Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 31 de outubro de 2005 - Nº 1391 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
Bombeiros prorrogam inscrições para salva-vidas temporários
Litoral inova programação para o verão
Litoral Norte recebe 2,8 milhões de turistas
Ilhabela investe no glamour dos cruzeiros


Caraguatatuba
Base abre 34 mil empregos no litoral
Acidente mata um e fere 15 na Tamoios
Agentes Comunitários de Caraguá recebem curso de capacitação
Caraguá quita precatórios ficando entre as raras cidades do Brasil sem dívidas oficiais
Prefeitura de Caraguá esclarece sobre o funcionamento das taxas de lixo e luz
FET premia os melhores espetáculos no Teatro Mario Covas
Base de Gás é vitória do Executivo e Legislativo


Ilhabela
Ilhabela recebe prêmio internacional de turismo
Prefeitura de Ilhabela recebe Prêmio do Ministério da Saúde
Parceria entre Prefeitura, Sebrae-SP e Senac promove curso de capacitação para o trade turístico local
Moradores de Ilhabela poderão pagar menos para utilizar serviço de balsas até São Sebastião


São Sebastião
Inscrições abertas para concurso de poesia Nhô Bento
São Sebastião terá cursos de manutenção industrial do Senai a partir de 2006
Prefeitura prepara cemitérios de São Sebastião para o Dia de Finados
São Sebastião recebe prêmio do Ministério da Saúde pelo Combate à Dengue
Sebastianense expõe obras na Secretaria de Cultura e Turismo
Servidora Pública sebastianense recebe Menção Honrosa no 4º FET de Caraguá

Ubatuba
Prefeitura entra com recurso para desembargar obra no Rio Grande
Ubatuba retoma cobrança de estacionamento nas praias
Aniversário de 368 anos começa com desfile na Avenida Iperoig
E continua com a Feira das Nações
Santa Casa de Ubatuba, sem remédios, atende só emergência
Nota À Imprensa
Workshop para mulheres "Planejamento de vida, entusiasmo e motivação"
Deputado Estadual Marcelo Bueno e vereador Charles Medeiros, do PSB
Ubatuba participa de encontro em Vinhedo
Rapaz morre ao levar golpe de faca em bar
Secretário vai ao Sul buscar informações sobre Mundial de Surf
Segurança na Temporada
Geólogo do DNPM vem esclarecer e orientar mineradores artesanais de Ubatuba
Deolindo discute Plano Diretor


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Bombeiros prorrogam inscrições para salva-vidas temporários

Litoral Norte - O Corpo de Bombeiros que atua no salvamento marítimo das praias da região, prorrogou por mais dois dias, até o próximo dia 2, as inscrições para salva-vidas temporário do verão 2005/2006, que deverão ser contratados pelas prefeituras do Litoral Norte, com apoio de outras empresas. Elas seriam encerradas na segunda-feira, dia 31.
Os interessados podem se inscrever nos postos dos bombeiros de Ubatuba, Caragua-tatuba e São Sebastião.
Os candidatos passarão por um curso de formação do efetivo dos bombeiros para trabalhar na segurança e prevenção contra afogamentos nas praias do Litoral Norte.
O curso, que começa dia 3, terá a duração de três semanas. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e atestado médico para a prática de atividades físicas, além do comprovante de conclusão do ensino fundamental.
Nos testes, o candidato deverá nadar 500 metros no mar em até dez minutos e correr 1.500 metros na areia em até oito minutos. As vagas para cada cidade devem ficar em torno de 50 temporários. Segundo o capitão Carlos Eduardo Smicelato, para o curso, os bombeiros devem liberar cerca de 60 vagas para cada cidade. Mesmo os que já fizeram o curso em anos anteriores podem se inscrever.
Desde que foi implantado o reforço de salva-vidas temporários no verão das praias paulistas, em 1997, as mortes por afogamento no mar reduziram em 67%.
Os postos dos bombeiros ficam nos seguintes endereços: Caraguatatuba - avenida Aldino Schiavi s/n, Martin de Sá; São Sebastião - avenida Francisco Loup, 631, Mare-sias; Ubatuba - rua Guanabara, 18, Perequê-Açu. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral inova programação para o verão

Litoral Norte - O Litoral Norte promete inovar na programação do Verão 2006, que será definida até o final de novembro. As prefeituras querem oferecer, além da praia, atrativos turísticos alternativos aos milhares de turistas que devem procurar a região a partir do Natal.
O Verão 2006 deve registrar movimento superior ao mesmo período no ano passado, segundo previsão das prefeituras. A maioria dos hotéis já está com 50% dos leitos reservados para o Réveillon.
Só Ilhabela não investirá em eventos de verão para se dedicar exclusivamente ao receptivo aos navios de cruzeiros (leia texto nesta página).
A secretaria de Turismo de Ubatuba, além dos shows e das atividades culturais e esportivas à beira-mar, decidiu inovar e investir na diversidade de pássaros existentes no município como atrativo turístico no verão. A observação de pássaros é uma atividade praticada por cerca de 80 milhões de pessoas no mundo.
O secretário Luiz Felipe Azevedo está finalizando um guia para observação de pássaros do município, que será distribuído aos interessados a partir de dezembro. Segundo Azevedo, a cidade tem sido rota dos observadores de pássaros, principalmente turistas estrangeiros.
O guia indicará os 12 pontos de observação na cidade, espécies que só existem em Ubatuba, entre elas, o " anambé de crista", o "olho de fogo" e o beija-flor rajado. Ubatuba possui 389 espécies de pássaros catalogadas na BirdLife International, entidade ligada a ONU de observação de pássaros no mundo.
SINFONIA - Em São Sebastião, a novidade será o 1º Festival de Verão de Música Erudita. O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, acerta com a Secretaria Estadual de Cultura e o Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, as apresentações da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado e da Banda Sinfônica do Estado.
"Queremos oferecer outras alternativas para nossos turistas, além das atividades esportivas e culturais já tradicionais", afirmou Buzi. Segundo ele, a Festa de São Sebastião, realizada em janeiro, ganhará nova versão, reunindo gastronomia, artesanato e atrações culturais de 14 cidades litorâneas do Estado.
Caraguatatuba vai deixar de sediar shows com artistas renomados, como tradicionalmente realizava na temporada de Verão, para investir em uma programação destinada à família, segundo o secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro.
"Toda a programação de verão será destinada a pais e seus filhos", disse. A prefeitura utilizará a praça de eventos para oferecer atividades recreativas e culturais, entre elas, cinema ao ar livre, oficinas culturais, shows com mágicos e palhaços, teatro, sessões de massagens e apresentações de grupos musicais da cidade e região.
BAIRROS - Assim como São Sebastião e Ubatuba, Caraguá também irá estender a programação às regiões norte e sul do município. "Além de evitar aglomeração na região central, os eventos nos bairros beneficiam moradores e o comércio estabelecidos", disse Ribeiro. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte recebe 2,8 milhões de turistas

Litoral Norte - A previsão das prefeituras do Litoral Norte é receber 2,8 milhões de turistas entre dezembro e fevereiro. A população fixa nas quatro cidades é 250 mil habitantes. Em Ubatuba são esperados 1 milhão de turistas, 30% de aumento em relação à temporada passada, em razão de investimentos de R$ 250 mil em mídia nacional e internacional. Caraguá deverá receber 10% a mais de visitantes, 1,1 milhão de pessoas. São Sebastião espera 500 mil turistas e Ilhabela, 250 mil, 15% a mais que o verão passado. (Fonte: ValeParaibano)

Verão no Litoral

Ubatuba
previsão de turistas: 1,1 milhão
temporada passada: 700 mil

Caraguatatuba
previsão de turistas: 1 milhão
temporada passada: 1 milhão

São Sebastião
previsão de turistas: 500 mil
temporada passada: 450 mil

Ilhabela
previsão de turistas: 250 mil
na temporada passada: 220 mil
Fonte: prefeituras

Ilhabela investe no glamour dos cruzeiros

Litoral Norte - A prefeitura de Ilhabela não fará investimentos em eventos populares no verão. Segundo o secretário de Turismo, Ricardo Fazzini, o município quer evitar atrair pessoas de outras regiões para a ilha. "Queremos garantir tranquilidade e conforto aos turistas. Vamos nos dedicar ao receptivo dos 32 navios que farão escala na ilha", afirmou. Os navios devem transportar 55 mil turistas até a ilha. Na temporada passada, 29 navios fizeram escalas em Ilhabela. O comércio local deve faturar cerca de R$ 8 milhões com as escalas. Prefeitura, Sebrae e Senac promovem cursos de capacitação para melhorar o atendimento aos turistas (inscrições até o dia 3, informações: 012-3896-1091). (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Base abre 34 mil empregos no litoral
Prefeituras vão capacitar mão-de-obra local para construção da unidade que deve ser instalada em Caraguá

Caraguatatuba - A construção da UTGC (Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba), pela Petrobras, deverá gerar cerca de 34 mil empregos diretos e indiretos durante as obras da plataforma marítima, da unidade terrestre e do gasoduto.
O início das obras está previsto para o segundo semestre do próximo ano, assim que a empresa conseguir o licenciamento ambiental para o projeto. A análise será de responsabilidade do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Para tentar garantir que seja contratada mão-de-obra local para a construção, a Prefeitura de Caraguá pretende iniciar em janeiro cursos profissionalizantes para capacitar os moradores da região.
O prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) recebeu anteontem um documento oficial da empresa solicitando autorização municipal para iniciar estudos ambientais para implantação da base de gás em uma área da Fazenda Serramar.
LISTA - A Petrobras também entregou ao prefeito uma listagem da mão-de-obra que deverá ser contratada a partir do ano que vem. O documento contém 39 especialidades, que serão contratadas diretamente pela Petrobras. Ainda não há definição de prazos e métodos da seleção para as vagas.
Nas atividades administrativas, serão contratados auxiliar de escritório, almoxarife, assistente administrativo, apontador e projetista, entre outros. Nas áreas de construção e montagem, haverá vagas para ajudante, armador de ferragem, carpinteiro, motorista, eletricista, pintor e vigilante, entre outras (veja quadro nesta página).
CURSOS - Aguilar disse que os cursos, todos eles gratuitos, serão realizados no Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte), com apoio da Petrobras e também do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social). "Queremos priorizar a contratação da mão-de-obra da região", afirmou o prefeito.
Segundo ele, haverá uma reunião com os demais prefeitos da região para solicitar que eles colaborem cedendo transporte gratuito às pessoas interessadas em fazer os cursos. O objetivo é fazer com que a maioria das vagas seja ocupada por moradores do Litoral Norte.
O prefeito afirmou ainda que, segundo informou a Petrobras, as obras orçadas em cerca de US$ 11 bilhões deverão ser concluídas até 2010, quando a UTGC iniciará o processamento do gás natural do Campo de Mexilhão, situado a 145 quilômetros de Caraguá, que tem uma reserva de 420 bilhões de metros cúbicos de gás natural. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Acidente mata um e fere 15 na Tamoios
Ônibus de turismo perde freio e cai em ribanceira na descida da serra, próximo a Caraguá; motorista morre

Caraguatatuba - Um acidente envolvendo um ônibus de turismo no início da madrugada de ontem na Rodovia dos Tamoios, trecho de Caraguatatuba, causou a morte de uma pessoa e deixou outras 15 feridas, três delas em estado grave.
O acidente teria sido provocado por problemas nos freios do veículo, que caiu em uma ribanceira de cerca de 60 metros.
O motorista Devaldo Soares Leal, 57 anos, que dirigia o veículo, pertencente à empresa Caramelo Turismo, de São Paulo, morreu no local do acidente. O corpo de Leal, que ficou preso às ferragens, foi removido apenas às 11h. Ele será sepultado hoje na capital.
Os feridos foram levados para a Santa Casa de Caraguatatuba. Doze deles, apresentando ferimentos leves, foram medicados e liberados.
Francisco Rafael Iglesias, 28 anos, com fratura de bacia, foi transferido pela manhã para um hospital de Osasco (SP).
Rosália Helena Salas Pun, 26 anos, operada e internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), aguardava ontem à tarde transferência para o hospital Osvaldo Cruz, na capital. Enrico Berucci Bergamini, 29, com fratura de fêmur, foi medicado e removido para São Paulo.
Edson Hobo, 34 anos, da capital, foi o único ocupante do ônibus a sair ileso. "Ouvi apenas o motorista mandar a gente se segurar porque ele não estava conseguindo parar o ônibus."
Hobo afirmou que foi difícil subir a ribanceira para pedir socorro porque o local era bastante íngreme e escorregadio. Segundo ele, vários motoristas pararam para prestar socorro às vítimas. Ele disse que o resgate chegou rápido ao local.
SEM FREIO - Segundo o sargento Marco Aurélio Ribeiro dos Santos, da Polícia Rodoviária Estadual, o acidente ocorreu à 0h15 no km 79, trecho de descida da serra na Tamoios, a cerca de dois quilômetros da cidade.
O ônibus seguia da capital para a cidade de Paraty (RJ), onde seria realizada a cerimônia de 'batismo' dos alunos da escola de mergulho Scuba Point.
Durante a viagem, o veículo teria apresentado problemas nos freios. O motorista chegou a parar no km 72, ocasião em que constatou o problema.
Segundo Maurício Marques, 40 anos, um dos representantes da escola, que não se encontrava no ônibus, o motorista teria comunicado o problema, optando em continuar a viagem utilizando o freio-de-mão.
Segundo Marques, na descida da serra, sem freios, para evitar colidir com os veículos que transitavam à sua frente, o motorista teria gritado para que todos se segurassem e, em seguida, o ônibus caiu na ribanceira.
RIBANCEIRA - Segundo o policial rodoviário Santos, cinco viaturas do bombeiros foram acionadas para atender à ocorrência, que não provocou interdição da rodovia, apesar da sua gravidade.
O ônibus, que estava com a documentação em ordem, segundo Santos, seria removido do local no final da tarde de ontem. "No momento do acidente, chovia muito no local e havia risco do veículo descer ainda mais a ribanceira", disse.
FERRAGENS - O sargento João Dimas Fuzatto, do Corpo de Bombeiros, afirmou que oito soldados trabalharam das 7h às 11h de ontem para retirar o corpo do motorista das ferragens.
Segundo ele, durante a madrugada não havia condições de realizar o trabalho, devido às condições do tempo e à possibilidade do veículo deslizar ainda mais.
O ValeParaibano não conseguiu contato com nenhum dos representantes da empresa Caramelo Turismo. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Agentes Comunitários de Caraguá recebem curso de capacitação
Todos os Agentes Comunitários de Saúde estão aptos a orientar a população sobre diversos assuntos relacionados à prevenção de doenças. Os profissionais trabalharão como multiplicadores

Caraguatatuba - Cerca de Duzentas pessoas, entre Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros coordenadores de Caraguatatuba, receberam um curso sobre os trabalhos desenvolvidos com relação à prevenção de doenças. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Seção de Vigilância Sanitária e foi dividida em quatro etapas, sendo a primeira no dia 14 de outubro, a segunda no dia 17, a terceira no dia 24 e a última aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 27.
De acordo com a chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Jorah Maria Hoppmann, o objetivo do curso foi passar noções educativas em Vigilância Sanitária para que eles possam fazer uma avaliação de risco à saúde no ambiente de trabalho. “Passamos noções de como é o trabalho da vigilância, para que eles possam orientar as pessoas, detectando pequenos problemas nos seus locais de atendimento, resolvendo as questões mais simples, e no caso de situações mais graves, que possam estar contatando a vigilância para que sejam tomadas as devidas providências” disse.
Durante o curso, os agentes receberam informações de prevenção e avaliação de risco de ambiente e como detectar problemas que possam prejudicar a saúde da população.
Jorah completou que, o trabalho da Vigilância Sanitária é prevenir doenças, e que, de certa, forma o trabalho do agente comunitário também tem esse objetivo. “Com o trabalho que será desenvolvido pelos agentes que atuarão como multiplicadores, iremos prevenir várias doenças. Eles irão trabalhar como multiplicadores e a população receberá mais orientações como detalhes sobre higiene alimentar. Os agentes agora têm uma visão ampla e poderão observar e avaliar o meio ambiente da população sabendo orientar sobre a postura correta em diversas situações”, finalizou. (Fonte: PMC)

Caraguá quita precatórios ficando entre as raras cidades do Brasil sem dívidas oficiais

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba está entre poucas cidades do Brasil no que se refere a dívidas oficiais. Nesta quinta-feira 27, o Executivo pagou cerca de R$ 420 mil, quitando assim todos os precatórios que ainda estavam em aberto neste ano
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba quitou nesta quinta-feira 27, os precatórios (dívidas oficiais) que estavam em aberto no ano de 2005. Segundo informou a Secretaria de Assuntos Jurídicos, é raro uma cidade estar em dia com as dívidas do município.
Um exemplo disso é que o Governo do Estado ainda está pagando os precatórios do ano de 1997, ou seja, dívidas que vêm de gestões anteriores.
Segundo explicações do setor jurídico, em todos os âmbitos: Municipal, Estadual e Federal, são poucas as cidades do Brasil que conseguem estar com as contas públicas em dia. Esses precatórios, no que se refere ao município de Caraguá, estavam relacionados a ações diversas e principalmente a desapropriações.
A soma dos precatórios quitados nesta quinta-feira 27, ficou no valor de R$ 420 mil, e com isso, conforme esclareceu a Secretaria de Assuntos Jurídicos, Caraguatatuba permanece sem dívidas até o final de 2005. (Fonte: PMC)

Prefeitura esclarece sobre o funcionamento das taxas de lixo e luz
Lei aprovada em 2003 institui a cobrança de taxas de resíduos sólidos e de iluminação.

Caraguatatuba - A partir de dezembro de 2005, o munícipe de Caraguatatuba, passará a pagar taxa de resíduos sólidos domiciliares e de serviços de saúde, à prefeitura municipal. A Lei de autoria do ex-prefeito Antonio Carlos da Silva, e que foi aprovada em 19 de dezembro de 2003, teve de ser regulamentada pelo prefeito José Pereira de Aguilar este ano.
De acordo com a Lei, ficou instituído que a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares – TRSD será estipulada pelo próprio morador. Nesse primeiro momento, todos os contribuintes serão taxados com base na menor alíquota, determinada em duas VRMs (Valor de Referência do Município - R$1,6231) por mês.
A taxa mínima, estimada pela média de produção de lixo da população em levantamento realizado neste ano pela prefeitura, estipula o pagamento de R$ 3,20 (Três reais e vinte centavos) ao mês por domicílio, a qual deverá ser paga entre 12 e 15 de dezembro deste ano, em um parcela única de R$ 39, 00.
Para o ano de 2006, a taxa deverá ser paga mensalmente por meio do carnê emitido pela prefeitura. O valor será estipulado pelo próprio contribuinte, de acordo com a tabela de produção de lixo que inclui taxas para área residencial, não residencial e empresas atuantes na área de saúde.
A quantidade produzida pode ser calculada pelos saquinhos de lixo, comprados no supermercado, que indicam a quantidade em litros. Para facilitar o cálculo, basta imaginar que uma sacolinha de supermercado, tão utilizada, equivale a 5 litros.
O contribuinte que não concordar com o pagamento das taxas deverá justificar o motivo, em documento protocolado na prefeitura. A Lei também prevê isenções à população que provar falta de condições de pagar.
Quanto aos prestadores de serviços de Saúde, a taxa mínima ficou estipulada em até 20 kg por dia = 20 VRMs.
O assessor financeiro, Eudécio Rodrigues Souza, explica que com a arrecadação, a prefeitura pretende reduzir as despesas municipais com o transporte e coleta do lixo e a iluminação pública. Segundo Souza, a prefeitura gasta mensalmente R$ 400 mil com a coleta do lixo.
De acordo com a Lei, também será cobrada a partir de dezembro a taxa de iluminação pública, que vai variar de R$ 1,08 (um real e oito centavos) mensais para residências e R$ 5,40 (cinco reais e quarenta centavos) para os estabelecimentos comerciais. Os gastos da administração com a iluminação pública somam cerca de R$ 240 mil mensais. (Fonte: PMC)

FET premia os melhores espetáculos no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - A noite de quarta-feira, 26, teve um sabor de glamour e estrelas no Teatro Mario Covas - a premiação do 4º FET - Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba - revelou os melhores espetáculos e atores desta edição do festival, que contou com a realização da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Foram três semanas de apresentações no Teatro Municipal Mário Covas, oferecendo aos grupos concorrentes toda infra-estrutura necessária para apresentação teatral e ao público, conforto e segurança. Para a edição 2005 do festival, a Fundacc recebeu inscrições provenientes de cinco estados brasileiros, sendo eles Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Foram selecionados 10 espetáculos para concorrem à premiação em cada categoria. Os atores apresentaram seus espetáculos disputando os prêmios em dinheiro e os troféus de melhores ator e atriz, ator e atriz coadjuvantes, diretor, cenógrafo, iluminador, figurinista, maquiador e sonoplasta, produzidos pelo artesão Juliano Junqueira.
Para julgar os espetáculos infantis foram convidados os profissionais da área de artes cênicas: Valter Padgurshi, Amair de Campos Padgurshi e Rodrigo Ramos.

Os vencedores da categoria infantil foram: Em 1º Lugar - Tudo Por Um Fio - Cia. Genérico da EE Colônia dos Pescadores - Caraguatatuba/Sp. e em 2º Lugar - Alice no Sítio do Lobato - Grupo Timol da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato - São Paulo/SP.

Destaques do FET:

Melhor Espetáculo Juri Popular - Chapéuzinho do Sertão - Cia. Luva de Pelica da Escola Henriqueta Vialta Saad - Taubaté/SP.
Melhor Diretor - Emilie Sugai e Roselaine Bráz - Alice no Sítio do Lobato.
Melhor Ator - Jonathan Rocha - Tudo Por Um Fio.
Melhor Atriz - Jéssica Grossi - Tudo Por Um Fio.
Melhor Ator Coadjuvante - Renan Wisney Teixeira - O Parque Radiante da Floresta Luminosa.
Melhor Atriz Coadjuvante - Maria Sofia da Cunha Fonseca - O Parque Radiante da Floresta Luminosa.
Melhor Cenografia - Aurimar Miranda - Chapéuzinho do Sertão.
Melhor Figurino - Ana Peres - Alice No Sítio do Lobato
Melhor Sonoplastia - Francine Luz e Alberto Santiago - O Parque Radiante da Floresta Luminosa.
Melhor Iluminação - Emilie Sugai - Alice No Sitio do Lobato.
Melhor Maquiagem - Rafael Andrade - Tudo Por Um Fio.

Na categoria adulto, em primeiro lugar ficou "Argumas de Patativa", do Teatro do Pé, do Colégio Ipê de Santos e em segundo lugar, ficou "Num Meio Dia de Fim de Primavera", da Cia de Teatro Controvérsias, das Faculdades Santa Cecília de Pindamonhangaba. Julgaram os espetáculos adultos, os profissionais: Wilma de Souza, Lilih Cury e Lenerson Polonini.

Destaques da Mostra Adulto

Melhor Espetáculo Juri Popular - O Abajur Lilás - Grupo Ânima de Teatro da Puc/SP - São Paulo/SP
Melhor Diretor - Mateus Faconti - Argumas de Patativa
Melhor Ator - Mateus Lopes - Argumas de Patativa
Melhor Atriz - Clau Cicotosti - O Abajur Lilás e Bia Castilho - Show da Insônia.
Melhor Ator Coadjuvante - Élcio Antonio Júnior - Luz de Quatro Círios.
Melhor Atriz Coadjuvante - Euzélia Gomes - Num Meio Dia de Fim de Primavera.
Melhor Cenografia - Mateus Faconti - Argumas de Patativa.
Melhor Figurino - Adbailson Cuba - Num Meio Dia de Fim De Primavera.
Melhor Sonoplastia - Grupo Bilontra de Teatro Experimental - O Despertar da Primavera.
Melhor Iluminação - Afonso Oliveira - Num Meio Dia de Fim de Primavera.
Melhor Maquiagem - Cia. Teatral Controvérsias - Num Meio Dia de Fim de Primavera.
Prêmio Especial de Dramaturgia - Vanderley Carneosso - O Inquiridor.

Nessa noite aconteceu também a premiação do 4º Concurso Fundacc de Dramaturgia, uma realização da Comissão Municipal Setorial de Artes Cênicas da FUNDACC, criado para incentivar a literatura dramática e o surgimento de novos dramaturgos. Nesta quarta edição, 175 autores inscreveram-se.
Na categoria adulto, em primeiro lugar ficou o texto "De Braços Cruzados", de autoria de Emmanuel Nogueira Ribeiro, de Fortaleza, CE; já o texto "A Vaca Pródiga", de José Carlos Barbosa de Aragão, de Belo Horizonte, MG, ficou com a segunda colocação. Na categoria infantil, o primeiro lugar ficou com o texto "Bicho de Palha", de Reginaldo Galhardo, de Paraguaçu Paulista, SP; e em segundo lugar ficou o texto "O Tesouro de Hanifah", de Rose Prado, de Diadema, SP.
"Mais uma vez, o FET cumpre seus objetivos - abre espaço para as expressões artísticas e apóia a escola no seu papel formador" comenta Junior Magresco, coordenador da área de teatro da Fundacc e organizador do FET. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Base de Gás é vitória do Executivo e Legislativo
Presidente Pardim comemora vinda da Base de Gás falando em vitória de uma união de forças

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Juarez Pereira Pardim (PPS) comemora a oficialização da Base de Gás – oriunda do campo de Mexilhão na cidade como uma vitória da “União das Forças Políticas” do município. O pedido de anuência foi entregue esta tarde ao Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB).
A Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.) entregou na tarde de hoje – 27 de outubro, o pedido de anuência para a instalação da Base de Gás, que irá gerir o produto encontrado no campo de Mexilhão, distante cerca de 150 quilômetros de Ilhabela. O campo de Mexilhão tem aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de gás, extraído há pelo menos 7 mil metros abaixo do fundo do mar, que serão administrados por Caraguatatuba, antes de enviá-lo para o City Gate de Taubaté, no Vale do Paraíba.
O pedido de anuência é um procedimento “pró-forma”, onde a estatal apresenta a documentação e o planejamento do que será feito, para que o Chefe do Executivo autorize ou não a instalação do empreendimento.
O Presidente era todo sorriso na tarde de hoje, pois alardeava aos quatro cantos da cidade a conquista do “povo de Caraguatatuba e dos Poderes Legislativo e Executivo”. “Os cidadãos de nossa cidade se uniram em oração pela vinda da Base de Gás que representa um grande salto para o progresso. Já os Poderes Legislativo e Executivo lutaram até o fim pela vinda destas instalações que representam a modernidade e o futuro de nosso município”, disse.
Realmente a luta foi intensa. Além das visitas e audiências na sede da Petrobrás no Rio de Janeiro, foi feita uma visita a instalações idênticas, localizadas em Manaus – no Estado do Amazonas, onde o Presidente da Câmara, o Prefeito e a imprensa puderam observar e presenciar a produção de Gás e o trato com o Meio Ambiente.
Pardim não esconde que a vinda da Base de Gás dará “asas a imaginação”, do que pode ser feito na cidade. “O repasse dos Royalties servirá para melhorar a qualidade de vida de nossa população, principalmente os mais carentes que padecem ainda de melhores cuidados nos mais diversos ramos da Administração Pública, mas a hora é de comemorar. O planejamento virá em seguida”, frisou.
Para o Presidente da Câmara a união de esforços foi o ponto alto para a vinda do empreendimento em Caraguatatuba. “Nunca houve uma luta tão acirrada, uma batalha com vitória tão merecida como esta. A harmonia e independência dos poderes foram à mão do cabo de guerra que nos fez vitoriosos”, finalizou, cumprimentando o Prefeito Aguilar e todos os Vereadores pelo empenho em trazer tamanho benefício à nossa cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela recebe prêmio internacional de turismo
O Prêmio foi concedido pelo Grupo Editorial e Trade Leards’Club de Madri – Espanha

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela foi eleita em votação e receberá o 31º Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, criado pelo Grupo Editorial, em colaboração com o Trade Leards’Club, para distinguir as empresas mais relevantes durante o ano no setor de Turismo.
O Prêmio foi criado para estimular cada vez mais os que trabalham com o setor de turismo, setor este, que é de fundamental importância para o desenvolvimento de seus respectivos países.
A entrega do Troféu acontecerá no dia 25 de janeiro próximo, em Madri – Espanha, durante a FITUR – Feira Internacional de Turismo, 25 a 29 de janeiro, que constitui um dos principais pontos de encontro para a Indústria Turística do mundo e conta com a participação oficial de mais de 100 países e cerca de 8 mil expositores, diretos e indiretos.
Ilhabela também estará presente como expositora, juntamente com as outras três cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba), que formam o Circuito Litoral Norte Paulista.
Na ocasião, além do Prêmio concebido pelo Município que será entregue ao prefeito Municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, o secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias, receberá a insígnia de ouro “Global Quality Management”, com destinação especial pelo seu trabalho na gestão da pasta.
“O reconhecimento de nosso trabalho é gratificante, isto se dá à maneira com que está sendo conduzido o turismo na cidade e, principalmente, com a incidência do destino nas feiras internacionais. Este é nosso primeiro ano em Madri e o trade pesquisa quem são os novos destinos”, declarou Fazzini.
Para o prefeito Manoel Marcos, “o reconhecimento Internacional fará com que o destino turístico “Ilhabela” se fortaleça, despertando cada vez mais o interesse do público estrangeiro, causando o crescimento do turismo, principal fonte geradora de renda de nossa cidade”.
Estarão presentes na ocasião, autoridades turísticas; representantes diplomáticos estrangeiros e personalidades do Turismo e da Hotelaria; assim como a imprensa escrita e televisiva, e correspondentes de empresas de países estrangeiros. (Fonte: PMI)

Prefeitura de Ilhabela recebe Prêmio do Ministério da Saúde

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com o diretor municipal de Saúde, Marcio Tenório, nesta quarta-feira, 26, esteve em São Paulo, no Ministério da Saúde, em reunião com a gestora de Patrimônio, Clarice Matias da Silva, para assinatura do termo de doação de equipamentos para apoio às ações de Saúde do Programa Nacional de Endemias da Secretaria de Vigilância em Saúde.
Em abril deste ano, o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Controle da Dengue - PNCD, selecionou os municípios prioritários, que mais corresponderam para o combate da dengue, e Ilhabela foi contemplada pela eficiência do trabalho que a equipe do PIACD - Plano de Intensificação de Ações de Controle da Dengue vem desenvolvendo junto a população, com as seguintes atividades de vigilância e controle: Casa a Casa; Pesquisa de Ponto estratégico; Pesquisa de armadilhas; Delimitação de foco; Bloqueio - Controle de Criadouro; Imóveis especiais; Criadouros específicos; Pesquisa Entomológica (caso de dengue); Atendimento a notificação; Mutirão de Limpeza; Índice de Breteau; Imóvel Pendente e Demanda (retorno programado para inspeção).
Os equipamentos doados foram: 01 microcomputador POSITIVO POS-AT série Q p4 2.4 Prescott; 01 impressora HP Photosmart P7260 Q3005A, 01 estabilizador Nobreak com 650 V e uma Motocicleta marca Yamaha 0124 cc, placa DOI0813.
Para o prefeito Manoel Marcos este prêmio é uma conquista da administração e de grande relevância para o município, "o equipamento doado será utilizado pela equipe do PIACD, para agilizar o combate a proliferação do mosquito da Dengue e na execução das ações inseridas no Programa Nacional de Endemias", completou o prefeito. (Fonte: PMI)

Parceria entre Prefeitura, Sebrae-SP e Senac promove curso de capacitação para o trade turístico local

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento, em parceria com SEBRAE-SP e SENAC, vai proporcionar para todo o trade turístico, o curso de capacitação aos prestadores de serviços turísticos que trabalham diretamente com o receptivo de navios de cruzeiros.
Os cursos são organizados focalizando agentes receptivos, tais como, jipeiros; lancheiros; taxistas; empresários de vans e agências receptivas.
Entre os cursos oferecidos estão, “Oficina de Cruzeiros Marítimos”, de 07 a 10 de novembro, das 18h30 às 22h30 e “Oficina de Turismo de Aventura”, de 21 a 24 de novembro, das 18h30 às 22h30. Ambos os cursos serão ministrados pelo Senac, na sede da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer.
Para Mauro Medeiros, gerente regional do SEBRAE-SP E.R. São José dos Campos, “os treinamentos são primordiais para a melhoria da recepção aos turistas. É necessário que todo o trade local participe, fortalecendo assim o atendimento para que a cada ano que passe, haja um acréscimo de paradas de navios de cruzeiros no município”.
Segundo o secretário municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias, “as oficinas têm como objetivos, além de capacitar o trade, mostrar a importância desses navios de cruzeiros para Ilhabela, e dar melhor visão do que é recepciona-los, bem como, considerar os recursos por eles deixados e seus benefícios para toda a comunidade local“.
“Pela segunda temporada consecutiva, a Prefeitura de Ilhabela investe e acredita nesta parceria, uma vez que, a iniciativa visa aprimorar e qualificar os profissionais da área”, declarou o prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, considerando que “deve-se dar extrema importância ao fato de que com a realização destes cursos, Ilhabela sai na frente dos outros Portos destinos, e caminha para alcançar o objetivo de ser o melhor receptivo do Brasil”, completou o prefeito.
Mesmo quem já participou do curso na temporada passada, é importante que participe novamente, uma vez que, é preciso renovar os conhecimentos, aperfeiçoar-se e desenvolver novas técnicas a cada ano.
As inscrições para os cursos poderão ser realizadas entre 28 de outubro a 03 de novembro, na Secretaria Municipal de Turismo e Fomento (Itaquanduba), e no plantão do Quiosque de Informações Turísticas (Vila).
Mais informações pelos telefones: 3896-1091 / 2440 / 3777. (Fonte: PMI)

Moradores de Ilhabela poderão pagar menos para utilizar serviço de balsas até São Sebastião

Ilhabela - Os moradores de Ilhabela, proprietários de veículos licenciados na Cidade, poderão pagar menos para utilizar a travessia de balsas até São Sebastião de segunda a sexta-feira. O pedido da tarifação diferenciada deverá ser feito nos próximos dias pelo deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) e o prefeito do Município, Manoel Marcos, ao secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes. Para isso, o parlamentar já está providenciando uma audiência na sede da secretaria, em São Paulo.
A idéia é propiciar um desconto no preço cobrado para uso da travessia durante os dias úteis. O percentual a ser descontado dependeria, inicialmente, de estudo técnico a ser realizado pela Dersa. Atualmente, os usuários que utilizam o serviço pagam R$ 10,70 durante dias úteis e R$ 16,00 aos sábados, domingos e feriados.
“É pura demagogia exigir do Governo a redução das tarifas cobradas em todas as travessias litorâneas por balsas do litoral paulista durante os fins de semana e feriados, a exemplo do que aconteceu na travessia entre Santos e Guarujá. A diminuição do preço cobrado nesse trecho fora dos dias úteis foi possível, segundo estudo técnico da Dersa, porque aquela é a única travessia do Estado que permite lucro à empresa praticamente o ano todo. O perfil das outras, situadas nos litorais norte e sul, é diferente. Por isso, temos de pensar em algo realmente viável e que venha beneficiar os usuários sem prejudicá-los em outros setores”, diz Bueno.
Desde o último fim-de-semana, os usuários da travessia de balsas entre Santos e Guarujá pagam pelo serviço o mesmo valor cobrado durante a semana, ou seja, R$ 7,00. Até então, as tarifas cobradas aos sábados, domingos e feriados era de R$ 10,40.

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Inscrições abertas para concurso de poesia Nhô Bento

São Sebastião - A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) está com inscrições abertas para o 23º Concurso Nhô Bento de Poesia. Os autores de poesias interessados em se inscrever, têm até o dia 18 de novembro para preencher a ficha de inscrição e entregar a poesia.
Esse ano há uma alteração no projeto, que é a participação das crianças. Dessa vez, a secretaria de cultura vai realizar uma categoria exclusiva para crianças, onde poderão se inscrever as pessoas com até 11 anos.
Para evitar problemas com a apuração dos resultados, a Sectur vai desenvolver um método diferenciado que garantirá a imparcialidade da comissão julgadora. No ato da inscrição, o interessado deverá preencher uma ficha e indicar um pseudônimo.
Essa ficha será guardada num envelope e ficará acessível apenas para os organizadores do concurso. A poesia, que deve ser entregue em quatro vias, não levará o nome real do autor, mas sim o pseudônimo registrado na outra ficha. Com isso os jurados irão ler e avaliar os trabalhos sem saber quem realmente é o autor do texto.
"Estamos numa cidade pequena, onde muitas vezes as pessoas que irão julgar já conhecem e alguma maneira o candidato. Com o pseudônimo, tudo é feito com isenção total", destacou o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar.
Qualquer pessoa pode participar do concurso. Além disso, a forma poética e o tema são livres.
O diretor de cultura ainda explica que não há um número mínimo de versos para poder se inscrever.
Após o encerramento das inscrições, serão selecionadas 15 pessoas da categoria adulta, que irão se encontrar no dia 26 de novembro, num sarau que será realizado no Pátio da Sectur, a partir das 20h00. Na ocasião, os autores que chegarem à final, poderão indicar pessoas para interpretar a poesia.
Desse grupo serão escolhidos cinco vencedores, que não serão apontados em ordem de classificação. Também serão classificadas cinco crianças que forem destaque no concurso. Aliás, Glaivison diz que na categoria infantil existe o apoio da Secretaria de Educação, que está divulgado as inscrições e incentivando a participação dos estudantes da rede municipal de ensino.
As fichas de inscrição estão disponíveis na Sectur, na Praça pôr do Sol em Boiçucanga e, no Centro Comunitário do Jaraguá. Mais informações podem ser obtidas na sede da Sectur e o regulamento pode ser acessado pelo site da prefeitura. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião terá cursos de manutenção industrial do Senai a partir de 2006

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acertou ontem, durante reunião na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital, a vinda de cursos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para o município. Todos são na área de manutenção industrial, porto, petróleo e gás, como por exemplo, solda, mecânica de motor diesel, motor de popa, entre outros.
O início destes cursos está previsto para 2006. Cerca de 300 jovens devem ser atendidos inicialmente. "Vamos direcionar o CIP para estas áreas e nada melhor que a parceria do Senai", destacou o prefeito.
Dr. Juan esteve em São Paulo acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, e se reuniu com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. O prédio de ensino profissionalizante do município ganhou novo nome: Centro Integrado Profissionalizante (CIP).
Os cursos de iniciação oferecidos atualmente são: corte e costura, panificação e confeitaria, produção de pães e biscoitos, informática, serviços administrativos, cozinha industrial e ainda higiene e manipulação de alimentos (para ambulantes), além de produtos alimentares, voltado à APAE, Casa da Criança e do Adolescente e deficientes auditivos.
Apesar de estar em funcionamento desde setembro, a inauguração oficial será no próximo dia 10. De acordo com chefe de divisão do CIP, Fábio Marcelo Pereira, hoje são atendidos 700 alunos. A sede do centro profissionalizante fica na rua Antônio Pereira da Silva, nº 56, no bairro da Topolândia. (Fonte: PMSS)

Prefeitura prepara cemitérios de São Sebastião para o Dia de Finados
Secretaria das Subprefeituras realiza pintura e manutenção

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras, está preparando os cemitérios da cidade para o Dia de Finados, 2 de novembro. Segundo o secretário José Carlos Moreno, os funcionários realizaram durante a semana diversos serviços, como pintura de muros e campas, limpeza geral, corte de grama, entre outros.
Neste dia, tradicionalmente, milhares de pessoas costumam visitar os cemitérios. Na manhã de hoje (28/10), no Cemitério Municipal, no Centro, servidores acertavam os últimos detalhes da fachada principal. Entre os cemitérios que passaram por manutenção estão: Centro, São Francisco, Boiçucanga, Maresias, Toque-Toque Pequeno e Barra do Una.
Ainda este ano, a Prefeitura de São Sebastião reformará o Velório Municipal. Estão previstos: banheiro para deficientes, rampas de acesso, jardim de convivência, copa, reforma do telhado, pintura e reforma de banheiros. O investimento na obra será de R$ 61 mil. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe prêmio do Ministério da Saúde pelo Combate à Dengue
Processo seletivo definirá contratação de novos funcionários para a equipe. Inscrições serão abertas na próxima semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), recebeu esta semana a premiação do Ministério da Saúde pela qualidade do Programa de Combate à Dengue. Os prêmios são: uma moto 125cc, um micro-computador, uma impressora e nobreak.
O município está entre os melhores na prevenção e combate à doença. Em 2002, a cidade viveu quase que uma epidemia, com 1.348 casos registrados. Este ano nove casos foram contabilizados pela Secretaria de Saúde (Sesau), sendo três importados e seis autócnes.
A análise do índice de Breteau, que avalia a quantidade de larvas em áreas infestadas pelo Aedes aegypti, confirma a qualidade dos trabalhos. Por este método, algumas residências são sorteadas para avaliação da densidade larvária. "Quanto assumimos o índice de Breteau estava em 22 e caiu para seis. No mês passado, conforme levantamento da Sucen, caiu para dois", comemorou o secretário de Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, falou sobre o prêmio oferecido pelo Ministério da Saúde. "Isso é fruto do trabalho que vem sendo realizado e mostra que estamos entre as melhores no combate à Dengue", enfatizou o prefeito.
Ainda este ano, o programa irá ilustrar um CD desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O secretário de Saúde será um dos entrevistados.
Processo seletivo - Na próxima semana, a Secretaria de Saúde abre as inscrições do processo seletivo do Programa de Combate à Dengue. Os interessados devem comparecer na Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua da Praia, no Centro, ou na Sub-Prefeitura da Costa Sul, em Boiçucanga.
Basta levar o RG, uma foto 3x4 e também 1 litro de leite longa vida ou leite em pó. As inscrições serão feitas somente nos dias 3 e 4 de novembro, das 9h às 16h.
Ao todo são 88 vagas, que serão preenchidas conforme a necessidade do setor. Serão duas vagas para agente de saúde pública, 23 vagas de coordenador de ações de combate à dengue, três vagas de monitor de ações educativas e 60 vagas para agente de combate. Os salários variam entre R$ 550,00 e R$ 903,61.
Para participar do processo seletivo, o candidato tem de preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro, ter completado 18 anos de idade, estar em dia com obrigações eleitorais e militares, ter boa conduta e gozar de boa saúde física e mental. A duração do contrato de trabalho será de 12 meses, podendo ser renovado por mais 12 meses.
A realização da prova está prevista para o dia 20 de novembro, em local e horário a ser divulgado no Paço Municipal, Secretaria de Cultura e Turismo e em jornal local.
Os inscritos passarão por prova objetiva, de caráter eliminatório, avaliação de currículo, de caráter classificatório, entrevista e exame médico admissional.
A prova será composta de dez questões objetivas de múltipla escolha, referente ao Programa Municipal de Combate à Dengue e uma redação.
Mais informações no edital 01/2005 afixado no mural da Prefeitura de São Sebastião. A classificação final será divulgada no dia 29 de novembro. Atualmente, uma equipe da Sesau faz o controle da doença, mas a intenção é ampliá-la. "Alguns contratos venceram e, em virtude disso, estamos procurando repor", frisou o secretário. No site da Prefeitura na internet ( www.saosebastiao.sp.gov.br ), o candidato poderá obter o manual do concurso. (Fonte: PMSS)

Sebastianense expõe obras na Secretaria de Cultura e Turismo

São Sebastião - Neto do caiçara Benedito Estanislau de Oliveira, o artista sebastianense, do Bairro de São Francisco, Vagner Oliveira, expõe até o dia 5 de novembro as obras de arte que confecciona em madeira tipo cedro. Aos 33 anos, Oliveira descobriu seu talento em 2000, observando seu amigo. "Depois um dia, quando estava em casa, pequei um 'cedrinho' e com uma faquinha de descascar laranja, fiz um tubarão", relembra.
Além da madeira, Vagner começou a desenvolver a técnica em argila, pedra de sabão e chumbo. "Já fiz cerca de 50 peças, dentre as da exposição a que mais gosto é a 'Escuninha'".
Para Oliveira, a oportunidade de expor, valoriza seu trabalho. "Além disso, torna artistas anônimos, conhecidos".
Obras como tartaruga, peixe, elefante, aves, canoas em auto-relevo que compõe a exposição. Hoje, 27, a sala possui 16 peças do autor, que promete aumentar o número até o último dia. (Fonte: PMSS)

Servidora Pública sebastianense recebe Menção Honrosa no 4º FET de Caraguá

São Sebastião - A guarda patrimonial, Márcia Fernanda dos Santos Andrade, recebeu ontem (26/10), no 4º Festival Estudantil de Teatro, em Caraguá, uma menção honrosa na categoria infantil pelo Projeto de Integração Social que desenvolve por meio do teatro. A servidora pública formada em Turismo e pós-graduada em Arte-Terapia iniciou em 2002 um trabalho voluntário com crianças, adolescentes e adultos carentes dos bairros Topolândia, Itatinga, Olaria e Topovaradouro, no qual o teatro é usado como fonte de integração e sociabilização educacional.
Márcia conta que os jovens passavam por vários problemas. "A intenção é tirar a criança da criminalidade através do teatro".
Como resultado, a servidora frisa que os professores relatam o desempenho dos alunos na sala de aula. "Eles dizem que os alunos se desenvolvem melhor nas matérias, aprendem mais rápido e tem uma desenvoltura que os outros não tem".
Para montar o figurino o grupo realiza o trabalho dos "Sombras", saindo às ruas imitando as pessoas e conseguindo doações. "Com isso já conseguimos apresentar quatro peças nestes três anos".
Os alunos atendidos pelo programa têm faixa etária de 5 a 42 anos. "Cada vez que assisto uma peça apresentada é uma emoção nova".
A diretora do grupo lembra que fez aulas de teatro com Carlos Pallmer durante cinco anos e se apaixonou pela arte. "Isso faz uns dez anos e só há três que iniciei esse trabalho, depois de ter terminado a faculdade e a minha pós-graduação".
O Troupe (grupo em francês) Itatoporia (uma mescla de Itatinga, Topolândia e Olaria) apresenta atualmente a peça "As Estripulias do Saci Pererê", que concorreu a final do 3º Festival Estudantil de Teatro de São Sebastião.
Para participar do grupo, basta ser residente em um desses bairros ou ser estudante da Escola Estadual Josepha de Sant'ana Neves.
Os ensaios acontecem na Escola Estadual Josepha de Sant'ana Neves, sala 15, na segunda, quarta e sexta-feira, das 18h ás 20h para o grupo infantil e para o grupo adulto as terças e quintas das 18h ás 19h e domingo no programa Escola da Família, das 14h ás 16h. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Prefeitura entra com recurso para desembargar obra no Rio Grande

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba entrou na última quinta-feira, 27, com um recurso administrativo junto a Polícia Ambiental pedindo o desembargo da obra de desassoreamento do Rio Grande, no centro de Ubatuba. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Marcelo Mourão, além do imediato desembargo, o recurso pede ainda a restituição dos equipamentos apreendidos por ocasião do embargo no último dia 7, o cancelamento da multa e também a desconstituição do auto de infração. “Estamos provando neste recurso que temos todas as licenças necessárias para a realização da obra, de todos os órgãos, como o DAEE, DAIA, DPRN, Cetesb, Ibama, além da Secretaria Estadual do Meio Ambiente”, lembrou. Ainda de acordo com o secretário, o que aconteceu na época foi apenas uma falha administrativa, já que o funcionário que iria executar a desobstrução de algumas rochas não estava de posse da documentação. “Aguardamos para breve a solução deste problema, mas caso seja necessário tomaremos medidas judiciais para promover o desembargo”, afirmou Mourão. (Fonte: PMU)

Ubatuba retoma cobrança de estacionamento nas praias

Ubatuba - A prefeitura de Ubatuba retoma em dezembro a cobrança de estacionamento nas praias da cidade. A taxa havia sido suspensa pelo prefeito Eduardo César (PL) em abril deste ano sob alegação de que não trazia nenhum benefício aos usuários.
A informação é do secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo. Segundo ele, a cobrança será feita inicialmente nas praias da Maranduba e Tenório, que receberam obras de reurbanização. A cobrança da taxa na cidade começou em 97.
A Praia Grande está recebendo a instalação de bloquetes em sua via à beira-mar, para que a prefeitura reinicie a cobrança no local, antes do início da temporada de verão.
VALOR - Segundo Azevedo, o valor da cobrança será de R$ 3, o mesmo valor cobrado anteriormente pela Comtur (Companhia Municipal de Turismo), que é reestruturada pela prefeitura e acionistas para retomar suas atividades.
Esta semana, a empresa reiniciou a cobrança da taxa de acesso de vans e ônibus de turismo ao município. Foi decretada uma taxa única de R$ 50 para qualquer veículo de turismo que utilize o terminal municipal.
Os veículos que se destinam aos hotéis cadastrados na Comtur, recolherão uma taxa de R$ 30. A partir do dia 1º de dezembro o valor da será reajustado para R$ 50 (vans) e R$ 150 (ônibus).
REPERCUSSÃO - O presidente da Câmara de Ubatuba, Jairo dos Santos (PT), criticou ontem a decisão do prefeito em retomar a cobrança de estacionamento nas praias e de taxas de acesso de ônibus e vans de turismo à cidade.
"Sou totalmente contra. A cobrança de estacionamento afasta os turistas da cidade", afirmou Santos. Ele afirmou que é 'difícil de entender' a posição do prefeito.
"Quando ele era vereador vivia alegando que a cobrança da taxa era destinada ao Caixa 2 da administração', disse. Para Santos, a taxa de estacionamento não oferece nenhum benefício aos turistas, pois até para usar os banheiros nas praias, têm que recolher uma taxa. (Fonte: ValeParaibano)

Aniversário de 368 anos começa com desfile na Avenida Iperoig

Ubatuba - Aproximadamente cinco mil pessoas participaram do tradicional desfile cívico que comemorou os 368 anos de emancipação da cidade de Ubatuba.
Foram cerca de 70 entidades desfilando e milhares de munícipes que aproveitaram a manhã de sol para prestigiá-las, na principal avenida da cidade, onde autoridades e população se misturam para parabenizar o município.
Este ano, destaque para a Banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, da cidade de Caçapava, que se apresentou pela primeira vez em Ubatuba, além do retorno da Famipa (Fanfarra Mirim Padre Anchieta) para o desfile.
Aproximadamente cinco mil pessoas participaram do tradicional desfile cívico que comemorou os 368 anos de emancipação da cidade de Ubatuba.
O Cruz de Ferro Moto Clube e a comitiva "Os Doidos", com mais de oitenta cavalos, foram outras atrações do desfile, que começou por volta de 9h00, com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras, ao lado do palanque oficial. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre
Veja mais fotos do Desfile

E continua com a Feira das Nações

Ubatuba - Começou na noite de sexta-feira (28) a tradicional Feira das nações na Avenida Iperoig. Em sua 18ª edição, este ano o evento vai até o dia 6 de novembro.
Cerca de 200 voluntários das próprias entidades trabalharão durante o período da festa, tipicamante trajados, cada qual representando o seu país. Toda a renda será revertida para as próprias entidades.
Este ano a novidade é a barraca da Rússia, representada pela AMAN (Associação das Mães dos Alunos de Natação) que trará como especialidade os strogonoffs de frango, carne e frutas, vendidos a R$ 6,00 o prato. A AFUSCA (Associação dos Funcioná-rios da Santa Casa) coordenará a barraca do Brasil, onde será possível degustar o bobó de camarão e delícias preparadas com a tapioca. Já a barraca da China estará sendo representada pela APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) onde o prato principal será o yakisoba, vendido a R$ 10,00.
A Santa Casa de Ubatuba representa a Arábia, com muitas esfihas, kaftas, kibes, homus e outras iguarias típicas. A Paróquia Exaltação à Santa Cruz estará no comando da barraca da Itália, que terá as tradicionais pizzas e muitas outras massas. A Alemanha será representada pelo Rotary Club de Ubatuba, onde os apreciadores dessa culinária poderão degustar o eissben (joelho de porco), muito chopp e como sobremesa a torta alemã.
Para finalizar a Seicho-no-iê estará na barraca do Japão, onde o tempurá poderá ser comprado a R$ 3,00 o prato, além de diversos pastéis. A XVIII Feira das Nações é realizada pelo Rotary Club de Ubatuba, com o apoio da Secretaria de Turismo de Ubatuba. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Santa Casa de Ubatuba, sem remédios, atende só emergências

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba, desde ontem, está atendendo apenas pacientes em situações emergenciais. Segundo o provedor do hospital, Jurandiau Lovizaro, a redução dos atendimentos apenas para as urgências se deve à dificuldade em comprar medicamentos. "Essa decisão foi tomada para que não haja riscos para quem procurar o hospital".
Lovizaro explica que a retaguarda que o município tem são os postos de saúde, "que podem, pelo menos, minimizar os problemas da população". Ainda segundo o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba, foi feito um acordo com a Prefeitura, que vai alocar recursos emergenciais para, provavelmente, na segunda ou terça-feira o hospital poder comprar medicamentos e normalizar o atendimento.
Apesar de os problemas da Santa Casa de Ubatuba virem de muitos anos, acumulando uma dívida histórica de R$ 9 milhões, Lovizaro afirma que, no que diz respeito à infra-estrutura, o hospital sempre teve deficiências, mas foi realmente a falta de medicamentos que gerou uma preocupação entre os profissionais para o exercício da medicina.
O provedor voltou a afirmar que a Santa Casa não tem mais crédito com fornecedores: "Sempre deixamos de pagar um ou outro, uma conta de luz ou de água. Tínhamos uma dívida acumulada há mais de um ano com o fornecedor de oxigênio. Parcelamos a dívida e voltamos a receber, mas falta muito recurso para pagar todos os fornecedores", explicou Lovizaro.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, o preparo, desde o início desta administração, da rede básica para receber a demanda de consultas que hoje em dia vai à Santa Casa, foi o que amenizou a atual situação.
"As pessoas procuram a Santa Casa por uma questão de costume. Historicamente elas sempre procuraram o Pronto Socorro da Santa Casa. Para retirar esse excesso de consultas do hospital a Prefeitura fez investimentos para poder organizar unidades para maior capacidade para o atendimento básico. Foram inauguradas cinco unidades de pronto atendimento, três delas tem capacidade de absorver pelo menos 200 pacientes por dia, cada uma".
Para o secretário, o município não sofre com a atitude do corpo clínico da Santa Casa de bloquear as consultas básicas, porque incorpora estes atendimentos na própria rede municipal, o que "dá um pouco mais de conforto à população". Outra afirmação do secretário foi em relação a um processo de educação sanitária para que as pessoas passem a procurar os postos mais próximos de suas casas em caso de consultas mais simples.
O déficit mensal da Santa Casa de Ubatuba chega a R$ 175 mil por mês. "O que se faz aqui neste hospital é milagre. O Estado é ausente, o processo de desfinanciamento é muito grave", completou o secretário. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Nota À Imprensa

Ubatuba - Tendo em vista a intenção da Santa Casa de Ubatuba em fechar suas portas e atender apenas os casos de urgência e emergência, a Prefeitura de Ubatuba esclarece que:
1. A Prefeitura Municipal tem honrado todos os seus compromissos com a Santa Casa de Ubatuba, repassando mensalmente todos os valores estipulados em todos os convênios e contratos existentes;
2. A administração municipal aumentou, neste ano, em R$ 600.000,00 a verba repassada à Santa Casa em relação ao ano passado.
3. A atual administração tem aplicado na saúde do município 24,8% do seu orçamento, o que significa quase 10 por cento a mais do que o exigido pela lei.
4. A Prefeitura inaugurou nesta quinta-feira, dia 27, cinco novas unidades de saúde no município, com o objetivo de reduzir a demanda da Santa Casa de acordo com a política de descentralização da saúde adotada pela atual administração.
5. Diante das dificuldades relatadas pela Provedoria da Santa Casa, a Prefeitura conseguiu, na manhã desta quinta-feira, dia 27, junto ao Ministério da Saúde, uma verba emergencial no valor de R$ 195.000,00, através de um Termo Aditivo Emergencial. A Prefeitura irá antecipar, com recursos próprios, este valor à Santa Casa e posteriormente receberá o repasse do Ministério da Saúde.
6. Um outro pedido de verba, também no valor de R$ 195.000,00 já foi encaminhado pela Prefeitura ao Ministério da Saúde.
Diante do exposto, a Prefeitura de Ubatuba espera que a Provedoria da Santa Casa reveja sua posição e mantenha o atendimento pleno aos munícipes de nossa cidade.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Ubatuba


Workshop para mulheres "Planejamento de vida, entusiasmo e motivação"
Mas os homens podem aparecer....

Ubatuba - A Coordenadoria da Mulher -PMU e a Associação Comercial de Ubatuba convidam todas as mulheres de Ubatuba e Litoral Norte para participar do Workshop de Planejamento de Vida, Entusiasmo e Motivação com o Comunicólogo Jorge Lee.
A idéia é oferecer um workshop motivacional às mulheres a partir de uma conversa entre Jorge Lee e Nalva Barbosa da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Nalva revela que o trabalho social com as mulheres a colocou em contato com uma dura realidade: falta de auto-estima e motivação para a maioria delas.
No dia 7 de novembro, segunda-feira, das 18h00 às 22h00, as mulheres empreendedoras de ubatuba e região terão oportunidade de rever seus conceitos e estabelecer novos objetivos para as suas vidas.
Jorge Lee é Comunicólogo formado pela Fundação Armando Álvares Penteado-FAAP e atua nas áreas de eventos artísticos, culturais e relacionamentos empresariais.
A partir de um desenho animado, Lee apresenta uma visão panorâmica do sucesso e encerra o encontro com a animação do boneco Jimmy Souza.
As inscrições podem ser feitas com Cristiane na Assessoria de Comunicação da Associação Comercial e mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3832 1449 ACIU ou 3834 1067 Coord. da Mulher.
Anote em sua agenda:
Data: 07/11/05
Horário: das 18h00 às 22h00
Local: ACIU- Dona Maria Alves 587-Centro
Investimento: R$ 5,00 associados da ACIU e coordenadoria da mulher
R$ 10, 00 outros interessados. (Fonte: ACIU)

Deputado Estadual Marcelo Bueno e vereador Charles Medeiros, do PSB

Ubatuba - Charles Medeiros recebeu através do Ofício GAL nº 562/05 do Deputado Estadual Marcelo Bueno o comunicado da liberação de recursos no valor de R$ 150.000,00, para a construção de uma "Casa de Passagem" em Ubatuba. O pedido foi analisado pela Unidade de Articulação com os Municípios - UAM, através do Secretario Adjunto Sr. Carlos Antonio Luque da Secretaria de Economia e Planejamento do Governo Estadual de São Paulo. Segundo Medeiros, os encaminhamentos feitos pelo deputado são extremamente importantes para Ubatuba, tendo em vista o grande sonho da comunidade ubatubense de que se resolva de forma definitiva a questão dos moradores de rua. "Agora cabe ao Executivo fazer os encaminhamentos legais junto ao Estado, para que se efetive a tão sonhada obra," diz Charles Medeiros. Fonte: (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ubatuba participa de encontro em Vinhedo

Ubatuba - O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria Executiva, do Fundo Nacional do Meio Ambiente e da Diretoria de Educação Ambiental em parceria com os Ministérios da Educação, Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário lançou o Edital 05/2005 "Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis" com o objetivo de selecionar projetos que tenham por finalidade promover a formação e o fortalecimento de Coletivos Educadores, compostos por instituições do campo socioambiental e por aquelas que desenvolvem processos formativos em Educação Ambiental, Educação Popular e Mobilização Social. O prazo para entrega dos projetos expira no dia 04/11/05.
Com o objetivo de viabilizar a construção projetos melhor estruturados, a DEA - Diretoria de Educação Ambiental organizou um encontro dos Coletivos Educadores em Educação Ambiental, que foi realizado em Vinhedo nos dias 28 e 29 de outubro. Participaram representantes das seguintes regiões: Ribeirão Preto, Penápolis, São José do Rio Preto, São Carlos, Campinas e Litoral Norte.
Entre os participantes estavam professores de diversas universidades públicas e particulares, entre as quais a Unicamp, Ufscar e Unesp.
O encontro foi coordenado por Semiramis Biasoli, funcionária da DEA, que esclareceu várias dúvidas, devido à complexidade do edital. Cada projeto poderá solicitar recursos entre 80 a 200 mil reais e deverá abranger pelo menos 8 municípios ou mais de 600 mil habitantes. Para atender a essa exigência, o Litoral Norte computará também a população flutuante pois a mesma concorre para agravar mais os problemas ambientais da região, que é considerada prioritária por possuir a maior reserva de mata atlântica do mundo.
O encontro foi muito produtivo, pois os grupos tomaram a seguinte decisão:
- todos os projetos, das diferentes regiões deverão reservar valores combinados entre eles para as seguintes ações consideradas prioritárias:
- comunicação virtual - criação e manutenção de um portal alimentado com produtos e informações produzidos por todos;
- produção de materiais de divulgação: boletins, folders, agendas;
- elaboração e produção de materiais didáticos (maquetes, audiovisuais, livros...);
- encontros presenciais, nas diferentes regiões;
- oficinas conceituais, para aprofundar e unificar os princípios filosóficos e metodológicos.
Para concorrer, cada região deverá elaborar um cardápio, ou seja, uma descrição das instituições que fazem algum tipo de educação ambiental ou popular e espaços que podem ser utilizados. (Fonte: Ruia A. Grilo)

Rapaz morre ao levar golpe de faca em bar


Ubatuba - Lucas Eduardo, 21 anos, morreu na última sexta-feira (28) em Ubatuba, após ser ferido com um golpe de faça durante uma briga ocorrida dentro de um bar do bairro do Pereque-Açu. A vítima chegou a ser levada para a Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba, mas morreu antes de receber atendimento médico. Segundo a Polícia Civil, as testemunhas do crime declaram na delegacia que o rapaz teria sido esfaqueado por uma pessoa, conhecida apenas como "Paulinho", durante uma discussão. A polícia ainda não tem pistas do autor do crime. A ocorrência policial foi registrada no 1º Distrito Policial, que vai investigar o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Secretário vai ao Sul buscar informações sobre Mundial de Surf
A partir de 2006 o evento será disputado em Ubatuba

Ubatuba - O secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, Bittencourt Jr., acompanhará de perto o Onbongo Pro Surfing, etapa do Circuito Mundial de Surf, versão WQS, que acontece na Praia Mole, em Florianópolis (SC). A partir de 2006 o evento passará a ser disputado em Ubatuba, na Praia de Itamambuca. O Onbongo Pro Surf é o único evento seis estrelas disputado na América do Sul e distribui uma premiação de 125 mil dólares.
"Vamos acompanhar de perto para que no ano que vem possamos abrilhantar ainda mais o evento", disse o secretário, que viaja a convite da organização do torneio.
"Ubatuba receberá nos próximos três anos a elite do surf. Temos ondas perfeitas e pretendemos oferecer a melhor infra estrutura aos atletas, público e imprensa especializada que virá a Ubatuba acompanhar o evento", afirmou Bittencourt, lembrando que Ubatuba estará sediando o torneio até 2008. (Fonte: PMU)

Segurança na Temporada
Cada cidadão pode ser um “informante da polícia” no combate à violência.

Ubatuba - As principais medidas para a segurança da cidade para a próxima temporada de verão foram discutidas em uma audiência pública, promovida pelo presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, com a presença do vereador Osmar de Souza, PFL, assessores parlamentares e representantes das Polícias Militar e Civil. O encontro das autoridades com a população aconteceu na segunda-feira, dia 24, no plenário da Casa de Leis.
O comandante da Polícia Militar, capitão Padulla, destacou a característica geográfica do município, como um dos pontos complicadores para o trabalho. Segundo ele, Ubatuba tem cem quilômetros de praia e quase todas as praias têm um sertão e, mesmo com um efetivo de 280 homens - cerca de130 fixos e mais 150 destacados para a ocasião, fica difícil atender a vasta área com uma população quase quatro vezes maior que o normal. “Com tudo isso, a segurança pode ser realmente eficaz se houver união entre a população e as polícias civil e militar. Se cada munícipe se tornar parceiro, teremos milhares de olhos zelando pela segurança. A polícia vive das informações das comunidades. Quanto mais informações sobre uma eventual ocorrência, como características físicas, trajes, direção de fuga, fica mais fácil para a polícia encontrar o bandido”, afirma Padulla.
De acordo com o capitão, para que a segurança seja mantida é necessário também, que o Poder Executivo garanta algumas medidas, como iluminação pública e melhoramento das condições de vida da população mais carente. “Quanto mais uma pessoa tiver para perder, menos ela se arrisca no mundo do crime e ruas iluminadas podem inibir a ação de bandidos”, assegura Padulla.
O comandante lamentou a ausência de representantes dos supermercados, farmácias, bancos e hotéis, na audiência, pois ele considera os comerciantes uma grande fonte de informações porque sempre estão em contato direto com todos os tipos de pessoas. Padulla concluiu dizendo que “a sociedade não pode virar as costas para a polícia. A polícia tem que ser informada pela população, pois esta é a parceria que vai garantir a segurança”. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Geólogo do DNPM vem esclarecer e orientar mineradores artesanais de Ubatuba

Ubatuba - O geólogo Enzo Luís Nico Júnior, responsável pelo Departamento Nacional de Produção Mineral no Estado de São Paulo, atendendo a convite do presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, vem participar de reunião com os mineradores artesanais e a população da cidade. O encontro será no dia 4 de novembro, às 14 horas, no plenário da Casa de Leis. Como a missão do DNPM é gerir o patrimônio mineral brasileiro de forma social, ambiental e economicamente sustentável, utilizando instrumentos de regulação em benefício da sociedade, o geólogo vem também, para conhecer a realidade dos mineradores e as áreas de mineração de Ubatuba.
Enzo Luís Nico Júnior participou, nos dias 30 de setembro e primeiro de outubro, do Workshop "Papel e Estratégias do Poder Público Municipal para a gestão e recuperação sócio-ambiental de áreas degradadas pela extração de saibro" e, sensibilizado com a atividade artesanal do município, se colocou à disposição para prestar esclarecimentos e orientar os envolvidos com o setor.
Jairo dos Santos, com sua iniciativa pioneira, espera a presença de todos os trabalhadores ligados ao setor, pois, segundo ele, é uma grande oportunidade para os mineradores que, além dos esclarecimentos e orientações, poderão entregar as suas reivindicações. Os mineradores querem, principalmente o licenciamento das áreas de extração de areias e saibros. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Deolindo discute Plano Diretor

Ubatuba - Claudinei Salgado, assessor do prefeito de Ubatuba e coordenador do programa de congelamento dos bairros em situação irregular, esteve em quatro classes do ensino médio do período da manhã, para debater com os alunos o processo da construção do plano diretor e suas conseqüências para o cotidiano dos moradores.
De acordo com a Constituição, um dos objetivos principais da escola é a formação da cidadania, ou seja, a formação da consciência plena dos direitos e deveres de cada um. A Constituição também exige que, até outubro de 2006, todas as cidades com mais de 20 mil habitantes tenham seu plano diretor e que o mesmo deve ser construído com a participação popular.
Para viabilizar essa participação, o Ministério das Cidades estabeleceu parcerias com várias instituições para formação de multiplicadores, ou seja, pessoas capacitadas para orientar a discussão dos problemas, soluções e recursos que devem ser contemplados na elaboração do plano diretor. No Litoral Norte, por solicitação da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, nos dias 14, 15, 17 e 18 houve um curso organizado pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.
Mas o que é um plano diretor ?
Quando um time entra em campo, todos sabem as regras do jogo: número de jogadores, tempo da partida, o que pode e o que não pode ser feito. E o juiz está lá para garantir o direito de todos e que as regras sejam cumpridas. Para isso, as regras precisam ser claras e definidas. O plano diretor é o conjunto de regras que orientam o uso da cidade, o que pode e o que não pode ser feito, e as sanções para quem não cumpri-las.
Para introduzir a idéia de plano diretor, o palestrante fez uma retrospectiva histórica buscando as origens dos problemas que o município vem enfrentando e quais as conseqüências para as futuras gerações se esses problemas não forem enfrentados.
Em seguida, o palestrante abriu espaço para perguntas, que foram muitas, especialmente sobre a situação dos bairros congelados.
Dando prosseguimento a esse trabalho, os alunos farão uma pesquisa sobre o nível de conhecimento que seus vizinhos têm sobre o assunto discutido. Ao mesmo tempo, levantarão um mapa dos problemas de cada bairro e de como a população reage a essa situação.
Essa atividade desenvolvida faz parte da tentativa de aproximar a escola da comunidade, tornando o ensino mais significativo, levando o aluno a se tornar sujeito de suas ações, ou seja, desenvolvendo o protagonismo juvenil. Devemos lembrar que muitos políticos que hoje comandam decisões, boas ou más, durante a juventude foram lideranças estudantis; entre eles, podemos destacar o Serra, o Zé Dirceu...
Durante a reunião de pais e mestres, realizada na semana anterior, vários pais reclamaram do desinteresse dos alunos pela escola e da necessidade de se buscarem soluções. No Deolindo e em outras escolas de Ubatuba, apesar da falta de recursos e das más condições de trabalho, vários professores vêm desenvolvendo projetos educacionais diferenciados voltados para problemáticas atuais, estabelecendo uma relação mais estreita entre o ensino e a vida cotidiana de todos nós. No ano passado, fizemos uma longa discussão e análise da vocação e dos problemas de Ubatuba e da falta de perspectivas para a juventude. Esse processo culminou com o debate entre os alunos e os candidatos a prefeito da cidade. Agora, é um momento especial de inclusão dessa juventude que se sente à margem da cidade. Como o palestrante afirmou, quando se entra no campo, as regras já estão feitas; com o processo de discussão do plano diretor, podemos participar da elaboração das regras que vão orientar o destino da cidade. (Fonte: Rui A. Grilo)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 28/10 a 03/11/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"A LENDA DO ZORRO"
LANÇAMENTO NACIONAL!!!!!!!!
C/ CATHERINE ZETA-JONES e ANTONIO BANDERAS
Ás 14:30 hs ( Este horário sómente aos sábados , domingos e feriados) e
ás 16:45 hs - 19:00 hs -21:15 hs.

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"2 filhos de Francisco"
ÁS 14:30 HS ( ESSE HORÁRIO SÓ AOS SÁBADOS E DOMINGOS)
E ÁS 16:50 HS - 19:10 HS - 21:30 HS.

Preço dos ingressos - (Do Cine Porto e Cine Passeio) - Inteira - $ 8,00 - Meia - $ 4,00
Preços promocionais( 2ª , 3ª , 4ª feira) - Inteira - $ 6,00 - Meia - $ 3,00
cineporto@hotmail.com

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Abaetê Tupi
Onde foi parar o tamoio
Que morava aqui?
Parte fugiu para o norte
E parte continua nos costumes,
Nas técnicas de pesca e de agricultura,
Nos nomes das plantas, de animais, de lugares
E no sangue dos caiçaras.
Minha avó dizia: esse curumim tá muito aíbo,
Só come um cuí de comida.
Quem for tupinambá que entenda.
 

Clássico
De todas as casas saía o zumbido das ondas hertzianas
Todos os rádios estavam sintonizados no jogo do Santos
Trazendo a emoção da jogada de Coutinho, Pepe, Pelé
E toma drible entre as canetas - entre as pernas
E bola balançando a rede
A missa seria adiada para mais tarde
Porque até o padre era Santos Futebol Clube
E cada gol era acompanhado pelo badalar do sino da igreja
Era pecado capital ignorar a peleja.
 

História recente
Antigamente
As crianças caiçaras tinham quintais
Com bananeiras, laranjeiras, goiabeiras,
Jabuticabeiras e muita caapoeira
As crianças tinham espaço
Pra jogar futebol
Pra empinar pipa
Pra fazer jogo de roda
Balanço e gangorra
Tinham areia pra se sujar
E um rio pra se lavar
E soltar barquinhos feitos em pau de caixeta.
O tempo passou rápido demais para aquela geração,
E hoje seus filhos vivem apertados
Em terrenos 10 x 30
Em horizontes 10 x 30.


No País de 1970
Meu avô tinha canoa de voga
Rede de arrasto
Aviamento de farinha
Horta no quintal
Cachoeira nos grotões
Bananeiras morro acima
Cambucá, jabuticaba, bocapari
E Santo Antônio no oratório
Que conversava com minha avó
... Ou foi sonho de criança?


Maneco Almiro
Porque toda pessoa tem que ser um artista,
Maneco Almiro empunhou uma rabeca
Que trocou por um leitão
E tornou-se um astro
Da folia do divino.
Também era fogueteiro entusiástico
Na festa do padroeiro São João Batista.
Acho que foram as suas bombas
Que espantaram os anjinhos
Que zelavam pelos pescadores
Da Praia da Fortaleza.


Tio Maneco e Tia Aninha
Espalhafatoso e pregoeiro de leilão em festa do padroeiro,
Tio Maneco, rabequista e rabo-de-saia autodidata,
No intervalo da vida de trabalho e estripulias,
Sacou as tintas de Miró,
Mesmo sem conhecê-lo
E pintou os tijolos de sua casa
Cada um de uma cor.
Tia Aninha, sua esposa, tratou de enfeitá-la por dentro
Armou o oratório mais bonito e variado
Com anjos, santos e beatos
E distribuía biscoitos e bênçãos
Para nós, crianças de todas as idades.


Vó Martinha
Minha avó Martinha
Sábia sem nenhum estudo
Era parteira e curandeira
Que conhecia todas as ervas
E os benzimentos para as doenças
Só não conseguiu remédio
Para o novo tempo
Que separou toda sua família
Pelos sertões e outros municípios.
Minha avó caiçaramente
Enfrentava os perigos das rodovias
E da vida
Como se ainda fosse a dona
De tudo o que tem na terra que lhe pertencera:
- Cuidado com o carro, vovó!
- Ele se quiser que pare, cheguei aqui primeiro!


Antônio Félix
Tio Antonio não existia
Distribuía sua colheita
Entre os pássaros e ladrões
E tirava do vento seu sustento
Tio Antônio só tinha o defeito
De ter nascido em Ubatuba
Antes de 1950


Santa Tia Fom
Tia Fom morreu com muita discrição
Do mesmo modo que atravessou a vida
Enquanto todo mundo acordou
Continuou adormecida.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Parceria - Estamos vendo ótimos resultados nas parcerias realizadas aqui na Região Sul entre comunidade e Prefeitura, foi inaugurado o Velório (graças a Deus, sem defunto), foi também inaugurado o Posto de Saúde no Araribá, onde a comunidade assumiu até o aluguel da casa, tanta é a necessidade. Agora peço ao Dr. Marcos, Secretário da Saúde, uma atenção especial para que realmente tenha lá um médico para o atendimento, pois aqui no Bairro do Sertão da Quina, ficamos desde junho sem médico, veio uma Dra., que nem cheguei a conhecer, não chegou nem a esquentar a cadeira e já foi embora também, pois, nos outros municípios a faixa salarial é mais convidativa e ninguém para aqui, a Maranduba também está sem médico.
Precisamos de uma solução e urgente, só pedir desculpas por ninguém querer trabalhar por esse salário não resolve. A comunidade também fez parceria e reformou o Posto do Sertão da Quina, este povo é ótimo, tem muita boa vontade, ajuda mesmo e merece ser bem tratado, respeitado POR FAVOR, NOS ARRUME MÉDICO COM URGÊNCIA.
Segurança - Parabéns Vereadora Luciana Machado pela reunião organizada no Restaurante Sinhá, para tratar de assunto tão importante quanto a segurança onde participaram o Capitão Padula, Moramed, Pres. do Comseg, Delegado de Policia Fausto, várias Assoc. de Bairro e comunidade.
O Capitão Padula levou muitas anotações sobre necessidades reivindicadas e grande foi a notícia do Sr. Moramed, quando ao Distrito Policial, pois já saiu no Edital, foi aprovado graças a Deus, o que precisamos agora é de um local.
Então aproveito a oportunidade para estar solicitando ao nosso Prefeito Eduardo Cezar, este espaço, pois a partir daí, quem sabe mais algumas parcerias e teremos finalmente o tão esperado Distrito Policial na Maranduba.
Esta questão é emergencial, por favor Sr. Prefeito, nos atenda.

Bel Dergham
Sertão da Quina, Ubatuba, SP


Avante Ubatuba - Em tão pouco espaço de tempo, o sr. Prefeito Eduardo César e sua abnegada equipe de trabalho esta fazendo mudar a cara de Ubatuba, mesmo com os críticos de plantão e com os recursos minguados que herdamos, ai esta a prova que se existe vontade se faz e é o que estão fazendo, olhando para o futuro,deixando de lado as futricas dos pequeninos que só pensão, em politicagem própria vendo só seus interesses, isto é o exemplo que a sua administração esta dando e muito mais será feito em prol de nossa cidade temos certeza disso, pois dignidade, seriedade e trabalho é que vamos fazer até o fim deste mandato, e os azarentos de plantão vão ter que nos EMGOLIR aguardem e verão, pois ainda temos muito a fazer. AVANTE UBATUBA OS TEUS 368 anos é passado mas o teu futuro será GRANDIOSO, DEIXE-NOS TRABALHAR QUE VERAS.

J. F. Palhares
Ubatuba, SP


Debates - Nada pior do que o defeito da bacia sanitária que impede que os dejetos sigam o seu rumo, digamos, natural. Os resultados parciais das CPIs se alongam. Os cassáveis e, os condenáveis, agarram-se absolutamente em tudo que flutua. Esperneiam, debatem-se, gritam, negam... negam-se. Cegos da realidade e, narcisos de seus supostos poderes recusam-se, terminantemente a seguir pelos caminhos que eles mesmos traçaram. Tenho como certo que: com tantas encenações e debates, verdadeiras fontes de inspiração cinematográfica, se faltar tempo, seguramente não faltará água!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Pescadores do Itaguá - Emilio Campi

Pescadores do Itaguá
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor