Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 29 de dezembro de 2005 - Nº 1431 Edições Anteriores

Mary´s Chalés Pousada das Cachoeiras Buffet Giorgio

Região
Cetesb aponta 13 praias impróprias para banho
Movimento nas praias surpreende o comércio
Dicas de Segurança
Reforço da PM é insuficiente para impedir assaltos no Litoral Norte
Atrativos e bom tempo lotam de turistas as praias da regiã


Caraguatatuba
Caraguá tem programação variada de shows em janeiro
Fundacc abre inscrições para oficina de empapelamento
Caraguá abre o 3º Salão Oficial de Arte
Caraguá espera 500 mil pessoas no Reveillon
Projeto DiverCidade terá lazer e diversão

Ilhabela
Sobe para sete o número de praias poluídas em Ilhabela


São Sebastião
São Sebastião terá R$ 10 mi a mais de verba
Boiçucanga ganha sistema de iluminação
Curso ajuda adultos a voltarem ao mercado
São Sebastião ganha ônibus de surfistas
Balsa demora 2 h e estrada fica cheia
Prefeitura de São Sebastião intensifica coleta seletiva durante a temporada
Projeto Lazer Cidadão abre inscrições para curso profissionalizante de informática
Sectur promove teatro nas férias escolares
Prefeitura garante infra-estrutura a turistas e moradores durante Réveillon
Ainda existem vagas para os comerciantes locais nas barracas da Festa do Padroeiro
Sob protestos, Câmara vota hoje reforma do Estatuto do Servidor
Equipes de fiscais ficarão alojadas em escola na Costa Sul
Forasteiro vai pagar mais caro para abrir comércio em São Sebastião
Projeto Lazer Cidadão abre inscrições para curso
Falta d’água: moradora reclama e Sabesp desconhece problema


Ubatuba
Parceria garante praia limpa
Ubatuba cadastra guardadores de carros
Para Procon e Prefeitura, taxa é ilegal
Quiosques de Ubatuba cobram consumo mínimo revoltam turista
Vereador Charles Medeiros, SABE e Executivo, viabilizam melhorias para o bairro da Estufa.
Prefeito de Ubatuba recebe título de cidadão sebastianense
Ubatuba terá queima de fogos no Reveillon
Fundart realiza exposição tripla em Ubatuba
Santa Casa de Ubatuba agradece aos colaboradores
Funcionários da Santa Casa de Ubatuba agradecem apoio
Intervenção da Prefeitura traz benefícios para a Santa Casa de Ubatuba
Assistência Social auxilia guardadores de carros a regularizar documentação
Ubatuba se prepara para receber Crianças do Projeto Interior na Praia
Projeto Sol Nascente inicia programação de férias
Bar é fechado em Ubatuba por desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente


Seções
Opinião
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Cetesb aponta 13 praias impróprias para banho

Litoral Norte - O último boletim de balneabilidade do ano, divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), classificou 13 praias como impróprias para banho na região --sete delas em Ilhabela. Estão inadequadas para os banhistas, de acordo com a empresa estatal as seguintes praias: Indaiá (Caraguatatuba), Porto Grande (São Sebastião), Itaguá, Lázaro, Perequê-Mirim e Santa Rita (Ubatuba), Pinto, Sino, Saco da Capela, Siriúba, Itaguaçu, Perequê e Portinho (Ilhabela). (Fonte: ValeParaibano)

Movimento nas praias surpreende o comércio

Litoral Norte - A temporada de verão promete ser uma das mais movimentadas dos últimos dez anos, segundo previsão dos comerciantes do Litoral Norte.
Desde segunda-feira, a presença de turistas nas praias já surpreende os proprietários de quiosques, restaurantes e bares à beira-mar.
Ontem, as principais praias apresentaram movimento intenso de banhistas durante todo o dia.
O tempo bom obrigou os salva-vidas a trabalhar em dobro. Na praia de Maresias, em São Sebastião, o Salvamar fez oito operações.
Na Barra do Sahy, o helicóptero Águia, da PM, fez o resgate de um turista que sofreu uma queda na costeira. Na Praia Grande, em Ubatuba, segundo o Salvamar, foi grande o número de crianças perdidas dos pais nas areias.
O presidente da Associação de Quiosques de Caraguá, Mozzart Russomano, disse que a temporada começou bem.
"Se o tempo continuar firme teremos um movimento turístico dos maiores", disse. Russomano afirmou que o mês de dezembro já registra um movimento comercial 10% superior ao mesmo período no ano passado.
Em Ubatuba, o presidente da Associação de Quiosques, Carlos Roberto Lago, disse que a presença de banhistas na praia ontem surpreendeu.
"Acredito que o movimento comercial nesta temporada será de 20 a 30% maior que a do ano passado",disse. (Fonte: ValeParaibano)

Dicas de Segurança

Litoral Norte - Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso da casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos minutos, pois os assaltantes se aproveitam destes descuidos
- Procure proteger as janelas e vitrôs basculantes com grades sólidas, preferencialmente, no lado interno
- Proteja a porta da cozinha e a sala dos demais cômodos da casa trancando as portas intermediárias. Estatísticas mostram que arrombamentos são mais frequentes nos acessos dos fundos das casas
- Não guarde grandes valores em casa
- Pela manhã, ao acordar, fique atento à presença de estranhos nas imediações da casa, principalmente, nos momentos de saída e chegada. Roubos a residência têm grande incidência nos horários das 7h às 9h e das 18h às 20h
- Mantenha sempre a mão os telefones de emergência da PM
- Não confie a empregados todas as chaves da casa, mas somente as necessárias ao ingresso nas dependências da cozinha. Procure isolar a parte interna da residência (dormitórios) do restante da casa
- Não admita a entrada de estranhos. As credenciais de carteiro, leitor de hidrômetro, entregador de gás, funcionários de companhias de telefone e de energia devem ser examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone
- Quando estiver só na casa, evite receber encomendas não esperadas. Peça ao entregador que volte em outro horário e avise um vizinho, por telefone, para que observe o recebimento da encomenda
- O uso de cães é aconselhável. Se o cão for adestrado, deixe-o fora da casa. Se for de estimação ou pequeno porte, o animal deve permanecer dentro da residência, principalmente, na área dos fundos
- Em caso de assalto, procure ficar calmo, não tente dialogar ou discutir com os criminosos e não os encare diretamente, mas procure memorizar suas características pessoais, maneiras e trajes. Sobretudo, não reaja. (Fonte: ValeParaibano)

Reforço da PM é insuficiente para impedir assaltos no Litoral Norte
Em Ubatuba, roubo em casa de turistas ocorreu a duas quadras da delegacia

Litoral Norte - Quatro casas foram assaltadas no Litoral Norte entre terça-feira e a madrugada de ontem, mesmo com o forte esquema de segurança empregado pelas polícias Civil e Militar na temporada de verão.
Em um dos casos, em Ubatuba, os ladrões roubaram uma residência a cerca de duas quadras da delegacia. O assalto ocorreu na Avenida Cunhabebe, no centro da cidade, às 22h30.
Na ação, quatro turistas de São Paulo foram rendidos por três criminosos que invadiram a casa armados com revólver. As vítimas foram amarradas e trancadas em um dos quartos.
Foram levados pelo grupo celulares, roupas e outros objetos. Após o crime, parte dos turistas retornaram à capital. No momento do roubo, quatro pessoas estavam na casa.
"Ao todo, eram 14 adultos e quatro crianças. Metade foi embora depois do que aconteceu. O policiamento está voltado para a orla, mas no bairro está precisando melhorar", disse Alexandre da Silva Thiago, 28 anos, uma das vítimas.
Os outros crimes ocorreram em São Sebastião e Ilhabela. Em cada cidade, foram registrados dois assaltos a residências entre a noite de anteontem e a 1h de ontem.
PICO- O comandante da PM da região, coronel Sérgio Teixeira Alves, afirmou que houve um "pico" de ocorrências de roubo a residência entre a noite de terça-feira e a manhã de ontem.
"O batalhão está tomando as providências, que são policiamento ostensivo e também a distribuição de folders para a população com dicas de como evitar esses crimes (veja quadro nesta página). Não é um número grande (de assaltos), mas não é normal", disse.
Segundo o comandante do CPI1-1 (Comando do Policiamento no Interior), a extensão territorial e o elevado número de casas no Litoral Norte dificultam a ação da PM.
Na Operação Verão, que começou anteontem e se estende até o dia 31 de janeiro, a região recebeu reforço de 462 PMs. Com o reforço, o número de PMs atuando nas cidades do litoral aumentou para cerca de 1.000 homens.
INVESTIGAÇÃO - A delegada seccional de São Sebastião, Elaine Biazolli, disse que os casos de roubo a residência são investigados pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e pela delegacia da área.
"Muita gente (criminosos) não é daqui e se aproveita (do movimento) na temporada", disse. Na Operação Verão da Polícia Civil, que acontece até 1º de março, serão empregados 243 policiais.
Cerca de 1.000 PMs estão envolvidos na Operação Verão no litoral Ao todo 243 policiais civis estão empregados na temporada de verão. (Fonte: ValeParaibano)

Atrativos e bom tempo lotam de turistas as praias da região

Litoral Norte - A cada dia que se aproxima da virada do ano, mais pessoas vão chegando à região. O trânsito já está lento em vários momentos do dia, principalmente pela manhã e no final da tarde. A SP-55, no trecho entre Caraguatatuba e São Sebas-tião, apresentou vários pontos de lentidão durante o dia, com alguns períodos de pico.
Esses momentos mais críticos ocorreram quando os turistas iam ou retornavam do grande atrativo do litoral: a praia.
Com um tempo bom, com muito sol, a maioria dos turistas e moradores que estavam de folga aproveitaram o dia para ficar na praia. Mas o aumento no tráfego de veículos muda a rotina de muitos moradores, que acabam utilizando esse período para ganhar um dinheiro extra. Em São Sebastião esse é o caso de muitos moradores, que estão vendendo frutas na beira da pista.
Conforme explicou José dos Santos, essa atuação segue um pouco o ditado “unir o útil ao agradável”. “Tenho o produto (as frutas) e os compradores, por isso posso ganhar dinheiro sem precisar ir muito longe de casa”, explicou.
Assim como Santos, muitos ambulantes aproveitam essa época do ano para trabalhar, uma vez que muitos estão desempregados. Wilson Dias de Oliveira, 25 anos, estava sem trabalho desde março de 2005. Ele conta que com a chegada da temporada pretende ganhar um pouco de dinheiro até conseguir um novo emprego.
Ele está trabalhando para uma revendedora de sorvetes e diz que nessa primeira semana tem tido bastante retorno. “Não dá para ganhar muito dinheiro, mas com o sol quente consigo vender bastante e acredito que em dois ou três meses terei uma renda”, acrescentou.
Para Ana de Assis, moradora de São Paulo, a presença desses vendedores é boa, pois dá certa comodidade a quem está aproveitando a praia.
“Costumo comprar produtos de ambulantes porque é mais cômodo. Venho para cá com as crianças e elas sempre querem sorvete ou refrigerante. Ter eles aqui facilita, apesar de às vezes os preços serem mais altos”, destacou.
Antonio Camargo Freitas, morador de Campinas, veio para o litoral com a família. Ele é adepto da economia no passeio e diz que prefere trazer o lanche para a praia.
O turista fala que vai ao supermercado antes de sair para a praia, compra os lanches e bebidas e os leva para a praia. Apenas as bebidas são compradas às vezes no local. “Acho que os produtos da praia são um pouco caros, então prefiro trazer tudo para cá”, completou.
Mas não são apenas os produtos alimentícios que são encontrados na praia e principalmente na temporada. Ontem, por exemplo, vários ambulantes percorriam pelas praias da Costa Norte de São Sebastião vendendo redes. Nilton dos Reis, que é natural da Bahia e está há quatro meses em São Paulo, disse que a tarefa não é fácil, mas que sempre tem alguém que acaba comprando.
“É complicado vender esse tipo de mate-rial, principalmente na hora de carregar todas as redes, mas preciso trabalhar e essa época é boa para vender”, definiu.
Na questão da mudança de rotina, não só o trânsito e as praias estão sofrendo alterações nos últimos dias.
O transporte coletivo também está alterado, já que muita gente tem utilizado para se deslocar para a praia. Os ônibus, que antes eram utilizados por estudantes e trabalhadores, agora dão vez a pessoas com roupa de banho e acessórios para a praia.
Iara Martins, que mora na cidade de Suzano, chegou terça-feira a Caraguatatuba e ontem resolveu conhecer a Praia do Arrastão, em São Sebastião. Ela veio ao litoral de ônibus, então precisa de deslocar de coletivo. “Estou de férias e quero aproveitar o verão.
Não é porque estou sem carro que não posso conhecer vários pontos do Litoral Norte”, argumentou.
Os atrativos em cada praia são únicos e atraem pessoas de variados gostos.
A praia da Enseada, na Costa Norte, que não é muito indicada para banho, tem sido a atração de quem praticam o kitesurf. Antes era possível encontrar esses esportistas aos finais de semana na praia, mas agora a presença deles é mais freqüente, incluindo os dias de semana.
O pequeno Tiago de Abreu, 7 anos, fez questão de ir para praia das Palmeiras, em Caraguatatuba, para empinar uma pipa.
O garoto mora em apartamento em São Paulo e segundo o pai, aguardava há mais de um mês para poder curtir a pipa numa região mais livre de postes e fios elétricos. “Ele não via a hora de chegar aqui em baixo para poder brincar com a pipa”, explicou o pai, Armando Abreu.
Em Caraguatatuba, as praias também estão com movimento acima do normal. Uma das mais freqüentadas é a Martin de Sá, que ontem teve movimento intenso durante todo o dia. Muitos jovens têm aproveitado as atrações oferecidas por promoções de emissoras de rádio e dos quiosques, que tiveram aumento no movimento.
Na região Central, a praia também recebeu visitantes e alguns aproveitam para jogar futebol de areia, esporte bem conceituado na cidade, por sua estrutura.
No final da tarde é comum, em ambas as cidades, encontrar muitas pessoas fazendo caminhadas ou andando de bicicleta. “Venho anualmente para o litoral.
Gosto de aproveitar a praia durante o dia e caminhar ou pedalar à noite. Aqui tem um ar puro, muita natureza, o que me renova para o próximo ano”, definiu a turista Fernanda Siqueira, de Itajubá, Minas Gerais. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá tem programação variada de shows em janeiro
Entre as próximas atrações estão Planta e Raiz, Mika 7, Rasta Pé, Jeito Moleque, Marcelo D 2, Tolerância Zero, Bocaloka, Ousadia de Viver, Maurício Manieri, Felipe Dylon e outros.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e em parceria com a Friends Eventos, continua com uma programação intensa em janeiro com o Caraguá Music Festival, agradando os mais variados gostos musicais na Praça de Eventos, durante toda a programação até o dia 28 de janeiro.
Após as apresentações de Cidade Negra, Batom na Cueca, Fórun e bandas regionais, a animação em Caraguá ficará por conta das bandas Planta e Raiz junto com Raízes Rasta, no dia 1º; Mika 7 e Amizade Verdadeira, no dia 2; Rasta Pé e Canela de Ema, no dia 3; Jeito Moleque e Maneirada, dia 4; Marcelo D 2 e Tolerância Zero, dia 5; Bocaloka e Ousadia de Viver, dia 6; Maurício Manieri e Banda Sofisma, dia 7; Felipe Dylon, dia 8.
Na semana seguinte, a partir do dia 10, a programação do Caraguá Music Festival continua, com shows variados que passam pelo rock, axé, forró, reggae, pagode, samba, sertanejo, pop rock, funk, hip hop. (Fonte: PMC)

Fundacc abre inscrições para oficina de empapelamento
A Fundacc está abrindo vagas para o curso de empapelamento, das oficinas culturais. As aulas são gratuitas e terão início no dia 9 janeiro, em Caraguá

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a partir do dia 2 de janeiro de 2006, estará abrindo inscrições para o curso de empapelamento, das oficinas culturais da Fundacc.
O curso será realizado gratuitamente, entre os meses de janeiro e fevereiro, na sede das oficinas, na rua Santos Dumont nº 140, no Centro de Caraguá. As aulas acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, com previsão de início para o dia 9 de janeiro. As inscrições estarão abertas no dia 2 de janeiro. Participe da cultura de sua cidade. Faça parte! Informações e inscrições na Fundacc, na rua Santa Cruz, nº 396, no Centro de Caraguá. Tire suas dúvidas pelo telefone (12)3883-7555.(Fonte: PMC)

Caraguá abre o 3º Salão Oficial de Arte
O objetivo do Salão Oficial de Artes é premiar os artistas que se destacam pela qualidade, contemporaneidade e suficiência técnica de suas obras, fomentando e divulgando a produção artística contemporânea.

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal, com o apoio da Fundação Mário Covas e Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), promovem neste verão o 3º Salão Oficial de Artes de Caraguatatuba.
A abertura do evento está marcada para o dia 8 de janeiro, no Teatro Municipal Mário Covas, às 19 horas, quando também acontecerá a premiação. Os organizadores esperam a visita de 10 mil pessoas no período de 9 de janeiro a 7 de fevereiro.
O 3º Salão Oficial de Artes de Caraguatatuba teve inscrições de artistas de diversas cidades do Brasil, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, e até de outros países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Romênia.
O objetivo do concurso é premiar os artistas que se destacam pela qualidade, contemporaneidade e suficiência técnica de suas obras, fomentando e divulgando a produção artística contemporânea. Estarão concorrendo os segmentos de pintura, desenho, gravura e esculturas.
O "3º Salão de Arte de Caraguatatuba" premiará ainda os melhores trabalhos inscritos na modalidade "Prêmio Aquisição", obras que passarão a pertencer à Fundação Educacional e Cultural no ato da premiação e comporão o acervo do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.
Para analisar e selecionar as obras, foi composto um júri com doze pessoas de reconhecido destaque na área artístico/cultural do Estado. O evento tem como eixo o encontro de artistas e suas obras nas mais variadas categorias, estilos, técnicas, para intercâmbio cultural, exposição e comercialização de peças.
Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios e troféus exclusivos, sendo R$ 15 mil para o 1º lugar; R$ 10 mil para o 2º lugar e R$ 5 mil para o terceiro, além de troféus, medalhas e Menções Honrosas, que poderão ser oferecidas a critério da Comissão Julgadora. (Fonte: PMC)

Caraguá espera 500 mil pessoas no Reveillon
A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e em parceria com a Friends Eventos, prepara uma grande festa para o Reveillon 2006, com música ao vivo na Praça de Eventos e Show Pirotécnico na Pista de Vôo Livre.

Caraguatatuba - Caraguá vai comemorar a virada em grande estilo. Na noite de 31 de dezembro, a Prefeitura desejará boas vindas a 2006 em clima de confraternização, integrando turistas e moradores na Praia do Centro. Todos estão convidados para comemorar e assistir a grande queima de fogos, que será realizada pela Prefeitura, na pista do Vôo Livre, na Praia do Centro. O público esperado para este feriado é de cerca de 500 mil pessoas. Os shows musicais da Praça de Eventos serão gratuitos. O público poderá comemorar a virada de ano ao som da Banda Fórum e Mara Amaral.
O verão em Caraguá promete muita animação para turistas, veranistas e moradores. A programação musical do Caraguá Music Festival deverá agradar os mais variados gostos musicais, trazendo muito rock, axé, forró, reggae, pagode, samba, sertanejo, pop rock, funk, hip hop, durante toda a sua programação, que vai de 29 de dezembro a 29 de janeiro, na Praça de Eventos.
Os eventos do Caraguá Music Festival irão acontecer em uma área coberta de 170 x 50 m, equivalente a 80% da Praça de Eventos, permitindo a realização de shows mesmo nos dias de chuva. A mega estrutura inclui ainda dois palcos, tenda eletrônica, bares personalizados, área de alimentação, banheiros químicos e muito conforto ao público. A tenda importada já foi utilizada para armazenar aviões na guerra do Golfo, nos Jogos Pan Americanos e por evento da FIAT Automóveis.
Os ingressos para os shows do Caraguá Music Festival serão vendidos a preços promocionais: R$ 10,00 com 1 Kg de alimento não perecível, para os antecipados, sendo R$ 20,00 o valor integral do ingresso. Os estudantes terão 50% de desconto no valor normal, com venda na bilheteria apenas no dia do show e apresentação obrigatória da carteirinha. Os idosos terão desconto de 50% em todos os shows. Professores terão desconto de 50% a partir do dia 1o de janeiro (É NECESSÁRIO APRESENTAR DOCUMENTO DE REGISTRO). Os pontos de venda são: Bar do Hélio (Av. Presidente Castelo Branco, 207), Vênus Depilação (Rua Guarulhos, 89 Centro) e Mamalú (Av. Arthur Costa Filho, 55). (Fonte: PMC)

Projeto DiverCidade terá lazer e diversão

Caraguatatuba - A partir da segunda semana de janeiro, a Secretaria Municipal de Turismo promoverá na Praça de Eventos, às terças e quartas-feiras, shows de bandas regionais, com entrada franca.
Outra programação da Secretaria de Turismo de Caraguá terá início no dia 5 de janeiro: o Projeto Caraguá “DiverCidade”, que vai acontecer na Praça Ton Ferreira, na Avenida da Praia, em uma tenda coberta de mil metros², com atrações gratuitas.
O projeto envolve cerca de 15 pessoas e a parceria com o UNIMÓDULO E CEPROLIN, por meio de seus alunos de Turismo, Educação Física e Pedagogia, que atuarão como monitores das oficinas. O “AnimAção”, outra atração do projeto, oferecerá atividades gratuitas ao público, como oficinas de pipa, argila, colagem e recreação infantil. O projeto todo será um espaço multicultural, com dança, teatro, coral, dança do ventre, jazz e blues; e acontece até o dia 29 de janeiro, das 17 às 23 horas. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Sobe para sete o número de praias poluídas em Ilhabela

Ilhabela - De acordo com a Cetesb, a praia do Portinho, no sul de Ilhabela, também está poluída, e assim sobe para sete o número de praias impróprias no município, o maior contingente do Litoral Norte.
Além do Portinho, estão com bandeiras vermelhas as praias Pinto, Sino, Siriúba, Saco da Capela, Itaguaçú e Perequê. Das praias que são monitoradas pela Cetesb apenas 4 estão próprias para o banho: Armação, Grande, Curral e Feiticeira.
Em entrevista ao Imprensa Livre, a secretária de Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini Biondi, afirma que o fato de Ilhabela ter o maior número de praias poluídas do Litoral Norte, na véspera do feriado que mais atrai turistas para a região, é devido ao pouco investimento feito pela Sabesp em saneamento básico na cidade.
De acordo com dados da Sabesp, apenas 7% das residências de Ilhabela tem esgoto tratado, a grande maioria usa o sistema de fossas. No entanto, existem várias obras de rede de coleta e tratamento de esgoto na cidade.
Em São Sebastião apenas a praia do Porto Grande está com bandeira vermelha. Em Caraguatatuba, a praia do Indaiá está imprópria para o banho. Já em Ubatuba, estão poluídas as praias do Itaguá, Santa Rita, Perequê-mirim, Lázaro e Rio Itamambuca. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião terá R$ 10 mi a mais de verba
Prefeitura vai recorrer à Justiça para aumentar percentual

São Sebastião - Os royalties (contrapartida financeira) pagos de janeiro a outubro deste ano pela Petrobras ao município de São Sebastião já supera em R$ 10 milhões a previsão feita no final do ano passado.
Nos dez primeiros meses do ano, os royalties geraram uma receita de R$ 45,8 milhões contra uma previsão de R$ 35,7 milhões para o ano todo.
A prefeitura está empenhada em aumentar a receita gerada pela atividade petrolífera e para isso tenta mudar o percentual de participação do município dos atuais 40% para 60%.
A mudança geraria uma receita adicional de R$ 16,2 milhões em 2005, segundo a prefeitura. O pedido já foi feito à ANP (Agência Nacional de Petróleo), cuja portaria 29/01 fixa em 40% a participação do município sobre o total dos royalties pagos naquela região, que inclui Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Juntos, esses municípios recebem 40% do bolo.
Para alterar o percentual, a Prefeitura de São Sebastião tentará mudar a sua classificação de risco, que atualmente é de risco eventual, para risco permanente.
AÇÃO - O prefeito Juan Pons Garcia (PPS) pretende ingressar com ação na Justiça junto com outros 18 municípios pertencentes à Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos, Terrestres e Fluviais de Petróleo e Gás Natural), pedindo a inversão do percentual para as cidades sedes de terminais.
A ação irá alegar que o município possui o maior terminal petrolífero da América do Sul, caracterizando risco permanente pelo grande número de embarques e desembarques. O terminal movimenta em média 60 navios, que abastecem quatro refinarias do Estado de São Paulo, incluindo a Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos, e Replan (Paulínia).
VALORES - A distribuição referente ao mês de novembro deste ano (R$ 7.001.793,71) na região foi feita da seguinte forma: 39,25% (R$ 2.747.970,32) para São Sebastião, 20,58% (R$ 1.441.313,49) para Bertioga, 19,62% (R$ 1.373.985,15) para Ilhabela, 19,62% (R$ 1.373.985,15) para Caraguatatuba e 0,92% (R$ 63.539,60) para Cananéia.
Pela nova proposta com o valor de novembro, São Sebastião ficaria com 60% da fatia (R$ 4.201.075,80), Ilhabela com 20% (R$ 1.400.358,70), Caraguatatuba com 16% (R$ 1.120.286,90), Bertioga com 3,60% (R$ 252.064,57) e Cananéia com 0,40% (R$ 28.007,17). Os demais municípios são contrários às mudanças na distribuição de royalties. (Fonte: ValeParaibano)

Boiçucanga ganha sistema de iluminação
Prefeitura implanta projeto-piloto para ampliar segurança e oferecer lazer noturno na costa sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião inaugura amanhã projeto piloto de iluminação na praia de Boiçucanga, Costa Sul da cidade, região que concentra 18 das 31 praias do município. Quarenta e cinco postes de luz serão acesos ao longo de dois quilômetros de extensão na praia.
O objetivo é dar mais segurança aos frequentadores de Boiçucanga, praia que está entre as mais visitadas de São Sebastião, e aos pescadores que trabalham à noite.
A meta da prefeitura, que gastou R$ 148 mil com o projeto, é iluminar outras praias em 2006, como Maresias e Camburi, ambas na Costa Sul. Atualmente, apenas praias da região central têm iluminação, caso de Portal da Cruz, Portal da Olaria e Arrastão.
FURTO - Em Boiçucanga, a fiação será colocada por cima dos postes, pois laudo do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais) impediu a colocação de fios de alta tensão na areia da praia.
"Além disso, fios aéreos são muito mais difíceis de serem furtados", lembrou Thales Carlini, secretário de Obras e Planejamento de São Sebastião.
"A luz trará mais segurança à região de Boiçucanga, que é hoje um importante centro comercial da cidade, com rede de serviços, subprefeitura e pronto-socorro", disse ele.
Outro projeto será a urbanização de trecho da rodovia que liga São Sebastião a Caraguatatuba, passando pelos bairros Enseada e Canto do Mar. Além de iluminação, o local deverá ter paisagismo e plataformas na orla marítima. A obra deve ser entregue até março de 2006.
REIVINDICAÇÃO - O secretário Carlini reconheceu que a iluminação de Boiçucanga era uma antiga reclamação dos moradores da região Sul. "As pessoas reclamavam muito da escuridão daquela área", disse.
Há cerca de quatro anos, a proposta de iluminar Boiçucanga foi a segunda reivindicação feita pelo recém criado Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de São Sebastião.
Carlini acredita que a iluminação poderá transformar o local num espaço de lazer para os turistas, além de facilitar o trabalho dos pescadores que trabalham durante a noite.
Em novembro, um grupo de 20 comerciantes esteve reunido para discutir a iluminação na praia. João Batista Nunes, que organizou o encontro, afirma que a iluminação vai contribuir para aumentar a movimentação de pessoas nas ruas e nos estabelcimentos comerciais do bairro.
AVALIAÇÃO - "A praia vai perder um pouco do charme de se ver a lua no escuro, mas vale a pena por causa da segurança que a iluminação trará aos turistas e moradores de Boiçucanga", afirmou o vereador Wagner Teixeira (PV), que mora na região há 33 anos.
Para o vereador Teixeira, apesar de Boiçucanga contar com a maior rede de pousadas e casas de veraneio de São Sebastião, a região perdia turistas para outras áreas do município por causa da falta de iluminação na praia. "Isso vai mudar daqui pra frente." (Fonte: ValeParaibano)

Curso ajuda adultos a voltarem ao mercado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião retoma em janeiro o 'Projeto Aquarela', realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, com o objetivo de ajudar adultos a voltarem ao mercado de trabalho. O programa irá oferecer cursos de informática gratuitos à comunidade. Serão 170 vagas distribuídas em três escolas da rede municipal --Canto do Mar (32 vagas), Professor Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo (48 vagas) e Barequeçaba (90 vagas). Como se trata de curso profissionalizante, para se inscrever, o interessado deve ter mais de 14 anos. Serão seis horas de aula semanais, que totalizarão 30 horas de curso. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião ganha ônibus de surfistas

São Sebastião - A Petrobras colocou em operação em São Sebastião dois ônibus especiais para o transporte de surfistas durante a temporada de verão. Conhecidos como 'transurfe', os veículos têm suporte para pranchas, televisão e DVD. Os ônibus percorrerão as praias entre os bairros de São Francisco e Juquehy, diariamente das 7h às 19h. O transporte é gratuito. Além da prancha, os surfistas podem levar um acompanhante. Os veículos fazem paradas nos pontos tradicionais. O transurfe foi implantado pela primeira vez em fevereiro. A associação de surfe chegou a solicitar a manutenção do veículo em definitivo. O transurfe permanecerá até 5 de março. (Fonte: ValeParaibano)

Balsa demora 2 h e estrada fica cheia

São Sebastião - A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) registrou ontem um pico de espera de duas horas para a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela, em razão do grande movimento de veículos e de forte correnteza no canal.
O movimento maior ocorreu a partir das 11h e durou até o final da tarde. Segundo levantamento feito pela Dersa até terça-feira, 7.000 veículos atravessaram o canal nos dois sentidos.
Até o final da tarde de ontem, a empresa não havia concluído o mapa do fluxo de carros, mas a estimativa era de 3.500 veículos na travessia.
A Dersa opera seis embarcações no canal e a forte correnteza dificultou o atracamento das balsas no pier, o que também contribuiu para a demora na travessia.
ESTRADAS - Já nas estradas que dão acesso ao Litoral Norte, o movimento foi mais tranquilo que nos dois dias anteriores, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Mesmo assim, a polícia manteve uma faixa suplementar no trecho de descida da serra, na rodovia dos Tamoios, com a utilização de cones.
O maior movimento foi registrado na Rio-Santos, nos trechos entre as praias.
Na via Dutra é esperado pico de tráfego para hoje e amanhã, com cerca de 300 mil veículos. Somente no trecho entre São José e Aparecida, a estimativa da NovaDutra é de tráfego de 75 mil carros. Hoje está previsto pico de trânsito entre 16h e 20h e, amanhã, entre 10h e 20h.
 (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de São Sebastião intensifica coleta seletiva durante a temporada

São Sebastião - Nesta priemira temporada de verão atuando com o transbordo de resíduos sólidos, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras (Sesub), está adotando medidas que visam evitar problemas com a coleta do lixo nesta época de alto moviemnto de turistas na cidade. Hoje (28/12) um sistema de coleta mais intensificado já foi colocado em prática para atender de forma eficaz todos os bairros do município.
Pensando na Costa Sul, região que recebe grande parte dos turistas nesta época, a Sesub solicitou à empresa que presta serviços de coleta de lixo em São Sebastião, que contratasse mais funcionários. Para atuar na limpeza da Costa Sul foram contratados mais sete varredores, seis coletores e quatro motoristas além do efetivo normal. Para operar na Costa Norte, também foram contratados mais oito varredores, oito coletores e dois motoristas.
O número de conjunto de carretas de transporte para disposição final também ampliou de três, para cinco. Na Costa Norte, o número de caminhões compactadores para coleta de lixo orgânico passa de quatro para seis e os caminhões da coleta seletiva passam de três para quatro. Vale salientar que a empresa também possui equipamentos reservas caso seja necessário.
Na Costa Sul o aumento também será numeroso. A quantidade de caminhões para coleta de lixo orgânico passará de cinco para sete compactadores, com mais três reservas. Com a coleta seletiva, o serviço passa a operar com quatro caminhões e um reserva, sendo que anteriormente três atendiam todos os bairros.
Será dada ainda uma atenção especial para as praias. Além da varrição manual que acontece diariamente em todas as praias da Costa Norte até a Costa Sul, algumas praias receberão ainda o sistema de varrição mecanizada. Algumas praias só recebem limpeza manual por terem acesso restrito ao maquinário. A limpeza mecanizada segue a seguinte programação: as segundas-feiras ela atende a praia de Juquehy, as terças-feiras Camburi, as quartas-feiras Boiçucanga, as quintas-feiras Maresias, e as sextas-feiras três praias são atendidas: Porto Grande, Deserta e Arrastão. Aos sábados, quem recebe a limpeza são as praias de São Francisco e Pontal de Cruz.
A empresa que atua promovendo a limpeza da cidade começa a temporada com um total de 215 funcionários e 33 transportes para realizar a coleta de resíduos sólidos. Dúvidas e informações podem ser obtidas com a empresa pelo telefone(12) 3891-5150. (Fonte: PMSS)

Projeto Lazer Cidadão abre inscrições para curso profissionalizante de informática

São Sebastião - A partir de amanhã (29/12), o projeto “Lazer Cidadão”, da Escola Municipal de Barequeçaba, abre inscrições para um curso profissionalizante ministrado e coordenado pelo Projeto Aquarela e Secretaria da Educação (Seduc) com o objetivo de atender as necessidades sociais e culturais dos futuros alunos. As inscrições terminam na sexta-feira, dia 30.
O curso terá a duração de 30 horas e emitirá certificado pelo Fundo Social de Solidariedade. As aulas começam em janeiro.
De acordo com a diretora de Escola Municipal de Barequeçaba, Edilene Alves de Matos Campos, os candidatos devem ter mais de 14 anos. Ela destaca que se houver boa demanda, haverá a possibilidade de abrir novas turmas.
O projeto Lazer Cidadão nasceu dos ideais da Agenda 21 municipal, desenvolvendo na comunidade a preocupação física, social e cultural atendendo os alunos que residem entre os bairros do Topovaradouro e Paúba. Segundo a diretora da E.M. de Barequeçaba, o principal objetivo desse projeto é sanar a carência principalmente dos jovens que estão em férias escolares e nessa época os pais também estão trabalhando fora de casa. O projeto realizado na escola oferece aos cerca de 150 participantes, oficinas de esporte, recreação, artes plásticas e informática.
O interessado pode fazer sua inscrição na própria escola, localizada na Alameda dos Eucalíptos, s/nº, em Barequeçaba. O telefone para mais informações é o 3862-7202 ou 3862-9239.
Abertura do projeto - No próximo dia 3 de janeiro, a partir das 17 horas, a EM de Barequeçaba faz, na sua sede, a abertura oficial do projeto “Lazer Cidadão” a toda a comunidade. A solenidade contará com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. (Fonte: PMSS)

Sectur promove teatro nas férias escolares

São Sebastião - Férias com atividades diversificadas é o que promete a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) para a garotada que estiver na cidade neste verão.
A secretaria realizará durante as férias escolares, peças teatrais para as crianças em todas as regiões da cidade.
Para começar, a Sectur leva para a Costa Norte, no dia 4 de janeiro, a peça “O Show do Lobo”. A apresentação acontece na Escola Municipal da Enseada às 14 horas.
No dia 5, a Costa Norte recebe a peça Magia da Lua, também na E.M. Enseada, às 14 horas.
E no dia 7, as crianças darão gargalhadas com as travessuras do “Menino Maluquinho”, que se apresentará na E.M. Canto do Mar, às 14 horas.
Para assistir as peças basta trocar o ingresso por dois lápis pretos, que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMSS)

Prefeitura garante infra-estrutura a turistas e moradores durante Réveillon

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião mobiliza suas secretarias para dar a infra-estrutura adequada ao turista e morador durante o Reveillon. Paralelamente, uma programação de cultura e lazer promete divertir visitantes e a comunidade.
A limpeza pública segue a programação normal. Ou seja, o serviço será realizado diariamente. No domingo, 1º de janeiro, as praias terão prioridade em razão da festa da virada.
Nos principais pontos de concentração de pessoas na noite de Réveillon, a Prefeitura irá instalar contêineres para depósito de lixo. A coleta também será realizada no domingo.
O Departamento de Tráfego da Prefeitura de São Sebastião irá reforçar a fiscalização nas principais ruas e avenidas da cidade. Duas equipes estarão divididas entre Costa Sul e Região Central/Costa Norte.
Agentes de trânsito também estarão atuando no monitoramento da fila da balsa, em apoio às equipes da Dersa. “Que todos respeitem as leis de trânsito para não causar prejuízos a ninguém e a si mesmo”, ressalta o diretor de Trânsito, Márcio Nonato. Ele alerta para as principais infrações na temporada: motociclista sem capacete, uso de celular, falta de cinto de segurança e desrespeito nas travessias de pedestres.
Na área da saúde, as unidades básicas e os postos do PSF (Programa de Saúde da Família) fecham na sexta-feira e reabrem na terça-feira (3/1), após o ponto facultativo. Todavia, durante o feriado, o Pronto-Socorro Central e o Pronto-Socorro de Boiçucanga funcionam normalmente em sistema 24 horas.
Cultura e Lazer - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, definiu a programação para a temporada de verão, do Réveillon até o Carnaval. A festa de virada de ano na Rua da Praia promete ser animada. Os shows começam já no dia 30, com o grupo de samba e pagode Negritude Júnior.
No dia 31, a animação fica por conta da banda de axé Kriar, diretamente da Bahia. À meia-noite, um extenso show pirotécnico marca a chegada do Ano Novo. Haverá queima de fogos também na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga. Ainda na Rua da Praia, a programação continua dia 1º de janeiro, com a apresentação da banda de forró universitário Kayapó.
Festa do Padroeiro - E em janeiro tem mais. A Festa do Padroeiro terá início dia 6 de janeiro se estendendo até o dia 22. As tradicionais barracas típicas serão montadas no aterro da Rua da Praia, além da Feira do Artesanato, que será montada ao lado da Secretaria de Cultura e Turismo.
Para a comemoração do Santo Padroeiro, no dia 20 de janeiro, haverá missa festiva na Igreja Matriz e a tradicional procissão pelas ruas do Centro Histórico. À noite ocorrerá uma queima de fogos na Rua da Praia.
Mas as grandes atrações serão os shows de final de semana, com estrelas da música brasileira, e o que é melhor, tudo gratuitamente para a comunidade sebastianense. Foram confirmadas as apresentações do grupo de pagode Fundo de Quintal, da estrela pop Marjori Estiano, Ney Matogrosso, Cheiro de Amor, a cantora Zélia Duncan, e Gabriel O Pensador. Os shows acontecerão no palco montado da Rua da Praia e acontecem a partir das 23h. (Fonte: PMSS)

Ainda existem vagas para os comerciantes locais nas barracas da Festa do Padroeiro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), reservou 20, das 80 barracas, para que os comerciantes locais ocupem durante a festa do Padroeiro.
Além da oportunidade de escolher o local em que desejam ficar, os comerciantes locais, de acordo com a lei 72/05, estão isentos da taxa de uso e ocupação do solo, tendo somente a obrigação com a taxa de localização, de R$ 161,13.
Segundo a Sefaz, até hoje, 28, apenas cinco, das vinte vagas reservadas aos comerciantes locais foram ocupadas. As inscrições vão até sexta-feira, 30, deste mês.
De acordo com a secretaria, as 60 vagas para os comerciantes de outro Município estão preenchidas e existem mais interessados. A Sefaz acrescenta que caso a vaga dos comerciantes locais não sejam preenchidas, serão ocupadas pelos que estão na fila de espera.
Os comerciantes de outro Município pagam as taxa de uso e ocupação do solo e a taxa de localização, um total de R$1148,58.
Este ano, a Festa de São Sebastião terá 80 barracas. Os interessados devem procurar o fiscal tributário Afonso Escudeiro, na Fiscalização de Postura, ou ligar para o número 3893-2407.
Festa do Padroeiro - A festa em comemoração ao Padroeiro São Sebastião neste ano inicia no dia 06 de janeiro e vai até dia 22 do mesmo mês.
Todos os dias, a partir das 19h30, acontece uma grandiosa quermesse montada na Rua da Praia, no Centro da cidade, com venda de quitutes e o tradicional sorteio de prendas que variam de R$ 1 mil, até carro zero quilômetro. Já a festa religiosa engloba uma série de atividades e novenas que são abertas dia 06, com a Procissão do Mastro.
No dia 15, um Casamento Comunitário, também tradição nesta época. A festa religiosa é encerrada dia 20, com a alvorada (às 6 horas). Às 17 horas, na Praça da Igreja Matriz, acontece a Missa Solene e as 18h30 a procissão segue pelas ruas da cidade, momento este que traz pessoas e devotos dos mais variados cantos para adorar e pagar promessas e este santo que é padroeiro de muitas paróquias e comunidades. (Fonte: PMSS)

Sob protestos, Câmara vota hoje reforma do Estatuto do Servidor

São Sebastião - A Câmara Municipal vota hoje, às 17h00, em sessão extraordinária, a reforma do Estatuto do Servidor, contrariando a vontade dos sindicalistas, que haviam solicitado que a matéria fosse apreciada no final do mês de fevereiro, quando os professores voltam de férias.
Ontem a presidente do Sindserv, Ângela Couto, participou durante o dia de diversas reuniões na Costa Sul e à tarde se reuniu com os servidores na sede do Sindicato, para explicar as mudanças propostas pelo prefeito Juan Garcia.
A reunião no Sindicato teve início às 19h00 e reuniu cerca de 60 pessoas. Após afirmar que o novo texto do Estatuto somente havia chegado às suas mãos na terça-feira, às 15h30, Couto pediu que todos fossem à Câmara, acompanhados de familiares.
“Nós não queremos que o projeto seja votado, porque não tivemos tempo para discutir as mudanças com os servidores. Mesmo que nós colocássemos diversos juristas discutindo o projeto ainda não teríamos ouvido a opinião dos funcionários, que é o nosso papel. Nós queremos um estatuto legítimo”, disse.
A presidente do Sindserv afirma que as alterações feitas no texto original do projeto, onde o prefeito Juan Garcia aceitou manter inalteradas a gratificação universitária e a licença prêmio, não foram resultado de nenhum acordo.
“A única vez que nos reunimos com a equipe do prefeito durou cinco horas, durante as quais tivemos que discutir 279 artigos que vão alterar a vida de 3 mil funcionários. Colocar uma cortina de fumaça na licença-prêmio é ceder?. Do jeito que falaram na Câmara parece que cederam em tudo”, questionou.
Sobre a indignação dos vereadores por causa do trecho do panfleto distribuído pelo Sindicato onde está escrito: “Vamos fazer valer o nosso voto. Ajudamos a eleger os vereadores. Não podemos permitir a traição”, a presidente do Sindiserv voltou a dizer que houve uma interpretação errada.
“Traição para mim foi o Projeto de Lei da Reforma do Estatuto, lamento se alguém pensa que é pessoal. Os vereadores são a nossa única saída nesse momento. Somente eles podem nos ajudar”, afirmou.
Hoje, o Sindicato dos Servidores pretende mobilizar cinco ônibus para trazer funcionários que trabalham nas Costas Sul e Norte, para assistirem à votação na Câmara. (Fonte: Imprensa Livre)

Equipes de fiscais ficarão alojadas em escola na Costa Sul

São Sebastião - Do total de três equipes de fiscalização que atuam na cidade, duas ficarão hospedadas em uma escola municipal do bairro de Boi-çucanga, na Costa Sul, durante a temporada de verão, para conter o comércio irregular.
A terceira equipe vai fazer a fiscalização nos bairros da Costa Norte e no Centro. Cada equipe será composta de cinco pessoas, que trabalharão inclusive de madrugada.
“O maior problema de comércio irregular ocorre na Costa Sul, que nessa época atrai um grande número de turistas de alto poder aquisitivo e se torna um grande atrativo para os empresários eventuais”, explicou o secretário da Fazenda, Amin Nossabein.
O bairro de Boiçucanga foi escolhido para ser a base de trabalho dos fiscais por ser considerado um local estratégico e, de acordo com Nossabein, tornar mais ágil o atendimento as ocorrências.
Segundo o secretário da Fazenda, a fiscalização será intensa e não deve poupar nem mesmo quem pretende vender bebida alcoólica em isopor na praia. “Quem não tiver licença de ambulante poderá ser multado”, diz.
Para manter o grupo de fiscais na Costa Sul durante a temporada, a Prefeitura conta com o apoio da Sociedade Amigos de Maresias, que vai fornecer alimentação. “Nos reunimos para pedir ajuda porque os fiscais ficam abandonados e já aconteceu de alguns deles serem agredidos por ambulantes durante a fiscalização. Quando tudo dá certo, todos ganham”, afirmou.
Reunião - A reunião entre o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, e os representantes de sociedades de amigos da Costa Sul ocorreu na semana do Natal, no dia 22, para discutir os eventos que vão ocorrer na região e pedir apoio para a equipe de fiscalização.
“Sobre a fiscalização ele (secretário da Fazenda) afirmou que é muito caro, que tem de conseguir as refeições, pois ninguém aceita vir para a Costa, porque é muito longe. Fica a pergunta: é caro com relação a que? A falta de fiscalização é mais barata para o município? Que tipo de raciocínio é esse?”, questionou o presidente da Sociedade Amigos de Boiçu-canga, Diogo Soares.
De acordo com ele, o problema é a pouca quantidade de fiscais existentes no município. “Se existe a contratação de guarda-vidas somente para o verão, deveriam pensar na fiscalização também. Ou qualquer outra saí-da. Mas novamente farei a pergunta: é mais caro manter um efetivo maior durante o verão do que não fiscalizar e deixar a coisa rolar?”, disse.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Forasteiro vai pagar mais caro para abrir comércio em São Sebastião

São Sebastião - Os empresários que vivem em outros municípios vão ter que pagar mais caro se quiserem abrir um comércio durante a temporada de verão em São Sebastião.
Para evitar que as empresas da cidade disputem o turista com as empresas “de fora”, a Prefeitura aprovou uma Lei Complementar para aumentar o valor que está sendo utilizado na cobrança pela ocupação de terrenos, por m² .
De acordo com o prefeito Juan Garcia, a alteração dos valores tem o objetivo de equiparar os contribuintes que se estabelecem no município apenas durante a temporada de verão, com aqueles que pagam regularmente os tributos durante o resto do ano.
Antes dessa lei, era cobrada uma taxa única de R$ 150. A partir de agora, o proprietário de um comércio eventual, que não reside na cidade, além da taxa, vai ter que pagar um acréscimo de R$ 10 por m².
Por exemplo, uma loja que ocupar uma área de 30 m² terá que pagar ao município, por mês, R$ 450 (R$ 150 da taxa e mais R$ 300 por causa do acréscimo). “Isso é para dificultar a instalação do comércio eventual e valorizar as pessoas da cidade”, afirma o secretário da Fazenda, Amin Nossabein.
A iniciativa da administração municipal atende os anseios da Aciss (Associação Comercial de São Sebastião) que afirma que o comércio eventual é uma concorrência desleal com os empresários que vivem na cidade.
“Vamos impedir os costumeiros shoppings itinerantes, que aparecem somente no verão e depois são desativados, nem que para isso a gente precise acionar a Justiça. É uma concorrência desleal com o comércio da cidade. Esse tipo de empresa não precisa pagar imposto ou registrar funcionários”, argumenta o presidente da Aciss, Fábio Aranha. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto Lazer Cidadão abre inscrições para curso

São Sebastião - Abrem-se hoje as inscrições, no projeto “Lazer Cidadão”, da Escola Municipal de Barequeçaba, para um curso profissiona-lizante ministrado e coordenado pelo Projeto Aquarela e Secretaria da Educação com o objetivo de atender necessidades sociais e culturais dos futuros alunos.
As inscrições terminam amanhã.
O curso terá a duração de 30 horas e emitirá certificado pelo Fundo Social de Solidariedade. As aulas começam em janeiro.
De acordo com a diretora de Escola Municipal de Barequeçaba, Edilene Alves de Matos Campos, os candidatos devem ter mais de 14 anos. Ela destaca que, se houver boa demanda, haverá a possibilidade de abrir novas turmas.
O projeto Lazer Cidadão nasceu dos ideais da Agenda 21 municipal e atende alunos que residem entre os bairros do Topovaradouro e Paúba. Segundo a diretora da E.M. de Barequeçaba, o principal objetivo desse projeto é sanar a carência, principalmente dos jovens que estão em férias escolares e cujos pais, nessa época, também estão trabalhando fora de casa.
O projeto, realizado na escola, oferece aos cerca de 150 participantes oficinas de esporte, recreação, artes plásticas e informática.
Os interessados podem fazer sua inscrição na própria escola, localizada na Alameda dos Eucalíptos, s/nº, em Barequeçaba. O telefone para mais informações é o 3862-7202 ou 3862-9239. (Fonte: Imprensa Livre)

Falta d’água: moradora reclama e Sabesp desconhece problema

São Sebastião - Helena Komino, moradora da Rua Brás Cubas, na Praia do Guaecá, reclamou ontem da falta de água no condomínio onde reside, no canto sul da praia.
Segundo ela, o problema era generalizado em sua quadra, onde existem cerca de 40 residências, e teria se iniciado na segunda-feira. “Só tem pressão para encher a caixa d´água durante a noite, mas isto não é suficiente para usar durante todo o dia. Agora, por exemplo, ainda estamos na parte da manhã e já não tem uma gota de água aqui em casa”, disse ela.
Komino reclamou que a temporada de verão sequer começou, que o condomínio ainda está vazio, mas que, mesmo assim, já falta água. A moradora disse ainda que também teve problemas durante o último feriado, em novembro passado. Moradores da Vila Amélia, no Centro da cidade, também reclamaram ontem de falta de água e pouca pressão na rede.
Outro lado - O gerente local da Sabesp, José de Oliveira Paulo, disse ontem que a empresa desconhecia problemas de desabastecimento na Praia do Guaecá. Segundo ele, apenas uma reclamação, oriunda justamente da Rua Brás Cubas, foi registrada pela empresa e que o problema nesta residência era pontual.
No final da tarde, uma equipe da empresa esteve no local, confirmando o diagnóstico, e resolvendo o problema, que estava no cavalete de entrada de água da residência.
Em relação ao Centro, ele explicou que o problema foi temporário e que a queda de pressão na rede foi causada por uma manobra operacional – a reversão do fluxo de bomba, realizada justamente para garantir uma melhor distribuição da água na malha da região central.
Orientação - O gerente da Sabesp disse que não espera problemas de desabastecimento no município.
“O sistema agüenta com folga o abastecimento de 150 mil pessoas em São Sebastião, mais que o dobro da população fixa. Agora, se a população chegar a 200 ou 300 mil pessoas, não teremos problemas apenas de água, mas também de trânsito, de segurança, de atendimento no hospital, etc”.
Ele alerta moradores e turistas para o uso racional da água, evitando lavar casas, ruas, calçadas e carros.
Também se deve evitar a rega de jardins no meio do dia, quando o calor é intenso e o índice de evaporação muito alto. Evitar ainda banho demorado e crianças brincando com mangueiras.
Segundo o gerente, a empresa realizou várias obras para evitar a falta de água. Entre elas, a implantação de quatro estações pressurizadoras (instalação de boosters), num investimento de R$ 120 mil. Este equipamento visa elevar a pressão na rede distribuidora, para garantir o atendimento nas residências localizadas em cotas muito altas.
Duas destas estações foram instaladas na Praia Preta (Ruas Flecheiras e Ernesto Tavolaro); outra no loteamento Angra de São Francisco; e a última na Rua Carlos Augusto Cardim, no bairro de São Francisco, onde o desnível em relação ao mar chega a 60 metros. No total, cerca de cem residências serão beneficiadas.
Também foram realizadas obras de interligação de redes para garantir o equilíbrio hidrostático, ou seja, promover o equilíbrio entre redes com muita pressão e outras que possuem pouca pressão. A rede distribuidora foi ampliada, foi promovida a troca de ramais em todo o município, e realizado um esforço para a redução dos prazos médios de conserto de vazamentos. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga


Parceria garante praia limpa


Ubatuba - A Associação dos Quiosques da Praia Grande firmou uma parceria com a empresa Mil Clean, de Taubaté, que garantirá a limpeza da praia durante toda a temporada de verão.
A empresa colocou coletores na areia da praia e instalou 100 containers para a coleta de lixo produzido pelos quiosques.
A praia Grande é a mais movimentada de Ubatuba, recebendo em média 25 mil pessoas por dia ao longo do verão. Segundo o presidente da associação, Carlos Roberto Lago, todos os 29 quiosques espalhados pelos 1,8metros da praia serão beneficiados com a parceria.
"Não haverá pagamento pelo serviço executado pela Mil Clean na praia", disse Lago. Segundo ele, os proprietários dos quiosques se comprometeram em adquirir os produtos de limpeza oferecidos pela empresa em troca do serviço de limpeza diária da praia.
A empresa colocou 15 homens para fazer a limpeza da areia e coletar o lixo deixado pelos turistas e quiosques. O lixo é armazenado em containers e recolhido pela prefeitura. "Além de manter a praia limpa e fortalecer o turismo da cidade, colaboramos também com a prefeitura", disse.
Segundo Lago, no fim-de-semana a Mil Clean fará uma campanha de educação ambiental na praia, distribuindo sacolinhas de lixo aos turistas e conscientizando-os sobre os riscos que o lixo causa ao meio ambiente. Lago disse ainda que é o segundo ano que os quiosques fazem a parceria com a Mil Clean. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba cadastra guardadores de carros

Ubatuba - Uma reunião entre a Prefeitura de Ubatuba, Comtur (Companhia Municipal de Turismo) e Associação dos Guardadores de Veículos de Ubatuba fixou normas para disciplinar a atuação dos profissionais nas prais do município.
No encontro, ficou estabelecido que os guardadores irão atuar --devidamente uniformizados e com identificação-- somente nas áreas não abrangidas pela área azul.
Segundo a assessora de assuntos externos da prefeitura, Denise Silveira, uma solução para a questão dos guardadores de carros da cidade ficou mais urgente em razão do início da cobrança nos estacionamentos cobertos pela área azul.
Por isso, os guardadores estão passando por um recadastramento até amanhã. O trabalho de vigilância dos carros, já obedecendo às novas as normas, deve ter início no final de semana.
Munidos de colete e identificação --fornecidos pela associação--, os profissionais passarão a guardar carros em áreas pré-estabelecidas, com exceção das praias abrangidas pela zona azul (Domingues Dias, Félix, Lagoinha, Maranduba, Praia Grande e Tenório). Um dos objetivos da ação é coibir a atuação dos guardadores vindos de fora.
"O primeiro problema a ser solucionado era disciplinar a atuação desses profissionais, principalmente na temporada, época em que muitas pessoas de fora acabam vindo para Ubatuba exercer a função", disse Denise.
A fiscalização ficará por conta da Guarda Municipal que, além de evitar a ação de guardadores não autorizados, também deve impedir a atuação de crianças e de pessoas embriagadas.
"Quem for pego trabalhando embriagado ou com crianças vai ter que sair, além de perder a licença", afirmou.
Apenas na associação, atualmente estão cadastrados 105 guardadores. Para poderem atuar na cidade, eles precisam comprovar com residência em Ubatuba há mais de dois anos e não possuir antecedentes criminais.
scores - Estão cadastrados 105 guardadores de carros em Ubatuba atualmente, a Associação cobra 10 reais dos trabalhadores que se cadastrarem. (Fonte: ValeParaibano)

Para Procon e Prefeitura, taxa é ilegal

Ubatuba - O Procon de Ubatuba informou que recebeu ontem uma denúncia da cobrança de consumação mínima em quiosque e que vai apurar a irregularidade. A denúncia foi feita por um turista que teve que pagar a taxa em um quiosque da Praia Grande.
"Nós até então desconhecíamos este tipo de cobrança em nossas praias", disse o diretor do Procon, Henrique Ziwberberg.
Segundo ele, o pagamento de consumação mínima é proibida em todo o país, até mesmo, em bares e restaurantes. "Também é proibida a cobrança de aluguel de mesas e cadeiras nas praias", afirmou.
Ziwberberg disse que os turistas que se sentirem lesados podem protocolar a denúncia. O telefone do Procon de Ubatuba é 3833-3022 ou 3933-5446.
"Orientamos os consumidores a procurarem o Procon para que possamos notificar os proprietários dos quiosques onde este tipo de cobrança vem sendo feita. Caso os proprietários continuem cobrando a consumação mínima serão autuados pelo órgão", disse.
O Setor de Tributos Mobiliários da prefeitura, responsável pela fiscalização, informou que a cobrança de consumação e o aluguel de mesas e cadeiras nas praias são proibidos. A prefeitura informou que os quiosques possuem alvarás para venda de bebidas e gêneros alimentícios.
(Fonte: ValeParaibano)


Quiosques de Ubatuba cobram consumo mínimo revoltam turista

Ubatuba - Donos de quiosques de Ubatuba estão cobrando uma consumação mínima de até R$ 50 para que os turistas possam utilizar mesas e cadeiras na praia. A iniciativa dos comerciantes está gerando protestos por parte dos frequentadores das praias.
A cobrança de consumação mínima estaria sendo feita por quiosques das praias Grande e Maranduba. Quando chegam aos quiosques, os turistas são informados de que para ocupar mesas e cadeira é necessário o pagamento antecipado da consumação, cujos valores variam de R$ 40 a R$ 50.
Revoltados, alguns turistas procuraram ontem o Procon (órgão de defesa do consumidor) para denunciar a cobrança. Segundo o Procon e a Prefeitura de Ubatuba, a exigência da taxa é ilegal (leia texto abaixo).
A turista Bernadete Del Mônaco, de Apucarana (PR), foi uma das que protestaram contra a cobrança exigida por dois quiosques de Maranduba.
"Trata-se de um verdadeiro absurdo. Viajo pelo litoral brasileiro e nunca vi nada parecido com isso", disse.
Segundo Bernadete, quando a família sentou-se na mesa do quiosque Ilha Vitória, na Maranduba, um dos funcionários teria informado que para utilizar a mesa e as cadeiras seria cobrada uma consumação de R$ 50.
"Não concordei em fazer qualquer pagamento antecipado. Disse que iria gastar com aperitivos e bebidas, mas que pagaria a conta quando deixasse a praia", disse. Segundo ela, o funcionário pediu que a família desocupasse a mesa e as cadeiras.
Ela disse que a cobrança também teria sido feita no quiosque Boêmios, na mesma praia, mas o valor da consumação seria de R$ 40. A família decidiu então mudar de praia.
O turista Danilo Galli, de Pindamonhangaba, disse que estranhou a cobrança da consumação na Maranduba. " A cobrança não é correta e vai afugentar os turistas da praia", disse.
ALUGUEL - A funcionária Rose Dias, do quiosque Ilha Vitória, disse ontem que não se trata de taxa de consumação mínima, mas sim, do aluguel da mesa e das cadeiras.
"Muitos turistas chegam com isopor cheio de bebidas e utilizam as mesas sem gastar nada. O aluguel foi implantado justamente para evitar que isso continue ocorrendo."
O dono do quiosque Boêmios, Carlos Pizza, disse que o valor cobrado não se refere a "consumação mínima", mas sim ao uso da mesa e cadeiras. "Cobrar pelo aluguel das mesas e cadeiras é permitido porque os proprietários recolhem impostos para a União, por utilizarem área de Marinha", disse.
O presidente da Associação dos Quiosqueiros de Ubatuba, Carlos Roberto Lago, disse ontem desconhecer a cobrança de consumação mínima nas praias. Para ele, os proprietários estariam tentando garantir mesas e cadeiras para os turistas que realmente consomem em seus estabelecimentos. "O pagamento não está sendo imposto, mas apenas proposto aos turistas", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador Charles Medeiros, SABE e Executivo, viabilizam melhorias para o bairro da Estufa.

Ubatuba - Nas ultimas semanas uma intensa movimentação ocorreu por parte do Vereador Charles Medeiros e SABE, com o objetivo de dar condições de trafego as vias públicas do bairro da Estufa I e II. No dia 27 o ver. Charles Medeiros acompanhado do Prefeito Eduardo César, do Assessor de Governo Sr. Mauro Gilberto de Freitas e do Secretario de Obras Eng. João Paulo e moradores, percorreram as ruas do bairro para definir as prioridades.A PMU adquiriu 100 viagens de saibro para colocar nos locais críticos, exemplo os cruzamentos da Rua Atlético Mineiro com á Portuguesa Santista e Jabaquara.Aproveitando a presença do Prefeito Eduardo César, Charles protocolou oficio n. 464/05, solicitando pavimentação das Avenidas Vasco da Gama e Corinthians, bem como parceria para colocação de guia e sarjetas nas demais ruas do bairro. O vereador informou que solicitou também á pavimentação das ruas da Estufa I, e o termino da pavimentação da Sergio Lucindo, no Sertão do Sérgio.No final da tarde o vereador participou de importante reunião com a presença do Sr. Secretário da SAU, Eng. Rafael Ricard, o Secretario de Assuntos Comunitários Sr. René Nakaya e o Sr. Claudinei Salgado, onde foi discutido a necessidade de se elaborar o mais rápido um Plano de Bacias para o bairro da Estufa, definindo de forma técnica o escoamento das águas, bem como á topografia das ruas. “Em reunião com á diretoria da SABE e a comunidade, que ocorreu na Capela Santo Expedito na Estufa II, informei das ações propostas para o nosso bairro, e solicitei a participação efetiva da comunidade nesta empreitada”. Afirmou Charles Medeiros.
(Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Prefeito de Ubatuba recebe título de cidadão sebastianense

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César recebeu, na semana passada, a notícia que a Câmara Municipal de São Sebastião aprovou um decreto que concede a ele o título de “cidadão sebastianense”. O título, que foi proposto pelo vereador Carlos Ribeiro de Jesus, foi aprovado por unanimidade e deverá ser entregue em janeiro. Segundo o documento, o título foi proposto “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de São Sebastião”.
Eduardo César afirmou que sente-se honrado em receber o título, pois sempre se sentiu “um cidadão do Litoral Norte”. Ele conta que durante um de seus mandatos como vereador, propôs criar uma “Câmara do Litoral Norte”, por considerar que as quatro cidades têm realidades muito parecidas. “Infelizmente, esse sonho não se concretizou naquele momento, talvez por imaturidade de alguns políticos. Mas hoje, é com muita satisfação que percebo a união dos quatro prefeitos do Litoral Norte na luta por trazer melhorias e desenvolvimento para a região, afirmou o prefeito.(Fonte: PMU)

Ubatuba terá queima de fogos no Reveillon

Ubatuba - A Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba programou queima de fogos para a virada do ano em três locais diferentes. Na Região Sul o espetáculo sincronizado de fogos acontecerá na praia da Maranduba. A queima, que terá a duração de 15 minutos, ocorrerá por meio de uma parceria entre a Prefeitura e os comerciantes da praia da Maranduba. A Prefeitura investiu na Maranduba R$ 15 mil.
Na Região Norte de Ubatuba a Setur programou a queima de fogos para a praia do Ubatumirim, com tempo estimado de oito minutos. No centro da cidade todos poderão acompanhar o espetáculo de fogos durante a passagem do ano na praça Alberto Santos Dumont, no Itaguá, que terá a duração de 15 minutos. Para o Ubatumirim e o Itaguá a Prefeitura investiu R$ 40 mil. (Fonte: PMU)

Fundart realiza exposição tripla em Ubatuba
Desenho, tecelagem e cerâmica são as artes que se misturam em uma grande exposição

Ubatuba - Os visitantes e moradores de Ubatuba têm, nesta semana, uma boa oportunidade para conhecer um pouco da arte praticada em nossa cidade. A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) iniciou, no dia 22, uma grande exposição, com obras feitas pelos alunos dos cursos de Desenho, Aquarela e Tecelagem durante o ano de 2005. A exposição poderá ser contemplada até o próximo dia 4 de janeiro, no salão de eventos do Casarão do Porto, na Praça Anchieta.
Tecelagem - Os 20 alunos da Oficina de Tecelagem mostrarão ao público, cachecóis, estolas, cangas, bolsas, faixas, cintos, caminhos de mesa, e jogos americanos produzidos durante o segundo semestre de 2005. Além disso, a professora Débora U. Barocas estará na Fundart em alguns períodos, fazendo demonstrações de tecelagem. Em uma técnica que mistura a técnica antiga com um material da modernidade, Débora mostrará como se faz a fiação do plástico de garrafa PET em roca e fuso. Sobre o curso, a professora afirma ser um prazer muito grande dividir o conhecimento com as alunas. “É muito bom poder compartilhar essa arte milenar, que se transforma facilmente em uma paixão, com infinitas possibilidades e cores”.
Aquarela e Desenho - A exposição de Aquarela e Desenho reúne obras de adultos e crianças que aprenderam durante o ano diversas técnicas e teorias que os ajudaram a se expressar e se comunicar através das artes. Essa exposição traz mistura de materiais, leveza e suavidade nos traços e cores. São mais de 300 desenhos, entre anatomia humana e temas livres, mostrando a evolução dos alunos durante o ano. Segundo o Professor Benjamin Gonzalez, o objetivo, tanto da exposição, quanto do curso é incentivar a produção artística e proporcionar aos alunos uma convivência saudável com as artes. (Fonte: PMU)

Santa Casa de Ubatuba agradece aos colaboradores

Ubatuba - A Santa Casa de Misericórdia Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, vem a público agradecer a boa vontade dos seguintes colaboradores:
- Bar do Ulisses, na pessoa do Sr. Ulisses Tavares, ao doar 20 saboneteiras e 20 papeleiras;
- Igreja Evangélica Ágape, na pessoa da Sra. Eliani de Medeiros, ao doar 10 latas de Nescau, 10 kg de Açúcar, 10 kg de Feijão, 10 pacotes de Macarrão e 5 pacotes de Café 500gr.
Atenciosamente,
Dr. Marcos da Silveira Franco
Secretário Municipal de Saúde
(Fonte: PMU)

Funcionários da Santa Casa de Ubatuba agradecem apoio

Ubatuba - Nós, funcionários da Santa Casa, agradecemos ao Sr. Prefeito Eduardo César, AFUJESP, Associados da AFUSCA, Corpo Clínico, Churrascaria Gauchão, Convênio Minas Brasil de Seguros, Fábrica de Gelo - Alemão, Funilaria Litorânea, Hipemercado da Carne, Juvicol, Panificadora Liamar, Panificadora Pão Quente, Panificadora Scala, Quiosque Cantão, SABE, Seicho-No-Iê do Brasil, Sacolão da Economia, Sacolão Qualy Fruit, SOS Farma, Varejão Santa Rita, Varejão São Roque, Varejão Perequê Açu e Wareline pela colaboração para a realização da Festa de Confraternização de 2005, pois sem vossa ajuda não conseguiríamos realizar esta comemoração.
Agradecemos e esperamos poder contar sempre com sua participação.
Atenciosamente,
Funcionários da Santa Casa de Ubatuba e
AFUSCA - Associação dos Funcionários da Santa Casa de Ubatuba
(Fonte: PMU)

Intervenção da Prefeitura traz benefícios para a Santa Casa de Ubatuba

Ubatuba - Desde que assumiu a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, no início de novembro, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando reformas em todo o prédio e mudanças na estrutura de funcionamento do hospital. As atividades foram normalizadas e não estão faltando medicamentos nem materiais de enfermagem. A nova equipe de administração conseguiu pagar fornecedores dos últimos três meses, graças a mudanças no processo de compras que baratearam os custos de funcionamento.
As reformas são resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, e o Ministério de Saúde. Estão sendo investidos, ao todo, 620 mil reais, em compra de equipamentos, reformas e pagamento de dívidas, entre outras melhorias. Para a temporada, o número de médicos aumentará para atender à demanda. Serão quatro médicos excedentes trabalhando pelo Sistema Único de Saúde e dois atendendo a convênios.
Reformas - Entre as diversas mudanças, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação.
A sala, que antes tinha apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, recebeu cinco novos conjuntos de equipamentos. O Secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco relata que quando aconteciam acidentes graves envolvendo mais de três pessoas, era comum perder pacientes. Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada e está em fase de término da reforma. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por de granito, que proporciona melhor higienização.
Humanização do atendimento - Segundo o secretário de Saúde, a mais importante mudança é a relação dos profissionais da Saúde e funcionários da Santa Casa em relação aos pacientes e ao próprio trabalho. “Nós estamos investindo na capacitação dos funcionários e na reestruturação dos serviços prestados visando humanizar o atendimento aos pacientes”. Dr. Marcos ressaltou a divisão do Pronto Socorro e Pronto Atendimento, evitando que os médicos recebam por serviços prestados através do SUS e de convênios simultaneamente, o que é uma prática ilegal.
As novas propostas de atendimento prevêem que, em breve, a recepção poderá contar com atendentes que ficarão entre as pessoas que esperam por atendimento, orientando para onde o paciente deve ir. Outra mudança importante é tirar dos médicos do Pronto Socorro a responsabilidade pela evolução dos pacientes. “Agora, quem cuidará dos pacientes em observação serão os médicos internos. Essa medida diminui internações desnecessárias e melhora o atendimento, tanto no Pronto Socorro, quanto nas internações”.
Resultados - Quando a Prefeitura interveio na Santa Casa, com a decretação de estado de calamidade pública na prestação de serviço hospitalar no município o hospíital encontrava-se “mergulhado em uma profunda crise há muitos anos, com uma dívida enorme, sem crédito com os fornecedores, com equipamentos sucateados e sem condições de atender decentemente a população”, segundo relato do prefeito Eduardo César. O hospital, antes administrado por uma Provedoria, havia paralisado seus atendimentos, atendendo apenas casos de urgência e emergência.
O decreto da Prefeitura constituiu uma comissão formada pelos secretários municipais de Saúde, Marcos da Silveira Franco, de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão e da Fazenda e Planejamento, Gilson Ferreira da Silva. Dr. Marcos da Silveira Franco atribui os bons resultados à sensibilização de diversos setores da Prefeitura e da Câmara, bem como ao fato de estar dentro da Santa Casa, acompanhando de perto a situação. “Estar aqui nos ajuda a dimensionar a realidade da assistência hospitalar. Percebemos, por exemplo, que a Santa Casa paga hoje cerca de 120 mil reais de impostos por mês e recebe do Ministério da Saúde, 112 mil reais, portanto o hospital é mantido pela Prefeitura. São argumentos como esse que nós agora temos para conversar com o Ministério da Saúde”.
O Secretário de Saúde Marcos da Silveira Franco embarca para Brasília nesta quinta-feira, 29, para conversar com o Ministro da Saúde Saraiva Felipe. Entre os assuntos a serem discutidos está o da situação da Santa Casa. (Fonte: PMU)

Assistência Social auxilia guardadores de carros a regularizar documentação

Ubatuba - A Secretaria de Assistência Social de Ubatuba está dando o apoio necessário para que a Associação dos Guardadores de Veículos possa trabalhar regularmente nesta temporada de verão. Após a reunião da última terça-feira, 27, em que ficaram definidas as regras para o exercício da função, a Secretaria vem colaborando para que até o dia 30 todos os guardadores cadastrados possam estar com a documentação em ordem. Além disso, os guardadores receberão auxílio para a uniformização e um rápido treinamento para que possam atender melhor os turistas.
“Disponibilizamos um funcionário para ajudar os guardadores a regularizar a situação junto à Associação”, disse Kátia Nunes, secretária de Assistência Social. Estamos em negociação com a Comtur para transformar esses guardadores, no futuro, em vendedores de cartão de Zona Azul, melhorando assim suas condições de trabalho”, afirmou a secretária.
Os guardadores devem comparecer à Secretaria que fica na Rua Paraná, 375, com uma foto 3X4 para confecção da carteirinha válida para 2006. Os que ainda não efetuaram o recadastramento devem levar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e atestado de antecedentes criminais.(Fonte: PMU)

Ubatuba se prepara para receber Crianças do Projeto Interior na Praia
Alunos de 15 cidades do interior de São Paulo conhecerão Ubatuba em janeiro

Ubatuba - Ubatuba receberá, entre os dias 9 e 27 de janeiro, aproximadamente 640 crianças, com idades entre 9 e 11 anos. São alunos da rede de ensino do Estado, que participam do Projeto Caravanas do Conhecimento. Através do módulo “Interior na Praia”, as crianças são levadas a conhecerem regiões e paisagens, culturas e histórias diferentes daquelas que estão acostumadas em suas cidades de origem.
Em 2005, alunos de 156 municípios do interior visitaram 14 cidades do litoral e em julho alunos de 39 municípios do Litoral e Grande São Paulo visitaram 131 municípios do interior.
Ubatuba receberá entre os dias 9 e 13 de janeiro, crianças de Arujá, Indiaporã, Jaguariúna, Nova Campina e Vargem Grande do Sul. Entre os dias 16 e 20, é a vez dos alunos de Castilho, Conchas, Monte Azul Paulista, Pereiras, Queluz e São Miguel Paulista (Capital). A última turma chega em 23 de janeiro e vem de Cajuru, Mairinque, Onda Verde, Santa Gertrudes e Socorro, deixando Ubatuba no dia 27. Cada delegação será composta por 40 alunos, quatro monitores, um policial militar ou guarda municipal e um motorista.
Todos os monitores foram instruídos sobre o tratamento adequado às crianças, a importância da segurança e saúde, dicas alimentares para o grupo, responsabilidades e deveres do monitor e como proceder em diversas situações.
A Secretaria de Educação de Ubatuba designará um coordenador de alojamento, que cuidará da alimentação dos visitantes e programará atividades educativas, sociais e culturais. Entre os passeios em Ubatuba, estão previstas visitas ao Projeto Tamar, à Pista de Skate e às praias: Perequê Açu, Enseada, Tenório e Ubatumirim. Em todas as praias que os participantes do projeto estiverem, haverá um salva-vidas fazendo o acompanhamento.
Edison Soler, coordenador de eventos da Secretaria de Educação, aguarda a chegada dos jovens visitantes com uma novidade. “Ubatuba receberá a todos de braços abertos e teremos atividades mesmo em dias de chuva. Neste ano, a garotada terá à disposição pranchas de bodyboard, para curtir as ondas da ‘Capital do Surfe’ ”, diz Edison. (Fonte: PMU)

Projeto Sol Nascente inicia programação de férias

Ubatuba - O projeto Sol Nascente reinicia suas atividades no próximo dia 3 de janeiro, dando ênfase para a recreação e atividades esportivas, com o objetivo de incrementar as férias da criançada. A instituição encerrou suas atividades de 2005 com uma festa de Natal, que reuniu as 54 crianças do Projeto e suas famílias no último dia 22.
Durante o ano, as crianças, que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), tem, em dois períodos, aulas de mosaico, música e reciclagem de papel, além de reforço escolar. A assistente social, Andréia Andrade Barbosa, salienta que é muito importante a manutenção das atividades do Sol Nascente em janeiro. “Precisamos manter essas crianças em atividade, para que seus pais possam trabalhar despreocupados. Vamos trabalhar com atividades descontraídas e muita diversão”.
Em relação à Festa de Natal, a secretária de Assistência Social, Kátia Nunes afirmou que foi uma satisfação muito grande realizar um evento como esse para as crianças. “Nós pudemos proporcionar às crianças do projeto e suas famílias um Natal, além de uma boa lembrança e comida na mesa, a certeza de que existem pessoas que se importam com cada uma delas”.
 (Fonte: PMU)

Bar é fechado em Ubatuba por desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente
Menores estavam no local após horário permitido; estabelecimento é reincidente

Ubatuba - Atendendo determinação da Juíza Mônica Di Stasi o Bar e Restaurante Nice, localizado na praça 13 de Maio, foi lacrado na tarde de quarta-feira, 28. O motivo do fechamento foi a reincidência no artigo 258 do Estatuto da Criança e do Adolescente (acesso de criança ou adolescente ao local em horário não compatível). A pena para a infração é multa de três a vinte salários de referência. Em caso de reincidência, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até quinze dias, fato que acabou acontecendo nesta quarta-feira.
O chefe do comissariado de menores Luiz Carlos Castilho Jr. alertou que outros estabelecimentos correm o mesmo risco. “Visitaremos boates, casas de shows e bares verificando se os horários estão de acordo com o alvará do estabelecimento e se existe o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes”, disse o comissário.
Os cidadãos também podem fazer denúncias se constatarem irregularidades. Os telefones para denúncia são: 3832-1980 ou 3832-1379. O comissariado lembra ainda que qualquer ato que fira o Estatuto da Criança e do Adolescente pode também ser denunciado através dos mesmos números.(Fonte: PMU)

Semana de 30/12/2005 a 05/01/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Galinho Chicken little"
ás 15:00 - 16:30hs

"King Kong"
ás 18:00 - 21:20hs. Lançamento Mundial
Obs: dia 31/12 não havera a sessão das 21:20 - Dia 1 iniciaremos as 16:30

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"As crônicas de Nárnia: O Leão a Feiticeira eo Guarda Roupa.
ás 14:00 - 19:10hs.

"Harry Potter e o cálice de fogo"
ás 16:30 - 21:40hs.
Obs: dia 31/12 não havera a sessão das 21:40 - Dia primeiro iniciaremos ás 16:30


cineporto@hotmail.com

 
Ação Litoral
 

 
Poesia Topo

Feliz 2006
Que o Nobel seja nosso
Que Oscar seja nosso
Que a taça seja nossa
Da literatura
Do cinema
Do futebol
Que o prêmio seja nosso
Que a medalha seja nossa
Que a palma seja nossa
Do emprego
Da educação
Da saúde
Que a esperança seja nossa
Que a vez seja nossa
Que a paz seja nossa
De Ubatuba
Do Brasil
Do planeta
E vamos tocando tuba
E vamos tocando tamboril
E vamos tocando trombeta.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

soneto falcatrua
--
as mistura de hoje é azul marinho
eu cortava as banana nica crua
quando veio um pulguento lá da rua
já metendo no tambi seu focinho
--
corri remediar o descaminho
mas já tava zarpada a falcatrua
zóio o peixe que o gato desjejua
e limpa tudo os dente nos espinho
--
os vizinho se armaru trás dos muro
lambuza as rede e as vara com cunambi
pedra na mão saliva no esconjuro
--
o gato escapuliu prum aracambi
buxo cheio livrado de outro apuro
bem sabe o gato as barba que ele lambe

 

Florbela de Itamambuca
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

UM BOM EXEMPLO? - Todos nós brasileiros temos nas nossas mãos a luta de um país melhor para o futuro, como direito pela constituição temos que dar idéias, inovar e ajudar a nossa nação em qualquer setor que ela necessite, isto em termos legais da-se a palavra “ Ser Socialmente Ativo”. Esta responsabilidade fica ainda maior quando você se torna Pai ou Mãe, porque alem de você ajudar aos outros que são da sua nação estará também ajudando a construir um Pais melhor para seus filhos o que de todo faz seu interesse ficar ainda maior. Então o que é comum vermos são pais se dedicando as escolas dos bairros, nas creches, nos postos de saúdes entre vários outros lugares que possamos de alguma maneira fazer a diferença para ajudar, e o objetivo disto tudo é transformarmos os jovens (filhos) em pessoas melhores, socialmente ativas, queremos sempre que eles se tornem com anos e anos de dedicação em estudos, advogados, médicos, publicitários, engenheiros entre milhares de outras profissões que sonhamos, gastamos sem dó com nossos filhos no que diz respeito a ensinamentos, fazemos eles aprender inglês, francês, espanhol, se tivermos disponabilidade financeira suficiente iremos manda-lo até a fazer um intercambio cultural.
Isto tudo para que eles consigam de alguma maneira terem um futuro digno e respeitoso entre nossos cidadãos da nossa sociedade brasileira e para que eles aprendam e passem isto a frente para nossos netos.
Só que se esquecemos de uma coisa, uma maneira melhor de passar por tudo isto, sem gastar muito, e ser admirado e respeitado como se fossemos um rei, sermos chamado de Vossa Excelência, não fazer de nossos filhos magistrados ou coisa parecida, e sim ingressarmos com eles na carreira política......Pense bem.......Politico não precisa ter anos e anos de estudos, não precisa ser fluente em nem um tipo de língua estrangeira, já vimos que para ser presidente não precisa de um currículo invejável e nem ser honesto na verdade, então se somos pobres e limpinhos é porque somos burros.....SIM burros..........porque nao ensinamos nossos filhos a melhor e mais segura profissão do mercado....ser politico.......

Jefferson Freitas
Ubatuba, SP

 

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhacer no Pereque Açú - Emilio Campi

Amanhacer no Pereque Açú
©Emilio Campi


Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor