Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 23 de novembro de 2005 - Nº 1406 Edições Anteriores

Pousada Mar Azul Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
-


Caraguatatuba
Jovens e adultos realizaram o exame do ENCCEJA no fim de semana
Mais de 2 mil pessoas participam do Dia ‘D’ contra a Dengue em Caraguatatuba
Projeto ‘Alma Caiçara’ da Acaju está com inscrições abertas para oficinas de Turismo
1ª Marcha Zumbi distribui 2 mil cartilhas de conscientização negra
Incentivo para quem contratar deficientes
Projeto quer mais títulos de cidadão por ano
Juiz manda Prefeitura dar informações
PM apreende 66 pedras de crack e desmonta boca de tráfico
Comerciante é baleado dentro de padaria no Jardim Gaivotas
Encerramento das oficinas culturais da Fundacc movimenta a comunidade

Ceprolin abre a 1ª Semana de Tecnologia da Informação
Germino quer Petrobrás qualificando profissionais
Campanhas de Dengue atingem objetivos em Caraguá
Estudantes de Caraguá fazem 1º Movimento da Paródia
Música, dança, teatro e muita Poesia envolveram o 12º Sarau Literário


Ilhabela
Americana é assaltada em Ilhabela

Motociclista rouba farmácia na Barra
Dois são presos por furto de baterias da torre da Claro
Nossa Caixa de Ilhabela volta a ser alvo de bandidos
Discussões e divergências marcam reunião para solucionar problema da fila da Balsa

São Sebastião
ANP amplia royalties de São Sebastião

Nova formação do Coral Municipal prevê benefícios
Presidente da Sociedade Amigos faz vistoria e reclama de entulho
FAPS elege conselheiros
Tebar realiza simulado
1.800 candidatos fazem a prova do Programa de Combate à Dengue
Alunos da Costa Sul visitaram o Imprensa Livre
Câmara vota apenas um título de cidadão sebastianense
Polícia Ambiental descobre ranchos de caçadores na Serra do Mar
Jahia Bettero conquista o título Paulista de Surfe Universitário
Som do Barê é tricampeão do Torneio de Guaecá
Vigilância Sanitária é tema de seminário no Teatro Municipal
Baleia recebe Festival de Surf neste final de semana r

São Sebastião incentiva participação de artistas da região na 10ª Bienal de Santos
Teatro Municipal recebe "O Analista de Bagé e a Superfêmea"
PAT de São Sebastião oferece vagas para portadores de necessidades especiais


Ubatuba
Ubatuba será sede de encontro de instrutores de mergulho
PM apreende notas falsas em Ubatuba
Palestra para Guarda Municipal
Última reunião pública para discutir o Orçamento Municipal 2006
Ubatubense é campeã em Camburi

Adolescentes detidos após oferecer droga e roubar turistas em Ubatuba
Ubatuba faz a festa no Nicoboco Paulista

Higiene em manipulação de alimentos
Procon de Ubatuba alerta quanto a locações para a temporada
Ilha dos Pescadores recebe projeto de educação ambiental
Ubatuba ganha novas lixeiras
Santa Casa de Ubatuba recebe doações
Estufa II recebe pavimentação e drenagem
Vôlei de Ubatuba nas finais da LIVOVALI
Ubatuba sediará encontro internacional de instrutores de mergulho
Campeonato Dente de Leite
Rua D. João III recebe melhorias
Escolinha de Surf de Ubatuba é a melhor do estado pela terceira vez


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Jovens e adultos realizaram o exame do ENCCEJA no fim de semana

Caraguatatuba - Os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de ensino realizaram no último sábado e domingo, o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Mais de 330 alunos se inscreveram e os que obtiverem a média de pontos receberão o certificado do ensino fundamental. O ENCCEJA é um programa do Ministério da Educação e não é obrigatória a sua aplicação pelos municípios. A Secretaria de Ensino de cada cidade decide sua participação, o que foi o caso de Caraguatatuba. De acordo com a secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, o município aderiu ao programa por se tratar de um instrumento avaliador claro e de total lisura. “Pretendemos certificar os alunos que comprovem a competência para a conclusão nos estudos do ensino fundamental e trabalhar com os dados avaliados de nossos cursos de educação de jovens e adultos, num caráter reflexivo e construtivo”, destacou. A secretária comenta que por meio desse exame, será avaliado o conteúdo programático do EJA. “Será possível verificar se existe alguma deficiência nessa modalidade de ensino e, se for o caso, tomar a devidas providências”, completou. O EJA atende alunos a partir dos 16 anos que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental. As inscrições para o próximo ano letivo já estão abertas. Mais informações sobre esse módulo de ensino podem ser obtidas em qualquer escola municipal de Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Mais de 2 mil pessoas participam do Dia ‘D’ contra a Dengue

Caraguatatuba - Durante todo o dia de sábado, o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) orientou mais de 2 mil pessoas que circularam pela Praça Cândido Mota. O estande do CCZ tinha um mostruário vivo com o mosquito da dengue, além de vídeos e da peça teatral apresentada pelos agentes do PSF (Programa Saúde da Família). “Calculo que cerca de 2 a 3 mil pessoas foram orientadas. A população questionou muito sobre a dengue e a febre maculosa. Também orientamos sobre o caramujo africano e a posse responsável de cães e gatos”, relatou Gladys Lima, coordenadora das atividades. “Nosso objetivo maior foi conquistado na ação realizada sábado passado, durante o feriado da proclamação, quando orientamos 90% dos veranistas que passaram em um dos cinco supermercados onde montamos estandes”. Desde outubro cerca de 160 agentes de saúde, que fizeram curso de prevenção a dengue, estão orientando a população em todos os bairros, tirando as dúvidas dos moradores e fazendo atendimento de porta em porta. Também este mês, o CCZ fez vistorias em todos prédios públicos, como nas escolas, secretarias municipais, Fórum, entre outros. “Todos os indicadores apontam para uma epidemia de dengue não só em Caraguá, mas em diversas regiões do Brasil. Nossa luta é evitar a epidemia e se ela acontecer, que seja na menor intensidade. Para isso, a colaboração dos moradores e veranistas é fundamental. Nosso problema maior é orientar os veranistas. Aconselhamos que, quando ele vier para o litoral, procure se informar com o vizinho ou na própria cidade onde resida, pois grande parte das cidades do Brasil desenvolve ações preventivas a dengue”, alertou Gladys. Para o próximo dia 15 de dezembro, representantes da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo, estarão reunidos com as secretarias de Saúde do Litoral Norte a fim de traçar as estratégias de trabalho para este verão. Caraguá apresentou este ano dois casos de dengue, importados do nordeste. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto ‘Alma Caiçara’ da Acaju está com inscrições abertas para oficinas de Turismo

Caraguatatuba - A Acaju (Associação Caiçara Juque-riquerê) está com as inscrições abertas para as oficinas gratuitas de Turismo e Histórias em Quadrinhos, que integram o projeto “Alma Caiçara: Cultura e Meio Ambiente do Litoral Paulista”. Patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o projeto que teve início no último dia 16 com duração de um mês, também realiza oficinas de Ecologia e Teatro, além de apresentações teatrais, musicais e seminários. A oficina de Turismo já começou, mas há vagas remanescentes até o preenchimento dos 30 participantes. As próximas aulas acontecem dia 23 e 30 deste mês, na Casa da Agricultura, no centro da cidade, das 8h00 as 10h00, com a coordenadora Sandra Rouse. A oficina de histórias em quadrinhos será realizada hoje e amanhã, também na Casa de Agricultura, a partir das 14h00, oferecendo 100 vagas, com o coordenador Rodrigo Bueno. A oficina de Teatro está sendo realizada com 10 alunos da 4ª série do CIEFI do Porto Novo, todas as quartas e sextas-feiras, no período da tarde, com o coordenador Valder Padgurschi. A oficina de Ecologia está acontecendo na Escola Estadual Ismael Iglesias, no bairro do Barranco Alto, englobando cerca de 15 alunos de 5ª a 8ª série, todas as segundas-feiras no período da manhã, com o-rientação da coordenadora Maíra Padgurschi. “A seleção dos participantes das oficinas realizadas nas escolas foram da própria diretora. Estas escolas são parceiras da Acaju há anos. Participam dos mutirões de limpeza do Rio Juqueriquerê, do dia Mundial de Limpeza de Praia e de outras ações da nossa associação”, explicou a assessora de projetos da Acaju, a socióloga Sílvia Regina Paes. Sílvia ressaltou que os objetivos do projeto estão sendo atingidos com a transmissão do conhecimento ecológico da cultura caiçara e sensibilização dos moradores, que acabam despertando o interesse em preservar a natureza. Ela lembrou que seu pai, Pedro Paes Sobrinho, 69 anos, tinha interesse em realizar esse o Alma Caiçara desde a fundação da Acaju, em maio de 2000. Hoje, a idéia é ampliar o projeto para outros bairros da cidade. No próximo dia 25 serão realizados as palestras “Cultura Caiçara e Meio Ambiente” com o professor Antonio Carlos Sant’Anna; “Mitologia, Cultura e Ecologia”, com o professor Marivaldo Carvalho; e “Corpo e Meio Ambiente”, com a professora Fernanda Kundrat Brasil, das 18h30 às 22h30, na Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Osasco, no Porto Novo.
O encerramento será com o show musical “Encanto Caiçara”, do músico Luís Perequê, de Parati. “Ele é considerado o ‘Renato Teixeira’ dos caiçaras”, comentou Sílvia. No dia 26, a Secretaria de Cultura do Estado patrocinou a peça teatral ‘I Juca Pirama’, baseada em poemas de Gonçalves Dias, com o ator global Volnei de Assis, no CIEFI do Porto Novo, as 18h00, com entrada gratuita. (Fonte: Imprensa Livre)

1ª Marcha Zumbi distribui 2 mil cartilhas de conscientização negra

Caraguatatuba - A 1ª Marcha Zumbi realizada domingo reuniu cerca de 200 pessoas numa caminhada com início na Praça da Bíblia até a Praça Tom Ferreira, onde foram distribuídas duas mil cartilhas enfocando a conscientização negra. O evento começou às 19h00 com roda de capoeira e terminou por volta das 22h00, com apresentações de jongo - dança profana que nasceu dentro das senzalas de escravos -, outras danças afro-brasileiras e participação de representantes da Umbanda, Candomblé e do movimento Zambo, entidade sediada em Caraguá que também luta pela conscientização do negro. “Foi um sucesso, porque os moradores da cidade que tem aversão a qualquer religião que não seja católica ou evangélica, respeitaram e apoiaram o evento. Cremos que para o próximo ano, a marcha estará mais fortalecida”, considerou Mari, secretária da ONG Acubalin (Associação de Cultura Banto do Litoral Norte), que organizou a marcha. Segundo ela, o único ponto negativo foi a não participação de representantes do poder público. Para Janaína de Figueiredo, diretora da Acubalin, o objetivo da marcha foi atingido com a explanação sobre a situação do negro na região, a luta contra a intolerância religiosa e a favor da inclusão social. “O número de participantes não foi o que esperávamos, mas quem compareceu gostou”, disse. A Semana da Consciência Negra está sendo comemorada nas Faculdades Integradas Módulo, cujo curso de História organizou uma mesa-redonda ontem, com presenças confirmadas do professor da PUC-SP Waway Kimband Rufin, falando sobre República Democrática do Congo; do professor Sérgio Burihan, com o tema Multiculturalismo, professor Wagner Gomes Bornal, apresentando Ideologia e Suporte Material – negro, e Tiago Fortunato, que refletiu sobre a Congada de São Sebastião – O Negro Festivo. Hoje será inaugurado a ‘Gueto Universidade’, um centro de informações da cultura negra, organizado pela presidente do movimento Zambo, Teresinha Costa, que estará ministrando uma mesa-redonda, com início às 19h00, com participação de um Conselheiro do Movimento Negro de São Paulo, além da exposição Quilombo Caçandoca – História de Remanecentes Quilombolas, com as alunas Claudilene Macedo e Elizabeth Sabrina. As mesas-redondas terão entrada gratuita e acontecem no Auditório Ângelo Fonseca Nogueira.
(Fonte: Imprensa Livre)


Incentivo para quem contratar deficientes

Caraguatatuba - Projeto de lei de autoria do vereador Cristian Alves de Godoy (PL) versa sobre incentivo fiscal para empresas que contratarem portadores da síndrome de down. O projeto autoriza o prefeito Aguilar a conceder incentivos fiscais às empresas que vierem a contratar portadores. Em visita à APAE de Caraguatatuba, o vereador disse que pôde conhecer alguns portadores. “Eu pensei em dar oportunidade aos portadores da síndrome de down no mercado de trabalho”, explicou o vereador. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto quer mais títulos de cidadão por ano

Caraguatatuba - Na sessão de hoje será votada a alteração proposta na sistemática atual de concessão de títulos de cidadania pela Câmara Municipal. A mudança versa sobre o artigo 147 do regimento interno da Câmara. Por este artigo, cada vereador pode conceder dois títulos de cidadania por mandato. A proposta de mudança, de autoria de Francisco Carlos Marcelino (PSDB), é de que possam ser concedidos três títulos por vereador, durante o mandato. “Muitos cidadãos que colaboraram com a cidade precisam ser lembrados. E às vezes, o vereador num só mandato não pode homenagear a todos que lutaram pela cidade”, justificou o vereador.
Também serão votadas denominações de ruas propostas pelos vereadores Aurimar Mansano (PTB) e Wilson Agnaldo Gobetti (PPS). (Fonte: Imprensa Livre)

Juiz manda Prefeitura dar informações

Caraguatatuba - O juiz Marcos Alexandre Santos Ambrogi, da 3ª Vara, concedeu mandado de segurança no dia 1º de novembro, determinando que a Prefeitura Municipal informe o cidadão Marco Aurélio Vasconcelos sobre documentos e contratos prestados nos últimos três anos pela empresa TEC-PRAG, uma empresa de dedetização de propriedade de Ana Beatriz Andrade Antunes Oliveira, filha da presidente da Fundacc, Eloísa Antunes. O advogado de Vasconcelos, Marcio Salvador Aversa, fez os seguintes questionamentos no documento protocolado no último dia 26 de julho: “a) Existe em andamento algum contrato de serviços firmado entre o município e a empresa TEC-PRAG?; b) Há algum contrato já extinto nos anos de 2003, 2004 e 2005 entre o município e alguma empresa que envolva a pessoa de Ana Beatriz A.A. Oliveira?; c) Qual a empresa que realiza os serviços de dedetização nos prédios onde funcionam quaisquer atividades da Fundacc?; d) Caso seja positiva a resposta de qualquer dos itens acima, fornecer cópias dos respectivos contratos firmados nos anos de 2003 a 2005”. No documento assinado pelo juiz Ambrogi, consta que a municipalidade “informe corretamente ao impetrante acerca dos questionamentos trazidos às letras ‘a’ a ‘c’, instruindo-se com documentos solicitados no item ‘d’”. Marco Aurélio Vasconcelos também é proprietário de uma dedetizadora na cidade e afirma querer saber porque sua empresa não é escolhida para prestar serviços à Prefeitura. Ele solicitou as informações conforme o trâmite legal da Administração e não as conseguiu, por isso decidiu entrar com pedido de mandado de segurança. A secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Maria Dasdôres Bezerra Pinto, informou ontem que ainda não havia recebido a notificação judicial, mas que assim que isso acontecesse prestaria as informações no prazo de 10 dias. Ela não informou maiores detalhes, afirmando que demais informações seriam repassadas à Assessoria de Imprensa da Prefeitura. (Fonte: Imprensa Livre)

PM apreende 66 pedras de crack e desmonta boca de tráfico

Caraguatatuba - A Polícia Militar apreendeu na noite de sexta-feira 66 pedras de crack em um ponto conhecido por boca de tráfico no bairro Barranco Alto. No local três pessoas foram detidas, duas delas menores de idade. Uma viatura fazia patru-lhamento pela rua Francisco Moacir Ferreira quando deparou com S.M., de 21 anos, que ao ver a polícia correu para dentro de um imóvel. Os policiais observaram o suspeito, que jogou algo em cima de um armário. Ele tentava se livrar de um envelope com seis pedras de crack. O encontro da droga proporcionou que os policiais continuassem com a revista, localizando mais 60 pedras do mesmo entorpecente e ainda, embaixo do armário, uma escopeta, calibre 32. Segundo a polícia, S.M. assumiu a posse do crack e da arma, confessando ainda que fazia o tráfico há cerca de um mês. No depoimento à polícia o suspeito relatou que recebeu uma porção grande de crack, com o peso de 25 gramas, e dela fez mais de 100 pedras. Na casa, os policiais encontraram dois adolescentes, com idades de 15 e 17 anos, que estariam participando do crime junto com S.M.. Os três foram conduzidos à delegacia, onde se registrou o tráfico de entorpecente e posse de arma. S. foi recolhido na cadeia e os menores liberados aos responsáveis. (Fonte: Imprensa Livre)

Comerciante é baleado dentro de padaria no Jardim Gaivotas

Caraguatatuba - O comerciante V.M.N., de 31 anos, foi baleado na manhã de sábado dentro de seu estabelecimento comercial, no bairro Jardim Gaivotas. Uma funcionária contou à Polícia Militar que a vítima estava colocando pães no forno quando chegaram dois desconhecidos, com capacetes, em uma moto. Eles pediram para chamar o comer-ciante, que quando apareceu no balcão já foi atingido pelos tiros disparados pelos motociclistas. V.M.N. foi baleado no peito, abdômen, mão e braço. Ele foi levado ao pronto-socorro da Casa de Saúde Stella Maris, onde permanecia, na tarde de ontem, internado na enfermaria. Segundo a recepção do hospital, seu estado de saúde era estável. A tentativa de homicídio está registrada na delegacia da cidade, que apura a autoria. (Fonte: Imprensa Livre)

Encerramento das oficinas culturais da Fundacc movimenta a comunidade

Caraguatatuba - Com oficinas culturais encerrando suas atividades de 2005, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba são inúmeras as atividades que estão sendo apresentadas ao público durante o mês de novembro: muita música, dança, teatro, artes plásticas e artesanato. Vale a pena conferir! As apresentações de teatro tiveram início no dia 18 e seguem: dia 24, “A Bruxinha que era Boa”; dia 26, “A Rosa de Cabriuna”, no dia 28, “Romão e Julinha”, dia 29, “Cala a Boca já Morreu” e dia 30, A Cigarra e a Formiga” . Todos os espetáculos são entrada franca. Já no dia 25 às 13h, acontece a apresentação de “Contos” na praça Dr, Cândido Motta. Já as oficinas de música no dia 25, no Teatro Mario Covas a partir das 18 horas.Já no dia 27, acontecem as apresentações de dança e folclore no mesmo local. Os Centros Culturais nos bairros também realizam suas apresentações de final de ano em dois horários: às 9 e às 14 horas - o do Pegorelli realiza no dia 24( flauta, teatro, taboa, capoeira e dança); já o do Travessão realiza no dia 29 (Projeto Guri, piano, violão, teclado e viola) o do Perequê Mirim no dia 28, (com violão, flauta, teatro, capoeira, grafite, dança e taboa), Já no dia 30, é a vez do Centro Cultural Poiares encerrar suas atividades com muita festa. Nos dias 29 e 30, na sala de dança da Fundacc também acontece apresentação das alunas às 9 e às 14 horas. Entre os dias 23 de novembro e 13 de dezembro, as oficinas de artesanato e artes plásticas – desenho, história em quadrinhos, taboa, TerrAmar, mosaico, grafite – ficam expostas no foyer do Teatro Mario Covas. (Fonte: PMC)

Ceprolin abre a 1ª Semana de Tecnologia da Informação

Caraguatatuba - A 1ª Semana de Tecnologia da Informação do Litoral Norte realizada pelo Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, começou na segunda-feira, 21, envolvendo a comunidade da região e apresentando algumas tecnologias utilizadas na administração pública e mostrando o perfil do profissional capacitado para aplicá-las. O evento segue até dia 25 de novembro, das 19 às 21 horas no Ceprolin. A entrada é franca.
Na abertura, realizada pela presidente da Fundacc, Eloiza Antunes, diretora do Ceprolin, Wanderly Alves Araújo e por Glauco Bianchini, organizador do evento e professor do Ceprolin, tiveram início as apresentações das prefeituras municipais de Caraguatatuba e Ilhabela. Com o tema Tecnologia da Informação Aplicada na Administração Pública, Caraguatatuba apresentou seus projetos com Marcio Luis Rodrigues de Paula e Paulo Sérgio Tozato. De Ilhabela vieram os profissionais Carlos José dos Santos e Raquel C. Julião Barbarulo. Organizado pelos profissionais do Ceprolin, Glauco Bianchini, Ronaldo Cheberle, André L.B. Fonseca e Leandro de O. Silva, o evento tem por finalidade apresentar os projetos das instituições do Litoral Norte que mantém cursos nas áreas de informática - “É uma forma de apresentar à comunidade a crescente utilização da tecnologia da informação aplicada às diversas áreas do mercado e servir de ponte de ligação entre empresários e profissionais de tecnologia. comenta Bianchini, um dos organizadores O cerimonial e a organização do evento ficou sob a responsabilidade dos alunos do curso de turismo e evebtos do Ceprolin. No evento, estão previstas palestras, mesas redondas e painéis. A entrada é franca. O Ceprolin fica na Avenida Rio Grande do Norte, nº450, bairro do Indaiá. Confira a aprogramação:
Dia 22/11
19h – Palestra: “Redes Wireless” – Conexão Sem Fio.
Palestrante: Igor Keiti Schmidhaussler Okimoto
20h: 30min – Painel: “A evolução da Tecnologia”
21h – Palestra: “VoIP” – Redução de Custos com Telefonia
Palestrante: Cléber Aragão Biscassi
Dia 23/11
19h – Palestra: “Segurança e Informação” Gerência de Risco.
Palestrantes: Adriano A. R.Barbosa e Glauco Bianchini
20h – Apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos: Desenvolvimento de Sistemas Comerciais – CEPROLIN e Técnico em Informática - CETEP
Dia 24/11
19h – Palestra: “O Ensino em Tecnologia da Informação no Litoral Norte” – As Instituições de Ensino apresentam seus cursos
CETEP - Palestrante: Carolina Paiva Lopes
CEPROLIN - Palestrantes:Jorge Donizeti de Carvalho, Ana Carolina Lima Costa e Luiz Gustavo Nicola Mendes
Faculdades Integradas Módulo – Palestrante:
Flávio Marques Azevedo
Faculdade São Sebastião – FASS – Palestrante:
Denny Paulista Azevedo Filho
Dia 25/11
19h - Palestra: “ERP, CRM, SuplyChain e Datawarehouse” Ferramentas de Apoio Empresarial.
Palestrantes:Glauco Bianchini e Ronaldo Cheberle
(Fonte: PMC)

Germino quer Petrobrás qualificando profissionais
Vereador quer parceria idêntica a feita na Revap em São José dos Campos

Caraguatatuba - A qualificação da mão de obra local de forma profissional, visando empregar boa parte dos contribuintes na futura Base de Gás em Caraguatatuba é a tarefa do Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal local. Programa idêntico foi feito em São José dos Campos, para a ampliação da Revap – Refinaria Henrique Lage. O Requerimento protocolado recentemente pelo Parlamentar é endereçado ao Gerente do Tebar – Terminal Marítimo Almirante Barroso, em São Sebastião, Geraldo Marfute e ao Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB) e tem por objetivo a implantação de um Programa de Qualificação Profissional de Mão de Obra. A idéia principal é preparar, no menor tempo possível, com a ajuda da Petrobrás, a mão de obra local, ou seja, os trabalhadores desempregados ou sem qualificação específica para a operação e manutenção da futura Base de Gás, oriunda do campo de Mexilhão. Como base do Requerimento o Vereador cita o mesmo programa feito em São José dos Campos recentemente, para a ampliação da Revap, que irá gerar 10 mil empregos diretos e indiretos até o ano de 2010 antes da seleção final. Este programa foi estendido para as cidades de Jacareí e Caçapava. Para Germino, a redenção econômica da cidade não pode correr o risco de comprometer seus empregos com moradores de outras cidades. “Não podemos correr este risco, precisamos da mão de obra local e para este trabalho ela deve ser qualificada, com cursos e aprimoramento. Precisamos encontrar soluções políticas para conter o desemprego na cidade e esta é a nossa chance de ouro”, exclama o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Campanhas de Dengue atingem objetivos em Caraguá
O Centro de Controle de Zoonoses mostrou que a Dengue pode e deve ser prevenida, e que se cada morador cuidar do seu quintal ou terreno, fica mais fácil controlar as infestações e evitar epidemias

Caraguatatuba - O Centro de Controle de Zoonoses de Caraguá orientou cerca de 2.500 moradores no dia “D da Dengue”, dia 19 de novembro, na Praça Dr. Cândido Mota. A equipe montou vários estandes na Praça, com informações sobre o ciclo do mosquito, os criadouros, mostruários vivos e maneiras de se combater da doença. O grupo de teatro do PSF do Massaguaçu apresentou duas peças sobre a Dengue. Os profissionais da Saúde também informaram os moradores sobre o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses, falando inclusive de prevenção e cuidados com os caramujos africanos, caramujos da esquistossomose, carrapato da febre maculosa e até ratos. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Gladys Lima, o controle dessas doenças depende muito de limpeza. “Se cada um cuidar do seu quintal ou terreno baldio, fica mais fácil controlar as infestações e epidemias”. A prefeitura municipal está fazendo a sua parte com operações bota-foras e limpeza de terrenos, intensificando inclusive a fiscalização de terrenos baldios e autuando os proprietários, principalmente de terrenos que encontram-se em áreas urbanas, próximos de residências. A Secretaria de Urbanismo realizará a limpeza do terreno, caso o proprietário não tome providências, no entanto poderá ser cobrado o valor do serviço ou até multa, no valor de R$ 450,00 para terrenos com até 300m2. “Já expedimos até o momento 540 notificações. É importante destacar que ao notificarmos o proprietário, há um prazo para a realização da limpeza e somente após esse período haverá multa”, explica o secretário de Urbanismo, Leandro Borela Barbosa. (Fonte: PMC)

Estudantes de Caraguá fazem 1º Movimento da Paródia

Caraguatatuba - O 1º Movimento da Paródia mostrou a grande capacidade de criação dos estudantes do ensino médio do Colégio Módulo, na semana passada. O evento foi realizado pelos próprios alunos e contou com a presença de pais e amigos convidados, que lotaram o auditório. O evento foi um musical satírico, no qual os alunos apresentaram paráfrases e metáforas com as músicas que eles mesmos escolheram. O objetivo foi despertar habilidades como o raciocínio lógico, construção de textos, organização, além de dinamizar a leitura, a interpretação e a criação de textos, incentivando a postura crítica da realidade política e social. O evento contou com a presença do ator Rodrigo Ramos, que atua em São Paulo, com a apresentação de duas crônicas satíricas. “Foi um verdadeiro espetáculo, um movimento musical com muita acão. O Movimento da Paródia teve como um dos objetivos fazer o aluno compreender o significado e a importância do conhecimento em diversas áreas”, explicou a coordenadora do Ensino Médio, profa. Kátia Ramos. O O 1º Movimento da Paródia contou com o apoio de comerciantes da cidade, como o Depósito Koca, Latícinios 21 de Abril, Racional Turismo, Sun Rick, Cine Caraguá, Mineiro Veículos, Salles Jornais e Revistas, Almanaque Café, Nhack Pastéis, Mara Lorenzo, Kasual Magazine e Intercedi. (Fonte: Módulo)

Música, dança, teatro e muita Poesia envolveram o 12º Sarau Literário
Alunos do curso de Letras homenageiam, com sucesso, o poeta Vinícius de Moraes no evento beneficente realizado na FUNDACC

Caraguatatuba - O 12º Sarau Literário realizado pelos estudantes do curso de Letras reuniu, no auditório da FUNDACC, apresentações de música, dança, teatro e, é claro, muita poesia. Nos dias 13 e 14, o público participante pôde desfrutar de diversas performances teatrais, que puderam homenagear, com sucesso, o saudoso poeta Vinícius de Moraes. Além das apresentações artísticas e de performances, o Evento contou, ainda, com a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso, em sala de aula. Através de imagens e utilizando recortes, figuras e colagens foram feitas diversas releituras de célebres poemas, chamando atenção para a importância da poesia em nossa vida, para que possamos entender um pouco mais sobre nosso mundo. Na entrada do Evento foram arrecadados alimentos para serem doados à Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba. (Fonte: Módulo)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Americana é assaltada em Ilhabela

Ilhabela - A turista norte-americana J.J., 26 anos, foi assaltada anteontem por dois homens, no bairro Itaquanduba, em Ilhabela, quando caminhava pela avenida Bandeirantes.
Ela e um grupo de amigas passeavam pela via, por volta das 13h, quando foram abordadas por dois homens, um deles segurando um facão e o outro, um pedaço de pau.
Segundo a Polícia Militar de Ilhabela, os assaltantes levaram a máquina fotográfica e R$ 20 em dinheiro da turista norte-americana e fugiram do local em seguida.
Natural do Estado de Minnesota, nos Estados Unidos, J. contou com a ajuda de uma intérprete para registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia de Ilhabela.
Ela passa férias com um grupo de amigas na cidade. A turista estaria morando há alguns meses no Brasil, entretanto, ainda não domina a língua portuguesa.
Segundo a Polícia Militar, a jovem norte-americana estava muito nervosa quando a PM foi acionada para atender a ocorrência e disse que nunca havia sido assaltada.
INVESTIGAÇÃO - Até a noite de ontem, a Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar a autoria do assalto, ainda não tinha pistas sobre o paradeiro dos dois assaltantes. (Fonte: ValeParaibano)

Motociclista rouba farmácia na Barra

Ilhabela - Um motociclista roubou na noite de domingo R$ 250 de uma farmácia no bairro Barra Velha. O comerciante A.F.A., de 43 anos, contou à polícia que estava sentado em um banco do estabelecimento quando chegou uma moto, cujo ocupante anunciou o assalto. Segundo a polícia, há suspeito do crime, registrado na delegacia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Dois são presos por furto de baterias da torre da Claro

Ilhabela - O comerciante J.F.A., de 58 anos, e o auxiliar A.C.A.F., de 23 anos, ambos moradores em Caraguatatuba, foram presos na noite de sexta-feira quando aguardavam para atravessar na balsa. Momentos antes eles teriam furtado quatro baterias da torre de gerador da empresa de telefonia Claro. A Polícia Militar tinha recebido denúncia de que ocupantes de uma Kombi bege, de Caraguatatuba, teriam cometido o crime. Os dois confessaram que tinham retirado o material, a mando de um terceiro comparsa, G.R.S., de 34 anos, que fugiu antes da chegada dos policiais. Em depoimento à polícia eles disseram pensar que G. tinha autorização da empresa. Os dois foram conduzidos à delegacia, onde se registrou o furto. J. tem passagem poli-cial por direção perigosa, A. não tem antecedente criminal e G. responde por um assalto. O furto das baterias provocou pane nos telefones da empresa, que ficaram sem comunicação por um período. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa que presta serviços para a Claro, mas não teve retorno até o fechamento desta edição. (Fonte: Imprensa Livre)

Nossa Caixa de Ilhabela volta a ser alvo de bandidos
Estima-se que foram levados mais de R$ 20 mil

Ilhabela - A agência Nossa Caixa Nosso Banco, no Centro, voltou a ser alvo de bandidos no final de semana. Ladrões invadiram o local e levaram dinheiro de caixas eletrônicos e dois cofres, abertos com maçarico. O valor ainda está sendo calculado, mas é estimado em mais de R$ 20 mil. Esta mesma agência já sofreu vários roubos. Desta vez o caso foi de furto, descoberto na manhã de ontem, quando o primeiro funcionário chegou para abrir a agência, deparando com o arrombamento. Os ladrões também mexeram nas câmaras de vigilância, virando-as para que não fossem filmados, e danificaram o sistema de segurança dos cofres. Desde que o local sofreu uma onda de três roubos nos dois últimos anos, em razão da falha na segurança do banco, que não contava com câmaras ou porta de detector de metais, algumas medidas de vigilância foram implantadas. As câmaras e a porta têm evitado os roubos, mas não impediram a ação dos ladrões, que entraram pelo telhado, arrombando o forro e tendo o cuidado de virar as câmaras. Pelo número de cofres e máquinas arrombadas por maçarico, eles devem ter ficado um período grande dentro do banco. Ontem a agência ficou fechada ao público. Funcionários ficaram aguardando a chegada de técnicos para abrir um dos cofres, que foi parcialmente arrombado e não atendia ao comando das senhas. A perícia técnica da Polícia Civil também esteve fazendo um serviço minucioso, à procura de digitais. O roubo foi registrado na delegacia da cidade. O delegado José Luiz Tibiriçá alertou que a segurança no banco continua falha. Para ele, o telhado ainda facilita o acesso na agência, além de não haver sistema de alarme. (Fonte: Imprensa Livre)

Discussões e divergências marcam reunião para solucionar problema da fila da Balsa

Ilhabela - A reunião entre os comerciantes ilhabelenses, representantes da prefeitura, Dersa e Câmara foi marcada por divergências e discussões. O encontro aconteceu no plenário, na segunda-feira, 21 e a proposta vencedora foi a denominada de número 01, com 11 votos. Desde fevereiro, o presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(PL), promove reuniões para chegar a um acordo sobre a questão. O secretário de Obras, João Marques e o diretor de Trânsito Laudelino Dias apresentaram aos presentes duas opções de mudanças na operação da fila. Em ambas, a fila seria desviada da avenida principal na altura do posto de gasolina Repsol, entrando pela av. Tiradentes. Na proposta 01, a fila passaria em seguida pela av. Paraíba, retornaria à Av. Princesa Isabel e após a rotatória, seria feito um bolsão de embarque, com duas filas e a terceira faixa livre, para entrada e saída dos comércios. Experiência semelhante foi feita no verão retrasado. Na outra opção, a fila seguiria a Av. Tiradentes, por trás da avenida principal(Princesa Isabel), formando bolsões de embarque com quatro filas e chegaria direto à balsa. Esta opção só obteve 07 votos, pois a maioria dos comerciantes presentes afirmou que a fila é rentável para seus comércios. Os representantes da Dersa, Ibsen Gomes e Sergio Malta divulgaram que o departamento irá operar com a mesma frota de balsas da temporada passada, ou seja, seis embarcações. Gomes afirmou também que a Dersa está à disposição do município e irá operar em qualquer uma das propostas escolhidas. Os vereadores presentes, Nanci Zanato(PTB), Joadir Capucho(PPS), José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB), Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos e Márcio Garcia(PL), ressaltaram a importância de solucionar o problema da rotatória, que permanece fechada em dias de fila, prejudicando quem vem do sul, ou quer retornar na avenida, pois ficam impossibilitados de usar os retornos, tendo que percorrer pelo menos dois km a mais para ter acesso aos comércios. O diretor de Trânsito, Laudelino Dias, esclareceu que a medida é necessária para evitar que os turistas vindos da região sul da Ilha 'cortem' fila, causando as brigas já conhecidas por todos. Ao final da discussão e votação, a proposta de número 01 saiu 'vencedora' e a Dersa irá disponibilizar as barreiras para que seja delimitado o espaço do bolsão de embarque e a faixa livre de acesso aos comércios. Alguns moradores da rua Paraíba saíram descontentes da reunião e afirmaram que a questão ainda será debatida, pois segundo relataram, o acesso às suas residências ficam restritos com a fila e os turistas pedem para utilizar os banheiros e sujam as ruas, com restos de alimentos e latas em geral. O secretário de Obras, João Marques, esclareceu que o projeto só entrará em funcionamento efetivamente para a próxima temporada, pois será necessário 'alargar' a avenida para delimitar o bolsão de embarque, regulamentar os estacionamentos dos comércios, diminuir a calçada em alguns pontos, instalar cancelas no bolsão e estudar possibilidades técnicas de resolver o problema da rotatória. A princípio, de forma provisória, o bolsão será delimitado com as barreiras a serem fornecidas pela Dersa.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

 
Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

ANP amplia royalties de São Sebastião

São Sebastião - São Sebastião receberá a partir do ano que vem R$ 2,1 milhões a mais de royalties da ANP (Agência Nacional de Petróleo). O acréscimo no valor de royalties foi conquistado pela Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos e Fluviais), que conseguiu revogar na Justiça seis liminares que garantiam recursos para municípios não pertencentes à entidade. A entidade havia acionado a Justiça questionando o pagamento de royalties aos municípios que não possuem terminais de embarque ou desembarque do produto. A decisão foi proferida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro que revogou as liminares que garantiam royalties para os municípios de Volta Redonda (RJ), Piraí(RJ), Barra Mansa (RJ), Imbé (RS) e Aracruz (ES). A Abramt é composta por 18 município e cada um deles receberá R$ 180 mil mensais a mais de royalties em 2006. São Sebastião terá um aumento de R$ 2,1 milhões a mais no ano que vem. No ano passado, o município recebeu R$ 46,3 milhões em royalties resultante da movimentação de 48,5 milhões de metros cúbicos de petróleo no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso). O prefeito Juan Pons Garcia(PPS), atual presidente da Abramt, afirmou que a entidade tenta revogar na Justiça outras sete liminares que mantêm o pagamento de royalties a outros municípios. (Fonte: ValeParaibano)

Nova formação do Coral Municipal prevê benefícios
As inscrições para participar do grupo de coralistas serão encerradas no próximo dia 25. As aulas serão iniciadas ainda este mês

São Sebastião - O coral municipal está com inscrições abertas para os jovens e adultos interessados em compor o grupo. As pessoas que quiserem participar poderão efetuar a inscrição na sede da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), até o próximo dia 25. Dessa vez, diferente da montagem anterior, os participantes terão direito ao vale transporte, por meio de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade, e ainda poderão usufruir outros benefícios futuramente, já que a proposta desse novo coral será o trabalho voltado para a profissionalização. O diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, explicou que o coral irá 'recomeçar'. Ele comentou que houve a mudança do regente e agora existe uma meta de trabalho para 30 coralistas, até 2006. Ele destacou que o vale transporte era um recurso que não existia nas outras formações e agora vai contribuir para que as pessoas possam participar . Gaspar ressaltou que a dificuldade ocorria principalmente porque os participantes precisam ensaiar três vezes por semana. "Dessa vez o coral terá uma nova proposta, terá um repertório eclético e o maestro trabalhará com o preparo teórico-musical", completou. Ele ainda explicou que o maestro vem desenvolvendo esse trabalho nas oficinas culturais, com as oficinas de canto coral e técnica vocal. Conforme explicou o novo maestro, Marco Antonio Rego Câmara, há a preocupação didática com os alunos. "Eles saberão o que estão cantando", explicou. Nessa primeira formação, o maestro estará analisando as pessoas que darão continuidade no coral, em 2007. Segundo comentou, a proposta é seguir a profissionalização, assim como ocorre com a Banda Municipal. Depois de formado, o coral entrará para um calendário de apresentações durante o ano, com repertórios temá-ticos. As pessoas da comunidade em geral poderão participar, desde que tenham acima de 15 anos. Isso ocorre por se tratar de um coral adulto e já existir um projeto de canto coral em desenvolvimento pela Secretaria da Educação, nas escolas da cidade. Durante as aulas serão trabalhados alguns temas, como técnica vocal, teoria musical e história da música. Depois de formado e com um repertório, a previsão é que o grupo se apresente dentro e fora da cidade, até internacionalmente. "Os coralistas irão representar São Sebastião nessa categoria", apontou o diretor de Cultura. Gleivison Gaspar explica que a Sectur deve anunciar novidades para a comunidade e o Coral Municipal durante as festividades do aniversário da cidade, em março. Ele comenta que a Secretaria está aberta para conversar com empresários interessados em patrocinar o coral. "Para a-poiar um coral, que tem um valor humano e social grande, além de ser algo seguro, o investimento é baixo", ressaltou. Para se inscrever no coral, basta levar uma cópia do documento de identidade, comprovante de endereço e preencher uma ficha de inscrição. Não é necessário ter formação alguma, já que esse trabalho será feito a partir de agora. Depois de inscrito, haverá uma triagem para avaliar as pessoas que têm condições de ingressar no coral. As aulas têm duração de 2h30 e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. Elas serão iniciadas no próximo dia 28 na sede do coral, localizada na Rua Expedicionários Brasileiros, 231, Centro. Novo maestro - Marco Antonio Rego Câmara tem 25 anos de expe-riência em canto coral. Advogado e professor de línguas, ele começou na área musical aos 15 anos. Tem formação em canto lírico, além de ter estudado regência, história da música e estilo com o maestro Roberto Martins, de Santos. Em sua carreira, já foi preparador vocal e solista do Coral Municipal de São Sebastião durante dez anos, assim como já foi preparador vocal do Coral Municipal de Santos. Ele chegou a São Sebastião por intermédio do antigo regente do Coral Municipal. Na área musical realizou vários cursos em outros estados e em países da América Latina. (Fonte: Imprensa Livre)

Presidente da Sociedade Amigos faz vistoria e reclama de entulho

São Sebastião - O presidente da Sava (Sociedade Amigos da Vila Amélia), Waldir Lúcio dos Santos, esteve no Imprensa Livre para reclamar do acúmulo de entulho deixado nas calçadas do bairro. No final de semana, Santos realizou uma vistoria no bairro e constatou o problema em diversas ruas. “Os moradores estão indignados e reclamam de abandono pelo poder público devido ao acúmulo de lixo nas calçadas”, explica. De acordo com ele, em alguns pontos do bairro a situação está crítica e as calçadas intransitáveis. “Os moradores pedem mais fiscalização da Prefeitura e uma retirada urgente desses entulhos”, afirma. Os lugares apontados como críticos pelo presidente da Sava são as ruas Mansueto Pierotti, Rita Orseli, Domingos Tavolaro, 1º Centenário Batista, Ursulino Barbosa e Floriano Peixoto.
Outro Lado - A Prefeitura de São Sebastião, através da assessoria de imprensa, informa que a equipe da Secretaria das Sub-prefeituras estará realizando uma operação de retirada de entulho no bairro, apesar dessa, aponta, não ser obrigação do Executivo. A responsabilidade sobre entulho e restos de podas é do morador, que no caso precisa contratar uma empresa para realizar tal operação. Ontem à tarde (foto), a operação já havia começado. A Prefeitura já fez um trabalho de conscientização no bairro, com um fiscal percorrendo todo o bairro e notificando as pessoas. De acordo com a assessoria, o que falta também por parte da Sociedade Amigos da Vila Amélia, seria esse trabalho de conscien-tização, pois os próprios moradores não contribuem para manter a limpeza no bairro, como pôde ser observado em matéria publicada no Imprensa Livre em 26 de outubro passado. Ainda segundo a assessoria de imprensa, a Divisão de Fiscalização trabalha com denúncias, mas se presenciar delito, a pessoa é notificada, com prazo para retirada do material. Caso não ocorra, o setor aplica multa, que varia de acordo com a gravidade. Além disso, a pessoa que cometer o delito pode responder por crime ambiental. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, pretende desenvolver um plano de educação ambiental com a população, com projeto piloto previsto para as escolas da rede municipal. Além disso um Plano de Resíduos Sólidos, que vai nortear a política de coleta até a disposição final do lixo, entulhos e restos de podas, deverá ser implantado até o início do próximo ano. (Fonte: Imprensa Livre)

FAPS elege conselheiros

São Sebastião - O FAPS – Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Públicos Municipais, realiza hoje eleição para a escolha de três conselheiros que comporão o Conselho de Administração da entidade. Essa eleição ocorre a cada dois anos. Neste momento, o FAPS é objeto de uma CEI na Câmara Municipal. Iniciada em outubro último, ela pretende investigar se houve má-fé nos investimentos realizados no Banco Santos, onde o FAPS perdeu, até o momento, 19.8 milhões. Enfrenta ainda, questionamentos em relação à cobrança de contribuição aos inativos e aposentados, não permitida por lei federal. Criado em 1992, o FAPS arrecada hoje R$ 850 mil mensais apenas com contribuições e repasses da Prefeitura. Somando as aplicações no mercado financeiro, a receita total da entidade chega a R$ 1.2 milhão por mês. As despesas com o pagamento de aposentadorias (214) e pensões (120), alcança por mês algo em torno de R$ 350 mil. Os contribuintes, cerca de 2.600 servidores, são descontados diretamente na folha de pagamento, mensalmente. Os descontos, proporcionais ao salário, variam entre 8 e 10%, tanto para inativos quanto para os ativos. Caixa forte e reserva providencial de muitos prefeitos no passado, o FAPS tem R$ 18 milhões em empréstimos para a Prefeitura Municipal. Hoje essa prática foi proibida pela legislação federal.
Eleição - Apesar de não prever nenhum benefício material e ser praticamente um trabalho voluntário, 19 servidores concorrem aos três cargos de conselheiro. O Conselho de Administração do FAPS é formado pelo presidente, diretor e por nove conselheiros, dos quais três são eleitos. Os demais cargos são preenchidos por indicação do prefeito. A presidência atual é ocupada pelo Secretário de Administração, Alberto Guilherme Carlini; e o cargo de diretor por Rogério Aleixo Alves. Todas as decisões são referendadas por esse colegiado. Todos os servidores podem votar e também podem pleitear o cargo, inclusive os aposentados, que na composição atual possuem um representante no Conselho – Luiz Gonzaga. Atualmente, os conselheiros eleitos são: Nelsino da Conceição Silva (da Administração, no 2º mandato), Roberto Vicente do Nascimento (Sindserv, 3º mandato), e Ivone Bruneti dos Santos (RH). “Não temos nenhum benefício, nem mesmo curso de capacitação, que a administração poderia prover. Quem se interessa, corre atrás, estuda e pesquisa sozinho. Normalmente as questões já vem mastigadas, mas a responsabilidade é grande, pois temos que fiscalizar”, diz Nelsino. A eleição será realizada entre 8h00 e 17h00, com apuração em seguida. Nove urnas estão sendo disponibilizadas, quatro itinerantes e cinco fixas nos seguintes locais: Sub-prefeituras de Boiçucanga e da Costa Norte, Regional de Maresias, Paço Municipal e na nova sede do FAPS, localizado a Rua Expedicionários Brasileiros, 125, Centro Histórico. Inativos e Banco Santos. A questão da contribuição dos inativos, que seria ilegal de acordo com a Emenda Constitucional 41/03, de 19.02.2003, foi levantada novamente, nos últimos dias, por dois advogados da cidade, que estão patrocinando a causa junto ao Prefeito Municipal e aos vereadores. Segundo Rogester, diretor do FAPS, “a Emenda Constitucional nº 41 realmente diz que são isentos da contribuição os servidores inativos que recebem salários inferiores a R$ 2.508,72. Também diz que o desconto aos servidores ativos deve ser entre 11 e 13%. Só que tudo isso depende de ser regulamentado por uma lei municipal, que é de competência exclusiva do Executivo e que até hoje não foi feita. A informação que temos é que o prefeito Juan já tem um texto base sendo trabalhado na Secretaria Jurídica, que deve ir para a Câmara ainda este ano”, explica ele. Quanto ao Banco Santos, Rogester diz que há, em sua opinião, apenas uma chance remota do FAPS reaver não mais que 50% do que perdeu com aplicações feitas nessa instituição. A intervenção do Banco Central no Santos aconteceu em outubro de 2004, retendo aplicações do FAPS no valor de R$ 20.468.454,84, que vinham sendo feitas nos últimos três anos. O problema é que o banco teria emprestado esse dinheiro para terceiros que, por sua vez, não saldaram os empréstimos. Até o momento foram resgatados apenas R$ 620.339,37 mil. Segundo Rogester, que já recebeu os pedidos de informação da CEI, “há três anos que o FAPS vinha trabalhando com o Banco Santos e todos os indicadores financeiros diziam que era uma instituição sólida – o 5º banco do estado, o 7º em captação institucional, etc; e ainda apresentava uma rentabilidade ótima – 110% do CDI (certificado de depósito interbancário), contra 70% da poupança”. (Fonte: Imprensa Livre)

Tebar realiza simulado

São Sebastião - O TEBAR (Terminal Marítimo Almirante Barroso) realizou ontem, a partir das 9h30, um Simulado Nível I, com toque de sirene e evacuação da força de trabalho aos Pontos de Encontro. A hipótese acidental será o vazamento de produto químico na E.T.E. (Estação de Tratamento de Efluentes), sem vítima. Após o acionamento da sirene, toda força de trabalho deverá dirigir-se aos Pontos de Encontro indicados no terminal e aguardar as ações da Brigada. Participarão deste simulado os setores de Operação, Vigilância e CRE (Centro de Resposta a Emergências), exceto os trabalhadores do Píer, com o apoio do SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e da Assessoria de Comunicação. Após a realização, haverá uma reunião de avaliação. (Fonte: Imprensa Livre)

1.800 candidatos fazem a prova do Programa de Combate à Dengue

São Sebastião - O movimento em algumas escolas da cidade foi maior do que o normal na manhã do último domingo. É que nesse período foram realizadas as provas da primeira fase do processo seletivo que vai contratar 80 profissionais, em quatro cargos diferentes, para o Programa Municipal de Combate à Dengue. A estimativa da comissão é que, entre os 2009 inscritos, 10% não tenha comparecido no dia da prova. Nesse caso, cerca de 1.800 pessoas devem ter feito a avaliação teórica. Os candidatos que realizaram a prova deverão conhecer os resultados amanhã. Aqueles que forem aprovados nessa fase passarão por outras duas avaliações: a análise do currículo e uma entrevista. O início da primeira fase ocorreu às 8h00 e teve duas horas de duração. Segundo Márcia Saavedra, que esteve à frente do processo seletivo, a avaliação ocorreu de maneira tranqüila, sem nenhum tumulto ou contra-tempo. Ela comentou que as provas foram realizadas em pontos específicos da cidade, viabilizando o acesso dos moradores. Na Costa Sul, por exemplo, a prova foi realizada em Boiçucanga, Escola Estadual Walkir Vergani. Na Costa Norte, os candidatos fizeram a prova na Escola Municipal Maria José da Penha Frúgoli, enquanto na região Central elas ocorreram nas escolas Henrique Botelho I e II, assim como na Escola Estadual Josepha de Santana Neves. Todo o processo seletivo foi organizado pela Sucen e Secretaria de Saúde.
Para fiscalizar os locais das provas, foram mobilizados 200 funcionários da Prefeitura, que garantiram a realização da prova, evitando fraudes. Cada sala contou com o trabalho de dois fiscais. Apesar dos diferentes cargos, o conteúdo das provas foi o mesmo para todos os participantes e incluiu dez perguntas com múltiplas escolhas e uma redação. Para ser classificado, o candidato precisa fazer cinco pontos na prova objetiva. Segundo algumas pessoas que trabalharam como fiscais, a organização da prova foi boa e não perdeu para nenhum outro processo seletivo. As provas foram lacradas e abertas apenas na frente dos candidatos, no início da prova. O mesmo ocorreu quando a prova foi finalizada e todo o material lacrado novamente com a assinatura dos três últimos candidatos. Eles ainda comentaram que a maioria dos candidatos compareceu e que mostravam muita expectativa em relação às vagas. Os cargos disponíveis, que poderão ser preenchidos de acordo com a demanda, são: dois agentes de saúde pública, 23 coordenadores de ações de combate à dengue, três monitores de ações educativas e, 60 agentes de combate ao vetor. Os salários variam entre R$ 903,61 a R$ 550 e todos os cargos deverão cumprir 40 horas semanais. A duração do contrato de trabalho será de 12 meses, podendo ser renovado por mais um ano. Isabele Almeida Ferreira, 19 anos, é uma das candidatas à vaga de coordenador de ações de combate à dengue. Ela conta que realizou a prova porque ficará desempregada a partir de janeiro, com o término de um estágio que realiza atualmente e, nesse caso, passar nessa prova seria um meio de conseguir emprego seguro pelo menos no período um ano. Ele considerou o nível da prova fácil, já que as dez perguntas da prova falavam sobre assuntos básicos da doença. “Caiu o básico sobre dengue, como a causa e os sintomas. Não foi cobrado tudo o que divulgaram na internet sobre o assunto e todo mundo que eu conversei depois da prova achou que estava fácil”, destacou. A candidata, que enfrentou uma fila de 3h30 horas para se inscrever nesse processo seletivo, acredita que seria interessante haver mais questões na prova, com o intuito de selecionar melhor os candidatos para a entrevista. O tema da redação foi o Programa de Combate à Dengue, que poderia ser feito a partir das informações divulgadas em campanhas sobre o assunto. Para outra candidata, que preferiu não se identificar, a prova não estava bem elaborada, já que as respostas confundiam um pouco. “Acho que as respostas estavam muito parecidas e foi preciso ler detalhadamente para responder. Acho que foi um pouco complicada e dificultou até para quem havia estudado. Ela também tinha erros de digitação”, destacou. Apesar disso, a candidata contou que também achou a prova fácil. “A prova foi fácil, mas disseram que vão dar mais importância para a redação, o que eu não acho justo”, apontou. Ela disse que como não foi exigido nível de escolaridade, não seria correto dar muitos pontos pela redação, uma vez que muitos candidatos não tinham condições de fazer um bom texto. “Seria melhor ter colocado mais questões do que valorizar a redação, pois seria um meio das pessoas conseguirem mais pontos”, completou. A candidata, que fez o teste na Enseada, comentou que ocorreu um tumulto apenas na entrada para a realização das provas. O restante do tempo ela considerou tranqüilo. Em relação ao resultado, ela diz que tem muita expectativa: “Apostei todas as fichas nessa prova. Estou desempregada e não vejo a hora de chegar quarta-feira para saber o resultado”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Alunos da Costa Sul visitaram o Imprensa Livre

São Sebastião - Os alunos da 8ª série da Escola Estadual Walkir Vergani, de Boiçucanga, visitaram as instalações do Imprensa Livre na tarde de ontem. Orientados pela professora de língua portuguesa e inglesa, Maria Helena de Almeida Castilho, o grupo elaborou um jornal, que será apresentado na próxima segunda-feira, durante a Feira do Conhecimento da escola, que abordará diversas séries em todas as áreas. O maior interesse dos alunos durante a visita foi em relação à gráfica. Os adolescentes ficaram muito atentos e aprenderam todo o processo de confecção do jornal, desde a elaboração da matéria até a tiragem do exemplar. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara vota apenas um título de cidadão sebastianense

São Sebastião - Depois de uma sessão bastante movimentada semana passada, que resultou na aprovação de mudanças na lei de ocupação do solo na Costa Norte, as discussões no Legislativo devem ser tranqüilas hoje à noite. Conforme a pauta divulgada ontem, apenas um projeto será votado, que concede título de cidadão sebastianense. Seis propostas serão lidas. Entre esses projetos, está o que obriga os estabelecimentos bancários montarem guarda-volumes à disposição de seus usuários. Também está previsto para a sessão o projeto que altera o artigo 3º da lei municipal 1723/04, referente à remissão de débito tributário. Outro projeto que será lido hoje tem como objetivo a mudança o regimento interno do Legislativo. Alguns títulos de cidadão sebastianense serão apresentados durante a sessão, que também terá cerca de 10 requerimentos e aproximadamente 80 indicações. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Ambiental descobre ranchos de caçadores na Serra do Mar

São Sebastião - A polícia ambiental, em uma operação de monitoramento da Serra do Mar, descobriu dois ranchos clandestinos e vários cartuchos, que podem ter sido usados para a caça de animais silvestres na Estrada da Limeira, no trecho de São Sebastião. Na área onde estão situados os ranchos, de aproximadamente 6.280 m², a polícia ambiental também constatou a troca da vegetação natural por exótica, o que é considerado um crime ambiental. A operação foi das 7h00 às 22h00 e no momento da chegada da polícia, havia dois homens nos ranchos, A.S., de 35 anos, do Ceará, e C.L.S., de 40 anos, da Paraíba, ambos foram levados até a Delegacia, onde foram liberados por falta de provas em flagrante. De acordo com a polícia ambiental, os homens disseram que foram contratados por um comerciante de Caragua-tatuba e por uma pessoa de São Paulo, que estarão sendo investigados. Foram apreendidos no local nove cartuchos calibre dois intactos, um cartucho 380 automático, oito cartuchos calibre 20 deflagrados, quatro cartuchos calibre 28 intactos, dois cartuchos calibre 19 intactos, 30 espoletas para cartucho de caça e cem gramas de pólvora. A polícia ambiental registrou o boletim de ocorrência e encaminhou à Prefeitura um ofício solicitando a demolição dos ranchos.
Rádio Pirata - No alto de um morro, localizado próximo da área onde foram encontrados os ranchos, a polícia ambiental encontrou dois rádios transmissores, um equalizador, um celular e duas antenas VHF. De acordo com a polícia ambiental, o morador J.C.G., 35 anos, esteve na delegacia e admitiu que usava o equipamento em sua rádio pirata, que funciona no bairro do Jaraguá, Costa Norte do município. A delegada Arlete Neves instaurou um inquérito para apurar o caso e a polícia ambiental explicou que essa prática fere a Lei das Telecomunicações, podendo resultar em dois a quatro anos de prisão.
Parque Estadual - A estagiária do Parque Estadual, núcleo de São Sebastião, Alexandra Pinto Sousa, explica que é comum o aparecimento de ranchos de caçadores e palmiteiros, principalmente no fim de semana. “No final de semana aumenta o número de caçadores, porque muitos têm essa atividade como hobbie. Quem caça para consumo procura por tatu, cotia, paca e até o bicho-preguiça”, conta. Segundo ela, a caça desses animais já está influenciando na biodiversidade do ecossistema. “Animais que as pessoas consideram comuns já estão difíceis de encontrar na Serra do Mar, como a onça, a jaguatirica e a preguiça”, diz. Um dos problemas que dificulta a fiscalização na Serra do Mar, de acordo com Sousa, é o número insuficiente de vigias am-bientais para cuidar da área, que possui cerca de 27 mil hectares. Atualmente o Parque Estadual tem apenas quatro vigias que são formados no curso de guarda-parque do Senac. Sousa conta que uma vez por semana é realizada uma operação integrada com a polícia ambiental e a Prefeitura. Até agora, de acordo com ela, não existe nenhum anúncio oficial do aumento de vigias para fiscalizar o Parque durante as férias de verão. (Fonte: Imprensa Livre)

Jahia Bettero conquista o título Paulista de Surfe Universitário

São Sebastião - Rafael Carvalho, de Bertioga, João Carlos Chaves, de São Paulo, e Jahia Bettero, de Ubatuba, festejaram os títulos do Volcom Paulista de Surfe Universitário na 3ª e última etapa no domingo na praia de Cambury. Depois de um sábado com sol forte e ondas de um metro, o dia decisivo teve tempo nublado e ondas mexidas de meio metro. Mas a mudança de tempo não tirou o brilho do evento, que contou com mais de 80 atletas matriculados em faculdades do Estado. Ainda na etapa, a Unitau garantiu o caneco no Tag Team (reveza-mento). Dos três títulos individuais, a conquista mais tranqüila foi na open, com Rafael Carvalho, aluno do quarto ano de educação física na Unimonte. Coincidentemente, os três campeões estão no último ano da faculdade, com João Carlos Chaves, se formando em turismo na Uni-santana; e Jahia Bettero, que comemorou o bicam-peonato, em educação física nas Faculdades Integradas Módulo. Na open, Rafael fez a sua terceira final no Circuito e surfou já com o título assegurado. Na verdade, contou com a sorte, pois além de avançar para a semifinal, seus dois concorrentes diretos não ficaram entre os oito classificados (Ricardo Toledo, o campeão de 2004, foi o 9º colocado, e Lucas Felipe, o 10º). Esse foi o 4º título que o Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), com sede em Santos, conquistou no Paulista. “Foi muito bom, ainda mais disputando contra o Ricardo Toledo, que é um grande surfista e tem história, sendo bicampeão brasileiro profissional. Agora, vou iniciar na carreira profissional e me jogar no Brasil Tour e no Circuito Paulista Pro”, comentou o novo campeão, de 23 anos, que foi formado na escolinha do Ibrasurf, na Riviera de São Lourenço. O guarujaense Afrânio Ribeiro, estudante de turismo na Unaerp, que teve uma participação decisiva no campeonato, ao desclassificar Ricardo Toledo, o vice-líder, terminou em 3º lugar, enquanto que Felix Raiss, também aluno de educação física na Unimonte, ficou na quarta colocação.
Feminina - No feminino, a decisão ficou mesmo para a bateria final. Jahia Bettero teve como rival a vicentina Rose Santana (educação física/ Unimes). As duas tinham uma diferença no ranking de apenas 90 pontos e quem chegasse na frente seria a campeã. Na final, a vitória ficou com Veridiana Saldanha (educação física/ Unitau). Jahia se firmou em segundo lugar, resultado suficiente para comemorar o bicampeonato. Rose amargou o quarto lugar. Na classificação final, Jahia ficou com apenas 81 pontos à frente. “Fechei a minha fase universitária com chave de ouro. Agora vou tentar emprego na minha área. Por enquanto, estou desempregada, mas vou continuar competindo no Paulista Open, onde fui vice-campeã estadual duas vezes. Vamos ver se em 2006 mudo isso”, disse a ubatubense Jahia. Na disputa por equipes - o tag team -, o título do circuito ficou com ficou com a Unitau, que teve como destaque o ubatubense Eduardo Silva (campeão paulista júnior em 2001). A PUC foi a vice-campeã; Unaerp em terceiro, seguida pelas Faculdades Integradas Módulo. (Fonte: Imprensa Livre)

Som do Barê é tricampeão do Torneio de Guaecá

São Sebastião - A equipe de Barequeçaba comemorou no domingo o tricampeonato do 9º Torneio de Guaecá. Na partida da final, disputada no campo do Guaecá, o Som do Barê Futebol Clube derrotou o Sato por 3 a 2, com dois gols de Adriano e um de Funheco. O Sato marcou com Vando e Vadeci. “Foi um dos jogos mais disputados que eu já vi. Muito emocionante”, descreveu o organizador do evento e presidente do Guaecá F.C., Pedro Gonçalves dos Anjos. O Som do Barê saiu na frente do placar com Adriano. Logo no início do segundo tempo o Sato empatou a partida. “Fizemos nosso segundo gol. Faltando 15 minutos o Sato fez o segundo também e faltando uns quatro minutos para acabar marcamos o gol da vitória, com Adriano”, contou o diretor de Esportes da equipe campeã, Marcos Roberto Vicente. “Nem tenho palavras. É o sexto ano que a gente participa; em três fomos campeões e duas vezes vice. A equipe mereceu o resultado. Gostaríamos de agradecer o vereador Wagner Teixeira pelo apoio que tem prestado à equipe”. Na disputa pelo terceiro lugar, o time do Porto Grande levou a melhor em cima do Águia de Ouro, com o placar de 2 a 0; gols de Gilberto e Everton. Gilberto foi eleito o artilheiro do torneio com sete gols. No total, em quase dois meses de competição, foram computados 64 gols. O atleta do Águia de Ouro, Rafael, de apenas 15 anos, ganhou o troféu ‘Revelação’; o prêmio de melhor jogador ficou com Carlinhos, do Som do Barê. Apitaram as partidas os árbitros Aurélio, Ernani e Pablo. O 9º Torneio de Guaecá teve o apoio da Prefeitura, Câmara, Secretaria de Esportes, Rádios Morada do Sol FM e Beira Mar FM e Jornal Imprensa Livre. (GW) (Fonte: Imprensa Livre)

Vigilância Sanitária é tema de seminário no Teatro Municipal

São Sebastião - Nesta quarta-feira (23/11), a Secretaria de Saúde de São Sebastião (Sesau) realiza no Teatro Municipal, a partir das 9 horas, o “Seminário da Vigilância Sanitária” que tem como objetivo orientar a população sobre as ações do órgão em âmbito municipal, estadual e federal e também esclarecer outros temas por meio de palestras durante todo o dia. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesau, Márcia Saavedra, explica que o ciclo de palestras tem o intuito de mostrar que a Vigilância Sanitária é um órgão de educação e não de punição. “As pessoas constroem seu comércio para depois perguntar como deve ser feito. Deveríamos ser procurados antes da pessoa iniciar a reforma ou abrir o seu estabelecimento”, destacou Márcia. Ainda de acordo com a diretora, durante o Seminário, será falado sobre legislação e controle da água para o consumo humano. “Nós também somos responsáveis pela fiscalização da água fornecida pela Sabesp”, conta Saavedra. As palestras terão início a partir das 9h30 com a diretora técnica do Núcleo Regional de Saúde de Caraguatatuba, Ednéia Martins Carvalho, com o tema “Vigilância Sanitária – âmbito Federal e Estadual, procedimentos administrativos”. Em seguida, a médica pediatra Dra Flávia Martinelli Ramos discursa com o tema NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes: crianças de 1ª infância, bicos, chupetas e mamadeiras). A partir das 13h30 está marcada uma palestra com a diretora do departamento de Vigilância em Saúde da Sesau, Márcia Saavedra que discursará sobre a Vigilância Sanitária no município de São Sebastião. A última palestra está marcada para as 14h45 com o Programa de controle de qualidade da água para consumo humano, palestrado pela arquiteta Lúcia Dalledone de Siqueira Dantas. O evento é gratuito e aberto a toda a população. (Fonte: PMSS)

Baleia recebe Festival de Surf neste final de semana

São Sebastião - Neste final de semana, dias 26 e 27, acontece na praia da Baleia, na Costa Sul a 3ª edição do Festival de Surf “Trailler do Fabinho”. Realizado nos últimos dois anos consecutivos na praia da Baleia, o campeonato está se tornando uma tradição entre os atletas da região e do Estado. A última etapa contou com atletas de várias regiões como São Paulo, Ubatuba, São Vicente, Santos, Guarujá, entre outras. A competição idealizada por Fábio Sacuri Fonseca, mais conhecido por “Fábio Anão”, leva o nome do trailler que ele possui há mais de seis anos na praia da Baleia. Apaixonado pelo esporte, Fábio Anão também comanda a Escolinha de Surfe “Meio da Baleia”, onde ministra aulas para os iniciantes no surfe. Para coroar este trabalho e incentivar a prática do esporte o comerciante, professor e atleta resolveu lançar, há dois anos, o campeonato. “Foi um começo tímido, sem patrocínio, mas desde o começo contamos com o apoio da galera local, onde na primeira edição já tivemos 60 inscritos”, conta. Atualmente com mais de 100 inscrições, Fábio já comemora o profissionalismo que a competição vem adquirindo. “Hoje temos diversos patrocinadores, uma galera grande de São Paulo que vem participar e uma boa premiação que inclui pranchas, acessórios, troféus, kits de roupas e calçados”, destaca. Ainda assim, para Fábio o mais importante é ver os atletas locais se destacando. “Nosso objetivo maior é incentivar a prática do esporte e revelar novos talentos”. O destaque da Open local, por exemplo, vai para Erivaldo “Paraibinha”, que é bicampeão na categoria. Toda a organização do evento é feita pela Associação de Surf de Camburí (Ascam), que utiliza a mão-de-obra local, valorizando assim além dos atletas, também os profissionais da região. “É uma forma que encontramos para gerar empregos temporários para a galera do surf da região”, conta Fábio. O campeonato engloba as categorias júnior, open paulistana e local, longboard e feminino. Os patrocinadores do evento são: Prefeitura de São Sebastião, Belmacut, Wave Wizard, Leo Carratú shaper, Jornal Imprensa Livre, Arte Brasil, Free Session, Francisco de Lastra Hair Co., Free Surf Digital Fotos, Praiason line, Head Girl, Nags Head, Keahana, VI Fiber Glass Foam, Nutry, Waxx on, Nicas Bar e Restaurante, Camboja Bar, 20 Pés, Board Inc., Hannoii, B-2 surf shop e Black Trunk.
Aulas gratuitas - A Escolinha de Surf “Meio da Baleia”, também oferece aulas de surf treino gratuitas todas as sextas-feiras, das 9 às 12 horas, no canto direito da praia da Baleia, também conhecido por “Canto Mágico”. Para Fábio esta é mais uma oportunidade que visa beneficiar a garotada que quer aprender, mas não tem condições da bancar as aulas. “Assim como gosto do esporte quero que todos tenham a mesma oportunidade de vivenciar esta experiência e se apaixonar pelo esporte”, explica o professor. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião incentiva participação de artistas da região na 10ª Bienal de Santos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), está divulgando o regulamento da 10ª Bienal Nacional de Santos – Artes Visuais, que será realizada de 28 de abril a 11 de junho de 2006. O objetivo é incentivar a participação de artistas da cidade na mostra cultural. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, diretamente no Centro de Cultura Patrícia Galvão ou ainda enviadas pelo Correio, sendo postadas até a data de encerramento para o endereço: avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias (CEP 11075-907), Santos-SP. Os artistas interessados deverão ter no currículo uma exposição individual ou duas coletivas. Segundo os organizadores, a inscrição será feita por meio do portfólio, constando três obras (com exceção de vídeos e performances – uma obra executada). A bienal reunirá obras de arte contemporânea, em qualquer modalidade de artes plásticas, visuais, mídia e suporte. Após o período de inscrição haverá a 1ª seleção, com a avaliação das fotos até 12 de fevereiro. A entrega das obras selecionadas será feita até 10 de março e a premiação no dia 19. Os prêmios são os seguintes: 1º colocado (R$ 10 mil), 2º (R$ 8 mil) e 3º (R$ 6 mil). A ficha de inscrição e outras informações podem ser obtidas pelo site: (www.santos.sp.gov.br). Em 2004, a Bienal de Santos contou com 763 inscrições (19 estados brasileiros) e teve a participação de 45 artistas na exposição. Mais de 30 mil pessoas passaram pela mostra cultural. (Fonte: PMSS)

Teatro Municipal recebe "O Analista de Bagé e a Superfêmea"

São Sebastião - Uma overdose de gargalhadas é a promessa do espetáculo "O Analista de Bagé e a Superfêmea", que acontece às 21 horas, nesta sexta-feira, 25, no Teatro Municipal. Cláudio Cunha reedita e dirige o sucesso literário de Luís Fernando Veríssimo. A caracterização do machão gaúcho transformou-se no seu "veículo de humor". O diretor que também atua no espetáculo na pele do analista de Bagé, com o humor calcado na velha tradição do teatro de revista, está no Guinnes Book com dois recordes: a peça há mais tempo em cartaz e o ator há mais tempo permanente num personagem. E assim, lá se vão 25 anos vestindo-se de gaúcho para fazer as pessoas rirem. Num texto inédito, emoldurado por hilárias anedotas, Cunha é um animador de auditório, ao lado de Paola Rodrigues artista da Casa dos Artistas e da Praça é Nossa, é a espevitada noiva do analista, que dá um show de graça e beleza, tornando a platéia cúmplice na armadilha. Até que uma sexóloga irrompe pela platéia levando o "Freud dos Pampas" à loucura. Na peça onde tudo pode acontecer, pois o público será o paciente de O Analista de Bagé, a dupla tem levado platéias a estrondosas gargalhadas, reservando para o final uma grande surpresa. Os ingressos podem ser adquiridos antecipados a R$ 10 na Livraria Satélite ou no dia a R$ 20. (Fonte: PMSS)

PAT de São Sebastião oferece vagas para portadores de necessidades especiais

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião está selecionando candidatos portadores de necessidades especiais, exceto deficiências visuais, auditivas e mentais para trabalharem como atendente de escritório e operador de caixa. De acordo com o PAT, mais de 30 vagas estão disponíveis. Os interessados devem comparecer até a próxima sexta-feira (25/11), para a inscrição no posto, levando a carteira de trabalho, identidade, CPF, currículo profissional, comprovante escolar do Ensino Médio completo e um atestado médico comprovando a deficiência. Uma das exigências é que o candidato tenha conhecimentos em informática. A jornada de trabalho é de seis horas diárias, das 7h às 13 horas ou no período da tarde das 13 h às 19 horas, com jornada de segunda à sábado. O salário é de R$ 600,00 com os benefícios de vale transporte, convênio médico e vale refeição. O PAT de São Sebastião fica na rua João Cupertino dos Santos, 245, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17 horas, de segunda a sexta.
Outras vagas - O PAT também informa que estão disponíveis duas vagas para motoboy, do sexo masculino, com moto própria, Carteira Nacional de Habilitação “A”. Os interessados devem comparecer ao PAT também até sexta-feira, dia 25, com a Carteira de Trabalho, RG, CPF e um Currículo Profissional. (Fonte: PMSS)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Ubatuba será sede de encontro de instrutores de mergulho

Ubatuba - O município será sede, de amanhã a domingo, do 9º Encontro Internacional de Instrutores Naui Mercosul 2005. Segundo a Naui (National Association Of Undertwaters Instructors), Ubatuba foi escolhida pela diversidade de pontos de mergulho, sendo um dos mais procurados destinos no estado de São Paulo, o maior pólo formador de mergulhadores recreativos de todo o Brasil, além da cidade ter muitas operadoras de qualidade. Cerca de 80 instrutores de mergulho estarão participando do evento.
O encontro vai reunir líderes e instrutores de mergulho da Naui Mercosul para troca de experiências e confraternização, e promoverá o fomento da discussão de temas relacionados ao mergulho, em seus aspectos comerciais, técnicos, de segurança e de preservação e conservação de ambientes subaquáticos, além de divulgar a região como pólo de turismo de mergulho.
Os instrutores passarão por cursos de especialização, atualização através de palestras e terão contato com as novidades em equipamentos de mergulho e operações demonstradas pelos parceiros e patrocinadores. (Fonte: Imprensa Livre)

PM apreende notas falsas em Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Militar de Ubatuba deteve anteontem Manoel Rodrigues dos Santos, 31 anos e o adolescente D.S.S., 16 anos, quando a dupla tentava passar notas falsas de R$ 50 em dois comércios do bairro do Itaguá. Um dos comerciante suspeitou da autenticidade da nota entregue pelo adolescente e, após constatar que se tratava de nota falsa, acionou a PM. O adolescente disse a PM que o dinheiro pertencia a Rodrigues. Um total de R$ 300 em notas falsas foi encontrado na palmilha do tênis de Rodrigues, que foi preso e encaminhado à delegacia de polícia. O adolescente foi colocado à disposição da Vara da Infância e Juventude. (Fonte: ValeParaibano)

Palestra para Guarda Municipal

Ubatuba - Devido a necessidade de ter que resgatar as vítimas de acidente de trânsito por não poder contar com o Corpo de Bombeiros e ou Concessionária, os policiais da 7ª Delegacia que participaram do Curso de Resgate e Emergências Médicas, passaram a qualificar os Guardas Municipais de Ubatuba a prestarem os primeiros socorros atendendo o protocolo em vigor até a chegada da viatura da PRF.
É importante estarmos falando a mesma linguagem, em muitas ocasiões os Guardas Municipais chegam no local do acidente antes da PRF, por isso é extremamente necessário o conhecimento dos procedimentos apropriados durante os primeiros socorros.
A Guarda Municipal de Ubatuba tem o efetivo de 65 GMs e todos terão a oportunidade de participar do curso. (Fonte: Insp. Artur D’Angelo/PRF)

Última reunião pública para discutir o Orçamento Municipal 2006
É de grande importância o comparecimento de toda a população da cidade

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, convida toda a população, representantes do comércio, das comunidades, das Ongs, toda a Sociedade Civil Organizada, para a última reunião pública que vai debater as prioridades que devem compor o Orçamento Municipal de 2006. O encontro está marcado para esta quarta-feira, dia 23, às 19 horas, no plenário da Casa de Leis. Jairo dos Santos, que sempre defendeu a tese do Orçamento Participativo, espera a presença de todos, uma vez que a população é quem deve decidir sobre suas prioridades. Portanto, o presidente da Câmara considera importantíssimo o comparecimento dos munícipes. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ubatubense é campeã em Camburi

Ubatuba - A surfista Jahia Bettero, de Ubatuba, conquistou o título do Volcom Paulista de Surfe Universitário na 3ª e última etapa, realizada no último domingo, na Praia de Camburi, em São Sebastião.
"Fechei a minha fase universitária com chave de ouro. Agora vou tentar emprego na minha área. Por enquanto, estou desempregada, mas vou continuar competindo no Paulista Open, onde fui vice-campeã estadual duas vezes", disse Jahia, que estuda Educação Física na Faculdades Módulo, de Caraguatatuba.
Na terceira colocação da categoria, a também ubatubense Veridiana Saldanha subiu ao pódio, mas representando o curso de Educação Física da Unitau.
UNITAU - A etapa ainda teve como atração o tag team, competição por equipes.
A Unitau, que teve como destaque o ubatubense Eduardo Silva faturou a etapa e levou o título. Além de Eduardo, o time contou com Wellington Carrane, Jussimar Rodrigues e Amanda dos Santos. A equipe marcou 28,35 pontos contra 27,45 da Unaerp.
Na categoria open, o ubatubense Ricardo Toledo (Educação Física/ Faculdades Módulo) conquistou o vice-campeonato. (Fonte: ValeParaibano)

Adolescentes detidos após oferecer droga e roubar turistas


Ubatuba - Dois adolescentes, com 16 e 17 anos, foram detidos após oferecer droga e ainda roubar dois turistas, na noite de sábado na orla marítima da Praia Grande.
As vítimas, moradoras em São Paulo, contaram à polícia que caminhavam pela praia, quando surgiram os dois menores, que a princípio perguntaram se eles queriam fumar “um baseado”. Após a negativa das vítimas, um deles se armou com uma faca, anun-ciando o assalto. Eles pegaram um relógio e máquina digital e fugiram em seguida. A Polícia Militar que fazia patrulhamento atendeu o crime pelo caminho inverso, ou seja, primeiramente abordou os menores, que estavam na rua em atitude suspeita. Uma revista pessoal revelou a posse de uma máquina digital. Enquanto os policiais indagavam os menores da procedência do objeto, as vítimas se aproximaram, relatando o crime ocorrido momentos antes. Os adolescentes foram conduzidos à delegacia, onde se registrou o ato infracional. Os dois ficaram custodiados na delegacia e seriam apresentados na Promotoria da Infância e Juventude (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba faz a festa no Nicoboco Paulista

Ubatuba - A Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba reafirmou que apoio da Prefeitura aliado ao profissionalismo e seriedade na administração da escola são ingredientes que caminham juntos para o sucesso. Há 11 anos ensinando a arte de deslizar sobre as ondas, Alberto Jacob, de 40 anos, responsável pela escola desde a sua criação, usou de todo o seu conhecimento para repetir a primeira colocação das etapas anteriores do Nicoboco Paulista de Escolas de Surfe, colocando Ubatuba no lugar mais alto do pódio, na competição entre escolas do Estado, em Mare-sias, no final de semana. “A Prefeitura de Ubatuba investe há anos no trabalho da escolinha, onde já passaram mais de 400 alunos. E esse circuito vem coroar justamente esse trabalho, onde podemos trazer a molecada para o surgimento de novos talentos”, disse Jacob. Para ele, o investimento neste tipo de circuito é um dos mais importantes para o desenvolvimento do esporte. “Espero que a Nicoboco dê continuidade nos próximos anos e que jamais nos abandone. Posso garantir que o retorno é garantido, pois trabalhar com crianças é um investimento muito especial. Ver o sorriso no rosto de uma criança não tem preço”, disse Jacob. A escola anfitriã também obteve um bom resultado e comemorou o título de vice-campeã tanto da etapa como do circuito. À frente da escola, o presidente da Associação de Surfe de São Sebastião, Gedeon Gonçalves, fez um apelo: “A escolinha de São Sebastião está em atividade desde 1991 e foi a segunda escola pública do País, mas infelizmente estamos trabalhando precariamente, sem uma remuneração para os professores. O que temos é o apoio da Prefeitura nas inscrições. Agora, com este resultado, esperamos que a Prefeitura volte a investir mais na escolinha”, continuou Gedeon, de 46 anos, que elogiou o esforço dos alunos. “Esse segundo lugar é o resultado da garra dos nossos alunos”, disse ele, que saiu na frente no primeiro dia da competição, mas não conseguiu superar a força de Ubatuba na decisão. No ranking final, outra escola de Ubatuba ficou entre as melhores. Com um trabalho social voltada às crianças carentes, a Escola de Surfe do Zecão ocupou a terceira colocação. Ainda na etapa, a Nicoboco Surfe School, de Bertioga, garantiu a vaga para a final no sábado e obteve o seu melhor resultado no circuito, chegando em terceiro. Já na pontuação geral, os alunos da escolinha comemoraram o quarto lugar. A escolinha de Guarujá Pirata e Ademir ficou em oitavo lugar e a de Caraguatatuba em 11º no ranking final. Além dos R$ 1.500 em dinheiro, distribuídos entre as quatro finalistas, foram entregues kits escolares e Nicoboco, e troféus. As quatro melhores escolas paulistas também levaram barracas e lycras. O circuito teve apoio da Prefeitura, ASSS e Salvamar Paulista. (Fonte: Imprensa Livre)

Higiene em manipulação de alimentos
Curso do Sebrae em parceria com a ACIU

Ubatuba - Durante os próximos dias 12,13,14 e 15 de dezembro, será ministrado o curso “Higiene em manipulação de alimentos” no salão de eventos da Associação Comercial de Ubatuba –ACIU das 18h00 às 22h00.
O curso tem como objetivo estimular a utilização de procedimentos dentro de padrões mínimos de higiene, necessários na manipulação de produtos alimentares e utilizar diferentes técnicas de higienização na manipulação de alimentos.
Tópicos do Curso:
- Contaminação dos alimentos:
- Contaminações microbiológicas, físicas e químicas;
- Onde ocorrem as contaminações;
- Como prevenir a intoxicação alimentar.
- Higiene;
- Pessoal;
- Ambiente;
- Utensílios e equipamentos.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e o curso é gratuito.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato na Assessoria de Comunicação c/ Cristiane tel: 3832.1449. (Fonte: ACIU)

Procon de Ubatuba alerta quanto a locações para a temporada

Ubatuba - O PROCON (Órgão de Defesa do Consumidor) de Ubatuba divulgou nota nesta segunda-feira, 21, alertando quanto as propagandas enganosas de locações em residências, hóteis, pousadas ou chalés na cidade. “Com a proximidade da temporada de verão a procura por essas locações em Ubatuba tende a aumentar. É sempre bom verificar com antecedência se o serviço oferecido pelo estabelecimento é o esperado pelo cliente. Temos muitas reclamações de pessoas que alugam estabelecimentos na praia pela internet ou por telefone. Ao chegarem no local se deparam com algo totalmente diferente e sem a qualidade que lhe foi vendida”, alertou o coordenador do Procon Henrique Zwuibelberg. Para mais esclarecimentos, o Procon de Ubatuba funciona à avenida Dona Maria Alves, 890, no centro. Os telefones são (12) 3833-3022, 3833-5446 e 3832-6509. O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira. Compra de automóveis - O Órgão de Defesa do Consumidor de Ubatuba ainda informa aos consumidores que antes de efetuarem qualquer negócio com a empresa Autoplan Brasil Ltda, situada à rua José Bonifácio, 1659, centro, na cidade de Mococa (SP), que procure o Procon por telefone ou entre em contato pessoalmente. O Procon avisa que tem sido procurado por muitos consumidores que estão lesados por esta empresa na compra de automóveis. (Fonte: PMU)

Ilha dos Pescadores recebe projeto de educação ambiental

Ubatuba - A Ilha dos Pescadores, em Ubatuba, está se destacando como cenário turístico e alvo de educação ambiental. Durante esta semana, de 24 a 27 de novembro, a comunidade de Ubatuba receberá o projeto “Somos ilha, mas estamos ligados”, que está sendo desenvolvido por uma empresa especializada em projetos especiais, com a parceria das secretarias do Meio Ambiente, Obras e Educação. Os dois primeiros dias serão direcionados a alunos de 1ª a 8ª séries das escolas: Municipal Olga Gil e Estadual Esteves da Silva. Durante o final de semana, a programação será aberta a toda a comunidade, das 8h30 às 17h30.
O trabalho será desenvolvido de forma descontraída e dinâmica. Através da “contação” de histórias e do teatro interativo, os alunos serão inseridos no contexto e divididos em quatro núcleos com as cores da bandeira. O núcleo verde tratará da fauna, flora e solo, o amarelo fala das riquezas naturais, reciclagem, reutilização e redução de consumo. O azul representa a água e o ar e finalmente, o branco, trata do lixo, poluição e saúde. Os alunos passearão pela Vila e seu entorno, despertando o interesse pela atividade turística. Para a realização desse projeto, foi elaborada uma grande pesquisa, que teve como objetivo traçar um diagnóstico social da comunidade em questão. Foram levantadas as preferências, necessidades e anseios dos moradores que são, em sua maioria, caiçaras, com atividades ligadas à pesca e à náutica. Uma descoberta interessante foi perceber que a maioria das pessoas tem amizade entre si, como se fosse uma grande família e que a Ilha dos Pescadores tem grande potencial turístico, tanto por sua história, quanto pela forma, arquitetura e identidade cultural. O coordenador do projeto, Raul Ambrogi, conta que os moradores têm grande interesse no incremento turístico da Ilha. “Eles anseiam por incluir a Ilha no contexto turístico da cidade, por isso, o nosso trabalho será voltado para a preservação do meio ambiente e valorização do espaço. Vamos ajudar na formação das crianças, para que elas cresçam com essa consciência, preservando, não só o meio ambiente, mas também a auto-estima. Além disso, as crianças são multiplicadoras do conhecimento, por sua própria natureza. Esperamos, dessa forma, atingir também os pais.”
 (Fonte: PMU)

Ubatuba ganha novas lixeiras
Empresa de Atibaia doa 400 lixeiras para o município

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba firmou convênio com a empresa Citylix para a doação de 400 lixeiras para o município. Através do convênio a empresa tem o direito de explorar comercialmente o espaço publicitário das lixeiras. Até agora já foram instaladas 30 unidades entre a avenida Dona Maria Alves e a Praça 13 de Maio. Na próxima semana as lixeiras serão colocadas ao longo da avenida 9 de Julho. O convênio prevê a instalação de lixeiras ainda nos bairros do Perequê-Açu (avenida Félix Guisard), Praia Grande, Itaguá (rua Capitão Felipe e avenida Leovigildo Dias Vieira), Centro (avenidas Rio Grande do Sul e Iperoig, em todas as praças e no Calçadão). Bairros das regiões Norte e Sul do município também poderão ser beneficiados.
Lixeiras - A própria empresa é a responsável pela instalação e manutenção das lixeiras. A estrutura das unidades coletoras é de fibra de vidro, nas cores azul e branco, com portinhola galvanizada e armazena cerca de 40 litros de lixo. Mede 1,30 cm de altura e possuiu duas faces de visualização publicitária. O formato de cada lixeira lembra uma “maçã”. A Citylix é uma empresa de Atibaia especializada em coleta de lixo. (Fonte: PMU)

Santa Casa de Ubatuba recebe doações

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba recebeu do Fundo Social de Solidariedade do município a doação de 1582 fraldas descartáveis, 382 sabonetes, 151 unidades de creme dental, 12 potes de lenços umedecidos, cinco shampoos infantis, dois talcos, 14 caixas de cotonetes, 11 frascos de shampoos para adultos, 38 absorventes, 12 rolos de papel higiênico e dois pacotes de bolinha de algodão que serão distribuídos nos setores da entidade. O Fundo Social ainda doou 49 pares de sapatos, 10 caixas de tênis, quatro prateleiras suspensas, 106 peças de roupas íntimas e 242 óculos, que estão sendo comercializados em um Bazar da Pechincha em prol da Santa Casa nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23, na Rua Jordão Homem da Costa, 63, centro das 8h às 12h e das 14 às 18h. (Fonte: PMU)

Estufa II recebe pavimentação e drenagem

Ubatuba - Os moradores da Estufa II terão, em breve, um novo cenário no bairro. Algumas de suas principais ruas estão sendo asfaltadas e um grande problema de ruas cheias de lama e buracos será solucionado com obras de drenagem. A obra, que está sendo executada pela Secretaria de Obras da Prefeitura é um convênio com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). A pavimentação, num total de 9.300 metros quadrados acontece no trecho que engloba a praça Maracanã, Av. São Paulo, Rua Jabaquara e Rua Santa Cruz, até a rua Fluminense. A drenagem da Av. São Paulo será a céu aberto. Um canteiro central rebaixado fará a separação das duas pistas e servirá para o escoamento das águas pluviais. No restante do trecho serão utilizados 800 tubos para a drenagem. A obra deverá ser concluída em maio de 2006. (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba nas finais da LIVOVALI

Ubatuba - A equipe de vôlei mirim masculino Ubatuba/ Kall Som/Assai Distribuidora de Água/Cristal Line Turismo, volta à quadra nesta quarta-feira (23) para a segunda partida da final da LIVOVALI (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte), contra o time da Orion/Fademp/Atleta Cidadão, de São José dos Campos. Na primeira partida a equipe do Vale venceu por 3 sets a 2 e Ubatuba precisa da vitória para empatar a série e decidir o titulo no terceiro jogo. “A presença da torcida será importante, pois vencendo, levaremos a decisão para o terceiro jogo e as equipes estão niveladas tecnicamente”, analisa o técnico de Ubatuba, Marcos Jardim. O jogo acontece no Ginásio de Esportes Tubão, à partir das 18 horas. Feminino – A equipe mirim feminino Ubatuba/ Biodance, Nipakh Honda, Auto Elétrica e Mecânica Marquinhos fez sua estréia no play-off final da LIVOVALI na noite desta terça-feira (22) em São José dos Campos contra o Tênis Clube. A segunda partida está marcada para a próxima sexta-feira (25), às 19h no Ginásio de Esportes Tubão. (Fonte: PMU)

Ubatuba sediará encontro internacional de instrutores de mergulho
Evento reunirá cerca de 80 instrutores de mergulho

Ubatuba - Ubatuba sediará de 24 a 27 de novembro o 9º Encontro Internacional de Instrutores NAUI MERCOSUL 2005. Segundo a NAUI (National Association Of Undertwaters Instructors), Ubatuba foi escolhida pela diversidade de pontos de mergulho, sendo um dos mais procurados destinos no estado de São Paulo, o maior pólo formador de mergulhadores recreativos de todo o Brasil, além da cidade ter muitas operadoras de qualidade. Cerca de 80 instrutores de mergulho estarão participando do evento. O evento buscará reunir líderes e instrutores de mergulho da Naui Mercosul para troca de experiências e confraternização, renovando o conceito da Associação. Promoverá o fomento da discussão de temas relacionados ao mergulho, como aspectos comerciais, técnicos, de segurança e aspectos de preservação e conservação de ambientes subaquáticos, além de divulgar a região como pólo de turismo de mergulho. Os instrutores passarão por cursos de especialização, atualização através de palestras e terão contato com as novidades em equipamentos de mergulho e operações de monstradas pelos parceiros e patrocinadores. (Fonte: PMU)

Campeonato Dente de Leite
Semifinalistas serão conhecidos na próxima rodada

Ubatuba - Equipe do Pontual despachante já garantiu vaga na semifinal Falta apenas uma rodada para a definição dos semifinalistas do campeonato Dente de Leite da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles. Na rodada do último domingo (20), foram marcados 28 gols nas cinco partidas disputadas. O jogador Alex (Cajú) ocupa a artilharia do torneio com 9 gols, seguido de perto por Heitor (MGM) e Fernando (Auto Clean), com 7 gols marcados. O goleiro menos vazado é Bruno Faria que sofreu apenas 4 gols. A próxima rodada acontece no dia 3 de dezembro com as partidas Caju X Auto Clean, Adega X Veraneio, Porto Marina X Ceregatti, O Madeireiro X MGM, Pontual X Tortilhão. Resultados da quarta rodada: Porto Marina 4 X 4 Adega, Madeireiro 3 X 2 Ceregatti, Tortilhão 4 X 1 Veraneio, Pontual 3 X 2 Cajú e Auto Clean 3 X 2 MGM.
Classificação: Grupo A – Tortilhão e Cajú 9 pts; MGM 6 pts; Adega 2 pts; Ceregatti 0 pt.
Grupo B – Pontual 12 pts; Auto Clean 9 pts, O Madeireiro 7 pts; Veraneio 3 pts; Porto Marina 1 pt. (Fonte: PMU)

Rua D. João III recebe melhorias

Ubatuba - A rua D. João III, no centro da cidade, recebeu na última semana várias melhorias. As galerias de águas pluviais foram limpas e desobstruídas. Dois caminhões de areia foram retirados para facilitar o escoamento das águas das chuvas. As tampas das galerias que se encontravam quebradas - 32 no total -, foram trocadas, aumentando assim a segurança de motoristas e pedestres dessa importante rua de acesso ao centro da cidade. Ainda na Rua D. João III, na esquina com a Rua Salvador Corrêa, outra obra importante está em andamento: o muro do cemitério central está passando por uma reforma completa. O antigo muro apresentava risco aos pedestres o que obrigou a Prefeitura a demoli-lo. O novo muro, além de um alicerce mais reforçado também está sendo construído com maior altura. (Fonte: PMU)

Escolinha de Surf de Ubatuba é a melhor do estado pela terceira vez
Vitórias nas três etapas garantem à Ubatuba o título de melhor escolinha de surf do estado em 2005

Ubatuba - A Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba conquistou no último domingo, 20, o título do Nicoboco Paulista de Escolas de Surf após vencer todas as etapas do torneio. O titulo pode ser considerado como o tricampeonato estadual, pois a Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba foi duas vezes campeã, em 2001 e 2002, quando o torneio levava o nome Quicksilver. A terceira etapa do Nicoboco Paulista de Escolas de Surf foi realizada na praia de Maresias em São Sebastião e mostrou que o trabalho desenvolvido em Ubatuba é levado a sério, vencendo de forma incontestável a competição. Para essa etapa a escolinha de Ubatuba enviou duas equipes, num total de dezesseis atletas e quatro técnicos. A prova foi realizada no formato Tag Team, em que cada escola competia com duas equipes de quatro alunos nas categorias Petit (até 10 anos), Estreante (12 anos), Iniciante (14 anos) e Feminino (até 16 anos). A equipe campeã foi composta por Rafael Ferreira, Geovani Ferreira, Luiz Antônio, Lucas Santos, Filipe Toledo, Caíque Pacheco, Nathalie Paola e Emily Santos, treinados por Alberto Jacob e Hamilton Castro A equipe “B” terminou na quinta posição e contou com Philip Chagas Paulo Conceição, Jose Lucas, Tamylin Saito, Lucas Oliveira, Giovane Oliveira, Alexandro Santos, Letícia Freitas, orientados por Rodrigo Fonseca e Beatriz Frizanco. A Escolinha do Zecão, também de Ubatuba, não conseguiu um bom resultado na etapa, terminando em 7º lugar, mas garantiu a terceira posição no ranking final do evento. Os alunos Alaf Araújo, Nicolas Lopes, Yago Reis, Washington Silva, Igor de Souza, Douglas Silva, Gleice Leite e Zidiane Souza participaram da etapa. A escolinha campeã ganhou R$ 500,00 e a vice R$ 400,00. As que terminarem na terceira e quarta posições levam R$ 300,00 cada. Ainda para as quatro primeiras escolas serão distribuídos diplomas e kits Nicoboco, tanto para atletas como para os técnicos.

Classificação da etapa:


1º - Escolinha Municipal de Ubatuba - 73,20 pontos
2º - Escolinha de São Sebastião – 59,15 pontos
3º - Nicoboco – 52,75 pontos

Ranking final

1 - Escola Municipal de Surf de Ubatuba - 3000 pontos
2 - Escola de Surf de São Sebastião - 2610
3 - Escola de Surf do Zecão – 1931 (Fonte: PMU)
 


Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de  18/11  a  24/11/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

"PLANO DE VÔO" - Ás 15:50 - 20:00hs
"O JARDINEIRO FIEL" -
Ás 17:40 - 21:50hs

CINE PASSEIO ( UBATUBA )
fone 3832-2843 ( 012 )

"A LENDA DO ZORRO" - Ás 15:00 - 17:20 - 21:50hs
"O VIRGFEM DE 40 ANOS" - Ás 19:40hs

Fonte: cineporto@hotmail.com
 

Ação Litoral
 
Poesia Topo
Aguardente de A a Z
Abre-coração
Água-de-briga
Água-de-cana
Água-de-setembro
Água-que-passarinho-não-bebe
Amarelinha
Amorosa
A-que-matou-o-guarda
Arrebenta-peito
Bafo-de-tigre
Bagaceira
Branquinha
Brasileirinha
Café-branco
Calibrina
Caninha
Canjebrina
Catinguenta
Cauim
Chora-menina
Cobertor-de-pobre
Cura-tudo
Danadinha
Dengosa
Engasga-gato
Esquenta-peito
Fogosa
Goró
Haja-sede
Iaiá-me-sacode
Já-tô-indo
Levanta-velho
Limpa-goela
 

Mamadeira
Mamãe-de-aluanda
Maria-teimosa
Marvada
Mata-o-bicho
Mata-paixão
Nervosinha
Onerosa
Parati
Pé-de-briga
Perigosa
Pinga
Quebra-jejum
Remédio
Sete-virtudes
Tira-juízo
Tira-vergonha
Três-tombos
Venenosa
Xarope-dos-bebos
Zuninga
E Ubatubana
Que acabou-se há uma geração
E cuja última gota
Foi consumida pelo Dito Cunha
Do Perequê-Mirim
Que inquirido por turistas
Sobre a localização
Da Rua Cunhambebe
Pergunta que lhe chegou aos ouvidos
De forma arrevesada
Arrevesado, também, devol veu:
- “Cunha bebe sim
E não bebe pouco não.”

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Fecha Bar - Está certíssimo e no caminho certo o prefeito Aguilar de Caraguá, determinou uma comissão para estudar o assunto do fechamento dos bares após 23 horas. Em Diadema o índice de criminalidade onde era altíssimo, baixou e deu sossego a população.

Francisco Marsiglia
São Sebastião, SP


Pontapé Inicial - Gostaria de parebenizar a iniciativa da deputada estadual Ana do Carmo (PT) pelo projeto de lei que propõe a instalação de um campus universitário em Ubatuba, conforme matéria do dia 21/11/05, pois Ubatuba necessita de um campus universitário com mais cursos para poder atender a demanda, ainda mais se este for de uma universidade pública, pois os estudantes em sua maioria, não sãos de família rica, e fica praticamente impossível custear um curso superior. Gostaria também de agradecer o Sr. Prefeito Municipal Eduardo César, pelo apoio que vem dado aos estudantes universitários de Ubatuba, pois
este, está sendo fundamental para nossos estudantes, que sacrificam diariamente em prol ao conhecimento, podendo crescer profissionalmente e ajudar nossa sociedade. Gostaria também de declarar meu apoio às iniciativas como essa da nobre deputada, como também, pedir o mesmo de todos, pois nossa cidade merece e nossos estudantes merecem mais ainda.

Alex Ismael dos Santos
Presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba
administracaoaeuu@itelefonica.com.br


Passeio Ciclístico
- No dia 26 de novembro (sábado) a partir das 9h vai ocorrer um passeio ciclístico em São José dos Campos. O evento vai acontecer na rotatória do shopping Colinas e segue até o futuro hospital do GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) no bairro Urbanova. A Vale Verde em parceria com o grupo A+ do curso de Propaganda e Marketing da UNIP, está promovendo o evento que tem como objetivo principal cobrar da prefeitura a aplicação da lei municipal 4319-92 que obriga a construção de ciclovias nas vias públicas construídas a partir de 1992. A Vale Verde está nesta campanha desde 2000 por entender que as ciclovias deverão contribuir muito para melhoria da qualidade do ar, redução do transito e do stress causado por ele, e é uma alternativa importante de transporte (limpo e barato) para a população.Na ocasião vão ser distribuídos brindes aos participantes, que podem participar da campanha Natal Sem Fome , doando um quilo de alimento não perecível.
Mais informação: (12) 3921-6199. www.valeverde.org.br

Daiani Mistieri Lima
Coordenadora de Comunicação - ONG Vale Verde
(12) 3921-6199 / 9132-6527
www.valeverde.org.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Tenório - Katiuscia Mirella

Tenório
©Katiuscia Mirella

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor