhores atletas do ranking. As inscrições para a prova podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818.
Competição por equipes - No ranking por equipes a liderança parcial do Circuito pertence à Prefeitura Municipal de Ubatuba, com 632 pontos. Em segundo lugar está a Winner/Swin América, de São José dos Campos, com 318 pontos.
Confira a classificação das dez equipes melhor classificadas após duas etapas:
1º - Prefeitura de Ubatuba – 632 pontos
2º - Winner/ Swin America / S. José dos Campos – 318 pontos
3º – Atleta Cidadão / S. José dos Campos – 119 pontos
4º – Vítor/Tté – 110 pontos
5º – Aquatic Baroni / Jacareí - 99 pontos
6º - RH positivo / Ubatuba – 62 pontos
7º- Noctiluca / S. José dos Campos – 56 pontos
8º - Assossiação Esportiva / S. José dos Campos – 50 pontos
9º - Surf Team / São Paulo – 37 pontos
10º - Guarda Mirim / Guaratinguetá – 26 pontos. (Fonte: PMU)

Ubatuba irá participar do Projeto São Paulo do Skate
Capital do Surf poderá revelar campeões também nas pistas de skate

Ubatuba - Ubatuba foi uma das dez cidades do estado de São Paulo a ser contemplada com o “Projeto São Paulo do Skate”. Desenvolvido pela coordenadoria de Programas para a Juventude, da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, o projeto tem como objetivo o atendimento social de jovens com idades entre 15 e 18 anos na introdução da prática esportiva do skate. O projeto ainda quer contribuir para a integração e combater a exclusão social e violência urbana por meio da oportunidade de desenvolvimento social e profissional, valorizando a prática do esporte e o “jeito de ser” do jovem.
O programa de aprendizado terá a duração de oito meses e tem como lema ensinar ao jovem “aprender a ser, aprender a aprender e aprender a conviver”. Cada turma do “Projeto São Paulo do Skate” será formada por 20 alunos, atingindo um total de 160 atendidos durante a duração do programa e ao final serão formados quatro jovens capacitadores e multiplicadores em setores profissionais ligados ao skate, em especial nas atividades de web design, fotografia e iniciação ao esporte profissional.
Serão oferecidos para o desenvolvimento do projeto oito skates, vinte jogos de equipamento de segurança (cotoveleiras, joelheiras e capacetes), uniformes para os alunos e monitores. A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba deverá arcar com o reforço alimentar, logística e seleção dos alunos e o custeio de um coordenador de atividades.
O Secretário de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr. acredita que o projeto vai revelar novos talentos. “Esse projeto do skate pode seguir pelo mesmo caminho do surf, formando futuros campeões. Em Ubatuba temos uma boa pista de skate, bons skatistas que podem aperfeiçoar suas técnicas e levar o nome de Ubatuba a conquistas importantes”.
Bittencourt prevê a implantação do projeto para breve. “Ele já foi aprovado e só aguardamos a liberação de verbas pelo Governo do Estado para o início dos trabalhos”, completou o secretário.
A pista - A pista de skate leva o nome dos caiçaras João Serpa Filho (Fifo) e Alfredo Vieira e foi inaugurada em 9 de julho de 2002. Os dois homenageados foram pescadores e proprietários de ranchos onde foi construída a pista, que tem 43 metros de comprimento e 35 m de largura, com vários tipos de peças para movimentos internos. (Fonte: PMU)

Suelen vence etapa mas cearense fatura o título nacional

Ubatuba - A local Suelen Naraisa venceu a etapa final do SusperSurf 2005 – o brasileiro de surfe -, mas a festa em Itamambuca no domingo foi da cearense Silvana Lima, que conquistou seu segundo título na-cional e um carro 0 quilômetro.
“Batalhei muito e estou muito feliz por conseguir cumprir meu objetivo, pois no ano que vem estarei mais concentrada no WCT”, afirma Silvana.
A cearense já havia fatu-rado o bicampeonato na divisão de acesso e agora repete o feito no SuperSurf. A ubatu-bense Suelen Naraisa (Módulo) também era só sorrisos.
Ela contou com o apoio de toda a família na decisão. “Fiz só uma final neste ano, mas fiquei em segundo em Saquarema. Estou super feliz por vencer no quintal de casa. Era tudo o que eu queria”, comenta Suelen, que levou um prêmio de R$ 6 mil. Ela terminou em terceiro lugar no ranking final, atrás apenas da potiguar Alcione Silva e da bicampeã Silvana Lima.
Entre os homens, o pa-raibano Fábio Gouveia (foto) também faturou seu segundo título mesmo sem entrar na água no domingo. Isso porque seus três únicos adversários acabaram barrados nas quartas-de-final nas ondas de 1,5 a 2 metros de altura do último dia de disputas.
O público que lotou a praia e vibrou bastante com as vitórias dos ubatubenses Odirlei Coutinho e Suelen, que na grande final derrotaram o cearense Pablo Paulino e a recém-coroada bicampeã brasileira.
Sai Maresias entra o Guarujá - O SuperSurf já está confirmado com cinco etapas para o ano que vem. “Uma coisa já é certa, a grande final vai ser aqui em Ubatuba de novo, pois o campeonato inteiro foi show e esse público merece”, garantiu Evandro Abreu, diretor de eventos da Unidade Jovem do Grupo Abril, que organiza o circuito brasileiro desde a sua criação no ano 2000.
“Também já está quase certo que deveremos abrir a temporada em Garopaba (SC), a segunda deve mudar de Maresias para o Guarujá, a etapa do Nordeste deverá ser em Itacaré (BA) e a outra vai acontecer no Rio”. (Fonte: Imprensa Livre)

Equipe do Posto Jija fica com o título 2005

Ubatuba - A equipe do Auto Posto Jija é a campeã 2005 da categoria Dentinho em Ubatuba, após vencer a equipe do Chaveiro Ligeirinho por 1 a 0, na prorrogação da partida final do campeonato da Escolinha Municipal Rubens Salles. No tempo normal, a partida ficou empatada em 1 X 1.
Com gols de Jefferson, no tempo normal e Nilson na prorrogação, o time do Auto Posto Jija venceu a equipe do Chaveiro Ligeirinho que era considerada por muitos como a favorita ao título. Chaveiro Ligeirinho, que ficou com o vice-campeonato teve o artilheiro da competição, Ricardo Oliveira, com 21 gols, ( foi dele o gol da equipe na partida final), o goleiro menos vazado, Carlos Alberto, e estava invicta até a final.
Na preliminar, a equipe de Calçados Fernandes venceu o time do Quiosque Pica Pau por 4 a 2 e ficou com o terceiro lugar. Os gols da equipe Calçados Fernandes foram marcados por Douglas, Dalisson, João Vitor e Ademilson, enquanto João e Orlando marcaram para o time do Quiosque Pica Pau.
Ao final das partidas os atletas das quinze equipes participantes do campeonato receberam medalhas em uma grande festa organizada pela associação de pais dos alunos da escolinha.
Dente de Leite - No próximo sábado, 22, terá início o campeonato da categoria Dente de Leite. Dez equipes compostas por vinte jogadores, com idade entre 13 e 15 anos, estarão participando da competição, divididas em dois grupos. No Grupo A estão os times Adega e Cia, Cajú Comercial, Ceregatti Ubatuba, M.G.M. e Restaurante Tortilhão. No Grupo B, Auto Posto Veraneio, Auto Clean, O Madeireiro, Pontual Despachante e Porto Marina.
Os jogos da primeira rodada acontecem à partir das 9h no estádio municipal Ciccillo Matarazzo: Tortilhao X Auto clean, Pontual X M.G.M., Ceregatti X Veraneio, Caju Comercial x Porto marina e Adega e Cia. X O Madeireiro. (Fonte: PMU)

Ubatuba foi palco de encontro de judocas da região

Ubatuba - Ubatuba recebeu no último domingo, 16, aproximadamente 500 judocas para a disputa da úultima etapa do Circuito Shi Han. A competição reuniue atletas de Ubatuba, São Sebastião, Caraguá, Cruzeiro, Canas, Cunha, Jacareí, Guaratinguetá, Taubaté, Pinda, Piquete e Itanhandú (MG).
Além da disputa do Circuito Shi Han, aconteceu o Festival de Judô Cidade de Ubatuba, com a participação de todos os atletas envolvidos no circuito. O evento foi promovido pela Academia Dojô Kano, com o apoio da Federação Paulista de Judô e da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Vôlei e basquete dão sequência ao Jogos Escolares de Ubatuba

Ubatuba - Os 23º Jogos Escolares prosseguem em Ubatuba. As competições de basquete e vôlei movimentaram o Ginásio de Esportes Tubão e a quadra do Colégio Taba. Muitos jogos não foram realizados pela ausência de atletas. A organização solicita aos professores que mantenham seus alunos informados quanto aos horários dos jogos.
Confira os resultados: Basquete – sexta-feira, 14/10 : Infanto Juvenil masculino - Deolindo 30 X 25 Esteves, Maria Alice 0 (W.O.) X 2 Dionísia, Dominique 2 X 0 (W.O.)Tancredo, Objetivo 86 X 16 Taba e Semíramis 2 X 0 (W.O.) Áurea.
Sábado, 15/10: Pré-mirim masculino - Dominique 9 X 11 Tancredo, Objetivo 16 X 4 Semiramis; Pré mirim feminino - Dominique 2 X 0 (W.O.) Objetivo; Mirim masculino - Objetivo 49 x 2 Semíramis, Tancredo 24 X 12 Dominique ; Mirim feminino - Dominique 2 X 0 (W.O.) Objetivo, Tancredo 0 (W.O.) X 2 Esteves; Infanto Juvenil feminino - Deolindo 57 X 6 Dominique, Taba (W.O.) X (W.O.) Tancredo
Vôlei – sábado, 15/10: Pré-mirim masculino - Tancredo 2 X 0 (W.O.) Belarmino, Dominique 0 (W.O.) X 2 Esteves; Pré mirim feminino – Sueli 1 X 2 Belarmino, Dominique 0 (W.O.) X 2 Maria Alice, Aurelina 2 X 0 Esteves;- Mirim feminino – Sueli 2 X 1 Maria Alice, Semiramis 0 (W.O.) X 2 Dominique, Áurea 2 X 0 Aurelina. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Vigilância Epidemiológica adota medidas contra suspeita de sarampo
As ações têm o objetivo de afastar o risco de novos contágios, depois que um caso suspeito foi detectado na cidade

Ubatuba - Todas as crianças de seis meses a seis anos da região central de Ubatuba foram vacinadas contra o sarampo, bem como adultos e funcionários das creches e escolas desta região. A operação de bloqueio foi montada com o objetivo de buscar por novos casos da doença. O motivo da ação foi a notificação de suspeita de sarampo recebida pela Vigilância Epidemiológica na última sexta-feira, dia 14. O paciente é uma criança de três meses, que já foi curada e passa bem, segundo a Vigilância.
O diagnóstico inicial, dado pelo médico da criança, era de rubéola, pela semelhança dos sintomas, porém, o resultado do exame acusou sarampo. Um segundo exame deve ser feito para se confirmar o diagnóstico e o resultado sairá nos próximos dias. Ambos os exames foram feitos pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.
A doença - Os sintomas do sarampo são: febre alta, acima de 38 graus, exantema (pontinhos vermelhos) que começam pela face e se espalham pelo corpo, coriza, tosse seca, irritação na orofaringe, podendo evoluir para feridas e diarréia, em casos mais graves. O último caso ocorrido foi no Brasil foi em 2000. As instruções da Secretaria de Saúde para casos suspeitos, é procurar o Posto de Saúde mais próximo, o mais rápido possível. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe festival internacional de cinema

Ubatuba - Começa essa semana, na Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) a exibição do IV Ecocine, um festival internacional de cinema e vídeos ambientais, que busca contribuir com o processo de conscientização ambiental, através de recursos audiovisuais. Nesta quarta edição, participam 26 países, cada qual com suas histórias de luta por um meio ambiente mais saudável. São filmes de curta, média e longa duração, que começam a ser apresentados nesta quinta-feira, dia 20.
Na primeira mostra, serão exibidos quatro curtas metragens. Na animação “O violinista e o Danúbio”, um músico violinista captura dois pássaros para tentar fazê-los cantar numa apresentação pública, acompanhando o som de seu violino. No segundo, “Comilança Animal”, também uma animação, um vendedor americano coloca uma máquina distribuidora diante de um leão esfomeado, na tentativa de condicioná-lo ao dispêndio. O filme “Capitão Menino”, exibido em seguida, mostra barcos e meninos interagindo com os Rios da Amazônia, através da aventura de ser criança. O último “curta” da noite é o de maior duração, com 15 minutos. Chama-se “A Lata” e mostra a saga das pessoas que buscam formas alternativas de sobreviver juntando latas vazias.

20 - Quinta - Casarão do Porto
20h - MOSTRA ITINERANTE - IV ECOCINE/2005
O Violinista de Danúbio - 5 min
Comilança Animal - 5min
Capitão Menino - 7 min 40 seg
A Lata - 15 min

21 - Sexta - Casarão do Porto
20h - MOSTRA ITINERANTE - IV ECOCINE/2005
The Meatrix - 3min - legendado
(Ganhador do Prêmio Melhor Animação)
The city of bees - 30min - legendado
(A Cidade das Abelhas)

22 - Sábado - Casarão do Porto
20h - TEATRO - “O MISTÉRIO NÃO RESOLVIDO”

23 - Domingo - Casarão do Porto
18h - MOSTRA ITINERANTE - IV ECOCINE/2005
De dia na agricultura, de noite na criatura - 5 min
Icologia - 26 min
(Ganhador do Prêmio Melhor Obra Digital)

25 - Terça - Casarão do Porto
20h - MOSTRA ITINERANTE - IV ECOCINE/2005
500 almas - 109 min
(Ganhador do Prêmio Melhor Obra)

26 - Quarta - Casarão do Porto
20h - MOSTRA ITINERANTE - IV ECOCINE/2005
Helena Meirelles - A Dama da Viola - 75 min
19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro
Apresentação Ballet Sala Azul Marinho. (Fonte: PMU)

Regulamento do Concurso de Fotografia Revelando Ubatuba

- O Concurso Fotográfico Cultural Revelando Ubatuba é promovido pela FundArt, responsável pela divulgação, supervisão e organização do evento e tem o apoio as Secretaria de Turismo de Ubatuba. É aberto a fotógrafos amadores e profissionais de todas as idades.
2 - Menores de 18 anos somente poderão participar se autorizados por seus pais ou responsáveis, mediante declaração por escrito.
3 - O Concurso Cultural Fotográfico será divido em duas categorias: Cor e P&B, sendo que cada participante poderá inscrever 1(uma) fotografia para cada categoria.
4- As fotografias deverão vir acompanhadas de ficha de inscrição, retiradas na FundArt ou na Setur, a partir do dia 21 de outubro, e do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$10 (dez reais) para fotógrafos com equipamento digital que ampliem suas fotografias na FundArt e R$5 (cinco reais) para fotógrafos que trouxerem suas ampliações devidamente ampliadas.
5- As fotos de ambas categorias Cor e P&B deverão ter no tamanho mínimo 15x21 cm, tamanhos maiores também serão aceitos. As fotografias que não estiverem ampliadas no tamanho mínimo estipulado pelo Concurso Fotográfico serão sumariamente eliminadas.
6- Todos as fotografias apresentadas deverão estar de acordo com o tema do concurso, Revelando Ubatuba, e ser inéditos, não podem ter sido publicados em qualquer veiculo de comunicação ou premiados em outros concursos. As fotografias inscritas devem ser realizadas no dia do Concurso Fotográfico, 28 de outubro de 2005.
7- Os originais (negativos ou arquivo digital) devem ser apresentados pelos autores premiados para comprovação da obra inscrita.
8- As fotografias inscritas premiadas ou não, passam a pertencer ao acervo fotográfico da FundArt.
9- Este Concurso terá sua validade somente no dia do Aniversario da Cidade de Ubatuba, 28 de outubro, os inscritos devem entregar suas fotografias ou arquivo digital na FundArt das 14:00 as 18:00 horas - horário de encerramento das inscrições na sexta-feira 28 de outubro. As fotografias digitais serão ampliadas na FundArt. A abertura da exposição das fotografias inscritas e selecionadas assim como a premiação será no sábado 29 de outubro de 2005 às 19 horas.
10- Serão premiadas 4 (quatro) fotos, 2 (duas) da categoria Cor e 2(duas) da categoria Preto e Branco.
11- A Comissão Julgadora será responsável pela escolha das 4(quatro) fotografias vencedoras, 2(duas) em cada categoria.
12- As 4(quatro) melhores fotografias serão premiadas com material fotográfico.
13- A participação neste Concurso Cultural Fotográfico implica total aceitação das regras deste regulamento. Cada participante, ao preencher a Ficha de inscrição deverá assinar a declaração que nela consta. Sem a assinatura a inscrição será considerada invalida. (Fonte: Fundart)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 14/10 a 20/10

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"A Batalha dos Vegetais" Desenho Dublado.
ás 16:20 - 18:00 - 19:40hs

Vôo Noturno - Suspense !!!
ás 21:20 hs.

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"A Fantástica Fábrica de Chocolate" Dubado
ás 16:50hs

"A Feiticeira " Comédia!!!!
ás 19:00 - 21:00hs

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Ardentia
Escoa uma galáxia
Entre meus dedos
Ardentia


Rescaldo
No torvelinho de estragos
Do furacão Catarina
As plantas perderam as folhas
As flores perderam as borboletas
Eu perdi você
E duas ou três estrelas cadentes
Despencaram das plêiades
Depois quase tudo voltou ao normal.


Crepúsculo
Os poetas dos versos
Que eu devorava
Com farinha e peixe assado
Estão todos mortinhos.
Paulo Leminski
Foi para o Céu
Cacaso foi para o céu
Vinicíus de Moraes
Foi para o céu
Mário Quintana
Foi para o céu
Carlos Drummond
Foi para o céu
João Cabral de Melo Neto
Foi para o céu
E assim baixou a noite
Sobre a poesia
No final do século XX.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Mutirão em Posto de Saúde do Sertão da Quina - A SUSQ-Sociedade Unidos do Sertão da Quina vem agradecer a Secretaria da Saúde, na pessoa de seu Diretor, Dr. Marcos Franco, pela parceria, que nos possibilitou efetuar um mutirão para reforma e pintura no Posto de Saúde Isabel Felix dos Santos, nos dias 15 e16 do corrente mês. Seria injusto não estendermos nossos agradecimentos pela paciência e colaboração aos funcionários do PSF, a Diretoria do Colégio Áurea, que nos cedeu sua cozinha e cantina, para que nos fosse possível oferecer alimentação ao pessoal que, graciosamente nos prestou o serviço de mão de obra, as Associações do Ingá e Corcovado, representadas pelos srs. Joeder e Damião, aos moradores da Pedra Preta, aos Vereadores Luciana Machado e Osmar de Souza, assim como, a toda a comunidade do Bairro do Sertão da Quina.
O evento foi um sucesso! Todo o trabalho foi desenvolvido em ambiente alegre, participativo e solidário. Parabéns ao Sertão da Quina e toda a sua Comunidade.

Tânia Costa Ramil - Presidente
SUSQ - Sociedade Unidos do Sertão da Quina
Ubatuba, SP


Acabou a grana da Câmara? - Hoje eu não tinha a pretensão de escrever. Também não queria fazer minha caminhada matinal, mas pontualmente, lá estava o compadre. Não tive alternativa senão verificar, mais uma vez, que a ridícula placa colocada pela administração Eduardo César, no dúbio intuito de informar, quebrar a cara dos usuários do calçadão da praia do Itaguá ou sei lá o que, permanecia sem alteração; lamentar a continuidade da construção (executada pela Prefeitura) de um novo muro de arrimo adentrando na praia do Itaguá; confirmar que a placa pregada em uma árvore ao lado do Quiosque Saara ainda estava lá; tropicar nos buracos dos calçadões das praias de Iperoig (Cruzeiro) e Itaguá; sujar os pés nas poças de lama da praça Alberto Santos; ver que felizmente taparam o buraco no calçadão da praia de Iperoig próximo a desembocadura do canal da rua Liberdade, mas esqueceram de pedir para o pessoal que fez o serviço atravessar a rua e terminar o acabamento do muro (do canal), largado há um tempão; constatar a falta de visão de nossos administradores ao, de novo, usar estrutura não condizente com o turismo que almejamos, na Feira das Nações, que tem tudo para ser uma festa grandiosa...
O que vejo é falta de competência administrativa ou vontade de "enterrar" definitivamente Ubatuba? O que está acontecendo em Caraguatatuba? É isto mesmo, Ca-ra-gua-ta-tu-ba! Não consigo ficar sem comparar.
E no Legislativo, o petista Jairo dos Santos já anda anunciando que o dinheiro da Câmara que preside não vai chegar até o final do ano. Vai pedir mais para a Prefeitura. Também com uma gestão capenga e fisiológica deveríamos esperar outra coisa? O número de vereadores diminuiu e o número de funcionários aumentou significativamente, mas será que é por aí que esvai o dinheiro do contribuinte? Não é uma estratégia para "tomar" mais dinheiro da Prefeitura? Ele não está querendo que os funcionários da Câmara, na defesa de seus salários, o ajudem nesta engambelação? O prefeito Eduardo César vai cair nesta?
Tanto dinheiro gasto e a manutenção do prédio histórico ocupado pela Câmara é deixado de lado por Jairo dos Santos (foto acima). Parece que além da descaracterização de um patrimônio histórico, com a colocação de grades, nada mais foi feito. É obrigação da Câmara conservar o prédio tombado que ocupa, mantendo suas características originais. Com visão, Jairo dos Santos, teria, pelo menos, iniciado o processo de transferência do Legislativo ubatubense para local mais apropriado. Querem que eu diga como?

Luiz Moura
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Natureza

Primavera - Juliano Gregori

Primavera
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor