Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 25 de outubro de 2005 - Nº 1388 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
Litoral Norte diz não à proibição de venda de armas


Caraguatatuba
Grupo quer aprovar 'Fecha-bar'
MP propõe cassação de 10 vereadores
Pardim nega uso indevido de carros
Exército despede-se de Caraguá com desfile, atendimento à comunidade e show
Germino quer campo de futebol no Perequê-Mirim
Veto parcial da Martin de Sá volta a pauta


Ilhabela
Espaço cultural reúne bons exemplos de dança
Moradores da Água Branca elegem nova diretoria para Associação Amigos e Melhoramentos do Bairro


São Sebastião
São Sebastião inicia atualização do Plano Apell
Carioca vence etapa e garante vaga na elite do surfe mundial
Pais reclamam do desaparecimento de exame de rins da filha

Ubatuba
Ubatuba tem novo núcleo congelado
Charles Medeiros busca Emei e Creche para Estufa II
Jairo propõe extinção de nove cargos de assessores na Câmara
CPI pede novamente prorrogação de prazo para concluir seus trabalhos
Gastronomia de vários países no aniversário da cidade
III Salão de Belas Artes colore aniversário de Ubatuba
Surf de Ubatuba tem embaixador oficial
Prefeitura de Ubatuba adota novas medidas para limpeza de lotes
Praça no Ipiranguinha ganha palco permanente
Atletas de Ubatuba se destacam no Circuito Shihan-Judô 2005
Missa e culto no aniversário de Ubatuba
Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal 2005 - Etapa Final
1ª Fase do Municipal de futmesa acaba no Sábado
Reunião de Segurança na Região Sul


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte diz não à proibição de venda de armas
São Sebastião é a cidade do litoral onde o sim obteve o maior percentual de votos

Litoral Norte - Acompanhando o que ocorreu no restante do país, o Litoral Norte votou “não” à proibição de venda de armas e munições no país. A votação, que teve início às 8h00, ocorreu num clima tranqüilo, mas teve filas nos postos de justificativas.
Com esse resultado, a situação permanece inalterada, ou seja, continua prevalecendo o que diz o estatuto, que para comprar armas é necessário declarar necessidade, comprovar idoneidade e não estar respondendo a inquérito policial ou processo criminal, além de comprovar ocupação lícita e residência certa e capacidade técnica e aptidão psicológica. Já para obter o porte de arma é necessário demonstrar necessidade por profissão de risco ou ameaça.
São Sebastião - Em São Sebastião, 19.241 pessoas votaram não à proibição da venda de armas, o que representa 59,80% dos eleitores. Por outro lado, 12.932 pessoas optaram pelo sim, cerca de 40,20%, índice superior ao registrado nas outras cidades do litoral.
Ao todo, 28 escolas municipais e estaduais foram usadas para o referendo, um total de 107 seções eleitorais. Somente sete escolas funcionaram como postos de justificativa.
Ilhabela - A maioria dos eleitores de Ilhabela optou por não proibir a venda de armas e munições, 7.181 pessoas, ou seja, 60,27%. O “sim” teve 4.733 votos, o que representa o apoio de 39,73% eleitores.
A cidade tem 39 seções eleitorais e 156 mesários foram convocados para trabalhar no dia do referendo de armas. Três postos de justificativas foram abertos para quem não pôde votar.
Ubatuba - O dia de votar para proibir ou não o comércio de armas e munição no Brasil foi tranqüilo em Ubatuba. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Ubatuba, Cecília Regina Marques Bornia, apesar de no período da manhã ter havido bastante fila, tanto para votar como para justificar, à tarde foi bem menos movimentado.
Às 21h00 todas as urnas já haviam sido apuradas. Dos 50.630 eleitores foram 11.223 abstenções, 39.407 comparecimentos, 38.254 votos válidos (23.035 para o “não” e 15.219 para o “sim”), 537 votos brancos e 616 nulos.
Em Ubatuba todas as 122 urnas são eletrônicas e entre estas, apenas uma deu problema, mas foi rapidamente substituída. “Tudo funcionou perfeitamente”, comemorou Cecília. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Grupo quer aprovar 'Fecha-bar'
Igreja e sociedade civil recolhem 6.000 adesões ao abaixo-assinado que pede fechamento de bares em Caraguá

Caraguatatuba - Representantes das igrejas, ONGs (Organizações Não Governamentais) e Sabs (Sociedade Amigos de Bairros) de Caraguatatuba aproveitaram a votação do Referendo para coletar adesões ao abaixo-assinado que pede o fechamento de bares na cidade a partir das 23h. Apenas no domingo, foram recolhidas 6.000 assinaturas.
Segundo Epaminondas Freitas Filho, da Pastoral Fé e Política da Diocese de Caraguatatuba, o abaixo-assinado será usado na elaboração de um projeto de iniciativa popular visando transformar em lei municipal o fechamento de bares, que tenham como principal atividade a venda de bebidas alcoólicas.
"Entendemos que a iniciativa irá colaborar em muito com a redução da violência no município", disse Freitas Filho.
A delegada de Caraguá Elizabeth Maluf Zago disse que é a favor da proposta. Segundo ela, nos municípios onde a lei entrou em vigor, houve 'sensível' queda nos índices de homicídios, agressões e acidentes de trânsito.
O vice-presidente da Associação Comercial, Paulo Bijos, afirmou que, a proposta, antes de ser transformada em lei, deve ser amplamente debatida com todos os segmentos da sociedade.
"Entendo que, fechar bar na periferia às 23h pode reduzir a violência, mas proibir o funcionamento de bares na orla, pode prejudicar o turismo", disse.
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Caraguá, Almir Alves, disse que é contra a proposta. "A segurança pública é um dever do Estado".
O presidente da Câmara de Caraguá, Juarez Pardim (PPS), disse que o Legislativo irá analisar e votar o projeto, que será apresentado pelas entidades civis, mas gostaria que a proposta também incluísse o fechamento das casas noturnas. "Não podemos apenas penalizar os bares da periferia." (Fonte: ValeParaibano)

MP propõe cassação de 10 vereadores
Promotor denuncia parlamentares de Caraguá à Justiça pelo uso indevido de carros oficiais para viagens

Caraguatatuba - O Ministério Público de Caraguatatuba apresentou denúncia contra os dez vereadores do município por uso indevido de veículos oficiais pertencentes a Câmara local.
Caso a denúncia seja acatada pela justiça, os dez vereadores correm o risco de perderem seus mandatos e ficarem inelegíveis por cinco anos, além de terem de devolver os valores referentes às despesas com as viagens.
A ação civil pública foi encaminhada na semana passada pelo promotor Moacyr Whitaker Cohn Assumpção ao juiz da 3ª Vara, Rodrigo Sbruzzi.
O presidente da ONG (Organização Não-Governamental) Olho Vivo, João Lúcio Teixeira, afirmou ontem que o Ministério Público está fazendo a sua parte, cobrando da Justiça uma punição aos vereadores que possivelmente tenham utilizados os veículos oficiais indevidamente.
"Não temos nada contra qualquer um dos vereadores, apenas entendemos que é preciso melhor critério no uso dos veículos oficiais", disse.
Segundo Teixeira, existem denúncias de uso de carros oficiais por parte de vereadores para irem a reuniões partidárias na capital, em compras e até visitas a presídios e à Febem (Fundação para o Bem-Estar do Menor).
Teixeira afirmou que o MP 'tem atuado de maneira exemplar para disciplinar e moralizar o uso de veículos e equipamentos públicos'.
O presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS), afirmou ontem que ainda não teve conhecimento da ação civil pública impetrada pelo MP. Ele afirmou que o Legislativo tem procurado colaborar com a Promotoria para esclarecer o caso (leia texto nesta página).
DENÚNCIA- A ONG Olho Vivo denunciou o possível uso indevido de carros do Legislativo por parte dos vereadores ao MP no dia 28 de julho.
A entidade anexou à denúncia um documento fornecido pela Câmara constando que em apenas três meses os vereadores haviam feito 151 viagens para fora do município.
Com base nas denúncias da associação e na relação das viagens para fora do município, o promotor Moacyr Whitaker Assumpção, decidiu instaurar um inquérito para apurar o caso no início de agosto.
O promotor solicitou informações à Câmara e convocou para depor os cinco motoristas do Legislativo, bem como, a diretora da Câmara, Lúcia Florentino.
Na ocasião, Assumpção afirmou que o uso de veículos oficiais de forma indevida poderia resultar na perda do mandato, suspensão dos direitos políticos e ressarcimento aos cofres públicos das despesas feitas nas viagens para fora do município.
Os motoristas prestaram depoimento ao promotor no dia 23 de agosto, acompanhados por um dos advogados do Legislativo.
O teor dos depoimentos não foi divulgado. Na ocasião, o promotor chegou a solicitar a garantia de emprego aos cinco motoristas, que segundo denúncia anônima feita a promotoria, estariam sendo ameaçados de demissão caso relatassem viagens feitas indevidamente pelos vereadores. A Câmara negou qualquer ameaça por parte dos vereadores aos motoristas. (Fonte: ValeParaibano)

Pardim nega uso indevido de carros

Caraguatatuba - O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Juarez Pardim (PPS), afirmou ontem ao ValeParaibano que ainda desconhece qualquer ação civil pública por parte do Ministério Público contra os vereadores questionando o uso indevido de veículos oficiais.
Segundo Pardim, a Câmara tem procurado colaborar com o MP encaminhando todas as informações feitas sobre o uso de carros do Legislativo.
Ele disse ainda que os vereadores não foram convocados para darem informações ao promotor.
"Apenas os motoristas e a diretora da Casa foram convocados para falar sobre o assunto", disse o vereador.
Pardim afirmou que apenas cedia os veículos atendendo as solicitações feitas pelos vereadores, cabendo a cada um deles utilizar os carros de acordo com suas necessidades.
"Não acredito que tenha havido uso indevido dos veículos", disse Pardim.
De acordo com a relação de viagens encaminhadas ao MP, o presidente da Câmara utilizou os veículos em 38 viagens para fora do município; o vereador Aurimar Mansano (PTB), 17 vezes; e o vereador Francisco Carlos Marcelino (PSDB), fez uso do veículo oficial do Legislativo em 15 ocasiões. (Fonte: ValeParaibano)

Exército despede-se com desfile, atendimento à comunidade e show
Cerca de 134 pacientes foram atendidos em diversas especialidades na UBS do Tinga, pelos médicos especialistas do Exército. Centenas de pessoas prestigiaram as apresentações.

Caraguatatuba - A tropa do Exército Brasileiro, que esteve em Caraguatatuba em treinamentos para se preparar para a missão de paz no Haiti despediu-se da cidade na sexta-feira, dia 21, com uma série de atividades para atender e divertir a população do município.
Os militares, que ficaram na cidade de 16 a 21, partirão para o Haiti entre os dias 6 de novembro a 4 de dezembro. Integrando a tropa que segue em missão de paz está o caraguatatubense Antônio Carlos Reis, 37. A família do militar que está no Exército em Pindamonhangaba desde os 18 anos reside no bairro Morro do Algodão.
No dia da despedida, os militares iniciaram as atividades às 8h com a Ação Mão Amiga, realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Tinga, que também é conhecida como ACISO (Ação Cívico Social), que tem como objetivo levar assistência à comunidade carente.
Uma exposição de materiais bélicos e uma apresentação com cães de guerra do 2º batalhão do Exército de São Paulo foram os maiores atrativos.
A equipe médica fez 134 atendimentos e milhares de crianças e adultos compareceram ao local para prestigiar a apresentação dos caes.
O Exército atendeu a população do bairro com nove médicos, entre pediatras, otorrinos, ortopedistas, clínicos gerais e dentistas.
Para o Secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, o atendimento do exército ajudou a diminuir a demanda do bairro. “Entramos em contato com todos os pacientes que tinham consultas agendadas para que fossem atendidas pelo militares. Isso fez com que a demanda dos atendimentos diminuissem e os pacientes fossem atendidos antes da data prevista”.
Ele disse ainda que a Secretaria de Saúde fica orgulhosa em poder colaborar com os militares. “O bairro do Tinga foi escolhido por ser semelhanças geográficas com os bairros que os militares irão prestar serviços no Haiti”, declarou o secretário.
Na Avenida dr. Arthur Costa Filho (rua da Praia), os militares realizaram um desfile com cerca de 450 oficiais a pé e o grupamento motorizado. Os aviões do comando ainda fizeram um sobrevôo pela cidade na hora do desfile. Centenas de pessoas comparecem ao local para prestigiar o pelotão.
Na Praça Cândido Mota, a tropa presenteou o público com uma retreta da Banda do Exército, com música popular brasileira e em seguida uma demonstração com os cães de guerra. (Fonte: PMC)

Germino quer campo de futebol no Perequê-Mirim
Vereador fez Requerimento em Regime de Urgência solicitando informações a respeito

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Requerimento em Regime de Urgência, solicitando informações do prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), sobre a possibilidade de construir no bairro do Perequê-Mirim um campo de futebol. Como contra razões o Vereador explica que naquela comunidade existem 4 times de futebol amador formado.
O bairro do Perequê-Mirim está no extremo sul do município, divisa com São Sebastião. De base estritamente residencial para contribuintes de baixa renda a comunidade abriga um grande número de moradores, que como qualquer outro, necessitam de lazer.
Ao mesmo tempo o bairro tem 4 times de futebol de campo amador e nenhum deles tem uma área para os treinamentos ou para a prática nas categorias inferiores.
Pensando nisso o Vereador elaborou Requerimento solicitando informações do Chefe do Executivo quanto a possibilidade de construir um campo de futebol naquela comunidade, indicando área localizada nos fundos da escola estadual Vereador Benedito Paes Sobrinho e final das ruas Santa Isabel e Santo Ambrósio.
Para o Vereador esporte é o mesmo que Educação e Cidadania. “Dar opção ao jovem de praticar esportes, afastando-o das drogas e colocando-o no esporte é a melhor maneira de criar cidadãos honestos e responsáveis. Confio no prefeito Aguilar para que o sonho daqueles moradores seja realizado”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Veto parcial da Martin de Sá volta a pauta
Propositura entra pela terceira vez na Ordem do Dia

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira – 25 de outubro, a partir das 19h30, ao vivo pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz, durante a sua 35ª Sessão Ordinária semanal, Veto Parcial do Executivo sobre projeto do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB). No veto o prefeito proíbe a permanência e estacionamento de veículos do tipo Van na praia de Martin de Sá.
O projeto do Vereador Carlinhos da Farmácia passou por 2 Audiências Públicas e foi aprovada pela maioria dos Vereadores presentes a sessão. No Veto do prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) está especificado que existe local pré-determinado para isso e que o estacionamento deste tipo de veículo pode gerar interpretação para o estacionamento de ônibus, o que contraria a legislação vigente. O Veto Parcial está para ser discutido há pelo menos 3 sessões.
Por falar em Executivo há projeto de Lei Complementar que estabelece valores para o salário família dos Servidores Públicos Municipais. A propositura altera o parágrafo 1º do artigo 3º da lei 1.119/04, que regulamenta o salário família, que anteriormente estabelecia apenas índices de porcentagem.
Assim como o Veto Parcial, Projeto de Decreto Legislativo do Vereador Carlinhos da Farmácia concede Título de Gratidão Caiçara para o ex-Vereador e Servidor Público Manoel Avelino dos Santos – Néco Butiá.
Projeto do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), revoga o artigo 5º da lei 1.121/04 para o serviço de alto-falantes na cidade. Segundo a proposta, o quadrilátero que abrange a avenida Anchieta, avenida Prestes Maia, rua Engenheiro João Fonseca e avenida Altino Arantes, que atualmente é proibido para os carros com serviço de alto-falantes, agora será permitido, caso aprovado.
O Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB), coloca em discussão projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o radialista Ricardo Antonio Mazzei.
Há também denominações de rua na pauta, como a do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que nomeia de praça Inácio Lemos a praça localizada entre as ruas Izamira Pinto Santana e a travessa Antonio Lázaro, no Porto Novo e do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que nomeia de rua Anathália Fragoso a atual rua 10 (dez) a via pública localizada no bairro do Morro do Algodão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Espaço cultural reúne bons exemplos de dança

Ilhabela - Realidade e sonho espalhados entre lantejoulas, tecidos e sapatilhas. É o que se encontra quando se abre lentamente as cortinas do palco do Pés no Chão, de Ilhabela.
Fruto de um sonho coletivo, o espaço cultural foi criado em junho de 2001. Nasceu do desejo de um grupo de pessoas, que sonhavam fazer da arte um instrumento de aprimoramento humano e social.
Com a ajuda da comunidade o local, o espaço começou com 50 inscritos. No início era desenvolvido aulas de ballet, capoeira e teatro.
Hoje o espaço atende 350 alunos que são da comunidade de Ilhabela. Os alunos tem entre 3 e 25 anos, que desenvolvem dança, teatro, capoeira, artes marciais, sapateado, ginástica, poesia, cinema, grupos de contadores de histórias, músicas.
Nas oficinas de arte e educação são desenvovidos também atividades que tem caráter de capacitação social, que ensina as pessoas a fazerem jóias, brinquedos, luminárias.
O maior evento que o espaço cultural realiza é o Dança e Movimento, que está em cartaz desde o dia 15 e vai até o dia 29. "Esse evento é muito conhecido e foi incluído no calendário Cultural Oficial do Estado de São Paulo, disse uma das coordenadores do evento, Inês Ferreira Bianchini, 52 anos.
Segundo ela o Dança e Movimento tem objetivo de mostrar para a comunidade grandes produções artísticas na área de dança.
"No coração das coisas", é o tema da 9ª edição do Dança e Movimento, que envolve grandes nomes da dança e das artes cênicas, como "Balé Sopro" que se apresentou no primeiro domingo.
Amanhã e quinta-feira será apresentados os espetáculos das escolas e fundações. Serão apresentados sapateado, danças de rua, dança clássica, dança popular, conteporânea, livre, balé infantil e juvenil.
Na sexta-feira, o eventocontará com apresentação de Cias. de Fora - Distrito Cia. de Dança Contemporãnea de Ribeirão Preto.
Sábado é a vez do grupo infantil Arte da Trindade, Lara Daws, grupo de crianças da Vila de Trindade, do Rio de Janeiro, e Meninos do Barão, entidade de Campinas, que tem meninos bailarinos e atores.
Esse ano o evento está acontecendo graças a colaboração da comunidade de Ilhabela. "Estávamos com o evento pronto e não tínhamos verba para a realização pois o espaço está em processo de renovação de contrato com a Petrobras, que patrocinou a entidade por uma ano", disse Inês. Pés no Chão - www.pesnochao.org.br

Moradores da Água Branca elegem nova diretoria para Associação Amigos e Melhoramentos do Bairro

Ilhabela - Moradores do bairro da Água Branca elegeram, no domingo, 23, a nova diretoria Executiva da Associação Amigos Melhoramentos do Bairro da Água Branca (ASAMBAB). Os votos paraa diretoria executiva somaram 283, sendo 250 a favor, 14 contrários e 19 nulos. Já para o conselho fiscal totalizaram 283, sendo 218 a favor, 17 contrários e38 nulos. O novo presidente, Celso Miguel de Andrade, bem como o novo presidente do Conselho Fiscal, Plínio Martinez, devem tomar posse no próximo dia 22 de novembro.
Desde a criação do bairro, esta é a primeira vez que elegem uma Associação legalmente constituída. Em 1992, Plínio Martinez chegou a fazer parte da então Sociedade Amigos Água Branca, que com a morte de seu presidente, elegeu outra diretoria, assim como em 1997, mas por problemas desconhecidos não tiveram muito sucesso. Através dos alunos do projeto Cidadão Esperança, da escola estadual sediada no bairro, Eva Esperança Silva e com o apoio do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos, a sociedade tornou-se Associação e “volta com ânimos renovados, com força jovem”, anima-se Martinez.
Os alunos do projeto Cidadão Esperança querem, em parceria com a ASAMAB, construir um Espaço Sócio-Cultural, em área cedida pela prefeitura, a pedido dos estudantes.
O vereador Carlinhos, que reside na Água Branca há mais de trinta anos, acredita que a ASAMAB é de extrema importância para os moradores locais. “A Associação é importante para unir forças em prol do bem comum, mantendo o objetivo principal, que é fazer o bairro crescer. Como vereador, acredito que poderemos realizar inúmeros trabalhos em parceria”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião inicia atualização do Plano Apell

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e Transpetro/Petrobras, iniciou a atualização do Plano Apell – o Plano de Ação de Emergência para Acidentes Tecnológicos. Na noite de sexta-feira (21/10), no Teatro Municipal, diversas autoridades participaram da abertura do 1º Seminário Apell, entre elas, o prefeito Dr. Juan Garcia, o presidente da Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil), capitão Erwin Edson Aparecido da Mota, a coordenadora regional de Defesa Civil, Regina Elza, o chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Paulo Galeano, e o capitão Wagner Luiz Mora, representando o coronel Celso Carlos de Camargo, da Casa Civil do Estado, além do gerente do Tebar (Terminal Almirante Barroso), Geraldo Marfurte, da Transpetro/Petrobrás. “O Apell encontrava-se adormecido e estamos reescrevendo o plano, que voltará com vigor redobrado. Nos grandes acidentes, não sobrevivem os mais fortes, mas os mais preparados”, declarou Regina Elza.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, salienta que o Apell é importante não só pela existência do terminal da Petrobrás, mas também pela possível instalação da base de gás no município. Ele adiantou que no próximo ano serão realizadas atividades práticas envolvendo a comunidade.
Já o gerente do Tebar, Geraldo Marfurte, enfatizou que paralelo à preparação da comunidade para uma possível situação de risco, a Transpetro/Petrobras segue investindo na modernização dos sistemas de segurança. “A empresa tem feito uma série de investimentos. Este ano foram R$ 150 milhões na troca das linhas de petróleo e sistema de combate a incêndio”, informou Marfurte.
No sábado, durante todo o dia, no Tebar, técnicos da Defesa Civil, ONGs (Organizações Não Governamentais), assim como representantes da Transpetro/Petrobras e Prefeitura, participaram de uma série de oficinas para discussão do tema. O Plano Apell é um processo de ação cooperativa local, que visa intensificar a conscientização e preparação da comunidade para situações de emergência.
O eixo central deste processo é o chamado “Grupo Coordenador”, constituído por autoridades locais, líderes comunitários, dirigentes industriais e outras entidades interessadas. É esta equipe que estabelece o plano de ação, integrando operações de emergência da Transpetro com os planos de serviços de atendimento a emergências locais (Defesa Civil, Bombeiros, serviços médicos, órgãos ambientais, entre outros). Desta forma, o Apell é um programa de ação aplicação voluntária, que auxilia no gerenciamento de riscos. (Fonte: PMSS)

Carioca vence etapa e garante vaga na elite do surfe mundial

São Sebastião - O carioca Pedro Henrique levou a melhor no Reef Classic 2005, etapa do WQS encerrada no domingo, em ondas minúsculas de meio metro na praia de Maresias, na Costa Sul.
Na decisão, Pedrinho totalizou 13.23 pontos para derrotar o sul-africano Travis Logie (2º), o paranaense Jihad Khodr e o norte-americano Dean Randazzo, quarto colocado.
A vitória foi conquistada nos últimos segundos. Pedrinho, de 23 anos, estava em segundo e precisava de 6.61 para faturar o título. Com uma direita surfada até cravar as quilhas na areia, o carioca descolou 6.73 e levou o público ao delírio. Além de embolsar US$ 10 mil e somar 1.500 pontos no ranking do WQS, Pedro Henrique carimba de vez o passaporte para o WCT. O atleta pulou da sétima para a quinta posição e tem o total de 9.575 pontos.
Jihad Khodr também melhorou sua posição no ranking do WQS, mas continua de fora da lista de atletas classificados. O paranaense saiu da 25ª para a 21ª colocação e precisa subir mais quatro posições na tabela para garantir vaga na elite.
Uma das surpresas da prova foi o paulista Andrew Serrano, de Santos. O atleta de 20 anos fez uma bela campanha nas ondas de Maresias e abusou das fortes batidas de backside para eliminar vários candidatos ao título.
Na sexta-feira, ele barrou o pernambucano Paulo Moura, melhor brasileiro no ranking do WCT. No dia seguinte, voltou a aprontar e despachou o australiano Kieren Perrow, também da divisão de elite.
No domingo, Andrew dominou sua bateria nas quartas-de-final, totalizando 12.50 pontos. Uma das vítimas foi o carioca Raoni Monteiro, destaque brasileiro no WCT.
Jihad Khodr avançou em segundo e o cearense Dunga Neto foi eliminado da prova junto com Raoni.
Na semifinal, Andrew caiu diante de Jihad e do norte-americano Dean Randazzo, classificado de forma polêmica. Andrew teve uma onda pouco valorizada pelos juízes e era o dono da segunda vaga até os últimos instantes.
Randazzo, precisando de 3.10, pegou uma valinha e mandou duas manobras medíocres. O norte-americano recebeu 3.50 e nem acreditou que estava classificado para a final.
(miss.jpg)Miss Reef - Uma das atrações deste domingo foi o concurso Miss Reef, vencido pela santista Sunéssis Brito. A modelo ganhou um prêmio de R$ 3 mil e pode ser chamada para participar de campanhas publicitárias da Reef.
O WQS segue para a Praia Mole, Florianópolis (SC), onde começa hoje uma prova de nível 6 estrelas. Trata-se das duas últimas etapas da “perna brasileira” do Circuito Mundial. A prova de hoje segue até domingo, com o Onbongo Pro Surfing podendo decidir mais vagas para o WCT de 2006 e até o título mundial do World Qualifying Series (WQS) para o guarujaense Adriano de Souza. (Fonte: Imprensa Livre)

Pais reclamam do desaparecimento de exame de rins da filha

São Sebastião - O morador Dário Batista da Silva, de 43 anos, esteve na tarde de ontem no Imprensa Livre para reclamar o desaparecimento de um exame de rins de sua filha Pamela, de 8 anos, feito no Pronto Socorro Municipal.
De acordo com ele, sua filha sofre com dores nos rins há cerca de 2 anos e, às vezes, precisa ficar em observação no Pronto Socorro para ser medicada.
No dia 29 de agosto, após uma semana do pedido médico, os pais conseguiram marcar uma tomografia dos rins, cujo resultado deveria ficar pronto no prazo de 15 dias, de acordo com a médica que os atendeu.
No entanto, quando foram buscar o resultado do exame, que deveria ser entregue no PSF 2 da Topolândia, o documento não foi encontrado. Na busca, os pais seguiram para o Pronto Socorro, Centro de Saúde e foram até a USO (Unidade Saúde Ocupacional), sem obterem sucesso.
“A médica não quer dar um outro encaminhamento para o exame porque diz que já foi feito. Nós não sabemos mais o que fazer. Há mais de um mês procuramos pelo resultado desse exame e até agora nada”, reclamaram.
Outro Lado - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da assessoria de imprensa, informa que os exames na rede municipal de saúde estão sendo realizados normalmente.
Quanto ao caso específico, o secretário municipal de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, ressalta que os responsáveis devem procurar a Secretaria para que a situação seja resolvida. “Se existe um problema, este deve ser comunicado diretamente na Secretaria de Saúde, o que não ocorreu”, alegou. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Ubatuba tem novo núcleo congelado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba inicia hoje o congelamento das moradias construídas na Praia do Felix, região norte. No local, há cerca de 60 casas em áreas do Parque Estadual da Serra do Mar.
Segundo o coordenador do Programa de Congelamento de Áreas Irregulares, Claudinei Salgado, serão demarcadas as casas no trecho acima da Rio-Santos. Salgado afirmou que será feita apenas a demarcação das casas e orientação dos moradores.
"A prefeitura não fará nenhuma demolição, mas apenas demarcar a área para impedir construções, ampliações e novas ocupações."
Segundo Salgado, o processo de congelamento conta com apoio do Ministério Público e do IF (Instituto Florestal). Segundo ele, a prefeitura deverá no futuro remover os moradores.
O IF informou que as ocupações foram feitas após o decreto estadual que criou o Parque Estadual, em 1977. A presidente da Sociedade Amigos da Praia do Felix, Juliana Barbosa, não foi localizada ontem para comentar o assunto. A praia é a décima quarta área congelada este ano. (Fonte: ValeParaibano)

Charles Medeiros busca Emei e Creche para Estufa II

Ubatuba - No último dia 17, o vereador Charles Medeiros PSB e engenheiro Maurício Eras da Secretaria de Educação estiveram visitando na Estufa II uma área na qual poderá ser construída uma ampla estrutura educacional, com Emei e Creche.
A Secretaria da Educação buscará formas para que as providências necessárias para a criação de uma nova e moderna estrutura, que beneficie á comunidade local, sejam efetivadas. O bairro da Estufa vem crescendo e para haver um equilíbrio é necessário ampliar as melhorias em infra-estrutura, “principalmente em prédios modernos e preparados para o bem estar das crianças”. Afirma o vereador Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Jairo propõe extinção de nove cargos de assessores na Câmara

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos (PT) é o autor do projeto de lei que deve causar mais polêmica na sessão de hoje à noite. O projeto de n° 120/05, que altera a Lei n° 2.021/01 dispõe sobre a estrutura administrativa da Câmara Municipal, extinguindo nove cargos de assessor.
Segundo o autor do projeto, a idéia é retirar esses nove assessores, que estariam ligados a três vereadores que já não mais fazem parte do Legislativo desde quando o número de cadeiras diminuiu de 13 para 10. “Não os retiramos antes porque havia a possibilidade de os vereadores voltarem, já que eles tinham entrado com ação na Justiça”.
Jairo explica que a decisão de manter estes assessores foi da Mesa Diretora da Câmara e que a maioria dos vereadores, na ocasião, pediu para que eles continuassem. “Mas agora que a Justiça determinou que o número de vereadores vai continuar a ser 10, não há mais necessidade destes assessores e para nós é um gasto é mais, dinheiro que pode ser investido em estrutura e apoio ao vereador”.
Jairo disse ainda que todos os vereadores, com exceção dele próprio, incorporaram os assessores enquanto aguardavam o resultado do Supremo Tribunal quanto ao número de vereadores em Ubatuba. “O vereador já tem uma boa estrutura com um assessor interno e dois externos, o que considero suficiente”.
Os nomes dos assessores que serão demitidos ainda devem ser decididos pela Mesa Diretora.
Executivo - Também na pauta da sessão de hoje está um Projeto de Lei do executivo que também visa a extinção de cargos. De n° 66/05, o projeto do Executivo extingue cargos de provimentos em comissão constantes da estrutura administrativa da Prefeitura. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

CPI pede novamente prorrogação de prazo para concluir seus trabalhos

Ubatuba - Será votada hoje, na 34ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba, mais uma prorrogação no prazo para a conclusão dos trabalhos da CPI que investiga o desvio de verba na Prefeitura, por meio de folhas de pagamento.
A Comissão pede mais 30 dias para terminar a análise dos documentos e no aguardo de o Banespa de Ubatuba (banco onde são depositados os salários dos funcionários da Prefeitura) enviar as quebras de sigilo pedidas há mais de um mês. A CPI espera receber os sigilos de Maria das Graças (mãe do funcionário afastado Alvelino Almeida Cruz Jr.), Luiz Marino Jacob (ex-secretário de Administração), Raquel Almeida (irmã de Alvelino) e da Prefeitura.
A demora no envio destes documentos está, segundo o relator da CPI, Jairo dos Santos, atrasando em muito os trabalhos da CPI. O Banespa já foi notificado em juízo por crime de desobediência a uma ordem judicial, mas ainda não entregou os documentos. Cópia dos cheques emitidos por todos os envolvidos também deverão ser enviadas pelo banco à CPI.
O pedido de prorrogação no prazo se deu também pelo fato de agora a CPI dispor de uma assessoria contábil, que tem dado maior facilidade para reconhecer dados e cruzar informações.
Foram descobertos recentemente desvios vindos de contas pagas com empenho. A última delas, de cerca de R$ 6 mil, foi para a conta de Alvelino Almdeida da Cruz Jr (principal apontado como mentor do esquema), em fevereiro deste ano. A CPI deseja descobrir, em breve, quem assinou estes empenhos.
Também foi descoberta nos últimos dias uma conta em Guaratinguetá que recebeu dinheiro desviado da Prefeitura de Ubatuba. A CPI pediu ajuda do Banco Central para verificar se os envolvidos possuem conta em outros Estados. Segundo a assessoria jurídica da CPI, o momento ainda é de aguardar manifestação do Ministério Público, documentos do Banespa e da Prefeitura, para a qual foi pedida a apresentação oficial de como funcionam todos os convênios e contas internas.
Quanto aos depoimentos, que há meses estão parados, a CPI deve convocar novamente o policial Rildo de Moura, cunhado de Alvelino. Rildo já foi convocado duas vezes e não compareceu. “Vamos pedir a punição de Alvelino e esperamos que todos os culpados sejam punidos. Esta demora toda se deve ao fato de o Banespa se negar a fornecer informações”, disse Jairo dos Santos.
O Banespa, que ultrapassou há mais de um mês o tempo limite para a entrega dos sigilos quebrados, se nega a prestar qualquer tipo de esclarecimento. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Gastronomia de vários países no aniversário da cidade

Ubatuba - A tradicional Feira das Nações, este ano em sua 18ª edição, acontecerá de 28 de outubro a 6 de novembro, na avenida Iperoig. Oito entidades do município estarão representando a culinária de vários países. Cerca de 200 voluntários, das próprias entidades estarão trabalhando durante o período da festa tipicamante trajados, cada qual representando o seu país. Toda a renda será revertida para as próprias entidades.
Este ano a novidade é a barraca da Rússia, representada pela AMAN (Associação das Mães dos Alunos de Natação) que trará como especialidade os strogonoffs de frango, carne e frutas, vendidos a R$ 6,00 o prato. A AFUSCA (Associação dos Funcionários da Santa Casa) coordenará a barraca do Brasil, onde será possível degustar o bobó de camarão e delícias preparadas com a tapioca. Já a barraca da China estará sendo representada pela APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) onde o prato principal será o yakisoba, vendido a R$ 10,00. A Santa Casa de Ubatuba estará representando a Arábia, com muitas esfihas, kaftas, kibes, homus e outras iguarias típicas. A Paróquia Exaltação à Santa Cruz estará no comando da barraca da Itália, que terá as tradicionais pizzas e muitas outras massas. A Alemanha será representada pelo Rotary Club de Ubatuba, onde os apreciadores dessa culinária poderão degustar o eissben (joelho de porco), muito chopp e como sobremesa a torta alemã. Para finalizar a Seicho-no-iê estará na barraca do Japão, onde o tempurá poderá ser comprado a R$ 3,00 o prato além de diversos pastéis.
A XVIII Feira das Nações é realizada pelo Rotary Club de Ubatuba, com o apoio da Secretaria de Turismo de Ubatuba. (Fonte: PMU)

III Salão de Belas Artes colore aniversário de Ubatuba

Ubatuba - No aniversário da cidade, dia 28 de outubro, inicia-se uma grande exposição de artes plásticas. O III Salão de Belas Artes de Ubatuba, promovido pela Fundart reunirá, em um único espaço, 245 obras de 116 artistas, oriundos de 13 cidades do estado de São Paulo. Pinturas acadêmicas, contemporâneas, desenhos e esculturas poderão ser apreciados até o dia 15 de novembro, no Salão da Igreja São Francisco de Assis.
O Salão de Belas Artes foi criado com o objetivo de oferecer à população da cidade, bem como aos visitantes, um maior contato com os valores locais e o conhecimento de artistas de outras cidades que comparecem mostrando sua arte nas mais variadas formas de expressão. O coordenador do grupo setorial de artes plásticas da Fundart, Paulo Alves, afirma que o evento está ganhando notoriedade no cenário artístico do estado e promovendo um intercâmbio saudável entre os artistas. “Criamos com o evento, um espaço propício, não só para o desenvolvimento de nossos conhecimentos no campo das belas artes, mas também, um momento de bem-estar e entretenimento”, afirma Paulo.
As cidades representadas no evento são: Caraguatatuba, São Sebastião, São Paulo, Jandira, Barueri, Taubaté, Campinas, Guarulhos, Pirassununga, Caçapava, Bertioga, Lorena e Ubatuba. O IlI Salão de Belas Artes de Ubatuba acontecerá na Av. Profº Thomaz Galhardo s/nº - Centro - Ubatuba - São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3833-7000/7001.
O Concurso - Todos os participantes do III Salão de Belas Artes receberão certificados de participação na abertura do Salão. Os ganhadores receberão medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa, em forma de certificado a cada uma das categorias. Será conferido a um artista de Ubatuba o prêmio de aquisição no valor de até R$ 1.500,00 a uma obra escolhida pela comissão organizadora. Essa obra fará parte do acervo municipal. (Fonte: PMU)

Surf de Ubatuba tem embaixador oficial

Ubatuba - O surfista José Carlos Maciel Rennó, mais conhecido por Zecão, foi nomeado Embaixador do Surf de Ubatuba, através do decreto 4464. O decreto apenas oficializou o que esse atleta já faz há mais de 30 anos, que é representar a cidade junto à comunidade do surf nacional e internacional.
Pioneiro nas ondas de Ubatuba, Zecão foi um dos descobridores de picos como Itamambuca e Félix, entre outros, quando o esporte apenas engatinhava na cidade e a Praia Grande era a única opção para os poucos surfistas da época. Decidiu se aventurar por outros países. A primeira parada foi no Peru, depois morou quatro anos no Hawaii. Se havia onda lá estava o Zecão: Califórnia, Indonésia e por onde passava, colecionava amigos.
Atualmente o xodó de Zecão é sua escolinha de surf, em Itamambuca, que após um incêndio, foi reinaugurada em agosto. Muito respeitado devido os seus mais de 30 anos de onda, Zecão recebe agora a missão de ser o embaixador do surf em Ubatuba. “Fiquei muito contente com esse título concedido pelo prefeito Eduardo César, e vou me esforçar ao máximo para honrá-lo”, disse Zecão. “Sempre divulguei Ubatuba em minhas viagens ao exterior e vou continuar levando o nome de minha cidade, falando das belezas naturais e principalmente de nossas ondas perfeitas”, completou.
Trabalho não vai faltar, já que em 2006 Ubatuba receberá mais uma vez a final do Supersurf, uma etapa do WQS, além das competições nacionais. O prefeito Eduardo César fala sobre o título concedido ao surfista. “O Zecão é uma lenda viva do surfe brasileiro e mais que uma homenagem, essa nomeação vem fazer justiça e esse atleta que sempre levou o nome de Ubatuba aos quatro cantos do mundo”, disse. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba adota novas medidas para limpeza de lotes
Ação começará pelo centro da cidade e se o proprietário não executar a limpeza em 30 dias, além da multa, a prefeitura fará o serviço e lançará no IPTU

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, numa ação conjunta entre as secretarias de Obras, Arquitetura e Urbanismo (S A U ) e Meio Ambiente estará a partir da próxima semana adotando novas medidas para a limpeza de terrenos baldios em toda a cidade. Segundo o secretário de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Ricardi Irineu, hoje 45% dos processos protocolados na S A U são denúncias de terrenos baldios, que acabam culminando no acúmulo de muito lixo provocando a proliferação de bichos e insetos.
Ainda de acordo com Irineu, hoje a Prefeitura enfrenta duas situações. Na primeira o proprietário é notificado e executa a limpeza do terreno dentro de 30 dias. Na segunda situação a notificação é ignorada pelo mesmo, que não limpa o terreno no prazo estipulado pela lei, não paga a multa e fica inadimplente perante a Prefeitura. Hoje a multa varia de R$ 300, 00 a R$ 500,00.
Nova medida - Na nova medida o proprietário será notificado e caso ele não faça a limpeza em trinta dias a própria Prefeitura executará a limpeza dos terrenos e o valor do serviço será lançado no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do ano seguinte. O valor a ser cobrado do proprietário para execução dos serviços de limpeza de terrenos será de R$ 1,77 por metro quadrado. De acordo com o secretário de Obras, João Paulo Rolim, os serviços serão executados com a mão-de-obra própria da Prefeitura. “Usaremos nossa própria estrutura e se a demanda aumentar estudaremos a possibilidade da terceirização dos serviços”, afirmou Rolim.
A notificação dos proprietários de terrenos baldios terá início no centro da cidade e obedecerá uma programação por bairros. A lei, permitindo que a prefeitura execute o serviço, caso o proprietário não o faça, é antiga e foi proposta pelo prefeito Eduardo César, quando era vereador na sua segunda gestão. Para ele, é preciso que a Prefeitura atue com rigor para garantir a limpeza urbana e evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos. (Fonte: PMU)

Praça no Ipiranguinha ganha palco permanente
Local foi testado e aprovado pela comunidade

Ubatuba - As obras do palco da praça Madre Glória, no bairro do Ipiranguinha continuam em ritmo acelerado. A comunidade terá em breve um espaço para a apresentação de shows e peças de teatro, na praça onde habitualmente acontecem as grandes festas do bairro. A construção do palco é uma parceria da Prefeitura com a comunidade e deve estar concluído ainda este ano. A área inferior será usada como cantina.
Mesmo em obras, o palco já passou um teste, que aconteceu durante a festa de N. Srª Aparecida, realizada entre os dias 12 e 16. Elísio Russo e Antônio Messias, festeiros oficiais, aprovaram o espaço e agradecem a parceria. “É um grande benefício para a comunidade, pois os custos das festas serão reduzidos e a comunidade terá um local permanente para eventos”, lembra Russo. “O prefeito tem sido um grande parceiro, colaborando com as festas do bairro. Esse ano já nos ajudou na festa do Trabalhador, em maio, e agora, na festa de N. Srª Aparecida”, disse Messias. (Fonte: PMU)

Atletas de Ubatuba se destacam no Circuito Shihan-Judô 2005

Ubatuba - A 5ª Etapa do Circuito Shihan 2005 de Judô, foi realizada no dia 9 de outubro no Ginásio ESEFIC em Cruzeiro, com 650 atletas inscritos. A academia Associação ‘Tuta Judô’ em parceria com a Fundacc e Projeto TRAME, representando a equipe Dojo Kano Ubatuba, não desapontou com seus alunos na categoria infantil e infanto-juv. Todos trouxeram medalhas.
Destaque para os atletas Luiz Carlos (Tuta) e Trajano Medrado (Proj.TRAME) que conquistaram as primeiras colocações na categoria máster.
O Sensei Tuta conquistou o Circuito e Trajano Medrado ficou em segundo lugar após uma lesão no pé direito, não tendo condições de prosseguir, mas contente com o seu resultado e também pelo desempenho do atleta juvenil Raphael Medrado, que após vencer três lutas disputou uma final cheia de técnicas e beleza com o atleta local Nathan. A equipe Dojo Kano Ubatuba conquistou a quinta colocação na geral.
“É uma pena, que nem todos os alunos possam participar desses eventos, independente da modalidade. Mesmo fazendo nosso papel social, dando aulas como voluntário e bolsas em academias, eles não conseguem apoio para arcar com as despesas de viagem ou inscrições, e assim muitos acabam desistindo ou representando outras localidades”.
“Mesmo assim, Ubatuba é o maior celeiro de campeões”, comenta Trajano, que é integrante do Programa Bolsa-Esporte e aluno das Faculdades Modulo, e agradece ao apoio da Secretarias de Educação/Transporte de Ubatuba, à SAMESP e a dentista Dra.Daniela Fuchs, que possibilitaram a participação de todos. (Fonte: Módulo)

Missa e culto no aniversário de Ubatuba

Ubatuba - No dia 28 de outubro, data em que Ubatuba comemora seus 368 anos, a cidade terá missa e culto de Ação de Graça pela passagem do aniversário. No dia 27, quinta-feira, o Conselho de Pastores de Ubatuba realizará, na avenida Iperoig, culto de Ação de Graças, dirigido pelo pastor Alexandre Nunes e que terá como pregador o Pr. Hélio Mariano de Oliveira. O culto terá cerca de duas horas de duração e contará com os louvores das igrejas Nova Aliança e Comunidade da Graça.
No dia 28, sexta-feira, às 19h30, a Igreja Matriz, no centro de Ubatuba, realizará Missa de Ação de Graças pelo aniversário da cidade, que será celebrada pelo padre José Ailton, da Maranduba. (Fonte: PMU)

Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal 2005 - Etapa Final

Ubatuba - Em virtude das constantes chuvas, o Centro de Controle de Zoonozes de Ubatuba teve que interromper a Campanha de vacinação anti-rábica animal no dia 15/10/05, pois como o serviço seria realizado somente com postos volantes o mesmo acabaria sendo prejudicado, com isso, sabendo da necessidade de tal vacinação e o respeito que a Prefeitura Municipal de Ubatuba tem com seus munícipes, estaremos realizando a referida campanha nas datas abaixo relacionadas das 08:00 às 17:00h, lembrando que o trabalho será realizado de casa a casa, solicitamos que o responsável pelo animal o acompanhe durante o processo de vacinação.
Agradecemos a colaboração e compreensão de todos.
ITINERÁRIO – POSTOS VOLANTES –
25/10/05 – Ipiranguinha Parque dos Ministérios.
25/10/05 – Ipiranguinha Emaús / Vale do Sol / Estrada.
26/10/05 – Jardim Carolina.
27/10/05 – Monte Valério.
01/11/05 – Figueira / Horto / Cachoeira dos Macacos.
03/11/05 – Morro das Moças.
04/11/05 – Mato Dentro / Jardim Samambaia.
08/11/05 – Sesmaria.
09/11/05 – Pé da Serra / Sitieto / Colônia de Férias. (Fonte: PMU)

1ª Fase do Municipal de futmesa acaba no Sábado

Ubatuba - Foram disputadas no último Sábado mais duas rodadas do Campeonato Municipal, promovido pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes e da Imobiliária Central.
O grande destaque desta rodada foi Ednelson Prado, um dos favoritos ao título, que conquistou apenas 4 dos 9 pontos que disputou e com isso tem sua classificação à Fase Final bastante ameaçada.
A 1a Fase do Municipal terá suas duas últimas rodadas disputadas no próximo Sábado. Pelo Grupo "A", Edson Sírio (1°) já está classificado. André Rafael (2°) e Edu Macedo (3°), estão a 1 ponto das Finais. Daniel Gusmão (5°), Flávio Bellard (6°) e Fábio Silva (7°) disputam a quarta e última vaga.
Cláudio Oliveira (8°) não tem mais chances matemáticas de avançar à próxima fase.
No Grupo "B" ninguém está garantido ainda, mas Adauto Júlio (1°) avança com um empate. Ralph Solera (2°) e Eduardo Ilário (3°) classificam-se com uma vitória nos dois jogos restantes. Ednelson Prado (4°) e Valdinei Campos (5°) disputam a quarta vaga, que pode ainda ter Sílvio Fonseca (6°) e Alexandre Augusto (7°) na briga, apesar de ambos terem chances remotíssimas. Andersom Gomes (8°) está eliminado.
O Campeonato Municipal de futebol de mesa 2005 continua neste Sábado, a partir das 13:00h, com a disputa de mais duas rodadas. Os jogos são disputados na FUNDAC, ao lado do Tubão, e a entrada é franca para os visitantes. Mais detalhes no site da associação www.futmesaubatuba.com.br

Reunião de Segurança na Região Sul

Ubatuba - A Vereadora Luciana Machado, PDT, organizou uma reunião sobre Segurança, nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, no Restaurante Sinhá, no bairro da Maranduba. Estiveram presentes o Capitão Padulla, Mohamed, Presidente do COMSEG o Delegado de Policia Fausto, além de mais 11 entidades, de assessores do Vereador Osmar de Souza, PFL, e de vários moradores de toda região. De acordo com a vereadora, o encontro foi muito importante porque vários assuntos foram discutidos, entre eles o número de policiais disponíveis para a temporada 2005/2006. Segundo o capitão Padulla, serão 170 homens prestando serviço. O capitão pediu também, o apoio da comunidade para trabalhar em união com a polícia. Mohamed, presidente do Comseg, aproveitou para informar à vereadora Luciana que já conseguiu um efetivo para o Distrito Policial, que deverá ser implantado na Região Sul. Mas, para que isso aconteça de fato, é necessário que a Prefeitura ofereça estrutura adequada, como o prédio, por exemplo. Mohamed disse ainda que está realizando reuniões descentralizadas do Comseg, de bairro em bairro. Na oportunidade, o delegado Fausto também informou sobre as operações realizadas pela Policia Civil, em toda a região. A reunião, segundo a vereadora, foi muito proveitosa, com o esclarecimento das várias dúvidas da população. Luciana Machado, acatando a sugestão do capitão Padulla de realizar encontros periódicos, já pensa em marcar para antes do final do ano uma outra reunião entre os representantes policiais e as comunidades. A vereadora faz questão de agradecer a presença de todos e os proprietários do restaurante Sinhá, o casal Fátima e Luiz e a filha Andréia, pelo espaço gentilmente cedido não só para esta, como para outras reuniões da comunidade da Região Sul.
Dia 10/11/2005, às 19 horas, acontecerá uma reunião de segurança no Lazaro, na Escola do Saco da Ribeira em parceria com a SAL – Sociedade Amigos do Lazaro. Todos os moradores da região do Lazaro e Saco da Ribeira estão convidados a participar. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 21/10 a 27/10/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"A Batalha dos Vegetais" Desenho Dublado.
ás 16:20 - 18:00

"A Feiticeira " Comédia!!!!
ás 19:40 - 21:30hs

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"2 filhos de Francisco"
ÁS 14:30 HS ( ESSE HORÁRIO SÓ AOS SÁBADOS E DOMINGOS)
E ÁS 16:50 HS - 19:10 HS - 21:30 HS.

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Tia Aninha
Bananeiras montam guarda
Ao pé de pinha
Inda me lembro
Das bênçãos de tia Aninha
Ides meus filhos e lambuzai-vos
Enquanto houver mel
Só não esqueçais, no retorno,
Ora pois,
De me trazer um pouquinho
De doçura.


Amor de caiçara
Grumixama, grumixama
Gosto tanto da catarinense
Mas será que ela me ama?
Peixe frito com farinha
A mulher dos olhos verdes
Será uma prenda minha?
Vou iscar meu sorriso
Detrás de flor cheirosa
Pra derrubar o bastião
Aonde Dulcinha Rosa
Esconde seu coração


Declaração de amor
Catarinense bonita
Você será minha
Pra casar comigo e ser feliz
Porque sei mergulhar de cabeça
Pra catar preguarí
Sei onde mora o mero
Só não mato porque não quero
Sei costurar uma rede
E tirar um santo da caixeta
Sei consertar um peixe
E prear uma caça
Tiro música do pinho
Até com o dedo mindinho
Sei dançar a congada
E só por você, catarinense,
Posso aprender o tal róquinrol.


Genealogia
Sou neto de José Almiro
Bisneto de Almiro Mesquita
Quantas gerações atrás
Estavam os mouros
Meus antepassados
Invadindo a Ibéria?
Sou neto de Eugênia de Jesus
Bisneto de João da Barra
Metade mar metade terra.
Sou neto de Estevan Félix
Bisneto de Francisco Félix
Com uma grande percentagem de bugre nas veias
Dono de muitas terras
Que a gripe espanhola deserdou.
Sou neto de Martinha Cabral
Tataraneto de Francisco Cabral
Do engenho do Pulso
Que abastecia várias canoas de voga
Que demandavam o Porto de Santos e
Que, a muito custo, arrastavam
A vila de Ubatuba fundeada em âncoras e poitas
Desde o final do século XIX.


José Almiro
Não vos preocupeis em sair na chuva
Um dia há de parar
Dizia meu avô
E enquanto o tempo estava ruim
Fabricava balaios
Torrava café
Fazia farinha
Cuidava do tresmalho
E aviamentos de pesca
E, acredite quem quiser,
Consertava peixes também.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

RI de SI - O obvio foi referendado. Muito dinheiro jogado fora, como já disse e, como muitos já disseram. Pelas diferenças percentuais e, pela unanimidade nos Estados ( não deu "sim" em nenhum) uma mera e simples (porém verdadeira) pesquisa, seria suficiente para evitar mais esta insanidade governamental. Que tal voltarmos, rapidamente, as CPIs? Voltar ao assunto das Empresas do Filho, do irmão ou a despatriada GARANHUNS Uruguaia? Se, para mais uma tentativa de desvio do foco das atenções, insistirem em mais um luminoso referendo, que seja, agora, pela legalização dos caixa 2! O Brasil do PT vive seu momento mais cômico. Ri de si.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Proibição de Música nas Praias - Como proprietário de uma casa na praia da Maranduba há mais de 20 anos e frequentador assíduo daquele recanto maravilhoso desse nosso maravilhoso Litoral Norte, costumo passar meus períodos de temporada marcando presença junto com amigos e familiares no quiosque Boêmio Bar, de propriedade de nossa amiga Salete.
Pois bem, o quiosque é um dos mais frequentados da praia justamente por uma forma sadia de lazer proporcionado pela proprietária do local: a maravilhosa música ao vivo que nos é presenteada pelo competente Tino, algumas vezes também coadjuvado pelo excelente Erasmo Strada, um simples vendedor de coco na praia, mas de inegável talento.
Tais momentos ali vividos, normalmente das 11:00hs às 18:00hs fazem com que, aliados à paisagem, à praia, aos amigos conquistados no local, também adeptos da maravilhosa arte da música, desfrutemos de momentos inesquecíveis naquele recanto paradisíaco.
Causou-me surpresa, indignação e mesmo revolta ter tomado conhecimento de que está proibida agora a execução de música ao vivo e/ou eletrônica nas praias daquele município.
Ressalte-se ainda um fator importantíssimo: o cerceamento ao trabalho dos músicos, verdadeiros artistas que deveriam sim, contar com priviligiado apoio por parte das autoridades locais pelo bem que proporcionam aos turistas, e em consequência ao município, pois com a presença deles, favorece-se-também a arrecadação de mais recursos, falando-se em termos financeiros.
Tal medida infeliz só pode ter partido de pessoas infelizes, de mal com a vida, insensíveis a uma arte que só nos traz benefícios, nos tornam mais humanos, nos remoçam, nos fazem conquistar mais amigos, promovem momentos de sadia confraternização.
Enfim, sem mais me estender a respeito, gostaria aqui de manifestar meu veemente repúdio por essa atitude impopular, acima de tudo anti-democrática e que pode mesmo acarretar a fuga de muitos turistas, que como eu, para lá se dirigem em busca de esquecer, ainda que por momentos, as atribulações de uma vida difícil que nos é imposta nesse país, atualmente envolvido em um mar de corrupção.
Atenciosamente,

Brasil Cordeiro de Miranda
RG: 043272890-5 (Comando do Exército)
Brasilia, DF


Poemas - De uns tempos para cá venho lendo no Litoral Virtual os excelentes poemas de Felix Cabral. Imagino que as pessoas de Ubatuba saibam quem é ele, mas nós, de outros municípios, não. Pedindo desculpas pela minha ignorância, gostaria que o Litoral Virtual publicasse uma biografia do poeta. Quem é ele? Tem livros publicados? Nasceu em Ubatuba? Veio de fora? Acho que o poeta merece e nós também, que desejamos conhecê-lo.
Grata.

Regina Helena de Paiva Ramos
São Sebastião, SP


N.E.: Entramos em contato com o poeta, que nos enviou sua breve apresentação:
"Félix Cabral, 41 anos, professor, casado, 3 filhos, muitas árvores plantadas e só falta publicar um livro. Ubatubense, de família de pescadores, nascido na Praia da Maranduba, seu nome deriva dos sobrenomes dos avós paternos."

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Natureza

Flôr Roxa - Luciano Cancelier

Flôr Roxa
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor