Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 29 de novembro de 2005 - Nº 1410 Edições Anteriores

Mary´s Chalés Hotel Pousada Dellamares Buffet Giorgio

Região
Profissionais da saúde recebem curso sobre Tracoma


Caraguatatuba
Unidades de Saúde levam orientação à comunidade no Dia Mundial da Luta contra a AIDS
Espetáculo “Uma peça por outra” encerra oficinas de teatro no TMC dia 30
PROERD inicia formaturas dos alunos da rede municipal de Caraguá
Estudantes de História promovem reflexão no Dia da Consciência Negra
Alunos do Colégio Modulo são destaque do BMX Paulista
Aurimar quer cassar posto que adultera combustível
Câmara vota alteração na LOM em segundo turno


Ilhabela
Maratonas Aquáticas de Ilhabela terá última etapa dia 3 de dezembro


São Sebastião
Prefeito entrega novo semáforo e corredor de emergência para ambulâncias
Professora de São Sebastião é aprovada para o doutorado na PUC-SP


Ubatuba
Secretaria de Esporte de Ubatuba recebe material do governo do Estado
Equipe da Secretaria vence torneio Aquakids
Instituto Pólis capacita grupo em Ubatuba para elaborar Plano Diretor Participativo
Vôlei mirim feminino de Ubatuba conquista o ouro da LIVOVALI
Secretaria de Esporte de Ubatuba vai homenagear os melhores de 2005
Vôlei de Ubatuba conquista mais um ouro
Ubatuba será a voz dos deficientes do Litoral Norte em Conferência Estadual


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Profissionais da saúde recebem curso sobre Tracoma
O treinamento tem como objetivo capacitar profissionais da Saúde para diagnosticar a doença nas consultas do dia-a-dia

Litoral Norte - Cerca de onze pessoas entre médicos, enfermeiros e outros profissionais da sáude de Caraguatatuba e São Sebastião estão rececendo um curso sobre Tracoma desde o dia 9 de novembro. O objetivo do treinamento, que acontecerá durante seis quartas-feiras, é capacitar os profissionais para um diagnóstico preciso da doença.
A previsão é que o treinamento continue até o dia 14 de dezembro. O curso acontece no Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), em Caraguá, e está sendo ministrado pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) de São Paulo e a FUNASA (Fundo Nacional da Saúde) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da CVE do município.
Nos dias de treinamento os profissionais que ministram o curso estão realizando uma busca ativa nas escolas municipais dos bairros Tinga e Martim de Sá, com o objetivo de diagnosticar casos da doença para que os participantes do curso possam realizar o treinamento prático, ficando assim aptos a verificarem o problema e realizar o tratatmento.
De acordo com a enfermeira responsável pelo CVE de Caraguá, Cláudia Cristina Garcia Rocha Pires, este curso será muito importante para que os casos da doença sejam diagnosticados no município. “No próximo ano pretendemos padronizar o programa e percorrer todas as escolas para que possamos fazer um trabalho preventivo com as crianças”, disse.
A Tracoma é uma infecção prolongada da conjuntiva causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis. É uma doença contagiosa e pode ser transmitida através do contato direto de uma pessoa para outra, por moscas e mosquitos ou por objetos contaminados como: toalhas, fronhas lenços entre outros. Em casos graves o vírus evolui para seqüelas, provocando lesões corneanas podendo levar a cegueira.
No ínício da doença a conjuntiva torna-se inflamada, irritada ou sem secreção. O diagnótico é feito através da inversão da pálpebra utilizando lupa binocular. O tratamento é feito com o uso da Azitromicina com a dosagem indicada pelo médico. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Unidades de Saúde levam orientação à comunidade no Dia Mundial da Luta contra a AIDS
Todas as Unidades de Saúde de Caraguatatuba terão atividades extras relacionadas à educação para a prevenção contra a AIDS.

Caraguatatuba - Quinta-feira, dia 1º de dezembro é o Dia Internacional da Luta Contra a AIDS, dia de muitas campanhas com os profissionais da Saúde em todo o país. O tema sugerido pelo Governo Federal para este ano é “AIDS e Racismo: o Brasil tem que viver sem preconceito”. Em Caraguá, as Unidades de Saúde promoverão neste dia atividades educativas, ministrando palestras e distribuindo material informativo sobre a doença.
O Programa Saúde da Família-PSF do Tinga em parceria com a EMEF Luiz Jacinto, oferecerá diversas atividades, como apresentações do grupo de RAP “The Black”, com a demonstração de um garoto de 5 anos. O público terá oportunidade de assistir ao depoimento de um jovem portador do vírus da AIDS, que contará sobre como contraiu a doença e como age diante desta realidade.
Os idosos do bairro também farão sua parte neste dia, com apresentação de Tai Chi Chuan do grupo “Ação e Saúde” do PSF. O médico do PSF, Dr. Francisco irá atender a população, respondendo a perguntas e tirando dúvidas.
O PSF do Tinga espera atender 900 alunos, segundo o enfermeiro Lázaro Nunes Siqueira, foram mandados convites para todos os pais de alunos. O PSF também espera atingir boa parte da população, não só usuários. Só neste bairro, com 24 mil habitantes, existem 35 casos da doença e 159 casos de soro positivo.
A UAMI também está programando atividades de orientação e irá fornecer material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes, câncer nas mulheres e outras para complementar o trabalho das equipes do PSF. (Fonte: PMC)

Espetáculo “Uma peça por outra” encerra oficinas de teatro no TMC dia 30
O espetáculo teatral “Uma peça por outra”, de Jean Tardieu, será encenado pelo TEC (Teatro Experimental de Caraguatatuba), sob a direção de Junior Magresco, na próxima quarta-feira 30, no Teatro Mário Covas

Caraguatatuba - Durante o mês de novembro, a FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) está realizando apresentações de peças teatrais, resultantes das oficinas culturais de teatro, que acontecem nos vários bairros da cidade.
Finalizando as atividades na área de Artes Cênicas com “chave-de-ouro, os atores do TEC (Teatro Experimental de Caraguatatuba), apresentam “Uma peça por outra”, de Jean Tardieu, sob a direção de Junior Magresco.
No espetáculo, o autor foge do real para elevar a simbologia, assumindo certa distância em relação à linguagem, mesclando a geometria cênica à descontinuidade do falar cotidiano. Trata-se de uma comédia, na modalidade “teatro do absurdo”, onde as situações cômicas vêm das críticas sociais. A peça mostra os absurdos, do real pelo imaginário, por meio da desconstrução das convenções sociais, retratada pelas esquetes: “Os Monólogos”, “Osvaldo e Zenaide”, “Só eles o sabem”, “Uma palavra por outra” e “Um gesto por outro”.
O TEC encerra a agenda de apresentações das Oficinas Culturais da FUNDACC, apresentando o espetáculo “Uma peça por outra”, no Teatro Mário Covas, na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, às 20h, com entrada franca. Os ingressos podem ser retirados na FUNDACC, na rua Santa Cruz, 396, no Centro de Caraguá. Prestigie a Cultura em sua cidade! Participe! (Fonte: PMC)

PROERD inicia formaturas dos alunos da rede municipal de Caraguá
Com temas sobre violência e prevenção contra drogas, o PROERD, um programa do Governo do Estado, vem sendo desenvolvido nas unidades escolares com muito sucesso, por meio da Polícia Militar. Encerrando o ano letivo com “chave-de-ouro”, as formaturas do Programa acontecerão em cinco escolas da rede municipal, de 5 a 9 de dezembro

Caraguatatuba - Acontecem em dezembro as formaturas do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, em Caraguá. O projeto visa a orientar as crianças da comunidade sobre questões relacionadas às drogas e à violência. Este trabalho foi desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Polícia Militar, e vem sendo realizado na cidade com muito sucesso, tanto nas escolas da rede pública municipal como também na rede estadual e escolas particulares.
O curso é monitorado pelos soldados da Polícia Militar Lígia e De Paula, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Participam do curso os estudantes do Ensino Fundamental.
As cerimônias de encerramento do programa acontecem de 5 a 9 de dezembro, em cinco unidades escolares da Prefeitura de Caraguá. No dia 5 de dezembro(segunda-feira), a formatura acontece na EMEf Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, às 9h, envolvendo alunos desta escola e também da EMEF Masako Sone, do Pegorelli.
Na terça-feira, 6 de dezembro, formam-se no curso de resistência às drogas os estudantes da EMEF “Prof. Alaor Xavier Junqueira”, no bairro Travessão, e também da EMEF Maria Aparecida Ujio, do bairro Porto Novo. A formatura será na EMEF do Travessão, às 9h.
No dia 7 de dezembro, o PROERD forma estudantes das EMEFs João Batista Gardelin, do Poiares, e da Lúcio Jacinto dos Santos. As formaturas acontecem na escola do Tinga, às 9h.
Na quinta-feira 8, às 9h, acontece a formatura dos estudantes da EMEF “João Benedito Marcondes”, no Barranco Alto. A cerimônia será às 9h na própria escola.
Encerrando as formaturas do PROERD com “chave-de-ouro”, recebem diplomas os alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá, às 9h, na própria escola. Prestigie! (Fonte: PMC)

Estudantes de História promovem reflexão no Dia da Consciência Negra
O Prof. Wayway Kimband, da PUC-SP, natural da República Democrática do Congo foi um dos convidados.

Caraguatatuba - O Prof. Wayway Kimband, da PUC-SP, natural da República Democrática do Congo foi a grande atração do evento “Consciência Negra – Reflexões” promovido pelo curso de História das Faculdades Integradas Módulo, em Caraguá, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, no final de novembro.
Doutorando em Antropologia da Religião no Programa de Ciências da Religião da PUC-SP, mestre em Antropologia da Religião na Universidade de Roma, trabalhando no Centro Universitário Assunção (FAI) e no Instituto São Paulo dos Estudos Superiores (ITESP), Kimband foi convidado pelo Prof. Serginho Burihan, que o conhece da PUC.
Kimband falou sobre República Democrática do Congo e deu uma aula sobre o continente africano antes da partilha do Imperialismo, ensinou as diversas e diferentes Áfricas existentes na África. Ele contou que o Reino do Congo foi colonizado pelos franceses. Mostrou que acredita na ação do governo em querer deixar a História do Brasil mais clara, inteira, assinando uma lei de inserção, no ensino regular, da história afro-brasileira. O professor elogiou o Curso de História da Instituição, ao comentar que foi maravilhoso ter trazido para a abertura do Evento a “cultura dos guetos” o grupo da Topolândia, em São Sebastião para cantar RAP.
“Wayway Kimband teceu comentários “positivos” sobre a Lei de cotas para negros na Universidade e disse estar confiante no governo popular que ora o Brasil vive. Kimband ensinou para cada um de nós, participantes do evento, o quanto de África há em nós. Citou vários filósofos em sua exposição e nos ensinou a ver que é possível haver Unidade na diversidade”, conta a coordenadora do curso de História, Rosângela Dias da Ressureição.
O evento também possibilitou reflexões com o Prof. Sérgio Burihan, de Caraguatatuba, que abordou o tema Multiculturalismo, e palestra com Wagner Gomes Bornal, apresentando Ideologia e Suporte Material – Negro, além de apresentação de Tiago Fortunato sobre a Congada de São Sebastião – O Negro Festivo.
No segundo dia houve exposição de um Conselheiro do Movimento Negro de São Paulo e participação da aluna de História, Terezinha de Oliveira Marciano Costa, apresentando a Ação Zambo de Caraguatatuba; além de exposição do tema: “Quilombo Caçandoca – História de Remanecentes Quilombolas, com as alunas Claudilene Macedo e Elizabeth Sabrina.
“Acreditamos que a escola tem papel preponderante para a eliminação das discriminações. A comunidade afro-brasileira pede reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, o que implica em justiça e iguais direitos assim como a valorização da diversidade daquilo que os distingue dos outros grupos que compõem a população brasileira. Acredito que políticas reparadoras e de reconhecimento formarão programas e ações dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais, orientadas para oferta de tratamento diferenciado com vistas a corrigir desvantagens e marginalização criadas por uma estrutura social excludente e discriminatória. Ações afirmativas atendem ao determinado pelo Programa Nacional de Direitos Humanos, bem como a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, com o objetivo de combate ao racismo e a discriminações, tais como: a Convenção da UNESCO de 1960, a Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Discriminações Correlatas de 2001.”, reflete a coordenadora do curso. (Fonte: Módulo)

Alunos do Colégio Modulo são destaque do BMX Paulista

Caraguatatuba - Os alunos da 1º serié Fabio Almeida e Matheus Augusthus Prazeres, foram os grandes destaques da Equipe do Caraguatatuba Bicicross Clube no Campeonato Paulista de Bicicross 2005.
Ambos os pilotos que apesar de terem a mesma idade e estudarem na mesma classe, disputaram as oito etapas do Campeonato, em categorias diferentes.
Fabio Almeida correu na categoria 7 anos novatos (pilotos que disputam pela 1º vez o Campeonato), sagrando-se Vice-Campeão Paulista, colocação está que foi disputada até a ultima bateria da etapa.
Matheus Augusthus Prazeres que corre na categoria 7 anos experts ( para pilotos com mais de um de experiência) chegou para disputar esta ultima etapa a 1 ponto do vice-líder e mesmo vencendo a 1º bateria, ficou em terceira na etapa e na somatória final do Ranking, ficou com a 3º colocação do estado.
Apesar da idade, estes “ferinhas”, pedalam de bike como gente grande, com a execução de passagens, saltos e puxadas que não deixar a desejar para qualquer pilotos com idade dentro do bicicross nacional.
Para 2006, os dois bikers correram na categoria 8 anos experts e tem como meta, disputar o Mundial da modalidade que será realizado em julho na cidade de São Paulo, com a pertença do melhor bicicross a nível mundial.
Para quem quiser acompanhar os “ferinhas” em ação, e só prestigiar no dia 22 de janeiro de 2006, na Pista de Bicicross, na praia do Indaiá, a realização da Copa Litoral Norte de Bicicross ou acompanhar a transmissão da corrida pela TV Canção Nova.
Vale lembrar que o Bicicross, também conhecido como BMX racing, e modalidade Olímpica e vale medalha nas Olimpíadas de Pequim em 2008, e se o bicicross conseguir o apoio necessário, é certeza de medalha para o Brasil. (Fonte: Módulo)

Aurimar quer cassar posto que adultera combustível
Projeto de Lei fecha o posto e proíbe sócios por 5 anos

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba apresentou Projeto de Lei que cassa o alvará dos postos de combustível que adulterarem o produto. No projeto, além da cassação há a proibição dos sócios de exercerem a mesma função por 5 anos.
Atualmente é prática comum entre alguns postos de gasolina espalhados pelo país a venda e adulteração de combustíveis. Segundo o projeto do Vereador, todo posto que vender, estocar, distribuir, transportar e comprar produtos adulterados perderá o alvará de funcionamento.
Constatado o problema o Poder Público irá instaurar processo administrativo, com direito a defesa para somente em caso positivo cassar o alvará. Os combustíveis adulterados são os maiores causadores dos problemas mecânicos.
Em caso positivo o proprietário ou sócios do empreendimento será proibido de exercerem a mesma função por um prazo de 5 (cinco) anos. Para agilizar a fiscalização a Prefeitura fará convênio com a ANP – Agência Nacional do Petróleo, para que com seus laudos e avaliações periódicas, possam diagnosticar quais postos vendem produto adulterado.
A intenção do Vereador é coibir os abusos praticados. “Adulterar combustível é crime e os infratores devem ser responsabilizados. Gasolina, álcool ou diesel adulterado causa defeitos no carro e mancham a imagem da cidade, que fica conhecida como um lugar de comerciantes desonestos”, explica Mansano. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota alteração na LOM em segundo turno
Projeto do Vereador Omar Kazon retira item proibitivo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute hoje – terça-feira – 29 de novembro, durante a sua 40ª Sessão Ordinária semanal, projeto de Lei do Vereador Omar Kazon (PL), que dá nova redação ao artigo 177 da LOM (Lei Orgânica Municipal). O Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), apresenta projeto que institui Programa de Prevenção da Violência nas escolas municipais.
Esta sessão é a antepenúltima do ano, pois as sessões seguintes, dias 6 e 13 de dezembro, servirão apenas para discussão do Orçamento 2006, não havendo qualquer outro projeto na pauta. Como há vários projetos no Expediente da Casa de Leis, há possibilidade de agendamento de várias Sessões Extraordinárias, para desafogar o volume de projetos existentes.
Para a sessão de hoje, o Vereador Omar Kazon apresenta Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (Pelom), que dá nova redação ao artigo 177, no que tange a instalação de empresas de beneficiamento e manufatura de pedras e derivados, permitindo a instalação de novos empreendimentos no município. A propositura foi votada e aprovada em primeiro turno e segue agora para votação no segundo turno. Caso seja rejeitada a propositura será arquivada.
O Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim apresenta projeto de Lei que institui o Programa de Prevenção da Violência nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. Em resumo o projeto se apresenta da seguinte maneira: Em cada escola municipal será montada uma comissão, formada por professores, profissionais da educação e pais de alunos, que irão ministrar cursos e palestras sobre a violência nas escolas. O intuito é de preservar a paz e repassar ensinamentos que visem o bem estar e a boa convivência entre os alunos numa unidade escolar.
Nesta sessão há também projeto do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que denomina de rua Mário Maziero a atual rua 8 (oito), localizada no Balneário Marinas, no bairro do Morro do Algodão.
As Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Caraguatatuba são transmitidas semanalmente e ao vivo, pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz e pela NET – TV a Cabo, no seu canal 8. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Maratonas Aquáticas de Ilhabela terá última etapa dia 3 de dezembro

Ilhabela - O IV Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela chega ao fim neste sábado, dia 3, com a 6ª etapa e a premiação dos melhores do ranking do ano.
O percurso será de 5 km por balizamento, na praia do Perequê (região central), em frente ao Hotel Pelicano. A concentração será a partir das 16h na praia Grande e a largada está prevista para as 10h30.
Todos nadadores ganharão medalhas da etapa e os melhores do ranking receberão troféus especialmente confeccionados para o evento. Entrarão para o ranking do circuito os atletas que nadarem três etapas.
As inscrições poderão ser feitas no dia da prova no local da largada por R$15,00 e um quilo de alimento não perecível e dará direito a participar da festa de confraternização entre os nadadores e amigos do esporte.
As maratonas aquáticas de Ilhabela contam com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Laser de Ilhabela além dos comércios locais: Auto Viação e Turismo Ilhabela, Centro Náutico Ilhabela, João Ilha Materiais de Construção, Harry Imóveis, Restaurante Viana, Braga Estamparia, Supermercado Central, Imagem Comunicação.
Serviço:
Data: 3/12/2005 - Sábado
Horário: concentração a partir das 16h, largada as 17h
Inscrições: no local - Praia do Perequê (região central)
Percurso: 5km por balizamento
Taxa prova principal: R$10,00 + 1 quilo de alimento não perecível
Taxa prova menor e melhor idade: R$5,00 + 1 quilo de alimento não perecível
Informações: Harry (12) 9715.5656 ou Bia (12) 9141.3106 - Aberto para todas as idades.
 
Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeito entrega novo semáforo e corredor de emergência para ambulâncias

São Sebastião - Após a fase de testes, o novo semáforo de São Sebastião, instalado no cruzamento das ruas Pará/Capitão Luiz Soares com a avenida Antônio Januário do Nascimento, próximo ao Cemitério Municipal, no Centro, foi entregue hoje (28/11) à comunidade pelo prefeito Dr. Juan Garcia. Ele acionou o sistema, que conta com sinais sonoros para facilitar a travessia de pedestres com deficiência visual.
Dr. Juan também conferiu a eficácia do corredor de emergência, uma área reservada na rua Capitão Luiz Soares para a saída de ambulâncias no contra-fluxo. A demarcação vai agilizar o atendimento de ocorrências no sentido sul.
De acordo com o diretor do Detraf, Márcio Nonato, o semáforo foi instalado neste local em razão do alto índice de acidentes. “Esta é uma área de conflito, onde ocorriam pelo menos três acidentes por semana”.
Funcionários do Departamento de Tráfego realizaram a pintura de faixas de pedestres e sinalização. Os testes foram realizados durante 15 dias.
Os botões de acionamento do semáforo para pedestres com deficiência visual também contarão com tarja em braile, dentro da proposta de adequar o município à lei de acessibilidade. O investimento foi de R$ 56 mil. Nova pagina 1

Professora de São Sebastião é aprovada para o doutorado na PUC-SP

São Sebastião - A professora e coordenadora do curso de História das Faculdades Integradas Módulo, Rosângela Dias da Ressureição, caiçara e natural de São Sebastião, foi aprovada no processo seletivo para cursar doutorado na PUC- SP.
Com o tema do seu trabalho “O RURAL E O URBANO:PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA CIDADE DE CARAGUATATUBA (litoral norte paulista 1927-1967), a professora entende que as cidades são como as pessoas, cada uma tem seu nome, sua biografia.
“Não há duas cidades iguais... toda cidade se compõe de um conjunto de singularidades”. Meu estudo pretende que seja filiado à História Social nos seus múltiplos aspectos relacionados a memória, à cultura, trabalho e vida cotidiana, buscando entender o viver na cidade de Caraguatatuba e os movimentos de transformações ocorridos com a presença da atividade agrária (1920-1970), sua influência no modo de vida caiçara e as alterações nas relações dos homens entre si e com a natureza. Pretendo repensar a cidade como constituinte e participar da configuração das relações sociais concebendo-a como espaço de tensões. (Fonte: Módulo)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Secretaria de Esporte de Ubatuba recebe material do governo do Estado

Ubatuba - O secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, Bittencourt Jr. esteve na manhã da última quarta-feira, 23, na cidade de Lorena para receber do secretário estadual da Juventude Esporte e Lazer, Lars Grael, um kit de material esportivo.
A entrega aconteceu durante um evento no Ginásio do Centro Comercial de Lorena para a assinatura de diversos acordos.
O kit, entregue a Ubatuba é composto por 15 bolas de futebol, 13 de futsal, 12 de basquete, 11 de vôlei e 11 de handbol, além de 5 tubos de bolas de tênis, um jogo de camisas, uma rede de vôlei e dominós para recreação. Parte das bolas foi confeccionada por internos da penitenciária Nilton Silva, em Franco da Rocha.
O secretário Lars Grael reconhece que é pouco, mas, de grande importância para os municípios. “Um ato como esse mostra a nossa disposição de atuar nos municípios. Neste ato entregamos kits a 13 cidades da região. Ainda temos muito a fazer e continuamos com essa disposição de trabalhar em parceria”, disse Grael, lembrando que a verba destinada ao esporte no estado é uma das menores do orçamento.
Para o secretário de Ubatuba o kit esportivo é muito bem vindo. “O material veio em boa hora e vai ajudar muito em nossas atividades. A secretaria estadual de Esporte e Juventude já firmou parceria com Ubatuba em projetos como o São Paulo do Skate. Isso mostra o bom relacionamento da administração municipal com o governo estadual”, disse Bittencourt. (Fonte: PMU)

Equipe da Secretaria vence torneio Aquakids

Ubatuba - A equipe de natação da Secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de Ubatuba venceu a sétima edição do torneio AquaKids/Di Mônaco, realizada na manhã de domingo, 27.
O evento contou com a participação de aproximadamente 300 atletas, de 7 a 14 anos, que praticam natação na piscina municipal e nas academias de Ubatuba.
Com 22 provas, divididas em várias séries, os jovens talentos puderam mostrar suas habilidades nos estilos crawl, costas e peito, em distâncias de 25 e 50 metros. Uma categoria extra foi criada para os alunos que já participam regularmente de competições, pois o verdadeiro objetivo do torneio AquaKids/Di Mônaco, é proporcionar aos jovens a emoção das competições.
Os três melhores classificados de cada prova receberam medalhas e os demais receberão certificados de participação durante a semana, em suas academias. A classificação final por equipes deu a vitória para equipe de natação da Secretaria de Esporte e Lazer. Em segundo ficou a Barros Acqua Sport; o terceiro lugar ficou para a academia Spazio e a RH positivo terminou a competição na quarta colocação.
Bronze no Pró Natação - O atleta Rubens Costillas conquistou a medalha de bronze na final estadual do Pró Natação, disputado nos dias 26 e 27 na cidade de Sertãozinho. Já os atletas Caio C. Prado, Flávia Fernandes (100 costas), Camila M. Faria, Priscila R. Santos, Igor B. Gonçalves (100 livre) e Pedro Bueno (50 peito) chegaram perto das medalhas, mas terminaram a competição na quarta posição em suas categorias. Ubatuba enviou 15 atletas a Sertãozinho, tendo como chefes de Delegação os professores José Eduardo e Diva.
Águas Abertas - A quarta etapa do 9º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba acontece neste domingo, 4, na praia do Lázaro, a partir das 9 horas. O Circuito é disputado em provas de 250, 500, 1000 e 3000 metros, em diversas categorias. Após a prova acontece a cerimônia de premiação da etapa, onde os oito melhores atletas de cada categoria recebem medalhas. Na sequência acontece também a premiação do Circuito: o primeiro colocado de cada categoria recebe troféu, o mesmo acontecendo com as três melhores equipes.
Na competição por equipes Ubatuba lidera o ranking, com 988 pontos; a vice liderança está com a Academia Winner/Swim América, de São José dos Campos, com 477 pontos; a Academia Vitor/Taubaté ocupa a terceira posição com 163 pontos.
Informações através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

Instituto Pólis capacita grupo em Ubatuba para elaborar Plano Diretor Participativo
Workshop durou dois dias e contou com a participação de membros do CMD, vereadores e convidados

Ubatuba - Durante dois dias – sexta e sábado da semana passada - um grupo de cerca de 50 pessoas, entre eles, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Ubatuba, vereadores e convidados, fizeram um profundo mergulho nas inúmeras questões que compõem a elaboração de um Plano Diretor Participativo. O workshop, ministrado pelo Instituto Pólis, teve o objetivo de capacitar a equipe que irá atuar mais diretamente na elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba. Segundo um dos ministrantes do curso, o arquiteto e urbanista Renato Cymbalista, o grupo de Ubatuba “está preparado para enfrentar este grande desafio que é coordenar a elaboração de um plano diretor com a participação de toda a comunidade”.
De acordo com o Estatuto da Cidade, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes terão que ter, até outubro de 2006, seus Planos Diretores transformados em leis municipais. Além da data limite, o Estatuto determina, entre outros aspectos, que os planos sejam construídos com a participação de toda a comunidade. “Existem duas fases bastante claras na elaboração do Plano”, explica Karina Uzzo, advogada e uma das palestrantes do Instituto Pólis, que esteve em Ubatuba nos dias 25 e 26, a convite da Prefeitura para fazer a capacitação do CMD, vereadores e convidados. “A primeira fase, muito importante, é o diagnóstico, ou seja, precisamos desenhar a cidade que temos. E a segunda, mais importante ainda, é o que queremos para a nossa cidade, ou seja, é a elaboração do Plano em si”, detalha Karina. Para ela, o Plano Diretor Participativo é um pacto entre os vários segmentos da sociedade – Poder Executivo, Legislativo e sociedade civil – na construção de uma cidade melhor para todos.
Consultoria - “A construção de um Plano Diretor requer a preparação das metodologias, das estratégias e do cronograma antes mesmo que o debate público seja iniciado”, entende o consultor do Pólis, Renato Cymbalista. Ele acredita também que a contratação de uma consultoria experiente em planos diretores irá agilizar muito o andamento das etapas de elaboração do Plano. “É evidente que a gestão democrática, definida pelo Estatuto da Cidade, deve ser obedecida e a comunidade tem que ser envolvida a qualquer custo, porém, uma consultoria auxilia muito o Poder Executivo, que é quem tem a obrigação de cumprir a lei do Plano Diretor Participativo”, enfatiza Renato.
O nível dos participantes do workshop impressionou os palestrantes do Instituto Pólis. “Daria nota de 8 a 9 para a equipe”, disse Cymbalista. Na opinião dele é difícil encontrar um grupo tão coeso e com tantas informações sobre Plano Diretor e processos participativos. E Renato faz estas declarações depois de realizar dezenas de workshops semelhantes em cidades como Jacareí, Campinas, Caxias do Sul, Bauru, São José dos Campos, Poços de Caldas, Fortaleza, Blumenau, Hortolândia, entre outras.
Instituto Pólis - Para garantir que a elaboração do Plano Diretor obedeça às determinações do Estatuto da Cidade, a Prefeitura contratou o Instituto Pólis para realizar a capacitação tendo em vista que se trata de um órgão que é referência nacional em questões urbanas e sobretudo em planos diretores. O Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais é uma Organização-Não-Governamental de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária, pluralista e reconhecida como entidade de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal. Fundado em 1987, a cidade e a atuação no campo das políticas públicas e do desenvolvimento local definem a sua identidade.
Palestrantes - Para fazer a capacitação em Ubatuba o Pólis designou dois consultores com ampla experiência em Plano Diretor Participativo. Karina Uzzo é advogada, com mestrado em Biodiversidade e atualmente faz doutorado em Direitos Humanos na Universidade Pablo de Olavide, na Espanha. Pelo Instituto Pólis, participa da equipe do Direito à Cidade, dando capacitação em planos diretores, consultoria em programa público de regularização fundiária, além de ser a secretária executiva do Observatório Internacional do Direito à Cidade, que é um projeto que trabalha com 50 entidades francesas e brasileiras no campo da reforma urbana. “Tive uma ótima impressão do grupo de Ubatuba. É de bastante qualidade essa equipe”, avaliou Karina que já ministrou oficinas semelhantes em Manaus, Recife, Vila Velha, Fortaleza, Hortolândia, Poços de Caldas, Caraguatatuba, entre outras cidades.
O outro consultor, Renato Cymbalista é arquiteto urbanista, mestre doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, coordenador do Núcleo de Urbanismo do Instituto Pólis; tem larga experiência em pesquisas e consultoria para órgãos nacionais e internacionais como o Habitat, das Nações Unidas, Universidade Livre de Berlim, Unrisd, entre outras, além de ser pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Teve participação ativa na elaboração dos planos diretores de Guarulhos, Catanduva e Ribeirão Pires. É autor de vários artigos, além de capítulos de livros voltados às questões urbanas. Alguns deles podem ser acessados através do site do próprio instituto: www.polis.org.br. (Fonte: PMU)

Vôlei mirim feminino de Ubatuba conquista o ouro da LIVOVALI
Vitória por 3 a 1 coloca Ubatuba no alto do pódio

Ubatuba - A equipe de vôlei mirim feminino Ubatuba/ Biodance, Nipakh Honda, Auto Elétrica e Mecânica Marquinhos venceu a segunda partida contra o Tênis Clube de São José por 3 sets a 1 e fechou o play-off final da LIVOVALI (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte) conquistando a medalha de ouro, nesta sexta-feira, 25, no Ginásio de Esportes Tubão.
A exemplo da primeira partida o time do Vale saiu na frente, fechando o primeiro set em 25/23.O segundo set foi tenso, Ubatuba abriu boa vantagem, mas a equipe do Tênis soube valorizar a conquista da equipe do litoral, que venceu o set por 25/21, empatando a partida.
A partir daí Ubatuba impôs um forte ritmo, e com um duplo 25/16, fechou a partida em 3 sets a 1, conquistando o título da Liga pela segunda vez (a primeira foi em 2001).
O técnico Geraldo Vanoni contou com as atletas Joyce, Luiza, Anny, Jéssica, Inayê, Amanda Zuim, Carol, Letícia, Amanda Mendonça, Jéssica Gomes e Taciane, para a conquista do ouro.
O Secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr. acompanhou a partida das arquibancadas, e vibrou muito com a conquista. “Esse resultado vem fechar um ano excelente para o vôlei em Ubatuba, pois fizemos quatro finais da Liga. As meninas estão de parabéns por mais essa conquista”, vibrou Bittencourt, antes de entregar as medalhas às campeãs. (Fonte: PMU)

Secretaria de Esporte de Ubatuba vai homenagear os melhores de 2005

Ubatuba - A Secretaria de Esporte de Ubatuba apresenta nesta semana, durante a “1ª Festa do Esporte”, a lista dos atletas que mais se destacaram em 2005 nas modalidades desenvolvidas pela Secretaria: basquete, vôlei, natação, futebol, surf e atividades para melhor idade (Projeto Atividade Física e Cidadania).
Cada setor da Secretaria de Esporte deverá indicar dois atletas, um masculino e um feminino, para receber a homenagem em uma cerimônia que acontece na sexta-feira, 2 de dezembro. “É um evento ainda em caráter experimental. Talvez em 2006 possamos estender a homenagem a atletas de todos os esportes praticados na cidade”, diz Nicrano Gomes Júnior, coordenador de esportes de competição da Secretaria.
A cerimônia de premiação começa às 21 horas, no Ubatuba Tênis Clube. Em seguida será servido um coquetel aos convidados e para encerrar a noite, está programado um baile com a banda Trilogia. (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba conquista mais um ouro

Ubatuba - A equipe de vôlei masculino de Ubatuba conquistou a medalha de ouro da categoria pré-mirim da Livovali ao vencer a terceira etapa do torneio, disputada no ginásio do Colégio Idesa, em Taubaté, no último domingo, 27.
Ubatuba disputou três partidas, vencendo Jacareí e São José (15/8, 15/8) por dois sets a zero e perdendo para Taubaté por dois sets a um (7/15,7/15 e 15/9). Com a combinação de resultados Ubatuba terminou a etapa em primeiro lugar e conquistou o título da categoria em 2005, pois venceu duas das três etapas disputadas (Ubatuba e Taubaté). (Fonte: PMU)

Ubatuba será a voz dos deficientes do Litoral Norte em Conferência Estadual

Ubatuba - Ubatuba será a única cidade do Litoral Norte a participar da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizado em março de 2006. A escolha aconteceu durante a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em São José dos Campos, no último dia 25, que teve como tema "ACESSIBILIDADE: você também tem compromisso".
Segundo Iara Camargos, presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba, entre as discussões, mereceu destaque os seguintes temas: condições gerais da Implementação da Acessibilidade; a acessibilidade arquitetônica, urbanística e transportes e a acessibilidade à informação, à comunicação e às ajudas técnicas. Após as discussões e escolhas dos delegados, foi elaborado um documento para especificar as necessidades, dificuldades e quais ações deverão ser apresentadas na Conferência Estadual.
Além de Iara de Camargos, do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba, integram ainda a lista de representantes de Ubatuba nas duas conferências Sueli Aparecida Nogueira de Souza (Secretaria de Saúde); Silvia Costa (APAE) e André Luiz dos Santos (Associação dos Deficientes de Ubatuba).
“A responsabilidade de Ubatuba é grande, pois levaremos não apenas a nossa realidade e nossas reivindicações, mas também as de nossos vizinhos. Procuraremos manter contato para lutarmos juntos pelos portadores de deficiências do Litoral Norte”, disse Iara Camargos. (Fonte: PMU)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 25/11 a 1/12/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

Lançamento Nacional "Harry Potter e o cálice de fogo"  
Ás 13:10 - 16:00 - 18:50 - 21:40hs

CINE PASSEIO ( UBATUBA )

fone 3832-2843 ( 012 )

"A noiva cadaver" - Ás 16:00 - 19:40
"Mergulho Radical"  - Ás 17:40 - 21:20hs

Fonte: cineporto@hotmail.com
 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Praia da Fortaleza de São João Batista
Menino, eu subia o morro
Porque gostava de espiar
Do alto, a praia da Fortaleza,
Sob um tapete verde
Formado pelas copas
Dos tarumãs, timbuíbas,
Jaqueiras, laranjeiras
E muitas bananeiras.
Aqui e ali um fio de fumaça
De fogão a lenha a denunciar
A presença humana
Mas o esconderijo
Não foi suficiente
E mesmo tão distante da cidade
Mesmo sobre a proteção
Das copas das árvores
Mesmo disfarçando
Suas casas na natureza
Os caiçaras foram achados
E intimados a viver no século XX
Nunca mais ficaram sossegados.

Eco de tempos passados
Arco redondo
De bom parecer
Carpinteiro nenhum
Não sabe fazer
- É o arco-íris!
Nasci na água
Se à água me devolver
Nela vou morrer
- É o gelo!
Têm quatro apoios pela manhã
Duas pernas ao meio-dia têm
E três quando a noite vem
- É o homem!
Desde a alvorada dos milênios
Desde o país da esfinge
Que daí passou pra Grécia
Viajou no barco de Ulisses
Chegou à terra dos lácios
Marchou com os legionários
Até à península dos iberos
Antepassados dos lusitanos
Embarcou na nau de Cabral
Aportou em Ubatuba
Caiu na rede de um pescador
Que levou para seus filhos
Os enigmas e parlendas,
Com origens na era das lendas.

Fome boa
Apesar de pobre
Não tive desassossego
Não senti frio
Nem solidão
Não me lembro de fome
Em minha infância,
Exceto de leituras,
Depois que descobri
Os livros de Monteiro Lobato
Na casa da vizinha.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Mais uma vez Cidade Jardim - Caro Emílio, venho novamente fazer uso de seu espaço para levar ao conhecimento de quem direito a falta de cuidado e o abandono que certos proprietários deixam seus terrenos e mesmo o Poder Público que peca pela falta de fiscalização e conseqüente punição dos incautos. Mesmo com toda boa vontade e disposição de nosso querido Prefeito Aguilar, espertinhos burlam a lei e o mato com todas as suas conseqüências - caramujos, ratos, carrapatos e lixo- está abundante; esses espertinho,s visando burlar o dispositivo legal, ao fazerem suas calçadas, deixam um pedaço de terra, entre a calçada e a guia ou mesmo próximo ao muro, este sim com seus rigorosos 100 centímetros e esquecem-se que também ali o mato cresce, obstruindo a passagem de pedestres e dificultando o acesso; há uma grande e sofisticada firma comercial, logo na esquina da avenida Acides de Castro Galvão, cujo setor de expedição abandona as embalagens dos objetos (material não reciclável) na rua e leves como são o vento as transporta ao longo das margens do rio Guaxinduba, tornando-se perigoso material de contaminação.
Algumas pessoas, mais conscientes, tentam manter limpos seus terrenos, bem como a frente de suas casas, mas é um trabalho heróico e inglório pois é lamentável o descuido de muitos. Devo ressaltar que depois de uma limpeza genérica, o proprietário do imenso terreno baldio da alameda dos Ciprestes (por acaso em frente à minha casa) esqueceu-se do muro e da calçada e o mato continua lá, firme e forte, tomando toda a calçada e invadindo casas vizinhas. Mais uma vez Emílio queria pedir desculpas por ocupar seu espaço com reclamações, mas é notória a penetração que o Litoral Virtual tem com os orgãos competentes da nossa municipalidade. Grata.

Arlete Neves
Caraguatatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia do Itaguá - Emilio Campi

Praia do Itaguá
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor