Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 03 de Março de 2006 - Nº 1476 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
-


Caraguatatuba
Carnaval superou expectativas em Caraguá
Exposição São Paulo em 3D encanta público no MACC
AGENDA CULTURAL FUNDACC
Extraordinária sobre turismo em Caraguá
Abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal em Caraguá
Reunião do Cata-Vento propõe ações em defesa aos direitos da criança e adolescente
CEIs recebem dois cursos de arte educação para a atuação com crianças e comunidade


Ilhabela
Prefeito supervisiona obras de pavimentação
Vereadores Ilhabelenses denunciam agressão a Turista na praia do Curral
Operação Verão 2005/2006 finaliza com grande sucesso em Ilhabela


São Sebastião
São Sebastião tem a 1ª escola em tempo integral do Litoral Norte
São Sebastião recebe primeira loja construída dentro da Lei de Acessibilidade
Deputada reúne-se com vereadores e alerta para ilegalidade no projeto das ZEIS

Ubatuba
Continuação do PDTR em Ubatuba
Prova escrita será neste domingo
Cursos de geração de renda têm grande procura
Centro de Triagem está em fase de conclusão e deve reduzir número de andarilhos
Inscrições para Triathlon têm preço mantido até dia 6

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Carnaval superou expectativas em Caraguá
O Carnaval Folia é Aqui foi sucesso de público e deverá ser receita para o próximo Carnaval, mas com inovações.

Caraguatatuba - Com mais de 300 mil pessoas circulando pela cidade durante o Carnaval, a Prefeitura de Caraguá superou suas expectativas de público este ano. O “Carnaval Folia é Aqui 2006” garantiu a animação de turistas e moradores, com baile popular na Praça de Eventos e no Massaguaçu, atraindo um público aproximado de 8 mil na Praça de Eventos, e 4 mil pessoas por noite no Massaguaçu.
Escolas e blocos levaram o público para a Avenida da Praia, no sábado, no domingo e na segunda-feira, cerca de 15 mil assistiram ao desfile das escolas Unidos do Samba, com 200 componentes; Império do Litoral, com 160 integrantes; Unidos do Pé da Serra, com 120; e Independente de Caraguá, com 40 pessoas, todas desfilaram como blocos de enredo. O Rei Momo, a Rainha, Primeira Princesa e Segunda Princesa foram presenteadas com celulares pela Associação Comercial e Empresarial, oferecidos pela Pró-Imagem, Sorveteria Oras Bolas e a empresa Criativa.
Os blocos de arrastão também animaram o público neste Carnaval, o das Piranhas promoveu uma grande festa em comemoração aos trinta anos, foram mais de mil foliões vestidos de mulher; o Bloco do Urso saiu com cerca de 500 participantes, entre amigos e familiares; o bloco Tudo de Bom saiu com 250 participantes; e o bloco Devotos da Cheirosa animou o Carnaval da Praia do Massaguaçu, saindo todas as noites com cerca de 800 foliões vestidos com a camiseta oficial do bloco e muitos outros que acompanharam a folia até a Praça Maria Carlota, onde aconteceu o Carnaval oficial. Até mesmo o Bloco da ASCAFF (Associação de Servidores Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba), que estreou contagiou o público com a alegria de cerca de 200 servidores foliões.
Rogério de Oliveira Teixeira, do bloco Tudo de Bom, ficou satisfeito com o Carnaval 2006. “Este ano nosso bloco ficou melhor, conseguimos integrar o comércio local com turistas e moradores, atraindo muitos deles para a folia”. Para os integrantes do Bloco Devotos da Cheirosa, a festa superou a do ano passado e foi considerada “maravilhosa”, tanto pelo número de componentes, maior este ano, quanto pela animação da banda Triplix e Mara Amaral. O presidente da ASCAFF, Marcus da Costa Nunes Gomes disse que ficou satisfeito com o resultado do bloco que saiu sobre o tema “Trabalho, Alegria e União”. “Foi tão bom que já estamos pensando na festa do ano que vem, queremos todos os servidores na avenida”, disse.
Uma atração bastante elogiada por turistas e moradores foi o Carnaval de Antigamente, organizado pela Fundacc em sua sexta edição. A festa atraiu cerca de 5 mil pessoas por noite, na Praça do Coreto, onde turistas e moradores, crianças e adultos curtiram o Carnaval com direito a concurso de fantasias e bloco mais animado, máscaras, bonecões, marchinhas carnavalescas e animação da New Band. Os bailes populares da Fundacc também aconteceram na Praça do Travessão, Massaguaçu e Entreposto do Porto Novo. O bloco mais animado foi o Máscara Negra.
Na opinião do secretário municipal de Turismo, Ricardo Ribeiro, a estratégia de promover o Carnaval na Praça de Eventos, a céu aberto e com show gratuito, pelo segundo ano consecutivo, garantiu excelentes resultados, sem incidentes dentro do local. O público se divertiu sem brigas e confusões. Segundo Ribeiro, este ano o evento foi amparado por 25 seguranças contratados e 25 homens da Polícia Militar, acredito que foi um sucesso mais um vez, a tendência é que este modelo de Carnaval continue no ano que vem. No Massaguaçu, o Carnaval também foi considerado tranquilo pelos organizadores, tanto que já se estuda a possibilidade de ampliar a Praça Maria Carlota para sediar a festa em 2007. “A festa foi um sucesso, por isso pensamos em manter o mesmo ritmo para o evento no ano que vem”.
Quanto ao desfile das Escolas de Samba, o secretário de Turismo considerou excelente a atuação dos integrantes, que embora paradas há oito anos, mostraram um grande desempenho. “Para o ano que vem iremos repensar a organização, visando tornar o desfile mais profissional, trazendo verdadeiramente as escolas de samba para a avenida”. (Fonte: PMC)

Exposição São Paulo em 3D encanta público no MACC

Caraguatatuba - Esta em cartaz no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba até o dia 9 de abril a Exposição “São Paulo em 3D” – uma produção da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a COMGAS.
São painéis fotográficos com imagens de São Paulo em várias épocas – um olhar diferenciado, enfocando a metrópole através da tecnologia estereoscópica, que oferece imagens em três dimensões.
São temas comuns em uma grande cidade: trabalho, habitação, tribos urbanas, e espaços públicos. São visões particulares de fotógrafos profissionais e amadores do início do século e de profissionais atuais, oferecendo sua interpretação para cada uma das temáticas. E são eles: Agliberto Lima, Cláudio Rossi, Jorge Araújo e Rogério Montenegro e dois estéreo-fotógrafos, Marcos Muniz e Ary Diesendruck, que produziram as imagens a partir dos temas: A Cidade Construída, Espaços Públicos, Tribos Urbanas, O Trabalho, Ir e Vir e Acontece em São Paulo.
Aos visitantes, são entregues óculos para poderem observar a exposição em 3D. A visitação é de terça a domingo das 10 às 18 horas. A entrada é franca. (Fonte: PMC)

AGENDA CULTURAL FUNDACC

Caraguatatuba - Educação Profissional - O Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, está com inscrições abertas de 2 a 10 de março para novos cursos básicos: espanhol instrumental com 56 horas, auxiliar de escritório, com 120 horas e higiene e manipulação de alimentos com 40 horas. O início dos cursos está previsto para dia 13 de março. Mais informações pelo telefone 3888-3888. O Ceprolin fica na Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá.
Cerâmica - A Fundacc está com inscrições abertas para o curso de modelagem em cerâmica a partir do dia 20 de fevereiro. Os interessados devem inscrever-se na Oficina Cultural do Centro. Está prevista entrevista com os interessados no dia 6 de março e o início das aulas acontece dia 7. As aulas acontecerão no período manhã e tarde. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone 3883 7555 e 3881 1834.
Exposição “São Paulo em 3D” no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – Até dia 9 de abril. Painéis fotográficos com imagens de São Paulo em várias épocas. Aos visitantes, são entregues óculos para poderem observar a exposição em 3D. A visitação é de terça a domingo das 10 às 18 horas. A entrada é franca.
Videoteca Lúcio Braun – A programação acontece de quinta a domingo, às 20 horas. A entrada é R$ 1,00.
Dia 2 - Quinta-feira
Os Vikings / Kirk Douglas - 1958 - Aventura - 14 anos
Dia 3 - Sexta-feira
Desejo / Sophia Loren - 1958 - Drama - 14 anos
Dia 4 - Sábado
O Dólar Furado / Giuliano Gemma - 1960 - Faroeste - 14 anos
Dia 5 - Domingo
O Príncipe Encantado / Laurence Olivier - 1957 - Romance - 10 anos
Festival “Sidney Poitier”
Dia 9 - Quinta-feira
Quebra de Sigilo - 1994 - Policial - 14 anos
Dia 10 - Sexta-feira
O Sol Tornará a Brilhar / 1962 - Drama - 12 anos
Dia 11 - Sábado
Adivinhe quem vem para Jantar? / 1967 - Comédia - 12 anos
Dia 12 - Domingo
Ao Mestre com Carinho / 1967 - Drama - 12 anos
As oficinas culturais da Fundacc iniciam suas atividades no dia 6 de março. As inscrições estão abertas para as áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, folclore e artesanato em vários pontos da cidade. Mais informações pelo telefone – 3883 7555, ou na Rua Santa Cruz, 396 no centro de Caraguá.
Litoral em Dança – Favorecendo o intercâmbio de experiências visando ao aperfeiçoamento da dança e oferecendo possibilidades de crescimento a novos talentos, a Fundacc promove de 18 a 21 de maio, o Litoral em Dança. As inscrições podem ser feitas até dia 17 de abril. O festival acontece no Teatro Mario Covas. Mais informações pelos telefones (12) 3883-7555 ou 3883-3737 ou no site: www.fundacc.com.br
Programação Musical
Música no Coreto - Apresentação Musical na Praça do Coreto toda sexta-feira, às 20h30 com Nhô Vair e convidados.
Café Musical - Apresentação Musical na Praça do Caiçara todo sábado, às 19h00 com o maestro Zé Maria e convidados.
Banda Municipal Carlos Gomes - Apresentação na Praça Dr. Cândido Motta aos domingos, às 20h30.
Gosta de assistir a bons filmes? Então prestigie o projeto Cinema nos Bairros da Fundacc: sempre às 19h00 tem cinema perto de você! Convide os amigos!
A entrada é franca! Confira a agenda:
2ª feira Centro Cultural do Cultural Travessão/EMEI Barranco Alto
3ª feira Centro Cultural do Poiares / Rio do Ouro Horto
4ª feira Centro Comunitário Jetuba/ Igreja Canta Galo
5ª feira Massaguaçu – Emei Emef Benedito Inácio Soares
6ª feira Pegorelli – Emei Emef Masako Sone/Centro Cultural do Perequê
(Fonte: PMC)

Extraordinária sobre turismo em Caraguá

Caraguatatuba - Sessão de Câmara com Secretário de Turismo de Caraguá apresenta resultados de pesquisas no próximo dia 9.
O Secretário Municipal de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro, foi convidado pela Câmara Municipal para participar de um sessão extraordinária, na qual apresentaria os resultados das pesquias turísticas realizadas em 2005.
O secretário aceitou o convite e confirmou sua presença na Câmara, no dia 9 de março, quinta-feira, às 15 horas.
Na ocasião, o secretário tornará público os resultados de todas as pesquisas realizadas nos eventos, feriados e férias de 2005, com turistas e veranistas.
As pesquisas foram realizadas por estudantes do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, em especial do curso de Turismo.
Comerciantes, hoteleiros, estudantes, professores e outros interessados pelo assunto estão convidados a comparecer. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal em Caraguá
Os interessados devem comparecer na Secretaria de Esportes e Recreação até o dia 20, segunda-feira para fazer a inscrição

Caraguatatuba - A SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguatatuba abriu inscrição para o Campeonato Municipal de Futsal nas categorias sub-18 e sub-21, masculino e feminino. O evento visa a preparação dos atletas para os Jogos Regionais, que acontece em julho, na cidade de Lorena e os Jogos Abertos da Juventude, que terá a fase eliminatória do litoral no mês de maio.
Os interessados devem comparecer até o dia 20 de março, segunda-feira, na secretaria da SECER e preencher a ficha de inscrição.
Vários campeonatos esportivos farão parte das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Esportes. Os treinos de preparação para a Copa Vanguarda de Futsal acontecerão todas as segundas, terças, quartas e sextas-feiras, na quadra de esportes do bairro Poiares. Nesta segunda-feira, dia 6, serão selecionados os atletas que irão participar da competição. A Copa iniciará no final do mês de março.
Dando continuidade ao projeto Recreação nos Bairros, iniciado em 2005, os moradores do Pegorelli receberão, no dia 11, sábado, a equipe da secretaria de esportes com atividades recreativas como: dança, vôlei e muita brincadeira. (Fonte: PMC)

Reunião do Cata-Vento propõe ações em defesa aos direitos da criança e adolescente
Uma comissão formada por vários representantes do poder público e sociedade civil organizada, que atuam no projeto "Cata-vento", se reuniu essa semana para avaliar e sugerir novas ações no programa desenvolvido em Caraguatatuba no combate das piores formas de trabalho infantil, incluindo o abuso sexual.

Caraguatatuba - Os participantes do Projeto Cata-Vento participaram essa semana da reunião do fórum permanente, com o objetivo de fazer um balanço do projeto desenvolvido em Caraguatatuba e apontar novas propostas, para que o município alcance a meta do programa, que é erradicar as piores formas de trabalho infantil, entre elas, a exploração sexual.
Esse encontro acontece mensalmente, para que todas as organizações envolvidas possam caminhar juntas com essa proposta, que foi iniciada em 2005. As reuniões são realizadas toda última terça-feira do mês, na Seduc (Secretaria de Educação). O programa está previsto para durar até julho desse ano, mas os participantes pretendem mantê-lo no município.
A Seduc por meio de representantes das unidades escolares e supervisão, a Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, Rotary, Conselho Tutelar e Diretoria de Ensino são algumas das instituições que integram a equipe do Cata-Vento, assim como entidades que atuam na defesa dos direitos da criança e adolescente no município.
Uma das preocupações do colegiado para erradicar o trabalho infantil, é que a cidade oferece opções esportivas e culturais de fácil acesso para todas as crianças e adolescentes, pois o ideal seria que esse público estivesse meio período na escola e o outro praticando alguma atividade lúdica. Para viabilizar isso, foi proposto durante a reunião, o levantamento de tudo o que é oferecido em Caraguatatuba tanto pela prefeitura, quanto pelas demais organizações, para que as crianças e adolescentes possam ser encaminhadas aos programas já existentes e também para que sejam realizadas as alterações necessárias para que todas as regiões sejam atendidas.
A psicóloga Linda Simone Mallak, que há vários anos atua em projetos sociais voltados para a temática de preservação de direitos das crianças e adolescentes, ministrou uma palestra para os participantes do Cata-Vento. Na ocasião, ela apontou vários aspectos que precisam ser levados em conta na hora de fazer o trabalho de preservação de direitos dos menores. "Não estou aqui para palestrar, mas para levar a prática desse trabalho, fazer a troca de informações e formar agentes multiplicadores", ressaltou Linda.
Ela destacou que é importante cada pessoa engajada nessa causa, saber exatamente qual é o seu papel e qual a realidade em que vive. "Se não soubermos esses princípios básicos e mudarmos nossa atitude, não fará sentido nosso trabalho e a situação não mudará nunca", completou.
A psicóloga ainda explicou que não deve enfocar um assunto especifico, como o trabalho infantil ou a exploração sexual, mas sim, a garantia dos direitos de forma geral para crianças e adolescentes. Linda destacou três modos de atenção, que é são as políticas básicas, política de atenção e risco.
Dentro das políticas básicas, estão inseridos o direito a educação, esporte, cultura, lazer, convivência familiar, profissionalização e trabalho. Nesse caso, cada um dos itens é um direito de toda criança e adolescente. Já na política de atenção, destacam-se as ações preventivas, muitas vezes realizadas pela sociedade civil organizada em diversas áreas. O foco, nesse caso, é suprir uma necessidade para menores que não têm os direitos preservados. Na área de risco, já são incluídas as ações como da Vara da Infância e Juventude, que são as medidas conhecidas como sócio-educativas.
Linda Simone também falou sobre os diversos tipos de violência doméstica, como a física, psicológica, negligencia, abandono e abuso sexual. Ela passou informações sobre o dia 18 de maio, que é o "Dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes". Os participantes receberam um livro com informações dessa temática. Agora, cada um deve continuar com as ações na cidade, até o próximo balanço do Cata-Vento, em março. (Fonte: PMC)

CEIs recebem dois cursos de arte educação para a atuação com crianças e comunidade
Para melhorar o trabalho de criatividade das crianças, o Instituto Mamulengo em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Educação ofereceu dois cursos de arte educação voltado para educadores, professores e funcionários dos CEIs: criação de bonecos e contador de histórias.

Caraguatatuba - O Instituto Mamulengo, por meio da parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, ofereceu na última semana aos professores, funcionários e auxiliares de desenvolvimento infantil dos CEIs (Centros de Educação Infantil) dois cursos de capacitação na área de arte educação. O objetivo foi transmitir novos conhecimentos, com a utilização da arte, para o ensino das crianças que são atendidas nesses centros. Oficina de Bonecos e Contanto Histórias foram os dois projetos abordados por profissionais do Mamulengo. O segundo não teve apenas a participação dos funcionários, mas também dos próprios alunos.
Ao todo, dez Centros de Educação foram contemplados com as oficinas. A bonequeira Maria Zilda de Faria é a responsável pelas oficinas de bonecas. Com a utilização de materiais que normalmente são jogados fora, como retalhos, botões diversos, entre outras coisas, ela produz os mais diversos modelos de bonecos. "Reaproveito material que normalmente ninguém quer mais. Até uma camiseta velha, que a pessoa não vai usar mais, pode ser transformado numa boneca", destacou.
Conforme explicou Solange de Fátima Cabanas, coordenadora pedagógica do CEI Profª Maria Carlita Guedes, do Morro do Algodão, todos os funcionários passaram pelas oficinas. A unidade foi a última a receber o treinamento e segundo Solange, formaram-se grupos para poder atender a todos da unidade escolar. "Fechamos grupos de dez pessoas para manter a qualidade dos trabalhos e estimular a criatividade de todos. Além disso, facilita a atuação dos responsáveis pela oficina", apontou.
Fabrício André Faria, um dos fundadores do Mamulengo e que atua com arte educação, disse que o principal objetivo das oficinas é somar o lúdico com a educação formal para que as crianças aprendam desenvolvendo sua criatividade. "O educador precisar ser o mediador do conhecimento prévio das crianças, para que elas desenvolvam principalmente a criatividade", completou.
Faria conta que as bonecas podem ser uma alternativa para várias ocasiões, como por exemplo, quando as crianças precisam presentear os pais. "Esses projetos capacitam os professores e propiciam momentos lúdicos às crianças", comentou. A oficina de bonecas poderá ser desenvolvida tanto com os alunos, quanto pela comunidade, ficando a critério de cada CEI essa opção. Conforme explicou Faria, o importante é que os profissionais capacitados sejam agentes multiplicadores desses conhecimentos. Todo o material para a confecção das bonecas foi concedido durante o curso e agora, as educadores poderão aplicar as técnicas aprendidas no material que acharem mais adequado.
A outra oficina, de contadores de história também mexeu com a criatividade dos participantes. "As crianças criam uma fabrica de sonhos ouvindo histórias, o que é importante para o desenvolvimento delas", completou. As histórias foram contadas pela atriz Vanessa Marques, que mostra como contar uma boa história, utilizando muito a expressão facial e timbre de voz, que se alteram a cada fala de um determinado personagem.
Fabrício Faria diz que essa oficina visa resgatar valores, como das histórias contadas pelas vovós no passado. "O educador precisa acreditar na história que está contanto, assim como a criança, para dar mais realismo e realmente mexer com a imaginação das crianças. Depois basta tirar a moral da história e ensinar para os alunos", finalizou. O Instituto Mamulengo possui outros tipos de oficina que ainda serão trabalhados com alunos e professores dos CEIs durante os próximos meses. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito supervisiona obras de pavimentação

Ilhabela - Na manhã desta quinta-feira, 02, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, acompanhado pelo chefe de Gabinete, José Donizette e pelo diretor da Secretaria Municipal de Obras, Orlando Pedro Martinho, supervisionou o início das obras de pavimentação nas ruas do Bairro Jardim Éden.
A obra orçada em R$130 mil reais tem previsão de 90 dias para seu término.
O início desta obra já havia sido anunciado na semana passada pelo prefeito municipal, que afirmou na ocasião ser uma obra cara, porém necessária para o conforto dos moradores do Bairro. (Fonte: PMI)

Vereadores Ilhabelenses denunciam agressão a Turista na praia do Curral

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses voltaram a criticar novamente a empresa DPNY na sessão de quarta-feira, 01. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(PL), mas presidida pelo vice-presidente, vereador José Roberto de Campos, Beto(PMN), já que Lobo se ausentou em virtude da missa de 7º dia de falecimento de sua mãe, Sebastiana Leite dos Santos. A vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato(PTB) apresentou moção de Pesar pelo falecimento de dona Tianinha, como era conhecida e os parlamentares guardaram um minuto de silêncio em memória da munícipe.
Jadiel Vieira, Keko (PV), foi o primeiro vereador a fazer uso da Tribuna e relatou que na terça-feira de Carnaval, um turista, morador de Campinas teria sido agredido por seguranças do hotel DPNY na praia do Curral, após tomar banho na ducha do estabelecimento e passar pela viela pública. Keko foi avisado da ocorrência pelo vereador José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB), que passava de ônibus pelo local, logo após o incidente. Os parlamentares se dirigiram à delegacia, onde conversaram com a vitima, que confirmou a agressão e registrou boletim de ocorrência.
Keko relembrou o episódio ocorrido em 06 de janeiro deste ano, quando ele, juntamente com Zeca do São Pedro(PTB), Márcio Garcia(PL), Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), estiveram no referido hotel, acompanhados da fiscalização da prefeitura para averiguar denúncias, de que munícipes e banhistas estavam sendo impedidos de usar a passagem pública de acesso à praia, localizada entre as propriedades do senhor Wolf Napirei, proprietário da DPNY, além de estar sendo usada como acesso ao estacionamento do hotel.
Na ocasião, segundo relatou na tribuna, o proprietário teria arrancado os cavaletes do trânsito, colocados para impedir o acesso de carros na viela e “atirado longe”. “Na delegacia, o delegado não quis registrar BO porque não levamos os cavaletes. Fica aqui minha pergunta: se eu levar um tiro e quiser registrar BO, vou ter que apresentar a arma ou a bala perdida para registrar um boletim de ocorrência que é direito de todo cidadão?”, indagou o vereador, que pediu providências imediatas dos demais colegas sobre a questão.
Zeca do São Pedro também se manifestou sobre o assunto e se disse indignado com a situação. “Estou envergonhado. Enquanto aqui no Centro realizava-se um Carnaval maravilhoso, lá no sul acontecia esta violência. Acabou a época de Lampião, do Cangaço, para mim esses seguranças são verdadeiros jagunços. Estamos numa democracia, isso não pode acontecer em Ilhabela. Estamos perdendo credibilidade, vou exigir que a prefeitura determine que este cidadão levante o muro nas laterais da viela, como deve ser”.
Marcio Garcia(PL) anunciou que já relatou o caso do dia 06 de janeiro para a Corregedoria do Estado, já que aqui no município não tiveram amparo e sugeriu que todos os vereadores se dirigissem até a empresa, pois se aparecer sozinho, teme ser agredido também. “Todos nós almejamos um turismo de qualidade, mas quando esse turista chega na Ilha, é espancado e expulso. Eu abomino esta atitude”. A vereadora Nanci(PTB) se ofereceu para acompanhar os vereadores numa próxima visita ao hotel.
Carnaval, Apoio ao prefeito e Assédio Moral - Joadir Capucho(PPS), Márcio Garcia(PL)e Nanci(PTB) utilizaram a tribuna para elogiar a Comissão Organizadora do Carnaval ilhabelense, a policia Militar e a secretaria de Saúde, pelo trabalho nos cinco dias de Carnaval. “O tempo ajudou e os comerciantes trabalharam bastante, registrou Nanci”. “Os funcionários trabalharam muito bem, a polícia militar trabalhou com número reduzido, mantendo a cidade num um nível pautável e a secretaria de Saúde montou uma tenda na vila, que pôde prestar atendimento à várias pessoas. A Comissão Organizadora está de parabéns”, elogiou o vereador Joadir, que deixou seu manifesto favorável ao prefeito Manoel Marcos, em relação ao julgamento do seu recurso no TSE. “Acredito que não foi um comício isolado que definiu a eleição. Além disso, a Justiça Eleitoral deveria ser mais rápida em suas ações, pois esta instabilidade não prejudica o prefeito, prejudica a cidade. Torço para que dê tudo certo e que continuemos com esta administração”. Marcio Garcia também registrou seu apoio a Manoel Marcos: "Acredito em Deus e na Justiça. Tenho fé que tudo dará certo e nosso prefeito continuará fazendo o que de melhor ele sabe fazer, que é trabalhar em prol do nosso município".
Já o vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB), foi solidário aos colegas em relação ao caso DPNY mas disse se sentir isolado pela Casa. Adiantou que irá reapresentar o projeto de Nepotismo, uma vez que o “Supremo deu sinal verde” e pediu que os colegas repensassem a questão. Dr. Guilherme(PMDB) fez uma breve explanação sobre os prejuízos do Assédio Moral contra os funcionários públicos, alegando já ter sofrido com o problema e ter seu irmão, funcionário público concursado, enfrentando a mesma situação. “Há uma Lei, de autoria do vereador Keko que ampara os funcionários, mas precisa ser revista, gostaria de contar com o apoio dos meus colegas, já que esta é uma questão grave”. Guilherme criticou a Saúde do município. “A população do Itaquanduba e Itaguassú voltou a sofrer com a falta de médico, pois o profissional daquela área está sendo sobrecarregado pela falta de médico na Barra Velha. O posto de saúde da Vila continua sem reforma, já denunciei ao Conselho Estadual e Federal de Medicina os maus tratos com funcionários e pacientes, que têm que trabalhar e ser atendidos no meio de um monte de mofo. Peço aos meus colegas que se empenhem também nesta questão, pois me sinto isolado nesta Casa de Leis”.
Ordem do Dia - Na Ordem do Dia, foi aprovado um veto do Executivo ao projeto de Lei 71/2005, que acrescenta um parágrafo ao artigo 23 da Lei 98/80, que dispõe sobre o patrimônio turístico, proteção ambiental e o parcelamento, uso e ocupação do solo. O projeto de autoria do vereador Zeca do São Pedro, impunha o limite de 80 cm de altura no nível da estrada SP 131, à beira mar, que leva aos bairros do sul da Ilha. A prefeitura argumentou na justificativa do veto, que a palavra “construção”, do jeito que foi colocada no projeto poderia gerar problemas futuros. Zeca acatou o veto, assim como os demais parlamentares, mas deve redigir novamente o projeto e reapresentá-lo.
A outra matéria da pauta, foi retirada, a pedido da vereadora Nanci(PTB), presidente da Comissão de Justiça e Redação, sob alegação de que o parecer necessitava de melhor discussão entre os pares. Tratava-se do projeto administrativo de número 5006/2005 de interesse do Pindá Iate Clube de Ilhabela. A próxima sessão ordinária da Câmara de Ilhabela acontece no dia 06 de março, segunda-feira, às 17h. (Fonte: PMI)

Operação Verão 2005/2006 finaliza com grande sucesso em Ilhabela

Ilhabela - Iniciada em 26 de dezembro de 2005, a Operação Verão 2005/2006 chegou ao final no dia 12 de fevereiro último, com saldo final altamente positivo. A previsão inicial era de que a operação realizada nos quatro municípios do Litoral Norte fosse concluída no dia 31 de janeiro, porém a prorrogação ocorreu em razão das escolas estaduais e algumas escolas particulares e municipais reiniciarem suas aulas no dia 13 de fevereiro.
Tradicionalmente desenvolvida em função da grande quantidade de pessoas que buscam o litoral paulista em decorrência das férias, a Operação Verão consistiu na intensificação e no emprego integrado de diversos tipos e modalidades de policiamento, além da participação de reforços de diferentes Unidades da Polícia Militar, como o Corpo de Bombeiros, as unidades de Policiamento do Interior (Batalhões), o Policiamento de Choque, o Grupamento Aéreo, o Policiamento Rodoviário e o Policiamento Ambiental, dentre outros.
Além das ações desenvolvidas pelo policiamento na Operação Verão, contabilizadas no Mapa Estatístico comparativo,enviado pela Secretaria dos Negócios da Segurança Pública da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Comando de Policiamento do Interior, é importante citar o trabalho desenvolvido pelas equipes dos dois helicópteros utilizados, as quais foram responsáveis por cerca de 2.000 ações de resgate, salvamento e orientação, em mais de 250 horas de vôo realizadas na região.
Para o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira foi fundamental a parceria com as Polícias Militar e Civil, para estabelecer a segurança, tranqüilidade e bem estar, tanto dos moradores quanto dos turistas que visitaram Ilhabela nesta temporada. (Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião tem a 1ª escola em tempo integral do Litoral Norte

São Sebastião - O município de São Sebastião foi escolhido pela Secretaria Estadual da Educação para abrigar a primeira escola em tempo integral do Litoral Norte. Trata-se da “E.E. Josepha de Sant’anna Neves”, localizada no bairro da Topolândia.
A cerimônia de lançamento do projeto ocorreu nesta quinta-feira (02/03), na própria escola, com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a secretária municipal de Educação, Marilene Ramachotti, e a dirigente regional de ensino, Edina Paula Roma Teixeira, representando o Governo do Estado. “A proposta é que tenham aula normal em um período e atividades complementares no outro, incluindo oficinas culturais e escolinhas esportivas”, destacou a secretária.
De acordo com a dirigente regional Edina Teixeira, 517 escolas do Estado passarão a funcionar em período integral. “A escola Josepha é a primeira da região”, frisa.
O projeto conta com a parceria da Prefeitura de São Sebastião. Além de algumas atividades extracurriculares, o município oferece café da manhã, merenda escolar e lanche. “Será um ganho muito grande, pois o pai não terá a preocupação de ter o filho na rua após as aulas. Dentro da escola sempre estará aprendendo”, enfatizou a dirigente regional.
De acordo com o prefeito Dr. Juan Garcia, a idéia é instituir o período integral nas escolas municipais. Entretanto, para isso, a Prefeitura de São Sebastião terá primeiramente que reforçar as estruturas. “Ainda não temos espaço físico, por falta de planejamento ao longo dos anos. Mas já vamos propor algumas atividades nas unidades”.
Na Topolândia, por exemplo, o prefeito salientou que após a construção de uma nova escola, o bairro terá a estrutura adequada para receber o período integral na rede municipal de ensino. Dr. Juan também ressaltou o investimento na melhoria da qualidade da educação com as apostilas no ensino infantil e o Projeto Aquarela, que aumentou a integração aluno-escola. “Sonho com o dia em que todas as escolas não tenham muros e estejam totalmente integradas à comunidade”, concluiu.
A E.E. Josepha de Sant’anna Neves recebe ainda este ano o investimento de R$ 300 mil para reforma. A obra ainda depende da licitação pelo Governo do Estado. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe primeira loja construída dentro da Lei de Acessibilidade

São Sebastião - Um depósito de materiais para construção, inaugurado recentemente no Centro da cidade, é o primeiro estabelecimento comercial de São Sebastião a ser construído de acordo com o exigido pelo Decreto-Lei Federal de Acessibilidade nº 5.296/04. A loja já recebeu seu alvará de funcionamento por estar em acordo com a legislação.
O gerente da loja, Fábio João da Silva, conta que foi mais fácil adequá-la a lei, por se tratar de uma nova construção. “A loja foi toda construída seguindo a lei”, explica.
De acordo com Silva, a vantagem é que com as adaptações o comércio pode atender a um público mais extenso sem exclusão. “Todos têm livre acesso à loja, pois ela tem rampa com a inclinação correta, corrimão, banheiro adaptado, não possui degraus e os corredores têm um espaço maior que proporciona mais conforto ao cliente”, comemora o lojista.
Outro ponto de acessibilidade da loja são as prateleiras mais baixas para que todos os clientes tenham acesso e contato direto com os produtos.
O envolvimento foi tanto que a loja passará também está comercializando produtos adaptados já pensando neste promissor mercado. “Vendemos também materiais para construção adaptados como pias, corrimãos, entre outros”.
A loja fica localizada na rua Auta Pinder, próximo ao Pão de Açúcar.
Serviço - O interessado deverá contratar um engenheiro ou arquiteto, que deverá ir a Divisão de Licenciamento de Obras Particulares para ser orientado através do Decreto Lei 5296/04 e da NBR 9050/04 (Norma Brasileira).
É necessário que o comerciante procure a Divisão para que seja bem orientado, já que as mudanças são diferentes para determinados estabelecimentos.
Um comércio de curta permanência, por exemplo, como relojoarias necessitam de adaptação na rampa e na altura do balcão. Já comércios maiores como supermercados, precisam de banheiro adaptado e se tiver mais de um piso, elevador.
O telefone da Secretaria de Obras e Planejamento é 3892-6000 ou 3892-6257.
A Prefeitura também orienta os comerciantes por meio de folhetos explicativos e pelo site oficial www.saosebastiao.sp.gov.br.
Cidade investirá R$ 3,1 milhões em projeto de acessibilidade - O governo do Estado autorizou a liberação de R$ 3,1 milhões para o Município de São Sebastião, referente a verba Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para o ano de 2006. O Dade é vinculado a Secretaria Estadual do Turismo.
O valor será investido no projeto de acessibilidade ‘Uma cidade para todos’, que tem por objetivo adaptar as ruas, calçadas e acessos no Centro Histórico do Município, de forma a dar condições de tráfego e locomoção a todas as pessoas, entre elas, os portadores de necessidades especiais.
“Serão construídas rampas de acesso aos espaços públicos, calçadas, troca de pisos, entre outras obras. É um projeto de importância enorme para a cidade, já que o portador de necessidade especial também é um turista em potencial”, avalia o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. “Para o morador da cidade, as obras possibilitam ainda um bem-estar social e a qualidade de vida desejada por toda a comunidade”.
A cidade foi a que recebeu o maior valor entre as cidades do Litoral Norte. Na região, Caraguatatuba e Ubatuba receberão R$ 2,6 milhões cada, enquanto Ilhabela, R$ 1,4 milhões.
Segundo a Secretaria Estadual do Turismo, a verba de 2006 foi antecipada pelo fato de este ano ser eleitoral.
O município já começa a ver resultados, diversos prédios públicos reformados e as novas construções já estão sendo feitas dentro dos padrões de acessibilidade, como a construção da Praça do Surfe, do Centro Cultural e Esportivo do Cambury e diversas reformas como a do ginásio Gringão, das escolas Cene e Henrique Botelho, entre outras. Além disso, nos diversos eventos realizados a Prefeitura tem primado por garantir conforto aos portadores de necessidades especiais reservando áreas e espaços próprios para os mesmos. Um exemplo disso, foi o Carnaval, onde a Prefeitura, além de garantir vagas de estacionamento nas proximidades dos eventos, também disponibilizou áreas em frente ao palco. (Fonte: PMSS)

Deputada reúne-se com vereadores e alerta para ilegalidade no projeto das ZEIS

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira, recebeu a visita da deputada federal Mariângela Duarte (PT) na tarde de hoje, 2. Durante a reunião que contou com a presença de oito vereadores (estavam ausentes os vereadores Guto e Marcelo Mattos), Mariângela apontou ilegalidades no projeto de lei complementar do Executivo que cria as Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS).
A parlamentar contestou o artigo 6º do projeto que diz: “A taxa de ocupação máxima para a autorização de construções a serem implantadas nos lotes já demarcados no levantamento planimétrico cadastral, será de 50%, e coeficiente máximo de aproveitamento será o quíntuplo da taxa de ocupação”.
Segundo reiterou por diversas vezes a deputada, o artigo em questão atropela o Plano Diretor do município. “Para alterar o gabarito (limite de altura permitido para edificações) tem que estar em conformidade com a Lei de Uso e Ocupação do Solo. Não se pode mexer no gabarito por meio de lei de Zeis”, defende Mariângela.
Ela fez um apelo aos vereadores para que não aprovem o projeto: “Respeito muito o poder local, também fui vereadora durante cinco anos. Se o projeto for aprovado será declarado inconstitucional”, adverte.
A deputada ressaltou também que o projeto fere leis ambientais e sugeriu um estudo geofísico do solo. “Lei de Zeis é maravilhosa, inclusive me comprometo a buscar recursos federais para programas de habitação em São Sebastião. O problema é que agiram de má fé quando colocaram o artigo 6º, não tem clareza. E quem garante que será permitido somente nos núcleos congelados?”, indaga.
Proprietária de uma casa em Juquehy há 18 anos, Mariângela destacou as características geográficas da cidade. “Esse é o único lugar do litoral onde a serra abraça o mar, sou apaixonada por essa terra. Permitir cinco andares é criminoso. Vejam o exemplo do Guarujá. Se deixarem isso acontecer a primeira coisa que vou fazer é vender minha casa”, desabafa.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, classificou como oportuna a visita da deputada. “Isso demonstra que não somos apenas nós que estamos preocupados com as conseqüências que o projeto em questão pode trazer ao município, mas também parlamentares a nível estadual e federal têm nos procurado para expor suas opiniões”, revela Teixeira.
Denúncias - A deputada aproveitou a ocasião para denunciar construções irregulares que estariam acontecendo em Juquehy sem que nenhuma providência seja tomada.
“O que está acontecendo com a Secretaria de Obras? Casas estão sendo construídas na beira da praia desrespeitando completamente os limites estabelecidos por lei. Vou lutar igual leoa contra isso”, garante.
Ela ainda sugeriu à Câmara que solicite uma força tarefa do Ibama para fiscalizar essas obras. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Continuação do PDTR em Ubatuba
Associação Comercial de Ubatuba em parceria com a Secretaria de Turismo e o Sebrae retornam ao Programa para fomentar o turismo no município.

Ubatuba -A parceria com o Sebrae no desenvolvimento do turismo sustentado de Ubatuba já foi feita ano passado, através da Associação Comercial de Ubatuba, que implantou na cidade o Plano de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR).
O PDTR é uma ferramenta, com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo.
Segundo Fernando Pedreira, um dos integrantes do conselho do plano, conta que “junto com lideranças comunitárias da Região Sul, somada a algumas pessoas de outras regiões da cidade, formatamos quatro projetos dos seis que compõem o PDTR, mesmo com a ausência maciça do empresariado, maiores interessados”, diz Fernando.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat ressalta que “dia 7 de março, às 9 horas na Pousada Tartaruga Marinha, (rua Dionísia Bueno Veloso, 118- Toninhas) estaremos dando continuidade aos trabalhos, porém desta vez não será possível sem a participação de empresários, comunidades e Prefeitura, através de diversas secretarias que serão acionadas para colaborar”, diz Ahmad.
Fernando diz ainda que, “colocar os projetos no papel, também não foi fácil, mas é muito mais do que executá-los efetivamente”, acredita.
Os projetos prontos são: Sensibilização para a Importância do Turismo, que é dividido em duas partes: a escolar e das comunidades, Capacitação da comunidade, tanto empresarial como dos operacionais da cadeia produtiva do turismo, com parceria com Senai e outros órgãos especializados, Formatação de produtos turísticos, que o conselho escolheu como modelo, a trilha do Bonete com a participação da cultura de vieiras e as ruínas da lagoinha. E um “piloto” para o desenvolvimento de vários potenciais disponíveis que a cidade oferece.
Segundo Fernando, “Ainda faltam ser elaborados, os projetos de receptivo turístico, gestão e comercialização. Mas o principal é a participação de todos, sem a qual, não será mais possível continuarmos e, portanto permaneceremos com os traumas do fim da temporada e a devolução da “grana” que ganhamos.”, enfatiza.
“A Associação Comercial de Ubatuba, Sebrae e conselho do PDTR retomam neste ano, a continuação deste importante evento. Sendo assim contamos com a participação de todos”, diz Ahmad. (Fonte: Imprensa Livre)

Prova escrita será neste domingo

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba está convocando os candidatos aos cargos de trabalhadores braçais para realizarem a prova escrita do processo seletivo simplificado. A prova, que será realizada no próximo dia 5 de março, na Escola Municipal Padre José de Anchieta, terá duração de três horas. O horário de abertura dos portões é às 7:30h e fechamento às 8h. A Escola Municipal Padre José de Anchieta fica na Rua Amazonas nº 595, Bairro Sumaré.
Visando realizar um processo seletivo organizado, o setor de Recursos Humanos da Prefeitura aconselha aos candidatos que prestem atenção às normas do edital. Entre as principais instruções, pede-se para verificar com antecedência o local da realização da prova e comparecer pelo menos 30 (trinta) minutos antes do horário marcado, munido de:
- original de Documento de Identidade com foto, não serão aceitos protocolos nem cópias dos documentos, ainda que autenticadas, ou quaisquer outros documentos diferentes.
- comprovante de inscrição;
- caneta esferográfica azul ou preta;
Será automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que se apresentar após o fechamento dos portões e/ou não apresentar o documento de identidade exigido acima.
Antes de entrar no prédio onde será realizada a prova, consultar as listagens afixadas no local, com a distribuição dos candidatos por sala. (Fonte: PMU)

Cursos de geração de renda têm grande procura
Inscrições superam expectativas e novas turmas podem ser formadas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social inicia na próxima segunda-feira, 6, os cursos de cursos de geração de renda nas áreas de artesanato e alimentação. Devido ao grande sucesso dos cursos em 2005 as vagas para algumas unidades, inclusive a centro, já estão esgotadas. “Já recebemos aproximadamente 500 inscrições. Se nos próximos dias a procura ainda for grande, estudaremos a possibilidade de abertura de novas turmas”, disse Sandra Nogueira Neto, coordenadora de Ação Social da Secretaria.
As aulas de artesanato acontecerão no Centro (sede da Secretaria), Perequê-Açu, Fazenda da Caixa, Sertão da Quina, Almada, Maranduba, Perequê Mirim, Marafunda, Picingüaba, Corcovado, Camburi e Folha Seca; já os cursos de alimentação estão programados para o Centro e Maranduba. Os interessados podem obter mais informações sobre vagas disponíveis através do telefone 3832-6038.
2005 - Em 2005 aproximadamente 700 famílias em situação de vulnerabilidade socialforam atendidas com os cursos e ao final das aulas cada participante recebeu um kit para dar início à sua produção. (Fonte: PMU)

Centro de Triagem está em fase de conclusão e deve reduzir número de andarilhos

Ubatuba - A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social trabalha ativamente para a implantação de um “Centro de Triagem” em Ubatuba. Segundo a secretária da pasta, Kátia Nunes, o projeto aguarda apenas a liberação de verba por parte do Governo do Estado para sair do papel. “Já fizemos os estudos necessários e agora aguardamos os últimos acertos para dar início aos trabalhos. Estamos estudando alguns locais para a instalação do Centro. Tão logo a verba de 150 mil reais seja liberada, o Centro começa a se transformar em realidade”, disse Kátia.
O “Centro de Triagem” será um local de abrigo provisório a migrantes e moradores de rua, que durante um período máximo de quatro dias serão atendidos integralmente, até o encaminhamento a seus locais e origem. Durante esse período será feita uma triagem para localização de familiares e checagem de documentação e antecedentes.
“Durante a curta estada incentivaremos as pessoas a produzir em alguma área, seja cuidando da limpeza ou da horta, todos terão alguma atividade”, disse a secretária.
As pessoas receberão alimentação e ficarão sob responsabilidade da Secretaria até o embarque para suas cidades de origem; nos casos em que seja necessária internação as pessoas serão encaminhadas até uma casa de recuperação, até que estejam aptas a serem reintegradas à sociedade.
Com essa medida a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social pretende reduzir o número de andarilhos pela cidade, dando um atendimento digno às pessoas que necessitam de apoio para prosseguir suas vidas. (Fonte: PMU)

Inscrições para Triathlon têm preço mantido até dia 6

Ubatuba - As inscrições para o Reebok Triathlon Long Distance continuam abertas e os valores estão mantidos até o próximo dia 6. As inscrições seriam reajustadas na última quinta-feira, 2, porém, devido ao feriado de carnaval, os organizadores decidiram estender o prazo.
O Reebok Triathlon Long Distance acontece no próximo dia 2 de abril é a primeira das três etapas do Circuito, (as outras são Caiobá -PR, no dia 6/8, e Pirassununga - SP, no dia 26/11) quee tem três modalidades: o Long Distance, com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, na Elite e Amador; o Revezamento (mesmas distâncias do Long); e o Short Distance, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, para triatletas federados e não federados.
As inscrições para a prova podem ser feitas pelo site www.ciadeeventos.com.br . Os valores válidos até o dia 6 são os seguintes: R$ 400,00 (Elite) e R$ 380,00 (Amador) para o Long Distance; R$ 480,00 para o Revezamento; e R$ 145,00 (federados) e R$ 150,00 (não federados) no Short Distance. A partir do dia 7 os valores serão reajustados. Todos os prazos e valores estão à disposição no site oficial.
A programação é a seguinte: dia 01/04 às 14h00, início da entrega de kits do Long Distance e Short e da Expo Sports no ginásio de esportes de Ubatuba; 17h00, Congresso Técnico (obrigatório) para as duas provas; 18h00, encerramento da entrega de kits; 02/04 às 06h00, abertura da área de transição na Praia do Cruzeiro; 07h50, fechamento da área de transição; 08h00, largada do Long Distance; 08h30, largada do Short Distance; 13h00, início da cerimônia de premiação.
A etapa de Ubatuba do Reebok Triathlon Long Distance 2006 é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio de Reebok e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, PowerBar, Secretaria de Turismo de Ubatuba, Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e DER. (Fonte: PMU)

 

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
Ás 16:10 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"Se Eu Fosse Você"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs e 21:30 hs

cineporto@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Carta de Santos
A bênção pai, a bênção mãe
Espero que esta os encontre
Com saúde
Depois de carregar cargas
E mais cargas de café
Me tornei taifeiro
Auxilio
Oriento
Recebo
E despacho
Navios e passageiros
Mas o que gosto mesmo
É ajudar as senhorinhas
Descerem dos paquetes
Algumas são tão delicadas
São tão leves ao desembarcar
Que ninguém acreditaria
O quanto pesam
Nos meus pensamentos
Preciso me casar.

Seu Dico do Poruba
Caiçara é igual guaruçá
Tem que pisar na areia
Tem que viver
Junto ao mar
Tem que ter canoa
Rede de tresmalho
Balaio e samburá
Tem que ter horta
Com coentro bravo
Pimenta
Alfavaca
E limão cravo
Tem que ter
Jabuticabeira
Carambola
Cambucá
Tem que ser devoto
De Santa Maria
Para ter pra quem rezar.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Parabéns - Quero parabenizar o secretário de turismo, Luiz Felipe Azevedo, pelo carnaval promovido na Maranduba onde um caminhão de som animou a festa. Morando há 26 anos na Maranduba, nunca vi uma festa tão bem organizada, sem incidentes e com a aprovação da galera em geral. A festa aconteceu madrugada a dentro e só teve elogios dos comerciantes próximos ao local do evento que tiveram um movimento acima de suas expectativas. A aprovação foi geral.
Espero que no próximo ano o secretário de turismo "Felipão", com sua capacidade venha promover uma festa tão boa quanto esta, pois desejo ao secretário sucesso em sua empreitada de promover o turismo de Ubatuba. A região sul agradece.

Ana Barone Clarassoti
Maranduba, Ubatuba

Esclarecimento - Em razão das várias e infundadas acusações de prática de atos de grilagem de terra e invasão de área pública, veiculadas por meio da imprensa eletrônica em razão de inepta representação protocolada perante o Poder Legislativo deste Município, venho esclarecer a população de Ubatuba que, muito antes de assumir o cargo de Prefeito Municipal adquiri direitos possessórios sobre uma área de 2.904,10 m², situada no bairro do Pereque-Açú, que faz confrontação, em uma de suas divisas, com a área de titularidade da Prefeitura Municipal, ainda ocupada pelo Camping Club do Brasil.
A pessoa que me vendeu os direitos possessórios estava em pleno exercício daquele direito, tendo realizado no imóvel diversas benfeitorias, tais como limpeza do terreno, manutenção das divisas, aterro, colocação de muro frontal e padrão de água e luz. Referida área constou de minhas declarações junto a Receita Federal (imposto de renda) e foi cadastrada perante a Municipalidade para fins de recolhimento de IPTU a partir do ano de 2001, em processo devidamente instruído com levantamento topográfico e memorial descritivo.
Suas divisas, inclusive a que confronta com a já citada área pública, foram efetivamente respeitadas e delimitadas, conforme perícia judicial levada a efeito nos autos da Ação Possessória promovida pela Prefeitura Municipal contra o Camping Club do Brasil, processo 416/95, em tramitação perante o Juízo da 1ª Vara Cível desta Comarca de Ubatuba. Esta Ação versa, frise-se, sobre área vizinha àquela por mim adquirida e que está em vias de ser objeto de reintegração por cumprimento de ordem judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em favor da Prefeitura.
Posteriormente, assessorado por pessoa que se apresenta como sendo do ramo de corretagem imobiliária, efetuei ainda antes de assumir o cargo de Prefeito Municipal, ou seja, em 02 de fevereiro de 2003, a venda daqueles direitos possessórios através de escritura pública, lavrada às fls. 259/263, do Livro 382, do Cartório de Notas desta Comarca de Ubatuba.
Agora deparo-me com infundada representação, fomentada por interesses exclusivamente políticos, posto que embasada tão somente nos atos aqui resumidos, os quais, à evidência, guardam como característica o desenvolvimento de uma atividade pessoal de ordem patrimonial (cessão onerosa de direitos possessórios sobre área que não é pública), que precede o exercício das minhas funções de Prefeito Municipal e que foi levada a efeito sem qualquer interferência do cargo que hoje ocupo, até porque não o ocupava à época.
De modo frustrado, o autor daquela representação, responsável pelo “ferro velho” que foi removido de área pública (essa sim) situada atrás do aeroporto desta cidade, por expressa determinação desta Administração Pública, tenta me atribuir, com base nos fatos aqui narrados, a prática de ato de improbidade e de infração político-administrativa. Sem qualquer fundamento, vejo meu nome indevidamente difamado, sob a pecha de “grileiro”, “esbulhador”, dentre outros adjetivos. Não posso concordar com tal conduta, que me leva a preocupar-me com a defesa de minha moral, impulsionando-me ao Judiciário para os ressarcimentos devidos.
Lastimo que a População de Ubatuba esteja sujeita a suportar o ônus decorrente de um processo infundado e impertinente, que merece ser arquivado de plano, sem que venha onerar os sérios trabalhos desenvolvidos pela Câmara Municipal de Ubatuba, através dos vereadores que, de modo eficaz e honesto, preocupam-se mais em defender os anseios de toda a população, não somente daqueles que neles votaram, sem ficar perdendo tempo na frente de um teclado de computador para instigar a estabilidade administrativa que, ao longo destes últimos oito anos de história política de Ubatuba, só prejudicou o desenvolvimento de nossa cidade. Estes, posto que fora de suas atividades parlamentares (escrever artigo em Internet não é atividade de legislatura), responderão também pelos seus excessos. Agradeço a você, eleitor e morador de Ubatuba que, com toda a paciência, me concedeu a oportunidade de vir a público, esclarecer a verdade dos fatos.

Eduardo de Souza César
Prefeito de Ubatuba

PASSANDO A LIMPO - Para quem estava realmente de olho em Ubatuba sem a cegueira da demagogia desenfreada e improdutiva que nos cerca, pode conferir, através de publicação em JORNAL LOCAL (“A CIDADE”, dia 25 de fevereiro de 2006), dados sobre a situação financeira da COMPANHIA MUNICIPAL DE TURISMO, COMTUR.
Quem prestou um pouco mais de atenção ao publicado sem realizar as corriqueiras críticas superficiais, que, aliás, tem sido o cotidiano desserviço diário dos alguns virtuais, pode analisar o seguinte:
Foram apresentados além do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, exigidos pelo Estatuto, um Informativo Complementar sobre a arrecadação realizada no mês de janeiro de 2006.
O informativo foi realizado seguindo os preceitos de transparência preconizados pela da atual sócia majoritária da Companhia e pela Diretoria, tendo sido demonstrado através desse informe o que aconteceu nesse período de arrecadação.
Mas, parece que as pessoas que realmente se preocupam com a cidade não possuem tempo para informações detalhadas e transparentes. Sócio minoritário e escritor virtual de plantão divertem-se tanto com as críticas sem informação, banhadas da mais barata demagogia e improdutividade que são incapazes de ler o texto todo. A visão no de “Olho na Comtur” é parcial, cega, e só enxerga o que a cidade ESTAVA acostumada a ver. O acionista minoritário talvez não tenha lido a convocação para a Assembléia Geral, no dia 25 de fevereiro, três dias antes, aliás, sua manifestação na Internet, assim, o escusamos de seu temor sobre “uma administração secreta”. O redator do “UbaWeb” (perdoem se esse não foi quem escreveu a matéria, uma vez que quem o fez não assinou) talvez não tenha um bom dicionário próximo para entender o sentido do vocábulo “previsão” de arrecadação, ou ainda lhe falte senso critico para perceber que a Companhia, segundo a declaração da Diretoria, iria explorar, conforme matéria veiculada no Jornal Vale Paraibano, diariamente vagas que não podem, logicamente, estar 100% do tempo preenchidas!!! Desculpamos ainda o triste costume que se tem de achar que os salários da Diretoria da Companhia foram pagos em detrimento do pagamento dos salários dos outros funcionários, para quem ainda tem esse costume E NÃO CONSEGUIU ENXERGAR NO INFORMATIVO temos a dizer:
1)A EMPRESA ARRECADOU R$ 70 MIL A MAIS EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR, COM NÚMERO REDUZIDO DE FUNCIONÁRIOS, TRABALHANDO COM LISURA, HONESTIDADE, TRANSPARÊNCIA, SANEANDO AS CONTAS E CONTROLANDO A ARRECADAÇÃO;
2)Não só o salário da diretoria, QUE ALIÁS, é composta por apenas dois diretores, (pois a diretora administrativa financeira cumula a função de contadora), MAS SIM O SALARIO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS FOI PAGO;
3)AS RESCISÕES TRABALHISTAS ESTÃO SENDO HONRADAS PONTUALMENTE E HÁ DINHEIRO EM CAIXA PARA A ÚLTIMA PARCELA;
4) FORAM PAGAS AS DIVIDAS DE INSS DOS FUNCIONARIOS QUE TIVERAM SEUS CONTRATOS RESCINDIDOS;
5) NÃO HÁ DÉBITO COM NENHUM FORNECEDOR CONTRATADO PELA COMPANHIA;
Além disso, respondendo as afirmações do “patrão” minoritário que por ventura não tenham sido respondidas, pois provavelmente agora o mesmo deve ter lido a publicação de sua “subordinada”, temos que o estacionamento que mais arrecadou foi o estacionamento arrendado pela Companhia e legalmente quem responde pela Comtur segundo o Estatuto que ele mesmo prima pela aplicação são sócios e diretoria!
Assim, temos claro, limpo e transparente, que o sócio majoritário verdadeiro, os contribuintes de Ubatuba, são respeitados no gasto do dinheiro arrecadado!

Marcos Gilheta
Diretor Presidente

Mara Cibele Franhani
Diretora Administrativa e Financeira

“NOVAS OPÇÕES” - O COLÉGIO DOMINIQUE fez interessante convênio com a FACINTER, FATEC INTERNACIONAL, UNINTER e IBPEX de Curitiba, para ministrar cursos técnicos de nível universitário e Normal Superior, nas suas dependências de Cidade Carolina. Ubatuba não pode deixar de aproveitar e prestigiar as oportunidades de formar novos profissionais, em dez cursos, superiores, à distância, baixo custo, rápidos, sem sair do município e sem a necessidade de passar horas viajando de ônibus ou tendo que se afastar ou demitir do emprego e alugar apartamento em cidade universitária.
O convênio do Colégio Dominique é, mais um passo, para fazer de Ubatuba uma cidade universitária com diversidade de opções e de cursos.
Todos aqueles que possuem curso completo de Ensino Médio (antigo 2° Grau) e que por diversos motivos não tiveram oportunidades de continuar seus estudos em nível superior, terão novas e interessante opções a partir de agora, no Colégio Dominique.
Um dos cursos oferecidos é o Normal Superior. Nele fixaremos nosso foco.
Sempre ligado à educação e, dentro de meus limites, estimulando os colegas a progredir e se atualizar, ultimamente, estava preocupado com a formação de professores para a pré-escola e as quatro primeiras séries de ensino fundamental. Com o encerramento das atividades dos cursos normais gratuitos e os poucos atrativos salariais da profissão de professor (a), a curto prazo, faltarão profissionais competentes para o exercício da profissão mais necessária à construção de uma sociedade harmônica, progressista e pacífica. Nessa óptica consideramos necessário o oferecimento de facilidades para os candidatos ao magistério, assim como convênios das prefeituras, com universidades e institutos, para oferecer bolsas de estudo para cursos de formação, estimular cursos de pós-graduação e criar um sistema de formação continuada em serviço, que permita manter seus profissionais atualizados e motivados.
O curso Normal Superior que está sendo oferecido não deve ser entendido como concorrente do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNITAU. Este deve ser preferido por todos aqueles que tenham oportunidade de cursa-lo. A nova opção é, mais uma possibilidade, para aqueles que por limitações econômicas ou de tempo não puderam realizar os ideais que faz tempo acalentavam.
Sejam bem vindas para Ubatuba a FACINTER, FATEC INTERNACIONAL, UNINTER e IBPEX. Esperamos que bastante contribuam para o desenvolvimento educacional e o progresso global dos jovens do município de Ubatuba.
Parabéns ao Colégio Dominique por recebe-las e convenia-las. Ubatuba sente-se agraciada por ver idealistas que investem no que pode melhorar seu presente e projetar seu futuro: A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Bem Vindo - Você viaja, passa um tempo longe daqui, e quando volta pela BR-101, ao cruzar a divisa final de Caraguatatuba passando pelo vistoso portal de entrada de Ubatuba, constata mais uma vez que nada foi escrito no local, nem mesmo uma simples frase como "Seja bem-vindo à Ubatuba!".
Entra ano, sai ano e lá está o portal estático e inútil... Será que os dirigentes dessa cidade não possuem o hábito civilizado de cumprimentar as outras pessoas? ou talvez estejam com vergonha de alguma coisa? Alguém saberia explicar o porquê deste desleixo crônico?

Luiz Casal
Ubatuba, SP

FÁBULA DOS BURACOS - De tanto ouvir as pessoas reclamarem dos buracos, resolvi reescrever sobre os buracos...
Os buracos estão presentes em nossa vida e no dia-a-dia. Ao acordar a primeira coisa que fazemos é irmos até o buraco do vaso para fazermos as necessidades fisiológicas. Depois lavamos os buracos de nossa cara e a água se escoa pelo buraco, indo para um outro buraco ainda mais fundo.
No buraco do ouvido enfiamos cotonetes e até o minguinho para resolver uma coceira. É feio, mas todo mundo enfia o dedo no buraco do nariz e em outros buracos também.
No café muita gente faz um buraco no pão tirando o miolo; faz um outro buraco na margarina, que passa no buraco do pão. No buraco do copo enchemos com leite e café que saem pelo buraco da cafeteira. Buracos há no queijo, no bolo de fubá e por dentro do mamão.
Carlos Rizzo recentemente descobriu que a corruíra faz seu ninho no buraco na parede; o pica-pau faz seu buraco no pau seco, assim como o periquito e até o caxinguelo. Ainda comprovou que o tatu cava seu buraco mijando prá amolecer a terra. O guaruçá já faz seu buraco em terra mole, não precisar tá mijando. Mas o pior é colocar a mão do buraco da cumbuca; macaco curioso se ferra nesse buraco.
Até o céu tem o seu buraco. Será que vamos para o buraco negro do céu, passando pelo buraco na camada de ozônio? Tenho certeza que primeiramente iremos para o buraco do caixão e depois depositado num buraco de sete palmos. Como diz meu amigo Eduardo Souza: “Desse buraco ninguém escapa, seja nego de buraco rico ou nego de buraco pobre!”
O buraco é universal e agora está globalizado. Existem vários buracos onde os povos estão metidos: buracos de sangue e ódio, buracos de intolerâncias, buracos de revoltas, buracos de violência, buracos de má economia e de má administração, buracos de lama e corrupção, buracos, buracos e buracos; tem buraco enfiado dentro de buraco. Mas fazer o que se o povo gosta dos buracos!
Me disseram que Ubatuba está em segundo lugar no ranking dos buracos, perdendo apenas para a Lua. Não sei se na Estufa ainda tem o buraco apelidado de Piscinão do Ramos? No Perequê-açú dizem ter buraco chegando no Japão.
Se os buracos tivessem olhos, padre e mulher tinha que andar de calça comprida!Você já contou em quantos buracos passa por dia? Não? Tente contar! Leve em conta os buracos que estão virados para cima e os que estão virados para baixo. Eu explico! Os buracos que estão virados para baixo são aqueles que os empreiteiros da Sabesp cavaram por aí; já os buracos que estão virados para cima, são aqueles que os empreiteiros dos empreiteiros da Sabesp tamparam por ai, deixando aqueles caroços, fazendo de Ubatuba um verdadeiro paraíso para tatu e guaruçá nenhum botar defeito. Esses exemplos são de buracos existentes nas ruas asfaltadas. Cá prá nós: -Que asfaltinho sem vergonha, hein?! Temos também os buracos atravessados, aqueles da rua Guarani, verdadeiras trincheiras onde os carros baixos têm que passar em diagonal, roda por roda.
Nas ruas sem pavimentações a coisa fica confusa, não sabemos se a rua esta cheia de buraco ou se é o buraco que está cheio de rua? Quem anda a pé não sente os buracos porque pula por cima ou desvia fazendo um ziguezague; a não ser quando a rua é escura, em que o sujeito anda reto metendo os pés nas poças d’águas, xingando tudo quanto é mãe de político. Perigo é caminhar pelo calçadão da praia do Itaguá; basta abrir o buraco dos olhos para enxergar; ali estão verdadeiros buracos em que o sujeito pode cair e ter graves ferimentos. Será que ninguém reclama disso? Caramba! Eu acho que já tentaram reclamar, mas entraram pelo buraco do cano, ou reclamaram para quem ouviu por um buraco e deixou sair por outro buraco da orelha.
O cidadão que anda de bicicleta, esse tá ferrado, vai viver com calo na bunda pro resto vida. Tenho dó do motorista de ônibus, esse coitado, vai se aposentar com bico de papagaio, espinhela caída e torcicolo crônico.
Éééé! Estamos num buraco! Quem manda gostar de buracos? Será que nunca vamos sair do buraco?
Quando depositamos nosso voto no buraco da urna, a esperança é de sairmos do buraco, mas acabamos entrando num outro buraco dentro do buraco. Sai um, entra outro, e vemos que é tudo buraco da mesma urna, ou buraco do mesmo saco. Sim! E por falar em saco, podemos considerar o saco como sendo um buraco mole e móvel.
Tá ruim, mas tá bom! Não devemos reclamar, haja vista que um dia, saudoso de nossa terra, um poeta poetizou: “Minha terra tem as ruas/ Onde vivem os buracos/ Os buracos que aqui vivem/ São buracos de minas e canhão”. –Ééééé! O canhão também tem o seu buraco, e esse, é o grande buraco em que a humanidade está se enfiando por ignorância e intolerância... Tudo por culpa do buraco!!!
Éééé! Poeta é poeta! E pensando bem, buraco por buraco é melhor ficarmos com o nosso buraco, quem sabe um dia o nosso buraco vire dos avessos e derrame a tão almejada prosperidade.

Julinho Mendes
Ubatuba, SP

DESTILADOR SOLAR - Acabou o carnaval e com ele a férias, de volta a normalidade é hora de começar a trabalhar. Os indolentes entre um bocejo e outro irão ao menos se dedicar aos trabalhos de manutenção; repor o que foi quebrado, consertar o que foi estragado e lavar o que foi sujo.
São Pedro foi generoso trazendo muito sol provavelmente com ajuda de São Jorge, que com a buraqueira que temos esta pensando em mudar para cá, falta só acertar o frete do dragão.
Enquanto o primeiro bocejo não acontece e na expectativa da chegada do dragão podemos cada um fazer o que quisermos com os nossos buracos.Além do carneiro no buraco pode-se fazer para matar o tempo, enquanto o primeiro bocejo não acontece, um destilador solar.
-1- em qualquer via pública ou calçada arrume um buraco com mais ou menos l metro de diametro e 50 centimetros de profundidade.De preferencia aos que tenham formato cilíndrico.
-2- no fundo coloque um recipiente que possa conter agua.
-3- dentro do buraco ponha um pouco de madeira ou ramos verdes.
-4-cubra o buraco inteiramente com plastico fino,use pedras para prender no perimetro o plastico.
-5- com cuidado no centro do plastico uma pedra pequena para formar um bico que deve ficar em cima do recipiente que esta no fundo.O plastico não deve tocar nas paredes laterais do buraco.
Essa engenhoca produzira até um litro e meio de agua pura em 24 horas.

Ezio Pastore
Ubatuba, SP

Parabéns sra.Marlene Graff, você descobriu um serviço público que funciona a ANATEL, agora as pessoas já sabem onde reclamar, quando uma reclamação da Telefonica não for atentida pelo usuario, é só ligar para 0800-332001, isto é exercício de cidadania,obrigado.

Mauricio de Souza
Morador da Maranduba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Sagui com Filhote - Alexandre Antonakis

Sagui com Filhote
©Alexandre Antonakis

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor