Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 05 de Janeiro de 2006 - Nº 1436 Edições Anteriores

Mary´s Chalés Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Férias no Litoral
Turistas denunciam pousadas no litoral
Litoral Norte tem concurso de beleza
Defesa Civil do Litoral Norte não registra grandes ocorrências por causa da chuva forte


Caraguatatuba
Verão Limpo começa amanhã com atividades educativas
MACC é opção de turismo cultural em Caraguá
Maitê Proença apresenta a peça “Achadas e Perdidas” em Caraguá neste sábado e domingo
SEDA traz cinema a céu aberto neste sábado 7 na Martim de Sá
Pop rock, forró, reggae e até a Micareta dão tom ao Verão de Caraguá
Campanha evangelística promove atendimento social à população no CEMUG
Agenda de Eventos – Verão 2006*
Caminhão da SEDA realiza cortes e tratamentos gratuitos nesta quinta-feira 5 em Caraguá
Segurança é reforçada para os próximos shows do Caraguá Music Festival
Demitidos do PSF têm dificuldade para receber suas homologações
Segurança é reforçada para os shows do Caraguá Music Festival

Ilhabela
Ilhabela pode adotar rodízio de carro
Navio Costa Romântica em Ilhabela


São Sebastião
Grupo rouba jóias de turistas no litoral
0800 recebe 10 denúncias em São Sebastião
S. Sebastião quer liberar caminhão na costa sul
Portarias do DER prejudicam recolhimento de esgoto em Juquehy
Reformulado, Estatuto do Servidor é apresentado à Câmara
“Eu não sou contra a Sociedade Amigos, mas precisa ter mais sensibilidade”, defende-se Guto
Robson Ceará diz que sabia e concorda com emenda da reeleição
Topo e Juquehy: mau cheiro de esgoto é culpa de lançamentos clandestinos e falta de rede
Praia Brava de Boiçucanga pode receber hoje mutirão de limpeza
Jornalistas reclamam de atendimento na chapelaria do Sirena
Prefeitura acerta últimos detalhes na estrutura da Festa do Padroeiro


Ubatuba
Ponte do Rio Escuro recebe melhorias
Beleza da Praia do Ubatumirim perde lugar para a sujeira no Reveillon
Carnês em Ubatuba já estão sendo distribuídos pelos Correios
Prefeitura entrega obras na área de saúde
Vôlei de Ubatuba quer repetir a dose em 2006
Prefeitura consegue autorização judicial para retirada de amendoeira doente
Eduardo César entrega reforma do Pronto Socorro e obras na Saúde
Ubatuba quer investir em uma temporada voltada para a família


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Férias no Litoral

Litoral Norte - A deputada federal Angela Guadagnin (PT-SP), de São José, e seu marido e assessor Carlos Guadagnin, durante passeio em São Sebastião na tarde de anteontem. Ontem, a parlamentar esteve em Caraguatatuba, onde fez compras no calçadão. A petista não abriu mão do salário extra de R$ 25 mil pela convocação extraordinária do Congresso Nacional e retomará suas atividades em Brasília no dia 16. (Fonte: ValeParaibano)

Turistas denunciam pousadas no litoral

Litoral Norte - O Procon de Caraguatatuba recebeu ontem quatro denúncias de reservas feitas em pousadas da cidade por turistas. As pousadas seriam diferentes das apresentadas nos sites. O turistas Cássio Lourenço, 41 anos, de São Paulo, disse que fez a reserva em uma pousada em frente à praia, mas que a família foi instalada em um outro local, distante da orla. A diretora do Procon, Lucy Ferreira, disse que conseguiu recuperar o dinheiro pago antecipadamente por três turistas. O ValeParaibano não conseguiu contato com o proprietário da pousada.
 (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte tem concurso de beleza

Litoral Norte - A multinacional Reckitt Benckiser, do setor de higiene e limpeza, realiza pelo segundo ano consecutivo no Litoral Norte o concurso Garota Veet 2006. As inscrições gratuitas devem ser feitas em um espaço na praia de Maresias, em São Sebastião, até o dia 31 de janeiro. A mais bela jovem do verão 2006 receberá R$ 6.000, contrato de modelo da Veet e um ensaio fotográfico. No espaço Veet, em Maresias, a empresa oferece massagens, consultas dermatológicas, alongamento, camarins e atividades esportivas e recreativas, gratuitamente.
(Fonte: ValeParaibano)

Defesa Civil do Litoral Norte não registra grandes ocorrências por causa da chuva forte

Litoral Norte - A Defesa Civil de São Sebastião não registrou nenhum incidente de maior gravidade, depois da forte chuva de ontem. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o órgão está mantendo monitoramento nos locais considerados de risco, como a região da Topolândia, a Vila Tropicanga, em Boiçu-canga, e o Sertão de Maresias.
“Temos uma cidade com características geográficas e condições climáticas diferentes. Às vezes, chove forte na Costa Sul e no centro está sol”, avalia o chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Paulo Galeano.
Nos últimos três dias, a Prefeitura registrou cerca de 37 milímetros de acúmulo de chuvas. O PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil), elaborado pelo governo do Estado, atenta para o estado de alerta quando o índice pluvio-métrico registrado na cidade atingir 120 milímetros.
A operação do PPDC, que começou em 1º de dezembro de 2004, é encerrada no mês de março, período de grande concentração de chuvas. Para o monitoramento do índice pluviométrico, a Prefeitura utiliza três aparelhos, um deles oficial, pertencente ao Instituto Geológico, órgão do governo do Estado. Um aparelho está instalado no bairro de São Francisco, outro no Centro e outro na Costa Sul, na região de Maresias.
Em Ubatuba a Defesa Civil informou que uma árvore caiu no acostamento da BR 101, no bairro de Itamambuca. A árvore foi retirada, segundo a Defesa Civil, e não houve acidentes. Em Ilhabela, até as 19h00 de ontem, o diretor da Divisão da Defesa Civil da cidade, Klaus Brueder, acredita que choveu entre 20 e 25 milímetros. “Este índice pluviométrico a cidade comporta. E ainda não tivemos nenhuma ocorrência por causa da chuva”, disse.
Vendaval derruba árvores em Caraguá - Ventos de mais de 50 quilômetros por hora, na madrugada de terça-feira, derrubaram pelo menos 12 árvores nos bairros Massaguaçu, Martin de Sá, Ponte Seca, Tinga e Estrela D’Alva, destelhando duas casas e derrubando o muro de outras duas casas.
Segundo o diretor executivo da Defesa Civil, Marcos Alves Medeiros, os danos foram somente materiais, sem nenhuma vítima.
“Como este é um fenômeno imprevisível da natureza, os próprios moradores arcarão com os prejuízos. Algumas árvores eram nativas, outras para enfeites. Das 12 que recolhemos, duas eram grandes, sendo uma frutífera de cajamanga. O bairro mais atingido foi Massa-guaçu, no qual recolhemos cinco árvores, além das outras que os moradores retiraram”, explicou.
Medeiros disse que no boletim especial emitido na tarde de ontem pelo Centro de Previsão de Tempo em Cachoeira Paulista, esta madrugada seria também de ventos fortes. “Estamos de alerta para a madrugada. O tempo deve melhorar no final de semana”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Verão Limpo começa amanhã com atividades educativas

Caraguatatuba - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) lançam amanhã, em Santos, a campanha Verão Limpo 2006.
O objetivo é sensibilizar a população --residente e de turistas-- de municípios litorâneos para a importância da limpeza das praias e dos espaços públicos.
Além de Santos, participam da campanha Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte, e Peruíbe, Guarujá, Cubatão, Ilha Comprida e Itanhaém, no Litoral Sul. O encerramento ocorrerá em Ilhabela, em 27 de fevereiro.
Durante o período da campanha, nas sextas, sábados e domingos, atividades culturais, recreativas e educativas serão realizadas em praias do litoral paulista, com teatro, oficinas e distribuição de sacolas, camisetas e bonés.
No Litoral Norte, as atividades começam em Ubatuba, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, na praia Perequê Açu. Em fevereiro, a programação inclui a praia do Aruã em Caraguá (dias 10, 11 e 12), Maresias em São Sebastião (24 e 25) e Perequê em Ilhabela (26 e 27).
ÁGUA - Durante a campanha, a Cetesb intensificará o monitoramento da água de 19 praias. Nove delas estão no Litoral Norte: Itamambuca, Iperoig e Enseada (Ubatuba), Prainha e Palmeiras (Caraguatatuba), Porto Grande e Barequeçaba (São Sebastião) e Pinto e Itaguaçu (Ilhabela).
A coleta de água do mar para análise nestas praias, que normalmente é feita aos domingos, será realizada três vezes por semana. O resultado será divulgado na internet e em placas nas praias aos domingos, terças e quintas-feiras. (Fonte: ValeParaibano)

MACC é opção de turismo cultural em Caraguá
Aberto de terça a domingo, das 13h às 21h, Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe cerca de 150 visitantes por dia

Caraguatatuba - O MACC (Museu de Artes e Cultura de Caraguatatuba) é opção de turismo cultural em Caraguá.
O diferencial para esta temporada é a mudança do acervo da exposição permanente, que será reaberta neste sábado, dia 7 de janeiro.
Os jornais, fotos e textos históricos da cidade, serão trocados por novas aquisições, que foram doadas por moradores da cidade. Na sala, o visitante poderá ver também uma réplica, em tamanho real, de uma casa típica caiçara, além de uma maquete da cidade e fotos da catástrofe de 1967.
O MACC possui ainda outras duas salas de exposições temporárias. Até o dia 6 de fevereiro, nas salas 1 e 2, permanece a exposição “Bagagem Histórica Paulista – Volta a São Paulo em 80 Malas”, uma realização do Movimento Artístico Liberdade na Arte (M.A.L.A.), de São Paulo, sob a curadoria de Dario Bueno. No total são 80 malas do acervo do M.A.L.A e 117 de artistas plásticos convidados de 9 Estados do Brasil.
Para dar uma maior comodidade ao visitante, o museu conta com seis monitores treinados e sistema de ar climatizado. Cerca de 150 pessoas visitam o local diariamente. O horário de funcionamento durante a temporada é de terça a domingo das 13h às 21h.
No local funciona também um bazar onde é possível comprar cd rom, dvd e publicações sobre a história e a cultura de Caraguatatuba e do Litoral Norte. Também é possível levar para casa peças de artesanato típicos da região. O MACC fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Cândido Motta, 72, Centro, Caraguatatuba.Mais informações pelo telefone (12) 3883-9188. Visite o museu de nossa cidade! (Fonte: PMC)

Maitê Proença apresenta a peça “Achadas e Perdidas” em Caraguá neste sábado e domingo
Começa em Caraguá o Festival de Verão do Teatro Mário Covas. Com uma programação preparada especialmente para quem gosta de cultura, a FUNDACC e o TMC abrem a temporada com espetáculo de Maitê Proença neste fim-de-semana

Caraguatatuba - Grandes espetáculos do eixo Rio-São Paulo estarão em Caraguá durante todo o mês de janeiro, por meio do Festival de Verão do Teatro Mário Covas, realizado pela FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Para abrir a temporada de espetáculos, Caraguatatuba recebe neste final de semana, dias 7 e 8 de janeiro, o espetáculo “Achadas e Perdidas”, com Maitê Proença e Clarice Derziê Luz. Toda essa programação cultural, tem como objetivo proporcionar aos turistas e moradores não apenas eventos turísticos nas praias, mas o acesso à cultura em geral.
“Achadas e Perdidas” é um texto de autoria da própria Maitê Proença, sob a direção do renomado Roberto Talma. Na peça, as atrizes interpretam 23 personagens diferentes, com 7 história distintas que falam de temas como amor, futebol, morte, homens, mulheres e meninas.
Durante as cenas, acontecem 35 trocas de figurinos, 12 trocas de cenário, num espetáculo feito para emocionar o público. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, na bilheteria do Teatro Mário Covas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3881-2623. Culture-se! (Fonte: PMC)

SEDA traz cinema a céu aberto neste sábado 7 na Martim de Sá
A SEDA, uma das maiores empresas de produtos para tratamento de cabelos do país, escolheu Caraguá para trazer um de seus inúmeros projetos de Verão que acontecem anualmente, nas praias mais badaladas de todo país

Caraguatatuba - A SEDA, responsável pela maior linha de produtos para cabelos do Brasil chega a Caraguatatuba neste fim-de-semana, para desenvolver um de seus inúmeros projetos de Verão, que acontecem em todo o Brasil, nas praias mais badaladas.
Esta é a primeira vez que Caraguatatuba recebe um projeto cultural da SEDA, que estará em 2006, em algumas cidades litorâneas. De acordo com a empresa, o principal objetivo desta ação é proporcionar lazer e diversão, com sessões de cinema gratuitas ao ar livre.
O “Cine SEDA”, acontecerá na praça Antonio Facchini, na praia Martim de Sá, neste sábado, 7 de janeiro. O público poderá conferir dois grandes sucessos de bilheteria, numa supertela de mais de 110m2 e som digital. Além disso, promotoras da SEDA, conforme informações da Assessoria de Imprensa do site da empresa, estarão no local distribuindo brindes e pipoca.
A 1ª sessão do Cine SEDA acontecerá às 19h com o filme “Quarteto Fantástico”, com Jéssica Alba, e para encerrar Cine SEDA com chave-de-ouro, a última sessão, marcada para as 21h30, exibirá o filme “Sr. e Sra. Smith”, com Brad Pitt e Angelina Jolie. Você não pode perder! (Fonte: PMC)

Pop rock, forró, reggae e até a Micareta dão tom ao Verão de Caraguá
Marcelo D 2, Tolerância Zero, Bocaloka, Ousadia de Viver, Maurício Manieri e Felipe Dylon são as próximas atrações. Censura para adolecentes e crianças é reduzida.

Caraguatatuba - Rastapé e Canela de Ema fizeram o público dançar muito forró na última terça-feira. Mika 7 levou animação para o público na última segunda-feira, com a micareta já consagrada na Bahia e no inteior de São Paulo.
Esta semana, a animação em Caraguá ficará por conta de Marcelo D 2 e Tolerância Zero, dia 5; Bocaloka e Ousadia de Viver, dia 6; Maurício Manieri e Banda Sofisma, dia 7; Felipe Dylon, dia 8.
Milhares de pessoas, entre moradores e turistas, assistiram aos shows musicais do Caraguá Music Festival, realizados na Praça de Eventos desde o dia 28 de dezembro, como parte da programação Verão 2006. De acordo com o organizador Humberto Magalhães, os shows têm mantido uma boa média de público. “Acreditamos que em média 7 mil pessoas tenham assistido cada show”.
Na próxima semana, dias 10 e 11, a programação será garantida pela Prefeitura, que promoverá shows gratuitos com bandas regionais no local.
Os ingressos para o Caraguá Music Festival podem ser adquiridos pelo valor de R$ 10,00 ou R$ 15,00 (1º e 2º lote), levando 1kg de alimento não-perecível, na Loja Cor do Mar (em frente à Setur), na Água do Mar, no Bar do Hélio e Vênus Depilação. Estudantes, apresentando a carteirinha, pagam 50% do valor normal do ingresso, que é R$ 20,00 ou R$30,00.
Uma das alterações divulgadas pela assessoria de imprensa da Friends Eventos é que o show do Felipe Dylon terá início às 7h30, extraordinariamente.
A censura também foi alterada; adolecentes com idade acima de 14 anos poderão entrar nos shows; já as crianças com idade de 8 anos poderão entrar acompanhadas dos pais ou responsáveis. A decisão foi tomada pela Juíza da Vara da Infância e Juventude de Caraguá, que ainda não decidiu se todos os shows terão a mesma liberação para crianças.
A programação do Caraguá Music Festival continua com shows variados que passam pelo rock, axé, forró, reggae, pagode, samba, sertanejo, pop rock, funk, hip hop, até o dia 28 de janeiro, a partir das 23 horas. (Fonte: PMC)

Campanha evangelística promove atendimento social à população no CEMUG
A CEU – Campanha Evangelística Unida acontecerá no CEMUG neste sábado 7, reunindo voluntários de diversas áreas como médicos, advogados, psicólogos, entre outros, para atender gratuitamente à população, das 9h às 16h30

Caraguatatuba - Um mutirão de solidariedade será realizado no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), neste sábado, 7 de janeiro, sob a organização do pastor Antonio Carlos Tomás e obreiros do Ministério de Belém, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. O evento, considerado 100% social, terá a participação de voluntários, entre médicos, psicólogos, oftalmologistas, nutricionistas, além de cabeleireiros realizando cortes de cabelos gratuitamente à população.
Segundo explicou o pastor Antonio Carlos, a campanha contará ainda com atividades de recreação para as crianças e atendimento em geral. “A população poderá ir até lá para receber orientações de profissionais, que estarão ali de maneira voluntária, com objetivo único de estender a mão ao próximo”, disse.
A Campanha Evangelística Unida acontece até as 16h30, e em seguida será realizada uma carreata do CEMUG ao Centro de Caraguatatuba, passando pela Avenida da Praia e ruas principais da região central.
Com o encerramento da carreata, o movimento retornará ao CEMUG, onde acontecerá um trabalho evangelístico a partir das 19h, com o objetivo de auxiliar espiritualmente as famílias mais necessitadas neste sentido, enfatizou o pastor do Ministério de Belém.
Haverá ainda shows com os cantores Adilson Rossi, de São Paulo, a dupla Miramar e Mirassol, de Ubatuba, Jessé e outros cantores de Caraguatatuba. A CEU contará ainda com a presença de outros cantores e pastores das cidades de São Paulo, Campinas e São José dos Campos.
Para participar deste grande evento social basta comparecer ao CEMUG neste sábado. O evento é aberto a toda população e segundo explicou o pastor Antonio Carlos, é muito importante a participação de todos. “Queremos a presença de toda a população, e aproveitamos para convidar as demais igrejas a juntarem-se a nós neste movimento espiritual. Temos a certeza que após este evento, na segunda-feira, dia 9, Caraguatatuba será uma cidade ainda mais espiritualizada”, finalizou. (Fonte: PMC)

Agenda de Eventos – Verão 2006*

Caraguatatuba - De 04 a 08 de janeiro

Dia 04 – quarta-feira – 22h30
Show das Bandas Jeito Moleque e Maneirada – Caraguá Music Festival, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia. – ingressos a preços promocionais. Mais informações pelo telefone 0800 77 00678
Dia 05 – quinta-feira – até às 18h
SEDA – Salão de Beleza Itinerante – A SEDA estará com um salão de beleza itinerante ao lado da praça Ton Ferreira, na Avenida da Praia, no Centro de Caraguá, realizando cortes de cabelos e hidratação gratuitamente.
De 2 a 9 de janeiro
Inscrições abertas para testes e seleção de novos cantores para o Coral Água Viva. Informações na FUNDACC, pelo telefone 3883-7555.
Dia 5 – quinta-feira – às 9h
TV Band realiza atividades de aeróbica, dança, recreação e gincanas durante todo o dia, na Praia do Indaiá – Quiosque 32
Dia 05 – quinta-feira – 21h
Show com Chico Teixeira e Peleco, no Teatro Mário Covas – abertura do Festival de Verão – Mais informações pelo telefone (12) 3881-2623
Dia 05 – quinta-feira – 23h
Show do cantor Marcelo D-2 e Banda Tolerância Zero, no Caraguá Music Festival, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia. Ingressos a preços promocionais no valor de R$ 15,00 antecipados( com 1kg de alimento), e R$ 30,00 na bilheteria. Mais informações pelo 0800 77 00678
Dia 6 – sexta-feira – às 9h
TV Band realiza atividades de aeróbica, dança, recreação e gincanas durante todo o dia, na Praia Martim de Sá
Dia 06 – sexta-feira – 20h
Lançamento do empreendimento imobiliário de frente para o mar “Alta Vista”, da Incorporadora Construtiva. Coquetel de lançamento no Restaurante Mamalu.
Dia 06 – sexta-feira – 22h30
Show das bandas Bokalouca e Ousadia de Viver, no Caraguá Music Festival, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia. Ingressos na Água do Mar, Vênus Depilação, Loja Cor do Mar e Bar do Hélio. Informações pelo 0800 7700678
Dia 07 – sábado – a partir das 9h – no CEMUG
CEU – Campanha Evangelística Unida, com mutirão social e atendimento voluntário à população, de advogados, médicos, psicólogos, entre outros. Haverá passeata às 16h30 e shows com cantores evangélicos a partir das 19h. Entrada franca.
Dia 07 – sábado
Cine SEDA, na Praça Antonio Facchini, na Martim de Sá. 1ª sessão às 19h “Quarteto Fantástico”, com Jéssica Alba. 2ª sessão, às 21h30 “Sr. e Sra. Smith”, com Brad Pitt e Angelina Jolie. Entrada Franca.
Dia 07 – sábado – 21h
Espetáculo “Achadas e Perdidas” com Maitê Proença e Clarice Derziê Luz, com direção de Roberto Talma, no Teatro Mário Covas. Informações (12) 3881-2623
Dia 07 – sábado – 23h
Show com o cantor Maurício Manieri, e Banda Sofisma, no Caraguá Music Festival, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia. Informações pelo telefone 0800 7700678
Dia 08 – domingo – 19h30
Show com o cantor Felipe Dilon, no Caraguá Music Festival, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia. Informações pelo telefone 0800 7700678
Dia 08 – domingo – 20h
Abertura do 3ºSalão Oficial de Artes de Caraguatatuba. Local: Teatro Mário Covas. Mais de 100 obras de artistas de todo o Brasil além de 6 países. Informações pelo (12) 3881-2623
Dia 08 – domingo – 21h
Espetáculo “Achadas e Perdidas” com Maitê Proença e Clarice Derziê Luz, com direção de Roberto Talma, no Teatro Mário Covas. Informações (12) 3881-2623

***Até 30 de janeiro – todos os dias a TV Band realiza atividades de aeróbica, dança, recreação e gincanas na praia da Cocanha, sempre a partir das 9h
(Fonte: PMC)

Caminhão da SEDA realiza cortes e tratamentos gratuitos nesta quinta-feira 5 em Caraguá
A SEDA definitivamente escolheu Caraguatatuba como um dos “points” brasileiros para a realização de seus projetos itinerantes. Além do Cine SEDA, o Caminhão SEDA – um salão de beleza móvel, estará nesta quinta-feira 5, garantindo um “novo visual” a turistas e moradores

Caraguatatuba - A SEDA, conhecida em todo Brasil pela vasta linha de tratamento para os cabelos escolheu Caraguatatuba para realizar dois de seus grandes projetos sociais promovidos anualmente no verão: o Cine SEDA, e o salão de beleza itinerante.
Nesta quarta-feira 4, o salão da SEDA esteve atendendo o público em geral com cortes de cabelo, hidratação, com alguns dos melhores profissionais que atuam nesta área. Além disso, a SEDA abre uma oportunidade a cabeleireiros e auxiliares residentes na cidade, para trabalharem nesses dias, valorizando a mão-de-obra local. É um privilégio para Caraguá receber o caminhão da SEDA, porque este trabalho tem repercussão nacional e vem com muito sucesso nas praias mais badaladas do Brasil durante as temporadas de verão.
Durante o tratamento realizado nos cabelos de turistas e moradores, são utilizados produtos da linha SEDA, como Hidraloe, Keraforce, Lissagem, Ceramidas, entre outros. Qualquer pessoa pode participar do projeto, que terá continuidade nesta quinta-feira 5, quando o salão de beleza itinerante da SEDA continuará na Praça Ton Ferreira, na Avenida da Praia, no Centro de Caraguá, dando “um novo look”, no cabelos das meninas e mulheres de Caraguá.
Se você quer ir ao salão de beleza sem sair da praia, não pode perder esta oportunidade, o Caminhão de beleza da SEDA estará em Caraguá nesta quinta-feira, até as 17h. Participe!
(Fonte: PMC)


Segurança é reforçada para os próximos shows do Caraguá Music Festival
Seguranças, revistas na entrada, câmeras de vídeo, cães pit bull com treinadores são utilizados para garantir a segurança do público e evitar incidentes.

Caraguatatuba - Proteção e Segurança são palavras de ordem no Caraguá Music Festival, que quer garantir o conforto do grande público esperado para os próximos shows, em Caraguá, como as bandas Calypso, Marcelo D2, Jota Quest, Mauricio Manieri, Felipe Dylon, Tati Quebra Barraco e muitos outros, que irão acontecer até o final do mês.
De acordo com a assessoria de imprensa da Friends Eventos, a expectativa para os próximos shows é de um público bem maior. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas na Praça de Eventos, que tem capacidade para até 20 mi pessoas. “A Friends Eventos tem um histórico de garantia de segurança, são mais de 90 shows realizados sem nenhum incidente grave”, Humberto Magalhães.
A Friends Eventos já produziu shows em Joinville, Serra Negra, Vinhedo, Campinas, Santo André e muitas outras cidades, com bandas renomadas como a de Ivete Sangalo, Felipe Dylon, Marcelo D2, JQuest, shows que sempre atraem um grande público.
Com tendas cobertas que protegem o público da chuva, a organização está reforçando a segurança, com a contratação de mais homens, mais cães Pit Bull e treinadores para a equipe de apoio. Segundo os organizadores, o cães são utilizados para proteger o público, por inibirem invasões atrás do palco e outros pontos, sempre atrás das grades e sem oferecer risco ao público.
O sistema de monitoramento eletrônico é outra ferramenta que está garantindo a segurança no local dos shows; cada câmera tem capacidade para atingir um raio de 3 km, e tem ajudado a captar ações suspeitas, como brigas, confusões e vandalismo.
As revistas também têm evitado brigas, tráfico de drogas, tumultos e confusões, já que não é permitida a entrada de pessoas portando drogas, objetos cortantes, bebidas e armas. (Fonte: PMC)

Demitidos do PSF têm dificuldade para receber suas homologações

Caraguatatuba - Os mais de 160 agentes comunitários que trabalharam nestes três anos no PSF (Programa Saúde da Família), estão com dificuldades de homologarem suas demissões. Desde o dia 1º de janeiro, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) passou a administrar o PSF, até então gerenciado pela Casa de Saúde Stela Maris.
Os agentes comunitários assinaram a demissão no dia 31 de dezembro e no dia 2 de janeiro deste ano receberam o salário correspondente ao tempo de serviço.
Para poderem sacar o fundo de garantia e dar entrada no seguro desemprego - para os que não passarem no processo de seleção - é necessário homologar a demissão. A homologação pode ser feita pelo Ministério do Trabalho ou pelo sindicato da categoria.
O impasse é que o Sindicato dos Funcionários da Saúde, com sede em São José dos Campos e sub-sede em Ubatuba, não teria condições de atender em Caraguatatuba. O presidente do Sindicato, Carlos José, não foi encontrado para comentar sobre o assunto.
“Na tarde de segunda-feira o Departamento de Recursos Humanos da Santa Casa decidiu negociar com o Sindicato. Hoje estaremos acertando se os agentes comunitários terão que se deslocar para Ubatuba numa única data, ou se cada agente terá uma data para ir a Ubatuba”, disse uma funcionária da Santa Casa, explicando que a irmã Sílvia Helena estava em viagem e por isso não poderia detalhar melhor o caso.
A coordenadora técnica do PSF da Secretaria Municipal de Saúde, disse que tomou conhecimento do assunto por meio dos agentes comunitários e que a Prefeitura passou as informações para o Departamento Jurídico negociar com o Ministério do Trabalho.
“Estamos dentro dos prazos, por isso tentaremos resolver aqui em Caraguatatuba. Estamos negociando se o Ministério do Trabalho poderá emitir mais de quatro homologações por semana”, afirmou.
Segundo ela, os 20 médicos, 30 auxiliares de enfermagem e 22 enfermeiros do PSF, já passaram pelo processo seletivo e a maioria foi recontratada. Atualmente está em andamento a seleção de 22 agentes administrativos. Posteriormente será feita a seleção de 166 agentes comunitários em três fases: análise de currículo, prova de conhecimentos específicos e, dinâmica de grupo com entrevista.
Os ex-agentes de saúde não terão que entregar o currículo, porque serão avaliados pelo prontuário de trabalho. A prova ainda sem data definida acontecerá no final de janeiro.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Segurança é reforçada para os shows do Caraguá Music Festival

Caraguatatuba - Proteção e segurança são palavras de ordem no Caraguá Music Festival, que quer garantir o conforto do grande público esperado para os próximos shows, em Caraguá, como as bandas Calypso, Marcelo D2, Jota Quest, Mauricio Manieri, Felipe Dylon, Tati Quebra Barraco e muitos outros, que irão acontecer até o final do mês.
De acordo com a assessoria de imprensa da Friends Eventos, a expectativa para os próximos shows é de um público bem maior. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas na Praça de Eventos, que tem capacidade para até 20 mi pessoas. “A Friends Eventos tem um histórico de garantia de segurança, são mais de 90 shows realizados sem nenhum incidente grave”, Humberto Magalhães.
A Friends Eventos já produziu shows em Joinville, Serra Negra, Vinhedo, Campinas, Santo André e muitas outras cidades, com bandas renomadas como a de Ivete Sangalo, Felipe Dylon, Marcelo D2, JQuest, shows que sempre atraem um grande público.
Com tendas cobertas que protegem o público da chuva, a organização está reforçando a segurança, com a contratação de mais homens, mais cães Pit Bull e treinadores para a equipe de apoio. Segundo os organizadores, o cães são utilizados para proteger o público, por inibirem invasões atrás do palco e outros pontos, sempre atrás das grades e sem oferecer risco ao público.
O sistema de monito-ramento eletrônico é outra ferramenta que estaria garantindo a segurança no local dos shows; cada câmara tem capacidade para atingir um raio de 3 km, e tem ajudado a captar ações suspeitas, como brigas, confusões e vandalismo.
As revistas também têm evitado brigas, tráfico de drogas, tumultos e confusões, já que não é permitida a entrada de pessoas portando drogas, objetos cortantes, bebidas e armas.
(Fonte: Imprensa Livre)



 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela pode adotar rodízio de carro
Prefeitura estuda alternativa para reduzir acesso de veículos, principalmente de turistas de um dia

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela estuda medidas, entre elas um rodízio, para limitar o acesso de carros à ilha em períodos de maior movimento, como Réveillon, Carnaval e feriados prolongados.
A frota fixa de veículos em Ilhabela é de 5.000 carros mas, segundo a prefeitura, cerca de 30 mil chegam a trafegar pela ilha em períodos de maior movimento. Ainda segundo a prefeitura, destes, 14 mil em média seriam somente de turistas de um dia.
Como consequência do crescimento da frota flutuante, a cidade registra com frequência congestionamentos na cidade e nos acessos às praias e também a falta de vagas para estacionamento.
Para moradores e comerciantes, o excesso de veículos afeta a qualidade de vida na ilha, que possui uma única via, a SP-131, de 60 quilômetros de extensão, que interliga os bairros localizados nas regiões sul e norte.
Segundo moradores, a rodovia tem registrado congestionamentos principalmente no trecho entre os bairros da Vila, Perequê e Barra Velha.
"Levei mais de meia hora para percorrer 500 metros entre o Perequê e a Barra Velha", disse ontem o jornalista Nivaldo Simões, que reside na ilha.
LIMITE - O prefeito Manoel Marcos (PTB) disse que é preciso encontrar medidas para limitar a entrada de carros na ilha. Segundo ele, a cidade, que tem 28 mil habitantes fixos, recebeu no feriado de Réveillon mais de 80 mil turistas.
"Ilhabela está preparada para receber um grande número de turistas, mas temos que limitar a entrada de carros, principalmente, dos turistas que apenas vem passar o dia na ilha. Nosso sistema viário é muito limitado", afirmou.
Ele disse que entre as alternativas em estudo estariam a implantação do rodízio para automóveis, cobrança de taxa ambiental e até mesmo aumento no valor da travessia da balsa. "Queremos limitar os veículos e não o acesso das pessoas", disse.
ZONA AZUL - A prefeitura quer ainda estimular os turistas a utilizarem o transporte coletivo, bicicletas e até mesmo lanchas para se deslocarem de uma praia para outra. A prefeitura deverá criar horários especiais para o tráfego de caminhões e implantar zona azul na região central para tentar melhorar o sistema viário na temporada.
O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Marcelo Carlos, disse ser favorável à redução dos carros dos turistas de um dia na ilha.
Ele disse que a hidrovia também ajudaria a reduzir os problemas no trânsito local.
Simões defendeu a cobrança de uma taxa ambiental de maior valor para aqueles que pretendem ficar pouco tempo na ilha. Ele disse que a prefeitura deveria estimular o uso de bicicletas e o transporte coletivo. (Fonte: ValeParaibano)

Navio Costa Romântica em Ilhabela

Ilhabela - O navio Costa Romântica aportou ontem pela primeira vez em Ilhabela e foi recepcionado na chegada pelo prefeito Manoel Marcos e pelo secretário de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini, que aproveitaram a ocasião para troca de presentes com o comandante da embarcação.
Na ocasião, estava presente o diretor da D. A. Mcneill, David Allan Mcneill, proprietário da agência marítima responsável pela vinda do Costa Romântica ao Brasil. (Fonte: Imprensa Livre)

 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Grupo rouba jóias de turistas no litoral

São Sebastião - Três homens armados de revólveres assaltaram no início da madrugada de ontem quatro turistas em uma residência de veraneio na praia de Camburi, na costa sul de São Sebastião. Foram levados R$ 50 mil em jóias das vítimas.
Segundo o caseiro M.A.C., de 30 anos, os assaltantes surpreenderam as vítimas por volta da 0h30. Ele disse que os assaltantes trancaram todos os turistas em um dos quarto da residência.
Os assaltantes fugiram do local levando um computador, aparelhos celulares, uma filmadora, roupas, cartões de créditos, dinheiro e várias jóias. Segundo a PM, as jóias furtadas foram avaliadas em R$ 50 mil.
O grupo também levou nove quilos de carne para churrasco e 30 latas de cerveja. Até a noite de ontem, nenhum dos assaltantes havia sido localizado pela polícia.
Segundo a PM, mesmo após o feriado, os turistas devem adotar medidas preventivas para evitar assaltos, principalmente, durante a noite. A PM recomenda que os turistas mantenham portas e janelas fechadas. (Fonte: ValeParaibano)

0800 recebe 10 denúncias em São Sebastião

São Sebastião - Corte de árvores, terrenos baldios com acúmulo de lixo, possíveis crimes ambientais, construções irregulares e instalações de tendas em praias. Estas foram algumas das denúncias apontadas no primeiro dia de funcionamento do disque-denúncia da fiscalização, ligada as Secretarias de Obras e Planejamento e de Meio Ambiente de São Sebastião. Os fiscais atenderam as mais de 10 solicitações e multaram os infratores. A criação do 0800 é uma forma de controlar com maior eficiência os mais de 100 Km de extensão do Município. O número para reclamações é 0800-7700776. (Fonte: ValeParaibano)

S. Sebastião quer liberar caminhão na costa sul
Prefeitura pede que DER revogue a proibição de tráfego pesado na Rio-Santos entre Praia Grande e Boiçucanga

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião iniciou um movimento para forçar o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) a revogar uma portaria de 2004, que proíbe o tráfego de caminhões com mais de 15 toneladas entre os quilômetros 131 e 167 da rodovia Rio-Santos, entre os bairros da Praia Grande e Boiçucanga.
O prefeito Juan Pons Garcia (PPS) disse que a portaria 'dificulta o progresso da cidade'.
Ele afirmou que solicitou a semana passada ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) a revogação da portaria.
Segundo Garcia, na semana passada um caminhão da Sabesp deslocado a Juquehy para conter um vazamento de esgoto precisou percorrer cerca de 250 quilômetros, utilizando as rodovias Tamoios, Ayrton Senna e Mogi-Bertioga.
Pela rodovia Rio-Santos, o caminhão percorreria 35 quilômetros.
O presidente da Soamar (Sociedade Amigos de Maresias), Aldo Amadei, disse que todos os fretes são mais caros para a costa sul, o que provoca o aumento no preço de produtos, entre eles o combustível, para moradores e veranistas.
RAMPAS- O diretor do DER, Orlando Morgado, disse ontem que o tráfego de caminhões é proibido devido às rampas e curvas existentes no trecho. A presença de caminhões prejudica o tráfego no trecho.
Segundo ele, o acesso de caminhões com mais de 15 toneladas é liberado apenas em casos de emergência, mediante autorização prévia do DER. (Fonte: ValeParaibano)

Portarias do DER prejudicam recolhimento de esgoto em Juquehy
Para chegar em Juquehy, caminhão teve de utilizar a Rodovia dos Tamoios e Mogi-Bertioga, numa viagem que durou mais de 5 horas. “São portarias que estão dificultando o progresso de São Sebastião”, manifesta o prefeito Dr. Juan Garcia

São Sebastião - As portarias do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) que estabelecem o limite de peso e comprimento dos veículos que trafegam pela Rodovia Manoel Hyppólito do Rego (SP-55), na Costa Sul de São Sebastião, continuam prejudicando o município. Desta vez, a restrição quase impediu o atendimento de emergência pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Em reunião no gabinete do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, na última terça-feira (03/01), o gerente da Sabesp, José de Oliveira Paulo, relatou que no dia 26 de dezembro, um dia após o Natal, a empresa teve vários prejuízos ao atender uma emergência por conta da portaria.
O acidente havia acontecido na Estrada do Sertãozinho, em Juquehy, onde uma máquina da Prefeitura de São Sebastião atingiu um “PV” (posto de visita) da rede de esgoto durante manutenção de rua. “De imediato, o caminhão sugador foi para o local, só que acabou sendo barrado no posto da Polícia Rodoviária, no Guaecá. O motorista ficou parado das 17h às 20h e, sem alternativa, teve que retornar, pegar a Rodovia dos Tamoios, seguir pela Ayrton Senna, Mogi-Bertioga, para chegar em Juquehy. O que deveria levar 40 minutos passou de 5 horas. O caminhão inclusive foi multado”, lamentou o gerente.
As portarias do DER são 012/1985 e 052/2004. Ambas estabelecem como limite 13,2 metros de comprimento e peso bruto de 15 toneladas, no trecho entre os quilômetros 131 ao 167 (Praia Grande a Boiçucanga). “No documento, o caminhão marca 17 toneladas, mas não chega a isso e só trafega vazio. Além disso, tem 8,73 metros de comprimento. Essa portaria é absurda”, reclama José de Oliveira Paulo.
De acordo com o gerente, a alternativa seria conseguir uma autorização emergencial junto ao DER, mas não havia nenhum funcionário no dia 26 na repartição. “Questões ambientais não podem depender de burocracia”, encerrou. A Sabesp irá registrar hoje um boletim de ocorrência contra o DER.
Em Maresias, na última terça-feira (03/12), o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, fez um desabafo contra o DER. “Por um acidente, a rede de esgoto ficou entupida e o caminhão de manutenção não pôde passar. O DER é insensível e incompreensível”, disse o prefeito, que teve apoio de representantes de sociedade amigos de bairros presentes.
Atualmente, os comerciantes da Costa Sul sofrem com a situação, já que os caminhões de entrega acabam não conseguindo chegar aos bairros. Preocupado com a situação, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, entregou ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, um pedido de revogação das portarias 012/85 e 52/04.
Segundo ele, vários serviços, entre eles, as obras da Prefeitura, estão sendo prejudicados por conta das portarias. Além disso, os serviços são encarecidos por conta dos veículos longos terem de trafegar por outra rota, vindos por exemplo da Mogi-Bertioga. “O Estado, através do DER, está sendo totalmente insensível proibindo a circulação desses veículos. São portarias que estão dificultando o progresso de São Sebastião”, finalizou. (Fonte: PMSS)

Reformulado, Estatuto do Servidor é apresentado à Câmara

São Sebastião - O Sindicato dos Servidores Públicos protocolou ontem na Prefeitura e na Câmara Municipal sua proposta a reforma do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, que será votada na terça-feira, dia 10, às 10h00.
As considerações feitas pelo Sindserv sugerem a alteração de 38 artigos do Estatuto proposto pelo Executivo.
Entre as propostas enviadas pelo Sindserv consta o aumento do percentual mínimo de cargos comissionados ocupados por servidores de 10 para 30%; a integração da gratificação para servidores de níveis técnicos; o aumento do adicional de periculosidade de 20 para 30%; a concessão de vale transporte para servidores que moram nas cidades limítrofes a São Sebastião, entre outros.
Além disso, altera o artigo que trata da disponibilidade do servidor estável em virtude da extinção de seu cargo ou da declaração de sua desnecessidade. De acordo com o projeto de lei apresentado pelo prefeito Juan Garcia, o servidor nessa situação passaria a receber uma remuneração proporcional ao tempo de serviço.
A proposta apresentada pelo Sindserv é que justificada a extinção de seu cargo ou da declaração de sua desne-cessidade, o funcionário não venha ter prejuízo das suas remunerações.
Vale-Transporte - Também há alteração proposta no item que trata sobre vale-transporte. No projeto de lei apresentado pelo prefeito, o benefício seria concedido aos servidores para uso nos limites do município e que cumprissem a carga horária de 8 horas diárias.
O Sindserv alterou para que o vale-transporte fosse estendido também para os funcionários que moram nas cidades vizinhas, independente do tempo de trabalho.
“O texto é bem extenso, demandaria muito mais tempo para a entidade analisá-lo”, disse a presidente do Sindserv, Ângela Couto.
Magistério - Outro ponto também discutido pelo sindicato refere-se a um título específico do Estatuto, que trata das questões do Magistério. Para o Sindserv o Estatuto oferece uma visão global de todo o quadro funcional da Prefeitura, não justificando haver um título específico tratando apenas de uma delas.
“A Saúde, por exemplo, também é dotada de critérios específicos nas suas relações profissionais e nem por isso tem suas questões discutidas separadamente no Estatuto”, explica Couto. Ela acrescentou que a proposta do sindicato é retirar desse Estatuto a parte do texto referente ao Magistério, para que seja elaborado, ao longo de 2006, um documento específico da classe. (Fonte: Imprensa Livre)

“Eu não sou contra a Sociedade Amigos, mas precisa ter mais sensibilidade” defende-se Guto

São Sebastião - O vereador Guto Senatore (PMDB) (foto) esteve ontem à tarde no Imprensa Livre para esclarecer sobre a polêmica em torno da sua proposta de obrigar que os representantes das Sociedades Amigos sejam moradores do município há pelos menos cinco anos, com o objetivo de valorizar o povo caiçara.
A proposta foi divulgada pelo vereador no uso da tribuna da Câmara e tem recebido críticas de algumas lideranças de bairros. Entre elas, o presidente da Soab (Sociedade Amigos de Boiçucanga), Diogo Soares, e da secretária da Samju (Sociedade Amigos de Juquehy), Regina Helena de Paiva Ramos.
“Eu não sou contra a So-ciedade Amigos, mas acho que é preciso ter mais sensibilidade para agrupar pessoas de vários níveis econômicos. Eu decidi fazer o estudo para o projeto de lei, que obriga moradores a assumir a representação do bairro, após ter sido procurado por diversas pessoas da cidade”, diz.
Ele cita como exemplo o episódio em que um presidente de bairro não pôde usar a tribuna da Câmara por não ter título eleitoral no município. “Em Juquehy nós estamos formando o Conselho Comunitário que vai funcionar paralelo à Samju, onde todos os integrantes serão do bairro”.
Caiçara - Para o vereador, quando o presidente da Sociedade Amigos reside em outra cidade inibe a participação do caiçara de condição financeira mais humilde e que trabalha nos finais de semana. “Quando o presidente é de fora as reu-niões só acontecem nos fins de semana, justamente quando o pessoal do bairro está trabalhando. Além disso, o valor que é pago pelos associados, que deve estar em torno de R$ 500 ao ano, é considerado alto para muitas pessoas”, diz.
Guto faz críticas à atuação principalmente da Samju. “Para fazer qualquer coisa é preciso pedir autorização da Sociedade Amigos. Juquehy está virando uma praia privatizada. Não tenho nada contra a Samju, mas hoje ela não atende à expectativa dos moradores do bairro”, afirma.
Sobre o fato da Câmara não ter poder para legislar sobre as associações, o vereador afirma que não chegou a verificar esse fato quando se propôs a elaborar o projeto de lei. “Não se trata de discurso jurídico, mas de sensibilidade. O que eu quero é abrir a discussão porque os moradores precisam ser ouvidos”, finaliza.
Críticas - Por causa do possível projeto de lei o vereador Guto Senatore foi acusado de tomar medidas anti-democráticas.
“A valorização do povo caiçara deve ser feita de muitas formas, inclusive ampliando a participação dentro das decisões políticas de nosso município, mas não de qualquer maneira e com medidas anti-democráticas, limitando diversos direitos que com muita luta conquistamos em 1988”, afirma Diogo Soares, presidente da Sociedade Amigos de Boiçucanga.
Já Regina Helena, secretária da Samju, acusa o vereador de não conhecer a Constituição Brasileira, onde está escrito no item XVIII do artigo 5o. capítulo I que: “a criação de associações (...) independe de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.
“O vereador não tem a mais ínfima noção do que venha a ser uma sociedade de amigos e provavelmente nunca leu a Constituição Brasileira. Se leu, esqueceu. Ou não entendeu”, escreveu ela. (Fonte: Imprensa Livre)

Robson Ceará diz que sabia e concorda com emenda da reeleição

São Sebastião - O vereador Robson Ceará (PPS) (foto) afirmou na manhã de ontem que tinha conhecimento da emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), que possibilita a reeleição do presidente e dos membros da mesa diretora da Câmara, que foi aprovada por unanimidade de votos. “Eu sabia da emenda.
O Dalton (da Silva) tem cinco assinaturas no pedido de revogação, mas não vai contar com a minha. Não sei porque estão esperneando.
A reeleição não é automática e será necessária uma nova eleição. Isso é uma bobeira”, diz.
Em entrevista ao jornal, o vereador Dalton da Silva (PL) afirmou que vai entrar com pedido de revogação da emenda na primeira reunião ordinária, que será realizada no dia 7 de fevereiro. “Já tenho cinco assinatura contando com a minha no pedido de revogação da Lei: Solange Ramos (PPS), Coringa (PFL), Kotian (PTB) e Geléia (PP), suplente do vereador Cardim, que na época estava afastando com atestado médico.
O presidente aproveitou um momento delicado e tem consciência que errou tanto que depois pediu desculpa”, disse.
A vereadora Solange Ramos alegando que a votação do Projeto da Lei Orgânica não estava prevista na pauta também protestou ao saber que tinha votado a favor da emenda da reeleição. “A votação não estava na pauta e foi colocada na última hora.
Nós ficamos muito chateados. Isso foi uma falta de respeito com o colega”. De acordo com o vereador Robson Ceará, os vereadores estariam se reunindo ontem para tentar chegar num consenso sobre o tema da reeleição. (Fonte: Imprensa Livre)

Topo e Juquehy: mau cheiro de esgoto é culpa de lançamentos clandestinos e falta de rede

São Sebastião - A superintendência regional da Sabesp no Litoral Norte fez contato ontem com o jornal por causa de duas notas publicadas na seção Curtas. As notas, intituladas “Mau Cheiro 1 e 2”, referiam-se à reclamação de moradores quanto ao mau cheiro de esgoto exalado em dois locais: na desembocadura do Córrego Mãe Isabel e na Praia de Juquehy.
O córrego Mãe Isabel, que corta os bairros da Topolândia e Itatinga, na região central do município, tem águas pretas e um cheiro insuportável nas margens, especialmente nas proximidades da desembocadura. O Mãe Isabel encontra o mar em frente ao Cnaga, ao lado do aterro que forma o retroporto de São Sebastião.
O cheiro é muito forte e incomoda moradores e funcionários das empresas que trabalham na área, que o consideram “um rio morto, podre, esgoto puro”.
Segundo o superintendente da Sabesp, engenheiro Ricardo Amadei, o problema não é causado pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Itatinga. “Esta estação, instalada há 18 anos, está operando normalmente. O problema é causado pelos lançamentos clandestinos. Ruas onde existe a rede coletora de esgoto, mas seus moradores não fazem a ligação”, explica Amadei.
O problema na Praia de Juquehy recebeu do superintendente da Sabesp a mesma explicação. O mau cheiro que os moradores sentem no bairro e cuja origem pensam ser da ETE lá instalada, na verdade também viria dos lançamentos clandestinos. Neste bairro da Costa Sul a Sabesp estima que existam 300 residências ainda não conectadas à rede, que foi planejada para atender 1.200 casas.
“Além disto”, diz o engenheiro, “uma ETE operando em condições de normalidade não tem que gerar mau cheiro. Podemos citar como exemplo o bairro de Boiçucanga, onde existe uma estação grande; e ainda a Praia de Barequeçaba, onde a ETE está instalada de frente para a praia, e tem inclusive um hotel ao lado. Nós não temos registro de reclamação de moradores nestes locais”.
Loteamentos clandestinos - O mau cheiro e a contaminação dos rios, nos dois locais citados, têm ainda, por parte da própria empresa, uma segunda explicação: a falta de rede coletora de esgoto em áreas de invasão.
Tanto os bairros do Itatinga e Topolândia, quanto a Praia de Juquehy, possuem centenas de moradores instalados em loteamentos clandestinos e áreas de invasão em encostas de morro. Juquehy, inclusive, é o bairro onde existe o maior número de áreas congeladas no município.
Segundo Amadei, a empresa é impedida legalmente de atender loteamentos clandestinos, mas a falta de saneamento nestas áreas é um problema que começa a ser atacado pela Promotoria Pública local, que há cerca de três meses reuniu todos os órgãos envolvidos em busca de solução – Prefeitura, Sabesp, Cetesb, Polícia Ambiental e SABs.
“O Ministério Público está cobrando a regularização destas áreas congeladas e está envolvendo todo mundo num grupo de trabalho de médio prazo”, conta ele.
Isto significa cinco ou seis anos para encontrar meios de dar legitimidade aos lotes, com escritura para os moradores; envolver a Sabesp para instalar redes de abastecimento de água e coleta de esgoto nestas áreas; também a Cetesb para dar o licenciamento a estas obras; e a Prefeitura na busca de recursos e no controle rígido do congelamento das áreas.
Áreas congeladas - Este programa de Áreas Congeladas, criado pela Prefeitura de São Sebastião na atual administração, já congelou 33 núcleos em 18 bairros. São 27 núcleos na Costa Sul e seis na Costa Norte do município. Ao todo, 17 deles já foram sinalizados.
O programa é pioneiro, e serve de modelo para cidades como Paraibuna, Angra dos Reis (RJ) e Madre de Deus (BA). Ele é uma tentativa da administração de exercer algum controle sobre áreas onde invasões e assentamentos irregulares e precários causam uma série de problemas, tanto para os próprios moradores, como para a comunidade em geral.
Entre os problemas gerados estão as construções em áreas de risco de deslizamento de encosta; insegurança na titularidade dos terrenos; edificações sem critério técnico, invadindo e destruindo á-reas de preservação permanente, como mangues e beira de rios; além da disposição inadequada de lixo e lançamento clandestino de esgoto em córregos e valas.
A implantação do programa se dá com o levantamento topográfico da área, seguindo-se o cadastramento das famílias ali instaladas e a sinalização do local, então identificado como área congelada. Para auxiliar no programa a Prefeitura contratou a mesma empresa de planejamento urbano e gestão ambiental que já atua em São José dos Campos, a Avalon.
A empresa, além de treinar e capacitar os monitores, está empenhada em fazer levantamentos e produzir dados estatísticos que darão suporte para a implementação de uma política urbanística e habitacional no município.
O objetivo do cadas-tramento é catalogar as condições sócio-econômicas e o levantamento fundiário das famílias que residem no local, procurando assim propor um melhor assentamento das mesmas. Em cada núcleo congelado foi instalada uma placa informativa identificando que são proibidas novas construções no local, estando sujeitas a demolição.(Fonte: Imprensa Livre)

Praia Brava de Boiçucanga pode receber hoje mutirão de limpeza

São Sebastião - Se o tempo e o mar permitirem, equipes da Prefeitura e do IF (Instituto Florestal) estarão trabalhando hoje na retirada do lixo que está na Praia Brava de Boiçucanga. Há denúncia dos moradores de que este lixo que está na praia já tinha sido ensacado há seis meses, durante um mutirão. Os sacos, entretanto, deixados empilhados na praia, acabaram não sendo retirados pela Prefeitura.
O mutirão de hoje vai envolver um grupo de doze pessoas e uma embarcação de alumínio do IF. “Estes mutirões sempre são uma verdadeira operação de guerra”, conta o diretor local do Parque Estadual da Serra do Mar, Edson Lobato.
Isto porque o lixo só pode ser retirado por mar, que costuma ter ondas fortes, tornando o embarque do lixo uma operação de risco. O lixo será ensacado, carregado até a orla, embarcado no barco do IF e depois, longe da arrebentação, será transferido para uma traineira, cedida por Francisco Rodrigues dos Santos, que finalmente o levará para o porto de Boiçucanga.
A estimativa é que exista uma tonelada de lixo na praia, o que vai resultar em quase 70 sacos de 60 litros cada. O barco menor terá que fazer no mínimo dez viagens até a traineira para conseguir retirar todo o lixo da praia.
Moradores denunciam - Presidente da Ambrava (Associação dos Moradores da Praia Brava), entidade criada em abril passado, Marcelo da Silva Cavalheiro Mendes conta que em junho passado os moradores realizaram um mutirão, recolhendo lixo em toda a trilha de acesso e na praia.
O lixo teria sido ensacado e deixado empilhado na praia, com a promessa da Prefeitura de que providenciaria sua retirada assim que a maré permitisse.
Segundo Mendes, mais de 45 pessoas participaram do mutirão, inclusive três fiscais ambientais, que participaram da operação representando a Prefeitura. Eles chegaram a documentar a ação por meio de um relatório fotográfico.
“É um absurdo que este lixo esteja lá até hoje. Os sacos já se rasgaram todos e o lugar virou um lixão. Nós cansamos de pedir a retirada deste mate-rial, até a rádio comunitária de Boiçucanga cobrou. O pessoal da Prefeitura só é bom na hora de cobrar da comunidade. Esta semana mesmo derrubaram uma casa lá na Estrada da Praia Brava, que hoje é um Núcleo Congelado pela Prefeitura. Mas eles tem que fazer a parte deles, todos tem que ter sua responsabilidade”, afirma ele.
Mendes se diz proprietário, há cinco anos, de um terreno de 30 m2 na Estrada da Praia Brava.
Ele mora no local há dois anos, mas trabalha numa fábrica de celulose na cidade de Mogi das Cruzes, há 11 anos. Segundo ele, existem mais de 300 pessoas morando nos locais próximos à trilha da Praia Brava, conhecidos como Rua Canaã e Morro do Macaco. “Nossa entidade nasceu da carência social dos moradores que precisam de apoio em diversas áreas. A Prefeitura é ineficiente e não consegue abranger tudo.
O que queremos é a preservação deste lugar. Vamos reflorestar os locais onde a vegetação foi destruída pelos campistas e estamos pedindo à Prefeitura que coloque placas de sinalização e de conscientização”, diz o presidente da Ambrava.” (Fonte: Imprensa Livre)

Jornalistas reclamam de atendimento na chapelaria do Sirena

São Sebastião - Duas jornalistas de Guarujá, Evelyn Faria e Elizabeth Faria, depois de curtirem a noite na casa noturna Sirena, em Maresias, na Costa Sul, disseram que foram humilhadas, quando a chapelaria da boate perdeu a bolsa de uma delas.
“Nós fomos as primeiras a guardar a bolsa. Quando fomos buscá-la, estávamos com o comprovante da chapelaria, a bolsa não estava lá e a chapelaria fechada. Entramos com o segurança no local e comprovamos que a bolsa não estava lá”, contou Evelyn.
Segundo a jornalista, depois da bolsa não ter sido localizada, ela e a amiga teriam sofrido humilhações verbais e esperaram cerca de quatro horas até poderem sair da casa.
“Estávamos desesperadas. Nós fomos desrespeitadas, os funcionários foram muito grosseiros conosco. Tivemos que esperar todas as pessoas saírem da casa para sermos liberadas”, disse aflita Evelyn.
Além da espera, a jornalista ainda disse que foi obrigada a assinar um termo de compromisso para poder ser ressarcida do prejuízo.
Na bolsa, segundo Evelyn, havia dois celulares, máquina fotográfica digital, dinheiro, documento do carro, chaves, carteiras, talões de cheques e cartões de crédito. “Fomos além de tudo obrigadas a assinar um termo nos comprometendo a não divulgar o ocorrido na imprensa e não processar a casa.
Depois de ameaças e horas discutindo, fomos ressarcidas em R$ 4 mil. Mas o triste e o pior foi a humilhação que passamos. Acabou com o meu ano novo”, lamentou Evelyn.
A jornalista disse que registrou B.O. em uma delegacia em Santos e vai processar a casa por danos morais. “Eu fui forçada a assinar o termo. Já procurei meu advogado e vou processar o Sirena por danos morais. Isto nunca poderia ter acontecido. Perder a bolsa da cliente com o comprovante em nossas mãos, é um absurdo”, disse indignada Evelyn.
Em resposta via e-mail, o Sirena disse que as jornalistas “tão logo terem supostamente perdido seus pertences na chapelaria do Sirena, foram prontamente atendidas por funcionários da casa noturna, que lhes deram pronto atendimento, sem que qualquer espécie de constrangimento ou humilhação tenha ocorrido”.
A casa também afirma que “o atendimento prestado às moças pelo staff do Sirena, ainda que não tenha sido reconhecida qualquer responsabilidade pelo alegado episódio, deu-se de modo prestativo, cordial e com vistas a minimizar todos os transtornos possíveis”.
Ainda conforme a nota, a gerência aconselhou as moças a lavrar o respectivo boletim de ocorrência na delegacia local. E as jornalistas não teriam aceitado.
Assim, conforme a nota do Sirena, a casa e as jornalistas “chegaram a uma composição pecuniária ampla, superior inclusive aos alegados pertences que te-riam sido extraviados. Houve a assinatura de um acordo, perante testemunhas, e as referidas senhoritas receberam soma em dinheiro, ao que deram quitação”.
A nota termina afirmando “rechaça qualquer afirmação neste sentido, porque mentirosa e danosa à imagem desta empresa, que pauta sua postura comercial pelo respeito aos clientes, o que é comprovado por seu sucesso há anos.
Serão objeto de medida judicial criminal e cível indenizatória por crimes contra a honra quaisquer afirmações que sejam veiculadas em detrimento da imagem do Sirena, sejam afirmações tecidas pelas senhoritas, em questão, sejam afirmações veiculadas indevidamente por quaisquer órgãos de imprensa”. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura acerta últimos detalhes na estrutura da Festa do Padroeiro

São Sebastião - A Festa do Padroeiro será aberta amanhã e a Prefeitura de São Sebastião está acertando os últimos detalhes da estrutura. “Estamos concluindo o sistema hidráulico e elétrico. Agora será feita a iluminação das barracas”, informou o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno.
Segundo ele, este ano a festa não terá mais que conviver com o antigo problema da lama na área das barracas. Toda a área foi pavimentada por funcionários da Prefeitura.
Um palco de 16 metros também já está sendo montado. Os artistas terão ainda à disposição uma carreta-camarim. “A mesma estrutura será utilizada pelos artistas locais”, frisa o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi.
A feira livre terá 100 barracas, sendo 20 delas para comerciantes locais e outras 20 para ambulantes. Buzi acredita que, em 17 dias, cerca de 150 mil pessoas devem passar pela Festa do Padroeiro.
A festa - O evento será aberto amanhã (6) e vai até o dia 22. Diariamente, a partir das 19h30, acontece uma quermesse, com venda de quitutes e o tradicional sorteio de prendas, que variam de R$ 1 mil até um carro zero quilômetro. Entre as atrações estão os shows musicais, com destaque para: Fundo de Quintal (dia 7), Marjorie Estiano (13), Ney Matogrosso (14), Planta e Raiz (19), Cheiro de Amor (20), Zélia Duncan (21), Sofisma (22) e Gabriel O Pensado (28). Também haverá show com artistas locais.
Já a festa religiosa, que será aberta no dia 6 com a procissão do Mastro, engloba uma série de atividades e novenas.
No dia 15, a Paróquia de São Sebastião promoverá um Casamento Comunitário. O dia do padroeiro, 20 de janeiro, será comemorado com a alvorada às 6h00, missa solene às 18h30 e procissão. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Ponte do Rio Escuro recebe melhorias

Ubatuba - A comunidade do Sertão das Cotias está satisfeita. No último dia 03 seus moradores puderam contar com uma melhoria considerável na ponte de acesso entre os bairros do Rio Escuro e Sertão das Cotias. Desde 2005 as comunidades vinham solicitando ao vereador Charles Medeiros que intercedesse junto ao executivo solicitando a execução da obra.
Charles diz que a realização foi fruto da soma de esforços da Regional Sul e da Secretaria de Obras. A parceria materializou a tão sonhada ponte.
Segundo os moradores, havia preocupação constante com acidentes devido à precariedade em que se encontrava a ponte. Embora havendo uma melhoria significativa, a comunidade aguarda para um futuro próximo uma ponte de concreto. “Assumi um compromisso com a comunidade e hoje ela tem a obra efetivada, gosto de lembrar que as comunidades não pedem muito, apenas o necessário para suprir suas necessidades cotidianas de infra-estrutura”, afirmou Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Beleza da Praia do Ubatumirim perde lugar para a sujeira no Reveillon

Ubatuba - Conhecida por sua beleza e tranqüilidade, que proporcionam um ambiente familiar, a praia do Ubatumirim, em Ubatuba, SP, não apresentou o mesmo aspecto nesta virada de ano. Lotado por milhares de pessoas, desde à tarde do dia 31, o local ficou imundo, após a festa da virada do ano. Lixo espalhado, restos de fogueira e garrafas vazias foram encontrados por toda extensão da praia.
No primeiro dia do ano, após a festa, além da sujeira pôde-se constatar também a presença de dezenas de barracas de acampamentos pela praia. Várias pessoas estavam ali, “albergadas” em acampamentos improvisados, que vão contra a lei municipal 1.360 – 27/05/94, que prevê a organização do campismo no município de Ubatuba somente em áreas reservadas a sua prática. A paisagem tomada pela sujeira e pelas dezenas de barracas causou indignação principalmente dos moradores da cidade, como Manoel Apolinário de Souza: “Venho todos os anos pra cá com minha família e meus amigos para a passagem de ano. Nunca vi a praia tão cheia, mas também, tão suja, com um ar tão feio”, ressaltou o morador.
César Augusto de Almeida, gerente de paisagismo e educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, afirma que esses tipos de acampamentos são realmente ilegais. Mas enfatiza também que a Secretaria desenvolve somente trabalhos de suporte técnico e que não tem o poder de fiscalização.
A responsabilidade de fiscalizar a prática de acampamentos ilegais, bem como outras atividades, como o trabalho de ambulantes irregulares é realizado em Ubatuba pelo Setor de Tributos. Lucilene Maria Pereira Tavares, gerente de tributos mobiliários, explica que no dia primeiro de janeiro não houve fiscalização de acampamentos porque a equipe estava empenhada em fiscalizar os ambulantes. Segundo Lucilene, a retirada dessas pessoas que montaram suas estruturas nas praias foi feita no último dia 03. A gerente completa: “As retiradas foram feitas não só na praia do Ubatumirim, mas também nas praias do Promirim e Poruba”.
Ainda de acordo com a gerente de tributos mobiliários, esta é a terceira blitz referente a acampamento desta temporada: “Em dezembro, fizemos duas fiscalizações e retiramos todas as barracas das praias. Esta, do dia 03 de janeiro, é a terceira”, reforça.
(Fonte:Camila Gouvêa)

Carnês em Ubatuba já estão sendo distribuídos pelos Correios
Cota única e primeira parcela vencem no próximo dia 1; Prefeitura fará plantões aos sábados durante o mês de janeiro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio dos Correios, iniciou nesta semana a distribuição dos 51.486 carnês de IPTU 2006. O reajuste para este ano é de 2,38%, tendo como referência o IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado). A estimativa de arrecadação é de R$ 27.770 milhões.
O vencimento para o pagamento da primeira parcela e da cota única será no dia 15 de janeiro. Para o pagamento em cota única até a data estabelecida o desconto será de 10 a 15%, de acordo com o desconto progressivo já adotado por alguns contribuintes que vem efetuando seus pagamentos por meio de cota única.
A Coordenadoria de Receita da Prefeitura de Ubatuba alerta aos contribuintes que não receberem os seus carnês até o dia 10 que retirem a segunda via pelo site www.ubatuba.sp.gov.br ou diretamente na Coordenadoria, das 9 às 16 horas.
Até o vencimento das parcelas os pagamentos podem ser realizados em qualquer agência bancária e após o prazo estabelecido somente nas agências Santander Banespa.
Plantão aos sábados - A Prefeitura de Ubatuba informa aos contribuintes que o Setor de Gerência de Tributos Imobiliários, bem como o Setor de Dívida Ativa e de Cadastro Fiscal farão plantão durante os quatro sábados de janeiro, dias 7, 14, 21 e 28, das 9 às 17 horas. Serão atendidos casos de emissão de segunda via de IPTU, parcelamento de dívida ativa, alteração de cadastro e outras questões relativas aos tributos imobiliários. Segundo o coordenador da receita, André Luis Cabral de Oliveira, o objetivo do plantão é atender principalmente aos turistas que se deslocam para o município durante os fins-de-semana da temporada de verão. (Fonte: PMU)

Prefeitura entrega obras na área de saúde

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba inaugurou, nesta quarta-feira, 4, quatro centros de diferentes tipos de atendimentos à saúde. Entre elas, a entrega da reforma e adequação do Pronto Socorro e Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba. Foram inaugurados também a Unidade Materno-Infantil e Pronto Atendimento Dr. Affonso de Faria Fraga, o Centro de Apoio Psicossocial e o Centro de Referências e Especialidades.
Reestruturação na Sala de Urgência - Entre as diversas mudanças realizadas na Santa Casa, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação. A sala, que antes tinha apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, recebeu cinco novos conjuntos de equipamentos. Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por de granito, que proporciona melhor higienização. Os serviços de Pronto Socorro e Pronto Atendimento foram separados, visando melhorar o atendimento aos pacientes de ambos.
Uma presença ilustre na inauguração das reformas da Santa Casa foi do representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Arthur Chioro. Em discurso, Arthur contou que, durante muitos anos, lidou com Santas Casas de diversas cidades do Brasil. Segundo ele, essa entidade foi criada inicialmente para atender à população carente e ser mantida pela elite. Com o aumento da população, a Santa Casa transformou-se em hospital geral, surgindo então a necessidade de se criar convênios com os governos. “O encarecimento da medicina, a modernidade dos equipamentos e o aperfeiçoamento do corpo clínico são fatores que geram grande complexidade administrativa. Ubatuba vive hoje uma oportunidade rara de enfrentar um dos maiores problemas que o Brasil tem atualmente. Administração profissional e parceria entre o Poder Público Municipal e as diversas esferas da sociedade formam, juntos, um investimento social da maior magnitude.”
Novo conceito de atendimento - O Posto de Saúde da região central, situado na Av. Rio Grande do Sul, 710 ganhou uma Unidade Materno-Infantil toda estruturada e decorada para receber crianças. Além da brinquedoteca, todas as paredes foram pintadas com temas que homenageiam as famílias caiçaras e o ambiente em que vivem. Segundo o secretário de saúde, Marcos da Silveira Franco, esse espaço foi ambientado para amenizar a imagem que as crianças têm sobre hospitais e a assistência de saúde. “A Unidade Materno-Infantil é também um centro de promoção e informação sobre a saúde da família. Nós planejamos esse espaço para que as pessoas sintam-se bem num ambiente agradável”.
Nesse mesmo endereço passa a funcionar também um pronto-atendimento, com sala de observação, de aplicação de medicamentos e curativos. O prefeito Eduardo César afirmou que se sente honrado em participar desse processo de humanização da saúde pelo qual Ubatuba está passando neste momento. “Tenho acompanhado o empenho dos profissionais da saúde e de voluntários para que essas melhorias sejam concluídas. Ações como essas fazem com que tenhamos uma cidade melhor. Não estamos inaugurando obras e sim, um novo conceito de atendimento para a cidade que amamos.”
Centro de Atenção Psicossocial - O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está funcionando em novo espaço. Antes, ele funcionava anexo ao Ambulatório de Saúde Mental de Ubatuba. Dr. Marcos explica que, por se tratar de um Centro que visa restabelecer o contato de pacientes que sofrem de distúrbios psíquicos com a sociedade, o Caps deve ter uma estrutura que lembre uma casa, que aproxime os pacientes do convívio e possibilite a socialização.
Os profissionais de Saúde Mental desenvolvem junto aos pacientes atividades de culinária, artesanato, arte-terapia, exercícios físicos programas culturais e eventos sócio-educativos para promover o envolvimento com a comunidade. Presente na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Cortes afirmou que Ubatuba é um dos municípios com menores índices de internações psiquiátricas, graças ao trabalho desenvolvido pelos profissionais do Caps. “Um equipamento de Saúde Mental como o Caps merece um espaço próprio para desenvolver suas atividades com plenitude,” afirmou Dr. Ricardo. O novo Caps está funcionando na Rua Maranhão, 396, Centro.
Centro de Referências e Especialidades - A população ubatubense poderá contar agora com um Centro de Referências e Especialidades reestruturado com novos serviços e espaço exclusivo. Funcionando na Rua Cunhambebe, 703, esse Centro conta com especialistas nas áreas de dermatologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia, cirurgia geral e neurocirurgia. Além disso, a comunidade pode contar com o Centro de Referências que oferece informações e apoio a pacientes com Aids, tuberculose, hanseníase e câncer. “Os médicos especialistas de Ubatuba agora terão um espaço para desenvolver suas funções. É uma grande conquista da sociedade que está vendo o dinheiro público sendo aplicado em espaços físicos adequados para dar um atendimento de saúde digno aos cidadãos”, afirmou o vereador Charles Medeiros, que acompanhou todas as inaugurações.
Planos para 2006 - Apesar das inaugurações ocorridas no mês de outubro do ano passado e dessas que aconteceram nesta quarta-feira, 4, o Secretário Dr. Marcos considera que a rede de Unidades de Saúde de Ubatuba ainda está sucateada. “A situação de Ubatuba em relação à saúde não difere da maioria das cidades do Brasil. Quando assumimos a Administração, 40% dos móveis era mantida em pé por blocos. Aos poucos, estamos revertendo esse quadro. Das 24 unidades que temos, 11 foram recuperadas até agora. Para o ano de 2006, serão reformadas quatro e mais quatro serão construídas. Nosso objetivo é humanizar o atendimento aos pacientes e as condições de trabalho dos funcionários.” (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba quer repetir a dose em 2006

Ubatuba - O ano de 2005 foi muito bom para o vôlei de Ubatuba em todas as categorias que disputou, tanto na Livovali quanto nos Jogos Regionais. O infantil feminino ficou em segundo lugar na série prata, que foi vencida por Mogi das Cruzes e o Infantil masculino também ficou com a prata. Outra medalha de prata veio com a equipe Mirim masculino, enquanto o Juvenil masculino ficou na quarta posição.
Ouro e destaques - O primeiro ouro da Livovali veio para Ubatuba com a equipe Infanto juvenil masculino que o conquistou vencendo as duas partidas do play off final contra Mogi. Também o Mirim feminino venceu as duas partidas contra o Tênis Clube de São José dos Campos e terminou a competição em primeiro lugar. Para completar, o pré-mirim masculino foi campeão do festival da categoria, vencendo duas das três etapas do torneio.
Além disso mais 10 atletas de Ubatuba foram escolhidos pela Liga, como destaque em suas categorias, sendo que Márcio Vieira Júnior e Alexandre Clarindo de Souza receberam duas premiações. O técnico Marcos Jardim, das equipes masculinas, recebeu o troféu Fair Play.
Confira a lista dos atletas de Ubatuba que foram premiados:
Infanto Juvenil masculino: Atacante - Antonio Pinto Netto; Bloqueio -Rennan Marcel Prado dos Santos; Levantador - Marcio Vieira Junior
Infantil masculino: Atacante - Derek Kurt Moyzesczyk; Bloqueio - Renan Leite Souza de Oliveira; Levantador - Marcio Vieira Junior
Infantil feminino: Passe - Greice Kelly Graça
Mirim masculino: Atacante - Alexandre Clarindo de Souza; Bloqueio - Pedro Henrique Coelho Martins; Passe - Alexandre Clarindo de Souza
Mirim feminino: Bloqueio - Anny Caroliny Alves Ramos; Levantadora - Luísa Vilas Boas Cardoso
Troféu Fair Play - Marcos Antonio Jardim
Jogos Regionais- O vôlei de Ubatuba disputou os 49º Jogos Regionais em Caraguatatuba com as equipes masculina e feminina e conquistou a quarta posição.
Planejamento - O secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr., acredita que o vôlei manterá o mesmo ritmo em 2006. “Formamos uma boa base em 2005 e grande parte dos jogadores serão mantidos neste ano”, disse Bittencourt. “Conseguimos chegar as semifinais em praticamente todas as categorias que o vôlei disputou e com isso, os adversários nos terão como a ser vencida. Os nossos treinadores, porém, conhecem bem seus atletas e acredito que algumas pratas podem virar ouro em 2006,” prevê o secretário. (Fonte: PMU)

Prefeitura consegue autorização judicial para retirada de amendoeira doente

Ubatuba - Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale, juiz substituto da 2ª Vara Cível de Ubatuba concedeu nesta quarta-feira, 4, o pedido de reconsideração solicitado pela Prefeitura de Ubatuba para a retirada de uma amendoeira, ou chapéu de sol, na praia do Cruzeiro. A Prefeitura entrou com pedido tendo em vista o laudo que aponta que a árvore está doente, oferecendo riscos à população que transita pelo local. O laudo foi elaborado pelo engenheiro Luciano Pradella, que assessora a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Antes da reconsideração o juiz havia deferido a liminar impetrada pela Associação em Defesa do Povo Caiçara que solicitava que o corte de duas amendoeiras na praia do Cruzeiro fosse impedido. Com a nova decisão, apenas a amendoeira centenária permanece no local. (Fonte: PMU)

Eduardo César entrega reforma do Pronto Socorro e obras na Saúde

Ubatuba - Ontem a Secretaria de Saúde inaugurou quatro centros de atendimentos na cidade. A Santa Casa de Ubatuba, que está sob intervenção municipal desde novembro do ano passado, recebeu a reforma e adequação do Pronto Socorro e Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba.
Pintura, colocação de azulejos, telhado, iluminação, mesas de granito, assentos para os pacientes, novas instalações e equipamentos foram algumas ações realizadas.
O prefeito Eduardo César, o secretário de Saúde, Marcos Silveira Franco, o vereador Charles Medeiros e o presidente da Câmara, Ricardo Cortes, o agente nacional e saúde suplementar Arthur Chioro, além de funcionários e voluntários, estiveram presentes na Santa Casa de Ubatuba.
O secretário de Saúde agradeceu a participação de todos os funcionários e toda a sociedade e disse estar empenhado a diminuição dos custos da pasta.
Marcos Silveira salientou que esta reforma foi realizada com um quinto do valor despendido na última reforma. “Temos que buscar a todo o momento viabilizar os poucos recursos disponíveis e temos a obrigação de aplicar corretamente estes recursos de forma otimizada, para que os mesmos retornem na forma de uma saúde humanizada e responsável” afirmou o secretário. “Estamos recuperando toda a rede pública do município, pois esta foi uma determinação de campanha que iremos cumprir”, finalizou.
O vereador Charles Medeiros destacou a importância da valorização da vida e do ser humano. “A adequação do espaço existente é fundamental e o que foi feito é um ganho social muito grande para a cidade. Não basta ter apenas um repasse maior de verba para a Santa Casa, tem que haver um comprometimento de todos para que a saúde do município deixe de ser um grande problema” concluiu.
O presidente da Câmara Municipal e também médico da Santa Casa, Ricardo Cortes, fez uma comparação com os anos anteriores e disse que mesmo com todo o processo de reforma o atendimento fluiu normalmente e atribuiu o bom atendimento à satisfação de todo o corpo clínico e dos funcionários. “Este é um novo caminho que está sendo traçado e um investimento na cidade. Esta é uma luta que não pára por aqui”.
O agente nacional de saúde suplementar, Arthur Chioro, disse que esta é uma rara oportunidade de enfrentar de frente a realidade e buscar soluções para um dos maiores problemas do município. Chioro citou a situação das Santas Casas de todo o país e disse que as únicas alternativas para estas instituições são as parcerias com as administrações públicas e a profunda profis-sionalização da gestão administrativa. “Ubatuba, como uma estância turística, necessita de uma segurança na área da saúde para dar respaldo para as pessoas que visitam a cidade”, finalizou o agente nacional de saúde, que fez questão de se pronunciar.
O prefeito Eduardo César se emocionou ao lembrar do falecimento de seu pai no ano passado, que acabou acontecendo na Santa Casa. Por outro lado também lembrou do nascimento de seu filho, há 16 anos, na mesma Santa Casa.
“Não podemos ver a Santa Casa como um poço sem fundo e não dá para desvinculá-la da Prefeitura. A empolgação com que tudo está sendo feito recarrega nossas baterias” afirmou o prefeito. “O tempo de atendimento caiu bastante, mesmo sem o aumento do corpo clínico, devido às melhores condições de trabalho. Governar é escolher entre tapar buracos nas ruas ou investir na saúde e estamos optando, neste momento, investir primeiro na saúde”, assegurou.
O prefeito também frisou o trabalho realizado pelos voluntários e disse que o ano de 2006 começa com um novo ânimo e que juntos vão transformar o quadro da saúde em Ubatuba.
Eduardo César finalizou dizendo que existe e que não está parado um projeto para um novo hospital na cidade.
Além das reformas na Santa Casa foram entregues obras na Unidade Materno-Infantil e Pronto Atendimento, no Centro de Apoio Psicossocial e no Centro de Referências e Especialidades. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba quer investir em uma temporada voltada para a família

Ubatuba - O trabalho da Prefeitura e da Secretaria de Turismo para esta temporada vem acontecendo já há alguns meses. Com o slogan “Ubatuba: a melhor temperada é aqui” o secretário de Turismo Luiz Felipe Azevedo aposta em uma temporada tranqüila, sem shows que reúnam grandes multidões.
O enfoque é a família e a qualidade dos turistas que vêm ao município, por entender que tem muito a oferecer para este tipo de turista, que poderá desfrutas das praias e cachoeiras com muita tranqüilidade.
O esporte, a cultura e o entretenimento estarão presentes durante todo o mês de janeiro, em diversas praias.
As ações promocionais de empresas também prometem ser um atrativo à parte com atividades acontecendo, na praia da Maranduba, Grande e Itamambuca.
A rádio 89FM vai promover shows acústicos durante todos os finais de semana, em praias definidas.
O projeto Verão Vivo, da Band Vale, estará durante todo o verão na praia da Maranduba, oferecendo atividades para jovens e famílias. No próximo sábado uma viatura itinerante estará atuando na Praia Grande, com um serviço voltado para a área da saúde e com medição de pressão e orientações médicas. Ainda neste final de semana estarão acontecendo competições de Skinboard na praia da Sununga e um campeonato de Skate na pista localizada em frente ao aeroporto.
Nos dois últimos finais de semana de janeiro a TV Vanguarda estará promovendo o Agito Verão 2006, com uma programação específica para a família, com um parque infantil que será montada na praça Capricórnio, onde serão instaladas tendas de arte e saúde, alem de atividades radicais, como escalada e ponte de três cordas.
Uma carreta de som da rádio Transamérica estará agitando a praia da Maranduba nos dias 20,21 e 22 de janeiro.
No último final de semana deste mês a Praia Grande receberá uma praça de entretenimento da Cartoon Network, no canto direito, e no próximo final e semana craques do vôlei estarão realizando uma clínica na praia de Itamambuca.
Durante os dias da semana serão realizadas distribuições de brindes por empresas que realizam promoções, para atrair os turistas, como por exemplo, a distribuição gratuita de sorvetes na praia.
Luiz Felipe Azevedo confirma um aumento do movimento em Ubatuba de cerca de 10% em relação ao ano passado e acredita que o número de turistas que vão transitar pelo município até o carnaval deva ficar entre novecentas mil a um milhão de pessoas.
“Além do aumento da freqüência do número de turistas no município estamos com uma expectativa muito forte em relação à limpeza das praias e espero que os pais de família, como formadores de opinião, orientem seus filhos para que não joguem lixo nas praias, como uma condição fundamental para um lazer tranqüilo e saudável” diz Luiz Felipe, que preferiu aguardar a confirmação de datas para divulgar as ações para o mês de fevereiro. (Fonte: Imprensa Livre)

Semana de 6 de janeiro a 12 de Janeiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Galinho chicken Little"
ás 14:00 - 16:00hs

"King Kong"
ás 18:00 - 21:20hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Harry Potter e o cálice de fogo"
ás 14:00 hs

"As crônicas de Nárnia": O Leão a Feiticeira eo Guarda Roupa.
ás 16:30hs

"O Exorcismo de Emily Rose"
ás 19:10 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

 
Ação Litoral
 

 
Poesia Topo

Filhos da Chuva
Se nós praianos
Temos o corpo mais líquido
É por causa
De algumas cervejas
E muita pluviosidade
Que há em nossa terra.
Se nós caiçaras temos
Os olhos úmidos
É por causa
De alguma emotividade
E muita chuva
De Ubatuba.
Se nós nativos
Temos o riso fácil no rosto
É porque temos a alma limpa
Lavada quase todo dia
Pela bendita chuva
Da copiosa Ubachuva.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

“HUMILDADE PORTUGUESA” - J.M. Oliveira e Silva, português do Alentejo, viajava, na TAP, para Nova York, em classe executiva. Estava lendo um livro quando sentou, ao seu lado, um americano texano, chapéu e botas de cowboy, contando grandezas e vantagens.
Logo de cara perguntou para o português: O que você faz na vida?
JMOeS respondeu humildemente. Tenho um sitinho lá, no Alentejo, e consigo produzir um milhão de litros de azeite de oliva, quinhentos mil litros de vinho, castanhas, frutas e alguns legumes. Todo isso industrializado na propriedade. Nada que se possa comparar com os grandes proprietários americanos.
O texano respondeu. Você tem razão. Eu tenho uma propriedade, lá no Texas, maior que Portugal. Você entende?. O português assentiu. Continuou o texano. Tenho um jipe daqueles possantes que faz de tudo. Tem mil e uma utilidades. Você entende? O português assentiu de novo. De manhã sedo pego meu jipe e começo a andar..., andar..., andar... e quando chega o meio dia no consegui chegar a um quinto da propriedade. Você entende?. O português humilde e paciente respondeu: “ENTENDO. EU JÁ TIVE UM JIPE DESSES”.
Observando o comportamento da administração municipal, as marchas e contra-marchas, as vantagens contadas e a lentidão do andar..., andar..., andar... não são raros os ubatubanos e ubatubenses a dizer: “JÁ TIVEMOS UM JIPE DESSES”.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba,SP

Buracos? - Rejubile-se Ezinho! Alegre-se! Aqui, na Uba-Babi, buracos são equipamentos para Esportes Radicais. Tapa-los, é radicalizar com os usuários. É diminuir a infra estrutura. Entendeu? Lembra-se dos cursos de especialização na Lônia? MBA em mal-tapar-hoje, para tornar a mal-tapar-amanhã? Então... Em breve, as fotos da formatura. As festividades comemorativas, ocorrerão no auditório de gala da Vila Totonha. Haverá farta distribuição de medalhas e condecorações de mérito e, louvor a todos. Inclusive parentes, acompanhantes, amigos e, familiares.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Cachoeira Lagoinha - Luciano Cancelier

Cachoeira Lagoinha
©Luciano Cancelier


Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor