Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 01 de novembro de 2005 - Nº 1392 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
-


Caraguatatuba
MP apura redução de imposto em troca de passes em Caraguá
Pescadores opinam sobre Lei de Gerenciamento Costeiro e preparam plebiscito
Abertas inscrições para Futsal no Morro do Algodão
“Grito de Carnaval” resgata tradição de desfiles em Caraguá
Feira de Turismo expõe projetos de alunos da rede municipal de Caraguá


Ilhabela
Água fria aumentou grau de dificuldade da 5ª etapa das maratonas aquáticas de Ilhabela


São Sebastião
-

Ubatuba
Desfile cívico de aniversário de Ubatuba emociona público
Art Popular anima festa de aniversário de Ubatuba
Quadra de Street Ball é oficialmente inaugurada
Prefeitura informa novos horários no centro e em alguns bairros
A sociedade Amigos do Núcleo Botafogo já tem novos representantes
Comunicado à População
10 turistas ficam reféns em Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


MP apura redução de imposto em troca de passes em Caraguá

Caraguatatuba - O Ministério Público de Caraguatatuba investiga possível ato de corrupção praticado por 14 dos 17 vereadores da última legislatura. Eles são suspeitos de terem recebido passes do transporte coletivo em troca da aprovação de uma lei em 2002, que isentou a PraiaMar Transportes do recolhimento do ISS (Impostos Sobre Serviços).
O MP notificou os ex-vereadores para que apresentem suas defesas por escrito em um prazo de 15 dias. Segundo o promotor Moacyr Whitaker Assumpção, caso fique comprovado que os vereadores receberam passes para aprovar a lei, eles serão denunciados por improbidade administrativa e corrupção.
Assumpção afirmou que tentou um acordo com a PraiaMar Transportes para que fossem devolvidos aos cofres públicos R$ 100 mil que deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos, em 2003, durante a vigência da lei, mas a empresa não se manifestou e deverá ser acionada judicialmente. Segundo o promotor, a lei era ilegal, conforme decisão do TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Segundo apura o MP, os vereadores recebiam 150 passe por mês cada um, quando a lei foi aprovada.
OUTRO LADO - O então presidente da Câmara, ex-vereador Valmir Gonçalves (PSDB), disse que a isenção foi aprovada, porque possibilitou a redução do valor da tarifa no transporte coletivo em 2003. Segundo ele, nenhum vereador teria recebido passes em troca da aprovação da lei.
O atual presidente da Câmara, vereador Juarez Pardim (PPS), notificado pelo MP por ter votado a favor da isenção, também negou qualquer recebimento de passes.
O ex-secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Sidnei de Oliveira Andrade, disse que, a isenção foi aprovada juntamente com outro projeto que criava uma taxa para a manutenção dos bombeiros no município.
"A lei de isenção foi considerada ilegal, porque a cobrança da taxa do bombeiros não entrou em vigor", disse.
A gerência da PraiaMar Transportes, Simone Oliveira, não retornou as ligações feitas pela reportagem para comentar o assunto. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Pescadores opinam sobre Lei de Gerenciamento Costeiro e preparam plebiscito
Audiências e plebiscito decidirão se a área de proibição da pesca do camarão deve ou não ser reduzida para ajudar os pescadores de camarão.

Caraguatatuba - Por decisão do Conselho de Desenvolvimento Rural e da Pesca de Caraguatatuba , a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Casa da Agricultura promoveram nesta segunda-feira, dia 31, a primeira das três audiências públicas que preparam os pescadores da cidade para o Plebiscito do dia 21 de novembro, que decidirá sobre a proposta dos pescadores de camarão, que querem reduzir a limitação da área para o arrasto na enseada de Caraguatatuba.
Participaram representantes das Associações de Pescadores, da Colônia Z8 , além de pescadores de São Sebastião, Polícia Ambiental e o presidente da Associação de Pescadores do Camaroeiro, Moacir Frugolli dos Santos Filho, que é também representante no grupo de gerenciamento costeiro e outros.
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, quer ajudar os pescadores de camarão, que vivem um momento de escassez na pesca do crustáceo, com as determinações da Lei Estadual de Gerenciamento Costeiro, que limita e restringe as atividades de pesca do crustáceo na linha imaginária que vai da Pedra do Jacaré à Ponta do Arpuá (serra de São Sebastião).
Os pescadores de camarão pleiteiam que a área de proibição seja reduzida para o trecho entre o Píer do Camaroeiro até o Pinheirinho, cerca de 9 km² menor que a área proibida atualmente pela Lei Estadual. Como contra partida os pescadores oferecem para interdição a Praia Martin de Sá onde hoje é permitido o arrasto.
O assunto foi discutido na primeira audiência, com sucesso. De acordo com o Diretor de Agricultura e Pesca da Prefeitura Municipal, César Vieira Bisetto, a reunião foi produtiva porque cada um dos participantes pôde dar suas opiniões e apresentar suas propostas.
Outras duas audiências serão realizadas antes do Plebiscito, e já estão marcadas para os próximos dias 7 e 14 de novembro, na Casa da Agricultura às 10 horas.. Toda a comunidade do Litoral Norte está convidada a participar e dar sugestões. Já no plebiscito, que acontece na Colônia dos Pescadores dia 21 de novembro, poderão votar apenas pescadores de Caraguá que serão identificados por sua licença de pesca e o título de eleitor.
A discussão está acirrada porque enquanto Caraguá tem aproximadamente 70 pescadores de camarão insatisfeitos com a restrição da Lei, outros pescadores acham que a pesca está melhorando com a restrição à pesca de arrasto. Alguns declaram até que alguns peixes que estavam quase extintos estão voltando a aparecer.
Segundo a diretora da Casa da Agricultura Neide Abatayguara, existem aproximadamente 800 pescadores artesanais em Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Abertas inscrições para Futsal no Morro do Algodão
As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro na Escola Estadual Maria Ester das Neves Dutra Damásio, no Morro do Algodão. As competições terão início na segunda semana do mês

Caraguatatuba - Os campeonatos de futsal em Caraguatatuba continuam a todo vapor. Estão abertas as inscrições para o 1º Torneio de Futsal Taça “Alcides Crepaldi” categoria livre e 2ª Taça de Futsal “Rosalina Ribeiro Pinto”, categoria veterano. O prazo para inscrição é dia 6 de novembro, domingo. Os dois eventos prometem agitar o bairro e reunir atletas de todo o município.
O início dos campeonatos, que são coordenados pelo programa Escola da Família do Governo do Estado da Escola Estadual Prof. Maria Ester das Neves Dutra Damásio e têm apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, SABESP (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), APM (Associação de Pases e Mestre) e Superação Game, estão previstos para a segunda semana de novembro.
Para fazer a inscrição, os responsáveis pelos times devem comparecer na Rua Olavo Bilac, 350, Morro do Algodão, e falar com o Sr. Manoel ou Cristiane do Programa Escola da Família.
Mais informações peo telefone 3887-2571, sábados e domingos das 9h às 17 horas. (Fonte: PMC)

“Grito de Carnaval” resgata tradição de desfiles em Caraguá
Com um Grito de Carnaval no dia 12 de novembro, Caraguá elegerá o Rei Momo, Rainha e Princesas de Carnaval, lançando o Carnaval 2006. A intenção da Prefeitura é a de resgatar a tradição dos Desfiles Carnavalescos na avenida.

Caraguatatuba - Caraguá fará o Grito de Carnaval no feriado de 12 de novembro, com eleição do Rei Momo, da Rainha e primeira e segunda Princesa. O grito lançará na Praça de Eventos, a partir das 18 horas, o Carnaval 2006, resgatando a tradição carnavalesca do Desfile Carnavalesco na cidade.
O assunto foi definido em reunião na última terça-feira, dia 25, entre representantes das Escolas de Samba do município e o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro. De acordo com o secretário, as escolas ficaram responsáveis por reunir e inscrever os candidatos a Rei Momo, rainha e princesas, interessados aos títulos.
No dia do “Grito”, estarão reunidos na Praça de Eventos o Bloco Unidos do Samba, Unidos do Pé da Serra, Império do Litoral, Independente de Caraguá e outros blocos carnavalescos.
Caraguá entrará em clima de Carnaval a partir de novembro, quando os blocos de Caraguá usarão a Praça Ton Ferreira, no período de 19 de novembro até 10 de fevereiro, desenvolvendo os ensaios e comercializando fantasias.
O Carnaval de 2006 promete muita animação com Desfile de Blocos de Enredo e Blocos de Arrastão, resgatando a cultura carnavalesca na cidade. (Fonte: PMC)

Feira de Turismo expõe projetos de alunos da rede municipal de Caraguá
Alunos de 7º e 8º anos puderam mostrar à comunidade seus trabalhos realizados por meio do projeto “Aprendiz de Turismo”, neste ano

Caraguatatuba - A Feira de Turismo realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, aconteceu na última quinta-feira, 27, na EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçú, e reuniu os trabalhos realizados por alunos de 7º e 8º anos das escolas municipais, que desenvolvem o projeto “Aprendiz de Turismo”, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a USP (Universidade de São Paulo). A feira “O futuro do turismo é aqui”, foi aberta ao público e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini.
Em 2005, os alunos do 7º ano trabalharam na pesquisa dos recursos naturais e culturais da cidade, enquanto os alunos do 8º ano montaram agências “fictícias” de turismo, escolhendo pontos turísticos da cidade para divulgação.
Segundo a supervisora de ensino, Karina Soares, os alunos se superaram, muitos não conheciam os próprios pontos turísticos da cidade e tinham outra idéia do que é o turismo. “Eles aprenderam o que é e qual é a importância do turismo para a cidade. Foi fantástico, porque eles realizaram tudo sozinhos, desde a pesquisa até a finalização dos trabalhos”, comentou.
Para a professora coordenadora do projeto na EMEF Benedita Pinto Ferreira, no bairro Casa Branca, Carla Pereira, os alunos se sentiram realizados, pois viram seus trabalhos sendo divulgados para toda a comunidade.
“Houve uma mobilização também por parte dos comerciantes, eles acreditaram no trabalho e patrocinaram os grupos para que pudessem montar suas agências fictícias”, ressaltou a professora coordenadora do projeto na EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, Aparecida Bueno.
Os alunos mostravam-se bastante empolgados durante a feira, explicavam tudo o que aprenderam durante o ano por meio de folders e panfletos de suas “agências”.
“Aprendemos também a trabalhar juntos. Um grupo ajudava o outro, tanto no empréstimo de materiais como também com dicas no que poderia ser melhorado no trabalho. Foi uma experiência muito gratificante pra mim”, disse a aluna do 7º ano da EMEF Profª Maria Thereza, Caroline Lourenço da Silva.
Para a secretária municipal de educação, Silmara Mattiazzo Bolognini, a feira estava maravilhosa “Fico lisonjeada em ver esse projeto acontecer na sua essência. Um educador espera isso, uma escola viva, democrática e competente”, finalizou.
Durante a feira foram anunciados os grupos vencedores de cada escola que, como prêmio pelo trabalho desenvolvido, receberão uma viagem à cidade de Campos do Jordão a qual será financiada pela Prefeitura de Caraguá. (Fonte: PMC)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Água fria aumentou grau de dificuldade da 5ª etapa das maratonas aquáticas de Ilhabela

Ilhabela - No último domingo, dia 30, aconteceu em Ilhabela a penúltima etapa do IV Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela. A largada aconteceu as 10h40 na praia Grande e contou com a presença de cerca de 25 nadadores de São Paulo, Mauá, Jacareí, Santos, São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela.
Segundo os atletas a água estava fria o que aumentou o grau de dificuldade do percurso de 5 km. A prova teve três horas de duração e todos os nadadores que largaram completaram o percurso.
A chegada foi na praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras) onde também aconteceu a premiação. Dois nadadores de Santos chegaram empatados em primeiro lugar. Marcos Fuschini (Cat G/Pousada Marinheiro), vencedor das duas primeiras edições do circuito de Ilhabela e Danilo Lescreck (Cat D/Unique) completaram o percurso com o tempo de 1 hora e 10 minutos.
Em segundo lugar na geral ficou a nadadora Kelly Cristina Lopes (Cat B/Unimonte/Santos) com o tempo de 1 hora e 19 minutos. Logo em seguida, outra atleta da Unimonte, a ilhabelense Maíra Moraes (Cat C/Unimonte) com o tempo de 1 hora e 24 minutos.
Na Prova de incentivo Menor e Melhor Idade, que aconteceu antes da chegada dos nadadores da prova principal, a nadadora Cleusa Santana (Ilhabela), de 71 anos, foi a única participante desta etapa e completou sozinha o percurso de 100 metros.
A 6ª e última etapa do IV Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2005 acontecerá dia 4 de dezembro (sábado) quando também serão entregues os troféus para os vencedores do ranking deste ano. O percurso poderá ser da Vila até a praia do Pequeá (cerca de 3 km), mas está sujeito a alterações conforme as condições do tempo. O percurso definitivo será informado semanas antes.
O IV Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2005 é realizado em parceira com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da organização da Secretaria de Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer de Ilhabela, apoio marítimo com botes do Projeto Navegar, Ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Trânsito e parceira com comércios: Auto Viação e Turismo Ilhabela, Centro Náutico Ilhabela, João Ilha Materiais de Construção, Harry Imóveis, Restaurante Vianna, Braga Estamparia, Supermercado Central, Imagem Comunicação. Apoiaram na segurança nesta etapa Caiaques Sul da Ilha e Bar Pescador (Ilha das Cabras).

Classificação por categoria

Cat. A masculino
1º Gustavo Mendes dos Santos – Linha D’Água – Caraguatatuba – 1h39m
2º Sohan Bello e Silva – ASCA – Ilhabela – 2h07

Cat. A feminino
1º Moana Kojin – Ilhabela – 1h38m

Cat. B masculino
1º João Paulo Silva – Ilhabela – 2h25m

Cat. B feminino
1º Kelly Cristina Lopes – Unimonte – Santos – 1h19m

Cat. C masculino
1º Juliano Santos de Carvalho – Sr. Cochilo – Ilhabela – 1h44m

Cat. C feminino
1º Maíra de Souza Moraes – Unimonte – Santos – 1h24m

Cat. D masculino
1º Danilo Lescreck – Unique – Santos – 1h10m
2º Giuliano Lucio Santos – São Sebastião – 2h05m

Cat. E masculino
1º Fábio Nunes – Alfa Calçados/Benê Music/Farma Vida – São Sebastião – 3h

Cat. F masculino
1º Francisco Pacífico Arouca – Aquático Baroni – Jacareí – 1h47m
2º José Ricardo dos Reis Silva – Ilhabela – 2h07m

Cat. G masculino
1º Marcos Fuschini – Pousada dos Marinheiros – Ilhabela – 1h10m
2º Adrian Kojin – Ilhabela – 1h37m
3º Henrique Spina – São Paulo – 1h43m
4º Carlos Guerra – Jacareí – 1h59m
5º Gerson da Silva – Gercon – Mauá – 2h42m

Cat. H masculino
1º Manoel Carvalho – Náutica/ Mil Tintas – Ilhabela – 1h59m

Cat. I masculino
1º Silvio Naslauski – Santos – 1h30m
2º Pedro Basílio – Ilhabela – 2h08m

Cat. J masculino
1º Sergio Gama – Santos – 1h31

Cat. K masculino
1º Mario Bello – Farmácia Helicônia/Auto Viação Ilhabela/Restaurante Viana/Padaria Show Pão/Elétrica Estrela da Ilha – Ilhabela – 3h

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

--

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Desfile cívico de aniversário de Ubatuba emociona público

Ubatuba - O desfile cívico pelos 368 anos de emancipação politico-administrativa de Ubatuba foi marcado pela descontração e alegria dos participantes. A abertura oficial aconteceu pontualmente às 8 horas, com a Lira Padre Anchieta executando os hinos do Brasil e de Ubatuba, enquanto eram hasteadas as bandeiras. Em seguida a 3ª Cia da Polícia Militar, acompanhada de sua Banda, realizou a cerimônia de incorporação da bandeira em frente ao palanque das autoridades solicitando autorização do prefeito para dar início ao desfile.
Além do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, do vice-prefeito de Ilhabela, Antônio Carlos Simões, várias outras autoridades civis e militares prestigiaram o desfile.
Nas três horas seguintes, a população acompanhou sessenta e oito escolas e entidades que usaram de muita criatividade para falar sobre temas como natureza, nutrição e paz, além de mostrar conquistas esportivas e culturais para a cidade.
Outros belos momentos foram o retorno da FAMIPA (Fanfarra Mirim Padre Anchieta); a apresentação das escolas do bairro da Estufa (Maria Josefina e Dinorah) que contaram a história do bairro; os esportistas da “Melhor Idade” e a Banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, que com 36 componentes desfilou e depois se posicionou ao lado do palanque para executar a trilha sonora do desfile.
O encerramento ficou por conta dos moto-clubes que, com suas máquinas possantes, arrancaram aplausos do público que lotou as arquibancadas e calçadas da Av Iperoig.
A comitiva de Cavaleiros “Os Doidos” chegou atrasada, mas mesmo assim fez questão de homenagear Ubatuba, desfilando para as arquibancadas já quase vazias. Edison Soler, coordenador de eventos da Secretaria de Educação, reponsável pelo desfile, já tem planos para 2006. “Vamos colocar mais música no desfile, convidando bandas e fanfarras para desfilar intercaladas com as escolas e entidades”, afirmou.
O público elogiou a organização do desfile, citando como ponto alto, a colocação das arquibancadas, a pontualidade e a distribuição de água (vinte mil copos). No palanque, acompanhando atentamente tudo que se passava na avenida, uma veterana pediu para dar um depoimento. Era Dona Ophélia de Oliveira Lopes, de 82 anos, que emocionada afirmou que em toda sua vida, nunca tinha assistido um desfile tão bonito.(Fonte: PMU)

Art Popular anima festa de aniversário de Ubatuba

Ubatuba - A noite de aniversário de Ubatuba foi comemorada com muita música. Apesar da chuva que caía, uma multidão se dirigiu até a Avenida Iperoig para acompanhar os shows em comemoração aos 368 anos da cidade. Por volta das 21horas o grupo de dança Swing do Axé começou a aquecer o público com coreografias animadas. Depois foi a vez do reggae da Banda D´Jhaga animar as mais de quinze mil pessoas que estavam na Iperoig. A chuva apertou, mas o público não arredava pé, aguardando a prinicipal atração da noite, o grupo Art Popular.
Após uma bela queima de fogos os músicos do Art Popular subiram ao palco e empolgaram a galera até a uma da manhã, com sucessos como Sem Abuso, Agamamou, Bom-bocado e Pimpolho. O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, ficou satisfeito com o evento. “Ubatuba teve uma festa de aniversário maravilhosa. Sobrou animação nos eventos comemorativos, e este show do Art Popular foi a chave de ouro. Todos puderam se divertir a vontade e não foram registrados tumultos nem ocorrências graves. Ubatuba viveu uma grande festa”, disse o secretário. (Fonte: PMU)

Quadra de Street Ball é oficialmente inaugurada

Ubatuba - A quadra de Street Ball da praça Trópico de Capricórnio foi inaugurada oficialmente na tarde da última sexta-feira, 28. Um bom público acompanhou a inauguração, que contou com a animação da academia Biodance, que apresentou várias coreografias. O prefeito Eduardo César fez questão de efetuar alguns arremessos antes de dar o lance inicial de uma partida da Copa TV Iperoig de Basquete de Rua. Apesar de converter apenas uma das cinco tentativas, o prefeito se mostrou animado durante a inauguração. “Este é mais um espaço que a população recebe para praticar esportes. Outros bairros como o Sumidouro e a Ressaca estarão recebendo áreas esportivas em breve. Garantir lazer aos moradores de Ubatuba tem sido uma de nossas prioridades”, disse o prefeito.
Após as solenidades a bola subiu para a Copa TV Iperoig de Basquete de Rua. Na categoria mirim masculino os campeões foram Robson, Fernando e Daniel, da equipe Tio Sam; a equipe 100 Miséria (Henrique, Cauã e Raoni) foi a vencedora da categoria infanto masculino; a cetegoria livre masculino foi vencida pela equipe Picanha Na Tábua (Renato, Willian e Athalo); a equipe Tachão (Aline, Luana e Tainá) foi a vencedora do feminino. (Fonte: PMU)

Prefeitura informa novos horários no centro e em alguns bairros

Ubatuba - A partir desta terça, 1º de novembro, a coleta de lixo no centro da cidade e em alguns bairros será feita em novos horários. A coleta que antes era feita pela manhã com um repasse no final da tarde, será feita a partir de agora, no início da noite, com um repasse pela manhã. A mudança dos horários é para que a cidade amanheça limpa. Os novos horários irão vigorar até meados de dezembro. Com o início da temporada de verão, a partir da segunda metade de dezembro, a coleta passará a ser feita diariamente e em vários horários.
Confira abaixo os novos horários das coletas em vários bairros da cidade. Os bairros não citados permanecem com os dias e horários antigos.
Silop, Sumaré, Perequê-Açu bairro, Pé da Serra, Figueira, Horto, Cachoeira dos Macacos - segunda, quarta e sexta – à partir das 14h30
Morro das Moças, Emaús, Vale do Sol, Ipiranguinha – segunda, quarta e sexta, à partir das 18 horas
Perequê-Açu Praia – segunda, quarta e sexta – à partir das 18h30
Mato Dentro, Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Praia Grande bairro, Tenório e Praia Vermelha – terça, quinta e sábado – à partir das 14h30
Parque dos Ministérios – terça, quinta e sábado, à partir das 17 horas
Pedreira e Ressaca – terça, quinta e sábado, à partir das 18 horas
Praia Grande containers – terça, quinta e sábado – à partir das 18h30
DIARIAMENTE:
Centro - lado direito da Thomaz Galhardo sentido aeroporto à partir das 17 horas
Centro do lado esquerdo da Thomaz Galhardo sentido Perequê a partir das 19 horas. (Fonte: PMU)

A sociedade Amigos do Núcleo Botafogo já tem novos representantes

Ubatuba - Com 182 votos das 188 pessoas da comunidade que compareceram para votar, foi eleita, neste sábado, 29 de outubro, a nova diretoria da SANBO – Sociedade Amigos do Núcleo Botafogo, na Estufa Um. Foram quatro votos contrários e dois brancos. Além da colaboração dos moradores, o novo presidente do Núcleo, Jerri Eduardo Morais, recebeu apoio do presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos, PT, do vereador Edílson Félix, PSC, e dos assessores parlamentares Fabián Alberto Perez e Ezequias Bento da Silva.
Jerri Eduardo agradece a presença do secretário de Assuntos Comunitários, Claudiney Salgado, e de Maria Esmeralda Paiva dos Santos, presidente da SABE - Estufa Dois. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Comunicado à População:
Cancelada a reunião do dia 4 de novembro, com geólogo do DNPM- Departamento Nacional de Produção Mineral- e mineradores artesanais de Ubatuba

Ubatuba- O geólogo Enzo Luís Nico Júnior enviou ofício, nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, ao presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos, PT, informando que, “por motivo de força maior inadiável”, não poderá comparecer ao encontro com os mineradores artesanais e a população da cidade, marcado para a próxima sexta-feira, dia 4 de novembro. Ele e Jairo dos Santos lamentam o imprevisto e esperam poder remarcar para breve uma nova data para a reunião. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

10 turistas ficam reféns em Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Militar prendeu na madrugada de domingo quatro homens, sendo um deles menor, durante tentativa de assalto a uma casa de veraneio no bairro Estufa 1, em Ubatuba. Na ação, o grupo rendeu 10 turistas que participavam de um churrasco.
Foram presos em flagrante V.B.S., 27 anos, J.A.M., 27 anos, R.A., 28 anos, e M.A.S., 17 anos, que foi encaminhado à Vara da Infância e Juventude de Ubatuba. Os demais acusados foram levados para a Cadeia Pública de São Sebastião.
A AÇÃO - Durante o assalto, as vítimas foram levadas para dentro da casa, sob ameaça de revólveres. Os turistas foram obrigados a permanecerem deitados na sala e no corredor da residência, enquanto os assaltantes, encapuzados, recolhiam relógios, dinheiro e outros pertences.
A Polícia Militar chegou ao local após denúncia anônima. Através da janela da casa, os polícias confirmaram o roubo e chamaram reforço para cercar a residência. Aproveitando um descuido da quadrilha, a PM arrombou a porta da frente e prendeu três assaltantes.
O menor M.A.S., foi detido dentro do carro de um dos turistas armado com uma faca. Ele teria ficado do lado de fora da casa para monitorar movimentação por parte de vizinhos ou da polícia.
DRAMA - Uma das vítimas do assalto, G.R.A., 23 anos, de Taubaté, disse que o grupo de turistas foi surpreendido na varanda da casa quando faziam um churrasco. "Estávamos na varanda quando os três homens, armados e encapuzados, entraram gritando que tratava-se de um assalto", disse.
O delegado de Ubatuba, Fausto Cardoso, afirmou que a quadrilha pode ter realizado outros assaltos na cidade. Segundo ele, o mesmo tipo de ação teria sido praticada em outros roubos ocorridos no município. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)
 
Ação Litoral
 
Poesia Topo

Bem-aventuranças
Desde pequeno eu pude
Sentir o cheiro do mar
Trazido pelo vento leste,
Do coentro bravo
No caldo de peixe
Com banana verde,
Do biju de farinha no forno,
Do limão cravo e
Da alfavaca no cação refogado.
E não há nada que apague
De minha memória
O aroma da banana assada no fogão a lenha,
Do café torrado na panela de ferro
E da batata doce preparada
Na fogueira de São João,
Padroeiro da Praia de Fortaleza.


Bem-aventuranças 2
Confesso que sou feliz
E que canto feito besta
Debaixo do chuveiro,
Confesso que dou risadas
Intimamente,
Ainda que o semblante seja sério,
Só de lembrar histórias engraçadas,
Vividas ou lidas,
Daquelas que,
Quanto mais leio, mais rio
E quanto mais risos,
Mais vida eu tenho.


Bem-aventuranças 3
Já fui aqualouco sobre bóia
De pneu de caminhão
Em ondas de ressacas,
Já pilotei barco de pesca
Madrugada afora
Entorno da Ilha Anchieta,
Já furei ondas atrás de preguari,
De caranguejos e Mexilhões,
E já tive um bicitáxi
Com um sócio que morava
Na casa das nogueiras,
Jabuticabeiras e palmeiras,
Se não me falha a memória.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Nota de agradecimento! - Temos que agradecer a Deus, e a muitas pessoas que nos ajudam em nossa jornada de estudos e trabalho para que possamos ter uma vida com o mínimo de dignidade e respeito perante a sociedade. Enfrentamos arduamente dia após dia, faça chuva ou faça sol, frio ou calor, viajando para outra cidade percorrendo uma média de 100 a 200 quilômetros por dia enfrentando até chuva de granizo, e arriscando nossas vidas, para lutar e acreditar que nosso País seguirá rumo à prosperidade e os desenvolvimentos culturais, éticos e sociais, apesar das adversidades e problemas enfrentados. Em momentos alegres e tristes, podemos contar com um ombro amigo, pois os estudantes universitários, são unidos sim, a prova disso foi nosso primeiro evento realizado em abril que contou com a presença maciça da maioria dos estudantes universitários. Também Gostaria de agradecer a todos que ajudaram a realizar a 1ª Univerfest da Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba no último dia 29, tivemos a grande honra de poder contar com a presença de muitas pessoas nesse grande evento que preparamos com muito carinho e orgulho para o divertimento e curtição da galera de Ubatuba, que sem eles, não seria o sucesso que foi. Gostaria de agradecer também todos os associados que ajudaram no evento e na divulgação deste e principalmente as pessoas que foram peças chave para a realização do mesmo, são elas: Michele Frade, Marcelo Martins, Ozéias Amaro, Djavan Clarindo, Jefferson Gonçalves, Angelo Carpinetti, Juliana Guimarães, Paula Zem, Renata Cristina e Jamilem Fernandes. Diante disso tudo, gostaria de dar os parabéns a todos os estudantes universitários de Ubatuba por ter continuado na luta pela nossa entidade e pela sede de conhecimento, este, que lhe fará um excelente profissional no futuro, por isso lhes digo, não desista! Nunca desista! Pois você é a prova que quando uma pessoa realmente quer, ela consegue.
Estes amigos Apóiam os Estudantes Universitários de Ubatuba:
PREFETURA MUNICIPAL DE UBATUBA, jornal a cidade, jornal agito ubatuba, RODOVIÁRIO E TURISMO SÃO JOSE, PIZZARIA DO BOLINHA, ADVOCACIA DR. JOSÉ MÁRIO CÂNDIDO DA CRUZ, TETHI BIJOUTERIAS & ACESSÓRIOS, AEL DISTRIBUIDORA DE GÁS E ÁGUA MINERAL, MACALÉ, POUSADA CANTO DO MAR, QUIOSQUE BRECK E PARE e STHILL MODA SURF.
Ubaweb - www.ubaweb.com
Litoral Virtual - www.litoralvirtual.com.br 
Ubatuba News - www.ubatubanews.com.br 
Ubanaboa - www.ubanaboa.com 
Portal Ubatuba - www.portalUbatuba.com.br 
Portal do Litoral - www.portaldoLitoral.com.br 

Alex Ismael dos Santos
Presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba
administracaoaeuu@itelefonica.com.br 


Retratação à Paróquia Exaltação à Santa Cruz - A Comissão Organizadora do III Salão de Belas Artes de Ubatuba vem por meio desta retratar-se publicamente pela falha cometida no Cerimonial de Premiação acontecido no ultimo dia 28 de Outubro às 20h no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, onde por falha da Comissão Organizadora, o representante da Paróquia Exaltação a Santa Cruz não foi chamado para compor a mesa das autoridades.
Pedimos ao Diácono Isaias Amorim, representante desta Paróquia no evento acima citado, e ao Frei Aldo Pietrobom, Pároco desta Comunidade, as nossas mais sinceras desculpas pela falha cometida. Aproveitamos para agradecer todo o apoio recebido desta Paróquia e esperamos poder contar sempre com esta parceria cultural. Certos de podermos contar com vossa compreensão, novamente nos desculpamos.
Atenciosamente

Paulo Alves
Presidente da Comissão
Organizadora do III Salão de Belas Artes de Ubatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praias do Tenório e Vermelhinha - Emilio Campi

Tenório e Vermelhinha
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor