Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2006 - Nº 1468 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Litoral tem 16 praias impróprias
Ciclone deixa Litoral Norte em alerta
Surfista ganha bolsa de estudo do UNIMÓDULO
Estudantes do litoral concorrem a bolsas do cursinho pré-vestibular


Caraguatatuba
Mesmo condenado Antônio Carlos mantém candidatura
O Amor Venceu, de Zíbia Gasparetto acontece neste domingo no Teatro Mario Covas
Bikers de Caraguá participam do Campeonato Paulista, de olho no Mundial
Promoções agitam praias de Caraguá no Carnaval Folia é Aqui
Ceprolin realiza Aula Magna e autoridades dão boas vindas aos novos alunos


Ilhabela
Carnaval de Ilhabela terá cinco noites de folia


São Sebastião
Tamar faz expedição noturna em Alcatrazes
Ministério Público requer a suspensão do contrato da Prefeitura com a Faber
Teixeira questiona destinação de entulhos e podas
Definidas as datas das consultas e audiências públicas sobre criação das ZEIS
Fundo Social e Seesp promovem seleção de atletas para o Jori

Ubatuba
Comerciante é morto a tiros em Ubatuba
Professores britânicos visitam aldeia indígena em Ubatuba
I Festival de Marchinhas acontece na escola Capitão Deolindo
Ocupante do Parque Guarani que alegou ter ficado desabrigado possui casa própria
Avenida do Itaguá foi interditada para obras emergenciais
TV Século 21 vem a Ubatuba para realizar ampla grade de programação
Eleições para grupos setoriais de Artes Cênicas e Fotografia da Fundart foram adiadas
Tudo pronto para a festa do Momo
Prefeitura de Ubatuba abre vagas para escolinha municipal de Tênis de Mesa
Nota de Esclarecimento da Secretaria de Educação

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral tem 16 praias impróprias

Litoral Norte - Aumentou de 11 para 16 o número de praias inadequadas para banho no Litoral Norte, de acordo com boletim de balneabilidade divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). No boletim de terça-feira passada, 11 praias tinham sido classificadas como impróprias para banho.
Segundo a Cetesb, as chuvas que atingem a região têm colaborado para o aumento no número de praias poluídas. A chuva faz com que o esgoto doméstico lançado irregularmente nos rios e córregos chegue às praias, prejudicando a qualidade das águas.
No boletim divulgado ontem, a Cetesb classificou como impróprias seis praias de São Sebastião: Prainha, Arrastão, Porto Grande, Pontal da Cruz, Preta e São Francisco. Caraguá aparece com quatro praias impróprias: Centro, Prainha, Palmeiras e Indaiá.
Ilhabela também teve quatro praias consideradas inadequadas para banho: Armação, Pinto, Saco da Capela e Itaguaçu. Em Ubatuba, estão impróprias as praias Itaguá e Perequê-Mirim. Segundo a Cetesb, o rio Itamambuca também está com suas águas impróprias para banho.
 (Fonte: ValeParaibano)

Ciclone deixa Litoral Norte em alerta

Litoral Norte - A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil encaminhou boletins meteorológicos indicando a possibilidade de rajadas de vento que podem ultrapassar a 70 quilômetros por hora no Litoral Norte em razão da ação de um ciclone extratropical que está em formação no Oceano Atlântico.
Segundo a meteorologista Estael Sias, da Defesa Civil Estadual, em consequência da formação do ciclone no litoral de São Paulo, a previsão é de chuvas e ventos fortes até domingo na região do Vale e Litoral Norte. Segundo ela, a partir de domingo, a região volta a ter as condições climáticas características do verão, com sol durante o dia e pancadas de chuvas a tarde.
A Defesa Civil Estadual alertou as prefeituras de que as previsões meteorológicas atuais aumentam as possibilidades de ocorrência de inundações e escorregamentos de terra.
A coordenadora da Defesa Civil em Caraguatatuba, Cláudia Ruiz, disse que diante das orientações manterá equipes de plantão até Domingo. Segundo ela, em caso de ocorrências de inundações ou deslizamento, todo o sistema de voluntariado será acionado.
BALANÇO- Segundo a Coordenadoria Regional da Defesa Civil entre 1º de dezembro de 2005 até ontem, as chuvas afetaram 15 municípios na região, deixando dez pessoas feridas. (Fonte: ValeParaibano)

Surfista ganha bolsa de estudo do UNIMÓDULO

Litoral Norte - Reunindo atletas, familiares e amigos, a final do Circuito Municipal de Surfe Universitário e Colegial foi oficializada pela Associação de Surfe de Caraguatatuba com a entrega da premiação, em 10 de fevereiro, no Auditório “Angelo Fonseca”, do UNIMÓDULO. Participaram da solenidade o Presidente da Associação de Surfe de Caraguatatuba, Luciano Sant’anna; o vice-presidente, Luciano Tavares; a coordenadora de Marketing da Instituição, Alessandra Fogaça Ito Cabral, representando o Reitor do UNIMÓDULO, Alexandre Gonçalves Nogueira; e um dos patrocinadores, o Sr. João Casemiro.
O surfista de São Sebastião, Alessandro Gonçalves, campeão do Circuito, ganhou do UNIMÓDULO uma bolsa de estudo válida para o ano de 2006. Alessandro Bonguinha, como é conhecido, venceu na categoria Open do Circuito que reuniu na Praia do Sapê, em dezembro e janeiro, mais de 70 atletas do Litoral Norte e cidades como Bertioga, São José dos Campos e São Paulo. Os melhores classificados receberam troféus, pranchas de surfe e poupança do Banco do Brasil.
Bonguinha falou da sua emoção em ganhar a bolsa, agradecendo a Deus e aos patrocinadores do evento. “Nem acredito que estou tendo a oportunidade de fazer um curso Universitário”. Outros campeões do Circuito foram: Tiago Silva, na categoria Junior (Ubatuba); Patrick Olinto, na Mirim (Ubatuba); Sabrina Sapê, na Feminina (Ubatuba); Diego Charloux, na LongBoard (Ubatuba); Luciano Tavares, na Pré-Master (Caraguá); e Anderson Santos, atleta Bolsa Esporte do UNIMÓDULO, na categoria Universitário (Ubatuba). Os campeões de Caraguá foram Igor Silva, na categoria Open; Luciano Bruller, na Junior; Vitor Cardoso, na Mirim; Ivana Bueno, na Feminina; Everton Silva, na Longboard; Luciano Tavares, na Pré-Master; e Luciano Sant´anna, na Universitário.
Segundo o presidente da Associação de Surfe de Caraguatatuba, Luciano Sant´anna, a premiação foi a melhor vista nos últimos campeonatos municipais em todo o Estado. Ao agradecer, Luciano disse que o evento atingiu um dos objetivos, colaborando com o desenvolvimento do surfe no Litoral Norte. “Sou professor de Educação Física formado pelo UNIMÓDULO e faço pós-graduação em Surfe e esportes com pranchas. Acho muito importante mostrar aos atletas que é necessário a continuação nos estudos, e investirmos na educação destes, é o que torna o Circuito um evento de cunho esportivo e educativo. Por isso, mais uma vez, escolhemos a Instituição como parceira, finalizando com mais um atleta na Faculdade. Agradeço ao UNIMÓDULO pelo incentivo à Educação”, completou.
Além do UNIMÓDULO, o evento foi patrocinado pela Nelplac – Comunicação Visual e Spray Surf Design e co-patrocinado pela Academia Linha D’Água, Banco do Brasil, Viacor Tintas Automotivas, Água do Mar Surfe Shop, Memura Estacionamento Lava Lento, Recanto Sete Restaurante, Prancha e Cia, Pranchas Tom Pool, Lu Shaper e Breeder Surfboard, Pousada Pé na Areia. Houve, ainda, a colaboração do Quiosque Canoa Quebrada, Studio D Cabeleireiro, Company Surf Shop, Século XXI, Projeto “De Bem Com a Vida”, Prefeitura de Ubatuba, Associação de Surfe de Ubatuba, e apoio da Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguá. (Fonte: Módulo)

Estudantes do litoral concorrem a bolsas do cursinho pré-vestibular
Procura pelo cursinho pré-vestibular aumentou em 2006

Litoral Norte - Oferecido pelo Colégio Anglo Módulo, o Concurso de Bolsas de Estudo Extensivo 2006 reuniu, na terça-feira, dia 14, em Caraguá, estudantes de todo o Litoral Norte, que concorreram a descontos de 5 a 50% nas mensalidades.
De acordo com o critério adotado, este ano, pelo Colégio, quanto maior o desempenho, maior o desconto oferecido. Portanto, os candidatos que obtiveram as melhores notas na prova foram contemplados com 50% de desconto nas mensalidades do curso pré-vestibular.
O concurso contou com 160 alunos inscritos, todos de cidades do Litoral Norte. Na opinião do diretor do Colégio Anglo Módulo, Carlos Francisco Focesi, o aumento da procura pelo concurso oferecido é conseqüente ao aumento do interesse de alunos das escolas públicas pelo nível superior, devido aos incentivos oferecidos pelo Governo como o PROUNI, o FIES, o Escola da Família, além da possibilidade de cotas para egressos de escolas públicas.
Segundo Focesi, outro motivo pela procura ao concurso de bolsa é o fato do Colégio Anglo Módulo ter tido, no ano passado, 20 dos seus alunos aprovados nos vestibulares mais importantes do país como USP, UNESP, UNICAMP, UFOA, entre outras. Para a coordenadora do cursinho, Sônia Neca, “o desempenho de nossos alunos nos vestibulares das mais concorridas universidades do país foi excelente, o que se deve, também, à qualidade e ao desempenho dos professores”.
Assim como o Colégio, o Centro Universitário Módulo (UNIMÓDULO) oferece bolsas de estudo a seus alunos, incentivando a busca pelo nível superior. Além de Programas Institucionais de Incentivo, o UNIMÓDULO é parceiro dos Governos Estadual e Federal, apoiando programas como o PROUNI, o FIES e Escola da Família, com muitos integrantes em seus cursos. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Mesmo condenado Antônio Carlos mantém candidatura

Caraguatatuba - O ex-prefeito Antônio Carlos da Silva confirmou em entrevista ao Imprensa Livre, na manhã de ontem, que continua sendo pré-candidato tucano a deputado estadual, mesmo com seus direitos políticos suspensos por oito anos.
No Diário Oficial do Estado desta semana consta a decisão do juiz local Fernando Augusto Andrade Conceição Silva, que o condenou por contratação irregular de uma pedagoga.
“É uma decisão em primeira instância. Se eu for condenado, o processo leva uns cinco anos. Não estou preocupado com outros pré-candidatos do PSDB da região. Sei que eu sou candidato”, afirmou o ex-prefeito de Caraguá, que desde janeiro voltou a morar na cidade, após ter atuado em 2005 como assessor da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) do Estado de São Paulo.
Em 2000, o Ministério Público denunciou a contratação irregular, feita em 1997, de uma pedagoga.
Na decisão do juiz, o ex-prefeito também foi condenado a devolver aos cofres públicos os salários pagos à profissional no período em que ela atuou na Secretaria de Educação, além de pagar multa. Os quatros integrantes, na época, da Comissão de Licitação da Prefeitura, também foram responsabilizados.
“Na época, eu tinha vários cargos comissionados, mas preferi contratar a pedagoga porque ela era capacitada ao cargo. Ela tem pós-graduação em Harvard. Só que era esposa de um secretário.
O serviço foi muito bem prestado. Tentei economizar com a contratação, pois o salário dela equivalia a R$ 2 mil mensais. Se na formalização, o promotor entendeu que estava errado, não sou advogado para saber. Estou com a consciência tranqüila”, argumentou.
O advogado do ex-prefeito, Dorival de Paula Júnior, tentará anular a sentença em primeira instância. (Fonte: Imprensa Livre)

O Amor Venceu, de Zíbia Gasparetto acontece neste domingo no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta no dia 19,domingo, às 20h o espetáculo teatral “O Amor Venceu” de Zíbia Gasparetto “Lucius”, com direção: Dirceu Capuchinqui e patrocínio da Porto Seguro.
Os ingressos a R$ 40,00 e R$ 20,00(meia-entrada), encontram-se à venda na Nice Calçados, Nice Fashion, Centro Espírita Amor e Caridade e também no Teatro Mario Covas, este, a partir de sexta-feira das 14h às 17h e domingo das 14h às 20h.
Em seu 11° ano de sucesso, O Amor Venceu conta uma história de amor que traduz verdades vigorosas sobre as leis que regem nossas vidas: que podem explicar certos mistérios que a humanidade se debate há milênios tentando compreender nosso passado, através do estudo de outros povos e de outras civilizações.
O trabalho do grupo, como também o de Zíbia M. Gasparetto é despretensioso e com o intuito muito justo de contribuir para a atual necessidade de divulgar essas leis básicas que regem a vida terrena.
É desejo da autora esclarecer que ‘O Amor Venceu’ trata-se de uma história real, extraída dos entrechoques constantes que outrora presenciara.
A história desse romance se passa no Egito Antigo (1200 a.C.), onde os personagens ora senhores, ora escravos, encontram-se entre prazeres e dificuldades pela vida, tentando resgatar a sua verdadeira existência.
HISTÓRICO - Este projeto foi concebido a partir do sucesso de ‘Laços Eternos’, que esteve em cartaz por 12 (doze) anos, estando ‘O Amor Venceu’ no nono ano de sucesso (teve sua estréia em 31/08/95) já tendo sido apresentada em mais de 150 cidades do Brasil, tendo sido vista por mais de 500.000 pessoas com total e absoluto sucesso.
A adaptação foi feita por Renato Modesto (Prêmio SESI de Dramaturgia de 1994), que traduziu fielmente a história contada no livro.
A Direção ficou a cargo de Dirceu Capuchinqui, que utilizando-se de todos os recursos adquiridos durante a sua formação teatral (Bacharel em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), consegue emocionar e sensibilizar o público.
Para poder manter o alto nível do espetáculo, contamos com a participação de um experiente elenco formado por 11 (onze) atores e 4 (quatro) excelentes técnicos; conseguindo assim levar aos espectadores uma forte mensagem de amor, fé e esperança.
Sem dúvidas, um espetáculo que vai ao encontro dos anseios e expectativas do público.
‘O Amor Venceu’ estreou em São Paulo em agosto de 95, já tendo sido apresentada em dezenas de cidades e em capitais como Belo Horizonte, Campo Grande, Brasília, Goiânia, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e Maceió.
SINOPSE - O exército do Faraó, sob o comando de Pécos, mais uma vez retorna vitorioso a Tebas. Era costume nessa época, as grandes caçadas humanas que além de ouro e jóias, trazia escravos para enriquecer ainda mais o Egito.
Em uma grande festa pelo vitorioso retorno de Pécos, ele é promovido ao cargo de General Supremo, agraciado pelo Faraó com a Grã-Pedra Opalina e com duas escravas. Solimar, que herdou de seu pai os conceitos sobre as leis que regem a vida do homem na terra, e tem menos dificuldade em aceitar a sua nova condição: e Nalim, que sendo em suas terras uma nobre, não se conforma em se tornar uma escrava, alimentando sempre a idéia de retornar ao seu país, e de poder vingar-se de Pécos.
A volta de Jasar, irmão de Pécos, que por muito tempo estava fora, estudando os segredos do universo, traz junto consigo o tio Osiat e a bela prima Otias, com quem Pécos iria se casar.
Um atentado feito por Rabonat, um rebelde contrário à escravidão, coloca a vida de Pécos em risco, que sobrevive graças aos aprendizados do irmão Jasar, e da dedicação de Solimar, que encontra em Jasar um grande amigo, não demorando pra que essa amizade se transforme num grande e sincero amor.
Porém, Solimar vê suas esperanças acabarem quando, Osiat pede em seu leito de morte, que Jasar case-se com Otias, já que Pécos havia sido raptado por Rabonat. Solimar sofre muito, mas compreende, pois sabe que seu amor por Jasar está acima de qualquer coisa que paira sobre o mundo terreno.
Nalim foge com Rabonat, que vende Pécos como escravo para o pai de Nalim em Nínive, na Assíria. Salil, pai de Nalim, é condenado a morte por traição, e seu soberano promete que casará Nalim com um nobre da corte. Como nenhum nobre quer casar com a filha de um traidor, os sacerdotes, descobrindo que Pécos era um nobre, oferecem a ele a liberdade, caso se case com Nalim. Pécos aceita.
Jasar e Otias têm um filho, de nome Matur, que é morto por engano em uma trama armada por Otias e Solias. Solias é um soldado apaixonado por Solimar, que a rapta e a leva para longe, mas enlouquece ao saber o que aconteceu ao menino Matur. Solimar passa assim os seus dias a cuidar de Solias como uma espécie de protegido.
Pécos é rebaixado por não mais querer comandar as caçadas humanas. Seu cargo é passado para Omar que, apaixonado por Nalim, entrega Pécos aos inimigos, como um espião Egípcio. Adoentado, é jogado no deserto onde é salvo pela curandeira Tarsa, mas perde a memória.
Pécos reencontra Solimar, que lhe conta a sua verdadeira história, fazendo com que ele volte para Tebas. Com o seu retorno ao lar, Omar foge e é morto no deserto por salteadores.
Pécos e Nalim estão novamente juntos, e Otias volta e espírito para abençoar a união de Jasar e Solimar. (Fonte: PMC)

Bikers de Caraguá participam do Campeonato Paulista, de olho no Mundial
Os pilotos caraguatatubenses lutam para conquistar uma vaga no Mundial, que acontece no mês de julho, em São Paulo, e nas Olimpíadas de Pequim em 2008

Caraguatatuba - A equipe do Caraguá Bicicross Clube participa no dia 19, domingo na cidade de Cosmópolis da abertura do Campeonato Paulista de Bicicross, o mais importante e mais disputado campeonato do Brasil. O evento é composto por 9 etapas, vencendo o piloto que conseguir o maior número de pontos no final de toda a competição, e tendo participado de todas as etapas.
A Equipe do Caraguá BMX Clube participará com 19 pilotos em 22 categorias. A expectativa da administração do clube é que pelo menos três bikers fiquem entre os primeiros colocados na categoria individual e que na geral a equipe de Caraguatatuba fique entre as cinco primeiras do ranking. “As grandes promessas são os atletas Matheus Prazeres, 3º colocado em 2005 e este ano corre na categoria 8 anos experts; e Evandro Castilho também 3º colocado em 2005 no Paulista e no Pan-Americano, que este ano corre na categoria 15 experts. A nossa outra expectativa de vitória fica entre os competidores Fabiano Bugarelli, Danilo Reis e Danilo Oliveira, todos correndo na categoria Júnior Man, porém o foco desses três pilotos é conseguir uma vaga para os Jogos Pan-Americanos no Rio 2007”, disse Marcus Prazes, piloto e vice-presidente do clube.
Ele lembrou ainda que o Bicicross é uma modalidade Olímpica com grandes chances de medalha em Pequim – 2008 para o Brasil. “Antes da olimpíada a nossa equipe irá participar do Campeonato Mundial que será realizado em 30 de julho na cidade de São Paulo”, completou.
Para disputar o Campeonato Mundial os pilotos caraguatatubenses terão que participar da 1ª e 2ª etapa do Campeonato Brasileiro que são seletivas para a competição. A 1ª etapa acontece no dia 19 de março em Paulínia e a 2ª será no dia 28 de maio em Brusque, Santa Catarina. De acordo com o Presidente do Clube, Wellington Dalplat “a idéia é levar 15 pilotos para o Mundial, mas para isso é necessário o apoio dos empresários da cidade, com isso a equipe de Caraguatatuba poderá ter um Campeão Mundial ainda este ano”.
A equipe do Caraguá BMX Clube tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Este ano a administração colaborará com a filiação, inscrição, transporte e alimentação de pilotos na disputa do Campeonato Paulista, além da reforma da pista de Bicicross e a realização da 3º etapa do Campeonato Paulista, que será no dia 23 de abril, dentro das comemorações do aniversário da cidade. Competição que contará com a presença de pilotos olímpicos do País. (Fonte: PMC)

Promoções agitam praias de Caraguá no Carnaval Folia é Aqui
Rádio Band e DPaschoal trazem promoções e serviços às praias de Caraguá neste Carnaval.

Caraguatatuba - A Rádio Band Vale estará novamente agitando as praias de Caraguá com operações e blits promocionais. Com o projeto Band Carnaval Saúde, a equipe da rádio fará ações nas praias Martin de Sá e Indaiá. A Dpaschoal também estará realizando promoções durante o Carnaval em Caraguá.
O projeto Band Carnaval Saúde vai acontecer na praia Martin de Sá no dia 27, das 9 às 15 horas, com uma equipe de profissionais da área de Saúde, uma ambulância à disposição, e ainda serviços de medição de pressão, índice de massa corpórea e dicas de saúde aos banhistas. No dia 19, o alvo será a Praia do Indaiá, das 12 às 15 horas, com um blitz promocional e distribuição de brindes. O mesmo acontecerá na Praça de Eventos, dia 25, das 20 às 23 horas, com flashes ao vivo do Carnaval e ainda distribuição de muitos brindes.
A Dpaschoal também estará realizando promoções durante o Carnaval em Caraguá. “Você numa boa com a sua praia” é o tema da promoção que visa orientar turistas e moradores para a preservação e limpeza das praias, com distribuição de sacolinhas de lixo, e ainda de material promocional de conscientização sobre revisão e manutenção de veículos. (Fonte: PMC)

Ceprolin realiza Aula Magna e autoridades dão boas vindas aos novos alunos

Caraguatatuba - O Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte realizou na noite de segunda-feira, 13, a aula magna dos cursos de Gestão, Artes Cênicas e Informática – com habilitações em Técnicos em Gestão Empresarial, Secretariado, Ator, Desenvolvimento de Sistemas, Instalação e Configuração de Redes.
Com a presença do prefeito José Pereira de Aguilar, Eloiza Antunes, presidente da Fundacc, da supervisora de ensino Mareci Rodrigues Gazzi, da diretora pedagógica Wanderly Araújo, diretora administrativa Eni Ferreira e Carlos Cavalcanti, da CBCavalcanti, professores a alunos, a aula magna ocorreu com a participação e fala das autoridades focadas na importância em buscar a qualificação profissional e a perseverança de se perseguir o ideal até o fim, buscando a aprimoração, e dessa forma, abrindo novas condições de trabalho na região. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Carnaval de Ilhabela terá cinco noites de folia

Ilhabela - O Prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, abrirá oficialmente o Carnaval 2006 no município, na sexta-feira, 24, às 22:00 horas, quando entregará a chave da cidade, que simboliza a abertura da festa, ao Rei “Momo”, José Roberto Rocco e à “Rainha do Carnaval” Aline Cristina Oliveira dos Santos Garcia, no local onde acontecerão os desfiles, a avenida Doutor Carvalho, Vila.
Para este ano, inovando a abertura do Carnaval, acontecerá o desfile do Bloco “Vai quem quer”, onde todos poderão participar, e o desfile do Bloco dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, composto por 200 integrantes, que logo após a apresentação, estarão distribuindo preservativos, com o intuito de conscientizar a população da importância do uso da “camisinha”.
A Secretaria de Saúde contará com uma tenda montada, perto da passarela dos desfiles, com plantão médico para socorro de emergência, 01 ambulância e também estarão distribuindo preservativo, nas noites dos desfiles, a partir das 22 horas.
Desfiles de Blocos e Escolas de Samba
Os Desfiles serão realizados na Rua Doutor Carvalho, Vila, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, ficando o dia 28 destinado a apuração a partir das 11 horas, o tradicional Banho da Dorotéia (que acontece desde 1950), às 14 horas, e ao desfile das Campeãs, às 22 horas.
Blocos carnavalescos:
Dia 25
22:30 horas – Unidos do Morro
23:30 “ - Unidos do Pequeá
24:30 “ - Segurando o Bagre
Dia 26
22:30 horas – Azul e Branco
23:30 “ - Ditinho
24:30 “ - Banda das Bonitas
01:30 “ - Unidos da Folia
Desfile das Escolas de Samba
Dia 27
22:00 horas – Água na Boca
23:30 “ - Mocidade Independente de Ilhabela
01:00 “ - Escola de Samba Unidos de Padre Anchieta
02:30 “ - Mocidade Independente do Sul da Ilha
04:00 “ - Unidos do Garrafão
Para este ano, o tema do Carnaval de Ilhabela será único para todas as Escolas de Samba, em homenagem aos 200 anos do município.
BANHO DA DOROTÉIA
A Comissão Organizadora do Carnaval de Ilhabela está fazendo as inscrições dos Blocos para o Banho da Dorotéia, até o dia 21 de fevereiro (terça-feira), das 14 às 17 horas, no Paço Municipal, Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, Perequê, na sala do Cerimonial, com Gislene. (Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Tamar faz expedição noturna em Alcatrazes

São Sebastião - O Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) realizou uma expedição científica em Alcatrazes no dia 9 para pesquisas com tartarugas marinhas. A expedição utilizou o navio de pesquisas oceanográficas "Soloney de Moura" e contou com a participação do coordenador nacional do Tamar, Guy Marcovaldi. Foram capturadas 26 tartarugas verdes (Chelonia mydas), todas juvenis, para marcação e registro de dados. Quatro das tartarugas apresentavam anilhas do Tamar, tendo sido capturadas em expedições anteriores. Há cinco anos técnicos do Tamar realizam pesquisas com tartarugas marinhas no arquipélago. (Fonte: ValeParaibano)

Ministério Público requer a suspensão do contrato da Prefeitura com a Faber

São Sebastião - O promotor de Justiça Luiz Fernando Marques Guedes requereu a suspensão do contrato e dos pagamentos feitos pela Prefeitura à empresa Faber Serviços Ltda, responsável pelo tratamento de resíduos sólidos no município, devido a irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
As irregularidades apontadas pelo TCE foram destacadas na ação popular com pedido de liminar, movida pelo advogado Paulo Delgado, no final da semana passada.
No parecer que encaminhou na quarta-feira ao juiz, o promotor de Justiça afirma que a suspensão do contrato e do pagamento feito à empresa Faber visa a “salvaguarda do erário público, que se encontra em vias de sofrer lesão irreparável ou de difícil reparação, caso os pagamentos sejam ou continuem a ser efetuados”.
Também com relação aos efeitos do contrato, ou seja, com relação à sua execução, o Ministério Público opina pelo deferimento da liminar e aponta como uma das irregularidades a dispensa equivocada da inexigibilidade de licitação.
“Há, portanto, evidência da existência no contrato celebrado das nulidades de vício de forma e desvio de finalidade. No mais aguardo a citação dos requeridos, reservando o Ministério Público o direito de assumir a titularidade da ação, em caso de desistência do autor popular”, afirma o promotor.
Irregularidades - O Tribunal de Contas apontou que o objeto do contrato entre a Prefeitura e a Faber não ficou claramente definido, já que verificam-se nele pelo menos 25 atividades distintas, o que dificultaria a conclusão pela inexigibilidade da licitação, entre outras.
O contrato, conforme apurou o TCE, deixou de esclarecer satisfatoriamente o seu objeto, as reais atividades da empresa e suas obrigações, dentre outras falhas.
De acordo com o que consta no parecer do promotor, o contrato da Prefeitura com a Faber não esclarece o seu valor total, pois há uma série de outras “remunerações” que não estão incluídas no valor inicial de R$ 1,2 milhão, para atingirem a cifra de R$ 9.360.445,68. Além disso, no contrato também não constaria a proposta da empresa contratada.
“A causa da dispensa de licitação é questionável e tal ato administrativo não foi tomado com a devida transparência, havendo portanto, risco de que sua execução venha a trazer enormes danos ao patrimônio público”, diz o promotor.
Manifestação - O advogado Paulo Delgado, autor da ação popular, afirmou na tarde de ontem, ao saber da manifestação do promotor, que estava feliz.
“A Justiça analisa o caso com equilíbrio, mas é o início de uma caminhada. Acredito que o juiz tem tudo para atender ao pedido do Ministério Público. Estou muito feliz”, disse.
Já o presidente da Câmara, vereador Wagner Teixeira, autor de requerimento feito à Prefeitura pedindo informações sobre a Faber, afirmou que vai esperar a decisão do juiz, mas que a manifestação do Ministério Público demonstra que existem erros no contrato. “A Justiça apontou erros no contrato e agora não dá mais para ficar falando que é trabalho da oposição”, disse. A Prefeitura não se manifestou sobre o assunto. (Fonte: Imprensa Livre)

Teixeira questiona destinação de entulhos e podas

São Sebastião - Um antigo problema da cidade voltou à tona durante a sessão da Câmara de São Sebastião realizada na última terça-feira, 14.
A destinação final de podas e entulhos está sendo questionada em requerimento do vereador Wagner Teixeira.
“Basta percorrer as ruas para ver restos de material de construção e galhos de árvores jogados nas calçadas. Precisamos saber qual tratamento estão dando para esse problema”, argumenta o presidente da Câmara.
Segundo ele, o município não vem cumprindo os prazos e determinações do CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente – que na resolução 307 estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.
“São normas imprescindíveis que disciplinam as ações necessárias de forma a minimizar os impactos ambientais”, explica.
Na Ilhabela, a Prefeitura decidiu aplicar multas para as pessoas que colocarem entulhos nas vias públicas. O valor da multa é de R$ 348,25 por dia de permanência. Após três dias, a Prefeitura recolhe o material e cobra, além da multa, uma taxa de R$ 150 referente às despesas com o transporte até o aterro municipal.
Teixeira quer saber também se a Prefeitura já obteve da CETESB, o licenciamento do Parque de Valorização de Resíduos, que será implantado numa área de 15 mil m² pertencente ao CNAGA, na Topolândia.
Além do transbordo do lixo, essa área deve ser utilizada para disposição de resíduos da construção civil e podas.
“Temo que o município possa estar sendo penalizado com multas por operar sem licença do órgão competente”, alega o vereador.
Ele indaga ainda se a Costa Sul vai contar com um empreendimento semelhante.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Definidas as datas das consultas e audiências públicas sobre criação das ZEIS

São Sebastião - Definidas as datas das consultas e audiências públicas sobre o projeto de lei complementar, que cria as “Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS)”, de autoria do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. Trata-se da regularização fundiária dos núcleos congelados, possibilitando assim a chegada de serviços básicos e construção de moradias populares.
A primeira consulta pública será realizada na próxima segunda-feira (20/02), na sede da Amovila (Associação dos Moradores da Vila Baiana), no bairro Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião. As consultas servem para apresentar e debater a proposta, enquanto que as audiências são deliberativas.
No dia 22, a consulta pública será em Boiçucanga, também na Costa Sul. Esta reunião será realizada na Escola Municipal Guiomar da Conceição, que fica na rua Tropicanga, 99. Já a Costa Norte terá consulta pública na Escola Municipal do Canto do Mar, na rua do Parque, nº 30.
Em março serão realizadas as audiências públicas. Confira as datas e locais: Barra do Sahy (dia 2, na sede da Amovila), Boiçucanga (dia 3, na Escola Municipal Guiomar da Conceição) e Canto do Mar (dia 6, na Escola Municipal do Canto do Mar).
A lei definirá a regular situação fundiária. “A Prefeitura define a regularidade da casa ou lote. Desta forma poderemos levar serviços essenciais como luz, água e saneamento”, salienta o prefeito Dr. Juan Garcia.
As ZEIS são porções do território destinadas prioritariamente à recuperação urbanística, à regularização fundiária por assentamento irregular já existente e produção de Habitações de Interesse Social (HIS), incluindo a recuperação de imóveis degradados, a provisão de equipamentos sociais e culturais, espaços públicos, serviço e comércio de caráter local. Trata-se da área ocupada por população de baixa renda, abrangendo favelas, loteamentos e parcelamentos irregulares, empreendimentos habitacionais de interesse social, visando a regularização fundiária das ocupações já existentes.
Em São Sebastião, já são 41 núcleos congelados. O congelamento já deu resultado, como a chegada da energia elétrica na Vila Barreira (Cambury), Vila Baiana e Vila Mosquito (Barra do Sahy). Com a lei das ZEIS aprovada na Câmara, a idéia é que cada morador posse enfim ter o documento que lhe dê o direito definitivo sobre seu terreno.
Paralelamente, a Prefeitura trabalha para conseguir financiamentos de habitações populares junto ao Governo do Estado. A nova lei permitirá a construção de moradias com cinco pavimentos para habitações populares. “Mais de 90% das terras não são tituladas e sim de posse. Isso inviabiliza qualquer adensamento. Que a gente possa alterar a lei de ocupação do solo, tornando atrativa para construção de moradias populares. Tecnicamente é inviável construir casinhas populares, pois não há terreno para isso”. (Fonte: PMSS)

Fundo Social e Seesp promovem seleção de atletas para o Jori

São Sebastião - Na próxima segunda-feira, dia 20, a Prefeitura de São Sebastião, por meio do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Esportes (Seesp), promove uma seletiva esportiva para os Jogos Regionais do Idoso (JORI), no Tebar Praia Clube em diversos horários.
De acordo com a diretora de Eventos da Seesp, Neila Ítavo, a seletiva será aberta a todos os interessados com mais de 60 anos que queiram participar dos jogos. “Qualquer pessoa pode se inscrever” informou a diretora.
Para participar o interessado deve levar a carteira de identidade.
O 10° JORI reunirá pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que vão disputar modalidades adaptadas como, de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, danças de salão, dominó, malha, natação, truco e voleibol adaptado, para atletas com idade igual ou superior a 60 anos. Acontecerá entre os dias 23 e 26 na cidade de São José dos Campos.
As três primeiras equipes que se classificarem em cada modalidade na etapa do 10º JORI participarão do JEI (Jogos Estaduais do Idoso) que acontece de 30 de março a 2 de abril, na cidade de Taquaritinga, em São Paulo.
Serviço
Seletivas para o J.O.R.I (Jogos Regionais do Idoso)
Idade: Acima de 60 anos
Local: Tebar Praia Clube
Dia: 20/02
Modalidades e horários das seletivas:
* Dominó – 10h
* Buraco – 14h
* Truco – 16h
* Vôlei masculino – 15h
* Vôlei feminino – 16h
Não esquecer de apresentar o RG no local.
Informações na Seesp no telefone 3892-6257 ou no Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Comerciante é morto a tiros em Ubatuba

Ubatuba - O comerciante Antonio Soares, de 33 anos, morreu ontem após ser atingido por vários disparos de arma de fogo no bairro do Perequê-Mirim, em Ubatuba. Soares foi encontrado ferido na avenida Marginal por populares, por volta da 3h30 da madrugada de ontem. Ele foi socorrido e encaminhado à Santa Casa, mas morreu antes de receber atendimento médico. Segundo a Polícia Civil, vários projéteis de calibre 380 foram encontrados em poder do comerciante, três deles deflagrados. A polícia informou ontem que não encontrou no local do crime qualquer pista que leve aos autores do assassinato do comerciante. Soares morava no próprio bairro. (Fonte: ValeParaibano)

Professores britânicos visitam aldeia indígena em Ubatuba

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba e a Prefeitura receberam em Ubatuba, na última terça-feira, onze professores de escolas públicas do Reino Unido, que vieram com o intuito de conhecer a educação indígena da cidade.
Os visitantes foram à aldeia Boa Vista, que fica no bairro do Promirim. No passeio puderam conhecer um pouco da cultura indígena, os costumes, os trabalhos feitos com ervas, palmito, artesanatos e também, o idioma tupi-guarani. Os índios fizeram uma apresentação de dança e mostraram sua comunidade aos visitantes.
O vice-prefeito Domingos dos Santos, ficou satisfeito em Ubatuba estar entre as cidades escolhidas a serem visitadas pelos britânicos. “Foi extremamente gratificante, pois devido à carência que a comunidade indígena tem, essas visitas trazem a possibilidade efetiva de recursos que podem melhorar a situação e a condição de vida dos índios de Ubatuba, e ao mesmo tempo, a cidade começa a ganhar destaque com a cultura e a comunidade indígena, se tornando um fator a mais para o fomento turístico de Ubatuba. Não são todas as cidades que tem esse privilégio de ter uma aldeia que guarda seus hábitos e sua cultura de forma tão preservada como é na Aldeia Boa Vista”, diz o vice-prefeito.
Para o vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Marcos Fushimi Velloso, “a importância para a ACIU e para Ubatuba é de estreitar relações com organismos que possam em um futuro próximo realizar parcerias na área do ensino técnico profissional, cultura e outros assuntos de interesse da ACIU e da cidade. Assim como os representantes da Alemanha na Semana Hans Staden, o representante do Conselho Britânico Mike Thonnton foi muito cordial e deixou clara as possibilidades de desenvolvermos projetos em parceria”, diz o vice-presidente da ACIU.
As visitas fazem parte de um programa do British Council de São Paulo (Organização Internacional para Assuntos Educacionais) que, em conjunto com o Governo do Reino Unido, organiza e financia viagens para que professores de escolas públicas britânicas visitem durante dez dias diferentes países em busca da elaboração de projetos diferenciados de educação para implantarem em seu país.
Neste ano, o país escolhido foi o Brasil e a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo fez uma programação para que pudesse ser mostrada um pouco da cultura brasileira. Segundo a Dirigente Regional de Ensino, Edna Paula Roma, as visitas têm uma programação bem variada. “Nesses passeios, os professores conhecem um pouco do sistema educacional brasileiro e com isso, tentamos mostrar o método de ensino de cada escola escolhida e suas especificidades, para que eles possam absorver um pouco desses sistemas educacionais brasileiros e possam utilizar nas escolas do Reino Unido”.
Uma das tradutoras do grupo, Liliane Rebello, do Britsh Council, disse que os visitantes adoraram o passeio na aldeia e estavam “realmente admirados e muito emocionados com o trabalho que é feito na Educação Brasileira”. (Fonte: Imprensa Livre)

I Festival de Marchinhas acontece na escola Capitão Deolindo
Mensalinho, O Dólar da Cueca, O Sumiço do Corrupto, Sou Deputado e Daputada são algumas marchinhas que devem mexer com o público no “I Festival de Marchinhas Carnavalescas” da Fundart

Ubatuba - O I Festival de Marchinhas Carnavalescas acontecerá neste final de semana, dias 17, 18 e 19, em novo endereço, na Escola Estadual Capitão Deolindo. Os espectadores terão a oportunidade de conhecer trinta marchinhas inéditas, que vão disputar os troféus e premiação em dinheiro. O evento precisou ser adiado devido às chuvas que atingiram a cidade. Em conseqüência disso, o Ginásio de Esportes Tubão foi ocupado pelas famílias desabrigadas na semana passada.
Das 30 marchinhas inscritas, 15 serão apresentadas no primeiro dia e seis serão escolhidas. O mesmo procedimento acontecerá no segundo dia, totalizando 12 finalistas. No terceiro e último dia, serão escolhidas cinco marchinhas, que serão premiadas de acordo com a sua colocação. Os critérios de avaliação serão: melhor letra e melhor interpretação. As músicas foram arranjadas pelo maestro Valdecy dos Santos, da Banda Lira Padre Anchieta, que também acompanhará os participantes nos dias do festival. A entrega da premiação acontecerá durante os bailes de carnaval, que acontecerão da Praça Exaltação à Santa Cruz, dias 26, 27 e 28 de fevereiro.
“Queremos resgatar o carnaval tradicional do interior de São Paulo, trazendo novos compositores e criando aquele clima gostoso com máscaras, blocos e marchinhas em que toda a família pode participar”, diz Ney Martins, idealizador do concurso. Ele lembra que nos antigos carnavais ubatubenses, era comum os foliões comporem suas próprias marchinhas e que na década de 70, esse costume foi sendo deixado de lado.
Dentre os participantes do I Festival de Marchinhas Carnavalescas, estão nomes conhecidos em Ubatuba, como Dona Ophélia, Capop, Benetti, Zezinho Marques, Cláudio Serra, Arcélio Manoel e muitos outros. O público terá entrada franca. Participe! (Fonte: PMU)

Ocupante do Parque Guarani que alegou ter ficado desabrigado possui casa própria
Fernando da Silva na verdade é proprietário de um imóvel no Centro e aluga o mesmo por R$100,00

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em apuração aos fatos decorrentes da ação administrativa que demoliu três ferros-velhos no Parque Guarani no último dia 7, constatou que o ocupante Fernando Silva, que alegou ter ficado desabrigado após a demolição de seu barraco, que ele teria omitido a condição de morador durante o processo de congelamento, possui casa própria na Rua dos Nazarenos, nº 477.
Em visita da Prefeitura ao local, o inquilino de Fernando, que preferiu não se identificar, confirmou ser a casa de propriedade do mesmo, que às vezes vai até lá para receber o aluguel de R$ 100,00 mensais pelo imóvel que possui dois cômodos e banheiro.
A irmã de Fernando da Silva, Dolores Maria Lurdes da Silva, que mora ao lado da casa, confirmou que divide a propriedade com o irmão há cerca de vinte anos. “Não sei se o Fernando costuma vir aqui porque trabalho o dia inteiro e também não tenho contato nenhum com ele”, disse Dolores.
Mal intencionado - Para o Secretário Adjunto de Gabinete e responsável pela Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, o rapaz agiu de má fé: “Ele não declarou que seu barraco era moradia na ocasião do congelamento justamente porque possui casa própria”. Após a demolição do barraco, que ficava nas dependências de um dos ferros-velhos demolidos, Fernando disse que a Prefeitura havia derrubado sua casa por engano e que estava desabrigado desde então. Porém, a Prefeitura esclareceu logo em seguida que o local onde Fernando morava não tinha sido cadastrado como residencial e sim como comércio e portanto foi demolido, como o restante do depósito, já que ocupava área pública.
Fernando ainda construiu outro barraco depois do acontecido, mas a Prefeitura vai novamente derrubá-lo, já que está estritamente proibida qualquer construção no Parque Guarani desde setembro passado, quando foi concluído o processo de congelamento do local.
Entendendo o caso - A ação de demolição foi realizada após diversas notificações aos proprietários vindas da Vigilância Sanitária e fiscalização de obras desde 2003. Os três comércios demolidos estavam em área pública e de preservação permanente e seus proprietários já tinham sido avisados sobre a necessidade de paralisarem as atividades e deixarem o local, mas até então não tomaram nenhuma providência, fazendo com que fosse inevitável o processo de demolição.
A ação foi um primeiro passo para o processo de recuperação das áreas públicas, que pretende começar a reverter toda uma história de ocupação irregular em Ubatuba. O local onde ficavam os ferros-velhos faz parte do núcleo congelado do Parque Guarani e será transformado em uma área de utilidade pública.
Todas as casas ao redor dos ferros-velhos foram mantidas, inclusive as que estavam dentro dos outros dois estabelecimentos demolidos, e que foram cadastradas pela equipe do congelamento como moradias, em setembro do ano passado. A única casa derrubada foi a do ocupante Fernando da Silva, que na ocasião do congelamento não declarou que o local servia de moradia, alegando o proprietário tratar-se apenas de um ponto comercial. Portanto não houve engano por parte da Prefeitura, que apenas cumpriu com sua obrigação de desocupar uma área que pertence a toda a população e não apenas a alguns comerciantes. (Fonte: PMU)

Avenida do Itaguá foi interditada para obras emergenciais
Problema foi provocado pela Telefônica que encapou cabos com concreto, obstruindo a tubulação

Ubatuba - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, interditou na última quarta-feira, 15, a Avenida Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá, para a realização de obras emergenciais provocadas pela empresa Telefônica. A avenida está fechada na altura da Rua Bernardino Querido, de onde vieram as principais reclamações que resultaram nas obras. Os moradores se queixavam das enchentes naquela região sempre que fortes chuvas atingiam o município.
Quando a Secretaria de Obras perfurou o solo para averiguar qual era o problema que impedia o escoamento das águas pluviais, foi constatado que havia cabos da Telefônica, encapados com concreto, obstruindo a tubulação e impedindo a saída das águas e, conseqüentemente, ocasionando os alagamentos.
O fato de todas as ruas perpendiculares à Leovigildo Dias Vieira estarem em nível mais baixo que a mesma favorecia ainda mais os alagamentos. Entre a quarta e a quinta-feira foram realizados os serviços de desobstrução e a Secretaria de Obras pretende liberar a avenida na sexta-feira e até o próximo sábado, 18, o tráfego estará normalizado.
Um técnico da Telefônica foi chamado ao local para estudar quais providências devem ser tomadas. Não houve prejuízo às linhas telefônicas, já que os cabos foram tirados do local onde estavam obstruindo as tubulações, sem que fossem danificados.
Durante os serviços foi descoberto também que as raízes de uma seringueira muito grande era outra causa da impossibilidade da passagem das águas que causavam transtornos na região. Na Rua Monteiro Lobato, também no Itaguá, foi detectado o mesmo problema e em breve serão realizadas as obras de desobstrução. O prefeito Eduardo César lamentou o ocorrido. “Lamentamos a irresponsabilidade da empresa de telefonia que causou este transtorno aos moradores, turistas e comerciantes da Leovigildo. Agradeço também toda a equipe da Prefitura que rapidamente detectou o problema agindo com responsabilidade e competência.” (Fonte: PMU)

TV Século 21 vem a Ubatuba para realizar ampla grade de programação

Ubatuba - A apresentadora Rita Maria, do programa Mulher.com, da TV Educativa Século 21, está com sua equipe em Ubatuba desde a última quarta-feira, 15, para a realização de uma ampla reportagem sobre praias, quilombolas, opções de lazer e cultura regional. Rita Maria esteve também na Prefeitura onde o prefeito Eduardo César e o secretário municipal de Turismo concederam entrevistas para o programa.
A TV Século 21 é uma emissora com sede em Campinas e que oferece uma programação voltada às necessidades da população brasileira. A emissora está no ar desde julho de 1999, levando informação, cultura, educação, entretenimento, variedades e espiritualidade, inserindo em seus programas, assuntos de interesse da sociedade como um todo.
O programa Mulher.com é transmitido de segunda à sábado, às 14h30 e aos domingos às 20h30. Diversas edições do programa terão Ubatuba como tema e o cronograma com as datas em que serão exibidas será definida e divulgada nos próximos dias. A TV Século 21 é sintonizada em Ubatuba pelo canal 1000 horizontal em atena parabólica. (Fonte: PMU)

Eleições para grupos setoriais de Artes Cênicas e Fotografia da Fundart foram adiadas

Ubatuba - As eleições para o preenchimento de coordenadores e seus respectivos vices para os grupos setoriais de Fotografia, Cinema e Vídeo e Artes Cênicas e Dança da Fundart, marcadas para o dia 20 de fevereiro foram canceladas. O motivo de ter indeferido as chapas foi o não preenchimento de requisitos básicos para a candidatura.
A Fundart informa que publicará novo edital para o preenchimento dos cargos de coordenador e seu vice para o Grupo Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo. As inscrições para coordenador e vice desse grupo estarão abertas de 20 a 23 de fevereiro. O critério exigido aos candidatos é a participação de reuniões e cadastro nos grupos setoriais em questão.
As chapas inscritas serão referendadas pelo Conselho Deliberativo da Fundart em reunião no dia 24/02, e as eleições deverão ser realizadas no dia 6 de março de 2006. Quanto ao Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança, face ao impasse jurídico produzido por um candidato, o preenchimento dos cargos deverá acontecer assim que a Fundart tiver uma solução jurídica para o caso.
Coordenadores aprovados para 2006 - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizou, no último dia 30, a eleição dos coordenadores e suplentes dos grupos setoriais que integrarão o conselho deliberativo do ano de 2006. Foram eleitos representantes de seis dos oito grupos existentes na Fundação.
O Conselho formado pelos coordenadores é de natureza deliberativa, ou seja, tem poder para opinar e decidir. É também sua função fiscalizar as ações administrativas da entidade. O presidente da Fundart, Martiniano Viana, diz que o grande desafio e o objetivo do conselho é democratizar o acesso da população às manifestações culturais da cidade. “A população tem a oportunidade de participar ativamente das decisões da Fundart, através dos grupos setoriais. Para isso, é preciso que as pessoas se envolvam, criem uma dinâmica de participação nas áreas artísticas das quais elas mais se identificam. Somente dessa forma, o cidadão pode se candidatar à vaga de coordenadoria e interferir nos rumos culturais da nossa cidade”, afirmou.
Confira os coordenadores eleitos para o ano de 2006:
Grupo Setorial de Artes Plásticas:
Ademar Costa Simões – coordenador
Bruno Pizzutto – vice-coordenador
Grupo Setorial de Artesanato:
Helena Ottoni Tracchi – coordenadora
José Cláudio da Mota Brito – vice-coordenador
Grupo Setorial de Folclore e Tradições Populares:
Luiz Gustavo Balio de Moraes – coordenador
Júlio César Mendes – vice-coordenador
Grupo Setorial de História e Geografia:
Carlos Augusto Rizzo – coordenador
Denique Moreira Rezende
Grupo Setorial de Literatura:
Luis Roberto de Moura – coordenador
Eduardo A. Souza Neto – vice-coordenador
Grupo Setorial de Música:
Aurora Novello Medina – coordenadora
Márcia Fernandes dos Santos – vice-cordenadora
(Fonte: PMU)

Tudo pronto para a festa do Momo

Ubatuba - O Carnaval, em Ubatuba, começa na próxima sexta-feira. Quem abre a festa, no dia 24, é o Galo da Meia-Noite, que adentra a Avenida Iperoig soltando fogos de artifício na Ponte do Perequê-Açu e distribuindo cerveja a R$ 1,00 aos foliões uniformizados com a camiseta do bloco. No sábado, a alegria fica por conta do bloco “Recordar é Viver” e o famoso “Bloco da Caxorrada”, em que os homens se vestem de mulheres e vice-versa.
A novidade no Carnaval 2006 de Ubatuba são os carros de som que animarão a festa nos extremos sul e norte da cidade. Na região sul, a concentração acontece na Praia da Maranduba e no Norte, o carro de som fica na Praia de Ubatumirim. Já na Avenida, além dos blocos tradicionais, desfilando sambas-enredo, marchinhas e fantasias, haverá também um caminhão de som, acompanhando alguns blocos.
No domingo, desfilam a Turma do Funil, o bloco da Água Doce e os blocos de enredo dos bairros: Itaguá, Estufa e Perequê-Açu. Na segunda-feira, desfilam novamente os blocos “Recordar é viver” e “Caxorrada”. No último dia de carnaval, repete a programação de domingo, com o desfile da Turma do Funil, Água Doce e blocos de bairros.
No Bairro da Maranduba o carro de som fará a alegria dos turistas durante todos os dias de carnaval, sempre a partir das 10 da manhã. No Bairro Ubatumirim, o Carro de Som comandará a festa noturna, sempre a partir das 20h. Na região oeste, no Bairro Ipiranguinha, acontecerão shows com bandas todas as noites de carnaval.
Carnaval à moda antiga - Para quem gosta do carnaval tradicional, a alegria fica por conta do Baile Carnavalesco que acontecerá na Praça Exaltação da Santa Cruz, a partir das 21h. A Fundart programou um carnaval à moda antiga, com máscaras, bonecões, fantasias de melindrosas, marinheiros, pierrôs, ciganos, havaianos e etc. Os bailes contarão com a presença de blocos tais como “O Guaruçá” e “Recordar é Viver", que irão mostrar sambas, brincadeiras e marchinhas tradicionais. Para isso, as ruas laterais serão bloqueadas e a Banda Lira, sob o comando do regente Valdeci dos Santos, animará a festa do momo. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba abre vagas para escolinha municipal de Tênis de Mesa

Ubatuba - O Tênis de Mesa é a mais nova modalidade a fazer parte das escolinhas de esporte da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. As inscrições estão abertas para crianças nascidas a partir de 1999 e também para jovens, adultos e melhor idade.
As aulas acontecerão na Associação Ubatubense de Tênis de Mesa, no Jd. Carolina, às segundas, quartas e sextas, das 18h às 19h para crianças de 7 a 12 anos e das 19h às 20h e das 20h às 21h para maiores de 13 anos. Terças e quintas estão reservadas para a melhor idade: das 18h às 19h30 acontecerão aulas de xadrez e das 19h30 às 21h entra em cena o tênis de mesa.
As matrículas devem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer até o dia 24, das 8h às 17h. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento. Os interessados em vagas para as escolinhas de surfe, futebol, vôlei, basquete e skate também devem se matricular até o dia 24 deste mês. (Fonte: PMU)

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Educação
Passe Escolae dos Alunos das Escolas Estaduais

Ubatuba - Tendo em vista que os pais e alunos das escolas estaduais não foram devidamente informados sobre a questão dos passes escolares, esta Secretaria achou por bem divulgar os seguintes esclarecimentos:
1) O transporte dos alunos da rede estadual é de inteira responsabilidade do Estado. A Prefeitura pode ou não firmar convênio para esse tipo de serviço, desde que haja verba orçamentária disponível e que esse atendimento não gere prejuízos aos gastos obrigatórios do município com a Educação.
2) Os alunos da rede municipal, estes sim, de responsabilidade do Município, estão todos sendo devidamente atendidos.
3) Durante vários anos o município de Ubatuba não firmou termo de parceria com a Secretaria Estadual de Educação para essa finalidade.
4) Durante o ano de 2005 houve possibilidade de assinar convênio para atendimento desses alunos. Já para este ano, devido ao planejamento da Secretaria de Educação, ficou decidido que não seria conveniente continuarmos a manter o referido convênio, visto que há outras prioridades de atendimento que realmente são de nossa inteira responsabilidade, sendo impossível transferí-las a outras esferas administrativas.
5) A Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba, responsável pela condução das questões relativas à Educação no Litoral Norte, foi devidamente notificada dessa decisão, tanto pessoalmente, na figura de sua dirigente, como por meio de documento endereçado a mesma.
6) A decisão de não renovar o convênio em momento algum implica em deixar os alunos sem transporte escolar. Cabe apenas ao Estado liberar a verba reservada para compra dos passes.
7) O prefeito municipal não tomaria uma decisão dessa natureza sem ter certeza absoluta que não acarretaria quaisquer prejuízos aos pais ou alunos.
Não tenham dúvidas que tudo o que for possível fazer para bem atender aos moradores de nossa cidade será feito. Entretanto, é nosso compromisso assumir primeiramente aquilo que é nossa obrigação legalmente, além de atender as expectativas que dizem respeito às necessidades do município, tais como ampliação de atendimento aos alunos de creche, reforma, ampliação e construção de escolas municipais para suprir a demanda de alunos, capacitação de funcionários e professores, completar o quadro de funcionários de nossas unidades, melhorar os espaços pedagógicos das escolas, investir em projetos que visem melhorar a qualidade de vida de nosso educando, enfim, uma série de providências indispensáveis ao bom andamento da Educação em Ubatuba.
Para o bem do cidadão cabe ao município, ao Estado e à União fazerem aquilo que a eles competem. O que não for de nossa responsabilidade atenderemos na medida do possível.
Esta é realidade dos fatos. Temos convicção que a população de Ubatuba saberá distinguir entre a verdade e as infelizes colocações daqueles que usam da boa fé de nossa comunidade para tentar gerar transtornos e desgastes políticos a esta Administração. (Fonte: PMU)

Semana de 17 de Fevereiro à 23 de Fevereiro de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Nanny Mc Phee - A Babá Encantada"
ás 14:30 hs(Sòmente na sexta , sábado e domingo)
 

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
ÁS 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"DIZEM POR AÍ..."c/ Kevin Costner, Shirley MacLaine e Jennifer Anniston.
Ás 16:00 hs e 19:40 hs


"As Loucuras de Dick e Jane"
Ás 17:50 hs e 21:30 hs.

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Na sala dos professores
Toda escola tem um lugar sagrado, exclusivo dos professores. É o local de trocas de notícias (as más línguas dizem que são fofocas), de beber café, ler jornais, contar piadas e dizer chistes.
A professora de pedagogia entrou na sala, deu uma desfiladinha com seus novos trajes, fato notório nessa época em que as vacas andam tão magras e os professores andam com a roupa mais surrada do que o nosso prefeito. Em seguida quis saber a opinião dos colegas sobre o vestuário.
Pedro Paulo, professor de português e de filosofia do cotidiano, bem humorado como sempre, respondeu de pronto:
- Ora, você fica bem até sem nada!

Debalde
Um professor que mora na Ilha Bela conseguiu aulas no nosso município. Uma data, fez toda a viagem à toa, porque era o feriado da Paz de Iperoig, que é só nosso. No dia seguinte estava reclamando na sala dos professores.
- Pois é, fiz todo essa viagem, gastei dinheiro, mas vim da Ilha debalde.
Um servente, moço simples do interior das Alterosas, parou o que estava fazendo e perguntou muito admirado – De balde? Mas como isso foi possível?

A bela com indisposição gástrica
- Mal tive tempo de almoçar e corri para não perder o ônibus - estava contando a bonitona professora de letras - isso de comer com pressa e não fazer a digestão me faz um mal danado. Fiquei com o estômago revoltado. Mal coloquei o pé no degrau do coletivo, maldito degrau alto, e, juro que foi sem querer, soltei gases. Um homem, um bruto que estava no ponto de ônibus, tirou um sarro: - Estás podre, hem boneca?
- Eu fiquei sem saber aonde enfiar a cara!

Na sala dos professores
No ambiente escolar há uma surda rivalidade entre professores de exatas e professores de humanas. De vez em quando essa disputa transborda em palavras, como aconteceu naquele dia de planejamento escolar.
- O que é esse negócio de dialética do conhecimento? Quis saber o professor de matemática.
-Isso é muito complexo para vocês das exatas, respondeu de imediato o professor de história.

Amigo secreto da onça
No dia de amigo secreto, ficou o último presente na caixa. Uma caixa pequena para ser entregue ao diretor.
-Mas eu já ganhei, estranhou o presenteado.
-Deve ser uma surpresa especial – falou alguém.
-Abre, abre, abre... criou-se um coro.
E o diretor abriu. E da caixa saiu uma fita veda rosca.
Demorou pra cair a ficha e a vítima ainda perguntou: - Mas o que eu vou fazer com uma fita veda rosca?
E aí começou a festa pra valer.

O professor de matemática
-Quando algum aluno me põe nervoso, disse um dia o Arnaldo, eu simplesmente mando ele tomar no 2 pi R.
-E qual é a reação do aluno?
-Ah, a maioria fica sem entender!
-E aqueles que entendem?
-Então dou nota A de média.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

“MEU AMO É O MEU PESO”

“As coisas que não estão no próprio lugar agitam-se, mas, quando o encontram, ordenam-se e repousam”.
O meu amor é o meu peso. Para qualquer parte que vá, é ele que me leva”.

(Santo Agostinho, Confissões – Livro XIII – 9-10)

Ubatuba vive agitada, confusa. As coisas não se encontram nos lugares que deveriam estar. Indícios mostram que demoraremos ordena-las e conseguir o seu repouso. A serenidade e felicidade, do ordem, está longe de serrem conquistadas.
O Sr. Prefeito escreveu, no seu Orkut, em resposta a Jehu Tosaki : “Não se baseie pelos sites de nossa cidade que são compostos por pessoas que só pensam em derrubar quem está na administração”(CIC). Em entrevista às rádios tem repetido que : Só um bando de desocupados, que não tem o que fazer, escrevem contra Ele e seus processos administrativos.
As afirmativas, possuem o mesmo fundamento, que as acusações de NERO, aos cristãos romanos, de ter ateado fogo a Roma para justificar a posterior perseguição e os martírios conseqüentes. Esperamos não exista, na administração, nenhum psicopata que, como NERO fez, sorridente e alegre, desde o morro de Tarpéia, tenha subido ao alto do Corcovado para observar como Ubatuba pega fogo. Certamente não serão os editores e colaboradores dos sites e jornais escritos aos quais o Sr. Prefeito se refere diuturnamente com o seu repetido rol de inverdades. Os sites e, um ou outro jornal escrito, tem mostrado maturidade, coerência, não se tem colocado a venda, tem feito sugestões e indicado soluções interessantes, para alguns problemas, sem criar outros mais graves. O seu amor por Ubatuba tem sido o seu peso. Ninguém tem mostrado vontade ou aberto processos de defenestração, aos ocupantes do poder, para sentar nos seus lugares. De alguns dos escribas até conhecemos o horror que tem ao poder e aos cargos de provimento em comissão que, exijam deles, ficarem cegos e não enxergarem a realidade.
Curiosamente, salvo três ou quatro, que já tínhamos história anterior de manifestarmos sobre governos, as críticas, indicações e sugestões, tem partido e continuam a brotar de “FOGO AMIGO” e de pessoas que apoiaram a campanha vitoriosa. Estes, uns se consideram decepcionados e outros traídos. Nunca, nos últimos trinta e dois anos, tantos manifestaram esses sentimentos de público e por escrito. É um fenômeno indicativo de que “as coisas não estão no seu lugar” e, exige-se, da Administração, providências, ajustes de rumo, mudanças no grupo governante, menos discursos nervosos e agitados e mais ações coerentes.
Prova também que, o amor a Ubatuba não está sendo o peso que impulsiona nossos administradores. Supostamente outros amores os estão desviando e impedindo-os de encontrar a ordenação e o repouso.
Desde longa data temos procurado ler e acompanhar quase toda a imprensa local. Nestes já quase quatorze meses de administração não tem sido diferente. As indicações daqueles que, o Sr. Prefeito, pretende, denegrir e desmoralizar com qualificativos como: desocupados, que só pensam em derrubar quem está no poder e de outros adjetivos que não cabem neste espaço, podem ser assim condensadas em tópicos:
1°- Analise a capacidade e a ética de seus secretários e assessores antes de nomeá-los.
2°- Só nomeie pessoas com formação adequada e tecnicamente preparados para as funções que vão desempenhar.
3°- Livre-se de vínculos religiosos, de pastores, apóstolos e profetas. O Estado Brasileiro é laico e proíbe esses vínculos.
4°- Tenha grandeza e descortino. Não decida e não fale sob os efeitos da ira e da irritação.
5°- Adote tolerância zero com desvios éticos e mentiras administrativas.
6°- Faça horário, na Prefeitura, e cobre de todos seus subordinados, planejamento, produtividade, delicadeza com o povo e horário.
7°- Adote uma nova forma de governar, fale pouco e aja com prudência.
8°- Isole a banda podre da política. Costuma ser irmã dos bajuladores.
9°- Seja um conciliador e busque o entendimento de alto nível com seus adversários, em torno de pontos consensuais que permitam iniciar a construção de um grande projeto de município.
10°- Esse entendimento “de alto nível” não se conseguirá comprando vereadores, partidos políticos, silenciando a imprensa e xingando quem defende a verdade. ETC, ETC, ECT.
Esperamos que ninguém enxergue, neste resumo, indício ou pretensão de usurpar o poder, conquista-lo pela força ou impedir os seus ocupantes de governar.
Para concluir registramos que, alguns escribas, não mais nos brindam com seus ótimos textos, repregaram suas velas e seguiram a táctica agostiniana: “Pareceu-me bem sustraír-me suavemente (à Cátedra) para dali em diante não comprarem, da minha boca, armas para o seu furor os jovens que não se preocupam com a lei e com a paz, mas de loucuras vãs e combates tribunícios”. (Confissões- Livro IX –2-2 – O adeus à cátedra).
Enquanto a mim “o meu amor, por Ubatuba, é o meu peso, para onde me leva eu vou”, sempre tomando certos cuidados com provocações, calúnias e maledicências.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Apelo - Eu, moradora da Rua Benedito Rodrigues Pereira, Bairro Estufa II, venho fazer um apelo para as autoridades municipais (prefeito, vereadores, vice-prefeito e setor de obras da prefeitura) nós que pagamos um imposto absurdo para morar num bairro esquecido pela prefeitura, principalmente a Rua onde resido. Nós moradores compramos as guias à mais de 3 meses, sendo que era para ser colocada no prazo de 40 dias e até hoje as guias estão lá amontoadas, criando limo e até agora não vi uma viva alma falar ou fazer alguma coisa a respeito.

Maria Aparecida de O. Campos Cascardi
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Sertão da Quina - Luciano Cancelier

Sertão da Quina
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor