Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 02 de Março de 2006 - Nº 1475 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Sol faz turista 'esticar' feriado
Prefeitos de municípios com terminais discutem royalties em Madre de Deus
Prefeitura faz hoje primeira audiência pública para discutir verticalização


Caraguatatuba
Menor detida por furto some da cela na cadeia de Caraguá
Mais de 300 mil pessoas passaram o ‘Carnaval - Folia é Aqui’ em Caraguá
Carnaval de Antigamente lota Praça e elege Mascara Negra o bloco mais animado
‘Império’, ‘Independente’, ‘Unidos do Samba’ e ‘Pé da Serra’ desfilaram na ‘Sapucaí’ de Caraguá
Campanha da Fraternidade será aberta hoje com missa na Catedral Divino Espírito Santo
Selecão de atletas para a Copa Vanguarda de Futsal acontece segunda-feira, dia 6
Seletiva para o JORI acontece no fim-de-semana em Caraguá
Ditran faz balanço da “Operação Carnaval” realizada de 24 a 28 de fevereiro em Caraguá
Carnaval de Antigamente leva 20 mil foliões para a Praça Cândido Motta nos quatro dias de Carnaval
Público do Carnaval superou expectativas em Caraguá
Diocese de Caraguatatuba realiza abertura oficial amanhã, 2 de março
Caraguá comemora o Dia Internacional da Mulher com atividades


Ilhabela
-


São Sebastião
Liminar judicial reabre academia de Wagner um dia após ser lacrada pela Prefeitura
Novos estagiários começam hoje

Ubatuba
Instituto de Pesca Sob Nova Direção

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Sol faz turista 'esticar' feriado

Litoral Norte - O sol e o forte calor fizeram com que as praias do Litoral Norte registrassem ontem, em plena Quarta-Feira de Cinzas, movimento acima do normal para o período.
Muitos turistas decidiram esticar o feriado de Carnaval até o próximo final de semana para aproveitar o bom tempo à beira-mar.
A turista Tatiana Botrel, de São Paulo, disse que 'emendou' o feriado por causa do tempo.
Ela pretendia deixar Caraguatatuba, onde passou o Carnaval, na manhã desta quinta-feira, mas deve mudar os planos se o sol continuar forte na região.
"O tempo se mantém excelente por aqui e, desse jeito, fica difícil retornar para a capital", disse Tatiana.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Barakat, disse que a cidade registrou um dos melhores carnavais dos últimos anos.
Segundo ele, se o tempo permanecer estávem muitos turistas devem permanecer na cidade até domingo para aproveitar as praias.
O guarda-vidas registrou 130 ocorrências e apenas uma morte por afogamento na região. A único caso de afogamento foi registrado na praia de Juquehy, anteontem. A vítima, de 55 anos, morava na capital paulista. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitos de municípios com terminais discutem royalties em Madre de Deus

Litoral Norte - Os prefeitos dos municípios pertencentes à Abramt (Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) vão se reunir para mais uma reunião ordinária da entidade, desta vez na cidade de Madre de Deus, na Bahia.
O encontro será no próximo dia 10 de março, a partir das 9h00, nas dependências da Biblioteca do Colégio Luiz Eduardo Magalhães.
Na pauta, representantes de 18 municípios que fazem parte da Abramt vão discutir principalmente a questão da distribuição de royalties a municípios não pertencentes à entidade.
A intenção dos municípios pertencentes a Abramt é reaver o dinheiro perdido (cerca de R$ 6 milhões mensais) e defender a manutenção do repasse de royalties somente aos municípios que contam com monobóias ou píeres de atracação para embarque e desembarque de petróleo ou gás natural.
Ainda na reunião da Abramt, representantes da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo deverão falar sobre o mesmo tema.
Fazem parte da Abramt os municípios de Angra dos Reis (RJ), Aracaju (SE), Coari (AM), Guamaré (RN), Coruripe (AL), Linhares (ES), Macaé (RJ), Macau (RN), Maceió (AL), Madre de Deus (BA), Manaus (AM), Pirambu (SE), Rio de Janeiro (RJ), São Francisco do Conde (BA), São Francisco do Sul (SC), São Mateus (ES), São Sebastião (SP) e Tramandaí (RS). A próxima reunião da Abramt deverá ser realizada na cidade de Coruripe, em Alagoas, no mês de maio. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura faz hoje primeira audiência pública para discutir verticalização

Litoral Norte - Hoje, às 18h00, haverá audiência pública na sede da Amovila (Associação dos Moradores da Vila Baiana), em Barra do Sahy, na costa sul, para discutir o projeto de lei, de autoria do prefeito Juan Garcia, que prevê a construção de prédios de até cinco andares em áreas congeladas, que poderão passar a ser chamadas de Zonas de Especial Interesse Social.
Amanhã, a reunião será na EM Guiomar da Conceição, em Boiçucanga, e no dia 6, na EM Canto do Mar.
As audiências dão seqüência a três consultas públicas, feitas no final do mês passado, nesses mesmos bairros e locais.
De acordo com a Prefeitura, mais de 600 pessoas participaram das reuniões. “As moradias populares se farão necessárias, mas não em todos os núcleos.
Só serão removidas de suas casas as famílias que se encontram em área de risco. Um primeiro levantamento em quatro bairros (Juquehy, Barra do Sahy, Cambury e Boiçucanga) mostra que a Prefeitura tem a necessidade de remover 427 famílias nessas áreas”, disse o prefeito Juan Garcia (PPS). (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Menor detida por furto some da cela na cadeia de Caraguá
Adolescente estava na carceragem desde o dia 22; família acredita em sequestro

Caraguatatuba - A adolescente A.T.P.P., 16 anos, desapareceu anteontem da cela da Cadeia Pública de Caraguatatuba. A garota, que havia sido detida no último dia 22 por suposto envolvimento em furto e roubo ocorridos na Tabatinga, seria ouvida amanhã pela Justiça.
Para a Polícia Civil a menor teria fugido --uma sindicância administrativa foi instaurada para apurar se houve facilitação. A família da adolescente descarta possibilidade de fuga e responsabiliza a polícia pelo sumiço.
A comerciante Maria Cristina Trevisan, mãe da menina, disse que ficou sabendo às 12h30 de ontem que a filha teria supostamente fugido da cadeia na noite de terça-feira --dia em que a família havia visitado a menor por volta das 21h.
"Como ela poderia arrombar o cadeado e ninguém perceber nada? Quero saber o que aconteceu com a milha filha", disse. Maria Cristina cobra das autoridades explicações sobre o paradeiro de sua filha. A mãe teme que a filha tenha sido "sequestrada" da cadeia.
A cadeia de Caraguá encontra-se desativada e serve apenas para alojar provisoriamente pessoas detidas na cidade e menores sob custódia da Justiça.
Maria Cristina disse que visita a filha diariamente e que em nenhum momento ela teria comentado sobre a possibilidade de fugir. "Nossos advogados estavam tentando retira-la da cadeia para que aguardasse o depoimento ao juiz em liberdade", disse a mãe.
Segundo ela, na noite de terça-feira a polícia teria sido alertada de que um homem pretendia tirar a menina de dentro da cadeia, contra a vontade da adolescente.
O advogado Alexander Resende da Silva, que representa a família da adolescente, levou ontem o caso ao conhecimento do juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Ambrogi.
PROMOTORIA - A promotora da Vara da Infância e Juventude, Maria Cristina Tadeu Garcia, disse ontem que solicitou a polícia civil uma apuração rigorosa do desaparecimento da adolescente.
Segundo ela, a polícia teria informado que a menina teria fugido da cadeia com a ajuda de outras pessoas e deixado um bilhete comunicando a fuga.
A promotora disse ainda que a menor encontrava-se detida com autorização da Justiça e que, após o seu depoimento ao juiz, poderia ser levada à Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) de São José.
APURAÇÃO - A delegada Elizabeth Maluf Zago afirmou ontem que instaurou inquérito para apurar a fuga da menor e que abriu uma sindicância para apurar o possível envolvimento de um investigador e de um carcereiro na fuga. (Fonte: ValeParaibano)

Mais de 300 mil pessoas passaram o ‘Carnaval - Folia é Aqui’ em Caraguá

Caraguatatuba - Cerca de 300 mil pessoas passaram o Carnaval na cidade, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura. O saldo é considerado positivo, superando as expectativas do comércio e hotelaria local. A festa contou com desfile de blocos de arrastão que animaram o ‘Carnaval – Folia é Aqui’.
O Bloco das Piranhas comemorou seus 30 anos, com desfile dos homens vestidos de mulheres e vice-versa, no domingo. O Bloco do Urso colocou 425 foliões na Avenida da Praia, sambando o tema ‘O urso levantou poeira’, além de muita cerveja, com direito a churrasco durante toda noite.
O domingo de folia também contou com desfile de outros dois blocos de arrastão: o ‘Tudo de Bom’, que reuniu comerciantes ‘em ritmo de Copa do Mundo’, e o bloco da Ascaff (Associação de Servidores Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba) que distribuiu 1.200 litros de caipirinha e batida.
A banda Palace fez shows todos os dias na Praça de Eventos, animando turistas e moradores, com muita segurança A Praça foi fechada e não foi permitida a entrada de espumas e objetos cortantes.
O bairro Massaguaçu recebeu o show da banda Triplix e de Mara Amaral. O Bloco da Cheirosa, mais uma vez levou os foliões ao delírio com a tradicional bebida preparada à base de pinga e cidreira. (Fonte: Imprensa Livre)

Carnaval de Antigamente lota Praça e elege Mascara Negra o bloco mais animado

Caraguatatuba - O Máscara Negra, formado por cerca de 80 foliões adultos e da terceira idade, foi eleito o bloco mais animado no Carnaval de Antigamente deste ano. Há seis anos, a Fundacc (Fundação Cultural e Educacional) promove o carnaval regado a marchinhas e sambas antigos, na Praça Cândido Mota.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Fundacc, o público desse ano foi um dos maiores, com mais de 5 mil pessoas lotando a Praça nas cinco noites de carnaval e nas matinês. Também foi eleita a melhor fantasia feminina e masculina (adulto, infantil e mirim) e folião mais animado.
A animação ficou por conta da orquestra New Band, formada por músicos da Banda Municipal, que tocou muitas marchinhas, músicas tradicionais e folclóricas do carnaval. Também houve bailes populares nas praças do Travessão e no Entreposto do Porto Novo.
“Aqui está muito bom para pular carnaval, estou morrendo de calor”, dizia a funcionária pública Tânia Oliveira. Para o estudante Daniel Silva, os bailes populares estavam muito animados. “Podemos nos divertir de maneira saudável, sem confusão e com muita alegria”, completou.
O bonecão Zulu garantiu presença nesta sexta edição do Carnaval de Antigamente. Ele foi produzido na oficina de empapelamento, realizada pelo artista Jac Costa. Outros bonecões famosos da cidade são: Maria Renata, Ascendino e Ritinha. Estão ‘aposentados’, o Bié, Filó e Bilozinho. (BV) (Fonte: Imprensa Livre)

‘Império’, ‘Independente’, ‘Unidos do Samba’ e ‘Pé da Serra’ desfilaram na ‘Sapucaí’ de Caraguá

Caraguatatuba - Os blocos ‘Independente de Caraguá’, ‘Império do Litoral’, ‘Unidos do Samba’ e ‘Unidos do Pé da Serra’, reuniram mais de 500 foliões na segunda-feira de carnaval, na Avenida da Praia, a ‘Sapucaí’ de Caraguá.
O desfile marcou o retorno, após oito anos, dos desfiles de Blocos de Enredo da cidade.
Na noite de pré-carnaval, na sexta-feira, a Rainha do carnaval Jodeli, o Rei Momo Jota e a 1ª Princesa Carla, todos do bloco ‘Unidos do Samba’ e a 2ª Princesa do ‘Unidos do Pé da Serra’, ganharam um celular cada um, doados por comerciantes da cidade. O desfile dos blocos não teve premiação.
O bloco que reuniu o maior número de foliões foi o Grêmio Recreativo ‘Unidos do Samba’, com 200 componentes. O enredo ‘Brasil, Brasil’ coloriu a Avenida de fantasias nas cores verde, amarela e azul.
Destaques, passistas, porta-estandarte, rainha do carnaval, rei momo e 1ª princesa, representando o bloco, animaram milhares de pes-soas que assistiram ao desfile.
O presidente do Unidos do Samba, Reinaldo Goll, ficou satisfeito com a apresentação.
“Está uma beleza o desfile. Adoramos participar. Esta é mais uma alternativa de lazer para a terceira idade”, descreveu o casal Luis Graziola, 68 anos e Cirlene F. Graziola, 63 anos, que desfilaram na ‘Unidos do Samba’.
O Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Império do Litoral Norte desfilou com 160 componentes. O enredo ‘Todo negro também é rei’ homenageou figuras como Pelé, Mandela e a princesa Izabel, entre outros.
Os puxadores do samba foram Betão, Marcão e Chiquinho. O presidente do Império, Isaías de Souza Filho, conhecido como Beco, fez uma parceria com a Escola de Samba X-9 de São Sebastião, trazendo passistas, baianas e foliões da Escola.
O Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Independente de Caraguá levou 40 integrantes para a Avenida. Criado em 1997 pelo carnavalesco Caubi Machado, o bloco sambou com o samba-enredo ‘A promessa’.
Por fim, o bloco ‘Unidos do Pé da Serra’, criado em 2004, levou 120 foliões dos bairros Rio do Ouro, Jaraguazinho e Ponte Seca para a Avenida da Praia.
O enredo ‘Povo guerreiro do Brasil’ homenageou duas caiçaras guerreiras, Dona Genovena Franco e Sebastiana Vitório, que não compareceram ao desfile, devido a idade avançada. O puxador do samba, Roberto Alves estava muito animado no desfile.
“Nunca tinha saído em blocos de Caraguá, mas em outras cidades sim. Acho que tem que ser assim mesmo, começar como Bloco e depois transformar em Escola de Samba. Devemos incentivar o carnaval de enredo e trazer as crianças para desfilar”, avaliou Eliane Prado Araújo, 36 anos, que desfilou na ‘Unidos do Pé da Serra’ com o filho Pedro Henrique, de 6 anos.
No início da década de 90, o carnaval em Caraguá chegou a ser disputado por três escolas de samba: Peruche, Império e Mocidade, e por cinco blocos: Tinga no Corpo e Samba no Pé, Gaviões, Independente, X-9 e Unidos do Samba. (BV) (Fonte: Imprensa Livre)

Campanha da Fraternidade será aberta hoje com missa na Catedral Divino Espírito Santo

Caraguatatuba - O tema da Campanha da Fraternidade deste ano vem ressaltar a inclusão dos portadores de necessidades especiais: “levanta-te e vem para o meio (Marcos 3:3)”. A campanha será aberta na região com uma missa a ser realizada hoje, às 19h30, na Catedral do Divino Espírito Santo, no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba.
Padres e diáconos das 16 paróquias do Litoral Norte co-celebrarão a missa junto com o coordenador diocesano, padre Vilson Dias de Oliveira. Portadores de deficiência da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguá participam das leituras e ofertório da celebração.
A Campanha da Frater-nidade foi aberta em todo Brasil ontem, Quarta-feira de Cinzas, quando se iniciaram os 40 dias da Quaresma (leia mais na página B1). Neste período as paróquias do Litoral Norte organizarão círculos bíblicos, debates, atividades e palestras sobre o tema da inclusão dos portadores de deficiência.
“Estamos no período de levantamento das associações e profissionais que trabalham com portadores de necessidades especiais na região, para depois divulgarmos as atividades que cada paróquia fará”, explicou a assessora da Cúria Diocesana, Denise Peixoto.
Denise ressaltou a importância do tema da Campanha da Fraternidade deste ano. “Há portadores de necessidades especiais em vários níveis e cada um precisa de um tipo de ajuda. Para a sociedade, a principal barreira é vencer o preconceito através da conscientização. E, para os portadores, a inclusão é a solução”, acrescentou. (Fonte: Imprensa Livre)

Selecão de atletas para a Copa Vanguarda de Futsal acontece segunda-feira, dia 6
As inscrições já estão abertas e a seleção acontece nesta segunda-feira, dia 6, no Ginásio de Esportes do bairro do Poiares. A copa terá início no final do mês de março

Caraguatatuba - A SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba está selecionando atletas de futsal para participarem da 8ª edição da Copa Vanguarda de Futsal. A seleção acontece nesta segunda-feira, dia 6, às 18h30, no Ginásio de Esportes do bairro do Poiares. O evento terá início em março.
Os praticantes da modalidade, devem entrar em contato com a Secretaria de Esportes pelos telefones 3888- 4110 ou 3887-1165 para fazer a inscrição.
Sucesso consagrado em sete anos, este é o principal evento esportivo realizado pela Rede Vanguarda. No ano de 2006 o evento ganha muito mais visibilidade e interesse devido a realização da Copa do Mundo.
Com o início previsto para o final de março e duração de dois meses, o projeto envolve mais de 600 esportistas, 60 mil pessoas torcendo nas arquibancadas e a participação aberta à todas as cidades, da área de cobertura da emissora, competindo entre si e promovendo a integração entre os 46 municípios do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Região Bragantina e Litoral Norte. O evento tem ainda forte participação social, parte da bilheteria arrecadada é revertida à entidades assistenciais das cidades sede.
As cidades campeãs da Copa Vanguarda de Futsal são: Igaratá (1999), Jacareí (2000), São José dos Campos (2001 e 2002), Taubaté (2003 e 2004) e Joanópolis (2005).
Informações www.vanguarda.tv
Prestigie o esporte de sua cidade. Adote um atleta !!! (Fonte: PMC)

Seletiva para o JORI acontece no fim-de-semana em Caraguá
Os melhores colocados de cada categoria representarão Caraguá no 10º JORI, que acontece no mês de junho, em São José dos Campos

Caraguatatuba - A seletiva que definirá os atletas que representarão Caraguatatuba no 10º JORI (Jogos Regionais do Idoso) acontece nesta sexta e sábado, dias 3 e 4 de março, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). O evento será de 23 a 26 de março, em São José dos Campos.
Os clubes da melhor idade e as pessoas que praticam alguma atividade esportiva podem entrar em contato com a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) para fazer sua inscrição.
Os Jogos Regionais do Idoso são promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado em parceria com a Secretaria da Juventude Esporte e Lazer e tem como objetivo reverter a imagem do idoso na sociedade e conquistar o respeito das novas gerações; sensibilizar a sociedade para novas formas de participação das pessoas idosas, proporcionar canais de comunicação, convívio social e troca de experiências entre essas pessoas e demais gerações; valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a auto-estima para um melhor convívio social.
As disputas do JORI são para atletas com idade a partir dos 60 anos ou a completar em 2006. Serão disputas as modalidades de Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Dama, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Truco e Voleibol.
Para mais informações sobre a seletiva, os interessados podem ligar no telefone 3888- 4110 ou 3887-1165 com Dado . Para informações sobre as competições do JORI acesse o site www.sjc.sp.gov.br(Fonte: PMC)

Ditran faz balanço da “Operação Carnaval” realizada de 24 a 28 de fevereiro em Caraguá
A Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguatatuba realizou nesta quarta-feira, 1º de março, um balanço da “Operação Carnaval”, que aconteceu de 24 a 28 de fevereiro, com agentes disponíveis durante 21h por dia, sendo 60% do efetivo escalado para atuar das 18h às 5h da manhã

Caraguatatuba - Durante o Carnaval, a Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguatatuba, realizou uma alteração na escala dos agentes para disponibilizar um serviço contínuo durante 21 horas, nos quatro dias de folia na cidade. Neste período, os serviços começavam sempre a partir das 8h, com reforço às 18h, ocasião em que 60% do efetivo já estava atuando no trânsito dentro do município, até às 5h da manhã.
Entre as principais operações que tiveram a colaboração da Ditran, destacam-se a Operação descida e subida em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária, Operação Som (averiguação), na Av. Dr. Arthur Costa Filho também em conjunto com a Policia Militar com a apreensão de 3 veículos, Fiscalização e Operação de trânsito nas praias da Tabatinga e Cocanha, Prestação de Auxilio ao Cidadão em atendimento de acidente de trânsito e socorro em casos de feridos, entre outros.
Além disso, a Ditran realizou a “Operação Carnaval”, com mudança de trânsito em algumas vias públicas centrais. Dentro dessa atividade, foi feita a “Operação Eventos”, com interdição e mudança de trânsito na Avenida da Praia, na Praça Cândido Motta (do coreto) e na praia de Massaguaçu.
Segundo explicou o diretor da Ditran, Cel. Celso Rapacci, em razão da constante atuação dos agentes de trânsito nas ruas da cidade, foram registradas ocorrências como desacato a agente; princípio de incêndio no Massaguaçu; dano em viatura da DITRAN; furto de talonário e dano em sinalização viária (2 placas).
No que se refere à atuação da Ditran, como parceira na realização do Carnaval em Caraguatatuba, foram registradas outras ocorrências como: Atendimento a acidente de trânsito(6), apoio à SABESP(1), Prestação de socorro ao cidadão(4), além da apreensão de veículos.
A Ditran informou que a apreensão ocorreu em diferentes situações, entre elas:
1 por som acima do limite – 3
2 por estacionamento irregular – 1
Operações de trânsito:
1 operação descida e subida
2 fiscalização Tabatinga / Cocanha – 4
3 Blocos e baile popular – Av. Arthur Costa Filho – 10
Praça Candido Mota – 5
Massaguaçu – 4
1 Som em veículo (orientação) –8
(Fonte: PMC)

Carnaval de Antigamente leva 20 mil foliões para a Praça Cândido Motta nos quatro dias de Carnaval

Caraguatatuba - Cerca de 20 mil foliões tomaram a praça Dr. Cândido Motta no centro de Caraguá nos quatro dias de Carnaval, embalados pelas marchinhas da orquestra New Band e mostraram que o melhor carnaval é o de “de Antigamente”, relembrando as músicas que vem fazendo várias gerações caírem na folia do Momo.
Com muito confete e serpentina, presença dos bonecões, concurso de fantasias e blocos entre outras ações, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal fizeram um carnaval com muita alegria, segurança, num ambiente festivo e acolhedor, na Praça Cândido Motta, onde famílias inteiras brincaram o Carnaval juntas – turistas e caiçaras cantando e dançando juntos as velhas canções tradicionais de carnaval.
Nos bairros do Porto novo, Travessão e Massaguaçu também aconteceu o Carnaval de Antigamente, levando a folia aos bairros mais distantes do centro.
As crianças também tiveram vez, com a matiné que aconteceu no domingo, fazendo pais e filhos caírem na folia. Um concurso premiou meninos e meninas nas categorias infantil e mirim, com fantasias mais originais.
Já na categoria adulto, o destaque foi para Mainara Zampieri, que levou o troféu com a fantasia “Carmem Miranda”, entre outros premiados. O Bloco vencedor foi Máscara Negra. (Fonte: PMC)

Público do Carnaval superou expectativas em Caraguá
Folia é Aqui, Carnaval de Antigamente, concurso de fantasias e de blocos, desfile de blocos e escolas, receita deve se repetir em 2006!

Caraguatatuba - Com mais de 300 mil pessoas circulando pela cidade durante o Carnaval, a Prefeitura de Caraguá superou suas expectativas de público este ano. O “Carnaval Folia é Aqui 2006” garantiu a animação de turistas e moradores, com baile popular na Praça de Eventos e no Massaguaçu, atraindo um público aproximado de 8 mil na Praça de Eventos, e 4 mil pessoas por noite no Massaguaçu.
Escolas e blocos levaram o público para a Avenida da Praia, no sábado, no domingo e na segunda-feira, cerca de 15 mil assistiram ao desfile das escolas Unidos do Samba, com 200 componentes; Império do Litoral, com 160 integrantes; Unidos do Pé da Serra, com 120; e Independente de Caraguá, com 40 pessoas, todas desfilaram como blocos de enredo. O Rei Momo, a Rainha, Primeira Princesa e Segunda Princesa foram presenteadas com celulares pela Associação Comercial e Empresarial, oferecidos pela Pró-Imagem, Sorveteria Oras Bolas e Criativa.
Os blocos de arrastão também animaram o público neste Carnaval, o das Piranhas promoveu uma grande festa em comemoração aos trinta anos, foram mais de mil foliões vestidos de mulher; o Bloco do Urso saiu com cerca de 500 participantes, entre amigos e familiares; o bloco Tudo de Bom saiu com 250 participantes; e o bloco Devotos da Cheirosa animou o Carnaval da Praia do Massaguaçu, saindo todas as noites com cerca de 800 foliões vestidos com a camiseta oficial do bloco e muitos outros que acompanharam a folia até a Praça Maria Carlota, onde aconteceu o Carnaval oficial. Até mesmo o Bloco da ASCAFF(Associação de Servidores Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba), que estreou contagiou o público com a alegria de cerca de 200 servidores foliões.
Rogério de Oliveira Teixeira, do bloco Tudo de Bom, ficou satisfeito com o Carnaval 2006. “Este ano nosso bloco ficou melhor, conseguimos integrar o comércio local com turistas e moradores, atraindo muitos deles para a folia”. Para os integrantes do Bloco Devotos da Cheirosa, a festa superou a do ano passado e foi considerada “maravilhosa”, tanto pelo número de componentes, maior este ano, quanto pela animação da banda Triplix e Mara Amaral. O presidente da ASCAFF, Marcus da Costa Nunes Gomes disse que ficou satisfeito com o resultado do bloco que saiu sobre o tema “Trabalho, Alegria e União”. “Foi tão bom que já estamos pensando na festa do ano que vem, queremos todos os servidores na avenida”, disse.
Uma atração bastante elogiada por turistas e moradores foi o Carnaval de Antigamente, organizado pela Fundacc em sua sexta edição. A festa atraiu cerca de 5 mil pessoas por noite, na Praça do Coreto, onde turistas e moradores, crianças e adultos curtiram o Carnaval com direito a concurso de fantasias e bloco mais animado, máscaras, bonecões, marchinhas carnavalescas e animação da New Band. Os bailes populares da Fundacc também aconteceram na Praça do Travessão, Massaguaçu e Entreposto do Porto Novo. O bloco mais animado foi o Máscara Negra.
Na opinião do secretário municipal de Turismo, Ricardo Ribeiro, a estratégia de promover o Carnaval na Praça de Eventos, a céu aberto e com show gratuito, pelo segundo ano consecutivo, garantiu excelentes resultados, sem incidentes dentro do local. O público se divertiu sem brigas e confusões. Segundo Ribeiro, este ano o evento foi amparado por 25 seguranças contratados e 25 homens da Polícia Militar, acredito que foi um sucesso mais um vez, a tendência é que este modelo de Carnaval continue no ano que vem. No Massaguaçu, o Carnaval também foi considerado tranquilo pelos organizadores, tanto que já se estuda a possibilidade de ampliar a Praça Maria Carlota para sediar a festa em 2007. “A festa foi um sucesso, por isso pensamos em manter o mesmo ritmo para o evento no ano que vem”.
Quanto ao desfile das Escolas de Samba, o secretário de Turismo considerou excelente a atuação dos integrantes, que embora paradas há oito anos, mostraram um grande desempenho. “Para o ano que vem iremos repensar a organização, visando tornar o desfile mais profissional, trazendo verdadeiramente as escolas de samba para a avenida”. (Fonte: PMC)

Diocese de Caraguatatuba realiza abertura oficial amanhã, 2 de março

Caraguatatuba - Durante 42 anos a Igreja no Brasil traz junto com Tempo Litúrgico da Quaresma uma reflexão. A partir de 1985 a questão social recebeu força e vem sendo abordada, sempre enfocando um tema específico e que possa obter, antes de resultados, a conscientização sobre a realidade vivida por alguns.
Este ano, a CF vem com o tema: fraternidade e as pessoas com deficiência. Um desafio que propõe romper pré-conceitos. Quem é um portador de deficiência?
O objetivo este ano, é apresentar a realidade e propor iniciativas de promoção da dignidade dessas pessoas, convidando-as, antes de tudo, para se juntar á sociedade sem medo de aparecer. “Levanta-te, vem para o meio”, este é o tema.
Segundo dados fornecidos para a preparação do material da campanha, em 2000 o Brasil possuía cerca de 27 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, considerando neste número, não apenas as pessoas portadoras de deficiência física grave, auditiva, visual ou mental, como normalmente se pensa. Há outros tipos de deficiência que afetam a qualidade de vida do cidadão.
Para falar um pouco desse aspecto, a Diocese de Caraguatatuba convida a todos para participar amanhã, 2 de março às 19h30, na Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, da abertura oficial da CF 2006 na região.
A Missa está sendo preparada pela equipe diocesana de Liturgia, será presidida pelo Administrador Diocesano pe. Vilson Dias de Oliveira e contará com a participação de pessoas portadoras de deficiência. Uma das Leituras será proclamada por uma jovem cega há quase 20 anos. Alunos da APAE farão uma apresentação de dança e durante toda a celebração, haverá a leitura de sinais (Libras) para portadores de deficiência auditiva. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Caraguá comemora o Dia Internacional da Mulher com atividades
Caminhada, recreação, aula de alongamento, aferição de pressão, apresentações de dança, poesias e missa, são preparados pela Prefeitura e comércio em comemoração à data em homenagem à Mulher.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá irá promover no Dia Internacional da Mulher – 8 de Março, diversas atividades comemorativas em luta pela paz, pela não violência e pelos direitos da mulher portadora de deficiência mental. Estão programadas atividades durante toda a quarta-feira.
A programação inclui caminhada pela manhã, com aulas de alongamento e recreação em seguida na Praça Ton Ferreira, onde técnicos do Tableau prestarão serviços de aferição de pressão e informação às participantes. Pausas para apresentações do grupo de dança da APAE de Caraguatatuba também estão previstas.
No período da tarde estão programadas atividades na Praça Cândido Motta, a partir das 16 horas, com a participação da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Carrijo de Aguilar. Em seguida, apresentação dos grupos de dança Raio de Sol, da Associação dos Aposentados, declames de poesias, Timbalada e Street Dance. As atividades serão encerradas com missa na igreja Matriz.
O evento está sendo organizado pela Secretaria de Assistência Social, com o apoio do Fundo Social, da Secretaria de Esportes e Recreação, Secretaria de Saúde, DITRAN, APAE de Caraguatatuba, Colégio Tableau, Associação Comercial e Empresarial, Sabesp, Conselho da Condição Feminina e outros.
Programação
8h - Caminhada com saída e chegada na Praça Ton Ferreira.
Das 8 às 12 horas - Atividades de recreação e alongamento com a equipe da Secretaria de Esportes e Recreação, aferição de pressão arterial e muito mais com a participação do Conselho da Condição Feminina, Fundo Social de Solidariedade, Grupo de Dança da APAE, Associação Comercial e Empresarial e outros.
16h - abertura das atividades da Praça Cândido Motta.
16h15 – Grupo Raio de Sol, dança sênior da Associação dos Aposentados.
17h – Declames de poesias, com participação da Profa. Paula de Campos Bueno.
17h30 – Timbalada com alunos da EMEF Alaor Xavier Junqueira.
18h – Street dance com alunos da FUNDACC.
19h – Missa.
(Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Liminar judicial reabre academia de Wagner um dia após ser lacrada pela Prefeitura

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião lacrou, na manhã de sábado, a academia “WT Training”, localizada no bairro Boiçucanga, na Costa Sul, de propriedade do presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV).
Um dia depois, o juiz da 1ª Vara Cível, Fernando Hen-rique Pinto, que estava de plantão, concedeu uma liminar e o estabelecimento foi reaberto, com uma atenuante: até ordem contrária, caso volte a lacrar a academia de ginástica, a Prefeitura poderá ser obrigada a pagar uma multa de R$ 5 mil.
O juiz decidiu expedir a liminar após analisar os documentos apresentados pelo presidente da Câmara, como licença de funcionamento da Vigilância Sanitária e vistoria de Corpo de Bombeiros, e concluir que nenhum usuário da academia estaria correndo risco no local. Além disso, o juiz afirma que todos os documentos solicitados pelos fiscais da Prefeitura lhe foram apresentados de forma correta.
Na liminar, o juiz Fernando Henrique Pinto manifesta que “estranhou” o fato da fiscalização municipal efetivar uma atuação na noite de sexta-feira, véspera de Carnaval e determinar o cumprimento imediato – sabendo que não haveria expediente na Prefeitura no feriado e, portanto, o presidente da Câmara não poderia protocolar os documentos - e ter voltado no dia seguinte, sábado, para lacrar o estabelecimento.
“No mínimo não parecem ser razoáveis os prazos “imediatos” para atendimento se a própria Prefeitura, por exemplo, possui o prazo de 15 dias para uma simples expedição de certidão”, explica.
Vingança - De acordo com Teixeira, a história teve início na quinta-feira, quando a chefe da fiscalização de posturas da Prefeitura esteve na academia, onde expediu uma notificação por falta de planta de acessibilidade.
“No mesmo dia, por volta das 18h00, eu deixei no prédio da fiscalização a planta da reforma do prédio com os acessos especificados e me garantiram que estava tudo em ordem”, conta.
Na sexta-feira, às 22h30, enquanto conversava com alguns amigos em frente à academia, que a essa hora já estava fechada, cinco fiscais lhe entregaram uma notificação para que apresentasse o contrato de locação do prédio e o habite-se.
Na manhã de sábado, às 9h30, a academia já havia sido lacrada. “Eu fui julgado e condenado sem direito a defesa. Isso é uma covardia”, afirma o presidente da Câmara.
De acordo com ele, a liminar concedida pela Justiça o autorizou a reabrir a academia de ginástica, o que foi feito no domingo. “No mesmo dia, os fiscais vieram lacrar novamente, mas voltaram atrás. Na liminar consta que se a Prefeitura fechar o local vai ter que pagar uma multa de R$ 5 mil”, afirma.
Além de ter recorrido à Justiça, o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, foi na delegacia fazer um boletim de ocorrência para garantir a preservação dos seus direitos.
“Esse ato é uma forma de vingança que tem o objetivo de me fazer calar, me deixar acuado, mas me deu mais força para continuar lutando por aquilo que acredito. Eu não tenho medo. Hoje ninguém pode ter opinião diferente da administração, que tem a vida devastada ou o comércio fechado. A população precisa enxergar isso. A gente põe e a gente tira”, diz.
Outro Lado - A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa para ouvir a Prefeitura, mas como era ponto facultativo não foi possível o contato. Além disso, também ligou para o celular do secretário da Fazenda, Amin Nossabein, deixou recado, mas até o final dessa edição não obteve retorno. (Fonte: Imprensa Livre)

Novos estagiários começam hoje

São Sebastião - Os novos estagiários da Prefeitura começam a atuar a partir de hoje, logo após uma solenidade no Teatro Municipal, marcada para as 9h00, que deve contar com a presença do prefeito Juan Garcia.
Durante a solenidade, profissionais do Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) explicarão sobre os direitos e deveres dos estudantes e como funciona a entidade.
Os convocados que estiverem de acordo com a documentação, firmarão contrato previsto para terminar no dia 31 de dezembro de 2006.
Conforme edital, o candidato convocado terá até amanhã para comparecer ao Ciee. O não comparecimento implicará na desistência formal à vaga, não cabendo recurso.
Para ocupar as vagas de estagiários do ensino médio devem comparecer ao Teatro Municipal os 18 primeiros classificados. Para Técnico em Farmácia, os quatro primeiros. Já em Técnico em Secretariado, os dois primeiros, e em Técnico em Informática, do 1º ao 8º.
A listagem com a relação completa dos ensinos médio, técnico e superior pode ser consultada no site oficial da Prefeitura www.saosebastiao.sp. gov.br.
Informações pelo telefone 3892-2644, ramal 219. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Instituto de Pesca Sob Nova Direção

Ubatuba - O Núcleo de pesquisa do Instituto de Pesca em Ubatuba encontra-se sob nova direção. Assumiram a diretoria os pesquisadores Eduardo Gomes Sanches e Venâncio Guedes de Azevedo e a nova administração pretende focar as ações de pesquisa em maricultura e pesca .
Eduardo Sanches é zootecnista formado na UNESP e desenvolve pesquisa com o cultivo de garoupas e badejos em tanques rede, tendo parceria de pescadores tradicionais, Ongs e empresas do ramo da pesca e Venâncio Guedes é oceanógrafo, mestre em oceanografia biológica com ênfase em administração pesqueira pela USP e o responsável pela estatística pesqueira e controle dos desembarques no Litoral Norte. A coleta de dados sobre a produção pesqueira está sendo reestruturada para o município de Ubatuba e pretende-se amplia-la para os demais municípios do litoral norte.
Para maiores informações sobre atividades do Instituto de Pesca acesse o site: www.pesca.sp.gov.br ou pelo fone (12) 3832-1254  (Fonte: Instituto de Pesca)

 

Semana de 24 de Fevereiro à 02 de Março

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Nanny Mc Phee - A Babá Encantada"
Ás 14:30 hs(Só sexta, sábado e domingo)
 

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
Ás 16:10 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"Se Eu Fosse Você"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs e 21:30 hs

cineporto@hotmail.com

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Caçada
Silencioso
Só com os pernilongos
E uma ou outra estrela
Cadente
A caminho do poente
Francisco Lopes
Estava no jirau
Vigiando a ceva
À espera das pacas
Até ouvir, criatura,
Um urro de onça
Da boca do curupira.

Credo
Creio em Deus Pai
Que criou o cambucá
E a jabuticaba
Que criou a garoupa
Na terra da banana verde
E da farinha de mandioca
Que criou a fruta do pecado
Na terra do antigo testamento
E, em compensação,
Aqui no Brasil
Fez brotar o fruto do perdão
Com sua licença
O jamelão.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Saias. Curtas e Justíssimas!
DEMAGOGIA: Porque, em nome da fome ou, da educação, não se socializa os lucros (estratosféricos) dos bancos?
DEMAGOGIA II: Porque "tomador de conta" em vez de funcionário da COMTUR concursado e de carteira assinada?
EMPRESÁRIOS: Tomadores de conta, sobem em postes, cortam as placas oficiais de Proibido Estacionar e criam, ali mesmo, seus "empreendimentos".
EMPRESÁRIOS II : Já está "tomado" também o Mirante do Saco da Ribeira, por Camelôs. Em breve mais uma reinvidicação. Só mais uma barraquinha.
SOCORRO! : Muita gente no Carnaval e, pouco resultado. Turismo de baixa renda, pouco profissionalismo. nenhuma organização municipal. Enfim, faltou de tudo!
O RETORNO: O som (proibido) dos quiosques voltaram! É carnaval, quem se importa? Depois, na "quarta feira", não vale chorar.
VÁRIOS PESOS e INÚMERAS MEDIDAS: Se não pode som na Discoteca, porque incomoda vizinhos, porque admitir carros (caminhão, Van, moto, bicicleta e tricicleta) "discotecas", inclusive os de publicidade, que circulam e espalham decibéis (acima do suportável pelos ouvidos) pela cidade? Ninguém está escutando?
COMTUR: Estacionamentos (clandestinos) de ônibus, lotados. Cobranças nas praias aqui, ali e, acolá. Quem esta legalmente respondendo por sua administração? Eu disse, legalmente. Como ela voltou a funcionar? Como esta a avaliação prometida, o plano, as reclamações trabalhistas, os impostos atrasados? Depois, os culpados serão ( como sempre) os acionistas minoritários. É uma administração secreta? Uma nova técnica sigilosa de administração de uma sociedade anônima? Quem administra conhece a legislação pertinente a sua administração e, aos seus atos? Com toda lisura creio! Leiam (e cumpram) os estatutos. Quem tem tem sócios, tem patrões!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

SERVIÇOS DA TELEFONICA - A quem possa interessar:
Quando não consigo a prestação de serviços da telefonica a contento, pego o número do protocolo da minha reclamação e ligo em seguida para a ANATEL (orgão controlador do sistema de telefonia do Brasil)
Fone 0800 332001. Acreditem. Funciona!
E o que é melhor, não preciso ficar ouvindo um monte de ofertas de serviços da telefonica e muito menos "aquela musiquinha horrivel"
Isto é um serviço de utilidade pública. Aproveitem.

Marlene Graf
Maranduba

BURACOS - Pode se fazer muitas coisas com buracos, existem lugares muito chiques onde tem 18 buracos e só grão fino freqüenta.São buraquinhos redondinhos e bem feitos no meio de muita grama, o desafio é colocar a bolinha dentro do buraquinho. No desenrolar do match os competidores caminham e conversam pelo campo.
Tem lugar que há muitos anos quase foi chique, mas hoje em matéria de buraco não tem pra ninguém. São milhares de buracos com área e volume para satisfazer o gosto dos mais exigentes. O desafio neste caso é passar por eles sem arrebentar o automóvel ou torcer o tornozelo.No lugar das caminhadas e conversas o que se vê são sacolejos e gritos de impropérios.
Todos sem exceção, os buracos, atestam de maneira incontestável a incompetência das administrações passadas, e o pouco caso que fizeram da coisa pública. Se a atual não pavimentar decentemente as ruas, com certeza entrará na lista, já que até o presente momento é forte candidata.
Com um buraco não se quebra a suspensão de um automóvel ou se quebra uma perna, com vários buracos joga-se golfe e até mesmo se faz iguarias como o carneiro no buraco cuja receita fez sucesso visto que foi publicamente citada por pessoa de fino gosto e bom trato.
Não vou gastar mais meu francês, mas transcrevo parte de uma cartilha “... primeiro é preciso valorizar o patrimônio que a cidade possui, seja preservando-o ou cultivando a apreciação do local. É importante que a cidade e seus moradores dêem o devido valor às suas riquezas, para que as pessoas de fora façam o mesmo. Tratar com cortesia e respeito cada visitante enobrece a imagem que ele levará da cidade e, com certeza o motivara a voltar, trazendo mais pessoas”.

Ezio Pastore
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Farol na Praia do Cruzeiro - Gilvan Ferretti

Farol na Praia do Cruzeiro
©Gilvan Ferretti

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor