Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 03 de novembro de 2005 - Nº 1393 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
Litoral Norte tenta atrair turistas antes das festas
Ceprolin realiza 1ª Semana de Tecnologia da Informação do Litoral Norte
Estatística da Segurança Pública revela: criminalidade continua crescendo na região
Encontro Tucano no Litoral Norte


Caraguatatuba
10 mil apóiam Fecha-Bar em Caraguá
4 ficam reféns em assalto em Caraguá
Trio é preso após roubo na Martin
Prefeitura de Caraguá assina acordo com Banco do Brasil para utilizar pregão eletrônico
Caraguatatuba recebe verba destinada a educação profissional
Regulamentação do Salário Família será votada pela Câmara
Vereador Juarez se reúne com o Presidente do Sindserv
Omar Kazon e Aguilar se reúnem com várias comunidades da zona sul


Ilhabela
Ilhabela terá festival de jazz
Desentendimento político faz Ilhabela perder mamógrafo
Vereador deve se afastar da Câmara por motivo de doença


São Sebastião
Circuito Bad Boy Sebastianense 2005 começa neste fim de semana em Maresias
Cerca de 300 pessoas comparecem na festa da Aciss
São Sebastião faz exibição grátis de filmes
Reunião no Teatro institucionaliza metas da Agenda 21 para o LN

Ubatuba
Ubatuba vai assumir a Santa Casa
Câmara de Ubatuba muda direção
Ubatuba faz feira com gastronomia de países
III Salão de Belas Artes prossegue até dia 15
Bairro Estufa promove Festa da Banana
Prefeitura de Ubatuba sorteia novas licenças neste mês
Workshop para mulheres "Planejamento de vida, entusiasmo e motivação"
Alunos de Educação de Jovens e Adultos em Ubatuba terão cartilha especial
Secretário de Esporte acompanha evento que será disputado em Ubatuba
Santa Casa participa da Feira das Nações e agradece à comunidade
Ubatuba promove a Semana Municipal do Diabetes
Ubatuba realiza Fórum sobre Saúde Bucal e atuação do PSF
Conhecidos os finalistas do Municipal de futmesa
PM prende quadrilha assaltando turistas em casa no Estufa I
Programação de Cinema em Ubatuba


Seções
Poesia
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte tenta atrair turistas antes das festas

Litoral Norte - As cidades do Litoral Norte anteciparam os preparativos para o final de ano com o objetivo de atrair mais turistas em dezembro, nas semanas que antecedem o Natal.
Além disso, os municípios esperam aumentar as vendas no comércio e ampliar o número de turistas em hotéis e pousadas.
Até cidades sem tradição em promover festas natalinas, como São Sebastião, estão planejando eventos focados no 'espírito de Natal'.
"Pretendemos começar a criar o hábito de se comemorar o Natal em São Sebastião", disse o secretário de Turismo da cidade, Júlio Buzi.
Segundo ele, São Sebastião terá decoração e luzes de Natal enfeitando os centros comercial e histórico a partir da primeira semana de dezembro. A programação contará também com apresentações musicais em vários pontos.
Entre o Natal e o Ano Novo, a expectativa de São Sebastião é receber 200 mil turistas.
FESTA ANTECIPADA - Antecipar a vinda do turista de final de ano também é a meta de Caraguatatuba, que pretende resgatar as comemorações natalinas.
Os alvos da campanha são os turistas donos de casas no município. Segundo a prefeitura, eles ocupam 50 mil residências --dois terços do total de casas (75 mil).
"Queremos que esses turistas venham um pouco mais cedo neste ano e acabem ficando para o Ano Novo", disse Ricardo Ribeiro, secretário de Turismo de Caraguá.
ILUMINAÇÃO - Segundo ele, a principal praça da cidade (Cândido Mota) será iluminada e decorada com a Casa de Papai Noel. "Os comerciantes também decorarão suas lojas. Vai ficar muito bonito", afirmou Ribeiro. A programação natalina em Caraguá começa em 1º de dezembro.
A meta é receber até 90 mil turistas em dezembro. No ano passado, entre Natal e Ano Novo, 600 mil turistas passaram por Caraguá.
Em Ubatuba, a prefeitura estuda com a Associação Comercial quais serão os eventos destinados a atrair os turistas para o Natal. A meta é receber 300 mil turistas antes do Ano Novo. (Fonte: ValeParaibano)

Ceprolin realiza 1ª Semana de Tecnologia da Informação do Litoral Norte

Litoral Norte - Com o objetivo de apresentar à comunidade da região algumas tecnologias utilizadas na administração pública e privada, e também mostrar o perfil do profissional capacitado para aplicá-las, o Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte realiza de 21 a 25 de novembro, das 19 às 21 horas, a 1ª Semana de Tecnologia da Informação do Litoral Norte.
Organizado pelos profissionais do Ceprolin, Glauco Bianchini, Ronaldo Cheberle, André L.B. Fonseca e Leandro De O. Silva, o evento tem por finalidade apresentar os projetos das instituições do Litoral Norte que mantém cursos nas áreas de informática.
"Convidamos todas as instituições do Litoral Norte para a 1ª Semana da Tecnologia da Informação. É uma forma de apresentar à comunidade a crescente utilização da tecnologia da informação aplicada às diversas áreas do mercado e servir de ponte de ligação entre empresários e profissionais de tecnologia. Estão previstas palestras, mesa redonda, simpósio e painel visando apresentar aos alunos, administradores, profissionais liberais e comunidade interessada, a aplicação da tecnologia da informação, ou seja, a informática. Dessa maneira, no simpósio, as instituições de ensino podem apresentar seus cursos, projetos e a qualificação do profissional que está sendo preparado para o mercado, assim como o público pode conhecer novas tecnologias para utilizar em seu cotidiano, empresas e administração pública" - comenta Bianchini, um dos organizadores.
As palestras, entre outros assuntos, apresentam: Wireless - redes sem fio(acesso a internet e redes privadas utilizando telefonia celular e ondas de rádio); VOIP - Voz sobre o protocolo TCP/IP (redução de custos de telefonia com a utilização da internet); Software Livre - Linux e Open Office (Uma alternativa contra a pirataria); E-Learning ( Ensino a distância); E- Commerce - Comércio Digital (venda pela internet) e focam a importância da orientação e treinamento dos funcionários visando minimizar prejuízos e danos nas empresas. (Fonte: Fundacc)

Estatística da Segurança Pública revela: criminalidade continua crescendo na região

Litoral Norte - A estatística trimestral divulgada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública revelou: a criminalidade na região continua crescendo, com exceção dos furtos, que caíram 2,5%. Homicídios, com aumento de 19%, e roubos, com 17,4%, cresceram na contramão de quase todo o Estado, que registrou quedas respectivamente de 26% e 1,8% nos dois crimes. A comparação é feita baseada nos nove primeiros meses deste ano com igual período do ano anterior.
Reginaldo Pupo/AF 05.mai.05
Policiais civis e militares observam carro roubado em Caraguatatuba. Roubo de veículos teve aumento de 57%, registrando mais casos este ano do que de janeiro a setembro de 2004 no Litoral Norte
O crime que teve maior aumento de incidência foi o de roubo de veículos, com 57% mais casos este ano do que de janeiro a setembro de 2004 no Litoral Norte. Furto de carros também cresceu, em quase 50%.
Caraguatatuba é a cidade que lidera este aumento, com 100% de aumento nos casos de morte violenta este ano, em comparação com igual período anterior. De 17 homicídios nos nove primeiros meses de 2004, subiu para 34 em 2005. A cidade ainda registrou crescimento de 72% nos furtos de carros e 33% nos roubos de veículos.
Mas se Caraguatatuba apresenta este índice nos crimes é de se destacar que de todas as cidades do Litoral Norte, foi também a que mais cresceu no número de habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que também revelou que a população do Litoral Norte aumentou mais do que em todo o Estado de São Paulo.
São Sebastião e Ilhabela acompanharam o aumento de Caraguatatuba. A primeira cresceu nos homicídios em quase 22%, assim como roubo, em 36% e crimes envolvendo carros furtados ou roubados, com 67%. Já Ilhabela teve um aumento de 50% nos assassinatos e 66% em furtos de carros, entre outros acréscimos. (veja quadro nesta página).
Em compensação Ubatuba, a única cidade a contar com Guarda Municipal na região, continua registrando queda em todos os crimes, com exceção de roubo, com pequeno crescimento, de 4%. Homicídios diminuíram em 7,7%. Esta queda já tinha sido revelada na estatística do trimestre anterior, quando também foram registradas reduções nos principais crimes.
Outro lado - “O Litoral Norte foi uma das regiões que mais cresceu de população em todo o país”, comentou o delegado assistente da Delegacia Seccional, Odair Bruzos, justificando o aumento de crimes com o crescimento populacional.
Porém, destacou o delegado, se há este crescimento, também existe um maior esclarecimento por parte do trabalho de investigação. Segundo Bruzos a polícia local recuperou, na região, 70% dos veículos roubados ou furtados. Os outros crimes acompanham o mesmo número de esclarecimentos.
Somente em São Sebastião, exemplificou o delegado, o 1° Distrito Policial, área que compreende a região central, para os 57 boletins de ocorrência de autoria desconhecida registrados no mês de outubro, 44 foram esclarecidos, demonstrando que o trabalho investigativo da polícia vem acompanhando o crescimento populacional e da criminalidade.
Bruzos ainda lembrou das quadrilhas presas em roubos, principalmente na Costa Sul de São Sebastião, embora entrem na estatística de prisões, são suspeitas de mais de um assalto, refletindo número maior de roubos esclarecidos.
Muitas destas prisões foram feitas pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e pela ronda do SOE (Setor Operações Especiais), destacou o delegado. Este último foi criado recentemente e atua no policiamento direto nas ruas junto com a Polícia Militar.
50 novos PMs - O coronel Sérgio Teixeira Alves, comandante da PM do Vale do Paraíba e Litoral Norte, vai mais longe com este otimismo. Ele acredita que a criminalidade irá cair nos próximos meses.
Conforme o coronel, pela estatística dos dois últimos meses a queda já ocorre. Para ele, a mudança no patrulhamento, com ações e operações constantes, reflete este número. “Dentro de três a quatro meses a população começará a sentir o efeito destas ações”, garantiu o coronel.
Outra mudança que refletirá na redução, disse o comandante, são as novas viaturas e o projeto Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), que atenderão as cidades do Litoral Norte.
O coronel também adiantou que o efetivo fixo da PM receberá de 45 a 50 policiais a mais, uma das reivindicações mais antigas dos Consegs (Conselhos de Seguranças e prefeitos dos municípios. “36 já estarão chegando nos próximos dias”, revelou. (Fonte: Imprensa Livre)

Encontro Tucano no Litoral Norte

Litoral Norte - Os diretórios do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) do Litoral Norte estiveram reunidos no domingo, na Câmara de Ilhabela, com o deputado estadual João Caramez, que disputa a presidência estadual do partido com o também deputado estadual Sidney Beraldo. Compareceram ao encontro cerca de 80 pessoas, entre filiados e representantes de partido.
De acordo com o presidente do PSDB de São Sebastião, Paulo Julião, o encontro terminou por volta das 12h00 e foi muito importante para discutir as metas do partido para o próximo ano e fazer um balanço dos acontecimentos políticos na região.
“O deputado se lançou candidato à presidência há mais ou menos um ano, antes de surgirem os outros nomes. O pessoal do litoral norte hipotecou apoio à candidatura dele”, diz. A eleição estadual será no dia 6 de novembro, na Assembléia Legislativa, em São Paulo, e a chapa é composta por de membros das várias regiões do Estado.
Da região do Cone Leste Paulista (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira) farão parte da chapa o vereador de São José dos Campos, Cristiano Pinto Ferreira, e Ubirajara Nascimento, ex-chefe de gabinete da Prefeitura de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


10 mil apóiam Fecha-Bar em Caraguá

Caraguatatuba - Representantes das igrejas e de entidades civis de Caraguatatuba percorreram ontem os dois cemitérios da cidade para coletarem adesão ao abaixo-assinado que pede a implantação do projeto Fecha-Bar.
O documento, que reivindica a elaboração de lei que obrigue os bares que comercializam exclusivamente bebidas alcóolicas a fecharem a partir das 23h, será enviado na próxima semana ao prefeito José Pereira Aguilar (PSDB).
Segundo Cláudia Amable Rodrigues, da Pastoral Fé e Política da Igreja Católica, o abaixo-assinado, iniciado no último dia 23, já contabiliza cerca de 10 mil assinaturas.
VIOLÊNCIA - Para ele, a medida pode colaborar com a redução da violência na cidade, que nos noves primeiros meses deste ano teve 34 homicídios, o dobro de assassinatos registrados no mesmo período no ano passado.
"Caso o prefeito não demonstre interesse em encaminhar a proposta ao Legislativo, iremos propor um projeto de lei de iniciativa popular, pois já temos assinaturas suficientes para isso", disse.
A proposta do Fecha-Bar é defendida, principalmente, pelas mulheres. Ontem, a cada dez assinaturas coletadas pelo grupo, seis eram de mulheres.
Sônia Fernandes, moradora do bairro do Morro do Algodão, disse que é favorável à lei. "Quem frequenta bar após as 23h na periferia não é trabalhador e nem pai de família".
REPERCUSSÃO - Nos bairros mais afastados da cidade a proposta da lei divide opiniões de proprietários de bar.
O comerciante Antonio Douglas de Pádua Barros, 40, disse que fechar os bares às 23h não vai garantir maior segurança à comunidade. "Hoje, o que gera a violência é a droga e não a bebida", afirmou.
Outro proprietário de bar, Afanázio Fernandes, 68, disse que é favorável a medida. "Acredito que a lei se entrar em vigor não irá prejudicar os bares da periferia", disse.
POLÊMICA - Até mesmo entre os delegados da cidade, a questão gera polêmica. O delegado Jairo Garcia, aprova a medida, por entender que haverá redução da criminalidade.
Já o delegado Marcelo Abreu Magalhães, afirma que haveria dificuldades para estabelecer critérios para o fechamento dos bares. "Trata-se de uma cidade turística", disse. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

4 ficam reféns em assalto em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Militar prendeu ontem em flagrante três homens, um deles menor, durante tentativa de assalto à casa de um tradicional comerciante no ramo de carnes em Caraguatatuba.
Na ação, os bandidos, armados de revólveres, renderam a vítima às 7h, no momento que deixava sua residência, no centro da cidade, para ir ao seu estabelecimento comercial.
O comerciante, que pediu para não ter o nome revelado por motivos de segurança, foi obrigado a retornar para a casa, onde estavam sua mulher e duas filhas. Foi o quarto assalto que sofreu desde que chegou à cidade.
"Eles (bandidos) afirmaram que tinham informações sobre minha vida e perguntavam onde ficava o cofre", disse o comerciante, que ficou sob a ameaça de armas durante os 20 minutos que durou a ação.
PRISÃO - A polícia chegou ao local após denúncia anônima. Foram presos Wellington Rodrigo Vieira Silva, 20 anos, Sérgio Apolinário Ramos, 25 anos, e P.L.C., 17 anos. Um quarto assaltante, que ocupava um veículo Meriva, roubado em Pindamonhangaba, conseguiu fugir.
Com o grupo, que não reagiu a prisão, a PM apreendeu três armas calibre 38, uma pistola, calibre 380, que pertencia a vítima, jóias e dinheiro. Silva e Ramos foram indiciados por roubo e formação de quadrilha.
O delegado de Caraguá Marcelo Abreu Magalhães disse que os assaltantes vigiaram os passos do comerciante durante três dias, antes de praticarem o roubo. O menor foi colocado à disposição da Vara da Infância e Juventude. (Fonte: ValeParaibano)

Trio é preso após roubo na Martin

Caraguatatuba - A Polícia Militar prendeu na tarde de segunda-feira, três pessoas, incluindo um menor de 17 anos, após roubo em uma casa no bairro Martin de Sá.
O trio rendeu o aposentado M.K.H., de 54 anos, no portão quando chegava em casa. Ele foi amarrado em um dos cômodos da residência.
A Polícia Militar foi avisada pela mulher do aposentado que estava no quarto, quando ouviu o marido falando na entrada do imóvel. Ao verificar na janela, viu que um desconhecido encostava uma arma no rosto do aposentado.
Antes que fosse rendida, ela se trancou no banheiro, chamando a polícia. Os assaltantes foram presos quando se preparavam para fugir com o carro da vítima. No veículo já estava aparelho de som, vídeo-cassete, DVD, jóias, celulares e até as três bicicletas do trio.
Foram presos C.S., de 47 anos, J. R. A. J., de 19 anos, que tentou fugir, e o adolescente. Além do roubo, C. foi indiciado por porte de entorpecente. Em seu poder, a polícia encontrou uma porção de maconha, pesando três gramas. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Caraguá assina acordo com Banco do Brasil para utilizar pregão eletrônico
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e o Banco do Brasil firmaram acordo nesta segunda-feira, 31 de outubro, para a utilização do pregão eletrônico nos processos de licitação e outros serviços. Um curso para formação de pregoeiros acontece de 10 a 12 de novembro, no Ceprolin

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e o Banco do Brasil firmaram uma parceria para a utilização do serviço de pregão eletrônico da agência, nos processos de licitação do Executivo. O acordo foi assinado pelo prefeito José Pereira de Aguilar e pelo representante do Banco do Brasil, Neri da Rosa Rodrigues, na presença do Secretário da Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, no gabinete do prefeito, nesta segunda-feira, 31 de outubro.
No mês de agosto, a Administração Municipal tinha firmado uma parceria para utilização do pregão junto à Caixa Econômica Federal, mas ainda não foram realizados processos licitatórios porque para operar o sistema eletrônico, é necessário capacitar funcionários para a atividade. O convênio com o Banco do Brasil tem como objetivo auxiliar o Executivo na utilização do sistema de compras, que utiliza a internet como principal ferramenta.
Com esse serviço, a Prefeitura de Caraguá poderá mostrar todas as suas ações com maior transparência, com uma economia significativa nos cofres públicos.
O sistema funciona como uma espécie de leilão nos processos licitatórios, e a grande diferença é que ao invés de o preço dos serviços oferecidos pelas empresas subir, esse valor vai diminuindo de acordo com oferta das empresas. Durante a assinatura do acordo com o Banco do Brasil, o prefeito José Pereira de Aguilar falou sobre a importância desta parceria, no sentido de mostrar as ações do Executivo com maior transparência para o munícipe. “Nossa intenção é de que o primeiro pregão do qual a prefeitura participe seja ainda neste ano, e com transmissão ao vivo, em praça pública, para mostrar a população como funciona esse sistema de licitações”, finalizou.
Curso para formação de pregoeiros - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, por meio do Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, realizará de 10 a 12 de novembro, o Curso de Formação de Pregoeiros, com carga horária total de 20h/aula. É importante evidenciar que o pregão eletrônico vem sendo experimentado pelos órgãos públicos em geral, em todo Brasil, por tratar-se de uma modalidade de licitação dinâmica e transparente. As inscrições já estão abertas. Mais informações pelo telefone (12) 3888-3888. (Fonte: PMC)

Caraguatatuba recebe verba destinada a educação profissional
Com a verba, novos laboratórios serão montados no Ceprolin, proporcionando novos cursos à comunidade, como técnico em microbiologia e biotecnologia

Caraguatatuba - Os recursos oriundos do convênio Fundacc/MEC/SEMTEC já foram liberados para Caraguatatuba: são R$1.640.000,00 destinados a aquisição de equipamentos para os laboratórios de microbiologia, biotecnologia, lavanderia, restaurante e padaria didática, construção civil, gestão, e laboratório de administração, assim como instalações especiais e adequação do prédio do Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte para novos cursos. Os recursos também serão destinados a compra de livros. Os equipamentos serão adquiridos via pregão.
Curso de Formação de Pregoeiros no Ceprolin - A Fundacc abre inscrições para curso de formação de pregoeiros no Ceprolin que acontece no período de 10 a 12 de novembro, com carga horária de 20 horas e o custo de R$150,00. As inscrições já estão abertas.
Visando transparência e dinamismo nas compras públicas, o pregão vem sendo utilizado por muitos órgãos públicos, estimulando os fornecedores a competirem entre si, e a proporem os menores preços, sem descuidar da qualidade.
O curso tem como objetivo trazer aos participantes os aspectos teóricos e práticos, bem como as vantagens que vêm sendo experimentadas na implantação deste novo procedimento de compra pública. O curso será ministrado por Wanderley Rodrigues e Alexandre Magno Mendes da Silveira, profissionais da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Mais informações pelo telefone (12) 3888-3888. (Fonte: Fundacc)

Regulamentação do Salário Família será votada pela Câmara
Projeto altera especificação do benefício

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute na 36ª Sessão Ordinária semanal, Projeto de Lei Complementar de autoria do Executivo, que altera os benefícios do Salário Família aos Servidores Públicos Municipais. A alteração se baseia em valores, no que anteriormente era fixado em porcentagens.
A 36ª Sessão Ordinária semanal, que acontece nesta terça-feira – 01 de novembro, discutirá Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo, que altera o regulamento do Salário Família aos Servidores da Prefeitura Municipal. Atualmente o benefício é concedido com base em porcentagens e com a alteração, será fixado em valores nominais.
Está na pauta para ser discutido e votado Veto Parcial do Executivo, sobre projeto do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), sobre alteração na Lei de Zoneamento que permite estacionamento de Vans e similares na praia de Martin de Sá.
Outro projeto concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o radialista Ricardo Mazzei, de autoria do Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB). Ao mesmo tempo o Vereador Cristian Alves de Godoi apresenta Projeto de Lei revogando o artigo 5º da Lei 1.121/04, que autoriza o Poder Executivo a criar o serviço de alto-falantes na cidade. De acordo com o projeto, os proprietários de empresas deste ramo poderão trafegar pelo quadrilátero compreendido entre as avenidas Altino Arantes, Anchieta e Prestes Maia, além da rua Engenheiro João Fonseca.
Consta na pauta também projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB) que denomina de praça Inácio Lemos o próprio municipal localizado entre a rua Izamira Pinto Santana e a travessa Antonio Lázaro, no bairro do Porto Novo.
Estes projetos já constavam na pauta da semana anterior e só não foram votados devido aos projetos em Regime de Urgência, que devido à demora na discussão, consumiram todo o período referente à Ordem do Dia. As Sessões Ordinárias semanais tem início às 19h30 semanalmente às terças-feiras, com transmissão ao vivo pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz e pela NET – TV a Cabo, no canal 8. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Juarez se reúne com o Presidente do Sindserv

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim (PPS), Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, recebeu na quarta-feira, 26, em seu gabinete, o Presidente do Sindserv – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraguatatuba, Mario Luiz da Silva, que solicitou audiência para tratar de assunto relacionado à Revisão Geral Anual da Remuneração dos Servidores Públicos Municipais de Caragua.
Na reunião Mario entregou ao Presidente Pardim uma cópia do documento que foi protocolado na Prefeitura, onde apresentam estudos e a reivindicação de reajuste salarial para os servidores públicos municipais.
O Presidente do Sindserv explicou que o salário do funcionário público teve perdas nestes últimos 5 anos e que o estudo apresentado é apenas uma sugestão, “Estamos entregando este documento para o Executivo e o Legislativo e estamos abertos a negociação. Queremos um aumento real do salário e não apenas reajuste anual, e estamos aqui pedindo que o Presidente Pardim, somando forças com os outros vereadores da Casa, intercedam favoravelmente junto ao Prefeito Aguilar. Quero agradecer ao Presidente Pardim por nos receber e estamos nos colocando à disposição da Câmara para quaisquer esclarecimentos”, finaliza Mario.
Outro ponto que defende o Sindserv é um plano médico para o servidor público. Pardim também defende um plano de saúde custeado em 50% pela Prefeitura, “Eu entendo que o servidor amparado por um plano de saúde fica tranqüilo, pois além dele os seus familiares também estarão amparados. É na hora do desespero que a gente se pergunta: como eu não tenho um plano de saúde? Pelo que conheço do Prefeito ele tem sido sensível às reivindicações dos servidores, vou fazer uma colocação verbal a ele em uma reunião e irei fazer também um “Requerimento” e protocolar na Prefeitura solicitando estudos sobre o reajuste pleiteado pelos servidores. A reivindicação do Sindserv é justa, precisamos cuidar bem do servidor público, finaliza Pardim”. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Omar Kazon e Aguilar se reúnem com várias comunidades da zona sul

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL) e o Prefeito Aguilar se reuniram quarta-feira, 26 e sábado, 28 com a comunidade do Morro do Algodão, Jardim das Palmeiras, Recanto do Sol, Pontal Santa Marina, Golfinhos, Alameda das Sépias, da Rua Tereza Albino Chacon e Praia das Palmeiras.
A reunião foi marcada com o intuito de apresentar ao Vereador Kazon e ao Prefeito Aguilar os problemas reais vividos por estas comunidades que moram nestes bairros. A reunião aconteceu literalmente nas ruas, o vereador Kazon e o Prefeito Aguilar caminharam pelos bairros, conversaram com a comunidade e puderam ver de perto os problemas vividos por eles no dia a dia.
Durante a caminhada pelas ruas, foram feitos “croquis” (esboço das obras) para o prolongamento de rede de água, prolongamento de rede de energia elétrica e pavimentação.
A comunidade reivindicou a pavimentação da rua São Miguel em toda a sua extensão e também a construção de uma ponte que liga o final da Alameda das Algas com o Pontal Santa Marina. “Esta ponte é de madeira mas é muito antiga, está perigosa, as crianças passam por aqui e até a polícia a utiliza, por isso ela é importante, queremos agora uma ponte de madeira nova, para dar mais segurança a todos e facilitar a utilização até para a polícia”, comenta Kazon.
Na Praia das Palmeiras muitas melhorias também foram reivindicadas pela comunidade, dentre elas pavimentação, nivelamento mecânico e cascalho nas ruas do bairro, luminárias, limpeza das valas e bica corrida.
Kazon finaliza agradecendo a apoio da comunidade, a confiança depositada nele e agradece também ao Prefeito Aguilar, por ter ido participar das reuniões, “O Prefeito foi muito sensível às reivindicações feitas pela comunidade, algumas das obras é de caráter urgente e necessárias e o Prefeito entendeu essa urgência autorizando de imediato algumas obras, outras já ficarão para o ano que vem, mas estamos conseguindo nossos objetivos. É uma luta constante, temos muito ainda a fazer pelo bem estar do nosso povo de Caraguá.” (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela terá festival de jazz

Ilhabela - Com as reservas dos hotéis esgotadas entre 25 de dezembro e 15 de janeiro, Ilhabela concentrará esforços em organizar eventos antes do Natal.
O diferencial, segundo Ricardo Fazzini, secretário de Turismo, é que os eventos serão de pequeno porte e descentralizados, ocorrendo em vários pontos da cidade. "Não queremos turismo de massa", afirmou.
Em parceria com a cidade norte-americana de Nova Orleans, Ilhabela promoverá na última semana de novembro um festival de Jazz e Blues.
Além disso, a cidade negocia com uma empresa de eventos de São Paulo a realização de um outro festival de música em Ilhabela, que deve ocorrer em quatro finais de semana durante o verão.
"O importante é girar a economia da cidade, trazendo dinheiro de fora para ser gasto aqui", disse Fazzini.
Ele disse que Ilhabela receberá até meados de janeiro 32 escalas de navios 7 deles internacionais, os quais trarão 57 mil turistas para a cidade. Em 2004, foram 29 navios e 35 mil pessoas. (Fonte: ValeParaibano)

Desentendimento político faz Ilhabela perder mamógrafo

Ilhabela- O candidato a prefeito e ex-secretário municipal da Saúde, Antônio Colucci, retirou um mamógrafo, equipamento utilizado pelas mulheres para exame na mama, que estava guardado no prédio da Santa Casa e pode responder judicialmente por essa ação, de acordo com o prefeito Manoel Marcos.
Colucci afirma que comprou o mamógrafo com o dinheiro adquirido com a venda de um posto de gasolina. O aparelho, que teria custado R$ 50 mil, estava guardado no prédio da Santa Casa e nunca foi utilizado.
Segundo ele, o equipamento seria instalado no Centro de Atendimento à Mulher, que começou a ser construído com o dinheiro repassado pela Prefeitura, proveniente do aluguel de três prédios, o que corresponde a cerca de R$ 2,5 mil mensais, mas a obra não foi finalizada.
“Por motivos políticos, após a minha saída da Secretaria da Saúde, o prefeito não repassou mais a verba do aluguel para a Santa Casa e a provedora talvez não tenha reclamado, porque é secretária do Meio Ambiente”, diz.
Colucci afirma que pretende vender o mamógrafo ou fazer um comodato, onde receberia um percentual sobre o número de exames. “O hospital entra com o prédio e os profissionais e eu com o equipamento”, explica.
Outro Lado - O prefeito Manoel Marcos afirma que a retirada do mamógrafo da Santa Casa não é um problema que deve ser resolvido pela Prefeitura, mas considera a atitude de Colucci como “um crime cometido contra a população de Ilhabela”.
O prefeito afirma ter tido acesso a uma ata da sessão de Câmara, de 8 de março, quando Colucci, que ainda era secretário da Saúde, teria se manifestado na tribuna e dito que o aparelho seria comprado por um sistema de cotas, em que várias pessoas fica-riam responsáveis pelo pagamento das parcelas.
“Acho estranho que esse aparelho tenha sido comprado por ele, mas caso isso se comprove acho que retirar o aparelho da Santa Casa depois de ter se afastado da sScretaria foi um crime cometido contra a população”, diz o prefeito.
Manoel Marcos afirma que não é verdade que deixou de repassar o valor do aluguel para a Santa Casa, como acusou o ex- secretário municipal da Saúde.
“A gente suspeita que a compra do aparelho tenha tido uma conotação política, como ele não conseguiu se eleger e nem realizar a reforma do prédio com verba do governo do Estado, revolveu retirar o mamógrafo”, afirma.
O prefeito diz que até que se prove que o equipamento é de Colucci a retirada do aparelho está sendo considerada uma apropriação indébita e será aberto um boletim de ocorrência para apurar o fato.
“O Ministério Público poderá ser acionado para apurar a procedência do aparelho, se é dele ou não. Enquanto isso, a grande prejudicada é a população, que ficará sem o mamógrafo”, conclui.
Ontem à tarde a provedora da Santa Casa e secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini, estava em um evento e não pode conversar com a reportagem. No entanto ela adiantou que está fazendo um levantamento da documentação de compra do mamógrafo para verificar que atitude deve tomar. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador deve se afastar da Câmara por motivo de doença

Ilhabela - O vereador Guilherme Henrique Maia (PMDB), conhecido como Drº Guilherme (foto), está internado na Casa de Saúde Stella Maris, em Cara-guatatuba, onde se recupera de uma cirurgia de diverticulite aguda, e deve ficar afastado da política por seis meses.
O vereador foi internado no domingo com fortes dores abdominais e suspeita de apendicite. Após o diagnóstico, Maia passou por uma cirurgia, que durou 6h30, onde foram retirados 30 centímetros do seu intestino.
O vereador, que somente teve alta da UTI (Unidade de Tratamento Intensino) ontem à tarde, segundo seus assessores, se recupera bem, mas ainda não consegue conversar ou se alimentar normalmente.
A família acredita que a causa da diverticulite aguda tenha sido por desgaste emo-cional e quer que o vereador se afaste da política por seis meses, no mínimo, até estar totalmente recuperado da cirurgia.
O vereador Guilherme Henrique tem atuado na Câmara como um forte opositor à administração do prefeito Manoel Marcos.
Um dos seus projetos, o que proíbe a contratação de parentes de políticos até o 2º grau no serviço público, causou grande repercussão na mídia.
O projeto ainda está tramitando na Casa e, caso seja aprovado, o prefeito, vice-prefeito, secretários, vereadores, além dos demais ocupantes de cargos de chefia, não poderão contratar ninguém da sua família para trabalhar em órgãos públicos, a não ser que o candidato tenha sido admitido através de concurso público.
Além disso, os atuais ocupantes dos cargos em comissão que sejam parentes dos políticos deveriam ser exonerados no prazo máximo de 30 dias, a partir da publicação da lei.
Recentemente, o vereador teve um projeto aprovado pela Câmara de Ilhabela que obriga que os projetos de iniciativas pública e privada, inclusive em área de marinha, somente sejam aprovados se tiverem anexado um relatório de impacto de vizinhança.
Além disso, com a publicação da Lei, também será necessário promover audiências públicas com as partes interessadas antes da aprovação final da obra.
O que é diverticulite aguda? - A diverticulite aguda é caracterizada pela presença de divertículos no cólon (porção mais extensa do intestino grosso). Divertículos são formações saculares, normalmente adquiridos e cujo mecanismo de formação ainda é desconhecido.
Nos países ocidentais e industrializados acomete principalmente o cólon esquerdo e é raro antes dos 40 anos, aumentando a prevalência progressivamente com a idade. Alguns fatores parecem contribuir para o seu aparecimento, como a dieta pobre em fibras e alterações da atividade motora, muscular e vascular da parede do intestino que estão associadas ao processo de envelhecimento.
Alguns pacientes podem se queixar freqüentemente, ou às vezes, de desconforto no quadrante inferior esquerdo (QIE) do abdome, constipação, excesso de gases e distensão abdominal.
Eventualmente o quadro pode se agravar e complicar, necessitando de internação e tratamento de urgência, quando ocorre formação de um processo inflamatório local, aparecimento de febre, dor aguda de forte intensidade e/ou sangramento nas fezes, súbito e de porte variável. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Circuito Bad Boy Sebastianense 2005 começa neste fim de semana em Maresias
Os surfistas podem reservar suas inscrições até quarta-feira, dia 2 de novembro, em 10 categorias

São Sebastião - A etapa de abertura do 14º Circuito Sebastianense de Surf acontece entre os dias 5 e 6 de novembro, na praia de Maresias, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo. Com apresentação da VI Fiberglass Foam, o evento patrocinado pela Bad Boy reúne os surfistas para definir os títulos de 2005.
Os interessados podem se inscrever nas categorias Open, Júnior, Longboard, Feminino, Master e Pré-Master, abertas para atletas de qualquer cidade. Já a Mirim, Iniciante, Estreante e Petit são exclusivas para surfistas de São Sebastião. Quem reservar a inscrição até a quarta-feira, dia 2, ganha uma camiseta exclusiva do campeonato.
O circuito de surf de São Sebastião é dos mais tradicionais do país e a cada ano revela novos talentos. Danylo Grillo, Thiago Camarão, Miguel Pupo, Robson Santos, Oscar de Souza, Flávio Tavares, Maer Marques, Carlos Bahia e Alex Leco são alguns dos nomes que foram revelados pelo sebastianense.
O Circuito Bad Boy Sebastianense 2005 terá três etapas. Depois de Maresias, o campeonato ruma em dezembro para Juquehy e tem etapa final marcada para Maresias. Será distribuído R$ 1 mil entre os melhores da categoria Open.
Como prêmio, o circuito também dará blocos de poliuretano, kits de surf, medalhas, troféus e pranchas Arello (ranking final). O vencedor da Best Wave VI Fiberglass leva para casa um bloco. O atleta que doar um litro de achocolatado ou de leite longa vida ganhará R$ 5 em desconto na inscrição ou uma parafina.
Durante a primeira etapa, a Associação de Surf de São Sebastião receberá inscrições para novos cursos do Projeto Salva Surf - Salvamento Aquático e Primeiro Socorro. Podem participar dos cursos, atletas com mais de um ano de surf, doando cinco litros dos itens referidos. Os competidores do circuito e dos cursos receberão parafina Sticky Iirada como brinde.
Todo o alimento recolhido será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. As inscrições ficam abertas até a quarta-feira que antecede a etapa. Também serão doados dois longboards para o Corpo de Bombeiros e um outro sorteado entre os inscritos do curso.
Mais informações com os diretores da Associação de Surf de São Sebastião. Em Maresias, falar com Leco pelo telefone para contato é (12) 3865-6748. Na Barra do Sahy, com Jacuta (12) 9766-9885 e em Juquehy, com Edvaldo no (12) 9111-7218. Saiba mais no site www.asss.nafoto.net.
O Circuito Bad Boy Sebastianense de Surf 2005 (14º Circuito Sebastianense de Surf) conta com o patrocínio da Bad Boy. Co-Patrocínio: Vi Fiberglass Foam, Arello Surfboards e Ideal Terraplenagem. Apoio: Fama Assessoria, Alma Surf, Waves.Terra, Parafinas Sticky Iirada e Rádio Morada FM 95.5, Praiasonline.com.br, Salvamar Paulista e Sobrasa, Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Associação Surf Club de Maresias, Restaurante "Os Alemão" e Pousada Maréatoa Maresias. Realização: Associação de Surf de São Sebastião (19 anos) e Prefeitura de São Sebastião. Supervisão: Federação Paulista de Surf.
Valores das inscrições
Categorias Abertas
Open: R$ 45,00
Junior, Feminino, Master, Pre-Master e Longboard: R$ 35,00
Categorias Internas
Mirim, Iniciante, Estreante e Petit: R$ 35,00
Datas das etapas
1ª etapa - 5 e 6 de novembro (Praia de Maresias)
2ª etapa - 3 e 4 de dezembro (Praia de Juquehy)
3ª etapa - 17 e 18 de dezembro (Praia de Maresias) (Fonte: Fama Assessoria)

Cerca de 300 pessoas comparecem na festa da Aciss

São Sebastião - Cerca de 300 pessoas compareceram na manhã de sábado na festa de encerramento da campanha “Comprou Raspou do Dia das Crianças”, organizada pela Associação Comercial de São Sebastião e a Prefeitura, na Praça do Coreto, região central.
Estavam presentes no evento os secretários municipais da Fazenda e de Turismo e Cultura, Amin Nossabein e Júlio Buzi, respectivamente. Na ocasião foram distribuídos diversos prêmios, como bicicletas, bolas de vôlei, jogos de frescobol e um aparelho celular.
De acordo com o vice- presidente da Aciss, Luiz Prado, o objetivo do evento, além de promover um dia de festa e brincadeiras para as crianças e entregar prêmios para os participantes da campanha, foi oferecer mais uma opção de lazer para os turistas.
Além da premiação, quem foi até o local do evento participou de uma oficina de pintura em telas, que teve o objetivo de estimular a criatividade das crianças, ministrada pelo artista plástico Raul Barros.
A ACISS também programou outras atividades recreativas como cama elástica, piscina de bolinha, pinturas infantis, jogos e brincadeiras, bichinhos de bexiga, fantasias e som.
Durante o evento, que terminou por volta das 14h00, um trenzinho levou as crianças para um passeio na Avenida da Praia e ruas do Centro Histórico e houve apresentação da banda municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião faz exibição grátis de filmes

São Sebastião - A Videoteca Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação, está exibindo filmes gratuitos para a comunidade. São duas sessões para atender adultos e crianças. Todas as sextas-feiras, às 19h30, a programação é destinada ao público adulto. Nas manhãs de sábado, a partir das 10h, as crianças terão uma seleção com clássicos infantis, desenhos animados e aventuras. Amanhã, o público poderá conferir o filme "Vingança Final". Já no sábado, o filme que será exibido é o desenho animado da Walt Disney "Nem que a vaca tussa". A Videoteca Municipal fica na avenida Dr. Altino Arantes, sem número, no Centro. (Fonte: ValeParaibano)

Reunião no Teatro institucionaliza metas da Agenda 21 para o LN

São Sebastião - A Agenda 21, primeira ação global para melhorar a qualidade de vida no planeta – compromisso assumido por 179 países, inclusive o Brasil, durante a Conferência Eco-92, realizada no Rio de Janeiro – realizou ontem, no Teatro Municipal, uma reunião com a presença de representantes dos quatro prefeitos do Litoral Norte, para a assinatura de documentos que reafirmam o compromisso dos municípios e representantes das Câmara Municipais com a construção da Agenda 21 na região.
O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, foi o único chefe de Executivo presente pessoalmente. Os demais prefeitos foram representados.
A Agenda 21 do LN, que já é considerada modelo por ser a única que está acontecendo na costa do Sudeste brasileiro e a única a reunir vários municí-pios em toda a região costeira do Brasil, acaba de receber a primeira parcela de uma verba de R$ 100 mil. Este recurso é oriundo do Fundo Nacional de Meio Ambiente, o município receptor é Ilhabela e será destinado à uma série de ações visando sua divulgação na comunidade.
O encontro teve a presença de Soninha Francine (jornalista e ambientalista), Carlos Felipe de Andrade Abirached (Coordenação da Agenda 21 Brasil - Ministério de Meio Ambiente/MMA) e Marcos Sorrentino (Diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA).
Este grupo formou a mesa de abertura do evento e participou de uma mesa redonda sobre o papel da Agenda 21 e da Educação na Melhoria da Qualidade de Vida no Planeta, no Brasil e no Litoral Norte Paulista.
O encontro regional da Agenda 21 visou também, além de reafirmar a parceria entre os quatro municípios, institucionalizar os Fóruns Municipais e o Fórum Regional da Agenda 21 do Litoral Norte – SP até dia 15 de dezembro de 2005.
Para fazer sua Agenda 21 a população, sociedade civil e governo trabalham juntos, levantando problemas, soluções e executando as ações necessárias para melhorar a qualidade de vida na região. Ela é um processo contínuo de mobilização da comunidade, que ainda vai avançar para reuniões em todas as praias dos municípios.
O encontro teve início às 18h00, com abertura da exposição dos trabalhos do concurso realizado nas escolas da região com o tema: “O que é Agenda 21?”. O concurso foi realizado em seis modalidades – texto, desenho, pintura com técnica, mascote, capa da agenda e slogan. Foi lido também o texto vencedor do concurso, de autoria da estudante Scarllet Karla dos Santos, aluna do CENE.
Houve ainda apresentação do Grupo Infantil Timbalata, de Caraguatatuba; das crianças da Aldeia Guarani Rio Silveira; do grupo de Dança de Rua da FUNDACI (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), com a coreografia “Preservação da Mata Atlântica”; e do Coral Madrigal Cantarte, de São Sebastião.
Finalizando a reunião, foi feita a apresentação dos temas da Agenda 21para debate nos Fóruns Municipais e abertura para inscrições da Comunidade.
Os temas são: Novos modelos e instrumentos de gestão; Geração de emprego e renda e diminuição da disparidade regional; Mudança no padrão de consumo; Construção das Cidades Sustentáveis; Infra-estrutura e integração institucional e regional; e Ciência, Tecnologia e Comunicação. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Ubatuba vai assumir a Santa Casa

Ubatuba - O prefeito Eduardo César (PL) deve anunciar hoje às 9h as medidas que serão adotadas pela administração para normalizar o atendimento na Santa Casa de Ubatuba. Desde a semana passada, devido à crise financeira, o hospital vem atendendo apenas casos de emergência.
Segundo o secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco, entre as medidas estão a privatização e a municipalização dos serviços da Santa Casa.
Franco disse que não há razão para o único hospital da cidade utilizar apenas 12 dos 80 leitos para internação.
Segundo ele, em função da falta de dinheiro, equipamentos e medicamentos, apenas 20 pessoas vem sendo atendidas por dia no pronto-socorro do hospital. Antes, eram em média 400 pessoas por dia.
O provedor da Santa Casa, Jurandiau Lovizaro, disse que a provedoria aceitará qualquer que seja a medida adotada pela prefeitura, desde que normalize o atendimento.
Lovizaro afirmou que a prefeitura ainda não repassou à Santa Casa os R$ 195 mil, verba obtida junto ao Ministério da Saúde, que havia prometido na semana passada. Segundo ele, o hospital tem cerca de R$ 9 milhões em dívidas e um déficit mensal de cerca de R$ 175 mil.
O provedor disse que a prefeitura também pensa em fazer uma auditoria na Santa Casa. Segundo ele, no mês de outubro, houve repasse de verbas por parte da União e da prefeitura no valor de R$ 410 mil e que, mesmo assim, não foi possível normalizar a situação.
IMPASSE - O presidente da Câmara, Jairo dos Santos (PT), disse ser contra a privatização. Segundo ele, a prefeitura não terá recursos suficientes para manter seus serviços. O vereador Ricardo Cortes (PV), que assumirá a Câmara em janeiro e é médico ortopedista da Santa Casa, afirmou que a intervenção é necessária. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Câmara de Ubatuba muda direção

Ubatuba - O vereador Ricardo Cortes (PV), 50 anos, foi eleito anteontem o novo presidente da Câmara Municipal de Ubatuba. Cortes disputou a presidência com Edilson Felix (PSC), derrotando-o por por oito votos a dois. O novo presidente, que assumirá o cargo em 1ª de janeiro de 2006, contou com apoio do prefeito Eduardo César(PL).
A escolha da mesa diretora foi antecipada, atendendo lei que prevê eleições até 90 dias antes da posse.
Cortes afirmou que pretende reduzir o número de servidores do Legislativo, atualmente com mais de cem funcionários. Segundo ele, 70% do orçamento, de cerca de R$ 4 milhões, está sendo destinado para pagar os servidores.
O atual presidente, Jairo dos Santos(PT), disse que espera que Cortes administre a Câmara de maneira independente. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Ubatuba faz feira com gastronomia de países

Ubatuba - Acontece até domingo, dia 6, a tradicional Feira das Nações, este ano em sua 18º edição, na avenida Iperoig, em Ubatuba. Oito entidades do município estarão representando a culinária de vários países. Cerca de 200 voluntários, das próprias entidades, irão trabalhar durante o período da festa tipicamante trajados, cada qual representando um país. Toda a renda será revertida para as próprias entidades. Este ano a novidade é a barraca da Rússia, representada pela Aman (Associação das Mães dos Alunos de Natação), que trará como especialidade os strogonoffs de frango, carne e frutas. (Fonte: ValeParaibano)

III Salão de Belas Artes prossegue até dia 15
Mais de 200 obras de arte estão expostas no salão da Igreja São Francisco de Assis

Ubatuba - A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) promove até o dia 15 de novembro o III Salão de Belas Artes de Ubatuba, que teve início no dia do aniversário da cidade, 28 de outubro. Essa exposição de artes plásticas reúne em um único espaço, 245 obras de 116 artistas, oriundos de 13 cidades do Estado de São Paulo. Pinturas acadêmicas, contemporâneas, desenhos e esculturas poderão ser apreciados no III Salão que acontece no Salão da Igreja São Francisco de Assis. Participam da exposição artistas de Caraguatatuba, São Sebastião, São Paulo, Jandira, Barueri, Taubaté, Campinas, Guarulhos, Pirassununga, Caçapava, Bertioga, Lorena e Ubatuba.
O Salão de Belas Artes foi criado com o objetivo de oferecer à população da cidade, bem como aos visitantes, um maior contato com os valores locais e o conhecimento de artistas de outras cidades que comparecem mostrando sua arte nas mais variadas formas de expressão. O coordenador do grupo setorial de artes plásticas da Fundart, Paulo Alves, afirma que o evento está ganhando notoriedade no cenário artístico do estado e promovendo um intercâmbio saudável entre os artistas. “Criamos com o evento, um espaço propício, não só para o desenvolvimento de nossos conhecimentos no campo das belas artes, mas também, um momento de bem-estar e entretenimento”, afirma Paulo.
O Salão da Igreja São Francisco de Assis está localizado na avenida Professor Thomaz Galhardo s/nº, no centro. A visitação pode ser feita das 14 às 22 horas. Mais informações podem ser obtidas na Fundart pelos telefones (12) 3833-7000/7001. (Fonte: PMU)

Bairro Estufa promove Festa da Banana
Evento promovido pela escola Maria Josefina Giglio Silva conta um pouco da história do bairro, além de mostrar também o total aproveitamento da fruta

Ubatuba - A Escola Municipal Profª Maria Josefina Giglio Silva promove no próximo dia 12, a “1ª Festa da Banana”. A diretora da escola, Flavia Cômitte do Nascimento lembra que a banana faz parte da história do bairro. “A realização desta festa é um resgate da história do bairro. Antigamente existia uma grande plantação de bananas no loteamento chamado Gurilândia Caiçara. Nesse bairro havia também uma estufa para secagem de café, daí o atual nome”, conta a diretora. A história do bairro foi contada pela escola no desfile de aniversário da cidade, no último dia 28. “No desfile ainda lembramos que a estufa foi dividida após a chegada da BR-101, nos anos 70, gerando a Estufa I e Estufa II”.
Durante a “1ª Festa da Banana” serão servidos pratos como tortas, pizzas, bolos e outros pratos tendo a banana como ingrediente principal. O tradicional Azul Marinho (peixe com banana verde) também é presença garantida. Haverá ainda um estande com peças de artesanato feito com fibras de banana, apresentação do grupo de dança da escola, bincadeiras (pesque a banana, acerte a boca do macaco, etc) e um show ao vivo.
A comunidade do Parque Paris, que fica na Estufa II, será parceira em um festival de prêmios, cujos recursos arrecadados serão destinados à construção de uma área de lazer.
A “1ª Festa da Banana”, acontece no dia 12 a partir das 18 horas, na escola, que fica na Av. Vasco da Gama, 430, Estufa I. Informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6261. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba sorteia novas licenças neste mês
Critério para definição de vagas agora será por sorteio; anteriormente as vagas para licenças eram estabelecidas por ordem de chegada

Ubatuba - A Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Ubatuba realizará no próximo dia 18 de novembro, às 9 horas, no Tubão, o sorteio para a expedição de cerca de 120 novas licenças para o comércio ambulante na cidade. Até o dia 4 de novembro a Seção de Tributos Mobiliários afixará na própria seção, a lista dos participantes do sorteio e das vagas existentes. Somente terá direito de participar do sorteio o interessado que protocolou o seu pedido dentro do prazo de inscrição.
O sorteio será realizado por meio de cédulas nominais e deverá ser acompanhado por dois representantes da Associação dos Ambulantes Autônomos de Ubatuba, um representante da Secretaria de Assuntos Jurídicos e por duas pessoas que serão escolhidas dentre os presentes. O sorteado terá preferência na escolha do local indicado na inscrição, caso haja vaga. Caso não haja vaga no local indicado o sorteado poderá fazer opção por outro local disponível.
O sorteado que não estiver presente no ato do sorteio perderá o direito de escolha do local, sendo ao final lhe atribuída a vaga remanescente. Esgotadas as vagas existentes haverá um segundo sorteio de 30 dos regularmente inscritos para uma lista de espera por ordem de sorteio, para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes.
Este será o primeiro ano em que as novas vagas serão definidas por meio de um sorteio regulamentado por Decreto. “Antes as novas vagas eram estabelecidas por ordem cronológica de chegada. A partir deste ano tudo será definido por sorteio”, explicou Lucilene Maria Pereira Tavares, chefe da Seção de Tributos Mobiliários da Prefeitura. (Fonte: PMU)

Workshop para mulheres "Planejamento de vida, entusiasmo e motivação"
Mas os homens podem aparecer....

Ubatuba - A Coordenadoria da Mulher -PMU e a Associação Comercial de Ubatuba convidam todas as mulheres de Ubatuba e Litoral Norte para participar do Workshop de Planejamento de Vida, Entusiasmo e Motivação com o Comunicólogo Jorge Lee.
A idéia é oferecer um workshop motivacional às mulheres a partir de uma conversa entre Jorge Lee e Nalva Barbosa da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Nalva revela que o trabalho social com as mulheres a colocou em contato com uma dura realidade: falta de auto-estima e motivação para a maioria delas.
No dia 7 de novembro, segunda-feira, das 18h00 às 22h00, as mulheres empreendedoras de ubatuba e região terão oportunidade de rever seus conceitos e estabelecer novos objetivos para as suas vidas.
Jorge Lee é Comunicólogo formado pela Fundação Armando Álvares Penteado-FAAP e atua nas áreas de eventos artísticos, culturais e relacionamentos empresariais.
A partir de um desenho animado, Lee apresenta uma visão panorâmica do sucesso e encerra o encontro com a animação do boneco Jimmy Souza.
As inscrições podem ser feitas com Cristiane na Assessoria de Comunicação da Associação Comercial e mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3832 1449 ACIU ou 3834 1067 Coord. da Mulher.
Anote em sua agenda:
Data: 07/11/05
Horário: das 18h00 às 22h00
Local: ACIU- Dona Maria Alves 587-Centro
Investimento: R$ 5,00 associados da ACIU e coordenadoria da mulher
R$ 10, 00 outros interessados. (Fonte: ACIU)

Alunos de Educação de Jovens e Adultos em Ubatuba terão cartilha especial

Ubatuba - A Secretaria de Educação promove nesta quinta-feira, 3, a cerimônia de entrega dos livros para “Educação de Jovens e Adultos – EJA”, do programa Ler e Descobrir. O evento será realizado no Auditório da Escola Anchieta, à partir das 19h30, e os alunos do EJA das escolas Maria da Cruz Oliveira e Mário Covas Júnior farão uma apresentação na abertura. Em seguida acontece a palestra “Projeto Ler e Descobrir - Educação para Jovens e Adultos”, ministrada pela historiadora e presidente do Instituto Técnico para a Educação e a Cultura Vanja Orico, Cláudia Maria Moretzsohn, que falará sobre o projeto, que é uma parceria com o programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.
Alguns alunos, representando os 444 alunos de EJA, receberão a cartilha ‘Ler e Descobrir - A Alfabetização’, que tem ilustrações de Ziraldo. As demais cartilhas serão entregues posteriormente, em sala de aula. O encerramento terá uma apresentação musical por conta dos alunos de EJA da escola Olga Gil.
Primeiro contato - A coordenadora do ensino fundamental da Secretaria de Educação, Cristiane Gil e a professora Soares estiveram em Belo Horizonte, no mês de agosto, onde participaram de conferências e painéis educativos sobre EJA, pedagogia da esperança, enlace da música com alfabetização, sistema de avaliação e fontes de financiamento de EJA.
O programa Ler e Descobrir chamou atenção da educadora, que viu em Ubatuba uma cidade onde a idéia tem tudo para dar certo. “O Programa Ler e Descobrir teve início em canteiros de obras, durante a realização de campanhas de prevenção de acidentes de trabalho. Em Ubatuba poderemos implantar esse projeto em hotéis, restaurantes e outros locais onde haja uma concentração de jovens e adultos interessados em se alfabetizar”, disse a coordenadora.
Uma das palestras que mais chamou a atenção de Cristiane foi sobre o Enlace da Música com a Alfabetização. “O método vincula músicas que o aluno conhece ao aprendizado. Tem música popular, caipira, samba e músicas antigas. Cada lição traz uma música e o aluno desenvolve diversas atividades sobre o tema”, disse. (Fonte: PMU)

Secretário de Esporte acompanha evento que será disputado em Ubatuba
Competição realizada em Florianópolis passará a ser disputada em Itamambuca a partir do próximo ano

Ubatuba - O Secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr. esteve na Praia Mole, em Florianópolis (SC), a convite da organização do Onbongo Pró Surfing, acompanhando a competição, que reuniu entre 24 e 30 de outubro, atletas que disputam o mundial de surf versão WQS (divisão de acesso). O objetivo da viagem foi observar de perto todos os detalhes que envolvem o evento já que a partir de 2006 será realizado em Ubatuba, na praia de Itamambuca. “É uma grande estrutura em torno do evento, mas senti que Ubatuba pode oferecer muito mais”, comentou o secretário.
“Itamambuca é capaz de suportar o evento. É claro que temos um ano para resolver problemas como transporte e estacionamento para o público, mas vamos nos reunir com os setores responsáveis para cuidar de todos os detalhes”, ressaltou Bittencourt. Com relação à infra-estrutura o secretário citou o caso dos sanitários e da segurança. “Este ano para o Supersurf tinhamos 10 sanitários químicos em Itamambuca, alem de vários homens da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Em Florianópolis haviam apenas quatro banheiros à disposição do público e três policiais cuidando da segurança”.
O Onbongo é a única etapa seis estrelas da América do Sul; distribui 125 mil dólares e 2.500 pontos no ranking.
Ubatuba com chances - O atleta de Ubatuba, Odirley Coutinho, disputou a etapa e terminou na 17ª posição. Com o resultado, Odirley passa a ocupar a 28ª colocação no ranking da ASP (Associação de Surfistas Profissionais) e tem grandes chances de ficar entre os Top 16 que terão acesso ao WCT (Divisão Principal) em 2006. O calendário do WQS 2005 prevê ainda duas etapas (Op Pro e o O'Neill World Cup, ambas no Havaí) onde Odirley pode obter os pontos necessários para figurar na elite do surf mundial no próximo ano. (Fonte: PMU)

Santa Casa participa da Feira das Nações e agradece à comunidade

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba está participando da Feira das Nações 2005, trazendo para Ubatuba um pouco das delícias árabes. Kibe cru, kibe frito, esfihas, homus, pão sírio, abobrinha recheada e muito mais. Essa realização só é possível graças ao apoio da comunidade ubatubense. Por essa razão, A Santa Casa agradece aos seguintes colaboradores: Sérgio Caribé, Unimed, Litoral Saúde, Sames, World Center, Arabí (Vera Abreu), Associação dos Engenheiros, Açougue Guaicurus, Casa Nova, Comerciantes da Capitão Felipe, Funcionários do Banco do Brasil, Funcionários da Nossa Caixa, Nosso Banco, Madereiro, Marconi, Origuela, Pacu Madeiras, Pau Brasil, Pecado da Gula, Padaria Rei das Baguetes, Imobiliária Linorte, Restaurante Come-se Bem, SP Comercial Ubatuba, Tadioto, Quiosque Cantão, Auto Posto Utiyama, Di Mônaco, Foto Kikuti, Hipermercado da Carne, Rei do Camarão, S.O.S Farma, Sol Arte Artesanato, Sucolândia, Timoneiro, Ubatuba Palace, Pão Quente (Sônia) e Papelaria Marques (Percy Coelho).
A Santa Casa agradece também aos que fizeram doações para a cozinha e demais setores do hospital entre os meses de setembro e outubro. São eles: Seller Magazine (Sr. Luis Augusto dos Santos), Colégio Taba (direção, administração, pais de alunos e alunos), Colégio Dominique (direção, administração, pais de alunos e alunos), Escola Criarte (direção, administração, pais de alunos e alunos), Sra. Zelma T Landi e Grupo de Senhoras, Lar Vicentino, Sra. Maria José Lopes.
Agradecimentos especiais também ao grupo de voluntários: Valda, Ligia, Neide, Fátima, Ana Paula, Janaina, Werlon, Irma, Clarisse, Maria Lucia, Oswaldo Espada, Lucy, José, Maria Conceição, Cida e às voluntárias: Lú, Ierta, Dilma, Celina, Zélia, Ana Paula, Marly, Maria Lúcia, Débora e Lucelena, que estão colaborando na confecção de todos os pratos e no trabalho durante a festa na barraca Árabe da Feira das Nações. A Santa Casa esclarece que toda a arrecadação será revertida para ajuda na reposição de materiais, medicamentos e equipamentos para nosso hospital. (Fonte: PMU)

Ubatuba promove a Semana Municipal do Diabetes
Palestras, oficinas, exposições e até concurso diet acontecerão durante a Semana

Ubatuba - A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba realiza de 16 a 18 de novembro a “Semana Municipal do Diabetes”. Estão programadas palestras, oficinas, exposições e atividades físicas. Todas as ações da semana estarão concentradas no Shopping Santa Fé, no centro da cidade. A coordenação da Semana é do PSF (Programa Saúde da Família) e contará também com a participação de profissionais das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Agricultura, Pesca e Abastecimento.
No dia 14 de novembro comemora-se do Dia Mundial do Diabético e por isso o Ministério da Saúde sugere que cada município realize eventos voltados para as pessoas que apresentem essa doença. Segundo a nutricionista Claúdia Raffaelli, da secretaria de Saúde, hoje o município tem cadastrado 1.652 diabéticos. “A diabetes é uma doença que vem crescendo no mundo. Estima-se que 7% da população mundial seja diabética. Além de realizarmos essa semana voltada para o diabético procuraremos também despertar a prevenção em outras pessoas”, explicou a nutricionista.
Concurso Diet - A Semana do Diabetes ainda estará promovendo o concurso “Sobremesas Dietéticas com Sabor Regional”. Os interessados deverão efetuar suas inscrições até o dia 10 de novembro nos postos de saúde do bairros ou na Secretaria de Saúde, diretamente com Cláudia Raffaelli. As preparações deverão preferencialmente conter pelo menos um dos seguintes ingredientes regionais: banana, gengibre, mandioca, berinjela. As sobremesas deverão ser ricas em fibras (cascas, folhas, talos, ramas) e pobres em gorduras saturadas (manteiga, creme de leite, frituras). O participante deverá levar a sobremesa ao local do evento para ser degustada, no dia 17 de novembro, às 10 horas.
Para a premiação serão selecionadas 3 sobremesas, sendo 1º, 2º e 3º colocados contemplados com os prêmios doados pelas empresas parceiras, como produtos dietéticos e kits “Cuidando dos Pés” – Homeomag Laboratórios. Os jurados serão chefes de cozinha, culinaristas, diabéticos e nutricionistas. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Confira a programação da Semana Municipal do Diabetes:
16/11 – Quarta-feira –
8 horas - Palestra “CUIDANDO DOS PÉS DO DIABÉTICO” - Podóloga Sílvia Ruschel
10 horas - Oficina “AVALIAÇÃO DOS PÉS DO DIABÉTICO” - SMS
17/11 – Quinta-feira
8 horas - Palestra “A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DO DIABETES” - Nutricionistas Cláudia Raffaelli Nascimento/SMS e Mirna Zucheratto/SMAPA.
10 horas - Concurso 10:00 hs “SOBREMESAS DIETÉTICAS COM SABOR REGIONAL”.
18/11 – Sexta-feira
8 horas - Caminhada - Projeto Atividade Física da Secretaria Municipal de Esportes.
10 horas - Palestra “A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NO CONTROLE DO DIABETES” - Dr. Franz Homero Burini/Especialista em Medicina Esportiva e Pós Graduando em Síndrome Plurimetabólica USP.
O Shopping Santa Fé está localizado na rua Conceição, 180, no centro, próximo a Santa Casa. (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza Fórum sobre Saúde Bucal e atuação do PSF

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Ubatuba de Ubatuba realizou, durante os dias 27 e 28 de outubro, dois eventos relacionados ao Programa de Saúde da Família (PSF). O primeiro, do dia 27 foi um Fórum de discussão sobre saúde bucal na estratégia saúde da família. No dia seguinte, foi realizada a I Mostra Ubatubense de Saúde da Família. Os dois eventos, que aconteceram no Tamoios Iate Clube, reuniram cerca de 200 pessoas e contaram com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e dos Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, além dos profissionais de saúde Ubatuba.
O Fórum teve como objetivos principais, falar sobre o momento atual em que a saúde bucal está passando em nível nacional, por meio da política recentemente implantada, através do projeto Brasil Sorridente e sensibilizar os profissionais em relação à importância e às potencialidades das ações em relação à saúde bucal. Diversos assuntos de grande relevância para os municípios foram discutidos nesse evento.
O diretor do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação do Ministério da Saúde, Dr. José Carlos de Morais, explicou um pouco da dinâmica do departamento, como funcionam os fluxos de encaminhamento de pacientes e como a saúde bucal está sendo organizada nesse contexto. Já o representante da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Augusto Celso Brandão explicou um pouco sobre o funcionamento do PSF na região, relatando os avanços e dificuldades enfrentadas pelos municípios. Segundo Dr. Brandão, o grande avanço é o próprio trabalho da saúde. “Nós estamos saindo das medidas curativas para atuar mais na prevenção e na promoção da saúde. Isso é algo que ainda está sendo construído, porque os profissionais não são formados por essa ótica. Por essa razão, a maior dificuldade dos profissionais de saúde da família, hoje, é entender as ações de saúde como partes de um sistema, que supostamente, deveriam estar melhor articuladas, ou seja, atreladas umas às outras”.
O PSF e sua atuação na Saúde Bucal - O Fórum e a Mostra serviram também para definir e deixar clara a função do Programa de Saúde da Família e como a Saúde Bucal se insere nesse contexto, bem como o que é a Política Nacional de Saúde Bucal e o que se espera dos profissionais atuando nessa perspectiva.
O Programa de Saúde da Família, mais conhecido como PSF, é uma estratégia do Ministério da Saúde para inverter a lógica da atenção voltada para as ações curativas e resolução de problemas. Segundo o Dr Érico Vasconcelos, coordenador do PSF em Ubatuba, “a atuação desse programa privilegia a atenção básica e as ações voltadas para prevenção e promoção da saúde”. Ele conta ainda que a Saúde bucal está inserida no PSF desde 2000, com a mesma intenção. “Nosso objetivo é proporcionar o atendimento odontológico à demanda reprimida e acumulada das comunidades, além de estimular os cuidados com a saúde bucal facilitar, relacionado o conhecimento técnico ao saber popular”. (Fonte: PMU)

Conhecidos os finalistas do Municipal de futmesa

Ubatuba - Foram disputadas no último Sábado mais duas rodadas do Campeonato Municipal, promovido pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes e da Imobiliária Central.
O grande destaque destas rodadas foi a sensacional classificação de Sérgio Godoy, a revelação do ano, eliminando Daniel Gusmão, Flávio Bellard e Fábio Silva.
No Grupo "A", Edson Sírio confirmou seu super-favoritismo e classificou-se com folga, vencendo todos os seus jogos. Em segundo ficou André Rafael. Na terceira posição, classificou-se a revelação do ano e surpresa do campeonato, Sérgio Godoy. A última vaga do grupo ficou com Edu Macedo Jr.
Não conseguiram classificar-se: Daniel Gusmão (um dos favoritos que decepcionou), Flávio Bellard, Fábio Silva e Cláudio Oliveira Jr.
No Grupo "B", muito equilíbrio: Adauto Júlio passou em primeiro, apenas 1 ponto à frente de Ralph Solera e Eduardo Ilário. Ednelson Prado ficou com a última vaga nos critérios de desempate, pois teve a mesma pontuação do quinto colocado (e eliminado), Sílvio Fonseca. Valdinei Campos, que vinha surpreendendo, perdeu a última partida e a vaga nas Finais, ficando em sexto. Em sétimo terminou Alexandre Augusto (outro favorito que decepcionou) e em último ficou Anderson Gomes.
A Fase Final do campeonato começa já no próximo Sábado, com os 8 finalistas enfrentando-se em sistemas todos-contra-todos. Edson Sírio, franco favorito, terá como maiores adversários: André Rafael, Adauto Júlio e Ralph Solera.
Paralelamente à disputa do título Municipal, será realizada a Copa Charles Miller, com os botonistas que foram eliminados do campeonato. A Charles Miller tem em Daniel Gusmão seu maior favorito. Valdinei Campos e Alexandre Augusto devem disputar o título com ele.
O Campeonato Municipal de futebol de mesa 2005 continua no próximo Sábado, a partir das 13:30h, com o início da disputa da Fase Final. A Copa Charles Miller começa no mesmo dia e horário. Os jogos são disputados na FUNDAC, ao lado do Tubão, e a entrada é franca para os visitantes. Mais detalhes no site da AUFM: www.futmesaubatuba.com.br

PM prende quadrilha assaltando turistas em casa no Estufa I

Ubatuba - Uma quadrilha foi presa na madrugada de sábado pela Polícia Militar, na rua Petrópolis, no bairro Estufa I. Quatro assaltantes, incluindo um menor de 17 anos, portando três revólveres, renderam um grupo de turistas.
A quadrilha obrigou as vítimas, moradoras em Tremembé, Taubaté e Campinas, a tirarem as roupas. Um vizinho deve ter desconfiado da movimentação, avisando a Polícia Militar que confirmou o roubo ao espiar por uma fresta na janela da sala e ver encapuzados rendendo as pessoas que estavam deitadas no chão.
A casa foi cercada. Os policiais entraram na residência. A quadrilha tentou fugir e esconder as armas no meio das bolsas dos turistas e lixo do banheiro.
Foram presos V.B.S., de 19 anos, J.A.M., de 19 anos, R.A., de 18 anos e o adolescente. Três foram detidos dentro da casa e um quarto no carro da garagem, onde se escondeu. Este ficou dando cobertura aos demais na varanda e estava armado com uma faca.
A quadrilha reside na cidade, nos bairros Ipiranguinha e Bela Vista. Com eles, a polícia encontrou três armas, calibres 32 e 38, e uma touca tipo ninja. (Fonte: Imprensa Livre)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 04/11 a 10/11/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"A LENDA DO ZORRO"

LANÇAMENTO NACIONAL!!!!!!!!
C/ CATHERINE ZETA-JONES e ANTONIO BANDERAS
Ás 14:30 hs ( Este horário sómente aos sábados , domingos e feriados) e
ás 16:50 hs - 19:10 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"2 FILHOS DE FRANCISCO"

ÁS 14:30 HS
( ESSE HORÁRIO SÓ AOS SÁBADOS E DOMINGOS)
E ÁS 16:50 HS - 19:10 HS - 21:30 HS.

Fonte: cineporto@hotmail.com
 
Ação Litoral
 
Poesia Topo

Peixaria dos poetas
Peixe-lua
Peixe-voador
Peixe-anjo
Peixe-elétrico
Peixe-piloto
Peixe-rei
E deixo fora o peixe-espada
Que meus versos são de paz.


Fazenda marinha
Peixe-galo
Peixe-boi
Peixe-porco
Peixe-cabra
Erram nos latifúndios
Do senhor Netuno.


Receita de João Barreto
Creio nos poderes afrodisíacos
Da banana verde
Com garoupa, coentro-bravo,
Pimenta dedo-de-moça,
Limão-cravo
E uma cuia de farinha,
Mas tem que ser da terra,
Mas tem que ser em panela de ferro,
Mas tem que ser em fogão a lenha.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Artigo Topo

Odontologia para bebês: uma realidade
Drª Jussara Helene Martins - CROSP 29891*

Cuidar da saúde de nossos dentes começa na infância, isto todos nós já sabemos... Mas, o melhor mesmo é começar a cuidar desde cedo, quando os primeiros dentinhos começarem a surgir.
A Odontologia do novo século é uma Odontologia Preventiva. Preventiva no sentido de promover a saúde dos dentes, evitando a cárie na criança como também trabalhando a fala, a deglutição e a mastigação. Estas funções são importantes para o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias.
A Odontopediatria é uma especialidade que visa orientar os pais, sob todos os aspectos relacionados à parte odontológica do bebê.
Hoje, orientamos a mãe gestante, em relação à importância de sua saúde durante a gravidez, para que seu bebê tenha dentes bem formados e um paladar equilibrado, visto que os dentinhos de leite se formam durante a vida intra-uterina.
As mães devem ser motivadas para amamentar seus filhos no peito, conscientes das vantagens e benefícios que estão proporcionando à criança. O ideal é que o desmame ocorra até 1 ano de idade.
A primeira visita ao Odontopediatra deve ocorrer aos 6 meses de idade, época em que normalmente ocorre o aparecimento dos primeiros dentinhos.
É importante o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis, a orientação da correta higienização da cavidade bucal do bebê após as mamadas, com gaze embebida em água filtrada sobre as gengivas, quando os dentinhos ainda não nasceram.
Após a erupção dos dentes, o ideal é utilizar escovas dentais de cabeça pequena e cerdas macias. A mãe também deverá receber orientação sobre o uso de chupetas ortodônticas, tipos existentes de bicos de mamadeira, sucção de dedo e horário de mamadas. É importante salientar o risco da "cárie de mamadeira" em crianças, que após a erupção dos dentes, mamam durante a madrugada.
Assim, a Odontologia Preventiva visa em uma primeira etapa de prevenção, preparar a criança para receber uma educação de saúde bucal, incluindo higiene e fisioterapia oral, aplicação tópica de flúor e uma orientação para uma dieta que cause menos cárie ou até que as evite.
Em uma segunda etapa, inicia-se uma nova fase preventiva com a aplicação de selante nos dentes, que poderá ser indicado a partir dos 4 anos de idade.
A Odontologia para o Bebê pode-se resumir: "Em educar para prevenir buscando sempre a saúde bucal e global da criança, visando, com isto, termos na criança de hoje o adulto saudável de amanhã".

*Drª Jussara Helene Martins de Souza
é odontopediatra com consultório na Rua Teotino Tibiriçá Pimenta 199,
 em Caraguatatuba e ministra aulas para crianças de prevenção
 e higiene bucal em escolas de educação infantil - Fone: 3882-1572

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Pública & publica - O Dinheiro do PT para as eleições de Lula e, seus anexos, brotou sonante. Jorrou! Sem origem, desabrochou dentro de malas, malotes, caixas, caixotes e, até em cuecas. Muito, mais muiiito dinheiro. Milhões de dólares, pra nenhum doleiro ter fôlego de cacifar em reais as "necessidades" diárias das campanhas. As origens? Bem... vejamos... olhem para lá... Simpatizantes (nacionais e internacionais) funcionários emcabidados, prefeituras, contribuições "compulsórias", achaques em empresas, doações, falcatruas, mutretas, superfaturamentos, caixas 2, 3 ...4... em fim, pintaram o 7 com caneta mágica. Aquela que escreve, depois, com pouco tempo, desaparece o que se escreveu. O PT Higt-tec! AS origens, todas escusas, com poucos rastros e, sem provas. Supimpa! Ninguém sabe, todos negam. Quase todos participaram, usaram, usufruíram e, os (um pouquinho só) mais espertos, guardaram. Muito. He. he., he. Quem deles se importa com a opinião pública ou, com o que se publica? Com tanto dinheiro fácil em jogo, quem deles que perder o assento?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

O vôo da bailarina - Emilio Campi

O vôo da bailarina
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor