Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 19 de dezembro de 2005 - Nº 1423 Edições Anteriores

Mary´s Chalés Pousada das Cachoeiras Buffet Giorgio

Região
Férias com sol atraem banhistas e geram trabalho para quase 200 salva-vidas
Prefeituras do litoral dão prioridade à infra-estrutura


Caraguatatuba
Presos suspeitos de pertencerem à quadrilha que rouba computadores
Justiça indefere ação civil proposta pelo MP contra a taxa do lixo
Fugitivo com mais de dez furtos é flagrado arrombando casa
CARAGUÁ MUSIC FESTIVAL


Ilhabela
Ilhabela rejeita veto a parentes
Plano Gestor de Turismo de Ilhabela


São Sebastião
Exercícios de tiro em Alcatrazes: entidades ambientalistas planejam manifestação de protesto
Suspeita de vazamento de óleo movimenta fiscalização ambiental
Aciss aplica verba do 13º na abertura de clínica dentária
Projeto Aquarela terá que prestar contas à Câmara todos os meses


Ubatuba
Partido Liberal realiza encontro regional em Ubatuba
Magic Paula faz palestra para mais de 1.500 funcionários da Prefeitura
Dr. Ricardo Cortes elabora lei em prol dos direitos dos cidadãos
Na Assembléia Legislativa de São Paulo, os vereadores Jairo dos Santos e Luciana Machado cobram ações urgentes da Sabesp para Ubatuba.
Presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos, entra com ação de improbidade administrativa e pede o afastamento do prefeito Eduardo César.
Relatório final da CPI que apurou desvios de verbas da Prefeitura de Ubatuba foi entregue ao Promotor de Justiça e da Cidadania.
Projeto FATEC e Escola Técnica – ETE para Ubatubate


Seções
Opinião
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Férias com sol atraem banhistas e geram trabalho para quase 200 salva-vidas

Litoral Norte - Férias escolares, sol, festas de finais de ano, são requisitos que atraem grande número de banhistas, sejam moradores ou turistas, às praias da região. Para que a curtição de todos tenha segurança, quase 150 salva-vidas temporários estarão trabalhando nesta temporada. Metade já está atuando e o restante inicia na próxima semana. Segundo o capitão Carlos Eduardo Smicelato, comandante do salvamento aquático do Litoral Norte, nesta época, com os temporários, dobra o número de praias atendidas pelos bombeiros na região, que fora da temporada atuam apenas com o efetivo próprio. Em Caraguatatuba, são 45 salva-vidas; São Sebastião e Ubatuba com 50 cada. Eles trabalham somente neste período. Metade é contratada pela Prefeitura e o restante por meio de patrocínios que, este ano, conforme o capitão, além da Petrobras (parceira em anos anteriores) incluem a Coppertone e a Speedo. Desde que a corporação teve como acréscimo os salva-vidas nas praias do litoral paulista, em 1997, as mortes por afogamento tiveram uma queda de 68%. Em compensação, os salvamentos subiram 71%. Os dados revelam a importância dos temporários no verão das cidades litorâneas. Para se ter um exemplo em São Sebastião, houve somente uma morte por afogamento na temporada passada e 304 salvamentos. Em 1996, antes da implantação do sistema, foram registradas 21 mortes na mesma cidade. Todas perigosas - Para Smicelato, no Litoral Norte, não há praia mais ou menos segura. “Todas têm seus perigos”, acrescenta, mas destaca que as cobertas com salva-vidas são as que devem ser freqüentadas pelos banhistas. Além dos salvamentos, os temporários também fazem trabalho de prevenção dos afogamentos com placas, sinalização, orientação e entrega de folhetos informativos aos banhistas. Segundo o capitão, o reforço nas praias ainda abrange recursos materiais. Cada cidade do Litoral Norte, menos Ilhabela, terá dois botes pequenos, embarcação que o comandante considera ideal, pois embora seja pequena possibilita rapidez e agilidade. Smicelato lembra também do reforço que é a permanência do Águia, helicóptero da Polícia Militar, que por toda temporada sobrevoa as praias da região. As equipes da aeronave e ainda os salva-vidas também observam irregularidades com embarcações no mar, principalmente jets skis. O capitão salienta que não é da competência dos bombeiros fazer esta fiscalização, “mas sabendo da deficiência do efetivo da Marinha, e presenciando banhista em situação de risco com as embarcações, nós comunicaremos à Capitania para as providên-cias necessárias”, disse, se referindo a manobras ousadas próximo de banhistas. Dicas de segurança aos banhistas -
Para se divertir com segurança, siga as dicas dos salva-vidas.
- Crianças perdem-se com facilidade. Mantenha-as sob o seu campo visual e procure identificá-las.
- Mantenha-se afastado das costeiras e pedras: você pode escorregar ou ser derrubado pelas ondas.
- Se você se sentir em perigo, não entre em pânico: tente boiar.
- Se estiver sendo arrastado por uma corrente para o mar, procure nadar paralelo à praia.
- Não abuse do álcool: ele o faz perder a noção do perigo.
- As placas de advertência indicam locais perigosos no mar: afaste-se.
- Evite entrada brusca no mar após longa exposição ao sol: risco de choque térmico e desmaio.
- Comer demais e entrar na água são condutas arriscadas: congestão à vista! Aguarde para voltar ao mar.
- Se você não tem experiência no mar, não confie em bóias, objetos flutuantes, pranchinhas: eles transmitem uma falsa segurança. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeituras do litoral dão prioridade à infra-estrutura
Segurança e limpeza pública são principais preocupações durante o verão

Litoral Norte - As prefeituras do Litoral Norte já estão preparadas para a temporada de verão, que oficialmente começa no próximo dia 26. As administrações priorizaram seus investimentos na limpeza pública e no aumento da segurança. Cerca de 3 milhões de turistas devem circular pela região entre o Natal e o Carnaval. O período de maior concentração de turistas será de 26 de dezembro a 10 de janeiro. Além de melhorar a infra-estrutura, as prefeituras também investiram em entretenimento e lazer para os turistas (leia texto nesta página). O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (PSDB), disse acreditar que a temporada de verão será a melhor de todos os tempos, principalmente para a rede hoteleira e o comércio em geral. Para recepcionar bem os visitantes, Aguilar disse que priorizou a limpeza de praias, a coleta de lixo e os investimentos em segurança pública, entre eles, a ampliação da iluminação na região central e nos bairros e o monitoramento com câmera de vídeo na orla principal. A prefeitura concluiu esta semana a iluminação de um trecho da praia central, para combater o tráfico de drogas e os furtos contra turistas. O monitoramento em vídeo será inaugurado dia 27. Segundo Aguilar, o serviço de coleta de lixo contará com 16 caminhões durante a temporada. Em alguns condomínios, a prefeitura instalou caçambas para armazenar o lixo durante o dia e recolhê-lo à noite. Um total de 125 homens cuidarão da limpeza das praias. Três máquinas especiais serão utilizadas para limpar a areia. Outra medida adotada pelo prefeito foi retirar os mendigos das ruas e levá-los para uma casa transitória que fica a 27 quilômetros do centro da cidade. Segundo o prefeito, a prefeitura não pretende esconder os moradores de rua. SEM LIXO - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), disse que uma das preocupações é manter as praias sempre limpas e garantir um bom serviço de coleta de lixo. A empresa Enob terá 12 caminhões na coleta. Como o lixo coletado na cidade é transportado diariamente para um aterro sanitário de Tremembé, a prefeitura definiu que deverá armazenar o lixo durante o dia para que as carretas possam fazer o transporte até o aterro durante a noite e madrugada. INFRA-ESTRUTURA - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), investiu na drenagem e limpeza de rios, córregos e valas, com o objetivo de reduzir as enchentes, bastante comuns no verão, devido à intensidade das chuvas. César também melhorou a infra-estrutura na praia Grande, a mais frequentada da cidade. Os serviços de coleta de lixo e limpeza pública também foram reforçados para a temporada.
Em Ilhabela, a prioridade da administração local é a limpeza das praias, praças e ruas. A Sabesp terá 11 caminhões-pipa para atender a uma possível falta de água durante a temporada. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Presos suspeitos de pertencerem à quadrilha que rouba computadores

Caraguatatuba - Ontem pela manhã a Polícia Militar prendeu três homens e uma mulher, suspeitos de envolvimento de roubo de computadores em escolas públicas do município. Eles foram presos após roubo de 13 computadores da escola municipal Antônia Ribeiro Arouca, no jardim Califórnia. Ao todo foram apreendidos 54 computadores. Quarenta e um deles foram apreendidos em lan-houses de K.S.N., um dos suspeitos. Um técnico de informática da Prefeitura foi chamado e reconheceu selos da própria Prefeitura em alguns dos computadores, que já os levou de volta. Segundo o capitão Marcos Antônio Marcondes Carvalho, comandante da 2ª Cia de Caraguatatuba, a polícia recebeu duas denúncias anônimas sobre o roubo ocorrido. “Na quinta-feira, recebemos uma denúncia de que uma escola seria assaltada. Na madrugada de quinta para sexta-feira, a escola foi assaltada. Pela manhã recebemos outra, dizendo onde estariam os produtos roubados”, contou o capitão. Os suspeitos foram presos em flagrante, em locais diferentes e indiciados por roubo qualificado. Segundo a PM, K.S.N. é proprietário de três lan-houses, nos bairros Poaires, Travessão e Porto Novo. Ele, A.S.N. e K.A.L., segundo a PM, têm passagem pela polícia por roubo, formação de quadrilha e receptação. Uma mulher, L.S.B.S. também foi levada à delegacia e deve ser ouvida como testemunha. “A mulher vai ser ouvida como testemunha porque ela disse que alugava a casa para um deles, onde seria instalada mais uma lan-house. Há a suspeita deles estarem envolvidos nos roubos de computadores nas escolas. Nós vamos investigar”, explicou o responsável pelo caso o delegado da Polícia Civil, Wanderley Fernandes Martins. A secretária de Educação de Caraguatatuba, Silmara Matiazzo, contou que só este ano foram roubados 45 computadores de escolas. Segundo a secretária, entre os anos de 2003 e 2005, 95 computadores foram furtados das escolas. “Estamos felizes com a ação da PM. Quem ganha é a Prefeitura e todos os alunos da rede”, disse Silmara. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que além das escolas, já foram roubados computadores de outros prédios públicos da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Justiça indefere ação civil proposta pelo MP contra a taxa do lixo

Caraguatatuba - Ontem à tarde o juiz Alexandre Santos Ambrogi, da 3ª Vara, extinguiu a Ação Civil Pública que pedia o cancelamento da Taxa do Lixo para este ano. A ação foi proposta pelo promotor curador da Cidadania Moacyr Whitaker Cohn de Assumpção. O juiz indeferiu a ação sob o fundamento de que o MP não pode defender a sociedade quando se trata de matéria tributária. No julgamento, Ambrogi diz que cada pessoa tem que entrar individualmente com um mandado de segurança contra a Prefeitura para não pagar a taxa. O promotor sustenta que a cobrança é ilegal e incons-titucional. “Ele não analisou a legalidade ou não da cobrança. Ambrogi extinguiu o processo sem o julgamento do mérito”, disse Assumpção. Ele disse que vai recorrer da decisão do juiz no Tribunal de Justiça. “Depende da interpretação de cada juiz. Mas eu vou recorrer da decisão”, garantiu Assumpção. O prazo para a Promotoria recorrer é de 15 dias. “Quem se sentir lesado deve procurar a OAB e entrar com mandato de segurança contra a Prefeitura para pedir cancelamento da taxa”, sugeriu o promotor. (Fonte: Imprensa Livre)

Fugitivo com mais de dez furtos é flagrado arrombando casa

Caraguatatuba - O fugitivo E.J.M., de 36 anos, envolvido em mais de dez furtos em São José dos Campos e na cidade, foi flagrado na madrugada de quinta-feira arrombando a porta de uma casa no bairro Martin de Sá. Recém foragido do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) no dia 26 de novembro, M. retornou para o crime, que faz há muito tempo, ora praticando no Vale do Paraíba ou em Caraguatatuba. Desta vez, ele foi flagrado primeiramente por um vigia do bairro, que ouviu um barulho e ao verificar deparou com M. em frente da porta de uma residência tentando arrombá-la com uma talhadeira. O vigia chamou a Polícia Militar que chegou a tempo de flagrar o suspeito com o instrumento. Ele foi conduzido à delegacia, onde se registrou o furto e a captura de fugitivo. M. foi recolhido na cadeia pública de São Sebastião para aguardar remoção para sua penitenciária de origem. (Fonte: Imprensa Livre)

CARAGUÁ MUSIC FESTIVAL
Mais de 30 bandas musicais estão na programação do Caraguá Music Festival, para agitar o Verão 2005-2006.

Caraguatatuba - A Friends Eventos, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, preparou uma programação especial para o Verão 2005-2006 que estremecerá o litoral norte. Com uma agenda de mais de 30 bandas, o Caraguá Music Festival, que acontecerá entre os dias 29 de dezembro a 29 de janeiro, promete agradar aos mais diversos gostos musicais com shows de rock, hip hop, axé, forró, reggae, samba, pagode, sertanejo, pop- rock, entre outros. O Caraguá Music Festival será realizado em tenda importada dos EUA, com 170 x 50m e capacidade de recepção de até 20.000 pessoas, permitindo a realização dos shows mesmo em dias de chuva. Essa estrutura, a maior já montada na América Latina, foi utilizada anteriormente como porta-aviões, em grandes eventos empresariais e nos Jogos Pan Americanos. A mega estrutura terá dois palcos, tenda eletrônica, bares personalizados, área de alimentação, banheiros químicos, proporcionando todo conforto ao público. A programação está prevista para início às 18 horas e encerramento ás 6 horas da manhã. Diversos DJ´s renomados animarão os presentes durante o evento e nos intervalos dos shows. O evento terá uma bilheteria que, segundo os organizadores, terá preços populares, além de promoções de desconto com a doação de alimentos e meia entrada para idosos e professores. Sobre a programação: Para abrir com chave de ouro e muito alto astral, a banda Cidade Negra trará o melhor reggae para a Avenida da Praia. No repertório estarão as músicas de seu novo CD “Perto de Deus”, incluindo sucessos como “O Erê”, “Sombra da Maldade” e “Firmamento”. No dia 30 de dezembro, será a vez de Batom na Cueca e Na Caçamba animar o público com o melhor do axé. A população e os turistas de Caraguá poderão aproveitar o clima de confraternização com muita música pois, no dia 31, a grande festa de Reveillon será embalada pela Banda Fórum e Mara Amaral, além de um show pirotécnico, marcando com grande estilo a entrada em 2006. A entrada será franca. A partir da segunda semana de janeiro, a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Caraguatatuba terá o espaço livre às terças e quartas-feiras para a realização de shows gratuitos. A Prefeitura pretende dar destaque às bandas locais nesse espaço. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela rejeita veto a parentes

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela rejeitaram anteontem, por sete votos a um, o projeto de autoria do vereador Guilherme Maia (PMDB) que previa a proibição da contratação de parentes de políticos pela prefeitura a partir do ano que vem. O projeto entrou na pauta na Câmara em maio e foi discutido anteontem em sessão extraordinária. Maia, único parlamentar a votar a favor do texto, não foi localizado ontem para comentar a rejeição do projeto. Uma emenda de autoria do vereador Carlos Roberto de Campos (PMN), que permitia que 5% dos cargos em comissão fossem preenchidos por parentes até segundo grau de secretários e prefeito, também foi rejeitada. O presidente da Câmara, Luiz Lobo (PL), disse ontem que se posicionou contra o projeto por ser favorável à contratação de parentes, desde que, estejam capacitados para os cargos designados. "Sou contra a contratação de funcionário 'fantasma'", afirmou o presidente do Legislativo. Lobo disse que dos 240 cargos em comissão na prefeitura, apenas 14 são ocupados por parentes dos secretários e do prefeito. Segundo ele, o prefeito Manoel Marcos (PTB) possui cinco parentes na prefeitura, entre eles, sua mulher, Célia Ferreira, e sua irmã Maria Sônia Ferreira.(Fonte: ValeParaibano)

PLANO GESTOR DE TURISMO DE ILHABELA

Ilhabela - Enfim o futuro do turismo em Ilhabela já pode ser considerado realidade. Após oito meses de execução o Plano Gestor de Turismo de Ilhabela foi finalizado, e, com sucesso. A apresentação do mesmo ocorrerá na próxima segunda-feira (19/12). A cerimônia de apresentação para o trade será organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento, no Píer 151 às 19h00, onde serão apresentados os principais resultados obtidos durante a execução do Plano. Na ocasião, estarão presentes todo o trade turístico como também, autoridades do poder público e a sociedade civil. Inicialmente, será apresentada uma síntese dos dados e das informações coletadas através de pesquisas qualitativas e quantitativas, divididas em três volumes iniciais: Caracterização Geral da Destinação, Inventariado da Oferta Turística e Estudo da Demanda Turística. A necessidade de adequação da Oferta à Demanda, a busca do equilíbrio de todos os ambientes e a estruturação política-administrativa do Turismo em Ilhabela servem como base para a sistematização das informações e o estabelecimento de prioridades das questões referentes a competitividade da destinação, incluindo a ampliação e a evolução da “Marca Ilhabela”, de forma a torná-la um instrumento essencial para o desenvolvimento adequado do Turismo na localidade. Além disso, a apresentação foca primordialmente a análise dos principais aspectos relacionados ao desenvolvimento do Turismo no município. Com uma exposição mais detalhada do volume, denominada Planejamento Estratégico, em que são destacadas, além das Estratégias de desenvolvimento, cada um dos Programas relacionados às mesmas e seus respectivos Projetos. Cada Projeto conta com a seguinte estrutura: Resumo, Justificativa, Objetivo Geral, Objetivos Específicos, Diretrizes, Resultados Esperados, Prazos, Ações e Responsabilidades, Cronograma de Execução e Estimativa de Custos. Para Ricardo Fazzini Dias, Secretario Municipal de Turismo e Fomento, “Tal detalhamento é fundamental para que a Implementação, posterior a execução do Plano Gestor de Turismo, possa ser colocada em prática na sua totalidade nos próximos três anos”. (Fonte: PMI)

 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Exercícios de tiro em Alcatrazes: entidades ambientalistas planejam manifestação de protesto

São Sebastião - Três ONGs locais – Instituto Educa Brasil, Instituto Terra e Mar e Mopress (Movimento de Preservação de São Sebastião) – querem mobilizar a população para um protesto contra o reinício dos exercícios de tiro da Marinha no Arquipélago dos Alcatrazes. O protesto, um enterro simbólico da Marinha do Brasil e do Ibama, já tem data marcada – o primeiro sábado de janeiro, dia 7. E também local – a Praça da Marinha, em frente a Capitania dos Portos, “aproveitando os canhões que já colocaram lá”, diz o advogado Eduardo Hipólito, presidente do Educa Brasil. Ele afirma que pretende convidar “as demais entidades, ONGs, OAB, e autoridades, Prefeitura e Câmara, e todo mundo que está engasgado com esta história, com este absurdo”. Já a SDLB (Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro), criadora do Projeto Alcatrazes (leia texto ao lado), vai divulgar uma terceira Carta Aberta à população, “agora denun-ciando também o Ibama, além da Marinha”, diz o biólogo Fausto Pires de Campos, um de seus fundadores. A primeira carta desmascarava um “imbróglio” armado com o prêmio, supostamente dado pela Fundação Costeau à Marinha do Brasil, pela “preservação” do Arquipélago dos Alcatrazes. A segunda protestava contra o incêndio provocado pela Marinha na ilha principal do Arquipélago em dezembro passado. “Esta é a única alternativa que resta à sociedade civil organizada – denunciar a bandalheira, denunciar o que está rolando no submundo do poder com mais este acerto interministerial, tão tipicamente brasileiro”, diz o atual presidente da entidade, Wilson Langeani Filho. Ele se refere à criação do Grupo de Trabalho Inter-ministerial, que surgiu conco-mitante com o cancelamento do embargo dos exercícios. Este GT, integrado pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Defesa e Comando da Marinha, deverá avaliar se é possível aliar preservação e treinamento de guerra no arquipélago. O primeiro relatório a ser produzido pelo grupo deve ser divulgado em 90 dias.
Marinha, MMA, Ibama e Assembléia Legislativa - Ontem, o Serviço de Relações Públicas da Marinha respondeu ao fax do Imprensa Livre, enviado segunda-feira, onde a reportagem solicitava informações sobre o reinício dos exercícios de tiro. No documento, além de confirmar a realização do exercício no último final de semana, dias 9 e 10/12, a Marinha diz que participaram do treinamento quatro fragatas, uma corveta e três helicópteros, com suas respectivas tripulações. O exercício durou dois dias e não há programação para novos treinamentos na área. A resposta da Marinha não traz, entretanto, o nome dos técnicos que deveriam ter acompanhado o treinamento como representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, conforme nota divulgada na véspera dos exercícios. Segundo a Marinha, o nome destes técnicos deve ser buscado em seus órgãos de origem.Já o Ministério de Meio Ambiente, o Ibama, e a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa não retornaram os contatos feitos pela reportagem durante toda a semana. Aos dois primeiros, cabia esclarecer quem cancelou o embargo aos exercícios de tiro interposto pelo Ibama em março, e no quê tal decisão foi baseada. Este embargo foi resultado da investigação sobre o incêndio que devastou a ilha principal do arquipélago em dezembro passado, e atestou a responsabilidade da Marinha. Quanto à Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, vários de seus integrantes foram procurados inutilmente. Entre eles, o presidente, deputado Sebastião Almeida (PT); e seus membros Ricardo Castilho (PV) e Ricardo Trípoli (PSDB). Também a deputada Rosmary Corrêa (PSDB) foi procurada e não retornou. Ela é suplente na Comissão e foi quem organizou uma visita dos deputados ao Arquipélago dos Alcatrazes dia 14 de junho passado. A reportagem queria apenas ouvir dos senhores deputados qual foi o resultado da visita, qual o posicionamento da Comissão e que providências foram tomadas sobre a questão.
Parque Marinho – Nacional ou Estadual? - Duas propostas de transformação do Arquipélago dos Alcatrazes em Parque Marinho estão tramitando dentro dos Governos Federal e Estadual. À Ministra Marina Silva, a SDLB entregou, há dois anos, uma proposta atualizada de cria-ção do Parque Nacional Marinho dos Alcatrazes. Esta proposta vem desde a década de 90, quando o então deputado federal Fábio Feldmann a apresentou ao Congresso como projeto de lei, em 91. A proposta acabou arquivada após um laudo contrário elaborado pelo técnico do Ibama, Sergio Brant. A segunda proposta, de criação de um Parque Estadual Marinho, está nas mãos do Secretário de Meio Ambiente do Estado, José Goldemberg. Ela foi encaminhada ao secretário pela direção do Instituto Florestal. (Fonte: Imprensa Livre)

Suspeita de vazamento de óleo movimenta fiscalização ambiental

São Sebastião - Na última quarta-feira uma equipe da Fiscalização Ambiental da Prefeitura parou na Rodovia Rio Santos, na obra de substituição de dutos que a Transpetro está realizando no município, e viu óleo na vala que estava sendo escavada para a colocação do novo duto. A obra, no trecho a cargo da empresa Contreras, fica no Costão do Navio, próximo à praia de Guaecá, em área do PESM (Parque Esta-dual da Serra do Mar). Segundo relatos da equipe, na vala que estava sendo escavada para colocação da nova tubulação, havia água minando e o óleo boiava sobre ela. O pessoal da empreiteira fez uma barragem, mas o óleo não estava totalmente contido. Além disto, eles estavam usando dois tipos de absorvedor sintético para recolher o óleo e, no dia seguinte, também usaram pó absorvente. Trauma - A notícia se espalhou como um rastilho de pólvora. Provavelmente movida pelo medo de que algo tenebroso como o acidente registrado em 94 pudesse estar se repetindo, ela acabou mobilizando muita gente ontem. Em 1994 uma empreiteira que trabalhava naquele local perfurou acidentalmente o oleoduto, provocando um vazamento de óleo estimado na época em 2.7 milhões de litros. O produto escorreu pela encosta e caiu no mar, tingindo toda a praia de Guaecá, num dos piores acidentes ambientais já registrados na região. Segundo a Transpetro, no entanto, trata-se apenas de óleo ainda oriundo daquele vazamento de 94, que estaria impregnado no solo. Ontem, o biólogo André Cabral, da equipe de Fiscalização Ambiental da Prefeitura, retornou ao local, agora acompanhado por Paulo Maia, técnico do Instituto Florestal, e pela engenheira Nádia Azevedo de Almeida, da Cetesb. No final da tarde o gerente regional da Cetesb, Paulo Guedes, confirmou haver no local “vestígios de vazamento de óleo ocorrido na quarta-feira, provavelmente oriundo da troca do duto velho”. Contrariando a nota divulgada no início da noite pela assessoria de imprensa da Transpetro, no Rio de Janeiro, Guedes afirmou que o caso tinha uma agravante: “Não fomos comunicados deste vazamento”. A Cetesb soube do caso apenas ontem de manhã, quando a reportagem ligou para obter informações. Nota da Transpetro - “A TRANSPETRO esclarece que encontrou vestígios de óleo no solo, no trecho conhecido como Costão do Navio, em Guaecá, São Sebastião. Tais resíduos foram localizados durante a escavação para lançamento de uma nova tubulação na faixa do oleoduto OSBAT, que interliga o Terminal de São Sebastião à Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. Os vestígios, no entanto, não têm nenhuma relação com o oleoduto em operação e nenhuma anomalia foi detectada no sistema. Apesar disso, a TRANSPETRO comunicou imediatamente o fato às autoridades competentes. Técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (CETESB) estiveram no local e liberaram a continuidade da obra”. (Fonte: Imprensa Livre)

Aciss aplica verba do 13º na abertura de clínica dentária

São Sebastião - A Associação Comercial vai abrir um Centro Odontológico do Comércio, com recursos recebidos do 13º, que terá como prioridade o atendimento noturno e nos finais de semana, para que as pessoas não precisem faltar no trabalho para ir às consultas. A previsão é que o atendimento no Centro Odontológico comece na 2ª quinzena de janeiro, com preços populares, extensivo aos donos dos comércios, funcionários e familiares. Para oferecer o atendimento aos associados a Aciss fez um investimento de cerca de R$ 6 mil e, com isso, teve que diminuir os gastos e cancelar a distribuição de agendas, que eram feitas todos os finais de ano. “Optamos por investir na saúde. Pegamos a idéia do Centro Odontológico de quem já fez e deu certo, que foi a Associação Comercial de Mogi das Cruzes”. Além do Centro Odontológico, a Aciss oferece outros serviços para os associados na área da saúde, como o convênio com a Engmet, empresa especializada em medicina do trabalho, que faz exames de admissão, de férias, entre outros, e o convênio médico com a Unimed, que resulta num desconto de até 30% no plano de saúde para os mais de 400 associados. Para ser associado da Aciss o comerciante precisa pagar uma taxa de R$ 29 por mês (R$ 20 se fôr trabalhador autônomo). O novo Centro Odontológico do Comércio fica na Rua Sebastião Silvestre Neves, 168 – Loja 7 – no Centro de São Sebastião. Para marcar consulta, o associado vai precisar ligar durante o horário comercial para o telefone 3892- 2445. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto Aquarela terá que prestar contas à Câmara todos os meses

São Sebastião - Com a aprovação do projeto de lei 75/05, de autoria do presidente da Câmara, Wagner Teixeira, a Prefeitura será obrigada a apresentar um relatório mensal das atividades desenvolvidas pelo Projeto Aquarela junto à rede educacional do município. Caso seja sancionado pelo prefeito, o relatório deverá conter o nome das escolas atendidas; a quantidade de alunos beneficiados; cursos oferecidos aos professores; valor pago pela Prefeitura ao programa; custo mensal empregado em cada unidade escolar; e cláusulas contratuais que foram cumpridas. De acordo com o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, autor da propositura, ainda existem muitas dúvidas sobre o Projeto Aquarela. “Não sabemos exatamente quais serviços são prestados, por isso é importante que sejam enviadas estas informações, para que possamos também avaliar os resultados do programa”, explica Teixeira. O Projeto Aquarela é fruto de um contrato firmado em julho deste ano entre a Prefeitura e o Instituto Uniemp (Universidade Empresa). A negociação envolve cifras que giram em torno de R$ 7 milhões, parcelados em 10 vezes. “O volume de dinheiro é muito alto, um dos maiores contratos firmados por esta Administração, em termos de valor e sem licitação. Isso vai dar oportunidade para que a Prefeitura possa justificar o investimento no Projeto Aquarela”, argumenta o parlamentar, ressaltando que é dever do Legislativo fiscalizar as ações do Executivo. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Partido Liberal realiza encontro regional em Ubatuba
Estiveram presentes ao evento, as 4 cidades do Litoral Norte e mais 6 representantes de outras regiões

Ubatuba - No último sábado 17, o PL – Partido Liberal promoveu o I Encontro de Presidentes do Partido no Litoral Norte. O evento aconteceu na Marina Kauai, no Saco da Ribeira em Ubatuba e foi prestigiado pelo presidente estadual do partido José Thadeu Candelária - que representou o presidente nacional Valdemar Costa Neto - o coordenador nacional José Renato, a presidente do PL municipal Ana Barone e o prefeito de Ubatuba Eduardo César, que abriu o encontro e lembrou as dificuldades e superação dos problemas de campanha alcançados com perseverança e união de seus aliados. A presidente Ana Barone falou sobre a humildade e simplicidade com que toda a equipe saia a campo para garimpar votos e atrair simpatizantes para o partido durante a caminhada em defesa do candidato. José Renato e Thadeu Candelária ressaltaram a fundamantal importância do presidente nacional Valdemar Costa Neto em todo o processo eleitoral de 2004, a persevarança e dedicação aos anseios de seus aliados e a firme e permanente presença em todas as etapas vividas pelos filiados e dirigentes da legenda.
O encontro atraiu para o município representantes do PL de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, além de lideranças de cidades de outras regiões como o vereador Alexandre da Farmácia de São José dos Campos, Ademar Barbosa, vice-prefeito de Santa Isabel, dentre outras. Palestra – Durante o encontro, o publicitário e especialista em marketing político Duda Lima, proferiu uma palestra sobre o tema e transmitiu aos presente uma verdadeira aula sobre como conquistar o eleitorado e alcançar êxito em uma campanha. “Nunca houve em Ubatuba uma palestra de tal importância para quem tem envolvimento na política ou representantes de partido. Hoje estou ciente de que não há como vencer uma eleição sem que os envolvidos tenham esse tipo de palestra ou orientação. O Duda é um grande profissional e conseguiu passar à todos uma nova visão do que é uma campanha; tenho certeza de que todos saíram desse encontro com uma nova opinião sobre o tema”, disse Marlon Lopes, filiado do PL em Ubatuba. (Fonte: Magalhães)

Magic Paula faz palestra para mais de 1.500 funcionários da Prefeitura

Ubatuba - Na manhã de ontem os funcionários da Prefeitura Municipal de Ubatuba tiveram uma jornada atípica. Mais de 1.500 servidores de todas as secretarias e setores da administração municipal foram convocados para uma reunião de trabalho que aconteceu no pátio de obras, ao lado do Paço Municipal. Uma grande tenda foi armada para recebê-los e a surpresa do dia foi uma palestra com a Magic Paula, campeã olímpica da seleção brasileira de basquete. O tema era “Minha empresa, meu time”. Em uma conversa descontraída, uma das maiores estrelas do esporte brasileiro mostrou que as vitórias não acontecem por acaso. Ela citou exemplos de perseverança, garra e amor à camisa, que resultam em conquistas. Durante a palestra, que durou pouco mais de uma hora, a ex-jogadora mostrou entrevistas, jogadas, declarações de amigos, jogadores e família. Numa grande tenda montada, os funcionários também assistiram a um vídeo motivacional e a um clipe com imagens captadas durante o próprio evento. O prefeito Eduardo César disse que escolheu uma campeã olímpica para fazer essa palestra por considerar a equipe da prefeitura um time, onde um depende do outro para se alcançar a vitória. Segundo ele, esse momento, em que a administração completa um ano, é um momento oportuno para reunir as pessoas, agradecer pelo trabalho executado até aqui e dar uma palavra de incentivo para que o próximo ano seja uma continuidade e ao mesmo tempo, um aprimoramento em todos os sentidos. “Foi uma forma que nós encontramos de motivar os nossos servidores municipais para que eles possam dar um atendimento cada vez melhor ao cidadão de Ubatuba”, afirmou o prefeito. Para ele, a palestra com a Magic Paula deixou uma mensagem extremamente forte em cada servidor. “É importante que cada um de vocês saiba o quanto seu papel é fundamental para que a engrenagem toda funcione”, reforçou. Motivação e Trabalho em equipe - Durante sua palestra, a ex-jogadora lembrou da importância da família e dos amigos para se alcançar o sucesso em tudo que se propõe. Ela falou sobre as adversidades, a concorrência e a capacidade de contornar os imprevistos de forma criativa. Magic disse que encarar um possível adversário como incentivador pode ser útil para aprimorar as próprias qualidades e superar as falhas. Ela salientou que as afinidades nem sempre são possíveis, mas o respeito é fundamental. Como exemplo, a campeã olímpica citou sua relação com a colega Hortência. “Eu e a Hortência só conseguimos bons resultados quando percebemos o quanto poderíamos nos ajudar e trabalhar juntas. Por outro lado, a rivalidade fez com que crescêssemos individualmente. Existem coisas que só a maturidade pode nos mostrar. Hoje, a Hortência é a pessoa com quem eu tenho mais contato. Nós aprendemos a nos amar e a nos respeitar como pessoas, Isso é uma grande lição.” No final do evento, os funcionários assistiram um show com o cantor e professor Euri, de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Dr. Ricardo Cortes elabora lei em prol dos direitos dos cidadãos

Ubatuba - O papel do Município é considerado estratégico para o desenvolvimento de ações que resultem num efetivo respeito aos direitos da pessoa humana. Neste contexto e procurando desenvolver um trabalho voltado para os munícipes o vereador Dr. Ricardo Cortes (PV), elaborou o Projeto de Lei 142/05, sancionado pelo Prefeito através da Lei nº 2741 de 5 de dezembro de 2005, que dispõe sobre as reclamações relativas à prestação de serviços públicos. De acordo com o Projeto os serviços prestados diretamente pela Prefeitura Municipal, Câmara de Ubatuba e por terceiros, qualquer que seja a forma de contratação, são considerados adequados quando executados com regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, economicidade, cortesia e respeito ao cidadão, e baseados nas leis que o regulamentam. Diante disso o vereador enfatizou em seu Projeto que a reclamação relativa à prestação de serviços, prevista no parágrafo terceiro do artigo 37 da Constituição Federal, poderá ser formulada por qualquer usuário e dirigida à autoridade ou órgão público responsável pelo serviço, diante do descumprimento da Lei ou contrato. Pela nova Lei a autoridade ou órgão público a quem for dirigida a reclamação, deverá averiguar a procedência da reclamação e informar ao reclamante, no prazo de 15 (quinze) dias, o resultado das averiguações e as providências tomadas. Quando a reclamação for dirigida ao terceiro, prestador direto do serviço. Caso isto não ocorra os prestadores de serviço serão responsabilizados. Ao elaborar o Projeto de Lei o vereador Dr. Ricardo Cortes se preocupou em garantir os direitos dos munícipes, “com esta lei buscamos permitir ao cidadão a atuação efetiva nos destinos de nosso Município, participando ao Poder competente irregularidades na prestação de serviço e estabelecer diretrizes para a preservação desse direito”, disse Dr. Ricardo. (Fonte: Laura Ennes)

Na Assembléia Legislativa de São Paulo, os vereadores Jairo dos Santos e Luciana Machado cobram ações urgentes da Sabesp para Ubatuba.

Ubatuba - A vereadora Luciana Machado, PDT, e o presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, usaram a Tribuna Popular da Assembléia Legislativa de São Paulo, na última quarta-feira, dia 14, e cobraram da Sabesp ações urgentes para a conclusão das redes de esgoto já começadas e início das obras na região Sul da cidade. Jairo dos Santos foi mais além. Denunciou a transferência de recursos da Sabesp para cidades do Vale do Paraíba que estariam em fase final de contrato com a empresa. De acordo com Jairo, esta transferência de recursos seria uma troca pela permanência da concessão da Sabesp, que, com isso, acaba deixando a cidade de Ubatuba abandonada. O presidente da Câmara enfatizou outra denúncia: que a Sabesp priorizou o investimento na Bolsa de Valores de Nova Iorque, ao invés de agilizar o saneamento básico nas cidades, principalmente as litorâneas, onde tem concessão. “É uma irresponsabilidade da Sabesp, que está colocando em risco a saúde e a vida de milhares de pessoas que freqüentam as praias da região. Antes de deixar a Tribuna, Jairo solicitou da Assembléia Legislativa a realização de uma auditoria nas contas da Sabesp e da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. Várias lideranças da região Sul de Ubatuba estiveram presentes na Alesp para dar apoio aos vereadores.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos, entra com ação de improbidade administrativa e pede o afastamento do prefeito Eduardo César.
Junto com o processo 1638/05 na 2ª Vara Cível da Comarca de Ubatuba, Jairo dos Santos também protocolou denúncia contra o prefeito na Promotoria Pública.

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, entrou, na tarde desta sexta-feira, 16 de dezembro, com ação de improbidade administrativa e pedido de liminar de afastamento do prefeito Eduardo César da administração da cidade. No processo de número 1638/05, impetrado na 2ª Vara Cível, consta que, no dia 16 de dezembro de 2005, a Prefeitura Municipal de Ubatuba dispensou todos os seus funcionários do trabalho, deixando de atender a população em Postos de Saúde, de arrecadar tributos e deixando de prestar serviços necessários a toda a população local, uma vez que todas as repartições públicas estavam fechadas, negando atendimento ao público. A justificativa do Executivo foi de que todos os funcionários deveriam estar presentes, na data de 16 de dezembro de 2005, no pátio de obras da Prefeitura, convocação que constava, inclusive nos holerites dos servidores, relativos ao pagamento de dezembro. De acordo com o processo, a convocação dos funcionários não foi publicada no jornal local, que divulga os atos oficiais da Prefeitura, nem foi solicitada à Câmara Municipal qualquer autorização legal para decretação de ponto facultativo. Como a população da cidade não foi comunicada da dispensa dos funcionários, ocorreu que muitas pessoas doentes, muitas delas de bairros afastados, que vieram à cidade para as consultas agendadas há meses encontraram na porta dos postos de saúde um aviso de que suas consultas seriam remarcadas para datas posteriores.E as pessoas carentes que dependem das cestas básicas, tiveram de voltar para casa com fome porque encontraram as portas da Promoção Social fechadas, com apenas um aviso de que o órgão não estava funcionando. Segundo a ação movida por Jairo dos Santos, o ato publicado pelos agentes públicos atenta contra os princípios basilares da Administração pública, violando deveres de honestidade, impessoalidade, legalidade, moralidade e de lealdade às instituições. É ato que causa prejuízo ao Erário Municipal, onde é flagrante a perda patrimonial. De acordo com o artigo 11 da Lei 8929/1992, constitui ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princípios da Administração Pública, qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições e, notadamente:
II – retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;
IV – negar publicidade aos atos oficiais;
A liminar pede, além de outros procedimentos, o afastamento do prefeito por 180 dias, para que se realizem as investigações necessárias.
O juiz da 2ª Vara Cível já enviou o processo para o parecer do Ministério Público, que deverá julgar a liminar no começo da próxima semana. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Relatório final da CPI que apurou desvios de verbas da Prefeitura de Ubatuba foi entregue ao Promotor de Justiça e da Cidadania.

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos, PT, e o vereador Edílson Félix, respectivamente, relator e membro da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou os desvios de verbas públicas através da folha de pagamento dos funcionários da Prefeitura, apresentaram nesta sexta-feira, 16 de dezembro, o relatório final da CPI ao Promotor da Justiça e da Cidadania da Comarca de Ubatuba. As 111 páginas que mostram sigilos bancários quebrados e o esquema que demonstra quanto dos quase 700 mil reais foi desviado para cada conta, principalmente do funcionário responsável pela folha de pagamento, Alvelino Almeida da Cruz Júnior, de sua irmã, Adriana e de sua ex-namorada, Carolina Suguimoto, foram enviadas à Promotoria para que sejam tomadas as providências judiciais cabíveis. A documentação pode ser encontrada na Ação Cautelar 977/05, que tramita na 1ª Vara Cível da Comarca de Ubatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Projeto FATEC e Escola Técnica – ETE para Ubatuba

Ubatuba - Em sua ida a Assembléia Legislativa com a Comissão de Associações da Região Sul nesta quarta-feira 14/12, a Vereadora Luciana Machado – PDT, trouxe boas notícias sobre a FATEC e ETE para o nosso município. Foi aprovado na terça-feira, 12 de dezembro, pela última comissão da Assembléia Legislativa de São Paulo e será votado o mais breve possível, o projeto de Lei 340/05, (tramitando na Assembléia desde maio deste ano) que prevê a implantação destes estabelecimentos de Ensino na região.A vereadora Luciana Machado incansavelmente tem feito diversas reivindicações para que Ubatuba e região sejam beneficiadas com uma Faculdade Técnica, conforme ofícios 057/02/05 e 73/03/05 para a Secretaria de Ciência e Tecnologia e ofícios 093/03/05 (ETE) e 094/03/05(FATEC) para o governador Geraldo Alckmin e finalmente ofício 106/04/05 para o deputado Geraldo Vinhole-PDT, que prontamente atendeu. A deputada Estadual Ana do Carmo, PT, informou que já está em estudos uma extensão da FATEC em Ubatuba, uma iniciativa apoiada pela vereadora. “Mas, o que realmente precisamos é de uma Faculdade Técnica para os moradores do nosso município e de todo o Litoral Norte, para que possamos formar técnicos habilitados e não ter mais necessidade de importar mão de obra adequada” declarou Luciana. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

 
Ação Litoral
 
Opinião Topo

Ainda as bicicletas
Fernando Pedreira

A sociedade organizada tem grande poder, 40 comerciantes convocaram o prefeito, apesar de não terem comparecido quando convocados e conseguiram adiar a implantação. No jantar da Associação Comercial conversei com algumas pessoas e percebi nas "entrelinhas" de suas argumentações a preocupação com a retirada de seu conforto pessoal, ou seja, saio de casa em cima da hora e estaciono na porta de meu estabelecimento.
Supondo agora que a "Associação dos Ciclistas de Ubatuba" fosse ao encontro do prefeito com uma turminha de cem pessoas e exigisse a implantação no prazo determinado uma vez que gostariam de seu conforto para suas compras de Natal, afinal ciclista também compra, ou melhor, aqueles que tem carro normalmente deixam para fazer suas compras ou na 25 de Março ou nos shopings quando vão a Sampa. Caso contrário a Associação Comercial não faria a campanha que está fazendo, pois fica difícil de acreditar que alguém saia de sua cidade para ir fazer compras de bicicleta. Como ficaria a situação do prefeito? Faz-me lembrar de um juiz de uma vara de família, procurado por um cidadão em separação litigiosa, após as argumentações disse "o senhor está com a razão". Em seguida a esposa entrou e após suas argumentações o juiz disse "a senhora está com a razão". Indignado seu assecla colocou: "meritíssimo, o senhor acaba de dar razão para as duas partes do mesmo processo". E o meritíssimo após 3 segundos olhando seu interlocutor nos olhos respondeu "sabe que o senhor está com a razão?".

Fernando Pedreira
Maranduba - Ubatuba - SP
 

Poesia Topo

Alta gastronomia caiçara
Pirão de peixe
Ova de tainha
Seca ao sol
Assada no fogão a lenha
A fruta cambucá
Buxo de corvina
Feijão feito por mamãe
E maracujá roxinho
Docinho docinho

Projeto de vida
Quando crescer
Quero ser igual meu avô
Que acordava de madrugada
Para trabalhar
Na pesca ou na roça
Almoçava na hora certa
Descansava na hora da sesta
Na esteira
Ou na rede
Ou na cama
Para a salvação do corpo
E da alma
De tarde remendava rede
Negociava banana e farinha
Fazia balaios
Tomava uma ou duas pinguinhas
E a noite o encontrava
Dormindo com as galinhas.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo


 

Bens tombados – Os prédios do Casarão do Porto (FUNDARTE), da Câmara Municipal e agora também o da Igreja Matriz, juntamente com o Cruzeiro fincado na praia Iperoig, ao lado da velha amendoeira, são tombados pelo CONDEPHAAT. Apesar disso a prefeitura de Ubatuba fixou uma placa de avantajadas dimensões entre o Cruzeiro e a Matriz, anunciando a edificação de um centro de convivência “FEIRA HIPPIE”, como se pretendesse erigir essa obra naquele local. Ora, a Lei n. 10.774, de um de março de 2001, diz no seu artigo primeiro que “os bens tombados ou protegidos pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT, não poderão ser objeto de quaisquer intervenções ou remoções sem a prévia autorização do órgão competente”, e acrescenta no parágrafo único que “consideram-se intervenções especialmente as ações de destruição, demolição, mutilação, alteração, abandono, reparação ou restauração dos bens, bem como a execução de obras irregulares.” Além do mais, nenhuma obra poderá ser executada dentro da área envoltória de 300 metros do entorno de bens tombados, sem prévia autorização do CONDEPHAAT. No caso em tela, as áreas envoltórias do casarão da FUNDART, da Igreja Matriz, do Cruzeiro e a do prédio da Câmara, se sobrepõem umas às outras, de modo a constituir na orla da praia Iperoig, uma considerável área restrita para intervenções urbanísticas, impondo limitações administrativas, civis e até penais, sobre a ocupação e o uso do solo no entorno desses bens protegidos. Uma indagação que não cala, diz respeito aos conselhos municipais. Foi criado o Conselho Municipal de Desenvolvimento, o de Turismo e o de Meio Ambiente. Porque esses conselhos não foram instalados, convocados e ouvidos? As questões notoriamente controvertidas deveriam ser submetidas à apreciação deles por ordem do prefeito. Afinal, eles existem exatamente para esse fim. Quanto à anunciada obra descrita na placa que enfeia a orla do centro, cabem algumas considerações. O CONDEPHAAT reabriu o processo no qual, em data recente, aprovou a edificação da obra anunciada. Quando daquela aprovação, a Igreja Matriz e o Cruzeiro não haviam sido tombados. Será que a prefeitura irá, agora, se contrapor à lei estadual? Ousará tocar o sagrado Cruzeiro da Igreja Matriz? Com motosserra de cinco HP, colocará abaixo a centenária amendoeira, cuja sombra conforta a estatua de Anchieta, como comentam alguns? São perguntas para as quais os munícipes desejam respostas, antes que estas ações sejam postas em prática, pois obras embargadas e sob julgamento não melhorarão o já sofrível aspecto de Ubatuba.

Thomas De Carle
Ubatuba, SP
 

Vamos mudar! - Hoje li e, reli " A bicicleta e a mudança de cabeças", matéria do Renato Nunes de conteúdo irretocável. Quem não leu, precisa ler. Realmente nos falta um plano Diretor e, por óbvio, o seu irrestrito cumprimento, para que não caia na vala comum como algumas leis, que por algum interesse (ou desinteresse) escuso, foram "esquecidas", tratadas como de "validade vencida' ou, se tratando-se de um preceito constitucional, relegado a menor importância, por referir-se a norma maior, mas não desta e, sim de uma outra "república". A falta deste plano provoca e promove a desorganização total. Os problemas crescem, muntiplicam-se e, mutantes, transformam-se de conhecidos em novos desafios. Ficamos até sem as imprescindíveis posturas municipais. A assertiva do Renato, da grande transformação que Ubatuba sofreu, nos últimos 30 anos (cresceu mais do que podia ou, do que deveria), despertou-me uma dúvida Shakesperiana: capital ou reino? Espero estar muito próximo o dia em que a vocação para o turismo e, o título Capital do Surf , se sobreporão a este incômodo dito "reino dos privilégios" !

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia do Lázaro - Emilio Campi

Praia do Lázaro
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor