Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 - Nº 1465 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
-


Caraguatatuba
Aumenta a erosão na Rio-Santos
Cabos elétricos são roubados em Caraguá
Prefeito de Caraguá participa de formatura do projeto Bem-Te-Vi
Abertas as inscrições para a prova de Biathlon
Clínica de Vôlei Banespa atrai mais de 300 participantes
Chuva adia competições de Streetball em Caraguá
Adventistas dão palestra sobre Qualidade de Vida
Recomeçam as Sessões Ordinárias
Pavimentação de ruas do Jardim Britânia faz parte dos pedidos do Vereador Juarez Pardim ao Prefeito Aguilar
Fundacc procura monitores para teclado bateria, desenho e artesanato em fibra
Rematrícula das Oficinas Culturais do bairro Poiares acontecem de 14 a 17 de fevereiro


Ilhabela
-


São Sebastião
Irmandade aprova novo modelo de gestão do Hospital proposto pela Prefeitura
São Sebastião recebeu a final de uma das maiores provas de aventura do país
Seduc convoca novos professores

Ubatuba
Desabrigados continuam em ginásio de Ubatuba
Vips no Aquário
CURSO na ACIU- APRENDER A EMPREENDER - TELESSALA SEBRAE
Começou a temporada 2006 de futmesa em Ubatuba
Chuva impede realização de Clínica de Vôlei em Ubatuba
Prefeitura divulga lista de cursos de geração de renda para o primeiro semestre de 2006
Renovação de matrículas para escolinhas de esportes termina nesta terça-feira


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Aumenta a erosão na Rio-Santos

Caraguatatuba - As fortes chuvas que vem atingindo o Litoral Norte e a maré cheia aumentaram os pontos de erosões no trecho entre os kms 88 e 90 da rodovia Rio-Santos, na praia de Massaguaçu, em Caraguatatuba.
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) chegou a sinalizar parte do acostamento destruído pela chuva e avanço do mar para impedir possíveis acidentes no local.
O trevo de acesso ao bairro Sertão dos Tourinhos foi desativado, também devido a queda de parte da pista. A erosão que atinge o acostamento deixa a mostra parte da fiação elétrica que leva energia aos postes na rodovia.
A Secretaria de Estado dos Transportes informou que as obras de contenção do acostamento, avaliadas em R$ 1,3 milhão, deverão ser iniciadas dentro de um mês. (Fonte: ValeParaibano)

Cabos elétricos são roubados em Caraguá
A Prefeitura Municipal irá substituir os cabos elétricos subterrâneos por cabos aéreos, como medida de evitar novos furtos

Caraguatatuba - Os cabos elétricos subterrâneos da iluminação pública do bairro Indaiá, na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, em Caraguá, foram roubados na noite de domingo, dia 5, deixando pelo menos 7 postes, que iluminam a praia, sem energia.
O assalto aconteceu na altura do número 1.010 e abrange o trecho que vai da Avenida Santa Catarina até a Rio Grande do Norte, o que causará prejuízo para aos cofre públicos. A prefeitura fez um boletim de ocorrência do fato ocorrido.
A Prefeitura Municipal já tomou as providências para substituir os cabos elétricos subterrâneos por cabos aéreos, como medida de evitar novos furtos. Assim a Avenida Geraldo Nogueira da Silva deve voltar em breve a oferecer iluminação normal, dando mais segurança aos moradores do bairro.
Essa é a segunda vez em que fios elétricos são roubados em Caraguá. A primeira vez aconteceu no Jardim Aruan. Os mesmos também foram substituídos por cabos aéreos. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá participa de formatura do projeto Bem-Te-Vi
Mais um projeto de geração de renda foi encerrado com grande sucesso em Caraguá. Várias famílias, participantes do programa de geração de renda Bem-Te-Vi participaram da formatura, na última sexta-feira 10

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última sexta-feira, 10 de fevereiro, a formatura dos alunos que participaram do programa de geração de renda/2005 - Projeto Bem-Te-Vi.
O Bem-Te-Vi foi realizado durante o ano passado com a comunidade do bairro Ponte Seca, com vários cursos profissionalizantes como de maquiagem, pães artesanais, entre outros. A formatura aconteceu no Centro Comunitário da Ponte Seca, na região Central de Caraguá.
O trabalho, que tem a coordenação da assistente social Márcia Denise Gusmão Coelho, vem sendo realizado na Casa Beija-Flor, com grande sucesso, visando garantir às famílias de baixa renda novas maneiras de gerir recursos, por meio de atividades que podem ser aprendidas em trabalhos de geração de renda como o projeto Bem-Te-Vi.
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Carrijo de Aguilar estiveram presente na cerimônia de formatura, ocasião em que os participantes do curso puderam expor seus trabalhos e receber os certificados de participação. Para o prefeito Aguilar, são ações como o projeto Bem-Te-Vi, que auxiliam na melhoria da qualidade de vida da população. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para a prova de Biathlon
Todos os atletas participantes da prova receberão medalhas Finish, os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus. As inscrições podem ser feitas até o dia 17, sexta-feira

Caraguatatuba - As inscrições para a prova de Biathlon em Caraguá, estão abertas até o dia 17 de fevereiro, sexta-feira, na SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguá. A competição acontece no dia 18, sábado, a partir das 8h, na praia do Indaiá. Esse é mais um evento esportivo que irá completar o calendário de atividades do Projeto Verão 2006 desenvolvido pela SECER, que está proporcionando a moradores, turistas e veranistas, atividades esportivas, reacreativas e de lazer durante todo o verão.
A ficha de inscrição está disponível na SECER ou no site oficial da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br.. Após preenchidas as fichas deverão ser entregues na secretaria ou enviadas pelo fax 3888-4110.
Serão disputadas as categorias Mirim (12 a 14 anos); Infantil (15 a 17 anos); Juvenil (18 a 20 anos); Adulto (21 a 29 anos); Master (30 a 39 anos); Veterano (40 a 49 anos); Veteraníssimo (acima de 50 anos) e Revezamento, masculino e feminino.
Para a categoria Mirim a distânia será de 200 metros de natação e 1,5 quilômetro de corrida e para as demais categorias será um percurso de 500 metros de natação e 3 quilômetros de corrida.
Todos os atletas participantes da Copa de Biathlon receberão medalhas Finish, os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com trofeus. (Fonte: PMC)

Clínica de Vôlei Banespa atrai mais de 300 participantes
A clínica foi ministrada pelo supervisor de treinos do Banespa e ex-jogador da seleção brasileira de Vôlei, José Montanaro Júnior, além de atletas da seleção brasileira juvenil de Vôlei Santander/Banespa

Caraguatatuba - Mais de 300 pessoas compareceram à Praia Matim de Sá, no domingo, dia 12, para participar da clínica de Vôlei realizada pelo Banco Santander/ Banespa de São Bernado do Campo.
A clínica foi ministrada pelo ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei e atual gerente da equipe de Voleibol do Banespa / Mastercard / São Bernardo do Campo, José Montanaro Júnior, e por jogadores da seleção Juvenil da instituição.
Durante o evento, que aconteceu das 10h às 15h, foram montadas 3 quadras de vôlei e distribuidos brindes e camisetas aos participantes. O apoio técnico foi da equipe da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação).
A Clínica de Vôlei fez parte das atividades realizadas pelo Banco Santander/ Banespa em parceria com a SECER para o desenvolvimento de atividades recreativas oferecidas aos munícipes, turistas e veranistas durante todos os finais de semana do mês de janeiro e parte do mês de fevereiro, na praia Martim de Sá. (Fonte: PMC)

Chuva adia competições de Streetball em Caraguá
As equipes podem se inscrever das 13h às 15h, as competições terão início às 16 horas

Caraguatatuba - A competição de Streetball que seria realizada no dia 11, domingo, na Praça Ton Ferreira, na Praia do Centro, em Caraguatatuba, foi adiada para o dia 19, domingo, devido às fortes chuvas do último fim-de-semana.
O evento, que é organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação, acontece no mesmo local. As inscrições podem ser feitas das 13h às 15h, para a categoria Livre masculino e feminino e as competições serão realizadas às 16h. As equipes campeãs de cada categoria serão premiadas com troféus e medalhas
A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá está com uma série de atividades esportivas para todo o mês de fevereiro, um calendário de eventos para munícipes de todas as idades, que poderão participar das competições ou apenas apresciar.
Todos os eventos esportivos terão inscrições e entradas gratuitas nas praças esportivas da cidade.
Vem aí: em março, o 2º JOREMI (Jogos Recreativos Municipais dos Idosos) em Caraguá e o JORI (Jogos Regionais do Idoso), que serão realizados em São José dos Campos, são os principais eventos que prometem agitar atletas da melhor idade da cidade.
Prestigie o esporte de sua cidade !!! (Fonte: PMC)

Adventistas dão palestra sobre Qualidade de Vida
Entidade orienta funcionários sobre stress, tabagismo e alimentação

Caraguatatuba - Os funcionários da Câmara Municipal de Caraguatatuba foram convidados para uma palestra na tarde da última sexta-feira - 10 de fevereiro, sobre Qualidade de Vida. No evento, que durou cerca de 40 minutos, foram dadas orientações sobre alcoolismo, tabagismo, alimentação sadia e qualidade de vida.
A palestra foi ministrada por membros do Serviço Educacional Lar e Saúde, de Brasília, entidade ligada ao movimento Adventista, que já realizou 10 palestras na região e mais de 400 nos últimos 14 anos.
Participaram cerca de 20 funcionários da Câmara, que ouviram de Joel Reis - palestrante, dicas e orientações sobre a Qualidade de Vida e como manter a saúde sob uma carga diária de stress. Dentre as dicas, maneiras de controlar o nervosismo pela respiração e o tipo de alimentação para quem tem uma vida atribulada, foram repassadas aos funcionários.
O evento foi trazido graças ao entendimento com a Asecc (Associação dos Servidores Públicos da Câmara de Caraguatatuba), através da presidente Rosimeire de Jesus, que apreciou a palestra. "Nunca é tarde para aprender a viver melhor e com mais saúde. A palestra foi interessante e nos abriu os olhos para como devemos conviver com o stress diário", disse.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Recomeçam as Sessões Ordinárias
Esta será a primeira sessão comum após o recesso

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba recomeça suas Sessões Ordinárias semanais nesta terça-feira - 14 de fevereiro, a partir das 19h30. Mesmo sendo a segunda sessão ordinária, esta será a primeira a discutir e votar projetos e outras proposituras.
Após o recesso, é comum o ano Legislativo ser iniciado com uma Sessão Ordinária Especial, que tem a presença do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), que presta contas de seus afazeres no semestre anterior. Desde então, os Vereadores retomam a rotina normal de trabalho a partir da segunda sessão ordinária.
Nesta sessão serão apenas 3 (três) projetos; Do Executivo, que devolve projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB) com Veto Total. O projeto em tela é o que denomina de praça Inácio Lemos a atual área pública localizada entre a rua Izamira Pinto Santana e Travessa Antonio Lázaro, no Porto Novo. De acordo com o Veto do Executivo, neste mesmo local estão sendo feitos procedimentos administrativos para denominar a área como "Praça do Remo".
O Vereador Omar Kazon (PL), apresenta projeto de lei que autoriza o Executivo a criar o Programa de Ensino e Coleta Seletiva de Lixo na rede pública municipal de ensino. No citado programa haverá a parceria entre as Secretarias de Serviço Municipal e do Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.
Finalizando o Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC) apresenta propositura autorizando o Poder Executivo a criar a ronda municipal, que tem por objetivo a guarda e proteção pessoal e patrimonial das pessoas e dos logradouros públicos, auxiliando a população em casos de necessidade.
A sessão terá início às 19h30, com transmissão ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pavimentação de ruas do Jardim Britânia faz parte dos pedidos do Vereador Juarez Pardim ao Prefeito Aguilar

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim(PPS), Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, encaminhou no ano de 2005 uma Indicação ao Prefeito Aguilar solicitando pavimentação nas ruas do bairro Jardim Britânia, zona sul da cidade. Encaminhou também um abaixo assinado feito pelos moradores do bairro anexado a um Ofício, do seu gabinete, para que providências fossem tomadas em relação ao estado intransitável de algumas ruas do Jd. Britânia.
Pardim diz que “Algumas ruas estão em estado deplorável, sem condições de tráfego e devido às chuvas dos últimos dias os moradores estão preocupados, isso porque março, mês de chuvas mais intensas nem chegou ainda. O Prefeito Aguilar me garantiu que esta obra será realizada o mais breve possível”.
O Prefeito Aguilar (PSDB), durante sua Prestação de Contas na Câmara Municipal dia 7 de fevereiro, respondeu ao Vereador Pardim que está em processo de licitação a pavimentação de várias ruas do Jd. Britãnia, dentre elas, as ruas 7,8,12, 18, 19 e também a marginal onde serão colocados as guias, sarjetas e pavimentação.
Pardim finaliza “A pavimentação das ruas do Jd. Britânia é uma reivindicação antiga dos moradores e da SAB - Sociedade Amigos do Bairro, agora é a hora do Prefeito Aguilar atender um pedido deles e fazer algo por este bairro que foi tão esquecido na administração anterior”. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Fundacc procura monitores para teclado bateria, desenho e artesanato em fibra

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está abrindo
oportunidade para os interessados em ministrar oficinas culturais nas áreas de bateria, desenho, teclado e artesanato em fibra.
Os interessados devem preencher um cadastro até o dia 24 de fevereiro e posteriormente serão chamados para uma entrevista.
A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá. Mais informações pelos telefones (12) 3883 3737, (12) 3883 7555. (Fonte: PMC)

Rematrícula das Oficinas Culturais do bairro Poiares acontecem de 14 a 17 de fevereiro

Caraguatatuba - O Centro Cultural do Poiares está recebendo os alunos interessados em continuar com as atividades das oficinas culturais da Fundacc em 2006. As rematrículas acontecem de 14 a 17 de fevereiro, das 9 às 17 horas, nas áreas de dança e violão, as mais procuradas pelos jovens na região.
A matrícula para novos integrantes em todas as áreas acontecem a partir do dia 20, em todos os centros culturais e oficinas da Fundacc, em toda a cidade. Mais informações pelos telefones 3883 7555, 3883 3737. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Irmandade aprova novo modelo de gestão do Hospital proposto pela Prefeitura

São Sebastião - Em assembléia realizada na noite de sexta-feira (10/02), a Irmandade Coração de Jesus aprovou por 20 votos a 2 a proposta da Prefeitura de São Sebastião para um novo modelo de gestão do Hospital de Clínicas. Com isso, toda a administração hospitalar deverá ficar sob a responsabilidade do Instituto Promur – Programa Multidisciplinar de Reabilitação.
A reunião que definiu o convênio tripartite, isto é, envolvendo empresa, entidade e governo municipal, ocorreu na sede do hospital. O Instituto Promur fez uma apresentação do modelo de gestão que será adotado no Hospital de Clínicas. Tanto a Prefeitura quanto a Irmandade terão papel fiscalizador.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, esteve na abertura da assembléia e ressaltou a necessidade de profissionalização da administração hospitalar. “Já salvamos a irmandade do PSF, que tinha uma série de dívidas trabalhistas. Temos um respeito muito grande por aqueles que conduziram o hospital até hoje, mas não poderíamos continuar arrastando uma dívida tão grande”. Atualmente, o Hospital de Clínicas de São Sebastião deve mais de R$ 13 milhões.
Dr. Juan frisou que não há como postergar a decisão. “O Governo do Estado não repassa nenhum recurso porque tem débitos trabalhistas, assim como o Governo Federal. O Governo Municipal também não poderia estar repassando. Já é tempo de tomarmos uma posição”, enfatizou o prefeito.
Ainda conforme explicou, a dívida cresce mês a mês cerca de R$ 150 mil. “Não há embate nenhum, existe uma necessidade de mudar o modelo de administração. Haverá uma gestão compartilhada”.
De acordo com o provedor do hospital, Décio Moreira Galvão, a situação é tão delicada que, atualmente, fornecedores se recusam a vender a prazo até mesmo R$ 500,00 em medicamentos. A entidade vive com as ameaças de corte de água e a energia elétrica por falta de pagamento.
O Hospital de Clínicas passou recentemente por uma auditoria nas suas contas. “O resultado confirmou que a casa tem uma gestão legal, mas a forma de gestão tem de ter novas diretrizes. Temos uma estrutura antiga e há necessidade de modificações”, frisou Galvão.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho, uma reunião será agendada com o prefeito e representantes da empresa. “Acredito que dentro de um mês a gestão do hospital já esteja com o instituto”.
Além do hospital, o instituto também deverá ser o responsável pela administração do Pronto-Socorro Municipal. Dr. Guilherme Duarte ainda descarta demissões e aponta para regularização de questões trabalhistas. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebeu a final de uma das maiores provas de aventura do país
Final do circuito passou por Boiçucanga e teve a chegada na praia de Maresias após 25 horas de muita adrenalina

São Sebastião - Olhos bem abertos foi o principal requisito para vencer o Try On Adventure Meeting, a corrida de aventura com duração aproximada de 24 horas que exigiu muita determinação e espírito de união entre os integrantes das equipes.
As 42 equipes somente souberam do local de chegada no briefing, realizado às 22h30 no Hotel Pousada Paraibuna, localizado na cidade serrana de Paraibuna. A largada foi durante a madrugada de sábado, às 4h50.
Com o percurso modificado em São Sebastião devido a forte chuva, os competidores chegaram a cidade pela trilha do Ribeirão de Itú, seguiram para a praia Brava também em Boiçucanga e desceram pelo caminho do Oleoduto com destino ao canto direito da praia de Maresias, onde seguiram correndo pela areia até o Quarup (antigo Bar do Meio), ponto final da prova.
A equipe Lagartixa do Rio Grande do Sul, que não conhecia o estado de São Paulo, foi a primeira a chegar em São Sebastião, completando o percurso às 3h32 de domingo. “As paisagens que vimos desde a largada em Paraibuna são deslumbrantes. A chuva amenizou o calor e nos ajudou no percurso, pois estamos acostumados com o tempo úmido. A prova foi muito bonita e os organizadores estão de parabéns pela escolha do percurso”, declarou a equipe campeã.
A segunda colocação ficou com a equipe de Brasília, Oskalunga Brasil Telecom que finalizou o percurso às 4h13. Os paulistas da equipe Mitsubishi Salomon QuasarLontra chegaram em 3° lugar às 4h44. Das 42 equipes participantes, apenas 11 conseguiram concluir o percurso. As últimas equipes levaram mais de 30 horas para finalizar a prova.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi que estava presente comentou que esses eventos movimentam e ajudam a divulgar a cidade. “No ano passado tivemos um retorno muito positivo com o 1° Circuito São Sebastião de Turismo de Aventura, onde conseguimos que etapas e finais de campeonatos nacionais ocorressem na cidade, valorizando o que temos de melhor a oferecer”, explicou Buzi.
O evento teve a realização da Try On em parceria com a Caloi, Adventure Camp e apoio das Prefeituras de São Sebastião e Paraibuna, além da Fórmula Academia, Half Dome, IronMan, Market Place e Podium Restaurante.
O Try On Adventure Meeting, é considerado o mais abrangente circuito de corrida de aventura do país e envolveu participantes dos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Premiação da etapa - A equipe Lagartixa levou 4 Bikes Caloi Elite Pró 27v e mais 4 mil reais em produtos Try On. Oskalunga Brasil Telecom levou 4 Bikes Caloi Elite Pró 21v e um Kit Try on. Já os competidores da equipe Mitsubishi Salomon Quasar Lontra, levaram 4 Bikes Caloi Easy Rider e um Kit Try on.
Premiação do Circuito Try On Adventure Meeting - A equipe Lagartixa foi também a grande campeã do circuito Try On Adventure Meeting. Além da premiação da etapa, os integrantes podem contar com o patrocínio no valor de R$ 20 mil da Try On se fizer uma junção do nome da equipe com o nome da marca. Os vice-campeões do circuito foram os paulistas da equipe Oskalunga Brasil Telecom que poderão contar com o patrocínio de 10 mil reais se também juntarem o nome da equipe com a marca. A terceira colocação ficou com os mineiros da equipe “Trotamundo”, que levaram um kit Try On. (Fonte: PMSS)

Seduc convoca novos professores
Professores convocados devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos até o próximo dia 15/02

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação, convoca outros professores que participaram do Processo Seletivo, que objetiva a criação de Cadastro de Reserva, a comparecerem no Departamento de Recursos Humanos (DRH) dos dias 13 a 15 de fevereiro.
As vagas surgiram com a desistência de outros professores convocados na primeira e segunda chamada.
Caso o candidato não compareça no prazo estabelecido, ao Departamento de Recursos Humanos, será caracterizada também como desistência formal a vaga.
Para o cargo de professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª séries), foram abertas doze novas vagas. Já para Professor III, de Português, duas. Em matemática, serão convocados novos cinco nomes. Na área de Educação Física, cinco novos nomes serão chamados.
Os convocados devem levar uma cópia autenticada do Diploma e Histórico e caso tenha, a Declaração de Cumulatividade de Cargo. De acordo com a necessidade, a Seduc convocará os próximos colocados do processo seletivo.
A Secretaria de Educação realizou a prova do Processo Seletivo no mês passado, dezembro de 2005.
O Departamento de Recursos Humanos está localizado na Avenida Mansuetto Pierotti, número 391, no 3º andar, Centro.
A listagem com os nomes dos convocados pode ser consultada no site da Prefeitura, no endereço www.saosebastiao.sp.gov.br , acessando o link “Processo Seletivo” e depois “Edital de convocação III”. Mais informações na Secretaria de Educação pelo telefone 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

Desabrigados continuam em ginásio de Ubatuba

Ubatuba - Duas famílias (11 pessoas, ao todo), vítimas das fortes chuvas que atingiram Ubatuba na última quarta-feira, continuam alojadas no Ginásio de Esportes do Tubão, no centro da cidade. A prefeitura ainda não definiu o destino dos desabrigados, que tiveram suas casas parcialmente destruídas em deslizamento de terra no bairro Bela Vista. "Acredito que até amanhã (hoje) encontraremos uma alternativa para alojar as duas famílias", afirmou Sandra Maria Nogueira, da Secretaria de Assistência Social. (Fonte: ValeParaibano)

Vips no Aquário

Ubatuba - Frequentemente a cidade de Ubatuba atrai figuras de renome no cenário nacional e internacional que aqui vêm no intuito de passear e descansar e que muitas vezes acabam indo visitar o Aquário de Ubatuba, um dos pontos de maior interesse turístico do município.
Na galeria de VIPs (Very Important People –Pessoas Muito Importantes) que já visitaram o local, figuram dentre outros, estrelas como o escritor Ignácio de Loyola Brandão, o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, os atores Kadu Moliterno e Marisa Ortes, apresentadores como Louise Altenhofen, Maryeva Oliveira, Marcos Mignon, Conrado e, mais recentemente, o grande jogador de voley
José Montanaro Júnior.
Montanaro começou a jogar vôlei como atacante em 1975 no Clube Atlético Paulistano. A partir daí, não parou de conquistar títulos. Defendeu, além do Paulistano, o G.S. Edileuoghi, da Itália; o Pirelli e o Banespa. Medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, Montanaro vestiu a camisa da Seleção em 298 jogos. Participou de 60 torneios no Brasil e exterior, sagrando-se campeão paulista, brasileiro, sul-americano e mundial. Desde 1993, é gerente do Departamento de Vôlei do Esporte Clube Banespa. Casado desde 1986 com Silvia, Montanaro é pai de Marcela e Gabriela que trouxe para visitarem o aquário e fez questão de assinar o livro de visitantes onde deixou registrada a seguinte frase: ”Além de maravilhoso e rico em espécies, o aquário é extremamente educativo. Parabéns à toda equipe que o mantém e obrigado pela atenção e carinho! Abraços à todos, Montanaro. 11/02/2006” assinam também Gabriela e Marcela Montanaro. (Fonte: Aquário de Ubatuba)

CURSO na ACIU- APRENDER A EMPREENDER - TELESSALA SEBRAE

Ubatuba - PROGRAMAÇÃO DO CURSO:

1- O Empreendedor : o que é um empreendedor, um País de Empreendedores, a Educação Empreendedora, uma nova Ordem Mundial, as Características do Comportamento Empreendedor;
2- Mercado: Consumidor, Concorrente, Fornecedor, Marketing, os 4 P´s do Marketing;
3- Os Números da Empresa: Custo Fixo, Custo Variável, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio, Calculando o Lucro e o Prejuízo, Conhecendo o resultado da Empresa, Capital de Giro e Fluxo de Caixa, Plano de Negócios;
PÚBLICO ALVO: donos de negócios formal e informal, futuros empreendedores que estão abrindo um pequeno negócio, autônomos, produtores rurais.
PRÉ-REQUISITO: idade a partir de 16 anos, portadores de documentação (CIC e RG), que possuam escolaridade a partir do Nível Fundamental.
VALOR : As inscrições são GRATUITAS
DATA: março (assim que completar 21 pessoas) HORÁRIO: à definir
Carga Horária: 24 horas.
Local: Associação Comercial de Ubatuba (rua Dona Maria Alves 587- Centro)
(Fonte: ACIU)

Começou a temporada 2006 de futmesa em Ubatuba

Ubatuba - Começou neste Sábado a Copa Geraldo Décourt, promovida pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes, Rossi
Calçados e Imobiliária Central.
O torneio é uma homenagem a Geraldo Cardoso Décourt, que viveu no Rio de Janeiro no século passado e é considerado o inventor desse esporte e seu
principal divulgador. 14 de Fevereiro, seu aniversário, é o "dia do botonista".
O publicitário, que trabalhava com música, televisão e cinema, também publicou o primeiro livro com as regras do futebol de mesa, chamado por ele
de "celotex", por causa do material usado na frabricação das mesas da época (importado da The Celotex Corporation de Chicado/EUA).
O torneio inaugurou a temporada 2006 de eventos na AUFM e marcou a estréia de dois novos associados na entidade: Rodrigo Santos e Dedê Sírio, filho do
famoso e supercampeão Edson Sírio. Dedê estreou bem, mostrou muita técnica nos chutes a gol e promete dar trabalho aos adversários. Rodrigo estreou com
muito entusiasmo e complicou partidas diante de jogadores experientes, mostrando que em breve estará brigando por pódios. O outro destaque da
rodada inicial foi a goleada de 12x1 de Edson Sírio em cima de Sílvio Fonseca, estabelecendo um novo récorde histórico na AUFM.
Edson lidera o Grupo "A" com 9 pontos e Eduardo Ilário aparece em segundo com 4. No Grupo "B", Ralph Solera é o líder com 4 pontos ao lado do
estreante Dedê, que até o momento é a grande surpresa do torneio. Com as vitórias do fim-de-semana, Edson assumiu pela primeira vez na carreira a
liderança do ranking municipal, desbancando André Rafael do topo, posição que ocupava desde Julho do ano passado.
A Copa Geraldo Décourt termina no próximo Sábado, 18 de Fevereiro, com a disputa das fases finais. Os jogos têm início às 14:00h na FUNDAC (ao lado
do Tubão) e a entrada é franca para os visitantes. Mais detalhes no site da AUFM (www.futmesaubatuba.com.br). (Fonte: AUFM)

Chuva impede realização de Clínica de Vôlei em Ubatuba
Equipe de vôlei do Santander / Banespa/ São Bernardo prometeu retornar em outra data

Ubatuba - A Clínica de Vôlei do Santander / Banespa/ São Bernardo, que seria realizada no sábado 11, precisou ser cancelada devido ao mau tempo. A chuva que caiu durante todo o dia impossibilitou a realização do evento.
O gerente de vôlei do Santander / Banespa/ São Bernardo, José Montanaro Jr., lamentou o cancelamento da Clínica. “Sei que muita gente já tinha se agendado para o evento, mas hoje a chuva venceu. Tentaremos voltar assim que houver uma brecha em nosso calendário”, disse Montanaro.
O secretário de Esportes e Lazer, Bittencourt Jr., agradeceu a disposição da equipe e torce para o breve retorno. “O pessoal do Banespa se colocou à disposição para retornar. Sabemos que existe agora o problema de datas, pois a equipe está disputando a Superliga de Vôlei e tem grande chance de chegar às finais. Mas sei que eles honrarão o compromisso”, disse Bittencourt. (Fonte: PMU)

Prefeitura divulga lista de cursos de geração de renda para o primeiro semestre de 2006
Secretaria de Cidadania e Desnvolvimento Social promoverá cursos de alimentação e artesanato em diversos bairros

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba abriu inscrições para os cursos de geração de renda em 2006. São cursos nas áreas de artesanato (com início em 6/3) e alimentação (com início em 7/3) e as inscrições podem ser feitas na Rua Paraná, 375, no Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6038.
Confira na relação abaixo os cursos e os locais onde eles serão ministrados:
Artesanato

Início 6 /3

-Centro - Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social – Rua Paraná, 375

Cestas de jornal , decupagem em madeira e tecido, customização

-Perequê-Açu – Escola Maria Alice Leite da Silva (antigo terminal turístico)

Reciclagem (bolsas, tapetes de sacolinhas plásticas)

-Fazenda da Caixa  

Crochê, bordado e reciclagem

-Sertão da Quina  

Crochê, bordado e pintura

 

Início 7/3

-Almada   

Crochê

-Maranduba  

Crochê, decupagem em madeira e tecido

 

Início 8/3

-Centro - Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social

Customização, texturas, decupagem em madeira e tecido

-Perequê Mirim  

Crochê, pintura em tecido e reciclagem

 

Início 11/3

-Marafunda  

Crochê, pintura em tecido, bijuteria, decupagem em madeira e tecido

-Picinguaba 

Crochê e reciclagem

-Corcovado 

Crochê, pintura em tecido, customização e bijuteria

-Camburi  

Crochê, customização e reciclagem

-Folha Seca

Pintura em tecido, customização, reciclagem, decupagem em madeira e tecido

 

Alimentação

Início 7/3

-Centro - Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social

Biomassa de banana, salgados, biscoitos caseiros, panificação, derivados de soja, macarrão e bolo confeitado

 

Início 8/3

-Maranduba

 Biomassa de banana, salgados e bolo confeitado

 

Início 9/3

-Centro - Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social – Rua Paraná, 375

Biomassa de banana, salgados, biscoitos caseiros, panificação, derivados de soja, macarrão e bolo confeitado. (Fonte: PMU)

Renovação de matrículas para escolinhas de esportes termina nesta terça-feira
Novas inscrições à partir do dia 16

Ubatuba - Termina nesta terça-feira, 14, o período de renovação de matrícula para as escolinhas de esporte da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. A procura foi grande, principalmente para a natação, que ao lado do surf, é a atividade mais procurada entre as modalidades oferecidas.
O período entre os dias 16 e 24 será reservado para quem pretende se iniciar em alguma área esportiva. Estarão abertas inscrições para as aulas de basquete, futebol, surfe (Praia Grande, Perequê-Açu e Maranduba), vôlei e a novidade deste ano, a escolinha de skate. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. (Fonte: PMU)
 

Semana de 10 de Fevereiro à 16 de Fevereiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço"
Ás 16:00 hs

"Nanny Mc Phee - A Babá Encantada"
Ás 17:40 hs e 19:30 hs.

"Munique"
Ás 21:20 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"As Loucuras de Dick e Jane"
Ás 17:00 hs , 19:00 hs e 21:00.

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Ruínas
No meio da mata
No morro do Perequê-Mirim
Entre antigos alicerces
Estão o que sobrou de um jardim
Adubado pela nostalgia:
Um pé de jasmim
Espadas de São Jorge
Antúrios
Comigo-ninguém-pode
E uma vetusta buganvília
Coberta de barba-de-bode.

Mistério
Um dia João Félix
Saiu pra pescar
E nunca mais voltou
Só foi achada sua canoa
Fundeada no parcel
Do mar virado
Desmaio?
Insolação?
Ataque de tintureira?
Coração?
Canto de Sereia?

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Mostrando a Cara

Resposta enviada ao e-mail de Joel Z Rameri:
Caro Joel, para publicação de sua carta se faz necessário o envio de seu nome completo, CIC, RG e telefone de contato, dados estes que serão preservados e não divulgados. O envio destes dados implica na aceitação em assumir total responsabilidade quanto ao conteúdo da carta enviada.
Cordialmente
Emilio Campi
Litoral Virtual
www.litoralvirtual.com.br
Ubatuba - SP - Brasil
Fones: (12) 3833.5856

Resposta Recebida do e-mail de Joel Z Rameri:
O Fantasma da Ópera. Agradeço o espaço cedido por seu site, mas como já expliquei não quero me expor demais, o conheço a pouco tempo como o senhor a mim. mas tenha uma certeza jamais irei escrever algo inventado ou mentiroso, mas como não confio mandar meus dados ao senhor agora, dou o mesmo direito ao senhor.
Já deu para perceber que sou uma pessoa bem informada e sei de meus direitos e já que o senhor não vai mais puplicar meus artigos, vou lhe fazer um pedido, não é justo que puplique artigos citando meu nome sem eu poder me explicar, não seria sjusto para mim e nem para seus leitores, por esse motivo peço que publique pelo menos minha defesa, quando algo for escrito sobre minha pessoa em seu site ou não publique nada sobre esse nome que foi colocado como um nome fantasioso e meus artigos vistos como mentirosos.
Agora me diga uma coisa, menti em algo que falei? tenho certeza que não.
E tenho muito mais de onde veio estas noticias, com uma vantagem em cima dos outros que escrevem, nada que digo é em meu beneficio propio, não sou oposição, nem situação, nem neutro.
Sou alguem que tenho certeza tenho os mesmos ideais de quando o senhor começou em sua profissão, e espero que não, esqueceu o verdadeiro significado do escrever.
Se puder me responda este e-mail.
abraço um abraço e novamente agradeço ...
ps.: leia (mas não publique) o meu artigo de hoje no ubatuba vibora.

Joel Z Rameri

Nota do Editor:
Como nossos leitores podem perceber, ao solicitar os dados do escriba Joel Z. Rameri, recebemos a alegação acima. Concordo com sua alegação de não se expor demais, mas ao enviar seus e-mail, expõe a verdade nua e crua de diversas outras pessoas. Muito digno seus ideais, como os meus, em levar a notícia e a verdade ao escrever, porém com uma única diferença: eu mostro a cara.
É muito cômodo ficar atrás de uma cortina lançando pedras nos outros. Mas querer que seja publicado sua defesa quando citar seu nome, já é hilário. Que nome? Um nome que não quer se expor? Um nome que até o momento "foi colocado como um nome fantasioso e seus artigos vistos como mentirosos"?
Cometi um equívoco ao publicar sua primeira carta sem os dados solicitados como praxe. Assumo este erro. Quem assume? Eu, Emilio Campi Neto, casado, pai de 2 filhos os quais tenho orgulho de dizer: Eu sou quem eu digo que sou, assumo e mostro a cara. Pena que não são todos que podem dizer o mesmo...

Emilio Campi
Editor do Litoral Virtual

“RESPOSTA AO SR JOSÉ PALHARES”
(Litoral Virtual 13-02-06)
Distinto cidadão:
Agradeço o misto de crítica e reconhecimento, feito por Vossa Senhoria, aos meus artigos e aos dois períodos que coordenei a Secretaria Municipal de Educação.
Enquanto ao “suco com bolachas para as crianças por 0,22 até é caro e leite com chocolate e bolachas também é caro”(SIC) acredito esteja falando por ter ouvido de outros e não por ter freqüentado as escolas públicas de Ubatuba durante o período 2001-2004. A impropriedade de sua frase é tamanha que pode ser considerada calúnia. Às equipes que coordenaram a Merenda Escolar, serviram merenda de qualidade, elogiada pelo Conselho Estadual de Nutricionistas e premiada em nível federal, como uma das melhores do país, merecem tratamento mais adequado e respeitável.
Enquanto ao aos valores da terceirização reitero o que já tenho escrito. Estou temeroso pelas conseqüências que, inevitavelmente, vai ter para a Educação do Município e para suas finanças. Conseqüências que lamento como cidadão contribuinte e não como pessoa atingida individualmente.
Sobre as referências ao ´”ODIO” acredito saber do que estou falando. Caso a sociedade e os munícipes não saibam se defender conseqüências negativas e tristes virão para o município e seus cidadãos. Algumas já estão acontecendo. Só não são enxergadas por quem não quer ver.
Mesmo que meu nome tenha sido usado, sem autorização, por “alguns”, para ganhar a eleição, não tenho mágoa, dor de cotovelo ou saudades dos cargos que ocupei. Minha vida está resolvida. Entretanto trinta e dois anos de vivência, como funcionário, na Prefeitura de Ubatuba, permitiram conhecer alguns caminhos para muitos desconhecidos e, como cidadão consciente, sinto-me no dever de alertar.
Atenciosamente.

Corsino Aliste Mezquita.
RG 2.976.292 – 3
Ubatuba, SP


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Tubarão no Museu do Mar - Juliano Gregori

Tubarão no Museu do Mar
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor