Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2006 - Nº 1440 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Chance de sobreviver é pequena
Grupo tenta salvar 'bebê-golfinho'
Cptec prevê sol e calor até domingo
Cai número de praias impróprias


Caraguatatuba
Pastoral leva adolescente para a praia
Alegria: criança vê o mar pela 1ª vez
Suspeito de crime é preso em Caraguá
Rio Juqueriquerê e Ilha do Tamanduá são opções de passeio em Caraguá
Caraguá terá aulas de tae bo e aeróbica
Crianças do programa Interior na Praia visitam museu de Caraguá
Tati Quebra Barraco é a próxima atração do Caraguá Music Festival nesta sexta-feira 13


Ilhabela
Secretaria de Turismo de Ilhabela acerta parcerias inéditas


São Sebastião
São Sebastião tenta liberar obra embargada
Igreja e Prefeitura entram em confronto e paróquia ameaça abandonar a Festa do Padroeiro
Vereadores não comparecem e votação da reforma do Estatuto dos Servidores é adiada pela segunda vez
Prefeito promete aumento salarial em 2006 e fala do novo Estatuto
Maresias decide títulos do Circuito Bad Boy Sebastianense 2005 no fim de semana
Ney Matogrosso se apresenta pela primeira vez no Litoral Norte
Agentes da Dengue recebem treinamento
Zélia Duncan promete uma grande apresentação em São Sebastião
Prefeitura oferece shows gratuitos em Caraguá
Triplix mistura talentos de Caraguá e São Paulo
Banda Sofisma esquenta o verão sebastianense durante a Festa do Padroeiro


Ubatuba
Ubatuba quer depender menos do turista
Museu do Automóvel de Ubatuba
Chef Luiz prestigia aniversário de São Paulo
I Exposição Itinerante de Artes Plásticas em Ubatuba
Quiosques Kaiambá e Asa Branca estão liberados para funcionamento.
“1º Fest Fish 2006” acontecerá na Associação Comercial de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Chance de sobreviver é pequena

Litoral Norte - A oceanógrafa Shirley Pacheco, do Instituto Terra & Mar, que coordena desde 1995 o projeto S.O.S. Mamíferos Marinhos, no Litoral Norte, disse ontem que o instituto já contabilizou em dez anos o encalhe ou captura acidental de 155 animais nas praias da região.
Segundo ela, 60% dos registros foram de golfinhos, todos eles encontrados mortos. Os golfinhos, segundo Shirley, dificilmente conseguem sobreviver às capturas acidentais ou ao desvio de rota migratória pela corrente marinha. "Os lobos marinhos são os que mais conseguem sobreviver a essas situações", disse.
Segundo ela, duas 'Toninhas' foram encontradas durante a temporada em São Sebastião, mas elas não conseguiram sobreviver, apesar do tratamento.
"Elas têm muitas dificuldades para se adaptar ao aleitamento oferecido pelos especialistas", disse.
O Instituto Terra & Mar registra o aparecimento de baleias, golfinhos e lobos marinhos em toda a região. As pessoas que encontrarem animais no Litoral Norte podem repassar as informações ao instituto pelo telefone (12) 3862-1099. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo tenta salvar 'bebê-golfinho'

Litoral Norte - Oceanógrafos, veterinários e biólogos do Litoral Norte estão tentando salvar a vida de 'Dori', um golfinho de apenas três meses de idade, encontrado ferido no domingo passado em Ilhabela.
O mamífero, da espécie 'Toninha', está de quarentena no Tamar (Tartarugas Marinhas) em Ubatuba.
O animal foi encontrado pelo mergulhador Lucas Magalhães de Jesus, próximo à Ponta das Canas, região norte de Ilhabela. O golfinho boiava na água, aparentando estar ferido.
Jesus recolheu o animal e o encaminhou para ao Instituto Terra & Mar, de São Sebastião, que removeu o golfinho para o Tamar, para tratamento. A suspeita é que a mãe de 'Dori' tenha sido morta ao se enroscar em uma rede de pesca.
APELIDO - O mamífero, uma fêmea que pesa 5 kg e mede 72 centímetros, ganhou o apelido de 'Dori' (amiga do peixe Nemo, do filme da Disney) da veterinária Paula Baldassin, que trabalha no Aquário de Ubatuba. O animal está sendo amamentado com leite especial e recebendo antibióticos para sobreviver.
Segundo Paula, 'Dori' está sendo amamentada de hora em hora com uma mamadeira adaptada e tomando antibióticos duas vezes ao dia.
Segundo ela, o leite é especial e contém óleo de fígado de bacalhau e suprimentos alimentares. "Estamos recebendo orientação por telefone do veterinário-chefe do Sea World, Mike Walsh", disse.
TRATAMENTO - 'Dori' está sendo mantida em uma espécie de quarentena em um tanque do Tamar. Segundo Paula, o mamífero está sendo mantido em um tanque de água salgada, com temperatura de 25 graus. "Estamos notando que o animal não perdeu peso e se mantém espertinho na água."
A preocupação é grande. É que segundo o oceanógrafo Hugo Galo, diretor do Aquário de Ubatuba, que coordena o tratamento de 'Dori', nenhum dos cinco golfinhos encontrados nas praias da região conseguiu sobreviver à ausência da mãe.
Galo disse que a 'Toninha' é um mamífero marinho que frequenta o litoral entre a Argentina e o Espírito Santo, mas que vive ameaçado de extinção. (Fonte: ValeParaibano)

Cptec prevê sol e calor até domingo

Litoral Norte - O Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) prevê sol forte no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira de hoje até o próximo domingo, com possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde. A previsão é de temperatura máxima variando entre 25ºC e 34ºC, com mínimas entre 14ºC e 19ºC. O aumento da nebulosidade na região manteve ontem as temperaturas em alta, mas consideradas normais para o verão. A temperatura máxima chegou a 33ºC (Guará, Taubaté e Ubatuba). Para a meteorologista Glaucia Carneiro, o calor deve permanecer dentro da normalidade até o final do verão. (Fonte: ValeParaibano)

Cai número de praias impróprias

Litoral Norte - Boletim de balneabilidade divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) apontou diminuição de 14 para 12 praias e um rio impróprios para banho no Litoral Norte.
Novidade da última amostragem, de domingo, a Prainha, uma das mais frequentadas de Caraguá, continua imprópria para banho. Também estão poluídas na cidade as praias Indaiá e Centro, que já apareciam como impróprias nos dois últimos boletins.
O relatório não apresentou novidades em Ubatuba, que continua com cinco praias consideradas impróprias --Enseada, Perequê-Mirim, Lázaro, Santa Rita e Itaguá (Avenida Leovegildo, 1.724), além do rio Itamambuca.
Em São Sebastião, apenas a praia Pontal da Cruz foi considerada imprópria, deixando a lista a Porto Grande, que apareceu como poluída no boletim do último domingo.
QUEDA - O mesmo ocorreu com a praia Saco da Capela, em Ilhabela, vetada para banho na lista de domingo e liberada no boletim de ontem. Na cidade, continuam vetadas as praias Siriúba, Pinto e Itaguaçu.
A Cetesb divulga amanhã novo boletim com análise da qualidade da água em 75 praias do Litoral Norte, onde há 81 pontos de coleta. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Pastoral leva adolescente para a praia

Caraguatatuba - Um grupo de 17 adolescentes com idades entre 11 e 17 anos, da Associação Santa Terezinha, de Carapicuíba, a maioria em situação de risco, também participa de um projeto de férias na praia. Muitos deles também estão vendo o mar pela primeira vez.
A viagem a Caraguatatuba foi programada pela Pastoral do Menor da Diocese de Caraguatatuba e de Carapicuíba.
Os adolescentes chegaram ontem e permanecem até amanhã na cidade. Eles estão alojados na escola Professor Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga.
Os adolescentes estão sendo acompanhados por uma assistente social e uma psicóloga. O roteiro preparado pelo coordenador da pastoral, José Cardoso da Silva, inclui ida à praia, visita ao museu Adaly Coelho Passos, à Secretaria de Turismo, à sala de acesso gratuito à internet, ao centro de monitoramento por câmeras de vídeo, à tenda cultural e ao parque de diversões.
(Fonte: ValeParaibano)

Alegria: criança vê o mar pela 1ª vez
Caraguá recebe grupo de cidades do interior; passeio inclui horto florestal e parque até sexta-feira

Caraguatatuba - Alegria e espanto foram as sensações descritas por um grupo de crianças que viu o mar pela primeira vez ontem em Caraguatatuba. Elas fazem parte do projeto Caravana do Conhecimento, que leva menores do interior para as cidades litorâneas nas férias.
O grupo, formado por 119 crianças das cidades de Mombuca, Bálsamo e Morro Agudo, passou o dia de ontem na praia da Cocanha.
"É muito lindo, só conhecia o mar e a praia pela televisão", disse a estudante Júnia Lucena Pereira, 10 anos, de Mombuca, a 350 quilômetros de Caraguatatuba.
Yasmin Souza, 10 anos, de Morro Agudo, disse que não sabia que a água era salgada. "Eu não consigo parar de admirar o mar, é algo inexplicável. Estou adorando", afirmou. A menina passou a maior parte da manhã dentro da água.
Yasmin disse também que ficou encantada com a areia da praia e também com as conchinhas. "Vou fazer um colar delas para levar para a minha mãe."
As crianças foram à praia acompanhadas por dois salva-vidas, além dos monitores. Antes de entrarem na água participaram de uma palestra dada por um bombeiro da cidade.
CUIDADO - Segundo a supervisora Karina Soares, da Secretaria de Educação de Caraguá, que acompanha e dá assessoria ao grupo visitante, as crianças são levadas para praias tranquilas e seguras, como a Cocanha, e em horários que evitem o sol forte.
"Todas recebem protetores solares e muito líquido para evitar a desidratação e a ensolação", afirmou. Segundo ela, as crianças, pelo fato de frequentarem a praia pela primeira vez, passam o tempo todo dentro da água.
Segundo Karina, o grupo terá um roteiro bastante animado até sexta-feira, quando deixa a cidade. O passeio inclui visita às praias da cidade, ao horto florestal, ao museu Adaly Coelho Passos ao parque de diversões da cidade.
O policial João Luiz Palnejani, que acompanha o grupo de Bálsamo, a 550 quilômetros de Caraguá, afirmou que as crianças estavam muito ansiosas para conhecer a praia e o mar. "Elas estão muito felizes", disse.
PROJETO - Até o final do verão, o Litoral Norte receberá 1.840 crianças paulistas de 9 a 11 anos de idade. Elas estudam em escolas públicas de 41 municípios do interior do Estado e terão a oportunidade de ver e nadar no mar durante passeios que durarão cinco dias.
Os destinos das 217 delegações previstas este mês serão os municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, no Litoral Norte, e Bertioga, Cananéia, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, no Litoral Sul. (Fonte: ValeParaibano)

Suspeito de crime é preso em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba prendeu ontem José Carlos da Silva, 18 anos, o 'Dentinho', acusado de ser o autor dos disparos que provocaram a morte do aposentado Franco Abate, 67, no domingo, durante uma tentativa de roubo no bairro do Porto Novo.
'Dentinho' foi preso no bairro do Travessão e teria confessado sua participação na tentativa de assalto e a autoria dos disparos contra o aposentado. Dois menores, já identificados pela polícia, também teriam participado do crime. Eles estão foragidos.
O suspeito disse à polícia que fez quatro disparos contra Abate porque ele impediu que os assaltantes entrassem em um quarto onde estariam suas netas.
Abate foi atingido por dois disparos e morreu antes de receber atendimento na Santa Casa. A família, de Guarulhos (SP), passava férias na cidade. A filha e o genro de Abate também ficaram feridos. Eles foram agredidos com socos, pontapés e coronhadas quando tentaram pegar a arma dos assaltantes. (Fonte: ValeParaibano)

Rio Juqueriquerê e Ilha do Tamanduá são opções de passeio em Caraguá
Passeios de barco ou lancha pelo Rio Juqueriquerê e Ilha do Tamanduá são opções garantidas de diversão e entretenimento para toda a família. Na Ilha do Tamanduá, pode ser praticado o mergulho livre. No Rio Juqueriquerê, a paisagem distrai e relaxa.

Caraguatatuba - O Rio Juqueriquerê e a Ilha do Tamanduá são opções de lazer e entretenimento em Caraguá. A dica é da Secretaria de Turismo e de pescadores do Porto Novo, um dos pólos da cultura caiçara da cidade.
Os passeios pelo Rio Juqueriquerê geralmente começam do Entreposto de Pesca “Venício Ezequiel dos Santos”, ponto de encontro de pescadores da região sul da cidade, que oferecem a atração.
Os barcos e lanchas podem ser locados nas marinas locais. No passeio, podem ser avistadas a Fazenda Serramar e muitas das ruínas da época da exportação da banana; mangues e vegetações nativas, aves como garças vermelhas, e outros animais da fauna que compõem o ecosistema local.
De acordo com o pescador Gregório Crespin dos Santos Filho, sempre há um pescador disponível, no Entreposto, para realizar os passeios. Outra indicação da Secretaria de Turismo de Caraguá é que o interessado entre em contato com o presidente da Associação de Pescadores Artesanais e Turismo de Caraguatatuba, Ronan Carvalho da Silva Junior, pelo telefone 8127-5951. Informações sobre lanchas, pelo telefone 8111-5798.
Os passeios podem ir até a boca da barra, na Praia do Porto Novo ou seguir em sentido contrário, onde se encontrará paisagens tão ou mais bonitas. Nesta direção a Fazenda Serramar pode ser avistada em maiores detalhes.
Já os passeios para a Ilha do Tamanduá duram três horas. Há saídas na Praia da Tabatinga e Praia Martin de Sá (Quiosque 6). No caminho, podem ser avistadas as Praias do Capricórnio, Lagoa Azul, Massaguaçu, Cocanha e Mocóca. Na Ilha, o visitante poderá avistar tartarugas marinhas, ouriços e muitos peixes em águas cristalinas. O mergulho livre é indicado e pode ser feito na costeira, basta levar o snorkel e o pé de pato. Em um passeio comum, o barco costuma permanecer por uma hora e meia na Ilha. Os preços em geral são R$ 15,00 por pessoa, sendo que crianças de 1 a 5 anos não pagam; de 6 a 10 pagam R$ 7,50, de 10 a 15 anos pagam R$ 10,00 e, acima de 15 anos, R$ 15,00. (Fonte: PMC)

Caraguá terá aulas de tae bo e aeróbica
As aulas acontecem nos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro na praia do Indaiá. A novidade este ano é o Tae Bo e tem como finalidade desenvolver a agilidade, a coordenação motora, aliviar as tensões do dia-a-dia e melhorar o sistema cardiovascular, graças ao exercício aeróbico.

Caraguatatuba - Para animar ainda mais os moradores, turistas e veranistas, a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba está oferecendo aulas gratuitas de tae bo e aeróbica. Quem gosta de praticar as modalidades esportivas, pode participar gratuitamente das aulas programadas para acontecer na praia do Indaiá, nos próximos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro.
Às 15h, o caminhão com os instrutores estarão no quiosque 31; e às 17h as aulas serão ministradas nos quiosques do Marcão e da Amizade.
O Tae Bo foi desenvolvido em 1990 pelo especialista em artes marciais Billy Blanc, em Los Angeles nos Estados Unidos, e é uma mistura de Taekwondo e boxe. A modalidade reúne uma combinação da ginástica aeróbica com artes marciais como o Tae Kwondo, o karatê e o boxe tailandês. O Tae Bo tem como finalidade desenvolver a agilidade, a coordenação motora e ainda aliviar as tensões do dia-a-dia e melhorar o sistema cardiovascular, graças ao exercício aeróbico. E através dos socos e pontapés no ar, típicos das lutas marciais, esse método também melhora a agilidade, o ritmo, a coordenação motora, a flexibilidade e a resistência muscular .
A aeróbica é conhecida por ser uma atividade alegre, como movimentos e expressões corporais diversificados e com um acompanhamento inerente da musicalidade. Os atletas precisam de muito dinamismo, força, flexibilidade, coordenação e ritmo. (Fonte: PMC)

Crianças do programa Interior na Praia visitam museu de Caraguá
Os estudantes de cinco cidades do Interior paulista, participantes do programa Caravanas do Conhecimento, além do primeiro contato com o mar, puderam, na tarde desta terça-feira 10, fazer uma “viagem na história”, conhecendo o Museu de Caraguatatuba e as histórias que marcam o passado desta cidade, que teve como primeiro nome “Villa de Santo Antonio”

Caraguatatuba - O programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia já começou em Caraguá. As delegações das cidades de Bálsamo, Mombuca, Morro Agudo, Rubiácea, Silveiras e Tatuí já tiveram seu primeiro contato com o mar. Dentro do roteiro turístico, a grande atração desta terça-feira 10, ficou por conta da visita ao MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, que fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro da cidade.
Orientadas pela equipe do museu, as crianças do interior puderam não só conhecer o mar, mas também a história do município desde as primeiras civilizações.
As salas de exposições do MACC contam com uma estrutura visual que permite ao visitante conhecer em minutos mais de um século de civilização desta cidade, que era conhecida antigamente como Villa de Santo Antônio.
As delegações, conforme explicou a coordenadora do Programa em Caraguá, Evelise Bustamante, estão divididas em duas escolas, e embora o banho de mar seja a principal atração, outras novidades foram programadas para tornar o passeio dos estudantes ainda mais divertido
A visita ao museu acontecerá também com as demais delegações que Caraguatatuba receberá nas próximas duas semanas, conforme o calendário do Interior na Praia, que acontece graças a uma parceria entre o CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Municipal), do Governo do Estado, e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação.
Conforme o roteiro desses pequenos visitantes, após a visita ao museu, a programação foi ainda mais emocionante, com a visita ao parque de diversões Trombini. Fora isso, outras atividades serão desenvolvidas durante a semana, como o teatro sobre meio ambiente, que acontecerá na praia do Indaiá, passeio no Parque Estadual da Serra do Mar, cinema na escola e atividades de recreação.
Esta é a terceira vez que Caraguatatuba participa do programa, recebendo cerca de 840 visitantes, entre estudantes de 9 a 11 anos do Ensino Fundamental, monitores, policiais militares e os próprios motoristas, que acompanham todos os passeios. (Fonte: PMC)

Tati Quebra Barraco é a próxima atração do Caraguá Music Festival nesta sexta-feira 13
Já estão sendo vendidos os ingressos para o show da funkeira Tati Quebra Barraco, que acontecerá nesta sexta-feira 13. Vale lembrar que neste show, a censura será de a partir de 14 anos, não podendo entrar menores nem mesmo acompanhados dos pais

Caraguatatuba - Tati Quebra Barraco vem aí nesta sexta-feira 13, levando muito funk para a Praça de Eventos, durante o Caraguá Music Festival, promovido pela Friends Eventos.
Nascida e criada na comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, a cantora freqüenta os bailes desde os 12 anos de idade, entrando para o mundo do funk há 7 anos. Ela já lançou seu segundo álbum, e chega em Caraguá trazendo um ritmo que no Rio de Janeiro já é tradição.
Os ingressos estão sendo vendidos na Água do Mar Surf Shop, da loja Cor do Mar, em frente à Praça da Setur, na Vênus Depilação e Bar do Hélio.
Vale lembrar que conforme tinha sido estabelecido pela organização do evento, crianças com até 13 anos não poderão ter acesso ao local, nem mesmo acompanhadas pelos pais. Será permitida a entrada no show apenas jovens acima de 14 anos. Compre logo seu ingresso, e garanta já sua participação neste baile funk “itinerante”, que acontecerá nesta sexta-feira 13 em Caraguá. (Fonte: PMC)

Prefeitura oferece shows gratuitos em Caraguá
Músicos de Caraguá, Ubatuba e também da capital foram selecionados para mostrar o seu trabalho ao público, na programação do “Caraguá Music Festival”. Os shows são gratuitos e patrocinados pela Prefeitura.A banda Triplix, composta por ex-integrantes da Whisky Marítimo (que gravou o jingle de verão para a TV Vanguarda), se apresenta no dia 18

Caraguatatuba - Além dos shows do Caraguá Music Festival, a Prefeitura de Caraguá incrementou a programação de Verão, e por meio da Secretaria de Turismo, inicia dia 10 de janeiro uma série de shows musicais gratuitos na Praça de Eventos.
Os shows são contratados pela Prefeitura para oferecer oportunidade de lazer a todos, além de promover bandas e músicos da cidade e da região. A programação gratuita vai acontecer sempre às terças e quartas-feiras, no horário das 22h às 3h.
Na primeira semana, dia 10, a atração ficará por conta dos grupos de pagode Muleke Atrevido e Puro Charme, ambos de Caraguá. Dia 11, é a vez da Banda Fufi levar o pop rock para os palcos da Praça de Eventos.
Na semana seguinte, terça dia 17, o clima será de muito reggae com a banda Nação Reggueira, diretamente da Bahia; e Medida Salvadora, de São Paulo. E na quarta-feira, dia 18, muito pop rock com as bandas Triplix, com integrantes de Caraguá e São Paulo, Flores de Outrora, de Caraguá; e Prakaniz, de Ubatuba.
Na terceira e última semana, o público poderá curtir muito pop rock com a banda Devolutos, com músicos de Caraguá; e a banda KM 79, com um integrante da Br’Oz. A banda vai lançar o seu primeiro CD no programa do Gugu, no próximo dia 5. (www.km79.com.br). Dia 29, muito pop com a banda local Hi Fly e Cristyan Bicas, de São Paulo, com pop romântico. (Fonte: PMC)

Triplix mistura talentos de Caraguá e São Paulo

Caraguatatuba - A banda Triplix confirmou presenta no Caraguá Music Festival, dia 18 de janeiro, quarta-feira, com a participação de músicos de Caraguá e São Paulo. A banda apresenta um misto de pop rock, rock, mpb e reggae. A Triplix, composta por Jorge Urashima, Beleza e Alemão, tem experiência em casas noturnas e casas de shows em São Paulo, além de bares e eventos na capital e ainda Guarujá, Ubatuba e outras, sempre fazendo sucesso com os efeitos especiais.
O grupo, que também toca músicas próprias, está com a agenda completa, entre muitos shows no litoral, marcados para esta temporada.
Integrantes da banda Triplix gravaram em 2004 o jingle do Verão da TV Vanguarda, ainda sob o nome de Whisky Marítimo, e participaram de um vídeo clipe com a emissora representando o Litoral Norte na campanha do verão passado da TV. Na apresentação do dia 18, conforme informou a banda, haverá participações de outros músicos da cidade, como o ex-integrante da Whisky Marítimo, Rubens Castro e o músico José Pessoto, entre outros.(Fonte: PMC)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Secretaria de Turismo de Ilhabela acerta parcerias inéditas
Parte para a importante empreitada de promover o município em mais de 30 eventos no ano de 2006 no Brasil, América do Sul, Europa e Estados Unidos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretária Municipal de Turismo e Fomento, juntamente com a Associação Comercial e Associação Hoteleira de Ilhabela, apoio do SEBRAE-SP, parceria com a São Paulo Convention Bureau e SP Turis e parceria com as Secretarias de Turismo das outras três cidades que compõe o Circuito litoral norte paulista (Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba), parte para uma campanha arrojada de promoção nacional e internacional no ano de 2006 promovendo Ilhabela como destino turístico e porto de parada para navios de cruzeiros com passageiros internacionais navegando por águas Brasileiras.
A primeira das duas grandes parcerias inovadoras alcançadas pela Secretaria de Turismo, contando com o apoio da Associação de Hotéis de Ilhabela e Sebrae – SP que ira viabilizar o projeto, inclui a parceria “Circuito Litoral Norte”, que juntamente com Caragua, São Sebastião e Ubatuba pretende realizar no ano de 2006 uma Exposição com stand e capacitação de agentes de viagens nos seguintes eventos: Feira de Turismo do Oeste na cidade de Goiânia de 23 a 24 de março, Braztoa (Associação Brasileira de operadores de Turismo) em São Paulo nos dias 28 e 29 de março, Salão São Paulo em março, Aviestur em Águas do Lindóia do dia 26 a 29 de Abril, BNT (Encontro Brasileiro do Turismo) em Camboriu nos dias 26 e 27 de Maio, Adventure Sports Turis (Salão Brasileiro do Turismo) em São Paulo do dia 2 ao dia 5 de Junho, Feira de Turismo de Aventura em Agosto na cidade de São Paulo, AVVIRP em Ribeirão Preto nos dias 1 e 2 de Setembro, segundo encontro da ABAV no Rio de Janeiro do dia 25 a 29 de Outubro e ainda as feiras internacionais de Turismo da Argentina – FIT em Buenos Aires e Achamrt no Chile em Novembro.
A segunda grande parceria que a Secretaria de Turismo pretende realizar neste ano de 2006, contando com o apoio da São Paulo Convention & Visitors bureau juntamente com a Associação de Hotéis de Ilhabela, Sebrae – SP e SP Turis, é a capacitação de agentes de viagens através do work shop da TAM viagens nas seguintes cidades: São Paulo (em fevereiro), Porto Alegre (em março), Rio de Janeiro (em maio), Goiânia (em agosto), Curitiba (em setembro) e Belo Horizonte (em outubro). A parceria ainda possibilitará a Exposição com stand e capacitação de agentes de viagens nos seguintes eventos: Feira internacional de turismo de Berlim (em março); BRITE no Rio de Janeiro (em Maio); Lacime na cidade de São Paulo (de 20 a 22 de Junho) e capacitação para agentes de viagens na embaixada Brasileira de Buenos Aires e consulado de Córdoba uma semana antes da feira internacional de turismo de Buenos Aires.
Trabalhando em conjunto com a Associação de Hotéis de Ilhabela, o projeto ainda inclui um “road-show na Europa”, visando a capacitação de agentes de viagens na Alemanha em março de 2006 nas cidades de Hamburgo, Dusseldorf e Frankfurt.
Visando aumentar o fluxo de navios de cruzeiro e promover Ilhabela como porto de escala para os mais de 250 navios que navegam todos os anos pelo litoral Brasileiro com passageiros Americanos e Europeus, a Seretaria de Turismo em parceria com o SEBRA-SP está criando uma revista de 400 exemplares em inglês e com informações técnicas da infra-estrutura de Ilhabela, píer, canal de São Sebastião e custo de parada dos navios, alem de vídeo e data show que irão ser apresentados durante a Feira Seatrade (Feira internacional das companhias de cruzeiro marítimo) em Março na cidade de Miami nos Estados Unidos. Estão sendo preparadas 200 cartas-convite para os executivos das principais empresas de cruzeiro Americanas para visitarem o stand de Ilhabela durante a feira e participarem da exposição “Ilhabela, sol, praia e muito mais” a ser realizada no segundo dia da feira em Miami.
“Serão 32 eventos que irão divulgar Ilhabela no Brasil e no mundo.Todo esse trabalho seria impossível sem a colaboração das Associações, cidades do litoral e entidades privadas e governamentais para a promoção de Ilhabela como destino turístico no Brasil e nos principais pólos emissores de turismo internacional, visando em muito a nossa baixa temporada”, esclareceu o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fazzini Dias, completando ainda que, “os navios de cruzeiro além de proporcionarem um turismo que fomenta o comercio local, empresas de receptivos e taxistas, ainda traz a possibilidade de termos em nossa casa, por um dia, o turista que amanhã poderá ser o turista de sete dias; é de grande importância que Ilhabela, se afirme cada vez mais no mercado nacional e internacional como destino turístico, para isso, é necessário estar sempre presente nas principais feiras mundiais do setor”.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, estas ações vêm exaltar ainda mais a beleza de Ilhabela, um local de natureza preservada, contando com um trabalho contínuo de aperfeiçoamento em sua infra-estrutura, tanto no que diz respeito aos atrativos turísticos, como na saúde e no saneamento básico, entre outros; declarando ainda que a visitação vem aumentando, não só na quantidade, mas principalmente na qualidade do turista; “agora de maneira estratégica estaremos divulgando o município principalmente para combater a sazonalidade, completou o prefeito. (Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião tenta liberar obra embargada

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião enviará ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), ainda nesta semana, novo projeto para concluir a pavimentação da avenida Maurício Benedito Faustino, em Juquehy, costa sul da cidade. Trecho da obra foi embargado pelo DER no final de dezembro.
Segundo o DER, responsável por fiscalizar a rodovia SP-55, a obra da prefeitura criaria acesso irregular à estrada, na altura do km 178,2, em trecho federal de responsabilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes).
Para César Roberto Gomes, diretor de Obras Públicas da Prefeitura de São Sebastião, a reformulação do projeto será suficiente para possibilitar a conclusão da pavimentação. "As obras pararam apenas no trecho do embargo, no início da avenida, continuando no restante da via", disse.
Segundo o DER, a obra só poderá ser liberada com autorização do Dnit. (Fonte: ValeParaibano)

Igreja e Prefeitura entram em confronto e paróquia ameaça abandonar a Festa do Padroeiro
Troca de acusações, boletim de ocorrência, agressão verbal e até ameaça de morte marcam a primeira semana da Festa de São Sebastião

São Sebastião - A Festa de São Sebastião, que é tradicionalmente comemorada no mês de janeiro para homenagear o santo padroeiro da cidade, estaria sendo palco de divergências entre a Igreja Católica e a Prefeitura.
No “confronto”, de um lado está a igreja, que acusa a prefeitura de querer aparecer como realizadora do evento e de estar sendo “perseguida” pela administração. Do outro, a prefeitura nega e afirma que a festa “é do povo de São Sebastião”.
A polêmica e a suposta perseguição teriam feito o padre Jaime Matheus a pensar na possibilidade de retirar a paróquia da Festa do Padroeiro na noite da última segunda-feira, conforme apurou a reportagem. A informação foi confirmada por Daniel Galani, membro da Pastoral da Juventude. “Se essa perseguição continuar, será inviável continuar com a festa”, declarou. O caso repercutiu negativamente até mesmo na Câmara Municipal (veja texto abaixo).
A polêmica teria começado no último sábado por causa de uma lona amarela fixada pela Pastoral da Juventude em uma das barracas da festa. De acordo com Daniel Galani, ele e dois voluntários estariam armando uma tenda improvisada para proteger o público de uma possível chuva, já que teriam solicitado à prefeitura a aquisição de suas barracas. O pedido não teria sido atendido.
Ainda de acordo com Galani, neste momento um funcionário da Prefeitura, que teria se identificado como “diretor de eventos” da prefeitura, teria solicitado a retirada da lona para substituí-la por uma outra, de cor branca.
O pedido teria sido feito para que a barraca acompanhasse o padrão das demais já existentes. Segundo Galani, o funcionário seria Luiz Cláudio Chiarelli, conhecido como “Charéu”.
“Explicamos ao Charéu que somente retiraríamos a lona amarela com a autorização do padre. Ele não quis entender nossa situação e quis retirá-la à força, mas o impedimos, sem uso de violência”, explicou Galani. “Ele ainda nos disse que quem manda na festa é o prefeito”, acrescentou.
O membro da pastoral declarou ainda que após o funcionário ser impedido de retirar a lona, teria ofendido verbalmente as pessoas em volta, inclusive o padre Jaime Matheus.
“PCC” e Herodes - “Ele disse que era membro do PCC, listou nomes de pessoas que teriam morrido, nos intimidou e ameaçou de morte”, afirmou Galani. “Ele ainda nos disse que, caso registrássemos um boletim de ocorrência, as ameaças se confirmariam”, salientou o representante da igreja. Mesmo com as supostas ameaças, um boletim de ocorrência foi registrado no 1º Distrito Policial. “Nós tememos por nossa integridade física e pela vida”, justificou Galani.
Ainda segundo o membro da Pastoral da Juventude, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio César Elias Buzi, teria “assistido” a cena à distância e, somente depois, “no final”, diz Galani, “ele resolveu intervir”. “Ele foi conivente com a cena e só apareceu ao final da discussão”, reforçou.
“Infelizmente a festa está virando uma briga política, enquanto na realidade ela surgiu em volta da igreja, tem tradição. Ele (o prefeito) não compreende esta tradição. Ele é passageiro, a festa conti-nuará. O prefeito parece o Herodes, que manda perseguir os cristãos”, comparou.
Galani diz acreditar que a “perseguição” à Festa do Padroeiro, cuja parte religiosa é promovida pela Igreja Matriz, estaria ocorrendo pelo fato do padre Jaime Matheus ter recebido auxílio do ex-prefeito Paulo Julião (PSDB). “Todos que eram ligados ao ex-prefeito ou que não votaram no atual estão sendo perseguidos”, acusou Galani.
Faixas - A polêmica não terminou no sábado. Na noite da última segunda-feira, o membro da Pastoral da Juventude declarou que o secretário das sub-prefeituras, José Carlos Moreno, teria tentado fixar uma faixa da prefeitura dentro de um espaço destinado à venda de bebidas, mas foi impedido de fazê-lo pelos membros da igreja.
A alegação, segundo Galani, é que a prefeitura estaria usando a festa para “se promover”. “Aqui é como se fosse o anexo da igreja, inclusive até o santo está aqui”, disse, apontando para a imagem de São Sebastião.
O secretário teria acionado a Polícia Militar. Até ontem a faixa ainda estava na parede, pendurada, mas não era possível visualizar a mensagem. Nela estaria escrito: “Festa de São Sebastião, Viva esta Emoção”. A igreja criticou ainda a fixação de uma outra faixa, feita pela prefeitura, atrás do palco do bingo. Uma terceira faixa informava que a festa tem realização da prefeitura.
A segunda faixa seria um agradecimento da comunidade ao prefeito Juan Garcia (PPS) pela realização da Festa do Padroeiro. Uma quarta faixa, com a mesma mensagem, está no palco de shows. Os integrantes da igreja afirmam que a faixa foi colocada pela própria prefeitura e que não representava a opinião da comunidade. “Se o prefeito quer nos prejudicar, acabará prejudicando também a população”, acredita Galani.
“O dono da festa é o povo de São Sebastião”, diz o prefeito - Todas as pessoas envolvidas no caso foram procuradas ontem pela reportagem, mas não foi possível manter contato. O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, foi procurado pessoalmente na sede da Secretaria, às 16h00 de ontem, mas uma funcionária que se identificou como Fernanda disse que ele estava em uma reunião e que não seria possível atender.
Luiz Cláudio Chiarelli também não foi localizado pela reportagem. A mesma funcionária declarou que ele estaria fixando faixas pela cidade ou auxiliando os trabalhos da Festa do Padroeiro. No local da festa ele não foi encontrado pela reportagem. O secretário das sub-prefeituras também não foi localizado para comentar o assunto.
O padre Jaime Matheus disse ontem que prefere não se manifestar sobre o assunto. Sua decisão já teria sido definida há três semanas, durante os preparativos da festa. “Disse nas missas que não iria dar entrevistas aos jornais e rádios a respeito da festa e agora não posso voltar atrás”, justificou.
Por intermédio de sua assessoria de imprensa, o prefeito Juan Garcia negou que exista clima de confronto entre a prefeitura e igreja. “A Festa de São Sebastião é do padroeiro do município e quem paga toda a estrutura é a prefeitura. O dono da festa é o povo, independentemente de religião, cor, sexo ou raça, sendo que o prefeito municipal é o responsável”, ressaltou.
Sobre as supostas ameaças que teriam sido feitas pelo “diretor de eventos”, a assessoria de imprensa da prefeitura declarou que o prefeito Juan Garcia não iria se manifestar a respeito. A assessoria informou ainda que Luiz Cláudio Chiarelli é funcionário efetivo da prefeitura.
Em relação à crítica da igreja, de que a prefeitura estaria querendo “tomar conta da festa”, o prefeito reafirma seu posicionamento “Versões e interpretações individuais, ou como cada um se sente em determinada situação ou no curso de uma discussão, não interessa ao prefeito”.
Acrescentou que a cidade nunca teve uma estrutura tão organizada e democrática, “dando oportunidades aos comerciantes de fora, locais e ambulantes e a prórpia igreja”. Para se ter uma organização como essa, há que se ter uma fiscalização rígida, inclusive na escolha das lonas, coisa que alguns não entendem”.
Para ele, “existe gente querendo espaço na mídia para causar transtorno numa festa tão bonita”. Juan Garcia acrescentou que “o que interessa é que existe uma belíssima festa organizada e assim continuará. Ninguém manda mais ou manda menos. A Festa de São Sebastião é do povo”, concluiu.
Caso tem repercussão negativa na Câmara Municipal - O entrevero entre a Igreja Católica e a Prefeitura de São Sebastião repercutiu também na Câmara Municipal. Na sessão extraordinária realizada ontem à tarde, onde estiveram presentes apenas os vereadores José Cardim de Souza (PP), Marcos Leopoldino (PSDB) e o presidente Wagner Teixeira (PV), houve demonstração de indignação.
Marcos Leopoldino, que é evangélico, aproveitou o uso da tribuna para comentar o problema. “Em nossa igreja existem os pastores, que são bem respeitados por mim. Fiquei muito mal ao saber que o padre Jaime foi tratado daquela forma”, disse, em tom de indignação.
“Tenho grande admiração por ele e é lamentável que tiveram que chamar a polícia para ele, uma pessoa que nos ensina a fé, tudo por causa de picuinha. Só mesmo em nosso município para isso acontecer”, acrescentou.
José Cardim de Souza disse ter sido procurado por membros da igreja. “Isso é ato de pessoas que não têm capacidade de amar, que não têm amor à tradição e à cultura”. Ele lembrou que a prefeitura, em anos anteriores, sempre foi parceira de outras festas religiosas realizadas nos bairros. “Ele não pode se intitular o dono da festa”, afirmou, se referindo ao prefeito.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores não comparecem e votação da reforma do Estatuto dos Servidores é adiada pela segunda vez

São Sebastião - A sessão extraordinária para votação da reforma do Estatuto dos Servidores foi cancelada ontem por falta de quorum. Apenas três vereadores compareceram à reunião: José Cardim de Souza (PP) (foto), Marcos Leopoldino (PSDB) e Wagner Teixeira. Para que a reunião ocorresse seria necessária a presença de seis vereadores, no mínimo.
O único que justificou a ausência foi o vereador Coringa, que não pôde comparecer por causa do falecimento do sogro.
A ausência pode ser considerada como uma forma dos vereadores demonstrarem que ficaram contrariados com a decisão do presidente da Câmara, Wagner Teixeira, de mudar o horário da sessão das 10h00 para as 17h00, para que os servidores pudessem acompanhar a votação.
“Cada um sabe das suas responsabilidades. Alguns foram encontrados e receberam a convocação. Outros não. Eu conversei com os vereadores e percebi que todos já têm opinião formada sobre o assunto, então achei que o horário era o que menos interessava. Prefiro não polemizar”, afirmou Teixeira.
Na segunda-feira, a reportagem conversou por telefone com os vereadores Solange Ramos (PPS) e Robson Ceará (PPS), que afirmaram não ter recebido o ofício de convocação da reunião. Já o vereador Guto (PMDB), após contar que havia conversado por telefone com o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, confirmou que estaria presente na sessão, mas não compareceu.
Os vereadores Dalton da Silva (PL), Kotian (PTB) e Marcelo Matos (PMDB) não foram localizados por telefone.
Jeton - Para ser convocada outra sessão extraordinária será necessário obter a assinatura de sete vereadores ou que o prefeito levante novamente o recesso parlamentar. Por comparecer nas sessões extraordinárias, cada vereador recebe o jeton, uma verba extra de R$ 477.
O vereador recebe esse valor por duas sessões extraordinária que participa no mês.
Em dezembro do ano passado, o prefeito Juan Garcia (PPS) solicitou duas sessões extraordinárias, nos dias 24 e 28 de dezembro. Na primeira vez, os vereadores votaram seis projetos, sendo que dois deles foram retirados de pauta após o jurídico da Câmara apontar irregularidades.
No dia 28, a sessão foi para votar o Estatuto do Servidor, o que acabou sendo adiado por falta de parecer dos advogados da Casa Legislativa.
Ontem, o vereador José Cardim de Souza (PP) afirmou que iria doar o valor de R$ 477 que recebia por causa da sessão extraordinária que foi cancelada por falta de quórum. O salário normal dos vereadores de São Sebastião é cerca de R$ 3,8 mil.
“Eu não voto mais”, diz Leopoldino - O vereador Marcos Leopoldino (PSDB) (foto) afirmou que não vai mais comparecer ao plenário da Câmara para votar o projeto de lei da reforma do Estatuto dos Servidores. “Eu não vou entrar mais em plenário para falar dessa matéria (Estatuto).
Eu não voto mais”, disse - Leopoldino disse que estava preparando uma emenda para que o Estatuto do Magistério fosse retirado do Estatuto do Servidor. “Como é uma norma que só poderá ser aplicada no próximo ano eu acho que poderia ser discutida de forma mais ampla com os professores, antes da votação”, diz.
Com as mudanças no projeto de lei, como a permanência da 6ª parte e a retirada do capítulo que fala sobre a desnecessidade de cargo, o vereador afirmou que estava preparado para votar a favor da reforma do Estatuto.
“O meu voto seria a favor do Estatuto e me sinto à vontade para falar isso, mas já avisei o prefeito que não vou mais votar essa matéria. Acho que quando começa a faltar respeito é melhor sair de cena. Não sei mais como votar, não vou votar”, reiterou.
Sindserv afirma que funcionários tiveram dificuldade para ir à sessão - A presidente do Sindserv (Sindicato dos Servidores), Ângela Couto, afirmou que ontem os funcionários da Prefeitura tiveram seus pedidos de abonadas (faltas) rejeitados e foram obrigados a bater o ponto de saída às 18h00.
“O servidor se sentiu coagido com o que o prefeito disse na rádio que olharia cada um dos presentes e depois de um mês iria sobrar e por isso muitos não compareceram na sessão”, afirma.
Couto disse que a diretoria havia ido à Câmara para demonstrar apoio aos vereadores que votaram a favor da realização da sessão às 17h00. “Hoje nós viemos dar apoio aos vereadores Wagner Teixeira, Cardim, Coringa e o Leopoldino por tudo que fizeram”, diz.
Para a presidente do Sindserv, o não comparecimento da maioria dos vereadores na reunião representa a falta de compromisso com o servidor público.
“Querem votar o Estatuto pelas costas dos funcionários. Se ao invés das sessões para votar o projeto tivessem feito reuniões para discutir o assunto com os servidores o desgaste político não teria ocorrido”, diz.
Servidores desaprovam a ausência dos vereadores - Alguns servidores que comparecem na sessão extraordinária para acompanhar a votação da reforma do Estatuto do servidor desaprovaram a ausência dos vereadores.
“Acho que foi um desrespeito com o funcionário e com o dinheiro público porque a Câmara teve despesas de luz, água e com os funcionários e a sessão não ocorreu”, disse o funcionário público, André de Oliveira.
Já a servidora Valquíria do Nascimento disse que não entendeu porque os vereadores não compareceram. “Eu acho que se a reunião estava marcada para as 10h00, por que não vir às 17h00? Eu acho que a reforma do Estatuto podia ser resolvida hoje (ontem)”.
A funcionária Adriana Puertas diz que achou melhor que a reunião não tivesse ocorrido. “Acho que foi bom não ter ocorrido hoje porque o Estatuto precisa ser votado de comum acordo entre administração e os servidores”, conclui. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito promete aumento salarial em 2006 e fala do novo Estatuto

São Sebastião - Em entrevista à rádio Morada do Sol FM na manhã de ontem, o prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, fez um balanço de sua administração e falou sobre a reforma do Estatuto do Servidor, que vem sendo discutida pela Câmara.
A maior notícia dada pelo prefeito é o estudo para aumento de salário dos servidores em 2006. O valor será calculado de acordo com as condições financeiras da Prefeitura. Pensa-se também em aumentar o vale refeição.
“A Prefeitura tem dado mostras que vem prestigiando o servidor, tanto que no primeiro ano de governo pudemos prestigiar a categoria com 11,5% de aumento, graças a uma economia administrativa, como energia elétrica, aluguéis, entre outros”, disse.
Juan Garcia falou ainda sobre o assunto do momento: o novo Estatuto do Servidor. “Discutimos a reforma com o Sindicato e com os vereadores. Logo após essa fase apresentamos a nova proposta, já com as modificações solicitadas, inclusive emendas de vereadores em relação à sexta parte. O resto que a entidade Sindserv pede é mudança de nomenclatura”, avaliou o prefeito.
Ele sustentou que distorções quanto à intenção da administração estariam sendo feitas por pessoas que têm interesse político. “Estamos tratando do tema com cuidado. As pessoas não identificam o lucro, apenas prejuízos, se é que eles existem”.
Juan falou ainda de inverdades lançadas em relação à suposta privatização da frota municipal. “Como vamos privatizar se renovamos a frota e compramos ambulâncias?”, questionou.
O prefeito disse que questões salariais e nomenclatura de cargos serão discutidas e apresentadas no Plano de Cargos e Salários, a ser apresentado este ano.
Em relação ao imbróglio para a votação da reforma, o prefeito informou que cabe à Câmara definir o melhor horário e a data da votação. “Eu convenço os vereadores com as propostas da administração”, garantiu.
Disse ainda que o servidor tem todo o direito de manifestar, desde que não assine o ponto de presença no trabalho. “Quem assinar o ponto e for à Câmara responderá administrativamente. Tenho de atuar como administrador e prestar esclarecimentos aos outros 70 mil habitantes da cidade”.
Vice-prefeito - O vice-prefeito Paulo Henrique Santana afirma que o prefeito Juan Garcia se equivocou ao dizer durante a entrevista que o funcionário que comparecesse à sessão extraordinária às 17h00 perderia a remuneração do dia.
“Informo que com base no artigo 176º, inciso II da Lei 359/81 o prefeito está equivocado, pois o desconto será de um terço da remuneração do dia e não integral, como disse. Nós estaremos dando todo o respaldo jurídico para qualquer servidor que seja retaliado por estar defendendo os seus direitos”, afirmou. (Fonte: Imprensa Livre)

Maresias decide títulos do Circuito Bad Boy Sebastianense 2005 no fim de semana
Litoral Norte paulista ferverá com as disputas dos títulos das 10 categorias do circuito

São Sebastião - Maresias, uma das praias mais badaladas do litoral paulista neste verão, será palco da terceira e última etapa do 14º Circuito Sebastianense de Surf. Com apresentação da VI Fiberglass Foam, o evento patrocinado pela Bad Boy, acontece no próximo fim de semana, nos dias 14 e 15 de janeiro, em São Sebastião, e nomeará os campeões do circuito de 2005 em 10 categorias.
Os surfistas de São Sebastião podem participar das disputas nas categorias Mirim, Iniciante, Estreante e Petit, além da Open, Júnior, Longboard, Feminino, Master e Pré-Master, essas abertas também para atletas de outras cidades. Os interessados podem reservar a inscrição até quinta-feira, dia 12. O valor é de R$ 25 e o surfista que doar um pacote de achocolatado de 800 gramas ganha R$ 5 de desconto.
As premiações da etapa e do circuito acontecem no domingo, dia 15, ao final do evento. Como prêmio, o campeonato distribui nesta etapa troféus e kits de surf em todas as categorias do 1º a 4º colocado. No ranking final do circuito serão entregues 10 pranchas Arello aos vencedores. O Circuito Bad Boy Sebastianense 2005 dá acesso ao circuito paulista do próximo ano em todas as categorias, exceto na Pré-Master (acima de 28 anos), que não é uma categoria oficial.
O circuito sebastianense de surf é um dos mais tradicionais do país e a cada ano revela novos talentos. Danylo Grillo, Thiago Camarão, Miguel Pupo, Robson Santos, Oscar de Souza, Flávio Tavares, Maer Marques, Carlos Bahia e Alex Leco são alguns dos nomes que foram revelados pelo sebastianense.
Projeto Salva Surf - Ainda estão abertas as inscrições para novos cursos do Projeto Salva Surf – Salvamento Aquático e Primeiros Socorros. Podem participar dos cursos, atletas com mais de um ano de surf, doando dois quilos de achocolatado. Os competidores do circuito e dos cursos receberão parafina Sticky Iirada como brinde.
Todo o alimento recolhido será direcionado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Sebastião, assim como aconteceu nas etapas anteriores, onde foram coletados leites e achocolatados em pó.
Mais informações sobre o Circuito Bad Boy Sebastianense 2005 com os diretores da Associação de Surf de São Sebastião. Na praia de Maresias, falar com Alex Leco pelo telefone (12) 3865-6748. Na Barra do Sahy, com Jacuta (12) 9766-9885 e em Juquehy, com Edvaldo no (12) 9111-7218 ou com Adriano Camargo no (12) 3863-2160. Saiba mais no site www.asss.nafoto.net.
O Circuito Bad Boy Sebastianense de Surf 2005 (14º Circuito Sebastianense de Surf) conta com o patrocínio da Bad Boy. Co-Patrocínio: Vi Fiberglass Foam, Arello Surfboards e Ideal Terraplenagem. Apoio: Waves.Terra, Alma Surf, Rádio Morada FM 95.5, Praiasonline.com.br, Fama Assessoria, Professor Benjamin, Parafinas Sticky Iirada, Salvamar Paulista e Sobrasa, Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Associação Surf Club de Maresias e Pousada Maréatoa Maresias. Realização: Associação de Surf de São Sebastião (19 anos) e Prefeitura de São Sebastião. Supervisão: Federação Paulista de Surf. (Fonte: Fama Assessoria)

Ney Matogrosso se apresenta pela primeira vez no Litoral Norte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) promove no próximo sábado, dia 14, um show com o cantor Ney Matogrosso, como parte da extensa programação em comemoração a Festa do Padroeiro da cidade. O show gratuito será às 23 horas, no aterro da Rua da Praia, no Centro, em um palco de 16 metros e área aberta para comportar até 100 mil pessoas.
Ney Matogrosso pretende apresentar ao povo sebastianense e visitantes, as canções do seu último disco, “Canto em qualquer canto”, título extraído da música de mesmo nome, composta por Itamar Assumpção e Ná Ozzeti. No espetáculo, considerado um dos grandes concertos da música popular brasileira, Ney buscou músicas que o estimulassem com o objetivo de cantar com a maior liberdade possível. O fato de regravar muitas das canções do disco foi um bom desafio para o artista. “Tinha muita curiosidade de saber como ficariam estas canções com novos arranjos, mas não fiz um trabalho técnico, preferi deixar que a inspiração me levasse”, afirma o cantor.
O cantor destaca que é a primeira vez em que cantará no Litoral Norte, mas que já conhece a cidade. “A expectativa de apresentar o show em São Sebastião é muito boa porque vou mostrar no meu repertório, músicas do meu atual CD e algumas regravações de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Cartola e Itamar Assumpção”, disse Ney Matogrosso.
Em 2005, o cantor foi consagrado pelo 1º Prêmio Bravo! Prime de Cultura, uma parceria da revista BRAVO, com o Bradesco Prime e apoio do Pão de Açúcar. Nesse prêmio foram reconhecidos os melhores trabalhos produzidos entre julho de 2004 e julho de 2005. Matogrosso também levou o prêmio de Melhor Show com “Vagabundo”, nome do mesmo disco que traz as vozes timbradas do cantor mato-grossense em parceria com os cariocas Pedro Luís e A Parede.
Ney de Souza Pereira nasceu no dia 1º de agosto de 1941 na cidade de Bela Vista, no Mato Grosso do Sul. Desde cedo já cantava, pintava e interpretava. Em 1970 foi para Brasília onde participou do quarteto “Secos e Molhados”, tornando o grupo referência nacional da época, pois interpretavam músicas de cunho literário mas sempre com rock. Ney acabou se separando do grupo quando lançaram o segundo LP. Fez seu primeiro disco solo tendo uma vendagem inexpressiva. Gravou então "Bandido" onde teve grande resposta do público. (Fonte: PMSS)

Agentes da Dengue recebem treinamento

São Sebastião - Os novos agentes da dengue contratados pela Prefeitura de São Sebastião, passaram nessa segunda-feira, dia 9, por um treinamento realizado pelos funcionários da Secretaria de Saúde (Sesau). Na Videoteca Municipal, o secretário da Saúde, Dr. Guilherme Duarte de Carvalho, falou com mais de 90 agentes sobre a importância de todos os cargos ligados a campanha de combate à dengue. “Todos devem orientar a população para que o problema seja solucionado e as pessoas se conscientizem sobre os perigos da doença”, destacou o secretário. Os agentes iniciaram a jornada de trabalho hoje, dia 10. (Fonte: PMSS)

Zélia Duncan promete uma grande apresentação em São Sebastião

São Sebastião - A cantora niteroiense Zélia Duncan, se prepara para fazer uma grande apresentação no Litoral Norte. O show de lançamento de seu novo disco “Pré Pós Tudo Bossa Band” será no sábado, dia 21, as 23 horas, na Rua da Praia em São Sebastião. Com a realização da Prefeitura de São Sebastião ele compõe a programação da Festa do Padroeiro da cidade comemorada em janeiro.
Em São Sebastião, Zélia apresenta seu novo trabalho, como as músicas “Diz nos meus olhos (Inclemência)” que faz parte da trilha sonora da novela global “Alma Gêmea”; “Dor Elegante”, faixa musical de “Belíssima” e a música “Vi não vivi” já está estourando nas melhores rádios do Brasil. “As músicas mais recentes estão sendo bem recebidas pelo público”, declarou Zélia Duncan. Seu novo disco já lhe rendeu o título de melhor CD de 2005 pelo 1º Prêmio Bravo! Prime de Cultura, uma parceria da revista BRAVO! com o Bradesco Prime e apoio do Pão de Açúcar. Nesse prêmio foram reconhecidos os melhores trabalhos produzidos entre julho de 2004 e julho de 2005. “Pré Pós Tudo Bossa Band”, título da canção (sua com Lenine) que abre o disco ficou com o primeiro lugar na categoria “Melhor CD”. A cantora declarou que a espinha do show são as músicas de seu novo disco “Pré Pós Tudo Bossa Band”, mas músicas como “Me Revelar”, “Alma” e “Capitu” de outros discos também serão executadas. Sobre a expectativa de cantar na cidade, Zélia diz estar muito feliz. “Certamente será um show alegre e divertido. Estou acostumada com shows ao ar livre, inclusive já cantei até na Praia de Copacabana num Ano Novo e foi inesquecível”, finalizou Zélia Duncan que em São Sebastião se apresentará em um palco de 16 metros, em área aberta com capacidade para até 100 mil pessoas. Toda a infra-estrutura e oragnização estão sob o comando das Secretarias de Cultura e Turismo e das Subprefeituras. (Fonte: PMSS)

Banda Sofisma esquenta o verão sebastianense durante a Festa do Padroeiro

São Sebastião - Para animar os últimos dias da Festa do Padroeiro, a Prefeitura de São Sebastião apresenta uma grande atração na noite do dia 22 de janeiro. Trata-se da Banda paulistana Sofisma que promete fazer um grande show gratuito para animar os amantes do rock, as 23 horas, no aterro da Rua da Praia, no Centro.
A banda ressaltou que a relação com a cidade de São Sebastião é antiga pois alguns de seus integrantes tem parentes que possuem casa na cidade. Em 2005 o grupo fez uma apresentação especial no Teatro Municipal. Nesse show na Rua da Praia a expectativa é grande. “Vamos nos esforçar para agradar e satisfazer o público” declarou o grupo.
A banda já tem cerca de dez anos de estrada e foi formada pelo guitarrista Luciano Assumpção logo após ele ter saído da Ordem Franciscana, onde ficou por 3 anos. Luciano e o vocalista, Victor Puttomatti, são os mais antigos do grupo. O reconhecimento do público se fez através de shows em casas noturnas e a grande publicidade na cidade de São Paulo. A banda Sofisma ficou em segundo lugar no concurso nacional de Novos Talentos da Rede Jovem Pan de Rádios no ano de 2005, competindo com mais de 1.500 bandas de todo o país.
O grupo conta ainda com Pedro Michelucci na bateria, Luis Nunes nos teclados e Marcão Mineiro no baixo. A sofisma apresenta músicas de rock com umas pitadas de blues e um repertório composto de nomes importantes do rock internacional como AC/DC, Rolling Stones, Guns´n´Roses, Van Halen e do rock nacional como Renato Russo, Cazuza, Raul Seixas, entre outros. Os principais sucessos de autoria da banda são "Tarde demais" e "Levar a vida".
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Posto Ipiranga

Ubatuba quer depender menos do turista

Ubatuba - Com o objetivo de gerar empregos e diminuir sua dependência econômica em relação ao turismo, as cidades de Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba, no litoral norte paulista, estão adotando medidas de incentivo para atrair empresas e indústrias.
Leis municipais e estaduais são restritivas às atividades produtivas e industriais no litoral norte. Além disso, a maior parte do território fica dentro de áreas de proteção ambiental, como o Parque Estadual da Serra do Mar.
Por isso, nos três municípios a atividade econômica se limita ao setor de serviços e, principalmente, ao comércio, que tem seu pico de atividade durante a temporada de verão, quando aproximadamente quatro milhões de turistas passam pelo litoral norte.
A única exceção está em São Sebastião (214 km de São Paulo). O Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), da Petrobras, armazena óleo transportado até lá por navios e depois distribui o produto, por meio de dutos, a refinarias da estatal como a RPBC (Refinaria Presidente Bernardes), em Cubatão. A atividade rende à região cerca de R$ 200 milhões em royalties por ano.
Entretanto, as prefeituras acreditam que a situação deverá mudar a partir de 2008, quando está prevista a conclusão das obras de duplicação da rodovia dos Tamoios --principal acesso ao litoral norte do Estado.
A obra faz parte de um projeto do governo de São Paulo de criar um corredor de exportação ligando Campinas, Vale do Paraíba e os municípios do litoral norte. O plano inclui ainda a expansão do porto de São Sebastião.
"Com essas obras, o litoral norte será definitivamente atrativo para empresas de diversos setores, principalmente as exportadoras", aponta o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB).
Prevendo esta situação, Caraguatatuba já anunciou a criação de um parque industrial, com 70 mil metros quadrados, localizado na divisa com São Sebastião, onde poderão se instalar as fábricas de empresas interessadas em produzir na cidade.
As negociações com empresários, afirma Aguilar, já começaram. Segundo ele, a prefeitura está oferecendo incentivos fiscais e terrenos gratuitos. A única exigência feita pelo município é que a atividade a ser desenvolvida não seja poluente.
"Não podemos ter nossa economia atrelada somente ao turismo e à temporada de verão. As pessoas não comem durante dois meses do ano apenas", argumenta Aguilar.
Concorda com ele o prefeito de Ubatuba (224 km de São Paulo), Eduardo de Souza César (PL). A cidade, afirma, também terá um parque industrial. A tarefa parece ser a mais complicada do projeto de industrialização, já que 85% do município está dentro do Parque Estadual da Serra do Mar.
Entretanto, aponta ele, a escolha da área para o parque industrial já está em processo de definição. E as negociações com empresas também já começaram.
"Estamos estudando propostas de empresas dedicadas a montagem de equipamentos, de uma fábrica de antenas parabólicas e também de confecções, atividades que não são poluentes", diz César. "A nossa idéia é oferecer terreno e carência de IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] para atrair as empresas."
O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), é menos otimista com relação a um processo definitivo de industrialização do litoral norte. Entretanto, a cidade definiu no ano passado uma área industrial, localizada na divisa com Caraguatatuba, na costa norte, único ponto do município em que a legislação permite o funcionamento de fábricas.
"Há vários contatos com grupos e empresas, mas, apesar das obras de infra-estrutura e logística que estão a caminho, acho difícil que a região consiga atrair indústrias que não estejam ligadas às questões náuticas ou então ao petróleo e ao gás natural", diz. "Continuamos investindo no turismo como principal atividade econômica."  (Fonte: Folha Online)

Museu do Automóvel de Ubatuba

Ubatuba - Foi inaugurado no Sábado 6 de Janeiro, o Museu do Automóvel de Ubatuba.
A história do homem e de nossas vidas, nos últimos cem anos se relaciona com a do automóvel, cujos exemplos trazem à lembrança pessoas ou fatos que ocorreram no mundo ou em nossa intimidade.
Ao visitar o Museu do Automóvel em Ubatuba, o visitante tem a oportunidade de relembrar e/ou conhecer fatos a respeito da evolução da indústria automobilística, com modelos que vão desde a “ belle epóque” como Fordinhos do início do século passado, até as ainda vivas décadas de 60 e 70 com Mustangs e Cadillacs.
O Museu, como instituição cultural é uma homenagem àqueles que foram os pioneiros e propulsores do automobilismo em suas facetas industriais, turísticas , desportivas e aos que conservam e restauram os veículos antigos individualmente ou através de instituições.
O visitante poderá conhecer tudo sobre automóveis e admirar objetos de arte, acessórios e elementos afins que constituem a “automobilia”, bem como envolver-se no antigomobilismo: mania e paixão dos colecionadores, restauradores e estudiosos de veículos.
Para completar o cenário, os visitantes podem “brincar” com seus filhos e amigos em uma saudosa pista de “autorama”, bem como se utilizar do café do Museu.
O Museu abre na temporada todos os dias das 10:00 às 22:00hs, e tem o preço de R$ 5,00 a inteira e R$2,50 a meia, sendo que crianças até 5 anos não pagam.
Desconto especial é oferecido aos visitantes que compram ingressos integrados para o Aquário, Museu da Vida Marinha e Museu do Automóvel.
Endereço: Rua Tapajós, 65 Itaguá Ubatuba-SP à 2 quadras do Aquário de Ubatuba.
por "Hugo Gallo" hugo@aquariodeubatuba.com.br

Chef Luiz prestigia aniversário de São Paulo

Ubatuba - Em virtude do aniversário de 452 anos da Cidade de São Paulo e do mercado municipal da Cantareira, o Banco de Alimentos de São Paulo em parceria com a Prefeitura da cidade de São Paulo estarão promovendo o Programa Alimentação Saudável.
Dos dias 23 à 29 de janeiro acontecerá o evento gastronômico que contará com a presença do Chef Luiz, morador de Ubatuba-SP, que se apresentará no dia 26 de janeiro, elaborando pratos típicos de São Paulo em uma cozinha móvel montada no Mercado Municipal.
O evento contará também com as presenças do Governador Geraldo Alckmim, do Prefeito José Serra, com a cobertura de toda a imprensa nacional e em conseqüência do acontecimento será publicado uma edição especial com todos os pratos preparados durante o evento.
Segundo o Chef Luiz, participar de um evento deste porte é muito importante. “É totalmente gratificante tanto para meu engrandecimento profissional como pessoal e ainda, poder divulgar a linda cidade onde moro, Ubatuba.” (Fonte: ACIU)

I Exposição Itinerante de Artes Plásticas em Ubatuba

Ubatuba -  Está acontecendo em Ubatuba, a I Exposição Itinerante de Arte, promovida pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), através do Grupo Setorial de Artes Plásticas.
A exposição conta com 70 obras de 22 artistas. Entre eles os premiados Ademar Costa Simões, Vladimir Ferreira da Silva, Adriano Oliveiro, entre outros.
A exposição percorrerá as quatro cidades do Litoral Norte, levando as artes plásticas aos municípios, sempre em época de temporada.
As obras ficarão expostas até o próximo dia 22 de janeiro, no Salão de Exposições do Casarão do Porto de segunda à sexta das 8h00 às 22h00 e finais de semana das 16h00 às 22h00.
Segundo o curador do evento, o artista Paulo Alves, o objetivo do evento é reunir e divulgar os trabalhos de artistas plásticos de todo o Brasil. “Nós levaremos para as cidades uma grande variedade de formas e categorias. Nossa intenção é aproveitar os meses de alta temporada, tornando mais fácil o acesso dos artistas a uma grande quantidade de pessoas, bem como promover a venda de obras no Litoral Norte.” (Fonte: ACIU)

Quiosques Kaiambá e Asa Branca estão liberados para funcionamento.

Ubatuba - Depois de serem contestados devido às instalações elétricas, hidráulicas e alvará de funcionamento e obrigados a fecharem seus quiosques no último dia 06, os permissionários dos quiosques Kaiambá e Asa Branca recorreram a decisão da justiça e conseguiram dar continuidade à suas atividades.
Segundo o permissionário do quiosque Kaiambá, José Roberto do Lago, a contestação foi negada devido à apresentação de contas de água, luz, laudo de vigilância sanitária e alvará de funcionamento. “Podemos abrir nosso estabelecimento sim e até colocar mesa e cadeira nas praias, mas não estamos fazendo isso em respeito aos demais colegas”.
Já em relação as mesas e cadeiras, os quiosques continuam fazendo o abaixo assinado para conseguirem anularem a decisão da Justiça. (Fonte: ACIU)

“1º Fest Fish 2006” acontecerá na Associação Comercial de Ubatuba

Ubatuba - A Associação de Mães de Atletas da Natação de Ubatuba (AMAN), realizará no próximo dia 5 de fevereiro a “1º Fest Fish 2006” na Associação Comercial de Ubatuba.
O evento será a partir das 11 horas e visa arrecadar fundos para a associação, criada em 2001, que presta colaboração aos atletas como o custeio de inscrições para provas, alimentação e transporte para as viagens.
O convite para a “1º Fest Fish 2006” custa R$10,00 e dá direito a um peixe assado (Carapau), acompanhado de arroz branco, farofa e maionese, e também uma lata de cerveja ou refrigerante.
Os convites podem ser adquiridos através dos telefones 3833-2773 ou 9721-6110, com Kátia. (Fonte: ACIU)

Semana de 6 de janeiro a 12 de Janeiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Galinho chicken Little"
ás 14:00 - 16:00hs

"King Kong"
ás 18:00 - 21:20hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Harry Potter e o cálice de fogo"
ás 14:00 hs

"As crônicas de Nárnia": O Leão a Feiticeira eo Guarda Roupa.
ás 16:30hs

"O Exorcismo de Emily Rose"
ás 19:10 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

 
Ação Litoral
 
Poesia Topo

Santos Apóstolos
Há tempo de semear
Há tempo de colher
Há tempo de jejuar
Há tempo de festejar
Com vinho
Com pão
Com peixe
Alimentos abençoados
Na rede de Simão
Nas bodas de Caná
E no milagre da multiplicação

Das horas
Vou comprar um relógio
De alta tecnologia
Que marque
A hora de a onça beber água
As horas mortas
A hora oficial
A hora de Greenwich
A hora sideral
A hora da Ave-Maria
As boas horas
A hora do silêncio
O horário de verão
A hora da sesta
E a hora verdadeira.
De fora só há de ficar
A hora derradeira.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Alemão - Tive a oportunidade de conhecer um turista de nacionalidade alemã que estava em Ubatuba, lá nos idos anos 70, e perguntei o que estava achando de Ubatuba. A resposta veio rápida, "Ubatuba quando se olha pro mar é muito bonita."
Mas existe quem não concorda ou não dá a mínima e vem permitindo a construção de uma verdadeira muralha erigida com carrinhos de lanche, quiosques, montoeira de varas de eucalipto cobertas por plástico amarfanhado, cercas de "taubuas" e casinhas de retalhos de chapas de zinco.
Isso vem acontecendo em uma área de uso comum, a mesma ocupada pelo parquinho de diversões, indo da Barra dos Pescadores até o fim da avenida Leovigildo.
Não havendo ninguém sofrendo de neuroses transferenciais ou confusões alucinatórias pergunto: como é que isso foi acontecer em plena temporada mesmo que em caráter provisório? Quem permitiu emporcalhar o cartão-postal da cidade que é a baía do Itaguá?
Se a assertiva, as manifestações externas são o reflexo do interior for correta aí sim a coisa preocupa e o diagnóstico é um só: amência de Meynert, onde o indivíduo não percebe o mundo exterior e se recusa aceitar novas percepções.
Esse amontoado de coisas afetam e agridem a estética local assim como também os buracos, o pó, a lama, as bicicletas jogadas nos passeios públicos, os moradores de rua, os flanelinhas desocupados e afins.
Causa de insegurança e desconforto é a ausência do agente público fardado que é o obstáculo entre a intenção e a oportunidade de se praticar o delito. É imperioso que a polícia se faça presente "25" horas por dia. Boa iluminação e ausência de mato desestimulam a marginalidade.
Quando fatos, ainda que pareçam pequenos, incomodam a comunidade e são ignorados pela administração pública são sinais claros que ninguém se importa com o que está acontecendo e que as pessoas não contam, sendo-lhes negado o direito de sonhar com um município melhor, podendo-se concluir que o município não vem recebendo os benefícios de uma administração eficaz.
Chega de buracos, chega de respingos de lama, chega de calçadas sujas e esburacadas, chega de locais de uso comum invadidos, chega de pontes com ferragens expostas, chega de bicicletas na contramão, chega de falta de policiamento, chega de mau gosto. Está na hora de começar a trabalhar já que o compromisso foi assumido e os salários têm sido pagos.

Ezio Pastore Junior
Ubatuba, SP

Seguindo o exemplo - Caros, não sei se estou me dirigindo às pessoas certas, mas devíamos aproveitar o exemplo de Ubatuba para moralizar os quiosques de Caraguá também? Na Martin de Sá é uma vergonha o abuso dos quiosques no uso da parte pública. Eu vou à praia, levo meu "Izopor" porque não gosto de
pagar R$2.50 por uma cervejinha de R$0,85, assim como não gosto de pagar R$ 13,00 por uma porção minúscula de camarão.
Espero estar fazendo minha parte.

Sebastião José Mendes
Caraguatatuba, SP

Parabéns a proibicão - Fantástica a proibição de mesas e cadeiras nas praias de Ubatuba. Fui vítima de um certo quiosque que me cobrou R$ 50,00 de consumação para que eu usasse a mesa.Quando disse que não pagaria e que eu era moradora local, me pediu para que eu me retirasse. Achei um absurdo pois ele deixou bem claro que turista que mandava.
Está certíssima esta decisão. Nossa cidade tem que receber bem os turistas porém não podemos deixar de lado as pessoas que o ano inteiro a mantém e que devemos ser tratados com dignidade, respeito e até melhor que os turistas, pois quem "banca" essa cidade durante os 9 meses fora de temporada somos nós!
Já que não podemos usufruir de nossa belíssima cidade durante a temporada, que os respectivos comerciantes que nos impedem disso, também não usufruam.
Quero aqui deixar os parabéns aos envolvidos.

Bárbara da Silva
Ubatuba, SP

Agora? - Achava também um exagero o espaço que os quiosques ocupavam na praia. Mas acho isso, hoje, "café pequeno" comparado ao número de carrinhos de churrasco, milho, tatoos, bijuterias, milho verde, coco verde, pasteis, massagistas, aluguel de pranchas, etc..
Fora aqueles imensos carros "shoppings" que vendem de tudo um pouco. A maioria nem são de moradores daqui. Muitos vem de Caraguá e de Minas. Quando isso vai ter um fim? Nossas praias ficam horrorosas com eles!!!!

Angela Parrilo
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Costeira Tenório - Juliano Gregori

Costeira Tenório
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor