Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2006 - Nº 1456 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
-


Caraguatatuba
Secretário de Meio ambiente de Macaé visita Caraguá
Campeonato de Canoagem é atração da Prainha em Caraguá
Conselho Municipal de Saúde já tem novos representantes em Caraguá
Fundo Social arrecada quase 6 toneladas de alimentos no Caraguá Music Festival
“Dia da Multi-Ação” realizou quase 3.700 atendimentos no Massaguaçu
Volta às aulas é marcada com palestra sobre competência e compromisso nesta quinta-feira 2
Estagiários conhecem estrutura esportiva em Caraguá
UNIFESP contrata mais 31 profissionais para o PSF em Caraguá
Alunos das oficinas culturais visitam o Teatro Mario Covas cantam parabéns para Ary Fontoura
Ceprolin realizou processo seletivo para preencher as 225 vagas para cursos técnicos gratuitos
“A MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS”

Ilhabela
Senhora D’Ajuda: muito além de Portugal
Prefeito de Ilhabela assina o documento de Compromisso com a Agenda 21 Litoral Norte
1a. Reunião de 2006 do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte


São Sebastião
São Sebastião terá obra de urbanização
Retido salário de diretores do Sindserv
Sol de Verão 'esquenta' a Vila Amélia com ensaios da bateria e venda de fantasias
Merendeiras da rede municipal de ensino recebem curso de capacitação

Ubatuba
TIM promove o show do grupo O Rappa em Ubatuba neste sábado
UNITAU antecipa resultado do Vestibular 2006
Presos dois por pesca submarina
Suspensa cobrança no Felix
Taxa de limpeza vai para a dívida ativa
Evento participativo quer discutir Plano Diretor de Ubatuba
Fundart prepara um Carnaval para balançar o coreto

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Secretário de Meio ambiente de Macaé visita Caraguá
Controle do fluxo migratório, impacto ambiental, moradores de rua e gerenciamento costeiro foram pauta da reunião

Caraguatatuba - Dando continuidade ao intercambio iniciado o ano passado entre as prefeituras de Macaé e Caraguatatuba, o Secretário de Meio Ambiente Sr. Fernando Marcelo Manhães Tavares, esteve visitando Caraguatatuba na última semana, ocasião em que se reuniu com o Prefeito José Pereira Aguilar e com o Secretário de Meio Ambiente Sr. Auracy Mansano Filho. Segundo o Secretário Auracy, Caraguatatuba esta interessada na experiência vivida por Macaé com a chegada da Petrobras – “Temos muito interesse em saber os problemas e as soluções adotadas por Macaé, por exemplo, no impacto ambiental do empreendimento, no controle do fluxo migratório e até mesmo no fundo de royalties criado recentemente e que servirá para o momento em que o petróleo se esgotar na região”, disse.
Já o Secretário de Macaé manifestou enorme interesse nas soluções adotadas por Caraguatatuba no trato com o morador de rua e com o meio ambiente. “Da
mesma forma que podemos ajudar Caraguá, passando um pouco de nossa experiência, acho que temos muito que aprender com as soluções
adotadas pelo prefeito Aguilar para solucionar o problema dos moradores de rua e com o gerenciamento costeiro já que o Estado de São Paulo, no
Litoral Norte foi a primeira região do País a discutir e a adotar uma legislação ambiental própria”, disse.
Após a reunião Fernando Marcelo fez um “city tour” acompanhado do Secretário Auracy pelos principais pontos da cidade, inclusive as áreas
que provavelmente serão utilizadas pela Petrobras. No inicio do próximo mês a comissão formada para acompanhar a implantação
da base de gás em Caraguatatuba estará fazendo uma visita a Macaé com o intuito de reunir mais informações. (Fonte: PMC)

Campeonato de Canoagem é atração da Prainha em Caraguá
As inscrições podem ser feitas com atencedência na Secretaria de Esportes ou no dia e local da prova

Caraguatatuba - A Prainha em Caraguá será cenário de mais uma atração esportiva que acontece no fim-de-semana na cidade. no domingo, dia 5, acontece o Campeonato de Canagem. As competições iniciarão às 9h. O evento é organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação em parceria com a Acalino (Associação de Canoagem do Litoral Norte).
As inscrições, abertas para moradores, turistas e veranistas, podem ser feitas gratuitamente na Secretaria de Esportes e Recreação, ou no dia e local da prova. Os atletas que efetuarem a inscrição no local da competição terão de chegar no mínino com 1h30 de antecedência.
Serão disputadas as categorias Classe I - Individual Masculino; Classe I - Duplo Oceânico; Classe II - Individual Masculino; Classe III – Iniciantes; Classe III - Individual Feminino; Classe Surfinho - Mirim e Infantil e Open. Os 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria serão premiados com troféus.
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Praia Martin de Sá receberá o Campeonato de Vôlei de Praia. As inscrições também serão feitas no dia e local da prova. (Fonte: PMC)

Conselho Municipal de Saúde já tem novos representantes em Caraguá
O novo COMUS - Conselho Municipal de Saúde, foi eleito nesta segunda-feira, 31 de janeiro, por meio de votação. Participaram do processo democrático 245 pessoas

Caraguatatuba - O COMUS – Conselho Municipal de Saúde, de Caraguatatuba teve nova eleição nesta segunda-feira, 31 de janeiro, no Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), com a participação de servidores municipais, representantes de entidades filantrópicas, sociedade civil, entre outros, totalizando 245 pessoas.
Esta foi a primeira vez que o Conselho teve uma votação com número recorde de participantes. Prova disso é que as inscrições para a votação poderiam ser feitas até às 19h30, e devido ao grande número de pessoas no local, o processo de inscrição se estendeu por mais uma hora, uma vez que, para votar, era necessário realizar um pré-cadastramento.
Representantes de vários segmentos da sociedade candidataram-se para ocupar uma vaga no Conselho, que é composto por representantes de entidades ou Associações de Assistência à Saúde, Sociedades Amigos de Bairro, Associações de Representantes de Portadores de Deficiência, Sindicatos e Associações de Empregados do Município, Associações dos Aposentados do Município, Sindicatos ou Associações Patronais e representantes dos clubes de Serviços e Movimentos Comunitários.
Os novos membros são:
Entidades ou Associações de Assistência à Saúde
Titular – Keila de Souza Santos – Asilo Pró + Vida
Suplente – Paulo Malta de Carvalho Filho – Pastoral da Criança
Sociedades Amigos de Bairro
Titular – Alex Sandro Santos – AMBAP – Pegorelli
Suplente – Carolina Viana dos Santos – Associação do Morro do Algodão
Entidades e Associações de representantes de portadores de deficiência e/ou patologia
Titular – Rodoaldo Graciano Fachini – APAE
Suplente – Silvia Regina Lobato – ACCC – Associação de Combate ao Câncer
Sindicatos ou Associações de Empregados do Município
Titular - Marcus da Costa Nunes Gomes – ASCAFF
Suplente – Antonio Pereira da Silva (JOTA) – Sindserv
Entidades ou Associações dos Aposentados do município
Titular – Vera Lúcia Moreira Peixoto – CCTI – Centro de Conv. da 3ª Idade
Suplente – Maria Aparecida Waack – Associação dos Aposentados
Sindicatos ou Associações Patronais
Titular – Jorge Caram Calil – Associação dos Engenheiros e Arquitetos
Suplente – Braz Donizetti Machado – ACE – Associação Comercial
Clubes de Serviços e Movimentos Comunitários
Titular – Gerson Bellato – ARLS – Baluarte do Atlântico
Suplente – Rinaldo Madrigano Artero – ARLS – Baluarte do Atlântico
(Fonte: PMC)

Fundo Social arrecada quase 6 toneladas de alimentos no Caraguá Music Festival
Durante a realização do Caraguá Music Festival, da Friends Eventos, uma parceria com a Prefeitura Municipal viabilizou a venda de ingressos associada à doação de gêneros. Com isso a cidade encerra janeiro com quase 6 toneladas alimentos não-perecíveis

Caraguatatuba - Caraguatatuba recebeu de 29 de dezembro a 28 de janeiro vários shows com artistas e bandas que estão fazendo sucesso no cenário nacional. O Caraguá Music Festival, foi realizado pela Friends Eventos com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. Em contrapartida, a organização do evento decidiu realizar uma promoção de 50% de desconto no valor do ingresso, para as pessoas que doassem 1kg de alimento não-perecível.
Essa arrecadação foi feita diretamente pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, durante todos os dias de show. Segundo explicou a diretora do Fundo Social, Cilce Fabrete, “houve uma grande variedade de gêneros, mas os produtos mais arrecadados foram arroz, feijão, açúcar e farinha de trigo”, explicou.
Após o término do Caraguá Music Festival, o Fundo Social fez a contagem dos gêneros arrecadados e de acordo com um relatório emitido, foram doadas quase 6 toneladas de alimentos não-perecíveis, os quais serão destinados a entidades religiosas católicas e evangélicas. (Fonte: PMC)

“Dia da Multi-Ação” realizou quase 3.700 atendimentos no Massaguaçu
A comunidade do bairro Massaguaçu foi a primeira a receber o “Dia da Multiação” em 2006. Vários serviços foram prestados gratuitamente à população, incluindo recreação, cortes de cabelo, entre outros

Caraguatatuba - O “Dia da Multiação”, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, aconteceu pela primeira vez no ano neste sábado, 28 de janeiro. Vários serviços foram prestados gratuitamente à comunidade do Massaguaçu e imediações.
O projeto, que acontece com grande sucesso desde o início do ano passado, já beneficiou os moradores dos bairros Casa Branca/Olaria, Centro (no Dia do Trabalhador), Perequê-Mirim e Tinga, registrando um total de quase 12 mil atendimentos só em 2005, por meio da colaboração voluntária de órgãos públicos e privados, que atenderam gratuitamente cada morador, informando, orientando ou mesmo prestando serviços de cortes de cabelo, 2ª via de documentos, entre outros.
Em 2006, o primeiro mutirão social do ano aconteceu neste sábado 28, com a participação de vários parceiros, entre eles as Secretarias de Educação, Esportes e Recreação, Saúde, Urbanismo, Ditran, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Assuntos Jurídicos, Comunicação, Planejamento, Fazenda, Administração, Turismo, Gabinete Municipal, Defesa Civil, Divisão de Informática, Conselho Tutelar, Caraguaprev, Procon, PAT – Programa de Atendimento ao Trabalhador e SINE – Sistema Nacional de Empregos, Sabesp, Banco do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil, Correios, Cartório de Registro Civil, Caixa Econômica Federal, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Colégio Tableau, Centro Universitário UNIMÓDULO, Bandeirante Energia, Associação Comercial e Empresarial (ACEC), Associação Matinata, Cabeleireiros Voluntários, FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, entre outros.
Assim como nos eventos anteriores, o Dia da Multiação, no Massaguaçu, proporcionou ao cidadão a chance de tirar 2ª via de documentos, obter informações jurídicas, CPF (cadastro de pessoa física), cortes de cabelo, recreação para crianças, com esculturas feitas com bexigas, e ainda uma apresentação especial dos integrantes do Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba. O prefeito José Pereira de Aguilar e os secretários municipais também participaram do Dia da Multi-Ação, por meio do projeto Governo Itinerante, que tem como objetivo ouvir de perto as principais necessidades e reivindicações da população local.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, incluindo todos os serviços prestados pelos voluntários, foram registrados quase 3.700 atendimentos à população do Massaguaçu.
 (Fonte: PMC)

Volta às aulas é marcada com palestra sobre competência e compromisso nesta quinta-feira 2
Cerca de 600 professores da rede municipal de ensino participam nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, de uma palestra sobre competência e compromisso, no Teatro Mário Covas, em Caraguá

Caraguatatuba - Os professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, de uma palestra no teatro Mário Covas, a partir das 13h, com o professor Nilson José Machado, com o tema “Ação do Professor: Competência e Compromisso”.
A capacitação marca a volta às aulas, e de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, deve envolver 600 profissionais da Educação, entre educadores, coordenadores, diretores e supervisores.
Segundo a equipe da Secretária Silmara Mattiazzo Bolognini, as atividades de planejamento já foram iniciadas no dia 1º, e após a palestra, elas terão continuidade nas unidades escolares da Prefeitura de Caraguá, que iniciarão as aulas na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro.
O palestrante Nilson José Machado é licenciado em Matemática e possui doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo. Em seu currículo constam várias atividades e participações como no Conselho de Cátedra da UNESCO-USP de Educação para a Paz, além de publicações didáticas e paradidáticas para os três níveis de ensino. (Fonte: PMC)

Estagiários conhecem estrutura esportiva em Caraguá
Os estagiários além de atuarem nos núcleos esportivos, trabalharão nos eventos esportivos, recreativos e sociais que serão desenvolvidos na cidade neste ano

Caraguatatuba - Trinta e um estagiários contratados pela Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, conheceram na manhã desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a estrutura esportiva que a cidade oferece aos moradores, ou seja, locais em que eles trabalharão durante o período que farão estágio.
De acordo com o diretor técnico da secretaria, Luiz Cláudio Passos Ribeiro dos Santos, “o objetivo foi de apresentar aos estagiários a estrutura esportiva da cidade, que muitos deles não conheciam, e suas localizações. Apresentamos também aos estudantes o pessoal da administração dos núcleos e os diretores de escolas, já que o esporte tem parceria com a Secretaria de Educação” disse.
Santos informou ainda que todos os estagiários são estudantes do Centro Universitário Unimódulo, e estão cursando o segundo e terceiro anos da faculdade de Educação Física.
Os estagiários trabalharão em diversas atividades esportivas, recreativas e social que serão desenvolvidas na cidade durante o ano de 2006. (Fonte: PMC)

UNIFESP contrata mais 31 profissionais para o PSF em Caraguá
Todos os profissionais contratados pela UNIFESP estão recebendo cursos de capacitação nas áreas de hipertensão, diabetes e pediatria. A seleção para a contratação de agentes comunitários acontece ainda neste mês

Caraguatatuba - Mais 31 profissionais da área da Saúde iniciaram os trabalhos nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, no PSF (Programa de Saúde da Família) em Caraguá. A equipe foi aprovada na seleção realizada pela Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo) que administra o setor.
Foram admitidos 1 médico, 12 enfermeiros, 8 auxiliares de enfermagem, e 11 agentes administrativos, distribuídos nas UBS (Unidade Básica de Saúde) do município de acordo com a demanda.
O Secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, informou que, com a contratação dos profissionais, só resta a admissão de 3 médicos e a contratação dos agentes comunitários de saúde para que o quadro fique completo. “A UNIFESP está providenciando a seleção dos profissionais, que deve acontecer até o final deste mês. Os selecionados inicirão os trabalhos no mês de março”, disse o secretário.
A UNIFESP está capacitando todos os profissionais nas áreas de hipertensão, diabetes e pediatria. O treinamento é ministrado por professores da Universidade de Medicina de São Paulo.
Em janeiro a UNIFESP contratou 18 médicos, 8 enfermeiros, 33 auxiliares de enfermagem e 10 agentes administrativos. (Fonte: PMC)

Alunos das oficinas culturais visitam o Teatro Mario Covas cantam parabéns para Ary Fontoura

Caraguatatuba - Este final de semana foi marcante para oito crianças do bairro Perequê-Mirim: participantes da oficina de férias de teatro da Fundacc, ministrada por Adbaílson Cuba: eles foram conhecer as dependências do Teatro Mario Covas no último dia 27, sexta-feira. Para, Pamela, Ane Caroline, Paloma, Bruna, Larissa, Lucas Maia, Lucas Cascardo e Tainá, foi realmente um dia especial.
Direcionados por Cuba, fizeram um passeio pelos camarins, coxias e auditório; conheceram e viram como funciona uma mesa de som e iluminação, orientados por Cristian, técnico do teatro. Também visitaram o 3º Salão de Arte de Caraguatatuba, com obras vindas de várias partes do mundo.
Para Lucas Maia, foi uma experiência muito boa – “Adorei o cenário, com a iluminação fica muito bonito...e adorei o camarim...queria me apresentar aqui para usar o camarim de espelho!” comenta Maia.
Tiveram também a oportunidade de ver o cenário do espetáculo “Marido de Mulher Feia tem Raiva de Feriado” – “eles até quiseram montar uma cena improvisada no palco” - conta Cuba. Bruna, que também adorou o camarim, disse que se sentiu uma verdadeira atriz.
Puderam também conhecer o ator Ary Fontoura, que estava sendo entrevistado pela TV para o programa Papo Vanguarda e ao final da gravação, cantaram o tradicional “parabéns a você” para o ator. (Fonte: PMC)

Ceprolin realizou processo seletivo para preencher as 225 vagas para cursos técnicos gratuitos

Caraguatatuba - O processo seletivo do Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte para os cursos técnicos de Gestão, Artes Cênicas e Informática – com habilitações em Gestão Empresarial, Secretariado, Ator, Desenvolvimento de Sistemas, Instalação e Configuração de Redes aconteceu no dia 30 de janeiro, com a participação de 404 inscritos. Estão a disposição 225 vagas. Os cursos são gratuitos, e variam de 2 a 3 semestres.
Andressa Viana da Silva, foi uma das primeiras a terminar a prova que prestou para o curso de secretariado – vim tentar uma vaga para poder ter mais condições e mais técnicas na minha área - comenta a estudante, que já está empregada na Compel Recicláveis.
Já Generosa Rita Tibiriçá Pimenta, prestou vestibular para técnico em informática – “vim para tentar abrir novas oportunidades de trabalho. Hoje todos os lugares exigem que se saiba informática” – comenta.
O gabarito já está a disposição no site www.fundacc.com.br e também no Ceprolin. A classificação estará disponível no dia 6 de fevereiro, com os aprovados em cada curso, e informações para os alunos que devem fazer a prova prática para o curso de técnico em informática, que está prevista para o dia 7, também no Ceprolin.
Mais informações pelo telefone: (12) 3888 3888. O Ceprolin fica na Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá. (Fonte: PMC)

“A MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS”
Uma viagem no tempo, através da música; uma experiência que integra nossa totalidade.

Caraguatatuba - INGRESSO = 1 (UMA) LATA DE LEITE EM PÓ
A CAMERATA DE VIOLÕES AFINANDO AS CORDAS, é um grupo de jovens músicos, violonistas, da cidade de São João da Boa Vista, que fazem parte do Programa Afinando as Cordas, um projeto social que visa a formação de jovens Artistas através da Cultura e da Música.
Com o objetivo de Cultivar a Música culta, e leva-la ao maior número de pessoas, o grupo criou o espetáculo A MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS, com uma programação musical de especial beleza.
O espetáculo oferece ao público uma oportunidade de ter contato com a música erudita e popular de altíssimo nível e apreciar peças musicais de autores clássicos e populares de todos os períodos históricos: Medieval, Renascentista, Barroco, Clássico, Romântico e Moderno.
A MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS é um projeto que foi escolhido na Etapa de Seleção dos Correios
Cultural de 2005, e estará realizando um Roteiro de Apresentações em 24 cidades do interior de SP e MG.
Com patrocínio dos CORREIOS, é um espetáculo inédito e uma rara oportunidade de AUDIÇÃO MUSICAL. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Senhora D’Ajuda: muito além de Portugal
Tudo começou com a pequena imagem de Nossa Senhora trazida pelo explorador Tomé de Souza e os primeiros jesuítas que aqui chegaram

Ilhabela - Grande parte das devoções surgidas no século XVI, em Portugal, principalmente em homenagem à Nossa Senhora, chegaram às colônias com as expedições marítimas. A coroa portuguesa organizava festejos e celebrações com o fim de abençoar a saída de militares e marinheiros que iriam enfrentar o desconhecido em mar aberto, principalmente o Atlântico.
Essas incursões tinham o objetivo de expandir o império com domínio de novas terras, explorar o comércio de especiarias no Oriente e levar o cristianismo aos povos considerados infiéis. Esse envol-vimento religioso, que tomava conta do povo português, continuou fazendo parte do universo de colonizadores e colonizados durante séculos, chegando até os dias atuais, principalmente no Brasil. Perpetuaram, por exemplo, as invocações de origem portuguesa à Nossa Senhora da Boa Esperança, do Amparo, da Boa Viagem e da Ajuda dos navegantes, entre dezenas de outras.
Foram os padres jesuítas que trouxeram esta devoção para o Brasil, dedicando à Nossa Senhora D’Ajuda a primeira Igreja que construíram na Bahia. Eles se inspiraram na Caravela Capitânia da frota de Tomé de Souza, que se denominava “Nossa Senhora D’Ajuda” e que trazia sua imagem a bordo.
Nossa Senhora D’Ajuda em Ilhabela - O estado atual da Igreja Matriz de Ilhabela é fruto do trabalho e dedicação do escultor paulista Alfredo Oliani. Por volta de 1950, este artista começou a arrecadar doações para a reforma da fachada, dos altares, a pintura do forro, dos quadros e a colocação do novo piso. Ele também contribuiu com a execução de várias obras, dentre as quais destaca-se a “Via Sacra” e as quatro grandes estátuas que se encontram na frente da Igreja.
Em 1697, o Pe. Manoel Gomes Pereira, então vigário da vizinha São Sebastião, mandou construir na Ilha um Santuário dedicado à Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso.
Com o passar do tempo, por falta de adequada conservação, a Igreja foi se deteriorando e por volta de 1793 precisou ser reconstruída quase de novo. Poucos anos depois, mais uma reforma a preparou para ser a Matriz da “Vila Bela da Princesa”. O Padre João Rodrigues Coelho, por ocasião da festa da Padroeira, aos 2 de fevereiro de 1803, fez a nova bênção e encaminhou todos os preparativos necessários para a criação da Paróquia em 1806. O primeiro vigário colado foi o padre David da Graça Silva e Veiga que assumiu a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso no ano de 1809.
Já são mais de 300 anos que este importante recinto, acolhedor e sereno, conserva a imagem de Nossa Senhora D’Ajuda, a quem os devotos com muita confiança recorrem. Desde dezembro de 2003, a Paróquia foi confiada aos cuidados pastorais da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã (Doutrinários).
A festa de Nossa Senhora D’Ajuda é celebrada no dia 2 de fevereiro, juntamente com a Festividade da Apresentação do Senhor, também conhecida como Purificação de Nossa Senhora.
A preparação da festa religiosa tem início em novembro, quando acontecem as reuniões com as comunidades da Paróquia. Atualmente, são 15 capelas que pertencem à congregação. Nessas reuniões são escolhidos os temas das novenas, que são a preparação espiritual dos devotos para a celebração da festa religiosa, sempre tendo como títulos Maria, como centro das devoções. A novena se encerra um dia antes da Festa da Padroeira.
A Missa Festiva no Dia da Padroeira, presidida pelo pároco da Igreja matriz, homenageia Maria como a Padroeira da comunidade.
A festa além de homenagear Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, incentiva a devoção dos fiéis.
Fé caiçara - O caiçara Evair da Silva, nascido no bairro do Viana, diz que em sua vida inteira foi devoto à Nossa Senhora D’Ajuda. Ele conta que inclusive foi abençoado com um milagre da Santa. Evair relata que tem uma filha que nasceu com problemas decorrentes de uma doença que sua mulher adquiriu durante a gravidez. A filha não andava, não comia e só tomava líquidos. Um dia, segundo ele, rezou fervorosamente para Nossa Senhora D’Ajuda e colocou a filha de pé, em frente a imagem. “A partir deste dia ela começou a andar”, conta Evair, emocionado.
“Desde então minhas orações são de gratidão e de muita devoção. Na preparação da festa ajudo a comunidade religiosa com o meu trabalho. Enfeito as barracas, a Igreja e faço o presépio de tranças de folha de bananeira.”
O historiador prof. Adriano Leite contribui este ano com a realização da coroação da Nossa Senhora no altar-mor da Igreja Matriz no Dia da Festa da Padroeira, que não era realizado há mais de 40 anos, segundo informou.
Adriano é o responsável pela elaboração dos costumes de anjos que 50 crianças usarão durante a coroação, além de ensaiar as canções. Leite explica, que os escravos ajudaram na construção da primeira capela e ao longo dos anos tornaram-se devotos da Santa. Nessa época, eram freqüentes os ofertórios vivos (flores e frutas) de escravos pedindo proteção. Tanto a Coroação como as oferendas vivas voltam a fazer parte das celebrações do Dia da Padroeira.
Nair Maria dos Reis divide seu tempo entre sua casa e o trabalho voluntário na Igreja. Sempre está disposta a ajudar e, orgulhosa, diz que se tornou devota deste os tempos da catequese. “Minha fé em Nossa Senhora D’Ajuda é inabalável, graças a ela consegui muitas graças”, conta. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito de Ilhabela assina o documento de Compromisso com a Agenda 21 Litoral Norte

Ilhabela - Aconteceu em Ilhabela, nesta quarta-feira, 01, a reunião da Agenda 21 do Litoral Norte, para análise dos curriculuns dos profissionais que serão contratados para os trabalhos a serem desenvolvidos pela Agenda 21.
Foram escolhidos os seguintes profissionais: a cientista Social, Andréia Rabinovici, para desenvolver o trabalho de finalização de diagnóstico técnico do Litoral Norte e a educadora mobilizadora Social, Luciana de Almeida Vidal, que irá preparar os multiplicadores que farão o trabalho de base, serão os agentes de mobilização.
Na oportunidade, esteve presente o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, para assinar o documento de Compromisso com a Construção da Agenda 21 no Litoral Norte, que institui legalmente os fóruns municipais de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
Neste documento, também constam as assinaturas dos prefeitos, Juan Manoel Pons Garcia (São Sebastião), José Pereira de Aguilar (Caraguatatuba0 e Eduardo de Souza César (Ubatuba). (Fonte: PMI)

1a. Reunião de 2006 do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela e presidente do CBH-LN (Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), Manoel Marcos de Jesus Ferreira, realizará dia 08 de fevereiro, em Ilhabela, a primeira reunião de 2006 do CBH-LN .
O encontro se dará no auditório do Paço Municipal, Rua Prefeito Procópio Mariano de Araújo, 86, a partir das 9:30 horas.
Pauta prevista;
- Caminhos do CBH-LN: Dinâmica e Debate;
- Valor para financiamento em 2006, assim como discussão de condicionantes para apresentação de projetos;
- Montagem das comissões Técnicas para avaliação de Projetos;
- Avaliação da Oficina de Educação Ambiental e encaminhamentos relativos à CT-TEA e
- Plano de Trabalho 2006.
O presidente salienta que esta reunião terá um caráter diferente, “pois será uma reunião que exigirá a participação ativa de todos, para a construção das nossas atividades deste ano”, completou Manoel Marcos. (Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião terá obra de urbanização

São Sebastião - A Secretaria de Obras e Planejamento de São Sebastião inicia a partir de março obras de revitalização da rua da Praia. A obra prevê a construção de quadras poliesportivas, espaço para parque eletrônico, estacionamentos, playground, pista de skate oficial, ciclovia, calçadão, praça de eventos e sanitários. O investimento inicial chega a R$ 4 milhões. (Fonte: ValeParaibano)

Retido salário de diretores do Sindserv

São Sebastião - Os novos diretores eleitos para o Sindserv tiveram 20 dias de trabalho descontados de seus salários de janeiro, com a justificativa de que teriam faltado ao emprego. O valor pago pela Prefeitura cobre apenas as despesas com descontos consignados, como seguro e vale saúde.
O desconto teria se dado em função da alteração da Lei Orgânica do Município, no dia 29 de dezembro passado, diminuindo de cinco para dois o número de dirigentes sindicais que podem se licenciar de suas funções na Prefeitura para trabalhar no Sindserv.
A presidente do Sindicato dos Servidores de São Sebastião, Ângela Couto, acusa a administração pública de ter descontado dois terços dos salários dos diretores da entidade, referente ao mês de janeiro, apontando como motivo para isso ‘vingança pessoal’.
O primeiro tesoureiro, Roberto Vicente do Nascimento, recebeu R$ 87; o segundo tesoureiro, Francisco Ferreira Bonfim, R$ 56, e o secretário geral, Jesus José Pinheiro, não recebeu nada.
Além dos diretores, o ex-presidente do Sindserv, Afonso da Silva Vale, também teve o salário descontado e recebeu R$ 608, isso porque esse mês teve direito a um terço do valor referente às férias.
A presidente do Sindicato, Ângela Couto, explica que encaminhou um ofício ao prefeito Juan Garcia (PPS) para que a situação seja regularizada de forma imediata. Além disso, o Sindserv afirma que vai ingressar com uma ação contra a Prefeitura, por danos morais e materiais. Enquanto a situação permanecer indefinida, o Sindserv está analisando a possibilidade de doar cestas básicas para as famílias dos diretores, na tentativa de remediar a situação.
“É uma decepção ver como a administração pública tem encarado as coisas do município. O que está acontecendo é uma vingança pes-soal e é uma tristeza ver o município à mercê desse tipo de coisa”, afirma a presidente Ângela Couto.
Outro Lado - O secretário de Administração, Alberto Carlini, informou através da assessoria de imprensa que, “embora tenha um grande apreço pela presidente e os diretores do Sindserv, não pode se furtar da obrigação de secretário”.
Segundo ele, os funcionários deixaram seus verdadeiros cargos por 20 dias para assumir a direção do Sindserv, sem que, afirma, houvesse solicitação para o prefeito no sentido de afastá-los, conforme determinaria a lei.
“O não comparecimento dos mesmos ao emprego original caracteriza falta, lei essa que vale para todo e qualquer funcionário de repartição pública ou privada”.
“A minha conduta sempre foi a de ter a maior integração e diálogo com os servidores. Espero que todos compreendam a situação, que se trata de matéria subordinada ao Departamento de Recursos Humanos”, acrescenta o secretário. (Fonte: Imprensa Livre)

Sol de Verão 'esquenta' a Vila Amélia com ensaios da bateria e venda de fantasias
Campeã de 2005 vai para a avenida com uma homenagem ao povo chinês

São Sebastião - O G.R.E.S. (Grêmio Recreativo Escola de Samba) “Sol de Verão” realiza há aproximadamente um mês os ensaios da bateria e também a venda de fantasias. Contudo, a preparação para o Carnaval 2006 vem desde o ano passado, com a promoção de eventos e a participação em festas da cidade para arrecadação de fundos.
Os ensaios são realizados de segunda a sexta, a partir das 20h, na quadra da escola, que fica na rua Mansueto Pierotti, na Vila Amélia, região central de São Sebastião. Ainda há vagas para ritmistas.
As fantasias de ala custam R$ 50,00. Já os destaques de chão e carro-alegórico saem por R$ 450,00. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 3892-2621.
Este ano, a atual campeã do carnaval sebastianense vai para a avenida com o enredo “Sol de Verão, um negócio da China”, que tratará das tradições e cultura do povo chinês, assim como sua relação com o Brasil. Em dezembro, a escola escolheu o samba-enredo do compositor Linquinho do Samba, morador do Topovaradouro.
A Sol de Verão detém 12 títulos do carnaval sebastianense. Em 2005, o título veio com uma homenagem à Festa de Parintins, do Estado de Amazonas. Desta vez, a idéia é mostrar a saga de um país heróico, com a maior população do mundo. Entre os pontos que serão abordados no enredo estão: arquitetura, artes marciais, culinária, língua chinesa, folclore, pensamentos e religião. O investimento da Prefeitura de São Sebastião nas escolas e blocos carnavalescos chega a R$ 160 mil. (Fonte: PMSS)

Merendeiras da rede municipal de ensino recebem curso de capacitação

São Sebastião - A Coan - empresa que prestas serviços ao município no ramo da merenda escolar, realiza no próximo sábado, 4, um curso de capacitação para as 140 merendeiras da empresa e da rede municipal de ensino. A oficina acontece na Escola Municipal Machado Rosa, à partir das 9 horas da manhã. O objetivo é melhorar o desempenho das profissionais nas escolas.
Os nutricionistas da empresa abordarão, ao longo do dia, seis temas com o tempo de 45 minutos cada. As merendeiras serão divididas em turmas pequenas, de no máximo 20 profissionais, a fim de que o curso renda mais aprendizagem.
A supervisora operacional, Vera Bernardes, explica que antes de iniciar as aulas, a Coan sempre prepara cursos de capacitação. “Notamos a diferença do desempenho após o curso, que também serve como uma forma de sociabilização e uma visão geral do trabalho que desempenharão”.
De acordo com a supervisora, o curso permanece durante o dia inteiro, com um intervalo para o almoço, que acontece na Escola Municipal de Educação Infantil Peteleco.
Os temas discutidos ao longo do dia serão, Higiene dos Alimentos; Armazenamento, Estocagem e Recebimento; Recursos Humanos, Direitos e Obrigações; Planilhas e Controles; Qualidade no preparo dos alimentos e Qualidade de vida.
As merendeiras iniciam seus trabalhos na próxima quarta-feira, quando começam as aulas na rede municipal de ensino. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

TIM promove o show do grupo O Rappa em Ubatuba neste sábado

Ubatuba - São José dos Campos, 1º de fevereiro de 2006 - O grupo O Rappa se apresenta neste sábado, dia 4 de fevereiro, a partir das 21h, na Tribo Club, em Ubatuba, dentro das ações de verão que a TIM vem promovendo no litoral norte desde o início de janeiro.
A banda realiza o show Acústico MTV, baseado no CD mais recente. Neste show, a banda, composta por Falcão (vocais), Xandão (guitarra), Marcelo Lobato (bateria) e Lauro (baixo), impressiona o público pela energia e vibração do início ao fim.
No repertório estão músicas como “Mar de Gente”, “Reza Vela”, “O Salto”, “A Minha Alma”, “Pescador de Ilusões”, “Me Deixa” e “Dia de Feira”.
A banda que está na estrada há 12 anos, revolucionou a batida reggae ao incorporar novos sons e instrumentos musicais variados. Neste último CD, foram usados bandolins, craviolas e até mesmo um gramofone, uma pick-up adaptada, para compor os sons musicais da banda.
Ações de Verão da TIM - Nas lojas e revendas da TIM de São José dos Campos, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Taubaté, Jacareí, Cubatão, Guarujá, São Vicente e Santos, na compra de um TIM no plano pós-pago (Conta Fixa, Light 40, MeiaTarifa e planos TIM Brasil), o cliente ganha um par de convites para o show.
Mais de 500 quiosques de toda a orla paulista receberão as ações do Verão TIM, com 9 mil guarda-sóis e venda de Recarga TIM nos principais quiosques. As praias contempladas são:
Litoral Sul: Praia Grande; Peruíbe; Itanhaém; São Vicente; Guarujá; Mongaguá.
Litoral Norte: Barra do Una; Barra do Sahy; Juquehy; Baleia; Camburi; Maresias; São Sebastião; Caraguatatuba; Ubatuba.
Sobre a TIM - Única operadora móvel presente em todos os Estados brasileiros, a TIM – empresa do Grupo Telecom Italia – é a segunda maior do Brasil em número de clientes, com 18,3 milhões em setembro de 2005 e é líder nacional no padrão GSM. Em 2002, começou a trazer para o Brasil a experiência internacional do Grupo com a tecnologia GSM, a mais utilizada em todo o mundo. A TIM foi pioneira na América Latina no lançamento de serviços de mensagens multimídia (MMS) e de serviço de banda larga do GSM no Brasil, com a Rede TIM EDGE. Ao longo de 2004 e 2005, a TIM continuou inovando, com vários lançamentos pioneiros: o primeiro celular das Américas com Windows Mobile 2003 (Motorola MPx220); o primeiro serviço de Roaming Internacional de Dados Multimídia (GPRS/MMS/Edge) do Brasil; o TIM TV Access, que permite o acesso à programação da TV, em tempo real, na tela dos celulares compatíveis; o minilaptop Nokia 9500 Communicator; e o BlackBerry, uma solução de acesso a e-mails corporativos que é um grande sucesso mundial. Mais informações: www.tim.com.br(Fonte: Verbal Assessoria em Comunicação)  

UNITAU antecipa resultado do Vestibular 2006

Ubatuba - A UNITAU divulgou, nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, em seu site oficial, a lista dos candidatos aprovados em primeira chamada no Vestibular 2006. Os nomes dos 4.270 aprovados, em 42 cursos, podem ser conferidos no site www.unitau.br. A lista também está afixada nas dependências do Departamento de Engenharia Civil (Rua Expedicionário Ernesto Pereira, s/nº, Centro), no Copesa, na Rua Barão da Pedra Negra, 162, e no campus da UNITAU em Ubatuba, na Av. Castro Alves, 392, Bairro Itaguá.
As matrículas dos classificados e convocados em primeira chamada deverão ser feitas nos dias 6 e 7 de fevereiro (terça-feira e quarta-feira), no Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA), à Rua Expedicionário Ernesto Pereira, nº 225 – Centro, das 9h às 21h. A lista de documentos necessários para a efetivação da matrícula pode ser conferida no site www.unitauvest.com.br
Nos dias 6 e 7, também será realizado o cadastramento dos candidatos interessados nas vagas remanescentes. O cadastramento deverá ser efetuado pessoalmente no local da matrícula ou por meio de procuração ou, ainda, por fax: (12) 3632-0015, (12) 3625-4126 ou (12) 3625-4138. O não cadastramento caracterizará, automaticamente, a desistência do candidato. A matrícula dos candidatos da lista de espera será realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro.
No dia 13, segunda-feira, a UNITAU publicará a lista de classificação em 2ª opção, para o curso de Medicina e demais cursos, e início do período de matrículas dos candidatos excedentes, em 1ª opção, conforme a classificação geral na área de opção do curso e dependendo da existência de vagas remanescentes.
O Ano Letivo para todos os cursos da UNITAU terá início no dia 15 de fevereiro (quarta-feira). (Fonte: UNITAU)

Presos dois por pesca submarina

Ubatuba - Os comerciantes de Ubatuba, Édio de Carvalho, 49 anos e Maurício Nalin, 40 anos, foram presos em flagrante anteontem pela Polícia Ambiental quando praticavam pesca submarina nas proximidades da Ilha Anchieta.
A ilha faz parte do Parque Estadual e qualquer tipo de pesca é proibida ao seu redor. Carvalho e Nalin foram encaminhados à delegacia de polícia e liberados após pagamento de fiança no valor de R$ 300.
Segundo a delegada Juliana Moreira, responsável pelo flagrante, os dois podem ser condenados a até 3 anos de prisão por crime ambiental. Na delegacia, eles alegaram que somente falarão sobre o assunto em juízo.
Os dois não foram localizados ontem pelo ValeParaibano para comentar o caso. Em Ubatuba, segundo a polícia civil, outras 14 pessoas foram presas no mês passado por praticarem pesca em área de preservação ambiental. (Fonte: ValeParaibano)

Suspensa cobrança no Felix

Ubatuba - A Comtur (Companhia Municipal de Turismo) de Ubatuba decidiu suspender a partir de hoje a cobrança de Zona Azul na Praia do Felix. A taxa, no valor de R$ 3,50, foi mantida nas praias Grande, Tenório, Lagoinha e Maranduba.
A suspensão foi decidida pelo prefeito Eduardo César (PL) após pressão feita por guardadores de carros que atuam no Felix. Eles alegaram que com a taxa houve redução do número de turistas na praia.
Segundo o ambulante Mauro Gonçalves, os turistas estavam se recusando a pagar R$ 2 para os guardadores para estacionarem em frente à praia.
A presidente da Sociedade Amigos da Praia do Felix, Adelaide Corbett Mammini, considerou ontem uma "absurdo" a suspensão da cobrança. "A praia irá se transformar em um caos."
(Fonte: ValeParaibano)


Taxa de limpeza vai para a dívida ativa

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba informou ontem que a despesa referente a limpeza dos terrenos baldios será incluída na dívida ativa dos contribuintes e não inserida no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) como havia divulgado anteriormente. A prefeitura irá cobrar R$ 1,77 por metro de quadrado de área limpa. Caso o proprietário se recuse a pagar a despesa, a mesma será incluída na dívida ativa. O advogado Rogério Gandra Martins, especialista em direito tributário, disse ontem que, a cobrança é legal, desde que exista lei municipal que autorize a prefeitura a limpar os terrenos e discipline os critérios da cobrança. (Fonte: ValeParaibano)

Evento participativo quer discutir Plano Diretor de Ubatuba
Cristiane Zarpelão

Ubatuba - O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ubatuba junto ao Sub-Núcleo Regional do Plano Diretor do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, convidam para um seminário com as comunidades e os diversos setores da sociedade com o intuito de discutir o andamento da elaboração do Plano Diretor de Ubatuba.
O seminário acontecerá no próximo sábado, dia 4, no auditório da Colônia de Férias do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, na Av. Felix Guizard, 410, Perequê-Açú, das 14h00 às 18h00.
De acordo com a lei 10257/01 (Estatuto das Cidades), todas as cidades turísticas e com população acima de 20 mil habitantes serão obrigados a aprovar o Plano Diretor Participativo até 10 de outubro de 2006.
O Plano Diretor é uma lei municipal que trata da orientação e planejamento territorial da cidade, onde são definidas as condições de ocupação e utilização das áreas urbanas e rurais, a fim de garantir a função social da cidade e da propriedade.
Segundo o presidente do Partido dos Trabalhadores, Maurício Moromizato, a preocupação do PT é que, diante da amplitude do debate, conforme orientação do Estatuto das Cidades, pode não haver tempo hábil para a conclusão do Plano Diretor. “A nossa intenção é sensibilizar toda a população, partidos políticos e as lideranças, para a importância do plano.
É uma oportunidade única para se construir consensos entre os diversos setores de nossa sociedade, visando um crescimento e desenvolvimento sustentável em Ubatuba. Daí nossa iniciativa de chamar toda a comunidade para discutir e debater tão importante questão. Contamos com a participação de partidos políticos, lideranças comunitárias, entidades de classe e de todos os interessados na questão”, ressalta Moromizato.
O Presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat convida todos os comerciantes da cidade a participar do seminário e afirma que o Plano Diretor, feito de forma participativa, estará garantindo à melhoria dos principais problemas da cidade. “Com o Plano, os moradores do município terão as atividades necessárias para a manutenção de uma boa qualidade de vida”, aponta Barakat. (Fonte: Imprensa Livre)

Fundart prepara um Carnaval para balançar o coreto

Ubatuba - A programação do mês de fevereiro da Fundart, como não poderia deixar de ser, dará ênfase para as festividades carnavalescas. Durante os dias 10, 11 e 12, acontece o “I Festival de Marchinhas”, no Ginásio de Esportes Tubão. Considerando que este é o primeiro evento, o número de participantes superou as expectativas dos organizadores, totalizando 30 inscrições.
Já nos dias 26, 27 e 28, a alegria fica por conta do Baile Carnavalesco que acontecerá na
Praça Exaltação da Santa Cruz, a partir das 21h. A Fundart programou um carnaval à moda antiga, com máscaras, bonecões, fantasias de melindrosas, marinheiros, pierrot, ciganos e havaianos. Os bailes contarão com a presença de blocos tais como “O Guaruçá” e “Recordar é Viver", que irão mostrar sambas, brincadeiras e marchinhas tradicionais. Para isso, as ruas laterais serão bloqueadas e a Banda Lira, sob o comando do regente Valdeci dos Santos, animará a festa de momo.
Confira a seguir, outros eventos que acontecerão no mês de fevereiro:
04 - SÁBADO
Pça Exaltação da Santa Cruz
20h30
Apresentação da Banda Sinfônica
Lira Padre Anchieta
Repertório: Clássico e Popular
10, 11 e 12
Ginásio de Esportes Tubão
20h
Festival de Marchinhas Carnavalescas
O objetivo do Festival é valorizar essa
manifestação cultural que é
predominante no carnaval do interior
paulista, além de revelar novos talentos
nas áreas musical e literária.
“A marchinha é a cara do interior paulista”,
conta Nei Martins, organizador do evento.
17 - SEXTA
Casarão do Porto
20h
Abertura da Exposição Coletiva
dos Artistas Plásticos de Ubatuba
17 a 28
Casarão do Porto
Exposição Coletiva
dos Artistas Plásticos de Ubatuba
18 - SÁBADO
Casarão do Porto
20h
Serestas e Seresteiros
19 - DOMINGO
Casarão do Porto
Apresentação da Banda Sinfônica
Lira Padre Anchieta
Repertório: Clássico e Popular
24 a 28
Carnaval
26, 27 e 28
Pça Exaltação da Santa Cruz
21h
Baile Carnavalesco
(Fonte: PMU)


Semana de 03 de Fevereiro à 09 de Fevereiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Tudo em Familia"
Ás 15:20 hs e 19:30 hs.

"O Senhor das Armas"
Ás 17:10 hs e 21:20 hs


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Didi, o caçador de tesouros"
Ás 15:10 hs e 16:50 hs.

"Munique"
Ás 18:30 hs e 21:30 hs.



cineporto@hotmail.com

 
Ação Litoral
 
Poesia Topo

O primeiro enamorado
Chegou todo vexado
Imitou o sabiá
E pôs-se a cantar :
Vós de lá e eu de cá
Ribeirão passa no meio
Vós de lá dais um suspiro
Eu de cá suspiro e meio.
O segundo pretendente
Limpou o gogó
Com uns goles de aguardente
E igual ao noitibó
Cantou sem sol e sem dó:
Vós de lá e eu de cá
Ribeirão passa no meio
Vós de lá dais um suspiro
Eu de cá tchabau na água.
E foi esse tal curiango
Sem ritmo e sem rima
Que acabou conquistando
O coração de minha prima.

Marchinha do Barão
Santo Antonio casamenteiro
Casou um milhão de pessoas
E preferiu morrer solteiro
Eu sou da mesma opinião
A mulher deve casar
Mas o homem não.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Despoluindo a baía de Ubatuba - Senhor Editor, O vice-presidente da Associação dos Quiosqueiros das Praias de Ubatuba - AQPU é incompreensível. Quem tiver alguma dúvida disto é só clicar aqui para tentar entender o que ele escreve em: "Ref. AQPU - aos Leitores deste renomado periódico virtual, seguem as respostas aos questionamentos datada de 30/01/2006." O emaranhado escrito pelo vice-presidente pressupõe resposta a meu texto "Ref. AQPU" que pode ser acessado com um clique aqui. Não vou perder meu tempo discorrendo sobre outras "sopas de letrinhas". O cara é um tremendo cara-de-pau e tenho certeza, não agüenta uma fiscalização média, quiçá completa, em seu estabelecimento comercial. Como caiçara, ubatubense e engenheiro, aceito o desafio lançado pelo vice-presidente da Associação dos Quiosqueiros das Praias de Ubatuba - AQPU. Aguardo apenas que ele tome as providências necessárias para que eu ocupe o cargo de Prefeito de Ubatuba. Mas, já pode reservar o dinheiro para reformar o posto salva-vidas. Atenciosamente,

Eng. Luiz Roberto de Moura
Editor d'O Guaruçá
www.ubaweb.com 

Mauricio Moromizzato & PT, alouuuuuuuuu!!! - É de conhecimento público que o Sr. Mauricio Moromizzato é o mais recente presidente do Partido dos Trabalhadores de Ubatuba, ou seja, presidente do famoso PT. Também é de conhecimento público os escandalos nacionais que envolveram o partido nesses últimos meses. Por isso, muitos militantes vem fazendo defesas paralelas a fim de se livrarem dos espirros desse palco de lama que virou o PT nacional. É perceptível que o Sr. Maurício tem aspirações políticas em nosso município, acredito inclusive, que ele visa ser prefeito municipal em um curto prazo de tempo. Acredito também que o Sr. Maurício seja capaz de livrar o nosso município desse imortal processo de decadência, mas antes de o mesmo ser um possível nome a prefeito municipal, acho que é de nossa obrigação como cidadãos, questioná-lo sobre alguns assuntos. Por exmplo, nos casos de nepotismo. Gostaria de saber se o Sr. Maurício é contra ou a favor da situação que existe dentro da FUNDART, onde o Sr. Martiniano é o Presidente e sua sobrinha Isabela é sua Assessora Administrativa (ambos assinam os cheques e controlam os gastos da FUNDART). É obvio que isso é uma questão administrativa na qual envolve a prefeitura municipal, mas na questão moral e ética isso envolve diretamente o Partido dos Trabalhadores de Ubatuba, pois ambos são petistas atuantes em nosso município. Será que esse é diferente? ou será que esse PT de Ubatuba é uma mini salada de Delúbio's, Dirceu's, Valério's e Cia. Vamos esperar para ver o que diz a moral, a ética e o estatuto interno do PT,caso seja exagero da minha impulsiva percepção, me perdoem por favor!!! Vou cobrar resposta, Abraços.

Marcelo Rezende
Ubatuba, SP

Apuí Maltrata Turistas - Estivemos passando uns dias em Ubatuba e, como de costume, fizemos uma visita à loja de Artesanatos Apuí, na avenida Leovigildo Dias Vieira, 1.252, no Itaguá. Meu filho de 11 anos, minha esposa, minha cunhada e eu andávamos pela loja admirando os objetos à venda no dia 22 de janeiro quando, de repente, minha cunhada virou-se e, sem querer, bateu com a bolsa em uma das peças à venda na loja. A peça, que custava dez reais, caiu e se quebrou. Imediatamente, uma das vendedoras se aproximou e pediu à minha cunhada que falasse com o responsável, um sr. de idade, de sotaque estrangeiro, postado atrás de um balcão na entrada da loja. Para nossa surpresa, o referido senhor disse à minha cunhada que ela deveria pagar pelo objeto quebrado. Argumentamos com ele que ela não o quebrara de propósito, que fora sem querer. O senhor disse que não fora sem querer, e insistiu que fora de propósito! Em outras palavras, a Apuí acusou minha cunhada de praticar vandalismo no interior da loja. Diante da grossura e do pão-durismo desse senhor, obviamente sem qualificação para exercer a função a ele atribuída, minha cunhada pagou os dez reais exigidos peça peça quebrada. É claro que nem eu, nem minha esposa, nem meu filho e nem minha cunhada voltaremos novamente a um local onde supúnhamos que o turista de Ubatuda fosse bem tratado. Recomendamos a todos, principalmente às mulheres que costumam carregar bolsa a tiracolo, que evitem a Apuí. A sanha por dinheiro desse senhor mal encarado não respeita o turista, denigre a imagem de Ubatuda e, principalmente, recorre a mentiras para não perder um centavo sequer de sua preciosa mercadoria, mesmo que para isso tenha de maltratar as famílias que visitam sua loja. A Apuí é um péssimo exemplo de administração e uma vergonha para a cidade de Ubatuba.

Antivan Guimarães Mendes
São José dos Campos, SP


“UM ANO DEPOIS”
- O tempo passa. O governo municipal já completou treze meses. Só faltam trinta e cinco. O progresso planejado e harmônico prometido para nossa bela e querida Ubatuba não decola. O “resgate” está por vir.
Em Janeiro de 2005 publicamos artigo sob o título: “INCOMPÊTENCIA MATA”. Apoiados em conceitos do especialista em recursos humanos, Sr. Luis Marins, afirmávamos que: “As empresas públicas ou privadas que não possuam um quadro de funcionários estáveis, bem treinados e eficientes nunca terão funcionamento satisfatório”.
A seguir comentávamos que, Ubatuba, não progredia por seguir no rumo oposto às diretrizes de Luis Marins, da própria legislação municipal e das cobranças e orientações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas.
Exemplificávamos com a nomeação abusiva de cargos em comissão atribuídos a pessoas despreparadas e sem a formação acadêmica, técnica e de experiência para desenvolver um trabalho produtivo e eficiente, como determina o artigo 37 da Constituição Federal.
Concluíamos:
“São casos preocupantes que nos levam a pensar que, o Sr. Prefeito, não conhece as pessoas ou não está controlando o que está sendo feito nas diversas repartições municipais”.
“Esses cargos entregues a despreparados poderão matar a administração e, certamente, matarão as secretarias, serviços, seções e setores a eles atribuídos”.
O espírito assumido do cognome com que é conhecido, o Sr. Prefeito, não lhe permitiu entender a mensagem e a finalidade do artigo. Viu nele “INJÚRIA, CALÚNIA E DIFAMAÇÃO” e solicitou, da Primeira Vara Criminal de Ubatuba: “Pedido de explicações n° 66/05”. As explicações foram fáceis, breves e, prontamente, aceitas pela Justiça. O Sr. Prefeito não conseguiu silenciar, de pronto, uma das vozes discordantes. Outras vezes o tentou, com métodos pouco recomendáveis a um administrador. Sem sucesso. A frase de Luis Marins fica, cada vez, mais evidenciada. Também não tem conseguido silenciar outras vozes mais estridentes, competentes, qualificadas e numerosas. Que tem tentado, tem tentado!.
A frase de Luis Marins: “Incompetência mata” ficou provada, à saciedade, durante o exercício de 2005. Conflitos, contradições, agressões, ausência de planejamento, desmentidos, demissão de secretários e funcionários, etc, etc. As provas e conseqüências negativas ultrapassaram as previsões do mais pessimista cidadão. Observando a realidade, após treze meses de administração, não podemos deixar de lembrar outra frase do mesmo autor: “Quem, ao assumir um cargo de chefia não consegue resolver os conflitos preexistentes e evitar que outros sejam criados, é incompetente para administrar”. Sendo a frase verdadeira não podemos acalentar grandes esperanças. Neste momento, Ubatuba, é uma terra de conflitos. Só citarei aqueles públicos, notórios e com abrangência para toda a sociedade: Conflito COMTUR e estacionamento, Conflito Quiosques, Conflito Parque Trombini, Conflito Feira Hippie, Conflito Terceirização da Merenda Escolar, Conflito Amendoeira Centenária, Conflito PT, Conflito Secretária do Meio Ambiente, Conflito Congelamento. Difícil administrar uma cidade com tanto conflito.
Deixamos para parágrafo aparte o que nos parece o maior conflito: “CONFLITO CARGOS EM COMISSÃO”. A administração municipal não atendeu as orientações do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas, consolidadas no Termo de Ajuste de Conduta n°1339/04 e, além das conseqüência jurídicas, pela criação de mais de cento e cinqüenta cargos que não podem ser lotados em comissão, o município, fica exposto às práticas mais reprováveis da administração pública brasileira, quais sejam: Apadrinhamento, nepotismo, nomeação de despreparados, de pessoas que não comparecem ao serviço, de ignorantes que não conhecem as suas funções, os seus limites e criam outros problemas funcionais e sociais, etc. A essas mazelas temos que acrescentar que, com a política adotada pela atual administração, nomeando indiscriminadamente em comissão, criando empregos celetistas, terceirizando serviços e não nomeando funcionários em caráter efetivo, nunca a Administração Municipal terá um quadro funcional estável, bem treinado, eficiente, seguro de si e satisfeito. Isso criará clima de insegurança, insatisfação e constantes crises a cada mudança de governo ou a cada problema político por insignificante que seja. Um planejamento municipal sério e responsável não pode esquecer que, Ubatuba, tem um Instituto de Previdência sólido, estável, com notável patrimônio que tem que ser mantido por ser mais econômico, fazer circular seus recursos dentro do município e conceder garantias de segurança aos servidores que dele dependem ou por ele recebem aposentadorias ou pensões. Planejar é preciso!.
Um ano depois temos que confirmar as frases de Luis Marins: “Incompetência mata”. “Quem cria conflitos, que não sabe resolver, é incompetente para governar”.

Corsino Aliste Mezquita
RG 2.976.292 – 3
Ubatuba.

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Coreto - Emilio Campi

Reveillon
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor