Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 08 de dezembro de 2005 - Nº 1417 Edições Anteriores

Mary´s Chalés Pousada das Cachoeiras Buffet Giorgio

Região
Ubatuba tem hoje palestra de Educação Fiscal
Postos da Polícia Militar na região recebem reformas e ampliações
Atletas do litoral disputam a Volta Internacional da Pampulha em BH
Núcleo anuncia filial em Ubatuba


Caraguatatuba
Bailarinos de Caraguá apresentam O Quebra Nozes
Aguilar: “Eu não quero mais um homem de rua nas praças”
Festival do Mexilhão: gastronomia, música e homenagens no fim de semana
Caraguá inaugura abrigo para moradores de rua
Caraguá notifica casas com sistema de esgoto irregular
Abaixo-assinado pede 'Fecha-Bar'
Transporte do lixo coletado na Costa Sul preocupa vereador
Polícia Militar prende 11 pessoas roubando mármores de obra pública
Vereadores aprovam Orçamento em primeiro turno
Cerca de 80 crianças participaram do aberto de natação
Eleição do Conselho Municipal de Esportes acontece nesta sexta-feira
Enxadrista de Caraguá sagra-se campeão do Campeonato ValeParaibano 2005
Prova Natatória atrai mais de 150 atletas em Caraguá
Biker de Caraguá é 1º em Paraibuna


Ilhabela
PM divulga resultado da operação impacto
Circuito de Maratonas de Ilhabela terminou com entrega de prêmios
Ilhabela presta homenagem aos seus atletas


São Sebastião
Pedido de liminar é indeferido e Colônia permanece lacrada
Comissões avaliam veto de Juan sobre projeto de Wagner
Vereadores rejeitam maioria das emendas ao orçamento
Asasf escolhe domingo, em eleição, sua nova diretoria
Pescador de Barra do Una é autuado
Assaltantes usam facas em dois roubos
Jornal católico completa dez anos no LN
Boiçucanga comemora 51 anos com festival e entrega de arquibancada
Câmara institui premiação para funcionários que se destacarem nas Olimpíadas do Servidor Público
Prefeitura fará amanhã (08/12) ação em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência comemorado

Ubatuba
Descoberto novo esquema de desvio na folha de pagamentos
Ubatuba descobre nova fraude na folha de pagamento dos servidores
Motociclistas se encontram em Ubatuba no 9º Motorcycle
Assessor parlamentar fica ferido em acidente na BR-101
Equipe de Ubatuba conquista seu 9º Circuito de Águas Abertas
Operação "tapa-buracos" é retomada em Ubatuba
Ubatuba faz limpeza de valas e rios
Charles Medeiros busca parceria para segurança pública em Ubatuba.
Ubatuba sedia 8º Encontro Regional de Gestão de Previdência Municipal
Circuito Ubatuba Surf Challenge fecha o ano com chave de ouro.
Livro sobre Educação Fiscal é lançado em Ubatuba
Assistência Social e Fundo de Solidariedade entregam certificados de cursos de capacitação
Aviso da Previdência aos servidores municipais aposentados e pensionistas
Maria Comprida, a vedete das canoas, ganha abrigo na Prefeitura de Ubatuba
Programação de Cinema em Ubatuba


Seções
Opinião
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Ubatuba tem hoje palestra de Educação Fiscal

Litoral Norte - O Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), vem se desenvolvendo com a participação das quatro cidades do Litoral Norte. Hoje é a vez de Ubatuba promover uma reunião com o objetivo de esclarecer os alunos e a população sobre a importância do cumprimento das obrigações tributárias e incentivar o exercício dos direitos que se contrapõe a essas exigências. Com a Educação Fiscal, cujo programa é desenvolvido em escolas e comunidades em parceria com os governos estaduais, procura-se derrubar o mito de que a sonegação fiscal compensa. O programa aponta a importância dos tributos na vida das pessoas e os benefícios que eles proporcionam à coletividade. Para a Receita, a educação fiscal é tão importante quanto a educação ambiental, a afetiva e sexual, além da educação para o trânsito. Outro objetivo da educação fiscal é mudar essa cultura secular que torna os cidadãos complacentes com a sonegação, o contrabando, a pirataria e a corrupção. Ao incluir o tema educação fiscal na sua missão institucional, a Receita Federal reconhece que, embora essen-ciais, não será possível combater essas práticas apenas com medidas de repressão, fiscalização e controle. A palestra será proferida por Mauro Luis Silva, fiscal da Receita Federal, em dois horários: das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, no Salão da Igreja São Francisco.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Postos da Polícia Militar na região recebem reformas e ampliações

Litoral Norte - Primeiro foi o pelotão de Boiçucanga, em São Sebastião na Costa Sul, que passou por reforma e ampliação, com recursos da comunidade local, e deve ser inaugurado ainda este mês. Depois, foi a vez da 2ª Companhia em Caraguatatuba construir uma sede, com ajuda da prefeitura, que também será inaugurada este mês. Agora é a 3ª Companhia de Ubatuba, que será beneficiada com melhorias. O setor de Relações Públicas da PM informou que o governo do Estado liberou recursos no valor R$ 150 mil para reforma e ampliação das instalações da PM em Ubatuba. O prédio, que fica situado no Parque Vivamar e abriga a 3ª Companhia, receberá melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Será também construído o muro de divisa, havendo ainda serviços de fundação e esquadrias. No local também será construído um alojamento que servirá de apoio aos policiais da Base de Rádio-patrulha Aérea que, situada em São José dos Campos, costuma se deslocar para a região em apoio às operações, desenvolvidas pela corporação durante o ano, e principalmente na Operação Verão. A 3ª Companhia tem uma área de 24.500 metros quadrados, com instalações que totalizam 800 metros e que visam a atender não só o efetivo, mas policiais que se dirigem para o município em apoio ao policiamento durante a Operação Verão, finais de semana e feriados prolongados. (Fonte: Imprensa Livre)

Atletas do litoral disputam a Volta Internacional da Pampulha em BH

Litoral Norte - A 7ª Volta Internacional da Pampulha reuniu 8.500 atletas no domingo em Belo Horizonte. A brasileira Lucélia Peres e o queniano Lawrence Kiprotich garantiram o bi-campeonato da competição e com quebra de recordes. Lucélia completou os 17.8 km com o tempo de 1h00min57seg, 51 segundos mais rápido que o recorde de Cleuza Maria Irineu, que durava desde 1999. Lawrence marcou 52min23seg, sete segundos mais rápido que a marca de Vanderlei Cordeiro de Lima, de 2000. O Litoral Norte esteve representado na competição pelos atletas João Alves de Araújo, de Ilhabela, e Jones Vieira, de São Sebastião.
O ilhabelense completou o percurso em 1h07min. “A prova foi muito boa, ritmo forte, bem organizada. No começo tentei puxar para acompanhar o grupo, porque larguei no meio do povão. No terceiro quilômetro senti dor e no sétimo melhorei e tentei recuperar o tempo perdido e consegui ir bem. Pensei em desistir, mas depois pensei: ‘eu não vim aqui pra desistir’”, disse João Alves, que teve o apoio do João Ilha Depósito de Material para Construção, dos vereadores Luiz Lobo e Joadir Luiz Capucho e do projeto Bolsa Esporte do Módulo, onde estuda educação física. O sebastianense Jones Vieira Silva participou da prova para pontuar no ranking da Federação Paulista de Atletismo, onde ocupava a segunda posição em sua categoria. O atleta concluiu o percurso em 1h10min. “Teve um trecho na prova que fui tomar água e engasguei, corri com os braços pra cima, mas depois mantive o ritmo e consegui recuperar”, contou ele, que correu com o apoio da Secretaria de Esportes de São Sebastião, Academia Athlas, Eletrolukas e Casa Esperança. A próxima prova de Jones e João Alves será os 8 km de Juquehy no último dia do ano. (Fonte: Imprensa Livre)

Núcleo anuncia filial em Ubatuba
Escola Ânima investe no mercado de artes em Ubatuba

Litoral Norte - A escola Ânima – Núcleo de Ensino de Artes Plásticas anuncia que para 2006 estará inaugurando uma filial na cidade de Ubatuba – Litoral Norte de São Paulo, como forma de ampliar os alunos e as aulas de Óleo sobre Tela e investir no mercado de artes desta promissora cidade da região. Como forma de mostrar os trabalhos feitos a escola estará realizando em Caraguatatuba um Vernissage, dia 3 de dezembro, no Hotel Atlântico Sul. A ida para Ubatuba obedece a critérios administrativos. “Montando um espaço em Ubatuba poderei dar a mesma qualidade aos alunos, com o tradicional atendimento e baixo custo, evitando atropelos e as longas viagens feitas por eles de Ubatuba para Caraguá”, disse Marta Rentes, diretora e proprietária da Escola Ânima. Para Ubatuba Marta Rentes está tentando uma parceria com professores de pintura e velhos amigos do tempo da Belas Artes, na capital. Esta parceria deverá contar com artistas do porte de Bia Schwarz e Paulo Freire, renomados artistas e profissionais reconhecidos no meio artístico e da docência em pintura. A Ânima existe desde 2003 e ministra aulas de Desenho, Restauração de Móveis, Óleo sobre Tela e Arte Decorativa com 60 técnicas. Como forma de divulgar os trabalhos feitos pelos alunos, realizou no dia 3 de dezembro – sábado, a partir das 20 horas, no Hotel Atlântico Sul, um Vernissage, com 100 obras de 35 alunos em Óleo sobre Tela. Os alunos expositores têm entre 6 e 80 anos de idade e recebem aulas no núcleo desde o início deste ano. O evento foi restrito apenas aos alunos, seus pais e familiares e autoridades locais. Foi servido um coquetel e as obras estiveram à venda durante o Vernissage. Marta Rentes não esconde que tem por objetivo divulgar os trabalhos realizados. “Toda pessoa tem o gosto pela arte guardado dentro de si. O que faço é florescer este gosto e incentivar a criatividade que há dentro de cada um. O resultado disto serão os belos trabalhos expostos no Vernissage”, finaliza a proprietária. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Bailarinos de Caraguá apresentam O Quebra Nozes
Apresentação cmemora o aniversário do Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O CBMC – Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba - busca o equilíbrio entre a inovação e a tradição dançando um repertório rico, original e diversificado. Em 2005 apresentou Coppélia, encantando o público no Teatro Mario Covas, abrindo o Litoral em Dança.
Para honrar esta filosofia, a Fundacc apresenta nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro,"O Quebra Nozes". No dia 8, será a pré-estréia do balé, numa apresentação para os familiares, imprensa e funcionários. Já nos dias 9,10 e 11, aberta ao público. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Fundacc, no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, no Teatro Mario Covas e na Nice Calçados a R$ 20,00. Nos dias dos espetáculos, o ingresso custará R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia- entrada). Crianças acima de 5 anos pagam entrada.
Este espetáculo contará com o elenco fixo do Corpo de Baile e também com alunos das oficinas culturais de dança da Fundacc, num total de 136 bailarinos – 11 bailarinos do Corpo de Baile adulto, 11 do mirim e 10 do infantil; dois bailarinos são convidados, e o restante é oriundo das oficinas culturais de dança da Fundacc.
Este espetáculo conta com coreografia e direção geral de Cristina Neves, que também responde pela direção do CBMC.
Os bailarinos convidados são de São Paulo: Thiago Rodrigo dos Santos e Liliane Baptistucci – Santos é aluno de ballet clássico desde 2001, atualmente sob a direção das maîtres Camilla Pupa e Sandra Amaral. Integrante da Cia. Estável do Elenco Promodança desde 2003 sob direção de Mauricio Oliveira, participou de trabalhos com os maestros Eduardo Bonnis, Valéria Mattos, Fernando Silva entre outros. Foi premiado nos festivais de Joinville (2003, 2004 e 2005), ENDA (2004 e 2005) – 1ºs lugares e Promodança.
Já Baptistucci é estudante de Ballet Clássico – Nível Avançado, atualmente sob direção da Maïtre Camilla Pupa. Iniciou seus estudos de Ballet Clássico aos três anos de idade. Prestou exames da Royal Academy of London, tendo altíssimas notas. Conquistou o título de I Solista Promodança para 2004/2005 e é integrante da Cia. Estável do Elenco Promodança para 2005.
Obteve 1º lugar no ENDA/2005, sendo a 2º maior nota do festival e 1º lugar no I Festival Cidade de Santos – Dançar a vida – 2005 – medalha de ouro, entre outros tantos títulos e prêmios.
O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, Indaiá. Mais informações: (12)3881 2623
A História - A criação de "O Quebra Nozes" foi inspirada em uma adaptação francesa de um trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig (Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), de Hoffmann, que Alexandre Dumas viria a adaptar a uma história para crianças. Esta levou o célebre coreógrafo Marius Petipa a pedir a Tchaikovsky para compor a música para um bailado, este que se encantou com as colorações sinistras e fantásticas que envolvem a história e compôs a música para o ballet. O resultado é uma obra repleta de fantasia e romantismo.
O Quebra Nozes estreou em Dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, ainda hoje sede do Ballet de Kirov.
O Ballet - Um médico e prefeito da cidade, Jans Stahlbaum se maravilha ao realizar um Natal para sua família e amigos. Seus dois filhos, Clara e Fritz, esperam ansiosos por seus convidados. A neve traz uma atmosfera festiva enquanto os convidados chegam. Atrasado, como sempre, chega Herr Drosselmeyer, padrinho de Clara, que chega com grande festa. Ele entrete todos os espectadores com seus bonecos dançantes. Todas as crianças recebem presentes. Com um pouco de inveja, Clara pergunta a Drosselmeyer por seu presente. Ele brinca com ela e depois a oferece um presente bem diferente, um quebra-nozes. Encantada, Clara logo se fascina pelo brinquedo. Seu irmão rouba seu presente e o quebra, deixando Clara desapontada. Drosselmeyer conserta o pobre quebra-nozes, mas Clara ainda está desapontada. Mas o padrinho promete que tudo ficará bem. A noite chega e os convidados começam a deixar a casa. Clara vai para a cama, mas ela acorda de repente no meio da noite e vê que seu querido Quebra-Nozes toma vida. Ó não! Surgem ratos malvados de todos os lados! Eles estão sendo comandados pelo Rei dos Ratos, que corajosamente é derrotado pelo quebra-nozes. De lá eles são transportados para uma terra de magia, numa embarcação especial. Lá o Quebra-Nozes se transforma num encantador Príncipe. Eles atravessam uma terra encantada onde encontram os dançantes flocos de neve. Avisada pelos anjinhos, a Fada Açucarada fica sabendo que o príncipe e sua acompanhante chegam, e assim convoca todo o povo de seu Reino dos Doces. Ao chegar, o príncipe conta suas aventuras como quebra-nozes, e em seguida os dois são deliciados com as mais gostosas guloseimas, com todos os personagens do reino dos doces dançando para eles. Ao final, Clara acorda e percebe que tudo foi um sonho. (Fonte: Fundacc)

Aguilar: “Eu não quero mais um homem de rua nas praças”

Caraguatatuba - “Eu não quero um homem de rua nas praças. Se ficar um na praça, eu vou pegar no pé”, avisou o prefeito Aguilar, ao administrador do Recanto Santa Mônica e a todos os presentes na inauguração. Ontem, segundo Aguilar, os 97 moradores de rua começaram a ser recolhidos e levados para a fazenda. O administrador da fazenda, Jéferson Moreira Junqueira, é um ex-morador de rua. Ele morou por sete anos nas ruas. “Eu estive nesta vida e quis sair. Eu abracei a oportunidade de ir a uma casa de recuperação e saí das ruas”, contou Junqueira, orgulhoso de ser um ex-morador de rua. Ao ser questionado sobre como fará para que os moradores de rua fiquem na fazenda (promessa de Aguilar), Junqueira disse que oferecerá oportunidade a eles. “O maior desafio é a paciência, da gente e do prefeito. Ninguém pode obrigar ninguém a nada. Mas aquele que quiser ser recuperado, vai ser. Aqui existirão as oportunidades para o morador de rua”, prevê Junqueira. Idéia da Fazenda veio da professora - A professora da rede municipal de ensino, Simone Paes Ferreira e mais um grupo de profissionais liberais, foram os idealizadores da fazenda para acolher os moradores. “A idéia foi nossa. Queríamos ajudar, fazer um centro de recuperação e auxiliar as pes-soas que vêm de famílias desestruturadas”, contou a professora. Simone disse que procurou Aguilar na época em que ainda estava em campanha eleitoral. “Ele ainda era vice-prefeito e nós apresentamos a proposta. Aguilar gostou e comprou a idéia”, contou Simone. A idéia da professora se transformou na Casa Transitória Recanto Santa Mônica. Local, que ontem à tarde, recebeu a imprensa, convidados, autoridades, secretários e o prefeito, num almoço de inauguração. “Essa casa é pra valer. Os homens de rua não podem ser maltratados, por isso serão recuperados aqui”, garantiu Aguilar. Segundo o prefeito haverá duas cooperativas para gerar empregos aos moradores. “As cooperativas no Pegorelli e no Jaraguazinho receberão os moradores desintoxicados. Eu mesmo vou batalhar empregos para eles”, garantiu Aguilar. O proprietário da área, Deílson de Oliveira, disse que vai ajudar na administração. “É uma grande satisfação. É o que nós fazemos para os que necessitam. Eu quero trabalhar junto com a Prefeitura na fazenda”, declarou Oliveira. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá inaugura abrigo para moradores de rua
Casa Transitória, que fica a 27 km do centro, será administrada por um ex-andarilho

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá inagurou ontem o Recanto Santa Mônica, uma casa transitória destinada ao alojamento e tratamento dos moradores de rua. O local fica a 27 quilômetros do centro da cidade e será administrado pela entidade Vida Nova, ligada a igreja evangélica. Segundo o prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), a prefeitura irá destinar mensalmente cerca de R$ 17 mil à entidade para alojar e recuperar os moradores de rua. O prefeito disse que não permitirá a presença de andarilhos na cidade. Segundo ele, todas as pessoas que forem encaminhadas para a casa transitória receberão cuidados médicos, assistência e cursos para serem reintegrados à sociedade. Aguilar disse que irá instalar duas outras unidades nos bairros do Jaraguazinho e Pegorelli, onde os moradores de rua, depois de recuperados na Casa Transitória, trabalharão em uma cooperativa de reciclagem de lixo. RECUPERAÇÃO - A Casa Transitória tem três quartos com capacidade para alojar até 30 homens, banheiros, sala de TV e um salão para cultos. O local será administrado por um ex-morador de rua, Jeferson Junqueira, de 34 anos. Ele viveu durante seis anos nas ruas da cidade. Segundo Junqueira, os moradores procuram a cidade principalmente na temporada pela facilidade de receber doações em dinheiro e comida. Ele disse que na Casa Transitória os homens de rua irão trabalhar na lavoura e apreender artesanato. O proprietário da Fazenda Santa Mônica, o advogado José Deilson de Oliveira, 66 anos, já realizava no local um trabalho com moradores de rua. Salestiano Pereira, 55 anos, foi uma das pessoas recuperadas no local. Segundo Pereira, o isolamento da fazenda fez que ele deixasse o alcoolismo. "Aqui a gente fica tão longe da cidade que não tem o que fazer, a não ser trabalhar na lavoura", disse. Campos Júnior, vice-presidente do Lar Cinzel, responsável pelo trabalho com moradores de rua até o mês passado, disse que em dois anos e meio 3.500 pessoas foram atendidas pela entidade. Segundo ele, no ano passado 600 moradores de rua voltaram para suas cidades de origem. (Fonte: ValeParaibano)

Festival do Mexilhão: gastronomia, música e homenagens no fim de semana

Caraguatatuba - O 4º Festival do Mexilhão de Caraguatatuba promete muita animação para este final de semana na Praia da Cocanha. Além da culinária à base de mexilhão, a Secretaria de Turismo e os quiosqueiros da Praia da Cocanha apresentarão diversos shows musicais, de sexta a domingo. O evento, que tem o apoio do Sebrae-SP e da Transpetro, terá abertura na sexta-feira, dia 9 de dezembro, com o 1º Seminário de Maricultura e Pesca, promovido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo. O seminário visa debater com maricultores e pescadores assuntos relacionados à maricultura e à produção de Vieira, outra área de grande interesse dos produtores locais. O Seminário acontece no Hotel Világio, na Cocanha, e é aberto a interessados de todo o litoral. O Festival terá a bertura oficial às 19h00, no Rancho de Maricultura da Praia da Cocanha, com presença do prefeito José Pereira de Aguilar, representantes do Sebrae e autoridades convidadas. O 4º Festival do Mexilhão foi reestruturado pela Secretaria Municipal de Turismo de Caraguá, que apostou no crescimento do evento, estendendo-o para toda a orla da praia da Cocanha, integrando maricultores e quiosqueiros. Uma das inovações é que a festa acontecerá em todos os quiosques da praia, com a comercialização de pratos preparados à base de mexilhão e, na orla, com atrações culturais e esportivas. A abertura terá homenagens, shows de MPB e muitas atrações culturais já confirmadas pela Fundacc, entre elas a Puxada de Rede e exposição de artesanato identitário. O público poderá sabo-rear o tradicional lambe-lambe, o mexilhão ao bafo e ao vinagrete, e os novos pratos - estrogonofe de mexilhão, bobó de mexilhão, beringela grelhada com marisco ao molho, salada de legumes com mexilhão e outros, preparados pelo técnico em gastro-nomia Manoel Manoel Vicente da Silva. A Secretaria de Esportes e Recreação promoverá no sábado e no domingo campeonatos de beach soccer, vôlei, futevolei e truco. No domingo a atração deverá se concentrar na Corrida de Canoas Caiçaras. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a produção de mexilhão poderá fazer uma visita à Fazenda de Mexilhões, que terá comer-cialização pelos produtores de Caraguá. Também estarão presentes no evento ONGs da cidade.
Programação de shows musicais
Sexta-feira, 20h00
Quiosque Vida Boa - Marcos e Mingo
Quiosque Corsário – Gisele
Quiosque Cocanha – Popó da Percussão
Quiosque da Neide – Israel
Quiosque Sol e Cia – Pithy
Sábado , 13h00
Quiosque Vida Boa – Pithy
Quiosque Tô a Toa – Gisele
Quiosque Dom Quixote – Israel
Quiosque Amor de Verão – Marco e Mingo
Quiosque Pirata – Popó da Percussão
Sábado, 20h00
Quiosque Vida Boa – Popó da Percussão
Quiosque Corsário – Pithy
Quiosque Cocanha – Gisele
Quiosque da Neide – Marcos e Mingo
Quiosque Sol e Cia – Israel
Domingo, 13h00
Quiosque Tô a Toa – Marcos e Mingo
Quiosque do Corsário – Popó da Percussão
Quiosque Don Quixote – Pithy
Quiosque Amor de Verão – Israel
Quiosque Pirata – Gisele
(Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá notifica casas com sistema de esgoto irregular

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba está vistoriando e notificando as residências situadas nos bairros do Indaiá e Aruan que ainda não interligaram seu esgoto doméstico à rede da Sabesp. Segundo a prefeitura, cerca de 1.000 imóveis, nos dois bairros, ainda não ligaram seus sistemas à rede coletora. O prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) disse que a medida tem como objetivo principal reduzir a poluição nas praias do centro, já que os dois bairros contam com saneamento básico. A vistoria é feita por agentes da Vigilância Sanitária de Caraguá e funcionários da Sabesp. Segundo a prefeitura, até ontem 237 imóveis haviam sido visitados e 110 moradores, notificados. Em 127 casas os proprietários não foram localizados. Segundo o secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, os agentes pretendem intensificar a vistoria no período do fim de ano quando a maioria dos veranistas se encontram na cidade. Os proprietários notificados terão um prazo de 30 dias para interligarem seus sistemas ao da Sabesp, caso contrário serão autuados pela prefeitura. (Fonte: ValeParaibano)

Abaixo-assinado pede 'Fecha-Bar'

Caraguatatuba - O abaixo-assinado, contendo 10 mil assinaturas reivindicando o Fecha-Bar, entregue por representantes das igrejas e da sociedade civil ao prefeito José Pereira Aguilar (PSDB) no mês passado, continua ganhando adesão no município. Nos últimos dias um documento contendo mais 1.500 assinaturas foi encaminhado à Pastoral da Fé e Política. Segundo Cláudia Amable, a população continua acreditando que o Fecha-Bar será uma importante medida para reduzir a criminalidade na cidade. O documento encaminhado ao prefeito reivindica o fechamento dos bares que vivam exclusivamente da venda de bebidas alcóolicas das 23h às 6h. A prefeitura formou uma comissão para discutir e elaborar o projeto. Segundo Cláudia, o recadastramento permitirá que a prefeitura tenha um mapa dos bares e identifique os locais com maiores problemas. Ela disse que o fechamento dos bares clandestinos pode ajudar na redução da violência. O presidente da Associação de Quiosques de Caraguá, Mozzart Russomano, disse ontem ser favorável ao recadastramento dos bares da cidade, mas ressaltou que é contra o Fecha-Bar. Segundo ele, cabe à polícia atuar preventivamente no combate a violência. Para Russomano, a prefeitura deve aproveitar o recadastranmento para fechar os bares que funcionam clandestinamente, principalmente durante a temporada de verão, porque estes estabelecimentos prejudicariam os comerciantes regulares e que pagam impostos. (Fonte: ValeParaibano)

Transporte do lixo coletado na Costa Sul preocupa vereador

Caraguatatuba - O transporte do lixo coletado na Costa Sul do município, que é realizado diariamente pela empresa Enob Ambiental desde que o aterro sanitário da praia da Baleia foi interditado pela justiça, está preocupando o vereador Marcelo dos Santos Mattos. O assunto foi abordado por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária realizada ontem, 6. Segundo ele, os caminhões que fazem uso da rodovia SP-55 para transportar o lixo ao setor de transbordo situado no pátio do Dersa, na região central, causam transtornos e incomodo aos turistas e moradores. Além disso, existe o risco de acidentes aos motoristas que necessitam se locomover para a Costa Sul, e vice-versa, principalmente na alta temporada, quando o trânsito geralmente fica congestionado devido a estadia de turistas na região. Diante da questão, o vereador quer saber se há estudos do Executivo em relação ao transporte do lixo coletado na Costa Sul. “Só estou querendo saber se a Prefeitura pretende adotar alguma medida para evitar problemas na temporada. O transporte do lixo, por exemplo, poderia ser após as 22horas”, explica Mattos. O parlamentar Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’, chegou a se manifestar contra o requerimento, pois achava que o autor estava pedindo a instalação de uma área para realizar o transbordo na Costa Sul. Entretanto, ele acabou sendo favorável depois que o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, informou que havia questionado o objetivo do vereador Marcelo com relação ao assunto. “O Executivo é que vai responder se pretende fazer o transbordo na região, mas desde já declaro que sou contra essa iniciativa”, afirmou Teixeira. “A intenção do vereador é resolver a coleta de lixo na região sul, uma vez que a temporada se aproxima, há problemas no trânsito e a quantidade de lixo aumenta”, acrescentou o parlamentar Dalton José da Silva. A Câmara aprovou, ainda, um outro requerimento, do vereador Guto, indagando ao gerente da Enob Ambiental qual o motivo da empresa não utilizar mais um trator para realizar o serviço de varrição e peneira de praia que existia na Costa Sul.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Polícia Militar prende 11 pessoas roubando mármores de obra pública
A Polícia Militar de Caraguatatuba, atendendo a uma denúncia anônima pelo 190, realizou patrulhamento na Avenida da Praia, e prendeu 11 indivíduos furtando mármores de uma construção pública próximo ao Rio Lagoa

Caraguatatuba - Uma denúncia anônima pode ser de grande utilidade nos dias de hoje. Prova disso é que a Polícia Militar de Caraguatatuba conseguiu, por meio de um telefonema, pegar em flagrante 11 indivíduos que praticavam furto de pedras(mármore), na noite desta terça-feira, 6 de dezembro. A ocorrência aconteceu na Avenida da Praia, no trecho que está em duplicação, na altura do Rio Lagoa, próximo à Praia das Palmeiras. De acordo com a Polícia Militar, foi acionado o serviço 190, por meio de denúncia anônima de um munícipe que passava pelo local. Segundo o Tenente Paes, assim que chegaram ao local indicado, não havia mais sinais dos ladrões. “Saímos do local, realizando um patrulhamento pela região e retornamos logo depois, pegando os indivíduos em flagrante, roubando pedras de mármore que estavam sendo utilizadas em obra da Prefeitura de Caraguá, na ponte do Rio Lagoa”, disse. Segundo informações dos policiais, os meliantes saíram correndo, e jogaram as pedras em terrenos com mato, próximo à Avenida da Praia. “Eram aproximadamente 15 pessoas no local e assim que a polícia chegou, quatro conseguiram escapar. Levamos 11 indivíduos à Delegacia de Polícia e dos quais 2 eram menores e foram liberados à família, e 9 permaneceram presos”, explicou o Tenente Paes. Para a Polícia Militar, esta é a prova de que o serviço 190 realmente funciona. Segundo a orientação da Prefeitura de Caraguá, as pessoas podem fazer denúncias anônimas, em casos como este. Isso, além de auxiliar a polícia, ajuda a própria cidade, porque o cidadão exerce seu papel social, cuidando daquilo que também é seu, e foi pago por meio dos impostos. Denuncie! Zele pela sua cidade! Ligue 190. (Fonte: PMC)

Vereadores aprovam Orçamento em primeiro turno
Foram apresentadas 4 emendas mas somente 3 foram discutidas e aprovadas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou e aprovou na última nesta terça-feira – 6 de dezembro, durante a sua 41ª Sessão Ordinária semanal, o Orçamento 2006 da Prefeitura e do Legislativo em primeiro turno. O Orçamento prevê a receita e a despesa do ano para os órgãos públicos diretos e indiretos. A Câmara Municipal discutiu nesta terça-feira, a partir das 19h30, Projeto do Executivo que apresenta o Orçamento 2006 para o município. Este é o primeiro orçamento da gestão José Pereira de Aguilar (PSDB), que até então trabalhou com dados estimativos feitos por seu antecessor, o ex-prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB). A sessão que discute o Orçamento é diferenciada segundo o Regimento Interno. O início é costumeiro – 19h30, mas o Expediente tem apenas 30 minutos, ao invés dos tradicionais 90 minutos. Não haverá Tribuna dos Vereadores e na Ordem do Dia, constará apenas o Orçamento e suas emendas, encerrando a sessão em seguida. O Orçamento está estimado em r$ 158.097.738,15 (Cento e Cinqüenta e Oito Milhões, Noventa e Sete Mil, Setecentos e Trinta e Oito reais e quinze centavos). A estimativa de receita do Legislativo para 2006 é de r$ 5.978.000,00 (Cinco Milhões, Novecentos e Setenta e Oito Mil Reais), com um aumento em torno de 16% se comparado ao Orçamento deste ano. Durante a sessão foram apresentadas 4 emendas. A primeira, de autoria do Executivo, altera o artigo 4º do Orçamento destinando o superávit apurado como transferência para o CaraguaPrev – O fundo Municipal de Previdência. A segunda emenda é de autoria do Vereador Celso Pereira – Celsinho (PSDB) e libera verba para a compra de equipamentos de informática e instalação de circuito interno de vídeo para o Paço Municipal. A terceira emenda foi feita pelo Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB) e também faz menção à liberação de verbas, só que para a construção de creche, escola e pavimentação de vias públicas no bairro Jardim Gaivotas. A última emenda foi retirada e tem autoria do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS). A retirada se deu devido a um erro técnico, sendo que a mesma não poderá ser reapresentada na votação em segundo turno, bem como quaisquer outras emendas. A sessão foi transmitida ao vivo, pela NET – TV a Cabo, no seu canal 8 e pela rádio Caraguá FM – 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Cerca de 80 crianças participaram do aberto de natação
Todos os atletas participantes receberam medalha de participação

Caraguatatuba - Incentivar a prática da natação e favorecer a descoberta de novos valores para o esporte entre crianças de 6 a 10 anos em Caraguatatuba são alguns dos objetivos do 1º Festival Aberto Popular de Natação, que aconteceu no dia 3, sábado, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) promovido pela Secretaria de Esportes e Recreação. As categorias disputadas foram: Pré-Mirim (para nascidos no ano de 1999); Pré-Mirim I (para nascidos no ano de 1998); Pré-Mirim II (para nascidos no ano de 1997); Mirim (para nascidos no ano de 1996) e Mirim II (para nascidos no ano de 1995). O atletas disputaram 25 metros e todos os participantes receberam medalhas de participação. (Fonte: PMC)

Eleição do Conselho Municipal de Esportes acontece nesta sexta-feira


Caraguatatuba - Acontece nesta sexta-feira, dia 8, às 17h, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) a eleição dos novos membros do CMER (Conselho Municipal de Esportes e Recreação), que é presidido atualmente pelo Secretário Municipal, Nivaldo Alves. Os novos membros terão mandato de 2 anos, 2006/2007.
O conselho é composto por 10 membros, sendo 5 da sociedade civil e 5 do poder público. Os interessados em fazer parte do Conselho devem comparecer no CEMUG, na data e horário marcado. O Centro Esportivo fica na Avenida José Herculano, 50, bairro Jardim Britânia. Informações pelos telefones 3887-1165 e 3888-4110. (Fonte: PMC)

Enxadrista de Caraguá sagra-se campeão do Campeonato ValeParaibano 2005

Caraguatatuba - O atleta caraguatatubense Francisco Medeiros Júnior sagrou-se campeão do Campeonato Valeparaibano de Xadrez 2005, na categoria absoluto.
Outros três atletas do município também conquistaram uma boa posição nas competições. A enxadrista Francini Dias Padilha conquistou o segundo lugar na categoria feminino; Fábio Alves Lins, na categoria sub-15, ficou com o terceiro lugar no campeonato; César Olegário foi o 3º da categoria veterano e Nícolas Dias Padilha ficou com o nono lugar da categoria sub-15. No domingo, dia 4, aconteceu em Taubaté, a 25ª Etapa do Circuito Paulista de Xadrez Dinâmico FPX, e o atleta Fábio Alves Lins ficou com o 2º lugar em sua categoria. A competição contou com a participação de cerca de 85 atletas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Rio de Janeiro. (Fonte: PMC)

Prova Natatória atrai mais de 150 atletas em Caraguá
Os primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas e troféus

Caraguatatuba - Mais um evento esportivo marcou o ano de 2005 em Caraguatatuba. Para fechar o calendário esportivo da cidade com chave de ouro, a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) promoveu a Prova Natatória de Águas Abertas. O evento aconteceu no dia 4 de dezembro, na praia Martim de Sá e reuniu mais de 150 atletas. A prova foi dividida nas categorias Pré-Mirim; Mirim; Petiz; Infantil; Juvenil; Sênior; Master A; Master B e Master C, masculino e feminino.
O percurso foi retangular com bóias dispostas a 250 e 500 metros. Para a categoria Pré-Mirim o trajeto foi acompanhado por caiaque. As ditâncias foram de acordo com cada categoria. Para a Pré- Mirim o percurso foi de 100 metros; para Mirim, Petiz e Infantil, 500 metros e as demais categorias competiram em um trajeto de 1.000 metros. Os 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria receberam medalhas e troféus. (Fonte: PMC)

Biker de Caraguá é 1º em Paraibuna

Caraguatatuba - O atleta de Caraguá Ivair Alves sagrou-se campeão da categoria Máster A Sport do XI Trip Trail de Paraibuna, que aconteceu no domingo, dia 4, e teve a participação de cerca de mil atletas. Os outros dois atletas caraguatatubenses participantes da competição também conseguiram uma boa posição. Adolfo José foi 2° colocado e Alexandre Magno foi o 9° da categoria Máster B Pró. A equipe caiçara, que teve o apoio das lojas J-Bike, W´Reds, Madeireira Botorussu, Quioske Prainha, Stúdio Personal, Imobiliária Tabatinga, Radio Caraguá FM, levou para a competição somente os três nas duas categorias. “ O trajeto era pelas estradas e trilhas de Paraibuna sendo 40 Km para a categoria Sport e 60 Km para a Pró. Este ano foi bem mais difícil que no ano anterior pelas dificuldades encontradas ao longo do percurso e pelo forte calor que castigou os atletas”, finalizou o divulgador da equipe Sérgio Minato.
 (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

PM divulga resultado da operação impacto

Ilhabela - Quase 300 pessoas foram abordadas durante operação da Polícia Militar na cidade no último final de semana. Denominada Impacto, a operação deve acontecer rotineiramente na região, quando todo o efetivo e mais reforço de helicóptero e outros pelotões são empregados nas ações. Não houve prisões ou apreensões, mas a Polícia Militar, durante sete horas que durou a operação, esteve presente em 14 estabelecimentos comerciais e ainda em blo pontos da cidade. Mais de 200 veículos e motoristas foram fiscalizados, resultando emPnas Fuma autuação. Conforme o comandante da Polícia Militar do Litoral Norte e Vale do Paraíba, coron
el Sérgio Teixeira Alves, a operação tem como objetivo principal ações preventiva e ostensiva, com bloqueios de fiscalização (simultâneos) e policiamento por saturação. A operação, que acontecerá rotineiramente nas re-giões, teve ainda a finalidade de influir positivamente na sensação de segurança dos moradores e localizar armas, drogas, veículos roubados ou furtados e pessoas procuradas pela Justiça. (Fonte: Imprensa Livre)

Circuito de Maratonas de Ilhabela terminou com entrega de prêmios

Ilhabela - Cerca de 40 nadadores prestigiaram a etapa final do Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela, no sábado, na praia do Perequê. A prova durou cerca de uma hora, depois que o primeiro colocado, o santista Sílvio Luiz Marques, completou os cinco quilômetros. Foram os nadadores de Santos que dominaram as primeiras colocações. O campeão da etapa estava participando pela primeira vez do circuito de Ilhabela. Clayton Diniz (categoria E/Academia Estilo do Corpo) chegou em segundo lugar. A entrega das medalhas da etapa e dos troféus do ranking 2005 aconteceu na Escola do Portinho e contou com a presença do presidente da Câmara de Ilhabela, o vereador Luiz Lobo e da representante do Centro Náutico Ilhabela, Maria Aparecida Silva Oliveira. O calendário da 5ª edição do circuito terá cinco etapas e uma novidade, três delas serão no formato Biathlon (corrida e natação). A primeira etapa será dia 2 de abril, com percurso de 5 km por balizamento na Praia Grande (Sul da cidade); a segunda está agendada para o dia 7 de maio, na praia do Pequeá, na sede da Secretaria de Esportes, com percurso de 2 km de natação e 6 km de corrida. A etapa seguinte também será um biathlon e acontecerá dia 4 de junho, com 1,5 km de natação e 4 km de corrida, na praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras); A quarta etapa será dia 1º de outubro, com travessia da Praia Grande até Pedras Miúdas, com cerca de 5 km; A etapa final acontecerá dia 9 de dezembro, com a travessia na Praia do Barreiros até Armação, cerca de três quilômetros de percurso. Venceram a etapa final em suas categorias: Gustavo Mendes dos Santos, de Caraguatatuba (Linha D’Água); João Paulo Silva (Ilhabela, Restaurante Ilha Sul); Kelly Cristina Lopes (Santos/ Unimonte); Cláudio Santos Santana; Soraia Salin, de Caraguatatuba; Ricardo Costa (Santos, Academia Estilo do Corpo); Fernanda Mendonça (Caraguatatuba); Clayton Diniz; Silvio Luiz Marques (Santos/ Unique); Henrique Spina (São Paulo); Cátia Silva (Caragua-tatuba); Harry Finger (Ilhabela/ Harry Imóveis); Mário Tsuchiya; Mário Bello (Ilhabela/ Farmácia Helicônia/Auto Viação Ilhabela/Restaurante Viana/Padaria Show Pão/Elétrica Estrela da Ilha) O IV Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2005 é realizado em parceira com a Prefeitura de Ilhabela, com organização da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, apoio marítimo com botes do Projeto Navegar, Ambulância da Secretaria de Saúde, Departamento de Trânsito, Secretaria de Educação e parceira com comér-cios: Auto Viação e Turismo Ilhabela, Centro Náutico Ilhabela, João Ilha Materiais de Construção, Harry Imóveis, Restaurante Vianna, Braga Estamparia, Supermercado Central, Imagem Comunicação. Colaboraram nesta etapa o Bar Simbá (Portinho), Hotel Pelicano e Caiçara Adventure.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela presta homenagem aos seus atletas

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, promoveu um jantar, em comemoração aos esportistas ilhabelenses que mais se destacaram no ano de 2005. O evento aconteceu no Esporte Clube Ilhabela nesta última sexta-feira, 02.
Os atletas homenageados com o Prêmio Destaque Esportivo 2005 foram: Futebol: Rafael Mendes (10 anos); Kaíque Padial (12 anos); Tales Mamone (infantil – 15 anos); Danilo Araújo (juvenil – 17 anos); Alessandra Santana Fernandes Carvalho (fem. –23 anos); José Augusto Vicente Conceição (veterano); Cleyton Santos Oliveira (principal – 22 anos); Renan Silva (representante caiçara do cenário esportivo); Wellington Amorin, o Lelo (Portuguesa Santista); técnico Valdemir Casa;
Tênis: Leonardo Prudêncio
Natação: Maíra Moraes (vice-campeã paulista Maratona Aquática);
Bike: Renye Silva (3ª colocação no campeonato sul-americano de Bicicross); Alcides Cruz, Juninho (vários títulos Down Hill); Edvando Souza Cruz (montain bike – campeão paulista, 2º lugar Pan Americano e favorito no ranking).
Triatlon Cross Country: Harry Finger, Orlando e Edvando Cruz (Nissan Xterra Brazil).
Iatismo: Amaury Gonçalves de Jesus (11 anos – campeão paulista e sul brasileiro de optmist); Nicolas Souza Jesus (12 anos); João Mário Posso (15 anos); Daniele de Oliveira Cardial (15 anos); Fernando de Oliveira Cardial (15 anos); Baepi Pinna (15 anos); Ronyon Silva (15 anos); Mariano Matheus e Gabriel Silva (classe 4.7); Vicente de Melo Monteiro (campeão brasileiro classe holder); Thiago Reis (campeão brasileiro classe 420); Bruno Oliveira e Bernard Arndt (vice-campeã brasileira classe hobbie cat 16); José Roberto de Jesus e Silvia Schmidt (campeã brasileira hobbie cat 16); Paulo dos Reis (bicampeão brasileiro Wind surf); Miller Moraes (vice-campeão mundial kite surf categoria waves) e Guilherme Brandão, o Guilly (tri campeão mundial kite surf categoria waves). Na ocasião os professores também foram homenageados: Professores Elvis Costa (Karatê); Mestre Rezende (Jiu Jitsu); Giancarlo Padilla (Handebol); Carlos César Oliveira (Tae Kwon dô); Beatriz Belo (Natação) e Arato (Rugby). Para a entrega dos troféus, o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus convidou o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, o vice-prefeito Antonio Carlos Cajado Simões, o chefe de Gabinete José Donizette, o secretário municipal Ricardo Fazzini (Turismo), o diretor de Esportes Luiz Carlos do Nascimento, os vereadores Luiz Lobo (presidente da Câmara), José Roberto de Campos, Carlos Alberto de Oliveira Pinto e Nanci Zanato, e o diretor de Vela do Yacht Clube Ilhabela, Manoel Nolasco. Em seu discurso, o secretário José Roberto destacou o importante trabalho que os atletas vêm fazendo pelo esporte de Ilhabela, ressaltando que “este ano foi muito importante para o esporte de Ilhabela, com grandes atletas em evidência, levando o nome de nossa cidade para todos os lugares do mundo, em várias modalidades, tais como: na vela, maratonas, ciclismo, kite surf e outras”. Na sua fala, o prefeito Manoel Marcos ressaltou que Ilhabela está muito bem representada no Esporte, com seus atletas elevando o nome do município e lembrou que a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, foi criada este ano, conforme promessa de campanha e, mesmo disponibilizando de um orçamento pequeno, fez um grande trabalho na área. “Costumo dizer que se mostra competência disponibilizando de poucos recursos e usando a criatividade”, frisou ainda o prefeito e, finalizando, destacou os investimentos de sua administração na área esportiva, como a construção e reforma de campos de futebol, quadras esportivas, a ciclovia, a reforma do Estádio “Ferreirão”, e o Projeto Navegar, anunciando que para o próximo ano proporcionará o aumento de verba para a Secretaria. “Investir no esporte é investir em segurança, saúde e educação”, concluiu. Para prestigiar o evento, estiveram presentes também os diretores municipais José de Assis Figueira (Divisão de Material), Laudelino Carlos de Souza Dias (Trânsito), Rafael Oliveira Morais (Turismo), Mário Sérgio de Jesus (Recursos Humanos) e José Martinez Garcia Júnior (Transportes); Ivan Gonçalves de Moura, secretário geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Ilhabela; Carlos Ernesto Urquiza, diretor da Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos; e Dionísio Susbecher, ex-presidente da Federação de Vela do Estado de SP (Fevesp). (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Pedido de liminar é indeferido e Colônia permanece lacrada

São Sebastião - O juiz da 1ª Vara Cível, Fernando Henrique Pinto, indeferiu esta semana o pedido de liminar feito pelo presidente da Colônia de Pescadores Z-14 - Almirante Tamandaré, de São Sebastião, Guilmer Cássio Puerta Tavares, que tinha o objetivo de reabrir a sede da entidade, que está lacrada desde o dia 19 de outubro. Dessa forma, a sede da Colônia, que funciona no prédio da Secretaria Estadual da Agricultura, região central, continuará lacrada por falta de alvará. “A Colônia de Pesca alega que apresentou a documentação necessária para retirar o alvará, mas ainda não tem posse desse documento. Ninguém pode funcionar sem alvará”, explica. O juiz afirma que deu um prazo de 10 dias para que a Prefeitura explique os motivos de não ter concedido o alvará de funcionamento para a Colônia. “Eu preciso ouvir a Prefeitura para saber se os documentos apresentados para a retirada do alvará foram suficientes ou não”, diz. O presidente da Colônia de Pesca, Guilmer Puertas, diz que a Prefeitura não concedeu o alvará de funcionamento para a entidade por causa de um terreno no bairro São Francisco, que está sendo alvo de uma ação de desapropriação. “É por causa do terreno e isso tanto é verdade que a Cooperativa de Pesca não tem alvará e não foi lacrada pela Prefeitura. Isso é uma retaliação, porque nós não ficamos quietos e brigamos pelos nossos direitos”, alega Puertas. De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, ao todo 15 notificações foram expedidas à Colônia dos Pescadores, para que apresentasse o pedido de alvará junto com laudo do Corpo de Bombeiros, projeto de acessibilidade, cópia da capa do IPTU e memorial descritivo e de atividade. (Fonte: Imprensa Livre)

Comissões avaliam veto de Juan sobre projeto de Wagner

São Sebastião - A Câmara Municipal está analisando o veto total do prefeito Juan Garcia ao projeto de lei 51/05, de autoria do vereador Wagner Teixeira, que obriga as empresas que firmarem contrato com a Prefeitura a emplacarem seus veículos no município. A proposta foi aprovada e encaminhada para a sanção do prefeito, que acabou vetando-a integralmente. Caso fosse colocada em prática, todas as empresas que já estivessem a-tuando ou iniciando seus trabalhos na cidade deveriam ter seus respectivos certificados de registro expedidos em São Sebastião. Segundo o prefeito Juan Garcia, a proposta em questão afronta o Código Brasileiro de Trânsito, ou seja, com a lei federal 9.503/97, que em seu artigo 120 estabelece que todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou Distrito Federal, no município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei. A intenção do autor seria aumentar a receita municipal, por meio do repasse pelo Estado de 50% do que é recolhido com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). A expectativa do presidente era conseguir um acréscimo de receita municipal anual entre R$50 e 100mil. Teixeira disse que vai pedir aos vereadores que derrubem o veto na próxima sessão, quando ele entrará em pauta. Hoje ele foi lido e encaminhado à Comissão de Justiça, para emitir o parecer em relação ao posicionamento do prefeito. “Essa proposta tem tudo para arrecadar impostos para a cidade. Não sei porque não foi sancionada. Em São Paulo isso já está sendo praticado e é legal”, completou. O presidente do Legislativo comentou que o IPVA é o imposto mais ‘limpo’ que existe, pois a metade fica no município onde ele é arrecadado. Quando o projeto foi aprovado, no dia 8 de novembro, Teixeira alegou que a Prefeitura tem fornecedores como a Enob, Avalon e o Projeto Aquarela, que têm seus carros com placas de outros municípios e que, muitas vezes, não empregam pessoas da cidade. “Elas prestam serviços, mas tiram dinheiro da cidade”, criticou. O vereador Carlos Augusto Senatore, o Guto, considerou a iniciativa interessante, porque a administração estaria arrecadando mais recursos financeiros. “As empresas são contratadas, utilizam o sistema viário e não contribuem com nada”, completou. Segundo ele, os empresários de grande porte geralmente abrem firma em cidades onde a percentagem do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é menor, visando o emplacamento e/ou registro de seus veículos, já que conseguem significativa economia. De acordo com a proposta, para o veículo registrado em outro município o contratado deve providenciar a transferência, junto ao Departamento de Trânsito, no prazo máximo de 30 dias da data da ordem de início do contrato. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores rejeitam maioria das emendas ao orçamento

São Sebastião - Os vereadores votaram e rejeitaram ontem a maioria das emendas que foram apresentadas ao projeto de lei 57/05, de autoria do Executivo, que estima a receita e fixa as despesas para o exercício de 2006. Inicialmente estava prevista a leitura de 16 emendas, que já estavam esperando para entrar na pauta desde a semana passada. Apesar disso, apenas três foram aprovadas, além de uma outra que foi apresentada em regime de urgência pelo presidente da Casa, Wagner Teixeira (PV). A primeira emenda rejeitada por unanimidade era de autoria do vereador José Cardim de Souza, que alterava o artigo 9º do projeto de lei referente ao orçamento do próximo ano. Pelo teor inicial do projeto, o Executivo está autorizado a abrir, durante a execução orçamentária e observando o limite definido pelos recursos disponíveis, créditos adicionais suplementares. Caso a emenda 01/05 fosse aprovada, isso só poderia acontecer desde que o Legislativo autorizasse o Executivo. Cardim assinou outras nove emendas ao orçamento, das quais apenas uma foi aprovada. Outra emenda de Cardim rejeitada, a 03/05, previa a construção de alguns centros esportivos. Ele indicava a construção de um complexo esportivo e quiosques no São Francisco, assim como a construção da pista de skate no mesmo bairro. Para a Enseada, ele previa a construção de alambrado e vestiário na área de lazer, totalizando gastos de R$ 300 mil. Esse mesmo valor foi destinado à manutenção dos serviços administrativos da Secretaria de Esportes. A emenda foi rejeitada por maioria de votos, já que José Dalton da Silva, Modesto Kotian, e Félix João dos Santos, o Geléia, votaram a favor da proposta. O mesmo ocorreu com as emendas 04 e 05/05, que também receberam o voto favorável dos três vereadores. Kotian e Dalton eram responsáveis pela proposta junto com Cardim, que teve o voto representado e defendido por Geléia. Já na emenda 06/05, outra proposta de Cardim, recebeu o apoio de Félix e Solange Rodrigues. Nesse documento o vereador acrescentava no orçamento das subprefeituras o calçamento das ruas Prefeito Mário Leite, Stanley Fragel Madeira, Simião Caldeira, Sebastião Pereira e Guaxupé, todas no bairro São Francisco. A dupla de vereadores de Maresias também foi a única a dar voto favorável à emenda 09/05, de Cardim, que sugeria a construção de creche na Enseada no valor de R$ 220 mil e cancelava apoio às entidades públicas, privadas e filantrópicas, onerando os cofres públicos com a mesma quantia. Na emenda 06/05, apoiada apenas por Kotian, Dalton e Félix, o vereador Cardim cancelava o equivalente a R$ 1,5 milhão e substituía pela construção de 200 casas populares, divididas entre as Costas Norte e Sul da cidade. A proposta de Cardim aprovada por maioria de votos foi a emenda 10/05, que cancelou a aplicação de R$ 600 mil na manutenção de serviços administrativos na Secretaria de Governo e substituiu pela construção de um ginásio de esportes na Topolândia, outro centro esportivo no Itatinga e um terceiro, na Olaria. O valor total das três obras seria equivalente ao empenhado na administração da Secretaria de Governo, R$ 600 mil. Dalton, Augusto Senatore, Solange e Kotian votaram contra esse projeto. O presidente da Casa conseguiu a aprovação de sua emenda, que acrescentou uma verba de R$ 400 mil para a Secretaria Municipal das Subprefeituras, para a realização do desassoreamento do Rio Boiçucanga. Ele ainda retirou da pauta quatro emendas de sua autoria, e pediu desculpas a vereadores que assinaram alguns dos documentos em conjunto, por não tê-las colocado em pauta. Wagner Teixeira explicou que os vereadores se reuniram antes da sessão para tratar com o prefeito do projeto do orçamento. Segundo ele, Juan Garcia disse que várias das emendas apresentadas iriam comprometer o orçamento da Prefeitura. Os vereadores e o prefeito chegaram a um consenso, definindo o que consideraram como necessidades prioritárias do município. “Ele disse que não teria problema tirar algumas e manter outras”, explicou Wagner, em relação ao fato de apenas três emendas serem aprovadas. Ele ainda comentou que uma das propostas aprovadas trata do orçamento da Câmara, que aumentou em R$ 2 milhões e passou para R$ 10 milhões. “O que não for utilizado desse dinheiro voltará ao município. Além disso, poderíamos pedir até R$ 11 milhões”, destacou.
(Fonte: Imprensa Livre)

Asasf escolhe domingo, em eleição, sua nova diretoria

São Sebastião - A Asasf (Associação de Amigos do Bairro São Francisco) vai promover no domingo, dia 11, a partir das 8h00, na quadra de esportes da Praça da Figueira, a eleição para a escolha da nova diretoria. O atual presidente Luiz Fernando de Oliveira Silva, de 36 anos, o Nando, que esteve à frente da entidade durante 4 anos, esteve no jornal para falar sobre as conquistas e os desafios que enfrentou nesse período. Para Nando, a maior foi conquista foi ter transformado a Associação de Bairro numa entidade organizada, que fez diversas parcerias em benefício dos moradores, como a recuperação do rio Perequemirim, que contou com apoio do Instituto Terra e Mar e da Petrobrás. Além disso, ele destaca a parceria com a Casa da Amizade, administrada pelo Rotary, que concedeu cadeiras de rodas para a população do bairro, os bingos para a 3ª idade, as Olimpíadas Inter-Bairros e a homenagem às personalidades antigas do São Francisco, que envolveu as crianças das escolas do local. “Eu deixo a Associação feliz, porque foi uma experiência super legal. As cobranças sempre vão existir enquanto a comunidade não abraçar a Associação de Bairro”, afirma. De acordo com Nando, no final do segundo mandato fica a frustração de não ter conseguido o calçamento de sete ruas do bairro, as últimas que ainda são de terra batida. Após garantir que não pretende concorrer a nenhum cargo político, Nando salienta que o grande desafio da próxima diretoria será envolver a população nos trabalhos da Associação. “Desafios sempre vão existir e vai depender do que cada um vai colocar como meta. Existem muitos problemas a serem enfrentados, como a poluição da praia, a falta de rede de esgoto e o crescimento desordenado, mas o principal é o envolvimento dos moradores”, finaliza. Junto com Nando, deixam a Associação Amigos do Bairro São Francisco: Sidney (vice-presidente), Cida (1ª secretária), Alexandre (tesoureiro), Sirlene (diretora ambiental), Elizângela (cerimonial), Thiago (2º tesoureiro), Dinho (diretor de esportes) e Fátima (diretora social). (Fonte: Imprensa Livre)

Pescador de Barra do Una é autuado

São Sebastião - O pescador Alcides Leme da Silveira, que tem uma barraca de venda em frente ao Iate Clube de Barra do Una, Costa Sul, foi autuado pelas fiscalizações Tributária e Sanitária da Prefeitura. Conforme consta, Silveira foi multado em R$ 514,17 por não ter recolhido uma taxa de publicidade, e R$ 146,30 por não ter providenciado o pagamento da taxa de inspeção sanitária. Além disso, a fiscalização deu um prazo para que o pescador tomasse uma série de providências, no que diz respeito ao local onde é guardado o pescado e a forma como manipula os alimentos. Com relação à manipulação, aponta a presença de animais na área, o piso não é impermeável e dotado de ralo, e faltam equipamentos como botas de borracha. Já sobre o local do comércio a vigilância afirma que está em más condições de conservação, que a barraca não é pintada em cor clara, os produtos armazenados em isopores e fora da temperatura ideal, entre outros. O presidente da Colônia de Pesca, Guilmer Puertas, esteve ontem no Imprensa Livre com as cópias das autuações e acusou o prefeito Juan Garcia (PPS) de usar os órgãos de fiscalização como instrumento político e de ter interesse na área dos pescadores. “Hoje a Vigilância Sanitária e a Fiscalização Tributária se tornaram instrumentos políticos do prefeito. O prefeito tem interesse nas áreas da Colônia”, disse. De acordo com Guilmer, a Prefeitura dispensa tratamentos diferentes para a Colônia de Pesca e a Cooperativa, que funciona no bairro São Francisco. “Eu protocolei um pedido de informações na Prefeitura e fiquei sabendo que a Cooperativa não tem alvará de funcionamento. Porque não lacram o prédio?”, questiona.
Outro Lado - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, informa que as vistorias são realizadas periodicamente e que o pescador de Barra do Una foi autuado uma vez que o seu local de trabalho não possuía condições de higiene e autorização de funcionamento. De acordo com a Secretaria de Fazenda, quando o local é autuado, a pessoa tem um prazo imediato para requerer o alvará ou adequar o estabelecimento conforme as normas da Vigilância Sanitária. Referente à Cooperativa, devido ao horário em que o jornal entrou em contato com a Prefeitura, não foi possível verificar se existe alguma notificação ou ainda a existência de alvará do estabelecimento, mas a Secretaria da Fazenda informa que a fiscalização está a-tuante na verificação dos alvarás, procedimento adotado para qualquer estabelecimento, sem distinção. Sobre a Colônia dos Pescadores a Secretaria da Fazenda ressalta que o local foi notificado 15 vezes, e diz que até o momento não foi apresentado nenhum pedido de alvará. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes usam facas em dois roubos

São Sebastião - Assaltantes usaram facas em dois roubos ocorridos na noite de segunda-feira nos bairros Toque-Toque Grande e Juquehy, na Costa Sul. As vítimas são mulheres e turistas, abordadas dentro das casas de veraneio. Na rua Professor Lídio F. Bueno, em Toque-Toque Grande, a comissária de bordo K.Y.B., de 43 anos, moradora em São Paulo, e a mãe, foram rendidas por dois desconhecidos que esconderam os rostos com camisetas. Após anunciarem o assalto, eles fugiram levando R$ 100. No segundo crime, na rua Francelina de Moraes, em Juquehy, foram três desconhecidos que usaram facão, tipo peixeira, para invadir a casa de veraneio da deco-radora I.A.N., de 51 anos, rendida quando fazia comida na cozinha. Os assaltantes, que aparentavam entre 19 e 21 anos de idade, e usavam capuzes, também renderam o pintor que fazia serviço no imóvel, amarrando-o embaixo da escada. O trio pegou televisão, talão de cheques, bolsa, roupas, calçados, objetos pessoais e cartão de crédito. Na fuga, ainda levaram o veículo Honda Civic, avisando a vítima que iriam abandoná-lo em Boiçucanga ou Bertioga (locais em pontos opostos). Até a tarde de ontem a polícia não tinha informação do encontro do carro. Dos dois crimes, atendidos pela Polícia Militar, apenas o segundo estava registrado no 2° Distrito Policial. A polícia acredita que os autores do roubo são moradores do próprio bairro. (Fonte: Imprensa Livre)

Jornal católico completa dez anos no LN

São Sebastião - O jornal “De Praia em Praia”, editado pela Cúria Diocesana no Litoral Norte, completa dez anos de circulação nesse mês de dezembro. Criado pelo então Vigário Episcopal do LN, Padre Nino Carta, o jornal surgiu com o objetivo de unir a região. “A primeira edição circulou um pouco antes do Natal e a proposta era unir o povo católico do Litoral Norte onde, pela própria geografia da região, a comunicação é muito difícil”, lembra a jornalista Priscila Siqueira, responsável pelo jornal em suas primeiras edições. Da equipe inicial também participaram os jornalistas Raquel Salgado e Roberto Espínola, além de José Reinaldo Arado, leigo consagrado, então funcionário da Casa de Saúde Stella Maris. Priscila Siqueira conta que um dos objetivos da publicação era “promover a conscientização e o ânimo da comunidade para trabalhar por um litoral melhor. Sonhávamos com uma sociedade mais justa, onde os excluídos pudessem receber um apoio maior da comunidade católica”, diz ela. Com edições mensais, 12 páginas e uma tiragem de dez mil exemplares, o jornal “De Praia em Praia” circula hoje em toda a região. Ele é distribuído através da Igreja Matriz de cada paróquia, que o envia para as capelas e comunidades mais distantes. A Diocese tem 16 paróquias, cada uma delas com sua Igreja Matriz; além de 100 capelas e comunidades. “Em 2000, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nós tínhamos quase 79 mil habitantes, dos quais 49.6 mil eram católicos. Ou seja, quase 63% da população. Então, dez mil exemplares pode parecer muito mas, na verdade, não é nada perto do número de católicos que temos na comunidade”, diz Denise Peixoto, responsável pela publicação atualmente. Ela ressalta a importância do jornal para a formação dos leigos: “com noticiário local, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da Igreja Católica como um todo, o jornal também traz textos para reflexão”, diz ela. O jornal é mantido por um grupo de aproximadamente 25 patrocinadores e também recebe ajuda financeira das paróquias da região. Nesse período, lançou duas edições especiais: em maio de 2000, para comemorar a criação da Diocese de Caraguatatuba; e em maio desse ano em homenagem aos cinco anos da Diocese.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Boiçucanga comemora 51 anos com festival e entrega de arquibancada

São Sebastião - A diretoria, atletas e torcedores do Boiçucanga Futebol Clube tiveram vários motivos para comemorar o aniversário do clube. No final de semana, Além da festa pelos 51 anos de fundação da entidade, o evento marcou a entrega da arquibancada com capacidade para até 800 pessoas. No sábado, a rodada começou com uma goleada do infantil do Boiçucanga por 13 a 1 em cima do Camburi. Na categoria veteranos o Camburi se reabilitou vencendo o Portinho, da Ilhabela, por 2 a 1. O resultado dos outros jogos foram: Boiçucanga 1 x 1 Maresias; Pérola Negra (de Santos) 3 x 1 Sebastianense; e Boiçucanga 1 x 1 Molekes de Maresias. No domingo foram disputados mais cinco jogos pra completar a rodada: Camburi 3 x 2 Som do Barê; Sete de Setembro 3 X 1 Maresias; Guarani 4 X 2 Boiçucanga; Guarani 3 x 1 Barra do Una; Boiçucanga 5 x 1 Seleção Santista. Fundado em 4 de dezembro de 1954, o Boiçucanga é uma das equipes mais tradicionais do município. Atualmente o clube atravessa um processo de reestruturação, conforme conta o presidente José Teixeira Filho, o ’Teixeirinha’. “Estamos com um novo grupo de colaboradores, novas idéias que pretendem envolver a comunidade do bairro nas atividades do clube”, declara. Segundo ele, o primeiro passo está sendo montar um quadro associativo. Estão nos planos também, a iluminação do campo e a criação de um salão social. Outro projeto que está em andamento é um convênio firmado com o Santos F.C. para implantação de escolinha de futebol no campo do Boiçucanga. Teixeirinha aguarda patrocinadores, que “além de ganharem um espaço para propaganda nos muros do campo, poderão inscrever até 10 crianças na escolinha”, explicou op presidente. O festival tem seqüência no próximo final de semana, a partir das 10h00, com mais nove partidas.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara institui premiação para funcionários que se destacarem nas Olimpíadas do Servidor Público

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou em sessão ordinária realizada ontem, 6, em regime de urgência especial, o projeto de decreto legislativo 22/05, de autoria do presidente da Casa, Wagner Teixeira, que institui a honraria esportiva aos funcionários municipais que se destacarem nas ‘Olimpíadas do Servidor Público’. “A premiação é uma maneira de reconhecer o desempenho, a dedicação e a participação de cada servidor público municipal que procurou defender o seu time ou a secretaria onde atua. É também uma forma de incentivar aqueles que não quiseram participar dos jogos”, salienta Teixeira. Os três primeiros colocados da categoria masculina, e da feminina, serão homenageados com a entrega de medalha de ouro, prata e bronze, respectivamente, conforme o número de medalhas recebidas por participação, seja na modalidade individual ou no coletivo. A pontuação será considerada da seguinte maneira: ouro (3 pontos); prata (2 pontos) e bronze (1 ponto). Havendo empate no número de pontos, o desempate será feito pela maior quantidade de ouro e, persistindo o empate, pelo maior número de prata. Na hipótese do empate continuar os atletas serão homenageados de acordo com a classificação. A entrega da honraria será após o encerramento dos jogos, entre os dias 26 e 30 de dezembro, em sessão solene marcada pela Presidência da Câmara. O projeto foi encaminhado à promulgação. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura fará amanhã (08/12) ação em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência comemorado

São Sebastião - Amanhã (08/12) a Praça do Coreto, no Centro de São Sebastião, terá uma série de atrações e atividades em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência comemorado todo dia 03 de dezembro. As atividades que estavam marcadas para o último dia 2 de dezembro foram adiadas em razão da forte chuva. O evento é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Obras e Planejamento (Seop) e da Fazenda (Seafaz). A Comissão de Acessibilidade também participará orientando e tirando dúvidas sobre a Lei Federal número 5296/04, da população e comerciantes. Esta lei prevê que todos os municípios do Brasil estejam adequados aos portadores de necessidades especiais. Acessibilidade é garantir o direito de ir e vir com autonomia e independência à toda a população. Com isso, o comércio em geral e prédios públicos devem se adequar à lei. A programação será aberta às 9 horas. No local, a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés Ltda., estará apresentando sua técnica e também vendendo calendários e cartões de natal para os visitantes. Além disso, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Fundo Social estarão presentes com barracas. O público pode conferir também, um coral de libras e uma apresentação de cadeirantes. A Praça do Coreto fica ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

 

Descoberto novo esquema de desvio na folha de pagamentos
Em pleno dia de votação do relatório final da CPI que apurou o desvio de R$ 700 mil, outro funcionário público admite ter embolsado quase R$ 20 mil nos últimos dias

Ubatuba - Foi lavrado, na tarde de ontem, um boletim de ocorrência na Delegacia de Ubatuba, relatando um novo desvio de verba na Prefeitura de Ubatuba. O responsável pelo desvio, de R$ 19.502,74, que usou também a folha de pagamentos, o mesmo método utilizado para o desvio dos cerca de R$ 700 mil que estão sendo apurados desde junho, teria admitido, em depoimento, sua culpa. Alessio Bastos Cardenuto é encarregado do setor de serviços de licitação e contratos da Prefeitura e declarou na delegacia ter cadastrado, por volta do dia 20 de outubro, nove nomes fictícios como pensionistas na folha de pagamentos, dias antes de fechá-la. Alessio alegou que todo o valor foi desviado para a sua própria conta corrente no Banespa, por meio de geração de arquivo bancário, dados processados e seu envio via internet ao banco. O rapaz, que tem 20 anos, disse à polícia que a quantia ficou disponível em sua conta a partir do dia 2 deste mês e que desde então utilizou cerca de R$ 9 mil, pagando contas e adquirindo objetos. Alessio diz não haver outras pessoas envolvidas no caso, tendo efetuado o desvio sozinho e sendo esta a primeira vez que praticou tal ato. Ele disse também que pretende restituir todo o valor que desviou. A descoberta de um novo desvio foi, para os membros da CPI que investiga o caso do desvio dos R$ 700 mil, a confirmação de que o sistema que gera as folhas de pagamento é extremamente falho e vulnerável (o que, aliás, consta no relatório que foi lido ontem na sessão de Câmara). Alessio disse que ocorre freqüentemente deixarem o sistema aberto em períodos de almoço, por exemplo, fato que seria praticado em todos os departamentos da Prefeitura. Quem constatou a nova irregularidade foi o chefe da seção de pessoal da Prefeitura, Flávio Bellard Gomes. Flávio viu que constavam na folha de pagamento deste mês nomes que não estavam na folha de novembro e notificou o chefe de serviço de recursos humanos, George Frederich Augusto de Oliveira, que notificou o procurador Agamenon Batista de Oliveira, que lavrou o B.O.. Alessio Bastos Cardenuto foi acusado nos artigos 312 e 313A (peculato e inserção de dados falsos em sistema de informação). O novo desvio foi comunicado pelo presidente da Câmara e relator da CPI, Jairo dos Santos, logo após a leitura do relatório conclusivo da Comissão, que teve a votação adiada novamente na sessão de ontem, por pedido do presidente da CPI, o vereador Ricardo Cortes. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba descobre nova fraude na folha de pagamento dos servidores
Prefeitura demite funcionário acusado de desviar R$ 19 mil para sua conta

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba descobriu ontem um novo desvio de dinheiro da folha de pagamento dos servidores municipais. O acusado da fraude é o funcionário A.B.C., 21 anos, que teria desviado R$ 19.502,54 da folha de pagamento destinada aos pensionistas para sua conta particular no Banespa. Cardenuto trabalhava desde novembro de 2003 na prefeitura e foi colega do ex-servidor Alvelino Almeida da Cruz Júnior, exonerado em maio deste ano após desviar cerca de R$ 700 mil da folha de pagamento dos servidores municipais. Este ano, Cardenuto, que trabalhava até então como estagiário, foi nomeado pelo prefeito Eduardo César (PL) como encarregado do Setor de Serviços de Licitações e Contratos da Prefeitura, com salários de R$ 1.100,36 mensais. Atualmente, ele cuidava da folha de pagamento dos servidores. Ao tomar conhecimento do desvio, o prefeito assinou a portaria de exoneração do servidor. A prefeitura também solicitou à Justiça o bloqueio dos bens do servidor e a sua prisão preventiva. Quando deixava a prefeitura para almoçar, Cardenuto foi detido pela Guarda Municipal e levado à delegacia de polícia para prestar depoimento. O ESQUEMA- Segundo a prefeitura, Cardenuto teria elaborado três folhas de pagamento nos últimos dias. Na folha destinada ao pagamento dos pensionistas, ele incluiu o nome de nove pensionistas 'fantasmas' e os depósitos foram feitos em sua conta particular. Segundo a prefeitura, no mês de novembro a prefeitura destinou R$ 16 mil para o pagamento dos pensionistas. Na folha deste mês, foram destinados 36 mil. Os funcionários da Seção Pessoal, responsáveis pela checagem da folha de pagamento, estranharam a diferença e resolveram apurar o caso. Descobriram que os R$ 20 mil destinados aos nove pensionistas fantasmas tinham sido depositado na conta pessoal do servidor. Segundo o delegado Eduardo Cembranelli, que atendeu o caso, o servidor negou inicialmente qualquer envolvimento no desvio de dinheiro público. Cardenuto teria afirmado desconhecer qualquer depósito de R$ 20 mil dos pensionistas em sua conta, alegando que desconhecia o saldo em sua conta porque o cartão magnético do banco estaria com problemas. Segundo Cembranelli, mais tarde, acompanhado de seu advogado, o servidor teria confessado a fraude, alegando que teria agido sozinho.
 (Fonte: ValeParaibano)

Motociclistas se encontram em Ubatuba no 9º Motorcycle

Ubatuba - O Cruz de Ferro Motoclube realiza nos dias 10 e 11 de dezembro o 9º Motorcycle, tradicional encontro de motociclistas na cidade de Ubatuba. O evento acontece pela primeira vez em uma praia, e a escolhida é a Vermelha do Norte. “Resolvemos mudar o vi-sual, já que sempre nos reunimos no centro. A Vermelha do Norte é uma praia muito bonita e o pessoal vai gostar muito do local”, disse Luiz Roberto Sant’anna de Paula, o Beto, presidente do Cruz de Ferro. A expectativa, segundo o presidente do Clube, é reunir aproximadamente 300 motoclubes de todo o Brasil. “Já temos confirmação de pelo menos 250 motoclubes. Outros devem confirmar presença no decorrer da semana”, garantiu Beto. Os encontros realizados anteriormente já trouxeram a Ubatuba motociclistas do Acre, e até da cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul. Para o encontro deste ano a confirmação mais distante, até o momento, veio de Brasília. Entre as atrações, shows de rock e gincanas. Haverá ainda estandes com peças, acessórios e roupas. Os motociclistas que quiserem acampar terão uma área reservada. O 9º Motorcycle tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba. O clube - Fundado em 29 de outubro de 1997 em Ubatuba, o Cruz de Ferro Moto Clube é uma entidade de conotação motociclística, sem fins lucrativos, destinada a ensinar aos seus integrantes a prática do moto turismo, criando uma auto confiança nos motociclistas no que diz respeito a se aventurar nas viagens, quer seja em grupo ou até mesmo sozinhos, e a ter sempre o ideal companhei-rismo e respeito pelos demais cidadãos. O clube possui facções no Vale do Paraíba, em Tremembé e em Paraty (RJ). (Fonte: Imprensa Livre)

Assessor parlamentar fica ferido em acidente na BR-101

Ubatuba - O assessor parlamentar A.A.B., de 38 anos, morador em Angra dos Reis/RJ ficou gravemente ferido em acidente ocorrido na manhã de ontem, no km 7 da BR-101, bairro Pincinguaba. Ele era passageiro de um Versalhes, conduzido pela mulher, a funcionária pública N.J.M.A.B., de 37 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o carro estava no sentido Ubatuba/Paraty, quando a condutora perdeu o controle vindo a bater na guia e no barranco. O acidente deixou o veículo completamente danificado e ainda provocou feri-mentos leves em mais três passageiros. O assessor, que estava ao lado da motorista, foi resgatado pela Rodoviária e conduzido ao pronto-socorro, onde permaneceu internado. (Fonte: Imprensa Livre)

Equipe de Ubatuba conquista seu 9º Circuito de Águas Abertas

Ubatuba - A equipe da Prefeitura de Ubatuba confirmou o favoritismo e sagrou-se campeã do 9º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, ao vencer a quarta etapa da competição, disputada no domingo, na praia do Lázaro. A competição reuniu mais de 200 atletas do Estado, em uma manhã ensolarada, onde as águas calmas da praia colaboraram para que o evento fosse um sucesso. A etapa recebeu o nome do professor Márcio Ângelo Soares da Silva, em uma homenagem ao professor da academia Winner/Swim América, falecido no mês de outubro, um dia após a prova do Perequê-Açu. Antes da prova foi feita uma homenagem ao professor - uma faixa, colocada no palco e um cartaz com sua foto. Em seguida começaram as provas de 250, 500, 1000 e 3.000 metros, onde cada atleta buscava melhorar sua posição no ranking final. Após a prova, aconteceram as premiações da etapa e do circuito. O secretário Bittencourt Jr. Deu os parabéns aos envolvidos na realização da competição. “Para mim o Circuito de Águas Abertas foi o maior desafio que a Secretaria enfrentou em 2005. Muitos atletas, muitas pessoas envolvidas na organização, mas chegamos até o fim, graças ao esforço de todos. Agradeço a todos, são todos vencedores”, afirmou. Segundo a Secretaria, o ranking final com resultados de todos os atletas deve ser divulgado até o fim da semana. A etapa teve a vitória da equipe da Prefeitura de Ubatuba, com a Winner/ Swim América em segundo e a equipe do Atleta Cidadão em terceiro. No ranking final ficou Ubatuba em primeiro, com 3.000 pontos, Winner/Swim América/ S.J.C., em segundo, com 2.580 pontos, seguido por Victor/ Taubaté (2.070); RH+/Ubatuba (quarto lugar, com 1.856) e Aquatic Baroni/ Jacareí, em quinto, com 1.813.
(Fonte: Imprensa Livre)


Operação "tapa-buracos" é retomada em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba pretende retomar em duas semanas a operação 'tapa-buracos' para recuperar as ruas do centro e as vias de acesso às praias para a temporada de verão. O serviço foi interrompido há 15 dias devido ao término da emulsão asfáltica. Como a usina de asfalto está embargada pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) desde julho, um acordo permitiu a retomada da fabricação, em caráter temporário, até 6 de janeiro. "As chuvas têm aumentado os buracos e por isso pedimos permissão para voltarmos a fabricar emulsão. Pretendemos até o início de janeiro tapar os buracos do centro, do bairro Itaguaí e das estradas de acesso às praias", disse o secretário de Obras, João Paulo Rolim. Segundo ele, a prefeitura construiu barreiras e trocou o piso da usina para evitar contaminações do solo e do lençol freático. Hoje, ele se reúne com o gerente da Cetesb em Ubatuba, Paulo Guedes, para discutir o assunto. "Demos a autorização porque o excesso de buracos estava comprometendo a cidade, mas para que a usina seja desembargada a prefeitura terá que obter a licença ambiental", disse Guedes. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba faz limpeza de valas e rios

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), está promovendo uma limpeza em rios e valas da cidade. O objetivo é evitar a incidência de enchentes. Para os trabalhos, a Secretaria de Obras de Ubatuba utiliza uma escavadeira hidráulica de propriedade do Daee. O serviço começou em uma vala que corta o bairro Praia Grande. "A máquina precisava de uma reforma. Por isso, a prefeitura investiu nela, firmando um acordo de que ela poderia ser utilizada para esse trabalho", disse o secretário de Obras, João Paulo Rolim. Segundo ele, mais bairros estão 'na mira' da equipe, entre eles Toninhas, Perequê-Açu, Maranduba e Lagoinha. Para realizar o serviço nessas localidades, no entanto, a prefeitura aguarda liberação do Daee. Nos trabalhos, são removidos lodo e vegetação que atrapalham o curso normal dos rios rumo ao mar. "Estamos fazendo tudo de forma certa, em acordo com o Daee e sempre em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, disse Rolim. Para os locais aos quais a máquina não tiver acesso, o serviço será feito de forma manual. Porém, mesmo com os trabalhos de limpeza, a prefeitura informou estar montando um esquema especial para a época de chuvas. "Estamos fazendo uma preparação, convocando operadores de máquina e 'braçais' que serão acionados em caso de emergência." (Fonte: ValeParaibano)

Charles Medeiros busca parceria para segurança pública em Ubatuba.

Ubatuba - Em setembro último, foi aprovado o Requerimento 341/05 do vereador Charles Medeiros que versa sobre solicitação de informações a respeito de implantação de convênios entre o executivo municipal e federal para aquisição de viaturas destinadas às polícias e guarda municipal. Segundo Charles Medeiros, o pacote faz parte do Fundo Nacional de Segurança Pública, onde apóia projetos na área de segurança pública como reequipamento, treinamento, qualificação de policiais e autoridades envolvidas, trabalha também com projetos de sistemas de informações, inteligência, investigação, estatísticas, estruturação e modernização, também fomenta programas de polícias comunitárias e de prevenção ao delito e à violência. Em resposta a solicitação do vereador, o Assessor Especial do Ministro da Justiça, Paulo Pires encaminhou a Ubatuba documentos contendo os termos para a celebração de convênio, onde deverá ser encaminhado ao Departamento de Execução e Avaliação do Plano Nacional de Segurança Pública, através de Daelson Oliveira Viana, responsável pelas propostas. Depois de aprovado o projeto e celebrado o convênio, o solicitado será encaminhando ao município sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança do Estado. Charles Medeiros encaminhou ofício nº. 430/05 ao Prefeito Eduardo César com as respectivas informações, bastando agora o Executivo elaborar um projeto em parceria com a secretaria estadual responsável e encaminhar ao departamento federal pertinente. “Tal parceria se faz necessária devido à necessidade de maiores investimentos na área de segurança no município, não podemos perder esta oportunidade” Afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ubatuba sedia 8º Encontro Regional de Gestão de Previdência Municipal

Ubatuba - O Instituto de Previdência Municipal de Previdência de Ubatuba, em conjunto com a Associação Paulista de Entidades Previdência Municipal e Prefeitura Municipal realizará nos próximos dias 13 e 14, o 8º encontro Regional de Gestão de Previdência Municipal, nas dependências do Itamambuca Eco Resort. O evento contará com a presença de, aproximadamente, duzentos participantes de diversas cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, entre autoridades do Ministério da Previdência Social e Procuradoria Geral da República. Durante o encontro, serão discutidos diversos temas sobre o cenário previdenciário e as expectativas para 2006. Na opinião do diretor administrativo financeiro interino do Instituto Municipal, Altair dos Santos, um evento desse porte é importante porque qualifica os servidores para a gestão da previdência própria, além de trazer prestígio para a cidade. “Esses encontros são realizados em diversas cidades do Estado. Ubatuba está entre as cidades escolhidas porque os trabalhos desenvolvidos junto ao Instituto servem de exemplos para os demais municípios”. (Fonte: PMU)

Circuito Ubatuba Surf Challenge fecha o ano com chave de ouro.

Ubatuba - Aconteceu durante os dias 2, 3 e 4 na praia da Itamambuca, a última etapa do Circuito Ubatuba Surf Challenge, evento que definiu os campeões de 2005. O evento começou com o mar praticamente zerado, mas no decorrer do dia teve uma melhora acentuada e proporcionou um show de surf por parte dos profissionais. Os grandes destaques do dia foram Isaias Silva e Diego Santos, ambos com apresentações excelentes e scores acima da casa dos 9 pontos. O segundo dia amanheceu com ondas melhores, o que possibilitou um show de surf por parte dos atletas das categorias de base até os mais experientes. A categoria Máster fechou o dia com atuações dignas de grandes campeões, Tadeu Pereira e Ricardo Toledo deram conta do recado e surfaram ondas excelentes durante um final de tarde com direito a sol e boas ondas. Tadeu descolou na primeira semi-final uma nota 8,0 e um 9,25, enquanto Ricardo Toledo veio embalado da outra semi.
O domingo amanheceu com as ondas menores, mas ainda com boa formação. Os atletas repetiram as atuações dos dias anteriores, a família Toledo com Matheus, Filipe e Ricardo, Emerson Santos, Tadeu Pereira e Edgar Bischof foram as estrelas do dia por esbanjarem estilo e não hesitarem em mandar algum dos maiores scores do campeonato.
Na final profissional Edgar sagrou-se o grande campeão ao vencer o confronto contra Isaias Silva que vinha embalado desde o primeiro dia de competições, porém na final não conseguiu achar as ondas e assistiu Edgar surfar duas ondas aplicando fortes rasgadas e re-entries com pressão e velocidade para vencer o duelo. A mesma final havia se repetido durante a primeira etapa com Isaias levando a melhor. A briga pelo título foi até a final e acabaria sendo decidido por quem chegasse na frente, melhor para Edgar que além de vencer a etapa ainda conquistou o título de campeão Ubatubense profissional de 2005. O evento ainda contou com o Air Show que teve o patrocínio a Associação Comercial de Ubatuba. Vestindo gorro de Papai Noel, os atletas tiveram que executar o melhor aéreo. João Santana venceu com um aéreo 360 de backside. Houve também premiação para os melhores notas da competição tanto para o masculino como para o feminino. A quebra de recorde como maior número de surfista em uma única onda precisou ser adiado devido às condições não favoráveis do mar. A direção da AUS agradece a todos os atletas e presentes no evento pelo Apoio, assim como a Prefeitura Municipal / Secretaria de Turismo de Ubatuba, Cia. Radical, Federação Paulista de Surf aos patrocinadores Local Motion, Hawaian Dreams, Marmot, Maraberto, Spy, Wave Star, Bruzzy, Associação Comercial de Ubatuba, Perfect Waves e Aquatec; e apoiadores Super Fibra, Vi Fiber Glass, Texiglass, Zecão, Localiza, Chalés de Netuno, Itamambuca Eco resort, Secretaria de Esportes e Lazer, Surf Expresso, Perequim, Serralheria Fluminense, Vidronorte e Adriano Art. A Associação Ubatuba de Surf deseja ótimas festas de fim de ano e promete um 2006 repleto de novidades para o surf de Ubatuba. (Fonte: AUS)

Livro sobre Educação Fiscal é lançado em Ubatuba

Ubatuba - O Salão da Igreja São Francisco recebeu nesta quarta-feira, 7, aproximadamente 600 professores para o lançamento do livro “Educação Fiscal / Litoral Norte SP – A Conscientização construindo um futuro mais solidário”, um trabalho desenvolvido pelo Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Com atividades elaboradas por professores do Litoral Norte em um trabalho coordenado pelo Grupo de Educação Fiscal, o livro será distribuído nas quatro cidades e fala da importância do cumprimento das obrigações tributárias e incentiva o exercício dos direitos que se contrapõe a essas exigências. Participaram da cerimônia de entrega, Tabir Macedo Filho (representante do PNEF na Secretaria Estadual da Fazenda), Degnaldo José Zapparoli (rep. do PNEF na Receita Federal 8º R.F.), Amador Marcondes Garcia (rep. da Regional de Ensino), Cosme Damião Lemes (Adm. do Tebar – Petrobrás), Paulo Carreiro (Del. Subst. Da Receita Federal em S. Sebastião), Isabel Roseli de Souza Leite (Sec. Mun. Educação) e Gilson Ferreira da Silva (Sec. Mun. Finanças e Planejamento). O delegado da Receita Federal, Paulo Carreiro, disse que a sua expectativa é ver o conteúdo do livro em prática. “É um trabalho muito bonito, muito bem feito, mas que não foi elaborado para ficar enfeitando estantes. Precisamos ver esse trabalho sendo aplicado nas salas-de-aula”, declarou o delegado. “Ubatuba fica feliz em fazer parte desse projeto tão importante que se torna realidade a partir de hoje com o lançamento desse livro”, disse o Secretário de Finanças, Gilson Ferreira da Silva. “Os professores de Ubatuba que participaram deste projeto talvez ainda não tenham a noção da importância deste trabalho. O tempo mostrará que realmente estamos construindo um futuro solidário, através do ensino da educação fiscal”, disse Isabel Leite, Secretária de Educação de Ubatuba. Após o lançamento do livro, Degnaldo Zapparoli apresentou um breve resumo das atividades de 2005 do PNEF em Ubatuba, seguida de palestra com Mauro Luis Silva, da Receita Federal (Fonte: PMU)

Assistência Social e Fundo de Solidariedade entregam certificados de cursos de capacitação

Ubatuba - A Secretaria de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade realizaram na tarde desta quarta-feira, 7, mais uma formatura de alunos dos cursos de capacitação promovidos no segundo semestre. Desta vez receberam certificados cerca de 80 formandas que fizeram cursos de alimentação, na sede da Secretaria. A primeira dama Denise César, ao entregar os primeiros certificados declarou estar muito contente com o resultado da parceria. “É uma alegria muito grande estar entregando esses certificados hoje. Pude ver o empenho de todas vocês e espero, que possam em breve, começar a ganhar dinheiro com o que aprenderam aqui”, disse. Ela lembrou ainda que um dos cursos previstos para 2006 é o de corte e costura, que vai se juntar aos de artesanato e alimentos. Neste segundo semestre já foram entregues certificados na Maranduba e Sertão da Quina. No sábado é a vez das alunas da Folha Seca receberem os certificados. (Fonte: PMU)

Aviso da Previdência aos servidores municipais aposentados e pensionistas

Ubatuba - Por força de decisão do Supremo Tribunal Federal, através da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 31/05, que declarou inconstitucionais os incisos I e II do parágrafo 1º do caput do Art. 4º, emenda constitucional nº41/2004 , o Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba, em conjunto com a Prefeitura Municipal irá promover a devolução das contribuições previdenciárias dos servidores aposentados e pensionistas, referentes aos meses de abril a setembro de 2004, na folha de pagamento do mês de dezembro. (Fonte: PMU)

Maria Comprida, a vedete das canoas, ganha abrigo na Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - Após alguns meses sendo reformada pelo Mestre Baeco, a famosa canoa ubatubense “Maria Comprida” ganhou uma nova morada. Ela está sendo exposta no “Paço Municipal” desde o último dia 6, terça-feira. Considerada um patrimônio da cultura local e medindo 9,20m por 0,8m de largura e pesando, aproximadamente, 200k, a “Vedete das Canoas”, como é carinhosamente chamada pelos caiçaras, precisava de um bom espaço para se abrigar. Na opinião do presidente da Fundart, Martiniano Viana, o Paço oferece segurança e condições adequadas de conservação para esse objeto tão estimado pela comunidade caiçara. “Além disso, a Maria Comprida torna-se agora mais atrativo cultural exposto à visitação”, declarou Martiniano. A fama da canoa - Pouca gente sabe, mas a famosa canoa Maria Comprida, que existe até hoje, foi batizada com esse nome em homenagem à primeira canoa, com o mesmo nome, que venceu a primeira corrida de canoas do município. O sucesso da corrida foi tão grande que a cidade de São Sebastião começou a realizá-la também e competir com os nossos remadores. Eram várias categorias: dois remos, três e cinco remos. Na corrida de cinco remos, São Sebastião sempre vencia, pois tinha uma boa equipe e uma canoa rápida. Nei Martins, um dos maiores estudiosos da cultura caiçara ubatubense, conta que a segunda Maria Comprida foi esculpida em um pé de louro encontrado à beira da Rodovia Oswaldo Cruz. “Um caçador chamado Virgílio Alexandre era amigo do pessoal do Itaguá, que competia nas corridas. Em uma de suas andanças, ele descobriu uma grande árvore que poderia virar uma bela canoa. Rapidamente, contrataram o Sr. Agrício, do Sertão do Ubatumirim e seu filho Benedito, que trabalharam durante vinte dias. A canoa media 9 metros e pesava cerca de 200 quilos. Os pescadores não tiveram dúvidas: deram a ela o nome de Maria Comprida”, relata Martins. Em 1970, a Maria Comprida ganhou sua primeira competição, na Praia de São Francisco, em São Sebastião. Durante três anos consecutivos, ela foi vencedora e conquistou o troféu Fita Azul, oferecido pela cidade de São Sebastião. Depois disso, Maria Comprida foi personagem de grandes realizações. Participou da 1ª Jornada Marítima - Ubatuba a Santos, uma prova sem caráter de competição, em homenagem à Paz de Iperoig, assinada em 14 de setembro de 1563. De 1975 a 1987, a corrida de canoas não foi mais realizada em Ubatuba. Em 1988, a Fundart passou a organizar esse evento e a Maria Comprida deixou saudades. Anos mais tarde, o Tamoios Iate Clube adquiriu a canoa bastante danificada e ela foi cedida para a Fundart. Em 1997 ela foi restaurada e voltou ao mar em 2003.(Fonte: PMU)

Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 09/12 à 15/12/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

Lançamento Nacional "Harry Potter e o cálice de fogo"  
Aos sábados e domingos ás: 13:10 hs - 16:00 hs - 18:50 hs e 21:40 hs.
De 2ª a 6ª feira : 15:30 hs - 18:10 hs - 21:00 hs.


CINE PASSEIO ( UBATUBA )

fone 3832-2843 ( 012 )

"AS CRÔNICAS DE NARNIA: O LEÃO , A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA."
Ás 14:00 hs - 16:30 hs - 19:00 hs e 21:30 hs.

Fonte: cineporto@hotmail.com
 

Ação Litoral
 
Opinião Topo

Remoção de Famílias
José Nelio de Carvalho

A página C-4 da Folha de São Paulo, de 4ª.feira desta semana, 7/12, traz notícia sobre o processo de aprovação do Plano de Manejo do Parque da Serra do Mar, que pelo que consta da reportagem já está pronto, devendo ser aprovado pelo Estado e pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente). Sob o título “FAMILIAS TRADICIONAIS NÃO SERÃO REMOVIDAS”, : “Em vez de expulsar todas as pessoas que vivem no Parque Estadual da Serra do Mar para garantir sua preservação, o plano de manejo prevê que os moradores tradicionais (como quilombolas e caiçaras) permaneçam no local...Por ser uma unidade de conservação integral, não deveria haver ocupação na área preservada...não há cadastro dos moradores...” E continua a notícia : “Para os idealizadores do plano de manejo, os habitantes tradicionais podem impedir invasões .“ Queremos oficializar a permanência mediante o compromisso de conservar a área”, diz a coordenadora do plano, Adriana Matoso. “Moradores não poderão ampliar o terreno”.
A matéria traz também a afirmação de que o Plano de Manejo é “documento equivalente ao Plano Diretor de uma cidade”.
O Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba, começando desde a divisa com Paraty, na cota 0, no nível do mar, segue por esta cota até a divisa entre Praia Brava e Almada, englobando diversos núcleos já existentes, inclusive a Vila de Picinguaba, antigo distrito criado por lei estadual. No restante do município, o Parque atinge algumas ocupações, nos sertões, sendo considerado no entorno, uma área de amortecimento. O Plano de Manejo prestes a ser aprovado, incidirá sobre toda essa área, importante para os moradores e para Ubatuba como um todo.
Por omissão do Poder Público Municipal estamos assistindo há algum tempo uma intervenção, não sei se branca ou verde no município de Ubatuba por parte do Estado.
É momento de lembrarmos que o Brasil é um Estado Democrático de Direito, significando com isto que todos, inclusive governantes e seus agentes devem obediência às leis. E que existe uma lei complementar à constituição denominada Estatuto da Cidade, de 10 de julho de 2001, que estabeleceu prazos e formas para que os municípios planejem todo o seu território. Os assuntos de interesse local, por imposição da Constituição, são de competência exclusiva dos municípios (art.30 C.F.).
O meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo (não só de alguns privilegiados) é essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público (também ao Municipal) e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. (art.225 da C.F.).
A questão é por demais complexa e importante para que o Município fique omisso e a reboque do Estado nesta questão. A aplicação do Estatuto da Cidade, que contém vários dispositivos expressos sobre a questão ambiental, dará a garantia necessária ao Estado, às organizações ambientalistas e ao próprio Ministério Público, fiscal da lei, de que o Município de Ubatuba não abdicou de suas obrigações constitucionais.
O Estatuto da Cidade, lei complementar à Constituição estabelece que o plano diretor deverá englobar o território do município como um todo (art.40-par.2º.).
Os conflitos previsíveis com a aplicação do plano de manejo pelo Governo do Estado poderão ser minimizados se os órgãos municipais e os agentes públicos cumprirem também a sua parte, dentro da legalidade, para que a o Parque da Serra do Mar participe do processo que poderá transformar Ubatuba num município com desenvolvimento sustentável e não se torne abrigo de guetos incontroláveis.

José Nelio de Carvalho
Advogado
Ubatuba, SP

Poesia Topo

HAICAIS CAIÇARAS

Na nuvem que passa
Passeia uma abelha
Pela vidraça
Urubu de asas abertas
Pôs acento circunflexo
Em um poste de iluminação
Raquel out
Estela out
In Sônia

Professores de utopias
Fish, lemon, pepper, spices
Orange, melon water, ananas
Bananas são bananas
E os jovens caiçaras
No final dos anos 70
Na Praia da Fortaleza
Faziam uma farofa
De inglês com português,
Por obra e graça
Dos irmãos Thomas e Olívia.
E foi por isso
Que Toninho do Dario
Ao buscar Maria Aparecida
Que fazia faxina
Na casa de uns estrangeiros
Na praia vizinha,
Não entrou em crise
E, poliglota, sapecou:
The girl from Fortaleza, please!
E Maria Aparecida
Por aquela singeleza
Ficou conhecida
Por the girl from Fortaleza.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Comentário sobre Isis Andreatta - Pelo que tenho presenciado, chego a pensar que o mundo não tem mais conserto. Porém, quando me deparo com a postura de uma jovem de apenas 17 anos de idade, indiginada com o rumo que nossa querida cidade vem tomando, vejo um fio de esperaça. Graças a Deus os jovens estão atentos e tomando uma posição.
Vá em frente Isis Andreatta, o futuro é de vocês.
Parabéns.

Marlene Graf
Maranduba, Ubatuba, SP


TODOS AMAMOS UBATUBA
- Os filósofos platônicos, ao dissertarem sobre o amor, concluem que, só amamos as pessoas e as coisas que vislumbramos possuidoras do bom, do belo, do prazeroso, do complementar de nossas necessidades e do realizador de nossos anseios. Só procuramos ou desejamos possuir aquilo que amamos. Esses amores, quando se trata de um município, podem ser qualificados como inatos ou adquiridos, Inatos para os que aqui nasceram e se criaram. Adquiridos para aqueles que foram atraídos por algum dos atributos relacionados pelos filósofos platônicos. Aqueles que aqui nasceram e se criaram amam a Ubatuba que os viu nascer e crescer e manifestam esse amor recordando os encantos, o naturalismo e o bucolismo do banho de rio ou de mar, da pescaria, da caçada no meio do mato, da balada inocente e pura, das manifestações folclóricas, da segurança, das portas e janelas sem fechaduras, trancas e grades, etc. etc. Aquela paz e natureza pura e perdida cantada e poetizada por Idalina do Amaral Graça. Naturalmente sofrem quando observam, aquela Ubatuba, sendo destruída e vendo, a nova Ubatuba, decorrente da imigração desordenada e da exploração imobiliária, descuidada, maltratada, esquecida, cheia de problemas que, não são enfrentados como deveria e poderia ser. Gostariam transportar para a atualidade, da primeira Ubatuba, aquilo que pode ser preservado, ver, a segunda Ubatuba, limpa, bem cuidada, bem administrada e seus homens públicos interessados na solução de seus problemas. Isso não acontecendo todos sofrem. Cada um manifesta o seu sofrimento e seu amor contrariado de uma forma. Alguns o fazem mostrando, aos poderes constituídos, os erros, falhas, omissões, etc. O fazem arrastados pelo seu amor a Ubatuba, mesmo sabendo que, estão se expondo a perseguições dos mais diversos tipos e modalidades. Sabem que esse é seu direito e, é dever, das autoridades, ouvi-los e respeita-los. Maioria dos atuais moradores de Ubatuba, não nasceram no município. Foram atraídos, para estas terras, por ofertas de trabalho, possibilidades de investimentos, clima, recomendação médica, vida mansa, com qualidade e retirada. Segundo os filósofos platônicos, impulsionados pelos seus amores. Todos também manifestam seu amor de alguma forma e sabem que morar, investir, votar, produzir, pagar impostos, participar da vida do município, etc, são indicadores do cumprimento dos deveres sociais e geradores do direito de reivindicar, dos poderes constituídos, educação, saúde, segurança, transportes coletivos, cidade limpa e cuidada. Todo isso feito com dedicação, qualidade, competência, eficiência, honestidade e transparência. Tem consciência de seu direito a serem respeitados.Assim agem, por amor a Ubatuba. Nessa Ubatuba multi-racial, pluri-cultural, cheia de contrastes e diferenças não pode esperar-se consenso, unicidade de pensamento e de opiniões. Pensar em impor, esse consenso, com perseguições a quem reivindica, amordaçando a imprensa, desenvolvendo uma linguagem mítica e afirmativa de que tudo, no governo, está muito bom e dividindo, os cidadãos, em dualidade maniqueísta, entre os que pensam como os governantes e tem seus mesmo credos e aqueles que pensam de modo diferente, é, no mínimo, absurdo, desrespeito às diferenças e o caminho para o fracasso. Os governantes democratas, bem intencionados, que procuram o bem comum sabem que, só quem mostra os erros e indica soluções, colabora para o progresso e o desenvolvimento. Esses devem ser ouvidos e meditar suas críticas e constatações. O administrador que assim procede acertará em suas decisões. Já quem só ouve bajuladores estará chamado à paralisação e ao atraso. Nossos administradores devem manifestar seu amor a Ubatuba (que certamente existe) cuidando melhor, investindo melhor, sendo transparentes, honestos e respeitando todos aqueles que, também amam Ubatuba, e manifestam seu amor criticando erros, solicitando esclarecimentos do duvidoso, sugerindo soluções e se expondo a retaliações. Assim procedem porque amam Ubatuba. Todos que, em Ubatuba, moramos, amamos-la e a desejamos cada vez mais próspera.


Corsino Aliste Mezquita
RG. 2976.292-3
Ubatuba
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê - Emilio Campi

Amanhecer no Perequê
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor