Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2006 - Nº 1466 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Cetesb aponta 11 praias impróprias
PM aponta queda de crimes no litoral


Caraguatatuba
Pavimentação de ruas do Jardim Britânia faz parte dos pedidos do Vereador Juarez Pardim ao Prefeito Aguilar
Lar transitório transfere 15 ex-moradores de rua recuperados para sede do Jaraguazinho
UNIMÓDULO é o novo parceiro da Agenda 21
O Amor Venceu, de Zíbia Gasparetto acontece neste domingo no Teatro Mario Covas
Novos funcionários da UNIFESP participam de palestra de integração
Moradores do bairro Olaria recebem consultório de saúde bucal
Ciclista de Caraguá vence a 1ª etapa do Campeonato Valeparaibano
Agenda Cultural Fundacc
Caraguá realizará ações para obter selo da Fundação Abrinq “Prefeito Amigo da Criança”
Germino quer Centro Odontológico Municipal
Lobinho quer Centro Comunitário no Cantagalo
Lobinho faz solicitações ao Prefeito Aguilar
Germino quer reconstrução de abrigos
Prefeito atende pedidos de Aurimar


Ilhabela
-


São Sebastião
MP impede votação em S. Sebastião
Câmara leva contrato ao MP de S. Sebastião
Escolha da Rainha do Carnaval e Rei Momo será neste sábado
Mais de 600 educadores participam da apresentação da 2ª fase do Aquarela


Ubatuba
Tapa-buraco de Lula chega a Ubatuba
Demolição dos ferros velhos pode ter deixado uma pessoa desabrigada
Projeto “Folia com Saúde” em Ubatuba terá performances, marchinhas, bonecos e banda
Deputado Arnaldo Faria de Sá recebe reinvidicações de Charles Medeiros
Reunião entre comerciantes e Prefeitura esclarece Projeto Cicloviário
Prefeitura nega ter demolido moradia por engano
Prefeitura realiza limpeza em vários bairros da cidade

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Cetesb aponta 11 praias impróprias

Litoral Norte - O boletim de balneabilidade divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) classificou 11 praias no Litoral Norte como inadequadas para banho, devido à poluição causada por esgoto doméstico. Segundo a cetesb, as recentes chuvas que atingiram a região colaboraram para o aumento de número de praias poluídas. Estão impróprias para banho em São Sebastião, as praias Prainha, Porto Grande, Pontal da Cruz e São Francisco. Em Ubatuba, as praias Itaguá, Iperoig, Perequê-Mirim e Enseada. Em Ilhabela, as praias do Itaguaçu e Pinto; e, em Caraguá, a praia do Centro. (Fonte: ValeParaibano)

PM aponta queda de crimes no litoral

Litoral Norte - Os cinco principais índices criminais analisados pela polícia (furto e roubo de veículos, furto, roubo e homicídio) registraram queda de pelo menos 25% no Litoral Norte durante a Operação Verão 2005/2006, segundo dados da Polícia Militar, em comparação à edição anterior. A operação começou em 26 de dezembro e terminou no domingo.
Ao todo foram empregados mais de 1.000 policiais militares na região no período. O índice que registrou a redução mais acentuada foi roubo de veículos --44%, de 9 casos na operação anterior para 5 este ano, todos em Caraguatatuba.
O número de homicídios caiu 27%, passando de 11 para 8, sendo 6 em Caraguá e 2 em São Sebastião. Houve também queda no índice de furtos simples e de veículos, respectivamente 37% e 25%. No quesito roubo, foi registrada redução de 27%.
NOVA TÁTICA - "Não tivemos nem meio homem a mais que na edição passada. O que nós mudamos foi a distribuição do efetivo, postura e atendimento dinâmico, em que analisávamos diariamente as estatísticas e, em caso de necessidade, fazíamos o reposicionamento", disse o comandante da PM na região, coronel Sérgio Teixeira Alves.
Durante a operação foram atendidas 1.820 ocorrências, presos 108 suspeitos, apreendidas 29 armas e 32 veículos, entre outros. A Operação Verão da Polícia Civil, iniciada em 19 de dezembro, termina em 1º de março. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Pavimentação de ruas do Jardim Britânia faz parte dos pedidos do Vereador Juarez Pardim ao Prefeito Aguilar

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim(PPS), Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, encaminhou no ano de 2005 uma Indicação ao Prefeito Aguilar solicitando pavimentação nas ruas do bairro Jardim Britânia, zona sul da cidade. Encaminhou também um abaixo assinado feito pelos moradores do bairro anexado a um Ofício, do seu gabinete, para que providências fossem tomadas em relação ao estado intransitável de algumas ruas do Jd. Britânia.
Pardim diz que “Algumas ruas estão em estado deplorável, sem condições de tráfego e devido às chuvas dos últimos dias os moradores estão preocupados, isso porque março, mês de chuvas mais intensas nem chegou ainda. O Prefeito Aguilar me garantiu que esta obra será realizada o mais breve possível”.
O Prefeito Aguilar (PSDB), durante sua Prestação de Contas na Câmara Municipal dia 7 de fevereiro, respondeu ao Vereador Pardim que está em processo de licitação a pavimentação de várias ruas do Jd. Britãnia, dentre elas, as ruas 7,8,12, 18, 19 e também a marginal onde serão colocados as guias, sarjetas e pavimentação.
Pardim finaliza “A pavimentação das ruas do Jd. Britânia é uma reivindicação antiga dos moradores e da SAB - Sociedade Amigos do Bairro, agora é a hora do Prefeito Aguilar atender um pedido deles e fazer algo por este bairro que foi tão esquecido na administração anterior”. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lar transitório transfere 15 ex-moradores de rua recuperados para sede do Jaraguazinho
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, acompanhou nesta segunda-feira 13, a transferência de 15 ex-moradores em tratamento no Recanto Santa Mônica, para uma nova etapa de recuperação, na Associação Vida Nova, no Jaraguazinho. Nesta nova fase, os homens transferidos poderão ser inseridos no mercado de trabalho

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba tem motivos de sobra para comemorar no que se refere à cidadania. O prefeito José Pereira de Aguilar, esteve na sede do lar transitório Recanto Santa Mônica, inaugurado em dezembro do ano passado para recuperar moradores de rua, de dependências químicas como álcool e drogas, e devolver-lhes a dignidade e a vontade de voltarem para suas famílias.
A visita do Chefe do Executivo à entidade teve um motivo especial: 15 internos foram transferidos nesta segunda-feira 13, para a outra sede da Associação Terapêutica Vida Nova – entidade que administra o lar para ex-moradores de rua.
Segundo explicou o coordenador do projeto de recuperação, Jéferson Junqueira Moreira, “esses homens que estamos levando para a sede do Jaraguazinho, estão numa nova fase deste processo de recuperação. Passada a etapa da abstinência, os ex-moradores de rua já podem ser inseridos no mercado de trabalho. Isso lhes dará mais força para a recuperação total”, disse.
O prefeito Aguilar acompanhou o embarque dos ex-moradores de rua rumo à nova sede, e durante uma conversa com os 15 homens transferidos, falou da satisfação em vê-los nesta nova fase. “Estou feliz por acompanhar de perto a recuperação de vocês. Quando implantamos este trabalho, não sabíamos ainda se daria certo, e agora, vendo-os dar este novo passo, comemoramos o sucesso da implantação do Santa Mônica. Agora, vencendo novos desafios, todos poderão trabalhar e isso é um exemplo de resgate da cidadania”, concluiu.
Os 15 ex-moradores de rua foram levados com uma van da Prefeitura de Caraguá até a entidade do bairro Jaraguazinho. O prefeito acompanhou todo o trajeto, entregando-os nas mãos da administradora desta sede da Associação Vida Nova, a sra. Elzimara Souza Santana Junqueira, que deu as boas vindas aos novos moradores da casa, apresentando-lhes os dormitórios e demais dependências da instituição.
Para o pintor e desenhista Ernani de Souza, 56 anos, que ainda permaneceu no recanto Santa Mônica, “já passei por muitas instituições e sei das minhas fraquezas. Ainda não me sinto completamente seguro para ser transferido para a sede do Jaraguazinho, mas acredito que este é, sem dúvida, um grande passo que está sendo dado por esses companheiros que estão deixando esta casa. A partir de agora precisarão de força de vontade, já que o primeiro e mais difícil passo foi dado, aqui na fase de abstinência”, disse o pintor, mais conhecido como “Pinta-sete”, e famoso por trabalhos como a pintura da capela do Poiares. Pouco antes de deixar o Recanto Santa Mônica, o prefeito recebeu das mãos do artista plástico uma imagem de Nossa Senhora confeccionado em bambu. (Fonte: PMC)

UNIMÓDULO é o novo parceiro da Agenda 21
A Agenda 21 Litoral Norte tem um novo parceiro, o UNIMÓDULO, que já colocou à disposição, toda a sua estrutura física e acadêmica

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo (UNIMÓDULO) e o grupo da Agenda 21 Litoral Norte, formalizaram uma parceria na última quinta-feira 9, em reunião com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do assessor técnico Wilson Schmidt Cardoso. O UNIMÓDULO é o mais novo parceiro deste importante fórum regional.
Participaram da reunião o grupo de representantes da Agenda 21, composto pelo arquiteto Paulo André, vice-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caraguatatuba; o biólogo Prof. Dr. Alexandre Turra, do Instituto Oceanográfico da USP e Instituto Costa Brasilis; além de representantes do UNIMÓDULO, como o arquiteto Maurício Rodrigues da Sila, Pró-Reitor Acadêmico; o economista Leo Reis Leite Júnior, Pró-Reitor de Relações Comunitárias e Extensão; e o arquiteto Prof. Leonardo Cunha Vieira, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo.
“Além da concretização de ações, a parceria visa a conscientização e mobilização da classe estudantil frente às discussões que preocupam nossa região, tanto dos grandes projetos que estão por vir, como nas questões de ordem social, urbana, sanitária e ambiental que envolvem a Agenda 21”, explicou o engenheiro Cardoso.
O UNIMÓDULO disponibilizou a sua estrutura física e acadêmica para realizar estudos e projetos que somem esforços à Agenda 21, como a compreensão e transformação do Litoral Norte. Dois estagiários também serão colocados à disposição do grupo para os trabalhos da Agenda 21.
O grupo acredita que um dos melhores caminhos para a difusão de informações é o estudante, por sua receptividade e por estar desenvolvendo a sua formação. “Precisamos conscientizá-lo no início de sua vida profissional, independente da área, para que os frutos de uma qualidade de vida melhor sejam colhidos no futuro”, conclui Cardoso.
A Agenda 21 Litoral Norte trabalha pela melhor qualidade de vida do homem e busca realizar ações em parceria com a comunidade, visando atender suas necessidades pensando sempre no desenvolvimento, aliado à preservação e à sustentabilidade da região, cuidando para o não esgotamento dos recursos naturais e também pela integração entre o poder público e a comunidade por meio de ações que garantam saúde, educação, emprego e segurança de todos.
Reunião define próximos passos - O grupo de representantes da Agenda 21 Litoral Norte reúne-se nesta quarta-feira, dia 15, na Secretaria Municipal de Educação, para tratar de assuntos referentes aos próximos passos do trabalho Agenda 21. Segundo Wilson Schmidt Cardoso, foram contratadas recentemente, uma educadora ambiental e uma socióloga que atuarão como mobilizadoras da sociedade e ainda na finalização de diagnóstico técnico do Litoral Norte. “A intenção é preparar de imediato pelo menos quatro agentes multiplicadores por cidade, uma vez que o objetivo da Agenda 21 é trabalhar não só pelo meio ambiente, mas também pela melhoria da qualidade de vida global”. (Fonte: PMC)

O Amor Venceu, de Zíbia Gasparetto acontece neste domingo no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta no dia 19,domingo, às 20h o espetáculo teatral “O Amor Venceu” de Zíbia Gasparetto “Lucius”, com direção: Dirceu Capuchinqui e patrocínio da Porto Seguro.
Os ingressos a R$ 40,00 e R$ 20,00(meia-entrada), encontram-se à venda na Nice Calçados, Nice Fashion, Centro Espírita Amor e Caridade e também no Teatro Mario Covas, este, a partir de sexta-feira das 14h às 17h e domingo das 14h às 20h.
Em seu 11° ano de sucesso, O Amor Venceu conta uma história de amor que traduz verdades vigorosas sobre as leis que regem nossas vidas: que podem explicar certos mistérios que a humanidade se debate há milênios tentando compreender nosso passado, através do estudo de outros povos e de outras civilizações.
O trabalho do grupo, como também o de Zíbia M. Gasparetto é despretensioso e com o intuito muito justo de contribuir para a atual necessidade de divulgar essas leis básicas que regem a vida terrena.
É desejo da autora esclarecer que ‘O Amor Venceu’ trata-se de uma história real, extraída dos entrechoques constantes que outrora presenciara.
A história desse romance se passa no Egito Antigo (1200 a.C.), onde os personagens ora senhores, ora escravos, encontram-se entre prazeres e dificuldades pela vida, tentando resgatar a sua verdadeira existência.
HISTÓRICO - Este projeto foi concebido a partir do sucesso de ‘Laços Eternos’, que esteve em cartaz por 12 (doze) anos, estando ‘O Amor Venceu’ no nono ano de sucesso (teve sua estréia em 31/08/95) já tendo sido apresentada em mais de 150 cidades do Brasil, tendo sido vista por mais de 500.000 pessoas com total e absoluto sucesso.
A adaptação foi feita por Renato Modesto (Prêmio SESI de Dramaturgia de 1994), que traduziu fielmente a história contada no livro.
A Direção ficou a cargo de Dirceu Capuchinqui, que utilizando-se de todos os recursos adquiridos durante a sua formação teatral (Bacharel em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), consegue emocionar e sensibilizar o público.
Para poder manter o alto nível do espetáculo, contamos com a participação de um experiente elenco formado por 11 (onze) atores e 4 (quatro) excelentes técnicos; conseguindo assim levar aos espectadores uma forte mensagem de amor, fé e esperança.
Sem dúvidas, um espetáculo que vai ao encontro dos anseios e expectativas do público.
‘O Amor Venceu’ estreou em São Paulo em agosto de 95, já tendo sido apresentada em dezenas de cidades e em capitais como Belo Horizonte, Campo Grande, Brasília, Goiânia, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e Maceió.
SINOPSE - O exército do Faraó, sob o comando de Pécos, mais uma vez retorna vitorioso a Tebas. Era costume nessa época, as grandes caçadas humanas que além de ouro e jóias, trazia escravos para enriquecer ainda mais o Egito.
Em uma grande festa pelo vitorioso retorno de Pécos, ele é promovido ao cargo de General Supremo, agraciado pelo Faraó com a Grã-Pedra Opalina e com duas escravas. Solimar, que herdou de seu pai os conceitos sobre as leis que regem a vida do homem na terra, e tem menos dificuldade em aceitar a sua nova condição: e Nalim, que sendo em suas terras uma nobre, não se conforma em se tornar uma escrava, alimentando sempre a idéia de retornar ao seu país, e de poder vingar-se de Pécos.
A volta de Jasar, irmão de Pécos, que por muito tempo estava fora, estudando os segredos do universo, traz junto consigo o tio Osiat e a bela prima Otias, com quem Pécos iria se casar.
Um atentado feito por Rabonat, um rebelde contrário à escravidão, coloca a vida de Pécos em risco, que sobrevive graças aos aprendizados do irmão Jasar, e da dedicação de Solimar, que encontra em Jasar um grande amigo, não demorando pra que essa amizade se transforme num grande e sincero amor.
Porém, Solimar vê suas esperanças acabarem quando, Osiat pede em seu leito de morte, que Jasar case-se com Otias, já que Pécos havia sido raptado por Rabonat. Solimar sofre muito, mas compreende, pois sabe que seu amor por Jasar está acima de qualquer coisa que paira sobre o mundo terreno.
Nalim foge com Rabonat, que vende Pécos como escravo para o pai de Nalim em Nínive, na Assíria. Salil, pai de Nalim, é condenado a morte por traição, e seu soberano promete que casará Nalim com um nobre da corte. Como nenhum nobre quer casar com a filha de um traidor, os sacerdotes, descobrindo que Pécos era um nobre, oferecem a ele a liberdade, caso se case com Nalim. Pécos aceita.
Jasar e Otias têm um filho, de nome Matur, que é morto por engano em uma trama armada por Otias e Solias. Solias é um soldado apaixonado por Solimar, que a rapta e a leva para longe, mas enlouquece ao saber o que aconteceu ao menino Matur. Solimar passa assim os seus dias a cuidar de Solias como uma espécie de protegido.
Pécos é rebaixado por não mais querer comandar as caçadas humanas. Seu cargo é passado para Omar que, apaixonado por Nalim, entrega Pécos aos inimigos, como um espião Egípcio. Adoentado, é jogado no deserto onde é salvo pela curandeira Tarsa, mas perde a memória.
Pécos reencontra Solimar, que lhe conta a sua verdadeira história, fazendo com que ele volte para Tebas. Com o seu retorno ao lar, Omar foge e é morto no deserto por salteadores.
Pécos e Nalim estão novamente juntos, e Otias volta e espírito para abençoar a união de Jasar e Solimar. (Fonte: PMC)

Novos funcionários da UNIFESP participam de palestra de integração
Os agentes comunitários que serão selecionados no sábado, dia 18, também participarão da palestra

Caraguatatuba - Cerca de 150 novos funcionários do PSF (Programa de Saúde da Família) de Caraguatatuba, aprovados no processo Seletivo da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), administradora do programa desde o dia 1º de janeiro, realizou na tarde desta segunda-feira, dia 13, no auditório da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) uma palestra de integração.
Na palestra, que foi ministrada pelo coordenador geral do PSF pela UNIFESP, Mário Silva Monteiro, os profissionais da saúde tiveram informações sobre a projeção para atender os objetivos da adminsitração municipal, com trabalho e metas a curto prazo. Os profissionais também receberam um manual com informações sobre a instituição, desde quando foi fundada até a presente data.
De acordo com o secretário de Saúde da Prefeitura, Olegário Alves dos Santos, que também participou da palestra, essa foi uma reivindicação da prefeitura, que está priorizando a Saúde, junto a UNIFESP, com o objetivo de que os novos funcionários conheceçam as metas que a administração pretende alcançar. “Mais de duas mil pessoas irão participar da segunda fase do processo seletivo para agente comunitário no sábado, dia 18. Serão 170 vagas disponíves, queremos que os funcionários selecionados também recebam essa palestra de integração e orientação quanto aos nossos objetivos para melhorar a saúde dos munícipes”, finalizou o secretário. (Fonte: PMC)

Moradores do bairro Olaria recebem consultório de saúde bucal
O novo consultório funciona diariamente em horários alternados. Ainda dentro do projeto de priorizar a saúde, foram trocados sete equipamentos dos consultórios das escolas.

Caraguatatuba - A população do bairro Olaria, em Caraguatatuba, recebeu na segunda-feira, dia 13, um consultório de saúde bucal. A nova sala atenderá a população do bairro e adjacentes todos os dias da semana em horários alternados. A sala foi instalada na UBS (Unidade Básica de Saúde).
A inauguração contou com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar; do secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos; da responsável pela Divisão de Saúde Bucal, Maria Aparecida de Assis Siqueira; dos secretários municipais e do vereador Francisco Carlos Marcelino.
De acordo com o secretário de saúde, o consultório é um projeto do ano passado, concluído pelo prefeito Aguilar. “Montamos esse consultório, visto que o bairro é o único com UBS, que ainda não possuia o serviço odontológico. Os atendimentos serão feitos diariamente, em horários alternados.
O secretário acrescentou que dentro do projeto de priorizar a saúde, foram trocados sete equipamentos dos consultórios das escolas. “Os equipamentos são de última geração. O controle dos equipamentos são eletrônicos de pedal, por isso o profissional não tem mais que pegar no equipamento para manuseá-los, sendo assim mais higiênico”, finalizou. (Fonte: PMC)

Ciclista de Caraguá vence a 1ª etapa do Campeonato Valeparaibano
Apesar das dificuldades outros bikers da cidades tiveram bons desempenhos nesta primeira etapa. A atleta Sandra Domiciano ficou com o 2º lugar, na categoria Feminino Elite; Angêlo Arantes ficou em 8º e Sergio Minato em 10º na categoria Sênior A

Caraguatatuba - O atleta da Associação de Ciclismo de Caraguá, João Carlos, sagrou-se campeão da primeira etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo, na categoria Sênior A, que aconteceu no domingo, dia 12, em São José dos Campos.
A competição teve a participação de cerca de 150 atletas e a equipe de Caraguá esteve presente com apenas 5 competidores.
De acordo com os atletas o circuito tinha 2.500 metros plano, onde muitos atletas tiveram os pneus de suas bikes furados. A chuva, que ocorreu na hora da prova dificultou o desempenho dos competidores e muitos desistiram do circuito.
Apesar das dificuldades, outros bikers de várias cidades tiveram bons desempenhos nesta primeira etapa. Os atletas caraguatatubenses Sandra Domiciano ficou com o 2º lugar, na categoria Feminino Elite; Angêlo Arantes ficou em 8º e Sergio Minato acabou a prova em 10º, também na categoria Sênior A. (Fonte: PMC)

Agenda Cultural Fundacc

Caraguatatuba - Carnaval de Antigamente
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural e a Prefeitura Municipal, promovem o Carnaval de Antigamente já em sua 6ª edição, de 25 a 28 de fevereiro na Praça Dr. Cândido Motta a partir das 21 horas. Os bailes populares com animação da orquestra New Band - marchinhas, músicas tradicionais e folclóricas do carnaval brasileiro já está sendo esperado pelos moradores e turistas. Como em todos os anos, acontece o concurso de fantasias infantil, adulto e prêmios para grupos mais animados. O bloco Máscara Negra, este ano vem com mais de 80 integrantes.
O Baile infantil, acontece no domingo de carnaval, com início às 16h. Os Bailes populares nos bairros, com animação de bandas com repertório de marchinhas do carnaval tradicional brasileiro acontecem na Praça do Travessão, Massaguaçu e Entreposto do Porto Novo. Vista sua fantasia e caia na folia!!!

Espetáculo Teatral O AMOR VENCEU, de Zíbia Gasparetto - dia 19/02, às 20 horas no Teatro Mario Covas. Ingressos a R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada) à venda na Nice Calçados, Nice Fashion, Centro Espírita Amor e Caridade - Patrocínio Porto Seguro.
Com direção de Dirceu Capuchinqui, é uma história de amor que traduz verdades vigorosas sobre as leis que regem nossas vidas: que podem explicar certos mistérios sem que a humanidade se debate há milênios tentando compreender nosso passado, através do estudo de outros povos e de outras civilizações. Mais informações pelo telefone: 3881 2623.O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no Indaiá.

Exposição “São Paulo em 3D” no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – De 9/2 a 9/4/2006 - Entrada Franca
Painéis fotográficos com imagens de São Paulo em várias épocas. Aos visitantes, são entregues óculos para poderem observar a exposição em 3D. A visitação é de terça a domingo das 10 às 18 horas.

Programação Musical
Coreto em Sol - até 19 de fevereiro
Apresentações musicais na praça Dr. Cândido Motta
Neste sábado: Eliana Banheza e banda às 20h30
Café Musical - Apresentação Musical na Praça do Caiçara todo sábado, às 19h00 com o maestro Zé Maria e convidados.
Música no Coreto
Apresentação Musical na Praça do Coreto toda sexta-feira, às 20h30 com Nhô Vair e convidados.
Banda Municipal Carlos Gomes
Apresentação na Praça Dr. Cândido Motta aos domingos, às 20h30.
(Fonte: PMC)

Caraguá realizará ações para obter selo da Fundação Abrinq “Prefeito Amigo da Criança”
Caraguá sediou uma reunião com representantes da Fundação Abrinq. O encontro, que aconteceu nesta terça-feira 14, na Secretaria de Educação, teve como objetivo receber orientações para que a cidade realize visando receber o selo ”Prefeito Amigo da Criança”

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar participou na tarde dessa terça-feira, dia 14, de uma reunião com representante da Fundação Abrinq pelos direitos da criança e do adolescente, para obter mais informações sobre o Programa Prefeito Amigo da Criança. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Educação, com representantes da pasta e também de outros municípios como Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Francisco César Rodrigues, da Abrinq, disse que a reunião seria realizada em Caraguatatuba porque a cidade já recebe o trabalho da fundação, com o projeto Cata-Vento. “Já temos uma ação em Caraguá e resolvemos chamar as demais cidades da região inscritas no Programa Prefeito Amigo da Criança, para esclarecer dúvidas e ajudá-las no desenvolvimento das metas que poderão resultar no selo de reconhecimento da Abrinq”, comentou. O programa Cata-Vento é desenvolvido em alguns estados e em São Paulo funciona em cinco cidades, entre elas, Caraguatatuba.
Já o Programa Prefeito Amigo da Criança existe desde 1996 e tem como principal objetivo ser parceiro das gestões municipais e contribuir para o fortalecimento dos mecanismos preconizados pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
O mandato municipal 2005-2008 marca a terceira versão do projeto, que convida as prefeituras a se mobilizarem para avançar no cumprimento das Metas do Milênio, fortalecendo o compromisso que o Brasil assumiu em maio de 2002, na Sessão Especial pela Criança da ONU (Organização das Nações Unidas). O “Prefeito Amigo da Criança” tem a parceria da Fundação David e Lucile Packard e apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância.
Conforme explicou Rodrigues, já foi realizada no ano passada uma capacitação sobre esse assunto e agora, as equipes da Abrinq dão suporte aos municípios que se inscreveram para o programa. Ele contou que a Fundação pretende oferecer melhores condições à crianças e adolescentes por meio dessas ações, como o Cata-Vento que pretende erradicar as piores formas de trabalho infantil. “A Abrinq visa promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania da criança e adolescente, além de propor e influenciar políticas públicas”, completou. Francisco César Rodrigues também explicou que um dos pré-requisitos para se chegar ao selo de Prefeito Amigo da Criança, é que a cidade tenha conselhos de defesa aos direitos da criança e do adolescente funcionando. O prefeito de cada cidade precisa indicar articuladores municipais, que fazem a ligação entre o município e a fundação. Esse articulador pode ser nomeado por decreto ou não, ficando a critério da administração local.
Entre as ações que deverão ser realizadas por esse articulador, está o preenchimento de alguns mapas que farão o diagnóstico e controle das atividades voltadas para as crianças e adolescentes. É a partir desse controle e a fiscalização dos conselhos, que a Fundação Abrinq avalia anualmente as cidades para conceder ou não o selo de qualidade. No final de 2006, por exemplo, as prefeituras que se destacarem poderão receber um primeiro selo de reconhecimento. Em 2007, o mesmo será repetido e no ano seguinte, 2008, haverá a última avaliação desse ciclo de administração, que poderá resultar no título de Prefeito Amigo da Criança. Os municípios que alcançam esse objetivo são divulgados pelo país como referencias nos cuidados das crianças e adolescentes.
O prefeito José Pereira de Aguilar disse que pretende se dedicar nessas propostas para poder alcançar o selo já no final desse ano. Ele conta que uma das principais metas é a melhoria no atendimento à saúde, para reduzir os índices de mortalidade infantil. Ele acredita que esse tipo de programa estimula os governantes a favorecerem as crianças. “Nossa vontade é atender a essas metas. Temos muito o que fazer, mas vamos priorizar a saúde e a educação de boa qualidade para crianças desde a creche”, finalizou. (Fonte: PMC)

Germino quer Centro Odontológico Municipal
Projeto de Parlamentar aborda o tratamento

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Projeto de Lei autorizando o Chefe do Executivo a criar um Centro Odontológico Municipal (COM). No projeto o Parlamentar dá ênfase ao tratamento em diversos tipos.
A propositura apenas autoriza o Chefe do Executivo a criar o COM, visto que a Câmara não pode elaborar propositura que se torne despesa para os cofres municipais.
Criado o COM, a Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, a qual estará vinculado, poderá realizar vários tipos de exames e tratamentos, entre eles extração de dentes e raízes, tratamento de canal, raspagem, restaurações, próteses totais, aplicação de flúor, dentre outros.
Ainda segundo o projeto, para o atendimento dos pacientes a Saúde Bucal manterá um cadastro atualizado, fixando os nomes e o dia da consulta de cada membro em local visível.
Para o Vereador os dentes são a porta de entrada e a melhor apresentação de uma pessoa. "Devemos pensar na auto-estima do povo, na sua apresentação e valorização interna, como pessoa. O mais carente já passa por diversas necessidades e ainda tem que enfrentar a vida sem dentes", indaga o Vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho quer Centro Comunitário no Cantagalo
Parlamentar fez requerimento pedindo informações a respeito

Caraguatatuba - Com o objetivo de levar um Centro Comunitário para os moradores do bairro Cantagalo, na zona norte da cidade, o Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB) formulou Requerimento, pedindo informações a respeito. A Prefeitura respondeu que a proposta será incluída nos próximos planejamentos.
O Parlamentar baseia o seu pedido de informações com base em reuniões feitas com aquela comunidade recentemente e dentre as várias solicitações está a da construção de um Centro Comunitário.
Lobinho salienta a importância de um Centro Comunitário naquele bairro, pois a partir daí, além de um ponto de encontro da comunidade em festividades, reuniões e comemorações, haveria a possibilidade de incluir o local no roteiro das Oficinas de Dança, Música, Teatro, Artesanato, dentre outros.
Por ser uma comunidade carente, o Vereador vê extrema necessidade na sua construção. "Os moradores na sua maioria, fazem os eventos do bairro e seus próprios na rua, pois não há um lugar comum para isso. Conto com o prefeito para realizar mais esta benfeitoria", relata.
A Prefeitura Municipal respondeu ao Requerimento, alegando que a proposta não consta na sua programação, mas que estudos estão sendo feitos para um planejamento futuro.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho faz solicitações ao Prefeito Aguilar
Pedidos foram feitos durante Prestação de Contas

Caraguatatuba - O Vereador da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), aproveitou a Sessão Ordinária Especial de Prestação de Contas, para fazer uma série de reivindicações ao Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB). Na lista fazem parte obras de infraestrutura para as regiões norte e sul.
Durante a sessão, o Parlamentar fez diversas reivindicações sobre obras de infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida da população.
Dentre os pedidos está o de 6 luminárias para o bairro Gaivotas, mais precisamente na rua Pica-Pau, esquina com Elvira Perpétua do Rosário, na altura da cabeceira da ponte. Ainda sobre iluminação o Vereador requisitou luminárias na Estrada Rio-Santos, do Terminal Municipal Rodoviário de Passageiros até a rua Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro do Tinga. Sobre este mesmo trecho, o Vereador solicitou a pavimentação asfáltica ou com bloquetes.
Falando sobre pavimentação, Lobinho pediu que as ruas Don Pedro 1º e Don Pedro 2º, na zona sul da cidade, também recebessem bloquetes ou asfalto.
Pensando no lazer e entretenimento da população, o Parlamentar solicitou ao prefeito a construção do Centro Comunitário do Canta Galo, na zona norte da cidade. Finalizando Lobinho pediu atenção especial quanto à ligação do esgoto, pela Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), no bairro do Tinga.
Para o Vereador esta é a forma encontrada para mostrar-se atuante e batalhador pelas solicitações da população. "Estamos atuando em várias frentes, com as mais diversas solicitações para tentar atender a maioria dos pedidos formulados por nossos eleitores. É um trabalho gradativo e de longo prazo, onde para cada solução encontrada, um novo problema aparece", disse o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Germino quer reconstrução de abrigos
Vereador tem criticado periodicamente a Praiamar

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Projeto de Lei que versa sobre a construção e manutenção dos abrigos de ônibus na cidade. Segundo a propositura tanto a construção como a manutenção poderá ser feita por terceiros.
De acordo com o projeto o Executivo poderá terceirizar a construção e manutenção dos abrigos de ônibus do transporte coletivo municipal em Caraguatatuba. A empresa construtora terá como benefício o espaço livre para a inserção de material publicitário, ficando isenta da referida taxa.
No caso do não cumprimento do contrato feito à empresa perde o direito de inserir propaganda no local, bem como de ter sua taxa de publicidade isenta. Os abrigos serão padronizados de acordo com Decreto assinado pelo Chefe do Executivo, bem como suas cores e espaços para publicidade e alerta sobre produtos nocivos.
O objetivo do Parlamentar é o de trazer conforto e comodidade ao usuário do transporte coletivo. "A cidade padece da falta de abrigos de ônibus, trazendo transtornos aos usuários por todo o município. Sendo assim, achamos melhor que terceiros façam o serviço que a empresa deveria estar fazendo aos seus próprios clientes", exclama Germino.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Prefeito atende pedidos de Aurimar
Vereador agradeceu obras e faz mais reivindicações

Caraguatatuba - A Sessão de Prestação de Contas do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), na Câmara de Caraguatatuba na última terça-feira - 7 de fevereiro foi um exercício de democracia e integração entre os poderes. O Vereador Aurimar Mansano (PTB) teve vários pedidos atendidos pelo Chefe do Executivo, bem como requisitou outras reivindicações para os bairros da zona sul.
Dentre os pedidos atendidos pelo Prefeito estão a construção da Escola no bairro da Praia das Palmeiras e das salas (3) no Morro do Algodão, para o Ensino Fundamental e outras 3 salas no Barranco Alto, para abrigar o Ensino Médio, fazendo com que as crianças do bairro não necessitem atravessar a rodovia, para estudar na Escola Avelino Ferreira.
Agradecido pelas solicitações atendidas, o Parlamentar aproveitou para solicitar mais reivindicações com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Aurimar reinterou a construção da Creche, Calçamento, Campo de Futebol e quadras de Malha e Bocha no bairro do Barranco Alto, bem como o Calçamento no bairro do Morro do Algodão e uma nova praça, com equipamentos esportivos no Porto Novo, no lugar da antiga praça que desapareceu devido as obras de duplicação da SP-55.
O Vereador também solicitou ao Prefeito o Pronto Atendimento nas UBS (Unidade Básica de Saúde), para aliviar a carga de serviço da Santa Casa, bem como que pelo menos 3 UBS funcionem até às 21 horas e que sejam instalados os equipamentos de Raio - X nas unidades do Porto Novo e Massaguaçu. Finalizando Mansano pediu a efetivação do projeto "Circo Escola" na cidade.
Para o Parlamentar a sessão foi uma demonstração de capacidade e harmonia entre os Poderes. "O Prefeito Mostrou à população o que ele fez e a que veio e este Vereador retribuiu mais vez com os pedidos e as solicitações atendidas que vem trabalhando pelas comunidades mais carentes da cidade", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

MP impede votação em S. Sebastião

São Sebastião - Os promotores Elaine Taborda e Bruno Márcio Azevedo conseguiram ontem impedir a aprovação do projeto de verticalização, de autoria do prefeito Juan Manoel Pons Garcia (PPS).
Os promotores estiveram reunidos com os dez vereadores, antes do início da sessão, na qual seria lido e colocado em discussão, em regime de urgência, o projeto que cria as Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social).
O projeto viabilizaria a construção de moradias de até cinco pavimentos, alterando a atual lei de uso do solo, com o objetivo de atender os 38 núcleos congelados no município.
A promotora Elaine Taborda afirmou aos vereadores que o projeto não poderia ser aprovado sem antes ser amplamente discutido com a sociedade civil e órgãos ambientais.
O presidente do Mopress (Movimento de Preservação de São Sebastião), Eduardo Hipólito do Rego, pretendia acionar a Justiça, caso o projeto fosse aprovado ontem. "Trata-se de um verdadeiro absurdo", disse.
O prefeito divulgou nota oficial em que afirma que a verticalização é destinada exclusivamente para os núcleos congelados. Segundo ele, a prefeitura não possui áreas suficientes para abrigar as famílias. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara leva contrato ao MP de S. Sebastião

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião prepara um dossiê para enviar ao Ministério Público em que solicita a investigação do contrato firmado pela prefeitura com o Instituto Uniemp para a implantação do projeto Aquarela. O contrato é de R$ 7 milhões por 10 meses. A proposta de pedir a intermediação do MP é de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP). O requerimento foi aprovado no último dia 7. A prefeitura informou que a empresa foi contratada com dispensa de licitação, de acordo com as normas da lei federal 8666/93.
(Fonte: ValeParaibano)


Escolha da Rainha do Carnaval e Rei Momo será neste sábado
Quinze candidatas participam da disputa, que acabou cancelada no último final de semana em razão da chuva. Público terá o “Grito de Carnaval”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promove neste sábado (18/02), às 21h, no aterro da Rua da Praia, a escolha do Rei Momo, Princesas e Rainha do Carnaval 2006. O concurso seria realizado no último dia 11, mas acabou cancelado em razão da forte chuva.
Ao todo, 15 candidatas brigam pelo título de Rainha do Carnaval, sendo que 2ª e 3ª colocadas serão automaticamente as princesas. Cada escola de samba indicou três jovens.
Na disputa para Rei Momo, a Sectur recebeu a inscrição de quatro candidatos. A corte do Carnaval 2006 participa de uma série de eventos durante os dias de folia, como desfiles no Centro e Costa Sul, Carnamar e matinês. Os prêmios para os vencedores são: Rei Momo (R$ 1,5 mil), Rainha (R$ 1,5 mil) e princesas (R$ 800,00 cada).
O júri será composto por artistas e músicos da banda que se apresentará no “Grito de Carnaval”, logo após o término do concurso. Durante a apuração das notas, o público irá conferir a apresentação do samba-enredo das cinco escolas de samba da cidade: X-9 do Canto do Mar, Mocidade Independente da Topolândia, Ki-Fogo, Acadêmicos de São Francisco e Sol de Verão. Cada agremiação trará sua bateria.
O “Grito de Carnaval” será comandado por Yara Rocha e o Grupo Divã. O Carnaval 2006 será aberto no dia 24 de fevereiro e só termina no dia 28, com uma programação que inclui desfiles, bailes populares e o tradicional Carnamar. (Fonte: PMSS)

Mais de 600 educadores participam da apresentação da 2ª fase do Aquarela

São Sebastião - Mais de 600 educadores participaram da apresentação da 2ª fase do Projeto Aquarela pelo Instituto Uniemp, entre segunda (13/02) e terça-feira (14/02), no Teatro Municipal. Os professores, coordenadores, psicopedagogos e diretores de escolas da região central, Costa Norte e Costa Sul também receberam informações sobre as atividades realizadas nos últimos meses.
Na primeira fase, o Aquarela buscou a sensibilização e a mobilização dos alunos por meio de uma série de atividades desenvolvidas no interior das escolas, resultando em uma melhora significativa na conscientização dos estudantes quanto à necessidade de preservação das instituições de ensino. A partir desta 2ª etapa, o objetivo é estabelecer esta mudança de comportamento. Além de várias intervenções de infra-estrutura, o Aquarela desenvolve inúmeras atividades educativas nas escolas.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, salienta que a proposta é remodelar a relação aluno-escola-família. Ele citou como exemplo a Escola Municipal Henrique Botelho, que passa a ocupar o prédio da Escola Estadual Maísa Theodoro da Silva (antigo Cene), no Porto Grande. “Todas as portas do Cene têm grades. Os alunos não fecham portas, mas grades para que não roubem a TV. Temos de mudar isto. As escolas devem ser referência no bairro. Sonho em ver o dia em que as escolas não tenham sequer muros, estejam integradas à comunidade”. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota


Tapa-buraco de Lula chega a Ubatuba

Ubatuba - O Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) iniciou a operação tapa-buracos no trecho da rodovia Governador Mário Covas, que liga Ubatuba a Paraty (RJ).
A operação que faz parte do programa emergencial de trafegabilidade e segurança das estradas, do Ministério dos Transportes, e atenderá 53,6 quilômetros entre as duas cidades.
Segundo o Dnit, as obras, avaliadas em R$ 270 mil, estão sendo realizadas pela empreiteira Delta Construções. O trabalho vem sendo realizado por 16 homens e dois caminhões.
Segundo o Dnit, a operação foi iniciada nos trechos mais prejudicados, entre eles, os quilômetros 17 a 19, nas proximidades do bairro Ubatumirim e entre os quilômetros 44 e 46, no bairro do Sumidouro.
Atualmente, a operação tapa-buraco acontece no quilômetro 40, nas proximidades da praia Vermelha do Norte. Na semana que vem, o operação deve ser iniciada no trevo de acesso a cidade.
Segundo o Dnit, as obras não prejudicam o tráfego na rodovia. Durante os trabalhos, cones sinalizam a rodovia, desviando o tráfego de veículos para a pista contrária.
A operação tapa-buracos também priorizou recursos para a região no trecho de 32,5 quilômetros da BR-459, entre Lorena e Itajubá (MG). (Fonte: ValeParaibano)

Demolição dos ferros velhos pode ter deixado uma pessoa desabrigada

Ubatuba - No último dia 7, terça feira, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, demoliu os dois depósitos de ferro velhos da rua Rio Grande do Sul.
A demolição envolveu muita polêmica. De um lado, os donos dos depósitos alegaram, entre outros argumentos, que não invadiram o local, pois a área seria ocupada pela família há mais de 30 anos. Do outro, a Prefeitura que afirma que aquelas pessoas estão em uma área de preservação.
A nova polêmica agora é que uma casa teria sido demolida “por engano”.
Fernando Silva, 38 anos, autônomo, trabalha com consertos de eletrodomésticos e se diz morador daquela área há cinco anos. Ele alega que sua casa foi demolida e desde o dia 7 está sem moradia. “Passei três dias em uma cobertura com lona e agora fiz um barraco. A Assistência Social disse que eu podia ficar em uma casa lá no Monte Valério até sexta feira passada, mas que depois eu teria que me virar”, reclama.
Fernando diz que sua maior preocupação são os eletrodomésticos que estava consertando. “Levaram mais de 80 aparelhos dos meus clientes. Geladeiras, fogões, máquinas de lavar. Jogaram tudo no caminhão, sem o menor cuidado e despejaram no lixão do Ipiranguinha. Isso é uma falta de respeito”,acusa.
O caso deve ser levantado hoje, quando acontecerá às 14h00, no Fórum, uma audiência a respeito das demolições.
“Vamos discutir o quê, se já demoliram tudo?” questiona entretanto um dos proprietários de um dos ferros velhos demolidos, Jair Caetano
Outro lado - Segundo Clingel da Frota, do Departamento Jurídico da Prefeitura, “todas as casas que estavam na área de congelamento foram cadastradas pelo Núcleo de Congelamento da Prefeitura. Todas as casas que estavam cadastradas foram mantidas. Acredito que essa casa deve ter sido construída após esse cadastramento, feito pelo núcleo no ano passado.
Quem pode dar mais informações é o Claudinei Salgado, um dos organizadores do núcleo de congelamento da Prefeitura”, acrescentou.
A reportagem não conseguiu contato com Claudinei ou com a assistência social. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto “Folia com Saúde” em Ubatuba terá performances, marchinhas, bonecos e banda
Resgatando a cultura popular do carnaval local, o projeto vai enfatizar a importância de se prevenir as doenças sexualmente transmissíveis

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Unidade de Referências e Especialidades e da Equipe de Prevenção e Atenção à Aids idealizou para este ano um projeto diferente para levar a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) aos foliões que estiverem curtindo o carnaval de Ubatuba.
Desenvolvido pelo artista Bado Todão, o Projeto “Folia com Saúde” conta com uma estrutura artística que vai levar as informações através de performances, marchinhas, bonecos e banda, numa mistura de cultura popular local com campanha de prevenção.
“O intuito é dar subsídios educativos no que se refere à questão da utilização da camisinha através de uma linguagem divertida e dinâmica, com elementos cênicos característicos do universo carnavalesco tradicional”, explica Bado.
Haverá um carrinho de bebê, que, além de sugerir a questão da gravidez involuntária, vai contar com caixas de som. O carrinho será empurrado por um recreacionista sobre pernas de pau, vestido com figurino representando um preservativo.
Outra alegoria será o “pinto-bumbá”, no estilo bumba-meu-boi, mas representando um pintinho, manipulado por um dançarino que fará investidas em conjunto com outra dançarina que leva nas mãos um saco. A brincadeira consiste em tentar “ensacar” o pintinho! A banda, formada por músicos profissionais, executarão marchinhas ao vivo, mesclando canções antigas e composições exclusivas para o projeto.
No cronograma para as apresentações estão previstas três intervenções diárias com uma hora de duração cada e distribuição de preservativos e material infromativo. No sábado, 25, a primeira apresentação será às 17h no calçadão do Centro; às 19h, no Itaguá, a Avenida Leovigildo Dias Vieira recebe as alegorias e às 21h é a vez da Avenida Iperoig. No domingo de carnaval, 26, às 17h os artistas passam pela Praia do Perequê-Açú, às 19h na Avenida Iperoig e às 21h na Avenida Guarani.
A região Sul do município também recebe os foliões da saúde: na segunda-feira, 27, na Maranduba às 16h e na Praia do Lázaro às 18h. Ainda na segunda-feira o projeto volta à Avenida Iperoig às 20h. No último dia de carnaval, 28, o projeto passa pela Praia Grande às 16h, no Itaguá às 18h e na Avenida Iperoig às 20h.
“Decidimos apelar para o lúdico para dar um aspecto diferente à campanha, aderindo ao espírito de carnaval e estando presente para lembrar a necessidade da prevenção das DSTs, assim vamos além da simples entrega de camisinhas”, diz Maria Joana Monte Claro, gerente da Unidade de Referência e Especialidades.
Confira a criatividade de algumas marchinhas feitas especialmente para o Projeto “Saúde com Folia”:

“Mamãe eu quero, mamãe eu quero,
mamãe eu quero mamar...
dá a chupeta, dá a chupeta
dá a chupeta pro bebê não chorar...

Calminha nessa hora
Pra que tanta euforia?
Devagar se vai ao longe
Carnaval é todo dia

Seja um bom folião
Com a cabeça no lugar
No sol ou no sereno
O legal é se cuidar!

Bonezinho na cachola
Aguinha pra hidratar
No juízo a idéia
Camisinha pra evitar”

“Bota camisinha,
bota meu amor...
hoje tá chovendo
não vai fazer calor...

neste carnaval você pode
esquecer de tudo
do seu trabalho e das
contas pra pagar
só não esqueça
de usar a camisinha
bom prevenir pra não remediar”

(Fonte: PMU)

Deputado Arnaldo Faria de Sá recebe reinvidicações de Charles Medeiros

Ubatuba - Neste último dia 13, Charles Medeiros esteve em audiência como o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, onde solicitou através do Ofício CM Nº 72/06 a interpelação do parlamentar para que seja implantada rede de extensão elétrica em comunidades tradicionais como a Praia do Perez ao Sul e Camburí ao Norte, também solicitou colaboração para encaminhamentos junto ao Governo do Estado para agilização das obras da Sabesp em Ubatuba. Medeiros também encaminhou cópia do Requerimento 444/05 que relata a situação enfrentada pelas comunidades tradicionais em face da dificuldade de implantação do programa federal em suas comunidades. A Elektro informa que a maior dificuldade são as autorizações ambientais. A comunidade da Praia do Perez possui uma autorização expedida pelo DPRN para a implantação de rede de extensão elétrica, que está próximo de vencer. Moradores aguardam a benfeitoria há mais de duas décadas. Na ocasião, Charles Medeiros relatou os problemas de saneamento básico enfrentados por moradores de Ubatuba, principalmente do bairro da Estufa I e II.
O Deputado Arnaldo Faria de Sá entrou ao vivo em entrevista a Rádio Gaivota FM, comentando a solicitação do vereador e se colocou a disposição desta municipalidade. “Saneamento básico é sinônimo de qualidade de vida, esta benfeitoria é um compromisso de todos e nossa cidade não pode esperar mais”, afirma Charles Medeiros.
(Fonte: Assessoria Charles Medeiros)


Reunião entre comerciantes e Prefeitura esclarece Projeto Cicloviário
Educação e incentivo com uma mudança de conceito em relação ao uso da bicicleta fazem parte do processo de implantação do projeto

Ubatuba - Técnicos da Prefeitura de Ubatuba se reuniram novamente com os comerciantes das ruas Thomaz Galhardo e Conceição para esclarecimentos das dúvidas sobre a implantação do Projeto Cicloviário, que terá início no dia 6 de março, com a colocação de ciclofaixas nestas duas vias, consideradas de maior movimento ciclístico no município.
Cerca de 230 comerciantes foram convidados para participar da reunião que aconteceu na última segunda-feira, 13, na Escola Anchieta. Os presentes, cerca de 30, acompanharam a apresentação do projeto em slides, com mapas esclarecedores sobre os locais onde serão implantadas as ciclovias, ciclofaixas, bike-lanes e calçadas, que vão totalizar 35 km de infra-estrutura para circulação de bicicletas em Ubatuba.
Durante a reunião houve a apresentação do estudioso e ativista do uso da bicicleta como principal meio de transporte, Arturo Alcorta. Há mais de vinte anos trabalhando para tornar o uso ciclístico mais viável e seguro, Arturo acredita na transformação social, por meio da educação para melhorar o conforto do ciclista e integrá-lo ao sistema viário da cidade. “A questão das bicicletas no Brasil ainda é muito precária, mas com a saturação dos veículos motorizados e coletivos, é necessário que se comece a estruturar a vida dos usuários de bicicleta. Precisa haver uma mudança de conceito, quebrar o mito de que bicicleta é transporte da classe baixa. Muito pelo contrário. Na Europa, por exemplo, o uso das bicicletas é considerado política pública de meio de transporte porque melhora a saúde, a qualidade de vida, o desempenho no trabalho e diminui a violência no trânsito”, explica Arturo, que só usa bicicleta para se locomover, mesmo residindo em uma cidade grande como São Paulo.
Uma das premissas do projeto é a educação. Segundo Alcorta, é necessário primeiro ensinar as leis de trânsito, respeitando a linguagem local, havendo assim uma mudança gradual, com paciência e persistência. “Quando se proporciona uma boa qualidade para as pessoas, elas respondem automaticamente. Se os ciclistas se sentirem respeitados provavelmente melhorarão suas atitudes”, acrescenta o estudioso que afirmou que todas as cidades que implantam o sistema cicloviário crescem em qualidade, atendendo a todos que não utilizam veículos motorizados, o que equivale a cerca de 15% da população.
35 km de infra-estrutura cicloviária - O arquiteto responsável pela elaboração do Programa Cicloviário de Ubatuba, Sérgio Bianco, que também é consultor do Ministério das Cidades nessa área, apresentou as propostas para estruturar a circulação, capacitar o ciclista e trabalhar o respeito da bicicleta pelos usuários dos outros meios de transporte. O projeto apresentado contém alterações sugeridas pelos comerciantes em reunião anterior e deve acrescentar outras também propostas por eles nesta última reunião. “Na Thomas Galhardo, por exemplo, passam cerca de 12 mil bicicletas por dia no horário comercial e Ubatuba precisa se tornar conhecida como referência no Brasil em questão de sistema cicloviário”, diz Bianco.
A estrutura de ciclovias e ciclofaixas vai totalizar 35 km de infra-estrutura para o ciclista. O projeto engloba desde a Praia Grande até o Perequê-Açú, com ligação para a Estufa I e II, integrando o que já existe, como a ciclovia que leva ao bairro do Ipiranguinha, com o novo projeto. “Se o ciclista tiver toda a educação e infra-estrutura terá cidadania plena e muda-se o conceito de que só usa bicicleta quem não pode ter um carro e passa-se a entender que ser ciclista é ser um cidadão do século XXI”, acrescentou o arquiteto.
Estacionamento - Devido à uma das maiores preocupações dos comerciantes ser a perda do estacionamento em um dos lados das ruas para a colocação das ciclofaixas, o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, esclareceu aspectos referentes à alternativas para que não haja nenhum tipo de prejuízo. Foram mostradas fotos de locais que atualmente estão indevidamente ocupados e mal aproveitados que deverão se tornar bolsões de estacionamento. Este é o caso da frente da piscina municipal e do lado do ginásio Tubão, por exemplo.
A Prefeitura vai também desocupar o pátio de estacionamento de caminhões para que se torne uma praça com interligação para quem vem de bicicleta do Ipiranguinha para a Rua Conceição. “Será um ganho de qualidade muito grande”, diz o secretário, que anunciou a possibilidade decriação de mais de 80 vagas para estacionamento na Praça 13 de Maio. (Fonte: PMU)

Prefeitura nega ter demolido moradia por engano
Ocupante de área irregular não teria informado que morava nas dependências do ferro-velho, que foi demolido por ser considerado exclusivamente como comércio

Ubatuba - Devido à informações errôneas publicadas em veículos de imprensa local, a Prefeitura de Ubatuba esclarece sobre os fatos ocorridos durante a ação administrativa que demoliu os três ferros-velhos localizados em área pública e de preservação permanente no Parque Guarani.
O Secretário Adjunto de Gabinete e responsável pela Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, afirma que todas as construções que eram ocupadas por famílias como moradia foram preservadas. Diante do fato de o ocupante Fernando Silva ter alegado que ficou desabrigado após a demolição de seu barraco, Claudinei explica: “quando ocorreu o processo de congelamento no Parque Guarani, a comissão esteve no local conversando com as pessoas. Dois dos proprietários dos comércios irregulares demolidos no último dia 7 afirmaram que havia casas ocupadas por famílias em seus estabelecimentos e ambas foram mantidas. Porém, o terceiro comerciante, que também encontrava-se em área pública, nos informou que não havia morador no local. Este é justamente o lugar onde supostamente ficava a moradia de Fernando Silva, mas isto não nos foi informado. Portanto, no momento do congelamento, o local foi cadastrado e numerado como comércio, por informações do proprietário, e por isso foi também demolido como comércio”.
Os comerciantes que eram proprietários dos ferros-velhos demolidos foram notificados quanto à ação com 72 horas de antecedência, com tempo hábil para recorrerem se achassem necessário. Porém, segundo Claudinei Salgado, o ocupante Fernando Silva não o fez e por isso ninguém tinha informações de que ele moraria ali. “Desde setembro, quando foi concluído o congelamento no Parque Guarani, não houve procura por parte do ocupante em nenhum momento para que fossem esclarecidos possíveis mal-entendidos”. (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza limpeza em vários bairros da cidade

Ubatuba - A Prefeitura, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Obras e a Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários está realizando uma série de ações de limpeza pública nos bairros de Ubatuba. O primeiro bairro a receber as ações foi a Marafunda, com limpeza de valas, limpeza completa do bairro, do posto de saúde, da Praça Maria Aparecida Ribeiro e da quadra de esportes. Depois foi a vez do Sertão do Sérgio.
As ações fazem parte de uma agenda com datas pré-determinadas para as obras nos diferentes bairros. Durante esta semana a Prefeitura está nos bairros da Tabatinga e Parque dos Ministérios. O próximo bairro a receber a limpeza será a Vila Sumaré, a partir do próximo dia 20.
“Estamos providenciando todo um cronograma de obras que envolvem a limpeza geral nos bairros. A população só tem a agradecer e tem respondido muito positivamente à presença da Prefeitura nas ruas onde residem”, disse César Góes, da Assessoria de Assuntos Comunitários, que explicou que provavelmente outros funcionários serão providenciados para dar continuidade à agenda de limpezas. (Fonte: PMU)

VIAGEM AO SHOW DOS ROLLING STONES

Ônibus classe A - semileito, ar cond. Vídeo e Som.
Saída dia 18 às 05:30h na Rua Prof. Thomaz Galhardo, 513 - Padaria Império -
Em Ubatuba(em frente a Rodoviária São José)
Informações com Giasone (12) 3833 2864 ou 9723 1281
Giasone

 

IMPERDIVÉL!!!!

Para os fãns da boa música, gente bonita e o melhr chopp de Ubatuba

Rolling Stones e The Reverend ao vivo!
Nesse sábado dia 18

No Bar do Ulisses à partir das 20:00 Hs
2 Super telões SKY transmitindo ao vivo o show dos Rolling Stones Direto de Copacabana e ai vivo um super show da banda The Reverend com o melhor do Rock-Blues-RnB

Sorteio de brindes SKY e muito mais...

Inforline 3833-9294/9103-1090

 

Semana de 10 de Fevereiro à 16 de Fevereiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço"
Ás 16:00 hs

"Nanny Mc Phee - A Babá Encantada"
Ás 17:40 hs e 19:30 hs.

"Munique"
Ás 21:20 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"As Loucuras de Dick e Jane"
Ás 17:00 hs , 19:00 hs e 21:00.

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Teoria da Relatividade
A passagem dos minutos
Segue o ritmo
Do caracóis
E conto
Os cri-cris dos grilos
Os cantos do galo
Os trechos esparsos
De uma música distante
Trazidos e distorcidos
Pelo vento
Até seus pés tocarem
A fímbria da aurora
Para pôr fim ao drama
E a paz voltar à cama.

Caçador de guaiá
Para pescar o guaiá
Não basta a maré vazia
A isca e o samburá
É preciso
(Segredo tupinambá)
Saber assoviar
A música do caranguejo
Para deixa-lo encantado
Encantando e esquecido
De suas tenazes poderosas
E das melodias sediciosas.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O queijo gruyère também conhecido como suíço tem buracos, na Suíça tem neve.Meu município tem buracos e congelamento, mas estou longe de morar em um lugar parecido com a Suíça.
Não há lugar aonde se vá que não esteja contaminado pelos buracos, estou intoxicado. Temos o maior estoque de buracos do planeta, ninguém merece viver essa buraqueira.Seria bom que não existissem, mas se é irreversível vamos lucrar na contrapartida, façam a inscrição no Guinnes World Records.
O Research Center of Holes vem investindo maciçamente em pesquisas e a curto prazo estará apto a fazer a primeira clonagem da estória, aí ninguém segura.Disponibilizar um cúbicometro para um cadastramento preciso do volume total deverá ser a próxima meta.
Provavelmente não atingi meu completo desenvolvimento mental já que não consigo compreender como é que com toda essa tecnologia disponível foram tapar buracos com saibro e brita que já saíram emporcalhando as ruas.Na segunda fase de implantação da operação taparam com asfalto que com menos de 30 dias escafedeu-se,tudo indica que na rua Taubaté foi usado o método da vaca já que a impressão que se tem é que varias dessas senhoras por ali passaram preenchendo esses buracos,vejamos quanto vai durar.Acho que é burrice mesmo.

Ezio Pastore Jr
Ubatuba, SP

Nós da Associação Unidos da Marafunda (AUM), gostaríamos de agradecer o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e da Assessoria de Assuntos Comunitários pelos trabalhos realizados no bairro como: limpeza de valas, limpeza completa do bairro, posto de saúde, praça Maria Aparecida Ribeiro e a quadra de esportes.
Gostaríamos principalmente de agradecer o nosso Prefeito Eduardo César pelo apoio e atenção que nos tem dado sempre.

Carlos Alexandre (Tanaka)
Presidente

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Filhote do Projeto Tamar - Juliano Gregori

Filhote do Projeto Tamar
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor