Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 17 de novembro de 2005 - Nº 1402 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
Beto Mansur Percorre Litoral Norte
Praias ficam lotadas no 15 de Novembro


Caraguatatuba
Campanha orienta população no Dia Nacional da Tuberculose
1ª Semana de Tecnologia da Informação do Ceprolin reúne escolas do Litoral Norte
Caraguá concorre com seus artistas na fase regional do Mapa Cultural Paulista
Campanha orienta população no Dia Nacional da Tuberculose
Agentes de Saúde estão prevenindo e orientando sobre o tratamento da Tuberculose, em Praças da cidade, nas Unidades de Saúde e nas escolas.
Prefeitura de Caraguá solicita ao Governo do Estado 5 pontes para estrada do CDP
Prefeitura de Caraguá quer cidade iluminada no Natal
Germino quer razões para transferências de policiais
Caraguá combate a dengue no Dia “D”
“Grito” abre o Carnaval 2006
Maricultores de Caraguá fazem curso de manipulação de alimentos
Prefeitura aposta no crescimento do Festival do Mexilhão
ACAJU realiza o projeto Alma Caiçara
Atletas de Jiu Jitsu de Caraguá estréiam com destaque em campeonato
Estudantes de Caraguá fazem 1º Movimento da Paródia
Avenida da Praia vai ganhar câmeras
Preso filho de vereador no litoral
PM detém dez menores por furto e roubo


Ilhabela
Ilhabela apresenta a Exposição “O Artista Pinta o Negro”

São Sebastião
Rede municipal de ensino ganha material didático para 2006
Nova iluminação valoriza árvores centenárias da Praça do Coreto e Igreja Matriz
Prefeito anuncia construção de arquibancada no estádio e campo no Topo durante premiação da Copa Cidade
Colisão provoca morte no litoral


Ubatuba
Charles Medeiros participa de palestra da Petrobrás
Prefeitura e INPE firmam convênio em Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba inicia notificação para limpeza de lotes
Prefeito inaugura praça do Sumidouro


Seções
Opinião
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Beto Mansur Percorre Litoral Norte

Litoral Norte - Nesta quinta-feira, 17, Beto Mansur, ex-prefeito de Santos, percorre as cidades do litoral norte, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, divulgando a sua pré-candidatura ao Governo do Estado. A programação tem início às 9h30 em reunião com o Prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza e às 10h00 com o Presidente da Câmara daquela cidade, Jairo Felix, após o encontro Mansur atenderá a imprensa local em coletiva. Caraguatatuba é o próximo destino, com novas reuniões, às 11h00 na Prefeitura e às 11h30 na Câmara Municipal. Na seqüência, a primeira visita é Ilhabela às 15h00, e São Sebastião às 17h30, onde serão mantidos contatos com os Prefeitos e Vereadores de cada localidade. Na próxima semana Beto Mansur tem compromissos agendados na Prefeitura e Câmara de Santos, além de percorrer cidades do Vale do Ribeira. (Fonte: ValeParaibano)

Praias ficam lotadas no 15 de Novembro
Feriado funcionou como uma prévia do próximo Verão, afirmam comerciantes e hoteleiros do Litoral

O movimento turístico registrado no feriado da Proclamação da República, que superou as expectativas dos comerciantes da região, serviu como ensaio para a próxima temporada de verão. Muitos turistas ainda permanecem no Litoral Norte, aproveitando o tempo bom que reina na a região pelo menos até amanhã. O feriado terminou anteontem, mas um bom número de turistas ainda permanece na região, atraídos pelos pacotes promocionais oferecidos pela rede hoteleira. Ontem, mais uma vez, o dia foi de muito sol e forte calor. Muitos turistas aproveitaram o dia à beira-mar e deixaram a região no período da tarde. A presença dos turistas nas praias surpreendeu mais uma vez os comerciantes. Nas principais praias como Grande e Maranduba, em Ubatuba; Martin de Sá, em Caraguá; e Maresias e Cambury, em São Sebastião, o número de banhistas foi considerado acima do normal. Segundo a Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguá, ontem, cerca de 30% dos leitos dos estabelecimentos permaneciam ocupados por turistas. Em Ubatuba, o índice de ocupação ontem era de 50%, segundo hoteleiros locais. QUIOSQUES - Segundo Anuar Rafic, do quiosque Cantão, na Praia Grande, em Ubatuba, o movimento de banhistas ontem foi acima do normal. Segundo Rafic, as pousadas e hotéis da cidade continuam com boa ocupação, mesmo após o feriado prolongado. Luciene Souza, do quiosque Canto Bravo, na praia Martim de Sá, também disse ter ficado surpresa com a grande presença de banhistas na praia na manhã de ontem. Segundo Luciene, se o tempo continuar bom, muitos turistas devem "esticar" o feriado da República até domingo. TESTE - O movimento intenso de turistas serviu preparativos para a próxima temporada de verão que já se aproxima. O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (PSDB), disse que os serviços de coleta de lixo e limpeza das praias funcionaram bem durante o feriado, apesar da superlotação. Caraguá recebeu cerca de 300 mil turistas. A prefeitura coletou durante o feriado 600 toneladas de lixo. Segundo o diretor da coleta, Gilberto Santos, o volume coletado no feriado foi idêntico ao registrado no Carnaval deste ano. A presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguá, Marília Sarmento, disse que 98% dos leitos foram ocupados durante o feriado. Ela afirmou que para os hoteleiros da cidade o feriado da República foi o melhor do ano. Ubatuba recebeu 400 mil pessoas no feriado prolongado, segundo o secretário de turismo, Luiz Felipe Azevedo. O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Ricardo Amadei, afirmou que a superlotação não acarretou problemas no abastecimento de água na região. Segundo ele, houve problemas apenas de queda de pressão nas torneiras no bairro de Itamambuca, em Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Campanha orienta população no Dia Nacional da Tuberculose

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Sáude de Caraguatatuba promove nos dias 16, 17 e 18 de novembro, atividades com as equipes do Programa Saúde da Família, uma campanha com o objetivo de educar a comunidade a reconhecer os sintomas e o tratamento da Tuberculose. A campanha é realizada em comemoração ao dia Nacional da Tuberculose. As ações vão acontecer nas Unidades de Saúde, na sala de espera; nas escolas do Rio do Ouro e Massaguaçu, com peça teatral, e em outras escolas municipais e estaduais, com palestras e divulgação sobre a doença, com distribuição de folhetos informativos. Na Praça do Coreto, no Centro, haverá um estande de divulgação e orientação. Ao contrário do que muitos pensam, o número de casos de Tuberculose não é pequeno, e está aumentando em muitos países. Entre as doenças infecciosas, ela é no mundo, a primeira causa de morte em pessoas acima de cinco anos de idade. Só no Brasil, ocorre aproximadamente 17 óbitos por dia, por Tuberculose. No estado de São Paulo, os municípios com maior índice de Tuberculose, encontram-se no Litoral. (Fonte: PMC)


1ª Semana de Tecnologia da Informação do Ceprolin reúne escolas do Litoral Norte

Caraguatatuba - Com o objetivo de apresentar à comunidade da região algumas tecnologias utilizadas na administração pública e privada e também mostrar o perfil do profissional capacitado para aplicá-las, o Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte realiza de 21 a 25 de novembro, das 19 às 21 horas, a 1ª Semana de Tecnologia da Informação do Litoral Norte. Organizado pelos profissionais do Ceprolin, Glauco Bianchini, Ronaldo Cheberle, André L.B. Fonseca e Leandro de O. Silva, o evento tem por finalidade apresentar os projetos das instituições do Litoral Norte que mantém cursos nas áreas de informática - “Convidamos todas as instituições do Litoral Norte para a 1ª Semana da Tecnologia da Informação. É uma forma de apresentar à comunidade a crescente utilização da tecnologia da informação aplicada às diversas áreas do mercado e servir de ponte de ligação entre empresários e profissionais de tecnologia. Estão previstas palestras, mesa redonda, simpósio e painel visando apresentar aos alunos, administradores, profissionais liberais e comunidade interessada, a aplicação da tecnologia da informação, ou seja, a informática. Dessa maneira, no simpósio, as instituições de ensino podem apresentar seus cursos, projetos e a qualificação do profissional que está sendo preparado para o mercado, assim como o público pode conhecer novas tecnologias para utilizar em seu cotidiano, empresas e administração pública” - comenta Bianchini, um dos organizadores. A entrada é franca.
Confira a programação:
Dia 21/11
19h – Abertura
19h30min - Palestra: “A Tecnologia da Informação Aplicada na Administração Pública” - Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Palestrantes: Marcio Luis Rodrigues de Paula e Paulo Sérgio Tozato
20h30min – Painel: “Software Livre” – Uma alternativa Contra a Pirataria.
21h – Palestra: “A Tecnologia da Informação Aplicada na Administração Pública” - Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Palestrantes: Carlos José dos Santos e Raquel C. Julião Barbarulo
Dia 22/11
19h – Palestra: “Redes Wireless” – Conexão Sem Fio.
Palestrante: Igor Keiti Schmidhaussler Okimoto
20h: 30min – Painel: “A evolução da Tecnologia”
21h – Palestra: “VoIP” – Redução de Custos com Telefonia
Palestrante: Cléber Aragão Biscassi
Dia 23/11
19h – Palestra: “Segurança e Informação” Gerência de Risco.
Palestrantes: Adriano A. R.Barbosa e Glauco Bianchini
20h – Apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos: Desenvolvimento de Sistemas Comerciais – CEPROLIN e Técnico em Informática - CETEP
Dia 24/11
19h – Palestra: “O Ensino em Tecnologia da Informação no Litoral Norte” – As Instituições de Ensino apresentam seus cursos
CETEP - Palestrante: Carolina Paiva Lopes
CEPROLIN - Palestrantes:Jorge Donizeti de Carvalho, Ana Carolina Lima Costa e Luiz Gustavo Nicola Mendes
Faculdades Integradas Módulo – Palestrante:
Flávio Marques Azevedo
Faculdade São Sebastião – FASS – Palestrante:
Denny Paulista Azevedo Filho
Dia 25/11
19h - Palestra: “ERP, CRM, SuplyChain e Datawarehouse” Ferramentas de Apoio Empresarial.
Palestrantes:Glauco Bianchini e Ronaldo Cheberle
(Fonte: PMC)


Caraguá concorre com seus artistas na fase regional do Mapa Cultural Paulista
Vários artistas de Caraguá durante o mês de novembro concorrem com suas obras por toda a região do Cone Leste Paulista. É o Mapa Cultural Paulista

Caraguatatuba - Caraguatatuba está apresentando sua arte e seus artistas – está acontecendo a fase regional do Mapa Cultural Paulista edição 2005/2006, evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, promovendo o intercâmbio regional e divulgando o talento desses artistas, proporcionando o apoio e a visibilidade necessária a aqueles que merecem o reconhecimento, tanto pelo empenho quanto pela qualidade dos trabalhos apresentados em suas expressões artísticas. Em várias modalidades, os artistas estarão concorrendo com outros municípios.
Caraguatatuba este ano, sediou a fase regional de vídeo, e no dia 11, sexta-feira, na Videoteca Lúcio Braun, premiou os melhores - foram indicados para representar a região os vídeos “Documentário sobre Chico Abelha” de Washington Benigno de Freitas, de São José dos Campos, e “Erótikós”, de Silvia Bigarelli, de Jacareí. Recebeu menção honrosa, o vídeo “Obstáculos”, de Rogério dos Santos, de São José dos Campos. A jurada enviada pela Secretaria de Estado de Cultura foi Lucila Meirelles. Outros artistas estarão percorrendo a região, concorrendo com seus trabalhos: Juliano Junqueira com suas esculturas participa em Ilhabela na Secretaria de Cultura da cidade; em Teatro, o espetáculo Zona Contaminada do TEC – Teatro Experimental de Caraguatatuba, direção Junior Magresco, apresentou-se em São José dos Campos no dia 12, sábado, no Cine Santana; em Poesia concorreu José Itamar Cardoso, na Casa de Cultura da cidade de Canas, no dia 13. Na modalidade Dança, no dia 18, o Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba, direção Cristina Neves, concorre em Guaratinguetá; já na modalidade Conto, Mariângela Souza Ragassi estará em Taubaté no dia 20 às 20 horas, na Divisão de Museus Patrimônio e Arquivo Histórico, finalmente em fotografia, Tremembé recebe no dia 16, Gianni D’Angelo com seu trabalho. A Fase Estadual será realizada em São Paulo durante o mês de março de 2006, com os participantes classificados na Fase Regional. Vamos torcer por nossos artistas! (Fonte: PMC)


Campanha orienta população no Dia Nacional da Tuberculose
Agentes de Saúde estão prevenindo e orientando sobre o tratamento da Tuberculose, em Praças da cidade, nas Unidades de Saúde e nas escolas

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Sáude de Caraguatatuba, promove nos dias 16, 17 e 18 de novembro, uma campanha que alerta sobre os sintomas e o tratamento da Tuberculose. A campanha é realizada em comemoração ao Dia Nacional da Tuberculose, com diversas atividades envolvendo as equipes do Programa Saúde da Família. Na Praça do Coreto, no Centro, foi montado um estande para a divulgação e orientação. Nas Unidades de Saúde, nas salas de espera; o usuário é orientado com palestras diárias. Nas escolas do Rio do Ouro e Massaguaçu, os alunos estão assistindo a peças teatrais com a equipe do PSF (Programa Saúde da Família); e em outras escolas municipais e estaduais, há palestras e divulgação sobre a doença, com distribuição de folhetos informativos.
No dia 18, sexta, agentes de saúde estarão na Praça do Coreto do bairro Perequê Mirim, com orientação e distribuição de material informativo.
Ao contrário do que muitos pensam, o número de casos de Tuberculose não é pequeno, e está aumentando em muitos países. Entre as doenças infecciosas, ela é no mundo, a primeira causa de morte em pessoas acima de cinco anos de idade. Só no Brasil, ocorrem aproximadamente 17 óbitos por dia, por Tuberculose. No estado de São Paulo, os municípios com maior índice de Tuberculose encontram-se no Litoral. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá solicita ao Governo do Estado 5 pontes para estrada do CDP

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba encaminhou à Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo, a solicitação de 5 pontes de ferro, a serem colocadas na estrada que dará acesso ao local onde será construído o CDP – Centro de Detenção Provisória, no bairro do Pirassununga, região Sul da cidade. O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, encaminhou ao diretor da Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo, sr. José Bernardo Ortiz, um documento solicitando a liberação de perfis metálicos para a construção de cinco pontes no município. O ofício foi enviado na última quinta-feira, 10 de novembro. Segundo explicou o prefeito Aguilar, essas pontes são extremamente necessárias, porque contemplarão o bairro Pirassununga, onde está prevista a construção do CDP – Centro de Detenção Provisória, a qual será viabilizada com recursos do governo estadual.
De acordo com o documento expedido pela Prefeitura de Caraguá, o acesso à região necessita ser adequado às necessidades de transporte de cargas, imprescindíveis à construção do CDP. Junto à solicitação das pontes, foram enviados documentos com especificações técnicas, sob a orientação do engenheiro e Secretário de Obras, Raul Pesci Junior, que acompanhará o início das obras do Centro de Detenção Provisória. Para a Prefeitura Municipal, com o atendimento a esta reivindicação, será possível dar início à construção da obra com mais agilidade. (Fonte: PMC)


Prefeitura de Caraguá quer cidade iluminada no Natal
A meta é iluminar todas as praças e pontes da região central da cidade, até o início de dezembro

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba estará mais iluminada no Natal deste ano. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba iniciou, nesta semana, a instalação das iluminações natalinas, em praças e pontes da região central da cidade. Serão instaladas 250 mil lâmpadas, que iluminarão as principais praças entre elas a Praça Cândido Mota, a Praça Diógenes Ribeiro de Lima, a Praça Juscelino Kubitschek, a Praça da Bíblia, a praça do Trevo, além de pontes e a área que fica ao lado da Praça Ton Ferreira. A meta do prefeito José Pereira de Aguilar, que quer a cidade mais iluminada neste ano, é de que a decoração de Natal esteja pronta até o dia 5 de dezembro. Em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, a Prefeitura está preparando uma campanha de Natal para o período de 10 a 15 de dezembro, com a casinha do Papai Noel e apresentações de corais e concertos musicais natalinos.
As inscrições para o Papai Noel ainda estão abertas e devem ser feitas na Assessoria de Comunicação, que fica na Rua Luiz Passos Junior, nº 55, sl 5. O telefone para informações é o 3882-5441. (Fonte: PMC)


Germino quer razões para transferências de policiais
Vereador fala em pelo menos 17 policiais civis transferidos

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Requerimento pedindo informações sobre o grande número de policiais civis transferidos da Delegacia de Caraguatatuba para São Sebastião, desfalcando o efetivo da cidade. O Vereador quer providências também para com o serviço de Carteira de Identidade, que está deficitário. Germino aponta em seu Requerimento que Caraguatatuba ocupa o segundo lugar como cidade com maior índice de criminalidade no Estado de São Paulo e que esta colocação compromete os investimentos e a imagem da cidade para o Turismo, a qual depende boa parte da economia. O Requerimento do Parlamentar se baseia, ante os fatos apresentados, que pelo menos 17 policiais civis e um delegado foram transferidos nos últimos meses para a vizinha São Sebastião, que aparece no ranking com menor índice do que Caraguatatuba. O Vereador se mostra indignado com a situação, pois ao invés de aumentar o efetivo, o mesmo é reduzido para uma cidade em melhores condições de segurança na região. Germino chega a esboçar se São Sebastião tem mais importância ou influência no cenário político estadual, no que tange a Segurança Pública. Mesmo deficitária, a Delegacia de Polícia Civil de Caraguatatuba, no comando da Delegada Elizabeth Maluf, vem fazendo um bom trabalho, salienta o Vereador. Este déficit, segundo Germino, atingiu até o setor de emissão de Carteiras de Identidade, que está inoperante, com os contribuintes precisando se dirigir até o Poupa Tempo de São José dos Campos para resolver este problema. No Requerimento o Vereador pergunta quantos policiais foram transferidos, quais eram os cargos destes policiais, qual o motivo da transferência e se, com base no Requerimento, o Governo Estadual pretende aumentar o efetivo de policiais civis na cidade. “Não precisamos de policiais apenas na temporada de verão, precisamos deles o ano todo e estando em segundo lugar na criminalidade, é inadmissível perdermos policiais para uma cidade que figura como mais tranqüila”, desabafa. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá combate a dengue no Dia “D”

Caraguatatuba - No Dia “D” da Dengue, Caraguá terá orientação na Praça Cândido Mota com teatro, filmes educativos e mostruários vivos, além de distribuição de folhetos e orientação. Sábado 19, é o Dia “D” da Dengue. Em Caraguá, os agentes de Saúde trabalham pela prevenção, lembrando no dia nacional de combate à doença, que prevenir e evitar a proliferação da Dengue é possível. Neste dia a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, promove atividades de orientação à população, das 8h às 16h, na praça Cândido Mota. Os agentes da Divisão de Zoonoses estarão em um estande com informações sobre o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e suas ações, além de exposição direcionada sobre o controle de criadouros do vetor da Dengue, com exibição de mostruários vivos e filme sobre o tema. A equipe de teatro do PSF (Programa de Saúde da Família) irá apresentar uma peça sobre a doença. As equipes do PSF receberam treinamentos de mobilização comunitária, e todas as Unidades de Saúde receberam vídeos para exibição à comunidade. Moto e computador vão agilizar ações contra Dengue - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba foi contemplada com um moto e um computador, doados pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário, Olegário Alves dos Santos, esses equipamentos irão otimizar os recursos já disponíveis, agilizando as ações do Programa Municipal de Controle da Dengue. De acordo com o secretário, o Ministério contempla os municípios que sofrem com a infestação do mosquito Aedes aegypti, com a doação de equipamentos que favoreçam o trabalho de controle a Dengue, procurando otimizar os recursos e agilizar as ações municipais de combate à doença. “As doações do ministério irão ajudar muito o nosso trabalho. Tratando-se de Dengue, a identificação precoce dos casos é de vital importância para tomarmos as decisões e implementarmos as medidas de maneira oportuna, visando o controle da doença”, finalizou. (Fonte: PMC)


“Grito” abre o Carnaval 2006
O Pré-Carnaval 2006 de Caraguatatuba contou com a apresentação de duas baterias da cidade e com a eleição da Rainha do Carnaval, primeira e segunda princesas e Rei Momo

Caraguatatuba - O samba rolou solto na Praça de Eventos, em Caraguá, no último sábado, dia 12, na abertura do Carnaval 2006, apresentada pelo secretário municipal de Turismo, Ricardo Ribeiro, e com a presença de quatro escolas de samba da cidade, a Unidos do Samba, Unidos do Pé da Serra, Independente de Caraguá e Império do Litoral. Como atração principal foram eleitos o Rei Momo, a Rainha do Carnaval e primeira e segunda Princesas. Fizeram parte da mesa de jurados o ex-prefeito municipal, Sidney Trombini, Zenaide Conceição, Sônia Villar, Ana Paula Figueiredo e Carlinhos do Pandeiro. A eleição foi bem disputada e todas as candidatas à rainha do carnaval mostraram ao público presente, muito “samba no pé”, um dos quesitos julgados pelos jurados.
A grande campeã, eleita Rainha do Carnaval 2006, foi a representante da escola Unidos do Samba, Jodeli, seguida, Carla Ramos Luis, da mesma escola, que levou o título de primeira princesa. A terceira colocação foi de Bruna de Campos Serra, representando a escola Unidos do Pé da Serra, que ganhou o título de segunda princesa. Entre os homens candidatos à Rei Momo, o grande vencedor foi Antonio Pereira, o “Jota”, pela escola Unidos do Samba.
As baterias das escolas Unidos do Samba e Unidos do Pé da Serra comandaram o evento ao som de suas batucadas e o público sambou junto com os candidatos aos títulos. Os quatros representantes das escolas de samba de Caraguá também estiveram presentes e agradeceram ao empenho da prefeitura ao ajudar para que o carnaval volte a ser como foi há oito anos atrás, com os blocos das escolas desfilando. “Foi uma iniciativa dos próprios blocos e do prefeito Aguilar em estar resgatando esta tradição. Essa manifestação popular trás vários benefícios para a cidade”, disse o secretário de turismo, Ricardo Ribeiro, “o intuito de realizarmos o grito logo em novembro é para que a cidade comece a entrar no ritmo carnavalesco, havendo mais participação”, completou. (Fonte: PMC)

Maricultores de Caraguá fazem curso de manipulação de alimentos

Caraguatatuba - Os maricultores de Caraguatatuba aprenderam noções de higiene e manipulação de alimentos, no curso oferecido pelo SEBRAE-SP e SENAC, semana passada. O objetivo foi preparar os maricultores para o 3º Festival do Mexilhão, que acontecerá em dezembro. Esta semana, um novo curso foi iniciado no Ceprolin-Centro de Profissionalização do Litoral Norte, ministrado pelo técnico de nutrição dietética, Manoel Vicente da Silva, que está ensinando os maricultores e quiosqueiros a prepararem os novos pratos do Festival. Manú, como é conhecido na cidade, foi contratado pelos organizadores como consultor gastronômico do evento, e por isso estará coordenando a preparação dos pratos, além da higiene e manipulação de alimentos, durante o evento. A intenção é garantir a qualidade dos serviços prestados. As quatro receitas criadas por Manú já foram apresentadas aos organizadores do evento, e são de dar água na boca: Strogonofe de Mexilhão, Bobó de Mexilhão, Beringela Grelhada com marisco ao molho e salada de legumes com mexilhão. O público esperado para o evento esse ano é de 10 mil pessoas e os produtores pretendem comercializar mais de três toneladas do molusco, como aconteceu na edição passada. (Fonte: PMC)

Prefeitura aposta no crescimento do Festival do Mexilhão
O evento vai acontecer em toda a orla da praia, com a comercialização dos pratos nos quiosques, além das atrações culturais, como visita à Fazenda do Mexilhão, Corrida de Canoa Caiçara, Exposição de artesanato identitário, shows musicais e outras

Caraguatatuba - O 3º Festival do Mexilhão foi reestruturado pela Secretaria Municipal de Turismo de Caraguá, que apostou no crescimento do evento, extendendo-o para toda a orla da praia da Cocanha, integrando maricultores e quiosqueiros. Uma das inovações é que a festa acontecerá em todos os quiosques da praia, com a comercialização de pratos preparados a base de mexilhão, e na orla, com atrações culturais e esportivas. O evento, que tem o apoio do SEBRAE e da TRANSPETRO, terá abertura na sexta-feira, dia 9 de dezembro, com o 1º Seminário de Maricultura e Pesca, promovido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo. O seminário visa debater com maricultores e pescadores assuntos relacionados à maricultura e à produção de Vieira, outra área de grande interesse dos produtores locais. No Hotel Világio, na Cocanha. Aberto a interessados de todo o litoral. O Festival terá a bertura oficial às 19 horas no Rancho de Maricultura da Praia da Cocanha, com presença do prefeito municipal José Pereira de Aguilar, representantes do SEBRAE e autoridade convidadas.
A abertura será bastante animada, com shows de MPB e muitas atrações culturais já confirmadas pela Fundacc, entre elas Puxada de Rede e exposição de artesanato identitário. A Secretaria de Turismo está definindo os shows de MPB que animarão o evento de dia e à noite, em um palco centralizado na praia, próximo ao Rancho de Maricultura. Os quiosqueiros também oferecerão música ao vivo durante a festa. O público poderá saborear o tradicional Lambe-lambe, o mexilhão ao bafo e ao vinagrete, e os novos pratos: Strogonofe de Mexilhão, Bobó de Mexilhão, Beringela Grelhada com marisco ao molho e salada de legumes com mexilhão, preparados pelo técnico em gastronomia, Manoel Manoel Vicente da Silva. A Secretaria de Esportes e Recreação promoverá de sábado a domingo campeonatos de beach soccer M, vôlei F e M, Futvolei M e F, e truco. No domingo a atração deverá se concentrar na Corrida de Canoa Caiçara. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a produção de mexilhão poderá fazer uma visita à Fazenda de Mexilhões, que será comercializada pelos produtores de Caraguá.
Também estarão presentes no evento todas ONG´s da cidade. (Fonte: PMC)

ACAJU realiza o projeto Alma Caiçara
Palestras e Show, Workshops de Teatro, Ecologia, Turismo, História em Quadrinhos e Ilustração, estão abertos a participação de crianças, adolescentes e adultos

Caraguatatuba - A ACAJU (Associação Caiçara Juqueriquerê) de Caraguá, apresenta o projeto “Alma Caiçara, Cultura e Meio Ambiente no Litoral Paulista”. O evento acontece na Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Osasco, no bairro Porto Novo e terá uma programação intensificada até o dia 30 de novembro. O objetivo é recuperar o conhecimento ecológico da cultura caiçara, reconstruir o conhecimento sobre o ambiente natural em diferentes linguagens e despertar em toda a comunidade o interesse pela cultura caiçara e pela natureza do litoral. O público alvo são as crianças e adolescentes das escolas públicas municipais, estaduais e particulares. O evento promoverá palestras, workshops e show cultural “Encanto Caiçara”, com o artista Luiz Perequê. As palestras acontecem no dia 25, sexta-feira, partir das 18h30. O prof. Dr. Antonio Carlos Sant’Anna Diegues, da NUPAUB/CEC/USP falará aos presentes sobre o tema “Cultura Caiçara e Meio Ambiente”; Marivaldo Carvalho falará sobre “Mitologia, cultura e Ecologia” e a professora de Educação Física da USP, Fernanda Kungrat Brasil sobre “Corpo e Meio Ambiente”. Os workshops de Teatro têm como objetivo adaptar contos caiçaras, relacionados à natureza, à linguagem teatral. As Histórias em Quadrinhos e Ilustrações apresentarão aos participantes os princípios de composição da arte primitiva ou Naïf como modelos para a produção de histórias em quadrinhos e histórias relacionadas à cultura e ecológia. O evento tem o apoio da Casa da Agricultura de Caraguatatuba, Secretaria Estadual da Cultura Colônias de Férias do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; CIEFI do Porto Novo e Escola Estadual Ismael Iglesias.
Confira a programação:
Palestras e Show: Dia 25 de novembro
Local: Colônias de Férias dos Metalúrgicos de Osasco no Porto Novo. Próximo ao Entreposto de Pesca
Horário: Das 18h30 às 22h30

Workshops (oficinas):
Teatro: CIEFI do Porto Novo – quartas e sextas feiras, das 13 às 15h
Ecologia: EEPG Ismael Iglesias (Barranco Alto). Todas as segundas feiras das 8h às 12h
Turismo: Casa da Agricultura em Caraguatatuba. Dias 23 e 30/11 das 8 às 10h na Casa da Agricultura em Caraguatatuba.
História em Quadrinhos e Ilustração: Casa da Agricultura de Caraguatatuba. (Dias 22 às 14h e 23 às 9h) na Casa da Agricultura em Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Atletas de Jiu Jitsu de Caraguá estréiam com destaque em campeonato

Caraguatatuba - Foi realizado no dia 13 de novembro a Copa Ubatuba de Jiu Jitsu, e o atleta de Caraguá, André Medeiros, do Programa Bolsa Esporte das Faculdades Integradas Módulo, e seus alunos, representando a Secretaria de Esportes de Caraguatatuba, se destacaram. Os atletas Matheus Andrade e Rene Oliveira conquistaram a primeira colocação, os atletas Carlos Eduardo e André Medeiros conquistaram a segunda e terceira colocação. Os atletas treinam há apenas 3 meses no CIEF do Massaguaçú e participaram pela primeira vez de um campeonato. André está muito satisfeito com os resultados e agradece primeiramente à Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba e Faculdades Integradas Módulo, além de outros patrocinadores como a Box Amazonas, Ilha Vidros e Atlantis Imóveis. (Fonte: Módulo)

Estudantes de Caraguá fazem 1º Movimento da Paródia

Caraguatatuba - O 1º Movimento da Paródia mostrou a grande capacidade de criação dos estudantes do ensino médio do Colégio Módulo, na semana passada. O evento foi realizado pelos próprios alunos e contou com a presença de pais e amigos convidados, que lotaram o auditório. O evento foi um musical satírico, no qual os alunos apresentaram paráfrases e metáforas com as músicas que eles mesmos escolheram. O objetivo foi despertar habilidades como o raciocínio lógico, construção de textos, organização, além de dinamizar a leitura, a interpretação e a criação de textos, incentivando a postura crítica da realidade política e social. O evento contou com a presença do ator Rodrigo Ramos, que atua em São Paulo, com a apresentação de duas crônicas satíricas. Foi um verdadeiro espetáculo, um movimento musical com muita acão. O Movimento da Paródia teve como um dos objetivos fazer o aluno compreender o significado e a importância do conhecimento em diversas áreas”, explicou a coordenadora do Ensino Médio, profa. Kátia Ramos. O O 1º Movimento da Paródia contou com o apoio de comerciantes da cidade, como o Depósito Koca, Latícinios 21 de Abril, Racional Turismo, Sun Rick, Cine Caraguá, Mineiro Veículos, Salles Jornais e Revistas, Almanaque Café, Nhack Pastéis, Mara Lorenzo, Kasual Magazine e Intercedi. (Fonte: Módulo)

Avenida da Praia vai ganhar câmeras
Vigilância eletrônica deve ser implantado na temporada para conter ataques de gangues a turistas em Caraguá

A Prefeitura de Caraguá vai instalar câmeras de vídeo na orla marítima da região central na tentativa de conter a onda de 'arrastões' desencadeada por gangues da periferia da cidade, que agridem e furtam turistas na Avenida da Praia. A medida foi anunciada ontem pelo prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), que afirmou que o sistema de vigilância eletrônica deve ser implantado antes da temporada de verão, quando o município deve receber 1 milhão de visitantes. Os 'arrastões' acontecem nas madrugadas de sábados e feriados no trecho entre a praça Diogenes Ribeiro de Lima e rua São Benedito. Nos ataques, grupos com até 40 jovens, perseguem e furtam bonés, tênis e outros objetos de turistas. Somente no feriado da Proclamação da República, no último dia 15, ocorreram dos dois arrastões na cidade. No feriado de 12 de outubro, pelo menos outros 12 jovens turistas, que namoravam na orla, foram alvo do ataque das gangues. PROPOSTA - A prefeitura já estudava a proposta de instalar câmeras em diversos bairros da cidade, na tentativa de reduzir os índices criminais, com previsão do sistema entrar em operação nos primeiros meses de 2006, após abertura de concorrência pública Entretanto, para a Avenida da Praia, o município quer antecipar o projeto, após a onda de 'arrastões'. Aguilar consultou ontem à assessoria jurídica da prefeitura para verificar se pode contratar serviços de uma empresa especializada para instalar as câmeras a partir de dezembro. Para o prefeito, o monitoramento em vídeo poderá impedir os arrastões e reduzir as ocorrências envolvendo furtos e roubos que ocorrem na orla marítima da região central da cidade. PISTA SKATE - A prefeitura também pretende instalar câmeras na praça Tom Ferreira, onde existe uma pista de skate. Seriam muitas as reclamações feitas à administração sobre o consumo e venda de drogas por jovens que frequentam o local. A ação das gangues preocupa os comerciantes instalados na Avenida da Praia, que temem eventual queda no turismo, e os artesão da feira da praça Diogenes Ribeiro de Lima, um dos locais mais visitados pelos turistas que frequentam a cidade. CONCENTRAÇÃO - Na Avenida da Praia, cerca de 2.000 jovens se reúnem nos finais de semana à noite para tomar bebidas alcoólicas e dançar funk. Durante a madrugada, eles tomam conta da avenida, promovem os 'arrastões' e ameaçam virar os carros que passam pelo local. Sobre as gangues também pesam acusações de depredações de estabelecimentos comerciais localizados no calçadão da rua Santa Cruz. O Conselho Tutelar iniciou uma campanha de conscientização junto aos bares da avenida para que seja proibida a venda de bebidas aos menores. A prefeitura também vai fiscalizar e multar quem estiver com o som alto no carro. PATRULHA - O comandante da Polícia Militar de Caraguá, capitão Marcos Antonio Marcondes de Carvalho, disse que irá aumentar ainda mais o policiamento no trecho onde os jovens ficam concentrados nos finais de semana. Anteontem, a PM já reforçou a patrulha no local com o deslocamento de duas viaturas da Força Tática e a instalação de uma base móvel. Policiais militares também passaram a percorrer a pé o trecho da avenida e do calçadão. Carvalho disse que a ocorrência de 'arrastões' prejudicam o turismo em Caraguá. "O policiamento será ampliado durante a Operação Verão, que será iniciada oficialmente no dia 26 de dezembro". (Fonte: ValeParaibano)

Preso filho de vereador no litoral

A Polícia Militar prendeu anteontem em Caraguatatuba Agostinho Rafael de Oliveira, 18 anos, filho do vereador Agostinho Lobo Filho (PSDB) por porte ilegal de arma. Oliveira teria sido encaminhado a Cadeia Pública de São Sebastião. A prisão de Oliveira ocorreu às 18h de anteontem, no bairro Jardim das Gaivotas. A PM fazia patrulhamento pelo local quando viu duas motos estacionadas próximo de um matagal, na região do Kartódromo. Segundo a PM, Oliveira teria jogado ao chão um objeto, ao perceber a aproximação dos policiais. No chão, a PM localizou uma pistola calibre 380, com oito munições. Oliveira, que assumiu a posse da arma, foi levado à delegacia. O flagrante de posse ilegal de arma foi elaborado pelo delegado Wanderley Fernandes. Os outros dois homens, detidos com Oliveira, foram liberados pela polícia. FEBEM - Oliveira já havia passado pela Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), após envolvimento na morte da jovem R.C.L, 16 anos, em fevereiro de 2002, ocorrida no bairro do Canta Galo. A jovem foi morta após denunciar que havia sido violentada por um grupo de adolescentes, entre eles, Oliveira. O ValeParaibano não conseguiu contato ontem com os familiares do acusado. (Fonte: ValeParaibano)

PM detém dez menores por furto e roubo

A Polícia Militar de Caraguá deteve dez adolescentes envolvidos com furtos e roubos na Avenida da Praia nos dois últimos dias do feriado prolongado. Os jovens foram encaminhados à delegacia e colocados a disposição da Vara da Infância e Juventude. A maioria dos adolescentes foi preso na orla central da cidade. Segundo o comandante da PM de Caraguá, capitão Marcos Antonio Marcondes de Carvalho, os jovens não utilizavam armas durante os furtos e roubos. Carvalho disse que um adolescente de 15 anos, detido pela PM, foi liberado e duas horas após, detido novamente, ao furtar um carro. Segundo ele, os turistas devem adotar medidas preventivas para evitar os furtos e roubos, como por exemplo, deixar de frequentar a praia ou a avenida beira-mar durante a madrugada. (Fonte: ValeParaibano)

 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela apresenta a Exposição “O Artista Pinta o Negro”

Ilhabela - Em comemoração a Semana da Consciência Negra (14 a 20 de novembro), nesta segunda-feira, 14, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, oficializou a abertura da Exposição “O Artista Pinta O Negro”, na Secretaria de Cultura de Ilhabela. A Exposição foi idealizada por Rui Sitta, orientador Cultural do Espaço Cultural Eldorado (São Paulo), que convidou os Artistas Plásticos Samor e Lucilia para pintarem os quadros de pessoas, que de alguma forma contribuíram pelo município : Eva Esperança e Silva; José de Alicio; dona Helena Isabel; Maria do Frade; Diógenes, Nega da Capoeira; Nega Malú; Joãozinho do pagode; Alícinho; Zumbi dos Palmares, dona Nicinha e dona Izanil. De acordo com o prefeito municipal Manoel Marcos, a homenagem prestada à estes cidadãos ilhabelenses é mais do que merecida, declarando ainda que “todos que estão sendo homenageados nesta oportunidade, são ou foram, pessoas que contribuíram muito pela comunidade” e emocionado falou sobre sua madrinha Eva Esperança e Silva (parteira) e seu grande amigo José de Alicio (congueiro). A Exposição “O Artista Pinta o Negro” estará aberta para visitação, na Secretaria Municipal de Cultura, Rua Dr. Carvalho, 80 – Centro, das 10 às 22 horas, até o dia 20. (Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Rede municipal de ensino ganha material didático para 2006

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação, apresentou oficialmente o material didático que será utilizado na educação infantil a partir de 2006. São 17.226 mil livros (quatro volumes para 423 crianças do Jardim, quatro volumes para 785 crianças do Pré I, quatro volumes para 1.330 crianças do Pré II e quatro volumes para 1.755 alunos do Pré III). Os alunos têm idade entre 3 e 6 anos de idade. Além dos livros, os estudantes receberão também uma agenda, num total de 4.293, e os professores um livro de formação continuada, totalizando 220. O valor pago por todo o material chega a R$ 936 mil. “Depois do CIP (Centro Integrado Profissionalizante) para profissionalização de jovens e adultos, trazemos a inovação na educação infantil. Serão 5 mil alunos com curso apostilado. É extremamente gratificante, pois investimos dos pequeninos aos adultos”, salienta o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. O CIP foi inaugurado na semana passada, na Topolândia. De acordo com a secretária de Educação, Marilene Ramachotti, o método vai unificar a rede municipal de ensino. “Traz inovação e economia para a educação”, enfatizou Marilene. Os livros puderam ser vistos pela população durante a cerimônia de inauguração do novo sistema de iluminação da Praça do Coreto. O material didático permite aos alunos processar operações mentais como questionamentos, pesquisas, ou seja, realiza um trabalho ativo de construção de significado dos textos. Os conteúdos estão organizados, obedecendo às orientações específicas para cada área conforme os parâmetros curriculares nacionais, os referenciais curriculares de educação infantil e as propostas da Secretaria Estadual de Educação. (Fonte: PMSS)


Nova iluminação valoriza árvores centenárias da Praça do Coreto e Igreja Matriz

São Sebastião - A nova iluminação da praça Major João Fernandes (Praça do Coreto) valoriza árvores centenárias e também o prédio da Igreja Matriz, no Centro Histórico. O investimento no sistema de holofotes fotocélula foi de R$ 59,7 mil. No jardim, as luzes na cor verde colocam as árvores da praça em destaque. Já no Largo da Matriz, a iluminação branca abrange a Igreja e as palmeiras imperiais. “Além da iluminação decorativa, também fizemos a pintura da Matriz. É a valorização do Centro Histórico, que se complementa no ano que vem com a obra do aterro da Rua da Praia”, adiantou o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, durante a cerimônia de inauguração. A praça Antônio Argino também recebeu o mesmo sistema de iluminação. Na praça do Coreto, a Prefeitura de São Sebastião também instalou luzes para apresentações artísticas. (Fonte: PMSS)


Prefeito anuncia construção de arquibancada no estádio e campo no Topo durante premiação da Copa Cidade

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, anunciou a construção de arquibancada no Estádio Municipal “Otoniel Santos”, no Topovaradouro, e um campo de futebol na Topolândia, durante a premiação da Copa Cidade de Futebol, na noite de segunda-feira (14/11), no Teatro Municipal. Segundo ele, a obra do estádio deve ser entregue até 2008. Já o campo de futebol no bairro Topolândia será feito no ano que vem. “Queremos ver todo fim de semana o povo nos campos de futebol, nas praias pegando onda, fazendo ecoturismo. Gostaria de ter dado instalações físicas adequadas nesta Copa Cidade, mas o fato é que havia uma estrutura defasada. Mesmo assim, fizemos um campeonato com 44 times, superando dificuldades com esforço dos funcionários”, enfatizou o prefeito.
De acordo com o secretário de Esportes, Anthero Ventura Alves, a competição teve 167 partidas. A cerimônia de premiação também contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, do secretário de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, vereador Robson Ceará, e representantes das equipes participantes. O campeão da Copa Cidade foi o time do Juventude, da Topolândia. Além de troféu, a equipe recebeu medalhas, uniforme e dez bolas oficiais de futebol. O vice-campeonato ficou com o time de Juquehy, seguido pelo Grêmio Barequeçaba. Ambos receberam troféu, medalhas, uniformes e bolas. A Prefeitura de São Sebastião ainda premiou os campeões de cada grupo, melhor goleiro e artilheiro. (Fonte: PMSS)

Colisão provoca morte no litoral

O ciclista José Eduardo Saturnino, 38 anos, morador de Boiçucanga, em São Sebastião, morreu anteontem após ser atingido por um veículo na rodovia Rio-Santos. Saturnino chegou a ser socorrido e encaminhado ao pronto-socorro, mas não resistiu. O acidente ocorreu às 20h de terça-feira, no km 176,5 da rodovia, no bairro de Boiçucanga. O motorista do veículo prestou socorro à vítima. Segundo o delegado Múcio de Alvarenga, o ciclista trafegava na contramão quando foi atingido pelo veículo. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Charles Medeiros participa de palestra da Petrobrás

Ubatuba - Como único representante do município, o vereador Charles Medeiros, PSB, participou no último dia 11 de evento organizado pela Associação Comercial de Caraguatatuba, que tratou de dar explicações e tirar dúvidas referente à implantação da Base de Gás. Para elucidar os inúmeros questionamentos, foi convidado o engenheiro Jurandir do Amaral Silva, representante da Petrobras para a Bacia do Mexilhão. Para Medeiros, em conjunto com os investimentos da Petrobras na região, é necessário definir algumas questões prioritárias como saúde (diga – se Hospital Regional), segurança (diga – se viabilização do BPM/LN) e principalmente a questão habitacional, (loteamentos populares e conjuntos habitacionais), pois poderá ocorrer uma pressão violenta em relação às áreas de preservação. O vereador já encaminhou requerimentos ao governo, nas esferas federal e estadual, solicitando estudos urgentes referentes aos quesitos saúde, segurança, e habitação. “Sabemos da importância do investimento para a nação, porém temos que lutar para manter nossa qualidade de vida”, finalizou Medeiros.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Prefeitura e INPE firmam convênio em Ubatuba
Firmado através de lei proposta pelo executivo, esse convênio vem contribuir com diversas secretarias, trazendo para Ubatuba a tecnologia e o conhecimento do Instituto de Pesquisas Espaciais

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba firmou um convênio com o Instituto Nacional de Pesquisas espaciais, que tem como objetivo estabelecer e regulamentar um programa de cooperação técnico-científica entre as duas partes. Tal programa visa a realização de pesquisas, ensino, intercâmbio de informações, desenvolvimento e prestação de serviços cooperativos, integrados em áreas de interesse comum. Atenção especial será dada aos projetos ligados às áreas de meteorologia, sensoriamento remoto e comunicação por satélite. O convênio foi oficializado transformando-se em lei, proposta pelo executivo e aprovada pela Câmara, por unanimidade.As secretarias de Meio Ambiente e de Arquitetura e Urbanismo expressaram-se especialmente interessadas pela parceria entre a prefeitura e o Inpe, pois têm a expectativa de realizar levantamentos que permitam a montagem do Banco de Dados Georrelacional, que possibilitará o acompanhamento de ocupações irregulares, o crescimento da ocupação urbana e o aumento da oferta de informações ambientais obtidas com tecnologia espacial, entre outras possibilidades. O Secretário de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Ricardi Irineu espera que a aprovação dessa lei permita que os laços entre o INPE e Ubatuba se fortaleçam ainda mais, difundindo as modernas ferramentas de geoprocessamento no apoio à gestão do desenvolvimento local. “Não fica difícil perceber a importância do estabelecimento de uma parceria desse quilate para o município. Com a assinatura desse convênio, Ubatuba passará a contar com um instrumental de altíssimo nível para gerenciar seu território e planejar adequadamente suas ações sócio-ambientais”. Mesmo antes desse convênio, o INPE já vem mantendo uma forte relação com o município. Foi realizada neste ano a capacitação de técnicos locais em geoprocessamento, dando aos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, um respaldo para o desenvolvimento do projeto de geoprocessamento, que será realizado com recursos do FEHIDRO 2005. A demarcação de áreas para a implantação de fazendas marinhas feita pela Secretaria de Abastecimento, Pesca e Agricultura também foi tecnicamente subsidiada pelo INPE, bem como a instalação de modernas estações metereológicas na Ilha Anchieta e na Ilha das Couves e finalmente a parceria com o Instituto Florestal e o Parque Estadual da Serra do Mar. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba inicia notificação para limpeza de lotes
Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba inicia nesta quinta-feira, 17, a intimação de 79 proprietários de lotes baldios, no Jardim Acaraú, no bairro do Itaguá. Essa medida faz parte de uma ação conjunta que as secretarias de Obras, Arquitetura e Urbanismo (SAU) e Meio Ambiente estarão adotando para a limpeza de terrenos baldios em toda a cidade. Os proprietários serão notificados via Correios. A notificação obedecerá a uma programação por bairros. Caso o proprietário não execute a limpeza será multado em R$ 300,00 e o serviço ficará a cargo da Prefeitura que lançará o valor do serviço no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do ano seguinte. O valor a ser cobrado do proprietário para a execução dos serviços de limpeza de lotes de terreno será de R$ 1,77 por metro quadrado. De acordo com o secretário de Obras, João Paulo Rolim, os serviços serão executados com mão-de-obra própria da Prefeitura. “Usaremos nossa própria estrutura e se a demanda aumentar estudaremos a possibilidade da terceirização dos serviços”, afirmou Rolim. A lei, permitindo que a Prefeitura execute o serviço, caso o proprietário não o faça, é antiga e foi proposta pelo prefeito Eduardo César, quando era vereador. (Fonte: PMU)

Prefeito inaugura praça do Sumidouro
A praça de Esportes e Lazer herdou o nome “Marino Elídio Vieira”, em homenagem ao caiçara que trouxe grandes benefícios para a comunidade do bairro

Ubatuba - A comunidade do Bairro Sumidouro recebeu, oficialmente, das mãos do prefeito Eduardo César, a Praça de Esportes e Lazer “Marino Elídio Vieira”, na última terça-feira, dia 15. O espaço em que antes havia uma quadra inacabada em um terreno sem urbanização foi totalmente revitalizado, transformando-se em um local de convivência, com guias, sarjetas, bicicletário, playground para as crianças, bancos, jardim gramado e plantas nativas. Em discurso, Eduardo César disse estar satisfeito com o resultado de mais esse trabalho desenvolvido com a parceria e o apoio da comunidade. “Estamos inaugurando aqui um espaço de convivência saudável, de prática de esportes e brincadeiras para as crianças. É com esse tipo de atividades, na companhia da família que nós podemos afastar nossos jovens das drogas e da criminalidade. Assim como o Sr. Marino Elídio Vieira foi uma pessoa que fez toda a diferença neste bairro, eu espero que a praça que leva seu nome faça parte do presente e da memória dos moradores do Sumidouro”, finalizou o prefeito.
Seu Marino, um caiçara que transformou a realidade à sua volta
A praça leva o nome de um legítimo caiçara, o Sr. Marino Elídio Vieira, que nasceu próximo à Ponte da Piúva, na entrada da Casanga. Ele viveu no bairro Sumidouro durante toda a sua vida. Pai de 16 filhos, “Seu” Marino foi uma das pessoas que ajudou a lotear o Bairro Sumidouro. Hoje, a praça que leva seu nome já reúne as famílias, mesmo antes de sua inauguração. Milton Pereira Costa, morador do Sumidouro há 17 anos, diz que esse era um sonho antigo da população. “Todos os dias, fica cheio de gente até a hora que apaga as luzes da quadra. Foi a melhor coisa para o bairro, esse era um sonho antigo nosso”.
Em relação ao Sr. Marino, Milton conta que o caiçara foi uma pessoa que sempre batalhou bastante pelo seu bairro, um verdadeiro cidadão e que, por isso, o novo espaço merece seu nome. “Seu Marino sempre se preocupou em melhorar o nosso bairro, trouxe grandes benefícios para a comunidade e tomou conta do Sumidouro até o dia de sua morte”, emociona-se. (Fonte: PMU)
 



Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de  18/11  a  24/11/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"PLANO DE VÔO" - Ás 15:50 - 20:00hs
"O JARDINEIRO FIEL" -
Ás 17:40 - 21:50hs

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"A LENDA DO ZORRO" - Ás 15:00 - 17:20 - 21:50hs
"O VIRGFEM DE 40 ANOS" - Ás 19:40hs

Fonte: cineporto@hotmail.com
 

Ação Litoral
 

 
Poesia Topo

O último caçador
Há mais de 20 anos,
Meu primo, Francisco Lopes,
Saiu pra caçar
Cercou um macaco no mato
Apontou a arma
E o bicho chorou
Só depois percebeu que era uma fêmea
Com filhote
Ele, então, quebrou a espingarda
Em uma pedra
E extinguiu-se o último
Caçador da família.

Genocídio
Nós ainda estávamos vivendo
No ritmo do século passado
Quando abriram novas estradas
E os automóveis começaram a vir
A mais de 100 km por hora
E os carros mataram
A irmã de minha avó
Um irmão de meu pai
E as pernas de minha prima
Que, hoje, depende de cadeira de rodas
Foi uma dura lição
Para aprendermos a temer
Ruídos de motores
Buzinas estridentes
Motoristas sorridentes

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Resgate Ubatuba - Educação - No começo da atual administração municipal, ao ver a Secretária de Educação ser atacada por ações que não cometeu, como eleitor do prefeito e como cidadão comum, usei a imprensa para defendê-la. Sinto-me agora no direito de pedir que a mesma reconsidere a proposta de apostilar os cursos municipais. Sou participante do Conselho Municipal de Educação, que tem como uma de suas atribuições legais “assistir e orientar os poderes públicos na condução dos assuntos educacionais do Município;” (Art. 2º, VI); assim, sendo questionado por professores municipais sobre este assunto, solicitei que fosse colocado na pauta do conselho. Na última reunião o assunto foi tratado superficialmente no final da reunião, quando a mesma já estava esvaziada e com um número muito pequeno de membros. Embora os argumentos apresentados pela secretaria não tenham sido convincentes, entendi que deverá prosseguir nessa decisão. Acho que é melhor prevenir que remediar, por isso decidi fazer esse artigo, tentando evitar um mal maior que é a má aplicação de dinheiro público.
Soube que já houve um questionamento contra essa proposta da secretaria por parte de alguns professores que lecionam de quinta a oitava séries e que ela teria recuado, mantendo-a, no entanto, para as séries iniciais. Essa proposta reforça um ensino livresco, que não leva em consideração a cultura de cada criança e a sua relação com o entorno.Portanto, seria ainda mais danosa quando aplicada às series iniciais. Um bom professor segue uma metodologia científica que parte do incentivo à observação, levantamento de perguntas, sistematização de dados e uso de materiais variados vindos do próprio meio. Com o uso dos meios de comunicação de massa, qualquer criança é bombardeada por um grande número de informações dos mais distantes cantos do mundo. As grandes redes de tv e rádio, de certa maneira unificam as informações. À escola caberia o papel de ajudar a criança a selecionar e processar o que é relevante
Um dos argumentos usados pela secretaria seria garantir a todos, ricos ou pobres, o mesmo material. Segundo a secretaria, não há um conteúdo uniforme, que os conteúdos escolares são diferentes em cada escola. Usando o mesmo material haveria uma unificação do que é ensinado. Essa solução é muito simplista e nem o MEC – Ministério de Educação e Cultura – se aventurou a tomar tal atitude porque a educação é algo tão complexo que mexer apenas no material didático não iria mudar essa realidade. Além disso, o próprio MEC já distribui livros para os alunos. Será que a equipe ou firma que produzirá esse material terá mais qualidade que todos os livros que já existem no mercado? Várias prefeituras, segundo notícias que vem sendo veiculadas pela TV Vanguarda e pelos jornais, têm sido questionadas pelas autoridades competentes pelo desvio de dinheiro público para a compra de materiais apostilados. Por que correr esse risco? É fundamental? Vai mudar a qualidade do ensino? Duvido e tenho boas razões para isso. Na década de 80, como presidente do Comitê de Alfabetização da Fundação para o Livro Escolar, coordenei o trabalho de análise das cinco cartilhas mais usadas no Estado de São Paulo, tentando identificar quais os fatores positivos e negativos nesses materiais. A Fundação também mantinha comitês de análise dos livros de outras áreas (Português, Matemática, Ciências, História e Geografia), organizando seminários e oficinas em que participavam pesquisadores das universidades, representantes de editoras, autores de livros didáticos e as equipes técnicas das Diretorias de Ensino. Nessa época já se questionava o desperdício de dinheiro com a compra de livros, pois se constatava que muitos livros encaminhados às escolas ficavam nas prateleiras e não eram utilizados pelos professores. Esse argumento também foi usado pela secretaria. Será que o curso apostilado também não ficará na prateleira? A partir dessa constatação, começamos um debate com os professores, pois havia professores que usavam livros ruins e tinham bom desempenho, enquanto outros que usavam livros considerados bons mas não tinham bons resultados. A conclusão a que se chega é que os resultados se devem muito a outros fatores, entre os quais, a qualidade de relação e de interação professor/aluno e o nível de clareza que os mesmos têm dos seus papéis no processo de ensino/aprendizagem. Quando o professor se envolve na escolha dos materiais que irá utilizar, tem mais clareza da utilidade desses materiais, das suas possibilidades e insuficiências, recorrendo a outros materiais para supri-las. Portanto, o que poderá realmente fazer diferença é o apoio ao trabalho do professor através da formação permanente, de tal maneira que se possa discutir suas dificuldades e que tenha acesso à experiências bem sucedidas. O magistério atravessa uma crise profunda de perda da auto-estima, da sensação de que seu trabalho não vale nada. A atitude das autoridades educacionais em implantar pacotes sem consultar os profissionais que atuam no cotidiano, reforça esse desânimo. Anima quer dizer alma; desânimo é a sensação de que se está sem alma, sem energia para enfrentar os desafios. É necessário que esses profissionais se sintam valorizados. Com esse dinheiro que será empregado nas apostilas, poderia se empregar na elaboração de um concurso e da edição de uma revista para divulgação das melhores práticas de ensino. Também se poderia organizar fóruns e debates com ampla participação de pais, alunos, educadores e autoridades para elaboração ou avaliação do Plano Municipal de Educação. Diante da crise mundial da educação, a UNESCO organizou a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que elaborou o Relatório Delors, publicado com o nome de “Educação: um tesouro a descobrir”. Michael Manley, primeiro ministro da Jamaica, um dos participantes dessa comissão afirma: “Para que o sistema educativo seja eficaz tem de funcionar no quadro dum contrato social, compreendido e defendido por todos.”

Rui Alves Grilo
Membro do Conselho Municipal de Educação
Suplente do representante dos professores estaduais


Maresias fecha Circuito Nicoboco de Escolas de Surf - A praia de Maresias recebe neste fim de semana, dias 19 e 20 de novembro, a etapa decisiva do Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf. Mareca, como é conhecida pelos surfistas, é um dos principais picos de surf do litoral paulista e também onde todo iniciante quer surfar. Alguns, como os alunos da Escola de Surf de São Sebastião, já contam com o privilégio de ter dado o primeiro drop nas cavadas ondas de Maresias. Anfitriã desta etapa, a escola localizada no Litoral Norte de São Paulo, já introduziu mais de 2,5 mil pessoas no esporte, desde quando foi fundada, em 1991. Vários talentos foram descobertos pela entidade como Danyllo Grillo, Thiago Camarão, Oscar de Souza, Gilmar Pulga, René Oliveira, Thiago Testinha, Carlos Bahia, Bruna Queiroz, entre outros. O presidente da Associação de Surf de São Sebastião e técnico da escolinha Gedeon Gonçalves afirma que o Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf é uma grande possibilidade para colocar os alunos em contato com as competições. “Entramos nesse circuito para ensinar aos nossos alunos que eles devem ter garra dentro e fora d’ água”, diz ele que conta com a ajuda de Carlos Bahia, um dos fenômenos no longboard. A escola busca a vitória nesta etapa e contará com a vantagem de conhecer bem as ondas de casa. “Esperamos fechar o circuito em primeiro”, torce Gonçalves. Nas etapas anteriores, a vitória ficou com a Escola Municipal de Ubatuba. “Ubatuba está de parabéns, pois é uma equipe que merece e já sabíamos que seria difícil”, parabeniza. A equipe de São Sebastião ficou em o vice na segunda etapa e em terceiro lugar na abertura. “Ganhando ou perdendo o que importa é ensinar como eles devem lidar com os dois lados do jogo”. Para Gedeon Gonçalves, ter um circuito como o Nicoboco é muito válido e que engrandece o trabalho realizado pelas escolinhas. “O surf nacional precisa deste circuito em todos os estados e cidades”, avalia. “Essa é uma maneira de tirar crianças e adolescentes da ociosidade e da mira de pessoas mal intencionadas”. Atualmente, a escola conta só com o apoio da Prefeitura e faz de tudo para manter os treinos na praia de Maresias e Guaecá. Mesmo sem remuneração dos instrutores, as aulas acontecem três vezes por semana, atendendo cerca de 40 pessoas. “Estamos continuando sem ganhar nada porque amamos o surf e ensinar a modalidade, sendo espelho para os alunos”, explica. Ele fala que o trabalho realizado em todos esses anos teve uma recompensa. “Lutamos contra os preconceitos e ajudamos a limpar a imagem do esporte. Me lembro de como era difícil convencer os pais a liberarem os filhos para pegar onda. Hoje é diferente, o surf virou sinônimo de saúde, esporte e moda”, relata. Além de introduzir crianças e jovens no surf, as escolinhas visam formar cidadãos de caráter e promovem ações sociais. “Ensinamos para os alunos que devem respeitar os pais, amigos e professores. Também fazemos campanhas para arrecadar alimentos e agasalhos para o Fundo Social, além de participar de eventos na Cidade e seguir com o projeto Salva Surf, onde eles aprendem a prestar primeiros socorros”.
Circuito - Com o patrocínio da CAIXA, Brisbane e Sticle, o Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf investe no surf de base, dando a oportunidade para as escolas trocarem experiências entre si, além de incentivar o esporte competitivo. As cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande e Itanhaém tiveram seus representantes, comprovando a força e o crescimento do esporte no Brasil. Como aconteceu nas etapas anteriores, cada escola forma duas equipes, composta por quatro atletas de quatro categorias, Petit (até 10 anos), Estreante (12 anos), Iniciante (14 anos) e Feminino (até 16 anos). Ao todo são oito alunos e cada equipe terá direito a um técnico. As disputas são no formato de Tag Team. Cada competidor surfa três ondas e volta ao Box de sua equipe para que outro atleta repita a operação. Quem fizer em menos tempo ganha bônus e a maior somatória das ondas surfadas é o vencedor. Premiação – Para esta etapa, a Nicoboco está se mobilizando para aumentar a premiação. Além dos R$ 1.500 em dinheiro, dividido entre os quatro finalistas, mais kits Nicoboco e a prancha Glasser personalizada para a campeã, outros itens serão entregues. Para fazer as inscrições, as escolas devem entrar em contato com Eduardo Nascimento através do telefone (11) 9527-7280 ou na Federação Paulista de Surf, telefone (13) 3273-4319, em horário comercial. Mais informações sobre a regra do campeonato no site www.fpsurf.com O Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf tem o patrocínio da CAIXA, Brisbane e Sticle. Apoio: São Domingos, Velcor e Glasser. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Supervisão: Federação Paulista de Surf. A terceira etapa conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e Associação de Surf de São Sebastião.

Wanessa Alves
wanessaalves@famaassessoria.com.br


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Drink a beira-mar - Juliano Gregori

Drink a beira-mar
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor