Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 15 de dezembro de 2005 - Nº 1421 Edições Anteriores

Mary´s Chalés Pousada das Cachoeiras Buffet Giorgio

Região
Porções de maconha foram apreendidas em operações do SOE
Atletas do litoral conquistam título mundial de supino em Brasília


Caraguatatuba
Câmara aprova a revogação da Taxa de Lixo para 2006
Prefeitura promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes
Espetáculo “O Teatro Mágico” comemora um ano do Teatro Mario Covas
Após protesto, DER instala lombadas
Mais de mil pessoas são atendidas na Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
Servidores públicos têm Ponto Facultativo decretado
1º Workshop de Pesquisa em Ciências Contábeis
Estudantes de Caraguá classificados em concurso do Ministério Público
Natal Solidário no Módulo


Ilhabela
Comissão denuncia prefeito de Ilhabela
Administração nega falha em loteamentos
Animal na praia dá multa em Ilhabela
Ilhabela vota proibição ao nepotismo
Ilhabela Realiza Gincana Ecológica


São Sebastião
CBH promoveu oficina de educação ambiental no Tebar
Barulho de explosão na pedreira assusta moradores do São Francisco
Mulher é esfaqueada pelo ex-companheiro em Juquehy
Sectur abre inscrições para a formação da primeira banda marcial do município
Um Natal de todos
Câmara lidera Olimpíada dos Servidores; entrega de prêmios será no domingo
São Sebastião recorre à ANP para alterar os repasses de royalties
“Luz para Todos” chega a São Sebastião nos núcleos congelados
Volta dos exercícios de tiros no Arquipélago dos Alcatrazes faz Câmara recorrer ao Ministério do Meio Ambiente
Mais de 100 jovens participam do 1º Encontro de B. Boys do Litoral Norte
Escolinhas da Seesp conquistam colocações na Copinha Tebar


Ubatuba
Emendas não são votadas por terem sido apresentadas fora do prazo
Verão em Ubatuba: MTV é a primeira a chegar para a temporada
Assassino mata comerciante e foge deixando cair pé de tênis
Ubatuba aprova relatório de CPI e envia texto ao MP
Moradores de Ubatuba recebem mais de 300 cartões do programa Bolsa Família
Mais de 2 mil motociclistas participam do 9º Nacional Motorcycle em Ubatuba
Charles Medeiros na 1ª Copa Verão Picinguaba de Futebol
Charles Medeiros cobra urgência na recuperação de vias públicas
Prefeitura aguarda liberação de recursos da Fehidro para concluir obra de tratamento do chorume
Fundart realiza Concerto de Natal na Igreja Matriz
Pneu velho vira lençol novo em Ubatuba
Santa Casa de Ubatuba agradece
Tubão recebe o melhor da dança e ginástica rítmica de Ubatuba
Começa a pavimentação asfáltica do acesso ao novo Fórum


Seções
Opinião
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Porções de maconha foram apreendidas em operações do SOE
SOE intensifica patrulhamento com proximidade de temporada

Litoral Norte - Com a proximidade da temporada de verão, quando o movimento na região costuma ser intenso e, conseqüentemente, aumentam casos com droga e prática de roubos e furtos, se intensificou o patrulhamento das equipes do SOE (Setor de Operações Especiais) da Delegacia Seccional. Flagrantes de entorpecentes já começaram a aparecer no último final de semana em bairros da Costa Sul de São Sebastião. Em Barra do Una, o SOE deteve M.S.P., de 18 anos, portando 16 gramas de maconha. Ele tinha acabado de fazer uso do entorpecente juntamente com um rapaz, que no momento da abordagem não estava com droga. No bairro de Boiçucanga, a equipe flagrou A.G.O., de 24 anos, com três papelotes de cocaína. Este já é conhecido nos meios policiais, respondendo a processos de furto e corrupção de menores. Os dois casos resultaram em ocorrências de porte de droga no 2° Distrito Policial. Os envolvidos foram liberados após prestar depoimento. Foco de crimes - As operações do SOE, unidade criada este ano na região, são comandadas pela Delegacia Seccional, que designa onde as equipes atuarão diariamente, dentro das quatro cidades do Litoral Norte, com base em estudo onde há foco de criminalidade e ocorrências de maior gravidade. O setor, que detém técnicas de abordagem com poli-ciais treinados, ainda apóia outras delegacias especializadas e distritos em cumprimento a mandados de busca e invasões em locais violentos. Atualmente são duas equipes que se revezam em períodos diurnos e noturnos patrulhando a região. Cada uma conta com três policiais civis treinados para o setor. Ainda para esta temporada está prevista a entrada de mais uma equipe no SOE. (Fonte: Imprensa Livre)

Atletas do litoral conquistam título mundial de supino em Brasília

Litoral Norte - Honório Muniz de Paulo e B.A.Oliveira conquistaram o título mundial de supino, no sábado em Brasília, em suas categorias. Honório, de São Sebas-tião, de 50 anos, faturou dois troféus, um em sua categoria, a master 2 (de 50 a 62 anos) e outro na master 1 (de 40 a 49). Ele levantou 170 quilos, batendo seu recorde no Campeonato Brasileiro, disputado em julho, que era de 160 kg, sagrando-se campeão. “Foi minha primeira vez no mundial e foi difícil, mas muito bacana. Minha primeira marca, foi muito emocionante”, contou o campeão. O segundo colocado, um equatoriano, levantou apenas 140 kg. “Estava bem tranqüilo e preparado para esta competição. Quero agradecer a minha família pelo apoio. É difícil, porque a gente viaja por conta própria, sem patrocinador. Agora quero superar o top 200 kg para o ano que vem. A gente pretende disputar um campeonato em Nova Iorque em 2006”, disse o campeão mun-dial e brasileiro. Seu colega de equipe, B.A. Oliveira, de Caraguá, venceu na sub-master. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Câmara aprova a revogação da Taxa de Lixo para 2006

Caraguatatuba - A Câmara aprovou ontem dois projetos de lei ontem dois projetos de lei propostos pelo Executivo, que versam sobre alteração no Código Tributário do Município e outro sobre o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Segundo o presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS), algumas das alterações são a diminuição nas taxas de publicidade e de alvará de funcio-namento. O outro projeto versa sobre o ISSQN da área de construção civil. Ao ser questionado sobre quais eram todas as modificações propostas, para a votação que estava prestes a acontecer, Pardim disse algumas delas e lembrou que “o código tributário esteve à disposição dos vereadores aqui na Câmara”. Ao código tributário foi acrescida emenda proposta pelo vereador Aurimar Mansano (PTB) e aprovada. A emenda revoga a Taxa de Lixo para o ano de 2006. O vereador Celso Pereira (PSDB) lembrou da incons-titucionalidade de um vereador legislar em matéria tributaria, mas mesmo assim foi favorável à emenda. “Nós não podemos diminuir a receita e nem podemos legislar em matéria tributária. Isto é função do prefeito. É inconstitucional!”, exclamou o vereador. A Câmara ficou dividida, mas na hora da votação todos aprovaram a emenda. Os vereadores afirmaram que iriam aprovar a emenda porque a população fizera a eles severos questionamentos sobre a taxa a eles. Também foi aprovado em regime de urgência projeto proposto pelo vereador Omar Kazon, que instituiu a Semana dos Jipeiros no município. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal da Administração, por meio da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, realiza desde segunda-feira e até amanhã a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Durante os quatro dias vários temas relacionados à SIPAT serão discutidos entre funcionários da Prefeitura. Na segunda-feira 12, a primeira reunião sobre prevenção a acidentes aconteceu no auditório da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), e teve como tema “Posturas incorretas e ergonomia”. Ontem participaram da SIPAT os funcionários públicos da SESEP (Secretaria de Serviços Públicos), a partir das 7h30. A temática em discussão foi o uso, conservação e importância dos equipamentos de proteção individual. Hoje haverá uma palestra sobre “Cuidados com voz”, às 16h00, na Secretaria Municipal de Educação, e para encerrar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, amanhã será desenvolvido o tema “Insalubridade no Serviço de Saúde Pública”, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. (Fonte: Imprensa Livre)

Espetáculo “O Teatro Mágico” comemora um ano do Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - Em comemoração ao primeiro ano de atividades do Teatro Mário Covas, a Fundacc e a Prefeitura apresentam o espetáculo “O Teatro Mágico: Entrada para Raros”, amanhã, dia 15, às 21h00. A entrada é um panetone de 500 gramas. Os panetones serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade para serem distribuídos no Natal. O Teatro Mágico: Entrada para Raros...” é um projeto musical que reúne elementos do teatro, do circo, da poesia, da dança, da literatura e do cancioneiro popular, tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos num mesmo palco - seja com a presença de trapezistas, atrizes, poetas, malabaristas, monociclos, perna-de-pau e até pirofagia. A maquiagem e o figurino clown dos músicos trazem à tona a idéia do “personagem interno” escondido em cada um de nós. As canções do Teatro Mágico - quase todas de autoria de Fernando Anitelli - falam das situações do cotidiano, das impressões sobre o dia-a-dia, do olhar da gente sobre o outro e sobre o mundo. Conta a história do mar que se apaixona por uma menina, a sereia sentada na pedra mais alta e a sorte vinda num realejo. “A proposta do Teatro Mágico é possibilitar a descoberta de cada um em si mesmo e no outro. - A intenção é unificar palco e platéia, artista e público, tudo em uma coisa só”, conta o autor do projeto, Fernando Anitelli, de 30 anos, que é poeta, ouvidor, desenhista, músico, malabarista e comediante, e o responsável pela criação desse universo lúdico, teatral e circense recheado de musica-lidade e imaginação. Num clima mágico e envolvente, as canções vão sendo intercaladas pelo traçado tecnológico de ruídos telefônicos, sinais de rádio e mensagens de voz. Os integrantes da trupe, maquiados e vestidos de clown - que trazem a idéia do “personagem interno” escondido em cada um de nós -, interagem com o público em passos de dança, números circenses como o malabarismo e outros “truques” que compõem a representação cênica em cada letra. Embalando todas as canções destacam-se: violões, timbales, guitarra, violino, baixo, chocalho, alfaia, pandeiro, bateria, teclado, saxofone e alguns ruídos pouco perceptíveis, mas extremamente necessários dentro da moldura lírica desse mundo encantado. Aqui e ali, outros vocais entram e saem de cena em participações honrosas como a da cantora Nô Stopa e do multi artista Ivan Parente. (Fonte: Imprensa Livre)

Após protesto, DER instala lombadas

Caraguatatuba - O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) instala hoje duas novas lombadas na rodovia Rio-Santos, no trecho do bairro da Praia das Palmeiras, em Caraguá. Os obstáculos serão instalados atendendo reivindicação feita por moradores do bairro, que no último dia 7 interditaram o trecho por uma hora em protesto aos constantes acidentes ocorridos no local. Segundo informou o DER, não haverá necessidade de interdição do tráfego para a construção dos obstáculos nos quilômetros 107,7 e 107,8. O trânsito entre Caraguá e São Sebastião será desviado pelas marginais, nos dois sentidos. As lombadas devem ficar prontas ainda hoje, caso não chova na região. O órgão informou que também serão instaladas placas sinalizadoras no trecho. O DER estuda ainda a possibilidade de instalação de lombadas entre os bairros do Morro do Algodão e Porto Novo onde, segundo moradores, 42 mortes teriam ocorrido desde 2003. A instalação das lombadas na Rio-Santos foi definida em uma reunião ocorrida na segunda-feira entre os representantes dos bairros do Porto Novo e Praia das Palmeiras e o diretor regional do DER, Eduardo Vieira Dias. Para Isaias de Souza, representante do Porto Novo, há necessidade de mais lombadas no trecho. (Fonte: ValeParaibano)

Mais de mil pessoas são atendidas na Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
O principal objetivo da campanha foi diagnosticar precocemente o câncer de pele. Os casos confirmados serão encaminhados para tratamento com especialistas.

Caraguatatuba - A Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele em Caraguá, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, no sábado, dia 10, atingiu seu objetivo: diagnosticar precocemente os casos de câncer e encaminha-los para o tramento com especialistas. Ao todo 1.098 moradores de Caraguá foram examinados por dermatologistas da rede pública de Saúde. O evento, que foi realizado nas Unidades de Saúde dos bairros Tinga e Porto Novo e no Centro de Especialidades, no centro da cidade, ocorreu das 9 às 16h e contou com a presença de seis dermatologistas. Segundo as coordenadoras responsáveis, Dra. Maria Inês e Glauci Marcondes, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele foi um sucesso, a população se mobilizou e a procura foi grande. No verão os cuidados com a pele devem ser redobrados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda algumas precauções à serem tomadas durante à exposição ao sol, como o uso de protetores solares, chapéus, bonés, óculos e camisetas. O sol do período entre 10 e 16 horas (horário de verão), deve ser evitado. No caso do uso de filtros solares o mínimo são os FPS, Fatores de Proteção Solar, 15, e a aplicação deve ser feita de 2 em 2 horas, para qualquer fator utilizado. (Fonte: PMC)

Servidores públicos têm Ponto Facultativo decretado
Com o decreto, os funcionários municipais disponibilizarão de mais tempo para suas compras de fim-de-ano

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, pensando no bem-estar dos servidores municipais, declarou, por meio do Decreto de nº 176, ponto facultativo às repartições públicas nos dias 16, 23 e 30 de dezembro. A medida foi adotada visando às festas de final-de-ano dos funcionários públicos, pois este ano os feriados de Natal e Reveillon acontecem nos finais de semana, assim os servidores poderão fazer suas compras antecipadamente e com maior tranqüilidade. Os serviços que são essenciais à cidade como Limpeza Pública, Coleta de Lixo, Cemitério, Terminal Rodoviário e Serviços Essenciais de Saúde irão funcionar normalmente durante os pontos facultativos. Além disso, os funcionários receberão um vale-alimentação complementar no valor de R$ 120,00, para a compra da cesta de natal. Os Pontos Facultativos dos funcionários coincidirão com o pagamento do 13º salário (16 de dezembro), vale-alimentação complementar (23 de dezembro) e salário de dezembro (30 de dezembro). “O intuito destas folgas é proporcionar aos funcionários a oportunidade para gastar seu salário com mais tempo, procurando o menor preço e assim economizar no seu orçamento doméstico”, disse Aguilar. (Fonte: PMC)

1º Workshop de Pesquisa em Ciências Contábeis

Caraguatatuba - Os formandos de 2005, do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Módulo, participaram do 1º Workshop de Pesquisa em Ciências Contábeis, promovido em parceria com a coordenação do curso, e que aconteceu na última terça-feira, dia 13, no Auditório da Unidade Central. Após as palestras com os professores Alberto M. Scherrer e Odair Lellis, que discorreram, respectivamente, sobre a “A pesquisa em Ciências Contábeis” e “Iniciação Científica: essência e forma”, os alunos obtiveram destaque, ao apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso aos colegas. A aluna Aline de Macedo Simões deu palestra sobre o tema pesquisado “Ações Ambientais Evidenciadas na Contabilidade”. Antônio Carlos Leopoldino Dias apresentou “Incentivos Fiscais: entidades com e sem fins lucrativos e a questão previdenciária”. Já o estudante Cladson Marcena Lisboa falou sobre o seu trabalho “Algumas considerações sobre a harmonização das normas contábeis e o papel do Brasil na padronização”. A aluna Vanda Cristina das Neves apresentou “Um estudo exploratório sobre o público potencial para o curso superior de bacharelado em ciências contábeis no município de Caraguatatuba”. Todos esses alunos serão homenageados na Colação de Grau, em 2006. (Fonte: Módulo)

Estudantes de Caraguá classificados em concurso do Ministério Público

Caraguatatuba - Um grupo de seis alunos do curso de Direito das Faculdades Integradas Módulo, de Caraguá, classificou-se no 12º Concurso de Credenciamento de Estágio do Ministério Público. De acordo com publicação do Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, o concurso teve apenas 29 classificados na área regional de Taubaté - Vale do Paraíba e Litoral Norte -, sendo que 6 são alunos das Faculdades Integradas Módulo. Os alunos classificados foram: Alisson dos Santos Kruger, Luiz Alberto Macedo Fagundes, Ronaldo Luis Lourenço Dias, Sérgio Barbosa Nascimento, Tatiane de Oliveira Ribeiro e Zuleica de Oliveira Pereira. (Fonte: Módulo)

Natal Solidário no Módulo
Um dia de príncipes e princesas

Caraguatatuba - Alunos, pais, professores, coordenadores e comunidade reuniram-se no Colégio Módulo, com os simpáticos idosos do Lar São Francisco, para uma ação voluntária em comemoração ao Natal, no dia 13 de dezembro. A quadra do Colégio transformou-se em uma verdadeira clínica de beleza, graças ao apoio de cabeleireiros, massagistas e voluntários. Os alunos da 8ª série doaram até o dinheiro que não foi usado na formatura para ajudar a preparar a festa. O churrasco, a salada, a sobremesa, enfim, tudo com gostinho de solidariedade. Foram 36 velhinhos saindo da quadra com ares de felicidade, unhas feitas, cabelos arrumados, corpo massageado e a auto-estima lá em cima, preparados para mais uma festa de Natal, com seus familiares ou com seus amigos do Lar São Francisco. “Convidamos toda a comunidade escolar para participar do nosso Natal Solidário, que, este ano, teve uma programação diferente dos anteriores. Desta vez a festa aconteceu no Módulo, como um dia de príncipes e princesas”, contou Marizabel Guilhermina Francesca, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Comissão denuncia prefeito de Ilhabela
Assembléia encaminha representação ao MP questionando construções irregulares em áreas de preservação

Ilhabela - A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa decidiu encaminhar representação criminal ao Ministério Público contra a Prefeitura de Ilhabela e a Imobiliária Ilhabela Imóveis Ltda., que tem como um dos sócios o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB). A comissão legislativa apura desde abril o envolvimento do prefeito em construções irregulares no Parque Estadual do município. Levantamento do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais), realizado em 2004 no Loteamento Siriúba 2, localizado no Morro do Elefante, constatou que 60% dos 190 lotes apresentaram irregularidades por estarem inseridos, total ou parcialmente, em área do Parque Estadual ou de preservação permanente. O laudo do DEPRN, elaborado pelo supervisor técnico de São Sebastião, Renato Herrera, apontou que 15.600 metros quadrados do parque já tiveram vegetação suprimida por áreas ocupadas pelo loteamento, seja por edificações ou arruamento. A imobiliária de Manoel Marcos Ferreira, que cumpre o segundo mandato à frente do Executivo em Ilhabela, é uma das empresas que comercializaram lotes no local. O deputado estadual Sebastião Almeida (PT), presidente da comissão, disse ontem ao ValeParaibano que o caso também será encaminhado ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). "Alguma coisa precisa ser feita para que esse crime ambiental não continue", afirmou. LAUDO - O parlamentar criticou a posição do coordenador geral do CPRN (Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e de Proteção de Recursos Naturais), João Antônio Fuzaro, que depôs à comissão na última terça-feira. Quando prestou esclarecimentos à comissão, em 20 de setembro, Manoel Marcos Ferreira se defendeu usando como base o relatório do CPRN que informa que o DEPRN não tem competência para delimitar uma área de parque. O departamento é subordinado ao CPRN. Durante seu depoimento, Fuzaro admitiu que o documento do CPRN foi emitido após a ida do prefeito à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para questionar o laudo original. "Ele (Fuzaro) disse que recebeu o prefeito de Ilhabela, como recebe outros prefeitos e empresários. É no mínimo contraditório desautorizar o laudo técnico do DPRN sem possuir um instrumento eficaz para chegar a essa conclusão", afirmou Almeida. João Fuzaro foi procurado ontem na sede da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, mas segundo a assessoria do órgão ele já havia saído e só poderia falar sobre o assunto hoje. (Fonte: ValeParaibano)

Administração nega falha em loteamentos

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), não foi localizado ontem para comentar o assunto. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, Ferreira estava em um evento fora do Paço e designou o secretário de Assuntos Jurídicos, Odair Barbosa dos Santos, para falar sobre o caso. Santos foi procurado em seu gabinete, mas não retornou às ligações até as 20h de ontem. Em entrevista anterior, o prefeito negou irregularidades na comercialização dos lotes. Segundo ele, o loteamento Siriúba é de 1975 e o decreto transformando a área em parque estadual foi aprovado dois anos depois. Ferreira confirma que é sócio-proprietário da imobiliária, mas sustenta que está afastado da atividade empresarial desde 2001, quando assumiu o primeiro mandato de prefeito. De acordo com o petebista, todos os projetos de edificação aprovados no município contam com aval de órgãos ambientais e seu governo vem se empenhando em combater crimes ambientais em Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Animal na praia dá multa em Ilhabela
Prefeitura envia projeto à Câmara que prevê ônus de R$ 200 para quem for flagrado com cão ou gato na areia

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela decidiu ampliar o combate à presença de animais nas praias da cidade concedendo aos fiscais do município autorização para multar em R$ 200 quem for encontrado com o bichano na areia. A medida é prevista no primeiro Código de Posturas do Município, encaminhado à Câmara nesta semana. Hoje, apenas a Vigilância Sanitária pode aplicar a multa aos proprietários de cães e gatos. A nova norma, no entanto, deve entrar em vigor apenas a partir de fevereiro. É que, o projeto deve ser analisado e aprovado pelos vereadores antes de colocado em prática. Segundo o presidente da Câmara, Luiz Lobo (PV), o projeto será analisado e votado somente após o recesso parlamentar, em fevereiro do próximo ano. Com a autorização de estender o poder de fiscalização, a prefeitura pretende acabar de vez com a presença de animais nas praias, segundo o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza. Souza afirmou que, em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado. O cumprimento da norma ficará a cargo do setor de fiscalização. Um total de 13 fiscais irão fiscalizar as praias. VANTAGEM - O diretor afirmou que a vantagem da medida é que o setor de fiscalização da prefeitura mantém plantões nos fins de semana, quando é maior a presença de animais nas praias. A ambientalista Marcela Sobra, da ONG (Organização Não-Governamental) Aquário de Ilhabela, disse que a multa é importante porque inibe os proprietários de levarem seus animais às praias. Entretanto, ela defende a realização de um programa de conscientização junto a população e turistas dos riscos oferecidos pelos animais no contato com a areia da praia. Os animais podem transmitir doenças como micoses, taxoplasmose e o chamado bicho geográfico. SEM EFEITO - No verão passado, o prefeito Manoel Marcos (PTB) regulamentou uma lei de 95, de autoria do ex-prefeito Roberto Fazini (PMDB), que previa multa de R$ 1.000 para os infratores. A fiscalização está a cargo da Vigilância Sanitária. A medida, no entanto, não teria atingido sua finalidade. Estudo da Ong Ilhabela.Org aponta que a cidade tem cerca de 6.000 cães para uma população de 21 mil pessoas --quase quatro animais por habitante. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece como ideal um animal para cada 14 habitantes. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela vota proibição ao nepotismo

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela vota hoje um projeto de autoria do vereador Guilherme Maia (PMDB) que proíbe a contratação de parentes de políticos na prefeitura a partir do ano que vem. O projeto deu entrada na Casa em maio e será discutido em sessão extraordinária marcada para às 19h, sem a presença de Maia, que encontra-se afastado, em licença médica. Segundo o presidente da Câmara, Luiz Lobo (PV), que é contra a proibição da contratação de parentes na prefeitura por secretários e pelo prefeito, o projeto deverá ser aprovado por causa de uma emenda de autoria do vereador Carlos Roberto de Campos (PMN). A emenda permite que 5% dos cargos em comissão sejam preenchidos por parentes até 2º grau dos secretários e do chefe do Executivo. Luiz Lobo afirmou que dos 240 cargos em comissão existentes na prefeitura, apenas 14 deles são ocupados atualmente por parentes dos secretários e do prefeito. Estudo feito pelo autor do projeto em setembro deste ano revelou que o prefeito Manoel Marcos (PTB) teria pelo menos 12 familiares empregados no governo. O petebista, no entanto, reconhece que dá emprego a apenas cinco parentes na prefeitura, entre eles, sua mulher, Célia Ferreira, que ocupa a Secretaria de Ação Social, e sua irmã, Maria Sônia Ferreira, que é a secretária de Cultura. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela Realiza Gincana Ecológica

Ilhabela - No ultimo sábado dia 13 de dezembro a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou uma Gincana Ecológica, na Praia do Perequê, dentro da programação do Ecoverão 2005/2006. O evento que contou com a participação da garotada do Mestre Rezende e de crianças do bairro, mostrou a importância da sensibilização ambiental para as futuras gerações. Na ocasião, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente proporcionou a realização de diversas atividades recreativas e educacionais, nas quais as crianças aprenderam como separar corretamente o lixo e a importância da coleta seletiva. O evento contou ainda com exposição de fotos do antigo vazadouro de lixo do município, estação de transbordo e da situação atual do aterro. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini Biondi, “nosso município tem a maior mancha de Mata Atlântica do planeta, por este motivo vimos a necessidade de alertar a população de que a mudança de nosso comportamento é fundamental para que alcancemos o tão almejado ambiente sustentado”, e convida a todos para participarem do Ecoverão. No próximo dia sábado, 17, a Gincana Ecológica será realizada na Praia Grande das 9:00 hs às 13:00 horas. (Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

CBH promoveu oficina de educação ambiental no Tebar

São Sebastião - Cerca de 80 pessoas participaram ontem da oficina de educação ambiental realizada, durante todo o dia, no Clube Tebar pelo CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte).
O encontro teve como objetivo apresentar um panorama da educação ambiental na região, mapeando projetos que estão em curso, identificando as políticas e os fóruns onde isto já está acontecendo. A coordenadora do CBH-LN, Rosa Mancini, apresentou na abertura do encontro o resultado de um cadastra-mento prévio realizado com as entidades que trabalham com educação ambiental na região. “Nosso objetivo é manter um cadastro vivo, permanentemente atualizado. Isto é muito importante para que se tenha uma noção do que está acontecendo e para se manter uma avaliação inclusive espacial. Antes de aprovar novos projetos, nós precisamos saber quais são os municípios que já estão trabalhando com educação ambiental, onde estes projetos estão concentrados e quais são as regiões prioritárias para a imple-mentação de novos projetos”, diz Mancini. A oficina contou com a presença de representantes das quatro prefeituras da região, de órgão estaduais – Cetesb, Sabesp e Instituto Florestal, além das unidades de conservação. Quinze ONGs também participaram apresentando seus trabalhos, inclusive com a exposição de materiais. Entre elas: Instituto Gondwana e Mopress (São Sebastião); Sociedade Amigos de Itamambuca, Instituto Costa Brasilis, ASSU (Associação Sócio-Ambiental “Somos Ubatu-ba”) e Associação Cunhambebe (Ubatuba); Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos e Onda Verde (Cara-guatatuba); e, de Ilhabela, Pés no Chão e AMAI (Associação Mantenedora do Aquário de Ilhabela).
(Fonte: Imprensa Livre)

Barulho de explosão na pedreira assusta moradores do São Francisco

São Sebastião - Os moradores da Rua Simeão Caldeira, no bairro São Francisco, região central, ficaram assustados na manhã de ontem com o forte barulho provocado por uma explosão na pedreira Krafer. O dono da pedreira, Kramer Caldeira de Moura, afirmou que não ocorreu nada de anormal durante os serviços e que o forte barulho era devido à direção do vento. “Hoje está ventando sul e quando isso acontece o barulho da explosão vai para o lado onde estão as casas dos moradores. Não existe nada de perigoso nesse trabalho”. Apesar dele garantir que esse tipo de explosão é segura, os moradores da redondeza afirmam que vivem com medo de que um dia ocorra um grave acidente no local. “Estava em casa almoçando quando ouvi um barulho muito alto e resolvi sair de casa para ver o que estava acontecendo. Quando cheguei na rua, avistei pedras e areia rolando do morro”, explica o morador Carlos Roberto Santos Clementino. De acordo com a moradora Neusa Silva de Lima, o barulho da explosão que ocorreu ontem foi mais alto do que o habitual. “A impressão que tive era que o morro estava desabando, por causa do barulho. A gente achou que fosse descer tudo e fiquei na rua assistindo a terra cair”, afirma. A moradora afirma que as explosões provocam rachaduras nas paredes das casas. “Acho que esse morro vai desabar se houver mais explosões desse tipo que teve hoje. A minha mãe sofre de problemas no coração e leva muitos sustos por causa do barulho. As paredes da minha casa estão rachadas”, afirma. Empresa - O dono da empresa Kramer Caldeira de Moura afirmou que a pedreira existe desde 1968 e o processo usado para explosão das pedras é seguro. “Nós tomamos o cuidado de 5 minutos antes da explosão tocar uma sirene para não pegar os moradores desprevenidos, dois minutos depois tem uma pequena explosão e só depois de mais dois minutos ocorre a explosão final. A pedreira possui todas as licenças ambientais aprovadas. No caso dos moradores, muitos vivem em á-reas griladas, em situação irregular”, diz ele. (Fonte: Imprensa Livre)

Mulher é esfaqueada pelo ex-companheiro em Juquehy

São Sebastião - A doméstica M.I.C.O., de 44 anos, foi esfaqueada na noite de segunda-feira, no bairro Juquehy, na Costa Sul, pelo ex-companheiro, que não foi localizado pela Polícia Militar, chamada para atender o caso no pronto-socorro de Boiçucanga, aonde a vítima foi levada com ferimento na perna. A vítima contou à polícia que estava em sua casa, quando apareceu o ex-companheiro armado com uma faca. Ele teria tentado golpeá-la, mas a doméstica conseguiu se proteger, entrando em luta corporal com o ex, que acabou atingindo sua perna. Conforme a vítima disse à polícia, a faca quebrou, provocando a fuga do ex. M. ainda contou que não é a primeira vez que sofre ameaça dele. O caso foi registrado no 2° Distrito Policial como lesão corporal. (Fonte: Imprensa Livre)

Sectur abre inscrições para a formação da primeira banda marcial do município

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo está com inscrições abertas para as pessoas que desejarem compor a primeira banda marcial do município. O objetivo é proporcionar oportunidades para os estudantes e amadores da música que desejam ter uma formação profissional. O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, conta que os objetivos da Banda Marcial são os mesmos de um conjunto de fanfarra, ou seja, participar de concursos e apresentações na região. “A Banda Marcial cumpre todas as necessidades de uma fanfarra, a principal diferença está nos instrumentos”, disse. O maestro Almir Clemente explica que os instrumentos musicais da Banda Marcial são diferentes dos instrumentos de uma fanfarra por serem mais completos. “O foco do trabalho continua sendo os estudantes, trabalhar com eles é a melhor forma de incentivá-los a ter um aprimoramento na cultura”, declarou Almir Clemente. Sobre os instrumentos musicais, o secretário de Cultura e Turismo afirmou que alguns equipamentos de fanfarra foram reformados a fim de adaptar às necessidades que uma Banda Marcial exige, com um investimento de aproximadamente R$ 7 mil. “Queremos ‘premiar’ os participantes amadores com instrumentos profissionais”, disse o secretário Júlio Buzi. A expectativa é que em quatro meses a banda já esteja realiando suas primeiras apresentações na cidade. De acordo com a Sectur, os interessados devem entrar em contato com o maestro Almir Clemente pelo telefone (12) 3892-4722 para efetuar a inscrição. Mais informações podem ser obtidas na Sectur pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Imprensa Livre)

Um Natal de todos

São Sebastião - A equipe do Programa Escola da Família da Escola Estadual Frúgoli, no bairro da Enseada, em São Sebastião, realizou no sábado a festa de encerramento voltada às crianças carentes de zero a 12 anos. A festa natalina contou com a presença do Papai Noel, que fez a distribuição de presentes a todas as crianças, além de brincadeiras e muitos doces. A festa foi realizada graças à solidariedade dos moradores, contando com o apoio de moradores de Ilhabela, que apadrinharam as crianças, entregando a elas presentes, calçados, brinquedos e roupas, enxergando nestas crianças uma fonte de esperança na busca de um futuro de paz e amor. “O programa Escola da Família encerra suas atividades neste fim de semana agradecendo a todos que direta e indiretamente, tornaram possíveis ações solidárias como estas e tantas outras já realizadas durante 2005. Contamos com a presença de todos a partir de hoje”, convidou a equipe do projeto. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara lidera Olimpíada dos Servidores; entrega de prêmios será no domingo

São Sebastião - Após a rodada de jogos do final de semana, a Câmara Municipal assumiu a liderança nas IV Olimpíadas dos Servidores. A Secretaria de Fazenda (Sefaz) ocupou por muito tempo a liderança e perdeu o trono para a Administração (Secad). Com o ouro conquistado pela equipe feminina de futsal, em cima da Secad, na sexta-feira por 2 a 0, a Câmara agora é uma forte candidata ao título dos jogos na classificação geral. Os gols da partida foram marcados por Fabiana e Verinha. “O jogo foi equilibrado, bem disputado. Não foi fácil, mas a sorte estava do nosso lado”, avaliou a jogadora Vera Mariano. No handebol masculino a Secretaria de Obras Públicas (Seop), que se manteve superior durante toda a competição, venceu a Secretaria de Educação (Seduc) com um placar de 21 a 12. No sábado, foi a vez do atletismo dar pontos para as secretarias que disputavam a liderança das Olimpíadas. No feminino, na soma dos pontos da modalidade a Câmara foi a campeã, seguida pela Secad, Seduc, e em quarto a Seop. No masculino, quem mais pontuou foi a equipe Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur)/ Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh). Em segundo ficou a Câmara, em terceiro a Seduc, em quarto Seop e a Costa Sul em quinto.
Ainda no sábado, a final do tênis foi disputada pela Saúde nos dois lados da quadra. Os jogadores da Sesau Luiz Teru Minami e Thomaz Kitahara fizeram a final da modalidade pela secretaria, o vencedor foi Teru, com par-ciais de 6/3, 2/7(tie break) e 6/4. No domingo, as meninas da Secretaria de Governo (Segov) e Sefaz fizeram uma disputa acirrada pela medalha de ouro no Beach Soccer. A Segov desfrutava de uma diferença de dois gols, conquistados no primeiro jogo. No entanto, a Fazenda surpreendeu e empatou na pontuação, vencendo por 2 a 0. Com o resultado, as equipes foram para a prorrogação, terminando o placar em 0 a 0. Nos pênaltis, a Segov levou a melhor. Ainda no beach soccer, só que masculino, foi a vez da Costa Sul tirar da Câmara o gostinho da vitória. A disputa acirrada entre as duas fortes equipes, que já estavam tensas diante do placar empatado no tempo comum, 2 a 2, disputaram no gol de ouro o jogo que deu a medalha de campeã para a equipe da Costa Sul. Com a mão na taça - A Câmara é uma forte candidata ao título dos jogos. Ela soma no geral 146 pontos contra 144 da Secretaria de Administração e 139 do combinado Secretaria de Cultura e Turismo/Trabalho e Desenvolvimento Humano/Fundo Social de Solidariedade. A diferença é pouca entre as equipes e restam apenas duas disputas. Hoje, às 17h00, será o confronto final de tênis feminino entre Maria Cecília Oliveira (Seduc) e Luciani Simões (Segov), na quadra do Tebar Praia Clube. Na sexta-feira, dia 16, Seop e Câmara definem o campeão no basquete masculino, às 19h00, no Ginásio de Esportes José de Sousa - Gringo. Na segunda-feira, no futsal masculino, a Segov garantiu mais uma vitória no quadro de pontuação sobre a Seop. Os meninos do Governo venceram com um placar de 6 a 4. A terceira colocação na modalidade ficou com o time da Câmara. Encerramento - No domingo, dia 18, será o encerramento das Olimpíadas dos Servidores, no Gringão, a partir das 9h00, com a entrega de troféus e medalhas para os campeões desta edição – serão premiados até o quinto colocado. Após a cerimônia, a prefeitura oferecerá aos servidores públicos municipais uma festa, no Estádio Otoniel Santos (ao lado do ginásio de esportes), com show de pagode, sorteio de brindes entre outras atividades. (GW) (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião recorre à ANP para alterar os repasses de royalties
Pedido de Juan para rever percentuais irrita prefeitos de Ilhabela e Caraguá

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS) pediu à ANP (Agência Nacional de Petróleo) a inversão no percentual de royalties repassados aos municípios do Litoral Norte. Garcia reivindica que 60% dos royalties sejam destinados ao município e os 40% restantes sejam distribuídos para Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Desde 2001, uma portaria da ANP destina 40% dos royalties para São Sebastião e o outros 60% são repassados aos três municípios. O pedido feito por Juan Pons Garcia foi feito durante reunião da Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos, Terrestres e Fluviais de Petróleo e Gás Natural) realizada na última sexta-feira em São Mateus (ES). Segundo Garcia, a Abramt poderá entrar na Justiça para inverter os valores dos percentuais caso a ANP não atenda a reivindicação. Em novembro, dos R$ 7.001.793,71 repassados pela ANP, São Sebastião ficou com R$ 2.747.970,32. Caso a ANP inverta o percentual, a cidade ficaria com R$ 4.201.075,80. Para evitar conflito com os municípios vizinhos como Caraguatatuba e Ilhabela, Garcia apresentou uma proposta à ANP, caso a cidade fique com 60% dos royalties: Ilhabela receberia 20%, Caraguá, 16% e Bertioga, 3,6%. REAÇÃO- Os prefeitos de Caraguatatuba e Ilhabela se posicionaram contra qualquer mudança na distribuição dos royalties. "Pretendo entrar na Justiça caso haja qualquer alteração na atual distribuição do royalties", afirmou o prefeito Manoel Marcos (PTB). Segundo ele, Ilhabela mantém uma ação na Justiça desde 2002 pedindo que o repasse ao município seja de 40% --e não de 20% como é atualmente. O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB) também disse ser contra qualquer redução no repasse de royalties da ANP para sua cidade. Segundo ele, a redução dos royalties implicaria prejuízos aos investimentos feitos em setores considerados essenciais para a população local, como Educação e Saúde. A prefeitura também cobra na Justiça o repasse dos royalties anteriores a 2001, ano em que o município passou a ter direito ao repasse. Pretendo entrar na Justiça, caso haja qualquer alteração na atual distribuição do royalties por parte da ANP, pois o município não pode perder recursos Do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus (PTB) (Fonte: ValeParaibano)

“Luz para Todos” chega a São Sebastião nos núcleos congelados

São Sebastião - Começou esta semana em São Sebastião a instalação do programa “Luz para Todos”. A Vila Barreira, em Cambury e as Vilas Mosquito e Baiana, em Barra do Sahy estão sendo os primeiros Núcleos Congelados a receberem, inicialmente, a instalação dos postes de energia elétrica . Nesta primeira fase, o programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, beneficiará cerca de 1100 pessoas com a instalação de 217 postes de energia. O objetivo geral do programa é levar energia elétrica para mais de 12 milhões de pessoas até 2008, em todo o país, com investimento que chega a R$ 7,4 bilhões. Parte dessa verba será investida nos 38 Núcleos Congelados da Prefeitura de São Sebastião, levando energia elétrica para várias famílias e beneficiando cerca de 5 mil pessoas. A ligação da energia elétrica até os domicílios será gratuita e inclui a instalação de três pontos de luz e duas tomadas.
De acordo com a coordenadora do Programa de Congelamento, Cláudia Lima, essa conquista só foi possível diante do projeto apresentado pela Prefeitura de São Sebastião. “Através do programa de congelamento, o Ministério de Minas e Energia descobriu que poderia inserir o ‘Luz para Todos’ nos núcleos congelados”. Segundo a coordenadora, as Vilas Barreira e Mosquito, serão contemplados totalmente já nesta primeira fase. “A Vila Baiana nesta primeira fase receberá o programa apenas em algumas ruas, as outras ruas terão o programa”. A coordenadora ressalta que só nestas três vilas, mais de 400 casas não possuem luz, ou seja, não tem relógio próprio. “Com o programa, cada casa terá seu poste, três pontos de luz e duas tomadas sem pagar nada. A primeira conta de luz já vem daqui há um mês para essas residências”. As primeiras ruas que recebem energia são: Um, Dois e Três, na Vila Barreira; rua São José na Vila Mosquito e Zero e Três na Vila Baiana. De acordo com o representante da Bandeirante Energia, Pedro Vicente Iacovino, a Bandeirante, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, teria de fazer a ligação em 6,2 mil residências, mas identificaram apenas 3 mil. “Por isso queremos investir nos núcleos congelados, através do programa adotado pela Prefeitura de São Sebastião e que vem sendo elogiado”, comentou. Segundo ele, o trabalho será facilitado por conta do cadastro já existente no Programa de Congelamento de Áreas. No entanto, Cláudia conta que, alguns moradores apagaram os números de identificação colocados pela Prefeitura, que facilitariam a chegada dos benefícios. “Quando chegou a empresa para instalar o poste, e buscar os cadastros, não achou os dados, com isso, o morador foi prejudicado”. A finalidade do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico das comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. A chegada da energia elétrica facilitará a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento. (Fonte: PMSS)

Volta dos exercícios de tiros no Arquipélago dos Alcatrazes faz Câmara recorrer ao Ministério do Meio Ambiente
Prática é condenada, há vários anos, por ambientalistas e moradores da região, além dos turistas que freqüentam o Litoral Norte de São Paulo

São Sebastião - A volta dos exercícios de tiros realizados pela Marinha do Brasil no Arquipélago dos Alcatrazes fez com que o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, apresentasse durante a sessão ordinária de ontem, 13, uma moção de apelo endereçada à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, solicitando a proibição da prática em função da sua importância ao ecossistema. “A população foi surpreendida, na semana passada, com uma matéria na imprensa nacional em que fica bem claro que a marinha voltou a praticar tiros na Ilha dos Alcatrazes. É um absurdo, é um desrespeito com a natureza. Alcatrazes é um patrimônio ambiental do país, que deveria ser aberto para que as pessoas pudessem conhece-lo, mas não é permitido por inúmeras restrições. Hoje não podemos ter entrada livre para o turismo e pesquisa”, critica Teixeira. O treinamento foi liberado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), após um acordo entre os ministérios do meio ambiente da defesa no último fim de semana. A prática estava suspensa desde o mês de março, quando foram constatados danos ambientais provocados por um incêndio no dia 30 de novembro de 2.004, no Saco do Funil, onde ficam os alvos. Na ocasião, o Ibama comprovou que o fogo teve início após a explosão de uma bomba lançada por navios da Marinha, que destruiu parcialmente a ilha principal do arquipélago. De acordo com Teixeira, o exercício é condenado, há vários anos, por ambientalistas e moradores, além de turistas que freqüentam São Sebastião e a região do Litoral Norte paulista. A notícia da liberação, segundo ele, foi recebida de forma revoltante e triste. “Essa agressão me causa revolta. No Amazonas está acabando a água e o Ibama não vê. Agora, a ilha, um patrimônio desse país, desse município, o Ibama vai lá e autoriza a prática de tiros a vontade para acabar mesmo com o patrimônio. Só no Brasil que acontece isso. Em vários países em que há patrimônio ambiental existe dinheiro para desenvolver projetos, promover a segurança, entre outros investimentos. É lamentável. Vou fazer uma moção de repúdio ao Ibama”, desabafa o presidente. Segundo militantes do meio ambiente, o arquipélago é considerado um santuário ecológico, pois é o maior espaço de biodiversidade da região sudeste do país, que abriga espécies endêmicas, ou seja, que só existem naquele local, mas que estão sujeitas à extinção. Wagner também salienta que o local é reconhecido internacionalmente devido a sua importância ao ecossistema e à área científica. Além disso, ele ressalta a opinião pública em relação ao treinamento, que, para ela, poderia ser realizado de uma outra maneira sem destruir o meio ambiente. O presidente relata, ainda, que diversas entidades ligadas a questão ambiental pretendem se mobilizar em relação a volta dos exercícios de tiros no arquipélago. Para o vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, a autorização dada pelo Ibama à Marinha vai totalmente contra aos interesses sociais e ecológicos. “Veja o tamanho do absurdo: a Marinha proíbe um pescador artesanal ou qualquer cidadão brasileiro, que tem o direito de ir e vir, de se aproximar das Ilhas de Alcatrazes”, critica. Em sua opinião, o arquipélago deveria ser explorado turisticamente, de forma controlada, com todos os critérios e cuidados, “mas não para bombardear passarinho”. “Isso é um crime que o Ibama está fazendo”, considera Coringa, que também ressaltou a importância das espécies endêmicas para a área científica. “O Ibama é um órgão incompetente, pois são raras as decisões que toma corretamente. Eu gostaria de ser o autor da moção de repúdio pela façanha lamentável que vem apresentando em nosso município”, conclui.Animália – Na mesma sessão, a Câmara aprovou ainda uma outra moção de apelo à direção da Petrobrás, de autoria do vereador Dalton José da Silva, que solicita a renovação do contrato de patrocínio com a Fundação Animália, sediada no Morro do Abrigo, cujo trabalho é proteger os animais silvestres. “O pedido nada mais é do que um incentivo financeiro para que a entidade possa continuar com seus trabalhos no próximo ano”, argumenta Silva. A fundação desenvolve um projeto de recuperação com animais que são capturados ou apreendidos pela Polícia Ambiental como, por exemplo, pingüins que aparecem na beira da praia ou pássaros em gaiolas. “Só com essa parceria a entidade vai poder caminhar mais algum tempo até porque ela não tem outro recurso financeiro para dar continuidade aos trabalhos”, frisa o vereador. De acordo com ele, o contrato vence no final do ano. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Mais de 100 jovens participam do 1º Encontro de B. Boys do Litoral Norte

São Sebastião - Mais de 100 jovens, curtiram, no último sábado, 10, o 1º Encontro de B. Boys do Litoral Norte que aconteceu na Rua da Praia. Durante o evento, organizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, os jovens apresentaram suas coreografias de break, dança característica do movimento Hip Hop e curtiram muito rap. Para o B. Boy de São Paulo, Éderson Aragão Antunes, 21 anos, o encontro é uma forma de acabar com a discriminação que se tem do movimento. “As pessoas que não entendem acham que só tem maloqueiro, quando na verdade já é uma modalidade de competição e nós só queremos a paz”. No encontro regado por muita música, os B.Boys competiram no Break. Foram feitas disputas por grupos, individualmente e em duplas. Os jovens fazem coreografias inspiradas em movimentos contemporâneos e eles mesmos escolhem os melhores. Se apresentaram também no evento os Descendentes de Rua, Blue Star e Art Cultura Ilhabela. Hip Hop - Surgido nos subúrbios de Nova York no fim dos anos 60, atualmente o hip hop é um dos movimentos culturais que mais cresce no Brasil. Cultura de rua que tem o poder de abrir novos horizontes para quem vive na periferia, o movimento engloba música (rap, ou ritmo e poesia), artes plásticas (grafite) e dança (break), unidos a mensagens de alto teor político que são transmitidas pelos MCs (mestres de cerimônias), que falam ou declamam versos sobre uma base instrumental. (Fonte: PMSS)

Escolinhas da Seesp conquistam colocações na Copinha Tebar

São Sebastião - As Escolinhas da Secretaria de Esportes (Seesp) conquistaram boas colocações na VI Copinha Tebar. A categoria sub-13 da Escolinha da Topolândia, conquistou no último sábado, 10, o 3º lugar do campeonato. As categorias sub-11 da Topolândia e a parceria Vila Amélia e Pontal da Cruz na sub-9, conquistaram a 4ª colocação. No domingo, 11, as categorias foram premiadas com medalhas e receberam os parabéns do Secretário de Esportes (Seesp), Anthero Ventura. A Escolinha da parceria Vila Amélia e Pontal da Cruz na categoria mamadeira foi campeã e os pequenos Pietro Bueno e Jonas, foram premiados consecutivamente, como artilheiro e o goleiro menos vazado do campeonato. Segundo a Seesp, o objetivo da participação das Escolinhas na Copinha visa ampliar o relacionamento social e a integração entre os bairros e cidades participantes. Ainda de acordo com a Seesp, as Escolinhas da Prefeitura nunca participaram de torneios, sendo que neste ano, os jovens talentos receberam toda a estrutura necessária para a competição. Segundo o Tebar Praia Clube, cerca de 600 atletas participaram da Copinha. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Emendas não são votadas por terem sido apresentadas fora do prazo

Ubatuba - As 73 emendas elaboradas pelo presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos (PT), para o projeto de lei 111/05, que fixa a receita e a despesa de 2006, não foram votadas e nem sequer lidas ou discutidas pelos demais vereadores. O plenário estava completamente lotado, nesta que foi a última sessão ordinária do ano, à espera da decisão quanto às emendas que fizeram com que Jairo convidasse toda a população a acompanhar a sessão, já que havia assuntos de interesse público a serem discutidos. Porém, o vereador Charles Medeiros (PSB) protocolou um ofício, ontem mesmo, como análise e parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, contra a votação das emendas, justificando que o prazo regimental para protocolo de emendas expirou-se em 15/10/05. Medeiros concluiu dizendo que as emendas apresentadas não cumpriram os preceitos regimentais, não estando aptas a irem a votação em plenário. Jairo dos Santos lamentou e foi contrário ao parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, pedindo aos demais vereadores que aprovassem a votação das emendas na sessão de ontem, já que estas haviam sido amplamente discutidas com as comunidades. De acordo com o presidente da Casa, os prazos nunca foram cumpridos, nunca foram levados a sério e o próprio vereador Charles Medeiros já elaborou emendas fora do prazo regimental, em seu outro mandato. Medeiros considerou que erros do passado podem ser corrigidos. O parecer foi à votação e aprovado por unanimidade, impossibilitando a aprovação de 73 emendas, fato que, segundo Jairo dos Santos, vai prejudicar muito a população. Jairo disse que o prazo foi curto e que apenas realizou tantas discussões com a comunidade porque o prefeito prometeu que faria um orçamento parti-cipativo e não o fez. Assim, foi à votação apenas o Projeto de Lei, sem as emendas, e foi aprovado com unanimidade dos votos. (Fonte: Imprensa Livre)

Verão em Ubatuba: MTV é a primeira a chegar para a temporada

Ubatuba - Esta temporada será marcada por grandes parcerias em Ubatuba. A Secretaria de Turismo e a Prefeitura anunciaram resultados no investimento em contatos com empresas televisivas, radiofônicas e de diversos segmentos comerciais que trarão para Ubatuba, entre dezembro e janeiro, uma série de atividades para o público que irá passar as férias nas areias de suas praias. A primeira confirmação é da MTV, que inicia hoje a gravação de seus programas de verão. Também a 89 FM, TV Vanguarda, Transamérica, Cartoon Network, LG e Nestlé são algumas das empresas que estarão investindo suas marcas durante a temporada ubatubense. Segundo o secretário de Turismo Luiz Felipe Azevedo, este verão será marcado por uma programação tranqüila. A principal preocupação é proporcionar uma boa infra-estrutura aos turistas. “Durante esse verão, nós trabalharemos em ações de planejamento e pesquisa, com o objetivo de identificar problemas e dificuldades, bem como os pontos positivos e oportunidades, para sabermos como investiremos na temporada de 2006/2007. Estamos sendo procurados pelas maiores empresas do Brasil e investindo em um turismo de qualidade, que nos dê retorno durante todo o ano”, explicou. Programação MTV - A MTV trará para a Praia Vermelha do Norte uma grande estrutura ao ar livre, que servirá de palco para seus programas. O novo investimento da emissora, um programa chamado “Farofa”, com o apresentador Edgard, será o primeiro a ser gravado, hoje, a partir das 12h00. No domingo, a partir das 9h00, quem entra no ar é a VJ Penélope Nova, com o programa Ponto Pê, que fala sobre sexo sem rodeios. Em Ubatuba a emissora também gravará um game, com casais de namorados. O outro programa voltado ao público jovem é o “Covernation”, comandado pelo VJ Marcos Mion, que será gravado no dia 20, a partir das 16h00. O programa, especializado em bandas covers, trará as bandas para Ubatuba. A programação da 2ª fase de gravações da MTV ainda não foi definida, mas começa no 10 de janeiro e vai até o dia 31. Segundo o secretário de Turismo Luiz Felipe Azevedo, trazer emissoras como a MTV para Ubatuba é um grande privilégio. “Eventos como esses representam a divulgação da nossa cidade em caráter nacional, para um público diferenciado. Se fosse avaliar o quanto custaria para o município, seria investimento de alguns milhões de reais. Agito Vanguarda - A Globo confirmou a presença do Agito Vanguarda durante os dois últimos fins de semana de janeiro. Com muito esporte, cultura e agitação, o evento acontecerá na Praça Capricórnio, mais conhecida por Praça do Skate, localizada nas proximidades do aeroporto de Ubatuba. Serão várias tendas, que servirão para atividades de recreação infantil, jogos para a terceira idade, exposição de arte e artesanato, além de ações ligadas à saúde. Nos fins de semana, professores das melhores academias da região estarão dando aulas gratuitas de ginástica. Já na tenda da saúde, profissionais capacitados darão dicas importantes para manter a forma além de aferirem a pressão e o batimento cardíaco. Crianças até cinco anos terão uma área reservada para a recreação com atividades de pintura, maquiagem, modelagem e várias brincadeiras. A Terceira Idade terá uma tenda especial, com jogos e recreação, entre eles, damas, baralho e dominó. Uma outra tenda será dedicada especialmente para a cultura, com exposição de artistas, artesãos, músicos e conjuntos folclóricos de Ubatuba. Rádio Rock - A Rádio 89 FM vai passar a temporada em Ubatuba e fará uma programação intensa nas praias, durante os quatro fins-de-semana de janeiro. Durante o dia uma equipe itinerante fará distribuição gratuita de sorvetes, chaveiros e balas em diversas praias do município. À noite acontecerão luaus, com shows acústicos de artistas famosos, apenas com o barulho das ondas e o som de voz e violão. A emissora por assinatura Cartoon Network fará a alegria da criançada na Praia Grande, durante os dias 27, 28 e 29 de janeiro, com uma programação recheada de brincadeiras e recreação para toda a família, além de distribuição de brindes. Outras atrações - O Verão em Ubatuba será marcado também pela presença da emissora de rádio Transamérica, na Praia da Maranduba durante os dias 20, 21 e 22 de janeiro. Além disso, as Casas Pernam-bucanas estarão na Praia Grande no 7 de janeiro, com diversas atrações. A empresa LG montará a Arena “Arrepia Brasil”, na Praia Vermelha do Norte, com atividades esportivas, e a Nestlé percorrerá uma série de praias, pousadas e hotéis durante os dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro, para fazer degustação do produto Nestea.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Assassino mata comerciante e foge deixando cair pé de tênis
O calçado é a única pista até o momento. Nada foi levado

Ubatuba - O comerciante Paulo César Ribeiro da Silva, de 30 anos, foi assassinado na noite de segunda-feira, dentro de seu estabelecimento, uma oficina de bicicletas, na rua Manoel Benedito de Oliveira, no bairro Ipiranguinha. A Polícia Militar foi chamada por populares, que também providenciaram o socorro do comerciante até a Santa Casa, aonde chegou morto. A polícia não conseguiu informações no local que levasse a autoria e motivo do crime. A única pista deixada pelos assassinos foi um dos tênis que teria caído do pé de um deles durante a fuga. A inquilina do comer-ciante que mora nos fundos do local, a camareira M.F.M.S., de 51 anos, contou à polícia que estava em casa quando ouviu os tiros. Ao verificar deparou com Silva caído no chão e dois encapuzados fugindo em uma moto. Nada foi levado da oficina, descartando a hipótese de latrocínio. Segundo a polícia, a vítima estava trabalhando na oficina, quando chegaram os assassinos que dispararam várias vezes, provavelmente com pistola 380. O comerciante foi atingido com quatro tiros no tórax, um no pescoço e outro de raspão de mãos. A causa da morte foi hemorragia interna. O crime causou surpresa para a camareira. Ela disse à polícia que o comerciante tinha boa índole, era trabalhador, e não tinha dívidas ou inimigos. Silva foi enterrado na tarde de ontem no cemitério municipal de Bela Vista. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba aprova relatório de CPI e envia texto ao MP

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba encaminhará ao Ministério Público o relatório elaborado pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apurou o desvio de dinheiro da folha de pagamento dos servidores municipais. O texto final foi aprovado anteontem, por unanimidade, após terem sido retirados de seu conteúdo os nomes do ex-prefeito Paulo Ramos (PFL) e do atual prefeito Eduardo César (PL). O relatório, contendo 120 páginas, reúne documentos e depoimentos de 25 pessoas colhidos desde julho pela comissão. Segundo o presidente da CPI, vereador Ricardo Cortes (PV), o documento final será encaminhado nos próximos dias ao MP para as 'devidas providências legais'. O relatório apontou uma fraude de R$ 678 mil que teria sido praticada pelo ex-servidor Alvelino Almeida da Cruz Júnior, sua irmã Adriana e sua namorada Carolina. Cruz Júnior foi exonerado em maio, logo após a fraude ter sido descoberta pela prefeitura. Ele continua em liberdade. Cortes disse ainda que o relatório que será enviado ao MP pela Câmara, também terá anexada uma documentação contendo o depoimento do ex-servidor A.B.C., que foi exonerado recentemente sob acusação de desviar cerca de R$ 20 mil da folha de pagamento dos pensionistas da prefeitura --fraude semelhante à aplicada por Cruz Júnior. (Fonte: ValeParaibano)

Moradores de Ubatuba recebem mais de 300 cartões do programa Bolsa Família

Ubatuba - A equipe do Cadastro Único de Ubatuba (secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde) promoveu no ultimo sábado, 10, no salão da Igreja São Francisco, a entrega de cartões do programa Bolsa Família para 320, das 5.500 famílias cadastradas no ano de 2005. Contabilizando os números de sábado, Ubatuba fecha o ano com 500 cartões entregues. A coordenadora do Cadastro Único, Joyce de Souza, esclareceu aos presentes algumas questões antes da entrega dos cartões, que foi feita por uma equipe da Caixa Econômica Federal. Joyce explicou ainda que alguns cartões vem sendo cancelados pelo Governo Federal. “Temos a responsabilidade de passar um relatório ao Governo Federal de 3 em 3 meses, por isso contamos com denúncias sobre o mau uso do benefício. Somente assim poderemos fazer que o benefício chegue a quem realmente precisa”, disse a coordenadora. A coordenadora lembrou ainda que para continuar recebendo o beneficio é preciso manter em dia a caderneta de vacinação dos filhos de até cinco anos, comprovar a freqüência escolar dos filhos que estudam, participar de programas de alfabetização e cursos profissionalizantes. A Secretária de Assistência Social de Ubatuba, Kátia Nunes lembrou da importância da parceria entre as secretarias. “Somente conseguimos chegar a esse número trabalhando em equipe. As assistentes sociais, o pessoal do PSF e também os funcionários da educação trabalharam muito para atingirmos as mais de cinco mil famílias cadastradas”, disse a Secretária. Os titulares dos cartões devem agora comparecer a Secretaria da Educação com os documentos originais de todos os familiares, às terças e quintas, das 8h às 11h, para complementar o cadastro único.(Fonte: PMU)

Mais de 2 mil motociclistas participam do 9º Nacional Motorcycle em Ubatuba

Ubatuba - O Cruz de Ferro Motoclube, de Ubatuba realizou nos dias 10 e 11 o 9º Nacional Motorcycle, tradicional encontro de motociclistas de diversas partes do Brasil. Pela primeira vez o evento foi realizado em uma praia, a Vermelha do Norte, nas instalações do Red Beach Park. Os participantes aprovaram a mudança de local. Apesar do tempo instável e da pouca divulgação, o 9º Nacional Motorcycle reuniu 182 motoclubes de cidades da capital e interior de São Paulo, Minas Gerais (Varginha, Itajubá, Pouso Alegre) e Rio de Janeiro (Campos, Itaguaí, Itaboraí, Santo Antônio de Pádua), além do clube “Pelicanos”, de Brasília. Para garantir a animação dos motociclistas, diversas bandas se apresentaram durante o evento, entre elas, a 7 Galo (Serra Negra-SP), a Apotherock (Caxambu – MG), Renato Rio Blues (Rio de Janeiro), Apce Local (Ubatuba ), finalizando com Alessandro, que fez o público dançar até às 5 horas da manhã. Aproximadamente 2 mil participantes entre integrantes de motoclubes e motociclistas independentes prestigiaram o evento. “Mais uma vez realizamos um evento motociclístico que pôde incrementar o turismo sem trazer efeitos negativos”, disse Luiz Roberto Sant'anna de Paula, o Beto, presidente do Cruz de Ferro. Isso foi comprovado através dos números: a Polícia Militar compareceu com uma base móvel no local e não registrou ocorrências; a Polícia Rodoviária Federal informou que na sua jurisdição também nada foi registrado; o Corpo de Bombeiros, através do “Salvamar”, que manteve salva-vidas na praia também não teve trabalho, bem como a Secretaria de Saúde, que disponibilizou uma ambulância durante à noite e que não precisou ser acionada. O 9º Nacional Motorcycle foi promovido pelo com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Secretaria de Esporte e Lazer. (Fonte: PMU)

Charles Medeiros na 1ª Copa Verão Picinguaba de Futebol

Ubatuba - Aconteceu neste último domingo, 11, debaixo de chuva, a final da 1ª Copa Verão Picinguaba de Futebol, no campo da Picinguaba, onde a final ocorreu entre os times do Promirim e do Mato Dentro. Segundo os organizadores, trata-se de um campeonato inédito, que ocorreu durante seis semanas e só participaram times da região norte do município. O título de artilheiro ficou para Jorginho do time Campeão, Promirim. Segundo Cachico Campos e “Mirinho”, responsáveis pelo evento, o resultado foi excelente, pois se trata de uma oportunidade onde os amigos possam se encontrar e praticar o esporte mais popular da região, “só aperfeiçoamos o que os moradores já faziam nos finais de semana, aonde todos vinham a este campo para torcer e jogar”. Comenta Campos. O evento contou com o apoio e participação da vidraçaria Vidronorte e do Vereador Charles Medeiros. “É extremamente importante estimular e apoiar estes campeonatos, pois os bairros da região norte possuem jogadores de futebol de grande talento, que merecem serem reconhecidos e apoiados”, Afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Charles Medeiros cobra urgência na recuperação de vias públicas

Ubatuba - No uso da Tribuna da última Sessão, o vereador Charles Medeiros cobrou maior empenho e urgência da prefeitura na recuperação e pavimentação das vias públicas municipais. Charles Medeiros vem nestes últimos meses trabalhando junto ao executivo a recuperação das vias públicas. Em conversa com o prefeito neste último dia 13, além de melhorias em outras vias, Charles solicitou maior urgência na recuperação das vias do bairro da Estufa II, pavimentação da Estufa I e projeto urbanístico para o Núcleo Botafogo, a benfeitoria é esperada há tempos pela comunidade com a colocação de guias, sarjetas e drenagem bem como o término da Sérgio Lucindo até o seu final, de forma que a obra possa atender a comunidade do Sertão do Sérgio. “É um compromisso que o Prefeito assumiu perante os representantes da comunidade e este vereador e que venho cobrando a sua efetivação”, declara Charles Medeiros.
 (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Prefeitura aguarda liberação de recursos da Fehidro para concluir obra de tratamento do chorume

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba aguarda liberação da verba aprovada em abril deste ano, pela Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para a finalização das obras de tratamento do chorume no aterro sanitário do município. Segundo o secretário de Obras, João Paulo Rolim, a primeira etapa do projeto – que é a estação de tratamento – teve início no ano passado e a construção civil já está concluída, também com verbas do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, através do Fehidro. “Porém, ela só pode entrar em funcionamento quando a parte de captação estiver concluída, mas infelizmente, os recursos, na ordem de R$ 350 mil, ainda não chegaram ao município”, avisa o secretário. Em reunião recente realizada na Cetesb, com a participação da promotora do Meio Ambiente, Elaine Taborda Dávila, a prefeitura foi cobrada sobre os procedimentos técnicos que ela vem adotando com relação a administração do aterro sanitário local, mas especialmente com relação a coleta e tratamento do chorume. Segundo Rolim, a prefeitura mostrou durante a reunião, que desde o início do ano tem se dedicado a esta questão, tendo inclusive agilizado as obras da caixa de tratamento, que se encontra pronta, e apresentado um projeto para a captação do chorume, que foi aprovado no primeiro semestre pelo CBH- LN, mas que ainda se encontra tramitando na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Trata-se de recursos elevados que o município teria dificuldades em disponibilizar”, lembra João Paulo. Questão antiga - O chorume – líquido poluente resultante da decomposição do lixo doméstico, é um problema que se arrasta em Ubatuba há quase trinta anos. “A maioria dos políticos que passaram pela cidade não deram a devida atenção ao problema”, recorda-se o prefeito Eduardo César. “Nós estamos empenhados em resolver definitivamente este problema e prova disto é que o nosso projeto de captação do chorume – no valor de mais de 350 mil foi aprovado na íntegra pelo Fehidro. Temos que ter um pouquinho mais de paciência e aguardar a chegada destes recursos para evitar que o líquido continue poluindo nosso solo. É momento de união e não de oportunismo político, enfatizou Eduardo. (Fonte: PMU)

Fundart realiza Concerto de Natal na Igreja Matriz

Ubatuba - No próximo dia 17, às 20h, acontecerá uma grande apresentação musical em homenagem ao Natal que se aproxima na Igreja Exaltação à Santa Cruz. O espetáculo será apresentado pela Banda Sinfônica Lira Padre Anchieta, Sexteto Caiçara, Coral Infantil da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e a Oficina Coral do Gaiato. A Igreja Exaltação à Santa Cruz fica na Praça da Matriz, Centro. (Fonte: PMU)

Pneu velho vira lençol novo em Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria de Obras de Ubatuba doou uma grande quantidade de sucata de pneus ao Fundo Social de Solidariedade Municipal. No total foram 271 pneus de diversos tamanhos que foram comercializados e o total arrecadado possibilitou a compra de 120 lençóis que serão repassados à Santa Casa pelo Fundo Social. (Fonte: PMU)

Santa Casa de Ubatuba agradece

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba agradece às seguintes pessoas e empresas que colaboraram com a Barraca Árabe na VXIII Festa da Feira das Nações:
Maria Lucia (esposa do Dr. Miguel) Ierta (esposa do Dr. Amauri) – Débora (esposa Dr. Theofilo) – Janaina Abreu (filha da Dra. Jardelina – Célia e Elza (ex-diretoria) – Solange – Celina (vidraçaria) – Dilma (Cabeleireira) – Clarisse - Beth - Zélia – Maria Lúcia – Irma - Marly – Lucelena – Ana Paula – Neuza – Fátima - Cícero – Dhara - Mariana – Xuca – Pamie – Talia - Gustavo e Michele. O agradecimento é pela disposição que manifestaram na confecção dos pratos e no trabalho durante os 10 dias de festa. A Santa Casa lembra que sem a colaboração destes voluntários a Barraca Árabe na Festa da Feira das Nações/2005 não teria o lucro que foi alcançado. A Santa Casa esclarece s ainda que toda a arrecadação (Lucro da Festa R$ 7.529,15) será revertida na aquisição de equipamentos e materiais para os seguintes setores do nosso hospital:
Limpeza – 2 máquinas de lavar piso – confecção de 18 uniformes
Costura – Conserto de três máquinas de costura e aquisição de materiais para costura.
Lavanderia – Aquisição do tecido e confecção de 7 uniformes.
Cozinha – Aquisição de panelas – liquidificador industrial
Manutenção – Aquisição de materiais e equipamentos – confecção de 20 uniformes – máquina para lavar aparelhos, lavadora AP motor 2,5 H P-profissional leve jacto suave.
Portaria III e PS - Sinalizador de garagem entrada e saída de veículo
Enfermagem – Pirógrafo.
Valor total do investimento com o lucro da festa - R$ 4.719,50
Os agradecimentos da Santa Casa às Empresas e Pessoas Física que contribuíram para abastecer a Barraca nestes 10 dias de festa:
Sr. Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, Sr. Sérgio Caribé, Unimed, Litoral Saúde, SAMESP, S. O. S. Farma, Farmácia da Dalva, World Center (Racine), Quiosque Cantão, Hipermercado da Carne, Auto Posto Kamomê (Marico), Funcionários do Banco do Brasil, Funcionários do Bradesco, Funcionários do HSBC, Comerciantes da Rua Cap. Felipe, Di Mônaco, Farma Ana, Foto Kikuti, Recanto da Lagoinha (SARELA), Panificadora Pão Kent (Sonia), Papelaria Marques, Nipakh, Ubadesklimp, Timoneiro, Rei do Camarão, Gauchão (Sr. Nelcy)
Agradecimentos também aos seguintes funcionários:
Rita de Cássia (Recepção) – Alcídia (Cozinha) - Silvia Tenório (Faturamento) – Fabrício (Segurança do trabalho) – Camila e Rogéria (Faturamento) – Maria Tereza (Departamento Pessoal) – Leila (Litoral Saúde) – Cecília (Assistente Social) – Erica (Litoral Saúde) pela disposição que manifestaram no trabalho e na decoração durante a festa.
Pessoal do setor de manutenção do hospital: Srs. – Valdeci – Armindo – Eduardo - Natalino pela disposição que tiveram na conclusão e montagem da barraca. (Fonte: PMU)

Tubão recebe o melhor da dança e ginástica rítmica de Ubatuba

Ubatuba - O Ginásio de Esportes Tubão abrigará o melhor da dança e da ginástica rítmica desportiva (GRD) de Ubatuba à partir desta sexta-feira, 16. Três eventos estão programados envolvendo academias e o balé da Fundart. Na sexta-feira, 16, acontece a apresentação da Jê Ginástica e Dança Ubatuba. A academia conquistou em 2005 os títulos dos Jogos Regionais, da Ginastrada regional e estadual, representando a cidade em diversas competições, como os Jogos Abertos do Interior e o Torneio Haide Nassif. Para a apresentação a professora Jerusa Parada Suguimoto preparou 16 coreografias, incluindo as que trouxeram os títulos para a cidade. “A cidade precisa conhecer o trabalho dessas meninas que tanto honraram o nome de Ubatuba em 2005. Teremos também a participação especial da Lira Padre Anchieta, da Fundart, que fará a trilha sonora do ‘Concerto de Natal’ ”, disse Jerusa. No sábado, 17, é a vez da Academia Biodance apresentar o “1º Festival de Ginástica e Dança”. Na programação, ginástica rítmica, olímpica, stret dance, hip-hop, técnicas circenses e acrobáticas, dança flamenca e jazz. A Biodance também esteve presente nas principais competições regionais de GRD e dança, vencendo o Festival Dança Verão, no estilo Jazz, categoria Sênior e o Litoral Dance na categoria técnicas circenses. “Esse foi um ano de muitas vitórias para o esporte de Ubatuba e estamos contentes por ter participado dessas conquistas”, disse a professora Daniela Origuela, da academia Biodance. Para acompanhar as apresentações dos dias 16 e 17 é necessário contribuir com 1 quilo de alimentos não perecíveis. Oficina de Dança da Fundart - Na terça-feira, 20, acontece a apresentação da Oficina de Dança da FUNDART, também no Tubão, à partir das 20 horas. O grupo apresentará o espetáculo “Vivendo a bela arte”, sob direção de Alessandra Penha. Os ingressos poderão ser adquiridos no local ao preço de R$ 2,00. (Fonte: PMU)

Começa a pavimentação asfáltica do acesso ao novo Fórum

Ubatuba - Teve início nesta quarta-feira, 14, a pavimentação da Rua Sérgio Lucindo da Silva, na Estufa II. Os trabalhos começaram a ser executados em frente ao novo Fórum e todo o trecho, que vai até o acesso a Rodovia Gov. Mário Covas, num total de 4.500 m2, deve estar asfaltado em no máximo 10 dias. Segundo informações do responsável pelo serviço, Wilson Frade, serão utilizadas 480 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminado Usinado Quente). A empresa Latina é responsável pelo serviço de aplicação do asfalto. Preparação do local - Wilson informa ainda, que antes do asfalto, a área recebeu 600 m3 de brita graduada, 1.300 metros de guias e sarjetas e 7 aduelas. (Fonte: PMU)



Programação de Cinema em Ubatuba
Semana de 09/12 à 15/12/2005

CINE PORTO ( UBATUBA)
fone - 3833-2066 ( 012 )

Lançamento Nacional "Harry Potter e o cálice de fogo"  
Aos sábados e domingos ás: 13:10 hs - 16:00 hs - 18:50 hs e 21:40 hs.
De 2ª a 6ª feira : 15:30 hs - 18:10 hs - 21:00 hs.


CINE PASSEIO ( UBATUBA )

fone 3832-2843 ( 012 )

"AS CRÔNICAS DE NARNIA: O LEÃO , A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA."
Ás 14:00 hs - 16:30 hs - 19:00 hs e 21:30 hs.

Fonte: cineporto@hotmail.com
 

Ação Litoral
 
Opinião Topo

A bicicleta e a mudança de cabeças
Arquiteto Renato Nunes

Ubatuba é uma cidade plana, ideal para bicicletas. Todos por aqui andam, andaram ou andarão de bicicleta. Isso é ótimo para a saúde de todos, dos que pedalam e dos que respiram. Não exalam gases, fumaça ou CO2. Com exceção do maldito que instalou um diminuto, porém, potentíssimo equipamento de som na sua báique e que circula impunemente pela cidade fazendo propaganda comercial, as bicicletas também não fazem ruído. Entretanto, tantas vantagens têm seu preço. A quantidade é gigantesca. Sem regras, transformaram-se num problema urbano. Sua circulação é caótica. Todos por aqui já trombaram ou foram trombados por bicicletas. E xingados. As crianças e senhoras que o digam. Estamos indo cada vez mais fundo na desarmonia social. Como todo problema urbano, a solução cabe à prefeitura através do planejamento elaborado por técnicos da área, isto quer dizer arquitetos e urbanistas. Anuncia-se que no próximo dia 20 a prefeitura dará início à execução de um plano para disciplinar a circulação das bicicletas na cidade. Palmas, muitas palmas para ele. Desconheço o plano, não sei do que se trata, não fui convidado para conhecê-lo e considero a fase de implantação o momento de mais alto risco do programa, mas, novamente palmas para ele. Melhor um plano tecnicamente elaborado, que permita ajustes ou correções exigidas por sua experimentação prática, do que os habituais chutes, palpites ou promessas eleitorais pagas com intervenções urbanas de interesse pessoal, a exemplo de tudo que tem acontecido em Ubatuba nos últimos 30 anos. Esse programa cicloviário poderá ser o elemento transformador das mentalidades. Sua implantação implica em criar regras para o estacionamento e circulação de todos os veículos da cidade. Por sua vez, as regras para a disciplina do trânsito e proibição dos estacionamentos nas vias de principal interesse comercial, implicam na adesão dos comerciantes. E a adesão dos comerciantes, que num primeiro momento mostram-se temerosos das alterações programadas para a boca da temporada, poderá contaminar positivamente os políticos e, quem sabe, levá-los a mudar a meta de seus discursos e preocupações, colocando a cidade e o planejamento urbano no centro de seu alvo eleitoral. É uma ilusão pensar que qualquer alteração nas regras de trânsito resulte em prejuízo para as vendas. Não é o fluxo de veículos, o congestionamento ou mesmo o estacionamento livre nos dois lados da via pública que garante o êxito do comércio ali instalado, e sim, a tranqüilidade do pedestre, os preços e a criatividade do comerciante. O planejamento urbano é a maneira de se distribuir da forma mais justa possível as oportunidades que a cidade oferece em seus múltiplos aspectos. Por isso, o planejamento urbano deve passar por uma fase de discussões e consenso com a comunidade. Esse consenso deve virar lei, e essa lei chama-se Plano Diretor. A falta de planejamento prestigia o privilégio. Não temos até hoje um Plano Diretor porque Ubatuba se transformou nas últimas décadas no reino dos privilégios. A implantação do plano cicloviário pode começar a mudar a visão e o tratamento da cidade, não só por parte de seus dirigentes, mas, principalmente pelo envolvimento positivo da população. Parabéns ao Prefeito Eduardo César pela oportuna iniciativa. Arquiteto Renato Nunes


Renato Nunes
Arquiteto
Ubatuba, SP
 

Poesia Topo

Alvíssaras
Na Praça da Matriz
Apareceu um camelô
Que não apregoava
Apenas sussurrava
Que estava vendendo
Alvíssaras em drágeas
Um santo remédio
Para todos os males
O delegado
Não quis saber de poesia
E enquadrou o meliante
Em sortilégio e feitiçaria.

Histórias de pescador
Vinte mil léguas submarinas
A Ilha do Tesouro
Robinson Crusoé
Moby Dick
Trabalhadores do Mar
Lusíadas
O Velho e o Mar
E nos diários de bordo
Do piloto Nelson José
Acredite quem quiser.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Lamentável - O crescimento desordenado de nosso município, trouxe consigo sérios problemas. Negar a queda da qualidade de vida, falta de infra estrutura básica, crescimento de áreas de risco, redução qualitativa de nosso turismo, queda de balneabilidade de nossas praias, aparecimento de favelas, invasão a margens de rios, aumento da violência, entre outros , é sem dúvida alguma ignorância. Cobrar soluções imediatas significa desconhecer os fatos. Ubatuba hoje, dá seu primeiro grande passo rumo a ordenação de crescimento. O projeto de Congelamento de Núcleos Habitacionais Irregulares, tende a interromper o processo imigratório incentivado pela facilidade de aquisição de áreas irregulares e de baixo custo (muitas vezes apenas invadidas), somados a falta de fiscalização adequada. De cunho Social: pois prevê em seu contesto, remoção de famílias que vivem de forma sub humanas, para locais com a infra-estrutura necessária; Ambiental: Uma vez que impede novas construções em áreas de preservação ambiental, além de prever redução das ocupações em beira de rios; Econômico: na sua forma mais ampla, pois a melhoria da qualidade de vida prevista pelo projeto, reduz gastos públicos a exemplo da saúde, além de melhorar a alto estima, tornando cidadãos profissionais mais envolvidos com seus empregadores. A grande maioria das casas congeladas são passíveis de regularização, o que além de valorizar os imóveis, gera mais arrecadação para os cofres públicos. O equilíbrio buscado entre o Social, Ambiental e Econômico gera sustentabilidade para um sistema que viabiliza a existência humana, além de contribuir para a qualidade esperada por um público externo ( o Turista) o que, sem dúvida, aqueceria a economia interna, atendendo assim as necessidades empresariais e a geração de renda para a população. Reduzir todo esse trabalho a um caráter “sócio-ambientalista-preservacionista-de-araque”, como faz o texto “Só Ele dá o frio, conforme o cobertor”, publicado na imprensa virtual nessa semana, é lamentável, pois mostra o despreparo e a falta de conhecimento de críticos de um projeto que congela áreas irregulares, e não famílias como aduz o texto.

Claudinei Salgado
Ubatuba, SP


Estou ficando decepcionada com a Prefeitura de Caraguatatuba - Sempre teci elogios à Prefeitura pelos bons serviços prestados à comunidade, ao embelezamento e saneamento da cidade, além de outras benfeitorias culturais. Mas há dois meses ruiu uma pontezinha sobre um riacho que eu não sei o nome, ao lado de minha casa de praia, no Capricórnio II, na Av. Marginal, esquina com a Rua Quatro. Pois já mandei vários e-mails à Prefeitura, ao administrador de Massaguaçu, ao prefeito, às secretarias, pedindo que tomem uma providência, e até hoje não obtive resposta.Já fiz vários interrurbanos à Prefeitura e Sub-prefeitura de Massaguaçu, e só consegui aumentar minha conta de telefone! Muito menos tomaram alguma providência, nem mesmo colocando um aviso de que a ponte está intransitável! Estão colocando em risco quem por ai passar , automóveis e mesmo pedestres. Quem não sabe que a ponte ruiu, se passar pela av. Marginal, à noite, é capaz de cair dentro do rio! Não tem nenhum aviso, nem uma barreira, nada. Só um monte de terra no meio da rua! Aquela cena da ponte caida dentro do rio só pode ser desrespeito ao cidadão, desleixo! Mesmo porque a rua está em total escuridão, pois tem postes mas não instalaram ainda a iluminação pública no local. Peço encarecidamente que tomem uma providência. Que seja reconstruida a ponte, e que cuidem um pouco daquele local, esquecido pela prefeitura. Isso sem falar do mato que cresce por ali, atraindo mosquitos.

Lilian Zucca
Caraguatatuba, SP

 

Ciclovias em Ubatuba - Em todo o mundo busca-se minimizar a emissão de CO2 na atmosfera, com a finalidade de reduzir paulatinamente o efeito estufa, que gera o aquecimento global, o degelo dos pólos, os tufões, furacões, enchentes, secas e outros desarranjos climáticos. Nesse diapasão o uso de combustíveis não poluentes tem sido estimulado, tanto quanto a utilização de meios de locomoção compatíveis com as políticas ambientais, como a introdução do carro a álcool, elétrico e a dinamização do uso da bicicleta, mediante facilidades como as ciclovias, tão necessárias nas cidades onde a maioria da população se locomove sobre duas rodas. Assim, foi com satisfação que finalmente assistimos a disposição do governo municipal em implantar estas vias na área central da cidade de Ubatuba. Aplaudimos essa iniciativa. Mas, em contradição a todos esses fatos, testemunhamos hoje (10/12/2005), ao meio dia, uma manifestação contra a implantação das ciclovias, promovida por comerciantes no cruzamento da Av. Rio Grande do Sul com a rua Thomaz Galhardo, aparentemente liderada por um forte revendedor de bicicletas. Confessamos que ficamos surpresos. Há no caso um contra-senso. A política urbana moderna deve priorizar as formas de locomoção coletivas e não poluentes. O uso do biciclo deve ser instigado, inclusive com o aumento expressivo das ciclovias, e os fabricantes, vendedores, revendedores e mantenedores de bicicletas deveriam ser os primeiros a festejar e louvar a medida, ao invés de protestar contra essa política viária.

Thomas De Carle e Harumi Honda
Ubatuba, SP


30 Anos de Piranhas em Caraguatatuba - Foram os anos das décadas de 70 e final de 80 que fizeram o período áureo do Carnaval em Caraguatatuba. Com a participação direta de grande parte da população e dos agregados da vizinhança, surgem as primeiras escolas e blocos. O “Bloco das Piranhas”, que completa 30 anos, saiu pela primeira vez com apenas vinte integrantes, mas com muita disposição. Esse espírito democrático que prevalece até hoje começando no antigo Caldinho do Jóia, onde os homens, entre um caldinho e outro, suspiravam com os bailes de um salão ali perto chamado Recanto Ana, o dono do local gostava de convocar pessoas animadas para dar movimento ao local e atrair mais foliões, o pagamento era feito com ingressos para os Bailes Noturnos. Buscando este prêmio João Luiz (Égua), Santana (Turista), Tonho Cabel, Lula e outros; inspirados na piranha mais antiga da cidade (Chico Tanque), que já se vestia de mulher desde 1975, foram animar o Recanto Ana em trajes femininos. A partir daí o número de integrantes foi aumentando e, um ano depois, o bloco vai para a rua com o nome que traz até hoje. Empresários, médicos, comerciantes, políticos, autoridades e muitas outras profissões se unem com o objetivo único de se vestirem de mulher, mexerem com os homens e esnobarem as mocinhas, vivendo assim momentos de alegria total. Estas Piranhas, como gostam de serem chamados, trazem no contexto deste movimento mensagens de união, tradição, prazer, alegria, e principalmente, curtirem mais o Carnaval. Enganam-se aqueles que pensam que os integrantes do Bloco passam a mão nas roupas das mulheres de casa e vão desfilar: Não é bem assim, algumas têm suas fantasias elaboradas com antecedência e em sua maioria pelas mulheres que participam ativamente formando quase que um cordão de isolamento feminino na hora do desfile, onde carregam a maquiagem, a bebidinha, à agulha e tudo mais que deve carregar uma equipe de apoio. As piranhas de improviso, também são bem vindas a este alegre movimento que já se tornou uma tradição na cidade de Caraguatatuba e faz parte da cultura popular de uma forma natural. Neste pitoresco encontro de Idades e Culturas difirenciadas, vão para a rua tradicionais e ocasionais homens da região vestidos de lindas mulheres, todas piranhas. Secretaria de Turismo estará oferecendo um esquema de segurança, através da Polícia Militar, durante a passagem do Bloco.
 

Fundador do Bloco das Piranhas João Luiz Passos.
Caraguatatuba, SP

Comentário - Lendo a matéria PRAIA GRANDE SE PREPARA PARA O VERÃO veiculada ontem neste
jornal, vejo como é interessante a distribuição dos serviços nesta Cidade.
Aqui na Região Sul os trabalhos de reparos nos leitos carroçáveis são tão
rápidos que a gente nem vê. Não vê também nenhuma melhoria, ou melhor,
quando vemos obras sendo realizadas fica parecendo filme de Hitchcock. Após
o suspense a catástrofe é fatal.
 

Fernando Pedreira
Maranduba.
 

Só Ele dá o frio, conforme o cobertor - Muitos avanços e descobertas das ciências proporcionaram um aumento não só da longevidade, como na qualidade de vida da raça humana. Um dos principais inventos foi a refrigeração. Atualizados em uso doméstico, o freezer e a refrigerador são equipamentos utilíssimos no acondicionamento, proporcionando um período mais longo de estocagem e, de durabilidade dos alimentos para o consumo. Assim, congelar, passou a ser sinônimo de duração, de deixar como está, para uso futuro. Esta palavra, acabou também passado para o jargão sócio-político-ambiental-preservacionista-de-araque para referir-se a ocupações humanas em áreas tidas como de preservação. Congelar, supõe-se moléculas intactas, com populações inertes, sem o que, o que se congela, segura e, cientificamente, irá se deteriorar. Assim, congelar uma área de invasão, sem que se apresente solução imediata para o crescimento vegetativo da população da área "congelada", é "tapar o sol com a peneira" ( imaginem, o que a ciência tem a dizer sobre "tapar o sol com a peneira"). O que se oferece à população "congelada". Pílulas?Camisinhas? DIU? Barbantes? Tabelinhas? Nó nas trompas? Qual alternativa? O crescimento desta população "congelada" irá obedecer a qual norma? Depois, de tantos nascimentos, a família moradora desta, deverá procurar outra área, ainda não congelada, para invadir e, mudar-se? Ora, está mais do que na hora da proteção ambiental irmanar-se com a realidade da necessidades de espaços para atender o crescimento das populações (crescimento vegetativo e migratório) (respeitado o direito de ir e vir) . Enfrentar este problema, de frente. Sem medidas paliativas, protelatórias ou poéticas. Não há como, preservar, restringir ou congelar áreas, sem que se controle o crescimento de suas populações. Ao contrário, quando se propicia e, incentiva o crescimento desordenado de populações, promovendo a sua procriação "laboratorial", protegendo-as irracionalmente (sem conhecer e ter comprovação certifica de qual é o número de indivíduos para que se considere equilibrado seu índice populacional) até mesmo dos predadores naturais, é igualmente insano. Respeitadas as "propostas" de congelamento de uns e, incentivo a procriação de outros, o homem morrerá de fome, no relento, contemplando o palmito a beira de um mar de tartarugas.

Ronaldo Dias
Ubatuba - SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Árvore de Natal - Emilio Campi

Árvore de Natal
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor