Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 30 de novembro de 2005 - Nº 1411 Edições Anteriores

Mary´s Chalés Pousada das Cachoeiras Buffet Giorgio

Região
Reforço


Caraguatatuba
Reunião do Fecha-Bar define a elaboração de minuta de Decreto
Projeto cria Programa de Combate à Violência nas Escolas Públicas
Taxa de Lixo: MP quer explicação dos parâmetros de cobrança
PM prende suposto traficante de droga em forró no Vapapesca
Assaltante é preso fazendo festa paga com cartão recém roubado
Exposição fotográfica “365 dias de Teatro Mário Covas” será aberta dia 2 de dezembro
Prefeitura nega o transporte e Municipal de Surfe é adiado
Ladrão leva decoração de Natal
Gianni Parziale é homenageado com exposição na Itália
Unidades de Saúde e UAMI orientam comunidade em 1º de dezembro - Dia Mundial da Luta contra a AIDS
AG Pereira quer ponte no Morro do Chocolate
Vereador Juarez Pardim participa da Formatura do Programa de Educação no Trânsito
Baduca Filho tem lei do Deficiente sancionada
Caraguá realiza formatura de guarda-vidas temporários
Germino aprova Comissão de Direitos Humanos
Concurso Educação Digital chega na reta final


Ilhabela
Comissão da Assembléia ouve órgãos ambientais sobre Ilhabela
Câmara aprova Lei que proíbe uso de cigarro nas Escolas Municipais e Particulares de Ilhabela


São Sebastião
Assaltantes invadem casa na Reserve du Moulin
Quioqueiros do Balneário serão ambulantes na temporada
PH entra com mandado de segurança contra Juan Garcia
Projeto sobre pesca será votado na sessão de hoje
Comdurb não se reúne há dois meses
Bancos podem ser obrigados a ter guarda-volumes em São Sebastião
Exposição de ciências mobiliza alunos de escola no Porto Grande
Turista morre afogado em Boiçucanga
Basquete feminino mirim de São Sebastião vence Jacareí na final
Hizunomê vence o Paulista Pro e vai para o Guarujá a vaga do SuperSurf
Equipe Master de Vôlei vence a Liga Paulista
Prefeitura prepara enceramento de projetos sociais
São Sebastião promove série de ações no Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência
Teatro Municipal apresenta o espetáculo “Quem dança seus males espanta”


Ubatuba
CPI apresenta relatório final sobre desvio de verba em Ubatuba
Ong capacita grupo para elaborar Plano Diretor Participativo
Projetos adiados voltam à pauta hoje na Câmara de Ubatuba
Litoral Norte participa de Conferência Estadual dos Direitos de Deficientes
Servente sofre atentado a tiros na frente de casa, no Centro
Torneio de natação reúne cerca de 300 crianças na piscina municipal
Zona Azul terá novos agentes em Ubatuba
Comtur de Ubatuba abre processo seletivo para 50 vagas
ACIU participa do 1º Encontro de Líderes Empreendedores do Litoral Norte
Equipe da Secretaria vence torneio Aquakids
Prefeitura faz limpeza de galerias
Campanha de Natal em Ubatuba
Jogos da Melhor Idade têm última etapa em dezembro
Junta Militar convoca para Exercício de Apresentação da Reserva 2005
Chega ao final o torneio de basquete dos Jogos Escolares de Ubatuba


Seções
Artigo
Opinião
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Reforço

Litoral Norte - Policiais militares durante operação Primavera nas Praias criada para reforçar o policiamento nas cidades do Litoral Norte aos finais-de-semana. A ação, inédita, conta com o apoio do helicóptero Águia. A operação será realizada até o dia 25 de dezembro, antecipando a Operação Verão, que começa no dia seguinte e se estende até o final da temporada. Durante os trabalhos, são feitos bloqueios em rodovias e nas áreas urbanas das cidades. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Reunião do Fecha-Bar define a elaboração de minuta de Decreto

Caraguatatuba - Ontem pela manhã representantes da Polícia Civil e Militar, do Poder Público e sociedade civil participaram da segunda reunião para a discussão da elaboração do projeto de lei para a regulamentação do fechamento de bares no município. “Não estamos falando ainda em restrição nenhuma. Apenas estamos elaborando uma minuta de decreto para o recadastramento de comér-cios que vendem bebidas de qualquer teor alcoólico”, explicou o ouvidor da Prefeitura, João Corrêa Sena Filho. Sena, junto com o secretário de Urbanismo, Leandro Borella, o diretor da Receita, Eudécio Rodrigues Souza e a secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Maria Dasdôres Bezerra, são os responsáveis pela elaboração da minuta, que será discutida na próxima reunião, no dia 6 de dezembro. Ao ser questionado sobre qualquer tipo de comércio que venda bebida alcoólica precisar ser recadastrado, o ouvidor disse que uma possível lei é válida para todos. “Todo tipo de comércio que venda bebida de qualquer teor alcoólico precisa ser recadastrado. A lei é válida para todos”, alegou Sena. O coordenador da Pastoral da Fé e Política, Epaminondas Freitas, que participou da reunião, disse aprovar a discussão antes da regulamentação da lei. “Eu vejo com bons olhos essa discussão antes do projeto, para aparar as arestas e não deixar dúvidas”, declarou Freitas.
(Fonte: Imprensa Livre)

Projeto cria Programa de Combate à Violência nas Escolas Públicas

Caraguatatuba - Projeto de lei de autoria do vereador Juarez Pardim (PPS), que propõe a criação do programa de violência nas escolas da rede pública de ensino do município está previsto para a votação na sessão de hoje à noite na Câmara. O projeto tem os objetivos de formar comissões de prevenção de violência nas escolas; desenvolver ações educativas e de valorização da vida, dirigida às crianças, adolescentes e à comunidade; implementar ações identifica-das como formas de combate à violência e garantir a formação de todos os integrantes da equipe técnica, do corpo docente servidores operacionais e da rede de ensino, com vistas à ocorrência de violência nas escolas. As comissões sugeridas seriam formadas por professores, funcionários, especialistas da área de educação, pais, alunos e representantes da comunidade ligados à escola. Ao Poder Executivo, no projeto, caberia a competência dos objetivos do programa e dar subsídios técnicos, de pessoal e materiais. Também caberia ao Executivo garantir a participação de representações estudantis, da sociedade civil, dos Conselhos Tutelar, Municipal da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além de garantir a participação de outras entidades públicas ou privadas, que possam contribuir para aspectos psicológicos, sociais e jurídicos do trabalho. “Nós vemos a necessidade de preparar melhor a criança frente à questão da violência. Se ela tiver uma educação para a não-violência, será muito mais amável com a família e a comunidade”, disse Pardim (foto) sobre o projeto. Outro projeto previsto para a pauta de hoje é de autoria do vereador Omar Kazon (PL) e versa sobre a mudança no artigo 177 da Lei Orgânica do Município, que permitirá a exploração de pedreiras.
(Fonte: Imprensa Livre)

Taxa de Lixo: MP quer explicação dos parâmetros de cobrança

Caraguatatuba - O MP envia hoje à Prefeitura ofício requerendo sua manifestação sobre parâmetros utilizados na cobrança da taxa de lixo. “Não há a definição de como será esta cobrança. Não há um parâmetro para remunerar este tipo de serviço público”, explicou o promotor da Cidadania, Moacyr Cohn Witaker Assumpção. A Prefeitura tem até dez dias úteis para responder ao ofício do MP. O promotor afirmou ainda que há outra irregularidade na cobrança. “Não pode ser cobrado do munícipe imposto retroativo. A cobrança da taxa é referente desde o mês de janeiro de 2005 e a regulamentação se deu em setembro deste ano” disse o promotor. A secretária de Assuntos Jurídicos, Maria Dasdôres Bezerra, reafirmou ser infundado o conteúdo do ofício. Conforme ela mesma já havia dito ao Imprensa Livre, sobre o pedido de cancelamento da mesma taxa feito pela Ong Olho Vivo. “A essência do tributo está na existência do fato gerador”, reafirmou a secretária. (Fonte: Imprensa Livre)

PM prende suposto traficante de droga em forró no Vapapesca

Caraguatatuba - A Polícia Militar prendeu no início da madrugada de sábado, J.A.S., de 20 anos, na avenida José Herculano, bairro Vapapesca. Ele estava portando dez “papelotes” de cocaína, que alegou estar levando para uma casa de forró. Os policiais faziam patru-lhamento de rotina quando depararam com J. em atitude suspeita no ponto de ônibus. Ao ver a viatura, J. jogou algo no chão. Uma revista revelou tratar-se da cocaína, com o peso total de 3,4 gramas, dentro de um maço de cigarros. Embora tenha tentado dispensar a “mercadoria”, ele alegou que desconhecia o que tinha dentro do maço. J. disse aos policiais que ocupantes em uma moto deram o maço a ele, intimando-o para levar até o forró. O suspeito foi levado à delegacia, onde se registrou o tráfico de entorpecentes, sendo ainda recolhido na cadeia. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltante é preso fazendo festa paga com cartão recém roubado

Caraguatatuba - O suposto assaltante J.M.P.S., de 27 anos, foi preso na noite de sábado em uma casa na rua Santa Luzia, bairro Perequê-Mirim. No local acontecia uma festa regada com pizzas e cervejas pagas com o cartão de crédito do aposentado G.C., de 58 anos, que momentos antes tinha sido roubado. A vítima, moradora em São Paulo, estava no acostamento da rodovia, no bairro Canto do Mar, quando foi rendida por J., que estaria com um parceiro. Mediante ameaça com revólver, eles obrigaram o aposentado a sentar no banco do passageiro. De posse do cartão da vítima eles se dirigiram a caixas eletrônicos, de onde sacaram R$ 350. Após pegar ainda relógio, talão de cheques e celular, a dupla fugiu com o veículo Mitsubishi da vítima, que foi abandonada a pé no bairro Jardim Gaivotas. Horas após atender este roubo, a Polícia Militar soube que suspeitos haviam comprado várias pizzas e caixas de cervejas com um cartão de crédito do aposentado. Seguindo pistas deixadas pelos suspeitos, a polícia chegou na casa indicada, onde acontecia uma festa. Os policiais cercaram o imóvel, conseguindo prender J., que confessou o roubo, indicando ainda o parceiro, que conseguiu fugir, levando a arma utilizada no crime e o dinheiro da vítima. O carro foi localizado abandonado em uma rua no mesmo bairro. O caso foi registrado na delegacia da cidade, onde se registrou o roubo. Reconhecido pela vítima, J. foi recolhido na cadeia. (Fonte: Imprensa Livre)

Exposição fotográfica “365 dias de Teatro Mário Covas” será aberta dia 2 de dezembro

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), abre no próximo dia 2, a exposição fotográfica “365 Dias de Teatro Mário Covas”, que apresentará trabalhos dos fotógrafos oficiais da Prefeitura e Fundação, Adriana Coutinho, Gianni D’Angelo e Gustavo Grunewald. A mostra fotográfica acontece até o dia 31 de dezembro, no salão de exposições do Teatro Mário Covas, e é composta por 20 imagens de cada fotógrafo, coloridas e preto e branco, com as mais variadas expressões artísticas, espetáculos de dança, teatro, música, além de cenas cotidianas do TMC. Esta é a segunda oportunidade dada pela Fundacc aos fotógrafos oficiais do município. Em 2004, por meio de uma parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Adriana, D’Angelo e Grunewald (que também integram a Comissão Municipal Setorial de Cinema, Vídeo e Fotografia da fundação), fizeram parte da exposição “São Paulo – Um outro ponto de vista”, em comemoração aos 450 anos de São Paulo, e a do aniversário de 147 anos de Caraguá, realizada no MACC (Museu de Arte e Cultura). De acordo com a Fundação Cultural, foram escolhidas fotos artísticas do acervo, sem a preocupação cronológica. A principal preocupação dos fotógrafos foi mostrar as imagens plasticamente mais belas ou que traduziam sensações, dentre as fotografadas por eles nos eventos realizados no TMC. “Gosto muito de fotografar artistas em cena. É quando me sinto mais à vontade para fazer meu trabalho, quando não há pose, só emoção. Minhas imagens falam desses momentos e a forma como eu os vejo. Algumas são espectros feitos de luzes, outras a pura realidade”. Com essas palavras Adriano Coutinho resumiu um pouco do trabalho que produz. Para D’Angelo, suas fotos selecionadas para compor a mostra foram as mais harmônicas. Já na visão de Grune-wald, as melhores imagens são as que o fotógrafo sente-se à vontade fazendo. “Ao escolher as imagens, priorizei aquelas que me deram mais prazer com relação ao resultado final. Muitas delas não são fotos de divulgação e sim bastidores. Na verdade é o resultado de alguns estudos que eu venho realizando a partir de fotógrafos como Robert Frank e Cartier Bresson, entre outros”, completou. A abertura da exposição será no dia 2, às 21h00. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura nega o transporte e Municipal de Surfe é adiado
“Estão querendo sepultar o surfe de Caraguá”, lamenta o presidente da Associação de Surfe local, Luciano Sant’anna. A Prefeitura afirma que não negou apoio, muito pelo contrário, ofereceu toda infra-estrutura para o surfe em Caraguá e não em Ubatuba, local da etapa

Caraguatatuba - Agendada para começar no sábado, a etapa de abertura do Circuito Municipal de Surfe de Caraguá foi adiada. De acordo com o presidente da Associação de Surfe, Luciano Sant’anna, o motivo teria sido a recusa da Prefeitura em transportar o palanque do evento até a praia do Sapê, em Uba-tuba, tendo em vista que o circuito é móvel e no final de semana não havia onda em Martin de Sá. “Tinha combinado com o secretário (de Esportes, Nivaldo Alves) que se não desse na praia de Caraguá levaria para Sapê ou Lagoinha (Ubatuba). Já estavam prontos os cartazes, tem os patrocinadores. Na quinta-feira à tardezinha ele (secretário) disse que não poderia”, conta Luciano Sant’anna. “É totalmente frustrante. A vontade é de pegar as coisas e ir embora. Não dá pra entender uma cidade que tem o slogan ‘Caraguá cidade do esporte’ e não apóiam o surfe, um dos mais praticados”, reclama. Por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Esportes e Recreação de Cara-guatatuba, Nivaldo Alves, declara que “a prefeitura não negou apoio ao Campeonato Municipal de Surfe, muito pelo contrário, ofereceu ao orga-nizador do campeonato, Luciano Sant’anna, ambulância, caminhão de som, apoio da Ditran (Divisão de Trânsito), faixas, buzinas, bóias demarcatórias, cinco funcionários, locutor, bem como intermediou o apoio da Marinha e da Salvamar, para que o campeonato pudesse acontecer com sucesso, mas em Caraguatatuba, não em outra cidade, como o organizador decidiu fazer na última hora”, responde. De acordo com Alves, “é ilegal e imoral apoiar um evento que aconteça em outra cidade”. Segundo o secretário de Esportes, a prefeitura não pode apoiar eventos que não sejam realizados no próprio município, e que não beneficiem a população local, razão pela qual só poderia apoiar o Campeonato Municipal de Surfe, se este acontecesse na Praia Martin de Sá, no final de semana, conforme oficializado entre a Prefeitura e a Associação de Surfe de Caraguatatuba. “A maioria dos surfistas inscritos era de Caraguá. Fala-se tanto em uma integração entre as cidades do Litoral Norte... Não entendi”, diz o presidente da associação de surfe. “Estão querendo sepultar o surfe de Caraguá”, lamenta ele, que surfa há mais de 20 anos, é formado em Educação Física, técnico e instrutor de surfe formado pelo ISA (International Surfing Association), pós-graduando em Esportes com Prancha e atualmente é professor voluntário do projeto “Antes no Mar do que na Rua”, que acontece duas vezes por semana na praia do Indaiá. “Marcamos uma audiência com o prefeito (José Pereira de Aguilar) faz quatro meses e até agora não tivemos resposta”, finalizou. A diretoria da ASC informa que a primeira etapa deverá ser disputada nos dias 17 e 18 de dezembro na Martin de Sá, em Caraguá, Sapê ou Lagoinha, em Ubatuba, “com ou sem apoio da Prefeitura de Caraguatatuba”. (Fonte: Imprensa Livre)

Ladrão leva decoração de Natal

Caraguatatuba - As lâmpadas usadas na decoração de Natal instalada pela Prefeitura de Caraguatatuba na praça Cândido Mota, no centro da cidade, e nos coqueiros da Avenida da Praia, foram furtadas. A ação dos ladrões foi constatada na manhã de ontem, quando uma equipe de eletricistas da administração municipal fazia a decoração natalina. Segundo a prefeitura, o furto das lâmpadas teria ocorrido no fim-de-semana. PREJUÍZO - A prefeitura não soube informar a quantidade de lâmpadas furtadas e nem o valor do prejuízo causado aos cofres públicos. A prefeitura investiu cerca de R$ 15 mil na compra de 250 mil lâmpadas para decorar prédios públicos e praças. Para evitar novos furtos, a prefeitura decidiu realizar uma campanha nas emissoras de rádio da cidade, solicitando aos moradores para que preservem a decoração e que, em caso de furto, avisem a prefeitura ou a polícia.
A DECORAÇÃO - A prefeitura também solicitou o apoio da PM para impedir o furto ou depredação das luminárias. A decoração de Natal também é feita nas praças da Bíblia, JK, Sumaré, Indaiá e no trevo de entrada da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Gianni Parziale é homenageado com exposição na Itália
São 45 obras, com telas, vidro fundido e esculturas, dedicados ao Brasil, especialmente a natureza de Caraguatatuba, vivida pelo artista há 25 anos

Caraguatatuba - O artista plástico italiano Gianni Parziale foi homenageado pelos filhos também italianos, com a exposição “O meu Brasil”, no Museu de Arte Contemporânea Borgo Antico, em Brescia, na Itália, aberta na quinta-feira, dia 24 de novembro.
Com 72 anos de idade e há 25 anos morando em Caraguatatuba, o artista Parziale expõe esporadicamente seus trabalhos na Itália. Mas desta vez foram os quatro filhos, que moram atualmente em Brescia, que decidiram montar a exposição, homenageando o pai pelos 52 anos de artes plásticas. “Os italianos adoram o Brasil e por isso admiram a arte inspirada nas belezas naturais do país. Embora o meu trabalho seja abstrato, é inspirado em sensações proporcionadas pelas cores e formas, principalmente da natureza do Brasil, na fantástica Mata Atlântica, nas quaresmeiras, nos beija-flores”, comenta. A exposição “O meu Brasil” é composta por 45 obras, com telas, vidro fundido e esculturas, dedicados ao Brasil. Parziale adora o Brasil, principalmente a natureza. “Sempre fico inspirado aqui, tudo é maravilhoso...nosso mar, nossa mata, até a garoa aqui é maravilhosa. Digo nosso e nossa porque me sinto um brasileiro, sinto-me um caiçara”.  O trabalho do artista pode ser conhecido através do site www.parziale.com.br (Fonte: PMC)

Unidades de Saúde e UAMI orientam comunidade em 1º de dezembro - Dia Mundial da Luta contra a AIDS
Todas as Unidades de Saúde de Caraguatatuba terão atividades extras relacionadas à educação para a prevenção contra a AIDS. A UAMI estará na praça da fonte luminosa (Cândido Motta),durante todo o dia, com oficina de sexo seguro, distribuição de camisinhas e material informativo

Caraguatatuba - Quinta-feira, dia 1º de dezembro é o Dia Internacional da Luta Contra a AIDS, dia de muitas campanhas com os profissionais da Saúde em todo o país. O tema sugerido pelo Governo Federal para este ano é “AIDS e Racismo: o Brasil tem que viver sem preconceito”. Em Caraguá, as Unidades de Saúde promoverão nesta data atividades educativas com palestras e distribuição de material informativo sobre a doença. O Programa Saúde da Família-PSF do Tinga, em parceria com a EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, levará apresentações do grupo de RAP “The Black”, integrado por jovens de 14 a 18 anos e um garoto de 5 anos. O público terá oportunidade de assistir ao depoimento de um jovem portador do vírus da AIDS, que contará como contraiu a doença e como age diante desta realidade. Os idosos do bairro também farão sua parte neste dia, com apresentação de Tai Chi Chuan do grupo “Ação e Saúde” do PSF. O médico do PSF, Dr. Francisco irá atender a população, respondendo a perguntas e tirando dúvidas. O PSF do Tinga espera atender 900 alunos, segundo o enfermeiro Lázaro Nunes Siqueira, foram mandados convites para todos os pais de alunos. O PSF também espera atingir boa parte da população. UAMI fará oficina do sexo seguro e distribuição de camisinha na Praça Cândido Motta - A UAMI-Unidade de Atendimento de Moléstia Infecto-Contagiosa de Caraguatatuba, estará atendendo a população em um estande montado na Praça Cândido Motta(praça da fonte luminosa), no dia 1º, das 9 às 16 horas. Cerca de 15 funcionários estão envolvidos na campanha. Haverá oficina de sexo seguro, distribuição de preservativos e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, e sobre prevenção e transmissão do HIV/AIDS. De acordo com o enfermeiro Aurélio Cândido Nascimento Filho, coordenador municipal do Programa DST/AIDS, é preciso informar a população, principalmente porque a forma de contágio agora é maior entre o público heterossexual, ao contrário do que alguns anos atrás, quando o maior grupo de risco era o de homossexuais. Hoje a proporção é de 1 homem para uma mulher contaminados pelo vírus da AIDS. O Programa Municipal DST/AIDS em parceria com a Secretaria de Saúde oferece à população acompanhamento e tratamento com equipe multicisciplinar, composta por infectologistas, enfermeiros, agentes administrativos e Redutores de Danos. A UAMI oferece gratuitamente exames laboratoriais (sorologis para HIV, Hepatite, Sífilis), orientações sobre prevenção de DST/AIDS e oficinas educativas em todo o município, além de diversos programas em vários segmentos da população. Em 2004, foram registrados 94 casos de HIV e 176 casos de AIDS. (Fonte: PMC)

AG Pereira quer ponte no Morro do Chocolate
Chuvas derrubaram acesso aos moradores

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PSC), da Câmara Municipal de Caraguatatuba vai pedir obras de emergência no Jardim Santa Rosa – Morro do Chocolate, na zona norte da cidade, devido à queda da ponte há cerca de 15 dias. Com a queda o tráfego no bairro foi interrompido e o transporte das crianças para a escola é precário.
A ponte que dá acesso ao Jardim Santa Rosa, também conhecido como “Morro do Chocolate”, está localizado próximo aos bairros do Getuba e Capricórnio, na zona norte da cidade. A entrada do bairro é marcada por uma pequena ponte de concreto, medindo cerca de 3 metros de largura por 4 metros de comprimento. A pequena ponte é paralela à outra, que está localizada na SP-55 – Rodovia Prestes Maia.
Devido as fortes chuvas que caíram na cidade, a base de concreto da ponte cedeu, fazendo com que a ponte afundasse, interrompendo o tráfego de carros leves e pesados, bem como de pedestres, principalmente crianças que diariamente vão a escola do bairro.
Cansados de esperar por uma solução, moradores do Jardim Santa Rosa e do bairro Olaria, especificamente Valmir – Presidente da Sociedade Amigos da Olaria e seu irmão, vieram até a Câmara Municipal pedindo a intervenção do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira para uma solução rápida e definitiva sobre o problema.
O Vereador esteve no local e de lá mesmo agendou um encontro com o Secretário de Serviços Municipais, Roberti Costa, para visualizar a situação e resolvê-la de maneira definitiva. “A ponte é antiga e as chuvas castigaram toda a cidade, danificando a ponte que serve de elo entre os moradores e o resto do município. O que não podemos é deixar esta situação continuar. Tenho certeza de que a Prefeitura fará de tudo para solucionar o caso”, comenta AG Pereira. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Juarez Pardim participa da Formatura do Programa de Educação no Trânsito – Projeto “Trânsito Legal”

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim (PPS) participou no dia 25 de novembro, na EMEF Geraldo de Lima, no bairro Perequê-Mirim, da formatura dos estudantes que participaram do Projeto “Trânsito Legal” junto com a Secretária de Educação Silmara Mattiazzo e com o Diretor do Ditran, Coronel Rapacci.
O Projeto “Trânsito Legal” é um trabalho de Educação no Trânsito desenvolvido em Caraguatatuba, por meio de uma parceria entre a Ditran (Divisão de Trânsito) e a Secretaria de Educação e mais um ano de atividades está se encerrando com a formatura dos estudantes da rede municipal de ensino. “Vim participar da formatura da EMEF Geraldo de Lima, primeiro que meu filho Junior estuda na 3ª série desta escola e também está se formando, já que participou deste projeto. Hoje tive oportunidade de conhecer melhor o Programa de Educação no Trânsito que é muito importante para a formação das nossas crianças, tornando-as consciente e responsáveis em relação ao trânsito. Quero parabenizar a Secretária Silmara e o Coronel Rapacci pela parceria neste Projeto que é um sucesso”, comenta Pardim. Durante as aulas do “Trânsito Legal” são abordados assuntos voltados à educação no trânsito, incluindo os direitos e deveres de pedestres, ciclistas e motoristas, sinalizações de trânsito, a história da evolução do automóvel e bicicleta, e, noções de equipamentos de segurança.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Baduca Filho tem lei do Deficiente sancionada
Haverá incentivo para empresas que contratarem Deficientes

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), sancionou recentemente lei de autoria do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), que concede incentivos fiscais para empresas que contratarem Deficientes Físicos e Portadores da Síndrome de Down em Caraguatatuba. O Vereador acredita que com a lei, conseguiu resolver em partes a questão do emprego para este grupo de trabalhadores. Segundo o Projeto do Vereador, toda empresa que contratar um Deficiente Físico ou Portador da Síndrome de Down receberá incentivo fiscal da Prefeitura. O Prefeito deverá definir qual será o tipo de incentivo, mas garante que deverá ser algo que traga benefício ao empresário. Para o Vereador não há como tratar com indiferença esta classe de trabalhadores. “Em São Paulo e outras cidades do país os deficientes e portadores de Down estão sendo contratados e o resultado está sendo o melhor possível”, disse. Segundo Cristian a cidade deve se atualizar e ver o deficiente com outros olhos. “Temos deficientes e portadores de Down prontos para o trabalho e aptos para desenvolver muitas funções, mas como há uma certa ‘desconfiança’ por parte do empresariado, talvez eles enxerguem com outros olhos se dermos algum incentivo”, frisou. O projeto foi aprovado há cerca de 20 dias e sancionado na semana passada. Segundo Baduca Filho uma parte da questão do desemprego, principalmente com esta classe de trabalhadores está resolvida. “Agora é esperar para ver qual empresário quer receber benefícios e apostar numa categoria que não deixa a desejar para qualquer outra classe trabalhadora”, frisou.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá realiza formatura de guarda-vidas temporários
Os guarda-vidas que tiveram o melhor desempenho nos treinamentos receberam o certificado simbólico durante a cerimônia de formatura. O prefeito Aguilar foi homenageado com a placa de Bombeiro Honorário

Caraguatatuba - Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 29, em Caraguá a formatura dos 30 guarda-vidas temporários, que irão trabalhar no município durante a temporada de verão. A cerimônia foi realizada na praia Marim de Sá, onde está localizado o posto da Salvamar, unidade do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, responsável pelas atividades de prevenção de afogamentos, busca e salvamento marítimo nas praias, resgate de náufragos e de embarcações em situação de risco no mar. A cerimônia de formatura contou com a presença do prefeito, José Pereira de Aguilar; do vereador e presidente da Câmara, Juarez Pereira Pardim; do secretário de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau; do comandante da Salvamar, Capitão Carlos Eduardo Smicelato; do delegado titular da Polícia Militar, dr. Orley Siqueira; da delegada titular da Polícia Civil Dr. Elizabeth Zago Maluf; da 2ª Cia de Policiamento, representada pelo Capitão Marcos Antônio Marcondes Carvalho; do 11º Grupamento de Bombeiros representada pelo Capitão José Eduardo Stanellis e pelo 1º tenemte Ygor Sergei Klein; da Polícia Ambiental, que foi representada pelo 1º Tenente Davi de Souza Silva; da presidente da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Eloíza Antunes de Oliveira; da Assessora de Comunicação Social de Caraguá, Malu Baracat e por representantes da iniciativa privada que apoiou o curso. Durante a formatura foram entregues os certifcados simbólicos para os três guarda-vidas que tiveram melhor desempenho durante os treinamentos. Os formandos serão contratados pela prefeitura para exercer a função de bombeiros durante o verão, oferecendo mais segurança aos banhistas e gerando empregos durante o período. No final da cerimônia Aguilar recebeu uma homenagem do comandante da Salvamar, que entregou ao prefeito uma placa de Bombeiro Honorário. (Fonte: PMC)

Germino aprova Comissão de Direitos Humanos
Grupo de 3 Vereadores formará comissão até dezembro de 2006

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS) aprovou na Câmara Municipal de Caraguatatuba a criação da Comissão Permanente de Direitos Humanos. A Comissão será composta por 3 (três) Vereadores e terá duração até dezembro de 2006. As atribuições desta comissão serão a de apurar denúncias relativas à prática de atos nocivos ou contrários aos Direitos do Homem e do Cidadão, encaminhando os fatos ou as conclusões às autoridades competentes. Ao mesmo tempo a comissão irá propor políticas públicas que visem ao aprimoramento de pleno exercício desses direitos pelos cidadãos. A comissão irá ainda realizar eventos voltados à conscientização do povo em geral e a divulgação dos ideais de respeito à vida, à liberdade e a integridade física e moral do ser humano, dentre outros. O Vereador aponta que os Direitos Humanos não são devidamente respeitados, seja em Caraguatatuba, no Brasil como em todo o mundo. “Faço parte das instituições que constituem o Estado Democrático e por obrigação é necessário que haja respeito pelos direitos do ser humano”, disse. Germino ressalta que no município apenas a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Igreja fazem este trabalho, sendo tarefa da Câmara participar junto a estas entidades para a apuração dos fatos ou atos contrários a esta regra de conduta, não deixando de maneira alguma a população desamparada. “Os abusos são praticados diariamente e se ninguém tomar uma providência a democracia torna-se uma bagunça, com o povo sendo maltratado nos seus direitos mais simplórios e básicos, os Direitos Humanos”, finalizou. (Fonte: PMC)

Concurso Educação Digital chega na reta final

Caraguatatuba - O concurso “Caraguá Educação Digital” promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em que alunos dos 3º e 4º anos de 12 escolas municipais desenvolvem aulas de multimídias, em conjunto com professores orientadores está chegando em sua fase final. Dividido em três etapas, o concurso já tem os cinco finalistas que irão apresentar seus trabalhos no dia 6 de dezembro, às 19h, no auditório das Faculdades Integradas Módulo e concorrer ao prêmio. Na primeira fase, cada escola apresentou seus trabalhos, os quais foram divididos por grupos, onde apenas um foi escolhido por unidade escolar, por uma comissão julgadora que avaliou critérios como: criatividade, dificuldade, técnicas utilizadas, entre outros. No dia 29 de novembro, terça-feira, no prédio da Secretaria da Educação, os semifinalistas apresentaram seus trabalhos aos jurados com a presença da Secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, de diretores, professores, alunos e monitores de informática, onde ocorreu a escolha dos finalistas. A Supervisora de Educação Digital, Cláudia Burihan, explica que a realização do concurso nas escolas teve o objetivo de mostrar para a comunidade o que os alunos aprendem nos laboratórios de informática. “Os pais não têm noção do que os filhos aprendem nas aulas.” Ela explica que esse concurso foi criado devido o sucesso do 1º Concurso Nacional Multimídia/Visual Class, realizado em São Paulo durante o TecEduc@tion 2004 - Congresso de Tecnologia em Educação, onde a equipe caraguatatubense foi campeã. “A Secretaria de Educação resolveu realizar o seu próprio concurso e esta versão municipal visa ampliar o público alvo, que no ano passado limitou-se apenas aos alunos e professores dos 4ºs anos. Por isso abrangemos também aos alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental, beneficiando aproximadamente 3 mil estuidantes”, finaliza.
Conheça as escolas classificadas para a final do Concurso “Caraguá: Educação Digital”

- EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues - Indaiá
Projeto “Fome” – Aborda as causas e conseqüências da fome no Brasil e no Mundo.
Profª Marcela Pereira da Cunha
- EMEF Profº Alaor Xavier Junqueira - Travessão
Projeto “S.O.S Terra” – Agenda 21, coleta seletiva, desmatamento, poluição e água.
Profª Regiane Gomes Souza Monteiro – alunos de 4º ano
- EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz – Martim de Sá
Projeto “Eu? Pacato? Aqui Não” – A cidade e a história de Caraguatatuba.
Profª Marly Elenir Pereira – alunos do 4º ano
- EMEF “Carlos Altero Ortega” – Morro do Algodão
Projeto “Sistema Solar”- O planeta Terra no Sistema Solar e os diferentes tipos de planetas e suas características.
Profª Roseli Sousa dos Santos – alunos de 4º ano
- EMEF Aida de Almeida Graziolli – Rio do Ouro
Projeto “A cultura Caiçara” – Valoriza a cultura e costumes da região.
Profª Selma Mendes da Silva – 4º ano

(Fonte: PMC)

 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Comissão da Assembléia ouve órgãos ambientais sobre Ilhabela

Ilhabela - A Coorde-nadoria de Licenciamento Ambiental e de Proteção de Recursos Naturais (CPRN) e o Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN) serão ouvidos hoje, às 15h00, pela Comissão de Defesa do Meio Am-biente da Assembléia Legislativa, no caso que apura suposta venda irregular de lotes no Parque Estadual de Ilhabela. Pelo CPRN será ouvido o coordenador geral João Antônio Fuzaro, e pelo DEPRN, o supervisor da equipe técnica de São Sebastião, Renato Herrera de Araújo. A Comissão investiga as supostas irregularidades em Ilhabela desde maio deste ano. O último ouvido no caso foi o prefeito da cidade, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB). Na ocasião, em 20 de setembro, Manoel Marcos apresentou um laudo do CPRN concluiu que nenhum dos lotes comercializados está em área protegida ambientalmente. Porém, outro laudo, este emitido pelo DEPRN garante que cerca de 60% dos 190 lotes do Siriúba II está sobre o Parque Estadual de Ilhabela. “Como podem dois órgãos da mesma Secretaria Estadual emitirem laudos tão conflitantes? Precisamos esclarecer isso”, indaga o presidente da Comissão de Defesa Meio Ambiente, deputado estadual Sebastião Almeida (PT). Dependendo do que for explanado na audiência de hoje, Almeida não descarta a possibilidade de uma representação da Comissão junto ao Ministério Público para aprofundar as investigações sobre o caso. A reunião da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembléia Legislativa, vai acontecer no plenário Tiradentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara aprova Lei que proíbe uso de cigarro nas Escolas Municipais e Particulares de Ilhabela

Ilhabela - A Câmara ilhabelense aprovou por unanimidade o projeto de Lei 41/2005, que dispõe sobre a proibição de fumar nas escolas particulares e públicas do município. A autoria da propositura é do vereador Joadir Luiz Capucho, Professor Joadir(PPS). Um dos artigos da referida matéria exige que a prefeitura disponibilize cartazes e materiais educativos, informando da proibição. Numa sessão tranqüila, os vereadores aprovaram outros quatro projetos de Lei, dois projetos de Decretos Legislativos, três projetos de Resolução, uma Moção de Louvor e quinze requerimentos. O presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(PL) teve uma propositura de sua autoria aprovada por todos os pares. O projeto de Lei 43/2005 dispõe sobre normas a serem obedecidas para a construção e funcionamento de postos revendedores de petróleo e álcool combustível para fins automotores no município. A partir da sansão e publicação da Lei, os interessados em construir comércios do tipo deverão escolher uma área longe de hospitais, igrejas, além de providenciar reservatório para água usada na lavagem dos carros, dentre outras exigências. Outro projeto de Lei aprovado, de autoria do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), altera o item I do artigo 1º da Lei Municipal 85/2002, que dispõe sobre a construção e conservação de muros, passeios e limpeza de terrenos nas zonas lindeiras do município e dá outras providências. O artigo em questão regulamenta a altura máxima de 50cm para a construção de muros em relação ao leito carroçável e proíbe o cultivo de plantas que impossibilite a visão acima da altura permitida. Atualmente, o limite permitido por Lei é de até 1 metro. Carlinhos(PMDB), também é autor do projeto 62/2005, aprovado durante a noite, dispondo sobre Denominação de via Pública. O Executivo apresentou uma matéria, aprovada pelos parlamentares, o projeto de Lei 60/2005, que trata da reposição salarial aos Servidores Públicos Municipais. O aumento será de 10% em duas parcelas, sendo a primeira para janeiro de 2006 e a segunda para julho do mesmo ano. Homenagens - A Câmara aprovou dois títulos durante a sessão, através dos Decretos Legislativos 09 e 11/2005. O primeiro, de autoria do vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB), concede o título de Cidadão Honorário ao senhor Carlos Augusto Telles Corrêa. Já Joadir Capucho(PPS), propôs o título de Embaixador Cultural do Município ao caiçara, artista plástico e ex-secretário da cultura, Gilmar Gomes Pinna. O outro homenageado da noite foi o delegado titular da cidade, Dr. José Luiz Tibiriçá, que recebeu moção de Louvor proposta pelo vereador Jadiel Vieira, Keko(PV) e aprovada pelos demais pares. O oficial recebeu a honraria pelos serviços relevantes realizados à frente da Policia Civil de Ilhabela. Na justificativa, Keko explica que desde que assumiu como titular, Tibiriçá juntamente com sua equipe não vem medindo esforços para combater a criminalidade na Ilha, intensificando os comandos e as rondas, contribuindo para a diminuição dos índices de crimes na cidade. Resoluções - O vereador Keko(PV), também conseguiu alterar artigos da resolução que determina o uso da Tribuna Popular, com os projetos de Resolução de sua autoria (13 e 14/2005). A partir de agora, os munícipes regularmente inscritos poderão fazer uso da Tribuna após o término da Ordem do Dia e não mais no intervalo, como de costume. Os vereadores Nanci Zanato(PTB), José Roberto de Campos, Beto(PMN) e Carlinhos(PMDB) votaram contrários à mudança, pois acreditam que o direito de resposta do vereador, caso seja citado na Tribuna Popular, fique prejudicado, uma vez que não poderão se inscrever novamente, durante a mesma sessão, para rebater ou prestar esclarecimentos à população. O argumento não foi suficiente e a matéria foi aprovada. O vice-presidente da Casa, José Roberto, Beto(PMN) apresentou o projeto de Resolução 12/2005, aprovado por unanimidade, que cria mais uma Comissão Permanente da Câmara, a de ‘Fiscalização e Controle’, destinada a exercer o acompanhamento de processos licitatórios e afins, receber e apurar denúncias sobre a gerência do dinheiro público, viabilizar as contas públicas aos contribuintes entre outras ações. O objetivo do parlamentar é dividir os assuntos para otimizar e dar transparência nos trabalhos da Casa e no trato com o erário. A próxima sessão ordinária acontece no dia 05 de dezembro, segunda-feira, às 19horas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

 
Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Assaltantes invadem casa na Reserve du Moulin

São Sebastião - Um grupo de assaltantes invadiu na noite de sábado uma casa no bairro Reserve du Moulin, na região central, rendendo uma família por cinco horas. Eram 20h30, quando cinco desconhecidos entraram, mantendo um casal, dois filhos e a nora reféns até 1h00, quando fugiram, levando vários aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e ainda dois carros da família. Dois dos assaltantes ficaram vigiando a família, enquanto outros três vasculhavam o imóvel e carregavam um Fiat Marea e uma S-10 de Luxe com três aparelhos de TV e três de som, três DVDs, três máquinas digitais, computador, microondas, jóias, celulares, diskman e R$ 15 mil. Após cinco horas o grupo foi embora, levando os veí-culos, que foram encontrados abandonados horas depois, sendo um no bairro São Francisco e o outro na Enseada. A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento, mas sem encontrar os suspeitos. O crime ainda foi registrado no 1° Distrito Policial. Mais roubos no final de semana - O final de semana na cidade também registrou roubo no Canto do Mar, Costa Norte, em um posto de combustível. O frentista R.A.R., de 26 anos, estava de serviço quando chegou um Escort, modelo antigo, com dois ocupantes que pediram para abastecer. Em seguida, um deles, protegendo o rosto com um boné, apontou um revólver, pedindo que colocasse R$ 80 de gasolina. Os assaltantes ainda levaram mais R$ 160 do frentista. O Topovaradouro teve roubo na loja de venda de gás. Dois desconhecidos entraram no estabelecimento, perguntando inicialmente quanto custava um botijão de gás. Antes que a balconista respondesse, os dois anunciaram o roubo, levando R$ 560, entre cheques e dinheiro. Assaltante preso dois dias depois de roubar casal na rua da Praia - A Polícia Militar prendeu na noite de domingo, C.E.L., de 25 anos, suspeito de roubar dois dias antes um casal na avenida Altino Arantes, na Rua da Praia. Apresentando uma faca, o assaltante pegou um par de brincos e R$ 25 do casal, fugindo em seguida. A característica do suspeito foi passada para Polícia Militar ,que desconfiou de uma pessoa conhecida nos meios policiais. C. foi localizado e reconhecido pela vítima. Em sua carteira a polícia encontrou o par de brincos. O suspeito já tem passagens por porte ilegal de armas, tráfico e assalto.
(Fonte: Imprensa Livre)

Quioqueiros do Balneário serão ambulantes na temporada

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da assessoria de imprensa, informou que vai conceder uma licença eventual de três meses para os quios-queiros do Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, para que possam atuar na temporada de verão.
Desde que teve início a obra de reforma do local, no dia 15 de março deste ano, os trabalhadores tiveram que deixar os quiosques, que estão sendo demolidos para dar lugar a um espaço destinado aos esportes radicais e a uma área destinada ao comércio. “Nós vamos trabalhar de ambulantes na praia. Será mais complicado porque vamos ter que vender com isopor e não tem fábrica de gelo na cidade. Mas, pelo vamos poder trabalhar. No ano que vem eu não sei como será”, comentou Edson Geraldo dos Santos, o Marrom, uma das pessoas que tinha um quiosque na praia. Com receio de ficar sem um local para trabalhar, os trabalhadores tentaram impedir a demolição dos quiosques, mas não conseguiram. Sem ter outra opção, eles pediram o apoio do presidente da Câmara, Wagner Teixeira, para tentar um acordo com o prefeito Juan Garcia. Durante um protesto rea-lizado na praia, os quiosqueiros disseram que os secretários de Turismo e Administração, Júlio Buzi e Alberto Guilherme Carlini, respectivamente, não os te-riam comunicado que os quiosques seriam derrubados e nem que a ocupação dos novos comércios seria feita mediante um processo de licitação, como afirmou o administrador da área, Alziro Alvarenga Filho. Uma das comerciantes mais revoltadas com a iniciativa era Joana Rodrigues de Santana, de 50 anos. Em 1998, ela pediu exoneração do cargo que tinha na prefeitura para comprar o quiosque nº 2, pelo valor de R$ 45 mil. “A prefeitura pediu que saíssemos dos quiosques porque iam reformar, mas disseram que no mais tardar no dia 1º de setembro todos nós estaríamos de volta. Nos fizeram de palhaços, de bobos”, afirmou na ocasião. (Fonte: Imprensa Livre)

PH entra com mandado de segurança contra Juan Garcia

São Sebastião - O vice- prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique Santana (PDT), o PH, ingressou ontem com um mandado de segurança, com pedido de liminar, contra o prefeito Juan Garcia (PPS), para garantir um gabinete na prefeitura no prazo de 72 horas.
O vice-prefeito (foto) está ba-seando seu pedido na aprovação da Lei 60/2005, de 16 de agosto deste ano, que regulamenta a estrutura administrativa, e no decreto 3228, de 11 de novembro, que institui o regimento interno. O gabinete do vice-prefeito estaria previsto em ambas as normas, sendo citado no decreto como órgão de assessoramento. Além disso, PH anexa ao processo uma cópia da portaria nº 497/2005, na qual o prefeito Juan Garcia nomeia Mônica Rosa Porreca Ciapina para ocupar o cargo de assessor técnico II, do gabinete do vice-prefeito. Para Paulo Henrique, os fatos demonstram que o prefeito está agindo com o objetivo de “tolher o desempenho de suas atividades ou afrontar suas prerrogativas”, por causa da sua decisão de deixar o cargo de secretário da Educação, em agosto deste ano. Antes de decidir ingressar com mandado de segurança, no mês de setembro PH enviou um requerimento ao prefeito para obter um local de trabalho, mas obteve a seguinte resposta: “Determinamos providências para equacionar questões ali alencadas”. Em 19 de outubro o vice-prefeito novamente requereu o local de trabalho com nomeação de pessoal e disponibilidade de equipamento, mas dessa vez não teve nenhuma resposta. “Mas é tanta competência que não encontram soluções para o problema que a própria administração criou”, diz ele no texto da ação. De acordo com PH, o cargo de vice-prefeito deve ser visto como o canal mais direto com a “administração supe-rior” e necessita ter suas próprias condições de trabalho como sala, pessoal, equipamentos, materiais, entre outros. Caso o juiz concorde com o pedido de liminar, o prefeito Juan Garcia pode ser obrigado a alocar um gabinete de trabalho para o vice-prefeito, ou terá que pagar, como pessoa física, uma taxa de R$ 50, a ser depositada diariamente através de depósito judicial, valor a ser destinado às Casas Assistenciais de Menores. Em relação à ação movida pelo vice-prefeito Paulo Henrique Ribeiro de Santana, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da assessoria de imprensa, disse que não se manifestará sobre o assunto, enquanto não for citada pela Justiça. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto sobre pesca será votado na sessão de hoje

São Sebastião - Os vereadores deverão votar na sessão de hoje à noite o projeto de resolução 8/05, do vereador Modesto Koji Ono (PTB), o Kotian, que pretende incluir a pesca como item da comissão parlamentar de obras, serviços públicos, atividades privadas e meio ambiente. Com essa proposta, todos os projetos que passarem pelo Legislativo que estiverem relacionados à pesca deverão passar por essa comissão, que emitirá um parecer sobre o assunto apresentado. Ainda na sessão de hoje serão votados um título de cidadão sebastianense, que pretende homenagear o delegado Múcio de Alvarenga, e uma moção de aplausos e reconhecimento para o comerciante Ronaldo Elias. Também está prevista a leitura de pareceres referente a seis projetos. Entre eles, está o que declara de utilidade pública o Programa Assistencial ao Menor Carente, de autoria do presidente da Câmara Wagner Teixeira. Outros pareceres que serão apresentados tratam do projeto que estabelece o Plano Plurianual para o período de 2006 a 2009, do Executivo, outro que obriga os estabelecimentos bancários a montar um guarda volumes, do vereador José Cardim de Souza (leia na Pág. A4), além de outros dois títulos de cidadão sebastianense. Na pauta, ainda há a previsão da apresentação de duas moções: uma de apelo ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento e, outra de aplausos e reconhecimento ao atleta Carlos de Jesus. Cerca de 15 requerimentos deverão ser lidos, que se referem à instalação de orelhões, método utilizado para extermínio de insetos e quadra de esportes em Juquehy, entre outros. (Fonte: Imprensa Livre)

Comdurb não se reúne há dois meses

São Sebastião - Apesar dos graves problemas que tanto o município quanto o próprio Litoral Norte enfrentam na área ambiental, o Comdurb (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo), permanece sem realizar nenhuma reunião desde o último dia 22 de setembro. Mais duas reuniões mensais foram canceladas desde então, a última delas na quinta-feira passada. A suspensão dos trabalhos na reunião do dia 22 foi decidida pelos próprios conselheiros presentes – oito, de um total de 16 conselheiros titulares. Eles consideraram necessária a suspensão dos trabalhos até que o prefeito Juan Garcia e a Secretaria de Assuntos Jurídicos pudessem concluir a quem o Comdurb será subordinado. A dúvida surgiu por causa do desmembramento da Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente em duas novas pastas: a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras e Planejamento, desmembramento este proposto na reforma administrativa (Lei Complementar 060/2005). Conselheiros criticam o adiamento - O advogado Eduardo Hipólito do Rego, representante no Conselho do MOPRESS (Movimento de Preservação de São Sebas-tião), entidade da qual é vice-presidente, considera a situação lamentável. “Temos um conselho que é extremamente representativo de vários setores da comunidade, que tem uma história, mas ultimamente estamos com uma enorme demanda de pauta por conta desses adiamentos”, diz ele. Nessa pauta acumulada Hipólito destaca alguns assuntos de grande importância e complexidade, como a renovação da licença da Petrobras. “Só essa questão já renderia quase um ano de reuniões”, afirma o representante do Mopress. O projeto de duplicação da Rodovia dos Tamoios, apresentado pelo Governo Estadual, é outro tema que, na opinião dele, deveria estar sendo discutido. Essa questão já foi levada pela Dersa ao Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) que, na semana passada, avocou a documentação para o plenário. Secretário de Obras, interino de Meio Ambiente e presidente do Comdurb; e Eduardo Hipólito do Rego, advogado e vice-presidente do Mopress
“Nessa fase, normalmente os documentos entregues pela Dersa seriam objeto de avaliação apenas na Câmara Técnica do Consema, mas os ambientalistas solicitaram que fosse feita uma audiência pública, o que está acontecendo antes mesmo da apresentação do EIA-RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambien-tal)”, explica Hipólito. Ele cita ainda “as nossas questões mais domésticas, como os problemas no PESM (Parque Estadual da Serra do Mar), as invasões em áreas protegidas e a política municipal de áreas congeladas. Ou seja, temos muito trabalho, mas o que estamos assistindo é que, por conta de uma questão burocrática, que poderia ser resolvida com um simples despacho, o Conselho deixou de trabalhar já pelo terceiro mês consecutivo”. Como advogado, Hipólito considera as dúvidas que surgiram no conselho absurdas. Na época, outubro passado, ele enviou uma carta ao Comdurb tentando esclarecer o assunto, mas sequer obteve resposta até hoje. Nesse documento ele dizia não poder admitir que a Prefeitura tivesse qualquer tipo de dúvida em relação à questão, acreditando que se tratava, isto sim, “de um desrespeito ao Conselho, à comunidade, às questões pendentes, e à política de meio ambiente municipal”. Segundo ele, bastava analisar a Lei Ambiental Municipal (Lei n° 848/92) que prevê, em seu artigo 2º, o Sistema Municipal de Meio Ambiente, cuja composição tem o Comdurb como órgão deliberativo. “Portanto, se há uma Secretaria de Meio Ambiente na cidade, a ela deve estar vinculado o Conselho. Qualquer outra solução, além de ser uma temeridade - assim como o é discutir o assunto e adiar reuniões por conta disso – será um desrespeito às leis municipais e federais”. O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subsecção de São Sebastião/Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, também fez críticas à suspensão das reu-niões do Comdurb, que considera absurda porque, “além do Conselho não estar subordinado a quem quer que seja, tal fato é totalmente irrelevante, não podendo se sobrepôr à própria criação do mesmo”. “Não é de hoje que o Poder Público Municipal vem tentando colocar o Comdurb em um plano inferior àquele que realmente ocupa, deixando de enviar ao mesmo, para apreciação, projetos de grande relevância ao município, praticamente ignorando sua existência, esquecendo-se que uma das suas funções é a de assessorar o Poder Executivo nas questões referentes ao desenvolvimento e ao Meio Ambiente”, disse o presidente da OAB, quando do cancelamento da reunião de outubro. Outro lado - O secretário interino de Meio Ambiente e presidente do Comdurb, Thales Guilherme Carlini, garantiu ontem que o Conselho se reunirá normalmente no próximo dia 15 de dezembro, data previamente agendada. Desde a reforma administrativa, Carlini acumula as duas secretarias. Sobre o adiamento da reunião de novembro, ele disse que “nada impediu a realização da reunião, apenas questões administrativas”. Na verdade, no entanto, permanece o motivo dos adiamentos – a dúvida sobre a qual secretaria o Comdurb deve se vincular. Segundo o secretário, essa questão será levada para o próprio Conselho. “Vamos ouvir a opinião dos conselheiros e ver o que de melhor poderá ser feito”, disse Carlini. Entre os 16 membros titulares do Comdurb, metade representa a sociedade civil. São oito conselheiros eleitos ou indicados pelas seguintes entidades: OAB, Facenorte, Federação Pró-Costa Atlântica, Fundamar, Mopress, Sindipetro/Sindserv, Associação Comercial e Associação dos Engenheiros. Os oito conselheiros restantes representam as várias secretarias municipais e são indicados pelo prefeito. (Fonte: Imprensa Livre)

Bancos podem ser obrigados a ter guarda-volumes em São Sebastião

São Sebastião - A Comissão de Justiça vai apresentar hoje parecer sobre o projeto de lei do vereador José Cardim de Souza (PP), que obriga as agências bancárias a manter guarda-volumes perto das portas dotadas de detectores de metal. Com isso, os clientes teriam onde deixar os objetos que podem provocar o travamento dessas portas. De acordo com o vereador (foto), o objetivo é evitar que as pessoas passem por situações constrangedoras. Esse é o segundo projeto apresentado pelo Legislativo este ano, visando modificar regras no atendimento ao público nesses estabelecimentos. O primeiro, de autoria do vereador Marcelo Matos (PMDB), estabelece um prazo máximo de 15 minutos de permanência nas filas e deve entrar em vigor a partir de 21 de dezembro. “A adoção de portas com detectores de metais em estabelecimentos bancários, motivada pela necessidade de se garantir a segurança de seus usuários, vem, por outra via, causando sucessivos constrangimentos aos mesmos”, explica. Além do constrangimento, outro problema apontado por Cardim é o tempo de espera, que pode tornar o usuário vulnerável a roubos e furtos. “A manutenção de guarda-volumes disponíveis à utilização do usuário da agência bancária porá fim nesse dilema”, afirma. Caso o projeto seja aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito, as agências bancárias deverão se adaptar à lei no prazo de 90 dias, a contar da data da sua publicação, caso contrário será aplicada uma multa diária de R$ 1 mil, com valor atualizado anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor IPCA. São Paulo - Na cidade de São Paulo essa lei já vigora desde 18 de novembro e está sendo criticada pela Febraban (Federação dos Bancos), que afirma caber à União legislar sobre o setor e não ao Poder Legislativo. Outra questão levantada pela entidade é que a instalação de guarda-volumes vai interferir na segurança bancária, já que não daria para controlar o que está sendo guardado no local. A Febraban também questiona a viabilidade da medida, argumentando que nas agências onde as portas com detectores de metal estão na rua, não haveria local para instalar os guarda-volumes. Além disso, de acordo com a entidade, os bancos teriam de criar sistemas de controles de chaves perdidas por clientes e dar uma destinação a objetos esquecidos nos guarda-volumes, o que iria onerar o setor. (Fonte: Imprensa Livre)

Exposição de ciências mobiliza alunos de escola no Porto Grande

São Sebastião - Os estudantes da Escola Estadual Profª Maísa Theodoro da Silva, antigo Cene, realizaram na última quinta-feira uma exposição de ciências que mobilizou alunos de diversas séries. O evento foi organizado na Unidade Escolar, sob a responsabilidade do professor autor da proposta, Altivo Alexandre, na qual os estudantes realizaram experiências relacionadas ao conteúdo trabalhado durante o ano letivo. Conforme explicou Alexandre, dessa vez será feita uma avaliação junto aos alunos em relação aos trabalhos realizados, para que no próximo ano seja feita a “Feira de Ciências”, cujo nome ainda não foi definido.
Para o diretor da escola, Carlos Roberto da Silva, a exposição foi um sucesso. “Fiquei encantado com a iniciativa dos alunos na realização das experiências, no envolvimento e dedicação de cada um”, destacou. Ele ainda afirmou que deverá realizar no próximo ano, com o professor Altivo, a Feira de Ciências. Durante a exposição houve a participação dos alunos do Colégio Porto Grande, que fizeram visitas durante dois períodos. Dois assistentes técnicos pedagógicos representaram a Diretoria de Ensino de Caraguatatuba no encontro. Além dos trabalhos preparados pelos alunos, também houve durante a exposição simulações de primeiros socorros, incêndio, entre outras atividades realizadas junto ao Corpo de Bombeiros e Bombeiros Mirins. (Fonte: Imprensa Livre)

Turista morre afogado em Boiçucanga

São Sebastião - O segurança Edvaldo José de Brito, de 49 anos, morador em São Paulo, morreu vítima de afogamento ocorrido na tarde de sábado, na praia de Boiçucanga, na Costa Sul. Ele estava com um amigo, quando entrou na água, vindo a se afogar. Brito foi retirado do mar por populares, que o levaram ao pronto-socorro do bairro, onde chegou morto. O caso foi registrado no 2° Distrito Policial e não chegou a receber intervenção da equipe de bombeiros do Grupa-mento de Busca e Salvamento. A praia de Boiçucanga não conta com salva-vidas fora da temporada. (Fonte: Imprensa Livre)

Basquete feminino mirim de São Sebastião vence Jacareí na final

São Sebastião - As meninas do basquete sebastianense na categoria mirim venceram no sábado, no ginásio de esportes “José de Souza – Gringo”, no Topovaradouro, o jogo da final contra Jacareí por 25 a 22, na Liga Coneleste Paulista. Com o resultado, os times estão empatados e devem marcar uma nova disputa em Jacareí, que definirá o campeão da liga. A técnica do basquete feminino, Helza Helena Hartog, a Helzinha, conta orgulhosa que a equipe foi guerreira em todo o jogo. “Jacareí chegou com a certeza de que venceria e as meninas provaram que têm grande capacidade”. Segundo Helzinha, as sebastianenses iniciaram com uma grande diferença de pontuação, sendo que logo Jacareí quase virou o jogo. “E nos 10 segundos finais, o adversário teve três posses de bola, só que reforçamos a marcação para que não fizessem a cesta de três pontos que elas tanto desejavam para ir a prorrogação”. A técnica acrescenta que a força da torcida influencia no desempenho da equipe. “Jogando em casa, elas ficam muito mais seguras e confiantes”. Em relação ao jogo de desempate contra Jacareí, Helzinha conta que as meninas têm muitas chances de levar o título, mas terão que lhe dar com o nervosismo. “Se elas jogarem como no confronto que aconteceu no Gringão, elas só poderão perder para o nervosismo, terão que aprender a lidar com o emocional”. A data da próxima disputa, que deve acontecer na quadra da adversária, ainda não foi definida. A equipe é formada por: Natália, Michele, Letícia, Gabriela, Mirielle, Jéssica, Jennifer, Ana Sabrina, Roberta, Rayssa, Daniela, Sarah e Fernanda. Infanto - A categoria infanto faturou o vice-campeonato da ABLS (Associação de Basquete do Litoral Norte e Serra do Mar). O mesmo time, do infanto, disputou no juvenil no Coneleste Paulista, faturando a 3ª colocação. “A equipe mirim, são meninas de 13 ou 14 anos, que iniciaram os treinos nesse ano e já trazem resultados”. Segundo a técnica, as meninas perderam o primeiro jogo da final na casa do adversário. Se ganharem em São Sebastião, terão uma terceira disputa. “Chegar onde chegaram já é muito bom”. A equipe mirim do masculino disputa a semifinal da Liga Coneleste contra Jacareí. O time foi campeão, ainda neste ano na Liga do Litoral e Serra do Mar, o infanto também conquistou a liga, no último final de semana. (Fonte: Imprensa Livre)

Hizunomê vence o Paulista Pro e vai para o Guarujá a vaga do SuperSurf

São Sebastião - O ubatubense Hizunomê Bettero confirmou o favoritismo e garantiu o título paulista de surfe profissional com a quinta colocação na 3ª e última etapa do Freesurf Pro - Paulista de Surfe Profis-sional, disputada sábado e domingo, na praia de Maresias. De prêmio, ele ganhou um carro zero km. Quem também vibrou muito foi o guarujaense Gilmar Silva, que venceu a disputa decisiva, ficando com a vaga para o Super Surf 2006, oferecida pela Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp). Além disso, faturou R$ 6 mil, de um total de R$ 20 mil de premiação. A festa não poderia ser melhor. Sol, ondas de um metro perfeitas, com vento terral, público e baterias de alto nível. A primeira conquista festejada foi o título paulista, logo no começo das disputas de domingo. Vice-campão nas duas etapas iniciais, em Ubatuba, e em Guarujá, ele garantiria o título ainda nas quartas-de-final, ficando em 9º lugar. Mas antes disso, Hizunomê já pôde comemorar. A derrota de David do Carmo, de Praia Grande, ainda nas oitavas-de-final, e a sua classificação para as quartas, foi a combinação necessária para que o talento ubatubense levantasse o caneco. “Comecei esta temporada sem pensar nesse título. Só em fazer boas atuações. Mas com o segundo lugar logo na etapa inicial e em casa, me animei e vi que dava. Daí voltei a ser vice-campeão em Guarujá e vim para cá tranqüilo, pensando só em repetir o bom desempenho. Deu tudo certo e agora vou tirar carta de motorista”, disse Hizu. “Dedico esse título à minha família, que sempre me incentivou muito, e ao Jacob, meu técnico desde que comecei”, acrescentou o campeão. “O mar estava do jeito que eu gosto, com ondas rápidas e esquerdas boas”. Para 2006, o objetivo é o título do SuperSurf e iniciar com força total no Circuito Mundial WQS. “Quero correr etapas no exterior”.
SusperSurf - As atenções também estavam voltadas para a definição de qual surfista paulista seria beneficiado com a vaga para a elite nacional. Como Hizunomê já tinha assegurada a sua participação em 2006, a disputa ficou aberta para mais de 20 surfistas, reservando emoção do início ao fim da etapa. E a decisão não poderia ser mais empolgante. Vários surfistas foram caindo pelo caminho, mas na final, três chegaram com chances totais de assegurar o vice-campeonato estadual e a vaga. Gilmar Silva era o mais cotado, por estar em melhor situação no ranking (4º lugar). Com o resultado, Gilmar, de 22 anos, garantiu o vice-campeonato. O surfista já defendeu o Brasil no ISA World Surfing Games de 2000 e foi campeão paulista júnior. No SuperSurf de 2004 foi o 22º colocado e este ano amargou a 45ª colocação. Agora, com a nova chance, espera se firmar entre os melhores do país. “A emoção foi lá no alto. Consegui o meu objetivo que era voltar ao SuperSurf e ainda terminei como vice-campeão estadual”, destacou Gilmar. “A final foi ‘punk’. Agora, espero conseguir bons resultados no SuperSurf com a experiência que eu adquiri e tentar terminar entre os top 16”, completou Gilmar. A etapa teve, ainda, como atração a Vicunha Têxtil Air Show, uma bateria sem regras onde vale o melhor e mais radical aéreo, com o ubatubense Cleyton Nunes repetindo a vitória da etapa inicial.
Prata da casa - Giancarlo Zampier, de São Sebastião, foi o melhor amador na etapa e Wagner Pupo, eliminado na semifinal, ficou em sétimo, sendo o melhor sebastianense na etapa. Entre os locais também se destacaram René Oliveira, que assim como o Giancarlo, ficou em 9º lugar, e Danylo Grillo, que batalhava pela vaga para o SuperSurf e terminou em 13º, também nas quartas-de-final, como o Giancarlo e René.
RANKING FINAL

1 Hizunomê Bettero (Ubatuba) 2.330
2 Gilmar Silva (Guarujá) 2.030
3 Flávio Costa (Ilhéus/BA – Rio de Janeiro/RJ) 1.860*
4 Saulo Júnior (Ubatuba) 1.790
5 David do Carmo (Praia Grande) 1.580
6 Edgar Bischoff (Ubatuba) 1.450
7 Wagner Pupo (Itanhaém/ São Sebastião)
8 Diego Santos (Ubatuba) 1.370
9 Tadeu Pereira (Ubatuba) 1.330
10 Danylo Grillo (São Sebastião) 1.300
*No ranking paulista, Flávio Costa é retirado, por não morar no Estado.
(Fonte: Imprensa Livre)

Equipe Master de Vôlei vence a Liga Paulista

São Sebastião - As meninas do vôlei conquistaram, no último domingo (27/11), a medalha de ouro na categoria C da Liga Paulista, contra o Ceret I por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 16, 25 a 17 e 25 a 18 no clube do Alphaville. Segundo a jogadora, Ana Maria, o adversário era um dos grandes favoritos a levar a medalha, no entanto, a garra do time sebastianense foi um dos responsáveis pela vitória. “Nós entramos em quadra focando a vitória. Desde março participando no campeonato e lutando por esse título, nós merecemos vencer”. A equipe disputou cerca de 22 dois jogos ao longo do ano para chegar a final desejada. “A cada ano que passa, a equipe evolui, entram novas jogadoras, elas se encaixam e continuamos o nosso trabalho”. Agora, o time que tem a frente o técnico Marcelo Negretti, descansa e volta a ativa em fevereiro de 2007, para se preparar para a Liga Paulista que reinicia em março. A equipe é composta pelas jogadoras Ana Maria, Cláudia Souza, Cláudia Madeira, Daniela Cristina, Eliana Satiko, Hanna Hartog, Isabel Cristina, Margareth, Maria de Lourdes, Luciana, Simone e Zínia. A Prefeitura de São Sebastião apóia o time com a inscrição para os jogos e o lanche. Além disso, as jogadoras contam com o transporte da Transpetro, o apoio do Colégio Poliedro para a realização dos treinos. (Fonte: PMSS)

Prefeitura prepara enceramento de projetos sociais

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano Setradh), promove no próximo final de semana uma cerimônia de encerramento dos projetos sociais, entre eles, o Cidadão Criança, Arteiro, Garoçá e Viração. No Bairro de São Francisco, a Prefeitura mantém o Projeto Cidadão Criança, que conta com cerca de 100 alunos, divididos em dois períodos. Nele, as crianças praticam esportes e ao mesmo tempo reforçam o aprendizado. O Projeto Arteiro é voltado aos adolescentes. O programa oferece aulas de marcenaria e reciclagem de materiais para 30 jovens. A sede do projeto é no mesmo local do “Projeto Garoçá”, localizado no bairro da Enseada, atendendo aproximadamente 100 alunos, divididos em dois períodos. As atividades oferecidas são capoeira, dança, reforço escolar, xadrez, música, judô e recreação. Atendendo alunos dos bairros da Topolândia, Itatinga, Morro da Olaria e Topovaradouro, o “Projeto Viração”, no Topo, atende mais de 240 de alunos. É o programa social que mais atende crianças no município. De acordo com a Setradh, uma das metas para 2006 é retomar o antigo projeto “Jovem Viveirista”, que oferecia noções de jardinagem para adolescentes. Pelo menos 30 jovens devem integrar o programa inicialmente. Ao todo, mais de 480 crianças estão sendo atendidas pelos projetos sociais da Prefeitura de São Sebastião que tem o objetivo de proporcionar atividades paralelas ao período escolar, dando acesso à cultura e ao esporte, além da complementação educacional. No sábado (3/12) está prevista a apresentação dos projetos Cidadão Criança, Arteiro e Garoçá. No domingo, 4, será a vez do projeto Viração. Para o evento, estão previstas algumas apresentações de dança, capoeira e música para as famílias e as pessoas que forem visitar, já que a entrada é franca. “Iremos apresentar a todos os presentes o que nossos alunos fizeram durante o ano”, destacou a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, que finalizou dizendo que as atividades têm término no dia 15 de dezembro e contam com a parceria da Secretaria de Educação (Seduc) durante todo o ano. (Fonte: PMSS)

São Sebastião promove série de ações no Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência

São Sebastião - Na próxima sexta-feira (02/12), a praça Major João Fernandes (Praça do Coreto), no Centro de São Sebastião, estará com uma estrutura montada com barracas e atrações em alusão ao o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência (3 de dezembro). O evento é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), e contará com a participação da Comissão de Acessibilidade, que estará orientando a população e tirando dúvidas sobre a Lei Federal número 5296/04. Esta prevê que todos os municípios do Brasil estejam adequados aos portadores de necessidades especiais. Acessibilidade é garantir o direito de ir e vir com autonomia e independência à toda a população. Com isso, o comércio em geral e prédios públicos devem se adequar à lei. A programação será aberta 10 horas. O local contará com a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés Ltda., que estará com um representante apresentando sua técnica e também vendendo calendários e cartões de natal para os visitantes. Além disso, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Fundo Social estarão presentes com barracas. Como de costume, o “Música na Praça” também estará presente animando as comemorações. O público pode conferir também, um coral de libras e uma apresentação de cadeirantes. A praça do coreto fica localizada ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Teatro Municipal apresenta o espetáculo “Quem dança seus males espanta”

São Sebastião - O Teatro Municipal de São Sebastião recebe amanhã (30/11) o espetáculo “Quem dança seus males espanta”, do Núcleo de Arte Raízes, de Boiçucanga, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) da Prefeitura de São Sebastião. O ingresso pode ser trocado por um litro de leite longa vida. De acordo com a coreógrafa da equipe, Juliana de Carvalho Andrade, a apresentação é baseada nos contos de fada infantis e tem por objetivo mostrar o confronto entre o bem e o mal. “Em cada cena temos um conto de fada diferente em que o fator de ligação entre as cenas é o mal”, disse a coreógrafa. Ainda segundo Juliana, serão apresentados no mesmo espetáculo três estilos de dança: o clássico, o contemporâneo e o Hip Hop contado com a presença de aproximadamente 60 bailarinos. “Queremos mostrar que mor meio da música e da dança, o mal perde força porque a arte transforma a pessoa”, finalizou Andrade. O espetáculo tem início a partir das 17 horas. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

CPI apresenta relatório final sobre desvio de verba em Ubatuba
Comissão concluiu que agentes administrativos também são responsáveis por falta de fiscalização

Ubatuba - A Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou durante quase seis meses o desvio de cerca de R$ 700 mil dos cofres públicos municipais apresenta hoje, durante a 38ª Sessão Ordinária o relatório conclusivo de seus trabalhos. De acordo com o Departamento Jurídico da Câmara, além do principal acusado pela comissão de sindicância interna da Prefeitura, o ex-funcionário Alvelino Almeida da Cruz Júnior, que até maio era responsável pelo setor de contas e salários, alguns agentes administrativos também poderão ser subsidiariamente responsabilizados, por não terem realizado a necessária fiscalização. A irmã de Alvelino, Adriana e a ex-namorada, Carolina Suguimoto, também devem ser responsabilizadas, já que foi nas contas das duas que foram depositadas as maiores quantias desviadas. O Banespa de Ubatuba também será citado, sendo pedido ao Ministério Público que o responsabilize firmemente pela demora no fornecimento de informações. Para a conclusão a CPI confrontou informações obtidas pelas quebras de sigilo bancário dos envolvidos com depoimentos e documentações que comprovam o envolvimento dos que serão citados. O Jurídico da Câmara diz ainda que o sistema informático utilizado pela Prefeitura ainda possui graves falhas e que desvios podem voltar a acontecer a qualquer momento, já que este é “vulnerável e inseguro”.
Para a CPI houve grave falha na fiscalização financeira da Prefeitura que, em 50 meses, não comparou extratos bancários com os relatórios sintéticos de pagamento. “Presume-se que há total descontrole das contas públicas”, diz a comissão parlamentar.
A CPI deve alertar ainda a Prefeitura para que comece a haver maior interesse em fiscalizar as contas, principalmente para o fato de um funcionário de quarto escalão operar um sistema importante com total liberdade. Como embasamento legal, para responsabilizar os agentes administrativos, a CPI usou a lei de improbidade administrativa, que diz que para haver culpa deve acontecer algo que ultrapasse o que comumente ocorre no âmbito das falhas. “Todas essas pessoas tinham consciência de todo o perigo que acarretaria a falta de fiscalização”, concluiu o Jurídico da Câmara. Fazem parte da CPI os vereadores Ricardo Cortes, como presidente, Jairo dos Santos, como relator e Edílson Félix, como membro. (Fonte: Imprensa Livre)

Ong capacita grupo para elaborar Plano Diretor Participativo

Ubatuba - Durante dois dias – sexta e sábado da semana passada - um grupo de cerca de 50 pessoas, entre eles integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Ubatuba, vereadores e convidados, fizeram um mergulho nas inúmeras questões que compõem a elaboração de um Plano Diretor Participativo. O workshop, ministrado pelo Instituto Pólis, ong fundada em 1987, teve o objetivo de capacitar a equipe que irá atuar mais diretamente na elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba. Segundo um dos ministrantes do curso, o arquiteto e urbanista Renato Cymbalista, o grupo de Ubatuba “está preparado para enfrentar este grande desafio, que é coordenar a elaboração de um plano diretor com a participação de toda a comunidade”.  De acordo com o Estatuto da Cidade, todos os municí-pios com mais de 20 mil habitantes terão que ter, até outubro de 2006, seus Planos Diretores transformados em leis municipais. Além da data limite, o Estatuto determina, entre outros aspectos, que os planos sejam construídos com a participação de toda a comunidade. “Existem duas fases bastante claras na elaboração do Plano”, explica Karina Uzzo, advogada e uma das palestrantes do Instituto Pólis, que esteve em Ubatuba nos dias 25 e 26, a convite da Prefeitura para fazer a capacitação do CMD, vereadores e convidados. “A primeira fase, muito importante, é o diagnóstico, ou seja, precisamos desenhar a cidade que temos. E a segunda, mais importante ainda, é o que queremos para a nossa cidade, ou seja, é a elaboração do Plano em si”, detalha Karina. Para ela, o Plano Diretor Participativo é um pacto entre os vários segmentos da sociedade – Poder Executivo, Legislativo e sociedade civil – na construção de uma cidade melhor para todos. Consultoria - “A construção de um Plano Diretor requer a preparação das metodologias, das estratégias e do cronograma antes mesmo que o debate público seja iniciado”, entende o consultor do Pólis, Renato Cymbalista. Ele acredita também que a contratação de uma consultoria experiente em planos diretores irá agilizar muito o andamento das etapas de elaboração do Plano. “É evidente que a gestão democrática, definida pelo Estatuto da Cidade, deve ser obedecida e a comunidade tem que ser envolvida a qualquer custo, porém uma consultoria auxilia muito o Poder Executivo, que é quem tem a obrigação de cumprir a lei do Plano Diretor Participativo”, enfatiza Renato. O nível dos participantes do workshop impressionou os palestrantes do Instituto Pólis. “Daria nota de 8 a 9 para a equipe”, disse Cymbalista. Na opinião dele é difícil encontrar um grupo tão coeso e com tantas informações sobre Plano Diretor e processos participativos. E Renato faz estas declarações depois de realizar dezenas de workshops semelhantes em cidades como Jacareí, Campinas, Caxias do Sul, Bauru, São José dos Campos, Poços de Caldas, Fortaleza, Blumenau e Hortolândia, entre outras. (Fonte: Imprensa Livre)

Projetos adiados voltam à pauta hoje na Câmara de Ubatuba
29/11/2005

Ubatuba - A maioria dos projetos de lei que foram a-diados na sessão da última terça-feira voltam hoje à Ordem do Dia, na expectativa de serem votados. Entre eles, um dos mais polêmicos é o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município nº 02/A/05, do vereador Marcos Francisco (PSC), que altera a redação do artigo 23 da Lei Orgânica do Município, estabelecendo o mandato da Mesa em dois anos, vedada à recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente, a partir da próxima Legislatura. Na última sessão o autor do projeto pediu o adiamento para que fosse possível discuti-lo melhor. Vai a votação também o veto total do projeto de lei do presidente da Casa, Jairo dos Santos (PT), que autoriza o Executivo a conceder trinta licenças para venda de artesanato no edifício do atual Centro de Informações Turísticas, localizado na orla da Praia de Iperoig. O projeto de lei que normatiza a comercialização de água mineral e natural no município e que foi aprovado na última sessão, terá sua redação final sujeita a votação hoje. Outro projeto que volta à pauta é o que versa sobre a necessidade de os profissionais ligados à saúde emitirem receitas aos pacientes com letra legível. O autor do projeto é o médico Ricardo Cortes (PV), que acredita que este projeto evitará que pacientes adquiram medicamentos errados por conta da caligrafia do médico. O mesmo vereador é autor de outro projeto que foi adiado na última sessão. Este é referente a reclamações relativas à qualidade da prestação de serviço público. Do Executivo entram na pauta dois projetos relativos à construção de 128 casas populares no bairro do Taquaral. Um dos projetos autoriza a celebração de convênio entre a Prefeitura e a CDHU e o outro autoriza a doação da área para a construção das casas. O vereador Charles Medeiros (PSB) é o autor de um projeto que dispõe sobre a exploração comercial de esportes náuticos, excluindo a exigência de embarcação de apoio para “Banana Boat”, na praia da Maranduba. Além da votação destes projetos, constam na pauta a apresentação do relatório final da CPI que investigou os desvios de verba na Prefeitura, cinco moções e treze requerimentos. IMPRENSA LIVRE

Litoral Norte participa de Conferência Estadual dos Direitos de Deficientes

Ubatuba - O município será a única cidade do Litoral Norte a participar da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada em março de 2006. A escolha aconteceu durante a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em São José dos Campos, no último dia 25, que teve como tema “Acessibilidade: você também tem compromisso”. Segundo Iara Camargos, presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba, entre as discussões mereceram destaque os seguintes temas: condições gerais da imple-mentação da acessibilidade; a acessibilidade arquitetô-nica, urbanística e transportes e a acessibilidade à informação, à comunicação e às ajudas técnicas. Após as discussões e escolhas dos delegados, foi elaborado um documento para especificar as necessidades, dificuldades e quais ações deverão ser apresentadas na Conferência Estadual. Além de Iara de Camargos, do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba, integram ainda a lista de representantes de Ubatuba nas duas conferências Sueli Aparecida Nogueira de Souza (Secretaria de Saúde); Silvia Costa (APAE) e André Luiz dos Santos (Associação dos Deficientes de Ubatuba). “A responsabilidade de Ubatuba é grande, pois levaremos não apenas a nossa realidade e nossas reivindicações, mas também as de nossos vizinhos. Procuraremos manter contato para lutarmos juntos pelos portadores de defi- ciências do Litoral Norte”, concluiu Iara. (Fonte: Imprensa Livre)

Servente sofre atentado a tiros na frente de casa, no Centro

Ubatuba - O servente B.S.G., de 20 anos, sofreu um atentado na frente de sua casa, no Centro, no início da madrugada de sábado. Ele foi atingido por um tiro de raspão dos três disparados por um motorista de um Celta preto. A vítima contou à polícia que estava na porta da residência quando se aproximou um carro, cujo motorista chamou seu nome. Uma mulher, sentada no banco do passageiro, também ocupava o veículo. Ao se aproximar do vidro para ver quem era, o condutor apontou para seu rosto, disparando um tiro, que a vítima conseguiu desviar a tempo. B. saiu correndo, sendo seguido pelo carro. O motorista, que estaria encapuzado, ainda fez mais dois disparos, tendo um deles atingido de raspão embaixo do seu braço. A Polícia Militar ouviu a vítima no pronto-socorro, para onde ele tinha sido levado por populares. B. alega desconhecer o autor dos tiros. A tentativa de homicídio está registrada na delegacia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Torneio de natação reúne cerca de 300 crianças na piscina municipal

Ubatuba - A equipe de natação da Secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de Ubatuba venceu a sétima edição do torneio AquaKids/Di Mônaco, no domingo. O evento contou com a participação de cerca de 300 atletas, de 7 a 14 anos, que praticam natação na piscina municipal e nas academias de Ubatuba. Com 22 provas, divididas em várias séries, os jovens puderam mostrar suas habilidades nos estilos crawl, costas e peito, em distâncias de 25 e 50 metros. Uma categoria extra foi criada para os alunos que já participam regularmente de competições, pois o verdadeiro objetivo do torneio AquaKids/Di Mônaco, segundo a Secretaria de Esportes, é proporcionar aos jovens a emoção das competições. Os três melhores classificados de cada prova receberam medalhas e os demais receberão certificados de participação durante a semana, em suas academias. A classificação final por equipes deu a vitória para o grupo de natação da Secretaria de Esporte e Lazer. Em segundo ficou a Barros Acqua Sport; o terceiro lugar foi para a academia Spazio e a RH positivo terminou em quarto.
Pró Natação - O atleta Rubens Costillas conquistou a medalha de bronze na final estadual do Pró Natação, disputado nos dias 26 e 27 em Sertãozinho/SP. Já os atletas Caio Prado, Flávia Fernandes (100 costas), Camila Faria, Priscila Santos, Igor Gonçalves (100 livre) e Pedro Bueno (50 peito) chegaram perto das medalhas, mas terminaram a competição na quarta posição em suas categorias. Ubatuba enviou 15 atletas a Sertãozinho, tendo como chefes de delegação os professores José Eduardo e Diva. Águas Abertas - A quarta etapa do 9º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba acontece neste domingo, dia 4, na praia do Lázaro, a partir das 9h00. O circuito é disputado em provas de 250, 500, 1000 e 3000 metros, em diversas categorias. Após a prova terá uma cerimônia de premiação da etapa, onde os oito melhores atletas de cada categoria receberão medalhas. Na seqüência, acontece também a premiação do circuito. O primeiro colocado de cada categoria recebe troféu, o mesmo acontecendo com as três melhores equipes. Na competição por equipes, Ubatuba lidera o ranking, com 988 pontos; a vice liderança está com a Academia Winner/Swim América, de São José dos Campos, com 477 pontos; a Academia Vitor/Taubaté ocupa a terceira posição com 163 pontos. Inscrições e mais informações pelo telefone (12) 3833-3818. (Fonte: Imprensa Livre)

Zona Azul terá novos agentes em Ubatuba

Ubatuba - A Comtur (Companhia Municipal de Turismo) de Ubatuba fará um concurso público para contratar 50 pessoas por um período de três meses. Um dos objetivos deve ser a retomada da cobrança de estacionamento nas praias. As inscrições, iniciadas ontem, se encerram na próxima sexta-feira, dia 2. O concurso será realizado no domingo. As inscrições devem ser feitas na sede da Comtur, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 5. A empresa irá contratar 10 pessoas para o cargo de fiscal, com salários R$ 500. Os fiscais vão trabalhar durante a temporada no controle dos ônibus de turismo e vans. Outras 40 pessoas serão contratadas como operadores externos, com salários de R$ 400, para trabalharem na zona azul e nos sanitários públicos. Segundo a Comtur, a retomada da cobrança da taxa de estacionamento depende ainda da elaboração de um decreto municipal pelo prefeito Eduardo César (PL). O prefeito não foi localizado ontem para comentar o assunto. Um dos acionistas da Comtur, Jurandiau Lovizaro, afirmou que a empresa vai reiniciar a cobrança de estacionamento inicialmente nas praias Tenório e Maranduba. (Fonte: ValeParaibano)

Comtur de Ubatuba abre processo seletivo para 50 vagas

Ubatuba - A COMTUR (Companhia Municipal de Turismo) de Ubatuba abriu ontem, 28, processo seltivo para o preenchimento de 50 vagas, através de processo seletivo. São 10 vagas para fiscal de atividades turísticas e 40 para encarregado de operações externas. Os salários variam entre R$ 450,00 a R$ 500,00. Dentre as atribuições dos cargos estão a fiscalização geral de praias, emissão de senhas para ônibus e vans e venda de talonários de zona azul. Os interessados deverão preencher ficha de inscrição na sede da Comtur e pagar taxa de R$ 5,00 junto ao Banco HSBC. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de dezembro, das 9 às 12 horas. O edital completo com a documentação exigida encontra-se afixado na sede da Comtur, localizada na praça 13 de Maio, 200, no centro de Ubatuba. A prova será realizada no próximo domingo, dia 4 de dezembro, às 9 horas, na escola municipal Padre José de Anchieta, localizada à rua Amazonas, 600, no centro. (Fonte: PMU)

ACIU participa do 1º Encontro de Líderes Empreendedores do Litoral Norte

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba convidada pela empresa Cidade do Cérebro participou do “1º Encontro de Líderes Empreendedores do Litoral Norte” que aconteceu no último dia 26 no teatro de Caraguatatuba. O evento teve como objetivo o desenvolvimento das potencialidades humanas como elemento de auto-realização. Atitudes Empreendedoras, PNL e Liderança, A Arte de Inspirar e Desenvolver Pessoas e Criatividade na Administração foram os temas abordados nas palestras por grandes profissionais do assunto. A Cidade do Cérebro é um centro de altos estudos para promover o conhecimento das potencialidades humanas.
Para o Presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat participar do evento foi muito importante, assim como participar de todos os eventos realizados em prol dos empresários. “É essencial atualizarmos nossos conhecimentos, receber informações e perceber que há sempre um modo de melhorarmos como pessoa e como profissional.” Ahmad está em contato com a empresa Cidade do Cérebro para fazer um evento deste porte em Ubatuba. (Fonte: ACIU)

Equipe da Secretaria vence torneio Aquakids

Ubatuba - A equipe de natação da Secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de Ubatuba venceu a sétima edição do torneio AquaKids/Di Mônaco, realizada na manhã de domingo, 27. O evento contou com a participação de aproximadamente 300 atletas, de 7 a 14 anos, que praticam natação na piscina municipal e nas academias de Ubatuba. Com 22 provas, divididas em várias séries, os jovens talentos puderam mostrar suas habilidades nos estilos crawl, costas e peito, em distâncias de 25 e 50 metros. Uma categoria extra foi criada para os alunos que já participam regularmente de competições, pois o verdadeiro objetivo do torneio AquaKids/Di Mônaco, é proporcionar aos jovens a emoção das competições. Os três melhores classificados de cada prova receberam medalhas e os demais receberão certificados de participação durante a semana, em suas academias. A classificação final por equipes deu a vitória para equipe de natação da Secretaria de Esporte e Lazer. Em segundo ficou a Barros Acqua Sport; o terceiro lugar ficou para a academia Spazio e a RH positivo terminou a competição na quarta colocação. Bronze no Pró Natação - O atleta Rubens Costillas conquistou a medalha de bronze na final estadual do Pró Natação, disputado nos dias 26 e 27 na cidade de Sertãozinho. Já os atletas Caio C. Prado, Flávia Fernandes (100 costas), Camila M. Faria, Priscila R. Santos, Igor B. Gonçalves (100 livre) e Pedro Bueno (50 peito) chegaram perto das medalhas, mas terminaram a competição na quarta posição em suas categorias. Ubatuba enviou 15 atletas a Sertãozinho, tendo como chefes de Delegação os professores José Eduardo e Diva. Águas Abertas - A quarta etapa do 9º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba acontece neste domingo, 4, na praia do Lázaro, a partir das 9 horas. O Circuito é disputado em provas de 250, 500, 1000 e 3000 metros, em diversas categorias. Após a prova acontece a cerimônia de premiação da etapa, onde os oito melhores atletas de cada categoria recebem medalhas. Na sequência acontece também a premiação do Circuito: o primeiro colocado de cada categoria recebe troféu, o mesmo acontecendo com as três melhores equipes. Na competição por equipes Ubatuba lidera o ranking, com 988 pontos; a vice liderança está com a Academia Winner/Swim América, de São José dos Campos, com 477 pontos; a Academia Vitor/Taubaté ocupa a terceira posição com 163 pontos. Informações através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)

Prefeitura faz limpeza de galerias

Ubatuba - Várias galerias de águas pluviais que estavam obstruídas na rua Farmacêutico João Manuel Gonçalves foram limpas esta semana por equipes da secretaria de Obras. Segundo informações do chefe de serviço da supervisão de obras públicas, Welson Clarindo, as galerias não eram limpas há três anos, o que prejudicava muito os moradores em épocas de chuvas.“Queremos estar com as galerias do centro e do Itaguá totalmente limpas até o início da temporada de verão”, diz Welson, lembrando que várias enchentes registradas nestes locais foram decorrentes de galerias obstruídas. Ainda no centro, na rua Liberdade, foram colocadas quatro grelhas de proteção em para captação de águas pluviais. (Fonte: PMU)

Campanha de Natal em Ubatuba

Ubatuba - ACIU promoverá uma série de eventos com o intuito de tornar uma oportunidade única de promoção social, comercial e turística em nossa cidade. A Associação Comercial de Ubatuba está promovendo a “CAMPANHA DE NATAL” com o tema “Quem compra em Ubatuba ganha muito mais” que trata de várias atividades que visam fomentar o comércio local através de ações promocionais, sociais, esportivas e culturais que, além de promover e divulgar a nossa cidade, irão trazer benefícios a todo o município na busca da geração de renda, empregos e melhoria da qualidade de vida. O ponto alto da Campanha será no próximo dia 3 de dezembro às 9h00 no aeroporto com a Chegada do Papai Noel de Helicóptero. Após a chegada do bom velhinho, as crianças deverão ser encaminhadas à Praia do Cruzeiro (ao lado do Parque de diversões) onde acontecerá a distribuição de brindes e doces e muitas outras atrações. A Diretoria da ACIU sensibilizada com a data comemorativa, visitará com o Papai Noel o Lar do Menor, a ala pediátrica da Santa Casa e a APAE. A ACIU fez inúmeras parcerias para proporcionar às crianças um dia muito especial. No mesmo dia também, acontecerá a 2ª etapa do Ubatuba Surf Challenge que definirá os campeões da temporada 2005 e será realizada em parceria com a SPY a _Expression Session de Natal, a premiação da melhor manobra em uma bateria onde os atletas mais radicais estarão literalmente voando nas ondas sem deixar os gorros de Papai Noel cair e ainda, a tentativa de quebra do recorde do maior número de surfistas numa mesma onda. Caso consigam superar este desafio, os surfistas colocarão definitivamente o surf de Ubatuba no Guiness Book, uma vez que é o maior Circuito Municipal do país com mais de 200 inscritos em 16 categorias divididas em homens, mulheres, senhores, meninos e meninas. (Fonte: ACIU)

Jogos da Melhor Idade têm última etapa em dezembro

Ubatuba - A última etapa dos Jogos da Melhor Idade de Ubatuba acontece nos próximos dias 9 e 10 de dezembro. No dia 9, às 8h30, acontecem as disputas do atletismo, no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. Os atletas disputarão provas que vão de 1 a 3 quilômetros. Haverá ônibus à disposição dos atletas e acompanhantes, que sairá do Ginásio de Esportes Tubão, às 8 horas.No período da tarde, acontecem as disputas de buraco e malha, na quadra da piscina, à partir das 13h. No sábado, 9, serão realizadas as provas da natação, vôlei adaptado, bocha e dominó, à partir das 8h; as disputas de tênis de mesa, damas e truco começam às 13h. A competição que fecha os Jogos da Melhor Idade de Ubatuba é a Dança de Salão, que acontece no Ginásio de Esportes Tubão à partir das 18h. Em seguida acontece a cerimônia de premiação e todos participantes do projeto Atividade Física e Cidadania participarão de um jantar de final de atividades, que deve reunir aproximadamente 400 pessoas. Os Jogos da Melhor Idade são promovidos pela Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMU)

Junta Militar convoca para Exercício de Apresentação da Reserva 2005

Ubatuba - O EXAR/05 (Exercício de Apresentação da Reserva 2005) começa no próximo dia 9 e vai até o dia 16 de dezembro. Devem comparecer à Junta de Serviço Militar de Ubatuba quem prestou o serviço militar nos últimos 5 anos. No ato da apresentação é necessário levar os seguintes documentos: Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª categoria (praças), carta patente (oficiais) ou certificado de dispensa de incorporação em “situação especial” (médicos, dentistas, etc.).
A Junta de Serviço Militar de Ubatuba atende à Av. D. Maria Alves, 865 – centro. O atendimento é das 8h às 11h e das 14h às 16h. (Fonte: PMU)

Chega ao final o torneio de basquete dos Jogos Escolares de Ubatuba
Vôlei será última modalidade a conhecer campeões

Ubatuba - O torneio de basquete dos 23º Jogos Escolares de Ubatuba teve as finais disputadas no último sábado, 26. Confira os campeões da cada categoria: pré mirim masculino - Objetivo. mirim masculino – Objetivo; infanto juvenil masculino – Objetivo; pré mirim feminino – Tancredo; mirim feminino – Esteves; infanto juvenil feminino – Deolindo. Agora faltam apenas as finais do vôlei, que acontecem neste sábado, 3 de dezembro, à partir das 8h30 no colégio Taba, com as seguintes partidas: mirim masculino - Esteves X Tancredo; infanto juvenil feminino – Aurelina X Deolindo; infanto juvenil masculino – Taba X Deolindo; mirim masculino – Tancredo X Aurelina; infanto juvenil masculino – Deolindo X Aurelina; mirim masculino – Esteves X Aurelina; infanto juvenil masculino – Taba X Aurelina. Os torneios infanto juvenil e mirim masculino serão disputados em sistema todos contra todos, enquanto o infanto juvenil feminino será definido em partida única. A premiação geral dos 23º Jogos Escolares de Ubatuba acontece no próximo dia 5 de dezembro. (Fonte: PMU)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 25/11 a 1/12/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

Lançamento Nacional "Harry Potter e o cálice de fogo"  
Ás 13:10 - 16:00 - 18:50 - 21:40hs

CINE PASSEIO ( UBATUBA )

fone 3832-2843 ( 012 )

"A noiva cadaver" - Ás 16:00 - 19:40
"Mergulho Radical"  - Ás 17:40 - 21:20hs

Fonte: cineporto@hotmail.com
 

Ação Litoral
 
Artigo Topo

OLEODUTO, FINALMENTE !
Irineu Nalin


Finalmente, um dos trechos mais críticos do oleoduto São Sebastião - Cubatão, situado entre as praias de Guaecá e Toque Toque, onde ocorreram vários e graves acidentes, está sendo reparado.
A substituição nesse trecho da tubulação parece ser um reconhecimento definitivo da Transpetro de que o comprometimento da tubulação com cerca de 40 anos oferece riscos. Valeu muito a pressão dos movimentos ambientalistas que estiveram sempre questionando a empresa.
Esse reconhecimento veio bem tarde. O primeiro grave acidente ocorrido em 1988, na praia Brava, seguido de outros: 1992, no Toque-Toque; em 1994 no Costão do Navio, o mais grave, com derramamento de cerca de 3 milhões de litros - uma grande mancha de óleo que foi em direção a Ilhabela adentrou o canal e se espalhou até Ubatuba; em 2004 no Guaecá - atingindo o rio Guaecá. Os quatro acidentes conhecidos e que se tornaram públicos, neste trecho, em que a tubulação está sendo substituída.
Estivemos em um dos trechos acompanhado do engº Oscar Ditt, ex-funcionário da Petrobrás e que participou desde a fase inicial de implantação do Tebar. As obras demonstram estar aceleradas e estão na fase de soldagem dos tubos de 30', em um terreno acidentado, com curvas e aclives. Alguns tubos chegam ao canteiro, com a curvatura semelhante a topografia do terreno onde será assentado. Uma execução que está sendo conduzida por empreiteiras especializadas.
O que as ultimas chuvas deste final de semana demonstraram e que poderá ser agravado com as chuvas torrenciais de verão foi a grande quantidade de terra deslocada no riacho existente na parte oeste da praia de Guaecá que chegou a formar uma grande mancha vermelha no mar.
Essa movimentação de terra no leito do oleoduto, inevitável pelas características da obra, poderá causar maiores problemas se o cronograma dessa obra se alongar. Teremos certamente, justamente no pico do verão, sérios agravamentos desse tipo, nessa praia que concentra grande fluxo turístico, em São Sebastião.
Talvez seja esse um custo menor que futuros derramamentos de óleo nos riachos e no mar, já que não se previu essa obra para os períodos de baixa densidade pluviométrica.

Ir/28/11/05
Consulte aqui artigos anteriores

Sobre o mesmo tema:
Carnaval com Óleo
Oleoduto - O acidente em Guaecá

Opinião Topo

A FALTA QUE FAZ UM ESPAÇO
Ernesto F. Cardoso Jr


O acadêmico consagra-se na academia, o tribuno nos tribunais, o esportista nas pistas e estádios de atletismo, o escritor nas páginas de seus livros, nos jornais, nas revistas, o pintor nas telas das pinacotecas, o político nas assembléias legislativas e nos ofícios públicos, o cientista no laboratório, enfim, todo o artista, cientista, homem de letras, o pensador, bem como o atleta, o homem público e demais indivíduos talentosos, necessitam de espaços e ambientes adequados para demonstrar seus talentos, suas vocações, sua sabedoria e ciência, seus descobrimentos tecnológicos, sua maestria ou refinamento artístico, para receber das platéias, do público, da sociedade, a merecida consagração que o motiva e induz a alcançar cumes mais elevados de erudição, de qualidade artística, de performance atlética, de beleza oratória, de consistência científica e técnica. Há, pois, uma inter-relação necessária e muito proveitosa, entre o talento e seu adequado espaço de atuação e desenvolvimento.
Este intróito vem a propósito dos inúmeros talentos, aqui focados especialmente os artísticos, de que é dotada a sociedade ubatubense. São talentos musicais, teatrais, artes plásticas, dança e outros mais, para os quais faltam espaços adequados para sua exibição, seu desenvolvimento, sua apreciação pública, sua consagração.
Tomemos como exemplo a nossa talentosa Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta”, fundada em 1959/60 como uma banda regular e que a partir de 1997 passou a se aperfeiçoar profissionalmente, inclusive a ter maestros graduados, os dedicados jovens Valdecy dos Santos e Amarildo Da Hora. Este grupo musical vem se apresentando regularmente em “Música na Praça”, na Praça da Matriz, em concertos públicos gratuitos ao ar livre, em meio ao barulho reinante, à dispersão sonora, ao ruído do tráfego de pedestres e veículos, além de outros fatores negativos. Realiza, no entanto, um trabalho artístico notável, por todos os recantos de nosso município dentro do programa “Banda no Bairro”; entre nossas escolas no programa “Recital Pedagógico” e no projeto “Lira do Amanhã” dedicado à formação musical de crianças de Ubatuba; promove, extensamente, o ensino da música popular e erudita, despertando o gosto e o talento musical de nossos infantes e jovens, deliciando as platéias de todas as idades e matizes, propiciando o desenvolvimento de novos instrumentistas, a par de uma valiosa contribuição para o nosso lazer e dos turistas. É um trabalho de cunho educativo-cultural que conduz os jovens a um aprimoramento da personalidade e do caráter, pois, a música erudita eleva o espírito, abranda as arestas rudes do indivíduo, refina os hábitos, descortina imensos horizontes mentais, desenvolve inteligência múltipla, ensina disciplina, ordem, método, inspira harmonia a todos e a tudo em volta – é a linguagem universal por excelência. A “Lira Padre Anchieta”, vem realizando,também, um trabalho de formação de conjuntos de música de câmara, com individualidade própria, como o “Sexteto-Caiçara”, “Artigo Quinto”, “Tupinambrás”, além da “Retreta Maestro Pedrinho”. A banda sinfônica, matriz de todos esses grupos, conta com mais de 30 componentes, a maioria estudantes avançados, alguns já formados, inclusive professores instrumentistas. É altamente dotada de talento, técnica e profissionalismo e conduzida com maestria e intensa dedicação de todos os integrantes. Falta-lhes, porém, o adequado espaço, como faltam-nos outros espaços para que nossos artístas possam consagrar-se e tornar-se elementos de enriquecimento da vida de nossa sociedade e atração para os nossos visitantes, os quais, aliás, atraídos pelos ensaios da banda aos sábados à tarde, na Fundart, não poupam elogios e exprimem surpresa diante do profissionalismo desses músicos.
Ninguém ignora o quanto o Festival Musical de Inverno é importante atração turística para Campos do Jordão; as bandas musicais para o município vizinho de Taubaté; o cinema que atrai milhares aos festivais de Gramado; a arte literária que tornou Paraty centro de atração mundial; a música sinfônica que distingue cidades como Campinas e Tatuí; a música operística para Manaus e tantas outras mais, pelo mundo afora, conhecidas pelos seus festivais, por seus teatros famosos, por sua arte, como Milão, Viena, Salsburgo, Veneza, Cannes.
Pois bem, faltam-nos aqui os espaços adequados ao desenvolvimento e consagração de nossos múltiplos e variados talentos artísticos. Estes dotes Ubatuba já os possui em relativa abundância e qualidade. Sua contribuição para a caracterização da cidade como um centro artístico depende de espaços apropriados ao desenvolvimento e consagração desses talentos. Caraguá e São Sebastião já possuem teatro, um espaço apropriado a bom número de apresentações culturais. Ubatuba tem em gestação um visionário Centro de Convenções, o qual, se for reformulado como um centro multivalente, poderia perfeitamente aglutinar sua intencionada destinação ao aproveitamento do que concretamente já temos e sabemos como desenvolver e aprimorar para se tornar forte atrativo turístico. Um Centro Cultural, multifuncional, dificilmente se tornará um “elefante branco” (ou da cor que lhe derem), ao contrário, poderá ser aquele elemento artístico que alavanque o fluxo turístico em todas as fases do ano. Ademais, estaríamos maximizando os benefícios de recursos escassos, demonstração de mais uma arte – a do economista.
Por fim, uma palavra de apreciação à nossa FUNDART e ao que ela vem propiciando em educação artística e cultural, já que a ela se deve o apoio a muitas destas atividades em curso no município, a despeito dela própria não possuir, até hoje, condições físicas adequadas para o desenvolvimento e a consagração de nossa arte. Possuímos um dos mais belos exemplares de construção colonial sendo corroído pelo tempo e pelos insetos – o Casarão do Porto, obra de rara beleza arquitetônica, atrativo ímpar, porém, lamentável demonstração de nossa incúria, até aqui demonstrada, em restaurá-la à sua beleza e dar-lhe utilidade prática. Pelo que estamos sabendo, todavia, novos rumos estão sendo tomados e podemos manter a expectativa de que em breve teremos restaurada essa valiosa peça arquitetônica que poderá vir a propiciar alguns espaços tão necessários ao nosso desenvolvimento artístico e cultural. Será um feito importante para a nova Administração Municipal.
Talentos artísticos e espaços culturais atraem-se mutuamente, consagrando o artista e elevando o nível das platéias. Eis um componente importante para uma bem planejada política de turismo.

Ernesto F. Cardoso Jr
Efcardosojr@uol.com.br

Poesia Topo

Amor de mãe
Vista a camisa
Respeite os mais velhos
Arrume os cabelos
Guarde suas coisas
Escove os dentes
Não esqueça de rezar
Peça a bênção
Tire os pés do chão
E abençoe essa criança, meu Deus!

Viagem serra acima
Ubatuba
Serra
Morros
Ondas de Morros
Mares de Morros
Morro de amores
São Luiz do Paraitinga.

E se D.Filipe continuasse Rei de Portugal?
Redención de La Sierra
San Luiz Del Paraitinga
Navidad de La Sierra
E a los piés de la sierra,
Muchas Ubás.

Sofrimento paquidérmico
Tanta seca
Tanta chuva
Tanta morte
Tanta fome
Tanta guerra
Tanto atraso
Nos países d’África
Que o outrora rinoceronte
Hoje é rinocerontem.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

SARAU: Pluralidade Cultural - Nosso evento tem o objetivo de valorizar o bairro e seus habitantes, pois muitos deles são migrantes de muitas regiões de nosso país e trouxeram para a nossa cidade muito de suas culturas, pensando assim propomos um momento cultural e de envolvimento.
OBS: O evento acontecerá dia 02/12 às 19:00 horas na escola a entrada vale um quilo de alimento não perecível. Os convites estão sendo entregue na escola somente pessoas acima de 14 anos.
EEPSG Idalina do Amaral Graça
Rua da Cascata, 400 – Ipiranguinha – Ubatuba – SP – Fone: 3832 7104
escolaidalina@terra.com.br

Luciene de Cássia Lamberti
Coordenadora

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia do Pereque Açu- Emilio Campi

Praia do Pereque Açu
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor