Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 21 de dezembro de 2005 - Nº 1425 Edições Anteriores

Mary´s Chalés Pousada das Cachoeiras Buffet Giorgio

Região
Provas do supletivo adiadas para o dia 8 de janeiro
Atletas representam litoral no mundial de Supino
Litoral celebra chegada do verão
Mulher morre em acidente no litoral


Caraguatatuba
Noite da Boemia em Caraguá
Caraguá entrega remédio em domicílio
Noite da Boemia em Caraguá
Instituto Mamulengo seleciona currículos
Prefeitura instala radar na Avenida da Praia
Alunos apresentam dança e encerram atividades
Igreja relança folder de informações para turistas.
Fé e Cultura no Espaço Cultural João Paulo II
Alunos completam Monografia com auxílio da Cúria Diocesana.
Prefeitura instala radar na Avenida da Praia
Memorial Esportivo é inaugurado
Vereador Juarez Pardim realiza Festa de Natal para crianças do Perequê Mirim
Associação de Escritores promove concurso de poesia e contos
Fluminense vence o XV de Caraguá em amistoso
Chuvas fortes deixam prefeituras em alerta
Caraguá põe novo radar em avenida

Ilhabela
-


São Sebastião
Prefeitura inaugura sede da Agenda 21 na Secretaria Municipal de Meio Ambiente
1º Mostra de Presépios é aberta em São Sebastião
Prefeitura pavimenta e ilumina ruas na Costa Norte
Pavimentação na Nicolau Pau traz benefícios a moradores
Boiçucanga ganha nova sede para o 3º Pelotão da Polícia Militar
CEI do Faps pode ser prorrogada por atraso na entrega de documentos
Juan aceita manter licença-prêmio e auxílio universitário sem restrição
Tribunal de Contas questiona contrato entre Prefeitura e Faber
Decreto proíbe comércio ambulante na praça do surfe em Maresias
Irmãos querem acionar Justiça contra demolição de barraco
Empresário lança projeto para as temporadas de inverno
Incêndio queima todo o morro esquerdo de Toque-Toque Grande
Festa de Natal na Costa Sul
De infância sofrida até morte trágica: adolescente temido em Maresias é assassinado
Maratonistas de São Sebastião vencem circuito em Pinda
Festival de Futebol Natal Sem Fome arrecada 600 kg de alimentos
Scarlet vence final da Copa Costa Sul de Futsal no feminino


Ubatuba
De Ubatuba para o "Pânico na TV"
Tortilhão é o campeão do dente de leite de Ubatuba em 2005
Basquete infantil de Ubatuba é o melhor do Cone Leste
Prefeitura de Ubatuba se prepara para cuidar do lixo durante temporada
Bombeiros do Aeroporto de Ubatuba serão efetivados dia 22
Ginástica e dança emocionam público e ajudam Santa Casa de Ubatuba
Bairro da Ressaca recebe área de lazer
Comerciante assassinado no Araribá
Papai Noel antecipa visita às crianças da FUNDAC e do projeto Sol Nascente
Professores concluem curso de linguagem de sinais em Ubatuba
Morro das Moças realiza melhorias em parceria com a Prefeitura
Silop conquista o municipal de futebol feminino

Seções
Opinião
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Provas do supletivo adiadas para o dia 8 de janeiro

Litoral Norte - As provas do supletivo, que estavam previstas para ocorrer no último domingo, foram adiadas. Com essa mudança, as pessoas que estavam inscritas farão o exame no dia 8 de janeiro. A nova data foi definida em razão de problemas técnicos que impediram que o Instituto Educacional (INTESP), empresa responsável pela realização das provas, divulgasse aos candidatos, com a antecedência necessária, os locais de prestação das provas. Participam dos exames supletivos mais de 335 mil candidatos, distribuídos em 125 cidades, num total de aproximadamente um milhão e cem mil provas aplicadas em escolas e unidades prisionais em todo o estado de São Paulo. A última prova do supletivo foi realizada em janeiro deste ano, quando mais de mil pessoas realizaram a avaliação no Litoral Norte. Esse número abrangeu interessados na conclusão do ensino fundamental e médio, já que o candidato aprovado tem direito ao certificado. A prova do ensino fundamental abrange as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas. Já no ensino médio, são avaliadas Linguagens, Códigos e suas Técnicas, Ciências da Natureza, Matemática e suas técnicas e Ciências Humanas e suas técnicas. Para ser aprovado, o candidato deve acertar 50% das questões e, diferente do que ocorria anteriormente, ele já tem direito a receber o certificado quando alcançar esse índice nas três áreas de conhecimento. A data da prova deverá ser divulgada em breve aos candidatos, que também poderão obter mais informações na Diretoria de Ensino da região de Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Atletas representam litoral no mundial de Supino

Litoral Norte - O atleta B.A Oliveira, de Caraguá e Honório Muniz, de São Sebastião representaram as cidades do litoral no Campeonato Mundial de Supino - Bench Press World Championship, realizado pela Federação Internacional dos Basistas - FIB, em Brasília, na semana passada. O campeonato foi disputado por mais de 200 atletas do Brasil e outros países da América Latina. B.A. Oliveira, que é atleta do Programa Bolsa-Esporte do Centro Universitário UNIMÓDULO, em Caraguá, mais vez trouxe medalhas para casa. Desta vez foi campeão na categoria sub-master – até 82 kg e terceiro colocado na categoria adulto até 82 kg. Já o atleta de São Sebastião, Honório Muniz foi campeão na categoria master até 125 kg peso, levantando 170 kg. B.A., que levantou 172,5 kg, conta que desta vez superou o resultado do Campeonato Brasileiro, disputado no Rio de Janeiro. “Fechamos com chave de ouro e acho que estamos preparados para enfrentar as feras que estarão disputando o campeonato mundial de supino, em Miami, vai depender um pouco dos patrocinadores”. O atleta agradece o apoio do UNIMÓDULO, Prefeitura de Caraguá, Loja de Suplementos Super Forma e Academia Big Brother. (Fonte: Módulo)

Litoral celebra chegada do verão
Nova estação começa oficialmente hoje à tarde e anima o turismo na região; Inpe prevê 'verão típico'

Litoral Norte - A estação mais celebrada do ano no Brasil começa hoje às 15h35. O verão 2005/2006 terá temperaturas elevadas durante o dia e uma precipitação pluviométrica entre 400 e 500 milímetros --repetindo a tendência verificada da temporada anterior. A partir de hoje, os dias serão mais longos, favorecendo a prática de esportes, passeios e banhos de mar. Segundo previsão do Ceptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a região Sudeste terá um verão típico. A meteorologista Cláudia Prestes disse que as temperaturas irão variar de normal a ligeiramente acima do normal, ou seja, de 26ª a 30ª ao longo dos três meses. E o verão começa mesmo com suas características tradicionais, segundo a meteorologista Gláucia Carneiro, do setor de Previsão de Tempo do Ceptec. Segundo ela, a previsão da meteorologia para os próximos três dias na região é de sol forte, temperaturas elevadas e pancadas de chuvas no final da tarde. CUIDADOS - Apesar de ser a estação mais aguardada por todos, o verão requer cuidados especiais, principalmente, para quem vai para a praia. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as pessoas devem evitar o banho de mar entre 10 e 16 horas, ingerir líquidos para evitar a desidratação, se alimentar com comidas leves e usar roupas claras e leves para conviver com o calor natural nesta época do ano. O verão também é época de muita preocupação por parte das prefeituras da região. As fortes chuvas registradas no período aumentam os riscos de deslizamento em encostas e alagamentos nos bairros. O PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) já está em vigor em todas as cidades da região (leia texto nesta página). TURISMO - O verão também é o período de maior movimentação turística no Litoral Norte. Segundo previsão feita pelas prefeituras, cerca de 3 milhões de pessoas devem visitar a região ao longo do verão. Para os comerciantes locais, a chegada do verão acaba com a época das "vacas magras", período de pouca movimentação no comércio. O secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, o período é responsável por 50% do faturamento anual do comércio local. A prefeitura local explora o slogan "O Verão Começa Aqui", pelo fato da linha imaginária do Trópico de Capricórnio atingir seu primeiro ponto no país, justamente em Ubatuba. O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Marcelo Freitas Carlos, afirmou que com a chegada do verão o Litoral Norte se transforma numa das regiões mais procuradas do litoral brasileiro. Segundo ele, o verão é a estação mais importante para as cidades da região, porque atraí os turistas e movimenta a economia local. (Fonte: ValeParaibano)

Mulher morre em acidente no litoral

Litoral Norte - A motorista Helena Maria Gazzi, de 49 anos, de São Paulo, morreu anteontem em um acidente ocorrido na BR-101, rodovia Mário Covas, nas proximidades da praia de Itamambuca, em Ubatuba. Segundo a polícia, o veículo dirigido por Helena Maria, se perdeu em uma curva, na altura do km 37, capotou e chocou-se contra uma árvore. Helena Maria foi socorrida e encaminhada ao pronto-socorro, mas não resistiu. O acidente ocorreu às 16h45, quando a motorista retornava da festa de formatura de um dos filhos no Rio. Um dos passageiros, Pedro Leonardo Marcom, 23 anos, sofreu ferimentos leves. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Noite da Boemia em Caraguá

Caraguatatuba - Quem quiser reviver os bons tempos da bossa nova, da música caipira, das marchinhas de carnaval e MPB, deve comparecer à "Noite da Boemia", no Armazem Bar, em Caraguá, no próximo dia 22, a partir das 21h30. A "Noite da Boemia" terá a participação de Edvaldo Cavalcanti, violeiro do Pena Branca, autor de "Boi de Walkman", de Monteiro Lobato. O evento contará com a presença de músicos de Caraguá como Ivan Mendes, que fará uma participação com Edvaldo Cavalcanti. A produção do evento é de Márcia Rodrigues e o irmão Júnior, ambos de Caraguá. O evento também terá a presença de grandes compositores e cantores de Caraguá, como José Rodrigues, que compôs junto com outros músicos da cidade a música "Princesinha do Mar" e "18 de Março". As velhas marchinhas que animavam o Carnaval na época do Clube Náutico também serão lembradas. Segundo José Júnior, um dos organizadores do evento, a idéia é aproveitar o momento para homenagear aqueles que ajudaram a construir a história e a poesia de Caraguá, como o saudoso Renato Navarro Magalhães, compositor do hino de Caraguatatuba, junto com o Professor Heitor de Carvalho; além de Sílvio Ferreira, que também deu a sua contribuição musical para Caraguatatuba, e tantos outros. Mais informações pelos telefones: 3883-7061 e 9729-7493. (Fonte: PMC)

Caraguá entrega remédio em domicílio
O novo sistema começou a ser implantado em dezembro e está agradando moradores, que recebem medicamentos de uso contínuo, de emergência e de alto custo, em suas residências.

Caraguatatuba - Os moradores de Caraguá foram privilegiados com uma nova ação da Prefeitura: a entrega de remédios em domicílio. O novo sistema começou a ser implantado no início de dezembro e será mantido no ano que vem. O sistema funciona apenas para a entrega dos medicamentos de uso contínuo, de emergência e de alto custo. Um funcionário, chamado de servidor, utiliza um moto para fazer a entrega dos medicamentos na casa do usuário. Para receber o serviço o usuário precisa apenas informar a Secretaria Municipal de Saúde a necessidade do uso do medicamento, apresentando a receita médica. O serviço está agradando os usuários atendidos até agora. "Todos estão elogiando muito a entrega em domicílio", diz a diretora administrativa, Débora dos Santos Gonzales. Ela explicou que antes este tipo de medicamento era entregue no almoxarifado, nas Unidades de Saúde ou na Secretaria Municipal. O morador agora recebe os remédios em casa e também é visitado quando vence o período de uso do medicamento indicado pelo médico, tempo que acompanhado pela administração, de acordo com o formulário preenchido no momento da primeia entrega, pelo servidor. Em situações de emergências, o serviço é prestado pelo telefone, basta o usuário ligar e solicitar o medicamento de emergência apresentando a receita do médico da rede pública no ato da entrega. Para o secretário municipal de Saúde, Olegário Alves dos Santos, a medida foi implantada para melhorar o sistema de distribuição de medicamentos no município. "Nosso objetivo é tornar a distribuição mais justa e não deixar faltar remédio para ninguém, atendendo bem a população que necessita destes medicamentos e ainda administrando melhor este setor", explicou. (Fonte: PMC)

Noite da Boemia em Caraguá

Caraguatatuba - Quem quiser reviver os bons tempos da bossa nova, da música caipira, das marchinhas de carnaval e MPB, deve comparecer à "Noite da Boemia", no Armazem Bar, em Caraguá, no próximo dia 22, a partir das 21h30. A "Noite da Boemia" terá a participação de Edvaldo Cavalcanti, violeiro do Pena Branca, autor de "Boi de Walkman", de Monteiro Lobato. O evento contará com a presença de músicos de Caraguá como Ivan Mendes, que fará uma participação com Edvaldo Cavalcanti. A produção do evento é de Márcia Rodrigues e o irmão Júnior, ambos de Caraguá. O evento também terá a presença de grandes compositores e cantores de Caraguá, como José Rodrigues, que compôs junto com outros músicos da cidade a música "Princesinha do Mar" e "18 de Março". As velhas marchinhas que animavam o Carnaval na época do Clube Náutico também serão lembradas. Segundo José Júnior, um dos organizadores do evento, a idéia é aproveitar o momento para homenagear aqueles que ajudaram a construir a história e a poesia de Caraguá, como o saudoso Renato Navarro Magalhães, compositor do hino de Caraguatatuba, junto com o Professor Heitor de Carvalho; além de Sílvio Ferreira, que também deu a sua contribuição musical para Caraguatatuba, e tantos outros. Mais informações pelos telefones: 3883-7061 e 9729-7493. (Fonte: PMC)

Instituto Mamulengo seleciona currículos
Os selecionados começam a trabalhar no dia 2 de janeiro de 2006, nos CEIs que eram administrados pela Fundação Orsa, em Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Instituto Mamulengo Social, que administrará os CEIs (Centro de Educação Infantil) em 2006, está selecionando currículos para os cargos de professor com pedagogia ou cursando, auxiliar de desenvolvimento infantil, com normal superior ou magistério, serviços gerais e vigia com o primeiro grau completo.
Os currículos devem ser entregues na rua São Benedito 569, no Centro, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h, até sexta-feira 23. Na próxima semana serão analisados os currículos, e os candidatos selecionados serão convocados para entrevista. As pessoas que forem contratadas inicirão as atividades no dia 2 de janeiro de 2006. Ao todo serão admitidos cerca de 393 funcionários que atuarão nos CEIs do município. Parte desses funcionários serão reaproveitados da Fundação Orsa, que administrará as unidades até o dia 30 de dezembro. (Fonte: PMC)

Prefeitura instala radar na Avenida da Praia
O objetivo do monitoramento eletrônico é a redução de velocidade, como geradora de um trânsito seguro

Caraguatatuba - A Avenida Geraldo Nogueira da Silva (continuação da Avenida da Praia), estará operando com câmera de monitoramento eletrônico de velocidade a partir desta terça-feira, dia 20. O sistema está instalado na altura do número 644, no sentido centro da cidade. De acordo com a Ditran (Divisão de Trânsito), que é a responsável pelo monitoramento, a velocidade será de 50 km/h, ou seja, a mesma já existente desde que via foi inaugurada. "A avenida já dispunha de sinalização regulamentadora de velocidade, sendo acrescida apenas uma placa educativa informando da existência da fiscalização, o que pela legislação é dispensável. Com esta ação o órgão de trânsito entende que este tipo de fiscalização tem o caráter educativo e preventivo de acidentes", disse o diretor da Ditran, Celso Rapaci. A Ditran informou que, conforme estudos técnicos elaborados, a avenida apresentou, em 2004, o total 29 acidentes, o que a Ditran considera um número bastante elevado. O fato de a Avenida ser utilizada também por ciclistas e pedestres, além da realização de atividades esportivas, justifica a necessidade do equipamento no local, por tratar-se de um pólo gerador de tráfego. O radar foi inspecionado pelo INMETRO, que emitiu o certificado de regularidade, estando habilitado para operar. Em 16 de dezembro foi instalada uma faixa informando a população sobre a data do início da operação do equipamento. "Estamos realizando ações em prol de um trânsito mais seguro, estimulando uma mudança de comportamento dos motoristas, que quando não estão usando seu veículo ficam na condição de pedestres ou ciclistas", completou Rapaci. A Ditran informou ainda que somente 6% dos veículos circulam acima da velocidade permitida, demonstrando que apenas um pequeno percentual de motoristas não respeita os limites de velocidade. O caráter punitivo desta medida tem por objetivo a redução de velocidade como gerador de um trânsito seguro. Outra meta é que neste trecho seja reduzido o percentual de autuações de velocidade, nos moldes já existentes no trecho onde foi implantado este sistema de fiscalização, na região central de Caraguá. (Fonte: PMC)

Alunos apresentam dança e encerram atividades

Caraguatatuba - As apresentações de balé, jazz e dança do ventre das professoras Carla Bueno, da Academia Linha D´Água e Simoni Isis, da Fundação Cultural, marcaram o encerramento das atividades do ano de 2005, na quadra esportiva do Colégio Módulo. A professora Carla Bueno, que organiza o evento todo ano, envolveu 35 crianças na apresentação, marcando o encerramento de mais um ano de trabalho. Pais, amigos e convidados assistiram as apresentações dos alunos, que mostraram suas habilidades e o resultado de um ano de dedicação à dança. A proprietária da Academia, Ana Paula Rodrigues, prestigiou a apresentação e elogiou o trabalho das professoras. "Acho importante fechar o ano com esta integração entre os alunos. É uma forma de incentivar a prática do esporte e de motivar os alunos. É importante mencionar o talento da professora Carla, assim como sua habilidade de coordenar e disciplinar as alunas, e também destacar a sua criatividade e o capricho nas coreografias e no figurino", disse. (Fonte: PMC)

Igreja relança folder de informações para turistas.

Caraguatatuba - Pelo 5º ano a Diocese de Caraguatatuba através da Pastoral da Comunicação relança folder com informações destinadas aos turistas que visitam a região durante a temporada. O folder traz dados de localização das Paróquias e algumas Capelas com horários de atendimento e Missas. O objetivo é fazer com que todos que estejam nas cidades do Litoral Norte tenham fácil acesso às igrejas e possam participar das celebrações e programações. Foram confeccionados 40 mil unidades que serão distribuídos através das paróquias com a ajuda da Pastoral da Comunicação, colocando-os especialmente em pontos de grande circulação de pessoas, postos de informações turísticas e rodoviárias. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Fé e Cultura no Espaço Cultural João Paulo II

Caraguatatuba - O Grupo teatral Kurnamanha, da Paróquia Santo Antonio, Caraguatatuba, estará se apresentando com a peça Chapeuzinho Vermelho às Avessas nos dias 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de Janeiro no Espaço Cultural Papa João Paulo II da Paróquia Santo Antônio. A Peça é de autoria do Pe. Dislau Nurczyk. É um espetáculo infantil que faz uma releitura da história original, lembrando a importância da família, da amizade e da atividade física e intelectual, principalmente para os idosos, mostrando ser a solidão, a grande causadora de doenças e infelicidade. Os ingressos poderão ser adquiridos na portaria do Espaço Cultural nos dias das apresentações. O Preço é simbólico de apenas R$2.00. A partir de Janeiro estará de volta as Homilias Dialogadas, também de autoria do Pe. Dislau. O Grupo de Teatro Kurnamanhã é formado pelos leigos da Paróquia Santo Antônio que estão fazendo um belíssimo trabalho! Levando evangelização e Cultura a todos. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Alunos completam Monografia com auxílio da Cúria Diocesana.

Caraguatatuba - Cinco alunos do Curso de História da Universidade Módulo completaram o trabalho de Monografia. Outros quinze alunos já passaram pelo estágio na Cúria Diocesana, junto aos livros históricos. Os trabalhos tiveram a orientação da professora mestra Rosangela Dias da Ressurreição do Curso de Licenciatura Plena em História e contou com a ajuda a responsável pelo setor na Cúria, Selma Neder. Para os alunos, a experiência de trabalhar com este tipo de material é gratificante. Segundo a professora, o estágio não é realizado somente nas unidades escolares como se pensa, há um incentivo para que se atue em outros espaços culturais como museus, arquivos públicos, arquivos históricos, cartórios, entre outros. Há um projeto a ser discutido entre as partes - Cúria e Universidade - para que se possa ampliar a transcrição dos documentos para de forma digitalizada. A próxima turma a participar do estágio será de 24 alunos. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Prefeitura instala radar na Avenida da Praia
O objetivo do monitoramento eletrônico é a redução de velocidade, como geradora de um trânsito seguro

Caraguatatuba - A Avenida Geraldo Nogueira da Silva (continuação da Avenida da Praia), estará operando com câmera de monitoramento eletrônico de velocidade a partir desta terça-feira, dia 20. O sistema está instalado na altura do número 644, no sentido centro da cidade. De acordo com a Ditran (Divisão de Trânsito), que é a responsável pelo monitoramento, a velocidade será de 50 km/h, ou seja, a mesma já existente desde que via foi inaugurada. "A avenida já dispunha de sinalização regulamentadora de velocidade, sendo acrescida apenas uma placa educativa informando da existência da fiscalização, o que pela legislação é dispensável. Com esta ação o órgão de trânsito entende que este tipo de fiscalização tem o caráter educativo e preventivo de acidentes", disse o diretor da Ditran, Celso Rapaci. A Ditran informou que, conforme estudos técnicos elaborados, a avenida apresentou, em 2004, o total 29 acidentes, o que a Ditran considera um número bastante elevado. O fato de a Avenida ser utilizada também por ciclistas e pedestres, além da realização de atividades esportivas, justifica a necessidade do equipamento no local, por tratar-se de um pólo gerador de tráfego. O radar foi inspecionado pelo INMETRO, que emitiu o certificado de regularidade, estando habilitado para operar. Em 16 de dezembro foi instalada uma faixa informando a população sobre a data do início da operação do equipamento. "Estamos realizando ações em prol de um trânsito mais seguro, estimulando uma mudança de comportamento dos motoristas, que quando não estão usando seu veículo ficam na condição de pedestres ou ciclistas", completou Rapaci. A Ditran informou ainda que somente 0.6% dos veículos circulam acima da velocidade permitida, demonstrando que apenas um pequeno percentual de motoristas não respeita os limites de velocidade. O caráter punitivo desta medida tem por objetivo a redução de velocidade como gerador de um trânsito seguro. Outra meta é que neste trecho seja reduzido o percentual de autuações de velocidade, nos moldes já existentes no trecho onde foi implantado este sistema de fiscalização, na região central de Caraguá. (Fonte: PMC)

Memorial Esportivo é inaugurado
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, autoridades municipais, dirigentes de clubes e esportistas

Caraguatatuba - Esportistas de Caraguá têm um bom motivo para comemorar. Foi inaugurado na noite de segunda-feira, dia 19, o Memorial Esportivo, que tem como objetivo resgatar e perpetuar a memória esportiva da cidade. O memorial ficará provisoriamente em uma sala no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), que abriga a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), local onde os atletas de hoje terão suas conquistas preservadas para serem lembradas pelos seus filhos e netos. Na cerimônia, que contou com a presença do prefeito, José Pereira de Aguilar; da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; do Secretário de Esportes Nivaldo Alves; a presidente da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) Eloíza Antunes de Oliveira; secretários municipais, vereadores, presidentes de clubes esportivos, autoridades municipais e convidados, foram homenageados o professor Agostinho Moreira Chaves, que representou todos os professores da SECER; Benedito Marcolino de Oliveira, representando os funcionários da secretaria; Nelson Kazuo Yoshimoto, fundador do time de futebol do bairro Getuba e basebol, colaborador da SECER e representante da colônia japonesa na cidade; Nerci Amaral integrante de família de espotista e defendeu os principais clubes do município; Aparecida Juliana de Oliveira, atleta de natação destaque em 2005, pelos resultados alcançados, e ainda foram entregues as carteirinhas dos conselheiros do CMER (Conselho Municipal de Esportes e Recreação). O espaço, que será aberto ao público para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, será atualizado de acordo com as doações recebidas. Atualmente existe um acervo de 210 fotografias desde os anos 40 até 2005, troféus, faixas, uniformes entre outros. Para o secretário Nivaldo Alves, o espaço é de grande importância por preservar a memória esportiva da cidade que estava esquecida. "O esporte sempre ficou em segundo plano, isso não só em Caraguá, mas no Brasil. Aqui estamos mudando essa realidade, toda a minha equipe está realizando um trabalho sério com o apoio do prefeito" disse. Alves disse ainda que existem muitas pessoas na cidade que possuem materiais que possam enriquecer o local. "Gostaria de pedir a colaboração de todos para que o memorial seja sempre renovado", disse. O prefeito Aguilar falou da vontade política que tem para mudar a história esportiva da cidade. "Não posso fazer tudo, nem fazer melhor, quero apenas fazer mais, por isso tenho dado todo apoio ao Nivaldo em suas realizações. Vamos construir um espaço especialmente para o memorial. Já fui secretário de esportes e sei das dificuldades que enfrentamos, mas também sei do valor do esporte na valorização do ser humano", finalizou o prefeito. A cerimônia encerrou com o descerramento simbólico da fita de inauguração, uma apresentação de Ginástica ritmica e a visitação dos convidados à exposição. (Fonte: PMC)

Vereador Juarez Pardim realiza Festa de Natal para crianças do Perequê Mirim

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim (PPS), Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou no domingo, 18, uma festa de Natal para as crianças do bairro Perequê Mirim, zona sul da cidade. Para que a festa fosse um grande sucesso, o vereador Pardim contou com o apoio de vários amigos. Com muita alegria foram oferecidos a todos, cachorro-quente, refrigerante, algodão doce, pipoca, doces e salgadinhos e para as mães foi oferecido um panetone. Para a diversão da criançada foi armada uma tenda com mesa de ping pong, teve competição de corrida e o DJ tocou muita música onde todos dançaram e divertiram muito.
O ponto alto da festa foi o sorteio de 3 bicicletas entre os presentes, que foram doadas pelo Vereador Pardim e seus colaboradores. O sorteio foi realizado pelo Papai Noel, na pessoa do Prof° Jonathan, colaborando para o sucesso da festa. Na organização da festa Pardim contou também com a participação da diretoria da Escola Vereador Benedito Paes Sobrinho. Nos dias 19 e 20, Pardim e sua equipe entregaram também doces, salgadinhos, bolas para as crianças e panetones para as mães dos bairros Ponte Seca, Poço das Antas, Morro do Chocolate, Olaria e Casa Branca. Juarez Pardim comenta sua satisfação "É com muita alegria que realizo novamente esta Festa de Natal para as crianças aqui do meu bairro, o sorriso no rosto deles é o meu presente de Natal. Agradeço a todos que colaboraram para que esta festa fosse um sucesso, agradeço à minha família e à minha equipe que estão aqui trabalhando comigo. Quero fazer um agradecimento especial aos meus amigos patrocinadores que me ajudaram na compra dos produtos que foram distribuídos. Que Deus ilumine nossos caminhos, saúde e paz no coração de todos. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações", finaliza Pardim.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Associação de Escritores promove concurso de poesia e contos

Caraguatatuba - A Associação dos Escritores do Litoral Norte Paulista (AELINP) está com as inscrições abertas do 1º Concurso Literário de Poesias e Contos cujo tema é 'Praias, Amores e Marés'. Os trabalhos devem ser entregues até 30 de março de 2006, na Rua Santa Cruz, 138, ou envia-dos por correio para o mesmo endereço, CEP 11.660-150. Cada participante poderá inscrever um poema ou um conto, inéditos, com até 200 linhas sobre o tema proposto. O concurso é destinado aos escritores do Litoral Norte, que receberão diplomas em evento ainda sem data definida, promovido pela Associação. A Associação foi criada em fevereiro de 2004, pelos escritores Nicodemos Sena, Maurício Poeta Netto e Carlos Rizzo, com o intuito de revelar talentos na literatura e criar oportunidades para lançamento e publicação de obras de autores desconhecidos. O atual presidente, Maurício Poeta, disse em entrevista ao Imprensa Livre que se surpreende com o talento dos escritores e poetas da região, "que por falta de oportunidade permanecem ocultos e ficam com seus trabalhos escondidos em uma gaveta".
O romancista Nicodemos Sena ganhou em 1999 o prêmio Lima Barreto de Literatura, em seu livro de estréia 'A espera do nunca mais'. Em 2004 lançou 'A noite é dos pássaros' e está em seu terceiro livro. Ele não foi encontrado para comentar sobre o concurso. Outro evento promovido para Associação foi o Tertúlia Poética em homenagem aos 101 anos de Drumond de Andrade, reunindo poetas, músicos, declamadores, contadores de 'causos' e gente do meio artístico, cultural e social de todo o Litoral Norte. (Fonte: Imprensa Livre)

Fluminense vence o XV de Caraguá em amistoso

Caraguatatuba - O Esporte Clube XV de Novembro perdeu de 1 a 0 para o Fluminense, no amistoso realizado na tarde de domingo, na Toca do Leão. A partida marcou o encerramento das atividades esportivas do clube e teve como principal atração o sorteio de R$ 10 mil em vale-compras, resultado da campanha 'Comércio Amigo do XV'. Os jogadores menores de 23 anos do Fluminense marcaram o primeiro e único gol da partida. No final do segundo tempo, devido a um bate-boca entre jogadores da equipe adversária e o juiz, a partida foi interrompida e finalizada. "Não houve violência, somente um bate-boca. Mas como o principal era o sorteio, o presidente Pedro Norberto decidiu terminar a partida e iniciar o sorteio", disse o auxiliar administrativo do XV, Mauro Gomes. A campanha 'Comércio Amigo do XV' foi lançada em agosto desse ano. Contou com a colaboração de pouco mais de 30 comerciantes que compraram e distribuíram entre seus clientes cerca de 2 mil bônus - que concorria aos vale-compras - e premiou 53 participantes. Foram distribuídos 20 vale-brinquedos de R$ 50, sete de R$ 100 e um de R$ 300; 20 vale compras de R$ 250, quatro de R$ 500 e um de R$ 1.000. "Como os bônus eram numerados, não tínhamos os nomes dos vencedores, que estavam nos canhotos dos carnês. Esta semana publicaremos um edital com os sorteados que terão 30 dias para retirar os prêmios, na sede administrativa do XV", explicou o auxiliar administrativo do Leão do Litoral, Mauro Gomes. O escritório do clube fica no Shopping Central, loja 28, praça Cândido Mota. Mais informações pelo telefone (12) 3883-9232. (Fonte: Imprensa Livre)

Chuvas fortes deixam prefeituras em alerta

Caraguatatuba - É no verão que ocorre o período de maior intensidade de chuvas no Litoral Norte. As fortes chuvas aumentam os riscos de acidentes com moradores que ocupam as encostas e as margem dos rios. Para prevenir ocorrências mais graves no período as prefeituras, em conjunto com a Defesa Civil do Estado, iniciaram este mês o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil). O PPDC prevê uma série de medidas para impedir acidentes com vítimas durante as chuvas. Segundo a coordenadora da defesa civil de Caraguá, Cláudia Ruiz, a prefeitura já adotou todas as medidas preventivas para atender as 22 áreas de risco do município, onde residem atualmente 350 famílias. Cláudia disse que os agentes estão vistoriando diariamente as áreas de risco, impedindo novas ocupações e orientando os moradores das encostas sobre como proceder em caso de chuvas mais longas. "Eles estão alertados de que em qualquer movimentação de terra ou queda de árvore, devem deixar suas casas e acionar imediatamente a Defesa Cívil", disse. DENGUE- As prefeituras do Litoral Norte também desenvolvem um trabalho especial de prevenção à dengue durante o verão. Segundo relatório divulgado recentemente pela Secretaria de Saúde do Estado, São Sebastião está entre os municípios do Estado com maior risco de uma epidemia da doença, nesta temporada. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá põe novo radar em avenida

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Divisão de Trânsito, colocou em operação ontem um novo radar, instalado na altura do nº 644 da avenida Geraldo Nogueira da Silva, no bairro do Indaiá. A velocidade limite no local é de 50 quilômetros por hora. Segundo o diretor da Ditran, Celso Rapaci, o equipamento foi instalado no local para reduzir os riscos de acidentes com pedestres que cruzam a avenida para chegar a praia e aos quiosques da orla. A avenida Geraldo Nogueira da Silva é uma extensão da avenida Arthur Costa Filho, onde existem três radares em operação desde 1998. A prefeitura instalou faixas na avenida informando os usuários do novo radar. (Fonte: Imprensa Livre)

 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira


 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura inaugura sede da Agenda 21 na Secretaria Municipal de Meio Ambiente

São Sebastião - Nesse mês de novembro foi inaugurada a sede da Agenda 21 em São Sebastião. A nova sede está localizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), à Rua Amazonas 13, e já conta com telefone e estagiário permanente para a realização e andamento dos trabalhos. A inauguração já havia sido anunciada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Thales Guilherme Carlini, na última reunião da Agenda 21- Litoral Norte realizada no Hotel Porto Grande. "Ao disponibilizar a sede, a Prefeitura de São Sebastião reafirma seu posicionamento e compromisso em relação à Agenda 21, que é de propiciar o desenvolvimento do processo de maneira consistente", ressaltou Carlini na reunião. Na semana anterior, em encontro regional sobre o tema no Teatro Municipal, o prefeito Dr. Juan Garcia ressaltou ações que já vêm sendo realizadas no município no âmbito da Agenda 21, como o congelamento de áreas. Ele também citou a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. "Vamos fazer o primeiro Centro de Revitalização de Resíduos. A Agenda 21 tem um grande papel, o de fazer a comunidade participar", concluiu. O prefeito também assinou o termo de compromisso para a construção da Agenda 21 junto com os demais secretários de Meio Ambiente dos municípios de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, presentes na ocasião, além dos representantes do Governo do Estado e Ministério do Meio Ambiente. O Ministério do Meio Ambiente através do Fundo Nacional do Meio Ambiente depositou em outubro a 1ª parcela equivalente a R$ 48 mil, do total de R$ 100 mil aprovados para financiar a construção da Agenda21 nos quatro municípios do Litoral Norte, ao longo de 18 meses. O dinheiro será usado conforme plano de trabalho e cronograma físico-financeiro aprovados em 2003 no edital "Construindo as Agendas 21 locais", através do projeto "Agenda 21 Litoral Norte: Interar e Mobilizar" que tem como meta ampliar as possibilidades do exercício da cidadania plena na região, para garantir o direito do homem ao usufruto integrado e sustentado dos recursos naturais. A Agenda 21 foi definida de forma consensuada por 179 paises na Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, no Rio de Janeiro, em 1992. No Brasil existem 544 municípios com iniciativas para construção de suas Agendas 21. Na região Sudeste são 224 iniciativas, incluindo o Litoral Norte. Entre os objetivos da Agenda 21 está a aproximação do governo e da sociedade para discutir, formular, propor e decidir, em conjunto, um plano de desenvolvimento sustentável. Este plano é o elemento principal no processo de construção e implementação da Agenda21 local e deverá conter além do diagnóstico local com suas dimensões sociais, ambientais, econômicas, também suas metas estabelecidas e ações a serem praticadas. Mais informações pelo telefone 3892-1568, ramal 233 ou 240, com o estagiário Rodrigo Sampaio, pelo e-mail agenda21@saosebastiao.sp.gov.br, ou diretamente na sede da Agenda 21 na Secretaria de Meio Ambiente. (Fonte: PMSS)

1º Mostra de Presépios é aberta em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, numa parceria entre Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e Seduc (Secretaria de Educação), abriu nesta terça-feira (20/12) a 1ª Mostra de Presépios, na sala de exposições da Sectur, na Rua da Praia. Todos foram confeccionados por estudantes da cidade e alunos de entidades sociais. Entre as instituições participantes estão: E.M. Walfrido Monteiro (Morro do Abrigo), Creche Maria Leonarda (Enseada), Colégio Objetivo (Vila Amélia), E.M. Canto do Mar, Faculti (Fraternidade e Assistência Cultural à Terceira Idade) e E.M. Maria Francisca Tavolaro. A mostra não é competitiva, mas todos receberão certificado de participação. Segundo o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, a idéia é aumentar o número de participantes em 2006. "Que vire uma tradição na cidade. Poderemos realizar concursos futuramente para envolver toda a região", concluiu. Ainda na Sectur, o público pode conferir exposições das bonecas da solidariedade e desenhos artísticos. (Fonte: PMSS)

Prefeitura pavimenta e ilumina ruas na Costa Norte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião dá mais mostras de que vem cumprindo seu compromisso de oferecer mais qualidade de vida a seus munícipes. Por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, ela realizou recentemente a pavimentação da rua Adamantina, no Morro do Abrigo e a iluminação da Travessa Laurecy Costa Santos, antiga Frei Ângelo, localizada no bairro de São Francisco. A moradora da rua Adamantina, Maria Eliana de Lima conta que a via era de terra e causava muitos transtornos aos moradores que tinham que enfrentar também as cheias do rio. "Quando chovia, havia lugares que eram impossíveis de pisar diante de tanto barro. O risco de escorregamento também era muito grande". De acordo com Maria Eliana, há muito tempo os moradores procuravam soluções para a rua e só neste ano conquistaram o que tanto reivindicavam. "Como tem o rio, nós pedimos também uma ponte, que a Prefeitura afirmou construir no ano que vem". Segundo o vereador Dalton José da Silva, desde 2001 reivindica pela solução do problema na rua, onde moram cerca de 12 famílias. "A obra da Prefeitura foi uma grande melhora para esses moradores". O vereador acrescenta que mais de 10 pequenas ruas no Morro do Abrigo já foram pavimentadas este ano. Sobre a travessa Laurecy Costa Santos, antiga Frei Ângelo, o vereador conta que a falta de iluminação era um fator de insegurança para os moradores. "No local o mato crescia e com a escuridão se tornava um local propício para diferentes tipos de crimes e principalmente o uso de drogas". A travessa localizada atrás do Convento do Bairro de São Francisco recebeu a iluminação na última semana. "O feito favoreceu a 20 famílias que residem na rua" (Fonte: PMSS)

Pavimentação na Nicolau Pau traz benefícios a moradores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião atendeu mais um pedido da comunidade da Olaria, pavimentando a Rua Nicolau Pau. Para a moradora Edna Santa Bárbara, há mais de cinco anos, ela e seus vizinhos reivindicavam a obra. "Em dias de chuva, fazia um lamaçal que dificultava a chegada em casa, principalmente de quem mora no final da rua". Outro fator lembrado por Edna que favoreceu a comunidade com a pavimentação foi em questão de segurança. "A minha mãe, por exemplo, tem 77 anos, e uma vez escorregou na subida e se machucou por causa dos buracos. Eu para sair de casa também tinha dificuldade". A moradora acrescenta também que além da pavimentação, concluída no final de novembro, a Prefeitura tem realizado freqüentemente a limpeza da rua. No entanto, segundo ela, não há colaboração da comunidade. "Tem gente que reclama da sujeira, mas são os primeiros a jogar as coisas no chão. A Prefeitura tem cuidado da rua, mas muitos moradores não colaboram". (Fonte: PMSS)

Boiçucanga ganha nova sede para o 3º Pelotão da Polícia Militar

São Sebastião - No próximo dia 27 deste mês, será entregue a nova sede do 3º Pelotão do 20º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, localizada em Boiçucanga, na Costa Sul do Município. Foram investidos cerca de R$ 200 mil na nova construção que só foi possível realizar depois da parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e a comunidade. O local agora tem sala de comando, sala e anti-sala de armas, sala dos soldados, sala da Polícia feminina, sala de reuniões, banheiros, entre outros espaços. A obra, com aproximadamente 252 m² de área construída, recebeu também uma ajuda financeira do Grupo Pão de Açúcar, que doou uma quantia de R$ 20 mil. O espaço vai abrigar cerca de 70 pessoas na temporada e 40 fora da temporada. Segundo a Secretaria das Subprefeituras (Sesub) o prédio anterior foi totalmente demolido. Além de fornecer materiais para a conclusão final da obra, a Sesub também disponibilizou os funcionários da Regional Costa Sul para realizar a mão-de-obra. A cerimônia de inauguração terá a presença de autoridades locais, além do comando da Polícia Militar do Litoral Norte e do Estado, com grandes possibilidades da presença do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que vão lançar a Operação Verão 2005/2006.(Fonte: PMSS)

CEI do Faps pode ser prorrogada por atraso na entrega de documentos

São Sebastião - O líder do prefeito Juan Garcia na Câmara, Robson Ceará (PPS), presidente interino da CEI do Faps, diz que vai pedir a prorrogação dos trabalhos da Comissão por atraso na entrega de documentos que foram solicitados à Prefeitura. "Como presidente interino não agendei nenhuma reunião porque estamos aguardando documentos da Prefeitura. A falta de dados está atrapalhando muito o andamento do processo. Vamos pedir, com certeza, a prorrogação dos trabalhos, o que é de suma importância para o funcionalismo público", frisou. A CEI (Comissão Espe-cial de Inquérito) investiga supostas irregularidades cometidas por ex-diretores do Faps (Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais) em relação à aplicação de R$ 62 milhões no Banco Santos, que teve a falência decretada. Na primeira reunião dos membros que compõem a comissão, realizada no dia 8 de novembro passado, ficou definido que toda a documentação referente aos investimentos financeiros, além da qualificação completa dos ex-diretores e ex-servidores que atuavam no órgão, bem como dos atuais, seria solicitada, via ofício, ao prefeito Juan Garcia. Apesar do pedido ter sido enviado, a CEI ainda não recebeu nenhuma resposta oficial da administração municipal, o que estaria atrapalhando o andamento do processo. Do total investido pelo Faps no Banco Santos, aproximadamente R$21milhões foram bloqueados. O dinheiro teria sido aplicado em sistema de condomínio, ou seja, um investimento em grupo. Apenas R$ 689 mil foram recuperados. O restante, cerca de R$ 41milhões, estava aplicado em títulos públicos e, por isso, foi resgatado pelo Faps. O prazo de encerramento da investigação é de 90 dias, ou seja, até o dia 13 de janeiro de 2006, podendo ser prorrogado por igual período. Outro Lado - O diretor do Faps (Fundo de Aposentadoria do Servidor Público), Rogester Aleixo Alves, afirma que o atraso na entrega da documentação não é responsabilidade da Prefeitura. "A Prefeitura solicitou ao Faps a documentação, mas nós nos atrapalhamos por causa das festas de final de ano. Além disso, dois funcionários do Faps foram transferidos para outras secretarias", explica o diretor. De acordo com ele, toda a documentação solicitada pela Câmara será enviada ainda esta semana. Reportagem que acusa Banco Santos de pagar propina para Fundos de Pensão é incluída na CEI - O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, membro e responsável pelo pedido de abertura da CEI, instaurada em 13 de outubro passado, solicitou na semana passada a inclusão de uma reportagem - veiculada no jornal Folha de São Paulo - na investigação, em que vários documentos foram apreendidos pela Policia Federal na casa do banqueiro Edemar Cid Ferreira, acusado de pagar 'propina' e/ou comissão para que os fundos de pensão canalizassem seus investimentos no Banco Santos. "Isso é algo que precisa ser analisado a fundo. A CEI tem que ter conhecimento pleno da situação. Vou sugerir o envio de um ofício à Polícia Federal solicitando todas as informações sobre a apreensão dos documentos", afirma Teixeira. Entre os papéis apreendidos, de acordo com a matéria, há uma série de e-mails da secretária que trabalhou para o banqueiro por mais de 30 anos, com ordens para que um doleiro realizasse pagamentos cujo valor é sempre um percentual da aplicação feita pelo fundo. Todas as operações, de fato, teriam ocorrido, sendo difícil comprovar a entrega da comissão por meio de doleiro. Entretanto, há testemunhas, conforme a reportagem, de que esse tipo de pagamento era uma prática habitual. Segundo o veículo de comunicação, três ex-executivos da instituição financeira em questão afirmaram que diretores dos fundos eram recompensados pelas aplicações que faziam no Banco Santos, o que é ilegal. Tal procedimento era de conhecimento dos ex-funcionários porque, muitas vezes, segundo o jornal, eram eles que entregavam a comissão.(Fonte: Imprensa Livre)

Juan aceita manter licença-prêmio e auxílio universitário sem restrição

São Sebastião - O prefeito Juan Garcia (PPS) esteve reunido ontem com representantes do Sindicato dos Servidores para discutir a reforma do Estatuto da caregoria, que está previsto para ser votado em sessão extraordinária no dia 23. A reunião durou cerca de quatro horas e ficaram decididas algumas mudanças que devem ocorrer em relação ao texto original, como a gratificação universitária, que deixa de ser voltada apenas para os interessados em fazer curso em suas áreas de atuação. O servidor poderá fazer apenas um curso universitário ou de especialização (mestrado, pós-graduação). A mudança mais significativa está em relação à licença-capacitação, retirada em comum acordo entre representantes da administração e dos servidores, voltando a ser licença-prêmio, dada aos servidores a cada cinco anos, quando eles se afastam por três meses e com remuneração. Além disso todas as mudanças propostas foram debatidas, como a retirada das diárias dos motoristas, a adaptação do estágio probatório de 2 para 3 anos, percentual mínimo de 5% das vagas em concursos públicos para os portadores de necessidades especiais, e o percentual mínimo de 10% para preenchimento dos cargos comissionados. "O maior ganho dessa reunião foi evidenciar que a comissão de servidores não tinha receio quanto à nossa intenção. A idéia da atual administração é manter os direitos, deveres e obrigações dos servidores públicos, garantias que sofreram modificações em outras esferas (estadual e federal). Readaptamos o Estatuto a uma condição mais moderna", avaliou o prefeito Juan Garcia. O Estatuto em vigor data de 1981. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a nova redação será apresentada aos servidores para que possa ser encaminhada à Câmara para votação, a pedido do prefeito, na sessão extraordinária do dia 23 de dezembro. "Explicamos as questões administrativas à comissão, para que ocorra a votação antes de 2006. Alegamos também que as suas exigências foram atendidas", finalizou o prefeito. Sindserv - A presidente do Sindicato dos Servidores, Ângela Couto, afirma que, apesar do consenso com relação à licença-prêmio e ao auxílio universitário, quer um prazo maior para discutir as propostas do Estatuto com o funcionalismo, antes da votação do projeto na Câmara. "Existem pontos que precisam ser discutidos, como a retirada da 6ª parte, o artigo que fala da desnecessidade de cargos, entre outros, e pedimos aos vereadores que nos dêem mais tempo para apaziguar o servidor, mostrando as conquistas e o que ainda precisamos mudar". De acordo com a presidente do Sindserv, hoje, às 10h30, haverá uma nova reunião entre Sindicato, vereadores e administração pública, para discutir a data da votação do projeto de reforma do Estatuto do Servidor. (Fonte: Imprensa Livre)

Tribunal de Contas questiona contrato entre Prefeitura e Faber

São Sebastião - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo está pedindo esclarecimentos à Prefeitura sobre o contrato firmado com a empresa Faber Serviço Ltda, para elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Além disso, o TCE encaminhou cópias da solicitação para a Câmara Municipal e para o Ministério Público, órgãos que têm a função de fiscalizar a administração municipal. O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, afirmou que é precipitado falar em CEI (Comissão Especial de Inquérito), e encaminhou um ofício para obter mais conhecimento sobre o contrato. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da assessoria de imprensa, afirmou que o contrato com a empresa Faber Serviços Ltda encontra-se totalmente regular. Segundo técnicos da empresa, o Tribunal de Contas solicitou informações sobre "notória especialização" e "inegibilidade por patente", as quais serão apresentadas. A proposta da criação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos é baseada na gestão compartilhada e prevê a redução da produção de resíduos e educação ambiental. O município dispõe de uma área cedida por comodato, na Topolândia, para a montagem da estrutura, incluindo cooperativa de sucata, disposição de resíduos da construção civil e podas, além de transbordo. Além do lixo domiciliar, a Faber detém patentes para tratamento mecânico-biológico, compostagem e reciclagem de restos de construção civil.
(Fonte: Imprensa Livre)


Decreto proíbe comércio ambulante na praça do surfe em Maresias

São Sebastião - O prefeito Juan Garcia decretou a proibição de comércio ambulante na Praça Internacional do Surfe, localizada na avenida Francisco Loup, em Maresias, na Costa Sul. O decreto nº 3266 entrou em vigor no dia 7 dezembro e, de acordo com a assessoria de imprensa, atende a reivindicação da Somar (Sociedade Amigos de Maresias). O presidente da entidade, Aldo Amadei, afirma que estava ocorrendo um uso indiscriminado da praça e que os carrinhos dos ambulantes estragavam o piso do local, que foi reformado recentemente. "A presença dos ambulantes não combina com o uso que se quer dar para a praça. Os carrinhos atrapalham a circulação das pessoas, que aumentou muito após a reforma. Antes, quando a praça estava abandonada, ninguém prestava atenção, mas agora é diferente", afirma. De acordo com Amadei, a Somar está tentando uma parceria com uma empresa que fornece lâmpadas, com o objetivo de iluminar a praia de Maresias durante a noite, mas isso não deve ser formalizado neste verão. "Com a iluminação, será possível a prática do surfe durante a noite e os ambulantes poderão ficar na praia", explica. Para orientar os ambulantes sobre a proibição de ficar na praça e preservar o espaço público, a Sociedade Amigos de Maresias mantém quatro seguranças no local. "Por enquanto, está dando certo", afirma Amadei. Somar e Prefeitura se reúnem com artesãos para discutir quem fica na Praça do Surfe - Dos dezenove artesãos que têm licença para trabalhar no bairro de Maresias, apenas oito poderão ficar na Praça Internacional do Surfe, por falta de espaço para as barracas. De acordo com o presidente da Somar (Sociedade Amigos de Maresias), Aldo Amadei, na quinta-feira, dia 22, às 18h00, haverá uma reunião com a presença de técnicos da Prefeitura para definir quais os artesãos que devem permanecer na praça e os que vão ter que se deslocar para outra área do bairro. "Após a reforma da praça, restou espaço apenas para oito artesãos, mas existem dezenove pessoas com licença de ambulante para atuar no bairro", explica. Amadei explica que a Somar está procurando parceiros para a instalação de barracas padronizadas numa das vielas que dá acesso à praia do bairro, que poderá ser chamada de Rua dos Artesãos. "Não é papel da Somar decidir quem vai permanecer ou não trabalhando na praça, mas ajudar a encontrar uma solução para o problema". A vereadora Solange Ramos, que mora no bairro de Maresias, afirma que é importante um consenso entre os artesãos e a Sociedade Amigos. "Toda vida teve artesãos na praça. Quem não puder ficar no local, vai ficar onde?", questiona. No entanto, a vereadora é a favor de uma fiscalização mais rigorosa, inclusive o levantamento de antecedentes criminais dos artesãos que permanecerão na Praça do Surfe. "Acho que é preciso dar prioridade para os artesãos do bairro e que seja levantada a ficha corrida para saber se existem antecedentes criminais, porque essas pessoas estarão em um local que pertence ao órgão público", conclui. (Fonte: Imprensa Livre)

Irmãos querem acionar Justiça contra demolição de barraco

São Sebastião - Os irmãos Vinicius e Nicola Scatigno querem acionar a Justiça contra o Instituto Florestal por causa da demolição de um barraco em Maresias. Eles dizem que a área, com três hectares, pertence à família há mais de 30 anos e tem plantações de palmito, graviola, açaí e banana. O barraco, de madeira e aproximadamente com 76 m2, estava localizado na cota 185, ou seja, dentro do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar), cuja divisa é na cota 100. Ele foi demolido no último dia 13, durante uma operação integrada de fiscalização realizada pela Prefeitura, Polícia Ambiental e IF (Instituto Florestal). "Trata-se de uma propriedade particular dentro do Parque. Nossa intenção não é vender, nem especular, mas sim preservar. Temos placas de identificação no local, eles não podem alegar que estava abandonado. Só não tinha ninguém lá porque nosso caseiro, José Ruiz, faleceu há cerca de quatro meses", diz Vinicius Scatigno. Segundo ele, a área pertence à família desde 69, com pagamento de imposto ao Incra há pelo menos vinte anos. Vinicius também exibe um "Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental", elaborado em 2000 pelo DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais), e ainda um levantamento topográfico realizado em 2002. "Ao contrário do que disseram, o barraco estava mobiliado, tinha inclusive fogão e geladeira. Lá tinha até luz, que pagamos desde 1999. A área é uma herança do nosso pai e por isto vamos reconstruir o barraco", afirma Vinicius. Outro lado - O Diretor do Núcleo São Sebastião do PESM, Edson Lobato, o Fredê, explica que a ação de demolição não é um questionamento ao domínio da área, nem uma ação pes-soal, mas sim o resultado de uma articulação política de três órgãos diferentes. "Todas as construções em áreas de preservação permanente, ou dentro da unidade de conservação (PESM), principalmente quando estão desocupadas, serão demolidas. Claro que não vamos tirar ninguém de dentro de casa, pois aí entra a questão social. E se estes barracos forem reconstruídos, os responsáveis responderão por crime ambiental por estarem edificando dentro do parque", afirma Fredê. "Esta não é uma decisão isolada do IF, mas uma articulação de vários anos e um acordo feito com o prefeito, em sua primeira semana de governo. Isto está previsto na nossa Lei Ambiental e este é um grande diferencial do município de São Sebastião", prossegue o Diretor do IF. "A proposta é fortalecer a Operação Integrada, onde cada instituição faz a sua fiscalização. Depois vem a Operação Integrada, conjunta, que é uma somatória de procedimentos, vontade política e legislação ambiental. Esta operação tem tido resultados muito positivos porque onde um não pode atuar, o outro pode", diz ele. Como exemplo, ele cita que o Instituto Florestal e a Polícia Ambiental não podem demolir, nem atuar sobre lançamentos irregulares de esgoto e lixo, por não terem amparo legal para fazer isto. Mas a Prefeitura tem esta competência, de forma que as ações se complementam, com um resultado mais eficiente. (Fonte: Imprensa Livre)

Empresário lança projeto para as temporadas de inverno

São Sebastião - O empresário Alexandre Maciel Gaspar, presidente da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Abrigo dos Anjos, lançou neste domingo o projeto "Fórum de Inverno de São Sebastião". "Trata-se de um evento humanitário, gratuito e permanente, que será realizado todo mês de julho, visando ativar a economia do município e atrair empresas fortes", diz Alexandre, 44 anos. Ele já planeja trazer o cantor Gabriel Pensador para o encerramento do primeiro evento, em julho de 2006. Além do aspecto econômico, Alexandre diz que o Fórum deverá levantar questões importantes e atuais da vida humana, e propiciar reflexão nas pessoas. Ele terá um tema diferente a cada ano, que será desenvolvido em palestras, seguidas por debate. Para 2006, o tema será "Sentido da Vida". "O desenvolvimento humano possibilitou uma série de benefícios tecnológicos, mas também trouxe muitos problemas e dificuldades, principalmente do ponto de vista ético e moral", diz o criador do Abrigo. "O mundo hoje não tem referências. Imagine que o presidente de uma nação como os EUA faz uma guerra baseado em mentiras. A gente liga a TV e só tem políticos, uns ofendendo os outros; ou religiosos envolvidos com sacanagem. Precisamos refletir sobre a vida, discuti-la em detalhes. Isto nos proporcionará descobertas e caminhos para um mundo melhor". Formado em Direito e Economia, Alexandre é corretor de imóveis em São Paulo e diz que, aos poucos, está "virando caiçara". Resultado da experiência com o Abrigo dos Anjos, que já dura cinco anos. Segundo ele, o projeto vai procurar apoio da Prefeitura, Câmara e das entidades locais. O Fórum idealizado por ele consiste em 17 palestras todo mês de julho. As palestras acontecerão todos os finais de semana do mês, de quinta-feira até domingo, organizadas por entidades convidadas, como Rotary Clube, Lions e as diversas Igrejas (Evangélica, Católica, Budista, Espírita, etc). "Queremos fazer um encontro de líderes. Gente como Dom Cláudio Hummes, Arcebispo de São Paulo, que foi cogitado para Papa; Gabriel Pensador e Paul Mc Cartney", diz Alexandre. Positivo e confiante, ele lembra que o Encontro de Davos, na Suíça, até hoje organizado por uma ONG, começou pequeno e foi crescendo aos poucos, até reunir os chefes de todas as grandes nações do mundo. O lançamento do projeto aconteceu na sede do Abrigo dos Anjos, no bairro São Francisco, com uma churrascada de confraternização. Entre os convidados, representantes dos vários parceiros do Abrigo, além de lideranças comunitárias e políticas.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Incêndio queima todo o morro esquerdo de Toque-Toque Grande

São Sebastião - O morro esquerdo da praia de Toque-Toque Grande, Costa Sul de São Sebastião, foi queimado no fim de semana. O incêndio teria começado na manhã de sábado, mas a Polícia Ambiental só foi avisada no domingo. "Quando eu passei estava pela estrada, por volta das 11 horas o incêndio era pequeno ainda. Quando eu voltei ás 10 da noite o morro todo já tinha sido totalmente consumido pelo fogo", disse Armando Perigo, web master, que mora na praia de Paúba. A Polícia recebeu uma denúncia anônima no domingo pela manhã. Ao todo 10 mil metros quadrados do morro foram atingidos, mas a área não é preservação ambiental, conforme a Polícia Ambiental. Existe a suspeita do incêndio ter sido provocado por turistas que estavam pescando na área e a Polícia está investigando. O presidente da Ong Instituto Educa Brasil, Eduardo Hipólito do Rego, disse que não sabia do incêndio e lastimou a ocorrência.
"Eu não soube do incêndio. Mas o fato é que se trata de um dano ambiental terrível. Infelizmente alguns pescadores turistas acendem fogueiras e acabam colocando fogo na costeira", disse Rego. Ele disse também já ter tentado realizar trabalho de educação ambiental há alguns anos, mas não obteve sucesso. "Combater este tipo de problema é muito complicado. Nós na Ong Mopress (Movimento de Preservação de São Sebastião) já tentamos, mas não deu certo.
É preciso ter o apoio da comunidade, Poder Público e de Ongs para realizar trabalhos de educação ambiental com os turistas pescadores, porque geralmente eles pescam em horários noturnos, e não têm pessoas por perto", disse Rego. (Fonte: Imprensa Livre)

Festa de Natal na Costa Sul

São Sebastião - Cerca de 2.5 mil pessoas, entre adultos e crianças, compareceram no domingo, 18, no campo do Boissucanga Futebol Clube, em uma grande festa de Natal promovida pelo presidente da Câmara, Wagner Teixeira, que contou também com as presenças do prefeito Juan Garcia, acompanhado da primeira dama Rosa Mota, e do ex-jogador e atual técnico do Palmeiras, Émerson Leão. Mais de 1.700 brinquedos foram distribuí-dos, além de cachorro-quente, pipoca, algodão doce e sorvete. A estrutura montada para diversão das crianças teve ainda cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador e pintura. No sábado, Teixeira já havia entregado brinquedos na Vila Baiana, em Barra do Sahy, para aproximadamente 500 crianças. Ainda na Costa Sul, a vereadora Solange Ramos promoveu festa de Natal na recém-inaugurada Praça do Surfe, no bairro de Maresias. Segundo a vereadora foram distribuí-dos aproximadamente 1.500 brinquedos. mesmo número foi estimado no Centro Comunitário da Topolândia durante outro evento beneficente, ocorrido neste final de semana, de iniciativa do vereador Robson Ceará. (Fonte: Imprensa Livre)

De infância sofrida até morte trágica: adolescente temido em Maresias é assassinado a tiros
Boa parte da vida de Shauan foi no crime. Com 17 anos recém-completados, queria mudar

São Sebastião - Não deu tempo para S.O.S., de 17 anos, mudar de vida. Pelo menos é o que aparentava que queria, quando procurou um comerciante no bairro, pedindo um emprego, para sair do crime, na última sexta-feira. Dois dias depois, foi encontrado morto com cinco tiros na cabeça, na praia de Ma-resias, na Costa Sul, bairro onde passou toda a infância, sofrida e pobre. Era conhecido e temido pelos seus diversos roubos, furtos e tráfico, que estaria praticando na área desde criança. A Polícia Militar foi avisada, anonimamente, que havia um corpo na orla marítima da praia de Maresias. No local, os policiais encontraram S., caído no chão com as calças arriadas até o joelho e perfurações na cabeça provenientes de tiros. O que deu para perceber era que a vítima estaria defecando no local quando foi morta. A hora do crime é ignorada. O delegado Múcio Alvarenga, do 2° Distrito Policial, acredita que o motivo foi acerto de contas. A vítima teria inúmeros desafetos. "Não foi emboscada e nem arrastaram o corpo" disse, se referindo ao fato do crime ter ocorrido no local que encontraram S.. Para uns, sua morte pode ter sido um alívio, para outros uma tragédia da sociedade. No primeiro semestre deste ano, ele passou dois meses na Febem (Fundação Estadual do Bem Estar Social). Em uma das audiências no Fórum, respondendo a inúmeros delitos, chegou a ser proposto a parentes que o tirassem da cidade, pois corria risco de morte. Mas o adolescente devia querer continuar no bairro que conhecia tão bem, não somente roubando, furtando ou traficando (crimes pelos quais respondia), mas praticando esportes, principalmente surfe e futebol. "Infelizmente, ele não teve apoio necessário e oportunidade", disse o presidente do Conseg (Conselho de Segurança) de Maresias, Aldo Amadei. S. se considerava um atleta. Pelo menos em seu atestado de óbito consta esta profissão. Para Amadei, ele parecia uma criança. "Seria bandido, mas é uma vida que viveu em um lar sem amor", acrescentou. O delegado Múcio de Alvarenga, do 2° Distrito Policial, comentou que a fama era maior que ele, um garoto franzino e que realmente, pelo menos nestes três anos em que está na região, era conhecido nos meios poli-ciais, por envolvimento nos mais de dez delitos. "As inúmeras vítimas de seus crimes podem ter sentido alívio, mas penso que devemos ver porque ele era assim e tentar evitar que outras crianças e jovens, com situação sofrida, cheguem a esta situação", disse Amadei. Conforme o presidente do Conseg, não é somente o poder público que deve ser cobrado para ações sociais destinada as crianças e adolescentes, mas também a sociedade, cada cidadão. "Se tenta combater a droga, prendendo traficantes, mas não se propicia opções de diversão aos jovens", alerta. Segundo Amadei, é preciso mostrar a eles que podem sentir prazer em atividades esportivas ou culturais, e não usando drogas. "A morte dele poderia ser um exemplo para que todos invistam nas crianças e adolescentes, para que outros jovens não terminem assim", concluiu. Mãe morreu queimada e padrasto assassinado - A mãe do adolescente S.O.S., Rosineide de Oliveira Santos, de 36 anos, morreu carbonizada em setembro de 2003. O corpo dela foi encontrado totalmente queimado dentro do barraco em que morava, em uma área de difícil acesso no bairro Maresias. A identificação dela foi feita pelo ex-companheiro, de quem estaria separada há três anos. Vizinhos contaram à polícia que, quando viram o barraco em chamas, ainda tentaram apagar, mas o fogo já havia consumido tudo. Eles ainda relataram que não chegaram a ouvir gritos. Nada sobrou do imóvel. Roseneide seria dependente de álcool e droga. Na noite anterior ao incêndio, ela teria chegado em casa muito embriagada no barraco, onde morava sozinha. Não é somente a mãe de S.O.S. que teve fim trágico. Um padrasto, que o teria criado, foi preso por tráfico de drogas e, segundo comentários no bairro, assassinado em troca de tiros com policiais. Parece que o pai biológico não o registrou. Em sua identidade, o nome do pai está em branco. Seus parentes mais próximos são duas irmãs, uma mais velha e outra mais nova, que moram em Maresias. S. nasceu em 11 de novembro de 1988, na cidade de Itabuna/BA, mas desde novo, uns 2 anos de idade, estaria em Maresias. O enterro dele aconteceria ontem no Cemitério Municipal de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Maratonistas de São Sebastião vencem circuito em Pinda

São Sebastião - Antônio Domingos Ramos e Tânia Aparecida Barbosa, dois atletas de São Sebastião, ganharam o 1° Circuito de Corrida de Rua do Colégio Objetivo na cidade de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. Ramos é maratonista há seis anos e já participou de 300 competições. O circuito foi dividido em cinco etapas. Os sebastianenses competiram com 250 atletas desde o começo, no dia 16 de janeiro deste ano. Na última etapa realizada neste domingo, os atletas percorreram um percurso de 10 quilômetros. "Eu agradeço a Deus por ter sido um ano de muitas vitórias para mim. Eu alcancei 15 conquistas", contou Ramos, orgulhoso. O atleta também disse que treina todos os dias para a 81ª Corrida de São Silvestre, no dia 31 em São Paulo. (Fonte: Imprensa Livre)

Festival de Futebol Natal Sem Fome arrecada 600 kg de alimentos

São Sebastião - O 2º Festival de Futebol Natal Sem Fome arrecadou 600 quilos de alimentos no final de semana no campo do Centro Comunitário do Jaraguá. O evento foi organizado pelo Esporte Clube Estrela do Mar de Jaraguá, com a participação de equipes do litoral. No sábado, o segundo quadro do time anfitrião empatou com o Cruz e Malta, de Caragua-tatuba, em 3 a 3. A partida agendada entre o primeiro quadro (time principal) das duas equipes não foi realizada.
No domingo, o time combinado da escolinha do professor Luiz Carlos Cardim, goleou o Estrela, na categoria infantil, por 7 a 1. A partida seguinte entre o tricampeão municipal, o Juventude e o Estrela do Mar, categoria veterano, terminou empatada em 1 a 1. O jogo entre a Câmara de São Sebastião e a de Ilhabela também terminou empatado em 3 a 3; mesmo placar do confronto entre Boiçucanga e Real Master, da Enseada. Na prova de honra outro empate: Canto do Mar 2, Pequeá, de Ilhabela, 2. “Compareceram cerca de 300 pessoas. Foi muito bom. Vai dar pra montar umas 14 cestas básicas. Vou alegrar o Natal de pelo menos umas 14 famílias e espero que 2006 seja melhor”, diz José Luiz Somma, presidente do clube, que agradeceu o secretário de Esportes Anthero Ventura Neto, que forneceu a premiação e a Prefeitura, representada no evento pelo vice-prefeito Paulo Henrique Santana. PH entregou as medalhas aos atletas. Os alimentos serão entregues no dia 23, com a presença da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, na igreja Santa Rosa de Lima, que repassará as cestas às famílias carentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Scarlet vence final da Copa Costa Sul de Futsal no feminino
Hoje, Juquehy e Costa Sul Bebidas disputam a última vaga para a final do masculino

São Sebastião - A equipe Scarlet de Boiçucanga deu um show na final Copa Costa Sul de Futsal e venceu na categoria feminina por 4 a 1 sobre as meninas de Cambury, no último domingo, 18. Depois de quase dois meses de competição, vencendo as equipes adversárias, o Scarlet se manteve superior durante todo o campeonato e levou a vitória. O Secretário Anthero Ventura esteve presente para entregar a premiação para as meninas vencedoras que brilharam na quadra. Já no masculino a decisão ainda está por vir. Juquehy e Costa Sul Bebidas disputam a última vaga para a final hoje, 20, às 20 horas. O vencedor da partida enfrenta o Estrela do Cascalho, na grande final. A data ainda não foi definida. A Copa agitou os moradores na região que garantiram uma média de 250 pessoas acompanhando os jogos por dia. Foram mais de 20 dias de jogos, um total de 70 partidas entre feminino e masculino, divididos em três disputas por dia. Participaram cerca de 516 atletas no campeonato que rendeu 934 quilos de alimentos revertidos para o Fundo Social de Solidariedade. Segundo o Chefe de Divisão de Esportes da Costa Sul, José Reis Jesus da Silva, o Reis, devido ao sucesso do campeonato este ano, na próxima edição a competição promete ser maior. “Com certeza mais equipes participarão da Copa e por isso já planejamos estender o tempo das disputas”. Todos os confrontos aconteceram no ginásio de Boiçucanga, durante os finais de semana, desde 4 de novembro. Além da prática esportiva e integração, o campeonato ajuda a famílias carentes, pois a cada jogo, o time doava um quilo de alimento por integrante. A Copa Costa Sul de Futsal é realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Esportes da Costa Sul, a premiação serão troféus e medalhas. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

De Ubatuba para o "Pânico na TV"

Ubatuba - No último domingo, dia 18 de dezembro, nosso Chef Luiz participou, pela terceira vez este ano, do programa "Pânico na TV" da RedeTV. Chef Luiz que trabalhou com Clodovil no programa "A Casa é Sua" da Rede TV e na TV Gazeta com Cátia Fonseca, está morando em Ubatuba onde tem promovido vários eventos.
A sempre criativa equipe do programa "Pânico na TV", propôs um desafio ao nosso Chef que cozinhasse utilizando-se do calor do motor de um carro. Seu talento foi mais uma vez comprovado com os pratos "Salmão com Alcaparras", "Camarão ao Molho de Cerveja" e "Cogumelos Shimejy com Ervas". Os apresentadores do programa, Emilio, Bola e Sabrina Sato, disseram que os pratos estavam uma delícia, enquanto encerravam o programa dando um banho de champanhe em todo mundo. "O Pânico" é tudo de bom". "Temos um bom relacionamento e virei sempre que me convidarem, com o maior prazer", declarou Chef Luiz que promete novos projetos para a televisão no próximo ano. (Fonte: ACIU)

Tortilhão é o campeão do dente de leite de Ubatuba em 2005

Ubatuba - A equipe do Tortilhão conquistou o título do campeonato da categoria Dente de Leite ao vencer o time do Auto Clean por 3 a 2. A partida foi decidida somente na prorrogação, após empate no tempo normal (2 a 2). O jogador Cainã abriu o placar para o time do Tortilhão; Wilton buscou o empate para o Auto Clean, mas Cainã voltou a marcar, colocando o tortilhão a frente do marcador de novo, mas Fernando voltou a empatar, levando a partida para a prorrogação. No tempo extra Danilo marcou para o Tortilhão, que segurou o placar até o final, garantindo o título de 2005. Na disputa pelo terceiro lugar, o Caju venceu o Pontual por 6 a 1. O artilheiro do torneio foi Alex Reinaldo, do Caju, com 13 gols e o goleiro menos vazado foi Luiz Felipe, do Tortilhão, que sofreu 12 gols no torneio.(Fonte: PMU)

Basquete infantil de Ubatuba é o melhor do Cone Leste

Ubatuba - A equipe de basquete infantil de Ubatuba conquistou o título da Liga do Cone Leste ao vencer Taubaté, na última quinta-feira, 15, por 62 a 61. A partida foi disputada em Jacareí e Ubatuba teve que mostrar superação para chegar ao título. No segundo quarto da partida a equipe do Vale, chegou a abrir 27 pontos de vantagem, mas o time de Ubatuba não perdeu a cabeça, equilibrou o jogo, e marcou a cesta da vitória quando faltavam 57 segundos para o final do jogo. O treinador Fábio Medeiros acredita que a equipe deve manter o ritmo no ano que vem. "Conseguimos montar uma boa base. Vamos agora priorizar os torneios regionais em 2006, pois estamos criando uma geração que vai trazer muitas outras alegrias ao esporte de Ubatuba", disse Medeiros. Para chegar ao título, Ubatuba venceu a primeira partida do play-off final por 49 a 43. Os jogadores que participaram da conquista são: Lucas Barroso, Daniel Romero, Alberto, Julio, Paulo Jr., Leonardo Donato, Leonardo Zen, Leonardo Getuba, Arthur, Robson e Fernando. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba se prepara para cuidar do lixo durante temporada

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras, está se preparando para realizar uma coleta de lixo eficiente durante a temporada. Durante o mês de janeiro, a cidade chega a ter cerca de 500 mil pessoas em alguns períodos. Em conseqüência disso, a média diária de coleta de lixo passa de cerca de 62 toneladas para 340. Para atender a toda essa demanda, o número de caminhões compactadores dobrou, bem como o número de coletores e braçais. A maioria dos bairros passará a ter coleta diária. Foram adquiridos 40 containeres novos, que serão instalados nas praias Grande e Maranduba. Já os antigos estão sendo revisados e redistribuídos por vários locais como a Praia do Lázaro, Ribeira, Tenório, Itaguá, Av. Rio Grande do Sul e Av. Iperoig, no Centro. O sistema de coleta seletiva continuará funcionando da mesma forma, passando duas vezes por semana em todos os bairros do município. O número de varredores de rua continuará o mesmo, fazendo a limpeza da orla desde o início da Praia do Itaguá, perto do cais, até a praia do Perequê-Açu e toda a região central. A empresa contratada pela Prefeitura, responsável pela coleta de lixo, fará também a limpeza da Praia Grande, Toninhas, Enseada e Perequê-Mirim, com a ajuda dos donos de quiosques. Os garis da Prefeitura atuarão em outras praias. (Fonte: PMU)

Bombeiros do Aeroporto de Ubatuba serão efetivados dia 22

Ubatuba - Os 16 homens da Guarda Municipal de Ubatuba que concluiram o Curso Elementar de Combate a Incêndio em Aeródromos (CECIA) de categorias 1 e 2, no mês de setembro, serão efetivados na próxima quinta-feira, dia 22. A cerimônia está marcada para às 9 horas no aeroporto Gastão Madeira. "Os bombeiros do aeroporto de Ubatuba foram capacitados pela Diretoria de Engenharia da Aeronáutica a cumprir as normas nacionais e internacionais de combate a incêndio e estão prontos a atender qualquer emergência em tempo hábil", disse Luiz Ayres, administrador do aeroporto."O tempo resposta (tempo para a chegada ao local do acidente a partir do momento do acionamento) está dentro dos padrões requeridos", completou Ayres. O Governo do Estado entra como parceiro da prefeitura de Ubatuba, através do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), oferecendo equipamento de proteção individual e uma viatura Land Rover, que utiliza espuma especial de combate a incêndio, pó químico e água. A instalação de um grupamento contra incêndios é um pré requisito para o aeroporto operar linhas regulares e de fretamento. Serão efetivados bombeiros de aeródromo os guardas municipais Clodoaldo Alves dos Santos, Luiz Cláudio de Carvalho, Adilson José Francisco dos Santos, Anderson Aprígio de Araújo, Rogério Ramos dos Santos, Carlos Henrique Pereira, Flávio do Rosário, Alex Sandro dos Santos, Ademir de Oliveira, Valmor Mariano Ballio, João Barbosa Correia, Nerli Aparecido de Souza, Valdeci Antunes de Oliveira Sá, Rubens Barbosa, Luciano José Ferreti e Marcelo Fernandes Pape. (Fonte: PMU)

Ginástica e dança emocionam público e ajudam Santa Casa de Ubatuba

Ubatuba - A ginástica e a dança encheram os olhos das quase mil pessoas que foram ao Ginásio de Esportes Tubão nos dias 16 e 17 deste mês. Na sexta feira, 16, a Jê Academia mostrou ao público as coreografias campeãs dos Jogos Regionais e da Ginastrada. O público acompanhou até o final, aplaudindo efusivamente cada número. O encerramento com a Lira Padre Anchieta e o concerto de Natal emocionou a todos. A Academia Biodance também promoveu um belo espetáculo no sábado, 17, apresentando coreografias de ginástica olímpica e artística, dança e artes marciais. As coreografias mais aplaudidas foram Do ventre te escolhi, Fantástico e A arte de fazer sorrir. A Filc Flac academia de Taubaté foi convidada e apresentou três coreografias. O prefeito Eduardo César, presente ao evento, entregou uma homenagem à ginasta Munique Couto Munch, que representou Ubatuba nos Jogos Regionais e conquistou o bronze por equipes. Alimentos para Santa Casa - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Maria Montemor César entregou 442,5 quilos de alimentos à Santa Casa de Ubatuba, nesta segunda-feira, 19. Os alimentos foram arrecadados no 1º Festival de Ginástica e Dança da Academia Biodance, realizado no dia 17. "Agradeço a iniciativa da direção da Biodance, que proporcionou diversão de qualidade e ao público de Ubatuba que foi ao Tubão e colaborou com a Santa Casa", disse a primeira-dama. (Fonte: PMU)

Comerciante assassinado no Araribá

Ubatuba - Um comerciante, conhecido por Bento, foi assassinado na noite de domingo, na Estrada Araribá. A Polícia Militar atendeu o caso, conseguindo informações de uma pessoa que alegou ter visto dois desconhecidos discutindo na rua e em seguida ouviu três tiros. Ao verificar a vítima estava caída no chão e o outro que estava com ele já não se encontrava no local. O comerciante chegou a ser socorrido com vida, mas morreu logo depois de dar entrada. Ele não teria parentes em Ubatuba. O crime foi registrado na delegacia da cidade, que apura o motivo e autoria.(Fonte: Imprensa Livre)

Papai Noel antecipa visita às crianças da FUNDAC e do projeto Sol Nascente

Ubatuba - O Natal das crianças do abrigo da FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba), acontece nesta quarta-feira, 21. O Clube das Acácias preparou a festa para as 36 crianças do abrigo, que receberão a visita do Papai Noel, com direito a lanches e refrigerantes. Cada criança do abrigo foi apadrinhada por uma pessoa, que estará na hora da entrega do kit, composto por roupa, calçado e um presente. O Natal no abrigo da FUNDAC acontece à partir das 15 horas. Natal no Sol Nascente - As 54 crianças do projeto Sol Nascente, da Secretaria de Assistência Social, comemoram o Natal na quinta-feira, 22. A festa acontece no auditório da E.M Padre Anchieta, à partir das 18 horas e terá muitas atrações, como a apresentação de um grupo de flautistas infantis e também das crianças do Sol Nascente, que prepararam apresentações especiais. Além das crianças, as famílias foram convidadas para participarem da festa, que terá surpresas para todos. (Fonte: PMU)

Professores concluem curso de linguagem de sinais em Ubatuba

Ubatuba - O auditório da E.M. Padre José de Anchieta foi palco, no dia 15, da formatura da primeira turma de professores da rede municipal de ensino que concluiu o curso de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Trinta professores concluíram o curso, que teve duração de sete meses. As aulas, que ofereceram uma base inicial a educadores e profissionais para receber os alunos com necessidades especiais auditivas, foram ministradas pela pedagoga Ruth de Cássia Doblado.
“O primeiro passo foi dado. Os alunos agora terão uma atenção especial, sem contar que outras crianças podem se interessar, aprendendo também a linguagem”, analisa a coordenadora do ensino fundamental Cristiane Gil. (Fonte: PMU)

Morro das Moças realiza melhorias em parceria com a Prefeitura

Ubatuba - A Associação dos Moradores do Morro das Moças realizou, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, o levantamento de nível da rua Astrogilda Cintra Conceição, esquina com a Rua José Pedro dos Santos. Foram feitas também, canaletas de escoamento de água. Antes dessa obra, que foram realizadas no último sábado, dia 17, as águas das chuvas estavam inundando as casas da rua de baixo. Segundo o presidente da Associação, Jorge de Paula, mais conhecido como “Jorjão Leiteiro”, a Prefeitura cedeu o material e a comunidade realizou as obras. “O prefeito Eduardo César foi lá pessoalmente e viu os problemas do bairro. Esta semana está sendo feita limpeza e pintura de guias e postes no bairro. Para o ano que vem, está sendo programada a colocação de tubulões e paralelepípedos para calçar o final de mais duas ruas. Essa parceria da comunidade com a Prefeitura é muito importante. Aos poucos, nós estamos deixando nosso bairro arrumado e bonito.” (Fonte: PMU)

Silop conquista o municipal de futebol feminino

Ubatuba - A equipe da Silop venceu o campeonato de futebol feminino de Ubatuba ao bater a equipe do Itaguá pelo placar de 2 a 1, no último domingo, 18. A partida disputada no Estádio Ciccillo Matarazzo teve lances emocionantes. Carla abriu o placar para a equipe da Silop, porém Patrícia, de falta, empatou a partida, finalizando o primeiro tempo em 1 a 1. Na etapa final a estrela de Carla voltou a brilhar e numa cobrança de escanteio deu a vitória ao time da Silop, que teve também a goleira menos vazada (Marília 3 gols) e as artilheiras (Meire e Camila, 4 gols). A equipe campeã contou na final com as atletas Marília, Kilza, Nice, Gabriela, Lena, Lila, Carla, Rafaela Tati e Meire. Também fizeram parte da campanha vitoriosa as jogadoras Ludmila, Anderssa, Camilinha, Nádia, Andréia, Leila e Carol. O treinador da Silop, Miltinho, enalteceu a garra do time. “As meninas atuaram com vontade desde o início do torneio e a vitória na final foi a coroação de um trabalho sério, desenvolvido com determinação e amor”, comemorava o treinador campeão. Na decisão pelo terceiro lugar, a equipe do estrelinha venceu nos pênaltis o CERE Itamambuca após empate em 1 a 1 no tempo normal. (Fonte: PMU)

Bairro da Ressaca recebe área de lazer

Ubatuba - A Praça do Campinho no bairro da Ressaca está sendo entregue à comunidade totalmente remodelada. Agora a praça oferece além do futebol, uma quadra de vôlei e também uma quadra de Street Ball (basquete, com apenas uma tabela, para jogos um-a-um ou equipes de três atletas). O espaço ainda vai ganhar três mesas-tabuleiros para jogos de damas ou xadrez. As quadras e o campo já podem ser utilizados. A reforma do espaço foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Obras de Ubatuba e as empresas O Madeireiro e J.A.J. que também colaborarm na execução da obra. (Fonte: PMU)


SEMANA DE 23/12 A 29/12/2005

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"KING KONG"
ÁS 14:00 HS - 17:30 HS - 21:00 HS
Nos dias 24 e 31/12 não exibiremos o filme da sessão das 21:00 hs.
Dias 25/12 e 1/1 iniciaremos as sessões ás 17:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"AS CRÔNICAS DE NÁRNIA : O Leão , A Feiticeira e o Guarda - Roupa"
ÁS 14:00 HS - 16:30 HS - E 19:00 HS.

"HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO"

ÁS 21:30 HS .
Nos dias 24 e 31/12 não exibiremos o filme da sessão das 21:30 hs.
Dias 25/12 e 1/1 iniciaremos as sessôes ás 16:30 hs.

cineporto@hotmail.com

 

 

Ação Litoral
 
Opinião Topo

Ainda as bicicletas
Fernando Pedreira

A sociedade organizada tem grande poder, 40 comerciantes convocaram o prefeito, apesar de não terem comparecido quando convocados e conseguiram adiar a implantação. No jantar da Associação Comercial conversei com algumas pessoas e percebi nas "entrelinhas" de suas argumentações a preocupação com a retirada de seu conforto pessoal, ou seja, saio de casa em cima da hora e estaciono na porta de meu estabelecimento.
Supondo agora que a "Associação dos Ciclistas de Ubatuba" fosse ao encontro do prefeito com uma turminha de cem pessoas e exigisse a implantação no prazo determinado uma vez que gostariam de seu conforto para suas compras de Natal, afinal ciclista também compra, ou melhor, aqueles que tem carro normalmente deixam para fazer suas compras ou na 25 de Março ou nos shopings quando vão a Sampa. Caso contrário a Associação Comercial não faria a campanha que está fazendo, pois fica difícil de acreditar que alguém saia de sua cidade para ir fazer compras de bicicleta. Como ficaria a situação do prefeito? Faz-me lembrar de um juiz de uma vara de família, procurado por um cidadão em separação litigiosa, após as argumentações disse "o senhor está com a razão". Em seguida a esposa entrou e após suas argumentações o juiz disse "a senhora está com a razão". Indignado seu assecla colocou: "meritíssimo, o senhor acaba de dar razão para as duas partes do mesmo processo". E o meritíssimo após 3 segundos olhando seu interlocutor nos olhos respondeu "sabe que o senhor está com a razão?".

Fernando Pedreira
Maranduba - Ubatuba - SP
 

Poesia Topo

Feliz Natal
O marulho das ondas
Entra pelas portas abertas
Da Igrejinha de São João
Na Praia da Fortaleza
E embala o menino Jesus
Que dorme tranqüilo
Em uma cesta de timbopeba
Dentro de uma casinha de pau-a-pique.
Os anjinhos curiosos
Com asas de penugem de galinha
Vigiam o sono do menino.
As ovelhas, a vaquinha
E o burrinho pastam
Em um chão de musgos.
Baltazar, Belquior e Gaspar
Andariam mais mil quilômetros
Pela importância e beleza
Do momento.
Nossa Senhora e São José
Apreciam o conjunto,
Um verdadeiro brinco,
E abençoam o mundo
Neste natal de 2005.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

EVENTO NOTA "10" - No último dia 16, tivemos em nosso pátio de obras um evento que marcou este ano de 2005. Pode-se dizer que a Magic Paula fechou com chave de ouro o ano transmitindo exatamente aquilo que queríamos ouvir. Finalmente os funcionários públicos foram lembrados como gente, com dignidade e respeito. Em conversas com uns e outros, posso garantir que aprovação foi geral. O exemplo de amadurecimento ocorreu exatamente na hora em que houve a pane no sistema de som. Foram quase 20 minutos tentando se resolver o problema, no entanto ninguém arredou pé e houve um comportamento até atípico nestas situações: "Todos permaneceram nos seu devidos lugares como se nada estivesse acontecendo naquele instante". Isso foi o bastante. Sanado o problema, a resposta veio em seguida com uma salva de palmas o que demonstrou claramente que os que ali se encontravam tinham interesse em descobrir o segredo dos que vencem na vida. Em outras épocas teria saído uma tremenda vaia e cadeirada pra tudo quando é lado. Acho o objetivo foi atingido. Nós dependemos dos munícipes, que por conseguinte dependem de nós. Então, por que não unirmos forças para colocar a cidade em posição de destaque, como foi explanado pela campeã Paula, uma vez que a outra parte a natureza já o fez ? A Administração Pública Municipal está de parabéns, foi bastante feliz na escolha deste evento e esperamos que outros do mesmo nível possam acontecer. Quanto aos marreteiros de plantão, estes devem continuar a sua luta árdua de criticar sem saber o que nem pra que, enquanto a cidade se desenvolve sem que eles percebam. Mas a verdade é que 2006 vem ai com muitas realizações e desafios que com certeza serão vencidos com luta e garra de gente que trabalha sempre com o pensamento de melhorar e elevar o nome de Ubatuba. Contem conosco! Feliz 2006 para todos !

Mauricio O Costa
Ubatuba, SP


Coquetal da Esperança - Mais um ano se passou e a expectativa da temporada é no mínimo de muita ansiedade. Porém neste momento nada mais há para se fazer além de lamentar o estado caótico das ruas de nossa região, a total falta de organização das praias, a presença marcante dos comércios clandestinos, os ônibus de turismo de um dia, também clandestinos que encontram guarida nas ocupações irregulares em áreas de preservação permanente e comercialização de senhas que seriam facilmente detectadas desde que houvesse interesse, etc. etc. temos que aguardar, trabalhar, rezar e desejar boas festas e um FELIZ ANO NOVO. Na quarta feira o rescaldo nas cinzas, após incêndio inevitável. Apenas o rescaldo, não podemos mais nos propor a apagarmos incêndios.Aproveito então para oferecer a todos aqueles que de uma forma ou de outra são responsáveis pela situação citada um coquetel especial para brindarmos juntos, anotem a receita:
Uma boa porção de CORAGEM
Outra de OUSADIA
Mais uma de AMBIÇÃO
Um bom pedaço de METAS
Uma bela salpicada de OBJETIVOS
MUITOS PROJETOS
Uma bela dose de PLANEJAMENTO
Bastante DIÁLOGO (principalmente com os amigos, não aqueles que agradam aos ouvidos, mas aos que dizem o que sentem).
Ao contrário de outros este deve ser colocado em camadas, não misture, coloque então uma grande quantidade de CAPACITAÇÃO e outra de AÇÕES.
Umas sementinhas de Romã no cofrinho e não vai faltar dinheiro, a sementinha de romã é milagrosa. FELIZ ANO NOVO.

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

PORQUE É NATAL - Há aproximadamente dois meses atrás, Fundart e Igreja Matriz firmaram um acordo para que se preparasse uma peça musical natalina a ser apresentada no último sábado, anterior ao Natal, no interior da Matriz. A empreitada reuniu mais de 80 pessoas, dentre as quais cerca de 50 crianças, oriundas, em sua maioria, de famílias humildes. Da Fundart veio o Coro Infanto-Juvenil do bairro da Estufa I, o Coro Infantil da Escola Anchieta e o Sexteto de adultos do Coral da Fundart; do Ipiranguinha veio o Coro Infanto-Juvenil do Gaiato (instituição que atende famílias em situação de risco social); vieram todos os músicos da Lira Padre Anchieta; sem contar pais, monitores, professores, funcionários da Fundart, ônibus da Prefeitura para transportar todo mundo e gente que sempre aparece para ajudar. SÁBADO, 17 – ENSAIO GERAL ÀS 9 HORAS DA MANHÃ: crianças chegando, músicos afinando seus instrumentos, o regente Valdeci já vislumbra o que será o grande concerto, com cada grupo de crianças entrando por um lado da Igreja cantando sua parte, chapeuzinhos de papai Noel na cabeça, encenação do presépio, final apoteótico ressoando na abóbada pensada arquitetonicamente, desde a Idade Média e Renascimento, para ecoar música coral. Para abrir espaço e acomodar todos os artistas, foram afastados quatro bancos da Igreja e o grupo foi surpreendido pela intervenção do pároco local, que afirmava não ser possível mexer nos bancos. “- Pai, corre pra cá, o padre expulsou todo mundo da Igreja, não vai mais ter apresentação!”, foi o que meu filho de 10 anos me falou ao telefone. O concerto aconteceu - foi lindo, emocionou a todos - mas na praça, sem muito do que foi pensado desde Handel, conclamando os fiéis a se unirem num ideal de paz e fraternidade. (Adeste, fidelis!). Fosse com empresas, haveria quebra de contrato, mas trata-se de uma instituição religiosa e uma fundação cultural, então o ocorrido toma proporções maiores. Como agravante, é tempo de Natal, o que desperta e relembra a todos a irmandade entre os homens e os povos. A Igreja Católica, como todas as religiões cristãs, é difusora desses preceitos, e, ao tentar impedir a realização do evento mais do que prejudica o trabalho dos músicos, frustrando e decepcionando a todos aqueles meninos e meninas. Acompanhei toda a preparação do concerto como membro do coro adulto, e vi no ônibus toda a ansiedade dos meninos, entre eles o meu filho. “_ Pai, corre pra cá...” – meu filho teve para quem ligar, os outros, “que vão reclamar ao bispo”. Tempos difíceis estes em que pessoas sobem em um banquinho e se consideram “otoridade”.Tempos muito difíceis pois os banquinhos estão cada vez mais baixos para se adequarem a usuários cada vez menores. Jesus, o aniversariante do dia 25, talvez tivesse que modificar sua fala, ao visitar a Igreja Matriz de Ubatuba: “Vinde a mim as criancinhas... desde que não mexam nos bancos da Igreja”.

Robinson Sandin
Ubatuba, SP
 


Bens tombados
– Os prédios do Casarão do Porto (FUNDARTE), da Câmara Municipal e agora também o da Igreja Matriz, juntamente com o Cruzeiro fincado na praia Iperoig, ao lado da velha amendoeira, são tombados pelo CONDEPHAAT. Apesar disso a prefeitura de Ubatuba fixou uma placa de avantajadas dimensões entre o Cruzeiro e a Matriz, anunciando a edificação de um centro de convivência “FEIRA HIPPIE”, como se pretendesse erigir essa obra naquele local. Ora, a Lei n. 10.774, de um de março de 2001, diz no seu artigo primeiro que “os bens tombados ou protegidos pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT, não poderão ser objeto de quaisquer intervenções ou remoções sem a prévia autorização do órgão competente”, e acrescenta no parágrafo único que “consideram-se intervenções especialmente as ações de destruição, demolição, mutilação, alteração, abandono, reparação ou restauração dos bens, bem como a execução de obras irregulares.” Além do mais, nenhuma obra poderá ser executada dentro da área envoltória de 300 metros do entorno de bens tombados, sem prévia autorização do CONDEPHAAT. No caso em tela, as áreas envoltórias do casarão da FUNDART, da Igreja Matriz, do Cruzeiro e a do prédio da Câmara, se sobrepõem umas às outras, de modo a constituir na orla da praia Iperoig, uma considerável área restrita para intervenções urbanísticas, impondo limitações administrativas, civis e até penais, sobre a ocupação e o uso do solo no entorno desses bens protegidos. Uma indagação que não cala, diz respeito aos conselhos municipais. Foi criado o Conselho Municipal de Desenvolvimento, o de Turismo e o de Meio Ambiente. Porque esses conselhos não foram instalados, convocados e ouvidos? As questões notoriamente controvertidas deveriam ser submetidas à apreciação deles por ordem do prefeito. Afinal, eles existem exatamente para esse fim. Quanto à anunciada obra descrita na placa que enfeia a orla do centro, cabem algumas considerações. O CONDEPHAAT reabriu o processo no qual, em data recente, aprovou a edificação da obra anunciada. Quando daquela aprovação, a Igreja Matriz e o Cruzeiro não haviam sido tombados. Será que a prefeitura irá, agora, se contrapor à lei estadual? Ousará tocar o sagrado Cruzeiro da Igreja Matriz? Com motosserra de cinco HP, colocará abaixo a centenária amendoeira, cuja sombra conforta a estatua de Anchieta, como comentam alguns? São perguntas para as quais os munícipes desejam respostas, antes que estas ações sejam postas em prática, pois obras embargadas e sob julgamento não melhorarão o já sofrível aspecto de Ubatuba.

Thomas De Carle
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Quadro de Bigodinho - Juliano Gregori

Quadro de Bigodinho
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor