Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 06 de dezembro de 2005 - Nº 1415 Edições Anteriores

Mary´s Chalés Pousada das Cachoeiras Buffet Giorgio

Região
Dise tenta manter traficante preso


Caraguatatuba
Caraguá entrega novo lar provisório para moradores de rua nesta terça-feira 6
“Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele”
Médicos de Caraguá são preparados para a criação de uma Comissão de Ética
Prefeitura de Caraguá notifica imóveis sem ligação à rede de esgoto
Ciências Contábeis promove 1º Seminário de Ética, Responsabilidade Social e Fiscalização na Administração Pública


Ilhabela
Marinha vai intensificar fiscalização durante a temporada de navios em Ilhabela
Em menos de quinze dias, Nossa Caixa de Ilhabela volta a ser alvo de ladrões


São Sebastião
Deputado é acusado de negociar vagas
Petebista nega interferência em contratações
Festa de encerramento dos projetos sociais emociona público no Teatro
Câmara vota emendas ao projeto de lei que estima a receita e fixa as despesas para 2006
Maresias ganha Praça Internacional do Surfe e centro de treinamento para surfistas
São Sebastião precisa de doações de leite

Ubatuba
Ubatuba discute relatório de CPI
PM encontra corpo de jovem em Ubatuba
Bairro de Ubatuba recebe pavimentação
Escola Tancredo Neves conquista título nos Jogos Escolares de Ubatuba
SAPO-UBA faz plantão para informações sobre o Câncer
Secretaria Esporte entrega prêmios aos melhores de 2005
Natação de Ubatuba fecha o ano com mais uma conquista
Fundart promove oficina sobre Perspectiva no Desenho
Huka trocou glamour das passarelas pelo brilho das medalhas conquistadas no triathlon


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Dise tenta manter traficante preso

Litoral Norte - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) do Litoral Norte pediu ontem a prisão preventiva de H.L., 29 anos, conhecido como 'Tom', considerado um dos líderes do tráfico de drogas em Caraguatatuba.
Ele também é acusado de comandar a venda de cocaína, crack e maconha de no CDP (Centro de Detenção Provisória) em Taubaté, onde está preso desde março, aguardando julgamento após ter sido detido com 2,5 quilos de cocaína em Caraguá.
Segundo o delegado da Dise, Hugo Pereira de Castro, as investigações para identificar o esquema de 'Tom' duraram dois meses. Na última sexta-feira, após interceptar as ligações do telefone celular do traficante, a Dise conseguiu apreender 1 kg de cocaína pura que ele pretendia distribuir na cidade. Foram presos em flagrante E.S.T., 29 anos, que transportou a droga de São José para Caraguá, V.A.P, 22 anos, e o menor M.J.A., de 17, que receberiam a encomenda.
O delegado disse ainda que também foi pedida a prisão preventiva da mulher de 'Tom', J.P.F, 24 anos, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e furto de pulso telefônico. Segundo Pereira de Castro, J.P.F. mantinha em sua casa uma central telefônica clandestina onde eram feitas as negociações de compra, venda e distribuição da droga.
PCC- O delegado disse ainda que 'Tom', que pertence ao PCC (Primeiro Comando da Capital), coordenava a venda de drogas em nove bairros da cidade, entre eles centro, Poiares, Indaiá, Tinga e Olaria. Com a descoberta do esquema comandado pelo traficante, a polícia acredita que 50% do mercado de drogas será prejudicado no município.
Pereira de Castro disse que pediu a preventiva de 'Tom' porque ele tem uma audiência amanhã na qual poderia ser colocado em liberdade. A reportagem não conseguiu contatos com a família e com o advogado do acusado. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá entrega novo lar provisório para moradores de rua nesta terça-feira
A Prefeitura de Caraguá entrega nesta terça-feira 6, o novo abrigo provisório para moradores de rua. A entidade Vida Nova, foi escolhida na última semana, pelo Conselho Municipal de Assistência Social para a administração deste centro de recuperação, denominado Recanto Santa Mônica

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social, finalizou na última semana os estudos para a escolha da entidade que administrará o novo abrigo para moradores de rua (mendigos). A instituição escolhida foi a “Casa de Recuperação Vida Nova”, a qual passará a administrar a fazenda alugada pela prefeitura para a recuperação dos moradores de rua, a partir desta terça-feira 6. Esta será uma continuidade do trabalho realizado pelo Lar Cinzel, que encerra nesta semana a administração do lar transitório, que até então ficava localizado no bairro Tinga.
Segundo explicou o prefeito José Pereira de Aguilar, “é importante explicar à sociedade, que a vontade da administração não é tirar os mendigos da região central somente para deixar a cidade bonita para a temporada, e sim, buscar soluções para recuperar estes indivíduos, que têm famílias e encontram-se neste estado de abandono por problemas pessoais que não nos cabe julgar. É o momento de estendermos nossas mãos, exercitando nossa cidadania”, disse.
O novo espaço foi locado e adaptado pela Prefeitura de Caraguá, pelo valor de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais), e será administrado pela entidade filantrópica Vida Nova, com valor total (incluindo a locação da fazenda) de R$ 16.800 (dezesseis mil e oitocentos reais). Segundo a Secretária de Assistência Social, Antonia Decanini Marcelino, duas entidades enviaram projetos para a administração deste espaço de recuperação. “O Conselho de Assistência Social avaliou e escolheu a melhor proposta”, explicou.
O novo local, que substituirá o Lar Cinzel, (no bairro Tinga, região central), fica na estrada do Pirassununga, a cerca de 23km do Centro da cidade. Trata-se de uma fazenda com 16,5 alqueires com muitas espécies de plantas e árvores frutíferas, entre elas 4 mil bananeiras, 400 pés de acerola, 1.200 coqueiros, além de um açude com peixes . “Creio que este é o lugar ideal para a recuperação dos mendigos, que em sua grande maioria, apresenta problemas de alcoolismo, conseqüentes de fatores pessoais, psicológicos e sociais”, disse o prefeito Aguilar, completando que, a entidade contará com profissionais técnicos na área de Assistência Social, Psicologia, Saúde, além do setor administrativo. A Secretária de Assistência Social explicou ainda que está sendo realizado um levantamento com relação aos moradores de ruas, “muitas pessoas que encontram-se nesta situação já tiveram profissão e em alguma circunstância da vida, tiveram problemas que não conseguiram solucionar, e com isso a principal conseqüência é a bebida alcoólica, drogas e o distanciamento das famílias, por vergonha, pelo sentimento de fracasso, entre outras razões”, disse Antonia Marcelino.
A nova instituição receberá os moradores de rua, a partir desta terça-feira 6, quando o espaço terá uma inauguração simbólica, ocasião em que será oferecido um almoço ao público presente, a partir das 12h.
Um fator importante, é que dos funcionários contratados para trabalhar no Recanto Santa Mônica – (nome da fazenda locada), seis são moradores do Pegorelli. Para isso a Prefeitura de Caraguá realizou durante o mês de novembro todas as adequações necessárias, para a viabilização de dois alojamentos, sendo um masculino e um feminino, ambos com cinco quartos. Cada dormitório abrigará quatro pessoas, totalizando um atendimento a 40 moradores a serem recuperados e devolvidos à sociedade.
A triagem dos mendigos se faz necessária pela Assistência Social porque grande parte destes moradores de rua não são da cidade. “Queremos recuperar os nossos munícipes, que atualmente estão em torno de 20, e encontram-se nesta situação. Por isso localizaremos as famílias dos mendigos que não são daqui, e levaremos essas pessoas de volta à sua cidade, e seus familiares”, disse a Secretária de Assistência Social.
Para o prefeito Aguilar, esta nova parceria para a recuperação de moradores de rua é mais uma demonstração do perfil da Administração Municipal que visa humanizar o trabalho da Prefeitura e resgatar valores perdidos. “Precisamos nos mobilizar para tentar ajudar o cidadão que está nas ruas. Não se pode acertar sempre, mas temos que dar o primeiro passo neste sentido, para cumprir nosso papel social, devolvendo a dignidade e o direito ao convívio familiar aos moradores de rua”, finalizou.
O descerramento da placa que marca a abertura do lar transitório será nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, às 12h. (Fonte: PMC)

“Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele”
Caraguá irá promover no dia 10 de dezembro a “Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele”, em três unidades de saúde, com todos os dermatologistas e auxiliares, da rede, atendendo moradores e turistas.

Caraguatatuba - Com o objetivo de prevenir e detectar o câncer de pele, antes do verão de 2005, a Secretaria Municipal de Caraguatatuba está organizando um evento para o dia 10 de dezembro: a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, que será realizada das 9 às 16 horas.
Neste dia, dermatologistas da rede e equipes de enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo estarão atendendo a população, em sistema de mutirão, em três unidades de saúde.
O objetivo da campanha é diagnosticar precocemente o câncer de pele, viabilizando o tratamento com especialistas. Em caso afirmativo, o paciente é encaminhado para tratamento com especialistas.
A Campanha acontecerá nas Unidades Básicas de Sáude do Porto Novo, Tinga e Centro de Especialidades, no centro. A cordenadora da Campanha é a Dra. Maria Inês Bortoliero, dermatologista da rede pública de Caraguatatuba.
O evento conta com o apoio das Farmácias de Manipulação Fharmadinâmica, FarmaPró e Geomater, de Caraguá.
Devem fazer o exame preventivo especialmente aqueles com características de risco:
- pele clara que não consegue se bronzear;
- muitas pintas pelo corpo;
- cabelos e olhos claros;
- familiares que tiveram câncer da pele;
- sofreu queimaduras solares;
- sardas no rosto e ombros;
- ferida na pele que não cicatriza;
- pinta que está crescendo;
- já teve câncer da pele. (Fonte: PMC)

Médicos são preparados para a criação de uma Comissão de Ética
Poderão participar da comissão, médicos da rede pública e particular.

Caraguatatuba - Médicos de Caraguá preparam-se para a criação de uma Comissão de Ética Médica, com objetivo de atender a determinação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).
O assunto foi tema da última reunião entre o Conselho Regional e a Secretaria Municipal de Saúde, dias 18 e 19, em Caraguá que contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Olegário Alves dos Santos.
No encontro realizado no Ceprolin, foi iniciada a discussão sobre a criação da Comissão no município e oferecido um curso preparatório aos médicos participantes. Estiveram presentes em torno de 18 médicos. O (CREMESP) foi representado pelos Delegados Regionais de São José dos Campos e Taubaté, Dr. Augusto Celso Buarque H. Brandão e Dr. Álvaro de Faria Pereira.
Segundo o secretário de Saúde, poderão participar da Comissão, médicos particulares e não apenas da rede pública. De acordo com o Dr. Olegário, existe o interesse por parte dos médicos em criar a comissão e a Secretaria Municipal está apoiando a iniciativa. “É importante a discussão entre os médicos, acho que isso vai melhorar ainda mais o nível profissional dos nossos profissionais. Apoiamos a iniciativa, principalmente porque o coordenador das reuniões em Caraguá é o Dr. Alexandre Andrechuck, um profissional capaz, uma pessoa correta e da nossa confiança. O Dr. Alexandre é de uma ética ilibada”. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá notifica imóveis sem ligação à rede de esgoto
Proprietários de imóveis do Indaiá e Aruan, ainda não conectados ao sistema de esgoto sanitário da rede pública, serão notificados pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da Prefeitura é a despoluição das praias e rios na região

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Sabesp estão vistoriando e notificando imóveis dos bairros Indaiá e Aruan, ainda não conectados à rede de esgoto. O objetivo é regularizar as ligações no sistema de esgoto sanitário da rede pública, evitando o despejo de esgotos nas galerias, córregos e valas.
O trabalho começou no dia 12 de novembro e será intensificado nos meses de dezembro e janeiro, para que os veranistas também sejam comunicados. Um funcionário da Vigilância Sanitária e um da Sabesp estarão visitando todas as residências ilegais.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Olegário Alves dos Santos, até agora foram notificados 110 imóveis. Outros 127 domicílios estavam sem a presença de moradores no momento da visita.
O secretário informou que os proprietários não localizados deverão ser notificados, por meio de indicação do setor de Cadastro da Prefeitura, sendo informados Correio. “Os dados levantados indicam que existem em torno de mil imóveis ilegais, ou seja, ainda não conectados à rede coletora de esgoto. Este trabalho vai continuar nos finais de semana até que todas as residências estejam regularizadas”, disse.
O prazo para a regularização é de 30 dias, a contar do recebimento da notificação; o não-cumprimento acarretará em medidas administrativas estabelecidas pelas leis vigentes.
De acordo com o decreto 12342/78 do Código Sanitário, em seu artigo 9, parágrafo 1: onde houver redes públicas de água e esgoto em condições de atendimento, as edificações novas ou já existentes deverão ser obrigatoriamente a elas ligadas e por elas respectivamente abastecidas ou esgotadas.
Já no Artigo 43, parágrafo único da Lei Municipal 1144-80, os proprietários de imóveis localizados em vias públicas dotadas de rede coletora de rede sanitária, deverão providenciar a sua ligação à referida rede. (Fonte: PMC)

Ciências Contábeis promove 1º Seminário de Ética, Responsabilidade Social e Fiscalização na Administração Pública

Caraguatatuba - O 1º Seminário de Ética, Responsabilidade Social e Fiscalização na Administração Pública, que aconteceu na semana passada, em Caraguá, surgiu de um projeto elaborado pelos alunos do 4º ano do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Módulo, com responsabilidade acadêmica da Coordenação.
O evento colocou em prática o conhecimento adquirido nos quatro anos de faculdade, com responsabilidade, envolvendo o maior número de alunos na busca pela prática da ética na gestão pública e fiscalização e conscientizando a sociedade sobre a necessidade da participação da comunidade nos aspectos da vida pública, despertando o exercício da vida pública.
No primeiro dia do evento, dia 24 de novembro, a palestra do presidente da ONG Olho Vivo, João Lúcio, agradou a platéia falando sobre a atuação da ONG junto ao poder público,o trabalho em parceria com a Promotoria da Cidadania, com objetivo de detectar falhas nas ações dos poderes públicos municipais visando levar ao conhecimento da população o desenvolvimento dos trabalhos de tais poderes e, se necessário, cobrando dos gestores públicos uma transparência maior de suas ações.
O 1º Promotor Público Curador da Cidadania de Caraguatatuba, Dr. Moacyr W.C. Assumpção, também proferiu palestra neste dia, mostrando aos presentes sobre como a promotoria atua, suas limitações e possibilidades e demonstrou tratar-se de um serviço público que a população deve procurar sempre que entender que os poderes públicos do município não estão agindo em prol do povo ou desvirtuando-se dos propósitos para os quais foram eleitos.
No segundo dia, a palestra da presidente da ONG “Amarribo”, Lizete Verillo, relatou sobre como as descobertas de ações indevidas levou à cassação do então prefeito de Ribeirão Bonito, através de uma fiscalização apropriada da auditoria.
O auditor da DBO-Trevisan (Mauro de Almeida Ambrósio) falou sobre o trabalho que o auditor pode e deve desenvolver na fiscalização das ações dos poderes públicos. Enfatizou ainda que o auditor contábil é o único profissional capaz de realizar tal trabalho, pois sua formação acadêmica contempla estudos aprofundados dessa natureza. Falou, ainda, sobre como os relatórios da auditoria se prestam a subsidiar o poder judiciário para os julgamentos e decisões em questões levantadas pelos promotores da cidadania em cada município, relacionadas com a gestão pública. Enfatizou que sobre os auditores recai uma grande responsabilidade quanto à fiscalização das ações dos gestores da coisa pública e que esses auditores não podem ficar à margem dos acontecimentos, sob pena de que tal omissão de serviço “possibilite” a continuidade de malservação dos recursos do erário porventura ocorrida. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Marinha vai intensificar fiscalização durante a temporada de navios em Ilhabela

Ilhabela - A Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião vai intensificar a fiscalização durante o período em que os navios de cruzeiros estiverem atracados no píer da Vila, em Ilhabela. De acordo com nota enviada pelo 2º tenente, Roberto Braz Ferreira, as embarcações de esporte e recreio, de turismo e barcos pesqueiros devem se manter afastadas a uma distância de, no mínimo, 500 metros, e manter velocidade abaixo de 5 nós (9,26 km/h), em torno dos navios. De acordo com a Marinha, o não cumprimento dessa norma vai implicar em notificação e multa de até R$ 1,6 mil, conforme está previsto na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. O objetivo é garantir a segurança da navegação e, principalmente, a salvaguarda da vida humana no mar. A Marinha cita como exemplo a vida dos passageiros que desembarcam dos navios de turismo para passear em Ilhabela. Temporada de Navios - O próximo navio previsto para atracar em Ilhabela é o Costa Romântica, no dia 16 dezembro. Já estão agendadas para a temporada 32 escalas, com as quais se aguarda cerca de 72 mil turistas, entre passageiros e tripulantes. Serão três companhias operando em Ilhabela durante o verão: a Costa Cruzeiros, que traz o Costa Victoria e o novo Costa Romântica; a Island Cruiser, que traz o já conhecido Island Escape e a novidade Island Star; e também a companhia MSC Cruzeiros, com o MSC Armonia e MSC Melody, com roteiros internacionais. A expectativa do secretário municipal de Turismo, Ricardo Fazzini Dias, é que a temporada de navios colabore para o aumento de emprego e renda na cidade. "A nossa expectativa é que a temporada de navios de cruzeiros 2005/2006 movimente na cidade algo entre 7 e 8 milhões de reais", afirma. (Fonte: Imprensa Livre)

Em menos de quinze dias, Nossa Caixa volta a ser alvo de ladrões
“Falta de segurança já fez a agência ser ‘freguês’ dos bandidos”, diz funcionário

Ilhabela - Em menos de quinze dias a agência da Nossa Caixa da cidade voltou a ser alvo de ladrões, que a invadiram neste final de semana, duas semanas depois do arrombamento registrado no mês passado. Desta vez os invasores não conseguiram levar dinheiro, mas vasculharam tudo, à procura de objetos valiosos.
Como da outra vez, os ladrões entraram pelo teto que, segundo funcionários que preferem não se identificar, conta apenas com um forro e tem acesso por uma escada, “que qualquer criança sobe”, disseram.
Para os funcionários, a falta de segurança já fez o banco virar “freguês” dos bandidos. A insegurança do local, uma casa antiga, já foi levantada, inclusive pela polícia, nas ocasiões anteriores, quando a agência sofreu três roubos seguidos nos dois últimos anos.
Vulnerável - De lá para cá o banco instalou algumas melhorias, como porta com detector de metais e câmaras de vigilância. Porém, a agência continua sem alarme e reforço no prédio, deixando-a ainda vulnerável à ação de criminosos.
A insegurança é tanta que a polícia suspeita que desta vez a invasão foi feita por adolescentes, tamanha a facilidade em se entrar no prédio. Os cofres não chegaram a sofrer arrombamentos, como na oportunidade anterior, quando mais de R$ 20 mil foram furtados de vários cofres e caixas eletrônicos, abertos com maçarico.
O caso deste final de semana foi registrado como tentativa de furto. Ontem a agência funcionou normalmente.
Banco estuda mudar de imóvel - A Nossa Caixa estuda mudança de imóvel depois da invasão do final de semana. É o que informa a assessoria de imprensa do banco.
Segundo comunicado do setor, “a unidade de Ilhabela possui todos os requisitos de segurança necessários para atender a Polícia Federal, inclusive com o alarme diurno em caso de ocorrência.
Foram instalados também porta detectora de metais e CFTV. Estamos licitando o alarme noturno e aguardando definição da linha de transmissão a ser adotada pelo banco, que está procurando um outro imóvel para remanejamento da unidade. A partir desta última ocorrência iremos implantar vigilante noturno até que se conclua a licitação do alarme noturno”.
A reportagem entrou em contato com a sede da Delegacia da Polícia Federal em São Sebastião, para saber se setor faz fiscalização nos bancos, com o objetivo de ver se a norma está sendo acatada, mas não conseguiu obter informações com a autoridade, que não estava no setor, pois se encontrava em uma missão. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Deputado é acusado de negociar vagas

São Sebastião - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião quer que o Ministério Público e o Ministério do Trabalho apurem possível intermediação do deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) na contratação de funcionários pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e de empresas terceirizadas pelo governo do Estado.
Segundo o presidente da OAB local, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, um morador procurou a entidade para denunciar que as contratações feitas pela Dersa e suas empresas terceirizadas em São Sebastião estariam sendo intermediadas pelo escritório político do deputado, que pertence à base governista, no município.
Prado disse que o morador esteve no escritório da Dersa em busca de emprego na travessia da balsa e lá teria sido orientado a procurar o escritório do deputado. Segundo Prado, o candidato à vaga decidiu então levar a denúncia à OAB por discordar do procedimento.
"Entendemos que o procedimento é ilegal e imoral, por isso, solicitamos ao MP que apure a denúncia e tome as providências cabíveis", disse Prado. Segundo ele, foi colhido um termo de declaração do morador, com as suas denúncias e encaminhado ao MP para apuração.
A Dersa negou ontem que esteja contratando pessoas em São Sebastião e informou que, caso o preenchimento de vagas por indicação do deputado esteja ocorrendo em suas empresas terceirizadas, a empresa não tem nenhuma responsabilidade por tratar-se de empresa particular.
O deputado também negou qualquer intermediação na contratação de pessoas na Dersa ou nas empresas terceirizadas pela Secretaria dos Transportes (leia texto abaixo).
A empresa Op Mariner, contratada pelo Estado para os serviços de travessia de balsa em São Sebastião, também negou ontem que as vagas sejam preenchidas por intermediação do deputado.
Em nota oficial, a empresa assegura que as contratações obedecem critérios técnicos e que procura dar preferência a profissionais da região.
O deputado Carlinhos de Almeida (PT), da bancada oposicionista, disse ontem que a OAB agiu corretamente ao pedir a apuração da denúncia pelo MP. Segundo ele, a Dersa ou as empresas terceirizadas pelo governo do Estado devem seguir critérios técnicos e nunca políticos na admissão de pessoal. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Petebista nega interferência em contratações

São Sebastião - O deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) informou ontem, por meio de sua assessoria, que 'nunca intermediou qualquer emprego na Dersa ou nas empresas terceirizadas pelo governo do Estado'.
Segundo Bueno, a denúncia encaminhada à OAB local é 'descabida' e 'sem qualquer fundamento'. Ele admitiu que muitas pessoas procuram seu escritório para reivindicações e até apresentação de currículos.
O deputado reconhece que tem fortes ligações com a Dersa por atuar, como parlamentar, na área de transportes.
Bueno tem sua principal base em Santos (SP), mas mantém escritório político em São Sebastião e Caraguatatuba. Ele cumpre o primeiro mandato. (Fonte: ValeParaibano)

Festa de encerramento dos projetos sociais emociona público no Teatro

São Sebastião - A festa de encerramento dos projetos sociais da Prefeitura de São Sebastião emocionou o público, no último final de semana, no Teatro Municipal. Na noite de sábado (3/12), um show de dança, música e manifestações culturais tradicionais das crianças dos projetos Cidadão Criança, do Bairro de São Francisco, e Arteiro e Garoçá, ambos da Enseada.
Já no domingo (4/12) foi a vez dos alunos do Projeto Viração, da Topolândia, Morro da Olaria e Itatinga. Cerca de 600 pessoas assistiram as apresentações nos dois dias de evento.
A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, fez a abertura do evento e destacou a dedicação dos monitores de cada programa. No Bairro de São Francisco, a Prefeitura mantém o Projeto Cidadão Criança, que conta com cerca de 100 alunos, divididos em dois períodos. Nele, as crianças praticam esportes e ao mesmo tempo reforçam o aprendizado.
O Projeto Arteiro é voltado aos adolescentes. O programa oferece aulas de marcenaria e reciclagem de materiais para 30 jovens. A sede do projeto é no mesmo local do Projeto Garoçá, na Enseada, o qual atende aproximadamente 100 alunos. As atividades oferecidas são capoeira, dança, reforço escolar, xadrez, música, judô e recreação. Atendendo alunos dos bairros da Topolândia, Itatinga, Morro da Olaria e Topovaradouro, o Projeto Viração, no Topo, tem mais de 240 de alunos.
Uma das metas para 2006 é retomar o antigo projeto Jovem Viveirista, que oferecia noções de jardinagem para adolescentes. Pelo menos 30 jovens devem integrar o programa inicialmente.
Ao todo, mais de 480 crianças estão sendo atendidas pelos projetos sociais da Prefeitura de São Sebastião, que tem o objetivo de proporcionar atividades paralelas ao período escolar, dando acesso à cultura e ao esporte, além da complementação educacional. (Fonte: PMSS)

Câmara vota emendas ao projeto de lei que estima a receita e fixa as despesas para 2006

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vota hoje, 6, cerca de 16 emendas ao projeto de lei 57/05, de autoria do Executivo, que estima a receita e fixa as despesas para o exercício de 2.006. O parecer em relação as emendas apresentadas ao orçamento do próximo ano também será votado.
Os vereadores devem votar, ainda mais nove projetos de lei: o que estabelece o plano plurianual do município para o período de 2006 a 2009; o que obriga os estabelecimentos bancários a montar guarda-volumes às disposição dos usuários; o que altera um artigo da lei 1.723/04, referente a remissão de débito tributário; os que declaram de utilidade pública a Associação Terapêutica Vida Nova e o Programa Assistência ao Menor Carente, o Pamca; e os que concedem título de cidadão sebastianense. Além disso, eles também votam três moções de aplausos e reconhecimento.
Aproximadamente oito projetos serão apresentados ao plenário. São eles: o que revoga a alínea ‘c’ e dá nova redação ao parágrafo 4º, do artigo 16, da lei 1.077/95; o que autoriza a Prefeitura a celebrar convênios com as Faculdades Integradas Módulo; o que permite a administração a fixar e cobrar pela ocupação do espaço de solo em áreas públicas pelo sistema de posteamento de rede de energia elétrica e de iluminação pública, de propriedade da concessionária, a EBE (Empresa Bandeirante de Energia); o que destina recursos públicos ao Hospital de Clínicas, na forma de subvenção social, para o pagamento do 13º salário de seus funcionários; o que cria o artigo 204-a e altera os itens 2 e da tabela VI, da lei 1.317/98 (Código Tributário); o que revoga os artigos 7º da lei complementar 06/2001, referente a lei complementar 41/2003; o que cria a seção V, isenção, no capítulo IV, que trata da taxa de fiscalização de ocupação e de permanência em áreas e vias e logradouros públicos; e o que institui a honraria esportiva a funcionários públicos com destaque nas olimpíadas do servidor.
Os vereadores também tomam conhecimento do veto total em relação ao projeto de lei que obriga os veículos utilizados pela administração, por meio de contrato, a serem registrados na cidade, e de uma moção de aplausos e reconhecimento destinada aos integrantes da Congada São Benedito do bairro de São Francisco.
Cerca de 70 indicações serão lidas e pouco mais de 12 requerimentos apreciados e votados.
A pauta, entretanto, pode sofrer mudanças até o início da sessão. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Maresias ganha Praça Internacional do Surfe e centro de treinamento para surfistas

São Sebastião - A badalada praia de Maresias, um dos pólos turísticos da Costa Sul de São Sebastião, está de cada nova com a inauguração da Praça Internacional do Surfe que, entre outras atrações, conta com um Centro de Treinamento e Formação de Atletas, da empresa Billabong. Na última sexta-feira, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, fez a entrega oficial da obra, realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Além dele, também participaram da cerimônia, na noite de sexta-feira, vereadores, os secretários municipais Anthero Ventura (Esporte) e Thales Carlini (Obras e Planejamento), o deputado estadual Arnaldo Jardim, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Maurício Stainof, o presidente da Somar (Sociedade Amigos de Maresias), Aldo Amadei, e o representante do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), Douglas Leandrini.
Iniciada em abril deste ano, a obra custou aproximadamente R$ 538 mil, com recursos do Estado e do Município. A praça passou por uma grande reformulação e ganhou: pista de skate, pódio em forma de prancha de surf, espaço para um Centro de Informações Turísticas, bancos, sanitários, entre outras benfeitorias, atendendo inclusive as exigências da Lei de Acessibilidade, com vagas de estacionamentos e rampas de acesso aos portadores de necessidades especiais.
A nova praça recebeu o nome de Benedito João Tavares, um dos moradores mais antigos do bairro. Com apoio da Sociedade Amigos de Maresias e da empresa Billabong, a praça abriga espaço para artesãos, Centro de Informações Turísticas e o Centro de Treinamento e Formação de Atletas do Município, nas modalidades skate e surf. O projeto do skate receberá o nome de “Bom no skate, bom na escola”.
Durante a inauguração houve show de rock e performance de skatistas, além de homenagens aos surfistas da cidade. O prefeito recebeu o título “Prefeito Amigo do Surfe”, da empresa Billabong.
Dr. Juan Garcia ressaltou o grande número de obras realizadas no bairro e novos projetos. “Já calçamos ruas, melhoramos a escola. Em 2006 vamos pavimentar mais ruas, levar iluminação. Quanto à Praça Internacional do Surfe, é o cartão de visita de Maresias, o único espaço público voltado ao mar no bairro. Estávamos quase perdendo a verba, pura e simplesmente por falta de documentos não enviados pela antiga administração. A praça está de cara nova e movimentará o bairro”. (Fonte: PMSS)

São Sebastião precisa de doações de leite

São Sebastião - O Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno), órgão mantido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Sebastião, está precisando de doações de leite materno e de vidros vazios de maionese, para o banco de leite que atualmente abastece as cidades de São Sebastião, Caraguá, Ilhabela e Ubatuba. Segundo o Ciama, todas as mães que possuam leite em excesso podem fazer doações, basta entrar em contato com a entidade pelo telefone 3892-5381. O Ciama também faz programas de controle de peso e oferece palestras educativas às mães e gestantes. O Ciama fica na rua Armando Sales de Oliveira, 251, Centro. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Ubatuba discute relatório de CPI

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba deve apreciar hoje o relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apurou o desvio de cerca de R$ 700 mil dos cofres municipais. A votação do texto, no entanto, deve ser novamente adiada, segundo o presidente da comissão, vereador Ricardo Cortes (PV). A maioria dos vereadores não concorda com a inclusão dos nomes do ex-prefeito Paulo Ramos (PFL) e de Eduardo César (PL). O texto apontou possível prevaricação dos dois políticos por supostamente não fiscalizarem e impedirem a fraude. A CPI responsabilizou o ex-servidor Alvelino Almeida da Cruz Jr., sua irmã Adriana e sua namorada Carolina pela fraude. (Fonte: ValeParaibano)

PM encontra corpo de jovem em Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Militar de Ubatuba encontrou anteontem no bairro Araribá o corpo de um homem sem identificação baleado com dois tiros. Segundo a polícia, trata-se de um homem jovem de 1,70m de altura, trajando blusa preta de moleton e calça jeans, com os cabelos curtos e descoloridos. Ele apresentava ferimentos por arma de fogo no tórax e na barriga. O local onde o corpo foi encontrado, às 21h20, é uma região para caça de rãs, que fica numa travessa da Estrada do Araribá, próximo à praia de Maranduba, no caminho para Caraguatatuba. A Polícia Civil de Ubatuba abriu inquérito para apurar a identidade do homem assassinado. (Fonte: ValeParaibano)

Bairro de Ubatuba recebe pavimentação

Ubatuba - O bairro do Estufa 2, em Ubatuba, começa a ganhar um novo cenário. Algumas das principais ruas do local estão sendo asfaltadas e as obras de drenagem realizadas no bairro devem reduzir os problemas enfrentados pela comunidade. Segundo a prefeitura, a pavimentação vai beneficiar um total de 9.300 metros quadrados, no trecho que engloba a praça Maracanã, avenida São Paulo, rua Jabaquara e rua Santa Cruz, até a rua Fluminense. A obra deverá ser concluída em maio de 2006. A obra de drenagem é executada pela prefeitura por meio de um convênio com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). (Fonte: ValeParaibano)

Escola Tancredo Neves conquista título nos Jogos Escolares de Ubatuba

Ubatuba - A Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, foi a grande campeã dos 23º Jogos Escolares de Ubatuba. Com um total de 169 pontos, a escola da Av. Rio Grande do Sul teve grande destaque nos esportes coletivos, onde somou 53 pontos (contra 25 da vice campeã).
A diretora da escola, Rose Barboza Marangoni, recebeu o troféu de campeã das mãos da secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite.
A Escola Dr. Esteves da Silva ficou na segunda posição com 162 pontos, enquanto o colégio Dominique, com 111, ficou em terceiro. Os troféus foram entregues nesta segunda-feira, em cerimônia realizada no Ginásio de Esportes Tubão. Confira a lista das 10 melhores escolas dos 23º Jogos Escolares de Ubatuba: 1º - EM Tancredo Neves; 2º - EE Dr. Esteves da Silva; 3º - Colégio Dominique; 4º - EE Cap. Deolindo de Oliveira Santos; 5º - Colégio Objetivo; 6º Escola Arco Íris 7º - EE Dionísia Bueno Veloso; 8º - EE Aurelina Ferreira; 9º EE Idalina Graça; 10º - Colégio Taba.
Começam os Joguinhos - A terceira edição dos Joguinhos Escolares de Ubatuba começou nesta segunda-feira, 5.
No período da manhã as escolas participaram da cerimônia de abertura, com desfile, juramento do atleta e acendimento da Pira Olímpica, no Ginásio de Esportes Tubão.
Á tarde, as crianças participaram de provas de atletismo, no Estádio Municipal. Os Joguinhos Escolares prosseguem nesta terça-feira, com o início do futebol society e da queimada. (Fonte: PMU)

SAPO-UBA faz plantão para informações sobre o Câncer

Ubatuba - No próximo dia 9, sexta-feira, das 10 às 17 horas, no Calçadão do Centro, a ONG SAPO-UBA - Sociedade de Apoio ao Paciente Oncológico de Ubatuba, fará plantão para prestar esclarecimentos sobre a doença e sobre a entidade.
Desta vez, em parceria com a Secretaria de Saúde de Ubatuba, integrada à Campanha Nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Prevenção ao Câncer de Pele 2005, contará com o apoio da médica dermatologista, Drª
Marina Midori, que passará todo o tempo dando informações sobre o câncer de pele.
Segundo a dermatologista o sol é imprescindível para o desenvolvimento de todos os seres vivos, sendo fonte de energia, bem-estar e saúde, porém, a exposição excessiva pode acarretar diversas alterações cumulativas e progressivas na pele que poderão desencadear até um câncer de pele: “Como a incidência dos raios solares está cada vez mais agressiva, recomenda-se todo tipo de medidas de proteção para evitar-se exposição excessiva”, explicou.
Veja os cuidados recomendados pela doutora Marina para a prevenção do câncer de pele:
- Uso de protetores solares com FPS mínimo de 15, com reaplicações freqüentes, até de 2/2 horas, conforme banhos de mar ou transpiração.
- Dar preferência aos protetores cuja embalagem conste proteção para UVB e UVA (muitos só filtram UVB)
- Uso de chapéus e camisetas nos horários mais críticos
- Evitar exposição no intervalo das 10 às 16h(horário de verão) devido pico de intensidade da radiação UVB.
- Crianças devem usar protetor solar a partir dos 6 meses de idade.
- Existem protetores solares apropriados para uso infantil cuja fórmula é diferente das formulações para adultos,sendo altamente protetora e menos alergizante.(só não são muito usadas por adultos devido o aspecto mais opaco,sendo portanto,por um motivo mais cosmético)
- As barracas na praia devem ser de algodão ou lona,que absorvem 50% da radiação UV. Já as de nylon,deixam passar 95% da radiação UV.
Direito e Cidadania - A SAPO-UBA vai prestar também outros esclarecimentos sobre como a lei pode amparar os pacientes e seus familiares desde o diagnóstico até sua reintegração à comunidade, com melhor qualidade de vida. (Fonte: PMU)

Secretaria Esporte entrega prêmios aos melhores de 2005

Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer, da Prefeitura de Ubatuba, promoveu na sexta-feira, 2, a entrega do troféu aos melhores esportistas do ano, nas modalidades desenvolvidas pela Secretaria, durante a “Festa do Esporte 2005”, no Ubatuba Tênis Clube. A escolha não foi apenas por resultados obtidos, mas pelo conjunto, que envolveu assiduidade, acompanhamento das aulas e relacionamento com colegas, entre outros quesitos. O evento contou com a presença de familiares dos atletas, patrocinadores das equipes e amigos do esporte de Ubatuba.
Antes da entrega dos prêmios, o Secretário de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr. promoveu uma breve apresentação sobre o desempenho de sua pasta em 2005. Após a entrega dos troféus, o prefeito Eduardo Cesar fez uso da palavra e animou muito os amantes do esporte com sua fala. “Sou um dos maiores entusiastas do esporte e os resultados obtidos com o pouco que o esporte tem à disposição é uma grande façanha. Espero, nos próximos três anos, inaugurar pelo menos três piscinas, uma em cada região da cidade”, prometeu o prefeito. “Pretendo também iniciar a construção de novos centros de esporte, em alguns bairros da cidade, criando assim condições para a candidatura de Ubatuba como sede dos Jogos Regionais”, concluiu.
Receberam troféu os atletas Victor Siqueira e Luisa Vilas Boas Siqueira (vôlei) Murilo de Barros Passos e Larissa Galhardo (basquete f) Felipe Atili Costilhas e Camila Montini de Farias (natação f), Wiggoly Dantas – representado por sua irmã, a tambem surfista Suelen Naraísa(surfe m), Clodoaldo Silveira Tavares e Isabel Rodarte dos Reis (melhor idade)
Os atletas Antonio Alexandre, Meire Elen Pereira (futebol) e Leila Eustáquio (surfe feminino), não puderam comparecer e receberão seus troféus em outra oportunidade. (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba fecha o ano com mais uma conquista
Equipe da Prefeitura conquista o 9º Circuito Ubatuba de Águas Abertas

Ubatuba - A equipe da Prefeitura de Ubatuba confirmou o favoritismo e sagrou-se campeã do 9º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, ao vencer a quarta etapa da competição, disputada no domingo, 4, na praia do Lázaro. A competição reuniu mais de 200 atletas do estado, em uma manhã ensolarada, onde as águas calmas da praia do Lázaro colaboraram para que o evento fosse um sucesso.
A etapa recebeu o nome do professor Márcio Ângelo Soares da Silva, em uma homenagem ao professor da academia Winner/Swim América, falecido no mês de outubro, um dia após a prova do Perequê-Açu. Antes da prova foi feita uma homenagem, que emocionou a todos os presentes. Uma faixa, colocada no palco e um cartaz com sua foto também fizeram parte da homenagem.
Em seguida começaram as provas de 250, 500, 1000 e 3000 metros, onde cada atleta buscava melhorar sua posição no ranking final. Após a prova aconteceram as premiações da etapa e do Circuito. O secretário Bittencourt Jr. parabenizou os envolvidos na realização da competição.“Para mim o Circuito de Águas Abertas foi o maior desafio que a Secretaria enfrentou em 2005. Muitos atletas, muitas pessoas envolvidas na organização, mas chegamos até o fim, graças ao esforço de todos. Agradeço a todos, são todos vencedores”, afirmou.
O ranking final com resultados de todos os atletas deve ser divulgado até o fim da semana.
A etapa teve a vitória da equipe da Prefeitura de Ubatuba, com a Winner/Swim América em segundo e a equipe do Atleta Cidadão em terceiro. O ranking final teve 1º - Prefeitura de Ubatuba, 3000 pts; 2º - Winner/Swim América / S.J.C 2580 pts; 3º - Víctor / Taubaté 2070 pts; 4º - RH+ /Ubatuba 1856 pts; 5º - Aquatic Baroni / Jacareí 1813 pts. (Fonte: PMU)

Fundart promove oficina sobre Perspectiva no Desenho

Ubatuba - O arquiteto francês François Guérin realizará, em Ubatuba, no próximo dia 10, um workshop voltado para arquitetos, artistas plásticos, decoradores, designers e pintores artísticos. O tema da oficina é “A Perspectiva no Desenho” e tem como objetivo apresentar o uso da perspectiva de forma prática, com um método simples. A parte teórica da oficina acontecerá no Casarão do Porto, a partir das 10 horas. A prática será treinada na nova Praça das Artes, em frente à Câmara Municipal, aproveitando o dia de sua inauguração. Esse trabalho é mais uma iniciativa do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart e já foi apresentado também no último dia 19, em Paraty, fazendo parte da programação do Festival de Artes Plásticas de Paraty 2005.
A importância da perspectiva no desenho - A perspectiva é uma ciência aplicada ao desenho para representar objetos tridimensionais num plano bidimensional, baseado num conjunto de leis e métodos fundados na geometria.
François explica que o desenho é um meio de expressão que acompanha a vida das pessoas desde a infância. Com o tempo e à medida que se adquire conhecimentos, o traço se afina passando por várias etapas, até que a representação dos objetos se aproxima da realidade. Neste processo, aprendem-se as noções básicas de desenho em cursos de geometria e arte durante a formação escolar. “Agora, nessa oficina, trataremos das leis da perspectiva, permitindo uma compreensão melhor da realidade visual. Serão vistas, preliminarmente, explicações de conceitos fundamentais para um bom entendimento do tema. Observação e percepção corretas ajudam na elaboração de um desenho bem construído”.
A evolução da perspectiva - Na Antiguidade, as pessoas tinham a noção de perspectiva, mas ignoravam as regras cientificas.O encontro da Arte e da Ciência na Itália do Século XV (Renascimento) é o momento do conhecimento e divulgação da perspectiva. Em 1443, o arquiteto Leon Battista Alberti elaborou uma teoria da perspectiva baseada no conceito de raio luminoso, ou cone visual. Esse conceito é a base da construção legítima. Em 1500, Leonardo Da Vinci se interessou pela perspectiva, utilizando uma construção geométrica, chamada método de pavimentação na representação do piso.
Em 1525, o alemão Albrecht Dürer elaborou uma teoria das representações, chegando a idéia de projeção. De fato, a perspectiva é uma projeção cônica num plano vertical do objeto visto pelo observador. Em 1545, o arquiteto Sebastiano Serlio mostra o processo de transferência dos pontos na “perspectiva artificialis”, passando do circulo em vista frontal ao oval em perspectiva, ou elipse. Em 1799, o matemático francês Gaspard Monge desenvolveu a geometria descritiva. Ela consiste em representar um volume num plano só, usando duas projeções ortogonais: a elevação e a planta. (Fonte: PMU)

Huka trocou glamour das passarelas pelo brilho das medalhas conquistadas no triathlon
“O triathlon é um estilo de vida. Vai além de você querer simplesmente uma medalha”

Ubatuba - De modelo profissional para triatleta. Esta foi a trajetória do tricampeão brasileiro de triathlon Luiz Cláudio Graglia, o Huka, morador em Ubatuba, que trocou o glamour das passarelas pela rotina diária de treinamentos.
Corrida, bicicleta e natação são as modalidades do triathlon praticadas por Huka, de 39 anos, que nasceu em Guaratinguetá. No triathlon olímpico são disputados 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em asfalto; há também o short triathlon (prova mais curta); o Ironman, prova máxima com 3.800 metros de natação, 180 km de bicicleta e 42 de corrida e o meio Ironman.
Foi no motocross que Huka iniciou nas competições aos 17 anos, chegando a ser campeão sul-mineiro em 87. Começou a trabalhar como modelo no eixo Rio-São Paulo contratado pela marca Ellus.
Huka estudou educação física em Cruzeiro/SP, mas trancou matrícula porque resolveu morar em Ubatuba. “Em 89 vim para Ubatuba sozinho porque queria surfar. Pensei: vou trancar a faculdade por um ano pra surfar, e estou aqui até hoje”, diz ele. “De 90 a 92 mais ou menos fiquei só surfando, era minha paixão. Também dava aula de musculação em uma academia”.
Huka conta que em 91 teve uma competição de triathlon em Ubatuba. “Depois que eu assisti a primeira achei que tinha tudo a ver comigo, esse trabalho de resistência maior, tinha o mar, o pedal, eu já corria e iniciei no triathlon em 91 e não parei mais”.
No currículo do atleta tem oito disputas de Ironman, alguns deles fora do país como nos Estados Unidos, Espanha e Havaí; meio Ironman na Argentina; tricampeão brasileiro (nas categorias 25 a 29 anos; 30 a 34 e 35 a 39). “Nas categorias que passei fui ganhando. Passei um período na categoria profissional, foi quando voltei para a faculdade, a Unitau em Taubaté, e estudei apenas por dois anos. Em 95 comecei a fazer provas mais longas, o Ironman e viajei bastante”, lembrou Huka.
Foi nas Ilhas Canárias, na Espanha, em maio de 95, que o atleta de Ubatuba, primeiro competidor sul-americano a completar a prova, conseguiu o índice para o Mundial de Ironman no Havaí, onde foi competir em outubro do mesmo ano e ficou em 230º na classificação geral, entre 1.500 atletas de todo mundo. “Foi bem satisfatório porque eu estava no início, tinha o patrocínio da Caloi e World Tennis”. Esta foi a prova que mais marcou o atleta. “É muito difícil conseguir o índice para o mundial no Havaí”.
Huka, que acaba de se formar em educação física nas Faculdades Integradas Módu-lo, montou sua própria academia, a RH+, onde treina atletas para provas de resistência, com auxílio de sua esposa Rose, também professora e ex-triatleta. O casal tem dois filhos que seguem o exemplo dos pais: Renan, de 11 anos, joga futebol e Patrick, de 9, já acumula medalhas na natação.
“O triathlon é um estilo de vida. Vai além de você querer simplesmente uma medalha. São pessoas que estão de bem com a vida. É a minha vida e sem o apoio da família não tinha conseguido chegar onde cheguei”.
Ontem Huka participou do Extra Distance em equipe, com seus alunos Paulo Souza, Cadu e Priscila. Os atletas pedalaram 800 km (em reveza-mento), saindo de São Paulo até Presidente Prudente costurando o Interior – cerca de 27 horas de prova ininterruptas.
Huka não pensa em parar tão cedo. “Com o tempo livre que agora vou ter porque terminei a faculdade, vou poder realizar meu sonho, que é treinar para o Ironman. Esse ano fiz contrato com a Scott, Bingo Ubatuba e Integral Médica”, contou o atleta, que teve o apoio do projeto Bolsa Esporte do Módulo. (Fonte: Imprensa Livre)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 01/12 á 08/12/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

Lançamento Nacional "Harry Potter e o cálice de fogo"  
Aos sábados e domingos nestes horários: 13:10 hs - 16:00 hs - 18:50 hs e 21:40 hs.
De 2ª a 6ª feira nestes horários: 15:20 hs - 18:10 hs e 21:00 hs.


CINE PASSEIO ( UBATUBA )

fone 3832-2843 ( 012 )

"Jogos Mortais"
Ás 15:30 hs - 17:20 hs - 19:10 hs e 21:00 hs
De 2ª a 6ª feira nestes horários: 15:20 HS -

Fonte: cineporto@hotmail.com
 

Ação Litoral
 
Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Nepotismo - Está tramitando na Câmara de Vereadores de Ubatuba o Projeto de Lei nº 119/05, do Ver. Marcos Demo – PSC, que proíbe, nas esferas do Poder Executivo e Legislativo Municipal, a admissão em cargo de provimento em comissão e de confiança na Administração Direta e Indireta, de cônjuge e parentes de 1º e 2º graus, do Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários e Vereadores, a partir do Mandato e Legislatura de 2.009, com Emendas do Ver. Jairo dos Santos – PT.
A respeito, enviamos ao presidente da Câmara a seguinte mensagem eletrônica:
"Sr. Presidente, a lei orgânica municipal (04.04.90), no § 1o. de seu art. 11, diz que "Não poderá votar o Vereador que tiver interesse pessoal na deliberação, anulando-se a votação se o seu voto for decisivo". Sendo assim,não seria interessante, ético, necessário e IMPRESCINDÍVEL publicar a relação dos vereadores que têm parentes em 1o. ou 2o. grau, não concursados, em atividade na Câmara e/ou no Executivo, ANTES da votação do Projeto de Lei 119/05? Até mesmo ANTES de qualquer adiamento? Há vereadores nessa situação? Eles serão realmente impedidos de votar? Serão convocados os suplentes? Destes, não haverá algum na mesma situação (com parentes)?
O assunto merece resposta a esses questionamentos.
um abraço
malheiros/josé marques"
Parece-nos que a sociedade deveria ser melhor informada sobre o assunto, especialmente quanto a proibição expressa no art. 11 da Lei Orgânica.
Além disso, não terá havido outros projetos envolvendo "interesse pessoal" (termo expresso na Lei Orgânica) de algum vereador? As votações, nesses casos, terão sido lícitas?

Carlos Malheiros
RG 1024820431 - SSP/RS
Ubatuba, SP

A.E.U.U - Rumo ao Trabalho & Ação EM 2006 - Caros associados e amigos!  Gostaria de parabenizar a todos por mais um ano de muita luta e vitória em mais um passo dado para a realização de nossos sonhos, gostaria de agradecer primeiramente a Deus, pois sem ele não teríamos forças para mais um ano de conquistas, e agradecer a todos vocês que nos ajudaram a administrar nossa entidade com punho e honestidade. Gostaria aqui, de agradecer também o Sr. Prefeito Municipal, Eduardo César, pelo apoio dado em 2005, pois sem isso, seria mais difícil alcançar nosso objetivo. Gostaria de agradecer também, a todas as pessoas que atuaram ao meu lado na administração durante este ano, pois são pessoas escolhidas a dedo, e que eu tinha plena certeza que fariam um excelente trabalho, trabalho este, que foi reconhecido pelos nossos associados na eleição da nova administração para 2006, realizado no último sábado dia 03/12/05, pois o Sr. Ozéias Amaro de Oliveira, que atualmente ocupa o cargo de Dir. de Eventos da AEUU, foi eleito com cerca de 70% dos votos válidos, ao caro amigo, desejo-lhe uma ótima administração, pois conhecendo como o conheço, sei que V.Sra. é uma pessoa trabalhadora, humilde e principalmente honesta, com isso, não medirá esforços para lutar pelos interesses de nossos associados, e coloco-me a disposição para ajudá-lo, em qualquer eventualidade que venha a ocorrer, pois sei que ainda há muito a se fazer, e juntos novamente, conseguiremos trabalhar no próximo ano e agir em prol a nossos associados, se necessário for. Um grande abraço a todos, e rumo ao Trabalho & Ação em 2006, pois seriedade é o nosso objetivo.

Alex Ismael dos Santos
Presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba
administracaoaeuu@itelefonica.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê - Emilio Campi

Amanhecer no Perequê
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor