Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 08 de novembro de 2005 - Nº 1396 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
MP cobra congelamento de área ocupada irregularmente em Caraguá


Caraguatatuba
Peça Zona Contaminada participa do Mapa Cultural em SJC no dia 12 de novembro
CIEFI do Porto Novo promove VI Festa Caiçara em Caraguá
Caraguá conquista ouro em duas modalidades durante Olimpíada Colegial
Acalento realiza 1º Seminário de Equoterapia em Caraguá
Caraguá encaminha hoje nova taxa de lixo
Câmara vota Título de Cidadão para radialista


Ilhabela
Ilhabela vai implantar Posto de Atendimento ao Trabalhador
Peixe de 85 kg é capturado na baía de Castelhanos, em Ilhabela


São Sebastião
Hospital de São Sebastião deve R$ 11 milhões
XIX Encontro Villa-Lobos de Canto Coral emociona público em São Sebastião
Maratonas Aquáticas: mais de 1,1 mil atletas na praia do Arrastão
CIP ensina curso de processamento artesanal do pescado
São Sebastião terá aulas do programa “Brasil Alfabetizado” em 2006
Entidades apóiam alteração na Lei de Uso do Solo

Ubatuba
Dise prende donos de restaurante
Polícia apura morte de jovem em Ubatuba
Santa Casa continua atendendo apenas emergências
Poupatempo identifica mais de 600 alunos da rede municipal em Ubatuba
Escola de Ubatuba implanta projeto para intervenção no processo de alfabetização
Secretaria de Educação de Ubatuba apresenta projeto em seminário da USP
Líder dispara na classificação do Municipal de futmesa


Seções
Artigo
Opinião
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

MP cobra congelamento de área ocupada irregularmente em Caraguá
Promotor que quer prefeitura impeça novas invasões na reserva ecológica do Cantagalo

Litoral Norte - O MP (Ministério Público) impetrou Ação Civil Pública contra a prefeitura de Caraguatatuba reivindicando o congelamento de áreas no bairro do Cantagalo.
Segundo o promotor Fábio Rodrigues Franco Lima, a medida tem como objetivo impedir invasões e novas ocupações no bairro, considerado por lei municipal como reserva ecológica.
Franco Lima pediu na ação que a prefeitura, num prazo de 90 dias, conclua o cadastramento dos moradores que vivem em áreas de preservação ambiental ou de risco e intensifique a fiscalização, impedindo novas ocupações no local.
Segundo ele, a idéia é remover os moradores que ocupam áreas de preservação para terrenos situados no mesmo bairro.
"Queremos com a ação, manter livres as áreas de preservação e garantir melhores condições às famílias que vivem nas áreas de risco", disse Franco Lima, promotor de Habitação e Urbanismo.
Segundo ele, há algum tempo a promotoria vinha discutindo o problema com a prefeitura, mas que até agora nada foi feito pela municipalidade para solucionar o problema.
O secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano, disse que, a prefeitura, através da Secretaria de Urbanismo, está finalizando o cadastramento dos moradores para dar início ao congelamento do Cantagalo. O secretário de Urbanismo, Leandro Borela, não foi localizado para comentar o assunto.
OUTRAS CIDADES - Em São Sebastião e Ubatuba, o congelamento de áreas ocupadas irregularmente tem sido estimulado pelas prefeituras.
Há duas semanas, a Prefeitura de Ubatuba concluiu o congelamento da 14º área --um núcleo com 60 casas dentro da Parque Estadual da Serra do Mar, na Praia do Félix. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Peça Zona Contaminada participa do Mapa Cultural em SJC no dia 12 de novembro
De 10 a 21 de novembro, 12 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte estarão competindo na fase regional do Mapa Cultural Paulista, na modalidade Teatro. As apresentações acontecem em São José dos Campos, no Teatro Santana, e na Fundação Cassiano Ricardo. A cerimônia de premiação será no dia 22 de novembro

Caraguatatuba - Caraguá está entre as 12 cidades participantes da fase regional do Mapa Cultural Paulista, na modalidade Teatro. A peça Zona Contaminada, do TEC – Teatro Experimental de Caraguatatuba/Fundacc, vencedora da etapa municipal do Mapa, realizada no mês de junho, representará a cidade na competição regional que reunirá municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A apresentação acontece no próximo sábado, 12 de novembro, no Teatro Santana, em São José dos Campos.
Dos 11 destaques apontados pela comissão julgadora na fase municipal, a peça Zona Contaminada conquistou 10, entre eles, melhor direção, melhor espetáculo, melhor trilha sonora, melhor cenário, melhor figurino, melhor iluminação, melhor atriz, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante. O elenco tem a participação de Lala Machado (Carmem), Rosana Castro (Vera), Vinícius Nogueira (Homem de Calmaritá), Marcelo Mantovani (Mr. Nostálgio) e Ângelo Pereira (Nostradamus).
A peça conta a história de duas irmãs, marcadas pelo destino. Carmem e Vera, as únicas sobreviventes de um fenômeno que contaminou todo o planeta, estão foragidas.
Para o coordenador da área de Artes Cênicas da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), e diretor do espetáculo Zona Contaminada, Júnior Magresco, participar do Mapa Cultural é sempre uma experiência enriquecedora. “Eu já participei no Mapa Cultural outras vezes, mas penso que desta vez, estamos levando uma peça diferente da minha linha de trabalho. Zona Contaminada é uma peça que tem grande apelo de público, mas também agrada à crítica. É um texto de fácil entendimento, que fala de temas muito próximos a todos nós, e acredito que a estética com a qual trabalhamos contribui para o entendimento do espetáculo, que além de belo, é engraçado e comovente”, explicou o diretor.
Confira o cronograma de apresentações:

Dia 10/11, quinta-feira – Caçapava – Tem gato na tuba
Dia 11/11, sexta-feira – Campos do Jordão – Palhaços
Dia 12/11, sábado – Caraguatatuba – ZONA CONTAMINADA (TEC)
Dia 13/11, domingo – Cruzeiro – Mas ninguém vê, ninguém sabe
Dia 14/11, segunda-feira – Tremembé - Um, dois e Três
Dia 15/11, terça-feira – Jacareí – Escola de Mulheres
Dia 16/11, quarta-feira – Pindamonhangaba – Num meio dia de fim de primavera
Dia 17/11, quinta-feira – Queluz – Filho Pródigo
Dia 18/11, sexta-feira - São Sebastião – Valsa nº 6
Dia 19/11, sábado – São José dos Campos, Mulheres
Dia 20/11, domingo – Taubaté – O julgamento de Josué
Dia 21/11, segunda-feira – Guaratinguetá – Rádio PRK-60
Dia 22/11 – cerimônia de premiação.

Outras modalidades do Mapa Cultural Paulista - Caraguatatuba também participa do Mapa Cultural Paulista em outras modalidades artísticas. As fases regionais serão sediadas por várias cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Caraguá participa das etapas de Artes Plásticas, dia 11, em Ilhabela, de Contos, no dia 20, em Taubaté, de Dança, no dia 18, em Guaratinguetá, de Fotografia, no dia 16, em Tremembé, de Poesia, no dia 16, em Canas, e de Vídeo, em Caraguatatuba, no dia 11 de novembro, na videoteca Lúcio Braun, no MAAC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

CIEFI do Porto Novo promove VI Festa Caiçara em Caraguá

Caraguatatuba - A EMEI/EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, do bairro Porto Novo, promove a sua VI Festa Caiçara, no próximo dia 12 de novembro, a partir das 15 horas, na própria escola. O objetivo deste evento é promover o resgate da cultura caiçara.
De acordo com a diretora da escola, Débora Valle da Silva Pilon, “todo o segundo semestre do ano letivo, os professores trabalham com os alunos de maternal ao 4º ano temas referentes ao caiçara. A festa é a culminância deste projeto”.
“Existe um concurso de desenhos para alunos e frases para professores que, os vencedores, estamparão camisetas e convites referentes à festa. Todos os trabalhos estarão expostos para que os visitantes possam conferir”, explica Débora.
A direção espera para esse ano um público superior a 800 pessoas, entre alunos e comunidade. Para atender a todos, a Festa Caiçara contará com barracas de comidas típicas como lambe-lambe, caldo de peixe, pastel de camarão, entre outras.
A EMEI/EMEF Profª Maria Aparecida Ujio fica à Av. Ezequiel da Silva Barreto, 285, bairro Porto Novo. Participe!!! (Fonte: PMC)

Caraguá conquista ouro em duas modalidades durante a etapa final da Olimpíada Colegial
As equipes de Ginástica Rítmica, Tênis de Mesa e Basquete Masculino trouxeram para casa, medalhas de ouro e bronze.A competição envolveu todas as cidades do estado que conquistaram o primeiro lugar durante as competições nas fases municipal e estadual

Caraguatatuba - Equipes espotivas das Escolas Estaduais de Caraguatatuba estiveram na cidade de Votuporanga de 27 outubro a 6 de novembro para participar da fase estadual da Olimpíada Colegial, categoria mirim (idade de 13/14 anos). Três das seis modalidades que representaram o município conquistaram bons resultados. A equipe de Ginástica Rítmica livre e Tênis de Mesa feminino, conquistaram a medalha de ouro e a equipe de Basquete masculino ficou com a medalha de bronze.
A Ginástica Rítmica da Escola Estadual Dr. Eduardo da Costa Júnior é composta pelas atletas Franciele Pereira Feitosa, Natália Santana Righi, Bruna Cristina, Bruna Siqueira, Caroline Xavier, Maryane Geli, Drielle Eller, Fabiana Batista, Fabiana Andressa e Henrique Pereira Feitosa, o único homem de toda a competição, sob o comando da professora Ana Paula Ribeiro Queiroz, que disputou a fase regional da olimpíada e ficou com o primeiro lugar. Esse título classificou o grupo para a fase estadual, onde enfrentou escolas da capital paulista, Jaú, Santa Fé do Sul, Itapevi, Ilha Soletira, Eldorado e Itapetininga conquistando o primeiro lugar da competição.
A equipe de Tênis de Mesa feminino da Escola Estadual Ismael Iglesias também representou bem o município conseguindo ótimos resultados ao longo da competição. Os atletas, que já haviam conquistado o primeiro lugar nas fases municipal e regional, enfrentaram 15 equipes do estado também classificadas nas duas fases anteriores. Mas a equipe comandada pelo professor Nabil José Awad não deu chance para os adversários e ficou com a medalha de ouro.
A medalha de bronze foi conquistada pelos atletas de Basquete Masculino da Escola Estadual Colônia dos Pescadores. Sob o comando do prefessor Luiz Cláudo Passos (Dado), o time também passou pelas fases municipal e estadual e conquistou a classificação para a fase final. Os atletas enfrentaram adversários de cidades como Guarulhos, Bauru, São José do Rio Preto, São Vicente, entre outros, e conseguiram trazer para casa a medalha de bronze.
Ainda representaram Caraguá na Olimpíada Colegial, as modalidades de Futsal Masculino, Xadrez Masculino e Dama Masculino.
As equipes caraguatatubenses representaram a região de São José dos Campos, que é composta por 49 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Participaram da competição final as cidades que consquistaram o primeiro lugar nas fases municipal e regional.
O evento foi organizado pela Secretaria da Juventude Esporte e Lazer e Secretaria Estadual de Educação e a equipe de Caraguá teve o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

Acalento realiza 1º Seminário de Equoterapia em Caraguá
Através da Equoterapia, a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano destaca a importância de um atendimento humanizado a pacientes especiais

Caraguatatuba - Com o objetivo de informar estudantes da área de educação e profissionais da área médica sobre os benefícios da Eqüoterapia (tratamento com cavalos) proporciona, a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano “Acalento” com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Caraguá e Faculdades Integradas Módulo, realizam no dia 17 de novembro, às 19 horas, no Teatro Mário Covas, o 1º Seminário de Equoterapia ‘Saúde e Educação’.
As palestras serão dirigidas a educadores, professores, coordenadores, estudantes de pedagogia e normal superior, assistentes sociais, professores de educação física, dança, música, arte e equitadores, além de profissionais da área da saúde - médicos (pediatras, neurologistas, psiquiatras, ortopedistas); fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; veterinários; empresários; pessoas que se sensibilizam com a causa.
A Equoterapia é um método terapêutico-educacional desenvolvido com a utilização do cavalo domesticado. Com uma abordagem interdisciplinar das áreas de saúde, educação e equitação - que busca o desenvolvimento biopsicosocial do paciente, proporcionando-lhe uma melhora na qualidade de vida -, a Acalento vem desenvolvendo terapias de recuperação em pacientes do Litoral, obtendo sucesso em casos de traumas pós-acidentes, síndrome de down e outras necessidades especiais.
A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano é uma Instituição Filantrópica, sem fins lucrativos, com propósitos humanitários e científicos. Seu objetivo é disponibilizar aos pacientes e seus familiares, um atendimento multidisciplinar, através de uma assistência psico-médico-social, e demais áreas correlacionadas.
Pesquisas demonstram que tanto as instituições privadas quanto as públicas, vêm buscando alternativas para solucionar graves problemas que aparecem logo nas séries iniciais (1ªs e 2ªs séries do Ensino Fundamental), período em que se desenvolve a alfabetização propriamente dita. As dificuldades de aprendizagem, que alguns alunos demonstram ao longo da série, incidem não somente naqueles que apresentam necessidades educativas especiais ou crianças socialmente menos favorecidas. Verifica-se que o alto índice de dificuldade na aprendizagem ocorre em diferentes classes sociais.
Resgatar o interesse e estimular o prazer do aprender é, portanto, o grande desafio para pais, terapeutas e educadores. De acordo com a Profa. Zenaide, presidente da Acalento, as contribuições da Equoterapia na aprendizagem são inegáveis, pois possibilita o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento de atitudes sócio-afetivas, como a cooperação e a integração.
Para participar, basta fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Educação, à Av. Rio de Janeiro, 860, Indaiá. O telefone para informações é 3892-7000. A entrada é 1 KG de alimento não perecível. As vagas são limitadas. (Fonte: Módulo)

Caraguá encaminha hoje nova taxa de lixo

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá envia, hoje, pelos Correios os boletos de cobrança da taxa de lixo referente aos serviços executados este ano.
A cobrança, feita em parcela única, poderá ser quitada nas agências bancárias até o dia 12 de dezembro. Estão sendo cobradas três tipos de taxas: a residencial, a comercial e a destinada às clínicas médicas, odontológicas e veterinárias.
Segundo a prefeitura, serão postadas cerca de 40 mil boletos de cobrança de taxa de lixo residencial, com valores entre R$ 40 e R$ 175. Os munícipes poderão solicitar o pagamento da cota única em três parcelas. A solicitação deve ser feita diretamente ao setor de Dívida Ativa, no Paço Municipal, mas as parcelas não poderão ser inferiores a R$ 16.
A cobrança da taxa de lixo foi aprovada pela Câmara em dezembro de 2003 e regulamentada este ano pelo atual prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB). No ano que vem, a cobrança da taxa de lixo será enviada junto com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), podendo ser quitada em até dez parcelas mensais.
A prefeitura pretende arrecadar anualmente cerca de 1 milhão com a taxa para cobrir parte das despesas com a coleta e o transporte de lixo no município. Atualmente, a prefeitura gasta R$ 400 mil mensais com o serviço. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara vota Título de Cidadão para radialista
Há também alteração no serviço de alto-falantes e nos Títulos de Cidadania

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira – 8 de novembro, durante a sua 37ª Sessão Ordinária semanal, projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o radialista Ricardo Mazzei, da rádio Caraguá FM. A autoria da proposta é do Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB).
O radialista nasceu no interior do estado e está radicado na cidade há mais de 15 anos, já tendo trabalhado em diversas emissoras. Especialista em esporte o radialista apresenta programa diário e gerencia a FM local.
O Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), apresenta projeto que revoga o artigo 5º da Lei 1.121/04, sobre o serviço de alto-falante volante na cidade. Segundo o projeto, fica permitido o tráfego de carros que praticam esta modalidade de prestação de serviço no quadrilátero compreendido entre a avenida Anchieta e as ruas Engenheiro João Fonseca, Altino Arantes e Prestes Maia.
Outro projeto, desta vez de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), altera o parágrafo 1º do artigo 147 do Regimento Interno, sobre a concessão de Títulos de Cidadão. Atualmente cada Vereador poderá conceder apenas 2 (dois) Títulos de Cidadania por mandato – 4 anos. O projeto do Parlamentar aumenta para 3 (três) concessões por mandato. Há informações também que um substitutivo, de autoria do Vereador Germino de Souza (PPS), deverá ser apresentado, aumentando a cota para 4 (quatro) honrarias por mandato.
O Vereador Aurimar Mansano (PTB), irá discutir projeto de sua autoria que denomina de rua Benedicto Pereira a atual rua 14 no Jardim Aparecida, situado no bairro do Porto Novo, bem como o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que denomina de rua Mário Maziero a atual rua 8, localizada no Balneário Marinas, no bairro do Morro do Algodão.
A transmissão ao vivo da Sessão Ordinária semanal da Câmara de Caraguá é feita pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz e pela NET – TV a Cabo, no seu canal 8 (oito) e não mais no canal 30, como era apresentada anteriormente. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela vai implantar Posto de Atendimento ao Trabalhador

Ilhabela - A Comissão de Emprego de Ilhabela e o prefeito Manoel Marcos aguardam a visita de técnicos da secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho para avaliar a instalação do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador -, na cidade.
Durante reunião, ocorrida na semana passada, a equipe municipal entregou ao secretario de Estado, Walter Caveanha, a planta estruturall do local indicado para as futuras instalações do programa.
Segundo o prefeito Manoel Marcos, no decorrer da reunião foi demonstrado o anseio, por parte do Governo do Estado, em agilizar a implantação do programa para até o final deste ano.
A Comissão de Emprego acredita que o PAT em Ilhabela vai ajudar o trabalhador, pois além de proporcionar um local único de acesso a diversos serviços, estará realizando a contratação de funcionários para a frente de trabalho.
O Posto de Atendimento também abrigará as instalações do Banco do Povo e será uma estrutura formal para ajudar os empregadores no processo de contratação.
“Sabemos que um dos grandes problemas do Brasil é a geração de empregos, o que não poderia ser diferente em Ilhabela. Com esta ação esperamos disponibilizar à população uma estrutura que irá organizar a questão do emprego para os trabalhadores de nosso município”, disse o prefeito. (Fonte: Imprensa Livre)

Peixe de 85 kg é capturado na baía de Castelhanos, em Ilhabela

Ilhabela - Um peixe da espécie Cherne Branco, de 85 kg, foi capturado ontem na Ilha do Rosário, que fica na Baía de Castelhanos, em Ilhabela. Para retirar o peixe da água, o pescador conhecido por Marcelino precisou da ajuda de quatro pessoas.
O pescado foi levado para a Cooperativa de Pesca de São Sebastião, que tentaria revendê-lo para o Ceasa, em São Paulo. Caso fosse fatiado para vender na cidade, o peixe daria no mínimo 20 postas.
O “cherne” pode alcançar 2 metros de comprimento e pesar até 380 kg. Os peixes jovens vivem em águas rasas, em costões, estuários e recifes costeiros, mas à medida que crescem dirigem-se para águas mais profundas.
Essa espécie é um peixe voraz, que se alimenta principalmente de peixes, não desprezando os crustáceos. Tem grande valor comercial. A pesca amadora é mais difícil porque os grandes indivíduos habitam águas profundas. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Hospital de São Sebastião deve R$ 11 milhões

São Sebastião - Um levantamento feito pela empresa Med Labor, contratada pela prefeitura de São Sebastião para elaborar um estudo financeiro sobre hospital de clínicas, constatou que as dívidas do hospital ultrapassam a R$ 11 milhões.
O relatório, divulgado ontem, constatou ainda que só a folha de pagamento é responsável mensalmente por 77,3% dos gastos do hospital e considerou inadequados os contratos com prestadores de serviços terceirizados.
O prefeito Juan Pons Garcia (PPS) disse que mandou fazer a auditoria para que as autoridades e a população saibam da realidade financeira da entidade. Segundo ele, a prefeitura pode participar de uma co-gestão na entidade, desde que, haja um novo modelo de gestão.
O provedor Décio Galvão, afirmou que, os números e problemas apresentados pelo relatório, são semelhantes aos constatados pela provedoria.
"Fiquei feliz pelo fato do relatório não ter constatado desvio de dinheiro. Nosso problema sempre foi a falta de recursos para poder sanear nossas dívidas e melhorar o atendimento", disse.
Galvão disse ainda que uma pesquisa feita pela empresa, que recebeu R$ 70 mil da prefeitura para fazer o relatório, constatou que os usuários elogiaram os serviços prestados pelo hospital de clínicas. (Fonte: ValeParaibano)

XIX Encontro Villa-Lobos de Canto Coral emociona público em São Sebastião

São Sebastião - A 19ª edição do Encontro Villa-Lobos de Canto Coral foi marcada pela emoção. Mesclando canções populares e eruditas nas mais variadas composições vocais, os coros das cidades levaram mais de 600 pessoas ao Teatro Municipal no final de semana.
Na noite de sábado (5/11), as apresentações foram dos corais: “Madrigal Cantarte” (São Sebastião), vencedor do Mapa Cultural Paulista em sua fase municipal; “Coral Clemente” (São José dos Campos), “Madrigal Gaude” (Pindamonhangaba), “Coral Municipal” e “Coral Arte e Canto”, ambos de Santos. Já no domingo, antes dos corais, a Banda Municipal de São Sebastião “Maestro Manoel Ladislau de Matos”, sob a regência de Almir Clemente, empolgou o público logo na abertura.
O “Madrigal Cantarte” voltou ao palco do Encontro Villa-Lobos para a apresentação de canções internacionais. Segundo o organizador do evento, Marco Antônio Câmara, a idéia é tornar o encontro internacional em 2006. “Vamos trazer corais do Chile, Argentina, entre outros”, antecipou.
Em seguida, o Coral Infantil da Secretaria de Educação (Seduc), formado por alunos de escolas de Maresias e Morro do Abrigo, mostrou que a paixão pela música pode ser descoberta desde cedo. Também se apresentaram no domingo os corais Celina Pellizzari (Ilhabela), Vento Leste (São Sebastião), Canto Caiçara (Ubatuba) e Água Viva (Caraguatatuba). Além do espetáculo cultural, o encontro proporcionou a arrecadação de leite para o Fundo Social de Solidariedade.
O evento foi uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Cultura e Turismo. No encerramento, o secretário Julio Buzi fez a entrega dos troféus a todos os participantes. (Fonte: PMSS)

Maratonas Aquáticas: mais de 1,1 mil atletas na praia do Arrastão

São Sebastião - A última etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas reuniu 1.180 atletas, no último domingo, na praia do Arrastão, em São Sebastião. Equipes de várias cidades do Estado de São Paulo participaram da competição.
Às 10h, largada das provas de 3km e 5km. Ainda na praia, todos os nadadores participaram de um congresso técnico. Os organizadores explicaram todo o percurso, delimitado por bóias em frente à praia.
A disputa também foi acirrada na prova curta (1km). Pelo menos 2 mil pessoas estiveram na praia do Arrastão na manhã de domingo.
O município de São Sebastião foi representado por aproximadamente dez nadadores, que conseguiram concluir as provas. Destaque também para a prova de deficientes físicos, que reuniu cerca de 100 atletas. O campeonato é dividido em aproximadamente 40 categorias.
A premiação geral e por categoria foi realizada no Shopping Villa Mares. A Secretaria Municipal de Esportes (Seesp) montou uma barraca com frutas e alimentos energéticos para os atletas na areia da praia. O evento organizado pela Federação Aquática Paulista teve apoio da Prefeitura de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

CIP ensina curso de processamento artesanal do pescado

São Sebastião - Nessa segunda-feira (07/11) teve início no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), mantido pela Prefeitura de São Sebastião, um curso de Processamento Artesanal do Pescado, ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Francisco Jorge Pely, com apoio do Departamento de Pesca da Secretaria de Meio Ambiente.
O objetivo é passar para o aluno toda a teoria sobre o pescado, preparação de receitas, a conservação do peixe, entre outros.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Francisco Jorge Pely, o curso tem duração de três dias e oferece aspectos teóricos, demonstração prática, fabricação de derivados como hambúrguer, noções de higiene, defumação e a degustação que será realizada no último dia do curso.
O professor destaca que no primeiro dia aconteceu uma integração entre os alunos para o conhecimento e integração. Um almoço foi servido para registrar as primeiras receitas.
“O peixe tem muito valor nutritivo com um alto teor de vitaminas A e D e sua carne possui um baixo teor de colesterol”, destacou o engenheiro. (Fonte: PMSS)

São Sebastião terá aulas do programa “Brasil Alfabetizado” em 2006

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoverá aulas do programa “Brasil Alfabetizado”, do Governo Federal, a partir de 2006. No último final de semana, um grupo de professoras da cidade participou da oficina de capacitação, na Escola Municipal “Henrique Botelho”, na Vila Amélia.
Segundo a professora coordenadora, Maria Estela Vieira Mendonça, o projeto será desenvolvido em quatro núcleos: Cambury, Barequeçaba (duas salas) e Topolândia. A capacitação das professoras segue até o próximo dia 11, na Escola "Profº Dr. José Machado Rosa", das 18h30 às 22h30. O objetivo é discutir o projeto didático do programa.
No próximo dia 19, uma nova oficina será realizada, desta vez, no Teatro Municipal. O programa “Brasil Alfabetizado” deve atender 100 alunos (25 por classe), com início previsto para fevereiro.
A proposta visa atender quem nunca teve oportunidade de estudar, ou seja, ensinar a ler e escrever. Desta forma, as disciplinas são: língua portuguesa, matemática e ainda estudo da sociedade e da natureza (ciências, geografia e história).
As aulas do “Brasil Alfabetizado” duram em média 8 meses. Após o curso, os alunos podem continuar estudando. Basta se matricular no EJA (Educação para Jovens e Adultos), que possui vários núcleos no município. (Fonte: PMSS)

Entidades apóiam alteração na Lei de Uso do Solo

São Sebastião - O Projeto de Lei Complementar 18/05, que pretende alterar a Lei 225/78, de Uso e Ocupação do Solo, recebeu aprovação das sete entidades que se manifestaram através de ofícios durante Consulta Pública, ocorrida na última sexta-feira, 4, no plenário da Câmara.
As entidades foram: Somar (Sociedade Amigos de Maresias), Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), Sabol (Sociedade Amigos do Bairro Olaria), APDSS (Associação dos Portadores de Deficiências de São Sebastião), Ambe (Associação de Moradores do Bairro Enseada), UASS (União de Amigos de São Sebastião), Sampoc (Associação de Moradores do Pontal da Cruz) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião.
Todas elas destacaram a geração de empregos e o desenvolvimento econômico como benefícios que a alteração na lei deve trazer.
“Sempre seremos a favor de qualquer abertura de comércio que tenha como finalidade a geração de renda e empregos nesta cidade”, relatou o presidente da Aciss, Fábio Aranha.
Já a Sampoc entende que é necessária uma revisão imediata da Lei de Uso e Ocupação do Solo para organizar o espaço urbano de acordo com a realidade do município visando melhorar a qualidade de vida do cidadão sebastianense.
O presidente da OAB São Sebastião, Luiz Tadeu, frisou que o projeto não fere qualquer legislação estadual ou federal.
A vereadora Solange Ramos, autora do projeto, mostrou-se satisfeita com as manifestações recebidas. “Isso prova que as entidades compreendem que a livre concorrência é benéfica e que a população carece de novas oportunidades no mercado de trabalho”, comenta a vereadora.
Ela cita um posto de gasolina construído no Pontal da Cruz, que depende da alteração na lei para funcionar.
O projeto permite todas as categorias de uso, exceto indústrias, para o Corredor Especial que abrange do Centro até o bairro São Francisco pela Avenida Guarda Mor Lobo Viana.
Uma Audiência Pública, última etapa de discussão do projeto com a sociedade civil organizada, acontece na próxima sexta-feira, 11, às 18hs no plenário da Câmara. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Dise prende donos de restaurante

Ubatuba - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Sebastião prendeu no último sábado os proprietários de um restaurante da região central de Ubatuba por tráfico de drogas.
A prisão ocorreu após um mês de investigação, determinada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Saulo da Castro Abreu Filho, que recebeu denúncia de moradores da cidade.
No local, foram apreendidas 104 pedras de crack. Segundo a polícia, o restaurante serviria como fachada para o comércio de drogas há alguns anos.
Foram presos E.C.C., 64 anos, proprietária do restaurante, seu marido, L.R.A., 67 anos, sua filha, S.C.A, 27 anos, e R.S.G, 35 anos, genro da proprietária.
O marido e o genro foram levados à cadeia de São Sebastião. A proprietária e sua filha, ficaram detidas na Cadeia Feminina de Ubatuba.
O delegado Hugo Pereira de Castro disse que policiais da Dise investigaram durante um mês a movimentação de pessoas no restaurante, atendendo solicitação feita pelo gabinete do secretário de Segurança Pública.
Segundo ele, foram feitas filmagens noturnas em frente ao restaurante, com equipamentos especiais, para comprovar a venda de drogas.
"O movimento de viciados em frente ao restaurante era intenso, chegando a causar revolta nos demais comerciantes estabelecidos próximo ao local", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia apura morte de jovem em Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba investiga as causas da morte da estudante R.N.B., de 18 anos, cujo corpo foi localizado no último sábado, pela Guarda Municipal, enterrado em um terreno no bairro Usina Velha. O reconhecimento do corpo foi feito por um dos parentes da jovem. A família havia registrado queixa de desaparecimento da jovem há dez dias. Três jovens suspeitos de terem participação no crime foram ouvidos pela polícia e liberados. Segundo o delegado Fausto Cardoso, a morte da jovem pode estar relacionada ao tráfico de drogas. A Guarda achou o corpo da vítima, após denúncia anônima, que também teria apontado o nome dos suspeitos. (Fonte: ValeParaibano)

Santa Casa continua atendendo apenas emergências

Ubatuba - A “Santa Casa de Misericórdia da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba” está, desde o último dia 28, parcialmente paralisada, atendendo apenas a emergências e casos com “risco de vida”, como diz um aviso logo na entrada do pronto-socorro.
Na semana passada, a Prefeitura realizou uma intervenção, tornando-se a nova administradora do hospital, o que, segundo o prefeito Eduardo César (PL) seria a única saída possível para a Santa Casa, que acumula uma dívida de R$ 9 milhões, que cresce R$ 175 mil a cada mês. O principal problema é a falta de medicamentos e credibilidade com fornecedores.
A atual situação da Santa Casa de Ubatuba ainda é complicada. Os pacientes que lá chegam passam por uma sala de triagem, onde médicos fazem plantão de 24h para selecio-nar as situações mais graves e que podem ser atendidas ali.
De acordo com a chefe de atendimento do hospital, Silvana da Silva Ortega, alguns medicamentos já chegaram, mas ainda faltam muitos, já que o recebimento depende de transportadoras. Silvana acredita que até o final desta semana cheguem todos os medicamentos e o atendimento possa voltar ao normal.
A chefe de atendimento informou ainda que, mesmo com a paralisação, não houve tumulto. “A população entendeu bem a situação, mesmo porque a situação aqui é crítica há muito tempo, mas foi uma paralisação tranqüila”.
A maioria dos casos considerados de emergência são de crianças com febre muito alta, fraturas e outros problemas ortopédicos (já que nos Postos de Saúde não há médico ortopedista nem aparelho de raio-x).
Silvana Ortega informou ainda que por enquanto não houve demissões e que, para os funcionários, tudo continua igual, mas acredita que depois da temporada de verão deve haver redução no quadro de funcionários. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre

Poupatempo identifica mais de 600 alunos da rede municipal em Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria de Educação de Ubatuba promoveu no último sábado, 5, mais uma ação do Poupatempo, para providenciar carteiras de identidade aos alunos da rede municipal de ensino. Dessa vez o Poupatempo esteve na escola municipal Maria Josefina Gigglio Silva, no bairro da Estufa II.
“Com esta ação ultrapassamos a marca de mil alunos da rede municipal que foram identificados neste ano. Vale lembrar que confecção do documento foi totalmente gratuita e os alunos receberão os documentos na própria escola. Essas ações propiciam aos alunos a sensação de serem cidadãos”, salientou Edison Soler, coordenador do Projeto Identidade e Cidadania da Secretaria da Educação.
A primeira-dama do município, Denise César, levou suas filhas Maria Eduarda e Ana Luiza para solicitarem o documento de identidade. “Elas gostaram muito de toda essa movimentação. A expectativa delas para a chegada do documento é grande”, disse Denise.
O Poupatampo enviou a Ubatuba uma equipe de 22 funcionários sob a supervisão de Isabel Falcão e coordenação de Andréa Madeira, que trabalhou em parceria com funcionários da Secretaria de Educação totalizando aproximadamente 60 pessoas. (Fonte: PMU)

Escola de Ubatuba implanta projeto para intervenção no processo de alfabetização

Ubatuba - A EM Prefº Silvino Teixeira Leite implantou o Projeto de “Intervenção no processo de alfabetização”, com o objetivo de oportunizar alfabetização de qualidade para alunos que não apresentavam desenvolvimento lingüístico e cognitivo adequado. Elaborado pela psicopedagoga Maria Aparecido Spin, contratada pela APM (Associação de Pais e Mestres)da Escola, o Projeto é uma segunda oportunidade, bem sucedida à crianças, que cursam a 1ª e 2ª séries do ensino fundamental.
Numa visão da escola inclusiva, e buscando restabelecer o prazer em aprender, a direção da escola remanejou os alunos para salas à cargo das professoras Jaci Rosane de Fátima Alves, Rogéria do Amaral Brito de Lima, Ana Cristina S. Alvarenga e Marlene Selma dos Santos, que aceitaram o desafio de trabalhar conforme a proposta do citado projeto e obteviveram excelentes resultados.
O trabalho educativo busca a integração bio-psico-social destes alunos, com atividades que vão desde a aprendizagem de conceitos espaço temporais e quantitativos (pré-requisitos para a alfabetização, através de jogos e brincadeiras no pátio da escola), à conscientização da função social da escrita, com passeios pelo bairro para conhecimento do conteúdo de
cartazes, outdoors e placas, além das atividades na sala de aula, como textos pictóricos, desenhos sobre histórias narradas enfatizando a fonética, e atividades de linguagem e cognição mediadas, buscando o aprender.
Alunos que apresentavam anteriormente, dificuldades para acompanhar satisfatoriamente o processo de alfabetização, tinham sua auto-estima prejudicada, mas incorporaram novas competências, tornando- se de fato mais capazes, independente das causas das dificuldades que apresentavam.
A diretora da escola, Solange Cristina de Barros, acredita que é necessário acreditar sempre. "Recupera- se assim, um vínculo positivo com o saber, com brincadeiras e jogos, de forma concreta, respeitando o momento de desenvolvimento da criança e a adequação do seu nível, de acordo com a maneira individual de construir conhecimentos. É necessário investir independente de quaisquer circunstâncias na capacidade que o aluno têm, dada às condições necessárias ao seu amadurecimento; de aprender , mas aprender com prazer”, avaliou a diretora.
Ainda de acordo com Solange é necessário um engajamento de todos para encontrar novos caminhos para a educação. “Repensar o papel da educação hoje é o desafio de todos nós educadores e sociedade em geral, no país do desemprego é necessário cada vez mais cidadãos criativos para este meio tão competitivo, se queremos um futuro melhor devemos acreditar que o aprendizado é possível mesmo quando tudo indica o contrário meio a realidade que nos cerca”, concluiu. (Fonte: PMU)

Secretaria de Educação de Ubatuba apresenta projeto em seminário da USP
Escolas da Região Norte apresentaram trabalho desenvolvido com a comunidade

Ubatuba - O projeto “Aprendendo com a Natureza, aprendendo com a comunidade”, representou a Secretaria de Educação de Ubatuba, no seminário “História e memória caiçara” , que foi realizado entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro na USP (Universidade de São Paulo). O evento, promovido pelo NUPAUB (Núcleo de Apoio a Pesquisa Sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras), debateu a produção historiográfica, antropológica e sócio-ambiental a respeito das comunidades caiçaras.
A Secretaria de Educação de Ubatuba apresentou um projeto desenvolvido nas escolas municipais Prof Iberê Ananias Pimentel (Picinguaba) EM do Camburi e EM Manoel I.A.dos Santos (Sertão do Ubatumirim). O projeto “Aprendendo com a Natureza, aprendendo com a comunidade” trata dos temas ambientais relacionando-os ao conhecimento dos alunos e das comunidades sobre a natureza e sua relação com a mesma.
Nesse processo, ampliam-se as oportunidades de aprendizado, conhecendo e reconstruindo o universo da cultura caiçara através de entrevistas com moradores, aulas de artesanato, estudo do meio destacando o manguezal. Os professores em processo contínuo de capacitação assistem a palestras com profissionais das seguintes áreas: biologia, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, agronomia, entre outros, e analisam o bairro e os costumes da comunidade, conhecendo casas de farinha, obtendo relatos de vida dos moradores mais antigos.
Em cada unidade escolar observam-se diferentes etapas. Na EM do Camburi, está sendo construída, com materiais da natureza (bambu, barro, etc), uma sala de aula, biblioteca e uma sala destinada à prática de atividades culturais, em parceria da ONG Bamboostick.Trata-se de um relato de experiência de educação ambiental em processo, entre comunidades caiçaras com profundo respeito e interesse pela cultura local, em parceria com a Casa da Agricultura CATI-Ubatuba e a ONG Bamboostick.
Além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Educação, uma mesa redonda com o tema “ Espaço, Memória e Cultura Caiçara” foi realizada. Entre os participantes Juan Droguett , Jorge Otávio Fonseca, Juliana Marcondes Bussolotti, Patrícia Ortiz. Elaine Regina Branco expôs o tema Espaço de contato de remanescentes de quilombos em Ubatuba e Daniela Cardoso da Silva apresentou o painel Enseada do Mar Virado, litoral sul de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Líder dispara na classificação do Municipal de futmesa

Ubatuba - Foram disputadas no último Sábado mais duas rodadas do Campeonato Municipal, promovido pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes e da Imobiliária Central.
As rodadas macaram o início da Fase Final, que conta apenas com os 8 melhores botonistas do campeonato. Os que foram eliminados disputam agora a Copa Charles Miller.
A Fase Final começou de forma inesperada: Sérgio Godoy, a surpresa do campeonato e do ano, começou liderando. Pouco depois, entretanto, o franco-favorito Edson Sírio assumiu a liderança e logo a seguir, goleando o próprio Sérgio, passou a ser o único na ponta da tabela. Na vice-liderança estão Adauto Júlio e André Rafael, empatados e 1 ponto à frente de Ralph Solera, Ednelson Prado e o próprio Sérgio. Eduardo Ilário e Edu Macedo Jr dividem a lanterna da classificação.
Na Copa Charles Miller, o equilíbrio é a tônica da competição. Daniel Gusmão, maior favorito ao título, lidera a classificação juntamente com Flávio Bellard. Os dois estão apenas 2 pontos à frente de Fábio Silva. Na quarta posição está Sílvio Fonseca, ex-líder do torneio. Em quinto aparece Valdinei Campos, 1 ponto à frente de Alexandre Augusto, Anderson Gomes e Cláudio Oliveira Jr, empatados na sexta posição.
Com as rodadas deste fim-de-semana, Edson escalou o ranking local (liderado por André) e pulou da décima para a quinta posição. Os 8 primeiros do ranking garantem vaga na Copa dos Campeões em Dezembro, o principal torneio de fumesa de Ubatuba.
O Campeonato Municipal de futebol de mesa 2005 continua no próximo Sábado, a partir das 13:30h, com a realização de mais 3 rodadas e com a disputa paralela da Copa Charles Miller. Os jogos são disputados na FUNDAC, ao lado do Tubão, e a entrada é franca para os visitantes. (Fonte: AUFM)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 04/11 a 10/11/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"A LENDA DO ZORRO"

LANÇAMENTO NACIONAL!!!!!!!!
C/ CATHERINE ZETA-JONES e ANTONIO BANDERAS
Ás 14:30 hs ( Este horário sómente aos sábados , domingos e feriados) e
ás 16:50 hs - 19:10 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"2 FILHOS DE FRANCISCO"

ÁS 14:30 HS
( ESSE HORÁRIO SÓ AOS SÁBADOS E DOMINGOS)
E ÁS 16:50 HS - 19:10 HS - 21:30 HS.

Fonte: cineporto@hotmail.com
 
Ação Litoral
 
Artigo Topo

Oportunidade de “Resgate” que deve ser aproveitada
Ednelson Prado

Recentemente, foi lançado em Ubatuba o livro “Ubatuba, Espaço, Memória e Cultura”, escrito pelo professor Juan Drugêt e pelo aluno da Unitau José Otávio Fonseca. A obra pode ser considerada de grande significado para o resgate da história deste município, que foi um dos mais importantes do país, principalmente no período colonial.
O trabalho vem, de certa forma, ajudar a corrigir um grande erro cometido pelos administradores municipais que, ao longo dos anos, não deram atenção e apoio ao registro de uma história tão rica.
Pode parecer estranho, mas há pouquíssimos documentos oficiais sobre os acontecimentos importantes que foram vividos por aqui, desde os tempos da Aldeia de Iperoig.
Os poucos trabalhos feitos no sentido desse resgate histórico enfrentaram, basicamente, a mesma dificuldade: a falta de material que pudesse servir de balizamento aos estudos e pesquisas que permitissem contar, oficialmente, a saga ubatubense.
Tal descaso, talvez, seja uma das causas do desconhecimento da importância de Ubatuba para o Brasil. Conhecida por suas belezas naturais, a cidade é uma estranha quanto aos acontecimentos que fizeram dela peça fundamental para a unidade desta nação, como a Paz de Iperoig, que, infelizmente, é apenas um feriado municipal, quando deveria ser uma data comemorada nacionalmente.
Por sorte, há um grupo que parece preocupado com esse resgate, que tem feito, mesmo que de forma isolada, um trabalho neste sentido.
Para felicidade de Ubatuba, e de sua gente, outro capítulo desta rica história foi registrado oficialmente no último sábado, dia 05, no prédio do Departamento de História da Universidade de Taubaté.
Durante uma hora, a aluna do quarto ano de História, Caroline Sabina Soares, apresentou seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), “Do Santíssimo à Peixada: a Festa de São Pedro Pescador, em Ubatuba”, um registro da festa mais antiga e tradicional de Ubatuba.
Após falar da origem, do envolvimento da cidade, e dos tempos atuais da comemoração ao padroeiro dos pescadores, ela teve como resultado a aprovação com nota máxima (10) pela banca examinadora.
Além disso, os professores responsáveis pela avaliação, decidiram indicar à prefeitura de Ubatuba a publicação do trabalho, como obra de resgate e registro cultural e histórico da manifestação popular.
Essa posição, defendida pelos professores, é uma demonstração clara da qualidade do trabalho realizado, que entre outras coisas traz depoimentos importantes de pessoas como dona Ofélia e o folclorista Ney Martins, e do reconhecimento do valor cultural dos textos elaborados dentro dos mais rigorosos critérios acadêmicos, sendo um material de pesquisa que muito pode auxiliar em trabalhos futuros.
Por tudo isso, faço questão de registrar aqui a importância de se dar atenção especial a esse acontecimento. Afinal de contas, Ubatuba é uma cidade turística e, como tal, tem o dever de proporcionar aos seus visitantes a oportunidade de conhecer um pouco sobre o município que freqüentam. O resgate cultural é de suma importância para uma cidade que quer ser conhecida muito além de suas belezas naturais, e que quer trabalhar um turismo de qualidade.
Uma obra como esta deve ser considerada e avaliada pela Fundart com cuidado, atenção e muito carinho, para que seja dado o apoio necessário a uma futura publicação, como indicaram os professores.
Escrevo isso com a propriedade de quem, em 2000, também em Trabalho de Graduação, registrou, no Livro Reportagem “Do Tacape ao Cd, a influência da Indústria Cultural na aldeia Boa Vista”, a história da aldeia indígena do Promirim. Um trabalho que relata desde sua formação, na década de 70, até os dias atuais, passando pelo período de peregrinação dos índios guarani, a partir de sua saída do sul do Brasil, até a chegada a Ubatuba, uma obra que hoje existe apenas nas mãos de seus três autores, e da biblioteca do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté, pela falta de apoio e interesse das autoridades locais.
Sendo assim, peço a atenção necessária a este novo trabalho. Juntos, o livro “Ubatuba, Espaço, Memória e Cultura”, dos autores Juan Drugêt e José Otávio Fonseca, e o TCC, “Do Santíssimo à Peixada: a Festa de São Pedro Pescador, em Ubatuba”, da futura historiadora Caroline Soares, são documentos importantes de nossa rica história. Portanto, como “Ubatuba, Espaço, Memória e Cultura”, que o TCC venha a ser publicado, para que não se transforme em mais um “Do Tacape ao Cd, a influência da Indústria Cultural na aldeia Boa Vista”, que serve apenas para enfeitar quatro míseras estantes.

Ednelson Prado
Jornalista

Opinião Topo

Santa Casa
Herbert Marques

Há algum tempo atrás fomos convidados para fazer parte de um grupo que teria por objetivo construir um hospital municipal. Elaboramos um projeto de lei de uma fundação que deveria ser gerida por um conselho formado por presidentes de associações de bairro devidamente reconhecidas pelo Poder Público como tal, cujos requisitos seriam previamente estabelecidos por decreto executivo, e uma diretoria profissional nos moldes dos hospitais da cadeia Sara Kubstcheck. Na prática seria um grupo de 12 conselheiros, via de regra pessoas que tem casas de veraneio em Ubatuba, portanto com vínculo na cidade, embora com atividades profissionais na capital ou outra cidade fora do município. Dizíamos na exposição de motivos que essas pessoas teriam o mesmo interesse dos moradores da cidade, qual seja, ter um hospital de verdade para atender, inclusive eles, em uma emergência, com a vantagem de contarem com influências políticas e comerciais dos grandes centros. Seria uma forma de integrar o morador da cidade aos que aqui tem interesse por terem casas de veraneio e muitas das vezes até título de eleitor no município. Paralelo a isso, um anti-projeto da parte física foi elaborado para um hospital de porte médio, em área da Prefeitura com vinte mil metros quadrados em local de fácil acesso as rodovias que cortam a cidade, inclusive heliponto.
A idéia de se construir um hospital municipal em Ubatuba era justamente desafogar a Santa Casa local, já obsoleta à época em razão da sua estrutura legal, sua localização, no centro da cidade, e sem espaço físico para qualquer tipo de ampliação que não seja as gambiarras construídas até agora.
O projeto para autorizar a criação da fundação foi enviado para o Legislativo que depois de modificações que mutilaram-no, foi aprovado. Houve uma desmotivação dado as profundas alterações impostas pelos vereadores e o projeto foi para a gaveta para nunca mais ser desengavetado. Perdeu-se uma grande oportunidade de hoje termos dois hospitais na cidade, certamente sem os grandes problemas que afligem toda a sociedade. a falta de atendimento hospitalar.
Enquanto isso, o Poder Executivo intervem na Santa Casa local para tentar sanar os vícios administrativos que lá existem há muitos anos. Assume uma dívida de nove milhões e se obriga a pagar as despesas mensais que não são pequenas, para seu orçamento. Como se não bastasse, passa a ser responsável diretamente pela saúde do município, quer em razão das suas obrigações constitucionais, quer em razão da própria instituição, único hospital para uma cidade hoje próxima dos cem mil habitantes. Por outro lado sabe-se que o Poder Público nunca foi, em lugar nenhum, bom administrador. Pelo contrário, afunda tudo que se mete a administrar, principalmente quanto técnicas modernas de gerenciamento são exigidas, como é o caso de um hospital.
A administração da Santa Casa de Ubatuba em muitas das vezes serviu de cabide político para candidatos. Já vimos esse filme em outras ocasiões, como foi o caso de um ex-prefeito de triste lembrança. Esperemos que não seja mais um caso desses.

Herbert Marques
Ubatuba, SP

Poesia Topo

Precisa-se
De pessoas com boa aparência
Segundo grau completo
Com conhecimento de chefia
E feitoria em geral:
Apresentem-se no inferno
Até às 14 horas.


Declaração de um santista
Por filosofia de vida
Adoto o que os velhos caiçaras dizem:
“Se conhece o bom marinheiro
Nos momentos de tempestade”
Em dias de borrascas
Observo todo conselho sábio
A última visada do astrolábio
Tenho tenência no norte
E fico de frente pra sorte
Porque o bom capitão,
Continua firme no leme
E, se preciso for,
Afunda junto com a embarcação
Mesmo com 1 Santos
E 7 para o timão.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Cidadão Ubatubense
Flavio Girão

Esta homenagem muito me envaidece.
Recebo-a desta CASA
A CASA DA LIBERDADE onde o PODER deve ser contido.

Portanto, recebo-a do Povo.
Maior homenagem?
Impossível!!!

E também por ser um título de AMOR
Amor por esta terra abençoada que me recebeu há 55 anos.

Há 55 anos tive uma paixão
Irrefreável
Dizem que toda a paixão é um desvario
E foi AMOR à primeira vista!!!
Fiz à minha amada, como todo enamorado
Um poema:

mulher
divina mulher
quero conservar-te sempre
este instante desejo
este presente eterno
toco o perímetro
deste círculo de fogo
ardo-me literalmente
ver-te, como me delicia
alucina-me
mulher ideal
mulher irreal
anjo-fada
em quanto de teus sonhos
flutua meu mundo marinheiro

Os anos levaram-me a seus tesouros, a seus sacrários:

quando à tarde
as cores perdem os excessos

as silhuetas
esmaecem em fundo cinza

as raízes
silenciam no âmago das sombras

o caminho funde-se à montanha
o rio
perde-se do seu destino

pressente-se
o mistério prestes a se revelar

Mas os ventos da liberdade da pátria retornaram-me a São Paulo.
Participei de um grupo que elaborava a Reforma Agrária.
Sonhávamos uma terra feliz, trabalhávamos a fé e a esperança.
Mas, sempre que havia uma brecha naquele vertiginoso processo, invadia-me intensa saudade desta terra bendita, parte crucial de minha vida. E que saudade!

Serei porto-espera
saudade de água
em cada pedra

Veio 1964 e o sonho acabou.
Seguiram-se dias soturnos.
No exílio saudade desta terra
Paixão perene

Voltei
Desgraçadamente, o que presenciei, estarreceu-me!
A natureza e os homens avassalados
Muitos pescadores perderam suas terras
Seus ranchos de canoa
Seus sonhos...
De senhores do mar
Admiravelmente livres,
Encontrei-os
Esvaziados de horizontes

UBATUBA
que poder terrível degenerou
tuas sagradas praias
brancas rosas vermelhas
plácidas silenciosas arrebatadas

que poder terrível degenerou
tuas infinitamente belas praias
teus mares verdemente azuis
em mangues de morte

que maldição assola teu povo
exílio definitivo
e os poucos que ainda restam
semeiam a lanço seus derradeiros sonhos
e recolhem o sarcasmo de malhas vazias

Senhor Prefeito Municipal desta Ubatuba Encantada
Senhor Presidente, Senhores Vereadores desta Casa
Que almeja a liberdade e igualdade do Povo
Ilustres co-homenageados desta noite
Senhoras e senhores

Agradeço
Emocionado
A lembrança do meu nome pelo Vereador Charles Medeiros
Amizade que muito me eleva

Deus permita não a deslustrar

Desta Tribuna que é do POVO
Conquista árdua do POVO
Portanto SAGRADA

Ofereço um poema aos que se sacrificaram
Pela LIBERDADE
Entre eles, amigos saudosos
Falo em liberdade, especialmente aos Senhores a quem confiamos

Nossos SONHOS
Nossas ESPERANÇAS
Nosso DESTINO

há uma minoria cunhando esta época
há muitos mártires
ao longo da rota liberdade

iniciada com o primeiro índio
trucidado
conluiada nas catacumbas das minas

soluçada nos calabouços das vilas-ricas
desfraldada em carnes
rosa-dos-ventos do quadrante dor

há muita coisa proibida
a seviciada liberdade
a degradada liberdade
a subversiva liberdade

o poder está atento
pronto a coibir
sonhos
eles praguejarão o ar
com gestos malditos

mas como é contagiante
a liberdade

Flávio Girão Carvalho
Cidadão Ubatubense


SOAB - A Sociedade Amigos de Boiçucanga entende que todo processo democrático para manter sua vitalidade necessita de cidadãos informados e com liberdade de exercer suas opiniões.
O número de ferramentas a nossa disposição cresce a cada dia, temos de usar e abusar desses instrumentos de comunicação para alcançar níveis mais altos de entendimento e participação de toda a comunidade.
Em busca disso a SOAB, desde abril passado faz seu programa na Rádio Comunitária Costa Sul Fm - 104.9Mhz, entidade totalmente legalizada que tem sido essencial para mudanças aqui na Costa Sul.
Além da rádio, criamos o GRUPO SOAB, que nada mais é do que uma ferramenta de gerenciamento de e-mails que já gerou diversas discussões e sementinhas para um futuro próximo! É aberto a todos, é só cadastrar seu e-mail. (instruções abaixo)
Agora damos mais um pequeno passo para que um grande número de eventos, debates, idéias etc, fiquem cada vez mais próximas, neste caso, apenas um clique de distãncia de você.
Um celular, um computador ou um radinho a pilha são inúteis sem a vontade de cada um de nós para alterar a nossa realidade!

Diogo Soares
Sociedade Amigos de Boiçucanga
http://www.soab.com.br
Cadastro no GRUPO http://www.grupos.com.br/group/soab/
http://www.grupos.com.br/group/soab/
Entre lá em nosso sítio e plante uma sementinha!

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Itaguá - Emilio Campi

Amanhecer no Itaguá
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor