Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 - Nº 1473 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Chuvas geram aumento da poluição no mar
Qualidade das praias melhora, diz Cetesb
Ibama muda defeso do camarão


Caraguatatuba
Alarme falso de bomba no Fórum mobiliza a polícia
Jardim Santa Rosa espera ponte nova
Reunião do Cata-Vento propõe ações em defesa aos direitos da criança e adolescente
Secretaria de Esportes seleciona atletas nascidos entre 1988 e 1992 para Futebol
Extraordinária aprova convênios e CAR
Caraguá inicia vacinação contra Rotavírus
Crianças de CEIs do Travessão fazem folia de carnaval


Ilhabela
Dersa terá nova balsa em Ilhabela
TRE adia julgamento de Manoel Marcos
Ilhabela Busca Recursos Junto ao Ministério do Turismo
Prefeito, Secretário e Vereadores vão a Brasília em busca de verbas para investimento no Turismo
Buscando Verbas


São Sebastião
Carnamar: único desfile de embarcações do litoral paulista é atração do Carnaval de São Sebastião
São Sebastião espera 500 mil pessoas no Carnaval

Ubatuba
Prefeito vai a Câmara a convite de Charles Medeiros
Prefeitura informa serviços durante o Carnaval
Ubatuba pode receber projeto Navega São Paulo
Ubatuba participa da II Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca de São Paulo
Melhor Idade de Ubatuba preparada para Jogos do Idoso
Vereador Romerson de Oliveira (Mico) em ação nos Bairros do Perequê-Mirim, Saco da Ribeira e Lázaro

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Chuvas geram aumento da poluição no mar

Litoral Norte - O boletim de balneabilidade divulgado ontem pela Cetesb aponta 20 praias inadequadas para banho no Litoral Norte.
A classificação feita pela empresa vale até o próximo domingo de Carnaval, quando um novo boletim deverá ser divulgado.
Na última medição feita pela companhia estatal eram 17 as praias impróprias para os banhistas em toda a região.
De acordo com o relatório de ontem foram classificadas como impróprias para os banhistas as praias Tabatinga, Prainha, Centro, Palmeiras e Indaiá, em Caraguatatuba; Prainha, Arrastão, Porto Grande, Pontal da Cruz, Preta do Norte e São Francisco, em São Sebastião; Itaguá, Santa Rita, Iperoig e Perequê-Mirim, em Ubatuba; e, Armação, Perequê, Pinto, Saco da Capela e Itaguaçu, em Ilhabela.
Segundo Cláudia Lamparelli, diretora do Setor de Águas Litorâneas da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), o aumento do número de praias impróprias deve-se às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
"As chuvas transportam o esgoto doméstico presentes nas valas e córregos para o mar, o que piora a qualidade das praias da região", disse Cláudia ao ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)

Qualidade das praias melhora, diz Cetesb
Relatório indica que 55% das praias do Litoral Norte permaneceram próprias para banho em todo o ano passado

Litoral Norte - O relatório de 'Qualidade das Águas Litorâneas de 2005', divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), demonstrou uma melhora na qualidade das praias do Litoral Norte.
A estatal, que monitora 75 praias da região, com 81 pontos de amostragem, constatou que o Litoral Norte concentra a maioria das praias de boas condições de balneabilidade no Estado.
Ao longo de 2005, 55% das praias da região, permaneceram próprias o ano inteiro. Em 2004, o índice de praias próprias foi de 47%.
O relatório de 2005 classificou 13% das praias como excelentes (passaram o ano todo em ótimas condições de balneabilidade), 42% das praias como de boa qualidade (estiveram o ano todo próprias, mas não excelentes), 36% das praias foram classificadas como regulares (passaram mais de 50% do ano como próprias) e 9% das praias classificadas como de má qualidade (mais de 50% do ano como impróprias).
O relatório anterior, de 2004, classificou 12% das praias como excelentes, 35% das praias como de boa qualidade, 45% como regulares e 8% como de má qualidade.
MELHORA- Segundo Cláudia Lampararelli, gerente do Setor de Águas Litorâneas da Cetesb, de um modo geral houve uma melhora nas condições das praias em 2005.
Entre as praias classificadas como de "má qualidade" pela Cetesb em 2005 estão: Indaiá, em Caraguá; Pontal da Cruz e Porto Grande, em São Sebastião; Praia do Pinto, em Ilhabela; e, as praias Itaguá e Perequê-Mirim, em Ubatuba.
As praias classificadas como de "excelente qualidade' foram Massaguaçu e Capricórnio, em Caraguá; Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba; Guaecá, Boiçucanga, Baleia, Preta, Juquehy e Boracéia, em São Sebastião.
Ilhabela não teve nenhuma de suas praias classificadas como " excelente".
As praias mais frequentadas da região: Maresias, em São Sebastião; Martin de Sá, em Caraguá e Praia Grande, em Ubatuba, foram classificadas respectivamente como "Boa", "Regular" e "Boa" pela Cetesb.
SANEAMENTO- Cláudia afirmou que a falta de saneamento básico e o alto índice de crescimento populacional do Litoral Norte continham contribuindo para a poluição das praias da região.
O esgoto doméstico tem sido a principal causa da poluição. Ela disse ainda que os banhistas devem evitar as praias poluídas devido os riscos de infecções, como gastroenterite.
Segundo ela, a Cetesb não faz mais o monitoramento das areias das praias, porque não existe um padrão internacional de avaliação, mas que, tradicionalmente as areias das praias classificadas como impróprias. (Fonte: ValeParaibano)

Ibama muda defeso do camarão

Litoral Norte - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) publicou portaria que muda o período de defeso do camarão sete-barbas.
Com a medida, os pescadores do Litoral Norte ficarão impedidos de trabalhar entre outubro e dezembro --pela norma em vigor, o defeso ocorria entre março e maio.
Segundo o Ibama, a discussão foi levantada por profissionais e pesquisadores da área que identificaram problemas econômicos e ambientais na pesca de camarão, que há 20 anos ficou proibida no período de desova --de março a maio.
É nessa época que o camarão sete-barbas está em fase adulta e, como os pescadores costumavam superar a capacidade de pesca no período anterior ao defeso --quando o crustáceo se reproduz--, a fim de garantir a produção, o futuro da espécie estava em risco.
"Sabe-se que o principal período de recrutamento do camarão-rosa ao estoque adulto encontra-se nos meses de outono. Portanto o defeso não foi mudado para essa espécie e, sim, diferenciado para o sete-barbas", disse a responsável pelo setor de pesquisa do Ibama, Roberta Aguiar dos Santos. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Alarme falso de bomba no Fórum mobiliza a polícia

Caraguatatuba - Um alarme falso de bomba no Fórum de Caraguatatuba ontem à tarde mobilizou as polícias Civil e Militar e obrigou a desopupação do prédio, localizado na região central.
Segundo a polícia, uma ligação anônima feita de um telefone público de São Paulo às 14h15 informou que os funcionários deveriam abandonar o prédio rapidamente porque a bomba seria detonada.
A telefonista Doroty Moraes, que recebeu o telefonema, disse que um homem, que não se identificou, afirmou que um pacote com dinamite iria explodir no prédio às 16h.
Em São Paulo, a polícia descobriu que o telefonema foi feito de um 'orelhão' em frente a um bar próximo à via Dutra, no Parque Novo Mundo, na zona norte. A polícia tenta identificar o autor da ligação.
Ao ter conhecimento do fato, o diretor do Fórum, o juíz Marcos Alexandre Santos Ambrogi, pediu a evacuação do prédio. Cerca de 200 pessoas, entre funcionários, juizes, promotores, advogados e funcionários deixaram o local.
Ambrogi acionou as polícias Civil e Militar e comunicou o fato à Corregedoria Geral de Justiça, em São Paulo. O alarme falso de bomba atraiu dezenas de curiosos à praça Jorge Rebelo da Cunha, onde fica o Fórum, que foi isolada.
O delegado Jairo Garcia afirmou que a possibilidade de haver uma explosão no local tinha que ser levada em consideração devido ao furto de 75 quilos de dinamites e 250 detonadores no início da semana em uma pedreira de São Sebastião.
VARREDURA - Cerca de quinze homens das polícias civil e militar e soldados dos Bombeiros fizeram uma varredura nas áreas externas e internas do prédio e nada foi encontrado. Ás 17h30, a polícia liberou o prédio para que o expediente fosse retomado.
Ambrogi disse que o alarme de bomba não irá interferir nos andamento dos processos. O juiz pediu à PM a realização de rondas diárias em frente ao Fórum.
O funcionário Sebastião Messias, um dos mais antigos no Fórum, disse que a falta de segurança no prédio deixa todos intranquilos. "Tem que haver uma melhor identificação dos visitantes e detector de metais", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Jardim Santa Rosa espera ponte nova

Caraguatatuba - Moradores do Jardim Santa Rosa, em Caraguá, reclamam da falta de manutenção da ponte que dá acesso ao bairro Jetuba 1, no Morro do Chocolate.
Há quatro meses danificada, a ponte apresenta riscos a pedestres e não permite a passagem de veículos motorizados, obrigando ônibus municipais ou escolares deixarem passageiros na rodovia Rio-Santos e expondo ao perigo as mais de 150 crianças do bairro.
A diarista Ida Cordeiro da Silva, 35 anos, diz que a situação já está cansando os moradores do bairro.
Sua irmã, Silena Cordeiro, 29 anos, também moradora do bairro, disse que seu carro não sai da garagem há um bom tempo. Grávida, ela reclama de moradores terem que parar na estrada e andar a pé cerca de 20 minutos para chegar em casa.
OUTRO LADO - A Prefeitura de Caraguatatuba informou que o projeto de reconstrução da ponte está em fase licitatória para a contratação da empreiteira que deverá realizar a obra no local. A previsão é que as obras sejam iniciadas dentro de 45 dias. (Fonte: ValeParaibano)

Reunião do Cata-Vento propõe ações em defesa aos direitos da criança e adolescente

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está beneficiando cerca de 17 mil alunos da rede municipal de ensino com o uniforme escolar. Ontem, o prefeito Aguilar e a secretária de educação Silmara, fizeram a entrega dos uniformes aos estudantes de EMEF no bairro Travessão.
Os estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba estão recebendo mais um beneficio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Cada um dos 17 mil estudantes vai ganhar um conjunto de uniforme gratuitamente, assim como os professores.
O prefeito José Pereira de Aguilar e a secretária de educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini entregaram hoje, dia 20, os uniformes aos alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profº Alaor Xavier Junqueira, localizada no bairro do Travessão. Ao todo, foram distribuídos na unidade 1200 uniformes, que foram recebidos com festa pelos alunos, que fizeram apresentações de dança e música com a fanfarra da escola. Aliás, segundo o prefeito, os integrantes da fanfarra, que passará a ser banda marcial, também receberão novos uniformes.
Na semana passada, Silmara também participou da entrega dos uniformes na EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, onde 900 estudantes receberam o benefício.
Para Aguilar, a educação precisa de bastante atenção e é isso que a administração está procurando fazer. O prefeito considera que o uniforme é muito importante porque identifica as crianças e traz economia aos pais, que não precisam se preocupar com a compra de roupas para os estudantes.
O prefeito destacou que não permitiu que houvesse propagandas nos uniformes. "Não aceito propaganda nos uniformes. A única coisa que fará parte dos uniformes é um símbolo municipal: o brasão de Caraguatatuba", completou. Aguilar anunciou que os estudantes das escolas municipais também deverão receber mochilas ainda esse ano.
Silmara, que voltou ao Alaor, escola onde foi diretora antes de se tornar secretária da educação, disse estar bastante satisfeita por ter a oportunidade de uniformizar todos os estudantes. "Vejo essa entrega como a realização de um sonho, pois é muito bom saber que todos os alunos estarão identificados e vestidos com um bom uniforme. É até mais bonito ver todos os alunos vestidos da mesma maneira", ressaltou.
A secretária considera essa entrega algo que ajuda na inclusão social, pois evita que as diferenças sociais fiquem muito evidentes dentro da escola. Além disso, Silmara conta que facilita a comunidade identificar os estudantes quando estiverem fora da escola.
O diretor da escola Alaor, Diogo Vilhena, os alunos foram valorizados com essa entrega e contentes por refletirem o trabalho da administração. Célia Cantagesso Pedretti, vice-presidente da APM (Associação de Pais e Mestres) da escola do Travessão agradeceu a entrega dos uniformes. Ela comentou que vai ajudar bastante porque os estudantes mais carentes muitas vezes passam por algumas dificuldades, como ver um colega de classe com uma roupa melhor e que ele não pode ter. "O uniforme vai igualar todos os estudantes e evitar que os estudantes com menos condições financeiras passem por situações, tais como querer uma determinada roupa e cobrar isso em casa dos pais, que não poderão oferecer tal beneficio", finalizou. (Fonte: PMC)

Secretaria de Esportes seleciona atletas nascidos entre 1988 e 1992 para Futebol
Acontece neste ano o torneio “Jogos da Juventude”, do Governo do Estado, e para representar o Futebol de Caraguatatuba, a Secretaria de Esportes está selecionando atletas nascidos entre 1988 e 1992

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, está selecionando atletas nascidos nos anos de 1988, 1989, 1990, 1991 e 1992, para formar a equipe de futebol que representará a cidade no “Jogos da Juventude” – um evento da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo.
Para participar da seleção, o jogador deve comparecer à Secretaria de Esportes, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), no dia 6 de março (segunda-feira), com xerox de um comprovante de residência e do Registro Geral(RG), além de uma foto 3x4.
O CEMUG fica na avenida José Herculano nº 50, no Jardim Britânia. Mais informações pelo telefone (12)3888-4110. Se você gosta de futebol e nasceu entre 1988 e 1992 não perca esta chance de representar sua cidade. Participe! (Fonte: PMC)

Extraordinária aprova convênios e CAR
Sessão foi realizada para suprir a próxima terça-feira

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na tarde de hoje - 23 de fevereiro, a sua 3ª Sessão Extraordinária do ano. Na pauta votação de convênios da Prefeitura e a CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) sobre a Base de Gás.
Esta sessão foi agendada para suprir a ordinária da próxima terça-feira - 28 de fevereiro, que será durante a terça-feira de Carnaval (Terça-Feira Gorda) e por causa disso, ponto facultativo.
Na Ordem do Dia votação de abertura de Crédito Adicional Suplementar a diversas dotações do Poder Executivo, na ordem de R$ 4.253 milhões, que serão destinados, entre outros, para construção de Casas Populares, Monitoramento por Câmeras no município e a construção da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), do bairro do Sumaré.
Outro projeto, também de autoria do Executivo, autoriza o Prefeito a firmar convênio com o Sebrae - SP (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), para o programa Jovens Empreendedores - Primeiros Passos.
Finalizando, Projeto de Resolução do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), constitui Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) para acompanhar e avaliar a instalação da Base de Gás da Petrobrás no município. Os membros e relator serão escolhidos na próxima sessão ordinária. A única certeza no momento é a presidência da CAR, que será exercida pelo Vereador Gobetti, por ser o autor da propositura.
Em virtude do feriado de Carnaval a Câmara Municipal só voltará a se reunir no dia 7 de março, a partir das 19h30. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá inicia vacinação contra Rotavírus
A vacina estará disponível em março nas Unidades de Saúde dos bairros Perequê Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Jaraguazinho, Centro, Casa Branca, Olaria e Massaguaçu.

Caraguatatuba - A partir do mês de março a Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá inclui no calendário de vacinação das crianças a dose contra Rotavírus, vírus considerado hoje o mais importante agente causador de gastroenterites (infecção no intestino) e óbitos em crianças de todo o mundo.
A vacina é oral e o esquema recomendado é de duas doses, aos dois e aos quatro meses de idade, junto com as demais vacinas do calendário, não podendo ser aplicada fora destes prazos, conforme orientação técnica do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo – CVE – SP.
A vacina estará disponível em março nas Unidades de Saúde dos bairros Perequê Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Jaraguazinho, Centro, Casa Branca, Olaria e Massaguaçu.
O Rotavírus é um vírus da família Reoviridae que causa diarréia grave vem acompanhada de febre e vômito. A doença apresenta em curto período de incubação, com início abrupto, vômitos em mais de 50% dos casos, febre alta e diarréia.
A transmissão acontece por meio de água ou alimentos, contato pessoa a pessoa, objetos contaminados e também por secreções respiratórias. Além das medidas para a sua prevenção, a perspectiva real para seu controle é a introdução de uma vacina eficaz e segura no calendário de vacinação infantil. (Fonte: PMC)

Crianças de CEIs do Travessão fazem folia de carnaval
Os dois CEIs (Centros de Educação Infantil) localizados no bairro Travessão, realizaram hoje matinês e desfiles de carnaval, que integraram alunos, professores, funcionários e comunidade em muita folia.

Caraguatatuba - Os CEIs (Centros de Educação Infantil) Travessão I e II, uma parceria entre a Prefeitura de Caraguá e o Instituto Mamolengo, realizaram hoje o 'grito'de carnaval, voltado para os alunos, professores, pais e comunidade em geral. As festas aconteceram no período da tarde nas duas unidades de ensino e tiveram muita animação, incluindo as tradicionais marchinhas na matinê e até desfile de rua.
O CEI Travessão I teve dois momentos do carnaval. O primeiro deles foi o desfile das crianças do maternal e grupo II. As educadoras responsáveis por essas crianças, trabalharam com elas temas específicos, que refletiram na hora de criar as fantasias. Uma das salas optou por mostrar no carnaval a Copa do Mundo e a outra sobre propagandas de grandes marcas do país.
Edileuza Rodrigues Ferreira, coordenadora pedagógica da escola, disse que os temas desenvolvidos no carnaval foram assuntos trabalhados em sala pelas educadoras. "As fantasias ajudaram no desenvolvimento de alguns assuntos, pois ao falar de copa do mundo, foram trabalhados tópicos como a bandeira, hino nacional, as cores, entre outros", destacou.
Cerca de 85 alunos integram esse grupo, com idades entre três e quatro anos, participaram de um desfile pelas ruas do bairro Travessão. As crianças, acompanhadas por professores, funcionários e pais, puderam se divertir com muita música, relacionada ao tema do desfile de cada sala.
As demais salas também comemoram o carnaval, mas na própria escola. É que o final do desfile culminou numa grande folia realizada no pátio do CEI, onde os outros alunos esperam os blocos para fazerem algumas apresentações. Conforme explicou a diretora do CEI Travessão I, Samira Aparecida de Moura Gonçalves Leite, essa ação de levar as crianças para as ruas já foi feito durante as Olimpíadas. "Eles sempre passeiam na rua e esse ano resolvemos fazer o desfile de carnaval", completou.
Já no Travessão II, que é o CEI Leonor Mendes de Barros, a animação aconteceu dentro da unidade escolar, com participação de todas as salas. Segundo a coordenadora pedagógica Valdelene Aparecida de Moraes, cada professora e educadora ficou responsável por criar um determinado tema e produzir fantasias para as crianças partir disso.
No CEI estão crianças de zero a quatro anos, foram divididas nos seguintes blocos: Baby Folia, Sementinha, Sinal Vermelho, Alegria, Circofolia, Peixinhos e Palhaços e Soltando os Bichos. Cada um dos blocos pôde desfilar, mostrando a temática aos convidados. Os funcionários do CEI atribuíram notas a alguns quesitos, como organização, integração adulto/criança, desenvoltura e harmonia, para eleger o grupo destaque do carnaval no CEI Travessão II. "Todas as crianças tiveram essa semana contato com um determinado tema, ouviram as músicas do carnaval, fazendo um resgate das tradicionais marchinhas. Também tivemos a colaboração dos pais na confecção das fantasias. Aqueles que não puderam trazer as fantasias, receberam uma roupa feita pelas educadoras", apontou. Ao todo, cerca de 116 crianças participaram da folia no Travessão II. "Com esse tipo de atividade, criamos vinculo da escola com a família. É um momento de descontração, integração e socialização de toda a comunidade escolar", finalizou. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Dersa terá nova balsa em Ilhabela

Ilhabela - A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) realizará um pregão presencial dia 16 de março em Ilhabela para a aquisição de uma nova balsa para a travessia entre o arquipélago e São Sebastião.
A nova balsa, com capacidade para 100 veículos, está avaliada em R$ 8,9 milhões.
Ela também terá o dobro da velocidade das seis balsas que atualmente operaram na travessia.
Segundo a Dersa, além de agilizar a travessia, a nova balsa terá menos despesas com manutenção.
A balsa será colocada em operação quatro meses após a assinatura do contrato, de acordo com a concessionária do serviço.
Em 2005, a Dersa transportou 1,1 milhão de veículos entre São Sebastião e Ilhabela.
No mesmo período, foram transportados 1,7 milhão de passageiros e 340,7 mil bicicletas no sistema. (Fonte: ValeParaibano)

TRE adia julgamento de Manoel Marcos

Ilhabela - O julgamento do prefeito Manoel Marcos (PTB), de Ilhabela, pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) foi novamente suspenso ontem, após parecer contra a cassação pelo juiz Nuevo Campos. Um dos juízes solicitou novo adiamento para melhor apreciação do processo. Na terça-feira, o relator Pacheco Di Francesco votou favorável à manutenção da cassação do prefeito e ao pagamento da multa de R$ 31.993,00 pelo crime eleitoral praticado pelo prefeito na campanha de 2004. Di Francesco se posicionou contra a inegibilidade do prefeito. A continuidade do julgamento deve ocorrer no dia 7 de março, segundo o TRE. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela Busca Recursos Junto ao Ministério do Turismo

Ilhabela - A secretária nacional do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Maria Luiza Campos Leal; o diretor de Departamento de Infra-estrutura Turística, Esdras Nascimento e a diretora de Qualificação e Certificação e Produção Associado ao Turismo, Carla Maria Naves Ferreira, receberam em audiência na última terça-feira (21/02/2006) no Ministério do Turismo em Brasília, o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira; o secretário municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias; o vereador José Jorge Pereira (PTB) e a vereadora Nanci Perez de Araújo Zanato (PTB).
A comitiva de Ilhabela estava acompanhada pelo deputado federal, Marcelo Ortiz, e foi chamada para discutir o Projeto da Marina Pública de Ilhabela e o da ampliação do Píer do centro da cidade, para a recepção dos navios de cruzeiros. Ambos os assuntos já haviam sido pautados nas reuniões da Câmara Temática de Turismo e Infra-Estrutura Náutica no ano passado em que o secretário Ricardo Fazzini participou e agora o Ministério do Turismo resolveu tomar os projetos do município como piloto para o programa de desenvolvimento do turismo náutico do Brasil.
O projeto da Marina Pública está avaliado em 4 milhões de reais e será dividido por etapas. A primeira etapa está prevista com o valor de 1mihão e 500 mil, que incluem licenciamento ambiental e projeto executivo.
Já a previsão de investimento do projeto de Ampliação do Píer do Centro da Cidade, é de 750 mil reais e prevê a ampliação do píer fixo que atenderá quatro escaleres de navios simultaneamente, além da ampliação dos flutuantes em mais sete módulos.
Também foram protocolados no Ministério do Turismo mais 30 planos de trabalho, todos derivados do Plano Gestor de Turismo de Ilhabela, executado no ano passado. Os planos irão atender o turismo do município, nas áreas de capacitação, sinalização, divulgação e infra-estrutura em um total de investimentos de mais de 12 milhões de reais.
“Acreditamos que com a aprovação desses projetos iremos dar um enorme passo e extremamente importante salto diante o desenvolvimento turístico de Ilhabela”, declarou Fazzini.
Para o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira: “Nosso relacionamento com o Ministério de Turismo, melhorou muito após a participação da Feira Internacional de Turismo em Madrid. O Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, que é do meu partido (PTB) nos recebeu muito bem na embaixada do Brasil na Espanha, e naquela oportunidade tivemos a chance de expor as necessidades de Ilhabela”.
“Esse encontro em Brasília só trará benefícios para nossa cidade, estamos trabalhando no caminho certo do turismo e com a realização desses projetos, empregos serão gerados”, afirmou o vereador José Jorge Pereira (PTB). (Fonte: PMI)

Prefeito, Secretário e Vereadores vão a Brasília em busca de verbas para investimento no Turismo

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos esteve em Brasília, na última terça-feira, 21, juntamente com o secretário de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini para uma reunião com a secretária nacional do Desenvolvimento do Turismo, Maria Luiza Campos Leal. Participaram da audiência, os vereadores ilhabelenses Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB) e José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB), além do diretor de departamento de Infra-Estrutura Turística Esdras Nascimento, da diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada do Turismo Carla Naves e do deputado federal, Marcelo Ortiz(PV), autor das emendas parlamentares que destinam verbas para investimentos no turismo da Ilha.
Ricardo Fazzini apresentou à secretária Maria Luiza, dados do Plano Gestor de Turismo da Ilha e explicou os dois maiores projetos para o Turismo da cidade: a Construção da Marina de Ilhabela e a reforma e ampliação do píer da Vila, para que possam desembarcar ao mesmo tempo, quatro tenders com os passageiros, atendendo as exigências de alguns navios internacionais, o que contribuirá muito para o aumento das paradas de navio na cidade.
O prefeito Manoel Marcos ressaltou que o projeto da Marina é de extrema importância, pois vai regenerar uma área degradada, mantendo a preservação do mangue (na região da barra velha, perto da balsa), gerar empregos para a cidade, ajudando no desenvolvimento sócio-econômico da Ilha.
O prefeito anunciou ainda, que o Centro de Convenções também será construído nesta região, para o qual a prefeitura já está providenciando a desapropriação do terreno. Segundo Manoel Marcos, a construção deste Centro contará com recursos da esfera municipal, estadual, federal, iniciativa privada e do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).
A secretária Maria Luiza demonstrou grande interesse em destinar as verbas para a cidade, registrando por dois momentos que “Ilhabela é prioridade em nossa secretaria”. Leal solicitou ao secretário Ricardo Fazzini, que remeta ao Ministério uma estimativa de custos do projeto para agilizar as negociações. Segundo ela, a resposta deve vir em breve, após a aprovação do orçamento para este ano.
Esta é a segunda audiência que o prefeito Manoel Marcos e o secretário Ricardo Fazzini têm com a secretária. Ambos saíram bem confiantes do encontro. “Acredito que o Ministério venha atender nossos pedidos. Os projetos têm um custo alto, mas a própria secretária disse que somos prioridade. Tivemos avanços na parte técnica e após a aprovação do orçamento, certamente nosso pleito será atendido”, disse o prefeito.
Após a reunião, a comitiva ilhabelense protocolou outros 21 projetos no ministério, totalizando 30, pois há outros 9 aguardando a liberação de verbas. Todos deverão ser analisados após a aprovação do orçamento pelo Congresso, que deverá acontecer em meados de março. “Pela grande necessidade de melhoria em nossa infra-estrutura que o Ministério vê, acredito que boa parte de nossas solicitações serão atendidas”, comemora o secretário Ricardo Fazzini.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Buscando Verbas

Ilhabela - Aproveitando a ida a Brasília em virtude da reunião com a secretária Nacional do Desenvolvimento do Turismo Maria Luiza Leal, na última terça-feira, 21, os vereadores ilhabelenses Nanci Peres de Araújo Zanato e José Jorge Pereira, o Zeca do São Pedro(PTB) visitaram o Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, Nanci e Zeca estiveram com Marcelo Ortiz(PV), Arnaldo Faria de Sá(PTB) e Nelson Marquezelli(PTB). Com este último, os edis conseguiram a doação de dois kits, cada um com uma cadeira de rodas, uma cadeira de banho, um andador e um par de muletas, que serão destinados ao uso da população da Ilha. Nelson Marquezelli assumiu também e o compromisso de pleitear verbas para a compra de um mamógrafo para o Hospital Mário Covas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Carnamar: único desfile de embarcações do litoral paulista é atração do Carnaval de São Sebastião
Cidade terá ainda desfiles de escola de samba, blocos e bailes populares na Rua da Praia e Costa Sul

São Sebastião - O 16º Carnamar (Carnaval no Mar) é o grande diferencial do Carnaval de São Sebastião em relação aos demais municípios do litoral paulista. Único no Estado de São Paulo, o desfile marítimo promete diversão para turistas e moradores neste domingo (26/02), a partir das 9h, na praia do Arrastão.
Cerca de 250 embarcações são esperadas no evento, entre lanchas, barcos, jet-skis, escunas e rebocadores. O Carnamar tem a realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com a Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião). “É uma marca da cidade. Todos se divertem, no mar ou na praia”, destaca o prefeito Dr. Juan Garcia.
O desfile começa às 11h. Os barcos deixam a praia do Arrastão rumo à Vila (Centro), em Ilhabela. No Canal de São Sebastião, os participantes aproveitam os jatos d’água lançados pelos rebocadores da Transpetro/Petrobras. “Nossa expectativa é grande, pois cada vez mais melhoramos a estrutura para marcar São Sebastião como o melhor carnaval da região”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, da Prefeitura de São Sebastião, Julio Buzi.
No ano passado, cerca de 150 embarcações e mais de 1,5 mil pessoas participaram do Carnamar. Os prêmios para os barcos serão troféus e vale-compras que variam de R$ 400,00 até R$ 1 mil.
As atrações do Carnamar não ficam apenas por conta dos barcos, que além de animados mostram muita criatividade em suas decorações, mas também com o agito na praia. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, haverá ainda uma estrutura montada na areia com muita música ao vivo.
O folião mais animado também receberá premiação, incluindo troféu e um vale-compras no valor de R$ 200,00.
O cadastro de embarcações deve ser feito até às 13h de sábado (25/02), na Aciss, localizada na rua Sebastião Silvestre Neves, 168, lojas 15 e 16, no Centro. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 por barco e dá direito a duas camisetas e dois bonés.
Quem não possuir embarcação e quiser participar da folia no mar, pode se inscrever em uma das três escunas da Aciss, pagando uma taxa de R$ 40,00 (para associados da entidade ou servidores públicos) e R$ 50,00 para não associados. A taxa dá direito ao Abadá, boné, viseira e bebidas e frutas à vontade, durante a folia. As escunas tem capacidade total para até 250 pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3892-2620 (Sectur) ou 3892-2445 (Aciss).
Desfiles e bailes populares - O Carnaval 2006 em São Sebastião abre sua programação nesta sexta-feira (24/02), com a entrega das chaves da cidade pelo prefeito Dr. Juan Garcia ao Rei Momo, às 21h, e o baile popular às 23h, na Rua da Praia.
No sábado (25/02), o público confere toda a irreverência do Bloco dos Sujos, com homens vestidos de mulher e vice-versa. O bloco tem concentração na Vila Amélia, às 20h, passando pelas ruas do Centro Histórico, até à Rua da Praia.
No domingo (26/02) está previsto o desfile das escolas de samba do 1º e 2º grupo. São elas: X-9 do Canto do Mar, Mocidade Independente da Topolândia, Ki-Fogo, Acadêmicos de São Francisco e Sol de Verão, campeã de 2005. Já na segunda-feira (27/02), a Rua da Praia recebe os blocos de enredo e embalo, enquanto na terça (28/02), o desfile das escolas campeãs na Apoteose do Carnaval.
Uma arquibancada para 3 mil pessoas foi montada. Ainda na região central, a Prefeitura programou o “Carnaval de Marchinhas”, todas as noites, na praça Major João Fernandes (Praça do Coreto), das 22h às 2h. Os bailes populares na Rua da Praia serão realizados todas as noites após os desfiles.
A praia de Boiçucanga, na Costa Sul, também será palco do Carnaval 2006. A praça Pôr-do-Sol recebe a banda “Rala o Corpo”, que comandará o baile popular a partir de sábado, todas às noites, às 23h. (Fonte: PMSS)

São Sebastião espera 500 mil pessoas no Carnaval
Segurança e limpeza pública são reforçadas

São Sebastião - À espera de aproximadamente 500 mil pessoas em todo o município, a Prefeitura de São Sebastião conta com o reforço do efetivo da Polícia Militar para manter a segurança de turistas e moradores. Já a limpeza pública terá um número maior de caminhões-coletores e funcionários.
De acordo com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o policiamento será o mesmo da temporada de verão. “Tivemos um reflexo positivo, os índices de violência reduziram. Para o Carnaval o esquema será o mesmo. Estamos contentes com o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil. Teremos tranqüilidade na questão segurança”.
A previsão é que 180 policiais estejam na cidade nos cinco dias de festa. “A expectativa é que São Sebastião tenha um fluxo de 500 mil pessoas ao longo do município neste Carnaval”, enfatizou o prefeito.
De acordo com o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, a limpeza pública também será reforçada. “Na Costa Norte e Centro aumentamos de quatro para seis caminhões de coleta, enquanto na Costa Sul passa de cinco para oito. Também teremos cinco carretas de transbordo, ao invés de três”, informou o secretário.
Moreno frisa que cada carreta tem capacidade de 34 toneladas. Todo o lixo da cidade é levado para o aterro sanitário de Tremembé, no Vale do Paraíba.
O número de funcionários na limpeza pública salta de 172 para 230 no Carnaval. “Na baixa temporada o volume de lixo varia entre 50 e 60 toneladas/dia. Já na temporada e durante o Carnaval chegamos a recolher 180 toneladas diariamente. Com esse reforço, todo o serviço será realizado com qualidade tranqüilamente”, finalizou o secretário. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Prefeito vai a Câmara a convite de Charles Medeiros

Ubatuba - Na Sessão de Câmara do dia 14 de fevereiro, o vereador Charles Medeiros (PSB) solicitou que o Chefe do Executivo, acompanhado de seus Secretários, comparecesse à Câmara Municipal para esclarecer duvidas dos vereadores e da comunidade com relação a temas de relevante interesse. Atendendo ao convite do vereador, o prefeito Eduardo César compareceu nesta última terça-feira à Sessão da Câmara Municipal. Segundo o vereador Charles Medeiros, a comunidade tem solicitado esclarecimentos quanto a situação precária das vias municipais, Plano Diretor entre outros temas de interesse da comunidade.
Durante a Sessão diversos assuntos foram abordados, dentre os principais: a instituição urgente do nosso Plano Diretor, a questão das estradas que se encontram em péssimas condições de tráfego e, por último, o desvio de dinheiro público feito por parte de um funcionário da prefeitura, assunto este que foi amplamente divulgado na imprensa. Charles Medeiros comentou da precariedade em que se encontram as vias da Estufa II, onde segundo ele, trata-se de uma comunidade operária e que muitos cidadãos não conseguem chegar com o calçado limpo ao seu local de trabalho, comentou ainda que as pessoas não pedem muito, a começar pelo respeito. Reitera que são questões legítimas encaminhadas ao prefeito e que são as mais questionadas pelas comunidades ao vereador.
Medeiros vem solicitando a implantação do Plano Diretor desde seu primeiro mandato e em 2005 encaminhou ao Executivo vários ofícios e indicações referentes à implantação do Plano Diretor, na questão das estradas, solicitou maior atenção e empenho do poder público na melhoria dos acessos.
“Acredito que um maior empenho do poder público poderá trazer resultados mais satisfatórios as nossas comunidades”, afirma Charles Medeiros. (Fonte: Laura Ennes)

Prefeitura informa serviços durante o Carnaval

Ubatuba - O Carnaval de Ubatuba em 2006 acontecerá “nos quatro cantos” da cidade. A Praia do Ubatumirim, no extremo norte, o Bairro Ipiranguinha, na região oeste, o Centro e a Praia da Maranduba terão carros de som que animarão a festa. Na Avenida Iperoig, além do carro, a alegria fica por conta dos blocos tradicionais, desfilando sambas-enredo, marchinhas e fantasias. Para que a festa aconteça com maior tranqüilidade, a Prefeitura organizou um forte esquema de segurança e atendimento médico descentralizado. Confira os serviços prestados pelo município e divirta-se!
Trânsito e Segurança - O DER (Departamento de Estrada e Rodagem) estima que cerca de 600 mil veículos devam passar pelas rodovias Ayrton Senna / Carvalho Pinto, D. Pedro I, Tamoios, Mogi-Bertioga, Oswaldo Cruz e a Litorânea (SP-55). Os horários de pico são entre 15h e 2h na sexta e entre 7h e 16h no sábado. Para não ficar preso no trânsito é aconselhável evitar esses horários. Cerca de 800 funcionários – entre técnicos e operadores de tráfego – estarão de plantão com 283 viaturas prestando serviços de guincho, primeiros socorros e apoio ao tráfego, além de realizarem o atendimento do Disque Dersa/DER – 0800-555510.
Em Ubatuba, o setor de Trânsito da Prefeitura informa que na 6ª feira, dia 24, a Av. Iperoig ficará interditada a partir das 22h até as 4h, no sentido Itaguá/Perequê-Açu. Nos outros dias, a Avenida fica fechada a partir das 21h.O bolsão do Aeroporto poderá ser usado como estacionamento, gratuitamente.
A Guarda Municipal trabalhará com todo o seu efetivo e viaturas durante os quatro dias de Carnaval, em parceria com a Polícia Militar, que contará com reforço vindo de diversas cidades do Vale do Paraíba, além de seus 90 policiais efetivos. Helicóptero, viaturas, motos, resgate do corpo de bombeiros e policiamento ambiental reforçarão o esquema da operação carnaval.
Saúde - O Sistema de Saúde de Ubatuba oferecerá à população e aos turistas serviços de pronto atendimento nas unidades Ipirangunha, Centro, Maranduba e Santa Casa. Nas unidades do Centro e do Ipiranguinha, o atendimento é das 8 às 20h. Já na Maranduba e Santa Casa, o atendimento é 24 horas.
Coleta de lixo - Durante o carnaval, a coleta seletiva e orgânica será realizada todos os dias, em todos os bairros, contando com 13 caminhões compactadores e 40 coletores. Dez braçais realizarão a limpeza das praias: Grande, Cruzeiro e Itaguá. Serão utilizadas nessas operações, duas maquinas W-20 e quatro caminhões. (Fonte: PMU)

Ubatuba pode receber projeto Navega São Paulo
Resgatar a "maritimidade", cultivar a cultura náutica e garantir a integração social são os objetivos deste projeto do Governo do Estado

Ubatuba - O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr, esteve na última quarta-feira, 22, na sede da Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer (SEJEL) em reunião com Carlos Cardoso, da Coordenadoria da Juventude. O principal objetivo do encontro foi a possibilidade de implantação do projeto Navega São Paulo, em Ubatuba.
O Navega São Paulo é uma ação social da SEJEL que utiliza os esportes náuticos do remo, vela e canoagem como ferramenta de inclusão social para jovens com idade entre 12 e 15 anos estudantes da rede pública de ensino. Além das aulas específicas de cada modalidade, o aluno recebe uniformes e noções de navegação, marinharia, cidadania e meio ambiente.
Segundo Bittencourt, alguns parceiros foram importantes para que a reunião pudesse ser realizada. “A idéia do Navega São Paulo foi trazida à Secretaria pelo vereador Charles Medeiros, o Ângelo Junior da Cruz e o Alexandre Pitó, a partir daí iniciamos os contatos com a SEJEL”, disse o secretário.
“Fomos pleitear a vinda do Navega São Paulo para Ubatuba. No início, nossa idéia era para começarmos as atividades em 2007, mas houve um aceno da possibilidade de, já no segundo semestre deste ano, acontecer a implantação do projeto”, finalizou Bittencourt. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa da II Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca de São Paulo

Ubatuba - Uma comitiva de 14 pessoas de Ubatuba esteve presente na II Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca de São Paulo, que aconteceu em Itanhaém, durante os dias 15 e 16. O evento teve como objetivo revisar as questões levantadas durante a I Conferência e adicionar novas propostas que subsidiarão a II Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, de 14 a 16 de março. A presença expressiva das entidades ubatubenses permitiu que o município elegesse nove delegados para acompanhar a Conferência Nacional.
As propostas de Ubatuba foram formuladas numa reunião que aconteceu na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa). Participaram dessa reunião, membros de diversas entidades e associações relacionadas à atividade pesqueira em Ubatuba, tais como: Colônia Z10, Associação dos Pescadores de Ubatuba (Apu), Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), Associação de Pescadores da Enseada (Ape), Instituto de Pesca (IP-APTA), Ong Mar Vivo e Smapa.
O documento elaborado por essa equipe foi entregue ao chefe de escritório da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (Seap-PR), João Donato Scorvo Filho, pela secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Cress Gelli. As reivindicações foram acatadas e aprovadas em sua plenitude.
Segundo Valéria, o grupo se mostrou maduro e consciente do papel importante que eles têm na criação de políticas de desenvolvimento sustentado que trarão benefícios para o setor pesqueiro e de aqüicultura em todo o Brasil. “Foi bonito ver a coesão e a unificação de discursos do nosso grupo. Eles se manifestaram, disseram o que achavam certo e errado, batalharam pelo direito de participar das decisões pertinentes a eles. Sinto que Ubatuba começa a ter uma união produtiva que influenciará diretamente no futuro de nossa cidade, comemora a secretária.
Pedidos do setor pesqueiro - Entre as principais reivindicações do setor pesqueiro está a legalização das embarcações de pesca de camarão em exercício, levando em conta a apresentação de título de inscrição no Seap. Esse pedido se fundamenta no fato de que existem cerca de 200 embarcações de pesca de camarão em Ubatuba, sendo que 70 destas não têm licença.
Outro pedido importante foi a melhoria da infra-estrutura de desembarque, processamento e comercialização de pescado, incluindo a reforma do Mercado Municipal de Peixe, que hoje funciona precariamente. Os pescadores pediram também maior apoio do poder público e diminuição da burocracia para concessão de financiamento para seus projetos.
Pedidos dos maricultores - Considerando-se que esse é um ramo relativamente novo, os maricultores pedem a emissão de uma legislação específica para o Estado de São Paulo, tendo em vista o desenvolvimento ordenado da atividade e maior envolvimento do Poder Público nas questões do desenvolvimento da maricultura. Outra questão foi a formação do Comitê Estadual de Desenvolvimento de Maricultura, em caráter deliberativo.
Em relação às questões ambientais, foi pedida agilidade nos processos de licenciamento dos parques aqüicolas marinhos, respeitando o gerenciamento costeiro e o plano local de desenvolvimento da maricultura. Pede-se ainda o monitoramento ambiental da qualidade de água nos parques marinhos do Estado, cumprimento do defeso do mexilhão e isenção das taxas de vistoria pela Marinha do Brasil e do licenciamento ambiental para os produtores instalados. (Fonte: PMU)

Melhor Idade de Ubatuba preparada para Jogos do Idoso

Ubatuba - Os atletas da Melhor Idade de Ubatuba se preparam treinando diariamente para a disputa da etapa do 10º JORI (Jogos Regionais do Idoso) em São José dos Campos. A equipe é formada por 48 participantes, selecionados durante os “Jogos da Melhor Idade”, disputados no ano passado em três etapas.
As competições acontecerão entre os dias 22 e 26 de março. A organização do evento prevê a participação de 1.500 atletas que representarão as 115 cidades do Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Vale do Ribeira. A cerimônia de abertura oficial do 10º JORI acontece em 24 de março no Ginásio Esportivo da ADC Embraer. As modalidades disputadas durante as competições do JORI serão atletismo (corrida), bocha, buraco, coreografia (danças), damas, danças de salão, dominó, malha, natação, truco e voleibol adaptado, para atletas com idade igual ou superior a 60 anos e Ubatuba enviará atletas para todas as modalidades.
As três primeiras equipes que se classificarem em cada modalidade na etapa do X JORI, participarão do JEI (Jogos Estaduais do Idoso) que tem data marcada para os dias 30, 31 de março e 1 e 2 de abril na cidade de Taquaritinga (SP).
A equipe de Ubatuba é composta por participantes do Projeto Atividade Física e Cidadania, desenvolvido por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Esportes e Lazer. (Fonte: PMU)

Vereador Romerson de Oliveira (Mico) em ação nos Bairros do Perequê-Mirim, Saco da Ribeira e Lázaro

Ubatuba - Na 5ª feira passada, o Vereador Romerson de Oliveira-PFL, o Secretário de Obras João Paulo Rolim e o Encarregado de Terraplanagem, Célio Pinto, estiveram vistoriando algumas ruas do Bairro do Perequê-Mirim, com a finalidade da execução de melhorias emergenciais a esta comunidade. Neste mesmo dia, a Secretaria de Obras enviou ao local uma máquina Patrol para a realização de nivelamento de ruas do bairro que se encontravam esburacadas devido as fortes chuvas ocorridas nas últimas semanas.
Outro trabalho realizado foi a retirada de lixo em algumas localidades, bem como a limpeza de entulho e manutenção de algumas ruas que necessitavam de capinação.
Neste sábado, outro trabalho que o Vereador conseguiu junto à Prefeitura, foi a operação tapa buracos no início da Rua Benedito Henrique.”Esse trabalho não poderia deixar de acontecer, onde grandes buracos estavam causando transtornos à comunidade, e segundo o Secretário João Paulo, em uma outra etapa, o restante do Bairro do Perequê-Mirim receberá esta benfeitoria pública”, comenta Mico.
Está programado para depois do Carnaval nos Bairros do Saco da Ribeira e Lázaro, os serviços de nivelamento de ruas e a limpeza de entulhos, além de capinação e outros serviços mais emergenciais.
“Vale lembrar, que o mutirão de limpeza na Escola Estadual Semíramis Prado de Oliveira, no Bairro do Saco da Ribeira, foi paralisado devido as fortes chuvas, desta forma, inviabilizando a concretização do mesmo, mas aproveitando os trabalhos que serão realizados nesta região após o carnaval, certamente o trabalho será concluído”, diz Mico.
Rua Andrelino Miguel, no Lázaro, é Prioridade do Vereador - O Vereador Mico, a tempo tem buscado junto ao Prefeito Municipal providências para que a Rua Andrelino Miguel, no Bairro do Lázaro, recebesse uma atenção especial e emergencial em toda a sua extensão, por ser a principal rua de acesso ao bairro, além de ser um problema antigo e muito reivindicado pelos moradores.
Após o Carnaval, a Secretaria de Obras irá realizar a captação de águas pluviais, limpeza e manutenção dos bloquetes, que inclusive será necessário a troca de alguns devido ao seu mal estado de conservação e os mesmos serão utilizados para o calçamento de outras ruas do bairro.
Na última 3ª feira, o Srº Prefeito Eduardo César, ao usar a tribuna da Câmara Municipal a convite da Mesa Diretora, fez um pequeno balanço de sua administração e confirmou que a Rua Andrelino Miguel passará de fato por obras logo após o feriado do Carnaval.
“A tempo tenho recebido reclamações da população, que com certeza condiz com a situação precária da rua. Vejo que o papel de cobrança dos munícipes é sem sombra de dúvidas o termômetro das reais necessidades de seu bairro e que nós, homens públicos, devemos estar antenados a essas reivindicações. Quero aproveitar o momento e agradecer o Prefeito Eduardo César e o Secretário de Obras João Paulo, por esses inestimáveis serviços prestados a essas comunidades e dizer que esta união do Poder Legislativo e Executivo é o caminho mais curto para que Ubatuba seja uma cidade cada vez mais agradável de se viver, e dar aos seus munícipes o respeito que todos merecem”. Finaliza o Vereador Mico. (Fonte: Laura Ennes)
 

"Se Eu Fosse Você"
Hoje no Cine Passeio


Semana de 24 de Fevereiro à 02 de Março de 2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Nanny Mc Phee - A Babá Encantada"
Ás 14:30 hs(Só sexta, sábado e domingo)
 

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
Ás 16:10 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"Se Eu Fosse Você"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs e 21:30 hs

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Revelação
Em troca de ovas de tainha
Secas ao sol
E assadas no fogão a lenha
Acompanhado de café
Torrado na hora
E fresquinho
Um desconhecido
Cantou pra minha avó
A música Romaria
Dizendo ser o próprio
Renato Teixeira
Minha avó respondeu
Que não acreditava
Em qualquer besteira.

Boitatá
A noite
Ainda sufocava
A madrugada
Quando o menino Ângelo
Saiu de casa
Para buscar peixe na praia
Não passou
Da metade do caminho
E esbaforido
Foi parar à porta
De minha casa
Assombrado.

Escreveu não leu
O pau comeu

A mulher pantera
Do circo
Desafiou os homens
Para uma luta
Se fossem machos
Zé Maria, um bruto,
Subiu no ringue
E deu uma surra nela.



 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Perigo Iminente - Trevo de acesso à Praia de Itamambuca apresenta erro crasso de engenharia, colocando em risco a segurança dos munícipes e turistas. Ubatuba, Capital do Surf, neste ano irá receber mais de 14 mil visitantes, atraídos pelo Campeonato Paulista de Surf, SuperSurf , o evento internacional WQS, entre outros, que serão realizados em Itamambuca. Isso é muito bom, mas exige certos cuidados, principalmente com a infra-estrutura.
Considerando a recente visita dos representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte), especificamente do Sr. Said Barhouch Filho; e a preocupação do prefeito, Eduardo César, em atender locais afastados, fato que ficou explícito na inauguração da sede da Regional Norte, que tem à sua frente o administrador José Roberto Júnior; cabe alertar para o perigo iminente no trevo de acesso à Praia de Itamambuca.
Nesse trevo, há um erro grave de engenharia, que coloca em risco a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres, devido ao cruzamento frontal dos veículos que entram no bairro, vindos do norte, com os que saem pela rodovia, sentido sul. O perigo é agravado pela velocidade que os veículos atingem na descida do Félix e pela falta de sinalização para o cruzamento e o acesso à praia. Todos os anos ocorrem acidentes graves nesse trecho, inclusive com óbitos, porém nada é feito.
Também vale salientar o deplorável estado de conservação das ruas de Itamambuca, que passam a maior parte do ano completamente esburacadas, causando inúmeros prejuízos aos moradores e freqüentadores. Outro problema sério é a pavimentação incompleta da principal avenida do bairro, sendo uma mão asfaltada e a outra não. Isso faz com que os veículos, inclusive os ônibus escolares, transitem na contramão, para evitar a buraqueira. A complementação do asfalto é uma promessa do prefeito Eduardo César, que ainda não foi cumprida.
Infelizmente, Itamambuca não está preparada para receber adequadamente os turistas, fato que prejudica o município como um todo. Uma cidade que se auto-intitula Capital do Surf e almeja seguir sua vocação turística, não pode deixar tão visivelmente abandonados os acessos a seus atrativos, colocando em risco a segurança dos cidadãos. Uma administração moderna e efetivamente preocupada com o futuro deve ser guiada pelo princípio da precaução.

Edmundo Andrade Barbosa Filho
Itamambuca, Ubatuba

A cultura e a Fundart - Resta-me agradecer os elogios que Marcelo Mittestainer Resende dirigiu ao meu trabalho ou ao meu gosto pelo trabalho. Aliás sempre digo para os amigos que não me sinto trabalhando, tudo que faço, faço pelo gosto de produzir e somar na construção de um mundo solidário.
Com relação à presidência da Fundart não podemos nos esquecer que estamos na metade do mandato da atual diretoria executiva, neste momento devemos organizar o ano e trabalhar para que seja um ano produtivo. Um dia tive a pretensão da presidência, não a tenho hoje, não sei se terei no futuro, não me sinto capaz e não faço o que eu faço com este objetivo. Antes de qualquer coisa devo satisfações aos integrantes do grupo setorial que coordeno e não somente aos meus anseios. Tanto que pela minha vontade, nem teria me candidatado para 2006.
Com relação à Fundart sempre acreditei que faltava dinheiro para que ela funcionasse, continuo acreditando que falta dinheiro, para a Cultura mas, para a Fundart, neste momento, não é dinheiro que faz falta.
O mandato de um ano para o Conselho Deliberativo e de dois anos para a Diretoria Executiva, provoca fendas na continuidade e no aprimoramento das relações da Fundart com a comunidade. Devemos pensar em uma formula para que isto não aconteça e que um eventual mandato maior para o Conselho não signifique em sacrifício para os coordenadores dos Grupos Setoriais. Sabemos que o trabalho é voluntário e se feito com seriedade obriga a diversas reuniões mensais e contatos quase que diários com a Diretoria Executiva. É isso que fizemos, tanto eu, citado pelo Marcelo, quanto os outros coordenadores em 2005 que infelizmente ele esqueceu de citar.
Talvez este ano o Conselho Deliberativo consiga oferecer algumas sugestões para as devidas alterações no Estatuto da Fundart. Este é um trabalho que todos anseiam e que deverá ser feito com critérios, pois demandará a aprovação do Prefeito e da Câmara de Vereadores. Não é só lápis e papel, ou do dia para a noite como alguns querem crer.
Tudo o que sofremos com as divergências políticas é pela falta de uma política Cultural para Ubatuba e é nesse sentido que devemos trabalhar, seja na critica ou no elogio.

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Observando os novos secretarios e seus adjuntos notamos que a corrida eleitoral para 2008 ja começou : Vejamos nosso prefeito nomeou cabos , sargentos eleitorais e até o presidente do PFL, enquanto isso o povo paga a conta pelo carrossel do prefeito, então a nossa cidade fica sem infra-estrutura, saneamento basico, limpeza descente, os funcionários concursados que são quem carrega a prefeitura não tem um aumento descente , nossa guarda municipal não tem o efetivo atualizado, nenhum investimento é feito no funcionário , mais a farra das contratações continua , o povo não suporta pagar o seu iptu , execução neles , pois bem nos anos de 2001,2002,2003,2004, o nosso atual prefeito até então vereador teve dificuldades de quitar seu iptu so conseguindo essa proeza a dois dias antes do debate eleitoral ocorrido na igreja São Francisco no exercicio de 2004, hoje executa quem não pode quitar o seu iptu sem o menor pudor. O palanque do prefeito já esta armado os seus cabos eleitorais a postos e que venha 2008. ( Isso é uma vergonha )

Carlos Alberto Gonçalves Leite
Ubatuba, SP

A anos alugo casa na Praia Grande do Bonete, pois acho aquela Praia muito linda, mais ao longo desses anos venho percebendo que a prefeitura não tomou ainda nenhuma providências com relação aos campistas que todo ano, seja ano novo, carnaval, ou outro feriado qualquer, vão e ficam na praia acampados,
não tenho nada contra eles pois querem curtir assim como eu, mais quando vão embora deixam muito lixo na praia, outro problema é que eles fazem fogueira
para cozinhar bem na raiz das amendoeiras e de outras arvores, sem fala que eles usam o judum como banheiro ai fica aquele cheiro horrivel.
Vai aqui o meu apelo a Prefeitura Municipal de Ubatuba pesso que fiscalizem nesse carnaval a Praia Grande do Bonete, pois uma Praia tão linda com uma
comunidade caiçara tão bonita não merece acabar desse jeito, Temos que impedir o CAMPIG na Praia Grande do Bonete, vamos cuidar do que é nosso. Obrigado!

Nando Lanck
Campinas, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Primavera - Luciano Cancelier

Primavera
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor