Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 07 de novembro de 2005 - Nº 1395 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
Associações tentam impedir comércio temporário na praia
Prefeitos prometem valorizar os fixos
Shoppings fazem mais investimentos
Sugestões das Sssociações


Caraguatatuba
Caraguá inicia campanha contra a Dengue
Projeto “Viva a Diferença” participa do Congresso Internacional da SOBAMA


Ilhabela
Alunos de Ilhabela premiados na 5a. edição do Prêmio Escola Voluntária


São Sebastião
São Sebastião recebe Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha
Prefeito recebe gerente do Senai e confirma cursos de manutenção industrial em 2006
Câmara aprova projeto de lei para serviço funerário
Dalton pede reabertura da Colônia de Pesca; secretário aponta má administração
Vereador questiona Sabesp sobre implantação da rede de esgoto na Costa Norte

Ubatuba
Comissão levanta falhas na Santa Casa
Usuário critica postos de saúde
Raio X: Problemas na Santa Casa de Ubatuba
Turista morre ao cair na Praia do Prumirim
Responsabilidade Social
Maricultores recebem curso para cultivo de vieiras
Educação promove palestras sobre educação especial
Equipe de Cruzeiro é destaque em prova pedestre de Ubatuba
Ubatuba terá beneficiadora de pescados
Welb Educação Profissional e Pizzaria Bucaneiros oferecem ótima oportunidade para conquistar um emprego
No aniversário da cidade, a Câmara Municipal de Ubatuba homenageia cinco pessoas com título de “Cidadão Ubatubense”


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Associações tentam impedir comércio temporário na praia
Comerciantes se mobilizam contra concorrência no litoral durante o verão

Litoral Norte - As associações comerciais do Litoral Norte estão se mobilizando para restringir a instalação de estabelecimentos comerciais temporários a beira-mar durante a temporada de verão deste ano. As entidades consideram este tipo de atividade comercial uma concorrência desleal e prejudicial para com os 16.400 estabelecimentos já estabelecidos na região.
A cada início de temporada tem sido comum a presença de empresários e comerciantes de outras regiões interessados em explorar uma atividade comercial a beira mar, apenas durante os três meses de verão, período em que cerca de 1,8 milhão de turistas deverão circular pelas cidades da região.
Até o ano passado, para se estabelecerem a beira-mar bastava aos empresários de fora alugar um ponto comercial por três meses e obter uma licença temporária nas prefeituras. Os prefeitos de Caraguá e São Sebastião garantem que pretendem adotar medidas que valorizem os comerciantes locais durante a temporada (leia texto abaixo).
As associações argumentam que as prefeituras devem valorizar o comércio já estabelecido, que gera renda e empregos durante todo o ano e não apenas na temporada.
Em Ilhabela, a Associação Comercial local elaborou uma lei impedindo comércio temporário no município. Segundo o presidente da associação, Marcelo Antonio Carlos, a lei deve ser aprovada pela Câmara dentro de duas semanas. "O comércio temporário prejudica os empresários locais e também a cidade, já que tradicionalmente utiliza mão-de-obra de fora", disse.
Segundo ele, a lei é de autoria do executivo e foi elaborada a pedido dos comerciantes da ilha.
A prefeitura não irá mais liberar licenças ou alvarás temporários, segundo Carlos. O empresário de fora interessado em investir no verão, terá que fazer uma parceria com um comerciante da ilha. Segundo ele, a medida fortalecerá o comércio e a mão-de-obra local.
UBATUBA - O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahamad Barakat, disse que o município, com apoio da prefeitura, já adotou medidas para restringir a presença de "aventureiros" na cidade durante o verão. Segundo ele, foi formada uma comissão para analisar todos os pedidos de alvará.
"Nossa posição é indeferir todos os pedidos de empresários de fora interessados apenas na temporada", disse.
Em São Sebastião, o presidente da Associação Comercial local, Fábio Aranha, afirmou que a atividade comercial temporária tem sido bastante comum nos bairros da costa sul, como Maresias, Cambury e Juquehy, onde existe um turismo de alto poder aquisitivo.
Aranha disse que vai pedir à prefeitura medidas que proíbam licenças temporárias no verão naquela região.
O vice-presidente da Associação Comercial de Caraguá, Paulo Bijos, disse que também é contra a presença de comerciantes de outras regiões na cidade durante a temporada, mas que infelizmente, a legislação permite a atividade temporária. "O ideal seria que a prefeitura só permitisse a instalação de atividades comerciais ainda inexistentes no município", afirmou. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Prefeitos prometem valorizar os fixos

Litoral Norte - O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (PSDB), afirmou que fará de tudo para impedir que empresas de fora se estabeleçam no município durante a temporada. Segundo ele, os comerciantes aventureiros procuram se estabelecer na cidade neste período porque o lucro é garantido, devido ao grande movimento. O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), disse que estuda alternativas na legislação para restringir ou limitar a concessão de alvarás temporários durante o verão. (Fonte: ValeParaibano)

Shoppings fazem mais investimentos

Litoral Norte - Os dois principais shoppings do Litoral Norte fizeram investimentos para se prepararem para a temporada de verão. O Caraguá Praia Shopping, o maior de Caraguatatuba, com 70 lojas, investiu cerca de R$ 200 mil em sua revitalização. Segundo a administradora Edna Sues, o shopping recebeu nova fachada, iluminação e jardins para atrair moradores e turistas no verão. Em São Sebastião, o Shopping Villamares, na praia do Arrastão, investiu cerca de R$ 20 mil na implantação de uma nova área de alimentação. Entre as novidades para a temporada deverão está a instalação de uma unidade da rede de lanchonetes Bob's. (Fonte: ValeParaibano)

Sugestões das Sssociações

Ilhabela: O empresário de fora interessado em investir no verão, terá que fazer uma parceria com um comerciante da ilha, de modo a garantir fortalecimento do comércio e mão-de-obra locais.
Ubatuba: uma comissão foi formada para analisar todos os pedido de alvará ou licença temporária solicitada à prefeitura
São Sebastião: Serão solicitadas à prefeitura medidas que proíbam licenças temporárias no verão
Caraguá: O ideal seria a prefeitura só permitir instalação de atividades comerciais ainda inexistentes no município. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá inicia campanha contra a Dengue
Com duas campanhas de orientação e conscientização, a Saúde Coletiva de Caraguá começa a prevenção contra a proliferação da Dengue, uma no dia 12 e outra no dia 19 de novembro o “Dia D da Dengue”.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Caraguatatuba, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, inicia uma campanha de prevenção a Dengue no dia 12 de novembro, sábado que antecede ao feriado do dia 15, nos supermercados da cidade, visando atingir também turistas e veranistas.
A meta é prevenir nesta época do ano, a proliferação da Dengue no verão ou após a temporada. O trabalho será baseado em estandes com mostruários vivos e informações sobre cuidados para evitar criadouros de dengue. Os agentes estarão atendendo das 9 às 15 horas do dia 12 nos supermercados Formigão, Silva Indaiá, Pão de Açucar, Shibata e Laticínios Litora Norte.
No dia 19, Dia D da Dengue, os agentes da Divisão de Zoonoses estarão trabalhando contra a Dengue, na Praça Cândido Mota, no centro. No local será montado um estande com informações sobre o Centro de Controle de Zoonoses e suas ações, além de exposição direcionada sobre o controle de criadouros do vetor da Dengue, com exibição de mostruários vivos e filme sobre o tema. (Fonte: PMC)

Projeto “Viva a Diferença” participa do Congresso Internacional da SOBAMA

Caraguatatuba - O Projeto de Educação Física Adaptada “Viva a Diferença”, de alunas dos cursos de Educação Física e Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo, foi selecionado para participar do Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada(SOBAMA), que acontece este ano no em Rio Claro, no Campus da UNESP, de 11 a 14 de novembro.
O “Viva a Diferença” quer proporcionar a inclusão da criança portadora de necessidades especiais na sociedade por meio da atividade física. O projeto é realizado com aproximadamente 45 crianças da APAE e Bombeiros-Mirins de Caraguatatuba, desde o ano passado, e tem atingido seus objetivos.
Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Profa. Tatiane Calve,
com este trabalho está sendo possível reduzir o preconceito, melhorar a habilidade motora e social da criança portadora de necessidades especiais, diminuir a agressividade e outros benefícios como o controle postural e a percepção das crianças.
O projeto acontece às terças-feiras, das 14h às 15h30, no Posto de Bombeiros. De acordo com as alunas Paula Mangia, Telma Tanikawa, Bruno Willi Alves e Maristela Mangia, as crianças estão mais sociáveis e menos agressivas. “Isso acontece devido a convivência de crianças tão diferentes que o projeto visa proporcionar”.
Tudo acontece por meio de atividades esportivas, brincadeiras e a interação das crianças da APAE com os bombeiros-mirins. “Notamos que o interesse de algumas crianças pelas brincadeiras aumentou muito, assim como a participação das crianças da APAE e também a compreensão dos bombeiros-mirins, que hoje ajudam nas atividades sem mesmo pedirmos ajuda”, comenta.
Participar do evento será muito importante para todos nós, vamos trocar experiências com profissionais experientes, pesquisadores, tendo a oportunidade de divulgar nosso projeto.
Festival de Educação Física Adaptada: Alunos do 6º semestre do curso de Educação Física realizam no dia 29 de novembro o “Festival de Educação Física Adaptada. O objetivo é proporcionar o contato com portadores de necessidades especiais aos alunos da graduação. Irão participar os APAES das quatro cidades do Litoral Norte. O evento vai acontecer na quadra da unidade centro da faculdade, com apresentações de dança, jogos e brincadeiras. Aberto ao público. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Alunos de Ilhabela premiados na 5a. edição do Prêmio Escola Voluntária

Ilhabela - Na segunda-feira o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, os vereadores Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Marcio Garcia, José Jorge Pereira, Joadir Capucho e José Roberto Campos, juntamente com a coordenadora da E.E.Eva Esperança Silva, professora Farah e o padrinho da turma, jornalista Paulo Galvão, estiveram presentes em São Paulo, na sede da Fundação Itaú, para prestigiar a entrega do prêmio recebido pelos alunos da E.E. Eva Esperança Silva, que participaram do “5º. Prêmio Escola Voluntária”.
O Projeto “Cidadão Esperança”, elaborado pelos alunos da E.E.Eva Esperança Silva, sob a coordenação da professora Aureananda Fernandes Clemente, ficou entre os 10 finalistas, sendo merecedor do prêmio de Menção Honrosa, entre 308 projetos apresentados. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião recebe Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha

São Sebastião - Estão abertas as inscrições para o Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha que acontece no dia 13 deste mês, com a realização da Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Secretaria de Esportes (Seesp). A prova que é restrita a apenas 300 atletas recebe inscrições até este domingo(06/11), pelo site do evento, www.corridasdemontanha.com.br .
Trata-se de mais um evento que integra o calendário de eventos do 1° Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura.
Com largada e chegada no bairro de São Francisco, os competidores, durante a prova, passarão por adversidades. Serão passagens por trilhas pouco freqüentadas (picadas), travessias de riachos e trechos por dentro de rios, de descidas em terra, entre outros.
Serão 10 categorias: masculino, de 18 a 29 anos, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59 e acima de sessenta anos. As categorias femininas são divididas na mesma ordem. Esses receberão como prêmio um troféu mais um kit.
Para avaliar a prova e comportamento dos atletas, estão espalhados pelo caminho, sete pontos de controle.
O check-in com a retirada do material da prova deverá ser feito no dia 12 deste mês, das 14 às 19 horas, na tenda da organização montada na Praia de São Francisco em frente ao convento.
Para preparar os competidores, os profissionais da Perphil – Mente e Corpo em Harmonia , estarão fazendo a preparação dos competidores com técnicas de Fisioterapia durante o check-in, e após o término da prova.
O briefing será as 8 horas do dia 13, na Praia de São Francisco em frente ao convento. Neste local serão dadas as últimas instruções para os atletas e retirada de dúvidas.
O montanhismo nada mais é, do que caminhadas com atividades de rappel ou escalada, indicadas para o primeiro contato com técnicas mais avançadas do esporte.
A premiação em São Sebastião, na categoria geral, dará ao primeiro colocado R$ 200, o segundo R$ 150 e o terceiro, R$ 100. Para isso, os atletas deverão passar por 10 quilômetros de corrida e mais sete de revezamento. (Fonte: PMSS)

Prefeito recebe gerente do Senai e confirma cursos de manutenção industrial em 2006

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebeu hoje pela manhã (4/11), no gabinete, o gerente regional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Ricardo Figueiredo Terra, para discutir o início de cursos na área de manutenção industrial, porto, petróleo e gás, a partir de 2006, no CIP (Centro Integrado Profissionalizante) da Topolândia. “A idéia é trazer cursos para formação de soldador, montador, torneiro mecânico, manutenção de embarcações, motor diesel/popa, entre outros”, exemplificou o prefeito.
A reunião contou com a presença da secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite, o secretário de Governo, Thirso Júnior, a diretora pedagógica Genoveva Pons Garcia, e o chefe de divisão do CIP, Fábio Marcelo Pereira. Ricardo Terra informou que irá organizar uma visita da equipe de engenharia do Senai para que, em 15 dias, seja elaborado um projeto voltado à cidade. Também poderão ser feitas parcerias com empresas para a realização de alguns cursos.
De acordo com o gerente do Senai, tais cursos são voltados para maiores de 18 anos, porém, o programa “Escola, Vida e Trabalho” é voltado aos menores. Ainda na manhã de hoje, acompanhado da secretária de Educação, ele conheceu as instalações do CIP.
No final do mês passado, durante reunião na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital, o prefeito anunciou a vinda de cursos do Senai para o município. Dr. Juan Garcia esteve reunido com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
A proposta é atender cerca de 300 pessoas. Atualmente, os cursos de iniciação oferecidos são: corte e costura, panificação e confeitaria, produção de pães e biscoitos, informática, serviços administrativos, cozinha industrial e ainda higiene e manipulação de alimentos (para ambulantes), além de produtos alimentares, voltado à APAE, Casa da Criança e do Adolescente e deficientes auditivos.
Atualmente, o CIP conta com 700 alunos. A sede do Centro Integrado Profissionalizante fica na rua Antônio Pereira da Silva, nº 56, no bairro da Topolândia. (Fonte: PMSS)

Câmara aprova projeto de lei para serviço funerário

São Sebastião - O projeto de lei complementar, que estabelece normas para a concessão de serviços funerários municipais, foi aprovado durante a sessão desta quinta-feira, 3.
Desta forma, o Executivo fica autorizado a firmar contrato com até cinco empresas do ramo mediante licitação pública.
O autor da proposta, vereador Luis Antonio Barroso, o ‘Coringa’, acredita que havendo concorrência o preço se torna mais justo. Ele cita que em São Sebastião um caixão custa aproximadamente R$1.800 e que o mesmo é encontrado pela metade do valor na Ilhabela.
“A cidade tem cerca de 73 mil habitantes e apenas uma funerária atende a população. Precisamos ampliar este serviço abrindo espaço para outras empresas”, argumenta Coringa.
De acordo com o projeto, a exploração da atividade será atribuída nas áreas central, norte e sul do município, sendo vedada a outorga a uma única firma, salvo comprovado desinteresse de outras.
Entre os serviços que a concessionária deve disponibilizar estão: fornecimento de caixão, transporte funerário, ornamentação da câmara mortuária, preparação do velório, e providenciar o sepultamento junto ao cartório de registro civil, cemitério, Prefeitura e demais órgãos públicos.
Três emendas modificativas foram colocadas pelo próprio autor. Os gastos para o sepultamento de indigentes, ou pessoas que comprovadamente não possuam condições financeiras, serão disciplinados no contrato de concessão.
Além disso, fica definido também que o aumento das despesas decorrentes da aplicação da lei deverá obedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orçamentária. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Dalton pede reabertura da Colônia de Pesca; secretário aponta má administração

São Sebastião - O vereador Dalton José da Silva acompanhado do secretário da Fazenda, Amin Nossabein, e do diretor do Departamento de Pesca, Álvaro Augusto Moura, estiveram vistoriando o prédio da Secretaria do Estado da Agricultura, na região central, onde funciona a Colônia de Pesca de São Sebastião.
Desde o dia 19 de outubro as duas salas da Colônia estão lacradas pela Prefeitura por não possuir a documentação necessária.
No encontro, Silva pediu ao secretário que reconsidere a decisão, pois entende que os pescadores estão sendo prejudicados com a situação.
“Hoje eles não conseguem tirar a carteira, o selo de desconto no óleo e outros documentos que estão trancados nas salas”, argumenta o vereador.
“Lamento que tenham deixado chegar nesse ponto. Foram dadas todas as condições para que a entidade estivesse regularizada, mas sabemos que nem pedido de alvará foi apresentado”, completa.
De acordo com o secretário, a interdição foi legal. “Se hoje os pescadores estão sendo prejudicados não é por culpa da Secretaria e sim em razão da má administração da Colônia de Pesca que recebeu notificação e teve 90 dias de prazo. Infelizmente nenhuma providência foi tomada. Não nos restou outra saída senão lacrar o estabelecimento”, justifica Nossabein.
Quanto ao pedido de reabertura, o secretário diz que será analisado. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador questiona Sabesp sobre implantação da rede de esgoto na Costa Norte
Esgoto estaria correndo a céu aberto nos canais de drenagem. Empresa vencedora da concorrência pública para execução das obras não concluiu o serviço

São Sebastião - O vereador Robson Wilson dos Santos, o ‘Robson Ceará’, está solicitando à Sabesp, por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada na última quinta-feira, 3, uma série de informações com relação a implantação da rede de esgoto na costa norte de São Sebastião, cujo serviço teria sido paralisado.
Segundo ele, que esteve visitando a região, o esgoto está correndo a céu aberto nos canais de drenagem, o que vem causando transtornos aos moradores da região.
“Tinha uma empresa realizando o serviço de implantação, mas ela acabou não terminando a obra porque deixou de receber verba do governo estadual e quem está sofrendo com isso é a população”, enfatiza.
O parlamentar quer saber quais os bairros e as ruas que o projeto para implantar a rede de esgoto contemplava; se havia previsão de edificação de uma estação para bombeamento e outra para tratamento do esgoto, informando o local e o tipo de sistema a ser utilizado; quais fases do cronograma a empresa que venceu a licitação deixou de concluir; que medidas jurídicas foram tomadas pela Sabesp em relação ao caso e o que ela está fazendo para solucionar o problema e quantas firmas participaram da concorrência.
Além disso, ele pergunta se houve outra concorrência para a conclusão dos trabalhos, enviando, em caso afirmativo, cópia do segundo edital de licitação referente a conclusão da obra inacabada e do contrato da empresa vencedora e qual a previsão de reinício dos serviços e término dos trabalhos contratados. O vereador também pede a cópia do primeiro edital em relação ao certame, bem como do contrato firmado com a firma vencedora para implantar a rede de esgoto.
O parlamentar Marcos Leopoldino declarou que vem acompanhando o problema da região há algum tempo. Segundo ele, há vários canos enterrados no local que estão aguardando negociação da Sabesp para reiniciar as obras. “Não questionei a Sabesp ainda porque estou aguardando resposta do engenheiro responsável pela região do Litoral Norte”, conclui. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Comissão levanta falhas na Santa Casa
Prefeitura de Ubatuba detecta problemas estruturais no hospital e mantém triagem de pacientes

Ubatuba - Um dia após assumir o controle da Santa Casa de Ubatuba, a comissão gestora instituída pela prefeitura levantou uma série de problemas estruturais no hospital e decidiu manter a triagem no atendimento de pacientes --medida adotada pela antiga provedoria devido à falta de dinheiro, medicamentos e equipamentos.
Todos os usuários que procuravam sexta-feira atendimento no hospital eram obrigados a passar por uma triagem, antes de serem encaminhados para a consulta.
O secretário da Saúde Marcos da Silveira Franco afirmou que a medida foi adotada apenas com o objetivo de reeducar a população no que se refere ao atendimento no hospital e não devido à falta de médicos, medicamentos ou equipamentos.
Silveira Franco disse que os usuários não atendidos no hospital são encaminhados para as unidades de saúde da prefeitura. "Todo usuário está acostumado a procurar a Santa Casa, mesmo que seja para fazer um raio-x, queremos mudar essa situação e com isso reduzir a demanda no hospital", afirmou.
Segundo ele, as unidades de saúde estão bem equipadas e podem assumir vários atendimentos feitos na Santa Casa. Na semana passada, a prefeitura inaugurou seis novas unidades de saúde nos bairros. Silveira Franco disse que o atendimento já está normalizado no hospital. Os usuários reclamam que faltam médicos nas unidades de saúde da prefeitura (leia texto nesta página).
PROBLEMAS - Um levantamento feito inicialmente pela comissão gestora constatou vários problemas na Santa Casa. Segundo Silveira Franco, os problemas são bastante antigos e não são de responsabilidade da provedoria que administrava ultimamente a Santa Casa.
Segundo ele, foi constatado que a infra-estrutura hospitalar é precária e insuficiente para um hospital que vinha atendendo em médica 400 pessoas por dia e possui 76 leitos. Alguns equipamentos, como o respirador mecânico e o colposcópio (exame ginecológico por imagem) estão há mais de um ano quebrados. Foi constatado ainda que instrumentos cirúrgicos encontram-se desgastados e há muito tempo sem manutenção.
A prefeitura utilizou parte dos R$ 195 mil repassados pelo Ministério da Saúde para comprar os medicamentos suficientes para 30 dias. Parte dos equipamentos e instrumentos cirúrgicos deverão ser renovados pela prefeitura.
Silveira Franco disse que a prefeitura pretende melhorar as condições físicas do prédio. A maioria das paredes e parte do teto apresenta infiltrações.
Silveira Franco disse que pretende concluir as obras da nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e da nova enfermaria serão agilizadas antes de fevereiro.
Segundo Silveira Franco, o número de médicos (45) é suficiente para um bom funcionamento do hospital, mas o número de funcionários (295) deve ser reduzido.
A prefeitura deve pedir aumento dos recursos provenientes da União e do Estado. Segundo ele, os repasses do SUS (Sistema Único de Saúde), de R$ 195 mil mensais e do Estado, de R$ 12 mil mensais, estão ultrapassados.
A prefeitura tem investido R$ 240 mil mensais na Santa Casa. "Pretendemos melhorar a Santa Casa e o atendimento hospitalar e dentro de um ano devolve-la para a provedoria", afirmou o secretário. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Usuário critica postos de saúde

Ubatuba - Moradores de Ubatuba que foram sexta-feira à Santa Casa alegaram que nem sempre encontram médicos à disposição nos postos de saúde, principalmente, nos bairros mais periféricos e por isso recorrem ao hospital.
Luzia Josefa Silva, moradora do bairro do Sertão da Quina, passou por dois postos de saúde para conseguir atendimento para o neto Gustavo, de 3 anos, que estaria com princípio de pneumonia.
Ela disse que às 8h passou pelo posto do bairro, mas não havia médico no local. Luzia seguiu então para o posto da Maranduba, bairro vizinho, onde o neto recebeu inalação e por orientação de um médico foi encaminhado à Santa Casa. Ela ainda teve que passar pela triagem e aguardar uma hora e meia --Gustavo foi atendido às 16h.
"Acho que esta intervenção pode ser apenas uma 'politicagem' feita pela prefeitura. A situação da saúde continua a mesma no município."
Fábio Vieira, morador do bairro Estufa II, disse que é preciso mais recursos por parte do Estado. "Caso contrário, a situação da saúde não irá melhorar em nada." (Fonte: ValeParaibano)

Raio X: Problemas na Santa Casa de Ubatuba

Prédio
- Pontos de infiltração
- Paredes, pisos e tetos necessitando de reparos e pintura

Recursos materiais
- Equipamentos quebrados e necessitando de reparos e manutenção. - - Instrumentos cirúrgicos em quantidade insuficiente, a maioria desgastados e sem manutenção

Serviços
- Foram suspensos os serviços terceirizados de exames laboratoriais e de raio-x. VALE

Turista morre ao cair na Praia do Prumirim

Ubatuba - Um turista de São José dos Campos morreu ontem ao cair no mar da altura da Praia de Prumirim, em Ubatuba. O nome da vítima não foi revelado pela equipe do Salvamar (Salvamento Marítimo). Um outro turista que acompanha a a vítima também caiu no mar, mas não se feriu. De acordo com o Salvamar, o acidente ocorreu por volta das 8h30. Quando a equipe do Salvamar foi acionada, por volta das 10h, as vítimas já haviam sido resgatadas do mar por banhistas. A morte foi constatada ainda na areia. O Salvamar acredita que os turistas escorregaram em uma formação de rochas e pedras localizada entre a Praia das Conchas e a Praia do Félix. (Fonte: ValeParaibano)

Responsabilidade Social

Ubatuba - Neste último dia 01, o vereador Charles Medeiros protocolou junto a Secretária Municipal da Promoção Social Kátia Regina Gomes Nunes, oficio na qual encaminha cópias de documentos relacionados à implantação de uma Casa de Passagem em Ubatuba, a qual terá responsabilidade em dar continuidade aos trâmites para efetivação da Casa de Passagem para moradores de rua.
Charles Medeiros vem pleiteando desde Março último junto ao executivo estadual a efetivação desta benfeitoria. Recentemente solicitou ao deputado Marcelo que intercedesse junto a Secretaria de Economia e Planejamento a viabilização de R$ 150.000,00 para a obra.
Segundo Jorge da Cruz Oliveira, secretário geral da Comunidade de Serviços Emaús, “trata-se de uma obra fundamental para Ubatuba e para os cidadãos que a utilizarão; sempre sonhei em realizar uma casa de passagem na cidade, mas infelizmente não tive condições, só espero que não desistam desta benfeitoria, será uma das mais belas obras sociais realizadas na municipalidade e se precisar de ajuda estarei a disposição”, reiterou Oliveira.
Para Medeiros, o início da busca por esta melhoria ocorreu em função da pura necessidade em relação à questão abordada, ainda segundo ele, “a responsabilidade social deve falar mais alto entre os homens públicos, pois desta forma torna-se possível buscar soluções para problemas sociais, mesmo que tais objetivos pareçam difíceis e acredito que a implantação da casa de passagem servirá de exemplo de como tratar com maior dignidade os moradores de rua”, comentou Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Maricultores recebem curso para cultivo de vieiras

Ubatuba - A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento da Prefeitura de Ubatuba realizou, ontem, dia 03, um curso de capacitação para criação de vieiras. No final do curso, o prefeito Eduardo César entregou os certificados aos participantes e repassou simbolicamente as 20 mil sementes de vieiras doadas pelo IEDBIG (Instituto de Eco-Desenvolvimento da Baía da Ilha Grande) aos 10 grupos de produtores do município. Além das sementes, os produtores receberam também as estruturas de cultivo, denominadas lanternas japonesas.
O curso contou com aulas teóricas e práticas sobre a biologia das vieiras, a tecnologia de cultivo, o aspecto nutricional e o preparo das vieiras, bem como os aspectos higiênico-sanitários e a confecção das lanternas japonesas. Segundo a secretária de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Valéria Gelli, as informações passadas aos produtores são de última geração. “Nós estamos absorvendo e utilizando a tecnologia utilizada no Chile e na Noruega. Embora as condições sejam diferentes, o Brasil não deixa nada a desejar. Nós estamos testando o cultivo de vieiras em Ubatuba, por acreditar que temos potencial para inovar, trazendo para Ubatuba essa iguaria que é mais saborosa e tem maior valor de mercado que o marisco”, explicou a secretária.
Ubatuba é a primeira cidade do Litoral Norte e Estado de São Paulo que terá diversos pontos de cultivo de vieiras. Na ocasião da entrega das sementes aos produtores, o prefeito Eduardo César disse que essa iniciativa representa um incentivo que o poder público está dando para que o produtor continue trabalhando na água. “As atividades pesqueiras são típicas da nossa região, do povo nativo, por isso, estamos valorizando e dando atenção a esse setor. Quanto mais pudermos aprimorar as técnicas e acrescentar novidades benéficas, mais o município cresce, de forma sustentável e organizada.”
Estão envolvidos nesse projeto o Ministério da Agricultura, a Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. As vieiras terão monitoramento mensal por parte de técnicos da Secretaria, que passarão também orientação técnica aos produtores. (Fonte: PMU)

Educação promove palestras sobre educação especial

Ubatuba - A Secretaria de Educação de Ubatuba promoverá entre os dias 9 e 11 de novembro o I Ciclo de Palestras sobre Educação Especial. Em todos os dias haverá apresentação de alunos de classes especiais das escolas da rede municipal de Ubatuba. Diretores e professores poderão acompanhar as palestras “Convivendo com as diferenças”(dia 9), “Direitos dos portadores de necessidades especiais” (dia 10) e “TDH e Projeto Integrativa”(dia 11). Foram convidados também representantes da APAE, ADUBA (Associação dos Deficientes de Ubatuba) e do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba.
Entre os palestrantes, a psicopedagoga Iara Maria Alvarez Gambale, o advogado Antônio Rulli Neto e o neuropediatra Alexandre Serafim. O I Ciclo de Palestras sobre Educação Especial será realizado no auditório da UNITAU. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3010. (Fonte: PMU)

Equipe de Cruzeiro é destaque em prova pedestre de Ubatuba
Equipe Papa Léguas leva 9 troféus

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba promoveu no último dia 29, a 37ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba. Dividida em dois percursos a prova reuniu atletas de cidades do Litoral Vale do Paraíba e Grande São Paulo. O destaque foi para a equipe Papa Léguas, de Cruzeiro que obteve boa parte dos troféus e medalhas em disputa.
A 37ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba contou com o apoio da Secretaria de Turismo.
Os três melhores classificados em cada categoria receberam troféus; do quarto ao oitavo lugar foram entregues medalhas. Confira os campeões da cada categoria:
Prova de 6 Km: Infantil Masculino - até 15 anos - Éderson Vilela, Papa Léguas Max/Miz-Cruzeiro , 20’32; Infanto/Juvenil Feminino - até 18 anos - Tamires F. Silva, Papa Léguas Max/Miz-Cruzeiro, 24’07; Juvenil Masculino - 16 à 18 - Robson K. Silva, Papa Léguas Max/Miz-Cruzeiro, 37’48.
Prova de 12 Km: Adulto Masculino - 19 à 29 anos - Luciano R. R. Paula, Taubaté, 38’58; Adulto Feminino - 19 à 29 anos - Lucimeire Barbosa, Papa Léguas Max/Miz-Cruzeiro, 53’23; Máster I Masculino - 30 à 39 anos - Carlos A. B. Mattos, Papa Léguas Max/Miz-Cruzeiro, 41’17 ; Máster I Feminino - 30 à 39 anos, Tânia A. Barbosa, São Sebastião, 50’36; Máster II Masculino - 40 à 49 anos - Domingos L. Oliveira – Paraty, 43’51; Veterano + 50 anos – masculino - Nelson Domingos, Ubatuba, 48’49. (Fonte: PMU)

Ubatuba terá beneficiadora de pescados

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou, por unanimidade, um projeto proposto pelo executivo, que trata de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Universidade de São Paulo, em parceria com a Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), o Instituto de Pesca e o Ministério da Agricultura. Esse convênio possibilitará a implantação de uma beneficiadora de pescados, na qual os pescadores poderão congelar ou embalar seus produtos.
Serão investidos cerca de R$ 100 mil reais em equipamentos, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A contrapartida da Prefeitura será providenciar um local para a instalação da beneficiadora, que será administrada junto com os pescadores, membros da AMESP e da Colônia de Pesca. A Universidade de São Paulo, através da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, dará aos usuários o suporte operacional e técnico necessário para utilizar os equipamentos. A Secretária de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Ubatuba, Valéria Gelli, diz que a beneficiadora ajudará os produtores a agregar valores aos seus produtos. “O processamento proporcionará um produto de boa qualidade ressaltando que a segurança alimentar é uma preocupação desta secretaria . Na hora da venda, esses fatores melhoram o preço do produto e a confiabilidade do consumidor”. (Fonte: PMU)

Welb Educação Profissional e Pizzaria Bucaneiros oferecem ótima oportunidade para conquistar um emprego
A temporada está chegando e as vagas de emprego no comércio também!

Ubatuba - O curso de atendimento ao cliente e iniciante para garçon tem o objetivo de capacitar nossos jovens para melhor atender os turistas de nossa cidade.
Faça hoje mesmo sua inscrição, não perca esta oportunidade de aprender uma profissão, qualificar-se e integrar-se ao mercado.
De 21 à 25 de novembro.
Inscrições pelo tel: 3833 8736. Vagas limitadas.
Cristiane G. Zarpelão - Assessora de Comunicação da (Fonte: ACIU)

No aniversário da cidade, a Câmara Municipal de Ubatuba homenageia cinco pessoas com título de “Cidadão Ubatubense”

Ubatuba - A Sessão Solene da Câmara Municipal, no lotado salão de eventos do Hotel São Charbel, na sexta-feira, 28, homenageou com o título de “Cidadão Ubatubense” personalidades que adotaram Ubatuba e que demonstram o amor pela cidade através dos relevantes serviços prestados à sociedade.
O presidente da Casa de Leis, Jairo dos Santos, PT, entregou o título ao geólogo Aziz Nacib Ab’Saber, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da Universidade São Paulo.
Natural de São Luís de Paraitinga, o primeiro contato do professor Aziz com o mar se deu em Ubatuba. Hoje, ele tem uma propriedade na Praia de Itamambuca, onde mais tarde pretende morar.
Ab’Saber iniciou sua carreira em 1941, quando ingressou no curso de Geografia e História da USP. É um dos geógrafos mais respeitados do país, reconhecido internacionalmente. É autor de estudos e teorias importantíssimas para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil. A “Teoria dos Redutos”- base para estudos geológicos, geográficos, biológicos e zoológicos em todo o mundo - é uma das principais teorias, desenvolvida a partir de uma viagem do geólogo pelo interior paulista, em 1957, na companhia do geógrafo Jean Tricard. O professor Aziz tem mais de 320 trabalhos publicados sobre vários temas, como Geomorfologia, Paleontologia, Acossistemas Continentais Sulamericanos, Reflorestamento/Florestamento e Estratégia de Proteção de Biodiversidade e Previsão de Impactos Ambientais. Aziz Ab’Saber conquistou, ao longo de sua vida profissional, diversos prêmios e honrarias.
O homenageado do vereador Osmar de Souza, PFL, foi Jurandir de Oliveira Veloso, o Pelé do Supermercado Paulista.
“Pelé” nasceu em Taubaté e aos dois anos mudou-se com os pais e os outros sete irmãos para Ubatuba, onde cresceu, estudou e casou-se há 25 anos, com Maria Cristina Veloso. O casal tem dois filhos, Rodrigo e Rafael e uma sobrinha, Ana Maria, que cria como filha. Jurandir é gerente geral do Supermercado Paulista, onde começou muito jovem, há mais de 30 anos, nos serviços gerais. Na vida social, Jurandir Veloso, o Pelé, foi por muitos anos, árbitro de futebol de campo de Ubatuba, participando de campeonatos regionais pelo Estado. Foi diretor da LUF – Liga Ubatubense de Futebol e um dos responsáveis pela conquista da medalha de ouro em modalidade coletiva nos jogos regionais de futebol de campo, em 2003. Além disso, ele foi o principal articulador do comércio da cidade para viabilizar um dos maiores eventos já realizados em Ubatuba: o Futebol dos Atores, em outubro de 2003. Vieram grandes nomes da televisão brasileira e foram arrecadados mais de seis toneladas em alimentos não perecíveis.Hoje, Jurandir ocupa o cargo de Conselheiro da Presidência da LUF, proporcionando ao povo caiçara uma boa opção de lazer.
O vereador Charles Medeiros, PSB, entregou o título ao paisagista e escritor Flávio Girão de Carvalho, o fundador da Fundart.
Flávio Girão é caiçara por opção. Nasceu em São Pedro, interior do Estado, mas desde a década de 1950 realiza benfeitorias em Ubatuba. Foi responsável pelo setor de Paisagismo da cidade, na época de Ciccilo Matarazo Sobrinho. Mais tarde, preocupado com a preservação da história, da tradição, da memória e dos costumes regionais, criou e presidiu a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.
Flávio Girão participou da 7ª Bienal de Arte de São Paulo, na época do governo Carvalho Pinto e é também reconhecido por ter sido um dos mentores da Reforma Agrária no Estado de São Paulo.
O vereador Claudinho Gulli, PMDB, fez do presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Ubatuba, Luiz Celso Rocha, um “Cidadão Ubatubense”, com a entrega do título.
Luiz Celso é de Cruzeiro do Oeste, no Paraná, mas mora em Ubatuba desde os 17 anos. Só saiu da cidade para estudar em Campinas e fazer a Faculdade São Francisco de Direito, em Bragança Paulista. Depois de formado, em 1987, voltou para Ubatuba, onde mora até hoje. Exerceu o cargo de vice-presidente da OAB da cidade, em 1996 e em 98 foi eleito presidente da entidade, cargo que ainda ocupa, depois de duas reeleições. Luiz Celso foi presidente e atualmente exerce a função de tesoureiro do Comseg – Conselho Municipal de Segurança. Ele também é presidente do Conselho da Comunidade, desde 1997.
A empresária Maria Antonieta Junqueira Netto Cordeiro, diretora-presidente da Companhia Nacional de Grafite Ltda, de Minas Gerais, recebeu o título do vereador Marcos Francisco, PSC.
Maria Antonieta, estabelecida há 66 anos no Estado mineiro, recebeu este ano o prêmio empresarial “Medalha de Honra da Inconfidência”, do governador Aécio Neves. Ela é proprietária do “Roteiro de Charme” Recanto das Toninhas, desde 1922, gerando muitos empregos diretos e indiretos no município, além de ter colaborado efetivamente com várias entidades.
O prefeito Eduardo César, o vice-prefeito Domingos dos Santos, o presidente da Câmara, Jairo dos Santos e autoridades das Policias Civil e Militar compuseram a mesa da Sessão Solene. Além dos vereadores que fizeram a entrega dos títulos de “Cidadão Ubatubense”, estavam presentes os vereadores Ricardo Cortes, PV, Edílson Félix, PSC, Romerson de Oliveira, Mico, PFL, e Luciana Machado, PDT. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 04/11 a 10/11/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"A LENDA DO ZORRO"

LANÇAMENTO NACIONAL!!!!!!!!
C/ CATHERINE ZETA-JONES e ANTONIO BANDERAS
Ás 14:30 hs ( Este horário sómente aos sábados , domingos e feriados) e
ás 16:50 hs - 19:10 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"2 FILHOS DE FRANCISCO"

ÁS 14:30 HS
( ESSE HORÁRIO SÓ AOS SÁBADOS E DOMINGOS)
E ÁS 16:50 HS - 19:10 HS - 21:30 HS.

Fonte: cineporto@hotmail.com
 
Ação Litoral
 
Poesia Topo

Criança tem cada uma
- Menino, de quem você gosta mais,
Da mamãe ou do papai?
- Eu gosto mais de sorvete!


Lição de inocência
- Por que você está tão suja, menina?
- Cheguei agora da África, mamãe!
- Que perigo, lá tem muitos leões!
- E hipopoto também!
- Hipopótamo, filhinha!
- Esse daí não vi não!
- E Elefante?
- Sim, e girafa, e gorila, e tatu!
- Tatu? Espera um pouco! Querido, tem tatu na África?
- Tem não, mulher, nem tamanduá!
- Escutou, filhinha?
- Mas na minha África tem!


Árvore de estrelas
- Qual é o fruto que dá
Se plantar sementes de estrelas?
- Carambolas, ora bolas!
- É fácil verificar,
É só pedir pra alguém cortar
Fatias dessa fruta
E o resultado será, então,
Uma grande constelação.


Segredos marinhos
Dentro do mar
Cabem peixes e mais peixes
Cabem submarinos
E escanfandristas
Cabem navios afundados
Carregados de patacas
E dobrões
Cabem sereias e baleias
E monstrinhos abissais
E, a cada peralta que mergulhar,
Aumentará um a mais.


O menino e seu cavalo
- Pai, me compra um cavalo!
- Nossa casa é pequena,
Nosso jardim não tem espaço,
Não temos tempo, nem dinheiro,
Sua mãe vai ter um troço!
- Mas quero um cavalinho de pau,
Igual aqueles de antigamente,
Com crina, cauda e bridão
E também as roupas certas
Pra montar no alazão
Uma viola, enfim,
Pra cantar ó Suzana,
Não chores por mim.


Canção para Paulinha
Não existe criança triste
O que há é gente
Sem cão, hamster e gatinho.
Não existe criança só
O que falta é livro e carinho
Não existe menino ou menina
Pobres
O que eles têm
Não se mede em cobres
Toda criança tem um pouco de ouro
Escondido em algum baú do tesouro.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Nota a Imprensa - A Diocese de Caraguatatuba informa que a iniciativa da proposta de fechamento dos bares a partir das 23 horas, embora tenha surgido como ação concreta da 1ª Semana Social Diocesana, vem sendo organizada e conduzida pela sociedade civil organizada, formada por leigos e leigas das Igrejas Católica (*) e Evangélicas, Entidades, Sociedades Amigos de Bairros (SAB´s) e pessoas interessadas no bem comum.
Desta forma, fica esclarecido que as opiniões emitidas à imprensa são de responsabilidade pessoal de quem as expressa e ninguém está autorizado a falar “em nome da Igreja Católica como instituição religiosa”.
(*) leigos e leigas pertencentes às Pastorais Sociais/Pastoral Fé e Política.

Assessoria de Imprensa
Diocese de Caraguatatuba


Contatos imediatos... - Alô, alô... testando... Som...sssssom. E ai? Será que ele ouve o vozeirio, o murmurinho? O volume dos decibéis agora, ficou muito acima do normal. E vendo? Ele vê? Está bem na sua frente e daria para enxergar facilmente! Não? Não estaria claro? E assim, será que melhorou para ele? Ficou mais nítido?...Bom... a claridade, esta mais do que suficiente, cara! Deveria dar, ao menos, para ler facilmente o texto da faixa. As letras são enormes! Me digam: E os lábios das pessoas? Será que ele entende ou deduz, o que as pessoas querem dizer?Quem sabe? Já que ele tem dificuldades para ver e ouvir, deve ter desenvolvido uma maior sensibilidade. E, sensibilidade, é tudo! Bom, vamos de novo. E agora? Sim? Não? Outra vez não? Nada? Puxa vida! Cada hora é uma! Não adianta. Não equaliza! Escute, fala sério, homenzinho verde, você nos entende?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Plano Diretor de Ubatuba - Na reunião de formação de um Núcleo-Ubatuba do Instituto dos Arquitetos do Brasil, ocorrida recentemente, compareceram 23 profissionais, assim, podemos afirmar que contamos com aprox. 30 profissionais trabalhando ou morando no município. O ARQUITETO URBANISTA é o profissional qualificado para dar grande contribuição nas soluções de um desenvolvimento físico-social de uma Cidade ou Região, mas com pouca participação no nosso município.
De acordo com a Lei Federal n° 1. 0257/01 (Estatuto da Cidade), dia 10 de outubro de 2006 encerra o prazo para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborarem ou adequarem seus Planos Diretores, com ampla participação da comunidade. Este processo iniciou-se nos dias 14 e 15 de outubro no CEPROLIN (Caraguatatuba) e a próxima reunião será segunda-feira, dia 7 de novembro, as 19:00 h, na sede da AEAU – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba.
O município de Ubatuba é muito complexo, a ocupação territorial desequilibrada, causa até hoje descontentamentos e conflitos, assim, todas as Associações de Moradores, ONGs, Associações outras, principalmente Cidadãos devem participar intensamente dos debates e os ARQUITETOS DE UBATUBA têm no Plano Diretor sua grande oportunidade de contribuição profissional.

Luiz Carlos Lima
Arquiteto
Ubatuba, SP


Desvio de Verbas - Venho, através deste email comunicar o quão a imprensa tem sido prejudicial a minha familia. Falar, acusar, intimidar, uma pessoa a qual foi, e sempre será correta perante a sociedade sempre foi muito fácil. Não há ligação nenhuma desta perante a imprensa e canais de comunicação, então sempre será de bom tamanho soltar algo a população sem provas do que realmente aconteceu.
Gostaria de esclarecer também que nada do que caiu em Agencia Bancária em seu devido nome foi usado para obter benefício próprio e/ou familiar.
Também comunico que a nota soltada pela imprensa de que ela seja a namorada do Sr Alvelino foi completamente equivocada, e sim convidada para ser apenas sócia, abrindo assim a empresa Auto Clean. Sendo que o mesmo ja se encontrava ou ainda se encontra num relacionamento com uma outra pessoa.
Peço que analisem os documentos concedidos por ela própria à Câmara Municipal de Ubatuba e os fornecido pela entidade Banespa (Banco do Estado de São Paulo). E da mesma forma que jogaram na imprensa a Sra Carolina Mikie Suguimoto como suspeita, peço que a inocencia da mesma possa ser anunciada a população logo após a conclusão dos trabalhos da CPI da Camara Municipal de Ubatuba.
Hoje, ela se encontra em estado de depressão profunda, se tratando no centro de Psiquiatria - Hospital das Clínicas em São Paulo, necessitando a ida a capital do estado 3 vezes por semana.
Já se passaram 5 meses e espero que isso tudo termine de forma rápida e que a verdade possa ser passada a população de forma concreta.
Atenciosamente

Thiago Suguimoto
Ubatuba, SP


Bandeira Vermelha no Rio Itamambuca - Segundo o último boletim da CETESB deu bandeira vermelha novamente no Rio Itamambuca. O que está sendo feito realmente para a despoluição do rio? Onde posso obter maiores informações? Tem alguma associação?
Gosto muito da região de Ubatuba e geralmente fico na praia de Itamambuca. Como sou um leitor do litoral virtual acredito que esse é o melhor meio de comunicação para obter maiores informações sobre o assunto.
Aguardo resposta,

Mário Carlos de Barros Junior
Via e-mail

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Feira das Nações - Juliano Gregori

Feria das Nações
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor