Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 10 de novembro de 2005 - Nº 1398 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
Litoral tem chuvas há um mês
PM intensifica policiamento no Litoral
Efetivo nas 4 cidades será ampliado em 10%


Caraguatatuba
Aluna do Normal Superior vence concurso de slogan da Agenda 21
Vinícius de Moraes é tema de Sarau Literário em Caraguá no fim de semana
PAT de Caraguá tem vagas para a temporada
O dia "D" da Dengue terá atividades em Caraguá
Caraguá recebe curso do Plano Preventivo de Defesa Civil
Câmara aprova Título de Cidadão para Radialista
4ª Mostra de Produtos dos Projetos de Geração de Renda" acontece na Praça do Caiçara
Petrobras e Angra I são temas de exposição em escola estadual
Programa de Educação no Trânsito já formou mais de 7 mil alunos em Caraguá
Caraguá concorre com seus artistas na fase regional do Mapa Cultural Paulista
Exposição Revele sua Cidade da Bandeirante Energia mostra fotógrafos vencedores de Caraguatatuba
Secretaria de Educação de Caraguá está entre as melhores do Brasil
Queda de Braço


Ilhabela
Sinalização na cidade de Ilhabela


São Sebastião
São Sebastião vai exportar álcool
Empresas contratadas pela Prefeitura devem emplacar seus veículos no município
Circuito Bad Boy Sebastianense de Surf define campeões da primeira etapa
Capacitação Profissional
Câmara aprova teste do 'olhinho' em recém-nascidos


Ubatuba
Final do Circuito de Águas Abertas de Ubatuba acontece em dezembro
Atenção, escritores! Últimos dias para inscrição no Concurso Literário de Ubatub
Pesquisa revela satisfação de consumidores na feira livre em Ubatuba
Vôlei de Ubatuba vence festival LIVOVALI
Festa da Banana anima Bairro da Estufa neste sábado
Kung Fu de Ubatuba brilha no Sul
Semana Municipal do Diabetes terá palestras, oficinas e até concurso diet
Novas licenças em Ubatuba serão sorteadas na próxima semana
Deslizamento fecha estrada em Ubatuba
Distribuição de cestas básicas será alterada este mês


Seções
Opinião
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral tem chuvas há um mês

Litoral Norte - A chuva não pára no Litoral Norte. Segundo a Defesa Civil, as previsões meteorológicas indicam a continuidade das chuvas até domingo. Apesar da intensidade das chuvas, nenhum problema mais grave foi registrado na região até ontem, segundo as prefeituras.
A coordenadora da Defesa Civil em Caraguá, Cláudia Ruiz, disse ontem que o índice de chuvas registrado em outubro, de 221,2 milímetros, é equivalente a três meses de chuvas. Segundo ela, as chuvas não causaram problemas graves na cidade, que possui dez áreas de risco, onde vivem 350 famílias.
Em Ubatuba, que tem 27 áreas de risco com 500 famílias, as chuvas também tem sido intensas nos últimos dois meses. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Pedro Mariano, nesse período todo foi registrado apenas um alagamento no Parque Guarani.
As equipes de defesa civil das quatro cidades participam de cursos técnicos para se prepararem para o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) que será realizado de 1ª de dezembro a 31 de março. (Fonte: ValeParaibano)

Por Dentro
Áreas de risco no Litoral Norte

Caraguatatuba
Dez áreas de risco, onde vivem 350 famílias

Ubatuba
27 áreas de risco, ocupadas por 500 famílias

São Sebastião
44 áreas de risco. A prefeitura ainda cadastra as famílias que vivem nesses locais

Ilhabela
Oito áreas de risco, onde vivem 65 famílias
(Fonte: ValeParaibano)

PM intensifica policiamento no Litoral
Comando cria operação inédita para reforçar patrulha aos finais-de-semana; ação terá apoio do helicóptero Águia

Litoral Norte - Denominada Operação Primavera nas Praias, a ação é inédita e contará com o reforço de 60 policiais, que farão operações especiais nos finais de semana até o dia 25 de dezembro. O reforço será composto por homens dos batalhões do Vale do Paraíba.
As ações nas quatro cidades --Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião-- contarão com o auxílio do helicóptero Águia da Polícia Militar de São José. O patrulhamento preventivo também será intensificado. Durante os trabalhos, que começarão na tarde de sexta-feira e estenderão até o domingo de cada semana, serão feitos bloqueios nas principais rodovias e vias urbanas.
Excepcionalmente, devido ao feriado do dia 15, a operação no próximo fim-de-semana se estenderá por seis dias, com o fim previsto para quarta-feira de manhã. Os bloqueios serão feitos nas rodovias dos Tamoios, Oswaldo Cruz, Rio-Santos e BR-116. A PM também fará minibloqueios nas áreas urbanas das cidades.
OBJETIVO - O CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) informou que a operação tem como objetivos intensificar o patrulhamento e propiciar uma sensação de segurança à comunidade. "Nesse período (novembro e dezembro) já aumenta o número de turistas em razão do calor. Analisamos os dados de 2004 e sentimos essa necessidade. A operação visa a saturação, vizibilidade da PM e as eventuais prisões necessárias", disse o comandante do CPI-1, coronel Sérgio Teixeira Alves. REPERCUSSÃO - A operação foi bem recebidas pela comunidade do Litoral Norte. "Realmente, fora da Operação Verão, a região fica desprotegida. (O reforço) é uma reivindicação do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança)", disseu a secretária do Conseg de Boiçucanga, em São Sebastião, Eder Avila Castanha Monteiro. O presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de Ilhabela, Marcelo Antonio de Freitas Carlos, também aprovou a operação. "Qualquer aumento de efetivo é importante, não só para dar uma sensação de segurança, mas porque realmente dá uma segurança maior", afirmou.
VERÃO - As ações antecendem a Operação Verão, que será realizada do dia 26 de dezembro até 31 de janeiro de 2006.
De acordo com o comandante, que se reúne em Ilhabela amanhã com os prefeitos dos quatro municípios do Litoral Norte, a operação contará com o reforço de aproximadamente 500 policiais militares de todo o Estado. ROTA - A novidade para essa temporada de verão será o deslocamento de um pelotão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), de São Paulo, com seis viaturas e 24 homens para atuar nas quatro cidades do litoral.
Também é analisada a possibilidade de um pelotão da Cavalaria da PM, com 20 policiais e dez cavalos, componha as ações na orla marítima. O local apropriado para manter a cavalaria ainda não foi encontrado. "Nossa expectativa é cumprir bem o papel de prevenção ao crime", afirmou o comandante da PM na região. (Fonte: ValeParaibano)

Efetivo nas 4 cidades será ampliado em 10%

Litoral Norte - O comando do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) anuncia amanhã um conjunto de reforços para a Polícia Militar do Litoral Norte, coberta pelo 20ª BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior). Entre as medidas que serão definitivas, estão o aumento do efetivo em 10% com a chegada de 44 novos policiais e de seis tenentes nas cidades da região. As medidas serão anunciadas durante o encontro entre o comandante da PM da região, o coronel Sérgio Teixeira Alves, e os prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte. O encontro está marcado para sexta-feira, em Ilhabela. O reforço será formado por policiais vindo da capital e outros do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira. O programa Rocam será implantado em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba de forma definitiva, com a chegada de 17 motos. Outras oito viaturas serão encaminhadas para o Litoral Norte. O sistema de comunicação também será reforçado. "Teremos oficiais permanentemente no comando das operações", disse o comandante. VIOLÊNCIA - Entre janeiro e setembro deste ano, o Litoral Norte registrou elevação nos índices de homicídio doloso (com intenção de matar), roubos, furto e roubo de veículos, em comparação ao mesmo período de 2004.
De acordo com o Estado, o número de homicídios dolosos cresceu, em média, 48%. Em Caraguá, o aumento foi de 100% --de 17 para 34 casos.
As ocorrências envolvendo assassinatos também aumentaram em São Sebastião, de 23 para 28, e Ilhabela, de 4 para 6. Em Ubatuba, houve redução de 7,6%. O comando da PM informou que houve uma melhora nos índices de outubro. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Aluna do Normal Superior vence concurso de slogan da Agenda 21

Caraguatatuba - A aluna Ana Paula Domingues Siqueira, do 4º semestre do curso Normal Superior-Educação Infantil, das Faculdades Integradas Módulo, foi vencedora do Concurso "O que é Agenda 21?", com o slogan "Ecocidadania: preservar para existir!"
O concurso foi idealizado e organizado pelo grupo do programa Agenda 21 da região, e teve como objetivo divulgar o Programa no Litoral Norte, além de incentivar crianças, adolescentes e adultos a participar da luta pelo desenvolvimento sustentável e por uma sociedade justa.
O concurso foi dividido em categorias e de acordo com o nível escolar, inclusive educação especial. Os alunos do Ensino Fundamental puderam concorrer com desenhos e pinturas (1ª à 4ª série), na criação do mascote (5ª à 8ª séries) e na capa da agenda (EJA-Educação de Jovens e Adultos 1 e 2). Para os alunos do Ensino Médio e Suplência, foi dada a chance de concorrerem com a produção de textos. Já o Ensino Superior ficou com a criação dos slogans.
Os 28 autores de trabalhos selecionados, entre alunos e professores, serão premiados com o Roteiro Estudantil Agenda 21 do Litoral Norte, de 11 a 16 de novembro.
O roteiro inclui unidades de conservação, atrativos turísticos e vivência em atividades sustentáveis. Este roteiro estudantil é um produto da Agenda 21 Litoral Norte que será proposto ao Trade Turístico. (Fonte: Módulo)

Vinícius de Moraes é tema de Sarau Literário em Caraguá no fim de semana
Sob o tema www.vinicius.com.br, os estudantes do curso de Letras apresentarão diversos textos do poeta, no auditório da FUNDACC. A entrada é um quilo de alimento não-perecível.

Caraguatatuba - Toda a poesia e arte do inesquecível poeta Vinícius de Moraes serão lembrados no 12º Sarau Literário, realizado pelos estudantes do curso de Letras das Faculdades Integradas Módulo.
O Evento, que beneficiará a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, acontece nos dias 13 e 14 de novembro, às 20h, no auditório da FUNDACC (Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba).
'www.viniciusdemoares.com.br' será um espetáculo simples: alguém liga o computador e começa pesquisar na internet; magicamente, começam a saltar, lentamente, poemas, crônicas, sonetos e textos dramáticos escritos pelo poeta.
O coordenador do curso de Letras, Prof. Ms. Wellington de Oliveira, ressaltou a importância da participação de toda a comunidade no Evento. "Todos deveriam prestigiar o nosso Sarau Literário, um evento singular, pois além de oferecer encantamento e poesia, também possibilita o exercício da solidariedade", disse.
O Sarau Literário foi idealizado, em 1994, pela professora Terezinha Finucci, e surgiu com a intenção de colocar em prática os ensinamentos que aconteciam nas salas de aula das Faculdades Integradas Módulo.
Nos anos anteriores outros grandes temas forma apresentados São eles: 'Obras do Romantismo', 'Do Barroco ao Modernismo, incluindo Classicismo e Modernismo Português', 'A mulher, o índio, o negro, a natureza, a infância e o regionalismo', 'Trovadorismo, Classicismo, Barroco e Modernismo', 'Sonho', 'Retrospectiva dos séculos XX ao XV', 'Soltando o verbo', 'Integração dos cursos, culturas linguagens e literatura', 'Cem com Drummond', 'Cultura Caiçara' e 'Um ponto negro de luz', consecutivamente.
Para prestigiar o evento, basta levar um quilo de alimento não-perecível. A FUNDACC fica localizada à Rua Santa Cruz, 396, próximo às Faculdades Integradas Módulo. Mais informações pelo telefone 3897-2000.
"Vinícius tem o fôlego dos românticos, a espiritualidade dos simbolistas, a perícia dos parnasianos e homem bem do seu tempo, a liberdade, alicença, o esplêndido cinismo dos modernos." Manuel Bandeira - (Fonte: Módulo)

PAT de Caraguá tem vagas para a temporada
O PAT de Caraguá está disponibilizando em torno de 60 vagas entre elas churrasqueiro, cozinheiro, entregador, garçom, mecânico de barcos, cabeleireiro e manicure, pizzaiolo, recepcionista, repositor de mercadorias, demonstradora, degustadora, costureira.

Caraguatatuba - O PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador, em Caraguá, já tem vagas para a temporada de verão. São cerca de 60 vagas em diversas categorias, tais como atendente de lanchonete, ajudante de cozinha, barman, caixa, confeiteiro, churrasqueiro, cozinheiro, entregador, garçom, mecânico de barcos, cabeleireiro e manicure, pizzaiolo, recepcionista, repositor de mercadorias, demonstradora, degustadora, costureira, açougueiro, auxiliar de vendas, auxiliar de comércio em adesivagens, salgadeiro, vendedor, diretora educacional, e outras.
O PAT de Caraguá está sendo designado à central do Litoral Norte, pelo secretário do Trabalho, Valter Calvenha. Para trabalhar em sistema on line, será instalado o SIGAE, um sistema virtual do Programa Nacional de Qualificação Profissional, que facilitará as relações dos Postos da região. Com o sistema on line, todos os municípios do Litoral estão integrados e as vagas de empregos podem ser aproveitadas regionalmente.
Outra boa notícia do PAT é que a SERT-Secretaria Estadual das Relações do Trabalho aprovou a liberação de verba para a reforma do prédio do PAT. O engenheiro da SERT, acompanhado do secretário municipal de Obras de Caraguá, Raul Pesci Junior, fizeram uma vistoria na sede do PAT para levantar o custo da obra. A reforma está prevista para este ano. (Fonte: PMC)

O dia "D" da Dengue terá atividades em Caraguá
A Secretaria de Saúde deu início à campanha de prevenação a dengue com muitas atividades no município. No Dia "D" da Dengue, Caraguá terá orientação na Praça Cândido Mota com teatro, filmes educativos e mostruários vivos, além de distribuição de folhetos e orientação.

Caraguatatuba - No Dia "D" da Dengue, dia 19, quinta-feira, agentes de Saúde de Caraguatatuba, trabalham pela prevenção, lembrando no dia nacional de combate à doença, que prevenir e evitar a proliferação da Dengue é possível. Neste dia a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, irá promover uma série de atividades de orientação à população, das 8h às 16h, na praça Cândido Mota.
Os agentes da Divisão de Zoonoses estarão em um estande com informações sobre o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e suas ações, além de exposição direcionada sobre o controle de criadouros do vetor da Dengue, com exibição de mostruários vivos e filme sobre o tema. A equipe de teatro do PSF (Programa de Saúde da Família) irá apresentar uma peça sobre a doença.
As equipes do PSF receberam treinamentos de mobilização comunitária, e todas as Unidades de Saúde receberam vídeos para exibição à comunidade.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a equipe do CCZ, iniciará em breve um trabalho direcionado às crianças. Serão montados nas escolas mostruários com larvas vivas para facilitar o trabalho dos professores das diversas diciplinas.
A Prefeitura começou a campanha de conscientização em Caraguá visando prevenir a Dengue no verão.
No dia 12 de novembro, sábado que antecede ao feriado do dia 15, das 9 às 15 horas, os agentes estarão atuando nos supermercados da cidade, visando atingir também turistas e veranistas.
O trabalho será baseado em estandes com mostruários vivos e informações sobre cuidados para evitar criadouros da dengue. Os agentes estarão atendendo nos supermercados Formigão, Silva Indaiá, Pão de Açucar, Shibata e Laticínios Litoral Norte. A meta é prevenir nesta época do ano, a proliferação da Dengue no verão ou após a temporada. Durante toda a semana agentes estarão fazendo uma vistoria em todos os prédios públicos da cidade. (Fonte: PMC)

Caraguá recebe curso do Plano Preventivo de Defesa Civil
Equipes de Caraguá e Ubatuba foram treinadas pela CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) para o Plano Preventivo de Defesa Civil que acontece de dezembro à março

Caraguatatuba - A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promoveu, em Caraguatatuba, na Secretaria Municipal de Educação, nos dias 8 e 9 (terça e quarta-feira), o curso preparatório do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), para os grupos de Caraguá e Ubatuba.
O curso tem o objetivo de treinar as equipes municipais para atuar nos escorregamentos durante o período das chuvas que ocorrem do mês de dezembro à março. "Eles aprendem a reconhecer e identificar os possíveis deslizamentos de terra e os procedimentos a serem tomados", explicou a presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Cláudia Ruiz.
Na terça-feira, 8, foram ministradas aulas teóricas durante todo o dia, onde os presentes puderam aprender sobre a operação do PPDC, escorregamentos, meteorologia e a preencher o cadastro da análise de risco. Durante a manhã do dia 9, último período do curso, foi simulada uma vistoria em área de risco onde os participantes utilizaram o cadastro.
Ao todo, vinte pessoas foram treinadas no curso, sendo doze de Caraguatatuba e oito de Ubatuba, entre voluntários e funcionários públicos.
As palestras foram ministradas por profissionais do IG (Instituto Geológico), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil).
A CEDEC promove o curso do Plano Preventivo de Defesa Civil para 53 cidades, localizadas nas regiões da Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Campinas, Sorocaba, Vale do Ribeira e ABCD.
A COMDEC de Caraguá além de realizar os trabalhos de identificação dos escorregamentos e da remoção de moradores dos locais também faz a captura de abelhas e os cortes de árvores em queda eminente. (Fonte: PMC)

Câmara aprova Título de Cidadão para Radialista
Ordem do Dia teve Projeto em Regime de Urgência adiado por 1 sessão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou durante a Ordem do Dia da sua 37ª Sessão Ordinária semanal, projeto de Decreto Legislativo do Vereador Celso Pereira - Celsinho (PSDB), que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o radialista Ricardo Mazzei, da Caraguá FM. Na ocasião os Vereadores enviaram mensagens ao homenageado.
Atualmente Ricardo Mazzei está gerenciando a rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz, além de realizar diariamente o seu programa de esportes, líder na cidade e região. O projeto foi aprovado por unanimidade e durante a discussão, os Vereadores gravaram mensagens ao homenageado, a pedido do autor, que solicitaria cópia da Sessão para presenteá-lo.
Ainda na Ordem do Dia o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), apresentou projeto em Regime de Urgência, para que o pagamento dos impostos dos Servidores Públicos Municipais seja feito por consignação, com desconto em folha. Os Vereadores apoiaram a idéia mas viram a necessidade de melhorar a proposta. Consciente disso, Gobetti pediu o adiamento da propositura por 1 sessão para melhor estudo e adequação.
Deixaram de ser votados os projetos dos Vereadores Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), que revoga artigo da lei que cria o serviço de alto-falante volante na cidade, bem como dos Vereadores Aurimar Mansano (PTB) e Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que denominam nome de rua e do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB), que altera a cota de concessão de Títulos de Cidadão aos Vereadores durante o mandato.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 7 projetos de lei, inclusive o Veto Total do Executivo para com o projeto do Retroporto. No Intervalo foram lidas 63 Indicações.
Cerca de 30 moradores do bairro do Pegorelli, na zona sul da cidade estiveram na sessão empunhando cartazes pedindo melhorias no bairro, como Creche, Centro Comunitário e maior periodicidade nos horários dos ônibus urbanos. A manifestação foi pacífica e tranqüila e os moradores permaneceram durante o horário do Expediente, saindo logo em seguida.
De acordo com o Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), os moradores não fizeram qualquer reivindicação por escrito ou entregaram qualquer documento a ele, solicitando as melhorias descritas nos cartazes. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

4ª Mostra de Produtos dos Projetos de Geração de Renda

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade, realiza nos dias 13 e 14 de novembro (domingo e segunda-feira), durante o feriado prolongado, a 4ª Mostra de Produtos dos Projetos de Geração de Renda "Feito aqui, feito por nós", desenvolvidos no Núcleo Integrado de Assistência Social, inaugurado em abril deste ano, no bairro Travessão, região Sul de Caraguá.
Segundo explicou a coordenadora dos projetos Deise Romagnolo Mendonça, dos nove trabalhos desenvolvidos no Núcleo, sete estarão em exposição no feriado. "Os únicos projetos que não levaremos à Praça do Caiçara são os de manicure e cabeleireiro. Vamos aproveitar o feriado para vender os produtos confeccionados pelos alunos dos cursos de geração de renda. Aquilo que vendermos será revertido às famílias que participam dos projetos, mas além da venda, outro objetivo nosso é divulgar o trabalho que realizamos, buscando junto aos comerciantes um apoio para vender nossos produtos no comércio local", explicou.
Estarão expostos na Praça do Caiçara, trabalhos de tricô e crochê, confecção de lingeries, estamparia em seda, pintura em tecido, bolsas e cintos artesanais, bonecas de pano e embalagens.
Atualmente, participam dos cursos do Núcleo Integrado, cerca de 300 alunos. Os cursos acontecem há seis meses e tiveram início em maio, com o objetivo de incentivar as famílias na busca de novas idéias para a geração de renda. Os produtos resultantes dos projetos já estiveram em exposição em três mostras e no Dia da Multiação, realizado quatro vezes em Caraguá, somente neste ano.
De acordo com a coordenadora dos projetos, além dos monitores e técnicos da Assistência Social, os alunos também participarão da mostra de produtos na Praça do Caiçara. "Além de divulgarmos nosso trabalho, acreditamos que essa é uma boa oportunidade para as pessoas iniciarem as compras de natal, com produtos de bom gosto e qualidade, oferecidos a preços bastante acessíveis", disse.
Para o Núcleo Integrado de Assistência Social, seria um grande incentivo para os alunos a presença de comerciantes interessados em apoiar o projeto, revendendo nas lojas os produtos de Geração de Renda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3887-5585, com Deise. A 4ª Mostra de Produtos dos Projetos de Geração de Renda acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, das 14h à meia-noite. A Praça do Caiçara fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro de Caraguá. Prestigie. (Fonte: PMC)

Petrobras e Angra I são temas de exposição em escola estadual
A exposição "Aplicação da Química Orgânica na Indústria" marcou o encerramento do programa da disciplina na E.E. "Professor Antônio de Freitas Avelar", no dia 7 de novembro

Caraguatatuba - Sob orientação e coordenação da professora Rosângela D´Elia Siciliano, a Escola Estadual "Prof. Antônio de Freitas Avelar", do bairro Estrela D'Alva, em Caraguatatuba, realizou na última segunda-feira, 7 de novembro, uma exposição sobre a "Aplicação da Química Orgânica na Indústria."
Cerca de 98 alunos dos 3º anos do Ensino Médio da instituição, organizaram 8 estandes com temas específicos: Petróleo, Agricultura, Cosméticos, Materiais de limpeza, Plásticos, Farmácia, Alimentos (incluindo light e e diet) e Energia Nuclear. A mostra incluiu aplicação de recursos tecnológicos, com a exibição de clipes e documentários realizados pelos próprios alunos, como processo de avaliação do 4º bimestre.
A exposição é parte do projeto da Agenda 21 na escola, atende à programação da FUVEST (Fundação para o Vestibular) e finaliza um trabalho iniciado em fevereiro de 2005, que incluiu visitas técnicas à Petrobras - Terminal Almirante Barroso, em São Sebastião, e à Usina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Para os estudantes, o nível de dificuldade foi considerável, dada à complexidade dos assuntos e a abrangência das pesquisas que foram necessárias. Alguns temas exigiram a análise dos medicamentos, somente disponível para farmacêuticos. "O trabalho foi um meio de unir a todos, além disso, aprendemos a importância da leitura da bula de medicamentos e as graves conseqüências relacionadas à auto-medicação", afirma Damaris Fernanda Araújo e sua equipe, da 3ª série C. Já Joyce Ferreira Mussolini e equipe do 3º A, fazem críticas à postura de alguns profissionais de medicina. "Constatamos que nem todos os médicos consideram e relevam a relação risco/benefício. A leitura da bula é imprescindível, e tirar todas as dúvidas a respeito do remédio com o profissional também". A maquete da plataforma de prospecção de petróleo, o documentário fotográfico das atividades da Petrobras e o clipe produzido sobre energia nuclear chamaram a atenção dos visitantes, por desmistificarem preconceitos e esclarecerem a problemática da geração de energia, no século XXI.
Além disso, foram abordados os procedimentos em decorrência de acidentes ambientais. A equipe que pesquisou o uso e aplicabilidade do petróleo definiu enfaticamente. "Sem ele, tudo praticamente pararia, nos dias de hoje!"
A apresentação contou com o apoio do Colégio e Faculdades Módulo, que cedeu as amostras de petróleo e seus derivados. A instituição é parceira da Escola, desde 2004. O nível de excelência alcançado nas apresentações rendeu aos alunos um convite para reapresentação do projeto para as turmas Ensino Fundamental da escola, no mesmo dia, no período da tarde.  (Fonte: PMC)

Programa de Educação no Trânsito já formou mais de 7 mil alunos em Caraguá
Já começaram as formaturas do programa de Educação no Trânsito de Caraguá. Esse trabalho, realizado por meio de uma parceria entre a Ditran e a Secretaria de Educação, acontece desde 2003 na cidade e já formou mais de 7 mil alunos

Caraguatatuba - O projeto "Trânsito Legal", um trabalho de Educação no Trânsito desenvolvido em Caraguatatuba, por meio de uma parceria entre a Ditran (Divisão de Trânsito) e a Secretaria de Educação, está encerrando mais um ano de atividades, com a formatura dos estudantes da rede municipal de ensino. As formaturas tiveram início na última sexta-feira 4, na EMEF Martim de Sá, e nesta terça-feira, receberam diplomas os alunos das EMEFs do Getuba e Massaguaçu. As formaturas seguem até o final do mês nas demais escolas da Prefeitura de Caraguá.
Implantado em 2003, o "Trânsito Legal" tem a participação de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, e já atendeu em dois anos cerca de 7 mil alunos. A novidade é que em 2005, além dos alunos da rede pública, o programa de Educação no Trânsito contemplou também os estudantes da rede particular, totalizando, entre a rede pública e a privada um atendimento a mais de 2 mil alunos do município.
Durante as aulas do "Trânsito Legal" são abordados assuntos voltados à educação no trânsito, incluindo os direitos e deveres de pedestres, ciclistas e motoristas, sinalizações de trânsito, a história da evolução do automóvel e bicicleta, e, noções de equipamentos de segurança.
As aulas são ministradas pelos próprios agentes de trânsito (marronzinhos), que utilizam-se de vários recursos para motivar os estudantes. Segundo explicou o diretor da Ditran, Cel. Celso Rapacci, os alunos assistem a vídeos temáticos com personagens de Walt Disney, e outros, também sobre trânsito, fornecidos pelo DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito. "Trabalhamos com os estudantes músicas relacionadas ao tema e são utilizados nas aulas folders educativos. Para encerrar com chave-de-ouro o projeto nas escolas, realizamos neste ano um concurso de paródias com dança e dramatização, tendo como tema o trânsito", explicou o diretor da Ditran.
Os estudantes que conquistarem o 1º lugar no concurso ganharão uma viagem para a Ilha Anchieta. Para o 2º lugar será dado como prêmio uma ida ao cinema, e o estudante que ganhar o 3º lugar levará como prêmio uma bicicleta.
A próxima formatura será na EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga, para alunos desta escola e da EMEF "João Batista Gardelin", do Poiares, às 9h.
Confira a programação:
Dia 17 de novembro - Formam-se no projeto os estudantes das EMEFs Aída de Castro Grazioli e Bernardo Ferreira Louzada (ambas no Rio do Ouro) e "Jorge Passos" (Jaraguazinho).A cerimônia de formatura acontece às 9h, na EMEF Aída Grazioli.
Dia 18 de novembro - Recebem diplomas os estudantes da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, na própria escola, às 9h.
Dia 22 de novembro - A formatura será realizada na EMEF João Benedito Marcondes, do Barranco Alto, às 9h, com alunos desta unidade e também da EMEF Carlos Altero Ortega, do Morro do Algodão.
Dia 23 de novembro - Receberão diplomas os alunos da EMEF Antonia Ribeiro da Silva, do Jardim Califórnia, na própria escola, às 9h.
Dia 25 de novembro - Acontece na EMEF Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, a formatura dos estudantes do Perequê e da EMEF Masako Sone, do bairro Pegorelli, às 9h.
Dia 29 de novembro - Serão realizadas as últimas entregas de certificados do projeto de educação no trânsito, aos alunos das EMEFs Alaor Xavier Junqueira, Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, e Poço da Anta. A cerimônia de formatura acontecerá na EMEF Alaor Xavier Junqueira, no bairro Travessão. (Fonte: PMC)

Caraguá concorre com seus artistas na fase regional do Mapa Cultural Paulista
Vários artistas de Caraguá, durante o mês de novembro concorrem com suas obras por toda a região do Cone Leste Paulista.

Caraguatatuba - Caraguatatuba vai mostrar sua arte e seus artistas - tem início a fase regional do Mapa Cultural Paulista edição 2005/2006, evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, promovendo o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores culturais e suas atividades, divulgando o talento desses artistas, proporcionando o apoio e a visibilidade necessária a aqueles que merecem o reconhecimento, tanto pelo empenho quanto pela qualidade dos trabalhos apresentados em suas expressões artísticas.
Em várias modalidades, artistas estarão concorrendo com outros municípios.
Caraguatatuba este ano, sedia a fase regional de vídeo, e no dia 11, sexta-feira, na Videoteca Lúcio Braun, às 20 horas acontece a mostra competitiva dessa modalidade. Representando Caraguá participa o vídeo de Edu Góis, diretor da Nova Visão TV. A jurada enviada pela Secretaria de Estado de Cultura é Lucila Meirelles.
Outros artistas estarão percorrendo a região, concorrendo com seus trabalhos: Juliano Junqueira com suas esculturas participam em Ilhabela no dia 12, às 20 horas na Secretaria de Cultura da cidade; em Teatro, o espetáculo Zona Contaminada do TEC - Teatro Experimental de Caraguatatuba, direção Junior Magresco, apresenta-se em São José dos Campos no dia 12, sábado, no Cine Santana; em Poesia concorre José Itamar Cardoso, na Casa de Cultura da cidade de Canas, no dia 13, às 20 horas; na modalidade Dança, no dia 18, o Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba, direção Cristina Neves, concorre em Guaratinguetá; já na modalidade Conto, Mariângela Souza Ragassi estará em Taubaté no dia 20 às 20 horas, na Divisão de Museus Patrimônio e Arquivo Histórico, finalmente em fotografia, Tremembé recebe no dia 16, Gianni D'Angelo com seu trabalho.
A Fase Estadual será realizada em São Paulo durante o mês de março de 2006, com os participantes classificados na Fase Regional. (Fonte: PMC)

Exposição Revele sua Cidade da Bandeirante Energia mostra fotógrafos vencedores de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Acontece de 10 a 20 de novembro no saguão do Teatro Municipal Mario Covas a exposição Revele sua Cidade – O Melhor Lugar é Aqui, realizado Kavantan & Associados e pela Bandeirante Energia.
A exposição, com 56 fotografias, conta com apoio da Kodak e Lei Rouanet (Ministério da Cultura) é fruto de um concurso fotográfico que reuniu fotógrafos de 28 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
De Caraguatatuba, foram selecionados os fotógrafos Ricardo Ali Abdalla e Freddy Vanderstappen. A premiação aconteceu em agosto deste ano, e agora a exposição percorre os municípios participantes. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 9 às 17 horas no Teatro Mario Covas . A entrada é franca. A idealização do projeto e a concretização de seu patrocínio estão relacionadas à preocupação com a qualidade de vida das comunidades abrangidas pela Bandeirante – O objetivo do projeto é despertar um novo olhar sobre as cidades e resgatar as particularidades de cada município que atendemos através da fotografia e de seus moradores. Queremos valorizar a cultura local, registrar o amor pela cidade através dos olhos das pessoas que nelas vivem ou trabalham – explica Luiz César Barbosa, gerente executivo de Comunicação e Cidadania da Bandeirante. (Fonte: PMC)

Secretaria de Educação de Caraguá está entre as melhores do Brasil

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba receberá o prêmio "Qualidade Administrativa Brasileira de 2005", promovido pelo IADEPP (Instituto Avançado de Desenvolvimento, Projetos e Pesquisas). O evento acontece de 25 a 27 de novembro no Rio de Janeiro, onde serão premiadas as 373 Secretarias Municipais vencedoras, das 73 mil que concorreram em todo o Brasil.
A Secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, irá representar todos os funcionários, já que, de acordo com o IADEPP, o mérito por essa conquista leva em consideração o trabalho de toda a equipe da Secretaria. “É uma honra representar os funcionários. Eu só posso agradecer a todos pela dedicação e empenho ao serviço prestado pela educação de nossa cidade”, disse.
De acordo com a instituição, ao prêmio "Qualidade Administrativa Brasileira de 2005" serão agregadas as apresentações das "Melhores Secretárias e Secretários Brasileiros", com troféus. Nesse caso, a escolha leva em conta as melhores administrações públicas estaduais e municipais do país.
O IADEPP é um instituto preocupado em manter cursos de qualificação, treinamento e consultoria por meio de empresas associadas. Atualmente ele atua em todo o território nacional e promove premiações nas mais diversas áreas para promover o incentivo ao crescimento e valorização de empresas públicas e privadas (Fonte: PMC)

Queda de Braço
Aguilar veta projeto do retroporto

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), vetou projeto de lei aprovado pela Câmara, que disciplina a implantação de áreas para o retroporto no município. Os vereadores devem analisar o veto no ano que vem, após o recesso parlamentar.
O projeto de lei, de autoria dos vereadores Aureliano Gonçalves Pereira (PSC), Cristian Godoy (PTB) e Agostinho Lobo (PSDB), havia sido aprovado por unanimidade no mês passado, após ser discutido em duas audiências públicas.
O projeto definiu critérios para a implantação de áreas de apoio ao porto de São Sebastião no município. Pela proposta, o retroporto somente pode ser instalado a 3 quilômetros do perímetro urbano e a 500 metros de distância de qualquer residência.
Aguilar disse que decidiu vetar o projeto por entender que a proposta inviabiliza a criação do retroporto no município. Segundo ele, com o projeto, os vereadores praticamente inviabilizaram o investimento na cidade.
"O retroporto é importante para o desenvolvimento da cidade. Vai gerar investimentos, arrecadação e empregos", disse. Segundo ele, o plano diretor, que está sendo finalizado definiria critérios mais técnicos para a instalação de áreas de apoio ao porto.
Pereira, um dos autores do projeto vetado por Aguilar, afirmou que não houve estudo técnico prévio para a elaboração da lei. "Fizemos o projeto após consultar moradores de Cubatão e Guarujá, que vivem em áreas próximas ao retroporto", disse. (Fonte: ValeParaibano)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Sinalização na cidade de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela está testando um novo tipo de material para confecção de faixas de sinalização de solo, com o objetivo de melhorar a segurança dos pedestres, apropriado para colocação em piso de bloquete. De acordo com o diretor municipal de Trânsito, Laudelino Carlos de Souza Dias, este material tem uma durabilidade de aproximadamente 3 anos, além de ser de qualidade superior aos demais produtos do segmento. Num primeiro momento as faixas foram fixadas em dois pontos da cidade: em frente ao Posto Hudson, e em frente ao Supermercado do Frade, Bairro do Perequê. IMP
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião vai exportar álcool

São Sebastião - O Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, passa a exportar álcool a partir de 2010. A informação foi dada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, no seminário 'Proálcool - 30 anos depois', realizado esta semana em São Paulo.
Segundo a ministra, a Petrobras investirá US$ 315 milhões até 2010 em infra-estrutura para álcool. Com os investimentos, o terminal da Petrobras em São Sebastião terá capacidade para exportar 4,2 milhões de metros cúbicos de álcool por ano.
Transpetro, BR-Distribuidora e Secretaria Estadual dos Transportes assinaram um protocolo no início deste ano visando a formação de um grupo de trabalho para avaliar a utilização da hidrovia do Rio Tietê para o transporte do álcool, produzido na região de Sertãozinho (SP), até a cidade de Conchas (SP), através de barcaças.
Dali o produto seguiria pelo 'álcool-duto' até o terminal de Guararema, que abasteceria o Tebar.
INFRA-ESTRUTURA - O superintendente do Tebar, Geraldo Marfurte, disse ontem que o terminal, considerado o maior da empresa no país, tem infra-estrutura para exportar álcool, apesar de há muitos anos não operar com o produto.
Segundo Marfurte, o Tebar tem exportado apenas gasolina produzida no país para a África e EUA. (Fonte: ValeParaibano)

Empresas contratadas pela Prefeitura devem emplacar seus veículos no município

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, em sessão ordinária realizada ontem, 8, um projeto de lei, de autoria do presidente da Casa, Wagner Teixeira, que obriga as empresas que firmarem contrato com a administração municipal, direta e indireta, a emplacarem seus veículos no município, ou seja, ter seus respectivos certificados de registro expedidos em São Sebastião. "Hoje a Prefeitura tem algumas firmas como a Enob e o Projeto Aquarela que
têm seus carros com placas de outros municípios", justifica o autor, enfatizando, ainda, que uma ou outra emprega funcionários da cidade. "Elas prestam serviços, mas tiram dinheiro da cidade", critica. "Essa medida não vai onerar em nada o Executivo. Pelo contrário, é uma forma de arrecadar mais receita em vez de criar ou aumentar os tributos", completa. A iniciativa, segundo ele, vai permitir que 50% do que é recolhido com IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) seja revertido ao município. O vereador Carlos Augusto Senatore, o 'Guto', considera o projeto interessante porque a administração estará arrecadando mais recursos financeiros. "As empresas são contratadas, utilizam o sistema viário, e não contribuem com nada", observa. Segundo ele, os empresários de grande porte geralmente abrem uma firma em cidades onde a percentagem do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é menor, visando o emplacamento e/ou registro de seus veículos, já que conseguem significativa economia. De acordo com a proposta, para o veículo registrado em outro município o contratado deverá providenciar a transferência, junto ao departamento de trânsito, no prazo máximo de 30 dias da data da ordem de início do contrato. Os carros que não se enquadrarem na exigência serão considerados inexistentes. O projeto foi encaminhado à sanção. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Circuito Bad Boy Sebastianense de Surf define campeões da primeira etapa
Radicalidade e ação social em prol do Fundo Social de Solidariedade da Cidade marcaram a abertura do circuito na Praia de Maresias

São Sebastião - A praia de Maresias, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, foi palco no último fim de semana, dias 5 e 6 de novembro, da etapa de abertura do Circuito Bad Boy Sebastianense de Surf 2005. Com apresentação da VI Fiberglass Foam, o evento patrocinado pela Bad Boy reuniu 118 competidores e atraiu grande público para a praia.
Os surfistas das 10 categorias puderam radicalizar nas ondas de meio metro, executando belas manobras. "Os atletas de todas as categorias estão de parabéns. Tivemos uma competição muito disputada nos dois dias. A organização recebeu muitos elogios e isso se deve a dedicação do staff da competição", comemorou Gedeon Gonçalves, presidente da Associação de Surf de São Sebastião e diretor do Circuito Bad Boy Sebastianense de Surf 2005.
Como prêmio, o circuito distribuiu troféu e kits Bad Boy em todas as categorias do 1º ao 4º colocado. Os campeões das categorias Open, Júnior, Longboard, Pré-master, Mirim e da Best Wave VI Fiberglass ganharam bloco de poliuretano VI Fiberglass. No ranking final do circuito serão entregues 10 pranchas Arello aos vencedores.
Na água, as disputas foram bastante acirradas com a participação de surfistas de diversos lugares do Litoral Norte. Nesta etapa de abertura vários atletas se destacaram. Um deles é Alex Leco, da praia de Maresias, que garantiu a vitória na categoria Longboard, com manobras no estilo clássico e radical nas junções das ondas.
Ele ainda levou a VI Fiberglass Best Wave ao marcar a melhor média da competição (8,17). Na disputa pelo título da etapa, Carlos Bahia, atleta revelação nacional do longboard, também de Maresias, dominava com a média 7.67, obtida na bateria semifinal. Mas, Alex Leco conseguiu virar e garantiu mais bloco da VI Fiberglass como premiação. Carlos Bahia ficou com o vice da Longboard.
Outro atleta que vem crescendo nas competições é Aristides Tavares. Tide, como é conhecido pelos amigos, venceu a categoria Open e Junior. Ele é local da Barra do Sahy, praia que revelou Danylo Grillo, um dos grandes nomes do surf nacional. Quem também abocanhou dois títulos foi Gabriel Medina. Apesar da pouca idade, o local de Maresias venceu a Mirim e Iniciante. Ele mostrou um surf moderno com batidas fortes e um belo estilo, provando que ainda dará muito trabalho aos seus adversários.
Os títulos da Petit e Feminino também ficaram em Maresias. Melhor para Lucas Moreira e Patrícia Oliveira que foram superiores aos adversários e comemoraram em casa. Já na Pré Master, Cleiton Silva garantiu o primeiro lugar e levou o caneco para Bertioga, deixando Eduardo Bueno com o vice. Na Master, os surfistas com mais de 35 anos mostraram muita disposição e Simão Lago, da praia de Guaecá, vibrou com a vitória. O local de Maresias Júlio César foi o vice.
O Circuito Bad Boy Sebastianense 2005 dá acesso ao circuito paulista de 2006 em todas as categorias, com exceção da Pré-Master (acima de 28 anos), que não é oficial.
Ação social - Os atletas que doaram um litro de achocolatado ou de leite longa vida ganharam R$ 5 em desconto em cada inscrição e uma parafina Styck Iirada. Nessa etapa, foram arrecadados 55 litros de leite longa vida. A Associação de Surf de São Sebastião continua a receber inscrições para novos cursos do Projeto Salva Surf - Salvamento Aquático e Primeiro Socorro.
Podem participar os atletas com mais de um ano de surf, doando cinco litros dos itens referidos. Toda arrecadação será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. A data do curso ainda será marcada.
Os competidores do circuito e dos cursos receberão parafina Sticky Iirada como brinde. Desde que as inscrições sejam feitas com os diretores da ASSS até as 4ª feiras que antecedem as etapas. A segunda etapa do Circuito Bad Boy Sebastianense 2005 está prevista para acontecer em 3 e 4 de dezembro, na praia de Juquehy, em São Sebastião.
Mais informações com a diretoria da ASSS. No centro, com Gedeon pelo celular (12)9714-6593; Em Maresias, falar com Alex Leco pelo telefone (12) 3865-6748; Na Barra do Sahy, com Jacuta (12) 9766-9885 e em Juquehy, com Edvaldo no (12) 9111-7218. Saiba mais sobre o 14° Circuito Bad Boy Sebastianense de Surf 2005 no site http://asss.nafoto.net.
O Circuito Bad Boy Sebastianense de Surf 2005 (14º Circuito Sebastianense de Surf) conta com o patrocínio da Bad Boy. Co-Patrocínio: Vi Fiberglass Foam, Arello Surfboards e Ideal Terraplenagem. Apoio: Fama Assessoria, Alma Surf, Waves.Terra, Parafinas Sticky Iirada, Rádio Morada FM 95.5, Praiasonline.com.br, Salvamar Paulista e Sobrasa, Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Associação Surf Club de Maresias e Pousada Maréatoa Maresias. Realização: Associação de Surf de São Sebastião (19 anos) e Prefeitura de São Sebastião. Supervisão: Federação Paulista de Surf.

Resultados da 1ª etapa

CATEGORIAS ABERTAS

OPEN
1º Aristides Tavares - Barra do Sahy
2° Maer Marques - Praia de Camburí
3° Diego Charleaux - Ubatuba
4° Gustavo Henrique

JÚNIOR
1° Aristides Tavares - Barra do Sahy
2° Gustavo Henrique
3° Patrick Olinto
4° Eliel de Souza - Bonete / Ilhabela

LONGBOARD
1° Alex Leco - Praia de Maresias
2° Carlos Bahia - Praia de Maresias
3° Alexsandro Abolição - Praia de Maresias
4° Rafael Maéco - Praia de Maresias

FEMININO
1° Patrícia Oliveiera - Praia de Maresias
2° Emili Santos - Ubatuba
3° Fernanda Bonello - Praia de Camburí
4° Daniela Clark - Praia de Camburí

PRÉ-MASTER
1° Cleiton Silva - Bertioga
2° Eduardo Bueno - Praia de Maresias
3° Alex Leco - Praia de Maresias
4° Alessandro Bonguinha - Praia de Guaecá

MASTER
1° Simão Lago - Praia de Guaecá
2° Júlio Cesar - Praia de Maresias
3° Marco Aurélio - Praia de Maresias
4° Christovão Marmo - Praia de Guaecá

CATEGORIAS INTERNAS

MIRIM
1° Gabriel Medina - Praia de Maresias
2° Kaue Moreira - Praia de Maresias
3° Matheus Lee - Praia de Maresias
4° Daniel Boeges - Praia de Maresias

INICIANTE
1° Matheus Lee - Praia de Maresias
2° Bryan Franco - Praia de Juqueí
3° Gabriel Medina - Praia de Maresias
4° Renan Argemiro - Praia de Juqueí

ESTREANTE
1° Gabriel Medina - Praia de Maresias
2° Renan Argemiro - Praia de Juqueí
3° Bryan Franco - Praia de Juqueí
4° Ricardo Rodrigues - Praia de Maresias

PETIT
1° Lucas Moreira - Praia de Maresias
2° Fábio Pereira - Praia de Maresias
3° Adrizeno Paulino - Praia de Maresias
4° Adriel de Souza - Praia de Maresias

BEST WAVE VI FIBERGLASS: Alex Leco - Praia de Maresias (8.17 pontos)
Por Wanessa Alves - 08/11/2005 - 13 3469-2527 / 9713-6068
wanessaalves@famaassessoria.com.br

Capacitação Profissional
São Sebastião inaugura centro profissionalizante

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião inaugura hoje, às 18h, no bairro Topolândia, o CIP (Centro Integrado Profissionalizante), com o objetivo de oferecer capacitação profissional para jovens e adultos. Trata-se de uma escola gratuita que já vem realizando cursos desde setembro deste ano, atendendo atualmente 443 alunos inscritos em oito cursos --135 dos estudantes possuem emprego, enquanto 308 não trabalham. A meta do CIP é atender 700 alunos até o final do ano. Para isso, o prédio que abrigava as instalações da antiga cozinha-piloto da cidade, que estava abandonado, foi reformado e ganhou pintura, tubulação de gás, sistema de ventilação, revisão da rede elétrica e de esgoto e adequação para acesso de deficientes. Os investimentos foram de R$ 15 mil.O CIP se junta à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano e ao Fundo de Solidariedade de São Sebastião na formação da rede municipal de investimento em capacitação e geração de renda."Nossa meta é levar qualificação profissional ao máximo de pessoas possível, sempre de forma gratuita e inclusiva", explicou Fábio Marcelo Pereira, chefe de divisão do CIP.Inicialmente, segundo ele, o CIP oferece cursos de corte e costura, panificação e confeitaria, produção de pães e biscoitos, informática, serviços administrativos, cozinha industrial e também higiene e manipulação de alimentos (para ambulantes), além de produtos alimentares. A próxima meta do centro será abastecer o setor industrial com mão-de-obra local. "Perdemos muitos empregos por falta de qualificação na área industrial", disse Pereira. Na semana passada, o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia (PPS), recebeu a visita do gerente regional do Senai (Serviço Nacional da Indústria), Ricardo Figueiredo Terra, que confirmou a intenção de promover cursos de manutenção industrial na cidade a partir de 2006. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Final do Circuito de Águas Abertas de Ubatuba acontece em dezembro
Equipe de Ubatuba lidera com folga

Ubatuba - A quarta e última etapa do 9º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba sofreu algumas alterações. O evento, programado para o dia 27 de novembro foi transferido para o dia 4 de dezembro. A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba, responsável pela organização do evento informa que a etapa acontecerá na praia do Lázaro, a partir das 9 horas.
O Circuito é disputado em provas de 250, 500, 1000 e 3000 metros, em diversas categorias.
Após a prova acontecerão as cerimôonias de premiação da etapa, onde os oito melhores atletas de cada categoria recebem medalhas. Na sequência acontece também a premiação do Circuito: o primeiro colocado de cada categoria recebe troféu, o mesmo acontecendo com as três melhores equipes.
Até agora foram disputadas etapas nas praias da Almada, Maranduba e Perequê-Açu e o ranking parcial aponta a liderança da equipe de Ubatuba, com 988 pontos; a vice liderança está com a academiaWinner/Swim América, de São José dos Campos, com 477 pontos; a academia Vitor/Taubaté ocupa a terceira posição com 163 pontos.
Informações através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

Atenção, escritores! Últimos dias para inscrição no Concurso Literário de Ubatuba

Ubatuba - Os escritores de Ubatuba têm até o dia 16 de novembro para fazer suas inscrições no tradicional concurso literário promovido pela Fundart, através do Grupo Setorial de Literatura. O concurso, que acontece todos os anos em Ubatuba conta com três modalidades: poesias, com o XIX Prêmio Idalina Graça; contos, com o XIII Prêmio Washington de Oliveira e textos teatrais, com o V Prêmio Tia Helô.
Serão premiados os três primeiros colocados de cada modalidade. Cada escritor poderá inscrever até três obras de cada modalidade. Segundo o regulamento do concurso, as obras deverão ser enviadas em três vias cada uma, assinadas com pseudônimo, lacradas em envelope que deverá trazer apenas o pseudônimo, a modalidade e a categoria, que pode ser: infantil, até 12 anos; juvenil, até 18 anos e adultos, acima de 18 anos. No interior desse envelope vêm as obras e um envelope lacrado com ficha de inscrição. O nome do autor só deve constar na ficha de inscrição, que só será revelada depois da escolha das poesias.
Os três primeiros colocados receberão os respectivos troféus correspondentes às modalidades em que concorreram. Haverá também uma eliminatória, para escolher as poesias que serão publicadas no livro e todos os participantes receberão certificados. O coordenador do grupo setorial de literatura, Luiz Roberto Moura diz que esse concurso pode representar uma chance única para que muitos artistas de nossa cidade sejam reconhecidos. "Muitas vezes, a pessoa escreve e não tem como publicar. O Concurso Literário de Ubatuba tem essa função de descobrir talentos e incentivá-los a se desenvolver, através da publicação de suas obras".
A ficha de inscrição pode ser retirada na sede da Fundart, que fica na R. Félix Guisar Filho, 6 - ao lado do "Casarão da Fundart". Para mais informações, ligue para: 3833-7000 ou 3833-7001. (Fonte: PMU)

Pesquisa revela satisfação de consumidores na feira livre em Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizou, no final de setembro, uma pesquisa com os consumidores presentes na Feira da Praça Benedito Ignácio Pereira. O objetivo da pesquisa foi detectar o grau de satisfação desse público em relação aos serviços prestados pelos feirantes e o Poder Público Municipal. A partir desses resultados, serão realizadas alterações estruturais na feira. Foram feitas 51 entrevistas aleatórias, em diversas barracas e pontos da feira.
O público estimado aos sábados é de mil pessoas, chegando na temporada de férias, a mais de quatro mil. Os resultados mostraram que a maioria das pessoas abordadas, nesta época, são freqüentadores antigos da feira, sendo que 46% dos entrevistados são consumidores há mais de 10 anos, já tendo um grande conhecimento dos produtos comercializados no local e dos feirantes.
A pesquisa revelou também que são diversos os fatores que agradam o consumidor e o levam a freqüentar a feira. Houve um equilíbrio entre as respostas fornecidas pelos consumidores, com destaque para a variedade, com 21%; a qualidade dos produtos, com 18% e o atendimento dispensado pelos feirantes 18%. Já o ambiente e a infra-estrutura do local, segundo a pesquisa, deixam a desejar.
Mudanças
Entre as mudanças idealizadas pela Smapa, está a organização da feira, padronizando as barracas e separando-as por setores. Em relação à infra-estrutura, existe um entrave judicial que impede, temporariamente, mudanças e melhorias. Ocorre que a comunidade do bairro realizou um abaixo-assinado para tirar a feira do local. Enquanto não sai o resultado da ação, a Prefeitura fica impossibilitada de realizar melhorias na estrutura do prédio. Depois do preço, que ganha com 41%, em relação aos maiores inconvenientes, a infra-estrutura inacabada e o ambiente são os dois fatores que mais incomodam os consumidores.
A grande maioria dos consumidores entrevistados (71%) não apresentou críticas à Feira da Praça BIP. Levando-se em conta apenas as opiniões declaradas, os preços altos em relação às quitandas e supermercados representam 17,24%; a desorganização das barracas dos feirantes com produtos misturados e não identificados representa 13,79%, assim como a reforma da infra-estrutura do local com colocação de iluminação e sanitários adequados também representa 13,79%. Falta de informações, melhoria do atendimento ao público, acúmulo de lixo nas barracas, presença constante de crianças e pedintes, melhoria de segurança e funcionamento diário, representam, cada um, 6,9% das opiniões.
Assim como na questão anterior, a grande maioria dos consumidores entrevistados não apresentou sugestões para melhoria da feira livre e do local. Considerando apenas os 32% que opinaram, tem-se como principais sugestões, a organização do local e reforma da infra-estrutura, com 25%, bem como a diminuição dos preços praticados, com 25%. Destaca-se também a sugestão de funcionamento da feira livre duas vezes por semana, com 12,5% no local. A fiscalização constante, colocação de mais cestos de lixo, aumento do horário de funcionamento, melhoria e organização das barracas, fechamento de laterais da praça e uma nova feira no bairro Perequê - Açu, também foram citados, representando cada um, 6,25% das opiniões válidas.
A breve pesquisa realizada mostra algumas realidades encontradas semanalmente na Praça Benedito Ignácio Pereira, principal local de comercialização dos produtores rurais de Ubatuba. Na opinião de seu autor, o chefe da Seção de Fomento Agropecuário e Abastecimento, Christian Bacci, os consumidores, de maneira geral, apreciam a feira livre. "Muitos munícipes tomam o lugar como um espaço de lazer e convívio. Obviamente, existem problemas que devem ser solucionados, tanto por parte da Prefeitura Municipal como pela Associação dos Feirantes e Produtores Rurais. Pesquisas como essa ajudam a detectar problemas e possíveis soluções", afirmou o agrônomo. (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba vence festival LIVOVALI
Equipe pré mirim masculino divide a liderança com Taubaté

Ubatuba - A equipe de vôlei pré mirim masculino Ubatuba venceu a segunda etapa do festival LIVOVALI, disputado no sábado, 5, no Ginásio de Esportes Tubão. Foram quatro vitórias e apenas um set perdido. O time de Ubatuba começou a jogar apenas na segunda rodada, pois o primeiro adversário, Mogi das Cruzes, não compareceu. Em quadra, Ubatuba bateu Jacareí por 2 sets a 0 (15/11, 15/2).
O adversário seguinte, Orion/ Fadenp/ PAC, de São José, foi mais difícil, porém o time de Ubatuba manteve a regularidade e venceu por 2 sets a 1 (15/03, 12/15, 15/06).
A decisão da etapa foi contra Taubaté, que também vinha de três vitórias. No entanto, o time de Ubatuba impôs seu jogo e venceu por 2 sets a 0 (15/9, 15/9), ficando em primeiro lugar na etapa.
Na classificação geral Ubatuba e Taubaté estão empatados com 10 pontos, porém Ubatuba tem um set vantagem no saldo de sets. A etapa final do festival pré mirim masculino da LIVOVALI acontece dia 27, no Colégio IDESA, em Taubaté. (Fonte: PMU)

Festa da Banana anima Bairro da Estufa neste sábado

Ubatuba - Acontece neste sábado, 12, a "1ª Festa da Banana" promovida pela Escola Municipal Profª Maria Josefina Giglio Silva, no bairro da Estufa II. Além de resgatar a história do bairro, que era antes uma grande plantação de bananas, a festa apresentará também a culinária e peças de artesanato feito com fibras de banana. Serão servidas tortas, pizzas, bolos e outros pratos tendo a banana como ingrediente principal. O tradicional Azul Marinho (peixe com banana verde) também é presença garantida.
Para animar a festa haverá apresentação do grupo de dança da escola e música ao vivo.
A comunidade do Parque Paris, que fica na Estufa II, será parceira em um festival de prêmios, cujos recursos arrecadados serão destinados à construção de uma área de lazer.
A "1ª Festa da Banana", acontece no dia 12 a partir das 18 horas, na escola, que fica na Av. Vasco da Gama, 430, Estufa I. Informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6261. (Fonte: PMU)

Kung Fu de Ubatuba brilha no Sul [c/ foto]
Equipe conquista 20 medalhas no Campeonato Brasileiro

Ubatuba - A Associação Long Teh, representando a cidade de Ubatuba, participou do 16º Campeonato Brasileiro de Kung Fu e Tai Chi Chuan. O evento foi realizado na cidade de Santa Maria (RS), entre os dias 2 e 6 de novembro. O campeonato, que aconteceu no Ginásio Coração de Maria, teve a participação de 600 atletas reunindo a nata do Kung Fu nacional.
A delegação de Ubatuba contou com 16 integrantes, 12 atletas e 4 técnicos, conseguindo ao todo 20 medalhas sendo 12 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze. (Fonte: PMU)

Semana Municipal do Diabetes terá palestras, oficinas e até concurso diet
A coordenação será do PSF e a semana contará com palestras, oficinas, exposições e até concurso diet. As inscrições para o concurso devem ser feitas até amanhã, dia 10, nos postos de saúde dos bairros

Ubatuba - Na próxima semana, de 16 a 18 de novembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba promove a "Semana Municipal do Diabetes", que terá palestras, oficinas, exposições e atividades físicas. Todas as ações da semana estarão concentradas no Shopping Santa Fé, no centro da cidade. A coordenação da Semana é do PSF (Programa Saúde da Família) e contará também com a participação de profissionais das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Agricultura, Pesca e Abastecimento.
Segundo a nutricionista Claúdia Raffaelli, da secretaria de Saúde, hoje o município tem cadastrado 1.652 diabéticos. "O diabetes é uma doença que vem crescendo no mundo. Estima-se que 7% da população mundial seja diabética. Além de realizarmos essa semana voltada para o diabético procuraremos também despertar a prevenção em outras pessoas", explicou a nutricionista.
O Shopping Santa Fé está localizado na rua Conceição, 180, no centro de Ubatuba, próximo a Santa Casa.
Concurso Diet com sabor regional
Para quem adora saborear uma sobremesa, a "Semana Municipal do Diabetes" ainda estará promovendo o concurso "Sobremesas Dietéticas com Sabor Regional". Os interessados deverão efetuar suas inscrições até amanhã, dia 10 de novembro nos postos de saúde do bairros ou na Secretaria de Saúde, diretamente com Cláudia Raffaelli. As preparações deverão preferencialmente conter pelo menos um dos seguintes ingredientes regionais: banana, gengibre, mandioca, berinjela. As sobremesas deverão ser ricas em fibras (cascas, folhas, talos, ramas) e pobres em gorduras saturadas (manteiga, creme de leite, frituras). O participante deverá levar a sobremesa ao local do evento para ser degustada, no dia 17 de novembro, às 10 horas.
Para a premiação serão selecionadas 3 sobremesas, sendo 1º, 2º e 3º colocados contemplados com os prêmios doados pelas empresas parceiras, como produtos dietéticos e kits "Cuidando dos Pés" - Homeomag Laboratórios. Os jurados serão chefes de cozinha, culinaristas, diabéticos e nutricionistas.
A programação da Semana Municipal do Diabetes é a seguinte:

16/11 - Quarta-feira -
8 horas - Palestra "CUIDANDO DOS PÉS DO DIABÉTICO" - Podóloga Sílvia Ruschel
10 horas - Oficina "AVALIAÇÃO DOS PÉS DO DIABÉTICO" - SMS

17/11 - Quinta-feira
8 horas - Palestra "A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DO DIABETES" - Nutricionistas Cláudia Raffaelli Nascimento/SMS e Mirna Zucheratto/SMAPA.
10 horas - Concurso 10:00 hs "SOBREMESAS DIETÉTICAS COM SABOR REGIONAL".

18/11 - Sexta-feira
8 horas - Caminhada - Projeto Atividade Física da Secretaria Municipal de Esportes.
10 horas - Palestra "A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NO CONTROLE DO DIABETES" - Dr. Franz Homero Burini/Especialista em Medicina Esportiva e Pós Graduando em Síndrome Plurimetabólica USP. (Fonte: PMU)

Novas licenças em Ubatuba serão sorteadas na próxima semana

Vagas agora serão definidas por sorteio; alguns incritos estão com documentação irregular e devem procurar a Prefeitura até o dia 11

Ubatuba - A Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Ubatuba realizará no dia 18 de novembro, às 9 horas, no Tubão, o sorteio para a expedição de cerca de 120 novas licenças para o comércio ambulante na cidade. A Seção de Tributos Mobiliários (STM) afixou na própria seção, a lista dos participantes do sorteio e das vagas existentes. Somente terá direito de participar do sorteio o interessado que protocolou o seu pedido dentro do prazo de inscrição. Segundo o STM cerca de 70 inscrições estão irregulares. "É importante que as pessoas compareçam ao STM até a próxima sexta-feira, dia 11, para verificarem se estão com a documentação correta para participarem do sorteio. Há uma lista com cerca de 70 inscrições irregulares", explicou Lucilene Maria Pereira Tavares, chefe da Seção de Tributos Mobiliários da Prefeitura.
O sorteio será realizado por meio de cédulas nominais e deverá ser acompanhado por dois representantes da Associação dos Ambulantes Autônomos de Ubatuba, um representantes da Secretaria de Assuntos Jurídicos e por duas pessoas que serão escolhidas dentre os presentes. O sorteado terá preferência na escolha do local indicado na inscrição, caso haja vaga. Caso não haja vaga no local indicado o sorteado poderá fazer opção por outro local disponível.
O sorteado que não estiver presente no ato do sorteio perderá o direito de escolha do local, sendo ao final lhe será atribuída a vaga remanescente. Esgotadas as vagas existentes haverá um segundo sorteio de 30 dos regularmente inscritos para uma lista de espera por ordem de sorteio, para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes. Este é o primeiro ano em que as novas vagas serão definidas por meio de um sorteio regulamentado por Decreto. (Fonte: PMU)

Deslizamento fecha estrada em Ubatuba
Empreiteira marca para hoje implosão das pedras que interditaram parcialmente a Mário Covas desde terça-feira

Ubatuba - Duas pedras, cada uma delas com mais de cem toneladas, deslizaram anteontem à noite na rodovia governador Mário Covas (BR-101), em Ubatuba, um prolongamento da Rio-Santos. As pedras deslizaram da encosta devido às fortes chuvas que vem atingindo a região. O deslizamento ocorreu no km 14, próximo à praia da Almada, região norte de Ubatuba. Segundo o inspetor federal Artur D'Angelo, o deslizamento das pedras obrigou a polícia rodoviária federal a interditar o tráfego na rodovia durante 7 horas, por medidas de segurança. O trecho foi liberado parcialmente ontem de madrugada.
Uma das pedras obstruiu totalmente a faixa Rio-São Paulo. A outra, caiu sobre o acostamento. O tráfego de veículos no local está sendo feito apenas pela faixa São Paulo-Rio. A Polícia Rodoviária Federal sinalizou o trecho e passou a orientar os usuários sobre a interdição parcial no km 14.
Está prevista para hoje de manhã a implosão das pedras. O tráfego de veículos será interditado no local durante o acionamento das bombas para quebrar as pedras, trabalho que será realizado pela empreiteira Delta, responsável pelos serviços de manutenção na rodovia. FERIADO - Segundo D'Angelo, a obstrução de uma das faixas da rodovia não provocou prejuízos ao tráfego de veículos. Segundo ele, nesta época do ano o movimento é dos mais reduzidos, principalmente, no período noturno. "Nossa preocupação é liberar a rodovia o mais rápido possível devido ao feriado prolongado que se aproxima", disse. O diretor do Denit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), em Ubatuba, Said Barhauch, disse ontem que a rodovia deverá ser desobstruída até o meio-dia de hoje. Barhauch vistoriou o trecho na manhã de ontem, acompanhado de técnicos da empreiteira Delta. Segundo ele, devido ao tamanho e ao peso das pedras, não havia como removê-las da pista. "Vamos implodi-las e remover as pedras pequenas que ficarem sobre a pista", disse. Barhauch disse que a operação deverá levar cerca de 20 minutos. O diretor do Denit afirmou que as chuvas constantes não teriam provocado outros danos à rodovia, no trecho paulista. No dia 1º uma queda de barreira interditou a rodovia nas prox imidades de Mangaratiba (RJ), próximo a Angra dos Reis. O trecho foi liberado ao tráfego no dia seguinte. A rodovia Mário Covas(Br-101) em seu trecho paulista, de 54 km, entre a divisa de Paraty e a praia Grande, em Ubatuba, registra movimento de cerca de 2.000 veículos por dia, fora da temporada e feriados prolongados. Nas férias de verão, o movimento ultrapassa 20 mil carros por dia. (Fonte: ValeParaibano)

Distribuição de cestas básicas será alterada este mês

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba irá alterar neste mês a data de distribuição de cestas básicas. Devido ao feriado prolongado de 15 de Novembro, a distribuição ocorrerá de 16 a 22 de novembro. A entrega será feita no Anexo da Prefeitura, na avenida Dona Maria Alves, mediante a apresentação de olerite e documento de identidade. Todo mês as cestas são entregues no período de 12 a 18.
Em maio deste ano o prefeito Eduardo César ampliou o benefício da cesta básica para mais 169 funcionários. Hoje tem direito ao benefício o servidor que recebe até o salário base da referência 12 (R$ 892,85), excluindo benefícios como gratificações, horas extras, qüinqüênios e outros.
Cada cesta básica é composta por cinco quilos de açúcar, 400 gramas de leite em pó, dez quilos de arroz, 200 gramas de aveia, um quilo de café, 200 gramas de achocolatado em pó, duas latas (330 gramas) de molho ou extrato de tomate, um pacote de bolacha doce (200 gramas), três quilos de feijão, um quilo de fubá, dois quilos de macarrão, quatro latas de óleo de soja, oito rolos de papel higiênico, cinco peças de sabão em pedra, uma caixa de sabão em pó (900 gramas), quatro sabonetes, duas caixas de creme dental, um pote de tempero completo. (Fonte: PMU)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 04/11 a 10/11/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"A LENDA DO ZORRO"

LANÇAMENTO NACIONAL!!!!!!!!
C/ CATHERINE ZETA-JONES e ANTONIO BANDERAS
Ás 14:30 hs ( Este horário sómente aos sábados , domingos e feriados) e
ás 16:50 hs - 19:10 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"2 FILHOS DE FRANCISCO"

ÁS 14:30 HS
( ESSE HORÁRIO SÓ AOS SÁBADOS E DOMINGOS)
E ÁS 16:50 HS - 19:10 HS - 21:30 HS.

Fonte: cineporto@hotmail.com
 
Ação Litoral
 
Opinião Topo

A QUADRILHA QUE CONTINUA ASSALTANDO
Irineu Nalin

Recentemente a imprensa deu ampla repercussão a um assalto realizado em um edifício de apartamentos nos Jardins em São Paulo. O amplo noticiário ocorreu mais em função das características do roubo e pelo fato do edifício dispor de sofisticado sistema de segurança e onerar os condôminos com elevada taxa de condomínio.
Entretanto, inúmeros outros condomínios são assaltados com bastante freqüência sem que a imprensa faça tanto estardalhaço. Trata-se de uma modalidade de assalto que dificilmente chega ao conhecimento da Polícia, pois não há denúncias. Uma vez ou outra, isso acaba ocorrendo, pela iniciativa de um morador mais corajoso e indo parar na Justiça, o que raramente desperta interesse do noticiário.
Ultimamente, estão disseminados na grande maioria dos condomínios, independentemente de serem luxuosos ou não. Nestes são absorvidos sem grandes impactos, enquanto naqueles habitados pela classe média chegam a arrebentar com o orçamento familiar.
A ousadia desses assaltos parece que aumenta na medida que estoura um ou outro grande escândalo nos escalões superiores do poder público. São exemplos que parecem estimular essas ações, pela certeza da impunidade.
Muitos moradores já os absorveram e por incrível que pareça aceitam pacificamente e acham até natural que sejam roubados. Cansados não reagem mais. É o preço que assumem para não se envolverem nas atividades necessárias para evitar que seu condomínio seja atacado constantemente por esses ferozes e audaciosos assaltantes.
São quadrilhas bem organizadas, contam com o cadastro dos habitantes e dispõem de todas as informações necessárias para atacarem suas vítimas.
Quando deparam com um ou outro morador mais resistente, utilizam-se de várias estratégias para imobilizá-lo e evitar que o mesmo grite. Nisso são especialistas e dificilmente seus métodos falham a não ser quando um morador consegue gritar com habilidade para despertar outros vizinhos e gritarem juntos.
Nesse caso, retiram-se rapidamente e o risco do assalto é afastado, temporariamente, pois são assaltantes insaciáveis que acabam voltando.
Daí a conclusão de um sábio morador de que o melhor e mais sofisticado sistema de vigilância é o grito, não de um morador só, pois é muito fraco para afastar os bandidos, mas junto com alguns vizinhos. Garante: é um sistema que não falha nunca e protege o edifício de qualquer tentativa de assalto.
O mais incrível é que não utilizam armas de fogo, como os assaltantes de rua. Mesmo assim conseguem que suas vítimas fiquem estáticas. A única semelhança, como no assalto inicialmente citado é que acabam contando sempre com a ajuda de alguém do próprio edifício.
Sem essa ajuda seriam incapazes de consumarem o assalto. É claro que esses colaboradores fingem e ficam com parte do resultado do roubo, pois geralmente são eles próprios que introduzem a quadrilha no edifício. Alguns por ingenuidade, outros o fazem de forma premeditada.
Entre inúmeras formas para viabilizarem suas ações, além da colaboração destes, usam o Zelador, que envolvido, fica calado para garantir seu emprego (bom salário, moradia gratuita, água, luz, telefone, cesta básica, FGTS, PIS, etc.) e por não ter muita saída. Se ameaçar gritar: da forma como foi amarrado, fica fácil mandarem-no para o "olho da rua", daí em diante se torna um colaborador passivo.
Para aqueles moradores mais atentos e observadores que chegam a levantar alguma desconfiança, utilizam outros métodos de intimidação, de forma a evitar que passem aos demais moradores suas suspeitas. Nesse caso, chegam ao extremo para desencorajarem os mesmos.
Como a convivência social em condomínios é um exercício constante de paciência e tolerância, incompatibilizá-los com outros moradores é uma das formas empregadas, pois havendo desarmonia, criam as condições que necessitam para exercerem suas ações com sucesso, sem a interferência destes.
Situações que levam muitos a mudarem-se do edifício, pois o desgaste em muitos casos acaba provocando danos à saúde.
E assim vão agindo impunemente, pois a Polícia, nesses casos, nada pode fazer para prender a "quadrilha". Afinal ! Quem é o ladrão ?
Se você traçar um paralelo com o local onde mora (Condomínio, Bairro, Município, Estado, etc.) vai descobrir quem é o ladrão, mas fique quieto, pois só, pouco poderá fazer e lembre-se do conselho do velho e sábio morador: "tem que contar com a participação e gritar junto com outros moradores".
Não faça julgamentos precipitados, pois "qualquer semelhança é apenas coincidência", antes é necessário uma investigação mais profunda. Que tal começar por uma auditoria nas contas do seu condomínio. Isso se permitirem acesso as informações necessárias.
Se questões como essa dificilmente são resolvidas no âmbito do "local da moradia", como poderemos exigir que possam ser equacionadas no Município, Estado, na Federação ou até na CBF? Exercer a cidadania é o caminho, acomodar-se será o caos.

Consulte Aqui Artigos anteriores

Irineu Nalin

Poesia Topo

Marinheiros que navegaram no Taurus
Setestrelo, Arouca, Járraiou,
Trêsporquatro, Arrastão,
Curiango, Alencastro,
Calisto, Gaudêncio e Beleza.
Todos atravessaram a salvo muitos mares,
Alguns acabaram por se afogar nos bares.

Urutau
O vulgo o aponta
Pressago de urucubaca
Que geme no lusco-fusco
Que se confunde com um galho
E com a noite se escurece
Como se parte da árvore fosse
Como se culpa tivesse
Pelas sombras que o medo tece.


Briga conjugal
Porque é muito estranho
Que um rapaz
compre livros todo mês
Deu o tangolomango nela
E sobrou só seis:
Eu e Fernando Pessoa.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Criação dos Animais - Eliana de Oliveira, nascida a 09/11/1960 era natural de Ubatuba. Trabalhou no setor de literatura da FUNDART, realizou vários projetos e entre eles criou o concurso de contos “ Washington de Oliveira”. Foi assessora de bancada em 1992 e a única mulher a ser diretora geral da Câmera Municipal (1993). Foi uma das fundadoras do PT de Ubatuba e foi presidente do PSB de Ubatuba , integrando a secretaria estadual da mulher do PSB-SP, como coordenadora política por seu desempenho no litoral norte. Inovou a participação da mulher na política municipal, organizando juntamente com o comitê feminino do PT, o I Fórum de Debates “A Mulher na Política”.
Foi membro fundadora da Confraria dos Escritores de Ubatuba e teve diversos trabalhos publicados em jornais e revistas da região, tendo pertencido a diretoria da Associação em Defesa do Povo Caiçara – ADPC.
Como presidente da APAUBA em sua segunda gestão realizou com sua diretoria um trabalho pioneiro e exemplar no trato com os animais.
Um amigo da APAUBA diz que “Se os animais dominassem o mundo não haveria donos abandonados”.
Com certeza também, se eles falassem estariam prestando uma imensa homenagem a Eliana de Oliveira, por todo o seu trabalho como ser humano em relação aos animais; por todo seu respeito e amor para com aqueles que não pediram para nascer e que sem saber o porque, são abandonados para morrer.
Nós, que somos racionais, sabemos nosso papel no mundo e o porque estamos aqui: temos o dever de lutar contra as injustiças sociais, contra as desigualdades e de preservar e respeitar qualquer forma de vida no planeta. Caso contrário, estaremos caminhando para o extermínio.
Por que será que Deus criou os animais?
Ou será que os animais são criação do Satanás?
Existem desumanos que acreditam neste último e agem como tal, jogando filhotes no lixo afogando no rio, ou asfixiando-os, como se estivessem extirpando o mal do século.
Inimaginável é a criatividade dos desumanos e de seus requintes de maldade deixando-os morrer de fome ou violentando-os sexualmente.
Está aprovado cientificamente que aquele que pratica crueldade contra os animais é pessoa com dose excessiva de agressividade, propensa a ser homicida. Quem mata um animal, mata uma criança, mata um adulto, mata um idoso!!!
Nós, que acreditamos que Deus criou os animais, conseguimos com eles manter diálogos, entendemos o que querem só no olhar, no abano do rabo, na postura e sabemos que o respeito entre os seres humanos só vai existir quando os animais forem tratados com dignidade.
Os animais tem muitas desvantagens em relação ao mundo de hoje, pois não fazem a política dos homens e nem podem optar por quaisquer das religiões existentes, além do que não falam. Mas eles tem exemplos de vida para nos oferecer: não se drogam, não odeiam, não contaminam voluntariamente, não invejam, não cobiçam, não traem, e sobretudo não prejudicam nenhum outro ser humano por causa de bens materiais ou de poder.
Há uma razão muito séria e digna para explicar a Criação dos animais e felizes dos que já entenderam !!!

Evely Reyes Prado
APAUBA -Associação Protetora dos animais de Ubatuba


Segurança - Estive em São Sebastião nos últimos dois fins de semanas 29 e 30/10 e 5 e 6/11 e fiquei deveras indignado com a segurança de modo geral... Fui com a família tomar sorvete na rua da praia e vi um número enorme de indigentes na praça... bebendo pinga (garrafa de 51) e de uma certa forma ameaçadora (claro estavam bebados) se insunuavam para as pessoas que ali passeavam com a familia... minha maior indignação foi em não ver sequer um policial nas redondezas, e nem se quer qualquer providencia da Prefeitura no sentido de recolher estas pessoas... O mais chato é que após beberem, eles quebravam as garrafas de pinga nas pedras/prainha.
Gostaria que pautassem uma reportagem a respeito e questione tanto a policia como a prefeitura sobre providencias a respeito.
Grato

Celso Saviol
Via e-mail

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Itaguá - Emilio Campi

Amanhecer no Itaguá
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor